Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

13/06/2014

IRRESPONSABILIDADE I

A prefeitura de Gaspar tomou o Hospital. Ela resolveu dar lição naquilo que ela não faz direito: a Saúde Pública e não vou repetir aqui os exemplos que já os ressaltei e que a cidade inteira sabe de cor, mas calada assiste a tudo assustada. Aliás, o PT e os que estão na prefeitura de Gaspar hoje em dia possuem esta sanha malévola. O que funcionava em Gaspar? Os abrigos e a proteção a crianças e adolescentes. E por que funcionava? Porque o Ministério Público e o juizado especializado não davam tréguas ao Poder Público relapso e irresponsável, não apenas no governo do PT, ressalte-se. 

IRRESPONSABILIDADE II

Era pressão o tempo todo. Mas, quando a juíza Ana Paula Amaro da Silveira, que atuou por aqui durante 11 anos,foi promovida e saiu da Comarca, houve comemoração do PT e dos que estão na prefeitura. Impressionante. Mais do que isto: houve uma campanha de difamação e assassinato da reputação da juíza ? um dos fundamentos da seita e da franquia de sacanagens -, incluindo uma reportagem nacional no programa Fantástico e cuja pauta a Globo nunca teve a capacidade de concluí-la por falta de provas. Contra a difamação, presumivelmente criminosas, rolam ações cabeludas de reparação patrocinadas pela própria juíza contra, entre outros, o presidente do PT, José Amarildo Rampelotti, o vereador Antônio Carlos Dalsochio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e a secretária de Assistência Social, Maristela Cizeski, PT. 

IRRESPONSABILIDADE III

E o que aconteceu menos de dois anos depois da juíza Ana Paula ? tida como exemplo nacional - ter saído daqui e sob intensa desmoralização despropositada como traficante de crianças? O Tribunal de Contas acaba de apontar falhas graves da prefeitura para as políticas e ações na proteção das crianças e adolescentes. Inacreditável. O PT, que preferiu golpear a juíza Ana Paula, deixou ao relento aquilo que deveria mais proteger e dar luz ao futuro de gente vulnerável, a qual mais precisa de amparo dos adultos responsáveis. Vergonha, incompetência e arrogância. Quem errou? O Ministério Público que exigia e a juíza que sentenciava por esta proteção baseada na lei, fatos e provas? Ou a prefeitura que a queria longe para ?economizar? e fazer, sob equívocos, do seu jeito e agora reprovado pelo TCE? Ou a sociedade, que silenciou sob aparelhamento, pressão e medo do poder de plantão? 

IRRESPONSABILIDADE IV

O que aponta o TCE na longa lista? O básico. O elementar. O óbvio. O redundante. Vou sintetizar alguns itens que encheriam mais de uma página de jornal como o de disponibilizar ao CMDCA, instalação física adequada e servidores necessários ao suporte administrativo para seu efetivo funcionamento; ampliar a equipe de referência do CRAS e do CREAS; propor lei que modifique o organograma da Secretaria e Desenvolvimento Social, de modo a contemplar o CRAS e o CREAS, com seus respectivos cargos e vagas necessárias para a composição das equipes mínimas de referência. Lendo o que anotou o TCE, fica-se com a nítida impressão que nada funciona na Secretaria como orienta a legislação específica. Entende-se então, melhor, a perseguição que se moveu contra a juíza Ana Paula. 

IRRESPONSABILIDADE V

Repito: a lista de determinações do TCE é longa. Ela inclui a elaboração do planejamento contendo as estratégias e metas para ampliar o atendimento dos indivíduos e das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; acompanhar, conforme planejado, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, priorizando aquelas que vivenciam situações de risco social e as que se encontram em situação de descumprimento de condicionalidades [mas o PT não é um partido popular, social e progressista?]; acompanhar, conforme planejado, as famílias beneficiárias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, incluindo seus responsáveis; inscrever os programas e suas alterações, bem como as entidades de atendimento executoras das medidas socioeducativas, no CMDCA; elaborar o Plano Individual de Atendimento dos adolescentes submetidos à medida socioeducativa em meio aberto. É de se perguntar: esta Secretaria existe na prefeitura? O que faz a sua titular? 

IRRESPONSABILIDADE VI

Quer mais um pouco das determinações do TCE? Encaminhar Plano de Ação, anual ou plurianual, ao Poder Executivo, para inclusão PPA e na LDO, observando os prazos legais do ciclo orçamentário; desenvolver ações para ampliar a captação de recursos para o FIA; definir critérios, formas e meios de controle dos procedimentos da Administração Pública Municipal relacionados às deliberações do CMDCA; estabelecer a periodicidade para a realização de diagnósticos relativos à situação da infância e adolescência e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e executar no período estabelecido... Ufa! Há mais, muito mais. Esta é a administração que não consegue fazer a sua própria obrigação e lição mínima, mas quer administrar o Hospital de Gaspar e dar lição aos outros. Acorda, Gaspar! 

herculanoGG.jpgA FOTO DO FATO

Gambiarra. Esta é a comporta do Bela Vista. Improviso total. Descaso. Quem não cuida do que é seu pode cuidar do Hospital que é dos outros? 

SOBRE O TRAPICHE

A mudança no trânsito no Centro de Gaspar para atender a emergência com o fechamento da BR-470 na segunda e terça-feira, mostrou o caminho para a solução do caos e congestionamento diário. Coincidência ou não, a solução veio justamente quando o titular da Ditran, Jackson dos Santos, estava afastado e adoentado. Ou seja, Gaspar tem solução, mas quem a atrapalha são os teimosos e que se acham os donos da cidade.

O presidente do Conselho do Hospital de Gaspar, Sérgio Roberto Waldrich, precisa vir a público desmentir ou confirmar. O PT espalha por ai, inclusive na imprensa, que a tomada do Hospital foi feita com o seu consentimento. Como o PT de Gaspar é perito em mentiras e desmoralização de gente decente...

Na quarta houve a audiência pública dos cemitérios de Gaspar. Interesses, negócios e teimosias. Tudo armado para o crematório. Seria interessante o Ministério Público requisitar a gravação desta audiência. Ele entenderia melhor Gaspar e o jogo.

Na Câmara, pela discussão, fica evidente que o embate do Hospital é entre o PT e o PMDB e não pela saúde pública para os pobres, doentes, desinformados e desassistidos. Vergonha.

Malfeito. Quem não consegue administrar as suas coisas, conseguirá administrar o Hospital? A nova escola Luiz de Franzoi, no Bateias, por pouco não provoca uma tragédia. Um caibro caiu no pátio. Quando o assunto chegou à Câmara, o morador do bairro, o vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, minimizou e colocou a culpa nos professores. É que eles amarraram balões e bandeirinhas no tal caibro e isto teria sido a causa do acidente. Pode? Pode nas desculpas idiotas da atual administração. 

Pode uma pessoa, idosa, depois de uma queda de bicicleta, com nove costelas quebradas ser atestada na sua morte como natural? Hum!

Aniversário solidário. A líder comunitária, professora e vereadora Andréia Symone Zimermann Nagel, DEM, fez aniversário no sábado. Comemorou no domingo de chuva e enchente na Tamandaré, na Lagoa. Foram lá 160 mulheres e deixaram 180 quilos de alimentos não perecíveis, quatro caixas de leite, 95 itens de produtos de limpeza e 70 utensílios de cozinha. Todas as doações serão repassadas para três famílias carentes do município e também para a Creche Lar Maria de Nazaré.

Malfeito. Quem não consegue administrar as suas coisas, conseguirá tocar o Hospital? CDI Dorvalina Fachini, no Sete. Crianças expostas. Fedentina. Não se pode dar descarga nos banheiros por defeito na tubulação. Portão não fecha; movimentação do piso. Calçadas cedendo e sendo arrumadas. Denunciei aqui há anos e fui enxovalhado. Construíram algo caríssimo, demorado, sobre um brejo e não trataram a área para ser uma creche segura. 

 

 

 

Edição 1596

Comentários

Herculano
16/06/2014 20:04
A MANCHETE A SERVIÇO DO SENHOR

Qual a manchete do 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínio de governos, empresas e bancos estatais? Petrobrás: única no mundo a extrair mais petróleo.

Omitiu propositadamente que é possivelmente a Petrobrás é única petroleira a colocar o dinheiro dos brasileiros fora em transações que se reconhece-se bisonhas do ponto de vista econômico, administrativo e investimento
sidnei luis reinert
16/06/2014 15:05
Mesmo com obstrução da pauta de votação do Congresso, Dilma não pretende revogar Decreto 8243

O governo petista começa a pagar caro pela ejaculação revolucionária precoce com o Decreto 8243. A oposição prometecontinuar obstruindo a pauta de votações do Congresso, aproveitando do esvaziamento em tempos de pré-campanha e de Copa do Jegue, enquanto Dilma não revogar a armação petista, claramente inconstitucional, para tentar legitimar o modelo tupiniquim dos ?sovietes?.

O deputado federal pernambucano Mendonça Filho, líder do Democratas, é um dos mais aguerridos contra o soviético decreto da Dilma: ?Não aceitamos esse decreto arbitrário e ditatorial, que passa por cima do parlamento brasileiro. É uma atitude bolivariana. Está se falando muito que esse decreto significa apenas articulação de conselhos já instituídos por lei. Mas, na prática, cria uma situação de fato em que não se respeita o Congresso Nacional. Essa Casa precisa ser respeitada constitucionalmente, e infelizmente a presidente Dilma não a levou em consideração?.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a quem caberá gerenciar a Política Nacional de Participação Social, que consagra o aparelhamento estatal pelos petistas, já avisou que ?é zero? a chance de a Presidenta Dilma rever o Decreto 8243. Carvalho joga com a mentirinha de que a regra não atropela nem substitui o Legislativo, alegando que o decreto ?não determina a criação de conselhos, mas estimula setores que não têm esta prática a adotá-la?.

Em entrevista ao jornal O Globo, Carvalho faz uma provocação aos parlamentares de oposição, no costumeiro tom politicamente intimidatório e arrogante dos chefões da cúpula petista: ?A gente prefere ser derrotado. E aí o Congresso vai ter que explicar para a sociedade porque derrotou uma proposta em que nada ofende. Não queremos briga. Se o Congresso aceitar, gostaríamos de fazer audiência pública para discutir a natureza e o amadurecimento da participação da sociedade?.

A arrogância de Carvalho e a ordem de seguir em frente só conforma que o PT corre contra o tempo, para garantir o aparelhamento definitivo do Estado, antes da quase certa derrota nas urnas, em outubro ou no segundo turno de novembro.
Herculano
16/06/2014 12:17
BARBOSA SOBRE INSULTOS A DILMA: "BAIXARIA, UM HORROR".

Esta é a manchete da incoerência e hipocrisia. ela é do 247, o canal de comunicação do PT feito de publicidade das empresas e bancos estatais. O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, nesta publicação se tornou o pior de todos exatamente pela condução que teve no caso do julgamento do mensalão. Nele, petista, funcionário de deputada Federal, que insultou o ministro em porta de restaurante, e até mesmo o advogado de Genuino, foram lançados como heróis

Agora, quando o ministro e outros coerentes defendem respeito, e este respeito incluiu um petista como a presidente Dilma Vana Rousseff, o 247, usa Barbosa como referência que sempre negou e destruiu. Estranho. Proselitismo. Este é o texto de abertura.

Presidente do Supremo Tribunal Federal classificou de "baixaria" os xingamentos à presidente Dilma Rousseff no jogo de abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, em São Paulo, na última quinta-feira 12; comentário de Joaquim Barbosa foi feito nesta segunda-feira, ao chegar para sua última sessão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Dilma também já rebateu as ofensas, que partiram da área Vip do estádio, em discurso realizado um dia depois em Brasília: "Não serão xingamentos que vão me intimidar, atemorizar. Não me abaterei por isso, não me abato e nem me abaterei.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, classificou nesta segunda-feira 16 como "baixaria" os insultos feitos à presidente Dilma Rousseff na Arena Corinthians, em São Paulo, antes do jogo de abertura da Copa do Mundo, na última quinta-feira 12.

"Baixaria. Foi um horror", definiu o ministro, ao chegar hoje para sua última sessão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Barbosa anunciou sua aposentadoria para até o final do mês de junho. No dia da estreia do Brasil contra a Croácia, o ministro estava na área Vip do estádio, de onde partiram os xingamentos.

A presidente Dilma também rebateu as ofensas em discurso feito em Brasília no dia seguinte. "Não serão xingamentos que vão me intimidar, atemorizar. Não me abaterei por isso, não me abato e nem me abaterei", declarou (leia aqui). Barbosa disse ainda estar "adorando" o Mundial sediado no Brasil, mas contou ter assistido apenas ao jogo da Seleção Brasileira.

AP 470
Questionado sobre se levará ao plenário do STF os recursos dos condenados na Ação Penal 470, o 'mensalão', que querem autorização para trabalhar fora do presídio, ou, no caso do ex-deputado José Genoino, tenta voltar a cumprir prisão domiciliar, ele respondeu: "hoje vocês terão notícias sobre isso".
Herculano
16/06/2014 11:44
TUCANO REBATE PETISTA A RESPEITO DE ACUSAÇÕES MÚTUAS DE CORRUPÇÃO EM SEUS GOVERNOS, por Fernando Rodrigues, do jornal Folha de S. Paulo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou nota em seu perfil numa rede social na qual responde ao também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Lamento que o ex-presidente Lula tenha levado a campanha eleitoral para níveis tão baixos. Na convenção do PSDB não acusei ninguém; disse que queria ver os corruptos longe de nós. Não era preciso vestir a carapuça", diz FHC em seu post.

A altercação começou no sábado (14.jun.2014), quando, no fim do dia, Lula comentou o discurso que FHC havia feito um pouco mais cedo: "Vi o ex-presidente falar com a maior desfaçatez: 'É preciso acabar com a corrupção'. Ele devia dizer quem é que estabeleceu a maior promiscuidade entre Executivo e Congresso quando ele começou a comprar voto para ser aprovada a reeleição".

FHC continua em seu post: "Não é verdade que a oposição pretendesse derrubar o presidente Lula em 2005 [época do mensalão]. Na ocasião, pedimos justiça para quem havia usado recursos públicos e privados na compra de apoios no Congresso, o que foi feito pelo Supremo Tribunal Federal".
Miguel José Teixeira
16/06/2014 10:12
Senhores,

No momento em que uma vaga para Ministro do TCU, está para ser definida entre:
1) Teotônio Vilela, governador de Alagoas e que desistiu da candidatura ao Senado para apoiar o Collor;
2) Aldo Rebelo, o comunistinha ministrinho dos esportes, vulgo "Mordomo da FIFA"; e. . . pasmem!!!
3) Ideli Salvati, que entre outros títulos conquistou o de "Dama dos Helicópteros", o texto abaixo surge como um alento:

Julgar contas é assunto da sua conta

LEONEL MUNHOZ COIMBRA
Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar)

Publicação: 16/06/2014 04:00 no Correio Braziliense

A atribuição de fiscalizar a gestão e julgar as contas públicas pode parecer, para algumas pessoas, atividade complexa que não desperta o interesse da maioria da população. De fato, essa percepção pode ter sido adequada no passado, mas, hoje, se apresenta ultrapassada.

Desde o advento da Constituição de 1988, aos tribunais de contas, em particular ao Tribunal de Contas da União (TCU), foram atribuídas competências ampliadas para auxiliar o Poder Legislativo no exercício de sua atribuição originária: autorizar o gasto e depois acompanhar e fiscalizar o que é feito pelo governo com os tributos arrecadados da população.

É preciso reconhecer que boa parte das esperanças despertadas com a Constituição de 1988 ainda não se consolidou em conquistas perenes, capazes de assegurar o bem-estar da população.

Por seu lado, é inegável que cresce a cada dia o senso da obrigação de os governantes e gestores da coisa pública prestarem esclarecimentos sobre o que é feito com os recursos que estão sob a sua guarda. E sempre que houver malversação de recursos públicos, a necessária punição dos responsáveis.

A população ainda assiste à repetição de erros do passado, e mais do que lamentar as obras inacabadas, abandonadas ou de duvidosa serventia, clama estarrecida contra o desperdício de oportunidades que poderiam ter sido aproveitadas para a superação definitiva de várias carências históricas do país.

Neste momento, talvez mais do que em qualquer outro, a maioria da população, ordeira e que rejeita a violência como forma aceitável para exprimir a insatisfação com esse estado de coisas, volta os olhos para os órgãos de controle, em especial para os tribunais de contas, à espera de sinais de que algo pode e está sendo feito a respeito.

Assim, adquire ainda maior importância o processo de indicação e escolha daqueles que recebem a missão institucional de fiscalizar e julgar contas públicas. Ainda que sujeitos às mesmas fragilidades de qualquer pessoa, esses julgadores encontram-se alçados a um patamar de exigência superior, pois a eles compete julgar e, quando necessário, punir aqueles que não foram capazes de, não só, gerir com competência o dinheiro que o povo lhes confiou, mas de conduzir-se no caminho reto da probidade.

Episódio recente causou espanto e gerou as mais diversas formas de reação na sociedade, quando da indicação de parlamentar envolvido em várias e graves denúncias e, mesmo, como se revelou após a indicação, condenado em primeira e segunda instância por haver incorrido em lesão ao patrimônio público. Ainda que uma saudável afirmação da cidadania, o desfecho do episódio acarretou mais um desgaste ao parlamento e à classe política perante a opinião pública, especialmente a partir da revelação de que a escolha ocorrera em segredo e a condução ao cargo seria feita em rito sumaríssimo.

Se o processo hoje existente pode resultar em indicações deliberadas em segredo e recair sobre pessoas com reputação questionável, então o processo deve ser revisto. A Constituição Federal já estabelece de forma cristalina quais os requisitos a serem atendidos pelos postulantes ao cargo de ministro da Corte de Contas. Entretanto, os procedimentos para indicação e escolha, estabelecidos por decreto legislativo, há mais de 20 anos, necessitam ser reexaminados para fins de seu aperfeiçoamento democrático.

Os auditores do TCU apresentaram requerimento para que tais procedimentos (estabelecidos pelos Decretos Legislativos nº 6/1993 e nº 18/1994), hoje anacrônicos na ordem democrática, possam ser revistos. A revisão cuidadosa é imperativo que se impõe, para que não restem quaisquer dúvidas à sociedade brasileira de que o processo de indicação é capaz de assegurar que os indicados atendem a todos os requisitos constitucionais que devem qualificar os postulantes ao cargo de membro do TCU.

Consideramos ser urgente e necessário que o Congresso Nacional, desde já, propicie a ampla e aberta discussão dos procedimentos de indicação e escolha de ministros para o TCU, mediante amplo debate com a sociedade. Em debate público, não a portas fechadas. Muito menos em segredo. Pois nada melhor para dar início ao aperfeiçoamento democrático, do que abrir portas e janelas e deixar a luz do Sol entrar. Porque a população brasileira já percebeu que julgar contas é assunto da sua conta.
Herculano
16/06/2014 08:35
CADÊ VOCÊ, por Mônica Bergamo para o jornal Folha de S. Paulo

Amigos de Pelé estranham que ele não tenha ido ao Itaquerão na abertura da Copa. Desconfiam que o Rei foi excluído do centro do evento depois de ter feito, em maio, críticas a atrasos nas obras. A Fifa diz que convidou o Rei para a cerimônia.

QUERO COLO
A página "The Real Pelé", da filha do ex-jogador, postou uma foto dele com a mãe, dona Celeste, em Santos, pouco antes da partida, com o texto: "Assistindo o jogo do Brasil com a mamãe!! Tem coisa melhor??".

REPOUSO
A assessoria de Pelé afirma que, com dores na perna, ele preferiu assistir à estreia do Brasil longe do Itaquerão.

Depois de viagem recente à Ásia, o Rei teria voltado a sentir incômodos no quadril, operado no fim de 2012.

SEM CAMAROTE
O capitão do tri, Carlos Alberto Torres, saiu do Itaquerão na metade do primeiro tempo de Brasil x Croácia. De muletas por causa de problemas no joelho, o jogador que ergueu a taça na Copa de 1970 no México foi amparado por familiares e alojado na terceira fileira da arquibancada inferior. Viu o gol de empate feito por Neymar e se retirou do local no intervalo
Herculano
16/06/2014 08:18
QUATRO MOMENTOS DE LULA PROVAM QUE UM GROSSERÃO SEM CURA AGORA SE FANTASIA DE HONORIS CAUSA EM BOAS MANEIRAS, por Augusto Nunes, de Veja.

Aconselhado pelo medo de vaia a manter distância do estádio bilionário que concebeu em parceria com a Odebrecht, Lula acompanhou pela TV a goleada sonora imposta a Dilma Rousseff, durante o jogo contra a Croácia, por milhares de brasileiros que cantaram o Hino Nacional a capela e festejaram a vitória da Seleção. O padrinho só entrou em combate quando a afilhada já batera em retirada.

"Eu vi uma parte da manifestação contra a presidenta Dilma e eu fiquei pensando que não é nem dinheiro nem escola nem títulos de doutor que dão educação para as pessoas", começou a aula de farisaísmo eleitoreiro. "Educação se recebe dentro de casa. Eu nunca tive coragem de faltar com respeito a um presidente da República".

Conversa de 171. Em 1987, por exemplo, num comício em Aracaju, Lula qualificou o então presidente José Sarney de "o maior ladrão da Nova República". Não esperou que Fernando Collor deixasse o Planalto para acusá-lo de "assaltante". E seu vocabulário não passaria de 300 palavras se fossem suprimidos os termos que usa de meio em meio minuto quando está longe do microfone.

No ótimo Viagens com o Presidente, os jornalistas Eduardo Scolese e Leonencio Nossa relatam episódios que testemunharam e histórias que colheram durante os quatro anos em que, a serviço da Folha e do Estadão, seguiram os passos do chefe de governo. Confira quatro momentos pescados no oceano de patifarias verbais. Diferentemente do livro, que expõe com crueza o estilo do grosseirão sem cura, asteriscos fazem o papel de vogais e consoantes nos palavrões cuja publicação é vetada pelas normas do site de Veja:

INSULTANDO VIZINHOS
O fato se dá em Tóquio, no Japão, no final de maio de 2005. Uma dose caprichada de uísque com gelo e, antes mesmo do inicio do jantar, Lula manda servir o segundo, o terceiro e o quarto copos. Visivelmente alterado:

- Tem horas, meus caros, que eu tenho vontade de mandar o Kirchner para a p*** que o pariu. É verdade. Eu tenho mesmo - afirma, aos gritos. - A verdade é que nós temos que ter saco para aturar a Argentina. E o Jorge Battle, do Uruguai? Aquele lá não é uruguaio po*** nenhuma. Foi criado nos Estados Unidos. É filhote dos americanos. O Chile é uma m****. O Chile é uma piada. Eles fazem os acordos lá deles com os americanos. Querem mais é que a gente se fo** por aqui. Eles estão cag***do para nós. (págs 270 e 271)

INSULTANDO COMPANHEIRAS
Numa audiência com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, na época em que o governo começa a discutir a transposição de parte das águas do São Francisco, o Presidente ouve opiniões contrárias dela e dos técnicos:

- Marina, essa coisa de Meio Ambiente é igual a um exame de próstata. Não dá para ficar virgem toda a vida. Uma hora eles vão ter que enfiar o dedo no ** da gente. Companheira, se é para enfiar, é melhor enfiar logo. (Pág 71).

INSULTANDO MINISTROS
Antes de uma cerimônia no palácio, Lula se próxima do assessor para assuntos internacionais, o professor Marco Aurelio Garcia, e diz:

- Marco Aurélio, eu já mandei você tomar no ** hoje?

O professor sorri. (Pág. 71).

INSULTANDO ASSESSORES
Na suíte do hotel, recebe das mãos de assessores discurso sobre combate mundial à fome. Diante do ministro Celso Amorim e dos auxiliares do Planalto e do Itamaraty, folheia rapidamente a papelada e arremessa a metros de distância:

? Enfiem no ** esse discurso, c****ho. Não é isso que eu quero, po***. Eu não vou ler essa m****. Vai todo mundo tomar no** Mudem isso, rápido. (Pág. 249).

Esses exemplos bastam para exibir a nudez do reizinho. Inquieto com as rachaduras no poste que instalou no Planalto, o presidente honorário do grande clube dos cafajestes tenta impedir o desabamento fantasiado de doutor honoris causa em boas maneiras. Haja cinismo
Herculano
16/06/2014 08:07
VERGONHA. DESEMPREGO AQUI. DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E MERCADOLÓGICO LÁ. GENEROSIDADE SEM FIM COM NOSSO DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS. ESTÁ NA REVISTA VEJA DESTA SEMANA. O LOBBY FRACASSADO DO GOVERNO PARA LEVAR FARMAS BRASILEIRAS A CUBA

Para rentabilizar o porto de Mariel, a alta cúpula age como lobista dos irmãos Castro para convencer empresas do setor farmacêutico a não apenas negociar com o regime, mas também instalar fábricas na ilha; até o momento, as companhias resistem, escreveu Talita Fernandes.

O governo brasileiro mostra-se incansável quando o assunto é colocar-se em maus lençóis em nome de sua simpatia pelo regime dos irmãos Castro, em Cuba. Não bastasse a utilização de quase 700 milhões de dólares em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar a construção do Porto de Mariel, a 45 quilômetros de Havana, a nova empreitada que vem sendo orquestrada pela alta cúpula prevê a ida de empresas farmacêuticas brasileiras para produzir medicamentos em solo cubano.

A estratégia é tentar rentabilizar a zona portuária por meio da exportação de remédios produzidos em parceria entre estatais cubanas e empresas brasileiras - em especial fabricantes de genéricos e biossimilares. Desde a inauguração da primeira fase do terminal de contêineres do porto, em janeiro, o governo vem travando uma ofensiva velada para levar executivos a Cuba para participar de grupos de trabalho.

O alto escalão da República tem atuado, por assim dizer, como lobista de primeira linha dos irmãos Castro, sem que qualquer contrapartida benéfica para o Brasil seja posta na mesa. Mas a estratégia tem encontrado resistência: o alto custo de instalação de indústrias na ilha e as dificuldades de exportação de produtos, devido ao embargo econômico, tornam a empreitada economicamente inviável.

Além disso, a razão de o governo demandar investimentos em Cuba, e não no Brasil, está cercada de pontos nebulosos. Afinal, costurar acordos com outros países com o objetivo de estimular a indústria nacional é agenda mais que bem-vinda para o país. Contudo, não há lógica que justifique lançar mão do mesmo expediente para criar (mais um) pacote de bondades para Cuba.

Em janeiro, a presidente Dilma Rousseff, o então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e seu sucessor, Arthur Chioro - que está à frente da pasta desde que Padilha saiu para candidatar-se ao governo paulista pelo PT - convidaram empresários do setor farmacêutico, que ouviram da própria presidente a intenção do governo de levar empresas brasileiras para se instalar na Zona Especial do Porto de Mariel e desenvolver a economia local. A estratégia é construída com base no argumento das vantagens tributárias e alfandegárias da Zona Especial. Contudo, mesmo com todos os incentivos, empresários ouvidos pelo site de Veja se mostraram céticos.
Herculano
16/06/2014 08:00
RICO NÃO ELEGE NINGUÉM, por Vinicius Mota, para o jornal Folha de S. Paulo

Uma das vacinas recomendadas contra as bobagens disseminadas em época de eleição no Brasil é a que evita cair no conto da gincana de classes.

Uma divisão entre eleitores ricos e pobres, diz a lenda, seria o motor da política. O processo levaria a um confronto final entre o candidato dos abastados, de um lado, e o dos despossuídos, do outro.

Os lamentáveis insultos dirigidos à presidente Dilma Rousseff na partida de abertura da Copa parecem ter redespertado esse mito da dicotomia eleitoral. Quem estava no Itaquerão há de ter notado o perfil mais elevado de renda da grande maioria dos espectadores.

A campanha da reeleição habilmente iniciou uma contraofensiva de marketing na manhã seguinte. Tratava de situar a presidente como vítima da intolerância de uma elite egoísta. Daí a identificar Dilma como a candidata do polo pobre, dentro daquele esquema lendário, foi apenas um pequeno passo.

Para o bem da presidente, o estrato de renda representado no estádio do Corinthians em 12 de junho não é capaz de eleger ninguém. Nem prefeito de São Paulo, nem governador de Minas, nem presidente da República. Se houvesse escrutínio para subprefeito de Pinheiros ou do Leblon, talvez conseguisse.

Famílias com renda mensal per capita acima de R$ 3.600 não chegam a 5% da população brasileira. No país, 150 milhões - 3 de cada 4 habitantes - dispõem de menos de R$ 1.500 para passar o mês. Estes brasileiros decidem quem ganha e quem perde votações majoritárias.

Mas o lado ruim da equação para Dilma é que nenhum presidente recebe baixa aprovação - como os 33% conferidos a ela no mais recente Datafolha - sem frustrar expectativas de dezenas de milhões de brasileiros mal remediados. Não são os ricos que estão turvando a perspectiva da reeleição, e a campanha de Dilma Rousseff sabe disso.
Herculano
16/06/2014 07:50
CAMPOS DIZ QUE "RAPOSAS JÁ ROUBARAM O QUE TINHAM QUE ROUBAR" NO PAÍS

O texto é de "O Globo". Apesar de dizer que não ia "cuspir no prato", o pré-candidato do PSB à sucessão presidencial, Eduardo Campos, afirmou ontem que não fica "mais num projeto comandado por um bocado de raposas que já roubaram o que tinham que roubar?. E disse que é a única vez, após a redemocratização, que o país está sendo entregue ao sucessor em situação pior do que foi recebido.

Campos afirmou que o Brasil "vai tirar Dilma porque mudança não se faz com o passado, mas com o futuro". O socialista fez a declaração durante a convenção da Frente Popular, liderada pelo PSB, e que reúne 21 partidos, naquela que é a maior coligação da história política de Pernambuco.
Herculano
16/06/2014 07:46
PETISTAS RECICLAM SLOGAN E DIZEM QUE "ESPERANÇA VAI VENCER O ÓDIO"

O texto é de Fernando Gallo, para o jornal O Estado de S.Paulo. Após os xingamentos dirigidos à presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo e as declarações do tucano Aécio Neves segundo as quais "um tsunami vai varrer" o PT do governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou ontem a eleição de 2014 com a de 2002. Ele afirmou que, se 12 anos atrás o partido teve de "fazer uma campanha para a esperança vencer o medo", agora terá de fazer "uma campanha para a esperança vencer o ódio".

A frase foi usada também por outros líderes petistas durante a convenção que lançou o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo do Estado de São Paulo, em evento realizado no ginásio do Canindé, na zona norte paulistana.

Volto. Ódio? Quem entende melhor disto? O PT ou os outros partidos? Quem logo arrumou a senha do ódio e da discriminação? Não foi o PT que disse que os sem educação eram brancos e ricos que estavam no estádio?

Em Gaspar, depois da frase "deixa o homem trabalhar", surgiu mais outra original e criativa: "vem para o PT, vem".
sidnei luis reinert
16/06/2014 06:37
Romeu Tuma
há 10 horas
Mandaram o Messi tomar no FIOFÓ, ele foi lá e marcou um golaço! Reage Dilma, acaba as obras do PAC!
Marli
15/06/2014 21:02
Liguei para o departamento pessoal na sexta questionando sobre o décimo e me informaram que isso é normal....
Normal como?
Não sabem o que é metade décimo?
Sr Cleber, garanto que os comissionados o senhor vez corretamente né !!!
E mais não irá ter a reposição dessa diferença, ai tentei conversar com Sr Cleber, mas não consegui pois segundo a telefonista ramal ocupado.... ou fora do gancho como anda sempre...
Nós servidores temos que cumprir com as nossas obrigações e o departamento pessoal como fica? Quem o penaliza?
Como sempre o PT tenta abafar o erro !!!!

E Marcos ,na secretaria que eu trabalho não tinha nenhum comissionado trabalhando na quinta feira a tarde...
Herculano
15/06/2014 20:58
O VALE TUDO DO PT PARA SE PERPETUAR NO PODER E NAS DÚVIDAS. E DEPOIS ELE DIZ NÃO SABER A RAZÃO PELA QUAL O POVO XINGA OS SEUS REPRESENTANTES NO GOVERNO.

Lula liga Aécio a PFL e acusa FHC de corrupção, escreve Josias de Souza no seu artigo

Ao discursar neste domingo no lançamento da candidatura petista de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo, Lula respondeu aos ataques feitos na véspera por líderes do PSDB. Soou especialmente ácido em relação ao antecessor Fernando Henrique Cardoso e ao presidenciável tucano Aécio Neves, hoje o principal antagonista de Dilma Rousseff.

FHC dissera na véspera, na convenção que formalizou a candidatura presidencial de Aécio: "As urnas clamam, querem mudança. Elas cansaram de empulhação, corrupção, mentira e distanciamento entre o governo e o povo." Sem citar nomes, referiu-se genericamente aos petistas como "ladrões" e "farsantes".

E Lula: "Ainda ontem, na convenção deles, eu vi o ex-presidente falar que é preciso acabar com a corrupção. Ele deveria dizer quem é que estabeleceu a promiscuidade entre o Poder Executivo e o Congresso Nacional, quando ele começou a comprar voto para ser aprovada a reeleição, em 1996."

Aécio afirmara no sábado: "A cada dia que passa, por cada Estado ou região pela qual ando, eu percebo que há não apenas mais uma brisa, mas uma ventania por mudanças. Um tsunami que vai varrer do governo federal aqueles que lá não têm se mostrado dignos e capazes de atender às demandas da população brasileira."

Lula devolveu: "Vocês viram que ontem, na convenção do PSDB, eles repetiram, em 2014, aquilo que o [Jorge] Bornhausen tinha falado em 2005, quando começou o processo da CPI do mensalão: 'nós precisamos acabar com essa raça', dizia o Bornhausen. E nós acabamos com aquele PFL do seu Bornhausen."

Evocando a crise hídrica que atormenta o governo tucano de Geraldo Alckmin, Lula acrescentou: "Agora, o candidato deles [...] diz que vai ter um tsunami que vai varrer o PT do Brasil. Ora, por que eles não colocam o tsunami pra trazer água de volta pro Sistema Cantareira, que seria muito mais fácil e estaria ao alcance deles?"

Suprema ironia: ex-senador pelo PFL de Santa Catarina, Bornhausen comandou a troca do nome da legenda para DEM e, posteriormente, deixou os seus quadros na caravana liderada por Gilberto Kassab. Fundaram o PSD, um partido que, hoje, apoia a reeleição de Dilma. Lula abençoou a união. Borhausen preferiu associar-se ao projeto presidencial de Eduardo Campos. Seu filho, Paulo Bornhausen, preside o diretório catarinense do PSB.

Lula afirmou que o PT não pode ficar calado diante das acusações de corrupção. Disse que, nessa matéria, seu governo foi bem diferente do de FHC, algo de que "cada petista deveria ter orgulho". No dizer de Lula, "a diferença é que nós tiramos o tapete da sala. E eles jogavam tudo pra debaixo do tapete."

"A gente resolveu dizer o seguinte: só tem um jeito de as pessoas não serem punidas. É as pessoas não serem corruptas. Isso vale para os corruptos e para o corruptor. E fomos nós que fizemos isso. Cada decreto, cada lei. Pergunte para o diretor da Polícia Federal".

Para saber o que pensa a Polícia Federal, o melhor é conversar com os agentes, não com o diretor, como sugere Lula. Quem ouve a turma de baixo percebe que é grande a irritação com o discurso de Lula e do PT segundo o qual o mensalão foi uma farsa.

Quem reuniu as provas da fábula que levou a cúpula do PT às celas da Papuda foi o pessoal da PF. Quem denunciou e atestou a higidez dos achados foram os procuradores-gerais da República indicados por Lula e Dilma. Quem condenou foi um STF majoritariamente composto de ministros indicados na Era petista. O relator Joaquim Barbosa, por exemplo, nasceu da caneta de Lula.

Abespinhado com o xingamento que a torcida do Itaquerão dirigiu a Dilma no jogo do Brasil contra a Croácia, Lula sugeriu aos deputados federais do PT que façam "um requerimento ao presidente do TCU, para que ele diga se tem corrupção ou não na Copa do Mundo". Esclareceu que há no tribunal de contas "um ministro designado só para cuidar da corrupção" nas obras da Copa.

Sem mencionar o nome do ministro, Lula declarou: "Até agora, esse ministro não se pronunciou. Eu trouxe ele para uma conversar comigo. Ele falou que não tem [corrupção]. Eu falei: se não tem, por que não fala? 'Ah, porque não é meu papel. Meu papel é só acusar'."

Lula entoou na convenção de Padilha o mesmo discurso bélico que despejara sobre o microfone, na noite de sexta-feira, num ato do PT pernambucano, em Recife. Voltou a utilizar a hostilidade dos torcedores a Dilma como suposta evidência de que a oposição recorre ao "ódio" como arma eleitoral contra o PT.

"Eles estão querendo fazer conosco o que já fizeram com Getúlio [Vargas], até levá-lo à morte?" exagerou Lula. "Querem fazer o que já fizeram com Juscelino [Kubitschek], que agora é todo bonitão pra eles. Mas eles diziam naquela época: Juscelino não pode ser candidato, se for não pode ganhar e se ganhar não pode governar."

Lula prosseguiu: "Depois, eles tiraram o João Goulart. E tentaram me tirar, em 2005. Mas eu disse pra eles: se quiserem me tirar, vão ter que debater na rua, pra vocês conhecerem o que é o povo brasileiro de verdade."

Nesse ritmo, até o dia da eleição Lula ainda vai responsabilizar o tucanato pelas bombas despejadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Na definição do padrinho de Dilma, "tucano não é coisa boa. Ninguém tem aquele bico grande à toa.''
Herculano
15/06/2014 20:44
PARECE GASPAR. ARENA DAS DUNAS NÃO RECEBE ATESTADO E NOVA VISTORIA SERÁ FEITA AMANHÃ

O texto é Marcelo Merguizo, enviado especial do jornal Folha de S. Paulo a Natal, Rio Grande do Norte. O Corpo de Bombeiros realizou na tarde deste domingo (15) mais uma vistoria na Arena das Dunas, em Natal, e não emitiu o atestado final liberando os assentos provisórios.

O Comitê Organizador Local (COL) disse, na semana passada, que a vistoria final já havia sido feito. Os Bombeiros negavam a informação e, neste domingo, a Folha acompanhou a vistoria que acabou não sendo definitiva.

O estádio receberá o jogo entre Estados Unidos e Gana, nesta segunda-feira (16), às 19h.

Durante a inspeção deste domingo, os bombeiros registram avanços nas correções solicitadas na última quinta-feira (12), antes do jogo entre México e Camarões, porém ainda faltam alguns ajustes a serem realizados, dizem os Bombeiros.
Sandra Pereira dos Santos
15/06/2014 20:32
Gostaria de manifestar a minha insatisfação a respeito das mudanças ocorridas no trânsito de Gaspar na Avenida das Comunidades, pois nos dias de segunda sábado nada mudou, as filas continuam grandes, dificultando ainda mais a vida dos gasparenses, principalmente quando falamos em trânsito. Isso mostra a falta de pessoas competentes para exercer a função. Até quando vamos ter que suportar pagarmos "companheiros", incompetentes no serviço público?
Juju do Gasparinho
15/06/2014 19:46
Prezado Herculano:

"DA VAIA AO PALAVRÃO:
O POVO ( ainda ) É LIVRE!"
Do Blog Veneno Veludo.

Postado às 21:55hs, comentário do Blog do Manuel.
"Lularápio disse que existe uma campanha de ódio contra o ParTido-Quadrilha que elle criou e do qual é o Bandidão Supremo.
Elle está certo!
Existe ódio contra as mentiras.
Existe ódio aos milhares de roubos e assaltos aos cofres da nação.
Ódio à uma Anta que foi enfiada na goela dos brasileiros desinformados que hoje transitam desesperados nas filas dos SPCs e SERASAs da vida.
Existe sim, ódio mortal a um Vagabundo Canalha que teima em mentir para os mesmos brasileiros pobres que elle ainda usa para ser o que é".
Herculano, acho que o Lullaladrão hoje, é apenas um zumbi.
Já morreu e esqueceram de enterrar, e fede!
Juliana
15/06/2014 18:51
BRICK E MELATO JUNTOS?

Acredito que aqui nesse espaço democrático o Fernando Neves não irá conseguir apagar meu comentário, como fez no facebook!

Mas vamos lá: A quem interessa que o Marcelo Brick seja candidato? Ora bolas, o PT de Gaspar! Por isso, o mais petistas dos vereadores Melato esta inflando o égo de Marcelo Brick para que seja candidato! Ainda, conta com o apoio do mais novo faz tudo do PT Fernando Neves!

Qual será o resultado disso? O PT novamente no governo! Quem viver verá!

Outra, comentaram que essa junção tem 8 mil votos! Mas qts votos fizeram mesmo para a Teresa da Trindade?

Só fico curiosa sobre a opinião do vereador Lu sobre isso, será que já esqueceu que o Brick preferiu aderir ao acordo com o PT ao invés de apoiar o Lu para presidente?

E o PMDB e Andreia Nagel onde ficam nessa história?

Herculano, esse é um bom assunto para sua análise!
Herculano
15/06/2014 17:27
PALANQUES

Segundo Moacir Pereira, estão estremecidas as relações entre o ex-senador Jorge Bornhausen e o governador Raimundo Colombo. Os dois políticos - criador e criatura - tiveram uma conversa pesada sobre as eleições presidenciais. Nos bastidores informa-se que o deputado Paulo Bornhausen, do PSB, deve mesmo ser candidato a senador na chapa de Paulo Bauer, do PSDB.
Herculano
15/06/2014 17:00
POR QUE XINGAM?, por Mary Zaidan

Grosseiros, violentos, desrespeitosos com a pessoa e com o cargo, os xingamentos à presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, provocaram perplexidade até naqueles que apostavam em vaias. Mas, além de condenar o ato, cabe pelo menos tentar desvendar como tal agressividade ganhou eco entre os mesmos torcedores que arrepiaram o País com o canto a capela do Hino Nacional. E que esbanjaram cordialidade ao aplaudir o time adversário.

Seria possível atribuir a condenável elevação do tom à insatisfação - real e palpável - com o governo, com serviços públicos de péssima qualidade, preços altos, corrupção. Talvez. Mas isso já está expresso nas manifestações de rua, em vaias e mais vaias. Por que ultrapassar os limites?

O ex Lula diz ?-e com alguma dose de razão - que a falta de educação, não na escola, mas em casa, explicaria os insultos. "Não é dinheiro, nem escola, nem título de doutor que dá educação para a pessoa. Educação se aprende em casa" reagiu Lula, aproveitando-se, mais uma vez, para apontar a elite endinheirada como responsável pela expressão de baixo calão.

Registre-se que Lula não é propriamente alguém que pode dar exemplos nessa seara, ele próprio boquirroto e, não raro, deseducado. Lembram-se do jovem que reivindicou espaço para praticar tênis quando Lula fazia campanha ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ)? "Tênis é esporte da burguesia, porra!". Depois, sugeriu que o adolescente praticasse natação. Ao saber que a piscina estava fechada, cobrou deCabral: "Se a imprensa vem aí no fim de semana e vê essa porra fechada, o prejuízo político vai ser infinitamente maior que colocar dois guardas aí".

Um comportamento modelar para estimular a cultura ao desrespeito.

Cultura que se cristaliza quando não se cumpre o que a Lei manda, quando há conivência com a corrupção, quando a mentira ganha cores de verdade por excesso de repetição, quando a eleição fala mais alto do que o atendimento às demandas do cidadão.

Em um post no Facebook, Márcia Velloso foi certeira: "Quando os que comandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito". A frase do filósofo alemão Georg Lichtenberg (1742-1799) cabe como luva para o que se vê hoje.

Dilma saiu-se bem nas declarações que fez no dia seguinte aos xingamentos. Mas dificilmente conseguirá estancar vaias e até ofensas por onde passar.

Parte da reação ensandecida contra ela advém de algo que a beneficiou até pouco tempo: a cultura ao ódio, cultivada pelo "nós x eles", tradução petista do bem versus o mal. Sem meio termo, incentivou-se o radicalismo. De ambos os lados. E leite derramado não volta ao vasilhame.
Herculano
15/06/2014 16:57
PADRÃO BRASIL (E GAÚCHO)

Os hinos da França e de Honduras não foram tocados antes da partida no Estádio Beira Rio, nesta tarde. Mico internacional e que não deixam nenhum dúvida de que tudo lá andava improvisado, atrasado e devidamente escondido na imprensa.
Incompetência, Irresponsabilidade
15/06/2014 15:53
Eu realmente não consigo entender... Tenho que dar umas aulas de português e matemática para Cleber Diretor Departamento Pessoal, por que?

Metade dos servidores receberam o décimo errado...

Como calcular metade do décimo terceiro?

É Pegar o salário base e dividir em dois.. uma simples conta... Mas pelo jeito o Cleber não sabe calcular... Muitos servidores receberam bem, mas bem menos da metade..

Onde está o erro.. Ou melhor mais um, No Departamento mais desorganizado da Prefeitura, Departamento Pessoal, que é dirigido pelo Cleber Sabel. Estão tentando abafar o erro, mas não adianta...

Servidores que tiveram esse erro vamos exigir a diferença, que seja pago para todos os servidores a metade.... e não para alguns...

E uma aula de português para saber o significado da palavra ISONOMIA... que ele ainda não aprendeu....

Mas segue o significado, no que a lei diz....
Isonomia significa igualdade de todos perante a lei. Refere-se ao princípio da igualdade previsto no art. 5º, "caput", da Constituição Federal, segundo o qual todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Assim, de acordo com tal princípio, os méritos iguais devem ser tratados de modo igual, e as situações desiguais, desigualmente, já que não deve haver distinção de classe, grau ou poder econômico entre os homem

E agora... o que esperar..

Sra Fatima?
Sr Maicon?
Sr Doraci?
Sr Prefeito?

Que atitude irão tomar?

Como errar o calculo do décimo terceiro?
Cleber, está mais do que na hora de você pedir a sua exoneração....

Chega!!!!
sidnei luis reinert
15/06/2014 15:47
Desiré Delano Bouterse
Postado por: Otário A. Anonymous 15 de junho de 2014

Vc sabe quem é Desiré Delano Bouterse?! Ou ?Dési?, para os mais íntimos?!
- Não?! Então darei uma pequena amostra do seu ?currículo?:
possui prisão preventiva decretada no Brasil (e em mais 50 países), desde 1998.
está condenado a 16 anos de prisão, por tráfico de cocaína, na Holanda.
foi um dos pioneiros na organização de rotas de tráfico de cocaína colombiana do Brasil para a Europa e os Estados Unidos, via Suriname.
é acusado pelo assassinato de pelo menos 15 opositores (em 1982).
é o atual líder político e militar mais poderoso do Suriname.
foi eleito presidente do Suriname com mais de 70% dos votos em 2010 (lembre-se desta informação, pois voltarei a falar dela em breve).
seu filho, Dino Bouterse, foi indiciado nos EUA em 2013, por tráfico de cocaína.
Pois é? com este currículo de dar inveja até a Fernandinho Beira-Mar, adivinha aonde este indivíduo estava no dia 12 de junho de 2014 (data da estréia da seleção brasileira e início oficial da Copa do Mundo 2014)?

A localização de seu assento (próximo à presidANTA) mostra o tamanho de sua importância! ;-)
- Oooooh que legaaaaaaaaaal!
É por essas e outras que eu digo que ouvir um ?VAI TOMAR NO CU? é pouco se comparado ao que esses bandidos estão fazendo com esse país!
Imunidade
Vale ressaltar que este indivíduo, que é o atual chefe de Estado do Suriname até o dia 13 de agosto de 2015, goza de imunidade internacional como Presidente daquele país. Mas não é por isso que ele precisa ser convidado de honra para um evento como a Copa do Mundo, né?!
Aliás, não é a primeira vez que somos agraciados com sua presença.
Durante a missa celebrada pelo papa Francisco na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro em 2013, ele também estava lá! (ver imagem a seguir)
Parece que o governo brasileiro gosta bastante de manter relações estreitas com narcotraficantes!
Urnas eletrônicas
Lembra que eu falei para guardar aquela informação de que o ?Dési? foi eleito presidente do Suriname com mais de 70% dos votos?! Pois é? adivinha quais foram as urnas eletrônicas utilizadas para computar esses votos?!
- Exatamente! As Urnas Eletrônicas Brasileiras! As mais modernas e seguras do muuuuuundo!!! (saiba mais sobre as urnas brasileiras no vídeo a seguir)


https://www.youtube.com/watch?v=_DQONk4disU

Será que tudo isso é apenas coincidência?! ;-)
- Bú!
Otário Anonymous
Herculano
15/06/2014 14:01
LULA RADICALIZA DISCURSO E PREOCUPA O SETOR EMPRESARIAL

O texto é de Valdo Cruz, da sucursal de Brasília para o jornal Folha de S. Paulo. Aliado do ex-presidente Lula, o empresariado já começa a ficar preocupado com o tom mais radical do discurso do petista nos últimos eventos em defesa da presidente Dilma Rousseff.

Lula tem criticado empresários, atacado a mídia e até defendido medidas econômicas que destoam do receituário adotado em seus dois mandatos na Presidência.

Em recente reunião, empresários fizeram a avaliação de que o ex-presidente pode colocar em risco seu "patrimônio" político ao voltar a entoar o discurso mais radical do "nós contra eles".

A Folha ouviu de dois interlocutores do mundo empresarial que Lula fez um bom governo ao se firmar como político com bom trânsito em todas as camadas da sociedade. Agora, dizem, ele parece optar pelo enfrentamento para tentar estancar a queda de Dilma nas pesquisas.

O risco, afirmam, é o efeito contrário, com o PT voltando a ser um partido com elevada rejeição na classe média e empresarial. A expectativa dos executivos próximos a Lula é que, se Dilma for reeleita, ele retome um discurso mais amigável e menos radical.

Um interlocutor do presidente confirma que ele está "magoado" com empresários agraciados com benefícios nos governos petistas e que, hoje, circulam em almoços e jantares oferecidos aos principais candidatos adversários, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

"Estamos recebendo relatos de que empresários que frequentam o Palácio do Planalto estão cumprimentando o Aécio como 'meu presidente'", critica um interlocutor de Lula, reservadamente.

Do lado dos empresários, gerou preocupação a fala de Lula em evento recente em Porto Alegre, quando criticou publicamente o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, defendendo que o governo deveria liberar mais crédito e gastar mais.

Neste momento, está claro que um dos problemas do governo atual, diz um empresário, foi exatamente não segurar os gastos federais, o que pressionou a inflação.

CONSELHEIROS

Em tom de brincadeira, a Folha ouviu que Lula deve estar ouvindo pouco dois de seus antigos conselheiros, o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.

Ambos são defensores de um política fiscal mais austera para segurar a inflação dentro do centro da meta, hoje de 4,5% ao ano.

Auxiliares de Lula dizem que o recado do ex-presidente em Porto Alegre não teve como alvo apenas Arno Augustin, mas principalmente o Banco Central. A avaliação é que o BC teria apertado demais a política monetária e provocado uma escassez de crédito na economia.

Com isso, a retração no ritmo econômico foi muito forte exatamente no ano eleitoral, o que levará o país a ter um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014 na casa de 1,5%, abaixo do registrado em 2013, de 2,5%.
Herculano
15/06/2014 12:55
MALFEITO POR IRRESPONSÁVEIS

Na coluna impressa escrevi esta pequena nota (deveria ter sido maior e com mais destaque, repenso agora).

Malfeito. Quem não consegue administrar as suas coisas, conseguirá administrar o Hospital? A nova escola Luiz de Franzoi, no Bateias, por pouco não provoca uma tragédia. Um caibro caiu no pátio. Quando o assunto chegou à Câmara, o morador do bairro, o vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, minimizou e colocou a culpa nos professores. É que eles amarraram balões e bandeirinhas no tal caibro e isto teria sido a causa do acidente. Pode? Pode nas desculpas idiotas da atual administração.

Como o cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, o vereador Antônio Carlos Dalsochio virou fera quando este assunto veio à Câmara, fiquei curioso e preocupado ao mesmo tempo. Agora leio este press release da Câmara.

Na última segunda-feira, 09, membros da Comissão de Gestão Pública da câmara, estiveram visitando a Escola de Educação Básica Luiz Franzói, no Bairro Bateias. A escola já havia sido vistoriada no ano passado por ter apresentado alguns problemas [ alguns? Muitos e gravíssimos e todos contestados pelo próprio Dalsóchio e o PT na época que diziam ser isto coisa de invejosos e opositores (?)], que foram constatados pela Comissão [com duas professoras].

Em seu retorno nesta semana, os membros da Comissão puderam perceber que algumas das melhorias indicadas foram realizadas. Porém, após a denúncia dos pais de alunos de que havia caído um caibro na área de recreação das crianças, os parlamentares retornaram ao local e, infelizmente, confirmaram a denúncia. A ocorrência só não foi mais grave, pois no momento não havia crianças no local.

A vereadora, e presidente da Comissão, Prof.ª Andréia Nagel, ressaltou a importância da fiscalização por parte dos parlamentares. "É muito importante, e é papel fundamental da Comissão, acompanhar e fiscalizar as obras públicas. Essa escola já apresentou problemas após a sua inauguração e agora apresenta novamente, levantando dúvidas se não houve problemas na execução do projeto. A comissão foi verificar essa situação e conhecer quais providencias foram tomadas para que os estudantes não tenham que conviver com riscos de acidentes".

Volto. A construção desta nova escola começou errada. Ela está num terreno que não estava liberado. A Fatma o tinha como fontes de águas, que foram devidamente soterradas de uma hora para a outra(também denunciado aqui e motivo até de um inquérito). Teve-se todos os problemas de atraso. Mesmo assim, foi entregue à meia boca, expondo crianças e até o próprio ensino, como detalhei aqui e fui desmoralizado mais uma vez.

Antônio Carlos Dalsóchio, o presidente do PT, Amarildo José Rampelotti, o prefeito Pedro Celso Zuchi deviam agora estar agradecendo pela falta de zelo e responsabilidade. Tudo poderia ter terminado em uma tragédia. Por que o PT questiona a comissão de Gestão da Câmara quer evitou e salvou a administração desta culpa? Por que o PT e a administração de Gaspar quer (e conseguiu) este assunto escondido da imprensa? Ele deveria ser o primeiro a vir a público, e mostrar que está corrigindo e protegendo as crianças, professores e funcionários de lá. Mas ao contrário, tenta abafar e culpar papéis e balões. Acorda, Gaspar!
LUIZ ORLANDO POLI - SOCIOLOGO
15/06/2014 11:14
NUMA VERDADEIRA DEMOCRACIA ! UM GRANDE LIDER ! UM GRANDE
ESTADISTA ! BUSCA UMA ESQUAÇÃO ABRINDO A DISCUSSÃO PARA UMA GRANDE SOLUÇAO ! ME REPORTO A ESSE EVENTO EM CURSO
CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL (COPA) EM QUE UM GOVERNO
DECIDIU DE MANEIRA UNILATERAL (DITATORIAL) SEM O AVAL DE
UMA SOCIEDADE QUE PAGA PESADOS IMPOSTOS E CARECE DE SER
VIÇOS PUBLICOS DE QUALIDADE ! UM GRANDE GOVERNANTE DEMO
CRATICO DIVIDE RESPONSABILIDAS NAS DECISÓES ! E PREFERÍVEL
DIVIDIR O ÒNUS DE UMA DECISÁO DO QUE TER QUE ASSUMI-LO
SOZINHO !
Herculano
15/06/2014 10:58
AS TERRÍVEIS FRASES DE EFEITO QUE O TEMPO SE ENCARREGA DE DESMORALIZÁ-LAS

A primeira foi dita há poucos meses pelo marqueteiro arrogante guru do PT, Lula, Falcão, Dirceu, Genoino e Dilma. A presidente seria reeleita no primeiro turno por esmagadora vitória e que a briga distante ficaria para lá embaixo entre os anões, incluindo um tal de Aécio.

A segunda foi a de Aécio Neves, ao fazer ontem o discurso de candidato indicado pelo PSDB para concorrer ao pleito de outubro: "um tsunami vai varrer o PT do poder". Como tsunami não dá por aqui, é mais provável que a briga será feia entre o rochedo e o mar. Só a disposição de mudar é que pode tirar o PT do poder, porque por força, articulação, coesão, discurso e propostas, o negócio continua feio. Ainda mais com tudo dominado pela patrulha, o aparelhamento, a intimidação e as sacanagens
Herculano
15/06/2014 10:48
(DES) MANDAMENTOS, por Dora Kramer

Fala-se nas diferenças de ideias entre PT e PMDB como se a representação mental de algo concreto fosse a razão primordial da aliança entre os dois partidos.

Mas o fato de divergirem sobre questões como a criação de conselhos populares para orientar decisões de governo, controle dos meios de comunicação e plebiscito sobre Constituinte exclusiva para reforma política não tem a menor importância.

Esses temas são caros aos petistas, que nem por isso dão a mínima para a posição contrária dos pemedebistas. Entre outros motivos porque no mundo real todos eles sabem que tais propostas não passam de conversas para agradar momentaneamente o público do PT e que não vão adiante por absoluta ausência de respaldo político, social e, em alguns aspectos, legal.

Assim como as divergências de pontos de vista pouco importam, é irrelevante a agenda dita de compromissos que o PMDB apresenta ao parceiro para fugir da pecha de fisiológico quando firma aliança para concorrer às eleições. Em 2006, ao aderir de corpo e alma ao governo Lula, o partido apresentou um documento chamado "Os sete mandamentos", do qual falaremos adiante.

Falemos primeiro dos mandamentos de 2014. São oito os itens escolhidos pelo PMDB para exibir como "prova" de que o apoio à reeleição de Dilma Rousseff é programático.

São as seguintes as exigências para eventual segundo mandato: 1. Forte suporte público à política industrial; 2. Retomada do processo de crescimento mediante a criação de um Plano Nacional de Formação e Qualificação de Trabalhadores; 3. Novo modelo de política de infraestrutura; 4. Garantia de acesso à saúde e à educação; 6. Manutenção e extensão das políticas compensatórias; 7. Democratização dos meios de comunicação; 8. Política externa independente e progressista.

Em matéria de obviedades, estaria completo o decálogo com o apoio à luz elétrica e à água encanada. Ainda assim, vamos que Dilma reeleita não cumpra os compromissos exigidos pelo PMDB, deixará ele o governo em protesto programático?

Sem chance. Ficará exatamente onde lhe convier. Como fez nos últimos anos desde que apresentou os tais sete mandamentos de 2006, reunidos em documento na ocasião tido como atestado da "altivez doutrinária" do PMDB.

Vamos aos pontos: 1. Reformas política e tributária; 2. Crescimento econômico acima de 5%; 3. Manutenção dos gastos correntes a níveis inferiores ao PIB; 4. Consolidação das atuais políticas de transferência de renda; 5. Renegociação das dívidas dos Estados; 6. Fortalecimento da federação; 7. Criação de um conselho político de partidos para acompanhar as ações de governo.

Os escribas de tão nobres tábuas tiveram o cuidado de ser mais genéricos entre uma e outra. A de 2014 é vaga o suficiente para não dar margem alguma a cobranças. Já a de 2006 se presta a comparações com a realidade.

Reformas política e tributária? Nem pensar. Crescimento acima de 5%? Nem precisamos entrar e em detalhes. Contenção dos gastos públicos fez o caminho inverso ao do PIB, proporcionando aquele falado espetáculo do crescimento. As políticas de transferência de renda são de interesse do governo; portanto, compromisso do PT com ele mesmo.

Já era previsto que o PMDB não se revoltaria caso não se fortalecesse a federação nem promoveria a ruptura se o tal conselho de partidos não vingasse, como não vingou.

O PMDB renovou a aliança com o PT em clima de revolta, mas não por quebra de compromissos programáticos e sim por falta de influência no governo, insuficiência de poder nos ministérios e avanço do PT sobre as bases do partido nos Estados.
Jacaré de Costas
15/06/2014 10:31
Herculano,

A titulo de contribuição, ontem o mestre de cerimonia do PMDB ex-PT Rony Muller e assessor de Ciro André, se perdeu no comando, ficou nervoso, convidou gente para compor a mesa que nada tinha a ver, convidou o pre-candidato a Deputado Joel da Costa, a fazer parte da mesa, como representante de um sindicato de supermercados, porém não convidou o presidente da Comunidade local, nem o presidente da Associação de Moradores. Convidou Kleber Edson, para sentar à mesa, como presidente do PMDB, que não representou ninguém, esqueceu de convidar por educação os presidentes de outros partidos, que se faziam presentes também.

A pose da foto, também foi comandada pelo mestre, que perdido tentou juntar os componentes da mesa com a cópia da ordem de serviço.

Que circo, não faltou nem pão.
Herculano
15/06/2014 09:34
AINDA SOBRE OS XINGAMENTOS A DILMA NO ESTÁDIO DO ITAQUERÃO (OU AO PT, AO LULA QUE ESPERTAMENTE SE ESCONDEU, AO DESGOVERNO, À LADROAGEM, À CENSURA SOB TODAS AS FORMAS INCLUSIVE NA IMPRENSA, À VOLTA DA INFLAÇÃO, À FALTA DE SAÚDE PÚBLICA, À FALTA DE MOBILIDADE URBANA,CONTRA A CORRUPÇÃO, CONTRA A INTOLERÂNCIA POR SIMPLEMENTE SER OPOSITOR, CONTRA A FALTA DE PRIORIDADES, A INSISTENTE TENTATIVA EM DIVIDIR O BRASIL EM CLASSES E CRIAR VÍTIMAS PARA SE SUSTENTAR NO DISCURSO POPULISTA, HIPÓCRITA, DISCRIMINATÓRIO E QUE CHEIRA AO ÓDIO...).

Duas observações. Primeiro eu sou contra os xingamentos, eles expressam a falta de argumentos e de educação mínima. Sou a favor do debate, da dialética, da exposição e até da vaia. Segundo, as opiniões são de leitores do jornal Folha de S. Paulo e estão na edição deste domingo.

Horrível o comportamento dos brasileiros no jogo de abertura da Copa. Não sou a favor do governo Dilma, mas achei falta de respeito e muita agressividade contra a presidente da República. As pessoas não deveriam misturar política com esporte. Lamentável! Adriana Siemerink N. Paiva (Barueri, SP)

O Brasil sedia a maior competição esportiva do planeta e a presidente da República quer se passar por anônima na festa de abertura. Simplesmente surreal! Joaquim Quintino Filho (Pirassununga, SP)

Dilma, antes de ser presidente é uma mulher, mãe e avó. Vaias às autoridades são comuns, mas o que a classe média branca paulistana mostrou para o mundo foi que não tem educação, respeito nem vergonha na cara. Dimas Antônio de Souza (Belo Horizonte, MG)-

Apesar de não votar no PT, achei de mau gosto e uma tremenda falta de educação a sonora vaia dirigida a ela com palavrão que percorreu o mundo. O colunista Fernando Rodrigues diz ter dúvidas se o melhor do Brasil é o brasileiro ("Futebol e barbárie", "Opinião", 14/6). Eu nunca tive. Em diversas situações, seja nos estádios, no trânsito, nas ruas, no respeito aos deficientes físicos, estamos anos-luz atrás de outras nações. Adauto L. Cardoso (Sorocaba, SP)-

O pior do Brasil são os políticos! Elegemos eles em confiança e o que vemos é uma grei sem pudor fazendo pouco caso do povo brasileiro, surrupiando dia a dia nosso patrimônio e dignidade. O "vai tomar no c..." dito a Dilma nada mais é do que um pequeno recado e um basta na hipocrisia.nTulio Alves Santos (São Paulo, SP)

Lamentável a opinião de Juca Kfouri ("Palavrões vieram de gente que tem dinheiro, mas sem civilidade", "Poder", 14/6). Não concordar com xingamentos à presidenta é plausível, mas dizer que a Copa é para endinheirados, e não para o povão, é análise primária. Ela e Lula fizeram a Copa para o povão, sim. Sempre houve no Brasil vinculação entre política e futebol, e eles sabem que podem capitalizar ganhos políticos com o povão, que fica mais entorpecido e anestesiado com o sucesso da seleção. Vincular as ofensas a Dilma apenas a gente que tem dinheiro é estimular a luta de classes. Basta que Juca vá a um jogo do Corinthians, que certamente ouvirá palavrões de pobres e de endinheirados. Julio Stancati, médico do Corinthians (São Paulo, SP) -

Não bastasse uma abertura que não deixará resquício nenhum na nossa memória e um futebol vencido com a ajuda do juiz, o tão esperado e alardeado pontapé inicial por um paraplégico foi mais escondido do que mostrado. Por quê? A (des)organização teve medo de que o pontapé fracassasse? Que vergonha. Luciano Harary (São Paulo, SP)
Herculano
15/06/2014 09:19
VAIAS A FAVOR, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo

Depois das vaias e xingamentos, Lula e Dilma deram uma aula de como fazer de um limão azedo uma bela limonada docinha. Ele é craque nisso, ela foi atrás.

Na dúvida atroz entre ir ou não ir à abertura e ao jogo de estreia da Copa, Dilma ficou no meio do caminho: foi, mas sem discursar, acenar e nem mesmo aparecer. Ficou praticamente escondida num canto.

Vieram as vaias, como já esperavam o Planalto e a sociedade. Mas vieram também os palavrões, que não estavam no script.

A primeira reação foi contra Dilma: "onde ela vai, é vaiada"; "vai ficar trancada na campanha"; "colhe o que plantou"; "a reeleição já era".

As redes sociais, porém, amanheceram no dia seguinte recheadas de manifestações de desagravo, solidariedade e simpatia pela "presidente, pela mulher, pela mãe, pela avó". E com o X da questão: tudo começou na área da elite endinheirada.

De ré que merecia vaias pelo "mau humor e arrogância", como desferiu Aécio Neves, Dilma evoluiu para vítima de xingamentos infames diante do mundo. Anti-dilmistas, até tucanos, engrossaram o coro de defesa da presidente-candidata.

O episódio, que era para ser rapidamente esquecido pela campanha petista, passou, ao contrário, a ser potencializado por ela.

Lula ofereceu uma fotogênica rosa branca à pupila ofendida e, de repente, admitiu que trouxera para o Brasil uma Copa "para ricos". Dilma, sacou ele, era a única com cara de pobre (?!) no Itaquerão.

Em menos de 24 horas, Aécio amenizou o tom, conforme a música da opinião pública, e passou a criticar os xingamentos. Com seu recuo, selou o êxito da estratégia lulista.

Os gritos do Itaquerão deixam de ser limão contra Dilma, viram limonada a favor dela e reforçam o bordão dos "pobres contra os ricos". Mas, se xingamentos devem ser condenados, vaias são manifestações legítimas e não são exclusivas da Copa e de ricos. Já viraram rotina.
sidnei luis reinert
15/06/2014 09:17
Gozando a Presidenta na EUROPA?
https://www.youtube.com/watch?v=gE1hBXM2Dj8

Está no YouTube... Gozação estrangeira com a nossa Presidenta? É o alto preço que ele paga pela reeleição. Quem vive em campanha permanente, confundindo marketing político com eleitoreiro, leva pancada sem parar na media...

US$ 10 milhões perdidos

Um ilustríssimo político brasileiro ficou inteiramente PT da vida com os suíços que resolveram cooperar com a Operação Lava Jato.

O cabra perdeu nada menos que US$ 10 milhões que estavam confiados ao doleiro Alberto Youssef, em uma das contas confiscadas na Suíça.

O mais triste é que o malandro nem vai reclamar das verdinhas perdidas, já que seu patrimônio familiar, conquistado na boa e corrupta vida pública do Brasil, supera a marca de US$ 4 bilhões...

O escroque só precisa tomar cuidado porque tem uma turma do Judiciário, do Ministério Público e das inteligências da Receita e da Polícia Federal de olho nele e nos seus pupilos...
Herculano
15/06/2014 09:12
A FOTO

Os fotógrafos "passaram mal" para enquadrar todos que queriam aparecer ontem na foto da assinatura do asfaltamento (2,9 km) de parte da rua Leonardo Pedro Schmitt, no bairro Macucos, em Gaspar.

Interessante na mesma cena a disputa para segurar as "cópias" do contrato para posar para a mesma foto

E para encerrar. Hoje é dia de encontrar políticos a caça de eleitores. Hoje é dia da Festa de Santo Antônio, no Gasparinho.
Herculano
15/06/2014 08:50
MANCHETE DE VEJA


PT lança hoje candidatura de Padilha, o terceiro poste de Lula. Partido tenta repetir a fórmula vencedora nas eleições de Dilma e Fernando Haddad
Herculano
15/06/2014 08:48
LEMBRANÇAS E SEMELHANÇAS

Depois de se tornar pai pela segunda vez com os gêmeos Bernardo e Julia, Aécio Neves se lembrou do pai ao recordar seu melhor Mundial: o do tri, em 1970; "Depois da final contra a Itália, saímos para comemorar no Aero Willys de meu pai, que, disciplinador enérgico, pela primeira vez me deixou sentar no capô do carro. Era a glória! Comemorei muito e cheguei a me orgulhar do Brasil", disse ele; "Não passaram muitos anos para eu perceber que fora das quatro linhas não havia do que nos orgulhar [ paralelo sobre ditadura militar daquela época com a ditadura do poder de hoje e as respectivas Copas]
Herculano
15/06/2014 08:44
LAVA JATO: MPF "SEGUIU O DINHEIRO" DE CAMPANHAS, por Claudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais

A operação Lava Jato é produto da estratégia do Ministério Público Federal de adotar o lema "siga o dinheiro", para investigar a origem do financiamento eleitoral. A Lava Jato pôs na cadeia doleiros que atuam para grandes partidos, lavando dinheiro sujo da corrupção, e até o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que a PF acredita ser um "banco central" de políticos que há anos comandam o Congresso.

Resolvedor-geral
Investigadores acham que Paulo Roberto Costa seria "resolvedor-geral" de problemas para figurões da política, inclusive financiar campanhas.

Mapeamento
Procuradores fazem um cruzamento de dados para mapear negócios obtidos no setor público por financiadores de campanhas eleitorais.

Começa assim
No Brasil, é comum os políticos compensarem os financiadores de suas campanhas garantindo-lhes negócios com o Estado brasileiro.

Prioridades
De um leitor indignado: "tantos helicópteros para a segurança da Copa, e quase nenhum para acudir as vítimas das enchentes no PR e SC".

Bolsa Família: R$ 8,4 bilhões na "veia" do eleitor
Em pleno ano de eleição, o governo Dilma distribuiu R$ 8,45 bilhões diretamente a famílias "em condição de pobreza e extrema pobreza", nos primeiros quatro meses do ano, através do Bolsa Família. Em 2010, último ano de governo, o ex-presidente Lula destinou R$ 14,4 bilhões ao Bolsa Família. Se continuar no mesmo ritmo, Dilma deve gastar, no seu último ano de governo, quase o dobro do antecessor.

Ano eleitoral
Em 2013, o governo Dilma gastou R$ 24,8 bilhões com o programa Bolsa Família. Este ano a cifra pode ultrapassar os R$ 27 bilhões.

Dez bi a mais
No primeiro ano de governo Dilma os gastos com o Bolsa Família foram de R$ 17,3 bilhões. Em 2013 gastou R$ 7,5 bilhões a mais.
Herculano
15/06/2014 08:32
FIFA SE CANSA DAS CRÍTICAS E REBATE UMA A UMA. VEJA AS RESPOSTAS

A entidade organizadora da Copa do Mundo rebateu as reclamações sobre custo dos estádios, altos preços dos ingressos e proibição de vendedores ambulantes, entre outras coisas. O texto é de Beatriz Souza, para a Revista Exame

Durante toda a organização da Copa do Mundo, a Fifa - e também o governo - foi alvo de críticas e protestos. As reclamações vão desde o custo exorbitante dos estádios em detrimento a outros gastos prioritários, a sede por lucro da entidade e uma Copa inacessível à população mais pobre do Brasil.

Nada disso é verdade, segundo a Fifa.

Em resposta a essas críticas, a entidade divulgou nesta semana um compilado de perguntas e respostas que poderia ser traduzido como "esclarecendo as coisas" ou "pondo os pingos no Is".

Nele, responde a esses principais temas - ou acusações, dependendo do ponto de vista - que lhe têm sido dirigidos na internet ou mesmo em conversas informais.

Veja a seguir como a Fifa resolveu responder a nove desses "equívocos", com as transcrições de alguns trechos. As respostas completas podem ser encontradas no site da entidade.

1. A Fifa não gastou nenhum centavo com a Copa no Brasil

A entidade afirma ter coberto todos os custos operacionais do evento, de cerca de US$ 2 bilhões. "Nós não usamos nada de dinheiro público para isso, só usamos dinheiro gerado pela venda dos direitos de TV e comercialização da Copa do Mundo", diz a Fifa.

Sobre os investimentos feitos pelo governo brasileiro, a Fifa se defende dizendo que nem todos estão relacionados à Copa e que o país vai se beneficiar por muitos anos das melhorias.

2. O dinheiro dos estádios foi tirado da saúde e da educação

A Fifa rebate as críticas de que os 12 estádios construídos ou reformados teriam tirado verba da educação e da saúde brasileira. "A presidente Dilma Rousseff, falando duas semanas antes da Copa do Mundo, salientou que o orçamento do Estado para a educação e a saúde não será afetado pelos empréstimos do BNDES para os estádios (apenas 0,16 por cento do PIB do Brasil)

3. A Fifa mandou o Brasil construir 12 estádios caros

Segundo a entidade, cabe a cada país escolher se quer usar 8, 10 ou 12 estádios. E o Brasil escolheu ter 12. A Fifa diz que apenas estabelece algumas diretrizes básicas a serem seguidas para que os estádios atendam às necessidades e expectativas das equipes, de segurança e dos meios de comunicação.

4. Os ingressos são tão caros que a maioria dos brasileiros não pode pagar

"Em comparação a outros grandes eventos (Jogos Olímpicos, Fórmula 1, torneios de tênis, shows de música pop, etc), há muitos ingressos baratos para a Copa do Mundo", diz a Fifa.

A entidade diz que para os jogos da fase de grupos havia bilhetes a venda por 15 dólares. Além disso, a Fifa diz ter dado gratuitamente 100 mil bilhetes para os construtores que trabalharam nos estádios, "bem como para as pessoas socialmente desfavorecidas".

5. FIFA exige isenção fiscal total para seus patrocinadores, o que significa que o país anfitrião não ganha nenhum dinheiro

A entidade diz não fazer nenhuma demanda de isenção fiscal geral para patrocinadores e fornecedores, ou para qualquer outra atividade comercial no país anfitrião.

"A Fifa só exige uma flexibilização dos procedimentos aduaneiros para alguns materiais que precisam ser importados para a organização da Copa do Mundo e que não estão à venda no país de acolhimento (por exemplo, computadores a serem utilizados pela Fifa), placas de publicidade eletrônica e a importação de bolas de futebol a serem utilizados durante a Copa e em seguida reexportados ou doados para uma instituição ligada ao esporte no país."

6. A Fifa só quer lucrar e não se importa com mais nada

"A Fifa é uma associação de associações com fins não comerciais, sem fins lucrativos e que utiliza seus recursos para alcanças seus objetivos estatutários, que incluem o desenvolvimento do jogo de futebol ao redor do mundo", diz a entidade. A Fifa diz gastar 550 mil dólares no desenvolvimento do futebol em todo o mundo.

7. O país sede é deixado sozinho para lidar com seus problemas sociais, econômicos e ambientais

A entidade diz estar "plenamente consciente da - e aceita totalmente - sua responsabilidade social como parte da Copa do Mundo", diz.


"A Fifa anunciou uma estratégia completa de sustentabilidade há quase dois anos, com foco em estádios ecológicos, gestão de resíduos, poio da comunidade, redução e compensação de emissões de CO2, energias renováveis??, mudanças climáticas e transferência de conhecimento. Além disso, a Fifa ainda apoia uma ampla gama de projetos sociais".

8. A Fifa é responsável pelas remoções de famílias

"A Fifa nunca exigiu qualquer desses despejos", diz a entidade, que ainda afirma ter recebido por escrito do governo federal e das cidades-sede que ninguém teria que ser expulso ou removido para a construção ou reforma dos 12 estádios.

9. A Fifa expulsou os ambulantes da rua para dar exclusividade a seus patrocinadores

A Fifa nega a acusação de que estaria expulsando os vendedores ambulantes das áreas no entorno dos estádios. "Pelo contrário, a Fifa trabalha duro para assegurar que os comerciantes de rua façam parte da Copa do Mundo. No ambiente do estádio, no entanto, preocupações com a segurança implicam que só pessoas com ingressos ou credenciais possam entrar", explica.

"Na maioria das cidades-sede, os comerciantes de rua que já estavam trabalhando em torno dos estádios foram registrados e, portanto, poderão trabalhar perto dos estádios e das Fan Fests durante a Copa do Mundo", diz a entidade.
Herculano
15/06/2014 08:25
OPOSIÇÃO UNIDA CONTRA O PT NO MAIOR ESTADO DO NORDESTE

O texto é de Tiago Décimo, para o jornal O Estado de S. Paulo. Na Bahia, Estado onde a presidente Dilma Rousseff obteve sua maior vantagem de votos em 2010 (2,8 milhões), caberá a um neófito em disputas majoritárias tentar manter o domínio do PT no maior colégio eleitoral do Nordeste - com 10,1 milhões de eleitores - diante de uma oposição reforçada.

Após a celebrada vitória nas eleições municipais de 2012, nas quais conquistou o comando das duas maiores cidades do Estado, Salvador (com Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto) e Feira de Santana (com José Ronaldo), o DEM aposta na experiência e no amplo conhecimento do eleitorado sobre o ex-governador Paulo Souto, que parte para a quarta eleição consecutiva ao governo - ele venceu em 2002 e perdeu em 2006 e 2010.
sidnei luis reinert
15/06/2014 08:00
Zé, da Papuda, via Skype?

O Ministério Público no Distrito Federal apura uma gravíssima denúncia de privilégio ao reeducando José Dirceu, hospedado na Penitenciária da Papuda.

Mês passado, usando o sistema de conferência do Skype, através de um smartphone levado para dentro da cadeia, Dirceu teria participado do treinamento dado ao ex-diretor internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, sobre o que deveria ser dito na CPI da Petrobras.

A suspeita surgiu depois que o jornal O Globo revelou que Cerveró recebeu um ?media trainning? feito pelo assessor de imprensa de Dirceu, o jornalista Ednilson Machado.
Herculano
14/06/2014 21:55
AO PRESSENTIR QUE PODE PERDER O PODER, PT, LULA E DILMA APELAM. DIVIDEM OS BRASILEIROS E SEMEIAM O ÓDIO. VEJA E LEIA ISTO.

Vá até este endereço e reflita http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/06/14/lula-fala-em-odio-de-classes-e-promete-reacao/
Herculano
14/06/2014 21:41
PESQUISA ISTO É/SENSUS MOSTRA ASCENÇÃO DE AÉCIO E QUEDA DE DILMA

Ela está na revista Isto É desta semana e que está nas bancas. O texto é de Rodrigo Vilela, do Diário do Poder, de Brasília. A pesquisa Istoé/Sensus divulgada neste sábado mostra nova queda da presidenta Dilma Rousseff (PT), ascensão de Aécio Neves (PSDB) e o "voo de galinha" de Eduardo Campos (PSB). A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de maio e 4 de junho (registro: BR ? 00161/2014) e tem margem de erro de 1,4%.

A pesquisa mostra que a corrida presidencial deve ficar polarizada entre PT e PSDB

22 a 25 de abril 26 de maio a 4 de junho

Dilma Rousseff 34,0% 32,2%

Aécio Neves 19,9% 21,5%

Eduardo Campos 8,3% 7,5%

Pastor Everaldo 2,3% 2,3%

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria Aécio por 37,8% a 32,7%. Se o adversário fosse Eduardo Campos, a petista ganharia de 37,5% a 26,9%.
Herculano
14/06/2014 20:57
MANCHETE DE AMANHÃ

Dilma cancela ida a convenção do PT em SP e irrita campanha de Padilha. Mesmo com dificuldades de avaliação entre o eleitorado paulista, a presidente Dilma Rousseff cancelou a participação que faria neste domingo (15) no lançamento da candidatura do ex-ministro Alexandre Padilha (Saúde) ao Palácio dos Bandeirantes.

A decisão surpreendeu e irritou o comando da campanha de Padilha que tem feito ampla divulgação do ato ressaltando a presença de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho do petista. A cúpula da campanha avalia que a medida trará desgaste ao candidato logo na largada.
Juju do Gasparinho
14/06/2014 20:54
Prezado Herculano:

A Madama Dona Redonda Dentuça do Capote Vermelho, gerenta "decepaís" ( como diria o Boquirroto Cachaceiro de Garanhuns), do alto da sua arrogância disse que perdoa quem a vaiou... E quem foi que pediu perdão?

O PT e o Inferno tem muitas similares, inclusive dos líderes.
Herculano
14/06/2014 19:01
MALANDRAMENTE ESPERTO ELE SE ESCONDEU. ARMOU E DEIXOU A SUCESSORA EXPOSTA. O 247, O CANAL DO PT PATROCINADO POR PROPAGANA DAS EMPRESAS E BANCOS ESTATAIS, FAZ ESTA MANCHETE: LULA CONFORTA DILMA: "A VINGANÇA SERÁ A VITÓRIA".

Como se vê, esse pessoal só pensa em vingança, poder, armações e dúvidas, todas com o nosso dinheiro dos pesados impostos que ao invés de irem para saúde, educação, creches, segurança e infraestrutura como a Ponte do Vale, a ponte dos Sonhos, a duplicação da BR 470, prioritariamente foi para estádios, para o circo, para os bolsos de poucos e a vergonha de todos.

Este é o texto do 247.Ao entregar a presidente Dilma Rousseff uma rosa branca em símbolo de paz, o ex-presidente Lula lamentou as agressões sofridas por ela durante a abertura da Copa do Mundo de 2014, em São Paulo e a confortou: "O que você sofreu não foi uma agressão à presidenta, foi uma agressão ao povo brasileiro. Nossa vingança será a vitória", disse em ato em Recife; ele convocou os militantes do PT a sair em defesa da presidente: "Se ofender a Dilma, estará ofendendo a cada um de nós"; para o líder petista, a mídia fomentou os xingamentos, o que considerou "um ato de cretinice": "Parte da imprensa incentivou o tempo inteiro essa reação da sociedade"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou, nesta sexta-feira, os militantes do PT a sair em defesa da presidente Dilma Rousseff. "Se ofender a Dilma, estará ofendendo a cada um de nós".

Em ato político realizado em Recife (PE), que reuniu cerca de 2.500 pessoas no bairro de Benfica, Lula lamentou as agressões sofridas por Dilma durante a abertura da Copa do Mundo de 2014, em São Paulo. "O que você sofreu ontem não foi uma agressão à presidenta, foi uma agressão ao povo brasileiro", disse Lula após entregar-lhe uma rosa branca à Dilma em símbolo de paz. Na sequência, a confortou: "Nossa vingança será a vitória".

Segundo ele, a imprensa fomentou os xingamentos feitos à presidente nesta quinta-feira (12). "Parte da imprensa incentivou o tempo inteiro essa reação da sociedade", o que considerou "um ato de cretinice". Para Lula, faltaram respeito e educação aos que gritaram palavrões e lembrou que eles vieram da "parte bonita da sociedade". "Os que diziam que o Brasil ia passar vergonha na Copa deram o maior vexame. Respeito, educação, a gente aprende na casa da gente. Duvido que trabalhadores tivessem coragem de falar 1%" do que foi falado", disse ele.

Também presente no evento, a presidente voltou a comentar o episódio que classificou como "lamentável". "Não está à altura do Brasil e nem do povo brasileiro", afirmou. Mais cedo, durante inauguração do BRT, no DF, Dilma afirmou que não será atemorizada por agressões verbais.
Herculano
14/06/2014 18:17
PSDB E ALIADOS ESTÃO UNIDOS POR AÉCIO, DIZ SERRA

O texto é de Laryssa Borges para a revista Veja. Depois de ter confirmado de última hora que aceitaria discursar na convenção nacional do PSDB, marcada para este sábado, em São Paulo, o ex-governador José Serra disse que o partido e legendas aliadas estão unidas em torno da candidatura do senador Aécio Neves à presidência da República. Aécio foi oficializado hoje como o candidato tucano ao Palácio do Planalto, mas ainda negocia com partidos políticos um nome para preencher a vaga como candidato a vice-presidente.

"Temos um encontro marcado com o Brasil. O PSDB e aliados chegam unidos para essa disputa. Estamos todos juntos, com Aécio à frente", disse Serra ao participar da convenção. O nome do tucano foi cogitado para compor com Aécio a chapa que enfrentará a presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro, mas o PSDB tem até o dia 30 para definir o nome do vice. Entre os cotados estão o senador Aloysio Nunes Ferreira e o ex-governador do Ceará Tasso Jereissati.

A aproximação de Aécio com a seção paulista do PSDB tenta enfraquecer a resistência que ele sofre em setores do partido. A costura para atrair aliados de Serra ocorreu mais claramente no início do ano passado, quando o senador serrista Aloysio Nunes Ferreira foi escolhido líder do partido no Senado. Quando foi confirmado como presidente nacional da sigla, Aécio também compôs com o ex-governador Alberto Goldman, colocando-o como um dos vice-presidentes do PSDB, e prestigiou o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) com a presidência local do partido.

Críticas ? Durante a convenção do PSDB neste sábado, José Serra criticou os ataques virtuais e a proliferação de boatos contra tucanos na internet e condenou o governo Dilma Rousseff, um exemplo, segundo ele, de "incompetência determinada".

"O que os brasileiros desejam cada vez mais hoje é verem-se livre do governo do PT. Se Deus quiser o Brasil vai mudar com o PSDB", disse. "Petistas já não sabem porque governam o Brasil, nem sabem porque pretendem ficar mais quatro anos. Eles não têm nenhum futuro a oferecer. O PT neste momento é a vanguarda do atraso", afirmou.

Na avaliação de Serra, as manifestações populares de 2013 são exemplo de que a população quer uma "mudança de rumos". "A inépcia petista para administrar o Brasil é cada vez mais crescente", disse.

"As ruas deram o recado (...) de que é preciso ouvir a voz surda das ruas. Mas elas não são mais surdas, elas clamam contra o distanciamento entre o governo o povo. Temos que ouvir o povo e estar mais próximos do povo", completou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ao longo da convenção nacional do PSDB neste sábado, os principais políticos do partido adotaram o discurso de que "ninguém aguenta mais" o governo da presidente Dilma Rousseff e que as manifestações de rua em 2013 são exemplo claro disso. "O governo atual (...) ficou distante [da população] e fingiu que não ouviu. Ninguém aguenta mais isso. Chega, a gente sente que não adianta mais", afirmou FHC.

"Há uma ansiedade nas ruas. Essa é a verdadeira política, trazer esperança ao povo. Aécio será o presidente do emprego, da oportunidade, da renda das pessoas. É tempo de trabalho, de competência, de seriedade", disse o governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Joaquim
14/06/2014 17:16
PAPA BAGRE
ILHOTA ESTÁ EM FESTA

É uma vergonha, mesmo. A atual administração de Ilhota usando a obra da ponte para se promover.
O que foi publicado na edição do Jornal Metas deste sábado, é de deixar qualquer um que acompanhou toda a luta da administração passada pela concretização do projeto da ponte, indignado.
O atual Secretário de Obras teve a cara de pau de ir para o jornal falar que a ponte é esperada há décadas pela população, sendo que ele mesmo, quando era vereador entre 2005 e 2008, não acreditava que este projeto iria sair do papel. Fazia pouco caso de quem estava lutando e dizia discaradamente que era uma forma de desvio de dinheiro público. Isso pode ser provado ouvindo as gravações e lendo as atas das sessões da Câmara da época.
Essa cambada, que hoje administra o município, soltava fogos sempre que algo impedia o início da abertura de licitação da ponte. Faziam festa, sempre que o Prefeito Ademar não conseguia dar continuidade no projeto porque eram exigidos mais documentos, devido a burocracia.
E agora querem dizer que estão preocupados com o município?
Estão preocupados sim, mas é em não perder seus cargos, porque não tem competência pra mais nada...
A ponte agora é um sonho realizado?
Agora eles vêem que o fluxo de veículos é grande? Como é que antes eles não viam isso?
Mas, o pior de tudo, é que já estão de olho no dia da inauguração, pois segundo o secretário, entrará para a história da cidade. Com certeza, com a cara de pau que eles tem, vão discursar e se promover em cima da concretização deste projeto.
PALHAÇADA... Se isso acontecer, temos que mandar entregar uma cesta de óleo de peroba para que lustrem suas CARAS DE PAU...
CAMBADAAA... Vão trabalhar, vão fazer o que prometeram em campanha e deixem de querer se apropriar do que foi feito pela administração passada... A ponte é mérito EXCLUSIVO da administração passada. Ou melhor, do prefeito ADEMARRRR...


Herculano
14/06/2014 16:57
FOMOS LEMBRADOS!, por Carlos Brickmann

Quem disse que os parlamentares não pensam nos cidadãos? A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a criação do Dia Nacional do Palhaço.

Entre amigos
Dilma confirmou: vai à Convenção Nacional do PCdoB em Brasília, dia 27. Estará entre amigos, todos disciplinados. Onde, enfim, não será vaiada.

Tucanos trabalhando 1
A Unicamp, uma das universidades mais prestigiosas do país, ligada ao Governo paulista, tem um hospital da maior importância. Neste momento, o Hospital Universitário da Unicamp está atendendo apenas situações de emergência. Foram suspensas 470 cirurgias nos últimos dias, por ferrugem nos instrumentos.

Tucanos trabalhando 2
O Incor, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, de fama internacional, está sem gaze. Numa farmácia, no varejo, um pacote de gaze com 500 unidades custa R$ 37. No atacado deve ser mais barato.

Petistas trabalhando 1
O caro leitor acredita no que lê sobre a dengue? Talvez esteja equivocado: reportagem do ótimo Agostinho Teixeira, do Grupo Bandeirantes, mostra que foram forjados pelo menos os boletins "para identificar focos de dengue" feitos na Zona Norte de São Paulo. Teixeira gravou agentes da Vigilância em Saúde: "os agentes estão na rua, sem supervisão, livres para fazer o que quiserem. Ninguém verifica nada. É para tapear mesmo".

Uma bióloga responsável pelo controle da dengue no bairro da Casa Verde, Eliana Colucci, disse que é impossível saber se os números são verdadeiros. "O município ainda não tem supervisores de campo, o agente para supervisionar as equipes. E pode acontecer fraude no trabalho".

Petistas trabalhando 2
Com números duvidosos, a presidente Dilma acaba dizendo que notícias sobre a epidemia de dengue, "no inverno", foram divulgadas para prejudicar a Copa. Alguém precisa contar à presidente que não estamos ainda no inverno. Que ao menos em São Paulo o outono está quente.

E a dengue vai bem, obrigado.
Herculano
14/06/2014 15:12
COM CRÍTICAS AO GOVERNO, PSDB LANÇA AÉCIO COMO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA

O texto é de Gustavo Uribe, Daniela Lima e Patrícia Brito para o jornal Folha de S.Paulo

Num discurso emocionado em que selou sua candidatura à Presidência da República, na convenção nacional do PSDB neste sábado (14), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que conduzirá o país a um "reencontro consigo mesmo". Ele afirmou que não sente mais "uma brisa", mas uma "ventania" apontando para mudanças no governo federal.

"Um tsunami vai varrer do governo federal aqueles que não têm se mostrado dignos de atender as demandas da sociedade", afirmou.

Numa referência às manifestações, disse que é preciso fazer com que o país se reencontre com seus representantes e com sua alma de "alegria". "É urgente um enorme esforço para nos reencontraremos com a nação que sempre fomos. Não podemos deixar que a indignação nos paralise."

Aécio fez questão de destacar o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e disse que foi o governo dele que lançou as pedras fundamentais dos programas sociais hoje propagandeadas pelo PT.

"A história não pode ser reescrita", disse Aécio. Ele fez diversas críticas ao partido e ao governo da presidente Dilma Rousseff. Disse que o povo foi enganado pela propaganda de uma sigla que vendia a ética e "elegeu um governo que protagonizou um dos mais vergonhosos casos de corrupção da história", em referência ao mensalão.

Aécio criticou os rumos da economia e disse que Dilma permitiu a volta da inflação. "Os que votaram contra o plano Real agora permitiram o retorno da inflação", analisou, lembrando a posição do PT quando o plano foi lançado por FHC.

O senador mencionou ainda os escândalos na Petrobras e disse que o país passa por uma crise de confiança.

Aécio chegou a chorar no momento em que citou sua família, especialmente os filhos gêmeos que nasceram semana passada prematuros.
Herculano
14/06/2014 14:25
RECLAMANDO DO QUE MESMO?

Na audiência dos Cemitérios Municipais, o secretário de Obras, Lovídio Carlos Bertoldi, reclamou que Gaspar é a cidade das denúncias e que nada pode ser feito aqui.

Como assim? Nada pode ser feito fora do que diz a lei e do que se convenciou se estabelecer dentro da Moralidade Pública, presumo.

A própria audiência dos cemitérios, que já foi até de uma CPI devidamente abafada pelo PT e que entranha no Ministério Público e Tribunal de Contas, revelou a bagunça, dúvidas e a falta de controle que é a administração municipal petista neste quesito. Até falta de respeito com os mortos e suas famílias há. Vergonha. Foi uma pena que o Sidnei Reinert não estivesse lá para mostrar o seu drama familiar.

Mas, voltando a queixa do Lovídio que se ensaia a ser um pré-candidato a prefeito pelo PT, sem identificação ideológica, mas apenas movido por interesses pessoais e de grupos. Até agora ele está incólume e com sorte, inclusive aqui. E está abusando desta sorte momentânea. Porque na hora em que se obrigar a explicar a mistura nada saudável de água, lixo, cemitérios, crematório, monopólio dos enterros, o fedor será insuportável.

O Lovídio, um ex-mascate da pastinha, se acha esperto, está fazendo desafios antes da hora em assuntos de farta documentação. Lovídio parece não conhecer a força do fogo amigo, tão perigoso quanto a ira de ex-amigos magoados como o ex-procurador geral do município, Mário Wilson da Cruz Mesquita.
Herculano
14/06/2014 13:51
PADRÃO FIFA? OU PADRÃO BRASIL?

O que não funcionou no primeiro jogo de Copa do Mundo na Arena Pantanal

Perímetro serve apenas para quem tem ingresso?
Em teoria, o entorno de um estádio de Copa deveria ser limitado a moradores, funcionários e portadores de ingresso. Em Cuiabá, essa triagem simplesmente não existiu. Os garotos Dennis Vidigal, Wesley Gustavo, Diego Figueiredo e Wellington Stifler chegaram a ser autorizados para passar pelo portão. Durante o jogo, todos estavam deitados em gramados no interior da Arena Pantanal.

Pré-jogo tem revenda e até doação de ingressos
Começou com dois chilenos, que ofereciam ingressos categoria 1 por US$ 500. Depois, surgiram dois alemães. E outros chilenos. E um grupo de australianos. Antes de Chile x Austrália, torcedores agiram livremente nas imediações da Arena Pantanal e tentaram revender entradas. A oferta era tão grande que alguns chegaram a distribuir tíquetes.

Ambulantes irregulares circulam no entorno da Arena Pantanal
Uma das principais razões para a Fifa exigir um perímetro de restrição ao redor dos estádios da Copa é proteger seus parceiros comerciais. Nessa área, a comercialização deve ser limitada às marcas que patrocinam a entidade. Na Arena Pantanal, porém, muita gente furou esse bloqueio. Vendedores ambulantes não cadastrados circularam livremente. Alguns com produtos diferentes dos oficiais.

Latas, garrafas e outros objetos
Segundo código da Fifa, torcedores não podem andar no perímetro dos estádios com latas, garrafas ou outros objetos que possam ser arremessados. Em Cuiabá, recipientes assim foram encontrados no entorno do estádio.

Torcedor paga R$ 390 por cadeira que não existe
O chileno David Fuentealba estava muito preocupado antes de Chile x Austrália. Ele ficou mais de uma hora tentando localizar um funcionário que pudesse resolver um problema insólito: a cadeira comprada pelo torcedor no site da Fifa simplesmente não existia. Até o início do jogo, ninguém havia conseguido resolver o problema.

Fogos de artifício e papéis
A Fifa também diz não permitir que torcedores entrem em estádios com fogos de artifício, líquido ou papéis para arremessar no campo. Houve fogos dentro da Arena Pantanal depois do hino chileno e em duas ocasiões durante o jogo. Torcedores da equipe sul-americana ainda jogaram três vezes papéis brancos na direção do gramado. Os telões do estádio não mostraram.

Torcedores entram com água
Outros itens vetados pela Fifa em estádios da Copa, torcedores puderam entrar com líquidos na Arena Pantanal. Até pela alta temperatura de Cuiabá (33ºC na hora do jogo), voluntários permitiram garrafas de água e apenas orientaram que os rótulos fossem retirados.

Problema de comunicação cria filas no estádio
Bares e lanchonetes da Arena Pantanal tiveram longas filas em toda a operação do jogo Chile x Austrália. Um dos principais motivos para isso foi a dificuldade de comunicação - Atendentes não falavam inglês ou espanhol.

Gelo e produtos acabam na Arena Pantanal
Quem quis comprar água não pôde esperar até o fim do jogo. Quem escolheu um refrigerante teve de se contentar muitas vezes com produtos quentes. "O estádio tem muitos pontos de venda, mas alguns parecem não estar prontos. Não dá para entender", disse o torcedor australiano Cameron Clarson.

Na saída, torcedores confraternizam e dividem tudo. Até drogas
Era fácil encontrar torcedores fumando maconha na área externa da Arena Pantanal depois de Chile x Austrália. Após o jogo, muitos dos que estavam no estádio continuaram a festa na rua ao lado, nas calçadas e em dois bares.
LUCIANO DA CUNHA
14/06/2014 11:15
SOU OBRIGADO A FALAR SI FERRAAAAAAA CIDADÃO DE BEM .....

SAIDINHA DA COPA!!!!!

Isso mesmo Saidinha da Copa....

Presidiários custeados com nosso dinheiro são beneficiados com a liberdade para assistirem a Copa em casa e tem mais recebem dinheiro público para gastarem nesse período ....

Olha como o Estado é bonzinho, acabaram de abordar dois ladrões no trevo de Taquaral que acabaram de sair do CDP de Taiuva e um deles tinha um cheque da Secretária da Administração Penitenciária no valor de R$ 278,00 reais pra gastar assistindo os jogos da copa. (Policial mantido em sigilo)

Esse País ta dominado pela vagabundagem ser bandido nesse País é profissão remunerada pelos cofres públicos ....

o cheque nominal a fernando aparecido bragadini. contemplado na saidinha da copa.

e quem assinou o cheque foi andreia rodrigues dos reis butta.

é essa a expressão pra quem votar na dilma novamente TROUXA.

FOTOS DO PRESIDIARIO E DO CHEQUE NO MEU FACE:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=648993955194283&set=a.648993945194284.1073742374.100002510537195&type=1&theater
Lembrando
14/06/2014 11:12
Quem são os membro do CMDCA?

Cleber
Camila
Rosane
Jean
Olga
Euclides
Calisto
Marlene
Sandra

Será o que irão responder ao tribunal de contas!!!
mais enrolação...
O rumo das crianças e adolescentes na mãos deles !!!
Dos projetos, dos recursos ....

Marcos
14/06/2014 10:28
Uma pergunta ao Cleber do Departamento Pessoal.
Na quinta feira teve uma secretaria que dispensou os servidores as 13:00....
Não era para ser as 16:00 horas Cleber?
Eles irão ser descontados?
Muitos e muitos comissionados, principalmente diretores não estavam na quinta a tarde trabalhando?
Você irá fazer o desconto ?
Pelo menos nisso seja correto, é para um tem que ser para todos, e não o termo de duas medidas....
Estou de olho!!!!
Herculano
14/06/2014 09:00
A DEMOCRACIA TAMBÉM EXISTE PARA AQUELES QUE NÃO FAZEM "MU"!, por Reinaldo Azevedo para o jornal Folha de S.Paulo.

A presidente Dilma passa a mão na cabeça de "Black Blocs" e de "Red Blocs", que não respeitam nem a propriedade privada nem a propriedade coletiva, e se abespinha porque os "Green and Yellow Blocs" resolvem expressar a sua indignação? Palavrão em estádio? É uma luta com palavras, como outra qualquer.

Quanto tempo vai demorar para que governantes comecem a sonhar com governados à altura de sua elegância? Os Cavalcantes só se incomodam com os Cavalgados quando estes apelam ao palavrão. Já lhes ocorreu que também há regras de decoro, além da lei, para o aplauso?

Quando plateias controladas saúdam a presidente em solenidades oficiais, defendendo a sua reeleição - ou quando ela carrega candidatos a tiracolo -, não se ouve nem muxoxo. Entre a ilegalidade de exaltação e a esculhambação dentro das regras do jogo, escolho a segunda. A primeira se inscreve nos crimes impunes do poder. A outra é catarse. É preferível mandar um poderoso tomar no monossílabo tônico em "u" a sair quebrando tudo.

Dilma apelou a seu passado de torturada e disse já ter suportado coisas piores. É um mau pensamento. Tenta transformar os que a hostilizaram em cúmplices de seu sofrimento. Tudo errado! Trata-se apenas de pessoas que não gostam do seu governo. Feio e autoritário é apelar à Rede Nacional para fazer proselitismo com a Copa. O Itaquerão só provou, presidente, que a senhora governa os vivos, não os mortos. A democracia existe também para quem não faz "mu".
Herculano
14/06/2014 08:51
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Copa! Dilma muda pra Palmas!

E a abertura? Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez pareciam os fantasmas do Trio Los Angeles! Rarará!

Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! E hoje, na marginal, vinha um carro na contramão! Era o Marcelo! O Marcelocic! O artilheiro da Copa!

E a abertura? Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez pareciam os fantasmas do Trio Los Angeles!

Claudia Leitte de Galinha Pintadinha, o Pitbull vestido de Jurerê Internacional. Ele tava indo cantar na The Week? E a Jennifer Lopez de Miami Sex Machine! Ou seja, DUAS BUNDAS E UMA CABEÇA PELADA! Rarará!

E com tantos carnavalescos no Brasil, a Fifa tinha que chamar uma belga?

Brasil X Croácia! E coração de torcedor brasileiro não bate, apanha! Vou processar o Felipão por homicídio doloso, eu quase morro!

E um amigo vai mandar fazer um adesivo pra botar no carro: "Só o Neymar me salva". Gol do Neymar devia valer três. Que nem basquete!

E o Oscar parece um fiapo de manga! Um fiapo de manga com cueca da Calvin Klein!

E aquele guarda-pó verde e amarelo da Dilma? Parecia frentista de posto da Petrobras.

E a grande onda da Copa: vaiar a Dilma. Onde a Dilma vai, a vaia vai atrás. Ela devia se mudar pra Palmas! Uma vez o Juscelino foi vaiado e disse: "Feliz do país que pode vaiar um presidente". Aí foi aplaudido. Precisa ser esperto pra reverter a vaia!

E esta: "Dilma e Blatter são substituídos por três pombos na abertura para evitar vaias". Mas a Dilma, o Blatter e os pombos fazem a mesma coisa nas nossas cabeças. Rarará!

E o Galvão, o Galvanta! O Hexagerado! O Galvão só vai parar de falar na Olimpíada de 2016. Como disse um amigo meu: se juntasse o Galvão e o Bial daria um livro inteiro só de prefácios! Rarará!

É mole? É mole, mas sobe!

E o melhor da Copa das Copas: o gol contra do Marcelocic. Que se naturalizou croata! O cara conseguiu uma proeza: fez gol contra o Brasil na abertura da Copa do Mundo NO BRASIL. Um black bloc! Rarará! Esse Marcelo é um black bloc! Mas foi o autor do primeiro gol da Copa! Rarará!

E sabe o que os croatas gritaram pro juiz? "Abre esse olho, japonês." Rarará!

Nóis sofre, mas nóis goza!

Tá tendo Copa! Pipoca! Paçoca! Piroca! Tá tendo Brasil!

Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
Herculano
14/06/2014 08:37
POIS É. O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO TRAZ A SEGUINTE MANCHETE. AINDA COM AFETADOS, METEOROLOGIA TRAZ NOVO ALERTA DE CHUVAS PARA SANTA CATARINA.

Se a Defesa Civil de Gaspar não lê nem os boletins da Epagri e do Ceops, lerá o jornal O Estado de S.Paulo. Acorda, Gaspar!

Herculano
14/06/2014 08:31
IMAGINA DEPOIS DA COPA, por Nelson Mota para o jornal O Globo

Lula chegou a atribuir o baixo crescimento do PIB ao mau humor dos empresários, trocando a consequência pela causa.

Alguma coisa está dando errado e o estrategista João Santana deve estar muito preocupado: quanto mais se intensifica a propaganda oficial em todas as mídias, alardeando as realizações do governo e todos os ganhos com a Copa do Mundo, mais caem a aprovação e as intenções de voto da presidente Dilma e mais aumentam os seus índices de rejeição. E a Bolsa sobe.

Imagina depois da Copa, com metade do tempo do horário eleitoral na televisão ocupado por avassaladora publicidade triunfalista tentando convencer os eleitores que a sua vida e seu país estão muito melhores do que eles pensam. E que quem ganha salário de mil reais agora é classe média.

Não dá para rejeitar as pesquisas agora e aceitá-las há três anos, quando eram positivas. Nem responsabilizar a ?mídia golpista?, se há dois ou três anos, apesar dela, a aprovação do governo era muito maior. Resta sempre a conspiração. Blogueiros oficialistas denunciam que todas essas manifestações que estão parando cidades por aumentos salariais têm o único objetivo de impedir a reeleição da presidente Dilma? rsrs.

Lula chegou a atribuir o baixo crescimento do PIB ao mau humor dos empresários, trocando a consequência pela causa. Mas quem azedou o humor de 70% da população? Se fosse Chávez dizia logo que era uma conspiração do Império e explicava tudo, mas aqui nem o Zé Dirceu ousaria tanto.

Como explicar que só pouco mais da metade dos delegados na convenção do PMDB, mesmo com o vice da chapa e todos os seus cargos no governo, tenha votado pelo apoio à candidatura de Dilma? Numa votação secreta, no escurinho da cabine? com delegados peemedebistas? vocês sabem como é? ainda bem que os peemedebistas não traem seus aliados? só quando é pelo bem do Brasil? rsrs.

A saia está tão justa que a estratégia de Dilma tem sido responder com veemência e cheia de razão? a acusações que não lhe foram feitas, mas não consegue se defender das evidências que provocam danos à sua candidatura: crescimento baixo + inflação alta + obras atrasadas = má gestão.

Se João Santana conseguir reverter isso, mereceria ser ele o presidente, e não Dilma.
Herculano
14/06/2014 08:19
A COPA NA AVALIAÇÃO APLURAL DE QUEM LE E ESCREVE PARA OS JORNAIS, MAS É MINORIA ESCLARECIDA NA HORA DO VOTO

Estas cartas foram publicadas na edição deste sábado do jornal Folha de S. Paulo.

Os xingamentos à presidente Dilma Rousseff no jogo de abertura revelam o mau gosto da cultura política da elite brasileira. Muitos se sentem tão privilegiados que não viram problema algum em violentar os ouvidos de todos os telespectadores com agressões verbais a uma líder democraticamente eleita. Com isso, quem ganha é a incivilidade e quem perde é a cidadania. FELIPE F. XAVIER RODRIGUES (Rio de Janeiro, RJ)

Atitude covarde a da presidenta Dilma ao se negar a discursar na abertura. O princípio básico de qualquer governante é encarar o seu povo e ouvir pessoalmente as reivindicações dele. Um presidente não se deve fazer presente apenas nos momentos de aplausos, mas também nos de críticas. As vaias demonstram a insatisfação do povo com as políticas adotadas pelo governo federal. THIAGO C. ANDRADE (Recife, PE)

Não me surpreendi com as vaias a Dilma. A classe média presente no estádio, no entanto, mostrou sua verdadeira face ao entoar um xingamento à presidente. O que me consola é que quem estava lá não era o verdadeiro e educado povo brasileiro. BENJAMIN EURICO MALUCELLI (Santos, SP)

Fiquei decepcionado e ainda estou tentando entender a abertura da Copa. Dois cantores estrangeiros e uma brasileira cantando com "playback", e uma apresentação amadora que, como se diz nos desfiles de Carnaval, não levantou o povo, muito menos o levou a cantar junto algo totalmente incompreensível. JOSÉ E. RUBIN (São Caetano do Sul, SP)

Resumindo os acontecimentos da abertura da Copa: cantores em "playback", vaias ao vivo. FERNANDO FABBRINI (Belo Horizonte, MG)

Discordo da opinião de Roberto de Oliveira ("Festa modesta", "Copa 2014", 13/6) sobre a cerimônia de abertura da Copa. Primeiro porque, muitas vezes, na modéstia é que está a beleza. Segundo: fiquei feliz porque a abertura não teve as famigeradas escolas de samba, que até então eram a única coisa que se mostrava do país para o mundo. ELZA CABRAL MESQUITA (Cotia, SP)

Bem ruinzinha a manchete da Folha "Brasil abre a Copa com gol contra, virada e vaia a Dilma" ("Primeira Página", 13/6). O grande fato do dia foi que o Brasil venceu de virada, essa seria a manchete justa. O resto não diminui o resultado: nem a Dilma vaiada nem o pênalti contestado. Assim não dá para ler a Folha durante a Copa. Criticar sim, mas sem esse ressentimento que não dá para esconder na capa do jornal mais lido do país. REGINALDO PRANDI, escritor (São Paulo, SP)
Herculano
14/06/2014 08:13
DEU OCUPADO, por Cláudio Humberto

Tão intrigante quanto a atuação do juiz japonês, quinta (12), é saber quem telefonou ao vice Michel Temer quando Dilma era xingada.
sidnei luis reinert
14/06/2014 06:55
MP denuncia ?higienização? da cidade para Mundial
Agentes inspecionam abrigo municipal, em Piedade, e constatam superlotação de moradores de rua, contrariando liminar da Justiça

FELIPE FREIRE
Rio - Para não ?poluir? os principais destinos e cartões-postais do Rio, a ?higienização? de alguns bairros da cidade pode estar em pleno vapor. É o que suspeita o Ministério Público, que constatou, na última quinta-feira, que o Abrigo Municipal Rio Acolhedor, em Paciência, Zona Oeste, mesmo impedido por liminar, continua recebendo moradores de rua.
A decisão da Justiça obrigava uma redução para 150 assistidos. Há enfermos de tuberculose convivendo com outros abrigados e lâminas de barbear sendo compartilhadas com pessoas infectadas pelo HIV. ?Temos evidências de que estaria ocorrendo uma higienização. Enquanto estivemos lá, cinco vans chegaram com pessoas desses pontos. Mas, e os moradores da Zona Norte, que continuam nas ruas, não interessam? Além disso, há denúncias de violência durante o encaminhamento?, detalhou a promotora.

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-06-10/mp-denuncia-higienizacao-da-cidade-para-mundia.html
sidnei luis reinert
14/06/2014 06:49
Pq os "grandes" colunistas de jornais e sites, ao invés de atacar discriminando um grupo de pessoas, no comodismo de quem quer agradar e vitimizar a figura da Presidente da República pelo ocorrido ontem no Itaquerão, não vem a público, e diz que aquilo foi um desabafo a vergonhosa postura da chefe de Governo que humilhou o Brasil por não ter tido a coragem e a dignidade de fazer a abertura oficial de um evento do porte da Copa do Mundo, que eles tanto julgam importante o Brasil sediar?
O mundo disse que a Presidente do Brasil se escondeu e foi blindada de vaias!
E nós Brasileiros temos que passar a vergonha de não ter ninguém com respeito e cortesia para dar as boas vindas as milhões de pessoas que nos assistiam e nos visitam nesse momento!?!
Afinal, ela preferiu fazer um discurso político-eleitoral em cadeia de rádio e televisão na véspera, politizando o evento, ao invés de demonstrar a hospitalidade de seu Povo.
Por isso tudo, pelo super faturamento desse circo mal acabado, pelas falácias, pelo desafio que ela lançou nas redes sociais, pela truculência e por muitas outras coisas, é que o Povo, brancos, negros, pardos, pobres e ricos, partiram para a única voz que seria ouvida, aliás, diga-se de passagem, comum em estádios de futebol geralmente contra a arbitragem.
A elite do jornalismo sim, precisa rever seus modos!
LUIZ ORLANDO POLI
13/06/2014 22:27
SELEÇAO DE OURO FORAM E SÃO NOSSOS PROFESSORES QUE NOS TRANSMITIRAM CONHECIMENTOS EM QUE PUDEMOS CO
LOCAR UM TIJOLINHO EM NOSSO DESENVOLVIMENTO SOCIO
ECONOMICO ! ESSES SIM SÃO UM ESCRETE DE CRAQUES ! UM
PAIS QUE NÃO FAZ DA EDUCAÇAO A PRIORIDADE NUMERO
1 É UM PAÍS FADADO AO ATRASO AO FRACASSO !
Roberto Sombrio
13/06/2014 22:19
Oi, Herculano.

Então Gaspar é um município pequeno?
Seria esse o motivo de estar a DEZ ANOS com um prefeito ULTRAPASSADO e uma equipe INCOMPETENTE e DESINFORMADA?
Impossível a cidade crescer com uma mente miuda.

Pior. O vereador Antonio Carlos Dalsochio diz que o caibro na escola Luiz de Franzoi caiu por causa do peso de balões e bandeirinhas. Deve ter caido por ter sido atacado pelos cupins do PT. Coisa mal feita como sempre.
Já os caibros na minha casa são fortes a ponto de segurar um boi pendurado. É só o vereador vir aqui que eu faço o teste.


Herculano
13/06/2014 21:34
ALÔ DEFESA CIVIL DE GASPAR

Há um alerta de chuva forte para a região neste final de semana. Acorda, Gaspar!
Herculano
13/06/2014 21:30
PICADO PELO VENENO QUE ESPALHA. O 247, CANAL DO PT PATROCINADO POR EMPRESAS E BANCOS ESTATAIS (O NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS), PASSOU O DIA ENCONTRANDO CULPADOS PELOS XINGAMENTOS CONTRA A PRESIDENTE DILMA NO ITAQUERÃO. A IMPRENSA LIVRE E INVESTIGATIVA FOI O ALVO. AGORA A NOITE, FEZ MAIS OUTRA MANCHETE: TAS E GENTILI PROPAGARAM O INSUTO A DILMA. ELES SÃO CONHECIDOS. OS BANDIDOS DA ESGOTOSFERA QUE O PT, COM DINHEIRO PÚBLICO, PATROCINA PARA DIFAMAR GENTE DECENTE, É FEITA DE GENTE ANÔNIMA. OS HUMORISTAS PROPAGARAM UMA REALIDADE. OS PAGOS PELO PT DISSIMINAM DOSSIÊS E INFORMAÇÕES FALSAS.

Apresentadores de TV Marcelo Tas (do CQC, na Band) e Danilo Gentili (do The Noite, no SBT) foram os grandes propagadores de imagens e textos nas redes sociais sobre as vaias e ofensas que foram proferidas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) na abertura da Copa do Mundo; no Twitter de Gentili, que possui quase 6 milhões de seguidores, sua principal postagem teve mais de 1,4 mil retweets e foi favoritada por 1,2 mil pessoas; no Facebook, vídeo postado por Tas, que tem 3 milhões de fãs, foi compartilhado mais de 200 mil vezes teve 106 mil likes

Os humoristas e apresentadores de TV Marcelo Tas (do CQC, na Band) e Danilo Gentili (do The Noite, no SBT) foram os grandes propagadores de imagens e textos nas redes sociais sobre as vaias e ofensas que foram proferidas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) ontem na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão.

Não demorou para a insatisfação deixar o Itaquerão e a sua capacidade de 69 mil pessoas e ganhar as redes sociais. No Twitter, até às 20h30 de ontem, foram publicados 18 mil posts sobre o assunto, que geraram 60 milhões de impressões (número de vezes que a informação ficou potencialmente exposta nos perfis dos 22 milhões de usuários do Twitter no Brasil).

Três perfis foram responsáveis por essa grande propagação e todos de natureza humorística: Danilo Gentili, Oscar Filho e o fake Hugo Gloss. Juntos, eles reúnem 9,3 milhões de seguidores. No caso de Gentili, que possui quase 6 milhões de seguidores, sua principal postagem, com a frase que foi ecoada no estádio contra a presidente teve mais de 1,4 mil retweets. A frase foi favoritada no Twitter de Gentili por 1,2 mil pessoas.

No Facebook, o apresentador Marcelo Tas foi um dos principais responsáveis pela dispersão de um vídeo feito por ele direto do estádio no momento exato do ataque à Dilma. Na sua fanpage, Tas havia conseguido mais de 200 mil compartilhamentos orgânicos e 106 mil likes até às 20h40 desta sexta-feira (13), dia em que ele passou de 3 milhões de fãs.

No Youtube, na própria quinta, o dia fechou com 17 vídeos sobre o assunto. A dinâmica de visualização era tamanha que o contador dos arquivos estava travado antes de liberar informações sobre o total de visualizações do dia. No Google até o final da noite de ontem havia 164 artigos indexados sobre o incidente."
Herculano
13/06/2014 20:35
DILMA, SOBRE VAIA E XINGAMENTOS "NÃO VOU ME INTIMIDAR"

O texto é de Gabriel Castro, de Veja. A presidente Dilma Rousseff falou nesta sexta-feira a respeito das vaias e xingamentos recebidos na tarde desta quinta em São Paulo, durante a abertura da Copa do Mundo no estádio Itaquerão. Em cerimônia em Brasília, a presidente afirmou que não se abate com a reprovação demonstrada pelos torcedores presentes à arena paulista. "Não são xingamentos que vão me intimidar, atemorizar. Não me abaterei" disse a presidente.

Antes de comentar os xingamentos, Dilma aproveitou o discurso para atacar seus críticos - e, mais uma vez, ignorou as falhas na preparação do país para o Mundial. "Depois que superamos isso, enfrentamos os obstáculos, encaramos os problemas, demos a volta por cima. Não vou me deixar atemorizar por xingamentos que não podem sequer ser escutados pelas crianças e pelas famílias", afirmou.

A presidente também afirmou que as ofensas proferidas pelos torcedores no Itaquerão não representam o que pensa a população do país. "O povo brasileiro não pensa assim e, sobretudo, o povo brasileiro não se sente da forma como esses xingamentos expressam. O povo brasileiro é civilizado e extremamente generoso e educado. Podem contar que isso não me enfraquece. Podem contar", afirmou. Dilma ainda fez menção ao período militar, durante o qual foi presa e torturada: "Não suportei apenas agressões verbais. Foram agressões físicas quase insuportáveis, e nada me tirou do meu rumo. Nada tirou de mim os compromissos que assumi ou os caminhos que tracei para mim", afirmou.

O discurso desta sexta foi feito durante a cerimônia de inauguração da primeira etapa do Expresso DF, um novo sistema de transporte construído pelo governo do Distrito Federal com recursos do governo federal. O projeto tem um custo total de 761,4 milhões de reais. A plateia presente era controlada - e bastante amigável à presidente: apenas autoridades, funcionários da obra e militantes petistas tiveram acesso ao local. Justamente por isso, Dilma foi ovacionada ao subir para discursar.

A presidente não discursou durante a abertura da Copa justamente para evitar vaias. Mas, mesmo sem usar a palavra, a presidente foi hostilizada antes, durante e depois do jogo em que o Brasil derrotou a Croácia por 3 a 1.
Juju do Gasparinho
13/06/2014 20:28
Prezado Herculano:

O Sérgio Roberto Waldrich conduziu a Bunge com tamanha competência que sua fama ultrapassou as paredes da empresa, e no Hospital, levou-o ao pior patamar de gestão. Então, quem comandava a Bunge não era ele?

Meu avô lhe mandaria um recado: CUIDE DE SEU NOME ELE É O SEU MAIOR PATRIMÔNIO.


Herculano, a PeTralhada bandida (desculpa o pleonasmo vicioso), é tão bandida que daqui a pouco vão dizer que a rua onde moro está esburacada porque o meu Land Rover é pesado.

"Os políticos tem que estar aonde o povo mandar.
Então Dilma, vai tomar no ..."
LUCIANO DA CUNHA
13/06/2014 19:05
DEVERIAM DAR CREDITO A QUEM É DEVIDO.

o que o ditran fez pra desviar o transito eu já tinha sugerido e com algumas melhoras lá em 2012 um pouco antes das eleições.

é só conferir os meus comentários,mas como não sou ptista e não puxo o saco do incompetente do prefeito não me deram credito e nem analisaram pra ver se era viável.

mas fico contente por terem resolvido tirar a mania dos gasparenses a ter atalho pra tudo. ficou muito bom do jeito que esta.continuem assim.
Rafaela
13/06/2014 18:34


Tem Candidato que não pode nem ouvir falar em É FRIBOY
sidnei luis reinert
13/06/2014 17:06
Sexta 13 com Lua cheia

Hoje é dia de jantar cheio para a turma que ama uma superstição.

Teremos uma noite de Lua Cheia, nesta sexta-feira 13 de junho, coisa que não acontece desde o ano de 1919.

Nossos astrólogos recomendam aos petistas que não comam Lula de jeito nenhum...

Também aconselham aos petralhas que não guardem seus dólares na Suíça, Mônaco, Paris e na Cueca, porque os lobisomens da Interpol estão de olho...
sidnei luis reinert
13/06/2014 17:04
Do terrível delegado Romeu Tuma, uma indagação diante da foto da torcida:

?A propósito, será que a moça é filha da Dilma ou da Graça Foster??

A Paula é filha da Dilma, mas muita gente pensou que fosse a Presidente da Petrobras, depois de uma cirurgia de rejuvenescimento...
Zé parafuso
13/06/2014 14:19
MUNICIPIO PEQUENO? PEQUENO É O ZÓIO DELE, QUE NÃO ENCHERGA NEM OS GRANDES E NEM O SPEQUENOS PROBLEMAS QUE NÃO SÃO POUCOS DESTE "MUNICIPIO PEQUENO"...
Odir Barni
13/06/2014 14:10
Caro Herculano; obrigado pelos cumprimentos. Hoje eu faço 44 anos de noivado e manhã, 14 de junho é o meu aniversário, dia de São Basílio Magno.O meu nome era pra ser Basílio, mas como tinha lá no Ribeirão do Ouro um cidadão, solteiro e muito feio, colocaram o nome de Odir, que não sei da onde veio, lá tem muitos homens com este nome. Em Gaspar, comentando sempre um pouco da história, nesta data fazia aniversário outro saudoso gasparense Antônio Xavier Spengler, ex-presidente do Sindicato Rural de Gaspar. Quando fundamos o SINTRASPUG, Antônio nos alugou uma sala para que tivéssemos nosso espaço. O meu período como presidente exerci na sala alugada. Eu tinha como faxineira, Dona Antônia Tamasia, esposa de Ernesto Tamasia; As saudosas Irmã Cecília Moser e Ivana Wehmuth, completavam o grupo. Nosso bolo de aniversário era dividido entre os amigos que ali compareciam.
Herculano
13/06/2014 13:49
POR QUE A DEFESA CIVIL NÃO É PRIORIDADE, NÃO FUNCIONA E É UM CABIDE DE EMPREGO A AMIGOS E AO PARTIDO?

O próprio prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, nos responde na reportagem feita pelo jornal Cruzeiro do Vale, desta sexta-feira.

O prefeito Pedro Celso Zuchi minimizou o problema da inexistência de um estudo sobre as cotas de alagamentos. Na avaliação dele, como o município é pequeno e a mídia oferece uma boa cobertura, é possível deixar a comunidade alerta com os acontecimentos das últimas horas em caso de enchente. "Claro que uma carta de cheias seria um bom reforço, desde que haja recursos para isso, mas nossos moradores conhecem bem a cidade e também sabem com quantos metros cada local é atingido", argumenta.

Município pequeno? Hum! Se depender da grandeza da administração seremos sempre um município pequeno. Acorda, Gaspar!
Herculano
13/06/2014 13:23
PT DIZ QUE XINGAMENTOS A DILMA FORAM "BAXARIA". ELE ESTÁ CERTO. MAS QUEM ENSINOU E PRATICA ESTA BAIXARIA COTIDIANAMENTE CONTRA OS ADVERSÁRIOS E INSTITUIÇÕES ATÉ HOJE NA FALTA DE ARGUMENTOS E DIALÉTICA PARA SE TER E SE PERPETUAR NO PODER E NAS DÚVIDAS, RAZÕES DESTE XINGAMENTO?

Para Rui Falcão, presidente nacional do PT, vaias e xingamentos partiram das numeradas, onde os ingressos são mais caros, sem expressar maioria do povo brasileiro, segundo relata o repórter Germano Oliveira da sucursal paulista do jornal carioca O Globo.

O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, classificou nesta sexta-feira de "baixaria" os xingamentos e vaias proferidas pelos torcedores brasileiros contra a presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa, no Itaquerão. Para ele, as vaias partiram "sintomaticamente" dos setores das numeradas, onde os ingressos são mais caros, não expressando o comportamento da grande maioria do brasileiro, que é bem educado e cordial.

- Os xingamentos começaram nas numeradas quando pediram para que os torcedores aplaudissem os operários que morreram nas obras dos estádios. Sintomaticamente as vaias começaram nas numeradas, cujos ingressos são mais caros e partindo de gente mal educada, que não expressa o comportamento da grande maioria do povo brasileiro, que é educado. A presidenta não estava no estádio como candidata, mas como presidente do país e como tal deveria ter sido respeitada. O que fizeram foi um mau exemplo e não reflete o povo brasileiro, que além de educado é cordial e carinhoso, que sempre recebe bem os visitantes - disse Falcão, que é coordenador da campanha de Dilma à reeleição.

Ele criticou também o "oportunismo" do candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, para quem Dilma está sitiada e que só vai a eventos públicos protegida por seguranças.

- Isso não é verdade. Dilma tem ida a todos os cantos deste país e tem sido bem recepcionada. Mas o próprio Aécio já foi vitima de vaias e xingamentos num estádio em Minas Gerais quando a multidão dizia que ele cheirava mais que Maradona. Eu não gostaria nem de reproduzir isso, mas mostra que ele foi igualmente desrespeitado. Dilma não está sitiada coisa nenhuma e na campanha vamos mostrar o que eles são ocultar, que é uma comparação com o que fizemos e com o que eles fizeram no governo - disse Falcão ao GLOBO.

O presidente do PT diz que os xingamentos e vaias não afastarão Dilma dos estádios ou de qualquer outro evento com multidões.

- Desde o início estava previsto que ela iria apenas à abertura e ao encerramento da Copa e os fatos de ontem (abertura no Itaquerão) não mudarão sua programação. Esses xingamentos não não estão sendo apoiados por ninguém. Nem pelos jornalistas que estão cobrindo a Copa e que tem posições mais críticas estão apoiando. Eu não estava no estádio, mas amigos me ligaram de lá relatando o que aconteceu e fiquei indignado - disse Falcão.
Herculano
13/06/2014 12:58
XINGAR DILMA ROUSSEFF FOI GORSSERIA INDESCULPÁVEL, por Josias de Souza

Quando Ronaldo disse estar "envergonhado" com os desacertos da organização da Copa, Dilma Rousseff reagiu à moda de Nelson Rodrigues: "Tenho certeza que nosso país fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade, tenho certeza do que fizemos. Tenho orgulho das nossas realizações. Não temos por que nos envergonhar. Não temos complexo de vira-latas."

Nesta quinta-feira, Dilma submeteu seu orgulho a teste na tribuna de honra do Itaquerão. Dali, assistiu à partida inaugural da Copa do Mundo. Dessa vez, tentou blindar-se no silêncio. Absteve-se de discursar. Não funcionou. Como queria a presidente, a torcida exorcizou o vira-latismo. Mas, desamarrando suas inibições, incorporou um pitbull.

Ao entoar o hino nacional, ao ovacionar os jogadores, a arquibancada tomou-se de um patriotismo inatural. Contudo, rosnou com agressividade inaudita ao dirigir-se a Dilma. Fez isso uma, duas, três, quatro vezes. Diferentemente do envelope de uma carta ou do e-mail, a vaia não tem nome e endereço. Pode soar inespecífica. Como no instante em que o serviço de som anunciou os nomes de Dilma e de Joseph Blatter.

Até aí, poder-se-ia alegar que o destinatário da hostilidade era o cacique da Fifa, não Dilma. A coreografia estimulava a versão. Blatter levantou-se. Dilma manteve-se sentada. O diabo é que o torcedor, salivando de raiva, tratou de dar nome aos bois. Foi assim no coro entoado nas pegadas da cerimônia de abertura da Copa.

"Ei, Dilma, vai tomar no c?'', rosnava um pedaço da multidão. "Ei, Fifa, vai tomar no c?", gania outra ala. Quando Dilma foi exibida no telão do estádio vibrando com o segundo gol do Brasil, arrostou, solitariamente, uma segunda onda de xingamentos. Após a comemoração do terceiro gol, ela ouviu um derradeiro urro: "Ei, Dilma, etc?"

O que fizeram com Dilma Rousseff no Itaquerão foi indesculpável. Vamos e venhamos: ela não era nem culpada de estar ali. Com as vaias da Copa das Confederações ainda não cicatrizadas, Dilma teria ficado no Palácio da Alvorada se pudesse. Foi ao alçapão do Corinthians porque o protocolo a escalou.

Vaiar autoridade em estádio é parte do espetáculo. Numa arena futebolística, dizia o mesmo Nelson Rodrigues, vaia-se até minuto de silêncio. Porém, ao evoluir do apupo para o palavrão, a classe média presente ao Itaquerão exorbitou. Mais do que uma pose momentânea, o presidente da República é uma faixa. Xingá-la significa ofender a instituição.

Quando o xingamento é transmitido em rede mundial, adquire uma pungência hedionda. No limite, o que a torcida fez na tarde desta quinta-feira foi informar ao planeta que o Brasil está deixando de ter uma noção qualquer de civilidade.

Quando o fenômeno atinge uma platéia como a do Itaquerão, com grana para pagar os ingressos escorchantes da Fifa, a deterioração roça as fronteiras do paroxismo. Evaporam-se os últimos vestígios de institucionalidade.

A sociedade tem os seus abismos, que convém não mexer nem açular. Dilma não se deu conta disso. E vive a cutucar os demônios que o brasileiro traz enterrados na alma. Fez isso pela penúltima vez no pronunciamento levado ao ar na noite da véspera. Muita gente achava que ela merecia uma reprimenda sonora. Mas a humilhação do xingamento transpassou a figura da presidente, atingindo a própria Presidência.

Quem deseja impor a Dilma um castigo que vá além da vaia, tem à disposição um instrumento bem mais eficaz do que a língua. Basta acionar, no silêncio solitário da cabine de votação, o dedo indicador. O gesto é simples. Mas a pata de um pitbull não é capaz de executá-lo.
Herculano
13/06/2014 12:53
REGISTRO

Hoje é dia de Santo Antônio.

Hoje é aniversário de Odir Barni, ex-funcionário público de Gaspar e funcionário do Sintraspug - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gaspar e hoje morador de Camboriú. Um contador de estórias. Peemedebista roxo, mas histórico e com vergonha na cara. Uma memória privilegiada com histórias que Gaspar insiste em desprezar e esquecê-las.
Herculano
13/06/2014 12:12
APESAR DE VOCÊ, por Marcelo Tas

E eu vou morrer de rir. Que esse dia há de vir antes do que muita gente pensa. #VaiBrasil

"Apesar de você" é de 1970, ano do tricampeonato. Mas foi feita para você, ditadura militar.

Apesar de você, Chico Buarque, ter escorregado na saliva boboca do "Procure Saber", sua canção continua vivinha da silva.

Apesar de você, futebol, ser a religião do mundo, o Vaticano é a Fifa. Hoje é ela quem manda. Falou, tá falado. Não tem discussão.

Apesar de você, obra inacabada, foi linda a estreia do seleção no Itaquerão, com direito a vitória de virada.

Mas amanhã, Blatter, há de ser outro dia. Você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença. Como vai proibir quando o #NãoVaiTerCopa insistir em lembrar: são U$ 250 milhões em impostos não recolhidos deste pais raquítico que você leva para a Suíça.

E pior lambança vai fazer no Quatar-2022. De repente, impunemente.

Apesar de você, presidente Dilma, ter inaugurado o metrô de Salvador para a Copa, ele não está pronto. Consumiu 14 anos, R$ 1 bilhão e apenas 4 km funcionando até agora.

Apesar de levar seu nome, nobre Garrincha, o estádio de Brasília é o mais caro e ineficiente do planeta. Desperdício é nosso mantra. Quando chegar o momento, todo esse sofrimento vai ser cobrado com juros, juro.

Apesar da paranoia generalizada, brasileiros invadiram o treino da Argentina para abraçar Messi. Eu pergunto a você, oposição rala, onde vai se esconder da enorme euforia dessa gente nova brotando sem parar?

Você que inventou a tristeza, escória que dirige o futebol brasileiro, ora tenha a fineza de desinventar. Você vai pagar é dobrado cada lágrima rolada no meu penar.

Apesar de você, Havelange, que inventou esse estado; e de você, Ricardo Teixeira, que inventou de inventar toda escuridão, amanhã há de ser outro dia.

E eu vou morrer de rir. Que esse dia há de vir antes do que muita gente pensa. #VaiBrasil
Herculano
13/06/2014 12:05
A MENSAGEM DE FHC A MARIA CORINA LEMBRA QUE O BRASIL DECENTE É MUITO MAIOR E MELHOR DO QUE O CLUBE DOS CAFAJESTES BOLIVARIANO, por Augusto Nunes, de Veja.

Depois de furtar o mandato parlamentar da oposicionista María Corina Machado, o tiranete Nicolás Maduro e seus comparsas liberticidas tentam roubar-lhe a liberdade. Intimada por juízes subordinados aos chefões do regime bolivariano, a ex-deputada terá de comparecer a um tribunal na próxima segunda-feira, para mais uma audiência do processo movido pelo Estado venezuelano contra a valente antagonista "por conspiração para assassinar o presidente da República".

A reação do governo lulopetista às violências sofridas por María Corina amplia o capítulo reservado ao Brasil na História Universal da Infâmia. Fiel aos mandamentos da política externa da canalhice safadeza, Dilma não deu um pio sobre o caso. Lula segue contemplando o sucessor de Hugo Chávez com sucessivas manifestações de cumplicidade sabuja. Marco Aurélio Garcia baixou em Caracas para confirmar que "na Venezuela existe democracia até demais". E a mudez do Itamaraty reitera aos berros que a Casa de Rio Branco hoje lembra um viveiro de coelhos assustadiços.

Mas o Brasil decente é muito maior e infinitamente melhor que o clube dos cafajestes ainda no poder, avisou a carta enviada a Maria Corina, nesta quarta-feira, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segue-se a tradução em português da íntegra da carta abaixo reproduzida:

Li com muita preocupação e alarme sua carta relatando o clima de crescente de perseguição política que atinge a oposição democrática da Venezuela.

Junto com outros ex-presidentes do nosso continente já havia afirmado que a criminalização do protesto cívico e da oposição democrática é uma ameaça intolerável à democracia e aos direitos humanos.

Infelizmente, constato que nosso pedido ao governo venezuelano para estabelecer um debate construtivo com os partidos e atores políticos que poderia superar o atual clima de polarização e violência não teve resposta de fato. Ainda mais grave, as repetidas ameaças dirigidas contra a senhora, estimada María Corina Machado, provocam indignação e repulsa em todos os democratas.

Por essa razão, além de expressar minha irrestrita solidariedade pessoal, reitero o apelo para que a comunidade internacional se mobilize num esforço concentrado para o fortalecimento da democracia, o respeito aos direitos humanos e a preservação da paz na Venezuela.

Com os melhores cumprimentos,

Fernando Henrique Cardoso
Herculano
13/06/2014 11:02
OS CAFÉS

Ontem o PP e o PDS de Gaspar ensaiaram conversas. Hoje foi a vez do PMDB e o DEM. E faltam dois anos. E o mundo político mudará em outubro. Então quem pagou os cafés?
Cidadão
13/06/2014 09:41

Parabéns Comentarista,

Na semana passada critiquei sua postura com relação ao comentário envolvendo um policial civil.

Mas hoje devo parabenizá-lo pelas críticas que fez contra a atual administração de Gaspar; principalmente com relação aos itens envolvendo o Hospital e o Trânsito em Gaspar.

Fica claro que o PT e o PMDB só querem usufruir do Município (Hospital - Saúde); tomara que novas opções apareçam!

E pior, o Trânsito de Gaspar é assassino.

Onde estão as travessias elevadas em frente das escolas; por que não acabam com os trevos ditos alemães e CRIAM RÓTULAS.

Veja o que acontece com a entrada do Gasparinho, quem vem do viaduto e do centro não tem SEGURANÇA, qualquer um sabe que é preciso implantar uma RÓTULA naquele local.

E o trevo da Paroli, até quando vamos ficar sem o REDUTOR DE VELOCIDADE para quem vem de Brusque!

Sugiro ao Cruzeiro do Vale que faça matérias sobre esses assuntos, que faça uma pesquisa com a população, que as encaminhe para os vereadores e para a administração municipal. E também para o Ministério Público local.

Muito obrigado e parabéns pelos assuntos desta semana!

Herculano
13/06/2014 09:32
O PT JÁ ENCONTROU OS CULPADOS PELA VAIA E XINGAMENTOS (QUE ESCONDE). OS RICOS E A IMPRENSA LIVRE, INDEPENDENTE E INVESTIGATIVA QUE O PARTIDO E O GOVERNO QUER CENSURAR. VEJA A MANCHETE SOBRE ESTE ASSUNTO DO 247, O CANAL DO PT PATROCINADOS POR BANCOS E EMPRESAS ESTATAIS: VAIAS A DILMATÊM MESMO O PESO DADOS PELOS JORNAIS?:

Elas estão destacadas na Folha, no Estado de S. Paulo e no Globo, assim como o foram nos telejornais de ontem; partiram de ala Vip do Itaquerão e refletiram, apenas, o comportamento de manada dos estádios de futebol; provavelmente, teriam ocorrido contra qualquer outro presidente; na tarde de ontem, havia muito mais em jogo do que o comportamento de parte da torcida que começou a hostilizá-la perto da área de imprensa, como, por exemplo, o fato de o Itaquerão ter passado pelo teste de fogo e de o dia ter transcorrido sem protestos graves e com transporte de qualidade para os torcedores; do episódio da vaia, emerge uma única certeza: Folha, Estado e Globo fazem parte da torcida organizada anti-Dilma

O que aconteceu de realmente importante na tarde de ontem, além, é claro, da vitória de 3 a 1 da seleção brasileira contra a Croácia? Em primeiro lugar, a Arena Corinthians, que despertava grande temor, passou bem pelo teste de fogo. Além disso, não houve problemas de deslocamento e os torcedores chegaram e saíram com facilidade, utilizando o transporte público. Para completar, não houve a temida greve dos metroviários e os protestos foram realizados por grupos minoritários. Em resumo, uma grande festa, onde a esperança venceu o medo de um eventual fracasso.

No entanto, o que mais foi destacado pelos jornais, na manhã seguinte, ou pelos telejornais de ontem? A vaia que partiu da ala Vip do estádio e, em alguns momentos, foi dirigida à presidente Dilma, num grosseiro "ei, Dilma, vai tomar no c...". O que essa vaia significa? Praticamente nada. Expressa apenas a falta de educação e o comportamento de manada típico dos estádios de futebol, quando um pequeno grupo começa a gritar palavras de ordem, que rapidamente se alastram. Além disso, se fossem outros os presidentes, será que o mesmo não teria ocorrido?

A vaia, em si, foi um evento banal. A cobertura dos jornais e telejornais, nem tanto. Significa que Folha, Estado de S. Paulo e Globo, cujos colunistas falavam em "Copa do Medo" e "chuteiras sem pátria", fazem parte da torcida organizada anti-Dilma. E os torcedores que ali gritavam, gritavam por eles. Os Frias, os Mesquita e os Marinho.
Herculano
13/06/2014 09:25
OS VIVOS DOS MORTOS

Uma pergunta, com várias respostas óbvias. O que faz alguém misturar água, lixo, cemitérios, crematórios e prefeitura?
Herculano
13/06/2014 09:23
PONTAPÉ INICIAL, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

A presidente da República do Brasil, anfitriã de um dos maiores espetáculos do planeta, a Copa do Mundo, ficou praticamente anônima na abertura oficial dos jogos. Nem discurso, nem o protocolar "considero aberta..." e nem mesmo acenozinhos básicos para o público, desses de estadistas.

É bem verdade que vaias a chefes de Estado não são incomuns, nem um bicho de sete cabeças. Mesmo as melhores famílias e os mais populares presidentes estão sujeitos a uma vaia, especialmente em jogos.

Por isso, por pudor ou pelos palavrões, as transmissões ao vivo relevaram os gritos contra Dilma e a Fifa. Mas não deu para esconder que a presidente foi trocada pelas simpáticas pombas brancas da paz.

Paz, aliás, quebrada fora do estádios em São Paulo e, por exemplo, em Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio. A polícia, aparentemente, foi profissional: sem excessos, mas firme.

Quanto ao espetáculo de abertura, pareceu ok, nada além disso. Havia espaço demais e gente de menos, causando uma sensação assim: cadê a exuberância do sambódromo? Ainda bem que Cláudia Leite, tão esnobada na internet, estava linda, alegre e, apesar de loura, bem brasileira. Não ficou um pingo a dever a Jennifer Lopez, ao contrário.

Quanto ao jogo de estréia, nem o mais chato militante anti-Copa poderia imaginar que o primeiro gol seria um gol contra --e contra o Brasil. Coitado do Marcelo, vai ser eternamente lembrado por isso. E o segundo gol brasileiro? Fala sério, o pênalti foi no mínimo polêmico. Para um leigo, o Fred caiu de maduro.

Mas, quer saber? Apesar desses detalhes, a bola está rolando no campo, o Brasil enfim entrou no clima e a Copa tem tudo para dar certo. Não será exatamente a "Copa das Copas" que Dilma alardeava, mas mais uma Copa decente e animada.

Ah, e que golaços os do Neymar e o do super Oscar fechando o placar, hein? O que o povo quer mesmo é ver belos gols do Brasil. E viu.
Herculano
13/06/2014 09:20
DILMA É XINGADA POR TORCEDORES NO ITAQUERÃO. ELA SE ESCONDEU E NEM DISCURSOU NA ABERTURA DA COPA DO MUNDO QUEBRANDO UMA TRADIÇÃO QUASE CENTENÁRIA. ARRUMA DESCULPAS PARA NÃO VOLTAR MAIS AOS ESTÁDIOS. VERGONHA INCLUSIVE A FALTA DE EDUCAÇÃO MÍNIMA DOS BRASILEIROS. O PT QUE DOMINA E APARELHA A TUDO NA MARRA VEM PROVOCANDO ESTA REAÇÃO PERIGOSA E DESMEDIDA DA POPULAÇÃO ESCLARECIDA, INFORMADA E CONTRARIADA COM O CLIMA E A CORRUPÇÃO.

O texto é de Ronaldo D'Ercole e Carol Knoploch para o jornal O Globo. Apesar de todo o cuidado dos assessores do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff voltou a ser hostilizada nesta quinta-feira pelo menos três vezes, depois da cerimônia de abertura da Copa do Mundo e durante a partida no Itaquerão. Com o encerramento do show, dividido em quatro atos, um locutor fez um agradecimento aos operários que trabalharam nas obras dos estádios da Copa e pediu palmas dos torcedores também aos familiares "daqueles que não estão mais aqui". O estádio todo aplaudiu, mas em seguida começou um coro ofensivo à presidente.

"Eh, Dilma, vai tomar no c...", gritou parte dos torcedores, ao que se seguiram vaias.

A manifestação foi rápida, mas suficiente para causar mal estar em meio à festa. As hostilidades contra a presidente voltaram depois da execução do hino nacional, já com as seleções de Brasil e Croácia em campo.

Novamente, um grupo da arquibancada Norte puxou o coro "Eh Dilma, vai tomar no ...". Mas desta vez os xingamentos e vaias foram rapidamente interrompidos por aplausos, gritos e assovios.

Já no segundo tempo, a presidente foi hostilizada pela terceira vez. Logo depois de Neymar assinalar o segundo gol do Brasil, o telão exibiu a imagem de comemoração de Dilma, o que levou os torcedores a repetirem o coro.

Embora já estivesse presente no estádio (dividia a tribuna de honra com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e outras autoridades), a presidente não teve seu nome anunciado em nenhum momento. E também não fez o tradicional pronunciamento de abertura, quebrando pela primeira vez em 30 anos um protocolo entre os chefes de Estado do país-sede.

As declarações do chefe de estado e do presidente da entidade na abertura da Copa foram substituídas pela entrada em campo de três crianças carregando pombas que foram soltas simbolizando o desejo de paz durante o megaevento.

Um forte esquema de segurança protegeu a presidente na sua chegada. Depois de oferecer almoço a nove chefes de Estado que estão em São Paulo para a Copa, ela seguiu para o estádio. Um helicóptero acompanhou o trajeto da presidente até o estádio. Lá dentro, usou um elevador privativo que a deixou na área destinada às autoridades.

Durante o Congresso da Fifa, esta semana em São Paulo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmara que Dilma não irá a outros jogos, além da abertura e da final:

- Ela vai na abertura e na final. Mas não faria sentido ir no jogo entre Alemanha e Portugal, por causa da Angela Merkel, e não ir no jogo do Chile (que deve ter Michelle Bachelet). Assim, não vai em nenhum outro - explicou o ministro que, no entanto, não sabe se a presidente entregará a taça ao campeão, no Maracanã.

Na Copa das Confederação, há um ano, a presidente também foi vaiada pelo público presente no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na oportunidade, Blatter ficou constrangido e chegou a explicitar esse incômodo, dizendo "onde está o respeito, onde está o fair play" e foi vaiado também.
Miguel José Teixeira
13/06/2014 09:14
Senhores,

Nos demais dias do ano, os palhaços somos nós, contribuintes:

Câmara aprova o Dia Nacional do Palhaço

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (10) projeto do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que institui o dia 10 de dezembro como o Dia Nacional do Palhaço (PL 6551/09).
Alessandro Molon: parecer pela aprovação do projeto.
O texto seguirá agora para análise do Senado, exceto se houver recurso para que passe antes pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Segundo o autor da proposta, o palhaço está presente no imaginário de todas as crianças de diferentes origens sociais. Por ocasião de festas de aniversário, é muito comum contar com a alegria do palhaço que diverte a criançada.

O relator, deputado Alexandre Molon (PT-RJ), defendeu a aprovação da proposta. De acordo com o parlamentar, o projeto obedece aos requisitos constitucionais, jurídicos e de boa técnica legislativa.
Reportagem ? Luiz Gustavo Xavier
Edição ? Natalia Doederlein
Fonte: Agência Câmara Notícias

Herculano
13/06/2014 08:59
QUER UM EXEMPLO ATUAL ENTRE MILHARES DE COMO AS MULHERES - MÃES, ESPOSAS E FILHAS SEM VOTOS E DIPLOMAÇÃO - INTERFEREM NA VIDA DE POLÍTICOS E SUAS ADMINISTRAÇÕES? QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA. OS PAUS MANDADOS SE SUJEITAM ATÉ PERDEREM OS SEUS MANDATOS POR ELAS.

Primeira-dama pede para 'agilizar' alvará em gravação, estampa a manchete do jornal O Estado de S.Paulo e é capa nos jornais de Brasília.

A primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, foi flagrada em gravações da Polícia Civil pedindo para "agilizar" a liberação de um alvará para uma clínica de oftalmologia em Taguatinga, cidade a 20 quilômetros do Plano Piloto. A escuta, autorizada judicialmente e realizada no âmbito da Operação Átrio, faz parte de uma investigação de um esquema fraudulento de concessão de alvarás na capital.

Na conversa, a primeira-dama, mulher do petista Agnelo Queiroz, pede ao então administrador de Taguatinga, Carlos Jales, a concessão da licença de funcionamento da clínica.
Herculano
13/06/2014 08:53
NAS REDES SOCIAIS, O INSULTO À DILMA NA ABERTURA DA COPA, por Ricardo Noblat, de O Globo

Boletim da BITES Consultoria (BITES@BITES.com.br), empresa que monitora as redes sociais:

Foram 39 segundos de constrangimento para a presidenta Dilma Rousseff nesta tarde durante o jogo de abertura do Brasil na Copa do Mundo. Quando o presidente da Fifa Joseph Blatter foi anunciado, ele levou uma grande vaia.

No caso da presidenta, o coro se formou de maneira ofensiva. Milhares de pessoas começaram a gritar "Ei, Dilma vai tomar no...".

Não demorou para a insatisfação deixar o Itaquerão e a sua capacidade de 69 mil pessoas e ganhar as redes sociais. No Twitter, até às 20h30, foram publicados 18 mil posts sobre o assunto, que geraram 60 milhões de impressões (número de vezes que a informação ficou potencialmente exposta nos perfis dos 22 milhões de usuários do Twitter no Brasil).

Três perfis foram responsáveis por essa grande propagação e todos de natureza humorística: Danilo Gentili, Oscar Filho e o fake Hugo Gloss. Juntos, eles reúnem 9,3 milhões de seguidores.

O constrangimento ao qual a presidenta foi submetida também ganhou a rede fora do País. Houve 153 tweets feitos em inglês relatando o coro no Itaquerão. O alcance foi de 165 mil impressões, número baixo diante do número de usuários do Twitter no mundo.

Os grandes sites de notícia também publicaram notas sobre o tema. O volume de citações à presidenta nesta quinta-feira foi maior que as referências à palavra-chave "protesto" com 16.247 e 82 milhões de impressões.

Dilma perdeu para Neymar que foi citado 671 mil vezes hoje nas redes sociais do Brasil.

No Facebook, por exemplo, vários perfis de personalidades se encarregaram de exibir os vídeos contra a presidente. O apresentador Marcelo Tas foi um dos principais responsáveis pela dispersão de um vídeo feito por ele direto do estádio no momento exato do ataque à Dilma.

Na sua fanpage (http://goo.gl/dESNhe), Tas havia conseguido 103.067 compartilhamentos orgânicos e 64.049 likes até às 21h30 de hoje. Ele tem 2,9 milhões de fãs.

No Youtube, o dia fechou com 17 vídeos sobre o assunto. A dinâmica de visualização era tamanha que o contador dos arquivos estava travado antes de liberar informações sobre o total de visualizações do dia. No Google até às 21h havia 164 artigos indexados sobre o incidente.
Herculano
13/06/2014 08:45
DILMA DE CARACAS, por Reinaldo de Azevedo no jornal Folha de S. Paulo

A presidente resolveu dar uma banana ao Congresso e, em vez de projeto de lei, mandou logo um decreto

Com alguma impaciência, noto que há certos analistas com muita opinião e nenhuma memória. É claro que se pode ter uma sem outra. E outra sem uma. Memória sem opinião é banco de dados. Opinião sem memória é tolice. Trato do decreto comuno-fascistoide de Dilma Rousseff, o 8.243, que institui a tal "Política Nacional de Participação Social" e entrega parte da administração federal aos "movimentos sociais", num processo de estatização da sociedade civil.

Sempre que alguém especula sobre a crise da democracia representativa, procuro ver onde o valente esconde o revólver. O assunto voltou a ser debatido nos últimos dias em razão do decreto, que chega a definir, Santo Deus!, o que é sociedade civil. E o faz com a ousadia do autoritarismo temperado pela estupidez. Lê-se lá: "Sociedade civil - o cidadão, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados, suas redes e suas organizações". Quando um governo decide especificar em lei que o "cidadão" é parte da sociedade civil, cabe-nos indagar se é por burrice ou má-fé. Faço a minha escolha.

O "indivíduo" só aparece no decreto para que possa ser rebaixado diante dos "coletivos" e dos "movimentos sociais institucionalizados" e "não institucionalizados", seja lá o que signifiquem uma coisa, a outra e o seu contrário. Poucos perceberam, como fez Oliveiros S. Ferreira, em artigo publicado em "O Estado de S. Paulo", que o Decreto 8.243 institui uma "justiça paralela" por intermédio da "mesa diálogo", assim definida: "mecanismo de debate e de negociação com a participação dos setores da sociedade civil e do governo diretamente envolvidos no intuito de prevenir, mediar e solucionar conflitos sociais".

Ai, ai, ai... Como a Soberana já definiu o que é sociedade civil, podemos esperar na composição dessa mesa o "indivíduo" e os movimentos "institucionalizados" e "não institucionalizados". Se a sua propriedade for invadida por um "coletivo", por exemplo, você poderá participar, apenas como uma das partes, de uma "mesa de negociação" com os invasores e com aqueles outros "entes". Antes que o juiz restabeleça o seu direito, garantido em lei, será preciso formar a tal "mesa"...

Isso tem história. No dia 19 de fevereiro (http://abr.ai/1lkunwF), o ministro Gilberto Carvalho participou de um seminário sobre mediação de conflitos. Com todas as letras, atacou a Justiça por conceder liminares de reintegração de posse e censurou o Estado brasileiro por cultivar o que chamou de "uma mentalidade que se posiciona claramente contra tudo aquilo que é insurgência". Ou por outra: a insurgência lhe é bem-vinda. Parece que ele tem a ambição de manipulá-la como insuflador e como autoridade.

Vocês se lembram do "Programa Nacional-Socialista" dos Direitos Humanos, de dezembro de 2009? É aquele que, entre outros mimos, propunha mecanismos de censura à imprensa. Qual era o "Objetivo Estratégico VI" (http://abr.ai/1lkLvSS)? Reproduzo trecho:

"a- Assegurar a criação de marco legal para a prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos, garantindo o devido processo legal e a função social da propriedade.

(...)

d- Propor projeto de lei para institucionalizar a utilização da mediação como ato inicial das demandas de conflitos agrários e urbanos, priorizando a realização de audiência coletiva com os envolvidos (...) como medida preliminar à avaliação da concessão de medidas liminares (...)"

Dilma resolveu dar uma banana para o Congresso e, em vez de projeto de lei, que pode ser emendado pelos parlamentares, mandou logo um decreto. As Polianas que fazem o jogo dos contentes acusam os críticos do decreto de exacerbação retórica e dizem que a trajetória do PT não revela tentações bolivarianas. Não? Fica para outra coluna. Nego-me a ignorar o que está escrito para ser árbitro de intenções. Pouco me interessa o que se passa na alma do PT. Eu me ocupo é dos fatos. Dilma tem de recuar. Brasília não é Caracas
Herculano
13/06/2014 08:36
PT ACUSA PMDB DE FAZER CORPO MOLE SOBRE ALSTOM, por Cláudio Humberto na coluna que ele publica hoje nos jornais brasileiros

O PT acusa o PMDB de fazer "corpo mole" para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigaria denúncias de pagamento de propina feito pela Alstom para ser favorecida em licitações no setor metroferroviário nos governos do PSDB em São Paulo e do DEM no DF. Segundo dirigentes petistas, o PMDB - que também é citado nas denúncias - adotou a postura do "quanto menos investigar, melhor".

NA FILA
O PMDB e o PSDB até agora não indicaram nomes para compor a CPI da Alstom, que aguarda instalação pelo presidente Renan Calheiros.

BRIGA ELEITORAL
O PT trabalha pela criação da CPI da Alstom, que atinge o coração do PSDB, desde que foi criada a CPI mista para investigar a Petrobras.
Herculano
13/06/2014 07:59
NA SAÚDE, PT NÃO TEM REMÉDIO, PSDB, por José Serra, PSDB, ex-ministro da Saúde, do Planejamento e Orçamento, ex- governador e prefeito de São Paulo, em artigo para o jornal Folha de S. Paulo. Lendo ele, entende-se a razão pela qual as coisas acontecem em Gaspar na Saúde Pública.

Os genéricos são um caso no qual, para contrariar Nelson Rodrigues, a unanimidade não é burra. Mas o governo não tem fortalecido sua expansão

É praticamente unânime a avaliação positiva sobre a introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, em 1999. Eles são clones dos produtos de referência, levam o nome dos respectivos princípios ativos e são mais baratos. Se o médico prescreve, por exemplo, o Nexium para combater a (minha) gastrite, a farmácia pode, legalmente, entregar o seu genérico, o esomeprazol magnésico tri-hidratado, bem mais barato (na caixa grande, economizo 40% no preço, cerca de R$ 85). É evidente, também, que a existência de vários genéricos para o mesmo produto aumenta a concorrência em preço, o que é bom para o paciente.

Os genéricos representam um caso no qual, para contrariar Nelson Rodrigues, a unanimidade não é burra. Mas nem por isso os governos petistas têm fortalecido sua expansão. Tanto é assim que a fatia dos genéricos no volume (físico) de medicamentos vendidos permanece em torno de 30%. Nos Estados Unidos, é de cerca de 60%.

Por quê? Em primeiro lugar, o governo dispensou as campanhas educativas que explicavam a vantagem dos genéricos. Em segundo lugar, fechou a área específica de aprovação de genéricos da Agência de Vigilância Sanitária. Quando deixei o Ministério da Saúde, a tramitação de genéricos consumia cinco meses. Hoje, demora seis vezes mais, apesar de a Anvisa ter três vezes mais funcionários do que quando foi criada.

A escolha da primeira diretoria da Anvisa, em 1999, baseou-se em critérios essencialmente técnicos. Nem partidos nem parlamentares me procuraram para indicar nomes. Nas gestões petistas, porém, predominou o loteamento político de cargos entre partidos - isso em detrimento da qualidade técnica da agência e, evidentemente, da lisura do seu funcionamento. Para quê serve uma nomeação política num órgão como esse senão para captar dinheiro e retribuir favores?

Até então, havíamos proibido que despachantes e intermediários cuidassem dos trâmites dos laboratórios na Anvisa. Hoje, eles operam livremente dentro da agência. Um dos seus diretores foi flagrado numa reunião com laboratórios para pedir contribuições para financiar dívidas de campanha de um deputado eleito - não por coincidência, seu padrinho político.

Os problemas provocados pelo governo vão além dos citados. Por exemplo, há um verdadeiro bloqueio para genéricos destinados a enfrentar o câncer. Trata-se de um setor de ponta, baseado na biotecnologia. Por isso, os testes de equivalência entre o genérico e o produto de referência não são iguais aos exigidos dos medicamentos comuns e é necessário que a Anvisa estabeleça os procedimentos necessários à sua operação. Pois a agência não tem conseguido dar conta desse trabalho, apesar de dispor das soluções encontradas pela União Europeia há três anos! Sem o teste, não dá para produzir genéricos e os preços de dezenas de remédios contra o câncer se mantêm nas nuvens. Não é incrível?

Mais ainda, recentemente houve uma tentativa de ataque final aos genéricos. Para compreendê-la é preciso saber que há três tipos de medicamentos no Brasil: o produto de referência (por exemplo, Nexium) e seu clone, o genérico (esomeprazol...). E existe também o "similar", que tem nome-fantasia - por exemplo, Doril, que mistura aspirina com cafeína - e não tem equivalência com os produtos de marca. Os similares são objeto de promoções de venda, incluindo as amostras grátis para médicos. Pois bem: a ideia petista foi obrigar os similares a fazerem os testes de equivalência, mas mantendo seu nome-fantasia.

Esse modelo, que seria inédito no mundo, acabaria destroçando os genéricos, dadas as diferentes condições de concorrência e a confusão na cabeça dos consumidores. Na embalagem, os similares equivalentes teriam um carimbo: "EQ", criado pelo PT, para disputar com o "G" dos genéricos e embelezar as campanhas eleitorais do João Santana.

Alguém duvida que uma das tarefas difíceis, mas prioritárias do próximo presidente, havendo a alternância de poder, será desfazer os nós das agências reguladoras, hoje capturadas e pervertidas pelo método petista de governar?
Herculano
13/06/2014 07:50
reeditado das 19.34, de ontem dia 12.
A IMPRENSA OFICIAL ESTÁ CALADA. O PT DESCONFIADO E AGORA ARRUMANDO OS CULPADOS

Para que serve a imprensa livre, independente, responsável e investigativa? Para relatar.

Para que serve a imprensa ideológica, censurada, medrada, ou comprada com os nossos próprios pesados impostos? Para esconder os fatos, inclusive os da falta de educação.

Foi isto que aconteceu. Os veículos ligados ao PT, esconderam as vaias e principalmente, os xingamentos à presidente no Itaquerão, construído para a glória do PT, do ex-presidente Lula (que nem chegou perto) e da presidente Dilma Vana Rousseff, como um trunfo e discurso de campanha. Deu tudo errado.

Os xingamentos, algo além da vaia, aceitável, democrático e parte do jogo, é grave não apenas à uma mulher, à uma chefe de estado e mostra como o PT construiu contra si, algo que ultrapassa o razoável. É preciso destampar a pressão desta chaleira que cheira mal e beira a ditadura. Ninguém aguenta tanto roubo, tanta corrupção, tanta ligação com bandidos, tanta interferência nas instituições, tanta incompetência, tanta mentira, tanta...
Herculano
13/06/2014 07:44
GRACINHA

Ontem a noite, o ministro Gilberto Carvalho, tentou, tentou, tentou, mas não conseguiu explicar a razão pela qual o PT está na linha de tiro dos questionamentos. Foi no programa "Diálogos", da Globo News, tocado por Mário Conti. Vale a pena ver de novo.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.