por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

por Herculano Domício

24/12/2013

EXTRA

Como o prometido, a coluna está na ativa, com a primeira edição extra das férias. Como hoje é véspera de Natal, antes do culto, do acender da arvorezinha, da música própria, da troca de presentes e da Ceia, esta coluna é para renovar a promessa de que o ano de 2014 será de vigília constante sobre os nossos políticos e a gestão pública.

MENOS DO MESMO I 

No dia 20, com ano atraso, o prefeito Pedro Celso Zuchi,PT, mandou publicar, quando a imprensa já estava de férias: Prefeitura de Gaspar remaneja secretariado a partir de 2014. Deve ter sido de vergonha que fez isto. O press release, sem repercussão na cidade, afirmou: O prefeito promove mudanças no secretariado municipal a partir do dia 13 de janeiro." As alterações foram discutidas numa reunião no gabinete". Mudanças? Onde, se ele próprio admite ser um mero remanejamento? Discutidas? Quando isto foi uma premissa no governo petista? É tudo do mesmo. Pior é menos do mesmo. São experiências para as eleições deste 2014 e 2016. Profissionalização, planejamento, gestão, perspectivas e resultados? Zero.

MENOS DO MESMO II?

"Dayro Bornhausen deixa a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo que agora ficará a cargo de Patrícia Scheidt". O que fez Dayro, o ilustre desconhecido? Nada. Nos bastidores, Rodrigo Fontes Schramm deu as cartas, mais uma vez, e erradas. O que fará Patrícia? Não sei. Mas, o currículo dela diz que fará pouco, pois a melhor qualidade dela é dar a cara ao tapa e às cobranças das bobagens, teimosias e erros que a atual administração faz contra a cidade, cidadãos e cidadãs. Será um tipo de consolo do desembarque, como foi para Joel Reinert, quando foi retirado da secretaria de Transportes e Obras sob ataque de parte do poder e PT locais. Será um consolo na fritura. No caso de Joel ele recebeu de Zuchi a secretaria de Obras e depois por alguns meses a esvaziada secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, como paga da ajuda que deu com a sua rádio, a FM 86,9, para a eleição de Pedro Celso Zuchi, em 2004.

MENOS DO MESMO III

O eterno Soly Waltrick Antunes Filho deixa a secretaria de Transportes e Obras, que será de responsabilidade de Lovídio Bertoldi, e assume a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. Qual a novidade. Soly é o engenheiro faz tudo nos bastidores de obras (inclusive aquele toco no pilar da ponte Hercílio Deecke) e planejamento, desde 2000. Lovídio sai da presidência do Samae para expor o nome e se submeter no contexto de uma alternativa, como "o novo" do PT, candidato a prefeito de Gaspar em 2016. Esta invenção tem a assinatura de gente como Odilon Áscoli e Ivo Carlos Duarte, que manobram nos bastidores e há muito, com outros, o poder em Gaspar. A atual vice Mariluci Deschamps Rosa, PT, não está rifada, mas terá os sombras testados. O engraçado, é que os dois grupos fazem de tudo para desgastar e anular qualquer possibilidade do vereador José Amarildo Rampelotti, presidente do PT local numa campanha que dividiu os petistas e agora tenta juntar os cacos, sonhar com a candidatura em 2016 no diretório para prefeito. O PT torce pelo vexame dele em 2014, para assim enfraquecê-lo, definitivamente.

MENOS DO MESMO IV

Assume como diretor-presidente do Samae, Élcio Carlos de Oliveira. Esta sim poderia ser uma novidade. A nomeação do Élcio, ex-tucano, ex-presidente do PT é uma vitória do vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, e genro de Pedro Celso Zuchi. Élcio depois que perdeu o cartório foi cabo eleitoral, assessor de Dalsóchio na Câmara e foi diretor na secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e pouco fez. Qual a experiência de Élcio para o cargo? Nenhuma. E como depende do seu padrinho, será guiado. Então... Talita Salini, antes nomeada como Assessora Administrativa junto à secretaria de Turismo, passa a partir de agora a exercer a função de diretora de Turismo, ou seja, leia-se Rodrigo Fontes Schramm. Dayro Bornhausen assume a função de Assessor Administrativo junto ao departamento de Cultura, ou seja, para quem era o secretário da pasta, uma baita promoção. E fica nomeada a funcionária efetiva, Heloísa Sabino Schmidt, como diretora administrativa junto à Procuradoria do município. Resumindo: um retrato lamentável do atraso. Acorda, Gaspar!

A GASPAR VIOLENTA I

 
 

Notícia de hoje da Ric Record, de Blumenau. Uma família foi assaltada e feita refém por volta das duas horas da manhã, no bairro Lagoa em Gaspar. Três homens armados com espingarda calibre 12, invadiram a residência, renderam um casal e uma criança de um ano e meio, efetuaram disparos, e acertaram o dono da residência, um rapaz de 29 anos. Os bandidos fugiram pela BR-470 em direção ao litoral, levando cerca de R$2 mil reais em dinheiro e um caro Golf 2002, do casal.O casal com a criança de colo, foram abandonados as margens da BR 101, em Penha. O casal acabou sendo socorrido por vizinhos da região. O rapaz de 29 anos, que estava morando a apenas um mês na Lagoa, esta internado em um hospital na cidade de Joinville. Tudo muito estranho.

A GASPAR VIOLENTA II

Sob este título "começou com prioridade errada", escrevi este comentário na internet da coluna de sexta-feira, dia 20. O novo e recém instalado comando da Polícia Militar em Gaspar tem como objetivo reduzir as mortes no trânsito. Como assim? Está escrito. Está declarado.

1.Esta não é a prioridade da Polícia Militar. O comando geral precisa tomar conhecimento desta anomalia.

2. Esta prioridade, quando muito, deveria ser da Ditran - Diretoria da Ditran, a aparelhada pela máquina petista municipal - mas como ela não funciona...

3. O novo comando teve acesso à alguma estatística para estabelecer esta prioridade? Não basta trazer experiências bem sucedidas de outras realidades - o que é bem vinda -, mas é preciso se estabelecer na nova realidade e no novo desafio, para assim criar uma nova bem sucedida e reveladora experiência

4. O novo comando da PM conhece a cidade, as suas mazelas sociais, os pontos vulneráveis e críticos de violência e tráfico? Ou a Polícia Militar vai aqui também atuar distante da Polícia Civil no combate a bandidagem, esta sim a prioridade da cidade, cidadãos e cidadãs? Os bandidos estão aplaudindo esta vontade de diminuir as mortes no trânsito que aqui acontecem na BR 470, fora da jurisdição da PM e outras na jurisdição da Polícia Rodoviária Estadual. Então... Os pagadores de impostos, que sustentam a PM, estão preocupados.

O Tenente Fragas deve ir à Delegacia e ver os registros, estatísticas e refletir sobre o que disse, confrontando-os com os nossos problemas e prioridades. Se não quiser ir até lá, é só consultar os arquivos das rádios e jornais. Mais. Nem precisa ir longe. Consulte a sua tropa, os seus comandados. Eles sabem muito bem o que acontece por aqui. Acorda, Gaspar!

 DESABAFO DO LEITOR I

"Os gasparenses motoristas e pilotos que passam por aqui entraram na linha? Os agentes da Ditran entraram em greve ou fizeram corpo mole? Nada disso...". Pra que multar? Se você não vê o retorno na aplicação da verba de multas. Pra que multar? Se o dinheiro que entra (e olha que entra muito) não é reinvestido no trânsito ou no próprio órgão de trânsito. Pra que multar? Se quando você multa uma pessoa da cúpula do apadrinhamento você é repreendido, não claramente, mais subliminarmente perseguido. Pra que multar? Se muitas vezes se comenta que não tem verba pra melhorias de viaturas, nem combustível pra andar com as sucateadas que se têm. Pra que multar?

DESABAFO DO LEITOR II

Se tem agente que apanha na "cara" fora de horário de serviço, e não recebe respaldo de uma defesa plena do órgão o qual representa. Pra que multar? Se não se pode realizar cursos de aprendizados, e reciclagem com a verba arrecadada, algo que o próprio código de trânsito prevê como constante aos agentes de trânsito, e nunca se têm verba pra nada. Pra que multar? Se tem gente que trabalha na chuva e não têm fardamento adequado para tal. Pra que multar? Simplesmente pra fazer cumprir a Lei? Que Lei? Se aqui parece a cidade sem lei, de velho oeste, de coronéis que mandam e desmandam. Deixa eu na minha, ganhando o meu honestamente, e o resto é resto.

SOBRE O TRAPICHE

Ufa! Até que enfim o vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, descobriu que o Hospital de Gaspar está com problemas e que além da prefeitura e do governo federal, o governo do estado é o outro carrasco dele. O que está no Facebook, do futuro presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, para a propaganda e da novidade?

Participei nesta segunda-feira(23), às 18h, de uma reunião no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a administradora Dilene Jahn Mello Santos, sobre os principais problemas que a nossa Casa de Saúde está enfrentando atualmente. Assumi o compromisso de levar ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, todas as questões apresentadas. Não podemos mais aceitar desculpas! Precisamos (juntos) lutar por soluções urgentes! Aproveitei o ensejo para parabenizá-la pelo excelente trabalho realizado desde a sua chegada.

1. O que o Marcelo fez neste ano como vereador pelo Hospital de Gaspar? Antes tarde do que nunca. Ufa! 2. O que fez pelo Hospital de Gaspar o deputado Jean Jackson Kuhlmann, PSD, do qual Marcelo é cabo eleitoral, porta-voz e anunciou ser o seu deputado a chave de entrada no governo de Raimundo Colombo, PSD? Na carta que Kuhlmann acaba de escrever para os gasparenses, o Hospital passa longe. Meio ano depois, Marcelo percebeu que o Hospital tem uma gestora profissional e ativa.

3. O Marcelo finge que não lê jornais, mas todos daqui e da região, anunciaram há seis meses que o governo do Estado, numa reunião que se fez em Florianópolis, liderada pela SDR de Blumenau - o cabideiro de empregos de políticos - que a solução - que seria técnica, não apenas financeira - estava próxima. Até hoje, nada. Vergonha. 4. Então, o governador, seu correligionário, está careca de saber os problemas, as soluções e a importância que o Hospital possui para os gasparenses e a região. Não teve até aqui, qualquer vontade de solucionar. Nos restos a pagar não aparece nada para o Hospital de Gaspar. E a partir de maio do ano que vem, nada se empenhará por conta da lei e das restrições do ano eleitoral. Então...

5. O vereador diz que agora, juntos vão à solução e chega de desculpas. Certo. Parabéns. Mas por que tanto tempo para tomar esta decisão simples, cidadã e comunitária em favor de doentes, pobres, desassistidos, desinformados e usados politicamente por políticos espertos? Acorda, Gaspar!

Comentários

Juju do Gasparinho
27/12/2013 20:43
Prezado Herculano:

Uma das frases do tio Rei que gosto é:
" As pessoas tem direito de revelar simpatias políticas.
Eu tenho as minhas e as revelo".
Quanto mais burra é a pessoa, mais importante ela se acha e também acredita que não seja necessário respeitar os outros ou meramente ter educação.
Lendo o que foi postado por Rodrigo Constantino, espero que os seus 10 pedidos para o Papai Noel, no próximo Natal sejam atendidos.
O que duvido muito, a cegueira ideológica, turva o óbvio aos olhos desses modorrentos.
Herculano
27/12/2013 16:11
STJD SE DEFENDEU MAIS DO QUE JULGOU, por Ricardo Perrone

O julgamento que manteve a perda de quatro pontos e o consequente rebaixamento da Portuguesa, salvando o Fluminense, se transformou num ato em defesa do STJD promovido por seus membros. Os argumentos dos advogados da Lusa ficaram em segundo plano.

Os integrantes do tribunal demonstraram demasiada preocupação em rebater artigos de outros advogados publicados pela imprensa e contrários à sentença proferida em primeira instância. Assim, passaram uma imagem corporativista. Pareciam estar ali apenas para defender com unhas e dentes seus colegas. A escalação de Heverton, suspenso, no jogo contra o Grêmio, perdeu importância, na opinião deste blogueiro.

Tal imagem arrogante foi reforçada com o manifesto divulgado na véspera por nove advogados militantes na Justiça Desportiva em apoio a decisões que confirmem a independência e autonomia do STJD. Foi uma pista de que nesta sexta os auditores se esforçariam para proteger a instituição.

O procurador Paulo Schmmitt, por exemplo, fez uma vigorosa defesa à honra e à autonomia de seus colegas de tribunal. Além de atacar e chamar de curiosos os que defenderam o uso do Estatuto do Torcedor e outras teses.

Preservada a autonomia do STJD, fadado à deterioração está o Brasileirão em ano de Copa do Mundo no país. O Campeonato Nacional está na rota de um tsunami de ações na Justiça comum, algo que poderia ter sido evitado nesta sexta.
Herculano
27/12/2013 16:07
O JOGO DO TAPETÃO. SALVARAM O FLUMINENSE E REBAIXARAM A PORTUGUESA

O texto é de Renan Rodrigues e Vinicius Castro para a sucursal do Uol (Folha de S. Paulo), no Rio de Janeiro. A Portuguesa não escapou do rebaixamento nos tribunais. O time paulista teve a queda confirmada, por decisão unânime (8 a 0), após reunião do Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) no início da tarde desta sexta-feira, 27. A sentença acabou evitando o descenso do Fluminense.

A decisão de primeira instância foi mantida por conta da escalação irregular do meia Héverton na partida contra o Grêmio, pela 38ª rodada do Brasileirão. Com a perda de quatro pontos, a Portuguesa termina em 17º e troca de lugar com o time das Laranjeiras. O clube paulista já sinalizou que pode recorrer à Justiça Comum para tentar reverter a decisão.

Os auditores do STJD mostraram, em seus votos, respostas para todo o tipo de argumentos que surgiram em torno do caso nos últimos dias. Alguns desses argumentos nem chegaram a ser aproveitados pela defesa. Enquanto faziam suas declarações, os auditores citaram dezenas de reportagens e artigos publicados na imprensa.
Herculano
27/12/2013 15:58
PILOTOS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou de 13 de dezembro até a quinta-feira, dia 26, 26.472 veículos em excesso de velocidade nas rodovias federais de Santa Catarina. Em sete, dias foram mais de 19 mil flagrantes. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira pela corporação.
Herculano
27/12/2013 15:52
COMO A IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNO DO PT TORRA O DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS. FALTA PLANO ECONÔMICO TIRA OS RECURSOS QUE PODERIAM SER DESTINADOS A SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA, PREVENÇÃO À DESASTRES PARA SUPORTAR AVENTURAS E AVENTUREIROS DA POLÍTICA ECONÔMICA. OPERAÇÃO PARA SEGURAR DÓLAR CUSTA R$ 8 BILHÕES AO GOVERNO EM NOVEMBRO

O texto é de Gustavo Patu, para "Dinheiro Público & Cia", do jornal Folha de S.Paulo. O governo teve um gasto extra de R$ 8 bilhões em novembro - o equivalente a quatro meses de Bolsa Família - na tentativa de conter a alta das cotações do dólar.

A perda foi contabilizada em operações nas quais o Banco Central ofereceu uma espécie de seguro ao mercado contra a valorização da moeda norte-americana. Como ela subiu, o BC ficou com o prejuízo.

Chamadas de swap cambial, essas operações haviam gerado um ganho de R$ 4,7 bilhões em outubro ao BC. O objetivo, porém, não é ganhar ou perder dinheiro: é tranquilizar empresários e investidores que temem a desvalorização do real.

O dólar está em tendência de aumento em razão das perspectivas de recuperação da economia dos Estados Unidos, o que pode gerar perdas para quem tem dívida externa e elevação dos preços dos produtos importados.

Sem o seguro oferecido pelo BC, o mercado buscaria proteção comprando dólares à vista, o que elevaria ainda mais as cotações.

As perdas do mês passado foram incorporadas às despesas financeiras do governo federal, que, somadas às dos Estados e municípios, chegaram a R$ 29,9 bilhões.

Com isso, as contas públicas fecharam o mês com despesas acima das receitas, mesmo com a poupança recorde de R$ 29,7 bilhões puxada pelo governo federal.
sidnei luis reinert
27/12/2013 13:43
É PRA SACANEAR?

SALÁRIO MÍNIMO DE 724 EM 2014?
7+2+4=13 !!!!!
PURO DEBOCHE.
sidnei luis reinert
27/12/2013 13:39
Guido Mantega declara guerra à Rede Globo

O Ministério da Fazenda, junto com a Receita Federal, e a Rede Globo estão de mal. Por ordem direta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, há dois dias os burocratas de sua assessoria se recusam a comentar assuntos incômodos abordados pela produção do Jornal Nacional: aumento do IPI para carros e mais um criminoso reajuste, abaixo da inflação, na tabela do Imposto de Renda. As duas medidas fazem os brasileiros pagarem mais impostos ainda.

Se for levada adiante, agravando-se, a briga pode custar muito caro para ambos os lados. Sempre que a Globo toma raiva editorial de alguém, o alvo dos ataques cai em desgraça ? principalmente se é alguém ocupando um cargo poderoso em qualquer governo que seja. Ainda não dá para saber se a guerra vai adiante, ou se o Palácio do Planalto vai dar uma ordem para o conflito acabar imediatamente.

No entanto, se o Palácio do Planalto resolver imitar a turma de Hugo Chávez, impondo uma censura econômica à Globo, diminuindo os anúncios comerciais ou atrasando o pagamento deles, a empresa da família Marinho é quem pode sentir um duro golpe. A Receita Federal, subordinada à Mantega, já aplicou, neste ano que acaba, uma multa impagável à Globo ? o que indica que a relação para o ano reeleitoral está mais que desgastada entre o governo e a mais governista das emissoras.

A Globo foi na veia contra o governo. Citou o Dieese (Departamento Inter-Sindical de Estudos Socio-Econômicos) para lembrar o criminoso fato de que, desde 1996 as faixas do Imposto de Renda não acompanham de perto a inflação. Segundo reportagem do Jornal Nacional, se as faixas do leonino imposto acompanhassem, só pagaria o tributo o brasileiro que tem salário a partir de R$ 2.758 reais. A Globo frisou que, no ano que vem, quem ganhar R$ 1.787 já vai pagar.

?A correção das faixas do imposto de renda é de 4,5%, ou seja, não atualiza sequer a inflação deste ano - que, segundo o Boletim Focus do Banco Central, deve chegar a 5,7%?. A matéria do JN foi didática na detonação ao governo Dilma Rousseff: ?O que o governo considera o primeiro andar do Imposto de Renda começa em R$ 1.710,78, com alíquota de 7,5%. Quem ganha menos que isso não paga imposto. Quem ganha igual ou mais paga. A Receita já desconta no salário do trabalhador. Ano que vem, esses andares vão ficar mais altos. O piso sobe para R$ 1.787,78. Quem tiver salário menor que isso será isento. Os andares de cima, onde o imposto varia de 15% a 27,5%, também serão atualizados?.

Ouvido pela Rede Globo, José Silvestre Oliveira, coordenador Relações Sindicais do Dieese, chutou na cabeça: ?O primeiro efeito é que menos gente pagaria Imposto de Renda. E o segundo efeito é que aqueles que vão pagar pagariam menos. Teria mais dinheiro para consumir, para gastar, teria mais dinheiro para poupar fazer aplicação, enfim, seria um ganho para os trabalhodores, todos ganhariam, né??. Na mesma matéria, o tributarista Miguel Silva faz um cálculo para mostrar o que vai acontecer com um trabalhador que ganha hoje R$ 1.710, é isento e vai ter o salário corrigido pela inflação: ?Ele vai ganhar a partir de 2014, R$ 1.809. Ele não era contribuinte em 2013, passa a ser contribuinte a partir de 2014, vai pagar imposto?.

Por ironia, tendo problemas no pagamento dos impostos com a Receita Federal, é a Globo quem corre o risco de tomar o troco mais truculento do desgoverno petralha. Como já foi dado o sinal de que a Globo partiu para a oposição, a briga pode render...
Herclano
27/12/2013 11:55
NÃO ERA PELOS 20 CENTAVOS, por Alan Gripp, editor de "Cotidiano", do jornal Folha de S. Paulo

Maior onda de protesto no Brasil em 20 anos é resultado de grande, porém efêmera, insatisfação com o país

Quando um grupo de jovens se reuniu no dia 6 de junho na avenida Paulista para contestar o aumento da tarifa de ônibus de São Paulo ninguém poderia imaginar que aquele seria o marco zero da maior sequência de protestos no país desde o Fora Collor.

Afinal, o MPL (Movimento Passe Livre) fazia ali mais uma de suas manifestações, convocadas após o anúncio de cada reajuste da tarifa - que, neste ano, diga-se, foi abaixo da inflação.

Mas como o ato transformou-se numa explosão de protestos pelo país? Olhando a cadeia de acontecimentos à distância é possível observar um fenômeno à época invisível e levantar hipóteses.

No mesmo dia em que o MPL se reuniu na Paulista, pesquisadores do Datafolha estavam nas ruas. O que eles colheram, publicado três dias depois na Folha, mostrava que algo estava fora da curva.

A popularidade da presidente Dilma caiu 8 pontos, o primeiro tombo desde sua posse, em 2011. A pesquisa também detectou um aumento do pessimismo do brasileiro de uma forma geral.

À época, ninguém (jornalistas, cientistas sociais e políticos incluídos) ligou uma coisa à outra. O ministro Aloizio Mercadante (Educação) chegou a eleger um culpado: o tomate, item que sofrera forte aumento de preço.

Os famosos cartazes nos atos seguintes evidenciaram essa grande e silenciosa insatisfação, que encontrou no aumento da tarifa, que tem efeito sobre grande parcela da população, o catalisador perfeito. "Não era pelos 20 centavos", dizia um deles.

Também não há dúvida de que os governos deram sua contribuição ao reprimir violentamente alguns protestos, após atos de vandalismo, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, despejando gasolina na fogueira.

É possível distinguir ao menos três fases de protestos. A primeira teve foco na tarifa e reuniu majoritariamente estudantes. A segunda - com forte apoio popular e mais efêmera - arrastou multidões contra a baixa qualidade dos serviços públicos, a corrupção, a polícia e tudo o mais.

Por fim, restaram as "manifestações" mais radicais, já sem o apoio da maioria da população, marcadas pela quebradeira dos adeptos da tática black bloc.

Num balanço de "conquistas das ruas" há muito o que enumerar. Talvez a maior delas tenha sido impor à classe política a sensação de estar sob constante vigilância.

A pergunta agora é: haverá protestos na Copa? É provável que sim, mas dificilmente veremos algo na mesma proporção. O gigante, por ora, voltou a adormecer.
Herculano
27/12/2013 11:50
AVISO

A nova coluna extra já está pronta. Então...
Herculano
27/12/2013 11:48
O "DIA DA VERGONHA", por Juca Kfouri

Hoje deve ser mais um "Dia da Vergonha" para o nosso futebol, com a sentença do STJD punindo um pequeno para salvar um grande.

O grande nem tem culpa e o pequeno até tem, mas receberá uma punição desproporcional ao erro que cometeu.

A Portuguesa pagará caro demais mesmo que até velhos defensores deste sistema viciado tenham revisto suas posições, como demonstrou o blog do Perrone em relação a Álvaro Melo Filho.

Aos torcedores que se transformaram em ardorosos defensores do que está escrito, legalistas motivados por coração, não pela cabeça, ou pelo verdadeiro sentimento de Justiça, três avisos:

1.é óbvio que o Campeonato Brasileiro, qualquer campeonato, aliás, tem mais a ganhar com o Flu do que com a Lusa;

2. jamais tive a menor ilusão de mudar a decisão do STJD porque sei muito bem quem o compõem ou quem o apóia - como o tal grupo de advogados que saiu em defesa de suas decisões, num corporativismo de claros interesses materiais, pois vive da pantomima destes tribunais desnecessários e arbitrários;

3. ao publicar os pareceres de Ambiel e Lessa, que mudaram o rumo das discussões e tornaram alguns nus com argumentações risíveis ou abalaram convicções como no caso de Melo, o blog quis apenas cumprir seu papel, o de fazer pensar.

A ira dos "justos" torcedores revelou que o objetivo foi plenamente atingido.
Herculano
27/12/2013 11:44
MENOS DO MESMO V

O Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet -, traz hoje a publicação da dança das cadeiras na prefeitura de Gaspar e objeto de análise desta coluna. Ou seja, agora, tudo é oficial. Ano novo, velhas práticas. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/12/2013 10:35
COMO OS POLÍTICOS TORRAM OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS

Autoridades fazem 1.456 voos em jatinhos da FAB em seis meses, informa o portal Terra.

Um levantamento feito pela rádio CBN mostra que, desde julho, quando a Força Aérea Brasileira começou a divulgar as informações sobre o uso de jatinhos da FAB por autoridades, já foram feitas 1.456 viagens, o que representa uma média de 240 voos por mês. Os destinos são variados e incluem desde um país no exterior, como Venezuela, aos extremos do País, do Oiapoque ao Chuí.

O campeão de milhagem em voos da FAB é o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que usou as aeronaves em 76 oportunidades. Em seguida está o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com 74 voos, seguido por Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com 66.
Herculano
27/12/2013 08:56
UMA MARCA DELINQUENTE DO PT DE AGIR. PRIMEIRO ASSASSINA A REPUTAÇÃO DOS ADVERSÁRIOS. E DEPOIS TRAZ O QUE QUALIFICOU DE BANDIDO PARA TRABALHAR JUNTO NO GOVERNO COMO SE NADA DE ACONTECIDO NUM CLARO ATESTADO DE INTEGRADE DO ACUSADO. QUEM É O PIOR NESTA HISTÓRIA? OU É UM PACTO ENTRE BANDIDOS?

Está na coluna de Cláudio Humberto e que ele publica hoje nos jornais brasileiros com o título "Sangue de barata"

Eliseu Padilha (PMDB-RS) aceitou convite do vice Michel Temer para integrar o núcleo duro da campanha de Dilma. Ministro de FHC, ele foi muitas vezes ofendido por petistas, chamado de "Eliseu Quadrilha".
´
Volto. É por isto que entre outras, o livro de Romeu Tuma Júnior é um sucesso de vendas. Ele desvenda esta técnica, tática, perseguição e parceria no mundo petista
Herculano
27/12/2013 08:46
O DONO DO PMDB DE SANTA CATARINA E AS SUAS TRAMAS

Manchete do Diário Catarinense, RBS, de Florianópolis. Senador Luiz Henrique da Silveira defende candidatura do PT ao Senado na chapa de Raimundo Colombo, PSD. Ex-governador diz que nome petista seria "praticamente nomeado" se partido aceitar aliança.
Herculano
27/12/2013 08:43
RENAN CALHEIROS

A conduta do senador Renan Calheiros, PMDB AL, denuncia o seu pensamento: perco a cabeça, mas não vou perder os cabelos. Samuel Campos Ferreira, Botelhos, MG
LUCIANO DA UNHA
27/12/2013 08:33
O POVO PAGA POR SUAS ESCOLHAS

É O ZUCHI SÓ ESTA PREOCUPADO EM ACABAR AS OBRAS QUE COMEÇOU SEM PODER, TENTANDO DAR UMA DE SANTINHO CONCLUINDO PELA METADE E MUITO MAL FEITO AS OBRAS ELEITOREIRAS, MAS AGUARDEM 2016 TEM MAIS OBRAS FEITA A FACÃO,

COMO EU SEMPRE DISSE, 3 ANOS DE INCOMPÊTENCIA PASSAM RAPIDINHO, SUGIRO LEVAR OS DOENTES PRA BNU.

AI PEDRO ZUCHI PEDE PRA SAIR.
Herculano
27/12/2013 07:30
UM GOVERNO EM CAMPANHA E FAZENDO DOS CARGOS E DO NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS MOEDA DE TROCA PARA A SUA ELEIÇÃO. POR GENTE COMPETENTE E COBRAR RESULTADOS EM FAVOR DO PAÍS E DO POVO, ZERO.

Manchete de política do jornal Folha de S. Paulo. Dilma oferece cargos para aumentar exposição na TV. Reforma ministerial será usada para garantir coligação partidária inédita. Com 12 siglas a seu lado na campanha, presidente deverá ter metade de cada bloco do horário eleitoral
Herculano
27/12/2013 07:25
A CONTA SALGADA NO NATAL

A Polícia Rodoviária Federal divulgou que fez 15 mil imagens nas estradas federais durante a semana do Natal de motoristas em excesso de velocidade. Uma conta salgada para o motorista e um reforço de caixa para o governo
Herculano
27/12/2013 07:21
MANCHETES CONTRANSTANTES E QUE MOSTRAM A CRIMINOSA INCOMPETÊNCIA DOS POLÍTICOS E DOS GESTORES PÚBLICOS A FAVOR DOS CIDADÃOS E CIDADÃS.

A primeira vem do jornal Folha de S. Paulo. Após 41 mortes, MG e ES devem ter alívio da chuva nesta sexta.

A segunda vem do jornal O Estado de S. Paulo. Verba federal para a prevenção de desastre cai e Dilma admite burocracia. Análise, solicitada pelo 'Estado', levou em consideração 22 programas. Até esta quinta-feira, 15,56% haviam sido aplicados em obras de contenção de encostas, drenagem e manejo de águas - R$ 384 milhões dos R$ 2,47 bilhões previstos.

E a presidente teve a cara de pau de ir ver os estragos e se indignar. Estava atrás de votos, também. Apenas não se indignou por sua incompetência e de sua equipe para a prevenção mínima.
Herculano
27/12/2013 07:04
UM LENINISTA DE TOGA, por Reinaldo Azevedo, para o jornal Folha de S. Paulo

Quando o assunto é drogas, Barroso acha que a proibição induz ao crime; quando é doação eleitoral, à virtude

Lênin chegou ao STF pela via cartorial. O ministro Luís Roberto Barroso concedeu uma impressionante entrevista à Folha de domingo. Afirmou: "Em tese, não considero inconstitucional em toda e qualquer hipótese a doação [a campanhas eleitorais] por empresa". Ele, no entanto, votou pelo acolhimento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que, se vitoriosa, impedirá as doações de pessoas jurídicas a candidatos e partidos. Ocorre que decisões do STF têm a força de uma tese! O ministro está dizendo que a Constituição, ao contrário do seu voto, não veta essa modalidade de contribuição. Ele declarou inconstitucional o que sabe não ser. É intelectualmente escandaloso!

Tivesse uma câmera na mão, Barroso seria cineasta, já que não lhe faltam más ideias na cabeça. Ele nos diz qual é a sua restrição: "[a doação] não tem nada a ver com ideologia. [As empresas] doam ou por medo, ou porque são achacadas ou porque querem favores". É? Fosse por ideologia, seria uma ação virtuosa? Será que o PT d'antanho teria conseguido se financiar caso as empresas fizessem uma triagem puramente ideológica? E se vigesse o financiamento público? O partido teria deixado de ser nanico?

Só houve alternância no poder - do PSDB para o PT - porque doações não foram feitas por ideologia. De resto, gente achacada, com medo ou em busca de favores não assina recibo. Pior será o modelo do ministro. Se achaque houver, não deixará nem pistas. Eis Barroso, que agora tem uma nova causa: descriminalizar as drogas. Entendo. Quando o assunto é maconha e cocaína, ele acha que a proibição induz ao crime; quando é doação eleitoral, ele acha que a proibição induz à virtude.

Como ignorar que os verdadeiros autores da ADI pertencem a um grupo liderado pelo próprio ministro? A OAB foi uma espécie de laranja da causa. Refiro-me a Daniel Sarmento, professor de Direito Constitucional da Uerj, área comandada por Barroso, e Eduardo Mendonça, que já foi seu sócio e hoje é seu assessor no STF. O ministro julgou de dia uma causa que ajudou a patrocinar à noite. E não se declarou impedido! Aéticos, para ele, são os políticos.

Mas Barroso é um queridinho da imprensa "progressista". Abraça todas as teses politicamente corretas das esquerdas atomizadas de hoje em dia: casamento gay, descriminalização das drogas, cotas raciais, aborto... Condenar fetos, que não podem correr, à sucção e à cureta é visto nestes tempos como prova de grande coragem. Quanta valentia a risco zero!

Na Folha, o homem ensaia um voo teórico: "É preciso interpretar [a história] e fazê-la andar. Está ruim? Não está funcionando? Nós temos de empurrar a história". Isso é Lênin. Os partidários do barbudo furunculoso (Marx) entendiam que a sociedade socialista dependia de certas precondições que a Rússia não oferecia. Lênin, então, lançou a tese da "aceleração da história", ora abraçada pelo valente. O ministro está dizendo que cabe ao STF tomar o lugar da sociedade e do Congresso.

Na semana que vem, voltarei à questão. Barroso é, no STF, a vanguarda de um atraso que tem história: a substituição do povo por um ente de razão chamado "partido". Esse homem "moderno" é um tipo que só prospera hoje em dia na América Latina. É vanguarda, sim, mas do fim do século 19 e início do 20. Em democracias que se respeitam, seria tangido da corte suprema a varadas - metafóricas claro! Ministro do STF que acredita ser sua missão "empurrar a história" não pratica "neoconstitucionalismo", mas o velho porra-louquismo. E com a toga nos ombros. #prontofalei
Herculano
27/12/2013 06:48
A FALSA BOLHA DE CONSUMO CRIADA PELO GOVERNO DO PT COMEÇA A SURTIR EFEITO. AS VENDAS DESTE NATAL FORAM AS PIORES DOS ÚLTIMOS ANOS. E A CONSTATAÇÃO DISTO FEZ MANCHETES NOS PRINCIPAIS JORNAIS DESTA SEXTA-FEIRA. MAUS SINAL PARA UM ANO DE ELEIÇÕES

O texto é do Jornal de Santa Catarina, da RBS, em Blumenau. Vendas têm pior desempenho em 10 anos. Balanços preliminares da Serasa indicam frustração em SC.

Crédito restrito, confiança em baixa, juros em alta e dólar mais caro levaram os brasileiros a reduzir o consumo neste Natal, a principal data do ano para o comércio. Balanços preliminares da Serasa Experian indicam o pior desempenho em 11 anos no país.

No Estado o volume de vendas em relação ao ano passado caiu 2,1% ? o pior desempenho em 10 anos -, contrariando as projeções de crescimento de 2% da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). Em Blumenau, a Câmara de Dirigentes Lojistas vai fechar os dados sobre o movimento no comércio apenas na próxima semana.

De acordo com o empresário Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, o poder de compra foi corroído pela inflação, o que determinou o resultado ruim:

? O consumidor está assustado.

Ele destaca ainda que o monitoramento da FCDL mostrou que as vendas de eletrodomésticos foram uma das mais atingidas.

? As pessoas talvez estejam esperando pelas tradicionais liquidações pós-Natal, o que explicaria a queda
sidnei luis reinert
26/12/2013 22:04
BRASILEIRO É OTÁRIO?

Por: Rodrigo Constantino

Americanos são bobos, egoístas, uns capitalistas insensíveis. Mas vejam que coisa: os serviços básicos funcionam, as estradas são boas, quase todos possuem carros decentes

Sempre que vou aos Estados Unidos retorno com essa questão: somos um povo otário? Afinal, adoramos nos vangloriar de nossa malandragem, de nosso jeitinho, mas vivemos imersos em um mar de ineficiência, corrupção, carestia e criminalidade. Há malandro demais para otário de menos por aqui.

Os americanos são bobos, egoístas, uns capitalistas insensíveis. Mas vejam que coisa: os serviços básicos funcionam, as estradas são boas, quase todos possuem carros decentes, pelos quais pagaram um terço do valor que nós pagamos, e podem andar com vidros abertos e ter casas sem muros. Que otários!

Ainda bem que somos diferentes, desconfiamos do lucro, dos empresários, e delegamos ao papai Estado todo nosso destino. Temos agora até universidade marxista voltada exclusivamente para o trabalhador, para não deixá-lo alienado, e sim um camarada politizado, engajado na luta pela justiça social. Somos muito melhores!

Temos um governo metido nos piores escândalos de corrupção, mas ainda favorito para mais um mandato em 2014. A economia não cresce, paramos de gerar empregos, a inflação continua alta demais, cada vez mais gente depende de esmolas estatais, a carga tributária sobe sem parar, mas ninguém parece se importar. A Copa vem aí, e somos a pátria de chuteiras.

Após oito anos, os mensaleiros finalmente foram presos, mas ainda tentam vender a imagem de injustiçados. Um deles recebe amplo apoio dos artistas e intelectuais da esquerda caviar, pois teria um currículo louvável (comunista por acaso pode ter passado digno de aplausos?) e não teria roubado para si próprio. O outro se compara a Mandela.

E o PT faz evento oficial para defender os bandidos presos e atacar o STF, ao lado de uma presidente da República conivente, passiva, cúmplice. Alguém pode imaginar isso nos Estados Unidos? Claro que não. Eles não são tão compreensivos e cordiais como nós.

Estive em Miami e Orlando. Só brasileiro, nem preciso falar. Estamos por toda parte, comprando e comprando. Consumistas burgueses, diria um típico comuna. Classe média fascista, diria Marilena Chauí. Mas que mal há em desejar pagar um terço do preço que se paga no Brasil pelos mesmos produtos? Compram em Miami os que não são ricos a ponto de poder comprar no Brasil.

Ah, mas é preciso financiar a justiça social, alegam os esquerdistas. Ora, o governo americano é a polícia do mundo (felizmente), e nós precisamos de um governo ainda maior em termos relativos? Haja esmola, para pobre e para rico (BNDES).

Sem falar que, no Brasil, reina o culto do pobrismo. As esquerdas amam a miséria, não os pobres. E odeiam os ricos mais do que amam os necessitados. Não existem abutres sem carniça, não é mesmo?

O Brasil realmente testa nossa paciência. A impressão digital do governo inchado está em todas as cenas do crime, mas eis que boa parte da população pede, como solução para nossos males, mais governo! Seria cômico, não fosse trágico.

Mas é véspera de Natal, e não quero estragar a ocasião. Quero até aproveitar a oportunidade e fazer meus pedidos a Papai Noel. É verdade que ele tem toda pinta de marxista: usa roupa vermelha, distribui presentes pagos por terceiros, e coloca outros para fazer o trabalho pesado enquanto fica com a fama de bondoso. Não importa. Faço minha lista, na esperança de ser atendido:

1. Que o povo brasileiro possa acordar em 2014 e ter o bom senso de evitar um destino trágico como o da Argentina ou da Venezuela para nosso lindo país.

2. Que o funk não seja mais visto como apenas uma forma artística diferente, tão boa quanto música clássica ou ópera.

3. Que a doutrinação marxista nas nossas universidades chegue ao fim e que cada vez mais alunos e professores tenham a coragem de se rebelar contra tal covardia.

4. Que a hegemonia de esquerda na política nacional seja finalmente vencida e que algo NOVO possa surgir como alternativa.

5. Que esses ecochatos e politicamente corretos arrumem algum passatempo individual e nos deixem em paz para vivermos de acordo com nossas preferências pessoais.

6. Que todos aqueles que conseguem defender a ditadura cubana em pleno século 21 resolvam abandonar a hipocrisia e comprar uma passagem só de ida para a ilha-presídio caribenha.

7. Que os brasileiros passem a ler mais, de preferência bons livros.

8. Que todos aqueles que querem salvar o mundo antes arrumem o próprio quarto.

9. Que todos lembrem de que solidariedade é algo voluntário, não compulsório, via impostos dos outros.

10. Que nosso povo seja menos malandro, como os americanos
Herculano
26/12/2013 20:07
DÁ PARA ARRUMAR, MAS... por Carlos Alberto Sardenberg, para o jornal O Globo

Então ficamos assim: o Brasil cresce 2% ao ano, com a inflação na casa dos 6%. Esta é a matriz Dilma, se não houver nenhuma surpresa, positiva ou negativa, em 2014, que deve sair mais ou menos como este ano.

Está bom ou ruim?

Depende de quem se toma por modelo. Comparando com o padrão europeu, nossos 2% de crescimento parecem bem amigáveis. Mas, comparando como se deve, o Brasil está abaixo da média dos emergentes e abaixo da média da própria América Latina.

Tudo somado e subtraído, pode-se dizer que algumas ideias e práticas saíram errado. Por exemplo: estimular o consumo não leva naturalmente ao aumento dos investimentos, como acreditavam (ainda acreditam?) a economista Dilma e seus seguidores. Mais consumo sem investimentos deu em inflação e déficit nas contas externas, pela via do aumento das importações.

Também não prosperou a ideia de que os juros acima de 10% decorriam basicamente da ganância dos bancos e dos rentistas. Depois de ter colocado a taxa básica em 7,25% ao ano - recorde de baixa - o governo Dilma precisou elevá-la de novo para 10% e terá que subir mais um tanto no ano que vem, se quiser mesmo segurar a inflação não na meta de 4,5%, mas abaixo do teto de 6,5%.

A política econômica caiu assim em um momento bastante desconfortável. Depois de ter alardeado a virtude de derrubar juros, volta ao pecado de elevá-los. E mais ainda: entre os emergentes importantes, é o único que está subindo juros nesse ritmo.

Outro desconforto: depois de ter anunciado a disposição de colocar o dólar numa cotação mais favorável à indústria, o governo está tomando medidas para segurar a alta da moeda americana. Tudo porque o dólar caro pressiona a inflação.

Pois é, se esse processo de valorização da moeda americana e, pois, de desvalorização do real, tivesse se iniciado com uma inflação bem baixinha, abaixo da meta, digamos, o governo até poderia deixar o dólar deslizar e absorver o choque de preços - como fazem outros países. A ideia de tolerar um pouco mais de inflação deu azar - nem deu crescimento, nem juros baixos.

Mas tem algo que o governo Dilma pode fazer já, com resultados imediatos na melhora das expectativas dos investidores e na queda do risco Brasil. Ou seja, para ganhar confiança e estimular investimentos.

Seria um choque nas contas públicas, bem explícito, ao estilo do Lula do primeiro mandato. O ideal, para essa alternativa, claro, seria a presidente Dilma colocar no comando da economia um nome comprometido com a virtude fiscal e, pois, com a realização de um superávit primário forte e crível, sem truques contábeis.

O problema é que isso causaria outro desconforto pessoal. A presidente Dilma, nas lições que deu ao mundo sobre a administração da crise global, atacou duramente a prática do ajuste fiscal. Como fazer o ajuste justo agora, no momento em que os outros estão afrouxando seus cintos, depois de bons resultados do ajuste?
Herculano
26/12/2013 20:00
TRIBUNAIS DEIXAM META DE JULGAR AÇÕES DE CORRUPÇÃO PELA METADE


O texto é de Juliana Castro, para o jornal O Globo. O país que tanto reclama dos esquemas de desvio de dinheiro viu seus tribunais passarem longe da meta de julgar, até 31 de dezembro deste ano, todos os processos de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, entre os quais está o de corrupção, distribuídos à Justiça até 2011. Até o dia 23, apenas 53,95% dessas ações foram julgadas pelos tribunais regionais federais, estaduais e superiores.

O objetivo de acabar com o estoque de ações antigas constitui a Meta 18, firmada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2012. A meta era analisar 114.308 ações, mas foram julgadas 61.672 até o início do recesso do Judiciário.
Herculano
26/12/2013 19:49
DEFESA QUER PRISÃO DOMICILIAR "PROVISÓRIA" EM SÃO PAULO PARA GENOINOefesa quer prisão domiciliar 'provisória' em São Paulo para Genoino

O texto é de Andreza Matais e Ricardo Brito, de Brasília para o Broadcast Político (do jornal O Estado de S. Paulo). O ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino pretende passar o Ano Novo com a família em São Paulo. A defesa de Genoino afirmou nesta quinta-feira, 26, ao Broadcast Político, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, que vai entrar nesta tarde com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele passe a cumprir prisão domiciliar provisória na sua casa no Butantã, na zona oeste da capital paulista. Ele está preso desde o dia 15 de novembro após condenação no processo do mensalão por corrupção ativa.
Herculano
26/12/2013 19:47
A MENSAGEM NATALINA DE JOSÉ DIRCEU, PRESO NA PENITENCIÁRIA DA PAPUDA, EM BRASÍLIA, DEPOIS DE JULGADO PELO SUPREMO COMO CHEFE DA QUADRILHA QUE INSTALOU O MENSALÃO NO PODER DO GOVERNO DO PT

A mensagem foi postada em seu blog, que está sendo alimentados por amigos.

"Ninguém pode prender meus sonhos. O sonho de um Brasil livre da ditadura me levou à luta, à prisão e anos e anos longe de minha família e meu país. O sonho de fazer um partido que desse voz aos trabalhadores e lutasse por eles me levou a ser um dos fundadores do PT. O sonho de tornar um operário presidente da República fez com que eu trabalhasse muito em todo o país. O sonho que tinha de ser declarado inocente porque nada fiz e não há nenhuma prova contra mim virou uma injustiça com a condenação. Mas quem sonhou a vida toda por um Brasil melhor, com menos miséria, sem fome, com mais valor aos trabalhadores, não pode parar de sonhar. O peso da injustiça pode tudo. Só não pode prender meus sonhos.

Que você realize todos os seus sonhos no ano novo.

José Dirceu"
Herculano
26/12/2013 16:06
PMDB PREVÊ RETORNO DOS PROTESTOS DE RUA NA COPA, por Claudio Humberto

O presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO), avalia que devem retornar, "com força", na Copa do Mundo de 2014, em junho, os protestos de rua de 2013 e geraram queda brusca na popularidade da presidenta Dilma. "Serão 50 mil pessoas dentro do estádio, contra 16 milhões de cariocas do lado de fora", exagera Raupp, sobre a gravidade a que podem chegar as manifestações nas cidades-sede.

Males para o bem
Para Valdir Raupp, só a ação violenta dos Black Blocs - reprovada pela população - pode inibir os protestos em meio à Copa do Mundo.

Aí, não
A preocupação com novas manifestações atormenta não só o Planalto como governos estaduais, que temem ser prejudicados nas eleições.
Herculano
26/12/2013 15:45
RODOVIAS CHEIAS E PERIGOSAS

O movimento é intenso nas rodovias que cortam o Vale do Itajaí e o litoral nesta quinta-feira. Até hoje, havia sido contabilizado 26 mortes em Santa Catarina provocadas pelo trânsito, proporcionalmente o mais violento feriado de Natal dos últimos anos.
Herculano
26/12/2013 12:46
UMA VISÃO MAIS PRAGMÁTICA

O papa Francisco explicou, durante a celebração da reza do Ângelus na praça de São Pedro nesta quinta-feira (26), que a "visão adocicada e de conto de fadas" que se tem do Natal não é a que aparece no Evangelho.

Na mensagem, o papa também denunciou a perseguição dos cristãos em várias partes do mundo.
Herculano
26/12/2013 12:41
MAIS UM PROJETO DO GOVERNO DO PT DE PALAVRÓRIOS, DISCURSOS, MARKETING E MÍDIA, MAS DE RESULTADOS ZERO. UM ANO APÓS ANÚNCIO, OBRAS DO PLANO DE AVIAÇÃO REGIONAL NÃO SAIRAM DO PAPEL

O texto é de Marina Gazzoni para o jornal O Estado de S.Paulo. Um ano após o anúncio de um plano de estímulo à aviação regional, as obras nos aeroportos do interior ainda não começaram. A Secretaria de Aviação Civil (SAC), no entanto, refuta a tese de que o plano tenha ficado no papel e diz que fez um "extenuante trabalho de bastidores" ao longo de 2013 para viabilizar o projeto.

A presidente da República, Dilma Rousseff, surpreendeu o setor aéreo ao anunciar no dia 20 de dezembro do ano passado um plano de reformar 270 aeroportos do interior. Com investimento estimado em R$ 7,3 bilhões, as obras se enquadravam em uma política de incentivo à aviação regional, criada por meio de medida provisória.

"No primeiro semestre, trabalhamos em uma discussão com o Congresso para transformar a MP em lei", explica Fabiana Todesco, diretora de gestão do programa de auxílio de aeroportos da SAC.

Após a conversão do plano em lei, em junho de 2013, a SAC contratou o Banco do Brasil como gestor financeiro do projeto. O BB dividiu os aeroportos em quatro lotes e abriu 25 licitações para contratar empresas de engenharia para executar projetos de engenharia.

O orçamento total desses serviços, que incluem o levantamento aerofotométrico das localidades, análise de impacto ambiental e avaliações técnicas das adequações necessárias para adaptar os aeroportos para receber voos regulares, é de R$ 292 milhões. Até o momento 16 contratos foram assinados.

A SAC quer identificar a necessidade de investimentos para cada um dos 270 aeroportos. Hoje mais de 60% deles não recebem voos regulares e só funcionam para atender demandas de aviação executiva. A maioria deles (229) é administrada por Estados ou municípios, 29 pertencem à Infraero e 12 serão construídos do zero.
Adilson Luis Schmitt
26/12/2013 08:53

Gaspar poderia ter tido um Aeroporto

O AEROPORTO QUE GASPAR ... E BLUMENAU, UM DIA PERDERAM !...


Mais uma bela colaboração de Carlos Braga Mueller/Jornalista e escritor, onde relata sobre ?O Aeroporto que Blumenau perdeu?.


Por Carlos Braga Mueller


UM SONHO: O AEROPORTO INTERNACIONAL DE BLUMENAU


Em 1949 começou a ser construído o aeroporto de Itajaí, situado à beira da margem direita do Rio Itajaí Açú, tendo por limite, do outro lado, a Rua Blumenau. O aeroporto foi batizado de Salgado Filho, nome que hoje já identifica outro aeroporto, o de Porto Alegre.

Em setembro de 1952 foi inaugurada a Estação de Passageiros daquele aeroporto, nominada Presidente Vargas, cuja placa foi descerrada pelo então Prefeito de Blumenau, Hercílio Deeke.

Antigo aeroporto de Itajaí, com duas pistas, em forma de cruz.

Era por ali que, já naqueles tempos, os blumenauenses embarcavam para suas viagens aéreas.

Para avaliar a importância que na época o transporte aéreo significava para nossa região, existem registros de que a construção do aeroporto de Itajaí foi em parte subsidiada pela Prefeitura de Blumenau. Em 27 de dezembro de 1949, o Prefeito blumenauense Frederico Guilherme Busch Jr. assinou a Lei n° 98, concedendo um auxilio de Cr$ 10.000,00 para a construção do "Campo de Pouso" em Itajaí.

Com o correr dos tempos o aeroporto de Itajaí foi ficando acanhado. Novos aviões precisavam de pistas maiores, embora ele tivesse duas pistas, em forma de cruz. Houve casos em que, ao decolar, cercas que delimitavam a cabeceira da pista foram arrancadas pelos pneus do trem de pouso da aeronave.

Primeiro voo da companhia aérea Varig a chegar em Itajaí em 1959. A Varig tinha voos para Porto Alegre e São Paulo (Foto : autor desconhecido)

Foi então que alguns homens públicos, juntamente com empresários da nossa região, começaram a pensar em um novo local para sediar um aeroporto que, além de grande, pudesse atender tranquilamente Blumenau e todo o Vale do Itajaí.


A AÇÃO DE UM HOMEM PÚBLICO

Hercílio Deeke, eleito duas vezes Prefeito de Blumenau (1951/1956 e 1961/1966), eleito também deputado federal em 1955, licenciou-se do mandato para exercer as funções de Secretário Estadual da Fazenda de Santa Catarina (31/01/1956 a 30/06/1960).

Seria o principal articulador da construção de um novo aeroporto para o Vale do Itajaí.

Depois de estudos, foi encontrado um terreno ideal para se construir um aeroporto de nível internacional: na margem esquerda do Rio Itajaí Açu, correndo paralelo ao centro urbano de Gaspar.

Existia, porém, um obstáculo: como chegar ao futuro aeroporto, do outro lado do rio?

Graças aos esforços de Hercílio Deeke, o Governo Estadual construiu ali uma ponte, depois batizada "Ponte Hercílio Deeke", que lá está até hoje, servindo a comunidade gasparense.

O projeto era na verdade audacioso, e em Florianópolis Deeke desenvolvia as tratativas e os estudos técnicos para a implantação do aeroporto em Gaspar, em uma área que possibilitaria a construção de uma pista de até 3.800 metros.

Enquanto isso, Dorval Pamplona, prefeito de Gaspar também se movimentava.

O "Projeto Gaspar" ia de vento em popa e o prefeito daquele município, em 29/04/1958, enviou correspondência ao Ministério da Aeronáutica pedindo que fosse efetuado o levantamento da área, visando à execução do futuro aeroporto e a assinatura do respectivo convênio.

Em 14 de novembro de 1958, o prefeito Dorval Pamplona, assinou a Lei n° 141/58, "declarando de utilidade pública, para fins de aquisição amigável ou judicial, áreas de terras destinadas à construção e ao aproveitamento do Aeroporto de Gaspar."

Neste documento estavam relacionados 27 terrenos, cujos proprietários foram indenizados pelo Governo do Estado e realocados em área próxima à margem do rio.

E O AEROPORTO PERMANECEU EM ITAJAÍ

Mas enquanto as forças políticas e da comunidade de Blumenau e Gaspar se movimentavam para a efetiva construção do aeroporto na margem esquerda do Rio Itajaí Açú, distante apenas 15 quilômetros de Blumenau, em Itajaí forças idênticas se articulavam para manter o aeroporto naquela cidade.

Um novo local foi mapeado, no então bairro, hoje município de Navegantes. Na verdade, houve apenas a sua transposição para o outro lado do rio. Espremida entre o mar e o Rio Itajaí-Açú, a área foi então, segundo alguns na "calada da noite", homologada pelo Ministério da Aeronáutica, definindo oficialmente o novo aeroporto de Itajaí, na praia de Navegantes, em detrimento ao de Gaspar/Blumenau.

Aeroporto de Navegantes, espremido entre o mar e o rio.

Hoje, o aeroporto ostenta o nome de Ministro Victor Konder, porque foi no mandato deste ilustre catarinense como Ministro da Viação e Obras Públicas que foi implantada a aviação comercial no Brasil.

Para não construí-lo em Gaspar foram arrolados vários problemas, muitos morros ao redor, excesso de neblina causada pelo rio, e por aí afora ....

Ato consumado, ficamos a ver navios (no verdadeiro sentido da palavra) e só restava arquivar o nosso projeto e lamentar a decisão do Governo Federal.

Em 1970 o Aeroporto Salgado Filho de Itajaí foi finalmente desativado e o local ocupado pela CELESC.

Uma das últimas personalidades a utilizá-lo foi a Miss Brasil 1969, blumenauense Vera Fischer que, depois da vitória, foi ali recepcionada com palmas e foguetes.

A partir de então, para chegar até Navegantes os passageiros deviam fazer a travessia em balsas. Ou então acessar o novo aeroporto pela BR-101, seguindo depois por estrada de barro até Navegantes, o que só seria melhorado muitos anos depois inclusive com a construção da BR-470, pela qual os blumenauenses seguem agora direto para Navegantes.

Hoje, sob a administração da INFRAÉRO, já existe projeto para a construção de uma nova pista em Navegantes. O aeroporto ficou pequeno para receber aeronaves mais possantes.

Se ele estivesse situado em Gaspar, a pista poderia se estender até 3.800 metros!

E nós teríamos um aeroporto internacional aqui pertinho!

Registro: para a elaboração deste trabalho foram fundamentais as lembranças e "Memorabilia" do Memorialista blumenauense Niels Deeke, ao qual agradecemos pela colaboração (Carlos Braga Mueller).
joao paulo
26/12/2013 08:20
Herculano,

Olha o que um passarinho me contou, que uma auto escola de Gaspar estava usando o Bafómetro da Ditran para dar aulas ao alunos e deixando os agentes de trânsito sem o equipamento por mais de 30 dias.

Isso é um absurdo, usar o bem publico.
Herculano
26/12/2013 07:19
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Aí anteontem o Renan Implante Voador apareceu na TV e todos gritaram: "Foi esse cabelo que nós pagamos?". Horrível! Quebra de "decouro cabeludo". Rarará!

Pronto, peru engolido! Missão cumprida! Agora é rumo a 2014! Feliz 2014! Ou como dizem lá em Brasília: Feliz 2014%! E tão loucos pra chegar em 2050%! Ops, em 20100%! Rarará!

E o cartão de fim de ano do Mantega: "Feliz Natal OU Próspero Ano Novo!". Os dois não dá! E esta placa: "Aluga-se casa para REVELIÃO". Réveillon de corintiano? Ou então Revelião na Papuda!

E as simpatias de fim de ano? Pular sete ondas. Se eu pular sete ondas, eu morro afogado! Guardar sete grãos de romã na carteira. Obrigado, prefiro guardar sete cartões de crédito black infinity platinum plus gold! Rarará!

E Boas Entradas. E Melhores Saídas! Porque o último que me desejou boas entradas, eu entrei pelo cano.
Herculano
26/12/2013 07:14
POLÍCIA TRABALHA NA SOLUÇÃO DO CASO

Um corpo de homem de aparentemente 25 anos foi encontrado no Bairro Pedra de Amolar nesta terça-feira por volta das 16h em Ilhota. Segundo a Polícia Militar, um homem estava passando com a família pelo local e encontrou o corpo enrolado em panos e um plástico com sangue às margens de um ribeirão. A Polícia Militar de Ilhota foi acionada e isolou o local até a chegada do Instituto Médico Legal
Herculano
26/12/2013 07:08
O AVANÇO DO CONSERVADORISMO

Evangélicos projetam aumento de 30% da bancada na eleição do ano que vem, informa Matheus Coutinho em reportagem para o jornal O Estado de S. Paulo.

A Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados projeta um crescimento de 30% nas eleições do ano que vem. Espera passar dos atuais 73 parlamentares para até 95 - ocupando algo em torno de 18% das cadeiras disponíveis. Especialistas ouvidos pelo Estado não acham difícil que isso ocorra, pois o grupo nunca teve tanta força. E, em ano de sucessão presidencial, o poder de fogo desse setor da sociedade deve ficar ainda maior. Nas eleições de 2010, por exemplo, temas caros aos evangélicos, como o aborto, pautaram a disputa direta entre Dilma Rousseff e Jose Serra (PSDB).

"A presença dos evangélicos nunca foi tão grande. O debate (pautado pelo grupo) cresceu em eleições e no Legislativo", afirma a cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria do Socorro Sousa Braga.

Para o único parlamentar assumidamente homossexual do Brasil, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), os partidos ligados aos religiosos já estão se esforçando para pautar as eleições com a temática contra o casamento gay, o aborto e a criminalização das drogas. "Querem, de maneira geral, rebaixar o debate para questões morais e comportamentais", afirma.

Os evangélicos representam atualmente 22% de toda a população brasileira, segundo o IBGE. Seu voto é marcado pela fidelidade aos seus líderes religiosos. "Há um confronto (dos evangélicos) em relação às questões morais e novos posicionamentos (de grupos LGBT). Nesse debate os evangélicos são reforçados por integrantes de outras religiões também, vários representantes católicos passam a apoiar as teses desses parlamentares", diz Maria do Socorro.
Herculano
26/12/2013 06:54
A REALIDADE QUE A PROPAGANDA ENGANOSA DOS POLÍTICOS DE PLANTÃO NO PODER ESCONDEM DEVIDO A IGNORÂNCIA DA MAIORIA, MAS NÃO DO MERCADO E DE ESPECIALISTAS. É POR ISTO QUE O PAÍS NÃO RECEBE INVESTIMENTOS E O PIB ESTÁ "ENGESSADO".

Manchete do jornal O Estado de S. Paulo. País voltará a crescer 4% ao ano, só se a produtividade do trabalho subir 3%. Desafio. Qualquer avanço no Produto Interno Bruto acima de 1,2% a 1,4% ao ano dependerá dos ganhos de produtividade, afetada pelo baixo nível de investimentos, infraestrutura precária e má qualificação do trabalhador, aponta estudo do Ibre/FGV

Para o economista Naércio Menezes Filho, professor do Insper, a baixa produtividade está relacionada também à precariedade na gestão das empresas em geral e ao baixo investimento em inovação. Um estudo publicado em 2010 na revista da Associação Econômica Americana coloca Brasil, Índia e China no fim de um ranking de 17 países em termos de práticas de gestão.

Na visão de Menezes Filho, má gestão e baixo investimento são fruto do baixo nível de competição no Brasil. "A empresa que não tiver crescimento na produtividade nos Estados Unidos é expulsa do mercado."
Herculano
26/12/2013 06:47
VERGONHA, PRECARIEDADE E DESCOMPROMETIMENTO COM A FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Manchete: 55% dos professores dão aula sem ter formação na disciplina. Levantamento oficial diz que docentes da rede pública não têm diploma na matéria em que atuam. Situação na rede privada é só um pouco melhor; governo diz que não há oferta suficiente de pessoal

Em números absolutos, o percentual equivale a quase 280 mil docentes do país.

Em física, a proporção de especialistas na matéria cai a 17,7%; em química, a 33,3%.

Na rede particular, a situação é só um pouco melhor: do total de professores, 47% não possuem a formação ideal.

O levantamento, inédito, foi tabulado pelo Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação), a pedido da Folha. A base é o Censo Escolar de 2012 (o mais recente).
Herculano
26/12/2013 06:43
DEVOLVER O DINHEIRO PÚBLICO GASTO INDEVIDAMENTE NÃO É MAIS SUFICIENTE. HÁ UMA EVOLUÇÃO PARA OS ESCLARECIDOS E QUE SÃO MINORIA NA HORA DO VOTO. E OS POLÍTICOS SABEM DISSO.

Estas cartas foram publicadas na edição desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo

O senador Renan Calheiros envergonha o meu orgulho de ser brasileira. Como pode usar jato da FAB para uso pessoal? Devolver o dinheiro é pouco. O Brasil não pode mais compactuar com políticos viciados no uso do bem público em benefício pessoal.LENIR SANTOS (Campinas, SP)

Frustração, indignação e revolta já se tornaram comuns, para alguns contribuintes, em relação ao que alguns políticos fazem com o nosso dinheiro. Mas Calheiros demonstra, mais uma vez, que pouco se importa com isso. Ainda mais quando decide que a solução para o caso é somente devolver dinheiro, sem maiores consequências. Pelo jeito, ele nunca vai se importar. FLÁVIO CABRAL COSTA (Jundiaí, SP)-

O presidente do Senado usa avião oficial para fazer implante de cabelo e ainda precisa consultar se sua atitude é correta ou não? O que ele está fazendo no Legislativo? Conhece as normas, lembra-se do seu juramento quando tomou posse?

Agora, de forma clássica, diz que vai ressarcir caso tenha utilizado indevidamente o avião da FAB. E o ressarcimento moral dos cidadãos? Os demais senadores vão apenas assistir a isso ou vão tomar alguma atitude? EDSON R. VECHIATO (São José do Rio Preto, SP)
Herculano
26/12/2013 06:34
ARMADILHAS, por Renato Andrade para o jornal Folha de S. Paulo

As medidas adotadas nos últimos anos para animar a economia brasileira se converteram num emaranhado de armadilhas. O desmonte é complicado e embute efeitos colaterais indesejados.

O corte de impostos para alguns produtos é um bom exemplo disso. Diante da desaceleração global, o governo resolveu dar uma mãozinha para a indústria local: reduziu tributos e deixou o consumo fazer o resto.

A medida, de início, teve o efeito desejado. Empregado e com mais dinheiro no bolso, o brasileiro foi às compras. Mas consumo tem limite.

Endividadas, as famílias pisaram no freio. Sem perspectiva clara sobre o apetite para novas compras, as indústrias travaram os investimentos.

A economia, com isso, cresceu menos que o esperado. Se o país anda devagar, a arrecadação de impostos míngua também. Com menos dinheiro no caixa, e despesas cada vez maiores, o governo acabou comprometendo sua gestão de gastos.

Não há mágica para resolver esse tipo de problema. Se o saldo da conta bancária está no vermelho, é preciso arrumar dinheiro extra ou cortar parte das despesas.

Reduzir gastos não é uma ação agradável para governos, muito menos às vésperas de uma eleição. Por isso, a equipe econômica resolveu reduzir parte do benefício concedido para ajudar as indústrias, que passam a pagar um pouco mais de imposto a partir da próxima semana.

A medida vai garantir R$ 1 bilhão a mais para os cofres públicos.

Aqui começam os problemas. Esse dinheiro é insuficiente para melhorar, de forma efetiva, a relação entre receitas e despesas federais.

Imposto mais alto significa produto mais caro. E isso gera consequências: o consumo perde o resto de fôlego que tem - o que pesa sobre as perspectivas de retomada do crescimento - e a inflação, que já não está baixa, ganha impulso adicional.

A vida na Esplanada dos Ministérios em 2014 não será nada fácil.
Roberto Sombrio
25/12/2013 22:14
Oi, Herculano. Apesar de tardio, desejo um Feliz Natal.

Infeliz AG, que deve ser PT e na sua felicidade natalina pouco se importa quantos morreram, se a presidente Dilma descumpriu lei de trânsito, se o prefeito Paulo Eccel de Brusque voltou atráz com o tal Papai Noel irregular e ofendeu-se com esse tal de Juju do Gasparinho que postou as palavras ditas pelo deputado Jean Wyllys.

Natal é uma data sublime, nascimento de Cristo, e que as pessoas só lembram dias 24 e 25 de dezembro. Nesses dois dias em nome da felicidade e da família (que não lembram no resto do ano), vale tudo.
Enquanto bebem, devoram o peru, e esquecem das dívidas contraídas em nome do Natal, os bandidos estão à solta e o governo aumenta impostos, corrompe a Constituição, cancela o convênio com o hospital de Gaspar e se ofendem quando alguém alerta as irregularidades.


Juju do Gasparinho
25/12/2013 22:07
Prezado Herculano:

Estou postando uma carta do BLOG GENTE DECENTE, que o blogueiro Manuel dá em resposta as palavras do deputado Jean Wyllys.
Repito as palavras do deputado: "A bíblia é uma piada, quem crê nela é palhaço, e as igrejas são uns circos. Pronto falei!"

Cartinha para um canalha.

Eu não gosto deste troço de cartinha para políticos. Primeiro que estes canalhas não ligam a mínima, depois por que acho meio babaquice, mesmo sabendo que eleitores ainda se dispõem a dar seu voto para bandidos, safados e inescrupulosos.

Mas hoje eu vou abrir mão deste modo de pensar, para enviar uma cartinha para um canalha que pede respeito para sua classe, mas que se porta como um safado em relação às outras.

Caro Deputado Jean Wyllys,

Um dos valores fundamentais dos seres humanos é o respeito mútuo.
Aprendemos isso em casa, na escola, na rua, no trabalho e em qualquer local onde pessoas se reunem em torno de um objetivo comum.

Não, não vou lhe chamar de Vossa excelência, por que o termo só deve ser usado, segundo os dicionários, para pessoas " que pertencem ao mais alto nível de uma hierarquia social, que ocupam posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico ou profissional relevantes" ou que tenham um "grau máximo de bondade, qualidade ou perfeição" o que, convenhamos, é algo que não faz parte dos seus valores.
Juju do Gasparinho
25/12/2013 22:05
Continuação da carta - Segunda página.

Imagina, deputado, se eu dissesse que o senhor é um viadinho sem escrúpulos, um babaca que vez por outra, teima em dar testemunho de sua falta de respeito para com outras pessoas. Imaginou?
Sua reação, obviamente, seria me processar por homofobia, dentro da obstinada missão a que o senhor se impôs, de criminalizar todos os que discordam de seus posicionamentos. Não é verdade, moço?

Mas eu não farei isso não.

Existe neste Brasil uma legião de religiosos que seguem as palavras de cristo, consagradas nas Santas escrituras. São católicos, praticantes ou não, evangélicos, praticantes ou não, e outras religiões cuja sina é o respeito a Deus e ao que Ele pregou.

Chamar a Bíblia de "piada" é uma agressão descabida, desnecessária e que ofende profundamente a todos os que creem nas palavras milenares que que ali estão. São pessoas que procurem um norte baseado nos valores cristãos da boa convivência, do respeito mútuo, da disposição de sempre ajudar o próximo e tentar, na medida do possível, amar à este próximo.

Piada mesmo é um ser humano nascido homem, servir de mulher para outro homem. Piada mesmo é um ser humano nascido homem tentando se fazer passar por uma mulher. Piada é um parlamentar dar demonstrações de tamanha falta de respeito.

Não são palhaços os que creem na Bíblia, não senhor. Não são palhaços os que creem em Jesus e em Deus. Palhaços são pessoas que se travestem naquilo que nunca poderão ser. Que disfarça a cara, mostrando ser o que não é, que se sujeita, algumas vezes de forma ridícula, a praticar coisas somente para que as pessoas soltem seus sorrisos, esqueçam suas tristezas, as horas de infortúnio ou algumas mágoas que lhes apertam o coração.
Os verdadeiros palhaços se impõem a missão de nos fazer rir, afastando de nós momentos de profunda tristeza.

Os falsos palhaços agem como o senhor, ao chamar todos os que creem nas Sagradas Escrituras naquilo que o senhor consegue, com rara excelência, se transformar. Os falsos palhaços, como o senhor, não afastam de nós os momentos de angústia, mas nos trazem a
Juju do Gasparinho
25/12/2013 22:03
Continuação da carta - Terceira página.

repulsa e o nojo de ver uma pessoa que deveria zelar pelo cargo de REPRESENTANTE DO POVO NO PARLAMENTO. se portar de forma tão baixa, vil, cretina e irresponsável.

As igrejas, templos, casas de Deus, não são o circo que a sua mente deformada rotula. São locais de encontro com Deus, locais de oração, onde as pessoas necessitadas encontram algum conforto para seus infortúnios. Onde encontram palavras que lhes acalma a mente. Onde por vezes inúmeras, são operados verdadeiros milagres de Deus para aqueles cuja fé nesse Deus esteja firmemente arraigada em seus corações.

Circos, caro senhor, poderiam ser as boates gays. Onde homens travestidos de mulheres se fazem passar por palhaços do homossexualismo que o senhor defende. Onde figuras caricatas, espalhafatosas, algumas grotescas, não fazem outra coisa, senão divertir uma platéia.

Circo também, caro senhor, poderia ser o seu próprio gabinete, onde a caricatura de um parlamentar se presta a, no domínio do cargo, desferir as agressões babacas que o senhor, vez por outra, desfere contra pessoas que não perdem seu tempo, como eu agora, de lhe convocar a assumir com galhardia e pudor o que o senhor defende.

Sim, senhor, EU DEFENDO QUE O SENHOR DEFENDA A SUA CAUSA GAY e que não seja punido por isso. Ao contrário do senhor que, como mostrado abaixo, usa da intolerância, da falta de respeito, do baixo comportamento, da vulgaridade e da canalhice para desrespeitar, de forma gratuita, milhões de brasileiros e que ainda luta por tornar criminosos aqueles que pensam o contrário do senhor.

O senhor deveria ser processado, ter o mandato cassado por "PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA", COMO DISPOSTO NOS PARÁGRAFOS LEGAIS de nossa legislação atual.
O senhor deveria ser afastado do parlamento que é a casa do povo, e não somente de gays como o senhor.

O PARLAMENTO BRASILEIRO, senhor Wyllys, não é uma boate gay como as que, com certeza, o senhor frequenta. Nem é a extensão de sua casa.
É a casa que representa a democracia brasileira e, por consequencia, é a CASA DO POVO, assim como as igrejas são as CASAS DO POVO DE DEUS.

Aprenda, senhor deputado, a respeitar este mesmo povo.
Juju do Gasparinho
25/12/2013 22:01
Continuação da carta - Quarta página.

Não faça do mandato que os eleitores lhe conferiu uma extensão da putaria em que o senhor se acostumou viver.
Aprenda a respeitar instituições que são caras para milhões de brasileiros.
Ninguém lhe obriga a crer em Deus, a frequentar templos ou igrejas, a participar de cultos ou a ouvir as palavras proferidas pelas santas escrituras.
Ninguém lhe proíbe de ser esta figura deprimente que o senhor é.

Ninguém lhe obriga a ser gente.

Mas exigimos que o senhor nos trate com o respeito que merecemos, por que não nos travestimos de palhaços grotescos para fazer com que outros riam de nós.
Não nos travestimos de palhaços grotescos para esconder que somos CRISTÃOS.
Não nos escondemos em fantasias idiotas para esconder quem somos.
Assumimos, de cara limpa, nossa fé em Deus e em Cristo.

Nós apenas, senhor Wyllys, professamos uma RELIGIÃO, cuja democracia brasileira é garantidora de nossa opção.

Se o senhor não nos respeita, respeite ao menos a Constituição que o senhor jurou respeitar.

Aprenda a ser GENTE, caro deputado.

OS CRISTÃOS BRASILEIROS, ELEITORES, EXIGEM QUE A CÂMARA DOS DEPUTADOS CASSE O MANDATO DESTE CALHORDA.
Juju do Gasparinho
25/12/2013 21:32
Prezado Herculano.

Concordo plenamente que a tua paródia é muito melhor do que as palavras descriminatórias do deputado Jean Wyllys do PSOL.
Herculano
25/12/2013 19:56
O LEÃO MORDE MAIS QUEM TRABALHA PARA A CORRUPÇÃO E A FARRA DOS POLÍTICOS. NOVA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA AUMENTA A COBRANÇA DE IMPOSTOS SOBRE SALÁRIOS

Faixas de cobrança serão novamente corrigidas abaixo da inflação, fazendo com que o Fisco chegue ao bolso de cada vez mais brasileiros, segundo os repórteres Bianca Pinto Lima e Mário Braga do jornal O Estado de S. Paulo.

Pelo 18º ano seguido, a tabela do Imposto de Renda (IR) será corrigida abaixo da inflação em 2014. A defasagem, que deverá fechar esse ano próxima de 66%, faz com que o Fisco chegue ao bolso de cada vez mais brasileiros, consumindo os seus novos rendimentos. Essa discrepância ainda se soma ao aumento do salário mínimo, também superior à correção da tabela. No próximo ano, o mínimo será elevado para R$ 724, uma alta de 6,78% ante os R$ 678 atuais.

A tendência pode ser observada desde 1996, quando houve o congelamento da tabela do IR, que durou até 2001. Nos anos seguinte, todos os reajustes que ocorreram foram inferiores ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O resultado disso é o aumento da tributação sobre o assalariado. Em 1996, a isenção do imposto beneficiava quem recebia até 6,55 salários mínimos, segundo levantamento da consultoria Ernst & Young. Em 2014, essa relação despencará para 2,47. Assim, brasileiros antes isentos por causa da baixa renda vão paulatinamente ingressando na condição de contribuintes.

Novos valores. A última correção automática da tabela entra em vigor a partir de janeiro e elevará em 4,5% as faixas de cobrança - contra uma inflação de 5,85% em 2013, pelo IPCA-15. Os novos valores de cobrança já serão deduzidos na folha de pagamento em 2014 e valem para a declaração do IR de 2015.

Pela nova tabela, passam a ser dispensados do pagamento do imposto os empregados que recebem até R$ 1.787,77. Atualmente, o tributo não é cobrado de quem ganha até R$ 1.710,78.

A alíquota de 7,5% passa a ser aplicada para quem receber entre R$ 1.787,78 e R$ 2.679,29. Já o desconto de 15% passa a ser aplicado sobre a faixa salarial de R$ 2.679,30 até R$ 3.572,43. A alíquota de 22,5% valerá em 2014 para quem recebe salários entre R$ 3.572,44 e 4.463,81. Por fim, a alíquota máxima, de 27,5%, vai incidir sobre vencimentos superiores a R$ 4.463,81.

Campanha. Neste ano, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) lançou uma campanha para obter 1,5 milhão de assinaturas para um projeto de lei que muda a forma de correção IR.

A ideia é reduzir gradativamente a discrepância em um período de dez anos, a partir de 2015. Além da correção da tabela, o projeto estabelece a taxação de lucros e dividendos a partir de R$ 60 mil por ano. Desde 1995, esses valores são isentos de IR no País. Essa nova tributação, de acordo com o Sindifisco, financiaria as perdas com o reajuste da tabela e ainda haveria uma sobra.
Herculano
25/12/2013 19:47
MOVIMENTO

A rodovia Jorge Lacerda teve um movimento incomum de retorno para um 25 de Dezembro a tarde e inicio da noite. Como se vê, nem todos são funcionários públicos. E muitos ignoraram a possibilidade de feriadão
AG
25/12/2013 16:02
ME DESCULPE AMIGO, MAS SOBRE SEU ÚLTIMO COMENTÁRIO, SOBRE O PAPAI NOEL DA NOSSA CIDADE VIZINHA, NÃO CONCORDO COM VC. POIS DESDE MUITOS E MUITOS ANOS ATRAS ESTA TRADIÇÃO NATALINA QUE O PAPAI NOEL SAI EM CARROÇAS, CARROS ABERTOS , CAMINHÕES , HELICÓPTEROS ETC.. ESTÁ ENTRE NÓS. AÍ VEM GUARDINHAS E PARA APARECEREM FAZEM ESTAS ASNEIRAS. TUDO BEM, É FORA DA LEI. MAS O MAIS IMPORTANTE É VC VER UM SORRISO DE UMA CRIANÇA GANHANDO UM BRINQUEDO, UM PUNHADO DE BALA, UM ABRAÇO DO PAPAI NOEL. ISSO É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE VC MULTAR ALGUÉM QUE ESTÁ BUSCANDO A FELICIDADE DE UM POVO MAIS HUMILDE, MAIS NECESSITADO. POR FAVOR, NÃO ESQUEÇAM DO PROPÓSITO DESTA DATA. ESQUEÇAM UM POUCO DA RIXA POLÍTICA E BUSQUEM RENOVAR O PENSAMENTO, PERDOAR, BUSCAR UM OBJETIVO MAIOR. UM ÓTIMO NATAL A TODOS.
AG
25/12/2013 15:35
BEM HERCULANO, É LAMENTÁVEL VC POSTAR PALAVRAS COMO ESSA BOCUDA DA JUJU DO GASPARINHO COLOCOU, MESMO EM NOME DE OUTRA PESSOA ( ''A BIBLIA É UMA P.....). COM CERTEZA FALTA DEUS NO CORAÇÃO DESTA PESSOA. MAS AINDA TENHO FÉ QUE A MAGIA DO NATAL MUDE O PENSAMENTO DESTA QUE DURANTE 2013 SÓ POSTOU PALAVRAS DE ÓDIO E RANCOR.
MAS É NATAL, DEIXAMOS OS IDIOTAS DE LADO, E VAMOS CURTIR ESTA DATA COM NOSSOS AMIGOS E FAMILIARES. '' UM FELIZ NATAL A TODOS''.
Herculano
25/12/2013 12:56
POLÍTICO, DEMAGOGO E IRRESPONSÁVEL

Paulo Roberto Eccel é do PT. Ele é prefeito de Brusque. É graduado em Direito, ou seja, conhece bem o que é lei, o seu alcance, necessidade e aplicação. Foi assessor de Pedro Celso Zuchi lá no primeiro mandato entre 2000 e 2004. Foi deputado estadual, ou seja, uma casa que lida, discute e faz leis (para serem cumpridas).

Nesta véspera de Natal, a Guarda de Trânsito de Brusque multou um personagem tradicional da cidade vestido de Papai Noel. Ele carregava na carroceria do seu veículo, pessoas soltas, expondo-as ao perigo, ao acidente, o que é proibido pela legislação de trânsito. A guarda impediu que a situação continuasse.

Pois houve uma comoção no bairro Stefen. E de lá, tomou a cidade, as redes sociais. Quase todos defendendo o Papai Noel fora da lei. Pois quem apareceu no twitter na mesma doada? O prefeito Paulo Eccel. E foi mais longe. Pediu desculpa pela atuação da sua guarda dentro da lei e teve o desplante, o deboche e a irresponsabilidade como gestor, de ordenar ao seu secretário de Trânsito e Mobilidade, providências contra as multas e a atuação da sua guarda.

Era só o que estava faltando para não perder votos. Vale tudo, inclusive burlar a lei, expor vidas e desacreditar quem a sociedade criou para vigiá-la no cumprimento das regras, que valem para todos, inclusive para os vestidos de Papai Noel.

A presidente Dilma Vana Rousseff, PT, flagrada pela imprensa (esta metida) na semana passada com seu neto no colo, no banco traseiro do veículo oficial em Porto Alegre RS, ao invés da cadeirinha como determina a legislação, pediu desculpas pela infringência e mau exemplo. Paulo Eccel, o prefeito, o petista, o conhecedor do direito, ao contrário: quer a lei no lixo, a sua guarda humilhada... Esta gente não tem é vergonha na cara e ainda quer se perpetuar no poder com ajuda dos acostumados a bandalha, os fanáticos e os desinformados.
Herculano
25/12/2013 10:33
O "ECONOMÊS" TUCANO, por Ilimar Franco, de O Globo

Aliados do candidato tucano à presidência, Aécio Neves, estão preocupados com a sua linha de comunicação. Citam como exemplo sua frase de que vai transformar o Bolsa Família de uma política de governo para uma política de Estado. Eles perguntam: "Quem sabe qual a diferença?" e "O eleitor associa o palavreado a algo positivo?".
Herculano
25/12/2013 10:07
IMPOSTO DE RENDA EM 2014. FAIXAS TERÃO REAJUSTE DE 4,5% (A INFLAÇÃO DO ANO DEVERÁ SER PERTO DE 6,2%). ISENÇÃO VALERÁ PARA SALÁRIOS A PARTIR DE R$ 1.787,77. É A ÚLTIMA CORREÇÃO AUTOMÁTICA.

O texto é de Nice de Paula para o jornal O Globo. Os trabalhadores vão ter um pequeno aumento nos salários a partir do próximo dia 1º. Isso porque a correção de 4,5% da tabela do Imposto de Renda elevará a faixa de isenção, ou seja, aquela sobre a qual não há cobrança de imposto, de R$ 1.710,78 para R$ 1.787,77. Todas as faixas de cálculo do IR também mudarão. A alíquota máxima, de 27,5%, que hoje incide sobre a parcela de salário superior a R$ 4.271,59, passará a ser aplicada nos ganhos superiores a R$ 4.463,81. Este será o oitavo e último ano de correção automática da tabela do Imposto de Renda.

Assim, um trabalhador com renda de R$ 3.500 e sem dependentes, que hoje paga R$ 146,65 por mês de IR na fonte, passará a descontar R$ 132,22, uma diferença de R$ 14,43 ou 9,8%. Um outro, com que ganhe R$ 6 mil e tenha um dependente, hoje sofre uma retenção mensal de R$ 686,60 e terá esse valor reduzido para R$ 642,96, um queda de R$ 43,36 ou 6,2% no IR. Já para um salário de R$ 8 mil e dois dependentes o imposto mensal será R$ 1.143,54 ou R$ 45 a menos do que os R$ 1.189,03 atuais.
Herculano
25/12/2013 09:44
VEM AI O BIG BROTHER DAS RODOVIAS. OS PEGAS, O ANDAR NO ACOSTAMENTO, A ULTRAPASSAGEM PELA DIREITA, FALAR AO CELULAR, DIRIGIR OU PASSAGEIRO SEM CINTO DE SEGURANÇA, FARÓIS COM DEFEITOS...

Segundo Vera Magalhães, na coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo:

Filmou... O Conselho Nacional de Trânsito aprovou resolução que permite sanção a motoristas flagrados por câmeras cometendo infrações em rodovias. As multas poderão ser aplicadas por policiais que veem as imagens em centros de operação.

...dançou Antes, algumas multas só podiam ser constatadas pelos agentes no local da infração, como no caso de motoristas falando ao celular ou dirigindo sem cinto de segurança. No futuro, a nova regra poderá ser implementada nas cidades.
Herculano
25/12/2013 09:35
A OPINIÃO DE QUEM É ALFABETIZADO, LÊ JORNAIS, TEM E EXPRESSA OPINIÃO MAS OS POLÍTICOS SABEM QUE É MINORIA NA HORA DO VOTO FEITO DE CABRESTO, INTERESSES, ESMOLAS OFICIAIS, CORRUPÇÃO, FANÁTICOS E PRINCIPALMENTE DE UMA MAIORIA DESINFORMADA, MAL FORMADA, IGNORANTE E ATÉ ANALFABETA

Estas duas cartas estão na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. A única coisa que o senador Renan Calheiros poderia ter dito em rede de rádio e TV era um pedido de desculpas por ter usado o avião da FAB para fazer implante capilar no Recife. É de um cinismo atroz e um deboche ele vir falar de decência, responsabilidade, transparência e mudanças. Aliás, ele pode usar cadeia nacional livremente assim? Não é só para matéria urgente ou relevante, de segurança e paz social?VICTORIA ANDREWS (São Paulo, SP)

Para fazer implante de cabelo no Recife, o presidente do Senado utilizou um avião da FAB - pela segunda vez em alguns meses, que fique bem claro. Descoberto no sábado (coluna Painel, "Poder"), formalizou pergunta para saber se o uso do avião foi indevido e promete devolver o dinheiro (de novo?). Na segunda-feira, para fechar com chave de ouro, fez pronunciamento em rede nacional falando em austeridade. E tudo deve ficar por isso mesmo. Sinceramente, acho que Renan Calheiros está tirando sarro com os brasileiros. Que vergonha! É de ficar com os cabelos em pé! LUIZ ROCHA (Guarulhos, SP)
Herculano
25/12/2013 07:45
A RESPOSTA

Diante desta manchete nos jornais brasileiros: "dívida pública sobe em novembro e volta a bater recorde. Estoque total da dívida continua acima de 2 trilhões de reais - tanto a dívida interna quanto a externa subiram no período", um leitor, por e.mail faz esta pergunta.

- Mas o PT não propagou aos quatro cantos que Lula havia pago esta dívida?
Herculano
25/12/2013 07:28
EM 2014, 'VEM PRA RUA VOCÊ TAMBÉM', por Elio Gasperi, para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo.

Renan usou um jato da FAB para um implante de cabelos; o Brasil precisa de votos na mão e pés na rua

A repórter Andréia Sadi revelou que o presidente do Senado, doutor Renan Calheiros, preocupado com sua cabeça, requisitou um jato da FAB para voar de Brasília a Recife, onde fez um implante de 10 mil fios de cabelo. Quem nestas festas viajou com seu dinheiro deve perceber que esse tipo de coisa só acabará pela associação dos direitos de voto e de manifestação em torno de políticas públicas. Só com o voto isso não muda. Pelo voto, Renan começou sua carreira política em 1978, elegendo-se deputado estadual pelo MDB de Alagoas.

Renan Calheiros é um grão-mestre da costura política. Foi líder do governo de Fernando Collor de Mello e ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso. Desde 2003 é um pilar da coligação petista no Congresso. Pertence a uma categoria imune à vontade popular. Ela pode ir para onde quiser, mas ele continuará no poder, à sua maneira. Como ministro da Justiça do tucanato, tendo seu nome exposto na Pasta Rosa dos amigos do falecido banco Econômico, defendeu o uso do Exército para reprimir saques de famintos durante a seca de 1998. Politico da Zona da Mata alagoana, estava careca de saber que tropa não é remédio para esse tipo de situação. Nessa época, dois de seus irmãos foram acusados de terem mandado chicotear um lavrador acusado de roubar um aparelho de TV numa fazenda. Um desses irmãos elegeu-se deputado federal. Entre 1998 e 2006 teve uma variação patrimonial de 4.260%, amealhando R$ 4 milhões.

Renan teve uma filha fora do matrimônio quando ganhava R$ 12.720. A mãe da criança era ajudada por uma empreiteira amiga que lhe dava uma mesada de R$ 16,5 mil. Por causa desse escândalo por pouco não foi cassado, mas renunciou à presidência do Senado. Reelegeu-se e voltou à cadeira que já foi de Rui Barbosa prometendo uma agenda ética, de "transparência absoluta". Contudo, como diz o senador Edison Lobão Filho, filho e suplente do senador Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, "a ética é uma coisa muito subjetiva, muito abstrata". Nesse mundo de abstrações, Renan, vendo a despensa de sua casa concretamente desabastecida, mandou abrir um pregão de R$ 98 mil para a compra de salmão, queijos, filé-mignon, bacalhau e frutas. Apanhado, cancelou a compra.

Renan não é um ponto fora da curva. Ele é a própria curva. Em 2005, como presidente da Casa, deu sete cargos de R$ 10 mil a cada colega. Seu mordomo ganha R$ 18 mil. Em julho, quando ainda havia povo na rua, usou um jatinho da FAB para ir a um casamento em Trancoso. Apanhado, devolveu o dinheiro. Passados cinco meses fez o voo do implante.

Estabeleceu-se uma saudável relação de causa e efeito entre esse tipo de comensal da Viúva e a opinião pública. Eles não se corrigem, mas, uma vez denunciados, recuam. São muitos os maganos que não toleram saguão de aeroporto, despensa vazia e parente desempregado. Nessas práticas, é fácil colocá-los debaixo da luz do sol. Quando se trata de convênios, contratos de empreiteiras e grandes negócios, a conversa é outra.

Em 2014 a turma que paga as contas irá as urnas. Elas poderão ser um bom corretivo, mas a experiência deste ano que está acabando mostra que surgiu outra forma de expressão, mais direta: "Vem pra rua você também".
Herculano
25/12/2013 07:24
O REQUIEM DOS POLÍTICOS

A Juju do Gasparinho, postou um comentário de intolerância religiosa de autoria do deputado, Jean Wyllys, do PSOL, aquele que se notabilizou por ser gay numa das edições do Big Brother Brasil, da Globo.

Parodiando o que ele afirmou, poderia se dizer que: "a política (como a que ele faz) é uma piada, quem crê nela é palhaço e os partidos (inclusive o dele) são uns circo".

Esta frase discriminatória e também com uma dose de intolerância coletiva não fica melhor no atual contexto do que a originária dele, Juju?
Herculano
25/12/2013 07:17
O HOSPITAL DE GASPAR FORA


Ministério da Saúde destina R$ 1,6 bilhão para Santas Casas. A liberação aconteceu no dia 20 de dezembro. O Hospital de Gaspar está de fora desta lista. Ou seja, o Hospital de Gaspar, filantrópico, está sendo de forma orquestrada sendo sufocado pelo governo presidente Dilma Vana Rousseff, PT, o governador Raimundo Colombo, PSD, e pelo prefeito - este há muito tempo e de forma sistemática - Pedro Celso Zuchi, PT.

Os recursos, que beneficiam 762 instituições filantrópicas de 604 cidades em 23 estados, dobram o valor do incentivo repassado a essas unidades para atendimento de pacientes do SUS.

Na prática, o Ministério da Saúde elevou o percentual mínimo de 26% para 50% o valor do incentivo pago aos estabelecimentos filantrópicos, estendeu a possibilidade de contratos a novas instituições e atualizou os contratos antigos
Herculano
25/12/2013 07:11
BR 470 X POLÍTICOS

Interessante. Neste Natal nenhum daqueles políticos que usaram e plantaram outdoors na BR 470 para a promoção política e pessoal sobre a prometida duplicação, ousou repetir o gesto.

Talvez por esperteza, ou por saber que todos miram este tipo de político aproveitador de oportunidades falsas. Como a duplicação não veio além do papel, entrevistas, discursos e solenidades, o casal de deputados petistas Décio Neri de Lima (Federal) e Ana Paula Lima (estadual) preferiu outros caminhos.

Só para lembrar. Além de impedir o desenvolvimento da região que paga pesados impostos para a União e não tem o retorno do que produz, por falta de comprometimento da representação política, 90 mortes aconteceram no trecho do Vale do Itajaí este ano, além de centenas de aleijados e traumatizados física e emocionalmente, alguns deles irremediavelmente para sempre. Mas, o que é isto para os nossos políticos?
Herculano
25/12/2013 06:59
A PROPAGANDA ENGANOSA NA BUSCA DE POPULARIDADE E VOTOS SAI CARO NO BOLSO DE TODOS NÓS. MANCHETE DESTA QUARTA-FEIRA DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO NÃO DEIXA DÚVIDAS PARA O QUE TODOS OS TÉCNICOS ANTECIPARAM, MAS OS POLÍTICOS AINDA NEGAM. GOVERNO ERROU NO CORTE DA CONTA DE LUZ, DIZ EX-DIRETOR DA ANEEL - A AGÊNCIA REGULADORA DE ENERGIA ELÉTRICA E QUE É APARELHADA POR COMPANHEIROS SUBMISSOS À VONTADE DO PARTIDO E DA PRESIDENTE, CONTRA A REALIDADE ECONÔMICA, TÉCNICA E DE MERCADO.

Para Edvaldo Santana, que trabalhou na agência por 13 anos, não se imaginou que o Tesouro iria bancar a conta, como revelou a repórter da sucursal de Brasília, Anne Warth.

O governo errou ao propor o modelo de renovação das concessões do setor elétrico, cuja ponta mais conhecida é o corte nas contas de luz anunciado pela presidente Dilma Rousseff em cadeia de rádio e TV. A avaliação é do ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, que deixou o cargo na semana passada após 13 anos de atuação no órgão regulador, onde começou como superintendente e cumpriu dois mandatos como diretor.

Segundo ele, a mudança tornou as empresas passivas e dependentes de repasses bilionários do Tesouro Nacional. "Tenho certeza de que o governo, quando fez isso, não pensou que a conta iria sobrar para o Tesouro. Se tivessem imaginado que iria dar nisso, não fariam", afirmou, em entrevista exclusiva ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. Procurado, o Ministério de Minas e Energia não comentou.

Para manter a redução de 20% na conta de luz, a União transferiu R$ 9,6 bilhões para as distribuidoras de energia este ano. O dinheiro serviu para bancar várias despesas, principalmente com a energia gerada pelas usinas termoelétricas, acionadas por causa da escassez de chuvas, que reduziu o nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Esse gasto sempre foi pago pelo consumidor, mas, se tivesse sido repassado às tarifas neste ano, resultaria num reajuste de 10%. Às vésperas das eleições, o governo decidiu pagar a conta e diluir esse aumento ao longo dos próximos cinco anos.

Tudo indica que, para 2014, os aportes do Tesouro para manter o desconto na conta de luz devem atingir valores semelhantes aos deste ano. "O cenário, no que diz respeito à necessidade de repasse de recursos do Tesouro, tende a ser igual", afirmou. "Para 2014, não tem mais jeito, até porque é um ano difícil de ter mudanças profundas. Mas não acredito que alguém deixe continuar assim."
Herculano
25/12/2013 06:47
COBAIAS NUM MUNDO CÃO, por Uirá Machado, editor de Opinião do jornal Folha de S. Paulo

Pelo calendário chinês, o ciclo atual, que se encerra somente no final de janeiro, corresponde ao ano da serpente, mas 2013, pode-se argumentar com facilidade, foi o ano do cão - ou do beagle, para ser ainda mais preciso.

Não faltarão justificativas para o simpático animal figurar nas retrospectivas deste ano. Com razão, poderá inclusive ser alçado à condição de símbolo da irracionalidade que contaminou as manifestações depois de junho.

Sim, há os black blocs. Mas estes, além de nada "fofos", assumem de antemão o vandalismo como bandeira. São racionais em seu desvario; mais previsíveis, pois. Menos mal que sua lógica tenha sido rechaçada por 95% dos paulistanos, segundo o Datafolha.

Deu-se algo bem diverso no episódio em que 178 beagles foram retirados do Instituto Royal, em São Roque (SP). Alegados maus-tratos às cobaias bastaram para que ativistas variados se julgassem no direito de invadir o biotério, depredar o local e prejudicar anos de pesquisas científicas.

A ação foi aprovada por 56% dos paulistanos, a despeito dos sinais de surto coletivo e muito embora não existissem evidências de que o laboratório agia ao arrepio da lei.

É curioso que não se tenha notícia de mobilização semelhante em torno de violação bem mais ostensiva: o uso de cobaias humanas em pesquisa sobre malária.

O caso é antigo, mas só agora a Justiça Federal decidiu, em segunda instância, dar ganho de causa a moradores de comunidades ribeirinhas do Amapá. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), pelo menos dez deles foram usados como isca para mosquitos transmissores da malária, em 2003 e 2004.

Em português claro: cada participante precisava levar picadas dos insetos.

Só que de cem insetos; mantidos em copos, eram conduzidos até os braços e as pernas dos ribeirinhos. O procedimento ocorria durante nove noites, duas vezes por ano, e rendia até R$ 20 por jornada.

Consta que, para auxiliar a pesquisa, o poder público parou de borrifar inseticida nas comunidades, a fim de não espantar os mosquitos.

De acordo com a ação judicial, os participantes tiveram malária - alguns chegaram a ficar incapacitados devido a complicações da doença-- e espalharam a enfermidade nas suas regiões.

Difícil discordar do MPF quando afirma que os ribeirinhos foram submetidos a situação subumana; ou do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que viu exploração da "hipossuficiência financeira e cultural daquelas pessoas".

Mais difícil, contudo, é entender como esse tipo de situação pode ocorrer num país onde as pessoas encontram tempo e disposição para protestar até em nome dos beagles.
Herculano
24/12/2013 23:16
A MENSAGEM

Papa na missa do Galo: 'Jesus é a luz que dissipa as trevas'
Pontífice celebrou uma missa breve na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Frei Germano Gesser, pároco da nossa Igreja Matriz da freguesia de São Pedro Apóstolo. Esta homilia do jesuíta argentino, que virou franciscano, Jorge Mário Bergólio, foi escrita para a nossa cidade. Analise-a. Desminta-me.

Francisco começou afirmando que "somos um povo em caminho, e a nosso redor - e também dentro de nós - há trevas e luzes, mas na noite de hoje, quando o espírito das trevas cobre o mundo, se renova o acontecimento que sempre nos assombra e surpreende: o povo vê uma grande luz".

Depois o papa dissertou sobre as palavras "caminhar" e "ver" ao afirmar que "a identidade dos crentes católicos é ser peregrinos rumo à terra prometida".

E acrescentou "se alternam momentos de luz e de treva, de fidelidade e de infidelidade, de obediência e de rebelião, momentos de povo peregrino e de povo errante".

"Também em nossa história pessoal se alternam momentos luminosos e obscuros, luzes e sombras", disse o papa argentino, que acrescentou que "se amamos a Deus e aos irmãos, caminhamos na luz, mas se nosso coração se fecha, se prevalecem o orgulho, a mentira, a busca do próprio interesse, então as trevas nos rodeiam interiormente e por fora".

"Quem aborrece o irmão está nas trevas, caminha nas trevas, não sabe aonde vai, porque as trevas cegaram seus olhos", acrescentou o papa citando o apóstolo São João.

Depois Francisco lembrou que os pastores "foram os primeiros que receberam o anúncio do nascimento de Jesus", e justificou: "foram os primeiros porque eram dos últimos, os marginalizados".
Herculano
24/12/2013 23:09
CHEGA DE LAMBANÇA E ENGANAÇÃO. IPI DE CARRO SUBIRÁ 3% EM JANEIRO

O texto é de Júlia Borba, da sucursal de Brasília e de Raquel Landim, de São Paulo para o jornal Folha de S. Paulo. O governo decidiu elevar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros a partir de 1º de janeiro do ano que vem. A medida deve gerar um aumento na arrecadação de R$ 956 milhões de janeiro a 30 de junho.

A partir daí, a previsão é de que o imposto suba para 7% -patamar que vigorava antes dos estímulos fiscais concedidos pelo governo.

Antes disso, porém, o governo pode rever mais uma vez as taxas, e pode, por exemplo, prorrogá-las por mais um período.

A elevação do imposto tende a ser gradual e, segundo o Ministério da Fazenda, não haverá impacto nos preços dos veículos.

A justificativa da pasta é de que há um acordo entre governo e fabricantes do setor automotivo para impedir repasses ou demissões no setor.

Segundo o secretário-executivo interino do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique de Oliveira, a recomposição das taxas está sendo feita após "entendimento" com a indústria.

"Os preços de veículos têm mantido um comportamento abaixo da inflação. Esperamos que continue assim, dentro dessa normalidade", disse
Herculano
24/12/2013 22:55
AGRADECIMENTO

Acabo de ceiar, privadamente, com a família e num bom papo. Aos que passaram mensagens de Bom Natal pelo e.mail privado e dos comentários desta coluna (mas que não aprovei para não me tornar algo de elogios), pelo celular privado, aos que telefonaram amigos e conhecidos (famosos, poderosos e anônimos) e privam do contato pessoal, e aos que até me convidaram para as suas comemorações familiares, os quais quiseram dividir o seu íntimo comigo e me emocionaram pelo gesto, obrigado. A qualidade das pessoas e mensagens são significativas. 2014 está chegando. Será o das mudanças, se assim desejarmos. Há voto. A essência da democracia e da escolha, mesmo entre os enganados pela propaganda intencional. Este foi um Natal inesquecível, apesar da tristeza de perder a minha sogra, aos quase 96 anos (meu sogro foi-se aos 97 anos há quatro anos), no dia 22 deste Dezembro. Natal é renovação, esperança e de perdão segundo o ensinamento Cristão. Este Natal foi tão feliz como foram os demais, apesar dos percalços, a superação, a prova da dor... Feliz Natal, leitores e leitoras. Até o próximo Natal.
Herculano
24/12/2013 21:13
ACABOU A MORDOMIA

Por pressão dos presos, das suas famílias e de parte da impresa que relatou esta discriminação, os mensaleiros não terão ceia especial neste Natal, disse o governo petista do Distrito Federal. Presos terão como jantar arroz, feijão, salada, carne e um copo de suco lá na Papuda.
Herculano
24/12/2013 21:09
NOITE DE NATAL, O HOSPITAL É NOTÍCIA TRISTE

No RBS Notícias, da RBS de Blumenau, por falta de mais notícia pior ruim em Blumenau, o Hospital de Gaspar foi notícia por lá.

Resumindo. A administradora do Hospital, Dilene Jahn de Mello deixou calro que não há nada para a prefeitura conter as verbas. A secretária de Saúde, discorda, mas diz que isto poderá ser resolvido. Talvez, quando o Hospital ficar de joelhos perante o prefeito Pedro Celso Zuchi, o PT e outros. Enquanto isto, o CAR, comunica ela, vai ficar aberto para atender a população das sete horas à meia-noite. É pouco. Zuchi em campanha enganou Gaspar e os eleitores: disse que ele ficaria aberto 24 horas por sete dias da semana. Não cumpriu. Fechou para horário praticamente normal. Agora, anuncia um horário mais dilatado para substituir o pronto atendimento do hospital que ele não quer pagar para o povo sofrido de Gaspar.

A prefeitura fica valente exatamente quando o Judiciário está fechado e depende-se de plantão para estas questões. O que não se entende muito, é o silêncio do presidente do Conselho, o ex- executivo Sérgio Roberto Waldrich. Ainda mais quando pobres, doentes, fracos, desinformados e desamparados são os que mais precisam do Hospital aberto para as emergências. Acorda, Gaspar!
Juju do Gasparinho
24/12/2013 20:49
Prezado Herculano:

"A bíblia é uma piada,
quem crê nela é palhaço,
e as igrejas são uns circos.
Pronto falei!"

Palavras do deputado Jean Wyllys.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.