Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

11/02/2014

PROJETO POPULAR
O advogado e ex-procurador geral do município na época do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, (hoje não convidem os dois para a mesma mesa), Aurélio Marcos de Souza, não é vereador (está filiado ao nanico PSC). Entretanto, Aurélio quer mostrar aos gasparenses que o eleitor, mesmo não sendo vereador, pode fazer leis e atuar em favor da sua comunidade. E para isto, o cidadão e advogado Aurélio Marcos acaba de protocolar na Câmara um pedido para ?saber quais são as informações que se fazem necessárias em uma petição pública para comprovar a subscrição de cinco por cento do colégio eleitoral de Gaspar em um Projeto de Lei de Iniciativa Popular?. E por que ele fez isto?  Porque está escolado com as enrolações e interesses dos políticos, bem como com a burocracia estatal. ?É para evitar que eles, quando forem fazer a conferência dos dados, não comecem a colocar empecilios?, justifica. A pergunta que o doutor Aurélio ainda não respondeu e faz segredo, qual é o projeto que ele está bolando. Coisa fácil e sem polêmica, por certo não é.

FUTURO INCERTO I
A Saúde, a Educação e a Assistência Social são áreas essenciais ao ser humano e a um governo sério. Menos aqui. Em Gaspar, e estranhamente no governo popular do PT de Pedro Celso Zuchi, são críticas e não funcionam. Escrever sobre a Saúde Pública é ?chover no molhado?; até Decreto de Calamidade temos, num reconhecimento tácito da falta de ação em favor dos doentes, desfavorecidos e desassistidos. Da assistência social, a melhor e espetacular ação foi a de levar uma juíza referência no Brasil nas ações e resultados pela causa da infância e adolescência a um escândalo nacional. Tudo sem provas e no programa Fantástico da Rede Globo, cuja reportagem até hoje, vergonhosamente, não se concluiu. Quanto à educação e aos dez anos do secretário Neivaldo de Souza? Os índices oficiais do Ministério da Educação nos respondem por si próprios. Uma miséria humana. Um crime continuado. 

FUTURO INCERTO II
Sexta-feira, como se aqui a Educação fosse uma referência, houve o início oficial do ano letivo. Só entre os educadores (espera-se este dia não valha como aula dada para os 200 dias ou 800 horas mínimas por ano na sempre conta mágica da Secretaria). ?Educação: que futuro nos espera?? foi o tema da palestra do especialista Mozart Neves Ramos. Teorias. Ideologia. Uma anestesia para esconder a nossa dura realidade. Quantas escolas em Gaspar possuem o contraturno? Quantas escolas possuem o regime integral? Quais as ações mitigadoras e parceiras nas áreas de risco social que assustam e degradam o município? Qual o déficit de vagas, principalmente nas creches? Afinal, que futuro nos espera? Este, da verdade nua e crua, nem o palestrante, muito menos o eterno secretário de educação do PT, o prefeito e sua vice, Mariluci Deschamps Rosa, PT, a berçarista, puderam responder à cidade, aos cidadãos, às cidadãs e sinalizar aos que estavam no encontro.

FUTURO INCERTO III
Exagero? Tem mais. As aulas começaram ontem na rede municipal, menos na Angélica Costa e na Norma Mônica Sabel. Adiou-se para hoje. Por quê? As obras de elétrica não ficaram prontas. E não podiam. Por falta de planejamento a na Norma, por exemplo, foram elas licitadas apenas no dia 29 de janeiro. Um trabalho pela metade. Tem ainda pela frente a tomada de preços para o preventivo de incêndios que se adiou da semana passada. Vergonhoso. Quer mais do improviso? Hoje é a licitação do portão do CDI Dorvalina Fachini. Só na semana passada é que se licitou a compra de materiais esportivos para as escolas e os CDIs. Também na semana passada, a companheirada rindo, comemorando e a imprensa achando um grande feito, aconteceu a assinatura da ordem de serviço para a reforma do telhado da Zenaide Costa e do CDI Cecília Venturi. Tudo não poderia ter sido feito nas férias escolares, longe do perigo e contratempos para os estudantes? A mesma coisa com a reforma da cozinha e da eletricidade do CDI Sônia Gioconda Beduschi Buzzi. 

FUTURO INCERTO IV
A lista é longa. E este é o melhor retrato de descaso da Educação por aqui. Faz mais de cinco anos que a escola Angélica de Souza Costa foi soterrada lá no Sertão Verde. Faz quatro anos que a Fundação Bunge quer reconstruí-la e doá-la para a cidade. E por que não fez ainda? Porque a prefeitura não dialogou com a comunidade e não indicou até hoje, o lugar onde reerguê-la. Os jovens estão no improviso da Norma Mônica Sabel. As crianças, neste calor, expostas no salão comunitário da Capela São Sebastião. É assim que funciona aqui. Educação, conhecimento? Para quê? Analfabetos e ignorantes são melhores para serem manipulados e ?ajudados? por políticos e gestores públicos inescrupulosos.  ?Educação: que futuro nos espera?? foi o tema da palestra do especialista Mozart Neves Ramos. Apropriado. Pena que ele não conheceu e nem abordou a nossa triste realidade que trabalha contra o futuro das nossas crianças. Afinal, que futuro nos espera, elas perguntam.  Acorda, Gaspar!

SOBRE O TRAPICHE

A secretária de Saúde de Gaspar, Marcia Adriana Cansian, pode estar metida numa enrascada daquelas. Foi ela quem adiantou ao ex-administrador do Hospital, Orivald Maciel Filho, uma parcela do convênio. E Orivald não prestou contas, segundo ela própria informou. Neste caso, então se aplica o decreto 1126/2005. Ele delega a competência de executar o Orçamento aos ocupantes dos cargos de gestão na prefeitura. O decreto considera o ordenador da despesa, o responsável pela emissão de empenho, autorização de pagamento ou dispêndio de recursos do município. E é claro: o ordenador responderá pelos prejuízos que, direta ou indiretamente, causar à Fazenda Pública. 

Da vereadora Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM, que deixou de ser professora neste ano para se dedicar integralmente à vereança: ?fez bem o prefeito em assinar o Decreto de Calamidade na Saúde Pública de Gaspar. Apenas reconheceu uma realidade do seu governo. Não é só Hospital que tem problemas por causa da prefeitura, os postos de saúde, o CAPS entre outras estão uma calamidade?.

Três integrantes da Embaixada do Reino da Arábia Saudita, Abdulaziz Mohammed Albadi, Yousef Saleh Alotaibi e Ibrahim Aleisa finalmente foram ver as casas de plástico no loteamento às margens da perigosa BR-470, no bairro Belchior Baixo. As casas foram doadas pela Embaixada para moradores atingidos pela catástrofe em 2008. A prefeitura tentou abafar o mal estar, mas o pessoal saiu constrangido e decepcionado com a infraestrutura e as gambiarras que fizeram lá.

O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, foi com Giovano Borges, PSD, a Pomerode. Dizem que foram conhecer a Câmara de lá. Isto é bom. Brick agora pode nos dizer como funciona bem a Câmara de lá com apenas 30 dias de férias por ano e menos assessores do que aqui. Só para lembrar. Brick foi contra as férias de 30 dias aqui quando relator da matéria no ano passado, e ensaia um trem da alegria, para validar a irregular proporção de efetivos e comissionados na Câmara e que a promotora da Moralidade Pública, Chimelly Louise de Resenes Marcon, quer ver resolvida. Acorda, Gaspar!

Alô promotoria da Moralidade Pública. Este press release de terça feira, dia quatro, mostra muito bem como funciona a campanha política antecipada e disfarçada em Gaspar. ?Educação entrega kits escolares para filhos dos servidores da Secretaria de Obras?. Por que só a Secretaria de Obras? Os filhos dos demais servidores não merecem o mesmo tratamento? Por que o Sintraspug está omisso? E os vereadores, especialmente os da Comissão de Gestão Pública? É a plantação do recém-instalado secretário Lovídio Carlos Bertoldi.

Asfaltaram a Rua Rio Negrinho defronte ao Posto de Saúde do Bairro Figueira. É aquele que a propaganda petista disse que a presidente Dilma Vana Rousseff a tornaria referência nacional, mas se infestava e se comia poeira.

Desaparecido. O Hospital de Gaspar entrou com um processo (0000080-55.2014.8.24.0025) contra o seu ex-administrador Orivald Maciel Filho. O juiz da segunda Vara de Gaspar despachou por um esforço redobrado na sua citação.

O tapa. Na quinta-feira, o PT de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa ?inaugurou? com pompa, muitos comissionados e parte da comunidade, os 300 metros de asfalto da Rua Leonardo Pedro Schmitt, ali no Macucos. A retificação, alargamento e asfaltamento de três quilômetros desta rua foi uma promessa do PMDB estadual e Kleber Edson Wan Dall a prefeito. A comunidade e empresários esperam até hoje. O PT foi mais eficaz do que o PMDB, pelo menos em 300 metros.

Edição 1561 

Comentários

LUIZ ORLANDO POLI
13/02/2014 22:59
O IDH é uma construção de muitos administradores publicos ! de tdos os funcionarios do poder publico não é obra de um unico homem ! mais ele é construido desde o mais humilde servidor publico ao mais graduado ! é construido com pessoas comprometidas com o municipio ! Parabens a tdos que atuaram nessa direção ! Temos q ter nossa sensibilidade voltada agora para nosso hospital !
Herculano
13/02/2014 21:49
JUIZ DÁ LIÇÃO, REJEITA EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, ESCLARECE A SENTENÇA QUE A PREFEITURA DISSE NÃO ENTENDÊ-LA ( UMA TÁTICA USADA PELO PARTIDO E OS MENSALEIROS PARA GANHAREM TEMPO E ASSIM DESMORALIZAR JULGADORES) E FICA VALENDO A SUA SENTENÇA QUE MANDOU O MUNICÍPIO PAGAR IMEDIATAMENTE O QUE SE DEVE AO HOSPITAL PELOS SERVIÇOS PRESTADOS EM JANEIRO. DECIDIDAMENTE O DIA 13 NÃO FOI BOM PARA AS CHICANAS DOS PETISTAS DAQUI QUE QUEREM FECHAR O HOSPITAL DE GASPAR SUFOCANDO-O FINANCEIRAMENTE. O QUE O PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI, PT, FARÁ AGORA PARA EMBARRIGAR ESTE ASSUNTO?

Vistos, etc.

I - Trata-se de embargos de declaração opostos pelo Município de Gaspar em desfavor da decisão de fls. 103/111 onde questiona se deve efetuar o depósito mediante a prestação de caução ou independente dela, insurge-se quanto ao fato de ter sido citado antes da intimação do demandante para prestar caução, apesar de determinação diversa na decisão e, ainda, requer esclarecimento quanto ao valor a ser depositado, o determinado na decisão (valor do convênio) ou o requerido pelo nosocômio na exordial.

É o brevíssimo relato. DECIDO.

II ? Dispõe o art. 535 do Código de Processo Civil, que "cabem embargos de declaração quando: I - houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição; II - for omitido ponto sobre o qual deveria pronunciar-se o juiz ou tribunal."

É consabido que os embargos declaratórios têm como pressupostos equívoco no decisum a ser retificado, omissão a ser preenchida, dúvida a ser sanada, contradição a ser dissolvida, obscuridade a ser elucidada.

No caso em tela, data venia, não consta qualquer omissão, contradição ou obscuridade na decisão desafiada, capaz de autorizar o acolhimento dos presentes embargos declaratórios.

Em que pese o esforço expendido pelo embargante, o reclamo não merece guarida. Isso porque a decisão é suficientemente clara: a liminar somente terá eficácia se prestada caução [condição suspensiva] e o valor a ser pago é o conveniado entre as partes no ano de 2013, atinente aos serviços de urgência e emergência (R$ 218.433,00 ? cláusula nona ? parágrafo 1º - item I).

No que tange ao segundo reclamo, acerca da "inversão na ordem das intimações", ressalto que não se trata de qualquer omissão, contradição ou obscuridade na decisão prolatada, mas sim um equívoco cartorário.

Quanto ao prazo nonagesimal concedido, este não tem qualquer relação com as normas do convênio, já que se constitui em prazo "máximo" deferido pelo juízo para que o Município tome as providências cabíveis para prestação do serviço de saúde de urgência e emergência diretamente, por meio de convênio ou contrato administrativo. Logo, fica clarividente que, no caso do Município tomar as providência acima mencionadas em prazo inferior aquele estabelecido por este juízo, levará a revogação da liminar. Além do que, não há que se falar de denúncia ou rescisão do convênio, porquanto este já se findou, motivo pelo qual é inaplicável a norma constante na cláusula décima quinta do convênio.

Desta forma, revelam-se incabíveis os embargos de declaração, porquanto inexistentes os vícios que caracterizam os pressupostos legais de embargabilidade.

III - Em face do exposto, REJEITO os presentes embargos declaratórios.

IV. Consigno que o Município de Gaspar teve regular conhecimento da demanda, motivo pelo qual reputo válida a citação efetivada, pois inexistente qualquer vício de forma que a macule, devendo ser intimado para cumprimento da tutela antecipada após a formalização de prestação de caução.

V. Tome-se a termo a caução ofertada às fls. 128/129.

Intimem-se.

Gaspar (SC), 13 de fevereiro de 2014.
Raphael de Oliveira e Silva Borges
Juiz de Direito
Edmundo Graças
13/02/2014 21:21
Herculano muito estralho foi o Ze Ruela não ter aparecido hoje, somente agora a noite. Possivelmente passou a parte da manhã com diarreia e a parte da tarde la no fórum. Por isto tá explicado a falta do Zé Ruela, por sua roela tava a perigo.
Herculano poste o IP das maquinas em que normalmente o zé ruela posta seus comentários, e te direi em alguns dias se não são maquinas públicas.
Herculano
13/02/2014 20:44
PSOLISTAS, DELEGADO E JUIZ NÃO SURPREEENDEM NINGUÉM AO APARECER NA LISTA DE DOADORES DOS BLACK BLOCS, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Pois é? Apareceu a lista de patriotas que colaboram com os black blocs. Lá estão os vereadores Jefferson Moura e Renato Cinco, ambos do PSOL. Mas não só. Há também um delegado, o sr. Orlando Zaccone, uma figura conhecida deste blog. Já chego a ele. Não só: na lista também está um juiz de direito, de quem já se ouviu falar aqui: João Damasceno - que nega a contribuição. A veja.com teve acesso à planilha de contabilidade de um dos eventos patrocinados pelos black blocs - este, excepcionalmente, não teve pancadaria. Adivinhem quem aparece tanto arrecadando a grana junto aos doadores como gastando o dinheiro - Elisa de Quadros, a buliçosa "Sininho". Doar dinheiro para quem quer que seja é ilegal? Em si, não! Depende do que se vai fazer com ele. E a gente sabe o que fazem os black blocs.

A revelação da lista de doadores para a realização de um dos eventos reforça a denúncia feita pelo advogado Jonas Tadeu, que defende os assassinos do cinegrafista Santiago Andrade. Em entrevista à rádio Jovem Pan na manhã desta quarta, ele afirmou que políticos e partidos estavam dando mesadas a manifestantes. Também põe numa nova perspectiva a afirmação de Tadeu de que Sininho o procurou, em nome do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), oferecendo criminalistas para defender os homens que mataram Santiago.

A parceria política entre PSOL e black blocs não é exatamente uma novidade. Os dois grupos atuaram juntos na estúpida greve dos professores do Rio. O sindicato chegou a publicar uma nota em que assumia a parceria. Agora, vemos políticos do partido dando dinheiro para os mascarados. Freixo ainda tentou ameaçar a imprensa com Justiça para ver se ela mudava de assunto. Não adiantou.

Zaccone estar nessa lista não me surpreende. Este delegado de polícia tem realmente um juízo muito singular sobre o mundo. No começo de maio, ele participou em Brasília de um seminário em defesa da descriminação das drogas, financiado pelo governo Dilma, em que deu a seguinte declaração: "Nós conseguimos avançar no debate no que diz respeito ao consumo de drogas, a descriminalização da conduta do usuário (?) E eu não tenho, como policial, outra maneira de observar esse fenômeno sem ser, né -, atuando em favor, né -, da legalização da produção, do comércio e do consumo de todas as drogas". Você entenderam. Ele disse que, como delegado, atua em favor da legalização da produção, do comércio e do consumo. Atenção! Nem a Holanda, que tem a legislação mais tolerante do mundo com os entorpecentes, aceita a legalização da produção e do comércio. Parece-me razoável que apareça doando dinheiro aos black blocs.

Outra figura conhecida deste blog é o juiz João Damasceno. Escrevi um post sobre ele no dia 30 de outubro. Ele parece num vídeo, ao lado de algumas estrelas da TV Globo, convocando a população do Rio para um protesto. No vídeo em questão, uma atriz, que não pertence ao elenco global, defende abertamente a tática black bloc. Disse ela em defesa dos vândalos: "E eu também acho que tem de parar para pensar o que é que está sendo destruído. São casas de pessoas? Não! São lugares simbólicos".

Damasceno, que pertence ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, é membro de uma associação esquerdista chamada "Juízes para a democracia", uma entidade que, certa feita, publicou uma nota em defesa de pessoas que invadiram e depredaram a Reitoria no USP. No texto, a tal associação diz que algumas pessoas estão, sim, acima da lei. Quais pessoas? Os militantes de esquerda!

Eis aí. Em sociedade, não existe nem combustão nem geração espontânea. Atos, causas, eventos são sempre motivados. Na democracia, qualquer atividade que tenha custo sempre é financiada. A questão é saber o que se está financiando: o aperfeiçoamento da democracia ou o terror.
Juju do Gasparinho
13/02/2014 20:28
Prezado Herculano:

Vendas de veículos em 2013 foram as piores em 10 anos, apurou o IBGE.
Fonte AE - Agencia Estado.

O que postou Miguel José Teixeira foi piada de Pedro Luiz Rodrigues?
O cérebro do Apedeuta da Silva é equivalente ao de uma ameba.
Zé Ruela
13/02/2014 19:37
Roberto Sombrio

É meu caro, o prefeito Celso Zuchi não sabe ser prefeito, aliás, pra você até agora ele foi o melhor prefeito que você já teve, exemplo é a sua rua, sempre limpa, macadamizada, patrolada, ou é mentira minha, o seu prefeito não fazia isso. Realmente ele mostrou o seu fracasso se elegendo três vezes prefeito de Gaspar, feito que nenhum outro conseguiu na história de Gaspar, chora Sombrio, chora. Você deveria é ficar contente e feliz, assim a sua rua ficará mais três anos uma beleza. Depois se você escolher errado, nunca se sabe, né, poderás ter de ir novamente toda semana na prefeitura implorar para fazerem a manutenção da sua rua.
Herculano
13/02/2014 18:40
HOJE É DIA 13

Os valentes vereadores Antônio Carlos Dalsochio e José Amarildo Rampelotti, ambos do PT e a secretária de Desenvolvimento Social, Maristela Cizeski, subiram o morro do Fórum. Desceram mais preocupados.
LUIZ ORLANDO POLI - SOCIOLOGO
13/02/2014 16:40
Como gasparense fico honrado em saber q nosso querido municipio foi agraciado com o 5º lugar no IDH no estado ! Fruto do trabalho de tdos os gasparenses de boa vontade ! Pra complementar esse resultado só falta nosso hospital funcionar em sua plenitude ! para amparar os nossos munícipes menos favorecidos !
Miguel José Teixeira
13/02/2014 15:33
Herculano,

Mais uma para a série "vaza sapobarbudo, vaza", ou seria "fora PeTralhas"?

A VISITA DE LULA AO NEW YORK TIMES
PEDRO LUIZ RODRIGUES, no Portal Diário do Poder
Publicado: 13 de fevereiro de 2014 às 13:35 - Atualizado às 13:40

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja minguada afeição pela imprensa é pública e notória, visitou ontem a sede do New York Times, na Oitava Avenida. Muito à vontade, sentindo-se em casa (pois afinal é colunista do jornal) declarou aos jornalistas do Times que não tem a intenção de se apresentar como candidato à Presidência da República na hipótese de a recandidatura da Presidente Dilma Rousseff perder gás nos próximos meses.
Os jornalistas americanos, muito crédulos, acreditaram piamente no que ouviram. Aqui no Brasil, onde já aprendemos a dar enormes descontos ao que diz o ex-Presidente, a informação será tratada com as devidas reservas. Afinal, não são poucos os líderes do PT ? livres ou presos- que têm manifestado, sem nenhum constrangimento, sua preferência pelo retorno de Lula à cadeira presidencial. Estão verdadeiramente cansados de tudo isso que está aí.
Mas voltemos à conversa de Lula com os jornalistas do NYT.
Disse ainda o ex-Presidente, compenetrado, que apesar das dificuldades econômicas pelas quais tem atravessado o Brasil nos anos Dilma, não seguiremos o mesmo modelo de competitividade da China, baseado em baixos salários, para promover o crescimento. Disse, também, igualmente sério, que o futuro do Brasil deve passar por uma verdadeira revolução na área da educação e na promoção de ?uma força de trabalho tecnologicamente habilitada?.
Os chineses, que cresceram 9,1% em 2011; 7,8% em 2012 e algo em torno disso em 2013, devem estar dando gargalhadas com o comentário. Nossos resultados de crescimento econômico, no mesmo período, foram: 2,7% (2011), 1,0% (2012) e 2,2% (estimativa para 2013).
Algum assessor mais zeloso deveria também ter passado a Lula o último ranking de instituições de ensino superior dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de outros 17 países emergentes como Turquia, Tailândia e México. No topo da lista estão duas universidades chinesas (Universidade de Pequim e Universidade de Tsinghua), enquanto a melhorzinha do Brasil, a USP, vem num sofrido 11º lugar. Aliás, das cem melhores universidades dos países emergentes, 23 são chinesas. Brasileiras, apenas quatro. Além da USP, a Unicamp (24º lugar), a UFRJ (60º ) e a Unesp (87º ).
Lula disse também que a alta dos salários no Brasil melhorou a situação dos trabalhadores e fortaleceu o crescimento (sic) do País. O mesmo assessor deveria ter passado a ele trabalho recente do IPEA (setembro de 2013), órgão do Governo Federal, que assinala estar precisando o Brasil encontrar o rumo da produtividade para viabilizar o crescimento econômico.
Entre 2000 e 2009, diz o estudo, as taxas de crescimento da produtividade ficaram em média em 1%, ao passo que as taxas de crescimento do PIB per capita alcançaram 2%, 2,5%. A diferença indica que no Brasil se precisa de mais gente para produzir a mesma coisa.
Mas por que permitir que os dados da realidade empanem a visão otimista?
?We?re doing well as we are today? (?Estamos indo bem do jeito que estamos?), disse Lula ao New York Times. E chutou alto, ao dizer que o Brasil busca tornar-se competitivo para concorrer com as economias dos países industrializados como os Estados Unidos, a Alemanha e a Coréia do Sul?.
Nenhuma palavra sobre o cronograma atrasadíssimo das obras do PAC.
Nenhuma palavra sobre a refinaria Abreu e Lima (em Pernambuco) estar custando dez vezes mais do que o projetado e não ter até agora entrado em funcionamento.
Nenhuma palavra sobre o anúncio fajuto feito ainda nos anos Lula de que o Brasil se tornara auto-suficiente em petróleo (enquanto a realidade foram importações de US$ 40 bilhões em petróleo e derivados em 2013).
Nenhuma palavra sobre a realidade.
Herculano
13/02/2014 15:24
PARTIDOS QUE LEVAM BANDEIRA SÃO OS QUE PAGAM.

O texto é do 247, o canal de comunicação do PT, patrocinado por empresas e bancos estatais. Em depoimento prestado a policiais da 17ª DP (São Cristóvão), Caio Silva de Souza disse que "os partidos que levam bandeira [nos protestos] são os mesmos que pagam os manifestantes"; ele associou a informação a "bandeiras do PSol, PSTU e Fip (Frente Independente Popular)"; jovem que matou cinegrafista Santiago responsabilizou ainda o tatuador Fábio Raposo, que o teria incentivado a acender o rojão, e envolveu a ativista Sininho na organização dos protestos; "Não acho que ela seja líder, mas manipula a forma como a manifestação vai acontecer", declarou
Herculano
13/02/2014 14:57
EM DUAS HORAS JOSÉ DIRCEU ARRECADA R$60MIL.

Grupo lança site para arrecadar dinheiro para multa do ex-ministro Dirceu. Multa imposta pelo Supremo no mensalão é de R$ 971,1 mil.
Site diz que ajuda para multa é 'protesto coletivo' contra condenações
Eduardo Hostins Garcia
13/02/2014 13:42
Onde estão o casal de deputados Ana Paula e Décio Lima,que quando falavam de reabertura e renovação de contrato do HOSPITAL junto com o nosso vergonhoso prefeito eram os primeiros a ajustar a câmera para a fotografia.....Onde estão?
Herculano
13/02/2014 13:21
UM EXEMPLO DE DEMOCRACIA BOLIVARIANA E DEFENDIDA NO BRASIL PELO PT QUE JÁ DEFENDIU A DEMOCRACIA PLNA E PLURAL, MAS QUANDO ERA OPOSIÇÃO. DOIS JORNALISTA SÃO PRESOS E CANAL DE TV É TIRADO DO AR EM ATO DA VENEZUELA.

Ao menos dois jornalistas foram presos e um canal colombiano de notícias foi tirado por ar na televisão a cabo ontem durante os protestos contra o governo na Venezuela. Os detidos são o fotógrafo Rafael Hernández, da revista Exceso e o blogueiro Ángel Matute. O canal de notícias colombiano NTN24, que vinha fazendo uma ampla cobertura dos protestos, teve o sinal cortado em duas provedoras de TV a cabo.

Em outro incidente com veículos de comunicação, uma equipe de jornalistas da agência France Presse teve a câmera de vídeo roubada. Segundo a agência, nela havia imagens da repressão policial aos manifestantes. Uma câmera de um fotógrafo da Associated Press também foi roubada por manifestantes chavistas.
Herculano
13/02/2014 12:32
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E nesta semana teve o Dia do Zelador. Diz que foi em homenagem ao PMDB, o zelador do Brasil. Rarará!

E STF quer dizer Supremo Telecatch Federal: Bravobosa X Lesmandowski! Parece dupla cômica tipo Oscarito e Grande Otelo, O Gordo e o Magro, Valéria Bandida e Janete! Uma Zorra Total!

Dois grandes ministros do Supremo: ministro da Birra e ministro da Picuinha! Deve ser tudo combinado. De propósito.

"Devido ao grande sucesso no Mensalão 1, voltamos com a dupla dinâmica no Mensalão 2, 3 e 4: Os Geriátricos da Breca". Esse Bravobosa tem fixação no Zé Dirceu!
Lélo Piava
13/02/2014 11:05
"Até Quando"
Até quando nossa Gaspar vai ficar nessa bagunça, de briga política por hospital, já falei que PMDB e PT, estarão juntos aqui em outubro, e muito não se juntarão ainda por brigas pessoais e egoismo de alguns!!!! Mais pra mim são as mesmas coisas, pode empacotar tudo e fazer uma reciclagem na mente dessas pessoas!

Até quando o Sr. Prefeito, não vai renovar sua equipe de trabalho? Já que ele não mostrou a que veio nestes 9 anos, calçamento e asfalto até uma criança planeja e faz, e com certeza muito bem feito, não esse lixo de estradas do nosso municipio!!!!

Celso e mariluci, por favor levantem e façam por merecer o salário de vocês, peguem suas equipes renovem elas, ja que vocês já estão sucateados também, até que um dia me mostrem ao contrário, mais em nove anos não mostraram!!! Façam por merecer os centavos de cada um dos impostos de nós contribuintes, foquem na saúde, crie maneiras de não precisar esperar na fila meses para uma consulta, para quase todos os dias eu passar 6 horas pelo posto central e não ter mais filas, dinheiro tem somente falta vontade!!! Use sistemas de informação "Computador existe " e esta ai, para ser utilizado, para controlar essas coisas e não gerar filas!!!

Crie maneiras de estimular a educação nas crianças, façam coisas diferentes, as crianças gostam de aprender, só falta gente capacitada, a educação não mais a mesma que 8 anos atrás, avancem, tragam pessoas de fora capacitadas com idéias novas, treinem os professores que são bons!!!
Crie programas de esportes, não é somente fazer o ginásio e dizer que fez!!!

Dava para falar milhões de coisas, mais falta vontade ai de vocês, dai não adianta, não vejo a hora de chegar uma nova eleição e ver se as pessoas acordaram mesmo!

"Que somente pavimentação a cidade fica bonita, mais fica burra e doente"
Herculano
13/02/2014 09:55
HOSPITAL SEM AJUDA FEDERAL

A prefeitura não repassa verbas ao Hospital de Gaspar. Alega problemas, mas não cria soluções, não dialoga. Ao contrário. Faz de tudo para as coisas travarem. Seus interesses políticos são outros, pouco importa que pobres, doentes, desassistidos e desinformados sofram.

O governo do estado, finge que este problema não existe. É absurdamente inaceitável o comportamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, do PMDB, da secretaria de Saúde, do PMDB e do próprio governador Raimundo Colombo, PSD, que aliás estará hoje em Blumenau. Mais inaceitável é quem se diz interlocutor de Gaspar junto ao governo do Estado e deste problema, como o presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, não tenha produzido nada, além de palavras na tribuna e no facebook.

Pior mesmo, é o governo Federal e tocado pelo PT, e também pelo PMDB, PP, PDT, PC do B, PTB, PR, PRB... que do Hospital, filantrópico, só exige impostos, mas retribuir em verbas como se prometeu, até agora nada. Talvez se o Hospital fosse em Cuba. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
13/02/2014 08:41
Herculano,

Do testo da Dora Kramer - Olhar Estrangeiro - extraí esta pérola, para analisarmos sob o olhar nacionalista:
". . .seria imprudente Lula pôr em jogo o capital que conseguiu durante dois governos. . ."
Vaza, sapobarbudo, vaza. . .
Cristina Ferreira
13/02/2014 08:24
Senhor Herculano, não resta mais dúvida que as manifestações que estão ocorrendo no Brasil, ou são por pessoas pagas ou são integrantes de movimentos ligados ao PT.
Possivelmente Dilma esta querendo legitimar e fazer com que o congresso aprove uma legislação mais dura para evitar quaisquer manifestações futuras e durante a copa. Este é O PT, cria fatos, para acabar com o direito de manifestação dos demais.
O PT criou fatos para dizer que Lula era o ser mais democrático do mundo, e descobriu-se que lula foi o companheiro que mais serviu a ditadura.
Aqui em Gaspar tentaram criar o fato de que PEDRO CELSO ZUCHI era um homem trabalhador só que caíram do cavalo.




Herculano
13/02/2014 08:18
OLHAR ESTRANGEIRO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

Até junho do ano passado os Estados Unidos trabalhavam com a reeleição certa da presidente Dilma Rousseff. Desde os protestos, contudo, os informes enviados a Washington pela via diplomática consideram o cenário "em aberto".

Antes, previam-se mudanças no poder central só a partir de 2018. Agora se leva em conta a hipótese da alternância - em moldura remota - já em 2014.

Nessas avaliações, Dilma continua sendo considerada como favorita, com vaga assegurada no segundo turno. Mas, da constatação de que será uma eleição competitiva para a oposição surge a dúvida sobre quem será o oponente com mais chance de derrotá-la: Aécio Neves ou Eduardo Campos?

O interlocutor, representante do governo americano em uma capital dos três maiores colégios eleitorais do País, esquiva-se de quaisquer questionamentos sobre preferências.

Os Estados Unidos relacionaram-se bem com os governos Fernando Henrique, Luiz Inácio da Silva e Dilma Rousseff. Quanto a este, uma ressalva: "Com alguns problemas".

Nada, no entanto, que sugira torcida contra. A preocupação é objetiva: em que termos, em qual clima, com qual grau de agressividade ocorrerá uma campanha eleitoral no ambiente conturbado de evidente "mal-estar" (palavras dele) da população e com perspectivas nada animadoras para a economia, embora a baixa taxa de desemprego seja vista como ponto a favor.

Não existe a apreensão dos meses anteriores à eleição de Lula no ano de 2002. Há, sim, curiosidade sobre os desempenhos dos oposicionistas e uma indagação: sendo ambos representantes de linhagens políticas tradicionais e eles mesmos políticos profissionais, isso não poderia ser uma desvantagem diante do desejo da população por algo novo, distante dos partidos que alvo de rejeição?

O problema do "outsider" carismático é que no Brasil não deram em boa coisa. O americano lembra-se bem do desfecho dos governos Jânio Quadros e Fernando Collor, mostrados ao eleitorado como pessoas apartadas da política. Em alguma medida tal característica está na origem dos problemas enfrentados pela presidente Dilma.

Ante a constatação, o diplomata apenas sorri. Não concorda nem discorda. Seu governo, diz, só observa. Mais intrigado com o transcorrer da campanha e a coincidência da Copa, do que propriamente preocupado com quem vencerá. Qualquer um dos três estará bem, conclui, como convém aos meios e modos diplomáticos.

Agora, a vez de invertemos a curiosidade: no radar do governo americano está a possibilidade de o ex-presidente Lula vir a ser candidato no lugar de Dilma? O diplomata responde por si e, se instado a manifestar sua opinião aos superiores, diria que não. Avalia que seria imprudente Lula pôr em jogo o capital que conseguiu durante dois governos brindados com condições externas favoráveis, para se arriscar a perdê-lo em meio a uma nova situação adversa.

Ademais, o ex-presidente já não é visto como dono da mística de outrora. Perdeu parte do encanto
Herculano
13/02/2014 08:14
MAIS MÉDICOS...NOS EUA, para o jornal Folha de S.Paulo

BRASÍLIA - A deserção de médicos cubanos - sabe-se lá quantos são - é um novo obstáculo na reaproximação Brasil-EUA.

Antes de negar publicamente a concessão de asilo ao delator Edward Snowden, Dilma Rousseff mandou o chanceler Luiz Alberto Figueiredo telefonar para a embaixadora americana, Liliana Ayalde, dizendo que essa era uma decisão cristalina, irrevogável. O Departamento de Estado, obviamente, gostou tanto da decisão quanto da deferência.

Agora, seria a hora da contrapartida, mas ela não está sendo como o Brasil gostaria. Pelo contrário, ao pular fora do Mais Médicos, a cubana Ramona Rodriguez imediatamente pediu visto para ir aos EUA. Dias depois, soube-se que seu colega Ortelio Jaime Guerra não apenas pediu o visto, como o obteve e até já estava "a salvo" em solo norte-americano.

O imbróglio diplomático é, portanto, triangular. Os médicos saem de Cuba, vêm para o Brasil embolsando míseros US$ 400 (em torno de R$ 1 mil) e escapolem pelas fronteiras, graças à mão amiga da embaixada americana, para um programa dos EUA feito especificamente para acolhê-los. O Itamaraty se comporta como se não fosse com ele, e talvez não seja mesmo.

Vejamos: quem negociou o pacote com Cuba, via Opas (Organização Pan-Americana da Saúde, da ONU), foi o Ministério da Saúde, com o beneplácito e até o estímulo do Planalto. Não é segredo para ninguém que, desde Lula - e lá se vão mais de dez anos - as negociações entre Havana e Brasília são como brigas de marido e mulher: ninguém mete a colher. Nem mesmo o Itamaraty, que, geralmente, é o último a saber.

Por isso, hoje a atenção máxima do governo está exatamente nos cubanos que estão desertando. Eles não só esgarçam a bandeira eleitoral do Mais Médicos como criam constrangimento com Havana e aumentam a desconfiança brasileira com os EUA - que já não é pouca.

Mas não foi por falta de aviso.
Herculano
13/02/2014 08:10
QUAL SERÁ O NOVO PASSO DA CHICANA DA PREFEITURA CONTRA O HOSPITAL

Os Embargos de Declaração da prefeitura contra a decisão do juiz Raphael de Oliveira e Silva Borges, da primeira Vara da Comarca de Gaspar, que mandou a prefeitura pagar o que ela deve pela prestação de serviços de janeiro deste ano, já estava pronta para a decisão interlocutória ontem ao final do dia.

Hoje deve ser conhecida. Você pode acompanhar este caso . O número do processo é 0000608-89.2014.8.24.0025
Otavio de Oliveira
13/02/2014 08:07
Em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, a sociedade organizada foi a justiça reclamar do aumento exagerado do IPTU. Ai em Gaspar a sociedade não é organizada, e quando tem alguém que faz o serviço dos demais, todos acabam se beneficiando e fazem parecer que a benesse caiu do céu, chegando ao ponto de ainda cuspir em que carregou a cruz sozinho. Aurélio larga a mão desde povinho, deixe ele ser esmagado pelo Zé e Celso Zuchi.
Herculano
13/02/2014 07:57
BLACK TADINHOS, por Rogério Gentile para o jornal Folha de S. Paulo

Os "black blocs" foram tratados com benevolência, para não dizer simpatia, desde os protestos de junho. Artistas, políticos, intelectuais, publicitários e jornalistas foram condescendentes com depredações de prédios públicos, ataques a bancos, tentativas de linchamento de policiais etc., sempre partindo da premissa de que os vândalos estavam "mudando o país".

Caetano Veloso, ao vestir a máscara preta dias depois de manifestantes terem quebrado cinco agências bancárias, uma concessionária e um ônibus no Rio, tornou-se um símbolo da causa. Com a habitual profundidade, disse que, como um "velho baiano", achava que seria muito "bonito" se as pessoas saíssem mascaradas no Sete de Setembro.

Na esteira do compositor, atores como Wagner Moura, Mariana Ximenes e Camila Pitanga gravaram vídeo contra o que chamaram de prisões arbitrárias, dias depois de manifestantes indefesos jogarem coquetéis molotov no consulado americano e na Câmara do Rio. A glamorização do vandalismo prosseguiu com uma peça publicitária incentivando a "estética black bloc'" e com uma marchinha de Carnaval composta em homenagem a uma "menina black bloc'".

Mas não parou por aí.

Suplicy, sempre bonzinho, recebeu um deles em sua casa, dizendo querer entender a "tática" do movimento. Depois leu no Senado uma carta na qual o sujeito defendia a "reação efetiva" do povo. O ministro Gilberto Carvalho, preocupado em entender o "fenômeno social", quatro dias após um coronel da PM ter sido espancado, convidou a garotada para um "diálogo". O sociólogo Chico de Oliveira, afirmando fazer uma boa avaliação dos "black blocs", foi entusiasta: "Vamos ver se, com eles, a gente chacoalha essa sociedade conformista".

A família do cinegrafista Santiago Andrade sabe bem o que significam as expressões "reação efetiva", "fenômeno social" e "chacoalhar essa sociedade conformista".
Herculano
13/02/2014 07:54
CALOR VERBAL, editorial desta quinta-feira do jornal Folha de S.Paulo

Declarações recentes de petistas indicam aposta em oratória mais agressiva como resposta aos problemas que governos da sigla enfrentam

Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, onde é notória a agressividade da oposição parlamentar ao governo Barack Obama, o debate ideológico brasileiro tem se destacado por uma singular dualidade de estilos.

No reino virtual da internet, blogueiros e comentaristas amiúde adotam uma linguagem de extrema virulência. No mundo político real, entretanto, o ambiente vinha se caracterizando há tempos por um relativo marasmo.

Nem os prováveis candidatos da oposição, como Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), nem os representantes do governo, a começar pela própria presidente Dilma Rousseff (PT), pareciam dispostos a elevar a temperatura da controvérsia partidária.

As semanas sufocantes deste verão acumulam, todavia --não tanto pela impaciência com as condições meteorológicas, e bem mais pelo avançar do calendário eleitoral--, claros sinais de que se passa a apostar em novos tons de beligerância política.

Dilma apontou o "pessimismo" de seus adversários --o que não é inesperado por parte de qualquer governante em dificuldades, como é o seu caso, cujo favoritismo diminuiu consideravelmente. Acrescentou, porém, que seus críticos têm, agora, "a cara de pau de dizer que o ciclo do PT acabou."

Com semelhante estado de ânimo, o pré-candidato petista ao governo de São Paulo entregou-se a um exercício de reinterpretação da história, ao criticar a política de segurança da administração tucana.

"O PCC é uma criação dos 20 anos do governo do PSDB, não existia antes e hoje tem", disse o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista a esta Folha. A facção, na verdade, surgiu em 1993, na gestão de Luiz Antonio Fleury Filho, à época no PMDB.

Enquanto isso, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), misturou, em entrevista à BBC Brasil, uma conhecida fraseologia de esquerda contra as "elites" ao fracasso, de responsabilidade do governo federal petista, na renegociação da dívida paulistana.

Fruto de uma nova estratégia comunicacional ou mera coincidência, é cedo para dizer: as manifestações de líderes petistas reagem, com novo teor, a um clima de críticas que parece extravasar-se dos nichos da internet para o campo institucional mais amplo.

Quando governo e oposição, no fundo, têm pouco a oferecer em termos de ideias e realizações concretas, a saída se conhece: cresce a voltagem oratória, e o debate racional se empobrece.
Roberto Sombrio
13/02/2014 00:40
Oi, Herculano.

Dizer que Pedro Celso Zuchi ganhou todas é discurso de cego.

Pedro Celso Zuchi está a NOVE ANOS no poder e fez a coisa mais idiota já vista nos tempos de hoje. Calçar uma ponte com um pedaço de madeira. Tomou na cabeça da justiça e foi obrigado a fazer a reforma.

Depois impôs um prejuízo de mais de dois anos sobre a cidade porque sua incompetência de gestor não foi capaz de exigir da empreiteira agilidade na reforma da ponte.

Não conseguiu até agora, resolver o problema da escola Angelica Costa que desabou na tragédia de 2008. Cinco anos já se passaram.

Agora apunhala o povo pelas costas com essa conversa ridícula e papo furado sobre o hospital. Se não quer o hospital porque se meteu lá. Talvez sonhou em tomar o hospital, mentiu na campanha, prometeu o que não podia fazer e fica tomando atitudes que mais parecem intrigas de moleque arruaceiro.

Mostrou seu fracasso de NOVE ANOS de gestão, Sr. prefeito levando ao caos a saúde da cidade. É a comprovação da derrota absoluta.

Quando não se sabe ser prefeito, não se deve participar da vida política. Melhor ficar em casa cuidando dos netos. Se não tiver netos cuide de patos e galinhas ou vá à praça jogar dominó.

A saúde é a base de um povo, de um grupo, de uma nação e quem não sabe disso não devia viver em sociedade.
Aurélio Marcos de Souza
12/02/2014 22:19
Acabou a minutos a inauguração do voto aberto na Câmara dos Deputados, e com somente uma unica abstenção, Natan Donadon acaba de perder seu mandato

Na votação de hoje Natan Donadon não pode contar com os 131 por sua absolvição, como ocorreu na sessão de 28 de agosto de 2013.

É Herculano aquele ditado popular que diz que "Quem tem C.. tem medo", serviu como uma luva hoje para os nossos deputados federais.
Paulo Azevedo Miranda
12/02/2014 21:38
Agora sim o prefeito Celso acertou na caneta....Os comissionados bater o ponto. Chega dessa farra de chegar tarde ou saindo cedo pra tratar de assuntos particulares, (o efetivo também tem assuntos particulares para ser resolvidos). Eu pergunto...Se o efetivo dá conta do seu trabalho dentro do expediente, não precisando ficar depois do horário, porque será que o comissionado não consegue??? Ainda tem a coragem de ficar resmungando que ficam além de seu horário normal de trabalho, necessitando pegar folga. Eu acho que ele foi contratado para ficar a disposição 24 horas a serviço do municipio, se não querer assim, vai fazer um concurso e passar, pra ver quanto custa.
Claudio
12/02/2014 21:23
Veja só como são as coisas no comando do PTrapalhados: O caminhão pipa que o companheiro vereador Melato (PP) conseguiu para molhar as ruas do Gaspar Alto não pode ser usado por falta de potência, mas o prefeito Celso RECEBEU como doação. Já o mamógrafo que a Vereadora Ivete Hames (PMDB) conseguiu pra rede femenina, o mesmo prefeito NÃO RECEBEU alegando um aparelho muito velho e ultrapassado. O velho ditado popular já diz tudo: Aos inimigos do rei, os rigores da lei e aos amigos do rei os favores da lei.
Juju do Gasparinho
12/02/2014 20:33
Prezado Herculano:

A terrorista, guerrilheira DilmAnta que pertenceu ao Colina (que explodiu o saguão do Aeroporto Guararapes, matando duas pessoas: Édson Régis de Carvalho - jornalista e Nelson Gomes Fernandes - almirante). Agora quer pena para terrorismo. É hilário!


Completando o título postado por Luciano da Cunha, às 7:22hs. Nesse evento, a DilmAnta fez um discurso atacando irracionalmente a oposição.
Cabeças degoladas dormem na Papuda, enquanto que a outra papuda apela sempre para a sua "mesmologia".
Dilma, um caos em figura de gente!
Joao
12/02/2014 15:42
Herculano, hoje vai ter reunião do Orçamento Participativo na Comunidade do Macuco.

Esperamos que este ano o pessoal faça alguma benfeitoria no restante da Rua Leonardo Pedro Schmitt que tem mais de 9 km e não somente no miolinho do Macuco (entorno da Capela) como acontece todo o ano.

Se a desculpa é que os demais pontos do Macuco não tem delegados do orçamento participativo ( que na verdade são meras figuras, pois quem decide as obras é o Diretor do Orçamento com o Presidente da Associação) podemos aqui elencar algumas benfeitorias:


Iluminação em todos os postes da Rua Leonardo Pedro Schmitt e não somente do Miolinho do Macuco

ou

Alargamento da Rua Leonardo Pedro Schmitt (a largura da via é dos tempos que por lá passavam carroças e carros de bois) e não somente do Miolinho do Macuco

ou

Melhorias no acesso a Rodovia Ivo Silveira, pois desde 2008 quando ocorreu um desmoronamento ninguém fez nada e atualmente só passa um carro por vez



"Na época de eleição todos da rua votam e não só o miolinho do Macuco"
Herculano
12/02/2014 13:55
EM CAMPANHA E GASTANDO OS NOS PESADOS IMPOSTOS. DILMA PERCORRERÁ 22 MIL QUILÔMETROS EM APENAS DEZ DIAS

O texto é de Luiza Damé e Catarina Alencastro, para o jornal O Globo. A oito meses das eleições, a presidente Dilma Rousseff reforçou uma agenda voltada para eventos públicos, tanto no Planalto quanto nos estados, em atividades de governo e partidárias.

Entre 10 e 20 de fevereiro, Dilma terá percorrido mais de 22.000 quilômetros Brasil afora e passado pelas cinco regiões do país, em agendas de governo e do PT. A presidente abriu a semana com a comemoração dos 34 anos do PT e, na sequência, foi ao Mato Grosso para inaugurar a safra de soja.

Depois de dirigir uma colheitadeira em Lucas do Rio Verde (MT, foto abaixo), para alegria do governador Silval Barbosa (PMDB), a presidente instala nesta quarta-feira o comitê de avaliação do Simples Nacional, quando aproveita para comemorar ações de gestão do governo.

Na quinta, mais badalação: anunciará investimentos do PAC mobilidade urbana, no Planalto, cumprindo promessa feita na onda de protestos de rua. Em junho, Dilma prometeu R$ 50 bilhões para melhoria do sistema de transporte urbano de capitais
Herculano
12/02/2014 13:42
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E sabe como se chama a empresa do Marcos Valério? SMPB.

Então SMPB quer dizer: Surgiu em Minas e Pegou o Brasil! Rarará! PT e PSDB, não tem virgem na zona.

E como diz o chargista Elvis: "Sensação térmica: ovo frito". O Brasil virou um ovo frito! Rarará.

E hoje cedo recebi o e-mail de um amigo: "Ônibus delicioso, quentinho, cheio de gente". Rarará!
Herculano
12/02/2014 13:24
BARBOSA AGIU FORA DA LEI E MERECE IMPEACHMENT

Esta manchete é a última de sucessivas assemelhadas sobre este assunto estampada pelo 247, o canal de comunicação do PT, patrocinado por publicidade de empresas e bancos estatais, entre elas a Caixa, que zerou saldos de cadernetas de poupança de seus clientes e os transformou estes R$720 milhões de lucro falso em seu próprio balanço.

Diz o texto. Joaquim Barbosa, mais uma vez, desonrou o Supremo Tribunal Federal; ao rever decisões do ministro Ricardo Lewandowski, descumpriu o artigo 317 do regimento interno da corte; mais grave ainda, ele alegou que o Ministério Público não foi ouvido; na prática, foi ele quem não ouviu a procuradoria, que se manifestou de forma favorável ao pedido de trabalho de José Dirceu; Barbosa, aparentemente, busca o confronto para se lançar à presidência da República como salvador da pátria.

Em outra manchete, o mesmo 247 declara: João Paulo vira alvo de perseguição judicial. O texto relata: ao contrário dos demais réus, ele não terá prazo para pagar a multa imposta pela Justiça, que era de dez dias; decisão foi tomada pelo juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penas do Distrito Federal; objetivo é evitar que João Paulo possa organizar uma vaquinha, assim como fizeram, com sucesso, Delúbio Soares e José Genoino; ao que tudo indica, o interesse do juiz não é o pagamento da multa, mas sim garantir que João Paulo Cunha seja inscrito na dívida ativa da União e perca talvez até a casa onde residia antes de ser preso, um modesto sobrado em Osasco (SP); valor foi atualizado de R$ 250 mil para R$ 372 mil
Vanilson
12/02/2014 13:14
Boa tarde Herculano

Tanto está se falando na duplicação da BR 470, mas eu gostaria de deixar aqui minha indignação com o tal DNIT.
Fazem alguns meses que a lombada eletrônica do Km 39 na frente da capela São Sebastião foi destruída e até agora nem sinal de reparos...os motoristas já perceberam que ela parou de funcionar e estão passando a toda velocidade por alí... Vamos esperar até quando pelo conserto? Será necessário paralisação e protestos de novo?

Grato,
Herculano
12/02/2014 13:13
ADVOGADO DA DUPLA QUE MATOU SANTIAGO ANDRADE DIZ QUE PARTIDOS E OUTROS GRUPOS FINANCIAM JOVENS PARA CRIAR "TERRORISMO SOCIAL" E COBRA QUE IMPRENSA E POLÍCIA INVESTIGUEM VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E DIRETÓRIOS REGIONAIS DE PARTIDOS, Reinaldo Azevedo, de Veja. [Nada mais é surpreendente, principalmente quando se vê que políticos com discursos populares preferem fechar hospitais aos pobres doentes e comprar palácios para eles se estabelecerem no poder por anos...]

Advogado da dupla que matou Santiago Andrade diz que partidos e outros grupos financiam jovens para criar "terrorismo social" e cobra que imprensa e Polícia investiguem vereadores, deputados estaduais e diretórios regionais de partidos

Na manhã desta quarta, Jonas Tadeu Nunes, advogado de Fábio Raposo e Caio Silva de Souza, que acenderam o morteiro que matou o cinegrafista Santiago Andrade, concedeu uma entrevista à rádio Jovem Pan. Participei da equipe que conversou com ele. Nunes faz uma acusação muito grave: segundo diz, jovens, a exemplo de seus clientes, estão sendo financiados "por grupos" - recebendo dinheiro mesmo! - para promover a baderna país afora. Nas suas palavras: "Eles recebem até uma espécie de ajuda financeira, de mesada, para participar dessas manifestações, com o intuito de terrorismo social".

Segundo o advogado, tanto a imprensa como a polícia devem investigar a atuação de diretório de partidos políticos. A denúncia é muito grave. Segundo o advogado, ao chegar às manifestações, os jovens são municiados com máscaras de gás, explosivos etc. Nunes sugere que a vida de seus clientes está correndo risco. Para ouvir a íntegra da entrevista, clique aqui.

Abaixo, transcrevo trechos da entrevista.

Ajuda financeira para o "terrorismo social"
"Esses jovens? Esse Caio, por exemplo, é miserável. Esses jovens são aliciados por grupos. Eles recebem até uma espécie de ajuda financeira, de mesada, para participar dessas manifestações, com o intuito de terrorismo social".

Jovens com medo de represálias
"Antes de chegar ao Caio, eu estive com outros jovens, que fazem parte desses movimentos (?) Mas são jovens que são aliciados. Uns três ou quatro jovens foram categóricos ao afirmar, e eles não querem que divulguem o nome porque eles têm medo, muito medo, de represálias?"

Pobre aliciados
"São jovens de preferência revoltados, que têm uma certa ideologia, pobres, são aliciados para participar das manifestações. São jovens que não têm dinheiro para comprar máscaras, não tem dinheiro para comprar fogos?"

Por trás, vereadores e deputados estaduais
"Isso cabe a vocês da imprensa [apurar]. Vocês, da imprensa, são os olhos e os ouvidos da sociedade. A prisão desse rapaz não deveria encerrar essa desgraça que houve com a família do Santiago, a desgraça que está havendo com a família desses dois jovens. Vocês deveriam investigar isso: investigar vereadores em Câmaras Municipais, investigar deputados estaduais?"

Diretórios de partidos
"Sim, são agrupamentos, movimentos? Tem até diretórios [de partidos políticos], segundo informações que eu tenho? Eu não posso divulgar porque tenho que preservar vidas? É papel da imprensa, da Polícia Federal, investigar diretórios regionais de partidos, investigar esses movimentos sociais, que aliciam esses jovens, que patrocinam, que fomentam financeiramente essas manifestações".

Vai apresentar as provas desse aliciamento em juízo?
"Vou conversar com os meus clientes, vou ver se eles permitem, vou conversar também no Conselho Regional da OAB (?). Vocês da imprensa estão satisfeitos com a prisão deles. Tem de investigar quem municiou esses jovens. Esses jovens chegam às manifestações e são municiados com fogos de artifício, são fomentados financeiramente."

A imprensa
"Essas informações que eu tenho, não sou só eu, não. Tem muitos colegas de vocês que têm essas informações. Tem muita gente da imprensa que sabe quem está por trás disso."

Rolezinho
"Esse mesmo engendramento iria partir depois para os rolezinhos? Qualquer pessoa pode entrar e sair de shoppings. Então vamos criar os rolezinhos para desestabilizar a sociedade".

Marcelo Freixo
"Confirmo com toda a veemência [que a militante Sininho diz ter falado em nome do deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL-RJ]. Eu ouvi isso dela. Eu ouvi [de Sininho] que os dois rapazes eram conhecidos de Marcelo Freixo. Ela me disse que estava ligando a mando do deputado Marcelo Freixo, oferecendo assistência jurídica".

Encerro
É isso aí. Sem dúvida, o jornalismo tem uma grande desafio pela frente - afinal, sua tarefa é informar o que está acontecendo. E a Polícia Federal tem aí algumas dicas, não é? Sua tarefa é reprimir o crime. Que investigue.
Herculano
12/02/2014 12:56
A CADA ENXADADA UMA MINHOCA! OU: ESTÁ EXPLICADA A INDIGNIDADE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RIO: BASTA PROCURAR UM POUCO, E SEMPRE SE CHEGA A MARCELO FREIXO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Ah, agora entendi tudo. Critiquei aqui a nota bucéfala, absurda, estúpida mesmo, do Sindicato dos Jornalistas do Rio por ocasião do assassinato do cinegrafista Santiago Andrade. Em vez de pedir a prisão dos culpados, em vez de censurar os violentos, em vez de lastimar a ação dos bandidos que mataram Santiago, a entidade preferiu, vejam que coisa!, criticar as empresas de comunicação e o "estado brasileiro". Não só isso.

Embora as provas materiais e uma confissão deixassem claro, sem sombra para dúvidas, a autoria do assassinato, o sindicato decidiu considerar essa questão irrelevante. Sua nota começa assim: "Independentemente de onde tenha partido o artefato explosivo que feriu gravemente o repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade, que trabalha na TV Bandeirantes (?)"

Com todo o respeito aos meus colegas do Rio, continuar filiado a uma entidade como essa é rebaixar-se moralmente.

Tudo explicado
Mas está tudo explicado. O sindicato é presidido por uma senhora chamada Paula Máiran, que já foi assessora do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e coordenadora de sua campanha à Prefeitura do Rio em 2012. Na verdade, ela é uma militante da legenda.

O PSOL é o partido de Freixo, aquele para quem a já notória Sininho (Elisa de Quadros Pinto Sanzi) ligou em busca de assistência jurídica para um dos assassinos de Santiago. Segundo o advogado de Fábio Raposo, ela lhe teria dito que os dois rapazes seriam ligados a Freixo, o que o deputado nega, é claro!

Parece que as afinidades eletivas explicam a nota asquerosa e covarde do sindicato - que, dados os termos em que se manifestou, não serve, obviamente, à categoria, mas a um grupo político.
Icky Almeida
12/02/2014 11:32
Ze Ruela vc não é um homem sério mesmo, fala em 10 X 0, mais não diz quais são os dez gols feitos.

Vamos lá Zé, Pedro Celso e Mariluci jogam com um time de inúmeras advogados que estão na procuradoria do município, na Jari, e no Procon, e ainda os pagos. Já pelo que se sabe Aurélio Marcos joga sozinho.

Mais vamos lá.

Reforma da velha ponte - Aurelio 1
Caso Borbinha - Aurelio 2
Eliminação de taxa de expediente - Aurelio 3
Eliminação da taxa serviços urbanos - Aurelio 4
Cassação e multa por doações a entidades em Gaspar de Celso e Mariluci em GAspar - Aurelio 5
Condenação com aplicação de pesada multas por abuso de poder e fornaceiro no caso Doraci Vans - Aurélio 6
Manutenção de area verde do loteanebto Debortoli - Aurelio 7
Caminhão Pipa - Celso 1.

Dizem ainda que tem dedo dele no caso da Creche no Bairro Sete, e em um monte de ações que estão para ser julgadas que podem dar muita dor de cabeça.

Então Zé, qual é o resultado mesmo até agora do Barcelona do ZUCHI e o Tupi do Aurélio.
Icky Almeida
12/02/2014 10:34
Ao Zé Ruela!

Calma Zé... Tas muito nervoso, toma uma aguinha com açucar pra acalmar e uma com gelo pra esfriar a cabeça.
Herculano
12/02/2014 09:57
A FADINHA DOS BLACK BLOCKS - "SININHO", 28, NÃO TRABALHA, TEM DOIS ENDEREÇOS NO RIO - UM EM COPACABANA - DOIS RGs, JÁ CHAMOU POLICIAL DE "MACACO" E FOI PRESA DUAS VEZES, ACUSADA DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA, por Reinaldo de Azevedo, de Veja.

"Sininho", como vocês sabem, é o apelido, assim, chuca-chuca, "tinker bell", de uma mulher de 28 anos chamadas Elisa de Quadros Pinto Sanzi. É aquela jovem sem ocupação conhecida - parece não precisar de emprego? - que se oferece, assim, para ser uma espécie de porta-voz, melhor amiga e relações-púbicas dos black blocs. A nossa imprensa a chama de "ativista" - o contrário, creio, deve ser "passivista". Os pobres do Rio não simpatizam com ela, mas ela quer falar em nome deles. Ontem, tentou pegar um ônibus, mas os passageiros não permitiram a entrada da "patricinha hipócrita", embora ela ostentasse a palavra "favela" na camiseta.

Leio o seguinte trecho em de Sérgio Ramalho e Rubem Berta, no Globo Online:
(?)
Sininho acumula fichas na polícia desde o início das manifestações, em junho do ano passado. A última delas aconteceu em 19 de janeiro, quando foi levada à 5ª DP (Mem de Sá) sob acusação de ter chamado de "macaco" um policial militar durante discussão na Lapa. Antes desse episódio, onde acabou indiciada por desacato e foi liberada, Sininho já havia sido presa outras duas vezes por formação de quadrilha.

A ativista é natural de Porto Alegre e afirmou, ao ser presa em 2013, que não trabalhava. Mesmo assim tem dois endereços no Rio: um em Copacabana e outro no Rio Comprido. A Polícia Civil também descobriu que a ativista possui duas carteiras de identidade, com números diferentes.

O cinegrafista Santiago Andrade, de 49 anos, teve morte cerebral anunciada nesta segunda-feira. Ele foi atingido na última quinta-feira por um rojão lançado por manifestantes durante um protesto no Centro. Foi o primeiro caso de morte entre jornalistas atacados durante os protestos que, desde junho de 2013, acontecem no Rio e em outras cidades do país.

Encerro
Deixo um conselho a Sininho: pare de cutucar o povo com a sua varinha curta.
Herculano
12/02/2014 09:41
FALTA DE PLANEJAMENTO E IRRESPONSABILIDADE

Manchete de hoje. Conta de luz pode subir 4,6% para bancar rombo em fundo do setor. Aneel, no entanto, vai segurar repasse do custo com uso das termelétricas em 2013. Para preservar o preço da energia, governo já cogita assumir de vez o gasto com energia mais cara no ano passado.

O reajuste foi proposto ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e será aplicado para cobrir o deficit de R$ 5,6 bilhões do fundo de onde saem os recursos para pagamento dos compromissos federais, a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).
Herculano
12/02/2014 09:08
ANTIGA FORMA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo

Dia de aniversário no PT é sempre um acontecimento. Em fevereiro de 2013, com dois anos de antecedência, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva lançou a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição durante a comemoração de uma década dos petistas no poder.

Anteontem, na festa de 34 anos de vida do partido, estava previsto que Lula lançaria Dilma de novo. Mas, mudou os planos, viajou para os Estados Unidos segundo consta para "melhorar o humor" de um grupo de investidores.

Enquanto o chefe animava o auditório por lá, aqui Dilma e os companheiros faziam um ensaio geral do discurso eleitoral pintados para a guerra com a oposição. Pelo que se depreendeu do tom, aquele modelo 'paz e amor' que levou à vitória em 2002 está de novo trancado no armário.

Foi substituído pelo figurino mais adequado aos embates de vale-tudo. Vale inclusive - ou melhor, principalmente - adaptar radicalmente a realidade para que ela atenda da forma mais adequada às conveniências.

Embora não tenha sido essa a intenção, de maneira invertida os oradores acabaram fazendo uma reflexão no espelho. A presidente Dilma Rousseff chamou seus opositores de "caras de pau". Ou seja, cínicos, dados à desfaçatez, a afirmar coisas que não são verdadeiras, que agridem os fatos. Mentirosos, pois.

Vamos deixar de lado águas passadas - aquelas em que um partido de oposição navegava atacando a política econômica para incorporar a mesmíssima política e ainda chamá-la de sua assim que virou governo - para nos atermos ao discurso atual do presidente do PT, Rui Falcão.

"Neopassadismo" e "novovelhismo" foram os neologismos inventados para emoldurar em sarcasmo as candidaturas adversárias, apresentadas como "farinha do mesmo saco". Ambas, na análise de Falcão, escoradas em "dinossauros" da política, todos integrantes das "velhas oligarquias" às quais os oponentes estariam enfeitando com "paetês" e "falsas alegorias" a fim de apresentarem-se ao eleitorado como representantes da renovação.

Bem, farinha por farinha, dividiam até meses atrás do mesmo "saco" o PT e o PSB de Eduardo Campos, o destinatário "novovelhismo" no dizer da novilíngua. O tucano Aécio Neves seria o "neopassadista".

Quanto aos dinossauros, às oligarquias e aos balangandãs nelas pendurados, se Falcão referiu-se aos avós dos dois candidatos, Miguel Arraes e Tancredo Neves, respectivamente, fez homenagem póstuma a dois personagens que fizeram cada qual à sua maneira, História.

Diferente das maneiras com que Paulo Maluf, Fernando Collor, José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros e companhia protagonizam muitas histórias sob os olhares embevecidos e as palavras sempre agradecidas do PT.

Antes de finalizar mais uma vez atacando o Supremo Tribunal, no que seria acompanhado com entusiasmo pela plateia em saudação aos "guerreiros do povo brasileiros" presos na Papuda, Falcão criticou os adversários por fecharem os olhos a denúncias de corrupção.

A presidente Dilma tem razão, o caradurismo grassa.

Vantagem nenhuma. O governo trata as críticas do empresariado com desdém. Aqueles que não são qualificados como pessimistas, são incluídos na lista dos politicamente engajados em candidaturas presidenciais da oposição.

Fica faltando, porém, uma justificativa para as reiteradas recusas de empresários simpáticos ao Planalto em assumir a pasta do Desenvolvimento no lugar de Fernando Pimentel. Dois exemplos mais recentes, Josué Gomes da Silva e Abílio Diniz.

O último empresário de grande porte a participar do governo, Jorge Gerdau, ficou falando sozinho quando apontou a impossibilidade de se administrar o País com 39 ministérios
Herculano
12/02/2014 08:41
MUDANÇAS. ATUALIZANDO

Na segunda-feira publiquei esta nota: Gislayne Erica Bailer não é mais a Diretora de Contabilidade e Tesouraria do Samae na administração de Élcio Carlos de Oliveira. Segundo a portaria 8, de seis de fevereiro e publicada hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet -, ela pediu para sair a partir de ontem, domingo.

E o que está hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? A portaria 9, de sete de fevereiro. O que ela diz?
Conceder 60 (sessenta) dias de Licença-Prêmio a servidora Gislayne Erica Bailer, ocupante do cargo efetivo de Técnica em Contabilidade referente ao período aquisitivo de 05/10/2008 a 23/12/2013, que será gozada a partir de 10/02/2014 a 10/04/2014, convertendo-se 01 (um) mês em pecúnia, como lhe faculta o artigo 116 da mencionada Lei Municipal.
Herculano
12/02/2014 08:31
BARBOSA CONTRA O AUMENTO DOS IPTU

Está na coluna de Paulo Alceu. E o presidente do STF, Joaquim Barbosa, retornou de férias e está derrubando uma a uma as decisões tomadas pelo ministro Lewandoswky, que assumiu o comando do Tribunal interinamente. E entre elas restabeleceu a liminar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina impedindo o reajuste do IPTU na Capital e no munícipio de Caçador.

Lewandoswky havia mantido o aumento. Por aqui cinco entidades solicitaram reconsideração alegando aumentos de até mil e quinhentos por cento. Decisão judicial se respeita, mas claro que a prefeitura vai reagir, embora tenha enviado antecipadamente contrarrazões rebatendo esses percentuais e expondo que o imposto vem sofrendo uma defasagem de 16 anos. Por mais que tivesse argumentos não teria sucesso.

A questão aí não é o IPTU, mas uma briga visceral entre ministros, tanto que Barbosa andou reclamando das decisões durante o recesso de Lewandoswky no Conselho Nacional de Justiça. Eles não se bicam faz tempo, mas o clima azedou por completo no julgamento do mensalão. E agora essas reconsiderações monocráticas certamente provocarão reações internas. O que dá para perceber é de que não houve maiores avaliações, mas uma guerra entre ministros. Mas certamente outros capítulos virão, até porque a novela do IPTU ainda não terminou...
cleber
12/02/2014 08:17
Está na hora da secretaria de obras patrolar as estradas do Bairro GASPARINHO, está horrível transitar nestas vias... parece que o carro vai se desmanchar... Acorda secretaria de Obras!!!!!!!
Herculano
12/02/2014 08:15
PSOL PEDE QUE SBT E ÂNCORA RESPONDAM POR APOLOGIA AO CRIME

O texto é do jornal Folha de S.Paulo. A bancada do PSOL no Congresso protocolou ontem, na Procuradoria-Geral da República, uma representação contra a apresentadora do SBT, Rachel Sheherazade, e a emissora para que respondam civil e criminalmente por apologia ao crime.

Na semana passada, a apresentadora do "SBT Brasil" defendeu, durante o telejornal, o grupo de pessoas que deteve um jovem por suposto assalto e o deixou preso pelado a um poste, no Rio.

Para o PSOL, a jornalista legitimou e estimulou os grupos que têm se mobilizado para encontrar e agredir supostos bandidos. "A incitação ao crime existe quando ela encoraja, publicamente, a sociedade em reproduzir esse tipo de comportamento", diz a representação.

Procurados, o SBT e a âncora não comentaram o caso. Em artigo publicado ontem na Folha, Sheherazade afirmou que "no Brasil às avessas, o bandido é sempre vítima da sociedade".
Herculano
12/02/2014 08:05
PRESO ATIVISTA QUE ACENDEU ARTEFATO QUE MATOU CINEGRAFISTA DA BAND

O texto é de Sérgio Torres, da sucursal do Rio de Janeiro para o jornal O Estado de S.Paulo. Preso de madrugada em um hotel na cidade baiana de Feira de Santana (a 100 km de Salvador), Caio Silva de Souza, de 23 anos, suspeito de matar um cinegrafista da Band com um rojão, em protesto do dia 6 no Rio, está sendo trazido pela Polícia Civil à capital fluminense em um voo convencional. A chegada ao Aeroporto Internacional do Rio está prevista para as 9h.

Em nota oficial divulgada ao amanhecer, a Polícia Civil informa que o acusado pela morte do cinegrafista Santiago Andrade será levado diretamente para a Cidade da Polícia (Jacaré, zona norte), onde o delegado da 17ª Delegacia de Polícia (DP), Maurício Luciano de Almeida, responsável pela prisão na Bahia, dará entrevista coletiva.

Herculano
12/02/2014 08:01
A HISTERIA DOS COMISSÁRIOS, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo

Manifestante é manifestante, delinquente é delinquente, bandido é bandido e terrorista é terrorista

Os surtos histéricos diante da violência urbana dão em nada. Se dessem, ela já teria acabado há décadas. Já os surtos de histeria política, quando dão em alguma coisa, acabam mutilando as liberdades públicas.

O senador Jorge Viana defendeu a aprovação em regime de urgência de um projeto de seu colega petista Paulo Paim que classifica como terrorismo os atos de violência física praticados durante manifestações de rua. Depredações e mesmo desacato à autoridade policial são delitos previstos no Código Penal. Isso para não se mencionar o homicídio do cinegrafista Santiago Andrade.

O projeto petista define assim o ato terrorista:

"Provocar ou difundir terror ou pânico generalizado mediante ofensa ou tentativa de ofensa à vida, à integridade física ou à saúde ou à privação da liberdade de pessoas".

A pena iria de 15 a 30 anos de prisão. Se a ação resultar em morte, sobe de 24 a até 30 anos. Fica por aí porque esse é o limite máximo da pena de reclusão nas leis brasileiras.

Deixando-se de lado o caráter vago do que seria "provocar ou difundir terror ou pânico generalizado" e a precisão da pena mínima (15 anos de reclusão), pode-se buscar um caso semelhante de histeria, com danos historicamente conhecidos.

Que tal assim?

Será crime "comprometer a segurança nacional, sabotando quaisquer instalações militares, navios, aviões, material utilizável pelas Forças Armadas, ou ainda meios de comunicação e vias de transporte, estaleiros, portos, aeroportos, fábricas, depósitos e outras instalações:

Pena: reclusão de 8 a 30 anos."

Essa era a redação do artigo 11º da Lei de Segurança Nacional, baixada a 21 de outubro de 1969, no auge da ditadura, pouco depois do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick.

A pena mínima para um sabotador de quartel ou aeroporto (imputações específicas) era de 8 anos. Para assalto a banco ou sequestro de avião ela ia de 10 a 24 anos. Nos dois casos, as penas eram inferiores às que prevê o surto petista. Caso o delito resultasse em morte, a pena seria de fuzilamento. Apesar de ter havido uma condenação, ninguém foi executado dentro das normas legais.

O comissariado quer expandir a definição de terrorismo precisamente numa época em que sexagenários que militaram em organizações da esquerda armada aborrecem-se quando alguns de seus atos são chamados de ações terroristas. O atentado do aeroporto dos Guararapes, por exemplo, quando explodiu uma bomba no saguão, matando duas pessoas e ferindo 14. Ele ocorreu em 1966, dois anos antes da edição do Ato Institucional nº 5. Oito meses antes do AI-5, um documento do Comando de Libertação Nacional, o Colina, dizia que "o terrorismo, como execução (nas cidades e nos campos) de esbirros da reação, deverá obedecer a um rígido critério político". Assim, quatro meses antes da edição do AI-5 mataram um major alemão que pensavam ser o capitão boliviano que estivera na operação que resultou no assassinato do Che Guevara. Nessa organização militava, com o codinome de Wanda, a doutora Dilma Rousseff. Tinha seus 20 anos e nunca foi acusada de ter participado de ação armada.

Como diria Ancelmo Gois: "Calma, gente".
luciano da cunha
12/02/2014 07:22
34 ANOS DO PT ( PERCA TOTAL)

O LíDER DO PT EM GASPAR AMARILDO RAMPELLOTI FOI A RÁDIO FALAR MENTIRAS, QUE PORTO FOI FEITO NO BRASIL ?
EU CONHEÇO O DE CUBA FEITO PELOS PESADOS IMPOSTOS BRASILEIROS,
MENSALÃO O LULA É O PAI .ELE QUIS JUSTIFICAR O ROUBO DO PT PELO OUTROS PARTIDOS,
ELE FALOU QUE A MÍDIA SÓ MOSTRA Á MENTIRA , PERGUNTO:
QUANDO FOI QUE ESTA MESMA RÁDIO , E A SENTINELA E A REDE GLOBO FALARAM MAL DO PT OU OS CONDENOU?
ELE TEM RAZÃO A MÍDIA SÓ FALA MENTIRA POIS NÃO MOSTRA A VERDADE SOBRE O PT,

DEPOIS DE OUVIR TANTAS MENTIRAS FUI OBRIGADO A MUDAR A RÁDIO ANTES DELE ACABAR DE FALAR,
OLHA EU JAMAIS VI UMA PESSOA JUSTIFICAR TANTO AS CAGADAS DOS OUTROS,
SERÁ QUE O AMARILDO OS OUTROS VEREADORES DO PT, O PREFEITO E A VICE NÃO TEM ESPELHO PRA ENXERGAR AS MERDAS FEITAS PELO PT EM ÂMBITO NACIONAL?
QUE FUTURO O POVO TERÁ?
Zé Ruela
11/02/2014 23:04
Icky Almeida

É de morrer de rir você dizer que o ex-procurador ganhou todas do prefeito Celso Zuchi. Ou você é burro, não acho que seja, ou você é analfabeto funcional, por enquanto deve estar uns 10 a 0 pro Zuchi. quero ver se você tem coragem para contrata-lo, vais perder todas.
Herculano
11/02/2014 22:55
É ASSIM QUE O MUNDO NOS ENXERGA. É ASSIM QUE SOMOS. É ASSIM QUE ECONOMISTAS NOS ANALIZAM, MAS O GOVERNO DO PT DIZ QUE É INVENÇÃO E TERRORISMO

Manchete de economia desta tarde. Brasil é o 2º país emergente mais vulnerável, diz Fed (o Banco Central dos Estados Unidos. Relatório enviado ao Congresso daquele país, cita o Brasil 11 vezes e o coloca no grupo de países que mais sofreram com a recente fuga de capitais
Herculano
11/02/2014 22:48
SAUDAÇÃO TRABALHISTA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo.

"Partido, é dos Trabalhadores!". É assim que o PT gosta de se autodefinir em palavra de ordem bastante usada em encontros do partido para reiterar a posição de origem. A defesa dos interesses trabalhistas, contudo, não encontra ressonância no programa Mais Médicos, uma das joias da coroa para a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Pelas regras impostas aos trabalhadores da área de saúde vindos de Cuba, o PT como partido do governo patrocinador, na realidade está na contramão dessa rota.

Os médicos cubanos são mantidos longe da família, são vigiados e obrigados a trabalhar por menos de R$ 900 mensais.
Herculano
11/02/2014 22:41
MANCHETE DE JORNAL MOSTRA QUE O PT ESTÁ FALHANDO COM A CIDADE E OS CIDADÃOS DE GASPAR

Hamilton Graf se reúne com prefeito por melhorias na drenagem do Bairro Sete. Revelador. Hamilton Graff nem é da amansada oposição. Ao contrário, é o líder e peça chave na Câmara. Mas, alguém precisa avisar para o Mitinho que o seu PT, é governo em Gaspar por quase nove anos. Então, quem não está funcionando? Rir é pouco
Herculano
11/02/2014 22:35
ACABOU A ERA ZUCHI, MAS NA FECAM

Hugo Lembeck, prefeito de Taió, no Alto Vale do Itajaí, é o novo presidente da Fecam - Federação Catarinense dos Municípios. Novo presidente foi eleito por aclamação em chapa única e substitui a Pedro Celso Zuchi, de Gaspar.
Roberto Sombrio
11/02/2014 22:05
Oi, Herculano.

Tem um cara que diz que sou chato, que não sei reconhecer um trabalho bem feito. Então, no final de semana, tirei do meu tempo para ver o que tinham feito na segunda e terça passada na rua onde moro.
Para mim não foi surpresa. Dos 2.600m de extensão da rua só colocaram cascalho nos dois primeiros kilometros, até a entrada do sítio do Vino (ex-vereador e ex-funcionário da Intendência do Belchior).

Depois vem aqui falar de boca cheia que esse é o prefeito. Está na hora de confessar o que todos sabemos. É meio prefeito, faz tudo pela metade. Metade da rua cascalhada, 300m de asfalto em frente ao Posto de Saúde, 300m de asfalto na rua do Macuco e por aí vai.
Isso dá uma grande dupla sertaneja "Metadinha e Zé Ruela".

Mas se alguém estiver em um restaurante ou bar e a mesa estiver balançando, chamem o Zuchi que ele é especialista em colocar calço.

Agora vem aí o Consórcio Ivaí-Setep que vai duplicar o Lote 2 da BR 470. Já vi esse filme antes na reforma da ponte Hercílio Deeke com a Arcos. Se não correr do páreo vai levar 100 anos para concluir. Fecharam no menor preço e conforme consta no jornal Cruzeiro do Vale Edição 1560, diz o DNIT que no processo de licitação de RDC, Regime Diferenciado de Contratação, as empresas não tem acesso ao orçamento detalhado da obra e vence quem faz a proposta menor que o orçamento total das obras. Vai dar muito pano pra manga. Isso faz parte do PAC 1 - PAC 2 ou Pac 3? Deve ser do 1 ou 2 que nunca foram concluídos, porque o PAC 3 é como presente de índio aos prefeitos, só algumas Retroescavadeiras.
Ivaí-Setep. Isso é tribo indígena?
Juju do Gasparinho
11/02/2014 21:27
Prezado Herculano

Então quer dizer que dos 3km da rua Leonardo Pedro Schmitt, o prefeito Zuchi asfaltou 300 metros?

Isso porque elle é um tocadô de obras.

89 escravos cubanos estão livres!
É estouro da boiada!
Do Correio.

Basta ler o que é postado por PeTralhas e perceber que Lobão tem razão quando diz ; para petistas falta imaginação, falta humor e argúcia.
Herculano
11/02/2014 21:21
EXCLUSIVO: MINISTÉRIO PÚBLICO DEFENDE QUE JOSÉ DIRCEU TRABALHE

Esta foi nesta noite a última das manchetes do 247, um canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínio de empresas e bancos estatais, entre elas a Caixa, aquela que retirou os saldos de cadernetas de poupanças para fazer para si um lucro falso de R$720 milhões. As matérias se sucederam, desde que o ministro Joaquim Barbosa revogou uma decisão anterior do ministro Ricardo Lewandowski neste sentido. Antes, dois artigos tinham estes títulos: "Tirano, Barbosa age para manter Dirceu na cadeia" e "Advogado anuncia recurso contra ato ilegal de JB"

Este é o texto do 247. Agindo como um ditador à frente do Poder Judiciário, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, revogou decisão do ministro Ricardo Lewandowski sobre o pedido de trabalho de José Dirceu, alegando que o Ministério Público não se manifestou sobre a situação do ex-ministro, que está preso há três meses em regime fechado, embora tenha sido condenado ao semiaberto; era mentira!; parecer da procuradora Marcia Milhomens Sirotheau Corrêa, do Ministério Público Federal, datado de 5 de fevereiro, foi favorável a que o ex-ministro trabalhe; Barbosa está destruindo impunemente o Estado de Direito no Brasil diante de uma sociedade impassível a sua tirania
Bagunçar
11/02/2014 20:28
Ola senhor Herculano,gostaria de saber do senhor secretario de obras Lovidio se a secretaria contratou um moto boy pois tem um funcionario que anda por ai com a moto da prefeitura empleno horario de espediente da secretaria,sera que esta fazendo serviço pro secretario ou esta passeando,pois estava na rua do prefeito na segunda feira pela manha com a motinho da prefeitura,vai ver esse funcionario como esta ganhando horas extras para chegar as 6 e bater o cartao e depois desligar o relogio ponto trocou essas horas para dar uma passeada coisa que eu nao acredito muito nao,cade a competencia dos chefes que querem tanto coibir as saidinhas de funcionarios a banco,mercado,sera que esse funcionario e diferente dos outros igual ao motorista do caminhao pipa.Esses dois sao os funcionarios premiados e prediletos do secretario pelo visto.Acorda secretario e faz alguma coisa afinal vc nao e desse tipo entao de atençao a essas coisas e cobre desse moto boy afinal ele e igual a todos da secretaria se ele tem regalias de a todos e nao a meia duzias.
Acorda
Icky Almeida
11/02/2014 18:56
Zé Ruela, para refrescar sua memoria ele ganhou todas do Celso Zuchi, pergunta quanto o Celso e a Mariluci estam devendo para a justiça eleitoral, um montão, né.
Te pergunto pq o Celso colocou o Lovidio na secretaria de Obras, pq Celso tá dizendo que não quer saber mais de politica e Mariluci tá apagada, será que não é porque eles tão correndo o risco de ficar inelegíveis por 8 anos, por causa do Doraci Vans e do tal Menegazzo.
Ou Vc queria que ele tirasse o Celso da cadeira, para o Cleber assumir. Ta certo ele pior não vai ficar, deixa a população ver quem é quem, e nunca mais querer um petista do governo.
Herculano
11/02/2014 18:30
A PREFEITURA E O PT CONTINUAM A OPERAÇÃO SUFOCAMENTO FINANCEIRO DO HOSPITAL

A Justiça mandou a prefeitura pagar o que ela deve por serviços prestados ao município em Janeiro. Na sexta-feira a prefeitura foi citada. Hoje a prefeitura entrou com recursos no Tribunal para não pagar o que o juiz da Comarca, Raphael de Oliveira e Silva Borges, determinou. Era possível e esperado, principalmente porque a prefeitura faz de tudo para desacreditar e inviabilizar a operação não só do Pronto Atendimento, como do próprio Hospital.

Para o procurador geral do município, José Carlos Schramm, existem muitas dúvidas e que remetem a várias interpretações. E segundo ele, o pagamento, só depois destes esclarecimentos pedidos nos embargos. E como isto vai demorar, a agonia do Hospital só aumenta. E isto, é comemorada, por incrível que pareça, por alguns por aqui.
Herculano
11/02/2014 18:22
BARBOSA SUSPENDE DECISÃO DE LEWANDOWSKI SOBRE PEDIDO DE DIRCEU

O texto de Felipe Recondo para a Agência Estado (O Estado de S.Paulo). O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, suspendeu a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que obrigava a Vara de Execuções Penais de Brasília a analisar imediatamente o pedido feito pela defesa de José Dirceu para trabalhar fora do presídio da Papuda, em Brasília.

Barbosa suspendeu decisão que pedia urgência para análise de pedido de trabalho de DirceuBarbosa afirmou que a decisão de Lewandowski "importou um atropelamento do devido processo legal". Isso porque Lewandowski não teria ouvido previamente o Ministério Público e o juízo de execuções penais. "Considerada a inexistência de risco de perecimento do direito, não se justifica, processualmente, a concessão do pleito inaudita altera pars (sem ouvir a outra parte)", decidiu o ministro.

Lewandowski havia determinado o prosseguimento da análise do pedido de Dirceu para trabalhar fora. A Vara de Execuções havia interrompido a análise até que fosse apurada a suspeita de que Dirceu teria conversado por telefone celular com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia.

Dirceu recebeu a oferta de emprego para trabalhar no escritório do advogado José Gerardo Grossi, onde receberia em torno de R$ 2,1 mil. Com a decisão de Barbosa, a análise do pedido deve ser postergada
Herculano
11/02/2014 18:15
PT NÃO GOSTA DO JUDICIÁRIO INDEPENDENTE, por Marco Antônio Villa, historiador e sociólogo.

O Partido dos Trabalhadores, que teve suas lideranças históricas condenadas no processo do mensalão, é incansável. Quer porque quer desmoralizar o Supremo Tribunal Federal. O PT não gosta do Judiciário independente. O partido fez de tudo para dificultar o andamento da Ação Penal 470. Pressionou ministros e insinuou até chantagem. Depois desqualificou as condenações. E transformou as prisões em espetáculo de "resistência". Em seguida, forjou convites fantasiosos de trabalho desacreditando os postulados do regime semiaberto. Deu - para o bem da democracia - tudo errado.

O alvo seguinte foi o presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa. É o mais odiado pelos marginais do poder, feliz expressão do ministro Celso de Mello. Desde 2012 sofre ataque cerrado dos petistas e dos seus aliados, dos blogs sujos que infestam a internet - e que são financiados com dinheiro público. É injuriado e caluniado sistematicamente pelo Ministério da Verdade petista.

Recentemente, Barbosa passou por mais uma situação extremamente constrangedora, quando da abertura dos trabalhos legislativos. E a ofensiva continua: no último sábado, o ex-presidente Lula, com a grosseria habitual, voltou a atacá-lo. O sinhozinho de São Bernardo do Campo não perdoa a independência do ministro Barbosa. Mais ainda: sonha que o STF seja uma repartição do Palácio do Planalto, uma espécie de Suprema Corte ao estilo cubano.

Para os policiais da verdade, o ministro Barbosa não pode tirar férias. Quando o fez, teve os repórteres nos seus calcanhares. Privacidade, zero. E até com certa ironia foram descritos os presentes que comprou em Paris. No fundo estava implícito que negro brasileiro deveria levar daqui um berimbau (e por que não um pandeiro?). É o velho racismo cordial, tão nosso como a jabuticaba.

Os petistas e seus sequazes aproveitaram o momento para desviar a atenção pública dos crimes cometidos pelos apenados. Construíram uma versão de que eram inocentes e que estavam sendo perseguidos por Barbosa. Como se o processo do mensalão e as condenações fossem da sua exclusiva responsabilidade. Como se os seus substitutos legais na presidência não pudessem dar andamento às decisões de rotina da Ação Penal 470.

Dias depois o foco foi dirigido ao ex-deputado João Paulo Cunha. Deu diversas entrevistas, atacou o tribunal, principalmente, claro, o ministro Barbosa. O sentenciado chegou a promover almoço em frente ao prédio da Suprema Corte. Fez de tudo para achincalhar o STF.

Mas os petistas são insaciáveis: agora tentam desqualificar o cumprimento de uma das penas - a de multa. Muito citado durante o julgamento do mensalão, o jurista Claus Roxin defende que não "se pode aprender a viver em liberdade e respeitando a lei, através da supressão da liberdade; a perda do posto de trabalho e a separação da família, que decorrem da privação de liberdade, possuem ainda maiores efeitos dessocializadores. O desenvolvimento político-criminal deve, portanto, afastar-se ainda mais da pena privativa de liberdade. Em seu lugar teremos, principalmente, a pena de multa, e é em especial no seu uso que reside a tendência à suavização de que falei acima (Estudos de Direito Penal, Renovar, 2008, pp.18-19)".

Portanto, multa é uma pena. No caso da liderança petista, a pena de multa foi acrescida à privação da liberdade. Assim, neste caso, uma não está dissociada da outra. A nossa Constituição é muito clara quando determina que "nenhuma pena passará da pessoa do condenado" (artigo 5º, XLV) e a multa é uma das formas da individualização da pena (artigo 5º, XLVI,c). E, no Código Penal, o valor da multa está vinculado às condições econômicas do réu.

A "vaquinha" patrocinada pelos petistas e seus asseclas violou explicitamente a decisão do STF, a Constituição e o Código Penal. É absolutamente ilegal. Os petistas saudaram como uma manifestação de solidariedade. Até aí, nenhum problema. Afinal, o respeito ao ordenamento jurídico nunca foi uma característica do PT. O mais terrível foi encontrar até um ex-presidente do STF respaldando esta chicana. E mais: os ministros da Suprema Corte silenciaram - ou quando se pronunciaram foi sobre a forma da doação, que é importante, mas marginal frente à gravidade da questão central.

Contudo, nem sempre é possível controlar todas as variáveis de um projeto criminoso de poder, outra feliz expressão do decano do STF. Henrique Pizzolatto percebeu - ainda na fase processual - que tinha sido jogado ao mar pela liderança petista. Logo ele, o homem de 73 milhões de reais. Não quis representar o papel de mordomo, como nas velhas tramas cinematográficas. Resolveu com seus próprios meios fugir do país. Foi preso. Sabe muito. Deve ter medo, principalmente se recordar os acontecimentos de Santo André.

Vale destacar que foram os milionários desvios do fundo Visanet, oriundos do Banco do Brasil, a principal fonte de recursos do mensalão, como ficou comprovado no julgamento. Sem este dinheiro, não teria havido a compra de apoio parlamentar. E quem foi o organizador deste peculato? Henrique Pizzolatto. Mas teve a colaboração de comparsas, como é possível constatar no relatório final da CPMI dos Correios, e que não foram indiciados pelo procurador-geral Antonio Fernando de Souza, em 2007.

O governo brasileiro, obviamente, prefere que Pizzolato permaneça na Itália. O pedido de extradição é para inglês ver. Hoje, ele é o elo mais fraco entre os sentenciados petistas. E se romper com a lei da omertà poderá ser o homem-bomba da campanha presidencial.
Zé Ruela
11/02/2014 17:48
Icky Almeida

Você acha o ex-procurador muito competente? Porque ele não ganhou uma até agora do prefeito Celso Zuchi? Contrata ele.
Miguel José Teixeira
11/02/2014 16:28
Herculano,
Os PeTralhas continuam entregando o Brasil:
A MP nº 625/13, destina R$ 60 milhões para recuperar equipamentos de geração de energia elétrica a serem cedidos à Bolívia. . .
E nós, óh! Apagões apagando apagões. . .
Pedro
11/02/2014 16:04
Virou Moda !!

Desculpa de Amarelo é dormir destapado....
Primeiro foram os funcionários do INSS de Valinho - Sp, agora os do Banco do Brasil / ex-besc - Gaspar... não podem trabalhar porque não tem ar condicionado... Pergunto : E os Garis, os Operários que estão construindo a Ponte do Vale, e os outros tantos Profissionais que estão trabalhando com o " o Sol na Cabeça" o que eles devem fazer?? Ir para casa dormir também ??
é o fim... vamos ver se no próximo inverno esse pessoal inventa de ficar em casa porque estão sem calefação...
Esse é o Brasil de Todos ...e viva a Dilma !!!
HOSPITAL
11/02/2014 13:54
E como ficou a situação do Hospital?
O que o juiz determinou,será cumprido?
Os funcionários estão sem receber os salários ainda?
Ninguém vai se pronunciar e dizer que o ex administrador lesou o Hospital em R$ 900.000,00 com notas falsas?
É ex diretor,prefeito,parte do conselho,deputados partidários ao prefeito,todos contra o bom funcionamento do Hospital,ia dizer aqui que a saúde em nossa cidade é uma vergonha,mas é mais fácil citar o que não é VERGONHA nessa cidade.
Daniel
11/02/2014 13:52
Eu, Coxinha - Por Lobão.

Durante esses últimos anos, venho recebendo de parte da militância petista uma série de adjetivações pretensamente desqualificadoras, que poderiam ter algum efeito não fosse eu um cara desgrilado, um ser alegre a cantar.

Mas, depois do lançamento do Manifesto do Nada na Terra do Nunca, a petizada militante se enfureceu. Na verdade, antes mesmo de o livro chegar às livrarias, houve quem clamasse pela sua proibição ou queima imediata. A minha estreia como colunista de VEJA aumentou essa fúria, que culminou em um ataque apoplético coletivo por ocasião da minha participação no Roda Viva. Um ilustre deputado petista chegou a pedir a cabeça do Augusto Nunes por ter convidado para o programa um ?doente mental? (eu).


E, com aquela falta de imaginação, de humor e de argúcia, característica de certas mentes esquerdistas, puseram-se a vociferar palavras de ordem e impropérios contra mim: ?Reacionário!?, ?filhinho de papai!?, ?coxinha!?. Isso para não citar os mais cabeludos (bicha, maconheiro, cheirador, matricida, esquizofrênico?).

Mas vou concentrar a atenção no ?coxinha?, que é o mais recente qualificativo do curto vocabulário dessa rapaziada.

Após esses mais de dez anos do PT no governo, a sociedade está percebendo como se forma o aparato de repressão política, censura e difamação montado pelo partido. Se você tem alguma objeção a ele, vira um pária político, moído e asfaltado pela máquina de propaganda estatal, cujos operadores ? blogueiros e militantes de plantão na internet ? se encarregam do trabalho sujo, na forma de ataques pessoais e truculentos disparados contra qualquer alma que se insurja contra a ideologia oficial. A tática desses operadores é achincalhar o oponente baseados em sua própria e nanica estatura moral.

O simulacro de impropério é construído em torno da miserabilidade do ofensor, que, ofendido com a própria natureza, desanda a chamar os não alinhados daquilo que mais enxerga em si mesmo, na vã tentativa de escapar de sua jocosa e aflitiva condição. Sendo o grande alvo dessa patocracia delirante a classe média ? e sendo o militante de esquerda uma espécie de burguês pós-moderno ?, o xingamento ?coxinha? aparece como um desses casos de projeção psicológica flagrante.

O militante de esquerda é o mauriçola gauche, é aquele tipo que se traveste de ativista de passeata e gasta o seu tempo útil em manifestações inúteis, no afã de exorcizar sua flacidez comportamental, sua virgindade existencial, sua pequena farsa pessoal. É invariavelmente um ?multiculturalista?, que acredita que um rap é superior a Bach. É o sujeito moldado na previsibilidade comportamental dos doutrinados, que expele seu déficit de percepção da realidade através da soberba convicção dos imbecis. Refém da uniformidade acachapante dos clichês entrincheirados em sua mente vacante, profere as frases mais gastas e cafonas que se pode imaginar.

Para esse tipo de pessoa, tenho aqui um par de versos de Adam Mickiewicz (1798-1855) que cairá como uma luva:

?Tua alma merece o lugar a que veio

Se, tendo entrado no inferno, não sentes as chamas?.

Assim, convido todos aqueles que, como eu, são agraciados pela esquerda com essas e outras adjetivações a acolhê-las com benevolência e humor, com a percepção de estarmos sob a égide de frouxocratas histéricos que teimam, em sua monomania vã e molenga, em nos assolar com seus fantasmas internos e suas abissais impossibilidades.

E, usando o rebote como mantra, proferirei, contrito: coxinhas de todo o Brasil, uni-vos!
Herculano
11/02/2014 13:19
ORDEM OU BARBÁRIE? por Rachel Sheherazade, âncora do telejornal "SBT Brasil" onde virou estrela com as críticas que faz contra a corrupção e dúvidas dos políticos, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo.

O menor infrator é sempre protegido por legiões de ONGs piedosas. O bandido é sempre vítima e nós somos cruéis algozes desses infelizes

O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal.

Há quem tente explicar a violência, a opção pela criminalidade, como consequência da pobreza, da falta de oportunidades: o homem fruto de seu meio. Sem poder fazer as próprias escolhas, destituído de livre-arbítrio, o indivíduo seria condenado por sua origem humilde à condição de bandido. Mas acaso a virtude é monopólio de ricos e remediados? Creio que não.

Na propaganda institucional, a pobreza no Brasil diminuiu, o poder de compra está em alta, o desemprego praticamente desapareceu... Mas, se a violência tem relação direta com a pobreza, como explicar que a criminalidade tenha crescido em igual ou maior proporção que a renda do brasileiro? Criminalidade e pobreza não andam necessariamente de mãos dadas.

Na semana passada, a violência (ou a falta de segurança) voltou ao centro dos debates. O flagrante de um jovem criminoso nu, preso a um poste por um grupo de justiceiros deu início a um turbilhão de comentários polêmicos. Em meu espaço de opinião no jornal "SBT Brasil", afirmei compreender (e não aceitar, que fique bem claro!) a atitude desesperada dos justiceiros do Rio.

Embora não respalde a violência, a legislação brasileira autoriza qualquer cidadão a prender outro em flagrante delito. Trata-se do artigo 301 do Código de Processo Penal. Além disso, o Direito ratifica a legítima defesa no artigo 23 do Código Penal.

Não é de hoje que o cidadão se sente desassistido pelo Estado e vulnerável à ação de bandidos. Sobra dinheiro para Cuba, para a Copa, mas faltam recursos para a saúde, a educação e, principalmente, para a segurança. Nos últimos anos, disparou o número de homicídios, roubos, sequestros, estupros... Estamos entre os 20 países mais violentos do planeta. E, apesar das estatísticas, em matéria de ações de segurança pública, estamos praticamente inertes e, pior: na contramão do bom senso!

Depois de desarmar os cidadãos (contrariando o plebiscito do desarmamento) e deixá-los à mercê dos criminosos, a nova estratégia do governo, por meio do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, é neutralizar a polícia, abolindo os autos de resistência.

Na prática, o policial terá que responder criminalmente por toda morte ocorrida em confronto com bandidos. Em outras palavras, é desestimular qualquer reação contra o crime. Ou será que a polícia ousará enfrentar o poder de fogo do PCC (Primeiro Comando da Capital) ou do CV (Comando Vermelho) munida apenas de apitos e cassetetes?

Outra aliada da violência nossa de cada dia é a legislação penal: filha do "coitadismo" e mãe permissiva para toda sorte de criminosos. Presos em flagrante ou criminosos confessos saem da delegacia pela porta da frente e respondem em liberdade até a última instância.

No Brasil de valores esquizofrênicos, pode-se matar um cidadão e sair impune. Mas a lei não perdoa quem destrói um ninho de papagaio. É cadeia na certa!

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Estatuto da Impunidade, está sempre à serviço do menor infrator, que também encontra guarida nas asas dos direitos humanos e suas legiões de ONGs piedosas. No Brasil às avessas, o bandido é sempre vítima da sociedade. E nós não passamos de cruéis algozes desses infelizes.

Quando falta sensatez ao Estado é que ganham força outros paradoxos. Como jovens acuados pela violência que tomam para si o papel da polícia e o dever da Justiça. Um péssimo sinal de descontrole social. É na ausência de ordem que a barbárie se torna lei.
Herculano
11/02/2014 13:07
QUEM SUSTENTA A ECONOMIA E A INOVAÇÃO VAI MAL

Emprego na indústria recua 1,1% em 2013. Na comparação entre dezembro de 2013 e o mesmo mês em 2012, houve queda de 1,7%, o 27º resultado negativo nesse tipo de comparação
Herculano
11/02/2014 12:57
A OPINIÃO DOS ALFABETIZADOS QUE LEÊM JORNAIS E SÃO MINORIA NA HORA DO VOTO

Estas cartas foram publicadas na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo

Não podemos mais aceitar esse tipo de violência, uma afronta ao direito à informação. Meus pêsames à família do cinegrafista Santiago Andrade, que estava cumprindo seu dever. É um fato lamentável e revoltante! Parece que só com vítimas fatais é que acordamos para essa anomalia que ocorre no Brasil. A serviço de quem estão esses "black blocs"? Eliana França Leme (São Paulo, SP)

Nas manifestações, é inaceitável que participantes portem armas, como sinalizadores. Não é admissível que as autoridades mantenham-se lenientes e passivas diante da trágica morte do cinegrafista Santiago Andrade. A combinação da ignorância de grande parte da população e a falta de preparo da polícia durante a exacerbada violência nas manifestações está nos levando à fronteira de uma guerra civil. Mário Negrão Borgonovi (Rio de Janeiro, RJ)

A morte brutal do cinegrafista exige que seja proibida imediatamente ao público em geral a venda desses artefatos - os quais passariam a ser manipulados apenas por profissionais em grandes eventos. Claudio Janowitzer (Rio de Janeiro, RJ)
Herculano
11/02/2014 12:52
VAMOS LÁ, JORNALISTAS E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, AO VELÓRIO DE SANTIAGO ANDRADE JOGAR ALGUNS PUNHADOS DE TERRA NA LIBERDADE DE IMPRENSA, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Quando o corpo físico se despedir de Santiago Andrade, como já se despediu a sua alma, vamos lá, coleguinhas jornalistas, a seu velório. Vamos homenageá-lo, mas vamos também jogar alguns punhados de terra na liberdade de imprensa.

A verdade é que, como categoria, com uma exceção ou outra, assistimos inermes à progressiva degradação da nossa profissão.

Nós, jornalistas, aceitamos nos esconder nas manifestações. E o nosso sindicato, esse aparelho asqueroso a serviço do PT, não disse nada.

Nós, jornalistas, aceitamos trabalhar clandestinamente para não apanhar de vândalos, de fascistoides, de vagabundos mascarados.

Nós, jornalistas, ficamos com medo das redes sociais e, num movimento de manada, elegemos como inimigo principal a polícia. Mais de uma vez escrevemos e falamos que o quebra-quebra era reação à ação policial, quando nós sabíamos que se tratava do contrário.

Nós, jornalistas, chamamos bandidos que não mostram a cara na democracia, de estetas.

Nós, jornalistas, vimos um repórter fotográfico que testemunhara a tragédia havida com Santiago conceder uma entrevista ao Jornal Nacional sem coragem de mostrar a cara, de dizer o seu nome. E não nos demos conta de que ali estava a volta da censura.

Nós, jornalistas, vimos a sequência de fotos que explicitava o que tinha acontecido ser assinada pela "Agência Globo" - não pelo autor da fotografia. Porque, nestes dias, os jornalistas têm medo.

Boa parte das empresas de comunicação também pode ir lá jogar o seu respectivo punhado de terra.

Desde junho, chamam de "pacíficas" pessoas que sapateiam sobre o teto do Congresso com tochas acesas nas mãos; que incendiam o Palácio do Itamaraty; que depredam o metrô de São Paulo; que saem quebrando tudo Avenida Paulista afora.

Se os jornalistas não querem ""ficar mal" nas redes sociais, esses setores da imprensa a que me refiro não têm sido menos covardes. Abrem mão de pautar o debate, segundo os fundamentos da democracia e do estado de direito, e se deixam pautar por milicianos.

Alguns veículos ainda confundem o novo com o bom, esquecendo-se de que certas seguranças e garantia são boas justamente porque são antigas, porque constituem um fundamento da civilidade - e a liberdade de que dispõe um jornalista para trabalhar é uma dessas antiguidades que têm de ser preservadas.

Santiago Andrade foi assassinado por seus algozes, sim. Mas aqueles que silenciaram diante da violência crescente contra os jornalistas - que tiveram de se esconder - ajudaram a preparar esse velório.

Aí grita o cretino fundamental, cheio de má-fé disfarçada de inocência: "Não foi um ataque à imprensa; Santiago Andrade foi ferido por acidente". Errado. O único acidente aí, se é que foi assim, foi ele ter sido morto por acidente. Jornalistas só não morreram antes, reitero, porque estavam escondidos em meio à multidão, obrigados a trabalhar sem se identificar.

Os jornalistas que silenciaram diante da progressiva perda de liberdade passarão a ter vergonha na cara depois dessa?

As empresas de comunicação que se calaram diante da barbárie passarão a ter vergonha na cara depois dessa?

De associações de classe que são meros esbirros de um partido político, como sindicatos e a Fenaj, não cobrarei vergonha na cara. Eu cobro as coisas possíveis.

A morte de Santiago Andrade é o maior atentado cometido contra a liberdade de imprensa desde a redemocratização do Brasil. Infelizmente, jornalistas e empresas de comunicação enfeitaram essa tragédia com o seu silêncio cúmplice. Infelizmente, uns e outros estão mais preocupados com "o que vão dizer de nós" do que com "o que nós temos a dizer a eles".
Herculano
11/02/2014 12:43
PENSANDO BEM

Analisando o que acontece com o Brasil, o que acontece com o noticiário, o PT é o coveiro da esquerda e alimenta os conservadores a quem queria enterrá-los. Incrível.
Herculano
11/02/2014 12:37
A BARBARIE DE SEMPRE, por Vlademir Safatle, para o jornal Folha de S.Paulo

A esta altura, todos conhecem a história do rapaz negro amarrado nu em um poste e espancado por populares no Rio de Janeiro por pretensamente ser um assaltante e ter supostamente roubado uma bicicleta. Todos devem conhecer também o teor dos comentários de certos apresentadores do noticiário televisivo que resolveram surfar na onda da mais nova modalidade de "indignação popular contra a insegurança e a ausência de mão forte do poder público".

Mas, ainda mais surpreendente do que os dois acontecimentos, é o teor da reação monitorada na internet, em sua ampla maioria favorável ao velho "justiça feita com as próprias mãos" ou ao "chegou o momento da revolta do homem comum".

Quem já estudou a ascensão do regime nazista sabe como esse era o tema central de sua retórica política: "os homens comuns e cidadãos de bem estão cansados da insegurança. Está na hora de atitudes enérgicas".

E então apareciam dois tipos de personagens: os que saiam vociferando sua raiva canina e os que diziam que não concordavam exatamente com tais métodos, mas que deveríamos dar uma reposta sem angelismos ao problema. São aqueles que dizem, atualmente, que a sociedade brasileira sofre com tanta violência e merece parar de ser importunada com essa conversa de direitos humanos de bandido. Ou seja, o velho truque do policial mau e do policial bom.

As pessoas que amarraram o jovem negro no Rio de Janeiro não apareceram do nada. Seus pais já apoiavam, com lágrimas de felicidade nos olhos, os assassinatos perpetrados pelo esquadrão da morte. Seus avós louvaram as virtudes do golpe militar de 1964, que colocaria de vez a ordem no lugar da baderna. Seus bisavós gostavam de ver a polícia da República Velha atirando contra grevistas com aquele horrível sotaque italiano. Seus tataravós costumavam ver cenas de negros amarrados a postes com um certo prazer incontido. Afinal, já se dizia à época, alguém tinha que pôr ordem em um país tão violento.

Sim, tais pessoas sempre estiveram no mesmo lugar. Só mudaram as gerações. Não há como compreendê-las nem nunca haverá acordo possível com elas. Que acordo haveria com alguém que nem sequer é capaz de estranhar seus próprios gestos no momento em que espanca, arranca a roupa e amarra alguém em um poste? Ou com alguém que não teme em justificar ação tão nobre e edificante?

Contra pessoas desse tipo, não se procura um acordo nem se deve esperar que elas mudem. Luta-se contra elas, sem trégua, até que tenham medo de mostrar sua barbárie na rua e a escondam dentro de suas próprias casas.
Herculano
11/02/2014 12:02
ESCLARECEDOR

A razão que levou Fábio Raposo Barbosa a se apresentar à polícia, por conselho de um advogado, é perceptível: está no seu braço. Ao usar manga comprida em sua apresentação à polícia, ele quis, e conseguiu, que ninguém prestasse atenção no seu braço, ali ou depois. O braço já dizia tudo a seu respeito. Sua agressividade já se expõe no tipo de imagem escolhido para tatuar-se: arma, punhal e lâmina de ataque. Estavam à vista no dia da baderna e terminariam por ser observadas para a busca de identificá-lo. Melhor apresentar-se com uma ficção e tatuagens à vista.

Este parágrafo é de Jânio Freitas, 81 anos, colunista do jornal Folha de S.Paulo, em "Um Amarildo sem polícia".
Herculano
11/02/2014 11:59
LUTO, por Eliane Cantanhêde para o jornal Folha de S.Paulo

A semana passada pegou fogo e esta abre com a morte cerebral do colega Santiago Andrade, cinegrafista de TV, num episódio cheio de significados e alertas.

Jogar um rojão em pessoas, sejam jornalistas, transeuntes ou policiais, contrapõe o legítimo e saudável direito de manifestação à ilegal e doentia ação de vândalos.

Os que saem de casa com um artefato desses e os que o jogam sobre uma multidão não podem se dizer inocentes. Se não premeditaram, sabiam perfeitamente que poderiam matar. É como quem toma um porre, pega um carro e causa uma tragédia.

O outro significado, ou alerta, é que o rojão que explodiu na cabeça de Santiago (as imagens são chocantes) caiu justamente num cinegrafista que estava ali trabalhando. Escancara, assim, o caráter antidemocrático dos "black blocs", que atingiram simbólica e objetivamente o dever da mídia de informar e o direito de todos à informação.

Por último, a morte cerebral de Santiago não é um episódio aleatório, isolado. Ao contrário, ocorre num momento de grande agitação, incômodo, dúvidas e apreensões em diferentes esferas de poder e, principalmente, na sociedade.

Ele foi mortalmente atingido a meses da Copa, ainda sob o horror do complexo de Pedrinhas e dias depois de dois crimes bárbaros. Um "justiceiro" matou um rapaz de 20 anos com um tiro no rosto, a queima roupa e à luz do dia. E uma turba amarrou um menor infrator a um poste, nu, exposto à execração pública.

A sociedade está, de fato, exausta com incontáveis erros e, particularmente, com a violência sem controle. Mas, se cidadãos e cidadãs se tornam mais cruéis e mais desafiadores do que os piores bandidos, onde nós vamos parar?

Que se criem e se formem menos bandidos e justiceiros - hoje embolados num único ente - e mais Yvonnes Bezerra de Mello, que embalou o menino do poste e mantém a crença na humanidade. Não é sonhar tão alto.
José Mario
11/02/2014 11:44
BOM DIA.
SOU DO BELCHIOR E ONTEM FUI FAZER ENTREGA DE MOVEIS EM LUIZ ALVES E ACHEI A ESTRADA QUE FAZ LIGAÇÃO DO BELCHIOR ALTO COM LUIZ ALVES MUITO ESBURACADA. POR FAVOR PREFEITO CELSO, MANDA PATROLAR A ESTRADA.
OBRIGADO
Herculano
11/02/2014 11:30
CIRO ROZA TEM BENS BLOQUEADO

A Justiça decretou a indisponibilidade dos bens do deputado estadual Ciro Roza, PSD, e de outros quatro agentes públicos por suposto envolvimento em fraudes nas obras de pavimentação em Brusque em 2007 e 2008. Três empresas também tiveram os bens bloqueados. O pedido foi feito pelo Ministério Público de Santa Catarina e divulgado ontem.
Elisiario Trindade
11/02/2014 10:14
Herculano, gostaria responder pelo Aurélio Marcos a pergunta do Zé Ruela, do Porque só agora estaria ele tão interessado em ajudar a Pupulação?.
Gostaria de dizer a ele, que semana passada recebi meu carne de IPTU do município de Gaspar, e lá não aparece a combrança da taxa de manutenção e limpeza e a taxa de expediente, e elas não aparecem mais, não foi graças ao senhor ou ao seu prefeito, foi graças ao Aurélio Marcos, e isto foi anunciado aqui neste espaço.
Hoje meus netos atravessam a ponte Hercílio Deek com segurança para ir a escola, não graças ao senhor e nem de seu prefeito ou a um vereador, é graças a este moço.
Senhor Zé Ruela o senhor deve ter percebido como todos os demais leitores desta coluna, que no ano de 2013 em Gaspar não houve só uma voz de oposição aos descalabros do Pedro Celso Zuchi, e lhe digo do por que, porque Aurélio Marcos calou-se em 2013.
Isto demostra que a única oposição séria e efetiva em Gaspar é feita por este rapaz.
Senhor Zé qual é o verdadeiro motivo do qual o PT possui tanto medo deste moço, será que o PT vee nele a pessoa que pode desbancar seu Poder.
Aurelio Marcos de Souza
11/02/2014 08:37
Bom dia a quem se chama Zé Ruela.

Primeiro: Estar no governo, não quer dizer ser o governante.

Segundo: O Procurador e a Procuradoria não possem competência legislativa, ou seja aquela de propor leis, esta que é na maioria das vezes do chefe do Executivo, podendo o vereador também propor em alguns casos.

Terceiro: Que a matéria do projeto de lei de inciativa popular é de interesse de toda a comunidade Gasparense, sendo que este interesse vem sendo mitigado por quem deveria resguarda-ló.

Quarto: Zé não dá mais só para reclamar e esperar pelo bom senso de nossos administradores, é preciso que a comunidade se mobilize, quando restar visualizado a omissão de nossos gestores acerca de um direito de seus administrados.

Espero que está venha a ser a 1ª de outras tantos projetos de lei de iniciativa popular.


Icky Almeida
11/02/2014 08:29
Ao Zé Ruela

Vocês só estão provando do próprio veneno. O Sr. Aurélio só está fazendo o papel de cidadão dele, e diga-se de passagem foi muito COMPETENTE no que fez com a coisa Pública quando no poder estave. Tome um pouco de água para engolir o veneno sempre deslilato por vocês.
Alceu Torres Jr.
11/02/2014 08:12
Curiosa a informação, de que a secretária de saúde pode estar em situação complicada por ter adiantado valores ao hospital, mesmo sem ter o hospital prestado contas!!!! Pergunto. Será que este é um exemplo da preocupação do governo municipal em amenizar os impactos da falta de gerenciamento daquele que diz que ela pensa pequeno, quando não infringe a lei que obriga o hospital a prestar contas do que recebe???.... Será que o hospital também considera a sugestão de um jornal da região que diz que a administração deve ignorar a lei e repassar recursos, sem que o hospital preste contas???
Será que o prefeito está errado em ser fiél à justiça e cumrpir rigorosamente o que determina a lei?? É claro que todos estamos bastante preocupados em atender aos doentes e necessitados, desde que rigorosamente dentro da lei.
Zé Ruela
11/02/2014 07:00
Herculano

Você escreve com pompas sobre o ex-procurador do município, Aurélio Marcos de Souza, que mesmo não sendo vereador, pode fazer leis e atuar em favor de sua comunidade. Pretende ele, a propositura de um projeto de Lei de iniciativa popular. Pois é, Sr. Herculano, porque este cidadão não teve tão nobre iniciativa quando ocupou o cargo de procurador do município? Porque só agora está tão interessado em ajudar a população?
luciano da cunha
11/02/2014 06:32
O POVO SOFRIDO AINDA AGUARDA

AINDA ESPERAMOS A REFORMA DA PONTE PENCIL CHAMADA PINGUELA LOCALIZADA NA RUA PONTE SERRADA QUE LIGA O GASPARINHO A COLONINHA E GASPAR GRANDE, QUE TEM NA CABECEIRA DE SUA PONTE A CASA DA MARI INES THESTONI, QUE É CARGO COMISSIONADO ,QUE É DIRETORA DA DEFESA CIVIL, QUE NÃO ENXERGA A PONTE CAINDO,
COMO O PT SÓ FAZ QUANDO ACONTECE A TRAGÉDIA ESTÃO ESPERANDO UMA CRIANÇA CAIR NO RIBEIRÃO PRA DEPOIS REFORMAR,

AI PEDRO ZUCHI VOCÊ GOSTA TANTO DE PONTE REFORMA ESSA.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.