11/03/2014
QUEM É MESMO O CULPADO? I
Vamos lá. A máscara caiu outra vez. De quem mesmo é a culpa pelos alagamentos e prejuízos sérios da enxurrada na comunidade Vila Isabel, no Barracão, terra do prefeito Pedro Celso Zuchi, do seu cunhado vereador Antônio Carlos Dalsochio, todos do PT? De São Pedro como insistem a prefeitura e o PT? Já escrevi que não. E provo. Ou como agora espetam e espertamente na conta do governo do Estado o PT e seus agentes políticos, como último lance para se escapar da culpa total e enganar os desinformados, ignorantes e dar discursos para seus fanáticos? Também não. A Vila Isabel é instrumentalizada pelo PT e não é de hoje. Uma simbiose total. Então é um panfleto, um discurso, uma causa...
QUEM É MESMO O CULPADO? II
Em 2006, quando o prefeito era Adilson Luiz Schmitt, PPS, organizada, a Associação de Moradores entrou com uma ação contra o Município, por falta de infraestrutura lá. Queria ela que a prefeitura desse um jeito. Era um loteamento precário. Mandou bem a Associação na busca de direitos coletivos. Fez certo. Era, todavia, propaganda. Era campanha política. Era a desmoralização do prefeito de plantão antes do diálogo, da negociação e da busca verdadeira de uma solução para aquela gente. Ou seja, o problema existe formalizado há pelo menos sete anos. Em outubro de 2011, todavia, quando o PT já era governo, a Comunidade ganhou a causa contra a prefeitura. A decisão foi da então juíza Ana Paula Amaro da Silveira, a perseguida pelo PT. A Associação devia comemorar. Ficou quieta.
QUEM É MESMO O CULPADO? III
A sentença da juíza foi absolutamente clara: ?determinar que o Município execute as obras de infraestrutura requeridas pela parte autora (limpeza da extensão das ruas; limpeza e desentupimento das ?bocas de lobo?; patrolagem; retirada de entulhos e demarcação da área que compreende a pista de rolamento). Fixo 180 dias o prazo para a execução das obras, sob pena de multa diária de R$ 10 mil?. Os meus leitores e leitoras já sabem desta história, faz anos. O PT, contrariado, também. O pessoal da Associação de Moradores que ingressou com a Ação, igualmente. Mas, a prefeitura e o PT quando tentam me desmoralizar, pensam ser eu um tolo, um desmemoriado, que não possuo arquivos, que não tenho fontes. Então é bom relembrar isto aos ?esquecidinhos? e planfetários.
QUEM É MESMO O CULPADO? IV
O que aconteceu depois desta sentença que finalmente libertaria a Vila Isabel dos problemas e da incúria do poder público? Nada. Simplesmente, nada. Ou, muito. Então vejam. A prefeitura e o PT preferiram enfrentar a Justiça, e com o aval dos líderes petistas da Vila Isabel, do que fazer o que a Justiça determinou para ajudar a Comunidade. Ulalá. Com o PT no poder, os líderes se ?desmobilizaram?, corpo mole para não haver cobranças entre amigos porque o objetivo, na verdade, desde o início, não era a solução, mas politicamente ferrar um adversário. Entenderam? É assim que as coisas funcionam por aqui. A prefeitura do PT agora é a mais interessada em achar outros culpados neste assunto onde mandou bananas para a decisão Judicial que a obrigava às obras para a Comunidade. Recorreu. Ganhou tempo. O que aconteceu no final da semana passada? As casas foram inundadas até as janelas num prejuízo sem tamanho. Um pesadelo para muitas famílias, pobres e dependentes de políticos que vivem deste tipo de miséria para estarem e se perpetuarem no poder.
QUEM É MESMO O CULPADO? V
Há mais de dois anos que a prefeitura do PT de Gaspar vive gastando tempo na Justiça deixando as famílias da Vila Isabel à mercê das águas das enxurradas. Então de quem é a culpa? De São Pedro? Ou do Pedro e seus companheiros que deixaram a Comunidade desprotegida? Mas para disfarçar, o que está na sessão da Câmara de hoje? O requerimento 44/2014. A quem ele é dirigido? Ao Deinfra e a SDR de Blumenau. O que ele quer? Uma construção de uma galeria sob a rodovia junto ao Loteamento Vila Isabel para escoar as águas. Quem é o autor? Dalsóchio. Duas perguntas além da constatação óbvia já desmascarada. Por que se demoraram cinco anos (do PT) para pedir isto? Então, o problema não é o que se alegou na Justiça para culpar o ex-prefeito Adilson? É o que se deduz pela resistência em fazer o que se pediu e a Justiça determinou; é o que se deduz agora, na nova solução proposta e arrumando um novo culpado, o adversário, o governo do Estado e num ano de eleições, palanques, discursos, entrevistas nas rádios... Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
É coisa antiga. A famosa e insólita canelada dada na solenidade de inauguração no presidente da Acig de então, e presidente da Comissão que reconstruiu fisicamente o Hospital de Gaspar, Samir Buhatem, era o sinal de que o Hospital aberto não seria bem-vindo aos do PT. Ou existe outra explicação?
O Sintraspug está de olho com lupas nas verbas do Fundeb que chegam aqui na secretaria da Educação. Elas podem estar ganhando aplicação diversa daquela que se estabelece na lei que as criou. Elas prioritariamente são para salários e qualificação dos professores.
Registro. Foram liquidadas as pendências da folha de pagamento de janeiro do Hospital. O presidente do Conselho, Sérgio Roberto Waldrich, compareceu com R$40 mil do seu próprio bolso. Esta semana se liquidam os salários de fevereiro. Nenhum recurso da prefeitura foi usado para o pagamento da folha de funcionários. É do acordo. O dinheiro da prefeitura foi para pagar os médicos e materiais de atendimento hospitalar.
A prefeitura de Gaspar desafiou mais uma vez os acordos e a Justiça. Ela devia pagar o que deve ao Hospital e manter o CAR aberto 24 horas por sete dias, incluindo, naturalmente, domingo e feriados. Já fechou e só funciona das 7h às 19h (mas às 18h não possui mais médico como atestou o repórter da 89,7FM, quando levou a sua mulher lá para ser atendida).
Na própria carne. A Câmara vota hoje a Moção de Repúdio da vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB contra a portaria Nº 1253/2013 por restringir a realização do exame de mamografia gratuito às Mulheres com menos de 50 anos de idade. Ivete sabe o repudia. Ela já teve câncer nos seios.
Pegadinha. Hoje a sessão da Câmara é curta. Haverá homenagens aos prefeitos de 1934 até hoje, como parte das comemorações dos 80 anos. Convidado, Adilson Luiz Schmitt, PPS, não vai. Em tempo de caça as bruxas, respondeu o ofício do convite da Câmara. Alega compromissos. Quais? Neste horário tem que estar em Florianópolis onde trabalha. Se vier para ser homenageado, corre o risco do pedido de informações dos vereadores da própria Câmara, como fizeram os petistas a respeito do Kleber Edson Wan Dall, PMDB, na semana passada.
Onde foi mesmo parar o madeirame do posto de saúde do Gasparinho? Ele foi demolido para ser reformado. A itaúba (cara e boa) da cobertura sumiu do pátio da Secretaria de Obras e ninguém sabe onde está. Será? Acorda, Gaspar!
Perguntar não ofende: a Agapa ? Associação Gasparense de Proteção aos Animais - vai estar no Rodeio deste final de semana para combater os maus tratos aos cavalos, touros e novilhas?
Tem candidato de dieta ou sem dinheiro. Neste final de semana foi a quatro festas e ficou em jejum. Só fotos e propaganda para o Facebook.
Edição 1569
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).