Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

13/05/2014

GUBBERT I

O gerente do Orçamento Participativo de Gaspar, Mauro José Gubbert, vai, finalmente, responder por crimes eleitorais. É o que decidiu o então juiz eleitoral da Comarca, Clayton César Wandscheer. Ele acolheu a denúncia do Ministério Público de um caso muito antigo. ?Compulsando os autos, observo a existência de prova da materialidade do delito e suficientes indícios de autoria, que autorizam o recebimento da peça acusatória, conforme se verifica nos documentos e depoimentos colhidos na fase policial?. 

GUBBERT II

Isto aconteceu às vésperas das eleições de outubro de 2010, ou seja, há quase quatro anos. Gubbert enviou do seu computador na prefeitura de Gaspar pesquisa falsa. Ela dava conta que a sua companheira de partido, a gasparense honorária Ideli Salvatti, PT, estava em plena ascensão em uma pesquisa (montada pelos petistas para a propaganda enganosa aos eleitores desinformados, ignorantes e fanáticos). Era um ?dopping?. Queria mostrar as chances dela num segundo turno e que não aconteceu pelo governo do Estado. Ou seja: fraude com a máquina e dinheiro públicos. Em janeiro de 2011 a denúncia virou inquérito na Polícia Federal. E aí se enrolou em sucessivas dilações na busca de depoimentos e provas para configurar e tipificar o crime.  

GUBBERT III

Depois do caso, como prêmio, Gubbert ficou mais forte na prefeitura e protegido pelo partido. Uma sindicância dos seus pares apura o mesmo delito. Até agora nada, a não ser as sucessivas prorrogações. Caso assemelhado acontecido em Lages, naquela mesma eleição. O servidor público municipal de lá sofreu inquérito e foi sentenciado em seis meses.  O PT tinha interesse no esclarecimento.  O crime de Gubbert está tipificado no § 4º do art. 33 da Lei n. 9.504/1997 (?divulgação de pesquisa fraudulenta?) é punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de 50.000 a 100.000 UFIR, tratando-se de crime de menor potencial ofensivo (art. 61 da Lei n. 9.099/1995).  

NA JANELA I

A presidente estadual do PPS, a deputada Federal Carmem Zanotto, esteve aqui na segunda-feira. Poucos a viram. A imprensa não soube de nada. Ela veio falar com o presidente do PPS de Gaspar, Vitório Marquetti, e seu filho Andrione  que a convocaram. Querem a ajuda de Carmem com Paulo Gouveia da Costa para indicar por três meses um suplente do PPS- o próprio Vitório - no lugar da vereadora Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Dizem que há um ?acordo?, mas não possuem documento dele. 

NA JANELA II

O presidente do DEM de Gaspar, Luiz Nagel, marido de Andréia, diz que o trato foi um mês por ano ? como acontece com os demais casos. ?Já fiz dois ofícios e estou aguardando?. Os Marquetti foram categóricos a Carmem Zanotto: ou os três meses, ou nada. Pelo andar da carruagem vão ficar sem nada. Afinal, a eleita foi a vereadora do DEM e ao PPS restou a suplência, a qual não dá direito ao PPS a assumir um só dia, se a titular da vaga não quiser. Faltaram votos ao PPS. Agora ele quer entrar no ônibus e sentar na janela? É ruim, heim!  

herculanoGG.jpgPONTE DO VALE

Este cartaz nenhum gasparense teve coragem de segurar, incluindo o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. O vereador blumenauense Ivan Naatz, PDT, fez por nós. Foi na semana passada e diante da ministra Ideli Salvatti e dos deputados Décio Neri e Ana Paula Lima, todos do PT. No Facebook, Naatz escreveu: ?Puto da cara. Mais uma assinatura rolando agora em Blumenau. Eu protesto sim, eu sou povo e também já cansei! Queremos ação não apenas show de assinaturas. #I...deliSalvatti, #PontedoValeParada, #Br470aPassosdeTartaruga?.Ideli, fingida, disse que não conhecia Naatz. Agora, ela o conhece. 

 

SOBRE O TRAPICHE

Manchete do jornal Cruzeiro do Vale. ?Obra segue parada na Rua Amazonas, no Bela Vista?. Faz décadas de espera e imposição de sofrimento. Mas de quem é a culpa? A reportagem do próprio jornal esclarece: a prefeitura ainda está aguardando a liberação de repasses pela Caixa para que as obras possam continuar. Resumindo: o culpado é o governo do PT, em Brasília. O anúncio desta obra tinha padrinho, divulgação farta e festa: Décio Neri de Lima, PT. Já agora...

Aliás, o líder comunitário e comerciante do bairro, Jean Carlos Grimm, tem uma solução mais pragmática para os casos de constantes alagamentos e que foram permitidos pela bagunça urbana. Indenizar todos os afetados e retirá-los de lá. Sairia mais barato. ?O problema não é a enchente que a comporta resolve, mas água das chuvas que se acumula e não possui escoamento?, resume.

A prefeitura de Gaspar mostrou a nova cara do seu site. Visualmente ficou mais moderno e interessante. Apenas plástica. Enganação. Maquiagem. Propaganda.  Por quê? A transparência é quase zero e não cumpre a legislação. Falta acessibilidade, não é amigável e esconde dos gasparenses caminhos e dados essenciais para se acompanhar e elucidar as dúvidas da administração petista. Devem ter razões para isto. Acorda, Gaspar!

Cena gasparense. Sexta-feira pela manhã. Um simples cafezinho num bar do Centro aos olhos de todos e como duas pessoas civilizadas, provocou a ira de petistas e pemedebistas locais.  Juntos o presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, e o ex-prefeito Adilson Luis Schmitt, PPS. A notícia se espalhou e as conjecturas para 2016 também. É a Gaspar do atraso e de donos. 

Manchete do jornal Cruzeiro do Vale, o mais lido e acreditado. Prefeitura diz esperar documentos para honrar o novo convênio com Hospital de Gaspar. Isto estava escrito fazia tempo. A administradora Dilene Jahn dos Santos alertou e tentou impedir as pegadinhas da prefeitura no convênio que foi parar na Câmara, feito por gente profissional que quer inviabilizar o Hospital. Entretanto, o PT ?fez a cabeça? e exigiu os votos dos vereadores José Hilário Melato, PP, e Jaime Kirchner, PMDB, para nada mudar. O resultado está aí. E contra a comunidade, os mais pobres, doentes e desinformados. É uma atrás da outra.

Gaspar é feita de guetos. Com Gaspar dividida, Blumenau vai levando o que é nosso, como o Anel de Contorno. Depois do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, afirmar aqui no jornal Cruzeiro do Vale que o problema do Contorno é de Blumenau e eu mostrar a jogada que subtrai algo essencial para a cidade e a mobilidade do Vale, os vereadores daqui, puxados por Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM, reuniram-se e entenderam a importância da luta pela cidade e os cidadãos neste caso. O prefeito faltou e não foi representado. As entidades, à exceção da Acig, também.

O que apareceram na quinta-feira no gabinete do prefeito Pedro Celso Zuchi? As entidades. Levadas por quem? Por Rodrigo Fontes Schramm, aquele que acabou com a Expogaspar, o que aparelhou e reduziu a representação das entidades e o que quer ver o Hospital moribundo para entregá-lo ao PT e à prefeitura. Rodrigo se ?engajou? na luta e foi levar apoio das entidades. Legal. Viu que a omissão era um jogo perigoso para o partido e a administração municipal e entidades. Chegou tarde e de cara dividiu mais uma vez a cidade. Blumenau agradece. Acorda, Gaspar!

Mais um juiz de Gaspar sai daqui e por promoção vai para Blumenau. Quem deixou a Comarca desta vez foi Clayton César Wandscheer. Ele acumulava a Vara da Justiça Eleitoral daqui. Clayton assumiu em janeiro de 2012 a vaga deixada pelo juiz Sérgio Agenor Aragão na 3ª Vara da Comarca. Aragão foi-se embora no final de agosto de 2011, e de lá até janeiro de 2012, a 3ª Vara foi do juiz Sandro Pierre.

 

 

Edição 1587

Comentários

Pedro Augusto dos Santos
15/05/2014 22:50
Herculano

Tão falando mal do pt que o pt é isso aquilo, tem que fala mal do psdb tanbem, são tuido farinha do mesmo saco. Todos eles perderão a vergomha na cara o pmdb tanbem são todos aproveitador só querem mama na teta. O psd são outro que não presta eita governadorzinho ruin so tá mais parecenno cara di padre. Vota em quem no dia das eleição.
Juju do Gasparinho
15/05/2014 20:30
Prezado Herculano:

Do blog Gente Decente:
"PHEDEU!!! Logo após a chanchada da propaganda do medo do Partido-Quadrilha, feita para reverter a queda da Anta Presidencial, foi realizado um tracking com 1.500 eleitores.
89% não gostaram; dos que não gostaram 79,8% detestaram".

Xô, PeTralhada!


Herculano, lembro do Jornal Nacional dando notícias ruins sobre a copa na África do Sul, em 2010.
Agora é a nossa vez!
A Copa das Copas, já é uma humilhação!
Herculano
15/05/2014 20:24
O RESISTENTE. QUASE TODO POLÍTICO NO PODER É IGUAL



O presidente afastado da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon, PMDB, emitiu na tarde desta quinta-feira uma nota oficial sobre a licença de 60 dias que irá tirar do parlamento catarinense. Confira o texto abaixo:

"Comunico que estou me licenciando do mandato de deputado por um período de 60 dias. O deputado Joares Ponticelli (PP) terá total liberdade na condução dos trabalhos da Casa, o que já vem fazendo. Durante este período vou continuar fazendo aquilo que sempre fiz, que é dar atenção ao povo de minha região, me dedicando as pessoas mais humildes e necessitadas, razão que sempre me moveu durante meus 35 anos de vida pública. E, de cabeça erguida, tranquilo, vou dedicar-me a minha reeleição de deputado estadual. Reafirmo a minha inocência. Fico no aguardo e quero que seja recebida a denúncia pelo Tribunal de Justiça, pois será a única forma de provar que não pratiquei nenhum ato ilícito."
Herculano
15/05/2014 20:20

PMs SÃO UMA BOMBA-RELÓGIO POR CAUSA DA PEC 300. E O QUE DILMA FEZ NO PASSADO..., por Reinaldo Azevedo, de Veja

A greve da Polícia Militar de Pernambuco é política, sim, porquanto toda paralisação do trabalho, especialmente de servidores, tem essa característica. Mas é política também porque se sabe que o Estado pretende ser uma das vitrines de Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência da República. Se a bagunça se instaura por lá, como é o caso, e se o governo federal, como também é o caso, é obrigado a intervir com a Força Nacional de Segurança, é evidente que o ex-governador sai mal da fita. Afinal, aquela é a Polícia Militar que seu sucessor herdou. Certamente as lideranças grevistas farejaram que esse era um bom momento para aplicar uma espécie de chantagem.

As PMs do Brasil inteiro são uma bomba-relógio desde que foi apresentada a PEC 300, com a qual a então candidata à Presidência, Dilma Rousseff, se comprometeu. E o que diz essa Proposta de Emenda Constitucional? Que o salários dos policiais militares do Brasil inteiro serão igualados aos do Distrito Federal, os mais altos do pais. Um policial tem um salário-base na faixa de R$ 4.200.

A pressão em favor da equiparação começou em 2008, quando Lula editou uma Medida Provisória elevando bastante o salário da PM do DF. Atenção! Na capital federal, é a União que arca com os custos da corporação. Fez-se, então, uma grande solenidade, num estádio de futebol, com o Apedeuta falando pelos cotovelos, na buliçosa presença do então governador, José Roberto Arruda - sim, aquele mesmo do saco de dinheiro; pouco tempo depois, ele cairia em desgraça. O gesto demagógico criou uma pressão Estados afora. Surge, então, a PEC 300. Como boa parte dos estados quebraria, deu-se um jeito: o texto estabelece que, caso um estado não consiga arcar com equiparação dos salários, a União o fará.

Reitero: a campanha eleitoral de Dilma acusou o tucano José Serra de não se comprometer com a sua aprovação. De olho nas contas, Serra não se comprometeu mesmo. Ficou subentendido que Dilma, se eleita, lutaria pela PEC 300. Até Michel Temer, então candidato a vice, entrou na parada, recebendo lideranças dos policiais. Eleita, Dilma deixou o assunto pra lá.

Em Pernambuco, PMs e bombeiros pedem aumento salarial de 50% para praças (soldados a subtenentes) e de 30% para oficiais. Atualmente, um soldado da PM recebe salário de R$ 2.409, enquanto um coronel tem remuneração de R$ 13.600.
Herculano
15/05/2014 20:11
O BRASIL DA COPA. UM GOVERNO QUE PREFERIU ESTÁDIOS PADRÃO FIFA PARA O CIRCO E FALTA DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PARA O POVO PAGADOR DE IMPOSTOS. ESTAS SÃO AS MANCHETES DE HOJE A NOITE E DE AMANHÃ. WAKE UP, BRAZIL!

São Paulo e Rio têm protestos nesta quinta São Paulo e Rio têm protestos nesta quinta.

Manifestação de São Paulo terá casa de Ronaldo como um dos alvos

Com greve de policiais militares, Recife vive dia de pânico
Lojas, supermercados, escritórios, órgãos públicos e faculdades suspenderam suas atividades; movimentação parou a partir das 15 horas

Protestos contra a Copa no Brasil ganham repercussão em jornais do exterior 'New York Times' diz que manifestações são um teste para o governo brasileiro garantir segurança durante os jogos

Jogadores e seleção não tem culpa por corrupção, diz Pelé

Desespero. Dilma faz apelo à alma hospitaleira do brasileiro para a Copa

Quando lhe interessa, o PT faz a manchete do esconde. Está no seu canal de comunicação, o 247. É aquele, livre, democrático, plural, sustentado por patrocínios de estatais, dinheiro do nosso bolso.

#naovaitercopa mostra minoria violenta e falha

No eixo Rio-São Paulo, adeptos do #naovaitercopa aparecem em duas manifestações com menos de mil pessoas cada uma; black blocks presentes; houve brigas na avenida Paulista; mas carona em greves e atos sindicais não deu certo do ponto de vista político; rodoviários do Rio, por exemplo, recuaram para não serem confundidos com lúmpens mascarados; movimento não juntou 100 pessoas em Brasília; #copadascopas ganhou sem jogar; violência de black blocs não tem respaldo nas ruas.
sidnei luis reinert
15/05/2014 16:14

HERANÇA MALDITA - VEJA OS NUMEROS,RACIOCINE!!!

OFICIAL CORONEL DE INFANTARIA DO EXERCITO SIEGFRIED STARLING ALBUQUERQUE

O BRUTAL ENDIVIDAMENTO FISCAL QUE DILMA E MANTEGA ESTÃO CRIANDO, VIA BNDES, E COM A COOPERAÇÃO DO TN..."Os números são espantosos. De dezembro de 2006 até março deste ano, o total dos empréstimos do Tesouro ao BNDES saltou de R$ 9,9 bilhões ? 0,4% do PIB ? para R$ 414 bilhões ? 8,4% do PIB. Esta semana o governo pediu ao Congresso a liberação de mais R$ 30 bilhões. É criação de dinheiro e contabilidade criativa ao mesmo tempo. Mas para o presidente do BNDES, as críticas estão envenenadas. O veneno não está na crítica, mas nesse instrumento tóxico de endividamento público. O governo alega que está emprestando ao BNDES, mas, evidentemente, a instituição financeira jamais pagará isso ao Tesouro. Definir como "empréstimo" é manobra de polichinelo para enganar a contabilidade da dívida líquida. O veneno está também na forma de se transferir dinheiro do contribuinte para os grandes empresários. O Tesouro se endivida a 11% e empresta a 5%. Isso é realmente um veneno. Dias atrás o governo pegou mais um dinheiro no BNDES, o segundo resgate fez com que o banco zerasse as reservas estatutárias, recurso que foi permitido pelo decreto 8.034, de 2013. Então é assim: o governo se endivida, faz um suposto empréstimo ao BNDES, depois o Tesouro pega dinheiro com o banco para turbinar seus resultados. É criação de dinheiro. Veneno puro(...)Veneno é isso. É ir construindo falsas fontes de receita, endividando-se para emprestar a uma taxa de juros muito menor do que paga em sua dívida, usando as reservas estatutárias do banco para pagar dividendos e, tudo isso, permitindo que o banco viva sob o manto protetor do sigilo bancário para não prestar contas das suas decisões. Isso envenena a economia brasileira, principalmente porque chegou a uma enorme dimensão e não há garantias de que isso vai acabar um dia.
Herculano
15/05/2014 15:25
BLOGUEIRA QUER TESTAR A DEMOCRACIA, A LIBERDADE DE OPINIÃO E DE IMPRENSA CUBANAS

A blogueira opositora cubana Yoani Sánchez, anunciou nesta quinta-feira, 15, que seu jornal digital 14 y medio será lançado no dia 21. Segundo ela, será o primeiro jornal independente em Cuba em meio século.

"O site estará operativo em 21 de maio. Queríamos que ficasse pronto antes, mas tenho de reconhecer que a tecnologia é bastante caprichosa", escreveu Yoani em seu blog Generación Y.

Yoani, que desde o fim da restrição a saída de dissidentes de Cuba, no ano passado, tem visitado vários países, lançou o projeto no mês passado em Miami, reduto do anticastrismo nos EUA. Segundo ela, o jornal eletrônico será distribuído também para celulares, Pen drives, Cds e DVDs.

"Será um caminho difícil porque a propaganda oficial tentará nos satanizar", disse a blogueira. "Já recebemos as primeiras advertências dos serviços de inteligência do Estado."
Herculano
15/05/2014 15:00
QUANTO PIOR MELHOR. O PT COMEMORA

Este é o texto do 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínios de empresas (Petrobrás) e bancos estatais (como a Caixa, que limpou os saldos de caderneta de poupança de seus clientes e os transformou em R$720 milhões em lucro falso em seu próprio balanço)

A greve de policiais militares e bombeiros de Pernambuco já pesa sobre a campanha do ex-governador Eduardo Campos; presidenciável do PSB tem como uma de suas bandeiras o programa Pacto Pela Vida, mas terá que arcar com o desgaste provocado pela violência que se seguiu ao movimento de paralisação; servidores criticam condições de trabalho a que são submetidos; tropas federais convocadas para garantir ordem no Estado, especialmente em Recife; cenas de violência colocam em xeque bons resultados da experiência que é reconhecida internacionalmente como exemplo para a área de segurança pública; como Campos irá reagir a esta surpresa negativa?
Herculano
15/05/2014 14:56
CIRO ROSA DEVOLVE DINHEIRO À PREFEITURA DE BRUSQUE

O texto é do jornal de Santa Catarina. O ex-prefeito de Brusque e deputado estadual, Ciro Marcial Roza (PSD) foi condenado a ressarcir os cofres públicos por ter participado do superfaturamento e outras irregularidades na contratação de obras no rio Itajaí-Mirim, em Santa Catarina. A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve decisão favorável para o ressarcimento de R$ 3,3 milhões por danos aos cofres públicos. Parte do pagamento foi confirmada com o recolhimento de R$ 1,65 milhão efetuado por Ciro, considerado um dos responsáveis pelos desvios. O deputado afirmou à reportagem do Santa que não teve participação nos desvios e teria participado apenas como "fiador" do processo.
Herculano
15/05/2014 14:17
O RECORDE DE LULA: UMA FACHADA NA RAZÃO E UM ASSASSINATO DA VERDADE EM 26 SEGUNDO, por Augusto Nunes, de Veja

O vídeo que registra um trecho do palavrório de Lula no último Encontro Nacional do PT enfileira, em apenas 26 segundos, uma facada nas costas da razão, o extermínio de um plural e outro assassinato da verdade. É coisa de espantar mesmo quem já não se espanta com nada que venha do palanque ambulante.

"Disputa eleitoral é sempre troca de farpa, troca de acusação e nós temos alguns partido (sic) de oposição", diz o mestre a seus discípulos. Uma eleição pode caber nesse reducionismo mequetrefe no submundo em que o ex-presidente nasceu, vive e morrerá. Em nações civilizadas, embates decididos nas urnas não têm parentesco com o vale-tudo em que o vitorioso é quem desfere golpes baixos com maior eficiência. Nas democracias de verdade, candidatos lutam por votos amparados em programas, ideias e pontos de vista.

Para concluir o sermão de missa negra, o celebrante se volta para Dilma Rousseff: "Mas o que me causa preocupação, presidenta, é que o principal partido de oposição a Vossa Excelência é a nossa gloriosa imprensa, que é o grande partido de oposição neste país", capricha na redundância o recordista mundial de mentiras por minuto. O adjetivo "glorioso" identifica o jornalismo independente. O resto, muito apreciado pelo orador, é o lixão que junta jornais, revistas, canais de TV, emissoras de rádio, sites e blogs a serviço da seita lulopetista e de seu único deus.

Lula finge que a imprensa é um partido oposicionista para escapar de cobranças e perguntas que todo governante é obrigado a enfrentar em países onde efetivamente vigoram a liberdade de expressão e o direito à informação.

Que fim levou a autossuficiência na produção de petróleo proclamada em 2006 pelo fundador do Brasil Maravilha que continua importando milhões de barris? Ele também nunca soube nada sobre a compra do trambolho de Pasadena? O que aconteceu para que o preço da Refinaria de Abreu e Lima, tramada em parceria com Hugo Chávez, subisse de US$ 2 bilhões para US$ 20 bilhões? Um filho de um operário metalúrgico tornar-se multimilionário é apenas um milagre brasileiro? Onde estão as provas de que o mensalão foi apenas uma trama golpista dos loiros de olhos azuis? Como explicar o fiasco monumental da supergerente transformada em sucessora? Quando será balbuciado algum álibi vinculado às roubalheiras promovidas por Rosemary Noronha e seus amigos no escritório da Presidência da República em São Paulo?

É para furtar-se a essas e outras perguntas sem respostas convincentes que Lula resolveu decretar que a imprensa é um partido de oposição. Antes que use o mesmo argumento contra o Ministério Público, os procuradores e promotores de Justiça responsáveis por investigar as maracutaias que envolvem o ex-presidente devem cumprir seu dever e intimá-lo a contar o muito que sabe.
sidnei luis reinert
15/05/2014 13:24
Lula vai usar relações com a Odebrecht para garantir que PMDB não abandone o PTitanic da Dilma

Nada menos que dois terços da receita do PMDB em 2013 foi ?doada? pelo maior grupo transnacional privado do Brasil ? a Odebrecht. A empreiteira Norberto Odebrecht, em três parcelas, mandou R$ 11 milhões para os cofrinhos peemedebistas. Revelado na prestação de contas do partido à Justiça Eleitoral, o valor chamou a atenção porque supera, em muito, os R$ 6,1 milhões (ou R$ 7,5 milhões em números corrigidos pela inflação) doados na campanha de 2010. A segunda maior contribuição de empreiteiras para o PMDB foi de ?apenas? R$ 500 milhões da Andrade Gutierrez (que tem antigas e fortíssimas relações com Wellington Moreira Franco, hoje ?ministro? da Aviação).

O estreito laço do PMDB com os maiores fazedores de obras públicas confirma por que o partido será o grande fiel na balança da campanha eleitoral deste ano. Taticamente, o partido ensaia uma providencial traição - caso se confirmem as possibilidades concretas de derrota do PT (cuja precária hegemonia depende dos peemedebistas). Por isso, alguns caciques do partido já costeiam o alambrado para pular a cerca em favor de Aécio Neves, no momento oportuno.

Outros líderes, como o vice-presidente da República, Michel Temer, apenas teatralizam o apoio aos petistas. A pobre Dilma Rousseff não será uma noiva abandonada no altar. Será a companheira traída quando a lua de mel for cancelada pela falência de votos (mesmo sob risco de fraude eleitoral, no dogmático processo eletrônico que não pode ser contestado via recontagem de votos impressos).

O Presidentro Lula, grande sogrão que patrocina o conflituoso matrimônio entre infiéis, tem duas cartas na manga para conter a debandada do PMDB. Trata-se do risco de mega escândalos, como os da Petrobras, na Eletrobras ou nos Correios, atingirem o PMDB ? o que forçaria o partido a não abandonar o PTitanic. O risco de todos morrerem afogados é altíssimo.

A outra cartada de Lula é que, tanto quanto o PMDB, ele também tem grande prestígio junto aos dirigentes da Odebrecht. Se valer a lógica do manda quem pode (porque tem grana para financiar o partido) e obedece quem tem juízo, Lula tem poder de convencimento de sobra para manter os peemedebistas no seu barco, mesmo na hora da fatal pancada contra o iceberg da História.
Herculano
15/05/2014 13:09
PREFEITURA DE SP FINANCIA ENCONTRO DE BLOGUEIROS QUE SÓ FALAM BEM DO PT E SE DIZEM "PROGRESSISTAS"

Ora vejam: nos dias 16, 17 e 18 de maio, ocorre o encontro dos autoproclamados "blogueiros progressistas". O que quer dizer um "blogueiro progressista", assim, como definição em abstrato, como conceito? Bem, seria aquele que faz blog alinhado com teses de esquerda. Desde logo caberia um questionamento: "Mas é progressista ser de esquerda?". Xiii, a questão, por aí, mergulha num debate sem fim.

Mas vamos tornar o debate mais terreno: o que é ser um "blogueiro progressista"? Hoje em dia, é entendido como ser um blogueiro? petista. Mas ser petista, hoje em dia, é sinônimo de ser esquerda? Seria mais um debate infindável. Eu até tendo a achar que não. Mas notem: não precisa ser petista de alma, entendem? Basta que defenda o governo do PT.

Há entre eles, diga-se, ex-jornalistas notórios por defender a ditadura quando havia ditadura e não menos notórios por defender o governo FHC quando FHC era? governo. Como, agora, é o PT que está no poder, seguem esses a tradição de independência?

O que há de diferente hoje é que, até onde sei, a adesão de antes não era remunerada. Hoje é. O PT não conquista a fidelidade. Manda comprar. É assim também que governa o país. Esse espírito está na raiz do mensalão.

De volta ao anúncio
Muito bem! Voltemos ao anúncio. O que se informa ali é que a Prefeitura de São Paulo vai ser uma das financiadoras do encontro dos tais blogueiros progressistas. E isso quer dizer que o dinheiro público vai amparar uma turma que existe para cantar as glórias do governante de turno. E em ano eleitoral.

O dinheiro da Prefeitura pertence aos que votaram e aos que não votaram em Haddad. Pertence aos petistas e aos não petistas ? que são, obviamente, em muito maior número. Isso faz sentido? Só mesmo dentro dessa lógica torta. Não é difícil constatar que está aí caracterizada uma forma de improbidade administrativa. Eu jamais iria a um encontro de blogueiros "reacionários", "conservadores", "progressistas" ou "independentes". Pertencer a um coletivo dessa natureza nega, a meu ver, a essência de um blog, que é expressar uma individualidade. A VEJA não hospeda a minha página para que eu escreva o pensamento da revista. Ora, isso ela pode fazer melhor do que eu.

"Ah, mas o governo não anuncia também em veículos da imprensa burguesa?" Não existe "imprensa burguesa". Existem imprensa honesta e imprensa desonesta. Boa parte do jornalismo brasileiro faz o seu trabalho de modo decente, correto. Peguem qualquer edição da VEJA, da Folha, do Estadão ou do Globo, para citar alguns, e perguntem que partido poderia se sentir ali representado. A resposta honesta é "nenhum".

Os petistas inventaram, no entanto, a falácia de que a imprensa é um "partido de oposição" para que possam se sentir livres para comprar a opinião de quem está disposto a vendê-la.

Só para arrematar: um dos mais notórios "blogueiros progressistas", Paulo Henrique Amorim, já foi processado por Lula, quando o petista, claro!, era um oposicionista sem chance de chegar ao poder. Para ler a respeito, clique aqui. Depois este senhor se reinventou como "blogueiro progressista". Em priscas eras, havia se inventado como esquerdista; depois como simpatizante da fase final do regime militar; depois como interlocutor de governos tucanos; agora, como esquerdista empedernido. Ele tem uma incrível facilidade para entender a alma profunda do governismo e ser seu porta-voz. Daí vem toda a sua independência.

Creio que o ex-jornalista e governista de sempre, sob certo ponto de vista, viva o momento mais bem-sucedido de sua carreira.

PS: Ah, sim: parece que Lula será a grande estrela do tal evento. Faz sentido.
Herculano
15/05/2014 13:02
A ARBITRARIEDADE FERIU O DIREITO, por Zeca Dirceu, deputado Federal pelo PT paranaense e filho de José Dirceu, mensaleiro preso em Brasília, condenado pelo Supremo Tribunal Federal

Hoje faz seis meses que o meu pai, José Dirceu, foi preso. Ele permanece em regime fechado, mesmo sendo condenado ao semiaberto, numa gritante violação aos direitos humanos e uma afronta ao que diz o Código Penal e a Lei de Execuções Penais.

Diante disso, lanço um desafio ao presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, que na última semana desconsiderou uma jurisprudência de décadas para negar o pedido de trabalho externo com o claro objetivo de mantê-lo preso em regime fechado: para que leve a sua decisão para discussão no STF, ouvindo todos os ministros no plenário.

A alegação do ministro Barbosa para negar ao meu pai o direito de trabalhar apoia-se no fato de que ele precisaria cumprir um sexto de sua pena em regime fechado. Mas não é isso o que diz há décadas o Superior Tribunal de Justiça nem a legislação. A decisão do presidente do STF só desnuda sua vontade política e evidente perseguição a meu pai e outros réus da AP 470.

É evidente que o ministro não se conformou com a decisão do Tribunal de absolver José Dirceu e outros réus do crime de formação de quadrilha e, sozinho, com decisões que beiram a tirania, burla a lei e ainda desrespeita a instituição à qual preside.

Desta vez, Barbosa quebrou um precedente de 20 anos de execuções penais em todo o país que nunca exigiu cumprimento de um sexto de pena no semiaberto para ter acesso ao benefício. Com o posicionamento arbitrário, produziu um fato que pode prejudicar milhares de outros presos que já estão liberados para trabalhar. Estima-se, segundo a própria OAB, que no Brasil existam hoje 100 mil condenados que executam trabalho externo que podem ter seus direitos banidos com esta decisão de cumprimento de tempo de pena.

Nesta semana o próprio Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, novamente se posicionou a favor da liberação de trabalho externo de meu pai, contrapondo a decisão do presidente. Ele foi taxativo em dizer que o direito ao emprego fora do presídio faz parte do regime semiaberto. Mas Barbosa procede como se estivesse acima de todos e de todas as coisas, agindo sem considerar nenhuma outra opinião de seus iguais.

Não consigo imaginar que os demais membros do STF sejam coniventes com esta situação e permaneçam calados. É preciso que se manifestem, para o bem da nossa democracia e preservação do Estado Democrático de Direito. Pela forma como as coisas estão se encaminhando, se os demais ministros não se posicionarem sobre essa decisão de exceção, não me surpreenderia se as próximas atitudes do ministro fossem ainda mais extremistas, pois já perdeu a noção dos limites do autoritarismo.

Nenhum brasileiro está acima da lei, nem mesmo o presidente da República ou do Supremo Tribunal Federal. A impressão é que voltamos à ditadura, desta vez imposta por um representante do Judiciário que age com poder desmedido.

O que posso dizer é que não vamos nos calar! Como filho e cidadão brasileiro a minha esperança é que a história seja respeitada e ainda haja a verdadeira justiça, imparcial e livre de todo tipo de preconceito.
Zé Honesto ( (o)(o) )
15/05/2014 10:03
Ao Marcos, Não é de hoje que muitos opinam sem informação.

Cleber não é filiado ao PSD, ele está filiado no PMDB deste 2003, coloquei o link do filiaweb em algum comentário ai, da uma procurada lá e tire suas certezas, hoje a sua irmã não faz mais parte do jurídico com partido, ela fez na campanha eleitoral da sua amiga Teresa, que negociou o cargo com o governo municipal, se ele participa das reuniões mensais do partido não sei!, Porém será que ele também não participa das outras reuniões, como a do PT ou PMDB?

Então não comente num tom de certeza, zé honesto está vendo, e não vou mentir! Como diz Roberto Basei - Verdade não se esconde se conta!
Antonio
15/05/2014 08:43
MORRO DO BELCHIOR.
Qual empresa ganhou a licitação para asfaltar o morro do Belchior Alto.
Quando começam as obras e quando termina.

Abraço
Herculano
15/05/2014 08:39
TENSÃO NO ITAMARATY, por Lauro Jardim, de Veja

O nível de tensão no Ministério das Relações Exteriores é altíssimo hoje. Embaixadas brasileiras na Europa, entre elas a de Paris, avisaram ao Itamaraty que tem informações de que amanhã [hoje] haverá uma série orquestrada de ataques aos postos do governo brasileiro em capitais europeias, a exemplo do que ocorreu em Berlim.

Os diplomatas querem saber o que devem fazer amanhã, pois parte das embaixadas não conta com forte esquema de segurança.
Herculano
15/05/2014 08:33
LOGO, CONSENTE, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

Não seria o caso, ainda que para cumprir uma formalidade civil, de o PT repudiar as ameaças de filiados e militantes à integridade física do ministro Joaquim Barbosa?

Em silêncio, o partido avaliza o espírito de intolerância e o caráter violento desse tipo de manifestação.
Herculano
15/05/2014 08:31
MOVIMENTOS PREPARAM QUINTA-FEIRA NEGRA

Esta é a manchete do 247, o canal de comunicação que sobrevive com patrocínios de empresas (Petrobrás) e bancos estatais (como a Caixa, a que raspou saldos de cadernetas de poupança de seus clientes e fez deles, um lucro falso de R$720 milhões em seu próprio balanço)

Com o mote "Copa sem povo: tô na rua de novo", mais de 12 mil pessoas confirmaram presença pelas redes sociais, nas manifestações que ocorrerão em pelo menos sete cidades-sede da Copa do Mundo, além de Vitória, no Espírito Santo e, inclusive, Santiago, no Chile; os manifestantes pretendem ocupar as ruas, como ocorreu, em junho do ano passado; entre as reivindicações do grupo estão o arquivamento dos projetos de lei que tipificam crime de terrorismo ou ampliam penas para danos causados durante manifestações e a desmilitarização das polícias

O texto é de Mariana Tokarnia, repórter da Agência Brasil, a agência de notícias do governo. Faltam 28 dias para a Copa do Mundo. No portal oficial da Copa 2014, a contagem regressiva é feita em meio ao verde, amerelo e azul da bandeira do Brasil. Já no site do Comitê Popular da Copa de São Paulo, ela é feita em preto, com a pergunta: "Copa pra quem?". O questionamento expressa a indignação de movimentos sociais, organizações civis, partidos políticos, pessoas atingidas por grandes obras e ativistas que irão às ruas hoje (15) com a bandeira: "Copa sem povo: tô na rua de novo".

As mobilizações deste 15 de Maio, intitulado 15M - Dia Internacional de Lutas contra a Copa, foram definidas no início do mês, no Encontro dos Atingidos - Quem Perde com os Megaeventos e Megaempreendimentos, organizado pela Associação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop), para denunciar violações de direitos humanos que ocorreram durante a preparação do Mundial.

Estão agendadas manifestações em, pelo menos, sete cidades-sede da Copa do Mundo -Rio de Janeiro, Distrito Federal, Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Salvador, além de Vitória, no Espírito Santo e, Santiago, no Chile. As confirmações pelo Facebook passavam das12 mil até a noite de ontem (14).

Os manifestantes pretendem tomar as ruas, como ocorreu em junho do ano passado, quando uma série de atos mobilizou milhares de brasileiros durante a Copa das Confederações. Em manifesto, ativistas e movimentos que convocaram o 15M apresentam 11 reivindicações, dentre as quais, o arquivamento dos projetos de lei que tipificam crime de terrorismo ou ampliam penas para danos causados durante manifestações. Os atos também cobram a desmilitarização das polícias, pensão vitalícia para as famílias dos nove operários mortos trabalhando na construção de estádios da Copa, bem como a responsabilização das construtoras.

Os movimentos também reivindicam o fim dos despejos e das remoções forçadas, a realocação de todas as famílias atingidas e a garantia de moradia digna. Defendem a democratização dos meios de comunicação, com ênfase nas transmissões dos jogos, que será feita com exclusividade pela Rede Globo, e investimentos em transporte público de qualidade, além da tarifa gratuita nos transportes públicos - pauta que movimentou o país, no ano passado.

Cada cidade tem uma programação própria dos atos, mas a maior parte das passeatas está prevista para o período da tarde.
Herculano
15/05/2014 08:26
A IRA VENCE O DELÍRIO, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

Fiel ao seu lema de que política é encenação, o artífice da propaganda do Planalto, João Santana, trocou o cenário do otimismo de governo pelo embate na arena do pessimismo na campanha eleitoral.

A celebração do paraíso em contraposição às críticas dos que apontavam equívocos na condução da política e da economia do País não foi suficiente para cumprir o vaticínio feito pelo mesmo Santana de que no fim de 2013 a presidente Dilma Rousseff não só recuperaria todo capital de popularidade como seria eleita no primeiro turno, batendo com facilidade os "anões" da oposição.

Conforme atesta também o mago do marketing em sua teoria, política é teatro, mas não é ficção. De onde, a realidade se impôs e contrariou suas previsões indicando a necessidade da mudança de rumo na estratégia.

"Não está tudo bem com os preços", começou dizendo a presidente em recente encontro com jornalistas. Nesta semana, reconheceu que o governo "subestimou" a complexidade e os prazos das obras do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Pegou leve diante do quadro real, mas fez uma inflexão menos delirante do ufanismo costumeiro.

Na mesma linha, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, rendeu-se à "frustração" ante ao atraso das obras da Copa e admitiu que o governo foi "incompetente" no diálogo com a sociedade. De fato, monologou o tempo todo e atuou na base do "venha a nós".

O comercial do PT exibido na terça-feira faz referência aos "fantasmas do passado", genericamente representados por perdas de benefícios obtidos durante os governos comandados pelo partido.

Há quem veja nisso a repetição com sinal trocado do medo versus esperança que dominou a cena da eleição de 2002.

A comparação, contudo, não resiste a um exame racional. Na época havia um receio real a respeito do que faria o PT no governo. Tanto que o partido precisou se comprometer por escrito com os fundamentos da estabilidade econômica para ganhar a eleição.

Hoje as incertezas têm origem justamente nas atitudes do governo, que ao longo do tempo vem abandonando os compromissos firmados na Carta aos Brasileiros e se aproximando cada vez mais de seu programa original. Com receio de perder o poder, deixou de lado a leveza do modelo da fantasia paradisíaca e ficou bravo de novo.

Há receio quanto à crença firme do governo na manutenção de uma inflação baixa, na necessidade do controle de gastos públicos, na correção de rumos equivocados, na oitiva aos apelos à racionalidade, na capacidade de enfrentar com realismo situações adversas e de fazer o que precisa ser feito para o País avançar.

A estratégia do medo pode render boas propagandas, mas só terá resultados se refletir a realidade. João Santana tem razão: política é teatro, mas não é ficção.
Herculano
15/05/2014 08:21
CONVITE QUE CIRCULA ENTRE AS LIDERANÇAS DE GASPAR PARA DEFENDER O ANEL DE CONTORNO. O SECRETÁRIO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO, CÉSAR BOTELHO, PMDB, VIRÁ AQUI HOJE A TARDE PARA EXPLICAR A RAZÃO PELA QUAL O GOVERNO DO ESTADO ESTÁ RETIRANDO O ANEL DE NÓS E TRANSFORMANDO EM OBRAS DE MOBILIDADE EM BLUMENAU, TERRA DO SECRETÁRIO. ACORDA, GASPAR!

A Câmara de Vereadores de Gaspar, através da vereadora Andréia Nagel, promoveu na última sexta-feira, dia 02 de maio, uma reunião com o objetivo de discutir o tema "Mobilidade Urbana - Anel de Contorno". Para conhecimento de Vossa Senhoria estamos enviando um breve relato do que foi discutido neste importante encontro que contou também com a presença de outras lideranças.

A vereadora Andréia Nagel iniciou com o vídeo institucional do Governo do Estado sobre o projeto do Anel de Contorno. Após o vídeo a vereadora apresentou um histórico, resumindo as discussões que já ocorreram acerca deste projeto considerando o início do processo de licitação, bem como, quando ocorreu a apresentação do mesmo no nosso município em 11 de julho de 2013.

Terminada a explanação os presentes puderam manifestar-se referentes ao tema, tecendo considerações e também apresentando sugestões.

Levando-se em conta a relevância do assunto e o interesse dos presentes em fortalecer a discussão foram definidos os seguintes encaminhamentos:

1. Estabeleceu-se uma comissão formada por vereadores, representantes das entidades de classe e executivo municipal que se reunirá regularmente para a discussão do tema em questão.

2. A primeira reunião desta comissão será com o Secretário Regional de Blumenau, Sr. César Botelho, que será convidado a comparecer na Câmara de Vereadores para conversar com a comissão sobre o projeto do Anel de Contorno, trazendo esclarecimentos em relação ao mesmo.

3. O Sr. José Eduardo de Souza, presidente da ACIG - Associação Empresarial de Gaspar, fará contato com a ACIB - Associação Empresarial de Blumenau para que a comissão de Gaspar possa participar das reuniões que a comissão de Blumenau realizar a fim de unir forças em busca de obras para a região como a Penitenciária, Via Expressa, Mudança do 10º Batalhão da PM e o Contorno Viário Sul de Gaspar.

4. Encaminhar ofício ao prefeito municipal Sr. Pedro Celso Zuchi, convidando-o a participar dos encontros realizados por esta comissão com o intuito de cooperar com as discussões. Obs: Ofício protocolado dia 06/05/2014

Em virtude deste encontro e atendendo a um dos encaminhamentos, convido Vossa Senhoria a participar de uma reunião com a Comissão de Discussão do Projeto do Anel de Contorno, bem como com o Secretário de Desenvolvimento Regional Senhor Cesar Botelho. Esta reunião acontecerá no dia 15 de maio (quinta-feira), às 15 horas, nesta Casa de Leis e terá o objetivo de buscar esclarecimentos sobre o projeto que beneficiará Gaspar e região.

Agradecemos a atenção dispensada e ficamos ao dispor de Vossa Senhoria

Atenciosamente
Vereadora Profª Andréia S. Z. Nagel
Herculano
15/05/2014 08:07
NEM ELES SE ENTENDEM DIANTE DE TANTA BAGUNÇA E MENTIRAS, FALTA DE PLANOS E CONTROLE. MANTEGA NEGA QUE GOVERNO USE TARIFAS PARA CONTER PREÇOS

O texto é do jornal Folha de S. Paulo. Ministro da Fazenda diverge de Mercadante sobre política para inflação. Candidatos de oposição dizem que modelo adotado pelo Planalto alimenta riscos para o próximo governo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou ontem que o governo controle preços de combustíveis e tarifas de energia elétrica para segurar a inflação, contradizendo declaração do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e acirrando o debate eleitoral sobre a política econômica do governo Dilma Rousseff.

Em entrevista à Folha publicada nesta quarta (14), Mercadante admitiu que o governo tem controlado as tarifas para evitar o impacto que elas teriam na inflação. Críticos da política econômica dizem que esse modelo aumenta os riscos que o próximo governo terá que administrar.

O Planalto tem enfrentado dificuldades para manter a inflação dentro do limite máximo definido pela meta oficial, de 6,5% ao ano, apesar de seguidos aumentos nas taxas de juros pelo Banco Central e mesmo com a atividade econômica em marcha lenta.

Isso fez aumentar a ansiedade do eleitorado com os rumos da economia e reduziu a popularidade da presidente Dilma Rousseff, que concorrerá à reeleição em outubro.

Após participar de uma audiência na Câmara dos Deputados, Mantega citou reajustes recentes nos combustíveis e nas tarifas de energia como prova de que o governo não está represando as tarifas.

"Temos feito, sim, reajustes", disse. "Maior exemplo é o preço da energia, que subiu 18%. Onde está o represamento dos preços?" E acrescentou: "Gasolina tem tido aumentos todo ano no Brasil."

Apesar dos reajustes, os combustíveis não têm acompanhado a alta dos preços internacionais do petróleo, o que causa prejuízos à Petrobras. No setor elétrico, o Tesouro tem bancado boa parte dos custos das concessionárias, adiando para o ano que vem reajustes de tarifas.

"Não é recomendável fazer intempestivamente a correção do preço. Tem que esperar passar essa turbulência, essa volatilidade, depois buscar o alinhamento", disse.

As declarações de Mercadante e Mantega abriram espaço para novos ataques dos dois principais adversários de Dilma na corrida presidencial ao modelo que ela adotou para a condução da economia.

Eduardo Campos (PSB) afirmou que o governo está "tentando fazer uma administração da inflação como se fazia no período pré-real".

"O governo não fez o dever de casa na política monetária e fiscal, a inflação cresceu, e o governo, em vez de ter a humildade de dizer erramos, vamos corrigir, vacilamos quanto ao tripé econômico', vem dizer agora ou é conter as tarifas públicas ou estourar a inflação', isso está errado", afirmou, após participar de encontro com prefeitos de todo o país, em Brasília.

O senador Aécio Neves (PSDB) afirmou que o governo age com "discurso demagógico" sobre a inflação.

"A inflação está aí, é preciso de um governo que gere confiança no mercado e nos cidadãos. (...) Nós corrigimos lá atrás [a inflação], acabamos com ela, e, no momento em que deveríamos estar debatendo a agenda da competitividade, estamos novamente debatendo inflação e congelamento de preços", disse.

Tanto Aécio como Campos, porém, evitaram dizer se fariam reajustes nas tarifas seguradas pela política do governo federal.

Na Câmara, Mantega também defendeu a solução encontrada pelo governo para socorrer o setor elétrico.

O Tesouro vai repassar R$ 13 bilhões ao setor elétrico neste ano. As distribuidoras vão ainda tomar empréstimo de R$ 11,2 bilhões, quantia que será repassada para a conta de luz a partir de 2015.

"No fundo, a conta é do contribuinte. Não fazemos milagre", afirmou o ministro. "Pior seria colocar tudo no consumidor, diretamente."

Eduardo Campos disse que o empréstimo feito para as concessionárias do setor elétrico é um "atentado à economia popular.
Herculano
15/05/2014 08:04
FALTA PEIXE FRESCO NA FEIRA DE GASPAR. FALTA CAMINHÃO FRIGORÍFICO PARA O TRANSPORTE

Quarta-feira era o dia da Feira do Peixe Beneficiado, na Casa do Agricultor. Os peixes vinham do Pescado Fernandão, que está certificado para a venda do pescado. Lá eram vendidos peixe eviscerado com cabeça, tilápia limpa sem cabeça e filé de tilápia, já pronto para o consumo.

Mas há duas semanas a comercialização está suspensa. Falta de um veículo refrigerado, para fazer o transporte do produto da empresa, até a Casa do Agricultor. A exigência foi feita pela Vigilância Sanitária, que quando dá certificação da empresa, emitiu um termo de ajustamento de conduta (TAC) para que em quatro meses, a empresa fizesse a aquisição desse veículo para o transporte da produção do pescado.
Herculano
15/05/2014 07:58
"CONTRABANDOS" INFESTAM MP QUE DILMA TORNOU LEI

Além de transformar em lei o "contrabando" que livrou a montadora coreana Caoa Hyundai de pagar R$ 1 bilhão em impostos por ano até 2020, a presidenta Dilma fechou os olhos para outros dispositivos, sem qualquer pertinência com a temática original, enxertados na medida provisória nº 627. A farra livrou ricaços de pagar impostos sobre aplicações financeiras, isentou de tributos fabricante e importador de máquinas e implementos e até parcelou débitos de criadores de cavalo.

MP complacente
Além da Hyundai, a japonesa Mitsubishi também foi beneficiada por artigos malandros enxertados na MP 627, e sancionados por Dilma.

Jabuti na árvore
Contrabando curioso, transformado em lei na MP 627, anistia débitos de PIS/Cofins de "cooperativas de serviços culturais". Humm?

Fechada, mas lucrando
A MP 627 também tornou lei um enxerto com endereço certo: prevê apuração de "ganho de capital" por empresas inativas desde 2009.

Reino do lobby
O mesmo governo, tão generoso com grandes grupos empresariais, continua implacável ao aumentar impostos dos cidadãos comuns.
Herculano
15/05/2014 07:50
BATENDO CABEÇA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

À Folha, o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, admitiu o que todo mundo sabe, mas ninguém no governo diz: sim, há controle de preços (de energia e gasolina) para segurar a inflação.

Ele não usa a expressão "controle de preços", mas declarou exatamente isso: "Preços administrados são preços administrados. Você administra em função do interesse estratégico da economia, dos consumidores". É a "política anticíclica".

Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem em audiência pública na Câmara que não existe nada disso de controle de preço ou de preço administrado. Mas ele se enrolou todo ao usar o exemplo da energia e desmentir, na prática, a posição do colega da Casa Civil.

A tarifa, assumiu Mantega, "subiu 18%". Em sendo assim, "cadê o represamento dos preços?".

E continuou se enrolando, ao falar sobre os R$ 13 bilhões (9 e depois mais 4) que o Tesouro tem de despejar no setor de energia para corrigir as políticas voluntaristas do governo Dilma: "No fundo, a conta é do contribuinte. (...) Pior seria colocar tudo no consumidor, diretamente".

Ou seja, nós todos vamos pagar essa continha salgada do "controle", ou da "administração", ou do "represamento" das tarifas de energia que Mercadante admite e Mantega nega.

Nenhum dos dois lembrou que Dilma fez pronunciamento na TV para gabar-se da redução da conta de luz de empresas e consumidores. E nem era por uma política "anticíclica" ou contra a inflação, mas por populismo puro e simples.

O gato comeu a intenção, o setor sofreu, os preços aumentaram e, enquanto Dilma e seus dois ministros mais importantes batem cabeça, o Tesouro tem de dar um jeito.

Quando se fala em "Tesouro", não está se falando de algo abstrato ou do dinheiro alheio. Está se falando do meu, do seu e do nosso suado dinheirinho. Porque nós, contribuintes e consumidores, em geral somos uma entidade só. A que paga o pato.
Herculano
15/05/2014 07:48
RAIO X


Olha só esta. A prefeitura de Gaspar por meio de um lacônico press release diz; secretária de Saúde solicita retomada dos serviços de raio-x em Gaspar. E para isto Márcia Adriana Cansian, teve que ir ontem a Florianópolis falar com a Diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Karin Cristine Leopoldo, na Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis.

E por que teve que fazer isto? Porque ela queria que uma empresa particular fizesse o serviço a mando dela para o município sem acertar os ponteiros com todos os envolvidos. Quem penou? Os doentes, pobres e desinformados. Márcia Adriana Cansian, na sua sanha de desmoralizar o Hospital de Gaspar, tentou colocar este problema no colo do Hospital e se deu mal. O bicho pegou na cidade. É que o Hospital não tem nada a ver com isso. É uma briga entre a prefeitura e o governo do Estado.

Engraçado tudo isto. Quando se quer economizar em Gaspar, a conta sobra para o Hospital, postos de saúde, creches, escolas, entidades assistenciais, abrigos etc. Mas, para viagens Brasília, inclusive para protesto contra o governo Federal, que é do mesmo partido do governo daqui, não há restrições. Acorda, Gaspar!
Herculano
15/05/2014 07:41
SEM DRENAGEM?

Estava no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet e só aparece no final do dia enquanto outros que precisam de leitores aparecem cedo e atualizado - "supressão do contrato para drenagem pluvial e pavimentação em lajotas sextavadas de concreto da Rua Arnoldo Koch. CONTRATADA: TERRAPLENAGEM E TRANSPORTES ZABEL LTDA. (83.441.493/0001-22). VALOR TOTAL: R$ 19.886,24".

Nada foi explicado qual a razão que motiva isto. Então se vão tirar de uma licitação a pavimentação e a drenagem de uma rua, o que sobra?
Herculano
15/05/2014 07:22
É VOCAÇÃO. OS ESPERTOS DA TETA.FOI ASSIM NA REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PSDB. ALA DO PMDB AUMENTA PRESSÃO POR NEUTRALIDADE

Queda nas intenções de voto em Dilma e divergências nos Estados reforçam tese de setores que defendem a independência do partido na eleição de outubro

O texto é de Ricardo Della Coletta da sucursal de Brasília para o jornal O Estado de S.Paulo. A queda nas intenções de voto na presidente Dilma Rousseff, conforme as mais recentes pesquisas, e as divergências nos Estados levaram ontem a ala dissidente do PMDB a aumentar a pressão sobre a cúpula do partido para que a sigla fique neutra na disputa pelo Palácio do Planalto e negue apoio à reeleição da petista.

A menos de um mês da convenção nacional do PMDB que vai decidir o rumo do partido na sucessão presidencial, setores da legenda aproveitaram a reunião da Executiva Nacional, em Brasília, para reforçar a cobrança por uma postura independente na eleição d e outubro. "Oscilações de pesquisas atiçam o debate político", disse o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), após o encontro.

As críticas principais foram no sentido de que o partido se beneficia pouco do acordo nacional com os petistas. Os peemedebistas reclamaram ainda que a bancada federal pode ficar menor caso a aliança seja mantida, o que diminuiria o peso político da sigla no próximo governo. "O PMDB participa do governo com cinco ou seis minutos do tempo de televisão, mas não apita nada na construção de políticas públicas do País", disse um dos porta-vozes dos insatisfeitos, o deputado federal Leonardo Picciani (RJ).

Embora as divergências locais ainda sejam o motor das insatisfações dentro do PMDB, a avaliação é que as críticas à aliança nacional PMDB-PT também foram influenciadas pela queda da avaliação do governo Dilma e das intenções de voto na petista nas pesquisas eleitorais. No Rio, por exemplo, o PMDB deve lançar candidato Luiz Fernando Pezão, que assumiu o governo do Estado no lugar de Sérgio Cabral, enquanto que o PT trabalha pela candidatura do senador Lindbergh Farias. "Fortalecer o seu adversário a nível nacional é o mesmo do que fortalecer o adversário no Estado", resumiu Picciani.

O Rio tem o maior número de convencionais que decidirá pela coligação ou não com Dilma na convenção no dia 10 de junho. A insatisfação também ocorre em outros Estados com peso interno, como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Apoios. Na tentativa de mostrar unidade do partido, Temer, presidente licenciado da sigla e que trabalha pela aliança, apresentou ontem ofícios de apoio assinados pelos convencionais dos diretórios de Minas Gerais e de São Paulo. Também advogou a tese de que a sigla respeite as peculiaridades eleitorais dos Estados nas coligações, desde que haja a defesa do projeto nacional.
Herculano
15/05/2014 07:18
O MASOQUISTA

Tem leitor contumaz e assíduo, que escreve afirmando que esta coluna não possui crédito.

1. Se não possui, por que a lê?
2. Se não possui, por que se incomoda tanto com o que está escrito?
3. Se não possui, por que ela continua tão e a mais acessada?

O leitor deve ser um masoquista. Gosta de sofrer. Primeiro se obriga ele próprio a ler algo sem crédito a todo momento; segundo contribuiu para o aumento dos acessos e o sucesso de audiência da coluna; terceiro não consegue contradizer o que está escrito com argumentos, somente com xingamentos, discriminação e constrangimentos morais.
Herculano
15/05/2014 07:12
AMARRANDO O BARCO

O PSD de Santa Catarina anda meio solto, inclusive com o seu tutor, o senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira, PMDB. Ele é um dos adeptos de colocar o PT no barco, ou no mínimo arrumar um lugar no palanque para Dilma Vana Rousseff, além do próprio palanque que o PT poderá vir a construir sozinho com os partidos de esquerda, ou com o PP, como quer o deputado João Pizzolatti Júnior.

O que Dilma arrumou de uma hora para outra? Ela ligou ontem à tarde para Raimundo Colombo marcando uma audiência para hoje, às 11h, no Palácio do Planalto. Oficialmente na pauta? Pendências administrativas com o Estado e a cidade de Florianópolis. Extra-oficialmente? As amarrras do palanque eleitoral de Gaspar.
Herculano
15/05/2014 07:07
COMPLEXO DE ELEFANTE, por Rogério Gentile, para o jornal Folha de S. Paulo

A Copa do Mundo custaria muito menos ao Brasil não fosse o "complexo de elefante" de Lula. Por causa de sua mania de grandeza, assentada no populismo inconsequente de quem se preocupa apenas com a própria popularidade, o evento terá 12 cidades-sede. A Fifa imaginava oito ou dez.

Na história da competição, em apenas duas ocasiões houve mais sedes do que na "Copa das Copas": em 1982, na Espanha, realizada em 14 municípios, e no Mundial de 2002, promovido em 20 cidades, mas em dois países diferentes (Coreia do Sul e Japão, com dez sedes cada um).

Somente a Suécia (1958), a Itália (1990) e a Alemanha (2006) usaram 12 cidades, como aqui. Há de se considerar que os acima citados são países bem menores que o Brasil, o que facilita o deslocamento dos torcedores e das delegações. Nem mesmo os EUA apostaram tão alto. Em 1994, a Copa ocorreu em nove cidades.

O resultado desse gigantismo será mais bem percebido no pós-Copa, com a profusão de estádios vazios, mas de altíssimo custo de manutenção. Manaus, por exemplo, construiu uma arena para 44 mil pessoas, mas não tem equipes na primeira, na segunda ou na terceira divisão do futebol brasileiro. A final do torneio estadual de 2013 foi vista por 8.032 corajosos torcedores (só 5.800 pagantes).

O diagnóstico apresentado pela Folha também é consequência direta do hiperbolismo lulista: a menos de 30 dias do evento, o país só cumpriu 41% das metas, sendo que várias obras ficarão prontas depois da Copa e outras foram abandonadas.

Nem mesmo o Itaquerão, palco de abertura, está totalmente pronto, dando razão para quem dizia que seria mais fácil (e mais barato) reformar o Morumbi. Erguido, ironicamente, na sub-bacia do rio Verde, o estádio foi feito por insistência do próprio Lula, que pretendia presentear a torcida corintiana. Que o presente aos corintianos não vire motivo de constrangimento aos brasileiros no dia 12 de junho.
Juju do Gasparinho
14/05/2014 20:54
Prezado Herculano:

Postado às 07:53hs.
Só tem medo de fantasmas, quem tem esqueleto no armário.
E o PT tem muitos.

"Dilma trai o produtor rural. E faz pouco caso de aliados como Kátia Abreu e veta lei que isenta máquinas agrícolas de emplacamento.
Não é à toa que Dilma Rousseff virou "persona non grata" no meio rural". Blog do Coronel.

Herculano, sinto pelos agricultores. Para Kátia Abreu acho pouco.
O PT sabe ser bem pior.
Para Sr Cleber, Sr Maicon, Sr Doraci
14/05/2014 20:48
Para O Senhor Cleber:


Art. 20 A - O registro de freqüência dos servidores públicos municipais, de cumprimento obrigatório tanto para os ocupantes de cargo efetivo quanto para os de cargo em comissão, é diário e será procedido de forma mecânica ou eletrônica, na forma de regulamento, pelo qual se verificará, diariamente, a entrada e saída do servidor em serviço, para todos os efeitos legais, especialmente de pagamento da remuneração.

Para o seu conhecimento é artigo do nosso estatuto, e nele não diz a diferença entre nos servidores da saúde e da educação.
Ou seja todos tem que realizar o registro eletrônico. E nada de ficar passando a mão nos comissionados. Pois até agora não vi nenhum comissionado ser descontado.
E Sr Cleber, Sr Maicon, Sr Doraci, Sr Neivaldo se vocês não conseguem interpretar esse artigo, posso ir até ai explicar para os senhores...
São Todos os servidores....
Acorda!!!
Marcos
14/05/2014 20:37
Realmente Lucas e o Zé honesto ((o)(o)) , não sabem de nada, o Atual Diretor Cleber Sabel é filiado ao PSD, pois frequenta as reuniões do partido mensalmente, e sua irmã Dra Sinara é procuradora do partido PSD, e o Sr Euclesio Sabel não posso acreditar que está filiado ao PT, pois seria uma grande perda para o PMDB.
E sobre o Sr Cleber realmente não tem palavras o por que devende tanto o PT.
E está mais do que na hora de perdirmos para a diretora Raquel assumir o departamento pessoal, como era realizado antes. Para colocar ordem, pois ela é a única que sabe ver o nosso lado de servidor.
O mais engraçado que nenhum secretario apoia o Diretor Departamento Pessoal Sr Cleber.
Sr maicon está mais do que na hora do senhor acordar e trocar.
E Cleber acorda... pois o que você paga não sai do seu bolso...
Juliano Carpes
14/05/2014 19:20
Sugiro aos servidores que busquem seus direitos em conjunto, isto é se unam e cobrem de quem quer que seja.

Porém, esperar alguma coisa do juvino do sindicato, é esperar demais.

Vcs sabem que ele é da educação e só fica ali no sintraspug pra não voltar pra sala de aula e proteger sua amada.

E mais é muito froxo, fez alguma kgda na greve.

Então pressionem esse tal de cleber que duvido que ele vai resistir a pressão.

Quem, não tem sindicato...
ze_da_baga_aberta
14/05/2014 16:48
ENTÃO... REALMENTE DISCURSOS SÃO FÁCEIS.... A PRÁTICA DELES É QUE TEM SERVENTIA E O POVO ESPERA.... O SR. DANIEL E SUA TRUPE LÁ EM ILHOTA, DURANTE A DISPUTA ELEITORAL NO ALTO DO NO PALANQUE ELEITORAL... ARROTAVA AOS QUATRO VENTOS QUE FARIA UMA GESTÃO TRANSPARENTE, EFICIENTE... BLÁ.BLÁ.BLÁ.... POIS AGORA, QUEREMOS SABER... QUAL É O CUSTO VERDADEIRO E TOTAL PARA CONSERTAR A BALSA AFUNDADA PELA IRRESPONSABILIDADE... INCOMPETÊNCIA... DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. GOSTARIA DE SABER TAMBEM A MODALIDADE DE LICITAÇÃO ADOTADA.... SÓ O QUE FALTA QUE FOI DISPENSADO LICITAÇÃO ALEGANDO URGÊNCIA.... CLARO QUE É URGENTE... MAS ISSO TEVE ORIGEM EM UMA IRRESPONSABILIDADE... SR. MINISTÉRIO PÚBLICO ACOMPANHE O CASO POR FAVOR.... ACUMULAM-SE AS IMPROBIDADES....
sidnei luis reinert
14/05/2014 12:33

Aos amigos... tudo

A coluna ?Raio Laser?, do jornal Tribuna da Bahia de ontem, confirma como funciona Luiz Inácio Lula da Silva com seus amigos de fé e irmãos companheiros:

?Em conversa reservada com o governador Jaques Wagner, o ex-presidente Lula disse que jamais deixaria na mão o aliado de toda hora José Sérgio Gabrielli, que dirigiu a Petrobras em seu governo e, naquela condição, foi o principal patrono da polêmica compra de Pasadena. Por esse motivo, Lula fez questão de prestigiar Gabrielli e defender o negócio, objeto agora de uma CPI no Congresso?.

No atual estilo Lula, vale uma reinterpretação deu m velho ditado político:

?Aos amigos, tudo... Aos inimigos... nem a lei...?
Juliano
14/05/2014 11:10
Servidores da Saude, e outras secretarias, vamos nos unir e nao assinar a notificaçao. Somente, quando o ponto estiver funcionando em todas as secretarias. Isto constata perseguição, principalmente com a Secretaria de Saude. Aos olhos da Secretaria de Saude, somos todos ruins... A Lei, deveria mudar no novo estatuto. Somente pode ser Secretario no municipio de Gaspar, quem realmente for de Gaspar. Temos outros profissionais de Saude, como Medico, enfermeiros e dentistas, capazes de administar a Secretaria de Saude. Nao precisa ser uma la de Botuvera!!!
vlad
14/05/2014 10:19
Nesse ano, o Canadá não vai sediar e nem classificou a sua seleção para a Copa do Mundo. Vai ter que se conformar com seus 20 Nobel, o fato de serem o quinto país com melhor qualidade de vida, com acesso à educação e saúde de alta qualidade e renda média de mais de 30 mil dólares por ano. Os canadenses devem estar morrendo de inveja de nós.
Zé honesto ((o)(o))
14/05/2014 10:06
Ao Lucas o informado!

Não basta falar besteira, o pior que ainda registra isto nesta coluna de respeito. Estou vendo tudo isto.

Cleber por ser cunhado de Amarildo e de Leila de Andrade, não foi indicação de Marcelo Brick! Até porque o único cargo em comissão de indicação do partido do Brick é o suplente de vereador, que é filiado ao mesmo partido, Cleber é de outro partido, foi indicação da Teresa e do PMDB que aceitou! Que hoje tem como presidente do Partido o Kleber Wan-dall., ex-candidato a Prefeito, junto com Teresa!

Se tivesse alguma indicação de Brick foi com o jovem Denis Eduardo Estevão, que hoje não faz mais parte do corpo da prefeitura, pediu sua saída. Então não tem mais nenhuma indicação individual.

Amarildo e Leila de Andrade nem fizeram indicação alguma, até porque sua participação foi como dita somente na eleição.

Irmã de Cleber foi assessora jurídica na campanha de Teresa, onde negociou com a própria para comissionar seu irmão, que hoje é campeão de reclamações dentro da prefeitura!
Miguel José Teixeira
14/05/2014 09:57
Deu no jornal:

Esta missiva chegou assinada pelo amigo Luiz Ludovico. Conta que, durante a encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, Pernambuco, o ator no papel de Pôncio Pilatos perguntou aos milhares de espectadores mergulhados na emoção: ?Quem vocês condenam? Jesus ou Barrabás??. Com um vozeirão potente, um dos espectadores gritou: ?Solte os dois e prendam o Lula!?. Gargalhada geral. Depois disso, foi difícil continuar a encenação.
(Correio Braziliense, hoje, na coluna do Ari Cunha)
Lucas
14/05/2014 08:51
Árvore do Apadrinhamento

PT e Marcelo Brick + Amarildo e Leila de Andrade (cabo eleitoral de Brick) = Cleber Sabel (cunhado de Amarildo)

E assim a vida segue... #incopetência #faltadepreparo #sem qualificação
#jogodeinteresses

ACORDA GASPAR
Herculano
14/05/2014 08:00
AGU PEDE E STJ PROÍBE GREVE NA POLÍCIA FEDERAL, por Cláudio Humberto na coluna que publica hoje nos jornais brasileiros

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça para proibir greve de agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal, ou mesmo "operação padrão", previstas para o período da Copa do Mundo, e solicita a aplicação de multa diária de R$ 200 mil em caso de desobediência. A relatora, ministra Assusete Magalhães concedeu a liminar nesta terça (13).

Jurisprudência
A iniciativa da AGU é baseada em decisões anteriores da Justiça, que firmou jurisprudência contrária a greves do gênero na Polícia Federal.

Atípica e ilegal
A AGU sustenta que "operação padrão" é forma de pressão ilegítima e danosa para a sociedade, "uma modalidade atípica e ilegal de greve".

Bens maiores
Suspensão, redução ou embaraço das atividades da PF comprometeria bens maiores, como segurança de pessoas e patrimônio, diz a AGU.

Briga nacional
A ação da AGU é contra os 27 sindicatos estaduais de policiais federais e também contra a Federação Nacional dos Policiais Federais.
Zé Honesto ( (o)(o) )
14/05/2014 07:58
Quanta bobagens, não é de hoje que raposa sobrevive da galinha do vizinho. Estou de olho.

http://filiaweb.tse.jus.br/filiaweb/filiacao/registro/detalhar.seam?operacao=Detalhar&cid=6440

O link acima mostra a que partido Cleber Sabel é filiado - se não conseguirem acessar, eu falo " PMDB ", quem indicou foi Teresa da Trindade ex-vereadora, ex - secretaria de saúde e ex-candidata a prefeito deste município, o acerto já estava até antes da eleição!, mas es a questão?, se ele é filiado ao PMDB, Teresa na época era do PSD, como alguém de outro partido indica alguém que é da oposição a assumir um cargo de chefia dentro da prefeitura que não os pertencem? Está assim tão feio as coisas dentro do PMDB? Quem está de fora manda e quem é de dentro está perdido? Isso tudo em Gaspar.

Cleber Sabel foi indicação de Teresa, Cleber é filiado ao PMDB que é oposição declarada do PT, porém é engraçado e até burrice o PT criar cobra de outro partido ainda mais quando se fala de oposição.

Não da pra entender. Precisamos mudar muita coisa ai no meio!.
Herculano
14/05/2014 07:53
PT, PARTIDO TERRORISTA. OU; CAMPANHA FASCISTOIDE!

O PT decidiu fazer a campanha do medo vencendo a esperança, invertendo a fórmula do marqueteiro Duda Mendonça em 2002. Em sua inserção na TV, investe no terrorismo eleitoral. Simula cinco situações que oporiam o Brasil do passado - governado pelo PSDB - ao do presente, sob a gerência do PT. Os atores de cada um dos quadros são os mesmos, ontem e hoje. Uma família feliz, por exemplo, está comprando sorvete na rua e olha para si mesma, no passado, quando vivia na indigência. Uma lágrima, nada furtiva, rola dos olhos de uma menina. Uma voz em off, meio cavernosa, alerta: "Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo o que conseguimos com tanto esforço. Nosso emprego de hoje não pode voltar a ser o desemprego de ontem. Não podemos dar ouvidos a falsas promessas. O Brasil não quer voltar atrás".

Independentemente das afinidades eletivas, trata-se de uma mistificação grosseira no que afirma e no que omite. "Ah, o PSDB fez o mesmo em 1994, 1998 e 2002 e venceu a eleição assim duas vezes!" A afirmação é falsa como nota de R$ 13. Deixar claro que o PT era contra o Plano Real não era "terrorismo eleitoral", mas matéria de fato. Pode-se encontrar a propaganda do partido na Internet. Os arquivos da imprensa estão disponíveis. Aloizio Mercadante e Maria da Conceição Tavares haviam convencido Lula de que o malogro seria espetacular e de que os pobres pagariam a conta do ajuste. Eu era editor-adjunto de Política da Folha em 1994. Tentei uma entrevista com Conceição. Sua indignação com o plano era tal, "meu irmão!", que ela começou a gritar comigo como se eu fosse o Pérsio Arida ou o Edmar Bacha. Chorou um pouco e bateu o telefone na minha cara "porque vocês da imprensa não entendem nada!". Ao menos a sua indignação era sincera, o que não é costumeiro entre petistas, que só se indignam quando isso lhes parece oportuno.

A ladainha contra o plano e contra os fundamentos que garantiam a estabilidade da economia foi a peça de resistência das campanhas de 1998 e, sim!, também da de 2002. O lema "O medo vencendo a esperança", com aquelas grávidas a anunciar os bebês de Rosemary, ao som do "Bolero", de Ravel (que desperta em mim os instintos mais primitivos), não escondia o fato de que não havia plano de voo a não ser "mudar isso tudo que está aí". Tanto isso é verdade que a especulação passou a comer solta, o PT percebeu que poderia herdar um país ingovernável por conta de sua histórica irresponsabilidade e redigiu, então, a tal "Carta ao Povo Brasileiro", que foi revisada por gente do governo FHC, o que poucos sabem. E eu sustento que foi assim ainda que os dois ex-presidentes neguem. O tucano sempre silenciou a respeito por elegância; o petista, por oportunismo.

Na história, não existe "se", mas isso não nos impede de fazer exercícios lógicos. E se o PT tivesse vencido em 1994? E se tivesse vencido em 1998? E se não tivesse mudado o rumo da prosa a partir de 2003, quando aderiu às práticas que jurava que iria exterminar? O partido foi ao Supremo em 2000 contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. A questão ficou no tribunal por quase uma década. Em abril de 2003, no quarto mês da era petista, entrevistei o então ministro da Fazenda, Antônio Palocci, para a revista "Primeira Leitura" (que o petismo ajudou a fechar fazendo terrorismo nas agências de publicidade e no setor privado). Quando deputado, ele havia votado contra a LRF. No entanto, ele me disse naquela entrevista: "Para mim, responsabilidade fiscal é uma questão de princípio, anterior à política". Você entenderam direito: Palocci dizia que a Lei de Responsabilidade Fiscal contra a qual ele próprio votara e contra a qual seu partido recorrera ao Supremo era intocável. O governo Lula passou a lutar, então, para mantê-la. Vale dizer: o PT de situação queria que o STF dissesse um "não" ao que havia reivindicado o PT de oposição.

É evidente que esse país do passado, de que fala o PT, não é o de seus aliados José Sarney ou Fernando Collor. Não! O país melancólico, da fome, do desespero, dos meninos que lavam para-brisas no farol (como a gente sabe, isso não existe mais, certo?), das famílias esfomeadas, ah, esse seria o país dos tucanos, do governo FHC. Quem conhece a história precisa ter um pouco de estômago para aguentar tamanha mistificação.

Mas convenham: não será por excesso de pudor que o petismo entrará para a história, não é mesmo? De resto, qualificar um partido adversário de "fantasma do passado", como se a alternância de poder fosse uma regressão é essencialmente fascistoide. É precisamente isto o que penso do PT há muitos anos: um partido fascistoide. [abaixo há um link para o filme do PT e que está no ar]
Herculano
14/05/2014 07:48
MERCADANTE: OPOSIÇÃO PROPÕE ARROCHO SALARIAL

Esta é a manchete do 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínio de empresas (Petrobrás) e bancos estatais (como a Caixa que raspou saldos de cadernetas de poupança de seus clientes e fez deles um lucro falso de R$720 milhões no seu próprio balanço)

Novo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, criticou propostas da oposição e defendeu política do governo federal de segurar preços de combustíveis e energia para evitar impactos nos índices gerais de inflação: "Vejo alguns candidatos debatendo economia, com ideias que são um museu de novidades. Termina em recessão, o povo pagando o custo da crise. Não faremos isso"

O novo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, saiu em defesa da política fiscal do governo federal e criticou propostas da oposição. Segundo ele, o que está sendo proposto é voltar o desemprego, arrocho salarial, retirar os programas sociais e o subsidio ao crédito público. "Vejo alguns candidatos debatendo economia, com ideias que são um museu de novidades. Termina em recessão, o povo pagando o custo da crise. Não faremos isso", disse.

Mercadante afirma que o governo tem segurado preços de combustíveis e energia para evitar impactos nos índices gerais de inflação: "Você administra [o aumento] em função do interesse estratégico da economia, dos consumidores, não há necessidade e não deve ser repassado imediatamente aos consumidores".

Ele culpa o cenário pela existência de uma campanha pró-inflação, que geraria uma expectativa inflacionária. "A inflação no governo FHC era de 9,2% ao ano; no governo Lula e Dilma, de 5,9%", ressalta
Herculano
14/05/2014 07:43
MÉDIA DOS SALÁRIOS SUBIU ACIMA DA INFLAÇÃOMédia dos salários


O texto é de Luiz Guilherme Gerbelli, para o jornal O Estado de S. Paulo. O avanço do salário nominal está menor nos últimos meses, mas ele ainda cresce acima da inflação. Nos 12 meses encerrados em março - último dado disponível -, a alta acumulada é de 8,2% nas seis regiões metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Brasil só não enfrenta um paradoxo com um salário nominal crescendo tanto num momento em que a economia dá sinais de desaceleração porque a inflação continua elevada.
Herculano
14/05/2014 07:40
VAIVEM, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

Sensação de um ministro não petista, afinadíssimo com o governo: Lula já esteve mais disposto a concorrer à eleição no lugar de Dilma. Recuou, mas mantém a carta a postos na manga.

Se a jogará na mesa, depende da conta do custo-benefício para o PT. Seja como for, a avaliação é a de que o tempo político da decisão terá de ser o da convenção do partido marcada para o dia 28 de junho.
Herculano
14/05/2014 07:37
ANÚNCIO PETISTA USA DISCURSO DO MEDO CONTRA ADVERSÁRIOS, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

Filme do PT na televisão associa rivais a 'fantasmas do passado' e afirma que Brasil 'não quer voltar atrás'

Tucano Aécio Neves classificou de 'triste' a iniciativa petista; para Eduardo Campos, é um 'grande tiro no pé'

O PT decidiu aprofundar o discurso do medo para tentar alavancar a pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. A estratégia ficou visível ontem num comercial de um minuto de duração exibido nas TVs abertas.

As imagens mostram brasileiros empregados, com acesso a remédios, estudo e lazer, em contraposição a pessoas desempregadas, passando fome e pedindo dinheiro em semáforos. Seriam os "fantasmas do passado", o título do comercial petista.

Produzido e dirigido pelo marqueteito João Santana, responsável pelas eleições de Luiz Inácio Lula da Silva (2006) e de Dilma (2010), o comercial tem imagem com textura de película de cinema, produção esmerada e trilha sonora com tom fúnebre.

O locutor alerta: "Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo o que conseguimos". Ao final, diz: "Nosso emprego de hoje não pode voltar a ser o desemprego de ontem. Não podemos dar ouvidos a falsas promessas. O Brasil não quer voltar atrás".

É uma alusão a propostas feitas por adversários como Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Aécio tem dito que é necessário tomar "decisões impopulares" na economia. Campos promete buscar inflação anual de 3% a partir de 2019, política chamada de recessiva por Dilma.

A estratégia usada agora pelo PT guarda semelhança com a utilizada em 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

EM 2002, FALHOU

Na TV, FHC falava de um "mundo turbulento" por causa da crise internacional da época. O Brasil não podia parar, dizia, referindo-se ao então adversário direto, Lula. O comercial de 1998 sugeria que só o tucano estaria preparado para continuar a combater a inflação. A abordagem deu certo. O PSDB venceu.

Em 2002, a jogada falhou. Naquele ano, o PSDB tentava eleger José Serra, apresentado como o mais capacitado para manter a estabilidade econômica dos anos FHC. Num comercial, usou a atriz Regina Duarte dizendo que sentia medo ao pensar numa alteração de partido no poder.

Lula era o candidato de oposição pela quarta vez. O publicitário do petista à época, Duda Mendonça, criou o slogan "a esperança vai vencer o medo". O PT ganhou.

Nas eleições seguintes, foi a vez de o PT adotar a mesma estratégia dos tucanos, mas com gradações diferentes. Em 2006, já com João Santana de marqueteiro, Lula insinuou em seus comerciais que o PSDB iria privatizar empresas, inclusive a Petrobras.

Em 2010, a propaganda petista que elegeu Dilma sugeriu que o PSDB faria novas privatizações e que poderia reduzir ou acabar com programas como o Bolsa Família.

"É triste ver um partido que não se envergonha de assustar a população para tentar se manter no poder", criticou o pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves.

Para Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, o PT começa a dar sinais de "desespero". "Acho que aquilo vai ser um grande tiro no pé. Com esse tipo de campanha, os que acham que vão colocar medo, vão encorajar o povo a tirar a presidente Dilma inclusive do segundo turno." Assista ao vídeo
http://tvuol.tv/blc9ZR
Herculano
14/05/2014 07:37
ANÚNCIO PETISTA USA DISCURSO DO MEDO CONTRA ADVERSÁRIOS, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

Filme do PT na televisão associa rivais a 'fantasmas do passado' e afirma que Brasil 'não quer voltar atrás'

Tucano Aécio Neves classificou de 'triste' a iniciativa petista; para Eduardo Campos, é um 'grande tiro no pé'

O PT decidiu aprofundar o discurso do medo para tentar alavancar a pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. A estratégia ficou visível ontem num comercial de um minuto de duração exibido nas TVs abertas.

As imagens mostram brasileiros empregados, com acesso a remédios, estudo e lazer, em contraposição a pessoas desempregadas, passando fome e pedindo dinheiro em semáforos. Seriam os "fantasmas do passado", o título do comercial petista.

Produzido e dirigido pelo marqueteito João Santana, responsável pelas eleições de Luiz Inácio Lula da Silva (2006) e de Dilma (2010), o comercial tem imagem com textura de película de cinema, produção esmerada e trilha sonora com tom fúnebre.

O locutor alerta: "Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo o que conseguimos". Ao final, diz: "Nosso emprego de hoje não pode voltar a ser o desemprego de ontem. Não podemos dar ouvidos a falsas promessas. O Brasil não quer voltar atrás".

É uma alusão a propostas feitas por adversários como Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Aécio tem dito que é necessário tomar "decisões impopulares" na economia. Campos promete buscar inflação anual de 3% a partir de 2019, política chamada de recessiva por Dilma.

A estratégia usada agora pelo PT guarda semelhança com a utilizada em 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

EM 2002, FALHOU

Na TV, FHC falava de um "mundo turbulento" por causa da crise internacional da época. O Brasil não podia parar, dizia, referindo-se ao então adversário direto, Lula. O comercial de 1998 sugeria que só o tucano estaria preparado para continuar a combater a inflação. A abordagem deu certo. O PSDB venceu.

Em 2002, a jogada falhou. Naquele ano, o PSDB tentava eleger José Serra, apresentado como o mais capacitado para manter a estabilidade econômica dos anos FHC. Num comercial, usou a atriz Regina Duarte dizendo que sentia medo ao pensar numa alteração de partido no poder.

Lula era o candidato de oposição pela quarta vez. O publicitário do petista à época, Duda Mendonça, criou o slogan "a esperança vai vencer o medo". O PT ganhou.

Nas eleições seguintes, foi a vez de o PT adotar a mesma estratégia dos tucanos, mas com gradações diferentes. Em 2006, já com João Santana de marqueteiro, Lula insinuou em seus comerciais que o PSDB iria privatizar empresas, inclusive a Petrobras.

Em 2010, a propaganda petista que elegeu Dilma sugeriu que o PSDB faria novas privatizações e que poderia reduzir ou acabar com programas como o Bolsa Família.

"É triste ver um partido que não se envergonha de assustar a população para tentar se manter no poder", criticou o pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves.

Para Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, o PT começa a dar sinais de "desespero". "Acho que aquilo vai ser um grande tiro no pé. Com esse tipo de campanha, os que acham que vão colocar medo, vão encorajar o povo a tirar a presidente Dilma inclusive do segundo turno." Assista ao vídeo
http://tvuol.tv/blc9ZR
Herculano
14/05/2014 07:25
PEDIU PARA SAIR

Segundo o decreto 5939, publicado no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - SOLANGE TOMIO, ocupante do cargo em comissão de Assessora Administrativa do Gabinete do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, pediu para sair.
Herculano
14/05/2014 07:23
AS EXPLICAÇÕES DE TITON PARA FICAR AGARRADO NO MANDATO

O texto é de Paulo alceu. Segundo o próprio presidente da Assembleia, Romildo Titon, renúncia não está no vocabulário dele. Na verdade ele sabe muito bem quais os efeitos que provocariam uma renúncia, de repente atingindo até o mandato de deputado. Corre esse risco. Partindo para uma licença permanece com o cargo, ou seja, continua no comando do Parlamento, embora afastado pela Justiça, mas com o controle administrativo e funções sob sua indicação.

É assim que funciona, o que na verdade pode ser considerado lamentável diante do quadro atual. Por mais que tentem dar um ritmo de trabalho ao Legislativo há impedimentos e bloqueios que acabam atravancando determinadas decisões. E é assim que se encontra o segundo maior poder do Estado onde ninguém se atreve a reagir em nome de um respeito desrespeitoso
Herculano
14/05/2014 07:19
TOFFOLI DEFENDE INVESTIGAÇÃO DE USO DO FUNDO PARTIDÁRIOo

Esta é a principal manchete de hoje do jornal O Estado de S.Paulo. O texto é de Mariângela Galluci e Erich Decat. O ministro José Antonio Dias Toffoli assumiu nesta terça-feira, 13, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disse que a corte vai analisar o caso de legendas que usam dinheiro do Fundo Partidário para pagar advogados que atuam, na esfera privada, para réus do mensalão e de outros esquemas de corrupção. "Se houve a utilização de recursos do fundo para alguma atividade que não a atividade exclusivamente partidária, haveria irregularidade", afirmou ele em entrevista à rádio CBN, acrescentando que, "em momento oportuno", os ministros vão "julgar e decidir".

Reportagens publicadas a partir de segunda-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo mostraram que os diretórios nacionais do PT, do PR e do PP contrataram com recursos provenientes do Fundo Partidário os mesmos escritórios que representam condenados no julgamento do mensalão em processos criminais e de improbidade administrativa. Nesta terça, Toffoli disse que, ao analisar a prestação de contas dos partidos, o TSE deverá verificar se houve uso irregular das verbas do fundo.

Ex-advogado do PT, o ministro tomou posse no cargo sinalizando que interferirá o mínimo possível na campanha presidencial deste ano. Em julgamentos recentes no TSE, ele tem sustentado que um político somente faz propaganda antecipada se pede abertamente votos. Apesar do currículo, que inclui ainda o cargo de advogado-geral da União no governo Luiz Inácio Lula da Silva, Toffoli, que também é ministro do Supremo, garante que sua ligação com o PT é "página virada". Também ministro do STF, Gilmar Mendes, que foi advogado-geral no governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, será o vice-presidente do TSE. Ele não participou hoje da cerimônia de posse na corte.

Mudança. No Brasil, a campanha apenas é permitida a partir de 5 julho. Mas os programas partidários veiculados neste semestre no rádio e na televisão têm mostrado os principais candidatos aos cargos em disputa na eleição de outubro. A jurisprudência tradicional do TSE considerava esse tipo de prática como propaganda antecipada. No entanto, as manifestações de Toffoli e de outros integrantes do tribunal indicam que poderá haver uma mudança de entendimento.

Nas eleições presidenciais, caberá ao TSE julgar reclamações sobre supostas irregularidades na campanha eleitoral. O tribunal também terá de definir regras para o pleito. Entre elas, a divisão do tempo de rádio e televisão no horário eleitoral gratuito e a limitação ou não do uso da internet na campanha. O TSE também terá de resolver se a minirreforma eleitoral valerá na eleição deste ano.

No STF, Toffoli votou pelo fim das doações de dinheiro por pessoas jurídicas. O assunto está em análise pelo plenário do Supremo. Toffoli conseguiu reunir os três principais pré-candidatos ao Planalto: a presidente Dilma Rousseff, do PT, Eduardo Campos, do PSB, e Aécio Neves, do PSDB. O pré-candidato ao governo de São Paulo e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também estava presente à cerimônia. Dilma, mesmo cansada depois de uma longa viagem pelo Nordeste, onde percorreu obras de transposição do Rio São Francisco, fez questão de prestigiar o antigo companheiro de ministério.
Herculano
14/05/2014 07:08
"FANTASMAS DO PASSADO", por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

O eleitor vota quase sempre movido por dois sentimentos, o medo ou a esperança. Às vezes, a combinação de ambos.

O PT colocou ontem no ar um comercial de um minuto nos intervalos das TVs abertas. Explora o discurso do medo. Pessoas são mostradas vendo a si próprias num passado recente quando não tinham acesso a emprego, escola, saúde e lazer. Ao fundo, uma música de apelo fúnebre.

"Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo que conseguimos com tanto esforço", diz o locutor. "Nosso emprego de hoje não pode voltar a ser o desemprego de ontem. Não podemos dar ouvidos a falsas promessas. O Brasil não quer voltar atrás".

Em resumo, diz o PT, sem a reeleição de Dilma Rousseff virá o caos. A narrativa é clássica. Visa a inocular o pânico em quem teve alguma melhora de vida. A presidente necessita estancar a erosão em sua popularidade e assegurar o núcleo duro de seu eleitorado, na faixa de 30% a 35%. Desse rebanho não pode fugir nem mais uma ovelha. Daí a escolha do tom quase de velório do comercial veiculado ontem à noite.

Vai funcionar? Difícil saber. João Santana, o marqueteiro dilmista, não usaria um filme sem testá-lo antes.

Em eleições passadas, a estratégia do medo foi muito usada. Em 1998, o jingle de FHC falava de um "mundo turbulento" e de um Brasil que não podia parar. Parar com quem? Com Lula, que era o adversário. Deu certo.

Em 2002, José Serra levou a atriz Regina Duarte à TV dizendo que estava com medo. Lula rebateu com o "a esperança vai vencer o medo". Deu PT. Em 2006 e 2010, os petistas jogaram com o medo do fim do Bolsa Família. Ganharam tudo.

Agora é a vez de Dilma. A propaganda de ontem tem chuva cenográfica e uma imagem com textura de cinema. Parece um daqueles filmes bíblicos de Franco Zeffirelli. Talvez um pouco triste demais para quem também precisa vender esperança.
Herculano
14/05/2014 07:02
A BALSA DE ILHOTA

A prefeitura de Ilhota tinha prometido reiniciar nesta segunda-feira os serviços de travessia da balsa que afundou há 15 dias.

Não reiniciou.

Está prometendo para este final de semana ou para o início da outra. É que a Marinha ainda não a liberou totalmente. è preciso fazer reparos no casco abaixo da lâmina d'água. Enquanto isto, o pessoal do Baú precisa ir a Itajaí ou a Gaspar para chegar e sair de casa.
Herculano
14/05/2014 06:58
A TEIMOSIA DOS POLÍTICOS

O deputado Romildo Titon, PMDB, envolvido em sérias dúvidas de uso do dinheiro público, nega renúncia à presidência, mas abre brecha para tirar licença na Assembleia Legislativa. Afastado há 77 dias, deputado frustrou expectativas de deputados que esperavam decisão
Herculano
13/05/2014 21:47
A UNIFORMIZAÇÃO DO DISCURSO

Parece que isto é algo relacionado com algum press release feito por aqui. Mais não é. "Quem nunca fez obra desanda a cobrar quem faz", disse a presidente Dilma Vana Roussef, PT, no sertão da Paraíba a uma plateia de desinformados e fanáticos. Ela foi vistoriar obras da transposição do Rio São Francisco para amenizar a seca de lá, um poço de dúvidas e atraso, mas palanque por anos a fio de políticos sem escrúpulos.

Sem citar nomes, presidente fez críticas ao governador Geraldo Alckmin, PSDB, 'que hoje cobra do governo federal' ajuda para a questão hídrica pela qual passa parte da região metropolitana da capital de São Paulo.
Herculano
13/05/2014 21:36
SOB O SILÊNCIO DA IMPRENSA INVESTIGATIVA DE SANTA CATARINA

Justiça condena 80 acusados por ataques em Santa Catarina e penas somadas ao PGC chegam a 1.049 anos. Publicação da 3ª Vara Criminal de Blumenau ocorreu na noite desta segunda-feira
Herculano
13/05/2014 21:33
CORINTIANOS VÃO LOTAR O ITAQUERÃO PARA VER O LANTERNA DO BRASILEIRÃO. VÃO ADMIRAR UM ESTÁDIO QUE FOI CONSTRUÍDO COM OS BENEFÍCIOS DOS TORCEDORES DE TODOS OS CLUBES E DE TODOS OS RINCÕES DO BRASIL. A IDEIA É DO TORCEDOR LULA.

Manchete: torcedores esgotam ingressos para estreia da Arena Corinthians no Brasileirão. Time de Mano Menezes encara o Figueirense no domingo, às 16 horas, em casa própria

A diretoria do Corinthians não anunciou oficialmente, mas foram colocados à venda 40 mil ingressos de 50 a 400 reais cada. A parte destinada aos torcedores do Figueirense será comercializada apenas no dia da partida, através de uma bilheteria expressa, após a abertura dos portões para a partida.
Herculano
13/05/2014 21:25
NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA, A ECONOMISTA DILMA BATE TODOS OS RECORDES EM NADO SINCRONIZADO, PENSAMENTOS COM OBSTÁCULOS, BARBARISMOS SEM BARREIRA, APEDEUTISMO FEMININO E ARREMESSO DE ANACOLUTOS, por Celso Arnaldo Araújo.

Cidade das Artes, Rio de Janeiro. A imaginária pistola de partida é acionada, autorizando a largada. Diante de uma plateia de autênticos campeões - os 500 jovens medalhistas da nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Dilma Rousseff se põe na pista com um sprint fenomenal:

"Eu gostaria inicialmente de comprimentá a cada um dos medalhistas de ouro e a cada uma das medalhistas de ouro".

Sua próxima meta é revisar o pétreo artigo 5 da Constituição, que passará a ser escrito: "Todos e todas são iguais perante a lei".

Mas já nas primeiras passadas, ela deixa claro que serão, como sempre, 100 metros de ideias rasas:

"Dizer para vocês que este é um momento especial pra vocês, para a família de vocês e pro Brasil. E isso significa que nós temos um grande orgulho e por isso eu estou aqui. Por isso, como presidenta da República, eu represento este país que quer, que tem ânsia, que deseja que a educação seja o principal caminho dos jovens, das crianças, dos homens e das mulheres deste país".

Ânsia tem a ver com a vertigem produzida pelo tropel de palavras tontas que correm para um lado, enquanto o país real vai para outro: a Economist Intelligence Unit acaba de divulgar um ranking da qualidade da educação em 40 nações pesquisadas. O Brasil, há 11 anos e meio governado pelo lulopetismo, é o 38º colocado, só à frente de México e Indonésia - e vem se esforçando, nesse período, para ser o lanterninha.

Mas a matemática pode ser nossa redenção.

"Porque a matemática, ela tem um poder muito interessante. Ela é a base de todas as ciências, ou seja, a matemática pode ser usada em todas as áreas da ciência. Pode também? é um elemento fundamental para que nós tenhamos capacidade e melhor condição de usar isso que nos distingue, que é o conhecimento e que é a aplicação da lógica e de todos os recursos que a matemática pode trazer para o país".

Explicar a matemática em dilmês é um problema insolúvel. Mas ok. Só que, no caso da refinaria de Pasadena, a matemática foi ingrata e nos roubou recursos. Mas a presidente continua uma entusiasta do raciocínio lógico, filho da aritmética.

?Por isso, esse ano, não na formatura de vocês, mas a próxima edição, será a 10ª edição, essa foi a 9ª, a próxima, de 2014, que vamos nós vamos fazer em 2015, será a 10ª. É algo que nós devemos considerar como sucesso?.

Sim: um sucesso o 10 vir depois do 9, num país onde o PAC 2 vem antes da conclusão do PAC 1.

Mas é aos 31min47s da prova que - na linguagem dos maratonistas ? Dilma bate no muro.

"Nós somos um país excepcional. Nós somos 201 milhões de brasileiros. É pouco, pouco pro tamanho do território. Cês olham só a Índia e a China, uma tem 1 bilhão e 300 mil pessoas, pessoas, a outra tem 1? Um trilhão, aliás, não é? Não, é um bilhão, 1 bilhão e 850 mil, que é a Índia. Cinquenta milhões (sopro), obrigada, tão ótimos hoje".

Na linha de chegada, não foi difícil constatar que qualquer um dos 500 adolescentes ali presentes sabe mais matemática, geografia, português e lógica do que a presidente da República - que não domina sua própria língua e que, num lampejo, criou um país habitado por mais de um trilhão de habitantes. Ninguém no mundo havia pensado nisso antes, nem como ato falho.

Pensando bem: uma tremenda injustiça a má colocação da Educação brasileira no ranking da Economist.
Juju do Gasparinho
13/05/2014 20:50
Prezado Herculano:

No jornal Cruzeiro de hoje, o escritor Maurício Pons escreveu o artigo cujo título "Um ladrão para chamar de seu", reflete que estamos carentes de bons exemplos.
Esta PuTaria começou quando elegeram um deformado moral para presidente do país. Elle não tem estirpe, fidalguia e retidão de caráter.
Como presidente, transformou-se no Ladrão da Repúplica.
O Brasil foi comandado por um salafrário que, graças à democracia conseguiu chegar a presidência deste país.
Servidor
13/05/2014 20:34
Senhores servidores, Temos que entender que em Gaspar existe para tudo :

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS !!!

É assim que trabalha o Cleber, Maicon, Fatima, Doraci......


Essa é a realidade !!! Não apenas em Gaspar, mas no Brasil todo !!!
O negocio é ser amigo !!!!!

Sandra
13/05/2014 20:28
Concordo plenamente com o comentário realizado pela Ana.

No final da tarde de hoje recebemos o espelho ponto com uma serie de erros. Sendo que tive que assinar uma notificação... Bizarro isso!!!

Pergunto ao Diretor Cleber, se ele encaminhou as notificação para os servidores da educação?

Por que só nos da saúde fomos notificados?

Perguntei para minha vizinha que trabalha na educação, e ela me disse que não recebeu nenhuma notificação. E perguntei a ela se ocorreu descontos na sua folha pois ela mesmo me disse que faltou trez dias, me respondeu e disse que não teve desconto, e recebeu normalmente, como todos os meses e ainda tirou sarro de mim que sou descontada. E me disse que na sua secretaria não tem disso.

Agora eu pergunto ao Sr Cleber, eu tenho que ficar aturando isso?
O porque os servidores da educação não são descontadas as horas?
Porque para eles não vale a normativa do atestado?
Porque eles registram o livro ponto em um único dia em questão de minutos, e está tudo bom?
Sr Neivaldo os professores, e berçaristas fazem a festa, e o senhor nada faz?
Sr Cleber o por que não colocam registro biométrico nas escolas?
Se eles cumprem a carga horária normal não tem o porque eles baterem o ponto?
Mas isso é fácil de responder, sabem que a festa é grande, e que não tem mais controle, e Sr Cleber vamos acordar e agir mais, pegue a Secretaria de Educação e implante o ponto, ai sim você irá ver que possui servidores recebendo normalmente , sem estar cumprido a sua carga horária.

E sugiro a você que organize o seu departamento, pois sempre que vou até o seu departamento estão em horário de café... e que o senhor coloca o seu telefone no gancho, e que tenha pelo menos a dignidade de nos atender.

Cadê o Secretario de Administração, Sr Maicon, não vê o que está ocorrendo em baixo de seu nariz?
E não toma nenhuma atitude!!!!
Não é normal um Diretor de Departamento Pessoal (Cleber), indeferir, descontar, descontar injustamente e você nada faz, e pior observa as reclamações dos servidores do Diretor Cleber e nenhuma atitude toma.

Sugiro aos servidores de montarmos campanha Volta Raquel a cuidar do Departamento Pessoal !!!!

E ao nosso sindicato quando irão solicitar que a secretaria de educação irá registrar o ponto biométrico?

Só a educação são sindicalizados? E nós?

Herculano
13/05/2014 20:24
O TOM DA CAMPANHA. O PT NÃO PERDE O DISCURSO E O FALSO. FALA GROSSO E NÃO PERCEBE QUE TUDO ISSO ESTÁ SENDO DESMASCARADO.

PT vai à TV com vídeo sobre 'Fantasmas do Passado', mancheteia o 247, o canal de comunicação, sustentado por patrocínios de empresas (Petrobrás) e bancos estatais (entre eles a Caixa, a que teve a coragem de limpar contas de cadernetas de poupança de seus clientes e fazer deles, um lucro falso de R$720 milhões em seu próprio balanço)

Equipe do marqueteiro João Santana produz peça publicitária para o PT que, no mínimo, pode ser considerada forte; personagens que representam famílias prósperas dos meios rural e urbano, todos da chamada nova classe média, se defrontam com suas próprias imagens em situações de fome, abandono e desemprego; fica a mensagem, para o PT, de que no presente estão os momentos felizes, enquanto os problemas são coisas de um passado "que não pode voltar"; não faltam personagens crianças e bebês de colo; ao final, locutor frisa: "Não dê ouvido às falsas promessas. O Brasil não quer voltar atrás"; polêmica aberta.

Jornalista, publicitário e marqueteiro do PT, João Santana parece estar em grande forma. Acaba de entrar no ar propaganda de um minuto do partido da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, com inserções em nível nacional, assinado pela equipe dele. No mínimo, faz pensar.

Intitulado 'Fantasmas do passado', o vídeo mostra, inicialmente, uma família do meio rural que avança por uma estrada com o pai dirigindo uma caminhonete. No percurso, ele cruza com outra família que vem na direção contrária, a pé, maltrapilha e com ar de profunda infelicidade. O detalhe que se torna o principal é: as pessoas que passam são as mesmas pessoas que estão no veículo, como se, no passado, a vida daquela família, hoje mais próspera, fosse a do pé no chão, expressão derrotada e, como indicam as circunstância, sem emprego.

Na cena seguinte, uma mulher negra, com um bebê no colo, seu próprio filho, compra medicamentos numa farmácia. Ao olhar para a rua, porém, a mulher se enxerga a ela própria, porém descabelada, com o mesmo bebê no colo, mas como uma pedinte. Enquanto ela própria, agora, indica o filme, pode comprar remédios, a sua imagem que está do lado de fora sugere que mal tem dinheiro para comer.

Num terceiro momento, um senhora pega seu filho pré-adolescente na escola. Ambos entram em um carro mas, ao pararem num sinal de trânsito, agora é o mesmo menino que está dentro do carro que aparece, do lado de fora, se oferecendo para lavar o vidro do automóvel. A mensagem é: o estudante de uniforme de hoje foi o menino largado numa grande cidade de antes.

O texto, lido a partir da metade do vídeo de um minuto de duração, reforça, com todas as letras, a mensagem visual.

- Quando a gente dá um passo para a frente na vida, precisa saber preservar o que conquistou. Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo o que conseguimos com muito esforço. Nosso emprego de hoje não pode voltar a ser o desemprego de ontem, diz a narração.

E, com ênfase final, fica a recomendação do locutor ao espectador:

- Não dê ouvidos às falsas promessas. O Brasil não quer voltar atrás.

A assinatura se dá numa cena de chuva, outra vez num ambiente urbano, na qual um homem de gravata, demonstrando ter emprego, cruza com outro, novamente sua própria imagem - como um fantasma -, mas com as roupas puídas e um jornal amassado debaixo do braço, no retrato típico de quem está procurando trabalho - e não consegue.

Com a estrela do PT na parte alta inferior do vídeo, lê-se a frase final fixada na parte superior:

- Não podemos voltar atrás.

Tipos esteriotipados? Exageros comparativos? Realidade distorcida?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com um sim por quem assistir ao vídeo do PT criado por Santana. Mas também é possível aquiescer que é a peça é emocionante.

O resultado prático das inserções poderá ser medido nas próximas pesquisas eleitorais. Até lá, fica a polêmica.
Sidney A. Hostert
13/05/2014 20:15
Digna realmente de constar nos arquivos do blogueiro escritor Reinaldo Azevedo a atitude do povo do Bairro Rio Vermelho de Florianópolis. As cenas traduzem oque espero dos eleitores brasileiros nas próximas eleições.
Herculano
13/05/2014 20:09
QUEM INDICOU

Cleber Sabel é uma figurinha fácil aqui neste espaço. Bate recordes de reclamação dos servidores. Mas, uma pergunta deve ser feita. Ele é comissionado, certo? quem o indicou? Está a serviço de quem e porque protege tanto o governo do PT?
Herculano
13/05/2014 20:05
ZUCHI E SUA TURMA DO PT FORAM A BRASÍLIA "PRESSIONAR" DILMA E ELA MANDOU UMA BANANA PARA TODOS. ENTÃO A TAL MARCHA VIROU TURISMO, BANCADO POR NÓS.

O texto é de Gabriel Garcia, de Brasília, para o jornal O Globo.

Todo ano é a mesma coisa. Uma tropa de prefeitos vai a Brasília para a Marcha dos Prefeitos, em sua 17ª edição. Este ano, o clima é de hostilidade - mais do que nos anos anteriores.

Por quê? Primeiro, porque aumentou a insatisfação dos prefeitos com a falta de recursos.

Eles dizem que não dá para confiar nas promessas da presidente Dilma Rousseff. E querem aumentar em 2% os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa fatia significativa do orçamento da maioria das prefeituras.

Há insatisfação ainda com os cortes em emendas parlamentares ? importante fonte de recurso que é enviado por deputados e senadores aos municípios.

Pesa ainda contra Dilma sua queda nas pesquisas de intenção de votos. Os prefeitos trabalham diretamente junto ao eleitorado. Por causa dessa proximidade, são eles que pedem voto.

Com sua popularidade se "esfarelando", segundo deputados da base, Dilma precisa - e muito - do apoio dos prefeitos dos partidos aliados.

Ciente dessa dificuldade, Dilma foi convidada para a solenidade de abertura da Marcha dos Prefeitos, realizada hoje no Centro Internacional de Convenções de Brasília, onde estavam presentes 4 mil prefeitos.

Ela não compareceu, e muito menos o ministro Ricardo Berzoni, que a representaria no evento. Evitaram as vaias dos últimos anos.

Quem as recebeu foi o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Gilmar Dominici, muito vaiado hoje [ não se sabe se o pessoal de Gaspar teve esta coragem]. A edição da marcha, este ano, vai até quinta-feira (15).

Mesmo assim, o ex-ministro do Turismo, o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), disse que Dilma está tranquila. "Ela foi inaugurar obras do São Francisco e tem uma extensa agenda pela frente, onde terá bastante visibilidade", afirmou.
Ana
13/05/2014 18:16
Sem palavras.. Sem palavras..
Isso não é normal, apenas em Gaspar acontece mesmo, um secretario autoriza o pagamento das horas extras que eu realizei, e registrei, e o Diretor Departamento Pessoal Sr Cleber Sabel faz o indeferimento do pagamento. Segundo ele não é possível realizar o pagamento. Como Sempre
Possui servidores que trabalham comigo e estão trabalhando todos os dias trinta minutos a mais para recuperar as horas da greve, e o mesmo vez o indeferimento das horas para a compensação.

Sr Cleber estas de brincadeira !!

E mais não quer realizar a devolução de algumas horas descontadas, que foi comprovado que o servidor esteve trabalhando.
Raquel como você faz falta, Sr Maicon em nome dos servidores solicito ao senhor que retire o atual Diretor Sr Cleber, pois ele não é qualificado. E coloque a Sra Raquel para cuidar, como era realizado anteriormente. A Sra Raquel sim é uma pessoa qualificada, humana, e você mesmo pode observar que antes não possuíamos reclamações dos servidores. Já agora ela não param.

Herculano
13/05/2014 17:47
A LISTA DE ESPERA DE FILIPÃO

Após divulgar a lista de 23 jogadores para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo na última quarta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari completou nesta terça-feira a relação de 30 nomes que precisa ser enviada à Fifa com a inclusão de sete atletas que fazem parte de uma "lista de espera", que pode ser acionada caso ocorra algum corte.

Felipão, então, optou por nomes menos rodados. Estão na relação Alan Kardec, recém-contratado pelo São Paulo, Lucas, do Paris Saint-Germain, Lucas Leiva, do Liverpool, Diego Cavalieri, do Fluminense, que disputou uma vaga na equipe com o atleticano Victor, o lateral-esquerdo Filipe Luis, do Atlético de Madrid, preterido na convocação da semana passada em função da escolha por Maxwell, além do zagueiro Miranda, também do Atlético de Madrid, que "perdeu" a vaga para Henrique, do Napoli, e do lateral-direito Rafinha, que disputava para ficar entre os 23 nomes iniciais com Maicon, da Roma
Herculano
13/05/2014 16:56
DÉCIO NERI LIMA, PT, SE MEXEU AO MENOS NAS EXPLICAÇÕES DIANTE DA CORAGEM DE IVAN NAATZ, PDT, PELOS GASPARENSES E O VALE DO ITAJAÍ COMO DEMONSTREI NA COLUNA

Está no jornal Cruzeiro do Vale. Para o deputado federal catarinense Décio Lima, o depósito da verba será empenhado, possivelmente, ao longo do mês de maio. [como assim, possivelmente?]

"Estou mobilizado, ao lado da ministra da Secretaria de Direitos Humanos Ideli Salvatti, para conseguir a liberação da verba durante este mês", promete Décio Lima [mobilizado? E nós imóveis, faz tempo].

Na sexta-feira, Décio e Ideli participaram de uma solenidade em Blumenau e foram pressionados [a bem da verdade, desmascarados] pelo vereador de Blumenau, Ivan Naatz, que compareceu à cerimônia com um cartaz criticando o governo pelo não pagamento da empreiteira responsável e pela demora na sequência das obras.
Radio Vila Nova FM 98,3
13/05/2014 15:14
Herculano
13/05/2014 às 13:01
MAIS UMA INDENIZAÇÃO

A Câmara vota hoje a tarde o projeto de lei 13/2014. Ele faz o Samae indenizar Sandro Roberto Boni. O valor a ser indenizado compreende as despesas suportadas pela vítima do evento danoso, incluindo os prejuízos de natureza material, pessoal e moral, perfazendo a monta de R$ 1.735,00

A indenização se refere a um acidente ocorrido com o veículo de Bonin, quando ele trafegava de ré na Rua Paraná em direção à Rua Clara Schmitt e caiu num buraco aberto pelo Samae, sem a devida sinalização. O acidente aconteceu no dia 15 de fevereiro de 2014, por volta das 6h45min.

Cumulo do Contraditóro l

Interessante,Em Balneario Camboriu, uma Senhora foi atropelada em cima de uma FAIXA DE SEGURANÇA, por um carro (em alta velocidade) da Policia Militar, A Policia Militar de lá, abriu um inquérito e Denuncio a Dona de Casa "Morta" como CULPADA, por estar em cima da faixa de Segurança e ser atropelada pela "VIATURA"

Cumulo do Contraditório ll

Seria o mesmo que a Prefeitura Municipal de Gaspar, abrir um processo contra o Soldado Bonin, Cobrando dele os reparos e a conclusão da obra do tal buraco atingido pelo seu automóvel. (la fizeram a defesa do Dinheiro público, aqui, dependendo de quem for, paga-se sem muitos questionamentos. Dinheiro Público.
Herculano
13/05/2014 13:11
GUIMARÃES REBATE FHC: "VAMOS GANHAR DOM DILMA"

Esta é a manchete do 247, o canal de comunicação do PT, feito de patrocínios de empresas (Petrobrás) e bancos estatais (Caixa, aquela que raspou os saldos das cadernetas de poupança dos seus clientes e fez um saldo falso no seu próprio balanço de R$720 milhões)

Deputado e vice-presidente do PT responde declaração do ex-presidente tucano, de que o PT corre o risco de perder a eleição "mesmo com Lula" candidato; "Nós não precisamos nem do Lula candidato para ganhar a eleição, vamos ganhar com a Dilma", disse José Guimarães [aquele cujos assessores foram pegos com dólares na cueca e irmão de José Genoíno, o mensalareiro e ex-presidente do PT] ao 247; ex-presidente petista será o "militante número um" da campanha, a "peça-chave", acrescentou o deputado; segundo ele, é bom que Fernando Henrique Cardoso entre em cena, pois torna clara a representação de "legados e visões antagônicas" das duplas, Lula e a presidente Dilma Rousseff de um lado, e FHC e o senador Aécio Neves (PSDB) de outro

O texto é de Gisele Federicce, O PT não precisa do ex-presidente Lula como candidato a presidente para vencer as eleições de outubro. A afirmação é do deputado e vice-presidente nacional do partido José Guimarães (CE), que rebateu, em entrevista ao 247, a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para o tucano, o Partido dos Trabalhadores corre o risco de perder "mesmo com Lula" candidato à Presidência (leia mais aqui).

"Nós não precisamos nem do Lula candidato para ganhar a eleição, vamos ganhar com a Dilma", afirmou José Guimarães. "O Lula será o nosso militante número um da campanha, nós não o esconderemos, ele é a peça-chave", acrescentou. Segundo o parlamentar, o partido deve vencer com a presidente Dilma Rousseff "porque ela representa o legado do Lula e está propondo mudanças importantes para o País".

De acordo com Guimarães, "a entrada em cena de FHC na campanha" é "ótima" na visão do PT, pois deixam claras as visões antagônicas dos candidatos. "Nós achamos que é fundamental Dilma e Lula de um lado e [o senador do PSDB] Aécio Neves e FHC de outro. Essa é a verdadeira disputa política e ideológica. As duas duplas representam legados e visões antagônicas sobre o País, e essa explicitação precisa ser feita com todas as letras", declarou.

Para o deputado, o cenário "dá nitidez política" e facilita a tomada de decisão por parte do eleitorado. "Essas visões distintas são fundamentais para o eleitor fazer a comparação. Assim o processo eleitoral fica mais nítido e facilita uma definição", comentou.

Para Guimarães, estratégia de Campos 'vai por água abaixo'

Na avaliação do deputado, a linha do discurso do candidato do PSB e ex-aliado do PT, Eduardo Campos, de criticar a presidente Dilma e não criticar o ex-presidente Lula "vai por água abaixo". Ele explica: "separar Dilma de Lula e Lula de Dilma é um erro estratégico, porque os dois são inseparáveis". "Eu prefiro o caminho do FHC, porque estabelece a polarização", avaliou o petista.

Ele considera que "o País vai terminar se movimentando em dois projetos, PT, PSDB e seus respectivos aliados". "Um é o estado forte, indutor e planejador da economia, que é o nosso, o outro é o estado fraco, porque para eles o mercado é o indutor", afirmou. "Nós queremos um estado forte, crescimento, mas sobre tudo com desenvolvimento social, essa é a marca do governo Dilma", finalizou
Herculano
13/05/2014 13:01
MAIS UMA INDENIZAÇÃO

A Câmara vota hoje a tarde o projeto de lei 13/2014. Ele faz o Samae indenizar Sandro Roberto Boni. O valor a ser indenizado compreende as despesas suportadas pela vítima do evento danoso, incluindo os prejuízos de natureza material, pessoal e moral, perfazendo a monta de R$ 1.735,00

A indenização se refere a um acidente ocorrido com o veículo de Bonin, quando ele trafegava de ré na Rua Paraná em direção à Rua Clara Schmitt e caiu num buraco aberto pelo Samae, sem a devida sinalização. O acidente aconteceu no dia 15 de fevereiro de 2014, por volta das 6h45min.
Herculano
13/05/2014 12:45
A PÓS-MISÉRIA, por Arnaldo Jabor para o jornal O Estado de S.Paulo

Ontem vi na CNN uma reportagem sobre o Brasil, a propósito do crack na periferia do Rio. Nunca vi barra tão pesada da miséria brasileira, com corpos semimortos, sujeira e desespero mudo. A repórter americana estava à beira de um colapso nervoso com a degradação do País, alertando estrangeiros civilizados sobre o perigo de vir à Copa. Já andei por fundos sertões e não sou criança, mas parecia que estávamos na Nigéria, na área do Boko Haram, um daqueles lugares mortos que não fazem parte nem do mundo pobre. Ficou-me claro que aqui já vivemos uma "pós-miséria" incurável, africanizada. A miséria se aprofundou. Chocado, me sentei para escrever este artigo. Comecei a fazer reflexões 'sensatas' sobre o que fazer, na base do "precisamos" disso, "precisamos" fazer aquilo, precisamos tomar providências, etc. "Precisamos." De repente, me bateu: para quem estou falando? A quem me queixo? A quem recorrer? Minhas perguntas caem no nada. Como fazer as instituições refletirem e agirem, se a pós-miséria atinge não somente os miseráveis, mas degrada as maneiras de combatê-la? A miséria das ruas e dos desvalidos, do crack , do abandono, deriva-se da impotência das instituições e vice-versa.


São duas misérias interagindo, acopladas: a ativa (política) e a passiva (os desgraçados). Criadores e criaturas.

As manifestações de junho, milagrosas e belas, ficarão sem respostas, porque não há o que responder e como responder. Quem? Uma presidenta (sic) enjaulada no "presidencialismo de cooptação", que depende dos congressistas picaretas? Quem? O Judiciário aleijado, com leis de 100 anos atrás?

Por isso, escrevo este artigo pessimista, sim; quem achar deprimente, pare de ler. Mas tenho de continuar; não sei bem para que nem para quem. Mas, escrevo...

A brutalidade está atingindo o País de forma inédita. O subsolo das manifestações de classe média é a violência primitiva dos "lúmpens" (miseráveis inúteis) que está aparecendo. No mesmo registro das donas de casa que protestam contra a carestia ou de jovens contra a Copa, matam-se pessoas por nada, linchamentos, privadas voadoras, cadáveres cortados a peixeiras e costurados ao sol com pinos de guarda-chuva, mortos nas Pedrinhas dos Sarney, pais que matam filhos, crianças se degolando, etc.

Não adianta ficar repisando os óbvios erros desse governo, que deixarão sobras terríveis para quem vier - seja Dilma, Lula (será que ele quer?) ou a oposição. A democracia subestimada pelo PT levou a um voluntarismo medíocre que "faria" a remodelação da realidade de modo a fazê-la caber em premissas ideológicas. Seus erros são tão sólidos que chego a pensar que visam a apodrecer as instituições "burguesas" por dentro, numa espécie de "gramscianismo pela corrupção". Isso já está diagnosticado, mas os renitentes intelectuais orgânicos dirão: "O PT desmoralizado ainda é um mal menor que o inimigo principal: os neoliberais". E assim vamos.

Estamos entrando numa pós-violência e numa pós-miséria - eis a minha tese. Há uma africanização de nossa desgraça, a ponto de ela não ser mais reversível. E não era assim. O Brasil sempre contou com a possibilidade de melhorias. Sempre vivemos o suspense e a esperança de que algo ia mudar para melhor.

Isso parece ter acabado. É possível que tenhamos caído de um "terceiro mundo" para um "quarto mundo", como já nos consideram analistas do exterior. O quarto mundo é a paralisação das possibilidades. Quem vai salvar as 300 meninas sequestradas na Nigéria, quem vai resolver o Sudão, a Líbia? E aqui? Quem vai resolver o drama brasileiro que está entrando no mesmo clube? As informações criam apenas perplexidade e medo, mas, como agir? Não há uma ideologia que dê conta do recado. E, na falta de soluções, recorrem a velhos métodos políticos já testados que falharam. No caso brasileiro, se Dilma for reeleita, o falhado "bolivarianismo" tende a aumentar.

No Brasil, vivemos com a insolubilidade e, diante dela, só temos duas hipóteses: ou a convivência com o absurdo e o desespero, tarefa dificílima até para filósofos ou, então, surgirá um autoritarismo populista carismático, quase "religioso", para manter a vida social funcionando, com os privilegiados trancados em casa ou em Miami, com a patuleia bem controlada. Resolver os problemas do País de desigualdade, ignorância, fome, é tão difícil como democratizar o Boko Haram. Não temos meios, como disse Baudrillard - "temos apenas os frágeis instrumentos dos direitos humanos".

É uma espécie de colheita; com o crescimento da população, das informações, dos desejos, todos os problemas plantados há séculos estão irrompendo ao mesmo tempo. Já tivemos uma miséria dócil, controlada, e nada se fez porque ela não ameaçava. Já usufruímos de vários séculos da estupidez popular para manter nossos privilégios. Já elegemos, "salvadores da pátria" que sempre nos ferraram desde o golpe militar da República até Getúlio, Jânio, 64, Collor, Lula. E deu em nada. Como infiltrar um espírito mais "anglo-saxônico" nesse corpo ibérico, inerte, "anestesiado e sem cirurgia"? Hoje, é tarde demais.

O que mais me grila é que não parece se tratar de um período histórico passageiro que, uma vez terminado, o País volte ao "normal". Não. É um salto para outra anormalidade sem-fim; é uma mudança de estado. Não é uma doença que passa; é uma anomalia incurável.

E aí? Perguntarão os leitores a esse pessimista bodeado? Bem... É possível que Lula volte. Será? Ele deve estar analisando as possibilidades. Como só pensa em si mesmo, se ele achar que é muita aporrinhação, desiste. Se não, ele volta. E aí, sejam bem-vindos ao Quarto Mundo!

Minha filha Juliana Jabor, antropóloga e psicanalista, escreveu outro dia: "Lula poderá se apropriar da situação, com seu carisma inabalável, para ocupar a 'função paterna' que está vaga desde o fim do seu governo. Eleito de novo, a multidão se transformará, aí sim, em 'massa'. Os 'movimentos' perderão o seu caráter de produção de subjetividades e se transformarão numa massa guiada por um líder populista". Desculpem a depressão e boa sorte?
Igor Souza
13/05/2014 12:32
Deu a louca no PT?

Quando questionado sobre a paralisação das obras da Rua Amazonas, a prefeitura põe a culpa no governo federal (PT). Tenho provas concretas do que falo, além destas que o Jornal Cruzeiro do Vale vem incansavelmente mostrando a comunidade. Será que Gaspar é a favor da volta do menino Lula? Anda criticando o próprio partido. Será final dos tempos? Será que o PT Gaspar não irá apoiar a Dilminha?
A única resposta para tudo isso, é a falta de respeito, desprezo, humilhação, responsabilidade, palavra, honra, caráter e muita incompetência.
Já passou da hora dos moradores unidos entrar com ação coletiva, responsabilizando, prefeitura, ex-prefeitos (por suas omissões), empresa Ramos. Os danos materiais já foram muitos, as humilhações são gigantescas, os danos causados a nossa saúde são irrecuperáveis.
Adeus oposição gasparense
13/05/2014 12:23
Agora todo mundo sabe porque o Prefeito não tem medo de ser derrubado do cargo:Toffoli não iria deixar, tem razão o prefeito em esbanjar irregularidades ...com padrinho assim...
Herculano
13/05/2014 12:19
O PMDB DE GASPAR FOI ONTEM A FLORIANÓPOLIS

Está no Facebook do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, também presidente do PMDB de Santa Catarina.

Acompanhados do deputado federal Rogério Peninha Mendonça, recebi o ex-prefeito e presidente do honra do P...MDB de Gaspar, Oswaldo Schneider, o Paca, o empresário Joel da Costa, o gerente de Assistência Social da SDR de Blumenau, Kleber Wandall, vereadora Ivete Hammes, Valter Morelo, Celso de Oliveira, o ex-presidente do PMDB de Gaspar, Roberto Pereira.
Maio Amarelo DITRAN
13/05/2014 11:10
Amarelou na Ditran mesmo. Amarelou o que? A cara dos diretores, e a raiva dos mesmos, só porque quem idealizou a campanha foi o Agente Pedro, e não tem nenhuma participação do Diretor, e pelo seu grande ego, se a idéia não vem dele, a idéia não presta. Se enganou feio o chefe. A campanha tomou uma proporção estadual, o Agente Pedro está viajando o Estado todo, divulgando a campanha com materiais que não possuem a Logo da Ditran como colaboradores, acho que é o único órgão de trânsito do Estado que não está à frente da iniciativa.

Isso demonstra o descaso da gestão que está a frente da Ditran, uma gestão apenas de cabide, que está ali como marionetes do Governo apenas esperando acabar o mandato, onde a raiva e a vingança impera.

E a única que perde com isso é Gaspar.
Gabriel
13/05/2014 10:13
Pode ser que um dia tenhamos o sonhado anel de contorno, mas enquanto isso, a prefeitura poderia dar uma melhorada nas ruas que hoje temos como alternativa para fugir do caos da hora do rush, como por exemplo, a rua Leopoldo Schramm e a rua Frei Solano, muita gente entra ali em frente a Circulo, pega a Leopoldo Schramm, e logo depois do Zoni entra a esquerda para o acesso a Frei Solano, de onde é possível sair no Gaspar Mirim e no centro, na rotatória de onde se pode ir para a margem esquerda, rua Itajaí e bairro Sete, por exemplo. Com poucos quilômetros a mais consegue-se fugir da maior parte do congestionamento, infelizmente não tem uma sinalização que auxilie quem não conhece muito esses acessos.
Até sugiro ao Cruzeiro do Vale que faça uma reportagem mostrando esses desvios, como está o estado das vias, talvez com um mapa para fugir do transito... fica a dica.

Herculano
13/05/2014 09:59
VOCÊS TÊM DE ASSISTIR ESTE VÍDEO. DE FATO, "O POVO(O VERDADEIRO), UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO"! PARABÉNS, POPULAÇÃO DO RIO VERMELHO, EM SANTA CATARINA, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Algo de muito interessante se passa em Santa Catarina e, em certa medida, se espalha Brasil afora. O Estado, é verdade, abriga o único autointitulado "núcleo bolivariano" do país, na UFSC. Mas vocês sabem como costumam ser as universidades quando sequestradas pela extrema esquerda, né? Há coisas que só acontecem por lá e não refletem o espírito da população. Há três dias, em Florianópolis, houve um "protesto contra os protestos". Cansada de ser refém de movimentos que decidem a toda hora paralisar os transportes e os serviços públicos, parte da população se revoltou e decidiu? protestar contra quem protesta. Que bom! É um sinal de que a sociedade está viva e ainda não sucumbiu às minorias extremistas.

No dia 21 do mês passado, houve outro evento muito interessante, já noticiado em vários lugares. Mas agora há o vídeo, que, a meu ver, não circulou o suficiente. O resumo é o seguinte: militantes do MST, de organizações ditas de sem-teto, do PSOL e do PCdoB ocupavam um terreno particular às margens da SC- 401. Foram retirados de lá e alojados numa área na cidade de "Palhoça", na região metropolitana de Florianópolis. Se queriam terra para trabalhar, lá havia bastante. Mas a ideia não era bem essa.

Solertes, os membros da invasão autointitulada "Ocupação Amarildo" resolveram se transferir para o bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, em plena ilha, bem pertinho do mar. Sabem como é? Foram chegando, ocupando, levantando cerca, fazendo porteira? Ocorre, meus caros, que a população local não aceitou!

Não! Não foram os "ricos" do Rio Vermelho que se opuseram (e também tinham esse direito), mas os pobres mesmo, os trabalhadores, os que ganham a vida com o suor do seu rosto. A população não teve dúvida: organizou-se e pôs os invasores para correr.

Vejam o vídeo. Volto em seguida.

http://www.youtube.com/watch?v=w7AqbucRBMA#t=15

Voltei
Atenção! A área que a turma queria ocupar é um bosque público. Destaco algumas falas:

"Eu trabalho de faxina, vendo até latinha, para pagar meu aluguel. Então eu não aceito isso aqui".

"Tem que conquistar é aqui, ó [o trabalhador mostra o muque], não é roubando terra dos outros".

"Quer casinha de praia, vai trabalhar, vagabundo!"

"Eles só querem que o governo dê dinheiro, o governo dá remédio, dá tudo aquilo. Mas pede para um vagabundo desse trabalhar, nenhum deles vem".

A gente vê um coisa incrível: uma verdadeira carreata de invasores! Sim, eles deixavam a área invadida em seus próprios veículos. E uma moradora resumiu:
"Tem que mandar tudo embora para o lugar deles, porque eles têm carro, eles têm casa. Se eles têm carro, eles têm dinheiro para pagar aluguel. Eles não trabalham porque são vagabundos".

É isto: gente que ganha a vida com o próprio esforço se sente moralmente ofendida com a indústria de invasões criada no país. E é preciso reagir, sim, SEM VIOLÊNCIA E SEM ACEITAR A VIOLÊNCIA. É preciso dizer "não" aos linchadores da lei e dos direitos alheios
Denis Eduardo Estevão
13/05/2014 09:05
Juventude atenda.

" #Cena gasparense. Sexta-feira pela manhã. Um simples cafezinho num bar do Centro aos olhos de todos e como duas pessoas civilizadas, provocou a ira de petistas e pemedebistas locais. Juntos o presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, e o ex-prefeito Adilson Luis Schmitt, PPS. A notícia se espalhou e as conjecturas para 2016 também. É a Gaspar do atraso e de donos# " .

Porque que iria provocar a ira dos petitas e pemedebistas? Brick e Adilson, são amigos de longa data, por conjunturas politicas eles não podem nem se quer conversar? Podemos dizer que em terra que tem dono já existe ditadura? Não da pra acreditar num universo politico que ao invés de pensar, planejar e melhorar a qualidade de vida das pessoas, ficamos impressionados quando um vereador para pra conversar com um cidadão? Precisamos dar enfase ao CAR, ao Hospital, a transparência, o respeito, o saneamento, a honestidade entre outras coisas. Precisamos é sim de mudança, já estamos plantando pra colher está mudança, até porque ela deve vir naturalmente, quando vier será tratado com respeito e honestidade, é o que precisamos ter com a coisa publica.

Essa intrica de poder, de quem é quem, de que um pode mais que o outro, lembrando que todos estão para servir.

Eu acredito num projeto inovador, PSD vem com isso.

PPS
13/05/2014 08:42
O Vitório Marquetti, esta de brincadeira, o DEM sem nenhuma obrigação de liberar, ainda o fez através de um oficio assinado pelo mesmo, e agora vem dizer que não tem acordo. Ele deveria ter saído já com sua derrota nas urnas. Foi feito reuniões em 2013 em que o mesmo tirava o seu nome da presidência do PPS e quando o 2º suplente se pôs a disposição voltou atrás porque sabia que não ia apitar mais nada no partido. Portanto Sr. Vitório se na quiser ir para o seu querido PMDB e que o partido continua ainda com alguns filiados abra mão e passa para seu 2º suplente, senão vai ficar só você e o Sr. Adilson. Tenho pena do 2º suplente, que realmente é um jovem promissor na política Gasparense em estar no meio destas raposas que até por um mês a mais brigam.
Esta é a política dos velhos a aqui em Gaspar. Em 2016 Jovens pra cima deles. Tenho dito.
Herculano
13/05/2014 08:21
NA BAHIA, LULA DIZ QUE DILMA SERÁ "REELEITA PARA DESGRAÇA DAS ELITES"

O texto é de Donaldson Gomes, de Salvador, para o jornal O Globo.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira, em um evento oficial promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde, município da região metropolitana de Salvador, a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo Lula, a candidata à reeleição estaria "apanhando" das elites de uma maneira nunca vista antes.

Mas Lula mostrou confiança e disse que a companheira de partido será reeleita "para a desgraça" das elites. O ex-presidente foi ao município baiano, a 90 quilômetros de Salvador, para participar da inauguração da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do ato de entrega de 60 casas populares e para receber o título de cidadão sãofranciscano, outorgado pela Câmara municipal.
Herculano
13/05/2014 08:17
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E a Dilma caiu no Itaquerão. Pênalti pro Curíntia! Rarará.

Ainda bem que ela não caiu no Horto! Tudo cai nesse Itaquerão.

E a Dilma vai ter que começar a usar paraquedas: cai no ibope, cai no Itaquerão. Tá caindo mais que o Neymar! Rarará
Herculano
13/05/2014 08:14
EX-ADVOGADO DO PT ASSUME A PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL

Defensor de uma legislação eleitoral mais flexível, o ministro José Antonio Dias Toffoli, 46, assume hoje a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ex-advogado do PT, ele vai chefiar a instituição durante a campanha em que a presidente Dilma Rousseff - e que ameaça ser difícil - busca sua reeleição.

Tófoli é ex-advogado do PT (de José Dirceu). Tolerância com ações políticas antes do início da campanha e nas redes sociais aponta mudança no Tribunal (isto até o PT ser o alvo e estar ameaçado na hegemonia de poder)
Herculano
13/05/2014 08:06
O BRASIL ESTÁ COM ÓDIO DE SI MESMO, por Arnaldo Jabor no jornal O Estado de S. Paulo

O Brasil está irreconhecível. Nunca pensei que a incompetência casada com o delírio ideológico promoveria este caos. Há uma mutação histórica em andamento. Não é uma fase transitória; nos últimos 12 anos, os donos do poder estão a criar um sinistro "espírito do tempo" que talvez seja irreversível. A velha "esquerda" sempre foi um sarapatel de populismo, getulismo tardio, leninismo de galinheiro e, agora, um desenvolvimentismo fora de época. A velha "direita", o atraso feudal de nossos patrimonialistas, sempre loteou o Estado pelos interesses oligárquicos.

A chegada do PT ao governo reuniu em frente única os dois desvios: a aliança das oligarquias com o patrimonialismo do Estado petista. Foi o pior cenário para o retrocesso a que assistimos.

Antes dessa terrível dualidade secular, a mudança de agenda do governo FHC por sorte criou um pensamento mais "presentista", começando com o fim da inflação, com a ideia de que a administração pública é mais importante que utopias, de que as reformas do Estado eram fundamentais. Medidas simples, óbvias, indutivas, tentaram nos tirar da eterna "anestesia sem cirurgia". Foi o Plano Real que tirou 28 milhões de pessoas da pobreza e não o refrão mentiroso que os petistas repetem sobre o Bolsa Família ou sobre o PAC imaginário.

Foi um período renegado pelo PT como "neoliberal" ou besteiras assim, mas deixou, para nossa sorte, algumas migalhas progressistas.

Tudo foi ignorado e substituído pelo pensamento voluntarista de que "sujeitos da história" fariam uma remodelagem da realidade, de modo a fazê-la caber em suas premissas ideológicas. Aí começou o desastre que me lembra a metáfora de Oswald de Andrade, de que "as locomotivas estavam prontas para partir, mas alguém torceu uma alavanca e elas partiram na direção oposta".

Isso causa não apenas o caos administrativo com a infraestrutura morta, como também está provocando uma mutação na psicologia e no comportamento das pessoas. O Brasil está sendo desfigurado dentro de nossas cabeças, o imaginário nacional está se deformando.

Há uma grande neurose no ar. E isso nos alarma como a profecia de Levi Strauss de que "chegaríamos à barbárie sem conhecer a civilização". Cenas como os 30 cadáveres ao sol no pátio do necrotério de Natal, onde os corpos são cortados com peixeiras, fazem nossa pele mais dura e o coração mais frio. Defeitos e doçuras do povo, que eram nossa marca, estão dando lugar a sentimentos inesperados, dores nunca antes sentidas. Quais são os sintomas mais visíveis desse trauma histórico?

Por exemplo, o conceito de solidariedade natural, quase "instintiva", está acabando. Já há uma grande violência do povo contra si mesmo.

Garotos decapitam outros numa prisão, ônibus são queimados por nada, com os passageiros dentro, meninas em fogo, presos massacrados, crianças assassinadas por pais e mães, uma revolta sem rumo, um rancor geral contra tudo. O Brasil está com ódio de si mesmo. Cria-se um desespero de autodestruição, e o país começa a se atacar.

Outro nítido efeito na cabeça das pessoas é o fatalismo: "É assim mesmo, não tem jeito não". O fatalismo é a aceitação da desgraça. E vêm a desesperança e a tristeza. O Brasil está triste e envergonhado.

Outro sintoma claro é que as instituições democráticas estão sem força, se desmoralizando, já que o próprio governo as desrespeita. Essa fragilização da democracia traz de volta um desejo de autoritarismo na base do "tem de botar para quebrar!". Já vi muito chofer de táxi com saudades da ditadura.

A influência do petismo também recriou a cultura do maniqueísmo: o mal está sempre no outro. Alguém é culpado disso tudo, ou seja, a "média conservadora" e a oposição.

A ausência de uma política contra a violência e a ligação de muitos políticos com o tráfico estimulam a organização do crime, que comanda as cadeias e já demonstra uma busca explícita do horror. A crueldade é uma nova arte incorporada em nossas cabeças, por tudo que vemos no dia a dia dos jornais e TV. Ninguém mata mais sem tortura. O horror está ficando aceitável, potável.

O desgoverno, os crimes sem solução, a corrupção escancarada deixam de ser desvios da norma e vão criando uma nova cultura: a cultura da marginalidade, a "normalização" do crime.

Uma grande surpresa foi a condenação da Copa. Logo por nós, brasileiros boleiros. Recusaram o "pão e circo" que Dilma/Lula bolaram, gastando mais de R$ 30 bilhões em estádios para "impressionar os imperialistas" e bajular as massas. Pelo menos isso foi um aumento da consciência política.

Artistas e intelectuais não sabem o que pensar - como refletir sem uma ponta de esperança? Temos aí a "contemporaneidade" pessimista.

Cria-se uma indiferença progressiva e vontade de fuga. Nunca vi tanta gente falando em deixar o país e ir morar fora. As mutações mentais são visíveis: nos rostos tristes nos ônibus abarrotados, na rápida cachaça às 6h da manhã dos operários antes de enfrentar mais um dia de inferno, nos feios, nos obesos, no desânimo das pessoas nas ruas, no pessimismo como único assunto em mesas de bar.

Vimos em junho passado manifestações bacanas, mas sem rumo; contra o quê? Um mal-estar generalizado e sem clareza, logo escrachado pelos black blocks, a prova estúpida de nosso infantilismo político.

É difícil botar a pasta de dente para dentro do tubo. Há uma retroalimentação da esculhambação generalizada que vai destruindo as formas de combatê-la. Tecnicamente não estamos equipados para resolver as deformações que se acumulam como enchentes, como um rio sem foz.

E o pior é que, por trás da cultura do crime e da corrupção, consolida-se a cultura da mentira, do bolivarianismo, da preguiça incompetente e da irresponsabilidade pública.

O Brasil está sofrendo uma mutação gravíssima, e nossas cabeças também. É preciso tirar do poder esses caras que se julgam os "sujeitos da história". Até que são mesmo, só que de uma história suja e calamitosa.
Herculano
13/05/2014 08:01
CIRO QUINTINO É CONTRA O ANEL DE CONTORNO

O vereador Ciro André Quintino, PMDB, se diz contra o Anel de Contorno com pista simples. Ele alega que pensa no futuro. Meia verdade.

Por que? Antes uma pista simples do que nada. O nada seria mais um desastre para o nosso futuro. E o nada é o que Ciro no fundo defende.

Afinal a Rodovia Jorge Lacerda no trecho de Blumenau e a Anfilóquio Nunes Pires, no trecho de Gaspar não são feitas de pista simples? Congestionadas, sim, mas servem. Imagina-se se ela não existisse. A BR 470 não está em pista simples. É perigosa, sim; é congestionada sim, mas seria bem pior para todos nós se ela não existisse. Ou o Ciro acha que a ligação que o PT tanto defende do Garcia, Gabiruba e Gaspar Alto vai ser em pista dupla?

Gaspar é assim mesmo. Enquanto aqui se divide por nada. Blumenau vai levando o Anel de Contorno de Gaspar para resolver os problemas de mobilidade urbana deles. Não importa se é pista simples, dupla, novo ou velho traçado. O que todos deveriam estar unidos é pelo Anel de Contorno e ter das autoridades a garantia dele ser implantado pela nossa mobilidade.
Herculano
13/05/2014 07:46
FALTA UM MÊS PARA A COPA. COMO O PREVISTO, O BRASIL VIROU UMA PRAÇA DE PROTESTOS, GREVES E ATÉ INSANIDADES. O RETRATO ACABADO DA ERRÁTICA PRIORIDADE DO GOVERNO DO PT PARA O PAÍS E O POVO. SINDICATOS PARALELOS. SINDICATOS COM PROPOSTAS POLÍTICO PARTIDÁRIAS E SEM REPRESENTAÇÃO LABORAL...

Manchetes desta manhã. Justiça proíbe 4 líderes grevistas de promover paralisação de ônibus no Rio

O texto é do Uol. O sindicato das empresas de ônibus do Rio de Janeiro, Rio Ônibus, informou que a Justiça do Rio determinou que quatro líderes da comissão de rodoviários que decidiu pela paralisação do serviço de ônibus nesta terça (13) e quarta-feira (14), identificados como Hélio Alfredo Teodoro, Maura Lúcia Gonçalves, Luís Claudio da Rocha Silva e Luiz Fernando Mariano, devem se abster de "promover, participar, incitar greve e praticar atos que impeçam o bom, adequado e contínuo funcionamento do serviço de transporte público, bem como mantenham distância das garagens das empresas consorciadas filiadas ao sindicato (Rio Ônibus)".

A juíza Andréia Florêncio Berto, que tomou a decisão no Plantão Judiciário, cita a violência praticada na paralisação do dia 9 de maio e fixa multa de R$ 10 mil por cada ato de descumprimento da decisão. O Rio Ônibus informa que vai entrar com um pedido no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para que considere ilegal e abusivo todo o movimento grevista.

Os motoristas e cobradores participantes começaram a paralisação, com duração prevista para 48 horas, à 0h desta terça-feira (13). Apesar disso, a paralisação já era sentida pela população às 23h de ontem. Era possível ver pontos com muita gente e verificar poucos ônibus para fazer a ligação entre o centro da capital fluminense e bairros das zonas norte e oeste da cidade.

O ato havia sido decidido nesta segunda-feira, em assembleia realizada na porta do TRT, depois de uma audiência de conciliação que terminou sem acordo. Hoje, o número de ônibus nas ruas é ainda menor do que o da última paralisação, realizada na última quinta-feira.

Os trabalhadores reivindicam aumento salarial de 40% (e não os 10% acordados entre o sindicato da categoria e as empresas de ônibus), o fim da dupla função e reajuste no valor da cesta básica ?de R$ 150 para R$ 400. A convocação é feita por um grupo dissidente, que não se sentiria representado pelo Sintraturb-Rio (Sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus do Rio de Janeiro).
Herculano
13/05/2014 07:40
BRASILEIROS PROTESTAM AQUI E NO EXTERIOR

Embaixada brasileira é apedrejada em Berlim. Encapuzados, agressores conseguiram fugir; Itamaraty chama de vandalismo. Ataque ocorre três dias antes de manifestações contra a Copa e de sem-teto em SP, que também pode ter greve de trens
Herculano
13/05/2014 07:38
DE BRUXA E MONSTROS, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

O que têm em comum quem põe na internet o desenho falado de uma "bruxa" e quem usa as redes sociais para chamar o presidente do STF de "monstro"?

Um brinca com coisa séria. O outro é um militante que - seria só por "amor à causa"? - aderiu ao vale-tudo. E ambos são igualmente covardes que se escondem no anonimato para caluniar, mentir, incitar. E, por isso, são de alta periculosidade.

A "brincadeira da bruxa" excitou a ignorância e a loucura de uma comunidade que passará décadas tentando entender como cidadãos até então normais puxaram pelos cabelos uma moça inocente e indefesa, jogaram-na no chão, amarraram-lhe as mãos e a mataram a pauladas. Ela morreu sem entender sequer por quê.

E o risco da incitação contra o "monstro"? Com o país fervendo com linchamentos, assaltos, balas perdidas e protestos por toda parte, tudo pode acontecer. A diferença é que o ministro Joaquim Barbosa sabe exatamente que tipo de gente está por trás e por que está sendo perseguido.

Segundo a revista "Veja", a PF anda atrás de quem posta coisas assim: "Joaquim Barbosa deve ser morto. Ponto final". E até já localizou o autor de um texto meigo que chama o ministro de "desgraçado", que "vai morrer de câncer ou um tiro na cabeça". É um ativo integrante da Comissão de Ética (?!) do PT no Rio Grande do Norte. Haja ética!

É estarrecedor, mas não surpresa. Basta buscar na mesma "Veja" uma informação de fevereiro de 2013: um assessor do ministro Gilberto Carvalho - frise-se: do Planalto - viajou a Cuba, com tudo pago pelo governo brasileiro, para fazer um curso sobre técnicas de... "ciberguerra"! Decifrando, "novas formas de comunicação de rede e batalhas políticas".

Não que seja uma exclusividade petista, ao contrário, mas esse tipo de gente usa os fantásticos recursos da internet para agredir, deturpar, transformar mentiras em verdades e criar bruxas e monstros. Um legado e tanto para as novas gerações.
Herculano
13/05/2014 07:33
ONDE ESTÁ O PREFEITO DE GASPAR? EM BRASÍLIA. FAZENDO O QUE? MARCHANDO. COM QUEM? COM SOLY E DORACI

Não tem jeito. Todo o mês o prefeito Pedro Celso Zuchi, arruma uma desculpa para ir a Brasília e ganhar polpudas diárias. Sempre diz que vai em busca de verbas. Mas, elas raramente chegam e contradizem a sua "prestação de contas", quando raramente a faz à população.

O que ele foi fazer desta vez lá? Pedir pelo Hospital de Gaspar? Pelo saneamento e urbanização do aglomerado precário criado pela própria prefeitura e chamado de "casinhas de plástico"? Pelas alças da Ponte do Vale para o povo sofrido e isolado da Margem Esquerda (sim, porque pelas verbas da ponte o blumenauense Ivan Naatz já o fez com mais competência na semana passada perante os enroladores e que se dizem os nossos canais em Brasília, a ministra Ideli Salvatti e o deputado Décio Neri de Lima), pelo Anel de Contorno (dentro dos planos de mobilidade urbana)?...

Não. A própria assessoria de imprensa da prefeitura que é tocada da Procuradoria Geral do Município, num desvio funcional para melhorar o salário da titular, esclarece num providencial press release feito especialmente para ser anexado à prestação de contas para evitar qualquer problema com o Ministério Público e ele eventualmente questionar a validade destas viagens: "Prefeito de Gaspar participa da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios".

Então vamos lá. Quem é mesmo que lançou os municípios nesta penúria além da má gestão de muitos prefeitos? Os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff, todos do PT. Então contra quem mesmo Pedro Celso Zuchi, o fiel e sempre primeiro amigo Soly Waltrick Antunes Filho (secretário de Planejamento e já foi de tudo para estar na barrosa) e o presidente de fato do PT e chefe de Gabinete de Zuchi, todos do PT, foram protestar em Brasília em tal marcha? Poupa-nos, por favor. Acorda, Gaspar!

Os presidentes petistas Lula e Dilma aceleraram a centralização da tributação em Brasília, a má gestão, a corrupção e a distribuição dos recursos federais para o município por critérios políticos e não técnicos. Veja, o exemplo da liberação dos recursos da Ponte do Vale. Quem é que promoveu o show irresponsável da renúncia fiscal para sustentar ficticiamente o consumo, via diminuição de IPI sobre vários produtos (veículos, linha branca, móveis...) e com isso diminuiu compulsoriamente o retorno do Fundo de Participação dos Municípios? O governo do PT em Brasília.

Então Zuchi, Soly e Doraci foram marchar em Brasília? Não. Quem está marchando somos nós, feitos de tolos num discurso que não se sustenta e que muitos engolem e o tem como correto. Quem paga tudo isto? Nós. Ou existe outra explicação para tudo isto que não seja a que lhes relatei? Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.