09/05/2014
GASPAR ACORDOU I?
Antes tarde do que nunca! A reunião proposta pela vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, para defender o Anel de Contorno de Gaspar, que Blumenau quer inviabilizar, foi relativamente bem sucedida. Teve a participação de todos os partidos com assento no Legislativo, parte da representação empresarial e ganhou adesão da mídia local que ainda não percebeu o mal que se está fazendo com o nosso futuro. Esta manobra de lideranças de Blumenau e do governo do Estado eu denunciei aqui em três contundentes comentários. E cheguei a ser mal interpretado não pelos blumenauenses, mas veja só, por alguns gasparenses e por picuinhas políticas, apesar de nunca ter sido filiado a nenhum partido na minha vida.
GASPAR ACORDOU II?
Nos comentários mostrei a ausência de Gaspar neste debate. Não se trata de algo partidário, mas da cidade e cidadania. É um assunto que compromete a mobilidade do Vale, de Gaspar e do nosso futuro. ?Inventaram? um projeto caro exatamente para ser descartado pelo governo do Estado. E com o descarte, Blumenau está querendo levar a ponte projetada do Bela Vista para o Sesi, em Blumenau; e o Anel que seria uma alternativa à congestionada Rodovia Jorge Lacerda e do Centro Urbano de Gaspar aos passantes vai virar uma ligação do Sesi no Vorstadt, com a Ponta Aguda, em Blumenau, com a BR-470, pela Rua Silvano Cândido da Silva Sênior. Esta rua, hoje estreita e perigosa que vai dar no presídio regional e na nossa Vidal Flávio Dias. E nos novos planos de lá, vejam só, vai ser uma avenida de pista dupla para despejar confortavelmente os blumenauenses da área sul na BR-470. E para nós? Bananas.
GASPAR ACORDOU III?
Estavam presentes, além da vereadora Andreia, os vereadores Amarildo José Rampelotti e Hamilton Graff, ambos do PT; Hilário José Melato, PP, Marcelo de Souza Brick e Giovano Borges, do PSD, além de Ciro André Quintino e Marli Iracema Sontag, do PMDB. Das entidades só José Eduardo, da ACIG. CDL, Ampe e Comtur não foram. Apareceram na reunião e ficaram com o consenso de todos Raul Schramm, Diretor de Turismo e Joel Júlio da Costa, que disse estar lá representando o sindicato patronal.
GASPAR ACORDOU IV?
Mas quem faltou nesta reunião? O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e que em entrevista sobre este tema a este jornal Cruzeiro do Vale já disse isto ser um problema de Blumenau. Ou seja, que o Anel de Contorno e a defesa dele deveriam interessar ao nosso vizinho e não a nós e Brusque, por exemplo. Andreia e os presentes concordaram: nenhuma comissão estará completa sem o prefeito, ou alguém do Executivo com esta procuração, liderança e vontade de dialogar não apenas por Gaspar, mas pela mobilidade do Vale com o Litoral, em caminhos que precisam ser construídos coma duplicação da BR-470, a ligação Garcia (Blumenau) com o Gaspar Alto e Guabiruba (esta sim defendida pela administração de Gaspar) e principalmente o Anel de Contorno.
GASPAR ACORDOU V?
A comissão não é feita para brigar, mas para dialogar e construir. Então a decisão de se entender com a Acib, a atuante e representativa Associação Empresarial de Blumenau, e participar das reuniões sobre o Anel de Contorno é acertada. Mas, para atuar, se posicionar e não apenas como ouvinte, fato que já testemunhei. Ora, se o Anel de Contorno ficou caro, é preciso saber quem é que orientou a tal. Por que o governo de Raimundo Colombo, PSD, e do secretário Regional César Botelho, PMDB, estão tão omissos neste caso e trabalhando pela extinção do Anel de Contorno? Qual o papel da Iguatemi Engenharia neste caso de traição? Tudo isto está muito nebuloso. Faltam-se verbas do governo do Estado, por que não buscar parte delas no governo federal junto aos programas de mobilidade urbana? O que fazem os deputados Décio Neri de Lima, PT, o que manda na administração gasparense, e que agora se diz interlocutor de Dilma Vana Rousseff? Rogério Peninha Mendonça, PMDB e João Alberto Pizolatti Júnior, PP, o que possui interlocução com o ministério das Cidades?
GASPAR ACORDOU VI?
O vereador Hilário José Melato, PP, defendeu o Anel. Amarildo José Rampelotti, PT, também. Joel Júlio da Costa, PMDB, idem. São pré-candidatos a deputado estadual. Arrumaram um mote. Fazem-no bem, se verdadeiro. Mostram ao distinto eleitor e eleitora, a razão pela qual Gaspar deve ter um deputado na Assembleia: para defender os interesses da cidade. Será pouco. Sobrarão motivos. Faltarão votos. Mas não custa perguntar neste palanque de interesses: o que é feito de Ana Paula Lima, PT; Jean Jackson Kuhlmann, Ismael de Souza e Ciro Roza, todos do PSD, Aldo Schneider, PMDB, bem como Serafim Venzon e Gilmar Knaesel, ambos do PSDB neste assunto a favor de Gaspar? A eleição está aí. E os compromissos com a cidade igualmente.
PONTE DO VALE
A obra parou. Mas a Caixa colocou esta semana a nova placa de propaganda da Ponte do Vale. Dela destaca os acessos ao bairro Poço Grande. A Margem Esquerda, onde não há alças de acesso para o povo de lá, nem aparece na ilustração. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
Errei. A indenização do Município de Gaspar aos Fachini?s pelo pedaço da Duque de Caxias não é R$400 mil como escrevi em ?Bagunça Urbana?, na edição de terça-feira aqui. Mas quase seis vezes mais: R$ 2.256.366,64. É o que diz o projeto 36/2014 enviado à Câmara pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, pedindo autorização para o acordo e pagamento parcelado. Dinheiro que vai faltar para o essencial e que não estava no Orçamento.
Ai, ai, ai. A portaria 3411 de 24 de abril foi aberta porque a prefeitura quer apurar se uma berçarista usou atestados médicos falsos para justificar suas faltas ao trabalho.
Manchete da semana passada no jornal Cruzeiro do Vale: ?Tribunal de Contas aponta problemas na área de assistência social?. A juíza Ana Paula Amaro da Silveira se dedicou à causa da criança e do adolescente aqui por 11 anos. Tornou-se exemplo nacional. Ao sair para aproveitar uma promoção em Florianópolis, como ?homenagem?, foi assassinada na sua reputação pelo PT de Gaspar. O desastre anunciado está na manchete e menos de um ano após sua saída. Ao saber, Ana Paula foi lacônica: ?Lamento que a situação esteja piorando. Torço para que não consiga destruir o trabalho e dedicação de tantos anos. Tenho pena dos que ficaram e acreditavam, como eu, na causa da infância. Uma causa inglória, porque criança só chama atenção quando já não é mais criança e seu pedido de socorro se transforma em revolta?.
Gaspar precisa de candidatos. O vereador fiel e canino apoiador do governo do PT em Gaspar, José Hilário Melato, PP, está arisco. Acha que a atual administração só pensa em grandes obras e esquece as pequenas e essenciais para o povo. Será que ele também irá lavar a minha alma?
Pedro Paulo Schramm, o Pepê, não é mais o procurador da Câmara de Gaspar. Durante dez anos conquistou e incorporou todos os benefícios financeiros do cargo em comissão. Então, volta ser assessor jurídico. Emerson Pereira, por antiguidade, deve ser o procurador.
Sucesso lá fora. O empreendedor gasparense João Pedro da Silva, ou simplesmente Gaspar, montou mais um empreendimento no Mato Grosso. Em Sorriso levou dois ministros e o governador para a inauguração do maior frigorífico de peixes do Brasil. A audácia dele e que falta aqui, chama-se Delicious Fish. Vai beneficiar 40 toneladas de peixes a cada oito horas. Sinta inveja e assista o vídeo.
A comissão especial para apurar o afundamento da balsa e do rebocador foi aprovada por unanimidade na Câmara de Ilhota.
Edição 1586
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).