Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

29/04/2014

ANEL DE CONTORNO I

Blumenau está inviabilizando o projeto para o Vale e os gasparenses; pior: malandramente está ?comendo? as verbas do Contorno de Gaspar. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, não está nem aí como revelou em entrevista sobre o assunto a este Cruzeiro do Vale. E ai de quem se meta a defender este assunto para os gasparenses. A vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, está peitando o assunto na Câmara. Está sendo bombardeada pelo PT, especialmente o cunhado do prefeito, Antônio Carlos Dalsochio, e o presidente do PT local ? aquele que sempre foi ferrenhamente contra o aumento dos servidores e comemorou o acordo que não valeu para não descontar os dias parados - e líder do governo na Câmara, José Amarildo Rampelotti. 

ANEL DE CONTORNO II

Quem inviabilizou o Anel de Contorno de Gaspar? Blumenau, que possui lideranças e instituições capazes à pressão na defesa da sua comunidade? O PMDB do cabide de emprego para políticos desocupados, a Secretaria de Desenvolvimento Regional? O PT, lideranças e entidades de Gaspar pela omissão? A ganância de alguns que queriam se beneficiar de um novo traçado para a valorização imobiliária? Ou a Iguatemi Engenharia que inventou um projeto caro, inviável para o governo do Estado? Mas a troco e a serviço de quem a Iguatemi ? a mesma que cuida de quase todos os projetos de engenharia de grandes obras no Vale para o governo do Estado do PSD/PMDB e da revisão do Plano Diretor de Gaspar para o PT ? faria isto? 

ANEL DE CONTORNO III

Se o PT e a prefeitura de Gaspar deixarem, na sexta-feira dia 2 de maio, em meio a um feriadão informal, haverá uma reunião  na Câmara, às duas horas da tarde, para discutir a nossa mobilidade e o Anel de Contorno, segundo anunciou a vereadora Andreia. ?Na oportunidade estaremos formando uma comissão para que juntos possamos buscar alternativas e melhorias para o nosso município, afinal juntos somos mais fortes?, escreveu ela no convite. Comissão? Hum! Mais fortes? Só se quando se ajoelha e se fica quieto para a atual administração petista. E os exemplos são muitos. E o espaço, aqui, pequeno para listar parte deles. 

ANEL DE CONTORNO IV

E por que se o PT e a prefeitura deixarem? Porque a Câmara já se ensaia para este 23 ou 30 de maio, uma audiência pública no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Gaspar Alto, para tratar da ligação Blumenau-Guabiruba, partindo da região sul blumenauense, passando pelo Gaspar Alto. Esta é a bandeira do PT de Blumenau, o que manda aqui. Não é ruim, não. Mas de periférica, esta ligação se tornou prioritária e eleitoral para o Garcia, Guabiruba, Botuverá e Brusque ? esta também governada pelo PT. O assunto já foi discutido em Blumenau em uma audiência proposta pelo presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira, PT ? o rei das audiências públicas, todas inconclusivas, apenas teatro político e para ocupar espaços na imprensa de lá. Vanderlei já esteve aqui com prefeito Zuchi pedindo a mobilização.  Então já está feita a opção do principal pelo acessório... Acorda, Gaspar!  

A BAGUNÇA URBANA I

herculanoGG.jpgApenas para registrar o que já fiz nos comentários da coluna na internet, a mais acessada e acreditada. O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, espalhou na rede que esteve na promotoria conversando com Henrique da Rosa Ziesemer. Alegou que foi atrás de soluções para o povo sofrido e que foi atingido pelas medidas saneadoras pedidas à prefeitura pelo Ministério Público na Ação Civil Pública com sentença liminar do juiz João Baptista Viera Sell. Pode ser. Mas Marcelo, como homem público, devia também esclarecer que é parte familiar de um dos processos. Os autos n° 025.14.000620-0, de Nélio e Celine Gaertner, foram julgados e com liminar semelhante prolatada no dia 20 de fevereiro deste ano. Nélio é primo de Rogério Gaertner, sogro de Marcelo. 

A BAGUNÇA URBANA II

Outra de Marcelo no seu Facebook na semana passada e hoje na Câmara via o requerimento. ?O sucesso de uma administração nunca depende de uma única pessoa. É uma série de fatores, principalmente comprometimento! Debate, diálogo, vontade de querer resolver, são atributos do gestor público. Saída da Rua ao lado da empresa Malhas Soft, Bairro Figueira (foto). Moradores angustiados com a falta de segurança?. Marcelo está certo; certíssimo. O povo também. A rua se chama Cônsul Ferdinand Josef Kuns. Por dever de transparência, o vereador e presidente da Câmara devia esclarecer a razão pela qual aquela rua não só é perigosa na saída, mas no estreitamento que ela possui na sua parte final. Mais. Quem por anos reluta em permitir o alargamento daquela rua para torná-la menos perigosa? Acorda, Gaspar! 

SOBRE O TRAPICHE

A chapa do secretário de Obras, Lovídio Carlos Bertoldi, esquentou. Dois funcionários públicos, concursados ? um homem e uma mulher ? orientados pelo Sintraspug a quem foram se queixar -, entraram com um processo por assédio moral. Vão tentar configurar na Justiça perseguição política e pessoal nas suas sucessivas transferências.

O ex-presidente do PMDB de Gaspar, o empresário Délgio Roncaglio, deixa claro a quem possa interessar, que irá apoiar a candidatura da atual deputada Dirce Heiderschdeit. Então...

O médico ortopedista Fernando César Buchen foi suspenso  por 30 dias das atividades profissionais pelo Conselho Regional de Medicina (de 28 de abril até 27 de maio). A publicação saiu ontem no Jornal de Santa Catarina. O médico, segundo o Cremesc, ?infringiu os artigos 14, 23, 38 e 40 do CEM (res CFM nº 1931/09), ?por ter cometido infração ética o médico que faz uso de sua profissão corretamente, mas que se aproveita do exame médico para atuação maligna de sua sexualidade??.  A penalização foi por unanimidade e negados os recursos. 

O prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, PSD, arrumou mais uma para se coçar. Pediu o carro da Câmara de volta. Mal orientado e sem experiência dos bastidores políticos, Bosi anda às turras com a Câmara, há muito. O ofício 36/2014 de 24 de fevereiro diz que a Cessão de Uso do carro já terminou. A Câmara, que é majoritariamente oposicionista, já disse que não vai devolver o veículo que veio por doação do governo estadual do PSD, intermediada pelo deputado Aldo Schneider, PMDB, líder do governo na Assembleia. A Câmara de lá já entrou com uma Ação de Interditos Proibitórios para manter o veículo para si e uma Cautelar de Exibição de Documentos para ver direito como se deu esta Cessão.

Outro ofício, o 14/2014 de 11 de abril assinado pelo secretário de Administração, Fernando Neves (que também é o presidente do PSD de Gaspar), aprofundou ainda mais a crise entre os dois poderes de lá. Ele diz que a Câmara terá as informações que pede do Executivo, mas se dispender funcionário para fazer as pesquisas e pagar as fotocópias dos documentos pesquisados. Se não for pirraça à transparência, é falência da obrigação pública à fiscalização.

Fernando Neves argumenta que já disponibiliza os dados que os vereadores pedem no Portal Transparência. Um avanço para quem publicava os editais na porta da prefeitura. Mas, perguntar não ofende: se o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e o Ministério Público pedirem informações, Fernando dará a mesma resposta? Está desafiado.

O decreto 5.920, de 23 de abril e assinado pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, determina a cobrança pela ocupação da Arena Multiuso para eventos particulares. Há uma tabela por hora, inclusive das canchas que foram feitas pelo CTG Coração do Vale. A novidade estava na edição de sexta-feira do Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet.

 

 

Edição 1583

Comentários

Juju do Gasparinho
01/05/2014 21:56
Prezado Herculano:

Postado às 21:28hs.
O que li, foi música aos meus ouvidos.

Postado às 21:13hs.
Socorro! Parem o mundo que eu quero descer.
Herculano
01/05/2014 21:28
SÓ O PT E OS PETISTAS NÃO PERCEBEM O QUANTO SE AUTO ENGANAM. ESTA VAI SER A MANCHETE DA MAIORIA DOS JORNAIS AMANHÃ. É POR ISTO, QUE ELES DETESTAM A IMPRENSA LIVRE E QUEREM-NA SOB O CONTROLE DAS PATRULHAS IDEOLÓGICAS E DO ESTADO. NÃO SUPORTAM A VERDADE. "PÚBLICO VAIA PETISTAS E ATIRA LATAS DURANTE FESTA DA CUT (FIEL AO PT) EM SÃO PAULO"

Prefeito Fernando Haddad foi embora sem discursar. Ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha fez apenas saudação, informa Lino Rodrigues em seu texto para o jornal O Globo

Políticos petistas como o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o pré-candidato ao governo do estado Alexandre Padilha (PT) e o ministro Ricardo Berzoini foram impedidos de fazer os discursos programados para a festa do 1º de Maio, liderada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores (CTB) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), na tarde desta quinta-feira, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. O público vaiou e atirou papéis, latas e garrafas em direção ao palco todas as vezes que os nomes de políticos foram anunciados.

Pela programação do evento em comemoração pelo Dia do Trabalho, os discursos políticos deveriam durar uma hora, mas acabaram abreviados em poucos minutos. O primeiro a subir no palanque seria Haddad. Mas tão logo seu nome foi anunciado pelo apresentador do evento, o público, estimado em 3 mil pessoas segundo a Polícia Militar (80 mil pessoas de acordo com a organização), começou a vaiar e a arremessar objetos. Indignado, o prefeito foi embora sem sequer falar com a imprensa.

O apresentador tentou acalmar o público exaltado durante vários momentos, pedindo calma várias vezes, e chegou a dizer que "o ato político era importante". O ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, também foi recebido com vaias e impedido de discursar.

No momento de anunciar Alexandre Padilha, o locutor não o apresentou como pré-candidato, apenas como ex-ministro. Padilha, ao pegar o microfone, logo lançou uma pergunta: "Quem é contra o racismo?". As pessoas ergueram os braços e Padilha aproveitou o momento e resumiu seu discurso à saudação única "bom dia, boa tarde e boa noite". E logo deixou o palco e foi embora.

O senador petista Eduardo Suplicy também só agradeceu o público e a festa seguiu com os shows programados.
Herculano
01/05/2014 21:13
QUEM DECIFRAR O ENIGMA DE FEIRA DE SANTANA GANHARÁ UM DIPLOMA DE DOUTOR EM DILMÊS, por Augusto Nunes, de Veja.

O jornalista Celso Arnaldo Araújo acaba de ordenar a internação de Dilma Rousseff amparado em outro trecho do atordoante palavrório produzido em Feira de Santana. Na primeira leitura da frase entre aspas, bateu-me a suspeita de que faltaram algumas palavras. Na segunda, desconfiei que o grande caçador de cretinices estava brincando comigo. Na terceira, achei melhor passar a bola para o timaço de comentaristas.

O neurônio solitário, como sabem os leitores da coluna, é um craque insuperável na arte de não falar coisa com coisa. Mas quase sempre fornece indícios e pistas que permitem suspeitar do que queria explicar à plateia. Desta vez, nada encontrei que me ajudasse a decifrar o enigma.

Na justificativa da internação, Celso Arnaldo informa que a paciente decidiu "dar um exemplo dramático de como é complicado negociar com bancos no Brasil". É isso, mas talvez existam mais recados submersos na sopa de letras servida abaixo:

"Quando você chega no banco, ele (sic) vai te perguntar: 'Qual é a garantia que você me dá? Eu vou pagar a vocês, para me aceitar te emprestar um dinheiro para você me pagar'".

Quero saber o que cada um de vocês imagina que Dilma quis dizer. Quem desvendar o mistério vai ganhar um diploma de doutor honoris causa em dilmês.
Juju do Gasparinho
01/05/2014 20:54
Prezado Herculano:

"Um presidente do PT vai para a cadeia no Dia do Trabalhador.
Nada mais emblemático".
Do blog do Coronel.
O ministro Joaquim Barbosa escolheu um belo dia para encarcerar o vagabundo.
Os covardes morrem várias vezes antes de morrer de verdade.


Herculano, o que são 10% naquela bolsinha de R$70,00, mais R$7,00. Faz o quê?
Herculano
01/05/2014 16:43
ATO LIDERADO PELA CUT TEM CULTO ECUMÊNICO CONTRA A MÍDIA! É A VOZ DOS DEMÔNIOS, QUE SÃO UMA LEGIÃO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Que preguiça.

Leio em reportagem de Machado da Costa, na Folha, que, no evento do Dia do Trabalho promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), houve um ato, digamos, ecumênico contra a mídia!

É mesmo? Então vários deuses foram convocados contra a liberdade de imprensa? Que coisa asquerosa. Leiam trecho da reportagem. Volto em seguida.

(?)
No início das comemorações pelo dia do trabalhador, um ato inter-religioso foi organizado pelas centrais. Líderes de diversas crenças subiram ao palco e pregaram por seus deuses, contra a mídia. Aliás, esse foi o único consenso entre eles.

O umbandista Pai Cássio lembrou dos torturadores, anistiados durante o processo de redemocratização, cuja situação vem sendo questionada durante as investigações das Comissões estadual e nacional da Verdade. "A mídia, sempre mancomunada com a ditadura, se cala na questão da anistia a torturadores. Torturadores não podem ser perdoados, e a mídia se omite nessa questão até hoje", avaliou.

Um padre argentino também questionou a imprensa brasileira. "As informações que chegam até vocês (o público presente) de Venezuela, Cuba e Argentina, são tortas", alertou. "Precisamos lutar por uma mídia mais democrática, mais justa", completou.

Apresentadores do evento também não pouparam críticas. "Dizemos não aos meios que se vendem ao poder capitalista. O Brasil só será moderno com uma imprensa democrática."

Retomo
Quem é esse tal Pai Cássio? Que vá fazer seu despacho em outra freguesia! Está desrespeitando a Umbanda, uma religião criada no Brasil do sincretismo entre cultos primitivos africanos e o catolicismo. Serviu como peça de resistência dos escravos, contra a violência dos senhores. Pai Cássio, ao falar suas bobagens, está querendo submeter a liberdade de opinião aos senhores da hora.

Quanto a esse padre argentino? Quem é ele? Padre de que ordem? A que capeta ele serve? À ditadura cubana? À ditadura venezuelana. Esse é o evangelho do satanás, meu senhor!
Herculano
01/05/2014 16:37
ALGUMA COISA MUDOU. E NÃO FOI O PT. FORAM OS TRABALHADORES?

Oposição e governo se enfrentam em evento da Força Sindical; Aécio foi aplaudido, e Dilma, vaiada.Paulinho: 'Dilma deveria estar presa pelos roubos na Petrobras'. Presidente não compareceu às comemorações do 1º de Maio da Força

A tradicional comemoração do Dia do Trabalho da Força Sindical, em São Paulo, foi marcada nesta quinta-feira por um duro discurso do líder da central sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (SDD-SP), contra a presidente Dilma Rousseff. "Quem deveria estar presa na Papuda [presídio em Brasília onde estão os mensaleiros José Dirceu e José Genoino] é a presidente Dilma, pelos roubos que tem feito na Petrobras, empresa que os brasileiros aprenderam a admirar", disse.

Paulinho aproveitou para criticar a ausência da presidente no evento da Força, que reuniu 1,5 milhão de pessoas, segundo a Central. "Quem tem coragem mostra a cara e quem não tem manda representantes", afirmou Paulinho, referindo-se aos dois emissários de Dilma no evento, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Ex-dirigente do PDT, Paulinho criou o Solidariedade no ano passado, partido que irá apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) ao Palácio do Planalto. O tucano, aliás, esteve no evento da Força.

Pronunciamento ? A oposição reagiu ao pronunciamento da presidente feito nesta quarta-feira em cadeia nacional de rádio e televisão. Representantes dos partidos de oposição pretendem questionar a fala de Dilma no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por considerar que se trata de campanha eleitoral antecipada.

Para Aécio, a fala de Dilma foi "patética". "Representa o desespero de um governo acossado por sucessivas denúncias de corrupção e uma presidente da República fragilizada pelo boicote da sua própria base, protagonizando um dos mais patéticos episódios já vistos na política brasileira", disse.

Dilma usou a cadeia nacional de rádio e televisão para fazer um discurso em tom eleitoral, numa mistura de anúncio de medidas, prestação de contas e ataque "àqueles que defendem o quanto pior, melhor".
Herculano
01/05/2014 16:24
AUMENTO DE 10% DO BOLSA FAMÍLIA É "PASSO POPULISTA", DIZ O JORNAL BRITÂNICO "FINANCIAL TIMES".do Bolsa Família é 'passo populista', diz 'Financial Times'

O texto é de Fernando Nakagawa, de Londres para o jornal O Estado de S. Paulo. O jornal britânico Financial Times classificou o aumento de 10% dos benefícios do programa Bolsa Família como um "passo populista" antes das eleições presidenciais. Em reportagem, a publicação destaca que o reajuste do valor transferido às famílias pobres será maior que a inflação que gira atualmente em torno de 6%. Para o FT, é a ação "mais agressiva de contra-ataque da presidente contra a oposição".

O passo populista marca o mais agressivo contra-ataque da presidente contra a oposição, que tenta diminuir sua forte liderança nas pesquisas", diz o FT. A reportagem avalia o reajuste como "acentuado" e destaca que, apesar de Dilma Rousseff continuar líder isolada nas pesquisas de intenção de voto, a medida acontece dias após pesquisas mostrarem queda de Dilma e avanço dos oposicionistas Aécio Neves e Eduardo Campos.

Ao lembrar que o aumento anunciado na noite desta quarta-feira, 30, pela presidente Dilma em cadeia de rádio e televisão é maior do que a inflação, a reportagem diz que a medida reforça o programa de transferência de renda para os mais pobres que foi a marca do período de quase 12 anos de governos do Partido dos Trabalhadores.

O FT lembra ainda que atualmente cerca de 36 milhões de brasileiros recebem o Bolsa Família. "Juntos, formam um grupo que é considerado por analistas como uma base eleitoral leal ao Partido dos Trabalhadores, particularmente no nordeste pobre do País", diz o texto.
Herculano
01/05/2014 16:20
EX-PRESIDENTE NACIONAL DO PT E CONDENADO NO CASO MENSALÃO VOLTA PARA A PRISÃO EM BRASÍLIA

José Genoíno volta para a prisão após passar o feriado com a família em Brasília. Condenado pelo mensalão, ex-presidente do PT cumpria a pena em casa após problema de saúde

O texto é de Bernardo Caram e Ed Ferreira, da sucursal de Brasília para o jornal O Estado de S. Paulo. O ex-deputado federal José Genoino (PT-SP) se apresentou às 15h desta quinta-feira no Centro de Internamento e Reeducação dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele estava junto com seu advogado Cláudio Alencar e seu médico-cardiologista, Geniberto Campos.

A ordem para que voltasse à prisão foi decretada nessa quarta-feira pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tendo por base um laudo médico atestando que o quadro de saúde dele é estável e não grave. Se ele não se apresentasse em 24 horas, seria expedido um mandado de prisão contra ele. Seu advogado disse ao Estado que foi intimado por um oficial de justiça sobre a decisão de Barbosa pouco antes das 20h de quarta-feira, 30.
Herculano
01/05/2014 16:10
VIROU MANCHETE ESTADUAL

Não foi só aqui e no jornal Cruzeiro do Vale. Olha só a manchete do Diário Catarinense: Capitania dos Portos interdita balsa de Ilhota e moradores ficam sem o serviço de travessia. Documentos estariam desatualizados e usuário registrou vazamendo de água na embarcação.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o Secretário de Transportes do município, Antônio Carlos Russi, mas o celular dele está desligado.

Volto. E o pessoal do PSD de Gaspar e Ilhota e da administração de Ilhota, continua achando que o culpado é a imprensa.
Herculano
01/05/2014 14:16
GIDEÕES DESMENTEM CANCELAMENTO DA PRESENÇA DE FELICIANO EM CAMBORIÚ APÓS ENTREVISTA À PLAYBOY

A presença do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC) em Camboriú para o congresso dos Gideões Missionários da Última Hora tem sido alvo de especulação no meio evangélico. O motivo é a entrevista que ele concedeu à revista Playboy que está nas bancas, em que revelou já ter usado cocaína e disse que que quem faz sexo anal "não volta mais".

O boato é que a polêmica entrevista teria feito a organização do tradicional congresso - anunciado como o maior encontro missionário do mundo - cancelar a visita do pastor-deputado.

Foi um mal entendido, de acordo com o coordenador do encontro, Heron Macelai. Segundo ele, a presença de Feliciano em Camboriú está confirmada e ocorre neste domingo à noite. No ano passado, envolvido em polêmicas na presidência da Comissão de Direitos Humanos, Feliciano chorou e reclamou da imprensa aos fiéis durante sua participação no encontro.
Herculano
01/05/2014 14:05
AOS GASPARENSES QUE INSISTEM EM AFRONTAR O QUE DETERMINA A LEGISLAÇÃO DA OCUPAÇÃO DO SOLO. JUSTIÇA SUSPENDE OBRAS DO MAIOR PRÉDIO DO PAÍS EM BALNEÁRIO CAMBORIU

O texto é de Dagmara Spautz, para o jornal Sol Diário. Uma decisão da juíza Adriana Lisbôa, da Vara da Fazenda Pública de Balneário Camboriú, determinou a suspensão das obras do prédio Infinity Coast, da construtora FG, anunciado como o maior edifício do Brasil. A Justiça atendeu a um pedido do Ministério Público de Santa Catarina, que ingressou com uma ação civil pública em que afirma que o empreendimento desrespeitou a distância mínima de cursos d`água prevista em lei e está próximo demais do Canal do Marambaia.

De acordo com parecer técnico expedido pela Fatma, a distância entre o prédio e o canal é de 11,92 metros. A legislação ambiental prevê que o distanciamento seja de 30 metros.

A ação pede a demolição da parte do edifício que está no local questionado, cancelamento do alvará de construção expedido pelo muncípio e anulação do projeto arquitetônico, ou pagamento pelos danos.

A juíza deferiu parcialmente o pedido de liminar. Além de suspender a obra, determinou o pagamento de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento.

Em nota, a construtora afirmou que a ação foi fruto de um equívoco, que será solucionado. Leia o comunicado na íntegra:

A FG Empreendimentos vem a público manifestar que abriu diálogo com o Ministério Público referente ao equívoco da metragem do recuo do Canal do Marambaia lançado no laudo emitido pela Prefeitura de Balneário Camboriú. Conforme o MP, em reuniao com a direção da FG, o que ocorreu foi um erro de interpretação. Com base nessas informacoes o Grupo FG está certo da solução do equívoco.
Herculano
01/05/2014 13:58
LULA CULPA "ELITES" E IMPRENSA POR CRÍTICAS AO GOVERNO E DIZ NÃO TEMER MANIFESTAÇÕES CONTRA A COPA

Durante ato político em Santo André, ex-presidente afirma ser criticado "não pelas coisas erradas" que fez, mas por aquelas que considera corretas. O relato é do repórter Thiago Herdy

O ex-presidente Lula subiu o tom do discurso contra a imprensa, a "elite brasileira" e até mesmo os jovens à frente de manifestações contra a Copa do Mundo, na noite desta quarta-feira, durante cerimônia no Teatro Municipal de Santo André, no ABC Paulista. Para Lula, a origem de críticas a ele e ao PT seria "o preconceito arraigado na mente de uma elite que não muda", em vez de questionamentos relacionados a denúncias de corrupção ou questionamentos sobre a eficácia do governo.

- Eles que não gostam de nós, que têm preconceito contra o PT, que não gostam de mim, é por causa disso. Não é pelas coisas erradas que nós fazemos, é pelas coisas certas. Porque o Prouni e o Fies (programas de incentivo ao ensino superior) permitem que a filha da empregada doméstica possa ser médica, que o filho do pedreiro possa ser engenheiro, que o filho do jardineiro possa ser advogado - disse Lula, durante ato de recebimento do título de cidadão honorário de Santo André.

Em meio à queda da popularidade de Dilma Rousseff, o ex-presidente voltou a criticar a imprensa, responsabilizando-a pela criação de uma imagem negativa do país no período pré-Copa e dizendo que não gostaria que os meios de comunicação falassem bem ou mal de seu governo, mas "falasse a verdade", de acordo com sua interpretação.

- As pessoas ficam assistindo a televisão falando bem de nós, e como falam bem. Eu até acho que a imprensa é chapa-branca de tanto falar bem da Dilma - afirmou, em tom de ironia.

Lula defendeu a realização e o legado da Copa do Mundo e criticou "a juventude que muitas vezes faz rebeldia sem saber", sugerindo que debata mais política.

- Nós precisamos discutir política com as pessoas, explicar o que acontece. Vocês pensam que a meninada tem noção do que os pais fizeram para chegarem ao que têm hoje? Não têm noção. Acham que o prato de comida veio de graça? Sabe quantas greves nós fizemos para conseguir 2% de aumento de salário? - criticou Lula, sugerindo que os jovens perguntassem aos pais "se em algum momento o Brasil foi melhor do que é hoje", segundo sua visão.

Em discurso, o ex-presidente disse não temer prejuízos decorrentes dos protestos previstos para ocorrer no Brasil durante a Copa do Mundo.

- Quem imagina que nessas altura do campeonato, com 68 anos, dos quais 38 fazendo protesto, eu vou ter medo de protesto? A Dilma com 20 anos, a 'bichinha' tava presa, foi torturada, tomou choque pra tudo quanto é lugar, por protestar. Ela agora vai ter medo de protesto? - disse Lula, para quem "a Copa do Mundo não se trata de dinheiro".

- Eu vejo as pessoas tentando justificar (as críticas) dizendo que vai entrar R$ 2 bilhões, 3 bilhões, 4 bilhões. Não importa quanto vai entrar. A Copa do Mundo é um estado, um momento de encontro de civilizações em que o Brasil precisa mostrar a sua cara" - completou.
SIDNEI REINERT
01/05/2014 13:25
MAIS UM POUCO DA FALA DA GERENTONA DE GALINHEIRO DE FUNDO DE QUINTAL...É DE FICAR COM A BOCA ABERTA COM TAMANHA BERRAÇÃO!

Nosso governo tem o signo da mudança e, junto com vocês, vamos continuar fazendo todas as mudanças que forem necessárias para melhorar a vida dos brasileiros, especialmente dos mais pobres e da classe média.

MELHORAR A VIDA DA CLASSE MÉDIA?

Marilena Chauí berrou no palco aos aplausos do presidentro LULA:

"A classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim"

A "COITADA" GANHA 15 MIL POR MÊS, É CLASSE MÉDIA...OU NÃO? OU SERÁ QUE ELA FALA DOS 40 MILHÕES DE BRASILEIROS QUE LULA TIROU DA MISÉRIA DE UM DIA PARA O OUTRO SEM GANHAR UM CENTAVO A MAIS, DE R$ 291 e R$ 1.019? É ESSA A CLASSE MÉDIA DOUTORA?

É MUITA GOZAÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO COM A CARA DE QUEM REALMENTE TRABALHA, SÓ IGNORANTE E DESINFORMADO QUE NÃO SACA ISTO...DO RESTO QUEM APÓIA ISTO É NO MÍNIMO SEM VERGONHA OU MAMADOR DE TETA COM LEITE NOSSO?

CADA UM FAÇA UM EXAME DE CONSCIÊNCIA E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES...
Herculano
01/05/2014 13:25
A FESTA

O encontro do PT de Gaspar para marcar os 34 anos do partido, desta vez não teve convidados fora da base de apoio ao governo de Pedro Celso Zuchi
Herculano
01/05/2014 13:23
SÓ FALTOU RECIBO, por Moacir Pereira

Poucos dias depois do PR anunciar apoio à reeleição de Raimundo Colombo (PSD), Filipe Mello (PR) foi indicado para a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. O PV de Gerson Basso declarou sua adesão à aliança há uma semana.
Herculano
01/05/2014 13:16
RIO-16 APANHA DO COI JÁ FAZ TEMPO, por Juca Kfouri


Dias antes de o COI intervir na Olimpíada do Rio e designar o suíço Gilbert Felli, seu diretor executivo, para a função, e pouco mais de um mês antes de o vice-presidente do COI, o australiano John Coates, dizer que os preparativos para os Jogos são os piores que ele já viu, houve uma tensa reunião entre membros do Comitê Olímpico Internacional e o pessoal brasileiro, no Rio, precisamente no dia 21 de março.

O CoCom, Comitê de Coordenação da Rio-16, se reuniu e o representante de Israel no Comitê Executivo do COI, há 20 anos no posto, o decano Alex Gilady, irritadíssimo, tomou a palavra, pediu que seu microfone fosse desligado para evitar gravação e desancou a organização da Olimpíada brasileira.

Ele não suportou ouvir relatos elogiosos dos brasileiros ao andamento das obras para a Copa do Mundo e as desculpas para justificar o não cumprimento de compromissos assumidos em torno dos Jogos Olímpicos.

Disse que os dois eventos são incomparáveis e sobraram críticas até para Lula, pois Gilady disse que o ex-presidente não foi capaz de transformar em ação a emoção que demonstrou quando o Rio foi escolhido.

Disse mais: disse que o COI não estava disposto a continuar sendo enganado e que não se podia confiar na palavra dos brasileiros, que diziam palavras ao vento.

O secretário-executivo do ministério do Esporte, Luís Fernandes, respondeu no mesmo tom de irritação, fez questão de ser gravado, disse não admitir as críticas a Lula e que não havia motivos para tamanho pito.

Já o prefeito carioca, Eduardo Paes, fez o papel de algodão entre os cristais, agradeceu as observações, repetiu que prefere trabalhar com o COI do que com a FIFA, mas garantiu que tudo será feito como se deve.

Enfim, publica e diplomaticamente o COI diz uma coisa e nos bastidores diz outra, mais que diferente, oposta.
Herculano
01/05/2014 13:04
CENÁRIO DIFERENTE, por Paulo Alceu

Quem imaginaria, de repente, o PMDB sendo contestado por lideranças de partidos aliados? O grande PMDB e seus caciques jamais imaginaram reações contrárias as suas articulações e pressões que visam sempre o favorecimento, exclusivamente, da sigla. Mas nos últimos dias encontraram pelo caminho o PSD, que embora reconheça a importância do PMDB no governo e no processo eleitoral, montou sua estratégia visando à reeleição de Colombo com a participação de todos os aliados.

Ou seja, apresentou-se dentro de um projeto e não de interesses exclusivo como no caso o PMDB. Bateram de frente, e produziram sequelas, apesar de que a conversa agora antecipa panos quentes.

O mesmo vem ocorrendo no PP onde ninguém imaginava um dia Esperidião Amin ficar à margem do processo procurando espaço e pressionando companheiros. Mas Amin também empunhou a bandeira do partido e se lançou contra lideranças peemedebistas que resolveram atirar e achincalhar os progressistas. Mas apesar deste empenho os movimentos colocaram Amin num plano secundário. E ele começou a reagir.

Ou seja, dois momentos, com certa semelhança, revelando um novo cenário na política catarinense com novos interpretes. Esse é o início de uma mudança que deverá se estabelecer nos pleitos futuros
SIDNEI REINERT
01/05/2014 12:59
PRESIDENTA COMUNA BOLIVARIANA CAPITUNISTA,OBRIGADO PELO PRESENTE DO DIA DO TRABALHADOR...PARA NÓS QUE TRABALHAMOS

FATO:
"De cada 100 brasileiros em idade de trabalho, 44 não trabalham nem procuram. Dos outros 56, 3 não encontram emprego.
Desemprego: 3/56 = 5%. (IBGE)"

É assim que são anunciados nossos pretensamente tão baixos índices de desemprego.

VAMOS À TRECHOS DE SEU DISCURSO ELEITOREIRO:

Assinei um decreto que atualiza em 10% os valores do Bolsa Família recebidos por 36 milhões de brasileiros beneficiários do programa Brasil sem Miséria.

Acabo de assinar uma medida provisória corrigindo a tabela do Imposto de Renda, como estamos fazendo nos últimos anos, para favorecer" aqueles que vivem da renda do seu trabalho".

VOLTANDO...

EU JÁ HAVIA ANUNCIADO AQUI SOBRE ESTE PRESENTE DO REAJUSTE DO I.R. ...QUE SERVIRÁ PARA AQUELES QUE VIVEM DA RENDA DO SEU E DO MEU TRABALHO, COMO POR EXEMPLO OS 44% DO BRASILEIROS QUE NÃO TRABALHAM... MUITOS POR SEREM MALANDROS JÁ QUE VOCÊ E EU QUE TRABALHAMOS PARA SUSTENTÁ-LOS E NÃO PODEMOS DE NOS ESQUECER QUE SUSTENTAMOS QUADRILHAS DE CORRUPTOS.

ESTAS MEDIDAS SÃO UM SOCO E UMA CUSPIDA NA CARA DE NÓS EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES JÁ QUE AUMENTARAM DE NOVO NOSSA CARGA TRIBUTÁRIA, ESTÁ CLARO QUE QUEM PAGA O PATO DE NOVO É QUEM TRABALHA...

FORA DILMA E LEVE EMBORA CONSIGO OS COMUNISTAS.
LUIZ ORLANDO POLI - SOCIOLOGO
01/05/2014 10:15
1 DE MAIO ! O grande desafio de cientistas sociais, politicos e economistas é ir cada vez mais em busca de uma equação que
atenue as contradições entre CAPITAL X TRABALHO ! Humanizar essas relações é condição sine qua non para termos uma sociedade mais fraterna ! mas justa ! mais solidaria ! Um estado que busca no
populismo ! a solução desse problema é um estado que somente adia o prazo de validadade dessa agravante realidade ! Diminuir as diferenças entre classes é nosso maior desafio ! Isso se viabiliza com politicas publicas sustentaveis eficazes a medio e longo prazo ! e uma delas chama-se EDUCAÇÃO de qualidade com escolas em tempo integral !
Herculano
01/05/2014 08:52
DILMA NA TV: "LUPUS PILUM MUTAT, NON MENTEM", por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Dilma fez nesta quarta o seu pronunciamento de Primeiro de Maio, tentando atingir o maior público possível, ainda antes do feriado prolongado. Pergunta óbvia: ela foi bem? Eu acho que não! "Ah, você não vale porque é um crítico da presidente Dilma?" Então tá.

Começo pelos mistérios da imagem. Televisão - ou vídeo - é um troço meio perverso. É claro que todas as providências foram tomadas para que ela parecesse e aparecesse bem e altaneira. Mas não pareceu nem apareceu. Não me perguntem exatamente o quê - depois passo o vídeo para o meu amigo Gerald Thomas avaliar, um especialista também na linguagem não-verbal. O fato é que transmitia a impressão de cansaço. Mostrou-se algo desenxabida e meio brava. A coisa vinha do fundo dos olhos, reforçada por um discurso meio infeliz.

"Lupus pilum mutat, non mentem". Era uma frase popular já entre os latinos. O lobo muda de pelo, mas não de caráter, de personalidade, de mentalidade. Essa é uma versão mais comum entre os ingleses. Em português, ganhou uma tradução que acho excelente: "O lobo muda de pelo, mas não de vício". Pois é? Todos os pronunciamentos oficiais de Dilma Rousseff são eleitoreiros ? ou alguém se esqueceu do pré-anúncio da redução da tarifa de energia elétrica em 2012, coisa que só aconteceria no ano seguinte, em 2013, com os resultados desastrosos de todos conhecidos. Ocorre que Dilma, naquele tempo, navegava lá nas alturas. A expectativa era de que a eleição seria um passeio; um mero ritual homologatório. Logo, tudo era festa.

João Santana cometeu a imprudência de não mudar o tom, mas de manter o conteúdo ufanista. O que quero dizer com isso? O pronunciamento continuou a ser eleitoreiro, mas num momento em que, sabidamente, a presidente não vai bem. Resultado: o discurso soou defensivo e cheio de desculpas.

Dilma disse inconveniências e, mais do que isso, ilegalidades como: "Nosso governo tem o signo da mudança e, junto com vocês, vamos continuar fazendo todas as mudanças que forem necessárias para melhorar a vida dos brasileiros". Ora, é evidente que ela não está se referindo ao período que separa maio de dezembro. Refere-se à reeleição. Como o feriado do Dia do Trabalho também pertence a quem não votou nem votará nela; como o feriado do Dia do Trabalho pertence também a quem reprova o governo; como o feriado do Dia do Trabalho também é da oposição, é evidente que isso caracteriza campanha eleitoral antecipada.

O discurso teve o seu melhor pior momento quando a presidente afirmou: "Posso garantir a vocês que a inflação continuará rigorosamente sob controle, mas não podemos aceitar o uso político da inflação por aqueles que defendem 'o quanto pior, melhor'. Temos credibilidade política para dizer isso. Nos últimos 11 anos, tivemos o mais longo período de inflação baixa da história brasileira."

Vamos lá. A inflação, no momento, está estourando o teto da meta. Então está sob o controle, mas no alto. Apontar os descaminhos nessa área é uma obrigação intelectual, não uma aposta "no quanto pior, melhor". Reduzir as críticas da oposição a essa antítese boçal é desrespeitar a democracia - como se já não fosse agressão o bastante usar a rede nacional para fazer campanha. Quanto ao compromisso dos últimos 11 anos, só não naufragamos na hiperinflação porque o PT foi derrotado na sua luta contra o Real e depois nas eleições de 1994 e 1998. O partido recorreu ao Supremo contra o plano de estabilização.

Mas fazer o quê? A exemplo dos lobos, eles não sabem ser de outro jeito, não é? Podem mudar de aparência, mas não de vício, não de caráter. Antigamente, Dilma dizia essas coisas e tinha pela frente uma esmagadora maioria que apostava na continuidade. Hoje, dizem as pesquisas, a maioria aposta é em mudança. E boa parte quer mudar também de presidente. Por isso Dilma fez um discurso agressivo, eleitoreiro, na defensiva e passou a imagem de quem está um pouco cansada.

Muitos brasileiros também estão.

Pois é?

Dilma anunciou a correção de 10% no Bolsa Família. Tá. Quem já votava nela por isso não poderá votar de novo; quem não votava mesmo já recebendo o benefício não o fará por causa dos 10%. Quem acha que Bolsa Família é caça-votos acaba ficando meio irritado. E quem já é petista faça chuva ou faça sol não precisa disso.

A presidente também anunciou a correção da tabela do Imposto de Renda em 4,5%. Pois é? Podem apostar: haverá muita gente brava por ela ter feito isso logo depois do fim do prazo da entrega dos dados à Receita? Medidas como essas correm o risco de ser contraproducentes.
Herculano
01/05/2014 08:47
ESCALADO PARA EXALTAR A COPA DO BRASIL MARAVILHA, GILBERTO CARVALHO FOI EXPULSO DO PAÍS HABITADO POR GENTE FARTA DE VIGARICES, por Augusto Nunes, de Veja.

Na chegada à sede do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, cenário da etapa carioca dos "Diálogos Governo-Sociedade Civil Copa 2014", o sorriso confiante e a voz de orador da turma avisaram que o ministro Gilberto Carvalho estava em casa - e cercado por amigos de fé.

Decerto imaginou que passaria as duas horas seguintes saboreando aplausos e carícias verbais da plateia amestrada, formada por integrantes dos "movimentos sociais". Todos estavam ali para aprender que a Copa da Roubalheira, vista de perto, é outra soberba evidência de que o Brasil vai tão bem que, se melhorar, estraga.

Quebrou a cara. Já na entrada do auditório o sorriso morreu, esganado pela inscrição na faixa pendurada atrás da mesa no palco: NÂO VAI TER COPA. A voz começou a claudicar com as primeiras manifestações de hostilidade. E a autoconfiança foi dissolvida pela pancadaria sonora. Durante 15 minutos, a caixa preta ambulante lutou bravamente para sobreviver a vaias, apupos, risos debochados, apartes desmoralizantes, gargalhadas irônicas e cobranças de promessas ainda estacionadas no palanque.

Enfim rendido ao som da fúria, interrompeu o falatório, deu o encontro por findo, prometeu voltar em agosto e caiu fora da zona conflagrada. Até capitular, o camelô de embustes esforçou-se para vender à freguesia o conto da Copa. Jurou que a mina de dinheiro da Fifa, vista de perto, é uma usina de empregos para nativos. Lembrou que já trabalhou em favela, celebrou o Minha Casa, Minha Vida, culpou a oposição pelo atraso nas obras, pediu paciência aos presentes, fez o diabo. Nada funcionou.

Gilberto Carvalho preparou-se para uma festiva noitada no Brasil Maravilha. Só depois de consumado o fiasco descobriu que estava no Brasil real. É um país habitado por gente farta de vigarices. E é cada vez mais populoso.
Herculano
01/05/2014 08:42
EXPLICA AI, por Cláudio Humberto

A presidenta Dilma assumiu tom político em seus discursos e declarou que "o povo brasileiro não vai retroagir". Resta saber se foi referência ao declínio nas pesquisas eleitorais ou uma resposta ao "Volta, Lula".
Herculano
01/05/2014 08:35
HOJE É DIA DE FUTEBOL, CERVEJA E POLÍTICA NO TUPY

Hoje é o Dia do Trabalho. E também do tradicional Torneio do Dia do Trabalhador no campo do Tupy. Como estamos em ano de eleições, o desfile de candidatos, cabos e outras figuras estão garantidos. Inclusive a cerveja patrocinada.
Herculano
01/05/2014 08:28
O LADO ESQUERDO DE ILHOTA ESTÁ INTERDITADO. ADMINISTRAÇÃO CALADA E ATARANTADA

As notas da coluna impressa desta terça e sexta-feira na coluna deixou profundamente irritada a administração de Daniel Christian Bosi, PSD (leia-se, principalmente, Fernando Neves, secretário de Administração e presidente do PSD de Gaspar). Eu não costumo olhar Ilhota, o meu foco é Gaspar. Como lá não há meios de comunicação, a administração de lá se esbalda em problemas e os esconde com mais facilidade do que aqui.

Entretanto, a quantidade de informações que me chega pessoalmente, por fone e e.mail nos últimos tempos, é de assustar qualquer um. Comecei a dar vazão. Reagiram. E no meio da reação, ei o que surge? A balsa foi interditada pela Marinha. E olha que tem gente da administração que para ir para casa passa diariamente por ela. Um vídeo que está na internet, mostra as pessoas com águas nos pés durante a travessia na balsa: um perigo, uma vergonha a espera de uma tragédia e sob o olhar da administração de Bosi e Neves que devem no mínimo, fiscalização.

A notícia completa é esta. Na de ontem, a Balsa de Ilhota foi interditada pela Capitania dos Portos de Santa Catarina. Além do grande vazamento de agua que restou gravado em um video colocado do faceboook, os fiscais da Capitania averiguaram que os condutores estavam com seus documentos atrasados e irregulares, ou seja não podiam estar operando. Mais houve mudança do nome da balsa de LUIZ QUINZE para ZUZA 1, sem que isso fosse comunicado e registrado à Marinha.

A administração de Daniel Bosi e Fernando Neves, alegou que os documentos que deveriam estar em posse da administração estavam na casa do secretário Toni Russi. Pode? E que a nova pintura da balsa, com a troca do nome, realmente não foi informada a Capitania dos Portos. Uma farra. E sobre o vazamento que pode causar até uma tragédia? Nada justificaram. Também, era só o que faltava.

A pergunta na cidade de Ilhota é porque a secretária Tatiana Reichert - que tem uma história de sobrevivência tragédias, que justamente por isto é a responsável pela Defesa Civil e que usa diariamente a Balsa - não há interditou em defesa das pessoas e do perigo provável até uma perícia ou solução? Realmente é trágico e irresponsável. É assim que vivem os políticos. E o culpado, como sempre é a imprensa, a que denuncia, a que o povo ainda pode se socorrer.
Herculano
01/05/2014 08:09
SUSPEITOS SABIAM DE LAVA JATO, AFIRMA POLÍCIA FEDERAL

Mensagens trocadas entre doleiros do esquema indicam que eles tinham informações sobre operação policial e preparavam plano de fuga, informa com exclusividade Fausto Macedo para o jornal O Estado de S. Paulo.

A Polícia Federal suspeita de vazamento de informações no curso das investigações que culminaram com a Operação Lava Jato. A interceptação de troca de mensagens entre os doleiros Alberto Youssef e Nelma Kodama, apontados como líderes do "grande esquema" de lavagem de dinheiro, levantou a desconfiança dos investigadores de que a organização pode ter tido acesso a dados confidenciais.

Seis dias antes da operação, deflagrada em 17 de março, a PF flagrou Youssef indagando a Nelma, por mensagem instantânea, se "teve bagunça hoje (11 de março) por aí". Ela responde que não e pergunta por quê. "Eu falo no mercado", diz o doleiro.

Para a PF, o teor do diálogo é indício de que Youssef "já tinha sido avisado de que uma possível operação relacionada a crimes financeiros estava para acontecer". No dia 13, Youssef chegou a alertar a doleira de que a operação iria mesmo ocorrer. "Outra coisa, amanhã vai ter operação. Então você sabe o que fazer", escreveu - a ação estava prevista para ocorrer entre os dias 16 e 17.

A PF diz que Nelma ofereceu ao parceiro rota de fuga com helicóptero no Campo de Marte, em São Paulo. "Se quiser, temos um (helicóptero) Agusta no (Campo de) Marte à nossa disposição, ok? Tá na mão."

Na casa de Youssef, a PF encontrou documento com a numeração completa dos processos na Justiça Federal do Paraná sobre a Lava Jato, que ainda estavam sob sigilo. "Essas evidências apontam a possibilidade real de que os dois alvos pudessem tentar fugir das autoridades no momento da deflagração da operação."

Viagem. Na madrugada de 15 de março, a doleira foi presa em Guarulhos quando tentava embarcar para Milão com 200 mil na calcinha. "A prisão em flagrante de Nelma com 200 mil euros às ocultas e na véspera da efetivação das prisões e buscas deve ser analisada sob nova perspectiva", avalia a Justiça Federal. "Diante do conhecimento prévio de que teria operação policial, a explicação para o episódio não se resume a mera tentativa de prática de evasão fraudulenta de divisas, mas sim a tentativa de fuga."

O advogado Marden Esper Maués, que defende Nelma, disse que ela não sabia da Lava Jato. "O trecho da conversa foi pincelado para dar a impressão de que havia um plano de fuga. Não é verdade. Youssef se referia a uma dívida de empréstimo com Nelma. Quando disse 'amanhã vai ter operação', ele quis dizer sobre câmbio e poderia fazer a quitação. Nelma até duvidou, por isso disse que ia ter um Agusta à espera."
Herculano
30/04/2014 21:40
DÉCIO FAZ APOSTA

O deputado Décio Neri de Lima, PT, ao ser entrevistado pela TV Cultura, de São Paulo, garantiu que ele e o partido não têm dúvidas de que a candidata do PT será Dilma Vana Rousseff.

1. É uma aposta, ou um blefe?
2. Décio sempre foi lulista de primeira hora. Que se saiba, não mudou
Herculano
30/04/2014 21:37
AS DIFERENÇAS

Inflação do Brasil de 2013 e sem controle do governo: 5,91%
Correção do Imposto de Renda dos trabalhadores assalariados: 4,5%
Correção do Bolsa Família: 10%
Herculano
30/04/2014 21:22
VERGONHA

Sem Wi-Fi, seis estádios terão internet ?deficiente? na Copa do Mundo.
Metade dos estádios não fecharam acordo para instalação de redes Wi-Fi; Paulo Bernardo diz que internet nesses estádios serão 'deficientes'.

Os problemas devem ocorrer na Arena Corinthians, em São Paulo, sede da abertura do Mundial, na Arena da Baixada, em Curitiba, e no Mineirão, em Belo Horizonte, além de outros três estádios que o ministro não soube informar.

O motivo para as falhas na transmissão de dados está relacionado à falta de instalação de redes Wi-fi para reforçar o sinal de internet dentro dos estádios, diante do cenário de atrasos nas obras de praticamente todas as arenas do Mundial.

Segundo o ministro, apenas o sinal da rede móvel das operadoras de telefonia vai estar operando, o que não deve ser suficiente com a perspectiva de um uso elevado dentro das arenas.

"Vai ficar deficiente o serviço do ponto de vista de dados nestes estádios", disse Bernardo a jornalistas em Brasília.
Herculano
30/04/2014 21:18
PETISTAS FICARÃO FELIZES COM PRISÃO DE GENOINO; O PARTIDO, ULTIMAMENTE, SÓ VILÕES; FALTAM "HERÓIS", por Reinaldo Azevedo, de Veja.

O ministro Joaquim Barbosa - na verdade, foi uma instituição chamada STF - determinou a suspensão da prisão domiciliar de José Genoino e a sua volta para o regime semiaberto da Papuda. Como se trata, então, do semiaberto, logo ele poderá arrumar um emprego - poderia ser auxiliar de Delúbio Soares na CUT, por exemplo - e deixar a cadeia para trabalhar.

Vai haver uma chiadeira danada entre os petistas, que decidiram que Genoino é seu mártir oficial. A Justiça tem de tomar decisões com base em laudos técnicos. Não tem de ceder ao alarido e à pressão das ruas. Sucessivos exames médicos demonstraram que a patologia cardíaca do ex-deputado não é incompatível com a sua presença na Papuda. De resto, insisto: em breve, ele estará apenas dormindo na cadeia.

Torço para que Genoino tenha vida longa. Também conversei com especialistas. São unânimes em dizer que o risco de ele ter um evento cardíaco fatal é o mesmo da larguíssima maioria das pessoas. Logo...

Nada disso, no entanto, vai conter a turba. No fim das contas, há quem esteja feliz entre os petistas. Ultimamente, o PT anda com falta de heróis. Sobram é vilões por lá.
Herculano
30/04/2014 21:13
PESSOAS DENTRO DA FARDA, por Ruy Castro, escritor, para o jornal Folha de S.Paulo

A 13 de março último, o aspirante a oficial da PM, Leidson Alves, 27 anos, foi morto com um tiro na cabeça por traficantes durante um patrulhamento no morro do Alemão. Foi o 19º PM morto neste ano no Rio, sendo 13 em emboscadas parecidas ?alguns quando estavam de folga. A 7 de abril, ao voltar para casa, outro PM, Lucas Barreto, 23, foi capturado em São Gonçalo e levado para uma favela. Deram-lhe oito tiros, a maioria nas pernas, e o jogaram num matagal.

Desde então, não sei a quantas anda a estatística de PMs cariocas mortos ou feridos - não em combate, como de praxe no ofício, mas pelas costas, à traição. Nem sempre os jornais registram que o policial assassinado era jovem, recém-casado, filho exemplar ou pai de filhos. Artistas da Globo não vão a seus enterros. Não se sabe de missas por suas almas e, na verdade, ninguém está interessado. É como se não houvesse uma pessoa dentro da farda.

Nas últimas "manifestações" no Rio, elementos brandiram cartazes dizendo "Fora UPP" e "UPP assassina". É fácil protestar contra as Unidades de Polícia Pacificadora. Quando um policial comete um excesso ou mata alguém, pode enfrentar processo, ser expulso da polícia ou ir preso. Mas ainda não se viu nenhum cartaz dizendo "Fora traficantes". E, no entanto, contra a violência destes, não há recurso - a comunidade tem de aceitar calada os tapas na cara, o estupro de suas filhas e as execuções sumárias de quem eles considerem suspeitos.

É difícil acreditar que essa hostilidade à polícia parta de gente de bem nas comunidades. Os números mostram que, com as UPPs, as mortes diminuíram, os serviços aumentaram e sua economia cresceu.

Tais dados são lesivos, isto, sim, aos traficantes, às milícias, aos que vivem das migalhas do crime e a políticos que, para sobreviver, precisam que as UPPs fracassem.
Herculano
30/04/2014 21:02
A TURMA LÁ DE TRÁS GRITOU, por Carlos Brickmann

Existe gente que é capaz de atravessar a rua só para pisar numa casca de banana na outra calçada. O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que pretende ser candidato do PT ao Governo paulista, disse que vai à Justiça contra o deputado André Vargas, seu ex-companheiro de partido. Quer explicações sobre informações prestadas pelo deputado a respeito de sua interferência, como ministro, na nomeação de um executivo para o Laboratório Labogen, que pleiteava contratos com o Ministério.

É uma iniciativa perigosa: Vargas conhece bem os bastidores, é lutador, ousado, não tem o que perder. E adora ser deputado. Mesmo que escape de todos os problemas legais, odiaria voltar à planície. Nascer pobre, como nasceu, tudo bem. Mas ficar pobre de novo não passa por sua cabeça.
Herculano
30/04/2014 20:51
UMA NO CRAVO. OUTRA NA ROSA. ACUADA E EM ANO DE ELEIÇÕES, PRESIDENTE DILMA VAI A TEVÊ AGORA A NOITE E ANUNCIA A CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA E REJAUSTE NO BOLSA FAMÍLIA. AS MEDIDAS FAZEM PARTE DO PACOTE DE BONDADES DO GOVERNO PARA O DIA DO TRABALHO

O texto é de Bernardo Caram, Ayr Aliski e Sandra Manfrini para o Radar Político, do jornal O Estado de S.Paulo. A presidente Dilma Rousseff anunciou na noite desta quarta-feira, 30, que a tabela do Imposto de Renda será corrigida. A afirmação foi feita em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão em homenagem ao Dia do Trabalho.

Dilma disse que assinou uma medida provisória para que a mudança seja efetivada, mas não especificou os valores da correção. "Isso vai significar um importante ganho salarial indireto e mais dinheiro no bolso do trabalhador", disse.

Dilma anunciou também um reajuste de 10% no benefício do Bolsa Família. O objetivo, segundo ela, é fazer com que os 36 milhões de brasileiros beneficiários do programa Brasil sem Miséria permaneçam acima da linha da extrema pobreza definida pela Organização das Nações Unidas.

No pronunciamento, a presidente assumiu ainda o compromisso de continuar a política de valorização do salário mínimo, que, segundo ela "tem sido um instrumento efetivo para a diminuição da desigualdade e para o resgate da grande dívida social que ainda temos com os trabalhadores mais pobres".

Desafios. Numa referência aos trabalhadores do País, a presidente disse que "é com vocês e para vocês que estamos mudando o Brasil. Vocês que estão nas fábricas, nos campos, nas lojas e nos escritórios sabem bem que estamos vencendo a luta mais difícil e mais importante: a luta do emprego e do salário. Não tenho dúvida, um país que consegue vencer a luta do emprego e do salário nos dias difíceis que a economia internacional atravessa, esse país é capaz de vencer muitos outros desafios".

Dilma disse ainda que, com esse sentimento, "garanto a vocês que temos força para continuar na luta pelas reformas mais profundas que a sociedade brasileira tanto precisa e tanto reclama: nas reformas para aperfeiçoar a política, para combater a corrupção, para aumentar a transparência, para fortalecer a economia e para melhorar a qualidade dos serviços públicos".

Segundo ela, o seu governo tem o signo da mudança e, junto com os trabalhadores, vai continuar fazendo todas as mudanças que forem necessárias para melhorar a vida dos brasileiros, especialmente dos mais pobres e da classe média.

"Continuar com as mudanças significa também continuar lutando contra todo tipo de dificuldades e incompreensões, porque mudar não é fácil, e um governo de mudança encontra todo tipo de adversários, que querem manter seus privilégios e as injustiças do passado, mas nós não nos intimidamos."

A presidente ainda destacou que os obstáculos são motivos para o recomeço mais forte amanhã. "Porque para mim as dificuldades são fonte de energia e não de desânimo. Se nem tudo ocorre no tempo previsto e desejado, isso é motivo para acumular mais forças, para seguir adiante e, em seguida, mudar mais rápido. É assim que se vence as dificuldades, é assim que se vai em frente", afirmou.
Juju do Gasparinho
30/04/2014 20:45
Prezado Herculano:

Postado às 16:48hs.
Correto. Lugar de ladrão é na cadeia.

Li, gostei e dou "digrátis".
Lulla declarou outro dia: "Na verdade, não sei quando sou presidente e quando sou candidato."
Zé Simão da Folha, inteligentemente acabou com a dúvida.
"Quando elle está fazendo merda é presidente.
Quando está prometendo merda é candidato".
E completa:
"Quando elle sabe tudo, é candidato;
quando não sabe de nada é presidente".

Herculano, daqui a pouco vão querer canonizar os "homens de coragem que tenham interesse no desenvolvimento em favor da coletividade, como está acontecendo".
Maria Almeida
30/04/2014 20:31
O atendimento do Cartorio de imoveis é uma piada.
Se der trela, te perguntam até a cor da cueca que vc está usando.
LUCIANO DA CUNHA
30/04/2014 18:24
CALANDO A BOCA DE QUEM FALOU QUE EU VENDIA PORCARIA,TODAS AS OPERADORAS SÃO RUINS.

Internet móvel deve ter falhas em 6 estádios da Copa, diz Bernardo
Problema se deve a falta de acordo para instalar rede Wi-Fi nessas arenas.
Entre os estádios estão o Itaquerão, Arena da Baixada e Mineirão.O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, admitiu nesta quarta-feira (30) que, em pelo menos 6 dos 12 estádios da Copa, os torcedores devem enfrentar problemas para utilizar a internet em seus celulares. Entre as arenas, segundo ele, estão o Itaquerão, em São Paulo, palco da abertura da Copa, a Arena da Baixada, em Curitiba, e o Mineirão, em Belo Horizonte.Bernardo disse que nesses 6 estádios (ele não informou quais são os outros três) falta assinar um acordo que permite a instalação de uma rede Wi-Fi. O objetivo dessa estrutura é reforçar a oferta de sinal de internet dentro dos estádios. Sem isso, apenas o sinal da rede móvel das operadoras vai estar disponível e a expectativa é que ela não seja suficiente para atender à demanda durante os jogos.
?Vai ficar deficiente o serviço do ponto de vista de dados [internet] nos estádios. Em seis estádios, já colocamos o Wi-Fi. Mas é muito difícil quando os administradores não concordam porque não podemos obrigá-los a fazer?, disse o ministro, que completou: ?Mesmo que faça agora o acordo [com os seis que faltam], dificilmente vai dar tempo de fazer um serviço de boa qualidade.?

No dia 17 de março, o diretor-executivo do SindiTelebrasil, entidade que reúne as empresas de telefonia, Eduardo Levy, afirmou ao G1 que as instalação dos equipamentos para reforçar o sinal de celular pode não ficar pronta até a data dos jogos dentro dos estádios do Corinthians, em São Paulo, e do Atlético Paranaense, em Curitiba. Segundo ele, por conta disso, os torcedores podem enfrentar falhas nas tentativas de chamadas e de acesso à internet móvel nesses locais.

A declaração foi dada por Levy no mesmo dia em que foi anunciado o acordo da entidade com Corinthians e Atlético-PR para a instalação da chamada "cobertura indoor". Dos 12 estádios que vão receber jogos durante a competição, apenas nesses dois ainda não havia entendimento, o que impedia o início da obra.
Transmissão para a tv
Paulo Bernardo disse ainda que ?está praticamente pronta? a instalação da infraestrutura para a transmissão dos jogos, obra realizada pela Telebras e que é compromisso do governo brasileiro.
Em março, o ministro disse que a instalação da infraestrutura de telecomunicações, para transmissão de jogos e serviços de telefonia, só deve ser concluída às vésperas da Copa em pelo menos 3 estádios (São Paulo, Curitiba e Porto Alegre), por conta do grande atraso nas obras desses estádios. A situação estaria causando ?tensão? e ?estresse? no governo, de acordo com o ministro.
Herculano
30/04/2014 18:23
AFINAL, PARA QUE SERVE MESMO A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE GASPAR?

1. O jornal Cruzeiro do Vale mostrou esta semana que andarilhos dorme praticamente na porta da secretaria. Já acampavam na porta principal da prefeitura.

2. Agora, o Tribunal de Contas repreende e diz que a prefeitura cuida mal dos nossos menores superlotando os abrigos. Ou seja, um atentado contra a inclusão desta gente desprotegida.

3. E este pessoal, o da prefeitura, foi o que comemorou a saída juíza Ana Paula Amaro da Silveira. Qual o problema dela? Defendia os menores da indiferença dos políticos. Como vingança, ainda a difamaram nacionalmente. Agora, respondem na Justiça e por isso se dizem perseguidos. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/04/2014 18:10
ACABARAM-SE AS VERSÕES

A versão oficial sobre o acidente na BR-470 que matou três pessoas (uma delas queimada viva) em Gaspar no último dia 11 foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o laudo, o Vectra conduzido por Rubens José Fachini, 76 anos, teria invadido a contramão e dado início ao acidente que envolveu ao total cinco veículos, sendo que dois eram caminhões. O laudo que já foi concluído deve ser encaminhado para a Polícia Civil, que dará andamento às investigações.
Herculano
30/04/2014 17:11
DIRCEU PROCESSA VEJA NA JUSTIÇA POR DANOS MORAIS

A manchete é do 247, o canal de comunicação do PT. Este éo texto. Exclusivo: acaba de dar entrada no Tribunal de Justiça de São Paulo ação pelo direito de resposta e por danos morais impetrada pelo ex-ministro José Dirceu contra a revista Veja, do Grupo Abril; Dirceu quer o direito de responder no mesmo espaço da revista à matéria de capa A Vida na Cadeia e mais R$ 100 mil a título de indenização; preso no Complexo da Papuda, em Brasília, ele teve seus direitos individuais violados com a publicação de fotografia na capa e reportagem em 'off' que insinuava a existência de regalias a seu favor; "Mesmo um condenado à prisão perpétua tem direito ao respeito como homem", cita a petição assinada por Lottemberg Advogados;

Os advogados do ex-ministro José Dirceu acabam de dar entrada, nesta quarta-feira 30, no fórum João Mendes, em São Paulo, a um pedido ao Tribunal de Justiça de indenização por danos morais contra a revista Veja, publicação do Grupo Abril. Na semana de 19 de março, a revista dedicou o espaço da capa para uma foto 'roubada' de Dirceu dentro da cadeia. "Mesmo um condenado à prisão perpétua tem direito ao respeito como homem", alega a defesa do ex-deputado, na petição.

O ex-presidente do PT, condenado na AP 470, não autorizou ser fotografado e, antes disso, trata-se de prática ilegal divulgar imagens de presos sem permissão judicial. Na edição, reportagem com todas as fontes mantidas em sigilo insinuava que Dirceu desfrutava de regalias dentro do Complexo da Papuda, onde cumpre em regime fechado a decisão do STF que impôs a ele uma pena em regime semiaberto.

Dirceu quer o direito de responder no mesmo espaço da revista dedicado à matéria 'A vida na cadeia' e mais R$ 100 mil de indenização. A petição, datada do último dia 23 e assinada pelo advogado Fernando K. Lottenberg, aponta que a reportagem tem "intuito difamatório" e "uma série de inverdades com o nítido propósito de ridicularizar" Dirceu, "fazendo o leitor acreditar que, a despeito de estar encarcerado, gozaria de inúmeros privilégios". Texto atingiu a "imagem, honra e nome" do ex-deputado, diz ainda o documento.

Os advogados destacam a opinião de dois colunistas que, em artigos na imprensa, criticaram a qualidade da reportagem de Veja. "Jornalistas de expressão, como Alberto Dinas e Ricardo Melo, o primeiro no Observatório da Imprensa e o segundo na Folha de São Paulo chamaram a atenção dos leitores para a péssima qualidade do que foi publicado", aponta a defesa. A liberdade de imprensa não se trata de um direito "incondicionado, fora de qualquer regra", acrescentam os advogados.
Herculano
30/04/2014 16:48
FINGIU E JOGOU O QUANTO PODE. JOAQUIM BARBOSA MANDA GENOINO DE VOLTA PARA A PAPUDA.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, determinou que José Genoino, ex-presidente do PT, condenado pelo mensalão, volte para o Presídio da Papuda para cumprir sua pena. Ele cumpria prisão domiciliar por questões de saúde.
Herculano
30/04/2014 14:47
A SERVIÇO DE QUEM? MACONHA DEVE SER LEGALIZADA, E TRAFICANTES DA DROGA, ANISTIADOS

Em artigo que escreveu para o Uol (jornal Folha de S. Paulo), o deputado baiano pelo Psol, Jean Williys, afirmou: Legalizar a cannabis e acabar com a guerra às drogas não é somente uma questão de liberdades individuais. É também uma questão de segurança pública e de direitos humanos.

A guerra às drogas está dizimando a juventude mais pobre das periferias, que morre vítima das lutas de facções, da repressão ao tráfico, da violência policial e das milícias. Ou é encarcerada pelo comércio ilegal de drogas ou, em muitos casos, pelo uso delas.

Dependendo da cor e da classe social, a mesma quantidade de substância pode ser considerada para uso ou para tráfico, e a pessoa pode ir parar em presídios superlotados, que são verdadeiros infernos e escolas do crime.

Por isso, o projeto de lei 7270/2014, que protocolei na Câmara dos Deputados, faz muito mais do que legalizar a maconha: ele propõe uma série de mudanças radicais na política de drogas do Brasil.

A legalização tem sido o aspecto mais comentado do projeto, tanto por aqueles que são a favor quanto por aqueles que se opõem, mas a proposta vai além. Entre a lei e sua justificativa, são 60 páginas que recomendo ler a quem quiser criticá-lo. E neste artigo quero falar sobre um ponto do projeto em particular: a anistia.

Números

Mas antes disso, como diz o mestre Eugênio Raul Zaffaroni (jurista argentino), "vamos ouvir a palavra dos mortos". De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de drogas matou 40.692 pessoas entre 2006 e 2010. Desse total, 34.573 (84,9%), morreram em decorrência do abuso (não confundir com o uso) do álcool, e 4625 (11,3%), do tabaco.

Quer dizer: 96,2% das mortes diretamente relacionadas ao uso de drogas foram causadas por duas substâncias que, na atualidade, são lícitas. A droga cujo abuso mais mata, o álcool, não só é comercializada legalmente, como também tem propaganda na televisão - feita até por deputados!

E a maconha? No relatório, ela sequer é mencionada porque é raro alguém morrer por overdose de cannabis, que, no entanto, é ilegal. Vejam que contradição! Mas tem uma série de dados em que os números se invertem: quando falamos das mortes decorrentes do tráfico ilegal e da guerra às drogas.

A proibição mata muito mais do que o uso de qualquer droga. E como a maconha, segundo a ONU, é a droga consumida por 80% dos usuários de drogas ilícitas, podemos dizer que a proibição da maconha é o que mais mata.

De acordo com um relatório dos repórteres Willian Ferraz, Hugo Bross, Kaio Diniz e Vanderson Freizer, 56% dos assassinatos no Brasil têm ligação direta com o tráfico. Os mortos, em sua grande maioria, são jovens pobres de 15 a 25 anos. E são mais de 50 mil mortes por ano.

Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), só no Rio de Janeiro, em 2013, houve 4761 homicídios, 16,7% mais que em 2012. Desse total, 416 foram assassinatos cometidos pela polícia e registrados sob o eufemismo de "auto de resistência". O panorama é assustador em todo o país.

Entre 1980 e 2010, a taxa de mortalidade por armas de fogo no Brasil cresceu de 7,3 a 20,4 por cada 100 mil habitantes, mas esse número, já altíssimo, dobra quando falamos dos jovens: quando as vítimas têm entre 15 e 29 anos, a taxa é 44,2. E a principal causa disso é a guerra às drogas.

Mas essa "guerra" impediu que as pessoas consumissem drogas ilícitas? Não. De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas da Unifesp, a maconha é consumida por mais de um milhão de brasileiros, e 7% dos adultos já fumaram alguma vez. Dentre eles, 62% tiveram o primeiro contato com a maconha antes dos 18 anos de idade.

Hoje, como a maconha é liberada, não tem maneira de impedir que um menor de idade vá comprar numa "boca". E todo o mundo sabe onde fica a boca mais próxima.

A política de guerra às drogas - além de não diferenciar o uso do abuso de drogas e nem reduzi-los, não regular o comércio, não controlar a qualidade das drogas que são vendidas, não recolher impostos, não impedir o acesso a elas dos menores de idade, gastar fortunas e matar milhares de pessoas a cada ano - também envia milhares de jovens para os presídios.
Herculano
30/04/2014 13:34
O DESLIZAMENTO DE DILMA, por Elio Gasperi, de O Globo

A campanha pela reeleição da doutora Dilma está numa enrascada. Carrega uma cruz do passado (as malfeitorias petistas, do mensalão às traficâncias da Petrobras) e puseram-lhe nas costas outra, do futuro (o "Volta Lula"). Está presa à necessidade de justificar o que não fez e a uma ideia segundo a qual talvez não seja a melhor escolha, nem mesmo para os petistas e seus aliados.

Lula diz que não é candidato, mas comporta-se como tal e faz isso da pior maneira possível, como corretivo aos erros cometidos por seu poste. Na essência do "Volta Lula" há um implícito "Sai Dilma". À primeira vista, esse movimento oferece um Salvador da Pátria, mas está embutido na proposta também um Salvador do PT.

O desgaste de Dilma decorre da exposição de um desgaste do aparelhamento imposto ao Estado. Em menos de um mês abalaram-se duas candidaturas nas quais a nação petista fazia enorme fé. Um só doleiro, veterano de duas delações premiadas, arrastou a campanha de Alexandre Padilha em São Paulo e a de Gleisi Hoffmann no Paraná. Sabendo-se que o partido está sem pai nem mãe no Rio de Janeiro, à malversação de recursos públicos somou-se outra, de votos.

O comissariado afastou-se do deputado André Vargas, mas essa conversão repentina pode ter sido escassa e tardia. Afinal, o PT ainda não conseguiu se desvencilhar do mensalão, hoje transformado na bancada da Papuda. Ninguém pode prever no final de abril o resultado de uma eleição que ocorrerá em outubro, mas alguns indicadores de hoje são claros:

1) A candidatura de Dilma Rousseff está sendo corroída e mesmo uma pessoa que não gosta do seu governo deve admitir que boa parte desse desgaste vem mais da repulsa ao aparelhamento do que a ela.

2) Se a proposição anterior é verdadeira, o "Volta Lula" pode ser tanto um remédio como um veneno.

3) Aécio Neves e Eduardo Campos ficaram na confortável situação de jogar parados. Pouco dizem a respeito do que pretendem fazer, beneficiados pela exposição dos malfeitos do governo. Oh, que saudades da faxina prometida por Dilma.

Não se sabe quem será o Lula que se quer de volta. Sendo uma "metamorfose ambulante", talvez nem ele saiba. Prova disso está na entrevista que deu em Portugal. Nela disse a coisa, seu oposto e concluiu com uma dúvida.

A coisa, referindo-se à bancada da Papuda: "Não se trata de gente da minha confiança." Deixe-se pra lá que José Dirceu, "capitão" da sua equipe, não lhe tivesse a confiança.

O seu contrário: o julgamento do Supremo Tribunal Federal foi "80% político e 20% jurídico".

A dúvida: "Essa história vai ser recontada."

Ganha uma viagem a Cuba quem souber qual das três afirmações deve ser levada a sério.

Enquanto esteve na oposição, a nação petista cultivou uma sociologia de botequim. Supunha que o tucanato espalhara conexões e interesses capazes de garantir-lhe o controle do Estado. Se os adversários podiam fazer isso, os companheiros também podiam. Daí surgiram Marcos Valério, Alberto Youssef, as empresas "campeãs nacionais", empreiteiras amigas e a turma das petrotraficâncias.

Lula foi eleito em 2002 porque a invulnerabilidade sociológica do tucanato era uma fantasia. Mesmo que ele saia do banco de reservas e vá para a quadra, as urnas poderão mostrar que a dele também é.
Herculano
30/04/2014 13:28
TORCEDOR QUE ATIROU BANANA EM DANIEL ALVES É PRESO

O torcedor que atirou uma banana em Daniel Alves durante o jogo de domingo, entre Villarreal e Barcelona, pelo Campeonato Espanhol, foi preso nesta quarta-feira pela polícia. David Campayo Lleo, de 26 anos, é empregado do clube e, segundo a imprensa espanhola, também foi demitido do Villarreal.
Herculano
30/04/2014 13:25
SEM APOIO, DILMA NÃO IRÁ A LUGAR ALGUM, por Ricardo Noblat para o jornal O Globo

Em entrevista, hoje, a rádios baianas, Dilma disse que será candidata à reeleição com ou sem o apoio dos partidos aliados que sustentam seu governo.

"Gostaria muito que, quando eu for candidata, eu tivesse o apoio da minha base, da minha própria base. Agora, não havendo esse apoio, a gente vai tocar em frente" garantiu Dilma.

Tolice! Amadorismo!

Um profissional da política, candidato a qualquer coisa, não admite que possa perder apoios. Pelo contrário.

De resto, ninguém pode "tocar em frente" caso perca o apoio de sua base, de sua própria base. Como sem apoio seria possível ainda assim "tocar em frente?"

Nos últimos dois meses, uma sequência de quatro pesquisas registrou a queda de Dilma nas intenções de voto - Datafolha, Vox Populi, Ibope e a mais recente da MDA.

A pesquisa da MDA foi a única a detectar o crescimento dos dois mais ferozes adversários de Dilma - Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Só quem pode barrar a queda de Dilma é ela mesma. Se ela contar para isso com a ajuda dos partidos que dizem apoiá-la, tanto melhor.

Mas não é isso o que está acontecendo. Nem mesmo o PT sua a camisa por Dilma.

A candidatura de Dilma à reeleição tem data marcada para acabar ? se ela despencar para a casa dos 30% das intenções de voto. Por ora, ela reúne 37%.

Ninguém com 30% das intenções de voto jamais ganhou eleições majoritárias por aqui
indignado
30/04/2014 13:20
Você sabia?

Lei geral da Copa - sancionado pela Presidenta Dilma

CAPÍTULO IX

DISPOSIÇÕES PERMANENTES

Art. 37. É concedido aos jogadores, titulares ou reservas das seleções brasileiras campeãs das copas mundiais masculinas da FIFA nos anos de 1958, 1962 e 1970: (Produção de efeito)

I - prêmio em dinheiro; e

II - auxílio especial mensal para jogadores sem recursos ou com recursos limitados.

Art. 38. O prêmio será pago, uma única vez, no valor fixo de R$ 100.000,00 (cem mil reais) ao jogador.

E quem vai pagar por isso? Eu, você, nós.... pelos nossos impostos
sidnei luis reinert
30/04/2014 13:14
O Bêbado e o Equilibrista ? Ensaio sobre a Bebedeira

De tudo que até hoje se escreveu a respeito da origem da filosofia, nenhuma explicação pode ser mais marcante, mais completa e verdadeira do que a que diz ter ela nascido da nossa capacidade de se espantar. Tão completa e abrangente, tão justa e simples parece essa proposição que inevitável seria pensar ser possível sua utilização em outras áreas do conhecimento.

Nenhuma estranheza, portanto, causaria a afirmação de que o nível de consciência política de uma sociedade, sua capacidade de indignação e reação tem a mesma fonte da indagação filosófica: o espanto.
Aceitos os princípios acima, proponho agora uma inversão a ser aplicada, pelo menos, no território da consciência política do brasileiro mediano: afirmo ser o espanto, em determinados casos, a marca da nossa ignorância, da nossa imaturidade e da nossa apatia.

No último dia 26 de abril, Lula deu em Portugal declarações a uma jornalista que grande repercussão causaram. Sem maiores preocupações afirmou ter sido o julgamento da Ação Penal 470 ?80% político e 20% jurídico? e disse ainda que que embora haja "companheiros do PT presos, não se trata de gente da sua confiança".

Nenhum interesse tenho aqui em discorrer sobre quem seja ou não da ?confiança? de Lula. A declaração só foi importante num único sentido ? na demonstração de indiferença, de superioridade e arrogância com que o Partido dos Trabalhadores trata a base da sustentação da ?ordem e da paz pública? no Brasil: o Poder Judiciário. Mesmo assim, lembro mais uma vez ao leitor não ser esse o ponto ?nevrálgico? dessas linhas e resumo o que quero apresentar na seguinte frase: ?muito me espanta e decepciona o espanto de todos os outros ao ouvir de Lula tais palavras?.

Nesses outros a que me refiro incluo o próprio Supremo Tribunal Federal e seus integrantes que agora, com ares de donzela chocada, repudiam as declarações criminosas do ex-presidente da República fingindo não saber que a característica fundamental da relação do PT com Estado de Direito sempre foi a promiscuidade. Inúmeras foram as vezes em que essa organização criminosa, disfarçada de partido político, deixou claro seu respeito à Constituição nas situações que lhe convém e sua indiferença e repúdio a tudo que reza a Lei quando contrariados foram os seus interesses.

A única e verdadeira lição a ser tirada sobre as declarações de Lula é que divide-se a opinião pública em duas partes: uma gigantesca e outra desprezível. Excluída a ínfima parcela de gente que sabe que o PT não precisa de sigilo sobre o que gasta, mas sobre aquilo que é, a outra (incluídos aí os juízes do STF) finge o ?espanto dos primeiros filósofos? e vem a público indignada ou fingindo-se indignada com afirmações de pessoas que jamais deram qualquer importância ao Estado de Direito.

Em toda história do Brasil, não conheço episódio anterior em que um ex-presidente da República, em declarações em território estrangeiro, tenha feito pouco da justiça da Nação. Vindo de alguém que se preocupa em não causar ?constrangimento? à Fidel Castro tocando no assunto dos prisioneiro políticos cubanos a declaração de Lula é uma cusparada na cara do país, uma vergonha para o STF e para todos os juízes brasileiros que agora, a exemplo dos médicos e dos policiais, são ridicularizados perante o mundo. Graças a Lula e ao PT o mundo hoje sabe que nossos médicos ?precisam ser mais humanos?, nossos policiais ?menos violentos? e que os nossos juízes precisam julgar ?menos politicamente?.

A desgraça, a maior tragédia de tudo o que descrevi é que Lula continua em liberdade e seu partido, aproveitando-se de uma democracia doente, disputando eleições. O PT a tudo atravessa impávido, como aquele equilibrista de Nietzsche que, na corda bamba, estava acima do bem e do mal.

No caso do Brasil é o Grande Alcoólatra que segue se ?equilibrando? acima da inocência e da culpa; bêbados estamos todos nós..
sidnei luis reinert
30/04/2014 13:13
Despesas da Petrobras com Pasadena já chegam a US$ 1,93 bilhão

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/despesas-da-petrobras-com-pasadena-ja-chegam-us-193-bilhao-12316160#ixzz30O2leT3w
Miguel José Teixeira
30/04/2014 11:35
Herculano e Leitores,

Por oportuno, visto que amanhã é o "Dia do Trabalho" e consequentemente homenageia o Trabalhador, segue texto do Jornalista Carlos Chagas, provavelmente o último que ouviu a voz do Engenheiro Leonel Brizola, sucessor nato do Getúlio Vargas:

Fonte: www.diariodopoder.com.br
Autor: Carlos Chagas
EM HONRA AO DIA DO TRABALHADOR
Publicado: 30 de abril de 2014
Tradicionalmente no primeiro dia de maio, que amanhã se comemora, o presidente Getúlio Vargas comparecia ao estádio de São Januário, no Rio, para confraternizar com a classe operária. Havia sempre mais gente do que nas partidas de futebol do Vasco da Gama. Todos o aplaudiam com entusiasmo quando desfilava em carro aberto pelas laterais do gramado, discursando em seguida da tribuna de honra, sempre com a saudação dirigida aos ?trabalhadores do Brasil? .
De 1930 a 1945, quando foi presidente provisório, presidente constitucional e ditador, Getúlio recebia o reconhecimento de naqueles quinze anos haver fixado um salário mínimo digno, estabelecido a jornada de oito horas diárias de trabalho, o pagamento de horas extras, de pensões e aposentadorias, o direito a assistência médica gratuita para o trabalhador e sua família, de férias remuneradas, de indenização por demissões imotivadas e de garantia de estabilidade no emprego após dez anos de permanência na mesma empresa.
Contra ele levantaram-se as forças da reação, foi deposto mas voltou cinco anos depois, eleito pelo voto popular. Outra vez no poder, sacrificou-se com um tiro no peito para não ser novamente humilhado e deposto por um golpe militar. Deixou um documento, o mais importante de nossa História. Vale apresentá-lo na véspera do dia em que o trabalhador brasileiro parece haver perdido a memória:
?Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenam-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Depois de domínio e de decênios de espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade nacional na potencialização da Petrobrás. Mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculizada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente.
Assumi o governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar a não ser o meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis a minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem sentireis no meu pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota do meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio, respondo com o perdão. Aos que pensam que me derrotaram, respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço de seu resgate.
Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia, não abateram o meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora, ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente, dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.?
SERÁ PRECISO DIZER MAIS ALGUMA COISA?


Herculano
30/04/2014 10:51
DILMA: VOU SER CANDIDATA COM OU SEM APOIO DA BASE

Ela fala grosso. O texto é do 247, o canal de comunicação do PT e que está dividido: com o ídolo Luiz Inácio Lula da Silva e com que sustenta com patrocínios o canal, as empresas (Petrobrás) e bancos estatais, entre elas a Caixa, aquela que raspou os saldos de poupança dos seus clientes e fez deles lucro falso de R$720 milhões em seu próprio balanço.

Presidente Dilma Rousseff voltou a dizer que não teme e que acha "natural" o movimento 'volta, Lula', entoado, sobretudo, por aliados 'insatisfeitos' no Congresso; em entrevista a rádios de Salvador nesta manhã, ela se mostrou otimista sobre sua candidatura de reeleição e disse que espera ter apoio de sua base, "mas se não tiver, paciência"; "[O volta Lula] é uma situação normal. Gostaria que, quando eu for candidata, eu tenha o apoio da minha própria base. Mas não havendo esse apoio, vamos tocar em frente. Sempre por trás das coisas existem outras explicações. Daqui até o final do ano, tenho uma atividade importantíssima para fazer, que não posso me desligar", declarou

A presidente Dilma Rousseff voltou a dizer que não teme e que acha "natural" o movimento 'volta, Lula', entoado, sobretudo, por aliados 'insatisfeitos' no Congresso. Em entrevista aos jornalistas Levi Vasconcelos e Mário Kertész, das rádios Tudo FM e Metrópole, respectivamente, nesta quarta-feira, Dilma se mostrou otimista sobre sua candidatura de reeleição e disse que espera ter apoio de sua base.

"[O volta Lula] é uma situação normal. Gostaria que, quando eu for candidata, eu tenha o apoio da minha própria base. Mas não havendo esse apoio, vamos tocar em frente. Sempre por trás das coisas existem outras explicações. Daqui até o final do ano, tenho uma atividade importantíssima para fazer, que não posso me desligar".

Em resposta a Mário Kertész, Dilma afirmou que gosta de sua função. "Eu gosto [de ser presidenta], sabe por quê? Porque vamos fechar este ano com mais 750 mil cisternas construídas no Semiárido. Com as cisternas construídas no governo do ex-presidente Lula e no meu, vamos chegar a 1,1 milhão de unidade. Isso me faz gostar muito de ser presidenta".

A presidente também comentou sobre a questão da segurança pública, questionada por Levi Vasconcelos como 'pedra no seu sapato', e citou como exemplo da questão as recentes greves da Polícia Militar da Bahia (2012 e 2014).

"Nós temos feito em todas as circunstâncias parcerias com todos os estados. [Na greve da Polícia Militar na Bahia] nós colocamos todas as forças federais à disposição. Temos políticas sistemáticas do ponto de vista das atribuições do governo federal".

Dilma também falou sobre as manifestações que registraram casos de vandalismo ou de crimes. Ela defendeu que os governos não podem permitir atos que coloque em risco a população.

"Temos um programa em cooperação com as polícias de inteligência. Uma parte do que nós podemos ajudar muito é na inteligência. Temos que ter tolerância zero [com manifestações violentas]. Não podemos tolerar que qualquer grupo ao fazer greve permita a morte de pessoas, isso não é admissível. Também faz parte de um projeto de conscientização da sociedade", afirmou
Herculano
30/04/2014 08:35
POLÍCIA VÊ INFLUÊNCIA DE DOLEIRO SOBRE O EX-MINISTRO PADILHA, O POSTE QUE O EX-PRESIDENTE LULA QUER VER GOVERNADOR DE SÃO PAULO.

Em mensagem interceptada pela polícia, Youssef diz a parceira de esquema que, se ex-ministro for eleito governador, ajudaria "e muito", segundo informam Fausto Macedo e Fernando Gallo, para o jornal O Estado de S. Paulo.

A Polícia Federal aponta "influência política? do doleiro Alberto Youssef - alvo maior da Operação Lava Jato - sobre o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT. A suspeita decorre de diálogo interceptado pela PF, entre Primo, como Youssef é conhecido, e a doleira Nelma Mitsue Penasso Kodama, no dia 5 de março, através de um aplicativo de mensagem instantânea.

Ela questiona Youssef se ele "tem acesso atualmente" ao delegado-geral da Polícia Civil paulista e cita o nome Maurício Blazeck, que ocupa o cargo desde novembro de 2012. Nelma diz que "queria um cargo para um amigo" dela no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

"Se o Padilha ganhar o governo ajudo ele e muito", respondeu o doleiro. Para a PF, o diálogo grampeado "indica possivelmente que (Youssef) tem influência política junto ao candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha".

"Tá bom. Eu quero então acesso ao delegado geral de sp prá um cargo", finalizou Nelma.

Em outro momento, ela solicita a Youssef que entre em contato através do skype e indica o contato: ?joaquina_apazza?. A PF conclui que os dois ?possivelmente passaram a conversar através deste dispositivo?.

Labogen. Padilha não é investigado pela Lava Jato, mas o nome dele é citado em outros documentos da PF. No relatório principal, que resultou na ordem de prisão de Youssef e seu grupo, os investigadores revelam o empenho do doleiro para emplacar o laboratório Labogen Química Fina em negócio milionário da Saúde, na gestão do petista. A PF juntou aos autos cópia do projeto de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do ministério e anexou uma fotografia do ex-ministro em um evento.

Em um relatório, a PF transcreve diálogos entre o doleiro e o deputado André Vargas, que se desfiliou do PT na sexta feira. Numa conversa com Youssef, o parlamentar diz que foi Padilha quem indicou um ex-assessor na Saúde para ocupar cargo no Labogen.

A nova citação a Padilha consta de relatório complementar de monitoramento telemático número 8/14. O trecho em que Nelma indaga Youssef se ele tem acesso ao delegado a PF intitulou "influência governo São Paulo". O grampo alcançou 512 mensagens entre Youssef, que se identifica por ?Jaiminho?, e Nelma no período de 28 de fevereiro a 14 de março, no âmbito da Operação Dolce Vita, desdobramento da Lava Jato - foram quatro investigações simultâneas, cada uma relacionada a um grupo de doleiros.

Youssef foi preso no dia da deflagração da Lava Jato, 17 de março. Nelma foi capturada dois dias antes no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, quando tentava embarcar para Milão (Itália), com 200 mil escondidos na calcinha.

Multiconta.As interceptações revelam intensa atividade dos dois doleiros. No dia 28 de fevereiro, Youssef solicitou a Nelma "orçamento" para compra de US$ 80 mil. Ela pergunta se o pagamento "será feito em reais em espécie ou se através de transferência bancária". Em 6 de março, ele diz que precisa comprar US$ 300 mil e pergunta se ela "tem alguma conta disponível na Europa".

Nelma diz que tem uma conta na China que aceita depósito de euros. Youssef diz que o valor total é de 1,15 milhão. Ela sugere depositar 150 mil em conta sua na Itália e o restante em uma conta na China. "É uma multiconta, não tem problema depósito em euros", ela diz.
A Justiça Federal abriu ação contra Nelma, 'grande operadora do mercado negro de câmbio". A soma da movimentação financeira de suas empresas de fachada atingiu R$ 103 milhões, entre 2012 e 2013, segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf). A Procuradoria da República afirma que a doleira era "líder do grupo criminoso, mandante e executora dos crimes financeiros".

O ex-ministro Alexandre Padilha (PT) afirmou, em nota enviada por sua assessoria à reportagem, que "não irá comentar diálogos de terceiros e reitera que irá interpelar judicialmente qualquer pessoa que utilizar indevidamente seu nome". "O ex-ministro já protocolou na Polícia Federal o requerimento para obter o relatório na íntegra e tomar medidas legais."

A assessoria informou que o advogado Marcelo Nobre, que representa Padilha, protocolou em cartório interpelação solicitando esclarecimentos ao deputado federal André Vargas (sem partido-PR) para que explique "o uso indevido do nome de Alexandre Padilha em mensagem escrita por ele, e interceptada pela Polícia Federal?. ?As medidas são mais uma demonstração da seriedade e da transparência com que Alexandre Padilha tem tratado a questão do envolvimento indevido do seu nome na operação da PF, mesmo sem ter nenhuma acusação ou denúncia contra ele."

O presidente do PT paulista, Emídio de Souza, afirmou ser "uma excrescência" chamar Padilha para responder sobre um diálogo entre doleiros tratando de cargos no Estado.

O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Luiz Maurício Blazeck, disse, em nota "que não conhece nem teve contato com nenhum dos doleiros".
Marli
30/04/2014 07:09
Saudades de quando o Departamento Pessoal e Recursos Humanos possuía apenas a diretora Raquel, uma pessoa sensata, coerente, humana, entendia nós servidores...
Após a nomeação do Diretor Cleber, vem ocorrendo uma series de acontecimentos ,indeferimentos... uma guerra para podemos receber, sem falar que tenho que rezar que o meu ônibus não se atrase, ou que eu pegue transito, pois sou penalizada e sou descontada.
Nunca se ouvia um servidor reclamar de desconto, um servidor ficar com medo de pegar a sua folha de pagamento..
Sr Maicon, Sr Doraci, eu e muitos servidores solicitamos que a Sra Raquel assuma novamente os dois departamentos. Pois o Sr Cleber sabe apenas dizer que não é possível, enquanto a Sra Raquel sempre conseguia ver e fazia por nos servidores.
Uma dica quando tiverem problemas procurem a Sra Raquel, pois garanto que ela irá entender, e fazer algo por vocês.
Desabafo
29/04/2014 22:21
Hoje recebi o meu holerite, novamente com os mesmos problemas.. O Diretor Departamento Pessoal mais uma vez indeferiu as minhas horas, ai eu me pergunto, por que trabalhar quando o chefe pede?
O que ele faz no cargo de Diretor Departamento Pessoal?
E o que ele ganha com isso?
Sendo que o Diretor Cleber estava no dia de hoje passeando pelos postos de saúde, não deveria estar atendendo, pelo menos responder o meu requerimento. Pois falta de tempo não é.
E mais fiquei sabendo que o Sr Cleber foi nomeado para fazer parte da comissão do CMDCA, imaginam se nós servidores já sofremos todo mês com o Cleber, imagina as crianças?
Aonde o Secretario de Administração Sr Maicon estava com a cabeça para nomear o Cleber...
E pergunto novamente a esse espaço como ficou a situação da educação?
Agora eu digo que um prazer eu tive, de escrever no meu espelho a palavra greve, e ele não pode descontar nada......
Mas ainda quero acreditar que o Sr Cleber acorde, e venha conhecer o nosso trabalho, não entre pela porta dos fundos e dentro de cinco minutos já sai, não precisa ter medo de nós servidores Diretor, venha conversar e nos escutar, e não fique criando normas.....
E tirando o pouco que nos resta..

Igor
29/04/2014 22:06
RUA AMAZONAS, BELA VISTA, GASPAR - SANTA CATARINA.

E afinal, o que houve com a obra de drenagem da rua Amazonas e Adjacências? Encontra-se parada a meses, causando transtorno a comunidade como vários problemas de saúde, aumento de insetos, risco eminente de acidentes com as crateras e vias mau sinalizadas, crianças brincando nos materiais jogado ao tempo, usuários de drogas utilizando esses materiais como abrigo para alimentar seus vícios. Será que as secretarias responsáveis por todos os setores atingindo com essa paralisação não sabem que esses riscos estão ocorrendo? Os moradores esperam uma resposta convincente. Pois várias hipóteses estão surgindo, como:
Será que esse assunto se finalizará próximo as eleições 2014 na qual um dos responsáveis pela liberação da verba foi então o deputado Décio Lima (Deputado Federal - PT) e consequentemente sua sua esposa Ana Paula Lima (Deputada Estadual - PT)? A foto vai ficar bonita.
Herculano
29/04/2014 21:35
A CORRUPÇÃO CRESCE. A MÁ GESTÃO TAMBÉM. E PARA COBRIR TUDO ISTO, O GOVERNO AUMENTA OS IMPOSTOS DA CERVEJA, ENERGÉTICOS E DOS REFRIGERANTES

Isto é o que afirma a reporte Adriana Fernandes, da sucursal de Brasília da Agência Estado (O Estado de S. Paulo). O governo acaba de anunciar um aumento na tributação de bebidas frias - refrigerantes, cervejas, energéticos, isotônicos e refrescos. Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a medida será publicada nesta quarta-feira, 30, no Diário Oficial, mas entrará em vigor em 1º de junho. A expectativa da Receita é de que a correção da tabela usada na sistemática de tributação do setor deve provocar um aumento médio no preço dos produtos de 1,3%. Ele, entretanto, não acredita que haverá repasse do reajuste. Caso isso aconteça de fato, ele estimou um aumento de 0,02% no IPC-M, índice que compõe o IGP-M.

De junho a dezembro deste ano, o aumento vai garantir uma arrecadação extra de R$ 1,5 bilhão. Esses recursos, admitiu ele, serão usados para compensar o gasto adicional de R$ 4 bilhões que o Tesouro Nacional terá para bancar o socorro às distribuidoras de energia elétrica, mas negou veementemente que a medida tenha sido adotada com esse propósito.

Segundo ele, a mudança da tabela visa a restabelecer o equilíbrio entre os tributos e os preços praticados no mercado. Barreto destacou que a defasagem era acentuada e que a última revisão da tabela ocorreu há dois anos. Entre maio de 2012 e fevereiro de 2014, os preços da cerveja subiram 23% e dos refrigerantes, 19,2%.

O secretário disse que o governo continua estudando mudanças na tributação do setor de cosméticos, mas ainda não há decisão. E acrescentou que já estaria pronta medida para elevar o PIS e Cofins nas importações, mas ainda não há formalização sobre o assunto. Questionado do motivo do governo ainda não ter feito esse equilíbrio de tributação no PIS/Cofins, ele admitiu que é não fazer todas as mudanças simultaneamente.
Herculano
29/04/2014 21:19
A QUEDA NAS PESQUISAS E A FUGA DOS RATOS AVISAM QUE A CANDIDATURA DE DILMA ROUSSEFF AVANÇA PARA O NAUFRÁGIO, por Reynaldo Rocha

Não é possível acreditar em pesquisas, mesmo quando trazem boas notícias. São tantos os institutos que vivem de medições que não sabemos, ao certo, qual metodologia foi usada ou como se compôs o universo de entrevistados. Não conheço ninguém que tenha sido consultado nestas amostragens. E são inúmeros os casos de reviravoltas no dia da eleição, só detectados na última pesquisa de boca de urna.

Mas há algo no ar além dos aviões de carreira. Todos os institutos, sem exceção, registram uma queda do que está aí infelicitando o Brasil e sinais de cansaço extremo. A dúvida é se os números estão corretos ou se a realidade é ainda pior para a candidata Dilma Rousseff.

Falcatruas, desacertos, economia em franca queda, inflação disparada, mensaleiros e doleiros ligados aos mandatários do partido, ministério de aluguel para a base alugada, destruição da Petrobras e da Eletrobras, Lula no esplendor de sua (dele) ignorância, postes que ao estilo de Maluf se negam a responder às perguntas formuladas e usam o tempo disponível para fazer propaganda antecipada, entre outros absurdos. É muita coisa. É o fundo do poço.

Antigos aliados flertam com a oposição. Partidos da base rifam o nome de Dilma e clamam pela volta de Lula. Há no PT uma guerra entre as dezenas de correntes, cada uma com uma proposta e um caminho diferente para chegar-se ao bolivarianismo tupiniquim.

A nova classe média endividada. O Bolsa Família comprando cada vez menos. Estudantes formados pelos prounis da vida sem emprego, vítimas da má formação para o mercado de trabalho. E Dilma afirmando que os médicos cubanos são melhores que os nossos brasileiros.

Os partidos de apoio buscam alternativas. Os ratos vão abandonando o navio.

O Poder Judiciário continua sob o ataque feroz do PT, que despreza o estado de direito e ofende a cidadania. Tudo isso em nome de um projeto de poder, pois projeto de governo não há.

São ratazanas em desespero com a perspectiva da perda do esquema criminoso que transformou o Brasil em feudo de bandidos.

Continuo sem acreditar nas pesquisas de opinião. Para mim, Dilma está ainda menor do que as pesquisas indicam.
Herculano
29/04/2014 21:11
PARA ESCAPAR DAS VAIAS E DAS PROMESSAS DAQUI QUE NÃO SE CUMPREM

Mesmo sem data definida, já está confirmada a vinda da presidente da República, Dilma Vana Rousseff, PT, a Santa Catarina no mês de maio. A informação foi repassada ao governador Raimundo Colombo, PSD, com o ministro dos Transportes, o baiano César Borges, PR e o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe. O encontro tratou da inauguração do acesso à Chapecó (duplicação da BR-480 até a BR-282), que contará com a presença da presidente
Herculano
29/04/2014 21:07
PAPUDA: NESTA TERÇA-FEIRA, NA CELA DO DETENTO 95.413, TEVE FUTEBOL DA TV DE PLASMA

José Dirceu recebeu visita de deputados no presídio da Papuda. Em cela especial, petista tem direito a micro-ondas, TV e chuveiro quente, segundo a repórter Marcela Mattos, de Brasília, da revista Veja.

Nesta terça-feira, uma comissão de deputados federais de diferentes partidos fez uma visita ao mais prócere detento da Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, o ex-ministro José Dirceu. O objetivo do grupo, formado majoritariamente por aliados do petista, era tentar atestar que o petista não detém regalias na cadeia e pressionar a Justiça a liberá-lo para trabalhar fora da Papuda durante o dia. Mas não foi o que ocorreu. Ao chegar ao presídio, os parlamentares encontraram o detento 95.413 em uma cela privilegiada, eufórico diante de uma televisão de plasma que exibia a vitória do Real Madrid sobre o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões da Europa.

"Estou assistindo ao Real dar uma surra no Bayern", disse o mensaleiro, sorridente, ao receber a comitiva em sua cela - o time espanhol goleou o rival alemão por 4 a 0.

Segundo relato do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a cela do petista é a maior do complexo, equipada com micro-ondas, chuveiro quente, televisão e uma cama diferente das demais. Dirceu foi colocado em um espaço de 23 m² no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), cujas celas têm padrão de 15 m² e reúnem até quatro detentos. O local servia de cantina, mas passou por uma reforma para receber o ex-ministro.

"A cela do Dirceu é completamente diferente das outras que a gente viu, não há dúvidas. Vimos pessoas com deficiência física que deveriam ficar separadas porque os presos pegam parte da cadeira de rodas para fazer armas. Mas elas seguem misturadas, dormem em colchões piores e tomam banho em chuveiro frio", afirmou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é cadeirante.

Os deputados de oposição reclamaram que o coordenador-geral da Sesipe (Subsecretaria do Sistema Penitenciário), João Feitosa, impôs uma série de restrições durante a visita: "Ele queria nos mostrar a cantina, as melhores celas e que seguíssemos o roteiro definido por ele. Disse ainda que não poderíamos ir a outros setores por falta de acessibilidade para a deputada Mara", disse Jordy. Após a insistência, foram liberados três dos cinco parlamentares para visitar outras alas da penitenciária - inclusive a própria Mara Gabrilli, que negou ter enfrentado dificuldades durante o trajeto.
Herculano
29/04/2014 20:59
PIADA PRONTA

Para o líder do PSB, o gaúcho Beto Albuquerque, são tantas as contradições entre versões de Dilma, Graça Foster, Sergio Gabrielli e Nestor Cerveró sobre refinaria de Pasadena, que é melhor perguntar no Posto Ipiranga.
Herculano
29/04/2014 20:56
SÓ PORQUE ELE NÃO DEPENDE DA TETA DO GOVERNO DO ESTADO

Mauro Mariani diz que não subirá no palanque do governador Raimundo Colombo, PSD. A manchete é do Diário Catarinense. Principal defensor da candidatura própria do PMDB, deputado federal diz que vai esperar pela definição de candidaturas para definir como atuará na campanha eleitoral
Herculano
29/04/2014 20:54
DEFESA FAMILIAR

Rogério Gaertner, sogro do vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, passou o dia inconformado. Reclamou. Julga ele imune quando o privado se mistura com o público.

Aliás, o PSD de Gaspar, estava mareado. Para ele, o meu inimigo é o PT. Será? Eu não sabia que estava a serviço desse pessoal. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/04/2014 20:45
DINHEIRO PARA OS MUNICÍPIOS

O Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) já aprovou 169 projetos, beneficiando 143 municípios catarinenses com R$ 230 milhões. Outros 180 estão em processo de readequação e outros 72 estão aguardando análise, totalizando 421 projetos apresentados.
Herculano
29/04/2014 20:41
A MEIA BOCA.

Ponte no Santa Terezinha recebe melhorias. Corrimão foi colocado na travessia entre as ruas Doralício Garcia e José Rafael Schmitt para diminuir riscos aos pedestres. Porém, para moradores, uma passarela e iluminação trariam mais segurança.
Herculano
29/04/2014 20:39
UM RETRATO PERFEITO NA MANCHETE DO JORNAL CRUZEIRO DO VALE

Andarilho dorme perto da assistência social de Gaspar. Será que o programa Fantástico não vai se interessar por isto como se interessou em difamar uma juíza?
Herculano
29/04/2014 20:36
EXEMPLOS NÃO FALTAM. GASPAR GOVERNADA POR UM PROGRESSISTA, DEFENSOR DAS CLASSES TRABALHADORAS E PETISTA REJEITA ESTES AVANÇOS.

Blumenau, que é governada por um tucano, Napoleão Bernardes, criou uma fila única na internet para todos saberem e ninguém por interesses políticos ou apadrinhamento, nas vagas das creches. Lá também é crítica. Lá também o Ministério Público está de olho deste assunto.

A outra notícia de transparência e busca de solução vem de Joinville, governada por um empresário bem sucedido, Udo Dohler, PMDB. A secretaria de Saúde de Joinville divulga lista de espera para consultas especializadas

Paciente poderá consultar pela internet ainda a relação para consultas de retorno.

Já aqui... blá, blá, blá...
Marcelo Silva
29/04/2014 17:45
Denis Eduardo Estevão

Estou elogiando a iniciativa, pois são poucos o que tem essa coragem.
sidnei luis reinert
29/04/2014 17:19
Barbosa diz que comentário de Lula merece 'o mais veemente repúdio'


Após a declaração, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse por meio de nota divulgada na noite desta segunda-feira (28) que a "desqualificação" do tribunal é um "fato grave que merece o mais veemente repúdio".
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo presidente do STF:
"Lamento profundamente que um ex-Presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte do País. A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça.
A Ação Penal 470 foi conduzida de forma absolutamente transparente. Pela primeira vez na história do Tribunal, todas as partes de um processo criminal puderam ter acesso simultaneamente aos autos, a partir de qualquer ponto do território nacional uma vez que toda a documentação fora digitalizada e estava disponível em rede.
As cerca de 60 sessões do julgamento foram públicas, com transmissão ao vivo pela TV Justiça, além de terem recebido cobertura jornalística de mais de uma centena de profissionais de veículos nacionais e estrangeiros. Os advogados dos réus acompanharam, desde o primeiro dia, todos os passos do andamento do processo e puderam requerer todas as diligências e provas indispensáveis ao exercício do direito de defesa.
Acolhida a denúncia em agosto de 2007, o Ministério Público e os réus tiveram oportunidade de indicar testemunhas. Foram indicadas, no total, cerca de 600. Acusação e defesa dispuseram de mais de quatro anos para trazer ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal as provas que eram do seu respectivo interesse.
Além da prova testemunhal, foram feitas inúmeras perícias, muitas delas realizadas por órgãos e entidades situadas na esfera de mando e influência do Presidente da República, tais como:
- Banco Central do Brasil;
- Banco do Brasil;
- Polícia Federal;
- COAF;
Também contribuíram para o resultado do julgamento provas resultantes de trabalhos técnicos elaborados por órgãos da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Cotnas da União e por Comissão Parlamentar de Inquérito Mista do Congresso Nacional.
Portanto, o juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome.
Joaquim Barbosa
Presidente do Supremo Tribunal Federal"
sidnei luis reinert
29/04/2014 16:13
Crítica lusitana ao julgamento do Mensalão coloca maioria do Judiciário contra o Presidentro Lula

Muito próximo de vivenciar como o Judiciário vai atuar contra ele, assim que o PT for despejado do Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um dos maiores erros táticos, nunca antes visto na História do Brasil, ao aproveitar uma entrevista à televisão portuguesa RTP para criticar que o julgamento do Mensalão foi 80% de decisão política e 20% de decisão Jurídica. Lula deve ter conseguido jogar, no mínimo, mais de 80% dos promotores, juízes, desembargadores, e ministros do STF contra ele.

A tensão conjuntural (com tantos escândalos de corrupção explodindo) e os sempre negados problemas pessoais de saúde (com a ingestão de remédios fortes) provavelmente induziram Lula a abusar da costumeira autoconfiança, expondo-se ao ridículo político e arranjando uma briga que pode lhe ser fatal no futuro próximo. Os julgamentos das Operações Porto Seguro, Lava Jato e outras menos votadas e que ainda estão por acontecer devem provocar grandes perdas à cúpula petista ? onde Lula paira como um chefão milagrosamente blindado política e judicialmente.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, reduziu Lula a pó: ?Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte da Justiça do País. A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por Justiça?.

Barbosa derrubou facilmente a curiosa tese percentual de Lula contra o Judiciário: ?O juízo de valor emitido pelo ex-Chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome. Os advogados dos réus acompanharam, desde o primeiro dia, todos os passos do andamento do processo e puderam requerer todas as diligências e provas indispensáveis ao exercício do direito de defesa?.

Outro ministro do STF, Gilmar Mendes, expôs Lula ao ridículo, com fina ironia: ?Nós não podemos esquecer que o presidente já pediu desculpas à nação pelo fato da existência da prática do mensalão. Agora, ele já disse outras vezes que o mensalão não existiu, que o mensalão foi parcial. Agora, inclusive, nós temos esta conta, que também é muito singular: julgamento político em 80%, 20% jurídico. Como ele não é da área jurídica, talvez também ele esteja adotando um outro critério. Porque nós não sabemos fazer esse tipo de contabilidade no âmbito do tribunal, nós que lidamos todo dia com processos. Como se enquadrar nesse percentual preciso de 80% e 20%? Está tudo muito engraçado?.

Gilmar Mendes destronou, facilmente, o argumento de Lula contra o Supremo Tribunal Federal: ?Esse tribunal é insuspeito porque, basicamente, ele foi indicado, com poucas exceções, pelo governo petista. Dizer que esse julgamento foi político não tem nenhum sentido. O tribunal se debruçou sobre esse tema já no recebimento da denúncia. Depois, houve várias considerações técnicas, houve rejeição da denúncia em muitos pontos, depois houve toda uma instrução processual e julgou com clareza, examinou todas essas questões?.
Herculano
29/04/2014 13:34
PASTOR PEDE DINHEIRO A FIÉIS PARA SEGUIR NA BAND, por Ricardo Feltrin

Todo ano é a mesma coisa. A renovação de contrato entre a Band e a Igreja Internacional da Graça, do pastor R.R. Soares, se torna um verdadeiro padecimento de Jó. Ano após ano, a emissora exige cada vez mais dinheiro do pastor, já que ele ocupa uma hora no horário nobre. É a única TV aberta que vende o "crème de la crème brûlée" de seu horário nobre

A Band ou a igreja nunca divulgaram valores, mas estima-se que o contrato esteja entre R$ 8 milhões e R$ 12 milhões mensais (há quem diga que não passa de R$ 2 milhões, mas isso significaria que a Band está vendendo cada minuto de sua grade por pouco mais de R$ 1000, o que é altamente improvável).

Soares representaria, caso esse número esteja correto, até 15% do faturamento anual da Band (R$ 600 milhões). Como ocorre em todos sempre na época da "penitência de Jó", a TV da família Saad mais uma vez fez exigências para renovar o contrato da igreja em 2014. Por "novas exigências" entenda-se "aumento no "cachê" recebido.

Escaldado com anos e anos de ameaças de não renovação caso não aceitasse as, digamos, exigências, este ano o missionário Soares começou cedo uma campanha destinada a reforçar o caixa da igreja e garantir o espaço comprado na Band. A campanha tem sido exibida exaustivamente em seu programa, e na internet, no site da igreja e do missionário, que tem quase 1 milhão de seguidores no Facebook e no Twitter.

A campanha pede que o fiel ajude "a espalhar a boa nova" por todo o mundo. A Igreja de Soares, que é cunhado de Edir Macedo, está hoje em quase 100 países em todo o mundo, seja por meio de rádios ou TVs ou sites (www.ongrace.com).

Ele não cita nominalmente a Band, mas a campanha estourou bem no mês em que o contrato vence (abril).

Em suas pregações diárias, o pastor também sempre abre um espaço para pedir doações a uma conta que a igreja mantém em um banco. Comparativamente, ele pede menos dinheiro que os pastores da Igreja Universal, que nos últimos anos parece que transformaram as doações no assunto principal das pregações.

Doe! Ajude! Colabore! Pague! Os verbos são diferentes, mas o pedido é sempre o mesmo.

Nos últimos dois anos a Igreja Internacional da Graça renovou contrato com a Band praticamente em cima da hora. Os contratos quase sempre têm validade de apenas um ano. Assim a emissora pode exigir aumentos de remessas de seu parceiro anualmente.

Muitos executivos da Band já defenderam a saída de Romildo Soares e sua igreja, ou pelo menos que mudasse de horário. O problema é que o evangélico entra no ar exatamente depois do "Jornal da Band", no momento em que a emissora atinge um de seus picos de ibope em dias úteis (seis pontos, cada ponto vale por 65 mil casas sintonizadas na Grande São Paulo). Quando Soares começa a pregar, esse ibope cai quase que imediatamente para zero (traço).

Por isso, parte dos diretores da Band (especialmente os de núcleo artístico) gostariam que o pastor saísse do horário nobre. O problema maior é que, sem ele, o faturamento da casa cai e a Band prefere faturar e perder ibope, do que ganhar ibope e não faturar ou faturar bem menos com comerciais que conseguisse vender no horário.
Herculano
29/04/2014 11:44
TROÇO DE DOIDO, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

É assim que começa. Quando 20 dos 32 deputados do PR lançam o "volta Lula", não pense que é uma bobagem, coisa dos 20 ou só do PR. Não é. Reflete o temor crescente sobre as chances de Dilma e pode ser o fio da meada.

Para amenizar o impacto, os deputados dizem que, se não tem tu, vão de tu mesmo. Ou seja, se Lula não ceder - apesar de cada vez mais assanhado -, eles engolem Dilma. Não é exatamente estimulante...

A isso se somam vários outros sinais de rejeição à reeleição. O próprio PMDB, principal partido da base aliada, inclusive com a Vice-Presidência da República, tem se rebelado - ou tem rebelados - no Rio Grande do Sul, no Paraná, no Rio de Janeiro, na Bahia, no Ceará...

Em Minas, a desistência do senador Clésio Andrade de concorrer ao governo foi comemorada como apoio certo às candidaturas do PT, mas, ontem, ele disse em nota que só vai decidir "mais à frente" quem apoiará ao governo do Estado e ao Senado.

Assim como o retrato de Lula subiu à parede da liderança do PR na Câmara, o de Dilma sumiu do gabinete de Clésio Andrade no Senado. E ele é presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

E o que dizer do ex-prefeito Gilberto Kassab, que está com Dilma, mas janta daqui com Aécio Neves, reúne-se dali com Eduardo Campos?

Há, portanto, um recuo em relação a Dilma, um compasso de espera, como se a turma estivesse esperando para ver no que vai dar - ou para onde as pesquisas sopram.

A única sorte de Dilma é que todas essas crises, éticas, políticas, econômicas, ocorrem com muita antecedência. Em 2006, por exemplo, Lula foi ao fundo do poço com mensalão e aloprados, mas se reelegeu no final.

Há, porém, uma diferença fundamental: em 2006, a economia estava bem. Em 2014, há a soma de escândalos, descontrole político e economia devagar, quase parando. O cenário eleitoral é de dúvidas. E só piora a cada fala estapafúrdia de Lula.
Herculano
29/04/2014 11:00
VOLTA LULA. DILMA CAI SETE PONTOS. BOLSA SOBE, BOLAR CAI.

O texto é de Fernanda Calgaro, de Brasília para o Uol (Folha de S. Paulo). A menos de seis meses das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) se mantém na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), realizada pelo instituto MDA.

No entanto, o levantamento apontou que Dilma caiu 6,7 pontos percentuais e tem agora 37,0% das intenções de votos (ante 43,7% em fevereiro) caso disputasse o pleito contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), cenário mais provável.

Tanto Aécio quanto Campos registraram aumento nas intenções de voto neste cenário. Se o pleito fosse hoje, o senador tucano receberia 21,6% (contra 17% na pesquisa anterior), e o ex-governador de Pernambuco, 11,8% (9,9% em fevereiro).

O número de brancos e nulos chegou a 20,0% nesse cenário, e 9,6% dos eleitores não souberam ou não responderam. Neste cenário, nenhum candidato pequeno foi incluído na sondagem.

Em outro cenário, considerando oito candidatos disputando o pleito, Dilma ainda assim lidera, com 36,4%; Aécio aparece em segundo, com 21,2% e Campos em seguida, com 11,1%. Os outros candidatos seriam Magno Malta (PR), com 0,6% dos votos; Pastor Everaldo (PSC) com 0,4%; Randolfe Rodrigues (PSOL) com 0,4%; José Maria Eymael (PSDC) com 0,4% e Levy Fidelix (PRTB) com 0,3%. Nesta situação, brancos e nulos somam 19,0% e o percentual dos que não sabem ou não responderam é de 10,2%.
Herculano
29/04/2014 10:11
NÃO TEM JEITO. A INCOMPETÊNCIA É UMA MARCA DOS NOSSOS GESTORES PÚBLICOS. RIO 2016: PREPARATIVOS SÃO OS "PIORES" JÁ VISTOS, DIZ VICE-PRESIDENTE DO COI

O texto é da BBC. O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o australiano John Coates, afirmou nesta terça-feira que os preparativos para a Olímpíada de 2016 no Rio de Janeiro são os "piores" que ele já viu na história recente dos jogos.

Coates afirmou que o COI foi obrigado a tomar medidas "sem precedentes" para assegurar que a competição vai acontecer, como o envio de peritos ao comitê organizador local.

"A situação é crítica", definiu ele, durante participação em fórum olímpico em Sydney, na Austrália.

A declaração de Coates ocorre em um momento em que o Brasil corre contra o tempo para terminar as obras da Copa do Mundo, que começa daqui a 44 dias.

"Ninguém é capaz de dar respostas neste momento", acrescentou.

Coates, que acumula 40 anos de experiência em Jogos Olímpicos e foi chefe do comitê organizador local da Olimpíada de Sydney, em 2000, já fez seis viagens ao Rio como parte da comissão responsável pela supervisão dos preparativos.

Ele acrescentou que um dos peritos deslocados para o comitê local era um diretor de projetos de construção.

"O COI adotou uma postura de 'mãos na massa', o que é sem precedentes (na história da instituição), mas não há plano B. Nós estamos indo para o Rio", afirmou Coates.

"Acho que a situação é pior do que em Atenas (em 2004). Até agora, os preparativos da capital grega haviam sido os piores que eu já vi."

"Nós ficamos muito preocupados. Eles não estão prontos em muitas, muitas formas. Nós temos de fazer (esse evento) acontecer e essa é a decisão do COI. Não podemos simplesmente ignorar essa situação", acrescentou ele.

Os preparativos para a Olimpíada de Atenas, em 2004, foram marcados por seguidos atrasos, mas os locais de competição e a infraestrutura dos Jogos foram entregues dentro do prazo.

Atraso

Organizadores dos Jogos Olímpicos de Atenas foram alertados inúmeras vezes pelo COI sobre o andamento dos preparativos. Em uma determinada ocasião, o então presidente da instituição, Juan Samaranch, chegou a ameaçar de tirar a Olimpíada da cidade.

Coates afirmou que a construção nem começou em alguns locais no Rio, no que serão os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul, enquanto o cronograma de infraestrutura sofreu atrasos significativos e a cidade possui "questões sociais que precisam ser resolvidas".

Ele acrescentou que o comitê organizador do Rio possui o mesmo número de funcionários - 600 - do que Londres (que sediou os Jogos de 2012), mas que, no entanto, não têm a mesma experiência.

"Quanto tempo levará entre os locais de competição?", questionou. "Eles estão sendo iludidos. Ninguém é capaz de dar respostas neste momento", disse.
Rogério Cardoso
29/04/2014 09:38
COERÊNCIA

Deixa eu ver se eu etendi qdo o projeto do Anel de Contorno foi apresentado em Gaspar, ah qm esse nobre colunista creditou a conquista do projeto? Adivinhem? Pele Krauss e Dep. Aldo Schneider! Porque teriam marcado uma audiência em Floripa sobre o assunto!

Passado algum tempo, verificou-se que o valor da obra eh altíssimo, deve ser visto sob pena de ser inviável!

Ok. Qm são culpados? Todo mundo menos eh claro Dep. Aldo Scheneida e Pelé Krauss!

Agora, qm eh a solução para o problema? Andreia Nagel! Vai montar uma comissão! Kkkkkkkk

Percebam nesse blog os protegidos de ex-prefeito que nem vou citar o nome, para não lhe dar crédito, sempre estão certos e são a solução para o problemas de Gaspar!

O porque isso! Herculano seja transparente e nos conte qm avisou vc dos terrenos que iam a leilão em Gaspar a preço vil? Ganha um chocolate qm advinhar! Vou dar uma dica, esse cidadão ocupa um cabide de emprego em Floripa, gerência de patrimônio!

Por falar nisso, qts vezes vcs viram o Herculano questionar essa boquinha? Por exemplo horário de trabalho e compatibilidade com o exercício da medicina veterinária?

Denis Eduardo Estevão
29/04/2014 09:36
Meus comprimentos a todos que acompanham e sempre comentam está coluna.

A secretaria de Administração de Ilhota com o Secretário Fernando Neves está mais do que certa, a câmara de vereadores pode acessar todos os dados da prefeitura pelo site, estamos falando do poder legislativo municipal de Ilhota, quando se refere ao Ministério Publico, Tribunal de Justiça e de Contas a questão é outra, é formalidade, padrão e o certo que se responda por oficio ou requerimento em papeis. Porque não perguntar a câmara de vereadores o porque que as informações não estão disponíveis em seu site? Daniel Bosi como prefeito tem mais do que inovar nas maneiras de gestionar, e a transparência é ícone nesta administração, está tudo lá.

A BAGUNÇA URBANA II

Outra de Marcelo no seu Facebook na semana passada e hoje na Câmara via o requerimento. ?O sucesso de uma administração nunca depende de uma única pessoa. É uma série de fatores, principalmente comprometimento! Debate, diálogo, vontade de querer resolver, são atributos do gestor público. Saída da Rua ao lado da empresa Malhas Soft, Bairro Figueira (foto). Moradores angustiados com a falta de segurança?. Marcelo está certo; certíssimo. O povo também. A rua se chama Cônsul Ferdinand Josef Kuns. Por dever de transparência, o vereador e presidente da Câmara devia esclarecer a razão pela qual aquela rua não só é perigosa na saída, mas no estreitamento que ela possui na sua parte final. Mais. Quem por anos reluta em permitir o alargamento daquela rua para torná-la menos perigosa? Acorda, Gaspar!


Não entendi, estás elogiando ou criticando o trabalho do vereador?

Este é o papel dele, está solicitando do poder executivo mais vontade em querer resolver os problemas, sendo pequenos ou grandes, está na hora de mudar, precisamos inovar muito. Acredito de mais no trabalho deste jovem vereador, ele tem razão quando se fala que não se administra sozinho, é um conjunto, até porque o resultado final da obra é um conjunto pra se concretizar realizado. Marcelo Brick, Giovano, Fernando Neves, Daniel Bosi ambos PSD estão brigando e lutando a cada dia pra melhorar a qualidade de vida de quem precisa, e melhorando as nossas cidades. O PSD tem este valor de buscar melhorar a vida de todos. E o PSD de Gaspar e Ilhota vem demostrando isto a cada dia que passa.
Adolfo Ricardo
29/04/2014 09:21
Herculano será que o nosso município esta esperando que a LABOGEN venha a participar da licitação de medicamentos em Gaspar, pois a farmácia básica não possui um monte de medicamentos de uso continuado, principalmente a SERTRALINA.
Tem muita gente que esta sendo obrigado a tirar seus últimos trocados do bolso para comprar os medicamentos para não parar com tratamento.
Possivelmente a licitação de medicamentos de Gaspar esta na lavanderia de doleiro Alberto Youssef aos cuidados de Deputado Andre Vargas.
Marcelo Silva
29/04/2014 09:13
Ainda bem que Gaspar tem pessoas honestas com a sra. Andreia Symone Zimmermann Nagel.

Herculano
29/04/2014 08:45
PARA ALAVANCAR A CAMPANHA. TERCEIRA FASE DO "MINHA CASA, MINHA VIDA" SERÁ LANÇADA PELO GOVERNO EM JUNHO

O governo federal vai lançar, em junho, a terceira etapa do programa habitacional "Minha casa, minha vida", que beneficia famílias de baixa renda. A data foi definida ontem, durante uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff, ministros ligados ao programa e representantes da Construção Civil.

Apesar da indefinição sobre os números, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady Simão, adiantou que o "Minha casa, minha vida 3" deverá prever a construção de três milhões de moradias. A segunda fase do programa, que ainda não foi concluída - a previsão oficial de término das obras é até o fim deste ano -, prevê 2,75 milhões de casas.
Herculano
29/04/2014 08:41
ENTRE ELES. PADILHA DIZ QUE INTERPELARÁ JUDICIALMENTE VARGAS NESTA TERÇA-FEIRA

Segundo o repórter Leonardo Guandeline, de O Globo, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), pré-candidato ao governo paulista, disse que seus advogados interpelarão judicialmente nesta terça-feira, em Brasília, o deputado André Vargas, (sem partido-PR), para dar explicações sobre as declarações que constam em relatório da Polícia Federal (PF) na Operação Lava-Jato.

Em uma conversa gravada com autorização judicial entre Vargas e o doleiro Alberto Youssef, em novembro passado, o deputado menciona que o ex-ministro teria indicado para a diretoria do laboratório Labogen, empresa de fachada que tem o doleiro entre seus sócios, o executivo Marcus Cezar Ferreira de Moura, ex-assessor do Ministério da Saúde.
Herculano
29/04/2014 08:35
NÃO TEM JEITO. APARELHADO NEM CUIDAR DAS APOSENTADORIAS CONSEGUEM. FUNDO DE PENSÃO DA PETROBRÁS TEVE DÉFICIT DE R$ 7 BILHÕES EM 2013

O texto é de Josette Goulart para o jornal O Estado de S. Paulo. O fundo de pensão dos funcionários da Petrobrás (Petros) teve um déficit de R$ 7 bilhões no ano passado, de acordo com o presidente do conselho fiscal, Epaminondas de Souza Mendes. As perdas estão diretamente relacionadas à alta das taxas de juros e à queda da Bolsa, mas também às aplicações em títulos de crédito que não foram pagos pelos devedores.

O déficit total a ser divulgado referente ao ano de 2013, entretanto, foi de R$ 2,8 bilhões. A diferença se deve a um acordo com a Petrobrás, que há alguns anos aumentou a contribuição para aposentados de um dos planos do fundo chamado Pré70. "Se dependesse só do mercado e dos investimentos feitos pelo fundo o déficit seria de R$ 7 bilhões", diz Mendes.

Esse déficit significa na prática que o fundo não alcançou sua meta de rendimento para o ano, que no jargão do setor é chamada de "meta atuarial". Os fundos de pensão devem apresentar um retorno anual correspondente à inflação medida pelo IPCA mais 6%.

O Petros rendeu no ano passado IPCA mais 5,5%. Sem a contribuição da Petrobrás, o rendimento seria correspondente à inflação mais algum valor abaixo de 5%.
Herculano
29/04/2014 08:17
EM DEFESA DA CANDIDATURA: MÍDIA TEM, MAS ESCONDE NOTÍCIA FAVORÁVEL A PADILHA

A manchete é do 247, o canal de comunicação do PT, feito de patrocínio de empresas (Petrobrás) e bancos estatais (entre elas a Caixa que limpou saldos de poupança de seus clientes e fez um lucro falso de R$720 milhões no seu próprio balanço).

Ao entrevistar o empresário Leonardo Meirelles, um dos sócios do Labogen, o jornal Estado de S. Paulo [publicado abaixo] obteve uma revelação crucial: ao contrário do que disse o deputado André Vargas (sem partido-PR) num torpedo, o executivo Marcus Cezar Moura não foi indicado para o cargo pelo ex-ministro Alexandre Padilha (acima), mas sim pelo empresário Pedro Paulo Leoni Ramos (abaixo), outro sócio do laboratório; no entanto, entre escolher este ângulo, favorável ao pré-candidato do PT em São Paulo, e outro que, embora frágil, poderia prejudicá-lo, qual foi a escolha dos Mesquita? A de que Marcus Moura foi contratado para ser a ponte com a saúde, o que, na prática, não significa nada demais.
Herculano
29/04/2014 08:11
MAIS CUBANOS EM GASPAR

Agora são três a mais. Eles se somam a outros dois e a um português, que está aqui há mais tempo
Herculano
29/04/2014 08:09
SÓCIO DE LABORATÓRIO DIZ QUE EX-ASSESSOR DE PADILHA ERA PONTE DA SAÚDE

Leonardo Meirelles afirma que Marcus Moura foi contratado pelo Labogen, negócio apontado como carro-chefe do esquema de lavagem de dinheiro do doleiro Youssef, justamente para lidar com o governo; relatório da PF sugere que foi o ex-ministro quem o indicou, informa Fausto Macedo na reportagem para o jornal O Estado de S.Paulo

Sócio do Labogen, Leonardo Meirelles afirmou nesta segunda-feira, 29, que o ex-assessor do Ministério da Saúde Marcus César Ferreira de Moura foi contratado pelo laboratório justamente para atuar como lobista em órgãos do governo federal, em especial na pasta em que trabalhou. "O Marcus Moura mantinha os contatos institucionais com o Ministério da Saúde", disse Meirelles ao Estado.

O Labogen é apontado pela Polícia Federal como o carro-chefe do esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef.

O laboratório, controlado pelo doleiro, tentou fechar contrato com o Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro Alexandre Padilha para o fornecimento de remédios de hipertensão pulmonar no valor de R$ 6,2 milhões por ano - pelo prazo de cinco anos.

A parceria foi desfeita após a Polícia Federal deflagrar a Operação Lava Jato, que desmontou em 17 de março deste ano o esquema de Youssef e apontou suspeitas sobre os negócios do Labogen, entre outras transações do doleiro.

Escutas da Polícia Federal flagraram o deputado licenciado André Vargas, que pediu desfiliação do PT em meio ao escândalo da Lava Jato, dizendo a Youssef, por meio de mensagem de texto, que Padilha havia indicado o nome de Moura para um cargo de comando no laboratório. A mensagem interceptada foi enviada ao doleiro em novembro de 2013.

Moura havia trabalhado com Padilha no Ministério da Saúde entre maio e agosto de 2011, como assessor de eventos da pasta do governo federal. Também trabalhou na campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010. Padilha, que é pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, nega que tenha feito a indicação. O Ministério da Saúde afirma que nenhum pagamento foi liberado para o Labogen.

Atuação. Moura passou a atuar no Labogen em dezembro de 2013, segundo Meirelles. Ele ficava sediado em Brasília, mas com poderes para deslocamentos pelo País, em nome do laboratório. O sócio do negócio controlado por Youssef diz que o ex-assessor de Padilha não chegou por indicação do ex-ministro, mas sim de outro personagem do escândalo da Lava Jato.

Segundo o sócio do Labogen, a indicação de Moura foi feita pelo fundo GPI Participações e Investimentos, controlado por Pedro Paulo Leoni Ramos, ex-ministro do governo Fernando Collor (1990-1992). Pedro Paulo, conhecido como PP, é suspeito de integrar o esquema de Youssef.

"Ele (Moura) veio através desse fundo de investimentos. Não tive nenhuma influência (na contratação) e nenhum contato com o ex-ministro (Padilha). Tive reuniões com o Marcus Moura, ele esteve algumas vezes na empresa tomando conhecimento e ciência das nossas atividades. Eu não o conhecia, nunca o tinha visto", afirmou Meirelles.

O registro em carteira indica que Moura recebia R$ 4,2 mil ao mês. "Ele ganhava também uma verba para custear viagens e hospedagens. Após o episódio (deflagração da Lava Jato, em 17 de março), não tive mais contato com o Marcus, outro motivo para que o desligue", disse Meirelles. Segundo informou o jornal Folha de S.Paulo no domingo, o vencimento real de Moura chegava a R$ 25 mil ao mês.

O advogado do sócio do Labogen afirma que o trabalho de atuação do laboratório com o governo realizado pelo ex-assessor de Padilha era legítimo. "Todas as empresas têm alguém responsável pelas relações com o poder público?, disse Haroldo César Nater, defensor de Meirelles - o sócio do Labogen também é acusado de integrar o esquema de lavagem do doleiro.

"Não há nada de irregular nesse trabalho. Um grupo de investidores que tem interesse no Labogen disse que ele (Meirelles) precisava contratar uma pessoa que pudesse fazer o papel de relações institucionais", disse o advogado.

Diante do escândalo e da ligação de seu nome ao do ex-ministro Padilha, Moura deve perder o emprego no laboratório. "Estou providenciando o desligamento dele, vou comunicá-lo formalmente até porque não temos mais condições de bancar essa despesa", disse Meirelles.

Remessas. O Estado revelou no domingo que o Labogen enviou pelo menos US$ 113 milhões para o exterior, segundo a Polícia Federal, por meio de operações de fachada. Na prática, o laboratório dizia que estava importando insumos para medicamentos, mas na verdade a intenção era apenas retirar o dinheiro do País, segundo os investigadores.

O ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa, que assim como Youssef está preso desde março, também é apontado como integrante do esquema que, ao todo, teria lavado R$ 10 bilhões.
Herculano
29/04/2014 07:59
AO RENEGAR AMIGOS, LULA CAUSOU MAL-ESTAR NO PT, por Cláudio Humberto na coluna que publica hoje nos jornais.

O ex-presidente Lula provocou grande mal-estar no governo e no PT ao declarar, em entrevista à TV portuguesa RTP que os mensaleiros cumprindo pena no presídio da Papuda não são da sua "confiança". Até porque não é verdade: um dos presos, José Dirceu, por exemplo, exerceu em seu governo o cargo de maior confiança de presidente da República: ministro-chefe da Casa Civil, espécie de "primeiro-ministro".

Ofendidos
Outros velhos amigos, que estão presos e não entregaram o líder, como Delúbio Soares, sentiram-se ofendidos com a afirmação de Lula.

Macunaíma vive
Ao renegar os amigos mensaleiros, Lula dá razão aos que o comparam a Macunaíma, o "herói sem caráter" da obra de Mário de Andrade.

Pergunta no PT
Após negar três vezes amizade a "cumpanhêros" do mensalão, Lula vai dizer que sua íntima amiga Rose também "não era de sua confiança"?
Herculano
29/04/2014 07:54
ATRASADOS ATÉ NA COMEMORAÇÃO

O PT fez 34 anos no dia 10 de fevereiro. Aqui em Gaspar a comemoração será amanhã com um jantar dançante no Salão Comunitário da Capela Santo Antônio no Gasparinho.
Herculano
29/04/2014 07:48
ODIR BARNI: UM PEEMEDEBISTA DE RAIZ E COM OPINIÕES FORTES

Para mim que viu nascer o MDB, em 1966, quando elegeu Evilásio Vieira, Lazinho, em Blumenau e José Bônus Leites , em Botuverá, com a Convenção de sábado, dia 26 de abril de 2014, fica um sinal de alerta. Luiz Henrique, tentando se promover pessoalmente, mudou o discurso, não sabe pra que lado vai e sepultou DEFINITIVAMENTE o velho PMDB.
Herculano
29/04/2014 07:46
NEGÓCIOS

Quem esteve em Gaspar com assessores? o deputado estadual José (Zé) Milton Schaeffer, PP, ex-prefeito de Sombrio, lá do extremo sul do estado. ele teve uma conversa com o vereador Hilário José Melatto, PP, seu então cabo eleitoral e que jurou manter este serviço neste ano. Melatto, já avisou ao distinto público daqui que vai concorrer a deputado estadual, concorrer com o Zé Milton, seu amigo, para servir de cabo eleitoral para João Alberto Pizolatti Neto, que vai a Federal no lugar do seu pai.
Adilson Luis Schmit
29/04/2014 07:33

Gaspar pergunta: Quem me socorre?

A nossa bela Gaspar, ?Coração do Vale do Itajaí?, está passando por processos ultrarrápidos de evolução e desenvolvimento urbano. Porém, junto a toda esta máquina chamada progresso, estamos sentindo o surgimento de desequilíbrios na sua organização urbana, na sua mobilidade e também no seu Plano Diretor.
Gaspar possui desde 2006 um Plano Diretor elaborado, discutido e aprovado segundo as exigências do Estatuto das Cidades, regulador de artigos da nossa Constituição de 1988. Elaborado de forma participativa, com assessoria da nossa Furb, buscou disciplinar e organizar as áreas urbanas e rurais, estabelecendo parâmetros de uso do solo, índices e taxas, sistema viário, mobilidade, definição de áreas de interesse social, gabaritos de rua, parcelamento do solo e, principalmente, previsto para ser atualizados a cada cinco anos, em função do crescimento local e regional.
Já estamos a dois anos, tentando fazer com o atual Plano Diretor seja atualizado, através de uma empresa contratada. Lamentavelmente pouco ou quase nada foi ou está sendo feito com participação popular, exigência do Estatuto das Cidades, volto a repetir, com a discussão e aprovação das diversas comunidades. Modificar um Plano sem levar em consideração uma Carta de Cheias, documento fundamental, junto com o estudo geológico, para estabelecer toda a necessidade de crescimento ordenado da nossa cidade. A Furb, seus mestres e alunos, conhecedores da Região e em constante contato com os controles de cheias, mobilidade e desenvolvimento regional. Sabemos do processo de escolha dos fornecedores, mas, lamentavelmente, o nosso conhecimento e reserva de saber estão sendo relegados a um descaso total.
Não bastasse esse desrespeito legal ao Estatuto das Cidades e como consequência maior da desorganização urbana está vivenciando as tentativas de burlar a lei federal 6.766 de 19 de dezembro de 1.979 e suas alterações no que tange ao parcelamento do solo e suas variantes. Brilhante invenção do PT as chamadas ?Ruas Amarelas?, tentativa de tratar os iguais de maneira desigual, procurou legalizar ao arrepio da lei federal a existência de ruas e ruelas implantadas nas mais diversas situações urbanas, sem cumprir, além da chamada lei do Parcelamento, o nosso Plano Diretor. Precisou a atuação firme e legal do Ministério Público e do Registrador para deixar os incautos ou não a descoberto. Descobertos em relação ao chamado Direito de Propriedade. Somente um trabalho participativo irá discutir formas legais de tornar situações ilegais e inseguras em modalidades legais e seguras.
Gaspar, também, merece das chamadas Autoridades devidamente constituídas, respeito com relação a sua mobilidade e o direito de ir e vir dos gasparenses. Não podemos ficar parados, calados com relação às tentativas de derrubar a necessidade do Anel de Contorno Viário Sul e suas obras. Gaspar não pode e não deve aceitar a retirada de um projeto, ainda em fase de elaboração, para aceitar as soluções ditas milagreiras e mais baratas. Planejamento feito deve ser respeitado e até prova em contrário implantado. Estamos no centro nervoso de uma região, ainda progressiva, recebendo rodovias estaduais e federais que se refletem nos números crescentes de transito de todos os tipos de veículos.
Deixo a seguinte pergunte: Queremos ser sempre relegados ou devemos eleger dirigentes comprometidos com nossas aspirações e necessidades de bem estar urbano?
Com a palavra os eleitores e eleitoras de Gaspar, pois em outubro de 2014, será a época de escolha, renovação das esperanças e definir quem esta realmente comprometido com a nossa querida Gaspar, Cidade Coração do Vale.

Adilson Luís Schmitt
ExPrefeito de Gaspar
Herculano
29/04/2014 07:32
EXEMPLO

Está na coluna do Moacir Pereira: O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), recebeu ontem a visita do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes. Ele foi conferir as ações de transparência do governo municipal, que vão da transmissão ao vivo das licitações pela internet ao convênio com o Tribunal de Contas do Estado para fiscalização prévia de obras.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.