10/01/2014
A (RE) VOLTA
Esta é a primeira coluna para o jornal impresso deste ano. Nas férias, três extras bombaram nos acessos, na internet. Impressionante. 2014 é ano de Copa, de voto, de ajustes de contas, de manifestações com os intimidadores black blocs, de mudanças se assim quisermos.
DITADURA DO PODER
?No Brasil, paga-se um preço pessoal a cada dia mais elevado por: a) não se alinhar com a esquerda; b) não ser petista; c) não integrar certa aristocracia da opinião, em que só é possível haver discordância entre os que concordam. Se você não é um deles, então tem de ser destruído, chutado. Se escolherem o cão como metáfora para designá-lo, naturalmente não será um beagle? A ?direita?, como eles dizem, rosna. Eles, que são herdeiros intelectuais de humanistas como Stálin, Mao e Fidel, bem, eles são uns fofos? Isso um dia passa? Pode ser, mas não é certo. As elites intelectuais de países podem entrar em espirais negativas e não sair nunca mais. Vejam o caso da Argentina. Entre o peronismo (e seus derivados) e gorilas assassinos, pereceu a razão. E fim de papo?. Quem escreveu isto e que serve para nós aqui em Gaspar? Reinaldo Azevedo, de Veja, um socialista que os esquerdistas da mídia teimam em rotular de direitista, apenas para desmoralizá-lo, assassinar a intelecualidade que possui, salgar a reputação e calá-lo. Esta gente deu com os burros n?água. Azevedo com esta intimidação se tornou mais conhecido, mais lido e um ícone inteligente contra os petralhas e esquerdistas que não possuem argumentos contra ele e resultados para a sociedade e seu futuro.
VAI ATRASAR
O discurso não bate com a realidade. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, já deu entrevistas afirmando que entregaria a Ponte do Vale agora em março para o grande comício antes da proibição da legislação eleitoral. Não vai entregá-la. E por quê? Porque é impossível terminá-la. Porque o Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet ? trouxe na edição de 23 de dezembro de 2013 a prorrogação do contrato com a empreiteira Artepa Martins para as obras de implantação dos acessos da Ponte do Vale. O que era para ficar pronto em nove de dezembro de 2013, foi prorrogado para 16 de junho deste ano. Mais. Nada se falou sobre o isolamento do povo da Margem Esquerda, Arraial e Lagoa. No local em que se deveriam construir os acessos, o povo da Margem Esquerda vai ficar com a merda coletada nos bairros Santa Terezinha, Sete e Centro que vai ser tratada lá.
PLANTÃO DO CAR I
No dia 1º de janeiro começou o plantão ?esticado? no CAR ? Centro de Atendimento de Risco ? para ?substituir? o Pronto Atendimento do Hospital de Gaspar. Na campanha foi prometido para 24 horas por sete dias, mas depois cortado para menos de 12 horas por cinco dias. Esta troca é o símbolo da falta de diálogo. Da teimosia. Da prioridade errada contra as pessoas frágeis feitas por políticos que se dizem de um partido popular e do povo pobre, sofrido, discriminado e até, muitas vezes descartado.
PLANTÃO DO CAR II
Quem não quer o Hospital funcionando em Gaspar? O PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua turma. Quem usou o Hospital para a campanha política? O PT, Pedro Celso Zuchi e a sua turma. Quem não cumpriu as promessas de campanha na área da saúde e do Hospital? O PT, Pedro Celso Zuchi e sua turma. Quem recuperou fisicamente o Hospital? Não foi o PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua turma. Foi um grupo de pessoas e empresários. O PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua turma não suportam isto. E depois de reformado o Hospital para o povo, a comunidade, o que o PT e o prefeito Pedro Celso Zuchi queriam? O Hospital para a sua turma e parentes.
PLANTÃO DO CAR III
O PT e o prefeito não perdoam que o Hospital não seja um cabide de emprego, que realmente trate da saúde e para todos. O SUS o sufoca. O governo Federal o ignora e com ajuda dos petistas gasparenses. O governo do Estado do PSD, PMDB, PSDB, PP, DEM, PTB e outros como o cabide de empregos da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, são incompreensivelmente omissos na obrigação constitucional que têm com a saúde pública. A prefeitura de Gaspar é a mais esperta de todos. Vergonhosamente economiza naquilo que é seu dever atender a população nos postos de saúde. Contava com Pronto Atendimento do Hospital. Pior. No final, não queria pagar a conta, deixando o Hospital ainda mais moribundo. E nesta disputa insana quem perde? Os pobres, doentes, desamparados, desinformados e fracos, a comunidade, Gaspar e hospital. E quem é desmoralizado? Os que administram no Conselho e operacionalmente o Hospital. Perde o diálogo. Perde a cidade. Perde o futuro. Perdem as criaturas fracas e que mais precisam de nós. Por isso, 2014 é tempo para mudanças. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
Arnaldo Muller, cujo nome está associado ao lixo e aos cemitérios públicos de Gaspar, é agora corretor de imóveis em Navegantes. Hum!
Sérgio Almeida, PSDB, saiu do Sintraspug, mas continua sindicalista pago pela prefeitura sem a obrigação de trabalhar nela.
A empreiteira tartaruga Arcos, que atrasou a obra de recuperação da ponte Hercílio Deeke por quase dois anos, não pagou os seus empregados. A prefeitura possui responsabilidade solidária. Basta os operários irem à Justiça do Trabalho. Quem contrata mal e fiscaliza pior, paga em dobro, mas com os impostos dos gasparenses. Acorda, Gaspar!
Para que serve a CND ? Certidão Nacional de Débitos -? Para dizer que qualquer um que tenha CNPJMF está em dia com os seus tributos perante a Receita Federal. O Hospital conseguiu, mais uma vez a CND. Qual será a desculpa do governo do Estado e do Federal desta vez para ignorar e desassistir o Hospital de Gaspar nas verbas que tem por direito?
Terça-feira. Mais um assalto na Viacredi (que virou alvo fácil no Vale). Desta vez no bairro Coloninha, em Gaspar. Ponto para a polícia. Em minutos prendeu três numa ação profissional e de sorte da Polícia Militar e mais tarde da Polícia Civil. Ficou provado ao recém-empossado comandante da PM, capitão Heintje Heerdt, que o problema daqui é esta violência. Ele, numa entrevista que sumiu da internet depois de um comentário meu aqui, palpitou que a sua prioridade em Gaspar seria o trânsito. Não é. Isto é para a Ditran e o caótico Planejamento da prefeitura de Gaspar. A população precisa de proteção e ação ostensiva da PM contra os bandidos.
Faroeste caboclo da ganância. Os bandidos fogem.Tiros entre bandidos e a polícia. A bolsa com dinheiro se abre. Notas se espalham. Alguns passantes ignoram a troca de tiros, o perigo mortal e tentam apanhar parte do dinheiro. É ruim, heim!
O asfalto vai sair. É ano de eleições. Na audiência de quarta-feira o governador Raimundo Colombo, PSD, autorizou expressamente a preparação e asfaltamento de três quilômetros da Rua Leonardo Pedro Schmitt, no Macucos. Irá da Rodovia Jorge Lacerda até a Ceramifix. O assunto na secretaria da Fazenda é tratado por Renato Marques.
A meia boca. A prefeitura inaugurou o posto de saúde do bairro Figueira. Tudo discreto. E por quê? Falta à regularização perante o Corpo de Bombeiros, falta o asfaltamento em torno dela, exigência do Ministério da Saúde. E médico? Falta também.
Alguém se deu conta que a prefeitura de Gaspar está parada, de férias? Se muitos não notaram a ausência dela poderia ficar fechada. É muito rolo, dinheiro e emprego comissionado. Segunda começa tudo de novo. Acorda, Gaspar!
Mas qual é mesmo o nome que o prefeito Pedro Celso Zuchi e o PT de Gaspar querem colocar no Centro de Convivência da Terceira Idade?
Em Gaspar ninguém pode morrer no verão e ser velado na capela mortuária do Cemitério Municipal ali no Santa Terezinha. Quem vai ao velório simplesmente cozinha. O Cemitério envolto em casos escabrosos e que já gerou até CPI não foi capaz de instalar um ar condicionado.
Não tem jeito. Ilhota sai ano e entra ano sempre está no caderninho do Tribunal de Contas do Estado. Notificação de alerta nº 70089/2013 publicada neste dia 3 de janeiro diz que a meta do 5º bimestre não foi alcançada. Faltou arrecadação para os gastos.
Assunto fedido. O caso do lixo em Gaspar se enrola mais uma vez. Falta o Ministério Público se interessar de vez por este caro fedor.
Edição 1552
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).