05/09/2014
TREM DA ALEGRIA I
O vereador José Hilário Melato, PP, lidera o movimento para pôr mais 13 assessores comissionados na Câmara. Um para cada vereador. Tudo ao preço de mais de R$ 400 mil por ano dos nossos bolsos. Melato, quando presidente, foi autor do primeiro trem da alegria da Câmara. Depois de 65 anos de existência os primeiros 12 assessores comissionados. Mas Melato está indignado. E com esta coluna. Por quê? Porque a água bateu no chope desta festa. Está indignado com os próprios vereadores que querem o tal trem, entretanto se escondem com medo da repercussão em plena campanha eleitoral. Está indignado com a mesa diretora que ainda não mandou às favas a tal opinião pública. E está mais indignado com o presidente Marcelo de Souza Brick, PSD, que não caneteou de primeira em defesa desta boquinha para todos os vereadores. Melato quer o pescoço de Brick na guilhotina. Melato acha que Brick é devedor. Ele ajudou no ?acerto? da ida de Brick para a presidência. Um jogo entre poucos.
TREM DA ALEGRIA II
Na esclarecedora reportagem que o jornal Cruzeiro do Vale, o de maior circulação, o mais antigo e credibilidade, publicou na terça, Melato ?sugeriu? um recuo estratégico neste assunto. Mais. Disse que não está chantageando a mesa diretora da Câmara: ou seja, ele só assinaria e concordaria com o concurso para três ou quatro novos funcionários efetivos, como orientou uma comissão interna de servidores e que nada pronunciou sobre o trem da alegria, se os membros da mesa, por maioria ? como exige o regimento - colocassem na festa os 13 novos assessores que ele e quase todos querem. ?Uma coisa não tem nada a ver com a outra?, desconversou. Experiente. Esperto.
TREM DA ALEGRIA III
Pior mesmo foi Ciro André Quintino, PMDB, outro membro da mesa diretora, e onde tudo foi discutido. Ciro participou do todas as reuniões. Fez duros questionamentos.Agora, com a maior cara de pau,Ciro afirmou na entrevista ao Cruzeiro que este assunto dos novos assessores, ele só soube pela imprensa (esta coluna, na verdade). Ai, ai, ai. Se não mentiu, Ciro precisa ir a um médico urgente. Está perdendo a memória... Afinal, Ciro não é surdo, mudo e cego. Nestas reuniões ouviu tudo, viu tudo e abençoou a proposta do Melato. E agora Ciro diz que soube do assunto pela imprensa? É ruim, heim!
TREM DA ALEGRIA IV
Marcelo, depois da repercussão na cidade contra a proposta para o aumento dos 13 novos comissionados revelados aqui, disse que não levaria este assunto adiante por sua iniciativa. Andreia Symone Zimermann Nagel, DEM, da mesa diretora, também declarou a mesma coisa. Ou seja, faltou quórum na mesa feita de quatro para mais esta farra. Contrariado e mostrando que é valente, Melato prometeu alternativamente um ofício com a assinatura da maioria dos vereadores propondo os tais assessores. Era para entrar na ordem do dia da semana passada. Nem na semana passada, nem nesta. E por que não colocou? É que quase todos os vereadores são cabos eleitorais de deputados estaduais e federais. Orientados, ficaram com medo de que mais este desperdício pudesse prejudicá-los na cata de votos por aqui. Então todos pediram um tempo. O ofício poderá vir, mas depois de cinco de outubro. Até lá, os eleitores, mais uma vez, serão ludibriados por mais esta jogada.
TREM DA ALEGRIA V
E por que Brick não quer levar este assunto adiante? Já é presidente da Casa, não precisa mais se humilhar; não quer mais se desgastar com os eleitores como aconteceu no caso dos cortes das férias dos vereadores que manobrou e inventou desculpas para relatar contra. Foi ingênuo e usado, apesar de alertado; e agora não quer assumir ideias de outros; também não quer afrontar o Ministério Público e responder por isto junto com os demais membros da mesa diretora; não quer ainda ser pego pelo Tribunal de Contas que já diagnosticou claramente ser esta iniciativa da Câmara de Gaspar irregular. É que ela mantém e amplia desproporcionalmente a relação entre funcionários efetivos (hoje em nove) e os comissionados (hoje em 13). Pela legislação em vigor, obrigatória ter muito mais efetivos do que comissionados, que na verdade são cabos eleitorais disfarçados dos políticos e pagos por nós.
SERVIÇO DE PORCO
Serviço de porco. Na terça-feira a secretaria de Agricultura de Gaspar resolveu limpar a vala da Rua Albertina Maba. Esgoto puro. Tiraram da vala e amontoaram no acostamento da BR-470 defronte à TWS Transporte. Só uma denúncia à Polícia Ambiental de Blumenau e à própria Gemads, de Gaspar, fez a secretaria tomar vergonha na cara e retirar aquele material fedido e contaminado (na foto, a língua negra se esparramando e contaminando).
SOBRE O TRAPICHE
Como funciona o PT para poucos e os seus. Dos outros ele exige a lei, a ética e a moral. Depois alegam não saberem a razão pela qual a reeleição de Dilma Vana Rousseff está comprometida. O comissionado da Ditran, Jackson José dos Santos,tem um filho estagiário bolsista na secretaria de Educação, onde a mulher Marlene Almeida é a titular comissionada. O nepotismo dos pais, segundo a lei vigente aqui, foi apenas reforçado.
A ira da maioria dos brasileiros é tamanha com o governo; com a presidente e candidata Dilma Vana Rousseff, com Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu, José Genuíno, Ideli Salvatti, Ricardo Berzoini, Gilberto Carvalho e tantos outros, que se está preferindo uma aventura ao desconhecido com Marina Silva. E a vingança é tão forte, que os eleitores estão votando no PT, o PT que o PT que está no governo excluiu do poder. E fez isso exatamente para governar com permanentes dúvidas e incompetência, impondo sacrifícios a todos nós. Plantou e colhe. E nós, os sensatos, também. Marina claramente não possui a mínima governabilidade. Vai ficar refém dos grupos políticos de chantagem.
Ajudado pelos Embargos de Declaração com efeitos Infringentes do advogado Aurélio Marcos de Souza, seu ex-procurador geral na prefeitura, o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, ganhou mais uma no Tribunal de Contas. ?Depois de sete anos, estou outra vez estou de alma lavada? (esta frase não era minha?), escreveu ele na coluna Olhando a Maré na internet, a mais acessada. A Câmara de Vereadores o acusou de aumentar a Taxa do Lixo irregularmente. ?Só queriam me desgastar?. O TCE sacramentou de que tudo foi feito regular no reajuste com a Recicle.
E Adilson aproveitou e não perdeu a viagem. ?Deixo um questionamento: porque será que a partir de 2009 [quando o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, assumiu no lugar dele] a taxa de lixo dobrou em Gaspar e uma investigação, está sendo realizada pelo Ministério Público? Este assunto fede. Porque os nobres edis não levam esta questão para o Tribunal??.
Duas caras. O PMDB prometeu ao ex-vereador e empresário Antônio Osni Woeleck, o Toni da Churrascaria, a exclusividade na candidatura de vereador pela Margem Esquerda em 2016. Quando esta coluna revelou que Francisco Anhaia saía do PT para se filiar ao PMDB com a promessa de ser o único candidato da legenda pela Margem Esquerda em 2016, o mal-estar foi geral.
Os bombeiros do PMDB daqui saíram imediatamente para apagar o incêndio que eles próprios causaram por falta de habilidade e palavra. E o que fizeram? Mais outra confusão. Prometeram então ao Toni outra compensação: a de ser vice-prefeito. Duas perguntas sem respostas: o PMDB vai de chapa pura? Ou vai se contentar ter apenas vice? Toni está desconfiado. E por quê? Na semana passada o PMDB veio aqui para uma passeata sem graça no Centro. E onde foi almoçar antes de irem para Pomerode? Não foi na Churrascaria do Toni. Então...
A equipe do deputado Gilmar Knaesel, PSDB, de Pomerode, marcado pela ficha suja estuda bater em retirada da reeleição. Nos bastidores, trava-se um entendimento sobre o patrimônio eleitoral. Ele seria ocupado por Roni Wan Dall, PP, de Blumenau, filho do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas, Wilson Rogério Wan Dall.
A presidente Dilma Vana Rousseff, PT, está em Santa Catarina. Para ser filmada e fazendo propaganda de obra prometida e inacabada, a duplicação da BR-101 Sul. E do dinheiro da ponte do Vale nenhum só pio. Aliás, nem os candidatos daqui que dizem terem portas abertas com o Palácio do Planalto. Será por quê? Acorda, Gaspar!
Ilhota em chamas. O suplente de vereador Carlos Henrique, PMDB, quer da Câmara o decreto legislativo que concedeu licença ao prefeito Daniel Christian Bosi, PSD, em agosto; o que autorizou o prefeito a viajar para o exterior; cópia do termo de transmissão ao vice Lauri Adão Júnior, PSDB; e cópia da lei que autorizou o município de Ilhota fazer leilões de bens públicos no dia 28 de agosto. Tudo isso tem cheiro de confusão no ar. E das brabas.
Edição 1620
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).