Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

10/01/2014

A (RE) VOLTA

Esta é a primeira coluna para o jornal impresso deste ano. Nas férias, três extras bombaram nos acessos, na internet. Impressionante. 2014 é ano de Copa, de voto, de ajustes de contas, de manifestações com os intimidadores black blocs, de mudanças se assim quisermos. 

DITADURA DO PODER

?No Brasil, paga-se um preço pessoal a cada dia mais elevado por: a) não se alinhar com a esquerda; b) não ser petista; c) não integrar certa aristocracia da opinião, em que só é possível haver discordância entre os que concordam. Se você não é um deles, então tem de ser destruído, chutado. Se escolherem o cão como metáfora para designá-lo, naturalmente não será um beagle? A ?direita?, como eles dizem, rosna. Eles, que são herdeiros intelectuais de humanistas como Stálin, Mao e Fidel, bem, eles são uns fofos? Isso um dia passa? Pode ser, mas não é certo. As elites intelectuais de países podem entrar em espirais negativas e não sair nunca mais. Vejam o caso da Argentina. Entre o peronismo (e seus derivados) e gorilas assassinos, pereceu a razão. E fim de papo?. Quem escreveu isto e que serve para nós aqui em Gaspar? Reinaldo Azevedo, de Veja, um socialista que os esquerdistas da mídia teimam em rotular de direitista, apenas para desmoralizá-lo, assassinar a intelecualidade que possui, salgar a reputação e calá-lo. Esta gente deu com os burros n?água. Azevedo com esta intimidação se tornou mais conhecido, mais lido e um ícone inteligente contra os petralhas e esquerdistas que não possuem argumentos contra ele e resultados para a sociedade e seu futuro. 

VAI ATRASAR

O discurso não bate com a realidade. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, já deu entrevistas afirmando que entregaria a Ponte do Vale agora em março para o grande comício antes da proibição da legislação eleitoral. Não vai entregá-la. E por quê? Porque é impossível terminá-la. Porque o Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet ? trouxe na edição de 23 de dezembro de 2013 a prorrogação do contrato com a empreiteira Artepa Martins para as obras de implantação dos acessos da Ponte do Vale. O que era para ficar pronto em nove de dezembro de 2013, foi prorrogado para 16 de junho deste ano. Mais. Nada se falou sobre o isolamento do povo da Margem Esquerda, Arraial e Lagoa. No local em que se deveriam construir os acessos, o povo da Margem Esquerda vai ficar com a merda coletada nos bairros Santa Terezinha, Sete e Centro que vai ser tratada lá. 

PLANTÃO DO CAR I

No dia 1º de janeiro começou o plantão ?esticado? no CAR ? Centro de Atendimento de Risco ? para ?substituir? o Pronto Atendimento do Hospital de Gaspar. Na campanha foi prometido para 24 horas por sete dias, mas depois cortado para menos de 12 horas por cinco dias. Esta troca é o símbolo da falta de diálogo. Da teimosia. Da prioridade errada contra as pessoas frágeis feitas por políticos que se dizem de um partido popular e do povo pobre, sofrido, discriminado e até, muitas vezes descartado. 

PLANTÃO DO CAR II

Quem não quer o Hospital funcionando em Gaspar? O PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua turma. Quem usou o Hospital para a campanha política? O PT, Pedro Celso Zuchi e a sua turma. Quem não cumpriu as promessas de campanha na área da saúde e do Hospital? O PT, Pedro Celso Zuchi e sua turma.  Quem recuperou fisicamente o Hospital? Não foi o PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua turma. Foi um grupo de pessoas e empresários. O PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua turma não suportam isto. E depois de reformado o Hospital para o povo, a comunidade, o que o PT e o prefeito Pedro Celso Zuchi queriam? O Hospital para a sua turma e parentes. 

PLANTÃO DO CAR III

O PT e o prefeito não perdoam que o Hospital não seja um cabide de emprego, que realmente trate da saúde e para todos. O SUS o sufoca. O governo Federal o ignora e com ajuda dos petistas gasparenses. O governo do Estado do PSD, PMDB, PSDB, PP, DEM, PTB e outros como o cabide de empregos da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, são incompreensivelmente omissos na obrigação constitucional que têm com a saúde pública. A prefeitura de Gaspar é a mais esperta de todos. Vergonhosamente economiza naquilo que é seu dever atender a população nos postos de saúde. Contava com Pronto Atendimento do Hospital. Pior. No final, não queria pagar a conta, deixando o Hospital ainda mais moribundo. E nesta disputa insana quem perde? Os pobres, doentes, desamparados, desinformados e fracos, a comunidade, Gaspar e hospital. E quem é desmoralizado? Os que administram no Conselho e operacionalmente o Hospital. Perde o diálogo. Perde a cidade. Perde o futuro. Perdem as criaturas fracas e que mais precisam de nós. Por isso, 2014 é tempo para mudanças. Acorda, Gaspar! 

SOBRE O TRAPICHE

Arnaldo Muller, cujo nome está associado ao lixo e aos cemitérios públicos de Gaspar, é agora corretor de imóveis em Navegantes. Hum!

Sérgio Almeida, PSDB, saiu do Sintraspug, mas continua sindicalista pago pela prefeitura sem a obrigação de trabalhar nela.

A empreiteira tartaruga Arcos, que atrasou a obra de recuperação da ponte Hercílio Deeke por quase dois anos, não pagou os seus empregados. A prefeitura possui responsabilidade solidária. Basta os operários irem à Justiça do Trabalho. Quem contrata mal e fiscaliza pior, paga em dobro, mas com os impostos dos gasparenses. Acorda, Gaspar!

Para que serve a CND ? Certidão Nacional de Débitos -? Para dizer que qualquer um que tenha CNPJMF está em dia com os seus tributos perante a Receita Federal. O Hospital conseguiu, mais uma vez a CND. Qual será a desculpa do governo do Estado e do Federal desta vez para ignorar e desassistir o Hospital de Gaspar nas verbas que tem por direito?

Terça-feira. Mais um assalto na Viacredi (que virou alvo fácil no Vale). Desta vez no bairro Coloninha, em Gaspar. Ponto para a polícia. Em minutos prendeu três numa ação profissional e de sorte da Polícia Militar e mais tarde da Polícia Civil. Ficou provado ao recém-empossado comandante da PM, capitão Heintje Heerdt, que o problema daqui é esta violência. Ele, numa entrevista que sumiu da internet depois de um comentário meu aqui, palpitou que a sua prioridade em Gaspar seria o trânsito. Não é. Isto é para a Ditran e o caótico Planejamento da prefeitura de Gaspar. A população precisa de proteção e ação ostensiva da PM contra os bandidos.

Faroeste caboclo da ganância. Os bandidos fogem.Tiros entre bandidos e a polícia. A bolsa com dinheiro se abre. Notas se espalham. Alguns passantes ignoram a troca de tiros, o perigo mortal e tentam apanhar parte do dinheiro. É ruim, heim!

O asfalto vai sair. É ano de eleições. Na audiência de quarta-feira o governador Raimundo Colombo, PSD, autorizou expressamente a preparação e asfaltamento de três quilômetros da Rua Leonardo Pedro Schmitt, no Macucos. Irá da Rodovia Jorge Lacerda até a Ceramifix. O assunto na secretaria da Fazenda é tratado por Renato Marques.

A meia boca. A prefeitura inaugurou o posto de saúde do bairro Figueira. Tudo discreto. E por quê? Falta à regularização perante o Corpo de Bombeiros, falta o asfaltamento em torno dela, exigência do Ministério da Saúde. E médico? Falta também.

Alguém se deu conta que a prefeitura de Gaspar está parada, de férias? Se muitos não notaram a ausência dela poderia ficar fechada. É muito rolo, dinheiro e emprego comissionado. Segunda começa tudo de novo. Acorda, Gaspar!

Mas qual é mesmo o nome que o prefeito Pedro Celso Zuchi e o PT de Gaspar querem colocar no Centro de Convivência da Terceira Idade?

Em Gaspar ninguém pode morrer no verão e ser velado na capela mortuária do Cemitério Municipal ali no Santa Terezinha. Quem vai ao velório simplesmente cozinha. O Cemitério envolto em casos escabrosos e que já gerou até CPI não foi capaz de instalar um ar condicionado.

Não tem jeito. Ilhota sai ano e entra ano sempre está no caderninho do Tribunal de Contas do Estado. Notificação de alerta nº 70089/2013 publicada neste dia 3 de janeiro diz que a meta do 5º bimestre não foi alcançada. Faltou arrecadação para os gastos.

Assunto fedido. O caso do lixo em Gaspar se enrola mais uma vez. Falta o Ministério Público se interessar de vez por este caro fedor

 

 

Edição 1552

Comentários

Juju do Gasparinho
13/01/2014 20:46
Prezado Herculano:

Como disse o tio Rei:" Quando se trata de Sampa, o Garboso, ruge.
Quando se trata do Maranhão, elle bale."

Li num comentário no blog Gente Decente, que a Ideli Salvatti em Brasília tem o apelido de Dona Redonda. Não pela extensa circunferência, mas por entornar garrafas de Skol ( já que a Skol desce redondo).
Herculano
13/01/2014 17:30
OS PESOS E AS MEDIDAS DO CTG

Pois é Dr. Aurélio Marcos. Lá o Ministério Público agiu no interesse social da comunidade. Defendeu o mais fraco. Protegeu os necessitados dos espertalhões de plantão. Não que estivesse errada a doação feita pelo governo do estado para o GTG de São Miguel do Oeste (este caso pelo menos não analisa esta possibilidade que há em outros assemelhados), mas a prioridade. Ela esta configurada de forma totalmente equivocada pelo agente público, pelo político que usa o dinheiro dos nossos pesados impostos, como dividendos indiretos na busca votos, na perpetuação do poder, entre os que alicia como cabo eleitoral ou seus simpatizantes.

Educação é prioridade sobre o divertimento. A Saúde pública é prioridade sobre o lazer de luxo de alguns poucos em entidade privada, que devia ter a sua subsistência garantida por seus sócios e promoções.
Aurelio Marcos de Souza
13/01/2014 17:14
Herculano se a moda pega.

Verbas estaduais para CTG em São Miguel do Oeste são suspensas

A Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e concedeu liminar suspendendo o repasse de R$ 79,9 mil em verbas públicas estaduais ao CTG Porteira Aberta, em São Miguel do Oeste. Segundo a ação civil pública ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca, o dinheiro não pode ser liberado enquanto não forem instalados equipamentos de climatização e maquinários no Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas (CEDUP), mantido pelo Estado.

Os moradores do município denunciaram a aquisição de diversos equipamentos destinados ao CEDUP, mas que estão sem uso há pelo menos três anos, porque não foram devidamente instalados pelo Estado. São 13 aparelhos condicionadores de ar e equipamentos de marcenaria, além de caldeira, centrífuga, lavadora, secadora e forno industrial.

O Promotor de Justiça Alexandre Estefani entendeu como injusto e ilegal o envio de verba pública a uma entidade privada, enquanto a unidade de ensino profissional estadual não recebe investimentos. O repasse financeiro do Estado ao CTG Porteira Aberta, mediante convênio, tem a finalidade de ampliar e adequar as instalações sanitárias da entidade.

Se não cumprir a determinação judicial, o Estado está sujeito a uma multa diária de R$ 1 mil. Caso o repasse já tenha ocorrido, o CTG deve depositar os valores já recebidos em conta judicial, sob pena de multa diária também no valor de R$ 1 mil. A liminar obriga o Estado a instalar os equipamentos no prazo máximo de 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 3 mil.

(Autos n. 0900002-41.2013.8.24.0067)

http://www.mpsc.mp.br/portal/WebForms/interna.aspx?secao_id=164&campo=111579

sidnei luis reinert
13/01/2014 16:13
Fernando Rousseff e Dilma Vana Collor de Melo

O confisco da poupança anunciada por Collor resultou no seu impeachment. E a Dilma que roubou mais de 500 mil brasileiros na surdina?
LUCIANO DA CUNHA
13/01/2014 12:53
AO ZÉ RUELA

TENHO PENA DE VOCÊ POIS DO QUE ADIANTA TER TANTO ESTUDO SE NÃO SABE APLICAR O QUE APRENDEU, UM SÁBIO DISSE:

SE VOCÊ NÃO ENSINAR O QUE VOCÊ APRENDEU VOCÊ É VAZIO OCO POR DENTRO,SOBERBO, PENSA QUE SABE, MAS PORQUE QUER SER O TOPO A QUALQUER CUSTO.

AGORA SÓ FALTA VOCÊ CONFIRMAR QUE SEU PROFESSOR FOI SEU FRANCISCO HOSTINS,MEU ELE FOI E APRENDI MUITO COM ELE E VC APRENDEU OU MATOU AULA. QUE NA SUA ADMINISTRAÇÃO INVESTIU NA EDUCAÇÃO EM GASPAR,SÃO OS ADVOGADOS,MÉDICOS,PADEIROS,ALGUNS LOGISTAS E ETÇ, E VEJA COMO ESTA OS NOVOS ALUNOS COM O ZUCHI NÃO INVESTINDO NA EDUCAÇÃO, QUER UM EXEMPLO BOM, O MENINO JOÃO PEDRO SANSÃO,OLHA QUANTOS COMENTÁRIOS CONTRA ELE TEVE,ELE É SOBERBO IGUAL A VOCÊ.
O BRASIL PRECISA DE PESSOAS QUE VÃO NOS SUBSTITUIR COM CARATER E INTEGRIDADE, E PRINCIPALMENTE PESSOAS CULTAS .

SÓ TENHO O SEGUNDO GRAU NÃO FIS FACULDADE, MAS UMA COISA EU APRENDI QUE VOCÊ DEVERIA TER APRENDIDO;

CARATER E HONESTIDADE.


Herculano
13/01/2014 07:54
MEDIDAS EXTREMAS, por Cláudio Humberto

Japoneses, noruegueses e islandeses estão apavorados depois da governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) explicar a barbárie no presídio de Pedrinhas "porque o Maranhão está mais rico".
Herculano
13/01/2014 07:05
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL VAI AJUIZAR AÇÃO DE IMPROPIDADE ADMINISTRATIVA CONTRA IDELI SALVATTI

Ministra usou helicóptero da Polícia Rodoviária Federal que faz atendimento de vítimas de acidentes para participar de eventos oficiais e se encontrar com lideranças políticas e empresariais, informa o Diário Catarinense, da RBS.

Três procuradores do Ministério Público Federal (MPF) que atuam em Joinville devem assinar e ajuizar até o fim do mês uma ação contra a ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, por improbidade administrativa. A decisão foi tomada após a conclusão do inquérito civil público iniciado no ano passado.

Os procuradores Davy Lincon Rocha, Rodrigo Joaquim Lima e Mário Sérgio Ghannagé Barbosa consideram que houve irregularidades graves no uso do único helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina por parte da ministra em voos desde 2012, mas principalmente durante o ano passado.

Ideli usou o helicóptero para viagens ao Sul do Estado, à região do Vale do Itajaí e ao Planalto Norte, para participar de solenidades oficiais e encontros com políticos e empresários.

A aeronave é conveniada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a prioridade é o salvamento de vítimas de acidentes nas BRs do Estado.

A PRF informou, durante os três meses de investigação do MPF, que os gastos foram de R$ 35 mil. Mas os procuradores vão recalcular esse valor.

- Os R$ 35 mil são apenas das seis horas de voo. O valor é mais alto. Vou recalcular levando em conta também as horas que ele ficou à disposição (da ministra) - disse Barbosa, por telefone, na tarde deste domingo.

A ação deve ser ajuizada até o fim do mês. Além do ressarcimento do valor gasto com o helicóptero, o MPF também quer que a ministra seja punida administrativamente e com multa em dinheiro.

O helicóptero Bell 407, prefixo PT-YZJ, foi usado pela ministra para a entrega de algumas obras do governo federal e para o deslocamento dela e de assessores para assinaturas de ordem de serviço.

Quando isso ocorreu, toda a estrutura de salvamento que fica no helicóptero, como maca e tubos de oxigênio, teve de ser retirada.

A modificação do aparelho para o transporte da ministra passava a caracterizar a aeronave apenas como de transporte civil, e não mais para atendimento de emergência.

Ao MPF, a PRF informou que houve 52 acidentes com 73 feridos e dois mortos nas estradas de Santa Catarina em pelo menos três dias em que Ideli utilizou a aeronave. Os dados fazem parte do Relatório Operacional Diário (ROD) da Polícia Rodoviária e agora fazem parte do inquérito do MPF.

A Comissão de Ética Pública, órgão vinculado à Presidência da República que funciona como uma espécie de corregedoria do governo federal, também deve ser posicionar sobre o episódio. No processo da comissão, Ideli pode ser inocentada, sofrer uma censura ou, na punição mais grave, ter a demissão sugerida. A ministra já foi convocada a prestar esclarecimentos em novembro.

Silêncio sobre o assunto

Assessores que trabalham diretamente com a ministra Ideli Salvatti não atenderam aos telefonemas da reportagem de "A Notícia" na tarde deste domingo. A assessoria de comunicação da Secretaria de Relações Institucionais afirma que a ministra vai se pronunciar sobre o assunto somente ao final da investigação.

Durante a investigação, a ministra disse que usou a aeronave sempre solicitando formalmente à PRF e que, nos dias em que ela vou, não ocorreram acidentes que justificassem a requisição da aeronave para a prestação de socorro.

Também disse à imprensa que o helicóptero da PRF não é o único que faz esse trabalho no Estado e que, por isso, não houve qualquer prejuízo ao atendimento de emergências nas estradas.
Herculano
13/01/2014 06:56
O SARNEY DE SANTA CATARINA

O jornalista Moacir Pereira, postou esta nota. Antes de viajar para os Estados Unidos, Raimundo Colombo conversou com Luiz Henrique e Eduardo Moreira sobre 2014. O senador voltou a defender o PT na chapa com PSD e PMDB na reeleição do governador; o vice quer o PMDB ocupando a vice e a vaga do senado; e o governador defendeu uma chapa com o PMDB e o PP. Voltarão a se reunir.

Volto. Notaram? Quem governa o governador Raimundo Colombo e o PSD em Santa Catarina? O blumenauense-joinvilense Luiz Henrique da Silveira e a parte do PMDB que ele comanda. Faz tempo. Luiz Henrique é uma espécie de José Sarney de Santa Catarina. E é por isto que Santa Catarina está se deteriorando política e economicamente. Não quer largar o osso. Faz qualquer união, para que ele, seu grupo, o seu partido esteja mandando no estado.

Luiz Henrique, ex-governador e hoje senador, mas já foi deputado e prefeito, inventou as tais secretarias de Desenvolvimento Regionais. Não há quem as elimine. É cabide de emprego para político sem mandato tanto que a de Blumenau tirou do mapa Gaspar e há mais de um ano não consegue anunciar onde ficará a penitenciária do Vale e o presídio de Blumenau, coisas que dizem tirar votos. Um sugadouro de dinheiro público. O grupo e o PMDB de Luiz Henrique é quem verdadeiramente governam o estado. Raimundo Colombo é apenas um governador de fachada. E tudo caminha para mais quatro anos assim.
Herculano
13/01/2014 06:45
A ESQUERDA BOCÓ JÁ ESTÁ DE OLHO NO "ROLEZINHO"... por Reinaldo Azevedo, de Veja

Esquerdistas bocós (existem os não-bocós?) já estão de olho no "rolezinho". Aqui e ali, noto a vocação ensaística de alguns dos meus coleguinhas na imprensa. Já há gente, assim, treinando o olhar para teorizar sobre mais essa erupção - e irrupção - da luta de classes. É fácil ser bobo. Fosse mais difícil, não haveria tantos bobalhões. Daqui a pouco o Gilberto Carvalho chama os teóricos dos "rolezinhos" para um bate-papo no Palácio do Planalto.

O "rolezinho", que até pode ter começado como uma brincadeirinha irresponsável nas redes sociais, está começando a virar, vejam vocês!, uma questão política - ao menos de política pública. A coisa pode ser tornar mais séria do que se supõe. Infelizmente, noto que muita gente, inclusive na imprensa, está tentando ver essas manifestações como se fossem uma espécie de justa revolta de jovens pobres contra templos de consumo da classe média.

Isso é uma tolice, um cretinismo. Os shoppings têm se caracterizado como os mais democráticos espaços do Brasil. São áreas privadas de uso público, muito mais seguras do que qualquer outra parte das cidades brasileiras. Os pais preferem que seus filhos fiquem passeando por lá a que façam qualquer outro programa, geralmente expostos a riscos maiores. É uma irresponsabilidade incentivar manifestações de centenas ou até de milhares de pessoas num espaço fechado. Ainda que parte da moçada queira apenas fazer uma brincadeira, é evidente que marginais acabam se aproveitando da situação para cometer crimes, intimidar lojistas e afastar os frequentadores.

Esse negócio de que se trata de uma espécie de revolta dos pobres contra os endinheirados é uma grossa bobagem. Boa parte dos shoppings de São Paulo, hoje em dia, serve também aos pobres, que ali encontram um espaço seguro de lazer. A Polícia precisa agir com inteligência para que se evite tanto quanto possível o uso da força. É necessário mobilizar os especialistas em Internet da área de Segurança Pública para tentar identificar a origem dessas convocações.

É preciso, em suma, chegar à raiz do problema. As redes sociais facilitam essas manifestações, como todos sabemos, mas é evidente que elas não são espontâneas. Há pessoas convocando esse tipo de ação, que pode, sim, como se viu no Shopping Metrô Itaquera, degenerar em violência.

No dia em que os shoppings não forem mais áreas seguras, haverá fuga de frequentadores, queda de vendas e desemprego. E é certo que estamos tratando também de um sério problema de segurança pública. Num espaço fechado, em que transitam milhares de pessoas, inclusive crianças, os que organizam rolezinhos estão pondo a segurança de terceiros em risco.

E que ninguém venha com a conversa de que se trata apenas do direito de manifestação num espaço público. Pra começo de conversa, trata-se, reitero, de um espaço privado aberto ao público, que é coisa muito distinta. De resto, justamente porque os shoppings têm essa dimensão pública, não podem ser privatizados por baderneiros que decidiram ameaçar a segurança alheia.

Encerro notando que o Brasil precisa ainda avançar muito na definição do que é público. Infelizmente, entre nós, muita gente considera que público é sinônimo de sem-dono. É justamente o contrário: o público só não tem um dono porque tem todos.
Herculano
13/01/2014 06:32
PSDB DIZ QUE VAI PROCESSAR A CAIXA POR ROUBAR DINHEIRO DOS POUPADORES E TORNA-LO COMO SE FOSSE SEU PRÓPRIO LUCRO. SERÁ? É PELA OMISSÃO DE PARTIDOS COMO O PSDB NA OPOSIÇÃO QUE O BRASIL ESTÁ MERGULHADO NUM MAR DE BANDIDOS NO PODER

Esta é a nota do presidente do PSDB, senador Aécio Neves, no Facebook, mineiro que virtualmente candidato do partido a presidência da República em outubro. Se não for propaganda eleitoral...

É estarrecedora a revelação, feita pela revista Isto É, de que a Caixa Econômica Federal confiscou mais de R$ 700 milhões das contas de poupança de cerca de meio milhão de pequenos correntistas para engordar seu lucro em 2012.

Se confirmada esta denúncia, de extrema gravidade, demonstrará, mais uma vez, a falta de limites do governo do PT em sua prática de manipulação contábil, que vem minando a credibilidade das contas públicas do país.

Nesta segunda-feira, o PSDB pedirá esclarecimentos formais à CEF e, diante das explicações apresentadas, avaliará as medidas legais cabíveis para garantir os direitos dos poupadores brasileiros, assegurar o fiel cumprimento da legislação em vigor e responsabilizar judicialmente os responsáveis por esta possível apropriação indevida e ilegal de recursos poupados por milhares de brasileiros.
Herculano
13/01/2014 06:17
GESTÃO TEMERÁRIA, editorial desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo

Para cumprir meta fiscal, governo federal adiou pagamentos de despesas que deveriam ter ocorrido em 2013, prática preocupante

A última tentativa do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de mostrar austeridade nas contas públicas só evidenciou que os problemas são maiores que o esperado.

No dia 3 de janeiro, Mantega antecipou a divulgação dos resultados de 2013 para tentar acalmar os "nervosinhos" com o (mau) estado das finanças do governo. Soube-se então que o superavit primário (o saldo entre receitas e despesas antes do pagamento dos juros da dívida pública) foi de R$ 75 bilhões, R$ 2 bilhões acima da meta.

O calmante ministerial durou poucos dias. Primeiro, porque já se sabia que 45% dessa poupança decorreu de receitas atípicas oriundas do leilão do campo de petróleo de Libra e do pagamento de débitos tributários de empresas.

Em segundo lugar, e principalmente, pelo que se descobriu depois: que outro percentual, ainda incerto, derivou de adiamentos para 2014 de despesas que deveriam ter sido pagas em 2013, os chamados restos a pagar.

Estes podem ser de dois tipos: processados e não processados. Os primeiros são gastos com serviços já efetuados e reconhecidos pelo governo, restando apenas o desembolso do dinheiro. No outro caso, ainda não se reconheceu a entrega dos serviços e o valor pode até vir a ser cancelado.

Reportagem do jornal "Valor Econômico", baseada em dados da ONG Contas Abertas, mostrou que os restos a pagar processados teriam chegado a R$ 51 bilhões no ano passado, frente a R$ 26,2 bilhões ao final de 2012. A Fazenda apresentou outro número, R$ 33,5 bilhões, o que ainda representaria uma alta de 27% no ano.

O montante preciso só será conhecido com o fechamento das contas. Mas ao que parece houve manobras para superar a meta, como o adiamento de repasses a Estados e municípios no fim do ano.

Mais preocupantes que o resultado pontual são as tendências. Nos últimos tempos, os restos a pagar vêm crescendo de forma acelerada, atingindo em conjunto R$ 235,5 bilhões ao fim de 2013 (segundo a Contas Abertas) ou R$ 218,3 bilhões (conforme a Fazenda).

Diferenças à parte, tais cifras são tudo menos "restos". Representam verdadeiro orçamento paralelo, que o governo executa conforme conveniência, e evidenciam a perda de transparência das contas.

Especialistas alertam que bom pedaço do custo dos financiamentos subsidiados do BNDES e do Minha Casa Minha Vida ainda não apareceu, o que pode explicar parte do aumento dos restos a pagar.

Assim surgem os esqueletos no armário, que um dia sairão para assombrar os gestores encarregados de arrumar a bagunça.

O governo mina cada vez mais a credibilidade da política econômica. Não parece perceber que já não engana ninguém. A consequência dessa gestão temerária das contas públicas está à vista de todos - inflação e juros em alta
Roberto Sombrio
12/01/2014 22:56
Oi, Herculano.

É pra acabar. Ainda contestam aqui querendo ter razão sobre a porcaria de viaduto que construiram na cidade. Não tem qualquer placa indicativa do que o motorista vai enfrentar nos próximos metros e o turista talves distraído com a assombrosa porcaria do muro do SAMAE, ainda que em baixa velocidade se depara com um mergulho estilo Petrobrás e quem vem de Blumenau e nunca passou por aqui ou é lançado ao espaço e nunca mais volta ou se depara com uma curva sobre o viaduto e dá um 360º ficando biruta e sem assistência por falta de hospital.

Já alertei sobre a falta de sinalização na rua São José e todoa acham normal. Então tá! pelo jeito aqui na cidade dos engraxates vale tudo.


Herculano
12/01/2014 20:55
A CELESC PRECISA SER PRIVATIZADA. É UM ANTRO DE INCOMPETÊNCIA, DESREPEITO E DESASSISTÊNCIA MOVIDA POR APADRINHAMENTOS POLÍTICOS.

Ligar para a Celesc. Esquece. Criaram, com custos, um canal via SMS para facilitar. Deboche. Esquece. Cortar a luz, mesmo paga, é comum. Falta de controle.

O que está no facebook do gasparense Milton Gamborgi, morador da Lagoa, produtor de leite, impedido de ordenhar e sujeito a perder a produção de leite da sua propriedade?

SOS Celesc. Estamos desde a noite passada sem energia elétrica, a Celesc está incomunicável não atende pelo 0800480196 nem pelo SMS. Nós estamos na área rural e produzimos leite. Nossa Unidade Consumidora é 18701243 cidade de Gaspar.

Este é o retrato. Quem é o gerente indicado pelo deputado Jean Jackson Kuhlmann, PSD? Cláudio Varela. Vergonha.
Gaivota da Arrozeira
12/01/2014 17:33
Herculao:

Mas como pode alguém sentir frio na barriga ao passar no viaduto do piscinao se estiver dentro velocidade indicada!!??

Se sentiram um friozinho na barriga ao passar no dito cujo, com certeza houve infracao de transito confessa.
Roberto Sombrio
12/01/2014 16:48
Oi, Herculano.

A triste verdade deste país conduzido pelos mentirosos é a vergonha, o fracasso e o atraso na educação.

Mais de 2.700.000 estudantes que fizeram o NENEM, porque para ser ENEM falta muito, se increveram no SISU.
A quantidade de vagas oferecidas mal passa de 171.000. Não chega a 10%. E o resto? Bem, o resto vai ficar chupando o dedo e esperando para conseguir vaga no próximo ano ou vai ser funcionário público ou político com a condição de aprender o ofício mais nobre do Brasil. Ladrão.
Esse é o futuro garganteado pelo PT que está a dez anos no poder e só afundou o país.

Depois vem aqui esse tal de Zé Ruela mandar os outros estudarem. Onde? Na casa dêle? Seguindo as idéias dêle?
O pior de tudo é o cara querer ter razão dizendo que estudou e segue as idéias dos seus dois gurus. Lula, o maior mentiroso da américa latrina e ladrão de crucifixo e Dilma, a guerrilheira, sequestradora, assaltante e assassina que manipulando as urnas eletrônicas, o PT colocou na presidência.

Grande exemplo. Magnífico futuro. Fico com pena dos nossos netos que vão ter que voltar a idade da pedra lascada. Se é que vai sobrar alguma pedra com tantos ladrões.
Gumercindo
12/01/2014 16:24
Herculano

E os outros acidentes que acontecem todos dias quem são os culpados, onde não tem viadutos nem pontes a culpa é do prefeito, do Papa, do bispo Edir Macedo ou do motorista imprudente?
Herculano
12/01/2014 15:27
A TRANSPARÊNCIA QUE O GOVERNO EXIGE DO CIDADÃO (E ESTÁ CERTO) E O PT DOS ADVERSÁRIOS (E ESTÁ CERTO), NEGA A SI MESMO E NAQUILO QUE É ELEMENTAR. É UMA FÁBRICA DE ABUSOS E INCOERÊNCIAS. VERGONHOSO EXEMPLO.

Governo esconde gasto com viagens de Dilma. Negativa contrasta com discurso oficial, que defende transparência em gastos públicos, faz como manchete a edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo em texto escrito por Tai Nalon, da sucursal de Brasília em colaboração com Aguirre Talento

Mesmo após as revelações de uso irregular de aviões da FAB por ministros e congressistas, o Palácio do Planalto se recusa a divulgar gastos com viagens da presidente Dilma Rousseff pelo país.

Os custos e a organização dessa rotina de viagens são geridos pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

Em 19 de novembro passado, a Folha solicitou à pasta, em requerimento via Lei de Acesso à Informação, os gastos com combustível, diárias de servidores e aluguel de carros e helicópteros desde o início do mandato da petista.

Poucas informações são públicas, como o gasto com diárias, mas estão disponíveis de forma desorganizada. Não é possível saber o total de assessores envolvidos em uma viagem ou qual viagem fizeram, nem a circunstância em que a verba foi usada.

O GSI encaminhou o pedido para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, mas a solicitação voltou.

À época, o GSI apontou que o pedido era "genérico" - razão prevista em decreto para negar acesso - e que "diárias pagas a servidores constam no Portal da Transparência".

A Folha fez nova requisição, mas teve o pedido negado outra vez. Solicitou, então, o detalhamento de viagens feitas em 2013. Obteve a seguinte resposta: "o GSI já se manifestou sobre este assunto por intermédio das respostas emitidas pelo SIC [Serviço de Informação ao Cidadão]".

A negativa contrasta com o discurso de Dilma, que se diz empenhada na transparência de gastos públicos - a Lei de Acesso à Informação foi sancionada por ela em 2011.

Também coincide com o momento em que a presidente intensifica seu périplo pelo Brasil, com vistas às eleições.

Em 2013, Dilma bateu recorde de viagens pelo Brasil - 71 dias (54,3% a mais que os 46 dias de 2012). Se as viagens de 2013 fossem feitas em voos comerciais, Dilma gastaria ao menos R$ 29 mil, segundo cálculos da Folha considerando compras com antecedência de três meses.
Herculano
12/01/2014 14:54
COISA NOSSA. FRUTO DA ESPERTEZA QUE DESMORALIZA ATÉ A CAUSA SÉRIA. NO CALOR DO VERÃO, PROTESTOS MIGRAM PARA O AR CONDICIONADO DOS SHOPPINGS

Travestis pediram acesso a banheiros femininos no Center 3, enquanto jovens tentaram entrar no shopping JK Iguatemi e foram expulsos pela PM do shopping Metro Itaquera informa o jornal O Estado de S. Paulo.

Os protestos parecem ter migrado das ruas quentes deste verão de 2014 para o ar condicionado dos shoppings.

Neste fim de semana, frequentadores de pelo menos três importantes centros de compras de São Paulo foram surpreendidos por manifestantes que marcaram encontro pelas redes sociais.

Além de duas convocações para os chamados 'rolezinhos', nos shoppings JK Iguatemi e o Metrô Itaquera, um grupo entrou no shopping Center 3, na Avenida Paulista, para protestar pelo direito dos transexuais frequentarem os banheiros femininos.

Entre os cartazes, havia frases como "Não se nasce mulher, torna-se. Simone Bevoir" e "Minha identidade é feminina, liberem o banheiro feminino".

Os protestos de jovens para encontros nos shoppings não são apenas sintoma da falta de opções de cultura e lazer ou vontade de fazer bagunça. Nas redes sociais, muitos participantes defendem 'acesso democrático' aos shoppings e dizem que 'rolezinho' de rico é 'fhash mob', nome dado a aglomerações instantâneas combinadas para surpreender as pessoas em locais públicos.

Tumulto. No protesto no shopping Metrô Itaquera, a Policia Militar usou balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar cerca de três mil jovens que marcaram encontro pela internet para o final da tarde de sábado.

O Shopping JK Iguatemi preveniu-se com uma liminar judicial que autorizava multas de até R$ 10 mil para quem participar dos encontros convocados pelas redes sociais como o Facebook e Twitter. Outros shoppings da capital e interior também estão pedindo medidas liminares semelhantes. Pelo menos outros quatro já conseguiram: Campo Limpo e Metrô Itaquera, em São Paulo, e iguatemi e Dom Pedro, em Campinas.
tristeza
12/01/2014 14:36
quando fala se de uma obra mal planejada,os defensores se manifestam, e agora , começaram os acidentes e as mortes quem eh o responsavel.







Herculano
12/01/2014 12:48
UMA NOTÍCIA ESTÁ CHEGANDO LÁ DO MARANHÃO, por Zeca Baleiro, compositor maranhense, até então, tido como progressista, esquerdista, petista.

Leio com assombro as notícias que chegam do Maranhão. Imagens e relatos dolorosos e repugnantes despejados em tempo real em sites, jornais e telejornais, escancarando a nossa vergonha e impotência diante de barbaridades que já extrapolam nossas fronteiras e repercutem mundo afora.

Como todos, estou pasmo. Mas nem tanto. Nasci no Maranhão e sei que a barbárie (a todos agora revelada de um modo talvez sem precedentes) já impera há anos na prática de seus governantes vitalícios, que agem como os velhos donos das capitanias hereditárias do passado.

Se o crime organizado neste momento dá as cartas e oprime o povo com ameaças e ações dignas dos mais perigosos terroristas, é porque há uma natural permissão -a impunidade crônica dos oligarcas senhores feudais, que comandam (?) o Estado com mãos de ferro há 47 anos (a minha idade exatamente) e que, ao longo desse tempo, vem cometendo atrocidades sem castigo, com igual maldade, típica dos grandes tiranos e ditadores.

Esses donos do poder maranhense (e nunca dantes a palavra "dono" foi empregada com tanta adequação como aqui e agora) são exemplo e espelho para que criminosos ajam sem nenhum medo da punição.

Pois a miséria extrema que assola o Estado há décadas, o analfabetismo estimulado pela sanha dos coiotes ávidos de votos, a cultura antiga de currais eleitorais, a corrupção mais descarada do mundo e o atentado ao patrimônio histórico de sua bela e triste capital são crimes tão hediondos quanto os cometidos no complexo penitenciário de Pedrinhas.

A diferença crucial é que, enquanto os bandidos que agora aterrorizam (e matam) a população aos olhos assustados da nação estão em presídios infectos e superlotados, os criminosos de colarinho branco (e terninho bege) habitam palácios.

No meio do caos, soa tão patética quanto simbólica a notícia veiculada dias atrás neste jornal sobre abertura de licitação para o abastecimento das residências oficiais da governadora.

A lista de compras é de um rigor e de uma opulência espantosos. Parece coisa da monarquia francesa nos dias que antecederam sua queda.

No presídio de Pedrinhas, cabeças são cortadas. Resta saber se, para além dos muros da prisão, alguém um dia irá para a guilhotina.
Herculano
12/01/2014 12:44
MANCHETE DE QUEM DIZ FAÇAO QUE EU DIGO MAS NÃO FAZ O QUE EU FAÇO

O 247, canal de comunicação do PT sustentado por patrocínio de empresas e bancos estatais - inclusive a Caixa aquela que tirou dos poupadores e inflou criminosamente o seu lucro em 2012 - deu esta manchete: Acusado de propina diz que fica no governo Alckmin.

1. Acusado de propina não pode ficar nenhum governo. Isto é certo. E deve ser assim mesmo. No caso relatado pelo 247 se trata do PSDB de São Paulo.

2. Mas, se o acusado for do PT, ele não só não deve sair do governo, do partido, do poder como deve ser glorificado por tal ação. Culpado é que foi atrás, investigou e provou, incluindo as polícias, as testemunhas, o ministério público, a justiça e a mídia, esta uma golpista. É só ver o que acontece com os mensaleiros, por quem foi pego em flagrante com dólares nas cuecas...


Herculano
12/01/2014 12:36
O BRASIL NAS MÃOS DE BANDIDOS, OS POLÍTICOS.

Primeiro devemos lembrar que o Maranhão é governador por Sarneys ou seus prepostos. Sarneys que foram da ditadura militar (Arena, o maior partido do ocidente...), mas num golpe oportunista passaram para o outro lado com a morte de Tancredo Neves, são PMDB.

Oportunismo é a marca dessa gente que rouba o futuro de nós, pois administram, enganam, ameaçam, calam os desinformados, ignorantes e pedintes. O PT para ser o poder que manda, usufrui, corrompe e cala, se uniu aos Sarneys, que até tem um pé no PV. É isto mesmo.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, ex-PFL, que o PT, armou para mostrar e fotografar um dia que ela tinha milhões ilícitos, acha que o Brasil está de mal e marcação com ela. Pensa que todos nós, como a maioria dos seus eleitores e dos que os cercam porque usufruem como ninguém da esbórnia sustentada pelos pesados impostos federais. Olhe só o artigo, que ela, 60 anos, socióloga pela Unb, assinou para nos dizer que somos todos burros, analfabetos, traidores ou então, sacanas.

O PT está calado. É avalista do desastre, das mortes, dos bandidos, do desgoverno e deste texto assinado pela governadora.

O MARANHÃO DE VERDADE

O Maranhão nunca teve tradição de violência. A conexão entre gangues espalhou pelo país o padrão de violência que vemos hoje

Os brasileiros conhecem a realidade do sistema carcerário nacional. Rebeliões e violência ocorrem, infelizmente, em vários presídios de diversos Estados.

São muitas as causas dos problemas do sistema prisional, alguns dos quais acabam por agredir de forma dramática a paz e a tranquilidade da família brasileira. Os Estados, sem exceção, sofrem com um modelo centralizador e burocrático.

Além disso, a vinculação de recursos orçamentários restringe a distribuição equilibrada da receita corrente líquida para atender as demandas setoriais. Em média, no país, o gasto com pessoal está em torno de 45% do orçamento; a educação fica com 25%; saúde, com 12%; o pagamento da dívida, com 13%.

Somados, esses percentuais alcançam 95% da receita estadual. Sobram apenas 5% para outras obrigações, como custeio da máquina, segurança pública, infraestrutura, programas sociais, agricultura etc.

Para piorar, temos o problema das drogas, que é a principal causa da violência: para financiar o tráfico e o consumo, mata-se e rouba-se.

O Maranhão nunca teve tradição de violência. Quando deixei o governo em 2002, éramos o Estado menos violento do país. A expansão do crime organizado pelo território nacional, apoiado na exploração do tráfico de drogas, criou conexões entre gangues e grupos criminosos, espalhando pelo país o padrão de violência que vemos hoje.

Os indicadores do Maranhão avançam. Hoje, somos o 16º PIB brasileiro; em 2011, último dado do IBGE, o PIB real cresceu 10,3%, enquanto o PIB do Brasil ficou em 2,7%; fomos o primeiro no Nordeste e o quinto no país; a renda per capta alcançou R$ 7.852,71. Investimentos públicos e privados estão mudando a economia maranhense.

Na educação, a média das escolas foi elevada de 478,75, em 2011, para 481,37 em 2012, segundo dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o resultado, o Maranhão subiu três posições no ranking do Enem.

Estamos executando um dos maiores programas de saúde no Brasil, com a construção de dez unidades de pronto atendimento e 72 hospitais. Novas adutoras, redes de distribuição e estações de tratamento estão sendo implantadas para aumentar a cobertura da população em saneamento básico.

Na segurança pública, com recursos próprios, são R$ 131 milhões para construção de sete novos presídios, recuperação e reaparelhamento do sistema carcerário, compra de armamento, veículos, detectores de metal, esteiras de raio-x e estações de rádio. Até o dia 15 de fevereiro, 2.401 novos policiais aumentarão o nosso contingente. Até agora, 418 vagas foram criadas nos presídios maranhenses. Esse número será duplicado nos próximos seis meses.

Não aceito e não compactuo com a violência. O respeito aos direitos humanos e à integridade física dos cidadãos está acima de tudo. Nenhum órgão de defesa do cidadão apresentou denúncia de ameaça a familiares de presos.

O que se passou em Pedrinhas é ato de selvageria e barbárie. Determinei rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar aos responsáveis. A morte da menina Ana Clara, de seis anos, ficará em nossas lembranças para sempre.

Somente com a união do Executivo, Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público será possível vencer essa dura batalha. Na última quinta-feira, recebi o ministro da Justiça e representantes dos três Poderes.

Já iniciamos um grande plano de ação com 11 itens que contemplam medidas como mutirão das defensorias, transferência de presos e núcleos de atendimento, além de capacitação do policial. São medidas que solucionarão o problema carcerário do Estado.

Somos um Estado de povo trabalhador, que tem orgulho de sua terra e de sua tradição. Com o nosso esforço e a ajuda de todos, vamos vencer essas dificuldades.
Herculano
12/01/2014 11:54
ACHARAM O CARRO QUE CAIU DA PONTE

Mas não é este o caso que gostaria de abordar. Quem passa por ali, sabia que isto mais cedo ou mais tarde, aconteceria. Eu já escrevi aqui. E demorou muito para acontecer.

Aquele viaduto é um improviso só. É o retrato da administração, planejamento e engenharia da prefeitura e da equipe liderada pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT.

É uma rampa de lançamento de veículos. E foi isto que aconteceu. dois carros em velocidades desiguais, mergulham na descida brusca (e bota brusca nisto) do tal viaduto e que em dias de chuvas fortes vira um piscinão. O negócio é tão repentino, que até dá um vácuo no estômago quando se passa por ali. Parece uma montanha russa.

Quando o detrás percebeu que estava mais rápido - e necessariamente não precisava estar em alta velocidade, fato que deverá ser comprovado mais tarde por perícia -já estava na traseira do da frente. Bateu e empurrou-o para adiante. O motorista que sofreu o impacto, perdeu o controle e com o susto, o seu carro sem governo quebrou a frágil mureta e mergulhou no ribeirão, cheio devido as chuvas fortes da noite para o lado do Gaspar Alto e Garuva, cujas águas vêm dar no ribeirão Gaspar Grande antes dele chegar ao Rio Itajaí Açú.
Herculano
12/01/2014 11:40
DIGNIDADE

Os leitores e leitoras que escrevem neste espaço com seus nomes próprios valem infinitamente muito mais do que aqueles que se escondem, ainda mais quando escrevem para desonrar, intimidar, desqualificar, humilhar e calar a voz que por princípio, educação e ética não conseguem respeitar.

Este é o caso claro do que se define como petista, procurador da atual administração de Gaspar, doente e que se esconde com um pseudônimo bem apropriado e que ele próprio escolhe: Zé Ruela. Ele não admite o contraditório e nem respeita o que ele define de limitação de outrem que propaga outra ideia. Os zé ruelas precisam da ignorância e da fragilidade para sobreviverem e imporem seus argumentou e até mal feitos contra a cidade e a sociedade. Acorda, Gaspar!
Herculano
12/01/2014 11:30
MARCAÇÃO VOTO A VOTO, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

"Quem ganhar em dois dos três maiores colégios eleitorais será presidente do Brasil", afirma e reafirma o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aos correligionários do PSDB, que adotam o prognóstico como mantra e concentram esforços na montagem de alianças eficientes em São Paulo, Minas e Rio.

Sem descuidar do Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste porque o trajeto é acidentado e a chance de vitória uma hipótese ainda remota. O critério principal dos tucanos nessa altura dos acontecimentos é regional. O instrumento, o mapa do Brasil usado como manual de instruções para a montagem do plano eleitoral.

Está decidido no PSDB que o caminho já não é o da aliança partidária. O tempo de televisão não tem sido considerado o mais importante. Até porque nesse quesito não dá para competir com o governo. Tanto que a tendência é a escolha de um vice do PSDB. Se for mulher, o nome é o da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie, filiada desde outubro ao partido.

A ideia é agregar regiões, sair com ao menos três milhões de votos à frente em Minas, território do candidato, ganhar em São Paulo e rezar para que o vexame não seja muito grande no Rio de Janeiro, onde o PSDB inexiste.

Os tucanos estão relativamente tranquilos quanto ao desempenho nos Estados do Sul e do Centro-Oeste, tomando por base o resultado de eleições anteriores.

No Nordeste, contam com a redução de danos em relação à supremacia do PT, aliando-se com o PMDB na Bahia e no Ceará, com o adversário da família Sarney no Maranhão, abrindo mão de candidato em Pernambuco para deixar o campo livre para Eduardo Campos sugar votos da presidente Dilma Rousseff.

O "discurso" virá num segundo momento, quando a candidatura estiver oficializada na prática. Aécio Neves vai sustentar a campanha inicialmente em dois pilares: a desconstrução da imagem de gestora eficiente de Dilma, mostrando a fragilidade de resultados nas ações de governo, e a exposição do "time" - composto por autores e gestores do Plano Real - com o objetivo de recuperar o patrimônio da estabilidade e mandar mensagem de confiança ao mercado e ao setor produtivo.

Nas últimas semanas o candidato a ser confirmado em março incorporou ao seu repertório a frase "vou ganhar a eleição", acompanhada de um sorriso confiante.

Mas é evidente que a assertiva segura faz parte de seu show. É preciso aspergir otimismo, pois o cenário real é de uma batalha dura, cheia de obstáculos e expectativas adversas. Sem a vantagem inicial de 2010, quando largou no patamar de 40% das intenções de votos para José Serra, o tucanato tem se embrenhado País adentro conquistando parceiros, colhendo promessas de apoios, construindo pontes projetadas com precisão, sob a estreita vigilância da direção nacional.

As realidades locais serão observadas. Não para que cada seção do partido se movimente como bem entender, ao contrário: pois a ordem unida é a absoluta obediência das alianças às conveniências da candidatura presidencial.
Zé Ruela
12/01/2014 11:23
luciano da cunha

Além de burro é otário, agora deu para pedir para outros escreverem seus textos. Dá muito bem para perceber quem escreveu, né Herculano!
Herculano
12/01/2014 11:17
AS SOBRAS DOS CONCURSOS E QUE ATRASAM AINDA MAIS O BRASIL E COMPROMETE O FUTURO, A EFICÁCIA E A COMPETITIVIDADE EXATAMENTE OS QUE PAGAM PESADOS IMPOSTOS PARA SUSTENTAR A INEFICAZ, ESTÁVEL E DESCOMPROMETIDA MÁQUINA PÚBLICA BRASILEIRA

Falta de mão de obra especializada se agrava e atinge 91% das empresas. Companhias pesquisadas pela Fundação Dom Cabral apontaram os principais problemas enfrentados na hora de contratar profissionais para cargos específicos: há deficiência na formação básica, falta de visão global e de inglês fluente informa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
Herculano
12/01/2014 10:45
EREMILDO, O IDIOTA, FOI AO MARANHÃO, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

Eremildo é um idiota e soube pela repórter Andréia Sadi que a governadora Roseana Sarney, donatária do Maranhão, queria abrir uma licitação para adquirir mais de uma tonelada de camarões, 750 quilos de patinhas de caranguejo e um estoque de lagosta fresca. A feira custaria cerca de R$ 1 milhão e abasteceria a despensa da doutora tanto no palácio como em sua casa de praia.

Depois o cretino soube que o governo de Roseana Sarney divulgou uma nota repudiando a divulgação de um vídeo "com apelo sensacionalista". Eremildo convenceu-se que alguém havia filmado as lagostas e patinhas de caranguejo da governadora. Achou que o repúdio era mais do que justo.

Só depois ele soube que o vídeo mostrava presos decapitados numa prisão maranhense. O governo da senhora disse que ocorreu uma "ação criminosa (...) que fere todos os preceitos dos direitos humanos". O idiota ficou com uma dúvida: se o vídeo não tivesse sido divulgado, os direitos humanos dos presos degolados teriam sido preservados?

Eremildo fez umas contas de economia doméstica com a despensa da doutora Roseana. Ela pretendia gastar R$ 1 milhão para abastecer seu palácio e a casa de verão durante um ano. Isso dá uma conta de US$ 418 mil. (Isso para não se falar no caviar para visitantes ilustres.) Como disse a doutora, o Maranhão tem problemas porque "está mais rico", e rico sem caviar é um miserável.

O bilionário Michael Bloomberg foi prefeito de Nova York durante 12 anos e a conta dos almoços e cafés da manhã de seu gabinete ficou em US$ 890 mil, ou US$ 74 mil por ano.

Uma diferença: Bloomberg, que já era bilionário quando entrou para a política, pagou a fatura com dinheiro do próprio bolso.
Herculano
12/01/2014 10:23
ANIVERSÁRIO

O portal do Cruzeiro do Vale está atualizado. Quem está cobrindo as buscas do carro que desapareceu no Ribeirão Gaspar Grande e cuja nota dei abaixo? O editor e proprietário do jornal de maior circulação, o mais acreditado, o mais antigo e portal mais acessado de Gaspar, Gilberto Schmitt.

Pois é. Pelos leitores e a profissão ele deixou de comemorar o seu aniversário de 53 anos com o descanso e em família, exatamente hoje. Mais, religioso como todos testemunham, deixou de ir a missa do domingo, do aniversário. Bom esta é outra história. Ficam os exemplos


Herculano
12/01/2014 10:11
ACIDENTE NO CENTRO

Por volta das três horas deste domingo, um veículo Fiat Palio na cor verde de Pitanga PR, placa AGS 6573 que transitava sentido Blumenau a Gaspar pela Rua Dr. Nereu Ramos, na ponte Colombo Sales (aquela sobre o ribeirão Gaspar Grande, ao lado do Trilhos), segundo informação de populares, colidiu com um Celta, cor branca e foi dar ao ribeirão, Os bombeiros fizeram buscas pelo local e nada encontraram devido a força da corredeira e retornando as busca ao amanhecer
Herculano
12/01/2014 10:09
EXCELÊNCIAS

Aos que sempre me culpam pelos males da nossa terrinha e que falo ou escrevo além da conta, com a única intenção de atingir os que certos, reproduzo um texto de Jaison Tupy Barreto. A não sabem quem é ele? Refresco. É um médico ofaltmologista lagunense, de 80 anos, formado no Rio de Janeiro e que atuou em Blumenau, fundador do MDB, ex deputado e senador da República, um dos senhores das Diretas Já, hoje dizem estar ele no PDT, mas aposentado em Balneário Camboriú, porém lúcido, corajoso e afiado.

Grosseria Natural, compreensível, que ouvidos mais sensíveis não se sintam confortáveis em ouvir expressões um tanto duras em relação ao comportamento da class...e política. Mas é fundamental que seja assim, é importante que seja assim, é necessário que seja assim.

No Brasil, muitos marginais estão se tratando de Excelência pra lá e Excelência pra cá ficando difícil para a população saber diferenciá-los dos homens de bem. Daí entenderem muitos, a obrigação de falar grosso, de falar duro, de maneira grosseira, desagradável até para quem assim se expressa, mas faz parte do processo político.

Importante lembrar que o mundo sempre foi assim. Dizem Escrituras apócrifas, que quando Cristo expulsou os vendilhões do Templo, usou expressões pouco agradáveis de ouvir, como: Fora malandros! Fora ladrões! Fora bando de vagabundos! Fora vendedores de ilusões! Fora vigaristas! Fora traficantes da mentira! etc, embora a sua pregação de paz, amor e tolerância que trouxe ao mundo.

Outros exemplos se acumulam na historia a justificar as expressões de quem enfrenta esta gente, que outra linguagem não conhecem, não valorizam, não respeitam. O que causa perplexidade aqui no Brasil é a leniência com que lideranças partidárias, aceitam comportamentos lamentáveis, vergonhosos que comprometem a respeitabilidade dos partidos. Caberia até mesmo por parte dos filiados e militantes denunciarem tal complacência, que a todos agride e apequena.

O saudoso Evandro Magalhães, em artigo publicado no "LUTAS DA MAIORIA" em 1984, sob o titulo "TEORIA", lembrava aos "leninistas" que: "Quando um homem de partido chega à convicção de que determinada doutrina é particularmente falsa e nociva, tem a obrigação de atacá-la". No caso em tela mais do que doutrinas são profundas razões éticas e morais que justificam a necessidade da luta pela regeneração das práticas e costumes na vida partidária. Da esquerda à direita o Brasil precisa recompor o seu quadro politico. Saudações Democráticas Jaison Barreto
Herculano
12/01/2014 07:40
ISTO NÃO É BOM EM ANO DE ELEIÇÕES PARA QUEM ESTÁ NO PODER. TAXA DE OTIMISMO DO BRASILEIRO CAI PELA PRIMEIRA VEZ DESDE 2009, REVELA IBOPE

O texto é de José Roberto de Toledo para o jornal O Estado de S. Paulo. No Brasil, os que acham que o ano de 2014 será melhor que 2013 são 57%, índice 15 pontos porcentuais menor em relação à pesquisa anterior; diminuição reflete pessimismo com a economia; levantamento foi feito em 65 países e média mundial é de 48%.

No ano que a presidente Dilma Rousseff tentará se reeleger, o otimismo do brasileiro está 17 pontos menor do que quando a petista assumiu a Presidência da República. Segundo pesquisa do Ibope, 57% esperam que 2014 seja melhor do que 2013. Apesar de elevada, a taxa caiu pela primeira vez em anos. Na pesquisa anterior, os otimistas eram 72% - mesmo patamar de 2011 (74%), 2010 (73%) e 2009 (74%), pela margem de erro.

O pessimismo praticamente dobrou nos últimos 12 meses. Agora, 14% acham que 2014 será pior do que 2013. Um ano antes, só 8% achavam que 2013 seria pior do que 2012. Os restantes 24% apostam que este ano será igual ao anterior (eram 17%).

Há diferenças regionais importantes no otimismo dos brasileiros. Ele é muito maior no Norte/Centro-Oeste (69%) e Nordeste (67%) do que no Sudeste (47%). Destaca-se nas capitais (61%) e murcha nas cidades das periferias das metrópoles (52%). É a marca dos jovens com menos de 25 anos (64%) e dos mais ricos (72%).

Levantamento. A pesquisa do Ibope faz parte de um levantamento global de opinião pública realizado em 65 países pela rede WIN, que reúne alguns dos maiores institutos de pesquisa do mundo.

Apesar da diminuição das expectativas de melhora, o Brasil ainda aparece em 7.º lugar no ranking das nações mais otimistas. À frente do Brasil aparecem outros dois Brics: Índia, com 67% apostando num 2014 melhor do que 2013, e China, com 59% de otimistas. Os demais emergentes dos Brics, África do Sul (com 50%) e Rússia (26%), ficam bem atrás em suas taxas.
Herculano
12/01/2014 07:36
TROFÉU MACABRO, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Segundo a governadora Roseana Sarney e seus aliados, o problema do Maranhão é que está "mais rico", tem o 16º PIB do país e cresceu 10,3%, a maior taxa do Nordeste. O Maranhão, porém, disputa com Alagoas o troféu de pior em tudo. Vejamos.

Feudo dos Sarney, o "rico" Maranhão tem a pior renda per capita (R$ 360) da Federação. Depois vêm Piauí e a onipresente Alagoas.

O efeito óbvio é no IDH estadual, que mede o desenvolvimento humano e o bem estar das pessoas. Aí, Alagoas "vence" e fica em último. Maranhão, em penúltimo.

Em número de miseráveis, Maranhão e Alagoas se alternam no primeiro e no segundo lugar. Pelo PNUD, a taxa de pobreza extrema no Maranhão é de 22,5%.

Saneamento e educação: 96% das casas do Maranhão não têm saneamento decente e quase um quinto dos maranhenses acima de 15 anos não sabem ler nem escrever.

E o desastre nos testes de aprendizado? Pelo Pisa, programa internacional de avaliação de estudantes, o Maranhão ficou em penúltimo em leitura, matemática e ciências, as três áreas consideradas, e só não tirou o troféu de pior do país porque foi "vencido" por Alagoas.

Não custa lembrar que educação e desempenho escolar apontam para o futuro. Ou seja: ruim está, melhor nenhum dos dois vai ficar.

Há uma diferença, entretanto, entre os lanterninhas brasileiros. Alagoas, hoje governado pelo ex-senador e ex-presidente nacional do PSDB Teotonio Vilela, é vítima de oligarquias que fatiaram aquele lindo Estado e que vêm-se alternando no poder desde sempre. Já o Maranhão é propriedade de uma única família há meio século.

Sarney carimbou seu nome em escolas, hospitais, vilas e avenidas, mas isso é só ilustração. O pior foi eleger testas de ferro para o governo: seu médico particular, seu carregador de malas... Todos comem lagosta e caviar. O Estado virou isso.
Herculano
12/01/2014 07:27
O PAÍS DO MALANDRO QUE NOS SUGA. ONTEM O JORNAL NACIONAL MOSTROU QUE O GOVERNO FEDERAL VAI CRIAR QUASE 50 MIL VAGAS ESTE ANO E GASTAR MAIS DE R$2,5 BILHÕES DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS PARA PAGAR OS NOVOS CONTRATADOS, DINHEIRO QUE ESTÁ FALTANDO PARA CRECHES, POSTOS DE SAÚDE E HOSPITAIS COM MÉDICOS, MELHORIA DA TABELA DO SUS, PRESÍDIOS, PONTES, RODOVIAS, FERROVIAS, PORTOS...

A DISPUTA É GRANDE POR ESTAS VAGAS. GASTA-SE MUITO PARA OBTER ESTE LUGAR. NÃO PELO EMPREGO. MAS PELA ESTABILIDADE, UM EMPREGO SEM AVALIAÇÃO E COMPROMISSO COM A SOCIEDADE, ONDE ATÉ NÃO SE PRECISA TRABALHAR DE VERDADE, ENTRETANTO SE POSSUI CORPORATIVAMENTE DEPOIS DE EFETIVO BENESSES INFINDÁVEIS QUE EM NENHUM OUTRO EMPREGO SE TEM. DISPUTAR UMA VAGA NA INICIATIVA PRIVADA OU EMPREENDER UM NEGÓCIO, NEM PENSAR. INICIALMENTE QUALIFICAÇÃO, DEPOIS DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAR DE VERDADE E SER AVALIADO PARA SER PREMIADO COM OPORTUNIDADE. FINALMENTE FALTA ATÉ MESMO CARÁTER QUE SERIA REVELADOR EM QUALQUER PROCESSO SELETIVO SÉRIO, HOJE MAIS DISPOSTO A FALCATRUAS E CORRUPÇÃO. EXAGERO? O NOTÍCIÁRIO É REPLETO DE EXEMPLOS. VEJA ESTA REPORTAGEM DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DESTE DOMINGO.

Senado paga licença irregular para funcionários estudarem. Servidores são liberados para cursos que não atendem a requisitos da Casa. Com salários de até R$ 19 mil, eles ganham folga para aprender sobre 'bullying' e itens básicos de computação, informa a repórter Patrícia Campos Mello

Uma funcionária da gráfica do Senado ficou seis meses fora do trabalho em 2013 aprendendo a usar ferramentas básicas da internet e de computação. Seguiu, no período, recebendo salário de R$ 16.500 mensais líquidos.

Um consultor legislativo foi liberado por 90 dias para fazer dois cursos on-line. Um sobre o fenômeno do "bullying". Outro, sobre a nova ortografia da língua portuguesa. Durante os estudos, continuou recebendo do Senado seus R$ 18 mil mensais.

Uma revisora da taquigrafia, com salário de R$ 19 mil, tirou 58 dias de licença no ano passado para fazer seu trabalho de conclusão de curso em filosofia e existência na Universidade Católica Virtual, em Brasília.

Os três foram beneficiados por um ato do Senado de 2011 que autoriza os servidores, a cada cinco anos, a tirar três meses de licença remunerada para fazer cursos de aperfeiçoamento profissional. Os cursos não são pagos pela Casa, mas o servidor recebe seu salário integral no período.

O Senado exige que os cursos tenham carga horária mínima de 16 horas semanais e tragam "conhecimentos relevantes" para a Casa. Também são autorizados cursos de língua estrangeira em país onde o idioma seja oficial e trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação, desde que o curso tenha afinidade com a atuação do profissional no Senado.
Herculano
12/01/2014 07:04
CONSTATAÇÃO ÓBVIA. PARECE COM GASPAR ONDE A PREFEITURA VOLTA A TRABALHAR NESTA SEGUNDA

"A boa notícia: o ministro Mantega (Fazenda) está de férias até esta sexta (10). A má: ele volta a Brasília na segunda-feira", por Cláudio Humberto
Herculano
11/01/2014 22:17
BOA NOTÍCIA, por Carlos Brickmann

A juíza Fernanda Soraia Pacheco Costa, da 4ª Vara Cível, de São Paulo, determinou à ANAC, Agência Nacional da Aviação Civil, que obrigue as empresas aéreas a transportar de graça a cadeira de rodas de passageiro com deficiência. As empresas, alegando que a cadeira de rodas não cabe no corredor do avião, só aceitam transportá-la como carga, cobrando à parte.

Agora a moleza acabou: já basta a ganância de cobrar até copo d'água a bordo. Cadeira de rodas vai sem custo.
Cesar
11/01/2014 21:34
Ao Betinho da sombra,

se candidata de vice do Adilson Schmitt e quem sabe voces consigam alcançar a expressiva votação de 315 votos. Seu puxa saco de araque, baba ovo. Ainda bem que temos o Herculano pra desabafar.
Herculano
11/01/2014 20:28
A MÍDIA POLÍTICA, VISTA DO PLANALTO CENTRAL, por

Vista do Planalto Central, não se tem ilusão sobre a virulência da velha mídia em 2014. Mas há dúvidas sobre a intensidade dos ataques em relação às últimas eleições.

Hoje em dia, a situação dos grupos de mídia é significativamente mais frágil do que a de quatro anos atrás. E não há sinais de que o PSDB disponha de fôlego financeiro para apoiar a campanha midiática.

- Tome-se o caso do Estadão, diz um dos estrategistas do governo. Está à venda. Hoje em dia, consegue a cobertura mais sóbria, separando a notícia dos editoriais. Daqui para frente o que irá fazer? Atropelar o noticiário para fazer política ou preservar a imagem para ser vendido?

A mídia impressa já jogou a toalha em relação ao papel. O Globo já deu início a uma estratégia para, dentro de cinco anos, abandonar definitivamente o papel. Vindo para a Internet, os jornais têm audiência, mas sem o peso enorme dos tempos em que a informação concentrava-se em quatro grupos e nas manchetes do papel impresso.

Por isso, a estratégia do Planalto será deixar que o avanço da Internet democratize as comunicações e o poder dos grupos de mídia se dilua naturalmente.

Lamenta-se a mudança de rota do Valor Econômico, até algum tempo atrás considerado o mais sóbrio dos diários. Houve uma mudança perceptível no tom do noticiário e nas manchetes após uma reportagem sobre o estilo de governar de Dilma Rousseff, que acabou disseminando a imagem de arbitrária e casca grossa.

A reportagem baseou-se exclusivamente no depoimento do ex-MInistro Nelson Jobim, que saiu magoado do governo. Várias fontes do Palácio foram consultadas e rebateram a maneira como se traçou o perfil. Foi em vão. A reportagem captou um sentimento difuso sobre a suposta grosseria de Dilma e acabou alimentando a onda. Deste então, houve a mudança na linha editorial.

Não foi possível entender as razões do MEC ter adquirido mais de R$ 2,5 milhoes em assinaturas da revista Nova Escola, da Editora Abril. Não se negociou nenhuma trégua com a Abril. Pelo contrário, há semanas correm boatos de mais uma das capas tradicionais de Veja contra um auxiliar direto de Dilma. Além disso, a linha da revista, preconceituosa, ideológica, não recomendaria nenhuma publicação da Abril como material educacional, ainda mais em compra oficial do MEC.

Não foi possível apurar as circunstâncias que cercaram essa compra. Mas atendeu a interesses internos do próprio MEC, não do Planalto

Volto. Não é possível entender, a não ser o enganjamento, como um jornalista do porte de Luis Nassif pode escrever isto: Não foi possível entender as razões do MEC ter adquirido mais de R$ 2,5 milhoes em assinaturas da revista Nova Escola, da Editora Abril. Não se negociou nenhuma trégua com a Abril.

O que ele quis dizer? O ditadura instalada no Planalto, como o aval do jornalista, incompreensivelmente não trocou dinheiro pelo cala boca, pela liberdade de expressão, investigação do jornalismo maduro e isento da Abril. É por isto, que Veja, é invejada, amada e odiada. E é por isto, que Luis Nassif está marcado.
Herculano
11/01/2014 20:19
SOLITÁRIO

A minha insistência solitária com o Hospital aberto e para todos, ganha mais adeptos. Ufa! Finalmente, alguns percebem que não se trata de maluquice, dor de cotovelo e disputa política, como quer o PT, Pedro Celzo Zuchi e sua turma. Quem perde com o hospital moribundo, na mão de políticos (seja eles de que partido forem), seus amigos e parentes? O mais fraco, a cidade, o cidadão, a cidadã. Acorda, Gaspar!
fernando sérgio walter
11/01/2014 19:55
Ola Herculano
Moro em Blumenau, ja trabalhei no hospital de Gaspar...
Concordo com todas as virgula e pontos sobre " Plantão do Car 1 a 3,
pois quem trabalha ou trabalhou naquela casa de saude sabe do esforço que se fez no ano de 2013 para manter o hospital aberto e lutando contra todas as dificuldades e sem apoio, mas logo "vira a salvação com muitas promessas, tapinhas nas costas e eleição....
Herculano
11/01/2014 19:54
A CAIXA ECONÔMICA O BANCO SOCIAL DO GOVERNO "ROUBA" MILHÕES DE REAIS DOS CLIENTES PARA FAZER PROPAGANDA DE LUCRO FALSO E GESTÃO QUALIFICADA. NÃO ESTÁ FALTANDO MAIS NADA PARA ESSES POLÍTICOS OU GENTE COMPROMETIDA COM A ESPERTEZA...

Após denúncia, Banco Central exige e Caixa 'devolve' poupanças irregulares. Banco incorporou R$ 420 milhões de saldo de poupanças inativas ao balanço de 2012, segundo revelou a Revista Isto É que está nas bancas e o texto de Murilo Rodrigues Alves para o jornal O Estado de S.Paulo. Na esgototosfera sustentada entre outros pela própria Caixa, nem um pio.

A Caixa Econômica Federal incorporou R$ 420 milhões do saldo de contas poupança de clientes com CPF irregular no lucro líquido do banco em 2012. Seguindo determinação do Banco Central (BC), órgão responsável pela regulação do sistema financeiro, a instituição teve que desfazer a movimentação e retirar o valor que representou em torno de 7% do lucro da instituição do resultado do banco no ano. O banco também ficou impedido de fazer o cancelamento dessas contas com problemas cadastrais.

A prática foi revelada pela revista IstoÉ desta semana, que divulgou documentos da Controladoria-Geral da União (CGU) e do BC que apontavam o fechamento de mais de 525 mil contas de depósito de forma "irregular". No conjunto, essas contas detinham R$ 719 milhões, que, descontados dos impostos, aumentaram o lucro líquido em R$ 420 milhões.

A Caixa explicou, em nota, divulgada na sexta-feira à noite, que encerrou 496.776 contas cujos CPF tinham sido cancelados ou suspensos pela Receita Federal. Segundo a instituição, a operação não foi comunicada ao BC porque não havia indícios de fraudes ou lavagem de dinheiro, que precisam ser informadas ao órgão regulador.

Segundo o banco, o procedimento foi feito em 2012, após tentativa em contato com esses clientes nos seis anos anteriores. Cerca de 98% dessas contas não tinham sido movimentadas por pelo menos cinco anos, mas o cancelamento, segundo a Caixa, se deu por irregularidades cadastrais.
Rafaela
11/01/2014 19:12
Até agora na coluna está 3 x 0! Pró Luciano da Cunha.

O Zé já foi e parece que o Luciano tava escondendo o Leite é mais inteligente que muita gente por ai!

Da lhe LUCIANO CUNHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Raize
11/01/2014 17:56
Herculano

mas o que tem a ver o comentario de Hermann com seu contra-ponto?
Nao entendi.
sidnei luis reinert
11/01/2014 17:39
O confisco secreto da Caixa

VOCÊ CUIDA DE SEU DINHEIRO?

Relatórios da Controladoria-Geral da União e do Banco Central mostram que a Caixa encerrou irregularmente mais de 525 mil contas poupança e usou o dinheiro para engordar seu lucro de 2012 em R$ 719 milhões

http://www.istoe.com.br/reportagens/342813_O+CONFISCO+SECRETO+DA+CAIXA?pathImagens&path&actualArea=internalPage
LUCIANO DA CUNHA
11/01/2014 16:20
AO HERMANN ASSIS PORTUGAL

É CONTRA ISSO QUE LUTO,CHEGA DE CHANTAGEM E CORRUPÇÃO, ALGUÉM SE LEMBRA EU LEMBRO LEIAM A SEGUIR:

O PV do Vereador Rodrigo Começa a Perder Espaço
Publicado em 26/10/2009 por olhandoamare
O presidente do PT, Lovídio Carlos Bertoldi (presidente do Samae) e o Chefe de Gabinete do prefeito Pedro Celso Zuchi, Doraci Vanz, pressionaram, ameaçaram e cumpriram. Ou o vereador Rodrigo Boeing Althoff, PV, votava a favor do Projeto de Lei 75/2009 que dava o nome de Oswaldo Mathias Schmitt à Rua Oswaldo Matias Schmitt, no Poço Grande, mudando o seu gabarito e comprimento para facilitar a construção do Pombal, ou os cargos do PV estariam cortados na aliança vencedora do último pleito municipal.
E Rodrigo, engenheiro, ex-secretário de Planejamento da atual administração, topógrafo de carreira e reintegrado recentemente via uma liminar, votou contra o projeto na sessão de Quinta-Feira à noite, ajudando a derrotá-lo por seis votos a três. E mesmo que ele votasse a favor, o projeto seria ainda assim derrotado por cinco a quatro. Para o PT o que vale é a lição. Onde passa um boi passará uma boiada. Mais, com isso, tem a desculpa exata para uma nova aliança que pode envolver o PP e até o PMDB.
Hoje, Segunda-Feira, parte da ameaça de concretizou.O RESTO É COM VCS.

E TEM GENTE QUE DIZ QUE EU NÃO SOU ESTUDADO.
Roberto Sombrio
11/01/2014 16:18
Oi, Herculano.

A quantia repassada para a reforma do hospital pelo ex-prefeito Adilson Schmitt foi R$ 575.000,00 e não R$ 550.000,00 como informei anteriormente. O prefeito Pedro Celso Zuchi só montou ali um lugar para apadrinhados.
Roberto Sombrio
11/01/2014 15:25
Oi, Herculano.

A verdade dita por você neste blog gera revolta na esquerda falsa. Inventam tanto para que suas declarações pareçam verdade, que acabam revelando seu caráter.

Esse tal de "ZERO ELA" no ano passado disse que apesar dos contrapontos eu era um cara legal, agora disse que eu sou um chato. Mostra que ele é mentiroso, mas sendo do PT não podia ser diferente.

Pedro Celso Zuchi está no poder a NOVE ANOS e o que tem feito por Gaspar. Nada. Prometeu que iria reabrir o hospital e não o fez. disse que manteria o CAR aberto 24h todos os dias e não o fez. Disse que resolveria o problema do transito na cidade, gastou uma fortuna com um viaduto que não resolveu e virou piscina, virou a tal Ponte dos Suspiros de Gaspar.

Durante sua gestão o ex-prefeito Adilson Schmitt via prefeitura deu R$ 550.000,00 para a reforma do hospital. Pedro Celso Zuchi só tirou do hospital e ainda nega ajuda.

Com a reforma da "ponte tartaruga" a Ponte Hercílio Deeke, empresários tomaram um prejuízo durante quase tres anos e depois fazem um churrasco para Pedro Celso Zuchi. Realmente tem muita gente querendo "engraxar os sapatos". Pior é que só tem um par e tempos atrás quando vi não estavam muito brilhantes. Bem! Ali de brilhante não tem nada. O que pode se esperar de alguém que estuda DIREITO e faz tudo ERRADO? Ou gazeteou as aulas ou não aprendeu. Deve ser mal do PT. Lula nunca aprendeu sobre a verdade, só conhece a mentira.

A brigua entre os desinformados, despreparados, omissos, aproveitadores, enganadores, preguiçosos e enroladores é grande para peguar uma fatia do que sobra, uma ponta para engraxar. E só tem um par e já esta gasto.

Já em Brasília, terra da guerrilheira, assaltante, sequestradora e assassina, quando souberam que a governadora do Maranhão "Capitão do Mato" Roseana Sarney ia comprar 80k de lagosta os petistas "mortos de fome", correram para lá inventando uma reunião para resolver a crise nos presídios.

E Lula o maior mentiroso do PT dos "mortos de fome", disse que a Petrobrás iriam chegar logo no Pré-sal à 7.000m de profundidade. Eita cara pra saber das coisas. A petrobrás afundou tanto que já está chegando lá.

E aquele mentiroso do mensalão, o José Genoino. Quando foi preso inventou de usar uma cortina sobre os ombros onde estava bordado parte do poema de Mario Quintana. Que diz: "Todos esses que aí estão / Atravancando o meu caminho / Eles passarão / eu passarinho". Eu passarinho? Então ele tinha certeza que ia acabar na gaiola.

PT, o maior circo do mundo esta soltando fumaça. Dizem que esta queimando. É melhor recolher as cinzas e encerrar em uma urna de chumbo e concreto para não continuar contaminando.

Herculano
11/01/2014 12:45
EU COXINHA, por Lobão (compositor, cantor, rebelde) na Veja

Durante esses últimos anos, venho recebendo de parte da militância petista uma série de adjetivações pretensamente desqualificadoras, que poderiam ter algum efeito não fosse eu um cara desgrilado, um ser alegre a cantar.

Mas, depois do lançamento do Manifesto do Nada na Terra do Nunca, a petizada militante se enfureceu. Na verdade, antes mesmo de o livro chegar às livrarias, houve quem clamasse pela sua proibição ou queima imediata. A minha estreia como colunista de Veja aumentou essa fúria, que culminou em um ataque apoplético coletivo por ocasião da minha participação no Roda Viva. Um ilustre deputado petista chegou a pedir a cabeça do Augusto Nunes por ter convidado para o programa um "doente mental" (eu).

E, com aquela falta de imaginação, de humor e de argúcia, característica de certas mentes esquerdistas, puseram-se a vociferar palavras de ordem e impropérios contra mim: "Reacionário!", "filhinho de papai!", "coxinha!". Isso para não citar os mais cabeludos (bicha, maconheiro, cheirador, matricida, esquizofrênico?).

Mas vou concentrar a atenção no "coxinha", que é o mais recente qualificativo do curto vocabulário dessa rapaziada.

Após esses mais de dez anos do PT no governo, a sociedade está percebendo como se forma o aparato de repressão política, censura e difamação montado pelo partido. Se você tem alguma objeção a ele, vira um pária político, moído e asfaltado pela máquina de propaganda estatal, cujos operadores - blogueiros e militantes de plantão na internet - se encarregam do trabalho sujo, na forma de ataques pessoais e truculentos disparados contra qualquer alma que se insurja contra a ideologia oficial. A tática desses operadores é achincalhar o oponente baseados em sua própria e nanica estatura moral.

O simulacro de impropério é construído em torno da miserabilidade do ofensor, que, ofendido com a própria natureza, desanda a chamar os não alinhados daquilo que mais enxerga em si mesmo, na vã tentativa de escapar de sua jocosa e aflitiva condição. Sendo o grande alvo dessa patocracia delirante a classe média - e sendo o militante de esquerda uma espécie de burguês pós-moderno -, o xingamento "coxinha" aparece como um desses casos de projeção psicológica flagrante.

O militante de esquerda é o mauriçola gauche, é aquele tipo que se traveste de ativista de passeata e gasta o seu tempo útil em manifestações inúteis, no afã de exorcizar sua flacidez comportamental, sua virgindade existencial, sua pequena farsa pessoal. É invariavelmente um "multiculturalista", que acredita que um rap é superior a Bach. É o sujeito moldado na previsibilidade comportamental dos doutrinados, que expele seu déficit de percepção da realidade através da soberba convicção dos imbecis. Refém da uniformidade acachapante dos clichês entrincheirados em sua mente vacante, profere as frases mais gastas e cafonas que se pode imaginar.

Para esse tipo de pessoa, tenho aqui um par de versos de Adam Mickiewicz (1798-1855) que cairá como uma luva:

"Tua alma merece o lugar a que veio

Se, tendo entrado no inferno, não sentes as chamas".

Assim, convido todos aqueles que, como eu, são agraciados pela esquerda com essas e outras adjetivações a acolhê-las com benevolência e humor, com a percepção de estarmos sob a égide de frouxocratas histéricos que teimam, em sua monomania vã e molenga, em nos assolar com seus fantasmas internos e suas abissais impossibilidades.

E, usando o rebote como mantra, proferirei, contrito: coxinhas de todo o Brasil, uni-vos!
Herculano
11/01/2014 12:35
A BARBÁRIE DO MARANHÃO

O governo de lá é do PMDB. É dos Sarneys. É avalisado integralmente pelo PT. Na penitenciária que mata e degola presos, grupos de Direitos Humanos (OAB, Assembleia Legislativa de lá...) não podem entrar. Falta segurança, alegam, pois querem tampar o sol com a peneira daquilo que o mundo, repito, o mundo sabe e viu.

Olha só a suprema humilhação onde a bandidagem é mais forte e organizada que os bandidos políticos e da máquina pública. Manchete de capa do jornal Folha de S. Paulo.

Visitante entra sem ser revistado em cadeia palco de mortes no Maranhão. Sem se identificar, repórteres da Folha ingressam no complexo de Pedrinhas com celulares. Casa de Detenção teve rebelião com dez mortos em outubro; governo diz que vai investigar falha.
sidnei luis reinert
11/01/2014 10:35
Dica de um militar PA Aecinho

Um militar recomenda que o presidenciável tucano Aécio Neves bata fortemente em quatro pontos nevrálgicos da dilmanta:

1 ? A profissão de fé comunista da dilmanta, confessada no Foro de São Paulo ( o Aécio tem que explicar ao povo o que vem a ser o FSP) e confirmada na prática pelo desvio de bilhões de dólares para a malfadada ilha dos irmãos castro (citar os 10.000 medicos cubanos alugados de fidel por $ 9.300 mensais e o financiamento de US $ 1,8 bi feito pelo BNDES para a a construção do Porto de Mariel pela Andrade Gutierrez). O povo brasileiro é tradicionalmente anticomunista. Os partidos de esquerda são nanicos. O PT conseguiu votos prometendo o céu aos operários e trabalhadores de baixa renda, mas já está desmoralizado como partido político.

2 ? A corrupção institucionalizada bancada por ela. Pimentel, o consultor de araque, Rosemary, a amante lobysta, erenice, a corrupta da casa civil, Dirceu, delúbio, genuíno etc.

3 ? O assassinato de Celso Daniel ( explorar a versão do Tuma).

4 ? A fraude das urnas eletrônicas, repetindo falsas pesquisas de intenção de votos.

Se o Aécio quiser aparecer como um político politicamente correto (todo mundo sabe que isto não existe no Brasil) não terá voto e mesmo que tenha as urnas eletrônicas vão engolir.
sidnei luis reinert
11/01/2014 10:32
Lógica eleitoral?

Raciocínio que circula pela internet:

1 - O ladrão comum rouba dinheiro, relógio, corrente, carteira, automóveis e/ou celular.

2 - Os políticos roubam: felicidade, saúde, habitação, educação, pensões e/ou trabalho.

3 - O primeiro ladrão escolhe você! O segundo ladrão foi escolhido por você!
Analise, pense nisso e aja em conformidade: ESCOLHA, inteligentemente, OS SEUS PRÓXIMOS LADRÕES.
Hermann de Assis Portugal
11/01/2014 10:08
Ao Luciano da Cunha;


Concordo contigo Luciano, também gostaria de saber o que o Amarildo Rampelotti e Lovidio Bertoldi têm feito por Gaspar, para serem candidatos a Deputado Estadual e a Prefeito de nosso município?

Te pergunto aidna, o que o sr, Kleber Edson Van-Dall, tem feito por Gaspar, para ser candidato a prefeito? Gostaria que você me respondesse detalhadamente o que cada um deles fizeram. Vamos Luciano diga-nos.

Hermann
Confuso
11/01/2014 08:00
Palavras do diretor de transito de Gaspar, no site da Sentinela do Vale.
"O objetivo é evitar que os motoristas dirijam com cuidado, preservando, assim, vidas e o patrimônio público".
Não vou mais andar nas ruas, vai virar caos.
Herculano
11/01/2014 07:16
MANCHETE MOSTRA COMO A PROPAGANDA OFICIAL PARA DESINFORMADOS, IGNORANTES E FANÁTICOS ESCONDE A REALIDADE

Inflação de dezembro é a maior em 11 anos; IPCA de 2013 supera 2012. Alimentos e gasolina puxam preços, e taxa fecha 2013 em 5,91%, ante 5,84% no ano anterior. Inflação só não estourou o teto da meta porque governo reduziu tarifa de energia e reajuste de ônibus foi suspenso.

Para relembrar. O governo anunciou que a inflação ficou dentro da meta. Mentira. Ficou abaixo do limite máximo, por manipulação e mesmo assim, maior do que as anteriores.

E mesmo assim, quatro regiões ficaram acima desta meta máxima: Recife, 6,86%; Fortaleza, 6,38%;
Herculano
11/01/2014 07:08
O ARCO, A FLECHA E O AVIÃO, por Demétrio Magnoli, sociólogo e geografo, para o jornal Folha de S. Paulo.

A política indígena é uma pedagogia de 'reetinização' que se nutre das carências sociais e fabrica o conflito

Dois índios nus, pintados de urucum, arcos retesados, apontam suas flechas para o avião que os fotografava. A força magnética daquela imagem, divulgada em 2008, deriva de suas ressonâncias culturais, que tocam nos nervos do binômio natureza/civilização, o núcleo pulsante da narrativa romântica ocidental. Eis a Amazônia, sussurra uma voz dentro de nós. A voz está errada. Aqueles índios isolados existem, mas a Amazônia é outra coisa: o fruto do encontro entre ondas migratórias recentes e indígenas deslocados por quatro séculos de colonização. O conflito étnico em Humaitá, ponta emersa de tensões explosivas e difusas, decorre da decisão política de rejeitar a história em nome do mito.

Esqueça a lenda do paraíso isolado: a economia-mundo englobou a Amazônia no sistema de intercâmbios globais desde que Manaus tornou-se um porto de navios oceânicos, no anoitecer do século 19. Esqueça a lenda dos "povos da floresta": a Amazônia foi ocupada por pioneiros do Nordeste e do Centro-Sul em dois ciclos sucessivos, entre 1880 e 1920 e de 1942 em diante. Esqueça a lenda das tradições imemoriais: as festas folclóricas da região, surgidas décadas atrás, refletem as extensas mestiçagens entre os colonos e deles com os povos autóctones. A pureza está na foto, o vislumbre de uma relíquia, um instantâneo vestigial. Os Tenharim, conta-nos o repórter Fabiano Maisonnave, são evangélicos, moram em casas de madeira com eletricidade, deslocam-se em motos, torcem pelo Flamengo e pelo Corinthians. Por que traçar uma fronteira étnica intransponível separando-os dos demais habitantes de Humaitá?

Quem é índio? De acordo com o Retrato Molecular do Brasil, de Sérgio D. Pena, 54% dos "brancos" da Região Norte apresentam linhagens maternas ameríndias. O Censo 2010 registrou taxas espantosas de crescimento anual da população indígena do Acre (7,1%), de Roraima (5,8%) e do Amazonas (4,1%), interpretadas pelo IBGE como "etnogênese" ou "reetinização": o resultado de mudanças em massa na opção de autodeclaração étnica estimuladas pelas políticas raciais. Na Amazônia, redefinir-se como indígena tornou-se uma estratégia destinada a obter segurança fundiária, cotas preferenciais e privilégios extraordinários (como o de cobrar pedágios em rodovias federais). Os caboclos amazônicos, que são meio-índios, reagem declarando-se inimigos dos índios. Aí estão as raízes políticas da "guerra de Humaitá".

Quem é índio? Telma Tenharim, mulher do cacique cuja morte acendeu a faísca das violências em Humaitá, "uma mulher miúda com poucos traços indígenas", é filha do primeiro branco que teria entrado em contato com o grupo, nos anos 1940. Segundo a clássica definição de Darcy Ribeiro, índio é o indivíduo "reconhecido como membro por uma comunidade pré-colombiana que se identifica etnicamente diversa da nacional" e, ainda, "considerado indígena pela população brasileira com quem está em contato". A política indígena oficial, capturada por ONGs racialistas e entidades missionárias, é uma pedagogia de "reetinização" que se nutre das carências sociais e fabrica o conflito étnico.

"Em nenhum momento a gente falou que meu pai foi assassinado. A gente viu que ele caiu da moto." As palavras de Gilvan, filho do cacique morto, confirmam as conclusões da perícia policial, mas contrastam com o texto do coordenador regional da Funai, Ivã Bocchini, postado no blog do órgão, que sugeria a hipótese de assassinato. O cacique "era como um chefe de Estado", escreveu Bocchini, exigindo que "seja apontada a verdadeira causa da morte" e celebrando "a luta do povo Tenharim".

Um "chefe de Estado" com o arco retesado e a flecha apontada para o avião dos intrusos "brancos": nessa imagem falsa, construída pelas políticas estatais de raça, encontram-se as sementes do ódio entre caboclos-índios e índios-caboclos.
Herculano
10/01/2014 22:30
FALTA DE TRANSPARÊNCIA E ÉTICA. JOGO POLÍTICO PARTIDÁRIO COM A BARBARIE E A MISÉRIA HUMANA. MARANHÃO IMPEDE ENTRADA DE COMISSÃO DE DIREITO HUMANOS EM PEDRINHAS

Antes de ser barrado, grupo havia chegado de surpresa e constatado péssimas condições no Centro de Detenção Provisória, segundo o relato do repórter Artur Rodrigues, Enviado especial a São Luis, do jornal O Estado de S.Paulo

O governo de Roseana Sarney (PMDB) impediu nesta sexta-feira, 10, que uma comitiva formada por deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão e por integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrasse em presídio do Complexo de Pedrinhas. A deputada Eliziane Gama (PPS) tentou conseguir autorização para entrar, mas teve pedido negado pelo secretário de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, por meio de mensagem de texto

Antes de ser barrado no Presídio São Luís 1, o grupo havia chegado de surpresa e constatado péssimas condições no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, onde 21 presos se aglomeram em celas para seis. A negativa à entrada de Eliziane, presidente da Comissão de Direitos Humanos e provável candidata de oposição ao governo Roseana, ocorre dois dias depois da visita da Comissão de Segurança, presidida por um aliado da família Sarney, o deputado Roberto Costa (PMDB). Em entrevista à imprensa após sair do local, Costa elogiou o governo.

Um agente afirmou que o grupo só entraria se alguém fizesse "alguma ligação". "Quer dizer que só pode entrar aliado", disse a deputada enquanto tentava entrar. "Peço-lhe a compreensão e uma comunicação prévia para realizarmos o plano de segurança para visitação de autoridades às nossas unidades prisionais", disse Sebastião Uchôa, por mensagem de texto. Desde o ano passado, 62 presos morreram no Complexo de Pedrinhas.
Herculano
10/01/2014 22:19
AH, ESSA MALDITA "IMPRENSA DE OPOSIÇÃO", NÃO É MESMO? OU: ELES QUEREM CENSURA, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Delinquentes intelectuais e morais - alguns deles disfarçados de jornalistas, financiados com dinheiro público - resolveram censurar a Folha e a veja.com por terem divulgado, respectivamente, os vídeos com os decapitados de Pedrinhas e o incêndio do ônibus em São Luís, em que a menina Ana Clara aparece com o corpo em chamas.

A divulgação seria, sustentam esses delinquentes, coisa típica de jornalismo sensacionalista, de uma "mídia" (como eles dizem) comprometida com a agenda da oposição.

Que bando! Se essa gente chegar a ter o poder que almeja, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) do ditador Getúlio Vargas será fichinha; a censura havida durante o regime militar será brincadeira de criança.

O PT que sempre contou com a liberdade de imprensa, quando era oposição, para veicular mesmo as suas denúncias infundadas acha que, agora, os fatos atrapalham a história, entendem?

Sim, é verdade. Não fosse a divulgação dos dois vídeos, é bem possível que o Brasil não tivesse se dado conta da gravidade do problema. Até porque, em 2011, 14 foram decapitados no mesmo complexo de Pedrinhas. E ninguém deu bola.

Os vídeos têm de ser exibidos simplesmente porque aquelas coisas aconteceram. De fato, há similaridade entre a imagem do corpo da menina Ana Clara em chamas e a foto da então garota vietnamita Kim Phuc (de autoria de Huynh Cong "Nick" Ut), que corre nua depois de sua aldeia ter sido atacada com napalm pelas forças americanas, em 1972.

Todos sabiam dos horrores da Guerra do Vietnã. Faltava um emblema. Todos sabiam da tragédia do Maranhão. Faltava conferir ao ocorrido a sua trágica humanidade.

Se os petistas pudessem impedir, no entanto, nada disso viria a público - não enquanto o partido estivesse no poder ao menos. A realidade atrapalha a mística e a mistificação petistas. Os valentes acham que o compromisso com os fatos transforma a "mídia" em força de oposição.

Eles gostam é do subjornalismo de situação, financiado por estatais - o que, parece-me, caracteriza uma variante do peculato, já que se trata de se apropriar de dinheiro público a serviço dos interesses particulares de um grupo. Não passarão!
sidnei luis reinert
10/01/2014 22:16
A falta de respeito e educação (que normalmente já vem de casa) do zé roela mostra o seu (mau) caráter e falta de MORAL E ÉTICA de alguém desesperadamente estressado que quer rotular, HUMILHAR, pessoas de bem por causa de escolhas políticas diferente das suas.
O mais ignorante de tudo é que ainda quer mandar os outros estudarem!

Minha sugestão é para que você volte ao jardim de infância,e acredito que muitos leitores sérios desta coluna ou concordam comigo ou lhe darão outras sugestões melhores, se possível.
Mas como sou bonzinho vou lhe deixar de consolo uma frase
do pai, (da corrupção,é claro) O BARBA, LULALÁ DA SILVA:

?É tempo para a raça humana entrar no sistema solar.?
Rafaela
10/01/2014 21:37
Hoje na coluna nova está 2 x 0! Pró Luciano da Cunha.

Por favo Zé só vamos discutir sobre o assunto em questão.

O estudo do Luciano não está em pauta, será que você capaz?

Agora vai ficar muito feio o Zé não consegue debater com o Luciano que não teve oportunidade de estudo e paga caro por isso e o Zé que além de lustrar o sapato do chefe é um cara culto, mas desculpe acho que muito limitado só fala para o Luciano estudar porque não tem o conhecimento das questões em voga.

Da lhe LUCIANO CUNHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Mas da minha parte pode mandar Sr.Herculano!

Dos grandes, grandes ações, Dos pequenos pequenas ações!

Como diz o velho "Ditado" DE ONDE MENOS SE ESPERA É DE ONDE NADA VEM MESMO!

Se o Zé não se garante que se junte a mais uns dois ou três para contra argumentar a altura.
LUCIANO DA CUNHA
10/01/2014 21:15
AO HERCULANO

o que podes me dizer de:

amarildo rampeloti vai sair de candidato pra deputado estadual pelo pt( o que ele tem feito pra gaspar como vereador),

lovidio bertoldi sai de candidato a prefeito pelo pt( o que ele tem feito pra gaspar)

este assunto vazou do meio dos petistas.
LUIZ ORLANDO POLI
10/01/2014 20:56
Pegando um gancho nos comentarios o Sr Mario Pera , gostaria de ratificar seu comentario em relação a enganação e acrescentar que o povo brasileiro foi vitima durante anos com esse partido que hj detem o poder ! Quem não se lembra que eram eles os unicos puros ( não faziam aliança nem com o JC) que eram os unicos donos da moralidade publica e da etica ! que eram os unicos diferentes e somente eles tinham projetos para um BR melhor ! que falar em sarney, maluf, collor, renan era palavrão ! chegando ao poder avalizaram td governo FHC ! (plano real ! quem não se lembra q o animador de circo dizia q iria quebrar o país ! privatizações ? iriam rever tdas ! fator previdenciário ? ora ! o animador de circo chegou até vetar sua extinção ! A reeleição era golpe ! tentaram ate o terceiro mandato pro cara ! Portanto Sr Pera somente gostaria de acrescentar tdos esses episodios que a nossa republica viveu e a historia registrou !
Herculano
10/01/2014 20:41
PRONTO

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Eládio Torret Rocha, aquele que diz conhecer bem Gaspar e os políticos envolvidos em processos por lá, determina que vereadores condenados de Blumenau devem deixar os cargos. Ofício foi encaminhado ao cartório da 88ª zona eleitoral nesta sexta-feira
Juju do Gasparinho
10/01/2014 20:34
Prezado Herculano:

Alberto Cantalice, vice-presidente do PT, responsável pela nota de ataque contra Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (PSB), está conhecendo o fogo amigo do PT. Marta Suplicy, ministra da Cultura, não teve dó e nem piedade ao lascar: "A nota do PT no Facebook com ataques a Eduardo Campos e Marina Silva revela apenas um tolo: aquele que escreveu o texto."

Do Blog Coturno Noturno.
Herculano
10/01/2014 20:21
SEM RUMO E PRUMO

O tal Zé Ruela, confrontado, na falta de argumentos e discurso perdeu o respeito, a educação e as palavras contra leitores e leitoras desta coluna. O PT é assim. Quando prefere o assassinato das reputações. Por um dever ético, não aprovei as impropriedades.
Mario Pera
10/01/2014 18:27
A situação do Maranhão compromete diretamente dois partidos, aliás, os dois que estão no poder central. PT + PMDB

Engraçado é que Sarney foi presidente do PSD - líder do partido central do Governo Militar, e em nome da governabilidade - sempre a governabilidade - foi talhado a presidente de honra do PMDB nos anos 1980. Meu primeiro partido foi o MDB...depois PMDB...mas assim que o Sarney virou líder máximo - ou de honra - tratei logo de sair.....

E naqueles anos seguintes empunhamos bandeiras e cartazes, com vozes fortes no FORA SARNEY....era a grande marca dos movimentos estudantis e de protestos....

O PT e Lula batiam sem parar...Sarney e seus próximos eram como o diabo e seus assessores. Hoje se confundem. Uma pena.

O Maranhão não é tão grande assim...não tem tantos eleitores para submeter o pais e seus comandantes aos caprichos desta família.

Hilário é o ver o PT daqui querer distância de quem é remanescente do DEM, do PFL...dos próximos aos Bornhausen, mas não dizem um ai em relação ao Maranhão........isto é COERÊNCIA!!!
Herculano
10/01/2014 13:36
JOÃO PAULO CUNHA: PRESTES A SER PRESO, MAS AINDA COM INDICADOS NO GOVERNO, por Lauro Jardim, Veja.

Nunca é demais lembrar. João Paulo Cunha está prestes a ser preso, mas seus indicados no governo federal continuam com emprego garantido. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) tem entre os seus principais quadros indicados por Cunha, especialmente a sua irmã, Ana Lucia da Cunha Pucharelli.
sidnei luis reinert
10/01/2014 13:31
Poder de Sarney vai impedir que STF vote e Dilma decrete intervenção federal no Maranhão

O poder do imortal José Sarney não permitirá que o Supremo Tribunal Federal determine uma intervenção federal no estado do Maranhão ? desgovernado por sua filha Roseana. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pode até pedir, assim que lhe convier. Mas, dificilmente, a maioria do STF vai comprar briga com Sarney. E, se aceitar, a decisão final ainda caberá à Presidenta Dilma Rousseff ? grande companheira dos Sarney.

A petralhada pisa em ovos podres. Ironia divina é ver o ministro José Eduardo Cardozo ? o mesmo que alegou preferir morrer a ser guardado em um presídio brasileiro ? ser o enviado oficial da Presidenta Dilma para resolver o caos na Penitenciária de Pedrinhas. Mais infernal ainda é ver Roseana vetando o nome de Maria do Rosário, secretária dos Direitos dos Manos, como negociadora para conter as atrocidades nos superlotados e fétidos cárceres maranhenses ? lugar perfeito para abrigar bandidos mais ilustres que infestam há séculos aquele estado.

Ironia máxima do destino é o PT não saber o que fazer diante de uma situação infernal que afeta o companheiro Sarney. Ainda mais porque o Maranhão dos Sarney é a cara do Brasil. Rico, porém pobre de políticos honestos. Por isso, intervenção, no Maranhão, dá o mesmo resultado de intervir no Inferno. O Diabo não morre, nem sai de lá e ainda fica bem na foto como mais fiel aliado da petralhada.

Por enquanto, os políticos da terra de Sarney podem ficar tranquilos. Como faltam duas mil e quinhentas vagas nos presídios maranhenses, pelo menos em tese, não há lugar disponível para abrigá-los, no curto prazo. Só no ano de 2013, pelo menos 50 presos foram mortos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Mas todos só ficaram chocados depois que três detentos foram decapitados no conflito de terça-feira passada. Mortes violentas apavoram a politicagem.

A crise entre os bandidos maranhenses serviu para chamar a atenção do mundo para a maneira como a família Sarney desgoverna o estado. Pelo menos agora, foi anunciado que até haverá licitações para a compra de lagosta, camarão, whisky do bom e outros luxos alimentares básicos para as festanças no Palácio dos Leões...

O imortal Sarney deve estar muito abalado com tudo que está acontecendo... Mas, para o governo Dilma, a crise maranhense é um alívio imediato... Assim o noticiário dá uma providencial esquecida (autocensurinha editorial) na fuga de dólares, na inflação, na falta de energia com a onda de calor, na alta de impostos, no desperdício de dinheiro das máquinas estatais e na corrupção que gera todos os problemas anteriores, agravando-se tudo com o espírito de ?carneirinho burro? (royalties para o doutor Félix da novela global Amor à vida) do cada vez mais idiotizado povo tupiniquim.
sidnei luis reinert
10/01/2014 13:28
"VOCÊ FOI CONDENADO... AO EMPREGO"

Ex-deputado condenado no mensalão irá trabalhar em hospital por R$ 7.500 mensais

Condenado a sete anos e dois meses de prisão no processo do mensalão, o ex-deputado federal Pedro Henry (PP-MT) conseguiu nesta quarta-feira (8) autorização da Justiça para trabalhar fora da prisão.

Após audiência na Vara de Execuções Penais no fórum de Cuiabá, Henry foi autorizado, como havia solicitado, a trabalhar como coordenador de clínica médica no hospital particular Santa Rosa, na capital de Mato Grosso.

Segundo o advogado José Antônio Álvares, que representa o ex-deputado, Henry receberá R$ 7.500 mensais e poderá trabalhar nos dias úteis das 7h às 17h. Ele poderá deixar o presídio a partir desta quinta-feira (9).

Henry, de acordo com o defensor, é médico com especialização em anestesia, perícia médica legal e medicina hiperbárica (tratamento baseado no uso de oxigênio puro para cicatrização de feridas e combate a infecções).
Condenado à prisão em regime semiaberto por corrupção e lavagem de dinheiro, Henry está detido no anexo da penitenciária central de Mato Grosso, em Cuiabá. Com a decisão do juiz Geraldo Fidélis, tem agora permissão para ficar fora da unidade a partir das 6h, voltando às 19h. Poderá ainda se ausentar aos sábados até as 14h e deverá passar domingos e feriados na unidade.

A Justiça fixou outras condições que são praxe no regime semiaberto, como proibição de ingerir bebidas alcoólicas e comprovação do trabalho na função solicitada. Determinou ainda o uso de tornozeleira eletrônica durante o período fora da prisão, mas o Estado de Mato Grosso ainda não usa esse equipamento.

Henry era líder do PP quando a Folha revelou o mensalão, em 2005. A maioria dos ministros entendeu que ele participou das negociações que levaram ao repasse de pelo menos R$ 3 milhões do valerioduto para o PP e ao uso da corretora Bônus Banval para distribuir o dinheiro.

O ex-deputado renunciou ao mandato na Câmara dos Deputados no mês passado, minutos após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar o início do cumprimento de sua pena.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/01/1395206-ex-deputado-condenado-no-mensalao-ira-trabalhar-em-hospital-por-r-7500-mensais.shtml
Herculano
10/01/2014 13:23
RENDIMENTO DA NOVA POUPANÇA FOI MENOR QUE A INFLAÇÃO EM 2013

Yolanda Fordelone escreveu para o jornal O Estado de S.Paulo. A caderneta de poupança, investimento mais popular no Brasil, se destacou entre as aplicações em 2013: a caderneta antiga perdeu apenas para o dólar, que rendeu 15,5%; a nova, perdeu para o dólar e para algumas aplicações voltadas a grandes investidores, como CDB acima de R$ 100 mil. Quando o rendimento é comparado com a inflação, porém, a notícia é não é boa para aqueles que possuem a nova poupança, cujo retorno é atrelado à Selic. O rendimento da nova caderneta ficou em 5,67%, contra o IPCA de 5,91%.

Quando a taxa básica de juros fica abaixo de 8,5% ao ano, existem duas regras para a caderneta de poupança. Os depósitos feitos antes de 4 de maio de 2012 rendem conforme a regra antiga (0,5% ao mês mais variação da Taxa Referencial). Quem abriu conta ou fez depósitos após esta data cai na nova regra: se o juro está igual ou menor que 8,5%, a poupança rende 70% da Selic mais TR.

Até maio de 2013, a Selic estava abaixo de 8,5% e, portanto, estavam valendo as duas regras. Por conta do baixo patamar do juro, a nova caderneta teve o rendimento achatado. Conforme o juro subiu e todas as cadernetas passaram a render 0,5% mais TR, o rendimento das novas poupanças aumentou, mas não o suficiente para ganhar da inflação.
Pedro José Garcia
10/01/2014 12:41
BOAS NOTÍCIAS PARA A AMBEVI! ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO BELA VISTA!

Apesar de até a presente data Nenhum dos críticos de Plantão DESTA ENTIDADE se apresentou para formação de nova chapa para formação de nova diretoria, e não prestou qualquer auxílio AUXILIOU solucionar nossos problemas EXISTENTES o que gerou a renuncia coletiva de toda sua Diretoria e colocando assim esta entidade À DISPOSIÇÃO para aqueles que se dizem competentes em trabalhos voluntários, lhes proporcionando nova abertura para que venham apresentar realmente o melhor que sabem realizar neste sentido, pois nosso bairro merece O Melhor de cada um de nós!.
A Boa Notícia vem de onde menos se esperava, a Comunidade do Jardim Primavera tenciona compor nova chapa, DEMONSTRA GRANDE INTERESSE em gerenciar esta área nobre do Bela Vista, e ja estão se mobilizando na composição de uma chapa para concorrer a nova Gestão 2014-a 2015 ! Muito Bom! assim pelo menos teremos certeza de que esta nobre àrea relegada por muitos, "abastados" que se utilizam de outros clubes para suas distrações e diversões, para maiores investimentos, será muito bem aproveitada por gente que realmente valoriza um pedaço de terra disponível. ainda mais agora com a implantação dos belos conjuntos residenciais ali em edificação, que requer uma excelente área de entretenimento e lazer.
Lembro ainda que ha tempo, até na próxima segunda feria aos demais interessados fazerem suas inscrições junto ao presidente Atual Sr. Pedro José Garcia, residente à rua martinho Nifa de Oliveira 42 para nova eleição dia 18 de janeiro a partir das 14 hs!

Para saber mais sobre a situação atual da Ambevi, queira por gentileza entrar no site:www.facebook.com/aambevi va em fotos e álbuns ou www.bairrobelavista.com
Forte Abraço a todos!
Radio Vila Nova FM 98,3
10/01/2014 11:41

Marlon, parabens pelo comentário e a referencia da aliança politica, entre o PMDB e o PT...no Governo Federal, o PMDB sendo o maior partido politico do pais em filiados deveria ter projetos próprios para o Brasil....mas a cada Eleições para a Presidência da "República" prefere os favores do Poder, pena que tanto o PT, como o PSDB, preferiram as amarras politicas dos Caciques do PMDB, do que criar um Projeto para um pais mais justo para todos.....

RVN98,3
Gaspar - SC

Marlon
10/01/2014 às 10:47
Bom dia Herculano.
DITADURA NO PODER - Não podemos esquecer que a maior base do PT no governo federal que se arrasta por todos esses anos é o PMDB.

Abraço
carlos eurico fontes
10/01/2014 11:35
Sr. Herculano,
Espero que o ano 2014 não nos traga grandes e desagradáveis surpresas porque no final do ano passado recebi informações sobre um desmatamento na Rua João Benigno de Oliveira - Gasparinho - Local onde existe nascentes de água que abastecem a região.
Para minha surpresa, ontem, dia 09.01 estive no local. Enormes árvores nativas foram derrubadas (divs fotos) numa grande área. No terreno existem duas placas:
1ª - Minnesota Investimentos e Participações SA - Autorização 009/2013?GAS/VEG - Licença Ambiental de Terraplenagem;
2ª - AC Terraplenagem - Aut nº 080/2013 - Licença Ambiental de Terraplenagem - fone 3332-0825.
Duas empresas para fazer o mesmo serviço??? Por onde anda nossa fiscalização???
Os moradores da localidade estão desconfiados dos serviços. Por que e para que desmatar a mata (não é vegetação!!!!!).
Abraço
Zuza
Herculano
10/01/2014 11:13
RELAPSOS

Muitas das prefeituras de Santa Catarina correm o risco de ficar sem os recursos do Fundam, o Fundo de Apoio aos Municípios. E quela o motivo? Não preencheram o cadastro com a proposta de investimentos, uma exigência legal. São mais de 500 milhões de reais que serão distribuídos, a fundo perdido.
Marlon
10/01/2014 10:47
Bom dia Herculano.
DITADURA NO PODER - Não podemos esquecer que a maior base do PT no governo federal que se arrasta por todos esses anos é o PMDB.

Abraço
Herculano
10/01/2014 10:26
PREÇO DA CESTA BÁSICA SOBE MAIS QUE INFLAÇÃO EM 16 DAS 18 CAPITAIS

Informa Bruno Rosa, para o jornal O Globo. O valor da cesta básica subiu com força no ano passado nas 18 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em nove cidades, a alta ficou acima de 10%. Salvador teve o maior reajuste, de 16,74%, seguido de Natal (14,07%) e de Campo Grande (12,38%). O Rio de Janeiro ficou na quarta posição, com aumento de 11,95%. Ao todo, em 16 das 18 cidades pesquisadas, a elevação nos preços ficou acima da inflação em 2013.

De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), último dado disponível, acumula variação de 5,85% no ano. Pelo Dieese, na lista estão ainda Porto Alegre (11,83%), Curitiba (11,06%), Vitória (10,48%), Recife (10,34%), Florianópolis (10,09%), Belém (9,12%), João Pessoa (8,81%), Fortaleza (8,18%), Belo Horizonte (7,35%), São Paulo (7,33%), Aracaju (6,23%) e Manaus ( 6,01%). Ficaram abaixo do acumulado do IPCA-15 no ano as cidades de Brasília (4,99%) e Goiânia (4,37%).
Herculano
10/01/2014 10:18
PSB VAI COMEÇAR A VOTAR COMO OPOSIÇÃO A PARTIR DE FEVEREIRO

O texto é de Maria Lima, para o O Globo. O acirramento dos ânimos de setores do PT com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, terá mais uma consequência para o ano de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Porta-voz de Campos para responder aos ataques em artigo apócrifo publicado na pagina oficial do PT no Facebook terça-feira, o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS) avisa que o partido deve reavaliar a postura independente e votar como oposição a partir de fevereiro.

Beto diz que essa reavaliação de posição não é ameaça nem retaliação, mas reciprocidade a um tratamento desrespeitoso por parte do PT e do governo, que tem tratado o PSB como oposição desde o rompimento, em setembro do ano passado.

Ele informou que tão logo os trabalhos parlamentares sejam retomados, no inicio de fevereiro, as lideranças do PSB na Câmara e Senado vão se reunir para uma reavaliação de posicionamento nas votações. Ele lembra que mesmo tendo votado a favor do Mais Médicos e em mais de 60% do Orçamento, as emendas do partido foram cortadas pela metade.
Herculano
10/01/2014 09:58
INFLAÇÃO FECHA 2013 A 5,91%, ACIMA DE 2012, MAS DENTRO DO TETO MÁXIMO DA META DO GOVERNO

A inflação oficial fechou o ano de 2013 com alta de 5,91%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor - Amplo), divulgado nesta sexta-feira (10). O resultado ficou abaixo do teto da meta oficial do governo, mas acima da inflação do ano anterior e do esperado pelo Banco Central, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012, a inflação tinha ficado em 5,84%.

O resultado foi puxado, principalmente, por alimentos e bebidas, com avanço de 8,48% em 2013.

O BC trabalha para que a média de alta dos preços seja de 4,5% em cada ano, mas há uma tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos (ou seja, aceita-se uma inflação entre 2,5% e 6,5%), de acordo com o sistema de metas de inflação.

A previsão do BC, divulgada em dezembro, era de que a inflação fechasse 2013 a 5,8%.
Rafaela
10/01/2014 09:10
Hoje na coluna nova está 1 x 0! Pró Luciano da Cunha.

Por favo Zé só vamos discutir sobre o assunto em questão.

O estudo do Luciano não está em pauta, será que você capaz?

Agora vai ficar muito feio o Zé não consegue debater com o Luciano que não teve oportunidade de estudo e paga caro por isso e o Zé que além de lustrar o sapato do chefe é um cara culto, mas desculpe acho que muito limitado só fala para o Luciano estudar porque não tem o conhecimento das questões em voga.

Da lhe LUCIANO CUNHA
Herculano
10/01/2014 08:49
IDELI TAMBÉM USOU VERBA EXTRA PARA PRIVILEGIAR SC, por Cláudio Humberto

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC), também foi beneficiada pelos recordistas de empenhos extra-orçamentários em dezembro de 2013. Só no ministério do Turismo, de Gastão Vieira, Ideli emplacou R$61,3 milhões de verba extra para seu Estado. O Ministério da Cidade foi outro que deu aquela forcinha para ministra, com R$ 30,5 milhões. Já a Agricultura empenhou R$ 6,2 milhões à Santa Catarina.

Emendas por apoio
Braço direito da presidente Dilma, Ideli Salvatti tenta conquistar apoio de prefeitos para sair candidata ao Senado ou mesmo à Câmara.

Isolada
A ministra enfrenta dificuldades internas após ter sido derrotada pelo ex-deputado Cláudio Vignatti à presidência do PT de Santa Catarina.

O meu comentário.
Destas verbas quais foram liberadas efetivamente? Por enquanto só propaganda, como é o caso dos R$17 milhões do ministério das Cidades para a ponte do Vale, anunciados há sete meses aqui no comício do Ginásio João dos Santos para assinar a ordem de serviço para a duplicação de dois trechos da BR 470.
Alexandre Bohn
10/01/2014 08:45
Sr. Herculano!

Quanto aos servidores municipais, tem muitos deles trabalhando, ou seja, nem todos estão de férias. O Sr. vai dizer, mas é em esquema de plantão.
Quantas empresas de Gaspar estavam trabalhando até o dia 06 de janeiro? Respondo. Somente as Lojas do Centro.
Nem restaurantes e nem padarias abriram.
Herculano
10/01/2014 08:20
PRESTAÇÕES DE CONTAS

A prefeitura de Gaspar reclama de que o Hospital de Gaspar lhe deve explicações na prestação de contas da verba que repassou. E ela está certa. E é inexplicável a demora do Hospital neste assunto dando margem à dúvidas.

Mas, duas questões de ordem

1. O Conselho do Hospital aprovou a prestação de contas, certo? E entre os conselheiros está o petista Rodrigo Fontes Schramm

2. Rodrigo Fontes Schramm foi secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Gaspar. Foi ele quem acabou com a Expogaspar, certo? E por que ela terminou? Gaspar ainda espera a prestação de contas pública daquela feira. Acorda, Gaspar!
LUCIANO DA CUNHA
10/01/2014 08:14
AO ZÉ RUELA

NO PLANTÃO DO CAR 2 OS PTISTAS DEVEM ESTAR COM UMA BAITA DOR DE COTOVELO E PRA CURAR VÃO TER QUE ENFRENTAR UMA BAITA FILA,

ESPERO SEU COMENTÁRIO DIZENDO QUE PRECISO ESTUDAR,MAS DESTA VEZ FALE SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO.
Herculano
10/01/2014 07:55
BRIGA DE CASAL FAZ AVIÃO POUSAR. HOMEM DETIDO EM VOO RESPONDERÁ POR ATENTADO À SEGURANÇA

O texto é de Tiago Décimo, da Agência Estado (jornal O Estado de S. Paulo). A Polícia Federal informou que o homem detido nesta quinta-feira, 9, no voo Azul 5195 foi encaminhado para a Cadeia Pública de Salvador e será acusado de atentado contra a segurança do transporte aéreo. A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão. Já a mulher, que de acordo com a PF tem menos de 18 anos, foi ouvida e liberada à tarde, quando voltou para Natal. A polícia não divulgou a identidade do homem.

O voo decolou às 3h46 (horário local) de Natal (RN), com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas teve de fazer uma parada não programada em Salvador (BA), depois que o casal promoveu uma confusão a bordo.

Cerca de 100 passageiros tiveram de aguardar acomodação em outros voos para seguir viagem. Segundo a Polícia Federal, o homem, que não teve a identidade divulgada, segue preso na capital baiana.

Segundo testemunhas do caso, a confusão começou ainda antes do embarque, no aeroporto da capital potiguar, quando o casal começou a discutir. "É uma situação que poderia ter sido evitada antes de o avião partir", diz a relações públicas Carmen Diehl, que estava no voo.

Logo depois de o avião decolar, os envolvidos teriam retomado a discussão. Mais exaltado, o homem ficou de pé, à frente da poltrona, enquanto os avisos luminosos ainda indicavam que os passageiros deveriam ficar sentados, com os cintos de segurança afivelados. Repreendido por uma comissária de bordo, o homem passou a insultá-la.

Na sequência, o passageiro tirou a camisa e chegou a arremessar um chinelo na direção da funcionária da companhia aérea, enquanto seguia insultando os integrantes da tripulação. "Durante toda a gritaria dele, a mulher ficou calada, sem participar da confusão", contou o cenógrafo Ezequiel Tibúrcio, que também estava no voo. "Ela chegou a ir para o fundo do avião, tentando sair da situação, mas todo mundo sabia que eles estavam juntos."

Sem conseguir conter o homem, uma das comissárias deu voz de prisão a ele e teve de contar com o apoio de outros passageiros para imobilizá-lo. O piloto decidiu fazer a parada não programada em Salvador, para que o casal fosse desembarcado e levado para a Polícia Federal. O pouso ocorreu por volta das 5 horas (horário local).
Herculano
10/01/2014 07:44
REGISTRO

Nesta sexta-feira é aniversário do empresário, ex-vereador e atual presidente do PPS de Gaspar, Vitório Marquetti
Herculano
10/01/2014 07:43
CASO IMPENSADO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo

Caso impensado. O ataque do PT ao governador Eduardo Campos, chamado de tolo, traidor e oportunista, suscitou uma dúvida no mundo político: foi algo planejado ou fruto de impulso?

Qualquer que tenha sido a razão, a interpretação dos observadores é uma só. Com essa atitude, o PT afasta ainda mais Campos de Dilma, dificulta a possibilidade de apoio do PSB a ela no segundo turno caso seja disputado com o tucano Aécio Neves, facilita a unidade da oposição e neutraliza quaisquer resquícios de petismo restantes da alma da ex-senadora Marina Silva chamada, no mesmo artigo, de "ovo da serpente" e "pedra no sapato".

O PSDB, em particular, adorou a ofensiva. O PMDB registrou como mais uma prova de que é preciso estar sempre armado no trato com um aliado permanentemente em combate como o PT.

Nas cabeças bem pensantes do partido de Dilma, o episódio foi marcado como um erro a ser evitado
Herculano
10/01/2014 07:38
IGUAL

O comentário de Reinaldo Azevedo sobre a violência que se esconde no Maranhão, pode ser transportado para a violência que mata na não duplicação da BR 470. Enquanto os milhares que morrem são anônimos, a imprensa e os políticos nem piscam. Quando se é um famoso, político ou aparentado, se faz manchete, discursos e se renovam as promessas. Circo. Comprometimento e resultado comunitário, nada.
Herculano
10/01/2014 06:57
CONTABILIDADE CRIATIVA.FALTA DE CONTROLE OU FALTA DE DINHEIRO? FUNDO PARA FISCALIZAR TELES É USADO PARA PAGAR INSS E BOLSA FAMÍLIA

É o que informam Gustavo Patu e Júlia Borba da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo. Um fundo destinado a custear a fiscalização do setor de telecomunicações tem sido utilizado pelo governo para despesas tão diversas como salários, aposentadorias e até Bolsa Família.

Levantamento feito pela Folha mostra que, no ano passado, apenas uma pequena parcela das verbas do Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações) foi empregada em programas e ações condizentes com o nome da fonte dos recursos.

Alimentado por taxas cobradas das empresas do setor, o Fistel arrecadou R$ 4,8 bilhões em 2013. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no entanto, utilizou pouco menos de R$ 400 milhões do fundo, segundo os registros da execução orçamentária atualizados até 28 de dezembro.

No mesmo período, R$ 849 milhões foram gastos no pagamento de benefícios previdenciários urbanos, e R$ 531 milhões, no Bolsa Família.
Herculano
10/01/2014 06:49
MORTOS SEM PEDIGREE, por Reinaldo Azevedo para o jornal Folha de S. Paulo

Quem liga para cadáveres 'pobres de tão pretos e pretos de tão pobres', como cantavam aqueles?

Se ninguém dá bola quando bandidos matam pais de família, por que haveria indignação quando presos resolvem decapitar seus pares no Maranhão, onde José Sarney é a fé, a lei e o rei? Que se virem! As trevas maranhenses são apenas um sintoma de um desastre humanitário silencioso.

Em novembro, veio a público o Anuário Brasileiro de Segurança Pública com os dados referentes a 2012. Os "crimes violentos letais intencionais" (CVLI) somaram 50.108, contra 46.177 em 2011. A taxa saltou de 24 para 25,8 mortos por 100 mil habitantes. Na Alemanha, é de 0,8. No Chile, 3,2. Os "CVLI" incluem homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Nota: esses são números oficiais. A verdade deve ser mais sangrenta.

Segundo a ONU, na América Latina e Caribe, com população estimada em 600 milhões, são assassinadas 100 mil pessoas por ano. Com pouco menos de um terço dos habitantes, o Brasil responde por mais da metade dos cadáveres. O governo federal, o PT, o PMDB, o PSDB e o PSB silenciaram. Esse é um país real demais para produtivistas, administrativistas e nefelibatas. A campanha eleitoral já está aí. Situação e oposição engrolarão irrelevâncias sobre o tema. Prometerão mais escolas e mais esmolas. Presídios não!

Algumas dezenas de black blocs mobilizaram o ministro da Justiça, os respectivos secretários de Segurança de São Paulo e Rio e representantes da OAB, do CNJ e do Ministério Público. Rodrigo Janot, procurador-geral da República, quer até um fórum de conciliação para juntar policiais e manifestantes. Sobre a carnificina de todos os dias, nada! Quem liga para cadáveres "pobres de tão pretos e pretos de tão pobres", como cantavam aqueles? No país em que os aristocratas são, assim, "meio de esquerda", segurança pública é assunto da "direita que rosna", certo? Os 400 e poucos mortos da ditadura mobilizam a máquina do Estado e a imprensa. É justo. Os 50 mil a cada ano só produzem silêncio. Dentro e fora dos presídios, são cadáveres sem pedigree.

E por que esse silêncio? É que os fatos sepultaram as teses "progressistas" sobre a violência. A falácia de que a pobreza induz o crime é preconceito de classe fantasiado de generosidade humanista. A "intelligentsia" acha que pobre é incapaz de fazer escolhas morais sem o concurso de sua mística redentora. Diminuiu a desigualdade nos últimos anos, e a criminalidade explodiu. O crescimento econômico do Nordeste foi superior ao do Brasil, e a violência assumiu dimensões estupefacientes.

Os Estados da região estão entre os que mais matam por 100 mil habitantes: Alagoas: 61,8; Ceará: 42,5; Bahia: 40,7, para citar alguns. Comparem: a taxa de "CVLI" de São Paulo, a segunda menor do país, é de 12,4 (descarta-se a primeira porque inconfiável). Se a nacional correspondesse à paulista, salvar-se-iam por ano 26.027 vidas.

Com 22% da população, São Paulo concentra 36% (195.695) dos presos do país (549.786), ou 633,1 por 100 mil. A taxa de "CVLI" do Rio é quase o dobro (24,5) da paulista, mas a de presos é inferior à metade (281,5). A Bahia tem a maior desproporção entre mortos por 100 mil e (40,7) e encarcerados: 134. Estudo quantitativo do Ipea (bit.ly/1gll0rL) evidencia que "prender mais bandidos e colocar mais policiais na rua são políticas públicas que funcionam na redução da taxa de homicídios".

Isso afronta a estupidez politicamente correta e cruel. Em 2013, o governo federal investiu em presídios 34,2% menos do que no ano anterior - caiu de R$ 361,9 milhões para R$ 238 milhões. Para mais mortos, menos investimento. Os progressistas meio de esquerda são eles. Este colunista é só um reacionário da aritmética. Eles fazem Pedrinhas. Alguém tem de dar as pedradas.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.