Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

01/08/2014

herculanoGG.jpg

MECÂNICO VOLUNTÁRIO

Este é o vereador Fabrício Pereira, PSDB. Ele é da coligação que governa Ilhota, com Daniel Christian Bosi, PSD. O que ele está fazendo? Consertando o caminhão-pipa de lá para atender a comunidade e preferencialmente as suas ruas. Mas ele não é empregado da prefeitura, mecânico ou da empresa contratada para isto. Quem Ilhota contratou foi a MDM, de Blumenau. Então alguma coisa não está batendo.







O HOSPITAL E O CULPADO I

O prefeito Pedro Celso Zuchi e o PT de Gaspar tomaram o hospital para si. Um jogo. Uma farsa. Uma vingança. Uma etapa da sina de aparelhamento de tudo que tem aqui para calar, nada funcionar e atrasar a cidade. O que melhorou? O que a população ganhou até agora com isso? Aparentemente, nada. Enquanto a maior parte da imprensa pode esconder a insatisfação (por pressão, medo, alinhamento ou até para dar um tempo e avaliar a nova aventura), o pessoal da prefeitura e do PT trabalhou para desmoralizar quem administrava o Hospital. O primeiro relatório mostrou o óbvio: gente do Conselho do Hospital, para não permitir o fechamento ou o corte do atendimento à população, a mais sofrida, botou até dinheiro do seu próprio bolso para suprir o corte intencional de verbas da prefeitura para sufocar financeiramente o Hospital.

O HOSPITAL E O CULPADO II

E o que aconteceu agora? As reclamações ?reapareceram?. E em maior número. Não só no Hospital, como nos postos de Saúde e no CAR, aqui no Centro. E elas ganharam a imprensa. Está gravado. Filmado. Caladinhos estavam à secretária de Saúde Márcia Adriana Cansian e o presidente do Conselho interventor, José Eduardo de Souza, o pau para todas as obras dos petistas orientados por Rodrigo Fontes Schramm. O jornal Cruzeiro do Vale, o corajoso, o independente, o com maior crédito, o mais antigo, o mais lido foi lá desentocá-los.O próprio atual administrador do Hospital, Fabiano Amorim, da empresa brusquense contratada pelo PT, admitiu que a prefeitura de Gaspar seja a responsável pelo mau atendimento e pelo alto custo de manutenção do Hospital. 

O HOSPITAL E O CULPADO III

É isto mesmo. Vejam só. À TV Gaspar, deu números. Coincidentemente, os mesmos que a antiga administração tinha e culpava a prefeitura, a Secretaria de Saúde e o PT. Dos 1.600 atendimentos feitos no Pronto Atendimento do Hospital por mês, mil deles, repito, mil, deveriam ser nos postos de saúde e no CAR pela prefeitura. E não foi a antiga administração do Hospital que Pedro Celso Zuchi, Márcia Adriana Cansian, Amarildo José Rampelotti e o PT sempre desqualificaram e insinuaram como incompetentes e até ladrões? 

O HOSPITAL E O CULPADO IV

Pois é. Os acusadores não resistem à realidade que montam, desfazem ou escondem para sustentarem os seus discursos e entrevistas, com o único intuito de assassinar reputações. Foi o próprio atual administrador contratado pelo PT que constatou a óbvia realidade. Ele disse com todas as letras (e está gravado) que mil atendimentos a mais consomem tempo, dinheiro, equipe, material e contribui para as reclamações. Então Zuchi e o PT estão devendo mais mil consultas por mês que o Hospital faz no lugar dos postos de saúde e que levam a maior parte da verba da secretaria para não fazer o que devem fazer. Custo disto? Milhões de reais.

O HOSPITAL E O CULPADO V

Outra. O PT de Zuchi e sua turma queriam sempre equipes de médicos presentes e de plantão no PA do Hospital. ?Estamos pagando?, apontavam, acusavam.  O que estão fazendo agora segundo o próprio Fabiano Amorim deixou escapar? Pagando sobreaviso. Ou seja, os médicos especialistas ficam em casa de prontidão para um caso de emergência. E por que isto? Para diminuir os custos. Então por que agora pode e antes não? Ou seja, era só para embaraçar, embrulhar e atormentar fazendo cena para os desinformados, ignorantes, os doentes e desassistidos. Lunáticos. Fanáticos. Dependentes. 

O HOSPITAL E O CULPADO VI

O que o prefeito Zuchi acaba de publicar?O decreto 6.022, de 22 de julho de 2014.  O que ele quer com o decreto? Prorrogar o estado de calamidade e iminente perigo público declarado pelo Decreto nº 5.764, de 31 de janeiro de 2014. É o instrumento legal para ficar mais seis meses no Hospital. Quanto é mesmo que custou e o que apurou aquela auditoria contratada em surdina no interior de São Paulo? Acorda, Gaspar! 

SOBRE O TRAPICHE

Forasteiros tiram votos dos candidatos de Gaspar? Como assim? A manchete deveria ser esta. Traídos pelas lideranças locais, candidatos de Gaspar perdem votos para os de fora. Ou, sem discurso, sem convencimento, sem estrutura, sem unidade, sem dinheiro, candidatos de Gaspar dão espaços para forasteiros. Ou alguém tem dúvida disto? Acorda, Gaspar! 

O drama do PMDB de Gaspar. Nas visitas de candidatos famosos por aqui, todos estão exalando união. Uma festa. Mas nas fotos das redes sociais, cada um puxando brasa para sua sardinha e todas importadas. Uma farsa. Afinal, o que vale?

A falsa imagem. Há dias, as redes estamparam como se fosse algo do outro mundo (e é pela cara de pau) o passeio do PT nas ruas centrais de Blumenau à cata de votos. Não estaria este pessoal no lugar errado?  Se verdadeiros, por que esses candidatos, muitos deles à reeleição, não vão pedir votos na beira da BR-470, da Ponte do Vale, da Ponte da Saudade? Estão desafiados.

Agora está mais claro quem banca a inércia da professora de Educação Física, Mari Inez Testoni Theiss, na Indefesa Civil de Gaspar. É o professor e Chefe de Gabinete Doraci Vanz. Nas férias dela, que coincidem com as férias escolares e não é de hoje, Doraci ou o assessor dele, Luiz Otávio Rebouças Bastiani, tocam a área da Mari Inez. Claramente, mandaram às cucuias, num desrespeito técnico, o que realmente conhece do assunto na Defesa Civil, Luiz Mário da Silva.

Graciely Guesser, de diretora adjunta da assessoria de Comunicação da prefeitura de Gaspar, virou oficialmente diretora. Elizabeth Thomé, a titular, disfarçada de assessora administrativa da Procuradoria Geral de Gaspar para ganhar mais, foi exonerada. Thomé é identificada com o PT e vai ajudar os candidatos daqui na campanha. Depois volta.

Quem a primeira vice-prefeita do PT de Gaspar, Albertina Deschamps, está apoiando? Quem o suplente de vereador do PT e administrador dos cemitérios municipais, Natalino da Silva, está apoiando? Quem o ex-vereador petista Francisco Solano Anhaia, uma das lideranças da Margem Esquerda, está apoiando? Nenhum deles pede voto para o presidente do PT de Gaspar e que é candidato estadual. É uma colheita do que se plantou. Anhaia nem no PT está mais.

Adiada mais uma vez. A Tomada de Contas que o Tribunal de Contas obrigou Pedro Celso Zuchi, PT, fazer sobre a contratação da Geomais, foi prorrogada mais uma vez. Ela foi contratada no final do governo de Adilson Luiz Schmitt, PPS, para fazer o levantamento aerofotogramétrico. Quando assumiu, Zuchi botou defeito e dúvidas e não a usou. Está obrigado a esclarecer tudo. Até agora, nada.

Os vereadores de Gaspar ainda estão voltando das férias. Mas, olha só esta que tramam para as férias do ano que vem. Ir aos Estados Unidos. Fingem um curso de manhã e passeios com a família a tarde. E depois dizem que eu os persigo. Para alguns, faltam de vergonha na cara é pouco.

O prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, PSD, entra a partir de hoje em licença (queria tratar isto como férias, mas não é possível) e fica fora até o dia 31. No dia 15 ele vai viajar para o exterior. Até o fechamento da coluna, a Câmara analisava o pedido para deixar o país.

Comentários

Império
04/08/2014 22:09
Senhores

Identifico o Herculano como o blogueiro da novela IMPERIO o tal Teodoro amigo Claudio Bolgari.
Herculano
04/08/2014 19:54
TRAPALHÕES

Ao que se diz ser A Pedra de Gênesis.

Não se trata do Samba do Crioulo doido (pois até doido é passível de cura), mas o retrato do deboche, da incompetência, da irresponsabilidade, da arrogância e do circo que se tornou a prefeitura de Gaspar. E quem são os culpados de tudo isto? Os gasparenses, que amedrontados, não reagem.

E é por esta e outras, que esta coluna é líder de audiência.
Juju do Gasparinho
04/08/2014 19:21
Prezado Herculano:

O senador Aécio Neves respondeu a todas as perguntas na sabatina do G1, naquela que a Dilma teve medo e não foi.
A Pedra de Genesis
04/08/2014 18:59
Samba do crioulo doido, olha hoje o que esta no diario oficial do município de Gaspar.
Portaria Nº 3.454, de 30 de Julho de 2014. e o que ela diz homologa o estagio probatório do servidor Cleone Hostins, no cargo de Aux. de Serviços especializados III, no período correspondido a 20/06/2011 a 15/06/2014, detalhe menos de 3 anos o que é exigido por Lei, outra o mesmo servidor, ja tinha sido nomeado para outro cargo efetivo pelo decreto Decreto Nº 5.952, de 26 de Maio de 2014, fiscal de planejamento, e tinha sido exonerado pelo decreto DECRETO Nº 6.021, DE 22 DE JULHO DE 2014, do cargo de auxiliar de serviços especializados III.
Concluindo: o mesmo servidor manteve por um período de quase 3 meses, duas funções no serviço público, ou duas nomeações para cargo diferentes, outra foi exonerado de uma e depois da sua exoneração e que acaba o estagio probatório da mesma?????
Herculano
04/08/2014 18:52
AUDITOR

A prefeitura tem um diretor de auditoria e controladoria interna. É Cleones Hostins. Pelo jeito, ele audita e controla todos, inclusive o Hospital, menos ele próprio.

Contanto o que aconteceu e que se tenta esconder, quase ninguém acredita. Então é mais um dos prestigiados. Acorda, Gaspar!
Herculano
04/08/2014 13:00
PT NÃO SE ILUDE: BANCADA PODE ENCOLHER EM 2015, por Cláudio Humberto na coluna que publicou nos jornais brasileiros

Com o desgaste que o PT vive nos grandes centros urbanos, a cúpula nacional teme que o partido deixe de fazer a maior bancada da Câmara dos Deputados. Além da falta de puxadores de votos em São Paulo, Rio e Minas, petistas sofrem em quase todos os Estados e fazem contas para saber quantos parlamentares poderão emplacar nas urnas. Os números mais otimistas superiores a 100 deputados federais já foram esquecidos.

SORTE LANÇADA
O PT só não está mais apavorado com a situação nas urnas para deputado porque nenhuma outra sigla tem mostrado bom desempenho.


DIVISÃO
O prognóstico da cúpula do PT é que a Câmara dos Deputados deverá ter uma composição muita fracionada, com pequenos partidos, em 2015.

FANTASMA DO MENSALÃO
O presidente do PT, Rui Falcão, admitiu a coordenadores que o fantasma do mensalão é um dos grandes responsáveis pelo desgaste da marca PT
Herculano
04/08/2014 08:06
DILMA LARGA COM PROBLEMAS ONDE HÁ MAIS ELEITORES

Presidente não tem aliados fortes em Estados como a Bahia e dividirá votos com adversários em Minas e Pernambuco. Além de problemas políticos, petista enfrenta cenário adverso na economia; país deve crescer 1%. O texto é de Fernando Canzian para o jornal Folha de S. Paulo

Na eleição presidencial deste ano, Dilma Rousseff (PT) terá dificuldades maiores do que em 2010 em regiões que agregam mais da metade do eleitorado.

A presidente também enfrenta cenário adverso na economia. Em 2010, o Brasil cresceu 7,5%. Em 2014, a previsão é de 1%, ou menos.

Há quatro anos, Dilma venceu José Serra (PSDB) no segundo turno com vantagem de 11 milhões de votos - sendo 10,7 milhões no Nordeste.

Bahia e Pernambuco, maiores colégios eleitorais da região, deram mais de 70% de votos à petista, embalados por candidaturas fortes que apoiavam Dilma.

Neste ano, o líder na corrida estadual na Bahia, Paulo Souto (DEM), com 42% de intenção de voto, apoia Aécio Neves (PSDB).

Em Pernambuco, Dilma já divide as intenções de voto com Eduardo Campos (PSB), ex-governador do Estado e seu ex-aliado.

Em 2010, Dilma venceu em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. Neste ano, quem lidera as pesquisas no Estado é Aécio Neves (PSDB), ex-governador.

Além de Bahia, Pernambuco e Minas, a presidente não tem aliados fortes em São Paulo, Paraná e no Rio Grande do Sul (ver gráfico).

Ao lados dos problemas políticos, Dilma enfrenta um atoleiro econômico.

Em 2010, o Nordeste crescia a taxas chinesas. Na época da eleição, as vendas no comércio avançavam em um ritmo anualizado de 12%. Atualmente, esse ritmo é de pouco mais de 6%.

"Na média, os indicadores são muito mais desfavoráveis [para o PT] nesta eleição, na comparação com 2010", afirma Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados.

Embora a taxa de desemprego em 2010 fosse próxima da atual, o ritmo de criação de novas vagas formais teve forte queda (ver gráfico).

FRAGILIDADES

Para o cientista político Carlos Ranulfo, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Dilma deve enfrentar o segundo turno nesta eleição. "Mas entrará em piores condições do que o PT em disputas anteriores", diz.

"Dilma está fragilizada e desgastada, fato que não existia em 2010, quando Lula bombava'", completa.

Neste ano, o ex-presidente Lula voltará a ter papel importante na disputa eleitoral, principalmente no Nordeste, acredita Fernando Abrucio, cientista político da FGV-SP.

Entre a penúltima e a última pesquisa do Instituto Datafolha, Dilma recuou de 55% para 49% das intenções de voto no Nordeste.
Herculano
04/08/2014 07:45
DILMA TEM MAIS QUE O DOBRO DE MENÇÕES DE RIVAIS NA WEB

Picos de citação ocorrem quando candidatos são alvo de notícias negativas. Número de referências a presidenciáveis cresceu em julho em comparação com os dois meses anteriores, informam Ygor Salles e Alexandre Aragão para o jornal Folha de S.Paulo

As menções em redes sociais aos três principais candidatos ao Planalto vêm aumentando desde o início do ano, mas a presidente Dilma Rousseff (PT) ainda lidera o ranking com folga - ela possui mais que o dobro da soma de seus concorrentes.

Em julho, Dilma foi mencionada 1,19 milhão de vezes no Facebook, no Twitter e no Instagram - aumento de 13% em comparação a junho.

O senador e candidato Aécio Neves (PSDB) registrou 360 mil referências nos mesmos sites, 88% a mais que no mês anterior. Já o candidato do PSB, Eduardo Campos, teve o nome citado 130 mil vezes, 165% a mais que em junho. Os números estão em relatório feito pela empresa de monitoramento de redes sociais R18 a pedido da Folha.

Porém tanto os números brutos como as porcentagens de aumento não significam, necessariamente, que o apoio aos candidatos tenha crescido na mesma proporção. Isso porque boa parte das menções possui viés negativo.

O principal motivo de Dilma ter seu nome citado mais que seus adversários é pelo fato de ocupar a Presidência. Em julho, os picos de menções à presidente foram relacionados à Copa do Mundo. Em 9 de julho, dia seguinte à eliminação da seleção brasileira após goleada por 7 a 1 contra a alemã, Dilma atingiu o pico mensal de citações em julho: mais de 65 mil.
Herculano
04/08/2014 07:31
OS EMPREITEIROS NO ESCURINHO DO RECESSO, Elio Gaspari para os jornais Folha de S.Paulo e O Globo

O senador Pedro Simon ensinou: "não esperem nada do Congresso". É pior, esperem de tudo. Está na pauta do Senado para terça-feira a votação do projeto PLS 559. Pelo nome, altera a Lei de Licitações para uso de dinheiro público. Pelo texto, simplesmente revoga a lei 8.666, colocando no seu lugar um novo sistema de contratações de serviços e empreitadas.

A 8.666 não é nenhuma Brastemp, mas o que vem por aí é um mecanismo que alivia as exigências feitas às empreiteiras, expande o poder dos comissários e generaliza as facilidades criadas pelo regime especial das obras da Copa. Sua tramitação teve a rapidez do raio.

Começou em dezembro, não seguiu o ritual das comissões técnicas e arrisca ser votado naquilo que os senadores chamam de "esforço concentrado" (nome dado ao esforço que concentra seus interesses).
Isso tudo ao apagar das luzes de uma legislatura e no meio da colheita das campanhas eleitorais. Mesmo sabendo-se que existe uma indústria de projetos, é discutível que se façam "contratações integradas? pela vontade dos empreiteiros e burocratas apressados.

O edital da licitação do sistema BRT de Belo Horizonte saiu num dia 5 de maio, os concorrentes tinham até dia 31 para apresentar os projetos, e a contratação ocorreu a 27 de junho. Monstrengos como o aeroporto de Guarulhos saíram das planilhas das construtoras.

Joias como o projeto de 1937 do aeroporto do Centro do Rio, de concursos públicos. Há poucas semanas, apareceu uma emenda que permite ao vencedor de uma licitação destinada a construir um aeroporto, ou seja lá o que for, a exploração comercial da obra. Assim, a empreiteira faz a obra e leva o shopping. Tudo isso com uma só licitação.

Esse voluntarismo rondou o Trem-Bala. Não havia projeto nem estudo de viabilidade, mas o faraó queria fazer a obra. Felizmente, num caso raro, os empreiteiros não se interessaram pela pirâmide.
Herculano
04/08/2014 07:27
HONESTIDADE INTELECTUAL...POR ONDE ANDAS???, por Júlio Hegedus Neto

Comenta-se muito sobre a saída de toda a equipe econômica, mas nada é vazado sobre este assunto. Poucos apostam na manutenção do Guido Mantega, verdadeira marionete da incompetente Dilma Rousseff, ou o mal fadado Arno Augustin. Quem colocar no lugar? Nelson Barbosa?? Marcio Holland ? Não vejo nenhum dos meus amigos da academia falarem sobre isto. Só o meu bravo amigo keynesiano, mais crítico e com um pé na realidade, José Oreiro, aponta erros e problemas na política eco da Dilma.

Fico cada vez mais abismado com o grau de alienação dos meus amigos acadêmicos em relação a péssima política econômica do governo Dilma. Estão rasgando todos os seus papers com esta política. Se o Aécio for eleito, acredito que não sobrará um no governo. Todos terão q se entrincheirar nas universidades e se fecharem nas suas redomas de vidro...
Refletir
03/08/2014 20:50
Achei bem interessante..
Para Diretor Cleber, Para Chefe de Gabinete Doraci, Secretario Maicon.

No Brasil cultuamos duas frustrações: a dos que têm poder mas não têm competência para exercer e a dos que têm competência mas não têm poder
Paulo de Tarso de Moraes Souza

Na vida é preciso ter coragem para ser diferente e competência para fazer a diferença.
Angela G. A. Beirão
sidnei luis reinert
03/08/2014 20:24
IBOPE DESMASCARADO: ENTREVISTADOR É PRESO EM FLAGRANTE POR FRAUDE

EIS A PROVA CABAL DE COMO AS PESQUISAS ELEITORAIS SÃO UMA FARSA. ENTREVISTADOR DO IBOPE NA PARAÍBA TENTA DAR O GOLPE DAS PESQUISAS NA PESSOA ERRADA E SE DÁ MAL. FICA A PERGUNTA: VOCÊ JÁ FOI ENTREVISTADO POR ALGUM INSTITUTO DE PESQUISA ELEITORAL? OU ELES ENTREVISTAM OS MANIPULÁVEIS OU CONIVENTES DO SISTEMA? OU AINDA: SERÁ QUE ENTREVISTAM MESMO? E DE QUE MANEIRA ENTREVISTAM?

O VÍDEO É A PROVA DO CRIME. DETALHE: SEGUNDO A REPORTAGEM, ESSE CABOCLO TRABALHA HÁ 30 ANOS NO IBOPE. ? em São Paulo Brasil.

https://www.facebook.com/photo.php?v=691571024222352
Busca pela igualdade
03/08/2014 19:59
Escutei o programa da radio onde o sindicato da educação essa semana, onde o presidente Jovino disse que não admite INJUSTIÇA...
Acho que você e o diretor Cleber, o Maicon e o Doraci, e Marlene não sabem o significado dessa palavra, mas me dei o trabalho de procurar e colocar para vocês:
Injustiça é a falta ou ausência de justiça, seja em referência a um evento, ato ou situação de fato. Pode estar referida a um sujeito ou grupo social.

Injustiça é quando, além de a justiça não ser respeitada por algum(ns) indivíduo(s), houver impunidade para esses que burlaram o sistema jurídico, ético ou moral.


Mas Jovino então nos responde você acha correto alguns servidores registrarem o ponto digital, e alguns não?
Se você, ou a educação estivesse realizando o registro, e as outras secretarias não estivessem, garanto que você já tinha se posicionado e colocado uma pressão para que todos registrem o ponto biometrico.
Não vai na radio e dizer sobre injustiça e dizer par nós que luta por direito iguais, não vem com essa de bom moço que não cai bem.
Pois não somos mais burros de cair nessa conversa.
O sindicato teria que no minimo exigir que seja cumprido o estatuto e as normas, par que todos registram a frequência.
E ir em cima do Diretor Cleber, Maicon, Doraci....
Para que não exista mais isonomia.
Que todos sejam iguais.
Estamos cansados de tratamentos diferenciados..
O que eles tem de melhor.
A nossa profissão também é importante para os gasparenses.
E por que só nos temos que registrar, e só nos temos que trabalhar a nossa carga horaria.
Isso é uma Falta de respeito conosco, o Cleber nada diz, é um incompetente, e que so sabe ver o lado da administração.
Herculano o porque o Sindicato, O cleber não se mechem para introduzir o registro biométrico.
Cade a controladoria do município?
Cade o Ministério Publico?
Será que isso é normal, em uma administração publica?
è muita injustiça, dois pesos e duas medidas...
Sindicato vamos agir ou irão ficar em cima do muro?
Irão lutar par que todos registram?
Irão lutar ?
E Cleber saia com urgência !!!

Uma sociedade justa, portanto, é uma sociedade que além de ter um padrão, um sistema. Ele é aceito e respeitado por toda a sociedade, independente de ser sensato ou não tais padrões.(nota minha) "Luis Pereira de Queiroz"

Falta Respeito
03/08/2014 19:06
Tudo perdido, dois pesos e duas medidas escancarado, não tem mais nem vergonha de mostrar. Não recebi meu pagamento corretamente esse mês, procurei a minha secretaria e me informaram que tinha q conversar com diretor Cleber, liguei trez vezes no dia quinta e ele não estava na sala. Então na sexta fui até o departamento pessoal e o Cleber não se encontrava, estava em CASA, de folga... Lembrando em uma sexta-feira . E ninguém do RH soube explicar de onde veio as minhas faltas, e a falta de pagamento das horas que eu realizei. Mandaram eu retornar na segunda.
Uma vergonha para uma administração. Um diretor de cargo comissionado que é para estar a disposição não estava. Aí eu pergunto, será descontado esse dia. E quantos dias iguais a esse devem de acontecer. Uma irresponsabilidade. Um Diretor que não da o exemplo, como exigir de nós servidores. E aquele departamento vazio. E os que estavam não sabem responder.
Essa é a nossa administração ??
Que cuida da nossa folha?
Cleber antes de você cobrar normativa, estatudo primeiro da o exemplo, depois você cobra.
E servidores depois dessa podem contar comigo para solicitar a igualdade entre os servidores. Que todos registram a sua frequência. E que todos tenham que trabalhar sem folgar na sexta. Por que ele pode? E nos não ?
Cleber saia já !!!!
Muita falta de respeito com nós servidores ... Merecemos no mínimo respeito !!!!!!
sidnei luis reinert
03/08/2014 18:32
Dinheiro para saúde? Educação? Segurança? Que nada! Lula mandou 25 milhões de reais em 2010 para o Hamas.

O grupo terrorista que constrói túneis para armazenamento de bombas, que lança mísseis contra Israel, que ensina crianças a serem terroristas, que usa crianças como escudo humano, e que quer destruir Israel, recebeu patrocínio do governo Brasileiro na gestão Lula.

Esse dinheiro foi mandado a partir da criação da lei 12292 de 2010, fazendo o Brasil ser corresponsável nas mortes que estão ocorrendo hoje nos conflitos daquela região.


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12292.htm

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.292, DE 20 DE JULHO DE 2010.



Autoriza o Poder Executivo a realizar doação para a reconstrução de Gaza.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica o Poder Executivo autorizado a doar recursos à Autoridade Nacional Palestina, em apoio à economia palestina para a reconstrução de Gaza, no valor de até R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais).

Parágrafo único. A doação será efetivada mediante termo firmado pelo Poder Executivo, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, e correrá à conta de dotações orçamentárias daquela Pasta.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 20 de julho de 2010; 189o da Independência e 122o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Celso Luiz Nunes Amorim
Paulo Bernardo Silva

NÃO VOTEM EM PARTIDOS ESQUERDISTAS TERRORISTAS QUE VISAM A MORTE DAS PESSOAS DE BEM.
sidnei luis reinert
03/08/2014 18:25
Economista dinamarquês 'detona' o Brasil e indica melhor investimento para fugir do caos - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/3331054/economista-dinamarques-detona-brasil-indica-melhor-investimento-para-fugir-caos

A culpa é do governo petralha... e de quem votou nisso...
Herculano
03/08/2014 13:30
A CENSURA DO GOVERNO PARA ESCONDER O DESASTRE ECONÔMICO

Escolho duas cartas de leitores (devem ser pessoas minimamente esclarecidas e que ainda conseguem se expressar publicamente sem medo de perseguições, publicadas na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo

Agora que os bancos estão sob censura e só podem publicar análises simpáticas ao governo federal, pergunto: devemos seguir suas orientações sobre aplicações financeiras, ou é melhor guardar dinheiro no colchão, como faz a presidente Dilma? JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM (Piedade, SP)

Pelo que se tem visto, com a escalada de pressões do governo federal e submissões de agentes do mercado, o próximo passo deverá ser a emissão de um decreto proibindo a Bolsa de Valores de subir após a divulgação de novas pesquisas eleitorais. CLAUDIO RIBEIRO HUGUET (Brasília, DF)
jean marcos leandro
03/08/2014 12:24
Utilizo esta espaço,para chamar a atenção de nossos vereadores.Para uma lei que foi aprovada pela camara de blumenau.Sobre a lei do silêncio[perturbação do sossego alheio]Pediria aos mesmos que se aplicassem sobre o teor dessa lei.E estudassem a possibilidade da aplicação em nossa cidade.Acha vista termos em todos os bairros casos de pertubação da ordem pública ,e enfrentamento das nossas autiridades na sua tarefa de manter a ordem.Sengundo o vereador de blumenau autor do projeto.aA lei não podera ser aplicada em eventos religiosos,carreatas e eventos da prefeitura.sera um grande avanço para os cidadãos de bem
sidnei luis reinert
03/08/2014 11:38
DILMA RELANÇA O PAC-PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE CUBA AONDE A OBRA QUE COMEÇA, TERMINA...ODEBRECHT$$$$$$:

Aeroportos cubanos receberão US$ 150 milhões do BNDES


http://www.folhapolitica.org/2014/08/aeroportos-cubanos-receberao-us-150.html
Herculano
03/08/2014 11:25
FALTA SENTIMENTO DEMOCRÁTICO, por Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, o que implantou o Plano Real, ex-senador, ministro e presidente da República pelo PSDB

Ainda é cedo, mas há fortes indícios de que o PT perderá as próximas eleições. Em que estado com muitos eleitores seus candidatos a governador se mostram competitivos? Talvez em um. No total os petistas aparecem bem situados apenas em quatro estados, se tanto, três deles com não muitos eleitores. Quanto aos aliados, especialmente o principal, o PMDB, parece que andam em franca debandada em vários estados. Também, pudera, como pedir fidelidade no apoio à reeleição quando, além do pouco embalo da chapa presidencial, os candidatos da oposição e do próprio PMDB aos governos estaduais aparecem bem à frente dos candidatos do PT?

As taxas de rejeição da presidenta estão nas nuvens, não só em São Paulo, onde nem o céu é o limite. Também crescem nos pequenos municípios do Norte e do Nordeste para onde, nas asas das Bolsas Família, migraram os apoios do partido que nasceu com os trabalhadores urbanos. As raízes deste quadro se abeberam em vários mananciais: o das dificuldades econômicas, da tragédia das políticas energéticas (vale prêmio Nobel derrubar ao mesmo tempo o valor de bolsa da Petrobras e as chances do etanol e ainda encalacrar as empresas de energia elétrica), da confusão administrativa, do pântano das corrupções e assim por diante. Culpa da presidenta? Não necessariamente.

Há tempo, escrevi um artigo nesta coluna com o título de "Herança Maldita". Fazia ironia, obviamente, com o estigma que petistas ilustres quiserem impingir a meu governo. No artigo indicava que a origem das dificuldades não estava no atual governo, vinha de seu predecessor. A cada oportunidade que tenho procuro separar a figura da presidenta, seu comportamento passado e atual, digno de consideração, dos erros que, eventualmente atribuo ora a ela, ora ao estilo petista de governar.

Mas, francamente, é demais não reconhecer que há motivos reais, objetivos, para o mal-estar que envolve a atual política brasileira sob hegemonia petista. Abro ao acaso os jornais desta semana: os europeus advertem que a produtividade do país está estagnada; o humor do varejo em São Paulo é o pior em três anos; a produção industrial e a confiança dos industriais não param de cair; o FMI publica documento oficial assinalando que nossa economia é das mais vulneráveis a uma mudança no cenário internacional e ajusta mais uma vez para baixo a projeção de crescimento do PIB brasileiro em 2014, para 1,3% (seriam otimistas?); o boletim Focus, do BC, prevê um crescimento ainda menor, de 0,9% (seriam os pessimistas?); o juro para a pessoa física atinge seu maior patamar em três anos; a geração de empregos é a menor para o mês de junho em 16 anos; para não falar na decisão do TCU de bloquear os bens dos dirigentes da Petrobras ao responsabilizá-los por prejuízos causados aos cofres públicos na compra da refinaria de Pasadena.

Espanta, portanto, que a remessa de análise conjuntural feita por analistas de um banco a seus clientes haja provocado reações tão inusitadas. O mercado não deve se intrometer na política, protestaram governo e petistas. Talvez. Mas se intromete rotineiramente e quando o vento está a favor os governos se deixam embalar por seu sopro. Então, por que agora e por que de forma tão desproporcional ao fato, presidenta?

Não creio que seja por desconhecimento da situação nem muito menos por ingenuidade. Trata-se de estratégia: o ataque é a melhor defesa. E nisso Lula é mestre. Lá vêm aí de novo com as "zelites" (da qual faz parte) contra o povo pobre. Até aí, táticas eleitorais. Mas me preocupa a insistência em tapar o sol com a peneira. Talvez queiram esconder o acúmulo de dificuldades que estão se avolumando para o próximo mandato: inflação subindo, com tarifas públicas e preço da gasolina represados; contas públicas que nem malabarismos fiscais conseguem ajustar; o BNDES com um duto ligado ao Tesouro, numa espécie de orçamento paralelo, como no passado remoto; as tarifas elétricas rebaixadas fora de hora e agora o Tesouro bancando os custos da manobra populista, e assim por diante. Em algum momento o próximo governo, mesmo se for o do PT, terá de pôr cobro a tanto desatino. Mas, creem os governistas, enquanto der, vamos empurrando com a barriga.

Que fez o governo do PSDB quando as pesquisas eleitorais de 2002 apontavam possível vitória do PT da época? Elevou os juros, antes mesmo das eleições, reduzindo as próprias chances eleitorais. Sustentou mundo afora, antes e depois das eleições, que não haveria perigo de irresponsabilidades, pois as leis e a cultura do país haviam mudado. Pediu um empréstimo ao FMI, com a prévia anuência pública de todos os candidatos a presidente, inclusive e especificamente do candidato do PT. O dinheiro seria desembolsado e utilizado pelo governo a ser eleito para acalmar os mercados, que temiam um descontrole cambial e inflacionário e mesmo uma moratória com a vitória de Lula. Aprovamos ainda uma lei para dar tempo e condições ao novo governo de se inteirar da situação e se organizar antes mesmo de tomar posse.

Agora, na eventualidade de vitória oposicionista (e, repito, é cedo para assegurá-la) que fazem os detentores do poder? Previnem-se ameaçando: faremos o controle social da mídia; criaremos um governo paralelo, com comissões populares sob a batuta da Casa Civil que dará os rumos à sociedade; amedrontam bancos que apenas dizem o que todos sabem etc. Sei que são mais palavras equívocas do que realidades impositivas. Mas denotam um estado de espírito. Em lugar de se prepararem para "aceitar o outro", como em qualquer transição democrática decente, estigmatizam os adversários e ameaçam com um futuro do qual os outros estarão excluídos.

Vejo fantasmas? Pode ser, mas é melhor cuidar do que não lhes dar atenção. A democracia entre nós, já disseram melhor outros personagens, é como uma planta tenra que tem que ser cuidada e regada com exemplos, pensamentos, palavras e ações todos os dias. Cuidemos dela, pois.
Herculano
03/08/2014 11:14
LIÇÃO DO ABISMO, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

Do caso do aeroporto construído em terras da família Neves, fica ao senador Aécio a seguinte constatação: não cabe ao candidato a presidente julgar o que seja relevante ou não; a ele cabe responder com clareza, e presteza, o que lhe é perguntado.

Ou então questões irrelevantes acabam se tornando absolutamente desgastantes.
Herculano
03/08/2014 08:35
EREMILDO NO SANTANDER, por Elio Gasperi aos jornais Folha de S. Paulo e O Globo

Eremildo é um idiota e acredita que o doutor Emilio Botín, presidente do Banco Santander, armou uma ratoeira que poderá destruir seu banco e o sistema financeiro internacional. O doutor Botín anunciou que demitiu o responsável pelo desenho de um cenário pessimista para a economia brasileira caso o PT vença a eleição presidencial. O cretino teme que a Doutrina Botín resulte na demissão de funcionários que, por quaisquer razões, façam previsões impróprias. Irão para a rua milhares de sábios-consultores, começando pelos que deram opiniões sobre a economia espanhola.

Eremildo exclui a possibilidade de o doutor Botín ter amarelado por pura pusilanimidade.

NATASHA NO SANTANDER
Madame Natasha encantou-se com uma declaração do ministro Admar Gonzaga, que ocupa uma cadeira no Tribunal Superior Eleitoral por indicação da Ordem dos Advogados do Brasil.

Referindo-se ao patrulhamento de uma análise do Banco Santander enviada aos seus clientes, ele teve o seguinte diálogo com o repórter Juliano Basile:

- As consultorias não podem elogiar ou criticar candidatos?

- Não podem adjetivar.

A senhora concedeu uma bolsa de doutorado ao ministro, para que ele ensine aos outros como se expressar sem o uso de adjetivos.

PADRÃO SANTANDER
Se previsão errada (segundo a métrica petista) é motivo de demissão, o ministro Guido Mantega não deve ir trabalhar amanhã, pois perdeu o emprego há anos.

Mais: pela retórica eleitoral da doutora Dilma, Lula deveria justificar a sua teoria segundo a qual a crise de 2008 provocaria apenas uma "marolinha" no Brasil.

LULÔMETRO
Com o Banco Santander ajoelhando no milho para agradar ao Planalto, ressurgiu a memória do infame lulômetro, criado na casa Goldman Sachs em junho de 2002, durante a campanha que elegeria Lula.

A Goldman Sachs não deve ir para uma vala que não é a sua. O lulômetro tinha duas elegantes equações, com quatro variáveis que ficavam à escolha do interessado. Preenchidas, forneciam o valor do dólar caso Nosso Guia fosse eleito. Refletiam a expectativa do curioso, não a do banco. Quem acreditasse que Lula manteria a política de Fernando Henrique Cardoso, obteria um dólar barato. Muita gente ganhou dinheiro com essa expectativa.

Instrumento de terror eleitoral, o lulômetro só produzia efeito se a pessoa estivesse aterrorizada.

Para o bem de todos, o Goldman Sachs apanha até hoje por causa do gracejo. Teria repreendido o autor internamente, mas nunca pediu desculpas.

RECORDAR É VIVER
Em 1973, o Bradesco negociava a compra do Banco da Bahia. O governador Antonio Carlos Magalhães não gostou da ideia de um banco paulista ficar com a tradicional casa baiana. Começaram depredações de agências do Bradesco em Salvador.

Amador Aguiar, o criador e dono do Bradesco, foi discutir a operação com ACM e deu-se o seguinte diálogo:

- Doutor Amador, o povo baiano zangou-se com a venda do Banco da Bahia. Estão quebrando suas agências.

Amador interrompeu-o:

- Governador, não trate esse assunto comigo. A manutenção da ordem pública na Bahia é um problema seu.

(ACM contava essa história para mostrar a têmpera de Amador Aguiar.)
Herculano
03/08/2014 08:27
AÉCIO TEME PREJUÍZO COM JULGAMENTO, por Cláudio Humberto, na coluna que publica hoje nos jornais brasileiros

Candidato à Presidência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) está preocupado com pedido de impugnação da candidatura do tucano Cássio Cunha Lima ao governo da Paraíba, que será julgado nesta segunda (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral com base na Lei do Ficha Limpa. A equipe de campanha de Aécio avalia que o presidenciável perderá uma importante base no Nordeste, caso Cássio Cunha Lima saia derrotado.

PAU A PAU
A briga pela impugnação, impetrada pelo governador Ricardo Coutinho, será acirrada. Dois advogados de renome nacional vão atuar no caso.

EXPERIENTE
Cássio Cunha Lima contratou para defender sua candidatura ninguém menos que o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Eduardo Alckmin.

SÓ FERA
Do outro lado, está Erick Pereira, doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP e parceiro de escritório do ex-presidente do STF Cezar Peluso.

ELEIÇÕES À PARTE
Amigo também do ex-presidente Lula, Cássio Cunha Lima chegou a cuidar, no Nordeste, da pré-campanha de Aécio Neves à Presidência.
Herculano
03/08/2014 08:26
CONSTATAÇÃO

O pessimismo vem se enredando há meses no país. Por mais que o marketing político tente montar um discurso para convencer as pessoas de que tudo não passa de armação oposicionista com fins eleitorais, os dados oficiais não param de alimentar a desconfiança na condução da economia.

Este é o segundo parágrafo do editorial do jornal Correio Brazilienze, de Brasília, neste domingo e cujo título é: Razões para o pessimismo.
Herculano
03/08/2014 08:23
CONSTATAÇÃO

Já deixou de ser novidade para se consagrar como tendência do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A cada mês surgem novos dados que mostram a constante deterioração das contas públicas.

Este é o primeiro parágrafo do editorial do jornal Folha de S. Paulo, neste domingo e cujo título é "Fora de Controle"
Herculano
03/08/2014 08:20
CONSTATAÇÃO

A presidente Dilma Rousseff, seu estafe e grão-petistas em geral têm reagido de forma agressiva e autoritária a todo tipo de reparo sobre o modo como o País vem sendo governado. Relatórios e análises que desmintam o cenário róseo descrito pela propaganda oficial logo são desqualificados pelas autoridades federais, como se os críticos - ainda que pertencentes a instituições internacionais importantes - fossem despreparados ou estivessem apenas movidos por má-fé.

Este é o parágrafo de abertura do editorial deste domingo do jornal O Estado de S. Paulo, "A tropa petista vai ao ataque".
Herculano
03/08/2014 08:17
FACTÓIDE, ESCRACHO, MÁ FÉ, INCOMPETÊNCIA E MARKETING PARA ANALFABETOS, IGNORANTES, DESINFORMADOS, ALIENADOS E FANÁTICOS. ESTE É O RETRATO DE UM GOVERNO NA PRINCIPAL MANCHETE DESTE DOMINGO DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO. WAKE UP, BRAZIL!

Dilma relança PAC com 30% das grandes obras inacabadas


Maioria dos projetos relevantes do programa lançado por Lula, em 2007, atrasa. Orçamentos tiveram de ser revistos por causa do não cumprimento de prazos e em razão de mudanças nos planos, resume o repórter da sucursal de Brasília, Dimmi Amora.

Às vésperas de anunciar a terceira versão do Programa de Aceleração do Crescimento, o governo federal ainda tenta concluir uma de cada quatro obras mais relevantes do PAC 1, lançado em 2007.

Levantamento feito pela Folha com base no balanço oficial dos primeiros quatros meses de execução do programa, mostra que dos 101 projetos destacados pelo Planalto como mais importantes, 27 não foram concluídos e 4 foram abandonados.

O programa inicial, lançado pelo ex-presidente Lula, previa um total de 1.646 projetos, orçados em R$ 503,9 bilhões. Já o PAC 2, lançado por Dilma em 2011, incorporou empreendimentos não realizados no PAC 1 e estimou investir R$ 955 bilhões.

Atrasos constantes e mudanças no planejamento inicial acabaram alterando orçamentos nesses sete anos.

Segundo o documento do governo, todas as obras do PAC 1 consideradas relevantes deveriam estar prontas ou em operação em 2014.

Nessa lista, estão grandes projetos, como a usina hidrelétrica de Belo Monte, a transposição do Rio São Francisco e a refinaria Abreu e Lima (em Pernambuco), todos ainda em andamento.

Das 70 obras concluídas, mais da metade estourou o prazo. Entre os casos extremos está a reforma do aeroporto de Vitória (ES), que só deve ser concluída dez anos depois.

Alguns projetos da lista do PAC 1 que o governo considera como concluídos, como duplicações de sete rodovias federais, ainda estão em andamento. Como a administração dessas estradas foi transferida à iniciativa privada em 2008, o Ministério do Planejamento considera essas obras prontas.

As duplicações deveriam ter sido terminadas em 2013, mas as empresas que administram essas estradas dizem que as obras seguem até 2018.

No grupo de 61 intervenções atrasadas, a expectativa média é que os projetos fossem concluídos 30 meses após o prazo previsto em 2007. Aeroportos e portos atrasarão, em média, quatro anos.

Os projetos mais relevantes do PAC 1 custariam aos cofres públicos R$ 156 bilhões, de acordo com as estimativas iniciais. Atualmente, esse valor já está em R$ 272 bilhões.

Além dos atrasos, em alguns casos os custos subiram porque o projeto inicial foi completamente revisto.

A reforma do aeroporto de Brasília, por exemplo, previa pequenas intervenções e um novo anexo. Privatizado em 2012, a empresa vencedora acabou refazendo o projeto, elevando a estimativa de custo em quase 20 vezes.

A polêmica refinaria Abreu e Lima (PE), investigada pela Polícia Federal por suspeita de superfaturamento, só deve ficar pronta em 2015 e custará à Petrobras R$ 26,8 bilhões. A previsão inicial era de R$ 5,6 bilhões.

Técnicos ouvidos pela Folha afirmam que as projeções iniciais do PAC refletiam uma falta de experiência do governo para executar grandes obras, já que as décadas de 80 e 90 foram marcadas por seguidas crises econômicas.

As áreas técnicas do governo estudam o PAC 3 desde o início do ano, mas não houve ainda anúncio oficial sobre o formato do programa.

Empresários de várias áreas do setor de infraestrutura estão apresentando demandas sobre as intervenções mais prioritárias e as propostas estão em análise pelo governo.
Herculano
03/08/2014 08:12
A DESIMPORTANTE GASPAR

Gaspar sempre foi um ninguém para o governo do estado. Qual mesmo é a obra que os governadores Luiz Henrique da Silveira, PMDB, e Raimundo Colombo, PSD, têm feito para os gasparenses? Assinados estão a estrada do Macucos e aqueles intermináveis três quilômetros do Morro do Serafim.

Mas, quer a prova da nossa desimportância? Quem é mesmo o coordenador da campanha a reeleição de Raimundo Colombo por aqui? Acorda, Gaspar!
Herculano
03/08/2014 08:08
A INDÚSTRIA DÁ O TROCO, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo.

Há uma relação direta entre dois anúncios cheios de significado: a produção da indústria caiu em 21 de 26 setores em junho; a arrecadação da campanha de Dilma Rousseff caiu em relação a 2010.

A lógica é elementar, comprovando que, se o mar não está para peixe, o ambiente industrial não está muito animado com a reeleição e isso reflete nas doações de campanha.

No primeiro mês oficial da eleição, a arrecadação de Dilma foi bem menor do que a do mesmo período de 2010 e está equiparada à do tucano Aécio Neves - que foi mais que o dobro do que José Serra recebeu quatro anos atrás. Aécio, aliás, foi o que mais atraiu recursos na largada. Campos não está mal, mas tem o fantasma de Marina.

O empresariado aposta suas fichas e dá o troco em Dilma pelo desempenho industrial, que embicou para baixo, e pelos indicadores da economia, um pior que o outro.

Só na semana passada: 1) o governo gasta demais e está muito longe de cumprir a própria meta de economia para o ano; 2) as exportações melhoraram em julho, com as tais plataformas de petróleo, e nem isso reverte o déficit comercial no ano, de US$ 916 milhões; 3) o IBGE detecta o recuo da indústria pelo quarto mês seguido. Pobre PIB...

Quem pode estar feliz? Sem felicidade, não há ânimo para a reeleição.

Dilma saiu da condição de "poste" para a vitória de 2010 embalada por uma popularidade recorde de Lula e por um crescimento econômico de 7,5%. Tudo fazia sentido.

Em 2014, Lula anda meio sumido, a popularidade da presidente é sofrível, a previsão de crescimento é de mísero 1% e o efeito da política econômica desses três anos e meio desaba no empresariado e no eleitorado na pior hora.

O dia 19 vem aí e a proporção do tempo na TV é bem mais favorável a Dilma do que a das doações de campanha. Mas para falar da era Lula e esquecer a era Dilma. Com a TV, ou vai ou racha - inclusive os aliados.
Herculano
02/08/2014 22:02
QUANTA BOBAGEM

A candidata do PSOL (o partido dos Blac blocks) a presidência, a gaúcha Luciana Genro, passou por Santa Catarina e fez uma manchete de impacto: se eleita vai fazer auditoria da dívida pública Federal.

1. Não vai ser eleita. Então não vai fazer nenhuma auditoria.
2. Não possui capacidade para tal.
3. O PT quando era nanico tinha o mesmo discurso. Quando chegou ao poder o que fez a respeito disso?
4. O impressionante é que nas redações isto ainda é tido como uma declaração nova, importante e bombástica. Meu Deus.
Herculano
02/08/2014 21:51
PETISTA ATUCANADO, por Carlos Brickmann

A frase é de Arno Augustin, secretário do Tesouro Nacional, petista desde criancinha mas ainda assim capaz de tucanar o buraco nas contas públicas: "Foi um resultado fiscal menos dinâmico, decorrente de receita menos forte".

PREÇO ALTO!
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, assegurou que não haverá tarifaço de eletricidade após as eleições. A presidente Dilma, na Confederação Nacional da Indústria, garantiu que não haverá tarifaço elétrico.

Prepare-se, pois: tarifaço não haverá, mas uma revisão do equilíbrio econômico das empresas do setor com viés exógeno de ascensão modal estruturante, isso ninguém desmentiu.

IMÓVEIS NA BERLINDA
O número é de São Paulo - mas não se pode esquecer de que é o Estado mais rico da federação. Em um ano, a porcentagem de pessoas que desistem da compra de um imóvel, arcando com pesados prejuízos, passou de 5 para 15%. Alguns desistem antes mesmo da entrega do imóvel; mas a maioria das desistências acontece no momento da entrega das chaves.

Para desistir do negócio e fazer o distrato, o comprador perde mais da metade do que pagou. Este índice sugere que, na melhor das hipóteses, reduziu-se entre os compradores a confiança no futuro. E, na pior, que mais e mais famílias, que eram capazes de arcar com as prestações de um imóvel, deixaram de ter condições de comprá-lo.
Herculano
02/08/2014 21:47
REPORTAGEM D VEJA REVELA A TRAMA CONCEBIDA PARA FRAUDAR A CPI DA PETROBRÁS, por Augusto Nunes

Uma reportagem de VEJA revela com exclusividade a trama concebida para fraudar a CPI da Petrobras. "Uma gravação mostra que os investigados receberam perguntas dos senadores com antecedência e foram treinados para responder a elas", informa a revista na capa. "A farsa é tão escandalosa que pode exigir uma inédita CPI da CPI para ser desvandada". O vídeo é exibido pelo site de VEJA, ilustrando o texto que resume o embuste vergonhoso. Confira um trecho:

O que se vê e ouve na gravação é uma conjuração do tipo que, nunca se sabe, pode ter existido em outros momentos de nossa castigada história republicana. Mas é a primeira vez que uma delas vem a público com tudo o que representa de desprezo pela opinião pública, menosprezo dos representantes do povo no Parlamento e frontal atentado à verdade. Com vinte minutos de duração, o vídeo mostra uma reunião entre o chefe do escritório da Petrobras em Brasília, José Eduardo Sobral Barrocas, o advogado da empresa Bruno Ferreira e um terceiro personagem ainda desconhecido.

A decupagem do vídeo mostra que, espantosamente, o encontro foi registrado por alguém que participava da reunião ou estava na sala enquanto ela ocorria. VEJA descobriu que a gravação foi feita com uma caneta dotada de uma microcâmera. A existência da reunião e seus participantes foram confirmados pelos repórteres da revista por outros meios - mas a intenção da pessoa que fez a gravação e a razão pela qual tornou público seu conteúdo permanecem um mistério. Quem assiste ao vídeo do começo ao fim - ele acaba abruptamente, como se a bateria do aparelho tivesse se esgotado - percebe claramente o que está sendo tramado naquela sala. E o que está sendo tramado é, simplesmente, uma fraude caracterizada pela ousadia de obter dos parlamentares da CPI da Petrobras as perguntas que eles fariam aos investigados e, de posse delas, treiná-los para responder a elas. Barrocas revela no vídeo que até um "gabarito" foi distribuído para impedir que houvesse contradições nos depoimentos. Um escárnio. Um teatro. ?

Se ainda havia alguma dúvida, foi pulverizada neste sábado. A Petrobras não é dirigida por um grupo de executivos; é controlada por um bando que se vale de métodos mafiosos e práticas de quadrilheiros para atender às vontades do governo federal. E o Congresso foi reduzido pelo Poder Executivo a uma Papuda sem grades.
Herculano
02/08/2014 21:42
OS MERCADORES DE FACILIDADES PAGAM O PREÇO DE SEREM CHANTAGISTAS

Os candidatos ao legislativos estão reclamando que estão tendo dificuldades para buscarem recursos para suas campanhas multimilionárias (de verdade ou de fachada).

É que no parlamento, já se sabe que quando eleitos, eles vivem colocando preço em tudo para agirem em favor de qualquer projeto que favoreça a sociedade ou mesmo seus financiadores.

Então como se sabe que se terá que gastar mais tarde, os financiadores estão adotando uma nova tática: só contribuem depois das eleições aos eleitos. Ou seja, se estabeleceu no país uma nova sórdida banca de trocas e negócios, mas com os nossos votos.
Juju do Gasparinho
02/08/2014 21:41
Prezado Herculano:

Postado às 07:48hs.
O dinheiro da Ponte do Vale não vem?
Isso demonstra que o Prefeito Zuchi, mesmo tendo o tal "canal aberto com o Planalto", não tem prestígio algum.
Por quê o vereador Hilário Melato, PP que é do mesmo partido do Ministério das Cidades, não interveio à favor do município?
O Zuchi sentiria-se servilmente lisongeado.

Postado às 07:26hs.
Já notasse como ele emposta a voz quando fala?
Parece pinto querendo ser galo.

Postado às 22:34hs.
O jornal O Globo de ontem, segundo pesquisa Ibope a rejeição da Dilma em São Paulo é de 60%, no Rio de Janeiro é de 57% e em Minas Gerais é de 51%. É um chega pra lá nesse Restolho Vestida de Vermelho.

Do Blog do Coronel: "Se colocarem todos os corruptos do PT e da Dilma num avião, ele não pousa no Aeroporto de Cláudio.
Lá só pusam aviões médios, de 50 lugares."
sidnei luis reinert
02/08/2014 20:06
SÓ NÃO FOI PIOR GRAÇAS AO MARQUETEIRO FALANDO NO OUVIDO DA ANTA COM MICROPONTO

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Dilma na sabatina da CNI: a doutora em preço de gás diz que 13 menos 4 é igual a 7, viaja da Ucrânia para o Japão em menos de um minuto, confunde usina nuclear com furacão e submerge num tsunami

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/dilma-na-sabatina-da-cni-a-doutora-em-preco-de-gas-diz-que-13-menos-4-e-igual-a-7-viaja-da-ucrania-para-o-japao-em-menos-de-um-minuto-confunde-usina-nuclear-com-furacao-e-submerge-num-tsunami/
Herculano
02/08/2014 19:12
A VERGONHA

"Acredito que nossa maior dificuldade neste momento é a questão do esgoto do loteamento, que não consegue atender de forma eficiente todos os moradores. Precisamos de uma tubulação maior e que não apresente tantos problemas. Essa é uma das nossas prioridades e tentaremos fazer com que isso seja resolvido".

Quem disse isto? O presidente da recém criada Associação dos Moradores das Casinhas de Plástico, Álvaro Zenon Vieira de Oliveira.

Quantos anos essa gente está assim jogada? Quem foi que criou este assentamento precário? Por que a cada eleição, aparece uma coisa nova e esperanças para esta gente? Quem estava lá, "organizando" esse pessoal frágil?

Bom quem estava lá colocando o pessoal no brete, mais uma vez, é a prefeitura: o secretário de Habitação, PC do B, Heriberto Kuntz. Engraçado, a cada eleição esse pessoal da prefeitura, que ignora no restante dos meses e do ano, aparece por lá. Para fazer promessas, para entregar torneiras, para entregar chuveiros e agora, para "organizá-los" e pedir o que deveria já ter sido entregue há muito para para eles pela própria prefeitura.

Está faltando vergonha na cara.

Quem deve os documentos daqueles imóveis: a prefeitura do PT
Quem deve o esgotamento? a prefeitura do PT
Quem deve o calçamento das ruas do loteamento? A prefeitura
Quem deve as calçadas das ruas? A prefeitura

Então o que a prefeitura estava fazendo lá, fingindo que terá que pedir a outrem o que é dela fazer?

Por que a prefeitura de Pedro Celso Zuchi e do PT só aparecem lá de dois em dois anos para ensaiar soluções? Coitada dessa gente enganada. É uma vergonha.

E por que a prefeitura não faz o que tem que fazer? Por falta de vontade e compromisso social e popular. Primeiro comprou uma área e preferiu arrumar briga com os donos dela, a massa falida da Sulfabril. Depois, mostrou que não possui qualquer relacionamento em Brasília e que seus representantes são nulos na solução desta questão.

Ora, se não tem como arrumar financiamento porque há uma questão jurídica em cima do terreno, que a própria prefeitura causou, qual o caminho e a solução? Há verbas e soluções para assentamento precários, como os da Marinha e da Vila Nova, por que não há para o caso das Casinhas de Plástico? Ou como está na balburdia e insegurança é melhor para as contrapartidas políticas e eleitorais. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/08/2014 18:26
QUEM GANHOU A LICITAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL EM GASPAR?

Qual a razão para demorar tanto a colocar no site da prefeitura a ata do evento. Como se vê, transparência não é uma coisa que combina com o lixo, cemitérios, crematórios e outros afins...
Herculano
02/08/2014 18:19
FEIJÃO E POLÍTICA

Hoje foi dia da Feijoada do Tupi, no Santa Terezinha. Candidato de todo o tipo apareceu por lá. O ex-vereador e presidente da Câmara de Gaspar e homem do Tupi, Claudionor da Cruz Souza, PSDB, agora empregado na prefeitura tucana de Napoleão Bernardes, em Blumenau, desfilou com o seu candidato: Marco Antônio Wanroswki, vereador de lá e candidato a deputado estadual. Aproveitou aos que lhe perguntaram, para fazer previsões bem pessimistas ao seu ex-patrão. Então...
Herculano
02/08/2014 14:14
ILHOTA CONTINUA EM CHAMAS

O prefeito Daniel Christian Bosi, PSD, queria férias desde ontem até o dia 31 de agosto, como lhes relatei na coluna impressa (e acima). Mas, isto não é possível. Não há Lei Orgânica Municipal tal possibilidade.

A Câmara de lá, então aprovou o decreto legislativo 11/2014, somente autorizando o prefeito a se ausentar do Brasil entre os dias 19 de agosto a 31 de agosto de 2014, como ele queria.

O decreto legislativo recebeu quatro votos favoráveis (Aline, Ilário, Roberto Prebianca, Fabricio). Foram contra: Francisco Domingo, Lavino Miguel Nunes, Luís Fischer e Almir se absteve de votar.

Mas, esta novela não terminou. Ela prossegue na segunda-feira.
Herculano
02/08/2014 13:04
CRUEL. CRUEL. CRUEL

O 247, o canal de comunicação do PT, patrocinado majoritariamente por empresas e bancos estatais, entre eles a Caixa, aquela que raspou saldos das contas de poupança de seus clientes e os transformou num lucro falso de R$720 milhões em seu próprio balanço, estampou esta manchete: Para ministra, bolsas de FHC eram "monte de farelinho"

E a cabeça do relato, esclarece:Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e responsável pelo Bolsa Família, afirma que programas sociais do ex-presidente tucano eram "muito tímidos, muito mal organizados e feitos há muito pouco tempo"; ao lembrar das mudanças feitas no governo Lula, criticou: "O que nós fizemos? Não queremos esse monte de farelinho que não chegava a R$ 1 bilhão. Queremos um programa que tenha consistência"

Volto. Legal. Lendo isto, lembrei-me de uma cena que não sai da minha cabeça faz alguns dias. Estava eu em São Paulo, e na calçada, uma mão, frágil, mendiga, implorava uma esmola: "por caridade!", rompeu a voz fraca, olhos fixos que imploravam mais que a voz, o pedido, a realidade, a desumanidade.

Surpreendente, ouço a resposta: firme, intolerante e incompreensível: "peça ao Lula, a Dilma, ao PT..."

Inacreditável. Meio que indignado e quase que impulsivamente, completei: "coitado, ele não tem nada a ver com isso!".

E mais inacreditável foi a resposta daquele novo interlocutor, aparentando ser da tal nova classe média. Segundos de explicações

"Eu sei. Você sabe. Eu pago muitos impostos. Você também (?). Tem um tal Bolsa Família. Por que o governo não olha esta gente? Só propaganda. Só corrupção. Só enganação..." E ele se foi. E eu fiquei comigo mesmo, quase que desorientado.

Cruel aquele pedinte. Cruel aquela cena. Cruel aquela resposta. Mais cruel a explicação que poderá conter verdades.

Por que estas pessoas de rua (algumas delas até trabalhadores) não estão protegidas pelos programas sociais do governo, feitos dos nossos pesados impostos? Será porque a maioria delas não vota, vaga e vive da compaixão? Se como diz a ministra, e com razão, não se quer farelinho, por que o farelo não chega a estes verdadeiramente vulneráveis, algumas vezes párias, excluídos por opção?

Cruel, até nos programas sociais, o governo popular pensa em retorno para se manter no poder e despreza a mão que implora por esmola, mas não possui endereço, título eleitor e compromissos com a cidadania. O governo, o partido, faz escolhas. Então, qual a consistência? Cruel. Wake up, Brazil!
Herculano
02/08/2014 12:34
O GRANDE IRMÃO, por Plácido Fernandes, para o Correio Braziliense, de Brasilia

Sempre me lembro de 1984, que considero o maior romance do século 20, quando ocorrem cenas patéticas como a de Lula chamando o presidente mundial do Santander de "meu querido" e se vangloriando da demissão de uma funcionária do banco espanhol. Quem te viu, quem te vê.

O big boss do PT se refere à demitida como aquela que não sabia de "porra nenhuma". O crime que ela cometeu: alertar correntistas sobre investimentos que ganham ou perdem valor quando Dilma sobe ou desce nas pesquisas eleitorais.

No mundo todo, com exceção de ditaduras, é assim. Trata-se de uma obrigação de analistas informar sobre o que influencia o sobe e desce do mercado. Tanto que corporações financeiras internacionais acompanham com lupa tudo o que acontece em cada país e orientam os clientes para riscos e oportunidades. No momento, todas, sem exceção, veem com apreensão o cenário econômico brasileiro. Não à toa.

O FMI e o FED (o banco central americano), por exemplo, apontam o Brasil entre os cinco países emergentes mais vulneráveis do mundo, ao lado da Índia, da Turquia, da Indonésia e da África do Sul. Pois é: o planeta inteiro está "errado" ou "conspira" contra o governo do PT.

Sim. É verdade que existiu, no Brasil, terrorismo de empresários contra Lula. Como é o famoso caso de Mário Amato, que alardeava uma fuga em massa de investimentos se o petista fosse eleito. Errou feio. Não só os empresários não fugiram do país como o temido sindicalista se tornou o político mais querido dos donos do PIB. Uma prova é a recente romaria ao Instituto Lula e o beija-mão dos poderosos para que o ex-sapo barbudo seja o candidato a presidente no lugar de Dilma.

Outra vez volto a Orwell. No livro lançado em 1948, ele associa 1984 ao triunfo do Estado totalitário sobre as liberdades individuais. Estaríamos, todos, então, sob o jugo do Grande Irmão. Que reescreve a história, muda o sentido das palavras, cria uma nova língua e a tudo e a todos subjuga. Liberdade de expressão? Esqueça. É crime ter opinião própria.

Vigora o pensamento único do partido. Câmeras mantêm cada um sob vigília até quando a pessoa está dentro de casa. Felizmente, todos os mecanismos de opressão que o escritor imaginou à época não se concretizaram em 1984. Mas já existem hoje. E parece haver quem morra de vontade de colocá-los em prática no Brasil-sil-sil-sil.
Herculano
02/08/2014 07:48
A VERBA SUMIU

Afinal, onde está mesmo a verba da ponte do Vale, que há um ano era tida como liberada no comício que políticos de Brasília e daqui fizeram no ginásio João dos Santos?

Fizeram troça de todos nós. E agora estão de novo nas nossas portas pedindo votos. E para fazer mais troça por quatro anos. Acordem.
Herculano
02/08/2014 07:37
CONSTATAÇÃO

Diz o jornal Folha de S. Paulo. PT e PSDB terão menos líderes evangélicos em suas campanhas. Com 3% no Datafolha, Pastor Everaldo está concentrando o maior número de apoios religiosos . Candidatura de membro da Assembleia de Deus mostra fortalecimento político dos evangélicos, dizem especialistas

Herculano
02/08/2014 07:34
QUEM GANHA COM O VOTO NULO, por Fernando Rodrigues, para o jornal Folha de S. Paulo.

Votar nulo é uma opção defendida por vários grupos de protesto que emergiram desde junho de 2013. Cartazes com a inscrição "não me representa" sintetizam esse desejo difuso de muitos brasileiros.

Durante a ditadura militar, algumas tendências trotskistas recomendavam votar nulo. Rejeitavam as duas únicas legendas legalizadas à época - na Arena (governista) e o MDB (oposição emasculada e consentida).

Quem opta pelo voto nulo certamente dá um recado aos políticos. Mas suspeito que alguns não conheçam o impacto completo desse ato.

Para começar, nem protestar de verdade é mais possível. Na era do papel, muita gente votou no rinoceronte Cacareco, no macaco Tião ou simplesmente escreveu um palavrão.

Agora, com a urna eletrônica, a única saída é digitar um número que não esteja atribuído a nenhum candidato e confirmar o voto --que resulta nulo. Uma ação mais rápida e com efeito idêntico é o voto em branco, para o qual há uma tecla específica.

Mas quem se beneficia, de fato, dos votos brancos ou nulos? Simples: os candidatos que estão à frente nas preferências do eleitor e próximos de vencer no primeiro turno.

Para facilitar, considere um eleitorado de 100 milhões. Ganha a Presidência quem tiver, pelo menos, 50 milhões mais um dos votos. Só que, se 20 milhões forem brancos ou nulos, a soma dos votos válidos cai para 80 milhões ""e vencerá no primeiro turno o político que receber, pelo menos, 40 milhões mais um dos apoios.

Ou seja, quanto mais votos nulos, menos apoios são necessários para alguém vencer no primeiro turno.

Hoje, quem se beneficia do voto nulo é Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial. Em São Paulo, na disputa de governador, ganha Geraldo Alckmin (PSDB). A petista e o tucano lideram as pesquisas eleitorais.

Tudo considerado, ao votar nulo o eleitor pode, de maneira inadvertida, sem querer, eleger um político contra o qual talvez desejasse protestar.
Herculano
02/08/2014 07:26
INDECISO?

Indeciso ou escondendo o jogo? O presidente do PMDB de Gaspar, Kleber Edson Wan Dall, divulga uma listinha de candidatos para quem ele diz pedir votos.

Nela não está o de presidente. Se o Kleber é do PMDB, ele deveria pedir votos para Dilma Vana Rousseff, PT. Mas, pelo jeito...
Herculano
01/08/2014 22:57
VERGONHA. DO GOVERNO? NÃO, DE TODOS NÓS. FALTA-NOS CIDADANIA. UMA IMAGEM PARA O MUNDO

Veja esta. Lixo, móveis e até baleia morta atrapalham velejadores em evento para Rio-2016. O texto é de Jefferson Puff, para a BBC Brasil. A pouco menos de dois anos dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para realizar o primeiro teste para o megaevento sob críticas e em meio ao polêmico programa de despoluição da Baía de Guanabara, cuja promessa era tratar 80% do esgoto lançado nas águas até o início da Olimpíada - algo sem data certa para ocorrer.

Após treinamentos ao longo da semana que antecedeu o evento, velejadores relataram à BBC Brasil que as condições nas águas ainda são muito ruins e que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas - desde ameaças de saúde até desvantagens na competição.

Eles treinavam para o Aquece Rio, entre 2 e 9 de agosto, competição internacional que reúne 320 velejadores de 34 países disputando, em 215 barcos, dez diferentes classes de vela.

"É pior do que eu pensava", disse o australiano Nathan Outteridge, de 28 anos, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres. "Já encontramos um cachorro morto, uma mesa de jantar, e, claro, muitas sacolas plásticas. Elas ficam presas e param o barco, fazendo com que você fique em desvantagem em relação aos adversários".

A situação da Baía de Guanabara tem sido um dos pontos de atrito entre os organizadores e o Comitê Olímpico Internacional. Atrasos em algumas obras também preocupam, como a do Complexo de Deodoro, na zona norte do Rio.

O dossiê da candidatura olímpica prometia tratar 80% do esgoto despejado, ajudando o governo do Rio em seu plano de despoluição da Baía de Guanabara.

"É um projeto extremamente ambicioso e que envolve um conjunto de ações bastante complexo, vai levar muitos e muitos anos", disse à BBC Brasil Leonardo Gryner, diretor geral de operações do Comitê Organizador Rio-2016.

"Quando fizemos o dossiê (2009), algo por volta de 12% desse esgoto era tratado. Hoje, estamos em quase 50%, e o governo do Estado, que é o responsável pela obra, continua confiante de que, até 2016, 80% vai estar tratado. Nenhum momento falamos que não atingiríamos a meta."

"Ouvimos no noticiário, e realmente se fala muito sobre a sujeira, mas não achei que fosse tão ruim", falou o velejador Outteridge. "Os organizadores estão deixando claro que não vão alterar o local. Então vamos ter que dar um jeito. Vamos ter que lidar com isso".

Até baleia

Para o brasileiro Marcos Grael, de 25 anos, filho do bicampeão olímpico de vela Torben Grael, o lixo e a sujeira são, de fato, um obstáculo.

"Você tem de desviar durante a competição, é claro que atrapalha. Não é bom. O barco não tem fluidez. É uma desvantagem para nós", diz ele, que afirma ter encontrado cachorros, ratos e gatos mortos nas águas.

"Até uma baleia morta a gente já viu".

Para ele, brasileiros que treinam na baía estão mais acostumados com as condições, mas estrangeiros podem estar mais suscetíveis a problemas de saúde.

"Já vi competidores estrangeiros aqui com um ralado, um machucado no braço, que infecciona e demora muito mais do que o normal para cicatrizar. É claro que a gente se pergunta. Tem uns que passam mal do estômago também. Pode ter a ver com a água", diz.

"A competição de vela na baía vai se dar em cinco raias. A Baía de Guanabara tem um canal profundo e largo e, por causa dele, tem um índice de renovação de água muito forte nessas regiões do canal. A água ali é extremamente limpa. Nas situações de fundo é que é bastante sujo. Das cinco raias, quatro são em cima do canal, ali você pode mergulhar, até engolir", explicou o diretor da Rio-2016, Leonardo Gryner.

Ele admite que a quinta raia é que traz riscos para os esportistas.

"É a que fica próxima à Marina da Glória. Lá, se a água respingar em você não tem problema, não dá doença, mas, se engolir, é problema. Está sendo feita uma obra que vai desviar o curso dessa água pluvial suja que vai ser levada para Ipanema e ser tratada antes de desembocar no mar. Essa obra vai ficar pronta no fim de 2015 e aí, em 2016, esse local vai ficar como as outras raias", diz.

Para as alemãs Annika Bochmann, de 23 anos, e Karoline Goltzer, de 19 anos, as sacolas plásticas são o principal problema.

Mas, apesar das críticas à baía, sobram elogios à cidade.

"Não é tão perigosa quanto pensávamos. É bem melhor do que ouvimos. Em questão de segurança, organização, serviços, não há do que reclamar. Talvez a comunicação. Quase ninguém fala inglês", diz Annika, acrescentando que a dupla de Berlim chegou a ver quatro golfinhos em frente à praia do Flamengo.

Críticas e oportunidade

Herdeiro de uma linhagem de velejadores brasileiros, Grael diz que houve tempo para limpar a baía. "Fizemos uma campanha forte, houve muitas reportagens, se falou muito. Pelo jeito não foi suficiente para alertar as autoridades, porque não cumpriram o que era para ser feito", avalia.

Para os organizadores, o evento que será iniciado no sábado é uma oportunidade de testar os melhores locais de prova dentro da baía.

"Será nosso primeiro evento-teste e cada um deles vai nos ajudar. Serão grandes oportunidades de testar operações, treinar a força de trabalho e adquirir experiência", diz Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

Questionado sobre a situação daqui a dois anos, ele é objetivo. "Eu não tenho opção. O que eu vou fazer? Deram tanto foco para a baía, e o governo não fez sua parte. Agora temos que focar nos atletas, e como vamos lidar com isso", diz.

Apesar dos problemas, no entanto, o brasileiro diz que é uma vantagem competir em casa e perceber que, como anfitriões, os velejadores locais se transformam em pontos de referência.

"Meu pai fez cinco competições olímpicas e não teve uma oportunidade como essa, de competir em casa. Temos que aproveitar esse momento", diz.
Herculano
01/08/2014 22:34
REJEIÇÃO DE DILMA, por Lauro Jardim, de Veja

Uma pesquisa encomendada pela campanha de Fernando Pimentel mediu a rejeição de Dilma Rousseff em Minas Gerais [seu estado natal]. De acordo com o levantamento, Dilma tem três vezes mais rejeição que o PT e duas vezes mais que Pimentel.
Herculano
01/08/2014 22:28
UMA PERGUNTA QUE O PT DE DILMA NÃO CONSEGUE RESPONDER

Afinal, para onde foi mesmo a verba para terminar a ponte do Vale, que já estava liberada nos discursos, entrevistas e fotos feitos aqui há um ano para analfabetos, ignorantes, desinformados, babões, medrosos e fanáticos? Acorda, Gaspar!
Herculano
01/08/2014 22:26
ARREPIA PELA TENDÊNCIA. O PT É O MAIS RICO DOS PARTIDOS NA DISPIUTA ELEITORAL E NÃO DEPENDERIA TANTO DAS DOAÇÕES. MAS AÉCIO DEVE ARRECADAR MAIS QUE DILMA E CAMPOS NO PRIMEIRO MÊS DE CAMPANHA

Presidenciáveis devem recolher entre R$ 8,6 milhões e R$ 12 milhões, segundo informa para o jornal O Globo, das sucursais de São Paulo e Curitiba, Sérgio Roxo e Fernanda Krakovics.

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, deve ter a maior arrecadação no primeiro mês de campanha eleitoral entre os presidenciáveis. Na quinta-feira, ele disse que iria declarar ter recebido algo entre R$ 10 e R$ 12 milhões. Nesta sexta-feira, a campanha da presidente Dilma Rousseff declarou ter arrecadado R$ 9,6 milhões durante o mês de julho. Já Eduardo Campos arrecadou R$ 8,2 milhões no primeiro mês
Herculano
01/08/2014 22:04
NÃO TEM JEITO

O candidato ébrio quer todos, de joelhos, a seus pés. Incrível. E quando chega a esta hora da noite, sexta-feira, fria, chuvosa, ninguém o suporta
Herculano
01/08/2014 22:01
O GOVERNO INTIMIDA OS ANALISTAS ECONÔMICOS. E POR QUE? PARA NINGUÉM EXPLICAR E DETALHAR A REALIDADE, QUE O MERCADO, AS PESQUISAS E A REALIDADE MOSTRAM DE FORMA CRUA.


Venda diária de veículos é a pior do ano; no acumulado queda é de 8,3%. Mesmo com maior número de dias úteis (23), julho vendeu apenas 279,6 mil, 12,1 mil carros por dia. Queda no acumulado do ano (8,3%) é bem maior do que a estimativa (já revista) pelos fabricantes (5,4%).
Herculano
01/08/2014 21:07
O PSDB ESTÁ ONDE SEMPRE ESTEVE: SE DEFENDENDO. O PT ESTÁ SEMPRE ONDE ESTEVE, MANCHADO E ATACANDO. E NENHUM DOS DOIS FAZEM PROPOSTAS PARA MUDAR O DESASTRE EM QUE ESTAMOS METIDOS; SEM SAÚDE, SEM EDUCAÇÃO, SEM CRECHES, SEM SEGURANÇA, SEM PONTES, SEM DUPLICAÇÃO, SEM FUTURO E SEM VERGONHA NA CARA

Esta é a nota do PSDB

A declaração do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de que irá representar na Procuradoria-Geral da República pelo uso do aeroporto da cidade de Cláudio sem homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revela a realidade da campanha de Dilma Rousseff.

Não tendo como explicar a queda da atividade econômica do país, a escalada da inflação e o desarranjo econômico nas contas do governo, criam factóides para desviar a atenção do povo brasileiro.

A verdade é que o crescimento da intenção de votos em Aécio Neves, como revelam as últimas pesquisas eleitorais, a baixa aprovação do governo de Dilma Rousseff e seu alto e crescente índice de rejeição fizeram com que batesse o desespero na campanha do Partido dos Trabalhadores.

A consequência é que, não tendo mais o que dizer, se tornaram repetidores de um único discurso.

As explicações já foram apresentadas, e a prova da legalidade dos atos praticados pelo governo do Estado de Minas Gerais é incontestável. Agora é hora de falarmos do futuro do Brasil. E o futuro do país é a mudança.

Carlos Sampaio, coordenador jurídico da Coligação Muda Brasil
sidnei luis reinert
01/08/2014 18:45
DILMA ATENDE A MAIS UM COMPONENTE DO FORO DE SÃO PAULO, NOVAMENTE PREJUDICANDO O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL E BENEFICIANDO UM ALIADO BOLIVARIANO:

Nos últimos dois dias estive no Vale do Ribeira /SP, cuja economia gira em torno do cultivo e comércio da banana.
Em 20 de março deste ano o governo do PT, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, baixou Instrução Normativa n?03, que permite a importação de bananas do Equador diretamente para o CEAGESP.
Caso a importação se concretize, o Vale do Ribeira, bem como regi?es de SC e BA (produtores deste fruto), além do desemprego de quase dois milhões de trabalhadores todo o comércio local será afetado.


C/ Eduardo Bolsonaro.
sidnei luis reinert
01/08/2014 18:44
Apagão do cão

Não começou bem a festa de inauguração do Templo de Salomão, principalmente para Dilma Rousseff. Faltou luz por seis minutos dentro da igreja. A área tomada de autoridades ficou no breu.

Sem energia, Dilma teve que encarar três andares de escada, entre a garagem e a sala Vip.

Por Lauro Jardim
Miguel José Teixeira
01/08/2014 14:48
Herculano e Leitores,

Sobre a eleição no Distrito Federal, citada no artigo acima da Dora Kramer, vale registrar:

1) 63% do eleitorado do DF possui o 2º Grau;
2) O candidato a reeleição e atual Governador, do PT -"SÓ PODIA SÊ" - correu literal e vergonhosamente do debate promovido pela Federação das Indústrias do DF, ontem, diante de uma interpelação do - pasmem - Arrudão.
Herculano
01/08/2014 13:57
A VOZ DO POVO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

O dado mais chamativo da pesquisa Ibope sobre as eleições estaduais não é o alto índice de intenção de votos do governador de São Paulo nem a embolada da disputa do Rio ou o empate que vai se desenhando em Minas entre PT e PSDB.

Esses três colégios eleitorais têm lá suas peculiaridades, a começar pelo significativo fato de que concentram mais de 40% dos 142 milhões 822 mil e 46 brasileiros aptos a votar em outubro próximo, de acordo com a contagem do Tribunal Superior Eleitoral.

Antes de comentar o que se passa pelo chamado Triângulo das Bermudas vamos ao centro do Brasil, na capital do País onde está o Congresso Nacional que, em maio de 2010, aprovou a lei da Ficha Limpa resultante de uma emenda constitucional de iniciativa popular com mais de um milhão de assinaturas.

A emenda chegou ao Parlamento no ano anterior. Desacreditada. Nada indicava que iria adiante, até porque os maiores partidos, PT e PMDB, faziam corpo mole. A oposição percebeu a chance e se aliou à mobilização das entidades que patrocinavam o movimento e, na virada do ano (eleitoral) a emenda ganhou força e adesão.

Ao fim do processo, Câmara e Senado chegaram à conclusão de que seriam inelegíveis candidatos que tivessem tido o mandato cassado, renunciado para evitar a cassação ou sido condenados por decisão de órgão colegiado.

Neste último item enquadra-se o candidato líder nas pesquisas para o governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Ele tem 32% das intenções de voto, dianteira substantiva em relação aos adversários, o atual governador Agnelo Queiróz, do PT (17%), e Rodrigo Rollemberg, do PSB (15%).

Arruda foi condenado por improbidade administrativa no dia 9 de julho pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Cinco dias antes havia registrado sua candidatura na Justiça Eleitoral.

Isso porque o julgamento anteriormente marcado para 25 de junho havia sido suspenso a pedido de um ministro do TJ e remarcado por decisão de Joaquim Barbosa, que acolheu recurso do Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal.

Arruda foi acusado de ter dado dinheiro à deputada Jaqueline Roriz em troca de apoio à campanha dele ao governo do DF em 2006. Na investigação do caso, o então candidato aparece em vídeo recebendo um pacote de dinheiro. Nessa história, perdeu o mandato de governador.

Mas, não foi só isso. Em 2001 havia sido apontado como responsável pela violação do painel de votação do Senado na sessão que cassou o mandato do então adversário (hoje seu aliado) Luiz Estevão. Arruda chorou, jurou pela vida dos filhos que era inocente e depois, diante das evidências, reconheceu o malfeito cometido para agradar ao senador Antônio Carlos Magalhães.

Sem saída, desculpou-se aos prantos e renunciou ao mandato. Voltou em 2002 como deputado federal muito bem votado e, quatro anos depois, como governador protagonista do escândalo que o enquadraria na lei da Ficha Limpa.

Só em tese, porque na prática a tecnicalidade jurídica dos quatro dias de prazo lhe garante condições de elegibilidade. Mas, e a realidade? Esta aconselharia que o eleitorado soubesse reconhecer, a olho nu, sem ajuda da Justiça, um candidato ficha suja e eliminá-lo por espontânea vontade da disputa.
Herculano
01/08/2014 13:46
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Piada Pronta: "Candidato Botelho Pinto muda de nome por pressão da mulher".

Já sei, por pressão da mulher, ele tirou o Pinto e deixou o Botelho! Virou apenas Álvaro Botelho. Botelho no fiofó do povo! Rarará!

E um leitor me disse que com esse problema da dívida a Argentina está em "default". Defaultdida! Rarará!

E diz que nessa eleição concorrerão 270 pastores, 32 bispos e 16 padres.

Tem candidato pra ateu? Ateu pode votar? Pode, mas não deve! Rarará! Estado ex-laico!

E na Bahia tem uma candidata chamada "Deputada". Imagine o cargo que ela pretende auto-ocupar.

E direto do Paraná para esburacar os corações das eleitoras: Lindão de Ponta Grossa! Não basta ser lindão, tem que ser de ponta grossa! Rarará! A situação tá ficando psicodélica!
Herculano
01/08/2014 13:40
A AGENDA OFICIAL DE SETE MINISTROS OMITIU A FOLGA ELEITORAL DURANTE O HORÁRIO DE TRABALHO, por Augusto Nunes, de Veja

Nesta quarta-feira, 30 de julho, não havia nenhum compromisso entre 15h30 e 17h nas agendas dos ministros Guido Mantega (Fazenda), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa), Mauro Borges (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Clélio Campolina (Ciência e Tecnologia), Thomas Traumann (Comunicação Social) e Garibaldi Alves (Previdência Social). Uma anotação na agenda de Mauro Borges, por exemplo, avisou que o substituto de Fernando Pimentel se ocuparia de "despachos internos" das 14h às 19h. Guido Mantega seria absorvido por "reuniões internas" sem horário definido. A página incumbida de detalhar a movimentação de Garibaldi contém apenas três palavras: "Sem agenda informada".

A foto acima revela o que os sete parceiros de primeiro escalão queriam esconder: todos se evadiram do local do emprego e mataram a tarde de trabalho para engrossar a plateia incumbida de aplaudir Dilma Rousseff no auditório da Confederação Nacional da Indústria, palco da sabatina que reuniu os três principais candidatos à eleição presidencial. Nenhum dos gazeteiros pretende devolver o dinheiro que vão receber sem trabalhar.
Herculano
01/08/2014 13:33
CÚPULA DO PT DECIDE EXPULSAR SUSPEITO DE ELO COM FACÇÃO

Caso diretório ratifique a decisão da executiva paulista do partido, deputado estadual não poderá disputar reeleição. Luiz Moura, que nega ligação com o PCC, ainda poderá recorrer à Justiça para tentar concorrer em outubro. O relato é de Márcio Falcão para o jornal Folha de S.Paulo

Por unanimidade, a Executiva Estadual do PT de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (31) a expulsão do deputado estadual Luiz Moura (PT) do partido. O parlamentar é suspeito de ter ligações com a facção criminosa PCC.

A decisão da Executiva, no entanto, ainda precisa ser ratificada pelo Diretório Estadual do PT, que se reúne nesta sexta-feira (1º). Pelas regras eleitorais, se for expulso, Moura não poderá disputar a reeleição em outubro. Ele, no entanto, poderá recorrer da decisão partidária na Justiça.

Moura estava suspenso do PT e respondia a processo disciplinar desde junho, quando foi flagrado pela Polícia Civil em uma reunião com 18 suspeitos de integrarem o PCC. Ele nega envolvimento.

O relatório da Executiva do PT leva em consideração para a expulsão o suposto envolvimento com o PCC e o recurso que Moura apresentou à Justiça para anular a convenção que definiu os candidatos do PT neste ano.

Punido com a suspensão, Moura só conseguiu registrar a candidatura após decisão provisória da Justiça comum.

O presidente do PT-SP, Emídio de Souza, afirmou que, mesmo sem uma condenação, Moura já provocou danos à imagem do partido.

"A decisão do PT não precisa esperar fatos policiais ou a conclusão do inquérito. Nós somos um partido político, não um departamento de investigação. A conduta dele [trouxe um] dano à imagem do PT por conta das acusações e depois ainda concluído com a ação que ele fez contra o PT, desestabilizando toda a nossa coligação", disse.

Moura não compareceu ao encontro do PT, mas disse à Folha que "não vai baixar a cabeça" e que vai brigar na Justiça para disputar a reeleição, "doa a quem doer".

"É uma decisão arbitrária, totalitária e equivocada do PT, que sempre pregou pela democracia e não me deu direito de defesa. Eu não fui nem citado", disse Moura, que voltou a negar ligação com a facção. "Isso é coisa que a imprensa inventou. Nem investigado eu sou."

No início do mês, o Ministério Público entrou com representação no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo para investigar Moura.

Na quarta (30), o deputado chegou a enviar ao PT pedido de anulação do processo disciplinar, que foi rejeitado pelo comando da sigla.

O candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Alexandre Padilha, negou nesta quinta (31) que Moura se tornará um problema em sua campanha e disse que o PSDB é quem terá sombras na eleição.

"Esse é um caso superado. O PT tomou uma decisão rápida, eficaz, diferente do PSDB, que tem muitas sombras como o Robson Marinho [conselheiro do Tribunal de Contas do Estado]", disse.

Marinho é investigado sob suspeita ter recebido propina da Alstom em contrato do governo paulista.
Herculano
01/08/2014 13:23
CHEIRO DE SAMBA

Esta é a manchete da editoria de "Poder" do jornal Folha de S.Paulo. Arrecadação de tucanos na largada da campanha dobra. Aécio conseguiu R$ 10 mi em julho, mais que o dobro obtido por Serra em 2010. Doações para o PSDB sugerem equilíbrio na disputa com o PT por dinheiro de empresas na corrida presidencial.

Volto. Quem é político, ou mexe com política e poder sabe muito bem o que é isto. Os doadores são predadores e pragmáticos. É como uma casa de aposta. Os doadores não jogam dinheiro fora. Cheiraram a possibilidade de uma vitória de Aécio, e começaram a apostar.

E o PT sabe que há uma conspiração contra o poder de plantão. E o culpado disto é a Oposição? Tadinha. A oposição na verdade é voluntária e de uma maioria que já se estabelece. E quem fez esta oposição? A gerente, o roubo, a corrupção, a inflação, o discursos mentirosos, as prioridades para o circo e a falta de saúde, segurança, educação, casa, creches, pontes, duplicação de rodovias, portos etc.
Herculano
01/08/2014 12:39
POR QUE PELÉ APARECEU TÃO POUCO NA COPA DO MUNDO, por Juca Kfouri

Ninguém entendeu a discreta presença do Rei do futebol na Copa do Mundo em seu país.

Especulou-se que teria sido por causa da operação que fez no quadril e dá qual não estava ainda plenamente recuperado.

Mas o real motivo foi bem mais simples.

Nomeado pelo governo brasileiro como embaixador na Copa, Pelé tinha vários compromissos ao lado da presidenta da República.

Como ela, no entanto, resolveu reduzir ao máximo suas aparições para evitar protestos, ele acabou por cumprir apenas os compromissos que tinha com seus patrocinadores.

E viu a Copa mais pela TV que nos estádios.
Herculano
01/08/2014 12:34
ESPECIALISTAS NO TERRORISMO NA INTERNET


Vídeo de Aécio sofre ataque de robôs e é derrubado pelo YouTube, por Fernando Rodrigues

Campanha suspeita de ação de adversários e pedirá registros ao Google, controlador do YouTube

Uma animação produzida pela campanha do tucano Aécio Neves foi retirada do ar pelo Youtube nesta 3ª feira (29.jul.2014) após sofrer ataque de robôs que tentaram aumentar artificialmente o número de visualizações.

O vídeo "Xaxado" havia sido lançado em 16.jul.2014, na estreia do site oficial do tucano, com a meta de fortalecer a sua imagem "familiar". Mostra Aécio ao lado de sua mulher, Letícia Weber, sua filha de 22 anos, Gabriela, e seus dois bebês, Júlia e Bernardo.

Na última semana, a animação teve picos de audiência fora do usual e visitantes oriundos de países como Turquia, Índia, Sérvia e Romênia. O algoritmo do YouTube desconfiou e derrubou o vídeo.

À campanha tucana, a empresa disse que "Xaxado" havia sido visualizado por um número de vezes em determinado tempo de maneira que seria impossível por seres humanos. O uso de robôs é proibido pelo YouTube.

O PSDB diz desconfiar que algum adversário tenha contratado hackers para atacar o vídeo e provocar sua derrubada - suposição plausível, mas difícil de ser comprovada. Indivíduos com conhecimento de computação podem, a partir do Brasil, usar computadores zumbis - infectados por vírus - em outros países para atacar determinada página, sem que os donos dessas máquinas tenham conhecimento.

Se esse foi o caso, o máximo que o Google (controlador do YouTube) poderá saber é quais foram as máquinas das quais saíram os ataques - o que provará pouca coisa.

O deputado federal tucano Carlos Sampaio (SP), coordenador jurídico nacional da campanha de Aécio, afirma que irá requerer ao Google os dados sobre a origem dos ataques. "Mesmo que seja difícil identificar, temos de pedir, pois muitas vezes o criminoso está tão certo da impunidade que pode deixar rastros", diz.

Esse episódio mostra como será a guerra política no mundo virtual. Em abril de 2014, o candidato do PSB a presidente, Eduardo Campos, também foi alvo de ataque semelhante a esse sofrido por Aécio Neves.
sidnei luis reinert
01/08/2014 12:14
Passadilma

Mais uma prova de que a Oligarquia Financeira Transnacional salgou a continuidade de Dilma no Palácio do Planalto.

O Deutsche Bank da Alemanha advertiu hoje que a vitória reeleitoral de Dilma torna o futuro do Brasil incerto.

A principal crítica dos alemães é sobre a necessidade de promoção de uma reforma tributária, em uma conjuntura com tendência de inflação alta.

Os germânicos também consideram indefinido o futuro de Guido Mantega e Alexandre Tombini no Ministério da Fazenda e no Banco Central.
sidnei luis reinert
01/08/2014 12:11
Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, coordena doação de R$ 10 milhões à reeleição de Dilma

Exibindo a vistosa e comprida barba branca ? semelhante a dos rabinos ortodoxos de Israel -, o Bispo Edir Macedo Bezerra, líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus, celebrou ontem o resultado político de uma generosa doação de R$ 10 milhões de reais para a campanha releeitoral do PT. Na inauguração da suntuosa réplica do Templo do Rei Salomão, no bairro paulistano do Braz, Macedo teve a honra de posar ao lado da Presidenta Dilma Rousseff, mostrando força para seletos 10 mil convidados VIPs, entre governadores, prefeitos, senadores, deputados, ministros de tribunais superiores, desembargadores, juízes e artistas ? principalmente da Rede Record, da qual Macedo é ?proprietário?.

A obra custou R$ 680 milhões ? que torna a doação aos petistas uma merreca. A Igreja Universal garante que tudo foi fruto de doações de seus fieis ? e não dinheiro vindo de governos. No entanto, o fisco estadual e federal tiveram prejuízos com a divina construção. A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) ratificou, por unanimidade, em junho, a isenção de impostos sobre os 39.009,37 m² de pedra cantaria, considerada sagrada e proveniente da cidade de Hebron, em Israel. Também vieram de lá as pedras Taltishe (para 19 mil m² de revestimento interno), Brushed Stone (para o piso) e Matabeth (para os pilares). A decisão judicial foi apenas uma prova de que o poder da Universal é pedreira...

O maçom inglês e vice-presidente da República, Michel Temer, também prestigiou a festa. Como membro ativo da Maçonaria ? ordem que venera a sabedoria salomônica, Temer deve ter delirado com um dos pontos altos do grandioso evento: o ingresso no templo de uma imitação, em ouro, da famosa Arca da Aliança. O símbolo sagrado do povo de Israel foi carregado por seis sacerdotes (também barbudinhos) da Igreja Universal.

Em tempo: a doação milionária ao PT não estava ali guardada... Embora Dilma tenha recebido tratamento digno da Rainha de Sabá ? lendária amiga do Rei Salomão. O único sacrifício foi ter de subir três andares, de escada, por causa de picos de luz que provocaram apagão de energia na região do templo (que apenas recebeu autorização provisória de evento, ainda sem alvará definitivo de funcionamento). Dilma aguenta tudo. É grande parceira da Igreja Universal e do projeto de poder gradual de Macedo. O partido dele, o PRB, sempre foi aliado do PT. Ganhou até Ministério da Pesca.
Herculano
01/08/2014 12:11
BARBOSA DÁ TROCO EM LEWANDOWSKI E CARMEM LÚCIA, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais

Com a publicação de sua aposentadoria ontem (31) no Diário Oficial da União, o agora ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa deu o troco nos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. A saída um dia antes da reabertura dos trabalhos livrou Barbosa de ter de participar e, principalmente, votar na sessão que escolherá nesta sexta os dois desafetos para dirigir a mais alta Corte de Justiça do País.

Os substitutos
O ministro Lewandowski deverá assumir a partir de hoje, interinamente, a presidência do STF e do CNJ, com a ministra Cármen Lúcia de vice.

Arquiinimigo
Joaquim Barbosa não suporta Lewandowski, revisor do processo do mensalão, com quem trocou insultos pesados durante o julgamento.

Motivo da raiva
Já Cármen Lúcia foi para a lista de desafetos após ser flagrada, em 2007, comentando que Joaquim daria "salto social" como relator do mensalão.

Tudo planejado
A decisão de Barbosa de se aposentar, para não ficar "um só dia" sob comando de Lewandowski, foi revelada por esta Coluna em novembro.
Herculano
01/08/2014 11:35
CAMPANHA

Os candidatos daqui ou os que vêm aqui, tem um discurso no ponta da língua: Gaspar ou vocês precisam de representantes influentes em Florianópolis e Brasília para resolverem os seus assuntos.

A gente os elege, acreditando nisto.

O que acontece? Eleitos, os recursos não chegam. As obras não saem. Pior, quando os políticos discursos dizendo que arrumaram verbas, elas nunca chegam.

Pior, tem casos, em que a verba é anunciada, um papel para fotos, diz que o convênio, contrato ou sei lá o que é assinado, mas a verba não chega. E depois de tanto tempo, ela é desviada para outro lugar, onde há verdadeiramente políticos influentes e que lutam por suas bases.

Foi isso o que aconteceu com as verbas da Ponte do Vale. Agora, há um debate entre políticos para esconde isto. E por que querem esconder isto? Porque querem esconder isto de nós? Porque estão em campanha eleitoral. E o discurso é o mesmo: Gaspar e a região precisam de políticos influentes em Florianópolis e Brasília. Só no discurso, porque de verdade... Acorda, Gaspar!
Herculano
01/08/2014 11:14
IGUAIS. OS POLÍTICOS SÃO IGUAIS, MAS INSISTEM EM SER DIFERENTES

O vereador de Ilhota Fabrício Pereira, PSD, ligou para a redação reclamando da nota. Ficou indignado com a informação e a foto aqui na coluna.

Perguntou, quem tinha dado autorização para tal indiscrição.

Então, repondo já. Foi ele mesmo.

Primeiro ele postou meia dúzia de fotos no Facebook. Se postou lá, tornou o fato público, porque o Face é uma rede pública, com alguns escolhidos que se compartilham (eu não tenho Facebook). Escolhi a foto e a informação para torná-la mais pública ainda.

Outra. Não se trata de assunto particular. Fabrício é vereador, ou seja, é um agente público e exposto.

Mais. Fabrício, registra a foto, está mexendo no patrimônio público, de todos os ilhotenses. Então não há razão para esconder e se pedir autorização.

Pior. Fabrício com a atitude dele, voluntária e elogiosa na minha opinião, está fazendo o que a prefeitura de Ilhota deveria fazer e até contratou uma empresa para isto, mas parece que não consegue fazer, por gestão, prioridade ou até por não possuir dinheiro para tal.

Pergunto. Onde está o meu erro, da coluna ou do jornal? Ou há outra coisa que não noticiei e deveria e ele quer esconder de todos nós?
Herculano
01/08/2014 11:01
EFEITO COLATERAL, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

A reação do governo ao cenário do Banco Santander pode de fato inibir analistas de mercado de traçar perspectivas da economia ligadas ao resultado das eleições.

Mas poderá também ter despertado a percepção geral sobre a vocação intervencionista e o gosto pelo autoritarismo dos atuais ocupantes do Palácio do Planalto e adjacências.

'Palmômetro'.
Pelo critério das palmas dos empresários, a presidente Dilma Rousseff saiu em desvantagem da sabatina de Confederação Nacional da Indústria em relação aos adversários.
Herculano
01/08/2014 10:57
E O LULA, HEIM?, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Dúvida atroz: será que Lula escapa incólume, sem um arranhão, da onda de rejeição a Dilma Rousseff e ao PT?

Se Dilma acumula 35% de rejeição nacional, 47% no Estado de São Paulo e estonteantes quase 50% na capital paulista...

Se o prefeito Fernando Haddad tem baixa aprovação e o candidato Alexandre Padilha patina em constrangedores 4 ou 5% nas pesquisas no maior colégio eleitoral do país...

Se o pemedebista Paulo Skaf não quer ouvir falar de Dilma em seu palanque paulista e o petista Fernando Pimentel a esconde em Minas...

Se, além de São Paulo, os candidatos petistas estão emperrados no Rio e demais Estados onde concorrem...

... conclui-se o óbvio: a coisa está feia não só para Dilma, que o PT tanto critica, mas para o próprio partido. Até porque, bem ou mal, ela continua favorita nas pesquisas.

E onde se encaixa Lula nisso? Uma dedução natural é que essa convergência de rejeições (à candidata e ao PT) deve atingir, mais cedo ou mais tarde, em maior ou menor grau, a popularidade do próprio Lula. Será?

Afinal, ele foi o inventor de Dilma, Haddad e agora Padilha, além de ser o grande líder do PT. Difícil imaginar que todos paguem o pato e ele continue mantendo a mítica intocável.

Vale o registro de que Lula adora futebol, mas a Copa começou, encantou e acabou, e não se viu nem ouviu falar de Lula em estádios ou em eventos da seleção brasileira.

O Lula de hoje é o das entrevistas a blogs camaradas, reuniões a portas fechadas com Dilma, articulações com a cúpula da campanha, assembleias da CUT. E, claro, dos auditórios protegidos e do aconchego dos ambientes do PT. Na campanha para valer, só deve ir ao Nordeste e a palanques pré-selecionados. Vai na boa, nada de bola dividida.

Ou está se descolando da rejeição (de Dilma e do PT) e se prevenindo de eventuais derrotas alheias, ou tem pesquisa mostrando que a coisa não anda boa também para o lado dele.
Adilson Luis Schmitt
01/08/2014 10:45

REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE GASPAR

Quem são os Conselheiros Municipais de Desenvolvimento Urbano de Gaspar

O Estatuto das Cidades, lei federal que regulamenta artigos de nossa Constituição de 1.988, determina a metodologia de elaboração, discussão, aprovação e revisões do Plano Diretor das cidades. A exigência principal é a participação da Comunidade. Por isso se chama de Plano Participativo.
Gaspar elaborou e aprovou, dentro das exigências do Estatuto das Cidades, seu Plano Diretor Participativo em outubro de 2006, lei complementar número 2803, com entrada em vigência em janeiro de 2007. Criou, através da Lei 2605 de 29 de junho de 2005, o seu Conselho de Desenvolvimento Urbano com 26 Membros sendo 12 governamentais e 14 não governamentais, leiam-se pessoas representando entidades organizadas da cidade. Posteriormente foi reduzido e através da 3462/22012 novamente organizado com 26 entidades.
Pela proposição de 16 de junho de 2014 o atual Prefeito Municipal enviou para análise, aprovação ou não a montagem do Conselho de Desenvolvimento Urbano com 25 membros, sendo 11 representantes do poder público e 14 da sociedade civil organizada e seus respectivos suplentes. Como novidade a chave de distribuição das vagas.
Gaspar, também, está atualizando e alterando o seu Plano Diretor, além dos códigos, tabelas, índices e taxas, perímetro urbano, patrimônio histórico, tombamento, além do Conselho.
Como todo este processo é Participativo ou deveria ser, onde efetivamente os Conselheiros e quais os Representantes foram chamados a participar de todas as etapas que antecederam a Audiência Pública, anterior ao envio para a Câmara Municipal? Qual o(s) Decreto(s) de Lei(s) nomearam os representantes governamentais e os não? Ou será posterior a aprovação ou não da proposta de 16 de junho de 2014?
O procedimento legal seria a aprovação do Conselho de Desenvolvimento Urbano, conforme a proposição mandada só em 16/06/14, decreto de nomeação e aí sim a participação do Conselho na sua etapa de avaliação.
Lamentável que o processo dito Participativo, somente ficou restrito a empresa contratada e os gabinetes do paço Municipal. Onde estão as reuniões com as diversas comunidades, as oficinas de trabalho para reunir os dados, além da elaboração das cartas de cheias, mapas geológicos, sistema e regime hidrológico?
Gaspar está fazendo, via seu governo dito Participativo, a sua atualização do Plano Diretor e complementos sem ouvir a Comunidade, com um Conselho desprovido de legalidade, atropelando etapas, promovendo somente as chamadas Audiências Públicas, sem respeitar as diversas fases e projetos, enviando a apreciação da Câmara de Vereadores um conjunto de leis, sem a observância e legalidade das Leis Maiores.
O atropelamento e a falta de observância aos preceitos legais fazem deste emaranhado de alterações um somatório de ilegalidades. Cabe a nossa Casa de Leis, restabelecer ao ordenamento legal e somente analisar as diversas propostas do ?Pacote do Prefeito? após a retomada das diversas etapas participativas, Conselho devidamente constituído e nomeado, realizações das diversas Oficinas de Trabalho nos Bairros, as Audiências Públicas e após a análise criteriosa aprovar ou não as alterações do Plano Diretor e seus Complementos.
A nossa Gaspar, Cidade Coração do Vale necessita e merece ser ouvida!!!!

Adilson Luís Schmitt
Ex Prefeito de Gaspar
Miguel José Teixeira
01/08/2014 10:08
Senhores,

A realidade dói

por Vicente Nunes

Com a campanha eleitoral prestes a começar no rádio e na televisão, aqueles que vão depositar os votos nas urnas em outubro devem ficar atentos para não serem ludibriados. Qualquer que seja o candidato, a tendência é de se criar um mundo imaginário, no qual todos os problemas que há séculos afligem a população serão resolvidos como num passe de mágica.

No caso de Dilma Rousseff, que tentará a reeleição, o descolamento da realidade não vem de hoje. Basta uma simples pesquisa nos discursos semanais veiculados no programa Conversa com a presidente, para constatar a longa distância entre as palavras e o que os brasileiros estão vivendo no dia a dia.

Em 9 de setembro de 2013, ela afirmou que a indústria e os investimentos estavam em franca recuperação. Garantiu que manteria o equilíbrio fiscal e o crescimento gradual da economia. Para não perder o costume, criticou os que apostavam no aumento da inflação.

Menos de um ano depois, nada do que Dilma disse se sustenta. A indústria está em queda há quatro trimestres consecutivos. Em junho último, deve ter caído 7,5% ante o mesmo mês de 2013 ? o número oficial será divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de investimento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) está empacada em torno de 18% desde que a presidente tomou posse.

Nos 12 meses terminados em junho, a inflação acumulada atingiu 6,52%, rompendo, pela 11ª vez no atual governo, o teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Se o Banco Central estiver correto, o custo de vida fechará os quatro anos de Dilma com alta de 27%. Será a primeira vez, desde a fase inicial da administração de Fernando Henrique Cardoso (1994-1998), quando a carestia computou elevação de 43,5%, que o índice acumulado em um governo subirá. Na segunda administração de FHC, a inflação foi de 39,9%. Nos primeiros quatro anos de Lula, subiu 28,8%. Na etapa seguinte, 22,2%.

Ao mesmo tempo em que a carestia disparou no governo Dilma, a taxa de expansão do PIB minguou. No acumulado entre 2011 e 2014, a economia avançará 1,7% ao ano, menos da metade dos 4,6% anuais da segunda administração de Lula. ?Estamos falando de um governo que será marcado pela estagnação da atividade e pela inflação alta, com o agravante de trazer de volta o problema fiscal?, diz o economista Raul Velloso.

A situação das contas públicas é tão crítica que, apenas nos seis primeiros meses do ano, o rombo do setor público atingiu R$ 91 bilhões, quase todo o deficit nominal (que inclui as despesas com juros da dívida) registrado em 2012. Em relação ao PIB, o buraco chegou a 3,6%, quando a promessa do ministro da Fazenda, Guido Mantega, era zerá-lo neste ano.

Certamente, nenhum desses números vão aparecer na campanha petista. Realidade não combina com política. Felizmente, os eleitores estão mais atentos ao que dizem os candidatos. E, melhor, dão claras demonstrações de que se cansaram de promessas vazias.

Sem feriados, PIB subirá
No governo, a ordem é manter o otimismo no discurso. A equipe econômica está orientada a dizer que o segundo semestre será de recuperação da atividade. Um dos argumentos mais usados é o de que, somente o fato de se ter mais dias úteis, os resultados da indústria e do varejo serão bem melhores do que os registrados entre janeiro e junho.

Há ainda a aposta de que, com a recuperação gradual da confiança dos consumidores, já que a inflação está desacelerando mês a mês, o consumo aumentará. ?Não se pode esquecer que os preços no atacado estão em queda há três meses, e isso chegará às famílias?, afirma um técnico. Ele chama a atenção ainda para a decisão do Banco Central, de liberar R$ 45 bilhões ao sistema financeiro, medida que dará um gás no crédito.

A equipe econômica reconhece, porém, que, mesmo que o segundo semestre seja melhor, não há qualquer possibilidade de o PIB de 2014 crescer 1,8%, como previsto no projeto orçamentário do governo. ?Se conseguirmos avançar o 1,6% previsto pelo BC já será um ótimo resultado?, frisa o mesmo técnico.

Brasil e Uruguai
sofrerão mais

» A consultoria britânica Capital Economics assegura que Brasil e Uruguai serão os mais afetados pelo calote da dívida Argentina. No caso brasileiro, cerca de 8% das exportações vão para o país vizinho. Já os uruguaios embarcam 7% de seus produtos para os hermanos.

Indústria
vai encolher

» Caso a economia argentina mergulhe na recessão e reduza as compras externas, especialmente de bens manufaturados, a indústria brasileira e uruguaia será severamente atingida. Pelas contas da Capital Economics, a crise da Argentina poderá tirar até 0,2 ponto percentual do PIB do Brasil e do Uruguai.

Populismo
custará R$ 75 bi

» A fatura do setor elétrico deverá atingir R$ 75 bilhões no ano que vem, diz o economista Raul Velloso. Mesmo que o Tesouro Nacional cubra a maior parte dessa conta, os consumidores não escaparão de um pesado aumento da tarifa de energia. ?Isso é resultado do populismo tarifário, que, acreditávamos, tinha ficado no passado?, acrescenta.
Fonte: Correio Braziliense, hoje
Agricultor
01/08/2014 09:58
A impressa oficial do Município gosta de anunciar em sua página
que a Sec. de Agricultura presta serviços aos agricultores com sua máquinas limpando valas e preparando o solo para plantio.

O problema é que não adianta o agriculutor ir até Sec. Agricultura e solicitar o uso dos equipamentos, o pessoal faz de conta que anota o pedido e nunca te liga ou
na maioria das vezes diz que não poderá atender a solicitação pois os equipamentos já estão ocupados até o final do ano.

Tá na hora de ser um serviço transparente, a lista de pedidos de uso de equipamentos tem que ser fixada na Sec. Agricultura com nome e data da solicitação, caso contrário
a gente nunca saberá como funciona e somente alguns "amigos" farão uso dos equipamentos.

Cadê o Secretario da Agricultura ? Faz alguma coisa em sua administração e não somente viajar para participar de seminários.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.