Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

27/06/2014

DISFARCES I

Arquivo/CVO PT nacional ensina. É uma franquia. O daqui, apenas pratica. E há gente que se autoengana. Para esconder as mazelas e a incapacidade, a administração petista de Pedro Celso Zuchi cria factoides. E a população embarca neles. Agora, estamos metidos numa discussão sem fim sobre as mudanças no trânsito da área central da cidade. Primeiro: o trânsito é caótico porque Zuchi e sua equipe não foram capazes, ou não quiseram encontrar soluções apesar de dez anos de poder, sendo seis deles consecutivos. Segundo: promove uma discussão para esconder o que tem que ser feito de fato e não se faz. Terceiro: faz de mentirinha uma audiência pública (factoide) para aquilo que já decidiu entre eles e que será feito, como já fez em outras questões. E ainda há gente que acredita nestes disfarces. Sinceramente? Acorda, Gaspar! 

DISFARCES II

A mudança no trânsito na área central já é fato sacramentado. Ponto final. Se não fosse assim, a CDL já teria se posicionado firme e contra, ou dito na tal audiência o que deve ser feito a favor dos comerciantes. A Ampe e a Acig, vergonhosamente braços do PT e da administração petista, também teriam elas sido vozes ativas contra, ou com ideias firmes e claras, em defesa de seus associados. Estavam ausentes ou caladas. Sindicatos patronais igualmente. Então discutir o quê? Os vereadores ? a exceção foi Ciro André Quintino, PMDB ? igualmente não se pronunciaram. Então, esqueçam. O que vem a seguir é apenas parte do espetáculo do faz de conta. E mais uma vez. 

DISFARCES IV

Lembram-se da audiência das alças da Ponte do Vale para o acesso dos que moram na Margem Esquerda? Pedro Celso Zuchi disse que não iria fazê-las (alegou ser coisa menor, coisa de político de oposição, falta-lhe tempo para o projeto, não há dinheiro apesar do seu canal direto com a Dilma, a Ideli, o Décio...), mesmo sendo as alças mais do que necessárias, não só por acessibilidade, mobilidade e previsibilidade para a demanda futura, mas principalmente por segurança. Então as alças não vão ser feitas. No lugar delas, o tratamento da merda que virá dos esgotos da Coloninha, Centro e Sete. Esta é a prioridade da mobilidade urbana de Gaspar.  Na prefeitura, nenhum esboço pelas tais alças. Nenhum esforço para envolver então o governo federal ou estadual por Gaspar. 

DISFARCES V

A lista de teimosias e de como as audiências são firulas é grande. Quer mais uma e recente? O que queria o povo o Sertão Verde? A escola Angélica de Souza Costa reconstruída na sua comunidade. O que a prefeitura decidiu contra a audiência pública lá no Sertão Verde, sob o comando pessoal do prefeito Zuchi e sua turma? A escola teria que ser reconstruída depois de seis anos de espera, mas no loteamento precário que a própria prefeitura criou: o das casinhas de plástico ao lado da perigosa BR-470 e da tubulação de gás. Já estava tudo decidido. Foram lá apenas para mostrar, inclusive para os líderes da comunidade, companheiros de afinidades e que aparelham as associações de moradores, quem verdadeiramente manda em Gaspar e quem deve ficar quieto e obediente. Mais nada. Assim foi. Assim se fez. 

DISFARCES VI

A lista de exemplos é grande e passa pela reurbanização do Centro, que demorou dois anos e penalizou o comércio; se estende à recuperação da Ponte Hercílio Deeke, que ficou mais outros dois anos sacrificando o comércio e o pessoal da Margem Esquerda. O que esta audiência das mudanças no trânsito do Centro não esconde, mas poucos têm coragem de falar, é que ela é fruto da falta do Contorno de Gaspar e que o prefeito Pedro Celso Zuchi não está mobilizado para tal. Blumenau quer sumir com o nosso Contorno para ter as verbas deles à mobilidade de lá. 

DISFARCES VII

Esta audiência para as mudanças do Centro é mais um remendo, mal feito, para a falta que a Ponte do Vale nos faz, e que o prefeito Pedro Celso Zuchi, o PT de Amarildo José Rampelotti, da companheira Ideli Salvatti e de Décio Neri de Lima estão completamente omissos. Pois nas campanhas passadas sempre disseram que tinham um canal direto com Brasília, com Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff. Mentiram ou foram engados. Zuchi foi inúmeras vezes a Brasília dizendo que resolveria ou tinha resolvido este assunto. Há quase dois anos se espera os recursos para o término da Ponte e que foram anunciados como liberados nos palanques daqui, armados para a propaganda na imprensa e aos desinformados. Aqui, de verdade, o PT inventa audiências e briga para colocar o nome na ponte, com olho nos votos, e não para terminá-la de fato e, com isto, resolver o caos do Centro de Gaspar, livrando os gasparenses do trânsito de passagem do Vale. 

SOBRE O TRAPICHE

Vergonha. Deboche. Políticos se reuniram em Ilhota para fazer manchete e propaganda de mais uma assinatura para a duplicação da BR-470. Quase todos do PT. Sobre a falta de recursos para a Ponte da Saudade e a Ponte do Vale, nem um pio de nenhum deles. Sobre as quase 70 mortes da BR-470, só silêncio. Pelo menos desta vez eles não colocaram nenhum outdoor dizendo que era o presente que nos faziam com o nosso dinheiro dos pesados impostos. Eles estão em campanha. Atrás de votos. E os desinformados e fanáticos garantindo a sobrevivência deles e o circo. 

E quem foi ontem na Rádio CBN, de Blumenau, ser entrevistado sobre este assunto, como se aqui não tivesse assunto mais importante? O prefeito Pedro Celso Zuchi. Posou como o maior conhecedor do assunto. É verdade. E a CBN deu trela. Ele foi lá projetar os companheiros Décio Neri de Lima e Ideli Salvatti. Cada coisa. 

A revisão do Plano Diretor, mas que na prefeitura diz ser o novo, chegou silenciosamente na Câmara. O vereador Hilário José Melato, PP, é o relator. Disse que é uma missão difícil, pois vai ter que arbitrar muitos interesses. Difícil? Melato sabe que este ?difícil? ele pode deixá-lo fácil. Depende da carruagem. Na verdade ele está rindo à toa. 

O primeiro impasse do Plano Diretor já foi criado. O presidente da Câmara marcou uma reunião com os técnicos da Iguatemi Engenharia para os vereadores conhecer o projeto na terça-feira. O vereador Hilário José Melato, PP, já pulou na jugular. Quer primeiro ?conhecer? o projeto para depois debater com os técnicos e com os vereadores. Ah, sim! 

O jogo. Conhecido agiota e especulador imobiliário, amigo do poder de plantão, não gostou nem um pouco da revisão do Plano Diretor de Gaspar. Ué! Mas não foram os seus amigos do poder que realizaram este trabalho? O que saiu errado para os seus negócios? Acorda, Gaspar! 

Eles entendem mesmo de hospital. O Supremo Tribunal Federal recebeu a denúncia contra o deputado Décio Neri de Lima, padrinho da administração petista de Gaspar e que acaba de tomar o hospital daqui. Ele responderá ação penal. É acusado, quando prefeito de Blumenau, de ter utilizado o Hospital Santo Antônio como "caixa 2" entre 1999 e 2001, quando era prefeito de Blumenau, para repassar um total de R$ 384.413,50 de verbas da prefeitura para empresas de publicidade, emissoras de rádio e radialistas, para veicular mensagens positivas sobre sua administração.

 

 

 

Edição 1600

Comentários

Herculano
30/06/2014 10:34
ESTA INFORMAÇÃO OS LEITORES E LEITORAS DA COLUNA TIVERAM ANTES AQUI

Bauer confirma vice ao PP, noticiou Moacir Pereira as 9.57

Dirigentes do PP estiveram reunidos há pouco com o senador Paulo Bauer, do PSDB, sobre uma aliança entre progressistas e tucanos.
Bauer ofereceu ao PP a vice-governança. Não teve como abrir a vaga do Senado, já assegurada ao deputado Paulo Bornhausen, do PSB.
O senador irá as 11 horas participar de reunião da cúpula do PP.
Herculano
30/06/2014 09:19
TERCEIRA VIA

A vingança de Luiz Henrique da Silveira contra o PP, pode colocar em xeque a reeleição de Raimundo Colombo, PSD.

PSDB, PP, PPS e PSB juntos. Paulo Bauer candidato a governador, Joarez Ponticelli de vice, Paulo Bornhausen, senador, um dos suplentes poderia ser Hugo Bhiel, do Oeste e outro vindo do Planalto ou do Sul. Então? Resta ao PMDB e PSD, se coligar com o PT e somar a alta rejeição de Dilma Vana Rousseff?
Herculano
30/06/2014 07:29
BLACK BLOCS DO CARVALHO!, por Reinaldo Azevedo para o jornal Folha deS.Paulo

Gilberto Carvalho e seus companheiros é que investiram na desordem desde junho de 2013

Enquanto o país amargava muitos milhões de prejuízo com a ação de bandidos mascarados, fantasiados de rebeldes, o ministro Gilberto Carvalho batia um papinho com eles, conforme confessou à repórter Natuza Nery, desta Folha. O petista incorre, assim, nas alíneas 9 do artigo 7º e 4, 5 e 7 do artigo 8º da Lei 1.079: é "crime de responsabilidade". Pena: perda da função pública e dos direitos políticos por cinco anos. Estão à disposição os respectivos arquivos desta coluna, do meu blog e do programa diário que mantenho na rádio Jovem Pan. Evidenciam o que penso sobre black blocs e manifestações violentas. Por mim, a canalha tem de ser enquadrada nos artigos 15 a 19 da Lei 7.170, a de Segurança Nacional.

Carvalho e seu partido, então, é que passam a mão na cabeça de bandidos. Com quem mais ele pretende conversar? Fernandinho Beira-Mar? Marcola? A propósito: aquele encontro do deputado estadual petista Luiz Moura (SP) com membros do PCC fazia parte dessa rotina de diálogos? O site do PT publicou uma lista negra com os respectivos nomes de nove jornalistas, eu entre eles. Consta que nossos "paroxismos odientos" se revelariam "com mais clarividência na Copa do Mundo". O texto é de Alberto Cantalice, vice-presidente da legenda. Esse outro apedeuta certamente ignora o que seja "clarividência". Se clarividente eu fosse, não seria Cantalice a perceber.

Escrevi dezenas de vezes que considero despropositada a oposição entre "estádios" e "verbas para a saúde e a educação". Chamei de besteira o "Não Vai Ter Copa". Cobrei ordem. Carvalho e seus companheiros é que investiram na desordem desde junho do ano passado, na esperança de que a conta caísse no colo de Geraldo Alckmin e da PM paulista. O ministro tentou estatizar até os rolezinhos e transformá-los numa guerra racial.

Não! Eu não elogio Carvalho por ter negado a besteira dita pelo PT e seus esbirros na imprensa, segundo a qual as vaias a Dilma são coisa da elite branca. A tese de Carvalho é pior. Ele admite que o mal-estar "gotejou" (!?) nos pobres, mas atribui a contaminação à "imprensa conservadora". Em conversas por aí, deixa claro que sou seu "conservador", digamos, predileto. Já estou com um galhinho de arruda atrás da orelha. Caso se corrigissem, então, os desvios da "mídia" - o que os petistas prometem fazer se Dilma for reeleita -, mudaria a percepção do povo.

Digam-me um só tema em que a imprensa brasileira seja "conservadora". Não há. Tome-se a cobertura dispensada às manifestações de rua. Imaginem o que aconteceria se mascarados "de direita" saíssem quebrando tudo por aí. Gritar-se-ia em coro: "Fascistas!". E com razão. E se grupos "reacionários" recorressem aos métodos do MST e do MTST? Cadê o "Guilherme Boulos" do "outro lado"?

O jornalismo viu e vê com olhos encantados os ditos protestos, mas isso decorre de um desvio de esquerda. O petismo que remanesce nas Redações é do tipo primitivo, meio "psolento", e acredita na geração espontânea da "consciência social". Falta-lhe a dimensão, digamos, pragmática de um Luiz Moura e de um Carvalho.

Os farsantes tentaram jogar a hostilidade a Dilma nas costas de nove jornalistas, enquanto o principal auxiliar da presidente dialogava com pessoas que deveriam estar na cadeia.

FRONTEIRAS

Janio de Freitas lamentou que a entidade Repórteres Sem Fronteiras tenha expressado seu repúdio à lista negra de jornalistas feita pelo PT. Não criticou a existência da dita cuja, preferindo destacar que há, sim, "repórteres e comentaristas com fronteiras entre si, sejam filosóficas, sejam éticas, sejam outras". O comentarista tem razão. Se ele fosse alvo de macarthismo de direita ou de esquerda, eu protestaria. Não por ele, cujo pensamento abomino, mas por sua liberdade de dizer o que pensa. Defendendo-o, pois, com ou sem a sua concordância (não dependeria dele), eu ajudaria a preservar a liberdade. Ele, no entanto, prefere endossar o paredão e atacar a entidade que reagiu. Não está agredindo a mim e aos outros oito. Agride a liberdade. Fronteiras.
Herculano
30/06/2014 07:09
MUITOS ACHAM QUE O TEMPO TECNICO É SÓ PARA TOMAR ÁGUA. OUTROS PENSAN E AGEM DIFERENTE E POR ISSO COLHEM RESULTADOS. VAN GAAL: 'MUDEI O JOGO NA PAUSA DO SEGUNDO TEMPO'

O texto é de Miguel Caballero, para o jornal O Globo. A Holanda sofreu muito, virou a partida com dois gols já nos minutos finais e eliminou o México por 2 a 1, depois de ter sido dominada no primeiro tempo. Ao analisar o jogo, o técnico holandês Louis Van Gaal disse que as mudanças táticas que ele fez durante a partida foram determinantes para o resultado.

A Holanda começou o jogo num esquema com três zagueiros. Logo no início, teve de substituir o volante De Jong, mas manteve a formação tática. No começo do segundo tempo, Van Gaal tirou o lateral-direito Verhaeg e pôs o atacante Depay. Na pausa para os jogadores se refrescarem, explicou o técnico depois do jogo, ele mudou o esquema para o 4-3-3, e o time conseguiu pressionar o México
Herculano
30/06/2014 07:03
ESTE É O GOVERNO DO PT

O economista Gustavo Franco, um dos formuladores do Plano Real, diz que o "futebol se tornou uma metáfora exata das causas da inflação" no Brasil: "Alguns estádios foram construídos com um dinheiro que não existe, aumentando a dívida do governo. Se queríamos exemplos de irresponsabilidade fiscal que todos entendessem, a Copa foi um espetáculo", afirma o ex-presidente do Banco Central de 1997 a 1999.
Herculano
30/06/2014 06:58
HADDAD VIARA "BOLA DE FERRO" DO PT EM SÃO PAULO, por Josias de Souza

Eleito em 2012 como último grande feito político de Lula, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, virou uma 'bola de ferro' que o PT arrasta em 2014. O partido atribui ao mau desempenho do prefeito parte das dificuldades que enfrenta para empinar Alexandre Padilha e revitalizar Dilma Rousseff no maior colégio eleitoral do país.

Em privado, dirigentes do PT admitem: o azedume do eleitorado do Estado de São Paulo é um principais problemas que a legenda enfrenta na atual temporada eleitoral. Munido de pesquisas internas, o petismo concluiu que a baixa popularidade do prefeito da capital é uma das causas do nariz torcido do eleitor, embora não seja a única.

O Datafolha informa, em nova sondagem, que, na bica de completar em ano e meio de duração, o governo municipal de Fernando Haddad é avaliado como ótimo ou bom por apenas 17% dos paulistanos.

Empurrado às profundezas pelas manifestações de junho de 2013, Haddad não conseguiu mais colocar o nariz acima da linha de impopularidade para tomar ar. Nas pegadas do ronco do meio-fio, ele amargara no Datafolha uma aprovação miúda: 18%. A taxa se repetiu em sondagem de novembro. Agora, oscilou um ponto para baixo.
Herculano
30/06/2014 06:55
AÉCIO ANUNCIA HOJE QUE O SENADOR ALOYSIO NUNES SERÁ SEU VICE

Depois de meses de especulações sobre seu companheiro de chapa, mineiro escolheu nome que agrada mais ao PSDB. O sigilo da decisão até o limite do prazo busca ampliar exposição na mídia; Alckmin e FHC foram avisados ontem

O texto é de Daniela Lima, de São Paulo e de Natuza Nery, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi avisado por interlocutores do mineiro Aécio Neves que será anunciado como vice na chapa do presidenciável tucano nesta segunda-feira (30).

A indicação encerrará meses de especulações sobre quem seria o companheiro de Aécio na disputa presidencial de outubro. A comunicação foi feita no fim da noite deste domingo (29).

Ao longo do dia, o senador ainda dizia a aliados ter duas opções: Aloysio Nunes e a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie.

Aécio fez um cálculo político para manter o sigilo de sua decisão. Quis criar um fato novo no ambiente eleitoral depois de os principais adversários, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB), terem feito suas convenções e apresentado seus aliados.

Com o anúncio tardio, Aécio quer garantir mais exposição na imprensa.

Aloysio sempre foi o mais cotado entre os tucanos. Senador mais bem votado em São Paulo nas eleições de 2010, a escolha de seu nome simboliza que São Paulo é uma prioridade de Aécio em sua campanha e fortalece o discurso de que o partido está unido em torno da candidatura do mineiro.

O senador é um dos nomes mais ligados ao ex-governador José Serra, com quem Aécio disputou por anos o protagonismo no PSDB.

SUSPENSE

O último passo para a decisão foi dado por Aécio na noite de domingo, quando ele consultou, pelo telefone, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A interlocutores, disse que "só depois de ouvi-los" bateria o martelo.

Desde a formalização de sua pré-candidatura, pessoas próximas a Aécio apresentaram à imprensa diversos nomes como possíveis candidatos a vice do mineiro.

Já estiveram na lista o ex-senador e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, o ex-governador José Serra e até FHC, que se apressou em dizer que, aos 83 anos, não seria mais candidato.

A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) também foi cotada para a vaga, mas as negociações não prosperaram. Até domingo, ela não havia sido contatada por Aécio para tratar do assunto.

Nos últimos dias, o presidenciável tucano deu pistas de que poderia trazer "uma surpresa". A aliados, chegou a dizer que tinha um terceiro nome "em sua cabeça", além de Aloysio e Ellen Gracie, e depois, em agenda no Nordeste, afirmou que sua vice poderia ser uma mulher.

No fim de domingo, no entanto, sinalizou ter feito a opção mais segura e com maior amparo dentro do PSDB e entre os partidos aliados.
Herculano
30/06/2014 06:47
DILMA MANDOU KASSAB APOIAR SKAF AO GOVERNO, por Cláudio Humberto, na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Diante do crescimento pífio de Alexandre Padilha (PT) nas pesquisas ao governo de SP, a presidenta Dilma deixou claro ao presidente do PSD, Gilberto Kassab, que o preferia apoiando Paulo Skaf (PMDB), em lugar do governador tucano Geraldo Alckmin. Após naufrágio das costuras com PSDB, o ministro Guilherme Afif informou ao vice Michel Temer que a sigla ainda tinha interesse em compor com PMDB.

Sinal verde
Assim que obteve sinal verde de Guilherme Afif, Michel Temer orientou Skaf a reforçar o convite para Kassab disputar mandato de senador.

Desvalorizou o passe
Kassab tanto negociou com PT, PSDB e PMDB que saiu perdendo. Na negociação anterior com Skaf, teria levado a vaga de vice e do Senado.

Todos os cenários
Serristas chegaram a defender José Serra (PSDB) ao Senado com Gilberto Kassab (PSD) de primeiro suplente na chapa de Alckmin.

Jogam juntos
Dias atrás, Kassab disse a dirigentes que, seja qual fosse caminho, não havia hipótese de contrariar ou se desentender com José Serra.
Herculano
30/06/2014 06:44
PAULO FRANÇA CANDIDATO?

Olha só o que se define hoje. Ontem correu a notícia que ele próprio semeou. Paulo França, aquele que o PMDB de Gaspar trabalhou por inteiro, o segundo mais votado aqui nas últimas eleições, diz que pode ser candidato de novo, e bote repetido isto, a deputado estadual. Paulo França que na época era o secretário do cabide de empregos criados por Luiz Henrique da Silveira, a secretaria de Desenvolvimento Regional, hoje é o secretário de Obras na prefeitura de Blumenau do tucano, Napoleão Bernardes
Herculano
30/06/2014 06:40
VOLTA, DUNGA, por Vinicius Mota, para o jornal Folha de S.Paulo

A Copa do Mundo não é um concurso para premiar quem joga o melhor futebol. O objetivo, a partir das oitavas de final, é eliminar o adversário. Golpes de sorte, erros da arbitragem e falhas pontuais são muitas vezes mais importantes que o desempenho das equipes.

O Chile teve azar contra o Brasil. A trave impediu a vitória chilena no fim da prorrogação e sacramentou a eliminação no último pênalti. Para a mecânica desapaixonada da competição, no entanto, é indiferente o modo do desempate. Se o Brasil tivesse feito 5 a 0 em 90 minutos, o resultado que importa seria o mesmo.

Desse ponto de vista, é falso que o time do Brasil esteja condenado ao fiasco se repetir a atuação deste sábado. Não precisa nem mais fazer gol com a bola rolando para sagrar-se campeão. Basta que não tome nenhum nos próximos três jogos e que vença as disputas de pênaltis.

O também frio cálculo das probabilidades é que joga contra essa sequência de repetições, sem torná-la contudo impossível.

A equipe de Felipão se mostra vulnerável menos pelo futebol, mediano como o das demais equipes do Mundial, e mais pela notável imaturidade dos jogadores.

Não se trata da idade dos atletas, mas talvez da forma como esses astros milionários vêm sendo isolados da vida vivida desde o momento em que despontam no esporte. Para quase tudo, das contas da casa à burocracia mundana, há um assessor a quem encarregar.

Em campo, quando a expectativa de milhões de brasileiros pesa nas costas, os meninos mimados não têm a quem recorrer. Entram em pane. Deixam-se dominar por adversários mais fracos. Choram.

Que falta faz alguém como Dunga comandando a seleção dentro das quatro linhas. Na ausência de jogador com esse perfil, que o choque de haver avistado o precipício tenha representado a passagem para a vida adulta desta geração.
Herculano
30/06/2014 06:36
O DONO DO PMDB

O nome de Dário Berger, ex-prefeito de Florianópolis, foi incentivado como candidato do partido ao Senado como uma espécie de bode na sala para fazer Joares Ponticelli (PP) retirar sua candidatura ao Senado. O PSD, de Raimundo Colombo, o que foi um fantoche do PMDB e de Luiz Henrique da Silveira por quatro anos para ter uma governabilidade mínima, tentava há pelo menos duas semanas a desistência do pepista em favor de um nome mais palatável a Luiz Henrique. Os vetos públicos de LHS a Ponticelli não ajudavam na tarefa - pelo contrário, levavam o PP a se fechar em torno dele.
Herculano
30/06/2014 06:33
GASPAR E AS RAPOSAS

Odir. O seu questionamento é pertinente e lúcido. O grave problema de Gaspar é que deixamos tudo nas mãos de políticos, na maioria pequenos, despreparados e divididos por seus interesses particulares (e nem partidários são) com suas vaidades. Em muitos casos, o negócio é tão baixo, que as próprias mulheres destes políticos (e filhas) é que fazem valer a sua onda de valentia e perseguição.

Em Blumenau, por exemplo, onde as coisas já foram bem melhores há muitos anos atrás, há um grupo que organiza o debate e encurrala os políticos, os candidatos e o próprio governo local e estadual. Ele basicamente está centrado na centenária Acib. E ela tem representatividade e se faz respeitar.

Já aqui, A Acib de lá, que já teve presidente como Vilmar de Oliveira Schurmamm e Francisco Mastela, que até chegou a ser presidente e revigorou a Facisc, é hoje, uma mera filial da Ampe - pequenas e médias empresas -, um braço do PT a desmoralizar empresários, a mando de gente que não quer aparecer na linha de tiro. Então...
Odir Barni
29/06/2014 23:20
SERÁ QUE GASPAR NÃO VAI OCUPAR SEU ESPAÇO?

Caro Herculano: Quem sou eu para colocar dúvidas no que estamos vendo. Os mais antigos gasparenses diziam: o município não pode crescer- nosso prefeito é do MDB e o governo é da ARENA; isto no governo Paca/Nadinho, veio nova eleição venceu mais uma vez PMDB com Poli/Dario, o governo era da ARENA, com Konder Reis. Na eleição seguinte veio o que muita gente esperava - venceu o PDS com Tarcísio/Cuca, o governo era da ARENA, com Amin. Vieram as enchentes de 1983 e 1984, Tarcísio ameaçou em trocar de partido,não conseguiu receber os recursos esperados. Mais tarde tivemos o governo do Nadinho/Andreoni, PMBD/PTB, governador Paulo Afonso PMDB, o governo que fez mais obras em Gaspar foi Paulo Afonso; asfalto e casas populares foram o destaque, o prefeito Nadinho foi cassado. Novos tempos vieram, Gaspar elege Adilson/Clarindo, PMDB/PDS, governador Luiz Henrique, PMDB. Não levou muito tempo, divergências com o diretório municipal e com o governador, fez Adilson Luiz Schmitt, deixar o PMDB. A lógica veio na eleição seguinte: venceu o PT, até então ignorado pela população, Celso/Albertina, governador Lui\ henrique do PMDB. O diferencial ficou com o governo federal, Zuchi deixou de ir com o chapéu para Floripa e começou is à Brasilia onde tinha o presidente Lula seu correligionário. Agora com Dilma/Temer, PT/PMDB;com Colombo/Pinho Moreira PSD/PMDB, tudo indica, que a aliança será vitoriosa, Gaspar terá os caminhos livres para buscar recursos, concluir suas obras e fazer novos projetos.
Alicerçado nas ideias de sua população, de que o prefeito tem que ser do partido do presidente e do governador, Gaspar será o município que mais crescerá nos próximos anos. Só vejo um grave problema, doença crônica na politica local - a inveja e a ciumeira; um grupo vai na segunda pedir recursos ao governo, outro na quarta e outro na sexta. Conclusão: nesta encrenca toda, o governo lava as mãos!
GASPAR MUDE SUA CONDUTA!
Herculano
29/06/2014 19:49
DESAFIO HOJE É FAZER A 2ª RODADA DE REFORMAS, por Pérsio Arida, economistas e um dos que conceberam o Plano Real em artigo feito especialmente para o jornal Folha de S.Paulo e publicado neste domingo, dia 29.

Retomar a agenda da modernização é factível e certamente menos difícil do que foi implementar o Plano Real

Em 1984, dez anos antes do Plano Real, participei de uma discussão no MIT sobre o Plano Larida, apelido de uma proposta de estabilização que André Lara Resende e eu havíamos delineado em um trabalho acadêmico.

O Larida, baseado na criação de uma moeda indexada - a ORTN pro-rata, que no Plano Real viria a ser rebatizada como URV -, era ousado. A promessa era fazer a inflação cair abruptamente sem recorrer a congelamentos de preços ou artificialismos.

No seminário, um dos comentadores, importante economista norte-americano, externou uma dúvida que, naquele momento, me pareceu despropositada, mas que hoje, tantos anos depois, tornou-se atual.

Ao contrário dos demais, a preocupação dele não era saber se o mecanismo da moeda indexada funcionaria ou não. O plano tem boas chances de dar certo, disse ele, mas assegurar a estabilidade da moeda ao longo do tempo é outra história. Depois de a inflação ter caído de 45% ao mês para, digamos, 0,5% ao mês, que incentivo teria o sistema político para continuar fazendo reformas estruturais e controlar o gasto público?

O Plano Real, mais do que uma reforma monetária, foi concebido como um projeto de modernização do país.

As reformas estruturais e o controle das finanças públicas infundiram confiança na nova moeda.

A lista do que foi feito nos anos seguintes ao lançamento do plano é impressionante: o fim do monopólio estatal em petróleo e telecomunicações; o saneamento do mercado financeiro e dos bancos estaduais; o programa de privatizações; a criação de agências reguladoras; a Lei de Responsabilidade Fiscal; o início da reforma previdenciária e o tripé macroeconômico, entre outros.

Foram reformas de implementação dificílima, mas criaram as bases que sustentam a economia brasileira até hoje. O povo brasileiro abraçou o Real e deu o respaldo político às reformas para evitar a volta da hiperinflação.

Vinte anos depois, o desafio é outro. Temos uma inflação por volta de 6% ao ano, que mais alta seria se não houvesse o represamento das tarifas públicas, além dos preços de energia e gasolina.

Mas o risco da volta da inflação galopante do passado, que no seu pior momento foi mais de 80% ao mês, parece remoto e 6% ainda está dentro do intervalo de tolerância do sistema de metas.

Por outro lado, ao analisarmos os últimos dez anos, o gasto público, excluindo o pagamento de juros, tem crescido quase 8% ao ano em termos reais. O superavit operacional, que estava em 3,7% do PIB há dez anos, hoje, propriamente medido, beira 0,8% do PIB.

O que levaria esse processo a ser revertido? Qual o incentivo para o sistema político retomar as reformas estruturais e controlar a expansão dos gastos?

No Chile, a meta do sistema de bandas é de 3%, com apenas um ponto percentual de tolerância para mais ou para menos. Por dois motivos 3% é melhor do que 6%. Primeiro, porque a inflação piora a distribuição de renda, penalizando os trabalhadores e aposentados. Segundo, porque, como os preços não sobem todos ao mesmo tempo, quanto maior a inflação, mais difícil fica julgar se um bem ou serviço está relativamente caro ou barato.

Em outras palavras, a inflação atrapalha o funcionamento do sistema de preços relativos, o mecanismo fundamental de uma economia de mercado. Quanto mais alta a inflação, menos eficiente tende a ser a economia e, portanto, menor a taxa de crescimento.

Esses dois motivos são sempre verdadeiros.

Mas, na inflação brasileira de 6%, há um fator extra de distorção. O que segura a inflação em 6% são juros reais muito elevados.

Moeda estável de verdade não precisa de juros altos. Uma coisa é o Banco Central implementar uma política monetária restritiva por um motivo circunstancial, momentâneo; outra é ter que manter juros reais elevados permanentemente para conseguir estabilizar a inflação.

O real será uma moeda estável de verdade quando pudermos ter uma inflação de 3%, digamos, com taxas reais de juros muito mais baixas do que as que temos hoje.

Tivemos uma primeira rodada de reformas, fundamental para infundir confiança no novo padrão monetário e afastar o fantasma da volta da hiperinflação.

É chegada a hora de implementar a segunda rodada de reformas e controlar o gasto público visando a reduzir a inflação para, digamos, 3% ao ano e destravar a economia brasileira com juros reais baixos.

Muitas das distorções da economia brasileira - pouco investimento, deficiência de infraestrutura, falta de competividade, baixa alavancagem financeira, elevados spreads bancários, escassez de financiamento para projetos de longo prazo - resultam de termos tido taxas de juros reais elevadas por décadas a fio. Com menos inflação e menores juros reais, o Brasil poderá escapar da armadilha do baixo crescimento em que se encontra.

Apesar do pessimismo que vigora hoje em dia, retomar a agenda da modernização é factível e certamente menos difícil do que foi implementar o Plano Real. Mas será que os nossos políticos saberão responder aos desafios do Brasil de hoje?
Herculano
29/06/2014 19:40
RUÍNAS ESPERADAS, por Elio Gasperi para os jornais Folha de S.Paulo e O Globo

Há tempo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, doutor Tulio Maciel, cultiva o hábito de anunciar que maus números da economia eram "esperados". O deficit em conta corrente chegou a US$ 40 bilhões, coisa jamais vista, mas "era esperado". Em 2012, "eram esperados" os números que indicavam a deterioração das contas públicas.

Messi driblou o zagueiro. Era esperado. Os Aliados desembarcaram na Normandia. Era esperado. Os russos entraram em Berlim. Era esperado. É verdade que é preferível antever o problema, mas, para um cacique do Banco Central, isso é pouco. Como ensina o sábio Marco Maciel, "as consequências vêm depois", e o doutor Tulio está numa das usinas geradoras de consequências.

CONTA DOS MINUTOS
A doutora Dilma vendeu até o faqueiro para juntar cerca de 12 minutos no horário eleitoral. De fato, é uma fortuna, pois Aécio terá uns quatro, e Eduardo Campos, dois.

Sempre é bom lembrar que, num segundo turno, os dois candidatos têm tempos iguais. Como a doutora não gosta de debates e nos seus improvisos às vezes não termina as frases, ali o jogo é outro.

LULA E DILMA
Pode ser que esteja no DNA de Nosso Guia, pode ser esperteza mas, seja lá o que for, Lula está exagerando nas críticas que faz ao governo, sobretudo em conversas com empresários. Como essas falas acabam magnificadas, seria melhor se ele unificasse o discurso num pronunciamento público
Herculano
29/06/2014 19:36
BOLSA FAMÍLIA CUSTOU R$2,1 BILHÕES SÓ EM MAIO, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Em pleno ano eleitoral, o governo Dilma havia distribuído até abril R$ 8,45 bilhões a famílias "em condição de pobreza e extrema pobreza", segundo dados do Portal Transparência. Somados os gastos de maio à conta da Bolsa Família, o total dispara para R$ 10,54 bilhões. A Bahia, do correligionário petista Jacques Wagner, não é o maior Estado, mas foi o que mais recebeu verbas do programa em 2014: R$ 1,36 bilhão.

Ano de gastos
Se continuar no mesmo ritmo, Dilma deve gastar com o Bolsa Família, no seu último ano de governo, quase o dobro do governo Lula.
Juju do Gasparinho
29/06/2014 19:15
Prezado Herculano:

Lendo o que postou Ramiro Dias, sabes que isso da certo?
Um conhecido meu fez mais ou menos assim.
Cansado de solicitar a retirada de uma barreira, a Secretaria de Obras alegou a falta de recursos financeiros para atender o seu pedido.
Então, meu conhecido contratou uma empresa particular para retirar o barro da estrada e mandou a conta pra a Prefeitura.
sidnei luis reinert
29/06/2014 17:18
Terra do Faz de Conta
Escrito por Lúcio Big

Na ?Terra do Faz de Conta?, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do estado da Bahia, o digníssimo Sr. James Correia, fez de conta que estava a serviço e, vestindo uma camiseta do time do Bahia, foi ao estádio da Fonte Nova assistir ao jogo Bósnia e Irã com a família.
Mas, ele não foi de ônibus, metrô ou em seu carro particular. Ele usou um Ford Focus da secretaria para o evento esportivo.
Segundo um decreto do governo daquele estado, veículos oficiais destinam-se, exclusivamente, ao transporte de autoridades no cumprimento de suas atividades funcionais e protocolares.
Não me parece que assistir a um jogo de futebol com a família seja característico de quem esteja cumprindo atividades funcionais ou protocolares e muito menos que a sua família seja ?autoridade?.
Aliás, este senhor foi aquele que disse que havia conversado com o mensaleiro condenado José Dirceu por celular, estando o mensaleiro na cadeia. Este caso está sendo investigado pelo Ministério Público do DF, mas não deve dar em nada.
Indagado pelo jornalista da Folha de São Paulo sobre o uso indevido do veículo, o secretário disse que estava a serviço naquele momento e que o governador Jaques Wagner poderia chamá-lo a qualquer momento. Este fato poderia justificar o uso do carro naquela ocasião, contudo, ele não explicou como poderia atender ao chamado do governador vestindo uma camiseta de time ao invés do tradicional terno e gravata e ainda, o que a família estava fazendo dentro de um carro oficial.
Na verdade, este é só um dos exemplos de indivíduos que empesteiam o poder público e que acham estar acima das leis do país.
As duas seleções que se enfrentaram naquele momento foram desclassificadas. Assim como elas, que se despediram do campeonato futebolístico mundial, o secretário também deveria fazer um bem à sociedade, despedindo-se da vida pública.
Herculano
29/06/2014 16:32
SEM CABEÇA, por Juca Kfouri

Comentário de encerramento sobre o jogo e melodrama de ontem.

Felipão, ou chama alguém para cuidar mais de perto da cabeça do time e bota o Maicon para tentar melhorar a lateral-direita ou vai precisar de mais sorte ainda, Nota 5

Em tempo: se a Copa está comprada, o dinheiro não chegou ao juizão.
Porque embora não tenha acontecido o reclamado pênalti em Hulk e seja possível admitir mão na bola dele no gol anulado, convenhamos que um apitador comprado apitaria ambos os lances a favor do comprador sem causar escândalo.
Herculano
29/06/2014 16:24
DIREITO DAS PAPUDAS, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Diante da "suruba", como diz o deputado Alfredo Sirkis, ou da "bacanal", como prefere o prefeito Eduardo Paes, tratou-se com estranha naturalidade o fato de alianças partidárias serem comandadas ou avalizadas por condenados, diretamente das prisões.

Da Papuda, o ex-deputado Valdemar Costa Neto mandou o PR botar a faca no pescoço da presidente da República: se ela não trocasse o ministro dos Transportes, o partido é que trocaria... de candidato.

Na convenção do PT, Dilma foi muito aplaudida ao dizer que "não fica de joelhos para ninguém". Bastaram quatro dias e lá estava ela de joelhos para o PR de Costa Neto.

Depois de ter batido várias vezes a mão na mesa, jurando que não trocaria de ministro, Dilma acabou se rendendo à pressão não apenas do PR, mas principalmente de Lula e do PT. Tudo por causa de um minuto e uns segundinhos de TV a mais na campanha eleitoral.

Foi assim que César Borges caiu dos Transportes pelas suas virtudes, não pelos seus defeitos. Técnico sério, Borges tinha a aprovação da presidente e muito respeito no setor. Seu problema é que não era chegado às "surubas" do partido.

Do outro lado, foi do Presídio Ary Franco, no Rio, que o ex-deputado Roberto Jefferson avalizou que o PTB saísse da base aliada de Dilma e fosse para a campanha de Aécio.

Um reluzente pôster de Jefferson ilustrou a convenção que formalizou o apoio ao tucano, e partidários sorridentes puderam fazer "selfies" junto à foto do condenado famoso.

Enquanto Dilma ganha disparado a corrida pelo tempo de TV, Aécio e Eduardo Campos colhem as dissidências, principalmente do PMDB, para chapas e palanques estaduais.

Ao largo da "suruba" e da "bacanal", a economia continua produzindo farto material para a oposição. Em maio, o deficit do governo bateu recorde e o aumento do emprego formal foi o pior para o mês em 22 anos. Mas quem se interessa por isso?
Herculano
29/06/2014 16:18
AS ONDAS MAGNÉTICAS DO PLANALTO, por Elio Gaspari para O Globo

Tem gente que acredita: no gabinete do presidente, há uma fonte de ondas eletromagnéticas que alteram o funcionamento do cérebro dos seus ocupantes. Essa energia infla-lhe os egos, levando-os a dizer coisas em que só os áulicos da Casa fingem que acreditam.

Ao empossar o novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, no lugar de César Borges, a doutora Dilma disse o seguinte:

"Estamos fazendo uma pequena reorganização no time que toca a infraestrutura logística do governo, estou realocando as melhores pessoas em funções diferentes, ainda que semelhantes na essência e nos princípios".

Será que a doutora pensa que alguém acredita nisso, inclusive nos "princípios"? Borges foi defenestrado por exigência do PR, que nem assim saciou-se.

Outro dia, ela incluiu os recursos de custeio da máquina no que seria o investimento de seu governo na Educação. Já aconteceu um caso em que a doutora disse que tinha como meta entregar 8.685 creches. Quando o número foi destrinchado, ofendeu-se: "Minha meta é seis mil creches. Quem foi que aumentou para oito mil?". Ela.

Lula chegou a dizer que, ?"Napoleão foi à China pela primeira vez", previu seu grande futuro, e que Oswaldo Cruz "criou a vacina contra a febre amarela". Não estava querendo enganar ninguém. Eram bobagens mesmo.

Presidentes temperamentais dizem o que querem, e os áulicos aprendem a fingir que concordam. O exemplo clássico dessa espécie foi o general João Figueiredo. Chegou a alimentar a construção de uma prorrogação do seu mandato de seis para oito anos. Tivera um infarte, pusera duas safenas e uma mamária, padecia de dores na coluna e adquirira horror ao batente, mas no palácio ninguém o chamava para a realidade. Resultado: elegeu Tancredo, o avô de Aécio Neves
Herculano
29/06/2014 16:01
O PMDB HUMILHA QUEM LHES CONCEDE O PODER. O BLEFE E O JOGO SE DESMANCHAM AMANHÃ

Está é a nota de Upiara Bochi, para o Diário Catarinense

Dário Berger é candidato ao Senado após vencer Edison Andrino por 309 a 112 na convenção do partido.

O próximo a jogar é o PP. Opções: Ficar com Colombo lançando Ponticelli avulso; Ficar com Colombo lançando Angela Amin avulsa para iniciar a disputa na liderança; ser vice de Paulo Bauer com Ponticelli ou Angela; procurar o PT; candidatura própria. Nessa ordem.

Falta um dia e meio para o fim do prazo das convenções. É suficiente para construir qualquer coisa.

Esta é a nota de Moacir Pereira e que pode recrudescer o jogo, deixar Raimundo Colombo, PSD, fragilizado, como quer Luiz Henrique da Silveira, o dono de Santa Catarina e do PMDB, na lição a Colombo.

O deputado Joares Ponticelli, do PP, foi convidado pelo senador Paulo Bauer(PSDB), para ser candidato a vice-governador na chapa dos tucanos. O candidato a senador será mesmo Paulinho Bornhausen, do PSB.

O convite foi feito na frente do ex-governador Leonel Pavan e do deputado federal Esperidião Amin.

Bauer estava confirmando convite feito há dois meses em Brasilia quando recebeu a visita do deputado Joares Ponticelli.

Depois da conversa na Fiesc não houve mais contatos entre as lideranças dos dois partidos
Herculano
29/06/2014 15:44
A MARCHA DOS INFAMES, por Lobão

Aqueles que não são
E que jamais serão
Abusam do Poder
demência e obsessão

Insistem atacar
Com as chagas abertas do rancor
E aos incautos fazer crer
Que seu ódio no peito é amor
Herculano
29/06/2014 15:42
O POEMA DAS ELEIÇÕES, por Carlos Brickmann na coluna que ele publicou neste domingo

É fácil entender o que está acontecendo na campanha eleitoral. O PMDB apoia Dilma, dá a ela seu tempo de TV, mas o mesmo PMDB apoia Aécio e dá a ele seus principais diretórios estaduais. O PSD apoia Dilma e dá a ela seu tempo de TV, mas apoia também o peemedebista Skaf em São Paulo, continua ligado a José Serra e a quem mais aparecer procurando apoio e tendo algo (de interesse público, claro) a oferecer em troca. O PSB, que se apresenta como alternativa a PT e PSDB, apoia o PT no Rio e o PSDB em São Paulo, tem candidato próprio em Minas mas quem o apoia é só uma ala do partido, que a outra, a de Marina, não se mistura. O PP é Dilma, mas não no Rio nem no Rio Grande do Sul, onde é Aécio. Dilma, que carrega consigo Collor, Maluf e Sarney, ataca a oposição por representar o passado. A turma tucana do cartel do Metrô e dos trens metropolitanos critica o PT pelo Mensalão e pela ladroeira em geral. Eduardo achou que, aliando-se a Marina, ganharia os votos dela; Marina achou que, aliando-se a Eduardo, se beneficiaria de sua famosa habilidade política. Pois juntou-se a votação de Eduardo com a habilidade política de Marina e deu no que não deu.

Como diria o poeta, Dilma amava Collor que amava o PTB que ama Aécio que ama até o Zé Serra, desde que lhe traga votos. Eduardo Campos amou Marina que só ama o verde mas não amou apoiá-lo só pelo verde de seus olhos. Marina e Eduardo amavam Lula mas não amam Dilma que ama o Valdemar Costa Neto, ama Kassab, que a todos ama, e todos amam Lula que só ama a si mesmo.

A RAIZ DE TUDO
A nota acima é inspirada num poema de Drummond, chamado Quadrilha.

ACREDITE: É HOMENAGEM
Sexta-feira, dia 27, no comecinho da campanha eleitoral, com base na Lei 12.390, de 3 março de 2011, celebrou-se o Dia Nacional do Quadrilheiro.

ACREDITE: ELE DISSE
Frase do ex-presidente Lula sobre a Copa, criticando a Seleção japonesa de futebol: "O Japão é um país de primeiro mundo. Mas não ganhou um jogo sequer na Copa do Mundo. O problema do Japão é que eles só pensam em educação e saúde. Se investissem também em futebol ainda estariam na Copa".

ACREDITA: ELE CONFESSA
Aécio Neves, candidato tucano à Presidência, comemorando a conquista do apoio do PTB, até então ligado a Dilma, revelando o que realmente pensa a respeito de seus novos aliados: "Muito mais gente já desembarcou e o governo ainda não percebeu. Vão sugar um pouco mais. E eu digo para eles: façam isso mesmo, suguem mais um pouquinho e depois venham para o nosso lado".

Aécio não só dá esse tipo de conselho a seus companheiros como se orgulha disso.

ACREDITA: ELE FESTEJA
O candidato do PMDB ao Governo do Paraná, Roberto Requião, divulga alegremente por seu Twitter a informação de que recebeu um telefonema de cumprimentos de André Vargas, aquele parlamentar que se tornou tão notório que nem o PT o quis. André Vargas, segundo Requião, disse que se defenderá "com energia" dos ataques que recebe - por exemplo, pela ligação com Alberto Youssef, preso sob a acusação de lavagem de dinheiro. Vargas viajou com a família, de férias, num jatinho alugado por Youssef para ele, ao custo de US$ 100 mil. Vargas, até ser abatido em voo, queria sair para o Senado pelo PT paranaense.

Agora, sem legenda, cumprimentou Requião com a frase "Tamo junto".

ACREDITE: ATÉ ELE
Por enquanto, a coisa fica só nos comentários. Mas comenta-se muito a possibilidade de indicação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para a vaga de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal. Não que o partido confie em Cardozo, a partir do momento em que tenha um cargo vitalício, à prova de represálias; mas indicá-lo traria uma vantagem óbvia, afastá-lo do Ministério.

Outros candidatos que vêm sendo citados: o advogado geral da União, Luís Adams, e o advogado Heleno Torres (que vêm sendo lembrados há tempos); e os ministros Benedito Gonçalves, Herman Benjamin, Maria Tereza Assis de Moura e Luiz Felipe Salomão, todos do Superior Tribunal de Justiça. A presidente Dilma ainda não tocou no assunto, mas imagina-se que o nome saia após a eleição.

ACREDITE: ELA PROMETE
A presidente Dilma Rousseff disse que está decidida a entregar a Copa do Mundo ao campeão, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. A última experiência de Dilma num estádio foi meio traumática; e o próprio presidente Lula, no Maracanã, foi vaiado pelo público. Dilma, se aparecer mesmo, vai dar uma demonstração de coragem. Lula, que é mais esperto, tem ficado longe dos estádios.

ACREDITE: ELE PODE LARGAR O OSSO
Quando José Sarney chegou ao Congresso, em 1955, uma ligação interurbana podia demorar dois ou três dias, quando era completada. A Via Dutra, novinha, tinha pista única de São Paulo ao Rio. A França lançava uma novidade nos ares, o Caravelle. Pelé, adolescente, mudava-se de Bauru para Santos. A TV se expandia e chegava a Minas.

Sarney anuncia agora sua aposentadoria. Ufa!
Herculano
29/06/2014 15:32
O ÓBVIO. SERRA DIZ QUE PT FAZ PREGAÇÃO TERRORISTA CONTRA A OPOSIÇÃO

Em um discurso com ataques ao governo federal, o ex-governador de São Paulo José Serra acusou o PT de fazer uma "pregação terrorista" contra a oposição porque, segundo ele, não tem mais o que oferecer ao país. De acordo com Serra, no "desespero", o partido adentrou em "terras perigosas" e recorrido ao discurso da intolerância. As declarações de Serra foram dadas durante a convenção do PSDB, que oficializou a candidatura do governador Geraldo Alckmin à reeleição, tendo como vice Márcio França (PSB).

"São Paulo tem sabido se reinventar e progredir, apesar dos esforços do governo federal, que é inepto e incompetente na gestão do país", disse, durante seu discurso na convenção tucana. De acordo com ele, o PT nunca foi uma sigla "socialista" ou de "esquerda", é um "partido autoritário e que manipula os interesses do país. "O PT não tem mais auroras a oferecer, não sabe porque quer governar e nem porque pretende ficar mais quatro anos"
Anarquinópolis
29/06/2014 01:27
Em Anarquinópolis, o Prefeito Bicudinho, ficou mais uma vez bicudo , depois de querer transferir a festa de São Pedro para arena multiuso, aquela feita para esporte dos amigos, o prefeito em uma reunião na regional, quase bicou com raiva o conselheiro senhor Laercio Moritz, pois o mesmo na reunião para o asfaltamento do Morro do Serafim, pegou o microfone e descascou, dizendo que a obra e somente do estado e que nao tem dinheiro da prefeitura de Anarquinópolis, pois quando veio o dinheiro ele foi e voltou de Anarquinópolis e que o prefeito Bicudinho, não fez, O senhor Bicudinho saiu esbravejando dizendo que não foi ali para escutar besteira. E em Anarquinópolis é assim quando alguém tem peito para tirar a mascara do bicudinho da nisso
RAMIRO DIAS
28/06/2014 23:04
Sr.Herculano, gostaria de utilizar sua coluna para externar nossa insatisfação com o setor de iluminação pública da prefeitura de Gaspar, minha rua está na escuridão a uns 4 meses, minha primeira solicitação de reparo foi a 3 meses e meio, a última a quinze dias, outra situação é o trevo do João dos Santos/rua Itajaí, não é possível que a ditran, o secretário (in)competente e até o prefeito achem aquele breu normal, a rodovia Francisco Mastela está com vários pontos no escuro, na frente de minha casa se não fizerem o serviço na próxima semana vou chamar a instaladora Krauss e vou mandar a conta pra Prefeitura, afinal de contas os poucos serviços que necessitamos não somos atendidos, era isso, obrigado.
Herculano
28/06/2014 22:39
INACREDITÁVEL

O PC do B de Santa Catarina, comandado pela deputada Angela Albino, apoiará a reeleição de Raimundo Colombo, PSD. A decisão foi tomada, neste sábado, na convenção comunista e marca uma nova perspectiva política: alinhamento com a direita.

O argumento do partido é de que Colombo apoia Dilma Rousseff (PT) à reeleição, e que esta é uma das orientações nacionais da sigla. A presidente petista também queria que Colombo tivesse um apoio mais à esquerda em sua campanha.

Ao PT no Estado só resta esperar por uma virada de jogo do PMDB ou partir para um projeto solitário, mas não contar com o PC do B já estava previsto.

Já o PPS se alinhou ao PSDB, com Paulo Bauer, para fazer o palanque para o Aécio Neves. Resta saber se tucanos e os do PPS vão desembarcar da barca de Raimundo
Herculano
28/06/2014 22:36
MANCHETE DA MENTIRA, FACTOIDE. ALGUÉM JÁ DISSE ISTO E NÃO CUMPRIU ATÉ HOJE

"A primeira coisa que eu vou fazer como governador é um projeto de lei fechando as secretarias regionais". O petista Cláudio Vignatti será confirmado na segunda-feira como candidato ao governo

1. Raimundo Colombo, PSD, fez a mesma afirmação. Desconversou até fazer aliança com Luiz Henrique da Silveira, PMDB, para vencer e ser governador.

2. O PT, para governar numa remota vitória também vai precisar do PMDB. Então, tudo será repeteco.

3. Então. Balela. Irresponsabilidade. Discurso para incautos. E logo o PT o rei do empreguismo com o dinheiro dos nossos pesados impostos.
Herculano
28/06/2014 22:32
UM PARTIDO PARTIDO AOS INTERESSES PERMANENTE DE PODER SOB O COMANDO DE LUIZ HENRIQUE, O SARNEY DE SANTA CATARINA

Terminou a reunião da Executiva Estadual do PMDB, outra vez sem uma solução. O senador Luiz Henrique lá esteve, participou de conversação a portas fechadas em uma sala especial com Eduardo Moreira, Mauro Mariani e Dário Berger, mas não houve definição.

O partido levará a convenção dois nomes ao Senado: Dário Berger e Edison Andrino, que se inscreveram na Executiva Estadual.
Mas nada será colocado em votação no início da convenção. As conversações vão prosseguir durante o domingo e até o fim da convenção.
Juju do Gasparinho
28/06/2014 19:46
Prezado Herculano:

Sabes o que aconteceria num encontro de Dilma com o jogador Luis Suárez?
Ele iria urinar nos pés della.
Poste com cachorro, dá nisso!

A Defesa Civil de Gaspar estava de plantão na festa de São Pedro,
porque lá de cima da para ver e monitorar toda cidade. Simples assim!
Herculano
28/06/2014 16:19
O PMDB MARRENTO

Moacir Pereira, informou. Durou poucos minutos a reunião da Executiva Estadual do PMDB esta manhã na sede do partido. A decisão sobre a pauta e a cédula da Convenção foi transferida outra vez para as 19 horas.

Surgiram dois outros impasses: o senador Casildo Maldaner também decidiu se inscrever como candidato a reeleição na Convenção Estadual e o deputado Renato Hinning registrou seu no e como candidato a vice-governador para concorrer com Eduardo Moreira.
Herculano
28/06/2014 16:15
DA COLUNA PAINEL, do jornal Folha de S.Paulo

Virando a casaca Depois do PSD de Gilberto Kassab, o PP pode ser o próximo a se aliar ao candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf. O partido de Paulo Maluf já declarou apoio a Alexandre Padilha (PT), mas agora ameaça roer a corda.

Porteira... Braço direito de Maluf, o secretário-geral do PP paulista, Jesse Ribeiro, diz que a sigla "está aberta para ouvir propostas".

... aberta Ele afirma que não foi ouvido pelos petistas na montagem da aliança de Padilha. "O PR já tem assento na chapa. E nós? Temos um tempo de TV considerável", reclama o malufista. O PC do B também ameaça partir.

Fumaça O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, admite um "curto-circuito" com o PT. Ele desembarca em São Paulo na segunda-feira para tentar evitar o incêndio.
Herculano
28/06/2014 16:04
CUMPLICIDADE OBSCENA, por Cristovam Buarque, senador pelo PDT de Brasília, ex-ministro da Educação

A obscenidade contra a Presidente da República na abertura da Copa, na frente de dois bilhões de pessoas no Mundo, devia merecer uma reflexão sobre suas causas. Mas em vez de refletirem, os opositores comemoram o constrangimento criado, e o governo tira proveito, denunciando a grosseria.

A obscenidade foi contra todos os políticos, inclusive a Presidente e seu partido, por serem iguais aos outros, depois de terem prometido ser diferentes. Foi contra a promiscuidade política e a desfaçatez dos partidos; foi um protesto contra o que ocorre na Petrobras, no metrô de São Paulo e outras corrupções; também contra a defesa dos novos corruptos alegando que os antigos também roubavam; foi manifestação de descrença na democracia da compra e venda de parlamentares, da troca de favores, do deboche de alianças inusitadas do poder pelo poder para propiciar negócios ilícitos; foi contra a violência nas ruas.

Não foi uma manifestação ideológica, porque ali estavam os beneficiados pela construção do estádio com recursos desviados de outras prioridades, como o saneamento necessário a poucos metros dali. Tampouco foi um protesto por perda de privilégios, porque os avanços sociais dos últimos governos foram feitos sem qualquer reforma estrutural, sem tocar nos beneficiados históricos do progresso brasileiro.

Nem foi um grito novo. Por 350 anos a sociedade brasileira gritou a mesma obscenidade contra milhões de negros vindos da África ou aqui nascidos para servirem como escravos; há décadas os gritos são feitos contra os pobres excluídos dos benefícios do progresso, os que usam transporte público, os que sofrem em filas nos hospitais, as crianças sem escola.

A incivilidade brasileira não é fenômeno apenas de uma tarde no estádio, é uma característica atávica da sociedade brasileira. Os gritos daquela tarde são ecos de nossa história, ouvidos há séculos no dia a dia da sociedade degradada que caracteriza nossa estrutura social, nosso padrão de distribuição de renda; nossas ruas violentas e mal tratadas; nossos serviços públicos ineficientes; a corrupção no comportamento dos políticos e nas prioridades das políticas; o desprezo pela educação das crianças.

É injustificável aquela vergonhosa agressão à Presidenta e ao País, mas é injustificável que a Presidenta não reflita sobre o fato grosseiro e incivilizado, suas causas históricas e conjunturais; é triste que ela não busque explicações, não perceba sua responsabilidade, como de todos que fazemos política e lideramos o Brasil. Como é injustificável não darmos os passos necessários para orientar nosso progresso na direção de uma sociedade civilizada, sem gritos obscenos contra presidentes, políticos, escravos, pobres, crianças, doentes, desempregados, velhos...

Aqueles foram gritos de incivilidade. Não perceber isso, ou manipular o fato para tirar proveito da obscenidade, não buscar suas causas e soluções, é um gesto de cumplicidade com os que gritaram.
Herculano
28/06/2014 15:59
O VERME

Olha só o que apareceu aqui. Um tal de Gerardio, escondido, com endereços falsos, doente e analfabeto funcional, se não for um bandido de verdade. E o que ele escreveu? "E se a greve fosse aqui Herculano? Seria morta também? Ou você diria: Prefeito morto, incompetente e desrespeitoso.

Eu não escrevi nada aqui sobre a greve dos servidores de Blumenau, que já dura 40 dias, alimentada doentiamente pelo PT e contra a administração do PSDB de lá. Eu apenas, reproduzi algo escrito por Carlos Tonet, de lá e que ele não teve coragem de contestá-lo, lá e aqui.

Então o verme giárdia, a origem do tal de Girardio, aquele que encalacra, que é difícil de ser notado mas faz um mal danado, resolveu me envolver em algo que não opinei. E por que? Porque Tonet poder ter sido o antivermífugo que esse pessoal tanto teme.
Herculano
28/06/2014 15:03
NOVELA MORRO SERAFIM

O governo de Raimundo Colombo, PSD, e a secretaria de Desenvolvimento Regional de César Botelho, PMDB, cancelaram a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de asfaltamento de 2,9 quilômetros no Morro do Serafim, na divisa do Belchior Alto com Luiz Alves

O evento seria na segunda-feira (30), na Sociedade Harmonia. Ainda não há uma nova data para a assinatura
sidnei luis reinert
28/06/2014 12:40
A culpa é da estrela

Hoje é o grande dia do jogo Brasil x Chile. O favoritismo, estatísticas e o fato de jogar ?em casa? estão a favor da seleção canarinho.

Difícil não perceber como neste país nem tudo termina em pizza, mas na falta dela, um joguinho qualquer entre Argélia e Coréia do Sul desvia a atenção de todos.
Aliás, nada mais antigo para um golpista do que desviar a atenção para um ponto e atuar com agressividade no outro.

Bem vindos á Copa do Mundo do PT.

Não é piada, é a ação por traz do truque. Quando a FIFA é referendada nos grandes meios de comunicação, ela só é o movimento em vazio, o chamariz, o desvio no olhar, a ilusão que faz o mundo ter brilho nos olhos, mas no fim, até eles perceberam que o mágico é fajuto.

Vamos às considerações objetivas que caracterizam essa Copa do PT:

1o. Brasil será campeão mesmo que o juiz tenha que levar a bola com a mão e jogar dentro do gol adversário, tudo isso em troca de isenção fiscal para o Blatter e sua turma.

2o. O real presidente da República, Lula, diz que quando o estádio canta o hino nacional à capela é a voz do povo brasileiro, mas quando essas mesmas vozes hostilizam a presidente de fachada, é a elite.

3o. Incrivelmente durante os jogos, foram sancionadas várias leis como aquela dos 30% para os motoboys. O engraçado que dá a impressão que há doze anos quanto o PT assumiu o poder, motoboy não precisava desse incentivo.

4o. Mensalão e Petrobrás são assuntos menos importantes na grande mídia do que o tamanho da bunda do Hulk.

No fim das contas, não quero torcer contra o Brasil, nem no futebol e fora dele.

Mas uma coisa é certa, se formos hexacampeões a reeleição do PT está praticamente consolidada.

Se formos eliminados da Copa, a culpa é da estrela... Neymar.
sidnei luis reinert
28/06/2014 12:38
Lula rosna demagogias contra mercado financeiro e imprensa, porque pressente que o bicho vai mordê-lo

Os petistas já pressentem que o bicho vai mesmo pegar, pois é alto o risco de Dilma Rousseff não se reeleger Presidenta. Ontem, em Salvador, o Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva passou o recibo antecipado de futuro derrotado, usando uma tese demagógica, para atacar o principal e verdadeiro inimigo capaz de tirar o PT do poder: a oligarquia financeira transnacional e seus tentáculos no Brasil.

Sem se referir aos controladores reais do Brasil, Lula tentou iludir a ele mesmo quando tentou minimizar a influência do esquema financeiro em um processo eleitoral. Lula rosnou bem alto: ?Esse mercado nunca votou em você nem em mim, quem vota na gente é esse povo?. Psicologicamente, Lula vociferou a inverdade para a plateia amestrada da convenção petista porque sabe que levará uma mordida nas urnas.

Cumprindo seu papel de mordedor raivoso contra a imprensa que lhe faz oposição, Lula voltou a atacar a mídia amestrada tupiniquim, que faz um jogo de morde e assopra com o governo. Lula bateu, como de costume: "A televisão, o rádio e os jornais não noticiam o que é bom para nosso país. Nesta semana, Dilma fez mais uma concessão à Petrobras, mas um jornal disse o seguinte; 'Dilma faz mais uma concessão para resolver seu problema do superávit primário'. Viram? Dilma não quer resolver problema dela. Dilma quer fortalecer ainda mais a maior e mais importante empresa, a Petrobras, que é de todos os brasileiros".

Lula tem preocupação concreta com os escândalos em nosso esquema capimunista. Lula e seus assessores sabem muito bem o quão grave é a informação do Alerta Total de ontem. A Presidenta Dilma Rousseff corre o risco concreto de ser enquadrada em crime de responsabilidade pelos prejuízos que vem causando à Petrobras e à Eletrobras. Dilma responde integral e oficialmente pelas decisões da acionista controladora da companhia ? a União Federal. Investidores das duas empresas, que se sentem lesados, têm condições jurídicas de evocar a Constituição Federal para entrar com uma representação contra a ?Presidente da República? no Congresso Nacional. O bicho vai pegar...
Entre uma rosnada e outra, Lula até evocou o conceito tão em moda do velho dramaturgo Nelson Rodrigues. Acusou a imprensa de sofrer de ?complexo de vira-lata?: "Temos que perguntar em qual país, com exceção da China, o PIB cresce mais do que no Brasil. O complexo de vira-lata é tão grande, que eu vou dar um exemplo a vocês. A manchete de um jornal diz o seguinte: 'O PIB americano caiu 2,9%'. E qual são as palavras seguintes? 'Mas a economia já dá sinais de recuperação".

Lula sabe muito bem que coxão mole não é picanha. No entanto, em seu papel de Presidentro ilusionista, tenta fazer a maioria iludida pensar que é. Já pensou se algum membro do Ministério Público tivesse coragem de pedir e algum magistrado demonstrar ainda mais destemor de aceitar que seja aberta uma investigação sobre a evolução patrimonial de Lula, seus familiares, amigos próximos, membros da cúpula petista e seus aliados de ocasião?

Infelizmente, não somos a Argentina ? que ontem abriu processo contra seu vice-presidente, por indícios de corrupção... O azar petralha é que estamos próximos do famoso efeito Orloff... O Brasil tende a ser a Argentina, amanhã ou depois... O bicho vai pegar... Ou vai morder...

Em resumo: Lula está com medo, e por isso posa de valente. Até quando? Deus sabe...

Gerardio
28/06/2014 09:46
E se a greve fosse aqui Herculano? Seria morta também? Ou você diria: Prefeito morto, incompetente e desrespeitoso.

Mas como a greve morta é na sua cidade, é com o seu prefeito, do seu partido, o tucanato, você tenta desmerecer a greve, que é justa, que merece o respeito, tanto do prefeito daqui ( que não respeitou também), como também merece o respeito do teu Napinho tucanalho.

Quanto mais eu conheço os políticos e alguns que pensam ser jornalistas, mais eu odeio esta gente.
Herculano
28/06/2014 08:45
O RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO NO HOSPITAL

É claro pela leitura dele, que o Hospital passava sufoco financeiro. E quem levou a este sufoco? A prefeitura de Gaspar e o PT ao não repassarem recursos devidos pelo município ao Hospital.

Por isto estavam com atrasos os fornecedores. Então se não há dinheiro, não há pagamento. Se não há pagamento, há comprometimento de muitas atividades. E agora a prefeitura, que provocou todas esta situação, usa o óbvio para afirmar que o Hospital estava mal administrado. Só gente mal intencionada ou mal informada pode acreditar naquele relatório da forma como está exposto. O pior é que a antiga administração está quieta. Alguém sério, usaria aquele relatório na Justiça para responsabilizar a prefeitura pelos danos que causou ao Hospital, a cidade e aos seus cidadãos, principalmente os doentes, pobres e sofredores.

Na parte financeira, também encontraram o óbvio: avais dos administradores, e lançaram uma dúvida contra o conselheiro Celso Oliveira. Veja o trecho deste relatório.

O lançamento de "Promissórias" [as aspas é de quem fez o relatório e isto quer dizer que não eram promissórias, que são falsas e que não há dívidas a quem a nota diz estar devendo], a débito no caixa, no valor de R$105.101,01, foi após a localização vencimento para 22/05/2014, no valor de R$ 63.060,61 e 07/07/2014 no valor de R$ 42.040,40, ambas devidas à Sergio Waldrich Rogério Alves de Andrade, Conselho de Administração que foi substituído pela Comissão Interventora.

Recentemente chegou ao conhecimento [ fofoca? ou a comissão é incapaz de provar?] da nova administração a existência de contas bancárias na Cooperativa de Crédito do Vale do Itajaí VIACREDI, onde consta um débito de aproximadamente empréstimo de 2010, no valor de R$ 200 mil que, em tese, serviria para o pagamento de médicos no período de após a reabertura do Hospital naquele ano.

Sobre o débito na VIACREDI, Comissão Interventora to (verbal), que existe uma relação entre a conta corrente naquela cooperativa, o débito do empréstimo, e o Sr. Celso de Oliveira depósitos mensais, oriundos de rendas de centro de Gaspar.

O que sabe em nome do Hospital e por meio da venda destas doações, arrecadaria fundos para auxiliar no pagamento do
A informação obtida da Cooperativa é que regulares nesta conta.

Somente neste último mês, houve um depósito de aproximadamente R$ 1.700,00, cuja origem ainda não se conhece.

Tendo em vista todas as relações inexplicáveis até o momento, optou-se por aguardar os processos de análise econômico/financeira para se decidir o caminho à seguir, inclusive buscar as responsabilidades
Herculano
28/06/2014 08:26
PLANTÃO

A Defesa Civil de Gaspar estava ontem de plantão: na Festa de São Pedro.
Herculano
28/06/2014 07:58
JUSTIÇA DEVOLVE A ÂNGELA GUADAGNIN O TÍTULO DE RAINHA DA BATERIA DO BLOCO DA PAPUDA, por Augusto Nunes, de Veja.

A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou procedente o recurso apresentado pela Editora Abril e contra a liminar que proibiu a permanência de Ângela Guadagnin, ex-deputada federal e hoje vereadora, no posto de Rainha da Bateria do Bloco da Papuda. Segue-se o texto que restituiu à inventora da Dança da Pizza a coroa que lhe pertence por decisão soberana dos leitores da coluna:

"Vistos. Trata-se de agravo de instrumento interposto contra a r. decisão que, em sede de medida cautelar inominada, deferiu a antecipação da tutela pleiteada, de sorte a determinar a retirada da rede mundial de computadores, no prazo de 48 horas, de enquete veiculada por integrante do quadro jornalístico da recorrente, a qual supostamente envolveria, com desvalor, o nome da agravada.(?) De início, cumpre observar que o direito de pensar, falar e escrever livremente, sem censura, sem restrições ou sem interferência governamental é, conforme adverte Hugo Lafayette Black, que integrou a Suprema Corte dos Estados Unidos da América, "o mais precioso privilégio dos cidadãos?" (Crença na Constituição, Forense, p. 63, 1970). Com lastro nessa linha de pensamento acerca da liberdade de informação e crítica, essenciais a todo e qualquer regime democrático mormente ante o contido no artigo 220 da Constituição da República, esta Colenda Terceira Câmara de Direito Privado diuturnamente tem se manifestado no sentido de reprimir a censura, afastando qualquer forma de controle prévio ou apriorístico de matérias de cunho jornalístico, mas reservando-se a quem por ela se sentir ofendido a prerrogativa de perseguir, em juízo, a correlata indenização pelo dano moral e postular, uma vez demonstrado o abuso dos direitos acima nominados, a ulterior retirada da notícia ou crítica do cenário virtual. Posto isso, a partir da sumária cognição dos elementos informativos colacionados pela agravante ao tempo da formação do presente instrumento e diversamente do sustentado pela agravada, ao tempo da exordial do feito originário , não se verifica na enquete formulada o completo divórcio entre o conteúdo crítico ali concretizado e o exercício do direito de informar que compete a quem desempenha a importante função social de jornalista. Destarte, vislumbrando a verossimilhança do direito alegado pela ora agravante, defiro a liminar, a fim de suspender a eficácia do comando de exclusão "do ar" contida na r. decisão agravada. Dispensadas as informações, intime-se a agravada, para contraminuta. Ao depois, voltem-me conclusos, para enfrentamento do mérito recursal. São Paulo, 9 de junho de 2014".

Tradução resumida: Ângela Guadagnin recuperou o título que lhe foi conferido pela vitória na enquete. Está de volta a rainha de bateria que o Bloco da Papuda merece.
Herculano
28/06/2014 07:51
GOVERNO JÁ GASTOU R$ 28 MILHÕES USANDO CARTÕES, por Cláudio Humberto na coluna que publica hoje nos jornais brasileiros

A campanha eleitoral não começou oficialmente e por isso os gastos do governo federal continuam no ritmo acelerado de sempre: até maio deste ano, o governo Dilma conseguiu gastar R$ 27,84 milhões usando "cartões corporativos". A Presidência da República é que mais gasta, liderada pelos arapongas da Agência Brasileira de Inteligência que ultrapassou o gabinete da presidente e torrou R$ 5,2 milhões, em 2014.

Na baixa
Dos R$ 4,22 milhões em cartões corporativos da Presidência, mais de 95% são "sigilosos", sonegados ao contribuinte que paga a conta.

PF Platinum
O Ministério da Justiça é o 2º colocado nos gastos com cartões, com R$ 5,9 milhões. Quase tudo igualmente "sigiloso".
Herculano
28/06/2014 07:47
GANA ENVIOU A JATO QUASE US$ 5 MILHÕES AO BRASIL

Não foram US$ 3 milhões e sim mais de US$ 4,5 milhões enviados de jatinho pelo governo de Gana para impedir a "greve" de sua seleção na partida contra Portugal. O jornal local Daily Guide apurou que US$ 1,5 milhão se destinavam a torcedores "mal tratados" no Brasil e a aspones do governo de Gana. O ministro dos Esportes, Joseph Yammin, admitiu que foi "mais". A bufunfa entrou e saiu do País sem pagar imposto.

Após dizer que não comenta "assunto específico", a Receita informou ontem que "não houve irregularidade" nos milhões de Gana.

A Receita admite que lhe compete o controle aduaneiro, ou seja, a movimentação física de valores, mas sem a cobrança de tributos.

País "amigo" de Lula, que o visitou três vezes - a última em abril - Gana ganhou generosos empréstimos do BNDES até para aeroporto.

Os US$ 3 milhões para jogadores seriam "empréstimo emergencial" da Fifa, mas a entidade, isenta de impostos, faz silêncio sobre o rolo.
Herculano
28/06/2014 07:27
PIAUI: AÉCIO E CAMPOS PISAM O MESMO PALANQUE, Josias de Souza

Aécio Neves e Eduardo Campos pisaram o mesmo palanque na tarde desta sexta-feira (27). Deu-se no Piauí, na convenção que formalizou a candidatura à reeleição do governador José de Moraes Filho, o Zé Filho. Formou-se em torno do candidato uma coligação que desafia a compreensão do eleitor.

Zé Filho é do PMDB. No plano federal, o partido está fechado com Dilma Rousseff. No Piauí, aderiu ao tucano Aécio. Seu candidato a vice é o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes, do PSDB de Aécio. O candidato ao Senado é o ex-governador Wilson Martins, do PSB de Campos.

Aécio e Campos não se cruzaram na convenção. O primeiro discursou na abertura do evento. O outro, no encerramento. Assim, ambos puderam espinafrar Dilma e o governo dela em sistema de rodízio. Os dois disputam uma vaga no segundo turno. Já andaram se estranhando. Mas o palanque multiuso do Piauí evitou que falassem mal um do outro.
Herculano
28/06/2014 07:21
FECHANDO QUESTÃO

O PMDB de Gaspar se reuniu ontem a noite. Fechou questão nos votos dos delegados na Convenção. Vai fazer o que o dono do PMDB de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, mandar
Herculano
27/06/2014 20:36
NAPOLEÃO MANDANDO BALA, por Carlos Tonet, com humor e ironia, sobre a greve dos servidores de Blumenau e que já dura quase 40 dias num embate entre o PT (sindicalistas) e o PSDB (prefeitura)

Napoleôncio mandou o capanga armado Paulo Costa ficar em casa e saiu ele mesmo dando tiros por aí. Na Nereu ele estava com outro capanga, o Fabrício Wolff, que foi arrancado da cama tão cedo que nem conseguiu tirar o pijama.

Napoleôncio começou o dia nas emissoras de rádio soltando os cachorros pra cima do Sintraseb.

Ele resolveu fazer o que eu mandei: deixou o capanga armado Paulo Costa em casa e foi ele mesmo pra mais uma rodada de entrevistas.

Napoleão está dizendo que a greve é do Sintraseb e não dos servidores. Diz que servidores foram "induzidos" e "iludidos" com promessas que o Sintrasebão sabia serem impossíveis.

Outra coisa que ele destaca: as tais perdas de 17 anos atrás deveriam ter sido buscada na Justiça há muito tempo, e não agora, na marra.

Napoleôncio reforça aquilo que venho dizendo: a greve morreu quando tiraram seis itens da pauta que eram impossíveis, como a redução de jornada e do estágio probatório.

Se eu entrasse numa greve com uma pauta de promessas e elas fossem retiradas, eu desistia da greve.

Pra mim está claro que o Sintrasebão cometeu um erro estratégico. Os tais 30% devem ser buscados na Justiça e, se o prefeito não der, aí sim deve ter greve.

Essa greve morta e insepulta perdeu a lógica. O que a mantém, eu não sei explicar.
sidnei luis reinert
27/06/2014 20:24
DEMOCRACIA X ODIO(MOLUSCO)
Lula anda com os olhos marejados de sangue e não é a cachacinha companheira de sempre. É o ódio. Ódio que ele tem de você, de mim. Ódio que ele tem da democracia que teve que engolir goela abaixo para poder governar o Brasil, depois de inúmeras desastradas tentativas. Ameaçado de perder o poder antes de 2018, quando pretenderá voltar para governar o país até 2026, despiu a roupa de criador e vestiu a fantasia de salvador da Dilma.
Nas últimas semanas, Lula só fez instigar o ódio entre brasileiros, fomentou o medo nos mais pobres e atacou furiosamente a imprensa. Ao falar em "elite branca", quis colocar negros contra brancos, trazendo as famigeradas cotas também para tornar o debate político baixo e sujo. Fez um comercial desfiando números de hoje contra números do passado, com a desonestidade de sempre. Participou de convenções partidárias aos gritos, suarento e ameaçador.
Lula voltou a pregar o "nós x eles", apostando na divisão do país. Faz isso comparando 12 anos depois com 8 anos antes, usando mentiras e maquiagens. Não diz que hoje o Brasil tem quase 30 milhões de cidadãos a mais do que em 2002. Que 17 milhões novas famílias foram formadas. Que 3 ou 4 milhões de casas é muito pouco. Que os tais 20 milhões de empregos criados apenas acompanharam o crescimento populacional: o número de pessoas ocupadas passou de 76 milhões em 2002 para 94 milhões em 2012. Que das famílias criadas nos 12 anos de PT mais de 50% vivem de Bolsa Família, uma vergonha social.
O governo federal faz pesquisas diárias. E os discursos mudam todo o dia. Ontem Lula veio para a imprensa que odeia para dizer que talvez tenha se enganado a respeito da "elite branca". Que o PT tem que saber onde errou para evitar novas manifestações. Que possivelmente o PT tenha "alguma culpa" nas vaias. Também avisou que o PT precisa ter coragem de discutir a corrupção do partido. Lula lê as pesquisas diariamente. E está apenas colocando o lobo em pele de cordeiro. Repaginando o discurso de ontem para buscar os votos que precisa na classe média, porque somente os pobres não reelegerão Dilma.
Não ouçam as palavras. Não considerem os truques verbais. Não deem importância para as metáforas. Mirem sempre os olhos do animal raivoso chamado Lula. Eles estão sempre marejados de sangue. Infelizmente é ódio, não é álcool. Um ódio que o Brasil não merece mais.
Herculano
27/06/2014 19:43
DILMA TENTA, MAIS UMA VEZ, USAR O ÓDIO COMO UM ATIVO ELEITORAL! LULA CONTA PIADAS INVOLUNTÁRIA, por Reinaldo Azevedo, de Veja

A presidente Dilma Rousseff, a criatura, participou da convenção do PT baiano que oficializou a candidatura de Rui Costa ao governo do Estado. Disse que estava feliz por estar lá no momento em que seus "adversários apelam para o ódio, apelam para os xingamentos e apelam para a política desqualificada".

De novo essa conversa! Muito bem! Desafia-se aqui qualquer petista a demonstrar em que momento as oposições recorreram a esses expedientes. Isso nunca aconteceu! O PT, sim, é um "odiador" profissional. Quando, em 2003, Lula, o criador, lançou a tese vigarista da "herança maldita", estava fazendo o quê? Amando? Até porque a herança era bendita. Quem xingou Dilma no Itaquerão não foi a oposição, mas os torcedores.

Lula também estava presente, claro! O homem falou, ora vejam, da necessidade de uma reforma que moralize a política. O chefão petista que, até agora, nega a existência óbvia do mensalão, se apresenta como um moralizador. Parece piada. O PT, como sabemos, insiste em fazer um plebiscito para arrancar uma constituinte exclusiva para fazer tal reforma. O expediente só seria benéfico ao próprio partido.

O ex-presidente estava mesmo propenso à piada. Afirmou que o tal "mercado" nunca apoiou o PT, o que, obviamente, é mentira. Basta ver as doações que os petistas receberam e recebem do tal "mercado". Aliás, é do próprio Lula a frase de que o setor financeiro nunca lucrou tanto como em sua gestão, o que é verdade.
Herculano
27/06/2014 19:39
RECEITA FECHOU OS OLHOS PARA OS MILHÕES DE GANA, por Cláudio Humberto, na coluna que ele publicou hoje nos jornais brasileiros

Está cada vez mais enrolada a operação vapt-vupt de internar no Brasil US$ 3 milhões para molhar a mão dos jogadores da seleção de Gana, que ameaçavam não jogar contra Portugal. A Receita Federal do Brasil, de forma arrogante, recusou-se a ?comentar assunto específico?, para não ter de explicar por que fechou os olhos ao ingresso da dinheirama no País sem recolhimento de tributos, e com direito a escolta policial.

Dinheiro da Fifa?
Suspeita-se que o dinheiro no jatinho era da Fifa, que tem isenção fiscal e quis evitar o cancelamento do jogo Portugal x Gana.

Mundo bizarro
Foi digno de filme dos Irmãos Marx o jatinho noturno de Gana com US$ 3 milhões cash. Só faltou a trilha sonora "Yes, nós temos bananas".

El Fisco
Pela vontade de morder, o uruguaio Luis Suárez deveria trabalhar na Receita do Brasil como castigo da Fifa. Suspensão de 9 jogos é pouco.

Paraíso da grana
Sulley Muntari, de Gana, que joga no Milan, não estava sem grana, semana passada, quando distribuiu dinheiro a pessoas carentes, em Maceió (AL). O time só recebe salário cash, diz a agência AP. Hum?
Herculano
27/06/2014 19:21
SUBSTITUTO

Quem deveria ir a Rádio CBN, propagandear sobre a BR 470, era Décio Neri de Lima, que no dia anterior, orquestrou aquela assinatura da Ordem de Serviço do trecho dois, em Ilhota.

Como, ao final de quinta-feira apareceu aquela notícia do aceitação da denúncia pelo Supremo do suposto mau uso do dinheiro de Décio quando prefeito de Blumenau no Hospital Santa Antônio, o circo foi desarmado.

E quem assumiu a missão da propaganda petista, foi Pedro Celso Zuchi.
Herculano
27/06/2014 19:15
O PT FORA DO EIXO, por José Serra, PSDB, ex-ministro da Saúde, do Planejamento, ex governador e prefeito de São Paulo. Artigo para o jornal O Estado de S. Paulo

O PT não é um partido muito tolerante já a partir de seus próprios pressupostos originais e de seu nome: quem se pretende um partido "dos" trabalhadores, não "de" trabalhadores, já ambiciona de saída a condição de monopolista de um setor da sociedade. Mais ainda: reivindica o poder de determinar quem pertence, ou não, a essa categoria em particular. Assim, um operário que não vota no PT, por exemplo, não estará, pois, entre "os" trabalhadores; do mesmo modo, o partido tem conferido a "carteirinha" de operário padrão a pessoas que jamais ganharam o sustento com o fruto do próprio trabalho.

A fórmula petista é conhecida: a máquina partidária suja ou lava reputações a depender de suas necessidades objetivas. Os chamados bandidos de ontem podem ser convertidos à condição de heróis e um herói do passado pode passar a ser tratado como bandido. A única condição para ganhar a bênção é estabelecer com o ente partidário uma relação de subordinação. A partir daí não há limites. Foi assim que o PT promoveu o casamento perverso do patrimonialismo "aggiornado", traduzido pela elite sindical, com o patrimonialismo tradicional, de velha extração.

Afirmei no final de 2003 o que nem todos compreenderam bem, que o petismo era o "bolchevismo sem utopia". Aproxima-se do bolchevismo nos métodos, no propósito de tentar se estabelecer, se possível, como partido único; nas instâncias decisórias aproxima-se do chamado "centralismo democrático", que nada mais é do que a ditadura da direção central do partido. É bolchevista também na certeza de que determinadas ações até podem ser ruins para o Brasil, mas serão implementadas se parecerem boas para o partido. Como se considera que é ele que conduz a História do Brasil, não contrário, tem-se por certo que o que é bom para o partido será, no longo prazo, bom para o País e para o povo. Nesse sentido particular os petistas ainda são bastante leninistas.

Quando afirmei que lhes faltava a dimensão utópica, não estava emprestando um valor necessariamente positivo a essa utopia. Na minha ação política miro a terra que há, não a Terra do Nunca. E nela procuro sempre ampliar aquilo que é percebido como os limites do possível. De todo modo, é inegável que o bolchevismo tinha um devir, uma prefiguração, um sonho de um outro amanhã, ainda que isso tenha desembocado na tragédia e no horror stalinista. Mas isso não muda a crença genuína de muitos que se entregaram àquela luta. Isso o PT não tem. E chega a ser piada afirmar que o partido, de alguma maneira e em alguma dimensão, no que concerne à economia é socialista ou mesmo de esquerda. Muitas correntes de esquerda são autoritárias, mas convém não confundir o autoritarismo petista com socialismo. O socialismo tem sido só a fachada que o PT utiliza para lavar o seu autoritarismo - associado, infelizmente, a uma grande inépcia para governar, de que tenho tratado sempre nesta página.

Quero chamar a atenção é para o recrudescimento da face intolerante do partido. Como também já abordei aqui, vivemos o fim de um ciclo, que faz cruzar, episodicamente, a História do Brasil e a do PT. As circunstâncias que permitiram ao petismo sustentar o modelo que aí está - que nunca foi "de desenvolvimento", mas de administração oportunista de fatores que não eram de sua escolha - se esgotaram. Na, infelizmente, longa agonia desse fim de ciclo temos a economia semiestagnada, os baixos investimentos e a desindustrialização, os déficits do balanço de pagamentos em alta e a inflação reprimida. E, nota-se, o partido nada tem a oferecer a não ser a pregação terrorista de que qualquer mudança implicará desgraça nacional.

Não tendo mais auroras a oferecer, não sabendo por que governa nem por que pretende governar o País por mais quatro anos, e percebendo que amplos setores da sociedade desconfiam dessa eterna e falsa luta do "nós" contra "eles", o petismo começa a adentrar terrenos perigosos. Se a prática não chega a ameaçar a democracia - tomara que não! -, é certo que gera turbulências na trajetória do País. No apagar das luzes deste mandato, a presidente Dilma Rousseff decide regulamentar, por decreto - quando poderia fazê-lo por projeto de lei -, os "conselhos populares". Não por acaso, bane o Congresso do debate, verticalizando essa participação, num claro mecanismo de substituição da democracia representativa pela democracia direta. Na Constituição elas são complementares, não excludentes. Por incrível que pareça - mas sempre afinado com o bolchevismo sem utopia -, o modelo previsto no Decreto 8.243 procura substituir a democracia dos milhões pela democracia dos poucos milhares - quase sempre atrelados ao partido. É como se o PT pretendesse tomar o lugar da sociedade.

Ainda mais detestável: o partido não se inibe de criar uma lista negra de jornalistas - na primeira fornada estão Arnaldo Jabor, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Guilherme Fiuza, Danilo Gentili, Marcelo Madureira, Demétrio Magnoli e Lobão -, satanizando-os e, evidentemente, expondo-os a riscos. É desnecessário dizer que tenho diferenças, às vezes severas, com vários deles. Isso é parte do jogo. É evidente que o regime democrático não comporta listas negras, sejam feitas pelo Estado, por partidos ou por entidades. Mormente porque, por mais que se possa discordar do ponto de vista de cada um, em que momento eles ameaçaram a democracia? Igualmente falsa - porque há evidência dos fatos - é que sejam tucanos ou "de oposição". Não são. Mas, e se fossem? Num país livre não se faz esse tipo de questionamento.

Acuado pelos fatos, com receio de perder a eleição, sem oferecer uma resposta para os graves desafios postos no presente e inexoravelmente contratados para o futuro, o PT resolveu acionar a tecla da intolerância para tentar resolver tudo no grito. Cumpre aos defensores da democracia contrariar essa prática e essa perspectiva. Não foi assim que construímos um regime de liberdades públicas no Brasil. O PT está perdendo o eixo e tende a voltar à sua própria natureza.
Herculano
27/06/2014 19:04
A VIDA SEGUE POR, Paulo Alceu

"Foram vistos"...parafraseando o eterno colunista Zury Machado, num posto de gasolina ontem em Itapema o ex-governador Leonel Pavan numa demorada conversa com o senador Luiz Henrique da Silveira, que também andou conversando com Dário Berger....
Herculano
27/06/2014 19:02
MELATO COM MÃO DE FERRO NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR

O relator sorteado da revisão do Plano Diretor de Gaspar, o vereador Hilário José Melato, PP, acaba de melar a reunião que o presidente da Casa, Marcelo de Souza Brick, PSD, marcou para terça-feira, para discutir com "técnicos" o assunto.

1. Diz que ele como relator vai comandar todo o processo e que Marcelo deve se ater somente a ser presidente. Naturalmente, se Melato fosse o presidente, esta visão seria diferente.

2. Ao Marcelo falta assessoramento e sensibilidade. Primeiro, falta-lhe articulação. Segundo, experiência. Terceiro, malícia. Quarto, comando. Quinto, uma maioria a lhe apoiar. E por último: quem mesmo ele queria trazer para debater o assunto? Amigos e sem legitimidade no processo.

3. Concluindo: Marcelo perdeu uma oportunidade de ouro, fez crescer a bola Melato e os que giram em torno dele. Acorda, Gaspar!

Herculano
27/06/2014 18:52
81 POR CENTO PRONTO

O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi,PT, disse a entrevista à rádio CBN, de Blumenau, que a ponte do Vale está 81 por cento pronta. Não se sabe como ele mediu isto. Também não deve ter incluso nesta medida as alças da Margem Esquerda que sem elas, como se nega a discutir, deixará o povo de lá isolado e exposto na tal "rotatória" da BR 470 e que não existe de fato no projeto da ponte.

O fato é que com 81 por cento pronta, ninguém pode usufruir da ponte. Esta é a verdade e que Zuchi não consegue contestar. E para a falta de verbas, diz que são "meros" impasses burocráticos, mas que ele, e a sua turma de padrinhos, como Décio Neri de Lima e Ideli Salvatti, ambos do PT, além de Rogério Peninha Mendonça, PMDB, são culpados por serem fracos, ou coniventes em Brasília com esta burocracia que de quem eles apoiam e são governo. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/06/2014 18:35
O DONO DA BOLA, DO JOGO, DO PODER E DO PMDB DE SANTA CATARINA NÃO SE CONFORMA SE AS REGRAS DELE NÃO PREVELEÇAM

Esta é do Moacir Pereira e de agora a tarde. A pedido do senador Luiz Henrique da Silveira a Executiva Estadual do PMDB decidiu transferir para amanhã, as 9 horas, a decisão sobre a cédula a ser submetida a Convenção Estadual de domingo.

Os membros da Executiva retornaram as duas horas para a decisão. Mas o ex-prefeito Dário Berger e o deputado Mauro Mariani não voltaram para decidir sobre o impasse político.
Herculano
27/06/2014 18:33
ATUALIZADO

Os comentários estão atualizados. Coisas da internet móvel. No exterior, principalmente na Europa, mesmo em cidades do interior, as dificuldades quase não existem. Já em Santa Catarina...
Herculano
27/06/2014 18:30
MAIS UM TESTE

A presidente Dilma Vana Roussef, PT, estará na final e entregará o troféu, confirma Jerome Valcke. Ministro do Esporte,aldo Rebelo, PC do B, também garantiu a participação da presidente na decisão
sidnei luis reinert
27/06/2014 12:42
Investidores da Petrobras e Eletrobras devem acionar Dilma por responsabilidade pelos prejuízos

A Presidenta Dilma Rousseff corre o risco de ser enquadrada em crime de responsabilidade pelos prejuízos que vem causando à Petrobras e à Eletrobras, já que ela responde integral e oficialmente pelas decisões da acionista controladora da companhia ? a União Federal. Investidores das duas empresas, que se sentem lesados, têm condições jurídicas de evocar a Constituição Federal para entrar com uma representação contra a ?Presidente da República? no Congresso Nacional.

Evidentemente, o caso deve acabar em pizza, já que tudo tende a dar em coisa alguma no Brasil da Impunidade. Mas a ameaça concreta, na véspera da campanha reeleitoral, já desarvora os estrategistas do PT. A Petrobras é o ponto mais frágil da corrente de Dilma. Só a desastrada aquisição da refinaria Pasadena, nos EUA, já bastaria para comprometê-la, pessoalmente, por decisões desastradas e desastrosas que geram prejuízos para a Petrobras.

A mais recente jogada do governo Dilma tende a pesar negativamente na fatura dela. Seja na conta eleitoral ou em um futuro passivo judicial. A contratação direta da Petrobras pelo governo para explorar quatro áreas do pré-sal foi definida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em reunião presidida por Dilma Rousseff, sem avaliação do Conselho de Administração da Petrobras.

Membros do Conselhão só souberam do acordo (que pode elevar em 3% os gastos da Petrobras) após a publicação de comunicado ao mercado, na terça-feira passada. Pelo menos dois conselheiros assumem e garantem, publicamente, que tal omissão ? administrativamente delituosa ? aconteceu: Silvio Sinedino, representante dos empregados, e Mauro Cunha, representante dos acionistas minoritários.

O caso de omissão de informação ganha maior gravidade porque a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, informou que o acordo vinha sendo debatido entre a empresa e o governo há pelo menos dois anos. Pior ainda é quando Graça usa o argumento, sem graça, de que a União, dona do óleo, faz com ele o que quiser...

A Petrobras já é vítima da imposição do seu acionista controlador para não reajustar os preços dos combustíveis conforme o mercado global, o que rende prejuízos sistemáticos à Petrobras. Isto sem falar nos negócios que são alvo de investigação pela Operação Lava Jato ? envolvendo o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa e um esquema de lavagem de dinheiro que supera R$ 10 bilhões.

Na Eletrobras, o problema é a assembleia de 3 de dezembro de 2012 ? que aceitou passivamente os efeitos da Medida Provisória 579, de 11 de setembro de 2012, transformada na Lei 12.783/2013, que gerou uma perda patrimonial superior a R$ 17 bilhões. É grande a chance de tal assembleia acabar anulada judicialmente.

As burradas capimunistas vão detonar o PT.
Carlos Eduardo Pereira
27/06/2014 11:30
A MATEMÁTICA DO PSC

O PSC em Santa Catarina sai sem coligar com ninguém e tem 60 candidatos a deputado, sendo que 1 Gasparense teve o seu nome homologado na convenção em Florianópolis no ultimo sábado.

Aponta-se que a cada 100 mil votos, Santa Catarina elege um deputado estadual. Assim, não precisaria se fazer 30.000 votos para se eleger. Se cada um dos 60 candidatos fizer 1.666 se chegará aos 100 mil votos e o mais votado vira deputado.

Assim, o que se precisaria é ser o mais votado. Acha-se que o candidato que fizer mais de 4.000 possa virar deputado.
Roberto Sombrio
27/06/2014 10:33
Oi, Herculano.

O jornal Cruzeiro do Vale de hoje apresenta os temas de campanha dos pré-candidatos a cadeira na Assembléia Legislativa do estado.

Joel da Costa (PMDB) - Temas de campanha:

"Em Gaspar, a prioridade é a saúde". Sei! Já ouvi isso. É conversa, enrolação, papo para conseguir votos. Nesse país a última coisa que se preocupam é com a saúde.
"Temos que dar um jeito no hospital...para tornar o hospital autossuficiente". Mais papo furado. Como empresário de Gaspar, sequer fez qualquer reunião buscando alternativas, nem lembrou que o povo precisa de saúde. Neste país nenhum hospital teria problemas se o vagabundo Lula não tivesse sucateado os valores pagos pelo SUS.
"Há também as áreas de educação, segurança e mobilidade, onde queremos defender o Anel de Contorno...e um projeto mais audacioso, como a duplicação da rodovia Jorge Lacerda até a BR 101".
Pergunto: já foi vereador entre 2001 e 2004 e fez o que pela educação, segurança e mobilidade? Quando foi que participou ou montou uma equipe para defender e buscar a realização do Anel de Contorno? Como todos que aparecem, aparecem com mentiras sempre próximo das eleições para enganar os tolos.

José Amarildo Rampelotti (PT) - Temas de campanha:

"Quero discutir o esporte, precisamos democratizar os recursos do Fundesporte". Está na Camara de Vereadores e fez o que até agora?
"Na saúde, queremos trabalhar a alocação de verbas para os hospitais filantrópicos, onde se encaixa o hospital de Gaspar, porque hoje está muito difícil repassar recursos". Para os políticos, quando é para o seu próprio bolso, sempre conseguem recursos. Até ontem, abraçado com o prefeito Pedro Celso Zuchi (ambos do PT), sacaneou com o povo de Gaspar impedindo o repasse de verbas para o hospital e agora que o tomaram quer buscar soluções? Só pato não vê que esse vereador é contra a população, trata o povo como merda, só pensa no poder e em si próprio.
"Queremos levantar a bandeira do hospital regional, brigar pelo Anel de Contorno e defender a Celesc pública e com atendimento eficiente". Seria bom se ele trabalhasse. Como vereador do partido do prefeito deixa a cidade sem saúde e foi contra o hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e agora fala em hospital regional? Anel de Contorno? Então ele realmente está chocando na cadeira da Câmara e lembrou-se ou ouviu alguém falar de um tal de Anel de Contorno. E agora quer resolver? Foi funcionário da Celesc, é vereador pelo PT e enrolador como todos os políticos, logo se quisesse defender a Celesc e torná-la aficiente já poderia ter feito algo porque o atendimento da empresa é uma vergonha. Tratam você como se você fosse mais um chato que consome energia elétrica e os obriga a trabalhar.

José Hilário Melato (PP) - Desistiu de candidatura a deputado estadual.

Gaspar agradece ao vereador pela desistência.
Melato avalia que: "O Plano Diretor é uma peça que irá definir o destino da cidade nos próximos 10 anos". Isso mostra quão ultrapassado está o vereador e toda a turma que montou esse plano revisado. Tudo cabeça miuda, mas vindo do PT e seus apadrinhados não podia ser diferente. 10 anos passam para uma cidade tão rápido, como passa para nós humanos um dia de sol.
É por isso que o país está afundando, porque na visão do PT... estou falando besteira, o PT não tem visão, nem idéias, nem inteligência, nem coisa nenhuma. Tem somente um monte de corruptos e um monte de tolos e vendidos que acreditam nesse partido montado por um louco e por uma guerrilheira.

Chegou a hora do deputado federal Décio Neri de Lima que está sendo acusado de utilizar o hospital Santo Antonio de Blumenau como "caixa 2".
Sua hora também vai chegar Pedro Celso Zuchi e espero que não tenha um Barroso para permitir prisão domiciliar ou regime semi-aberto.
Miguel José Teixeira
27/06/2014 10:17
Senhores,
O governo PeTralha, conseguiu seu intento:
. . .a carestia acumulada nos quatro anos de Dilma persistirá até pelo menos a segunda metade de 2016. . .
-----------------
Fonte: Correio Braziliense, hoje - Correio Econômico - Piorou geral
por Vicente Nunes / vicentenunes.df@dabr.com.br

Inflação acumulada de 27% em quatro anos. Crescimento médio anual de 2%, o pior resultado para um governo desde o mandato de Fernando Collor de Mello, defenestrado do poder por corrupção. Os números poderiam ter saído das planilhas da oposição e ou de tabelas de economistas pessimistas. Mas foram elaborados pelo Banco Central. E resumem o que será o governo Dilma Rousseff: uma combinação de inflação nas alturas e crescimento pífio.
Para uma governante que tentará a reeleição, Dilma terá muito a explicar daqui a duas semanas, quando será dada a largada da campanha eleitoral. Seria alvissareiro para a candidata a mais quatro anos no Palácio do Planalto, que o seu último ano de mandato fosse exemplar, com a economia aquecida e o custo de vida no centro da meta, de 4,5%. O país está bem longe disso.
Pelas previsões do BC, 2014 será o ocaso de Dilma na economia. Em vez de avançar 1,5%, o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria terá retração de 0,4%. Já os investimentos produtivos, que cresceriam 1%, vão desabar 2,4%. Na melhor das hipóteses, a agricultura terá incremento de 2,8%. E o consumo das famílias, 2%. Há, no entender da autoridade monetária, quase 50% de chances de a inflação, projetada em 6,4%, estourar o limite de tolerância, de 6,5%. Pior: a carestia acumulada nos quatro anos de Dilma persistirá até pelo menos a segunda metade de 2016. Ou seja, o atual governo entregará inflação alta para o próximo presidente, independentemente de quem vença a disputa marcada para outubro.
Nesse quadro assustador, soa alarmante ouvir do diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, que não há mais nada a ser feito para derrubar a inflação e retomar o crescimento econômico nos próximos dois anos. É sentar e esperar para que o aumento de juros desde abril do ano passado, de 7,25% para 11%, faça o trabalho de botar o país nos eixos. Para ele, os primeiros resultados já apareceram no nível de atividade. Antes de a inflação cair, o PIB dará com a cara no chão.
Na avaliação de Jankiel Santos, economista-chefe do Espirito Santo Investment Bank, nada do que o diretor do BC diz surpreende. O que se está vendo é a colheita dos frutos que o governo plantou desde 2011, ao seguir por um caminho nada convencional, que detonou uma onda de desconfiança vista apenas em momentos de crises agudas. Além de acreditar que um pouco mais de inflação resultaria em um crescimento maior do PIB, rasgou contratos na área de energia e segurou os reajustes dos combustíveis e do transporte público.
Esse represamento dos preços administrados, por sinal, é o maior responsável para o pessimismo do BC em relação à inflação em 2015. A autoridade monetária acredita que o reajuste médio das tarifas públicas no ano que vem será, na melhor das hipóteses, de 6%. Sem saber qual é o real tamanho dessa fatura, os empresários mantêm o pé no freio e retêm os investimentos que deveriam estar ampliando fábricas a criando empregos. Já os consumidores, cientes de que algo de muito ruim os espera logo depois das eleições, andam mais ressabiados do que nunca. ?O horizonte está turvo. E o que vemos é um BC empurrando a situação com a barriga, torcendo para que tudo acabem bem no final?, diz Santos.
Miguel José Teixeira
27/06/2014 09:34
Senhores,

Do epi$ódio ?grana para Gana? faço duas perguntas e recomendo o texto abaixo:

1ª) Será que o LEÃO DA RECEITA não mordeu GANA com medo de ser suspenso pela FIFA?

2ª) Cadê o ?mordomo da FIFA?, o comunistinha Aldo Rebelo? Será que meteu o ?fuleco? na ?Brazuca??

3ª) Seleção de grana
Impressionante e suspeito como as autoridades do país vêm se deixando comandar pelos cartolas da Fifa. Depois do festival de maus modos protagonizado pela delegação de futebol de Gana e da chantagem dos jogadores de não entrar em campo, caso não fossem regiamente pagos para isso, o mundo inteiro assistiu às cenas bizarras de um comboio da Polícia Federal escoltando milhões de dólares do Aeroporto JK até o hotel em que o time aguardava sedento. O episódio deixa muitas questões em aberto, envolvendo o GDF, o governo federal, a Receita Federal, o Banco Central, a Polícia Federal e, logicamente os cartolas da Fifa. Desde quando um jatinho particular pode aterrisar numa base militar, trazendo dinheiro em espécie, sem as devidas verificações, no meio da noite, longe dos fiscais da Receita e ainda por cima escoltados por uma frota da Polícia Federal? O episódio deixa claro que os jogadores ? e não se discutem aqui as razões do prêmio prometido ? daquele país africano não vestem a camisa de Gana; portanto, não representam aquela nação. Esses jogadores, como a maioria deles, estão longe do que significa a pátria em chuteiras. São, isso sim, jogadores de grana e não fazem qualquer questão de esconder o fato. Por seu lado, é preciso investigar, a fundo, o envolvimento da Fifa nesta história. De qualquer maneira, foi a paupérrima nação de Gana que teve de custear os peladeiros mal-educados com a ajuda do governo brasileiro e debaixo do nariz da exigente Fifa. Todo o episódio só faz reforçar a imagem negativa que essa instituição do futebol tem perante a opinião pública e serve de combustível para aquela parcela da população que não aceita a Copa do Mundo nos moldes em que foi trazida para o Brasil. Feito o estrago, resta saber se algum gigante adormecido da oposição vai acordar para exigir investigação do ocorrido. (Correio Braziliense, hoje, na Coluna do Ari Cunha)
LUIZ ORLANDO POLI
27/06/2014 09:32
AGORA VAMOS FALAR SÉRIO : " NUM PAÍS ONDE CELEBRIDADES SÃO JOGADORES DE FUTEBOL ! E NÃO PROFESSORES ! PODERIA
VIR A DAR CERTO ?
LUIZ ORLANDO POLI
27/06/2014 09:06
ENQUANTO A BOLA ROLA ! A CORRUPÇÃO ASSOLA ! A INFLAÇÃO DECOLA ! E A MÁ GESTÃO NOS DEVORA !
VILSON
27/06/2014 07:35
E ai Diretor Cleber... quando iras dar alegria a nós servidores? Dando a sua exoneração...
#Cleberincompetente
#Cleberfora
#raquelassume
LUCIANO DA CUNHA
27/06/2014 06:51
VAMOS ESQUECER ISTO O IMPORTANTE É A COPA,NÃO SE FAZ COPA COM HOSPITAIS. FRASES DE CELEBRIDADES PTISTAS.

Médico faz desabafo sobre demora em PS: 'Não adianta reclamar comigo'
Caso aconteceu na noite desta quarta-feira (25) em Pindamonhangaba. Um médico do pronto-socorro de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, desabafou com pacientes após receber reclamações de demora no atendimento na noite desta quarta-feira (25). Segundo o médico, ele era o único profissional na unidade para atender os cerca de 40 pacientes que aguardavam consulta (veja vídeo acima).

O desabafo do médico foi gravado por uma paciente por volta das 19h40, quando o profissional decidiu responder aos questionamentos de demora no atendimento e foi falar com os pacientes na sala de espera.
"Eu sou o único clínico geral nesse momento. Estou atendendo aqui na frente, eu não sei quando vou chamar a ficha de vocês. Eu estou sendo sincero com vocês. O que está acontecendo é que de dia são quatro clínicos, são quatro nomes aqui (no mural) e de repente vocês viram que sumiram os quatro nomes e apareceram dois. Só que eu tirei um porque é propaganda enganosa, porque eu estou sozinho até agora. Não adianta reclamar com elas, não adianta reclamar com eles e não adianta reclamar comigo. Vocês têm que vir aqui de dia, 9h da manhã às 17h, com a administração"

RETIRADO DO SITE GLOBO.COM

SEM COMENTÁRIOS, PENSE BEM NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO SE VOCÊS QUEREM MAIS 4 ANOS DE DILMA.
Renato
27/06/2014 06:41
Através deste espeço gostaria de agradecer o prefeito Celso, por interferir no Departamento Pessoal, para que possamos nós servidores receber antes da nossa tradicional festa. Pois se dependesse do Diretor Sr Cleber iriamos nós servidores receber apenas na quarta-feira, um absurdo, entregamos aquele monte de requerimentos, justificativas em tempo, agora pela irresponsabilidade de um Diretor Cleber, não recebermos...
Cleber mostrou mais uma vez a sua incompetência.
Está mais do que na hora de você pedir a sua exoneração... Chega....
Realmente não és uma pessoa qualificada para o seu cargo, uma pessoa que para alguns não tem como pegar férias de um período, e para alguns tem??? Que para alguns recebem horas sem registro, e para outros não??? Alguns batem ponto outros não!!!
Tem comissionado que não registra o ponto, chega as dez sai as quatro e sempre vem corretamente o pagamento..
Cleber Fora......

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.