26/08/2014
MAIS ASSESSORES I
?Se vocês não querem assumir isto, vou fazer um ofício à mesa, com as assinaturas da maioria dos vereadores?, ameaçou por decreto autoritário e oral o experiente vereador (cinco mandatos seguidos), José Hilário Melato, PP. Ele foi o articulador do primeiro trem da alegria de assessores políticos da Câmara de Gaspar em 65 anos de história. Ele criou 12 e agora, cinco anos depois, quer mais 13, ao preço de mais R$ 400 mil por ano (os outros custam outros R$ 300 mil), todos pagos com o nosso dinheiro dos pesados impostos. Estes ?assessores?, que deles só se exige serem alfabetizados, nenhuma graduação ou conhecimento específico, são para fazer campanha política para os vereadores durante o mandato.
MAIS ASSESSORES II
Não satisfeito e incomodado com o que revelei na coluna da terça-feira passada, Melato foi mais longe. Advertiu e amedrontou seus pares e os apenas nove funcionários concursados e efetivos da Câmara, com quem está zangado por terem sugerido o aumento de três a cinco por concurso, como orienta o Ministério Público, para a gestão administração do Legislativo: ?alguém aqui está passando as informações para fora e eu sei quem é?. Hum!
MAIS ASSESSORES III
Primeiro: com esta indignação, Melato confirma que a informação dada aqui estava completamente certa. Segundo, ele que quer fazer tudo em segredo e surpreender a cidade mais uma vez. Terceiro, a imprensa livre e principalmente esta coluna é praticamente o único problema que ainda não ?conseguiu resolver?. Quarto, que lhe falta transparência, em algo que deve explicações para os eleitores, pagadores de toda esta farra e imoralidade.
MAIS ASSESSORES IV
Melato, no fundo, está indignado é com o presidente da Casa, Marcelo de Souza Brick, PSD, que reluta, por medo das consequências políticas, em assumir esta indecência. Na visão de Melato, como presidente, Brick deveria defender e manobrar todo o tipo de sacanagens para criar privilégios para os políticos no mandato ou no poder. ?Você não está honrando a nossa confiança?, teria dito ele a Brick, que já foi batizado com o caso da redução das férias dos vereadores. Nele fez o jogo dos matreiros e está pagando até hoje. Pois apesar de se dizer novo na política, fez exatamente o jogo dos velhos.
MAIS ASSESSORES V
Este assunto aparece exatamente em plena campanha política. Isto mostra a coragem, a falta de vergonha na cara e a deterioração ética dos nossos políticos. Eles estão falando em mudanças e propõem este tipo de privilégios enquanto pedem votos? Se for para mudar, devemos começar já. Melato e outros que vão assinar o tal documento pedindo assessores para eles na Câmara estão pedindo votos para seus padrinhos ou gente que os paga, muito bem. Que tal dá-los uma resposta agora? Acorda, Gaspar!
LAGOA
Este é o título do press release distribuído pela prefeitura na semana passada: ?Ditran alerta para pequeno deslizamento de terra na Estrada Geral da Lagoa?. Brincadeira. A foto revela que a galeria Ireneu Theiss pode deixar aquela gente isolada pela Margem Esquerda. O problema vem desde 2011, quando a Indefesa Civil a interditou. A secretaria de Obras até agora ignorou a solução.
MAIS UMA JOGADA I
Volto ao tema que abordei na coluna líder de acessos do portal Cruzeiro do Vale. O governo de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, por falta de realizações e para esconder os problemas, espalhou na semana passada a notícia de que a Bunge não vai mais vender o prédio que a administração petista queria comprá-lo para ser o paço municipal. Os leitores e leitoras da coluna sabem, de há muito, que a Bunge não iria vender nada à prefeitura de Gaspar, a menos que ela desse garantias de que iria honrar os compromissos. A Bunge, como tantos outros, não acreditam nas palavras, intenções e manobras dos políticos. Como a prefeitura não possui estas garantias, mas cascata, discursos, entrevistas e blablablá para ignorantes, não teve negócio. Simples assim.
MAIS UMA JOGADA II
E ai vêm à história que não foi contada nos jornais e rádios pela prefeitura e o PT que vivem de factoides para enrolar trouxas e seduzir uma massa desinformada ou animar fanáticos. O primeiro factoide foi o de inventar esta compra, sem condições mínimas de suportar o negócio. O segundo, foi tentar culpar tal oposição na Câmara por ser supostamente contra o negócio. Como não deu certa esta manobra de pôr a culpa nos outros para se tiver uma saída honrosa e politicamente vantajosa como vítima, como sempre faz, a prefeitura do PT armou esta para a derradeira saída honrosa.
MAIS UMA JOGADA III
É isto mesmo. A pretensa reutilização pela Bunge do prédio desocupado há anos é apenas uma desculpa e uma saída honrosa de uma aventura que a administração petista que inventa, afronta a lei e aparelha as instituições. E a imprensa, mais uma vez engoliu a armação da saída ?da saída honrosa? da prefeitura sobre a compra do prédio administrativo da Bunge. Na campanha isto estava virando chacota nas cobranças. Agora, o PT de Gaspar tem um discurso maroto para se sair da enrascada que construiu contra si próprio. E a Bunge deu uma ajudinha. Não custava nada: a de que a Bunge vai reutilizar o prédio para trazer a administração central para cá. Riam.
MAIS UMA JOGADA IV
E tem mais. Não será surpresa se o PT e a prefeitura para animar a campanha eleitoral que vai mal por aqui, vierem a criar mais um factoide: o de que vai comprar de quem arrematou o prédio da Sulfabril ali na Margem Esquerda, cujo comprador até agora se escondeu no anonimato. Uma hora diz que a Bunge não quer mais vender (para ela); na outra, anuncia a disposição de partir para outra negociação. Ocupa a imprensa, o debate e esconde os verdadeiros problemas daqui durante a campanha eleitoral.
MAIS UMA JOGADA V
Tanto que um dia antes do leilão deste prédio, o síndico da massa falida recebeu uma visita inusitada de um político, dizendo-se interessado no imóvel e que queria fazer o negócio sem passar pelo leilão (?). Esse pessoal não é fraco. Vive de fazer armações ilimitadas, espuma e de vinganças. E administrar de verdade para desenvolver a cidade? Uma lástima! Transparência? Zero. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, mandou espalhar nas redes sociais e para livrar a cara: ?lamentável este apoio àreeleição de Dilma! Eu não faço parte desta ala de apoio!?. Hum! Mas o PSD sim. Está pulando fora? Por conveniência ou convicção?
Ilhota em chamas. O pessoal do Baú Central está tiririca com o prefeito Daniel Christian Bosi, PSD. O asfalto defronte o mercado Zimmermann está afundando 45 dias depois de aplicado. Em abril Bosi prometeu à comunidade do Braço do Baú para até 30 de junho abrigos de ônibus, uma geral na Cohab, tubos, macadames na estrada e tifas, iluminação pública, as quatro cabeceiras das pontes. Uma ambulância fixa para a população, uma ambulância fixa do Corpo de Bombeiros, uniformes dos alunos para julho.
Engraçado. Os políticos que estão no poder estão pregando a mudança para permanecer nele? Isto é mudança? Mudança seria não reelegê-los para ao menos terem tempo e aprenderem uma mentira mais convincente para nos enganar. Chega. Dia cinco de outubro está chegando.
Vereador destaque? Hum! Outra vez foi realizada uma ?enquete? (que dizem ser pesquisa) por telefone (não se sabe exatamente os critérios usados para isto) para descobrir entre nós quem é o ?melhor? vereador de Gaspar. 1) Eu não acredito nisto; 2) Só registro como chacota, como já fiz em anos anteriores; 3)Isto deixa mais exposto à dúvida pública quem ?vence? a ?disputa?; 4) Em alguns casos, esta escolha é puro comércio entre as partes; 5) Político gosta disso e alimenta esta indústria do faz de conta.
Edição 1617
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).