29/04/2014
ANEL DE CONTORNO I
Blumenau está inviabilizando o projeto para o Vale e os gasparenses; pior: malandramente está ?comendo? as verbas do Contorno de Gaspar. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, não está nem aí como revelou em entrevista sobre o assunto a este Cruzeiro do Vale. E ai de quem se meta a defender este assunto para os gasparenses. A vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, está peitando o assunto na Câmara. Está sendo bombardeada pelo PT, especialmente o cunhado do prefeito, Antônio Carlos Dalsochio, e o presidente do PT local ? aquele que sempre foi ferrenhamente contra o aumento dos servidores e comemorou o acordo que não valeu para não descontar os dias parados - e líder do governo na Câmara, José Amarildo Rampelotti.
ANEL DE CONTORNO II
Quem inviabilizou o Anel de Contorno de Gaspar? Blumenau, que possui lideranças e instituições capazes à pressão na defesa da sua comunidade? O PMDB do cabide de emprego para políticos desocupados, a Secretaria de Desenvolvimento Regional? O PT, lideranças e entidades de Gaspar pela omissão? A ganância de alguns que queriam se beneficiar de um novo traçado para a valorização imobiliária? Ou a Iguatemi Engenharia que inventou um projeto caro, inviável para o governo do Estado? Mas a troco e a serviço de quem a Iguatemi ? a mesma que cuida de quase todos os projetos de engenharia de grandes obras no Vale para o governo do Estado do PSD/PMDB e da revisão do Plano Diretor de Gaspar para o PT ? faria isto?
ANEL DE CONTORNO III
Se o PT e a prefeitura de Gaspar deixarem, na sexta-feira dia 2 de maio, em meio a um feriadão informal, haverá uma reunião na Câmara, às duas horas da tarde, para discutir a nossa mobilidade e o Anel de Contorno, segundo anunciou a vereadora Andreia. ?Na oportunidade estaremos formando uma comissão para que juntos possamos buscar alternativas e melhorias para o nosso município, afinal juntos somos mais fortes?, escreveu ela no convite. Comissão? Hum! Mais fortes? Só se quando se ajoelha e se fica quieto para a atual administração petista. E os exemplos são muitos. E o espaço, aqui, pequeno para listar parte deles.
ANEL DE CONTORNO IV
E por que se o PT e a prefeitura deixarem? Porque a Câmara já se ensaia para este 23 ou 30 de maio, uma audiência pública no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Gaspar Alto, para tratar da ligação Blumenau-Guabiruba, partindo da região sul blumenauense, passando pelo Gaspar Alto. Esta é a bandeira do PT de Blumenau, o que manda aqui. Não é ruim, não. Mas de periférica, esta ligação se tornou prioritária e eleitoral para o Garcia, Guabiruba, Botuverá e Brusque ? esta também governada pelo PT. O assunto já foi discutido em Blumenau em uma audiência proposta pelo presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira, PT ? o rei das audiências públicas, todas inconclusivas, apenas teatro político e para ocupar espaços na imprensa de lá. Vanderlei já esteve aqui com prefeito Zuchi pedindo a mobilização. Então já está feita a opção do principal pelo acessório... Acorda, Gaspar!
A BAGUNÇA URBANA I
Apenas para registrar o que já fiz nos comentários da coluna na internet, a mais acessada e acreditada. O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, espalhou na rede que esteve na promotoria conversando com Henrique da Rosa Ziesemer. Alegou que foi atrás de soluções para o povo sofrido e que foi atingido pelas medidas saneadoras pedidas à prefeitura pelo Ministério Público na Ação Civil Pública com sentença liminar do juiz João Baptista Viera Sell. Pode ser. Mas Marcelo, como homem público, devia também esclarecer que é parte familiar de um dos processos. Os autos n° 025.14.000620-0, de Nélio e Celine Gaertner, foram julgados e com liminar semelhante prolatada no dia 20 de fevereiro deste ano. Nélio é primo de Rogério Gaertner, sogro de Marcelo.
A BAGUNÇA URBANA II
Outra de Marcelo no seu Facebook na semana passada e hoje na Câmara via o requerimento. ?O sucesso de uma administração nunca depende de uma única pessoa. É uma série de fatores, principalmente comprometimento! Debate, diálogo, vontade de querer resolver, são atributos do gestor público. Saída da Rua ao lado da empresa Malhas Soft, Bairro Figueira (foto). Moradores angustiados com a falta de segurança?. Marcelo está certo; certíssimo. O povo também. A rua se chama Cônsul Ferdinand Josef Kuns. Por dever de transparência, o vereador e presidente da Câmara devia esclarecer a razão pela qual aquela rua não só é perigosa na saída, mas no estreitamento que ela possui na sua parte final. Mais. Quem por anos reluta em permitir o alargamento daquela rua para torná-la menos perigosa? Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
A chapa do secretário de Obras, Lovídio Carlos Bertoldi, esquentou. Dois funcionários públicos, concursados ? um homem e uma mulher ? orientados pelo Sintraspug a quem foram se queixar -, entraram com um processo por assédio moral. Vão tentar configurar na Justiça perseguição política e pessoal nas suas sucessivas transferências.
O ex-presidente do PMDB de Gaspar, o empresário Délgio Roncaglio, deixa claro a quem possa interessar, que irá apoiar a candidatura da atual deputada Dirce Heiderschdeit. Então...
O médico ortopedista Fernando César Buchen foi suspenso por 30 dias das atividades profissionais pelo Conselho Regional de Medicina (de 28 de abril até 27 de maio). A publicação saiu ontem no Jornal de Santa Catarina. O médico, segundo o Cremesc, ?infringiu os artigos 14, 23, 38 e 40 do CEM (res CFM nº 1931/09), ?por ter cometido infração ética o médico que faz uso de sua profissão corretamente, mas que se aproveita do exame médico para atuação maligna de sua sexualidade??. A penalização foi por unanimidade e negados os recursos.
O prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, PSD, arrumou mais uma para se coçar. Pediu o carro da Câmara de volta. Mal orientado e sem experiência dos bastidores políticos, Bosi anda às turras com a Câmara, há muito. O ofício 36/2014 de 24 de fevereiro diz que a Cessão de Uso do carro já terminou. A Câmara, que é majoritariamente oposicionista, já disse que não vai devolver o veículo que veio por doação do governo estadual do PSD, intermediada pelo deputado Aldo Schneider, PMDB, líder do governo na Assembleia. A Câmara de lá já entrou com uma Ação de Interditos Proibitórios para manter o veículo para si e uma Cautelar de Exibição de Documentos para ver direito como se deu esta Cessão.
Outro ofício, o 14/2014 de 11 de abril assinado pelo secretário de Administração, Fernando Neves (que também é o presidente do PSD de Gaspar), aprofundou ainda mais a crise entre os dois poderes de lá. Ele diz que a Câmara terá as informações que pede do Executivo, mas se dispender funcionário para fazer as pesquisas e pagar as fotocópias dos documentos pesquisados. Se não for pirraça à transparência, é falência da obrigação pública à fiscalização.
Fernando Neves argumenta que já disponibiliza os dados que os vereadores pedem no Portal Transparência. Um avanço para quem publicava os editais na porta da prefeitura. Mas, perguntar não ofende: se o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e o Ministério Público pedirem informações, Fernando dará a mesma resposta? Está desafiado.
O decreto 5.920, de 23 de abril e assinado pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, determina a cobrança pela ocupação da Arena Multiuso para eventos particulares. Há uma tabela por hora, inclusive das canchas que foram feitas pelo CTG Coração do Vale. A novidade estava na edição de sexta-feira do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet.
Edição 1583
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).