Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

17/06/2014

herculanoMD.jpg

CONTRA O ÓBVIO

Mobilidade urbana em Gaspar nunca foi prioridade da administração petista de Pedro Celso Zuchi. Começou com o fechamento em 2004 da Rua Cecilia Joanna Schneider Krauss, ali no bairro Sete, para exclusividade de particulares apoiadores. Era a senha e a sanha. Esta semana o trânsito daqui voltou à boca do sapo, se estabeleceu no improviso e está numa polêmica sem se dar soluções técnicas e mais duradouras. Esta foto mostra um gargalo de 500 metros na Rua Duque de Caxias. Tudo o que avança para a rua já está desapropriado desde abril de 2008. E pago. Adilson Luiz Schmitt, PPS, era o prefeito. Estamos em 2014. Por que não se alarga esta rua e assim se facilita minimamente o fluxo de todos naquilo que é obvio? Acorda, Gaspar!


SOBRE O TRAPICHE


Três da audiência pública dos cemitérios. Errou o vereador Luiz Carlos Spengler Filho, PP. Cedeu espaço demais a seu pai Luiz Carlos, ex-vereador e ex-vice prefeito, e cortou o microfone de quem tinha o que falar e denunciar; Pedro Celso Zuchi, PT, é mesmo valente: insinuou que não é prefeito de fazer Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público; o secretário de Obras e Transportes, Lovídio Carlos Bertoldi, erra quando reclama que na cidade nada se faz pois sempre há denúncias. Sobre o caso da mistura de água, lixo, cemitério, crematório, monopólio dos enterros nada se falou. O fedor é insuportável e muita coisa vem do fogo amigo. Já comentei isto no espaço da coluna na internet, a mais acessada. Voltarei ao tema.
 
Coisa feia. Primeiro sou contra alguém xingar outros por ideologia e opinião divergente. Isto revela imaturidade sob todos os aspectos, falta de educação e argumentos. E vale para o caso Dilma Vana Rousseff, no Itaquerão. Vaiar, sim. Ofender, não. Segundo, os petistas logo encontraram os responsáveis pelas vaias: a grande imprensa que divulga as sacanagens e barbaridades do governo, motivo de revolta de gente esclarecida (e sem educação). E parte dos jornalistas de esquerda, que chega ao cúmulo de chamar Dilma de presidenta, culpou uma ?tal? minoria da elite branca e rica pelas vaias. Foi o caso da Espn. Lamentável.
 
Se esta máxima racista e discriminatória dos jornalistas da Espn prevalecer, é de se perguntar então se a emissora abre mão dos assinantes brancos, se ela não se envergonha dos seus espectadores brancos  e de classe média que pagam muito para assisti-la. Tudo isto já está passando do ponto. Outra. Quem planta colhe. Quem orquestrou o Fora FHC sem qualquer propósito ético? O PT. Quem bateu fisicamente no tucano Mário Covas quando publicamente já se sabia ele estar canceroso e visivelmente debilitado? A CUT. Quem convocou a militância para na rua intimidar e dar uma surra nos opositores? José Dirceu. A lista de desatinos é longa e triste. Do que Dilma, Rui Falcão e os petistas reclamam agora? Wake up, Brazil!
 
Pedro Celso Zuchi, PT, justificou ao Cruzeiro do Vale, ser Gaspar pequeno para ter uma Defesa Civil grande. O leitor Roberto Sombrio ficou indignado. ?Então Gaspar é um município pequeno? Seria esse o motivo de estar há dez anos com um prefeito ultrapassado, uma equipe incompetente e desinformada? Impossível à cidade crescer com uma mente miúda. Pior. O vereador Antônio Carlos Dalsochio [PT] diz que o caibro na escola Luiz de Franzói caiu por causa do peso de balões e bandeirinhas. Deve ter caído por ter sido atacado pelos cupins do PT. Coisa mal feita como sempre. Já os caibros na minha casa são fortes a ponto de segurar um boi pendurado. É só o vereador vir aqui que eu faço o teste?.
 
Exemplo. Terça-feira, dia do jogo do Brasil. A Câmara de Gaspar antecipou o expediente das 7h às 13h. O presidente Marcelo de Souza Brick, PSD, e sua secretária chegaram às 9h. A sessão de hoje vai ser amanhã.
 
Sobraram gente e papel assinado naquela foto do asfaltamento da Rua Leonardo Pedro Schmitt, no Macucos. Espera-se que não falte asfalto para os 2,9 quilômetros e que o término da obra não seja proporcional à espera.

Edição 1597
 

Comentários

sidnei luis reinert
19/06/2014 17:17
Escravos pós-modernos

Justamente no momento em que a companheira Dilma faz campanha internacional para dar a Angola uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, uma notícia ultra negativa de exploração de trabalho escravo atinge a maior transnacional brasileira em sua parceria com a longeva ditadura angolana.

O procurador Rafael Araújo Gomes, do Ministério Público do Trabalho de Araraquara, no interior de São Paulo, ingressou com uma ação civil pública contra o grupo Odebrecht pela prática de trabalho escravo de cerca de 500 trabalhadores brasileiros na construção de uma usina de cana-de-açúcar em Angola.

As obras acusadas de usar trabalho escravo pertencem à Biocom/Companhia de Bionergia de Angola, empresa angolana que tem como sócios a Odebrecht Angola, a Sonangol Holdings ? que pertence à estatal petrolífera de Angola ? e a Damer Industries.

Investidores da Odebrecht ficarão preocupados, já que a ação tem um valor indenizatório de R$ 500 milhões.
Herculano
19/06/2014 17:03
EM TRÂNSITO

A caminho de Porto Alegre, centenas de torcedores da Algéria vão pernoitar hoje em Balneário Camboriú. Eles estão num comboio de ônibus vindos de São Paulo. Quase 100 por cento são homens e fumantes.
Herculano
19/06/2014 17:01
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E sem o Hulk o jogo foi meio bunda! É culpa da L'Oréal! Neymar e Daniel Alves, em vez de treinar, vão pintar cabelo.

Ministério da Saúde adverte: água oxigenada faz mal à seleção brasileira! Dá zica!

O Neymar ficou parecendo um pônei. O Pequeno Pônei! E aquele cinza do Daniel Alves? Parecia resto de fogueira! Rarará!

E como disse o site FuteboldaDepressao: "Malandro é o Fred, que não pagou ingresso, mas assistiu à Copa em lugar privilegiado".
Adilson Luis Schmitt
19/06/2014 14:13
Concordo em gênero e grau com o artigo escrito pelo Marcelo Madureira no seu Blog:


Nós não temos medo !

19. jun
/
Sem categoria,
/
5 Comentários

.



NÓS NÃO TEMOS MEDO !

Gostaria de agradecer , comovido , as milhares. É isso aí , milhares de mensagens enviadas de todos os cantos do Brasil ( e algumas partes do Mundo também ) prestando solidariedade a minha humílima pessoa, e aos meus companheiros da ?Lista Negra do PT ?. A minha mensagem em vídeo bate recordes de views no Youtube . Tudo isso me deixa confortado e mais forte. Não estamos sós, definitivamente não estamos sós. Muito menos tremendo acoelhados.

Mais uma coisa pessoal , muito importante: não vamos entrar nesse discurso lulo-petista que quer dividir o país. Dividir entre ?nós contra eles?, ?quem não está conosco é contra o Brasil .?" , ?ricos contra pobres?, ?pobres contra ricos ?, ?negros contra brancos?,, ,?brancos contra negros ?, ?esquerda contra direita? ( Meu Deus , esse confronto em pleno século 21 !!!!) ,?educados contra iletrados ??" todas as suas milhares de variantes .

Os lulo- petistas e seus aliados acreditam que com as suas políticas sociais demagógicas e eleitoreiras viraram proprietários de todos os pobres e desamparados do Brasil. A sua tática irresponsável é, através da mentira e da difamação, atirar esta parcela , infelizmente ainda imensa , de brasileiros contra um outro conjunto de cidadãos cujo o único ?crime ?é não concordar com um governo que aí está , ja faz mais de 12 anos e que só finge mudar para tudo ficar como sempre esteve.

Queremos o livre e democrático confronto de idéias . Que da saudável discussão possamos criar , juntos, todos nós , a Nação Brasileira, um projeto , não de poder , mas de Estado , e , assim , construirmos uma sociedade mais justa ,mais solidária, com valores éticos enraizada na Educação , com respeito as diferenças , com respeito a divisão de poder , inerente a toda democracia. Um país sem ódio e sem rancores. Uma Nação que possa olhar com confiança para o seu futuro e que enfrente com coragem e generosidade os enormes desafios que teremos que enfrentar.

Nós não temos medo. E também não temos ódio. Aqueles que querem nos amedrontar com ameaças e intimidações continuaremos responderemos a cada dia , a cada hora , a cada minuto , com as nossas únicas e legítimas armas : as palavra , as idéias e os princípios. E se o Terror , por acaso , vier a nos derrotar , seguiremos em frente, pois a História demonstra que o Terror pode até ganhar momentaneamente , mas a Justiça espera , de tocaia , na próxima esquina da vida.

E tenho dito.
Herculano
19/06/2014 14:05
Alguma diferença de Gaspar? Ao que Gilberto de Carvalho não falou. O PT não representa hoje a corrupção que diz que combateria até o último suspiro, mas a incompetência, a mentira, a intolerância, a discriminação, a vingança e a ingratidão. Ele só chegou ao poder com ajuda da grande mídia, hoje a quer calada. Só chegou ao poder, graças ao Ministério Público, e para ele preparou a PEC 37 que só caiu porque a mídia se interessou pelo assunto e o povo foi às duas em junho do ano passado. Se não é coisa de bandido é coisa de traira.

HISTÓRIA QUE INVENTAMOS A CORRUPÇÃO PEGOU", por Josias de Souza

Com a cara exposta numa janela aberta para a internet, o ministro Gilberto Carvalho desenvolveu um raciocínio com aparência de epílogo de uma era: "A coisa desceu! Isso que foi gotejando, água mole em pedra dura, esse cacete diário de que nós inventamos a corrupção, que nós aparelhamos o Estado brasileiro, que nós somos um bando de aventureiros que veio aqui para se locupletar, essa história pegou! Na classe média, na elite da classe média. E vai gotejando, vai descendo!"

Gilbertinho, como o ministro é chamado na intimidade, falava para sua tribo, composta de bloqueiros e ativistas companheiros. Num raro rasgo de sinceridade, discordou de uma tese que Lula vinha propaganda desde o final de semana. "Me permitam, pessoal! No Itaquerão não tinha só elite branca, não!", disse ele. Espanto! Pela primeira vez, um petista de mostruário admite que o coro do estádio - "Dilma, vai tomar no cu!" -pode incluir vozes do povo. Pasmo!!

O ministro contou que foi aos arredores do Itaquerão. Assistiu ao Brasil X Croácia numa escola. "Fui e voltei de metrô", ele fez questão de informar. "Não tinha só elite no metrô, não. Tinha muito moleque gritando palavrão dentro do metrô, inclusive, [gente] que não tinha nada com elite branca." Esputefação!!!

A ideia de que o melado produzido nos quase 14 anos de PT no poder escorreu para o subconsciente do brasileiro em conta-gotas - descendo das camadas mais aquinhoadas para os estratos menos abastados, numa espécie de distribuição social do INPI, índice nacional de promiscuidade institucional - é de uma plasticidade cinematográfica. Coisa digna de um Fellini.

As palavras do ministro potencializaram a impressão de que o PT não protelou o seu crime, protelou apenas a culpa. Em tempos remotos, os herois do PT levavam a virtude no coldre. Numa época em que Sarney e Collor eram apenas bandidos, os petistas eram os mocinhos. Distribuíam rajadas de ética sob aplausos da mídia, que ainda não era golpista.

Ao desbravar as fronteiras do poder, o PT viveu o seu ritual de passagem para a decadência de um mundo seminovo. Sarney e Collor viraram aliados. O cinismo tornou-se uma arma de sobrevivência tão defensável quanto o revólver moral. E a mídia virou uma força do atraso, incapaz de compreender que, em nome do progressso, convém que o disfarce prevaleça sobre a culpa.

Gilbertinho voltou no tempo: "Nós fizemos uma escolha lá atrás. Você tinha dois caminhos. Um caminho era construir o poder popular e depois disputar a eleição. Me lembro do velho Plínio [de Arruda] Sampaio dizendo: 'O Lula não deve ser candidato, não podemos ganhar a eleição, porque nós não temos correlação de forças para governar o país'. Nós fizemos uma escolha dialética: vale a pena ocupar os espaços, começar a democratizar os espaços?"

Quer dizer: para alcançar o Brasil moderno, o PT teve de se aliar ao Brasil arcaico. O diabo é que a mídia - sempre ela - não soube valorizar os herois desbravadores, que assumiram todos os riscos da conquista para, ao final, presentear a sociedade com um país mais justo. O PT estava muito ocupado em fazer história para compreendê-la. Preocupado em salvar o país de si mesmo, o partido descuidou do seu maior inimigo.

"Não fizemos o debate na mídia pra valer", penitenciou-se Gilbertinho. "Passamos esse tempo todo com uma pancadaria diária, que deu resultado. Essa pancadaria diária é o que resulta no palavrão pra Dilma, lá no Itaquerão." O ministro não disse, mas, se é verdade que "no Itaquerão não tinha só elite branca", o PT tem um problema novo para resolver: o povo.

Gilbertinho se absteve de declarar, porque é uma tese impopular, mas está muito claro que o povo brasileiro continua se comportando muito mal. Como pode se deixar levar pela mídia? É notória a incapacidade política do povo. O próprio ministro concordou com a tese de um dos companheiros presentes à reunião de que a maioria dos congressistas, dos governadores e dos prefeitos é "de direita". O povo não sabe votar.

"Do ponto de vista da governabilidade institucional, nós somos uma estrondosa minoria", constatou Gilbertinho. Que diabo, o governo não deu o Prouni e o Pronatec ao povo para que ele utilizasse sua educação lendo jornais e revistas "de direita". Se não fosse tão estúpido, o povo teria discernimento para compreender que as manchetes mentem. A cúpula do PT foi recolhida à Papuda em nome de uma causa.

Gilbertinho ainda não entregou os pontos: "Nossa capacidade de articulação com a sociedade é o único caminho capaz de compensar, de alguma forma, essa correlação de forças desfavorável no plano institucional." Mas ele reconhece: "?Essa eleição, agora, vai ser a mais difícil de todas, porque ela enfrenta exatamente o resultado desse longo processo. E a correlação de forças vai ficando cada vez mais complicada pra gente. "O povo é mesmo imprevisível. O povo é um perigo".
Herculano
19/06/2014 13:34
A PESQUISA IBOPE E A CONFIANÇA EM DILMA, por Lauro Jardim, de Veja

A pesquisa Ibope divulgada há pouco revela algumas coisas que animaram a oposição e inquietaram o governo:

1)a tentativa de vitimização de Dilma Rousseff por causa dos xingamentos no Itaquerão não teve êxito.

2)o percentual de brasileiros que diz "confiar" em Dilma caiu de 48% para 41%; e dos que "não confiam" subiu de 47% para 52% - ou seja, sua rejeição cresceu.
Herculano
19/06/2014 12:58
ÓDIO E BONDADES, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Divisão de tarefas na campanha do PT à Presidência da República: enquanto Lula e o lulista Gilberto Carvalho veem "ódio" por toda parte, Dilma oferece um pacote de bondades para os grandes empresários, na esperança de que façam uma meia volta e retornem para a candidatura dela.

O discurso de Lula, tão velho quanto sua luta sindical na década de 1970, teve um grande hiato com o "Lulinha paz e amor" - que o levou a subir a rampa do Planalto em 2003 e a descer dela com imensa popularidade, oito anos depois.

Jogando fora o "paz e amor", Lulinha recupera o seu velho personagem e o discurso da vitimização: perseguido pela elite branca, o conservadorismo, a direita, os que querem que o povo brasileiro morra de fome para manter seus privilégios - e com o apoio da imprensa, para ele, o amálgama de tudo isso.

Como se Lula nunca tivesse sido eleito, sustentado politicamente e paparicado pessoalmente por banqueiros, pelo grande empresariado, pelos partidos mais conservadores do país, pelos coronéis da política brasileira e vai por aí afora.

A não ser que Lula considere que o "ódio" e essa perseguição ao pobre migrante nordestino de muitas décadas atrás partem de uma "elite" muito curiosa: os cerca de 70% que clamam por mudanças.

A ponto, aliás, de os dois candidatos lulistas ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, do PMDB, e Alexandre Padilha, do PT, disputarem a tapas o slogan da mudança. Ah, sim, é um slogan dirigido ao governador Alckmin, que tem 44% no Datafolha...

Se Lula e Carvalho destilam o "ódio", Dilma distribui "bondades". Mas tem de correr. Os empresários participam, ou até lideram, o grito de mudanças e se aproximam de Aécio Neves e de Eduardo Campos.

Os dissabores e as perdas da indústria, alegam, estão por trás de um dos maiores problemas brasileiros: o baixo crescimento, ou "pibinho", que penaliza todos, não só "a elite".
Herculano
19/06/2014 12:27
A MAIS NOVA PESQUISA IBOPE ACABA DE SER DIVULGADA. DILMA TEM 39%, AÉCIO, 21% E EDUARDO CAMPOS, 10%. A TENDÊNCIA DE QUEDA DE DILMA CONTINUA. E A DE AÉCIO DE SUBIR TAMBÉM.

O texto é de Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo. Pesquisa foi realizada nos dias 13 a 15.jun; margem de erro é de 2 pontos percentuais. Petista teria de enfrentar um segundo turno se a disputa fosse hoje. Aprovação ao governo Dilma caiu 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa

A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a corrida presidencial com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa CNI/Ibope realizada nos dias 13 a 15 de junho. Com essa pontuação, a petista teria de enfrentar um segundo turno se a disputa fosse hoje, pois a soma de todos os seus adversários é de 40%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No Brasil, vence a eleição no primeiro turno quem tem, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos (aqueles dados aos candidatos).

Em segundo lugar, de acordo com o Ibope, está Aécio Neves (PSDB), com 21%. Depois, vem Eduardo Campos (PSB), com 10%. E os outros: Pastor Everaldo (PSC) tem 3%, Magno Malta (PR), 2%, e José Maria (PSTU), 1%. Os demais candidatos nanicos somam 3% das intenções de voto.

Em relação ao levantamento anterior do Ibope, realizado nos dias 15 a 19 de maio, Dilma oscilou dentro da margem de erro 1 ponto percentual. Ela tinha 40%.

Todos os outros candidatos tiveram também variações dentro ou próximas à margem de erro.

Aécio Neves tinha 20% e agora está com 21%. Eduardo Campos registrava 11% e foi a 10%. Everaldo Pereira (PSC) tinha 3% e manteve o mesmo percentual.

SEGUNDO TURNO
Se Dilma enfrentasse Aécio no segundo turno, a petista venceria com 43% contra 30% do tucano, uma diferença de 13 pontos percentuais.

Em 15 a 19 de maio, no último levantamento Ibope, Dilma teria 43% contra 24% de Aécio, uma vantagem maior, de 19 pontos.

O estreitamento da liderança petista num eventual segundo turno também ocorreu em relação a Eduardo Campos. Antes, a petista venceria com 42% contra 22% do pessebista, vantagem de 20 pontos. Agora, de 43% a 27%, diferença de 16 pontos percentuais.

REJEIÇÃO
A taxa de rejeição de Dilma aferida pela pesquisa CNI/Ibope é de 43% - esse percentual dos eleitores afirma que não votará na petista ?de jeito nenhum'' para presidente da República. A taxa de rejeição de Aécio Neves é de 32% e a de Campos, 33%.

A pesquisa Ibope anterior fez uma pergunta formulada de maneira diferente da realizada pelo atual levantamento quando se apurou a rejeição aos candidatos. Eis a diferença:

Pergunta sobre rejeição no levantamento divulgado nesta 2ª feira (19.jun.2014): ?Gostaria que o sr. me dissesse qual destas frases melhor descreve a opinião sobre ele''. Uma das respostas era: ?Não votaria nele de jeito nenhum para presidente''.

Pergunta sobre rejeição no levantamento anterior (14 a 17 de março de 2014): "E em qual desses possíveis candidatos a Presidente da República o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?''

Por causa da diferença metodológica, seria um erro comparar os indicadores de rejeição dos dois levantamentos. Para registro, eis o que a pesquisa anterior do Ibope apurou:

Dilma tinha 33% de rejeição, Aécio, 20%, e Campos, 13%.

APROVAÇÃO DE GOVERNO
A taxa de aprovação à administração da presidente Dilma Rousseff caiu 5 pontos percentuais e está em 31% (quem responde que o governo é "bom" ou "ótimo"). Na pesquisa Ibope anterior que fez essa medição, custeada pela CNI, em 14 a 17 de março, o percentual era de 36%.

Para 34%, o governo Dilma é regular. E outros 33% consideram a administração petista ruim ou péssima.

Quando o Ibope pergunta sobre a maneira de governar, 44% dizem aprovar e 50% desaprovar a forma como Dilma conduz o país. Essas taxas eram de 51% e 43%, respectivamente, na pesquisa anterior.

Sobre a confiança na presidente, a taxa agora é de 41% ?antes era de 48%.

A pesquisa do Ibope foi custeada pela CNI e entrevistou 2.002 pessoas nos dias 13 a 15 de junho de 2014. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00171/2014.
luciano da cunha
19/06/2014 11:42
APOIADO

APOIO 100% O COMENTÁRIO DO PAULO FLORES.

QUE MANIA DOS GASPARENSES DE TER ATALHO PRA TUDO.
Herculano
19/06/2014 10:53
O TRÂNSITO QUE NÃO FLUI

Uma opinião para contribuir. É de Paulo Flores, da Rádio FM 87,90.Ontem tivemos uma audiência publica sobre as mudanças em nosso trânsito e pessoal entro neste debate para tambem deixar meu ponto de vista.
Ontem na audiência publica ficou bem claro que os comerciantes querem que o trânsito continue como està,ou seja que todos os veículos tenham acesso rápido aos seus estabecimentos,permitindo a conversão a esquerda em qualquer lugar da avenida das comunidades,oque todos ja sabem que está ação acaba gerando um "para e anda" a todo tempo,oque... precisamos é de fluidez,fazer o trânsigo girar,para os logistas assim como está "ta" bom,mas e o resto da comunidade será que concorda em manter como está hoje? com a possibilidade de a qualquer comento alguem cortar a sua frente e etc?
Eu diria aos logistas o seguinte,se o seu estabelecimento é bom tem bom preço e bom atendimento e se eu me sinto bem comprando neste local,não vai importar se terei que ir apé ou fazer o contorno no trevo da parolli,se você for bom os clientes irão de qualquer forma até você.
E por ultimo,nós ontem falamos muito na questão de não se preocupar com os motoristas de blumenau e região que só "passam" por Gaspar,e eu já penso diferente,é claro temos que ter prioridade pra quem vive aqui,mas se quem "so passa por Gaspar" tambem não conseguir andar,e ficarem trancados no transito,sem sombra de duvidas tambêm vamos ficar presos no engarrafamento.
Portanto sou a favor de algumas mudanças sim.
LUCIANO DA CUNHA
19/06/2014 08:08
SÓ OS BRASILEIROS NÃO TEM PERDÃO

Cônsul diz que invasores chilenos do Maracanã não são delinquentes
Segundo diplomata, torcedores "se deixaram levar e cometeram um erro".
Torcedor preso: "Sabia que estava fazendo algo errado".

A DILMA DO PT ( PERDA TOTAL) VAI PERDOAR, LOGO ELA PERDOA TUDO MENOS OS BRASILEIROS.
ISSO MOSTRA QUE NÃO TEMOS SEGURANÇA.

MATÉRIA DO G1.
Herculano
19/06/2014 07:38
TRÊS OBSERVAÇÕES SOBRE A AUDIÊNCIA DE ONTEM A NOITE QUE DISCUTIU AS MODIFICAÇÕES DO TRÂNSITO EM GASPAR

1. As entidades aparelhadas, ficaram mudas. Os que se manifestaram, defenderam os seus interesses particulares e na maioria dos casos, o atraso. Não olharam a cidade. Não faz pouco tempo, a Aristiliano Ramos era mão dupla. Se prevalecesse o atraso e não a razão, o caos estaria bem pior. É preciso avançar ainda mais. Penso que ainda não há espaço. Mas,no caso da Aristiliano ela deveria virar um calçadão para incrementar o Centro, a convivência e o comércio,

2. A prefeitura de Gaspar como bem ensina a atual administração, quer promover mudanças no trânsito, mas as faz ao seu gosto e tempo. Não é capaz de dar exemplos. Para o gargalo de 500 metros da Avenida Duque de Caxias, que relatei na coluna diz que falta dinheiro (desculpa esfarrapada) e para a interbairros, fez que não ouviu o vereador Giovânio Borges, PSD, falar Ou seja, a autoridade é de meia pataca.

3. Jogo duplo e sem coragem. Na audiência, o presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, ficou quieto. No Facebook, virou galo e contra as mudanças propostas pelo Executivo. Então... Acorda, Gaspar!
Herculano
19/06/2014 07:03
BANDEIRA DOIS EM BRASÍLIA EM TEMPOS DE COPA

Uma lei distrital malandra, que autorizava a cobrança de bandeira 2 nas corridas de táxi durante a Copa do Mundo, foi suspensa liminarmente, nesta quarta-feira, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Desse modo, já não se pode praticar o pretendido o aumento médio de 27% no preço das viagens. O governo do DF tem o prazo de 24 horas para adotar medidas para fiscalizar e aplicar sanções a quem descumprir a decisão judicial, adotada a pedido do Ministério Público.
Herculano
19/06/2014 07:01
AÉCIO SE REÚNE COM MEIRELLES PARA TRATAR DE VICE

A menos de duas semanas para escolher de uma vez por todas quem será o candidato a vice, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) se reuniu no domingo (15) com ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Durante conversa, o senador tucano deixou claro o interesse em tê-lo como vice, mas condicionou a definição ao apoio nacional do PSD, que fechou aliança com o PT pela reeleição da presidenta Dilma.

Sonho meu
A eventual escolha de Meirelles para vice é vista com otimismo no PSDB. Além do tempo de TV, a aliança seria sinal positivo ao mercado.

Cenário mudou
Após crise exposta no PMDB, dirigentes do PSD dizem que 70% são contrários a manter o apoio prometido por Gilberto Kassab a Dilma.

Melhor não
O PSDB considera que José Serra agregaria bastante como vice de Aécio nas eleições, mas seria difícil a conciliação. São dois bicudos
Herculano
19/06/2014 06:56
DILMA NO FORMIGUEIRO, por Rogério Gentile para o jornal Folha de S. Paulo.

O que é pior: ser vaiado e xingado num estádio ou levar pedradas, pauladas e empurrões na porta de um prédio público?

Lula reagiu com indignação às ofensas que Dilma sofreu no Itaquerão na abertura da Copa. Disse que foi um ato de "cretinice", a "maior vergonha que o país já sofreu", e culpou a elite e a imprensa. Depois, aproveitou para lançar um novo slogan para a disputa presidencial. "Se em 2002 fizemos uma campanha da esperança contra o medo, agora é a da esperança contra o ódio."

Bem diferente foi sua reação em 2000, quando Mário Covas foi agredido fisicamente durante uma greve de professores. O então governador paulista tinha 70 anos, duas pontes de safena e estava em tratamento de câncer. Apanhou simplesmente porque resolveu passar no meio de manifestantes que bloqueavam o acesso à Secretaria da Educação.

Lula, à época, também ficou indignado. Não condenou a "cretinice" nem o "ódio" dos grevistas, mas reclamou muito do tucano. "Covas sentou em cima de um formigueiro", afirmou o petista. Para ele, "não havia explicação lógica para o comportamento" do governador.

Dias antes, o hoje presidiário José Dirceu havia dito num discurso que o governo deveria "apanhar nas ruas e nas urnas". O petista afirmou, posteriormente, que usara o termo "apanhar" como sinônimo de "sofrer derrota" e que o PSDB manipulara sua fala. Manipulada ou não, a declaração foi feita seis dias após o mesmo Covas ter levado uma bandeirada na cabeça em São Bernardo e cinco dias após um militante do PT ter estourado um ovo no rosto de José Serra, então ministro da Saúde, em Sorocaba.

O mais ridículo é que, se o PT no poder fica revoltado até com agressão verbal, o PSDB faz o inverso na oposição. Aécio, em 2000, cobrou do PT uma condenação formal do rapaz do ovo. Agora, ao tratar das ofensas à Dilma, preferiu dizer que ela "colheu o que plantou". Política, realmente, não é para qualquer um.
Herculano
19/06/2014 06:36
DE ECONOMIA ESTÁVEL, O BRASIL CAMINHA PARA A MESMA BAGUNÇA. FALTA LÍDER, FALTAM PLANOS. FALTA GERÊNCIA. SOBRAM DISCURSO E INTERFERÊNCIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS, NA VIDA DAS PESSOAS E PESADOS IMPOSTOS PARA SUSTENTAR OS DESATINOS E A CORRUPÇÃODO GOVERNO. ARGENTINA AVISA QUE NÃO PODERÁ FAZER PAGAMENTO A CREDOR


O texto é de Janaína Figueiredo, para o jornal carioca O Globo. O Ministério da Economia da Argentina divulgou um comunicado na noite desta quarta-feira informando que o país não poderá pagar um vencimento de US$ 900 milhões, no próximo dia 30 de junho, em consequência da decisão da Justiça dos Estados Unidos de suspender uma liminar que protegia o país na disputa com credores que não participaram das operações de reestruturação da dívida, realizadas em 2005 e 2010.

Na prática, esta decisão significa que o país entraria, caso não se chegue a uma solução nos próximos dias ou seja prorrogado o vencimento por um mês, num "calote técnico", cenário que poderia provocar sérias complicações financeiras para o governo Kirchner.
Herculano
19/06/2014 06:30
ADVOGADOS A POSTOS, editorial do jornal Folha de S. Paulo

Conforme se aproximam as eleições, cresce o risco de interferências ilegítimas promovidas contra candidatos nas redes sociais

Não espanta, embora seja notável, que uma equipe de quase 30 advogados esteja se preparando para auxiliar o candidato tucano Aécio Neves no setor da internet.

Do lado petista não são menores as precauções. Consta que a campanha da presidente Dilma Rousseff gastará cerca de R$ 2 milhões com profissionais da área jurídica, com o propósito de defender a candidata de ataques virtuais.

Mesmo em períodos não caracterizados pela iminência de uma disputa eleitoral, verifica-se a presença de vocalizações extremadas, de ativismos infatigáveis, de interferências sectárias e persecutórias no debate nas redes sociais.

Apesar de poder levar a resultados lamentáveis, a radicalização não constitui nenhum crime. Talvez preocupe, no máximo, o quanto a violência verbal dos entusiastas está descolada da realidade institucional. Pois no Congresso e nas atitudes dos políticos profissionais o que prevalece é a falta, não o excesso, de ideologia.

O debate aceso, no imaginário e nas paixões de tantos internautas, parece compensar, sem eco na política real, o que esta tem de blindado às pressões dos setores mais encarniçados da opinião pública.

Quanto maior o acesso aos mecanismos de expressão e quanto mais se garante o relativo anonimato das intervenções na internet, mais cresce a visibilidade das franjas extremas da militância.

Nada disso seria motivo para a mobilização jurídica dos comitês eleitorais, não fosse a emergência de fenômenos capazes de se inscreverem na área penal.

Surge a tática de criar perfis falsos na internet, com vistas a chamuscar a imagem deste ou daquele candidato. Centrais de boatos e calúnias podem facilmente encarregar-se do "trabalho sujo", enquanto no mundo oficial os postulantes fazem juras de respeito mútuo e comprometem-se a manter o debate em nível alto e programático.

Não é difícil, na maioria dos casos, traçar a linha entre a pura expressão de opinião própria e a manipulação teleguiada. Criticar um candidato é bem diferente de assumir falsamente a sua identidade.

Em situações como essa, não se trata apenas de proteger o político atingido, mas o próprio eleitor - que mesmo assim terá de acautelar-se por si mesmo, sobretudo nos últimos momentos da campanha, contra o abuso e o engodo.

Com tal número de advogados e ações à vista, o maior risco é que se sobrecarreguem os tribunais com as reivindicações, legítimas ou forçadas, das principais candidaturas. Que a liberdade de expressão não seja, em meio ao calor e à dúvida, a maior vítima desse quadro.
Herculano
18/06/2014 22:18
CAIRAM NA REAL OU É MAIS UM ATO DE ESPERTEZA MARQUETEIRA DEPOIS QUE SE ESTABLECERAM NA INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO FACISTA? MANCHETE QUE SE ESPALHA E ESTARÁ NA FOLHA DE S. PAULO: XIGAMENTO CONTRA DILMA NÃO APRTIU SÓ DA "ELITE BRANCA", DIZ MINISTRO

O texto é de Rainer Bragon, da sucursal de Brasília. Contrariando o discurso público e privado do governo, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou nesta quarta-feira (18) que os xingamentos contra Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo não partiram só "da elite branca".

Segundo ele, a avaliação de que a gestão petista é corrupta "pegou", percepção que, partindo das classes alta e média, vem "gotejando" no setor mais pobre da população.

"Me permitam, pessoal, no Itaquerão não tinha só elite branca não. Não fui pro jogo, mas tive no Itaquerão, ao lado, numa escola acompanhando as movimentações, fui e voltei de metrô. Não tinha só elite no metrô. Tinha muito moleque gritando palavrão dentro do metrô que não tinha nada a ver com elite branca", afirmou Carvalho durante encontro com ativistas e blogueiros de esquerda no Palácio do Planalto.

"A coisa desceu. Isso que foi gotejando, de água mole em pedra dura, esse cacete diário de que inventamos a corrupção, de que nós aparelhamos o Estado brasileiro, de que somos um bando de aventureiros que veio aqui para se locupletar, essa história pegou. Na elite, na classe média, e vai gotejando, vai descendo. Porque não demos o combate, não conseguimos fazer o contraponto."

Na jogo entre Brasil e Croácia - abertura do Mundial, no último dia 12-, Dilma foi alvo de vaias e de xingamentos. O coro "ei, Dilma, vai tomar no c..." começou na ala VIP do estádio, mas se espalhou.

No dia seguinte, a presidente disse que os ataques partiram de gente que não representa o povo brasileiro. "O povo brasileiro não age assim. O povo brasileiro não pensa assim e, sobretudo, o povo brasileiro não sente da forma como esses xingamentos expressam. O povo brasileiro é um povo civilizado e extremamente generoso e educado."

Petistas, como o ex-presidente Lula, atribuem os xingamentos no estádio a integrantes das classes privilegiadas da população.

PANCADARIA

No evento dessa quarta-feira, Carvalho reclamou da "pancadaria" diária que o governo enfrentaria na mídia.

"Do ponto de vista de governabilidade institucional, somos uma estrondosa minoria. E se você acrescenta que nós não fizemos o debate na mídia pra valer, nós passamos esse tempo todo com uma pancadaria diária que deu resultado. Essa pancadaria diária é o que resulta no palavrão para a Dilma lá no Itaquerão."

Carvalho não citou nenhum exemplo. O PT reclama principalmente da cobertura jornalística do escândalo do mensalão, que resultou na prisão de toda a ex-cúpula do partido, entre eles o ex-ministro José Dirceu. Recentemente o governo tem enfrentado acusações de corrupção e má-gestão na Petrobras, que é foco de CPIs no Congresso.

Segundo Gilberto Carvalho, essa eleição será a mais difícil de todas para o PT. "Porque ela [Dilma] enfrenta o resultado desse longo processo, e a correlação de forças vai ficando mais complicada pra gente nesse sentido."

O ministro, que é o responsável no governo pela interlocução com os movimentos sociais, afirmou que "a capacidade de articulação com a sociedade é o único caminho capaz de compensar de alguma forma essa correlação de forças desfavorável do ponto de vista institucional."

O encontro no Planalto foi organizado como forma de defender as novas regras para montagem de conselhos populares, medida que vem sendo atacada pela oposição e por parte do Congresso sob o argumento de que o governo pretende aparelhar as decisões governamentais.
Mateus
18/06/2014 21:46
Até o telefone do catorio de imoveis ta congestionado.
Quanto atendem parece que estão ainda no carnaval, pela algazarra q se ouve.
Juju do Gasparinho
18/06/2014 20:56
Prezado Herculano:

Postado às 09:13hs:
Nada como ir à Blumenau. Lá tudo funciona, além de um excelente comércio com atendentes educadas e simpáticas.

A Copa que dependia da Dilma é um fracasso.
A Copa que depende do povo é um sucesso.

Herculano, como não mandá-la TNC?
Juju do Gasparinho
18/06/2014 20:48
Prezado Herculano:

Belas palavras de Gilberto Carvalho (o coveiro do PT):

"Os xingamentos contra Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo não partiram só "da elite branca".
Segundo elle, "a avaliação de que a gestão petista é corrupta "pegou", percepção que, partindo das classes altas e médias, vem "gotejando" no setor mais pobre da população".

Então, a única arma de demonstrar insatisfação no momento atual é dizer a toda corja PeTralha, VTNC.
Herculano
18/06/2014 20:22
LULA CONQUISTOU A COPA DA CRETINICE, por Augusto Nunes, de Veja

Caprichando na pose de presidente da Associação Protetora de Senhoras Ofendidas, Lula aproveitou a discurseira na convenção do PT paulista para consolar Dilma Rousseff pelo que ouvira no estádio que construiu em parceria com a Odebrecht. Por decisão unânime do corpo médico e da equipe de enfermeiros do Sanatório Geral, ganhou a Copa da Cretinice com a seguinte frase:

"Você viu que não tinha ninguém com a cara de pobre, a não ser você, Dilma? não tinha nenhum pelo menos moreninho, era a parte bonita da sociedade".

Com apenas 28 palavras, o palanque ambulante fez seis revelações imediatamente incorporadas à Ópera dos Idiotas:

1) O governo lulopetista enterrou mais de 25 bilhões de reais num evento que só permite a entrada da alta classe média ou de sócios do clube dos ricos.

2) Não existem ricos feios.

3) Não existem pobres bonitos.

4) Dilma é feia porque é pobre (ou é pobre porque é feia).

5) Todos os negros e moreninhos são pobres e feios.

6) Como não havia um único negro no estádio onde o presidente do STF assistiu ao jogo do Brasil contra a Croácia, fica combinado que o ministro Joaquim Barbosa é loiro e tem olhos azuis.

A Seleção terá de melhorar para passar das oitavas de final. O Lincoln de galinheiro só precisou do jogo de estreia para levar a taça.
Herculano
18/06/2014 20:16
SANTA CATARINA NÃO VAI TER MAIS UM DEPUTADO FEDERAL ELEITO EM OUTUBRO

Maioria do Supremo Tribunal Federal acaba de votar contra mudança de bancadas de 13 Estados na Câmara.
Herculano
18/06/2014 20:13
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA ANULA PROCESSO CONTRA O EX-DEPUTADO FEDERAL E PRESIDENTE DO PR, NELSON GOETTEN

O texto é de Dagmara Spautz para a RBS. O ex-deputado federal Nelson Goetten, que há três anos está preso na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema, conquistou uma vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ) hoje à tarde.

Os ministros do STJ consideraram que as provas judiciais obtidas durante o processo que ele responde em Santa Catarina foram influenciadas pelas provas levantadas pela polícia, que já haviam sido consideradas ilegais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril. Com isso, o processo foi anulado.

O argumento da defesa foi que não houve comprovação técnica do suposto estupro de uma adolescente (a acusação mais grave do processo) e que houve usurpação de competência. Como na época da coleta de provas Goetten ainda tinha uma cadeira no Congresso Nacional o inquérito deveria ter sido remetido ao STF, o que não ocorreu.

A defesa de Goetten vem tentando sua liberação desde maio de 2011, quando ele foi preso preventivamente pela Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic). Um ano depois ele seria condenado pela Justiça a uma pena de 28 anos e quatro meses de prisão. Em três anos, cinco pedidos de habeas corpus haviam sido negados pelo STJ.

Com a anulação do processo que o condenou, não há mais possibilidade de recurso e Goetten voltará à liberdade.
Herculano
18/06/2014 20:07
AVISO AOS ABUSOS, CHANTAGEM E USO POLÍTICO DAS GREVES NAS PERMISSÕES

Recentemente foi em São Paulo no caso da greve do metrô. Agora, em Florianópolis. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu na tarde desta quarta-feira manter a aplicação de multas aos sindicatos trabalhistas e patronais do transporte coletivo da Grande Florianópolis. Serão penalizados o Sintraturb, que deverá pagar R$ 150 mil, o Setuf e o Setpesc, que dividirão multa também no valor de R$ 150 mil. A decisão foi tomada pelo desembargador Jorge Luiz Volpato, que considerou como "abusiva" a paralisação do último dia 28 de maio.
Herculano
18/06/2014 20:04
EXEMPLO TÃO PERTO E QUE GASPAR ESTÁ TÃO LONGE DE CONQUISTÁ-LO. IMPRESSIONANTE

A educação de Guabiruba tem bons motivos para comemorar. A Secretaria Municipal de Educação recebeu do Ministério da Educação o "Selo Município Livre do Analfabetismo", instituído pelo Decreto nº 6.093/2007. O objetivo do Selo é premiar estados e municípios que alcançaram um bom desempenho na redução das taxas de analfabetismo.
Herculano
18/06/2014 19:58
MIÚDA

Assim pode ser resumida a audiência pública inventada à última hora e que acontece agora para discutir o trânsito no Centro da cidade. Miúda na participação e principalmente depois de tanta polêmica que causou; miúda nas ideias para a solução do problema eterno; e miudíssima nas decisões.

Estavam esperando o que? Quem troca o Anel de Contorno por um ligação Garcia a Gabiruba passando por Gaspar Alto; quem não consegue liberar as verbas com os seus próprios companheiros em Brasília para terminar a Ponte do Vale; quem já sufocou os comerciantes do Centro por quatro anos com a tal urbanização e a reforma da ponte Hercílio Deecke, não é capaz de propor soluções e mudanças. Mesmas as óbvias, como alargar a Duque de Caxias ou apostar na interbairros. Acorda, Gaspar!
Herculano
18/06/2014 19:49
ADIÓS

Os sites dos principais jornais espanhóis destacaram a derrota da atual campeã mundial para o Chile por 2 a 0, nesta tarde de quarta-feira. O "El Mundo" estampou: 'Fracasso mundial'. Já o "El País" ressaltou que ainda falta jogar com a Austrália para o pesadelo espanhol no Brasil ter fim. "A seleção desperdiçou a chance de se manter viva no Mundial ao cair diante do Chile, que sempre foi muito superior. Os gols de Vargas e de Aranguiz bastaram para os chilenos derrotarem a campeã do mundo, que teve uma atuação calamitosa, agravando a catarse iniciada contra a Holanda", completou.

Para o jornal esportivo "Marca", a campeã mundial deu um "triste adeus" à Copa. "Espanha voltou a cair com uma imagem muito pobre ao ser superada por uma seleção chilena que foi apenas exigida. Junto à Austrália, a Espanha é a primeira seleção eliminada do Mundial", finalizou. O "Sport" destacou que a seleção nacional caiu de forma histórica de uma Copa do Mundo.
Herculano
18/06/2014 19:44
O TSUNAMI E A MAROLINHA

Um dia, o bravateiro de palanque para analfabeto, ignorantes e medrosos, Luiz Inácio Lula da Silva, PT, vaticinou que ele poderia dar exemplos e lições à economia dos Estados Unidos, que foi surpreendida por uma crise sem precedentes. Segundo Lula, o Brasil estaria livre do tal tsunami e no máximo teria alguma marolinha.

Resumo da história. Passado algum tempo, e ainda sob guerras, Os Estados Unidos se recupera. A manchete de agora a tarde no mundo, inclusive no Brasil, é esta: Banco Central dos EUA corta em mais US$ 10 bilhões programa de estímulos à economia. Fed vê melhoria no mercado de trabalho, mas mantém discurso de que manterá juros baixos.

E a manchete daqui, cuja marolinha, por falta de planos, seriedade e comando de que se rotulou gerente se torna um problema para a economia e para a reeleição de Dilma Vana Rousseff, PT: Governo anuncia medidas para a indústria; Dilma nega fins eleitoreiros com o pacote. Não há aporte de novos recursos ao setor e algumas medidas só terão efeito a partir do ano que vem.

Então quem trabalhou de verdade por seu país e seu povo? Wake up, Brazil!
Miguel José Teixeira
18/06/2014 17:01
Senhores,

A recém promulgada Lei da Palmada foi para o espaço, ou será que torturar pode e dar palmadas não? Leiam esta:
-----------------------------------------
O candidato à reeleição ao Senado pelo PT em São Paulo, Eduardo Suplicy, acompanhou nesta terça-feira a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo na companhia de Renan Baldi, jovem manifestante que foi retirado de um protesto pelo seu pai no último dia 13. Os pais de Renan, Osvaldo e Edilene, também acompanharam o jogo. (Portal Terra)
-----------------------------------------
O jovem Renan que se cuide. Na próxima, o Senador Suplício promete ir acompanhado da Martaxa e do Supla. . .
Herculano
18/06/2014 16:42
CHILENOS INVADEM MARACANÃ EM AÇÃO PREMEDITADA E SÃO CONTIDOS POR SEGURANÇAS

O texto é de Mauricio Stycer e Rodrigo Mattos, do Rio de Janeiro para o Uol (Folha de S.Paulo).Torcedores chilenos invadiram o Maracanã antes do jogo contra a Espanha nesta quarta-feira. Cerca de 100 torcedores sul-americanos entrou, por volta das 15h, no estádio pela sala de imprensa. Sem ingressos, todos corriam e promoveram uma enorme confusão. Na confusão, uma parte foi contida e outra - menor - escapou. A segurança, por meio das câmeras, ainda procura este pequeno grupo.

Os repórteres do UOL estavam nesta área, mas não tinham visão clara dos invasores na hora. Os seguranças particulares conseguiram controlar a situação trinta minutos após a confusão.

A ação foi premeditada. O grupo que invadiu se concentrou no lugar desde as 11h da manhã, esperando uma chance para entrar no estádio. Eles estavam bem perto do local da sala de imprensa. A informação do COL é que, próximo ao horário do jogo, os torcedores enganaram os seguranças dizendo que um deles passava mal. Eles pediam por uma ambulância.

Neste momento, derrubaram uma grade, forçaram uma barreira pela segurança privada e invadiram a sala de imprensa. Do lado de dentro, tentaram entrar nas arquibancadas por essa área. Jogaram tudo pelo chão no local onde os jornalistas estavam concentrados e quebraram paredes provisórias.

A polícia militar e a segurança particular do Maracanã correram atrás dos torcedores. "Eles invadiram o portão e correram para dentro. Nós o detivemos", disse Diego Guilherme de Souza Gonçalves, um destes seguranças.

Após controlar a confusão, levaram os chilenos para um lugar entre a sala de imprensa e um muro próximo à entrada para o gramado. Cerca de 30 deste grupo ficou confinado nesse lugar. Posteriormente, foram levados para delegacia. A estimativa é que são 90 presos.

A partida entre Argentina e Bósnia também teve invasão ao Maracanã no último domingo. Sem ingresso, eles forçaram entrada pelo portão e os seguranças não conseguiram conter quem estava sem ingresso. Outros foram flagrados pulando o muro de um dos acessos.
Herculano
18/06/2014 16:39
MARADONA PEDE CAIXA 2 E UMAS "CHICAS" E SPORTTV DESISTE DE CONTRATÁ-LO PARA A COPA, por Lauro Jardim, de Veja.

Terminou sem final feliz a negociação para contratar Maradona como comentarista do Sportv nesta Copa. Com as bases salariais acertadas, Maradona começou a fazer uma série de exigências nos últimos dias para participar do É Campeão.

Maradona exigiu que Daniel Passarela, também contratado do Sportv, fosse retirado do programa. Além disso, queria gravar sua participação dos estúdios da Telesur, a TV venezuelana por onde comenta a Copa.

E, para fechar, queria receber uma parte do salário por fora. Isso mesmo, sem recibo, via caixa 2. Isso sem falar que falou abertamente que queria também umas ?chicas? a serem fornecidas pelo Sportv.

O Sportv, que até helicóptero já tinha providenciado para Maradona se deslocar, rejeitou a proposta e a negociação está encerrada.
sidnei luis reinert
18/06/2014 15:43
CENSURA PTRALHA DETECTADA:

Danilo Gentili
É OFICIAL: PT QUER A MINHA CABEÇA

Agora é oficial. A caça às bruxas começou. Não, ninguém vai atirar na Marta Suplicy. É o Partido dela que está querendo atirar nos outros.

O PT colocou em seu site que quer a minha cabeça - e também a de outros jornalistas e artistas que cometeram o terrível crime de discordar deles. Portanto se você tem um cérebro e é alfabetizado cuidado, você pode ser o próximo.

Eles dizem no site deles que eu devo ser perseguido porque odeio pobres. Se fosse verdade que eu só gosto de ricos eu seria amigo do Filho do Lula.

Mas a real é que o PT está oficialmente encorajando seus eleitores a me agredirem e hostilizarem pelas ruas. E dá até medo. Se os eleitores do PT conseguiram fuder um Pais inteiro imagina o que não podem fazer comigo.

Mas mesmo assim preciso dizer que acho demais estar na lista negra do PT. Estar na lista negra do PT é como ser algo que está no meio da podridão sofrendo ataques constantes e ainda assim resiste. É como se eu fosse o fígado do Lula.

Enfim, PT, vocês querem minha cabeça? Podem vir pegar. Mas não venham usando camisetas com foto da Dilma senão a cabeça que querem estará mole.

Marcelo Madureira responde ameaças do PT:
https://www.youtube.com/watch?v=rhINz8e-vp8

Reinaldo Azevedo esclarece todo autoritarismo e fascismo por trás desse ato:
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ajudem-a-espalhar-chefao-do-pt-pede-abertamente-a-cabeca-de-jornalistas-na-pagina-do-partido-estou-na-lista-nao-sei-o-que-farao-os-outros-estou-anunciando-aqui-que-vou-processar-o-sr-alberto-cant/
sidnei luis reinert
18/06/2014 12:35
Recuo de Barbosa, abandonando o Mensalão, abala imagem do STF e aprofunda desgaste reeleitoral do PT

A petralhada comemora, desde ontem, o recuo tático do Super Joaquim Barbosa ? ao se afastar da relatoria dos processos ligados ao Mensalão. Na visão petralha, o futuro aposentado Barbosa tirou seu time por saber que estava cometendo uma injustiça contra reeducandos que reivindicam o direito ao trabalho externo no cumprimento da pena em regime semiaberto. Trata-se de mais um costumeiro erro tático de avaliação dos nada inocentes petralhas.

A visão real e objetiva dos fatos indica que Barbosa cedeu agora por dois motivos. Primeiro, porque está de saco cheio de tudo, há muito tempo. Segundo, porque sabe que o desgaste de imagem já gerado aos petistas provocou mais estrago que o programado inicialmente. Barbosa marcou posição e, mesmo não estando 100% certo, justo e perfeito, sai por cima da carne seca. As hienas petralhas ficam com a carniça apodrecida.

O ato quase final de Barbosa contra os mensaleiros vai produzir um desgaste profundo na imagem do Supremo Tribunal Federal perante a opinião pública. Na hora em que o novo relator (sorteado, ou azarado, dependendo do ponto de vista) Luis Riberto Barroso determinar a saída da cadeia para os mensaleiros ?trabalharem?, a desmoralização da Justiça ficará consolidada no inconsciente popular. Mensaleiros ?livres? prejudicarão a campanha reeleitoral petista.

Joaquim Barbosa saiu batendo, e posando como vítima das petralhices: "Vários advogados que atuam nas execuções penais oriundas da AP 470 deixaram de se valer de argumentos jurídicos destinados a produzir efeitos nos autos e passaram a atuar politicamente, na esfera pública, através de manfiestos e até mesmo partindo para os insultos pessoais, via imprensa, contra este relator?.

No recuo ofensivo de Barbosa, quem leva bola nas costas, logo de começo, é o advogado de José Genoíno: ?Este modo de agir culminou, na última sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, em ameaças contra minha pessoa dirigidas pelo advogado do condenado José Genoino Neto, dr. Luiz Fernando Pacheco, OAB 146.449-SP, que, para tanto, fez uso indevido da tribuna, conforme se verifica nos registros de áudio e vídeo da sessão de 11 de junho de 2014. Em consequência disso, formalizei representação criminal na data de ontem contra o mencionado causídico?.

Assim que se aposentar, Barbosa entregua o STF aos petralhas. Eles indicarão seu substituto. Além disso, quem assume a presidência da Corte Suprema é Ricardo Lewandowski. Assim que ele entrar em campo, a tal ?elite das arquibancadas? tende a tratá-lo com carinho idêntico ao proporcionado a Dilma Rousseff na Copa do Jegue. O ministro, com ares de semideus, corre o risco de ganhar o status popular de um mero árbitro de futebol, com tudo que o povão irado lhe dá direito...
Herculano
18/06/2014 12:24
MARCO AURÉLIO DIZ QUE A RENÚNCIA DE BAROSA DA RELATORIA FRAGILIZA O SUPREMO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse nesta quarta-feira (18), em entrevista à rádio paulista Jovem Pan, que a renúncia de Joaquim Barbosa da relatoria da Ação Penal 470, o processo do mensalão, fragiliza a Corte. Para ele, a decisão mostra que é tênue a permanência de um integrante em um processo.

"Eu não posso imaginar que evidentemente ele se sentisse em uma disputa e pudesse ter esse receio. Eu creio que a motivação foi outra, ele está cansado e deixará o Tribunal", avaliou Mello quando questionado sobre o medo que Barbosa sentiria de ser derrotado no Supremo.

O ministro explicou ainda o episódio em que o advogado de José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, discutiu com Barbosa. De acordo com ele, o defensor "tem direito à tribuna" e, neste caso especificamente, o "advogado não tinha outro instrumental para defender o constituinte dele".

"(...) O Tribunal ultimamente não vem admitindo, o que é um erro, o habeas corpus contra integrante do Tribunal. Se admitido o habeas corpus, já teria ido a um outro integrante e nós teríamos enfrentado a matéria evitando aquele episódio desagradável e desgastante", analisou.
Herculano
18/06/2014 12:05
"ASSIM ERA, ASSIM É", por Carlos Brickmann

Um notável empresário costumava dizer que a vantagem de ser idoso é ter visto tudo acontecer, e ter visto o contrário também. Pois é. Quem imaginaria?

1 - Negro mandando brancos ricos e poderosos para a cadeia;

2 - Esquerdistas citando (e com amor) o autor que antes odiavam: Nelson Rodrigues. Diziam que era reacionário. E ele confirmava;

3 - Maluf aliado ao PT mas dizendo que, perto de Lula e Dilma, é comunista;

4 - A elite branca endinheirada comparecendo em massa ao estádio do Corinthians, no elitista bairro de Itaquera;

5 - Eduardo Suplicy fazendo um discurso mais curto que o do candidato de seu partido ao Governo paulista;

6 - Aécio e Serra se elogiando e cumprimentando como velhos amigos;

7 ? Brasileiros fascinados por um papa argentino;

8 - Brasileiros fascinados por um craque argentino;

9 - O comunista linha chinesa (da antiga, original) Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, o imprimindo e distribuindo A Pátria em chuteiras, de Nelson Rodrigues ? porque, ao contrário do que pensa a direita, futebol não é o ópio do povo;

10 - Políticos presos brigando para (argh!) trabalhar;

11 - Marta Suplicy tuitando sua alegria bem na hora do gol-contra do Brasil;

12- Lula desistindo de ir ao estádio que ajudou a construir, para a abertura da Copa que conseguiu trazer para cá. E Dilma, que nem sabe quem é a bola, indo.
Herculano
18/06/2014 09:16
HOJE É DIA DE AUDIÊNCIA O MALTRATADO TRÂNSITO DO CENTRO DE GASPAR

Mas, quem vai ter a coragem de defender a interbairros a que torna a cidade dos e para os gasparenses? Faltam mil metros para ligar os bairros Figueira e Coloninha. Com ela, as interligações com Gaspar Grande, Gasparinho, Ivo Silveira, Sete, Santa Terezinha e Francisco Mastella estariam completas. Acorda, Gaspar!
Herculano
18/06/2014 09:13
COMO FUNCIONA A DITRAN CONTRA A CIDADE, OS CIDADÃOS E A MOBILIDADE

O acidente na Avenida das Comunidades, perto do Tabelionato Santos, foi de madrugada. Sobrou uma placa.

A que horas interromperam o trânsito? Agora a pouco, ou seja, antes das nove horas, horário de pico, causando congestionamentos de quem vinha principalmente da Coloninha, Figueira, Gasparinho, do Centro, da Margem Esquerda e outras.
Herculano
18/06/2014 08:42
HÁ DIAS QUE OS XINGAMENTOS A DILMA RENDEM CARTAS NOS JORNAIS

Estas foram publicadas na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo

O PT tem memória curta. Esquece-se de que está no poder com o voto da classe média, a mesma que a filósofa da USP Marilena Chaui odeia. Agora, a qualquer custo, de forma irresponsável e preconceituosa, o partido instiga um conflito social rotulando a classe média de elite. O PT com sua política de coalizão é o responsável pelo desequilíbrio da sociedade e por uma crise moral de governos sem precedentes. JOSÉ BATISTA FERREIRA (Ribeirão Preto, SP)

Constrangedores os termos usados nos xingamentos a Dilma. Repetiu-se um péssimo hábito da torcida brasileira. Lula respondeu dizendo que os xingamentos refletem um conflito de classes, induzindo o brasileiro a levar a emoção dos estádios para as urnas. Melhor seria o voto pela razão, cabendo refletir sobre as causas e efeitos relacionados aos xingamento. Seria uma resposta da sociedade à exacerbação dos mal feitos dos governantes. WILLIAM SOARES MUNIZ (Rio de Janeiro, RJ) -

Janio de Freitas está certo quando diz que "a cafajestice é a regra" ("O que se perdeu", 17/6). Somos um país de mal-educados, seja no linguajar, seja no trânsito ou em qualquer lugar público. Hoje cada um faz o que quer, não há mais regras. Educação e gentileza, então, são coisas de antanho. Senti vergonha do que fizeram com a Dilma na abertura da Copa do Mundo. Que imagem terão de nós, brasileiros?GILBERTO ASSAD (São Paulo, SP)

Concordo com Abílio Diniz sobre as ofensas sofridas por Dilma na Arena Corinthians ("Alegrias e Tristezas", "Copa 2014", 16/6). Porém, pergunto: a presidente não nos ofendeu com as demonstrações de afago a corruptos declarados, inclusive colocados para fora de ministérios por ela? PEDRO IVO SATYRO (São Paulo, SP)
Herculano
18/06/2014 08:20
VAIAR É MODA, por Ancelmo Góis

Bruna Marquezine, a linda atriz que namora o craque Neymar, foi sábado passado à loja Forever 21, no Village Mall, o shopping vip dos vips na Barra da Tijuca [Rio de Janeiro]. Furou a fila do provador e a do caixa.
Acabou sendo vaiada por outras clientes.
Herculano
18/06/2014 08:16
PARA QUE SERVEM OS POLÍTICOS? PARA COMER O NOSSO DINHEIRO. VEJA ESTA. SENADORES TRÊS DIAS EM JUNHO E DEPUTADOS, QUATRO DURANTE O RECESSO

Salários e verbas extras, no entanto, não terão desconto nos vencimentos mensais, revela Cristiane Jungblut e Isabel Braga da sucursal de Brasília para o jornal O Globo

Desde a semana passada não há sessões de votações no Senado e na Câmara dos Deputados. A perspectiva é que os deputados e senadores só retomem os trabalhos em julho. Até mesmo o calendário light de votações elaborado para junho e julho - que previa 18 sessões deliberativas na Câmara e 15 no Senado - foi abandonado. Mesmo assim, os 513 deputados e 81 senadores receberão seus vencimentos mensais, de R$ 26,7 mil. Nos trinta dias de junho, o esforço concentrado resumiu-se a três dias de sessões no Senado, o que dá uma média de R$ 8,9 mil por dia trabalhado, e outros quatro dias na Câmara, uma média de R$ 6,7 mil por dia.

Além dos salários, os parlamentares continuam recebendo o chamado "cotão", para gastos com o mandato e compra de passagens. No Senado, o total do "cotão" varia de R$ 21 mil - para deputados do Distrito Federal e de Goiás - e R$ 44,2 mil - para os do Amazonas.

Em tese, os parlamentares deveriam voltar na primeira semana de julho e teriam oito sessões marcadas ao longo do mês, já que no dia 17 eles entram em recesso. Apesar disso, senadores já falam na possibilidade de se reunirem apenas nos dias 15 e 16.

IMPASSE EM VOTAÇÕES

Embora a expectativa na Câmara seja de que se realizem as oito sessões previstas para o próximo mês, assessores do presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) temem que o impasse em relação ao decreto da presidente Dilma sobre conselhos populares levem a pauta a permanecer obstruída, inviabilização as votações.

Ontem, dia de Brasil e México, em boa parte do Congresso Nacional não houve expediente. No Senado, a definição foi explícita: foi cancelado com a alegação de que o engarrafamento na capital durante o primeiro jogo da seleção na Copa havia sido muito grande. Com isso, na noite de segunda-feira os servidores receberam comunicado de que não trabalhariam. Na Câmara, o expediente foi até meio-dia, e muitos servidores foram vistos pela manhã circulando nos corredores da Casa. No Senado, o plenário chegou a ser aberto para uma visita guiada de alguns turistas, mas logo em seguida foi fechado.

Embora, não haja sessões no plenário este mês, integrantes do Conselho de Ética marcaram sessão para tentar ouvir as testemunhas do processo contra o deputado André Vargas (sem partido-PR) a partir de hoje. O mais provável, no entanto, é que ninguém compareça, já que o conselho não tem poder de convocar, só convidar. O relator do processo, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), quer entregar e votar seu relatório no conselho antes do recesso parlamentar. Além disso, estão previstas também para hoje sessões das CPIs da Petrobras, tanto da do Senado como da Mista.
Herculano
18/06/2014 08:11
BASTOU UMA PARTIDA NORMAL E A CRÔNICA COBROU FORTE DE FORMA UNÂNIME. VEJA UM EXEMPLO

SHOW DE HORRORES, por PVC para o jornal Folha de S.Paulo

O excesso de juventude dá medo de cair na semifinal. O mau futebol, susto de ficar nas oitavas

O time ia mal no primeiro tempo contra o México e Felipão piorou as coisas no intervalo. Trocar Ramires por Bernard e não por William espalhou ainda mais a equipe. A necessidade era de ganhar o meio de campo e o treinador quis atacar num 4-3-3. A seleção perdeu o meio de vez.

Só melhorou um pouco quando voltou ao 4-2-3-1, com Oscar pela direita, Neymar pelo meio, Bernard à esquerda. A partir dos 20 minutos da segunda etapa, o futebol seguiu fraco, mas pelo menos a posse de bola voltou a ser brasileira.

Os problemas são mais graves do que pareciam contra a Croácia. Os mais talentosos não se aproximam, não se procuram e faltam opções de passe.

Oscar deu sinal na estreia de que poderia jogar na mesma altura de Neymar. Quem sabe, ter uma dupla como houve em 1994, com Bebeto e Romário, ou em 2002, com Rivaldo e Ronaldo. Contra o México nem Oscar nem Neymar. A única dupla à altura da expectativa é Thiago Silva e David Luiz. O capitão foi o melhor em campo. Luiz Gustavo acompanhou o nível.

É fundamental trabalhar mais do que se tem trabalhado em Teresópolis para reorganizar a equipe taticamente. Para agrupar os principais jogadores, tê-los próximos uns dos outros para oferecer opções de passe. Mesmo isso pode representar problemas, porque quem pode trocar passes anda perdendo a bola demais. Oscar, Paulinho... Até Neymar e Felipão erraram.

O excesso de juventude dá medo de cair nas semifinais. O mau futebol dá susto e receio de ficar nas oitavas.
Herculano
18/06/2014 07:57
DEPOIS DE TENTAR VENDER O PATRIMÔNIO NUMA LAMBADA SÓ, A MASSA FALIDA DA SULFABRIL TENTA O CAMINHO RACIONAL. VAI FATIAR EM NOVOS LEILÕES NO DIA CINCO DE AGOSTO e 16 DE SETEMBRO.

Depois de não atrair interessados em maio, foram publicados os editais dos novos leilões da massa falida da Sulfabril, marcados para 5 de agosto e 16 de setembro, no Fórum de Blumenau.

No primeiro, serão leiloados os imóveis das fábricas desativadas, em Rio do Sul e Gaspar. No segundo serão ofertadas as unidades em operação, em Blumenau e Ascurra, e as marcas do grupo. A prioridade, neste caso, é a venda conjuntados bens. Caso não haja interessados, eles serão oferecidos em lotes separados.

Desta vez, as propostas de compra não precisam ser enviadas previamente à Justiça, por carta fechada. Os lances podem ser dados durante a sessão. Para participar, é necessário apenas se cadastrar previamente no site www.superbidjudicial.com.br e, para o leilão de setembro, enviar documentação por correspondência.
Herculano
18/06/2014 07:46
EM SANTA CATARINA DILMA SÓ VEIO PARA POUSAR E DALI IR AO PARANÁ VER OS ESTRAGOS DA CHUVA

A presidente Dilma Rousseff passou, este é o termo correto, por Santa Catarina ontem. Ela chegou por volta das 13h em Caçador, no Vale Norte do Rio do Peixe de onde seguiu em um helicóptero das Forças Armadas para um sobrevôo sobre as cidades atingidas pelas chuvas no Paraná.

Quase uma hora depois, pousou no município paranaense de União da Vitória. Apesar de também ter sido atingido por um grande volume de chuvas e sofrer prejuízos com enchentes, o Estado de Santa Catarina, pela agenda presidencial realizada até o momento, foi utilizado apenas como ponto logístico para o desembarque da presidente
Herculano
18/06/2014 07:40
O ÓDIO AO PT E O ÓDIO DO PT, por Elio Gasperi para os jornais Folha de S.Paulo e O Globo

Se a ideia é empulhar a patuleia durante a campanha, será melhor que os candidatos evitem os estádios

Lula tem toda razão. Existe uma campanha de ódio contra o PT. Esqueceu-se de dizer que existe também uma campanha de ódio do PT. Uma expôs-se no insulto à doutora Dilma na abertura da Copa. Argumente-se que o grito foi típico da descortesia dos estádios.

O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, influente aliado do candidato Aécio Neves, endossou-o durante um evento do tucanato: "O povo mandou ela para o lugar que tinha que mandar". Essa é a campanha de ódio contra o PT. Ela pode ser identificada na generalização das acusações contra seus quadros e, sobretudo, na desqualificação de seus eleitores. Nesse ódio, pessoas chocadas pela proteção que Lula e o partido deram a corruptos misturam-se a demófobos que não gostam de ver "gente diferenciada" nos aeroportos ou matriculada nas universidades públicas graças ao sistema de cotas.

O ódio do PT é outro, velho. Lula diz que nunca se valeu de palavrões para desqualificar presidentes da República. Falso. Numa conversa com jornalistas, chamou o então presidente Itamar Franco de "filho da puta". O ódio petista expôs-se em situações como a hostilização ao ministro Joaquim Barbosa num bar de Brasília e na proliferação de acusações contra o candidato Aécio Neves na internet. Se a rede for usada como posto de observação, os dois ódios equivalem-se, e pouco há a fazer.

Lula antevê uma campanha eleitoral "violenta", pois a elite "está conseguindo despertar o ódio de classes". Manipulação astuciosa, recicla o ódio do PT, transformando-o no ódio ao PT. Pode-se admitir que a elite não gosta do PT, mas bem outra coisa é rotular como elite todo aquele que do PT não gosta. Paulo Roberto Costa, o ex-diretor da Petrobras que entesourou US$ 23 milhões em bancos suíços, certamente pertence à elite e no seu depoimento à CPI viu-se que gosta do PT e o PT gosta dele.

Essa estratégia já foi explicada pelo marqueteiro João Santana: trata-se de trabalhar com dois Lulas: ora há o "fortão", ora o "fraquinho". (Talvez as palavras originais tenham sido outras, mais próximas do dialeto dos estádios).

Quando Lula foi criticado porque tomou um vinho Romanée-Conti de R$ 1.600 durante a campanha de 2002, era a elite que negava ao "fraquinho" o acesso a um vinho do andar de cima, pago por Duda Mendonça. Anos depois, quando viajou pelo mundo em jatinhos de empreiteiras, era o "fortão" redesenhando a diplomacia brasileira.

É uma mistificação, mas contra ela só existe um remédio: vigiar a racionalidade da campanha, fugindo da empulhação.

Quem quiser odiar, que odeie, mas não fica bem a uma presidente da República dizer que investiu em educação recursos que, na realidade, destinaram-se a cobrir o custeio da máquina. Também fica feio a um candidato da oposição que até outro dia estava no ministério dizer que "não fico mais em um governo comandado por um bocado de raposa que já roubou o que tinha que roubar". Não viu enquanto lá estava?

Talvez a racionalidade seja um objetivo impossível. Afinal de contas, até hoje há americanos convencidos de que o companheiro Barack Obama é um socialista que nasceu no Quênia. Nesse caso, candidatos não devem ir a estádios.
Herculano
18/06/2014 07:34
PASSADO E FUTURO, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

Do ponto de vista eleitoral, é melhor para o PT do que para o PSDB reacender o embate entre os ex-presidentes Fernando Henrique (1995-2002) e Lula (2003-2010).

Para começar, quem tem hoje menos de 35 anos lembra-se só vagamente do Brasil de 1994, época do Plano Real liderado por FHC. Ou de quando o tucano estava no auge, em 1996, período em que ser moderno era usar um celular Motorola Startac.

Em segundo lugar, a última (e não a primeira) imagem é a que fica. FHC deixou a cadeira de presidente em 2002 aprovado por apenas 26% dos eleitores - e rejeitado por 36%. Lula ao terminar sua gestão, em 2010, tinha aprovação de 83% e só 4% de rejeição. Os números são do Datafolha.

Enquanto FHC enfrentou o ostracismo em seu próprio partido ao deixar o Planalto, Lula continuou a ser a grande estrela do PT no papel de ex-presidente. Hoje, só 12% dos eleitores dizem que votariam em um candidato apoiado pelo tucano. No caso do apoio do petista, a taxa é de 36%.

É claro que há um interesse comum entre FHC e Lula ao trocar chumbo em público como nesta semana - numa quase patética disputa verbal para aferir qual governo teve mais ou menos corrupção. Essa conveniente polarização tucano-petista ajuda a manter "tudo em casa". Desaparece do noticiário a possível terceira via, representada nesta eleição por Eduardo Campos e Marina Silva.

Ocorre que quem se sai melhor é o PT. Qualquer pesquisa demonstra que a estampa de FHC é sempre menos vistosa do que a de Lula num confronto direto. São Paulo pode ser uma exceção. Mas São Paulo não é o Brasil. Os tucanos às vezes não entendem assim. Como tampouco percebem que o eleitor está mais interessado no futuro do que no passado.

O real legado da Copa é mostrar como o Brasil melhora em dias de jogo. Param todos os governos - federal, estaduais e municipais.
so pra saber
17/06/2014 23:05
referente a rua amazonas ,,ja tem tubo enterrado que chega ...precisamos de bombas e motores ,,,os tubos existente ja era suficientes,mais como o programa do fantastico mostrou cada emenda parlamentar ,,o deputado ficou com....pra poder fazer campanha ....dividiu uma parte com quem,,,,,,quem sera,,,,,,vamos mais uma vez ficar com a conta .....com a palavra quem estava no ginasio de esporte bela vista e presenciou o fato hum milhao de reais .....cade o milhao........kkkkkkkk
Herculano
17/06/2014 22:07
FRUSTADINHO NO CASTELÃO, por Juca Kfouri
Frustração no Castelão Comente

Os mexicanos foram melhores no primeiro tempo, embora as duas grandes chances de gols tenham sido brasileiras.

A primeira numa cabeçada de Neymar que subiu mais que Rafa Marquez e Ochoa defendeu espetacularmente, e outra, fruto de um passe de peito, e no chão, de Thiago Silva que Paulinho arrematou em cima do goleiro.

Mas os mexicanos, fora do gramado, rivalizaram no hino a capela e no incentivo ao seu time, embora, é claro, em menor número, na casa dos 15 mil contra três vezes mais de brasileiros.

Só o barulho era igual, quando não maior, porque com repertório mais variado e direito ao que aqui cantamos como "tá chegando a hora", mas que é música deles mesmo, Cielito Lindo, cujo refrão diz "Ay, ay, ay, ay, canta y no llores, Porque cantando se alegran,Cielito Lindo, los corazones".

E dentro do gramado, provavelmente influenciados pela barulheira de sua gente, os mexicanos começaram o jogo indo para cima da Seleção Brasileira e protagonizaram os melhores momentos até que os nativos equilibraram as iniciativas e, paulatinamente, foram tomando conta do jogo, embora sem levar perigo.

Lances fortuitos incendiavam um lado ou outro até que um tiro de meta brasileiro que deveria ter sido um escanteio mexicano proporcionou a tal cabeçada de Neymar, quase fatal.

De fora da área uma bola norte-americana ainda tirou tinta da trave sul-americana e o intervalo chegou com o 0 a 0 no placar do Castelão verde, bastante, amarelo, 2/3, e vermelho, também bastante, a primeira e a terceira cores relativas ao México mesmo.

Felipão voltou com Bernard no lugar de Ramires, amarelado no fim do primeiro tempo.

Na primeira esticada para o menino de alegria nas pernas, jogada perigosa bem neutralizada para escanteio.

Atrevida, a torcida mexicana ensaiava olé nas trocas de passes de seu time.

De um duelo de titãs entre Rafa Marquez e David Luiz o gringo saiu-se melhor e levou perigo ao gol nacional.

Eles chutavam de fora da área e o Castelão ouvia mais "México" que "Brasil".

Um calafrio como o de Wembley percorria espinhas mais pessimistas.

Só dava México em Fortaleza.

O "eu sou brasileiro com muito orgulho e muito amor" não fazia frente ao frenesi mexicano.

E tome bola de fora da área, às vezes com perigo, às vezes bisonhas.

Neymar cavou uma falta que ainda redundou em injusto cartão amarelo, aos 17, e a cobrou perigosamente, na segunda boa pontada brasileira no segundo tempo.

O 0 a 0, graças aos dois gols mal anulados do México contra Camarões e ao pênalti dado pelo japonês ao Brasil contra a Croácia, favorecia os anfitriões que, contra os africanos, poderiam manter a vantagem no saldo para terminar em primeiro lugar no grupo.

Mas era cedo ainda para especular.

Aos 22, sob vaias gerais, saiu Fred e entrou Jô. Que situação!

Em seguida, Bernard, pela esquerda, deu para Neymar marcar, mas Ochoa outra vez impediu, na melhor chance do jogo.

O Brasil tentava incendiar o jogo, mas um bom passe de David Luiz, em contra-ataque, acabou miseravelmente no calcanhar de Jô?

Oribe Peralta, bem comportado, saiu aos 28.

Uma bela triangulada entre Neymar, Bernard e Jô terminou no chute bisonho do centroavante.

Não é fácil depender de Jô, ser escravo de Jô?

Depois de algum tempo parecendo confortável no empate, o México foi à frente e amarelou o capitão Thiago Silva.

Felipão, ao contrário, queria a vitória e pôs Willian no lugar de Oscar, aos 38.

Luís Gustavo, um guerreiro, foi derrubado na ponta esquerda e Neymar botou a bola na cabeça de Thiago Silva para Ochoa salvar o México pela quarta vez.

Nestas alturas, justiça se faça, mesmo sem jogar bem, a Seleção merecia estar na frente.

Notas:

Júlio César, 7, muito bem sempre que precisou;

Daniel Alves, 6, melhor que na estreia;

Thiago Silva e David Luiz, gigantescos, 7,5;

Marcelo, 6, como Daniel, mas deveria ter levado um amarelo por simulação de pênalti;

Luís Gustavo, 7,5, um bravo;

Paulinho, 5, parecendo Sansão depois que perdeu o cabelo;

Ramires, 5, nem cumprir a promessa de não tomar cartão conseguiu cumprir;

Fred, 4, mal colocado, recebeu uma porção de vezes em impedimento;

Neymar, 7, pelo esforço, pela busca, pela entrega;

Oscar, 6,5, longe do da estreia;

Jô, 4, perdidinho;

Willian, sem nota

Bernard, 7, entrou e deu dois passes para gol;

Felipão, 6, embora tenha tentado ganhar quando até podia empatar.
Herculano
17/06/2014 21:48
LEONEL PAVAN VAI AO SENADO

A informação é de Upiara Boschi. No intervalo do jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo, o ex-governador Leonel Pavan (PSDB) confirmou a condição de pré-candidato ao Senado. Ele vinha resistindo a assumir a candidatura e mudar o plano inicial de concorrer à Câmara dos Deputados, mas depois de uma conversa com a bancada estadual do partido resolver lançar seu nome
Adilson Luis Schmitt
17/06/2014 21:18
Bolsa Família ou Bolsa Votos!!!

Diariamente tenha escutado propagnadas nas rádios que estou acostumado a ouvir, que só falam no PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. Este mês de Julho entra em vigor o reajuste de 10% dado pela Presidanta. mas voltando o que esta me deixando com nojo, é que incentivam aos que recebem a continuar recebendo, pedem para atualizar frequentemente a seu cadastro. Orientam aos que recebem que eles podem trabahar e continuar recebendo o dinheiro do Programa Bolsa Família. mas nada ouço em estímulo para melhorar seu emprego e ou salário. CLARO ELES TEM A DISPOSIÇÃO 17 MILHÕES DE FAMÍLIAS QUE RECEBEM DINHEIRO, ELAS SÃO UM EXERCITO DE CABOS ELEITORAIS PAGOS DESCARADAMENTE COM O DINHEIRO DA CLASSE MÉDIA QUE MENSALMENTE PAGA SEUS IMPOSTOS. PIOR DE TUDO A CADA PRONUNCIAMENTO DO LULA MOLUSCO, INCENTIVA O ÓDIO, DESTILA SEU VENENO E ESTIMULA A GUERRA ENTRE AS CLASSES. TUDO PARA SE MANTER NO PODER....NEM QUE SEJA AS CUSTAS DE QUEM TRABALHA HONESTAMENTE E PAGA OS SEUS IMPOSTOS, PARA SUSTENTAR UMA GRANDE QUANTIDADE DE APROVEITADORES. QUEM NÃO GOSTAR DESTE MEU COMENTÁRIO, NADA POSSO FAZER A NÃO SER IGNORÁ-LO!!!
Juju do Gasparinho
17/06/2014 20:53
Prezado Herculano:

Sobre o Trapiche de hoje, fosses claro e transparente como água límpida. "Coisa feia, sobre os xingamentos... revela imaturidade, falta de educação e argumentos". Fosses além, citasses quem são os responsáveis em demonstrar imaturidade, falta de educação e argumentos:
PT (contra FHC), a CUT (bateu em Mário Covas) e Zé Dirceu
(intimidar e surrar opositores).
Ontem, li aqui no blog (postado às 17:00hs.), a frase do filósofo alemão George Lichtenberg:"Quando os que comandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito". Cabe como uma luva ao que se vê hoje. Estamos apenas devolvendo o que elles cansaram de nos ensinar, que convenhamos, existe lugar melhor para elles?

Herculano, veja o comentário do blog Gente Decente:
"Indignados?
Tem um monte de gente boa indignada pelo "vai tomar no cu" que a Anta Velha levou pelo meio das fuças dos pobrinhos do Itaquerão.
Deveriam se indignar também com os maus tratos e palavrões com que esta destemperada trata seus subordinados.
O dito xingamento é fichinha".

"Ponte do Vale parada desde março.
Prefeito Pedro Celso Zuchi aguarda a liberação de recursos".

Herculano, aquelas baboseiras nas propagandas eleitorais "vote em mim, tenho as portas abertas no Governo Federal porque somos do mesmo partido". Não conta?

Postado às 13:17hs.
Os petistas tem por norma, de quadrilha, desrespeitar as Leis Brasileiras sempre, sem exceção.
Herculano
17/06/2014 20:47
AÉCIO FICA À FRENTE DE DILMA E CAMPOS ENTRE OS ELEITORES QUE CONHECEM, por Fernando Rodrigues do jornal Folha de S. Paulo

Este é apenas um exercício para ajudar a compreender como o cenário sucessório ainda é volúvel. Quando se isolam na pesquisa Datafolha os eleitores que dizem conhecer "muito bem" ou "um pouco" os 3 principais concorrentes, o resultado é o seguinte: Aécio Neves (PSDB) lidera com 29%, Dilma Rousseff (PT) tem 23% e Eduardo Campos (PSB) fica com 14%.

É importante notar que esse universo de eleitores é pequeno: só 20% dos eleitores brasileiros dizem conhecer muito bem ou um pouco os 3 principais concorrentes ao Planalto.

A margem de erro fica em 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Também é relevante considerar que quando o grau de conhecimento dos candidatos for bem alto para todos (em meados de setembro), nada garante que os percentuais apurados agora sejam replicados para o universo completo do eleitorado.

Mesmo com todas essas ressalvas, chama a atenção a estratificação com os eleitores apenas do Estado de São Paulo. Isso foi possível porque houve uma amostra grande na pesquisa realizada nos dias 4 e 5 de junho pelo Datafolha, que também aferiu a intenção de votos entre os paulistas sobre a disputa pelo governo local.

Em solo bandeirante e entre os que conhecem os 3 principais candidatos, Aécio Neves tem 33%. Dilma Rousseff e Eduardo Campos ficam empatados em segundo lugar, com 17% cada um. Nesse caso, a margem de erro sobe para 4 pontos percentuais.
Herculano
17/06/2014 20:20
ÉBRIO E VALENTE

O candidato ébrio voltou. O que ele defende aos gritos?
Herculano
17/06/2014 20:16
MANCHETE DO DEBOCHE

Este é o título do press release da prefeitura de Gaspar. Obra de drenagem e pavimentação da rua Amazonas está cerca de 30% concluída.

Esta obra já deveria estar pronta há anos. Nas últimas chuvas fortes, a drenagem não passou no exame de segunda época.

Como os assuntos ruins abundam por aqui, um a mais não vai engrossar o angú. Com a palavra o povo do Bela Vista. A obra tem o aval, assinatura e verba do deputado Décio Neri de Lima, o guru da administrado de Pedro Celso Zuchi, PT.
ACORDEM !!!!!!
17/06/2014 20:11
A mais de oito anos recebemos o pagamento antes da festa de São Pedro, mas esse ano com o atual Diretor Sr Cleber, não iremos receber...
Liguei no RH e conversei com a Marcia ela informou que irá sair apenas na segunda, por que ? Não me respondeu.
Um departamento desorganizado, onde só tomam café....
Falta muito profissionalismo, e respeito com nós servidores, mas exigir respeito Cleber como?
Uma pessoa que para tudo tem dois pesos e duas medidas, não segue o estatuto, não segue as normativas, para alguns leva a ferro e fogo e para outros.....
Esse aprendeu rapidinho com o Doraci em desafiar a lei...
O mais interessante é que o Sr Maicon, observa, sei que observa e não toma nenhuma atitude, não venham me dizer que ele não lê essa coluna, pois lê sim.. Será que não observa as inúmeras criticas ao trabalho do Cleber.. Ou precisa de óculos para melhor observar....
A Educação irão ficar sem registro até quando?
Existe comissionados que não registram a frequência, e não são penalizados..
Existe atestados entregue fora da normativa e são abonados..
Existe servidores recebendo horas extras sem registrar a frequência...
Sr Maicon, Doraci vamos agir, ou tenho que pautar mais itens.
Raquel saibas que tens o nosso total apoio para assumir os dois departamentos, e Cleber já deu para você, está mais do que na hora de você sair...
Ah não esquecem da implantação de registro de frequência nas escolas e CDIs, ai sim vocês irão ver a bagunça, servidores que não cumprem horário....
A mais de oito anos recebemos o pagamento antes da festa de São Pedro, mas esse ano com o atual Diretor Sr Cleber, não iremos receber...
Liguei no RH e conversei com a Marcia ela informou que irá sair apenas na segunda, por que ? Não me respondeu.
Um departamento desorganizado, onde só tomam café....
Falta muito profissionalismo, e respeito com nós servidores, mas exigir respeito Cleber como?
Uma pessoa que para tudo tem dois pesos e duas medidas, não segue o estatuto, não segue as normativas, para alguns leva a ferro e fogo e para outros.....
Esse aprendeu rapidinho com o Doraci em desafiar a lei...

O mais interessante é que o Sr Maicon, observa, sei que observa e não toma nenhuma atitude, não venham me dizer que ele não lê essa coluna, pois lê sim.. Será que não observa as inúmeras criticas ao trabalho do Cleber.. Ou precisa de óculos para melhor observar....
A Educação irão ficar sem registro até quando?
Existe comissionados que não registram a frequência, e não são penalizados..
Existe atestados entregue fora da normativa e são abonados..
Existe servidores recebendo horas extras sem registrar a frequência...
Sr Maicon, Doraci vamos agir, ou tenho que pautar mais itens.
Como deixar Cleber ser responsável por um departamento que consome 50% da arrecadação..
Raquel saibas que tens o nosso total apoio para assumir os dois departamentos, e Cleber já deu para você, está mais do que na hora de você sair...
Ah não esquecem da implantação de registro de frequência nas escolas e CDIs, ai sim vocês irão ver a bagunça, servidores que não cumprem horário....
sidnei luis reinert
17/06/2014 20:11
Outro dia me disseram que policiais são corruptos por causa dos baixos salários... Errado!
Ora, se honestidade estivesse relacionada com salário, nenhum político roubaria
Um povo que elege corruptos, que aceita suas mordomias não é vítima, é cúmplice
Até quando a população vai reclamar dos políticos corruptos, sendo que aquela foi quem elegeu estes? A população é a culpada, ela que tem que agir e mudar esse cenário, não ficar choramigando pelos cantos. Sejam ativos, não omissos; a informação é a sua melhor arma, e a internet está aí para isso.

Políticos ou Hienas?

É difícil acreditar
Que existe honestidade
Quando os abutres
Fazem sua digestão
Mordidas mordem
Os próprios dentes
Uma ganancia estridente
Bocas vomitando
O que plantou na eleição
Mentiras indigestas
Promessas azedas e pútridas
Lábios formigados
Pelo veneno destilado
Lançado pelo próprio coração
As hienas espreitam
Atacam suas presas
Sorridentes dilaceram
Sorridente vão embora
Como se fizesse sua obrigação
Assim como os políticos
Num largo sorriso ao povo
Pregam a enganação
Dilacerando teus direitos
Sem se importar com a ética
E não fazendo nada
Ainda assim se acham
No direito de uma nova reeleição
Como que o nada que fizeste fosse uma glória
Tratando o povo com espora
Lhes roubando o dinheiro do pão
Numa cidade que não tem nada
Veem vestígio de progresso
Na verdade o mais merecido
Pra eles seria um processo
Por tantas inaugurações forjadas
Numa inocente civilização
Autoridade vira ladrão
Quando si é honesto
Vira alvo da população
O povo vira mercê de si mesmo
Novos e velhos corruptos
Na cadeira da câmara
Todos na mesma intenção
Optar pelo voto secreto
Para perpetuar a corrupção
Nas eleições são cordeirinhos
Após a posse são hienas
Com sorriso nos dentes e pedras na mão
Gargalhadas de um povo carente
Que os confiaram na eleição
Viram nesses políticos a salvação
O pior é que politico larápio
Nasce e se reproduz rápido
Quando morre um ladrão
Toma posse logo um outro irmão
Só peço que Deus nos defenda
Seja desses políticos ou das Hienas.
Herculano
17/06/2014 20:05
COPA REVELA A VOCAÇÃO DO CONGRESSO: O NADA, por Josias de Souza

Copa tem. O que não tem é Congresso Nacional. O torneio mundial de futebol revelou-se extremamente útil para o Legislativo. Funcionou como uma espécie de teste vocacional. Graças à Copa, o Congresso se deu conta de que tem uma insuspeitada vocação para o nada.

Assumindo toda a sua estéril insignificância, o Congresso resolveu se autofechar. Enquanto durar a Copa, o Congresso será o espaço baldio da República. Já em pleno gozo da sua ausência insubstancial, o Congresso celebra o fato de que ninguém notou o oco do seu ínterim.

Com exceção do massagista da Paolla Oliveira, nenhum trabalhador brasileiro tem um 'emprego' melhor do que os deputados e os senadores. O salário é bom: R$ 26,7 mil - noves fora a verba do gabinete, a gasolina, as passagens aéreas, o correio, o telefone, o auxílio moradia, assessores para providenciar a sombra e estafetas para trazer a água fresca.

O horário de trabalho, que já era bom, ficou ótimo. Antes da Copa, o Congresso se reunia de terça à tarde até quinta de manhã. Depois, voltava para suas bases, onde ficava entre sexta e segunda. Com a Copa, atingiu-se o ideal de toda a classe trabalhadora: uma jornada de zero horas sem redução do contracheque.

Ao longo das próximas semanas, o Congresso será apenas a ilusão de que existe. Terminada a Copa, Câmara e Senado vão às férias do meio de ano, que ninguém é de ferro. Na sequência, mergulharão na campanha, que ninguém quer perder uma boquinha dessas.

Um trabalhador desacostumado talvez estranhasse o recebimento do salário sem a contrapartida do derramamento de suor. Porém, no regime em que vivemos, deputados e senadores não se sentem pessoas públicas. O público é que lhes atrapalha a vida privada.

No presidencialismo patrimonial, o Congresso não tem congressistas. Os congressistas é que têm o Congresso. E fazem dele o que bem entendem. Fechando-o, transformam o seu bolso num puxadinho das contas bancárias deles. Há sempre o risco de surgir uma deliciosa tentação autoritária. Mas, enquanto tiver Copa, ninguém vai notar.
Herculano
17/06/2014 19:47
UMA BESTA QUADRADA ASSUME O COMANDO DA TROPA QUE SÓ CONSEGUE MATAR DE RIR, por Augusto Nunes

Indigente na forma e imprestável no conteúdo, o artigo assinado pelo deputado Alberto Cantalice e publicado no site de PT só serve para informar que uma besta quadrada ocupa a vice-presidência nacional do PT e a coordenação das redes sociais do partido. Entre um pontapé na gramática e um soco no queixo da ortografia, o coroinha de missa negra culpa "setores elitistas albergados na grande mídia" pelo fiasco do governo lulopetista, pelas manifestações de protesto contra Dilma Rousseff e por muito, muito mais.

Segue-se o trecho que vai custar ao torturador do idioma e da verdade um processo por calúnia e difamação:

"Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo".

A réplica de Reinaldo liquida o assunto. Só registro que apareço no retrato em excelente companhia - ao contrário dos vigaristas com amigos na Papuda. A exemplo do que fazia José Dirceu fora da cadeia, aliás, Cantalice anda ameaçando mobilizar "movimentos sociais e forças progressistas". Com a transferência do guerrilheiro de festim para uma gaiola em Brasília, um sargentão assumiu o comando da tropa que só consegue matar de rir.
sidnei luis reinert
17/06/2014 18:09
Esqueceram que meu primo PAULO RAINERT, do Arraial também é produtor de leite de procedência e documentação em conforme com a fiscalização?

Então são dois agricultores, não esqueçam de convidá-lo, depois não diz que não avisei.
Herculano
17/06/2014 17:02
Herculano17/06/2014 às 16:58
herculano53@hotmail.comMAIS UMA DO ESPETÁCULO E DA PROPAGANDA DO NADA

Quanto Gaspar produz de leite? É fácil. Aqui só sobrou um único e abnegado produtor de leite em Gaspar. É Milton Gamborgi, lageano radicado em Gaspar há mais de 25 anos?.

E o que a secretaria de Agricultura vai fazer? Segundo um press release que mandou distribuir hoje, técnicos dela vão participam no dia 30 de junho do Seminário Regional sobre a Competitividade da Cadeia da Bovinocultura de Leite que acontecerá no Auditório da Prefeitura de Timbó.

O objetivo do evento, segundo o mesmo press release, é apresentar aos agricultores o sistema de produção que a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) recomenda para o desenvolvimento da bovinocultura de leite em Santa Catarina.

Tudo isto para um produtor? Não é mais lógico convidá-lo e pagar a despesas dele e manda-lo para o seminário? Ganhariam todos. Acorda, Gaspar!
Herculano
17/06/2014 16:51
UM PARTIDO, PARTIDO

Lideranças do PT de Balneário Camboriú lançaram a candidatura do ex-ministro José Fritsh, de Chapecó, ao Senado. O candidato do comando partidário indicará na convenção de 30 de junho o deputado Jailson Lima da Silva, de Rio do Sul.
Herculano
17/06/2014 13:36
QUEM VAI CREMAR OS MORTOS EM GASPAR

O requerimento Nº 113/2014 dos vereadores Andréia Symone Zimmermann Nagel (DEM), Ivete Mafra Hammes (PMDB), Luis Carlos Spengler Filho (PP) e Marli Iracema Sontag(PMDB) tenta por luz no assunto cemitérios municipais de Gaspar.

Os vereadores querem saber da prefeitura querem informações e documentos complementares ao projeto de Lei n° 09/2014, que foi objeto de Audiência Pública, realizada no dia 11 de junho na própria Câmara.

INFORMAÇÕES:

O artigo 28, §1° deste projeto, preconiza que após o prazo de 5 anos, os ossos poderão ser transferidos para ossuário ou incinerados. Sendo assim, pergunta-se:

a) A quem cabe tomar essa decisão?

b) Como será a forma de armazenamento desses ossuários?

No artigo 71, é colocado que o Município executará de forma direta os serviços de cremação e incineração. Desta forma, não podendo realizar outorga e nem delegação. Pergunta-se:

c) O município vai criar um crematório próprio par atender à comunidade?

DOCUMENTOS:

a) cópia da Notificação feita ao Município para a regularização do cemitério;

b) Documentação da empresa que realizou o laudo, devendo constar o contrato social, atestado de capacidade técnica, engenheiro responsável e nota de empenho pelo serviço prestado;

c) Cópia do laudo apresentado pela empresa; e

d) Cópia do mapeamento e cadastramento dos cemitérios.
Caravagina dos Bagos Grande
17/06/2014 12:46
Como vcs tem a coragem de mentir descaradamente em dizer que o Mauro foi condenado? Ele deveria entra com uma acao indenizatoria. O cara tava de atestado médico joelho quebrado, se for mentira provem o contrario. Quem fez a propaganda enganosa nao foi ele e nem o fez a seu mando e o Herculano sabe quem foi o autor e mesmo assim continua mentindo e propagando odio. a troco de que e quem?
Herculano
17/06/2014 12:27
LULA, O ETERNO METALÚRGICO, E SUAS AMEAÇAS, por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Souza

Curiosa a referência do Lula ao tipinho de gente presente no Itaquerão, como em outros estádios por esse Brasil afora. É o tipinho que pode pagar o preço absurdo dos ingressos cobrados pela sua amiga FIFA, a que lava mais branco. Nunca vi plateias mais alvas em jogos aqui no Brasil!

O coro grosseiro dos tipinhos de muito mau gosto dirigido à sua protegida foi um horror. Deixa mal o brasileiro consigo mesmo ver a presidente de seu país ser destratada desse modo. É uma prova irrefutável do que o PT fez conosco: transformou-nos em um paiseco de quinta categoria.

Vocês nunca me viram em nenhum momento eu dizer um palavrão contra um Presidente da República, mesmo aqueles em que a gente tinha até razão de dizer - completou Lula. O Globo, 15/6/2014

Presidentes, não sei. Mas a nós, cidadãos, ele vem ofendendo há muito tempo. Tenho 76 anos e em setembro completo 77. E nunca tinha visto um Presidente da República, nunca, se dirigir à Nação como o Lula em determinados palanques.

Se não me engano, foi no Recife que ele, ao se referir à perfeição do SUS, usou uma palavra que eu nunca tinha ouvido um político, qualquer que fosse, dizer. O Lula é uma das pessoas com o português mais baixo nível que eu já ouvi. Para ele po... é vírgula. E agora quer dar uma de anjo de candura.

Mas isso seria um detalhe pequeno e triste num homem que se convenceu que um banho de loja ia transformá-lo num cavalheiro. O mais grave foi sua ânsia em dividir o Brasil em dois lados: os petistas e os outros.

O PT, liderado e inspirado no Lula, inaugurou o costume de xingar e agredir quem não reza na sua cartilha. Organizou um exército de comentaristas, os tais de MAVs, que se acha no direito de desejar a morte de quem deles discorda e até de torcer por uma guerra civil.

Não conheço, nunca vi nem mais gordo, nem muito menos mais magro, o senhor Rui Falcão. Creio que ele é um homem muito ocupado. E que deve ter ficado, assim como eu, indignado com os xingamentos à dona Dilma.

Acredito que Falcão não tenha tempo de seguir todas as redes sociais. Mas o que será que ele acha de um MAV que prega em blogs guilhotinas em praças públicas para guilhotinar a direita que, segundo ele, não vale nada? Essa figura nefasta se declara comunista de quinta geração e petista de carteirinha. Será?

O 'dado concreto' é que com esse tipo de exército adestrado no estímulo ao ódio, vem o eterno metalúrgico e nos ameaça:

O ex-presidente disse que o suposto ódio da oposição contra o governo do PT resultará em uma campanha eleitoral 'atípica' e 'perigosa' em 2014. "Se em 2002 tínhamos que fazer a esperança vencer o medo, agora a campanha consiste em esperança vencer o ódio", disse. De acordo com ele, a campanha deste ano deverá conter "uma boa dosagem de debate ideológico". Estadão, 15/06/2014

Debate ideológico? Desde quando o PT tem uma ideologia?

Ô, Lula, larga o torno e cai na real.
Herculano
17/06/2014 12:12
LEMBRETE ÀS MENSALINAS FANTASIADAS DE VESTAIS: RUTH CARDOSO TINHA 77 ANOS, FILHOS E NETOS QUANDO FOI INSULTADA PELO DOSSIÊ CRIMINOSO FORJADO POR DILMA ROUSSEFF, por Augusto Nunes, de Veja.

Encenado para disfarçar o nocaute sonoro sofrido por Dilma Rousseff no Itaquerão, o espetáculo da hipocrisia protagonizado pela seita lulopetista confirma o parecer do deputado paulista Duarte Nogueira: "Eles são incapazes capazes de tudo". Messalinas de longo curso capricham na pose de virgem profissional para ensinar que não se faz uma coisa dessas com alguém que, mais que presidente, é mulher, mãe, avó e quase setentona. O comentarista Eduardo Henrique lembra que Ruth Cardoso tinha 77 anos, filhos e netos em 2008, quando foi vítima da infâmia tramada por Dilma, então chefe da Casa Civil, em parceria com a amiga e quadrilheira Erenice Guerra.

Os que nunca enxergaram limites para nada fingem que perderam o sono com o desabafo da multidão de brasileiros cansada de ser tratada pelo governo como um bando de idiotas. São os mesmos que não viram nada de mais no caso do dossiê forjado para jogar lama na imagem da mulher de FHC. Na página 224 do livro Ruth Cardoso: Fragmentos de uma Vida, o escritor Ignácio de Loyola Brandão recorda o ataque traiçoeiro, repulsivo e muito mais doloroso que qualquer palavrão. Confira:

"Ruth Cardoso tinha razão quanto a querer se distanciar da política como ela é feita no Brasil e em certos setores de Brasília. Ela, que sempre foi uma pessoa célebre pela integridade e pelo cuidado com a coisa pública, se viu ameaçada pela então chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, com um escândalo em torno de um dossiê sobre os gastos corporativos da Presidência, em que alegava que Ruth havia despendido milhares de reais ou dólares em compras fúteis, inúteis e banais, em vinhos e comidas. Caiu mal no mundo político, no qual Ruth sempre foi respeitada até mesmo pelos adversários mais ferrenhos. O jornalista Augusto Nunes, que tem um blog dos mais visitados, não resistiu e comentou: "Dilma foi a primeira a agredir uma mulher gentil, suave, e também por isso tratada com respeito até por ferozes inimigos do marido". Pegaram pesado e Ruth sentiu o baque, logo ela que sempre teve o cuidado de separar o privado do público, até mesmo no aluguel de filmes exibidos no palácio. O dossiê teria sido preparado pela secretária executiva da Casa Civil, Erenice Guerra. As reações contra o dossiê foram imediatas e a chefe da Casa Civil se desculpou, voltou atrás. Ruth, elegantemente, ainda que magoadíssima, aceitou as desculpas, porém o círculo íntimo sabe quanto isso a feriu e atingiu um coração já afetado."

A frase citada por Loyola é um trecho do post publicado em 26 de novembro de 2009 com o título Ruth Cardoso vs Dilma: 400 a 0. Leia a íntegra do texto:

Ruth Cardoso foi a prova definitiva de que milagres civilizatórios ocorrem mesmo nos grotões do planeta. A discreta e talentosa paulista de Araraquara, que se casou muito jovem com o sociólogo carioca Fernando Henrique Cardoso, seria a única primeira-dama a desembarcar em Brasília com profissão definida, luz própria e opiniões a emitir - sempre com autonomia intelectual e, se necessário, elegante contundência. Durante oito anos, o brilho da mulher que sabia o que dizia somou-se à luminosidade da antropóloga respeitada em muitos idiomas para clarear o coração do poder.

No fim de 1994, por não imaginarem com quem logo lidariam, muitos jornalistas ouviram com ceticismo a justificativa apresentada pelo presidente eleito para a viagem à Rússia: "Vou como acompanhante da Ruth". Ela participaria como palestrante de um congresso de antropologia promovido em Moscou, ele aproveitaria para descansar alguns dias. Nenhum repórter cuidou de conferir o desempenho da palestrante. Perderam todos a chance de descobrir que Ruth era muito mais que a mulher do n° 1.

A melhor e mais brilhante das primeiras-damas abdicou do título já no dia da posse do marido. "Isso é uma caricatura do original americano, esse cargo não existe", resumiu numa entrevista. Se não existia, Ruth inventou-o. Sem pompas nem fitas, longe de fanfarras e rojões, montou o impressionante conjunto de ações enfeixadas no programa Comunidade Solidária. Em dezembro de 2002, os projetos em execução mobilizavam 135 mil alfabetizadores, 17 mil universitários e professores, 2.500 associações comunitárias, 300 universidades e 45 centros de voluntariado.

Acabou simbolicamente promovida a primeira-dama da República no dia da morte que pareceria prematura ainda que tivesse mais de 100 anos. A cerimônia do adeus comprovou que o Brasil se despedia, comovido, de alguém que o fizera parecer menos primitivo, mais respirável, menos boçal. E que merecia ter morrido sem conhecer a fábrica de dossiês cafajestes da Casa Civil chefiada por Dilma Rousseff.

Instruída para livrar o governo da enrascada em que se metera com a gastança dos cartões corporarativos, Dilma produziu um papelório abjeto que tentava reduzir Fernando Henrique e Ruth Cardoso a perdulários incuráveis, uma dupla decidida a desperdiçar o dinheiro da nação em vinhos caros e futilidades gastronômicas. Dilma foi a primeira a agredir uma mulher gentil, suave, e também por isso tratada com respeito até por ferozes inimigos do marido.

A fraude que virou candidata à presidência anda propondo que o país compare Fernando Henrique a Lula. "O Lula ganha de 400 a 0", delira. Qualquer partido mais competente e menos poltrão teria topado há muito tempo esse confronto entre a seriedade e a bravata, entre o conhecimento e a ignorância, entre o moderno e o antigo, entre o real e o imaginário. Em vez de capitular sem combate, o PSDB poderia ao menos sugerir que se compare Dilma Rousseff a Ruth Cardoso. A Mãe do PAC aprenderia o que é perder por um placar de 400 a zero.

Passados quatro anos e meio, o que Dilma ouviu no Itaquerão mostrou que 400 a 0 é pouco.
Herculano
17/06/2014 11:42
ELE NÃO RECEBEU VAIAS

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, esteve ontem em Natal no jogo em que seu time venceu. Ele não foi vaiado. Nem xingado. A presidente Dilma Vana Rousseff preferiu ficar em Brasília e longe de qualquer estádio
Herculano
17/06/2014 10:25
AFASTAMENTO, por Cláudio Prisco Paraíso

Só agora vazou que no domingo retrasado, Jorge Konder Bornhausen e Raimundo Colombo conversaram no apartamento do ex-senador, em Florianópolis. O tom foi de despedida entre o padrinho e o afilhado político, mas não houve rispidez.

O tratamento dispensado por JKB a Colombo foi frio. Bornhausen ficou incomodado com o fato de o governador ter descartado a candidatura de Paulinho ao Senado, na coligação por ele liderada, como chegou a sugerir Luiz Henrique.

Jorge Bornhausen também discorda do apoio de Raimundo Colombo à reeleição de Dilma Rousseff.
Herculano
17/06/2014 10:21
ELITE PRECONCEITUOSA?, por Hélio Schwartsman para o jornal Folha de S.Paulo

Em campanha, escolha a narrativa que mais lhe convém e molde os fatos de forma que se ajustem nela. Esse mantra, que já era usado por políticos e marqueteiros há muito tempo, vai ganhando apoio de pesquisadores que estudam a psicologia do voto, como Drew Westen e George Lakoff.

Para eles, se há algo que já ficou claro, é que essas narrativas, que buscam envolver os sentimentos positivos do eleitor com o político (e os negativos com o adversário), importam mais para a decisão do voto do que programas, propostas e outros itens que poderíamos definir como a pauta racional da candidatura.

Lula acaba de dar um belo exemplo desse esquema ao afirmar que o PT é vítima de uma campanha de preconceito e ódio promovida pela elite. Tenta, com isso, mobilizar um sentimento de empatia para com a presidente Dilma Rousseff, que foi xingada no jogo de abertura da Copa, e responder a um discurso um pouco mais incisivo de Aécio Neves, que falou em "varrer" o PT do poder.

Obviamente, os fatos precisam ser adaptados para caber na narrativa lulista. Segundo o Datafolha, em março de 2013, a gestão Dilma, então no pico de sua popularidade, contava com 67% de aprovação da "elite" (grupo com renda familiar maior que dez salários mínimos), contra 65% da população geral. É um quadro pouco compatível com a ideia de uma elite intolerante que move uma campanha cega de ódio contra o PT. Mais fácil acreditar que as pessoas atualizaram suas avaliações à luz de resultados percebidos, não de preconceitos.

Uma implicação das pesquisas sobre a psicologia do voto que eu considero libertadora é a constatação de que o militante de fato percebe o mundo de forma menos objetiva. Se isso cria dificuldades para os fatos também permite concluir que as narrativas capengas não são necessariamente manifestação de mau-caratismo de quem as enuncia. O mundo se torna um lugar menos sombrio.
Herculano
17/06/2014 09:52
MOBILIDADE I
Surpresa? Que nada. Quem não possui planejamento, vive de remendos, vexame e sob o jugo da pressão de grupos de interesses faz isto para se livrar daquilo que é exclusividade resolver para a comunidade. O que anunciou um press release? "a prefeitura de Gaspar realiza nesta quarta-feira uma audiência pública no auditório da Ditran, prédio da prefeitura, às 19h, para discutir as mudanças no trânsito das vias centrais da cidade". Circo. E as vésperas de um feriado religioso, o de Corpus Christi. A mobilização então tem endereço certo. Vejamos.

MOBILIDADE II
Primeiro é preciso separar dois conceitos: o trânsito que não é da cidade e é de passagem por Gaspar. Estamos no caminho do litoral, de Brusque e do Alto Vale, além de Blumenau. E neste as mudanças feitas aqui foram eficazes. Elas provaram o quanto é importante para nós de Gaspar o Anel de Contorno, o qual Blumenau quer levar para lá e os gasparenses estão de braços cruzados para barrar esta movimentação das lideranças de lá. As mudanças feitas provam o quanto importante é para nós a Ponte do Vale, e que o PT, Brasília e os que administram Gaspar trabalham contra a cidade e o Vale do Itajaí, atrasando as verbas. Se não é esta coluna, o silencia vara meses. Impressionante.

MOBILIDADE III
Segundo. É o trânsito na nossa cidade para servir aos gasparenses. E ai, as mudanças feitas não estão totalmente adequadas. É preciso avaliar. Mas, de forma técnica, e não curiosa e até numa disputa de poder político interno no PT, como se quer fazer. Vai se fazer uma audiência com palpiteiros por parte da prefeitura e na plateia, quem tiver voz e claque fará prevalecer os seus interesses ou suas ideias. Uma audiência de verdade, teria que levar propostas técnicas, claras, para debate, aperfeiçoamento e escolhas. Elas não existem. Uma vergonha. Então será circo para servir a interesses que não são os da cidade verdadeiramente.

MOBILIDADE IV
É verdade que primeiro precisa-se pensar na cidade. Mas, veja a suprema ironia. Quem reclama agora, são os mesmos que ficaram quietos, perderam dinheiro e paciência por mais de quatro anos tomando prejuízos com a tal Reurbanização do Centro e com a reforma da ponte Hercílio Deecke, a qual ficou mais de dois anos semi-fechada. E quem bancou este sacrifício? O PT de Amarildo José Rampelotti, Antônio Carlos Dalsóchio e Pedro Celso Zuchi. Quem está contra o sistema que se improvisou para dar vazão ao fechamento da BR 470 que desviou o tráfego do Vale para dentro de Gaspar? Eles próprios. E por que? Porque se trava uma briga interna de poder e não a busca de uma solução para cidade e seus cidadãos e cidadãs.

MOBILIDADE V
É que as mudanças, de supetão, e que deram resultados ao nosso caos diário, foi implantada exatamente nos dias em que o "manda-chuva" da Ditran, Jackson José dos Santos, estava adoentado e afastado. Não é ele quem manda exatamente na Ditran e isto dá a dimensão desta guerrinha em que perde é a cidade. Quem implantou as mudanças foi o "Garoa", José Lourival Lana, e que nem dirigir sabe. Fez isto a mando do chefe, o secretário de Transportes e Obras, Lovídio Carlos Bertoldi, que quer ser candidato a prefeito pelo PT, mas que parte do PT, que se alinha e manda no Jackson, não o quer. Como a guerra interna queima Lovídio, Garoa vira o culpado, e a saída é uma audiência pública, para o circo, sem alternativas técnicas para escolhas e o término do impasse. Ou seja, agora Gaspar está refém das disputas internas do PT. Era só o que estava faltando.

MOBILIDADE VI
Enquanto isto, ontem a noite parte do PT, a do Amarildo José Rampelotti, montou outra audiência. A da ligação Garcia (Blumenau) com o Gaspar Alto, Garuba, Guabiruba e Brusque. Esta ligação é importante para a mobilidade do Vale. Mas, de forma secundária. Serve mais a Blumenau e aos interesses do patrocinador da ideia, o presidente da Câmara de lá, o petista, Vanderlei de Oliveira. Esta ligação não resolve o trânsito no Centro de Gaspar como reclamam os que forçaram a audiência de amanhã a noite. Porque para resolver o trânsito da cidade para os gasparenses é preciso meter a mão na massa e fazer as ligações entre bairros e que o PT de Amarildo, Dalsochio e Zuchi, relutam. É secundária, porque antes desta ligação que Gabiruba não quer, é preciso o Anel de Contorno e a Ponte do Vale, e que o PT de Amarildo e Zuchi pouco se animam a busca-la de verdade. O tal canal direto com o Planalto, com os ministérios e até com a presidente Dilma Vana Rousseff, não passou até agora, de propaganda enganosa. Acorda, Gaspar!
Herculano
17/06/2014 09:50
EMERGÊNCIA

Devido às chuvas, governo de SC decreta situação de emergência. Documento reconhece 41 municípios listados e vale por 180 dias. Números oficiais apontam que 406 mil pessoas foram afetadas.
Herculano
17/06/2014 09:48
MAIS UMA AO SABOR DO VENTO, DAS PRESSÕES E SEM PLANEJAMENTO. AS PROMESSAS SÃO NA MAIORIA PARA 2015 SE DILMA FOR ELEITA. O OBJETIVO É SE REELEGER. TODOS DESCONFIADOS COM MAIS ESTE DISCURSO DO DESESPERO E PROPAGANDA.

DILMA DEVE ANUNCIAR "PACOTES DE BONDADES". Esta é a principal manchete da edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo. Com empresários mais próximos da oposição, presidente deve revelar amanhã série de medidas ao setor privado.Para empresariado, ação é vista com bons olhos, mas é preciso verificar se promessas se tornarão realidade

O texto é de Raquel Landim. Em período pré-eleitoral, a presidente Dilma Rousseff decidiu fazer um "afago" para os empresários, que estão cada vez mais próximos dos candidatos de oposição nas eleições de outubro.

Ela recebe no Planalto nesta quarta-feira (18) representantes da indústria e deve anunciar um "pacote de bondades". Será o terceiro encontro com o setor privado em menos de um mês.

As medidas, que ainda estavam em discussão, foram divididas em três grupos: tributárias, de crédito e regulatórias. Segundo apurou a Folha, contemplam diversos temas.

A reunião de amanhã é um "retorno" da presidente para as demandas que recebeu dos empresários em encontro realizado no dia 22 de maio. Ela promete responder todos os pleitos que recebeu.

Naquela ocasião, Dilma, que é muito criticada por governar sem ouvir o setor privado, fez questão de cumprimentar mais de 30 pessoas uma a uma. O encontro se estendeu por três horas, muito além do previsto.

A queda na confiança dos empresários é um dos fatores que têm dificultado um crescimento mais rápido da economia. Dilma já admitiu que o país vive um "problema seriíssimo de expectativa".

Também participarão da reunião de amanhã os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Mauro Borges (Desenvolvimento).

Empresários ouvidos sob anonimato veem a aproximação de Dilma com "bons olhos. "É ótimo que ela nos escute", disse um dos convidados. Mas afirmam que os pleitos não são novos, só estão na agenda por causa das eleições e que é preciso verificar se as promessas se transformarão em realidade.

MEDIDAS

O "pacote de bondades" ainda não havia sido finalizado na segunda (16) e medidas podem entrar ou sair. Como o espaço fiscal está reduzido pela menor arrecadação, alguns itens são promessas para 2015, se Dilma for reeleita.

É vista com simpatia a retomada, no ano que vem, do Reintegra, programa que devolve tributos aos exportadores. Mas o programa voltaria com alíquota simbólica para não pesar nas contas públicas. Em sua versão original, custava R$ 3 bilhões.

É provável ainda que o governo já sinalize que renovará o PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do BNDES, em 2015. O programa expira em dezembro e vai custar R$ 50 bilhões ao Tesouro neste ano.

A visão no governo é que renovar o PSI por mais um ano nessas condições não significa aumentar gastos, porque o programa já existe.

Mas Dilma não deve atender a outro pleito para aumentar os recursos do Revitaliza, destinado a capital de giro, também do BNDES.

A justificativa é que o banco de fomento deve se focar em investimentos e que essa medida iria na contramão do esforço do Banco Central (BC) para desacelerar o crédito e controlar a inflação.

Até esta segunda-feira (16), estava previsto que o governo planejava rediscutir as novas regras para segurança do trabalho na utilização de máquinas, que tem sido motivo de protestos pela indústria.

Também deveria enviar ao Congresso um projeto de lei sobre o acesso ao patrimônio genético brasileiro. Fabricantes de cosméticos e remédios foram autuadas por desenvolver produtos com a fauna e a flora brasileiras sem as autorizações cabíveis. As multas já aplicadas serão anistiadas.

Outras medidas, que fazem parte do "pacote de bondades" de Dilma, já foram anunciadas, como a desoneração permanente da folha de pagamento, que vai custar R$ 21,6 bilhões.
Herculano
17/06/2014 09:38
ANGELA MERKEL E O FUTEBOL

A que dirige a Alemanha (e até a Europa) com mão de ferro, Ângela Merkel, reconduzida numa coalização após a última eleição, foi ao estádio de Salvador, Bahia, ver o time alemão lavar Portugal. Não foi vaiada. Não foi xingada.

Angela Merkel é tida sim como uma verdadeira gestora, líder e articuladora. E para ser reconhecida, nunca precisou lançar mão de propaganda enganosa, ser populista. Ao contrário, sugeriu e tomou medidas amargas porque pensou no futuro do seu país e de seu povo. E os alemães na hora do voto, não se seduziu com o paraíso prometido pelos adversários. Lá se discute programa de governo e não imbecilidade.

Não é a toa que a Alemanha promoveu duas guerras mundiais, foi arrasada, reconheceu o erro histórico e renasceu para ser uma liderança mundial no mundo econômico, qualidade de vida e político. Só esta maturidade faz com que os alemães respeitem os seus governantes. Lá eles lutaram para unir o que estava dividido. Aqui, estamos ainda na fase de dividir o que aparentemente estava unido.
Herculano
17/06/2014 09:29
O PT É INTOLERANTE E NÃO SUPORTA OPINIÃO DIVERGENTE Á SUA. VICE-PRESIDENTE NACIONAL DO PARTIDO E COORDENADOR DAS REDES SOCIAIS, ALBERTO CANTALICE, ESCREVEU: A DESMORALIZAÇÃO DOS PITBULLS DA GRANDE MÍDIA

Três vezes derrotados nos pleitos presidenciais, por Lula e Dilma e o PT, os setores elitistas albergados na grande mídia ao se verem na iminência do quarto revés eleitoral foram ao desespero.

Diurtunamente lançam vitupérios, achincalhes e deboches contra os avanços do país visando desgastar o governo federal e a imagem do Brasil no exterior. Inimigos que são das políticas sociais, políticas essas que visam efetivamente uma maior integração entre todos os brasileiros pregam seu fim.

"A hora é de renovar as esperanças e acreditar no Brasil".

Profetas do apocalipse político eles são contra as cotas sociais e raciais; as reservas de vagas para negros nos serviços públicos; as demarcações de terras indígenas; o Bolsa Família, o Prouni e tudo o mais.

Divulgadores de uma democracia sem povo apontaram suas armas agora contra o decreto da presidência da república que amplia a interlocução e a participação da população nos conselhos para melhor direcionamento das políticas públicas.

Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior, nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo.

Os arautos do caos, prevendo e militando insistentemente pelo fracasso do mundial - tendo inclusive como ponta de lança a revista Veja, previsto que os estádios só ficariam prontos depois de 2022, assistem hoje desolados e bufando a extraordinária mobilização popular e o entusiasmo do povo brasileiro pela realização da denominada acertadamente de a Copa das Copas.

O subproduto dos pitbulls do conservadorismo teve seu ápice nos xingamentos torpes e vergonhosos à presidenta Dilma na abertura da copa, na Arena Corinthians. Verdadeiro gol contra, o repúdio imediato de amplas parcelas dos brasileiros e brasileiras ao deprimente espetáculo dos vips, demonstram que a imensa maioria da população abominam essa prática.

Desnudam-se os propagadores do ódio. A hora é de renovar as esperanças e acreditar no Brasil!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.