Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

17/01/2014

HOSPITAL X MINISTÉRIO PÚBLICO I

Quem está preocupado com a saúde pública dos gasparenses, principalmente os mais fracos, pobres, desassistidos e desinformados? O prefeito Pedro Celso Zuchi? A sua secretária de Saúde, Márcia Cansian? Nada disso. É o Ministério Público Estadual. Incrível! Desde o tempo de Luciana Uller, da Cidadania e Direitos Humanos, que já se foi; passou por Chimelly Louise de Resenes Marcon, da Moralidade Pública, que acumulou o assunto na ausência de Luciana, e agora com a substituta Renata de Souza Lima, quando o diálogo faltou aos gestores públicos e do Hospital, o assunto acabou sendo decidido nas salas das promotorias lá no acanhado Fórum da nossa Comarca. Esta é a única linguagem coercitiva que o poder político de plantão em Gaspar parece entender. Diálogo? Zero. Compreensão social? Apenas escaramuças, disfarces, discursos, entrevistas. 

HOSPITAL X MINISTÉRIO PÚBLICO II

E nada disso foi diferente nesta quarta-feira. Antes, na terça, o presidente do Conselho do Hospital, Sérgio Roberto Waldrich, teve uma conversa no gabinete do prefeito. Coisa rápida. O que Zuchi, posando vítima como faz nas entrevistas armadas das rádios aos desinformados, disse a Waldrich? Que até quer repassar o dinheiro para o Hospital, mas o seu jurídico, leia-se José Carlos Schramm e seu secretário de Administração e Finanças, Michael Maicon Zimmermann, não o deixam. Ué! O que o prefeito está dizendo para a cidade? Que não manda na prefeitura? É isto? É ruim, heim! 

HOSPITAL X MINISTÉRIO PÚBLICO III

Sem alternativas, Waldrich apelou mais uma vez à intermediação do Ministério Público. E o MP não perdeu tempo. Na quarta-feira estavam todos lá reunidos. Todos com suas razões e argumentos. Mas, desta vez, chegaram a um entendimento, pois a jogada política de Zuchi para constranger, se vingar, deixar o Hospital de joelhos e moribundo, bem como a manobra para fazer caixa neste início de ano à custa de doentes, não cola mais. Vai se renovar o contrato com o Hospital e o valor deverá ficar em torno de R$ 263 mil mensais (eram R$245 mil) como está rubricado no Orçamento deste ano. O Hospital, todavia, terá que dar garantias reais, de que provada alguma irregularidade nas prestações de contas de 2013 e cujo assunto está na Justiça, terá que devolver tudo ao município e livrar o prefeito de eventual culpa perante o Tribunal de Contas. Certíssima decisão. Ou seja, ganhou a população pobre, doente, fraca, desassistida e desinformada. Ufa! Acorda, Gaspar! 

PROPAGANDA ENGANOSA I

Escrevi nas férias: a recém-construída e inaugurada unidade de Estratégia da Saúde da Família (postinho, simplificando o sofisticado nome que deram) do bairro Figueira, não tinha alvará do Corpo de Bombeiros. Além disso, o acesso à unidade não é pavimentado, como exige o próprio Ministério da Saúde. A prefeitura de Gaspar e a propaganda petista regional então trataram, imediatamente, de desmoralizar esta informação para os desinformados, ignorantes, manipulados e também seus fanáticos companheiros. Chamou a RBS TV, de Blumenau ? a mesma que por meses insistiu desconhecer ser Rodovia Jorge Lacerda há anos, no Figueira, Rua Anfilóqui Nunes Pires -, para uma reportagem especial no Jornal do Almoço de quarta-feira. Parecia um press release eletrônico do município. Propaganda partidária gratuita. Nela, a afirmação de que o postinho do Figueira foi selecionado como modelo de construção pelo Ministério da Saúde, a tal ponto que a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, o usará como exemplo para todo o Brasil. É verdade. Está gravado. 

PROPAGANDA ENGANOSA II

Modelo? Mas, irregular. E mesmo sabendo disso, a RBS não apurou e nada falou. Para quem quiser confirmar o que escrevo nesta quinta-feira ao final da tarde para a publicação nesta sexta-feira, inclusive para o jornalismo da RBS, dou o link para consultar quais as construções públicas de Gaspar estão em dia perante o Corpo de Bombeiros. Você entra no site www.cbm.sc.gov.br . Depois clica em ?serviços ao cidadão?, abre outra tela; clica em ?acompanhamento por CNPJ ou CPF?. Digita o CNPJ da Prefeitura de Gaspar: ?83 102 244 0001 02?; clica na cidade ?Gaspar?, depois em ?enviar?. Sai a relação e a situação. 

PROPAGANDA ENGANOSA III

O que os Bombeiros Militares de Gaspar analisaram foi o projeto. Liberá-lo depois de pronto? Nada. E mesmo assim o postinho é modelo para o Brasil. Ou seja, é assim que se afronta a norma e se enrola os ignorantes e instruídos via o jornalismo a serviço da propaganda. Quanto às exigências do Ministério da Saúde sobre a pavimentação dos acessos ao posto, um ?press release? do Orçamento Participativo, em 10 de dezembro diz: ?outra rua que receberá pavimentação asfáltica é a rua Rio Negrinho, localizada no bairro Figueira; 380 metros da via serão asfaltados. No momento, está sendo executada a drenagem pluvial na rua?. Concluindo: então se come poeira. Faz bem para a saúde, ainda mais a quem está doente e procura o postinho. E isto é o exemplo que Dilma dará ao Brasil. Nenhuma novidade. É uma prática. 

SOBRE O TRAPICHE

Faz um mês. Até agora nada. O presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, escreveu no seu Facebook. ?Participei nesta segunda-feira (23 de dezembro de 2013), às 18h, de uma reunião no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a administradora Dilene Jahn Mello Santos, sobre os principais problemas que a nossa Casa de Saúde está enfrentando atualmente. Assumi o compromisso de levar ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, todas as questões apresentadas. Não podemos mais aceitar desculpas! Precisamos (juntos) lutar por soluções urgentes! Aproveitei o ensejo para parabenizá-la pelo excelente trabalho realizado desde a sua chegada?. Volto. Até agora blá, blá, blá e uma torcida para que todos esqueçam as juras. Até quando? Faz sete meses que o governo do Estado fez promessas sobre este assunto. Acorda, Gaspar!

Qual é mesmo o nome que o PT e o prefeito Pedro Celso Zuchi querem colocar no Centro de Convivência de Idosos de Gaspar?

Descaso com a memória e o patrimônio dos gasparenses. Quem passa pela ponte Hercílio Deeke, percebe que ?sumiu? a placa de bronze instalada na cabeceira direita da Rua Aristiliano Ramos. Ela foi decerrada na solenidade de inauguração em 19 de junho de 1960 pelo então prefeito Dorval Pamplona, secretário da Fazenda e ex-prefeito de Blumenau Hercílio Deeke, governador Heriberto Hulse (que era vice do Jorge Lacerda, morto no acidente aéreo com Nereu Ramos e Leoberto Leal). A placa, segundo uma foto documento, estava jogada no pátio da Ditran de Gaspar, com outros bens inservíveis. Quando ela vai ser colocada lá novamente? 

A Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista era uma das poucas não aparelhadas pelo PT. Ia bem. Até o presidente Pedro José Garcia, sem partido, abenegado, ir ao gabinete de Pedro Celso Zuchi e com o deputado Décio Neri de Lima, PT, fazer juras por migalhas. Pior, sob inocência orquestrou a polêmica assembleia para a venda de parte do terreno da Associação para especuladores imobiliários para indiretamente capitalizar negócios de varejo, ao invés de negociar uma renda permanente a partir do imóvel que a Associação possui. 

A prefeitura encurralou Pedro e impediu que a Associação tivesse renda com festividades na sede, exigência que não faz para outras sociedades daqui. Então, doente, cansado, sem ânimo e sem apoio, desistiu jogou a toalha. Ninguém quis a outrora disputada Associação. Parece que o pessoal do Jardim Primavera até ensaiou ocupar o espaço. O Bela Vista acordou. Agora Willians Ramos é candidato do grupo de Celso de Oliveira, PMDB (ex-vereador, ex-associação e ex-hospital). Alceu de Almeida Torres Júnior, PT, tesoureiro da prefeitura, também ensaiou. A temperatura da prefeitura e do PT também não anda boa por lá. Então, Alceu pulou fora na última hora. Diz que vai apoiar Willians. ?Continuarei a agir de forma a respeitar os equilibrados e a respeitar e apaziguar os ânimos dos desiquilibrados? escreveu à coluna num comentário publicado na internet. 

Uma das metas da secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Patrícia Scheitt, segundo declarou à Rádio Sentinela do Vale, é a de incrementar o turismo no Centro. Pode começar pelo roteiro dos casarões históricos derrubados na calada da noite e na época em que era secretária de Planejamento e Desenvolvimento.

Os agentes de trânsito de Gaspar cumprem uma escala de 12horas de trabalho por 36 de folga. A Ditran acaba de cortar o almoço a que tinham direito nas 12 horas de trabalho.  Pronto: a polêmica está instalada.

 

 

Edição 1554

Comentários

Juju do Gasparinho
20/01/2014 20:46
Prezado Herculano:

Jornal Estado de São Paulo: "Falta de interlocução da presidente reduz apoio parlamentar."

Antas não conversam.
Herculano
20/01/2014 19:44
Publiquei aqui esta nota ontem as 20.09

NOVA ENCENAÇÃO

O Dnit anunciou que na segunda-feira inicia as obras de duplicação da BR 470 no Belchior, em Gaspar. Vai fazer a imprensa fazer pela terceira vez mesma manchete em sete meses. E a imprensa vai cair de novo, apesar de ter sido enrolada, enganada e tripudiada até agora.

Volto, quase 24 horas depois. O que aconteceu hoje? A imprensa foi toda lá registrar o factoide do governo Federal, do PT e da Sulcatarinense. Esperou o dia inteiro. E nada. Só ela não sabia. Só este bocudo e vidente? Nada disso. Evidências da malandragem.

Agora está marcada uma nova encenação para quarta-feira. E os bobos vão lá ver as máquinas roncarem, como se anunciou há sete meses em discursos e palanques. Nós não precisamos de máquinas roncando, precisamos dela em silêncio. Ou seja, de uma prova de que o serviço já terminou para salvar vidas e desenvolver o Vale do Itajaí. Até quando jornais, portais, rádios, tevês vão ser os palhaços do circo dos políticos sem escrúpulos?
Herculano
20/01/2014 16:19
ALOÍSIO MERCADANTE VAI PARA A CASA CIVIL NA SEMANA QUE VEM

O informação é de Natuza Nery, da sucursal de Brasília, para o jornal Folha de S.Paulo. A transição na Casa Civil começará a ser feita no fim de semana, quando Gleisi Hoffmann, hoje titular da pasta, retorna das férias a Brasília.

A presidente Dilma formalizou no sábado (18) o convite a Aloizio Mercadante. Hoje titular da Educação, ele substituirá a petista à frente do ministério.

Segundo interlocutores da Casa Civil, uma sala já foi colocada à disposição do ministro no Planalto para que ele possa começar a articular a transferência de comando.

Gleisi deixará o governo para se dedicar à campanha ao governo do Paraná. Pela legislação, ministros que vão disputar as eleições de outubro precisam deixar a Esplanada dos Ministérios até o início de abril
sidnei luis reinert
20/01/2014 13:55
Marisa Letícia no Panamá

Um empresário brasileiro, que cuida de negócios ligados ao agronegócio, no Panamá, foi testemunha.

Terça-feira da semana passada quase esbarrou com a mulher do Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva em um importante prédio de escritórios na cidade do Panamá.

Marisa Letícia, que estava acompanhada de uma mulher mais jovem e de três seguranças, teria ido visitar um famoso escritório de advocacia panamenho que cuida de grandes interesses no ramo de hotelaria.

Quem deu a carona

Marisa viajou ao Panamá no jatinho que atende aos familiares de acionistas controladores da empreiteira Andrade Gutierrez ? conforme relato do executivo brasileiro que só anda no jato particular da transnacional para qual trabalha.

Alias, a Andrade Gutierrez, é uma das maiores interessadas na construção de vários aeroportos privados para jatinhos no Brasil, principalmente em São Paulo e Brasília.

Por isso que, mesmo contra a vontade da presidenta Dilma Rousseff, mas com o respaldo total da empreiteira, o veterano peemedebista Moreira Franco (que o falecido Leonel Brizola chamada de Gato Angorá) ocupa o cargo de ministro da Secretaria de Aviação Civil...

Rolezinho é o cacete!

Quem não atura mais a mídia amestrada, que fica abestada com assuntos que só a ignorância e a filhadaputice ideológica dos editores transforma em ?relevantes?, deveria botar os pingos nos is.

Na verdade, o que se está chamando de fenômeno dos ?rolezinhos? é apenas o sinônimo de ?guerrilha psicológica urbana?.

O direito de ir e vir das pessoas, em qualquer quantidade é inquestionável, mas a mobilização ideológica de jovens para protestar em áreas privadas de comércio é apenas mais uma tática de provocação ideológica feita por aqueles que precisam desviar a atenção dos brasileiros de assuntos importantes para temas irrelevantes, aproveitando para gerar medo e tensão social com intenções pré-revolucionárias.

Por isso, rolezinho é o cacete: arruaça organizada é ação de guerrilha psicológica urbana, e PT saudações.
Herculano
20/01/2014 12:29
BR-101 PARADA

Desde o trevo de Itajaí, com a Jorge Lacerda, até o pedágio em Tijucas, é uma fila só no sentido norte .Quem vem para o Vale do Itajaí, melhor caminho é São João Batista via Brusque e Gaspar. Quem aviso, amigo, é. Quem vai a Itajaí ou Balneário, entre em Itapema e siga por Taquaras e Laranjeiras e enfrente o congestionamento da 101, num trecho de dois quilômetros apenas.
Herculano
20/01/2014 12:00
QUEM ERRA?

Os erros políticos, administrativos e de resultados do governo brasileiro contra o povo devem ser creditados ser creditados nos últimos dez anos ao PT. Mas, eles só foram possíveis porque foram avalizados integralmente pelo PMDB.

Sem o PMDB, o PT não teria governado e se lambuzado como se lambuzou. E o PMDB é mestre no assunto. Faz isto há mais de há mais de 30 anos com José Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e agora com Dilma Vana Rousseff. Melhor. Sempre jogando a culpa nos outros, mas sempre levando as melhores fatias. Wake up, Brazil!
Herculano
20/01/2014 11:55
AO MENOS ISSO, por Lauro Jardim, de Veja

Gilberto Kassab saiu do Palácio do Planalto na terça-feira com uma boa notícia. Nada de ministérios, aos menos por enquanto. Dilma Rousseff praticamente acertou sua presença na convenção nacional do PSD, prevista para o final de abril, em Brasília. Kassab estava aguardando o "sim" de Dilma para fechar a data.

Volto. É o que dá ser um partido que não é de Direita, nem de Esquerda, nem de Centro, nem de Oposição e de Situação. Serve para ser fantoche. O PMDB agradece.
Herculano
20/01/2014 06:56
ADEUS AO PLENO EMPREGO, por Gustavo Patu para o jornal Folha de S.Paulo.

No começo de seu segundo mandato, Lula foi abençoado por uma mudança na metodologia utilizada pelo IBGE para medir o crescimento da economia do país, com revisão dos resultados apurados nos anos anteriores.

De um dia para o outro, o Brasil estava melhor do que se imaginava. Anos tidos como fracos se tornaram razoáveis, e os medíocres passaram a bons; o presente, que de fato mostrava progressos, já estava ótimo.

Era apenas, obviamente, uma nova métrica - ninguém havia ficado mais rico ou mais pobre. Mas imagem não é pouca coisa: os indicadores mais favoráveis facilitaram a obtenção do ambicionado grau de investimento, atestado de solidez concedido por agências especializadas. A retomada econômica ficou mais evidente e virou trunfo político.

Passados os anos de bonança, com Dilma Rousseff a caminho de sua campanha reeleitoral, o IBGE inaugurou uma nova e mais completa medição dos índices de desemprego. Desde a manhã da última sexta-feira, o mercado de trabalho não é mais tão favorável como parecia.

Apurado em todo o país, o percentual de desocupados não está mais abaixo dos 6%, patamar que encorajou especialistas e propagandistas a falar em pleno emprego - e tratado por Dilma, nos momentos de maior entusiasmo, como a menor taxa do mundo (uma das menores, ao menos) ou de nossa história.

O índice divulgado foi de 7,4%, numa diferença grande o bastante para levar o desemprego nacional a superar, por exemplo, o dos Estados Unidos, que mal e mal se recuperam de uma crise de raras proporções.

A fotografia mais ampla mostra ainda o que o Brasil tem de precário e desigual: 61 milhões em idade de trabalhar estão fora do mercado; no Nordeste, um em cada dez busca uma vaga sem conseguir.

De novo, apenas uma nova métrica. Mas imagem não é pouca coisa, ainda mais perto da eleição.
Herculano
20/01/2014 06:54
COMO FUNCIONA. A ESPERANÇA DOS CONDENADOS DO MENSALÃO É QUE O SUPREMO VIRE UM APARELHO DO PT PARA LIVRÁ-LOS DA CADEIA E PENAS, COMO SE FOSSE UM TRIBUNAL PARTICULAR

Com Lewandowski no STF, abusos devem ser revistos, dá como manchete o 247, o canal de comunicação do PT sustentado por anúncios de empresas e bancos estatais, inclusive da Caixa, aquela que tirou dinheiro da poupança dos seus clientes para fazer lucro falso e esconder a incapacidade gerencial da instituição

A partir desta segunda-feira 20, com o ministro Ricardo Lewandowski na presidência interina do Supremo Tribunal Federal, abre-se uma janela para que um sopro de Justiça adentre na suprema corte; é bastante provável, com isso, que alguns abusos sejam revistos; exemplo: José Genoino terá a chance de cumprir a prisão domiciliar em seu domicílio, que fica em São Paulo, não em Brasília; réus condenados ao semiaberto, como Delúbio Soares e João Paulo Cunha, poderão pedir para cumprir o regime correto, que não é o da Papuda; além disso, José Dirceu, provavelmente, conseguirá sua autorização para trabalhar
Herculano
20/01/2014 06:44
EU ACHO QUE..., por Fábio Porchart, para o jornal O Estado de S.Paulo

Como é difícil dar uma opinião. Tem aqueles que discordam, tem aqueles que concordam. Tem aqueles que veem na sua opinião um crítica que você mesmo não viu. Tem aqueles que têm certeza de que você é de esquerda e aqueles que afirmam categoricamente que você é direitista.

Tem aqueles que dizem que você é um alienado, que você é muito jovem, que você é branco, que você não é pobre, que você é um merda, que você é preciso em suas observações, tem aqueles que entendem tudo errado, tem aqueles que fazem uma análise completa de uma frase apenas, desvalidando todo o resto. Tem aqueles que acham que você não devia estar fazendo aquilo, tem aqueles que acham que você é uma revelação.

Tem aqueles que conseguem ver algo tão por trás daquilo que tem certeza que o que você está dizendo é exatamente o oposto daquilo tudo. E as pessoas acham tudo isso de uma só opinião. Há algumas semanas, eu disse aqui que eu acho que o Brasil dará conta da Copa do Mundo. Muita gente me disse que o Brasil é um país muito carente em educação e saúde. Eu tenho certeza disso. É um absurdo o que fazemos com nossas crianças e enfermos. Mas isso não invalida o fato de podermos realizar muito bem uma Copa do Mundo.

Ah, mas aqui a polícia é corrupta e os políticos roubam. Sem dúvida. E eu nunca afirmei o contrário. É que parece que se você disser que alguma coisa vai bem por aqui, as coisas que não vão bem invalidam tudo. Não é verdade. Se eu digo que o Brasil oferece gratuitamente o "coquetel" de tratamento de aids para a população, e isso é bom, você não pode contra-argumentar que o ensino fundamental é péssimo. Isso não é um contra-argumento, isso é outra informação.

Uma coisa é uma coisa a outra coisa é outra coisa. Sim, o ensino fundamental no Brasil é de péssima qualidade, mas o "coquetel" gratuito é uma coisa excelente. E eu não tô nem aí se o responsável por isso foi o Serra ou se o Quércia muito antes já havia sugerido isso para o Ulisses. Se o Lula propôs ao Jânio que levou até o Itamar. O que importa é que isso existe, é positivo e não pode ser anulado por conta de um dado ruim.

Me parece que está implícito pra qualquer cidadão brasileiro que o Brasil é um país de terceiro mundo, com vários problemas graves em todas as áreas e que nenhum governo consegue sanar isso. Temos sempre que expor nossos problemas e não mascará-los, justamente para corrigi-los.

Não acho que temos que só falar das coisas boas, mas temos que falar delas também. É muito bom morar no Brasil sim. O Brasil tem os problemas dele, como todos os outros países também têm. De terceiro e de primeiro mundo. Mas não podemos deixar as coisas ruins do nosso país anularem as coisas boas (que são muitas). Nem podemos deixar que as coisas boas dos outros países também anulem as coisas boas do nosso. Sempre vai ter alguém pior e alguém melhor.

Eu gosto de morar no Brasil apesar do Brasil e por causa dele, principalmente. Enfim, essa é só a minha opinião.
Herculano
20/01/2014 06:34
EMENDA PARLAMENTAR É SÓ UM CHEQUE SEM FUNDOS, por Cláudio Humberto na coluna que publica hoje nos jornais brasileiros. Ela explica muito bem a razão pela qual desapareceu no ano passado a
emenda parlamentar da bancada catarinense de R$31 milhões para a ponte do Vale, em Gaspar, e no seu lugar apareceu um novo convênio com o ministério das Cidades de R$17 milhões e que até hoje, da cor do dinheiro ninguém sabe de nada. Só discursos e entrevistas.

Para mostrar prestígio em Brasília, anualmente senadores e deputados trombeteiam a destinação de emendas ao Orçamento da União para sua base eleitoral, dinheiro "carimbado" para obras de pequeno vulto, como escola, ponte, uma pequena estrada, desde que não ultrapasse o limite de R$ 15 milhões. Mas é tudo jogo de cena: a maioria das emendas jamais é executada, como cheque pré-datado sem cobertura.

Merreca
Dos R$ 232,9 milhões em emendas da bancada do Distrito Federal, em 2013, somente 11% (ou R$ 26,9 milhões) foram executados e pagos.

Aliado?
Ser governista não garante liberação de emenda: o deputado Policarpo presidente do PT-DF, não executou nenhum tostão no ano passado.

Zero
Estado de políticos influentes, como senador Renan Calheiros, Alagoas não viu um só centavo dos R$ 500 milhões destinados por emendas.
Herculano
20/01/2014 06:23
CADASTRO ELEITORAL E COMANDADO POR POLÍTICOS ESPERTOS. MINHA CASA MINHA VIDA SOFRE COM FRAUDES EM CADASTROS

O texto é de Erich Decat, da sucursal de Brasília, para o jornal O Estado de S. Paulo. A fraude na lista de beneficiados é o problema mais comum encontrado no Minha Casa Minha Vida, segundo levantamento que leva em conta as investigações abertas pelo Ministério Público Federal sobre o programa habitacional que é bandeira eleitoral da presidente Dilma Rousseff.

Desde o lançamento, em 2009, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, os procuradores abriram 224 procedimentos, dos quais 82 são sobre as fraudes de cadastro.

O segundo problema mais comum é a corrupção, como o pagamento indevido de vantagens a servidores públicos. Há 26 procedimentos abertos sobre o tema.

A lista ainda inclui financiamentos irregulares, imóveis entregues em mau estado, questões ambientais, entre outros. Parte dos procedimentos virou ação civil pública. Ainda não há conclusão dos casos na Justiça.

O objetivo do Minha Casa Minha Vida é destinar habitação popular a famílias com renda de R$ 1.600 a R$ 5 mil. O Ministério das Cidades gere o programa. Com ajuda do Tesouro Nacional, a Caixa Econômica Federal financia a construção e a compra dos imóveis por parte das famílias. As prefeituras fazem o cadastro de possíveis beneficiados.
Herculano
20/01/2014 06:17
DOCUMENTO MOSTRA COMO ALSTOM DISTRIBUIU PROPINA

Contrato de estatal de SP envolveu pasta de Energia e 3 diretorias de gestão tucana. Divisão do suborno é indicada em papel apreendido na França e decifrado por ex-vice presidente da empresa, revela nesta segunda feira a principal manchete do jornal Folha de S.Paulo em texto de Mário César Carvalho e Flávio Ferreira

Um documento apreendido na sede da Alstom, na França, indica que integrantes da Secretaria de Energia e três diretorias da EPTE (Empresa Paulista de Transmissão de Energia) foram subornados para que a companhia obtivesse em 1998 um contrato de US$ 45,7 milhões (R$ 52 milhões, em valores da época) com a estatal na gestão de Mário Covas (PSDB).

Até agora, a Polícia Federal só havia chegado até o intermediador da propina, o lobista Romeu Pinto Jr., que admitiu ter recebido recursos da Alstom para pagar suborno, mas alegou desconhecer os destinatários. Ele sustenta que entregou os valores a motoboys enviados por pessoas que não conhecia.

O documento traz detalhes da divisão e do caminho do dinheiro. Segundo o papel, a Secretaria de Energia, chamada de "SE", recebeu 3% do contrato (R$ 1,56 milhão). Já as diretorias financeira, administrativa e técnica da EPTE aparecem como destinatárias de 1,5% (R$ 780 mil), 1% (R$ 520 mil) e 0,13% (R$ 67,6 mil), respectivamente.

À época da assinatura do contrato, em abril de 1998, o secretário de Energia era Andrea Matarazzo, que ocupou o cargo por seis meses. Ele nega ter recebido propina.

O documento menciona os destinatários do suborno por meio de siglas. "SE" era a forma como a Alstom chamava a Secretaria de Energia em comunicações internas, segundo papéis do inquérito da PF. As diretorias são designadas pelas siglas DF, DT e DA.

A Folha consultou Jean-Pierre Courtadon, que foi vice-presidente da Alstom-Cegelec, e ele confirmou que DA, DT e DF costumavam designar diretorias administrativas, técnica e financeira.

Courtadon é investigado no Brasil sob suspeita de ter repassado propina, o que ele nega. Apuração na Suíça concluiu que ele não fez repasses a políticos e inocentou-o.

Entre 1998 e 1999, as diretorias administrativa, técnica e financeira da EPTE eram ocupadas por Carlos Eduardo Epaminondas França, Sidney Simonaggio e Vicente Okazaki, respectivamente. Como as negociações para o contrato se estenderam por anos, não dá para saber se o documento designa esses diretores ou outros.
Herculano
20/01/2014 06:10
TRUQUES & RISCOS, por Aécio Neves, senador, virtual candidato do PSDB à presidência da República em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira.

O conhecido "jeitinho brasileiro" ameaça ganhar status de política de Estado, tal a frequência com que tem sido usado como estratégia de repaginação dos indicadores macroeconômicos. Os exemplos vão se acumulando, dia a dia.

Para calcular a inflação, nada melhor que contar com o controle político sobre preços administrados em setores estratégicos. E por que não atrasar a transferência de R$ 7 bilhões a Estados e municípios, inclusive recursos voltados para a saúde pública, prejudicando milhões de brasileiros, para dar a impressão de que cumpriu-se o superavit primário?

A inventividade do governo parece não ter limites.

É preciso reconhecer a habilidade dos truques contábeis e o uso de artifícios para melhorar a performance das contas públicas. Se há brechas legais, parece que a ordem é aproveitá-las.

Neste campo instalou-se um autêntico vale-tudo, como a estarrecedora operação da Caixa Econômica Federal, ainda sob grave suspeição, na transferência de recursos de contas de caderneta de poupança pretensamente inativas para engordar o seu balanço. É a velha tática: "se colar, colou"...

O resultado da economia brasileira certamente seria melhor se o esforço gasto em maquiar números fosse efetivamente aplicado no aperfeiçoamento da gestão. Instituições que guardam histórico compromisso com o rigor, a transparência e o profissionalismo, como o Banco Central, estão cada vez mais isoladas diante do descontrole fiscal generalizado e, não por acaso, patinam na implementação do ajuste necessário para amenizar o ambiente inflacionário.

"Estamos no limiar de um novo ciclo econômico do Brasil", disse o ministro da Fazenda, para justificar o injustificável. A verdade é que, infelizmente, o Brasil está perdendo oportunidades preciosas de ativar o seu crescimento, como a Copa, pródiga em promessas de realizações e pífia em resultados, até o momento.

Os investimentos em infraestrutura são praticamente inexistentes, em face ao que foi prometido. Em termos de desempenho, o que temos a mostrar à comunidade internacional, para nossa vergonha, é o segundo pior crescimento na América do Sul, atrás apenas da Venezuela.

A desconfiança generalizada da sociedade não é uma peça ficcional criada pelos críticos do governo, mas o resultado de uma gestão ineficaz, pouco transparente e incapaz de reintegrar o país a uma rota de desenvolvimento e de ampliação das conquistas sociais.

É urgente agir, com coragem e responsabilidade, para não permitir que o país retroceda e coloque em risco as conquistas que nos trouxeram até aqui.

Uma das principais, a credibilidade, nem mesmo o "jeitinho brasileiro" foi capaz de assegurar. Esta, infelizmente, já perdemos.
Sandra
19/01/2014 21:29
Realmente não existe comunicação na prefeitura de Gaspar, a nossa diretora geral da sáude Sra Beth, e a Secretaria de Saúde Sra Marcia, com o diretor Departamento Pessoal Sr Cleber eles não se entendem, um manda nós trabalhar e oferece uma serie de benefícios, trabalhamos e honramos com o pactuado com a Sra Beth, no dia 14 o Sr Cleber não autorizou os pagamentos das nossas horas, e ainda por cima quer dar falta, a Sra Marcia nada diz e nada comenta, a Sra Beth pegou férias, e o Sr Cleber diz que não ira realizar os pagamentos e irá descontar, um absurdo pois trabalhei e não vou receber, e sim terei descontos !!! Sr Cleber enquanto você estava curtindo as férias eu estava trabalhando. Na secretaria de saúde não se entende nada, uma desorganização !! Vamos organizar, e ser claros e transparentes !!!
Juju do Gasparinho
19/01/2014 20:05
Prezado Herculano:

O Silvano Caetano pergunta: "Que tal um rolezinho na biblioteca?"
Eu: Que tal um rolezinho no Palácio da DilmANTA?
O Gilberto Carvalho e a Maria do Rosário receberão a todos de braços abertos, pode apostar! Porque o rolezinho é armação petista.
É a metamorfose dos black bloc.
sidnei luis reinert
19/01/2014 17:35
MENTIRAS, FRAUDES E DESCALABROS DO PT
Nas mentiras de Lula, Dilma e dos petistas, só existem 7,3 milhões de brasileiros desempregados e grande parte da massa ignara e embrutecida pela própria ignorância, saltou para a tão sonhada classe média.


Pior é que tem gente da imprensa vermelha muito bem remunerada e até mesmo doutores muito bem catequizados, repetindo a mentira petista de que faz parte da classe média brasileira, quem ganha de R$ 291 à R$ 1.019 por mês.

Imagine você, leitor, a que ponto de miséria intelectual, moral e econômica, o PT quer nos condenar. Ora, não se pode aferir uma classe social apenas pela sua capacidade de consumir uma cesta básica ou de contrair dívidas na compra de pequenos objetos. É necessário aferir um conjunto de covariáveis ao poder aquisitivo, tais como, o nível educacional, cultural, informacional, estabilidade de renda, dos ativos e disponibilidades de posses e haveres.

Identificar um assalariado analfabeto ou analfabeto funcional, que ganha 2 salários mínimos como classe média é um atentado à inteligência. Ele poderia ganhar R$ 5 mil por mês, mas se não tiver acesso aos livros, à informação e aos bens culturais, continuará na base do obelisco social.

Aos padrões do mundo civilizado e culturalmente aparelhado, classe média-média é aquele que ganha pelo menos U$ 129 mil dólares por ano e que tem ativos (casa, carro, bens) avaliados em pelo menos U$ 1 milhão de dólares. Já a classe média alta é quem ganha acima disso e tem pelo menos U$ R$ 2 milhões em posses e haveres. Portanto, quem ganha de R$ 191 à R$ 1.019 por mês, apenas sobrevive de ilusões e rezas, sabe-se lá como.

LIQUIDANDO DE UMA VEZ POR TODAS A MENTIRA PETISTA QUE OS TOLOS E ADESTRADOS REPETEM POR AÍ:

Pesquisa recente do IBGE indica que o Brasil tem 159,1 milhões de pessoas com idade de trabalhar. Ocorre que 61,3 milhões de brasileiros não trabalha, nem procura emprego e não entra nas estatísticas oficiais do desemprego do PT. Isso corresponde a 38,5% da população com idade de trabalhar e equivalente à soma do total da população de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A pesquisa revela ainda que a imensa maioria dos desocupados brasileiros não concluiu sequer o ensino fundamental. Eis o Brasil nosso a caminho do abismo econômico e social.

Lula e Dilma com seus bandos de delinquentes de estimação deixarão a Nação devendo mais de R$ 3 trilhões; já quebraram a Petrobrás, a Eletrobras e continuam dilapidando os cofres públicos, o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica.

Não há saída, leitor: ou removemos o PT do poder nas próximas eleições, ou o PT deixará o Brasil completamente falido, arruinado e com a metade da população desocupada e viciada na esmola do dia.
sidnei luis reinert
19/01/2014 14:55
Promotoria entra com ação contra Prefeitura de SP,(GESTÃO KASSAB) e Instituto Lula.
Prefeitura cedeu, sem concorrência, terreno para instalação do Instituto Lula por 99 anos.

http://www.folhapolitica.org/2014/01/promotoria-entra-com-acao-contra.html
sidnei luis reinert
19/01/2014 13:56
O PT precisa fazer, urgentemente, uma aliança eleitoral com o Facebook ou com o Twitter ? e não com o PMDB e demais partidos da base amestrada, se quiser não perder a reeleição de forma fragorosa. Nas redes sociais, a petralhada leva muita pancada, em suas maiores fragilidades: o Mensalão (e tudo ligado a corrupção), a inflação (e tudo a ver com o aumento dos preços e do custo de vida) e a falta de credibilidade no exterior (que gera notícias negativas, aumento do dólar, fuga de investidores e retirada de apoio de quem poderia bancar a milionária campanha).

A petralhada sobre uma pressão $urrealista. Assim mesmo, escrita com o cifrão. O símbolo foi adotado por um movimento no Facebook. O $urreal ganha fama denunciando os aumentos abusivos de preços no País da Copa da Fifa. A página ?Rio $urreal ? Não Pague? apresenta motivos reais para deixar qualquer um PT da vida... Um prato de strogonoff a R$ 80, misto quente a R$ 30, banana com sorvete a R$ 31 e croissant a R$ 14 estão entre os valores extorsivos cobrados no Rio de Janeiro. Eis a economia ?Real?...

Sorte nossa que, mesmo mobilizada por uma espécie de fundamentalismo político, beirando o fanatismo pseudorreligioso, a petralhada é facilmente detonada na Era dos Smartphones. Os seguidores do petismo perdem a guerra on line ? embora tenham um caríssimo exército de militantes mobilizado para atacar e defender na internet. Só ontem, José Genoíno, José Dirceu, Marta Suplicy, Dilma Rousseff e o sumido Presidentro Lula apanharam muito nas redes sociais.

Os petralhas tentam contra-atacar as derrotas políticas reais, no mundo virtual, criando factoides. Nos recentes tempos das manifestações de ruas, manipularam seus amestrados Black Blocks para exibir truculência e esvaziar os protestos. Agora, a malandragem de ocasião é o ?rolezinho?. Os tais movimentos sociais mobilizam seus seguidores e eles marcham para a gloriosa luta de classes contra os tais ?ricos que se divertem nos templos de consumo proibidos pobres?. O ato de terror psicológico funciona. Shoppings recorrem à Justiça ou fecham as portas ? prejudicando todo mundo. A insensatez da politicagem petralha consegue uma vitoriazinha de pirro.

O que a petralhada mais teme é que o troco venha na reeleição. A vaca vai para o brejo com a mistura fatal de Mensalão, Inflação e descrédito geopolítico. A perda de sustentação da Oligarquia Financeira Transnacional ? que manda nos negócios do mundo e controla o Brasil ?iguala os petralhas aos perus na Natal. Eles já morrem de véspera. Por isso, o desespero os leva à gritaria. Na proximidade do previsível desastre de outubro, o pânico dos petralhas será ainda maior. A deslealdade, a falta de ética e o grau de mentiras também aumentarão até a eleição perdida.
Herculano
19/01/2014 13:04
O curioso caso do "clube de mães" responsável por obras de infraestrutura no Maranhão, por Lauro Jardim, de Veja

O governo Roseana firmou dois convênios em 2012, no valor de 3 milhões de reais, com o Clube das Mães Nossa Senhora das Graças para organizar a licitação e contratar a empresa que ficaria responsável por melhorias num caminho de acesso e no sistema de abastecimento de água.
Aurélio Marcos de Souza
19/01/2014 12:21
Herculano, lendo esta nota na coluna do Moacir Pereira, e somada o desconto efetivo de 11% da contribuição providenciara realizado quando do pagamento dos honorários assistências, realizado pela OAB/SC, tenho que algo esta errado.
Pois do advogado que realizou a defensoria isto foi e é descontado, conforme consta nos recibos de pagamentos a nós encaminhados.

"Procuradoria do Estado contesta notificação de 70 milhões da Receita Federal

Procurador Geral do Estado, João Martins Neto, contestou notificação de 70 milhões de reais da Receita Federal aplicada ao governo estadual e a OAB-SC, relativa à não contribuição previdência dos pagamentos pela Defensoria Dativa. Além de farta jurisprudência, a contestação apontou paradigmas em outros Estados e outras categorias profissionais"

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2014/01/18/procuradoria-do-estado-contesta-notificacao-de-70-milhoes-da-receita-federal/?topo=67,2,18,,,67
Herculano
19/01/2014 12:11
AUTORIA, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S.Paulo.

O PSB atribui ao ex-presidente Lula o ataque a Eduardo Campos, chamado de "tolo" e "playboy mimado".

O partido acha que em breve ele vai desautorizar a manifestação. Por ser um mestre na arte de morder e assoprar.
Herculano
19/01/2014 12:09
QUEM PAGOU A CONTA DOS DESATINOS ECONÔMICOS E FISCAIS DO GOVERNO DE DILMA VANA ROUSSEFF E DO PT?

Uma reportagem na edição deste domingo do jornal O Estado de S.Paulo e assinada por Alexa Salomão, responde. Estados e municípios perderam cerca de R$ 23 bi com desonerações do IPI. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, essa foi a perda desde 2009 do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, de Gaspar, ainda é até meados de fevereiro o presidente do Fecam - Federação Catarinense dos Municípios. Mas, sobre este assunto, que ele próprio sente na pele, nem um pio, a favor de Gaspar e dos demais prefeitos catarinenses. E por que? Para não contrariar o seu partido, o seu governo. E Zuchi até foi a Brasília como representante da Fecam, mas para fazer número, ou para jogar baldes de água fria nos pedidos dos prefeitos daqui, no papel de aparelhar a Fecama favor das trapalhadas do seu partido.
Herculano
19/01/2014 11:56
SITE CONTAS ABERTAS MOSTRA O RALO DOS POLÍTICOS E GESTORES PÚBLICOS COM O NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS. GASTOS COM CARTÃO CORPORATIVO CHEGARAM A R$ 61,8 MILHÕES EM 2013

O texto é de Dyelle Menezes e Marina Dutra. Os gastos com o chamado "cartão corporativo" do governo federal continuam a crescer. As despesas atingiram R$ 61,8 milhões em 2013. Apesar de próximo, o montante é maior do que os R$ 59,6 milhões de 2012 e R$ 58,7 milhões de 2011. Os gastos foram elevados em metade dos 24 órgãos que utilizam o cartão.

As despesas por meio do cartão subiram na Presidência da República e nos ministérios da Justiça, Educação, Planejamento e Defesa. Também estão na lista de aumentos as pastas do Trabalho, Minas e Energia, Integração Nacional, Comércio Exterior, Pesca, Relações Exteriores e Desenvolvimento Social.

A campeã de dispêndios em 2013 foi a Presidência da República. Ao todo foram gastos R$ 18,1 milhões no ano passado, contra os R$ 17,7 milhões de 2012. A maior responsável pelas despesas da Presidência é a Agência Brasileira de Inteligência (Abin): do total, R$ 11,2 milhões ou 60% do gastos foram realizados pela Pasta.

Os gastos da Abin, assim como grande parte dos dispêndios do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, que desembolsou R$ 5,6 milhões por meio do cartão no ano passado, são considerados secretos. Segundo o Portal da Transparência, as informações são protegidas por sigilo, nos termos da legislação, para garantia da segurança da sociedade e do Estado.

O Ministério da Justiça, que ocupa a segunda posição no ranking dos órgãos que mais gastaram com cartão corporativo, aumentou em 8,5% seus dispêndios em 2013. Os valores passaram de R$ 11 milhões em 2012 para R$ 11,9 milhões no ano passado. Os gastos se concentram no Departamento de Polícia Federal (R$ 10,3 milhões) e no Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (R$ 1,3 milhão).

Em valores absolutos, o maior crescimento, no entanto, foi no desembolso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os gastos com o cartão foram elevados em R$ 1,4 milhão. Os valores chegaram a R$ 6,5 milhões no ano passado. Quase a totalidade dos gastos foi utilizada pelas diversas unidades estaduais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 12 anos, o governo federal destinou R$ 537,8 milhões para pagamentos efetuados com os cartões que, em regra, só deveriam ser usados em despesas excepcionais ou de pequeno vulto. O recorde de gastos ainda é do último ano de mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010, quando R$ 80 milhões foram desembolsados com os cartões.

50% dos gastos são sigilosos A cultura do sigiloso nos gastos com cartão corporativo também é crescente. Em 2013, quase 50% dos gastos do cartão corporativo foram realizados de maneira sigilosa. O percentual equivale a R$ 29,6 milhões. No ano passado, as despesas também representaram parte significativa dos gastos: 47% dos R$ 59,6 milhões desembolsados foram de maneira sigilosa.

Apenas um servidor gasta mais de R$ 100 mil Tendo como base os gastos por portador, o servidor que ocupa a primeira posição é Bruno José Costa Schettino, que pagou R$ 105,2 mil por meio do cartão. O funcionário trabalha no Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá, no Mato Grosso. A unidade gestora é vinculada ao Comando do Exército do Ministério da Defesa.

Em segundo lugar está João Monteiro de Souza Junior da Unidade Estadual do IBGE no Amazonas, vinculada ao Ministério do Planejamento. Ele fez uso de R$ 97,5 mil. Os recursos, conforme o portal da transparência do governo federal, foram utilizados em forma de saque. Constam 97 saques de R$ 1 mil e um de R$ 500,00.
Veja mais em http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/7568#sthash.96N6MSfq.dpuf
- See more at: http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/7568#sthash.96N6MSfq.dpuf
Herculano
19/01/2014 11:47
ALERTA VERMELHO, por Ilimar Franco, de O Globo

A paciência do governo está chegando ao limite com o presidente do Atlético Paranaense, Mario Petraglia. A obra da Arena da Baixada está enroscada. A presidente Dilma e o ministro Aldo Rebelo (Esportes) trataram do assunto na semana passada. O governo não pode recorrer à construtora. Ela é de amigos do cartola. O estádio, que deve receber quatro jogos, pode sobrar.
LUCIANO DA CUNHA
19/01/2014 08:17
REFORÇO AO QUE FALEI A RAFAELA

18/01/2014 | 10h00

Menino de 11 anos é flagrado dirigindo caminhonete em Salete, no Alto Vale
Pai da criança estava no banco do carona

Enviar para um amigo
Comentar0CorrigirImprimirDiminuir fonteAumentar fonte
Uma criança de 11 anos foi flagrada pela Polícia Militar dirigindo um carro na localidade de São Luiz, em Salete, Alto Vale do Itajaí, no final da tarde de sexta-feira. O menino dirigia uma caminhonete Pajero em companhia do pai, que estava no banco do carona. A Polícia Militar Rodoviária foi chamada para atender a ocorrência.

O pai recebeu duas multas gravíssimas - uma por entregar o carro a alguém não habilitado e outra pelo condutor não ter habilitação - e ainda vai responder a um Termo Circunstanciado, no qual deverá se explicar à Justiça o por que deixou o filho dirigir.

AINDA A PUNIÇÃO É FRACA.SEGUE O LINK ORIGINAL DO SANTA:http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/01/menino-de-11-anos-e-flagrado-dirigindo-caminhonete-em-salete-no-alto-vale-4393904.html
LUCIANO DA CUNHA
19/01/2014 08:08
PARA RAFAELA

A CULPA NÃO É DO ELEVADO MAL FEITO PELO ZUCHI,

A CULPA É DOS MOTORISTAS QUE NÃO RESPEITAM AS LEIS DE TRANSITO,DESDE QUE TENHO A HABILITAÇÃO JAMAIS VOCÊ PODE BEBER E DIRIGIR E AGORA OS PTISTAS MUDARAM A LEI,

QUE NÃO PODE BEBER E DIRIGIR PUNIÇÃO 1.500,00 REAIS DE MULTA, CRIME AFIANÇAVEL,

AI QUE ESTA O PROBLEMA O VALOR DA MULTA É MUITO BAIXO,EXEMPLO UMA MÉDICA BEBADA EM SÃO PAULO ATROPELOU 9 PESSOAS MULTARAM ELA EM 1.500,00 REAIS, MAS O CARRO QUE ELA DIRIGIA É UMA RANGER ROVER AVALIADO EM 400.000,OO MIL REAIS PRA ELA 1.500,OO REAIS É COMO 15,00 REAIS PRA NÓS.

O POVO NÃO RESPEITA MAIS PORQUE A PUNIÇÃO É FRACA E FALTA DE PESSOAS PRA FISCALIZAR, A PUNIÇÃO DEVERIA SER DE 30% DO VALOR DO CARRO NÃO TENDO COMO PAGAR O CARRO É CONFISCADO E VENDIDO PRA PAGAR AS CUSTAS MÉDICAS OU PAGAR A CONTRATAÇÃO DE POLICIAIS,BOMBEIROS OU ATÉ EQUIPAMENTOS PRA POLICIA E BOMBEIRO.

E QUEM É QUE FAZ AS LEIS? ENTÃO A CULPA AINDA É DO GOVERNO QUE INFELIZMENTE É PT.
Herculano
19/01/2014 06:50
DIREITO DOS MANOS, por Claudio Humberto

O presidiário José Dirceu é suspeito de usar celular na Papuda. O número é palpite para jogo do bicho: 171747013. Se atender, desligue
Herculano
19/01/2014 06:49
O SUS NÃO ATENDE E PAGA MAL PROCEDIMENTOS, MÉDICOS E HOSPITAIS. FALTAM MÉDICOS E HOSPITAIS, ESCOLAS, SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA, MAS NÃO FALTAM ESPERTEZA E DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS PARA COBRIR MILHÕES DE REAIS EM DESPESAS PARA A COPA DA FIFA.

Contratos foram modificados em 2009. Em 2007, quando o Brasil foi anunciado como sede do Mundial, conta era responsabilidade do Comitê Organizador Local que tem Ronaldo e Bebeto como garotos propaganda.

A manchete de capa é do jornal Folha de S.Paulo. O texto é de Juca Kfouri, colunista e Bernardo Itri, do Painel Futebol Clube. Os governos das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 assumiram despesas que deveriam ser bancadas pelo Comitê Organizador Local do Mundial, órgão subsidiário da Fifa.

A conta repassada pelo COL a Estados e cidades é de até R$ 870 milhões. É o que mostram contratos firmados para a realização da Copa no Brasil obtidos pela Folha.

Esse custo, inicialmente privado, foi empurrado para o poder público por meio de contratos aditivos datados de 2009, dois anos após a escolha do Brasil como sede.

O montante se refere ao aluguel de estruturas provisórias do entorno dos estádios, à realização dos sorteios do Mundial e à instalação do centro de mídia da Copa.

Em 2007, foi firmado entre COL e Fifa o "Hosting Agreement", que trata da organização da Copa e dos eventos relacionados à competição.

Neste contrato, estão descritas as obrigações do COL.

O acordo previa que o órgão deveria arcar com diversos custos relacionados aos estádios, como o fornecimento de tecnologia da informação, de cercas para isolamento, de infraestrutura de mídia, de controle de acesso dos torcedores, entre outros.

Mas o custo com esses materiais, hoje chamados de estruturas complementares dos estádios, foi repassado às sedes do Mundial por meio de contratos aditivos.

As sedes da Copa, que em 2007 haviam assinado o "Host City Agreement" e o "Stadium Agreement", acordos para sediar a Copa, tiveram que firmar esses contratos aditivos em 2009.

"Se não assinássemos os aditivos, nós estaríamos declinando de ser sede da Copa", afirma Ney Campello, secretário da Copa na Bahia.

Na Copa das Confederações, essas estruturas complementares custaram R$ 214 milhões às sedes. Para o Mundial, os governos locais preveem gasto de R$ 50 milhões por cidade: mais de R$ 600 milhões. Assim, o custo total pode chegar a R$ 814 milhões.

R$ 56 MI COM EVENTOS

Não foi apenas o custo das estruturas complementares que o COL repassou às sedes. A realização dos sorteios da Copa também deveria ser paga pelo comitê.

Tanto o sorteio preliminar da Copa, em 2011, quanto o sorteio dos grupos do torneio, em dezembro de 2013, foram bancados essencialmente com dinheiro público.

A Prefeitura do Rio desembolsou R$ 30 milhões para promover o sorteio preliminar da Copa-2014.

Já o sorteio final aconteceu na Costa do Sauípe e foi bancado pelo governo da Bahia, com gasto de R$ 26,4 milhões.

Outra responsabilidade descrita como do COL no "Hosting Agreement" e repassada ao poder público foi a instalação do IBC (International Broadcast Centre), centro de mídia do Mundial.

O comitê firmou um outro contrato com a Prefeitura do Rio, no qual transfere essa atribuição ao governo municipal. A sede escolhida foi o Riocentro, e, como a gestão do local foi repassada à iniciativa privada, a princípio não haverá aporte de dinheiro público na estrutura.

A GL Eventos, concessionária que gere o Riocentro, diz estar investindo R$ 200 milhões - valor que poderia ser bancado pela Prefeitura do Rio. Desse aporte, aliás, o BNDES aprovou financiamento de R$ 87 milhões.
Herculano
19/01/2014 06:30
MARINA E CAMPOS ACERTAM IGNORAR "INTRIGAS DO PT", por Claudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Após virar alvo de ataques de petistas nas redes sociais, o governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) firmou pacto com Marina Silva para impedir que a boataria do PT venha a romper a aliança PSB-Rede. Num encontro em São Paulo, antes de viajar para uma visita ao Banco Mundial, em Washington, Campos disse à Marina que o movimento para afastá-los deve intensificar com chegada das eleições.

Programa
Durante a conversa, Campos e Marina também trataram dos princípios do programa de governo, que deverá ser lançado no dia 31 de janeiro.

Modéstia
Quem conversa com Eduardo Campos constata que ele não apenas acha que tem chances, mas "certeza absoluta" de que será presidente.
Herculano
19/01/2014 06:25
E NÓS PAGANDO ESTA CONTA COM OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS I

Reforma de Dilma põe em jogo mais de 5.000 cargos, faz como manchete o jornal Folha de S.Paulo.

No texto, Gustavo Patu, da sucursal de Brasília do jornal, afirma que numa administração em que os postos comissionados estão entre os mais numerosos do mundo, a reforma ministerial desenhada hoje pela presidente Dilma Rousseff afetará mais de um quinto dos cargos de livre nomeação do governo federal.

Levantamento feito pela Folha mostra que, nas oito pastas em que a saída do titular é praticamente certa, estão abrigados e sujeitos à troca algo como 5.100 cargos do tipo DAS (Direção e Assessoramento Superiores).

Essas vagas permitem acomodar, conforme a conveniência do ministro ou do Palácio do Planalto, servidores públicos, especialistas da iniciativa privada e apadrinhados políticos, sem exigência de concurso, qualificação ou experiência para a função.

O número de nomeados potencialmente envolvidos na reforma se aproximará dos 6.000 se, como é considerado provável, o petista Aloizio Mercadante, hoje na pasta da Educação, for o escolhido para substituir sua colega de partido Gleisi Hoffmann na Casa Civil.

Ao todo, o Executivo federal conta com 22,6 mil cargos DAS ocupados, segundo dados de outubro do ano passado. Isso significa, em média, 1 em cada 26 servidores civis, mas as proporções podem ser muito mais dramáticas dependendo da pasta.

Entre os ministérios que passarão em breve por uma troca de comando, o maior número de nomeados, 1.925, está na Saúde de Alexandre Padilha, que deixará o posto para concorrer ao governo de São Paulo pelo PT.

Trata-se de 3,5% do quadro de pessoal do ministério, uma parcela não desprezível, ainda mais porque é composta por cargos estratégicos - secretários de Estado, chefes de gabinete, diretores, gerentes.

O percentual chega aos 44,7% no Turismo, cujo titular atual, Gastão Vieira (PMDB), deve tentar um novo mandato de deputado federal pelo Maranhão.

Criada no governo Lula, a pasta conta com apenas 521 servidores, segundo dados do Portal da Transparência do governo federal, dos quais 233 são do tipo DAS
Herculano
19/01/2014 06:21
E NÓS PAGANDO ESTA CONTA COM OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS II

Em ano eleitoral, Dilma supera Lula e vai abrigar dez partidos no ministério, dá como manchete o jornal O Estado de S.Paulo.

O repórter João Domingos da sucursal de Brasília, escreve que forçada a abrir vagas em sua equipe para abrigar cada vez mais aliados, além de ter de manter os espaços dos que já a acompanhavam, a presidente Dilma Rousseff baterá um recorde neste ano eleitoral. Quando concluir a reforma ministerial que pretende fazer nas próximas semanas, a Esplanada deverá contar, pela primeira vez, com titulares de 10 partidos diferentes.

Dilma já tinha empatado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no número de partidos aliados que integram o seu primeiro escalão: nove. Com a saída do PSB, em setembro, passou a contar com oito legendas na base. Na reforma, pretende contemplar o recém-criado PROS e o PTB, o que fará o número de aliados com espaço na Esplanada chegar aos dois dígitos.

Trata-se de mais um recorde de Dilma nesta seara. Ela já havia antes alcançado o maior número de ministérios em um governo, pois criou as pastas da Aviação Civil e da Micro e Pequena Empresa. Esta última, dada ao PSD. Recebeu, assim, 37 pastas de Lula e hoje está com 39
Herculano
19/01/2014 06:16
CAIU A FICHA, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo

Na segunda-feira o empresário Eike Batista voou de São Paulo para Nova York na primeira classe da American Airlines.

Há alguns meses ele tinha uma frota de quatro aviões e dois helicópteros.
Rafaela
18/01/2014 21:56


SUSTO



Sr. eu estive hoje eram umas 16h 00m pela parte da tarde me dirigindo do Bairro; Coloninha sentido Centro e ao passar ao elevado no topo da corcova encontrei me com uma caminhoneta em velocidade acima do normal, invadindo a pista contraria em minha direção, o Sr. faz ideia do susto.
Eu sei que irão falar esse assunto é recorrente, após tragédia, mas veja é necessário e urgente um redutor de velocidade pois do contrario novas tragédias e anunciadas irão acontecer.
Herculano
18/01/2014 21:31
ME ENGANA, por Carlos Brickmann

Não leve a sério essa história de que o PMDB está disposto a deixar o Governo Federal por não ter conseguido o sexto ministério. O PMDB é coerente: sempre no Governo. Se a oposição vencer as eleições, o PMDB continua no Governo como se nada tivesse acontecido. A oposição pode ir para o Governo, os governistas podem ir para a oposição, mas o PMDB continua onde sempre esteve. Os peemedebistas, pessoas educadas, de fino trato, sabem que é feio morder a mão que os alimenta.

E, considerando-se que Dilma Rousseff é favorita na disputa, é mais fácil o Fluminense ser rebaixado do que o PMDB mudar de lado.
Herculano
18/01/2014 21:30
VADA A BORDO, CAZZO, por Carlos Brickmann

O comandante é o último a abandonar o navio? Nem sempre: o comandante Francesco Schettino foi um dos primeiros a cair fora, quando o seu Costa Concordia começava a naufragar. O capitão Gregorio de Falco, da Guarda Costeira, indignou-se e mandou Schettino voltar ao navio. Vada a bordo, cazzo! - bradou. Schettino, cazzo, fingiu que não ouviu. Os passageiros que se danassem.

Mudemos de assunto. O presídio de Pedrinhas, no Maranhão, teve rebeliões sucessivas, o crime organizado tomou conta de tudo e promoveu assassínios com requintes de crueldade. O ministro da Justiça, esquecido de que seu partido está no poder há onze anos, reclama que o sistema penitenciário brasileiro é "medieval", e diz que preferia morrer a ficar preso. Ele, a propósito, é o chefe do Departamento Penitenciário Nacional, que deveria cuidar do assunto.

Os rolezinhos se multiplicam e ameaçam transformar-se numa crise política - e numa crise se transformarão assim que alguém perder a cabeça e for para o confronto físico. E a segurança da Copa, que está sendo discutida, de que forma será equacionada?

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sabe perfeitamente o que fazer: como o comandante Schettino, abandonar o barco o mais rapidamente possível, antes que o naufrágio se complete, e deixar claro que tê-lo ou não como ministro da Justiça não faz a menor diferença. Cardozo descansou nos feriados de fim de ano, tirou férias entre 2 e 6 de janeiro, e, a partir de sexta, tira mais oito dias de folga. Volta dia 26.

E até agora, no Governo, ninguém lhe gritou Vada a bordo.
Pagando Brabo
18/01/2014 20:55
O problema de todas estas obras públicas irregulares é um , esta irregular fecha, regulariza depois abre. ponto final.
Vamos analisar, Prefeitura irregular, Fórum de Gaspar irregular, bom ai é até uma piada de mal gosto, pois quem exige que se cumpra a lei não a cumpre, escolas e Cdis irregulares, todos os postos de saúde, feira livre, farmácia básica, ginásio do bela vista, biblioteca publica, Secretaria de saúde, secretaria de Educação, Turismo, assistência social, olha se duvidar da para se contar nos dedos das mãos o que é do município que esta regular junto ao Corpo de Bombeiros, não podemos esquecer que também a câmara de vereadores esta irregular perante ao corpo de bombeiros. O que mais me deixa puto é que muitas são obras novas, recem inauguradas, mas se você cidadão comum, quiser fazer funcionar uma simples lanchonete você tem que ter todos os alvarás possíveis e olha que a prefeitura é a primeira a cobrar
Maria Madalena
18/01/2014 20:48
Sé em Gaspar mesmo, para trocar inúmeras vidas de crianças por pavimentação de uma rua. Isto é um absurdo, mesmo.
Isto é vergonhoso.
Juju do Gasparinho
18/01/2014 20:39
Prezado Herculano:

Prévia do PIB tem queda de 0,31% em novembro.
Será que a DilmANTA sabe que isso significa RECESSÃO?
Edmundo Pereira
18/01/2014 20:30
Putz............colocaram água no chopp da vereadora Andreia e dos outros vereadores.
É Andreia não adianta ter a informação e se omitir, isto a iguala a quem sabe e nada faz para resolver. Tá explicado a vice presidência da Câmara de Vereadores.
Parabéns ao denunciante.
Herculano
18/01/2014 20:09
NOVA ENCENAÇÃO

O Dnit anunciou que na segunda-feira inicia as obras de duplicação da BR 470 no Belchior, em Gaspar. Vai fazer a imprensa fazer pela terceira vez mesma manchete em sete meses. E a imprensa vai cair de novo, apesar de ter sido enrolada, enganada e tripudiada até agora.
Herculano
18/01/2014 19:20
PROMOTORIA ADMINISTRA GASPAR

O governo de Pedro Celso Zuchi, PT, como relatei na coluna o caso do Hospital, vira e mexe, só age pela coerção do Ministério Público. É impressionante. A lista é longa. Vai da interdição da ponte Hercílio Luz até a devolução de diárias cobradas irregularmente.

Agora, acabei de dar uma notícia classificando-a como boa. A prefeitura mandou licitar o sistema preventivo para atender exigências mínimas para obter o alvará do Corpo de Bombeiros e garantir a proteção de crianças e adolescência.

Você pensa que isto veio da iniciativa própria da prefeitura? Ou porque ela se sensibilizou diante da grave denúncia feita pela vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Que nada. Outras escolas municipais com o mesmo problema por aqui não tiveram o mesmo tratamento e continuam irregulares sem perspectivas de uma solução.

O que acabo de descobrir na minha rede de fontes? Uma denúncia feita em 27 de maio do ano passado. Então a prefeitura sabia que a chapa estava assando no caso da Escola Mônica Sabel e tratou de resolver pontualmente o problema.

Veja o que a Ouvidoria recebeu

Relatório dos bombeiros apresenta escolas em situação irregular na Cidade de Gaspar - No Inicio do ano de 2013, a vereadora Andreia Zimmermann Nagel no Município de Gaspar solicitou ao Corpo de Bombeiros com sede no Município a real situação de prevenção das escolas no município, sendo que o Corpo de Bombeiros elaborou um levantamento com base em informações de vistorias feitas nos últimos meses nas instituições de ensino do Município.

Ocorre que Corpo de Bombeiros relatou que 3 (três) escolas da rede municipal estão em situação irregular a saber, Escola Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda,Escola Dolores Krauss, no bairro Figueira, e Escola Luiz Franzói, no bairro Bateias. Também relatou que outras 4 (quatro) precisam de ajustes menores e têm a situação definida como de fácil regularização. E que apenas 7 (sete) escolas estão regularizadas. Mais três escolas da rede estadual e duas da rede privada apresentam situação irregular.

O subtenente José Marildo de Azevedo, do Corpo de Bombeiros de Gaspar, informou que as situações mais preocupantes estão na Escola Municipal Norma Mônica Sabel (escola com dois pavimentos e sem saída de incêndio para o segundo andar)e no Colégio Universitário - Particular (Educandário com dois pavimentos e sem saída de incêndio para o segundo andar), nesses casos a adequação é mais complexa.

Nas outras escolas, o Bombeiro explica que a regularização depende de ajustes menores, como instalação de mais extintores ou sinalização. Apesar da situação regular de algumas instituições de ensino, nenhuma delas atende a todas as exigências dos bombeiros, que vão desde o projeto preventivo até a expedição do habite-se. Apenas a rede municipal de ensino fundamental conta com 4,5 mil alunos matriculados.

Ocorre que mesmo em posse de tais informações a nobre vereadora ou mesmo seus pares na câmara de vereadores nada fizeram para fazer com que as irregularidades fossem sanadas. Muito pelo contrário apos tais informações a vereadora Andreia silenciou, posto que logo em seguida a mesma recebeu a noticia que uma rua a seu pedido receberia pavimentação. Temos que a necessidade do Ministério Público intervir junto a todos os educandários no Município de Gaspar para que estes regularizem sua situação de segurança, sob pena de termos um episodio como o de Santa Maria.
Herculano
18/01/2014 19:01
QUEM DIRIA

A Caixa Econômica caiu no conto do bilhete premiado. E é esta gente que administra o Brasil
Herculano
18/01/2014 18:53
O BRASIL DOS BANDIDOS. DOS POLÍTICOS OS BANDIDO QUE LEGITIMAMOS NO PODER PELO VOTO NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA FEITA DE UMA MAIROIA DE IGNORANTES, ANALFABETOS, MAL INFORMADOS, MAL FORMADOS, MANIPULADOS E MEDROSOS.

Olha só esta. Novidade? A Polícia Federal prendeu neste sábado, 18, em Estreito (MA), o suplente de deputado federal Ernesto Vieira Carvalho Neto, suspeito de integrar uma quadrilha que teria desviado R$ 73 milhões da Mega Sena, jogo de loteria da Caixa Econômica Federal. Uma operação contra o suposto esquema foi deflagrada pela Polícia Federal

Ernesto Vieira Carvalho Neto disputou a vaga de deputado em 2010 pelo PMDB do Maranhão na chapa da governadora Roseana Sarney (PMDB).
Silvano Caetano
18/01/2014 16:24
Que tal um rolezinho na biblioteca?

Não sei a quantas andam as coisas aí na sua cidade, mas, por aqui, meu chapa, os filmes do Quentin Tarantino até pareceriam lorotas da Galinha Pintadinha: neguinho tá pitando crack, bordando e matando só pra ver o tombo. Nos dizeres dos malas, tá tudo dominado.

Antes que os chatos de plantão me acusem de branquelo preconceituoso por eu ter utilizado o termo ?neguinho? no sentido pejorativo, aviso logo que não sou segurança de shopping center pra ficar apartando gente de acordo com o grau de melanina na carcaça, não.

O único preconceito que eu possuo ? e eu prometo não melhorar, mamãe ? é musical: eu simplesmente não tolero música ruim com letras sensualizadas, daquelas de se rebolar até o chão. Prefiro ficar de cócoras só para evacuar e pensar na vida. Estou sendo grosseiro, senhora? Grosso mesmo é o calibre das armas que os criminosos andam enfiando na boca da gente hoje em dia.

A onda agora são os rolezinhos de adolescentes nos centros comerciais das grandes cidades. Valendo-se das redes sociais, a molecada se mobiliza para passeios em massa pelos shoppings centers, a fim de se divertirem. Não vejo nada de divertido em caminhar dentro de um prédio gelado a olhar vitrines, comprar camisas 100% algodão a quatrocentos paus cada uma e incrementar a pontuação no cartão de crédito, no SPC e no SERASA.

Usado, mas em bom estado de conservação, eu estou 100% convicto que nos meus idos tempos de juventude a gente se divertia muito mais ao correr atrás de uma bola na rua de casa ou dançar de rostinho colado com as garotas nas festinhas das debutantes. Como diria um cirurgião plástico no auge da droga da sua carreira: nada será como antes.

A polêmica a respeito dos rolezinhos é grande e ? quando ninguém está ocupado demais curtindo a própria fanpage ? tem dominado as resenhas Brasil afora. Há quem enxergue nas ações destemperadas dos administradores, dos seguranças e da PM, preconceito e racismo, principalmente quando os centros comerciais estipulam uma espécie de triagem para decidir quem pode ou quem não pode adentrar o estabelecimento.

Na fazenda do meu finado avô Jarico era assim também: municiados com longas varas de ferrão, os vaqueiros eram brutos exímios na apartação do gado, separando os bezerros bons dos bezerros pesteados. Esses últimos não valiam nem o leite que mamavam, então eram condenados a morrerem de fome. Em matéria de crueldade, sempre fomos hors-concours. O que tinha de vaqueiro fascista nos campos de concentração durante o holocausto foi uma verdadeira farra do boi.

Os lojistas, as dondocas e seus shih-tzus, por outro lado, temem atos de vandalismo, saques ou que os visitantes da ralé (terminologia muito utilizada pela elite dominante) comecem a dançar ali mesmo, entre as fontes luminosas, um funk da periferia, de péssima qualidade. Como eu não gosto de shopping, não gosto do funk fuleiro que toca nas rádios (mas que faz um enorme sucesso entre os ignóbeis ouvintes), não gosto de gastar dinheiro, não gosto das dondocas (aliás, neste boçal contexto, elas são as que menos me satisfazem) e não gosto de cachorrinhos que possuam shampoos melhores do que os meus, eu fico bem à vontade para declarar que este tema pouco me aflige.
Prefiro mais compartilhar o drama da passadeira de roupas que trabalha lá em casa. ?O que é que a gente faz quando descobre que um filho tá roubando, doutor??, ela me pergunta, chorosa e aflita. Ela conta que o pirralho de 13 anos foi um daqueles guris em quem a polícia desceu o sarrafo e prendeu no meio da algazarra ocorrida num dos shoppings mais pomposos da cidade, aquele castelo de lojas chiques que anda cobrando estacionamento por minuto estacionado, atitude antipática que tem causado enorme indignação nos consumidores pés de chinelo (terminologia muito utilizada pelo pessoal do marketing desses shoppings de rico) que bradam nas redes sociais.

Pego de surpresa, fora de ação, eu não sabia exatamente o que dizer a Dona Maria da Piedade. Que Deus tivesse piedade de todos nós? Não. Dona Maria, apesar de muito religiosa, temente a Deus e mais temente ainda a Polícia Militar, carecia de respostas mais objetivas, imediatas. Não sei se é porque eu tenho um semblante apalermado supostamente confiável (mal sabe a pobre coitada da minha cara de predador nu em exercício dentro das quatro paredes) ou se é porque pagava bem por cada mala de roupa passada, mas Dona Maria da Piedade sempre confiava mais do que o recomendável nos meus auspícios.

E como, de fato, eu não fazia (e ainda não faço) a menor ideia de como colocar nos trilhos um adolescente desembestado que resolve debandar para o errado, arrisquei ?Dona Maria, a senhora faça qualquer coisa, menos bater no seu filho? (ela contou que chegaria em casa mais tarde e moeria de pancadas o moleque).

?A senhora utilize de todos os tipos de aconselhamentos persuasivos: chame o pai do menino (se ele um dia possuiu algum), o padre (desde que ele não seja pedófilo), o pastor (desde que ele não seja um estelionatário com oratória perfeita), os amigos (desde que eles não estejam noiados), o professor da escola pública (desde que ele não esteja em greve) ou um escritor de crônicas super criativo (desde que ele não esteja possuído pelo demônio da literatura de autoajuda caça-níqueis). E se puder, Dona Maria (daí abri a carteira e arranquei a maior nota de dinheiro que pude encontrar), compre para eles bons livros (desde que ele saiba ler, é claro).?

Eu paguei Dona Maria e ela me disse ?Deus lhe pague?. Então fiquei a pensar: por que ninguém nunca promove rolezinhos numa biblioteca? Face a book, man. Face a book.

Eberth Vêncio, escritor e médico

Disponível em http://www.revistabula.com/1921-que-tal-um-rolezinho-na-biblioteca/
Herculano
18/01/2014 16:22
TUDO DOMINADO

Lula segue fazendo o que mais gosta: campanha. Agora por candidato à CBF, informa Lauro Jardim, de Veja.

Lula está, sim, trabalhando pela eleição de Andrés Sanchez à presidência da CBF.

Em dezembro, numa reunião no Rio de Janeiro, pediu abertamente por Andrés para um presidente de um clube carioca.
Herculano
18/01/2014 15:42
SHOPPING DE LUXO FECHA EM SÃO PAULO. INTELECTUAIS E MOVIMENTOS DE DEFESA DA RAÇA NEGRA E DOS TRABALHADORES QUERIAM INVADI-LO PARA PROTESTAR EM FAVOR DOS ROLEZINHOS DE JOVENS DA PERIFERIA.

O texto é de Victor Vieira, Fabio Leite e Felipe Cordeiro para o jornal O Estado de S. Paulo. O Shopping JK Iguatemi, um dos mais luxuosos de São Paulo, fechou as portas neste sábado, às 13h45, para evitar que manifestantes entrassem no local. Em plena hora de almoço, seguranças não permitiam que ninguém entrasse ou saísse. O protesto, em apoio aos "rolezinhos", foi promovido pelo movimento social Uneafro [União de Núcleos de Educação Popular para Negras e/ou Classe Trabalhadora] Havia cerca de 150 pessoas.

Em coro, os manifestantes pediam para entrar no shopping, alegando se tratar de um direito constitucional. Eles disseram que entrariam sem bandeiras e sem tumulto. Como o JK manteve as portas fechadas, uma comissão de manifestantes seguia para o 96ºDP, no Itaim-Bibi, para registrar boletim de ocorrência por "constrangimento ilegal". "O shopping estava aberto antes de chegarmos. Só fecharam as portas porque viemos para cá. Isso é constrangimento ilegal. Quem está cometendo o crime são eles, não nós", afirmou o advogado Elizeu Soares Lopes, que representa as entidades que participam da manifestação.

Segundo a assessoria de imprensa do JK, o shopping decidiu fechar para "garantir a segurança de lojistas, funcionários e clientes". O funcionamento interno segue normal, segundo o centro de compras. Na sábado passado, o shopping havia conseguido liminar na Justiça para impedir encontro de jovens organizado pelas redes sociais.
LUCIANO DA CUNHA
18/01/2014 15:40
EM FALAR

O CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS FIQUEI SABENDO POR UMA SENHORA QUE TRABALHA NOS VICENTINOS QUE A OBRA ESTA IRREGULAR POR NÃO APRESENTAR RAMPAS QUE É O QUE SE PEDE NO ESTATUTO DO IDOSO,

ELA ME GARANTIU QUE NÃO PODEM INAUGURAR POR ESTE MOTIVO,

MAS O QUE OBRA É FEITA SOBRE A LEI E BEM FEITA E QUE NÃO ESTEJA IRREGULAR FEITA PELO PT E PRINCIPALMENTE DO ZUCHI,

AH DEM EM UM AVISO AO INCOMPETENTE DO PREFEITO QUE ESTAMOS ESPERANDO ELE COLOCAR DE VOLTA O NOSSO CAMPO DE FUTEBOL E MANDAR LIMPAR O MATO QUE ESTA CRESCENDO NOS 92 MIL REAIS GASTO NA PRACINHA DA DENGUE.
LUCIANO DA CUNHA
18/01/2014 15:32
AO HERCULANO

NA VERDADE NÃO É PROPAGANDA ENGANOSA POIS COMO É DE COSTUME DO PT TODOS OS POSTOS DE SAÚDE DO BRASIL NÃO TEM MÉDICOS E ESPECIALISTAS NECESSÁRIO, FORMAM SE FILAS DE ESPERA E SÃO CABIDE DE EMPREGOS,

GASPAR É SIM MODELO DE UMA ADMINISTRAÇÃO QUE ENROLA E ILUDI O POVO NÃO TEM MÉDICOS,VIROU CABIDE DE EMPREGO E O POVO MAIS UMA VEZ ENGOLIU ESSA,

MINHA ESPOSA AINDA AGUARDA A LIBERAÇÃO DA PREFEITURA DE GASPAR PAR FAZER UMA CIRURGIA DE URGÊNCIA DE LIGAÇÃO DE TENDÕES, ISSO ERA PRA 2009 PASSOU 6 MESES E NÃO TEM MAIS COMO LIGAR OS TENDÕES PORQUE SECOU,AGORA ELA FICOU COM UM BRAÇO SEM FAZER FORÇA E SÓ LEVANTA A METADE,( PRA QUEM DUVIDAR TEMOS OS PAPEIS GUARDADOS AINDA).

FAZER O QUE É O PT(PERCA TOTAL) NO BRASIL.
Herculano
18/01/2014 15:25
MAIS UM EXEMPLO DE COMO AS COISAS DO GOVERNO DO PT, DO PMDB E DE TANTOS OUTROS NÃO FUNCIONAM. DEPOIS DE "ROUBAR" DOS CLIENTES PARA FAZER UM FALSO LUCRO SEU, DE AUMENTAR AS RECLAMAÇÕES DOS CORRENTISTAS NO BANCO CENTRAL, QUAL A PIOR NOTÍCIA DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA QUE CONTROLA OS CONTRATOS E REPASSES DO GOVERNO PARA ESTADOS E PRINCIPALMENTE OS MUNICÍPIOS?

ESTA MANCHETE:CAIXA É VÍTIMA DE MAIS DE 70 MILHÕES COM FALSA MEGA-SENA. QUAL O BANCO PRIVADO QUE FEZ LUCRO FALSO TIRANDO DINHEIRO DAS CONTAS DE CLIENTES OU DEIXOU SE ENGANAR TANTO ASSIM POR CRIMINOSOS NUM VALOR EXAGERADAMENTE ALTO E NUMA AÇÃO TÃO SIMPLES?

O texto é de Luiza Calegari para o Uol (Folha de S.Paulo). A Polícia Federal deu início na manhã deste sábado (18) à operação Éskhara, que ocorre simultaneamente em três Estados para tentar desarticular uma organização criminosa que praticou uma fraude milionária contra a Caixa Econômica Federal (CEF) no final do ano passado.

Segundo informações fornecidas pela Caixa à polícia, essa é a maior fraude já sofrida pela instituição em toda a sua história.

Segundo o delegado regional executivo da superintendência da Polícia Federal em Tocantins, Almir Clementino Soares, os criminosos forjaram um bilhete da Mega-Sena com um prêmio no valor de R$ 73 milhões.

Nem o sorteio nem o prêmio eram reais. Eles abriram uma conta-corrente em nome de um ganhador fictício em dezembro do ano passado.

O gerente da agência liberou o pagamento do prêmio, que é feito pela própria Caixa. Depois a quantia foi dividia em duas outras contas bancárias, uma em Goiás (R$ 33 milhões) e outra em São Paulo (R$ 40 milhões).

A administração da Caixa, percebendo as irregularidades, solicitou esclarecimentos ao gerente da agência em Tocantinópolis, mas ele estava de férias e não apresentou nenhum documento comprovando a legalidade do pagamento.

A Polícia Federal, então, foi chamada para investigar o caso e conseguiu a prisão preventiva do gerente.

Até agora, cerca de 70% do valor foi recuperado por meio do bloqueio das contas bancárias dos envolvidos. Quanto ao restante, o delegado afirmou que já foi realizado um levantamento dos bens dos envolvidos, para que um sequestro das propriedades ajude na recuperação da quantia total.

Com o bloqueio das contas, os suspeitos que ainda não foram detidos desconfiaram que uma investigação estava em andamento e, agora, já são considerados foragidos. "Eles já estão cientes da investigação, mas, enquanto estiverem sendo procurados pela polícia, serão considerados foragidos", afirmou Soares.

Há ainda indícios da participação de um suplente de deputado federal do Estado do Maranhão no crime, de acordo com a PF.

A operação está sendo cumprida ao mesmo tempo em Goiás, no Maranhão e em São Paulo. Ao todo, deverão ser cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dez mandados de busca e apreensão e um mandado de condução coercitiva.

Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, receptação majorada, formação de quadrilha e da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro). Somadas, as penas podem chegar a 29 anos de prisão - caso haja condenação.

Procurada, a Caixa Econômica Federal informou que não vai passar informações do caso à imprensa, apenas à polícia, para não atrapalhar o andamento das investigações.
LUCIANO DA CUNHA
18/01/2014 15:18
RICOS & POBRES

OS RICOS QUERENDO BARRAR A ENTRADA DOS FILHOS DOS POBRES EM SHOPPING,
SENDO QUE OS FILHOS DELES SÃO BEM RECEBIDOS NAS FAVELAS QUANDO VÃO COMPRAR DROGAS.
Herculano
18/01/2014 13:04
RESPOSTA DE ANDREIA A "UMA BOA NOTÍCIA"

Ontem e abaixo, escrevi sob este título que a Escola Mônica Sabel vai ter o seu sistema de prevenção licitado para se adequar às exigências dos Bombeiros e à proteção das crianças e jovens. E ao final da nota, escrevi, perguntar não ofende: vereadora Andreia, que também é professora, como está este assunto? As nossas crianças vão ficar reféns da incúria dos gestores públicos e dos discursos dos políticos mais um ano?

A vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, que fez o levantamento e a denúncia na Câmara após a tragédia da boate gaúcha Kiss, passa-me este e.mail como resposta.

Sr. Herculano

Em resposta ao seu questionamento e também com o intuito de esclarecer toda a nossa comunidade e em especial os leitores da sua coluna venho trazer algumas informações:

1. No início de 2013 encaminhei ao corpo de bombeiros o primeiro requerimento, 06/2013 que solicitou informações referentes a segurança contra incêndio nas instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular.

2. Diante da resposta do primeiro requerimento que foi preocupante realizei visitas frequentes nas instituições, secretaria de educação municipal e estadual, bombeiros e ministério público, com o objetivo de buscar esclarecimentos e viabilizar ações para mudar o quadro apresentado pelo relatório do corpo de bombeiros.

3. Ao final do ano encaminhei o segundo requerimento ao corpo de bombeiros 237/2013, sendo que a resposta foi protocolada na câmara de vereadores no dia 29 de novembro de 2013.

4. Avaliei o relatório das 45 instituições de ensino (rede municipal, estadual, particular) e destaquei as seguintes observações:

1º Relatório (Mês de fevereiro)

- 9 (nove) instituições em situação REGULAR.

- 16 (dezesseis) instituições em situação: FÁCIL REGULARIZAÇÃO.

- 19 (dezenove) instituições em situação IRREGULAR.

Obs: Neste relatório não está incluso o CDI Dorvalina Fachini (CDI do bairro 07 de Setembro que ainda não está em funcionamento)

2º Relatório (Mês de novembro)

- 8 (oito) instituições em situação regular apresentadas no primeiro relatório não estão mais com a mesma situação sendo que algumas precisam solicitar a vistoria novamente ao corpo de bombeiros (a vistoria é anual) e outras aguardam a aprovação do projeto preventivo.

- 9 (nove) instituições diferentes das apresentadas no primeiro relatório agora estão em situação REGULAR.

- Essas 9 (nove) instituições que estão em situação regular buscaram regularizá-la no ano de 2013.

- O quadro do segundo relatório ficou assim:

- 9 (nove) instituições em situação REGULAR.

- 8 (oito) instituições em PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO.

- 27 (vinte e sete) instituições em situação IRREGULAR.

Obs: Faltou apresentar a situação de uma escola estadual.

5. Este ano continuarei acompanhando o processo, inclusive contribuindo para a orientação de algumas instituições que são de fácil regularização. A escola mais preocupante no município, a Norma Mônica Sabel, terá o projeto preventivo executado este ano, conforme divulgado no Diário Oficial dos Municípios. Porém, outras instituições também precisam de adequações e melhorias para garantir a segurança das crianças e jovens que frequentam diariamente as instituições de ensino do nosso município. Houve mudanças positivas, mas ainda é preciso avançar muito no que se refere a segurança contra incêndio nas escolas e CDIs.
sidnei luis reinert
18/01/2014 11:47
MPF deve investigar velocidade com que Genoíno já arrecadou R$ 620 mil para multa do Mensalão

O Ministério Público Federal deverá abrir um inquérito para investigar a origem do dinheiro doado ao ex-deputado José Genoíno Neto, em regime de prisão domiciliar pelo Mensalão. Até ontem, segundo informes vazados de inconfidentes petistas, o site criado pelos filhos de Genoíno para pagar a multa de R$ 667,5 mil imposta pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal já tinha conseguido arrecadar cerca de R$ 617 mil reais, em pouco mais de uma semana.

A velocidade com que a grana foi juntada deveria chamar a atenção de procuradores federais que identificaram os truques dos mensaleiros para lavar dinheiro. Genoíno tem até segunda-feira, dia 20, para acertar as contas com a Justiça. Pelo andar da arrecadação, o nome de Genoíno não ficará sujo na Dívida Ativa da União. O PT, um partido religião, operou o milagre da multiplicação do dinheiro para salvar seu ex-presidente de inadimplência com a Justiça.

Petistas tentam passar a imagem de que Genoíno demonstrou que tem prestígio junto aos militantes do PT para conseguir tanto dinheiro em duas semanas ? sendo uma ?pessoa íntegra com grande poder de mobilização política?. O coordenador do Núcleo Jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, informa que as doações para Genoíno vieram de ?vereadores, deputados estaduais, deputados federais, militantes comuns, dirigentes partidários e até parlamentares de outros partidos?.

Genoíno foi barrado nas urnas na última eleição. Conseguiu apenas 92.362 votos na eleição de 2010. Ficou como segundo suplente do PT, chegando à Câmara graças a dois petistas que se elegeram prefeitos em 2012. A decadência dele foi assustadora. Em 1998, Genoíno chegou a ser o mais votado deputado federal paulista, com 306.988 votos.

Para piorar, em 2010, o Tribunal Regional Eleitoral rejeitou suas contas de campanha. O juiz Paulo Galizia constatou divergências de R$ 45.865,48 entre valores declarados e notas fiscais emitidas, diferenças nos valores de serviços de propaganda eleitoral no total de R$ 29.094,50, e falta de recibos eleitorais. Lamentável é que ninguém mais fala desta punição. Genoíno teria gasto R$ 2 milhões 137 mil na fracassada campanha...

Agora, o caso Genoíno vira até piada nas redes sociais. Ontem, circulava um post no Facebook, com a foto de uma nota de R$ 100 com efígie do super ministro Joaquim Barbosa. A sugestão dos internautas era que o desenho fosse copiado, impresso, colocado em um envelope bancário e depositado na conta indicada para ajudar Genoíno.

Cometer tal crime não compensa. Mas vale como piada... certamente, menos engraçada que o fato de Genoíno estar curtindo prisão domiciliar... Aliás, mais falsos que a nota de R$ 100 reais com o Barbosão são o falsos valores cultivados pelos brasileiros - a maioria que ajudou a eleger a petralhada, com a ajuda ou não da fraude eleitoreira...
Herculano
18/01/2014 11:30
CRUZEIRO DO VALE NA FRENTE MAIS UMA VEZ

Qual foi o título manchete do jornal Cruzeiro do Vale desta sexta-feira? Duplicação da BR-470: seis meses à espera das obras, numa reportagem diferenciada no texto e recheada de informações comparativas de Thiago Morais. Jornalismo de verdade de quem tem a maior circulação, é o mais acreditado e acessado no portal.

E qual a manchete do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau deste sábado? Seis meses sem obra na 470.

Leitor e leitora, compare as duas. Primeiro o Cruzeiro saiu na frente. Quanto a qualidade dos dois materiais, nem vou opinar, deixo para vocês. Outra. Este assunto nunca saiu de pauta aqui neste espaço, para a ira dos políticos, aqueles que fazem discursos, enganam a grande imprensa e ela se deixa enganar, que colocam outdoors presenteando a cidade para uma duplicação que não lutam, não vem mas querem dividendos, escondendo as quase 1.500 mortes e as outras milhares de sequelados, sem contar o entrave ao nosso desenvolvimento.

Mais, ainda dão chances para opiniões do tipo "Essa etapa burocrática é normal". Ah, é! Então por que nos discursos daquele dia em Gaspar, todos - inclusive o empreiteiro - juraram que a obra se iniciaria no dia seguinte? Por que um mês depois, para aparecer usando a imprensa mansa, desinformada e sobrevivente de armações e press releases dos políticos, manchetearam que o canteiro de obras estava sendo montado? Desmascarei a armação no ato. No dia seguinte mostrei que horas depois das manchetes das tevês, rádios e portais, o circo estava desmontado. O Jornal de Santa Catarina está calado até hoje. Onde está mesmo o canteiro de obras da BR 470?

Ainda bem que a RBS acordou para a comunidade onde ela está e sobrevive comercialmente.
Herculano
18/01/2014 11:11
O PERIGO MUDOU DE LUGAR. UMA ROTINA

O Ministério Público mandou a Ditran - Diretoria de Trânsito - retirar da sua sede ali ao lado da Ponte do Vale, o depósito de thinner, solventes e tintas à base químicos inflamáveis usadas para pinturas de faixas e outras sinalizações.

Era uma bomba relógio e um perigo para os agentes e burocratas da Ditran.

E para onde foi esta material? Para a secretaria de Transportes e Obras. Para uma área isolada, livre de faíscas de energia e outros cuidados de segurança? Nada.

Por que em Gaspar os gestores públicos vivem naquilo que é obvio e essencial sob a vigilância do Ministério Público? Meu Deus. Acorda, Gaspar!
Herculano
18/01/2014 10:11
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E essa manchete desde 1500: "PMDB se rebela e exige mais ministérios". Se rebela como? Batendo caneca na grade? Se rebela onde? Em Pedrinhas? Rarará!

E PMDB quer dizer Pegamos Ministérios De Baciada! Eles querem o Ministério da Saúde, da Doença, das Férias, da Entregação Nacional e o ponto do pipoqueiro da praça dos Três Poderes!

Como disse um amigo: "O PMDB é o partido mais quenga desde os tempos de Salomé!".

O PMDB nasceu com a carta de Pero Vaz de Caminha pedindo emprego pro Rei de Portugal! O fundador do PMDB foi o Pero Vaz de Caminha! Se eu fosse a Dilma Roucheffe, dava três pastas: Colgate, Close Up e Sensitive!
Herculano
18/01/2014 09:54
A BOLHA

Valorização de imóvel no Brasil foi a maior do mundo nos últimos cinco anos. Empreendimentos ficaram 121,6% mais caros no período, mas apenas 4,6% no último semestre, evidenciando uma forte desaceleração na alta dos preços, informa Fernando Nakagawa, correspondente em Londres do jornal O Estado de S. Paulo

Nos últimos cinco anos, nenhum lugar do planeta viveu valorização imobiliária tão grande como a ocorrida no Brasil. Comparação entre 54 países realizada por bancos centrais de todo o mundo mostra que o preço médio dos imóveis brasileiros subiu 121,6% no período pós-crise de 2008.
Herculano
18/01/2014 09:49
SINTOMÁTICO. DEPOIS DE "ROUBAR" DEPÓSITOS DE POUPADORES PARA PROPAGANDEAR LUCRO FALSO, CAIXA LIDERA QUEIXAS POR DIFICULDADES PARA ENCERRAR CONTAS.Notícia

O texto é de Murilo Rodrigues Alves, da sucursal de Brasília para o jornal O Estado de S. Paulo. Ao mesmo tempo em que será investigada pelo Ministério Público Federal por cancelar quase meio milhão de poupanças em 2012, e inflar seu lucro com os recursos dessas contas, a Caixa enfrenta uma situação insólita: lidera o ranking do Banco Central de queixas de clientes que tentam encerrar suas contas e não conseguem.

De 2012 para 2013, o número de reclamações contra o banco por problemas no encerramento de contas quase quadruplicou (alta de 290%). No ano passado, houve 210 queixas, 142 das quais de clientes que não conseguiram encerrar o relacionamento com o banco. Em 2012, das 54 reclamações sobre encerramento de conta, 39 foram pela mesma frustração.

Os protestos em relação ao encerramento das contas representam 4,5% do total de todas as "reclamações procedentes" (4.673) contabilizadas pelo BC contra a Caixa no ano passado. A autoridade reguladora apenas registra as queixas nas quais se constata que o banco descumpriu alguma norma do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC. Clientes insatisfeitos são orientados a procurar, primeiro, a agência onde têm conta. Em seguida, o serviço de atendimento ao consumidor do próprio banco. Só recorrem ao BC quando não encontram solução para o problema.

Quando o assunto foi encerramento de contas, a principal motivação que levou os clientes da Caixa a procurar o órgão regulador do sistema financeiro não está relacionada com a decisão do banco estatal de encerrar 496.776 contas de poupança em 2012. O banco alegou que essas cadernetas tinham problemas cadastrais e que tentou localizar os clientes. Depois de encerradas as contas, a Caixa incorporou o saldo delas - R$ 420 milhões, descontados os impostos - ao resultado do banco em 2012, o que representa quase 7% do lucro líquido da instituição naquele ano.
sidnei luis reinert
18/01/2014 08:56
Tudo dominado

Circula como piada na internet, mas é muito sério o fenômeno Sarney no Maranhão.

- Para nascer, Maternidade Marly Sarney;

- Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney;

- Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney;

- Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney;

- Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney.

- Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário: Sarney!

- Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor);

- Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas 'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.

- Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney...
Herculano
18/01/2014 07:22
OS NÚMEROS DA PROPAGANDA MUDAM

Nova metodologia revela taxa de desemprego mais alta no país. Índice no 2º trimestre de 2013 é de 7,4%; pesquisa menos abrangente do IBGE apontava 5,9%. Taxa trimestral ganha mais abrangência, com cidades de todo o país, e mostra desemprego maior no Nordeste

Segundo o texto de Pedro Soares e Lucas Vettorazzo da sucursal do Rio de Janeiro do jornal Folha de S. Paulo, o resultado contradiz a ideia de alguns economistas de que o país vive o pleno emprego, com uma taxa de desocupação próxima a 5%.

Para Wasmália Bivar, presidente do IBGE, as maiores metrópoles têm uma "estrutura econômica completa", com oferta de vagas em vários setores como indústria, serviços, educação e saúde pública. O mesmo não ocorre nos municípios menores.

Tal lógica prevalece nas regiões menos desenvolvidas e de renda mais baixa. No Nordeste, o desemprego saltou de 9,6% no segundo trimestre de 2012 para 10% em igual período de 2013. No Norte, subiu de 8,1% para 8,3%. Nas demais regiões, houve redução. No Sul, a taxa é de 4,3%.
Herculano
18/01/2014 07:16
O DINHEIRO DO MENSALÃO E MENSALEIROS

A Polícia Federal apura se Henrique Pizzolato sacou 1,6 milhão de euros na Suíça. Autoridades brasileiras acreditam que ex-diretor do BB condenado no processo do mensalão está mesmo na Itália. Polícia italiana não dá informações sobre petista; para PF, ele preparou sua fuga do Brasil durante meses
Herculano
18/01/2014 07:14
OPOSIÇÃO VAI DENUNCIAR PRESÍDIO-AÇOUGUE À OIT, por Claúdio Humberto

Opositor da oligarquia da família Sarney no Maranhão, o Solidariedade elabora dossiê para denunciar à Organização Internacional do Trabalho (OIT) as precárias condições de trabalho de funcionários no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde presos foram decapitados em motim no fim do ano. Segundo advogado Rodrigo Lago, há denúncias de que cerca de 80% do quadro é terceirizado e ganha ínfimos R$900 por mês.

Vida em risco
Lago explica que, além da falta de proteção do Estado, os terceirizados não fizeram treinamento para lidar com bandidos de alta periculosidade

Mau-cheiro
O documento deverá denunciar ainda a insalubridade do presídio, onde Policiais Militares tiveram de cobrir o nariz para aguentar o mau-cheiro.

Sem chance
Para o presidente Simplício Araújo (SDD-MA), se Roseana Sarney não terminou hospitais em três anos, imagina construir presídio em 60 dias.
Herculano
18/01/2014 06:57
AINDA SOBRE OS ROLEZINHOS QUE SURPREENDERAM, ASSUSTAM E INTRIGAM

Estas duas cartas foram publicadas na edição deste sábado no jornal Folha de S. Paulo.

Às vezes, um "rolezinho" é apenas um "rolezinho", como diria Freud. O que quer, afinal, a meninada do "rolezinho"? Divertir-se, encontrar-se com amigos e conhecer outros, olhar vitrines, paquerar, beijar muito, fazer algazarra, como todas as gerações já fizeram. Fora a língua portuguesa, a turma do "rolezinho" não quer destruir nada, muito menos os shoppings. ANTONIO CARLOS AUGUSTO GAMA (Ribeirão Preto, SP) -

"Rolezinhos" são manifestações anárquicas que aconteceram em várias partes do mundo, só que punidas com base nas leis. Como no Brasil temos medo ou receio de utilizá-las, fica esse debate pseudomoralista e inócuo. Por que esses jovens não fazem "rolezinhos" em bibliotecas, hemocentros ou asilos? Sou da época em que, se eu quisesse gazear aula para ir ao bar ou ao cinema, recebia bronca na certa. Mas nem por isso fiquei traumatizado. LUIZ THADEU NUNES E SILVA (São Luís, MA)
Juju do Gasparinho
17/01/2014 21:16
Prezado Herculano:

Postado às 20:21horas - PT tem vários mensaleiros que devem multas à Justiça. Será necessário um rebanho de vaquinhas para dar conta do recado.

Postado às 20:43horas (comentário do blogueiro Manuel):
" A Perua dos Jardins tomou uma ferrada da Justiça hoje.
Martaxa perdeu os direitos políticos por 3 anos após ser condenada por improbidade. Nada que um bom Melandowski não possa resolver."

Blog do Coronel:" Contabilidade criativa não respeita nem a Saúde.
Dilma e Padilha seguram repasse do SUS para melhorar superavit primário." Acho que o PT odeia doentes, pobres e desassistidos.

Herculano, o Marcelo de Souza Brick é filhote do Lulla?
Acho ambos "fake".

E pra não dizer que não falei das flores, o filme que estamos vivendo na realidade chama-se: 12 anos de Escravidão.
Herculano
17/01/2014 20:43
A MINISTRA MARTA SUPLECY, PT, É CONDENADA POR IMPROBIDADE E TEM DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS

Ex-prefeita de São Paulo foi denunciada por irregularidades em contrato de R$ 176 mil com ONG para promover ações de educação sexual segundo informa o texto de Lilian Venturini e Luciano Bottini Filho para o jornal O Estado de S. Paulo

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) foi condenada pela Justiça de São Paulo por improbidade administrativa em razão de um contrato firmado sem licitação, durante sua gestão na Prefeitura de São Paulo (2001-2004). Em decisão de primeira instância, o Juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 1ª Vara de Fazenda Pública, condenou a ex-prefeita a suspensão dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa no valor de 50 vezes a sua remuneração como prefeita.
Na decisão, da última quarta-feira, 9, o Justiça acatou a denúncia do Ministério Público de São Paulo, que apontou irregularidades na contratação, em 2002, de uma ONG para assessorar o desenvolvimento de ações referentes a planejamento familiar, métodos contraceptivos, questões de sexualidade nas subprefeituras de Cidade Ademar e Cidade Tiradentes. O juiz estende a condenação também a então secretária de Educação Maria Aparecida Perez. A defesa de Marta Suplicy informou que vai recorrer, já que contrato semelhante foi considerado legítimo pela Justiça A defesa de Maria Aparecida não foi encontrada para comentar o caso.

De acordo com a promotoria, o contrato de R$ 176,7 mil com o Grupo de Trabalho e Pesquisa de Orientação Sexual (GTPOS) é irregular por ter sido firmado sem a realização de licitação. A secretaria teria desconsiderado também os requisitos necessários para a dispensa da pesquisa de preços. "Houve infração do princípio da moralidade, já que a ré Marta Suplicy, prefeita de São Paulo à época da celebração do contrato, era intimamente ligada à entidade contratada", acrescenta o juiz na sentença, de novembro de 2013.
Herculano
17/01/2014 20:27
DEPOIS DA REPERCUSSÃO E DAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DO TELEFONEMA DE DIRCEU NA PRISÃO, AGORA, OFICIALMENTE, TODOS OS ENVOLVIDOS NEGAM QUE O FATO ACONTECEU.

NOTA À IMPRENSA
Em resposta às notas publicadas pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, desta sexta-feira (17.01), o ex-ministro José Dirceu nega enfaticamente que tenha conversado por telefone celular na semana passada com James Correia, secretário da Indústria, Comércio e Mineração do governo da Bahia. Meu cliente afirma também que tampouco recebeu qualquer visita que tenha usado o telefone celular em sua presença no interior da Papuda, o que violaria as regras para visitas no presídio, e que estuda tomar medidas judiciais cabíveis para reparação da verdade no caso. José Luis Oliveira Lima


E a nota do secretário da Bahia, divulgada nesta tarde pela assessoria de imprensa:NOTA OFICIAL
O secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, esclarece que não manteve nenhum contato telefônico, via celular, com o ex-ministro José Dirceu. No último dia 6 de janeiro, James estava em um evento público quando falou ao telefone com um amigo comum que iria visitar Dirceu. A confusão começou quando um repórter de um jornal baiano presenciou parte da ligação e entendeu, erroneamente, que a conversa era diretamente com o ex-chefe da Casa Civil. No dia seguinte, 7 de janeiro, James Correia já havia desmentido a conversa. 16.01.2014, Ascom/SICM - 71 3115-7816
Herculano
17/01/2014 20:21
A FORÇA DA SEITA. DOAÇÕES PARA GENUINO PAGAR MULTA CHEGAM A R$ 628 MIL

O texto é de David Lucena para o jornal O Estado de S.Paulo. O site criado por amigos e familiares do ex-deputado José Genoino com o objetivo de receber doações para pagar a multa de R$ 667,5 mil imposta ao petista por sua participação no esquema do mensalão arrecadou R$ 628 mil até esta sexta-feira (17).

A informação foi confirmada pelo coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho. Ele disse que certamente o dinheiro necessário será arrecadado até a segunda-feira, quando encerra o prazo para pagar a multa.

A defesa do ex-deputado, no entanto, pediu à Justiça para suspender o pagamento do valor enquanto o Judiciário não explicar como foi feita a atualização da quantia. Inicialmente, Genoino havia sido condenado a pagar R$ 468 mil, mas a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal atualizou a multa para R$ 667,5 mil.
Herculano
17/01/2014 18:37
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E um leitor me manda uma dúvida econômica: os materiais escolares subiram acima da inflação, alimentos sobem acima da inflação, tudo sobe acima da inflação, então a única coisa que ficou abaixo da inflação foi a inflação?!

Essa é a grande manchete econômica: "Inflação fica abaixo da inflação". Rarará! E notícia econômica é a coisa mais democrática que existe: ninguém entende absolutamente nada! Rarará!
Herculano
17/01/2014 18:09
REGISTRO

A Câmara de Vereadores de Gaspar está desde antes do Natal de férias. E vai ficar assim até o dia quatro de fevereiro. Alguns vereadores quiseram modificar esta anomalia, mas o atual presidente, Marcelo de Souza Brick, relatou e votou a favor da continuidade desta mamata legal.
Herculano
17/01/2014 18:05
TUMA JR VAI À POLÍCIA, por Lauro Jardim, de Veja

Romeu Tuma Jr., delegado e ex-secretário nacional de Justiça durante o governo Lula, registrou sua revolta em formato de boletim de ocorrência à Polícia Federal.

Seu livro, Assassinato de reputações, - Um Crime de estado, em que Tuma Jr. acusa a administração petista de usar a máquina pública para fabricar dossiês e dinamitar adversários políticos, está sendo pirateado e distribuído na internet.

Pelo menos um e-mail foi identificado como fonte de vazamento do livro, ou do similar da obra. O conteúdo disponível na rede também foi alterado. Faltam páginas, e há a suspeita de que, em alguns casos, até trechos tenham sido modificados.
Herculano
17/01/2014 15:34
EMBATES

Quando a gente passa os olhos sobre as milhares de manifestações nas colunas eletrônicas, depara-se com coisas óbvias deste tipo e que faz-nos pensar: será que não é de propósito?

Esse arranca rabos de classes [e raças] vai acabar atrapalhando futuros investimentos no País. Como é que PT quer acabar com a estagnação econômica dessa forma?
Herculano
17/01/2014 15:24
COMÉDIA. POR QUE DILMA VAI AO FORUM DE DAVOS? PORQUE O BRASIL NÃO POSSUI CRÉDITO E É A BOLA DA VEZ. DESESPERO. PIOR, NÃO TEM PORTAVOZ DE CREDIBILDIDADE PARA A ECONOMIA DIANTE DAS PATETICES DE MANTEGA E TOMBINI BONECOS DA POLÍTICA DA ECONOMIA DE DILMA.

O QUE DIZEM OS ANALISTAS PELO MUNDO SOBRE O BRASIL? NÃO POSSUI PLANOS, NÃO HONRA CONTRATOS, INVENTA NÚMEROS CONTÁBEIS, NÃO CONTROLA AS DESPESAS, OS IMPOSTOS CONSOMEM PARTE PONDERÁVEL DA RENDA, FALTA INFRAESTRUTURA, A LEGISLAÇÃO É FRÁGIL E COMPLEXA PARA INVESTIDORES, AS REGRAS MUDAM A QUALQUER HORA, HÁ INFLAÇÃO ESTÁ SEM CONTROLE ESTRUTURAL, CORRUPÇÃO É ENDÊMICA E ABUNDAM GESTORES PÚBLICOS E POLÍTICOS ESPERTOS QUE FAZEM DE TUDO PARA NÃO PERDEREM A BOQUINHA

Pois bem. Então qual é a manchete do 247, o canal de comunicação do PT, do governo, sustentado por patrocínios de empresas e bancos estatais, inclusive a Caixa Econômica, aquela que tirou da poupança de seus clientes para aumentar o seu lucro? "Dilma estreia em Davos com moral alta sobre o capital". É isto mesmo. A leitura beira a uma piada de primeiro de abril, mas o texto existe de verdade, como se uma verdade fosse.

Depois de recusar todos os convites anteriores, presidente aceita participar do Fórum Econômico Mundial - a maior concentração de ricos por metro quadrado do planeta, em Davos, Suíça; palestra para executivos globais, na próxima sexta-feira, tem inscrições esgotadas; resultados de concessões em infraestrutura credenciam Dilma Rousseff junto a empresários e banqueiros; comitiva inclui ministro da Fazenda e presidentes do BC e do BNDES; em grande estilo, Brasil ainda vai faturar autocrítica dos EUA sobre espionagem; revista The Economist afirma que ano de 2014 não começou bem para Dilma, mas presidente do Fórum de Davos vai na contramão de mais esse pessimismo: "Brasil tem todos os ingredientes para a superar a crise de meia-idade que afeta os emergentes", disse Klaus Schwab

Depois de recusar todos os convites que lhe foram feitos para participar do Fórum Econômico Mundial - o chamado encontro dos ricos, em Davos, nos alpes suíços --, a presidente Dilma Rousseff finalmente decidiu subir a montanha.

Com uma extensa comitiva formada por seu primeiro escalão econômico, ela terá plateia completa para sua exposição na sexta-feira 24, no Business Interaction Group on Brazil. Para o auditório com capacidade para 70 cadeiras já se foram feitas 90 inscrições.

A presidente chegará a Davos com o moral alto sobre o capital internacional. Vista, inicialmente, como adversária do grande capital internacional, Dilma conseguiu uma virada de jogo com seu programa de concessões em infraestrutura. Dos setores de petróleo ao de aeroportos, as concessões atraíram ao País alguns dos mais poderosos grupos internacionais de cada setor, garantindo investimentos bilionários nos próximos anos. O receio sempre disseminado da falta de respeito aos contratos foi, na prática, ultrapassado.

A presidente, é claro, ainda terá muitas resistências a enfrentar. Sua prática de governo à esquerda dos países ricos deixa dúvidas entre investidores, mas esse panorama pode estar mudando rapidamente. Dilma levará para Davos a preocupação de se comprometer com o combate à inflação e a responsabilidade fiscal. Neste sentido, ela deverá lembrar que 2013 foi o ano em que, pelo décimo período consecutivo, a inflação ficou dentro da meta.

Outra parte importante de seu pronunciamento, que será seguido de perguntas da plateia, vai bater na tecla do potencial de crescimento da economia brasileira. Dilma quer revisar pessoalmente o discurso que fará em Davos, de modo a dar peso específica a cada palavra.

PESSIMISMO MIDIÁTICO - A revista The Economist afirmou, em sua edição desta semana, que o ano de 2014 não começou bem para Dilma. A publicação se refere à alta de preços verificada em dezembro, o que projeta uma taxa de inflação de 6% para estourar no período da eleição.

A torcida contra, porém, parece precipitada. Vale considerar, nas perspectivas deste ano, que Dilma já obteve uma importante vitória no plano internacional. Ao cancelar sua visita aos Estados Unidos, no ano passado, após a descoberta da espionagem americana sobre cidadãos e o governo brasileiro, inclusive a própria presidente, Dilma agiu como uma verdadeira estadista. Não se dobrou ao poderio americano.

Depois dela, diante de nova revelação, a chanceler alemã Angela Merkel tomou atitude semelhante de oposição aos métodos americanos. O resultado é que, nesta sexta-feira 17, o presidente Barack Obama estará anunciando ao mundo uma profunda mudança nos métodos de ação da Agência Nacional de Segurança. Sem dúvida, um ponto importante para Dilma que não deixará de ser considerado na recepção que ela terá em Davos. Chega com o respeito pessoal em alta.

A delegação brasileira terá os presidentes do BC Alexandre Tombini, e do BNDES, Luciano Coutinho, além dos ministros Guido Mantega, da Fazenda, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, e o chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Presidente do Fórum, Klaus Schwab elogiou a estreia em grande estilo da presidente em Davos. "A presença da presidente é um grande sinal da confiança que ela tem na comunidade empresarial. O Brasil tem todos os ingredientes para superar essa crise de meia-idade".
sidnei luis reinert
17/01/2014 15:13
Falando em filmes, quem quiser o download gratuíto do livro (lula) "O CHEFE", já que o governo proibiu a publicação... Caiu na rede... destruindo corações corruptos:

http://www.culturabrasil.org/zip/o_chefe.pdf
Herculano
17/01/2014 15:02
Ao Sombrio

Bem lembrado de que o filme "Trapaça" é um dos com mais indicações para o Oscar deste ano. Mas, a surreal "Gravidade" zero imaginada no espaço sideral, longe da realidade terráquia, também.

No mesmo tema. Quais as produções que concorrerem ao melhor filme deste ano da Academia de Hollywood? 12 Anos de Escravidão, Trapaça, Clube de Compras Dallas, Capitão Phillips, Gravidade, Philomena, Nebraska, Ela, e O Lobo de Wall Street.

Alguns títulos são sugestivos e melhores não há se transportado para a cena política brasileira e até local.
Herculano
17/01/2014 14:49
DEPOIS DA SAFRA

A safra da colheita de arroz abriu oficialmente esta semana em Gaspar. E tem gente que vai pagar até R$36,00 a saca, como é o caso do Urbano. Nada mal.

Mas a prancha para o transporte de maquinário que se prometeu em palanques, campanha, discursos e principalmente entrevistas, esta só para a próxima colheita.

A presidente do Sindicato Rural, Ivanilde Rampelotti, está tiririca. E com razão, mais uma vez. O secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert, PRB, que passou o ano zanzando pelo Brasil "fazendo cursos de arroz irrigado", foi à rádio zombar de Ivanilde. Disse que prometeu a tal prancha, mas não para esta safra.

Aliás, Alfonso nem o edital certo sabe fazer. O edital 001/2014 que se publicou em meados desta semana no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet -, informava que o pregão seria no dia 28 de janeiro. Hoje há uma retificação, informando que o pregão será no dia dez de fevereiro, como já estava no site da prefeitura desde a quarta-feira. Acorda, Gaspar!
Roberto Sombrio
17/01/2014 14:47
Oi, Herculano.

As moscas vão nos montes de bosta, pisoteiam, escavam e chafurdam, depois saem voando pra todos os lados espalhando mal cheiro doenças e desgraça.
Foi daí que o PT tirou a idéia de cagar com o Brasil.
Roberto Sombrio
17/01/2014 14:38
Oi, Herculano.

Você insiste no caso das máquinas que segundo a turista de helicóptero e mentirosa do PT, Ideli Salvatti, afirmou que iriam roncar no dia seguinte à assinatura da ordem de serviço para a duplicação.
As máquinas desde aquele dia estão realmente roncando. Dormem profundamente e roncam tanto que o Vale do Itajaí inteiro ouve.

Agora chegou 2014, ano de eleição e vão começar as obras eleitoreiras, que devem parar em novembro. Tudo aos pedaços. Sabe quando ficará pronta a duplicação da BR 470? Não arrisco qualquer palpite. A duplicação da BR 101 sul está rolando nesses 11 anos do PT no poder e ninguém sabe dizer quando termina.

Fizeram um filme sobre o PT. Está concorrendo ao OSCAR com 10 indicações e deve ser o escolhido. Vai ganhar a estatueta com folga.
O nome do filme: TRAPAÇA.

E o maravilhoso prefeito, o melhor que Gaspar já teve, só mesmo no chicote para cumprir com suas obrigações junto ao hospital. Está nove anos no poder e não fez nada pelo social. Daí vem aqui os covardões escondidos em alcunhas lixo, típico do PT, querer falar maravilhas de um viaduto mal planejado e de uma ponte sem alças que vai ceifar mais vidas humanas. É como falou aqui tempos atras o Juju do Gasparinho: "O bandido carrega a morte nas costas".
Herculano
17/01/2014 14:24
QUEDAS

De hoje até segunda-feira, o gerenciador de hospedagem do portal Cruzeiro do Vale, informa que ele poderá sair do ar por pequenos períodos devido a manutenção. Quando e se ocorrer, sempre será nas madrugadas e manhãs de sábado, domingo e segunda-feira.
sidnei luis reinert
17/01/2014 12:53
Mesmo alegando dificuldade financeira, Genoino aluga casa para cumprir prisão domiciliar

Ao mesmo tempo que alega dificuldades financeiras que o levaram a fazer uma "vaquinha na internet" para pagar a multa pela condenação no processo do mensalão, o ex-deputado José Genoino (PT) acaba de alugar por R$ 4 mil mensais uma casa de 450 metros quadrados em área de classe média alta de Brasília, onde passou a cumprir prisão domiciliar, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Há três semanas, o ex-deputado e sua mulher ocupam o imóvel de três suítes

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2014/01/mesmo-alegando-dificuldade-financeira-genoino-aluga-casa-para-cumprir-prisao-domiciliar-4391609.html
sidnei luis reinert
17/01/2014 12:50
QUEM SERÁ O PRÓXIMO?

Presidente de banco estatal de Santa Catarina é processado por suposta ligação com a Máfia do Asfalto

O MPE-SC (Ministério Público Estadual em Santa Catarina) processa o ex-prefeito de Blumenau (91 km de Florianópolis) e atual presidente do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina), João Paulo Kleinubing (PSD), pelo suposto envolvimento em um esquema que teria desviado cerca de R$ 100 milhões dos cofres municipais de Blumenau entre os anos de 2005 e 2012.

O processo tramita em sigilo e a Promotoria não informou por quais crimes Kleinubing é processado. No entanto, o UOL apurou que um deles é por fraude em licitações.

Cinco ações penais foram movidas no fim do ano passado --em três delas consta o nome do presidente do Badesc. A Justiça ainda decidirá se aceita as denúncias ou não.
sidnei luis reinert
17/01/2014 12:41
Petroleiros denunciam venda do Gasoduto Brasil Bolívia

O protesto acontece na frente da sede da unidade da Petrobrás que fica na Praia do Flamengo, 200, zona sul do Rio de Janeiro. A manifestação também cobra que a direção da empresa acabe com as injustiças internas no tratamento e nos direitos dos aposentados e anistiados. Para chamar a atenção das pessoas para os danos sociais causados por essas políticas de entrega do patrimônio público e de discriminação de trabalhadores serão levados bonecos gigantes de isopor da presidenta da república, Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e da presidenta da Petrobrás, Maria das Graças Foster. Os petroleiros elegeram o trio como principal responsável pelas privatizações em curso e pelos ataques aos trabalhadores da Petrobrás.
Herculano
17/01/2014 12:34
O QUE ALFABETIZADOS, QUE LEEM JORNAIS, EXPRESSAM OPINIÃO E SÃO MINORIA NOS VOTOS, PENSAM E ESCREVEM.

Estas três cartas estão publicadas na seção Painel do Leitor da edição desta sexta-feira do jornal Folha de S. Paulo, que decididamente, não é um canal do que a esquerda e o petismo costuma qualificar de conservador.

A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, foi preconceituosa e grosseira ao dizer que os problemas com os "rolezinhos" são "derivados da reação de pessoas brancas" (Painel, ontem). Esse tipo de manifestação infeliz só fomenta a violência.TOBIAS KOGAN (São Paulo, SP)

Os tais "rolezinhos" são mais um sintoma de uma juventude em crise e carente de um sentido para suas vidas. Com pais negligentes, esses adolescentes desocupados procuram agora limites nas ruas. Se o Estado se furtar a impor limites, toda a sociedade acabará afetada, até aqueles que hoje apoiam esses movimentos. LUIS HENRIQUE MENEZES FERNANDES, doutorando em história social (São Paulo,SP) -

Estou chocado com as declarações da ministra. Além de racistas e mentirosas, esse tipo de declaração só serve para criar ódio racial.
LUIGI PETTI (São Paulo, SP)
Herculano
17/01/2014 12:29
ESPERTEZA E OPORTUNISMO DOS POLÍTICOS SEM CAUSA E SEM RESULTADOS COM OS DESINFORMADOS. DILMA JÁ USA "ROLEZINHO" CONTRA A OPOSIÇÃO. ESTRATÉGIA PREVÊ A APROXIMAÇÃO DE JOVENS DAS PERIFERIAS E NAS REDES SOCIAIS

O texto é de Fábio Guibu, Tânia Monteiro e Vera Rosa para o jornal O Estado de S. Paulo. Em mais uma tentativa de se contrapor ao PSDB, o governo Dilma saiu em defesa dos jovens que promovem "rolezinhos" nos shoppings e tentou acusar os adversário de fazer discriminação social. Na avaliação do Palácio do Planalto, o apoio à manifestação não apenas serve de antídoto a possíveis atos de vandalismo como ajuda a aproximar a presidente Dilma Rousseff de jovens da periferia, nas redes sociais, neste ano de eleições.

Responsável pelo diálogo com os movimentos sociais, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, criticou a repressão policial aos "rolezinhos" em São Paulo e a concessão de medidas liminares, por parte da Justiça, a lojistas de shoppings, receosos com o movimento dos jovens da periferia.

Gasolina no fogo. "Mais uma vez, a ação inadequada da polícia acabou botando gasolina no fogo", afirmou Carvalho, que esteve nesta quinta-feira, 16, no Recife, onde participou de dois encontros com jovens de Pastorais da Juventude da Igreja Católica. "Eu não tenho dúvida de que a concessão dessas liminares (para proteger os shoppings contra os rolezinhos) também é um erro. Para mim é, no mínimo, inconstitucional." O ministro disse que "os conservadores deste País" devem se conformar que os direitos vieram para todos. "Qual o critério que você vai selecionar uma pessoa da outra? É a cor, é o tipo de roupa que veste? Tudo isso implica preconceito, no prejulgamento de uma pessoa e fere a Constituição", insistiu Carvalho.

Para a chefe da Secretaria da Igualdade Racial, Luiza Bairros, declarações como as do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que chamou os manifestantes de "cavalões", podem acirrar os ânimos. Para ela, a intenção dos jovens da periferia é totalmente pacífica, mas a reação "preconceituosa" das pessoas brancas tende a causar problemas.

Na terça-feira, Dilma chamou ao Palácio do Alvorada os ministros Carvalho, Luiza Bairros, José Eduardo Cardozo (Justiça) e Marta Suplicy (Cultura). "Ela nos alertou a ter cuidado ao tratar do assunto", contou o secretário-geral da Presidência. "Não dá para embarcar nessa história de repressão."

A ordem do Planalto é para tratar o assunto com naturalidade e, sempre que possível, criticar a posição de parlamentares do PSDB e do governador Geraldo Alckmin, candidato ao segundo mandato. É em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, que o PT vai disputar com Alckmin a agenda da segurança.

Dilma, porém, não quer que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - em férias a partir desta sexta-feira, 17, - entre nesse tema. Motivo: o Planalto fará de tudo para não passar a impressão de que a presidente está preocupada com depredações e com mais uma crise de segurança, em uma reedição dos protestos de junho.
Herculano
17/01/2014 12:17
MARCHA RÉ, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo

Da presidente Dilma, em pronunciamento na TV para o Primeiro de Maio de 2012:

"A economia brasileira só será plenamente competitiva quando nossas taxas de juros (...) se igualarem às taxas praticadas no mercado internacional."

"Vem daí o esforço que o governo faz para equilibrar a economia, o que tem permitido a queda contínua da taxa básica de juros. Vem daí a posição firme do governo para que bancos e financeiras diminuam as taxas de juros cobradas aos clientes."

"É inadmissível que o Brasil (...) continue com um dos juros mais altos do mundo. O Brasil de hoje não justifica isso."

"Os bancos não podem continuar cobrando os mesmo juros para empresas e para o consumidor enquanto a taxa básica Selic cai. (...) A Selic baixa, a inflação permanece estável, mas os juros do cheque especial, das prestações ou do cartão de crédito não diminuem."

Desde então, muita coisa mudou no Brasil, as taxas de juros deram marcha a ré e os motivos para ufanismo evaporaram-se.

Em abril de 2012, a taxa Selic estava em 9% e animadamente em queda, o que insuflava a satisfação geral, a autossegurança de Dilma e o trabalho dos marqueteiros. Chegou a 7,25%, a mais baixa da história.

Depois, porém, a Selic voltou a subir em abril de 2013, foi subindo, voltou aos dois dígitos, aumentou 0,5 ponto percentual (acima da expectativa) já na primeira reunião do Copom em 2014 e está em 10,5%, sem previsão de baixa.

Se pudesse, Dilma apagaria aquele pronunciamento. Os juros voltaram ao patamar de antes e, como aponta meu colega Gustavo Patu, "com a inflação pior".

Mas não foi só. Depois, vieram as manifestações de junho de 2013 e a popularidade de Dilma, que já tinha caído, despencou. Recuperou-se um pouco, mas, diferentemente dos juros, não voltou mais aos altíssimos patamares de antes.
MARLON BENASSI
17/01/2014 12:02
Convite !!!

Convidamos toda a comunidade do Bairro Bela Vista, de forma muito especial os Críticos de plantão.....para assistir, opinar e aprovar/rejeitar, nesse sábado, 18/01/14, início as 18:20 hs a Prestação de contas da Associação Moradores do Bairro Bela Vista Ambevi - Ano 2013 !!!
É uma ótima oportunidade pra conhecer o trabalho da Nossa Diretoria, que esteve a frente da Associação desde 2011...
Herculano
17/01/2014 10:02
EXPLICADO. ELEGER DILMA É "FUNDAMENTAL" A CONDENADOS, DIZ JOÃO PAULO

O texto é de Marina Dias, para o jornal Folha de S.Paulo. O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) afirmou ontem que a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014 é "fundamental" para os petistas condenados no processo do mensalão.

"Para nós, da Ação Penal 470 [mensalão], eu, José Dirceu, José Genoino e o companheiro Delúbio Soares, é fundamental ganhar a eleição, porque queremos mostrar que toda essa armação em torno da nossa ação penal é política", disse o petista durante ato de desagravo organizado por aliados que reuniu 300 pessoas em Osasco (SP), seu reduto eleitoral.

Nenhum petista da alta cúpula compareceu.

Condenado a 9 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato, João Paulo aguarda a expedição de seu mandado de prisão pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, que saiu em férias na semana passada sem assinar o documento.

"Joaquim Barbosa é cruel. Acha que não tenho mãe, mulher, filhos? Acha que sou um bandoleiro que anda pelo Brasil?", disse o deputado.

João Paulo recorreu ao bom humor e disse que não pretende "dividir a escova de dentes com Delúbio" e que os correligionários presos no complexo da Papuda, em Brasília, afirmaram que "tem um lençol sobrando".

O deputado pediu para que amigos e familiares escrevam cartas para ele enquanto estiver preso. "Quero que vocês fiquem firmes aqui fora. E se alguém acha que vou parar, pode tirar o cavalo da chuva. A luta continua."
Herculano
17/01/2014 09:59
TOMA LÁ DA CÁ E DILMALALÁ, por David Friedlander para o jornal Folha de S. Paulo

Que tal dar um ministério de R$ 8,5 bilhões (Integração Nacional) ao PTB em troca de 39 segundos a mais na propaganda eleitoral de TV? Ou manter a pasta das Cidades (orçamento de R$ 24 bi) com o PP para ganhar um minuto e 18 segundos? O PMDB já tem cinco ministérios, mas quer mais um. Tem dois minutos e 18 segundos para oferecer. E, claro, ainda há o recém-criado Pros com seus importantíssimos 21 segundos no horário eleitoral.

Em essência, esse é o jogo na reforma ministerial que a presidente Dilma negocia com os políticos. Para amarrar o apoio dos partidos a seu projeto de reeleição, ela oferece parte das vagas abertas pelos ministros que vão disputar as eleições.

Tudo para ampliar o número de palanques nos Estados e, principalmente, garantir o maior tempo possível na propaganda eleitoral de rádio e TV. Os partidos, por sua vez, chantageiam porque querem verbas para liberar, usar a máquina pública a seu favor e o contato direto com fornecedores do governo, potenciais financiadores de campanha.

Melhorar a eficiência do governo ou competência para os cargos raramente entram nesse tipo de conversa. Deveriam. Uma das críticas ao trabalho de Dilma é que ela se cercou de gente que tem medo dela, diz "sim, presidenta" a tudo, e a ausência de contraponto teria contribuído para o fraco rendimento em algumas áreas.

Barganha política e loteamento de cargos são valores já arraigados na política brasileira. Apesar das provas de que essa prática explica boa parte da ineficiência e da corrupção no setor público, políticos de todos os partidos usam o toma lá dá cá para se reeleger ou fazer sucessores.

É uma pena, mas parece que pouca gente se espanta com isso. Na última campanha presidencial, vendeu-se a ideia de que Dilma era uma dessas pessoas: não gostava dos políticos, não tinha estômago para a barganha, era uma "gerentona" obcecada por gestão, cobrava resultados. Não é o que parece agora.
Herculano
17/01/2014 09:53
ALÔ, PAPUDA, por Bernardo Mello Franco para a coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo. Ou, esse pessoal é mesmo do crime.

Um secretário do governo da Bahia afirma ter conversado por celular com José Dirceu na semana passada. O ex-ministro está preso há dois meses na Papuda. O autor da ligação foi James Correia, titular da Indústria, Comércio e Mineração na gestão Jaques Wagner (PT). Ele é empresário na área de gás e petróleo, na qual Dirceu atuava como consultor. Correia diz que o amigo está bem disposto e animado por trabalhar na biblioteca do presídio. "Ele está fazendo o que gosta", contou.

Amizades
A conversa ocorreu no dia 6. Correia diz ter falado com Dirceu pelo celular de um amigo em comum que visitava o ex-ministro na Papuda, onde a entrada de celulares não é permitida. Ele não quer identificar o dono do telefone.

Versões
O secretário confirmou à coluna que conversou com Dirceu. Em um segundo contato, disse que o petista não falou diretamente com ele, mas respondeu às suas perguntas por meio do amigo misterioso que entrou na cadeia com o celular.

Regalias
Para Correia, não houve privilégio ao petista. "Ele é uma das pessoas mais vigiadas na questão de não ter regalias. Não houve nenhuma irregularidade", diz. "Em breve, ele poderá falar o dia inteiro ao telefone, porque estará trabalhando."

Praia
Antes da prisão, Dirceu era hóspede frequente da ampla casa do secretário na Praia do Forte (BA). Orgulhoso da propriedade, o secretário costuma descrevê-la como "pedaço do paraíso".

Defesa
O advogado José Luís de Oliveira Lima disse que não poderia comentar o episódio. "Não sei se o fato é verdadeiro ou não. Vou conversar com meu cliente amanhã [hoje], e aí saberei."
Herculano
17/01/2014 09:38
UMA BOA NOTÍCIA

O que está no Diário Oficial dos Municípios - aquele que que esconde na internet? A tomada de preços 265/2013. E qual o objeto dela execução do sistema preventivo contra incêndio da E.E.B. Norma Mônica Sabel e que tem dois andares. Ela é uma da quase totalidade das escolas (do município e estado, incluindo as recém entregues) irregulares perante o Corpo de Bombeiros, e que foi motivo de denúncia da vereadora Andrea Symone Zimmermann Nabel, DEM. A entrega dos envelopes dos que querem se habilitar ao serviço será até às 09 horas do dia seis de fevereiro.

Perguntar não ofende: vereadora Andreia, que também é professora, como está este assunto? As nossas crianças vão ficar reféns da incúria dos gestores públicos e dos discursos dos políticos mais um ano?
Herculano
17/01/2014 09:31
AS LICENÇAS PRÊMIOS DOS SERVIDORES

O Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - voltou com tudo. E nele estão as publicações das primeiras concessões das licenças prêmios dos servidores. E diz que beneficiários a conseguiram entre outras coisas, por trabalharem cinco anos sem interrupção no serviço público gasparense.

Até hoje, além de não publicada, ainda não foi explicada a razão pela qual o professor de carreira e atual chefe de Gabinete em cargo comissionado, Doraci Vans, PT, conseguiu tal licença sem prozar este pré-requesito legal.
Herculano
17/01/2014 09:20
Renovação?

Na eleição de amanhã da Associação de Moradores do Bela Vista, com a desistência de Alceu de Almeida Torres Júnior, sobrou a chapa 2 e que é denominada de renovação. E começou com a falta de criatividade no seu nome.

Esta é nominata inteira.

COMPOSIÇÃO DA CHAPA 02 ? RENOVAÇÃO:

Presidente: Willians Ramos
Vice Presidente : Ademir Bertoldi
...
1º. Secretário: Carmen Riebe
2º. Secretário: Maria José Barbosa dos Santos

1º. Tesoureiro : Dirlei Arend
2º. Tesoureiro: Adriano Líbano Alves

Conselho fiscal:
Presidente: Adelino Bade
Suplente: Cesar Santos do Carmo
2º Conselheiro: Hélio Ricardo Sontag
Suplente: Tadeu Daniel Marques
3º.Conselheiro: Claverson Ferreira dos Santos
Suplente: Fernando Gabriel Tamanini

Diretores: Antônio de Souza, Antônio Burnier e Ingo de Araújo.

Observa-se que o presidente é ligado ao vereador José Hilário Melato, PP, leia-se PT; vice é irmão atual secretário de Obras, Lovídio Carlos Bertoldi, também PT; a secretária é ligada ao ex-presidente Celso Oliveira, PMDB e o segundo conselheiro, é marido da vereadora Marli Iracema Sontag.
Herculano
17/01/2014 07:28
CASAMENTO DE FACHADA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo.

O PT é um parceiro difícil e, convenhamos, o PMDB também não é fácil. Nunca se deram bem, entre outros motivos porque nada têm em comum: desde a origem, o jeito de agir, os personagens, as identidades; são entes feitos de massas completamente diferentes.

Ainda assim, a partir do segundo governo de Lula da Silva resolveram se casar oficialmente. Nada a ver com amor. A regra do interesse sempre foi clara: o PT entra com os lotes da administração federal e o PMDB, com a força no Congresso, resultantes de grandes bancadas conseguidas a partir da máquina partidária País afora e dos instrumentos recebidos do poder central para "fazer política".

A insatisfação entre os nubentes também sempre foi nítida. Reclamações de parte a parte, mas o reconhecimento de que precisavam um do outro.

Agora, contudo, depois de quase oito anos de convivência forçada, nada mais une um partido ao outro e quase tudo parece desuni-los. A motivação da aliança vai desaparecendo. O PMDB não recebe do PT os mecanismos considerados eficientes para "fazer política" - ministérios com dinheiro, obras e visibilidade - e por isso mesmo o partido está cada vez menos disposto a ceder palanques aos petistas nos Estados.

Teme perder esse espaço que lhe assegura peso congressual, deixando de eleger grandes bancadas. Nas contas para governos estaduais, os pemedebistas por ora vislumbram chance de vitória em Rondônia, Amazonas, Ceará e Bahia. Pouco para uma legenda cuja força é regional e precisa cuidar dessa seara.

O PMDB quer o Rio de Janeiro e em Minas já faz movimentos em direção ao PSB. Como ninguém atende ao interesse de ninguém nessa aliança, é de se perguntar o que ainda os une além do desejo de Michel Temer de ser vice, de Henrique Alves e Renan Calheiros de presidir mais uma vez a Câmara e o Senado.

O partido como um todo anda indisposto a se manter fiel a projetos individuais de expectativas não realizadas. Percebe o risco à sobrevivência do coletivo e chegou à conclusão de que onde houver os chamados palanques duplos Dilma e Lula darão preferência ao PT, deixando o PMDB no ora veja.

Como, aliás, já fizeram em outros carnavais.
Herculano
17/01/2014 07:22
NÃO É UM ERRO OU UMA JOGADA DA ADMINISTRAÇÃO DE GASPAR CONTRA OS DOENTES POBRES COMO RELATO NO CASO DO HOSPITAL, É UMA PRÁTICA DO GOVERNO DE DILMA VANA ROUSSEFF E DO PT

O que é manchete na edição de hoje do jornal O Estado de S.Paulo?Governo segura repasses do SUS em dezembro e ajuda superávit primário. Recursos destinados aos Estados no mês passado recuaram R$ 2,66 bi ante mesmo período de 2012 e tiveram forte alta nos primeiros dias de janeiro; Ministério da Saúde nega represamento.

Ou seja, um governo sem plano econômico, sem controle das despesas e sem prioridade (a não ser a de permanecer no poder) deixa de alimentar a saúde pública, para fazer caixa na sua contabilidade criativa, e com números arranjados, enganar analistas, jornalistas e principalmente os desinformados. Dinheiro para as composições políticas, certamente não faltou. Nem para a corrupção, sobre-preço, diárias e tantas anomalias denunciadas todos os dias na imprensa e sem a fiscalização dos políticos que se dizem de oposição.
Herculano
17/01/2014 06:59
ROLEZINHO E MISTIFICAÇÕES BARATAS, por Reinaldo Azevedo para o jornal Folha de S. Paulo

O pobrismo racialista é a mais vistosa manifestação de vigarice intelectual do jornalismo e da academia

Setores da imprensa e alguns subintelectuais, com ignorância alastrante, tentaram ver o "rolezinho" como manifestação da luta de classes. Os shoppings, chamados de "templos de consumo" por bocós dos clichês superlativos, seriam a expressão mais evidente e crua do "fetichismo da mercadoria", uma estrovenga que "sedizentes" marxistas não conseguem definir sem engrolar incongruências e abstrações inanes. Deu errado. Boa parte dos shoppings está nas periferias e é frequentada por pobres. Quando a luta de classes falha, é o caso de convocar a guerra racial.

Mais uma vez, a PM é vista como algoz, e "jovens pobres, negros e da periferia", como arautos de um novo tempo. Os deserdados da "modernização conservadora" teriam decidido invadir o espaço privado do capitalismo excludente: o shopping! Quanto besteirol, Santo Deus!

O "rolezinho", na sua atual configuração, é uma criação da imprensa. Os "brancos da nossa classe" fazem "flash mobs". Já os pobres negros, vistos com curiosidade antropológica, fazem "rolezinhos", que são exaltados em nome da diversidade. O pobrismo racialista é a mais vistosa manifestação de vigarice intelectual do jornalismo e da academia. Esse olhar que supostamente defende os "excluídos" acaba por confiná-los num gueto conceitual, numa jaula de boa-consciência.

Jovens que aderem a eventos por intermédio do Facebook não são excluídos sociais, mas incluídos da cultura digital, que já é pós-shopping, pós-mercadoria física e pós-racial. O que mais se troca nas redes sociais são bens simbólicos, são valores, que definem tribos e grupos com pautas cada vez mais específicas.

Está em curso, entre pobres e ricos, brancos e negros, uma espécie de fetichização, sim, mas é a da vontade. Cada um desses nichos de opinião considera que tem o direito de impor a sua pauta ou seus hábitos ao conjunto da sociedade - se necessário, pela força. Os que fazem "rolezinhos" não estão cobrando mais democracia, como quer a esquerda rosa-chique. Eles manifestam, na prática, é desprezo pela cultura democrática. E são bem-sucedidos. Fernando Haddad os chamou para uma reunião na prefeitura. A ministra Luiza Bairros lhes atribui uma agenda libertadora. Imposturas!

Não se percebia, originalmente, nenhuma motivação de classe ou de "raça" nessas manifestações. Agora, sim, grupos de esquerda, os tais "movimentos sociais" e os petistas estão tentando tomar as rédeas do que pretendem transformar em protesto de caráter político. Se há, hoje, espaços de fato públicos, são os shoppings. As praças de alimentação, por exemplo, são verdadeiras ágoras da boa e saudável democratização do consumo e dos serviços. Lá estão pobres, ricos, remediados, brancos, pretos, pardos, jovens, velhos, crianças... Lula, que é Apedeuta, mas não burro, jamais hostilizou essa conquista dos ex-excluídos. Só o cretinismo subintelectual cai nessa conversa.

Ocorre que o jornalismo e a academia são reféns morais das ideias mortas que oprimem o cérebro dos vivos. Continuam na expectativa da grande virada de mesa, uma ilusão redentora que só sobreviveu na América Latina. Se os participantes dos "rolezinhos" fossem rebeldes políticos, ainda que primitivos, o seu papel seria o de uma protovanguarda revolucionária à espera do Lênin dos shoppings.

Para encerrar, uma curiosidade: por que jornalistas se referem a frequentadores habituais de shoppings como "gente de bem", assim, entre aspas, como se quisessem sugerir que eles, na verdade, são do mal? O que há de errado, coleguinhas, com aquela gente? Ela assina os jornais e revistas que fazemos, lê as coisas que escrevemos nos portais, sites e blogs e, na prática, paga os nossos salários. Quando menos, parem de cuspir no prato em que comem. Aquela gente de bem, sem aspas, é inocente.
Herculano
17/01/2014 06:50
COMO FUNCIONA OS ESQUEMAS DO PODER DE PLANTÃO QUANDO AMEAÇADOS NA HEGEMONIA OU NA CONCORRÊNCIA

Gilberto Kassab, DEM, era um zero à política até ser vice-prefeito de José Serra, PSDB, em São Paulo. Virou prefeito. Ficou notório. Fundo um partido, o PSD, o que de direita, de esquerda, de centro, nem de situação e nem de oposição. Ficou importante.

O partido quase não saiu. O PT deu uma mãozimha. Kassab virou celebridade política. Veio o escândalo dos fiscais na era PT. Kassab foi poupado. Esta semana ele anunciou que vai ser candidato a governador, embolando ainda mais a disputa. O neutro Kassab virou imediatamente alvo de quem quer continuar hegemônico no estado paulista, o PSDB e por quem se sentiu ameaçado numa candidatura poste (Alexandre Padilha) que não decola, o PT.

Então quais as imediatas manchetes que surgiram logo após o anúncio de Kassab? Reproduzo uma da edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo. "Controlar pagou 'fortuna' a Kassab, diz testemunha da máfia do ISS. Segundo versão apresentada à Promotoria, dinheiro foi transportado de avião para fazenda. Ex-prefeito afirma que depoimento é 'falso e fantasioso'; empresa de inspeção veicular nega pagamento"

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.