23/05/2014
ABAIXO O DIA DAS MÃES I
Estou atrasado? Estou. O dia 11 de Maio já passou e faz tempo. Mas, outros assuntos tomaram o espaço. Mas, ele é sério e continua atual. E deve ser discutido entre nós. Intriga-me o silêncio dos professores, das famílias e da imprensa sobre este assunto. O PT em Gaspar aboliu a comemoração do Dia das Mães nas escolas municipais. É verdade. A queixa foi geral. O medo de discuti-lo também. Temem a perseguição de quem ousar ao questionamento. É assim. A Gaspar que quer falar e dialogar, não pode mais. O poder de plantão não deixa.
ABAIXO O DIA DAS MÃES II
De onde vem esta orientação? A formadora Julice Dias trabalhou com os professores na revisão da proposta curricular da educação infantil entre 2009 e 2012 e não é católica. Até aí tudo bem. E a desculpa para abolir as datas comemorativas foi a laicidade do ensino. Bobagem. Disfarce ideológico contra os preceitos morais e das raízes do senso familiar ainda forte em Gaspar. Julice, segundo alguns professores com que tive contato sobre este assunto, conseguiu através das formações, abolir todas as datas comemorativas nos CDIs. Não pode mais trabalhar Páscoa, Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães... Porque estas datas ?visam o comércio?, porque temos que ?respeitar as diferenças, as religiões etc.?.
ABAIXO O DIAS DAS MÃES III
Alguns docentes discordam, mas temem as perseguições da Secretaria de Educação, do PT e da prefeitura. Outros entram na barca por preguiça e comodismo, pois têm menos trabalho na preparação destas atividades extracurriculares, sociais e comunitárias. E os pais? A maior parte está indignada e começa a reagir. E quem é o secretário de Educação nos 11 anos de governo do PT em Gaspar? Neivaldo Silva. E onde ele estava na semana em que não se comemorou o Dia das Mães nas escolas sob a sua regência? Com a esposa Irodete Barbieri na escola particular (e religiosa) Madre Francisca Lampel. Fazendo o quê? Participando da missa (católica) em homenagem do Dias das Mães, junto com sua filha que estuda lá. Perceberam as múltiplas contradições? Este é o PT de Gaspar. Esta é a Educação de Gaspar que se esfacela nas estatísticas do próprio MEC. Hipócrita, contraditório, ruindo a cidade e as famílias, bem como os princípios morais mínimos. Impõe aos outros o que eles próprios não acreditam e seguem.
ABAIXO O DIA DAS MÃES IV
Pois vocês acham que o que eu relato é um caso isolado e de Gaspar? Casualmente, na semana passada, Reinaldo Azevedo, de Veja, mostrou que não. Em São Paulo, governado por Fernando Haddad, um poste de Luiz Inácio Lula da Silva eleito prefeito de lá, a coisa é parecida. Ou seja, e concluindo, é algo do partido. Um jovem pai presente, de 27 anos, nenhum coroca, ficou indignado porque a escola do filho não tinha mais o Dia das Mães e o substituiu pelo alternativo (que aqui nem isso tem) ?Dia de quem cuida de mim?. E partiu para descobrir as razões.
ABAIXO O DIA DAS MÃES V
Ele afirma que conversou com a coordenadora pedagógica e sugeriu que fossem mantidas as datas do ?Dia dos Pais? e do ?Dia das Mães?, além de incorporar ao calendário esse tal ?Dia de quem cuida de mim?. Ele acha que essa, sim, seria uma medida inclusiva e não preconceituosa. A resposta que recebeu dessa coordenadora pedagógica foi a seguinte: ?A família tradicional não existe mais?. Isso quer dizer que, segundo a moça, família com pai, mãe e filhos acabou. É coisa do passado.
ABAIXO O DIA DAS MÃES VI
Tomo o texto de Azevedo para encerrar o meu artigo. Em nota, afirma a Secretaria de Educação da cidade de São Paulo: ?Hoje em dia, a família é composta por diferentes núcleos de convívio e, por isso, algumas escolas da Rede Municipal decidiram transformar o tradicional Dia dos Pais e das Mães no Dia de quem cuida de mim.? Não dá! Você que me lê. Pegue o registro de nascimento do seu filho. Ele tem pai? Ele tem mãe? Ou ele tem, agora, cuidadores? Qual é a função da escola? É aproximar os pais, não afastá-los. O que é? A escola pública vai agora decretar a extinção do pai? A extinção da mãe? A democracia prevê o respeito às minorias. Querem integrar os pais homossexuais? Muito bem! Os avôs? Muito bem! Extinguir, no entanto, a figura do pai e da mãe, transformando-os em cuidadores é uma ideia moralmente criminosa?.
SOBRE O TRAPICHE
Desde o dia 1º de Janeiro até hoje, exatamente hoje, todos nós trabalhamos só para pagar impostos, taxas e tributos para os governos. É isso mesmo. E você sabia que o Brasil é um dos países que mais tributa a educação? Pois é, ultrapassa os 37% somente nas mensalidades escolares. Material chega a 50% fácil. Uma caneta carrega 47,49% de impostos semelhantes à borracha, agenda e apontadores.
Registro. Começou ontem e vai até domingo o 32º Rodeio Crioulo de Gaspar. Ele é promovido pelo CGT Coração do Vale. A programação é vasta e variada nas tradições gauchescas, incluindo os bailões. Cada pessoa paga R$5 para adentrar na Arena Multiuso, local do evento. Pagam-se ainda para o estacionamento, bem como o acampamento por quem optar por isto. Quem compete, também paga taxas variadas para as disputas.
Escapou. Em 2008, os então vereadores André Pascoal Waltrick, Celso de Oliveira, Mariluci Deschamps Rosa, Orlando Bernardes e Rubens Benevenutti denunciaram no Tribunal de Contas o prefeito da época Adilson Luis Schmitt, PPS. É que ele contratou uma auditoria externa para olhar as contas do Fundo Municipal de Saúde. A alegação é de que o prefeito a contratou de forma irregular. Agora, veio a decisão. A contratação de Adilson foi regular, mas sobrou para a então secretária de Saúde da época e hoje vereadora, Ivete Mafra Hammes, PMDB.
O que o Tribunal determinou para ser cumprido em 95 dias pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT? ?Adotar providências administrativas visando ao ressarcimento aos cofres do Município do dano causado em face da prática de atos identificados na auditoria contratada por intermédio do Contrato n. FMS-42/2007, a qual teve por objeto a análise de despesas com exames médico-laboratoriais de média e alta complexidade, realizados no período de janeiro de 2005 a abril de 2006 através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMMVI. Caso as providências referidas no item anterior restarem infrutíferas, deve a autoridade competente proceder à instauração de tomada de contas especial para apuração do fato descrito acima, identificação dos responsáveis, quantificação do dano e obtenção do ressarcimento?.
Atrasado. Sabe daquela prancha para transportar as colheitadeiras de arroz dos nossos agricultores e que o vereador José Hilário José Melato, PP, foi atrás dos recursos? A Secretaria de Agricultura acaba de informar que ela finalmente ganhou um cavalo, que transporta outras máquinas para a prefeitura para assim movimentá-la. Detalhe, a solução veio depois do fim da colheita. Planejamento e benefício zero. Propaganda, dez.
Os funcionários públicos tiveram 0,24% de ganho real num reajuste de 5,26%. E teve vereador como o presidente do PT, José Amarildo Rampelotti e sua bancada, que trabalhou contra qualquer coisa além do que o prefeito Pedro Celso Zuchi tinha oferecido. Pois não é que esta semana a Câmara aprovou um aumento de 35% (mais os 5,50% do reajuste) para os monitores da Área Azul. Alegou-se serem importantíssimos para Gaspar. Os agentes de trânsito ficaram tiriricas. Os quatro vereadores do PT, para aprovarem o projeto do prefeito, precisaram dos votos de Jaime Kirchner e Marli Iracema Sontag, do PMDB, Giovânio Borges, PSD e José Hilário Melato, PP. Então...
Edição 1590
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).