Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

01/04/2014

Ana C. BernardesA LIÇÃO

Esta foto é histórica. Ela desafiou os arrogantes e os intransigentes. Este é um gesto de cidadania. É a recusa à intolerância. Ele obrigou os teimosos administradores de Gaspar ao diálogo mínimo, sempre negado, combatido e sufocado. São os servidores de Gaspar acordados.

 

 

 

TUDO PARA BLUMENAU I

Há um mês, um artigo de Clóvis Reis para o Jornal de Santa Catarina dava a dica (http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,183,4427293,23787). Um movimento naquela cidade faria virar pó o Anel de Contorno de Gaspar para os gasparenses e o Vale. A ponte sobre o rio Itajaí, parte do Anel de Contorno de Gaspar e prevista no bairro Bela Vista seria deslocada para ser uma ponte urbana no Sesi, em Blumenau. E por quê? Porque como parte do Anel, a dita ponte possui recursos federais; trata-se de uma ligação da cidade (originalmente Gaspar) com uma rodovia Federal, a BR 470 (Blumenau não possui recursos próprios para construir pontes). E neste plano sórdido para favorecer Blumenau e prejudicar Gaspar, a estreita e perigosa rua Silvano Cândido da Silva Sênior ? a da nova penitenciária do Vale - se tornaria uma via de duas pistas ligando o bairro Ponta Aguda de lá à BR 470. E o nosso Anel? Ficaria na BR 470, quando duplicada. Piada.  

TUDO PARA BLUMENAU II

Com a jogada, o silêncio das lideranças e entidades daqui, estas aparelhadas e desmobilizadas pelo PT, o que gosta de todos de joelhos, o ?Anel de Contorno de Gaspar? resolveria os problemas urbanos e de mobilidade de Blumenau. Fiz um artigo denunciado tal ideia de jerico contra Gaspar. Todos aqui, providencialmente, quietos. Até porque o PT abafou, mais uma vez as vozes e pelo jeito, concordou. E ontem o governador Raimundo Colombo, PSD, esteve em Blumenau. Sobre o assunto? Nada. Sabe-se que adiou o nosso Anel ?aprofundar os estudos?. E o dinheiro que dizia ter para ele? Já foi para a duplicação de parte da Brusque Itajaí. Sabidamente, Blumenau e Brusque possuem mais votos. E estamos em ano eleitoral em que Colombo busca a reeleição. Mas, você pensa que terminou por aí? 

TUDO PARA BLUMENAU III

E o que apareceu desta vez? A revelação da trama. O próprio Clóvis Reis num outro artigo há duas semanas no mesmo jornal defendeu a ?permanência? em Blumenau do secretário de Obras, Paulo França, PMDB, para terminar, realizar estes sonhos de lá e contra nós (http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,183,4453727,23956). França, o que já foi secretário de Desenvolvimento Regional ? e deu um baile no Hospital de Gaspar -, é o eterno candidato a deputado estadual dos peemedebistas daqui. Como se vê, um ingrato com Gaspar e seus correligionários. Desde já ele está obrigado a jurar de que não defende esta ideia. Jurar que não é apenas contra Gaspar, mas contra a mobilidade no Vale. E que se for indicado a secretário tampão no governo de Raimundo Colombo, PSD, ? numa manobra para não tê-lo mais uma vez como candidato pangaré ? defenderá e viabilizará o Anel de Contorno de Gaspar.  

SOBRE O TRAPICHE

A casa caiu. Este é o resumo simples do fim da greve dos servidores para o PT do presidente Amarildo José Rampelotti, do prefeito Pedro Celso Zuchi, da vice Mariluci Deschamps Rosa (servidora berçarista), do chefe de Gabinete Doraci Vans (professor de carreira), do secretário de Administração e Finanças Michael Maicon Zimmermann (o homem de confiança de Décio Neri e Ana Paula Lima) entre outros.

Não foi o 0,24% que é uma mixaria frente à outra indecência de 4% que sempre se disse que não se negociaria. Os servidores municipais provaram que não estavam dispostos a ficar de cócoras, algemados e alienados mais uma vez, como queriam Amarildo, Zuchi, Mariluci, Doraci, Maicon e outros. Impuseram, humilharam, erraram, blefaram e foram claramente intolerantes, principalmente com gente esclarecida como o professorado. O PT e a prefeitura que se negavam a dialogar; tiveram que ceder à realidade. Não vão descontar os dias parados, não vão punir e não vão perseguir, segundo juraram.  

Mais uma vez tinha tudo para ser ?um cristal bonito que se quebra quando cai?. Entretanto, o desatino do PT de Amarildo e da prefeitura de Zuchi foi tanto, que o cristal não caiu; não quebrou; foi admirado e valorizado. Ficou forte e dobrou contra quem brutalmente apostou no desastre. Aquele abraço na prefeitura, a prece e foto na escadaria da nossa Matriz são históricas, demolidoras e em alguns pontos, emocionantes por serem verdadeiras e não partidárias. Será que o PT, Zuchi e o seu grupo não perceberam que Gaspar está cansada?

O presidente do Sintraspug, Jovino Masson, iniciou humilhado, saiu consagrado. Simplesmente deixou o barco andar ao sabor do vento, aquele que o PT de Amarildo soprou contra os servidores e os uniu cada vez mais.  

O que o prefeito Zuchi, o Doraci e principalmente o PT de Amarildo fizeram com a vereadora Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM, também servidora e professora, é algo que beira o crime, a ditadura, a discriminação, o coronelismo, à vingança baixa e sórdida. Desqualificável. Qual foi o pecado dela? Ser incansável porta-voz à procura do diálogo mínimo entre as partes. Não fez nada mais do que isto. Aliás, este deveria ser ter sido o papel de todos os vereadores. Vergonhoso. Lamentável. Perseguição pura e desrespeito à Câmara, à Comissão de Gestão Pública da qual é presidente, à mulher. Tudo feito ao soslaio, quando tiveram que recuar e encontrar culpados pelos seus próprios erros, teimosias, discursos e mentiras. Fortaleceram o que estava fraco. Esta é a Gaspar do açoite, do tronco, da escuridão, dos berros, do senhor dos nossos destinos. O PT de Gaspar detesta quem pensa e quer se expressar. O PT de Amarildo quer todos humilhados, calados e aplaudindo os desatinos e a arrogância. E sob ameaças, chantagens e humilhações.

Falando em desatino. Quem era mesmo que às quatro horas da tarde de sexta-feira tomou a sua possante camionete e investiu contra os grevistas defronte a praça? É reincidência. É algo que vem de berço. Loucura!

Nesta greve quem se destacou além dos conhecidos e já citados aqui como a vereadora Andréia? O suplente de vereador Cirino Amaro, PSD, (funcionário do Samae, simples, direto, surpreendente); Osvaldo Moreira, Luiz César Henning, Carlos Eduardo Junges, Sandra Mara Hostins (filha do ex-professor e prefeito Francisco Hostins) e Lucimara Silva, professora, mulher de Pedro (Ditran). Ela foi a porta-voz do movimento. Serena, articulada, fundamentada. Uma lição. Deu de goleada na porta-voz técnica da prefeitura, a Elisabeth Thomé, que para ganhar mais como comissionada, está lotada na procuradoria geral.

Ao ridículo. Depois do acordo entre servidores, PT e prefeitura, quem apareceu na praça para comemorar? O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, e o ?deretor? Jaime Kirchner, PMDB. Marcelo descuidou do próprio quintal. Por muito pouco os servidores da Câmara não aderiram ao movimento dos que estavam na praça. Resta saber se eles terão o reajuste aumentado nos 0,24% como os da prefeitura. Hilário José Melato, PP e todos do PT, providencialmente sumidos.

Reescrevendo a história. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, diz que ?nunca antes neste país...?. O presidente do PT de Gaspar, Amarildo José Rampelotti, insiste que ?nenhum prefeito nestes 80 anos fez o que o Celso fez...?.

Houve uma aposta. Era de risco, avisei. Será que vai ser cumprida? Doraci e Maicon disseram que se o Sintraspug fosse capaz de reunir mais de 600 servidores na praça, eles pediriam as contas. Então...

 

 

Edição 1575

Comentários

Cada um dá o que tem de melhor...
03/04/2014 18:35
Querem saber de uma coisa? Não me admiro e nem estranho essa atitude do governo do PT em descontar os dias de greve depois de ter acordado o contrário, pois cada um "dá o que tem"...
Muitos funcionários da educação tem banco de horas e poderia ser descontado desse banco, mas não pode segundo informações da pasta! Terão que trabalhar nas férias, mas com certeza irão cobrar na justiça essas horas como extra.
Outra coisa, se forem descontados esses dias pra onde vai esse dinheiro? Com a palavra o Secretário de finanças ou algum vereador por favor!
Calado e chateado
03/04/2014 17:24
Pé de Vela, esquecesse de falar do super Luiz Henning, porque não perguntam para ele como ele foi enganado também, vai lá o Dr Sergio, Sergio Almeida e Jovino serem enganados, mais o super Luiz Henning não dá para acreditar.
Bem que eu sabia que aquele nariz de palhaço que usamos no desfile dia 18, não ia dar certo, pois realmente somos motivo de piada.
Eita sindicalistas.
Roberto Basei
03/04/2014 15:24
Um estudo cruzou a carga tributária dos países com seu IDH e descobriu em qual nação se tem o pior retorno para os impostos pagos. Adivinha em que lugar o Brasil ficou > http://abr.ai/1hkGaV8


http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-tem-pior-retorno-de-impostos-para-populacao-diz-ibpt


Isso não é mais um caso de quem fez ou de quem faz!
Vamos falar de GESTÃO!


A Verdade Não Se Promete. A Verdade Se Conta!!
Pé de Vela
03/04/2014 15:14
Herculano agora quem vai ressarci o preju que nois tivemos, ganhamos uma ninharia de aumento real e agora ainda vamos ter os dias descontados. Nois só aceitamos a ninharia porque fazia parte do acordo não haver descontos dos dias parados.
Cade o Dr Segiu e Sergio Almeida, porque o Juvino não fala nada.
Vergonhoso fumos enganados, e o sindicato contribuiu para isto.
SOVADO DE POTRO E CHINA
03/04/2014 15:09
Os amigos são unidos, eles podem e os outros como ficam??? Se um funcionário quiser prestar solidariedade a outro, o mesmo até pode, mas não em horário de trabalho, pois o mesmo pode ser descontado. Mas tudo isso acontece quando o funcionário é de carreira, pois na secretaria de saúde do município corre aos quatros cantos que dois funcionários do alto escalão foram a Curitiba prestar solidariedade a outro funcionária do alto escalão que sofreu uma perda familiar, só torcemos para que tenham ido com recurso próprio pois já é certo que não serão descontados pela ausência
Herculano
03/04/2014 14:03
UM DEPUTADO CORAJOSO, por Lauro Jardim, de Veja.

Não faz bem a nenhum brasileiro saber que um presidente da Câmara possa dar declarações que nem o maior cara de pau daria sem ao menos corar.

Foi o que fez ontem Henrique Eduardo Alves ao analisar o discurso mentiroso e constrangedor feito por, André Vargas, o deputado lava jato. Disse Henrique Alves, sem enrubescer, repita-se:

- Acho que ele foi afirmativo. Fez o que deveria ser feito, não se escondeu, nem se esquivou.

Em relação ao passeio de jatinho bancado pelo doleiro, Henrique Alves parece que nada tinha a dizer. Talvez para que nenhum chato venha lembrar-lhe do voo de jatinho da FAB que ele ofereceu para sete familiares e amigos para assistir à final da Copa das Confederações, no Maracanã, em 2013.
Herculano
03/04/2014 13:57
É DO PERU. BEIRA A DOENÇA. ENQUANTO O MÉTODO NÃO LHE PREJUDICOU, O PT NADA FALOU. AGORA, DIANTE DE UM BOATO DE SUPOSTA QUEDA NA INTENÇÃO DE VOTOS DE UMA PESQUISA QUE AINDA VAI SAIR NO SÁBADO, O PT JÁ DESQUALIFICA O RESULTADO QUE AINDA NÃO SABE QUAL É.

"Datafolha usa hoje método que condenava em 2010", estampa em manchete o 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínios de empresas e bancos estatais, entre eles a Caixa, a que raspou saldos de cadernetas de poupança de clientes e fez um lucro falso de R$720 milhões no seu balanço.

Diz o texto. Formato de pesquisa que inicia com perguntas sobre outros temas antes da questão central - a preferência eleitoral - é usado pelo instituto neste momento, em mostra que será concluída amanhã; método é feito sob medida contra a presidente Dilma Rousseff, e favorece seus adversários, Aécio Neves e Eduardo Campos; agora, a questão mais intrigante, trazida à tona por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania: em 2010, a mesma Folha condenou o instituto Sensus por fazer a mesma coisa; o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, disse à época que a introdução de outros assuntos antes da pergunta central pode influenciar a resposta dos entrevistados; Guimarães diz que pretende acionar a Justiça Eleitoral

O instituto Datafolha praticamente acaba de admitir que sua intenção é realmente influenciar o eleitorado por meio de seus levantamentos. Em uma matéria de 2010, resgatada por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, a Folha de S. Paulo condenou o instituto Sensus por usar um formato de pesquisa que o Datafolha coloca em prática hoje: introduzir perguntas sobre outros temas antes da questão central, ou seja, a sucessão eleitoral.

Como noticiou anteriormente o 247, o levantamento que é feito neste momento pelo Datafolha, que será concluído amanhã e divulgado no sábado, é feito sob medido contra a presidente Dilma Rousseff, com questões sobre violência, Pasadena, protestos e risco de apagão antes da pergunta central: o candidato de sua preferência. A pesquisa favorece os adversários da petista, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos.

Ao longo da semana que finda, surgiu boato relativo a pesquisa Datafolha que, no momento em que este texto está sendo escrito, ainda está em campo apurando as preferências do eleitorado por este ou aquele pré-candidato à sucessão de Dilma Rousseff.

O boato partiu de postagem do site Infomoney publicada na última terça-feira, antes de o Datafolha ir a campo. Trata-se do mesmo site que divulgou, há quase duas semanas, que pesquisa Ibope apontaria queda das intenções de voto em Dilma.

Detalhe: a queda das intenções de voto de Dilma não ocorreu, mas a presidente e seu governo, segundo o Ibope, perderam aprovação.

A matéria do Infomoney, porém, na terça-feira fazia uma previsão bastante inusitada: "Datafolha divulgará pesquisa eleitoral no próximo sábado e promete agitar mercado".

O site não disse, nessa postagem cifrada, por que a pesquisa em tela "agitaria" o mercado, mas "agitação" só ocorreria se houvesse uma queda das intenções de voto em Dilma, pois ela subir ou manter os números anteriores seria o esperável.

Mas como seria possível o tal Infomoney prever o resultado de uma pesquisa que nem começara a ser feita? O site vidente deu essa notícia no dia 1º de abril e a pesquisa Datafolha foi a campo no dia 2 e só terminará o trabalho nesta sexta-feira, dia 4.

Matéria do site Muda Mais matou a charada. O Datafolha formulou um extenso questionário para apresentar às suas vítimas, digo, aos seus entrevistados. São 47 perguntas, mas as perguntas sobre intenção de voto são as últimas do questionário.

Ao reproduzir a matéria do Muda Mais, o site Brasil 247 colocou de forma mais clara o que está acontecendo. O título da sua matéria é: "Datafolha foi feito sob medida contra Dilma". A chamada do site para a matéria deixa bem claro o que fez o Datafolha
Ao Sr. "Vem bomba por aí - Ditran"
03/04/2014 13:39
Será? Existe mesmo uma fita?

Não sei! mais creio que em breve teremos mudanças em Diretorias de algumas pastas do Governo...

Nos corredores da DITRAN, silêncio, ninguém comenta nada, mais a batata ta assando, e a pulga está atras da orelha.

Vamos ver o que vai dar, ou será que é blefe?
sidnei luis reinert
03/04/2014 12:48
Dias de agonia

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avisou ontem que a instalação da CPI mista protocolada ontem pela oposição apenas será lida na sessão do Congresso marcada para 15 de abril.

Renan não atenderá ao desejo da oposição de convocar uma reunião extraordinária do Congresso, antes dessa data, para antecipar a leitura do requerimento.

Para dar uma providencial atrasada na inevitável instalação da CPI, Renan solicitou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado apreciasse a rejeição dele a um pedido feito pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para impedir a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Dividindo o ônus

Claramente, Renan não quer ser o avalista único da decisão de instalar a CPI que será fatal para o desgoverno, comprometendo a reeleição de Dilma.

Renan também não quer ser pintado pela opinião pública como o político que tenta sufocar a inevitável CPI:

?Depois da sessão de ontem, após várias questões de ordem, ficou evidenciado, a menos que haja insinceridade nas palavras proferidas, que segmentos políticos antagônicos no Senado desejam profundas investigações sobre os temas levantados. Ambos os lados apontaram fatos determinados que estão a merecer essa investigação política, ainda que sejam apuradas pelas outras instâncias competentes. A prudência e a razão recomendam que investiguemos todos os fatos narrados?.
sidnei luis reinert
03/04/2014 12:47
Dilma, Mantega e conselheiros da Petrobras podem sofrer no bolso por denúncia de investidores ao MPF

A Presidenta Dilma Rousseff e Guido Mantega (Ministro da Fazenda) agora são alvos de uma ação coletiva de responsabilidade civil que pede reparação de danos aos acionistas da Petrobras. A ação deve atingir outros conselheiros e membros da diretoria da empresa, especificamente na compra temerária da refinaria Pasadena, nos EUA: José Sergio Gabrielli, presidente da estatal na época, Antonio Palocci Filho, Fábio Barbosa, Gleuber Vieira, Jaques Wagner, Arthur Sendas (já falecido), Cláudio Luiz da Silva Haddad e Jorge Gerdau.

À beira de uma CPI que vai desgastar seu desgoverno ao limite, a Presidenta Dilma Rousseff começou a ser alvo ontem da primeira de uma avalanche de ações judiciais prometidas por investidores da Petrobras. O acionista minoritário Romano Allegro protocolou ontem reclamação no Ministério Público Federal pedindo a responsabilização da ex e do atual presidente do Conselho de Administração da Petrobras. A notícia estourou bombasticamente na Assembleia Geral da companhia, ontem à tarde, no Rio de Janeiro. A ação tem o apoio do presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira.

A situação de Dilma fica complicadíssima. Na avaliação de especialistas em Direito Administrativo e Empresarial, será praticamente impossível salvar ela e os demais conselheiros da acusação de descumprir o "dever de diligência" de administradores, previsto no estatuto da Petrobras. Tudo fica ainda mais complicado porque a Presidência da República soltou uma nota oficial, no final do mês passado, confirmando que Dilma, quando presidia o conselhão da empresa, aprovou a compra da refinaria, com a questionável ressalva de ter sido mal assessorada sobre o assunto.

A pretensa tese das ?informações incompletas? é derrubada pelo diretor afastado da Petrobras, Nestor Cerveró, responsável pelo relatório que recomendava a compra da refinaria Pasadena. Ontem, o advogado dele, Edson Ribeiro, sustentou a versão de que os membros do Conselho de Administração da Petrobras receberam, com antecedência de 15 dias, a documentação completa referente à compra da refinaria.

Edson Ribeiro derrubou a tradicional tese do ?não sabia?, sempre repetida por membros do governo Lula-Dilma, sempre que algum grande escândalo vem à tona. O advogado garante que Cerveró vai provar que agiu corretamente: ?No dia da apresentação de Cerveró foi feito o resumo de uma página e meia. Não havia as cláusulas de Put Option e de Marlim (que beneficiavam o grupo Astra, sócio belga na refinaria). Partiu-se do princípio que os conselheiros já tinham lido toda a documentação ou, então, tinham o aval de suas assessorias jurídicas. Nenhum conselheiro pode dizer que desconhecia?.

O destino que o MPF dará a ação judicial proposta pelos investidores pode escancarar o caminho para um futuro pedido de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, para que seja apurada a participação dela, como presidente do Conselho de Administração da Petrobras, na compra superfaturada de uma refinaria defasada tecnologicamente e cheia de passivos ambientais bilionários, nos Estados Unidos.
Herculano
03/04/2014 12:01
NÃO FECHA, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

O vice-presidente da Câmara, André Vargas, primeiro disse que viajou de Londrina a João Pessoa no avião do doleiro Alberto Youssef, investigado pela Polícia Federal, porque os voos comerciais estavam muito caros. Depois afirmou ter se oferecido para pagar a despesa com o combustível estimada em R$ 20 mil.

Uma das duas (ou ambas) versões é falsa: naquele trecho a passagem mais cara - "top", comprada de última hora - sai a R$ 2.313.
CLEBER
03/04/2014 11:50
Bonita homenagem aos escritores gasparenses na Assembleia Legislativa ontem a tarde.
Agora uma pergunta: O que O diretor do Samae (Elcio) estava fazendo lá? Não foi no horário de trabalho dele? Acorda Gaspar!!!
Herculano
03/04/2014 11:36
POR QUE O PT PRECISA DE GENTE DESINFORMADA, IGNORANTE, AMEDRONTADA E DEPENDENTE DE ESMOLAS

Estas três cartas foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo. Ela é de gente esclarecida, que lê jornal e que é minoria. E o PT sabe disso

1.
O vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), um político experiente, não sabe que não fica bem receber gentilezas de empresários, pois, além de ser antiético, o "troco" pode sair bem caro? Será que não conhece a célebre expressão cunhada por Milton Friedman, "não existe almoço grátis"? Ou será que só sabe afrontar o presidente do STF, Joaquim Barbosa? Luiz Nusbaum, médico (São Paulo, SP)

2.
Se o vice-presidente da Câmara não sabia das atividades do doleiro Alberto Youssef após mais de 20 anos de convivência, deve ser destituído de seu cargo por excesso de ingenuidade. Flávia Frassetto, bancária (São Paulo, SP)

3.
O PT continua a tratar a sociedade como um bando de mentecaptos. E, o que é ainda pior, desfruta da mais absoluta e inabalável crença de que a imprensa, salvo raras exceções - como Elio Gaspari em sua coluna "André Vargas e o PT 2.0" ("Poder", ontem) -, também não passa de um amontoado de beócios. Lula desconhecia o mensalão, Genoino assinou sem ler aquilo que não sabia, Delúbio não sabia o que deveria contabilizar, Dirceu não sabia que chefiava uma quadrilha. Agora, descobre-se que André Vargas se relaciona com um doleiro por mais de 20 anos sem saber de quem se trata. Aos poucos, emerge a dúvida: não estaria o PT certo em suas convicções? Carlos Alberto Bellozi (Belo Horizonte, MG)
Herculano
03/04/2014 11:04
A PRIMEIRA BAIXA NO SINTRASPUG

Na confusão dos dias que vão ser descontados dos servidores que estiveram na greve, o advogado que serve ao Sintraspug deverá cair.
Herculano
03/04/2014 11:02
MIL E UMA INUTILIDADES, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S.Paulo

Para que serve uma comissão parlamentar de inquérito? Em tese, para que deputados e senadores investiguem um fato determinado com poderes próprios das autoridades judiciais. É o que diz o artigo 58 da Constituição.

Na prática, porém, hoje as CPIs servem a vários objetivos, nenhum deles relacionado à função propriamente dita de investigar. As comissões funcionam como palanques, chamarizes de holofotes, fábricas de manchetes, instrumentos de chantagem, objetos de negociações, ferramentas para troca de constrangimentos; com elas podem-se armar as maiores confusões confiando numa conta final de soma zero.

Mas resultam em desgaste para o Congresso como um todo e para o governo em particular, que faz toda espécie de movimentos vexatórios para evitar a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito, com receio de que elas cumpram sua missão constitucional de trazer à luz fatos de aparência sombria.

Governos, todos eles, têm horror a CPIs. Em geral conseguem manejar a maioria para evitar sua instalação. É do jogo. Fora da regra é a manipulação escancarada de requerimentos como o que o Palácio do Planalto orientou sua base a apresentar para investigar casos que supostamente atingiriam os candidatos de oposição à Presidência da República.

Assim surgiu a ideia de uma CPI sobre o cartel dos trens do Metrô de São Paulo e os negócios relativos ao Porto de Suape, em Pernambuco, tendo como endereço Aécio Neves e Eduardo Campos. Se a proposta fosse para valer, tudo bem. A questão é que não é. Trata-se apenas de um estratagema para levar à rejeição da CPI da Petrobrás.

Quer dizer, ao governo federal pouco importa se os casos do metrô e do porto merecem ser investigados. Basta que a Petrobrás não seja objeto de atenção no campo político. Atenção com potencial de repercussão eleitoral negativa, bem entendido.

Em matéria de uso político da empresa o governo do PT é o último a poder acusar os adversários, pois dessa matéria-prima muito se valeu e dela está roendo até o caroço.
Herculano
03/04/2014 10:57
DEMOCRACIA RELATIVA, por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S.Paulo.

A democracia avança no Brasil, lenta e gradualmente, e anda para trás na Venezuela, célere e gravemente.

No Brasil, mesmo com enorme atraso em relação à Argentina, ao Uruguai, ao Chile..., a Comissão da Verdade tem exposto fatos e depoimentos impressionantes e as Forças Armadas, que jamais admitiram a tortura, criam comissões de sindicâncias para investigar essa prática em instalações militares. Decisão inédita e de grande significado.

Com a sua índole pacífica e no seu próprio ritmo, o Brasil vai aos poucos tornando oficial aquilo que todos já sabíamos por livros, entrevistas, alguns documentos. É, efetivamente, um reencontro com a sua história.

Mais cedo ou mais tarde, haverá a revisão da Lei da Anistia, que, compactuada entre os dois lados, impede até hoje processos, condenações e penas para agentes que torturaram, mataram e ocultaram cadáveres de opositores que, desarmados, estavam sob a custódia do Estado.

Mas não será tão já e a voz de comando partiu da presidente da República e comandante em chefe das Forças Armadas, Dilma Rousseff, ao defender os "pactos políticos" - leia-se a Lei da Anistia. Carregando, ela mesma, as marcas da tortura e das prisões, Dilma está, sabiamente, monitorando a oportunidade.

É de se supor que a revisão da Lei da Anistia virá, mas quando os responsáveis hierárquicos ou diretos pela tortura já estiverem em sua maioria mortos. Será uma manifestação simbólica, uma satisfação à história despojada de objetivo prático.

E a Venezuela? Jornais fecham por falta de papel, políticos são sumariamente cassados, manifestantes são presos, o número de mortos só cresce e a guerra extrapola fronteiras, com Maduro falando aos "povos" e a oposição cobrando os governos.

"Quantos mais assassinados para que os democratas do hemisfério escutem nossa voz?", indagou a deputada cassada Maria Corina, ontem, em Brasília. Quem vai responder?
GIDEOES E OS 300
03/04/2014 10:57
Interessante teve um prefeito que comprou uma caminhonete a poucos anos atrás e não terminou o mandato, agora a história se repete, a caminhonete de prata, pode virar uma bala de prata e atingir o mesmo pé, pois uma coisa é certa além de todas as discrepâncias existentes, o que mais é interessante é o por que ela foi comprada, a justificativa da SAMAE, esta mais que na hora do Ministério Público, fazer uma devassa na prefeitura, pois é muito grande o número de arbitrariedades que encontramos, agora a poucos dias um cidadão que é amigo do rei, começou a reformar uma casa, para fugir da fiscalização disse que iria reformar, hoje o que se vê é uma casa nova bem nas barbas do rei e cadê a fiscalização que não proibiu, pois além de tudo esta dentro do ribeirão o que não poderia ser construida novamente, e por ai vai, estes exemplos são apenas alguns dos muitos que tem que ser investigado
Herculano
03/04/2014 10:45
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É UMA MARAVILHA

Uma audiência pública, promovida pela Câmara de Vereadores de Blumenau, na noite desta quarta-feira (2), tratou da saúde em toda a região do Vale do Itajaí. Contou com a presença de autoridades de diversas cidades vizinhas, como Apiúna, Gaspar e Guabiruba. Os presentes defenderam uma saúde regionalizada, para atendimento e captação de recursos.

De Gaspar ninguém da saúde, a não ser Julita Schramm (?), que entrou muda e saiu calada. A audiência foi armada pelo vereador Jeferson Forest, genro do deputado e ex-prefeito Décio Neri de Lima, padrinho da administração de Pedro Celso Zuchi, e pelo presidente da Câmara de lá, Vanderlei de Oliveira, PT.

Para eles, a saúde pública em Blumenau, governada pelo PSDB, é um desastre. Talvez por não comparar com Gaspar governada pelo PT. E o SUS, o que sucateia hospitais, como o de Gaspar e os de lá, é uma maravilha. E para ratificar isto, trouxeram o professor Plínio Silveira. Ele já veio aqui fazer a mesma propaganda numa audiência pública montada. Saiu aplaudido pelos companheiros. Ontem em Blumenau, saiu quase corrido. É que teve que debater com gente acordada e que vive a realidade do dia a dia, não a ideológica, conceitual ou acadêmica
Atento
03/04/2014 10:10
Como não tem espaço para comentar na notícia, vou comentar aqui...
Está certo onde está escrito que a vacina para HPV é para meninas de 11 a 13 anos? Não está errada essa faixa etária?
Se for isso mesmo que eu li, tem coisa muito errada acontecendo com esse nosso mundo... isso é idade de estudar, de começar a pensar em ser alguém na vida... ao invés de dar vacina, deveriam dar educação, ensinar a ter vergonha na cara...
Herculano
03/04/2014 09:53
DILMA, A BOLSA E BOATOS SOBRE RUMORES, por Vinicius Torres Freire, para o jornal Folha de S.Paulo

Maluquice no mercado vira do avesso com boatos sobre rumores da queda de Dilma em pesquisas

HÁ DOIS MESES, os donos do dinheiro grosso faziam arruaça na praça financeira mundial, no Brasil em particular. As ações da Petrobras passavam pelo picador de papel. Em meados de março, a Bovespa sangrava vermelho escuro, em baixa de 13% no ano. Ontem, a Bolsa voltou ao azul.

A maluquice tem mão dupla.

Com exceção de uma baixa, aliás temporária, nas taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos, não aconteceu nada de muito relevante ou inesperado na finança e na economia mundiais.

Na finança e na economia brasileiras tampouco ocorreu mudança de nota. O fato de o Banco Central indicar que a campanha de aumento da taxa de juros será esticada, como o fez outra vez ontem, não tem nada a ver com a maluquice festeira da Bolsa, pelo contrário.

O cenário básico, deteriorado, ainda é o mesmo. As taxas de juros longas por aqui ainda dobram as do início do ano passado, ou quase por aí. A economia vai crescer tanto quanto no ano passado ou menos. As perspectivas para inflação e juros de curto prazo (Selic) pioraram, garantia extra de que 2015 será outro ano de lerdeza econômica. De resto, a Petrobras parece uma empresa ainda mais avariada do que faz um bimestre.

Por enquanto, a explicação sobre os movimentos do mercado por aqui são, por exemplo, banalidades costumeiras, nem por isso equivocadas, como dizer que o preço dos ativos brasileiros, ações em particular, estava em nível de liquidação.

No mais, continua aquele rumor sobre boatos (sic) políticos estarem influenciando a Bolsa, aqueles que temos ouvido desde 20 de março: estaria crescendo a probabilidade de Dilma Rousseff perder a eleição ou até mesmo a candidatura (para Lula).

A especulação de ontem baseava-se outra vez na expectativa de que a candidata Dilma Rousseff e seu governo vão aparecer mal na foto da pesquisa Datafolha que será publicada no sábado, pesquisa que, no entanto, ainda está em andamento. O que dava impulso ao boato "no mercado" era a explicação antecipada que o próprio governo vinha vazando a respeito de um possível resultado ruim no Datafolha.

Isto é, segundo o boato governista, as pesquisas que vinham dando vantagem grande a Dilma Rousseff estariam defasadas, não tendo captado a "campanha" recente contra o governo (inflação mais alta, rolos na Petrobras, CPI etc.). O próprio governo já teria captado, em suas pesquisas, o desgaste presidencial. Logo, o possível tombo de Dilma no Datafolha evidenciaria esse período de "dificuldades temporárias" para o governo.

A possibilidade incrementada de derrota de Dilma implicaria a vitória de um candidato "pró-mercado", segue o argumento baseado no rumor. No mínimo, o tombo nas pesquisas e a enxurrada de más notícias para seu governo poderiam colocar a presidente contra a parede, obrigando-a a implementar desde agora mudanças em sua política econômica.

Sim, tudo parece especulação desvairada, mas a culpa não é do colunista. Pode bem ser que alguns outros motivos estejam influenciando o preço das ações (e estão), mas povos dos mercados e seus porta-vozes têm enfatizado essa versão dos fatos e fatores da reviravolta na Bolsa.
Herculano
03/04/2014 07:43
ANDRÉ VARGAS, O PETISTA DO JATINHO, EM MAIS UM DIA PATÉTICO, por Reinaldo Azevedo, de Veja

O deputado petista André Vargas, do Paraná, vice-presidente da Câmara e do Congresso e um dos braços de Lula no PT, está se esforçando para me fazer chorar de emoção. Até agora, não conseguiu. Cada vez mais com cheiro de Demóstenes Torres, o ex-senador que era uma referência de ética e caiu em desgraça quando flagrado em conversas suspeitas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, Vargas ocupou a tribuna da Câmara para tentar explicar o fato de o doleiro Alberto Yousseff, que está preso, ter custeado o aluguel de um jatinho para levá-lo e a mais oito pessoas de sua família para uma viagem de férias a João Pessoa.

Pois é? Vargas já chegou a dizer que imaginava que o voo fosse uma carona; aí inventou que teria arcado com o valor do combustível - R$ 20 mil. Nesta quarta, sem saída, admitiu que não pagou um tostão. A empresa que alugou o jatinho informa que o presentinho do doleiro para o deputado petista custou R$ 100 mil. Em uma das gravações feitas pela Polícia Federal, Vargas se mostra grato a Youssef com palavras ternas: "É coisa de irmão". Nem diga! Coisa de irmão rico, né?

O discurso foi patético. O petista admitiu conhecer Youssef há mais de 20 anos, mas, ora vejam, assegurou ter ficado sabendo de suas atividade ilícitas "pela mídia". Que mimo! O doleiro foi um dos protagonistas do chamado "Escândalo do Banestado", que apurou remessa ilegal de divisas para o exterior de US$ 30 bilhões. À época, fez delação premiada, pagou R$ 1 milhão de multa e não foi processado. E voltou às atividades de sempre. Na investigação de agora, apelidada pela PF, muito apropriadamente, de Lava-Jato, ele é acusado de envolvimento com um esquema que movimentou R$ 10 bilhões. Para a Polícia, Vargas e Youssef mantêm uma sociedade.

O deputado foi flagrado ainda fazendo lobby em favor da Labogen, um laboratório que tem capital social de R$ 28 mil e que havia fechado um contrato de R$ 150 milhões com o Ministério da Saúde para fornecimento de remédios. Como a "empresa" não tem planta industrial, a encomenda seria feita a um outro laboratório por R$ 60 milhões, e nada menos de R$ 90 milhões seriam embolsados. Nesta quarta, Vargas diz que estava apenas marcando um contato. Entendo. Ocorre que a Labogen, oficialmente, não pertencia a Youssef, o seu amigo. Só essa empresa enviou ilegalmente ao exterior US$ 37 milhões. O contrato foi assinado pelo ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de São Paulo.

Os deputados ouviram entre perplexos e incrédulos as explicações de Vargas. Uns poucos o aplaudiram de modo desenxabido. O petista tem falado até em renúncia. Pois é? Se o fizesse, ele certamente somaria um pouco de qualidade à vida pública brasileira. Vargas, insisto, não é um peixinho pequeno do PT, não. Já foi secretário de comunicação do partido e é um dos principais incentivadores dos chamados blogs sujos, aquelas páginas alimentadas com dinheiro público para atacar a oposição, setores do Judiciário e a imprensa independente. Foi um dos principais articuladores da queda de Helena Chagas, ex-secretária de Comunicação Social, é um crítico tão fanático de Joaquim Barbosa como defensor fanático dos mensaleiros, além de ser obcecado pelo chamado controle da mídia, um nome simpático para censura. Ah, sim: também é um dos expoentes da turma do "Volta, Lula".
Herculano
03/04/2014 07:38
LIBERADO R$3 MILHÕES PARA A PONTE

Somente hoje no portal do Siafi é que dá como liberado os R$3 milhões para a ponte do Vale, dos R$17,7 milhões. Isto aconteceu um mês depois que o prefeito foi a Brasília e anunciou a liberação para a semana seguinte e este fato desmente o boato que emissários da prefeitura tentaram espalhar na cidade de que a verba já tinha sido liberada, mas que estava retida no paço a espera do restante. O número do convênio é o 787188
Herculano
03/04/2014 07:22
UM GOVERNO DE INCOMPETENTES E SACANAS QUE FAZ OS BRASILEIROS PASSAREM VERGONHA. ALÉM DAS DÚVIDAS NÃO CUMPREM O QUE JURAM E CONTRATRAM. "NÃO ESTAMOS PRONTOS", DIZ SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA - AQUELE QUE UM DIA DISSE QUE PRECISÁVAMOS DE UM PONTAPÉ NA BUNDA PARA FAZER O QUE DEVERIA SER FEITO, MAS QUE O GOVERNO O OBRIGOU A SE AJOELHAR E PEDIR DESCULPAS PELA OBSERVAÇÃO CORRETA QUE FEZ - SOBRE A COPA NO BRASIL

Jérôme Valcke admite que os estádios de Porto Alegre e São Paulo ainda precisam ser concluídos. O texto é de Jamil Chade, correspondente em Genebra, na Suíça, do jornal O Estado de S. Paulo. Faltando poucas semanas para a Copa, a Fifa admite: o Brasil "não está totalmente pronto". Em declarações na África do Sul, na quarta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, admitiu que dois estádios não estão prontos: Porto Alegre e São Paulo.

"Se você quer que eu resuma, não estamos prontos. Temos dois estádios onde precisamos trabalhar", disse.

"Em Porto Alegre, um acordo foi feito entre as diferentes partes para garantir que as instalações temporárias sejam financiadas, então agora é mais a implementação dessas decisões", afirmou o secretário-geral da Fifa.

"Em São Paulo é triste porque um trabalhador morreu há poucos dias e o resultado é que o trabalho foi interrompido dentro do estádio, onde muitas coisas precisam ser feitas", completou Valcke. Em Zurique, a Fifa se recusa a dar uma data para a inauguração do estádio e apenas cita "meados de maio" para os primeiros testes.

Ao Estado, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, deu outra avaliação. "O Itaquerão está pronto. O que falta é apenas algumas coisas de acabamento", disse. Segundo ele, não há qualquer possibilidade de retirar a abertura da Copa de São Paulo.

Valcke também admite que não há como adiar mais nada. "Não há como adiar o jogo de abertura. Temos um calendário e ele vai até o dia 13 de julho. Portanto, não há como ter atrasos", disse.

"Talvez teremos coisas que não estarão totalmente prontas no começo da Copa. Mas o mais importante para os 32 times são os CTs e campos e isso estará lá para garantir que teremos futebol", explicou.

Outro alerta de Valcke se refere à parte de tecnologia. "Precisamos ter certeza de que teremos todos os sistemas de telecomunicação implementados para a imprensa, todas as estruturas necessárias para passar de um estádio normal para um estádio de Copa", disse. "Não temos escolha. Temos de garantir que se não temos tudo a 100%, teremos 99,99% e é nisso que estamos trabalhando", completou.
Herculano
02/04/2014 21:50
NOSSA PARTE?, por Lauro Jardim, de Veja

A cartada de Renan Calheiros, jogando para a Comissão de Constituição e Justiça a decisão sobre a CPI da Petrobras, livrou a base aliada do peso da derrota. Ao fim da sessão, parlamentares de PT e PMDB repetiam a ladainha do "fizemos nossa parte".

Ainda que a CPI mista vingue, como seria formada por deputados e senadores, pelo menos não trará o selo de uma vitória pessoal de Aécio Neves.

A propósito, na Câmara, a oposição agora se concentra em arrumar uma estratégia para evitar que Renan afogue a investigação mista.

Sim, por ser tratar de uma CPI com representantes das duas casas, a comissão terá de sair do papel numa sessão do Congresso. E quem a presidirá? Renan Calheiros
Herculano
02/04/2014 21:49
NOSSA PARTE?

A cartada de Renan Calheiros, jogando para a Comissão de Constituição e Justiça a decisão sobre a CPI da Petrobras, livrou a base aliada do peso da derrota. Ao fim da sessão, parlamentares de PT e PMDB repetiam a ladainha do "fizemos nossa parte".

Ainda que a CPI mista vingue, como seria formada por deputados e senadores, pelo menos não trará o selo de uma vitória pessoal de Aécio Neves.

A propósito, na Câmara, a oposição agora se concentra em arrumar uma estratégia para evitar que Renan afogue a investigação mista.

Sim, por ser tratar de uma CPI com representantes das duas casas, a comissão terá de sair do papel numa sessão do Congresso. E quem a presidirá? Renan Calheiros
Herculano
02/04/2014 21:42
GOVERNO DO PT AUMENTA OS JUROS SELIC MAIS UMA VEZ

Um dia a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, diminuiu os juros e fez propaganda, como se tivesse poder para domar o mercado e principalmente a realidade da falta de gestão dela própria da economia. Fez propaganda e discursos para ignorantes, desinformados e fanáticos.

E oque está acontecendo agora? O Banco Central anunciou nesta quarta-feira, 2, a nona alta consecutiva da taxa básica de juros, que passou de 10,75% para 11% ao ano, maior nível desde novembro de 2011. Em comunicado, o Comitê de Política Monetária (Copom) deixou o caminho aberto para novas altas, a depender dos indicadores econômicos que serão divulgados até sua próxima reunião no fim de maio.

Pior, a alta é para domar a inflação que custa caro aos brasileiros. E nem isto está resolvendo a situação. A inflação voltou acelerar.
Juju do Gasparinho
02/04/2014 21:00
Prezado Herculano:

"Houve uma aposta. Era de risco, avisei. Será que vai ser cumprida?
Doraci e Maicon disseram que se o SINTRASPUG fosse capaz de reunir mais de 600 servidores na praça, eles pediriam as contas."

E acreditas em mentiroso?

Dilma diz que não leu o contrato da venda de Pasadena,
se ella tivesse lido, teria entendido?

na,
O gaucho
02/04/2014 20:48
O gaucho disse:
Mas que barbaridade, tchê!
Ia passando despercebido que ontem, 1º de Abril, é dia do PT.
Dia da Mentira. Se essa PeTralhada tem um dia só pra elles, que agradeçam a quem tudo começou, um tal de Apedeuta da Silva,
que de tão podre já perdeu um dedo.
sidnei luis reinert
02/04/2014 20:45
O PT FECHARÁ O CONGRESSO

Publicado em 02/04/2014
Em coletiva à imprensa Bolsonaro fala do pavor da esquerda em ouvi-lo, uma vez que a verdade os tortura. Fim da propriedade privada, futuro fechamento do congresso pelo PT, censura à internet e silenciamento da mídia são alguns dos assuntos desta outra entrevista que a imprensa não divulgará.

https://www.youtube.com/watch?v=mxvWX_NRCn8
Herculano
02/04/2014 18:47
MAIORIA DO STF VOTA PELO FIM DAS DOAÇÕES DE PESSOAS JURÍDICAS ÀS CAMPANHAS

O texto é de Valmar Hupsel Filho para o jornal O Estado de S.Paulo. Seis ministros do Supremo Tribunal Federal se posicionaram pela inconstitucionalidade das doações de campanha eleitorais por pessoas jurídicas. Um deles votou contra. Com isso, o Supremo alcança a maioria parcial pelo acolhimento da Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil.

A decisão final foi adiada pelo pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Apesar de sete ministros já terem apresentados seus respectivos votos, e o já plenário ter alcançado maioria, o resultado não pode ser considerado definitivo. Ainda faltam quatro votos e até o final do julgamento os ministros podem voltar atrás e alterar suas opiniões.

Até o momento, votaram pela procedência integral da ação os ministros Luiz Fux (relator), Dias Toffoli, Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski e o presidente da Corte, Joaquim Barbosa. O ministro Marco Aurélio votou pela procedência parcial da ação, mas seu voto, na essência, veda as doações para campanhas por pessoas jurídicas. O único voto contra foi do ministro Teori Zavascki.


Os ministros que ainda não votaram são Gilmar Mendes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Celso de Mello.

Modulação. Uma vez decidido o fim da doação de campanha por pessoas jurídicas, os ministros passarão a analisar a partir de quando as novas regras poderão valer. A OAB, entidade autora da ação, propõe que as novas regras passem a valer a partir de 2016. O ministro Dias Toffoli, entretanto, durante a apresentação de seu voto, disse ver elementos para que as alterações já sejam feitas a tempo de valerem para as eleições presidenciais de 2014.

A ação proposta pela OAB visa uma mudança substancial no sistema eleitoral brasileiro. Pelas regras atuais, as empresas podem doar até 2% do faturamento bruto alcançado no ano fiscal anterior.

Durante a apresentação de seu voto, o ministro Marco Aurélio lembrou que as empresas as principais financiadoras de candidatos a cargos eletivos. Segundo ele, de acordo com dados do TSE, pessoas jurídicas foram responsáveis pela doação de R$ 6 bilhões na campanha eleitoral de em 2012.
LUCIANO DA CUNHA
02/04/2014 18:31
PT E SUAS FAÇANHAS

DILMA COMPROU 50% DE UMA REFINARIA POR US$ 360 MILHÕES, SENDO QUE ELA INTEIRA VALE US$ 42 MILHÕES.

SERÁ QUE É MERA COINCIDÊNCIA COM O CAMINHÃO PIPA DO PEDRO ZUCHI?

QUEM APRENDEU COM QUEM?
sidnei reinert
02/04/2014 17:39
E AGORA ZERO ELA?

ANEXO IV"

O Município de Gaspar é composto por 25% de área urbana e 75% de área rural, com uma malha viária"muito irregular".

Malha viária"muito irregular"????

NÃO MENTIRAM DESTA VEZ,MAS SE QUEBRARAM!!!
cadê o MP
02/04/2014 16:27
Licitação direcionada.
Isso não é motivo para investigação do MP?
Novo carro do prefeito
02/04/2014 15:06
Qualquer um pode ver que essa licitação para a compra do novo brinquedinho foi direcionada.
Na lista de exigências se torna óbvio que foi copiada uma lista de especificações de um veículo em particular, como aquelas que encontramos em sites ou revistas especializadas em veículos.

Fala sério...
Herculano
02/04/2014 14:55
ANDRÉ VARGAS E O PT 2.0, por Elio Gaspari para os jornais Folha de S. Paulo e O Globo

O comissário voou num jatinho de doleiro para um descanso porque, como se sabe, passagens estão caras

Quem não se lembra do deputado André Vargas (PT-PR)? Quando o ex-governador gaúcho Olívio Dutra sugeriu que o deputado José Genoino renunciasse ao mandato, o companheiro foi-lhe à jugular: "Quando ele passou pelos problemas da CPI do Jogo do Bicho, teve a compreensão de todo mundo. (...) Ele está sendo pouco compreensivo. Ele já passou por muitos problemas, né?"

Falso. Olívio Dutra nunca assinou empréstimos fraudulentos, nunca foi acusado de envolvimento no caso do bicho e jamais foi condenado pela Justiça. Ao contrário, é uma das poucas lembranças da moralidade petista.

Quem não se lembra desse episódio talvez se recorde da cena em que o comissário Vargas, vice-presidente da Câmara, saudou seus companheiros com o punho cerrado, estando ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal. Parecia um Pantera Negra dos anos 60.

Vargas é um representante do PT 2.0. A repórter Andréia Sadi apanhou-o voando para as férias nas asas do doleiro Alberto Youssef, figurinha fácil de inquéritos policiais e poderoso intermediário na Petrobras.

Desde que os jatinhos tornaram-se símbolo de poder e conforto, hierarcas de todos os partidos recorrem a amigos para não voar com a patuleia.

Vargas, contudo, inovou na justificativa. Disse que cometeu uma "imprudência". Teria sido imprudência se tivesse entrado por engano no avião fretado pelo doleiro, depois de ter sido chamado para embarcar num voo comercial. Não foi imprudência, mas onipotência.

Novo argumento: pediu o jatinho a Youssef porque os voos comerciais estão muito caros. Certo. A escumalha que vai para a rodoviária por esse mesmo motivo merece o desconforto porque não tem doleiro amigo.

O melhor momento do companheiro deu-se quando revelou que conhece Youssef há mais de 20 anos, mas não sabia com quem estava se relacionando. Seria então a única pessoa que não sabe a atividade de um amigo com quem se relaciona há mais de 20 anos. Youssef fornece jatinhos para amigos poderosos desde 2001. Anos depois, frequentou o noticiário do escândalo do Banestado, passou pela cadeia, refrescou-se colaborando com o Ministério Público, mas não se livrou de uma condenação.

Numa troca de mensagens com Youssef (cuja atividade comercial Vargas desconhecia), o companheiro tratou de um interesse da empresa Labogen junto ao comissário Carlos Gadelha, do Ministério da Saúde. Por coincidência, essa pequena empresa teria sido usada pelo doleiro para remeter US$ 37 milhões ao exterior.

O amigo de André Vargas não é um doleiro petista, mas um operador suprapartidário. Já cedeu jatinhos para gente do PFL e tem relações no PP, pelo menos com o ex-deputado José Janene, um dos ases do mensalão. A presença de Youssef em negócios da Petrobras, cobrando pedágios a fornecedores, é um sinal de que mudou de patamar. Ele tratava com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto da Costa, a quem presenteou com uma Range Rover. Há um enorme cheiro de outro velho escândalo no ar. Quando por nada, pelas coincidências. Em 2005 descobriu-se que outro fornecedor da Petrobras presenteara Silvio Pereira, secretário-geral do PT, com uma Land Rover. André Vargas nunca diria uma palavra contra Silvinho, pois sabe quão compreensivo ele foi.
Roberto Basei
02/04/2014 14:50

GESTÃO PÚBLICA


Um carro novo! Dava para dar um abono de R$ 66,00 para cada servidor! Eu chamaria isso de Real Socialismo! Também poderia acrescentar R$2,00 nos 0,24% por 33 meses que não impactaria na folha. E ai eu chamaria de gestão!
Não vamos falar do passado quem foi ou quem é, quem fez ou quem faz, mas sim vamos falar de #GESTÃOPÚBLICA!
Não é o prefeito que deve ser valorizado e sim o povo, não é o trabalho que valoriza a mercadoria e sim a necessidade que se tem dessa mercadoria.
Não precisamos mais da visão Marxista, precisamos sim de uma visão Queynesiana.

Já deu de governar por propaganda Gaspar necessita urgentemente de ações que valorize o Município e seu povo batalhador.

Ações como; Plano Diretor
Uso e ocupação do solo adensamento, outorga.
Eixos de Estruturação da Transformação Urbana e Mobilidade.
Cultura/ política de patrimônio cultural.
Moradia ? produção habitacional, Zeis
Moradia ? Regularização fundiária e urbanização.
Gestão democrática.

A política é feita constantemente, mas não com a coisa pública o período eleitoral já passou! Agora quem ocupa cargo eletivo que faça um gestão para todos não para os outros tantos porcento aos que se dizem prejudicados anteriormente, ou ainda para si. Do contrario isso nunca vai acabar precisamos avançar em Educação, Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana, Saneamento Básico e qualificação profissional preparar a cidade para o futuro não só fazer a manutenção do que já foi conquistado

A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Observação
02/04/2014 14:48
Uma breve observação sobre descontar os dias parados de quem participou da greve:
Os servidores ficaram uma semana lutando para ganhar míseros 0,25% de aumento... digamos que o salário médio de um servidor seja 1000 reais, então em um ano ele receberá 30,00.
Se a prefeitura descontar os dias de greve, esse servidor terá sacrificado 250,00 para ganhar 30,00 em um ano.
Resumindo: perder 25% para ganhar 0,25%.
A prefeitura ta brincando com fogo...
ZÉ PARAFUSO
02/04/2014 14:34
Vender ar comprimido ao invés de agua, da dinheiro assim como fazer sindicato e servidores de tolos, aqui só tem uma saída:

EMPEACHMENT DO PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI

ABAIXO ASSINADO PASSANDO POR TODOS OS LARES DE GASPAR
O PMDB TEM VOTOS E FORÇA E CONSEGUE AS ASSINATURAS ALIADO AOS OUTROS PARTIDOS NESCESSARIAS, MAIS OS PROCESSOS ONDE ELE FOI CONDENADO.

Vamos botar essa corja para correr pois o municipio é da população e não destes doentes.
Miguel José Teixeira
02/04/2014 14:14
Herculano e Leitores,

"Meu cabide, minha vida - II): Festival de caciques

A Seção 2 do Diário Oficial da União trouxe ontem a nomeação de Celina Pereira para ?chefe de gabinete do chefe de gabinete pessoal da Presidência da República...?
(Correio Braziliense, hoje, coluna: Brasília-DF)
Miguel José Teixeira
02/04/2014 14:06
Herculano e Leitores,

Da série "meu cabide, minha vida": Estatais em tetas

Mais de uma década depois, entende-se a razão da briga insistente e ferrenha dos partidos de esquerda pela manutenção das empresas estatais. Nas economias centralizadas, ao gosto das esquerdas, as empresas públicas representam o principal e talvez único esteio a dar abrigo à enorme nomenclatura que se apodera da máquina do Estado. Na verdade, não existe esquerda sem empresas públicas. Nesse ponto reside o tendão de Aquiles. Para se entricheirar nessas empresas, das quais passam a sugar-lhes a seiva, esses partidos recorrem, sem pudor, às velhas bandeiras do nacionalismo. Não é diferente com a Petrobras ou Eletrobras. Nem com os bancos de fomento, como o BNDES. Nada escapa. Estão todos a serviço de uma causa. Invariavelmente, ao fim e ao cabo, todas as estatais submetidas a esse tipo especial de regência entram em colapso por total falta de senso e talento administrativo.

Pouco depois da queda do muro de Berlim, a Alemanha Ocidental, obrigada, por inércia histórica, a assimilar a parte oriental, se viu diante de gigantesco problema de ordem material: trazer à luz da racionalidade todo um país irmão que parecia mumificado no tempo e com a economia em ruínas depois de décadas de centralismo político. Também ali as esquerdas, comandadas por Moscou, se amaziavam nas empresas estatais, de onde comandavam a destruição do país. A bem da verdade, o que as esquerdas brasileiras, sobretudo os petistas, não perdoam é o fato de o seu irmão de origem, o PSDB, ter corretamente privatizado a Companhia Vale do Rio Doce, que prossegue dando show de desempenho, tirando-lhes o que seria o maior cabide de emprego do mundo para os companheiros. Qualquer descoberta que a CPI da Petrobras venha a fazer, nenhuma será maior e mais reveladora do que o fato de essa estatal ter despencado, em apenas cinco anos, da 12ª para a 120ª posição no ranking de maiores empresas do mundo.
(Fonte: Correio Braziliense, hoje, Coluna do Ari cunha)
Herculano
02/04/2014 14:01
O NOVO CARRO DO PREFEITO É DO SAMAE

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está de carro novo. Custou R$99 mil. É luxo. Foi o Samae quem comprou e fez a cessão de uso para o Gabinete do prefeito. É um Grand Suzuki Vitara, placas MMF 6792, cor prata. A descrição da licitação não deixa dúvidas de que ele seria o vencedor.

EDITAL DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 5/2014
TÍTULO: Aquisição de veículo automotor.
Tipo de Licitação:Menor preço
Forma de Julgamento: Por item
Forma de Fornecimento/Regime de Execução: Única
Regência: Lei nº. 10.520/2002, Lei nº. 8.666/93 e alterações e Lei Complementar nº. 123/2006.
Data e horário de apresentação dos envelopes:
Até as 08:45 horas do dia 13/03/2014.
Data e horário da abertura dos envelopes:Dia 13/03/2014, às 09:00 horas.
Local de apresentação e abertura dos envelopes: no Departamento de Compras na sede do SAMAE, sito na Rua: Barão do Rio Branco, nº. 500 - Bairro: Centro, na cidade de Gaspar, Estado de Santa Catarina.

O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - SAMAE -, em conformidade com a legislação e normas pertinentes, torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar licitação, sob a modalidade

PREGÃO PRESENCIAL, do tipo Menor Preço Por item, dispondo no presente Edital as condições de sua realização.

1 DO OBJETO

1.1 A presente Licitação tem por objeto Aquisição de veículo automotor em vista de melhoria da frota para um melhor atendimento aos consumidores em geral., conforme quantidades e características descritas na folha modelo

"Proposta de Preços - ANEXO IV"
1.2 A aquisição do objeto descrito tem por justificativa atender as necessidades de locomoção dos servidores do SAMAE, que atua em toda a extensão do Município. O Município de Gaspar é composto por 25% de área urbana e 75% de área rural, com uma malha viária muito irregular. É importante ressaltar que os veículos do SAMAE são utilizados além do expediente normal em regime de plantão, até por 24 horas diárias. Apesar de todas essas dificuldades de locomoção, o SAMAE, entidade pública que presta serviço essencial de distribuição de água coleta de esgoto e resíduos sólidos, tem o dever de atender a todos os gasparenses independentemente do local, com presteza e eficiência.
Cor: Prata ou Cinza;
Zero Km, modelo 2014;
Potência mínima de 140 (cento e quarenta) cv, medidos à gasolina e no mínimo 1.995 cilindradas; Direção hidráulica original de fábrica;
Trio elétrico; Com 04 (quatro) portas laterais e 01 (uma) traseira; Porta-malas com capacidade de no mínimo 398 litros com o banco traseiro na posição normal; Câmbio: automático de no mínimo 04 (quatro) marchas à frente e 01 (uma) à ré; Freios: a disco nas quatro rodas com ABS;
Combustível: gasolina;Tanque de combustível com capacidade mínima de 60 litros; Tração: 4X4 Full Time (tempo integral); 4X4 com diferencial central bloqueado; 4X4 com diferencial central bloqueado e reduzido; Ângulo de entrada: 29,0º e ângulo de saída: 27,0º; Rodas de liga leve 17?; Air Bag duplo; Cintos de segurança traseiros laterais de 03 (três) pontos; Estepe com roda e pneu; Rack de teto; Banco do motorista com regulagem de altura; Farol de neblina dianteiro;Bancos e portas com revestimento em couro; Volante com regulagem de altura; Luz de leitura dianteira; Luz no porta malas; Equipado com todos os equipamentos de série não especificados, bem como os exigidos pelo CONTRAN; Ar-condicionado original de fábrica; Alarme anti-furto; Travas elétricas nas portas; Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras; Calhas de chuva nas portas; Tapetes de borracha dianteiro e traseiro; Rádio MP3, AM/FM com CD player e entrada auxiliar; Garantia mínima de 3 anos livre de quilometragem.
Valor total máximo
R$ 102.000,00
sidnei luis reinert
02/04/2014 13:57
Impeachment

O senador Mário Couto (PSDB-PA) insiste que cabe pedido de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, para que seja apurada a participação dela, como presidente do Conselho de Administração da Petrobras, na compra superfaturada de uma refinaria defasada tecnologicamente e cheia de passivos ambientais bilionários, nos Estados Unidos.

Mário Couto afirma que a abertura de processo se justifica para apurar ?prática dos atos considerados como crimes de responsabilidades, por atentatórios à probidade administrativa e à guarda ilegal e emprego dos dinheiros públicos (sic)?.

O senador defende que a presidente teria fugido a sua responsabilidade do caso da compra da refinaria, no Texas.

Tese idiota

O presidente do PT, Rui Falcão, insistiu no discurso de que a CPI é um ataque à empresa, e não à presidente Dilma Rousseff:

?Essa jogada político-eleitoral enfraquece a Petrobras, que é a maior empresa brasileira?.

Governistas já sabem que não existe viabilidade jurídica de ampliar o foco da CPI da Petrobras, por isso a urgência é matá-la no nascedouro, antes que comece mal e termine pior ainda.

O Desafio é...

A Petrobras terá que pagar indenização de R$ 3 mil a cada pescador prejudicado pelo derramamento de amônia no rio Sergipe, em 2008.

O valor foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em recurso julgado pela Segunda Sessão da Corte.

Outras 1.200 ações correm na Justiça sobre o mesmo acidente ambiental e estão sendo julgadas na mesma linha de interpretação da lei federal.

Em outubro de 2008, a indústria Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen), subsidiária da Petrobras, deixou vazar para as águas do rio Sergipe cerca de 43 mil litros de amônia, o que provocou a morte de peixes, crustáceos e moluscos e, consequentemente, a quebra da cadeia alimentar do ecossistema fluvial.
sidnei luis reinert
02/04/2014 13:56
Morde e assopra

Sem nada entender de constitucionalidade, por culpa ou dolo, a nova Secretária Especial de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, repetiu a bobagem legal de que cabe ao Congresso Nacional decidir se pretende ou não revisar a Lei de Anistia.

Na mesma linha imbecil de raciocínio ideológico com o intestino, a agora deputada Maria do Rosário (PT-RS), que passou o posto a Ideli, anunciou que volta para a Câmara justamente para tentar rever a Anistia:

?O governo nunca obstruiu esse debate. Ele é um debate, no entanto, que deve estar nas mãos da sociedade e que cabe ao Congresso, não é iniciativa do Poder Executivo. O Congresso também precisa ocupar o seu lugar, valorizando a própria democracia de quem ele é fruto. Por isso, eu concordo totalmente com a presidenta Dilma em seu pronunciamento, mas como parlamentar as tarefas do Congresso devem fazer o Brasil avançar num novo sentido?.

Marta contra revisão

Existe uma clara divisão no governo sobre o tema tabu da revisão da Anistia.

Quem é ligado a Luiz Inácio Lula da Silva, pragmático sindicalista de resultados, é contra a revisão, como a ministra Marta Suplicy, da Cultura:

?Acho muito importante o que a Comissão da Verdade vem fazendo, mas, em relação à anistia, não é por aí?.

Já o pessoal radicalóide, mais próximo da Dilma, sonha com a revisão revanchista...
João Freitas
02/04/2014 13:50
PRESIDENTE MARCELO BRICK,

Tonho Dalçóquio chama o senhor de fraco? E o senhor o que faz? Fica quietinho? Sabe pq ele faz isso? Pq o senhor tem rabo preso com eles! Vereador entregue os cargos comissionados que o senhor tem no governo! Mande exonerar o Denis Estevão que é indicação do senhor e outro Sabel que é comissionado também! Vereador não faça mais acordos com o PT! Enfrente o executivo, caso contrário o senho terá que continuar de joelhos e apanhar quieto!
Herculano
02/04/2014 13:45
DE PEDRAS E COBRAS, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo.

O governo vai de novo enfiando os pés pelas mãos na tentativa de administrar politicamente um problema. No caso, a CPI da Petrobrás.

Na semana passada, deu de graça para a oposição a vitória no primeiro lance. Sem número suficiente para conseguir as assinaturas necessárias, a minoria chegou lá nas asas do descompasso da articulação política do Palácio do Planalto, que ainda não percebeu que os tempos são outros.

O governo quis aplicar agora o mesmo truque que esvaziou a CPI sobre os negócios de Carlos Cachoeira, em 2012: ampliar as investigações de modo a não se investigar nada.

A ideia seria incluir na pauta da comissão da Petrobrás os casos do cartel dos trens do Metrô de São Paulo e irregularidades no Porto de Suape, em Pernambuco.

Manobra primária. Só dá certo quando o adversário está de boa vontade e o exército aliado, unido e fiel. Não é o que acontece. O governo não levou em consideração a evidência de que nos últimos dois anos o cenário mudou. Nada mais é como antes.

A começar pelo fato de que existem dois candidatos de oposição à Presidência da República; ambos são políticos experientes, todos os dois com controle de votos dentro do Congresso. Governador duas vezes, presidente da Câmara uma vez, deputado federal quatro vezes, Aécio Neves é senador e presidente do PSDB. Governador duas vezes, deputado federal três vezes, Eduardo Campos é presidente do PSB. Os dois aprenderam a fazer política com os avôs, Tancredo Neves e Miguel Arraes.

Atuam em consonância na medida e no limite dos respectivos interesses, com um ponto de convergência: atrapalhar a vida da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e de quem mais represente o projeto de poder do PT.

Com esse objetivo em mente e a possibilidade de uma CPI como a da Petrobrás nas mãos para servir como instrumento de agitação eleitoral (sim, é disso que se trata, não obstante haja hordas de esqueletos a serem tirados dos armários) Aécio e Campos não se intimidariam diante de tão tosca ameaça de chantagem.

Os governistas querem investigar o Metrô de São Paulo e o Porto de Pernambuco? Expliquem porque estavam quietos até agora diante desses episódios e organizem comissões de inquérito específicas. Com outras palavras, foi o que os dois responderam. Inclusive porque era a única reação possível. E previsível.

Como se já não bastasse a entrada em cena de uma oposição interessada e empenhada em roubar a cena, o governo encontra outros obstáculos para desmanchar no ar comissões de inquérito.

Em 2012 não havia, mas agora há o acentuado desapego - para dizer de maneira suave - dos parlamentares governistas pelo dever de compromisso em relação à presidente da República. O desagrado com ela é pessoal. Com o PT a questão é política. Juntas, as duas motivações não formam um ambiente amigável.

Além disso, há a eleição. Vale para a oposição e para a situação. Nenhum senador que seja candidato a governador, por exemplo, vai optar por fazer a vontade do Planalto se ficar a favor da CPI lhe rende pontos com o eleitorado. A mesma conta devem fazer aqueles deputados que há meses reclamam do favorecimento do Planalto em relação aos colegas petistas em suas bases.

Portanto, não é preciso desenhar, está suficientemente explicada a diferença do pano de fundo entre a CPI da Petrobrás e aquele arremedo de investigação de dois anos atrás.

Isso não quer dizer que o governo não consiga seu objetivo. Significa que será mais difícil, custará mais caro e mostrará a uma governante refratária ao diálogo político que, uma vez aceitas as regras do jogo, é preciso jogar.

Quando foi buscar apoio dos partidos para se eleger, Dilma Rousseff sabia dos termos do contrato. Nunca propôs uma revisão às claras, embora tivesse força no início para isso. Agora enfrenta dois adversários que conhecem mais que ela os meandros dos caminhos e a fazem pular miudinho entre as pedras sob as quais se escondem as cobras.
Herculano
02/04/2014 13:08
AVALIAÇÃO DA GERENTE É PÉSSIMA. DA POLÍTICA PIOR AINDA. O BRASIL ESTÁ SEM RUMO E PILOTO

O que estampa o 247, o canal de comunicação do PT sustentado por empresas e bancos estatais, incluindo a Caixa, aquela que raspou contas de poupanças de clientes e a transformou em lucro falso de R$720milhões no seu balanço.Especulação política corre solta na BM&FBovespa

Pesquisa Datafolha sobre sucessão presidencial, que será divulgada no sábado, começou a colher suas entrevistas nesta quarta-feira e será divulgada no sábado; os resultados, portanto, são incertos, mas bastou uma nota do jornalista Kennedy Alencar, informando que o Palácio do Planalto trabalha com a hipótese de queda da presidente Dilma dos atuais 47% para algo entre 40% e 44% para que as ações das estatais disparassem; no início da tarde, Petrobras subia 3,5%, a despeito da provável instalação da CPI no Congresso sobre a compra de Pasadena
Herculano
02/04/2014 12:45
PROVOCAÇÃO QUE PODERÁ CUSTAR CARO

O presidente do PT, Amarildo José Rampelotti, líder de Pedro Celso Zuchi na Câmara, está zombando dos servidores. Insiste no discurso de que os servidores foram enganados, foram usados e estavam no movimento e não sabiam a razão pela qual estavam lá.

Então falta responder quem os enganou, quem os usou e a razão disso. Quem ganhou com esta armação toda? Estão colocando gasolina em fogo que não se apagou totalmente. É provocação pura. É parte da humilhação e da vingança contra o Sindicato e quem ousou desafiar a arrogância do poder políticos e administrativo instalado em Gaspar.

Se o Amarildo afirmar de que o Sindicato foi ingênuo diante da sacanagem proposital que o PT e a prefeitura armaram contra o Sintraspug e os servidores no caso do desconto das horas paradas, talvez Amarildo esteja mais próximo da verdade e da comemoração.

O Sindicato diz que combinou uma coisa. Assinou outra. Se combinou devia ser honrada pelas partes se ambas são de boa fé e qualificadas. Se assinou outra, tem que questionar, mas a princípio vale o documento assinado, desde que não se prove a má fé deste gesto. Mas o Sintraspug não pode passar recibo de ingênuo, ignorante ou leviano. Ele representa e defende uma classe que confia na sua condução. Para o Sindicato fica o aprendizado, inclusive de defender melhor os seus liderados, de olhar bem o que se está assinando e de fazer discursos consistente com as realidades.

O que está escrito no acordo que surgiu na rodada de negociação feita as pressas na sexta-feira de tarde e que culminou com o fim do movimento dos servidores?

9. Não desconto de dias ou horas em função do movimento: No caso do magistério será pago tão logo as aulas sejam repostas

Ou seja, na interpretação para até quem não é advogado. No caso dos professores, desconta-se as horas e são pagas quando houver a reposição. E para os outros servidores? Nada se menciona. então, presume-se pelo enunciado geral que todos terão descontos. Ou alguém se arrisca a algo diferente? E o jurídico do Sindicado, o entendido, o que diz sobre isto?

O PT e a prefeitura está comemorando o que afinal? A desmoralização do sindicato que o PT e a prefeitura desqualificaram o tempo todo da negociação, inclusive vetando em conversas tripartites ou bilaterais? Está comemorando a lição que aplica agora ao que insistiu e obrigou à negociação? Acorda, Gaspar!
Contribuindo
02/04/2014 12:30
Como participante da greve deixo aqui meu registro: Uma das pessoas coerentes, éticas e sem segundas intenções nesse movimento da greve foi o Sr. Jovino!
Nós que estávamos lá e sofremos mais de uma semana (porque esse movimento já começou no dia 17/03 -segunda-feira), sabemos das artimanhas do governo, que nem vale aqui mencionar; pois bem: Não vamos culpar o sindicato não, até houveram falhas e certamente percebemos... Mas tentar desqualificar esse movimento já é demais! O governo pode até tentar, mas não conseguirá!
Quanto aos dias descontados deixem descontar e verão a força dos funcionários públicos.
Servidor
02/04/2014 12:29
Já se encontra no estacionamento da prefeitura o veiculo comprado pelo SAMAE para uso exclusivo do PREFEITO. Se trata de um Suzuki Grand Vitara top de linha e o SAMAE pagou a bagatela de R$ 100.000,00 ( cem mil reais ).
Parabéns pela aquisição prefeito, e com o desconto dos dias parados dos servidores que estiveram em greve já já poderá ser comprado mais um para a vice prefeita ficar desfilando por ai.
Herculano
02/04/2014 12:26
CLIMA RUIM, Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

O governo ainda não sabe ao certo, mas acha que um conjunto de fatores explica a derrapada na popularidade do governo de Dilma Rousseff. Segundo o Ibope, a administração da petista tem agora 36% de aprovação, apenas seis pontos percentuais a mais do que o piso de 30% atingido em junho do ano passado, na época dos protestos de rua em todo o país.

O principal foco de mau humor do eleitor, na avaliação do Planalto, seria derivado da proximidade da Copa do Mundo e o "fator comparação" com o cotidiano dos brasileiros. De um lado, estão os estádios luxuosos quase prontos e com entradas vendidas a preços inacessíveis para a maioria dos torcedores.

Do outro lado, a dura realidade. Há um excesso de grandes obras não concluídas, tapumes em aeroportos, estradas ruins, transporte público péssimo em grandes centros e os já seculares gargalos em áreas clássicas sob a batuta do governo, como segurança, saúde e educação.

Parte dos tapumes serão removidos ao longo do ano. Estádios serão entregues para os jogos. Alguns aeroportos ficarão prontos. Mas os ônibus continuarão lotados e a vida geral das pessoas não terá avanços significativos no que importa para os cidadãos no seu cotidiano.

O único alento do governo por enquanto é que a perda de aprovação de Dilma não migrou num primeiro momento para a intenção de votos de candidatos de oposição. Pelo menos, essa era a realidade até o mês de março, quando não havia sido possível captar de maneira integral o efeito do noticiário sobre o caso Petrobras --algo que arranha a imagem de boa gestora sempre propalada a respeito da presidente.

Houve uma mudança na articulação política dentro do Palácio do Planalto, com a chegada dos experientes Aloizio Mercadante e Ricardo Berzoini. Por mais hábeis que possam ser, milagreiros não são. O clima anda ruim entre governistas.
A PEDRA DE GENESIS
02/04/2014 12:19
Interessante esta situação, querem descontar dos servidores por que os mesmos estavam buscando direitos de toda uma categoria, uma coisa legal e justa. Agora queremos saber se o senhor Buluca que vai correr la no fim do mundo, terá seus dias descontados pelo secretário de agricultura, ou esta em algum banco de horas devidamente registrado em cartão ponto digital. Ou será que nada vai acontecer? Por que o mesmo é amigo do rei,com a palavra o secretário de agricultura
Servidor Revoltado
02/04/2014 11:22
Se realmente descontarem os dias parados dos que participaram da greve, acho que devemos retomar a greve e com força total, porque isto é um tremendo desrespeito com os servidores.
Joao o Pensador
02/04/2014 10:39
Herculano, agora todos falam mal do golpe militar, mas ninguém comenta como seria o Brasil se João Goulart tivesse levado
adiante suas reformas, poderíamos ter as seguintes opções:

a) Uma filial de Cuba, fálida e com um grupo de pessoas Bilionárias se revesando no poder e com milhares de presos políticos.

b) Um país socialista falido igual a Portugal e Espanha.

c) Um país desenvolvido e com economia estável.

d) n.d.a


Quem muito defende o socialismo e o comunismo sabe muito pouco da história desses paises que se basearam nesse
sistema politico.
Vem bomba por aí - DITRAN
02/04/2014 10:26
Vai feder!

Gravações da rede de rádios no obras, mostram ordens absurdas vindas da chefia em plena eleição de 2012, um baita assédio moral. Não só pode derrubar diretoria, como abalará o governo. Ai, ai, ai! Dizem q o CD está indo pro MP! Adeus Diretor em 3,2,1...
Vilmar A. Silveira
02/04/2014 08:57
Quando será patrolado o morro do Belchior. Ontem fui a Luiz Alves e quase estourei o fundo do meu carro devido o tamanho das pedras que estão aparecendo. É coisa de doido, precisam deixar todo mundo nervoso para se fazer alguma coisa. Será que não tem ninguém na prefeitura com tanta gente sem fazer nada para olhar este tipo manutenção necessária. Pelo amor de Deus prefeito, isso não é uma questão de fazer quando tiverem vontade, é uma questão de vida ou morte. Esta estrada do jeito que está obriga os motoristas a mudarem de lado quase que a todo momento pelo tamanho das pedras que tem em todos os lados. Vão esperar até quando???
Mãe Diná com bola de cristal
02/04/2014 08:50
Como já foi falado a Kleber fraquinho Wan Dal será próximo prefeito de Gaspar, mas quando era vereador pouco fez pela cidade. Está preocupado em se manter na mídia, e de vez em quando aparece para dizer que está vivo. Na sua legislação não deixou nada de importante para a cidade.
Aí apareceu o "Brick garoto prodígio" de tem decepcionado a maioria do seu eleitorado e afirmado que pouco tem a oferecer, além do seu belo sorriso. Não basta ser simpático, precisa ser coerente nas ideias, conciso nas afirmações. Não se faz política em cima do muro. Nem puxando o saco de quem está no poder.
Essa meninada precisa crescer, amadurecer, ler e se aprofundar um pouco mais do papel e da importância de ser político. Precisam melhorar muito para conseguir um objetivo concreto. Trocar o ruim, desinteressado, mentiroso e desorganizado governo atual por gente amadora seria perder mais 4 anos e nos já estamos no prejuízo com o PT no governo faz tempo.
Ainda bem que bola de cristal e mãe Diná são apenas enganações. Por isso muito cuidado. Não se iludam...
Herculano
02/04/2014 08:26
OU O PRESIDENTE DO SINTRASPUG, JOVINO MASSON, ASSINOU UM DOCUMENTO QUE NÃO LEU OU ELE ENGANOU OS SERVIDORES NO DISCURSO QUE FEZ NA PRAÇA E NA ENTREVISTA QUE CONCEDEU NAS RÁDIOS

O que se tenta esconder? Que o acordo assinado entre a prefeitura de Gaspar e o Sintrapusg - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gaspar - que representava os servidores paralisados na semana passada, inclui o desconto dos dias parados.

É isto mesmo. Este acordo traz esta prerrogativa para a prefeitura. O prefeito Pedro Celso Zuchi ratificou isto na rádio ontem. O presidente do PT, Amarildo José Rampelotti, zombando dos servidores e do Sindicato, ratificou isto no plenário da Câmara.

Jovino, se diz surpreendido. Entretanto, há desconfianças: ou que Jovino fez um acordo capenga no gabinete onde poucos tiveram acesso e muita gente esclarecida foi barrada pelo PT justamente para não "incomodar" a imposição da máquina petista sobre o Sindicato, ou que maldosamente o documento escrito foi trocado na hora de assinar, depois dos esclarecimentos verbais como supõe o próprio Jovino.

Está tudo nebuloso. O PT comemora e chama o Sindicato de mentiroso, vendido e trouxa jogando-o contra os servidores. O Sindicato, está reunido neste momento, tentando encontrar saídas, incluindo o Jurídico via os tribunais, para esclarecer e tipificar a má fé a que diz ter sido levado pela prefeitura no acordo que assinou. Se for assim, cheira a banditismo. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/04/2014 08:15
É UMA PRAGA. ESTÁ TUDO CONTAMINADO. TODOS COMENDO PELA CORRUPÇÃO OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS AO GOVERNO. O PT ALARDEAVA AS PROPINAS DA ALSTON, SIEMENS E OUTRAS AO GOVERNO DO PSDB PAULISTA E DEM DO DISTRITO FEDERAL. AOS POUCOS SE MOSTRA QUE ISTO SE ALASTROU POR GOVERNOS ESTADUAIS E FEDERAIS DE TODOS OS PARTIDOS, INCLUSIVE DO PT, O QUE DENUNCIA PARA LIVRAR A CULPA QUE TEM EM OUTROS CASOS CABELUDOS

O que está no jornal O Estado de S. Paulo de hoje? Documentos sugerem propina da Alstom na Petrobrás

Documentos apreendidos pela PF em 2006 apontam pagamento por serviço de consultoria não executado em termoelétrica no Rio escrevem Fausto Macedo e Fernando Gallo

Documentos apreendidos em uma operação da Polícia Federal sugerem que a Alstom pagou propina relacionada a um projeto da Petrobrás no Rio de Janeiro. Trata-se da Termorio, maior termoelétrica a gás do Brasil, construída pela multinacional francesa. Faturas comerciais, acordos de consultoria, e-mails, extratos bancários e depoimentos apontam a prática ilícita em relação ao projeto.

Os documentos foram apreendidos em operação da PF em 2006 que desmontou um golpe contábil contra Itaipu e outras companhias do setor elétrico. Nela, foram presas seis pessoas, entre elas um engenheiro da Alstom.

Os documentos foram apensados ao inquérito da PF que deu origem à ação penal contra 11 pessoas do caso Alstom, aberta pela Justiça Federal em fevereiro por corrupção e lavagem de dinheiro da empresa francesa em um projeto de uma extinta estatal de energia paulista.

O material indica que a Alstom pagou a uma empresa uruguaia por consultoria fictícia a respeito da obra da Termorio.

Investigadores sustentam que o procedimento é o mesmo usado pela Alstom em diversos países para dissimular o pagamento de propina. No material apreendido pela PF está o acordo de consultoria entre a Aranza SA e a Alstom da Suíça datado de abril de 2004. Nele, a empresa uruguaia é contratada para prestar serviços referentes à Termorio, que estava sendo construída pela multinacional francesa e que viria a ser utilizada na refinaria da Petrobrás em Duque de Caxias (RJ).

Em depoimento, o dono da Aranza, Luis Geraldo Tourinho Costa, um dos presos na operação, afirmou que cedeu a empresa e a conta para um funcionário da Alstom para "transações financeiras relacionadas à Termorio".

Tourinho disse que "os depósitos eram feitos na conta da empresa e posteriormente recebia instruções de como proceder para dar destinação aos valores, sem saber do que se tratava".

Operador. Além disso, há faturas emitidas pela Aranza à Alstom por serviços relativos à Termorio, bem como e-mails do funcionário da multinacional Werner Fischer pedindo a um operador da empresa uruguaia que nos recibos constasse uma descrição do serviço "impressionante o suficiente para que uma eventual auditoria considerasse os custos como justificados".

Também há um extrato da conta da Aranza no banco uruguaio Surinvest no qual um depósito de 11 de junho de 2004 é identificado como "Termorio", no valor de US$ 243,5 mil. De lá, diversos valores saíram para contas em países como Suíça, Estados Unidos e Inglaterra.

A Aranza teve sede no mesmo endereço em Montevidéu onde estavam registradas as offshores usadas no cartel de trens.

Defesa. A Alstom afirmou, em nota, que "não pode comentar sobre estas alegações, que predominantemente parecem referir-se a questões que ocorreram no início dos anos 2000 ou anteriormente, porque as investigações ainda estão em andamento". A Petrobrás não respondeu aos questionamentos até esta edição ser concluída.
luiz carlos witter
02/04/2014 07:01
DESCASO COM A ILUMINAÇÃO DA CIDADE DE GASPAR


ENCANTO SE BRINCA DE COMANDAR A SECRETARIA DE OBRAS .
FALTA COMANDO TAMBEM NA ILUMINAÇÃO PUBLICA POR NÃO TER EXPERENCIA OU POR QUERER DEIXAR TODAS AS RUA NO ESCURO
PARA NÃO VER OK ACONTECE POR LA.
LIGUEI VARIAS VEZES E FALEI COM O QUE SE DIZ RESPONSAVEL PELA ILUMINAÇÃO SR. JORGE: UMA VEZ FALTA MATERIAL (SEMPRE )
OUTRA VEZ O VEICULO ESTA NA OFICINA.(SEMPRE)
MAS PARA QUEM ESTA SEM LUZ NA SUA RUA FICA DIFISEU .
ONDE ESTA A COMIÇÃO DO COSIPE PARA VER OK ESTA ACONTESENDO POR LA.
ZELADOR DE ESCOLA QUE DEVERIA ESTAR CUIDANDO DAS ESCOLAS ESTA DIRIGINDO O VEICULO DA ILUMINAÇÃO PUBLICA
PORQUE NÃO TEM MOTORISTA LA NA SECRETARIA DE OBRAS.
MAIS UMA PEDREIRO QUE DEVERIA ESTAR NA FUNÇÃO E ELETRECISTA SERA POR ISSO QUE O SERVIÇOS NÃO ANDO POR LA.
PORQUE NÃO TEM UMA PESSOA RESPONÇAVEL E QUE TOME AS DECISÕES E SE RESPONDA PELAS DECISÕES TOMADAS.
PORQUE NÃO TEM UMA SECRETARIA RESPONÇAVEL PORQUE.
ESTOU CANSADO DE PEDIR PARA ARRUMAR A ILUMINAÇÃO DA MINHA RUA .
PORQUE O MINISTERIO PUBLICO NÃO TOMA PROVINDENCIA SOBRE ISTO
CADE A COMIÇÃO VAMOS ACORDAR OU VOCES ESTÃO DE ACORDO COM ISTO
ACORDA COMIÇÃOOOOOOOOOOO
Rafaela
01/04/2014 23:00
A esposa é um CPF o Amarildo é outro, dá para ser menos rasteiro e fazer comentários somente ao alcaide, do contrario vou achar de uma mediocridade sem proporção!
Isso ta parecendo coisa de pia pequeno, está faltando começarem a falar mal das mães! kkkkkkkkkkkk a excelentíssima Srª é funcionária da Prefeitura e tem opinião própria que visão machista e ignorante achar que ela deveria ficar em casa porque seu marido é vereador e tem ideologia, ela é inteligente ele é capacho, falando assim vcs estão desrespeitando uma pessoa que pensa e com autonomia.
Herculano
01/04/2014 22:17
O QUE FAZ COM QUE AINDA NOS LEMBREMOS DE 1964?, por Reynaldo Rocha

Cinquenta anos. Em 1964 não se pensava em 1914 como tema nacional. O que faz com que ainda nos lembremos de 1964? Que sejam promovidos debates e atos contra o golpe? O próprio golpe. Sangrento e sanguinário. Uma ditadura cruel e devastadora de nossa cidadania. São 50 anos de um passado que se faz presente.

A população brasileira (80%) quer uma releitura acerca dos atores ainda vivos deste fato histórico: uma revisão da anistia - e exige que seja, segundo o Datafolha, de ambos os lados. Tanto da barbárie das FFAA quanto dos grupos da luta aramada.

Valerá a pena condenar um general e, ao mesmo tempo, encarcerar Franklin Martins pelo sequestro do embaixador? OU colocar Fernando Gabeira no banco dos réus? Será que em 1964 discutíamos 1914?

A mim interessa o futuro. Sei que jamais haverá outra quartelada no Brasil. Assustam-me mais as milícias e as patrulhas que tentam demonizar opositores e que insistem na implantação do pensamento único.

Os oficiais de hoje têm o golpe de 64 como tabu. São funcionários públicos pagos com o dinheiro de nossos impostos e que devem explicações sobre o que fizeram no passado. Que assumam suas responsabilidades.

Mas não se espere o mesmo comportamento da esquerda. Esta já contou, expôs, alterou e glorificou a própria história - e derrota.

Mas quem ganhou fomos nós. Nas ruas, nas universidades, nas redações, nas empresas, na vida.

Pouco importa que os grupos armados da guerrilha insistam em esconder os cadáveres que produziram. A megalomania que desprezava (e executava) aqueles que, mesmo sendo contra a ditadura, não aderiram às armas. Essa esquerda que nunca teve a LIBERDADE e DEMOCRACIA como meta, em nenhum texto conhecido. Que teve como exemplo o comunismo de Stalin e Lênin.

Resta esperar que o Estado brasileiro (na sua totalidade, inclusive as FFAA) enterre este passado, hoje utilizado (e usurpado) pelos que são os novos donos do poder. E que pensam do mesmo modo ditatorial que impede a discussão democrática sem ofensas ou ameaças.

Os que se julgam heróis precisam (por decência) enxergar que uma nação se revoltou. Talvez tenha sido a mesma que facilitou o golpe ditatorial, mas que se redimiu, expulsando do poder os que roubaram, mataram e encarceraram a democracia.

Insisto: FOMOS NÓS! Milhões de anônimos. Eles são sobreviventes. E tiveram o pesadelo interrompido pela NOSSA luta.

São anos de chumbo, como se denomina. De erros, confrontos, desrespeito ao Estado de Direito, análises cretinamente equivocadas, desejos de vingança, uso e abuso da força, imoralidade e barbarismo.

Mas que não se use a tragédia de 50 anos passados para tentar perpetuar o despotismo de hoje. Que venha 2014
Herculano
01/04/2014 22:07
OS LIMITES DA CPI, por Ilimar Franco para o jornal O Globo

A oposição avalia que já venceu o primeiro round com a criação da CPI da Petrobras: o de desgastar a imagem de gestora dedicada e infalível da presidente Dilma. Considera que colocou em dúvida a eficiência da ?faxina? prometida pela presidente. Mas não acredita que tenha êxito se quiser colar em Dilma a imagem de corrupta. Com a CPI, a oposição espera consumir energias do Planalto, que estariam concentradas na luta pela reeleição
Herculano
01/04/2014 22:04
DUAS CONSTATAÇÕES DA REUNIÃO DA CÂMARA DE HOJE

1. O presidente do PT e líder do prefeito Pedro Celso Zuchi, Amarildo José Rampelottti, continua com o seu mantra: os servidores de Gaspar são um problema e ingratos. Merecem o castigo se continuarem a reivindicar o respeito.

2. Com a estupidez, valentia e desatino verbal que lhe é peculiar ( que já o faz responder a um processo por injúria e difamação movido pela juíza Ana Paula Amaro da Silveira e para o qual não possui defesa e justificativas), Amaral acaba de promover à categoria de heroína, a vereadora, professora e servidora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM.

Ela foi muito dura e direta nos discursos que fez hoje para esclarecer, contrapor e acusar o Amarildo de covarde com ela mulher, política e servidora, com a comunidade que ela defende, e com a própria atividade parlamentar.

Segundo Andreia, além de ter cerceado o trabalho dela como parlamentar na busca do diálogo entre as partes, Amarildo na Câmara tem reiteradamente usado de um expediente para fugir do debate na própria sessão. Devido a prerrogativa que possui como líder do governo, ele discursa distribuindo acusações, semeando dúvidas e distratando a Oposição que ficam impedidas de esclarecer ou contestá-lo. "Um abuso, um ato covarde e rasteiro", observou a vereadora.
Paulo Costa
01/04/2014 21:57
AO SERVIDOR,

Que todos sabemos que não é servidor e sim um petista! Sabemos o motivo do ataque ao Kleber Wan-Dall, eh porque vcs sabem que o Kleber será o próximo Prefeito de Gaspar e com ele haverá diálogo e respeito com os servidores! Podem vir com Lovidio com candidato a prefeito e Marcelo Brick de vice! Jah sabemos e estamos preparados!

Parabéns ao Kleber que apoio os servidores e procurou não ganhar politicamente com a grave e nem tão pouco partidarizou a grave, como gostariam os petistas! Para mais uma vez culpar o PMDB!
Luis Cesar Hening
01/04/2014 21:05
As colocações hoje do Presidente do Pt e vereador Amarildo Rampelotti, chega ao cumulo do ridículo, pois bem se vê que é aquele tipo de derrotado que não aceita que perdeu, tentou e tentou de todas as maneiras desqualificar o movimento grevista, os números a qual se referiu todos sabiam bem antes, em nenhum momento foi escondido de ninguém, mas o mais ridículo, é que ele próprio não deve conhecer os números, pois teve a capacidade de dizer que no movimento tinha pouco mais de 500 grevistas, talvez para proteger da vergonha os amigos que afirmaram que pediriam demissão caso o movimento atingisse a marca de 600 grevistas, bom passou em muito esta marca, esta as planilhas com assinaturas la no sindicato para quem quiser conferir, inclusive de uma pessoa muito conhecida do senhor Amarildo, sua esposa que participou ativamente do movimento
Herculano
01/04/2014 18:17
BRINCANDO COM FOGO

Corre entre o PT e a administração petista, que o compromisso de não descontar os dias parados com a greve provocada pela própria administração, foi apenas com os professores.

Para os demais, haverá desconto. O Sintraspug está incrédulo se isto for verdade. A prefeitura de Gaspar parece estar brincando com fogo. Poderá voltar a greve e por inabilidade ou por vingança. Se for por inabilidade ainda há tempo para corrigir. Se for por vingança....
Herculano
01/04/2014 17:20
MAIS UM CANCELAMENTO. AGORA SÃO QUATRO

Foi cancelada a cerimônia de inauguração da escola Ervino Venturi, localizado no bairro Santa Terezinha, que aconteceria nesta segunda-feira (31). Uma nova data será definida e divulgada posteriormente.
Herculano
01/04/2014 17:18
É HORA DE DENUNCIAR A NUDEZ DO REIZINHO QUE FORÇOU A INTERNAÇÃO DA PETROBRÁS NA UTI
É hora de denunciar a nudez do reizinho que forçou a internação da Petrobras na UTI

Especialista em jogo sujo, Lula aproveitou a reunião com empresários do Paraná para golpear Eduardo Campos abaixo da linha da cintura. "A minha grande preocupação é repetir o que aconteceu em 1989: que venha um desconhecido, que se apresente muito bem, jovem e nós vimos o que deu", disse o palanque ambulante em 14 de março, agora empenhado em reduzir o candidato à Presidência pelo PSB numa versão pernambucana de Fernando Collor.

Uma semana antes, Campos ressalvara que as críticas que faz a Dilma Rousseff não se estendem ao ex-presidente de quem foi ministro de Ciência e Tecnologia. O afago foi retribuído com o pontapé desleal. Como engoliu em silêncio a comparação ofensiva, pode-se deduzir que o governador não sabe com quem está lidando. Se não acordar a tempo, poderá repetir mesmo equívoco cometido por José Serra no início da campanha de 2010, quando procurou convencer o eleitorado de que Lula e Dilma não são uma coisa só.

O desfecho da disputa atestou que fazer oposição à criatura e, simultaneamente, tratar com reverência o criador é um equívoco desastroso. Passados quatro anos, os que enxergam mais de um palmo além do nariz sabem que o poste é inseparável de quem o instalou no Planalto. Sem Lula, não existiria Dilma Rousseff. Sem o chefe supremo, o PT seria um partido nanico. Sem seu único deus, a seita estaria condenada à morte por inanição.

Só a oposição oficial ainda não consegue enxergar no grande farsante o alvo principal. Sobram em Lula flancos expostos. O que falta é um adversário disposto a atacá-los sem clemência. Os contragolpes de Campos poderiam começar, por exemplo, pela lembrança de que Collor foi publicamente redimido por Lula, em julho de 2009, de todos os pecados que cometeu, comete e cometerá.

A foto do encontro em Palmeira dos Índios atesta que os inimigos do século passado revogaram o sentimento da honra e se tornaram-se amigos de infância. Na campanha eleitoral de 1989, o candidato do PT foi submetido ao que considera "o pior dia da vida" pela aparição no horário eleitoral de Collor da ex-namorada Miriam Cordeiro, que o acusou de tentar interromper com um aborto a gestação da filha Lurian.

Nos anos seguintes, Lula referiu-se ao algoz como "aquele canalha ladrão". Resolveu virar a página infame para abortar também a CPI que pretendia abrir a caixa-preta da Petrobras. O apoio do agora senador Fernando Collor ajudou o presidente a esconder o que se passava nas catacumbas da empresa estatal. Mas o abraço obsceno foi só parte do pagamento.

O preço do acordo foi muito além do simbólico, demonstrou em outubro de 2010 o texto. O ex-presidente despejado do gabinete que desonrou também foi autorizado a instalar o afilhado José Zonis na Diretoria de Operações e Logística da Petrobras Distribuidora. Com a nomeação do afilhado, pôde dispensar-se de designar prepostos para missões de grosso calibre na maior das estatais. O afilhado está lá para isso.

Eduardo Campos também poderia ter lembrado que os dois nasceram um para o outro. Escancarado pela grossura explícita, o primitivismo de Lula pode ser visto com nitidez por trás do falso refinamento de Collor. Denunciado pela arrogância de oligarca, o autoritarismo de Collor é perfeitamente visível por trás do paternalismo populista de Lula. Em sua essência, ambos são primitivos e autoritários. Previsivelmente, lutam lado a lado neste março. Estão juntos na ofensiva destinada a matar no berço outra CPI da Petrobras.

Os oposicionistas têm mais uma chance de dar a Lula o tratamento que todo culpado merece. De novo, ele tenta escapar de um escândalo pelo atalho do silêncio. É preciso obrigá-lo a recuperar a voz para cobrar-lhe as explicações que não há. Foi ele quem infiltrou na Petrobras os envolvidos na história malcheirosa da refinaria de Pasadena. Foi ele quem premiou José Sérgio Gabrielli com a presidência da Petrobras.

Foi ele quem transformou Dilma em ministra de Minas e Energia, chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da estatal. Foi ele quem ordenou que a refinaria Abreu e Lima fosse construída em parceria com a Venezuela de Hugo Chávez. Foi ele quem rebaixou a instrumento político a empresa hoje devastada pela necrose administrativa e pela decomposição moral.

Foi Lula quem forçou a internação da Petrobras na UTI. Chegou a hora de denunciar a nudez do reizinho.
Herculano
01/04/2014 16:45
ADIVINHEM ONDE ESTÁ PEDRO CELSO ZUCHI?

Ele embarcou para Brasília, na sua viagem mensal, como revelou o jornal Cruzeiro do Vale. E qual a desculpa para fazer mais esta viagem, segundo o texto do jornal? Liberar os outros R$ 14,4 milhões que faltam para encaminhar a conclusão da obra.

Mas a taxa de sucesso, antes mesmo do prefeito sair daqui, já é baixa. Veja só esta: "Não sei se conseguiremos, mas nossa intenção é empenhar esses R$ 14,4 milhões de uma só vez, para fazer com que a obra volte com força total até o final", afirma o prefeito. Zuchi embarca na tarde desta terça-feira, dia 1º, para Brasília, onde novamente cumprirá agenda no Ministério das Cidades e do Planejamento. Será?

Outra. O que faz a gasparense honorária e ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, que inventou esta verba? O que faz Décio Neri de Lima, PT, que discursou e comemorou o feito naquela comício há oito meses, quando se disse que tudo estaria liberado no dia seguinte para calar a boca dos críticos e incrédulos? O que faz João Pizolatti que diz ter acesso direto ao ministério das Cidades, tocado por um pepista como ele? Acorda, Gaspar!
vlad
01/04/2014 16:15
O PT é o melhor governo que esse país já teve. Saúde, segurança e educação, nunca antes na história desse país foram tão bons. E um feliz Primeiro de Abril pra vocês.
Servidor Gasparense
01/04/2014 16:13
Kleber Wandall rima com Blumenau. Deve ser por isso que ele não apareceu na nossa greve. Ou deve achar que a luta por mais dignidade não é tao importante a ponto de receber a sua atenção.
Fora as pessoas destacadas pelo Herculano, como a vereadora Andreia, que foi a única que esteve todos os dias acompanhando as reinvindicações e participando das negociações até ser afastada pelo prefeito, nenhum outro politico daqui nos ajudou nessa campanha salarial.
Zé Ruela
01/04/2014 14:56
João Paulo UScbeck

Obrigado pela lembrança amigão, um grande abraço para você também! Lembrei-me de você hoje. kkkkkkkkkkk...
Herculano
01/04/2014 13:34
MAIS UM PETISTA APARECE PERTO DO DOLEIRO YOUSSEFF: ANDRÉ VARGAS, VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA. E O MINISTÉRIO DA SAÚDE ESTAVA NA PAUTA!, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

O deputado André Vargas (PT-PR) é mesmo um homem de comportamento bastante heterodoxo. Vice-presidente da Câmara, ele também é vice-presidente do Congresso. É aquele senhor, vocês devem se lembrar, que, na abertura do ano legislativo, na presença do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo e convidado para a solenidade, ergueu o punho esquerdo, cerrado, um gesto que virou símbolo dos mensaleiros.

Em março do ano passado, reportagem da revista Veja revelou que um militante petista chamado André Guimarães, especializado em montar perfis falsos nas redes sociais para atacar pessoas, era funcionário de Vargas. Esse tal Guimarães foi, por exemplo, o criador da RedePT13, uma organização virtual formada por gente que não existe e blogs apócrifos, usados para alvejar aqueles que são considerados inimigos do partido. O rapaz ganhou tal expertise no trabalho de difamação que, acreditem!, saía Brasil afora oferecendo o seu método para estados e prefeituras. O pacote oferecido, a depender do serviço, podia custar de R$ 2 mil a R$ 30 mil por mês.

Reportagem da Andréia Sadi na Folha desta terça informa que André Vargas pegou emprestado um avião com o doleiro Alberto Youssef, principal investigado da operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Youssef, que está preso, é acusado de envolvimento com um esquema de lavagem de dinheiro que pode ter movimentado R$ 10 bilhões.

A viagem a João Pessoa, informa a Folha, "foi discutida em uma conversa entre os dois por um serviço de mensagem de texto, no dia 2 de janeiro, segundo documentos da investigação da PF". Não fica claro se o avião pertence ao doleiro, que desejou ao deputado "boa viagem e boas férias". Indagado pela Folha a respeito da conversa, adivinhem qual foi a resposta de Vargas ao jornal? Reproduzo: "Eu não sabia com quem eu estava me relacionando. Não tenho nenhuma relação com os crimes que ele eventualmente cometeu." Não sabia, embora admita que conhecia o doleiro há 20 anos.

É a segunda vez que o nome do doleiro aparece ligado a um figurão do PT. Reportagem da Veja publicada no dia 23 de março informa que uma empresa chamada Labogen assinou com o Ministério da Saúde um contrato de R$ 150 milhões para o fornecimento de remédios, R$ 31 milhões desse dinheiro são destinados à compra de citrato de sildenafila, o princípio ativo do Viagra, substância usada no tratamento de uma doença grave: a hipertensão arterial pulmonar. Pois é? A PF descobriu que essa "empresa" não tem planta industrial e que os remédios seriam fabricados por outro laboratório, ao qual a Lobogen repassaria 40% do contrato. Ou por outra: segundo a Polícia, a turma pagaria R$ 60 milhões pelo produto e embolsaria nada menos de R$ 90 milhões. Uma beleza! E o que isso tem a ver com o doleiro? Segundo a polícia, a Lobogen, que tem capital de apenas R$ 28 mil, é um dos instrumentos de lavagem de dinheiro de Youssef. Só essa empresa teria remetido ilegalmente para o exterior US$ 37 milhões. O contrato foi celebrado pelo então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo.

Ah, sim: a polícia federal descobriu também outro diálogo entre André Vargas, que é um dos braços de Lula no PT, e o doleiro. Sobre avião? Não! Vargas diz ao doleiro que a reunião com o Gadhella foi "boa demais". Num outro momento, cheio de intimidade, diz: "O Gadha vai nos ajudar". Quem é Gadhelha, o Gadha? Conto pra vocês: é o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério da Saúde, um dos responsáveis pela compra de? remédios.

Não é lindo?
sidnei luis reinert
01/04/2014 13:22
PTRALHAS SE PREPARANDO PARA O PIOR?


"A PL 2230/2011 do deputado Petista Domingos Dutra institui o Estatuto Penitenciário Nacional e cria a cadeia cinco estrelas. Se aprovado, os presos terão direito a banho quente em locais frios, cela com calefação, academia de ginástica, material de higiene pessoal como desodorante, xampu, condicionador, hidratante de pele e camisinha.

O projeto do deputado também prevê médico residindo no presídio ou próximo. Entre os 119 artigos, chama a atenção o que mantém direitos políticos dos presos e acesso a jornais, rádio, e TV a cabo. - http://migre.me/iApLw"

É a inversão de valores! Enquanto isso, o povo trabalhador sofre com serviços de Saúde e Educação medíocres ...

https://www.youtube.com/watch?v=wOAvJzTS65s
sidnei luis reinert
01/04/2014 13:13
Espionagem contra o governo procura elos entre a ?Lava Jato? e as operações "Hulk e Overseas" da PF

A cúpula de ?inteligência? do Palácio do Planalto ficou alarmada ontem com um assunto mais explosivo que a operação de pressão nos bastidores políticos para forçar senadores a retirarem assinaturas no pedido de abertura da CPI da Petrobras. Vazou a informação de que ações de espionagens privadas, interessadas em desestabilizar o governo Dilma Rousseff, estariam atrás de elementos comprobatórios para estabelecer relação entre a recente Operação Java Jato (que identificou vários crimes relacionados à lavagem de dinheiro) com as Operações Hulk e Oversea ? que ontem fizeram uma apreensão de 3,7 toneladas de cocaína pura no Porto de Santos.

A ligação entre as operações pode se tornar possível no rastreamento detalhado do esquema de lavagem de dinheiro (reais, dólares e euros) para financiar a logística de exportação de drogas para a Europa, Cuba e países africanos. O pavor maior no governo é que, além da Polícia Federal (que tem pelo menos cinco ?tendências? internas), o crime é investigado, extraoficialmente, por empresas privadas de segurança transnacional, com monitoramento, também, de agentes da DEA (Drug Enforcement Administration ? a famosa agência anti-drogas do governo dos EUA).

A operação Hulk investiga, desde 2013, um grupo na capital paulista que comprava droga na Bolívia e a transportava para o Brasil pela fronteira com o Paraguai, realizando a remessa para a Europa (Portugal, Espanha e Itália) pelo porto de Santos. Já a operação Oversea tinha como foco o grupo que operava as inserções ilícitas da droga em cargas que partiam do Brasil pelo porto, para Cuba e Oeste da África. A Operação Lava Jato atinge um os principais pivôs dos escândalos que implodem a Petrobras e os doleiros que operavam para o ?condomínio?. O esquema lavou a bagatela de R$ 10 bilhões em negócios escusos entre o governo e grandes empresas privadas. Se aparecer um elo de lavagem de tanta grana com o esquema logístico das drogas, o PTitanic vai parar nas profundezas abissais do inferno.

A imagem é assustadora no mar de lama. A Presidenta Dilma Rousseff está na proa do PTitanic, barco que está afundando e com ratos já fugindo dos porões, prontinha para ser empurrada do poder pelos grandes investidores internacionais contrariados e prejudicados, no bolso, pela arrogância, desgovernança, incompetência e corrupção de governo. Dilma será jogada aos tubarões sem direito à boia de salvação reeleitoral.

Seu Presidentro Lula, que sabe não navegar rumo a um Porto Seguro, tende a ser arremessado logo em seguida. O Rosegate, difícil de abafar, e os inúmeros escândalos na Petrobras tendem a assassinar as reputações dos maiores e dos menores líderes petistas. O Mensalão, que terminou com ares de impunidade, vai parecer um mero roubo das galinhas dos ovos de ouro.

Dilma, Lula e o PT já eram! O problema é quem vai para o lugar dela... O próximo Presidente terá a governabilidade complicadíssima, se bobear inviabilizada, com a máquina e os poderes aparelhados pelo petralhismo. A previsível derrota de Dilma em outubro pode lançar o Brasil em um clima de grande instabilidade política. Muito mais grave que aquela balbúrdia dos idos de 1964, quando os militares intervieram, e os inimigos reais, da oligarquia financeira transnacional, lhes comeram o governo pelas beiradas, até a entrega para a corrupta "Nova República", em 1985.
João Paulo UScbeck
01/04/2014 13:11
Hoje é dia 1º de abril.
Dia do Nacional do Político.
Parabéns a todos vocês.

Ah.
Não posso esquecer de mandar um abraço ao Grande Amigo Zé Ruela.
LUCIANO DA CUNHA
01/04/2014 13:01
AO TONHO DALÇOQUIO QUERO DIZER MENTIROSO ZÉ RUELA

PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO SEU DIA.O DIABO É O PAI DA MENTIRA PORTANTO SE VOCÊ MENTE VOCÊ É ........

CADE O RESTANTE DO DINHEIRO DA PONTE DO VALE QUE VOCÊ AFIRMOU QUE ATÉ SEXTA PASSADA ESTARIA NA CONTA DA PREFEITURA?
VOU TE LEMBRAR DO DIA QUE COMENTASTE.

Zé Ruela
22/03/2014 às 10:22
Sombrio/Luciano

Adorei seus últimos comentários, morro de rir de vocês dois, seus comentários demonstram o quanto desesperados ficam, não quis comentar nada sobre o dinheiro da ponte, mas já que comentaram, semana que vem vão queimar a linguinha afiada de vocês. Depois é eu que fico agredindo, né Herculano?

MAS ESTA SEMANA É DE QUE ANO? 2016,2017?QUEM MORRE DE RI É QUEM LÊ SEUS COMENTÁRIOS.

QUEM É O DESESPERADO AGORA?
Herculano
01/04/2014 12:36
É POR ISTO QUE OS POLÍTICOS SEM CARÁTER REINAM. BRASIL É UM DOS ÚLTIMOS EM TESTE QUE AVALIA CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS

País amarga 38.º entre 44 países, de acordo com levantamento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) estampa o jornal O Estado de S. Paulo

O Brasil decepcionou mais uma vez no Pisa, avaliação internacional que mede competências de alunos em diferentes nações. A educação brasileira amargou o 38.º lugar em uma lista de 44 países, de acordo com o resultado divulgado nesta terça-feira, 1.º, pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Tradicionalmente voltado para Leitura, Matemática e Ciências, pela primeira vez o Pisa mediu a capacidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas mais complexos de lógica e raciocínio. No topo do ranking ficaram países asiáticos como Cingapura, Coreia do Sul e Japão. Já entre os últimos colocados, estão Uruguai, Bulgária e Colômbia.

O resultado do Brasil, de 428 pontos, ficou abaixo da média da OCDE, que era de 500 pontos. O Pisa também mediu distorções regionais nas habilidades dos estudantes. Enquanto a Região Sudeste do País teve 447 pontos, o Nordeste registrou apenas 393. O Norte teve o pior índice entre os brasileiros, com 383 pontos, abaixo no ranking global apenas de algumas regiões dos Emirados Árabes Unidos.
Herculano
01/04/2014 12:15
CAÇA AS BRUXAS? COMEÇOU

O servidor de carreira Mário Valgas que até então era motorista da caminhonete da iluminação pública, foi nesta manhã foi remanejado para o caminhão pipa. Nenhuma alegação. Ele desconfia que isto se deu porque participou ativamente da greve!!!

Ele foi ao Sintraspug. O problema está instalado. No lugar de Valgas, foi colocado um servidor comissionado, Luiz Carlos Pereira ( Calinho Careca).

DECRETO Nº 3411 DE 02 DE ABRIL DE 2009.

PEDRO CELSO ZUCHI, Prefeito Municipal de Gaspar, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 72 da Lei Orgânica do Município, e com fundamento no art. 10 da Lei Municipal nº 1.357, de 28 de maio de 1992, DECRETA:

Art. 1º Fica nomeado, a partir desta data, o servidor LUIZ CARLOS PEREIRA, portador do CPF nº 380.204.089-91 e da CI nº 1042200, para o cargo de Encarregado de Setor, Nível CC, Ref. 33, com 40 horas semanais.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gaspar, 02 de abril de 2009.

PEDRO CELSO ZUCHI
Prefeito do Município de Gaspar
João Pedro
01/04/2014 09:29
Herculano acredito que não irá publicar o que tenho a dizer, mas vou tentar:


O bate boca que aconteceu ontem no hospital somado a outros mal atendimentos que muitas vezes não são veiculados no meios de comunicação demonstram o despreparo dos atendentes que são contratados pelo Administração do Hospital
para trabalharem no Pronto Socorro.

Além de serem arrogantes e tratarem os pacientes com descaso e sem humanidade não possuem formação suficiente para exercerem suas funções no pronto atendimento.

Será reflexo dos baixos salários pagos a eles ou contratações sem avaliação profissional ?
Zé Ruela
01/04/2014 09:05
Herculano

Hoje, primeiro de abril, dia da mentira, parabéns pelo seu dia, seu, e dos seu capachos, Luciano da Cunha, Sombrio e Sidnei Luiz Reinert. Como sempre, dando bolas foras, né, mentiroso.
Lorena
01/04/2014 08:53
Quem vai pagar a porta de vidro do hospital?

Hoje em dia é tudo assim...não faz do meu jeito eu quebro, chuto, arrebento, xingo...

simples assim.

Hoje em dia médicos são constantemente agredidos, xingados, insultados...porém a população esquece de cobrar dos verdadeiros responsáveis pela lastimável saúde pública que temos no Brasil...OS POLÍTICOS...QUE NÓS ELEGEMOS PARA NOS REPRESENTAR!
Herculano
01/04/2014 08:31
ESTÁ RUIM

Quando um político gasparense escreve no seu Facebook "ontem participamos em Blumenau do evento com o Governador Raimundo Colombo onde foi assinado o novo convênio com o Hospital Santo Antônio e entrega de ambulâncias para as prefeituras da região", alguma coisa está errada: com o governador, com o governo do estado e com o gasparense conformado e ausente da sua cidade.

O governador veio a Blumenau e trouxe recursos para o Hospital Santo Antônio, e nós noticiamos porque não possuímos notícias sobre o nosso Hospital? Hum! Acorda, Gaspar!
Herculano
01/04/2014 08:27
DISCURSOS DA INCOERÊNCIA

O PT do presidente Amarildo José Rampelotti e líder do governo de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, passou a semana inteira dizendo que não tinha dinheiro para dar aos servidores. Ao mesmo tempo, em regime de urgência, repito, de urgência, tramita na Cãmara o projeto de lei 08/2014 do próprio prefeito Zuchi e defendido por Amarildo para dar aumento diferencial para monitores de Área Azul.

Mas, não falta dinheiro? E por que da urgência? Esta é a revolta e questionamento do agente de trânsito e vereador, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú do PP e motivo da reportagem do jornal Cruzeiro do Vale na edição de hoje.

Agora percebam, o risível e a falta de respeito com os demais servidores, principalmente o professorado. Leiam a justificativa assinada pelo prefeito na defesa deste projeto. É a coisa mais importante que se quer por aqui. Acorda, Gaspar!

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS AO PROJETO DE LEI QUE ALTERA REFERÊNCIA DE CARGO PÚBLICO QUE ESPECIFICA.

Trata-se de Projeto de Lei que visa obter a autorização legislativa para que seja alterada a referência, e consequentemente a remuneração, do cargo em provimento efetivo de Monitor de Área Azul.

Considerando a importância do referido cargo e a responsabilidade que lhe é inerente, pretende-se, por meio desta proposta, ter a possibilidade de melhorar a remuneração percebida por estes profissionais, que desempenham importante trabalho na municipalidade.

É o que se almeja com a presente proposta, sem deixar de analisar as possibilidades financeiras da Administração, razão pela qual anexo a este projeto de lei segue Estudo de Impacto Financeiro.

Desta forma, submetemos à apreciação de Vossa Excelência e dos demais senhores Vereadores o Projeto de Lei anexo para que seja apreciado e aprovado EM REGIME DE URGÊNCIA.
Herculano
01/04/2014 08:08
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Não acredito! Piada Pronta: "O hino oficial da Copa vai se chamar Dar um Jeito'". Bem brasileiro. Devia se chamar "Dar um Jeitinho". E se der tudo errado, muda o nome do hino pra "Deu um Mau Jeito". Rarará!

E o Itaquerão vai mudar de nome pra Acidentão! E como diz o tuiteiro Nistagmus: "Os estádios estão sendo projetados com tecnologia de ponta. DE PONTA CABEÇA!". Estádios Podrão Fifa! Rarará! E os estádios estão quase todos prontos. Só falta construir um país em volta! Rarará!
Herculano
01/04/2014 08:01
O PESADELO PARECE ESTAR CHEGANDO AO FIM, por Reynaldo Rocha

Será que o pesadelo está chegando ao fim? Que a anestesia está perdendo o efeito? Quando se vê o PMDB abandonando o navio, é porque algo grave está acontecendo. Com o navio.

O PMDB tem instinto da sobrevivência. Criou o jogo - e, por isso, ninguém como ele sabe jogar os dados. O PT está conhecendo cada dia mais o parceiro que o manteve no poder por tantos anos.

Acreditou com empáfia que era o escolhido pelos deuses da política, mas nada mais era do que o emissário de quem efetivamente mandava no Brasil. O PT tentou usar as cartas do PMDB sem saber distinguir os naipes. Animou-se com a corrupção desenfreada e tentou fazer de todo o Brasil um imenso curral eleitoral aos moldes dos que existem nos sertões. Não deu certo.

Dilma nunca foi nem será Lula. Não aprendeu a pensar por si, não entendeu que a exaltação da figura de mãe do PAC foi inventada para justificar um poste apagado. Dilma é um poço profundo de ignorância do pior tipo: a que pensa ser genial. É somente uma histérica figura que obedece sem pestanejar ao real dono da voz. A máscara está caindo. Será o início do fim tão esperado?

Não é necessário notas da Standard & Poor?s para determinar o grau de confiança da população na política econômica de Dilma e do PT, que insiste em destruir o que conseguiu o Plano Real. Basta ir à quitanda do Seu Manuel e conferir os preços de cada dia.

Não basta colocar médicos escravos importados de Cuba sem estetoscópios para resolver a saúde no Brasil. Foram 11 anos e NADA se fez para evitar apagões e crises energéticas. Só restou a conta para que todos paguem. A ficha caiu?

Não sei. A eleição ainda está distante. Mas é interessante ver reuniões de franklinsmartins e santanas para tentar entender a queda na aprovação governamental. Parafraseando um marqueteiro americano, dá para dizer: "É Dilma, imbecil!".
Herculano
01/04/2014 07:57
CHEIRO DE ARMAÇÃO. DISCUSSÃO ACABA EM VIOLÊNCIA NO HOSPITAL DE GASPAR. O RELATO É DO REPÓRTER JOTA (JOÃO LUIZ) AGUIAR

Um desentendimento entre médico e paciente terminou em tumulto, pessoas feridas e o vidro de uma porta quebrado na noite desta segunda-feira (31), no Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar. Eram por volta de 18 horas quando a comerciária Sharlene Ramos, o marido, Carlos Augusto Gonçalves, e o filho de sete anos buscaram atendimento no P.A do hospital. Segundo a mãe, o menino estaria febril e se queixando de dores na virilha. Por volta das 20 horas, o médico de plantão chamou o menino para a consulta. Sharlene acompanhou o filho, enquanto o pai permaneceu na recepção.

Durante a consulta, a mãe teria discordado da forma como o médico estava realizando o procedimento e um bate-boca se iniciou ainda dentro do consultório. Sharlene acabou retornando para a recepção ? deixando o filho na sala do médico - e chamou o pai, que entrou no consultório para tirar satisfações com o médico. Um novo bate-boca se iniciou e o médico teria encerrado a consulta, pedindo para que pai e filho se retirassem do consultório. Enfermeiros também se meterem na confusão, e ajudaram a retirar Carlos Augustos e o filho do consultório do médico. Foi neste momento que o menino teria tropeçado e caído no chão. Na queda, o garoto sofreu um corte no lábio. Vendo o filho machucado, Carlos Augusto ficou transtornado e desferiu um violento soco contra o vidro da porta de acesso ao setor clínico do hospital. Os estilhaços acabaram provocando cortes nos seus braços e na sua mão esquerda. Toda a confusão foi presenciada por cerca de 10 pessoas que aguardavam atendimento na recepção do P.A. A Polícia Militar foi chamada e duas viaturas compareceram ao local para acalmar os ânimos. Ainda bastante nervosa, a mãe prometeu ir a delegacia fazer um boletim de ocorrências contra o médico. Já o pai admitiu ter perdido a cabeça. "Eu não queria fazer o que fiz, mas foi um ataque de fúria porque o médico destratou a minha família e disse que não atenderia mais o meu filho. Estou arrependido", afirmou. Carlos Augusto também disse que no momento em que deu o soco na porta do hospital, outras pessoas que estavam aguardando atendimento também ficaram revoltadas com a situação e deram chutes na porta. O menino, que sofreu um corte na boca, segundo a mãe, não precisou ser medicado. Já o pai, preferiu não pedir atendimento no hospital para os cortes sofridos nos braços e mãos.

A reportagem entrou em contato com o hospital, para tentar ouvir os envolvidos, mas foi informada de que o melhor seria procurar a diretora administrativa, Dilene Santos, na manhã de terça-feira. Mesmo assim, o número do telefone da reportagem foi deixado com a recepção do P.A para que a direção do hospital retornasse a ligação ainda na noite de segunda-feira, mas até às 22h30, nenhum contato foi feito. Na manhã de terça-feira, a reportagem voltará a entrar em contato com a direção do Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Herculano
01/04/2014 07:53
AÉCIO FALA A COISA CERTA: TANTO FAZ SE O CANDIDATO DO PT SERÁ DILMA OU LULA, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Já que estamos em tempos de recuperar os idos da ditadura militar, vou lembrar aqui de uma frase do general João Baptista Figueiredo, o último presidente daquele ciclo, inaugurado em 1964: "Olhem que eu chamo o Pires". O "Pires" era uma referência a Walter Pires, ministro do Exército. Mostrou-se um soldado disciplinado, ali nos estertores da ditadura, mas era de pouca prosa. Até surgiu na época uma safra de generais que gostavam de sorrir, de fazer acenos aos críticos e tal. Não era o caso do enigmático "Pires". E quando é que Figueiredo fazia aquilo? Sempre que julgava que a oposição ou o Congresso exageravam e tentavam ir além do que ele considerava seguro no tal processo de "abertura". "Chamar o Pires", ainda que dito num tom de pilhéria agressiva, significava o óbvio: dar um novo golpe e acabar com a brincadeira. E por que não chamou? Acho que é porque percebeu que não era mais possível. Adiante.

Mutatis mutandis, Lula é o "Pires" do PT. Nos bastidores, lideranças do partido vivem ameaçando, a cada vez que se evidenciam sinais de fragilidade da candidatura de Dilma Rousseff à reeleição: "Olhem que nós chamamos o Lula". É o sonho dourado de um monte de petista e, se querem saber, de muitos empresários também. Ninguém é tão dócil com alguns tubarões da economia como Lula. Ele tem um lado, assim, melancia às avessas: vermelho por fora e verdinho por dentro. Ou, se quiserem uma metáfora mais tátil, ele se parece bastante com jaca: por fora, tem uma casca áspera, hostil, mas, por dentro, é bastante mole e melequento, gelatinoso mesmo.

O "vamos chamar o Lula" voltou a ser repetido com muita frequência nos bastidores do partido na semana passada, quando veio a público a pesquisa Ibope indicando uma queda importante na popularidade de Dilma. A questão existe não é de hoje. Não custa lembrar que, ainda em 2011, no primeiro ano do governo Dilma, Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e espião do Apedeuta no Palácio, falou em Lua como "o nosso Pelé", sugerindo que o PT tem no banco o melhor jogador. Ou por outra: se Dilma for um risco, chame-se o Pelé barbudo.

Nesta segunda, o tucano Aécio Neves referiu-se a possibilidade da volta de Lula à disputa em palestra concedida a empresários ligados ao LIDE, grupo que reúne empreendedores de São Paulo. Afirmou: "Ouço sempre que pode haver mudança da candidatura do governo. Para mim, não importa se será Lula ou Dilma. O que eu quero é derrotar o modelo que aí está".

O pré-candidato tucano faz muito bem em tocar no assunto, pondo às claras essa história de que Lula chega e toma a Presidência como e quando quiser. Se acontecer, terá de ser com o voto do eleitorado. Ele disputar ou não é um problema dos petistas e de Dilma, não das oposições. Esse negócio do "olhem que nós chamamos o Lula" é só mais uma tentativa de intimidar a oposição.
Herculano
01/04/2014 07:49
MAIS UMA

O Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet e não tem mais horário certo para ser publicado - publicou o decreto 5.882, de 26 de março de 2014. Ele exonera, a pedido, a servidora Rafaelle de Oliveira Ferreira, do cargo de procuradora do município de Gaspar. O mesmo DOM que diz ser do dia 31 de março, traz a convocação de Eduard Fischer, o sexto colocado no concurso do edital nº 001/2012.
Herculano
01/04/2014 07:38
APESAR DOSMILHÕES, SEDE DA UNE NÃO SAI DO PAPEL, por Claudio Humberto na coluna que ele publicou nos jornais brasileiros

Um dos maiores símbolos da ditadura que se instalava no Brasil foi a destruição, por incêndio, da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1º de abril de 1964. Exatos 50 anos depois, placas de alumínio escondem o mato e mais de R$ 50 milhões do Tesouro Nacional, concedidos no governo Lula para "construção da nova sede". Até hoje a sede não foi construída. Talvez por culpa da ditadura?

Obsequioso silêncio
Controlada pelo PCdoB, que aboliu eleição direta para sua diretoria, a UNE agradeceu com silêncio as generosas doações do governo Lula.

Não vi, não ouvi, não falo
Após as doações milionárias, a UNE passou a ignorar denúncias contra o governo, do mensalão a questões específicas sobre Educação.

O petróleo era nosso
A UNE liderou lutas históricas, como a da criação da Petrobras, e 50 anos depois nem se importa com denúncias de malfeitorias na estatal.
Herculano
01/04/2014 07:33
COMO FUNCIONA E NÃO É PRIMEIRO DE ABRIL. O PT PEGO NA SACANAGEM CONTRA OS BRASILEIROS NO CASO DA PETROBRÁS, QUER PUNIR QUEM DENUNCIA E MOSTRA PROVAS DO DESATINO. POR QUE? PARA SE VER LIVRE DA CULPA, DO ESCÂNDALO E DA RESPONSABILIDADE.


PT pede à PGR que apure vazamento de Imbassahy, mancheteia o 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por publicidade de empresas e bancos estatais, incluindo a Caixa, a que limpou os saldos de cadernetas de poupança de seus clientes e fez um lucro falso de R$720 milhões no seu próprio balanço.

Diz o texto do 247. O Partido dos Trabalhadores decidiu representar ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e à procuradoria-geral da República, chefiada por Rodrigo Janot, para que seja investigado o vazamento de documentos secretos da Petrobras; deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA), que é líder do PSDB na Câmara, requereu informações sigilosas, mas afirmou que o envelope da estatal, a despeito da confidencialidade, chegou sem lacre ao seu gabinete

O deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA), líder dos tucanos na Câmara dos Deputados, está na mira do PT. O motivo é o suposto vazamento de documentos sigilosos da Petrobras, que lhe foram enviados em caráter reservado - Imbassahy alegou que o envelope chegou sem lacre ao seu gabinete.

Leia, abaixo, nota publicada no Painel a respeito:

Bumergangue

O PT vai ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e à Procuradoria-Geral da República contra Antônio Imbassahy (PSDB-BA). Quer que o tucano esclareça a acusação de que recebeu envelope violado com respostas a pedidos de informação sobre a Petrobras e o vazamento de dados sigilosos desses papéis.

Leia, ainda, reportagem anterior do 247 sobre o caso:

COMO VAZARAM DOCUMENTOS SECRETOS DA PETROBRAS?

Em 2012, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), requereu informações à Petrobras e recebeu um lote de documentos altamente confidenciais, com dados, inclusive, sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas; havia o compromisso de manter tudo em sigilo, mas, nos últimos dias, informações ali contidas alimentaram denúncias na imprensa contra a empresa; além disso, num movimento altamente heterodoxo, o deputado tucano informou à Câmara que recebeu aquele lote de informações num envelope sem lacre; será que Imbassahy se vacinou?

247 - Em 2012, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy (PSDB-BA) requereu várias informações à Petrobras. A estatal decidiu enviá-las, desde que fosse mantido o compromisso da confidencialidade, uma vez que ali constavam documentos altamente secretos da companhia.

Adversário do PT na Bahia, desde então Imbassahy se tornou um dos mais aguerridos críticos da compra da refinaria de Pasadena, no Texas. Naquele momento, especulava-se que o ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli seria candidato à sucessão do governador baiano Jaques Wagner.

Pasadena era, portanto, um caso local, que só agora ganhou repercussão nacional. Por isso mesmo, nos últimos dias várias informações confidenciais que ali estavam passaram a vazar para os jornais. Qual foi a fonte? Jamais se saberá, uma vez que a Constituição assegura aos jornalistas o sigilo da fonte.

No entanto, Imbassahy cometeu um ato falho. Já em 2012, ele enviou um ofício à primeira-secretaria da Câmara dos Deputados, informando que o envelope com documentos secretos da Petrobras chegou à Câmara sem lacre. Será que foi uma vacina?

Ontem, o site do jornal Folha de S. Paulo publicou matéria a respeito. Leia abaixo:

Documento sobre Pasadena enviado ao Congresso foi violado

ANDRÉIA SADI
DE BRASÍLIA
Documento elaborado pela Petrobras com informações sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, e encaminhado em dezembro de 2012 em caráter reservado à Câmara dos Deputados, chegou violado ao seu destinatário.

Além de chegar sem qualquer lacre, faltavam duas páginas que, soube-se depois, diziam respeito exatamente ao negócio do Texas.

A primeira-secretaria da Câmara, então controlada pelo ex-tucano Eduardo Gomes (TO), hoje no partido Solidariedade, recebeu um ofício do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) no dia 18 de dezembro de 2012 comunicando que o conteúdo de caráter "reservado'' das respostas prestadas pela Petrobras (e encaminhadas pelo Ministério de Minas e Energia) a um requerimento de informações chegaram ao seu gabinete "totalmente aberto", sem identificação do grau de sigilo.

Ao tomar conhecimento do teor do documento, o deputado constatou, segundo ofício da primeira-secretaria a que a Folha teve acesso, "a ausência das folhas 3 e 4, coincidentemente, essas folhas continham respostas aos questionamentos sobre a operação de aquisição, pela Petrobras, da refinaria situada em Pasadena".

Gomes, então, abriu uma apuração administrativa à época para apurar a "violação do citado sigilo".

A assessoria de Gomes disse à reportagem que, conforme apuração, "houve uma falha nas cópias enviadas ao parlamentar" pois os originais ficam arquivados e que desconhecia o conteúdo das páginas "pois não foi dado acesso de seu teor a ninguém''.

O serviço administrativo da seção diz ter constatado que os documentos foram enviados pelo Ministério das Minas e Energia "sem envelope" e sem os procedimentos que regulamentam o tratamento de informação classificada em grau de sigilo.

O ministério foi, então, comunicado para corrigir o documento para o nível reservado. A primeira-secretaria nega que tenham vazado informações do documento.

Procurado pela Folha, Imbassahy confirma o episódio, mas não quis comentar os detalhes.

A assessoria do ministério também foi procurada pela reportagem, mas não .
Herculano
01/04/2014 07:26
COMPARE A DDIFERENÇA

A prefeitura de Blumenau, que é do PSDB, só ela vai repassar para o Hospital Santo R$ 7.994.731,00, ou seja quase R$8 milhões. em 2013 foi o valor foi de R$ 7.206.300,00. Além do Hospital Santo Antônio, a prefeitura de lá vai repassar outros R$ 3.168.000,00 para o Hospital Santa Isabel.

Enquanto que aqui a prefeitura do PT, enrola-se para fazer os convênios, os repasses e pagar o que deve ao Hospital pelos serviços que ele já fez para a comunidade naquilo que era dever da prefeitura de Gaspar fazer para os pobres, doentes, fracos, desinformados e manipulados. Os repasses que tem feitos nos últimos meses só foi porque o juiz mandou pagar. Pela prefeitura do PT do presidente Amarildo, o Hospital já devia estar fechado.
Herculano
01/04/2014 07:14
CARECA DE SABER, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo

Careca de saber. Chega a ser inacreditável que a Câmara dos Deputados considere necessário fazer uma campanha publicitária para melhorar a imagem da instituição e mais: precedida de uma pesquisa para detectar qual a avaliação do público sobre a atuação do Parlamento, suas qualidades e defeitos.

A brincadeira vai custar R$ 10 milhões, mas poderia custar um tostão. Todo mundo, suas excelências inclusive, sabe qual é o problema e onde está a solução. Basta o Poder Legislativo cumprir sua função de instância representativa dos interesses da população, andar na linha, não cometer abusos, não se valer de privilégios e cumprir à risca a Constituição.

Nesse caso o exercício do mandato pode não ser atividade tão atrativa, mas no que tange à preocupação com a imagem estaria tudo resolvido.
Lucinara - Servidora Telefonista
01/04/2014 07:10
Sou Lucimara Rozanski Silva Telefonista concursada desde 05/2011 Lotada na Sec. Transp. e Obras de Gaspar e não Professora conforme coluna Sobre o Trapiche . E talvez com meus 19 anos de telefonia ( 13 anos na vida privada e 6 na vida publica )tenha desenvolvido o dom da paciencia e absorvido a indignação de muitos ao ligarem e precisarem de algum tipo de serviço publico e por muitas vezes não conseguirem nem sequer serem ouvidos por quem deveria ouvi-los , quanto mais um real retorno do que precisam. Não sou filiada a nenhum partido e não tenho pretensão; a pesar de ter minhas simpatias por alguns. Obrigada pelo espaço, e confesso que só quem está nos bastidores da administração, sindicato e servidores é quem consegue observar o que pode e deve melhorar. Ah, não tenho pretensão nenhuma de trabalhar na imprensa - pois voces é que são os profissionais.
Lucimara Roanski Silva
Telefonista

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.