05/08/2014
TRAPALHÕES I
Este caso é exemplar. Revela como é desorganizada a administração de Pedro Celso Zuchi e do PT de Gaspar. Olha só esta. Triste constatação. Cleones Hostins, o responsável pela auditoria e controladoria interna da prefeitura, foi capaz em apontar e sustentar erros, bem como dificultar a vida do Hospital. Tudo por ordem dos dominam o poder em Gaspar. Armados na patifaria queriam mais esta na calada da noite. Mas não deu. Eu leio o Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet e não tem mais hora para ser publicado. Lá, na semana passada, Cleones foi ?exonerado? do cargo em comissão num dia e voltou no outro. Também foi ?exonerado? do cargo concursado, ?Serviços Especializados II?. Maquiagem.
TRAPALHÕES II
E para que? Para regularizar o que estava irregular e que o próprio ?diretor de auditoria e controle interno?, Cleones não conseguiu perceber, ou se percebeu, preferiu continuar no erro, contra a lei se achando melhor do que ela. Cleones já tinha sido nomeado como Fiscal II, no dia 26 de maio, pelo decreto 5.952, Ele passou no concurso 001/2012 e foi chamado. Nomeado, não saiu do outro cargo que ocupada, o de ?Serviços Especializados III?. Nem abriu a vaga. Os dois postos ?ocupados? ao mesmo tempo por Cleones. Vexatório. Sem controle algum. Auditoria, zero. Bagunça. Incrível. Este é o governo de Zuchi. Aparelha as instituições e quer corrigir os outros, todavia não cuida de si quando é governo.
TRAPALHÕES III
Será que a manobra limpou a indicação e a deixou regular? Então desde o dia 28 de julho, um dia depois de ser de fato exonerado de ?Serviços Especializados II? e então estando apenas na função concursada de ?Fiscal II", Cleones ?voltou ?a ser nomeado para o cargo comissionado de Diretor Geral de Auditoria e Controles Internos?. Entenderam como se ?limpa? uma cagada administrativa? Um péssimo auditor e controlador, inclusive do seu próprio holerite onde certamente estava expressa a sua qualificação funcional. É por esta e outras, que o PT e a prefeitura resistem colocar a público, a folha de pagamento dos servidores concursados e comissionados, pagos com os nossos impostos. Afinal quem é o patrão dessa gente e a quem eles devem prestar contas? Quem não consegue controlar a si próprio, pode controlar, auditar e apontar erros nos outros? Não possui moral, ética e técnica.
POR QUÊ? I
Em Gaspar, quando se usa equipamentos de terceiros ou se contrata empreiteiras para obras públicas, nada é identificado. Qual a razão disso? Por que não se é transparente? Além disso, está se infringido um lei em vigor. E faz tempo. O projeto foi o ex-vereador pelo PFL, Almir Sávio, e que hoje faz a gestão da Rádio Comunitária Vila Nova FM. O projeto de Miro virou a lei 2132, de 11 de junho de 2001. E quem a assinou? Pedro Celso Zuchi, PT, no início do seu primeiro mandato.
POR QUÊ? II
E o que diz a lei no seu primeiro artigo? ?Durante a execução dos trabalhos, as pessoas jurídicas contratadas para prestar serviços e/ou obras ao Município de Gaspar, ficam obrigadas a identificar suas máquinas, veículos, equipamentos e similares, com placas ou adesivos fixados nas laterais, indicando, com clareza, que estão a serviço da Prefeitura, como a outro órgão da administração indireta, ou a outro Poder?. Dá outros detalhes como as punições e o tamanho das placas e adesivos. Mas nada disso é cumprido. Isto dificulta a fiscalização do povo aos favores tão comuns por aqui e principalmente no período eleitoral. Acorda, Gaspar!
CADÊ A VERBA?
Na edição do dia 16 de outubro do ano passado, o jornal Cruzeiro do Vale estampava esta (foto) manchete: ?Ideli Salvatti garante conclusão da Ponte do Vale para março de 2014?. E o que ela declarou para justificar esta manchete? ?Estamos vivendo um momento muito feliz porque muitas mãos se moveram para chegarmos até aqui. A assinatura desta segunda etapa para terminar a obra é resultado de um empenho coletivo, em nenhum momento houve vacilo, desde a concepção do projeto da Ponte do Vale até este momento. Por esta razão, os recursos foram viabilizados e a obra será concluída dentro do prazo, dia 18 de março de 2014, guardem esta data?. Pois é. Agora, todos desta foto, assinando o tal convênio, estão dizendo que houve um engano lá em Brasília. Há uma tal burocracia. Como assim? O que eles estão dizendo, de verdade? Seus trouxas! Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
A ponte do Vale não está pronta e lhe faltam verbas, que o PT de Dilma Vana Rousseff permitiu irem embora para outras obras de outros estados. Mas, o PT daqui já se apressou a batizá-la. Depois de vetar o nome do industrial Leopoldo Schmalz (Linhas Círculo), ela vai se chamar prefeito Dorval Pamplona, recém-falecido.
Empresário teve que ir a Justiça para cobrar uma nota promissora de pouco mais de R$4 mil de um político. O caso está sendo finalizado. Quando da audiência de conciliação o devedor nem apareceu.
O presidente do PMDB de Gaspar, Kleber Edson Wan Dall, divulga por ai a sua lista de apoio. Para presidente ele esconde o jogo. O PMDB apoia Dilma Vana Rousseff, PT. Kleber é evangélico e o pastor Everaldo Pereira, PSC, é a escolha que não ele revela em público.
Mas quem saiu de cima do muro nesta questão foi o ex-presidente do PMDB daqui, o também jovem, Carlos Roberto Pereira. Ao petista doente Rodrigo Fontes Schramm, no Facebook, ele não economizou quando cobrado: ?sou PMDB, mas tenho discernimento para julgar em quem votar! Por ter vergonha na cara é que não voto no PT!?
Problemas. A promotora da 1ª Vara da Comarca de Gaspar, a que cuida da Infância e Adolescência, Renata de Souza Lima, abriu Inquérito Civil contra o Clube Náutico Marcílio Dias, de Itajaí. O que ela quer? Apurar suposta irregularidade na base de futebol do Marcilio Dias em Ilhota e possível situação de risco dos adolescentes que lá se encontram.
A Celesc quer aumentar a conta de luz em 20,49%. E há candidato na praça que diz que precisa ser eleito para defendê-la. Faz campanha entre os funcionários da Celesc. Então tudo ainda vai ficar pior para os nossos bolsos. Quem vai nos defender destes aumentos e fazer a Celesc funcionar a nosso favor? Cinco de outubro está próximo.
Recorde. O município de Ilhota virou freguês de carteirinha da 2ª promotoria da Comarca de Gaspar, a que cuida da Moralidade Pública. De uma só leva foram instaurados sete inquéritos e três procedimentos preparatórios para apurar possíveis irregularidades administrativas de lá.
Um político de fora trouxe um ?conselho?: não ficar em cima do muro. ?Apanhar e dar explicações para um lado é trabalhoso, e para dois (lados) é muito complicado?.
Mas, quem foi mesmo que levou de carrinho de mão com aquele monte de pneus da prefeitura do galpão da Morgana? Eita casinho difícil para se esclarecer.
Classificado. Político gasparense que diz ter um monte de votos, mas nunca se candidata a nada para testar o patrimônio que diz possir, está na praça se oferecendo para ser cabo eleitoral. Hum!
Manchete da semana passada em Gaspar. ?Entidades são alvos de bandidos?. Curta e assertiva.
Edição 1611
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).