Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

04/07/2014

PLANO DIRETOR I
Aqui em Gaspar a importante revisão do Plano Diretor é cheia de becos. A estratégia é fazer as modificações entre os 13 vereadores e não exatamente como define o Estatuto das Cidades, com amplas discussões com as comunidades afetadas. Tudo deveria nascer nas oficinas que conciliam legislação, tecnicidade e realidades. Delas nada se sabe. 

PLANO DIRETOR II
No lugar delas, foram feitas duas improvisadas ?audiências públicas?. Confusas. Para disfarçar e cumprir uma exigência legal.Mas para apresentar o trabalho, muito bem feito, por sinal. Não para se discutir alguma coisa. Como nas nossas comunidades faltou organização e não se tinha argumentos para o contraponto, o assunto foi propositadamente ?esfriado? pela prefeitura, pelos políticos do poder de plantão e para não se queimar com os seus amigos ou entrar em divididas. E do nada a revisão apareceu na Câmara às vésperas da campanha eleitoral.Época de negociações. De trocas. De favores. De se negar o técnico, o legal. É aí que mora o perigo. E para algo complexo e técnico como é a revisão do Plano Diretor. Pelo menos, depois da coluna desta terça-feira, quando abordei a falta de transparência, a prefeitura disponibilizou no seu site os arquivos para consultas. Menos mal. Mas não resolve. 

PLANO DIRETOR III
O Conselho de Desenvolvimento rejeitou o trabalho técnico, de metodologia e de fôlego feito por uma empresa ?amiga? do poder local, a Iguatemi Engenharia, de Florianópolis. Mas o que se contesta neste trabalho? A eliminação do eterno improviso e que o Ministério Público de Gaspar pede? Ou os interesses de investidores que não foram contemplados? Ou algo dissociado da realidade gasparense? O hábil, experimentado e alinhado com o poder de plantão Hilário José Melato, PP, é o relator sorteado na Câmara. E já avisou que vai lidar com interesses diversos. E aí mora outro perigo. Os afetados, que já leram a proposta do Plano, andam de conversa mole no cangote dos vereadores para eles recusarem a proposta ou então modificála, radicalmente. Como as entidades estão aparelhadas, o discurso também estará afinado. Resumindo: há um grande risco da revisão do Plano Diretor ser algo particular ou dissociado das vozes de legitima representação da comunidade. Afinal, ela não foi ouvida. Quem perde? A cidade, os cidadãos, cidadãs e o futuro de todos. 

PLANO DIRETOR IV
Para encerrar, mas voltarei muitas vezes ainda sobre este tema. Se aqui a revisão do Plano Diretor é cheio de becos, diferente é em Florianópolis na notícia desta semana. ?Mesmo depois da decisão do Tribunal Regional Federal de que não são necessárias novas audiências públicas para definir o Plano Diretor, a prefeitura através do Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf) definiu que realizará as audiências. A primeira será neste dia 16 na região continental. Ao todo serão 20 distribuídas por todas as regiões da Capital, sempre com início às 19h, nos locais previamente definidos pelo Ipuf, que serão divulgados 15 dias antes da realização dos encontros?. Lá há organização das entidades, comunidades e o Ministério Público estão estruturados contra os espertos e desinformados. 

INDEFESA CIVIL
A Lagoa, como o nome bem diz, é um dos primeiros lugares a ser tomado e se isolar pelas águas das cheias do Rio Itajaí-Açu, aqui em Gaspar. Pois, na última vez que isto ameaçou e aconteceu, o pessoal de lá ficou sem ?bateiras?. A nossa indefesa civil não mandou e nem disponibilizou tal ?veículo? de fuga e comunicação como prometeu no projeto que aprovou na Câmara. No dia em que a votação aconteceu a titular estava presente, adulada na competência pelos companheiros, fazendo queixas contra esta coluna e proselitismo do nada. Pelo projeto justificou Mari Inez, que as tais ?bateiras? estariam nas sedes ou casas dos presidentes das Associações de bairros para facilitar nas emergências. E o pessoal foi lá há duas semanas buscá-la para criar mobilidade mínima. Luiz Brassanini foi taxativo aos que pediram a bateira: aqui nunca ninguém veio trazê-la. Com a palavra, Mari Inez Testoni Theiss. 

SOBRE O TRAPICHE 

Teresa da Trindade, presidente do PSB, mas que passou pelo PT, PP e PSD, ex-candidata a prefeito, surpreendeu a todos nesta semana. Ela é candidata à deputada. Ela está no embalo do ?chefe? Paulinho Bornhausen.

Quais as razões que os gasparenses teriam para votar num gasparense para deputado? Só por ele ser gasparense? Vão se eleger só com os votos daqui? Estamos num Vale e de oportunidades. Todos não perceberam isto. É ruim, heim!

Sem discurso comunitário, tem candidato que está pregando que quer defender uma Celesc forte. Estatal forte? Veja o que fazem com a Petrobrás. Só para mamar, suportar sindicalistas e políticos carreiristas. A Celesc será forte é quando ela for privatizada para acabar com os ratos que a infestam. É candidato dos sindicalistas.

O deputado Aldo Schneider (Marita), PMDB, foi escolhido para o ano que vem ser festeiro da Festa de São Pedro. A indicação foi Argemiro Pinheiro (Ivonete)

Em matéria de leis... Os pareceres do relator Geral e do relator Comissão de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação ao projeto de lei  nº 18/2014, de autoria do prefeito que alterava anexo da lei municipal nº 1.330, de 13 de dezembro de 2014, que institui o Código Tributário de Gaspar, foram pela rejeição da totalidade a proposta. E por quê?  Por se tratar ?de matéria ilegal e inconstitucional?, concluíram. Ai, ai, ai.

Quais os destinos que a prefeitura de Gaspar tem dado a pneus bons, mas usados e ?novos?, mas com data de vencimento expirado? Ai, ai, ai.

Olha só o título do press release da secretaria da Agricultura e que agora patrola ruas. Apropriado. ?Gaspar recebe Dia de Campo sobre Sistema de Cultivo do Jundiá?.Cultivo de jundiá? Hum! Com tanto jundiá ensaboado no governo o Dia de Campo é necessário e urgente. Este será no dia 17 em Belchior Alto. Acorda, Gaspar!

Escaldado e por prevenção, o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt está pedindo licença temporária do PPS.

Sobre a revisão do Plano Diretor de Gaspar. Experiente empresário do ramo imobiliário aposta que ele visa desvalorizar áreas supervalorizadas, para alguém comprá-las e mais tarde, lutar e mudar o que hoje não se permite construir e ai ganhar. Parece coisa articulada.

Fica criada Bolsa de Auxílio Alimentação, no valor de R$ 500,00 destinada ao médico que atua em Gaspar, vinculado ao Programa ?Mais Médicos?. É o que diz o projeto de lei 42/2014 que está na Câmara.

Falta de respeito, ignorância ou afronta? A prefeitura e a Câmara vêm, sucessivamente, ignorando a participação do promotor Henrique da Rosa Ziesemer, do Meio Ambiente e Urbanismo, nestas questões cruciais. Foi ele quem pediu a regularização de dezenas de ruas irregulares ?aprovadas? pela Câmara. E até agora, nada. Na Semana do Meio Ambiente, ele esteve ausente por culpa dos organizadores; nas audiências do cemitério foi convidado na última hora; sobre o trânsito, a mesma coisa e nem pode comparecer; sobre a revisão do Plano Diretor só soube dele pela imprensa. Como Pedro Celso Zuchi, PT, diz que não é prefeito para fazer Termo de Ajuste de Conduta com a promotoria, tudo se atrasa e se evita o diálogo para a comunidade. Então... Acorda, Gaspar!

Esperteza. O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, arrumou um jeito de contratar gente temporariamente em até um ano no Legislativo, ?dentro da lei? e sem concurso. É o que dispõe o projeto 29/2014 sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público no âmbito da Câmara de Vereadores de Gaspar. Hum!

 

herculanoMD.jpg

PMDB de Gaspar unido na Convenção em Florianópolis. Mas, nesta foto não faltou o candidato?

Comentários

ZE_DA_BAGA_ABERTA
07/07/2014 20:17
POIS AGORA... KKKKK COMO FOI COM A BALSA, AGORA A CULPA TB É DO DOCUMENTO???KKKKKKK..
ADMINISTRAÇÃO AMADORA.....VERGONHA.... PRATICAMENTE 2 ANOS.... ONDE ESTÃO OS 16 KM DE ASFALTO????OPS ATÉ O FIM SERÃO 32(PROMETIDOS)....
ÚNICAS AÇÕES ATÉ AGORA...SÃO MEIA DUZIA DE CARROS GANHADOS DO GOVERNO FEDERAL... QUE MANDOU ISSO PARA TODOS OS MUNICÍPIOS... OU SEJA, DA TAL COMPETÊNCIA NADA..
E KD A TRANSPARÊNCIA PROMETIDA..... QUANTO CUSTOU A NOVELA DA BALSA..... SERA QUE VÃO ESCONDER ATE QUANDO O PREJUÍZO AOS COFRES PÚBLICOS... E QUEM VAI PAGAR ESSE GUINCHO???KKKK E O MINISTÉRIO PÚBLICO, PERGUNTO... FAZ O QUE COM ISSO??
REI DA BAGAÇA
07/07/2014 17:36
Quanto tempo mais vai ser prorrogado o processe administrativo disciplinar em relação a pesquisa fraudulente, pois no diario oficial de hoje se prorrogou mais uma vez. quem sabe ele faz outra este ano
Sonia Maria Zimmermann
07/07/2014 14:42
Oi Luciano!
Podes ter a certeza de que isso não tem nada com a escrita, mas sim com a ignorância e a burrice....
Herculano
07/07/2014 13:16
DILMA SOCORRE VÍTIMAS DE INUNDAÇÕES COM A INVENÇÃO DO BOTE MILITAR DE FIBRA ÓTICA, por Augusto Nunes, de Veja [como se vê, a franquia é nacional. Em Gaspar, os botes tinha motores de polpa]

"Queria dizer o seguinte", recitou Dilma Rousseff em 17 de junho, no interior do Paraná, a senha que anuncia o começo de mais uma incursão do neurônio solitário pela selva das vogais e consoantes. Depois de sobrevoar a região castigada por inundações, a presidente baixara em União da Vitória para protagonizar a farsa reprisada a cada temporal de bom tamanho: a supergerente jura que vai fazer no ano que vem as obras de prevenção de enchentes que prometeu para o ano passado.

A continuação do palavrório avisou que Dilma mudara o script para comunicar que iria remediar o que poderia ter evitado: "Primeiro, no caso da? da situação? e da? do apoio do Exército e das Forças Armadas, quer dizer, é muito importante na hora? é? não? principalmente na hora do socorro, né? Na hora de você impedir que as pessoas tenham? as pessoas que foram atingidas, que por acaso não conseguem, tão isoladas num edifício e tal, na sua casa, elas possam sair".

Em seguida, com a mão direita empunhando uma caneta e a esquerda folheando nervosamente um gordo papelório, a oradora decodou rumo à revelação espantosa: "Mas? outra coisa que é importante na atuação do Exército, eu gostaria de dizê, é a disposição de equipamentos. Então o Exército tem aqui caminhões de cinco toneladas, tem botes pneumáticos e o que eles chamam de (inaudível), que é um bote de fibra ótica". Isso mesmo: fibra ótica.

Os dicionários garantem que "fibra ótica é um filamento flexível e muito fino (da espessura de um fio de cabelo), constituída por um vidro ótico puro, plástico ou outro isolante eléctrico, sendo o seu principal objectivo permitir a transmissão de informação digital e sinais de luzes ao longo de grandes distâncias". No Brasil Maravilha, sabe-se agora, tal material se presta à fabricação de moderníssimas embarcações militares.

"A imprensa nunca publica com destaque o que o governo faz de bom", voltou a queixar-se Lula neste fim de semana. "Parece que só notícia ruim pode ser manchete". Faz sentido, sugerem as edições dos principais diários do país datadas de 18 de junho de 2014. O Estadão, por exemplo, reservou o alto da primeira página à situação falimentar da Argentina. A Folha noticiou na manchete que o ministro Joaquim Barbosa se afastara de vez do julgamento do mensalão. O Globo destacou o clima de pessimismo decorrente do mau desempenho da Seleção.

Nenhum dos três jornais valorizou adequadamente o que ocorrera na véspera: no interior do Paraná, a presidente da República patenteou a invenção do bote de fibra ótica. Se isso aconteceu, é uma candidata e tanto à reeleição. Se só ampliou a coleção de maluquices e fantasias, é candidata a uma camisa-de-força. Em qualquer hipótese, a performance de Dilma no vídeo abaixo merecia manchete.
Herculano
07/07/2014 12:56
AS NOTÍCIAS QUE O GOVERNO PRODUZ

Montadoras esperam tombo de 10% na produção anual, na pior queda desde 1998.

Captação da poupança no 1º semestre é a menor em três anos

A caderneta de poupança atraiu menos recursos dos investidores na primeira metade deste ano.

Os depósitos na caderneta superaram os saques em R$ 9,6 bilhões no primeiro semestre de 2014, segundo dados do Banco Central.

O valor é o menor em três anos e representa queda de 66% em relação ao resultado do mesmo período de 2013 (R$ 28,3 bilhões).
Mario
07/07/2014 12:55
Herculano

ILHOTA e sua competente Administração...

Um carro do Conselho Tutelar de ILHOTA, Corsa MGK-8494 foi apreendido hoje pela manhã em Gaspar, porque não tinha licença para trafegar. Estavam no veículo, o Motorista e 02(dois) conselheiros tutelares.
Joaquim
07/07/2014 12:40
Herculano
ILHOTA, uma Vergonha.

Carro do Conselho Tutelar de ILHOTA foi preso em Gaspar pela Guarda Municipal por estar com a documentação atrasada.
Cadê o Prefeito, o Secretário da Administração e o de Assistência Social que não vêem isso?
Eta competência pai d'égua!!!!!!!
LUCIANO DA CUNHA
07/07/2014 12:39
Á SONIA MARIA ZIMERMMANN

NÃO SEI SE FOI UMA INDIRETA PRA MIM,MAS,

SE O POVO ESTIVE PREOCUPADO COMO ESCREVER E FALAR O PORTUGUÊS CORRETAMENTE NÃO TERIAM ELEGIDO O LULA E POR DUAS VEZES.
Herculano
07/07/2014 12:28
CARROS IRREGULARES NA ILHOTA

Um veículo da prefeitura de Ilhota e que servia ao Conselho Tutelar foi apreendido em Gaspar. Estava com a documentação irregular.

Outra. Lá hoje é dia da Feira do Brás, o camelódromo ambulante de roupas e outros badulaques e que um dia foi proibido aqui em Gaspar.
Sonia Maria Zimmermann
07/07/2014 11:47
Bom dia, Herculano !

Uma sugestão:
Por favor, não publica essas picuinhas, quando há tantos erros de Português.A nossa língua agradece e nós também.É lamentável ler tantos erros em poucas frases.
Sebastião A. José Krauss
07/07/2014 09:39
Pre candidatos Amarildo José Rampelotti e Joel Júlio da Costa.
Alguém em Gaspar tem alguma dúvida que nenhum dos dois serão eleitos? Acredito que eles também sabem disso, então pergunto: São candidatos porque acreditam que fortalecerão Gaspar no meio político estadual ou é para garantir legenda dos seus partidos e quem sabe arrumarem uma boquinha em Florianópolis??
Pessoal do bem de Gaspar, vocês sabem que sem organização dentro do próprio reduto/base que é o nosso próprio município não se consegue almejar esse sonhado cargo para termos um representante digno do nosso tamanho. Batemos na trave quando foi lançado o Pedro Bornhausen sendo nosso representante, será que não poderia ser feito novamente isso, não para esta eleição que está muito em cima, mas na próxima, e mais, devem participar desse processo no mínimo representantes de Luiz Alves e Ilhota. Aí quem sabe teremos chance de colocar alguém na assembleia legislativa de Santa Catarina. Se não acontecer isso, somos obrigado a votar em alguém da região que tenha vaga garantida na assembleia para podermos cobrar algo para Gaspar.
LUCIANO DA CUNHA
07/07/2014 09:11
AO LUIZ CARLOS MACHADO FILHO PTISTA FRUSTRADO

SIM EU VENDI,MAS QUANDO DESCOBRI QUE A GVT TEM OS MESMOS PROBLEMAS QUE A OI EU PEDI A CONTA E EU JAMAIS AFIRMEI QUE A INTERNET NÃO FUNCIONA, EU TENHO 25 MEGA E RECEBO OS 25 SE NÃO ESTAS CONTENTE FIQUE COM A OI QUE TE VENDE 5 MB E VOCÊ RECEBE 1 SE TÁ BOM PRA VOCÊ QUEM SOU EU PRA CONTESTAR.
AS CONTAS DESSE MÊS JÁ CHEGOU JÁ QUE QUERES TOMAR CONTA DA MINHA VIDA É SÓ VIR BUSCAR E PAGA-LAS.

FOFOQUEIRO VOCÊ CONSEGUE SER MAIS BURRO QUE O PREFEITO SUPEROU O ÁPICE DA BURRICE POR ACASO FOI EU QUE FIZ A MATÉRIA.

QUANDO VIR AQUI COMENTAR OU CRITICAR FAÇA ALGO DE ÚTIL COMO EU, MOSTRANDO PRA POPULAÇÃO QUE FORAM ENGANADOS PELO PREFEITO.
MEU QUERIDO O CHORO É LIVRE.
Herculano
07/07/2014 08:04
A COPA COMO ELA É. JUROS DE EMPRÉSTIMOS PARA OBRAS DE ESTÁDIOS PAGARIAM DOIS ITAQUERÕES

Esta é a principal manchete de hoje na capa do jornal Folha de S. Paulo. Valor, de R$ 2,4 bi, está incluso nos R$ 6,7 bi a serem quitados por Estados, empresas e clubes. Fatura será cobrada por bancos públicos e fundo de desenvolvimento; parcela do Corinthians será de R$ 4,8 mi ao mês

O texto é assinado por Dimmi Amora, da sucursal de Brasília. Assim que o apito final soar no Maracanã no próximo domingo (13), a maior parte da fatura da Copa começa a ser cobrada de Estados, empresas e clubes de futebol que se endividaram para construir ou reformar os estádios usados durante o Mundial.

O carnê é caro. Para garantir arenas com o padrão Fifa, os responsáveis pelas obras pegaram emprestados R$ 4,3 bilhões de bancos públicos e de um fundo de desenvolvimento regional.

O valor total do financiamento chegará a R$ 6,7 bilhões, considerando os juros que serão cobrados nos próximos 13 anos.

A estimativa de gastos com juros - R$ 2,4 bilhões - foi feita a pedido da Folha por Jorge Augustowski, diretor-executivo de economia da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), com base na cópia dos contratos disponíveis na página da Transparência do governo federal na internet.

Com esse dinheiro, seria possível construir duas arenas como o Itaquerão.

Dos 12 estádios usados durante o torneio, 11 tiveram suas obras bancadas, em parte, com o dinheiro emprestado pelos bancos. Apenas o Mané Garrincha, o mais caro (R$ 1,4 bilhão), foi erguido usando somente recursos do caixa do Distrito Federal.

No total, os 11 estádios custaram R$ 7,1 bilhões. Nessa conta está incluído o custo dos juros de quatro arenas.

O dinheiro dos primeiros empréstimos começou a ser liberado em 2011. Como os contratos previam carência de dois a três anos (prazo para o início do pagamento), as prestações só começaram a ser cobradas neste ano.

Para os que bateram na porta dos bancos mais tarde - como Corinthians, Internacional e Atlético Paranaense -, a conta só começará a ser cobrada em 2015.

E ela não será barata. A primeira parcela do Corinthians terá de ser quitada em junho do ano que vem. O valor é estimado em R$ 4,8 milhões. Se a taxa de juros não mudar, o clube pagará o valor até o fim do contrato, de 155 meses.

Apesar da conta salgada, o governo federal destaca que as obras geraram empregos e garantiram a realização de um evento que trouxe dividendos para a economia.

Segundo o Ministério do Esporte, a construção e a reforma das arenas geraram 50 mil empregos diretos. A projeção de renda que será adicionada à economia brasileira com a Copa é de R$ 30 bilhões.
Herculano
07/07/2014 07:49
APÓS PSD, KASSAB AGORA RECRIA O PARTIDO LIBERAL, por Claudio Humberto, na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Após o bem-sucedido projeto de criação do PSD, que desfalcou siglas da oposição como DEM, PSDB e PPS, o ex-prefeito Gilberto Kassab agora concentra forças na criação do Partido Liberal, que pode ser uma brecha a opositores após as eleições presidenciais. Dirigentes do PSD arregaçam as mangas nos Estados para ajudar a nova legenda, que já contaria com 400 mil assinaturas, das 492 mil exigidas pela legislação.

JANELA ABERTA
A ideia de Kassab é a mesma da recriação do PSD: garantir legenda, sem risco de perder mandato, a políticos loucos para aderir ao governo.

CONVENIÊNCIA
Pela lei, deputados não perdem mandato filiando-se em partido recém criado. Kassab quer negociar governabilidade a quem vencer a eleição.

SONHO MEU
Kassab sonha em assumir o lugar ocupado pelo PMDB nos governos Lula e Dilma. Ele aposta no desgaste das relações PT-PMDB.

SEM DISTINÇÕES
Em dívida com Dilma, que o ajudou a recriar o PSD, Kassab apoia o PT nacionalmente, mas negociou sua adesão do PSDB, em São Paulo.
Herculano
07/07/2014 07:44
A TAÇA É DELES (A CONTA É NOSSA), por Guilherme Fiuza para o jornal O Globo

País gastou com os estádios da Copa mais do que Alemanha e África do Sul juntas. Com brasileiro não há quem possa.

Os pessimistas e a elite branca deram com os burros n?água: a Copa do Mundo no Brasil é um sucesso. A bola está rolando redondinha, os gramados estão todos verdinhos e o país chegou até aí batendo mais um recorde: gastou com os estádios da Copa mais do que Alemanha e África do Sul juntas. Com brasileiro não há quem possa.

Aos espíritos de porco que ainda têm coragem de reclamar do derrame sem precedentes de dinheiro público promovido pelos faraós brazucas, eis a resposta definitiva e acachapante: a Copa no Brasil tem uma das maiores médias de gols da história. Fim de papo. De que adianta ficar economizando o dinheiro do povo, evitando os superfaturamentos e as negociatas na construção dos estádios, para depois assistir a um monte de zero a zero e outros placares magros? Fartura atrai fartura. Depois da chuva de verbas, a chuva de gols. É a Copa das Copas. Viva Messi, viva Neymar, viva Dilma.

Está todo mundo feliz, e o país mais uma vez se renderá a Lula. O oráculo afirmou que era uma babaquice esse negócio de querer chegar de metrô até dentro do estádio. Que o brasileiro vai a jogo até de jegue. O filho do Brasil mais uma vez tinha razão.

O país teve sete anos para usar a agenda da Copa e investir seriamente em infraestrutura de transportes. Sete anos para planejar e executar uma expansão decente do metrô nas capitais saturadas, por exemplo - obras caras que dependem do governo federal. Ainda bem que nada disso foi feito, e as capitais continuaram enfrentando sua bagunça a passo de jegue. Seria um desperdício, porque todo mundo sabe que essa mania de querer chegar aos lugares de metrô é uma babaquice da elite branca. Felizmente, o dinheiro que seria torrado nessa maluquice foi bem aplicado nos estádios mais caros do mundo, entre outros investimentos estratégicos.

Agora a Copa deu certo, o brasileiro está sorrindo e a popularidade de Dilma voltou a subir - provando de uma vez por todas que planejamento sério é uma babaquice. O que importa é bola na rede.

Nos anos que antecederam a Copa das Copas, os pessimistas encheram a paciência do governo popular com a questão dos aeroportos. Mas o PT resistiu mais uma vez à conspiração dessa burguesia ociosa que reclama de tudo. E deixou para privatizar (que ninguém nos ouça) os aeroportos às vésperas da Copa. Foi perfeito, porque sobrou mais tempo para o bando da companheira Rosemary Noronha parasitar o setor da aviação civil, proporcionando aos brasileiros o que eles mais gostam: ser maltratados nos aeroportos em ruínas, se possível derretendo com a falta de ar-condicionado (o que Dilma chamou carinhosamente de "Padrão Brasil").

Os pessimistas perderam mais essa. Na última hora, com um show vertiginoso de remendos e puxadinhos (Brasil-sil-sil!), os aeroportos nacionais não obrigaram nem uma única delegação estrangeira a vir para a Copa de jegue. Todas as seleções entraram em campo - a televisão está de prova. E, no que a bola rolou, quem haveria de memorizar detalhes insignificantes, como metade dos elevadores da Favela Antonio Carlos Jobim enguiçados, além de algumas esteiras e escadas rolantes interditadas, entre outros desafios dessa gincana Padrão Brasil?

Ora, calem a boca, senhores pessimistas. A Copa deu certo. A Rosemary também.

Quem vai cronometrar o tempo dos otários nas filas monumentais? Os cronômetros só medem a posse de bola. E bem feito para quem ficou preso nos engarrafamentos a caminho do estádio, de casa ou de qualquer lugar. Lula avisou para ir de jegue. Você ficou engarrafado porque é um membro dessa elite branca que contribui para o aquecimento global. Além de tudo, é ignorante, porque ainda não entendeu que o combustível no Brasil foi privatizado pelos companheiros e seus doleiros de estimação. Como diria o petista André Vargas ao comparsa Alberto Youssef, o petróleo é nosso.

Além de jegue e jabuticaba, o Padrão Brasil tem feriado. Muito feriado. Quantos o freguês desejar. Pode haver melhor legado que esse para a mobilidade urbana? Se todo mundo andar de jegue e ninguém precisar ir trabalhar, acabaram-se os problemas viários. Poderemos ter Copa todo mês. E os brasileiros não precisarão mais correr riscos com obras perigosas como os viadutos - que, como se sabe, desabam.

A Copa no Brasil tem tido jogos realmente emocionantes. É o triunfo do único inocente nessa história - o futebol. Viva ele. Os zumbis que ficavam gemendo pelas ruas que "não vai ter Copa" sumiram na paisagem do congraçamento das torcidas. Mas é claro que isso será entendido pela geleia geral brasileira como... gol da Dilma! É a virada dos companheiros, a vitória dos oprimidos palacianos sobre as elites impatrióticas etc. A taça é deles. E a conta é nossa.

Se você não suporta mais essa alquimia macabra, que faz qualquer sucata populista virar ouro eleitoral, faça como os atletas do Felipão: chore.
Herculano
07/07/2014 07:32
CANDIDATOS A GOVERNADOR ESTIMAM CAMPANHA QUATRO VEZES MAIS CARAS DO QUE A DE 2010, por Upiara Boschi, para o Diário Catarinense, da RBS

É apenas uma estimativa, mas em um quesito as candidaturas de Paulo Bauer (PSDB) e Raimundo Colombo (PSD) saíram na frente na disputa pelo governo do Estado. Ambos declararam R$ 30 milhões como teto de gastos para a campanha eleitoral, três vezes mais do que os R$ 10 milhões apontados pela candidatura de Claudio Vignatti (PT).

Os valores também superam a previsão da eleição passada. Em 2010, os candidatos ao governo catarinense estimaram gastos de R$ 38,6 milhões - menos da metade dos mais de R$ 84,5 milhões declarados pelas oito chapas que disputam o cargo este ano.

Os candidatos tiveram as chapas registradas no sábado, durante o plantão da Justiça Eleitoral para recebimento das inscrições. Além do trio protagonista, apenas a candidatura de Elpídio Neves (PRP) superou a casa do milhão ao apontar o teto de gastos de R$ 12 milhões. Afrânio Boppré, do PSOL, declarou R$ 500 mil.

O valor apontado à Justiça Eleitoral serve de limite máximo para os gastos na campanha e costuma ser superestimado pelos partidos porque não é possível ampliá-lo - mesmo em caso de segundo turno.

Os candidatos ao Senado também registraram suas candidaturas no sábado. Entre eles, Paulo Bornhausen (PSB) é o que pediu mais limite para despesas: R$ 15 milhões. Dário Berger (PMDB) e Milton Silva (PRP) declararam R$ 8 milhões como teto, enquanto Milton Mendes (PT) apontou R$ 7 milhões. Amauri Soares, do PSOL, declarou R$ 500 mil.

Os números mostram uma espécie de inflação na expectativa de gastos desde a última eleição estadual. Em 2010, Colombo liderada a estimativa com R$ 20 milhões, contra R$ 11 de Angela Amin (PP) e R$ 5 milhões de Ideli Salvatti (PT). Na corrida para o Senado, os eleitos Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer previram R$ 8 milhões cada, contra R$ 4 milhões de Vignatti. Ao final das campanhas, as despesas ficaram longe dos tetos - Ideli foi a mais próxima do limite, gastando R$ 3,5 milhões.
Herculano
06/07/2014 21:20
O FUTURO PEDE PASSAGEM, por Ilimar Franco para jornal O Globo

A crise dos partidos, dos sindicatos, das associações e das entidades só está começando. A internet está retirando protagonismo dessas organizações e abrindo espaço para dar vida à iniciativa política de cidadãos comuns sem passar pela triagem dos gurus ou ter de ser amigo do rei.

Sites de abaixo-assinados, como Change.org, Avaaz, Petição Pública, Abaixo-Assinado.org e Ativismo, estão destronando as velhas formas de fazer política. Um exemplo disso ocorreu agora, na Copa.

Um abaixo-assinado virtual, com cerca de 17 mil assinaturas, foi o suficiente para que a Fifa abrisse a Arena Fonte Nova (BA) para que as baianas do acarajé vendessem a iguaria.
Pernilongo irritante
06/07/2014 19:42
Mas, nessa foto não faltou o candidato?

O que não falta em Gaspar é pilantra querendo tomar a cidade de assalto.
Juju do Gasparinho
06/07/2014 19:35
Prezado Herculano:

"PAC 2 da Dilma é um fracasso.
Como sempre, o governo do PT joga a culpa para os prefeitos e governadores."
Blog do Coturno Noturno.

Deve ser por isso que a Ponte do Vale está parada.
Para a Dilmá, a culpa é do prefeito Zuchi.

"Empresas param de produzir por causa de conta de luz.
Preço subiu em função do baixo nível dos reservatórios."
Agência Estado.

É o desemprego, Dilmáááááá.

Postado às 07:50hs.
Só o Cartão Corporativo da Jubarte Vermelha, aumentaria o PIB em 3%.

Herculano, tem analfabeto funcional passando atestado de ignorância aqui no Blog. Pobre "cerumano", acha que DEMOCRACIA é uma sobremesa!
Herculano
06/07/2014 18:54
UM ATRASO COLOSSAL, por Lauro Jardim, de Veja

Em 2010, a então candidata Dilma Rousseff foi ao Maranhão com Lula para o lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium I, "a quinta maior do mundo" e disse textualmente que em 2015 ela estaria "operando a plena capacidade".

No final de junho, porém, o 10º Balanço do PAC 2 cravou que a data de conclusão da refinaria ficou para 31 de janeiro de 2029. São inacreditáveis quinze anos de atraso - isso se alguém acreditar neste novo prazo.

De acordo com a própria Graça Foster, em palavras proferidas há dois anos, "historicamente, os projetos da Petrobras atrasam?". A refinaria do Maranhão é um assombro até para os padrões de lerdeza até aqui conhecidos.
Herculano
06/07/2014 18:51
APARÊNCIAS. PT RECORRE PARA MANTER LUIZ MOURA FORA DAS ELEIÇÕES

Jurídico do partido apresentará agravo de instrumento ao Tribunal de Justiça de São Paulo para derrubar liminar que permite a deputado flagrado em reunião com integrantes do PCC, condenado por crimes, se lançar como candidato à reeleição. Como se vê, a bandidagem não é fraca na representação e infiltração nas instituições democráticas e livres
Herculano
06/07/2014 18:39
580 CANDIDATOS SE INSCREVERAM PARA CONCORRER NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO. NESTA SEGUNDA COMEÇAM AS CONTESTAÇÕES E O SANEAMENTO DAS IRREGULARIDADES. ISTO VAI ATÉ O DIA 21 DE AGOSTO. ENTÃO ESTA LISTA PODE DIMINUIR

Santa Catarina terá oito candidatos ao Governo, sete ao Senado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral. O PCB não concorrerá ao Senado. Há 120 candidatos a Câmara Federal e outros 423 para a Assembleia Legislativa.

A propaganda já é permitia, desde que dentro do que define a lei. Olha não pode usar o computador do serviço público.

Candidatos ao Governo
1. Afrânio Boppré ? PSOL
2. Cláudio Vignatti ? PT
3. Elpidio Neves ? PRP
4. Gilmar Salgado ? PSTU
5. Janaina Deitos ? PPL / PMN (Coragem e compromisso a Santa Catarina)
6. Raimundo Colombo ? PSD / PRB / PMDB / PR / PTB / PSC / PSDC / PROS / PV / PC do B / PDT / DEM (Santa Catarina em Primeiro Lugar)
7. Marlene Soccas? PCB
8. Paulo Bauer ? PP / PSL / PTN / PPS / PRTB / PHS / PTC / PSB / PSDB / PEN / PT do B / SD (Muda Brasil, Muda Santa Catarina)

Candidatos ao Senado
1. Alan Alves Moreira ? PPL / PMN (Coragem e compromisso a Santa Catarina)
2. Amauri Soares ? PSOL
3. Dário Berger ? PSD / PRB / PMDB / PR / PTB / PSC / PSDC / PROS / PV / PC do B / PDT / DEM (Santa Catarina em Primeiro Lugar)
4. Junara Aparecida Gonçalvez Ferraz ? PRP
5. Milton Mendes ? PT
6. Paulo Bornhausen ? PP / PSL / PTN / PPS / PRTB / PHS / PTC / PSB / PSDB / PEN / PT do B / SD (Muda Brasil, Muda Santa Catarina)
7. Rosane de Souza ? PSTU
Herculano
06/07/2014 18:20
A ELITE BRANCA, por João Ubaldo Ribeiro, escritor

...Outra palavra que já merece uma pesquisa semântica é "elite". Lula também faz embaixadinhas com ela a torto e a direito e é preciso estar atento. Assim mesmo, é difícil entendê-la, a começar pela circunstância de que, desde a época em que foi chamado como promissor talento para a temporada universitária patrocinada pela AFL-CIO, formadora de quadros sindicais presente, respeitada e temida em todo o mundo, ele é elite.

Foi elite dos sindicalistas, é elite do partido que está no poder, exerceu o posto mais alto da elite governante, num país onde o presidente da República é um monarca tratado com subserviência e vassalagem, viaja esplendidamente para palestras e lobbying, come do bom, bebe do melhor, é amigo pessoal e companheiro de lazer de ricos e poderosos, se trata nos mais respeitados hospitais com os mais renomados médicos, não entra em filas, não pega transporte público, não paga aluguel de casa nem prestação de carro, não se aporrinha com providências do cotidiano, não tem preocupação com o futuro, ganha mais do que todos os professores do primeiro grau da rede pública do Maranhão juntos, manda para lá, desmanda para lá e, ainda por cima, é cultuado por grande parte do povo.

Então, ele não é elite? De que mais se precisa para ser elite?...
Luiz Carlos Machado Filho
06/07/2014 18:09
Luciano da Cunha

Burro é tu seu incopetente não foi tu que andou vendendo internet que não funciona aqui em gaspar. É melhor tu ir trabalha tu não faz outra coisa na vida só fica fazendo fofoca o dia todo seu fofoqueiro. Para di fala mal dos otro vai arruma um trabalho vai.
Herculano
06/07/2014 18:09
POR ONDE ANDA A OAB? por Reginaldo Castro para o jornal O Globo

Diante de sinais claros de retrocesso, sente-se a falta da palavra e da orientação da Ordem

Poucas vezes na história republicana do Brasil tantos e tão graves acontecimentos puseram em risco o Estado Democrático de Direito. São questões que, no passado, provocariam a intervenção da única tribuna pública não estatal em defesa da cidadania: a Ordem dos Advogados do Brasil, cujo Estatuto a compromete com a defesa da Constituição, da democracia e dos direitos humanos.

A OAB surgiu no bojo de uma crise institucional de grandes proporções: a Revolução de 1930. São 84 anos. Desde então, teve papel decisivo em todos os conflitos da vida brasileira, sempre mantendo distância crítica dos protagonistas do processo político, ocupando, com isenção e destemor, a tribuna da sociedade civil.

Não por acaso, quando o general-presidente Ernesto Geisel, em 1974, intentou a abertura democrática, dirigiu-se não a um partido político, mas à OAB. Raymundo Faoro era seu presidente e encaminhou os pleitos da sociedade: restabelecimento do habeas corpus, fim da censura, revogação dos atos institucionais, anistia e eleições diretas. Numa palavra, a redemocratização.

O atendimento não foi imediato; a abertura, como se recorda, era lenta e gradual. Mas a agenda desembocou, no final do governo seguinte, do general Figueiredo, na redemocratização.

Hoje, diante de sinais claros de retrocesso, sente-se a falta da palavra e da orientação da OAB. Falo como seu ex-presidente e alguém que preza sua história e papel social. Distingo a instituição dos que circunstancialmente estão no seu comando.

Estamos diante de uma agenda política assustadora. Teme-se pela independência do Judiciário e do Legislativo. O aparelhamento do Estado, síntese desses temores, culmina com a edição do decreto 8.243, que o entrega ao arbítrio dos "movimentos sociais", sem que se defina o que são, já que podem ser institucionais ou não, segundo o decreto.

Antes, tivemos o mensalão, pontuado de agressões por parte dos réus ao STF e ameaças de morte a seu presidente, Joaquim Barbosa. E ainda: a tentativa de regulamentar (eufemismo de censurar) a mídia; a inconstitucionalidade do programa Mais Médicos; a desobediência do presidente do Senado ao STF quanto à instalação da CPI da Petrobras; a violência dos black blocs nas manifestações de rua; as ações criminosas de milícias armadas do MST e do MTST, entre numerosas outras ilegalidades que reclamam uma palavra firme de condenação por parte da advocacia brasileira. E o que se ouviu da OAB? Nada.

São assassinadas no Brasil anualmente mais de 50 mil pessoas, a maioria, jovens e pobres, em decorrência do narcotráfico. Hoje, o Brasil é, além de rota preferencial do comércio de drogas, o segundo maior consumidor mundial de cocaína e o primeiro de crack. O PT, há quase 12 anos no poder, não inclui esse combate entre suas prioridades. E o que diz a OAB? Nada!

Preocupo-me com essa omissão, que, como é óbvio, não é gratuita: tem substância política, expressa na inclusão do nome de seu atual presidente, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, na lista de postulantes ao STF. A presidente Dilma Rousseff faria um grande favor à advocacia brasileira nomeando-o, em justa paga aos inestimáveis serviços prestados a seu governo.

A OAB é grande, mas sua atual direção trai a sua história e, com isso, infunde desamparo à nossa frágil democracia. É preciso resgatá-la e devolvê-la a seu glorioso lugar de porta-voz da cidadania brasileira.
Herculano
06/07/2014 16:37
O BRASIL DO JEITINHO. QUANDO ISTO VAI TERMINAR?

Esta é a manchete que quer quebrar as regras e nos colocar em vantagem. "CBF pede que Fifa anule cartão amarelo do capitão da Seleção Thiago Silva". Vergonha. Em que nós inspiramos? Nos políticos?
Pedro Paulo da Silveira
06/07/2014 15:33
Herculano

Agora está virando o blog da baixaria, qualquer idiota agora pode escrever esses ataques pessoais essas ofensas e é publicado? O que que é isso, só aqui em Gaspar mesmo.
Jonathan de Souza
06/07/2014 13:38
Sr. Herculano!

Não tenho agremiação partidária, portanto sou apolitico, no entanto, ultimamente tenho percebido muitas ofensas morais e agora pessoais principalmente ao prefeito Celso Zuchi. Estou ficando enojado pelo que certos elementos destilam seu ódio contra o prefeito, não seria talvez de o Sr começar a moderar os comentários que que atacam a pessoa. Quando encontrar o prefeito Celso vou lhe sugerir que no mínimo entre com uma ação de danos morais contra essas pessoas.
LUIZ ORLANDO POLI
06/07/2014 11:26
EXATAMENTE DAQUI A 7 DIAS A PATRIA DE CHUTEIRAS DO PT SE DESPEDE DESSA COPA E ALGUNS ELEFANTES BRANCOS JA FECHARAM SUAS PORTAS VAMOS LÁ : ARENA DAS DUNAS-RN (NOME BEM PROPRIO COMEÇA A VIRAR AREIA) ARENA PANTANAL -MT.CUIBA (SUGESTIVO O NOME PANTANAL) TEMOS JA FECHADAS TAMBEM A DE BRASILIA A DO MANÉ (NOME BEM APROPRIADO) E A DE MANAUS-AM ( QUEM SABE NOSSOS VERDADEIROS E LEGITIMOS BRASILEIROS ! NOSSOS INDIOS AGORA COMEÇAM A APRENDER A JOGAR FUTEBOL) E AINDA TEMOS O BEIRA-RIO E O FURAÇÃO ! E AI VEM A PERGUNTA : "E AGORA JOSÉ ! A FESTA ACABOU ! O POVO SUMIU ! A LUZ APAGOU ! E AGORA JOSE ! E AGORA... VOLTAMOS A VIDA REAL DO SUS ! DA EDUCACÃO SEM QUALIFICAÇÃO ! DA MÁ GESTÃO ! E PRA CONCLUSÃO DA CORRUPÇÃO ! E AGORA JOSÉ ?
Herculano
06/07/2014 11:08
JOGO DO CONTENTE, por Juca Kfouri para o jornal Folha de S.Paulo

Ausência de Neymar repercute como se alguém tivesse morrido. Exagero que exige reflexão

RESPONDA RÁPIDO: a seleção de Gana é melhor que a do Brasil desfalcada do capitão Thiago Silva e da estrela Neymar?

E a seleção argelina é melhor que a brasileira mesmo com ausências tão importantes?

Pois Gana empatou com a Alemanha na primeira fase da Copa do Mundo e a Argélia só perdeu na prorrogação.

Jogo do contente? Talvez.

Constatado que ninguém morreu, talvez seja adequado lembrar que é possível fazer de limões limonadas e que há sempre situações piores para minimizar ocasiões inesperadas.

Um ótimo filme sueco dos anos 80, "Minha Vida de Cachorro", conta a história de um menino de 12 anos abandonado pelo pai e com a mãe doente. Quando tudo parece perdido, ele se lembra da Laika, a cadela russa que foi posta em órbita no Sputinik 2, o satélite artificial soviético que foi lançado para comemorar os 40 anos da Revolução Russa com o primeiro ser vivo do programa espacial. O artefato não tinha tecnologia que o devolvesse à Terra e Laika morreu dentro dele. O menino quando comparava sua situação à dela sentia-se, enfim, confortado.

Neymar não está em órbita, apenas sofreu um acidente de trabalho que o tira da competição mais importante de seu ofício e diminui sensivelmente a chance de a seleção conquistar o hexa. Ao mesmo tempo, entrega aos alemães a obrigação que era toda dos brasileiros.

Se, para muitos, era impensável perder uma segunda Copa no Brasil, agora não é mais. Ao contrário, conquistar o hexa passou a ser um objetivo quase sobre-humano, uma façanha épica, dessas para nunca mais esquecer.

Depois de amanhã, no Mineirão, os companheiros de Thiago Silva e Neymar estarão diante de um duro desafio: não sofrer uma derrota acachapante para os poderosos alemães. Já imaginou se além disso eles vencerem os germânicos? Pense na Laika
Herculano
06/07/2014 11:00
LEWANDOWSKI E A HARMONIA DO STF, por Elio Gasperi, para o jornal Folha de S.Paulo

O ministro Ricardo Lewandowski assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal num período difícil. Joaquim Barbosa, seu antecessor, engrandeceu a Casa relatando e conduzindo o processo do mensalão e exacerbou malquerenças que podem surgir em salas onde 11 pessoas são obrigadas a trabalhar juntas, expondo opiniões conflitantes.

O clima no STF está mais para aquele que se viu no caminho do vestiário depois do jogo Brasil x Chile do que para a solenidade que a Casa merece. Há ministros que mal se falam. Pelo menos um evita conversa com o próprio Lewandowski.

Se o novo presidente do tribunal restabelecer a harmonia na corte, fará um serviço inestimável. É pessoa cordial, de bons modos. Comeu com elegância o pão que Asmodeu amassou quando defendeu suas posições durante o julgamento do mensalão. Foi patrulhado e insultado. Sofreu, mas não deu troco.

Há algumas semanas, Lewandowski pisou na bola. Estava interinamente na presidência e reclamou porque os colegas iniciaram a sessão sem ele. Como as sessões têm hora marcada para começar, a agenda da corte prevalece sobre os compromissos de seus integrantes. Ele reclamou, argumentando que se atrasara porque recebia o prefeito de Londres. Veio do ministro Marco Aurélio a lembrança de que se o governador de Brasília for a Londres, o presidente da corte do Reino Unido não atrasará a sessão.
Herculano
06/07/2014 10:51
POLÍTICA SECRETA, por Miriam Leitão para o jornal O Globo. Ou está desorientada e sem planos a candidata Dilma. Imagina-se o governo da candidata e do PT, PMDB, PDT, PR, PSD.... Vergonhoso. Espantoso. Incrível. Um discurso falso para ignorantes, desinformados e analfabetos, a massa de votos preferida desse pessoal para se perpetuar no poder. Vamos ao didático texto.

A estratégia da presidente Dilma de só revelar a política econômica após as eleições cria a situação estranha de haver uma candidatura com programa secreto. É complicado para quem está no governo, num momento difícil da economia, dizer como vai corrigir os erros sem fazer críticas a si mesmo. A inflação está alta, o país não cresce, o setor elétrico está em situação precária.

A informação publicada pelo editor-executivo do "Valor", Cristiano Romero, é a de que a presidente Dilma vai se reunir com os empresários depois das eleições, se reeleita, para então definir a política econômica do segundo mandato. A estratégia revela a incapacidade da governante de responder agora como pretende ajustar o que a sua política econômica desajustou.

Quem disputa reeleição ou se engaja na eleição do sucessor tem a vantagem do uso do cargo para que atos de governo virem atos de campanha. Até sexta-feira, Dilma teve toda a máquina governamental aberta. Inaugurou, lançou programas e fez promessas com tom de campanha o que foi apresentado como suas funções de governante. Agora, a lei eleitoral vai inibir um pouco.

Para o ex-presidente Lula, foi muito fácil fazer campanha para Dilma em 2010 porque o país crescia vigorosamente depois da queda do PIB em 2009. A coleção de números bons de atividade econômica e a inflação baixa facilitaram o discurso da continuidade. Em 2006, o então presidente Lula enfrentou um constrangimento político porque no ano anterior havia estourado o escândalo do mensalão. Mas a economia ajudou.

Na economia, a de 2014 é a eleição mais difícil para o PT. Há muito número mostrando a deterioração da conjuntura. O governo usou instrumentos, para manter o crescimento, que perderam a eficácia, como os sucessivos pacotes de redução de IPI para o setor automobilístico. A indústria afundou e vai encolher este ano. O mais do mesmo não é suficiente para um país que vai crescer apenas 1% em 2014.

Na inflação, a continuidade da política é perigosa. A taxa passou quatro anos muito perto do teto da meta. Somando-se os meses em que ficou acima do permitido, dá quase um ano. Não há resposta fácil para a dúvida a respeito de como serão corrigidos os preços represados. A presidente da Petrobras disse que para subir o preço da gasolina bastam dois telefonemas. Ela já fez inúmeros telefonemas, sem sucesso. Os preços reprimidos têm alimentado a expectativa de mais inflação no futuro.

As empresas do setor de energia estão com sérios desequilíbrios. Está sendo negociado com bancos outro empréstimo para as distribuidoras através do mesmo canal, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O governo está dando socorro às empresas através de um ente privado, a CCEE, para não reduzir o superávit primário. É uma artimanha. Mais uma.

Uma das grandes questões para 2015 é como desatar o nó elétrico. Há um desequilíbrio financeiro grave em todos os elos do sistema provocado pela MP 579, que reduziu os preços da energia, antecipando o fim dos contratos. E nesse caso ficou claro outro problema criado pelo estilo de gestão Dilma: a falta de diálogo com os empresários.

Existe defesa de lobby que é apresentada como diálogo, como o que acontece com o setor automobilístico. Mas não foi esse tipo de conversa que faltou ao setor de energia. O governo não quis ouvir as ponderações técnicas das empresas. Elas tentaram alertar para as distorções que seriam criadas pela imposição apressada e eleitoreira da medida.

Há necessidade de correção do modelo que o governo usa para determinar o nível de risco do sistema. Agora, por exemplo, o preço da energia no mercado spot havia caído para R$ 368,5 e neste começo de julho voltou a subir para R$ 547,7.O modelo está indicando um nível baixo de risco, de 2,68%. O volume de água nos reservatórios permanece pouco acima dos 30%. Alguma coisa está errada com o modelo, porque se há pouca água, a indicação do risco deveria ser maior; e se o risco é tão baixo, por que ONS mantém todas as termelétricas ligadas encarecendo o custo?

Dilma vai tentar empurrar para depois os temas incômodos, como a inflação, o PIB, o nó elétrico, porque sabe que tratar deles agora seria admitir os erros que sua administração cometeu.
LUCIANO DA CUNHA
06/07/2014 10:45
A REPORTAGEM É UM ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA DO PREFEITO

QUAL FOI MESMO A FINALIDADE DO BURRO DO PREFEITO PEDRO ZUCHI DO PT BUSCAR PRA GASPAR A RESPONSABILIDADE DA RODOVIA ANFILÓQUIO NUNES PIRES,SE ANTES DELE METER O DEDO ERA DO ESTADO?

RESPONDO; INCHAR A MÁQUINA PUBLICA COMO FEZ COM OS CARGOS COMISSIONADOS PRA ENGANAR O POVO COM MENTIRAS E PROMESSAS VANS.
Herculano
06/07/2014 10:43
A EXPRESSÃO DE UMA PAIXÃO E QUE LIMITA O RAZOÁVEL

Estas cartas foram publicadas na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo.

A agressão em Neymar foi claramente intencional, e não culposa ("Após entrada do colombiano Zuñiga, Neymar fratura a 3ª vértebra lombar e está fora da Copa", "Copa 2014", 5/7). Não há "risco permitido" nem "consentimento implícito" dos jogadores em serem agredidos pelas costas, quebrar a coluna e poderem ficar paraplégicos. Inquérito policial e ação penal para apurar crime de lesão corporal grave são medidas juridicamente viáveis. Zuñiga perdeu os freios inibitórios e violou não só as regras do futebol, que não é MMA, como também a proibição legal de que a ninguém é dado agredir outrem. O direito desportivo não afasta a incidência do penal em casos extremos. ROBERTO DELMANTO JUNIOR, advogado e conselheiro da OAB-SP (São Paulo, SP)

Ao perder Neymar, o Brasil colheu o que plantou. No começo da partida contra a Colômbia, Fernandinho fez uma bela falta em James Rodríguez. O atacante colombiano quase não conseguiu ficar um minuto em pé. Se era para marcar forte a Rodríguez, porque não marcar forte a Neymar? As armas são as mesmas, só mudam os brutamontes. Infelizmente, no futebol ainda prevalece a lei do "bola por bola, olho por olho, dente por dente". ARTUR MENDES (Campinas, SP)

Neymar foi vítima de uma conspiração. Estão fazendo de tudo para que a seleção brasileira não seja campeã do Mundial. ROGÉRIO ITOKAZU (São Paulo, SP)

A Fifa errou ao colocar um juiz inexperiente para apitar o jogo contra a Colômbia. Ele errou ao não considerar o campo como seu tribunal e assumir a sua autoridade. De que servem mensagens sobre racismo se outras violências são consideradas banais? ESTER DE FREITAS, professora (São Paulo, SP)

Neymar é vitimado por lance violento, e isso se torna uma comoção nacional. Agora, dois trabalhadores morrem após a queda de um viaduto em Belo Horizonte, vítimas da negligência do poder público, e isso não passa de mera notícia de jornal. Na cultura de massa, vale o que disse o escritor George Orwell em seu livro "A Revolução dos Bichos": "alguns são mais iguais do que os outros". JOSÉ PAULO SCHNEIDER (Rio de Janeiro, RJ)

É incrível a dureza com que foram tratadas as reações dos jogadores da seleção brasileira no jogo contra o Chile. Thiago Silva tem sido chamado de covarde porque teve a hombridade de se recusar a bater um pênalti, por não se julgar em boas condições. As referências às seleções passadas não se sustentam. Em 1958, homem não chorava. Se isto acontecesse, ele seria insultado. Ninguém também usaria uma chuteira cor de rosa, como as que existem hoje. Contra o Chile, os jogadores mostraram exatamente como se sentiam. Nada mais saudável. DAISY APARECIDA CLEMENTINO DE SOUZA, socióloga (São Paulo, SP)
Herculano
06/07/2014 10:39
O MONSTRENGO ARRIADO EM BELO HORIZONTE É A CARA DO GOVERNO DILMA, por Antônio Vieira

O grave acidente ocorrido em Belo Horizonte provocou a morte de duas pessoas e ferimentos em outra dezena. Toda imprensa já noticiou. Felizmente, nenhum dos trabalhadores na obra sofreu qualquer dano. Talvez por instinto, talvez por experiência e talvez seguindo ordens, estes últimos se mantiveram distanciados de possível e eventual risco. Peões da construção pesada são mais espertos que o pessoal da área da construção civil.

O mesmo não ocorreu com os cidadãos que perderam a vida, passantes e vítimas inocentes que não receberam qualquer aviso de atenção, ou de proibição de tráfego naquela situação tão potencialmente perigosa, por parte dos responsáveis pela obra. A empreiteira executora, aliás, estou aqui a relembrar, era parceira da tristemente famosa Delta (a mesma das famigeradas referências de algum tempo atrás em todo o Brasil), na execução do PAC mobilidade de Belo Horizonte.

A COWAN, executora da obra sinistrada, frequentou também o noticiário recentemente: foi ela quem contratou suculenta consultoria junto ao ex-prefeito de BH, ex-ministro de Dilma e atual candidato a governador de Minas Gerais, o senhor Fernando Pimentel, sobredito "o bom de serviço". Dona Dilma diz que inaugurou o BRT de BH há alguns dias, apressadamente, como se vê.

O viaduto fazia parte do complexo de intervenções viárias da capital mineira. A inauguração se fez nas coxas, afinal, era necessário mostrar resultados, e não seria espantoso que as obras estivessem sendo operadas a toque de caixa. Sorte dela que sua caravana não passava debaixo do viaduto no momento em que este caiu.

A tragédia para o povo da cidade só não foi maior por um dos acasos da sorte, ou da proteção do Eterno. A avenida Pedro I é uma das vias mais movimentadas de Belo Horizonte. Se os fatos tivessem ocorrido no momento do rush, duas ou três horas depois (aconteceram às 15 horas), estaríamos vivendo agora o mais pesado dos lutos.

O monstrengo arriado é a cara do governo de dona Dilma. Junto com as fotos da transposição do São Francisco, e dos prédios do morro do Bumba, em Niterói, é uma representação perfeita do que Lula e Dilma obraram nesses últimos doze anos.
Juranio Pinar
06/07/2014 09:38
Herculano;

Na tal da foto, não faltou o candidato, faltou foi compromisso com Gaspar, os que se dizem principais lideranças de Gaspar, estão compromissados até o pescoço com candidatos de fora, a exemplo do Ciro, Schnaider, a exemploo de Ivete Hammes, que vai se empenhar com João Mattos, ambos candidatos a estadual. João Mattos está agendando uma reunião com os pmdebistas de Gaspar. Joel, talvez faça mais votos fora do que em Casa.
Herculano
06/07/2014 07:50
RUMO AO PIB REAL, por Ruy Castro para o jornal Folha de S.Paulo

Deu no jornal. O Reino Unido e a Itália, cansados de ver sua economia caindo a níveis deprimentes, resolveram incluir em seu PIB (Produto Interno Bruto) os ganhos de atividades tradicionalmente ignoradas nas contas oficiais, e, com isso, acrescentar os bilhões que elas movimentam na vida real. Quais? A prostituição, o contrabando e o tráfico de drogas.

Ao fazer isto, estão se ajustando ao que já é praticado pelas vizinhas Holanda, Áustria, Suécia, Noruega, Finlândia e outros. O fato de tais atividades terem ficado de fora por tanto tempo no cálculo da economia não tem uma conotação moral - afinal, todo país produz ou vende legalmente coisas mais letais do que sexo, muamba e drogas. É porque, como os proxenetas, contrabandistas e traficantes não pagam imposto, não mantêm livro-caixa e não descontam para o instituto, seus rendimentos são de difícil mensuração.

Bem, se o problema é fazer contas, por que não? - eles se perguntaram. O IBGE britânico estima que o Reino Unido tem, por exemplo, 60 mil prostitutas ativas. À média de 25 clientes cada, por semana, a 67 libras (R$ 260) por saída, chegou-se a um movimento anual de 5, 3 bilhões de libras (R$ 21 bilhões). Como ignorar esses números, que superam a sua produção de guarda-chuvas, remédios para dor de dentes e gorros do Manchester United, tudo junto?

Se o Brasil fizer o mesmo com sua economia informal, ilegal e imoral, nosso PIB irá para a estratosfera. Esqueça os camelôs, os ambulantes, os despachantes. Para ficar apenas no segmento do tráfico, imagine quanto não rola pelo exército de aviões, vapores, gerentes e endoladores em todo o país. Sem falar na propina para a polícia.

Mas tudo isso é fichinha diante do que circula em comissões pelos desvãos oficiais. Estas, sim, nos fariam disparar no ranking dos PIBs mundiais.
Herculano
06/07/2014 07:46
PMDB FAZ LOBBY PARA "FREE SHOPS" DE AEROPORTOS, por Cláudio Humberto na coluna que publica hoje nos jornais brasileiros

Figurões do PMDB estão fazendo lobby em favor dos negócios do empresário Jonas Barcellos, o "rei dos free-shops" nos aeroportos brasileiros. Autor da frase "os amigos são meu ativo oculto", Barcellos é tão influente que conseguiu fazer chegar à presidenta Dilma Rousseff sua reivindicação de aumentar de 500 para 1.200 dólares o limite de compras em suas lojas, fincadas na área internacional dos aeroportos.

Vitaliciedade
Jonas Barcellos também quer que aeroportos privatizados renovem os contratos de concessão para suas lojas, em vigor há quase 40 anos.

Amigos influentes
Desde sua criação, durante o regime militar, em 1976, a Brasif recorre ao "ativo oculto" de Barcelos, seu proprietário, para renovar contratos.

Caminho das pedras
Barcellos sempre teve amigos no poder. Um deles, ex-senador Jorge Bornhausen (DEM), foi vice-presidente da sua empresa durante anos.

Michel, não
A vice-presidência da República negou que Michel Temer tenha tratado do tema "free shops" com Dilma, como afirmam correligionários.
Herculano
06/07/2014 07:34
TRÊS MANCHETES E CONSTATAÇÕES DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DE HOJE REVELAM O DESASTRE ADMINISTRATIVO E POLÍTICO, O ISOLAMENTO DE GOVERNO E O AUTORITARISMO DO GOVERNANTE E QUE PODEM COMPROMETER SERIAMENTE O PT E SEU PLANO DE SE PERPETUAR NO PODER (POIS PLANO DE GOVERNO ELE NÃO POSSUI PARA A NAÇÃO) PARA ACABAR COM A ESTRUTURA ECONÔMICA, SOCIAL E ÉTICA DO PAÍS

1. Queda de Dilma gera ganho de US$ 4,8 bi. Ações de estatais sobem quando a presidente cai em pesquisa eleitoral. Estudo de economistas do Insper diz que cada ponto na popularidade da petista vale US$ 801 mi em cinco estatais

2. Inflação já opõe varejista a produtor e afeta gôndolas. Índice de falta de produtos em mercados foi de 4,6% a 8,5% em um ano. Crescimento baixo e preços altos alongam negociação de repasses; quadro se agrava com protestos de rua e Copa

3. Dilma busca interlocutor para acalmar o mercado. Governo teme que, depois da Copa, ritmo fraco da economia afete campanha. Até agora, presidente não chamou equipe para discutir política econômica de eventual segundo mandato.

Como se vê, a tal gerentona, Dilma Vana Rousseff, criada por Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, é duro na queda, acha que entende, despreza cérebros, inclusive os bons do seu partido, e age como uma ditadora onde quem paga a conta e sofre são as pessoas e principalmente as mais simples, as analfabetas, as ignorantes e desinformadas que esta gente as têm sob amarras e cativas pelos discursos falsos e fáceis

Qualquer semelhança com Gaspar é mera coincidência. Trata-se de uma franquia nacional de sacanagens, teimosias e leniência. Wake up, Brazil!
Herculano
06/07/2014 07:19
DIAGNÓSTICO ERRADO, por Renato Andrade para o jornal Folha de S. Paulo

Ninguém no Palácio do Planalto ou na equipe de campanha da presidente Dilma Rousseff está disposto a assumir publicamente que a situação da economia brasileira está em franca deterioração.

Nos bastidores, porém, alguns assessores presidenciais reconhecem, há tempos, que a situação preocupa.

Um olhada rápida em números divulgados nas últimas semanas ajuda a entender um pouco o quadro.

A produção da indústria acumula três meses de queda seguida e o emprego começa a perder fôlego. Tivemos o pior maio dos últimos 22 anos.

A parada das fábricas reflete diretamente no ritmo de crescimento de toda a economia, que se arrasta.

Especialistas estimam que, na melhor das hipóteses, o país crescerá neste ano pouco mais de 1%.

E se a economia não cresce, o volume de dinheiro que entra nos cofres públicos diminui. A arrecadação federal de impostos caiu em maio - o primeiro tombo do ano.

Como o governo não consegue - ou não está disposto - a reduzir seus gastos, o resultado final é desastroso para as contas públicas.

Nos primeiros cinco meses deste ano, o governo federal, os Estados e os municípios conseguiram economizar pouco mais de R$ 30 bilhões para reduzir a dívida pública.

O compromisso do ano é salvar R$ 99 bilhões. Difícil imaginar que a meta será alcançada sem os truques aplicados nos dois últimos anos.

Há tempos, empresários, economistas e especialistas reclamam da falta de rumo da política econômica.

A equipe do ministro Guido Mantega, entretanto, insiste que não há nada de errado com o caminho escolhido. Seguindo a cartilha em uso, tudo será resolvido no futuro.

Recomendo aos que pensam a economia dentro do governo a leitura da entrevista que o ministro Gilberto Carvalho deu a esta Folha.

Sem um bom diagnóstico da situação, não há como receitar um bom remédio para resolver os problemas.
Herculano
05/07/2014 22:45
COINCIDÊNCIAS, DISCRIMINAÇÃO OU DESDÉM?

Quem são as três segundas suplentes candidatas ao senado do PSB, PMDB e PT? São mulheres, esposas de políticos e elas sem expressão alguma na vida política catarinense. Preencheram vagas ou então cumpriram contas e compadrio partidário. Vergonhoso
Herculano
05/07/2014 22:41
FAZENDO O DIABO, por Carlos Brickmann

O Governo do Paraná pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão de Arno Augustin, secretário do Tesouro, por crime de desobediência a ordem judicial. O programa federal Proinveste, de financiamento de obras de infraestrutura, liberou verbas para todos os Estados, menos o Paraná, governado pelo tucano Beto Richa. Alegação: descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Richa foi ao Supremo. O ministro Marco Aurélio, observando que as contas do Paraná foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União, ordenou em fevereiro a liberação da verba - R$ 816 milhões.

Augustin, secretário de escolha pessoal de Dilma (ele e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não são exatamente admiradores um do outro), nada fez. Marco Aurélio reiterou a ordem em abril e junho. Augustin ficou inerte. Marco Aurélio fixou multa diária de R$ 500 mil até que a Justiça seja obedecida. E pode, mesmo durante o recesso, mandar prender o desobediente.

Volto. Isto não parece com alguma coisa de Gaspar? Ou é uma prática do PT em todo o Brasil?
Juju do Gasparinho
05/07/2014 21:25
Prezado Herculano:

Minha amiga Bete (aquela que votou no Marcelo Brick, descobriu que é fake e quer o voto de volta), me ligou para contar que encontrou no comércio local Liliane Esdrúxula Zuchi, fazendo compras.
Quando se despediu da funcionária disse:
Tchau, bom trabalho!
A funcionária respondeu:
Infelizmente não posso dizer o mesmo.
Uma outra se meteu e disse:
É mesmo, não trabalha, vive as custas do dinheiro do povo.
E a funcionária completou:
Pior que é verdade.

Herculano, tá feia a coisa pro lado da PeTralha!
sidnei luis reinert
05/07/2014 20:35
DILMA USA AVIÕES DA FAB EM CAMPANHA

Rio ? Se o Evo Morales, o cocaleiro boliviano, acordasse irritado na madrugada de quinta-feira e, num surto de grandeza, tentasse invadir o Brasil, certamente teria êxito na sua investida, a exemplo do que fez quando encampou a refinaria da Petrobrás. Naquele dia, Dilma ocupou boa parte dos aviões da Força Aérea para distribuir casas em vários locais do país. A presidente cometeu ilegalidades e por elas deve ser punida se a oposição entrar com ação exigindo ressarcimento aos cofres públicos dos gastos pelo uso indevido da frota da FAB em campanha eleitoral. Dilma distribuiu as aeronaves da Força Aérea para vários ministros que cruzaram os céus do Brasil para entregar imóveis do programa Minha Casa Minha Vida, enquanto ela coordenava as ações on-line por um telão em Brasília.
O constrangimento entre os auxiliares da presidente ficou evidente nas palavras do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celio Campolina Diniz, que viajou 741 quilômetros de Brasília a Betim para entregar 462 unidades habitacionais: ?É a primeira vez que participo de uma solenidade dessas. Sou membro do governo e, portanto, o governo distribui as funções, as tarefas?. Dilma deve responder por crime eleitoral por ter usado as aeronaves para terceirizar solenidades do seu governo usando a logística e desperdiçando o dinheiro público nesses deslocamentos pelo país.
A presidente não usou os auxiliares para distribuir apenas casas nos aviões da FAB. Ela também escalou sua fiel escudeira Ideli Salvati, conhecida por usar o patrimônio público em benefício próprio, para entregar computadores, carros e equipamentos a 124 conselhos tutelares em Três Corações (MG) e Vila Velha (ES) na condição de Secretaria de Direitos Humanos. De quebra, desviou a rota do avião da FAB para entregar 320 casas em Joinville, em Santa Catarina, seu reduto político.
Os aviões da Força Aérea viajaram intensamente de Norte a Sul do Brasil em dois dias. A Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Política para Mulheres, e o Ministro da Secretaria de Portos, Cesar Borges, também fizeram passeios nas tardes ensolaradas da quinta-feira. Ela foi a Governador Valadares (MG) para entregar 653 casas e ele a Jequiá (BA), sua terra natal, onde inaugurou outras 600 unidades.
Outro ministro, Miguel Rosseto, do Desenvolvimento Agrário, cumpriu bonitinho as ordens da chefe. Entregou 713 habitações do Minha Casa Minha Vida em Juazeiro do Norte (CE). Rosseto passou 12 horas dentro de um avião da FAB, entre segunda e quinta-feira, para cumprir as tarefas da presidente em atividades que nada tem a ver com a sua função no Ministério do Desenvolviemnto Agrário.
Até os Ministros da Saúde, Arthur Choro, e da Educação, Henrique Paim, cumpriram pauta fora das suas atividades. O da Educação passou quarta e quinta-feira em solenidades. Esteve no Espírito Santo com a Dilma entregando às pressas 496 casas inacabadas. Na quinta, em Curitiba, mais 480 unidades. É assim que o governo do PT age: burlando a lei eleitoral e utilizando o dinheiro público para fazer campanha pelo país. Mais uma vez a FAB é obrigada a desviar suas aeronaves para fins não muito nobres. Essas atitudes constrangem os militares da Força Aérea Brasileira que trabalham fora de suas funções para atender pedidos que contrariam o regulamento do Ministério da Defesa.
Agora responda: o Brasil é ou não é um país anárquico? O viaduto de Belo Horizonte, que desabou imprensando carros e matando as pessoas, não é um exemplo disso? É, na verdade, um país que faz tudo no improviso passando por cima da lei.
LUIS CESAR HENING
05/07/2014 19:31
Senhora Ana marque a reunião e so me passe o horario e o local e o dia, pois com certea vamos achar um meio legal de acabar com qualquer problema que vem assolando os servidores. E te digo mais o senhor Maycon e toda administração que ai esta pouco se importa com nós
Herculano
05/07/2014 19:27
BRINCANDO EM CIMA DAQUILO, por Carlos Brickmann

É Copa, claro. A Câmara lenta entra em câmera lenta. Nos dias em que não há jogo há discussões - não sobre bola na mão ou mão na bola, porque botar a mão na bola é muito mais popular. Há os preparativos para o próximo jogo.

Talvez no estádio, com um lanche fino, se alguém o patrocinar. Trabalhar, nem pensar. Depois da Copa, debates sobre herois e culpados; e o recesso da Câmara Federal, para o merecido repouso dos nobres parlamentares, que ninguém é de ferro. Findo o recesso, vem a campanha. Em setembro e outubro, Suas Excelências terão, no total, quatro sessões. Em 60 dias, quatro serão de (relativo) trabalho.

Mas não é tudo que para em Brasília, neste período pré-eleitoral. As despesas giram à velocidade de sempre. Os 513 senhores deputados custam ao Tesouro pouco mais de R$ 80 milhões por mês, entre salários, vantagens e despesas diversas. De junho a outubro, a soma do ócio da Copa com o ócio da campanha custará algo como R$ 320 milhões. Primeiro turno, segundo, e a política retorna ao país do jeito como eles gostam: na forma de negociações para ver quem fica com que cargo. E ponto final: dezembro é mês de confraternização, despedidas, Natal. E haverá quem se queixe da posse do presidente da República em 1º de janeiro, o que impede que se festeje o réveillon como se deve. Outubro, novembro e dezembro custam ao Tesouro mais R$ 240 milhões. Somemos: R$ 560 milhões para não trabalhar.

Este colunista confessa: está mesmo é com inveja.

VOLTO. Quando é que a Câmara de Gaspar vai parar para as suas férias de julho? E quem é o responsável por isto? Marcelo de Souza Brick, PSD. Como relator da matéria, rejeitou encurtar as férias dos vereadores. Inventou desculpas esfarrapadas.

Renan
05/07/2014 17:14
Realmente uma grande perda para nós servidores....
Mas me pergunto o que o secretario e chefe de gabinete estão pensando?
Em tirar uma pessoa qualificada .
E nunca ninguém da administração se pronunciou sobre isso, apenas nos corredores escutamos servidores reclamarem da forma com que o Cleber vem administrando o seu setor. Fui já atendido por ele, que foi firme e categórico em dizer que não é possível realizar. E ainda disse que se eu trabalho não tem o por que deixar de registrar. Mas eu registro Cleber sempre, o problema é o equipamento que você deixa para nós servidores utilizarmos.
Soube na sexta a tarde da exoneração da Raquel, uma pena, na hora perguntei se seria o Cleber que iria assumir, a sorte que o secretario me respondeu que não. Aliviado.
E vamos marcar um reunião para lutarmos por nossos direitos, de buscar a igualdade, todos registram, e com melhor equipamentos, e claro

#### foracleber
#### foracleber
#### foracleber

e um pedido:
#raquelfique
#raquelfique
#raquelfique
#raquelfique
Renata
05/07/2014 17:03
Ana já tinha escutado boatos, mas pensei que seria só boatos como os outros. Então é verdade?
Será uma grande perda para nós servidores, e já me sinto aliviada em saber que não será o Cleber.
Herculano
05/07/2014 16:48
MAL NA FOTO

O portal do jornal Cruzeiro do Vale está perguntando sobre a qualidade da telefonia móvel em Gaspar. Dos que participaram, 59% classificaram como péssimo e 22% como ruim. Existe serviço pior?
Ana
05/07/2014 13:47
No dia de ontem tive uma noticia muito triste, uma derrota para nós servidores. A Diretora de Recursos Humanos Raquel, uma grande pessoa, humana, qualificada... pediu a sua exoneração. Irá ficar apenas mais um mês.
Agora eu pergunto o Que o Sr Maicon está pensando?
A única servidora competente naquele setor, pois quem era para ter saído não saiu. Mas não iremos parar enquanto você não sair Cleber.
Uma noticia boa posso dizer que não Será o Cleber que irá assumir, até que o Maicon teve bom senso, pois sabe que ele não tem condições e sabe que ele não possui qualidade, para assumir. Agora uma pessoa da altura da Raquel, com a sua qualidade, jamais irão encontrar.
Mais uma vez o Cleber conseguiu mostrar que não é fácil de trabalhar com ele. Se nós servidores sofremos aqui, imagina quem está no dia a dia com ele.
Servidores não podemos parar com essa campanha, temos que continuar e com mais força.
E Luiz temos sim que marcar reunião, para irmos a busca de direitos iguais, e que todos servidores tenham que registrar a frequência, para nós irmos no Ministério Publico buscar apoio, e solicitar a igualdade para todos, e que todos registram a frequência no relógio biométrico. E não para alguns. Pois se depender do Sindicato que não é nosso , e sim apenas para servidores da educação, iremos nunca conseguir buscar a igualdade. Mais uma vez Sr Jovino deixa nós na mão. E não luta por direitos iguais.
Herculano
05/07/2014 09:54
ENGANA QUE EU GOSTO

A vida como ela é.

Ontem publiquei esta despretensiosa nota:

Quais os destinos que a prefeitura de Gaspar tem dado a pneus bons, mas usados e "novos", mas com data de vencimento expirado? Ai, ai, ai.

Então. Parece que ela não era tão despretensiosa assim. Depois que o jornal saiu e circulou na prefeitura, o secretário de Transporte e Obras, Lovídio Carlos Bertoldi, saiu correndo e foi a Delegacia de Polícia.

No Gabinete do delegado registrou um "Boletim de Ocorrência", dando conta do sumiço dos pneus e outros trecos, todos depositados nas instalações da antiga Morgana que a prefeitura gastou dinheiro para compra-la e até agora não possui destino útil. Detalhe. O "roubo" teria sido feito de carrinho de mão. Com aquele muro alto e 50 pneus? Conta outra. Esta é fácil para o super delegado Paulo Norberto Koerich encontrar o autor de tal "roubo".

No mínimo a prefeitura (e o secretário Lovídio) é culpada por não saber cuidar do que é dela e paga por nós todos. Acorda, Gaspar!
Herculano
05/07/2014 07:37
ESTÁ NO JORNAL DE SANTA CATARINA, DE BLUMENAU. JUSTIÇA BOQUEIA BENS DE VICE-PREFEITO DE BRUSQUE

O vice-prefeito de Brusque, Evandro de Farias (PP) [o prefeito de lá é Paulo Roberto Eccel, PT], um ex-funcionário do Samae de Brusque e três empresários do município tiveram os bens bloqueados, por meio de uma medida liminar da Justiça, em ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina.

De acordo com a ação pública, Farias e um dos empresários são acusados de terem montado um esquema para desapropriar, desnecessariamente e com superfaturamento do valor, um terreno de dois moradores da cidade. O esquema, segundo a ação, contou com a ajuda de outros dois empresários e de um ex-funcionário do Samae.

A ação aponta que houve falsificação das assinaturas dos proprietários do terreno desapropriado no documento "termo de acordo de desapropriação", sendo que os donos não sabiam que a área estava sendo desapropriada.

A decisão determinou que fossem indisponibilizados bens suficientes para garantir a indenização aos proprietários e o pagamento de multa civil no valor aproximado de R$ 200 mil por réu. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público de Santa Catarina, o MP havia pedido um valor de R$ 652 mil de multa por réu, mas a justiça atendeu parcialmente o pedido, diminuindo o valor, mas os bens estão indisponibilizados.

Os advogados dos envolvidos podem entrar com recurso à decisão para mudar o valor ou suspender totalmente a indisponibilidade dos bens.
Herculano
05/07/2014 07:29
ARRANCADA, por Moacir Pereira

O primeiro ato da coligação PSDB-PP-PSB será neste domingo no Clube 25 de Julho, em Blumenau. Lá estarão o tucano Paulo Bauer, o pepista Joares Ponticelli e Paulinho Bornhausen (PSB). O evento é emblemático. Bauer e Bornhausen nasceram em Blumenau. E Napoleão Bernardes lançou sua candidatura à prefeitura no Clube 25 de julho
Herculano
05/07/2014 07:22
PARECE A ÍNDIA E LONGE DA CIVILIZAÇÃO, MAS É BRASIL. APROVADO PROJETO DE VAGÃO SÓ PARA MULHER E TRENS E METRÔ DE SÃO PAULO

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei que obriga trens e metrô do Estado a destinarem vagões para uso exclusivo de mulheres. O texto obriga as empresas responsáveis pela administração dos sistemas de transporte metroferroviário a reservarem, no mínimo, um vagão em cada composição para o uso específico.

Para entrar em vigor, o projeto precisa ser sancionado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O prazo para a mudança é de noventa dias após a publicação da portaria. Depois disso, será cobrada uma multa com valor a ser definido pelas autoridades competentes caso a medida não seja implantada.
Herculano
05/07/2014 07:19
UFA! CANCELAR SERVIÇOS DE TELEFONIA FICARÁ MAIS FÁCIL A PARTIR DE TERÇA-FEIRA

O texto é de Anne Warth, para o jornal O Estado de S. Paulo. A partir de terça-feira, o consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem falar com nenhum atendente. Esse é um dos benefícios do novo regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que finalmente entrará em vigor.

A dificuldade para encerrar contratos com empresas de telecomunicações era uma das principais reclamações que os clientes faziam à central de atendimento da Anatel. Agora, ao telefonar para o call center das empresas, o cancelamento será uma das opções a serem digitadas no menu principal. Na internet, o procedimento será semelhante.
Herculano
05/07/2014 07:16
DILMA PATROCINOU FESTIVAL DE FISIOLOGISMO, DIZ VICE DE AÉCIO À REVISTA VEJA QUE JÁ ESÁ SENDO DISTRIBUÍDA AOS ASSINANTES E DISPONIBILIZADA NAS BANCAS

O texto é de Laryssa Borges. Com capital de 11 milhões de votos na última eleição para o Senado, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi escolhido candidato a vice-presidente na chapa do mineiro Aécio Neves após dar mostras de que pode aproximar aliados do ex-governador José Serra e reunir prefeitos e militantes no maior colégio eleitoral do Brasil - 32 milhões de votos.

Ex-guerrilheiro nos anos da ditadura militar, época em que adotava o codinome Mateus, Aloysio afirma que a presidente Dilma Rousseff "dilapidou o capital político imenso que tinha", mas ainda assim prevê uma "campanha dura" contra o PT. O tucano afirma que a petista "raspou o fundo do tacho da fisiologia".
Herculano
05/07/2014 07:11
COPA E LARGADA ELEITORAL, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo.

A seleção brasileira de futebol venceu por 2 a 1 nesta sexta-feira (4) a da Colômbia. Prolonga-se a sensação de alegria geral. Mas mesmo que o resultado tivesse sido adverso, a festa só duraria um pouco mais. No domingo, dia 13, será disputada a partida final do torneio.

Depois de um pouco de festa, sempre haverá uma certa ressaca, com ou sem o título. Milhares de estrangeiros vão embora. Acabam os dias de semiferiado para assistir aos jogos. As partidas do Campeonato Brasileiro voltarão a ter estádios vazios e futebol sofrível. E começa para valer a campanha eleitoral.

A linha de largada da corrida presidencial oferece algumas pistas sobre o que pode acontecer. Sobretudo porque o Brasil já acumula várias eleições e um histórico democrático que permite comparações.

Hoje, neste início de julho, Dilma Rousseff (PT) tem 38%. Aécio Neves (PSDB) pontua 20%. Eduardo Campos (PSB) está em 9%.

A líder Dilma está agora no patamar em que esteve Fernando Henrique Cardoso (PSDB) neste mesmo mês em 1998, quando tinha 40% e ganhou a reeleição. Em julho de 2002, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrava 38%, no início de sua primeira caminhada vitoriosa ao Planalto. A própria Dilma, há quatro anos, em 2010, marcava 38%.

O oposicionista Aécio está no limite mínimo de outros segundos colocados nesta fase do ciclo eleitoral. Vários concorrentes em disputas passadas já conseguiam colocações melhores a esta altura. O tucano pode sempre se comparar a FHC em 1994 - que em julho daquele ano tinha 21% contra 38% de Lula, mas acabou virando o jogo e vencendo.

Só que o Brasil em 1994 era outro. FHC encarnava o Plano Real. Dizimou a oposição petista em menos de 60 dias. Não está claro qual poderia ser o fato que Aécio criaria agora para ser o seu "Plano Real".

Sem medidas de impacto, as eleições se tornam mais previsíveis.
Herculano
05/07/2014 07:07
DIRCEU É LIVRE PARA ARTICULAR SUCESSOR DE JOAQUIM, por Cláudio Humberto, na coluna que publica hoje nos jornais brasileiros

A saída de José Dirceu da Papuda devolveu ao governo um dos seus principais articuladores nos bastidores, para decisões importantes, como indicações para o Supremo Tribunal Federal. Fora da cadeia e num escritório de advocacia, ele ajudará a fazer a presidenta Dilma escolher o favorito dos petistas para a vaga de Joaquim Barbosa no STF: o atual ministro da Justiça, advogado José Eduardo Cardozo.

Arrependimento
Dirceu certa vez revelou a esta coluna que a escolha de Joaquim é um dos maiores fatores de arrependimento do ex-presidente Lula.

Sem vassalagem
Ministros nomeados por Lula, que não lhe prestaram vassalagem, como Ayres Britto e Cezar Peluso, são criticados pelos mensaleiros.

Independência, não
Dirceu também reclamou da independência do ministro Luiz Fux, que, nomeado por Dilma, votou pela condenação dos réus do mensalão.
Herculano
05/07/2014 07:03
A OPINIÃO DOS ALFABETIZADOS E MINIMAMENTE INFORMADOS QUE LEÊM E OPINAM EM JORNAIS

Estas são de cartas publicadas na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo sobre o tema Copa do Mundo

Mesmo que a seleção brasileira conquiste o hexacampeonato e que a euforia contagie milhões de brasileiros, o Brasil continuará com seus problemas graves, que não serão solucionados com essa conquista. Depois da festa temos que pensar seriamente nos rumos do país e procurar escolher, via voto, pessoas capacitadas para o Brasil conquistar o título de campeão em saúde, em educação, em segurança e em tantos outros quesitos. CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

O sucesso da Copa do Mundo no Brasil está restrito às quatro linhas dos gramados, com belos espetáculos, muitos gols e jogos dramáticos decididos nos minutos finais. A corrupção e as obras inacabadas são fatos que comprometem o legado. O Brasil, de fato, perdeu a Copa fora dos gramados. Mas no campo, sem dúvida, é uma das melhores Copas da história - isso é, maravilhosamente, surpreendente. ONÓRIO ROCHA DE ALENCAR (Arujá, SP)

Lemos que "Jogadores argelinos doam prêmio às crianças de Gaza" ("Copa 2014", 4/7). Os multimilionários jogadores da seleção brasileira também poderiam fazer gestos semelhantes, doando os prêmios da CBF e da Fifa às Santas Casas, que atendem milhares de doentes e sempre estão carentes de recursos. MASSAAKI WASSANO (Guarulhos, SP)

Seria interessante explorar mais essa atitude dos argelinos. Ela mostra um lado humano e mais solidário do uso e destino dos recursos oriundos da Copa do Mundo. Vejo uma oportunidade de reflexão sobre o ganho real que podemos tirar deste evento. JOSÉ LUIZ PADILHA AGUILAR (Salesópolis, SP)

Manchete da Folha afirma que "Copa melhora humor do país, e Dilma cresce" ("Primeira Página", 3/7). Trata-se de um prova inequívoca de que a realidade brasileira é, não raro, menos amarga do que nos quer fazer acreditar a maioria dos prognósticos, análises e vieses adotados pelos meios de comunicação. SIDNEI JOSÉ DE BRITO (São Paulo, SP)
Herculano
05/07/2014 06:58
DESPERDÍCIO EM GRANDE ESCALA, por Rogério Furquim Wernek, para o jornal O Globo.

O TÍTULO DO ARTIGO BEM QUE PODERIA SER: COMO OS POLÍTICOS DO PT ROUBAM EM GRANDE ESCALA O DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS. NÃO É PRECISO MAIS DE DOIS PARÁGRAFOS DO ARTIGO PARA ENTENDER AS MARCAS DA CORRUPÇÃO DESENFREADAS

Como o projeto da Refinaria Abreu e Lima foi imposto à Petrobras?

Será lamentável se as irregularidades que vêm pautando a construção da Refinaria Abreu e Lima [em Pernambuco, terra de Luiz Inácio Lula da Silva] forem relegadas às páginas policiais. É importante que sejam também discutidas nas páginas de economia e de política. Há lições fundamentais a extrair, que vão muito além da questão da corrupção. O projeto propicia precioso estudo de caso sobre o enorme desperdício que vem marcando o parco esforço de investimento que o país tem sido capaz de manter.

É crucial ter clareza sobre as proporções do projeto. Inicialmente orçada em US$ 2,4 bilhões, a refinaria pode vir a custar US$ 20 bilhões. Mais de R$ 44 bilhões. Quase 1% do PIB. O suficiente para reforma e construção de 66 estádios similares aos que estão sendo utilizados na Copa. Ou o bastante para instalação de mais de 12.400 escolas...

...A decisão de construir a refinaria, em sociedade com a estatal venezuelana PDVSA, foi tomada no primeiro governo Lula, num encontro do presidente com Hugo Chávez. A homenagem a José Inácio de Abreu e Lima - militar pernambucano que, há dois séculos, lutou ao lado de Simon Bolívar pela libertação da Venezuela - foi ideia de Chávez. Não obstante todo o entusiasmo inicial, os venezuelanos jamais puseram um centavo na refinaria. E os custos do projeto acabaram recaindo integralmente sobre a Petrobras.
Herculano
05/07/2014 06:48
A MEIA REALIDADE. ALEMÃES COM MEDO?

"Jogar contra a Alemanha sem o capitão e sem o craque pode ser definitivo. Mas vale lembrar que os alemães sempre morrem de medo de enfrentar o Brasil", Paulo Vinicius Coelho, o PVC.
Herculano
05/07/2014 06:44
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E que a bunda do Hulk é tão grande que, quando chove, o calcanhar fica seco, só molha a parte de cima. Tipo marquise! Rarará!

E hoje, por causa da Argentina, eu mudo de nacionalidade de novo: iraniano, nigeriano, suíço e belga! Vou ser preso por falsidade ideológica!

E se algum argentino fizer gol, terá que botar na conta do Papa. E não se esqueça que falta em argentino é legítima defesa! Rarará!

E eu já disse que só sei duas coisas da Bélgica: inventaram a batata frita e acabaram com o Congo! Rarará!
Herculano
05/07/2014 06:41
PREPARANDO-NOS PARA A DERROTA

"Sem o craque e o capitão brasileiros, os germânicos não são só favoritos, são barbada.E é aí que mora o perigo. Para eles. Livre do vexame, o Brasil virou azarão", Juca Kfouri.
Herculano
05/07/2014 06:39
DISCURSO E DESCULPA PRONTAS

"Triste ficar sem Thiago Silva e, principalmente, Neymar, neste momento decisivo. Se o time ganhar, será ainda mais heroico. Se perder, já existe desculpa convincente", Tostão, craque cruzeirense campeão do tri de 1970
Herculano
05/07/2014 06:31
COMITÊ ELEITORAL

É de se perguntar, o gabinete do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, vai virar comitê eleitoral? Durante quase 11 anos de governo, a mulher Liliane nunca saiu de lá. Muitas vezes até pareceu aos interlocutores que ela sim, era a prefeita de fato, tal o desembaraço, palpites, orientações e determinações nas audiências e reuniões.

Aliás, neste quesito ela não está sozinha. Tem muitas companhias. Acorda, Gaspar!
Herculano
05/07/2014 06:24
O QUE FAZ UMA DISPUTA ELEITORAL. DILMA, AÉCIO E EDUARDO CAMPOS SE SOLIDARIZAM COM NEYMAR

Antagonistas na sucessão presidencial, Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos uniram-se nesta sexta-feira na solidariedade a Neymar. Os três usaram as redes sociais para se manifestar sobre a fratura que tirou o craque da Copa.

"Como todo o Brasil, estou na torcida pela recuperação do nosso craque", anotou Dilma. E Aécio: "Você não está fora. Você fez a sua parte. Essa Copa vai ser sua. Boa sorte, amigo!" Campos ecoou: "Força, Neymar. O Brasil está com você."
Herculano
05/07/2014 06:17
FORA, ANIMAIS, por Lauro Jardim, de Veja


Fora, animais

A ordem já foi dada aos servidores no comunicado interno: guardem os objetos de valor. Mais uma vez, ontem e hoje, tentarão expulsar os ratos e outros animais que vivem no Senado.

Aproveitando o jogo do Brasil, quando o Congresso fecharia à tarde, será feita uma dedetização em todas as dependências do complexo. Assim, não haverá expediente.

Por via das duvidas, "o procedimento será acompanhado pela Polícia do Senado", informa o aviso recebido pelos servidores.
Herculano
05/07/2014 06:12
O ATAQUE SELVAGEM A NEYMAR REDUZIU O OTIMISMO GERADO PELO SUMIÇO DO MEDO, por Augusto Nunes, de Veja.

O selvagem ataque pelas costas sofrido por Neymar reduziu dramaticamente a onda de esperança provocada pelo desempenho do Brasil contra a Colômbia. Nesta sexta-feira, sobretudo no primeiro tempo, a Seleção enfim justificou o S maísculo que a distingue de todas as outras. Ninguém chorou ao som do Hino Nacional, ninguém sucumbiu à insegurança. O capitão Thiago Silva deu um pontapé na angústia que o fez capitular na hora do pênalti contra o Chile, reassumiu o comando e desbastou o caminho da vitória. Desta vez, ninguém se escondeu atrás dos adversários para fugir da bola. O medo foi substituído pela altivez.

O time de Felipão é claramente inferior aos que fizeram do Brasil o único pentacampeão mundial. Mas a distância abissal foi encurtada no embate com os colombianos. Volantes e armadores reapareceram no meio de campo, e a ocupação do estratégico espaço despovoado desde a estreia dispensou os torcedores de envergonhar-se com um Brasil desfigurado por chutões para a frente, bisonhas ligações diretas e chuveirinhos sobre a área defendida pelo adversário. O que se viu nesta sexta foram passes ou lançamentos precisos. A bola que não parava de viajar pelos ares finalmente rolou nos gramados.

Zagueiros bloquearam, saíram jogando, até fizeram os dois gols. Atacantes marcaram o inimigo sob pressão e acuaram o inimigo. O centroavante Fred redescobriu que não é proibido deslocar-se além das fronteiras da pequena área. Permanentemente vigiado por mais de um colombiano, Neymar não brilhou. A performance coletiva compensou a pouca luminosidade do maior craque brasileiro, expulso do campo e da Copa pela agressão criminosa de Zuñiga. A poucos minutos da consumação da derrota que apressou-lhe a volta para casa, o delinquente colombiano mandou Neymar para o hospital. Não foi punido sequer com um cartão amarelo.

Em 1962, o Brasil perdeu Pelé já no segundo jogo e ainda assim ganhou a Copa do Chile. Mas o reserva do gênio era o bravo e talentoso Amarildo, que Nelson Rodrigues apelidou de O Possesso. Continuavam na Seleção quase todos os craques que haviam triunfado na Suécia. E havia um Garrincha pronto para viver o mais fantástico capítulo de vida incomparável.
sidnei luis reinert
04/07/2014 22:08
Putin visitará Brasil, Argentina e Cuba na próxima semana
Leia mais em:http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2014/07/04/putin-visitara-brasil-argentina-e-cuba-na-proxima-semana.htm


ACORDOS INTERNACIONAIS, BOLSA MAIS DINHEIRO PARA OS COMUNISTA$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$???
cornovil da uva
04/07/2014 21:49
Honrado sr Herculano,,

Aurelo TOCALE O PAU MARCO

Nao elege nem para presidencia da associação da rua joaquim silvino da cunha. Nao c elege pra nada
.
Herculano
04/07/2014 21:05
DILMA FALA MUITO EM PALANQUES MONTADOS PARA PETISTAS. MAS DE VERDADE NÃO TEM CORAGEM DE PRATICA O QUE DISCURSA

Olha só esta. O texto é do 247, o canal de comunicação do PT sustentado por anúncios de empresas e bancos estatais, ou seja, do dinheiro dos nossos pesados impostos. Ao incentivar a população a "torcer, sofrer e ficar alegre" com a Seleção Brasileira hoje, às 17h, no jogo contra a Colômbia, em Fortaleza, presidente ressalta que o sucesso do Mundial derrotou "todos os que tinham complexo de vira-latas" e que diziam que "não havia a possibilidade" de a Copa dar certo; "Não só ela deu certo como mostrou um País alegre, que sabe receber", afirmou Dilma Rousseff, durante inauguração de hospital em Porto Alegre (RS); segundo ela, evento "mostra o que ninguém esperava"

Volto. Está na hora da nossa presidente, candidata, terminar com estes trololós para ignorantes, analfabetos, desinformados e fanáticos. Vá ao campo, ao estádio e se entregue ao povo. Está na hora de deixar as lamúrias e longe do povo. Gastou bilhões de dinheiro dos nossos pesados impostos que deveria ir para postos de saúde, pontes (como a do Vale e da Saudade), hospitais, creches, salas de aulas, segurança, duplicação de rodovias (como a BR 470), mais moradias, mais médicos, mais saneamento, mais tratamento de água, mais... para fazer circo e levar vantagem. Agora tem que ficar escondida, porque governou mal, gastou pior, permitiu a corrupção, se tornou autoritária, infestou as instituições com gente sem ética e decrépita nos valores. Wake up, Brazil!
Juju do Gasparinho
04/07/2014 20:43
Prezado Herculano:

Tem rato fora do buraco, e como rato é sinônimo de lulla, me lembrei de Rui Barbosa que disse:
"Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois canalhas também envelhecem".
Herculano
04/07/2014 19:04
BRASIL, COM BOLA E CORAÇÃO, por Juca Kfouri


Desta vez, o hino a capela não foi a capela. Foi à catedral mesmo, imenso, intenso, comovente.

Desde antes de o jogo começar a torcida presente ao Castelão parecia querer fazer esquecer o embate, que perdeu, para os mexicanos.

Verdade, também, que era muito menos colombianos.

Mas a torcida brasileira estava quente como nunca nesta Copa.

E com 7 minutos, Neymar bateu escanteio para o capitão Thiago Silva entrar no segundo poste e fazer o país chorar de alegria: 1 a 0.

A Colômbia, até ali, inexistia e o Brasil jogava bem.

Mas, em seguida, Quadrado tirou lasca da trave nacional.

Bola roubada por Hulk leva perigo e Fernandinho e Maicon jogam bem, com segurança.

O Brasil pressiona e Ospina tem que defender duas bolas seguidas, de Hulk e Oscar.

A Colômbia tenta responder, mas o nível de atenção do time brasileiro não dá brecha e o time joga com sede.

Thiago Silva mata um contra-ataque que terminaria no empate e a torcida joga junto, sem parar.

Que jogo, enfim, que jogo!

Tudo que se esperava de Brasil e Colômbia.

James Rodriguez começa a jogar e, na Seleção, só Oscar desafina.

Paulinho está na fronteira de desencantar.

O apitador espanhol paralisa demais o jogo e Ospina volta a trabalhar num chute cruzado de Hulk.

Nestas alturas, 1 a 0 já é pouco porque o Brasil joga para mais.

David Luiz arranca aos trancos e barrancos e ainda xinga Zapata na volta, para levantar o Castelão.

Tem bola, mas também tem coração.

Neymar não está numa tarde feliz, ao contrário de Fernandinho e Júlio César não tem trabalho até que o espanhol marca uma falta na meia lua brasileira, aos 38, em dois lances. Nada acontece na cobrança.

Para sorte brasileira, o time colombiano, habilidoso e leal, define pouco.

O primeiro tempo termina com o placar mais apertado do que a Seleção fez por merecer e se José Pekerman sonhou com a avenida Daniel Alves encontrou-a fechada por Maicon, ótima providência de Felipão.

O lateral que era reserva e virou titular foi quem mais desarmes fez no primeiro tempo.

Uma voz agourenta lembrava, no intervalo, que também na Copa passada, em Port Elisabeth, litorânea como Fortaleza, a Seleção fizera ótimo primeiro tempo e terminara vencendo a Holanda, por 1 a 0.

Toc, toc, toc, o blogueiro bateu na madeira três vezes.

Começou o segundo com os brasileiros mantendo Quadrado bem guardado e James Rodriguez neutralizado, embora faltasse que o ataque nacional jogasse mais ou fosse mais bem alimentado por um meio de campo ainda deficiente, que não fazia a bola chegar na frente.

Thiago Silva foi atendido e a Colômbia não quis saber de fair play.

O jogo, aos 20, começou a querer ficar dramático, naquela zona em que o empate muda tudo e o 2 a 0 liquida com o jogo.

O apitador espanhol parece sofrer de assopração precoce e pára o jogo sem parar.

Thiago Silva faz uma bobagem ao interceptar uma reposição de bola de Ospina e leva seu segundo cartão na Copa, que o tira do jogo semifinal caso o Brasil siga vencendo.

Dante, ao menos, está habituado com os alemães.

Mas uma nuvem quis pairar sob o Castelão, logo engrossada pelo empate, bem anulado por impedimento de Yepes.

Ufa!

Falta em Hulk na intermediária.

David Luiz bate.

Bate?

Não!

Explode a bola na rede colombiana, aos 23.

?O campeão voltou? canta o Castelão, já numa noite de comportamento exemplar.

Como a vida é dura, aos 31, Júlio César fez pênalti e James Rodriguez não negou fogo: 2 a 1.

A torcida enlouqueceu aos brados de ?Brasil Brasil, Brasil!?

Tinha jogo e a Colômbia se lançou toda.

Ramires entrou no lugar de Hulk.

A Colômbia adotava a tática dos índios, mas organizada e Paulinho deu lugar a Hernanes.

Felipão queria ter mais a bola e confia no passe de Hernanes.

Neymar leva um tranco nas costas e tem de sair.

Henrique, o da confiança do treinador, entra em seu lugar.

Sem sofrer não tem graça, mas o momento é colombiano.

Felipão paga geral quando é anunciado que serão 5 minutos de acréscimos.

O Brasil tem a chance num contra-ataque e não aproveita.

Tome escanteios em cima de escanteios.

Haja!

Houve!

O Brasil vai a Belo Horizonte enfrentar a Alemanha.

Acabou o risco de vexame!

E foi bom e foi justo!

Além de do fecho de ouro, com a linda cena de David Luiz consolando e trocando camisa com James Rodriguez, em prantos.
Pedro André de Oliveira
04/07/2014 17:32
Ao
juju do gasparinho

O que foi que postei ontem a noite"aposto que o Aurélio não será candidato, sabe que não tem voto, não é bobo". Sendo candidato a deputado agora vai fazer meia dúzia de votos ai vai queimar o filme para as próximas eleições municipais, ou não.
Herculano
04/07/2014 16:39
TEREZA DA TRINDADE SERÁ CANDIDATA À CÂMARA FEDERAL

Tereza da Trindade, PSB, confirmou a pouco à coluna que será candidata a deputado Federal. "Serei candidata de Gaspar pelo Vale. Não vou tirar votos dos candidatos daqui [referindo-se a Joel Júlio da Costa, PMDB e Amarildo José Rampelotti, PT] que vão a deputado estadual. Ao contrário. A minha proposta é para fortalecer a candidatura de ambos. Quem votar neles, terá a opção de votar no meu nome também", afirmou.

Tereza também está de olho em outras possibilidades das lideranças locais e que são cabos eleitorais de deputados estaduais aqui em Gaspar.

A decisão de mudar de deputado estadual para federal ocorreu há dois dias após Tereza ouvir amigos e por recomendação do próprio guru que a orienta neste processo eleitoral, o deputado Paulo Bornhausen e que vai ao Senado pelo PSB.

Aurélio
O advogado Aurélio Marcos de Souza, PSC, ex-procurador geral do município, ex PSB e PPS e orientador da campanha a prefeito de Adilson Luiz Schmitt, estava mapeado pelo partido para ser candidato a deputado pelo partido. Entretanto, garantiu Aurélio Marcos à coluna que desistiu e segundo ele por problemas familiares. "Fiquei orgulhoso, mas não dá", resumiu.
Herculano
04/07/2014 14:14
AS FERAS DE SALDANHA CONTRA A COLÔMBIA, por Juca Kfouri

A Seleção Brasileira, com Félix, Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo; Piazza e Gérson; Jairzinho, depois Paulo César Caju, Tostão, Pelé e Edu, enfrentava a Colômbia, no estádio El Campín, em Bogotá, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, primeira fase, na qual os brasileiros jogaram três vezes fora de casa, na Colômbia, Venezuela e Paraguai.

Era o jogo de estreia e considerado fácil, pois a Colômbia não existia no futebol.

Basta dizer que no jogo de volta, no Maracanã, foi 6 a 2 para a Seleção.

Mas eis que o primeiro tempo terminou sem gols em Bogotá, para tamanha irritação de João Saldanha, técnico da Seleção que ao convocar os jogadores os chamou de feras, que ele simplesmente impediu que o time fosse para o vestiários, obrigando-os a ficar no gramado, expostos às vaias dos rivais.

Para alguma coisa o castigo serviu, pois Tostão fez dois gols e o Brasil venceu por 2 a 0.
Herculano
04/07/2014 14:08
O QUE ELA FAZ, AFINAL?

"Quem fez continuará fazendo", garantiu a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, na inauguração do Hospital da Restinga, no Rio Grande do Sul.

Mas, fazendo o que mesmo? Bobagens, afagos à corrupção e corruptores, discursos desconexos. A ponte do Vale e a da Saudade, por exemplo não estarão nos planos, pois estão paradas.
Herculano
04/07/2014 13:45
O DESABAMENTO DO VIADUTO DE BELO HORIZONTE E A ENGENHARIA POLÍTICA, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Caros leitores,

Eu não gosto dessa história de "evento simbólico" porque o simbolismo nunca está nos fatos, mas na cabeça de quem o vê. E quase sempre se trata de uma distorção. Assim é com o desabamento do viaduto Guararapes, em Belo Horizonte, que matou duas pessoas nesta quinta-feira. Se o Brasil já tivesse sido eliminado da Copa, ele seria considerado, então, um símbolo do desastre futebolístico; caso a Seleção Brasileira seja derrotada nesta sexta (toc, toc, toc), será tomado como um prenúncio; caso derrote a da Colômbia - bem, aí será apenas um viaduto que caiu em razão, certamente, de um erro de engenharia, com ou sem dolo. Que erro há, isso é evidente. Seguidas as leis da física e da matemática e respeitadas as características do terreno e dos materiais, obras não caem.

Há, sim, uma evidente ironia macabra no episódio - e não é por acaso que a presidente Dilma Rousseff correu para emitir uma nota de solidariedade às vítimas, lamentando o ocorrido: o viaduto integrava o pacote de obras de mobilidade para a Copa do Mundo, financiadas pelo PAC. A avenida em que se encontra a obra, a Pedro I, é uma das ligações entre o aeroporto de Confins, na região metropolitana, e o centro de Belo Horizonte. Não ficou, como se sabe, pronta a tempo ? o que ocorreu com boa parte das intervenções do gênero. Outra parte nem saiu do papel.

Os chamados "ganhos permanentes" com a realização da disputa no Brasil são muito pequenos em razão da incompetência do poder público, muito especialmente do governo federal. Se o evento teve algum efeito na economia brasileira, foi, como revelam os números, negativo. Na próxima terça-feira, o Mineirão abriga um dos jogos da semifinal da Copa. Se a Seleção Brasileira vencer a da Colômbia nesta sexta, realiza no estádio o seu sexto jogo no esforço de conquistar o hexa. Num outro momento, a tragédia poderia ter assumido proporções verdadeiramente dramáticas.

Um símbolo concentra as características de uma realidade mais ampla e, quando visto ou evocado, a ela remete. É evidente que o viaduto que desabou não será tomado como a imagem do Mundial de 2014, disputado no Brasil. Esse desabamento é, isto sim, um sintoma de como se fizeram as coisas, especialmente no que diz respeito às ditas obras de mobilidade, os únicos benefícios reais com os quais os brasileiros poderiam ter sido contemplados e que, com raras exceções, foram abandonadas, ficaram no meio do caminho ou foram mal e porcamente planejadas.

Também a Fifa, a exemplo de Dilma, ficou preocupada com o acidente e correu para colher informações a respeito, temendo a eventual repercussão negativa mundo afora. Em momentos assim, muita gente se mobiliza para tentar salvar ao menos as aparências. Sim, acidentes acontecem, como é sabido. Não é o primeiro numa obra ligada à Copa do Mundo. Mas não é corriqueiro que ela toda venha abaixo em plena realização do torneio. A engenharia brasileira é competente e sabe construir viadutos que parem de pé. O nosso problema segue sendo de engenharia política.

Esse erro mata muito mais.
Herculano
04/07/2014 13:38
A COPA DA ELITE VERMELHA

Os mensaleiros acabaram presos pelo maior representante da elite branca: Joaquim Barbosa (Guilherme Fiúza, na Revista Época)
Herculano
04/07/2014 13:33
ORGULHO

Ser o segundo de pangaré! Hum! Rir é pouco
Herculano
04/07/2014 13:31
AS ELITES VERMELHAS, por Nelson Motta para o jornal O Globo


Como um Felipão atordoado, Lula volta ao velho 'nós contra eles', que o derrotou três vezes e o obrigou a fazer a 'Carta aos brasileiros' para ganhar a eleição

Lula inventou uma bizarra luta de classes, em que não são os pobres que odeiam os ricos por sua opressão, exploração e privilégios, são os ricos que não suportam que os pobres comam, tenham um teto e, suprema afronta, viajem de avião pagando em dez vezes. E não se contentam em explorá-los e desprezá-los, amam odiá-los, logo eles, que vão consumir os bens e serviços que os ricos produzem para ficarem ainda mais ricos. Isso não é coisa de rico, é de burro, e Lula, rico, de burro não tem nada.

Com o país vivendo uma era de prosperidade desde o Plano Real, os três governos petistas não só tiraram milhões da miséria e alçaram milhões da pobreza à classe média, como criaram uma nova classe de ricos, ocupando milhares de cargos no governo, nas estatais, nos estados e nas prefeituras. É o pleno emprego, partidário.

Apenas com os altos salários e vantagens, sem falar nas infinitas possibilidades de intermediações, roubos e achaques, são legiões de novos ricos que formam uma "elite vermelha" - que ama os pobres, mas adora o luxo porque ninguém é de ferro, e não xinga presidentes, a não ser Sarney, Collor e FH. Nos anos 60, havia a "esquerda festiva", mas hoje a esquerda é profissional. É o povo no poder? rsrs.

Pior do que ser pobre, que pode ficar rico, é ser burro, que não vira inteligente, ou fanático, para acreditar nisso. Mesmo rico e inteligente, Lula não está percebendo que velhos truques não estão mais funcionando - e está difícil criar novos bordões e bravatas. Essa de odiar os pobres não colou, porque os ricos agora "é nóis". Como um Felipão atordoado, Lula volta ao velho "nós contra eles", que o derrotou três vezes e o obrigou a fazer a "Carta aos brasileiros" para ganhar a eleição.

Doze anos de governos de um partido, até de bons governos, de qualquer partido, produzem profundo e inevitável desgaste e provocam desejos de mudança no eleitorado que progrediu nesse tempo, que está mais informado e exigente, e quer mais e melhor. Mas quando um governo é mal avaliado, com crescimento baixo e inflação alta, vítima de seus próprios erros...

É o eles contra eles.
Herculano
04/07/2014 13:11
FORMIGA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

É consenso que Aécio Neves teve atuação pífia no Senado sob a ótica da expectativa de que assumiria o lugar de líder da oposição com ataques permanentes e contundentes ao governo.

Não fez nada disso e, para o público externo, foi uma decepção. Agora, quando surgem os acordos regionais do PSDB com vários partidos governistas é que surge a explicação: o tucano estava ocupado com a conquista do público interno, construindo pontes com os colegas senadores por intermédio dos quais iniciou o caminho rumo às alianças.
Julio Dos Santos Rocha
04/07/2014 13:05
Caros amigos,

Investiguem melhor esta notícia do viaduto, pois no jornal onde assisti, o apresentador foi bem claro na conclusão da notícia, de quem teria assumido a obra do viaduto teriam sido os tucanos da prefeitura de BH, cuidado com criticas sem fundamento...



sidnei luis reinert
04/07/2014 12:34
Crueldade com o reeducando

Maldade da turma do facebook, colocando uma legenda na foto do ilustre reeducando petista chegando para seu primeiro dia de trabalho no regime prisional semi-aberto:

?Tá com cara de Clint Eastwood jurando vingança?

Parece mesmo que os tempos de cárcere deram uma envelhecida em Dirceu...
sidnei luis reinert
04/07/2014 12:22
Passadilma

O processo do caso Pasadena que corre no TCU pode ter dois caminhos, até o final do ano.

Pode ser convertido em uma tomada de contas especial, para futuro ressarcimento aos cofres públicos dos danos e prejuízos causados.

E pode render uma audiência ? ouvindo-se os responsáveis citados, para apurar eventual irregularidade ou má gestão.

Os dois casos complicam Dilma, antes, durante e depois da eleição.

Alvos da petralhada

A petralhada deseja comer o fígado de três auditores federais que atuam no caso Pasadena no TCU: Alberto Henriques, Michel Afonso Assad e Jefferson Lima de Souza.

Eles defendem que Dilma deve apresentar explicações sobre o fato de ter autorizado, como presidente do Conselho de Administração da Petrobras na ocasião, a compra da primeira metade da refinaria, com base no Acordo de Acionistas.

Alberto Henriques sustenta que a presidente e os conselheiros que participaram da compra da primeira metade em 2006 deveriam ser ouvidos em audiência para explicar suposto "exercício inadequado do dever de diligência" por não terem solicitados mais documentos para subsidiar a decisão.

Convocáveis

O ministro José Jorge, do TCU, é quem decidirá pela convocação de Dilma e dos Conselheiros e ex-membros do conselhão da Petrobras.

Vários diretores e ex-diretores também devem ser citados pelo TCU para explicar os prejuízos causados no caso Pasadena:

O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli, o ex-diretor da Área Internacional Nestor Cerveró, o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, os outros integrantes da Diretoria Executiva na ocasião da compra, Almir Guilherme Barbassa, Renato de Souza Duque, Guilherme de Oliveira Estrella e Ildo Luis Sauer, e dois ex-funcionários, Luís Carlos Moreira da Silva, ex-gerente executivo da Área Internacional Desenvolvimento de Negócios, e Gustavo Tardin Barbosa, ex-chefe do escritório financeiro da Petrobras America.

Batendo na gerentona

O tucano Imbassahy descreve a destruição causada pelo petismo na Petrobras:

?O modelo petista de gestão da Petrobras vem carregado de péssimos indicadores, como a perda monstruosa de valor de mercado da estatal nos últimos três anos, o título de empresa não financeira mais endividada do mundo, e com corrupção diagnosticada e comprovada pela Polícia Federal. A presidente Dilma permitiu que fosse instalado na Petrobras, símbolo do empreendedorismo brasileiro, um verdadeiro condomínio da corrupção?.

O tucano lembra que, entre 1997 e 2002, a produção de petróleo pela Petrobras avançou 122%, mas na gestão Dilma, de 2011 a 2014, a média de crescimento anual é caiu 0,9%.
Herculano
04/07/2014 09:49
O JOGO

Já está aberto o prazo para inscrições de interessados à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. Ele se encerra às 19h de segunda-feira. O deputado Dado Cherem, PSDB, tem tudo para suceder Salomão Ribas.

E se Dado suceder, quem entra na vaga dele na Assembleia? O ex-senador e ex-governador e ex-presidente do PSDB, Leonel Arcanjo Pavan e criador do Dado, ex-PV, como político em Balenário Camboriu. Pavan estava entre os favoritos na corrida para o Senado, disse que ia a Câmara, agora o destino é uma candidatura a deputado estadual
LUCIANO DA CUNHA
04/07/2014 09:15
SERÁ QUE É SEGURO?

O VIADUTO DE BELO HORIZONTE DESABOU E É CONSTRUÍDO NA GESTÃO PTISTA DE LULA E DILMA.

E AQUI EM GASPAR O NOSSO SERA QUE É SEGURO?

LEMBRANDO QUE RAMPA DA HOT WHEELS NO NOSSO VIADUTO JÁ VITIMOU 3.

Miguel José Teixeira
04/07/2014 09:10
Catarinenses,

Atentem para o ESTUPRO praticado pelo PeTralha Catarinense contra os Municípios, na Câmara Federal:

"Enquanto a nossa Seleção suará a camisa hoje em Fortaleza, na arena da política a guerra é por aqueles que têm papel fundamental no corpo a corpo com o eleitor: os 5.570 prefeitos. E, nessa seara, a presidente Dilma Rousseff precisou abrir os cofres para não sair em desvantagem. O ponto percentual a ser acrescido no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em duas parcelas ? 0,5% em 2015 e 0,5% em 2016 ? foi anunciado apenas depois que o PT passou um aperto no Congresso. A pedido do governo, o deputado petista Pedro Uczai (SC), sem esconder o constrangimento, adiou, no último minuto, a votação da Proposta de Emenda à Constituição 406/09, do tucano Alberto Kaefer, que aumenta em 2% o repasse do FPM".
Fonte: Correio Braziliense, hoje, coluna Brasília-DF

Herculano
04/07/2014 08:30
DILMA: HOMEM DEVE LIMPAR A CASA.E PRESIDENTA? por Josias de Souza

Em cerimônia de entrega de chaves do Minha Casa, Minha Vida, Dilma Rousseff brincou com os homens presentes. Disse que eles deveriam ajudar suas mulheres a manter as casas asseadas. "Não custa nada passar um paninho no chão". Ninguém replicou. Mas não seria um despropósito perguntar: "Não seria o caso de a presidenta correr um paninho no seu governo? Que tal passar no rodo, por exemplo, o PR?
Herculano
04/07/2014 08:24
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E os jogadores pararam de chorar? Seleção do Buá! O Felipão tem que contratar um meio de campo, não uma psicóloga. O problema da seleção não é o Freud, é o Fred! Rarará!

E o que a psicóloga disse pra seleção? "Ou vocês param de chorar ou não vai ter selfie." O Neymar se mata! Selfie-se quem puder! Sem selfie não há vida na seleção!

"Ou então uma semana sem depilar a sobrancelha!" Rarará!
Herculano
04/07/2014 08:21
GANA CONFIRMA "CANO" DE US$3 MILHÕES NO BRASIL, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

O presidente da Associação Ganesa de Futebol, Kwesi Nyantakyi, pôs saia-justa nas autoridades brasileiras, afirmando que entraram "limpos" no Brasil os US$3 milhões enviados de jatinho para impedir a "greve" de jogadores antes do jogo contra Portugal, em Brasília. O ministro da Justiça chegou a confirmar a cobrança de impostos, semana passada, depois negada pela Receita, que "não comenta assunto específico".

Língua de trapo
Nyantakyi, o cartola de Gana, também desmentiu o ministro dos Esportes do seu país, que mandou o vice e comitiva curtirem a Copa.

História da Carochinha
O prêmio de US$100 mil para cada jogador da seleção de Gana será pago pela Fifa, que deverá declarar à Receita. Mas ela é isenta.

Conta outra
A Fifa retém 10% de imposto dos prêmios até o país-anfitrião, no caso o Brasil, cobrar os impostos, diz o dirigente de Gana Kwesi Nyantakyi
Herculano
04/07/2014 08:13
A DERROTA DA SELEÇÃO E A DILMA, por Reinaldo Azevedo para o jornal Folha de S. Paulo

Se a Seleção Brasileira for campeã, haverá ainda mais gente de peito estufado. Torço para que aconteça

Sempre temi pelo dia em que isto aconteceria: a população demonstrar mais serenidade, bom senso e objetividade do que parcela considerável dos analistas políticos. Temia porque a "catchiguria" ainda tem lá a sua responsabilidade na formação da opinião e, em tese ao menos, dispõe de instrumentos para avaliar com mais precisão a realidade. Afinal, uma de suas tarefas é tentar revelar a essência sob a aparência das coisas, de sorte que o "véu diáfano da fantasia" (Eça) não esconda "a nudez forte da verdade". Sempre temi, sim, por este momento, mas também não sou do tipo que lamenta a sorte do mundo: bem-vindo, povão, às luzes! Já estava na hora de aposentar os que insistem em cegá-lo com a clareza das ideias mortas. Ah, os iluministas mequetrefes de anteontem! Enigmático? Nem tanto.

Pesquisa Datafolha publicada na edição de quinta-feira (3) desta Folha demonstra que o segundo turno na eleição presidencial continua uma realidade tão palpável quanto há um mês (38% de Dilma contra igual número dos adversários) e que a diferença da presidente (re)redisputante para seus adversários na rodada final variou na margem de erro, mas com distância numérica menor: 7 pontos contra Aécio Neves, do PSDB (46% a 39%), e 13 pontos contra Eduardo Campos, do PSB (48% a 35%). Ocorre que só 1% dos entrevistados não conhecem a petista, número que chega a 19% no caso do tucano e a 36% no do pessebista. Dizem conhecê-la "muito bem" 50% dos entrevistados - só 16% afirmam o mesmo sobre Aécio, e 7% sobre Campos. Se os petistas querem comemorar, por mim, tudo bem! Prefiro, por princípio, a euforia à depressão. Sigamos.

A Copa do Mundo se realiza sem maiores atropelos - este que escreve, felizmente, nunca disse o contrário, nem aqui nem em lugar nenhum. Também tratei como rematada tolice essa história de "Não Vai ter Copa", além de achar que a cadeia é um bom lugar para bandidos mascarados, sequelados pelo excesso de achocolatados e cereais matinais e pela falta de um pai e de uma mãe que os amem com mais severidade. Em Dois Córregos, "black bloc" não é ética, não é estética, não é tática; é só falta de cinta. O Datafolha constatou que 63% são favoráveis à realização do torneio no país (só 27% se opõem), embora 46% considerem que ele traz mais prejuízos do que benefícios (45%). Os protestos provocam mais vergonha (65%) do que orgulho (26%). A leniência oficial com a baderna, como se vê, teve o condão de tirar o povo da rua. Gilberto Carvalho não bate papinho com baderneiro porque seja burro. Sim, se a Seleção Brasileira for campeã, haverá ainda mais gente de peito estufado. Torço para que aconteça. A tristeza é má conselheira.

Começo a unir os fios deste texto. As antevisões mais pessimistas sobre a Copa não se cumpriram nem vão se cumprir, e, no entanto, a situação eleitoral de Dilma é mais difícil agora do que antes. Não seria difícil demonstrar que esta rodada do Datafolha lhe é mais negativa do que a anterior. Os eleitores, contra a pregação dos iluministas de farol baixo, dão sinais de distinguir muito bem uma bola em campo de uma eleição em jogo. E, se houver um resto de prudência lá pelas bandas do Palácio, a Copa do Mundo, mesmo com o hexa, será usada com parcimônia na campanha eleitoral. Mas não serei eu a lutar para que João Santana faça a coisa certa.

A vigarice intelectual tenta transformar o tal "pessimismo com a Copa" numa espécie de metáfora - ou metonímia - do suposto "pessimismo com o Brasil". Também as críticas ao governo e o legítimo esforço para apeá-lo do poder segundo as regras do jogo seriam obra de pessoas de maus bofes, que saem por aí a espalhar o rancor e a amargura - coisa, enfim, de quem deveria deixar "estepaiz", já que se mostra incapaz de amá-lo... Com todo o respeito, a tese de que o Brasil precisa perder a Copa para Dilma perder a eleição é só uma trapaça intelectual de quem quer que Dilma vença a eleição, ainda que o Brasil perca a Copa.
Herculano
04/07/2014 08:06
REAÇÃO

O encontro de ontem do PMDB com o governador Raimundo Colombo, PSD, teve hoje uma única leitura na imprensa catarinense: a força e união do partido em nome do candidato.

Simples, óbvia e natural.

A outra leitura, ninguém foi capaz de fazê-la: foi a melhor reação a uma ameaça que se estabeleceu no cenário de confronto: a terceira via com PSDB (Paulo Bauer), PP (Joarez Ponticelli) e PSB ( Paulinho Bornhausen). O PMDB e o PSD não deram tempo ou chance para qualquer dissidência e corpo mole no seu seio.

Segundo turno, é para Colombo e Luiz Henrique da Silveira, neste instante, um prenúncio de pesadelo. A ordem é resolver a fatura já no primeiro turno e a qualquer preço. Porque depois...
Herculano
04/07/2014 07:58
A FOTOGRAFIA, por Igor Gielow para o jornal Folha de S. Paulo

A corrida eleitoral chega neste domingo a uma nova etapa, com a abertura oficial da campanha que começou há vários meses, e a tessitura do quadro já permite algumas considerações.

No campo governista, o resultado da mais recente pesquisa do Datafolha, indicando o estancamento da queda de Dilma, está naturalmente sendo alardeado como um ponto de virada. Meia verdade.

O "feel good factor", como os britânicos apelidam o bom humor da nação, é evidente pela Copa brilhante nos estádios e sem hecatombes fora deles. Se isso será afetado por uma eliminação do Brasil, hoje ou depois, é pouco mensurável agora.

Num regime centralista como o brasileiro, quem está no topo é beneficiado nessa hora - ou prejudicado, como ocorreu em 2013. A exposição pela inauguração até de cartas de intenção também ajudou Dilma no período aferido pela pesquisa.

A má notícia para o governo é que todos se favoreceram por esse bom humor, opositores inclusos. Aos poucos, os indecisos vão aninhando-se, e o segundo turno soa inevitável.

O desafio para os oposicionistas é atrair os neutros e ganhar corações hoje dilmistas. Campanha negativa é uma coisa problemática, mas o fato é que os indicadores econômicos estão numa deterioração escamoteada pelo oba-oba da Copa.

Do lado propositivo, a coisa piora para a oposição. Aécio parece mais preocupado em mostrar-se um garantidor de direitos adquiridos, mas isso não ganha eleição. E a dupla Campos-Marina não logrou dar forma ao tal "novo" que sugerem.

Há mais. Aécio hoje é o adversário principal de Dilma, mas ainda há espaço para o crescimento de Campos. O temor real dos tucanos, contudo, é um Campos muito fraco, que acabe como linha auxiliar do PT.

A fotografia deste momento sorri para Dilma, mas é apenas isso: um registro instantâneo. O jogo está apenas no começo, e será duro.
almir paulo
04/07/2014 07:55
herculano.
Aonde anda e o que faz a combativa, denunciante, oposicionista na gestão anterior, tatiana reichert, cordenadora da defesa civil do municipio de Ilhota, antes presidente de uma instituiçao séria como a ADARB, hoje apagada sem rumo, destino e orçamento, a última notícia que tivemos foi com referencia a ela ir embora do centro pro braço do bau onde mora com um veículo oficial do município. É a velha máxima, dê poder a alguém que saberás quem ela realmente é.
Herculano
04/07/2014 07:54
CEOPS ALERTA

O Ceops da Furb, o centro de inteligência que nos orienta a Defesa Civil do Vale e principalmente Blumenau, mas que Gaspar rejeita, pensa que as ameaças de enchentes ou desastres naturais ainda pode piorar. É que as enchentes que castigaram o Sul nas últimas semanas ainda não são efeito do El Niño. A observação técnica é do engenheiro hidrólogo Ademar Cordeiro, e o geólogo Juarês Aumond. O aquecimento do mar equatorial que caracteriza o fenômeno ocorre mais para o final do inverno. O El Niño, segundo os técnicos do Cepos, ainda está para vir.

Então está alertado.
sidnei luis reinert
04/07/2014 06:33
A defesa civil de gaspar junto à prefeitura, deveria de fazer um pedido junto aos CUMPANHEIROS e a PRESIDENTA EX-ASSALTANTE DE BANCOS DIUMA, canoas de FIBRA ÓTICA, tecnologia de ponta do PT, tipo uma obra que integra a lista de projetos do chamado 'PAC(programa de aceleração de CUBA) da Copa'(Viaduto em Belo Horizonte) que desabou matando dois.

Local do acidente fica a cerca de cinco quilômetros do estádio Mineirão, que recebe em 8 de julho, próxima terça-feira, um dos jogos das semifinais da Copa

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/viaduto-desaba-em-belo-horizonte-uma-pessoa-morreu

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.