Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

15/08/2014

BOA NOTÍCIA

O que está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o governador Raimundo Colombo, PSD, mandou para a Assembleia, como sendo uma das prioridades da administração pública estadual? Implantação do Contorno Sul de Gaspar e acesso a Blumenau, mas só 20 quilômetros. Espera-se que não seja apenas uma disposição no papel. É preciso apontar efetivamente onde estão os recursos para serem liberados. Agora, ?fica mais difícil? de Blumenau, como queriam alguns de lá, melar esta intenção. Falta os gasparenses defenderem mais esta ideia. Há apenas solitários e insistentes, com visão, como o Élcio de Souza, no Facebook. 

ASSIM É A VIDA...

... E o discurso de oportunidade. O governo de Pedro Celso Zuchi, PT, como revelou a reportagem bem feita de dias atrás do jornal Cruzeiro do Vale, está interessado na preservação do patrimônio arquitetônico da nossa cidade. Excelente, se não fosse por três detalhes: esta exigência é dos técnicos da revisão do Plano Diretor e não propriamente da prefeitura, ou seja, é pacote pronto; o mesmo governo que diz defender tal preservação, é exatamente o mesmo que permitiu a derrubada, na calada da noite e nos finais de semana, num laço só, da maioria e mais importante prédios de Gaspar; e para completar, a agora secretária de Turismo, Indústria de Comércio, Patrícia Scheidt, diz-se defensora da ideia, mas que rejeitava quando secretária de Planejamento e quando sumiram tais prédios. Então... Acorda, Gaspar! 

PLANO DIRETOR I

Há dias que não toco no assunto revisão do (que alguns até chamam de novo) Plano Diretor. Ele continua sendo tratado entre poucos. Tudo intencional. Um perigo. Por quê? Porque ele é complexo, técnico e a cidade não foi ouvida nos bairros, principalmente os mais afetados. Quando escrevo sobre ele, peço ajuda de quem conhece a cidade e tem conhecimento técnico para a análise crítica. Estou preocupado com uma correspondência que recebi sobre o assunto: ?consegui ter uma leitura de todos os nove projetos de apresentação da nossa futura convivência com a burocracia, complicações, tudo para os amigos e os rigores para os que ousam ser de opinião divergente?. E ela conclui: ?que Deus nos proteja e que as pessoas sensatas acordem e colaborem?. 

PLANO DIRETOR II

 ?Os novos códigos de Postura, Obras e Parcelamento de Solo são baseados nas leis 1153, 1154 e 1155 de 10/11/1988 do saudoso prefeito Tarcísio Deschamps e de Luiz Carlos Spengler. Se já eram um emaranhados de medidas, restrições, agora são acrescidos de cotas e zonas de catástrofes geológicas sem justificar que embasamento foi usados como sustentação técnica. O Conselho de Desenvolvimento Urbano é outra pérola da irresponsabilidade. Entregar um emaranhado de leis, artigos a um grupo despreparado é no mínimo brincar com coisa muito séria e técnica. Aí ele é participativo?, acentua o missivista. 

PLANO DIRETOR III

?O aumento do Perímetro Urbano é deveras preocupante. Se tivéssemos recursos, deveríamos ter, antes, os estudos de Cotas, Geológicos dos Solos, Mecânica dos Solos e uso do Itajaí-Açu. Um dos grandes problemas da cidade de Gaspar é a dispersão das ocupações do solo. Sem planejamento temos, já hoje, uma cidade média cercada de inúmeros bairros como se estes fossem cidades pequenas. Exemplos? Há necessidade de diversos tratamentos de água se for mantida atual proposta de Plano, ou linhas urbanas de ônibus. Gaspar precisa usar o que já possui, ocupar onde já existe uma estruturação mínima como os bairros Santa Terezinha e Sete, onde há solos não ocupados ou sub-ocupados e que poderiam sê-lo dentro da legislação do Estatuto das Cidades, vetores de ocupação com parcerias?. 

PLANO DIRETOR IV

 ?Ainda estou tentando decifrar a sopa de letrinhas a definir as diversas ocupações, seus índices e taxas, além da ocupação. Parte de bases não comprovadas e registradas (cotas e estudos geológicos) para restringir. Num primeiro instante irá reduzir o valor dos terrenos. Agora sem estruturação da equipe de análises e fiscalização irá, certamente, aproveitar-se destas deficiências e do estímulo embutido no Plano?. Para o missivista, a revisão é tão complexa e exigente, sem bases técnicas, que estimula a ilegalidade. ?Se Gaspar fosse uma ilha e pudéssemos parar para consertar, ainda assim deveríamos ter a grandeza de colaborar para que o remendo não fique pior do que o que já existe?, conclui. 

PLANO DIRETOR V

O ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, o que implantou o Plano Diretor, tem questionado o atual trabalho e de forma pública. A revisão, que não foi discutida com a sociedade, está sendo cuidada pelo ?hábil negociador?, vereador Hilário José Melato, PP, que não conhece tecnicamente do assunto, não formou uma equipe técnica para assessorar a si e os vereadores e que não possui o hábito da transparência na discussão destes assuntos públicos. Pior, está tudo sendo tratado numa ambiente de campanha eleitoral, diante de múltiplos interesses envolvidos. E para piorar, parte da Comissão de Desenvolvimento que ?validou? o trabalho, não é legitima para encaminhar nada. E na Câmara e na prefeitura se sabe disso. Falta o Ministério Público se interessar por isto tudo. 

herculano2GG.jpgEDUARDO CAMPOS

A morte de Eduardo Campos, PSB, deixou muita gente viúva. Adilson Luiz Schmitt (na foto com Eduardo), ex-prefeito de Gaspar, foi um deles. Adilson, depois que deixou o PMDB e antes de entrar no PPS, filiou-se ao PSB e pelas mãos de Ciro Gomes, que esteve aqui para apadrinhar o ato. 

SOBRE O TRAPICHE

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, se tornou ?um ficha suja?, segundo a relação enviada pelo Tribunal de Contas e publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral. É que pelo processo TCE 09/00564342, houve uma decisão colegiada em 1º de junho de 2011. E a condenação só aconteceu graças ao mau assessoramento que Zuchi quer e possui. E paga caro politicamente por isto. Trata-se daquela revista chinfrim de puxa-saquismo inventada pela Ampe para divulgar a Expogaspar de 2009 em outros pagos. Ela dourava o prefeito. Mas, Zuchi, punido pelos erros dos seus, estranhamente não puniu ninguém por isto. Ao contrário, ampliou o prestígio dos implicados seus próprios algozes.

José Eduardo de Souza, então presidente da Ampe e autora do problema, por aparelhamento e liderança de Rodrigo Fontes Schramm, o que fazia a Expogaspar, tomou a Acig e a tornou uma anã, a tal ponto de ajudar no golpe de ocupar o Hospital, reconstruído sob a liderança da própria Acig. Rodrigo, o petista número um, e totalitário, acabou com a Expogaspar coincidentemente que o prefeito promoveu e foi punido por isso. De forma ligeira, Rodrigo, saiu da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio para não sofrer respingos contra si, e no silêncio, como ?conselheiro? do Hospital, trabalhou o tempo inteiro para derrubar o Conselho, da administração, manchar a reputação de todos. O fato é público e notório. Levou tempo: cinco anos.

Será por que o governador Raimundo Colombo, PSD, esconde de sua propaganda eleitoral que é um cabo de Dilma Vana Rousseff, PT?

Despercebido. Janete da Conceição nasceu em Gaspar e, vejam só, ela é candidata a deputada estadual pelo PRP, 44.333.

Estava na edição de domingo do jornal Folha de S. Paulo. Década petista (Na comparação do Brasil com outros países emergentes). Foi pior na renda per capita, na produtividade (produção média por trabalhador), na escolaridade, na segurança pública. Foi igual no Desenvolvimento Humano. Foi melhor no mercado de trabalho e na produção de petróleo. fonte: ?A Década Perdida: 2003-2012?, estudo de Vinicius Carrasco, João M. P. de Mello e Isabela Duarte.

O ex-vereador Chico Anhaia, ex-PT, humilhado, escorraçado pelo grupo que domina o diretório e a prefeitura, já está em campo pedido votos para o candidato do PMDB. Ele deve se filiar ao partido, que lhe prometeu ser o único candidato a vereador em 2016 pela Margem Esquerda. A mesma promessa tinha sido feita pelo PMDB ao seu histórico, Antônio Osni Woelecke, o Toni da Churrascaria. Toni está uma arara.

 

 

Edição 1614

Comentários

Juju do Gasparinho
18/08/2014 19:21
Prezado Herculano:

Postado às 16:27hs. por Sidnei Luis Reinert.
Se é para lembrar de mortos que falaram mal do governo chinfrim, tem a frase do escritor peruano Mario Vargas Llosa - Prêmio Nobel de Literatura:
"NÃO HOUVE NENHUM MILAGRE NOS ANOS LULLA, E SIM UMA MIRAGEM QUE AGORA COMEÇA A DISSIPAR".
Paagando Brabo
18/08/2014 17:47
Alem de toda a irregularidade dos gados em area pública, tem mais uma que ninguem notou, pois como pode gado em area urbana????Se não pode nem criar uma galinha. Alo vilgilancia sanitaria
sidnei luis reinert
18/08/2014 16:38
SERÁ POR ISSO QUE GANHOU 4.1 MILHÕES DOS COFRES PÚBLICOS? PARA DIVULGAR IMAGENS DE UMA CUBA "SEM POBREZA"
QUER FAZER PROPAGANDA COMUNISTA? DISTRIBUA ENTÃO TODOS OS CDs DE GRAÇA... QUERO VER!

Luan Santana faz mistério, mas grava clipe em Cuba

Se engana quem pensa que a recente viagem internacional de Luan Santana passou somente por Las Vegas, nos Estados Unidos, onde amadureceu seu projeto de gravar um novo DVD em solo norte-americano. Uma foto postada pelo cantor no Instagram, em Havana, capital de Cuba, revelou que um novo clipe está sendo produzido.
As especulações das fãs dão conta que o vídeo está sendo gravado para a música ?Bailando?, que conta com participação do cantor espanhol Enrique Iglesias. Nas redes sociais, Luan optou por fazer mistério. ?Tava sumido esses dias né?! É que fui pra um lugar incrível gravar uma coisa incrível, alguém arrisca??, questionou o sertanejo.
sidnei luis reinert
18/08/2014 16:27
Hipocrisia política no velório

Editorial do Jornal do Brasil on Line resume bem a farsa da politicagem encenada ontem no velório e sepultamento de Eduardo Campos, em Recife:
A hipocrisia política atormenta a cabeça do povo brasileiro. O acidente que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos realmente faz com que a solidariedade humana seja indispensável. Não faz, contudo, com que seja indispensável também a hipocrisia política. O que se vê no velório do ex-governador chega a ser hilariante.
Opositores eternos de Campos, homens que fizeram campanhas violentas e ataques ferozes contra ele, no cenário nacional e no próprio estado de Pernambuco, homens que não o aceitavam como ministro do governo Lula e Dilma, hoje, estão ao lado do caixão e da família do político, como se fossem históricos amigos ou simpatizantes de Eduardo Campos.
O sepultamento e o velório são sagrados, momentos em que têm que imperar o respeito e o sentimento. Um tipo de solidariedade que sirva de publicidade pela imprensa ou como faturamento político é abominável. Se a solidariedade, de arrependimento ou reconhecimento, daqueles que sempre foram seus opositores realmente tiver que acontecer, que seja na intimidade sigilosa para que possa ser respeitada.
Esses que neste momento de dor, fundamentalmente da família - mãe, filhos, mulher e verdadeiros amigos -, tentam se aproveitar merecem do povo brasileiro desprezo e nojo.

Morto muito vivo...

Já que o negócio é apelar para os falecidos, que tal relembrar o imortal João Ubaldo Ribeiro falando mal do Lula e da Dilma no programa Roda Viva?


https://www.youtube.com/watch?v=7nuOCOGFEC4
sidnei luis reinert
18/08/2014 16:22

Mal na foto

Pegou mal a foto dos três filhos mais velhos do Eduardo Campos fazendo aquele sinal do punho esquerdo cerrado, socando o ar para o alto, dos comuno-fascistas...

Ficou mais grave a simbologia do gesto - que já tinha sido feito por José Genoíno e José Dirceu quando foram presos pelo Mensalão ? porque os jovens vestiam uma camisa amarela, com a frase que seria um jargão do falecido Eduardo na campanha:
?Não vamos desistir do Brasil?...

Tudo indica que a velha esquerda caviar ? e os petralhas de canhota ? não desistirão mesmo...

Petistas não têm jeito...

Antes da morte do Eduardo Campos, a companheira Marina era até tolerada pelos petistas.

Desde que a viúva verde herdou o posto do falecido, os ?companheiros? de ontem agora começam a meter o pau nela, encontrando mais defeitos na Marina que a turma do agronegócio que a detesta...

A sugestão é que, na campanha, Marina olhe para os 13 lados antes de atravessar a rua, só viaje de avião de carreira...
Herculano
18/08/2014 16:10
O GADO SOLTO

O secretário do GTG Coração do Vale, Adenir Guesser, informa a coluna que o gado fugiu para a Fides Zimmermann, relatado abaixo, não é de propriedade do CTG, mas de um vizinho.
sidnei luis reinert
18/08/2014 13:59
Ministério da Cultura aprova projeto de R$ 4 milhões para shows de Luan Santana

https://www.youtube.com/watch?v=pMOb9boNuLU
Arara Palradora
18/08/2014 13:50
Querido Blogueiro:

O Molusco Fedorento chorou...
Será que elle precisou amassar a cebola que tinha no bolso, ou bastou uma esfregadinha na casca?
Quando penso nelle me vem a mente Fidel Assassino Castro, aquela barba asquerosa, aparência de zumbi (morto-vivo esverdeado), vestindo aquele agasalho horroroso.
Filhotes do Coisa Ruim!
A Gerentona que faliu o Brasil aposentou o Vermelho Inferno e foi de Madame Mim, preto-roxo-bruxa. Fez bem! Mau agouro que deu certo, foi vaiada.
A 1º dama é outra que não sabe ser elegante.
Ella tem um vestido que imita pele de onça, pensa numas pintas graudas e alaranjadas cor de jerimum e, o complemento batom pink.
Quanto dinheiro público que rola para cobrir esses corpos para o baile de fantasia de tremendo mau gosto.
Nessa Esquerda Caviar Cafona, nem Karl Lagerfeld opera milagres!
Voeeeiii...!
Luiz Nagel
18/08/2014 12:55
NOTA DE ESCLARECIMENTO

O DEM nunca fez menção ao nome do candidato Paulinho Bornhausem. O DEM apoia o candidato a senador Dário Berger, que tem como primeiro suplente Paulo Gouvêa, presidente estadual do democratas.

Luiz Nagel
Presidente do DEM em Gaspar
Miguel José Teixeira
18/08/2014 11:31
Senhores,

Alheios ao futuro da Nação e com tantos novos erros à serem cometidos, a CORJA VERMELHA insiste no RETROCESSO.
Eis a pérola que se encontra na Câmara dos Deputados:

Projeto torna ilegítimas as eleições presidenciais da ditadura militar

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Resolução nº 246/14, da Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que declara ilegítimas as eleições presidenciais indiretas realizadas durante o período da ditadura militar (entre 1964 e 1985). A proposta, assinada pelos parlamentares da bancada do PCdoB, também declara a ilegitimidade dos mandatos dos presidentes militares delas resultantes.

Para a deputada, a aprovação da proposta seria ?um ato de respeito ao Estado de Direito constitucional e um veemente protesto contra a ditadura militar que se instalou por 21 anos no Brasil, rasgando a Constituição.?

Eleições indiretas
As eleições foram realizadas pelo Colégio Eleitoral do Congresso Nacional, criado por meio do Ato Institucional nº 1 (AI-1), em 9 de abril de 64, por uma junta militar formada pelo general Arthur da Costa e Silva, o tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e o Almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald.

Em 11 de abril de 64 foi eleito, indiretamente, por esse colégio, o General Humberto de Alencar Castelo Branco. Ele foi sucedido pelos Presidentes-generais Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo.

Presidência vaga
O presidente João Goulart estava em pleno exercício de seu mandato presidencial em 1964, quando o cargo foi declarado vago. O Projeto de Resolução nº 4/13 do Congresso Nacional tornou nula a declaração de vacância da Presidência da República, feita pelo então presidente dessa Casa, o senador Auro de Moura Andrade, no dia 2 de abril de 64.

A deputada afirma que o AI-1 violou frontalmente a Constituição da época, que estabelecia eleições diretas, pelo voto popular, do presidente da República. Segundo ela, ?a farsa dos atos institucionais não pode ser argumentada frente à Constituição. Essa figura jurídica, forjada pelos golpistas, é evidentemente inconstitucional e ilegítima?.

Tramitação
O projeto, assinado pelos integrantes da bancada do PCdoB na Câmara, foi encaminhado à Mesa Diretora e será relatado pelo 1º vice-presidente. Depois, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.
Fonte: Agência Câmara
Herculano
18/08/2014 09:44
QUEM É O RESPONSÁVEL

Aquele gado que se abriga na Arena Multiuso, parte dele, fugiu e foi parar no domingo início da tarde na Hercílio Fides Zimmermann

Uma pergunta que não quer calar: no caso de uma acidente quem responderá civil e até criminalmente? A prefeitura que permitiu o uso da área ou quem usa a área, tundo informalmente?
LUCIANO DA CUNHA
18/08/2014 08:42
ALGUÉM PODE EXPLICAR?

COMO A DILMA DO PT( PERDA TOTAL) ESTA A FRENTE DE QUALQUER TIPO DE PESQUISA, SE POR ONDE ELA VAI É AVAIADA E XINGADA?O QUE ELA FOI FAZER NO ENTERRO DE EDUARDO CAMPOS?
ALGUÉM CONFIA NESSAS PESQUISAS?VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE PARTICIPOU DESSAS PESQUISAS?
Herculano
18/08/2014 08:07
ITAÚ CONDENADO POR LEVAR INVESTIDORA A MADOFF, por Claudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

O Itaú Unibanco foi condenado a indenizar uma investidora que, por indicação do banco, aplicou economias na empresa de Bernard Madoff, mega-picareta norte-americano que aplicou um golpe bilionário, num esquema de pirâmide financeira. O Itaú foi condenado pela 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, em sentença que separou o risco, inerente a aplicações financeiras, da fraude.

Negligência
O desembargador Roberto Mac Cracken apontou "clara e objetiva desídia e negligência de quem deve orientar a aplicação financeira".

Golpe bilionário
"Bernie" Mardoff foi condenado a 150 anos de cadeia por haver lesado milhares de pessoas, no golpe estimado em mais de R$ 200 bilhões.

Danos materiais
Condenado em segunda instância, o Itaú Unibanco terá de indenizar em R$ 355.349,78 a investidora lesada, por danos materiais.
Herculano
18/08/2014 08:00
TÔ NEM AI

Uma nota na coluna de Valther Ostermann, no Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, informa que "Pomerode criou a Praça das Bandeiras para simbolizar a integração regional capitaneada pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí - Ammvi, que completou 45 anos de atividade no último dia 2. Cada município teve sua bandeira hasteada pelo respectivo prefeito".

Menos Gaspar, é o que revela a foto. Nem prefeito (que já foi presidente da Fecam), nem vice, nem secretário, sem ninguém do governo, num desrespeito só. Quem hasteou a bandeira de Gaspar naquela praça foi secretário executivo da AMMVI, gasparense e irmão do Gabrile Correa da Cultura. Sobrinho do Álvaro Correa, José Rafael Correa. Acorda, Gaspar!
Confuso
18/08/2014 07:36
O Complexo do Badenfurt tem 1860 metros de extensão, que inclui uma ponte sobre o rio Itajaí-Açu, com 362 metros de extensão, uma ponte sobre o ribeirão do Testo, com 80 metros e um viaduto sobre a rua Arnold Hemmer, com 13 metros de comprimento. A obra contempla, ainda, a via expressa que inicia na BR-470 e termina no entroncamento das ruas General Osório e Bahia, com quatro pistas e marginais de acesso na rua Henrique Weise e alças para permitir acesso à rua Arnold Hemmer. Para executar a pavimentação de toda esta área, foram necessárias 11.700 toneladas de asfalto. E Gaspar com uma ponte e acessos bem menor gasta bem mais.
Herculano
18/08/2014 07:29
DO QUE O PT TEM MEDO E PORQUE NÃO QUERIA A PETISTA MARINA NA DISPUTA. COM 21% NO PRIMEIRO TURNO ELA EMPATARIA COM DILMA NO SEGUNDO, SEGUNDO MOSTRA A MANCHETE DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DE HOJE E REVELA EM NÚMEROS, A PESQUISA DATAFOLHA

Ex-ministra disputa a segunda posição com Aécio Neves (20%), diz Datafolha.Taxa de eleitores sem candidato cai com a entrada de Marina no lugar de Campos, morto na semana passada, escreve Ricardo Mendonça

Marina Silva (PSB) entra na disputa pela Presidência com 21% das intenções de voto. Segundo o Datafolha, ela larga em segundo lugar na corrida presidencial, um ponto à frente de Aécio Neves (PSDB) - o que os coloca em situação de empate técnico - e 15 pontos atrás de Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

Inicialmente inscrita como vice na chapa de Eduardo Campos, o presidenciável do PSB morto no último dia 13, a ex-ministra tem um desempenho que afasta a chance de a eleição ser resolvida no primeiro turno.

Já na simulação de segundo turno, Marina, que deve ser oficializada candidata na quarta-feira (20), fica numericamente à frente de Dilma, com 47% das intenções de voto contra 43% da presidente.

É uma situação de empate técnico nos limites máximos da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Contra Aécio, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%. Nesse caso, os oito pontos de diferença representam uma ampliação da vantagem da petista. Em meados de julho, o cenário era de 44% a 40% (empate técnico).

A hipótese de conclusão da eleição no primeiro turno é afastada porque Marina surgiu com quase o triplo das intenções de voto em Campos (8%), porém sem provocar alteração nas taxas dos rivais mais competitivos.

Com Campos no páreo, Dilma também tinha 36%. Aécio alcançava os mesmos 20%.

Na comparação direta entre o cenário atual, com Marina, e o cenário anterior, com Campos, caíram de forma notável os percentuais de eleitores sem candidato.

Intenções de voto nulo ou em branco eram 13%. Com Marina candidata, essa taxa recuou para 8%. Indecisos eram 14% e agora são 9%.

Vários analistas apresentaram Marina como possível herdeira de um grupo crescente de eleitores descontentes com o sistema político. Nos protestos de junho de 2013, um sentimento de rejeição aos partidos ficou explícito.

Os dados da atual pesquisa combinam com esse tipo de interpretação. Muitos que pensavam em fazer um voto de protesto (anular), ou estavam com dificuldade para escolher, vão de Marina se essa opção estiver ao alcance.

Outra informação que reforça essa tese aparece na simulação de primeiro turno da atual pesquisa sem o nome de Marina no cartão de resposta - situação que seria possível caso o PSB deixasse de lançar a ex-ministra de Lula e abrisse mão da candidatura própria.

Nesse cenário, Dilma venceria a eleição já no primeiro turno com 41% (oito pontos a mais que a soma de seus rivais). Mas o percentual de eleitores sem candidato continuaria alto: 13% de brancos e nulos, 12% de indecisos.

Um conjunto de dados da atual rodada do Datafolha sugere que a entrada de Marina na disputa ocorre num momento de recuperação de Dilma. Além da ampliação de sua vantagem sobre Aécio no teste de segundo turno, a avaliação do governo melhorou (confira na pág. A6), sua taxa de rejeição oscilou para baixo (35% para 34%), e as intenções de voto espontâneas com seu nome oscilaram para cima (22% para 24%).

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto
CABULOSO
18/08/2014 06:34
FATOS sobre o falecimento de Eduardo Campos no acidente aéreo:

1) Em maio desse ano Dilma sanciona lei que torna sigilosa as investigações de acidentes aéreos, fonte: http://folhapolitica.jusbrasil.com.br

2) Em um discurso recente, Lula diz: "eles não sabem do que somos capazes para continuarmos no governo" fonte video: https://www.facebook.com/photo.php?v=10204927281450337

3) Ao descer com o avião no aeroporto o piloto fez a arremetida e o áudio gravado mostra o piloto totalmente tranquilo apenas informando a manobra, fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tfRhAdvay2E

4) Dezenas de testemunhas das proximidades do acidente, relataram que o avião antes de colidir com as casas/prédios estava pegando fogo...."uma bola de fogo descendo do céu", detalhe.... a arremetida foi a poucos minutos antes da queda.... sequer fez a curva inteira, fonte: http://esportes.r7.com/.../bola-de-fogo-relatada-por.../

5) Agora, a caixa preta recuperada do acidente segundo informações está "muito danificada" podendo comprometer a análise dos dados, ou seja.... acidentes aéreos EXTREMAMENTE PIORES com mais devastação e incêndios conforme você pode observar inclusive na série MAYDAY DESASTRES AÉREOS do NATGEO (que está disponível zilhões de episódios completos no youtube) foram recuperadas e conseguiram analisar os dados. Não desmerecendo o acidente atual, mas existiram PIORES e muito e mesmo assim recuperaram, fonte: http://www.istoe.com.br/.../377743_CAIXA+PRETA+RECUPERADA...O avião abatido por um míssil na Ucrania caiu de 30.000 pés espatifou no solo e as caixas pretas estavam intactas, por que será que essa ficou tão danificada? e lembrar que foi sancionada pela Dilma lei que tornou CONFIDENCIAL A INVESTIGAÇÃO????????

6) Segundo a nova lei de investigação assinada pela Sra. Dilma em maio, os acidentes aéreos só serão abertas o sigilo de investigação perante confirmação da justiça, cabe assim muito do STF fazer aprovação de abertura de inquéritos e mesmo assim sigilosos.

7) A 22hrs atrás, Ministro Ricardo Lewandowski é eleito presidente do STF. Pra quem não sabe esse indivíduo eh PT ROXO e TOTALMENTE "confesso", FONTE: http://g1.globo.com/.../ministro-ricardo-lewandowski-e...

E então??? o que vocês pensam dessas "coincidências"???

Leiam, analisem... se informem.......
Vou traçar mais motivos pelos quais não vou aceitar o argumento de acidente aéreo para a tragédia com a aeronave Cessna 560-XL:
1 ? a aeronave era relativamente nova, sendo fabricada em 2010;
2 ? ela tinha todas as revisões em dia, com inspeção anual válida até o ano que vem e ao contrário do que chegou a ser veiculado, não apresentou falha alguma em seu histórico de vôos;
3 ? as condições de adversidades climáticas encontradas na região na data hora e no local informado, não produziriam efeitos para o que se viu com as evidências de explosões antes de tocar as moradias, não estava chovendo e não havia nenhuma tempestade, estava garoando;
4 ? não há histórico de aeronaves que tenham arremetido e em razão da manobra tenham produzido efeitos para causarem explosão repentina de modo a não sobrar pedaço algum muito maior que vinte centímetros;
5 ? o piloto e a torre de controle mantiveram contato e na conversa gravada a que uma emissora de TV conseguiu ter acesso, não havia nenhuma anormalidade e houve um diálogo sob aparente normalidade, mas a mesma conversa apresentada não expõe até o final, ou seja, não apresenta até onde pode ter havido uma explosão;
6 ? mesmo em tragédias como as da Tam ou da Gol que foram as maiores já registradas no país, nunca houve um episódio em que os corpos das vítimas fossem despedaçados como foram os sete corpos dos sete ocupantes da aeronave;
7 ? Eduardo Campos se apresentava como uma opção entre Dilma e Aécio Neves, onde figurava como um candidato que causava desconforto para o PT porque poderia conquistar votos importantes no Nordeste brasileiro e incomodar a candidatura petista.
8 - A aeronave sofreu duas explosões, uma que ocorreu na cabine do piloto, motivando a queda e fazendo a aeronave cair, motivo da inclinação repentina e dos relatos de que caía como uma ?Bola de Fogo?, seguida de outra maior que despedaçou os corpos e toda a aeronave, as explosões aconteceram de dentro para fora, haja vista que a porta da aeronave foi lançada para longe e tanto a aeronave como seus ocupantes foram despedaçados.
9 - acidentes acontecem, aeronaves caem, mas aeronaves como esta que é considerada segura se despedaçar a ponto de não sobrar pedaços maiores é algo muito diferente do normal, não haver uma grande parte da aeronave inteira como é convencional, isso foge e muito da normalidade. Vejam os episódios do avião da Tam, ele pegou fogo sim, mas a aeronave se dividiu em grandes partes, esse avião se despedaçou por uma grande explosão.
10 - vítimas de acidentes aéreos morrem com seus corpos queimados, não morrem com seus corpos despedaçados como foi o caso deste suposto acidente. Os corpos foram tão despedaçados que obriga exame por DNA e arcada dentária, já que não há como definir os pedaços dos corpos de cada ocupante sem os exames.
Não foi acidente, foi um atentado. Entendeu ou quer que eu desenhe?
Feijoada
17/08/2014 23:49
Parabéns presidente APAE, Sr Rogerio e Sra Rosa pelo excelente evento da feijoada.

Uma pergunta, aos conselheiros do CDMCA.

Cleber Sabel, Jean Oliveira, Rosane Adão, estiveram presentes neste evento para colaborar?

Lembrando que foram os três cidadãos que votaram contra os projetos da APAE.
É esse o trabalho eu vocês realizam?

Os trez conselheiros eles fizeram de um tudo para que os projetos fossem reprovados. Cleber, Jean que acharam inúmeras brechas, justificativa para não aprovação.

Acham normal crianças serem transportadas sem segurança?

O que é mais importante Cleber, Rozane, Jean, ônibus ou livros?

O conselheiro não busca pela segurança da criança e do adolescente?

E se com as crianças o Cleber age assim imagina com servidores?

Boa Sorte a vocês servidores....

Sr Rogerio e Sra Rosa contam conosco para conseguir essa aquisição fundamental para a instituição, não desistem.

Cleber acorda!!!!
Seja humano!!!
Pontes
17/08/2014 20:29
então se o Governador Colombo, tivesse colocado uns 10 milhões da ponte daqui, com certeza estaria quase pronta, será que a ponte daqui é menos importante do que do Badenfurt?

O que os vereadores Marcelo Bricka e Giovano, junto com o tal do Jean Kulmann fizeram para isto acontecer? Nada e ainda tem a cara de pau de pedir votos para este candidato que não trouxe nada para Gaspar.
Herculano
17/08/2014 18:41
O JORNALISMO CANALHA A SOLDO DO PT NÃO RESPEITA NEM MOMENTOS DE DOR E DESPEDIDAS, FAZ POLÍTICA PARA MANCHAR NOVA ADVERSÁRIA, TUDO QUE JÁ CONHECIDO E TASCA ESTA MANCHETE, "CENAS DE UM VELÓRIO: LULA CHORA, MARINA SORRI"

É isto mesmo. A manchete é do 247, o canal de comunicação do PT, sustentado majoritariamente por publicidade de empresas e bancos estatais, entre eles a Caixa, a que limpou contas de poupança de seus clientes e de R$720 milhões de lucro falso no seu próprio balanço. E o texto diz:

Imagens captadas no velório de Eduardo Campos revelam uma Marina Silva mais leve do que sugeria o discurso oficial da candidata, que se dizia mais abalada do que a própria viúva Renata Campos; numa das fotos, ela se debruça sobre o catre e um assessor sorri ao seu lado; diferentemente, o ex-presidente Lula caiu aos prantos ao abraçar a viúva Renata e segurar no colo o recém-nascido Miguel, quinto filho do ex-governador pernambucano

Imagens captadas por fotógrafos no velório de Eduardo Campos, realizado neste domingo, no Recife, revelam uma Marina Silva mais leve do que sugeria seu discurso oficial - nos últimos dias, interlocutores vazaram a informação de que ela teria ficado mais abalada do que a própria viúva Renata Campos, que teria tido a capacidade de confortá-la.

Em algumas cenas, Marina parece leve e até esboça sorrisos. Numa das das imagens, ela se debruça sobre o féretro de Eduardo Campos e um assessor, ao seu lado, sorri.

De maneira distinta, o ex-presidente Lula não conseguiu conter sua emoção. Caiu em prantos ao abraçar a viúva Renata e os filhos de Eduardo Campos. Em entrevista à Globonews, o irmão do ex-governador, Antônio Campos, ressaltou a amizade entre as duas famílias. "Estive com o presidente Lula e falamos que, acima das diferenças políticas e eleitorais, momentâneas, existe a forte amizade que une nossas famílias", afirmou.
sidnei luis reinert
17/08/2014 18:24
Lula e Dilma são vaiados em velório de Eduardo Campos:TNCU

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1501764-lula-e-dilma-sao-vaiados-em-velorio-de-campos.shtml?cmpid=%22facefolha%22
Herculano
17/08/2014 18:22
AS MANCHETES DAS PONTES

Esta é a manchete de hoje em Blumenau. Ela está atrasada. É a mesma manchete que falta aqui desde o aniversário de Gaspar em março prometida em teatro por políticos que agora pedem votos entre nós e fingem-se de esquecidos.

"Ponte do Badenfurt é aberta ao tráfego neste domingo em Blumenau. Previsão é de que 28 mil veículos passem por ela todos os dias". Lá ela abriu com todas as alças. Já aqui...
sidnei luis reinert
17/08/2014 18:20
GASPAR PASSA VERGONHA COM GRANDES REPRESENTANTES NA ESFERA FEDERAL E ESTADUAL... TALVEZ POR ISSO NÃO VAI PRA FRENTE, SERÁ INCOMPETÊNCIA ?

Ponte do Badenfurt é aberta ao tráfego neste domingo em Blumenau

O Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner, mais conhecido pelos moradores como Ponte do Badenfurt, foi aberto ao trânsito a partir de 13h deste domingo. Às 11h, o prefeito Napoleão Bernardes e mais algumas autoridades participaram da cerimônia de entrega da obra, que ao todo custou R$ 44 milhões: R$ 30 milhões captados através de financiamento no BNDES, R$ 10 milhões com o governo do Estado e outros R$ 4 milhões a partir de recursos do município.

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/08/ponte-do-badenfurt-e-aberta-ao-trafego-neste-domingo-em-blumenau-4577108.html
sidnei luis reinert
17/08/2014 18:06
Uma rapidinha no Facebook nos traz comentários altamente reflexivos, de pessoas com variadas tendências ideológicas de pensamento.

O cineasta Paulo Halm (reconhecidamente petista) provoca: ?Vem cá, todo mundo ia votar no Eduardo Campos e estava sonegando informação, é isso? Depois de morto, coitado, ele virou O candidato??.

O também cineasta Carlos Ebert, o mago da fotografia, reclama da teista crente Marina Silva que atribuiu à ?providência divina? não ter embarcado no jatinho que caiu. Ebert indaga: ?E porque raios a providencia divina fez com que ela não embarcasse no avião e depois matou o EC e mais seis. O que é essa tal "providencia divina"? Alguém explica??.

Por fim, do ex-delegado Romeu Tuma Júnior, uma cena previsível, logo mais, no enterro de Eduardo Campos: ?O sal de frutas está preparado para suportar a cara de bom moço do X9 no enterro de Eduardo Campos! Ele vai até chorar, podem escrever!?.
Herculano
17/08/2014 15:42
DE LULA PARA DILMA, EM 13 DE JUNHO DE 2014: "ELES NÃO SABEM QUE NÓS SEREMOS CAPAZES DE FAZÊ, DECOMCRATICAMENTE, PRA FAZÊ COM QUE VOCÊ SEJA A NOSSA PRESIDENTA POR MAIS QUATRO ANOS NESTE PAÍS", por Augusto Nunes, de Veja

O animador de auditórios amestrados vai despejando frases sem pé nem cabeça enquanto zanza atrás da mesa no palco. Estaciona perto da nuca de Dilma Rousseff, põe a mão esquerda no ombro da afilhada e empunha com a direita o microfone . Então, mirando a cabeça da candidata, Lula rosna o que é simultaneamente uma palavra de ordem e uma ameaça.

"Eles não sabem que nós seremos capazes de fazê, democraticamente, pra fazê com que você seja nossa presidenta por mais quatro anos neste país", diz o mestre a seus discípulos. "Democraticamente", como ensina o Glossário da Novilíngua Lulopetista, quer dizer "sem camburão e sem jornalista por perto". Se a polícia cumprisse o seu dever e a Justiça valesse para todos, o que fizeram de lá para cá o chefe supremo e seus devotos bastaria para que bancada da seita no presídio da Papuda se tornasse amplamente majoritária.

As anotações nos prontuários companheiros referentes aos últimos dois meses confirmam que, para o bando disfarçado de partido, só é proibido perder a eleição. O resto pode. A turma acredita que pode, por exemplo, estuprar a CPI da Petrobras, violar a internet para difamar jornalistas independentes, forçar também o TCU a inocentar culpados ou chantagear bancos que alertam os clientes para os fracassos da política econômica sem rumo nem juízo. Fora o resto.

Em nações civilizadas, pecados bem mais leves dão cadeia. No Brasil, os fora da lei fantasiados de pais da pátria seguem em liberdade, prontos para atravessar pelo menos mais dois meses fazendo coisas de que até Deus duvida.
Herculano
17/08/2014 12:58
DILMA X MARINA, por Ilimar Franco para o jornal O Globo

Com a candidatura de Marina Silva, serão mais delicadas as conversas do PT e do PSB. Os petistas tinham um diálogo mais fluente com Eduardo Campos. Agora, as pontes terão de ser reconstruídas. Marina atribui à ação do Planalto e do PT a decisão do TSE que não permitiu o registro de seu partido, a Rede.

Além disso, Marina e a presidente Dilma divergem desde que elas eram ministras do Meio Ambiente e de Minas e Energia. No Planalto, comenta-se ainda que há também um drama emocional: as duas teriam ciúmes por causa do ex-presidente Lula. Segundo relatos, Marina era a "queridinha" de Lula, mas Dilma atropelou com sua gestão na Casa Civil
Herculano
17/08/2014 12:30
ESSE PESSOAL NÃO SE EMENDA. NEM NÓS OS ELEITORES

O que diz agora o ministro da Fazenda Guido Mantega, PT, aquele que nos prometeu um PIB de 3,5% no mínimo para este ano e já admite ser de apenas 1,5% mas os números mostram ser ele inferior a 0,90%?

Que parte deste desempenho foi prejudicado pela Copa do Mundo. Ah, certo. Quando a maioria das consultorias, e analistas econômicos, que o PT cala e manda desempregar nos bancos, disse isto, o próprio Mantega tratou de ridicularizá-los.

Estava na cara até para leigos.

E o que faz o ministro agora? Repete o que negara, com as mesmas fundamentações. Ou seja, agora chama-nos de idiotas e nos manda a conta da recessão, da inflação, do desemprego, do medo para todos nós, fatos que tenta esconder da maioria por ser véspera de eleições.

Está no jornal Folha de S. Paulo deste domingo

"[A Copa] foi um sucesso do ponto de vista de organização. Do ponto de vista da produção e do comércio, prejudicou", avaliou Mantega em entrevista à Folha e ao UOL, na quinta-feira (14).

"[Durante o evento] tivemos muito poucos dias úteis. A produção industrial caiu e o comércio cresceu pouco (...). De fato, não foi um bom resultado", afirmou.

E com a cara que lhe é peculiar, a mesma que um dia garantiu em artigo escrito para o PT usar como bandeira de que o Plano Real era uma fantasia, um truque eleitoral do PSDB e PMDB (sim porque o Real foi bancado por Itamar Franco, PMDB), Mantega concluiu:

"o segundo semestre será melhor". Perguntar não ofende: há quanto tempo ele nos diz isto? Wake up, Brazil!
Herculano
17/08/2014 12:15
SÓ ELA NÃO PERCEBE

Autoridades chegam ao velório [de Eduardo Campos, no Recife] e [a presidente] Dilma é vaiada
Herculano
17/08/2014 09:18
PRESENÇA DE MARINA, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S.Paulo

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, aponta dois movimentos imediatos no cenário eleitoral em decorrência da substituição de Eduardo Campos por Marina Silva como titular da chapa do PSB.

O primeiro, a consolidação do segundo turno. "O que era uma tendência passa a ser um fato". O segundo diz respeito às perdas e ganhos em termos de intenções de voto.

Na opinião do tucano, na largada só Marina ganha. Ele prevê que no primeiro momento, em boa parte devido ao clima de comoção, a ex-senadora talvez apareça nas pesquisas com o dobro dos índices registrados por Campos, previsão esta coincidente com as expectativas de políticos do PSB.

O senador mineiro acha que a presidente Dilma perde um pouco, ele próprio acredita que deva ter uma pequena queda nos índices ("isso vai atrasar meu crescimento"), mas imagina que a maior fonte de votos da ex-senadora esteja no grupo dos pesquisados dispostos a anular ou deixar o voto em branco.

O fato de o quadro se alterar, na visão de Aécio não quer dizer que a mudança será radical. "Não tem essa história de que o jogo ficou zerado".

Obviamente ele continua trabalhando com o cenário de um segundo turno entre ele e a presidente Dilma Rousseff, embora reconheça que a vaga agora será mais disputada. Este pensamento é traduzido assim por um companheiro dele de partido radicado em São Paulo: "Antes haveria segundo turno sem o risco de Aécio ser ultrapassado, agora já não podemos ter tanta certeza".

Voltando ao candidato, para ele a "grande incógnita" é saber como Marina vai se posicionar uma vez assumida a candidatura: se terá um discurso franca e nitidamente de oposição ao PT, a Dilma e a Lula ou se vai se concentrar em falar de si, de suas propostas e concepções sobre grandes temas de interesse nacional deixando de lado o embate mais agressivo.

E por que isso é importante? Justamente por causa do segundo turno. Aécio não se concentra na possibilidade de ter ou não o apoio pessoal de Marina. Até porque há certo consenso no PSDB de que pelo histórico de 2010 e pela personalidade dela o mais provável é que caso fique de fora da fase final não apoie nenhum dos dois concorrentes.

A preocupação do tucano é herdar o eleitorado dela. Se não na totalidade, a maior parte. Por isso a intenção dele será manter a sintonia com o eleitor de oposição, imaginando que quem escolhe Marina Silva não vota no governo.

Neste aspecto, não há mudança estratégica no rumo da campanha. A avaliação é a de que os setores do PSB próximos ao PT ficarão com Dilma e os que já têm boas relações com o PSDB em vários estados não têm motivo para romper acordos já fechados.

O que muda nesse momento e pelas próximas duas semanas é o grau de atritos. Haverá uma "baixada" de alguns decibéis no tom dos discursos. A morte de Eduardo Campos abalou a todos; até que o efeito do choque se amenize não há clima para beligerância.
Herculano
17/08/2014 09:17
NOVA SEDE DO SAMAE DE GASPAR

Muito oba, oba e entrevistas para comemorar o que já é tarde: a ocupação das instalações da antiga Morgana.

Isto prova, definitivamente, que a prefeitura comprou aquilo sem saber para que e para favorecer não se sabe quem.

Se era para apenas por lá os desabrigados da catástrofe de 2008, alugar bastaria - como fez inicialmente - pois se tratava de algo provisório.

A festa de agora, não está completa. Falta o Samae dizer quanto vai gastar para reformar e tornar aquele prédio fantasma de onde se roubou patrimônio da prefeitura e se há tamanha dificuldade para encontrar os ladrões e principalmente os receptadores.

Pouco não será, pelas adaptações necessárias e pelo abandono da área.
Herculano
17/08/2014 09:02
ESTA É A MANCHETE DE CAPA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DESTE DOMINGO: CÚPULA DO PT TEME MARINA NO 2º TURMO E PREFERE AÉCIO.

parte 1

Esta manchete revela o caráter bandido do PT que está no poder e governa o Brasil. Marina Silva é petista de berço, foi ministra de Lula e saiu por não concordar com a Franquia Nacional de Sacanagens que virou o partido. O que esta manchete diz? Que o PT não gosta de adversários fortes; não tolera os éticos que ele disse ser um dia para enganar os seus eleitores, que surpreendido não tem argumentos para enquadrar, amedrontrar e constranger Marina, tanto que manobrou para ela não ter partido e agora para não ser candidata. O PT prefere o PSDB porque já tem um rosário pronto de acusações e o PSDB é um banana que não consegue apontar as incoerências, a corrupção, a incompetência e os roubos do PT no governo.

E o que diz a reportagem interna da Folha de S. Paulo? Com medo de Marina, PT prefere Aécio no 2º turno. Equipe de Dilma define eventual disputa com ex-senadora como 'zona nebulosa'. Petistas acreditam que candidata do PSB pode superar tucano já nas primeiras pesquisas; PSDB revê estratégias, escrevem Andréia Sadi da sucursal de Brasília e Daniela Lima da redação paulistana

Com a entrada de Marina Silva no lugar de Eduardo Campos na chapa liderada pelo PSB, interlocutores do comitê da candidatura petista e do Palácio do Planalto preveem dificuldades no tom do discurso que a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição adotará contra a ex-senadora.

Para manter a linha do "nós contra eles'', que vem sendo usada pela petista desde o início da corrida presidencial, aliados de Dilma ouvidos pela Folha admitem preferir enfrentar Aécio Neves (PSDB) em um eventual 2º turno a encarar uma "zona nebulosa e imprevisível'', como definem o enfrentamento com Marina.

Antes do acidente aéreo que matou Campos na última quarta (13), petistas tentavam circunscrever a disputa entre "esquerda e direita", polarizando com o PSDB e isolando o PSB, terceiro lugar nas pesquisas. Aécio era o segundo colocado, atrás de Dilma.

No primeiro turno de 2010, Marina surpreendeu o PT ao conseguir quase 20 milhões de votos. Neste ano, para dilmistas, a ex-senadora se apropriará dos eleitores que se identificaram com a pauta da onda de protestos de junho do ano passado, o que pode ampliar sua votação.

Na avaliação dos aliados da presidente, Marina atrairá parte dos votos brancos e nulos, que registraram altos índices nas últimas pesquisas de intenção de voto.

Esses eleitores, segundo o comitê petista, seriam "órfãos'' da ex-senadora. Além disso, há a crença de que as primeiras pesquisas mostrarão Marina com patamar próximo ou superior ao de Aécio.
Herculano
17/08/2014 09:02
ESTA É A MANCHETE DE CAPA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DESTE DOMINGO: CÚPULA DO PT TEME MARINA NO 2º TURMO E PREFERE AÉCIO.

parte 2

MUDANÇA DE RUMO

A mesma suspeita levou os estrategistas do tucano a refletirem sobre as estratégias que tinham traçado para enfrentar Dilma e Campos.

Apesar de acreditarem que a entrada de Marina no cenário obrigatoriamente levará a uma disputa em dois turnos, aliados de Aécio sabem que o desempenho dela pode tirar o tucano da reta final.

Para minimizar esse risco, a campanha do PSDB passou a estudar qual seria a melhor maneira de combater o crescimento de Marina.

Entre os principais estrategistas do tucano, a avaliação corrente é que ele deve fortalecer o discurso de que é o único capaz de reajustar a economia e promover um "choque de gestão" no país.

Apesar do capital político de Marina, dizem, ainda existem dúvidas sobre a capacidade dela de realinhar o país no momento em que ele vive uma "crise de expectativa".

Aliados de Aécio acreditam ainda que setores importantes da economia, como o agronegócio, resistirão à candidatura da ex-senadora, o que abriria espaço para o tucano navegar sozinho no campo da oposição a Dilma.
Herculano
17/08/2014 09:01
ESTA É A MANCHETE DE CAPA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DESTE DOMINGO: CÚPULA DO PT TEME MARINA NO 2º TURMO E PREFERE AÉCIO.

parte 3

FRAGILIDADES

Uma das apostas dos tucanos é que Marina terá dificuldades para manter o fôlego de sua campanha até o fim, uma vez que o PSB não é um partido grande e parte dos palanques regionais foi costurado com empenho pessoal de Campos e a contragosto de sua então candidata a vice.

A expectativa é que protagonistas das alianças fechadas em alguns Estados tendam a abandonar a ex-senadora. A mesma avaliação é feita no comitê de Dilma.

Para alguns assessores da presidente, Marina enfrentará também dificuldades dentro do próprio PSB.

Petistas veem ainda como fragilidades algumas posições históricas dela, classificadas por eles como "conservadorismo comportamental".

Como exemplo, citam que Marina é contra o aborto e já disse ser favorável ao ensino religioso nas escolas, embora admitam que um embate nesse campo corre o risco de resultar em um "déjà vu".

Na eleição passada, Dilma enfrentou resistência entre religiosos após uma polêmica em torno de sua posição sobre o aborto, desgaste apontado como um dos motivos da ida da disputa ao 2º turno.

Dirigentes do PT preveem também que, caso as pesquisas mostrem Marina à frente de Aécio e superando Dilma em um segundo turno, o movimento "volta, Lula" - que pede a substituição da presidente por seu antecessor na chapa - ficará incontrolável.
Herculano
17/08/2014 08:49
CONGRESSO DÁ COMO CERTA A "LAVA JATO, PARTE II", por Cláudio Humberto, na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

As investigações e depoimentos, como o da ex-contadora Meire Poza, no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, realizada há cinco meses, levam as consciências pesadas do Congresso Nacional à expectativa de uma "parte II" da mesma operação. As provas colhidas nesse período também indicam ser iminente a prisão de políticos e empresários enrolados no esquema do doleiro Alberto Youssef.

A QUADRILHA
Meire Poza já revelou à Justiça o que apenas insinuou no Conselho de Ética da Câmara: a lista de políticos corrompidos por Alberto Youssef.

BC DA CORRUPÇÃO
A ex-contadora definiu o ex-patrão Alberto Youssef como um "banco". Ou "banco central da corrupção", como qualificou esta coluna em maio.

O VERDADEIRO JOAQUIM
Meticuloso, discreto, corajoso e competente, o juiz Sergio Moro, que ordenou a "Lava Jato", é tudo o que se imaginava de Joaquim Barbosa.

FAZENDO HISTÓRIA
Juristas experientes avaliam que o juiz Sergio Moro, apenas porque cumpre seu dever, simples assim, ainda fará História no Brasil.
Herculano
17/08/2014 08:37
O PR-AFA DE EDUARDO CAMPOS ACERTOU DILMA, por Élio Gasperi para o jornal Folha de S. Paulo e O Globo.

Se Aécio também foi atingido, é uma dúvida, mas o dano causado à campanha do PT é uma certeza

A conta é simples: em agosto do ano passado, antes de ter o registro de seu Rede negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, Marina Silva tinha 26% das intenções de voto na pesquisa do Datafolha. Tendo-se abrigado no PSB, acabou numa chapa que era encabeçada por Eduardo Campos. Há um mês, tinham 8%.

Os números de uma nova pesquisa do Datafolha estarão nas ruas nos próximos dias. Partindo-se dos 8%, somando-se o efeito da comoção provocada pelo acidente do jatinho PR-AFA, ela poderá surpreender. Para que Dilma saia incólume, qualquer ponto percentual que vá para Marina precisará sair do acervo de Aécio Neves, e essa hipótese é absurda. Dilma certamente perde quando fortalece-se a possibilidade de um segundo turno. Se Aécio Neves perde algo com a nova situação, é uma dúvida.

Manejando-se apenas percentagens vai-se a lugar nenhum. Falta saber o que Marina proporá para transformar preferências em votos. No primeiro turno de 2010 ela teve cerca de 20 milhões de votos (19,33%). Até agora, o programa de sua chapa foi ralo e confuso. Fala em "eixos programáticos", "brasileiros socialistas e sustentabilistas", "borda de desfavorecidos", "democracia de alta intensidade", em "ampliar a dimensão dos controles ex post frente à primazia dos controles ex ante". Propõe plebiscitos e "um novo Estado". Isso pode dar em qualquer coisa.

Com dois minutos no programa eleitoral gratuito contra 11 de Dilma e quatro de Aécio Neves, só as redes sociais e a internet poderão socorrê-la. Tomara que isso aconteça e que ela ponha carne no feijão. A ideia de uma candidata a líder espiritual reconforta o eleitor desencantado com a polaridade PSDB-PT, com seus mensalões mineiro e federal. Para o primeiro turno isso é um bálsamo. Para o segundo, uma aventura.

TIRO NA DOUTORA
Na quinta-feira o presidente do PSB, Roberto Amaral, anunciou que o partido só decidiria a substituição de Eduardo Campos depois do seu sepultamento.

O PSB é soberano, mas, se alguém no Palácio do Planalto acreditou que, derrubando-se Marina Silva dentro da grande área ajuda-se a doutora Dilma, enganou-se.

O efeito da jogada seria um pênalti contra a meta de Dilma. Quem derruba jogador sempre espera que o juiz não veja o lance. No caso, os juízes serão os eleitores, sobretudo os indecisos ou parte daqueles que pensavam em anular o voto.

DILMÊS
Levando um texto escrito e falando da tribuna do Palácio do Planalto, a doutora Dilma tratou do desaparecimento de Eduardo Campos e disse o seguinte:

"Uma morte tirou a vida de um jovem político promissor".

JOSÉ DIRCEU
Pelas suas contas, o comissário José Dirceu acredita que em outubro deixará o regime semiaberto, dormindo em casa.

Felizmente, tanto ele como José Genoino abandonaram o comportamento teatral que exibiram no dia em que se apresentaram à prisão. Ambos de punho cerrado, e Genoino envolto numa cortina que servia-lhe de manto para sabe-se lá o quê.

ESPIRAL

O ministro Ricardo Lewandowski assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal e imediatamente vestiu o manto de presidente do sindicato dos magistrados.

Defendeu um aumento salarial para os juízes usando uma expressão capaz de assombrar Lula e a doutora Dilma. Segundo ele, há no Brasil uma "espiral inflacionária".
Herculano
16/08/2014 21:55
JARBAS CHAMA DE GOLPE A TENTATIVA DE CONTRATIAR VONTADES DE EDUARDO

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foi curto e grosso ao declarar a este blog: "A essa altura seria golpe trocar Marina Silva por qualquer outro candidato a presidente da República. Ou trocar por outro o candidato Paulo Câmara, escolhido por Eduardo Campos para disputar pelo PSB o governo de Pernambuco".

Renata Campos, viúva de Eduardo, convocou a militância do PSB em Pernambuco para uma reunião com ela na próxima segunda-feira, no Recife, em local ainda a ser anunciado. Ela dirá a que está disposta a fazer campanha para eleger Paulo Câmara governador. Câmara foi secretário da Fazenda, do Turismo e da Administração do governo do seu marido.

A declaração de Jarbas e a iniciativa de Renata têm a ver com a informação publicada, ontem, por Ricardo Noblat, de que João Lyra, vice de Eduardo e atual governador de Pernambuco, e Fernando Bezerra Coelho, ex-ministro do governo Dilma Rousseff e candidato ao Senado pelo PSB, conversaram em São Paulo sobre a fraqueza da candidatura de Câmara.

A mais nova pesquisa Datafolha sobre a eleição em Pernambuco confere a Câmara 13% das intenções de voto contra 27% de Armando Monteiro Filho, candidato do PTB e do PT.

"Não sou do PSB, mas apoiei a candidatura de Eduardo a presidente, e isso me dá autoridade para me bater contra qualquer tentativa de contrariar a vontade dele", disse Jarbas. Ele almoçou no restaurante Bargaço, na praia do Pina, com seus colegas de Senado - Cristovam Buarque (PDT-DF) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Lyra e Fernando Bezerra se confidenciaram à vontade para substituir Câmara se esse for o desejo do PSB pernambucano. Lyra era do PDT até o início deste ano, quando se filiou ao PSB. Fernando Bezerra também aderiu ao PSB recentemente. Os dois contavam com o eventual apoio de Eduardo para sucedê-lo. Eduardo preferiu Câmara. Lyra completará, por ora, o mandato de Eduardo.

No caso de Câmara, Jarbas acha que nada lhe deverá ser cobrado, salvo entusiasmo e aplicação. No caso de Marina, entende que ela tem a obrigação de anunciar que respeitará todos os acordos políticos feitos por Eduardo.
Herculano
16/08/2014 21:46
MARINA SILVA: TENHO SENSO DE RESPONSABILIDADE, por Josias de Souza

Marina Silva voou de São Paulo para Recife neste sábado. Foi acompanhar o velório e o funeral de Eduardo Campos. Durante o voo, a repórter Mariana Sanches questionou-a sobre os rumos que o PSB tomará depois da morte do seu presidenciável. Marina foi lacônica, mas deu a entender que não se esquivará de assumir a cabeça da chapa. "Tenho senso de responsabilidade e compromisso com o que a perda de Eduardo nos impõe", disse.

Instada a comentar o fato de não ter embarcado no jato que caiu em Santos, matando Campos e outras seis pessoas, a evangélica Marina evocou o poder Supremo. Lembrando que a mulher, o filho e um sobrinho de Campos - Renata, Miguel e Molina - também não embarcaram na aeronave, Marina declarou: "Penso que existe uma providência divina em relação a mim, ao Miguel, a Renata e ao Molina."

Marina falou pouco durante o voo, que teve duração de cerca de três horas. Com um fone plugado no celular, ouviu a pregação de Ananias. Manuseando uma Bíblia, leu o célebre Salmo 23. Diz o seguinte: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."

A candidatura presidencial de Marina será formalizada em reunião da Executiva do PSB, marcada para quarta-feira. O partido indicará um novo candidato a vice-presidente. O favorito à vaga é o deputado gaúcho Beto Albuquerque, atual líder do PSB na Câmara.
Herculano
16/08/2014 21:39
MORREU JOVEM PARA VIVER PARA SEMPRE, por Carlos Brickmann

Como no verso clássico do poeta Guilherme de Almeida, Eduardo Campos viveu pouco para morrer bem. E morreu jovem para viver sempre. Por viver pouco, por morrer jovem, deixa uma sólida e indiscutível herança política e eleitoral. O que discute não é a existência da herança: é quem irá desfrutá-la.

Marina Silva sai na frente. Tem luz própria, já mostrou força eleitoral, é a candidata da família de Campos; e sua trajetória, do PT à oposição, é semelhante à dele. Mas a força de Marina é também sua fraqueza: desperta em parte de seu partido, o PSB, o temor de que dê preferência aos companheiros de Rede - a legenda que não conseguiu fundar, mas que é a de seu coração - e deixe os socialistas ao sol e ao sereno. Lula tem bom contato com alguns dirigentes do partido que preferem perder sem Marina a ganhar com ela. Seu objetivo é fazer com que o PSB se abstenha de indicar candidato; ou, pelo menos, provocar um racha, levando alguns socialistas para Dilma e convencendo outros a declarar-se neutros.

Aécio quer que Marina seja candidata e cresça para que haja segundo turno - desde que não cresça muito. O tucano já mostrou que não é empolgante; poderia ser ultrapassado, e Marina iria para o segundo turno contra Dilma. Também não interessa a Aécio que se realize o sonho antipetista, de Marina tirar Dilma do páreo e garantir um segundo turno sem PT. Pois o voto petista seria de Marina, jamais de Aécio. E, se Marina crescer demais, o PT tem sempre a chance de trocar Dilma por Lula. Aí muda tudo. Para citar outro poeta, Caetano Veloso, ou não.

QUEM É CONTRA
O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, não gosta de Marina. Márcio França, secretário nacional de Finanças, chefe do PSB paulista, líder de um terço do Diretório Nacional, brigou com ela ao apoiar a reeleição do tucano Alckmin, que lhe entregou a vice, e que ela rejeita.

Cá entre nós, Marina é difícil, mesmo.

OS LUGARES
Marina só não será a candidata do PSB se não quiser. Se servia para vice, para substituir o presidente, por que não serviria para substituir o candidato? O tempo também é dela: até dia 22, como criar outra candidatura? Há quem fale em lançar Renata, viúva de Eduardo; mas quem a conhece bem não acredita que ela aceite.
sidnei luis reinert
16/08/2014 20:37
Nem pra isso...

José Dirceu é ?rebaixado? de posto em emprego

Função mudou por protesto do Conselho de Biblioteconomia. A amigos, petista reclamou que considera o trabalho um tédio



Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/jose-dirceu-rebaixado-de-posto-em-emprego-13611052#ixzz3AbLCt6di
Arara Palradora
16/08/2014 19:17
Querido Blogueiro:

Meu comentário ao que foi postado às 16:15 horas, é:
PERDEU, CACHAÇA!
MARINA ESTÁ NA VITRINI.
Juju do Gasparinho
16/08/2014 19:09
Prezado Herculano:

Postado às 16:46hs.
Sempre soube que a ArrogANTA Guerrilheira Cuecuda é covarde.

Herculano, por questão de compromisso, passei pela rua Silvano Cândido da Silva. Ela está contaminada por placas de esmoladores de voto. Mas, o que me chamou atenção foi a placa do casal de pato manco (como são conhecidos os Lima na Prefeitura de Blumenau).
-não tem Lulla,
-não tem Dilma,
-não tem cor vermelha e
-não tem estrela branca.
Será que o Amarildo Rampeloti também vai esconder a cara dos malfeitores, as cores e o símbolo do partido? Vergonha?
Quem diria, os ratos com vergonha do esgoto onde se proliferam...
Herculano
16/08/2014 16:49
TRANSFORMANDO OURO EM PÓ

Está na revista Veja que já está nas bancas e sendo distribuída aos assinantes. Petrobras: de menina dos olhos a ovelha negra de Dilma. Graves denúncias de irregularidades e resultados financeiros pífios tiraram a Petrobras do rol de armas eleitorais do PT contra a oposição
Herculano
16/08/2014 16:46
A CANDIDATA À REELEIÇÃO FINGIU QUE ESTAVA DE LUTO PARA FUGIR DA LUTA CONTRA A VERDADE, por Augusto Nunes, de Veja.

No começo da tarde de 13 de agosto, o alto comando da campanha de Dilma Rousseff reuniu-se com a candidata à reeleição para tratar da morte de Eduardo Campos. Em poucos minutos, ficou definida a trinca de urgências urgentíssimas.

1. Num pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, Dilma derramaria elogios ao adversário morto, caprichando na cara de viúva inconsolável, e decretaria três dias de luto oficial.

2. Na mesma discurseira, a presidente pegaria uma carona no luto oficial para decretar três dias de luto particular e suspender por 72 horas todas as atividades eleitorais.

3. Invocando o luto eleitoral, Dilma adiaria a entrevista ao Jornal Nacional marcada para a mesma noite. Um gol de placa: a mulher que fala dilmês escaparia de ser atropelada pela procissão de explicações que nada explicam, falatórios sem pé nem cabeça, álibis de punguista em começo de carreira, contas aritméticas de 171, obras invisíveis a olho nu, escândalos impunes e vigarices de variado calibre.

Encerrada a reunião, um dos Altos Companheiros comunicou à TV Globo que Dilma estava enlutada demais para usar a voz por 15 minutos. Conversa fiada. Na véspera, horas antes do acidente aéreo, Dilma havia desmarcado o encontro com Renata Lo Prete no Jornal das Dez, da Globonews, que nos dias anteriores recebera os principais adversários da presidente. Nem perdeu tempo com justificativas.

Dilma cancelou a aparição no Jornal Nacional não em sinal de respeito a Eduardo Campos. Fingiu que estava de luto para fugir da luta contra a verdade.
Herculano
16/08/2014 16:33
OS CORPOS DOS ACIDENTADOS CHEGAM A NOITE AO RECIFE

Os corpos do ex-governador Eduardo Campos, do fotógrafo Alexandre Severo, do cinegrafista Marcelo Lyra e do jornalista Carlos Augusto Percol, vítimas do acidente aéreo ocorrido em Santos (SP) na última quarta-feira (13), devem chegar ao Recife entre 21h e 22h deste sábado (16). A informação foi repassada nesta manhã pelo deputado federal Fernando Filho (PSB).
Herculano
16/08/2014 16:21
FINALMENTE UM FUTEBOL PARA SE CURTIR

Começou a Premier League, o campeonato inglês. Estádios cheios, gente decente nos lugares numerados (a maioria é carnê anual) e dentro de campo um futebol próximo ao que se viu na Copa do Mundo. E tem gente (que lida, transmita e comenta) que não entende a razão pela qual, o futebol brasileiro está em decadência, falido nos clubes, nas arquibancadas e no gramado.
Herculano
16/08/2014 16:15
AO CONTRÁRIO DO PT - POR MEDO E PRÁTICA - QUE FAZ DE TUDO NOS BASTIDORES PARA O PSB NÃO TER MARINA COMO CANDIDATA À PRESIDÊNCIA, O COMITÊ DE AÉCIO NEVES, DO PSDB, DEFENDE-A COMO CANDIDATA. ENTENDE QUE FAZ BEM PARA A DISPUTA E A DEMOCRACIA, MESMO QUE ISTO POSSA SER UMA AMEAÇA AOS TUCANOS. ESTA É A DIFERENÇA ENTRE OS TOTALITÁRIOS E OS QUE DIALOGAM

Para o presidenciável tucano Aécio Neves, passado o momento de comoção em torno da trágica morte de Eduard Campos, Marina vai perder fôlego entre eleitores; partido já projeta aliança com o PSB no segundo turno para impedir aproximação da ex-senadora com o PT; "Não temos que atacar Marina. Nosso adversário a ser batido continua sendo Dilma e o PT", disse o candidato a vice na chapa de Aécio Neves, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Ainda que Marina possa ser uma ameaça para o presidenciável tucano Aécio Neves, o próprio candidato acredita que, passado o momento de comoção entre eleitores pela trágica morte de Campos, que deve projetar a ex-senadora ao patamar de 20% das intenções de voto, segundo ele, ela pode começar a cair.

Segundo o presidente do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, Marina vai procurar se diferenciar de Dilma e Aécio, colocando-se como uma suposta nova política. "Nossa estratégia não mudará", garante.
Herculano
16/08/2014 16:07
QUEM BUSCA DESMORALIZAR A IMPRENSA, editorial do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, no Paraná

Episódio da adulteração de perfis de jornalistas na internet é parte de um esforço bem mais amplo para desacreditar a imprensa livre

A Wikipédia define-se como uma enciclopédia aberta à colaboração de tantos quantos possam contribuir para enriquecer com informações, correções ou dados adicionais os seus verbetes, que incluem fatos históricos ou atuais, assim como biografias de pessoas que tenham alcançado notoriedade (positiva ou negativa) em suas esferas de atuação. A facilidade de edição tem suas vantagens, como a atualização rápida, e seus problemas, como puderam perceber os jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Respeitados profissionais que têm espaço nos mais importantes veículos da imprensa nacional, eles tiveram seus perfis alterados por mãos estranhas, que imputaram aos jornalistas afirmações e comportamentos destinados a desmoralizá-los perante a opinião pública. As mudanças ocorreram em maio de 2013, mas só dias atrás foram divulgadas. Tais alterações, no entanto, sempre deixam pegadas, como o número do protocolo de internet (IP) - e o IP usado, segundo a própria Wikipédia, foi o do Palácio do Planalto.

A presidente Dilma Rousseff determinou imediata sindicância para identificar possíveis culpados. O Planalto alega ser impossível saber o autor das alterações - poderia até mesmo ser uma pessoa de fora que usou a rede sem fio da Presidência enquanto estava no palácio, afirma - porque na época os dados de acesso dos computadores do Planalto (que poderiam deixar claro qual máquina acessou a Wikipédia para fazer as alterações) só ficavam guardados por seis meses, ou seja, a essa altura já teriam sido perdidos.

Se nesse caso específico poder-se-ia até conceder aos servidores do Planalto o mais amplo benefício da presunção de inocência, por outro lado é publicamente sabido e reconhecido que Dilma está acompanhada ou assessorada por muitos dos que defendem a censura (metamorfoseada num suposto "controle social da mídia") e não perdem uma ocasião de desmoralizar a imprensa, acusada de ser "instrumento do golpe". Nesse grupo tem proeminência o ex-presidente Lula, incansável em sua mal disfarçada pregação contra a liberdade de expressão. Sua coleção de afirmações hostis à imprensa livre foi ampliada nesta semana, no lançamento do site O Brasil da mudança. Para Lula, o noticiário "nem sempre se preocupa em dar informação" e, em relação ao governo, "quando comunica, comunica de forma inversa àquilo que é verdade".

A adulteração de biografias guarda similaridade com casos curiosos de regimes totalitários, como o retoque em fotos na época do stalinismo para delas fazer desaparecer os que tinham caído em desgraça. Os que mudaram os perfis de Míriam e Sardenberg são seguramente adeptos do mesmo método - agora contando com a sofisticação que as modernas tecnologias da informática possibilitam. Mas a desmoralização da imprensa vai além do pitoresco: ela tem efeitos muito mais nefastos.

A imprensa livre (e, nem seria necessário dizer, livre principalmente para criticar) é essencial para a democracia. Já o sabia Thomas Jefferson, um dos pais-fundadores da democracia norte-americana. "Se eu tivesse de escolher entre um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não hesitaria um momento sequer em preferir o último", escreveu. Não é coincidência que um dos principais alvos das ditaduras, independentemente de seu matiz ideológico, seja exatamente a liberdade de imprensa. Basta recordar os casos de países que viveram sob censura, ou de nossos vizinhos bolivarianos, que, sem ter de recorrer a meios tão drásticos, sufocam os veículos de comunicação que criticam o governo, como no caso da Lei de Meios argentina ou das restrições à compra de papel jornal na Venezuela.

Só uma imprensa verdadeiramente livre é capaz de denunciar escândalos, criticar os governantes que conduzem países, estados e municípios por caminhos equivocados, servir como autêntico porta-voz do cidadão. Desqualificar esse trabalho como mera "intriga da oposição" é colaborar para deixar a sociedade às escuras, abrindo caminho para a substituição da verdade dos fatos pela propaganda política.
Herculano
16/08/2014 10:35
PESQUISAS NAS MÃOS, por Lauro Jardim

Apesar do discurso de que só pensaria na substituição de Eduardo Campos depois do seu enterro, o PSB encomendou uma pesquisa telefônica com 30 000 entrevistas já na quinta-feira passada.

No levantamento que vai balizar a decisão do partido, Dilma Rousseff aparece em primeiro lugar, seguida de Marina Silva um pouco à frente de Aécio Neves - ou empatada, considerando a margem de erro.

Na simulação de segundo turno, Marina ganha de Dilma - mas também em cenário de empate técnico.
Herculano
16/08/2014 10:22
CANDIDATOS A GOVERNADOR NO RIO POSAM DE POBRES, por Claudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Nenhum dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro confessa ao menos ser "remediado". Todos tentam demonstrar que não ficaram ricos na vida pública, e a lorota se confirma com a soma dos bens que os sete candidatos declaram, mal atingindo R$ 2 milhões - valor inferior à avaliação do endereço residencial de qualquer um deles. Só não são modestos nos gastos de campanha: R$ 186 milhões no total.

LÁ EM CIMA
Marcelo Crivella (PRB) declarou bens no valor de R$ 734 mil, Ney Nunes, do PCB, R$ 514 mil. E Garotinho (PR) declarou R$ 303 mil.

LÁ EMBAIXO
Os candidatos que se dizem pobretões são Pezão (PMDB) com R$ 252 mil, Lindbergh Farias (PT) R$189 mil e Tarcísio Motta (PSOL), R$ 3 mil.

FIM DA FILA
A candidata Dayse Oliveira (PSTU) pode até se habilitar ao Bolsa Família. Há três eleições não declara possuir bens.

VACAS MAGRAS
Pezão e Crivella empobreceram desde a última disputa eleitoral. Em 2010 tinham R$ 271 mil e R$ 739 mil respectivamente
Herculano
16/08/2014 08:49
MANCHETE DE CAPA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DESTE SÁBADO

PSB SELA ACORDO PARA LANÇAR MARINA NO LUGAR DE CAMPOS


Novo presidente aceita inversão da chapa; Beto Albuquerque deve ser vice. Ex-ministro de Lula, Roberto Amaral afirma que Marina 'contempla' o partido; aliado diz que ela está 'à disposição'. O texto é de Bernardo Mello Franco, Paulo Gama, Bruno Boghossian, com Ranier Bragon, Valdo Cruz, Gustavo Uribe, Natuza Nery e Marina Dias.

O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos. Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20).

O novo presidente do PSB, Roberto Amaral, era visto como último entrave ao acerto. Sob forte pressão de correligionários, ele se convenceu a apoiar Marina, que disputou o Planalto em 2010 pelo PV.

O PSB agora discutirá a indicação do novo vice na chapa presidencial. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, hoje candidato ao Senado, é o mais cotado para a vaga.

"A candidatura de Marina contempla nosso projeto. Será uma solução de continuidade. O PSB indicará o novo vice", disse Amaral à Folha.

Depois de uma reunião com Marina, o coordenador da Rede Sustentabilidade, Bazileu Margarido, confirmou à reportagem que ela aceita disputar a Presidência.

"Com o OK do PSB, ela está à disposição para ser a candidata", disse.

Por respeito à memória de Campos, o anúncio oficial da nova chapa só deverá ser feito três dias depois do enterro, programado para o domingo (17), em reunião da executiva nacional do PSB.

A negociação se acelerou após Marina receber apoio público da família do ex-governador de Pernambuco. Segundo aliados, ela se sentiu revigorada ao conversar com a viúva Renata Campos, que a incentivou a concorrer.

Ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula e considerado próximo ao PT, Roberto Amaral visitou Marina na tarde desta sexta (15). Com seu aval, começou a consultar os governadores do PSB sobre a inversão da chapa.

Ele quer dar caráter coletivo à decisão e agora buscará entendimento sobre o vice até a reunião da executiva. "Vou fazer um trabalho de afunilamento. O ideal é chegar com dois nomes. Ou um", disse.

Além de Albuquerque, que se aproximou de Marina desde que ela aderiu à candidatura de Campos, são vistos como alternativas o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), o ex-deputado Maurício Rands (PSB-PE) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), ex-ministro da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff.

Marina sinalizou ao PSB que respeitará as duas principais exigências do partido: respeitar os acordos regionais fechados à sua revelia, em Estados como Rio e São Paulo, e incorporar o discurso desenvolvimentista.

A ex-senadora disse a pessoas próximas que pretende conduzir a campanha da mesma forma que Campos a conduziria, atuando como líder de uma coligação, e não apenas da Rede, o futuro partido que ela quer criar.

Embora tenha se recusado a falar publicamente sobre política, em respeito ao luto pelo ex-governador, repetiu a aliados que era preciso manter o projeto da chapa.

Ela disse que o PSB foi generoso ao abrigar a Rede em 2013, quando a Justiça Eleitoral negou registro ao partido, e agora é a hora de retribuir.


Colaboraram RANIER BRAGON e VALDO CRUZ, de Brasília, GUSTAVO URIBE, de São Paulo, NATUZA NERY e MARINA DIAS, enviadas especiais ao Recife
Herculano
16/08/2014 08:44
PETISTAS DECEPCIONADOS E TEMEROSOS

Manchete dos veículos de comunicação dominados pela grana do PT sangrada dos nossos pesados impostos e que estão faltando nas escolas, creches, hospitais, postos de saúde, segurança, ponte do Vale, duplicação de rodovias...: "Presidente do PSB cede e Marina será candidata".

Roberto Amaral é o atual presidente do PSB. Assumiu no lugar de Eduardo Campos quando ele se tornou candidato a presidência da República.

Roberto Amaral é ex-petista, como Marina Silva. Mas, Amaral ainda não saiu do PT, ao contrário de Marina. Ela saiu para não se manchar com tantas sacanagens, incompetência, corrupção, dúvidas e roubos praticados pelo partido no poder. Saiu atirando para lavar a honra e a alma. E por isso, o PT não a perdoa.

Amaral, que já foi ministro de Ciência e Tecnologia, um homem culto, mas cego, é amigo pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Amaral até trabalhou discretamente para o PSB não ter candidato, mas não enfrentou a disposição de Eduardo Campos.

Com a morte de Eduardo e com Amaral na presidência, quem entrou em campo? Lula. Para que? Para ponderar com Amaral. O que? Para Amaral criar alguma dificuldade e até inviabilidade na escolha de um candidato do PSB para substituir o morto Eduardo Campos.

Até o nome de Luiza Erundina, a petista a que destruiu a cidade de São Paulo quando prefeita e que está no PSB, foi lembrado. Por que? Porque ela como outros não tem chances de ganhar votos nacionalmente. E isso favoreceria em muito a combalida candidata poste de Lula e do PT, Dilma Vana Rousseff.

Afinal do que o PT tem medo? Se tivesse feito um governo limpo, sem perseguições, corrupção, inflação, incompetência, aparelhamento das instituições, censura aos veículos e jornalistas sérios e investigativos, cumprido as promessas de campanha, e tivesse levado a um PIB mínimo anual de 3% para o desenvolvimento da economia e da indústria, o PT e seu candidato, seja quem fosse, seria imbatível neste cinco de outubro.

Agora, para ganhar, precisa enfraquecer os adversários, torcer para que não haja ninguém na disputa, pois nem mesmo os dossiês que monta são suficiente para criar embaraços nos eleitores minimamente esclarecidos. Wake up, Brazil!
Herculano
16/08/2014 08:15
POLÍTICA INORGÂNICA, por Fernando Rodrigues, para o jornal Folha de S. Paulo

Tudo indica que Marina Silva será a candidata a presidente da República pelo PSB. Substituirá Eduardo Campos, morto no acidente aéreo da última quarta-feira (13).

Para além do impacto eleitoral, a tragédia e a possível unção de Marina servem também como um alerta renovado sobre a falta de organicidade na política brasileira.

Uma das falas de Hamlet a respeito da morte é a conhecida "estar pronto é tudo" ("readiness is all"). Parece-me uma exigência dificílima para qualquer um. Só que os partidos e os políticos brasileiros exageram e vivem no limite da falta de planejamento para momentos adversos.

É notória a fragilidade das agremiações políticas. O drama vivido pelo PSB torna a legenda epítome dessa debilidade. A sigla dependia de Eduardo Campos como precisamos todos de oxigênio para respirar. A morte do pernambucano mostrou um agrupamento mergulhado em interesses paroquiais. Cada um pensando na sua sobrevivência eleitoral local. Nem de longe a maioria dos pessebistas se assemelha ao discurso campista da nova política.

A própria escolha de Marina Silva, se vier, será apenas pragmática. Um nome com robustez eleitoral na disputa pelo Planalto é útil aos candidatos a deputado pelo PSB. Vão acelerar suas campanhas, entrando no vácuo produzido pelo rastro marinista --e pela exposição do número 40, o do PSB, que serve a todos na urna eletrônica.

Mesmo com todas as divergências que possam existir entre Marina e o PSB, o projeto com ela candidata tende a dar ao partido uma bancada maior a partir de 2015. Mas a pergunta é: para quê? Esse exército de políticos, cada um pensando de uma forma, estará unificado no Congresso em torno da proposta central que uniu Marina a Eduardo Campos?

Perto de completar 30 anos de democracia formal, o Brasil ainda está longe de conviver com instituições político-partidárias maduras
Herculano
15/08/2014 21:54
MARCADO DATA E HORÁRIO DO ENTERRO DE CAMPOS

O governador de Pernambuco, João Lyra, disse em entrevista à Rádio Folha para o jornalista Magno Martins, na noite desta sexta-feira (15), que a expectativa é que os trabalhos de reconhecimento dos sete corpos encerrem neste sábado (16) por volta do meio-dia. Já a liberação dos restos mortais para os seus respectivos Estados deve acontecer até o fim da tarde. O enterro de Eduardo Campos e os outros três assessores mortos no acidente aéreo do último dia 13 em Santos, litoral de São Paulo, está previsto para as 17h deste domingo (17).
Herculano
15/08/2014 21:50
BAND MUDA DATA DE DEBATE ELEITORAL

Inicialmente programado para o dia 21, a nova data do dia 26 foi estipulada após morte trágica do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que era candidato pelo PSB.
Herculano
15/08/2014 21:44
BINGO

O estado com o melhor destino turístico do Brasil tem o pior aeroporto do país. O presidente da Federação de Hotéis e Restaurantes de Santa Catarina, Estanislau Bresolin, dispara contra a Infraero, afirmando que "trata o Estado com descaso". Prossegue: "Florianópolis tem o pior aeroporto do Brasil, que não atende à demanda e envergonha o Estado. Perdemos eventos porque não temos aeroporto".
Herculano
15/08/2014 21:36
CANDIDATO DESORIENTADO

Tem candidato que não conhece geografia ou se conhece, está desorientado. Ele acaba de afirmar que Ascurra fica no Alto Vale. Por enquanto, está no Médio Vale, assim como Gaspar. É só olhar os municípios da AMMVI
Arara Palradora
15/08/2014 20:04
Querido Blogueiro:

Vi no Globo Esporte de hoje o ensaio para a abertura dos Jogos de Verão da Juventude de 2014 em Nanquim, ou Nanjig, na China.
Só o ensaio já coloca a oficial da nossa Copa do Mundo no chinelo.
Mas, o que o PeTê não faz que é pé-de-chinelo?
Juju do Gasparinho
15/08/2014 19:56
Prezado Herculano:

Li no Blog Veneno Veludo, que a Tupiniquim do Paletó Vermelho, aquella que é um desastre verbal e cognitivo, cunhou esta frase sobre o acidente com Eduardo Campos:
"Uma morte que tirou uma vida". Relinchos da Esgotosfera Oficial.
Juju do Gasparinho
15/08/2014 19:36
Prezado Herculano:

Postado às 17:52hs.
Qual o objetivo de alguém desligar a caixa preta? Parece atentado.
"Se faz o diabo para ganhar uma eleição", palavras da Madame Satã.

Para a pessoa que descartou o entulho na vala (Coluna Chumbo), demonstra falta de concientização.
O que o PT nesses 12 anos no poder fez pela Educação? NADA!
A onde há campanha de concientização com o lixo? NENHUMA!
Em Pomerode, um dia na semana, um caminhão recolhe esse tipo de descarte (sofá, fogão, geladeira...), e aqui? NADA!
Quando o poder não dá bons exemplos, o resultado não poderia ser diferente, merda pra todo lado.
Herculano
15/08/2014 17:52
PSB LANÇA DÚVIDAS SOBRE A INVESTIGAÇÃO DA FAB, por Josias de Souza

O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu há pouco um telefonema do deputado gaúcho Beto Albuquerque. Líder do PSB na Câmara, Beto pôs em dúvida a investigação da Força Aérea Brasileira. Falando em nome do partido, o deputado pediu explicações sobre a notícia de que o áudio disponível na caixa-preta do avião que transportava Eduardo Campos não corresponde ao voo que terminou tragicamente, matando sete pessoas.

"O ministro me disse que também ficou surpreso com a informação", contou Beto ao reporter. "Eu informei que telefonaria para o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Mas o ministro afirmou que ele mesmo ligaria, para pedir maiores explicações. Nós, do PSB, estamos achando tudo muito esquisito."

O deputado conversou com o repórter pelo telefone. Ele almoçava num restaurante de São Paulo com correligionários do PSB. Dividiam a mesa com Beto: Márcio França e Júlio Delgado, deputados como ele; além de Lídice da Mata e Antonio Carlos Valadares, senadores. "Estamos todos muito desconfiados", disse Beto, que acabara de tomar conhecimento da novidade sobre a caixa preta ao checar o noticiário do UOL. Eis o que disse o deputado, para explicar por que o partido olha de esguelha para a investigação da Aeronáutica:

"O avião era novo e moderno. Os pilotos, muito experientes. Tivemos a informação de que houve uma explosão na turbina. Isso não acontece do nada. Depois, ficou-se sabendo que havia aviões não tripulados da FAB, os drones, naquela região. Foi confirmado que havia, mas disseram que estavam longe. Agora, dizem que o áudio da caixa-preta não corresponde ao voo. Não me lembro de ter visto outro caso no mundo em que a caixa-preta não registra o que foi dito na cabine do avião nas últimas duas horas de um voo.

Beto Albuquerque acrescentou: "É muita coisa ocorrendo em torno de uma tragédia. Parece até despiste. A Aeronáutica, o brigadeiro Saito, deve ao Brasil, ao PSB e à família do Eduardo Campos uma explicação convincente. Nós exigimos isso."

O partido está colocando em dúvida a isenção da FAB?, quis saber o repórter. E o líder do PSB: "Nós estamos muito desconfiados desse acidente. Não vou acusar a Aeronáutica, ainda. Mas há uma sequência de episódios que estimulam a desconfiança: a turbina, os drones? E agora, casualmente, justamente no horário do acidente, a caixa-preta do avião não tem nada registrado. Eu disse para o ministro Amorim: nós acreditamos no corpo técnico da Aeronáutica. Mas, quando começam a se somar tanta coisa, a gente começa a desconfiar."

O líder do PSB afirmou que advogados contratados pela legenda irão "requerer judicialmente o acompanhamento da investigação, que é sigilosa". Beto disse, de resto, que o governo de São Paulo pode tomar a mesma providência. "Solicitamos ao governador Geraldo Alckmin que o Estado também exerça o direito de acompanhar a apuração do acidente ocorrido em seu território. Na nossa frente, ele determinou ao secretário de Justiça que analisasse o assunto."
Herculano
15/08/2014 17:44
O PT TRABALHA COMO NUNCA PARA DESCONSTRUIR A POSSIBILIDADE DE MARINA SILVA SER CANDIDATA DO PSB

O PT mandou espalhar na imprensa para fazer pauta a partir de coluna, de que Luiz Erundina, ex-petista, a que já arrazou a cidade de São Paulo quando foi prefeita, ser um nome que está sendo avaliado no partido. Então...
sidnei luis reinert
15/08/2014 15:37
Computador com IP do STF editou Wikipédia de Campos após morte
Alteração foi detectada por sistema montado por universitário do RN.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/08/computador-do-stf-editou-perfil-de-eduardo-campos-na-wikipedia.html
sidnei luis reinert
15/08/2014 15:35
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/a-morte-de-eduardo-campos

A morte de Eduardo Campos - 1 Minuto com Augusto Nunes - Vídeo - VEJA.com
Lula qualifica de homem público "de rara e extraordinária qualidade" o pernambucano que em março comparou a Collor.

IMPERDÍVEL...
Herculano
15/08/2014 13:43
CAINDO A FICHA

Após o acidente que matou o candidato Eduardo Campos, PSB, os petistas no primeiro instante comemoraram.

Não perceberam o cenário adverso que poderia estar se desenhando no horizonte contra eles próprios.

Apenas se lembraram de que tinham eliminado mais um concorrente, que fazia escada para que o candidato do PSDB, Aécio Neves, pudesse chegar ao segundo turno.

E tudo que os petistas temem de verdade, e que a arrogância não esconde mais, é o segundo turno.

A rejeição do atual governo e da presidente Dilma Vana Rousseff, é tamanha, que a disputa polarizada no segundo turno, pode ser um risco a ser altamente considerado, segundo as pesquisas.

Agora, com Campos ainda insepulto, todos os petistas temem Marina Silva. Se Campos fazia escada para Aécio, Marina fará muito mais. Mais, ela própria pode aparecer com chances reais de ser a surpresa para o segundo turno.

Logo ela, a petista, dissidente (como os daqui que foram humilhado e relegados) e que o PT fez de tudo para que o seu partido, a Rede, não se constituísse no prazo legal e a disputa deste ano.

A manipulação é tamanha, que alguns do PT, estão tentando usar o PSDB e o próprio Aécio para inviabilizar, ou ao menos dificultar, ou constranger, Marina e o que a defendem.

O próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, aquele que foi tentar convencer os ministros do Supremo Tribunal Federal a inocentar os quadrilheiros do mensalão (e se deu mal), como um democrata, mas que não sabe perder, está tentando convencer o seu amigo Carlos Amaral, presidente do PSDB, a melar o nome de Marina.

Na imprensa paga pelo PT via as empresas e bancos estatais, esta ficha já caiu. Hoje, o efeito Marina, que é uma incógnita enquanto não houver uma medição, dá arrepios aos petistas. Principalmente porque na democracia particular, eles não suportam disputas e adversários com reais chances de derrota-los.

Os dossiês que estavam montados contra Aécio e os tucanos, serão inventados agora contra Marina, se ela realmente surpreender positivamente quando for confirmada candidata. Esperem. Wake up, Brazil!
Herculano
15/08/2014 13:18
CAIXA REALMENTE PRETA, por Lauro Jardim, de Veja

O Comando da Aeronáutica anunciará ainda hoje uma má notícia para as investigações sobre o acidente de avião que vitimou Eduardo Campos: houve problemas graves que comprometem as gravações contidas na caixa-preta com as conversas entre o piloto Marcos Martins e a torre de comando.
Herculano
15/08/2014 13:14
STF NEGA PEDIDO PARA COTAS RACIAIS EM CONCURSOS DO LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO

A ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), negou seguimento ao MS (Mandado de Segurança) 33072, no qual o Iara (Instituto de Advocacia Racial e Ambiental) pediu a reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para ingresso nos Poderes Legislativo e Judiciário para negros e pardos.

Com a negativa, Cármen Lúcia julgou prejudicada liminar que previa cotas no próximo concurso para auditor do TCU

A decisão ressalta que o mandado de segurança não é o instrumento processual adequado para questionar lei em tese (Súmula 266 do STF).

De acordo com Cármen Lúcia, a pretensão do Iara era a declaração de inconstitucionalidade, por omissão, da Lei 12.990/2014, que criou a reserva nos concursos para cargos da administração pública federal, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista da União - ou seja, no âmbito do Poder Executivo. Segundo o instituto, ações afirmativas que não contemplem todos os Poderes não têm eficácia plena e são insuficientes para promover a inclusão de afrodescendentes.

Para a finalidade pretendida, porém, a ministra afirmou que a Constituição da República define ação específica, que não pode ser substituída pelo mandado de segurança. O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, porém, não está entre os legitimados para propor ações de controle abstrato de constitucionalidade de lei ou de omissão legislativa, "por ser manifesta a inexistência de direito subjetivo próprio das pessoas físicas e dos substituídos pela associação".

A ministra Cármen Lúcia afastou também o argumento de violação a direito previsto no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), pois essa lei não reserva 20% das vagas em concurso público aos negros, mas apenas dispõe sobre a implementação de medidas visando à promoção da igualdade das contratações do setor público, a cargo dos órgãos competentes. Essa circunstância, somada às demais, "evidencia a ausência de direito dotado da liquidez autorizadora do mandado de segurança", disse a vice-presidente do Supremo.

Com a negativa de seguimento ao mandado de segurança, a ministra julgou prejudicada a liminar pedida pelo Iara, quanto à inclusão da cota para negros no próximo concurso para auditor e técnico federal de controle interno a ser realizado pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Herculano
15/08/2014 12:15
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E o São Paulo eliminado pelo Bragantino. Enquanto o São Paulo cantava o hino/ Gol do Bragantino!

E o Fluminense como não sabia cantar o hino, tomou gol já no vestiário!

A gente vive sem saber nosso destino/ enquanto você lia isso/ gol do Bragantino!. Rarará.

E quando tudo vai mal/ Gol do América de Natal!

Enquanto o Fred arrumava o calção/ Gol do Mecão! Rarará!

Tudo vira verso. O Brasileirão dos Poetas!

E o Ceni tem que jogar usando óculos pendurado no pescoço, aqueles óculos pendurados numa correntinha.

O meu São Paulo virou um galinheiro de fundo de quintal: Pato, Ganso, o frango do Ceni e a cara de galo véio do Muricy. Galinheiro dos Bambis!

E o Bragantino é de Bragança, a terra da linguiça. Os bambis levaram uma linguiça! Rarará!

O Brasileirão anda tão ruim, mas tão ruim, que a série B tá melhor que a série A!

E o tuiteiro Flavio Oliveira disse: "O Fluminense vai entrar com recurso. Vai alegar que o América é de Natal, mas ainda estamos em Agosto!". Rarará!
Herculano
15/08/2014 09:20
VEREADOR DESTAQUE

Soube que uma empresa, outra vez, realizou uma "enquete" por telefone (não se sabe exatamente os critérios que usou para isto) para descobrir entre nós quem é o "melhor" vereador de Gaspar.

1. Eu não acredito nisto
2. Só irei registrar como chacota, como já fiz em anos anteriores
3. Isto deixa mais exposto à dúvida pública quem "vence" a "disputa"
4. Em alguns casos, esta escolha é puro comércio entre as partes
5. Político gosta disso e alimenta esta indústria do faz de conta
Herculano
15/08/2014 08:36
CHUTE A SANTA, MAS ADORE DILMA, por Reinaldo Azevedo para o jornal Folha de S. Paulo

Campos é agora um respeitável sonhador morto. Não se aceitava era haver um crítico vivo

No Brasil, é permitido chutar a santa.

No Brasil, é permitido dizer que Jesus Cristo era um banana.

No Brasil, é permitido sacanear com igual ignorância ou sabedoria o sagrado e o profano.

E não esperem ler aqui a defesa de alguma forma de censura. Cada um diga o que quiser. E arque com as consequências aceitáveis na democracia. É a natureza do jogo.

Mas um território se pretende verdadeiramente divino e imune à crítica: o do petismo, incluindo os espaços que ele diviniza. Os quatro analistas do Santander, como sabemos, foram para a fogueira em razão de um texto sacrílego.

Nesta semana, mais uma não-notícia ganhou ares de escândalo, inflamando o espírito jihadista. A consultoria Rosenberg Associados, numa síntese notável, considerou que Dilma ainda é a favorita, mas emendou: "O cenário mais provável é a continuidade da mediocridade, do descompromisso com a lógica, do mau humor prepotente do poste que se transformou em porrete contra o senso comum".

É só a opinião de uma consultoria. Fez-se uma gritaria danada na imprensa. Alberto Cantalice, vice-presidente do PT e autor da lista negra de jornalistas (estou lá, o que me honra), afirmou que o partido iria ignorar a avaliação. Mas o seu exército pediu que se queimassem as bruxas.

Segundo a metafísica dos fanáticos - e isto, ao menos, essa gente preserva do socialismo -, é preciso fulminar a opinião contrária como expressão do Mal. A crítica nunca é tomada como um caminho legítimo, ainda que errado.

Alguém considera, por exemplo, ruim ou péssima a gestão de Fernando Haddad em São Paulo, como fazem 47% dos paulistanos? Descarte-se as possibilidades de o prefeito ser incompetente, ter errado nas escolhas ou alimentar interesses menores - afinal, só os "inimigos" os têm. Os descontentes ou estão a serviço da reação ou são pessoas abduzidas por um espírito maligno, que as faz perder a capacidade até de arbitrar o que é melhor para si mesmas.

A matriz dessa visão de mundo é o fascismo, de direita ou de esquerda. Os novos arautos, como antes, falam em nome do progresso, da igualdade e do Bem. Foi com a colaboração de obreiros assim que Hitler e Stálin se apresentaram como engenheiros de homens. Mataram milhões sem piscar. A tarefa de transformar o morticínio em teoria política, em categoria de pensamento e numa forma de ascese ficou a cargo de intelectuais --incluindo os da imprensa.

O tucano Aécio Neves está padecendo nas mãos do espírito miliciano deste tempo. Um candidato de oposição, Santo Deus!, é constrangido a evitar críticas ao governo, ou pesará sobre ele a suspeita de que, se eleito, vai punir os pobres. Não era diferente com Eduardo Campos, tornado agora um respeitável sonhador morto. Quem o viu no "Jornal Nacional" pode ter ficado com a impressão de que era candidato à Presidência não porque tivesse algo a dizer, mas porque não tinha como escapar dos entrevistadores. Outro elogia o homem "que buscava o sonho". Huuummm... Só não conseguia aceitar o político que buscava outra... realidade! Admiro o decoro com cadáveres, desde que se respeitem os vivos.

A imprensa é a primeira a demonstrar, com correção, que uma política desastrada de combate à inflação jogou parte da conta nas costas da Petrobras, cujo valor de mercado despencou. Ai de Aécio, no entanto, se apontar o desastre! Com ar inquiridor, lá vem a pergunta: "Então, se o senhor vencer a disputa, vai elevar o preço dos combustíveis?" Se ele diz "não", passa a ser usuário do mal que denuncia; se diz "sim", ninguém quer saber como e quando a correção seria feita. Busca-se um título ou uma síntese bucéfala: "Se eleito, tucano diz que aumenta o preço da gasolina".

"É uma pergunta legítima", dirá alguém. Tudo o que interdita o debate e torna a realidade ainda mais obscura agride a verdade e o processo democrático. De resto, é preciso definir se entrevistadores perguntam para, de fato, saber ou para desmoralizar o entrevistado. Será assunto de outra coluna.

Está com vontade de criticar a Dilma, leitor? Não seja herético ou iconoclasta! Chute a imagem de Nossa Senhora, a santa que a governanta já chamou de... "deusa"!
Herculano
15/08/2014 08:31
DILMA RECEBE GRANDE DOADORES NO PLANALTO, por Fernando Rodrigues

A agenda da presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (14.ago.2014) inclui dois grandes grupos empresariais:

15h ? Joesley Batista
Presidente do Conselho de Administração do Grupo JBS

16h30 ? Lázaro Brandão e Luiz Carlos Trabucco Cappi,
Presidente do Conselho de Administração e Diretor-Presidente do Banco Bradesco

O que esses dois grupos têm em comum? São grandes doadores de campanha.

Neste ciclo eleitoral de 2014, o JBS (muito conhecido pela marca Friboi) fez doações totais de R$ 53,3 milhões, sendo R$ 5 milhões para Dilma Rousseff.

O Bradesco ainda não fez doações para políticos neste ano. Nas eleições de 2010, doou R$ 14,1 milhões, dos quais R$ 2,1 milhões para o PT.

A ideia da presidente é passar a receber com mais frequência empresários para tentar reverter o clima de pessimismo que se instalou entre os agentes econômicos.
Herculano
15/08/2014 08:21
A PRÁTICA É ANTIGA E REICIDENTE EM VÁRIAS PARTES DO BRASIL. A NOTÍCIA DAQUI, TODAVIA, É RECENTE

A notícia estava ontem no Diário Catarinense, da RBS. O prefeito de Nova Erechim, Volmir Pirovano, terá que pagar a pintura dos postes do município e a mudança no layout do site da prefeitura. Pirovano pintou os postes da cor vermelha e reformulou o site também predominando a mesma cor.

Segundo Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a escolha faz uma alusão às cores do partido do prefeito - o Partido dos Trabalhadores (PT).

A Juíza da comarca de Pinhalzinho, onde tramita o processo, acatou o pedido do MPSC e deu prazo de 60 dias para que Volmir Pirovano substitua a cor vermelha por branca. O site também deverá ser alterado para a cor branca ou as cores verde e amarelo, próprias do município de Nova Erechim.

O prefeito terá de arcar com os custos da mudança, já que a decisão pela mudança partiu dele. Em caso de descumprimento, Pirovano terá que pagar multa diária de R$1 mil.

O prefeito se defendeu dizendo que escolheu a cor vermelha em homenagem as cores da bandeira de Santa Catarina. A Juíza Heloisa Fernandes não aceitou a alegação e disse que as cores são vermelha, branca e verde e que o prefeito optou pelo vermelho, coincidentemente, a mesma cor do partido.
Herculano
15/08/2014 08:10
DOAÇÕES DE EMPRESAS SUSPEITAS IMPLICAM PETISTA, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Fiscal implacável das doações de campanha até para correligionários, o deputado Henrique Fontana (RS), ex-líder do PT na Câmara, está enrolado na revelação de documentos apreendidos por investigadores que o relaciona entre sete deputados que pediram doações a empresas suspeitas de ligação ao cartel dos trens. O documento foi entregue pelo Conselho de Defesa Econômica (Cade) a autoridades federais.

EMPENHO
Fontana chegou a dizer que não pediu nem recebeu doações dessas empresas, mas admite empenho pela "expansão do modo ferroviário".

ME DÁ UM DINHEIRO AÍ...
Além de Fontana, fazem parte da lista de deputados apontados como pedintes Carlos Zaratini e Jilmar Tatto, ambos do PT de São Paulo.

OUTROS PEDINTES
Também estão na lista Jaime Martins (MG) e Milton Monti (SP), do PR; Leonardo Quintão (PMDB-MG) e Vanderlei Macris (PSDB-SP).
Herculano
15/08/2014 08:07
VIUVA DE CAMPOS DEFENDE QUE MARINA SEJA CANDIDATA, por Natuza Nery, enviada especial ao Recife, Rainier Bragon, da sucursal de Brasília, com Mônica Bergamo.

Principal herdeira do espólio político de Eduardo Campos, sua mulher Renata quer, segundo amigos e aliados, ver Marina Silva representando a família na cédula eleitoral como cabeça de chapa.

O único irmão de Eduardo, Antônio Campos, foi o primeiro integrante da família a se pronunciar publicamente a favor de Marina.

"Tenho convicção [de] que essa seria a vontade de Eduardo", disse em nota divulgada nesta quinta (14), um dia após a morte do presidenciável do PSB em acidente aéreo.

Além da família, dirigentes de todos os outros cinco partidos da coligação comandada pelo PSB disseram à Folha defender a indicação da ex-senadora, vice na chapa de Campos após ter anunciado em outubro a adesão ao projeto presidencial do então governador de Pernambuco.

No PSB, o nome de Marina ainda enfrenta resistências.

A Folha apurou que a decisão sobre quem substituirá Campos passará pela bênção de "dona Renata", como o marido a chamava.

Desde que recebeu a notícia da morte do marido, ela não fala de futuro eleitoral, apenas pratica o luto com a família e a romaria de pessoas que foram à sua casa, no bairro recifense de Dois Irmãos.

Renata, porém, não quer ver o trabalho de Dudu, como o chamava, perdido.

Referência emocional do marido, que a agradecia publicamente pelo apoio, ela exercia papel maior que o de mulher de governante. Tinha influência e palpitava em todas as definições tomadas pelo homem por quem se apaixonou desde a adolescência.

Campos reverenciava a mulher. Certa vez, diante de um pedido de entrevista com a potencial primeira-dama, respondeu: "Ela é um p... quadro, não uma peça auxiliar. Entende de política e tem muita sensibilidade".

Assim como o marido, a figura de Renata é reverenciada no PSB, justamente por seu papel ao lado dele. Mas ninguém aposta, por exemplo, na possibilidade de uma candidatura na vaga de vice, embora seja unânime em Pernambuco a avaliação de que ela teria força eleitoral.

Amigos e políticos íntimos que visitaram a família afirmam que a escolha de Marina como titular do partido seria chancelada por Campos.

A união do PSB em torno de Marina será um desafio, já que a aliança dos dois estava mais cristalizada entre eles do que entre outros dirigentes.

COLIGAÇÃO

Marina tem se recusado a falar com aliados sobre o futuro político, sob o argumento de que a hora é de luto. Mas em seu entorno a expectativa é a de que seja seguido o chamado "caminho natural".

"Campos construiu um legado programático junto com a Marina, e nós temos que tocar esse legado. É o que Eduardo gostaria que fizéssemos e é o que faremos após chorarmos e nos solidarizarmos com os familiares", disse o ex-deputado Walter Feldman, um dos principais aliados dela.

Pela lei, o PSB tem a preferência na indicação do candidato, que precisa ainda ser aprovada por pelo menos 4 dos 6 partidos da coligação.

Dirigentes das outras cinco siglas disseram ser favoráveis à escolha da ex-senadora, entre eles o PPS, o maior aliado do PSB no bloco.

"Vamos caminhar para continuar o projeto do Eduardo. Se for ela [Marina], ótimo, o PPS não vai criar obstáculo", disse o presidente da sigla, Roberto Freire.

Os dirigentes das outras quatro legendas, todas nanicas, afirmaram que defendem o nome da ex-senadora.

Já o vice na possível chapa de Marina ainda é questão em aberto. Na lista de cotados estão, entre outros, o ex-deputado Maurício Rands (PSB), primo de Renata e coordenador do programa de governo da campanha, e o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).
Herculano
15/08/2014 08:00
ALA DO PSB RESISTE A CANDIDATURA DA EX-SENADORA


O texto é de Ranier Bragon, Valdo Cruz, Daniela Lima e Cátia Seabra, da sucursal de Brasília e da redação paulistana do jornal Folha de S.Paulo. Integrantes da executiva do PSB reconhecem, em maioria, que há um clima favorável para que a ex-senadora Marina Silva assuma a candidatura da sigla à Presidência. A posição, entretanto, não é unânime, e mesmo os entusiastas admitem que ela enfrentará problemas se for mesmo a candidata.

Integrantes da legenda se reuniram nesta quinta (14) em São Paulo. Quase todos reconheceram que é imperativo dar continuidade ao projeto capitaneado por Eduardo Campos, mas enxergam fragilidades nas relações entre a ex-senadora e a sigla.

A união de Marina com o PSB foi montada sob uma divisão interna que Campos só contornou com grande esforço. A dúvida é se ela terá disposição ou capacidade de assumir essa articulação.

Entre os críticos da ex-senadora, há a tese de que seria impossível manter a atual estrutura da campanha, já que ela tem divergências públicas com pessebistas que ocupam cargos-chave na estrutura montada por Campos.

Há ainda o fato de que Marina considera o PSB um abrigo passageiro até que o seu partido, a Rede, seja criado. O grupo refratário a Marina avalia que lançá-la é dar espaço para ela ser candidata e, no fim, em caso de vitória, entregar o Planalto a outra sigla.

O novo presidente do PSB, o ex-ministro Roberto Amaral, por exemplo, é lulista e sempre foi contra uma candidatura própria.

Interlocutores do ex-presidente Lula o procuraram para sondar a viabilidade de o PSB optar pela neutralidade na eleição, operação que deve esbarrar na família de Campos e em figuras ligadas ao pernambucano. Para este grupo, não lançar Marina pode ser uma "traição".

A posição adotada por Marina na construção de alianças regionais também é, agora, um obstáculo.

Em vários locais, como São Paulo, ela foi contra acordos com outros partidos, mas Campos bancou. No Estado, o presidente local do PSB, Márcio França, é vice na chapa de Geraldo Alckmin. Ele controla um terço da executiva.
Herculano
15/08/2014 07:53
reeditado de ontem as 21.38

DUAS NOTAS EXATAMENTE IGUAIS

Lauro Jardim de Veja, postou agora a noite, esta duas notas. Óbvias.

Efeito Eduardo Campos 1

A cúpula da campanha do PT está tensa como nunca. Desde ontem, as certezas todas evaporaram.

Efeito Eduardo Campos 2

A cúpula de campanha do PSDB está tensa como nunca. Desde ontem, as certezas todas evaporaram.
Herculano
15/08/2014 07:52
O FATOR MARINA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Clériston Andrade era o favorito ao governo da Bahia, em 1982, quando morreu num acidente de helicóptero às vésperas da eleição. Seu sucessor, João Durval Carneiro, ganhou espetacularmente depois de uma campanha relâmpago empurrada pela comoção e por Antonio Carlos Magalhães, o ACM.

O Brasil não é exatamente a Bahia, 2014 não é 1982, e o líder mais próximo ao que já foi ACM é Luiz Inácio Lula da Silva, que está com Dilma. Mas com Marina Silva não se brinca.

Evangélica, carismática, com uma biografia de romance, Marina acumulou um rico capital de votos em 2010 e teve 27% de intenções de voto no Datafolha de abril, quando nem era candidata. A quanto ela poderá ir nas próximas pesquisas?

Dilma Rousseff e Aécio Neves, tremei. No rastro da comoção nacional pela morte estúpida de Eduardo Campos, apoios da família dele à sua vice serão avassaladores. O irmão, Antônio, já se manifestou publicamente. E quando a mulher, Renata, ladeada pelos cinco filhos, inclusive o bebê Miguel, lançar Marina? E quando a mãe, Ana Arraes, apadrinhar a candidatura aos prantos?

Se Marina tem a força eleitoral, Eduardo Campos é quem tinha o poder político. Cabe agora a ela somar as duas coisas para se tornar uma candidata competitiva. Aliás, para se tornar candidata. Não será fácil.

O PSB, que batia continência a Campos, terá - já tem - restrições à "agregada". Afinal, Marina nunca escondeu que o PSB era um ritual de passagem até a criação da Rede.

O PSB ligado aos tucanos, liderado por Márcio França, de São Paulo, não tem força para puxar o partido para Aécio. Mas o PSB do agora presidente Roberto Amaral pode muito bem empurrá-lo de volta aos braços de Lula e Dilma.

Resta saber quem, no partido, vai trocar a grande novidade da campanha, com altos índices nas pesquisas, por outra que tem alta rejeição e é alvo de enormes críticas - como foi, inclusive, de Eduardo Campos.
Herculano
15/08/2014 07:47
VICE DO PSB É O PRINCIPAL OBSTÁCULO DE MARINA, por Cláudio Humberto, na coluna que publica hoje nos jornais brasileiros

Com a trágica morte de Eduardo Campos, o vice-presidente que gosta de se posicionar como "esquerda do PSB", tornou-se o principal empecilho à candidatura de Marina Silva à Presidência. Ele agora assume o comando do partido. Considerado um "tiranossauro da velha esquerda brasileira", ele foi contra o rompimento com o governo PT para lançar candidatura própria. Foi contra até à aliança com Marina.

MISSÃO IMPOSSÍVEL
Aliados cogitam Roberto Amaral para vice, numa tentativa de tentar a concordância dele para lançar Marina à Presidência pelo PSB.

FIM DO 2º TURNO
Líderes tucanos temem que Roberto Amaral submeta a Dilma e a Lula, a quem é ligado, o caminho que o PSB deve seguir.

OUTROS COTADOS
O PPS defende Roberto Freire para vice de Marina. No PSB, há quem prefira outro pernambucano, Maurício Rands, muito ligado a Campos.

RENATA É OPÇÃO
Marqueteiros do PSB sugerem Renata Campos, mulher de Eduardo, para vice de Marina. As duas se tornaram bem próximas na campanha.
Confuso
15/08/2014 07:46
Para combater as insistentes restrições dos Blumenauenses na liberação de projetos para Gaspar, como o anel de contorno, que na realidade só beneficia eles, é só fazer o que a administração de Bombinhas fez. Taca le PEDÁGIO para passarem por Gaspar. Lembram do buzinaço que os Blumenauenses fizeram quando Gaspar colocou algumas lombadas para reduzir a velocidade ?? Pois é, agora tá na hora de dar o troco.
Adilson Luis Schmitt
15/08/2014 06:05
Gaspar merece mais confusão?

Os municípios brasileiros vivem há algum tempo em seu Planejamento Urbano regras definidas pelo Estatuto das Cidades aprovado em 2001, regulamentando artigos da constituição de 1988. O modelo proposto é a participação da população nas diversas fases, com a contribuição do poder público, o organizador, e entidades de renomado conhecimento na área do Planejamento Urbano.
Gaspar atendeu os ditames do Estatuto e realizou as diversas etapas de seu Planejamento Participativo, seguindo as regras e modelos definidos e constantes em leis maiores. Em 2006 aprovou, após cumprimento das diversas fases exigidas e de forma Participativa, com colaboração da Furb, aprovou em sua Casa de Leis o planejamento consensado. Igualmente definido o fator atualização para após cinco anos de efetivo uso.
O atual grupo que governa a nossa cidade atendendo a legislação, procedeu a contratação de uma empresa de projetos para proceder a atualização do conteúdo aprovado e em vigor. O resultado está deixando a desejar pela omissão da organização da participação popular, dos necessários elementos de consulta para definição, principalmente, os elementos técnicos de carta de cheias, com as devidas cotas, levantamentos dos elementos geológicos e sua efetiva sustentabilidade.
O resultado, mesmo sem a sequencia de trabalhos em respeito ao Estatuto das Cidades, aprovado pelo CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), foi remetido a Câmara de vereadores e lá se encontra em fase de análise e estudos.
Gostaria de observar que, além dos descumprimentos legais para a atualização do Plano Diretor, etapas foram atropeladas. Cito que no conjunto de leis enviadas para análise foi uma lei definindo a nova constituição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, necessário para deliberar, antes, do conjunto de modificações apontados. O atual Conselho não obedece em sua composição o definido no Estatuto.
Outras intervenções foram apresentadas nos Códigos de Postura, de Obras e Perímetro Urbano. Anteciparam-se a necessária e exigida atualização, mas já apresentam novos usos do solo, gabaritos, taxas e índices, cotas de cheias, geologia dos terrenos sem que as modificações e acréscimos tenham sido efetivamente deliberadas pelo Conselho e aprovadas ou não pela Câmara.
Preocupante e necessária estas colocações para evitarmos atropelamentos e inseguranças nos proprietários pagadores de IPTU e do crescimento seguro da cidade. A manutenção do que restou da nossa história, leia-se Patrimônio Histórico, é abordado no material enviado para a Câmara, com o ônus somente do proprietário. O Distrito Industrial não merece estudo aprofundado e é abordado superficialmente quando deveria, juntamente com o Uso do rio Itajaí Açu, ser opção econômica e social de Gaspar. O Sistema viário local e as diversas intervenções do sistemas estadual e federal, também, merecem citações mínimas.
Enquanto a insegurança jurídica acontece, somente Audiências Públicas são agendadas!!!

Adilson Luís Schmitt
Ex Prefeito Municipal

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.