Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

15/07/2014

Renan Olaz/Agência CâmarabluA DESMORALIZAÇÃO I

Está em curso no seio do PT, do poder de plantão e da prefeitura de Gaspar a desmoralização do promotor Henrique da Rosa Ziesemer. Ele cuida, entre outros assuntos da Defesa do Meio Ambiente e Controles Externos. Ziesemer atua na terceira Vara. Foi o responsável pelo processo que pede a regularização de 91 ruas criadas com jeitinhos pelo prefeito e vereadores para favores a amigos, eleitorais e principalmente: contra a lei. Foi Ziesemer quem pediu a regularização dos cemitérios municipais. É ele quem está de olho nesta revisão marota e cheia de dúvidas do Plano Diretor. É ele quem toca aqui a campanha: ?O que você tem a ver com a Corrupção?? (foto). Hum! 

A DESMORALIZAÇÃO II

?Eu não sou prefeito de fazer TAC ? Termo de Ajustamento de Conduta ??, estufa o peito e arrota o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, com ares de vingança, enfrentamento e de quem está acima do razoável, da ética e da lei. Adivinha! Foi aplaudido pelos zombeteiros que o rodeiam e se beneficiam desta desordem. O TAC é apenas, repito, apenas, uma oportunidade de diálogo e acordo, para aquilo que está fora da lei antes que ela seja aplicada direta, dura, sem dó e piedade nos incautos, teimosos, vítimas e valentes. É a velha tática de pressão do político, do coronel, do chefe para desqualificar, assassinar reputações e se fazer de tudo sem o mínimo diálogo pela comunidade. É isso, por exemplo, que está acontecendo no caso dos taxistas,corajosamente tão bem relatado pelo mais respeitado e jornal de maior circulação por aqui, o Cruzeiro do Vale. Para quem tentou assassinar a reputação da juíza Ana Paula Amaro da Silveira, nada é novidade e surpreende. 

A DESMORALIZAÇÃO III

O promotor Ziesemer está sendo vítima de uma desconstrução intencional da sua atuação e autoridade, assim como Chimelly Louise de Resenes Marcon, a que cuida da Moralidade Pública. Ela arma várias ações civis públicas e que podem dar muito trabalho a Zuchi e sua equipe.Então pode se compreender o jogo e a pressão. E por que Ziesemer é alvo do PT, de Zuchi e da prefeitura de Gaspar? É que ele ingressou com Ação Civil Pública contra as ruas sem infraestrutura, irregulares ou clandestinas. Vários moradores procuram a prefeitura porque nelas as construções estão proibidas até que a prefeitura, por meio de Zuchi, Soly e o procurador faça um TAC ou peça a regularização da situação. Na prefeitura, os gasparenses são recebidos pelo secretário de todas as horas, e agora no Planejamento (mas já foi de Agricultura, Obras... e colocou aquele toco de madeira para segurar a ponte Hercílio Deeke) Soly Waltrick Antunes Filho. E qual a conversa mole, provocativa dele e que beira o escárnio? Dizem Soly, o prefeito e a prefeitura não podem fazer nada e que os ?prejudicados? devem subir o morro para pressionar o Ziesemer a voltar atrás e assim, liberar a esbórnia. Isto é Gaspar. 

A DESMORALIZAÇÃO IV

Mentira. Beira à má fé. É jogada armada por políticos e interesseiros. Zuchi, o PT e Soly não aprenderam a lição. Escondeu-se um laudo da Defesa Civil sobre a fragilidade da ponte e na época optaram por colocar a cidade e os cidadãos em perigo. E foi aí que Ministério Público (Murilo Adhagnari) teve que fazer algo sério para interditar parcialmente a ponte até ela ser reformada. A juíza acolheu o pedido do MP. O Tribunal de Justiça confirmou a sentença. Aí a perseguiram duramente. Então é tática manjada da franquia nacional de sacanagens. O blog do MP pode ser conferido. Nele está claro o que ele quer no caso das ruas. (http://www.mpscgaspar.blogspot.com.br/2014/04/esclarecimentos-sociedade.html

A DESMORALIZAÇÃO V

O promotor Ziesemer cumpre um papel. Cumpre a lei. Com a lei, defende a comunidade das garras dos políticos e suas ideias de jerico, do jogo de interesses, ou da falta de ação para preservar o coletivo e a igualdade entre todos. E se é para cumprir a lei, então o PT, os que estão na prefeitura e dominam os interesses do poder de plantão acham que o melhor é desmoralizá-lo, porque por aqui as coisas são feitas no improviso, entre os amigos e na troca de favores. ?Eu não bloqueio nada, não proíbo nada, e o que eu quero na verdade é que o município faça, haja, se mexa, e não o que eles dizem?, aponta o promotor de forma insofismavelmente clara. 

A DESMORALIZAÇÃO VI

E o promotor Ziesemer desenha. Ele se prepara para configurar o crime de difamação que lhe imputam, principalmente o engenheiro Soly. Ele orienta e infla a massa para ir ao Fórum culpar e acusar o promotor. ?A Ação quer que o município regularize as ruas, mas ele [Soly] está invertendo tudo. Estou tomando as declarações por escrito dos que vêm aqui orientados pela prefeitura. Eles não se mexem e culpam o Ministério Público. Isso é uma política absurda, pois desvirtua, mente e exime de responsabilidade quem é responsável. As pessoas por aí estão achando que eu que estou barrando a vida de Gaspar. A decisão judicial, aliás, confirmada em primeiro momento pelo Tribunal, é claríssima. Apenas proíbe construções até que o município regularize... ou seja, força a prefeitura a regularizar. E se ela não faz isso, a culpa é dela?, conclui Ziesemer. 

A DEMORALIZAÇÃO VII

O secretário de Planejamento Soly joga o promotor contra a cidade. E faz isto porque possui respaldo de Zuchi e do grupo que trama no poder de plantão. Um secretário de Planejamento comprometido com a sua cidade e uma administração com a mesma preocupação, estaria negociando com o Ministério Público soluções para os seus cidadãos, cidadãs e à cidade. Não estaria afrontando como está, achando que com isso vai ganhar alguma no grito e contra a lei  

SOBRE O TRAPICHE

Pedro Celso Zuchi, PT, perdeu em todos os foros e as instâncias que entrou ou recorreu. Lembram-se das contratações irregulares de comissionados denunciadas por Aurélio Marcos de Souza? Aquelas que me amaldiçoaram, tentaram todos os tipos de constrangimentos e até juraram um corretivo? Foi na Justiça comum, na Justiça Federal e agora no Tribunal de Contas. Zuchi acaba de ser multado por R$ 2 mil. Mixaria. Vale a lição. Estou de alma lavada.

As nomeações de João David de Borba, Peterson Correa, Dayro José Bornhausen e Fernando Stroisch, segundo o julgamento definitivo do Tribunal de Contas, constituíram burla ao concurso público, em descumprimento ao estabelecido no art. 37, II e VI, da Constituição Federal. Ficou comprovado que referidos servidores foram nomeados para exercer função de caráter técnico-operacional e administrativo (engenharia e advocacia).

Não convidem para a mesma mesa, o presidente do Samae de Gaspar, Élcio Carlos de Oliveira, e o ex-comissionado da autarquia, Marcelo Poffo, o ex-braço direito e faz tudo do ex-presidente, Lovídio Carlos Bertoldi, hoje titular da secretaria de Obras. O caso abafado foi parar na Delegacia. A venda de barro no bairro Sete foi uma das causas dos desentendimentos dos companheiros.

Depois de três meses de trabalhado ?duro? (duas horas e meia por semana de sessão), os vereadores de Gaspar entram de férias amanhã por 15 dias. Isto graças ao vereador Marcelo de Souza Brick, PSD. Como relator, ele rejeitou a ideia deles terem apenas 30 dias de férias por ano como todos os trabalhadores que com seus pesados impostos, pagam os gastos e os ganhos dos políticos como Brick.

Por que a prefeitura de Gaspar não compra o prédio que foi sede nacional da Ceval, Seara e Bunge Alimentos ali no Poço Grande? Porque não consegue dar garantias à Bunge de que vai honrar o negócio. Resumindo: falta-lhe crédito.

 

 

 

Edição 1605

Comentários

paulo
17/07/2014 16:27
a resposta ao sr.
Almir Paulo
16/07/2014 às 08:06
Herculano.
Em Ilhota.
A combativa, denunciante, ex lider comunitária, Tatiana Richart atual cordenadora da defesa civil de Ilhota pediu pra sair, não aguentou ficar dezoito meses frente a um orgão sem recursos, sem reconhecimento, sem obras, pois após esse período não conseguiu realizar nada daquilo que outrora bradava aos quatro ventos alegando incopetência da gestão anterior, como o esgotamento sanitário da vila dos desabrigados do braço do baú da enchente de 2008, reforma da quadra esportiva do colégio Alberto Shimit, no baú central, doação de casas aos desabrigados, nem mesmo conseguiu elaborar dois decretos de emergência pelas enchentes de 2013 e 2014 enfim foram dezoito meses sem apresentar nenhuma obra sequer, mas parece que foi transferida pra outra secretaria, esperamos que então faça algo por nosso município, porque falar é muito fácil, dificil mesmo é fazer.

a coordenadoria recebeu da Secretaria Estadual de Defesa Civil o repasse de um Convenio no valor de 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais), o mesmo esta sendo usado para reaterro, retaludamento e drenagem na Estrada Geral Baú Baixo, principal acesso ao Complexo do Baú, que em caso de cheias do Rio Itajaí- Açú ficavam sem acesso ao mesmo por causa da interrupção da via.
assinou junto a Secretaria Estadual de Defesa Civil a construção de 10 residências (casas) para famílias afetadas (atingidas) em 2008 e que até o momento não tinham sido beneficiadas.
Das 10 residências, 06 já concluíram a primeira faze (fundação) e começa agora a faze de montagem as demais serão construídas em seguida. As casas são em aço galvalume, possuem 40 metros quadrados (02 quartos, sala e cozinha conjugados e banheiro), as mesmas estão sendo construídas tanto na margem esquerda quanto na margem direita do município.
Quanto ao questionamento referente ao esgotamento sanitário do Loteamento da COHAB no Bairro Braço do Baú, vale salientar que o mesmo neste momento não é de responsabilidade da Defesa Civil do município, mas sendo sabedora da importância do mesmo realizamos e acompanhamos a elaboração do projeto de saneamento básico para a adequação do referido loteamento. O mesmo esta no aguardo de recursos orçamentários.
O mesmo acontece com referencia ao Ginásio de Esportes da Escola Alberto Schmitt , o referido projeto foi feito a pedido e com acompanhamento desta Coordenadoria , esta concluído e no aguardo de dotação orçamentaria na secretaria de Educação.
Quanto ao que diz respeito aos decretos de emergência referentes a 2013 e 2014 vale salientar:
- em 2013 o decreto de emergência foi ratificado pelo Governo do Estado para os municípios atingidos naquele evento o qual consta o município de Ilhota, todas as documentações referentes ao mesmo foram entregues e validadas sendo o mesmo publicada em Diário Oficial.
- em relação a 2014, diferente de outras épocas em que tudo era fato para se decretar emergência, o município não teve até o momento problemas em que seja necessária a decretação de emergência.
Herculano
17/07/2014 13:40
AGORA LULA QUER MUDAR AS REGRAS, O JOGO E AS CARTAS NO MEIO DA PARTIDA PARA DESVIAR A ATENÇÃO DAS ARQUIBANCADAS PAA CONTINUAR COM A BOLA

Em vídeo publicado na internet nesta quinta-feira 17, o ex-presidente Lula defende mudanças "radicais" no sistema político brasileiro e uma reforma contra o que chama de "política apodrecida" no País. "Política aparece na televisão como sinônimo de coisas ruins", avalia o petista.

A proposta do ex-presidente é criar um projeto de lei de iniciativa popular "que possa mudar substancialmente a política brasileira", por meio de uma constituinte exclusiva. "Nós vamos em porta de fábrica, vamos aproveitar a campanha [da presidente Dilma Rousseff] para ir nos comércios, nos comícios para pegar assinaturas", sugere.

Lula ressalta que existe "uma negação, uma rejeição à política" em vários lugares do mundo, além de um "enfraquecimento" das lideranças. Ele também defende o financiamento público de campanhas, que define como "a forma mais honesta de financiar uma campanha". Para o ex-presidente, financiamento privado deveria ser considerado "crime inafiançável".
Herculano
17/07/2014 12:56
É PRECISO SER BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E ESTÔMAGO. NADA MUDOU. A CBF CONTINUA UM BALCÃO DE NEGÓCIOS PARA POUCOS LARANJAS

A REDE DETONA. IGUALZINHA AO GOVERNO DO PT. ESTÁ FORA DE SINTONIA. CBF COLOCA GILMAR RINALDI, EMPRESÁRIO DE JOGADORES NO CARGO DE COORDENADOR TÉCNICO DE SELEÇÕES

O texto é do blog do Paulinho. Dono da Gilmar Sports, empresa de agenciamento de atletas, o ex-goleiro da Seleção Brasileira, Gilmar Rinaldi, acaba de ser anunciado como novo Coordenador Técnico da CBF.

É a oficialização da malandragem.

Por mais que diga, como disse, na entrevista coletiva realizada agora a pouco, na sede da Casa Bandida "que seu único foco agora será a Seleção", qualquer conhecedor de bastidores esportivos sabe bem dos hábitos, costumes e procedimentos do agente no mundo dos negócios, alguns nada elogiáveis.

Uma indicação, conforme prevista, "gattopardista", em que a cereja do bolo seria colocar um treinador "luxemburguiano" no comando da equipe, certamente aberto a tudo o que está por vir daqui por diante.
sidnei luis reinert
17/07/2014 12:39
Casa caindo

Dilma não pode sair à rua sozinha, nem para comer um sanduíche, sem tomar uma vaia.

Isso revela uma falha gritante nas pesquisas que a colocam na dianteira do processo eleitoral.

Agora, com a briga pessoal dela com Franklin Martins, que abandona, forçosamente, o PTitanic, a coisa tende a ficar mais feia para o sonho reeleitoral petista.

Galinha PintaDilma

https://www.youtube.com/watch?v=azEcGMAyErY
Herculano
17/07/2014 12:36
FINANCIAL TIMES DISPARA: BRASIL PODE SOFRER NOVA DERROTA ESMAGADORA POR 7 A 1- NA ECONOMIA

Em dia do Copom, jornal britânico destacou que inflação está indo para a casa dos 7%, enquanto crescimento está ao redor de 1% em 2014, o que gera preocupação para o governo petista

O texto é de Lara Rizério. "A humilhante derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo já era ruim o suficiente, mas agora parece que a economia do país também pode estar caminhando para uma outra derrota esmagadora da mesma forma", aponta o Financial Times. E os motivos para isso são que, embora a inflação anual esteja subindo para 7% a maioria dos economistas prevê um crescimento do PIB este ano, de pouco mais de 1%, fazendo assim a brincadeira dos 7 a 1 a que se refere o Financial Times no título da reportagem: "Brazil?s economy: another 7-1 defeat?"

O blog do jornal, Beyond Brics, destaca que diante deste "cenário sombrio", o Banco Central não terá muita escolha a não ser não fazer absolutamente nada na reunião de hoje sobre a taxa de juros. "Embora a atividade econômica tenha desacelerado acentuadamente e provavelmente vamos ver um crescimento negativo do PIB para o segundo trimestre de 2014, a inflação em 12 meses superou o teto da meta de 6,50% da faixa de tolerância da meta de inflação e permanecerá acima deste patamar em 6,50% pelo menos até dezembro, de acordo com nossas estimativas, destaca o economista José Faria, do Deutsche Bank.

Assim, o dilema está entre o que é pior: um crescimento de 1% ou deixar a inflação superar os quase 7%? E, com as eleições presidenciais se aproximando em outubro, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o PT vão se preocupar com a inflação mais do que nunca.

Brasil pode sofrer novo vexame na economia pelo mesmo placar (Agência Brasil)

O aumento dos preços prejudicam os mais pobres, que são os maiores eleitores do PT e pode ainda trazer de volta as memórias dolorosas para as gerações mais antigas dos dias negros do país em tempos de hiperinflação na década de 1980 e 1990, ressalta o blog do jornal. No entanto, enquanto a inflação global ficou em 6,52% em doze meses em junho, os preços dos alimentos estão apresentando uma desaceleração, pondera o blog.

Guido Mantega, ministro da Fazenda, no mês passado, estimou que o preço de 35 dos produtos mais populares nos supermercados, que respondem por 80% das vendas do setor, cresceu apenas 4,23% nos últimos 12 meses.

Por outro lado, o baixo crescimento também é perigoso em um ano eleitoral, afirma o blog. Enquanto os líderes do Brasil estão se ocupando na cúpula dos Brics junto com outros mercados emergentes, o País não vai crescer mais nem mesmo do que muitos desenvolvidos este ano.

Além disso, alguns economistas já começam a falar sobre a possibilidade de uma recessão técnica em 2014. Para os candidatos de oposição do país, isso pode ser um 'gol' que eles estavam esperando do PT - "tudo que eles precisam para conquistar os eleitores em um cenário que está se definindo para ser a eleição presidencial mais ardentemente disputada do país em 25 anos".
sidnei luis reinert
17/07/2014 12:31
Militares se revoltam com telefonema de Dilma para Dirceu ? ?preso? suspeito de usar jatinho

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República não sabe como administrar o mal estar interno causado pela revelação, ainda circunscrita ao fechado meio militar, de que a Presidenta Dilma Rousseff fez pelo menos um telefonema de ?consulta pessoal sobre questões políticas de campanha? a José Dirceu de Oliveira e Silva. Não se sabe se o contato de Dilma com Dirceu aconteceu quando ele estava ?hospedado? no Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal ou quando o petista atuava no escritório do advogado José Gerardo Grossi, no setor bancário Sul de Brasília. Generais irados comentam, no silêncio obsequioso da caserna, tal episódio.

A Vara de Execuções Penais, no Distrito Federal, também pode ser acionada para investigar a denúncia (ainda não confirmada oficialmente) de que o reeducando José Dirceu, condenado a prisão em regime semiaberto, fez uma recente viajem a São Paulo, em jatinho fretado, durante o horário em que deveria estar prestando serviços, durante o dia, como ?organizador da biblioteca? de um escritório de advocacia. Se for confirmado, o incidente desmoraliza o cumprimento de pena com a regalia legal. Dirceu passou 230 dias preso em regime fechado.

Além do cerco ao eterno líder Dirceu, a petralhada se prepara para aguentar o tranco, em plena campanha reeleitoral, das novas broncas geradas pela Operação Lava Jato e pela CPI mista da Petrobras (que começa a se transformar em uma pizza indigesta). A base aliada não sabe até quando conseguirá impedir que seja aprovada a quebra de sigilo de grandes empreiteiras que têm negócios bilionários com a Petrobras. Odebrecht, Queiroz Galvão e Camargo Corrêa, grandes financiadoras de campanhas, acionam seus lobistas para tentar postergar o que parece inevitável.

No processo de Lava Jato, o cerco também se fecha. O procurador regional da República, Orlando Martelo, e o procurador da República Andrey Borges de Mendonça, solicitaram à 13ª Vara Criminal da Justiça Federal, em Curitiba, o prolongamento da instrução criminal. Martelo e Mendonça justificam o pedido pela ?extensão e complexidade da investigação, que apura inúmeros crimes financeiros milionários, inclusive com envolvimento de diversas empresas de fachada e offshores?.

A tendência é que o juiz Sérgio Moro aceite o pedido dos procuradores. A Lava Jato atinge pelo menos quatro grandes núcleos de organização criminosa, tanto que foram expedidos 105 mandados de busca e apreensão, 27 mandados de condução coercitiva e 31 mandados de prisão. A CPI mista da Petrobras também deve convidar para depor, no Congresso, o juiz Moro e os procuradores Martelo e Mendonça. Quando a Lava Jato e a CPI se misturarem, a petralhada sabe que a casa vai desabar.

A CPI mista da Petrobras aprovou ontem requerimentos de quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico do ex-diretor Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, presos na Operação Lava-Jato da Polícia Federal. Foram aprovadas também as quebras de sigilos das empresas ligadas aos dois, como a MO Consultoria, GFD Investimentos e Costa Global. Foi pedida a quebra de sigilos e aprovada a convocação de Humberto Mesquita e Márcio Lewkowicz, genros do ex-diretor. A CPI pode aprovar a convocação dos ex-diretores da Petrobras Renato de Souza Duque, Guilherme Estrella e Ildo Sauer, além do representante dos empregados no Conselho de Administração, Silvio Sinedino. Os parlamentares governistas esvaziaram a sessão para impedir a aprovação.

Revolução importada?

Lava Jato, CPI da Petrobras e brigas internas no seio petista tornam ainda mais tensa, internamente, a campanha reeleitoral de Dilma ? favorita a sofrer uma derrota.

O negócio pode piorar se forem investigadas as suspeitas das ligações dos petralhas com revolucionários cubanos e haitianos contratados para atuar, de maneira imunda, no clima de terror pré-campanha reeleitoral...
LUCIANO DA CUNHA
17/07/2014 11:50
ENCONTRO DE SOM AUTOMOTIVO

PRA QUEM GOSTA O AUTO POSTO GASPAR DA REDE JUNINHO NA BR 470 EM GASPAR ESTARÁ REALIZANDO ENCONTRO DE SOM AUTOMOTIVO GRATUITO NESTE SÁBADO DIA 19/07/2014.
VAI SER UMA GRANDE FESTA.
PEDRO DA SILVA
17/07/2014 09:20
Inclui o § 10 ao art. 144 da
Constituição Federal, para
disciplinar a segurança viária no
âmbito dos Estados, do Distrito
Federal e dos Municípios.

No dia de ontem foi promulgada a emenda constitucional N° 82 que fala de segurança viária, esta emenda vai proporcionar a estruturação ao órgão de trânsito e inclusão na segurança pública, vejam o texto:

AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO
FEDERAL, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição
Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto
constitucional:

Art. 1º O art. 144 da Constituição Federal passa
a vigorar acrescido do seguinte § 10:
"Art. 144. ............................
................................................
§ 10. A segurança viária, exercida para
a preservação da ordem pública e da incolumidade
das pessoas e do seu patrimônio nas vias
públicas:
I ? compreende a educação, engenharia e
fiscalização de trânsito, além de outras
atividades previstas em lei, que assegurem ao
cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente;
e
II ? compete, no âmbito dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios, aos
respectivos órgãos ou entidades executivos e seus
agentes de trânsito, estruturados em Carreira, na
forma da lei.?(NR)

Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor
na data de sua publicação.



Renan Calheiros
Presidente
Miguel José Teixeira
17/07/2014 09:15
Senhores,

Esta é do Jornalista Carlos Chagas, hoje, no Diário do Poder:

DONA MARIQUINHAS E DONA MARICOTA

As duas velhinhas lá do subúrbio, viúvas e com os filhos criados, passam o dia se vigiando e empenhadas em tertúlias a respeito de que goiabeira é mais florida e dará melhores frutos, ou sobre que quintal está mais bem cuidado. São vistas no quarteirão como senhoras que devem ser respeitadas pela idade, mas sem qualquer importância para a vida da comunidade.

Assim parecem os ex-presidentes Fernando Henrique e Lula. Não se passa uma semana sem que deixem de agredir-se, comparando suas goiabeiras e seus jardins. Artigos, entrevistas e comentários sucedem-se de uma para outra velhinha, mas, convenhamos, apenas para que passe o tempo das duas. A vida sabe ser cruel.
Herculano
17/07/2014 08:20
SUCESSÃO EM SANTA CATARINA

A primeira pesquisa Ibope e encomendada pela RBS SC, mostrou que o atual governador Raimundo Colombo, PSD, está na dianteira com 40% e se a eleição fosse hoje não haveria segundo turno. Paulo Bauer, PSDB, tem 10%, Cláudio Vignatti, PT, 6% e Afrânio Bopré, PSOL, com 4%.

A corrida a única vaga do Senado mostra Paulo Bornhausen, PSB com 20%, Dário Berger, 12% e Milton Mendes, PT, com 8%
Herculano
17/07/2014 08:07
LONGE DA DEMOCRACIA, por Jânio de Freitas para o jornal Folha de S. Paulo (ou para o presidente da Câmara de Gaspar, Marcelo de Souza Brick, PSD, o novo na política, ler e compreender, guardadas as devidas proporções).

Deputados e senadores não podem conceder-se faltas remuneradas fora dos casos admitidos em normas legais

A maneira de usurpar dos brasileiros o direito de contar com um Congresso era o golpe militar, cuja repetição persistente, por um século, o fez parecer a razão de existir do Exército. Nos últimos 25 anos, ou mais ou menos desde a eleição de Collor, as sucessivas composições da Câmara e do Senado têm afastado cada vez mais essas Casas da sua função institucional, com o crescente desregramento interno e o descompromisso sempre maior com as expectativas do país, redemocratizado, em relação ao seu Legislativo.

Estamos a cada dia mais próximos de poder perguntar-nos: o Brasil ainda tem Congresso composto de Câmara e Senado?

Os artifícios para mascarar o recesso que deputados e senadores se dão a partir de hoje, e até as eleições, não mudam a realidade: com a dispensa de comparecimento sem haverem votado, no prazo estabelecido pela Constituição, as diretrizes do Orçamento nacional para o próximo ano, fica instaurada uma situação de ilegalidade. Criada por um dos Três Poderes, é uma situação de anormalidade institucional.

A Constituição e os Regimentos Internos da Câmara e do Senado não foram alterados. Logo, deputados e senadores não podem conceder-se ausências remuneradas fora dos casos admitidos pelas normas vigentes, fixadas pelas próprias Casas. O pagamento e o recebimento das ausências fora das normas, nos 80 dias daqui às eleições, apesar de já programados, não serão legais.

Não é a primeira vez que Câmara e Senado deixam de cumprir o prazo limite, que recai no início das férias de meio do ano, para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Assim foi, por exemplo, no ano passado, com o adiamento da votação para o retorno das férias, no começo de agosto. Neste ano, a transgressão se agrava no prazo, no cancelamento das sessões plenárias já marcadas na Câmara, e na autorização tácita para a ausência sistemática e remunerada fora das férias. A rigor, e a despeito dos mascaramentos em uma ou outra comissão ou discussão, o Congresso fica suspenso.

Diz-se que o Brasil vai eleger, em outubro, deputados e senadores. Não é uma afirmação precisa.
Herculano
17/07/2014 08:03
AÉCIO DIZ QUE NÃO SE SUBMETERÁ A REGRAS DE CUBA PARA OS MAIS MÉDICOS

É isto que informa Silvia Amorim para o jornal O Globo. Candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves disse ontem que, se eleito, fará uma revisão no programa Mais Médicos e que em um eventual governo dele não se submeterá a regras impostas por Cuba para a contratação de profissionais estrangeiros.

Em Brasília, o tucano se encontrou com lideranças de entidades médicas, entre elas a Associação Brasileira dos Médicos, que tem feito oposição ao programa federal.
Herculano
17/07/2014 07:59
GENTIL PATROCÍNIO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo (ou para o presidente da Câmara de Gaspar, Marcelo de Souza Brick, PSD, o novo na política, ler e compreender, guardadas as devidas proporções)

Ficou assim combinado entre a Câmara e o Senado: daqui até as eleições não tem trabalho, mas tem salário integral de R$ 26,7 mil sem desconto por faltas.

Suas excelências vêm de um mês de Copa do Mundo de quase nenhuma labuta e teriam pela frente no mínimo a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 sem a qual, reza a Constituição, não poderiam entrar no recesso do meio de ano.

Mas, se ficassem no Parlamento para cuidar do Orçamento do próximo ano, atrasariam os preparativos para as respectivas campanhas eleitorais. E aí, ligeiros como sempre quando estão em jogo seus interesses, os líderes partidários e os presidentes das duas Casas encontraram a solução: suspenderam as sessões deliberativas daqui até as eleições.

São sessões em que há votações. Só elas permitem contar as faltas que geram descontos nos salários e, dependendo da quantidade, até a perda de mandatos. Canceladas, dão margem à tentativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, de conferir normalidade à situação.

"O Congresso continuará funcionando. Vamos é compatibilizar esse funcionamento com a realização das eleições. Não haverá ordem do dia, só nos dias 5 e 6, as outras sessões serão de discussão", disse.

Nos próximos dois meses e meio o Senado funcionará dois dias em agosto e a Câmara, quatro - dois em agosto, dois em setembro. E por "funcionar" entenda-se a realização das tais sessões deliberativas às quais estão dando o nome de "esforço concentrado". De 144 horas ao todo. Que tal?

Nas demais, o presidente do Senado assegura que o Congresso continuará com suas atividades, debates e trabalhos de comissões. As CPIs da Petrobrás, inclusive. Ocorre que para haver atividade é necessário que haja parlamentares presentes. E suas excelências estão devidamente dispensadas de comparecer ao trabalho por decisão dos líderes partidários, concordância das presidências e assentimento do colegiado por intermédio do voto simbólico.

Falta acrescentar: e com o gentil patrocínio do dinheiro do eleitorado, em mais uma das já diversas formas existentes de financiamento público de campanhas eleitorais.

Sim, porque veja como é simples perceber quem paga parte dessa conta. Se deputados e senadores continuam a receber salário que é pago com recursos do Orçamento e nesse período se ocupam das respectivas campanhas, obviamente estamos nós, os contribuintes, entrando com uma parcela das doações. Enquanto cuidam cada qual de sua sobrevivência política os congressistas deixam pelo meio do caminho assuntos que segundo eles mesmos eram urgentes.

Na Câmara, o projeto que torna o Orçamento impositivo em relação às emendas parlamentares e a lei de responsabilidade fiscal para os clubes de futebol, tão falada depois do vexame da seleção durante as discussões sobre a necessidade de "reformulação já" no esporte.

No Senado, a lista de espera inclui projetos do Super Simples Nacional, alterações na Lei de Licitações e projetos de interesse da magistratura. Assuntos que precisam ser resolvidos e que dizem respeito aos representados enquanto os representantes preferem dar prioridade à renovação de seus mandatos.

O eleitor não tem nada a ver com isso. O mandato conquistado numa eleição vale por quatro anos. Não vale por três e pouco, como nossos parlamentares parecem entender ao não cumprir o período integralmente, suspendendo a vigência por três, quatro meses sem dar satisfação e ainda achando que o contribuinte não faz mais que a obrigação de "comparecer" com a sua parte em moeda sonante.

Retrato disso é o fecho das declarações do presidente do Senado a O Globo, que lhe perguntou se o ano legislativo não estaria perdido: "Não. Precisamos ganhá-lo nas eleições".

Sendo essa a credencial da elite (branca?) da política, fica a dúvida: precisamos quem, cara dura?
Herculano
17/07/2014 07:55
O NEGÓCIO É TUMULTUAR. E EM ÉPOCA DE CAMPANHA ELEITORAL TUDO SE JUSTIFICA

Olha só esta chamada do jornal Folha de S.Paulo e que acompanha outros. Sem-teto agora faz ato contra telefonia e mira crise da água. MTST muda estratégia, invade Anatel e protesta em frente a empresas de celular. Ato reclama de tarifa e sinal fraco na periferia; manifestantes acampam em sede de construtora, que fala em ir à Justiça.
Herculano
17/07/2014 07:48
GOVERNO FINGE PRIORIZAR AS RELAÇÕES COM A CHINA, por Cláudio Humberto na coluna que ele publicou hoje nos jornais brasileiros.

O governo Dilma fez uma encenação para fingir que prioriza as relações com a China, levando o Senado a aprovar às pressas, terça (15) à noite, o acordo que os países firmaram em 2004, há dez anos. A aprovação ocorreu quando o presidente chinês Xi Jinping já estava há 4 dias em visita oficial ao Brasil. Lula iniciou a negligência brasileira, ao demorar 4 anos para enviar ao Congresso o acordo que ele próprio assinou.

Agilidade
O acordo com a China, em 2004, agiliza as extradições, permitindo que a Interpol encaminhe pedidos que serão transmitidos pela via diplomática.

Perseguição, não
Pelo acordo Brasil-China, a extradição será negada nos casos de perseguição em razão de raça, sexo, religião ou nacionalidade.

Sorvetão
O relator no Senado, José Pimentel (PT-CE), causou mal-estar ao dizer que o acordo merecia aprovação em razão da visita do presidente chinês.
Herculano
17/07/2014 07:42
AIDS: O BRASIL NA CONTRAMÃO

Os dois primeiro parágrafos do editorial desta quinta-feira do jornal Correio Braziliense, de Brasília, revela toda a irresponsabilidade de um governo, que vive de propaganda a analfabetos, ignorantes, desinformados, dependentes e fanáticos e não resiste à realidade. Regredimos onde já fomos, pioneiramente, exemplo mundial. Vergonha.

O Brasil entrou na contramão do mundo em questão na qual já foi referência: a prevenção e o tratamento da Aids. Enquanto caem no planeta os números de infectados e de mortes relacionados ao HIV, o país assiste ao alastramento da doença e ao aumento dos índices de óbito. Mesmo num recorte latino-americano, o quadro nacional indica retrocesso. Sem dúvida, os dados divulgados ontem pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids) sensibilizam e põem em xeque a atual condução das políticas públicas brasileiras para o setor. Melhor, portanto, revê-la o quanto antes.

Segundo o Unaids, as infecções por HIV no Brasil cresceram 11% entre 2005 e 2013, enquanto caíram 27,5% no mundo. Já as mortes tiveram queda de 3% na América Latina, mesmo percentual alcançado, por exemplo, pela Argentina, ao passo que aumentaram 7% no território nacional. No planeta, a redução dos óbitos na última década superou os 33%. Não há, pois, como negar a regressão brasileira. E a luz de alerta acesa pelo relatório exige resposta imediata. A apreensão é ainda maior quando se sabe que outra doença em que o país já se destacou pela eficiência no combate, a tuberculose, teve problemas recentes, com a falta de medicamentos.
Herculano
17/07/2014 07:36
RICUPERO FC, Alan Gripp para o jornal Folha de S.Paulo

O país estava atordoado pelos 7 a 1 quando Felipão ofereceu suas explicações para o vexame. Àquela altura, considerando inclusive as partidas anteriores, já era evidente que a preparação para a Copa foi pífia, que tínhamos uma seleção emocionalmente em frangalhos e, mais importante, que o futebol brasileiro havia ficado para trás, em talento e ideias.

O treinador, porém, aumentou a perplexidade geral da nação ao resumir as razões para a maior humilhação da história das Copas a uma "pane de seis minutos" - período em que os alemães fizeram quatro dos sete gols do Mineiraço.

Naquele momento, Felipão não só tentava inutilmente salvar sua imagem como praticava um esporte nacional: a camuflagem de problemas.

A modalidade foi escancarada em 1994 (ano em que o Brasil ganhou o tetra) nas palavras do então ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, apanhado numa gravação proferindo uma pérola do folclore político brasileiro: "o que é bom a gente fatura; o que é ruim, esconde".

Embora nem de longe com a franqueza de Ricupero, tem sido assim em momentos cruciais de governos de diferentes colorações, sempre por conveniência eleitoral.

A gestão Dilma (PT) insiste em minimizar a cada vez mais evidente deterioração da economia. E quando o faz não reconhece os seus próprios erros, atribuindo a inflação resistente e o crescimento econômico insignificante a fatores externos.

O mesmo faz a administração Alckmin (PSDB) ao tentar justificar a epidemia de roubos em São Paulo e o risco de racionamento de água, sempre com um otimismo em dissonância com dados técnicos e escorado na colaboração dos céus.

Além de ser uma óbvia obrigação na vida pública, admitir equívocos e dificuldades é uma prática que pode ser reconhecida e premiada pelo eleitor, mesmo em situações muito adversas. Ou, como se viu na Copa, evitar derrotas humilhantes.
Se faz bom moço
17/07/2014 06:56
No face :
A vida é um caminho longo, onde você é mestre e aluno; algumas vezes você ensina e todos os dias você aprende.

Postado por Cleber..
Mas uma pergunta ele não aprendeu ainda, claro que não ele é comissionado. E como você diz Herculano, comissionado são iguais o FRED.

Cleber está mais do que na hora então de você começar a praticar. Mas não olhando apenas para os seus companheiros, para todos.
Josi
17/07/2014 06:54
Herculano hoje estamos já no dia 17 e nos servidores não recebemos os espelho ponto, sendo que alguma secretarias já estão disponível, mostra mais uma vez a incompetência do diretor Cleber, e mostra que para ele existe dois pesos e duas medidas. Sendo que aí começa a briga para recebermos o que é nosso de direito. Minha vidinha disse que iriso colocar relógio biometrico na casa da cultura, quando alguns servidores souberam da implantação foram até Cleber, e o mesmo no outro dia recuou...
Mas uma pergunta para descontar ele pode, mas para colocar registro para todos nada. Quando será que isso ira acabar?
Sr Maicon, Sr Doraci, Sra. Marlene está mais do que na hora de implantarmos em todAs as secretarias.
#cleberfora
Esta perdido
17/07/2014 06:52
A bagunça, a lei de dois pesos e duas medidas é nítido na atual administração, ontem antes do meio dia precisamente as 11:40 o Cleber não estava mais na prefeitura, sendo que o seu horário é até as 12:00. Será que ele registrou ou ESQUECEU, depois se justifica. Porque comissionado não é penalizado, não ocorre descontos. A tarde fui até a administração e a nossa superintendente não se encontrava... Perguntei quando retorna, não souberam me responder, liguei perto das cinco e a telefonista informou que a Fátima não estava. Será descontada ????
Pedi para conversar com Cleber,e para variar ramal ocupado, ocupado não telefone fora do gancho como sempre... Ou provavelmente já deveria ter saído.
Realmente é uma farra esses comissionados!!!
Sendo que tem comissionado que pega férias de segunda a sexta, elas redemmmmmm... Não usam final de semana. Apenas para nós servidores.
E aí Cleber o que você me diz???
Não é para todos ???
E outra por que quando marcamos reunião para tirarmos dúvida e você explicar, você nunca comparece?
Aprendeu rapidinho com o PT !!!

E sindicato vamos começar a agir? Até quando iras ficar aí parado com os seus assessores ?

Quando iras fazer jus ao nome de sindicato, de lutar por nós servidores ?
Quando irão pedir a igualdade para todos?

Quando irão solicitar o registro biometrico mas escolas e CDI?

Cleber pelo jeito você é teimoso, ruim igual seu secretário Maicon, e Doraci. Que fala em pedir exoneração mas até agora nada !!!
E você Cleber está mais do que na hora de você sair!!!!

Estamos cansados!!!
Queremos apenas igualdade!!!!
Salete
17/07/2014 03:28
CDI prof. Mercedes Melato Beduschi começa atender em Agosto... Ótimo, que bom! Só uma pergunta: Os professores contratados são formados ?
Zé Carioca
16/07/2014 22:15
E aí mano!
Primo, voltei. Tô trazendo um abraço das primas e da tia.

E o prefeito aí das tuas bandas? Qual é o século mesmo que você falou que ele ia inaugurar a ponte?

A Papai Noel de Brasília, aqui nós chama ela de Papai Noel. Tá sempre de vermelho e é de mentira. Ela não tá soltando a bufunfa e teu prefeito deve estar embrulhadinho, não é não?
Herculano
16/07/2014 22:00
A CONFISSÃO DO APEDEUTA

Nesta quarta, o jornalistas quiseram saber o que Lula pensava a respeito do artigo de seu antecessor. O petista não respondeu. Ou respondeu apenas o seguinte: "Eu não leio o Fernando Henrique Cardoso".

Huuummm? Se não lesse apenas FHC, não seria tão grave. Eu tenho memória. Em 2009, ele confessou em conversa com jornalistas que lia muito pouco: "Me dá sono". E o que fazia num tempo livre ou outro? "Vejo bobagens na televisão". À época, estava lendo, disse, o livro "Leite Derramado", de Chico Buarque. Concordo: vale por uma cartela de Stilnox, hehe.

Quem escreveu isto? Reinaldo Azevedo, de Veja
Arara Palradora
16/07/2014 21:58
Querido Blogueiro:

O Gnomo Lula não lê FHC.
Mas como iria ler se ele nem sabe ler?
Herculano
16/07/2014 21:55
O PERIGO É O ABRAÇO, por Carlos Brickmann

Durante muitos anos, descreveu-se o PSDB (e a descrição vale até hoje) como um partido formado 100% por amigos que são 100% inimigos. Neste ano, a descrição passa a valer para o PT (quase com perfeição, porque há no partido uma unanimidade: Lula): todos são petistas, todos são amigos, todos se odeiam.

Franklin Martins e João Santana, por exemplo, disputam ferozmente o comando do conteúdo da campanha de Dilma - a tal ponto que Martins só não foi embora por um pedido especial de Lula. Martins é também duro adversário de Paulo Bernardo, e a tropa de choque que mobiliza - o MAV, Movimento de Arregimentação Virtual, que atua coordenadamente na Internet - periodicamente abre fogo contra o ministro das Comunicações. Aloízio Mercadante e Guido Mantega, que já concorreram pela posição de formulador da política econômica petista, continuam tendo restrições um ao outro (se bem que a disputa pelo comando a política econômica tenha sido encerrada, com a derrota de ambos. Quem manda é Dilma e pronto). E ninguém gosta do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a começar por sua chefe Dilma Rousseff. E Carvalho, petista desde a fundação do partido, ligadíssimo à base sindical e de esquerda católica que sempre deu respaldo a Lula, é o guardião da história do PT. Sabe tudo.

Gilberto Carvalho deve agora, segundo o bem-informado colunista Lauro Jardim, de Veja, deixar o Governo para entrar na campanha de Dilma. A presidente, ao que parece, está feliz - não com a entrada de Gilberto, mas com sua saída.
Juju do Gasparinho
16/07/2014 21:54
Prezado Herculano:

A Ideli das Lanchas, aquella da Baga do Olho Aberto, deve estar preocupada. Em 2015, ficará desempregada.

Postado às 17:35hs.
Lulla não lê FHC porque é o mesmo que exigir que um troglodita senta à mesa e coma com garfo e faca.
ZE_DA_BAGA_ABERTA
16/07/2014 21:14
POIS BEM..... COMO SERIA SE TIVESSE OUTRA SR.a TATIANA NOS DIAS DE HOJE PARA FISCALIZAR O TRABALHO QUE A TATIANA DE ONTEM FEZ NO PRESENTE... FICO PENSANDO..... PQ ELA NÃO GRITA AOS QUATRO VENTOS AGORA POR AQUELES QUE ELA DEFENDIA? ONDE ESTÁ AQUELA BRAVURA... AQUELA CORAGEM DE ENFRENTAR A TUDO E A TODOS PELOS SEUS IDEAIS??? ELES NÃO PRECISAM MAIS DE APOIO?? O MÁXIMO QUE ELA FEZ FOI IR PRA CASA COM O CARRO ALUGADO DA PREFEITURA... MAIS UMA DAQUELAS E DAQUELES FALSOS MORALISTAS... PRA FINALIZAR... O QUE DIZER DE ALGUÉM QUE TANTO FALAVA E EM 18 MESES NEM UMA RÉGUA DE MEDIÇÃO DO NÍVEL DO RIO COLOCOU... E OLHA QUE ISSO É BARATO EIN.... E QUAL FOI O PLANO DE AÇÃO DELA PARA ALGUMA ENCHENTE... ONDE ESTÁ O MAPEAMENTO DE RUAS POR COTA EM RELAÇÃO AO NÍVEL DO RIO EM CASO DE ENCHENTE... ONDE ESTÁ O SISTEMA DE ALERTA PARA A REGIÃO DOS BAÚS???... DEVERIA MESMO É CRIAR VERGONHA NA CARA E SAIR DA PREFEITURA E NÃO APENAS MUDAR DE CARGO PRA ESCAPAR DAS CRITICAS... ABRE O ZÓIO... ABRE A BAGA POVO......
EM OUTRO TEMPO ISSO SE CHAMAVA COVARDIA
Herculano
16/07/2014 20:57
JUROS E INFLAÇÃO ALTA. ECONOMIA ESTAGNADA. É O BRASIL MARAVILHA

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, manteve a taxa básica de juros (Selic) em 11% ao ano. A decisão foi unânime. Segundo o Copom, a manutenção foi decidida para "este momento", após avaliação do "cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação".

É a terceira reunião seguida do Copom em que os juros ficam nesse nível. Em abril, o BC subiu os juros de 10,75% para 11%. Em maio e agora, ficaram na mesma. Até abril, os juros vinham subindo numa série de nove altas seguidas, desde abril de 2013.
LUIZ ORLANDO POLI - SOCIOLOGO
16/07/2014 18:23
QUANDO LULA AFIRMA QUE NÃO LÊ FHC ! ESTA ABSOLUTAMENTE CORRETA SUA AFIRMATIVA ! COMO SE COLOCAR EM NÍVEL DE UM
EMÉRITO SOCIOLOGO QUE TEM VISÃO DE ESTADO ! DE SOCIEDADE E DE UM MUNDO SEM FRONTEIRAS ! É PRECISO MUITO
PREPARO PARA FAZER ESSA LEITURA !
Herculano
16/07/2014 18:10
A CÂMARA DE GASPAR NÃO ESTÁ DE FÉRIAS. NÃO RIAM II

Abaixo abordei este tema após a entrevista dele esta manhã na rádio. Agora completo com quatro observações. Pelo menos uma delas beira o ridículo.Escolham

Segundo o vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, Gaspar não está sozinha em ter férias além dos 30 dias para seus vereadores. No Senado, na Câmara Federal e nas Assembleias acontecem o mesmo. Relatei isto no comentário anterior. Ou seja, quem se disse novo na política defende o péssimo exemplo dos outros para justificar o seu e o velho hábito, que um disse que iria mudar. E muita gente acreditou.

Segundo o vereador Marcelo de Souza Brick, é muito complicado dar férias de 30 dias para os vereadores de Gaspar. É preciso um estudo na adequação do pessoal da Câmara. É preciso estudo ou muita paciência? Quanto tempo demora este estudo? Fazem meses que isto se enrola. E é proposital para nada se resolver.

Segundo o vereador, em dezembro as férias começam mais cedo porque o dono do prédio onde está a Câmara fecha as portas dele e não permite o acesso dos seus inquilinos. Como é que é? Paga-se o aluguel e não se pode usufruir plenamente daquilo que é pactuado como gozo e direito? Espera ai. E se fosse com uma propriedade do vereador, garanto que ele já tinha procurado os direitos dele se no diálogo isto não fosse revertido. É demais. Só em Gaspar!

E por fim. Marcelo de Souza Brick reclamou que o seu projeto de fazer um prédio para a Câmara não deslanchou porque o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, não avançou nas negociações de um novo terreno. Rir é pouco. Já escrevi aqui, algumas vezes, antes dele tomar posse, de que esta ideia não iria adiante. E pela obviedade. Ou vocês acham que o PT e o Zuchi iriam deixar o Brick construir um prédio da Câmara para levar os louros desta história? Outra. construir um prédio não é de um dia para o outro, mas de uma legislatura (quatro anos). Brick esqueceu de combinar isto, no mínimo. E agora choraminga e transfere culpas. Brick está de férias em pleno julho. Acorda, Gaspar!
Herculano
16/07/2014 17:35
"EU NÃO LEIO FERNANDO HENRIQUE", DIZ LULA SOBRE CRÍTICAS DO TUCANO

A repórter Julianna Granjeia do jornal O Globo relata que o clima entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principais cabos eleitorais de seus partidos, esquentou. Lula desdenhou, nesta quarta-feira, das críticas feita ao petista em artigo publicado na terça-feira no site "Observador Político".

- Eu não leio Fernando Henrique - disse Lula rapidamente após participar da inauguração da Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria Jesus, na Zona Sul de São Paulo, ao lado do prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT).

No artigo do tucano publicado no site dirigido pelo ex-deputado Xico Graziano (PSDB-SP), chefe de gabinete de Fernando Henrique em seu instituto e coordenador digital da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência, FHC diz que é preciso "evitar que o debate eleitoral se restrinja a baixarias e falsas acusações" e que Lula tenta atingir sua "honra" com acusações de que houve corrupção no governo do PSDB em casos como o do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e da aprovação da emenda para a reeleição.

"Para se defender, Lula ataca. Jamais se explica, sempre acusa. Acostumado a atirar pedras, Lula é incapaz da autocrítica. Quando deveria, de forma rigorosa, abominar a prática da corrupção, ele tenta distrair a opinião pública jogando culpa nos outros", escreveu o ex-presidente tucano.

O artigo é uma resposta a declarações de Lula feitas em Curitiba no dia 3 de julho durante um evento da campanha da senadora Gleisi Hoffmann (PT), candidata a governadora do Paraná. O ex-presidente petista afirmou que FHC "desmantelou instrumentos de combate à corrupção" em seu governo.

O evento de hoje foi a primeira agenda de Lula ao lado de Haddad depois que o ex-presidente petista chamou a atenção do prefeito, durante convenção do partido, para que ele fizesse propaganda dos feitos de sua gestão, que tem apenas 17% de aprovação, segundo pesquisa do Datafolha.

Questionado se a baixa popularidade de Haddad poderia atrapalhar o desempenho do candidato do PT ao governo do estado, Alexandre Padilha, Lula disse que não.
Herculano
16/07/2014 17:02
RAPIDÍSSIMO. EM MEIO A QUESTIONAMENTO JUDICIAL, DADO CHEREM ASSUMIU O CARGO DE CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS

O ex-deputado Luiz Eduardo Cherem (Dado, PSDB) assumiu esta tarde o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
O ato de posse aconteceu no gabinete do presidente do TCE, Conselherio Júlio Garcia, ex-deputado pelo antigo PFL (foi presidente da Assembleia) e na presença de assessores e servidores.

Dado Cherem optou pela posse administrativa. Consumou o ato de sua eleição e nomeação que estava sendo contestado pelo movimento "Conselheiro Cidadão".
Valde
16/07/2014 16:33
As aulas em Blumenau agora serão repostas nos sábados...ninguem merece isso!!!
Carlos Alfredo
16/07/2014 16:32
Eu tb queria férias no meio do ano...mas não dá...tenho muito imposto pra pagar!!!!
sidnei luis reinert
16/07/2014 14:10
Segurança dos Turistas 83% de aprovação! Segurança de seu Povo 90% de reprovação!
Governo do PT, um governo para inglês ver!
James Rodrigues
16/07/2014 14:09
Coisas que só em Gaspar acontecem:

1 - Como o prédio do Rodrigo Althoff foi liberado ali??? Tem a distância do rio permitida por lei? Tem os recuos necessários?? Porque uns conseguem construir e outros não??? Rodrigo Althoff deve saber de muita coisa!!!

2 - Ontem fui tomar um café la no laterra e passei por aquela rua de traz... como a Prefeitura deixa aquela gente toda construir na beira do rio...e o pior eu vi que a Celes ligou a luz e tudo...eles podem??? ahh de certo dá bastante voto lá né??
Herculano
16/07/2014 14:08
SOBROU PARA BLATTER, por Ancelmo Gois, em O Globo

Não é que o "New York Times" se rendeu ao futebol, o "soccer".
O grandão dos jornais elogiou a Copa no Brasil, mas pontifico: "O futebol ganhou tal importância no mundo que seus responsáveis precisam ser sérios."
sidnei luis reinert
16/07/2014 14:01
Foco nos negócios

Os petistas se concentram hoje no fechamento de um mega-acordo de US$ 30 bilhões com os chineses para investimentos em infraestrutura.

Em troca de gordas comissões ou de participações ocultas dos ?companheiros? como acionistas das empresas que tocarão as grandes obras, os petistas permitirão que os empreiteiros chineses façam a festa, trazendo para cá operários, tecnologia, equipamentos e insumos.

As transnacionais brasileiras da construção ? que lucram alto e fácil no rico setor de concessões e parcerias público privadas ? terão de aturar a convivência incômoda com os chineses.

Os alvos

O projeto expansionista chinês tem olho grande no Brasil.

O maior foco deles é conquistar, em futuro próximo, o controle dos maiores empreendimentos da Eletrobras e Petrobras.

Tudo, claro, junto com a construção e operação de novos portos, aeroportos, ferrovias e rodovias ? que os chineses, hoje em dia, garantem fazer mais rápido, barato e com mais qualidade que a concorrência, inclusive a dos empreiteiros transnacionais brasileiros.

Os chineses vem com grana e disposição para engolir quem tem a ilusão de reinar absoluto no capimunismo de Bruzundanga.
Herculano
16/07/2014 12:06
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E a tuiteira jamillesantanas descobriu o novo técnico estrangeiro da selecinha: Joel Santana! Outros apostam num holandês: o Van Derlei Luxemburgo! Rarará!

E se os alemães queriam levar uma lembrança do Brasil, por que não levaram o Felipão?

E atenção! Os Legados da Copa: Robinho processa a Fifa por danos morais!

Legado da Copa: Rubinho acaba de postar no Twitter: #NãoVaiTerCopa! Rarará!

Legado da Copa: "Luciana Gimenez tenta torcer para a Alemanha, mas erra nas cores da bandeira!" Rarará! A Lucianta nunca me decepciona!

Legado da Copa: "Argentinos picham o sambódromo". Como punição, deportados para Argentina para aturar a Cristina Kirchner!

Legado da Copa! Essa corre na internet: "Eu era muito mais feliz quando Bernard, Dante e William eram do vôlei, Oscar era do basquete, Luis Gustavo era ator, Jô era entrevistador, Hulk um super-herói e Fred, amigo do Barney!"

Legado da Copa! Descobriram onde o Júlio César nasceu: em PASSA SETE, no Rio Grande do Sul. Rarará!
Herculano
16/07/2014 09:40
Felipão, o professor de gestão de Dilma. Este é o título do artigo de José Nêumane. Apropriado.
Herculano
16/07/2014 09:39
A CÂMARA DE GASPAR NÃO ESTÁ DE FÉRIAS. NÃO RIAM

O presidente da Câmara de Gaspar, Marcelo de Souza Brick, PSD, foi agora pela manhã à rádio explicar o inexplicável.

Esteve nas suas mãos, como vereador e relator, acabar com as férias maiores de 30 dias na Câmara de Gaspar. Não foi capaz. Agora rebola em explicações e culpa certos jornalistas - que deve ser eu - por insistir que a Câmara de Gaspar está em férias.

Para ele, não está. Os vereadores estão de plantão.

1. Se estão de plantão, não estão trabalhando. E por que estão de plantão. Porque estão de férias.

2. Se os vereadores não estão em férias, então Brick deve convoca-los imediatamente à sessão para a próxima terça-feira para deliberarem, votarem, discutirem a favor cidade e seus cidadãos.

3. É numa sessão, regularmente instalada, com quórum, que se estabelece uma Câmara. Funcionários trabalhando nos bastidores e vereadores de plantão, não legislam formalmente. Não podem votar (aprovar, rejeitar e emendar projeto e leis, e até requerimentos e indicações)

4. Marcelo de Souza Brick, que se anunciou como o novo na política, é um velho, com os mesmos defeitos e malandragem, inclusive nos discursos e entrevistas. Aprendeu rápido.

5. Se se trata de implicação deste escriba, os melhores jornalistas do Brasil também são uns implicantes: estão nas manchetes dos principais jornais, portais, rádios sérias e tevês, as férias estendidas, inventadas e inexplicáveis da Câmara e Senado, em casos expressos contra a própria Constituição, mas a favor da campanha e contra o Brasil que precisa avançar.

E por fim. Quem paga o Marcelo de Souza Brick e outros políticos que possuem mais férias que os trabalhadores comuns? O povo, os trabalhadores por meio dos pesados impostos. E Marcelo acha que ninguém deve lembra-los e cobrá-los da obrigação de trabalhar em favor de quem lhes paga? Acorda, Gaspar!
Herculano
16/07/2014 08:45
FALTOU CRÉDITO

Brasil abre mão de presidir banco dos Brics. Nova instituição, anunciada em encontro de emergentes em Fortaleza, terá sede na China e chefia de indianos. Brasil vai indicar o próximo presidente, em cinco anos; grupo faz crítica a unilateralismo e condena espionagem
Herculano
16/07/2014 08:29
NA TV, DILMA TERÁ BONS ROTEIROS, por Élio Gasperi para o jornal Folha de S.Paulo e jornal O Globo

O problema surgirá nos debates, sobretudo se houver 2º turno, com tempos iguais para os dois candidatos

As últimas falas da doutora Dilma, listando realizações num estilo que despreza o final das sentenças e o encadeamento dos raciocínios, indicam que, durante a propaganda gratuita de televisão, ela estará blindada. Conseguirá despejar uma enciclopédia de números capaz de mostrar os aspectos exitosos de sua administração. Na TV, essas informações serão arrumadas por João Santana e seus efeitos especiais, os 11min48s diários, contra 4min31s de Aécio Neves e 1min49s de Eduardo Campos, farão sensível diferença. Isso no primeiro turno.

Se houver segundo turno, cada candidato terá o mesmo tempo. Pior: nele, o debate pesará muito mais, pois será um mano a mano, sem candidatos fazendo perguntas teatrais. Pior ainda: os dois principais adversários da doutora falam com clareza, enquanto ela se perde em estatísticas. Aécio Neves exagera nos adjetivos grandiloquentes. Eduardo Campos, nos adjetivos fáceis. Mesmo assim, fazem mais sentido que ela. Sempre vale lembrar que, na primeira campanha de Bill Clinton à Presidência dos Estados Unidos, o marqueteiro James Carville proibiu-o de pronunciar a palavra "infraestrutura". Na campanha brasileira pode-se acrescentar que "centro da meta" pode ser a marca do pênalti.

Até hoje, as propostas concretas de Aécio Neves e Eduardo Campos somam benignas platitudes. Aécio quer a "introdução de um novo conceito de cultura na política pública brasileira, com prioridade para uma visão integrada da ação cultural, abrangendo todas as instâncias governamentais e de estímulo a toda a produção cultural nacional, em todos os seus segmentos".

Campos quer passe livre em transportes públicos para todos os estudantes. Tudo bem. Passe livre para a garotada da Escola Britânica do Rio? Lá a mensalidade vai a cerca de R$ 4.500. Será que eles precisam? Se é o caso de se prometer gratuidades, por que não entregá-las só a quem pedir? Já a doutora oferece como novidade um Brasil sem burocracia. Logo ela, que tem 25 ministérios e 14 comissários com status de ministro. Ao contrário dos outros dois, a doutora tem o que mostrar, e o êxito da Copa lustrou-lhe a imagem de gerentona. (Registre-se o surgimento de uma piada macabra: um novo 7x1: 7 por cento de inflação e 1 por cento de crescimento. Pelo andar da carruagem, vem aí um 6x1.)

Não se pode saber até que ponto as tensões registradas no comissariado da campanha derivam de maus números chegados ao Planalto ou da simples autofagia petista. A doutora já sofreu um processo de corrosão com o "Volta, Lula", não precisa de outro.

A temática oferecida pelas falas de Dilma sugere que sua campanha depende muito das obras e pompas do marqueteiro João Santana e de sua capacidade de administrar o capital do tempo na televisão. Essa tática poderá ser eficiente num primeiro turno. Depois, a eleição será outra. Pelas ansiedades que se percebem no comissariado, usando-se um verbo criado pela psicóloga Maria Regina Brandão, há o risco de o PT "panicar", como panicou a turma da Granja Comary. Um PT "panicado" seria uma reedição da velha técnica de "partir pra cima", radicalizando o que for possível radicalizar.
Herculano
16/07/2014 08:25
ELEIÇÃO DE DADO CHEREM PARA O TRIBUNAL DE CONTAS ESTÁ AMEAÇADA

A eleição do deputado tucano Dado Cheren para o Tribunal de Contas, foi relâmpago. A nomeação também. E tinha razão. A Justiça armava-se para impedir tal ato. E chegou segundos tarde, mas não se deu por derrotada. Vem desgastes por ai. E exatamente em época de palanque e campanha

Herculano
16/07/2014 08:17
PADRÃO PÓS-COPA, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

O futebol volta à vida real nesta quarta-feira (16). O Campeonato Brasileiro será retomado. Os jornais publicarão depois as estatísticas dos estádios, todos com menos público do que na Copa. Os os jogos são às 22h por determinação da TV patrocinadora do evento.

Haverá uma certa ressaca. Dilma Rousseff sabe disso. Resolveu então começar a semana reunindo mais de 15 ministros para martelar que esta foi a Copa das Copas. O slogan é um jogo de palavras um pouco infantil e ingênuo. No século 21, Copa é igual a computador: sempre haverá um melhor e mais atraente a cada quatro anos. Só que numa campanha eleitoral, às vezes ganha quem ocupa espaços, sintetizando ideias e repetindo uma versão "ad nauseam".

O problema é a realidade. A do futebol é uma delas. Assisti a cinco jogos da Copa do Mundo no estádio Mané Garrincha, em Brasília. É uma edificação melhor do que eram as arenas pré-Copa? Claro que sim. Custou R$ 1,4 bilhão (valor oficial). Mas o acabamento é de quinta categoria. Vi várias portas quebradas nos banheiros --não por vandalismo. O material é de péssima qualidade. Havia exemplos por todos os lados.

No aeroporto de Brasília, o piso na segunda-feira à noite pós-Copa já estava imundo. O local continua em obras. Durante o torneio houve a preocupação de lustrar o que era possível. Agora, nos guichês das companhias aéreas já há menos gente trabalhando. Padrão pós-maquiagem.

É evidente que alguma coisa ficará do torneio hospedado pelo Brasil. Estádios novos, algumas obras de mobilidade urbana, aeroportos quase prontos. E a memória dos brasileiros do mês de semiférias coletivas no país, com vários feriados sucessivos para que tudo pudesse funcionar.

Para efeito eleitoral, o impacto ainda está para ser apurado. Dilma tenta faturar enquanto pode. Faz parte. Só não está claro o quanto os brasileiros vão comprar dessa versão tão edulcorada sobre a Copa das Copas.
Almir Paulo
16/07/2014 08:06
Herculano.
Em Ilhota.
A combativa, denunciante, ex lider comunitária, Tatiana Richart atual cordenadora da defesa civil de Ilhota pediu pra sair, não aguentou ficar dezoito meses frente a um orgão sem recursos, sem reconhecimento, sem obras, pois após esse período não conseguiu realizar nada daquilo que outrora bradava aos quatro ventos alegando incopetência da gestão anterior, como o esgotamento sanitário da vila dos desabrigados do braço do baú da enchente de 2008, reforma da quadra esportiva do colégio Alberto Shimit, no baú central, doação de casas aos desabrigados, nem mesmo conseguiu elaborar dois decretos de emergência pelas enchentes de 2013 e 2014 enfim foram dezoito meses sem apresentar nenhuma obra sequer, mas parece que foi transferida pra outra secretaria, esperamos que então faça algo por nosso município, porque falar é muito fácil, dificil mesmo é fazer.
Herculano
16/07/2014 08:05
DIVIDIDOS

Ontem na prefeitura de Gaspar e outros locais, foi dia de ler e reler a coluna.

As opiniões se dividiram. Enquanto alguns mais sensatos optaram por buscara um diálogo mínimo com o Ministério Público, outros, ao contrário, alimentaram a radicalização para ver onde iria dar.

Uma coisa é certa. Os dois lados têm certeza que está claro agora que é a prefeitura que precisa tomar a iniciativa para regularizar as ruas irregulares ou clandestina de Gaspar a favor dos gasparenses.

Os que querem a radicalização entendem que o promotor Henrique da Rosa Ziesemer não tinha o direito de vir a público por isto as claras e mostrar quem é o culpado. Ah, é? Então para mandar um recado do promotor de que ele deve ficar calado, curvado e submisso ao poder de plantão e a esbórnia, vão continuar prejudicando a população, a que já foi enganada tantas vezes? Acorda, Gaspar!
Herculano
16/07/2014 08:05
DIVIDIDOS

Ontem na prefeitura de Gaspar e outros locais, foi dia de ler e reler a coluna.

As opiniões se dividiram. Enquanto alguns mais sensatos optaram por buscara um diálogo mínimo com o Ministério Público, outros, ao contrário, alimentaram a radicalização para ver onde iria dar.

Uma coisa é certa. Os dois lados têm certeza que está claro agora que é a prefeitura que precisa tomar a iniciativa para regularizar as ruas irregulares ou clandestina de Gaspar a favor dos gasparenses.

Os que querem a radicalização entendem que o promotor Henrique da Rosa Ziesemer não tinha o direito de vir a público por isto as claras e mostrar quem é o culpado. Ah, é? Então para mandar um recado do promotor de que ele deve ficar calado, curvado e submisso ao poder de plantão e a esbórnia, vão continuar prejudicando a população, a que já foi enganada tantas vezes? Acorda, Gaspar!
Herculano
16/07/2014 07:57
SEPARAÇÃO, por Paulo Alceu

Uma das estratégias da oposição visando fragilizar o governador Raimundo Colombo é colocá-lo junto a presidente Dilma Rousseff e consequentemente ao lado do PT. Pois aposta que no Estado Aécio Neves manterá a tradição de liderança. Enquanto isso, do outro lado, o argumento é de que o apoio está condicionado a presidente por gratidão, pois sempre esteve disponível para atender as dificuldades e agruras que se abateram no Estado, mas distanciado do PT. Além disso, há um sentimento de que trazer a eleição nacional para Santa Catarina não terá efeito, pois as atenções estarão voltadas para temas e problemas locais
Herculano
16/07/2014 07:55
EM BAIXA, A GASPARENSE HONORÁRIA IDELI SALVATTI PERDEU A VAGA PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Após paciente espera, o advogado Bruno Dantas foi finalmente aprovado pela Câmara dos Deputados, por 270×7 votos, para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. Ele foi indicado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, PMDB-RN.

Ideli esperava por esta vaga e que não veio pelas pressões e negociações do jogo político e da governabilidade. A hoje ministra dos Direitos Humanos esperava por esta vaga pela sua canina defesa do partido e dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff, na liderança do Senado, como interlocutora do planalto junto ao legislativo e como ex-ministra das Relações Institucionais.

O PT a deixou na mão. Aliás, faz tempo. Basta ver o caso da Ponte do Vale onde as verbas anunciadas por elas, várias vezes, faz tempo, não chegam.
Herculano
16/07/2014 07:48
JUSTIÇA DO PARANÁ DIZ QUE YOUSSEF LAVOU R$1,1 MILHÃO DO MENSALÃO

É isto que informa Germano Oliveira, para o jornal O Globo. O Juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal do Paraná, aceitou nesta terça-feira nova denúncia formulada pelo Ministério Público Federal contra o doleiro Alberto Youssef, alvo da "Operação Lava-Jato". A acusação desta vez é por lavagem de R$ 1,1 milhão do ex-deputado federal José Janene (PP-PR), morto em 2010, de um total de R$ 4,1 milhões recebidos de Marcos Valério, do esquema do mensalão, em 2005.

Segundo a denúncia, Youssef lavou o dinheiro recebido por Janene durante o governo Lula, aplicando os valores em investimentos na empresa Dunel Indústria, de Londrina (PR). Familiares de Janene, como uma de suas filhas, também foram denunciadas, mas o MPF pediu a extinção de punição a Janene, por ele já estar morto.
Herculano
16/07/2014 07:43
FÉRIAS

A Câmara de Vereadores de Gaspar está de férias. Ontem foi a última sessão antes destas férias marotas. Mas, a sessão foi rápida, terminou mais cedo e teve gente que saiu antes dela terminar. Tinha outros compromissos. Acorda, Gaspar!
Herculano
16/07/2014 07:41
ESQUECIMENTO, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Em meio a processo que responde no conselho de ética por quebra de decoro parlamentar, acusado de manter relações promíscuas com o doleiro Alberto Youssef, o deputado André Vargas (ex-PT-PR) circula na Câmara dos Deputados, como aconteceu ontem, saboreando o progressivo esquecimento do escândalo de corrupção que protagonizou. Age como se nada tivesse acontecido.

PARCERIA

Vargas é acusado de fazer negócios e lobby para o doleiro Alberto Youssef, que ontem teve nova prisão preventiva decretada.

SEPARAÇÃO CONVENIENTE

Apesar de oficialmente desligado do PT, o deputado André Vargas continua muito influente no governo e na bancada do ex-partido.
Roberto Sombrio
15/07/2014 22:13
Oi, Herculano.

Está chegando o dia 05 de outubro e junto com essa data vem aquela montanha de incompetentes aproveitadores, que para se manterem no cargo impõe o voto cabresto (voto obrigatório). Democracia????

E a Dilma hem? Reclamou na reunião dos BRICS que é difícil para os países em desenvolvimento conseguir financiamentos. Em discurso na cúpula, a presidente Dilma Rousseff disse que o banco dos BRICS "representa uma alternativa para as necessidades de financiamento de infra-estrutura nos países em desenvolvimento, compreendendo e compensando a insuficiência de crédito das principais instituições financeiras internacionais". (BBC Brasil).
Estranho! Não foi Lula que estufou o peito e garganteou ao povo brasileiro, dizendo que o Brasil havia pago e se livrado do FMI? Não era o mentiroso PT que fez questão de dar as costas para o dinheiro dos brancos de olhos azuis?

Entre os temas debatidos na cúpula, disse Dilma, houve o consenso na ideia de que "apesar de uma diminuição no ritmo de seu crescimento, os países emergentes continuam a ser a força motriz". Segundo a presidente, também foi examinado "o processo de lenta recuperação econômica dos países mais ricos, como os EUA, cuja economia registrou forte contração". (Canal 247 PT)
Mas o mentiroso Lula não disse que o Brasil seria capaz de superar a crise mundial e encheu as burras do povo com crédito fácil, colocando a maioria na ficha do SPC-SERASA? Agora querem que os brancos de olhos azuis do estrangeiro trabalhem mais e comprem mais do Brasil, para o PT resolver a merda que criaram na economia brasileira e consigam se reeleger em outubro?

O problema do PT é que são uns burros e aproveitadores e acharam que o país nunca teria problemas depois da maravilhosa estabilidade criada com o PLANO REAL. Não queriam o PLANO REAL, nunca entenderam como funciona o PLANO REAL e a culpa sempre é dos outros.

Quando o povo brasileiro perder a liberdade, vai lembrar que nunca devia ter votado em qualquer integrante do PT.
Herculano
15/07/2014 22:04
É MENTIRA TERTA?

Parece coisa do personagem Pantaleão, de Chico Anísio. Gaspar e a Indefesa Civil, acabam de descobrir que temos 58 áreas de risco. Blumenau conhece isto em detalhes muito antes. Pelo menos desde 1983 este assunto virou questão de sobrevivência e gerenciado por técnicos. Aqui, é tocado por curiosos, partidários e amigos dos que estão no poder de plantão.

Deus nos acuda.
Herculano
15/07/2014 21:57
GELADA

Pronto. Saem os cones(ou copos). A Ditran e a secretaria de Obras acabam de encher a Avenida Duque de Caxias com gelo baiano. Só falta a festa.
Herculano
15/07/2014 21:32
PARA CADA PALCO UM DISCURSO. E OS IGNORANTES ENGOLINDO

Pois é, Juju. O candidato petista Vanderlei de Oliveira encontrou um discurso para Blumenau onde é presidente da Câmara e o município é governado pelo PSDB. Livrou a cara e responsabilidade da presidente Dilma Vana Rousseff, PT.

Será que ele mantém o mesmo discurso em Gaspar governada pelo PT, onde ele vem pedir votos? A saúde pública está comprometida; o secretário de Educação que esteve por 11 anos com o PT acaba de pedir o boné... Então de quem é a culpa?
Herculano
15/07/2014 21:25
EMPRESÁRIOS SÃO PRESOS NEGOCIANDO FIOS ROUBADOS

Os nomes foram mantidos fora do alcance de vários veículos de comunicação. Mas, em Brusque, dois empresários de Guabiruba foram presos neste final de semana negociando fios roubados.

Por aqui, calafrios. E o susto passou. Os acusados são Luiz Fischer (57) e Jair Stolf (38), Dos 30 mil quilos de fio roubados, dez mil que valem R$125 mil, foram recuperados.
Pernilongo Irritante
15/07/2014 21:15
Será que o prefeito Pedro Celso Zuchi foi a Campo Limpo Paulista para aprender como se toma o hospital do povo?

Herculano
15/07/2014 21:00
NÃO TEM JEITO. PREGUIÇOSOS E AFRONTANDO A LEI QUE EXIGEM DE NÓS ELES ESTÃO PEDINDO OS NOSSOS VOTOS PARA CONTINUAR TRABALHANDO CONTRA OS BRASILEIROS

Senado contraria Constituição e adota 'recesso branco', sem votações no mês, conta Gabriela Guerreiro da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo.

O Senado vai decretar "recesso branco" a partir desta quinta-feira (17), sem realizar votações em julho, mesmo com a determinação da Constituição Federal para que mantenha as suas atividades. Pela legislação, o Congresso não pode paralisar suas atividades em julho se a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) não for votada até o dia 17.

Como não há previsão de análise da LDO dentro do prazo legal, a estratégia será adotar o recesso informal, liberando os congressistas para as campanhas eleitorais nos Estados. Haverá sessões plenárias somente para discursos dos senadores, mas sem nenhuma votação ?o que na prática configura o recesso.

Só há cortes nos salários dos congressistas quando há sessões deliberativas, com votações, o que não vai ocorrer pelo menos até a primeira semana de agosto. A Câmara aprovou um decreto institucionalizando o recesso, mas o Senado não vai adotar o mesmo modelo, mantendo as sessões de discursos.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) nega a existência do recesso, mas admite que, na prática, não haverá votações. "Não há recesso branco porque o Congresso continuará funcionando. Vamos é compatibilizar o funcionamento do Congresso com a realização das eleições. O que não haverá é ordem do dia", disse o senador.

O "recesso branco" faz com que os senadores trabalhem apenas quatro dias entre os meses de julho e outubro, quando ocorrem as eleições. Ninguém terá redução salarial porque só há cortes para os que se ausentam de votações, que não vão ocorrer no período ?apenas nesta terça e quarta-feiras e nos dias 5 e 6 de agosto, datas convocadas pelo presidente do Senado.

Depois, a expectativa é que não haja mais atividades no Congresso até as eleições.
Juju do Gasparinho
15/07/2014 20:56
Prezado Herculano:

O vereador Vanderlei de Oliveira distribuiu um Informativo e a Copa do Mundo foi um dos assuntos.

"A Copa do Mundo de Futebol coloca o Brasil na vitrine mundial, como sede do maior evento esportivo do planeta...
Porém, opositores à Copa apontam a necessidade de melhorias na saúde e educação. Embora a gestão da saúde e da educação básica sejam responsabilidade dos estados e municípios..."

O que me chamou atenção, não que elles querem tirar proveito da Copa, mas um malungo vermelho colocando a culpa em outro pela irresponsabilidade e incompetência.
Primeiro foi a Dilmá que culpou governo e prefeitura pela inércia, agora o vereador. Não é elegante chamar um prefeito de burro, mas tenho que concordar com Luciano da Cunha; e pensando bem, se a mais alta corte do país qualificou o PT como quadrilha, quem está preocupado com elegância a bandidos?
Herculano
15/07/2014 13:14
UM HOMEM HONRADO

"Há homens que admiramos não porque falam o que pensamos, mas porque falam o que pensam. Plínio se foi de bem com sua consciência". A afirmação é de José Serra, PSDB, sobre um dos fundadores do PT e que desistiu dele para se preservar eticamente e se tornou o anticandidato à presidência da República pelo PSOL na eleição que deu a vitória a Dilma Vana Rousseff.

"Velórios são tristes. Velórios de pessoas de bem são especialmente tristes. Eu estava lá porque queria dignificar as nossas diferenças. Eu estava lá, sobretudo, porque queria dignificar a nossa amizade - as diferenças e a amizade de um homem honrado, com uma família adorável".
sidnei luis reinert
15/07/2014 12:42
Risco Capimunista

Capimunismo é um arremedo de sistema baseado no aparelhamento do Estado por uma oligarquia política e na intervenção estatal sobre a atividade econômica, com regramento excessivo, impostos extorsivos e crédito caro e de risco, tendo um discurso social demagógico, um engodo ideológico coletivista contra a individualidade e uma prática clientelista-patrimonialista que corrompe os cidadãos de baixa renda.

A China pratica tal sistema, de forma mais autoritária, porém com mais competência gerencial e educacional, que pode lhe colocar no topo da hegemonia mundial, caso os EUA não consigam reagir e superar tantos erros que vêm sendo induzidos a cometer nas últimas décadas.

O Brasil executa o capimunismo em sua forma mais burra e canalha que só vai nos manter na periferia, na vanguarda do atraso, como rica colônia de exploração endividada, subdesenvolvida e mantida artificialmente na miséria.

O triste é que a superação do ?Capimunismo? não figura na pauta dos candidatos à Presidência da República nesta eleição de 2014.
sidnei luis reinert
15/07/2014 12:39
Negócios de petistas com gigantes chineses da construção jogam empreiteiras brasileiras na oposição a Dilma

A soberania do Brasil (praticamente perdida) e a reeleição de Dilma Rousseff (com altas chances de derrota) ficam sob alto risco graças a um mega-acordo de US$ 30 bilhões de investimentos em infraestrutura que os petistas estão fechando com os parceiros capimunistas da República Popular da China, aproveitando a reunião dos Brics, em Fortaleza, no Ceará. Os chineses condicionam o fechamento do negócio, que deve render polpudas comissões aos ?companheiros? da Dilma, se as empreiteiras chinesas tocarem as obras mais importantes, usando operários chineses, que serão importados para cá junto com tecnologia, equipamentos e insumos.

O acordo com os chineses, para ferrovias, portos, aeroportos, geração e transmissão de energia, desagrada as empreiteiras brasileiras ? maiores financiadoras de campanha dos petistas e sua base amestrada. As transnacionais brasileiras da construção ? que lucram alto e fácil no rico setor de concessões e parcerias público privadas ? não querem a concorrência interna com os chineses. O descontentamento com tal acordo sino-petralha tende a levar para o cofrinho da oposição os mais fortes investidores financeiros da campanha reeleitoral de Dilma. Por sua vez, os chineses vão soltar muita grana para ajudar a petralhada a vender o Brasil a preço de banana.

O Brasil é um alvo prioritário da estratégia geopolítica da China. A República Popular Capimunista já nos come pela beirada no comércio internacional. Pretende engolir o Brasil, principalmente, no setor energético. Explicitamente, querem empreender em geração e distribuição de energia elétrica. Nos bastidores, organizam uma aquisição gigantesca de ações ordinárias da Petrobras e Eletrobras (aproveitando as cotações em baixa), junto com a compra da dívida dessas empresas no mercado secundário. Outro alvo deles é a aquisição indireta de empresas produtoras de alimentos. Estas são jogadas manjadas dos investidores chineses ? que de comunistas só têm o autoritarismo ideológico.

A China pretende repetir aqui a mesma estratégia feita em Angola e Moçambique. Na África, os chineses engoliram o mercado ? principalmente da construção pesada. O próximo passo é tomar dos angolanos e moçambicanos a rica produção mineral. Ao mesmo tempo, a China exporta chineses para os países onde tem planos de conquista de hegemonia econômica. Quando esta se consolidar, parte-se para a etapa de ocupação. Não é à toa que os jovens chineses recebem refinada formação em mandarim, inglês, matemática e uma língua estrangeira (preferencialmente alemão, japonês e português). O domínio do idioma germânico e nipônico é para estudar tecnologia. O português se presta à ocupação e aos negócios com os brasileiros e africanos.

A previsão dos chineses é que, em 2015, eles sejam a maior potência econômica mundial. Resta saber se o Brasil Capimunista vai ajudá-los neste plano que caminha para concretização.
Herculano
15/07/2014 12:05
EDUARDO CAMPOS, PSB, ATACA DILMA E AFAGA LULA EM SABATINA. SEGUNDO ELE, A PRESIDENTE É A PRIMEIRA A ENTRAGAR O PAÍS PIOR DO QUE QUANDO O RECEBEU DO SEU ANTECESSOR.

O texto é do Uol. Candidato pelo PSB ao Palácio do Planalto, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos fez críticas nesta terça-feira (15) à presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, mas afagou o seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT, de quem foi ministro da Ciência e Tecnologia. Por mais de uma vez, Campos repetiu que "Dilma vai ser a primeira presidente a entregar o país pior do que recebeu".

Em sabatina promovida pelo UOL e Folha, com o SBT e a rádio Jovem Pan, Campos reiterou que Lula foi responsável por diversas conquistas sociais e, dizendo não ver incoerência na sua posição, acrescentou que afirmar que "o governo Lula não foi melhor do que o de Dilma seria negar a realidade".

Campos ponderou que houve falhas durante o período Lula, "por circunstâncias políticas ou por erro mesmo dele", mas que cabia à Dilma, com seu perfil de "gerentona", corrigir esses problemas. Em vez disso, disse Campos, o governo Dilma foi marcado pelo baixo crescimento econômico e os juros altos.

O pessebista garantiu que, se Lula fosse o candidato petista, também estaria na oposição. "Mas o fato é que quem está disputando não é o Lula. Se o PT tivesse escolhido o PT, nós estaríamos discutindo com ele com na maior tranquilidade", afirmou.

Campos tenta colar a sua imagem ao Lula na tentativa de angariar votos, especialmente no Nordeste. "Acredito que vou ganhar a eleição no Nordeste e que isso vai me levar a ganhar a eleição no Brasil", disse.

Em outro ataque ao desempenho de Dilma, afirmou que "não há uma obra importante no Nordeste iniciada e entregue no governo Dilma."
Miguel José Teixeira
15/07/2014 10:56
Huuummm. . .será que esta intransigência do Senhor Prefeito em assinar o TAC/Taxistas, vai redundar em um "cavalo de batalha" para o casal Lima?
Maluf foi especialista em cooptar taxistas. . .
Herculano
15/07/2014 08:07
FICHA LIMPA JÁ ENQUADRA QUASE 200 CANIDATURAS

Pelo menos 198 candidaturas foram impugnadas pelas procuradorias regionais eleitorais com base em artigos da Lei da Ficha Limpa. É quase a metade das 414 candidaturas questionadas até ontem pelo Ministério Público, de um total de 10 mil analisadas.

Os números podem ser ainda maiores porque apenas 13 dos 27 Estados cumpriram os prazos previstos pela legislação. Mato Grosso do Sul (89 pedidos), Rio Grande do Norte (86) e Acre (41) lideram entre os Estados com mais ações. Os motivos mais frequentes para a impugnação foram a rejeição de contas por órgãos colegiados e condenações prévias, principalmente por abuso de poder econômico.
Herculano
15/07/2014 08:03
ORGANIZAÇÃO DA COPA É BEM AVALIADA POR 83% DOS ESTRANGEIROS

Maioria achou que o país fez um torneio melhor do que o esperado, segundo pesquisa Datafolha. O texto é de Fernando Canzian para o jornal Folha de S. Paulo.

A Copa do Mundo no Brasil surpreendeu positivamente os estrangeiros que vieram ao país para assistir aos jogos, revela pesquisa Datafolha realizada entre visitantes de outras nacionalidades que acompanharam o Mundial.

Em alguns quesitos, a aprovação foi quase total: 92% dos visitantes elogiaram tanto o conforto quanto a segurança dos estádios da Copa. Uma maioria absoluta de 76% também achou ótima ou boa a qualidade do transporte até as arenas do Mundial.

A hospitalidade dos anfitriões da Copa é um dos grandes destaques: 95% dos estrangeiros avaliaram a recepção como ótima ou boa.

A maioria (90%) acompanhou notícias sobre o Brasil antes de viajar. Metade deles (50%) disse ter ouvido mais relatos negativos do que positivos. Mas números contundentes mostram que eles acabaram bem impressionados.

A organização da Copa foi avaliada como ótima/boa por 83% dos estrangeiros. Para 12%, foi regular; e apenas 3% consideraram ruim/péssima. Uma maioria de 51% achou a organização em torno do Mundial melhor do que a esperada.

Alvo frequente de críticas e protestos entre os brasileiros, a mobilidade urbana foi avaliada como melhor do que o esperado para 46%, dentro do esperado para 40% e pior que o esperado para 11%.

Sistemas de comunicação (telefonia e internet) e preços praticados em geral (alimentação, hotéis e transporte aéreo) tiveram avaliações negativas acima da média.

Consideraram ruim/péssimo o custo de vida 29% dos entrevistados; e o preço dos hotéis, 27%. Os sistemas de comunicação foram aprovados por uma minoria de 41%.

A segurança, ponto sensível para estrangeiros que visitam o país (e para brasileiros que vivem aqui), superou as expectativas de 60%.

A pesquisa ouviu 2.209 estrangeiros de mais de 60 países nos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília e em Fan Fests e locais de grande concentração nas cidades de Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília entre os dias 1º e 11 deste mês.
Herculano
15/07/2014 07:59
O MUNDIAL NO BRASIL SEGUNDO O GOVERNO

1,015 milhão
Turistas estrangeiros
Visitaram o país no período da Copa do Mundo, vindos de 202 países

95%
dos turistas querem voltar segundo pesquisa do Ministério do Turismo

16,7 milhões
Passageiros em aeroportos
No período entre 10.jun e 13.jul em 21 terminais; no mesmo período de 2013, o número foi de 15 milhões

92%
foi o índice de pontualidade
Média nos 21 aeroportos envolvidos com a Copa

130 km de BRT (ônibus rápido)
Previsão inicial era de 222 km de BRT e 72 km de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)

177 mil foi o efetivo de segurança
271 cambistas foram presos nas cidades-sede e 266 estrangeiros foram barrados
Herculano
15/07/2014 07:56
DILMA CRITICA PREVISÕES PESSIMISTAS SOBRE A COPA

O texto é de Nathalia Passarinho e Filipe Matoso, para O Globo. Um dia após o encerramento da Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff afirmou ontem, durante apresentação de balanço do evento, que o Brasil derrotou a "previsão pessimista" e os prognósticos "terríveis" e conseguiu realizar ?a Copa das Copas?. A presidente reuniu 17 ministros para fazer a apresentação à imprensa do balanço do mundial.

Na maior parte dos pronunciamentos, os ministros seguiram o protocolo de apresentar o balanço relativo a cada área, rebateram críticas e fizeram comentários sobre o legado da Copa em suas áreas. ?Os prognósticos que se faziam sobre a Copa eram os mais terríveis possíveis. Começava com ?não vai ter Copa? e com ?vai ser a Copa do caos?. Derrotamos a previsão pessimista e realizamos essa Copa das Copas?, disse Dilma
Herculano
15/07/2014 07:55

"VAMOS REELEGER DILMA E TRAZER LULA DE VOLTA DE VOLTA EM 2018

Presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirma que presidente Dilma Rousseff é a mais preparada para suprir anseio por mudança e que partido seguirá no poder até 2022; ele diz que Lula chega a se comparar com o ex-piloto Michael Schumacher para dissipar as especulações em torno de seu nome, mas garante que os apelos do PT serão suficientes para trazê-lo de volta: "Se o PT pedir, ele volta"
Herculano
15/07/2014 07:49
O MELHOR DO BRASIL, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Na hora dos balanços sobre a Copa, é necessário reconhecer: todo mundo (quase literalmente) achava que o Brasil levaria a taça nos gramados e daria um vexame fora deles, com manifestações, quebra-quebra, violência policial, aeroportos insuportáveis, estádios cheios de tapumes e uma onda de assaltos a nacionais e a estrangeiros. Ocorreu justamente o oposto.

Se a expectativa era muito favorável à seleção e bem pessimista quanto à capacidade do país em recebê-lo, no fim o time do Felipão é que se revelou um fiasco histórico, enquanto a Copa se afirmava como um sucesso para brasileiros e para torcedores das mais diferentes nacionalidades.

Como sempre se critica aqui o uso despudorado dos instrumentos e da visibilidade da Presidência da República para fazer campanha aberta, agora faça-se justiça: depois de meses engolindo críticas e dúvidas, Dilma, como presidente, acertou ao reunir uma penca de ministros para prestar contas, fazer um balanço, apontar o dedo na cara dos "pessimistas" e capitalizar o sucesso do maior evento desportivo do planeta.

Vá lá que obras de mobilidade urbana ficaram para "depois" e que houve atrasos e improvisos, com tudo entregue em cima da hora, incompleto e com problemas, mas, no geral, os aeroportos e estádios funcionaram a contento e o esquema de segurança foi integrado e aparentemente impecável.

E a "hospitalidade" do brasileiro, o clima do Brasil e o ambiente da festa fizeram o resto e definiram o êxito, como confirma o Datafolha.

Podemos até estar perdendo o carimbo de "país do futebol", mas, ainda assim, um mês de Copa do Mundo fez mais pela diplomacia e pela imagem do Brasil no mundo do que os quatro anos de política externa do governo Dilma Rousseff.

Conclui-se, pois, de uma vez por todas, que - apesar da corrupção, da violência, da malemolência e do espírito "macunaímico" -, o melhor do Brasil é mesmo... o povo brasileiro.
Herculano
15/07/2014 07:42
PESQUISAS ANIMAM O MERCADO

Ontem a bolsa subiu. O dólar caiu. O mercado está animado. Por que? Veja só, aguardam e especulam com as pesquisas eleitorais para a presidência da Sensus que está prometida para esta terça-feira e a do Datafolha para amanhã. E qual a motivação? Começa ficar claro o segundo turno e a tênue possibilidade de mudanças
Herculano
15/07/2014 07:38
CPMI DA PETROBRAS É SÓ EMBROMAÇÃO, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

A CPI Mista da Petrobras nem se dá ao trabalho de fingir que funciona. Acumula 395 requerimentos sem votar porque os parlamentares não comparecem e, controlada pelo governo, a CPMI nem sequer quebrou sigilos de um dos principais acusados no esquema de corrupção: Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Tem outra sessão marcada para esta quarta (16).

QUADRILHA IMPUNE
A CPMI foi instalada para investigar o que a Polícia Federal chamou de "quadrilha instalada na Petrobras" para a prática da corrupção.

SUPERFATURAMENTO
Além do superfaturamento na refinaria de Pasadena, a CPMI deveria investigar corrupção na obra da refinaria de Abreu e Lima (PE).

CORDEIROS
O Planalto controla a CPMI por meio do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente, e do deputado Marco Maia (PT-RS), relator.

INSERVÍVEIS
Instalada em 28 de maio, a CPMI só ouviu depoimentos inócuos de Sergio Gabrielli e Graça Foster, ex e atual presidentes da Petrobras.

FOLGA REMUNERADA
Após a vagabundagem das semanas anteriores, a pretexto da Copa, quando as sessões deliberativas chegaram a ser formalmente canceladas, a Câmara dos Deputados seguiu a folga remunerada ontem, quando apenas 21 dos 513 deputados deram as caras. E olhe que havia convocação do presidente da Casa, Henrique Alves, para votar projeto de resolução destinado a derrubar o decreto presidencial que criou os chamados "conselhos populares".

RESSACA?
Registrou-se ontem a presença de menos de 10% do mínimo de 257 deputados federais necessários para se abrir sessão deliberativa.

MP PENDURADA
Os deputados federais também estão devendo a votação da medida provisória 641, que altera regras de comercialização de energia.

LÁ VEM O RECESSO
Após enforcar o mês da Copa, o Congresso entra em recesso na sexta (18), a menos que não votem a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

FPM MAIOR
O presidente da Câmara, Henrique Alves, quer colocar votação nesta quarta (16) o aumento em 2% do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Cortesia com chapéu alheio em ano eleitoral.
Herculano
15/07/2014 07:31
NÃO TEM NADA A VER COM GASPAR, MAS PARECE FILME PLAGIADO

Está no Moacir Pereira, com o título "Inquérito"

A prefeitura de Balneário Rincão emitiu nota oficial sobre investigação do Ministério Público Estadual a respeito das operações da empresa Recicle, envolvendo o Samae daquele município. O inquérito tramita em segredo de justiça. O prefeito Décio Góes (PT) não tem qualquer informação sobre o ocorrido.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.