02/09/2014
HOSPITAL DO PT I
O PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e a secretária de Saúde Márcia Adriana Cansian inventaram uma ?intervenção? no Hospital de Gaspar. Segundo eles para as entrevistas montadas à cidade, fizeram isto para saneá-lo, para ?limpá-lo? dos incompetentes, para ?apontar? os ladrões e para ?dar mais ampla assistência? à população carente de Gaspar. Pois bem. Na coluna passada mostrei como o caos se instalou lá com o PT. O que antes se exigia como mínimo necessário, o plantão presencial de médicos para os partos, agora virou letra morta, a tal ponto de possivelmente ter contribuído para a morte de um recém-nascido na semana passada. Até o momento, ninguém, nem o Ministério Público, apontaram se esta mudança foi um erro, uma irresponsabilidade ou um ato de incompetência técnica. Por que antes não podia ter nesta área sobreaviso e agora há?
HOSPITAL DO PT II
Mais uma entre tantas que a administração do PT de Gaspar faz e desfaz por aqui, desafiando o bom senso, a ética, a razoabilidade, a lei e moralidade pública. O ortopedista Fernando César Buchen, genro de Pedro Celso Zuchi, é médico no Hospital de Gaspar. E lá, segundo consta, está de sobreaviso 24 horas por dia, 30 dias por mês, e ganhando por este exagero e impossibilidade. Ou seja, não se sabe quando ele descansa e como concilia tudo isto com outros empregos que possui e onde é obrigado dar expediente presencial, inclusive fora de Gaspar.
HOSPITAL DO PT III
Na semana passada houve a reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde. E o assuntou foi outra vez levantado pelo conselheiro Luiz César Henning. Um mal estar danado e geral. Pior. Teve gente influente querendo colocar panos quentes, desqualificar o conselheiro e deixar tudo isto para lá. Ao final o que ficou decidido? Que o gestor do Hospital, contratado e colocado lá pelo prefeito Pedro Celso Zuchi responderá por ofício, se isto é verdade mesmo e assim terminar qualquer dúvida, e se for, qual a razão desta aberração. Espera aí. Quando o PT e o prefeito tomaram o Hospital não era para pôr ordem na casa que diziam estar uma bagunça? Não basta impedir mais este desvio; o médico, se comprovada a denúncia, precisoa devolver o que ganhou de forma irregular do Hospital esse tempo todo. A curiosidade é pelo teor do tal ofício-resposta. As documentações probatórias destas aberrações já estão prontas para serem enviadas ao Ministério Público. Acorda, Gaspar!
AFRONTA I
Da série: como funciona. Na coluna de sexta-feira eu lhes relatei que o promotor Henrique da Rosa Ziesemer, que entre outras, cuida do meio ambiente, estava indignado com o Samae. Segundo ele, gente de um loteamento clandestino, mandado pelo Samae, foi lá cobrar ligação de água que não se pode fazer até a regularização do loteamento segundo o TAC ?Termo de Ajustamento de Conduta- feito com o Ministério Público. Se não bastasse, uma Ação da prefeitura contra o próprio loteador pede a regularização e impede o que os moradores querem. Élcio Carlos de Oliveira tão logo leu a nota aqui, gentil e claro, disse à coluna que não foi ele quem orientou o morador indignado no questionamento ao MP. Mais: Élcio alegou que é amigo do promotor e que subiria o morro para esclarecer tudo e assim se livrar de algum mal-entendido. Muito bem.
AFRONTA II
Então é bom levar bons argumentos. Quem está estimulando os moradores de loteamentos clandestinos a infernizar a vida do promotor é o próprio PT, com seus cabos e candidatos atrás de votos a qualquer custo. É impossível que Élcio, ex-presidente do PT, não saiba disso. Quer mais? No loteamento clandestino do Maizena (o ex-vereador Dauro Osmar da Costa), na Lagoa, estão em construção mais seis ?quitinetes?, como mostra a foto, e com ligações de luz da Celesc.
AFRONTA III
Primeiro: lá nada poderia ser construído. Quem autorizou? Quem não fiscalizou? Segundo: muito menos receber luz e até água (moradias sem água e luz. É ruim, heim?). E as ?ligações? todas arrumadas pelo mesmo esquema que tenta desmoralizar o promotor, colocando a população enganada contra ele. Esquema que possui ?canais de poder e gestão? na prefeitura do PT de Pedro Celso Zuchi e na Celesc, de Raimundo Colombo, PSD. Terceiro. É ou não coisa urdida e organizada contra as instituições e o futuro da cidade? É ou não uma disfarçada compra de votos, criando vantagens ilícitas e favorecendo o que é clandestino ou está fora da lei, do TAC e do Plano Diretor?
SOBRE O TRAPICHE
Na nota ?O Hospital do PT II? de sexta-feira escrevi: ?E quando veio na ?hora certa?, o médico Odilon Áscoli, estava na praia. Chamado, fez o parto. Como naquela situação era necessária uma cesariana, não havia anestesista no Hospital...?. A denunciante do fato na Rádio Sentinela, Elaine Filippone e que resultou na morte de sua sobrinha recém-nascida, ligou para a redação e disse que o médico Odilon agiu certo nesta história estranha. Mas, onde eu escrevi que ele agiu errado? Ele não podia fazer o serviço dele porque não tinha anestesista. E feito o serviço, a criança agonizou até o Samu levar para uma UTI. Então quem errou fui eu que retransmiti esta história gravada? Acorda, Gaspar!
Para essa gente, Gaspar só existe para aqui se pedir votos. O ex-governador e atual senador, Luiz Henrique da Silveira, o que manda e desmanda no PMDB e no governo de Raimundo Colombo, PSD, com os votos da bancada na Assembleia, esteve aqui. Foi uma caminhada quase solitária pelo Centro para fartos sorrisos e insistentes pedidos. Os pingados da caravana local mostram bem o tamanho e a força do partido. Junto estava outro desaparecido, o gasparense, ex-prefeito de Blumenau, ex-deputado federal e hoje diretor do BRDE, Renato de Melo Viana.
O que Luiz Henrique e Viana vieram fazer Gaspar? Trazer de verdade algum benefício para a cidade e o povo? Não. Vieram apenas para pedir votos para outrem. E outra vez como tantas anteriores. Dia cinco de outubro está chegando. Aliás, aquela foto de gatos pingados e importados na escadaria da Igreja Matriz de São Pedro e que correu a internet, reforça tudo o que acabo de escrever. E depois eu que sou o crítico, o afiado, o despeitado... Também, com tanta bobagem não há como ficar quieto... Aprendizes.
Da leitora Juju do Gasparinho, assídua na coluna da internet, a líder em acessos. ?Um país que optou por consumir sem produzir, só poderia ter este resultado: recessão. Ah! produzimos 40 milhões de bolsa-família!?
?Vai ser como massa de pão: quanto mais baterem, mais ela sobe?. Do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), otimista com os números de Marina Silva nas pesquisas.
Do leitor Mário Pera, ex-vereador pelo PSDB, postando na coluna na internet, a líder de audiência. ?Que alegria... O PT para onde nunca deveria ter saído. Doze anos de atraso cultural e democrático. É como se tivéssemos 12 anos sem governo. Agora falta Gaspar se livrar?.
O ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, tinha declarado em público voto em Eduardo Campos, PSB, para presidente. Será que fará o mesmo para a ex-petista Marina Silva, PSB?
A Polícia Militar e a Policia Civil de Gaspar, esta liderada por Paulo Norberto Koerich, fizeram mais um gol na semana passada no assalto da agência Viacredi, no Poço Grande. Bandido bom é aquele que perde para polícia profissional e dedicada ao cidadão e à cidade. Eu só não entendo como, com tanta eficácia e competência demonstradas várias vezes pela Polícia, a razão pela qual é tão difícil de apontar os ladrões e principalmente os receptadores dos pneus da prefeitura, os quais sumiram do antigo prédio da Morgana. Será que teremos aÍ um novo caso Pâmela?
O que está na sessão de hoje da Câmara de Vereadores? A indicação 350, da suplente Marcia Aparecida Deschamps, PT. Nela, Márcia quer que a prefeitura faça um projeto de lei e remeta à Câmara para dar desconto parcial de IPTU a quem adotar um animal abandonado. Meu Deus!
Edição 1619
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).