Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

25/04/2014

chargeherculano1582webGG.jpgA BAGUNÇA URBANA I

Estou de alma lavada outra vez. O Ministério Público (patrocinador da Ação Civil Pública) e a Justiça (que se estabeleceu na Sentença) mostraram que eu estava certo e os políticos gasparenses, enrolados. O planejamento urbano em Gaspar é algo que beira ao caos. E o cumprimento das leis, um cinismo. E quem alimenta e leva vantagem com isto? Os políticos no poder. Onde não se cumpre a lei, alguém é beneficiado; e muitos, principalmente os mais fracos e desinformados, prejudicados ou então reféns das maracutaias, interesses ou troca de favores dos mais fortes e vendedores de facilidades.

 

A BAGUNÇA URBANA II

Basta dizer que o nosso Plano Diretor, feito pela Furb, é recente se comparado aos nossos 80 anos de emancipação: janeiro de 2007. A implantação dele custou, entre outras, a carreira política do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS. Contrariou fortes e antigos interesses. Foram oito meses de elaboração, debates e audiências públicas sem concessões. Hoje, a simples revisão obrigatória determinada pela lei que o criou é atrasada e manipulada intencionalmente. A Iguatemi, de Florianópolis, já gastou dois anos e até agora nada. A Câmara de Vereadores quer ?analisar? sozinha a mudança e salvaguardar os múltiplos interesses de gente influente. Numa cidade em que o titular do Registro de Imóveis e os promotores públicos são problemas a serem eliminados porque simplesmente pedem e se aprumam na lei, alguma coisa está fora da ordem. Então se trata de invenção deste escriba como insistem alguns. 

A BAGUNÇA URBANA III

Eu poderia repetir aqui o que já escrevi inúmeras vezes como os assentamentos precários que a prefeitura de Gaspar permitiu na Marinha, na Vila Nova, na Bateias entre tantas; ou o que ela mesma criou como a da ?casinhas de plástico? na beira da rodovia da morte ? A BR-470 ? e ao lado do perigoso e explosivo gasoduto; ou à falta de acessos da população da Margem Esquerda à ponte do Vale. Vou focar, todavia, no que adverti por anos a fio: a banana que prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, seus assessores e vereadores, unidos no mesmo interesse, mandaram contra Gaspar: dar nomes às ruas de áreas ou loteamentos irregulares e clandestinos para assim esperta e marginalmente, transferir ao poder público, o que era obrigação do privado: o cumprimento da lei, a regularização do irregular e do clandestino. A petulância chegou a tal ponto, que o agrimensor, engenheiro, ex-secretário de Planejamento da administração petista, o ex-vereador Rodrigo Boeing Althoff, então um Verde (foi do PFL e PSDB), e hoje PDT, flertou com a ideia de regularizar o irregular e o clandestino na indicação que fez ao Executivo para passar a régua no assunto e começar o novo ciclo da gambiarra. 

A BAGUNÇA URBANA IV

As sucessivas denúncias fizeram o Ministério Público ir atrás desta deslavada irresponsabilidade contra a cidade, os cidadãos e o futuro de todos. O processo possui bem uns cinco quilos e um volumoso 30 centímetros de altura. Não é pouca coisa. ?Eu só dei andamento ao que estava aqui na Promotoria?, justificou-me o promotor Henrique da Rosa Ziesemer que cuida dos crimes ambientais na Comarca. ?Não cola mais esta reiterada desculpa de que se trata de áreas consolidadas?. A peça é didática, clara e objetiva. E a Ação Civil Pública que deu entrada no final de março foi acolhida na segunda Vara e ao juiz João Baptista Vieira Sell não restou a alternativa diante de tantas evidências e provas de, liminarmente, proibir qualquer autorização para edificações em mais de 100 ruas de Gaspar enquanto não houver a regularização das medidas das ruas em si, ou a fundiária, nos loteamentos e desmembramentos pela prefeitura que deve exigir de quem fez os loteamentos ou desmembramentos. Falta-lhes o mínimo, quando não lhes falta tudo. 

A BAGUNÇA URBANA V

Uma pequena nota aqui sobre este assunto colocou a cidade em polvorosa. Os políticos matreiramente arrumaram um culpado: o Ministério Público. O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, chegou a ser ?porta voz? do povo enganado por notícias falsas. O MP fez uma nota no seu blog e que a republico nos meus comentários na internet. ?O Ministério Público já conversou com autoridades do Município, mas até agora não recebeu nenhuma proposta de acordo que pudesse por fim ao litígio, e solucionasse o problema?, sublinhou a nota desmanchando a notícia falsa que se espalhou pela cidade. 

A BAGUNÇA URBANA VI

A Ação do MP relata a bagunça institucionalizada pela prefeitura como a ?criação/denominação das ruas sem a observância de preceitos fundamentais da Constituição Federal, legislação infraconstitucional e a legislação municipal vigente?. Mais: ?parcelar o solo sem observar os requisitos exigidos pela legislação vigente é prática recorrente pelo Município de Gaspar?. Ainda: ?ficou demonstrado que a maioria das ruas não possui a metragem mínima de gabarito, inclusive, muitas delas não possuem calçadas, sem considerar que elementos de infraestrutura como drenagem e bocas de lobos são raros?. E olha que o MP não analisou casos como o da esperteza em que não se obedece aos recuos de edifícios novos que avançam sobre a calçada no Centro da Cidade; ou reformas casca de ovo em que se faz uma nova construção em local não permitido, mas que ao fim se retiram as velhas paredes externa alegando-se ser isso uma simples ?reforma?. 

A BAGUNÇA URBANA VII

Esta é a conclusão do Ministério Público. Escrevi algo parecido várias vezes. Fui desmoralizado e constrangido por ter tratado este desencontro com a lei: ?em síntese, o Município de Gaspar criou várias ruas sem observar o disposto na Constituição Federal, na Lei de Parcelamento do Solo Urbano, no Estatuto das Cidades, bem como no Plano Diretor e Lei Municipal de Parcelamento do Solo, tendo em vista a total falta de estrutura nas ruas criadas. Portanto, em flagrante desrespeito a legislação, Gaspar vem permitindo o crescimento desordenado da cidade, sem qualquer planejamento ou controle da expansão urbana, uma vez que possibilita a legalização de vias completamente irregulares e sem qualquer possibilidade de se tornarem viáveis, prejudicando a sociedade em geral e os que moram na localidade?. E quem patrocinou esta bagunça urbana? Os abutres da cidade. Acorda, Gaspar!  

SOBRE O TRAPICHE

Sinais dos tempos. Na minha época de escola, levávamos rãs à sala de aula para a dissecação. Hoje isto é proibido para proteger os animaizinhos contra o conhecimento. A moda é levar folha de maconha. E todos ficam exultantes pelo avanço. Gaspar, na frente.

Do leitor. Como morador da vizinha Ilhota, gostaria de sugerir alguns assuntos que merecem ser analisados e comentados com relação à administração de nossa cidade: 13 carros alugados, da administração anterior (Ademar Felisky, PMDB) sobraram somente um que ainda está rodando; prefeito Daniel Bosi, PSD (cujo secretário de Administração é o presidente do partido em Gaspar, Fernando Neves) roda com um Corolla também alugado e com motorista particular;  cobrança do lixo totalmente irregular, pois já faz um ano que está em regime de emergência e ainda não deu tempo de fazer a licitação; trem da alegria com as diárias (dá uma olhadinha no Portal nos números de 2013); máquinas e caminhões parados na empresa MDM de Blumenau por falta de pagamento;  secretaria de Obras quase não roda com as máquinas e caminhões  para não gastar óleo diesel;  estradas com muitos buracos, sem macadames e a promessa de campanha era oito quilômetros de asfalto por ano;  instalação de quatro travessias elevadas de pedestres na rodovia Jorge Lacerda no trecho municipalizado e prometido para os lojistas em julho de 2013.

 

 

Edição 1582

Comentários

Juju do Gasparinho
28/04/2014 20:49

Postado às 16:13hs.
É que se o julgamento fosse 100% jurídico, elle estaria na Papuda.
Em tempos de Páscoa, apareceu Judas!
É um filho da papuda.


Deixando o barco.
Deputados Federais do Partido da República-PR, rompem com Dilma hoje.
Do Diário Poder.
Herculano
28/04/2014 20:38
MINISTRO GILMAR MENDES CONSIDERADA DECLARAÇÃO DE LULA SOBRE JULGAMENTO DO MENSALÃO "ENGRAÇADA".

O ex-presidente Lula concedeu uma entrevista a uma emissora portuguesa afirmando que não houve mensalão e que 80% do julgamento tratou-se de uma decisão política e 20% jurídica. Em entrevista exclusiva à Rádio Jovem Pan, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, considerou o enquadramento preciso do percentual citado pelo presidente "engraçado".

"Nós não podemos esquecer que o presidente já pediu desculpas à nação pelo fato da existência da prática do mensalão. Agora, ele já disse outras vezes que o mensalão não existiu, que o mensalão foi parcial. Agora, inclusive, nós temos esta conta, que também é muito singular. Julgamento político em 80%, 20% jurídico. Como ele não é da área jurídica, talvez também ele esteja adotando um outro critério. Porque nós não sabemos fazer esse tipo de contabilidade no âmbito do tribunal, nós que lidamos todo dia com processos", ironizou o ministro. "Como se enquadrar nesse percentual preciso de 80% e 20%. Está tudo muito engraçado", completou.

Gilmar Mendes ainda considerou errado dizer que o julgamento foi político, o que significa que não foi um julgamento, algo que não tem nenhum sentido para ele.

"O tribunal se debruçou sobre esse tema já no recebimento da denúncia. Depois, houve várias considerações técnicas, houve rejeição da denúncia em muitos pontos, depois houve toda uma instrução processual e julgou com clareza, examinou todas essas questões. Veja, esse tribunal é insuspeito porque, basicamente, ele foi indicado (...) pelo governo petista", afirmou o ministro.
Herculano
28/04/2014 20:30
LULA E COLLOR JUSTOS MAIS UMA VEZ - AGORA, CONTRA O SUPREMO. QUE LINDO!, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Lula e o ex-presidente Fernando Collor são aliados políticos faz tempo. Em 2002, o "caçador de marajás" já apoiou o petista, que havia sido seu adversário em 1989. Não custa lembrar que o PT constituiu o núcleo duro da campanha que resultou na deposição de Collor.

Agora, mais uma causa une os dois políticos. A luta contra o Supremo Tribunal Federal. Em Portugal, e nós ainda falaremos disso aqui, Lula afirmou que o julgamento do mensalão teve 80% de questão política e 20% de questão jurídica. É um despropósito total.

No Senado, Collor, que foi absolvido pelo tribunal de um processo iniciado há, calculem!, 23 anos, resolveu bater no peito e proclamar a sua inocência, dizendo que o STF, assim, reescreve a história do país. Apesar disso, atacou o ministro Joaquim Barbosa de maneira brutal, acusando o ministro de não respeitar a liturgia do cargo.

Com o devido respeito ao ex-presidente e hoje senador, declaro: uma ova, meu senhor! O STF não reescreve coisa nenhuma. O STF só o absolveu porque a denúncia feita pelo Ministério Público, à época, foi inepta e não conseguiu provar as vinculações de Collor com o esquema liderado por PC Farias.

O que pretende Fernando Collor? Negar que PC fizesse tráfico de influência? Negar que seu ex-caixa de campanha se movimentava nas sombras, cobrando, vamos dizer, uma taxa dos agentes econômicos que eram obrigados a se relacionar com o governo?

Vamos ser claros: o fato de o Ministério Público não ter conseguido evidenciar a culpa de Collor o torna inocente perante a Justiça, mas não elimina as lambanças do que se chamou, então, "República de Alagoas".

A coisa tem a sua graça trágica. Quando Collor foi eleito, em 1989, as esquerdas disseram, então, que a pior elite tradicional do Brasil se reciclava na figura de um doidivanas. Quando Lula se elegeu, em 2002, esses mesmos grupos afirmaram que, finalmente, as elites tradicionais estavam sendo vencidas. Quis o destino, então, que a velha e a nova elites se unissem, ambas contra o estado de direito.
Herculano
28/04/2014 16:13
PROCURADOR-GERAL REBATE LULA E DIZ QUE MENSALÃO FOI "JULGAMENTO JURÍDICO"

O texto é de Roberta Pennafort, da sucursal do Rio de Janeiro, para o jornal O Estado de S.Paulo. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta segunda-feira, 28, em referência à crítica do ex-presidente Lula ao resultado do julgamento do mensalão, que o caso se tratou de "um processo jurídico com um julgamento jurídico". Lula, em entrevista à Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), afirmou nesse domingo que a sentença foi "80% de decisão política e 20% jurídica".

"Ele tem todo o direito de falar, todo brasileiro tem. Graças a Deus, a gente vive num país democrático, de liberdade de expressão absoluta, que tem que ser garantida pelo próprio MP [Ministério Público]", disse Janot, no Rio por causa do projeto MPEduc, que visa a melhorar a qualidade da educação pública. Ele visitou uma escola na zona oeste junto com uma equipe do MP.

Desde que deixou a Presidência, Lula evitava fazer comentários sobre o julgamento, que começou em 2 de agosto de 2012 e condenou 25 dos 38 denunciados pelo MP. No início do mês, em entrevista a blogueiros, o ex-presidente afirmou que o mensalão deveria ser recontado e que era preciso estudar a "participação e o poder de condenação da mídia nesse processo".

Petrobrás. Janot não quis comentar a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff ser investigada por conta da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobrás, em 2006. À época, Dilma era presidente do Conselho de Administração da estatal, que avalizou a compra. "Isso está em exame. O MP não fala o que vai fazer, e sim faz, e explica depois, se tiver dúvida".
Herculano
28/04/2014 14:59
UM ESCÂNDALO ATRÁS DO OUTRO, por Reynaldo Rocha

Não se trata de oposição, mas de salvação. Até onde vai o desmonte do Brasil? Qual o limite da desconstrução que durou anos para ser iniciada?

Perdemos a conta dos escândalos e atos corruptos expostos como em uma vitrine. Há, na verdade, um fato deletério: o lulopetismo.

Este é a raiz de TODA a podridão. Se em Cuba e na Venezuela ainda existe um arremedo de ideologia sem pé nem cabeça - mas brandida como doutrina - por aqui nada existe. É o roubo simples e direto, sem disfarces além do mais repugnante populismo desde Getúlio Vargas.

O personalismo elevado ao patamar da adoração histérica e comprada com esmolas. Nada de projetos estruturantes. Nada de políticas públicas. Nada de correção e reformas essenciais.

Isto é o mais grave. E criminoso.

Não se passa uma semana sem um novo escândalo. Ou sem a descoberta de arranjos de roubos, desvios e dilapidação de recursos extorquidos de quem paga imposto. Ou sem que sejam reveladas ações que visem à perpetuação da bandidagem no poder.

É um escândalo atrás do outro. Agora temos até declarações de amor trocadas por bandidos. E a expectativa de quem será o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Federal, escolhido pela fidelidade canina à máfia tupiniquim entre os mais cordatos e corruptos.

Não se trata mais de alternância de poder, mas de retomada da moralidade e da decência. Da ética e da moral. De trilhar o caminho que já estava desenhado. E que, com tudo na vida, precisa de um mínimo de honestidade.

As eleições deste ano são as mais importantes para a história do Brasil em todos os tempos. É a escolha entre a bandidagem cansativa e recorrente e um novo modelo com alguma dignidade.

Só encontramos algo parecido com esta fantasmagórica disputa entre Lula e Dilma na ditadura militar, quando falcões e pombas lutavam pelo poder. Como hoje, valia tudo. O objetivo maior era o poder. Pouco importava o país. Alguma semelhança? Não é mera coincidência.

Mensalão, Petrobrás, Dnit, Infraero, Portos, Rosemary, Youssef, Celso Daniel, Toninho do PT etc. Por muito menos, Getúlio Vargas se matou. E a ditadura acabou.

Hoje, somos obrigados a ver, horrorizados, o circo de transformistas mambembes.

Que 2014 seja o ano da retomada do Brasil pelos brasileiros decentes.

Teremos muito trabalho. Mas ao menos saberemos que eles estarão nos esgotos. Voltarão para o lugar de onde nunca deveriam ter saído.
Herculano
28/04/2014 14:55
AVALIAÇÃO DE LULA SOBRE MENSALÃO É "TROÇO DE DOIDO", DIZ MINISTRO DO SUPREMO

O texto é de Severino Motta, da sucursal de Brasília, para o jornal Folha de S.Paulo. A avaliação feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o julgamento do mensalão teve "80% de decisão política" é um "troço de doido", segundo o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello.

"Não sei como ele tarifou, como fez essa medição. Qual aparelho permite isso? É um troço de doido", disse.

As críticas de Lula ao julgamento do mensalão foram feitas pelo petista a uma rede de TV portuguesa. Além de dizer que somente 20% do processo foi baseado em decisões jurídicas, o ex-presidente alegou que o mensalão não existiu e disse achar que um dia "essa história vai ser recontada".

Para Marco Aurélio, o ex-presidente está exercendo o seu "sagrado direito de espernear". Ele espera, porém, que a tese defendida por Lula não ganhe ressonância na sociedade.

"Só espero que esse distanciamento da realidade não se torne admissível pela sociedade. Na dosimetria [tamanho das penas] pode até se discutir alguma coisa, agora a culpabilidade não. A culpa foi demonstrada pelo Estado acusador", disse.

O ministro ainda rechaçou outro ponto criticado por Lula. Segundo o ex-presidente, o julgamento do mensalão foi "um massacre que visava destruir o PT"."Somos apartidários, não somos a favor ou contra qualquer partido", destacou Mello.

Além disso, o ministro ainda lembrou que, no final da primeira fase do mensalão a composição do STF era majoritariamente formada por ministros indicados por Lula. Por isso, em sua avaliação, as críticas do ex-presidente não fecham.

"Ele repete algo que não fecha. No final do julgamento eram só três ministros não indicados por ele. A nomeação [de ministros] é técnico-política e se demonstrou institucional. Como eu sempre digo, não se agradece com a toga".

A Folha também ouviu outros três ministros que, reservadamente, concordaram com Mello no que diz respeito ao "direito de espernear". Eles lembraram que a suprema corte americana também recebe críticas de políticos e avaliaram que esta não é primeira nem deverá ser a última vez que Lula irá reclamar do julgamento do mensalão.

Além disso, há avaliações entre os ministros que o ex-presidente pode estar buscando um discurso político para defender seu partido do mensalão devido às eleições que se aproximam.

REPERCUSSÃO

Nome do PSDB para o Planalto, o senador Aécio Neves (MG) também criticou nesta segunda declaração dada por Lula a uma rede de TV portuguesa sobre o julgamento do mensalão. O tucano disse que ao criticar o STF, o ex-presidente Lula "não faz bem à democracia" nem "honra a história de um homem que foi presidente da República".

"Essa declaração não engrandece o currículo do ex-presidente. Pela importância do cargo que ocupou, ele deveria ser ele o primeiro a zelar pelo respeito às nossas instituições. Foi uma declaração infeliz", concluiu Aécio.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o direito de criticar a condenação de petistas no processo do mensalão. Mas ressaltou que a "ação penal está encerrada".

"A ação penal 470, que tramitou perante a corte mais alta do país, está encerrada, com o julgamento claro, objetivo, transparente, respeitado o contraditório e o amplo direito de defesa", disse Janot, em visita a uma escola pública no Rio, como parte do programa de visitas do Ministério Público a unidades de ensino do país.
Herculano
28/04/2014 12:21
PERDENDO O RESPEITO, por Valdo Cruz para o jornal Folha de S.Paulo

A liturgia do poder diz que algo anda errado quando um visitante, convidado ao palácio, não poupa de críticas seu anfitrião. Pior quando os áulicos presentes ao salão não escondem sua satisfação com o desconforto do chefe.

Pois tal cena se deu em pleno Palácio do Planalto, durante recente reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão, que reúne governo, empresários e sindicalistas para debater os rumos do país.

Presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Ubiraci Oliveira, para surpresa dos presentes, disparou críticas ao governo.
Protestou contra promessas não cumpridas de verbas para mobilidade urbana. "O governo foi à TV em junho passado e apresentou um investimento de R$ 50 bilhões. Mas o que estou observando é que, de lá para cá, a situação não melhorou."

Disse mais. "Enquanto isso, corte no Orçamento para fazer superavit, taxa de juros nas alturas e exorbitantes transferências de recursos ao exterior para pagamento de juros aos bancos estrangeiros."

Dilma, na mesa principal, ouvia a tudo de semblante carregado. Na plateia, ministros e assessores faziam, protegidos dos olhares da chefe, gestos de concordância. Teve quem sorrisse de satisfação. Talvez nem tanto pelo conteúdo, mas pela coragem do convidado.

Ao final, Ubiraci foi efusivamente cumprimentado por colegas do Conselhão. Um empresário disse: "Mandou bem". Da anfitriã, ganhou um aperto de mão seco.

O sindicalista lavou a alma de muito assessor que já não aguenta mais as descomposturas da chefe e de empresários que se cansaram do jeito sabe tudo de Dilma.

Enfim, o estilo irascível da petista só joga contra ela própria. Leva ao isolamento - tem ministro que hoje prefere evitar o Planalto - e sufoca a criatividade de sua equipe. Algo que não combina nem um pouco com a boa governança.
Miguel José Teixeira
28/04/2014 09:26
E o sapobarbudo, vulgo lula, com labirintite, hein?
Tudo a ver.
Há quase 12 anos jogaram o Brasil neste labirinto de corrupções.
Agora, "guenta", safado!
Herculano
28/04/2014 06:19
LULA, O REI DO BESTEIROL INVESTIGADO EM INQUÉRITO DA PF, DIZ EM PORTUGAL QUE NÃO HOUVE MENSALÃO. OU: MAIS UMA BOBAGEM PARA SUA INSUPERÁVEL COLEÇÃO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.
Parte 1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu na sexta uma entrevista à TV portuguesa RTP, que foi ao ar no sábado. Mesmo para quem está acostumado a despropósitos; mesmo para quem já disse que não haveria problemas de poluição na Terra se o planeta fosse quadrado; mesmo para quem anunciou que cruzaria o Atlântico para chegar aos Estados Unidos; mesmo para quem já afirmou, na presença do então presidente americano, George W. Bush, e das respectivas primeiras-damas, que pretendia encontrar o "ponto G" da relação entre os dois países; mesmo para quem já chamou Muamar Kadhafi de "irmão"; mesmo para quem já disse que, na Venezuela, "há democracia até demais"; mesmo para quem já recomendou a Obama que copiasse o nosso SUS; mesmo para quem já comparou a luta por democracia no Irã à reação de descontentamento de uma torcida quando seu time perde o jogo; mesmo para quem já fez pouco caso da eleição de um presidente negro nos EUA, afirmando que quer ver é a eleição de um operário; mesmo para quem já afirmou que o Bolsa Família deixava o povo preguiçoso (antes de ele próprio se fingir de dono do Bolsa Família); mesmo, em suma, para quem é autor de uma impressionante coleção de besteiras, a verdade é que Lula, na entrevista à TV portuguesa, se excedeu, foi além da conta, num misto de cinismo, de estupidez e de falta de apreço pela verdade.

Segundo Lula, "o mensalão teve 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica". Mais: disse achar que "não houve mensalão". Afirmou que não ficaria debatendo decisão da Suprema Corte e anunciou pela undécima vez que "essa história vai ser recontada". Para ele, tudo não passou de uma tentativa malsucedida "de destruir o PT". Então vamos ver.

Não houve uma só condenação sem provas no processo do mensalão, como todo mundo sabe. Só três dos ministros que condenaram mensaleiros ? Celso de Mello, Marco Aurélio e Gilmar Mendes ? não foram indicados para a Corte ou pelo próprio Lula ou por Dilma. O ex-presidente e seu partido, portanto, não podem nem mesmo se dizer vítimas de uma "tribunal formado por adversários". O homem que falava era aquele que teve a publicidade da campanha paga no exterior, em moeda estrangeira, numa conta que o marqueteiro Duda Mendonça mantinha fora do país. Origem do dinheiro? Ninguém sabe. Em duas operações, ficou claro que o Banco do Brasil, por intermédio do fundo Visanet, foi lesado em R$ 76 milhões. Mais do que evidências de pagamento, houve as confissões. O próprio então presidente chegou a dizer em 2005 que houvera sido traído.
Herculano
28/04/2014 06:18
LULA, O REI DO BESTEIROL INVESTIGADO EM INQUÉRITO DA PF, DIZ EM PORTUGAL QUE NÃO HOUVE MENSALÃO. OU: MAIS UMA BOBAGEM PARA SUA INSUPERÁVEL COLEÇÃO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.
Parte 2

É verdade que uma nova história está sendo contada. Pelos petistas. E não passa de uma coleção vergonhosa de mentiras, omissões, mistificações, distorções - escolham aí o substantivo. Prefiram todos. O mais espetacular, e os portugueses não têm obrigação de saber disso, é que um inquérito, aberto pela Polícia Federal, investiga a participação do próprio Lula no mensalão. Foi aberto a pedido do Ministério Público Federal em abril do ano passado. E o caso diz respeito justamente a? Portugal.

O então presidente do Brasil teria intermediado a obtenção de um repasse de R$ 7 milhões de uma fornecedora da Portugal Telecom para o PT, por meio de publicitários ligados ao partido. Os recursos teriam sido usados para quitar dívidas eleitorais dos petistas. De acordo com Marcos Valério, operador do mensalão, Lula intercedeu pessoalmente junto a Miguel Horta, que era o presidente da companhia portuguesa, para pedir os recursos. As informações eram desconhecidas até 2012, quando Valério - já condenado - resolveu contar parte do que havia omitido até então. Isso significa que o homem que concedeu a entrevista ainda pode vir a se tornar um réu do mensalão.

Lula exibiu outra característica notável de sua personalidade política - coisa que, até hoje, o deputado André Vargas, por exemplo, agora sem partido, ainda não entendeu. No PT, o chefão máximo é sempre inocente. Queimam-se fusíveis para preservar Lula de uma descarga elétrica fatal. Indagado sobre a sua proximidade com os mensaleiros presos, não teve dúvida: "Não se trata de gente da minha confiança". Entenderam?

Mais: Lula repetiu à TV portuguesa uma concepção de honestidade já muitas vezes revelada por ele próprio aqui no Brasil. Prestem atenção!, "O importante é que, quando uma pessoa é decente e honesta, as pessoas enxergam é nos olhos. Não adianta dizer que o Lula pratica qualquer ato ilícito porque o povo me conhece".

Com isso, o ex-presidente está a afirmar que existe no Brasil a categoria dos homens inimputáveis, daqueles que serão sempre inocentes, mesmo que sejam culpados. E, obviamente, ele é próprio é um exemplar dessa espécie superior. Assim, não importa o que o homem público faça ou deixe fazer. O que interessa é essa relação de confiança olhos-nos-olhos. Se a população decidir que é inocente, inocente é. É o fim da picada. Já seria uma coisa estúpida porque esse tipo de comportamento permitiria, claro!, que muito bandido passasse por inocente. Afinal, quem disse que o olho revela o criminoso? Mas pode acontecer algo ainda pior: um inocente que não caia nas graças do povo - ou que caia em desgraça - também poderia ser considerado culpado sem ser, certo? Corolário da máxima luliana: ele e seus amigos são sempre inocentes, mesmo quando são culpados; seus adversários são sempre culpados, mesmo quando são inocentes.

Lula também, note-se, está vivendo em outro país; está fora da realidade. Para espanto dos fatos, afirmou: "Acho engraçado algumas revistas estrangeiras dizerem que o Brasil não está bem. Em se tratando de responsabilidade fiscal e de macroeconomia, não tem nenhum país melhor do que o Brasil. O milagre econômico vai se manter, e o Brasil vai continuar crescendo".

Até a ideia de um "milagre econômico", o petista copia da ditadura, não bastasse o ufanismo tosco que o PT passou a incentivar. O país tem uma das mais altas taxas de juros do mundo e também um dos menores crescimentos do mundo para países na sua faixa. O déficit nas contas externas no primeiro trimestre é o maior desde 1970: US$ 25 bilhões. O déficit projetado no ano é de US$ 80 bilhões, que deve ser o segundo maior do planeta. Um dos graves problemas do país é justamente a balança comercial. No ano passado, o resultado negativo do setor industrial ficou na casa dos US$ 105 bilhões. Não fosse o agronegócio, com um superávit de mais de US$ 80 bilhões, o país estaria lascado. Segundo Lula, no entanto, nada há no mundo como o Brasil.

Ufanismo tosco, megalomania e desapreço pela verdade. Até agora, convenham, ele tem tudo para achar que essa fórmula dá certo, não é mesmo? Parece, no entanto, que camadas crescentes da população começam a se dar conta do engodo.
Herculano
28/04/2014 06:08
NA ENTREVISTA A UM CANAL DA TV PORTUGUESA, LULA INSINUA QUE NÃO SABE QUEM É JOSÉ GENOÍNO E CONHECE JOSÉ DIRCEU SÓ DE VISTA, por Augusto Nunes, de Veja

"O que eu acho é que não houve mensalão", disse o ex-presidente Lula na entrevista concedida à RTP, publicada neste domingo no site da emissora de televisão portuguesa. "Eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte", tratou de desdizer-se na frase seguinte. E mudou de ideia na continuação: "Eu só acho que essa história vai ser recontada para saber o que aconteceu na verdade".

A hipótese é tentadora para o país que presta. Se a história fosse recontada como se deve, não ficaria sem castigo o chefe supremo do esquema criminoso que produziu o maior escândalo político-policial desde o Descobrimento. Mais: se a verdade prevalecesse, seria restaurada a decisão original do Supremo Tribunal Federal, desfigurada pela nomeação de Teori Zavaschi e Roberto Barroso. Ao tornar majoritária a bancada dos ministros da defesa de culpados, a dupla ajudou a parir a obscenidade segundo a qual um bando de quadrilheiros é diferente de uma quadrilha.

O camelô de empreiteira não parece preocupado com o destino dos condenados, revelou o melhor dos piores momentos da conversa. Quando a entrevistadora lembrou que estão na cadeia alguns velhos parceiros do entrevistado, Lula admitiu a existência de "companheiros do PT presos", estacionou numa vírgula e despejou a ressalva abjeta: "Não se trata de gente da minha confiança".

Nem a turma da cela S13?, decerto perguntaria a jornalista se tivesse mais intimidade com os casos de polícia hospedados na Papuda. Portugueses e brasileiros então descobririam que Lula não sabe direito quem é José Genoino, acha que Delúbio é nome de rio e conhece José Dirceu só de vista.
Herculano
28/04/2014 06:01
FANTÁSTICO MUDA PARA FICAR MAIS CHATO 9E PASSA SUFUCO NO IBOPE), por Daniel Castro

Em busca de renovação, o quarentão Fantástico estreou neste domingo novo formato. Ficou mais bonito, moderno, informal. Passou a ser apresentado em uma redação-estúdio, com minipalco, microautidório, supertelão, sofá da Hebe, cavalinhos falantes, robô do Sheldon da série The Big Bang Theory e até trilha de The Office.

Muita tecnologia, bastidores das reportagens, sonolentas reuniões de pauta, velha abertura repaginada e logotipo redesenhado compõem o pacote. Novidades todas que vazaram na internet, com a transmissão de um resumo de 45 minutos há três semanas, inclusive "a esperada entrevista" com Luiz Felipe Scolari.

O novo Fantástico se esforçou para ser engraçado, mas ficou mais chato. Tadeu Schmidt está mais humorista do que nunca. Exagera na dose. Alguém precisa avisá-lo que ele apresenta o Fantástico, não o Cidade Alerta. Mais chato e mais interativo. O telespectador do Fantástico pode votar no site do programa e escolher animações que representam seu humor durante a exibição de determinado conteúdo. Empolgante, não?

Mas nada supera a chatice do que o exibicionismo das reuniões de pauta, com direito a convidados famosos. A quem interessam as discussões que levam à produção de uma reportagem além de jornalistas e estudantes de jornalismo? E o material sobre o robô de telepresença, claramente inspirado em The Big Bang Theory, só serviu para mostrar que o departamento de engenharia da Globo só tem fera.

O novo Fantástico passou longe daquilo que mais se espera dele: reportagem. A revista eletrônica agora é muito mais (mais muito mais mesmo) entretenimento (ou infotainment) do que jornalismo. A grande reportagem da semana era uma ótima ideia de pauta, mas não revelava nada. Nela, uma repórter passou 24 horas em um presídio de segurança máxima. Tensão real zero. Conflito nenhum. Tudo muito negociado com a polícia. Tudo extremamente produzido, até no take à la Bruxa de Blair.

No Ibope, as mudanças não surtiram efeito. Nem em seus melhores momentos o Fantástico bateu nos 20 pontos. Na prévia, deu 16,5 pontos, contra 12,1 da Record, 9,0 do SBT e 4,8 da Band. Passou sufoco para vencer o Domingo Espetacular, sua cópia mais popular e apelativa da Record. Às 22h24, a Record marcava 12,7 e a Globo, 13,3 pontos na medição preliminar da Grande SP. Pelos critérios de arredondamento do Ibope, deu empate.
Herculano
28/04/2014 05:58
PSDB FORA NA ALIANÇA COM PSD

Está no Moacir Pereira. A repórter Rosane Felthaus questionou o senador Paulo Bauer (PSDB), pré-candidato tucano ao governo do Estado, sobre a possibilidade de o PSDB continuar na aliança de Raimundo Colombo (PSD).

Leia a resposta: "O PSDB não tem nenhum compromisso com a candidatura da Dilma e não estará em nenhum palanque onde a candidatura da Dilma mereça apoio, simpatia, manifestação de solidariedade ou seja lá o que for".
Herculano
27/04/2014 21:33
PREJUÍZO A CAMINHO, por Lauro Jardim, de Veja.

Está nas mãos de Dilma Rousseff e Eduardo Paes uma projeção de arrepiar: a Rio 2016 terminaria a organização das Olimpíadas com um déficit de 1 bilhão de reais.

A conta, como preveem os contratos assinados lá atrás, cairia no colo do poder público.
Luciane Lima
27/04/2014 21:08
Gaspar "ERA" até o momento, uma cidade que não cumpria as leis, que crescia desordenadamente em função do interesses de alguns e não pensava na coletividade nem no futuro.
Gaspar precisa de "homens" de coragem, que tenham interesse no desenvolvimento em favor da coletividade, como está acontecendo.


Herculano
27/04/2014 20:42
LULA SEMPRE DIZ QUE NÃO SABE DE NADA. AGORA ELE NEGA OS COMPANHEIROS. A COISA ESTÁ FEIA. A HUMANIDADE CONHECIA A HISTÓRIA EM QUE JESUS ERA TRAÍDO, MAS LULA CONSEGUIU INVERTER O SENTIDO DELA PARA SALVAR A PRÓPRIA PELE E EM ANO DE ELEIÇÕES ENGANAR MAIS UMA VEZ OS DESINFORMADOS.

Lula diz que presos por envolvimento no mensalão não são de sua confiança. Em entrevista a uma rede de TV portuguesa, ex-presidente afirma que julgamento do caso no STF foi 80% político e 20% jurídico; entre os condenados estão Dirceu, Genoino e Delúbio, como informa Ricardo Chapola para o jornal O Estado de S. Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista exibida neste domingo, 27, a uma TV portuguesa que o julgamento do processo do mensalão teve viés político e que os petistas presos por envolvimento no caso "não são de sua confiança".

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão de três integrantes da cúpula petista por participação no esquema de compra de apoio político no Congresso no início do governo Lula, entre 2003 e 2005. Foram presos o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; ao ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; e ao ex-presidente nacional do partido, José Genoino.

"O mensalão teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica. O que eu acho é que não houve mensalão", afirmou ele, em uma das poucas manifestações públicas que fez sobre o caso após o fim do julgamento.

Em seguida, Lula interrompeu a repórter, que começou uma pergunta sobre o fato de pessoas da confiança do ex-presidente terem sido presas.

"Não se trata de gente da minha confiança", disse Lula. E remendou: "Tem companheiro do PT preso. E eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. O que eu acho é que essa história vai ser recontada"

Lula esteve em Portugal para participar da comemoração dos 40 anos da Revolução dos Cravos.
Herculano
27/04/2014 20:26
ROUPA SUJA. SANTA CATARINA IGUALZINHA A OUTROS GALINHEIROS. ESTE É O DESABAFO DO EX-GOVERNADOR E SENADOR, O DEPUTADO FEDERAL ESPERIDIÃO AMIM HELOU FILHO, PP, DADO A ROSANE FELTHAUSS

- Isso é ruim até para a figura do governador. Passaram a semana dizendo "podem votar no Raimundo que ele vai ficar na nossa mão, vamos colocar ele numa gaiola, ele vai passar o governo para nossa mão antes de acabar o mandato, nós vamos mandar antes, durante e depois". Passaram uma semana em campanha, televisão, jornal, rádio. Qual era a campanha? Não era dizer que iam melhorar a saúde, a educação, fazer estrada mais barata. A mesma turma que não é capaz de fazer a ampliação da estrada para os Ingleses. Quem administra? É o Cobalchini, que o Luiz Henrique considera o vice ideal, e o Paulo Meller, que é o homem do Eduardo Moreira. Eles não são capazes de ampliar a caixa de uma rodovia que o Colombo Salles fez há 42 anos. Com os recursos técnicos da época, Colombo Salles fez uma estrada que eles não são capazes de ampliar. Eles não disseram que vão melhorar a educação, a saúde, que a segurança vai ter menos ônibus incendiados, que os Amarildos vão ser tratados com humanidade, não tem uma palavra a respeitos dos interesses do povo. Luiz Henrique, Eduardo Moreira e os demais malfeitores, responsáveis por R$ 15 bilhões de dívida ilícita. Eles só falaram em poder pelo poder.
Herculano
27/04/2014 20:20
REGISTRO. DOIS MORREM EM ACIDENTE NO POÇO GRANDE EM GASPAR


Colisão ocorreu no km 24,7, da Rodovia Jorge Lacerda, em Gaspar. Dois veículos se envolveram. Foi hoje por volta das 14h30min. As três vítimas do acidente foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que confirmou a morte de duas delas.

Gilmar Tertuliano Dias, 38 anos, que conduzia um Corsa, e o passageiro Vilson Mello, 43, não resistiram aos ferimentos e morreram pouco tempo depois. A motorista de um Tucson com placas de Blumenau, a empresária Odete Maria Poffo Campestrini, 62, ficou levemente ferida.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o Corsa, que seguia no sentido Gaspar-Ilhota, teria cortado a frente do Tucson. Com o impacto, o Corsa saiu da pista.
sidnei luis reinert
27/04/2014 19:53
PT em transe

Por falar em morte, quem já morreu foi a candidatura do Alexandre Padilha...

Literalmente, a pretensão dele foi lavada a jato...

Por isso, a oposição já recomenda: "Vai pra casa, Padilha"...
Juju do Gasparinho
27/04/2014 19:19
Prezado Herculano:

Postado às 05:32hs.
Ella bebe, ella fuma ou cheira?
Quem sabe os três.

Postado às 20:29hs.
Chupa PeTralhada!

Eleitor, é o PT lesando você!
Herculano
27/04/2014 15:20
O DIA EM QUE OS INVASORES CORRERAM

Os jornais de Florianópolis abriram manchetes na semana passada para a expulsão dos invasores patrocinados pelo MST, PT, PSOL e PCdoB. Eles invadiram uma propriedade pública na comunidade de Rio Vermelho, interior da ilha. Os moradores expulsaram os ativistas a paus e pedras, metendo fogo nas suas bandeiras vermelhas e insultando-os. Só não ocorreram linchamentos por interferência da Polícia Militar. O texto é do jornal Notícias do Dia, um diário popular da Ric Record (família Petrelli).

Pressionados pela comunidade, os mais de cem integrantes que invadiram na madrugada de domingo um terreno de seis hectares no Rio Vermelho (Norte da Ilha), deixaram a área na tarde de segunda-feira (21) e voltaram para uma propriedade privada no Maciambu, em Palhoça. A permanência e a saída dos acampados foram marcadas por troca de ofensas e pedras.

A Polícia Militar precisou escoltá-los até Palhoça. A nova invasão provocou um clima de tensão na comunidade do Rio Vermelho. Indignados com a chegada dos acampados, moradores fecharam a rodovia João Gualberto Soares (SC-406) durante alguns minutos na manhã de segunda-feira e jogaram pedras contra os ocupantes - um deles foi atingido e teve um ferimento na cabeça. Acuados, os acampados pediram apoio do comandante-geral da PM, coronel Marcineiro. "Eu disse que a PM daria apoio se eles concordassem em sair do terreno", disse o coronel.

Após uma intensa negociação com a Polícia Militar, os acampados aceitaram sair do terreno, com a garantia de que teriam segurança para o deslocamento até Palhoça. Um ônibus e dois micro-ônibus da PM garantiram a escolta do grupo. Três helicópteros, dois da PM e um da Polícia Civil, sobrevoaram a região.

Durante a saída, no entanto, um dos moradores atirou fogos de artifício contra os acampados. O homem foi preso pela Polícia Militar, que contava com Tropa de Choque, Cavalaria e PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático). Houve conflito entre a comunidade do Rio Vermelho e a polícia.
Herculano
27/04/2014 15:13
SALVE-SE QUEM PUDER, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de
Paulo.

O clima no Planalto e no PT deve ser de "salve-se quem puder" diante da avalanche de más notícias. Dilma culpa o partido, o PT culpa a presidente e ambos têm um bode expiatório: a imprensa.

Dilma cai nas pesquisas e parece cada vez mais só, mas mantém a imagem de mulher honesta e distante de maracutaias. Logo, empurra para o PT a responsabilidade pelas vicissitudes e a torrente de denúncias.

Elas embolam o ex-vice-presidente da Câmara André Vargas, o ex-ministro e atual candidato Alexandre Padilha, ex-diretores da Petrobras e um doleiro onipresente em negociatas, já preso e indiciado.

O PT, enrolado até o pescoço, fugindo como pode de uma CPI da

Petrobras e apavorado com a queda da aprovação de Dilma em todas as faixas de renda e de escolaridade, tenta jogar a culpa numa presidente que não acerta uma.

Não tem marca, deixa a desejar na gestão e é um desastre na economia: crescimento só superior ao da Argentina e da Venezuela na América do Sul, previsão de inflação acima da meta, juros mais altos do que antes da posse, aumento de impostos para cobrir erros no setor elétrico. E a balança comercial...

Afinal, o que vai bem? E, se o governo falha e o partido está envolto em denúncias, de quem é a culpa?

Dilma não pode fugir da responsabilidade, como disse o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli sobre a compra da refinaria de Pasadena, que gerou prejuízo de mais de meio bilhão de dólares.

Isso vale para tudo e para os dois lados. Se Dilma tem responsabilidade sobre Pasadena, também tem sobre os resultados lamentáveis da Petrobras e os erros do seu partido no governo. Como o PT tem sobre os escândalos e sobre os erros de um governo que, afinal, é seu.

Por mais que Dilma e o PT tentem se desassociar dos fracassos um do outro, há um elo indissolúvel entre eles: Lula. Estão no mesmo barco e ninguém pode só lavar as mãos.
Herculano
27/04/2014 15:06
LULA PASSA NOITE NO SÍRIO LIBANÊS APÓS LABIRINTITE

O hospital Sírio-Libanês informou que o ex-presidente foi 'liberado para a realização de suas atividades normais' depois de receber alta neste domingo
Segundo escreveram Beatriz Bulla e Eulina Oliveira para o jornal O Estado de S. Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve neste sábado, 26, uma crise de labirintite, e passou a noite no hospital Sírio Libanês, na capital paulista. A informação consta da página de Lula na rede social Facebook.

Em nota divulgada na tarde deste domingo, 27, o hospital Sírio-Libanês informou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "liberado para a realização de suas atividades normais" a partir de hoje, depois de receber alta nesta manhã. De acordo com o hospital, os exames realizados por Lula apresentaram resultados "dentro da normalidade".

As equipes médicas que acompanharam a internação de Lula foram coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho e Milberto Scaff.
Herculano
27/04/2014 11:42
O HUMANITÁRIO E PLURAL PT DO PANFLETO COMO ELE É DE VERDADE DIANTE DA FANTASIA QUE CRIA PARA A REALIDADE

Tião Viana desovou os haitianos, por Elio Gaspari
Elio Gaspari, para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

Na semana em que o Papa Francisco canonizou José de Anchieta, o governo do Acre completou a desova, em São Paulo, de 400 haitianos que se refugiaram no Brasil.

É um truque velho, usado até mesmo com brasileiros. Quando um prefeito incomoda-se com a chegada de migrantes, dá-lhes algum dinheiro e passagem de ida para outro lugar, desde que não apareçam mais por lá.

Em São Paulo, os haitianos ficaram sob a proteção da Igreja Católica. No século XVI, quando Anchieta andava pelo Brasil, a cultura europeia entendia que os índios nem gente eram.

Passaram-se cinco séculos, o governador Tião Viana mandou refugiados haitianos para São Paulo e acusou a "elite paulista" de "preconceito", quando uma secretária do governo estadual classificou seu comportamento como "irresponsável".

Foi ele quem exportou os refugiados, sem dar um só telefonema ao prefeito petista Fernando Haddad. O problema que está no seu colo deveria ser tratado com o ministro petista da Justiça, não com a empresa de ônibus.

Não é justo que a economia do Acre receba o impacto de 20 mil refugiados, mas a solução de Viana foi demófoba e sua justificativa, demagógica. Salvo a elite petista, nenhuma outra tem algo a ver com isso.

Os haitianos estão amparados pela mesma fé que movia Anchieta, na paróquia de Nossa Senhora da Paz. Faltaram recursos, comida e até mesmo colchões ao padre Paolo Parise, que cuida do lugar.

Há dias, voluntários começaram a chegar à paróquia. Alguns foram cozinhar, outros ofereceram empregos. Até quinta-feira, a paróquia não havia recebido qualquer ajuda federal, estadual ou municipal.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, faz o que deve, o comissário Fernando Haddad, também, e Tião Viana diz o que quer. Juntando tudo, nada.
Herculano
27/04/2014 11:27
LUIZ HENRIQUE REFORÇA VETO AO PP E MANDA RECADO AOS PETISTAS: ELES AINDA NÃO REFLETIRAM, no Diário Catarinense, da RBS, para Thiago Santaella

A vitória foi mais tranquila que o esperado?
LHS - Eu várias vezes falei que nós teríamos cerca de 2/3 dos votos. Talvez não cheguemos aos 2/3 pelos prejuízos que a declaração do deputado Gelson Merisio (PSD) causaram 48 horas antes da votação (no momento da entrevista, a vitória da aliança na pré-convenção já estava definida numericamente, mas ainda não havia acabado a apuração).

O senhor teve que interver junto ao governador naquele momento para que Gelson Merisio saísse do circuito?
LHS - Não, o próprio governador assumiu o processo, emitiu uma nota, mandou à imprensa, para mostrar que quem comanda o processo é ele.

O senhor acha que a presença de Merisio como presidente do PSD atrapalha as conversas com o PMDB?
LHS - Ele próprio já disse que vai passar a presidência para o ex-deputado Antonio Ceron (PSD).

A chance de participação do PP na coligação está descartada?
LHS - O problema é o seguinte: com que PP se coligar? O PP está dividido em três partes. Não é um partido que vem uno para qualquer posição. Qualquer que seja a parte que coligue, não terá o respaldo das outras.

O senhor sempre defendeu a presença do PT na coligação, mas o PT não veio. Esse cenário está definido, incluindo no apoio à reeleição da Dilma Rousseff (PT)?
LHS - O PT tem que refletir sobre isso. O PT ainda não refletiu sobre o prejuízo que uma candidatura própria deles vai determinar para a candidatura presidencial.

O senhor acha que existe possibilidade de outra composição? Aécio Neves, Eduardo Campos?
LHS - Ainda não temos condições de fazer nenhuma elucubração sobre isso. O que eu tenho sentido é que o governador continua leal à presidenta da República.
Herculano
27/04/2014 08:45
O JORNALISMO MILITANTE E QUE SE ACHA IMPARCIAL PORQUE AVALIZA A CAUSA

"Mentir em pequenas ou em grandes proporções e criar marolas ideológicas são tarefas próprias da militância política. O jornalismo não tem o direito de fazer nem uma coisa nem outra. Ou passa a ser, também, militância política", por Reinaldo Azevedo, de Veja.
Herculano
27/04/2014 08:42
DE OLHO EM JOVENS, IGREJA CELEBRA CANONIZAÇÃO HIGH-TECH

O texto é de Luís Guilherme Barrucho, enviado especial da BBC Brasil a Roma. Vaticano usou tecnologia 3D pela primeira vez na transmissão da canonização dos dois papas em cerimônia que começou as cinco horas da manhã no Brasil, dez hora da manhã em Roma.

Mirando o público jovem, o Vaticano decidiu recorrer à tecnologia avançada para transmitir a cerimônia de dupla canonização dos papas João Paulo 2º (1920-2005) e João 23 (1881-1958) neste domingo.

Além do ineditismo do evento - nunca dois pontífices foram santificados ao mesmo tempo ?-a Santa Sé também fará, pela primeira vez na história, uma transmissão em 3D pela TV e pela Internet.

Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas assistiram ao vivo a celebração em todo o mundo, que também foi transmitida em salas de cinema, inclusive no Brasil.

O Vaticano lançou ainda uma ofensiva nas redes sociais, com a criação de um site especial para a dupla canonização, de uma página no Facebook e até aplicativos em dispositivos móveis, para celulares e tablets.

Já na Praça de São Pedro e arredores, estavam de 1 milhão de pessoas. A cerimônia foi conduzida pelo papa Francisco e contou com a presença do papa emérito Bento 16, também algo inédito.

Telões foram montados pela Prefeitura de Roma em quatro pontos da cidade para que os fiéis pudessem assistir ao evento.

Segundo o Vaticano, duas relíquias serão usadas na cerimônia: um frasco contendo sangue de João Paulo 2º e outro com pedaço de pele retirada de João 23 no ano de 2000, quando seu corpo foi exumado para a beatificação, declarada quando se reconhece o primeiro milagre
Herculano
27/04/2014 08:14
DE UM EX ALIADO GO GOVERNO PETISTA

"Nem o socorro dos bancos às elétricas será capaz de iluminar o poste Dilma, que está deixando os trabalhadores na escuridão", por Paulinho [deputado Paulo Pereira, Solidariedade de São Paulo], líder sindical da Força Sindical, sobre os empréstimos de bancos para distribuidoras de energia custearem despesas extras
Herculano
27/04/2014 06:06
COMO IDELI, PGR UTILIZOU O HELICÓPTERO DO SAMU, por Cláudio Humberto na coluna que ele publica neste domingo nos jornais brasileiros.

Foi para evitar um "mico" que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, arquivou a investigação sobre o fato de a ministra Ideli Salvatti haver utilizado, em Santa Catarina, um helicóptero do Samu destinado à remoção de pacientes graves resgatados em acidentes e tragédias naturais. É que o próprio órgão chefiado por Janot usou o mesmo helicóptero para transportar procuradores, como atestam documentos.

Como acusar?
O helicóptero do Samu foi usado pela Procuradoria da República de Tubarão (SC) e a Procuradoria da República em Santa Catarina.

Levando autoridade
Em Tubarão, o helicóptero foi requisitado para transportar, em agosto de 2013, o subprocurador-geral da República Mário Gisi, em serviço.

Documentado
Os procuradores pediram o helicóptero através dos ofícios PRMT/n° 664/2013 e PR/SC/GABPC/nº 7233/2013 (cópias em poder da coluna).

Sem ilícito
Em seu despacho, o procurador-geral Rodrigo Janot afirma não haver encontrado "elementos que configurem qualquer ilícito penal" de Ideli.
Herculano
27/04/2014 06:02
ME ENGANA QUE EU GOSTO, por Carlos Brickmann

A CPI da Petrobras está aprovada, por decisão liminar do Supremo; começar a trabalhar é outra coisa. Os partidos têm de indicar seus representantes, e é muito possível que os governistas adiem ao máximo as indicações. Isso obrigará a oposição a recorrer de novo ao Supremo, para que determine a imediata escolha dos membros da CPI. Mas estamos em 27 de abril. Há um feriadão no caminho. Não é preciso segurar muito: em 12 de junho começa a Copa. Mesmo que a CPI trabalhe, a repercussão será pequena. E depois da Copa começa a campanha.

Pode dar samba? Até pode; há tanto escândalo - o que inclui a informalíssima retirada de um cheque de US$ 10 milhões do caixa da Petrobras, sem autorização escrita - que talvez as barreiras sejam rompidas. Um dia, talvez, quem sabe.

O PT reclama do veto judicial à CPI ampliada, que investigaria também o cartel do Metrô e trens urbanos em São Paulo - cartel iniciado no Governo Covas, no começo da dinastia do PSDB. O PT reclama de barriga cheia, só para efeito público: a CPI ampliada é ilegal, mas criar outra CPI para o cartel que envolve o tucanato paulista é absolutamente legal. Com maioria no Congresso, os governistas só não abrirão a nova CPI se não quiserem - e talvez não queiram, porque as empresas acusadas de cartel em São Paulo fizeram e fazem obras em todo o país, em governos de vários partidos.

Mas seria ótimo que a CPI do cartel fosse formada para valer. Não dá para acreditar que um único integrante do Governo Covas comesse sozinho todo o butim. Quem mais do Governo esteve na comilança?

ENGANE-ME, EU GOSTO

O deputado goiano Carlos Alberto Lereia, do PSDB, amigo de fé e irmão camarada do bicheiro Carlinhos Cachoeira - tão próximo que Cachoeira lhe forneceu a senha de seu cartão de crédito - teve o mandato suspenso por 90 dias, por conduta inconveniente. Foi condenado por impressionante maioria: 353 a 26.

Na prática, Lereia perde oito dias de trabalho em maio (dois por semana, quarta e quinta), e três em junho (aí começa a Copa). Em julho há recesso. Em agosto o nobre parlamentar reassume suas funções. É campanha; o Congresso funcionará duas semanas, no total, em agosto e setembro. Lereia receberá por 60 dias e trabalhará quatro, se não faltar.

É o último sofrimento de sua punição.

LUDIBRIE-ME, EU GOSTO

O ex-presidente Lula disse que está "por fora" do caso de Pasadena. É evidente que Lula não sabia de nada. O negócio foi feito quando ele era presidente da República. A Petrobras, maior estatal do país, era dirigida por Sérgio Gabrielli, seu homem de confiança. A atual presidente da Petrobras, Graça Foster, era diretora de Gás e participante da reunião que decidiu a compra da Refinaria de Pasadena. A presidente do Conselho era a ministra Dilma Rousseff, tão próxima a Lula que ele a indicou para sucedê-lo na Presidência.
Herculano
27/04/2014 05:54
"LABORATÓRIO LAVANDERIA" DE DOLEIRO PRESO MANDOU US$ 113 MILHÕES PARA O EXTERIOR

Movimentação do dinheiro do Labogen, controlado por Alberto Youssef, ocorreu entre 2009 e 2013; relatório da Polícia Federal afirma que os objetivos da empresa eram "bem distintos de seu objeto social", informa Fausto Macedo para o jornal O Estado de S.Paulo

O laboratório Labogen, controlado pelo doleiro Alberto Youssef, lavou US$ 113,38 milhões, entre janeiro de 2009 e dezembro de 2013. O poderio do esquema foi descoberto com a quebra de sigilo bancário e fiscal da empresa no âmbito da Lava Jato - operação deflagrada pela Polícia Federal em 17 de março, que derrubou organização criminosa liderada por Youssef e seu aliado principal, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás.

O sofisticado esquema do "laboratório lavanderia" desprezou o surrado modelo dólar cabo - transferência virtual de valores para paraísos fiscais - e deu lugar ao uso de contratos de câmbio para importações fictícias de medicamentos. O dinheiro foi parar na China.

A Lava Jato descobriu que o laboratório firmou 1.945 contratos de câmbio em nome de duas coligadas, a Labogen Química Fina e Biotecnologia e a Indústria e Comércio de Medicamentos Labogen.

A primeira realizou 1.294 operações, que somaram US$ 75,31 milhões. A outra efetuou 651 "transações de papel", ao valor global de US$ 38,07 milhões.

A lavanderia pode ter ocultado dinheiro sujo em volume ainda maior, alcançando a cifra máxima de US$ 184,44 milhões em quatro anos. A Procuradoria da República descobriu que as contas de outras três empresas foram utilizadas para movimentar recursos que o laboratório do doleiro amealhou por meio de contratos superfaturados em órgãos públicos.

Essas três empresas - Hmar Consultoria em Informática, GFD Investimentos e Piroquímica Comercial (fabricante de produtos farmacêuticos) - fecharam naquele período 991 contratos de câmbio para remessa de mais US$ 71,06 milhões para a China.

Beneficiários. A PF e a Procuradoria da República querem identificar os beneficiários reais do dinheiro ilícito aportado em contas de doleiros de Hong Kong e Taiwan, praças escolhidas pelo laboratório para avançar o ciclo da lavagem.

O laboratório é o foco central da Lava Jato porque liga o doleiro ao ex-diretor da Petrobrás - ambos presos em março - e ao deputado paranaense André Vargas, que anunciou anteontem sua desfiliação do PT após pressão dos próprios colegas de partido.

O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, é citado na Lava Jato. Usando o laboratório como carro-chefe, o doleiro tentou obter contrato milionário no Ministério da Saúde, amparado em um programa de parceria da pasta.

No grampo da PF, Vargas - que só pode ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal por ser deputado - disse que Padilha indicou o executivo Marcus Moura para atuar no Labogen. O ex-ministro nega relações com o doleiro e rechaça a versão de que recomendou um profissional para o laboratório. O ministério diz que não celebrou contrato com o Labogen.

Para a PF, "pode-se estar diante de mais uma ferramenta para sangria dos cofres públicos, uma vez que os relatórios de inteligência financeira indicam claramente a atuação da empresa Labogen para objetivos bem distintos de seu objeto social".

A Procuradoria imputa a Youssef e a Costa lavagem de dinheiro ilícito arrecadado a partir de corrupção e peculato. O ex-diretor da estatal teria recebido R$ 7,95 milhões em propinas no âmbito das obras supostamente superfaturadas da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Controle. A "lavanderia" entrou em operação quando Youssef assumiu o controle do laboratório - oficialmente sob direção do administrador Leonardo Meirelles, "operador e testa de ferro" do doleiro, segundo a PF. A produção da "lavanderia" impressionou os investigadores. Os contratos de câmbio se sucederam em ritmo frenético, quase sempre em valores relativamente baixos, em média de até US$ 100 mil cada um, justamente para evitar cair no radar dos órgãos fiscalizadores.

"A organização criminosa agia estruturalmente ordenada, caracterizada pela divisão formal de tarefas e com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem indevida derivada dos crimes de peculato, corrupção ativa e corrupção passiva e lavagem de dinheiro em detrimento da Petrobrás, entre 2009 até 2014", sustenta a Procuradoria.
Herculano
27/04/2014 05:32
O DISCURSO DO PARÁ [ONDE A PLATEIA DE CONVIDADOS FOI SELECIONADA E MESMO ASSIM FOI VAIADA] APROFUNDA O MAIOR ENIGMA DA HISTÓRIA DO BRASIL E DE SUAS BRASILEIRICES: COMO ALGUÉM COMO DILMA CHEGOU À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA? por Celso Arnaldo Araújo

De tempos em tempos, a Dilma faz um discurso que supera os anteriores e passa a vigorar, pelo menos por alguns dias, como o pior de todos os tempos. Este, feito ontem no interior do Pará, em mais uma daquelas transcendentais entregas da santíssima trindade "retroescavadeira, motoniveladora e pás carregadeiras" para municípios com menos de 50 mil habitantes, é quase imbatível. Pelo menos até o próximo?

Sem nenhum esforço, a esmo, pincei três passagens que, na verdade, falando sério, simbolizam, no reino das palavras e das ideias, o maior enigma da História do Brasil e de suas brasileirices - como alguém como Dilma Rousseff chegou à Presidência da República?

A DILMA COMO ELA É

"Vocês vejam como é que é a vida. Eu nunca acho uma Dilma, e hoje uma Dilma fala e a outra Dilma depois fala". (Na abertura do discurso na entrega de 32 máquinas a municípios do Pará, dirigindo-se à prefeita de Belterra, Dilma Serrão, ao confirmar que ainda não se achou e que, de todas as Dilmas do Brasil, ela é a única que não fala português)

TEORIA GERAL DA DILMA

"O início do Brasil e o fim do Brasil e o meio do Brasil são os municípios, porque não existe, de fato? nem é União, nem é um estado, um estado fisicamente. Existem, fisicamente, os municípios, as cidades e as zonas rurais". (Ao admitir que o Brasil não precisa de uma presidente da República)

PRA FRENTE, PARÁ

?Então, eu vou concluir dizendo para a maioria e para a minoria, para todos, por que é que eu dei esse exemplo? Eu dei esse exemplo pelo seguinte, eu quero dizer para vocês que o Brasil só vai para frente se o Pará for para frente". (No fecho do discurso, ao anunciar que, se o Pará for para frente, o Brasil - onde maioria e minoria formam o todo - ganha mais um pedaço do Oceano Atlântico)
Juju do Gasparinho
26/04/2014 20:47
Prezado Herculano:

"Acho que devagarinho estou simpatizando com a Destrambelhada Vovó Petralha. É que ella é tão ruim como "gerentona", palavra do Cafajeste do Palanque, que essa incompetente tem tudo para não se reeleger.
Força, neurônio paraplégico!
Força, neurônio esclerosado!
Contamos com vocês dois para expulsar os canalhas do poder".
Do blog GD.
Herculano
26/04/2014 20:29
UM DIA LULA FALOU QUE OBAMA E OS ESTADOS UNIDOS PRECISAVAM APRENDER ECONOMIA COM ELE. ZOMBAVA QUE O TSUNAMI DA CRISE MUNDIAL QUE ABALAVA OS IANQUES, ERA UMA MERA MAROLINA POR AQUI. ENTÃO...

Retomada é lenta, mas EUA já esperam crescer perto de 3%. Recessão acaba para os que estão no topo da escala de renda, mas continua para 10,5 milhões de desempregados

O texto é de Cláudia Trevisan, correspondente de O Estado de S. Paulo em Washington, nos Estados Unidos. A maior economia do mundo vive o seu mais lento processo de recuperação desde a Depressão de 1929. Cinco anos depois do fim oficial da recessão desencadeada pela crise de 2008, o desemprego continua elevado e a renda, deprimida. Enquanto os donos de ações e imóveis viram sua riqueza aumentar nos últimos dois anos, grande parte da população continua a nadar contra a maré.

A recessão terminou para os que estão no topo da escala de renda, mas continua para os 10,5 milhões de desempregados e ainda não chegou ao fim para parcela significativa da classe média.

Mas, depois de registrar expansão média anual de 1,8% desde 2009, os Estados Unidos podem crescer perto de 3% neste ano, no que seria o mais elevado índice em quase uma década. A economia receberá o impulso de uma política fiscal menos austera, mas navegará em oceano desconhecido durante o inédito processo de retirada dos massivos estímulos monetários que a sustentaram desde 2008.

O vento a favor também virá da revolução energética que mobiliza investimentos bilionários, reduz o preço do gás natural e empurra os Estados Unidos para o topo do ranking dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo. Segundo estimativa da Agência Internacional de Energia, o país vai ultrapassar a Rússia e a Arábia Saudita e se tornar o líder mundial em exploração de petróleo em 2016. A liderança do gás já foi conquistada no ano passado
Herculano
26/04/2014 20:24
ESTA É DE CARLOS TONET E REFERE-SE A BLUMENAU. MAS MOSTRA BEM COMO O PT VIVE DE PALANQUE DO NADA E COMO OS QUE NOS REPRESENTAM, DÃO RECIBO DA VERGONHA LÁ.


Adalberto, o Esperto, condena jumentalização das audiências

Consultor Adalberto, o Esperto, acompanhou audiência pública sobre educação e quase se jogou pela janela da Câmara

O sujeito da foto [uma caricatura de um jumento atordoado] assistindo à audiência pública sobre educação em Blumenau é o Adalberto, o Esperto - o consultor que está sempre por perto.

Pedi para o Adalberto analisar o atual processo de jumentalização das audiências públicas da Câmara de Blumenau, já que elas acontecem em volumes torrenciais e nunca resultam em nada além de uma fenomenal e estratosférica perda de tempo.

Jumentalização

A Câmara de Blumenau já realizou 204 audiências públicas em 2014.

Uma mais desorganizada que as outras.

Os vereadores proponentes não se preparam e mal prestam atenção no que os convidados falam.

Ao final, nada é anotado, nenhum resultado é apresentado para a comunidade.

Os convites a amigos somente tomam tempo precioso.

Um vereador de Guabiruba, convidado pelo Vanderlei para a audiência pública sobre o sistema hospitalar, não disse nada com nada e ainda puxou a medalha de uma santa pra dizer que aquele era o seu plano de saúde.

Um vereador de Gaspar, convidado pelo Beto Tribess para a audiência pública sobre tratamento do lixo, usou a tribuna para agradecer o convide e passar uma mensagem de paz.

Sugestões do Adalberto, o Esperto

Para evitar que as audiências públicas caiam mais em descrédito do que já estão, o consultor Adalberto, o Esperto, faz as seguintes sugestões aos vereadores:

Convidar para as audiências somente pessoas com reconhecida ligação com o tema proposto. Esquecer amigos, correligionários, mães e sogras.

O proponente da audiência deve enviar, com antecedência, perguntas para as autoridades convidadas a esclarecer algum assunto.

O proponente deve recolher, junto aos colegas vereadores, perguntas a serem previamente enviadas.

Questões de interesse geral também deveriam ser feitas por meio do site da Câmara. É claro que as perguntas devem ser pertinentes, com o autor sendo identificado.

Após a explanação, as autoridades convidadas deveriam participar de um breve debate sobre o que afirmaram, para esclarecimentos.

Questões que ficarem sem respostas deveriam ser respondidas posteriormente pelos participantes, dentro de um prazo.

A portentosa assessoria da Câmara, agora com 65 novos funcionários, deveria tentar encontrar alguém capacitado a elaborar um relatório com tudo o que foi discutido, com dados e tabelas, publicando posteriormente um documento no site da Câmara para consultas, pesquisas e acompanhamentos.

Adalberto acha muito improvável que isso seja feito:

"Os vereadores preferem as coisas do jeito que estão. Esse processo de jumentalização é ótimo pra eles. Eles não precisam se comprometer com as questões e não têm nenhuma responsabilidade subsequente".
sidnei luis reinert
26/04/2014 18:25
REPORTAGEM-BOMBA DE 'VEJA' REVELA QUE BRIGA DE FOICE E MARTELO ESFARELA O PT. OPOSIÇÃO ASSISTE DE CAMAROTE.

A reportagem-bomba da revista desta semana enfoca a briga de foice e martelo entre a turma do Lula e da Dilma. Nunca antes nos últimas 10 anos se viu o PT esfarelar. E isto ocorre em duas frentes: de um lado a luta encarniçada entre os lulistas e o grupo da ?Presidenta?, de outro, o estouro de sucessivos escândalos, com destaque para as denúncias de graves roubalheiras na Petrobras.
Esquenta esse caldeirão de corrupção da pesada, como nunca antes neste país, o episódio da conexão do doleiro Alberto Yosseff com o ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, o petista paranaense André Vargas, que continua zanzando desgovernado e, como um pote até aqui de mágoas, pode ser a gota d?água. Na tarde desta sexta-feira Vargas pediu a desfiliação do PT transformando-se num ?homem bomba?, pronto para explodir.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/04/reportagem-bomba-de-veja-revela-que.html
sidnei luis reinert
26/04/2014 17:59
Queima de arquivo?

Sempre que se vê pressionada pela eclosão de escândalos, a petralhada sempre tenta encontrar um factoide novo para desviar a atenção da opinião pública e publicada.

Dão margem a tal interpretação as especulações sobre o assassinato do coronel reformado Paulo Manhães, ontem, por asfixia (e não por tiros, como se chegou a especular na primeira versão), na Baixada Fluminense.

A Comissão da (Meia) Verdade já correu para pedir à Polícia Federal que investigue o caso, já que Manhães tinha revelado detalhes sobre torturas nos tempos do regime dos presidentes militares.

Oficialmente, pelo dado do IML, Manhães morreu de edema pulmonar e provavelmente infarto.

Lembrai-vos do outro caso...

Agora, os loucos da esquerda revanchista vão tentar vender a tese de que o coronel foi morto pelos militares que ele supostamente denunciou à CV...

Em novembro de 2012, em Porto Alegre, o Coronel Molina, ex-membro do DOI-CODI, também foi assassinado.

Segundo a Polícia do Rio Grande do Sul, os assassinos foram assaltantes que buscavam suas armas ? mesma coisa que aconteceu no sítio do Coronel Manhães...
Herculano
26/04/2014 17:54
PERFIL

Está no Diário Catarinense, da RBS. Aposentado da Casan e inspirado em Che Guevara: o perfil do líder da Ocupação Amarildo. Rui Fernando da Silva Junior, 49 anos, comanda o acampamento que alimenta esperança a algumas famílias.

O boné com a bandeira de Cuba está sempre sobre a cabeça, como um adorno fixo que evidencia a paixão pelo comunismo, e em seu discurso predomina o princípio marxista de que a sociedade "é a arena da constante luta entre trabalhadores e capitalistas". Tem como ídolos o revolucionário argentino Che Guevara e o guerrilheiro brasileiro Carlos Marighella.

1. 49 anos de idade e aposentado? Hum!
2. Líder comunista com polpuda aposentadoria do serviço público? Ai, ai, ai.
Herculano
26/04/2014 17:50
ELA NÃO SUPORTA AS VAIAS, O ISOLAMENTO E A MÁ FMA DO SEU GOVERNO E SEU PARTIDO.

A presidente Dilma Vana Rousseff, PT, acaba de cancelar ida à maior feira do agronegócio, em São Paulo. O agronegócio, é o que salva minimamente o PIB do Brasil. Com o cancelamento, o tucano Aécio Neves será o principal convidado do Agrishow
Eduardo Silva
26/04/2014 17:01
Herculano o mais engraçado disto tudo, é ver Melato o fiel escudeiro do PT de Gaspar pedir voto para o PSD juntamente com o PMDB.
Nada mais nos espanta em Gaspar, o ex candidato a vice com o Pmdb a eleição para Prefeito em Gaspar o Rodrigo Althof se filou a PDT, este que esta no Governo com o PT. A também teve o episódio do ex-prefeito candidato em 2012 que pedia voto não para si mais para Celso Zuchi nas eleições.
E ainda dizem que Gaspar é feita de homens sérios,










Herculano
26/04/2014 16:00
DEU O ÓBVIO: O PMDB VAI COLIGAR COM O PSD PARA APOIAR A REELEIÇÃO DE RAIMUNDO COLOMBO

Resultado final do referendo de hoje do diretório estadual do PMDB, realizado durante o dia em Florianópolis. Coligação : 359 votos (62%)
Candidatura : 226 votos(38%).Total 585 votos (100%). Diferença 133 votos
Herculano
26/04/2014 15:29
PARTIDOS POLÍTICOS E PROFESSORES E ALUNOS DA UFSC ESTÃO NA REDE DE APOIO À OCUPAÇÃO AMARILDO

O texto é Joice Bacelo, Luis Hangai, Ânderson Silva, Rosane Felthaus e Diogo Vargas do Diário Catarinense, da RBS, de Florianópolis. Cinco grupos dão apoio à Ocupação Amarildo. Divididos entre partidos políticos, brigadas populares, UFSC, sindicatos e MST você confere abaixo quem dá sustentação ao movimento:

Partidos

Militantes do PCB, PSTU, PSOL, PT e PCdoB estão entre as lideranças que apoiam a Ocupação Amarildo de Souza. Pelo menos três dirigentes do PCB estão diretamente envolvidos com o acampamento. Apontado como um dos articuladores dos "amarildos", Rui Fernando é filiado ao PCB.

Os vereadores de Florianópolis Afrânio Boppré (PSOL) e Lino Peres (PT) e os deputados Amauri Soares (PSOL), Luciane Carminatti (PT) e Pedro Baldissera (PT) têm colaborado com o movimento. A presidência do PT, entretanto nega que o partido tenha relação institucional com a ocupação.

Ao contrário, o PSTU declarou apoio, mas negou envolvimento no comando do movimento. O presidente do PCB confirmou o apoio, mas disse que a ajuda é dentro das possibilidades. Os representantes do PSOL não foram encontrados durante a semana para falar sobre o assunto.

A deputada Angela Albino (PCdoB) cedeu na Alesc um espaço para que Rui Fernando denunciasse possíveis ameaças que vinha recebendo. A parlamentar argumentou que concedeu o tempo na tribuna na condição de vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da assembleia e que nem ela e nem o partido dela apoiam institucionalmente o movimento.

Sindicatos

Sindicalistas estão entre os apoiadores da Ocupação Amarildo. Nenhuma das entidades que eles fazem parte, no entanto, confirmam que apoiam institucionalmente o movimento. Integrantes sindicatos dos bancários, trabalhadores de transporte coletivo e saúde pública são vistos com frequência nos acampamentos.

Rui Fernando da Silva Neto, filho do líder da ocupação, por exemplo, é jornalista no Sindicato da Saúde Pública. Em folhetos distribuídos recentemente em Florianópolis, envolvidos na ocupação dizem que cerca de 40 entidades apoiam o movimento.

UFSC

A relação entre a UFSC e a ocupação se dá pelos alunos e professores da instituição. Principalmente dos cursos da área humana, os apoiadores são vistos frequentemente entre os Amarildos. Alguns deles ajudaram na montagem das barracas e até dormiram nos acampamentos.

Em uma rede social, declaram apoio e organizam doações aos integrantes do movimento. Dos principais líderes da ocupação, dois deles são estudantes da universidade. O movimento por Universidade Popular de SC (MUP) e o Centro Acadêmico Livre de Serviço Social declaram-se claramente apoiadores do Amarildo. No episódio do confronto entre alunos e as polícias Federal e Militar em março na UFSC, integrantes do acampamento estiveram no campus da entidade dando apoio aos estudantes.

MST

Coordenadores estaduais do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) afirmam que apoiam a Ocupação Amarildo, mas apenas no "campo ideológico". Embora neguem que o movimento esteja presente dentro da organização do acampamento, reconhecem que as reivindicações dos amarildos são compatíveis aos dos tradicionais sem-terra. As táticas de ambos grupos são semelhantes em função do histórico das lideranças da ocupação, que já foram militantes do MST.

Brigadas Populares

As Brigadas Populares de Santa Catarina auxiliam a ocupação Amarildo com o uso de meios de comunicação. Pela internet, por meio de redes sociais, websites e blogs , o grupo ajuda a difundir mensagens de apoio aos acampados, notas de solidariedade e convocação de participantes para atos de manifestação. Jonathan Jaumont, um dos integrantes das Brigadas, também chegou a participar de mesas de negociação dos acampados junto à entidades e órgãos públicos.

Textos: Joice Bacelo, Luis Hangai, Ânderson Silva, Rosane Felthaus e Diogo Vargas
Herculano
26/04/2014 15:24
ENTUSIAMADO

De Paulo Alceu. O ex-governador Leonel Pavan, que domingo faz várias revelações no programa A Vida Segue da Record News, às dez da noite, não descarta a possibilidade de disputar uma vaga ao Senado, depois da pesquisa Mapa, onde lidera em todos os cenários.

A minha observação. Leonel Pavan, ex-PDT e que virou governador e presidente do PSDB, destruiu o partido em Santa Catarina e mostra que não precisa dele para concorrer e ter chances.
Herculano
26/04/2014 15:20
A CULPADA

O governador Raimundo Colombo, PSD, culpou na quinta-feira a noite a burocracia como a que trabalha contra grandes obras do governo dele, incluindo o Contorno de Gaspar.

1. Dilma Vana Rousseff, PT, também tem esta desculpa na ponta da língua quando a incompetência bate à porta do governo e contra os cidadãos e comunidades.

2. Essa tal burocracia só existe porque foi criada pelo próprio governo e seus políticos de plantões, para vender mais cara a solução.

3. E a burocracia existe porque os políticos de plantão, cada vez mais, são ladrões do nosso caro dinheiro que lhe repassamos. Ela impor um freio mínimo na farra. Mesmo assim, eles farreiam e comemoram. E nós, chupamos no dedo.
Herculano
26/04/2014 15:14
O QUE ESSES POLÍTICOS NÃO FAZEM ENTRE ELES TUDO PARA COMEMORAR O ROUBO DE POUCOS DO DINHEIRO DE MUITOS VINDOS DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS PARA A FARRA CONTINUADA E CADA VEZ MAIS GRAVE DELES

PF flagra troca de mensagens românticas entre deputado e doleiro, revela Felipe Patury

O relatório da Operação Lava Jato da Polícia Federal contém uma afetuosa troca de mensagens eletrônicas entre o doleiro Alberto Youssef e o deputado Luiz Argôlo (SSD-BA - ex-PP). Eis a transcrição literal da conversa interceptada pela PF às 8h33 do dia 28 de fevereiro deste ano.

Argôlo: Bom dia.
Youssef: Bom dia.
Argôlo: Você sabe que tenho um carinho por vc e é muito especial.
Youssef: Eu idem.
Argôlo: Queria ter falado isso ontem. Acabei não falando. Te amo.
Youssef: Eu amo você também. Muitoooooooooo
Argôlo: Sinto isso. E aí já melhorou?? Melhorou???
Argôlo: Por favor me diga alguma coisa...
O gaucho disse:
26/04/2014 13:34
Sr. blogueiro do Olhando a Maré:

Não pude resistir aos comentérios. O sr. Roberto Sombrio deixou o sr. Adenir Gesser novamente comendo poeira nessa corrida de cancha reta. Sua última resposta, foi de dar nos dedos.

Herculano
26/04/2014 13:06
PARA ENGANAR OS ELEITORES IGNORANTES, DESINFORMADOS E QUE VIVEM DO ASSISTENCIALISMO PERMANENTE. CONTA DE LUZ SOBE NO ANO QUE VEM PARA BANCAR AJUDA A ELÉTRICAS. RESUMINDO: SÓ PT, PMDB, PP, PDT, PC do B, PR ENTRE OUTROS SÓ AUMENTARÃO A LUZ DEPOIS DAS ELEIÇÕES PARA USUFRUIREM DA ENGANAÇÃO, INCLUINDO O BRUTAL AUMENTO DA INFLAÇÃO QUE FIGEM CONTROLAR AGORA VIA A MORDAÇA QUE FAZEM NO IBGE

O texto é do jornal O Estado de S. Paulo. As primeiras parcelas do empréstimo de R$ 11,2 bilhões para socorrer as distribuidoras de energia elétrica começarão a ser pagas pelos brasileiros em fevereiro do ano que vem.

Nessa data, seis distribuidoras dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Paraíba terão reajustes nas tarifas, com a inclusão do novo encargo para bancar o financiamento. Os consumidores da Eletropaulo apenas sentirão os efeitos do aumento em julho de 2015.

Contrato foi assinado com dez bancos públicos e privados; três desistiram

O contrato para liberação do empréstimo foi assinado nesta sexta-feira (25), em São Paulo, entre a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e dez bancos públicos e privados. Caixa e Banco do Brasil arcaram com 43,75% do valor total. Os demais oito bancos - Bradesco, Itaú, Santander, Citibank, BTG, Bank of America, JP Morgan e Credit Suisse - financiam o restante.

Inicialmente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o crédito seria concedido por 13 bancos [sempre este número]. Mas Votorantim, Goldman Sachs e HSBC desistiram da operação.
Herculano
26/04/2014 12:52
GANÂNCIA, CARA DE PAU SACODEM O PLANO ETERNO DE PODER. HUMANIDADE TEM UMA ÚNICA HISTÓRIA. AS CIVILIZAÇÕES, OS IMPÉRIOS, OS ESTADOS, AS EMPRESAS, AS MARCAS, AS GUILDAS, AS FAMÍLIAS, E OS PARTIDOS A REPETEM NA MESMA DOSE. SÓ QUE AAGORA COM MAIS VELOCIDADE: A DA INTERNET, A DA LUZ...

Esta é a manchete avassaladora e real: disputa de poder no PT expõe um racha inédito na história do partido. Reportagem de revista Veja desta semana e que já está nas bancas e sendo distribuída à assinantes, mostra que intrigas, ameaças, traições e corrupção podem colocar em risco a reeleição da presidente Dilma Rousseff

Ela está assinada por Daniel Pereira e Adriano Ceolin. A presidente Dilma Rousseff enfrenta um momento inédito de fragilidade. Além de ter problemas na economia, como o crescimento baixo, a inflação persistente e o desmantelamento do setor elétrico, ela perdeu apoio popular e força para barrar, no Congresso, iniciativas capazes de desgastá-la. A aprovação ao governo caiu a um nível que, segundo os especialistas, ameaça a reeleição. Partidos aliados suspenderam as negociações para apoiá-la na corrida eleitoral. Já os oposicionistas conseguiram na Justiça o direito de instalar uma CPI para investigar exclusivamente a Petrobras. Acuada, Dilma precisa mais do que nunca da ajuda do PT, mas essa ajuda lhe é negada. Aproveitando-se da conjuntura desfavorável à mandatária, poderosas alas petistas pregam a candidatura de Lula ao Planalto e conspiram contra a presidente. O objetivo é claro: retomar poderes e orçamentos que foram retirados delas pela própria Dilma. A seis meses da eleição, o PT está rachado entre lulistas e dilmistas - e, para os companheiros mais pragmáticos, essa divisão, e não os rivais Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), representa a maior ameaça ao projeto de poder do partido.

Com carreira política construída na resistência à ditadura militar e posteriormente no PDT, Dilma nunca teve alma petista. Ao assumir a Presidência, ela herdou boa parte da cúpula do governo Lula, como ministros, dirigentes de estatais e até a então chefe do escritório da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha. O governo era de continuidade mesmo nos nomes escalados para comandar o país. O plano de Dilma era dar uma feição própria à sua gestão de forma gradativa, reduzindo a influência do antecessor ao longo do tempo. Antonio Palocci, seu primeiro chefe da Casa Civil, ilustrou a estratégia: "No primeiro ano de mandato, será um governo Lula-Dilma. No segundo, um governo Dilma-Lula. No terceiro, será Dilma-Dilma". Esse cronograma, no entanto, foi atropelado pelos fatos. Já em 2011 a presidente foi obrigada a demitir seis ministros acusados de corrupção e tráfico de influência - quatro deles egressos do governo anterior. Dilma se mostrava intransigente com os malfeitos, ao contrário de Lula, acostumado a defender políticos pilhados em irregularidades. Com a chamada faxina ética, ela atingiu recordes de popularidade e conseguiu força para tirar das mãos de notórios esquemas partidários setores estratégicos da administração. Nem mesmo o PT foi poupado nessa ofensiva.

O partido perdeu terreno em fundos de pensão e na Petrobras, que teve sua diretoria reformulada em 2012. A faxina ética era acompanhada da profissionalização da gestão. Com essas mudanças, muitos petistas estrelados, como o mensaleiro preso José Dirceu, perderam influência. Havia um distanciamento crescente entre a presidente e a engrenagem partidária, mas Lula mantinha o PT unido e silencioso. Ele alegava que a "mídia conservadora" - ao exaltar as demissões promovidas pela sucessora, com o intuito claro de atacá-lo - ajudava Dilma a conquistar eleitores que historicamente tinham aversão ao PT. Ou seja: a comparação entre os dois beneficiava o partido. Se alguns petistas registravam prejuízos em casos isolados, o conjunto estava sendo fortalecido. Esse discurso manteve a companheirada sob controle até 2013, quando a popularidade da presidente despencou devido à inflação e às manifestações populares de junho. Petistas, então, passaram a criticar Dilma, conspirar contra ela no Congresso e defender a candidatura de Lula. A cizânia interna se desenhava, mas ainda era incipiente e restrita aos bastidores. Esse dique foi rompido pelo escândalo da Petrobras.

Hoje, o PT testemunha uma batalha pública e cruenta entre a soldadesca dos dois presidentes. Palocci não previu, mas o último ano de mandato também tem seu epíteto: governo Dilma versus Lula.
Herculano
26/04/2014 12:14
O PT CRIOU A ESGOTOSFERA PARA CONSTRANGER, INTIMIDAR, DISCRIMINAR, ASSEDIAR, PERSEGUIR E ASSINAR REPUTAÇÕES COM EXPRESSÕES CHULAS, PALAVRÕES, ACUSAÇÕES, DOSSIÊS FALSOS... NA FALTA DE FATOS, IDEIAS E ARGUMENTOS. DESESPERADO O PT TENTA "RENOVAR" O SEU EXÉRCITO DE BLOQUEIROS PAGOS PARA DAR A DEIXA E COMENTAR COMO FEZ RECENTEMENTE EM SÃO PAULO. MAS O QUE SE VÊ É QUE A TÁTICA DA GUERRA VIROU NUM TIRO CONTRA SI PRÓPRIO. QUEM ESTÁ NA INTERNET É ESCLARECIDO, ESTÁ LIGADO, NÃO ACREDITA MAIS EM FANTASIAS IDEOLÓGICAS. E POR QUE VIROU? PORQUE O PT E O GOVERNO NÃO CONSEGUIRAM CALAR A IMPRENSA LIVRE, A QUE INVESTIGA, A QUE DENUNCIA NA FALTA DE CORAGEM DAS INSTITUIÇÕES CRIADAS PARA A FISCALIZAÇÃO, INCLUINDO OS TAIS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO.

Qual é a manchete do 247, o canal de comunicação do PT, mantido por patrocínio de empresas (Petrobrás) e bancos estatais (entre eles a Caixa, a que limpou saldos de poupanças de seus clientes e fez um lucro falso de R$720 milhões em seu próprio balanço)? Tiro em Padilha estimula o "vai que é sua, Lula". Ou seja, já que não existe o poste que se enlameou com a corrupção endêmica dos companheiros, vai o criador do poste para salvar a franquia nacional de sacanagens. Salva-se o poder e a máquina que leva o dinheiro dos pesados impostos dos brasileiros e que falta na educação, saúde, infraestrutura, segurança...

E o que diz o texto desta reportagem? Disparo contra a pré-candidatura do PT, em São Paulo, faz ressurgir das cinzas uma ideia proposta por João Santana, em 2012: a de que o ex-presidente Lula seja o candidato petista ao Palácio dos Bandeirantes; como o PT hoje não tem nomes para uma eventual substituição de Alexandre Padilha, uma vez que Marta Suplicy e Aloizio Mercadante não se desincompatibilizaram, restaria a opção Lula; numa nota intitulada "Taffarel", o colunista Jorge Bastos Moreno o exortou a aceitar o desafio: "Vai que é sua, Lula"

Em novembro de 2012, o marqueteiro João Santana, responsável pelas campanhas políticas do PT, concedeu uma entrevista polêmica. Disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o melhor nome para governar São Paulo. "Vou fazer uma provocação. É uma pena o nosso candidato imbatível, Lula, não aceitar nem pensar nesta ideia de concorrer a governador de São Paulo", disse ele. "Você já imaginou uma chapa com Lula para governador tendo Gabriel Chalita, do PMDB, como candidato a vice? E mais do que isso. Já imaginou o que seria, para o Brasil, Dilma reeleita presidenta, Lula governador de São Paulo e Fernando Haddad prefeito da capital? Daria uma aceleração incrível no modelo de desenvolvimento econômico e avanço social que o Brasil vem vivendo", afirmou.

Neste sábado, a ideia voltou a circular depois que o pré-candidato do PT em São Paulo, Alexandre Padilha, foi alvejado por um disparo da Polícia Federal, pois um trecho do relatório da Operação Lava Jato traz uma frase do deputado André Vargas (sem partido-PR), em que ele afirma que o ex-ministro indicou um executivo para o laboratório Labogen - o que Padilha, ontem, negou enfaticamente em entrevista coletiva.

No entanto, o impacto do disparo na candidatura Padilha só será conhecido nas próximas semanas. E várias dúvidas foram levantadas sobre a viabilidade de um candidato que já não pode mais ser substituído por outros nomes de peso de dentro do PT, uma vez que Marta Suplicy e Aloizio Mercadante, ministros do governo Dilma, não se desincompatibilizaram para disputar as eleições deste ano.

Na hipótese de um abalo definitivo, o que poderia ser feito? A sugestão surgiu na nota Taffarel, do colunista Jorge Bastos Moreno, do Globo.

VOLTO
E o que o título tem a ver com este assunto. Olhe só os comentários que o 247 aprovou.

Belmo Lopes 26.04.2014 às 11:49
Se lulla, fosse tão bom assim o seu filminho seria digno de oscar ..... mas nem isso. Que tal fazerem o filme sobre o mensalão, sobre Pasadena, sobre o porto de mariel, sobre a ponte feita pelo brasil na Venezuela, sobre os médicos cubanos... e etc.... seria digno de uma minissérie. Esqueci tb dos aloprados.

Eugênio José Alati 26.04.2014 às 11:48
Com a corrupção que está se apurando a respeito da refinaria de Passadena, vem a público a origem das "sobras de campanha" ou o argumento com o qual Thomaz Bastos tentou livrar os corruptos do mensalão! Em resumo, as "sobras de campanha" têm origens na própria corrupção e não podem servir para minimizarem o crime daqueles corruptos! Eugênio José Alati 26/04/2014.

Belmo Lopes 26.04.2014 às 11:47
O Lulla não quer largar o osso, o 247 tem orgasmo com essas historinhas afinal também não quer largar o osso dos anúncios. O Partidinho corru pt o.

PAULO 26.04.2014 às 11:45
Quanto desespero esse dos petralhas. Não bastasse a agonia para substituir Dilma por Lularápio, agora querem que ele, também, substitua Padilha. Vão acabar dividindo ele ao meio para tapar os dois buracos. E olha que a CPI nem começou hein!? Calma pessoal, agente entende o que é isso. São os ossos do ofício na vida de vigaristas e mal caráteres, ladrões de meia tijela como os petistas. Estava demorando muito para esse dia chegar, mas ele está chegando e com juros e correção monetária. A porrada vai ser grande. Aguardem. A casa caiu, cambada. Já para CUBA, bando de de fdp!
Herculano
26/04/2014 11:53
A POLÍCIA ACHA QUE "DG" ESTAVA NA FESTA COM "PIT BULL", por Cláudio Humberto

O dançarino Douglas Pereira, o "DG", participava de um churrasco na favela, com outros moradores, incluindo "Pit Bull", um dos traficantes mais procurados, quando a Polícia Militar - alertada por denúncia - chegou. A informação é de fontes da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Quem estava na festa fugiu como pôde. "DG" e um amigo tentaram pular para a laje de uma creche no meio do tiroteio. Atingido, "DG" bateu num muro e caiu na creche. O amigo se safou e foi embora.

Sem tortura
A Polícia Civil também está convencida de que o dançarino "DG" não foi torturado, e que teria morrido em decorrência do tiro e da queda.

Sem saber
Os PMs do tiroteio somente souberam no dia seguinte que havia baleados. Foram outros PMs que recolheram o corpo de "DG".

Ação política
Policiais suspeitam de que a mãe de "DG", muito articulada, estaria sendo orientada para "desmoralizar a polícia" e o governo estadual.
Herculano
26/04/2014 11:46
FESTA DA APAE NO SANTA TEREZINHA. UMA BOA CAUSA

Neste sábado dia 26 de abril, acontece na Capela Santa Terezinha a tradicional festa da Apae. Às sete horas da noite será realizada a Missa de Ação de Graças, logo após o início dos festejos, com todo o serviço de bar e cozinha, churrasco, bebidas, roda da fortuna, sacola surpresa, pescaria e outras atrações.
Herculano
26/04/2014 10:06
O JOGO E DISFARCES

Guerra de declarações gera clima de tensão na vespera da pré-convenção do PMDB. Delegados do partido vão às urnas neste sábado para decidir pela manutenção do apoio a Colombo ou pela candidatura própria, estampa o Diário Catarinense,da RBS.

1. O PMDB é o maior gigolô do poder no Brasil. É um especialista. E faz tempo. No Planalto com o PT(já foi com o PSDB). Em Santa Catarina com o PSD.

2. Em Santa Catarina ensaiou passos próprios. Recuou. E por que disso! Estão todos pendurados na teta. Renato Dias, o Periquito, prefeito de Balneário Camboriu serviu ao circo. Desistiu. Mauro Mariani, o peregrino, faz cena e torce para que sua tese não seja a vencedora. O único que poderia fazer o palanque balançar, Luiz Henrique da Silveira, já sabe do riscado e prefere a curtir a sombra encurralando que está exposto ao sol.Ele já esteve exposto.

3.Nos dois cenários perde Santa Catarina. Nos dois cenários ganha o PMDB. No primeiro já se sabe o tamanho da conta.No segundo, o da chapa própria, ainda não. Ou alguém duvida que o preço da recomposição não será mais alto
Herculano
26/04/2014 08:43
DILMA É VAIADA EM BELÉM PELA SEGUNDA VEZ DURANTE DISCURSO

O texto é de Patrícia Brito,para o jornal Folha de S. Paulo. Pela segunda vez em pouco mais de um mês, a presidente Dilma Rousseff foi vaiada em Belém (PA), enquanto discursava na tarde de ontem em evento de entrega de máquinas a prefeitos.

Mal começou a falar, Dilma foi interrompida por manifestantes aos gritos de "não vai ter Copa" e "queremos mais dinheiro pra saúde e educação".

Em resposta, Dilma anunciou ajuda do governo federal para reabrir um hospital na cidade. "Eu sei que um hospital aqui foi paralisado e está fechado, apesar de estar pronto. Acertei hoje com o governador [Simão Jatene, do PSDB] que coloque esse hospital no investimento que nós estamos liberando para ele." [Volto. Quando pressionado, o governo no palanque rebola e mente. Para o Hospital de Gaspar nada. E no palanque aqui, há quase um ano, apareceu uma verba madraque para a Ponte do Vale de R$17 milhões que já estava liberada nas palavras a gasparense honorária Ideli Salvatti. Faz um mês liberou-se R$3 milhões e as obras da ponte estão paradas exatamente por falta de recursos, numa prefeitura do PT, que diz ter linha e portas abertas com o Planalto. Ou seja, a vaia é de quem conhece os políticos e principalmente estes que estão no poder com suas fantasiosas promessas e dúvidas reais sobre os verdadeiros destinos dos nossos pesados impostos]

Pouco depois, a petista voltou a ser interrompida pela plateia, que repetiu os protestos por investimentos em saúde e educação, enquanto outro grupo saiu em defesa da presidente, com gritos de "olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma".

Irritada, ela pediu aos presentes que a deixassem concluir sua fala: "Ô, gente, eu entendo. Agora, por favor, eu estou no fim, eu agradeço. É da democracia, eles têm direito de falar o que quiserem, vocês também, mas eu quero pedir o seguinte: a gente pode fazer isso, se manifestar, desde que não prejudique a maioria. A maioria está ali calada. Então eu vou concluir."

Em seguida, encerrou rapidamente o discurso, que durou cerca de 20 minutos.

Mais cedo, a presidente havia inaugurado o complexo portuário Miritituba-Barcarena, a 87 km de Belém. Na capital paraense, Dilma também participou da formatura de 1.200 alunos do Pronatec, programa de ensino técnico.

Na última viagem que havia feito a Belém, em 20 de março, Dilma também foi vaiada durante cerimônia para anúncio de investimentos federais em projetos de mobilidade urbana.
Herculano
26/04/2014 08:34
DILMA É LULA?, por Demétrio Magnoli, geógrafo e sociólogo para o jornal Folha de S. Paulo.

Tal como há quatro anos, Dilma carece de qualquer lastro político próprio. 'Volta, Lula'? Lula nunca saiu

"Lula é Dilma, Dilma é Lula: Dilma é o pseudônimo de Lula" - a mensagem, propagada incessantemente, produziu os efeitos desejados nas eleições de 2010. Contudo, para além do teatro eleitoral, será verdadeira? Mais que interesse intelectual, a questão tem evidente relevância política quando soam as cornetas do "Volta, Lula!".

"Volta, Lula!" é a bandeira de uma facção do PT, mas, sobretudo, de setores do alto empresariado, que a difundem com discrição, operando nas sombras. Por motivos distintos, esses dois grupos acreditam que não: Dilma não é Lula. Os petistas engajados no neo-sebastianismo creem que Lula possui "habilidade política" superior, um eufemismo para louvar o desembaraço do ex-presidente na arte da distribuição de fragmentos da máquina pública aos "companheiros". Os empresários empenhados na mesma campanha, por sua vez, elogiam o "pragmatismo" lulista, que deve ser traduzido como um desprezo básico por qualquer tipo de convicção ideológica - e uma propensão irrefreável a distribuir a bolsa-empresário do BNDES aos magnatas "companheiros".

De certo modo, uns e outros têm razão. Dilma pode não ser a gerente perfeita, uma lenda que sobrevive apenas entre fanáticos oficialistas, mas conserva uma ética gerencial fundada no conceito de eficiência absolutamente estranha a Lula. A substituição do militante Gabrielli pela administradora Graça Foster na Petrobras é uma prova dramática da diferença. Ao mesmo tempo, Dilma acredita realmente no modelo do capitalismo de Estado. Oriunda do brizolismo, petista da undécima hora, a presidente nutre uma desconfiança fundamental em relação ao mercado. Não é fortuito que, resistindo às pressões de Lula, ela tenha bancado a permanência de um cambaleante Guido Mantega na pasta da Fazenda.

Lula só acredita no que serve às suas conveniências de poder: o ex-presidente pode ser "mercadista" ou "estatista", conforme as circunstâncias. Dilma também pode ser "mercadista", mas apenas a contragosto, premida pela conjuntura - ou por Lula. É por isso que a ala "desenvolvimentista" do PT prefere Dilma a Lula. André Singer, um arauto dessa ala, justificou a preferência em coluna publicada na Folha (9/11/13). Caracteristicamente, o texto descrevia uma suposta conspiração dos "donos do dinheiro", conduzida pela afinada "orquestra" do mercado financeiro (o FMI, a revista "Economist" e a agência Moody's) contra o indômito governo Dilma. E, como conclusão, sugeria que Lula desempenhava um papel na macabra trama "mercadista".

Dilma, então, não é Lula, do ponto de vista dos interesses dos magnatas nacionais, dos petistas ocupados noite e dia na colonização do aparelho de Estado e da ala convictamente estatista do PT. Contudo, no que concerne aos interesses da esmagadora maioria dos brasileiros, Dilma é o pseudônimo de Lula pelo simples motivo de que a presidente de direito não exerce a plenitude do poder presidencial. Dilma é Lula no sentido bem preciso de que, nos momentos cruciais, a prerrogativa de decidir repousa nas mãos do presidente de facto.

Lula, o "pragmático", não Dilma, a "estatista", deflagrou a política econômica estatista durante seu segundo mandato. O mesmo Lula, não Dilma, deu o sinal de mudança de rota no ano passado, quando a falência do modelo tornou-se evidente para todos (exceto, claro, para os ideólogos "desenvolvimentistas"). Dilma poderia, em tese, ter obtido um grau razoável de independência - mas o fracasso de seu governo impediu que a criatura se libertasse da tutela do criador. Hoje, às vésperas das eleições, tal como há quatro anos, Dilma carece de qualquer lastro político próprio. Num eventual segundo mandato (que o céu nos proteja!), a presidente permaneceria tão refém de Lula quanto sempre foi.

"Volta, Lula"? Lula nunca saiu - como Lula e Dilma asseguram, nesse caso com razão.
Herculano
26/04/2014 08:29
COMO O PT E O PREFEITO PEDRO CELSO ZUCKI NÃO SE INTERESSAM PELO ANEL DE CONTORNO DE GASPAR, PARTE DA CÂMARA TOMOU A FRENTE DO PROCESSO

Circula na rede este convite da vereadora Andrea Symone Zimmermann Nagel, DEM

Cumprimentando cordialmente, convido Vossa Senhoria à participar da Reunião de discussão sobre o tema Mobilidade Urbana "Anel de Contorno". A mesma acontecerá dia 02 de maio (sexta-feira), às 14 horas, na sala de reuniões desta Casa de Leis.

Na oportunidade estaremos formando uma comissão para que juntos possamos buscar alternativas e melhorias para o nosso município, afinal juntos somos mais fortes.
Herculano
26/04/2014 08:25
ANDRÉ VARGAS, O DEMÓSTENES AIADO, MAS COM ALGUMAS DIFERENÇAS. OU: ELE AGORA É UM PETISTA SEM PARTIDO, por Reinaldo Azevedo,de Veja

No dia 2 de abril, escrevi aqui que o deputado André Vargas estava começando a ficar com cheiro de Demóstenes Torres. Os passos, até agora, são os mesmos, embora haja algumas diferenças. Todos pararam no Senado para ouvir Demóstenes, que negou relações extravagantes com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O mesmo aconteceu com André Vargas em relação a Alberto Youssef. Nos dois casos, houve um certo voto de confiança dos pares - "quem sabe não seja como parece?". Em ambos, a realidade se mostrou pior do que as conjecturas. Demóstenes não renunciou e acabou cassado. Antes, foi expulso do DEM. Vargas também resiste. Anunciou nesta sexta-feira que pediu a sua desfiliação do PT. Agora é um, com o perdão da graça, petista sem partido? Acabará cassado - porque bem poucos sairão em seu socorro.

Desde o começo, o grande temor dos petistas é que Vargas prejudicasse as candidaturas de Alexandre Padilha e de Gleisi Hoffmann aos governos de São Paulo e do Paraná, respectivamente. E, claro!, teme-se também por Dilma. Padilha, que nunca deixou de estar na dança, acabou no meio do salão. A conversa interceptada pela PF em que Vargas anuncia ao doleiro que Padilha indicara o diretor da Labogen, Marcus Cezar Ferreira de Moura, foi a gota d?água.

Padilha concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta. Nega tudo, claro! Diz que não indicou ninguém, apesar da sua proximidade com "Marcão". O fato inegável é que um laboratório-fantasma conseguiu atravessar os filtros do Ministério da Saúde e firmar uma parceria com o governo. Em sua defesa, Padilha afirma que a pasta nunca fez nenhum pagamento ao Labogen. Pois é? Só não aconteceu porque a tramoia veio a público, e o processo foi suspenso. Ou tudo estaria caminhando às mil maravilhas.

O ex-ministro e atual candidato ao governo de São Paulo prometeu processar todos aqueles que o ligarem a Youssef e coisa e tal. Entendi que se refere a políticos, a gente que circula nesse estranho meio. Ou estaria se referindo também à imprensa, deixando claro que só aceita notícia positiva a seu respeito? Acho que não. Volto a Vargas.

Os passos do deputado, até agora, seguem os de Demóstenes, mas pode haver algumas diferenças. As relações do ex-senador com Cachoeira, ficou evidenciado, eram suas, não de seu partido. No caso do petista Vargas, isso ainda não está claro. Gente que andou conversando com ele diz que sua mágoa e a resistência à renúncia se devem ao fato de que considera trabalhar para o partido, não para si mesmo. Nesse contexto, a viagem de avião seria só um presentinho a um mero interlocutor.
Herculano
26/04/2014 08:15
Ao Roberto Sombrio

Realmente, ai tem. É impressionante como uma pequena nota, que não pode ser desmentida, mas que não queria se ver divulgada, pode causar tanta celeuma, contradições e ódio. Guardo comigo uma laudatória carta de direito de resposta em que na primeira linha a pessoa diz ser um educado exemplar, por seguir os bons conselhos dos pais. Depois desta linha, sai debaixo. O próprio Adenir teve aqui comentários não aprovados e que seguiram na mesma linha. Finalizando: quando se perde o argumento, a civilidade, a coerência o discurso e o diálogo é porque não lhes resta outra alternativa do constrangimento e da violência.
Herculano
26/04/2014 08:03
PADILHA NO FOGO, por Igor Gielow para o jornal Folha de S.Paulo

Ainda é cedo para saber se as suspeitas sobre o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha são isso ou algo mais. Politicamente, contudo, já há quem o veja como um candidato a morto-vivo após ter seu nome envolvido no cipoal de André Vargas e o doleiro Youssef.

Os fatos sugeridos são graves e, mesmo que nada seja provado até o fim da campanha, seria desastroso para Padilha permanecer nas páginas policiais ao longo da disputa. Se algo o for, bom, aí seria fatal.

Por isso, desde quinta-feira à noite os atores do mundinho político discutem os riscos à candidatura ao governo de São Paulo do "terceiro poste de Lula", como Padilha é conhecido entre correligionários --numa tentativa de invocar o sucesso eleitoral dos antecessores Dilma e Haddad.

Se Padilha acabar abatido pelo escândalo, Lula estará num mato sem cachorro. Ele apostou todas as fichas no jovem e enérgico ex-ministro para tentar apear os tucanos da fortaleza que comandam há duas décadas.

Apesar da posição confortável nas pesquisas, o governador Geraldo Alckmin sofre de fadiga de materiais justamente por essa longevidade do PSDB no poder. Além disso, o cartel dos trens e a sombra de um racionamento de água no carregado ambiente social pré-Copa tornam o ambiente especialmente volátil.

Sem Padilha, não há alternativa óbvia para o PT. Aloizio Mercadante, José Eduardo Cardozo e Marta Suplicy ficaram na Esplanada, e o prazo de desincompatibilização já passou.

Exceto que Lula siga a sugestão feita em 2012 pelo marqueteiro João Santana e saia candidato ao Bandeirantes, não há figurão à mão. Nem poste a ser erguido em tempo hábil.

Há uma solução politicamente impensável até anteontem: o PT cair no colo do PMDB e apoiar de cara Paulo Skaf, que está viabilizado como candidato competitivo até segunda ordem. Seria uma humilhação e tanto para Lula e o partido, mas os prazos são curtos, e Padilha está no fogo.
Roberto Sombrio
25/04/2014 23:17
Oi, Herculano.

Como já disse aqui, quanto mais se mexe mais fede.
O que dizem, esconde algo muito podre e querem que o povo de Gaspar acredite. É bom o Ministério Público verificar porque nesse "balaio de gato tem macaco".

"Adenir Gesser
24/04/2014 às 22:48 ao sombrio
... com a palavra, o advogado dos cavalos e bois... vá lá e fiscalize, procure algum animal que não tenha os exames exigidos por lei. seus comentários beiram ao redículo".
Meus comentários não beiram ao ridículo. Ridículo é o homem que precisa de um cavalo para ser alguém na sociedade. Nem mesmo os circos mundo afora precisam de um animal para mostrar suas atrações e seus encantos.

"Adenir Gesser
24/04/2014 às 22:37 ao herculano
... pois a arena multiuso não é de propriedade do ctg ou motoclube e sim do município, por este motivo não respondemos pelo mesmo".
Então realmente é surpreendente que alguém ou um grupo invista R$ 250.000,00 em algo que não é seu. Depois eu sou maluco? Meus comentários são ridículos? Querem enganar quem?

... "esperamos a colaboração deste jornal, pois somos parceiros da sociedade e também do cruzeiro do vale (tanto que foi usado parte da estrutura do ctg para contribuir com o stamtich, festa organizada pelo jornal que o sr escreve).
espero ter esclarecido alguns pontos e caso o sr tenha dúvidas, estamos a disposição".

Pois é Herculano. Realmente é surpreendente que alguém ou um grupo invista R$ 250.000,00 em algo que não é seu. Depois eu sou maluco? Meus comentários são ridículos? Querem enganar quem?

Mas espera aí Sr. Adenir. A Arena Multiuso não é de propriedade do município? Então como agora o Sr. diz que foi usado parte da estrutura do CTG para a realização do Stammtisch? Agora aquela área é do CTG?

Dá para entender Herculano? Depois nós é que não sabemos o que dizemos, que temos que buscar por mais informações. Qual informações se nem mesmo eles sabem qual a verdadeira?
Herculano
25/04/2014 22:09
O BRASIL FLERTA COM O EXEMPLO CAÓTICO DA VENEZUELA. SÓ AGORA NO FINAL DO MÊS E ABRIL SE APURA QUE A INFLAÇÃO DE LÁ CHEGOU A 59%, A MAIS ALTA DA AMÉRICA LATINA. NINGUÉM ACREDITA QUE SEJA SÓ ISTO: INSTITUTOS MANIPULADOS E APARELHADOS, GOVERNO DITATORIAL, PARLAMENTO CONTROLADO E IMPRENSA CENSURADA

O texto é da agência de notícias, France Press. A inflação na Venezuela chegou a 56,2% em 2013, a mais alta da América Latina e quase o triplo da registrada há um ano, informou o presidente Nicolás Maduro na segunda-feira 30 de dezembro. Agora reviu para cima: 59%

Pouco antes, com quase um mês de atraso, o Banco Central da Venezuela (BCV) havia publicado o índice de inflação de novembro - de 4,8% - junto com o de dezembro - de 2,2%.
Herculano
25/04/2014 21:54
PRESSIONADO, ANDRÉ VARGAS ANUNCIA DESFILIAÇÃO DO PT

Escanteado pela cúpula do PT após denúncias de relação com doleiro Alberto Youssef, o deputado federal encaminhou pedido de desfiliação, é a manchete do noticiário desta noite. A casa caiu. E tem gente no PT traindo para se garantir em ano de eleição.Salve-se quem puder. Resta saber o que está de fato por detrás desta renúncia. No PT, todas as sacanagens são possíveis.

No texto de Laryssa Borges e Marcela Mattos, da sucursal de Brasília da revista Veja e que está sendo finalizada para a edição deste final de semana, que escanteado pela cúpula do PT após a revelação de seu estreito relacionamento com o doleiro Alberto Youssef, o deputado federal André Vargas encaminhou nesta sexta-feira seu pedido de desfiliação dos quadros petistas. Com a decisão, Vargas fica sem legenda para disputar as eleições de outubro. No início da semana, os caciques do partido haviam tido uma conversa tensa com Vargas, que sempre insistiu em manter no cargo de deputado federal e se blindar, por enquanto, com o direito ao chamado foro privilegiado. Diante da resistência do deputado, a ideia do PT era tentar enquadrar os cerca de 30 parlamentares que ainda se mantinham aliados a Vargas e que defendem que ele não abra mão do mandato.

"Sem partido, irei dedicar-me agora à minha defesa no Conselho de Ética da Câmara, confiante de que me serão asseguradas as prerrogativas do contraditório e da ampla defesa", afirmou Vargas em nota. De acordo com seu advogado, Michel Saliba, o pedido de desfiliação foi encaminhado para a Justiça Eleitoral na tarde desta sexta-feira, e na próxima segunda-feira o diretório do PT no Paraná e a seção nacional do partido serão informados da decisão. A primeira carta com a desfiliação foi enviada para o presidente do diretório do PT em Londrina, Gerson da Silva.

No início do mês, depois que a cúpula do PT se recusou a defendê-lo publicamente, Vargas deixou o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados. Na carta em que justificava a decisão, também alegou que precisaria se dedicar à defesa que apresentará no Conselho de Ética, que deve votar no próximo dia 29 o relatório preliminar do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que pode levar à cassação do petista. A representação a que o petista responde foi motivada pelas ligações do congressista com Youssef, preso na Operação Lava-Jato e apontado como um dos principais personagens de um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou 10 bilhões de reais nos últimos anos.

Homem-bomba - Por não ter recebido a solidariedade da cúpula da sigla, Vargas é considerado por petistas um ?homem-bomba?. Conforme revelou VEJA, na tentativa de manter o cargo, o deputado, que se dizia um homem ?muito influente? dentro do partido, chegou a ameaçar integrantes do próprio PT e elegeu como primeiros alvos o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann, ambos com bases eleitorais no Paraná, além do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha.

A interlocutores, Vargas vinha insinuando que Bernardo seria beneficiário do esquema ilegal de distribuição de recursos que envolve a Petrobras e atuaria como intermediário entre a estatal e o grupo Schahin, recorrente em escândalos políticos. Em depoimento ao Ministério Público, por exemplo, o operador do mensalão Marcos Valério informou que a construtora Schahin simulou serviços prestados a Petrobras e, com os recursos pagos pelo contrato não executado, pagou pelo silêncio de um empresário que poderia comprometer o ex-presidente Lula com o assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.
Juju do Gasparinho
25/04/2014 21:00
Prezado Herculano:

Postado às 07:28hs.
Nem o Papa aguenta mais os políticos brasileiros.

Por motivo de saúde, Padilha desiste de disputar o governo de São Paulo. Elle sonhava com o Palácio dos Bandeirantes hoje, sonha em se livrar da prisão.
Vargas con Dios, ex-ministro!

Milton Young, CBN espremendo o governador Tião Viana sobre o envio de haitianos para São Paulo:
"Mas governador, mesmo o sr. sendo governador do PT não consegue diálogo com o governo federal?"

Herculano,me lembrei do Zucki.
Se o governador não consegue diálogo, quem dirá o nosso prefeitinho da província Gaspar?
O gaucho disse:
25/04/2014 20:42


Mas bah! Tchê.
A indiada está fiasquenta, deuzulivre!
Sabe, sr. blogueiro, no Rio Grande do Sul gaucho que é gaucho, não embroma para ter a sede própria.
Gaucho que é gaucho, não deixa uma chinoca falar sobre tradição quando ela própria não sabe o significado.
Gaucho que é gaucho, não faz entrave com a comunidade.
É que em Gaspar os gauchos são do Paraguai.
sidnei luis reinert
25/04/2014 20:00
Vivem pedindo provas!?!? Taí, o tempo é o senhor da razão, e da verdade também!
Mais uma Fraude do Governo Dilma foi descoberta, e dessa vez vem da Polícia Federal!

Parece que Romeu Tuma tinha razão no que disse em "Assassinato de Reputações":

"Um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (Varp) é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. (...) Em uma reunião com o presidente, fui perguntado sobre assuntos de segurança, sobre os delegados de polícia de São Paulo que tinham um péssimo salário, enfim, falamos de vários aspectos de segurança. (...) Eles ficaram fazendo comentários sobre o Vant para combater o narcotráfico e o tráfico de armas nas fronteiras etc. Falei que era um alto investimento, com muito dinheiro, e que não acreditava que traria resultado para a polícia. Justifiquei que se com gente a bordo era difícil combater, imagine sem tripulação?"

"(...) Aí descobri que o projeto verdadeiro era outro... Esse avião consegue voar sem ser notado, por exemplo, em cima de Brasília e filmar o que um senador ou ministro do STF está fazendo dentro de casa. Tanto é verdade que ele nunca foi utilizado para operação nenhuma, não saía do chão. Eles compraram isso para fazer espionagens."

Prender bandidos? Que nada! Esta aí o verdadeiro motivo da compra dos VANTs.
Um item de luxo da Ditadura Petista, pago com o nosso dinheiro!
Herculano
25/04/2014 18:45
O PT COMEÇOU A MORRER. QUE BOM!, por Reinaldo Azevedo para o jornal Folha de S. Paulo

Há nas ruas e nas redes sociais sinais claros de enfraquecimento da metafísica petista

O PT ensaiou uma reação quando veio a público a avalanche de malfeitorias óbvias na Petrobras: convocou o coração verde-amarelo da nação. Tudo não passaria de uma conspiração dos defensores da "privataria", interessados em doar mais essa riqueza nacional ao "sagaz brichote", para lembrar o poeta baiano Gregório de Matos, no século 17, referindo-se, em tom de censura, aos ingleses e a seu espírito mercantil. Não colou! A campanha não pegou. A acusação soou velha, do tempo em que a ignorância ainda confundia capitalismo com maldade.

Desta vez, parece, os larápios não vão usar o relincho ideológico como biombo. Até porque, e todo mundo sabe disto, ninguém quer nem vai vender a Petrobras. Infelizmente, ela continuará a ser nossa, como a pororoca, o amarelão e o hábito de prosear de cócoras e ver o tempo passar - para lembrar o grande Monteiro Lobato, o pai da campanha "O petróleo é nosso". A intenção era certamente boa. Ele não tinha como imaginar o tamanho do monstro que nasceria em Botocúndia.

Há nas ruas, nas redes sociais, em todo canto, sinais claros de enfraquecimento da metafísica petista. Percebe-se certo cansaço dessa estridência permanente contra os adversários, tratados como inimigos a serem eliminados. Se, em algum momento, setores da sociedade alheios à militância política profissional chegaram a confundir esse espírito guerreiro com retidão, vai-se percebendo, de maneira inequívoca, que aquilo que se apresentava como uma ética superior era e é apenas uma ferramenta para chegar ao poder e nele se manter.

A arte de demonizar o outro, de tentar silenciá-lo, de submetê-lo a um paredão moral seduz cada vez menos gente. Ao contrário: há uma crescente irritação com os estafetas dedicados a tal tarefa. Se, antes, nas redes sociais, as críticas ao petismo eram tímidas, porque se temia a polícia do pensamento, hoje, elas já são desassombradas. E se multiplicam. Os blogs sujos viraram caricatura. A cultura antipetista está em expansão. E isso, obviamente, é bom.

Notem: não estou a fazer previsões eleitorais. Não sei se Dilma será ou não reeleita; não me importa se o PT fará mais parlamentares ou menos; mais governos de Estado ou menos. Quem me lê deve supor o meu gosto para cada uma dessas possibilidades. Ainda que o partido venha a ter o melhor desempenho de sua história, terá começado a morrer mesmo assim. Refiro-me, à falta de expressão mais precisa, a uma "agitação das mentalidades" que costuma anunciar as mudanças realmente relevantes.

Pegue-se o caso do PT: não nasceu em 1980. Surgiu alguns anos antes, de demandas geradas por valores a que a política institucional, as esquerdas tradicionais e o nacionalismo pré-64, que remanescia, já não conseguiam responder. À diferença do que ele próprio deve pensar, Lula não inventou o PT. O espírito do tempo é que inventou Lula.

"Ah, mas a oposição não tem projeto!" A cada dia, fica mais evidente que essa história de "projeto" é conversa para embalar idiotas. Não é preciso parir a novidade a cada eleição. Ao contrário: o espírito novidadeiro costuma traduzir um vazio de ideias. Estancar a ladroagem nas estatais é uma boa proposta. Parar de flertar com a inflação é uma boa proposta. Desmontar o aparelhamento do estado é uma boa proposta. Estabelecer parcerias com o setor privado, em vez de comprar a sua adesão com subsídios e renúncia fiscal, é uma boa proposta. E nada disso compõe, exatamente, um "projeto". A propósito: qual é o do PT?

Se querem, para o bem do país, tirar Dilma do trono, seus adversários devem se ocupar menos de encontrar a "pedra filosofal da oposição" do que de lembrar que estão a falar com um povo, na média, decente, a cada dia menos tolerante com bandidos que prometem a nossa salvação. Espero que Aécio Neves e Eduardo Campos descubram, finalmente, a força dos indivíduos e de seu senso de moralidade. São eles que criam o espírito do tempo. E que formam o povo.
PTRALHADA FALSA
25/04/2014 16:32
Gostaria de parabenizar os 3 secretarios do governo que nas reuniaozinha que fazem as escondidas se manifestaram a favor de descontar os dias da grave,mostrando que o prefeitinho nao tem voz ativa e muito menos autoridade em seu governo pois nao cumpriu o que prometeu na negociaçao com sindicato seu prefeito cade seu carater sua credibilidade ou voce nao manda nada nessa prefeitura,pelo visto nao manda nada mesmo para deixar 3 secretarios mudarem sua opiniao.Essas tres secretarias que se manifestaram a favor de descontar,agricultura,obras e educaçao acham que trabalham sozinhos,cade a conversinha mole antes da greve dos secretarios com servidores que nao iriam descontar que eles nao eram contra,conversa mentirosa como tudo nesse governo ptralha que temos na nossa cidade isso ta vergonhoso seu prefeito e esses secretarios deveriam dar valor aos seus funcionarios pois vcs nao fazem nada e ganham muito para nao trabalharem.Seu secretario de obras belo exemplo para quem vai querer voto daqui 2 anos ne cuidado dessa forma nem sua esposa vota em vc quem dera seus funcionarios na secretaria cuidado pois nao ache que vc esta eleito ja pois todas eleiçoes foram apertadas e um voto faz diferença viu.Acorda povo gasparesce.Acorda funcionarios publicos lutem pelo seu direito pois se vc nao lutar ninguem vai lutar
Herculano
25/04/2014 16:30
TRÁFICO PRESTA HOMENAGEM A BAILARINO MORTO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Pois é? O dançarino Douglas Rafael da Silva, o DG, já está morto e não pode responder por aqueles que o homenageiam nem por nada mais. Isso não deve nos impedir de pensar. O fato é que o narcotráfico decidiu fazer pichações em sua homenagem, como informam Leslie Leitão e Pamela Oliveira, na Veja.com.

Uma pichação em um muro da favela junta o nome de Douglas ao símbolo da facção criminosa Comando Vermelho - que traz a tradicional referência ao fundador da quadrilha, Rogério Lemgruber (RL). A inscrição surgiu no dia seguinte à morte do dançarino. Não se sabe o que seria o R.C. da pichação. O "22", antigo artigo do Código Penal que definia a inimputabilidade para os deficientes mentais, é uma referência a "maluco", irreverente, extrovertido.

Douglas havia deixado, em sua página no Facebook, uma homenagem ao traficante conhecido como Cachorrão, em janeiro. "PPG TA DE LUTO, E OS AMIGOS CHEIO DE ODIO NA VEIA, MAS TARDE O BICO VAI FAZER BARULHO?. #?SAUDADES ETERNAS CACHORRAO !"

Já escrevi a respeito. Douglas podia sentir saudade de quem quisesse. Se era amigo do chefe do tráfico, é compreensível que manifestasse a sua dor. O problema é que a tradução da frase acima, como já se sabe, não é boa.
- "PPG" é a dita "comunidade" Pavão, Pavãozinho e Galo.
- "Bicos" são fuzis de uso restrito das Forças Armadas, de grosso calibre.
- "Os amigos" são os integrantes das quadrilhas de traficantes.
- "Fazer barulho" é efetuar centenas de disparos, aterrorizando a população.

Todo cuidado é pouco nessa história cheia de estridência e com pouca informação
sidnei luis reinert
25/04/2014 14:49
A declaração do General Paulo Chagas que estampa na internet demonstra a revolta que os militares estão com o governo atual. Em menos de 11 anos o PT escreve mais uma página indigna na história política interna e externa do país. Os militares sempre terão meu apoio em causas justas.
PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GENERAL PAULO CHAGAS ?
Caros Amigos.
A chegada do PT ao poder e os dez anos de sua permanência na direção do País criaram, além do caos social, moral e econômico, a incerteza quanto ao futuro das instituições republicanas, uma vez que o partido não deixa de alimentar a intenção de transformar o Brasil numa República Socialista Bolivariana. A reação recente da sociedade nas ruas, em que pese o "show da guerrilha urbana" que tenta desvirtuá-la, mostra que o povo deu-se conta dos males que representam para seu futuro o aparelhamento do Estado, do primeiro ao último escalão; o domínio completo do aparato sindical; a concentração de meios, a logística, o treinamento, o dispositivo e o incentivo dados às ações e pretensões dos chamados ?movimentos sociais?; a concentração de recursos financeiros, visíveis e invisíveis, nas mãos dos ?corruPTos?; a cada vez mais evidente ligação do ?ParTido? com o crime organizado; e a coordenação e o controle exercidos pelo Foro de São Paulo sobre os horizontes de seus associados.
Todo este potencial reunido nos induz a considerar a possibilidade e a probabilidade de que grandes tumultos, demonstrações de força, quebra-quebras, greves ilegais e tudo o mais que compõe o repertório destrutivo da esquerda radical venham a ocorrer, se as pesquisas de opinião indicarem com clareza a derrota de Dilma no processo de reeleição. O primeiro objetivo do tumulto será inviabilizar o pleito e o segundo será fazer crer aos desavisados e aterrorizados cidadãos de bem que a situação da ordem pública e a "pacificação nacional" dependem da permanência dela e dos corruPTos no poder!
Por imposição do partido, com o aplauso dos parceiros do Foro de São Paulo e com o apoio dos eternos oportunistas, no Congresso e fora dele, e dos ?intelectuais orgânicos?, sempre a serviço da enganação, "as eleições serão adiadas até que haja clima favorável e seguro para realizá-las"! Esta conjectura, com certeza, alimenta as mentes insanas dos canalhas que, inebriados pela exacerbação da ambição e pela subestimação da tolerância do povo, imaginam ser possível, desta forma, a instalação definitiva da "ditadura do proletariado" em Terras de Santa Cruz! Tratam-se apenas de conjecturas, apocalípticas, é verdade, mas acreditar que haja qualquer tipo de honestidade nos propósitos dos homens e mulheres que integram e apoiam o atual governo, dentro e fora do País, é, também, fugir da realidade.
Seja como for, vale o alerta e fica a imagem como válida também para depois do pleito, pois, se derrotados e contrariados em seus anseios, venderão caro a estabilidade e a governabilidade, como fizeram no Rio Grande do Sul durante a administração de Yeda Crusius. Por outro lado, caso sejam ainda vencedores, premidos pelo tempo e pela caótica situação produzida por sua incompetência e reconhecida vilania, tentarão, agravando a desordem e o desmando, consolidar as condições objetivas e, com elas, introduzir a componente subjetiva do golpe. Em todos os casos, imaginam que a circunstância adversa e a ?disciplina? das Forças Armadas farão com que elas, para evitar uma guerra civil, aceitem e respaldem a "solução da casa", ou, no mínimo, que se omitam diante do golpe. Ledo devaneio!
Conhecendo e confiando em meus camaradas, sugiro aos que alimentam tais esperanças que façam uma avaliação melhor e mais realista do comprometimento das FFAA, porquanto, caso decidam pela quebra das estruturas legais da república, as encontrarão aliadas, como sempre, à democracia, ao seu dever constitucional e aos interesses daqueles de onde, legitima e legalmente, demanda o poder. Em nome deles, elas lhes negarão respaldo e, mais uma vez, frustrarão a traição!
Que Deus nos proteja como protegeu o Papa Francisco durante sua estada no Brasil e que estas "conjecturas" não ultrapassem os limites da presunção!
"O socialismo é o evangelho da inveja, o credo da ignorância, e a filosofia do fracasso."

BRASILEIROS INSATISFEITOS COM A ATUAL SITUAÇÃO MORAL, ESCANDALOSA, DE ROUBALHEIRA E DE IN-COMPETÊNCIA DO PT, REPASSEM A SEUS CONTATOS, POIS O ASSUNTO É DE SUMA RELEVÂNCIA...
Roberto Basei
25/04/2014 14:12
A BAGUNÇA URBANA

Apesar de ser um instrumento quase indispensável, a maioria das cidades brasileiras ainda não conta com projetos sobre cadastros territoriais e mapeamentos confiáveis. O Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) é um sistema de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana e/ou rural, constituído por uma componente geométrica (espacial) e outra descritiva, que lhe conferem agilidade e diversidade no fornecimento de dados para atender diferentes funções, inclusive a de planejamento.



É tudo tão simples, não sei como podem se enrolar tanto!



A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Herculano
25/04/2014 14:01
TODOS COM AS MESMAS MÃOS SUJAS. E O CULPADO É A IMPRENSA QUE REVELA AS SACANAGENS?

Está a coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo.


Padilha, Dilma e o ?Marcão?

Recursos humanos
O executivo Marcus Cezar Ferreira de Moura, que a PF suspeita ter sido indicado pelo petista Alexandre Padilha para dirigir o Labogen, do doleiro Alberto Youssef, trabalhou na campanha de Dilma Rousseff em 2010. Moura recebeu R$ 27.391,24 pelo trabalho, em cinco pagamentos feitos de 30 julho a 29 de outubro - antevéspera do 2º turno. O nome do executivo está listado na prestação de contas registrada no TSE. Ele também foi filiado ao PT paulista de 1994 a 2008.

Intimidade
Aliados de Padilha sentiram o impacto da revelação da ligação de Moura com o laboratório do doleiro e dizem que não será fácil ao pré-candidato do PT negar seu vínculo com o ex-assessor, a quem sempre tratou como "Marcão".
Herculano
25/04/2014 13:57
SUÍÇA AUTORIZA ENVIO AO BRASIL DE DADOS BANCÁRIOS DE SUSPEITO NO CASO ALSTOM

A informação é de Jamir Chade, correspondente do jornal O Estado de S.Paulo, em Genebra, na Suiça. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Robson Riedel Marinho, ex-chefe da Casa Civil do governo Mário Covas (PSDB), sofre uma derrota definitiva na Justiça suíça no caso da suspeita de pagamentos de propinas por parte da Alstom no Brasil. Uma decisão do Tribunal Penal de Lausanne estabeleceu que todos os dados sobre as movimentações bancárias de Marinho no país europeu devem ser passadas à Justiça brasileira.

A decisão foi tomada no dia 2 de abril de 2014 e acaba de ser publicada pelo Tribunal. Não há possibilidade de um recurso e, no Brasil, os dados da conta no banco Credit Agricole de Genebra podem servir para finalmente estabelecer os laços entre a Alstom e o esquema de corrupção no governo paulista. Investigadores na Suíça consideram a conta como "peça central" no esquema de pagamentos de propinas criado pela Alstom e os beneficiados brasileiros.

Há pouco mais de um mês, os suíços já haviam enviado cópia do cartão de abertura da conta secreta em Genebra em nome de Marinho. Nessa conta, numerada 17321-1, do Credit Agricole, o conselheiro recebeu US$ 1,1 milhão. A suspeita é de que esse dinheiro faça parte do esquema de pagamento de propinas na área de energia do Estado, entre outubro de 1998 e dezembro de 2002, nos governos Covas e Geraldo Alckmin.

Agora, o juiz federal suíço Jean Fonjallaz autorizou que todos os dados sejam transmitidos. Isso inclui todos os saques e depósitos, assim como o nome dos autores das transações.

No dia 24 de junho de 2013, a Justiça suíça havia dado o sinal verde para a transmissão dos dados. Mas, no dia 14 de março de 2014, os advogados de Marinho haviam entrado com um recurso, alegando que a entrega dos dados era "ilegal". A apelação pedia a anulação do envio dos dados, inclusive citando o fato de que a coleta inicial de dados sobre Marinho teria sido feita de forma ilegal. A conta está bloqueada e, no recurso, Marinho também solicitava que o dinheiro fosse liberado.
Mas o juiz suíço considerou que o pedido do Brasil foi "suficientemente motivado". Segundo a decisão de 2 de abril de 2014, o "princípio da proporcionalidade foi respeitado" no que se refere às decisões sobre a conta de Marinho.

"A transmissão (dos dados de Marinho ao Brasil) ocorre no contexto da execução de um número de pedidos de colaboração judicial no quadro do processo relativo aos atos de corrupção cometidos por um grupo francês em relação à conclusão de um contrato público no Brasil", indicou o documento oficial do Tribunal Penal de Lausanne.
Segundo a decisão, o "magistrado no Tribunal de Contas é suspeito de ter favorizado a conclusão do contrato em troca da percepção de diversas vantagens", completa o tribunal.
Herculano
25/04/2014 13:52
UM PAÍS FORA DO CONTROLE, SEM PLANEJAMENTO, SEM POLÍTICA ECONÔMICA E SEM GESTÃO. ROMBO DAS CONTAS EXTERNAS DO 1º TRIMESTRE É MAIOR DESDE 1970, OU SEJA, DESDE OS TEMPOS DA DITADURA MILITAR.

O texto é do Uol (Folha de S.Paulo). O rombo nas contas externas do Brasil atingiu US$ 25,186 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o maior da série histórica do Banco Central, que teve início em 1970. Antes, o maior rombo nas contas externas tinha sido registrado no primeiro trimestre de 2013: US$ 24,704 bilhões.

Isso representa a diferença entre o que o Brasil compra de outros países e o que vende para o exterior, tanto em produtos como em serviços. Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (25).

Para o ano, a previsão do BC é de conta negativa em US$ 80 bilhões.

Somente em março, a diferença entre o que o Brasil compra de outros países e o que vende para o exterior ficou negativa em US$ 6,248 bilhões. A previsão do BC para março era de saldo negativo de US$ 5,8 bilhões.

No acumulado em 12 meses encerrados no mês passado, o saldo negativo nas transações com o exterior soma US$ 81,556 bilhões, o equivalente a 3,64% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado pela autoridade monetária para o período. Houve uma pequena melhora em relação aos 12 meses terminados em fevereiro (-US$ 82,126 bilhões).
sidnei luis reinert
25/04/2014 12:26
Que demora...

A denúncia do Ministério Público ? pedindo a condenação de Collor pela assinatura de contratos fraudulentos com empresas de publicidade quando era presidente, entre 1990 e 1992 - foi recebida na Justiça comum em 2000.

O caso chegou ao STF apenas em 2007 e ficou parado no gabinete da relatora, a ministra Cármen Lúcia, de 2009 a 2013.

A demora para julgar foi tanta, que os crimes de corrupção passiva e falsidade já estavam prescritos.

Reclamação

Ao final do julgamento de ontem, o Presidente do STF, Joaquim Barbosa, lamentou as prescrições antes mesmo do julgamento, e se recusou a votar:

?Isso é um retrato de como funciona a justiça criminal brasileira, com tropeços, com mil dificuldades. É isso. Esse caso chegou aqui em 2007. Vocês tirem suas conclusões?.

Pior que ouvir isto foi o desabafo da vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, que defendeu a condenação de Collor:

?É aterrador como se desvia recursos públicos neste país?.

Parecido com o Mensalão...

O esquema denunciado pelo Ministério Público tinha vários pontos de semelhança com o mensalão do governo Lula, condenado pelo STF.

Segundo a denúncia, agências de publicidade eram contratadas por meio de concorrências ilegalmente direcionadas.

Em troca do favor, as empresas pagavam propina a assessores diretos do então presidente.

Parte do dinheiro desviado teria sido usado para custear a pensão a um filho tido por Collor fora do casamento, mas como nada ficou comprovado...

Festança

Os oito ministros presentes à sessão concordaram que não havia prova suficiente para condenar Collor por peculato.

Outros cinco o absolveram de corrupção passiva e falsidade ideológica, mesmo que os crimes já estivessem prescritos.

Os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber e o presidente do STF, Joaquim Barbosa, se recusaram a julgar os crimes prescritos

No Twitter, Collor festejou: ?ABSOLVIDO: Pela 2ª vez, o STF absolve o senador @Collor de acusações a ele imputadas durante o processo de impeachment... Os ministros do STF entenderam que não há provas contra o ex-presidente da República. @Collor é inocentado no STF por unanimidade de votos. Ministros consideraram que não há provas contra o ex-presidente:http://migre.me/iUKPI ?.
sidnei luis reinert
25/04/2014 12:23
Papa se assustou com a LEGIÃO de políticos brasileiros...acho que os políticos faram pedir benção com a Santidade errada... deveriam de ter ido pedir benção para a santidade VERMELHA DO RABO E GARFO QUE COMBINA BEM COM A COR COMUNISTA! KKKKKKKKKK
Pagando Brabo
25/04/2014 11:33
Olha interessante, depois que não aceitaram o mamógrafo adquirido pela vereadora Ivete, pois segundo a secretária o aparelho era velho e Gaspar não tinha problema com mamografias, descobre se agora que as pessoas para realizar o tal exame tem que se deslocar até Pomerode, pois só se realiza-se lá. Mais custos, para município, que leva as pacientes e cansaço para os pacientes que tem que deslocar e esperar. Coisa que teria sido resolvido por aqui mesmo,
Guilherme Schmitz
25/04/2014 10:42
À execração pública.

Gostaria de poder contribuir contra a corrupção do nosso país, mas sem interesse em defender religiões, raças, etnias e partidos políticos.
Buscar informações nas redes burguesas de informações, revistas, entre outros mecanismos de buscas fica muito fácil.

Mas o que estamos presenciando é UMA GUERRA FRIA.

Um partido ameaça o outro, ninguém prova nada porque acabam descobrindo sujeira de quem denunciou e por ai vai uma guerra sem fim.

Estamos no meio de uma guerra que jamais vai acabar, teve seu inicio quando o Luiz Inácio se tornou presidente, tirando do poder aqueles que estavam liderando o nosso país á bastante tempo.

Ali iniciou a GUERRA FRIA NO BRASIL, um acusa o outro e assim vão ameaças em cima de ameaças.

Mas até agora ninguém apertou o botão.

Será que tem alguém lá dentro com coragem e sem o rabo preso com nenhum partido?

Muito difícil, porque ninguém é eleito sem dinheiro.

O dinheiro vem de interesses e que durante o tempo de governo será preciso retornar de onde saiu.

Então a briga se inicia nas maiores fontes de lucros do nosso país, quem ta fora quer entrar e quem ta dentro não quer sair.

Ressentimento sem fim daqueles que sempre tiveram o poder.

O nosso país Brasil vai pra frente se um dia não tiver aqueles aprendizes de feiticeiros herdados e estudados preparados durante suas vidas para assumirem o trilho da corrupção.

Sendo assim vamos presenciar o jogo político.

Eu acuso você ameaça e ninguém tem coragem de apertar o botão.


Miguel José Teixeira
25/04/2014 09:25
E o Amin, hein?
Vexame internacional: o Papa papou o Amin. . .
Dizem até que vestia a camisa do San Lorenzo.
Herculano
25/04/2014 09:11
POLÍCIA FEDERAL ENTREGOU PADILHA DE BANDEJA A SEUS ALGOZES, DESABAFA O 247

O vazamento seletivo de um trecho da Operação Lava Jato produziu os efeitos esperados; Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, recebeu um disparo - talvez letal - que ecoou na Folha, do Globo, no Estado de S. Paulo e em vários portais; "Padilha indicou executivo para doleiro", diz uma manchete; "PF liga ex-ministro Padilha a empresa de doleiro preso", aponta outra; a questão número 1 é: o candidato que representa a maior esperança do PT para destronar o PSDB em São Paulo sobreviverá a este ataque?; a segunda pergunta, mais intrigante, vem em seguida: foi fogo amigo? Questiona o 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínios de empresas (Petrobrás) e bancos estatais como a Caixa, a que raspou saldos das contas de poupança de seus clientes e transformou em lucro falso de R$720 milhões em seu próprio balanço.

Mas o que quer o 247? Que a Polícia esconda os malfeitos de um prócer do PT? Que a PF seja a polícia do PT contra os cidadãos e adversários? Entende-se a razão pela qual o PT prega o controle da mídia: é para sufocar a Polícia Federal, Ministério Público e a Justiça quando elas não tiverem a seu serviço e interesse. Vamos ao texto do 247

Por essa, nem Geraldo Alckmin, nem Paulo Skaf, nem Gilberto Kassab poderiam esperar. Muito menos os principais veículos da mídia familiar no Brasil, que têm feito oposição sistemática e militante ao Partido dos Trabalhadores. Ganharam um presente, diretamente de Brasília.

Da Polícia Federal, subordinada ao ministro José Eduardo Cardozo, partiu um vazamento seletivo sobre a Operação Lava-Jato que atingiu em cheio a campanha do ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha ? nome no qual o ex-presidente Lula e o PT depositam a maior esperança para conquistar o governo de São Paulo, dando fim a um ciclo de 20 anos do PSDB no poder.

Ao vazar o trecho de um relatório que aponta que Padilha indicou o executivo Marcus Cezar de Moura para o laboratório Labogen, ligado ao doleiro Alberto Yousseff, preso na operação, a Polícia Federal entregou, de bandeja, a cabeça de Padilha a seus inimigos.

Os resultados foram os esperados. Três manchetes, que poderão ser amplamente exploradas na campanha eleitoral deste ano.

Da Folha, a mensagem direta: "PF liga ex-ministro Padilha a empresa de doleiro preso".

Do Globo, outro petardo: "Padilha indicou executivo para doleiro, apura PF". No Estado de S. Paulo, quase o mesmo: "Padilha indicou executivo para doleiro, aponta PF".

Padilha, naturalmente, negou qualquer associação com o doleiro Alberto Youssef. "Repudio envolvimento do meu nome e esclareço que não indiquei nenhuma pessoa para Labogen. Se como diz a PF, envolvidos se preocupavam com autoridades fiscalizadoras, só poderiam se referir aos mecanismos de controle criados por mim no Ministério da Saúde. A prova maior disso é que nunca existiu contrato com a Labogen e nunca houve desembolso por parte do Ministério da Saúde", disse ele, em postagem nas redes sociais.

No entanto, é óbvio que a candidatura Padilha sofreu um duro revés, antes mesmo de atingir velocidade de cruzeiro. A primeira questão é: ele sobreviverá à adversidade? A segunda é mais intrigante: terá sido fogo amigo?
Herculano
25/04/2014 08:53
NÃO TEM JEITO. RELATÓRIO DA POLÍCIA FEDERAL SUGERE QUE ALEXANDRE PADILHA, CANDIDATO DO PT A GOVERNADOR DE SÃO PAULO, INDICOU EXECUTIVO PARA LABORATÓRIO DE DOLEIRO.

O texto de Fausto Macedo (São Paulo) e Andreza Matais (Brasília) para o jornal O Estado de S.Paulo. Relatório da Operação Lava Jato da Polícia Federal sugere que o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, indicou um executivo para o Labogen ? controlado pelo doleiro AlbertoYoussef, o Primo ? quando o laboratório tentava obter contrato milionário da pasta em 2013. Padilha repudiou as afirmações.

O documento mostra ainda que Youssef, preso desde 17 de março de 2014, mantinha contatos com outros deputados do PT, além de André Vargas (PT-PR).

A PF suspeita que o doleiro se encontrou com Vargas no apartamento funcional do ex-líder do governo na Câmara Cândido Vaccarezza (PT-SP), em Brasília. Também teria enviado um emissário para participar de reunião com Vicente Cândido (PT-SP), em São Bernardo do Campo, no Grande ABC.

O relatório de 80 páginas, da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin) da PF, indica que no período de 19 de setembro de 2013 a 12 de março de 2014, Youssef e Vargas trocaram 270 mensagens pelo aplicativo Black Berry Messenger.

Eles se tratam por "irmão" e se despedem com "beijo". Para a PF, esse tratamento "indica que a relação não era superficial".

Ex-ministro. No trecho relativo ao ex-ministro da Saúde, a PF captou diálogos entre Youssef e Vargas - este chama Padilha de "Pad". No dia 26 de novembro de 2013, Vargas pede ao doleiro que reserve a melhor suíte de um hotel - Blue Tree - que pertence a Youssef, segundo a PF. O deputado diz que falou com o "PAD". "Ele vai marcar uma agenda comigo", diz Vargas. O doleiro responde: "ótimo". E elogia a atitude do deputado. "Precisamos estar presentes."

A PF diz que o Labogen - com folha de pessoal de apenas R$ 28 mil - planejava arrecadar R$ 150 milhões com o negócio na Saúde, fornecimento de remédio para hipertenso. O contrato não chegou a ser assinado e, segundo o ministério, nenhum pagamento foi feito.

Indicado. O executivo que teria sido indicado por Padilha para os quadros do Labogen é Marcus Cezar Ferreira de Moura. Ele havia trabalhado no Ministério da Saúde entre 26 de maio e 1.º de agosto de 2011. Foi assessor da coordenação de eventos na gestão de Padilha.

O ex-ministro não caiu na malha de grampos da PF e nem é investigado, mas a investigação chegou a juntar aos autos da Lava Jato até uma fotografia de Padilha em um evento. "As evidências indicam que Vargas tinha interesse no processo de contratação do Labogen junto ao Ministério da Saúde", sustenta a PF.
Herculano
25/04/2014 08:47

PARA ENTENDER POR QUE A RECICLE QUESTIONOU A SAY MULLER NO TRIBUNAL DE CONTAS

Na época desta contratação em caráter emergencial, o objetivo era bem claro para superar a legislação: dar condições para que a nova empresa Say Muller, criada pela administração petista, que até então não tinha experiência alguma no que se propunha fazer, não tinha nenhum caminhão (acervo), bem como capacidade técnica para fazer a coleta e transporte do lixo doméstico, tivesse com a emergência este tempo de seis meses para obter esta certificação, ou melhor dizendo, uma declaração de serviços realizados e capacitação técnica.

Falta lembrar a questão dos caminhões terem sido alugados em Curitiba e chegarem a Gaspar um dia antes da abertura!
Herculano
25/04/2014 08:32
CAVANDO A COVA DA CPI, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

A estratégia governista para deixar a CPI da Petrobras para lá está bem clara: Lula diz que está "por fora", Dilma continua olimpicamente em campanha, o PT jura que não tem nada contra investigações e todos juntos ameaçam abrir CPIs contra a oposição.

Enquanto os petistas se preservam, o senador Renan Calheiros mata no peito e assume o papel mais impopular. É ele quem vai entrar com recurso, junto ao plenário do Supremo Tribunal Federal, contra a decisão da ministra Rosa Weber pela CPI exclusiva da Petrobras --que é tudo que os governistas não querem.

A abnegação de Renan tem vários motivos. Ele tem a posição institucional de presidente do Senado, é gato escaldado, acostumado a apanhar, e sabe apostar e investir. Quanto mais críticas a Dilma, mais ele exibe sua fidelidade ao projeto.

CPIs são típicas da luta política, mas nem governo nem oposição trabalham de fato para que a da Petrobras vingue, e menos ainda uma da Alstom, ou do cartel de trens de São Paulo ou da refinaria pernambucana. Se alguém quer CPI neste momento é a sociedade. E daí?

Para a oposição, o que interessa é manter as perdas, as dívidas e os prejuízos da Petrobras em pauta até a campanha eleitoral, para desgastar Dilma e o PT. Para o governo, o importante é aguentar o tranco da melhor forma possível até a Copa, emendando com o recesso.

Depois disso, os senadores estarão muito mais preocupados com suas eleições do que com investigações sobre o que quer que seja em Brasília. Aliviados, claro, por não caírem na rede de alguma CPI.

Como previsto, a CPI da Petrobras é mais instrumento de luta política do que uma comissão de inquérito para valer. Não por falta de motivos.

Aliás... após Petrobras, BB, Ipea e IBGE, a crise é na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), onde três dos cinco conselheiros renunciaram. Por quê? Ora, por causa da mão pesada do governo do PT.
Herculano
25/04/2014 08:20
SAY MULLER PASSA PELO PRIMEIRO TESTE. TRIBUNAL DE CONTAS JULGA IMPROCEDENTE DENÚNCIA CONTRA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ANUNCIA PRESS RELEASE DA PREFEITURA DE GASPAR. COMEMORAÇÃO.

A empresa de coleta de lixo foi inventada pela administração de Pedro Celso Zuchi, PT, em 2009 quando chegou pela segunda vez ao poder. E fez isto, para fugir do monopólio e a falta de alternativas para este serviço na região.

E quem foi ao Tribunal de Contas questionar a invenção da administração petista? Adalberto Ribeiro da Silva. E quem é ele? O gestor da Recicle, que fazia o serviço por aqui e que ainda hoje mantém contrato para o depósito do lixo urbano recolhido por aqui.

E qual foi a representação feita? Ela estava baseada (art. 113, § 1º, da Lei nº 8.666/93) acerca de supostas irregularidades na dispensa de licitação para contratação de serviços de coleta e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares do Município.

Pois bem. O que noticia a prefeitura para legitimar o processo de criação da Say Muller e que rola em dúvidas? O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) julgou e decidiu no dia 2 de abril como improcedente uma representação feita pela Recicle Catarinense de Resíduos Ltda contra o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto). Após defesa apresentada pelo Samae, informando e demonstrando que o trâmite de contratação atendeu aos princípios constitucionais e à Lei nº 8.666, e posterior análise do Tribunal de Contas, o TCE/SC acatou os argumentos de defesa e julgou improcedente a denúncia, pois conforme o Tribunal não foi comprovada a situação irregular apontada pela Recicle.
Herculano
25/04/2014 08:05
A BAGUNÇA URBANA VIII

Bastou o Ministério Público colocar o dedo na ferida e já sentiu o bafo dos que manobram os interesses de Gaspar, mas não aparecem. Tentam culpar o MP e o titular do Registro de Imóveis pela bagunça na ocupação de solo em Gaspar ao arrepio da lei. Os políticos de ontem e de hoje, de todos os partidos, gestores públicos e seus técnicos, tentam primeiro transferir a culpa, como sempre, e depois tirar vantagens. O MP já percebeu a jogada para lhe lançar ao constrangimento público. Tal fato é tão grave , que obrigou o Ministério público produzir um esclarecimento à população sobre o assunto. Vergonha. Eu mesmo senti e sinto na pele cotidianamente isto.

Esclarecimentos à Sociedade
Diante do grande número de populares e de algumas autoridades que procuraram o Ministério Público recentemente para obterem informações sobre obras e construções em algumas ruas de Gaspar, o que estaria impedido por força de liminar, e que a "culpa" seria do Ministério Público, vimos esclarecer:

1- São inverídicas e mentirosas todas as alegações, vindo de quem quer que seja, de que o Ministério Público embargou, proibiu, barrou, ou bloqueou qualquer atividade em qualquer rua do Município de Gaspar;

2- O Ministério Público NÃO tem o poder de fazer as ações do item 1, tampouco as deseja, em detrimento do desenvolvimento sadio da cidade;

3- O que há, são algumas ações judiciais, em que o Ministério Público identificou várias irregularidades em várias ruas e loteamentos, e pede ao Judiciário que obrigue o Município de Gaspar e eventuais particulares, A REGULARIZAR, NA FORMA DA LEI, as referidas localidades;

4- Assim, as liminares concedidas pelo Juízo de Gaspar (doc. anexo), nada mais fazem do que proibir construções e alterações em determinadas localidades, ATÉ QUE ESTAS SEJAM REGULARIZADAS, impedindo o crescimento desordenado, e futuros e maiores prejuízos;

5- Ao contrário do que é divulgado por alguns, o Ministério Público objetiva, com as ações judiciais, que os responsáveis regularizem, alterem, e mexam nas localidades, mas dentro da lei, e para regularizá-las, e não para PERPETUAR OS PROBLEMAS;

6- Hoje, dia 23/04/2014, compareceu no Ministério Público o Vereador Marcelo Brick, na presença do Promotor, Oficial do Registro de Imóveis, e Residente do Ministério Público, querendo se inteirar da situação, e relatando que populares lhe disseram que nada poderia mudar em suas localidades, porque o Ministério Público não deixava. Tudo foi devidamente explicado. Ainda hoje, também um particular compareceu ao Ministério Público, sendo atendido pela Residente, com o mesmo questionamento;

7- Assim, esclarece-se estes fatos, REPASSANDO A RESPONSABILIDADE A QUEM DE DIREITO A TEM. O Municípios de Gaspar e alguns particulares, PODEM SIM E DEVEM REALIZAR OBRAS EM DETERMINADAS LOCALIDADES, PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DOS LOCAIS, e não deixá-los do jeito que se encontram, colocando a responsabilidade no ente que apenas deseja a regularização;

8- As medidas estruturais, de saneamento, melhorias, são de RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO, e dele devem ser cobradas legitimamente. Se as atividades estão paralisadas, é porque quem deveria fazê-las, não agiu conforme a lei;

9- Assim que as localidades estiverem dentro da legalidade, nada obsta, dentro da lei, novas construções e alterações;

10 - O Ministério Público já conversou com autoridades do Município, mas até agora não recebeu nenhuma proposta de acordo que pudesse por fim ao litígio, e solucionasse o problema.

11 - Segue trecho da decisão judicial abaixo:

"Decisão concedendo liminar
Diante do exposto, com base nos dispositivos legais e fundamentos retro citados, concedo a liminar inaudita altera pars para PROIBIR o Município de Gaspar a autorizar novas construções, sejam residenciais, industriais ou comerciais ou qualquer modalidade de parcelamento do solo em qualquer das ruas mencionadas no anexo apresentado às fls. 21/26, até que seja regularizada a referida área e implementada a estrutura urbanística exigida pela legislação vigente apontada, tudo sob pena de multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada ato de descumprimento da presente medida, nos termos do art. 11 da Lei n 7.347/85. Expeça-se a competente ordem de cumprimento. Intime-se. Cite-se a ré para, querendo, contestar o feito no prazo legal. Cientifique-se o Ministério Público. Cumpra-se"
Herculano
25/04/2014 07:54
A BAGUNÇA URBANA IX

O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, espalha na rede que esteve na promotoria conversando com Henrique da Rosa Ziesemer. Alegou que foi atrás de soluções para o povo sofrido e que foram atingidos pelas medidas saneadoras pedidas pelo promotor na Ação com sentença liminar do juiz João Baptista Viera Sell

Pode ser. Mas ele, como homem público, devia também esclarecer que é parte familiar de um dos processos. Os autos n° 025.14.000620-0 de Nélio e Celine Gaetner e julgados e com liminar semelhante prolatada no dia 20 de fevereiro deste ano. Nélio é primo de Rogério Gaetner, sogro de Marcelo.

O que diz o juiz sobre este caso na decisão liminar simplificando o pedido do Ministério Público?

Narra a inicial que os proprietários da área em comento, com o aval do ente municipal demandado, este que outorgou a autorização para o desmembramento e a divisão do bem, infringiram o regramento encartado na Lei de Parcelamento do Solo Urbano, posto que não foram observadas as diretrizes para implantação de loteamento, este que deveria ter sido a modalidade do parcelamento de solo no presente caso.

O órgão ministerial assevera que em diligência efetuada constatou a ocupação desordenada da área, a precariedade da infraestrutura, já que não há calçamento na via pública aberta, tampouco ligação sanitária adequada, e, ainda, a ausência de áreas verdes, cujas irregularidades são de inteira responsabilidade dos loteadores e do executivo municipal, o qual não honrou com seu dever de fiscalização e ordenamento territorial, não restando outra alternativa senão a propositura desta demanda.

Postula liminarmente: a) a suspensão das construções em edificação, e das autorizações municipais para realização de mais obras naquela área; b) a imposição de proibição dos proprietários em alienar lotes lá localizados; c) a declaração de impedimento de qualquer forma de parcelamento daquele imóvel, tudo até que seja promovida a regularização do parcelamento do solo urbano nos termos da Lei n.º 6.766/79, bem como da legislação estadual e municipal, em projeto a ser apresentado e avaliado pela FATMA, e pela Polícia Ambiental, e demais órgãos competentes.
Herculano
25/04/2014 07:37
NA PORTA, por Moacir Pereira

Apesar da esperança de Luiz Henrique, o petista Décio Lima [ que orienta a administração de Gaspar] não acredita que possa ser realizada uma tríplice aliança com PSD, PMDB e PT. Diz que a decisão da base na eleição interna foi muito clara contra esse acordo. Mas afirma que se o PMDB sair da coligação, estará na porta no outro dia, pregando aliança.
Herculano
25/04/2014 07:34
MEDO DE ABRIR "CAIXA PRETA" BRECA CPI DA PETROBRÁS, por Cláudio Humberto, na coluna que ele publica hoje nos jornais do Brasil.

Contratos milionários de terceirização de mão de obra, que, segundo fontes do Ministério Público Federal, seriam controlados por pessoas e empresas ligadas ao ex-ministro José Dirceu, estão entre as razões da resistência do governo à instalação da CPI da Petrobras. A "caixa preta" esconderia também "esqueletos" como a compra de plataformas e contratos na Transpetro, rica subsidiária da maior estatal brasileira.

Caixa pretíssima
A oposição acha que inúmeros negócios e contratos são tão lesivos à Petrobras quanto a compra superfaturada da refinaria de Pasadena.

R$ 179 bi evaporaram
Os desacertos e a manipulação de preços fizeram a Petrobras perder 50% do seu valor desde 2010, de R$ 380 bilhões para R$ 179 bilhões.

Nem pensar
Padrinho do presidente da Transpetro, Sergio Machado, no cargo há 11 anos, Renan Calheiros é dos mais empenhados em inviabilizar a CPI.

Líder do governo
Renan consultou o Planalto antes de divulgar que recorreria da decisão da ministra Rosa Weber (STF) sobre uma CPI exclusiva da Petrobras.
Herculano
25/04/2014 07:28
VERGONHA. NÃO TEM JEITO. POLÍTICOS BRASILEIROS ASSUSTAM PAPA, QUE DEIXA MISSA

Parlamentares se aproximaram na hora errada para a cerimônia do beija-mão, informou José Maria Mayrink, enviado especial do jornal O Estado de S. Paulo ao Vaticano

O papa Francisco deixou inesperadamente a Igreja de Santo Início de Loyola, no centro de Roma, na noite desta quinta-feira, 24, após celebrar missa em ação de graças pela canonização do Padre Anchieta, cancelando uma cerimônia de beija-mão, na qual seria cumprimentado por 50 convidados, numa sala ao lado do altar.

Na interpretação dos organizadores da cerimônia, Francisco ficou assustado com o assédio de políticos brasileiros que tentavam se aproximar quando ele falava com o vice-presidente da República, Michel Temer, que veio a Roma representando a presidente Dilma Rousseff.

Os políticos, que pelo protocolo não deveriam se aproximar naquele momento, eram Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e seus colegas Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Ana Rita (PT-ES), além do deputado Esperidião Amin (PP-SC) e o ex-senador Gerson Camata.

Tudo estava preparado para o beija-mão, mas Francisco caminhou até a porta principal do templo, onde foi aplaudido umas 100 pessoas que não tiveram acesso à missa e cercado por um grupo de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, em meio a um pequeno tumulto.

Em vez de voltar para o beija-mão e de sair por uma porta lateral, o papa pegou seu carro de volta ao Vaticano sem explicações. Alguns convidados acharam que ele estava muito cansado, o que seria natural após a programação da Semana Santa.

A missa reuniu 1.200 pessoas, selecionadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB), que convidou o governo e parlamentares, e pela Companhia de Jesus, a qual pertencia São José de Anchieta.

Simplicidade. O também jesuíta papa Francisco, que canonizou o Apóstolo do Brasil há três semanas, em 3 de abril, celebrou uma missa festiva, mas de liturgia simples, que duro pouco mais de uma hora.

O papa leu o texto da missa em português, mas fez a homilia em espanhol.

Embora os participantes fossem, na maioria, na maioria brasileiros, havia uma delegação de 80 peregrinos e três bispos das Ilhas Canárias, onde Anchieta nasceu na cidade de São Cristóvão da Laguna.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.