Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

20/05/2014

HOSPITAL I

Mais uma vez o tema era outro, mas... Sinceramente? O que acorreu na sexta-feira, de forma sorrateira e articulada, eu já havia escrito aqui várias vezes que ocorreria. Então não é novidade para o meus leitores e leitoras e os do jornal Cruzeiro do Vale, o mais lido e acreditado. Este golpe de tomar o Hospital de Gaspar para um grupo de pessoas que não está nem aí para os doentes, pobres, desassistidos e desinformados contra a cidade, cidadania, cidadãos e à humanidade, nasceu em 2006. Lá, médicos, intencionalmente, para o caos num primeiro instante e num segundo para vantagens, pediram o fechamento do pronto atendimento do Hospital. O objetivo? Inviabilizá-lo. Enquanto isto, outros anunciavam via Rádio Sentinela, um ?Hospital Dia? da Unimed para Gaspar. 

HOSPITAL II

O fechamento do Hospital não deu certo como o ?urdido? entre poucos. Um punhado de abnegados pela cidade, sem interesses partidários e de poder, cortou o barato: resolveu recuperar o Hospital para os gasparenses doentes, pobres, desassistidos e desinformados. Preferiu-se a saúde à agonia. Entre eles a Acig, de Samir Buhatem (não a aparelhada pelo PT), e o ex-presidente da Bunge Alimentos, Sérgio Roberto Waldrich. Pela iniciativa voluntária e sem a intenção de contrariar diretamente os que queriam o fechamento do Hospital, viraram inimigos do grupo de interesses. Baixaria. A Acig foi enfraquecida via o Rodrigo Fontes Schramm, aquele que acabou com a ExpoGaspar e sempre quis o Hospital nas mãos dos companheiros. Waldrich está sendo testado na paciência; está sendo desmoralizado na qualidade de executivo de sucesso só porque não se alinhou ao PT. E a Unimed? Só conseguiu vender mais planos por aqui com a notícia montada na Rádio. Com problemas financeiros em Blumenau, vendeu o terreno para o seu ?hospital? aqui. E para fazer caixa. 

HOSPITAL III

Com o Hospital de Gaspar recuperado fisicamente sem dinheiro da prefeitura, o prefeito Pedro Celso Zuchi e o PT fizeram propaganda falsa. Anunciam até hoje serem eles que o abriram. Culparam o outro prefeito, Adilson Luís Schmitt, PPS, por fechá-lo. Mentira contada e já desmascarada, várias vezes aqui. Sabiam o PT e Zuchi que o Hospital estava recuperado fisicamente, mas não financeiramente. Armaram o golpe. Prometeram o aporte financeiro para se fazer a inauguração, a festa e a propaganda eleitoreira antes da hora. Waldrich caiu no conto e ficou refém da armadilha. Fernando César Buchen, genro de Zuchi, virou até diretor clínico. Um desastre. Saiu de lá para a cadeia por exercício impróprio da nobre profissão como atestou a Justiça e o próprio Conselho em suspensão recente. 

HOSPITAL IV

A prefeitura, ao invés de pagar o que é de sua obrigação ao Hospital por atender os gasparenses naquilo que é obrigação dela e não faz, arrumou toda a sorte de desculpa, armadilhas e não repassou recursos financeiros. Feroz e ardilosamente sufocou, tornou-o moribundo, pedinte. Quer para si o Hospital renovado fisicamente para ela e seu grupo de amigos. Nada mais. Golpe e vingança. Tentou até doar o que não era dela para a Furb, uma instituição que não consegue tocar de forma exemplar e eficaz o seu próprio hospital em Blumenau. Uma operação triangular maquiavélica para o Hospital de Gaspar mais tarde aos amigos. Não colou. É coisa de doido, de irresponsáveis sociais e fanáticos. 

HOSPITAL V

Questões básicas. Quem não paga o que é devido ao Hospital, pode geri-lo? Quem não consegue atender nos seus postos de saúde os gasparenses, pode atender no Hospital? Quem não consegue manter os médicos nos postos de saúde no horário contratado e principalmente nas sextas-feiras, pode administrar um Hospital? Quem não consegue manter o CAR aberto 24 horas por dia, sete dias por semana como jurou e prometeu à população, possui crédito para dar saúde à população carente? Quem não controla, não possui remédios essenciais na Farmácia Básica e acha que quem pede esta obrigação é algo fora de propósito, pode controlar um hospital? Quem de forma esperta não termina e não entrega à cidade a Policlínica, na verdade um mini hospital, tem moral para tomar de assalto o Hospital de Gaspar alegando incompetência administrativa de outrem? Acorda, Gaspar!  

herculanoGG.jpgMANGUEIRA DA ARENA

Lembram-se daquela mangueira de gado da Arena Multiuso, patrimônio da prefeitura, em que particulares venderam a madeira e o telhado, repartindo as vantagens entre eles próprios? Prevaricação? Improbidade administrativa? O caso foi parar no Ministério Público onde tem tudo para dar em complicações sérias. Rapidamente, todos com a cola no meio das pernas, devolveram parte (só parte) do material. Olha só esta foto da quinta-feira da semana passada. Ela documenta que estão queimando as provas do que se está lá e em litígio. E não me digam que não sabem de nada. Estava lá uma camionete da prefeitura, placas MJA 8846. Sugestão a quem me ofereceu as fotos. Enviem-nas à promotoria para serem anexadas àquele inquérito. Fariam mais sucesso do que aqui. 

PRIVILÉGIOS I

Querem apenas um pequeno mau exemplo de privilégios e de como o poder de plantão agem para os seus e contra os comuns mortais? Então volto ao tempo. No dia sete de maio e antes de ir marchar em Brasília com seus secretários, gastando o dinheiro que falta aqui inclusive para o Hospital, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foi ao posto de saúde da prefeitura. Legal. Fez bem. Ele é um cidadão e como tal possui o legítimo direito de acesso ao SUS que não funciona para os pobres, doentes, desassistidos, mas para ele... 

PRIVILÉGIOS II

Zuchi não marcou consulta, se marcou não enfrentou fila, nem esperou de três a quatro meses para ser atendido pela conceituada dermatologista Giane Elis Gauze. Um gasparense normal enfrentaria filas de madrugada no posto de saúde para pegar uma senha. Seria atendido por um médico cubano se tivesse sorte. O médico avaliaria a necessidade de ser ir a um especialista. Constatada esta necessidade, como sorte marcaria a consulta e teria que esperar até quatro meses para ser atendido. Sendo o prefeito, ou outro companheiro, tudo muda. E quem facilitou tudo? O esquema, o partido, a secretária Márcia Adriana Cansian? Assim, será o Hospital na mão da prefeitura e do PT. Duvidam? Então esperem.  Acorda, Gaspar!  

SOBRE O TRAPICHE

Os vereadores José Hilário Melato, PP, e Jaime Kirchner, PMDB, uniram-se ao PT de José Amarildo Rampelotti no plano de tomar Hospital. Escrevi na coluna de 17 de abril, ou seja, há um mês, ?Como é o jogo pesado contra o Hospital de Gaspar. A prefeitura convenceu os vereadores a aprovarem um convênio que o Hospital não queria na forma em que ele está. E agora está apostando que a verba de R$600mil do governo do estado não chegue de verdade. Jaime Kirchner, PMDB, mais uma vez convencido pelo PT [vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, cunhado de Pedro Celso Zuchi], votou na Câmara contra requerimento que ele próprio assinou?.

Aquele texto do convênio que Melato bateu o pé em não muda-lo (e ele conhece muito bem de leis e é o mais experiente dos vereadores) e que Kirchner (que é graduado em Direito e se diz especialista em leis) mudou de opinião 15 minutos antes da votação, é o que está sendo usado pelo PT para tomar o Hospital na mão boba. Falta de aviso não foi!

?Então querem o Hospital só porque sabem que vai ter dinheiro certo do Estado? Sabem que assim o Hospital é perfeitamente viável e sabem que está no caminho certo. Então querem o Hospital para ao custo do esforço e trabalho alheio (comunidade, Estado e Administração hospitalar) e posar de salvadores??,  advogado Sérgio Hammes.

 

 

Edição 1589

Comentários

Sandra
22/05/2014 22:10
A Ana da Educação

Você deve de ser umas das servidores que não registram o frequência eletrônica né, e outra provavelmente deve ser uma das inúmeras servidoras da farra da educação, onde não existe normativas, e controle de frequência, que deve ser preenchida em um minuto de todo mês.
Você não trabalha dia a dia e fica rezando pela boa vontade do Sr Cleber para realizar o pagamento na integra sem nenhum indeferimento. Você não sabe o que é ficar preenchendo inúmeros papeis todos os meses para poder receber o que é seu de direito.
Você provavelmente não sabe que é trabalhar em um lugar onde não tem estrutura nenhuma e ainda ficar escutando diz aforo todos os dias....

Você não deve conviver com pessoas que possui tratamento diferente pelo Diretor Cleber, apenas por que é seu amigo.
Você também não sabe o que um cargo de comissionado que não trabalha as sextas feiras a tarde e depois vê ele de bojando que não recebeu nenhuma falta.

Onde as justificativas dele é aceita, sabendo que as suas foram iguais a dele.
E que você que trabalha a mais de dez anos, nunca foi notificada, e tive que passar por isso hoje.

E pelo que observo não sou somente eu que estou saturada , são inúmeros servidores que aqui reclamam, não queiras saber quanto eu e muitos servidores gostaríamos de utilizar este espaço para elogiar, e dizer que TODOS, efetuam o registro, e que não existe duas linhas de tratamento. Bastaria o Sr Cleber continuar com o trabalho que era realizado antes. Mas não....
E você deve de observar que antes não existia reclamações contra a Diretora Raquel, digo a você Ana que sinto muita falta quando a Sra Raquel cuidava dos dois Departamentos, digo e afirmo que ela é a nossa mãe de nós servidores.
E Ana irei lutar sim sempre para que todos realizem o registro biométrico, ai depois nós duas conversamos.

Luto sim para que o Sr Cleber saia do cargo, para que a Sr Raquel retorne e que nós podemos contar sim com ela.

O Sr Cleber uma pessoa que só sabe olhar o lado da administração e que vive cortando benefícios nossos, e que só sabe nos explorar.

Ana pega e venha trabalhar conosco, na saúde, ai você ira ver, para ver como funciona trabalhar com uma pessoa que nos persegue.

Ana quando você sai de casa tem que rezar que o ônibus não se atrase, pois sabemos que não será tolerado pelo Sr Cleber. Ao contrario de você que não se importa, pois o papel aceita tudo.

Agora deixa ele mexer no seu pagamento no final do mês para ver como fica, uma pessoa que não sabe como o seu humor está, onde você pensa duas vezes antes de reclamar, pois ele mesmo só sabe descontar cada vez mais.E uma pessoa que não sabe conversar. Uma pessoa que não luta por nos servidores.
Juju do Gasparinho
22/05/2014 20:53
Prezado Herculano:

Relendo o comentário postado por Sidnei Luis Reinert sobre seu filho, percebe-se nitidamente o descalabro dos tiranos deste (des)governo.
Eles não sabem, desconhecem que cada representante político que você elege, tem obrigações e compromissos com você, porque ele só está lá em função da sua confiança.
A PeTralhada é psicoPaTa (viu, Melato e Kirchner?)
Eles não tem disciplina. Não sabem o que é respeito e muito menos aceitam as leis.
PsicoPaTa segundo Houaiss, portam "disturbios mentais graves, apresentando comportamento antisociais (coice em pessoas do bem), e amorais (forniqueiro), sem demonstração de arrependimento ou remorso".
Além de incomPeTente e corruPTo, este governo como não poderia
deixar de ser, de uma vergonhosa falta de educação (prefeito fura fila).
Quando estou chamando este governo de canalha, estou literalmente definindo o que ele é.


Herculano, o comentário postado às 16:37hs, "...é melhor se filiarem ao PT e grudarem no saco do Rampelotti..."
Para se livrar destas mãos , Rampelotti terá de fazer falectomia!
Herculano
22/05/2014 20:20
IMPRENSA

OTÁVIO CABRAL VAI ASSESSORAR AÉCIO.E O QUE DIZ O JEG, O JORNALISMO DA ESTOSFERA GOVERNISTA. OU AINDA: PT 9 X PSDB 2, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Eu poderia deixar quieto, mas não deixo. Cada um tem seu estilo, eu tenho o meu. E gosto de fatos. Otávio Cabral, jornalista de Veja, um profissional de altíssimo gabarito, vai deixar a redação para trabalhar na assessoria do pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves.

Os espadachins da reputação alheia, os idiotas, os ressentidos e os bandidos disfarçados de jornalistas já começaram a gritar: "Olhem lá, um jornalista da Veja trabalhando para Aécio". Uma ova!

No que concerne à revista, Cabral passará a ser um "ex-Veja", sem que o respeito profissional de que ele é merecedor seja minimamente arranhado. Eu, que o conheço, estou certo de que ele vai fazer um excelente trabalho em sua nova jornada.

Não, Cabral não é o primeiro! Márcio Aith, hoje na secretaria de Comunicação do governo Alckmin, já trabalhou na Veja, entrou na assessoria da campanha eleitoral de José Serra, em 2010, estava na Folha.

Aí, aquela turma que tem os dois pés no chão e as duas mãos também, para citar Ivan Lessa, relincha: "Ah, estão vendo? A revista só fornece assessores para o PSDB?". É mesmo? Então vai uma lista de profissionais que são ex-Veja ao lado dos políticos que eles decidiram assessorar (nem todos, hoje, permanecem na mesma função):

1 - João Santana - Lula, Dilma, Palocci e Delcídio Amaral;

2 - Thomas Traumann - porta-voz de Dilma e, depois, ministro de estado da "presidenta";

3 - Luiz Rila - José Dirceu e campanha do Lindbergh Farias;

4 - Luciano Suassuna - Alexandre Padilha;

5 - Eduardo Oinegue - Patrus Ananias e Alexandre Padilha;

6 - Ronaldo França - Dilma;

7 - Chico Mendez - campanha do Fernando Pimentel ao governo de Minas;

8 - Lula Costa Pinto - Agnelo Queiroz;

9 - Mario Rosa - várias consultorias ao governo e ao PT (Palocci, Dirceu, Agnelo?)

E devo estar esquecendo alguns nomes. Como se nota, nos nove casos listados acima, jornalistas que passaram por Veja foram assessorar políticos do? PT!!! No topo, digamos assim, da cadeia alimentar do poder, o marqueteiro do partido e um ministro de estado.

Será que, por isso, Veja pode ser considerada, afinal, uma redação petista, já que tantos assessores de nomes estrelados do partido passaram por sua redação?

Ora, vão catar coquinho! Se uma, duas ou mais das pessoas listadas acima fizeram coisas impróprias - não sei de nada; falo apenas em tese -, isso não se deve nem ao fato de terem passado por Veja nem de terem assessorado ou assessorarem ainda hoje os petistas. São profissionais dignos como quaisquer outros, só que fazendo outro trabalho, que não o jornalismo, que tem um código de ética distinto de uma assessoria.

Desejo boa sorte a Cabral em sua nova empreitada e espero que demonstre a competência que conhecemos.

Todos os profissionais que citei aqui fizeram escolhas conhecidas, públicas, às claras. Feio, asqueroso, coisa de bandido - aí, sim - é uma outra prática.

Coisa de bandido é receber dinheiro de governos e de estatais para fazer a defesa de partidos políticos, de governantes e de candidatos - dedicando-se, adicionalmente, a atacar a imprensa independente - e não contar isso aos leitores.

Feio é ser sustentado pela máquina pública, fazer campanha político-eleitoral e se dizer um jornalista independente e progressista. Aí, não. Gente assim não é jornalista, não é independente nem é progressista. É só um pau-mandado, exercendo a mais antiga profissão do mundo: é só pagar, e eles fazem. Não importa o quê. Começam cedendo a honra. Aí o resto vai é fácil.
Herculano
22/05/2014 20:14
IMPRENSA I

O SENSO ÉTICO DA IMPRENSA INDEPENDENTE, MADURA E INVESTIGATIVA E QUE A OPOSIÇÃO QUE ALIMENTA A ESGOTOSFERA NÃO ENTENDE

Direção do jornal Folha de S. Paulo determina licença de seis meses, a partir da segunda-feira, para a editora da coluna Painel, Vera Magalhães; contratação do marido dela, Otavio Cabral, para chefiar assessoria de presidenciável Aécio Neves foi vista como estabelecimento de conflito de interesses; no fim-de-semana, Vera deu um furo com a notícia sobre as conversas de Aécio para atrair o ex-presidente do BC Henrique Meirelles para ser vice em sua chapa; vazamento do segredo foi atribuído a Cabral; Otavinho Frias Filho não gostou; solução de praxe; suspeição sobre relação quadrangular Aécio-Otavio-Vera-Folha é grave; profissional premiada e com mais de uma década de jornal; argumento de existência de 'muralha chinesa' não prevaleceu
Herculano
22/05/2014 20:08
COM OS POLÍTICOS, OS ESCÂNDALOS E AS INVESTIGAÇÕES SEMPRE MOSTRAM QUE MUDA-SE O MONTE, MAS A BOSTA CONTINUA A MESMA.

Veja só esta. Polícia Federal acha comprovantes de pagamento de doleiro a Collor estampa em manchete o jornal O Estado de S.Paulo.Os depósitos bancários teriam sido feitos em maio de 2013 e somam R$ 50 mil, segundo escreve Antonio Pita da sucursal do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal encontrou, durante as operações de busca e apreensão no escritório do doleiro Alberto Youssef, oito comprovantes de depósitos bancários em nome do senador Fernando Collor de Mello (PTB -AL). Os depósitos teriam sido feitos no intervalo de três dias, em maio de 2013, e somam R$ 50 mil.

A descoberta da PF é citada em ofício do juiz federal Sergio Moro, do Paraná, remetido ao Supremo Tribunal Federal para explicar a sua atuação no processo decorrente da Operação Lava Jato.

O juiz afirma que os agentes da PF localizaram oito diferentes comprovantes bancários em valores de R$ 1.500, R$ 4000, R$ 8000 e R$ 9000, realizados entre os dias 2 e 5 de maio de 2013. De acordo com o documento, publicado na tarde desta quinta-feira, 22, o material apreendido pela Polícia Federal foi encontrado "fortuitamente" durante a busca e apreensão no escritório do doleiro Alberto Youssef, acusado de comandar uma organização criminosa que movimentou mais de R$ 10 bilhões em recursos públicos.

"Tal prova e eventual relação entre o suposto doleiro e o referido Senador era absolutamente desconhecida deste Juízo, tendo sido encontrada fortuitamente durante a busca e apreensão", avalia o juiz Sergio Moro, no ofício.

Segundo o magistrado, a citação aos comprovantes bancários em benefício do senador Fernando Collor de Melo é "ilustrativo" para explicar as razões em que se baseou para não dividir os processos relativos à operação. "Observo que não há qualquer indício do envolvimento do referido parlamentar nos crimes que já foram objeto das aludidas oito ações penais propostas", ressalta.

Moro também cita as jurisprudências do STF em casos de provas de delitos encontradas em investigações de outros crimes "não sujeitos a sua competência". Para juiz, eventuais crimes cometidos por autoridades podem ser alvos de outras ações.

Investigado por lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas e outros crimes, Youssef está preso desde 17 de março na sede da PF no Paraná. Ele teria articulado com o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, um esquema para desvio de verbas em contratos fraudulentos da estatal na refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, segundo a PF. O doleiro é réu em três das oito ações penais abertas pela justiça federal do Paraná em decorrência da operação Lava Jato, deflagrada em março.

Na segunda-feira, 19, o ministro Teori Zavascki determinou a suspensão das investigações decorrentes da operação após reclamação dos advogados de defesa de Paulo Roberto Costa que questionava a competência do juiz Sérgio Moro sobre o caso.
Herculano
22/05/2014 17:13
SETE VEZES MENOR, MA RECEBE MAIS VERBA QUE SP [SANTA CATARINA ENTÃO, SÓ ESMOLAS APESAR DE SER UM DOS MAIORES ARRECADADORES]

O Maranhão abriga os três municípios com a pior renda per capita do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Governado pela família Sarney durante 19 dos últimos 40 anos, o estado recebeu até abril R$ 1,62 bilhão, sendo o 4º maior receptor de verbas federais em 2014. No mesmo período, São Paulo, que tem 7 vezes a população do Maranhão, recebeu R$ 1,56 bilhão.

Aos amigos
O Rio de Janeiro, governado por aliados do PMDB, é o campeão em recursos federais em 2014: R$ 2,96 bilhões.

Os top 3
Bahia (R$ 2,3 bilhões) e Minas Gerais (R$ 1,9 bilhão) completam o "top 3" dos Estados que mais recebem verbas do governo Dilma, em 2014.

Os renegados
Mato Grosso do Sul (R$ 372 milhões) e Santa Catarina (R$ 485 milhões) são os que menos recebem recursos federais, este ano.
Herculano
22/05/2014 17:08
POR QUE DILMA PAROU DE CAIR, por Ricardo Noblat, de O Globo

Divulgada a pesquisa Ibope encomendada pelo site G1, a Globo News e o jornal O Estado de São Paulo deixou felizes os principais candidatos a presidente da República na eleição de outubro próximo.

Dilma parou de cair como este blog antecipara anteontem. Recuperou três pontos percentuais passando de 37% das intenções de voto em março para 40% agora. Aécio Neves (PSDB) subiu de 14% para 20%. E Eduardo Campos (PSB) de 6% para 11%.

Pelo menos três coisas explicam a recuperação de Dilma: o recente programa de propaganda do PT onde ela e Lula apareceram juntos; o maior volume de viagens pelo país; e entrevistas concedidas a veículos de comunicação regionais.

Aplicada entre os dias 15 e 19 deste mês, a pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios do país. Sua margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Se a eleição fosse hoje, Dilma a venceria direto no primeiro turno. Mas cresceu a chance de a eleição só ser decidida em segundo turno. Há um mês, Dilma tinha 13 pontos de vantagem sobre seus adversários. Esse número caiu para três.

A rejeição a Dilma - ou seja: o percentual dos que afirmam não votar nela de jeito nenhum - se manteve em 33%. A rejeição a Aécio diminuiu de 25% para 20%, e a de Campos, de 21% para 20%.

A partir de agosto, irá ao ar diariamente no rádio e na televisão a propaganda eleitoral dos candidatos. Por contar com o apoio de maior número de partidos, Dilma terá mais que o dobro de tempo de Aécio, e cinco vezes mais do que o tempo de Campos.

Se aproveitado com sucesso, tempo maior de propaganda é vantajoso para um candidato, mas nem por isso lhe assegura a vitória.

Lula em 2002 e 2006, e Dilma em 2010 contaram com um tempo de propaganda maior, mas só se elegeram no segundo turno. O tempo de propaganda no segundo turno é o mesmo para cada um dos candidatos.
sidnei luis reinert
22/05/2014 15:29
A cara-de-pau do PT realmente não tem limites. Agora a página da Dilma no Facebook está comemorando 30 anos de Itaipu, uma obra feita durante o regime militar e inaugurada em 1984. Eles só não contavam com uma chuva de comentários jogando isso na cara do partido.

Imagem original: https://www.facebook.com/SiteDilmaRousseff/photos/a.351365628250368.87876.351338968253034/672680406118887/
Herculano
22/05/2014 15:20
DIANTE DOS NÚMEROS NÃO HÁ CONTESTAÇÕES. OLHA SÓ O QUE OS POLÍTICOS DO PT FIZERAM COM A PETROBRÁS

Ações da Petrobras caem 37% em 5 anos, enquanto as de rivais sobem 70%
Aurélio Marcos de Souza
22/05/2014 13:35
Herculano acompanhado o Jornal do Almoço pude notar que o prefeito de Blumenau estava se vangloriando da decisão do Tribunal de Justiça, no que tange ao restabelecimento das atividades em creches e nos postos de saúde.

Disse ele que a TESE do município de Blumenau era inovadora junto ao Tribunal de Justiça, no que tange o enquadramento dos serviços prestados pelas creches e postos de saúde como serviços essenciais, sendo que esta tese poderia abrir caminhos a outros administradores.

Tenho que prefeito de Blumenau faltou com a verdade, uma vez que o Tribunal de Santa Catarina há tempos tem reconhecido que os serviços prestados pelas creches e postos de saúde, são serviços essências.

Tanto é verdade que o DESEMBARGADOR JOÃO HENRIQUE BLASI nos autos do processo nº 2014.029511-4, proposta pelo Município de Florianópolis contra o Movimento Grevista, no dia 09 de maio de 2014, em sua decisão que defiro parcialmente o pedido de antecipação de tutela asseverou que:

"É inobjetável que a greve em andamento está a afetar serviços pú-blicos essenciais, tais como os relacionados à educação, abrangendo especial-mente as creches e a pré-escola, cujo funcionamento é indispensável à manu-tenção da atividade laboral dos pais das crianças, com reflexo, portanto, no sus-tento familiar.

A paralisação, igualmente, e sobremodo, atinge o setor da saúde, cuja essencialidade à população é mais do evidente, periclitando a incolumidade daqueles que dele precisem cotidianamente (fornecimento de fármacos de uso contínuo, por exemplo) ou emergencialmente.

Dessa forma, em cognição superficial, própria deste momento processual, considero que existem elementos de convicção suficientes para a concessão parcial da medida pleiteada, ademais do que seu deferimento resguarda o interesse da população e previne danos irreparáveis ou de difícil reparação.

Portanto, defiro parcialmente o pedido de antecipação de tutela, nos termos do art. 273, inc. I, do Código de Processo Civil, para determinar que o Sindicato réu (SINTRASEM), no prazo máximo de 48 horas, restabeleça integralmente os serviços essenciais de atendimento em creche e em pré-escola em todas as unidades municipais, e o restabelecimento dos serviços emergenciais de saúde, também em todas as unidades do Município."

Até nisto nossos políticos querem levar vantagem.

Herculano
22/05/2014 13:10
É O FIM DA PICADA! DEPUTADO ESTADUAL DO PT, UM EX-PRESIDIÁRIO E ALIADO DO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DE HADDAD, PARTICIPOU EM MARÇO DE REUNIÃO COM MEMBROS DO PCC QUE, SEGUNDO A POLÍCIA, PLANEJAVAM ATAQUES A ÔNIBUS, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Atenção, leitores! A história que vem agora é do balacobaco! No primeiro dia da greve dos motoristas de ônibus em São Paulo, na terça, eu tinha recebido uma informação certa, mas não consegui a prova, de que, no dia 17 de março, no auge dos incêndios a ônibus em São Paulo, a 6ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Facções Criminosas e Lavagem de Dinheiro havia estourado uma reunião na sede da Cooperativa Transcooper, em Itaquera, na Zona Leste, em que membros do PCC planejavam as ações criminosas. Sabem quem estava presente ao encontro? Ninguém menos do que o deputado estadual petista Luiz Moura (PT-SP), que estaria lá na condição de "convidado".

Muito bem! Ontem, critiquei duramente no blog o secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto. Em vez de tentar articular uma resposta para o caos da cidade, ele concedeu uma entrevista atacando a PM, acusando-a de fazer corpo mole, como se policiais militares pudessem sair por aí conduzindo ônibus. Eu tinha, sim, a informação certa sobre a participação do tal deputado naquela reunião da bandidagem, mas não a prova. Mesmo assim, não os deixei na mão. Publiquei, então, o que segue

" (?) Terei eu de lembrar que Jilmar Tatto tem dois aliados importantes que são, digamos assim, ligados à área de transporte? Um é o deputado estadual Luiz Moura, um ex-presidiário que não cumpriu os 12 anos a que estava condenado porque se tornou um fugitivo. Hoje, é deputado petista. Outro é Senival Moura, vereador, também do partido, irmão de Luiz. O agora deputado estadual se fez líder dos perueiros, uma área que a família Tatto conhece muito bem."

E lembrei, então, trecho de uma reportagem da Veja publicada em 2006, a saber (em azul):

Há três semanas, a polícia prendeu Luiz Carlos Efigênio Pacheco, presidente da Cooper Pam, uma das principais cooperativas de perueiros da capital paulista, suspeita de ligação com a organização criminosa. Conhecido como "Pandora", o perueiro é acusado de ter financiado, com dinheiro de lotações, uma tentativa frustrada de resgate de preso de uma cadeia de Santo André (região do ABC paulista), em março passado. Detido, ele negou pertencer ao crime organizado, mas admitiu a infiltração do PCC no setor perueiro e disse que foi por ordem de Jilmar Tatto, ex-secretário de Transportes da prefeita Marta Suplicy, que sua cooperativa incorporou integrantes da organização criminosa.

Rasgando o verbo
A informação que eu tinha estava certa. Em entrevista ao programa do apresentador José Luiz Datena, da Band, Márcio Airth, secretário de comunicação do governo de São Paulo, rasgou o verbo. A operação aconteceu mesmo! A reunião da bandidagem, de fato, estava em curso, e o objetivo era planejar novas ações contra ônibus na cidade. Um dos "convidados" para o evento era o deputado estadual petista Luiz Moura, ex-presidiário (condenado a 12 anos) e ex-fugitivo, que se reinventou como líder dos perueiros, que foi como conheceu Jilmar Tatto, ligado ao setor.

Aith foi adiante e afirmou que, em março, no curso da investigação dos ataques, a polícia solicitou diretamente a Tatto a relação de empresas que atuam no setor de transportes público. "Ele [Tatto] é o primeiro a dizer que a polícia é truculenta e se excede, mas, quando interessa a ele barrar uma investigação, como de fato ele barrou, ao não responder ao delegado, ele fica quieto. A polícia poderia investigar muito mais se o deputado Jilmar Tatto tivesse feito o trabalho dele, respondido ao ofício e chamado a atenção do colega deputado dele para que não comparecesse a locais que não são recomendáveis a qualquer pessoa pública".

Nas moscas, né?

Tatto falou no mesmo programa e disse que nunca soube da reunião. Pois é? Soube, sim, né, secretário? O senhor sabe que sim! A informação lhe foi passada pela própria polícia. O secretário não revelou por que não passou a lista que a Polícia lhe pediu. Limitou-se a dizer: "Eu falo por mim". E desconversou: "Não me parece adequado, num momento desses, tentar imputar a mim qualquer atitude, ação de atrapalhar investigação. Ao contrário, estou inteiramente à disposição".

Então tá. Entre os convocados para aquela reunião a que compareceu o deputado estadual petista estava, ora vejam, Carlos Roberto Maia, vulgo Carlinhos Alfaiate, ladrão de bancos então foragido. Ontem, a imprensa não conseguiu achar Luiz Moura.

Tudo gente fina!
sidnei luis reinert
22/05/2014 13:00
INTERNA ELA NO SUS...OU VEM FURAR FILA NO CARS DE GASPAR...

A mãe de Dilma Rousseff, Dilma Jane, 90 anos, sentiu-se mal hoje de manhã e foi levada do Palácio da Alvorada para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde continua internada sob cuidados médicos.
Herculano
22/05/2014 12:54
DILMA SE RECUPERA APÓS PROPAGANDA, MAS ADVERSÁRIOS SOBEM MAIS, MOSTRA IBOPE

Presidente sobe de 37% para 40%, mas Aécio e Campos têm maior crescimento, e diferença da petista para rivais cai para 4 pontos

O texto é de José Roberto de Toledo, Daniel Bramatti e Lucas de Abreu Maia para o jornal O Estado de S.Paulo. A sequência de programas partidários na TV despertou mais eleitores para a eleição presidencial e derrubou a parcela de votos brancos e nulos, que estava no patamar mais alto da história recente. Última a aparecer na propaganda, Dilma Rousseff (PT) melhorou de 37% para 40% sua taxa de intenção de votos entre abril e maio, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22. Seus adversários diretos, porém, cresceram mais, o que eleva as chances de segundo turno.

No cenário com a lista dos oito pré-candidatos que já manifestaram intenção de concorrer, Aécio Neves (PSDB) subiu de 14% para 20% e Eduardo Campos (PSB), de 6% para 11%. A vantagem que Dilma tinha sobre a soma dos adversários diminuiu de 13 pontos porcentuais para apenas 4. Para se reeleger já no primeiro turno, ela precisará da maioria absoluta dos votos válidos (metade mais um) em outubro.

A pesquisa mais recente do Ibope foi feita entre os dias 15 e 19 de maio. No dia 13, o PT começou a exibir na televisão uma polêmica peça de propaganda com o mote "O Brasil não quer voltar atrás", na qual exaltou o risco da "volta dos fantasmas do passado", entre eles o do desemprego. Na noite do dia 15, o partido teve 10 minutos em rede no horário nobre, no qual levou esse vídeo de novo ao ar, além de discursos de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A pesquisa atual do Ibope também capta os efeitos do programa de 10 minutos do PSDB, exibido no dia 17 de abril. O levantamento anterior do instituto havia sido encerrado no dia 14, três dias antes de os tucanos ocuparem o horário nobre para promover Aécio. Já o PSB de Campos foi à TV no fim de março.

Com essa invasão da propaganda partidária nos meios de comunicação, a soma de quem pretendia votar em branco, anular ou não sabia responder despencou entre as pesquisas Ibope de abril e maio. Foi de 37% para 24% e voltou ao patamar histórico esperado para esta época da campanha eleitoral.

Foi na faixa do eleitorado com renda superior a 5 salários mínimos que Dilma se recuperou mais. Nesse grupo, a presidente foi de 26% a 38% das intenções de voto, enquanto Aécio oscilou um ponto para baixo, de 26% para 25%. Nas demais faixas de renda, Dilma tem pior desempenho entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos. Apenas 35% desses eleitores pretendem votar na presidente. Seu melhor desempenho é entre os mais pobres: 56% dos eleitores que ganham até 1 salário mínimo por mês declaram voto na petista.

No corte por regiões, Dilma vai pior no Sudeste, seguindo a tradição dos candidatos petistas desde 2006. Ela tem hoje 33% das intenções de voto na região, contra 24% de Aécio e 8% de Campos. É no Nordeste que Dilma e Campos se saem melhor, com 51% e 15%, respectivamente. Aécio tem 11% entre os nordestinos.

Dilma ampliou sua taxa de intenção de votos no último mês, mas não conseguiu reduzir a parcela do eleitorado que não admite votar nela de jeito nenhum - o porcentual ficou estável, em 33%. Já a situação de seus adversários melhorou: a rejeição a Aécio caiu de 25% para 20%, e a Campos, de 21% para 13%.
sidnei luis reinert
22/05/2014 12:52
LULA DIZ QUE O SUS É MOTIVO DE ORGULHO DESSE PAÍS!

MAS PORQUE OS HOSPITAIS VIVEM TÃO SUPERLOTADOS E QUEBRADOS?
NOS E.U.A. NÃO TEM SUS E TEM AS MELHORES UNIVERSIDADES E HOSPITAIS DO MUNDO JUNTO COM SEUS MELHORES MÉDICOS E CIENTISTAS.

E CU...BA, VENEZUELA, CORRÉIA DO NORTE... FALTA ATÉ PAPEL HIGIÊNICO E BRASIL COM PT VAI PARA A MESMA LINHA DA DESGRAÇA.

SE O SUS FOSSE BOM COMO O SAPO BARBUDO MENTIROSO VOMITA, O HOSPITAL DE GASPAR E QUASE TODOS OUTROS BRASIL AFORA NÃO ESTARIAM QUEBRADOS, E TEVE QUEM NÃO FAZ MUITO TEMPO, DEU PALESTRA EM GASPAR PARA MOSTRAR O QUANTO É BOM ESSE SISTEMA FALIDO...
sidnei luis reinert
22/05/2014 12:40
A global Xuxa passa a maior vergonha no congresso nacional ao apoiar projeto do PT

Xuxa chegou com os deputados petistas para acompanhar a sessão, ao lado da ministra dos Diretos Humanos, Ideli Salvatti, o clima tenso na reunião já havia provocado interrupção dos trabalhos. Quando evangélicos cobravam o presidente em exercício, Luiz Couto (PT-PE), a encerrar a sessão, o deputado Pastor Eurico hostilizou a apresentadora e disse que sua presença era "um desrespeito às famílias do Brasil". "A conhecida Rainha dos Baixinhos, que no ano de 82 provocou a maior violência contra as crianças", disse, referindo-se ao filme "Amor Estranho Amor", daquele ano, em que Xuxa aparece numa cena de sexo com um adolescente de 12 anos.

Aos Servidores Publicos de Gaspar
22/05/2014 10:09
Encaminhem suas reclamações sobre o Sr Cleber ao Ministério Publico de Santa Catarina.

O Sr Herculano não pode resolver o problema de vocês. Deixem isso para o MP resolver. Mas para isso é necessário que haja a denúncia.

é só acessar o site: http://www.mpsc.mp.br/portal/webforms/frame.aspx?secao_id=85

Não precisa ter medo de represálias pois é possivel formalizar a denúncia de forma "Anonima".

Acorda servidores....
Ana Educação
22/05/2014 09:16
Já deu pra perceber que a pessoa que escreve a respeito desse Cleber do Departamento Pessoal é sempre a mesma pessoa.... já ta ficando chato isso... sempre a mesma pergunta, sempre a mesma coisa...
Caro colega.... Se não estão te pagando as horas extras, é simples, pare de fazer oras!!! Sobre o ponto da Educação, se vc diz que tanta gente está achando errado, pq vcs juntos não entram com uma representação na justiça? Sei lá! Façam alguma coisa!! Ficar só de falação e mudar seu nome a cada publicação já ta ficando chato! Ta loco.... Fica a dica!
Eduardo
22/05/2014 08:44
Dando munição para o Celsão.
Daqui a pouco, do jeito que vai, Celsão vai dizer que o Hospital de Gaspar só não funciona bem porque um dia hospital não foi entregue a ele.
Agora Celsão ganhou discurso de novo.

Herculano
22/05/2014 08:23
PARA QUE SERVE UMA ESTATAL PARA OS POLÍTICOS? APARENTEMENTE PARA O POVO SUSTENTAR COM OS PESADOS IMPOSTOS COBRADOS E ELES SEREM ROUBADOS POR QUADRILHAS MONTADAS PARA POUCOS.

É isto o que revela em detalhes na edição de hoje o jornal O Estado de S. Paulo. A chamada de capa diz: PF liga Pasadena a suspeita de lavagem e vê 'organização criminosa' na Petrobrás. Delegado diz que operações da refinaria nos EUA podem ter sido usadas em um esquema de desvios envolvendo transferências via offshore para 'abastecimento de grupos que atuam na estatal'.

O texto é assinado por Erich Decat da sucursal de Brasília - A Polícia Federal investiga a ligação entre a compra pela Petrobrás da refinaria de Pasadena, nos EUA, e o esquema de lavagem de dinheiro desbaratado em 17 de março pela Operação Lava Jato, que envolve suspeitas sobre obras na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Os investigadores citam a existência de uma possível "organização criminosa" que estaria atuando "no seio" da estatal de petróleo.

A compra de Pasadena, iniciada em 2006 com a aquisição de 50% da refinaria de uma empresa belga, a Astra Oil, é cercada de polêmica em razão do preço pago pela Petrobrás. Após o negócio ser fechado, a estatal brasileira indicou um integrante para representá-la no conselho de proprietários. Esse representante era Paulo Roberto Costa.

Após um litígio envolvendo questões contratuais, a Petrobrás acabou desembolsando mais de US$ 1,2 bilhão pela compra de 100% da refinaria. A Polícia Federal suspeita que as operações envolvendo a unidade tenham sido usadas para pagamento de propinas e uso de offshores para o "abastecimento de grupos" que atuavam na estatal.

Ofício. É em um ofício enviado em 22 de abril ao juiz federal Sérgio Fernando Moro, do Paraná, que o delegado Caio Costa Duarte, da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros em Brasília, cita a existência de "uma organização criminosa no seio" da estatal, que atuaria desviando recursos, e pede o compartilhamento de provas da Operação Lava Jato.

Segundo o ofício, o "empréstimo" das provas e do material apreendido na Lava Jato seria de "grande valia" para a condução do inquérito sobre Pasadena.

"A citada refinaria teria sido comprada por valores vultosos, em dissonância com o mercado internacional, o que reforça a possibilidade de desvio de parte dos recursos para pagamento de propinas e abastecimento de grupos criminosos envolvidos no ramo petroleiro", descreve o delegado. "Acrescentando-se a isto, apura-se possível existência de uma organização criminosa no seio da empresa Petrobrás que atuaria desviando recursos com consequente remessa de valores ao exterior e retorno do numerário via empresas offshore", completa o policial.

O documento da PF foi lido ontem na Câmara pelo líder do Solidariedade, Fernando Francischini (PR). "O delegado chefe da investigação de Pasadena pediu cópia da operação dizendo que descobriu que o ex-diretor da Petrobrás era conselheiro da refinaria e da trading na época da aquisição. E que todo o cruzamento dos dados mostra que o Paulo Roberto (Costa) estava trazendo dinheiro de fora, via offshore, via Alberto Youssef", disse o deputado. O doleiro Alberto Youssef é um dos presos da Operação Lava Jato.

Celeridade. No ofício, o delegado sustenta que o compartilhamento das provas traria economia processual e celeridade da investigação. "Em linha gerais, adentrando no mérito do procedimento persecutório, a partir da compra de uma refinaria no Estado do Texas/EUA (Pasadena), por parte da Sociedade de Economia Mista Petrobrás, possíveis valores teriam sido enviados ou mantidos no exterior sem a respectiva declaração aos órgãos competentes", diz ele.

A Lava Jato foi deflagrada em março para desarticular organizações criminosas que tinham como finalidade a lavagem de dinheiro em diversos Estados da Federação. De acordo com as informações fornecidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), integrantes do esquema teriam movimentado até R$ 10 bilhões.

Abreu e Lima. Uma das suspeitas da PF é de que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás atuou como elo entre o doleiro e a estatal. Costa teria atuado, por exemplo, em contratos de obras da Petrobrás tocadas pelo consórcio liderado pela empreiteira Camargo Corrêa na refinaria Abreu e Lima, em construção em Pernambuco.

O ex-diretor da Petrobrás nega ter participado de ilegalidades envolvendo a estatal. Procurada na noite de ontem, a Petrobrás informou que não tinha conhecimento da nova linha de investigação da Polícia Federal.
Herculano
22/05/2014 08:16
GOLPE: SEGURADORAS EMPLACAM MP BILIONÁRIA, por Claudio Humberto na coluna que publicou nos jornais brasileiros

Numa operação subterrânea, sigilosa, que envolveu o Ministério da Fazenda, a Casa Civil da Presidência da República, lobistas e as cúpulas do Senado e da Câmara, poderosas empresas seguradoras conseguiram fazer aprovar a medida provisória nº 633, que as dispensa do pagamento de mais de R$ 17 bilhões em indenizações a mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), determinadas pela Justiça.

Está no contrato
Mutuários recorrem à Justiça para fazer valer o seguro da casa própria (20% do imóvel) para falhas de construção. A conta é de R$17 bilhões.

Jogada engenhosa
A MP 633 inclui a Caixa no rolo, por isso ações serão deslocadas para a Justiça Federal, criando nova chance de reverter as condenações.

Aprovação preciosa
Com a aprovação da MP 633, a Sul América Seguros fará sua dívida junto aos mutuários do SFH cair de R$ 7 bilhões para cerca de R$ 1 bi.

MP da Moita
Para não chamar atenção da mídia e nem dos próprios parlamentares, a MP 633 não foi divulgada entre as que estavam na pauta de votação
Herculano
22/05/2014 08:08
O JOGO PESADO E SUJO DA DISPUTA ELEITORAL

Dilma sugere que oposição pode cortar subsídio do Minha Casa, revela título do relato de Rafael Moraes Moura, para o jornal O Estado de S. Paulo

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (21) em Goiânia, na abertura do 86.º Encontro Nacional da Indústria da Construção, que pretende lançar até o dia 29 deste mês a terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida, considerado uma das plataformas de sua campanha pela reeleição.

Dilma aproveitou para deixar uma mensagem velada à oposição, ao afirmar que aqueles que prometerem fazer arranjos ou tomar decisões impopulares irão cortar parte dos subsídios do programa.
Herculano
22/05/2014 08:04
EM CAMPANHA. A SECRETARIA DE SAÚDE ESTÁ "ACOMPANHANDO" AS FAMÍLIAS CADASTRADAS NO BOLSA FAMÍLIA

Assim começa o press release da prefeitura. Uma das atividades realizadas pela Secretaria de Saúde de Gaspar é o acompanhamento nas Unidades de Saúde de 670 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A Secretaria de Saúde faz a pesagem e a medição da estatura e verifica a situação vacinal dos membros destas famílias. Além disso, no caso de mulheres é observado se a pessoa é gestante e no caso de crianças é verificado o tipo de aleitamento.
Herculano
22/05/2014 07:59
IMAGINA NA ELEIÇÃO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo

O cenário não é desejável, mas nem de longe pode ser deixado de lado. A hipótese de que a atmosfera de violência venha a contaminar o ambiente durante o auge das campanhas eleitorais País afora está no horizonte. E bem próximo.

É evidente que o clima de furor urbano extrapola a insatisfação com os gastos da Copa do Mundo. Não é crível que os saques, as greves de policiais, as depredações, os linchamentos, os incêndios, a ultrapassagem de todos os limites, o desrespeito generalizado tenha relação exclusiva com o Mundial de futebol.

O ódio está no ar. E não vai passar. Durante o mês de campeonato, asseguram as autoridades, a balbúrdia cotidiana será contida mediante a ocupação de território pelas forças de segurança. E deve ser isso mesmo. Forçosamente alguma paz de fato estará garantida.

Pois bem, e depois? Depois as campanhas eleitorais estarão efetiva e legalmente nas ruas, mas nada autoriza a crença de que a calma reinará. Não que a pasmaceira dos últimos tempos pré-junho de 2013 seja o ideal. Aquela indiferença, aquela apatia diante de determinadas barbaridades realmente uma hora tinha de acabar.

Nota-se nitidamente neste ano eleitoral um interesse muito maior pela política. Em toda parte as pessoas comentam o assunto, até para desqualificá-lo. Essa parte, o debate é extremamente salutar.

O problema é o ambiente de intolerância geral, com tendência à delinquência. Se, como se alega, a Copa foi uma oportunidade para as cobranças virem à tona e degenerarem para situações de completo caos, não parece que seja um exercício de pessimismo à deriva supor com grande chance de acerto que a proximidade das eleições seja vista da mesma forma.

Com agravantes: oportunismo de corporações irresponsáveis, conflitos entre militantes partidários cuja virulência na internet é algo assustador, incitação de grupos políticos interessados em criar dificuldades para adversários que estejam no poder (federal, estaduais ou municipais) ou em imputar-lhes falsas acusações. O terreno é fértil para exageros inadmissíveis.

Caso as altas autoridades ainda não tenham se dado conta, quem está na labuta do dia a dia trabalhando direto com isso percebe perfeitamente bem do que se trata. Na terça-feira, durante a greve-surpresa de ônibus - muito bem qualificada pelo prefeito Fernando Haddad como "sabotagem" (é esse o nome) - uma senhora perguntou a um policial o que estava acontecendo. Resposta: "Protesto, o que vai acontecer até o dia 5 de outubro".

Se houver protesto, manifestações, reclamos, cobranças, tanto melhor. É do jogo. Anarquia, destruição, selvageria, devastação são outras de natureza muito diferente. Portanto, péssimo. Ainda mais que estaremos vivendo um dos momentos (não o único) mais nobres da democracia: a escolha dos governantes.

Por democracia entenda-se regime de legitimidade das leis, o que é autoexplicativo em termos de potencial de prejuízo para o próprio processo, em caso de descontrole.

Tanto o poder público constituído quanto os candidatos de oposição a ele - em todos os níveis - têm uma responsabilidade que ainda não se vê expressa nas agendas dos que disputarão as eleições. Fácil, a tarefa não é.

Fazer o quê, reprimir? Ninguém quer. É complicado até mesmo defender a tese, dado que além de todos desejarem o voto dos manifestantes, os brutos também votam.
Herculano
22/05/2014 07:56
SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo

"O Brasil de muitas colunas políticas e o do dia a dia do povo é outra coisa."

A frase, do ministro Gilberto Carvalho para blogueiros (Lula faz escola...), veio na hora errada. Tanto o Brasil de muitas colunas políticas quanto o do dia a dia do povo está vivendo de manifestação em manifestação e de greve em greve, com saques daqui, assaltos e linchamentos dali. É mentira, Terta?

O ministro deveria perguntar ao seu João e à dona Maria que enfrentam o caos com a paralisação de ônibus e os congestionamentos em São Paulo e já conviveram com o caos das greves de rodoviários no Rio, assistiram aos saques em Pernambuco e ao pico de assassinatos na Bahia com as polícias de braços cruzados.

Segundo Carvalho aos blogueiros, diante de uma plateia de jornalistas (que cena!), a grande imprensa estaria gerando "mau humor" e "envenenando" a população contra a Copa.

Ninguém sabe ao certo o que veio primeiro, o ovo ou a galinha, mas todo mundo sabe que as manifestações contra a Copa, usando o aumento de R$ 0,20 nas tarifas de ônibus, surpreenderam o país inteiro em junho de 2013 - inclusive os jornalistas.

Logo, a imprensa não está criando o clima contra a Copa, está apenas reportando os protestos e as manifestações contra tudo e todos, até a Copa. Pelo que se sabe, esse é um dos papéis da imprensa. Por mais que os poderosos gostassem de manter tudo debaixo dos panos.

Carvalho, porém, tem razão pelo menos num ponto do seu papo amigo com blogueiros: quando ele disse que as greves-surpresa dos motoristas e cobradores de ônibus são uma "irresponsabilidade" e que haverá uma "grande reprovação popular" aos que tentam tirar proveito da Copa para obter benefício.

Só tem um probleminha: eles, os que tentam tirar proveito, são milhares, talvez milhões, espalhados por toda parte. O país vai se dividir entre os que fazem e os que reprovam?
Herculano
22/05/2014 07:53
A RÁDIA

Errei. Onde escrevi Joel da Costa, é Joel Reinert, o dono da FM 87,9
Herculano
22/05/2014 07:52
reeditado de ontem as 22.11

MILAGRES AS VEZES EXISTEM. SUPREMO DEVOLVE DIREITO A MINISTÉRIO PÚBLICO E POLÍCIA DE INVESTIGAR CRIMES ELEITORAIS SEM AVAL DA JUSTIÇA

O texto é de Mariângela Gallucci da sucursal de Brasília para o jornal O Estado de S.Paulo. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente a ação na qual o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, questionou a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, conforme ele, limita os poderes de investigação do Ministério Público em relação a suspeitas de crimes eleitorais.

Por 9 votos a 2, os maioria dos ministros aprovaram a derrubada da regra que determinou que o inquérito somente será instaurado após autorização da Justiça. Votaram por este entendimento os ministros Roberto Barroso (relator), Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Foram votos vencidos os ministros Dias Toffoli, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e Gilmar Mendes.

De acordo com o entendimento da maioria do Supremo, a Constituição Federal garante ao Ministério Público a prerrogativa de requisitar diligências e instalar inquéritos.
Herculano
21/05/2014 22:07
A RÁDIA

Amanhã pela manhã o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, vai à rádio 87,9 FM para fingir que é entrevistado no programa oficial da prefeitura.

Adivinha o tema? Hospital.

A carta de Sérgio Waldrich é clara. Aliás, o Joel da Costa poderia aproveitar perguntar como o prefeito conseguiu furar a fila de quatro meses para ser atendido pela dermatologista no posto de Saúde.
Herculano
21/05/2014 22:03
OS PELEGOS PARARAM SÃO PAULO

A cidade de São Paulo é governada por Fernando Haddad, o poste de Luiz Inácio Lula da Silva, PT.

Foi o PT que ensinou e instrumentalizou greves e sindicados no país. Mas, greves contra os outros.

Mais do que depressa, o PT de São Paulo fez um "acordo" com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores para não passar recibo. Não deu certo. Foi pego no pulo na aprovação numa Assembleia de fachada, comanda pelos pelegos.

Resultado? A cidade parou. O povo pagou caro, mais uma vez. E o que queria o PT? Que a polícia do governo de Geraldo Alckimin, PSDB, fosse para a rua bater nos grevistas.

Esta gente é doida. E se diz democrática. Wake up, Brazil!
Patricia
21/05/2014 21:39
Concordo com todos que aqui escreveram e relataram o que vem ocorrendo no departamento pessoal da prefeitura de Gaspar, sob o diretor Cleber Sabel
Atual diretor já cortou inúmeros de benefícios que nos servidores tínhamos.
E nunca explicou nada... Apreendeu rapidinho com a turma do PT.
Mais o que me leva para escrever neste espaço é solicitar e perguntar para o Sr Cleber, Sr Maicon, Sr Doraci, O porque apenas nos servidores da secretaria de saúde fomos notificados?
Saibam servidores que nenhuma secretaria recebeu a notificação, apenas nos da saúde.
Sr Cleber os professores, berçaristas, diretores escola, CDI, merendeiras... Eles cumprem a sua carga horária ?
Ocorre descontos na folha de pagamento sobre os minutos de atraso ?
São indeferidos os atestados ?
Cortou benefícios desses servidores?
E os comissionados como anda? Você desconta os minutos falta?

O que me chama atenção que já conversei com alguns secretários e todos me passaram a mesma coisa, reprovam as atitudes do Sr Cleber. E que não se dão bem com ele. E que todos aprovam a vinda da Sra Raquel para cuidar dos dois departamentos, uma pessoa correta humana, digna. E sabe ver o lado de nós servidores.

Não consigo entender qual é a do Sr Cleber?

Tenho muita pena das duas servidoras que trabalham diretamente com ele, pois aturar ele dia a dia não é fácil.

Sr Maicon, Solicito a você encarecidamente que você retire o sr Cleber do cargo de diretor.

E Sr Cleber o que você vem ganhando para estar praticando isso?

Já lhe perguntaram isso aqui nesse espaço apenas venho ressaltar, você sabe o significado da palavra isonomia!!!

O por que disso tudo?

Servidores eu não assinei a notificação enquanto todos não receber, inclusive os da educação .

E o sindicato ... Bizarro não faz nada, claro o presidente é professor. Sugiro que todos servidores solicitemos o a nossa desassociação, até que o sindicato venha lutar conosco para que todos registrem o ponto eletrônico
Juju do Gasparinho
21/05/2014 21:03
Prezado Herculano:

Teu blog tem andado nas Nuvens ultimamente, é que o Inferno não tem enviado escrementos que elles próprios fabricam contaminando aqui o nosso Céu.
Falando em inferno, lembrei-me do Jaime Naftalina Kirchner.
"Nuncaantesnahistóriagasparense", um peemedebista foi contra a saúde do povo (hospital).
O orgulho de pertencer ao partido de Ulysses Guimarães não corre nas veias deste ser estranho.
Talvez o PMDB não tenha orgulho deste sujeito desprovido de respeito com seu povo, ou tem?


Ah, Herculano! Esqueci de comentar, o Pernilongo Irritante disse que o Hilário (KKKKK...,bem lembrado pela Rafaela), está ao lado dos PeTralhas contra o povo no caso do nosso Hospital.
Disse ele: "Melato está ficando velho e doido. A fruta não cai longe do pé". Será que ele já está pedindo cardápio nas casas de amigos?
LUIS CESAR HENING
21/05/2014 20:40
OS VEREADORES QUE NÃO VOTARAM A FAVOR DO ABSURDO DO PREFEITO PEDRO ZUCHI NO AUMENTO DOS MONITORES DE ÁREA AZUL FORAM APENAS CIRO ANDRE QUINTINO, ANDREA NAGEL E LUIS CARLOS SPENGLER FILHO, OS OUTROS TODOS VOTARAM A FAVOR, APENAS A VEREADORA IVETE QUE NÃO SE FAZIA PRESENTE
Herculano
21/05/2014 20:26
LEI DA PALMADA É APROVADA NA CCJ DA CÂMARA, PRESIDIDA POR DÉCIO LIMA, PT.

Conteúdo da sucursal da Agência Estado (jornal O Estado de S.Paulo)Após dois anos de tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, foi aprovado na noite desta quarta-feira (21), no colegiado, o projeto de lei que altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e proíbe a aplicação de castigos físicos a crianças e adolescentes.

Chamada até então de Lei da Palmada, o projeto seguirá para o Senado com o nome de Lei "menino Bernardo", em homenagem ao garoto Bernardo Boldrini, assassinado no Rio Grande do Sul. Passado o debate acalorado da sessão promovida pela manhã e a presença da apresentadora Xuxa Meneghel, a bancada evangélica - que vinha obstruindo a votação do projeto nos últimos anos - cedeu e houve um acordo para a alteração do texto final.

O relator Alessandro Molon (PT-RJ) acrescentou apenas à definição de castigo a expressão "que resulte em sofrimento físico ou lesão" à criança ou ao adolescente. "Não queremos que as crianças sejam espancadas e tratadas de forma humilhante, seja com castigo físico ou não", disse o relator.

O entrave era a bancada evangélica, que temia a "interferência" da legislação na educação familiar. O relator enfatizou que a proposta não prevê sanções aos pais por usar métodos punitivos na educação dos filhos, apenas encaminhamento dos pais denunciados ao Conselho Tutelar para orientação e, no máximo, advertência.

Na avaliação do petista, a presença de Xuxa pela manhã foi decisiva para a aprovação do texto. O caso Bernardo Boldrini também ajudou a sensibilizar os parlamentares, por isso o nome da lei foi alterado. Os deputados fizeram questão de retirar da lei o sobrenome do pai do garoto. "Não seria possível, exatamente numa lei que seria para evitar casos como esse, incluir o sobrenome de quem eventualmente tenha participado dessa tragédia", justificou o relator.
Herculano
21/05/2014 19:53
O AUMENTO INDECENTE E FORA DA CURVA PARA OS APONTADORES DA ÁREA AZUL DE GASPAR

1. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, tem todo o direito de propor tal aumento.
2. Mas, quem errou e deixou tal indecência passar? A Câmara.
3. Ora, o PT só tem quatro vereadores entre 13 e estes quatro liderados pelo presidente do PT, Amarildo José Rampelotti, mostrou que valem mais que os outros nove.
4. Então quem está faltando com a população de Gaspar e com os servidores? Os próprios representantes do povo.
5. Para fazer valer o que o prefeito, o PT e a Ditran queriam, três vereadores no mínimo deram esta maioria ao PT e ao aumento.
6. Então quem são os que deram esta maioria? Por que os internautas que reclamam não mostram e citam estes nomes? Acorda, Gaspar!
Uma vergonha
21/05/2014 19:29


Liguei No Departamento pessoal hoje, sendo que fiquei quase uma hora para conseguir conversar com alguém, me atendeu Marcia, disse que o Diretor Cleber não poderia me atender (nenhuma novidade, não atende ninguém), perguntei a ela sobre as minhas horas, e sobre o meu espelho ponto, a mesma disse que não recebeu nada ainda, pois o Sr Cleber está sem tempo de verificar.
Fiquei preocupada tentei ligar novamente mas não consegui, chamou e ninguém atendeu..
Estão saindo mais cedo do serviço Sr Cleber?
Como está o seu espelho ponto?
Será que você nunca esqueceu de registrar a sua entrada e saída?
E dos comissionados como estão?
Estão ocorrendo descontos?
E os servidores da educação?
Estão sempre trabalhando e cumprindo a sua carga horaria?

Sr Cleber, seja mais humano, pois desta vida não se leva nada!!!
E seja justo se é para um tem que ser para todos!!!
Mariana
21/05/2014 19:21
Estou indignada fui no Departamento Pessoal o Sr Cleber não aceitou o meu atestado, e uma outra servidora que trabalha comigo foi até o RH entregou um fora do prazo também e foi aceito,... Realmente existe dois peso e duas medidas.....
Cleber realmente tenho que concordar com os outros que aqui escrevem, você tem que sair do cargo de diretor...
Imperador Embriagado - Ditran
21/05/2014 18:17
DITRAN- Rodeio

Será que dessa vez o chefão de bombacha irá controlar o trânsito sozinho na frente do Rodeio, após algumas cervejinhas igual ano passado? Ou os marionetes de azul irão controlar depois de levar tapa na cara do aumento dos monitores.

Será que esse fim de semana iremos ver guardinhas de azul controlando fluxo de "bezerros das tetinhas públicas" na casinha do partido, sob o comando do chefão doido de bombacha com chapéu na cabeça e rádio na mão?

ESSA DITRAN É UMA PIADA
MANOEL
21/05/2014 18:16
É o que a administração acha ,acertivo, monitores de area azul (a nivel fundamental) receberem 35% + 5,5% ( com muita greve). Saibam que o salario de todos os servidores esta desvalorizado , espero lisura e justiça quanto ao aumento que andam prometendo as demais categorias - que sejam tambem reajustados ao menos proximo de 35% também.
E a proposito agentes de trânsito - requisitos: ensino medio habilitação AD curso de veiculos de emergencia, precisam estudar as leis de transito, e o salario é de r$1260,00 .
Herculano
21/05/2014 18:01
PT DECIDIU DIALOGAR COM O CAOS E AGORA COLHE OS FRUTOS, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Mais um dia de caos na cidade de São Paulo em razão da greve de uma parte dos motoristas e cobradores de ônibus. Sim, leitores, parte da responsabilidade deve ser atribuída a um grupo dissidente do sindicato que representa a categoria. Mas essa é só a causa imediata, superficial. Existe o contexto em que se dá essa manifestação, existe o que gente chama de caldo de cultura, existe o meio em que vicejam, em que se desenvolvem e em que prosperam os micro-organismos da desordem.

E aí nós vamos ter de chegar ao Palácio do Planalto, onde despacha a excelentíssima senhora presidente da República. Em fevereiro, o MST promoveu uma pancadaria na Praça dos Três Poderes e ameaçou invadir o Supremo. Sabem quem financiava a presença do movimento na capital federal? O BNDES e a Caixa Econômica Federal. No dia seguinte, eles foram recebidos por Dilma, que também resolveu bater um papinho em São Paulo com os depredadores contumazes da ordem do MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

No Brasil do PT - sim, do PT! - é assim: quem promove a desordem, quem quebra, quem bate, quem paralisa a cidade, quem, em suma, manda a lei às favas é recebido pelas autoridades e tem patrocínio de estatais. Agora os grupos de pressão se perguntam: "Como fazemos para ser ouvidos?" E logo concluem: "Ah, vamos fazer uma baderna". E aí são ouvidos.

Enquanto os paulistanos, ontem, eram massacrados pela incompetência e pela violência, o prefeito Fernando Haddad estava num programa de televisão, ao vivo, fazendo sabem o quê? Exaltando as maravilhas de sua administração e falando mal do PSDB e do governo do Estado. Em entrevista a um jornal, Jilmar Tatto, secretário dos Transportes, preferiu acusar a PM, que, segundo ele, não estaria agindo com a devida dureza. A Secretaria de Segurança Pública o contestou duramente.

Eis o PT, sempre transferindo responsabilidades e buscando atribuir aos outros as culpas que são suas. Há coisa de uma semana, Gilberto Carvalho, o ministro encarregado de fazer o tal diálogo com os movimentos sociais, afirmou que o país não precisava de uma lei para punir atos criminosos como os desses sindicalistas. Ainda agora, segundo ele, é preciso dialogar. Entenderam? O PT quer que a Polícia Militar desça o porrete nesses baderneiros, nesses vândalos, nesses criminosos, para que os petistas possam, depois, afagá-los, recebê-los para um papinho e, de quebra, atacar a? PM! Ou não é assim que eles funcionam?

A verdade é que Dilma nunca falou duro com os baderneiros, com os vândalos, com aqueles que escolhem o caminho da ação criminosa. Nos seus sucessivos pronunciamentos, inclusive fora do Brasil, trata-os como defensores da democracia. E depois a bomba tem de estourar nas costas das Polícias Militares nos vários estados.

De resto, o PT está experimentando um pouco do remédio, ou do veneno, que ele sempre ministrou. Como o partido tem o controle de mais da metade do movimento sindical brasileiro, sempre usou a greve e a baderna para desestabilizar seus adversários. Em 2010, em plena campanha eleitoral, a presidente da Apeoesp liderou uma paralisação em São Paulo, prometeu quebrar a espinha de José Serra e se encontrou, à noite, com Dilma Rousseff, que era, então, candidata à Presidência.

Está já em curso um sindicalismo que consegue ser ainda mais nefasto, porque mais radical. Sim, meus caros, existem leis para enquadrar os desordeiros e lhes dar as devidas penas pelo mal que causam, mas não são aplicadas.

O governo Dilma e os petistas decidiram dialogar com o casos e tentar usá-lo a seu favor. Estão agora colhendo os frutos. A única coisa que eu lamento é que os prejudicados sejam exatamente os mais pobres e os que mais dependem do serviço público. O PT colhe o fruto podre do incentivo á desordem institucional.
sidnei luis reinert
21/05/2014 17:06
Governo vai processar policiais que entrarem em greve

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/governo-processara-policiais-que-entrarem-em-greve-e-adams-explica-gera-custos-para-o-estado/

E O LULADRÃO QUE AGITAVA TODOS A FAZEREM GREVE ANTES DE ENTRAR NA PRESIDÊNCIA, AGORA QUE PROCESSAR QUEM ENTRA EM GREVE!
QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!!!
DITRAN - agentes
21/05/2014 16:37
Os agentes frouxos da Ditran deveriam fazer uma vaquinha e pagar uma comissão para o "imperador", tipo paguem uma viagem pra Fortaleza, na praia de Iracema, para a família toda, protocolada como congresso de trânsito, ou deem uma supermoto de presente.
Quem sabe assim consigam melhorias para a categoria, deixem de engolir sapo.
Agora se isso não resolver é melhor se filiarem no PT e grudarem no saco do Rampelotti, esse é o segredo do diretor e da professora.
Herculano
21/05/2014 16:32
CHOQUE DE ESPERANÇA

"Poucas vezes, senti um clima tão negativo como o que vivemos hoje, com episódios de violência, de abusos que, infelizmente o governo federal insiste em ignorar. [...] Creio que nós realmente precisamos é de um 'choque de esperança'. Não dá para enterrar a cabeça na areia quando a gente assiste na televisão imagens de saques e de destruição nas grandes cidades do Brasil, protagonizadas não apenas por criminosos, por bandidos, mas por pessoas comuns, que poderiam ser nossos filhos, nossos parentes ou vizinhos. Não dá para afirmar que está tudo bem quando a população busca fazer Justiça com as próprias mãos, atuando como polícia, júri e carrasco. Algo de muito ruim, de muito grave está encontrando terreno propício para fincar suas raízes venenosas no Brasil".

A observação é do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos, PMDB, e que não se alinha com as bandalheiras do Planalto.
Herculano
21/05/2014 13:29
ESTE É O RETRATO ACABADO DO BRASIL E QUE EXPORTAMOS: IMPROVISO E IRRESPONSABILIDADE

Fifa e Corinthians decidem adiar jogo-teste do dia 29 à tarde. Partida do time paulista contra o Cruzeiro tinha a finalidade de promover novo ensaio no Itaquerão para a Copa, segundo relata Almir Leite para o jornal O Estado de S. Paulo

O Corinthians e a Fifa não farão mais o teste na Arena Corinthians marcado para o dia 29 à tarde, em partida do time paulista contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão. Esse jogo, que foi mudado para que a entidade máxima do futebol pudesse ter mais um teste no estádio de abertura da Copa, foi adiada na manhã desta quarta-feira.

De modo que o confronto Corinthians e Cruzeiro volta à sua data e ao horário originais: dia 28 de maio, às 22h. Os organizadores alegam que a cidade, sobretudo a região de Itaquera, onde a Arena Corinthians está localizada, ainda não está pronta para ter uma partida desse porte à tarde. O jogo aconteceria às 16 horas de um dia normal da semana, sem feriado.

Outro motivo que será alegado pelos organizadores para o cancelamento do jogo-teste no Itaquerão: falta de tempo suficiente para a instalação das arquibancadas provisórias. Há ainda a preocupação com as pessoas que já haviam comprado ingressos para a partida que estava marcada para acontecer à noite.
sidnei luis reinert
21/05/2014 13:03
O SUS é muito bom, principalmente segundo os ptralhas capitunistas, usar como se fosse plano de saúde PARTICULAR?, sim entendo bem de consultas particulares pois é somente desta forma que conseguimos ser bem atendidos, é só dar um telefonema, marcar hora, chegar no momento certo no consultório e entrar à frente de todos... que coincidência não prefeito.

Meu filho tem uma doença devido a intolerância que o organismo dele tem à lactose, não é permitido a ele consumir produtos derivados do leite... ele vai à escola municipal do belchior mas devido a doença não pode consumir os mesmos alimentos das outras crianças, mas ele tem direito de receber do município alimentação especial e está chegando a metade do ano e nada de secretaria da saúde mandar uma nutricionista para receitar as refeições à ele, lembrando que já passamos por toda a enorme burocracia para encaminhar à nutricionista.

Nossa família se sente perseguida pelos nossos gestores pela sucessão de fatos macabros, sendo uma anterior a violação do túmulo de uma familiar no cemitério municipal de gaspar, estamos sentindo que teremos de acionar o M.P. e os meios de comunicação social para lembrá-los que fazemos parte da coletividade sendo cidadãos gasparenses como qualquer outra pessoa que reside neste município.
RODEIO SÓ COM MONITORES DE ÁREA AZUL
21/05/2014 12:59
Ahh, se tívessemos agentes com coragem na DITRAN.

Depois dessa paulada que levaram na câmara, mandava o Diretor chamar os monitores de área azul controlarem o trânsito na frente do Rodeio, e pros carros dos queridos do prefeito que ficarem entrando na casinha do partido.

Mas como bem disse, quando os agentes são coniventes acabam levando tapa na cara, e tem que ficar quietinhos.

REVOLTA DOS AGENTES!
DITRAN - Agentes coniventes, levam tapa na cara.
21/05/2014 12:52
É isso que acontece quando os agentes são coniventes, quando deixam ser montados pelo governo, aceitaram quietos o tom de ameaças de demissão em uma fatídica reunião na Ditran, aceitaram quietos com a proposta que a Ditran pegaria o laudo de acidentes e seria regulamentada a escalda de 24h, aceitaram quietos o corte de marmitas e fim da escala de trabalho, aceitaram quietos a promessa de mudança de sede, enquanto hoje ainda vivem com os ratos e os colchões rasgados com falta de alojamento, aceitaram quietos ordens de caronas, de leva e trás de servidores comissionados com viaturas, aceitaram quietos ordens partidárias em plena época de campanha... E agora? O que recebem?

Recebem o tapa na cara da Gestão Petista do Sr.Jakson, após anos de dedicação e sofrimento na fiscalização da sofrida ponte.

Direção Ditatorial é reflexo de agentes covardes, que tem o poder da caneta e não usam pra fiscalizar aqueles o qual os ameaçam dia e noite.

AUMENTO DE SALÁRIOS PRA MONITORES, E PROS AGENTES? FIM DE ESCALA, FIM DE MARMITA, SEM ALOJAMENTO, SEM VIATURA (à não ser a viatura particular do Diretor, que volta e meia serve de Táxi pra comissionados)

SERÁ QUE VEM BOMBA NA DITRAN, OU OS AGENTES ACEITARÃO ESSA MAIS UMA VEZ DE BICO CALADO?
interresante.....
21/05/2014 12:46
o governo do PT parece igual ao pinheiro americano perto dele nada se cria somente so ele.
Herculano
21/05/2014 12:39
REGISTRO

Amanhã começa o 32º Rodeio Crioulo do CTG Coração do Vale na Arena Multiuso de Gaspar. O ingresso é de R$5 por pessoa, além dos custos de estacionamento e acampamento para quem assim quiser. Esta é a programação desta quinta-feira.

18h - Laçada dos Sócios;
1º Pelotão Taça Empresarial;
21h - Baile com grupo Legião Gaúcha.
Herculano
21/05/2014 12:32
ESTE É O OFÍCIO QUE O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL ENTREGOU PESSOALMENTE AO PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI NA SEGUNDA-FEIRA À NOITE. ESCLARECEDOR.

Parte 1

Ofício n. 045/2014
Gaspar, 12 de maio de 2014.

ASSUNTO: INTERESSE EM QUE O MUNICÍPIO UTILIZE O HOSPITAL PARA PRESTAR SERVIÇOS, USAR BENS MÓVEIS E IMÓVEIS.

HOSPITAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CPNJ sob n. 84.045.830/0001-25, com endereço na Rua Pedro Krauss, n. 97, Bairro Sete de Setembro, Gaspar/SC, possuindo Código no CNES n. 2691485, neste ato representado pelo Presidente do Conselho de Administração Sérgio Roberto Waldrich, brasileiro, casado, empresário, residente e domiciliado em Blumenau/SC, considerando o Ofício n. 150/2014, vem informar que NÃO POSSUI INTERESSE em emprestar, ainda que com posterior indenização, os bens móveis e imóveis, bem como deixar que o Município preste os serviços à comunidade.

Entretanto, o Hospital se propõe, como já informado nos autos n. 008.14.000608-1, a prestar o atendimento por meio de convênio ou outra forma de repasse financeiro.

Não obstante a obrigação do Município, do Estado e da União, impende frisar que o Hospital Requerente é pessoa jurídica de direito privado, não sendo de responsabilidade desta a prestação do serviço gratuito mediante o Sistema Único de Saúde, salvo em caso de contratações e convênios firmados.

Atualmente, o Hospital de Gaspar presta serviços ao Sistema Único de Saúde, por meio de convênio estadual e, por força da medida liminar concedida neste processo, ao município de Gaspar.

Entretanto, cessada a liminar e não renovado o Convênio municipal, não há razão para a prestação do serviço de Pronto Atendimento previsto no Convênio n. 01/2013.

O Hospital, para impedir que tal ato ocorresse - ou seja, para impedir que cessasse a prestação do serviço de urgência e emergência previsto naquele convênio - ingressou com a ação judicial n. 008.14.000608-1.

Insta salientar que o Hospital forneceu inúmeras soluções para a concretização de um novo convênio, tais como a prestação de caução, por meio da oferta de um imóvel valorado em aproximadamente R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), bem como pelo parcelamento da dívida resultante de prestação de contas desaprovada.

O Hospital tem prestado as contas mensalmente, procurando, da melhor forma, esclarecer e responder todos os itens apontados.

Os esclarecimentos não foram respondidos no prazo, razão pela qual este Hospital requereu dilação de prazo, posto que esse Município enviou, no final de abril, inúmeros questionamentos no mesmo momento acerca de uma série de contas prestadas, inclusive as relativas aos meses de 2013.

Em relação a estas prestações de contas (2013), aliás, o Conselho Municipal de Saúde já havia sido favorável, sendo inesperada a menção do Município de rejeitá-las.

Ademais, insta esclarecer que o Hospital está prestando os serviços de urgência e emergência previstos naquele convênio, haja vista que, até então, era intenção do Município continuar pagando o valor deferido na medida liminar, até a conclusão de um novo pacto.

Cabe, ainda, ressaltar, que o Hospital se prepara para ingressar no PROSUS , para o fim de garantir o acesso e a qualidade de ações e serviços públicos de saúde oferecidos pelo SUS, viabilizar a manutenção da capacidade e qualidade de atendimento, promover a recuperação de créditos tributários e não tributários devidos à União, apoiar a recuperação econômica e financeira.

Por último, convém lembrar que o próprio Município afirmou em sua contestação que prestava, por si só, o serviço de Pronto Atendimento.

Entretanto, como é nítido perceber, não é a intenção do Município que o Hospital tenha o convênio renovado.

O Município cria empecilhos para o bom desempenho das atividades prestadas, bem como tem clara intenção de tomar para si as atividades do Hospital, gerando insegurança aos funcionários do corpo clínico e à sociedade.

Isso, obviamente, em contradição ao que disse em sua contestação no processo acima mencionado, quando afirmou que tinha plenas condições de prestar o Pronto Atendimento via o CAR.

Fato é que o Município não firmou novo convênio com o Hospital, por razões pueris, eis que o Hospital já demonstrou que, com o repasse do valor adequado, tem plenas condições de executar o serviço.

Embora tenha afirmado possuir total capacidade para atender às demandas públicas de saúde, o Município não conseguiu comprovar tal condição em juízo ou até fora dele.

Ainda, o Município não procurou outra entidade privada ou pública para firmar convênio ou contrato.

Com efeito, ao invés de notificar formalmente o hospital, a fim de desobriga-lo da manutenção do atendimento esse Município nada fez (fls. 6 da liminar).

E agora, afirma que há um caso de iminente perigo público, pretendendo, com isso, tomar para si as atividades da iniciativa privada.
Herculano
21/05/2014 12:31
ESTE É O OFÍCIO QUE O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL ENTREGOU PESSOALMENTE AO PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI NA SEGUNDA-FEIRA À NOITE. ESCLARECEDOR
Parte 2

Pois bem. Eis os fatos.

Após a medida liminar concedida, o Município:

(a) não se capacitou para prestar o atendimento de urgência e emergência, tampouco demonstrou agir nesse sentido;

(b) não procurou outro ente, seja público ou privado, para firmar convênio ou contrato, a fim de que o serviço de urgência e emergência seja executado, o que se depreende pela ausência de notificação para desobrigar este nosocômio da prestação do serviço de urgência e emergência ao Município;

(c) ingressou com agravo de instrumento para questionar o Convênio firmado com o Estado, afirmando que este tinha o mesmo objeto do Convênio municipal n. 01/2013 - mesmo ciente de que não há pagamento em duplicidade em serviços prestados pelo SUS e que os objetos dos convênios são nitidamente distintos;

(d) mesmo com autorização legislativa da Câmara Municipal de Vereadores, recusa-se a firmar novo convênio com este Requerente, requerendo explicações formalistas e pueris nas prestações de contas, tão somente como subterfúgio para as suas pretensões.

Quanto ao Requerente, verifica-se que:

(a) efetuou o parcelamento da dívida decorrente da prestação de contas questionada em 2013 - gestão anterior;

(b) ofereceu, em caução, bem imóvel de valor aproximado de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), com o fito de ter firmado novo convênio, extinguindo, assim, qualquer risco ao Município;

(c) prepara-se para ingressar no PROSUS, programa do Governo Federal que visa a viabilizar a manutenção da capacidade e qualidade de atendimento das entidades privadas filantrópicas e das entidades sem fins lucrativos que atuam na área de saúde e que participam de forma complementar no SUS;

(d) efetuou a prestação de contas mensal, tal qual requerido pelo juízo a quo;

(e) requereu ao Município dilação de prazo para a juntada de pareceres e esclarecimentos acerca dos itens apontados, haja vista que foram entregues todos no mesmo período e com exíguo prazo.

Ademais, verifica-se que as considerações são evasivas e não dão azo à pretensão do Município:

(a) O art. 196 da Constituição da República garante a saúde ao cidadão, de fato. Entretanto, a saúde deve ser efetivada por meio do Sistema Único de Saúde (art. 198 da Constituição da República), ao qual cabe garantir o fornecimento de cobertura integral aos seus usuários, não importando se de forma coletiva ou individualizada, como no caso em tela, e por todos os entes estatais da Administração Direta: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A iniciativa privada pode complementar esta prestação de serviço, caso seja devidamente remunerada para tanto, o que não é o caso, eis que o Município deixou de repassar o valor relativo ao mês de maio e, embora já tenha autorização legislativa, não firmou novo convênio com o Hospital.

(b) O Hospital não depende exclusivamente de recursos públicos para a sua manutenção. Entretanto, deve ficar claro que a prestação do serviço ao Sistema Único de Saúde depende exclusivamente de remuneração dos entes federativos, sem o qual não há razão para a continuidade da prestação deste serviço.

Portanto, se não firmado novo convênio, tampouco pago o valor determinado na liminar, conforme despachou o MM Juiz, "fica desobrigado o nosocômio autor de prestar os serviços de urgência e emergência" contratados pelo Município.

(c) Ademais, não obstante tal preocupação não ser especificamente da iniciativa privada, não há indícios de que "o atendimento à população encontra-se gravemente prejudicado, inclusive com a iminência de saturação da capacidade dos demais hospitais da região".

Inicialmente, cumpre salientar que o Hospital firmou convênio com o Estado - de alguma forma, o Estado não criou empecilhos para firmá-lo - de modo que, ainda que não prestados os serviços contratados pelo Município - as cirurgias eletivas de emergência serão prestadas, ou seja, a população não ficará totalmente desprovida de tal serviço.

Obviamente, a população não mais receberá os serviços abarcados pelo extinto convênio municipal. Entretanto, como afirmou o Município em sua contestação, este tem pleno poder para atender à população em seus CAR - Centro de Atendimento.

(d) Em relação ao Ofício n. 040/2014, o Hospital requereu prazo para responder as inúmeras notificações encaminhadas a respeito de Prestações de Contas - onde, aliás, há requerimentos pueris e excessivamente formalistas - haja vista que demanda tempo para recolher documentos e pareceres acerca das minúcias exigidas.

Frisa-se, inclusive, que foram requeridos esclarecimentos inclusive acerca dos meses de 2013, sendo que o Conselho Municipal de Saúde, já havia sido favorável às prestações de contas, e, após isso, por motivos hoje declarados no oficio, o referido conselho parou de emitir seu parecer.

(e) Cabe, contudo, salientar que todas as prestações de contas foram entregues no prazo do convênio, sendo que os esclarecimentos serão prestados no prazo requerido. Ou seja, o Hospital jamais negou-se a esclarecer quaisquer fatos questionados, tendo plena ciência de que todo o serviço foi realizado em conformidade com o pactuado.

Ocorre que foram exigidas formalidades jamais antes exigidas, de modo que o Hospital precisa de um pequeno tempo para contatar os seus prestadores de serviços, bem como para se readequar com a nova forma de cobrança das prestações de contas.

(f) Quanto ao "perceptível descontrole administrativo e incapacidade de gerência da estrutura e serviços", estes não restam demonstrados.
Herculano
21/05/2014 12:30
ESTE É O OFÍCIO QUE O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL ENTREGOU PESSOALMENTE AO PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI NA SEGUNDA-FEIRA À NOITE. ESCLARECEDOR
Parte 3

O Hospital jamais se esquivou de sua responsabilidade e procura, arduamente, todos os meios para prestar o serviço adequadamente, o que tem feito de modo exemplar e satisfatório.

Não há reclamação de pacientes acerca do Hospital que não tenha sido dirimida e resolvida, não podendo o Município proferir acusações injustas para atingir suas malévolas finalidades.

Diversamente, o Município não se capacitou no prazo estipulado pelo juiz, não procurou outro ente para firmar convênio e cria embaraços para firmar novo convênio com este Hospital, demonstrando a autoria da perceptível incapacidade administrativa.

(g) Cabe frisar que a inexistência de finalidade lucrativa não impede que haja cobrança particular pelos serviços prestados, de modo que isso em nada corrobora para a suposta pretensão do Município.

(h) As doações para reformas e obras, bem como para a manutenção do Hospital foram usadas e as contas prestadas, de modo que inexiste exigência de contraprestação nas referidas Leis, não podendo o Município institui-las posteriormente para os fins políticos.

Verifica-se, por fim, que a requisição desse Município é absurda, sendo nítida a tentativa de furtar-se no seu dever constitucional de prestação dos serviços à comunidade.

O Município pretende invadir instituição privada, pois se omitiu quando deveria capacitar-se para a prestação do serviço - embora tenha garantido que tem condições de fazê-lo via CAR - bem como não procurou outro ente para firmar convênio ou contrato.

Ainda, não obstante tenha esta entidade firmado convênio com o Estado, o que demonstra que tem plenas condições de prestar serviços ao SUS, o Município cria falsos pretextos, para concretizar sua finalidade vil, de tomar o Hospital, para, sem qualquer know how, administrá-lo.

Ora, como visto acima e já informado pela Secretária de Saúde, o Hospital Requerente, a partir do momento em que foi dado termo ao convênio, sem a sua renovação, não possui mais a obrigação de prestar o atendimento.

Ao contrário do que o Município afirmou em sua resposta, a Requerente não se enquadra na Portaria n. 2.395, de 11 de outubro de 2011, quando não está sob a obrigação - seja por convênio, seja por qualquer outra forma de contratação pelo Poder Público - de prestar atendimento ao Sistema Único de Saúde.

Considerando, ainda, que o convênio cessou e não foi renovado, é nítido que o Município deveria assumir a prestação do serviço pelo Sistema Único de Saúde.

O que acontece é que esse Município, embora tenha afirmado que os CAR seriam suficientes para suprir esta demanda, não se preparou para assumir esta atividade.

Por tal razão, este Hospital não possui interesse em deixar ao encargo do Município os serviços prestados, tampouco em ceder, ainda que de forma remunerada, os bens móveis e imóveis.

Entretanto, afirma que possui interesse na renovação do convênio e, em caso de negativa deste Município, requer seja desobrigado da prestação de serviços de urgência e emergência previstos no Convênio n. 01/2013, já extinto.

Sérgio Roberto Waldrich
Presidente do Conselho de Administração

Ao Ilmo. Sr.
Prefeito Pedro Celso Zuchi
Prefeitura do Município de Gaspar
Miguel José Teixeira
21/05/2014 09:22
Senhores,

A saga PeTralha para falir a Nação, segue firme:

VISãO DO CORREIO » O perigo da desmilitarização

O cidadão de bem, que tem o direito de ir de casa para o trabalho e voltar sem ter de deixar o que ganhou honestamente nas mãos de algum marginal, precisa ficar atento a uma armação ainda mais perigosa para a sua segurança. Está nas ruas e nas mídias uma campanha de desmoralização das polícias militares, como se os verdadeiros bandidos não fossem os marginais do tráfico nem os políticos que enriquecem com desvios de verbas públicas.

Pior é o que está por trás de tudo isso: encoberta por um discurso que parece ser politicamente correto, o que realmente se pretende é aprovar uma mudança na Constituição Federal (PEC nº 51/2013), que simplesmente acaba com as polícias militares.

Constitucionalmente organizadas, mantidas e comandadas pelos governos estaduais, as polícias militares são entendidas como forças auxiliares da segurança do país, mas com foco, formação e dedicação exclusiva, nos tempos de paz, às atividades de segurança pública. São treinadas para o policiamento ostensivo e ações que, eventualmente, exijam o braço forte do Estado para garantir a ordem, o cumprimento da lei e das decisões judiciais.

Depois de tentar desarmar toda a população por meio de um referendo popular em 2005, que se transformou em tiro no pé dos autores, os atuais donos do poder político no Brasil pensam ter encontrado na eliminação das polícias militares um meio de esvaziar um poder armado sobre o qual não têm controle absoluto. Para quê?

Se os propósitos são inconfessáveis, os meios para alcançar tal objetivo são conhecidos. Basta que um policial militar ? que, infelizmente, ainda é mal preparado para certas situações de confronto com o crime ? cometa um erro para que toda a corporação militar seja questionada, numa generalização injusta e intolerável. Exemplos gritantes são frequentes no Rio de Janeiro, onde a força tomou pontos que antes pertenciam ao tráfico.

Um civil baleado, mesmo antes de saber quem disparou, é imediatamente usado para manifestações contra a polícia e a política de pacificação dos morros. Não é por acaso que o autor da emenda constitucional que propõe desarmar a defesa do cidadão é senador pelo Rio de Janeiro, Lindbergh de Farias, do PT, e pretende assumir o governo daquele estado.

Mas as pessoas de bem, assim como desconfiaram dos propósitos do desarmamento forçado em 2005, ainda têm tempo para rejeitar mais essa manobra para concentrar poder ? inclusive o de fogo ?em Brasília. Ninguém deve se enganar com os lobos mansos. Terão mais facilidade de entender o que se passa os amantes do cinema que conhecem a obra-prima O garoto, de Charles Chaplin, em que o menino atirava pedras nas vidraças antes de seu protetor, Carlitos, oferecer serviços de vidraceiro. Ou seja, trata-se de criar uma necessidade, um clima, para se encaminhar uma falsa solução.

Nas recentes manifestações de rua, militantes foram pagos para atirar fogos contra a polícia e, com isso, provocar reações que pretendem enganar o cidadão menos avisado, induzindo-o a aceitar a falsa necessidade da desmilitarização daqueles que, se não podem evitar políticos mal intencionados, pelo menos tentam defender as pessoas dos marginais violentos. Em vez de acabar com as polícias militares, mais ajuizado será dar-lhes melhores condições de exercer seu papel.
(Correio Braziliense, hoje)
Gasparense Indignado
21/05/2014 09:04
Nós gasparenses estamos indignados e nos sentindo uns palhaços, ou pior, umas marionetes nas mãos desta administração de Gaspar e desse Conselho do hospital de Gaspar.
Percebemos que todo esse embrolho não passa de picuinhas políticas e pessoais. A verdade é que com isso, o hospital de Gaspar nunca funcionou plenamente, sempre "capengando". E nós que somos povo que se "explodam" ou se f...!
Até quando vamos ter que suportar esse jugo pesado prefeito? Posso entender o vosso interesse nisso, pois no mínimo o senhor deve ter um bom plano de saúde de cobertura nacional, quando não, passa na frente na fila do SUS.
Acorda Conselho municipal de saúde, e nos representem de verdade!

Esperamos mais respeito.
Herculano
21/05/2014 08:38
A DEPENDÊNCI DE DILMA, por Gabriel Garcia

Apesar do esforço para convencer os críticos de sua capacidade política, a presidente Dilma Rousseff não apenas falhou nessa missão, como mostra novamente que depende - e muito - do seu padrinho, o ex-presidente Lula.

Em 2010, Lula sacou Dilma da chefia da Casa Civil para apoiá-la como candidata a presidente sem que ela tenha disputado sequer uma eleição para síndico de prédio. Na época, Dilma venceu o ex-governador de São Paulo José Serra.

Quando muitos acreditavam que ela conseguiria se desvencilhar do apelido de poste, Dilma não consegue brilhar sozinha. Novamente, recorrer a ele: Lula.

Nas eleições deste ano, empacaram as conversas com os partidos aliados. Leve-se em consideração o PMDB, principal aliado de Dilma, que ocupa a vice-presidência da República com Michel Temer.

Na semana passada, os senadores Eunício Oliveira (CE), Eduardo Braga (AM), Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RN) e Valdir Raupp (RO), todos do PMDB, saíram sem alarde do Senado para conversar com Lula em um hotel em Brasília.

Pediram que o ex-presidente fale com representantes do PT nos estados para destravar as alianças. Há reclamação em especial com o PT do Ceará, que não confirma apoio à candidatura de Eunício ao governo.

Ontem, houve outra reunião. Repetiu-se o assunto.

Eunício diz o motivo pelo qual os políticos do seu partido têm falado tanto com Lula: "O Lula sabe ouvir os aliados".

Dilma não sabe? É só andar pelo Congresso que a resposta será unânime: não.
Herculano
21/05/2014 08:17
HOSPITAL

A prefeitura de Pedro Celso Zuchi e o PT de Amarildo José Rampelotti, ainda não sossegaram. Apostam que vão tomar o Hospital de Gaspar. Agora, segundo eles, é uma questão de honra, confidenciam aos mais próximos.

Espera ai. Questão de honra seria dar acesso e saúde pública aos pobres, doentes, desassistidos e desinformados nos postos de saúde e remédios na Farmácia Básica de Gaspar. Ou não? Inversão de foco e prioridade. Esses políticos... Acorda, Gaspar!
Herculano
21/05/2014 08:14
PEÇA A DEVOLUÇÃO DO SEU VOTO, por Ricardo Noblat para O Globo.

Alguém aí se escandalizou com a detenção, ontem, durante quatro horas do governador Silval Barbosa (PMDB), do Mato Grosso?

Daqui a três anos completarei 50 anos de jornalismo.

No passado nem tão remoto seria impensável a detenção de um governador por envolvimento com irregularidades.

Governadores não eram santos. Mas não faziam política pensando antes de tudo em enriquecer. Por sinal como ocorre, hoje, com um número crescente de políticos.

Barbosa foi detido por porte ilegal de uma pistola 380. Ela foi encontrada quando a Polícia Federal vasculhou seu apartamento em Cuiabá. Buscava documentos que envolvessem Barbosa com corrupção.

Foi preso José Riva (PSD), deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, que responde a pouco mais de 100 processos.

Riva e Barbosa são suspeitos de terem montado um esquema que desviou dos cofres públicos cerca de R$ 500 milhões.

Barbosa pagou fiança e foi solto. O pagamento de fiança não devolveria Riva à liberdade.

Por falar em devolver: quem devolverá aos eleitores os votos que elegeram Riva e Barbosa? Ou os eleitores dos dois não estão nem aí?
Herculano
21/05/2014 08:08
A VIDA COMO ELA É. AQUI EM GASPAR NÃO É DIFERENTE. HÁ REGISTROS ATÉ NA INTERNET

Aluno de 5 anos leva maconha à professora. Indagado, garoto teria falado que era 'doga'

Um garoto de cinco anos de idade levou à escola em Campo Grande (MS) dez gramas de maconha embrulhadas em uma folha de caderno e deu para a professora como se fosse um presente, de acordo com o Conselho Tutelar.

O episódio ocorreu na última segunda-feira (19). A professora acionou a Guarda Municipal, que encaminhou o menino a uma casa de guarda de crianças.

"Ele [menino] criou um vínculo afetivo com a professora e quis agradá-la, foi isso. Quando perguntaram-lhe o que havia na mão, na maior naturalidade, a criança disse: 'doga, ué, você não conhece'?", disse a conselheira Cassandra Szuberski.

Cassandra afirmou que a mãe do garoto trabalha durante o dia e dorme numa prisão no regime semiaberto.

Conselheiros foram à casa do estudante e lá viram a irmã do menino, de 15 anos, dois bebês e uma adolescente amiga da família, de 17. Todos foram para a casa de guarda do município. A polícia investiga se as crianças consumiam droga na casa ou se lá é um ponto de venda.
Herculano
21/05/2014 08:02
DEPUTADO ALDO SCHNEIDER VEM A GASPAR AMANHÃ. CAMPANHA

o Deputado Aldo Schneider, PMDB, líder na Assembleia do governo de Raimundo Colombo, PSD, estará em Gaspar as 18:30 horas para uma visita à Associação dos Bombeiros Comunitários. Entregará de materiais adquiridos com a subvenção social repassada em 2013.

O outro evento será mais tarde, as 19h30min com lideranças daqui. Ela será na Associação dos Servidores Públicos Municipais. A pauta é segundo o programa "prestação de contas".
Herculano
21/05/2014 07:51
PARAÍSO NADA PERDIDO.

Segundo Alexandre Schwartsman. Escrever a coluna toda semana se torna mais fácil graças à (falta de) qualidade da gestão econômica da presidente Dilma Vana Rousseff, PT.

Volto. E ela é rotulada como gerentona. Mas, do que mesmo?
Herculano
21/05/2014 07:46
UMA ESFINGE SEM SEGREDOS CHAMADA TEORI ZAVASCKI. OU: NINGUÉM ENTENDEU A JABUTICABA JURÍDICA DO DOUTOR. E OS QUE ACHAM QUE ENTENDERAM ESTÃO ESTUPEFATOS! ESTÁ LIVRE O HOMEM QUE MAIS ASSUSTAVA O GOVERNO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

O ministro Teori Zavascki protagonizou uma das cenas mais patéticas da história do Judiciário brasileiro em muitos anos. Ninguém entendeu nada. Ou todo mundo entendeu tudo. Num caso ou noutro, a reação é de perplexidade. Conversei ontem com alguns operadores do direito: juízes, advogados, promotores, pessoas de tendências diversas.

Está todo mundo de queixo meio caído, muitos achando que o país começa a flertar com uma forma muito particular de insegurança jurídica que, na superfície, parece ser apenas idiossincrática; na essência, talvez seja coisa muito pior. Comecemos a história pelo fim: dadas todas as pessoas que estavam presas pela Operação Lava Jato - e que o ministro Zavascki mandou soltar, para depois recuar -, só uma ficou mesmo fora da cadeia: Paulo Roberto Costa. Trata-se do ex-diretor da Petrobras que representa o elo entre três frentes de um escândalo: a Petrobras, o doleiro Alberto Youssef e partidos políticos. Se era para soltar alguém, ninguém pior do que ele: foi preso no momento em que destruía provas.

Agora pensemos um pouco nas circunstâncias. O natural seria que o advogado de um três parlamentares com foro especial por prerrogativa de função recorresse ao Supremo alegando que seu cliente tinha o direito de ser investigado pelo tribunal superior. E quem são os três? Os deputados André Vargas (ex-PT-PR), Luiz Argôlo (SDD-BA) e Cândido Vaccarezza (PT-SP). Em vez disso, quem tomou a iniciativa de indicar a eventual impropriedade foi o defensor de? Paulo Roberto da Costa. Já há aí, vamos convir, material suficiente para estranhamento.

Zavascki, então, condescende com a argumentação - E NOTEM QUE, ATÉ AQUI, ESTAMOS DENTRO DE UMA ARGUMENTAÇÃO TECNICAMENTE RAZOÁVEL - e decide, então, solicitar o envio de todos os autos ao Supremo. Havendo, de fato, entre os investigados, pessoas com direito ao foro diferenciado, é razoável que a investigação seja conduzida pelo STF. Posso até achar, sim, que havia risco de fuga desse ou daquele - e já vimos isso acontecer, não é? -, mas notem: a decisão, ainda nesse ponto, é tecnicamente defensável, embora Zavascki pudesse, quando menos, ter arbitrado uma fiança. Como os investigados não foram ainda condenados, não podem ficar presos indefinidamente. Tudo indica que não têm mais como prejudicar as investigações. Então, vá lá, que fossem soltos.

Ocorre que a decisão gerou uma compreensível reação de indignação, e a Justiça do Paraná lembrou ao ministro as circunstâncias que envolviam alguns dos investigados. O que faz, então, Zavascki? Volta atrás, determina que todos permaneçam em cana, menos um: Paulo Roberto Costa. Por quê? Está aí um segredo que talvez deva morrer com ele? Justificar essa decisão apenas com o fato de que, afinal, foi seu advogado quem entrou coma a reclamação vai um pouco além do ridículo. Antes que continue, quero abrir um parêntese importante.

Desmembramento da investigação
As leis brasileiras já não são um exemplo de clareza e coerência, e decisões tomadas pela Justiça começam a deixar tudo ainda mais confuso. Notem bem: pessoalmente, acho ilógico - além de não encontrar nada na lei que o justifique -o desmembramento de uma simples investigação. O que quero dizer com isso? Digamos que um deputado federal seja acusado de cometer um crime em parceria com um sujeito sem direito a foro especial. Faz sentido que o parlamentar seja investigado pelo Supremo, e o outro, pela Justiça comum? Imaginem: um pode acabar réu, e o outro não! Foros distintos podem tomar decisões distintas sobre o mesmo crime. Quando já se tem o processo, vá lá. Mesmo assim, pode-se chegar a estranhos resultados, não é? Começo a encerrar o parêntese, voltando a Zavascki.

Reitero: há sentido técnico em requisitar o autos e determinar a soltura dos presos, desde que tomadas algumas medidas prudenciais, de cautela - e uma pesada fiança (está na lei) seria uma delas. O QUE NÃO FAZ SENTIDO NENHUM E O QUE NINGUÉM, DEFINITIVAMENTE, CONSEGUE EXPLICAR É POR QUE ELE DETERMINOU, DE NOVO, A PRISÃO DE TODO MUNDO, MENOS DE UM.

E não há como ignorar que Paulo Roberto Costa é justamente a personagem que, potencialmente, mais ameaça o, digamos, statu quo e o governo. Ele está no grupo que tomou decisões sobre Pasadena. Ele está no grupo que tomou decisões sobre a refinaria de Abreu e Lima; ele era um dos elos da estatal com os partidos políticos.
Herculano
21/05/2014 07:41
O QUE PENSAM OS QUE ESCREVEM PARA OS JORNAIS

Estas cartas foram publicadas hoje pelo jornal Folha de S. Paulo sobre a Operação Lava Jato

Ao ler a manchete "Supremo manda soltar ex-diretor da Petrobras e doleiro" ("Primeira Página", 20/5), chego à conclusão de que, para alguns ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), notável saber jurídico e reputação ilibada para o exercício do cargo são meras piadas. À parte a tecnicidade do assunto, a decisão do ministro Teori Zavascki é, no mínimo, controversa. Perco cada vez mais as esperanças de que o país um dia se livre da corrupção, haja vista que roubar dinheiro público e impunidade andam de mãos dadas. CLAUDIO TERRIBILLI (Guarulhos, SP)

Correta e corajosa a liminar concedida pelo ministro Teori Zavascki, salvaguardando a competência do STF. O possível desmembramento do processo entre os que têm foro privilegiado e aqueles que não o têm só pode ser ordenado pelo próprio STF. RICARDO MUTRAN, advogado (São Paulo, SP)

A decisão do ministro do STF de mandar soltar o ex-diretor da Petrobras preso na Operação Lava Jato demonstra que bandidos que tenham relação com políticos são privilegiados. A impressão que ficou é que Teori Zavascki procurou nas entrelinhas do caso uma justificativa para libertar Paulo Roberto Costa, o protegido do governo. JOSÉ OSVALDO GONÇALVES ANDRADE (Belo Horizonte, MG)

Os criminosos de "colarinho branco" são tão ou mais perigosos do que os que andam armados porque, ao roubar quantias incalculáveis de nossos cofres públicos, destroem nossa educação, nossa saúde e nossa segurança. MÁRCIA HELENA BARRETO DEMARCHI (Rio Claro, SP)
Herculano
21/05/2014 07:35
MEIRELLES, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo.

O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles foi de fato procurado pelo tucano Aécio Neves depois que publicou um artigo com críticas à política econômica do governo Dilma. Não será, contudo, vice porque o apoio do PSD à presidente está fechado.

Isso não impede que Meirelles venha a declarar apoio pessoal ao PSDB. Kassab não será obstáculo.

Bem observado.
Constatação de um espectador profissional da cena política: há dois tipos de "volta, Lula". O do PT tem medo que Dilma perca a eleição e o do PMDB tem medo que ela ganhe.
Herculano
21/05/2014 07:29
PROSUL VENCE CONCORRÊNCIA PARA FISCALIZAR DUPLICAÇÃO DA BR 470

A Prosul Projetos Supervisão e Planejamento Ltda. apresentou a proposta de menor valor para fiscalizar as obras de duplicação da BR-470 nos lotes 1 entre Navegantes e Ilhota e 2 entre Ilhota e Gaspar
Herculano
21/05/2014 07:27
LULA INSINUA AO PMDB CHANCE DE SER CANDIDATO, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Nas duas conversas com a cúpula do PMDB em uma semana, para acertar sua presença no palanque do partido em vários estados, Lula insinuou o tempo todo que se a candidatura da presidenta Dilma Rousseff à reeleição "desandar nas pesquisas", será ele o candidato. Entre os lulistas do PT e do PMDB, há grande expectativa pela nova pesquisa do Ibope, nesta quinta-feira. Se Dilma "desandar", já era.

Insuportável
Na conversa com a cúpula do PMDB, Lula ficou se achando ao ouvir histórias sobre o "Volta, Lula". No fundo, ele adora essa história.

Diálogo de raposas
Como sempre, Lula disse o que o PMDB queria ouvir e, em retribuição, ouviu o que queria. Inclusive que "continua imbatível no Nordeste".

Ela captou a mensagem
Dilma saiu do Encontro Nacional do PT, em São Paulo apenas "pré-candidata" a presidente. Esperava ter sido consagrada como candidata.

Dupla sertaneja
Para acalmar Dilma e, segundo ele, driblando a modéstia, "ajudá-la a melhorar nas pesquisas", Lula combinou aparições conjuntas.
Herculano
21/05/2014 07:23
A ONDA, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

É difícil interpretar grandes acontecimentos quando os fatos ainda estão se passando. O Brasil teve a onda de protestos de rua em junho do ano passado. A violência tomou conta. O povo sumiu. Mas as manifestações persistiram, pipocando aqui e ali.

Nos últimos dias, a vida de quem mora em grandes centros se tornou um inferno. Ontem (20/5), em São Paulo, mais de dez terminais de ônibus foram fechados. Motoristas, professores e sem-teto foram às ruas e fecharam muitas vias. Hoje (21/5), policiais civis de vários Estados fazem uma paralisação de 24 horas. Na semana passada, uma greve da Polícia Militar de Pernambuco produziu atos de barbárie, com saques e violência.

Por que as pessoas estão mais irritadas do que o normal? Ninguém têm uma resposta científica e definitiva. Só é inegável a existência de uma onda de mau humor no país - sobretudo em grandes centros urbanos.

A explicação que Dilma Rousseff oferece é cartesiana. A renda média dos trabalhadores aumentou acima da inflação. A qualidade dos serviços oferecidos a esses consumidores não caminhou na mesma velocidade. Assim, nasceu a irritação.

Esse é um fenômeno curioso. Embora a oposição não goste de admitir, há um grande número de obras de infraestrutura em andamento. Quase tudo está sendo tocado com atraso. É verdade. Ainda assim, nos próximos dois anos o Brasil terá vários aeroportos prontos, estradas duplicadas, obras de mobilidade urbana e novas usinas hidrelétricas.

Lembro-me de um cenário parecido, em parte, nos EUA de 1992. O presidente era o pouco carismático George Bush. Estava em baixa depois de ajustar a economia para consertar a esbórnia do reaganismo. O eleitor ainda não sentia os efeitos. Bill Clinton ganhou a eleição daquele ano. O país logo voltou aos eixos - muito por causa dos ajustes de Bush.

É cedo para julgar, mas Dilma hoje guarda semelhanças com Bush.
Herculano
21/05/2014 07:18
OS DEMOCRATAS NO BAR

Esta é da coluna de Francisco Fressard, do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau.

O Encontro Regional dos Democratas (o partido) será no Madrugadão Lanches do bairro Itoupava Norte. De duas, uma: ou Blumenau não tem mesmo mais locais adequados para eventos ou o Democratas está falido. Aos interessados: será quarta-feira, dia 21, às 19h30min. Dizem que o senador Paulo Bauer, que não é do partido, confirmou presença
sidnei luis reinert
21/05/2014 06:33




Lula: se Brasil não estiver pronto para Copa, volto a nado da África
09 de julho de 2010
E OS TROUXAS ACREDITARAM...

"Agora as dúvidas já começaram com o Brasil. Já começaram as perguntas hoje: será que os aeroportos vão estar prontos? Será que vão ter corredores de ônibus? Os estádios estarão prontos? Posso dizer que em 2014 se seguirmos assim teremos a quinta melhor economia do mundo...Se o Brasil não estiver preparado (para receber a Copa) tenho que ir embora a nado da África".

Lula relembrou a eleição do Brasil como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 para alfinetar os críticos que não creem que o País é capaz. O presidente ressaltou a vitória sobre as cidades de Madri, Chicago e Tóquio. "Antes de eu viajar para Copenhague vi um cidadão dizer na televisão que o Brasil não tinha a mínima chance contra o Obama (presidente dos Estados Unidos). Fiquei muito bravo e falei até para o Orlando (Silva, ministro dos Esportes). Esse cara não é descrente no Brasil, é descrente dele mesmo", disse.

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/noticias/0,,OI4555605-EI10545,00-Lula+se+Brasil+nao+estiver+pronto+para+Copa+volto+a+nado+da+Africa.html
sidnei luis reinert
21/05/2014 06:27
Zagallo solta o verbo

"As bandeiras não tremulam, apitos, camisetas...estão encalhados nas lojas...
O Brasil as vésperas da Copa, não esta vibrante em Verde e Amarelo,
O Brasil esta Vermelho.
Vermelho de vergonha.
Vermelho de ver tanta corrupção Vermelho de ver tanta maracutaia,tanta cara de pau dos nossos governantes.
Estamos vermelhos vendo grande parte de nossos políticos e poderes sendo calados e comprados pela corrupção.
O PT conseguiu tirar o brilho até do que o brasileiro mais gosta...
É o vermelho tingindo de corrupção nosso verde e amarelo."
Senti saudades do tempo em que, a esta altura, já tínhamos comprado a camisa da seleção e combinado onde íamos assistir os jogos juntos!
Zé Carioca
20/05/2014 21:57
E aí mano! Tô aqui só de olho.

Meu primo Zé Ruela sumiu, mais na verdade tô perseguindo daqui as notícias. Mano vocês tem que DDtizá a área porque tá sumindo muita madeira por aí. Tem que dá fim nesses cupims vermelhos antes que vire tudo pó.
Herculano
20/05/2014 21:47
O PETISTMO INVENTOU CPI 100% ISENTA DE APURAÇÃO, por Josias de Souza

Ninguém esperava ver o PT liderando uma CPI para investigar a Petrobras que o PT aparelhou. Nem seria necessário tanto teatro. Mas esse partido construiu parte de sua história de glórias nos surtos investigativos de CPIs como a dos Anões do Orçamento e a do PC Farias. Ou aquilo era demagogia e a desfaçatez de hoje é a verdade do Partido dos Trabalhadores ou aquele era o PT autêntico que, de concessão em concessão, deu neste. Ou então tudo não passa de mais uma triste amostra do que o tempo faz com a suposta esquerda e seus alegados princípios éticos e morais.

Sob o comando do PT, o bloco governista atingiu no Senado a perfeição da desfaçatez. Comanda uma Comissão Parlamentar de Inquérito 100% isenta de investigação. Nesta segunda-feira, a comissão inquiriu, por assim dizer, o ex-presidente petista da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Foram três horas de levantamento de bolas. Gabrielli só precisou cortar.

Ele isentou Dilma Rousseff de responsabilidades no caso da refinaria de Pasadena. "Muitas das decisões não são decisões individuais, tomadas por ninguém. É o resultado de um conjunto de ações, do conjunto da empresa, avaliando as incertezas de longo prazo e de curto prazo. Assim foram as decisões de Pasadena." Nesse modelo, todo mundo é responsável por tudo. E ninguém responde por nada.

Munido de autocritérios, que nenhum senador ousou contestar, Gabrielli disse que "a presidente Dilma é uma profissional de extrema competência." Do alto de sua eficácia, Dilma afirma, hoje, que não avalizaria a compra de Pasadena se tivesse conhecido todas as cláusulas do negócio. No mês passado, Gabrielli dissera que Dilma "não pode fugir à sua responsabilidade" pela compra da refinaria. Na pseudo-CPI, ele não se apertou. Nem foi apertado.

"Evidente que ela, como presidente do Conselho, tem um papel importantíssimo, mas o Conselho debate. Qual seria a posição do Conselho em 2006? Não tenho a menor ideia. Não posso estimar, hoje, qual seria a posição do Conselho na hipótese de que a presidente demostrasse, lá em 2006 a posição que ela está defendendo hoje." Então, tá! Ficamos assim.

Gabrielli reiterou o lero-lero segundo o qual Pasadena foi um bom negócio, transformado em prejuízo pela crise e pelos fatos. "Era também uma refinaria que estava barata, não era cara. Estava barata, porque ela foi comprada, os primeiros 50%, equivalentes a menos da metade do preço médio das refinarias por barril de destilação da época", declarou. O que isso quer dizer? Ora, pouco importa. Uma banana, como Pasadena, não é cara. Mas também apodrece facilmente.

Neste ano da graça de 2014, disse Gabrielli, Pasadena tornou-se "uma empresa lucrativa." Os senadores se seguraram na poltrona para não aplaudir. "Tem petróleo disponível no Texas a preço barato, leve, que pode ser processado em Pasadena", celebrou o hipotético depoente. "Pasadena, portanto, pode, vendendo derivados no mercado ameriano, ter uma margem em torno de 30 a 40 dólares por barril. E ela tem capacidade de produzir 100 mil barris por dia". Alvíssaras! "Pasadena não é um prejuízo afundado, inevital e irrecuperável para sempre." Hosanas! A Petrobras gostaria de vender Pasadena. Mas só achou quem quisesse comprar na bacia das almas. A julgar pelas palavras de Gabrielli, logo, logo haverá uma fila de compradores.

A certa altura, o senador petista Aníbal Diniz (AC) aprumou-se, segurou o microfone e disparou uma indagação: "A quem interessa reduzir o valor da Petrobras?" Uau! Gabrielli salivou. Citou os "especuladores de curto prazo" e os políticos oposicionistas. Gente atrasada, que trama mudar a lei que fez da Petrobras a operadora única das reservas do pré-sal.

Para realçar a falta de patriotismo dos inimigos da Petrobras, Gabrielli evocou até o WikiLeaks, que, segundo ele, divulgou supostos encontros de tucanos com diplomatas norte-americanos, para tramar contra os interesses da estatal petroleira. Gabrielli disse que não pode jurar que seja verdade. Mas quem se importa com a verdade numa hora dessas?

Superfaturamento na refinaria de Abreu e Lima? Vapt-vupt. A Venezuela topara entrar no negócio, disse Gabrielli. Mas desistiu. Sem nenhum contrato assinado, a Petrobras iniciou a construção com parte do projeto destinado ao refino do óleo venezuelano, ultrapesado. "Tivemos que reformular", reconheceu Gabrielli, sem ser incomodado por um mísero questionamento. Sim, quem dava as cartas na subsidiária que geria Abreu e Lima era o ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso até ontem num xadrez de Curitiba. Dúvidas? Indagações? Cara de nojo? Não. Nem pensar. Ora, deixa disso!

E se toda essa falta de entusiasmo com o esclarecimento das suspeitas estiver dizendo ao PT algo mais grave sobre o ponto a que chegou o governo do PT? E se depois de 12 anos de questionamentos, o partido estiver finalmente dando uma resposta a si mesmo. O PT não é incoerente nem contraditório. Tudo se explica. A comunhão de propósitos com o Sarney, a aliança com o Renan, o convívio com o Collor? tudo isso eram apenas estágios de algo que o PT perseguiu sem saber, e agora sabe. Ah, aquela velha castidade. Ah, aquela inútil pureza ética. Oh, tempo perdido. Oh, falta de autoconhecimento.

O PT não sabia o que queria porque não sabia o que era. Agora sabe o que é e do que gosta. Eis a grande revelação da CPI isenta de curiosidade: o PT deseja provar a si mesmo que é capaz de integrar-se à baixeza comum a todos os ex-inimigos. A plateia já havia percebido desde o mensalão que, com o passar do tempo, qualquer um pode atingir a perfeição da impudência. Mas o petismo é incansável. Luta para fazer o pior o melhor que pode.
Pernilongo Irritante
20/05/2014 21:40
Aqui no país do PT do malandro Lula, só vagabundo tem vez.

Os vagabundos tem prioridades, furam filas, usam o dinheiro alheio para si, são acobertados por vagabundos que se vendem, dão golpes a luz do dia e tentam diariamente apoderar-se do alheio, ainda que o alheio seja um problema.
Herculano
20/05/2014 21:36
CORRUPÇÃO

Em seu retorno à Câmara, André Vargas assina presença e vai embora.Deputado antecipou para pouco mais de um mês a licença de 60 dias que tirou para se afastar dos holofotes por causa das revelações de sua relação com o doleiro Alberto Youssef
Juju do Gasparinho
20/05/2014 21:03
Prezado Herculano:

Postado às 08:45hs.
Sempre me perguntei, porque colocar o patrimônio de credibilidade em dúvida?
Hoje recebi a resposta. O sr. Sergio Roberto Waldrich disse a que veio.

Postado às 17:08hs.
A diferença mostrada por Sidnei Luis Reinert, é que militares trabalham. Petista Comunista, malandragem pura.

Posso fazer uma graça?
Sobre Lulla e Dilma que não vão à Copa das Copas:
Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça.
Traduzido para os dias de hoje:
Covarde vaiado no Pan tem medo de Copa.

Herculano
20/05/2014 20:10
O CANAL DE COMUNICAÇÃO DO PT COMEMORA EM MANCHETE AQUILO QUE ANDA NÃO FOI PUBLICADO. "DILMA PAROU DE CAIR, APONTAM PESQUISAS"

Esta chamada do 247, o canal de comunicação sustentado por patrocínios de empresas (Petrobrás), governos estaduais petistas e bancos estatais (como a Caixa, aquela que fez sumir saldos de cadernetas de poupança de seus clientes e os transformou em R$720 milhões em lucro falso em seu próprio balanço), antecipa a fatos que não foram divulgados e ninguém ainda tem certeza, pois em alguns casos nem levantamentos foram feitos ainda. Incrível.

O texto é esclarecedor. Próxima rodada de pesquisas de intenção de voto mostrará que a presidente Dilma Rousseff parou de cair ou, em alguns casos, até ganhou alguns pontos; Ibope será divulgado na quinta-feira; motivos para a boa notícia para o PT são as viagens cada vez mais frequentes da presidente e a propaganda do partido em rádio e TV, que abordou o medo de se voltar ao passado e marcou a reaparição de Dilma junto com o ex-presidente Lula

A próxima rodada de pesquisas eleitorais, que começa a ser divulgada no fim dessa semana, mostrará que a candidata do PT, a presidente Dilma Rousseff, parou de perder intenção de votos. Em alguns casos, ela até ganhou pontos. A expectativa é que o levantamento do instituto Ibope seja divulgado na quinta-feira 22.

Entre os motivos para a recuperação da presidente estão as viagens frequentes de Dilma pelo País e a propaganda do PT em rádio e TV. Os vídeos abordaram o medo da população de voltar às mazelas do passado e marcaram a reaparição de Dilma e o ex-presidente Lula juntos - em uma forma de espantar o movimento 'Volta, Lula'.

As últimas duas pesquisas divulgadas ? Datafolha e Sensus ? apontaram, pela primeira vez, um cenário de segundo turno nas eleições, entre Dilma e o pré-candidato do PSDB, senador Aécio Neves. Nas mostras anteriores, a presidente tinha vantagem suficiente para vencer no primeiro turno.
Herculano
20/05/2014 20:00
AUMENTO PARA MONITOR?

Bom. Falta de aviso aqui não foi. Este assunto rola e enrola desde a greve dos servidores. O próprio servidor público e agente municipal de trânsito, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú, PP, alertou e pediu explicações na Câmara. De nada adiantou.

A mesma coisa acontecerá com o trem da alegria, do presidente da Casa, Marcelo de Souza Brick, PSD, sempre omisso nas causas da cidade e contador de histórias no seu Facebook. Inventou um concurso de servidores, para exatamente aumentar o número de comissionados e fugir da lei e das exigências do Ministério Público. Acorda, Gaspar!
LUIS CESAR HENING
20/05/2014 19:18
ATENÇÃO SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE GASPAR, AMANHA TRABALHEM COM UMA FAIXA PRETA NO BRAÇO, SIMBOLIZANDO O LUTO COM O DESCASO DO PREFEITO DO MUNICÍPIO E DA MAIORIA DOS VEREADORES QUE ACHAM QUE UM MONITOR DE ÁREA AZUL TEM MAIS VALOR QUE OS OUTROS SERVIDORES DO MUNICÍPIO, QUE EM QUANTO PASSAMOS UMA SEMANA DE GREVE PARA GANHAR 0.25 % DE AUMENTO ELES GANHARAM 35 % DE AUMENTO E A DESCULPA É QUE O TRABALHO DELES E DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO, E OS OUTROS? TALVEZ É POR QUE NOSSO TRABALHO NÃO TRAZ DINHEIRO IMEDIATO
LUIS CESAR HENING
20/05/2014 19:17
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS AO PROJETO DE LEI QUE ALTERA REFERÊNCIA DE CARGO PÚBLICO QUE ESPECIFICA.

Trata-se de Projeto de Lei que visa obter a autorização legislativa para que seja alterada a referência, e consequentemente a remuneração, do cargo em provimento efetivo de Monitor de Área Azul.

Considerando a importância do referido cargo e a responsabilidade que lhe é inerente, pretende-se, por meio desta proposta, ter a possibilidade de melhorar a remuneração percebida por estes profissionais, que desempenham importante trabalho na municipalidade.

É o que se almeja com a presente proposta, sem deixar de analisar as possibilidades financeiras da Administração, razão pela qual anexo a este projeto de lei segue Estudo de Impacto Financeiro.

Desta forma, submetemos à apreciação de Vossa Excelência e dos demais senhores Vereadores o Projeto de Lei anexo para que seja apreciado e aprovado EM REGIME DE URGÊNCIA.

ESTE É NOSSO PREFEITO, QUE MANDA UM PROJETO A QUAL AINDA NÃO SEI QUAIS FORA OS VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR MAS VOU ESPERAR E DESCOBRIR, ESTE PROJETO AUMENTA EM 35% O SALARIO DOS MONITORES DA AREA AZUL E LEIAM O MOTIVO, POR SER IMPORTANTE E DE MUITA RESPONSABILIDADE, POIS BEM E AS OUTRAS PROFISSÕES, ENFERMEIROS, PROFESSORES AUXILIARES DE FARMACIA, FARMACEUTICOS NAO TEM IMPORTANCIA, TALVEZ POR QUE NOS NAO DAMOS DINHEIRO IMEDIATO AO MUNICÍPIO ISSO É UMA VERGONHA
Herculano
20/05/2014 18:47
TEORI ZAVASCKI É O REI DA CONFUSÃO OU O REI DO MÉTODO? FATO: A PERSONAGEM MAIS INCÔMODA PARA O PT ESTÁ SOLTA, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Antes, as decisões do ministro Teori Zavascki, do Supremo, eram incompreensíveis. Depois, elas começaram a se tornar ainda mais incompreensíveis. Se alguém conseguir explicar por que Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, está solto, e os demais envolvidos na Operação Lava Jato, presos, ganha uma passagem só de ida para Pasárgada, onde será amigo do rei e terá as mulheres que quiser, na cama que escolher. O ministro voltou atrás da própria decisão, com menos de 24 horas entre uma manifestação e outra, e decidiu que fica todo mundo preso -menos Costa. Idiossincrasia? Falta de método? Excesso de método? Vai saber.

Sim, o ministro solicitou que os autos sejam remetidos para o Supremo para decidir se haverá ou não desmembramento do processo, já que há dois investigados com foro especial por prerrogativa de função. Até aí, bem. Mas por que ele havia decidido soltar todo mundo mesmo? E por que, agora, ele diz que todo mundo fica em cana, menos um? E esse "um" não é um cara qualquer: trata-se justamente do elo entre o doleiro, a Petrobras e os partidos políticos.

"Ah, é que foi o advogado de Costa o reclamante", poderia responder alguém. Sim, e daí? Tivesse ele um papel meramente marginal no esquema, sem relevância, vá lá. Mas, até onde se conhece, não é bem isso o que está caracterizado. Raramente vi tamanha trapalhada - e não é a primeira vez que Teori age de modo, vamos dizer, muito particular, né? Vamos ver:

- o ministro poderia ter requisitado os autos sem mandar soltar ninguém, mas mandou soltar todo mundo;
- que razões havia ontem para soltar que desapareceram hoje?

Ou Teori está muito atrapalhado ou não está nada atrapalhado. Com todo esse imbróglio, vejam aí, acabou ficando fora da cadeia só o ex-diretor da Petrobras. E por quê? Ah, porque seu advogado decidiu recorrer ao Supremo alegando que o caso deveria ter sido enviado àquela Corte em razão do foro especial dos parlamentares. E como isso explica a liberdade de Costa? Não explica.

Na cabeça de Teori
Vocês se lembram, não? Cada crime tem uma pena mínima e uma pena máxima. O juiz define uma pena-base, a partir da qual se verificam agravantes e atenuantes. Muito bem! Um criminoso pode ser condenado por mais de um delito - corrupção ativa e formação de quadrilha, por exemplo. A sua atuação como quadrilheiro pode ter sido mais efetiva do que como corruptor. Como a definição de penas é feita caso a caso, não há no direito - do Brasil ou de lugar nenhum do mundo - o princípio de que as penas devam ser proporcionais.

Teori levou essa novidade para o julgamento do mensalão. Se prosperasse, seria preciso praticamente rever toda a dosimetria das penas, e o julgamento se arrastaria para as calendas. Eu espero, sinceramente, que tudo isso seja só atrapalhação. Mas como saber?

Teori é o rei da confusão ou do método? Fato: a personagem mais incômoda para o petismo está solta.
sidnei luis reinert
20/05/2014 17:08
É PARA MATAR OS COMUNISTAS DE INVEJA:

Os Militares pegaram um país com o 45º PIB do mundo e, 21 anos depois, entregaram aos civis com o 10º(décimo) PIB mundial. Estamos há 24 anos sob autoridade civil e ainda continuamos em 10º lugar.
Outras coisinhas que os militares fizeram (tire suas conclusões):
Criação de 13 milhões de empregos;
A Petrobrás aumenta a produção de 75 mil para 750 mil barris/dia de petróleo;
Construção de 4 portos e recuperação de outros 20;
Criação da Eletrobras;
Criação da Nucleobras e subsidiária;
Criação da Embratel e Telebras;
Usina Angra I e Angra II;
Indústria aeronáutica, naval, bélica e automotiva;
É restabelecida a autoridade por 21 anos;
Pró-alcool (95% dos carros no país);
Construída as maiores usinas do MUNDO: Tucuruí, Ilha Solteira, Jupiá e Itaipú;
Exportações crescem de 1,5 bilhões de dólares para 37 bilhões;
Rede Asfaltada de 3mil para 45 mil KM;
Redução da inflação de 100% ªª para 12% ªª, sem controle do preço* e sem massacre do funcionalismo público;
Fomento e financimento de pesquisa: CNPq, FINEP e CAPES;
Cursos de mestrado e doutorado;
INPS, IAPAS, DATAPREV, LBA, FUNABEM;
FUNRURAL;
Programa de merenda escolar e alimentação do trabalhador;
Criação de várias Universidades
Criação do FGTS, PIS, PASEP;
Criação da EMBRAPA (70 milhões de toneladas de grãos);
Duplicação da rodovia Rio Juiz de Fora e da Via Dutra sem pedágio.
Criação da EBTU;
Implementação do Metrô em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza;
Criação da INFRAERO, proporcionando a criação e modernização dos aeroportos brasileiros (Galeão, Guarulhos, Brasília, Confins, Campinas - Viracopos, Salvador, Manaus);
Implementação dos Pólos Petroquímicos em São Paulo (Cubatão) e na Bahia (Camaçari);
Prospecção de Petróleo em grandes profundidades na bacia de Campos;
Construção do Porto no Maranhão;
Construção dos maiores estádios, ginásios, conjuntos aquáticos e complexos desportivos em diversas cidades e universidades do país por 1/10 do custo dos construídos e ou reformados para a Copa 2014.
SNI;
Polícia Federal;
Código Tributário Nacional;
Código de Mineração;
Zona Franca de Manaus;
IBDF Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal;
Conselho Nacional de Poluição Ambiental;
Reforma do TCU;
Estatuto do Magistério Superior;
INDA Instituto de desenvolvimento agrário;
Criação do banco Central (DEZ64);
SFH Sistema Financeiro habitacional;
BNH Banco Nacional de Habitação;
Construção de 4 milhões de moradias;
Regulamentação do 13º salário;
Banco da Amazônia;
SUDAM;
Ferrovia da soja;
Rede Ferroviária ampliada de 3mil e remodelada para 11 mil KM;
Frota mercante de 1 para 4 milhões de TDW;
Corredores de exportações de Vitória, Santos, Paranaguá e Rio Grande;
Matriculas do ensino superior de 100 mil em 1964 para 1,3 milhões em 1981;
Mais de 10 milhões de estudantes nas escolas (que eram realmente escolas);
Estabelecimento de assistência médico sanitária de 6 para 28 mil;
Crédito Educativo;
Projeto RONDON;
MOBRAL;
Herculano
20/05/2014 14:59
NOVA JOGADA COM MP FAVORECE AS SEGURADORAS, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Está na pauta da Câmara, nesta terça, a medida provisória nº 633, com penduricalhos como o que livra as seguradoras de pagar indenizações milionárias a mutuários do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Os lobistas a chamam de "MP dos R$ 17 bi" ou "MP da Sul América Seguros". As seguradoras têm perdido na Justiça, mas, com a MP 633, a Caixa passa a intervir, deslocando as ações para a Justiça Federal, garantindo novo julgamento para tentar reverter o que hoje é perdido.

Está no contrato
Mutuários do SFH ajuízam ações por falhas de construção (rachaduras, infiltrações etc), gerando indenizações bilionárias das seguradoras.

MP dos R$ 17 bilhões
Somadas, todas as ações indenizatórias podem obrigar as seguradoras a pagar mais de R$ 17 bilhões aos mutuários do SFH.

Baixo investimento
Somente a Sul América, "mãe" da MP 633, investe na sua aprovação para não ter de pagar indenizações que somam mais de R$ 7 bilhões.

MP inconstitucional
A MP 633 trata de matéria processual civil, vedada pela Constituição. E a maioria dos deputados nem sequer desconfia do que está por trás.
Herculano
20/05/2014 14:43
QUEM NASCE SUJO, FAZ SUJEIRA PARA O JOGO DUPLO E ATÉ SE MUDAR DE LADO, MAS SEMPRE ENLAMEADO

Olha só o que apareceu no 247, o canal de comunicação do PT. "Dilma Bolada vira pivô de escândalo na web". Sujeira.

Criador do personagem, Jeferson Monteiro, que já foi até recebido pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, diz ter sofrido assédio do PSDB para que seu personagem mudasse de lado e passasse a apoiar o tucano Aécio Neves; ponte teria ocorrido por meio do marqueteiro Pedro Guadalupe, que nega; "ele quis se vender por R$ 500 mil, foi o contrário", disse ao 247; Jefferson, por sua vez, afirma que apenas deu corda a Guadalupe (esq.) para ver até onde chegaria a negociação; "Dilma Bolada não está à venda", diz ele; ouvido por 247, o marqueteiro de Aécio Neves, Paulo Vasconcelos, afirma que Guadalupe não faz parte da sua equipe "e nem está no nosso radar"

Dilma Bolada estaria à venda? Passaria a apoiar o tucano Aécio Neves? Um ativista digital de Minas Gerais, Pedro Guadalupe, acreditou que sim. A partir deste momento, trocou vários emails com o também ativista Jeferson Monteiro, internauta que criou o personagem Dilma Bolada e chegou até a ser recebido pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

A negociação, no entanto, terminou de forma estrepitosa, naquele que pode vir a ser um dos grandes escândalos da pré-campanha eleitoral no Brasil. Ontem à noite, no Facebook, Monteiro denunciou a tentativa de compra do personagem. "Eu queria dizer que nem todo mundo tem seu preço. E que eu e nem a minha criação estão a venda, nunca estiveram. Eu esperei ansiosamente pra escrever isso: vocês podem comprar quem quiserem mas a mim não. O que eu faço não há dinheiro no mundo que pague. Vocês deveriam ter sido um pouquinho mais espertos e terem tido o feeling pra saber que eu não sou e nunca vou ser como vocês", diz ele, referindo-se ao PSDB (leia mais aqui).

Guadalupe, no entanto, conta outra história. "Ele queria sim vender a Dilma Bolada ao PSDB e achou que eu poderia ser uma ponte para isso", afirma. "O que ele estava buscando era dinheiro e colocou até um preço de R$ 500 mil". Monteiro garante que apenas deu corda a Guadalupe para ver até onde a história chegaria.

No entanto, ontem à noite, Jefferson Monteiro, afirmou em sua página no Facebook que apenas deu corda a Pedro Guadalupe e que jamais cogitou vender as opiniões de Dilma Bolada ao PSDB (leia mais aqui). Guadalupe, no entanto, sustenta que ele pretendia receber R$ 500 mil, mas nega que negociassem em nome do PSDB. Diz apenas que já trabalhou para o PP, do atual governador Alberto Pinto Coelho. "Se ele fosse candidato à reeleição, eu teria interesse em trabalhar na campanha", diz.

O marqueteiro de Aécio Neves, Paulo Vasconcelos, também nega que a campanha tenha incentivado qualquer aproximação com Jeferson Monteiro. "Jamais faríamos isso", diz ele. Vasconcelos afirma, ainda, que não conhece Pedro Guadalupe e que seus serviços "não estão no radar" da campanha. Segundo ele, a estratégia de internet será coordenada por Xico Graziano, diretor do Instituto FHC.
Herculano
20/05/2014 14:33
COMO SE MUDA A CASACA NAS ELEIÇÕES

O PT chama de ruralistas e conservadores os que sustentam o PIB brasileiro. Depreciam, colocam essa gente como predadores.

Ontem, a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, anunciou a verba para o custeio da safra e os chamou de produtores rurais e classificou este setor vital da economia e altamente competitivo mundialmente (não por causa do governo), como agronegócio.

No ano que vem, serão considerados ruralistas e exemplo do atraso por este mesmo pessoal.
sidnei luis reinert
20/05/2014 13:07
Tio Sam PT da vida...

A Drug Enforcement Administration, agência do governo dos EUA que atua no combate ao tráfico internacional de drogas, e a National Security Agency, agência norte-americana que monitora como o tráfico financia ações de terrorismo, via lavagem de dinheiro, odiaram a decisão do ministro Teori. Por debaixo dos panos, a DEA e a NSA colaboraram com as investigações da Lava Jato, e o Departamento de Justiça dos EUA chegou a requisitar à Justiça Federal do Brasil informações adicionais sobre o escândalo do Banestado ? onde o doleiro Alberto Youssef (agora enrolado na Lava Jato) foi o grande delator dos operadores do sistema de lavagem de grana.

Ontem à tarde, já se comentava no maravilhoso mundo da arapongagem que o tiro em favor da turma do Lava Jato pode sair pela culatra.

A previsão é o estouro de mais denúncias, ainda mais graves e com provas consistentes, contra os corruptos da política e seus parceiros na governança do crime organizado no Brasil...

Portanto, vale a sábia advertência na véspera da ?Copa das Copas?: quem tem fuleco tem medo...
sidnei luis reinert
20/05/2014 12:49
Então quer dizer que o REI tem carta branca para ser atendido a qualquer hora?
E o meu filho doente foi levado semana passada pela minha esposa ao pósto de saúde do Belchior e mandaram vir na última sexta feira do mês para marcar consulta para o próximo mês, que sacanagem é essa?

E a escola do Belchior Central deve estar em outro país, pois se uma criança faltar dois dias seguidos, ao voltar para a escola, deve levar atestado médico... mas se nem atendimento médico tem, vamos adivinhar com um mês de antecedência que iremos ficar doente para antecipar a consulta? Atestado da onde? Tão de brincadeira?

Se a população não abrir o olho, minha sugestão é que o hospital vai virar cabide de empregos dos cumpanheiros e o SÍRIO LIBANÊS DOS POLÍTICOS DE GASPAR E REGIÃO, tomando o exemplo ocorrido do REI fura fila.

Herculano
20/05/2014 12:47
O PT DE BRAÇOS COM A ELITE, COM O CONSERVADORISMO RETRÓGADO E AS OLIGARQUIAS DO ATRASO. DISCURSO DE ESQUERDA, PROGRESSISTA, RENOVAÇÃO E ÉTICA É PARA ENGANAR OS IGNORANTES, OS ANALFABETOS, OS ASSISTIDOS ALIMENTAR OS FANÁTICOS

Cartão vermelho, por Ilimar Franco para o jornal O Globo

O ex-presidente Lula enquadrou o PT do Amapá. Os petistas querem lançar a vice-governadora, Dora Nascimento, para o Senado. Lula avisou que vai apoiar e fazer campanha para a reeleição do ex-presidente do Senado José Sarney (PMDB).
Herculano
20/05/2014 12:41
VOLTOU ATRÁS. MINISTRO MANTÉM PRESOS DOLEIRO E MAIS NOVE INVESTIGADOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO

O relato é de Irany Tereza, de Brasília, e Pedro Venceslau, enviado especial a Curitiba da Agência Estado (jornal O Estado de S.Paulo). A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, que determinou a soltura dos 12 presos na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, ficará restrita ao ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, segundo fonte ouvida pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. Os demais investigados, inclusive o doleiro Alberto Youssef, continuarão presos. O STF ainda não confirma a restrição.

O alerta feito ontem pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), teria sido decisivo para suspender o benefício aos demais presos na operação da PF, que investigou crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Moro enviou ofício ao ministro do STF advertindo sobre o risco de fuga de presos, como o doleiro, e solicitando esclarecimentos sobre o alcance da decisão.

Antonio Bastos Figueiredo, advogado do doleiro Alberto Yousseff, avisou que vai recorrer ao STF contra a manutenção da prisão de seu cliente. "Entendo que é uma decisão que deve ser reavaliada. Vamos recorrer ao plenário do Supremo. Não há um fato novo que justifique isso", disse ele ao Estado.

Liminar. Em decisão expedida no domingo, Zavascki havia determinado que todos os 12 presos na operação fossem soltos. As prisões tinham sido determinadas em março pelo juiz Sérgio Moro. Onze pessoas foram presas no Brasil, uma na Espanha e uma está foragida. A decisão do ministro atendia a um recursos dos advogados de Paulo Roberto Costa.

"Sendo relevantes os fundamentos da reclamação (de Costa), é de se deferir a liminar pleiteada, até para que esta Suprema Corte, tendo à sua disposição o inteiro teor das investigações promovidas, possa, no exercício de sua competência constitucional, decidir com maior segurança acerca do cabimento ou não do seu desmembramento, bem como sobre a legitimidade ou não dos atos até agora praticados", disse o ministro, em decisão liminar provisória.

No pedido de esclarecimentos, Moro ressaltou que parte do grupo é suspeito de envolvimento com outros crimes, como tráfico de drogas. O magistrado alertou que dois investigados têm contas no exterior com valores milionários, o que facilitaria eventual fuga.
Herculano
20/05/2014 12:33
POLÍCIA FEDERAL PRENDE DEPUTADO ESTADUAL E FAZ BUSCAS NA CASA DO GOVERNADOR DO MATO GROSSO

Ação faz parte da Operação Ararath, que investiga empresas de fachada usadas para fazer empréstimos fictícios; ex-secretário de Fazenda do estado também foi preso segundo relata Fátima Lessa especial para o jornal O Estado de S.Paulo, em Cuiabá.

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira, 20, o deputado estadual José Riva (PP) que responde a mais de cem ações na Justiça. Segundo a assessoria da PF foram realizadas buscas nas residências do governador Silval Barbosa (PMDB) e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado o ex-deputado Sérgio Ricardo.

A PF deve cumprir dezenas de mandados de busca e apreensão e prisões ainda nesta terça. Nesta manhã também foi preso o ex-secretário de estado de Fazenda Eder Moraes. O expediente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso foi suspenso.

A ação faz parte da Operação Ararath e cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). José Riva está afastado da presidência da Assembleia Legislativa por decisão do Tribunal de Justiça do estado.

A Operação Ararath, iniciada em novembro, apurou que o grupo possuía uma "intensa e vultosa" movimentação financeira, por intermédio de recursos de terceiros e empréstimos, com atuação análoga a de uma instituição financeira. Empresas de fachada e de factoring eram usadas. Mais de R$ 126 milhões em cheques e notas promissórias foram apreendidos na fase anterior deflagrada em fevereiro.
Afonso
20/05/2014 11:14
Prezado Herculano. Os médicos e enfermeiras não devem ser demitidos, e sim os comissionados da administração municipal. Um monte de encostados em desvio de função. Quem sabe aproveita e manda embora aqueles dois que disseram que iriam se demitir. Vai que cola.
Por que os Sinos dobran
20/05/2014 11:02
Na realidade a Policlínica que não é terminada nunca, não vai ser policlínica, e nem um mini hospital como deveria. A verdadeira historia é que a Policlínica se resumira a alguns consultórios das especializações básicas que já existem no município ( cardiologia, pediatria, dermatologia)., a farmácia básica e a administração da secretária de saúde e nada mais. E tem mais vai inaugurar já precisando de reformas.
Afonso
20/05/2014 10:32
Prezado Herculano. Muito se fala da madeira da mangueira da fazenda sulfabril, e nada da madeira oriunda da demolição do posto do gasparinho quadro. Os administradores da secretaria de obras, onde a madeira foi armazenada, e que hoje estão trabalhando no planejamento, juram que quando saíram do obras a madeira estava lá. Coincidentemente numa noite é estacionado um caminhão do Samae junto ao galpão onde estava a madeira, e no dia seguinte sumiu o caminhão e a madeira. Mas a maior coincidência foi que neste período falhou o sistema de filmagem que existe na Secretaria. Isto tudo já na administração que está lá atualmente. Questionado por servidores o secretário atual diz que a madeira foi usada na reforma de uma escola. Não informa qual. Está na hora do Conselho de Saúde solicitar uma explicação do secretário do obras de onde está essa madeira, pois ela pertence á secretaria de saúde. Onde está agora a secretária de saúde para fazer as cobranças? Já que está sendo o paladino da justiça contra o hospital. Dizem que a madeira já foi pra outro município e foi usada numa casa de praia. Aí, aí, aí. Acorda Gaspar.
Herculano
20/05/2014 10:16
QUESTÕES NÃO RESPONDIDAS

A prefeitura de Gaspar não tinha dinheiro para dar reajustes aos servidores municipais, pois estava no limite do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Então se ela incorporar o Hospital ela não vai ultrapassar este limite? Se ultrapassar, vai demitir funcionários, enfermeiras e médicos do Hospital?
Miguel José Teixeira
20/05/2014 09:18
Senhores,

A saga PeTralha de falir o País, continua:

Fundos de pensão corroídos
Nos últimos anos, tem crescido sintomaticamente o número de denúncias dando conta do progressivo endividamento dos fundos de pensão (FPs). Atualmente, o país conta com algo em torno de 369 fundos, com um patrimônio estimado em R$ 460 bilhões, ou o equivalente a 18% do Produto Interno Bruto (PIB), que beneficia 6,5 milhões de trabalhadores que optaram por esse tipo de previdência fechada e complementar à aposentadoria ofertada pelo INSS. Curiosamente, os FPs das estatais estão entre os maiores do grupo, sendo que a Previ, que atende aos funcionários do Banco do Brasil, ocupa a 34ª posição no ranking dos maiores do mundo. Submetidos às normas ditadas pela Secretaria da Previdência Complementar, do Ministério da Previdência Social, os FPs, pela montanha de dinheiro de que dispõem, vêm sendo largamente utilizados, em nome das políticas sociais e econômicas do governo, principalmente na formatação mágica das contas públicas. À semelhança do que vem ocorrendo com as estatais, a interferência política na gestão desses fundos tem se revelado verdadeiro desastre financeiro, a ponto de não existir hoje qualquer FP, excetuando os privados, que não apresente balancetes negativos seguidos. O aparelhamento ideológico dos FPs, ao obedecer apenas à lógica da perenização no poder, sem qualquer vínculo com o mundo real das finanças,vai par e passo arruinando, irremediavelmente, o sonho de uma aposentadoria digna aos milhões de poupadores. Em países sérios, os FPs são considerados elementos fundamentais para a formação de poupança nacional, sendo protegidos por leis severas e garantidoras dos benefícios contratados. Por um desses caprichos da nossa história, quis o destino que fosse exatamente o partido dito dos trabalhadores o algoz não só das empresas públicas, que jurou defender, mas, sobretudo, da poupança suada de milhões de trabalhadores.
(Fonte: Correio Braziliense, Coluna: Ari e Circe Cunha - Visto, Lido e Ouvido, hoje)
Herculano
20/05/2014 08:45
reeditado de ontem a noite, quando informei em primeira mão aqui para os leitores e leitoras da coluna

A CARTA WALDRICH A ZUCHI

O presidente do Conselho do Hospital, Sérgio Roberto Waldrich foi agora no início da noite pessoalmente à prefeitura de Gaspar. Fez questão de levar pessoalmente a carta do Conselho dizendo que o Hospital não vai se entregar à prefeitura como quer o PT de Amarildo José Rampelotti e Pedro Celso Zuchi.

O prefeito que esperava a capitulação, preparava a comemoração e por isso esperou com toda a pompa no seu gabinete. Ficou decepcionado com a notícia. "Pensei que você viesse aqui entregar o abacaxi", teria dito Zuchi. Espera ai, se o Hospital é um abacaxi, qual a razão que faz a prefeitura de Gaspar e o PT assumirem e gerenciarem mais este abacaxi? Este pessoal joga errado e joga contra os doentes, pobres, desinformados, ignorantes e desassistidos.

Acrescento. A Acig que foi aparelhada pelo PT de Rodrigo Fontes Schramm para ser comandada a distância por ele, irá assassinar a reputação do bem sucedido executivo Waldrich (e outros que estão no Conselho) só para seguir a cartilha do partido e interesses de um grupo que quer o Hospital para si? Acorda, Gaspar!
Herculano
20/05/2014 08:37
"NUNCA TINHA PASSADO POR UMA TRAIÇÃO E O PT ME TRAIU", DISSE A ATRIZ IRENE RAVACHE

Em entrevista ao programa da TV Cultura "Roda Viva", nesta segunda-feira (20), a atriz Irene Ravache falou sobre suas afinidades e desavenças políticas. Ela afirmou que votou em José Serra em 2003 - ano em que Luiz Inácio Lula da Silva conquistou a presidência do país pela primeira vez -, criticou o governo da presidente Dilma Rousseff e disse que se sentiu traída pelo PT (Partido dos Trabalhadores).

"Quando surgiu o PT, eu achei que o gigante finalmente ia acordar. Um partido novo, que é um sucesso na oposição, um partido que diz o que eu tenho vontade de dizer. Votei a primeira vez no Lula para presidente quando concorreu com o Collor. Quando ele ganhou a presidência, eu não votei e votei no José Serra. Mesmo assim, fiquei feliz como se vê um sucesso de um amigo. Não fui para a Avenida Paulista comemorar, mas achava que estávamos bem na foto", explicou ela, que começou a seguir o partido em 1980.

Atualmente, Irene é contra as ações realizadas pelo partido e diz "ter se sentido mal com as irregularidades cometidas pelos políticos do PT". "Evidentemente que quando namorei, devo ter sido traída. Mas tive a sorte de que meus namorados foram inteligentes e elegantes porque eu não descobri nenhuma delas. Eu nunca tinha passado por uma traição e o PT me traiu. Me senti traída, mas isso foi desde muito cedo com Valdomiro, Celso Daniel. Eu queria uma explicação. Sabe que uma mulher que recebe uma explicação até aceita de volta. Eu me senti traída como geração, cidadã. Fiquei no chão. Fiquei mal", assumiu ela, que acusou Lula e Dilma de não serem presidentes "estadistas".

De acordo com Irene, a esperança que ela tem de um presidente é que ele vire um estadista e o compara a um ator. "Um presidente deve obviamente fazer suas alianças. Mas não percebe que sairia mais fortalecido se ouvisse aquele país que está governando? Tem um país que espera que esse estadista brigue com os coronéis. O Brasil está esperando isso", argumentou a atriz, que disse não ter festejado a eleição de Dilma.
Herculano
20/05/2014 08:31
IR A PÉ OU IR DE TREM, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

Convenhamos: no que mesmo o ex-presidente Luiz Inácio da Silva ajuda a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff quando trata com menosprezo questões que têm o apoio da população?

A capacidade de Lula de dizer coisas desprovidas de sentido é conhecida, faz parte do seu show. A novidade é a tendência de fazê-lo em contradição ao manual do populismo, cuja regra de ouro é dizer coisas que soem agradáveis, sábias e lógicas aos ouvidos da maioria.

Nessa fase em que volta com força à cena política convenientemente protegido por plateias simpáticas ou por entrevista à imprensa estrangeira que nem sempre dispõe de todos os dados da realidade nacional para contestá-lo, o ex-presidente tem fugido à sua prática de não entrar em divididas com o senso comum.

Há três exemplos recentes. Comecemos pelo último por ser, do ponto de vista dessa mudança de comportamento, o mais eloquente.

Se não falasse a blogueiros reverentes, mas a um público eclético que encontrasse na rua (onde, aliás, não tem circulado), Lula teria a ousadia de dizer que considera uma tolice (em expressão mais grosseira) as pessoas quererem estações de metrô nos estádios de futebol? Na melhor das hipóteses seria educadamente contestado. Na pior, estrepitosamente vaiado.

Nem o mais insensível integrante da "zelite" seria capaz de um pouco caso desta ordem: "Nós (os brasileiros) não temos problema em andar a pé". Os torcedores, acrescentou, vão aos estádios de qualquer jeito: "descalço, de bicicleta, de jumento".

Sim, e também vão de ônibus lotados, em seus carros para serem extorquidos pelos guardadores. Mas, por que precisam ter desqualificado o natural anseio por um maior conforto urbano? Ou Lula está dizendo que o brasileiro deve se conformar com pouco? Se não quis, disse. Que transporte público de qualidade é luxo desnecessário, dispensável para quem anda sem sapatos e, se preciso for, se locomove no lombo de jumentos. Certamente não por escolha.

Lula, por boa contingência da vida, conta com transporte terrestre e aéreo à disposição, trata da saúde no Sírio-Libanês e não enfrenta desconfortos do cotidiano. Nada contra, desde que não faça pouco caso de quem se ache no direito de querer algo além de comida (cara) no prato, serviços públicos de péssima qualidade e apelos à gratidão eterna para um governo que se tem na conta de inventor do Brasil.

No terceiro caso o ex-presidente fez uma conta em entrevista a uma jornalista portuguesa: o julgamento do mensalão foi 20% jurídico e 80% político. Pois segundo as pesquisas, é mais ou menos este último o porcentual de brasileiros que consideram o resultado justo.

O apoio quase unânime da população às condenações feitas pelo STF significa reconhecimento de que houve um tratamento equânime no julgamento de crimes cometidos por poderosos, algo que vai ao encontro de uma aspiração civilizatória. As pessoas se sentiram bem.

Repetindo o raciocínio acima: o ex-presidente teria coragem de repetir - e mais, justificar - essa argumentação em discurso para público não selecionado previamente? Dificilmente.

Assim como seria de se ver para crer se Lula defenderia o controle dos meios de comunicação que, segundo ele, tratam com "desrespeito" a presidente Dilma Rousseff, diante das mesmas plateias que a têm recebido com vaias.
Herculano
20/05/2014 08:25
NO PAPEL, NO DISCURSO, NA ENROLAÇÃO E DEPOIS DA REAÇÃO TARDEIA DOS GASPARENSES, O GOVERNO DO ESTADO DIZ QUE O ANEL DE CONTORNO ESTÁ MANTIDO. MAS DE VERDADE, NÃO MOSTRA NENHUMA AÇÃO CONCRETA. ISTO É O QUE SE DEDUZ DA REUNIÃO REALIZADA ONTEM NO DEINFRA, EM FLORIANÓPOLIS, COM A COMISSÃO DAQUI. DESTA VEZ O PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI, PT, AQUELE QUE JÁ DISSE QUE O ANEL DE CONTORNO ERA UM PROBLEMA DE BLUMENAU SE INTERESSOU E PARTICIPOU. E SE ERA UM PROBLEMA DE BLUMENAU, BLUMENAU ENSAIA SUMIR C O CASO TRANSFORMAR O ANEL NUMA PONTE URBANA E AVENIDAS URBANAS LÁ COM O DINHEIRO DO NOSSO ANEL.

Pontos de destaque na reunião no DEINFRA:

1.Projeto está praticamente pronto, estão finalizando os detalhes das obras de arte (pontes e viadutos);

2. Depois do projeto pronto será feito os encaminhamentos para a FATMA (ambiental);

3. A Iguatemi e que faz o projeto se comprometeu a termina-lo totalmente até o final do mês de julho.

4. O projeto tem início na Ponte do Vale e termina no km 21 próximo a Malwe.

5. A via será totalmente duplicada, terá 8 pontes (considerando 4 ribeirões e como é duplicada são duas pontes de cada vez) e 7 viadutos. (mas não era este que o governo de Raimundo Colombo, PSD, rejeitava?)

6. O projeto está orçado em R$300.071.058,47, (então de onde saiu mais de R$500 milhões?) sendo que o mais caro será em 1º lugar os serviços geotécnicos (representa 33,50% da obra) e em 2º lugar a terraplenagem (28,20%).

7. O plano diretor do município foi baseado no projeto do Anel de Contorno e por isso ele precisa sair.

8. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, sugeriu uma audiência pública para que os moradores que possuem terrenos na região conheçam o projeto e onde vai passar exatamente esta via. Não haverá mudanças no projeto, a audiência será feita somente para apresentação e não para possíveis alterações. Os estudos foram realizados e o entendimento técnico é que o traçado tem que ser o que já está definido.

9. A obra já está no PPA e também já foi definida como prioridade no orçamento para 2015. São prioridades as seguintes obras: UDESC, SC 413 e Anel de Contorno. Então esta comissão deve fiscalizar diuturnamente. E a imprensa, principalmente. Pode ser um golpe para não afetar as eleições. Depois dela e com a crise econômica que se avizinha, a história será outra.

10. O secretário de Desenvolvimento Regional, Cesar Botelho, PMDB, reforçou a importância de se alinhar a agenda, Gaspar quer o Anel de Contorno. Não pode-se desviar do foco.

11. Encaminhamento da reunião: O secretário César Botelho marcará uma reunião com o governador e a comissão. Está reunião deverá acontecer ainda antes que o projeto termine. O objetivo deste encontro será reforçar a importância do projeto e esclarecer algumas informações. Então tá. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/05/2014 07:46
O ESTRAGO QUE MEIRELLES FARIA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

José Serra demorou duas semanas, pelo menos, para dizer que "nunca" pensou em ser vice de Aécio Neves. Donde se conclui que a ideia animou círculos tucanos, mas não colou, provavelmente por não encantar o próprio Aécio.

O novo nome na roda é o de Henrique Meirelles, que vai seguindo assim o exemplo do "dono" do PSD, Gilberto Kassab, disputado a foice por tucanos e petistas.

Como Kassab, Meirelles ganha direito a promessas do poderoso Lula, entra na mira da campanha de Dilma, recebe elogios públicos de Aécio e conquista bom espaço na mídia.

Compare-se a reação do candidato tucano. Quando o nome de Serra vazou para a imprensa como opção, Aécio se fez de desentendido, elogiando Serra, mas escapulindo de admitir a possibilidade. Já quando o nome de Meirelles chega a público, Aécio não só o elogia como admite "conversar" a respeito.

Serra seria forte, pelo "recall", pela densidade. Mas Meireles, ex-BC, tem imensa vantagem: ele atinge o coração da campanha petista.

Maestro da política econômica na época da euforia com Lula, ele é um contraponto desconfortável para a era Dilma, que se debate com crescimento baixo, inflação alta, dúvidas e mau humor.

Aliás, uma sugestão: a leitura do artigo imperdível de Meirelles na Folha de 11/5, "Pecados nada originais". É uma crítica clara, assumida, contra a "nova matriz econômica" inventada no governo Dilma.

Meireles seria, pois, um troféu da dissidência que já ronda a candidatura Dilma. Não só mais um entre os mais de dez ministros lulistas que não votam na reeleição da presidente, mas "o" ministro. E poderia puxar a fila dos partidos que estão com Dilma, mas atentos às pesquisas.

Logo, Meirelles seria um vice fantástico para Aécio e devastador para Dilma. Por isso, Lulinha ex-paz e amor vai com tudo para segurar Meirelles e também Kassab, que nunca se divertiu tanto como em 2014.
Herculano
20/05/2014 07:43
QUANDO A POLÍCIA ESTÁ EM GREVE, O POVO FAZ O QUÊ? CHAMA O LADRÃO?, por Reinaldo Azevedo para Veja

Pois é? Lideranças das polícias civis de 13 estados responderam positivamente à convocação de uma greve para amanhã. Escrevi aqui há coisa de três semanas que o Brasil conheceria o inferno neste fim de maio e começo de junho, antes da Copa. Todas as demandas se juntariam; todos tentariam tirar uma casquinha. Pretende-se uma greve que junte os policiais civis, federais e rodoviários.

Minha opinião a respeito nada tem de surpreendente. Sou contra greve de qualquer servidor público, e os leitores sabem disso. E com mais determinação, oponho-me a greves de funcionários públicos que têm o direito legal de andar armados e que representam aquela fatia do Estado que detém o monopólio do uso legítimo da força.

Ora, quando um funcionário público interrompe a prestação de serviço, quem arca com as consequências? Quem é o seu patrão? É o povo. E, em qualquer caso, estejam certos: os pobres sempre pagam mais caro porque são os mais dependentes do estado. Os mais endinheirados costumam ter como minorar os prejuízos. Os que já têm pouco terão menos ainda.

Como ninguém é obrigado a ser um servidor público - trata-se, afinal, de uma escolha -, entendo que a paralisação deveria ser simplesmente proibida. Mas sei que a proposta dificilmente vingaria. Que a proibição total valha para alguns setores.

Outras formas
Os policiais, civis e militares, sabem que este blog e este blogueiro são sensíveis às suas dificuldades e defendem que tenham uma remuneração justa, compatível com a realidade brasileira. Mas há outras formas de reivindicação, que não a paralisação.

Não há alternativa a uma obviedade: policiais em greve se tornam aliados objetivos de bandidos e transformam a população em refém de suas reivindicações. Ora, não é por aquilo que entendem ser "justo" que lutam? Cabe a pergunta: é justo expor crianças, mulheres e homens de bem à sanha de marginais porque consideram que uma reivindicação sua não foi atendida?

Não faz o menor sentido. Quando a polícia está em greve, o povo faz o quê? Chama o ladrão?
Herculano
20/05/2014 07:33
QUERIAM O QUE? JÁ NÃO POSSUEM A TETA?

Upiara Boschi relata para o Diário Catarinense. Houve frustração no encontro entre o governador Raimundo Colombo (PSD) e lideranças peemedebistas, na manhã desta segunda-feira, no Hotel Majestic. Não do governador, que, como disse depois, "abriu o coração". Nem dos caciques, que tiveram espaço para falar, vetar alianças, defendê-las ou ignorar o tema.

A frustração foi das cerca de 100 lideranças peemedebistas que vieram de longe apenas para ouvir e voltaram calados para os quatro cantos do Estado. O que eles pensam sobre a aliança com o PP?
Herculano
20/05/2014 07:30
NESTE PAÍS VALE A PENA ROUBAR MUITO. BILHÕES. É SOLTO E PRINCIPALMENTE SE ESTIVER ENVOLVIDO POLÍTICOS. SE ROUBAR POUCO VAI E FICA PRESO PARA DEIXAR DE SER TROUXA, OTÁRIO

Ministro manda soltar ex-diretor da Petrobras e doleiro, é a manchete que permeia todas as capas de portais, jornais e noticiários de rádios e tevês, aqui e no mundo. Uma vergonha.

O texto é de Mário César Carvalho (São Paulo) e de Estelita Hass Carazzai (Curitiba) para o jornal Folha de S. Paulo. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki [catarinense] decidiu soltar o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e outras dez pessoas presas por suposto envolvimento na Operação Lava Jato, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões.

Para Zavascki, o juiz federal Sérgio Moro devia ter enviado toda a investigação ao STF (Supremo Tribunal Federal) assim que apareceram indícios de participação de parlamentares no caso.

Foram citados, até agora, os deputados André Vargas (sem partido-PR), Cândido Vaccarezza (PT-SP) e Luiz Argôlo (SDD-BA).

Parlamentares têm foro privilegiado e, portanto, só podem ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal.

Até o fechamento desta edição, o juiz já havia determinado a soltura do ex-diretor da Petrobras. Os demais permaneciam detidos porque Moro pediu esclarecimentos ao ministro do Supremo sobre o alcance da decisão.

O juiz citou o caso de Rene Luiz Pereira, preso com outros doleiros na Lava Jato sob acusação de envolvimento com o tráfico de 750 quilos de cocaína e lavagem de dinheiro. Moro expressou o temor de que eles fujam para o exterior e pergunta ao ministro se deve mesmo soltá-los.

Além da determinação de soltura dos presos, Zavascki decretou a suspensão e a remessa para o Supremo Tribunal Federal de oito ações penais que foram abertas após a operação, inclusive a que trata de tráfico de drogas.

No começo da noite desta segunda-feira (19), Zavascki já havia respondido ao juiz, mas o teor estava sob segredo de Justiça no STF.

Ao tomar a decisão de soltar os presos, o ministro acatou reclamação do ex-advogado de Costa, Fernando Fernandes, para quem o juiz extrapolou sua competência ao permitir que a investigação seguisse adiante após aparecerem mensagens de Vargas para o doleiro Youssef.

Interceptações feitas pela PF apontam que o deputado ajudou o doleiro a conseguir parceria de R$ 31 milhões com o Ministério da Saúde no final do ano passado.

Mensagens também revelaram que Vargas foi de Londrina (PR) para João Pessoa (PB) em jatinho pago por Youssef. Uma viagem como esta custa cerca de R$ 110 mil.

O juiz alega no despacho que só recentemente a PF concluiu que o Vargas que trocava mensagens com o doleiro era o deputado que saiu do PT após a revelação de suas relações com Youssef.

Moro escreveu no despacho enviado a Zavascki que não houve "desmembramento de ação penal ou inquérito, mas encontro fortuito de provas relacionadas a fatos completamente diversos".

O juiz frisou também que "o deputado federal André Vargas jamais foi investigado no processo". E ressaltou que os demais acusados nas oito ações penais em tramitação não têm foro privilegiado.

Também é alvo da decisão do ministro a doleira Nelma Kodama, presa no aeroporto de Cumbica com 200 mil euros na calcinha quando tentava embarcar para a Itália.

RECLAMAÇÃO

O advogado de Alberto Youssef, Antônio Augusto Figueiredo Basto, criticou o pedido de esclarecimento de Moro: "O juiz está burlando uma decisão do Supremo ao não cumprir uma decisão que é claríssima. Isso prova que ele está comprometido emocionalmente com o caso e deve ser afastado.
Herculano
20/05/2014 07:23
COLOMBO QUER. O PMDB NÃO

Naquela reunião feita ontem Florianópolis em pleno horário de trabalho para decidir alianças de campanha política na corrida ao governo do Estado, ficaram claro duas coisas: O governo Raimundo Colombo, PSD, quer o PP na aliança. O PMDB, majoritariamente, não quer o PP nesta aliança, dividindo o poder e a teta.
Hospital pede socorro
20/05/2014 07:14
É do saber de todos a situação que o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Gaspar) se encontra. Apesar de ser bem estruturado para nossa cidade, o hospital não tem cumprido seu papel social de promover a saúde para todos.

Esta página tem por objetivo a melhora da qualidade de nosso hospital alem de promover o debate da saúde publica em nossa cidade.

Esperamos que todos os gasparenses fiquem engajados por essa causa, pois seu objetivo vai de encontro a todos nós.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.