Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

20/12/2013

FELIZ NATAL. 2014 CHEGOU

Aos leitores e leitoras da edição impressa e aos quase 150 mil que acessaram a coluna no portal Cruzeiro do Vale, um feliz Natal, aquele com o senso religioso do Cristo que renasce no exemplo, na humildade, no diálogo, temperança, na palavra, a favor dos excluídos e do perdão; contra a mentira, a intolerância, a dissimulação, o roubo e a falta de diálogo. O ano de 2013 se foi. Bom ou ruim, ficaram as lições, o aprendizado. Nada foi em vão. Esta é a última coluna do ano. Sobrou assunto. E como! Gaspar é rica em assuntos. Antes que chegue o dia 10 de janeiro de 2014, quando oficialmente circulará o Cruzeiro, estarei de plantão (se vereador que ganha pode, por que eu que banco tudo não posso?). Neste intervalo, farei colunas extras para o portal Cruzeiro do Vale na internet. Os políticos gostam do silêncio e da preguiça da imprensa. E torcem o nariz à minha hora extra. Viva 2014. Será tempo para mudanças, se assim você quiser. Será o ano da Copa, do protesto nas ruas e do voto. Eu de qualquer forma estarei mais uma vez Olhando a Maré, com seus altos e baixos.

 

CAIXINHA I

O novo presidente da Câmara de Gaspar, o jovem, boa pinta, que se intitula a renovação na política, que não é de direita, de esquerda, de centro, de situação e de oposição, mas ?independente? (o que é isto mesmo?) Marcelo de Souza Brick, PSD, deu entrevista (está gravado), dizendo que vai criar uma caixinha. É isto mesmo, não escrevi errado, redação (a que providencialmente sempre me socorre quando insisto na mancada, traído pela mente): uma caixinha para construir um prédio próprio para a Câmara se instalar e até trabalhar. Caixinha? Como assim? Que contabilidade é esta? 

 

CAIXINHA II

A Câmara tem duodécimo no Orçamento Municipal e um orçamento próprio. Ou seja, tudo está no PPA (Plano Plurianual) e na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual) que o vereador aprovou. Ali não tinha nada de caixinha e prédio para a Câmara. Ou ele não leu o que aprovou? Ou ele está falando outra coisa que é proibida? O vereador de cinco mandatos e pai de todas as jogadas, José Hilário Melato, PP, não foi tão longe quanto Marcelo. Ele que só tem um ano de presidência, está falando como fosse ficar lá eternamente. O máximo que conseguirá é terraplanar o terreno, que confessou não saber se existe e onde fica. E as sobras do que não aproveitar no Orçamento da Câmara, terá que devolver à prefeitura, que vai usá-las para tapar os buracos do paço. Nem para o Hospital vai mandar. Marcelo precisa de orientação. E urgente. A vitória mais uma vez o tirou da casinha. 

 

FIO DO BIGODE

A eleição da mesa diretora da Câmara para o próximo ano se deu como o acordo comandado pelo PT no início do ano. Uma lição. Principalmente ao PMDB, que mais uma vez fez o seu show, sem maestro, numa banda desafinada. Mostrou-se desarticulada, dividida e ainda rifou Jaime Kirchner, que durante o primeiro ano esbanjou infidelidade ao seu partido. Valeu a máxima de José Hilário Melato, PP, que entre políticos, trato é trato, e é para ser honrado. Tanto que fez um novo trato, mas com Ciro André Quintino, PMDB. E mostrou força.

 

BRICK EXPOSTO

Marcelo de Souza Brick, PSD, é um jovem de sorte. Mas, o político Marcelo briga com a sorte a todo o momento e isto não vai dar certo. Rifou a sua candidata Tereza da Trindade, mas foi o vereador mais votado. Fez campanha contra o PT, mas fez acordo com ele. Quis negar o parceiro, o PT o engoliu nas manobras que fez para o teste contra o Marcelo. Relatou favorável ao servidor comissionado não bater ponto, foi contra as férias de 30 dias para os vereadores, foi contra a nominação de Rosa Muller Lanznaster para o Centro de Convivência dos Idosos, e armou a Audiência Pública do Sertão Verde ao gosto do novo patrão que o testou e ameaçou romper o acordo se não caminhasse junto. Pronto. É o presidente da Câmara. E parece que o teste não terminou. Brick, que já foi Souza no sobrenome, deverá ser chamado para o desempate (6 a 6) em quase todas as matérias polêmicas. São quatro votos do PT, um de José Hilário Melato, PP e outro de Giovano Borges, PSD, para o governo do petista de Pedro Celso Zuchi. Ganhou o cargo, mas levou uma grande encrenca. E será maior, devido a sua inexperiência e jogo duplo. Vai ter que sair do muro. Vai mostrar o tamanho da tal independência.

 

PRESENTE DE NATAL

Como a coluna adiantou, Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, ganharam um presente de Natal do Tribunal Regional Eleitoral na terça-feira. A imprensa fingiu que não houve o fato. O que aconteceu? O recurso apareceu na pauta justamente quando o relator titular, o experimentado juiz federal Ivorí Luis da Silva Scheffer, estava de licença. Foi substituído pelo também juiz Federal Marcelo Krás Borges. Demonstrou conhecer pouco do processo. Mas achou que não era tanto pela cassação. Pediu para transformar a cassação em multa: R$ 53 mil para cada um. Ou seja, como no outro caso (e que por aqui se inventou, inclusive na imprensa, de que houve absolvição), o crime existiu, mas não foi tão grave no olhar do relator substituto. O primeiro a votar foi o juiz de Direito Hélio do Vale Pereira. Pediu vistas. Um alívio. Até fevereiro de 2014. O PPS, o DEM e o advogado Aurélio Marcos de Souza, que ajuizaram e ganharam a causa por aqui numa decisão favorável da então juíza eleitoral da época, Ana Paulo Amaro da Silveira, nem foram a Florianópolis. O PMDB, interessado na causa, estava lá, mas sem qualquer entusiasmo. Luiz Magno foi quem fez a sustentação oral.

 

 

SOBRE O TRAPICHE

Registro para ser conferido. No Hospital de Gaspar surgiu esta semana a informação de que ele seria municipalizado. E de que o acerto e a documentação já estavam todas prontas para tal. O presidente do conselho, o ex-executivo, Sérgio Roberto Waldrich, afirmou: ?desconheço completamente este assunto?. Então Sérgio não sabe de nada, não está sendo traído, não está mentindo, não estão contra a transparência de algo sério e público, coisas próprias dos políticos.

O tapa do PT no PMDB. Desde o ano passado, o PMDB de Gaspar e o estadual, com o vice-governador e presidente estadual do partido, Eduardo Pinho Moreira, vêm prometendo a retificação, alargamento e asfaltamento da Leonardo Pedro Schmitt, do Poço Grande ao Bateias, passando pelo Macucos. Nada até agora. Só reuniões, fotos e propaganda. Esta semana, a prefeitura colocou 300 metros de asfalto da Ceramifix até a capela Santo Agostinho.

Conforme o Decreto Municipal nº 5699, de 5 de dezembro de 2013 e que até ontem não tinha sido publicado no Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet ? para ter força de lei, a ponte Hercílio Deeke de Gaspar está liberada para passagem de caminhões até 25 toneladas de peso. Decreto? Como assim? A interdição não foi por força de uma Ação Civil Pública? Foi pedida antes do Decreto esta revisão ao Ministério Público, autor da ação ou ao Juiz da Primeira Vara da Comarca de Gaspar?

Como são as coisas entre os protegidos do PT. Mauro José Gubbert, o gerente do orçamento Participativo de Gaspar, propagou do seu computador na prefeitura pesquisa eleitoral falsa a favor de Ideli Salvatti. A Justiça, depois de três anos, ainda não se pronunciou. Na prefeitura, a sindicância foi prorrogada mais uma vez. Em Lages, em caso assemelhado, em seis meses, inquérito, instrução e julgamento se encerraram. Só que lá o réu não era do PT. O PT era o interessado indireto

Como funciona. Pobre sofre na mão de governos que se dizem populares. A prefeitura do PT de Gaspar orquestra a enrolação desde 2009. Este despacho do juiz da segunda Vara é de 4 de dezembro. ?Decorreu mais de um ano da intimação do perito nomeado, sem que tenha sequer feito sua proposta de honorários?. O perito é Celso Papp. Ele tinha que avaliar para a Justiça quanto vale o terreno onde estão as casinhas de plástico, na BR-470, no Belchior Baixo. Enquanto isto lá é tudo precário.

Ilhota em chamas. A Câmara ficou nas mãos da oposição, o Orçamento de 2014 até ontem, quando fechei a coluna, não havia sido aprovado, a prefeitura virou freguês das advertências do Tribunal de Contas e as empreiteiras reclamando da falta de pagamentos.

 

 

Edição 1551

Comentários

sidnei luis reinert
24/12/2013 12:45
O BRASIL viola tratados internacionais ao punir críticas a ocupantes de cargos públicos como casos de calúnia, injúria e difamação.

Com a mesma velocidade com que o PT articula e leva ao país a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, surgem ao redor do governo novas restrições à expressão da informação e opinião. Elas saem da sombra e vêm para o sol.
A passagem do Lula por Brasília coincidiu, na terça, com três manifestações de censura, num momento em que as falas do ex-presidente enfatizaram a palavra ?sombra? como se fosse presságio de um acerto de contas políticas e eleitorais com adversários.

A primeira menção a sombra ocorreu em tom de confissão quando admitiu, a aliados e companheiros petistas, rastrear e orientar a ação da sucessora Dilma como uma sombra, mas acrescentou que abandonou o hábito ? embora estivesse ali a serviço da afilhada.

A seguir vieram novas referências em tom de provocações a adversários. Lula afirmou que os concorrentes presidenciais Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) são vítimas de sombras de correligionários que os vigiam. Respectivamente, José Serra e Marina Silva.
?Rapaz, nunca vi!?, confessou-se espantado o ex-presidente. ?São duas sombras gigantescas. A Marina sobre o Eduardo e o Serra sobre o Aécio?, augurou Lula desavenças de relacionamento político no interior de cada um dos dois pares de presidenciáveis e adversários eleitorais.

Numa confirmação sombria dos tempos atuais, ocorreram na sombra de Lula dois episódios que revelam a exacerbação política da pressão contra a liberdade de expressão, de oposição à livre circulação de informação.

O próprio ex-presidente se encarregou de exercitar o ataque quase diário contra a mídia. Acon­teceu no discurso dele para elogiar o senador e ex-presidente José Sarney, quando o ex ofereceu uma aula de história como orientação ao que cabe à imprensa noticiar:

?Na história deste país, se a juventude lesse a biografia de Ge­tú­lio Vargas, de Juscelino Ku­bitschek e outras biografias, provavelmente não iria desprezar a política, e muito menos a imprensa ia avacalhar a política como avacalha hoje.?

Como consequência da falta de consciência cívica da imprensa, surge a difamação da política ?Não há nenhum momento da história, em nenhum lugar do mundo, (em) que a negação da política tenha trazido algo melhor do que a política. O que aparece sempre quando se nega a política é um grupo praticando, na verdade, a ditadura?, ensinou Lula.

No rastro da andança de Lula pelo Congresso ocorreu outro episódio. Ele desejou sair de uma reunião sem encarar os jornalistas que aguardavam fora da sala da liderança do PT na Câmara. A fuga aconteceu por uma saída lateral cujo acesso foi interditado a repórteres pela segurança da casa. Na confusão, um guarda à paisana agrediu o fotógrafo Ed Ferreira.
Nunca antes na história do Congresso ocorreu a interdição de um corredor ao ir e vir de jornalistas em tempo de democracia. Muito menos com ataque físico como forma de dissuasão em ambiente parlamentar, o que aconteceu assim que Ferreira começou a fotografar.

Não foi por coincidência que, no mesmo dia, o país foi acusado junto à Organização dos Estados Ame­ricanos de punir de críticas da im­prensa a ocupantes de cargos públicos. A denúncia foi feita a um organismo da OEA, a Comissão Intera­mericana de Direitos Humanos: o país viola tratados internacionais ao punir críticas como casos de calúnia, injúria e difamação.

A acusação coube a uma ONG, a Artigo 19, dedicada à liberdade de expressão e de informação. O jornalista Fábio Pannunzio, da Rede Bandeirantes, foi um dos exemplos de vítimas de violação de tratados levados à OEA. Em 2012, Pannun­zio encerrou um blog porque não poderia pagar as indenizações cobradas por políticos.
sidnei luis reinert
24/12/2013 12:18
Pequenas infrações no Brasil desgovernado

O maior problema imediato do Brasil é a voracidade do sistema financeiro. Os ?bancos? (que não funcionam como tais) lucram, cada vez mais, sustentando um sistema capimunista corrupto, perdulário, improdutivo e inflacionário. É inviável um Estado que rouba descaradamente os cidadãos, com impostos absurdos que arrecadam trilhões e juros altíssimos que alimentam dívidas também trilionárias. Tudo isso sem gerar a devida contrapartida em infraestrutura, serviços públicos com qualidade e, acima de tudo, gestão correta da coisa pública.

Três categorias sobrevivem e, aparentemente, prosperam nesse capimunismo governado pelo crime organizado: 1) a classe política; 2) uma oligarquia do empresariado que recebe subsídios do BNDES, vantagens tributárias e remunera os parceiros no poder pela via de sofisticados mensalões; e 3) o Zé povinho que melhorou de vida com as bolsas-esmola que deveriam ser temporárias, mas que viraram um prêmio permanente a quem não precisa, necessariamente, trabalhar para produzir, e que devolve o favor no formato de voto para perpetuar a classe política no poder.

Esse é o sistema do cão danado viciado em correr atrás do próprio rabo. O bicho ensandecido aumenta a velocidade para chegar a ponto algum. E, vagando loucamente pelo círculo vicioso, vai cavando, periodicamente, um buraco para se enterrar junto com o País. Os brasileiros que não fazem parte das três categorias beneficiadas diretamente pelo sistema capimunista tupiniquim ficam no meio do picadeiro do cachorro burro, sustentando-o, gostando ou não do espetáculo de autodestruição nacional.

Daqui a alguns dias, muda o calendário gregoriano. Mas as coisas ficam do mesmo jeito ? ou até piores ? no Brasil ? País desgovernado por infratores de toda a ordem: em geral, mais netosdaputa que ignorantes. A única certeza imediata deles é se perpetuar no poder, se possível acumulando cada vez mais dinheiro. O resto obedece à imprevisibilidade dos acontecimentos da vida. Eis o motivo pelo qual nossos supostos poderosos dão pouca importância, de verdade, aos erros que cometem que podem ser fatais para eles e para toda a sociedade que os sustenta.

Vamos às infrações mais recentes e que ganharam notoriedade midiática. Comecemos pela Presidenta. A imprensa noticiou que Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para pedir desculpas por levar o neto no colo no banco traseiro de um carro, na tarde de sexta-feira, em Porto Alegre. Dilma apenas cometeu uma infração gravíssima, passível de multa e retenção do veículo. Mas ela vai sofrer nenhuma punição. O cidadão normal leva multa e sofre repressão se cometer a mesma barbaridade.
A fotografia de Ricardo Duarte, da Agência RBS, imortalizou o momento em que Dilma deu o péssimo exemplo de desrespeitar a lei. A máquina petralha de propaganda ? que se prepara para censurar os inimigos nas redes sociais ? respondeu, depressinha, solicitando um esfarrapado perdão para o deslize presidencial: ?Estive hoje na casa da minha filha e, de lá, levei meu neto à casa do avô, que fica no mesmo bairro. Meu neto foi abraçado comigo no banco de trás. Foi um erro. A legislação de trânsito é clara: criança tem que andar na cadeirinha. Peço desculpas pelo erro?.

Como errar é humano, e persistir no erro é dilmais, vamos a outra infraçãozinha cometida recentemente por um poderoso. Aliás, uma infração repetida, de forma costumeira. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a Recife (PE), na quarta-feira passada. Renan não foi à capital pernambucana a trabalho. Foi se submeter a uma cirurgia estética, de implante de cabelos.

Por que Renan não viajou em voo comercial, pagando do próprio bolso ou até usufruindo da passagem (nada grátis) paga pelo Senado? A resposta é mais que elementar: viajar no jatinho da FAB não tem preço! O resto ainda pode se comprar com o cartão de crédito corporativo que aceita despesas secretas. Um País que funciona nessa falta de lógica republicana aceita que um político usufrua das mordomias de brigadeiro da Aeronáutica, enquanto a Força Aérea não tem sequer um caça em condições operacionais de combate ou de defesa aérea.
Outra infraçãozinha de poderoso. O Estadão e o Globo noticiam que o ex-ministro José Dirceu abriu uma filial de sua empresa de consultoria no Panamá no mesmo endereço da Truston International, proprietária do hotel St. Peter, de Brasília, que lhe ofereceu um emprego de R$ 20 mil em novembro, dez dias após ser preso, condenado no processo do mensalão. O mesmo consultor Dirceu, hospedado na Penitenciária da Papuda, que agora recebeu a generosa oferta do advogado José Gerardo Grossi para cuidar de uma biblioteca de 2 mil livros, ganhando um salário de R$ 2,1 mil para fazer pesquisas e também auxiliar na administração do escritório de advocacia...

A JD Assessoria e Consultoria fez o registro da filial em 2008 no escritório da Morgan & Morgan, que tem sede no paraíso fiscal e é conhecido por disponibilizar testas de ferro para abertura de empresas estrangeiras. A filial foi aberta três anos depois de Dirceu ter saído do governo em meio ao escândalo do mensalão. No endereço de registro panamenho da firma de Dirceu consta o 16º andar do MMG Tower, na Rua 53 E, bairro de Marbella. Algo cheira muito mal nessa estória...
sidnei luis reinert
24/12/2013 12:10
EUA negam espionagem, mas revelam que captaram transação suspeita de membros do governo petista

A Agência Nacional de Segurança dos EUA interceptou, no ano passado, uma troca de e-mails de integrantes do governo brasileiro sobre vultosas movimentações em contas correntes internacionais. A transação foi captada no monitoramento permanente dos EUA sobre indícios ou evidências de lavagem de dinheiro entre suspeitos de terrorismo que estariam atuando em território brasileiro. Tais informações reservadas estão à disposição do governo do Brasil na Embaixada dos EUA em Brasília.

Esse foi o teor mais tenso de um reservado comunicado oficial do governo dos EUA, recebido semana passada, que os estrategistas do Palácio do Planalto Preferiram não divulgar publicamente. Na frieza do papel, representantes de Barack Obama negaram que tenham violado a privacidade de internet ou telefônica da Presidenta Dilma Rousseff ou de qualquer órgão e integrante do governo brasileiro. Os norte-americanos fizeram a mesma negativa de espionagem contra Angela Merkel - chanceler da Alemanha.

No comunicado a Dilma, os EUA usaram comparações embaraçosas. A diplomática ?defesa? da NSA alegou que, no Brasil, a transnacional britânica Serasa Experian e a Receita Federal têm muito mais informações sigilosas, capazes de quebrar a privacidade dos cidadãos e de integrantes do governo brasileiros, que qualquer agência de informação do mundo. Além disso, a NSA negou as denúncias do dedo-duro Edward Snowden sobre acesso a contas de e-mail, interceptação telefônica e monitoramento de trocas de informações confidenciais da Presidenta Dilma ou de empresas estatais, como a Petrobras.

Apesar da negativa oficial, o pavor da petralhada é que o Tio Sam sabe de tudo e tem provas de operações feitas pelos corruptos que infestam o governo brasileiro. Tanto que este é o maior temor da petralhada na proximidade de um ano eleitoral que promete ser uma disputa politicamente agressiva e desleal. O veloz vazamento de informações reais e concretas sobre os negócios de José Dirceu no Panamá foi apenas a pontinha do iceberg contra o qual o PTitanic será arremessado, até seu programado afundamento eleitoral em 2014.

Vem mais bomba por aí. A petralhada já sabe que os alvos preferenciais são da família do eterno Presidentro Lula: seu filho Fábio Luiz, sua filha Lurian e o genro Marcelo Sato. Os três podem ser apontados como tendo negócios relacionados a José Dirceu de Oliveira e Silva, que cumpre pena de hospedagem forçada na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. Também não será surpresa para a petralhada se vazarem novas e comprometedoras informações de negócios entre a cúpula petista, Lula e sua super amiga Rosemary Nóvoa Noronha - ex-secretária-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo.

O triste é que o festival de denúncias e dossiês é tão previsível quanto a impunidade programada para tantos escândalos em profusão...

Herculano
24/12/2013 12:06
JUSTIÇA CONDENA EMPRESÁRIO POR CHAMAR FILHO DE LULA DE "IDIOTA"

O texto é do jornal Folha de S.Paulo. O empresário Alexandre Paes dos Santos foi condenado a pagar R$ 5.000 a Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, por tê-lo chamado de "primário", "idiota" e "uma decepção" em conversa com jornalista da revista "Veja" que não chegou a ser publicada. Cabe recurso.

Lulinha, como Fábio é conhecido, soube das declarações ao processar a publicação por reportagens em que foi apontado como lobista.

Santos, também apresentado como lobista nas reportagens, teria dito ao jornalista Alexandre Oltramari, da "Veja", que Lulinha despachava em seu escritório em Brasília.

O empresário negou as afirmações, mas tornou-se réu em processos que o filho de Lula moveu contra a Editora Abril, que publica "Veja", e Oltramari.A revista entregou à Justiça a gravação das conversas de Santos com o repórter, incluindo o trecho em que ele criticava Lulinha.

Ao saber do diálogo, Fábio abriu um novo processo, por dano moral. Perdeu em primeira instância, mas, no último dia 10, a 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo acolheu em parte seu recurso.

A decisão foi divulgada pelo site Consultor Jurídico.

O desembargador Alcides Leopoldo e Silva Júnior considerou que Santos teve intenção de ofender Lulinha, mesmo que sua frase não tenha sido publicada. Para o magistrado, a Abril e Oltramari não causaram danos.

O advogado de Lulinha, Cristiano Martins, disse que recorrerá para que eles também sejam responsabilizados, porque teriam tornado as ofensas públicas ao anexar o áudio ao processo.

Alexandre Fidalgo, advogado da Abril e de Oltramari, refuta o argumento. "Se Lulinha quisesse preservar sua honra, teria pedido segredo de Justiça", disse. O advogado de Santos, Eduardo Ferrão, não foi localizado.
Herculano
24/12/2013 11:58
UFA! ATÉQUE ENFIM O VEREADOR MARCELO DESCOBRIU QUE O HOSPITAL DE GASPAR ESTÁ COM PROBLEMAS E QUE ALÉM DA PREFEITURA E DO GOVERNO FEDERAL, O GOVERNO DO ESTADO É O OUTRO CARRASCO DELE.

O que está no Facebook, do futuro presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD?

Participei nesta segunda-feira(23), às 18h, de uma reunião no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a administradora Dilene Jahn Mello Santos, sobre os principais problemas que a nossa Casa de Saúde está enfrentando atualmente. Assumi o compromisso de levar ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, todas as questões apresentadas. Não podemos mais aceitar desculpas! Precisamos (juntos) lutar por soluções urgentes!
Aproveitei o ensejo para parabenizá-la pelo excelente trabalho realizado desde a sua chegada.

1. O que o Marcelo fez neste ano como vereador pelo Hospital de Gaspar? Antes tarde do que nunca. Ufa!
2. O que fez pelo Hospital de Gaspar o deputado Jean Jackson Kuhlmann, PSD, do qual Marcelo é cabo eleitoral, porta-voz e anunciou ser o deputado a chave de entrada no governo de Raimundo Colombo, PSD?
3. O Marcelo finge que não lê jornais, mas todos daqui e da região, anunciaram há seis meses que o governo do Estado, numa reunião que se fez em Florianópolis, liderada pela SDR de Blumenau - o cabideiro de empregos de políticos - que a solução - que seria técnica, não apenas financeira - estava próxima. Até hoje, nada.
4. Então, o governador, seu correligionário, está careca de saber os problemas, as soluções e a importância que o Hospital possui para os gasparenses e a região. Não teve até aqui, qualquer vontade de solucionar.
5. O vereador diz que agora juntos vão à solução e chega de desculpas. Certo. Parabéns. Mas por que tanto tempo para tomar esta decisão simples, cidadã e comunitária em favor de doentes, pobres, desassistidos, desinformados e usados politicamente por políticos espertos? Acorda, Gaspar!

Herculano
24/12/2013 07:40
PARA REFLETIR

Do cineasta e articulista Arnaldo Jabor, ao encerrar o seu artigo "Bimbalham os sinos?" publicado neste 24 de dezembro no jornal O Estado de S.Paulo: Hoje, no presépio de Belém, perto da manjedoura onde o menino Jesus recebeu os reis magos, nos lugares sagrados de Jerusalém, explodem os homens-bomba berrando "Feliz Natal, cães infiéis!".

Volto. Por um mesmo Deus, discriminamos e marcamos irmãos para a morte. Na política é a mesma coisa. Para o PT, todos os que não estão na sua panela de sacanagens, são cães infiéis, leprosos, marcados e cuja reputação merece ser assassinada, a não se que se convertam a seita, como foi com José Sarney, Fernando Collor de Mello, Renan Calheiros, Paulo Maluf... (a lista de incoerências é enorme)
Herculano
24/12/2013 07:24
COMEÇOU COM PRIORIDADE ERRADA

O novo e recém instalado comando da Polícia Militar em Gaspar tem como objetivo reduzir as mortes no trânsito. Como assim? Está escrti. Está declarado.

1.Esta não é a prioridade da Polícia Militar. O comando geral precisa tomar conhecimento desta anomalia.

2. Esta prioridade, quando muito, deveria ser da Ditran - Diretoria da Ditran, a aparelhada pela máquina petista municipal - mas como ela não funciona...

3. O novo comando teve acesso à alguma estatística para estabelecer esta prioridade? Não basta trazer experiências bem sucedidas de outras realidades - o que é bem vinda -, mas é preciso se estabelecer na nova realidade e no novo desafio, para assim criar uma nova bem sucedida e reveladora experiência

4. O novo comando da PM conhece a cidade, as suas mazelas sociais, os pontos vulneráveis e críticos de violência e tráfico? Ou a Polícia Militar vai aqui também atuar distante da Polícia Civil no combate a bandidagem, esta sim a prioridade da cidade, cidadãos e cidadãs? Os bandidos estão aplaudindo esta vontade de diminuir as mortes no trânsito que aqui acontecem na BR 470, foram da jurisdição da PM e outras na jurisdição da Polícia Rodoviária Estadual. Então... Os pagadores de impostos, que sustentam a PM, estão preocupados.

O Tenente Fragas deve ir à Delegacia e ver os registros, estatísticas e refletir sobre o que disse e os nossos problemas e prioridades. Se não quiser ir até lá, é só consultar os arquivos das rádios e jornais. Mais. Nem precisa ir longe. Consulte a sua tropa, os seus comandados. Eles sabem muito bem o que acontece por aqui. Acorda, Gaspar!
Herculano
24/12/2013 06:55
LONGA CAMINHADA PARA A LIBERDADE, por Abram Szajman, presidente do Fecomércio de S.Paulo em artigo para o jornal Folha de S.Paulo

Não haverá promoção social sem que as pessoas aprendam a lutar pelo que desejam. O assistencialismo é uma forma disfarçada de escravismo

No momento em que o mundo reflete sobre o significado da vida e da luta de Nelson Mandela, o Brasil pode se perguntar: o que foi feito dos sonhos de Zumbi dos Palmares, Tiradentes e José Bonifácio?

Aqui, infelizmente, prevalece a máxima celebrizada pelo escritor italiano Lampedusa: algumas coisas mudam para que tudo continue como sempre foi.

É impressionante a permanência, entre nós, de ilhas de modernidade em meio a um oceano de arcaísmos. Edifícios luxuosos ao lado de favelas. O orgulho de uma Embraer e a vergonha de a rede de esgoto e água tratada não chegar a quase metade dos domicílios. A excelência da Universidade de São Paulo (USP) e a persistência de 13 milhões de analfabetos (8,7% da população).O contraste entre o rendimento mensal médio dos 10% mais pobres, da ordem de R$ 215 em 2012, contra R$ 18.889 dos 1% mais ricos.

Sucedem-se as gerações enquanto a iniquidade tributária e a baixa qualidade da educação e demais serviços públicos perpetua a desigualdade, em que pese termos conseguido retirar recentemente milhões de pessoas da miséria. Um rápido giro por nossa história comprova como avançamos sem sair do lugar, ou seja, sem mudar a realidade de que em nosso país apenas uma minoria tem acesso a bens materiais e culturais.

Ao passar de Colônia a Império, o Brasil continuou a depender do braço escravo, como nos séculos precedentes. Após a Abolição e a Proclamação da República, os que haviam sido escravos e seus descendentes não tiveram acesso a terra nem a qualquer tipo de instrução que lhes garantisse inclusão na sociedade urbana que surgia.

A Revolução de 1930 derrubou a oligarquia agrária e abriu caminho à industrialização, mas apesar de crescermos a taxas de 7% ao ano até a década de 1970, as duas ditaduras desse período paralisaram pela força a transformação social.

Um processo paralelo de anestesia das consciências tem início, como denunciado em 1974 pelo dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho. "Reduzir um país de 100 milhões de pessoas a um mercado de 25 milhões exige muita sofisticação cultural. É preciso embrutecer esta sociedade de uma forma que só se consegue com o refinamento da comunicação, da publicidade e de um paisagismo urbano que disfarça a favela, esconde as coisas."

Restabelecida a democracia, a Constituição de 1988 criou outro país, pleno de direitos que, entretanto, até hoje não saíram do papel. Para que isso acontecesse, seria necessário: aumentar para 25% a taxa de investimento em relação ao PIB para que este possa voltar a crescer 7% ao ano; tornar a tributação menos regressiva para reduzir a desigualdade na distribuição de renda e erradicar a pobreza extrema; elevar a escolaridade média do trabalhador e desonerar a folha de salários para eliminar a informalidade; assegurar 100% de acesso a saneamento ambiental e garantir proteção social a todas as famílias em situação de vulnerabilidade; romper a transmissão intergeracional da desigualdade através da melhoria dos serviços básicos e da infraestrutura urbana.

Não haverá promoção social, porém, sem que as pessoas aprendam a lutar pelo que desejam. O assistencialismo é uma forma disfarçada de escravismo. Mudanças efetivas dificilmente resultarão de eleições dominadas pelo marketing, que discutem mais o prontuário policial dos adversários do que políticas públicas.

Diante da ausência em nossa história de estadistas como Mandela, teremos que contar com nós mesmos e nossa força de sociedade organizada se quisermos, como ele, um desenvolvimento lastreado em igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.
Herculano
23/12/2013 21:34
SOBRE O TEMA SACANAGENS

Josias de Souza revelou: no registro da Aeronáutica, cirurgia capilar de Renan foi evento de serviço. Foi ele quem deu esta informação de fé, fajuta, mentirosa e sacana à Aeronáutica, que não tem competência e não deve checar se ele está mentido, para passar a perna em nós eleitores e nos nossos pesados tributos que pagamos cada vez mais para cobrir as sacanagens oficias e extra-oficiais. Ficou patente que é praxe do senado, da mesa e da presidência do Senado mentir, enganar, ludibriar...

Ao ceder um jato para que Renan Calheiros, PMDB AL, voasse de Brasília para Recife na última quarta-feira (18), a Força Aérea Brasileira imaginou que transportava o presidente do Congresso Nacional para um compromisso oficial, não para uma cirurgia de implante capilar.

No registro do Comando da Aeronáutica, está escrito que Renan viajou a "serviço". O jato que o conduziu decolou às 22h15, no horário de Brasília. E pousou às 23h30, no horário local da capital pernambucana. Havia quatro passageiros a bordo. A FAB não informa os nomes dos três acompanhantes de Renan.

Armazenados no Comando da Aeronáutica, órgão do Ministério da Defesa, os dados da FAB não ornam com os fatos. Em verdade, Renan voou para Recife porque faria no dia seguinte, quinta-feira (19), uma cirurgia para implantar 10 mil fios de cabelo.

Na pasta da Defesa, atribui-se ao Senado a responsabilidade pelo registro equivocado. Partiu do gabinete de Renan a informação de que a viagem seria de trabalho. Ouvida, a assessoria do presidente do Senado eximiu-o de responsabilidade. Disse que "é praxe" do gabinete anotar nos ofícios remetidos à FAB que o senador viaja "a serviço".

O uso de jatos da FAB por autoridades como ministros e os presidentes do Legislativo está regulamentado num decreto presidencial editado em 2002, sob Fernando Henrique Cardoso. Prevê que as aeronaves poderão ser requisitadas em três situações: por motivo de segurança e emergência médica; em viagens a serviço; e nos deslocamentos para o local de residência permanente.

A viagem de Renan não se encaixa em nenhuma das possibilidades. Implante capilar é cirurgia estética, não emergência médica. A agenda daquela quarta-feira previa dois compromissos: às 14h45, Renan recebeu familiares do ex-presidente João Goulart. Às 15h, comandou a sessão que restituiu simbolicamente o mandato a Goulart. Quanto à residência, a de Renan fica em Maceió, não em Recife.

A despeito da clareza dos fatos, Renan decidiu consultar a FAB antes de restituir ao Tesouro o dinheiro que o contribuinte gastou no voo que ele não estava autorizado a fazer. Nesta segunda-feira, o senador remeteu um ofício ao comandante da Aeronáutica, brigadeira Juniti Saito.

No texto, perguntou a Saito se houve alguma irregularidade no voo. Depois de enviar o ofício, Renan como que caiu em si. E mandou dizer que vai devolver o dinheiro independentemente da resposta do brigadeiro. Quanto? O Senado não informa. A FAB também não.

Não é a primeira vez que Renan voa ilegalmente nas asas do contribuinte. Em junho, sob o ronco das ruas, o senador viajou de FAB com sua mulher, Verônica, para um casamento em Trancoso, na Bahia.

Naquela ocasião, Renan era feito 100% de certezas. Não lhe passava pela ainda calva cabeça a ideia de ouvir o comandante Saito. "A FAB não pode dizer [o que pode ou não pode]. Nós é que temos o que dizer para a FAB. O transporte é em função da chefia do poder, da representação."

Ante a má repercussão do episódio, Renan acabou devolvendo R$ 32 mil ao erário. A FAB não informa quanto custou a você, caro contribuinte, a reincidência de Renan.
Juju do Gasparinho
23/12/2013 21:02
Prezado Herculano:

Concordo com o petista Élcio, o petista Zé Dirceu (como um bom petista), é um probo, um poço de honestidade, um homem ilibado jamais abriria um caixa dois.
Ô, gente má, concordas Herculano?
Herculano
23/12/2013 19:26
SALÁRIO MÍNIMO SERÁ DE R$724

partir de 1º de janeiro, o salário mínimo será de R$ 724. O valor foi confirmado nesta segunda-feira (23) pela presidente Dilma Rousseff, em seu Twitter, e representa um aumento de 6,78% (atualmente o mínimo é de R$678).

Inicialmente, o governo havia previsto um mínimo de R$ 722,90 para o ano que vem, mas o valor foi atualizado na semana passada durante votação da proposta orçamentária pelo Congresso. O valor final, no entanto, ainda dependia de confirmação de um decreto presidencial.
Herculano
23/12/2013 19:19
O ÉLCIO ME RESPONDE NO FACE DO ADILSON. EU AGRADEÇO. E RESPONDO

1.
Para refletir e que cada um tire as suas conclusões: FRASE DO DIA
Não há como virar a página, porque é um fato relevante (o mensalão) que nossos adversários vão explorar. O PT vai ter que conviver com isso. Ricardo Berzoini, deputado federal (PT-SP) e ex-presidente do partido.

Respondo: parece que a maioria do PT ainda não ouviu o Berzoini e insiste com este bode na sala, achando que ele vai se tornar algo familiar para todos nós.

2. Quero dizer o seguinte Adilson Luis Schmitt, leio e respeito coluna do Herculano, porém não escrevo lá pq tem gente que se esconde. Aqui não, a gente dá a cara e fala o que pensa. Mas digo ao Herculano, que não sou mais presidente do PT,. Ele está certo fui presidente fundador do PSDB, junto com o meu eterno amigo Pera, mas não concordo com sacanagens. Jamais farei ou serei alguém que diga amém as sacanagens... sou honesto e tenho orgulho disto...Não gosto de apontar o dedo a riste a quem quer que seja.

Respondo: faltou ao Élcio dizer com quais sacanagens que ele não concorda. É assim que vamos eliminando-as. Eu faço isto. Quanto aos anônimos, uma parte deles está no próprio PT que usa deste expediente para desacreditar o espaço livre, plural e democrático. A outra parte, são de pessoas amedrontadas pela perseguição ou possível perseguição. A maioria dos anônimos, simplesmente, pela linguagem, pela falta de provas do que apontam ou pela incoerência eu mesmo não tenho os aprovados nos comentários.

3.
E Herculano, vc diz que não tem face, mas como tu faz para saber das conversasr por aqui??? Éx um espi~~ao e tens um falso facebook? E Herculano, o pouco que me conheces, sabes e muito bem, que não defendo sacanagens e roubalheiras, tou fora disso tudo. Um feliz natal a todos que por venturam leiam esta postagem...E Herculano o dia que tu proibir os anônimos de se pronunciarem eu volto ok?

Respondo. Não tenho Facebook (porque não tenho tempo para tocar as duas coisas juntas). Não tenho perfil falso (não faz parte do meu caráter) e nem preciso de espião. Valho-me das pesquisas e fontes. E sobre os anônimos já falei disto antes e outras vezes. Sobre sacanagens e roubalheiras é um assunto que continuarei a combate-las e a perturbar os que apreciariam o meu silêncio e erraram ao me intimidar, chantagear, desacreditar achando que eu tinha segundas intenções, era um fraco ou um imbecil.
Confuso
23/12/2013 17:36
Estampa na capa do Terra, a dívida pública brasileira está passando dos 2 trilhões. Quanto era quando o Lula criticava para chegar ao poder???
Herculano
23/12/2013 17:25
AS CAMPEÃS MUNDIAIS DE HANDEBOL CONQUISTARAM O TÍTULO APESAR DO BRASIL, por Augusto Nunes, de Veja.

A maioria dos brasileiros talvez nem saiba que a seleção feminina de handebol ganhou neste domingo o campeonato mundial disputado em Belgrado, na Sérvia. E a final contra as anfitriãs só foi vista em telas menos mirradas por quem sintonizou o Esporte Interativo, único canal de televisão a transmitir ao vivo a partida histórica. Até agora, como lembrou o comentarista Otávio Campos, apenas a Coreia do Sul, em 1995, conseguira impedir que a competição fosse vencida por algum país europeu.

O épico triunfo das meninas do handebol merecia ser visto por todo brasileiro capaz de distinguir uma bola de uma lâmpada. Mas a miopia da TV aberta e a arrogância da TV paga se conjugaram para negar a milhões de telespectadores as emoções proporcionadas por um timaço burilado pelo técnico dinamarquês Morten Soubak.

Além de vencer equipes fortíssimas, as bravas campeãs tiveram de derrotar a indiferença das autoridades esportivas (que minutos depois da proeza já começaram a louvá-la com patriótico cinismo), o descaso da cartolagem olímpica (que não demorará a reivindicar a paternidade do feito) e a cegueira dos donos da telinha (que só descobrem futuros medalhistas depois de vê-los empoleirados num pódio).

As heroínas de Belgrado representaram uma nação que não acompanhou a saga na Sérvia nem torceu por elas sequer à distância. Os jornais nativos confinaram o campeonato mundial de handebol em espaços semelhantes aos reservados a torneios de rúgbi na Índia. No domingo, enquanto a seleção de Morten Soubak lutava contra uma equipe apoiada por milhares de sérvios no ginásio e milhões espalhados pelo país, os assinantes da NET e da SKY foram submetidos pela dupla de polvos à contemplação de mediocridades de chuteiras dando pontapés em múltiplos sotaques.

O novo campeão mundial de handebol não é o Brasil. O título pertence a um grande time formado por um grande técnico - e a mais ninguém.
Herculano
23/12/2013 17:21
FALTOU UMA PERGUNTA

O portal do Cruzeiro do Vale está com a seguinte enquete no ar: o que poderia ser melhorado nas próximas programações de Natal em Gaspar?

E quais as opções? Mais shows e apresentações? ; Desfiles de Natal?;
Decoração no Centro e nos bairros?; Mais espaços temáticos?; ou as atrações atuais são suficientes.

Faltou, na minha avaliação a melhor pergunta: ir a Blumenau e assistir a Magia de Natal, a qual anestesia e não inspira os organizadores daqui?
26.85%
Hermani Gouvea
23/12/2013 14:24
Herculano,

Quem é este tal de Elcio mesmo ?
Ele deveria ficar bem quieto, pois é nunca fez nada pelo município, pela comunidade.

Se liga Gaspar, ta cheio de gente querendo se aparecer e este é um dos tais.

Vergonha na cara desta gente, é o que falta.

Herculano
23/12/2013 13:48
PARAÍSO FISCAIS E PERGUNTAR NÃO OFENDE

O PT passou este tempo todo na oposição e no poder casando seus adversários para ver se eles possuíam contas, empresas ou alguma pegada nos chamados paraísos fiscais.

Não importava a operação, se legal ou não. Por preconceito, conceito, dogma e oportunismo com analfabetos, desinformados, ignorantes e fanáticos, sempre acusou quem assim procedesse na relação com paraísos fiscais, de ladrões do dinheiro público, sonegadores tributos, um lesa pátria.

Agora, que se prova que José Dirceu, se inscreveu neste circuito de ter empresas e negócios em paraísos fiscais, como o Panamá terá ele o mesmo conceito e acusação? Ou o negócio de Dirceu é diferente se estiver legal perante a lei, como estão muitos em igual situação? E se não estiver, o que dirá o PT deste caso? Esta gente cada vez mais enlameada, inclusive nos álibis. Wake up, Brazil!

Herculano
23/12/2013 13:38
O PT ENTENDE TANTO DE MERCADO QUE DECIDIU PROVAR QUE SE PODE BAIXAR OS JUROS POR DECRETO, COMO FAZEM OS DITADORES QUANDO NÃO DOMINAM AS SUAS ECONOMIAS POR FALTA DE JUÍZO, PLANOS E GESTÃO. OLHA SÓ O QUE ACONTECEU COM A AÇÃO DESASTRADA E A PROPAGANDA ENGANOSA QUE DIZIA SER UMA RECEITA "NEOLIBERAL" NUMA REFERÊNCIA PROVOCATIVA AO PSDB CRIADOR DO PLANO REAL: BRASIL SÓ PERDEU PARA GÂMBIA ENTRE OS PAÍSES QUE MAIS SUBIRAM OS JUROS EM 2013.

Pequeno país da África lidera lista de 90 países com maior elevação dos juros no ano, com alta de 6 pontos porcentuais; Brasil ficou em segundo com 2,75 pontos segundo Fábio Alves para o Broadcasting e Agência Estado ( ambos do jornal O Estado de S.Paulo).

O Brasil ficou em segundo lugar em 2013 entre os países que mais elevaram os juros. Entre 90 países, o Banco Central brasileiro só perdeu para o da República de Gâmbia, um dos menores países da África, com 1,6 milhão de habitantes na fronteira com o Senegal.

A alta da taxa básica de juros no Brasil (taxa Selic) foi de 2,75 pontos porcentuais, fechando o ano em 10% ao ano. Gâmbia, o primeiro lugar do ranking, elevou seus juros em 6 pontos porcentuais, encerrando 2013 com 18% ao ano.

A Indonésia, que também enfrenta inflação alta, terminou 2013 em terceiro lugar no ranking: o país elevou os juros em 1,75 ponto porcentual, para 7,5%.

No fechamento das reuniões de política monetária em 2013 ao redor do mundo, na semana passada, quatro bancos centrais reduziram suas taxas básicas de juros: Suécia, Sérvia, Hungria e Albânia. Motivo: inflação cada vez mais baixa.

No balanço do ano das ações de política monetária de 90 bancos centrais acompanhados pelo site especializado Central Bank News, das 499 decisões de política monetária em 51 semanas do ano, houve corte de juros em 23,2% delas. A elevação de juros representou apenas 5,2% do total de ações de política monetária.

Assim, 2014 e 2015 provavelmente serão anos em que o mundo estará polarizado em termos de política monetária. E o Brasil estará do lado onde o BC lutará contra não só a inflação, mas também contra as expectativas inflacionárias, decorrentes, em parte, das dificuldades de se controlar tais problemas em ano eleitoral.

Em tempo: a pesquisa semanal Focus, divulgada hoje pelo Banco Central, aponta uma projeção para o IPCA em 2014 de 5,97%. Já para os juros, a projeção é de 10,50% ao ano no final de 2014.
Herculano
23/12/2013 12:44
CDF PROCESSA EM R$50 MILHÕES PATROCINADOR DA COPA POR USAR SELEÇÃO, por Rodrigo Mattos

A CBF processa judicialmente a Marfrig, ex-parceira da entidade e patrocinadora da Copa, por não pagamento de parcelas, rompimento de contrato e uso indevido da marca da seleção brasileira. O valor cobrado na ação atinge a ordem de R$ 50 milhões, segundo a confederação.

No meio do ano, a CBF tinha acordo com a empresa que expunha a marca Seara como um dos patrocinadores da seleção até o meio do ano. A mesma marca era exibida como um dos parceiros principais da Copa-2014, em outro contrato com a Fifa. Só que a Marfrig passou a enfrentar problemas financeiros, tanto que, posteriormente, teve de vender Seara.

Segundo a CBF, neste cenário, a empresa deixou de pagar parcelas do patrocínio, o que levou ao rompimento de contrato no meio do ano. Em seguida, a confederação fechou com a Sadia, concorrente da área de alimentos.

A Seara nasceu pelas mãos da família Paludo na cidade do mesmo nome, no Vale do Rio Uruguai, em Santa Catarina. Foi adquirida pela antiga Ceval, virou marcas de carnes e com a compra da Ceval pela Bunge, se tornou uma empresa para ser vendida. Teve sede em Seara, Gaspar e Itajaí. E foi comprada pela americana Cargill, que a vendeu para a Marfrig, que a vendeu parte dos ativos e marcas para a JBS.
Herculano
23/12/2013 09:09
O DECRETO QUE PERMITE PASSAR SOBRE A PONTE HERCÍLIO DEECKE TEM VALOR?

O advogado Aurélio Marcos de Souza, orgulha dele ter iniciado a ação que foi dar na Ação Civil Pública que interditou a ponte Hercílio Deecke e a obrigou a ser reparada.

Sobre o decreto que a liberou, está até agora em silêncio.
Herculano
23/12/2013 09:07
A PARTIDA MAL COMEÇOU, por Ricardo Noblat, de O Globo


Dois colegas, no último sábado, atiraram na mesma direção - Jorge Bastos Moreno n'O Globo e Ruy Fabiano .

O alvo: Aécio Neves, senador por Minas Gerais, provável futuro candidato do PSDB à presidência da República.

Moreno contou o que ouviu de Aécio, a quem apresentou como "um novo Aécio". Ruy, o que ouviu de Aécio em um vídeo que faz muito sucesso nas redes sociais.

Começando pelo Aécio do Ruy: "O Lula é um fenômeno. Não é uma coisa normal. O Lula é algo que, no futuro, os estudiosos, os sociólogos vão analisar como algo que jamais aconteceu neste país. Eu não me coloco neste patamar porque o Lula representa a aspiração de ascensão social de qualquer brasileiro. As pessoas veem Lula viajando pelo mundo, recebido por reis e rainhas, por grandes dirigentes internacionais..."

O Aécio de Moreno: "A Dilma é a melhor de todos eles". Por "todos eles" entenda-se: o PT que governa o país há 11 anos, e que não presta. "Pessoalmente, gosto da Dilma e acho que ela também gosta de mim." Aécio disse a Moreno o que nenhum candidato costuma dizer nem a seus assessores mais íntimos: "Se eu estiver fraco não terei constrangimento em me aliar a quem estiver melhor".

A quem Aécio se referiu ao se dizer capaz de retirar sua candidatura para se aliar "a quem estiver melhor"?

Levando-se em conta o quadro atual de aspirantes a candidatos, só há três nomes viáveis: o dele, o de Dilma e o de Eduardo Campos, governador de Pernambuco. Por mais que Aécio goste de Dilma, é razoável imaginar que ele pensava em Eduardo quando falou.

Na semana passada, depois de trocar agrados protocolares com Dilma durante uma visita dela a Pernambuco, Eduardo avançou no discurso que pretende aprimorar para ter alguma chance de concorrer a presidente no segundo turno.

Lula é figura unânime entre Aécio, Eduardo e quem mais possa sonhar com vitórias impossíveis na política brasileira.

Ninguém ousa espinafrá-lo. Ninguém ousou em 2006 quando o mensalão era a chaga mais malcheirosa do primeiro mandato de Lula. Muito menos em 2010.

A adesão de Aécio a Lula é uma mistura de afeto, admiração e encantamento. A de Eduardo leva em conta motivos mais fortes. Lula nasceu em Pernambuco. Encheu Pernambuco de dinheiro enquanto Eduardo o governava. Os dois são amigos fraternos.

Eduardo não perde uma ocasião de elogiar Lula. E de criticar Dilma.

- Como Fernando Henrique fez (em relação ao antecessor) Lula chegou e muita gente não deu crédito. Mas ele também preservou a estabilidade, fez crescer a economia e colocou o país em um ciclo de inclusão social que precisa prosseguir. Se o Brasil parar a economia, do jeito que está parando, a gente vai desmanchar o que estava feito.

E a estocada final, sem dó nem piedade: "O governo parte para aliança mais ampla e mais conservadora do que tinha sido feita. Esse atual governo é mais conservador do que o de Lula, porque no de Lula naquele havia mais gente progressista, com presença de gente que militou no campo democrático, militou na esquerda. Agora, a coisa cada vez marcha para o campo tradicional, para uma coisa que é uma geleia".

Eduardo tem um plano que pode até fracassar, mas que faz algum sentido. Por ora, Aécio não tem nenhum.

Quem vota no PT não vota em Aécio Neves. Quem vota no PT pode votar em Eduardo. Lula sabe disso. Por isso orientou seus colegas de partido a não se atritarem com Eduardo. E Dilma a polarizar com Aécio.
Herculano
23/12/2013 09:02
O REI DOS DISFARCES E DISSIMULAÇÕES. SEGUNDO O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO, EMPRESA DE DIRCEU ALTEROU A FINALIDADE CINCO VEZES

A reportagem é de Andreza Matais e Fabio Fabrini. O ex-ministro José Dirceu multiplicou suas possibilidades de negócios após a passagem como ministro da Casa Civil do governo Lula. Fora do governo e com o mandato de deputado cassado pelo envolvimento no esquema do mensalão, Dirceu alterou cinco vezes a finalidade da JD Assessoria e Consultoria e incluiu no seu escopo de atuação a atividade de lobby para diversos setores com interesses no governo federal.

As mudanças no contrato da empresa incluem o registro de uma filial no Panamá, conforme revelou neste domingo o Estado. A filial tem o mesmo endereço da Truston International, sócia majoritária do hotel St. Peter, que ofereceu o cargo de gerente administrativo a Dirceu, com salário de R$ 20 mil, dez dias após ele ser preso pela condenação no mensalão. No endereço da JD e da Truston funciona o escritório de advocacia Morgan & Morgan, que oferece testas de ferro para abertura das filiais no paraíso fiscal.
Herculano
23/12/2013 08:57
O DESCONTROLE DO GOVERNO PESA NO BOLSO. INFLAÇÃO DOS ALIMENTOS ENCARECE CEIA DE NATAL. PREÇOS DOS ITENS MAIS COMUNS ESTÃO 8,1% MAIS CAROS E SUPERAM IPCA-15 de 5,85%

O texto é de Márcia de Chiara, para o jornal O Estado de S.Paulo. A inflação dos alimentos, que atormentou o consumidor em boa parte de 2013, continua incomodando neste Natal e deve ser um dos principais fatores para segurar as vendas de fim de ano. Também a desaceleração do crédito, a alta dos juros e a maior cautela do brasileiro para assumir novas dívidas podem atrapalhar os negócios.

Entidades ligadas ao comércio projetam crescimento moderado do volume de vendas neste Natal, entre 3% e 5%. Se essas estimativas se confirmarem, será o menor avanço de vendas em quase dez anos, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Três pesquisas feitas por instituições diferentes - Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fecomércio-SP e CNC - apontam para a mesma direção: os preços dos alimentos para a ceia de Natal superam de longe a inflação de 5,85% acumulada neste ano até dezembro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) - 15, que é uma prévia da inflação oficial, o IPCA.

De acordo com a FGV, os preços dos itens mais frequentes na ceia de Natal estão em média 8,1% mais altos este ano do que no Natal de 2012 e acima da inflação acumulada em 2013, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que foi de 5,48% neste ano até os dez primeiros dias de dezembro. Em contrapartida, o valor dos presentes, que incluem bens duráveis, como eletroeletrônicos, e os semiduráveis, que englobam os artigos de vestuário, subiram menos: em média 3,78% de janeiro a dezembro, perdendo para a inflação do período.

Os destaques de alta dos alimentos foram a farinha de trigo e os panificados, entre os quais os panetones. Esses dois itens ficaram 30,56% e 15,31% mais caros, respectivamente. As frutas encareceram 15,41%; o frango, 10,28% e o lombo suíno, 10,07%.
Herculano
23/12/2013 07:14
É COM O PÉ, É COM A MÃO..., por Juca Kfouri, para o jornal Folha de S.Paulo.

...o Brasil é campeão! Um técnico dinamarquês põe o país no lugar mais alto do handebol. Espantoso!

TODOS NÓS jogamos handebol na escola. Modéstia parte, até fiz parte da seleção da escola e como titular.

Lembro da estreia, num jogo noturno, o primeiro de minha vida, aos 12 anos, quando ainda os pais de classe média deixavam os filhos sair do Itaim Bibi, de ônibus, para ir até a Bela Vista. Joguei bem, fiz gols e não esqueço o que ouvi de meu irmão mais velho, no dia seguinte, sobre a repercussão, no colégio, de minha atuação.

O handebol foi a porta de entrada para modesta carreira no basquete do Paulistano, dos 14 aos 19 anos, devidamente federado para perder de Corinthians, Palmeiras e Sírio, ganhar de Pinheiros, São Paulo, Tietê, Ypiranga e equilibrar com o Espéria.

Estas auto-referentes linhas servem só para introduzir o espanto com a façanha da seleção brasileira feminina de handebol, campeã mundial ao enfrentar as sérvias, donas da casa.

Já a tinha visto jogar na Olimpíada de Londres, quando conseguiu um honroso sexto lugar e por pouco não chegou às semifinais, derrotada por 21 a 19 pelas campeãs olímpicas norueguesas.

Dirigidas por treinador dinamarquês, com seis jogadoras que atuam num mesmo time austríaco, o Hypo, mais três na França, outras na Espanha, na Dinamarca, Eslovênia, Hungria, e apenas uma no Brasil, em Blumenau, as jogadoras enfrentaram um ginásio com quase 20 mil torcedores e voltaram a derrotar as anfitriãs, ganhando invictas um ouro formidável, por 22 a 20.

Mourten Soubak conseguiu aliar a tradicional competência nacional para atacar a um sistema defensivo impressionante.

Quem diria que um dia o Brasil teria a melhor jogadora do mundo de handebol? Pois tem a limeirense Alê, Alexandra Nascimento, nenhum parentesco com o Edson, além da catarinense Duda, a melhor do Mundial. As paulistas são maioria, seis, quatro do interior, mas não faltam nem nordestinas, quatro, nem sulistas, outras quatro.

A dinâmica do jogo é conhecida por quem jogou, principalmente entre times parelhos: os gols se sucedem sem parar e o segredo é não deixar o rival livrar vantagem maior de quatro tentos.

Se o argentino Rubén Magnano ressuscitou o basquete masculino brasileiro, o novo trabalho bem-sucedido de um técnico estrangeiro, somado ao segundo fracasso do futebol brasileiro no Mundial de Clubes contra africanos, talvez sirva para quebrar resistências xenófobas no nosso esporte bretão, dominado por um treinador espanhol, agora no campeoníssimo futebol alemão - e a alusão ao futebol nesta segunda do handebol é feita só para não deixar sem registro o passeio do Bayern pelo Marrocos.

O handebol das mulheres está com cara de ouro na Rio-16.
Herculano
23/12/2013 07:10
A FARRA

Hoje é dia 23. Quase todos de férias ou atarefados nos últimos preparativos para o Natal. A imprensa descansando. O que não descansou e se recheou foi o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. Cheio de renovação de contrato, aditivos... Vou detalhando e dissecando ao longo do tempo, com o tempo, com a ajuda da lei, de alguns consultores... Acorda, Gaspar!
Herculano
23/12/2013 06:24
UMA PISTA

O ex- prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, re-postou no seu facebook um comentário feito aqui (abaixo, leia) A RIFA DO HOSPITAL.

O presidente do PT de Gaspar, Élcio Carlos de Oliveira, não gostou, principalmente dos comentários que fez e então postou este comentário em rebate ao que ele e eu escrevi.

Tenho o maior respeito por você [Adilson], sou petista e se existir um partido melhor que o pt me mostre que me filiou agora, veja o que se escondeu no PSDB (caso metro de SP). Não aceito este negócio de dizer que tds os petistas são PHD´s em máfia e o cacete, se existir máfia, mostre, denuncie, mande pra cadeia, você pode fazer isso, mas por favor não generalize. Tem bandido em tds os partidos, inclusive no seu partido, assim como tem pessoas honestas em todos também, eu não defendo bandidos e nem mafiosos. Agora, não posso aceitar estas indiretas, que atingem, inclusive a mim, que sou petista e sou honesto e desafio a qualquer um a provar o contrário. Portanto, sou petista, não sou mentiroso muito menos mafioso e qq coisa parecida.

Meu comentário.
1. Não é verdade que Élcio Carlos de Oliveira seja petista de verdade. É um dos fundadores do PSDB de Gaspar.
2. Mas, como um novo petista, já aprendeu o mantra: o PT pode roubar, porque os outros roubam, e pode mais, se o PSDB assim fizer.
3. Ele diz que existe bandido em todos os partidos. Então, está na hora de tirar todos. E a começar pelo seu próprio partido, que admite existir.
4. Finalmente, ele diz que para os malfeitores, cadeia. E tem que ser mesmo. Mas, pelo que mostra o julgamento do mensalão, a cadeia só serve para os outros, para os do PT é coisa de perseguição dos conservadores, da mídia golpista e até da Justiça, injusta, mas feita quase toda de companheiros. É só olhar as declarações sistemática dos condenados e seus amigos.
Herculano
23/12/2013 06:12
MANCHETE DA EDITORIA DE ECONOMIA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO NESTA SEGUNDA-FEIRA DÁ BEM A DIMENSÃO COMO FAZ TEMPO QUE O GOVERNO TRABALHA CONTRA OS BRASILEIROS E DISFARÇA COM MENTIRAS, PROPAGANDA E SOB O OLHAR COMPLACENTE DE QUEM SE DIZ SER OPOSIÇÃO

Analistas veem 2014 difícil para aplicações. Desempenho dos mercados, porém, deve ser melhor do que neste ano devido à retomada da economia dos EUA. No Brasil, inflação, crescimento fraco e deterioração das contas do governo limitam ganhos do investidor
Herculano
23/12/2013 06:09
FRUSTAÇÕES NATALINAS, por Valdo Cruz para o jornal Folha de S. Paulo

Em seu café da manhã de final de ano, Dilma Rousseff decretou que governo pessimista é imperdoável. Tem razão. Faz parte do manual de regras do governante agir como animador de auditório na busca de dissipar nuvens negras.

Tudo, porém, tem limites. Ele não pode exagerar e vender ilusões. Se toma este caminho, cai no descrédito. Seu poder de entusiasmar a plateia perde a eficácia e, em vez de animar, só faz desanimar.

Este tem sido um dos equívocos do governo da petista desde o seu início. Na ânsia de rebater seus críticos e tentar criar uma onda de otimismo, ela e sua equipe radicalizaram num discurso bem irrealista.

Foi assim nas previsões sobre o crescimento da economia. Guido Mantega começou o ano dizendo que o país cresceria 4,5%, recuou para 4%, 3,5%, 3% e 2,5%. Devemos fechar 2013 crescendo 2,3%.

Os prognósticos mais do que otimistas, não só sobre o PIB mas também na área fiscal, minaram a credibilidade da equipe econômica. Afinal, foram desmentidos seguidamente. Mesmo assim, o discurso não mudou, sob a justificativa de que era preciso animar a plateia de empresários e consumidores.

Não funcionou porque, apesar de a economia ser movida pelas expectativas, elas precisam ter base real para despertar a confiança dos atores econômicos. Enfim, para rebater o pessimismo, o governo usou o figurino de prestidigitador.

Resultado: a presidente não vai ganhar o presente que desejou no Natal passado: um "pibão grandão" neste ano. Será de 2,3%. Não é uma "coisa extraordinária" como ela apregoou, mas não chega a ser uma tragédia. Pelo contrário. Em período de crise, é até razoável.

Fica, porém, um gosto de decepção nas festas natalinas. Parece, pelo menos, que a presidente aprendeu a lição. Prometeu não fazer mais previsões e admitiu ter caído na besteira de acreditar em algumas delas. A conferir
Roberto Sombrio
22/12/2013 22:03
Oi, Herculano.

O Brasil já sabe que Dilma Roussef foi flagrada no banco traseiro do carro levando o neto no colo e não na cadeirinha conforme manda a lei, que só serve para o povo, enquanto iam visitar o avô, que segundo desculpa da PresidenTa, mora no mesmo bairro.

O Brasil esperava o que de uma presidente guerrilheira, assaltante, sequestradora e assassina, colocada no poder pelo ex-presidente Lula que além de mentiroso, trapaceiro, participante do mensalão, roubou um crucifixo que não lhe pertencia do Palácio do Planalto quando deixou o governo.

Esse é o exemplo do PT, que não respeita a Constituição em nenhum de seus artigos. Em qualquer grau de poder que se encontram acham que são donos do que está ao seu redor. Até onde sei, são donos apenas de suas memórias que não servem para nada.

Queria saber se a vice prefeita Mariluci Deschamps Rosa PT, já foi a rádio pedir desculpas ao povo gasparense. Precisamos lembrar à vice prefeita, que a presidente Dilma é quem deve agradecer aos gasparenses pelos votos que recebeu por aqui.

O problema do PT é que eles não tiveram escola e só sabem tomar o que é dos outros para dizer ao mundo que foi obra deles.
Juju do Gasparinho
22/12/2013 21:36
Prezado Herculano:

Eu critico, tu criticas, elle ofende.
Elles caluniam.

Do Blog Veneno Veludo.
Herculano
22/12/2013 19:35
AO QUE DIZ CHAMAR GERMANO GUTEMBERG

Eu fiz apenas uma pergunta.
Perguntar não ofende: quantos blocos da rifa os médicos e principalmente os petistas que boicotam o hospital a todo instante, inclusive os com assento no Conselho, compraram? É ruim, heim!

Como se vê, você é mesmo petista. Se não for um analfabeto funcional, é bandido. De uma pergunta que não conseguiu responder, escreveu que eu afirmei que ninguém do Conselho e do PT teriam comprado as rifas para ajudar o Hospital.

Aguardo a resposta da pergunta. A cidade, aguarda. Acorda, Gaspar!
Germano Gutemberg
22/12/2013 18:12
Herculano,

Você não deveria falar tantas bobagens e mentiras, eu sou petista, comprei alguns blocos da Rifa do Hospital, que o Rodrigo estava vendendo ele também comprou, te informa, podes criticar, é um direito e um dever seu, mas acima de tudo fale a verdade, se tens dúvidas, busque a verdade. Ou então você corre o risco de cair no descredito, pois o que tu falou ai é mentira. Tem um monte de petista fdp, tem até ladrão, como tem em tds os outros partidos. Mas muita tem também gente boa(a maioria absoluta), ou você acha que tds são canalhas ?

Te informa por favor, como o teu amigo Sergio Waltrich, pois além de ser petista e lutar pelas causas sociais, também estávamos junto com o rodrigo no pedágio, onde foi arrecado aproximadamente 14 mil reais. Te informa também. Continue criticando, mas não minta.

Se o Sergio não teu amigo, busque a verdade com alguma fonte de sua absoluta confiança. Mentir é muito, muito feio.

GG
Herculano
22/12/2013 13:01
A RIFA DO HOSPITAL

1. Atal Ação entre Amigos, era para "correr" ontem, dia 21, quando já era verão, no dia mais longo do ano, no solstício de verão no hemisfério sul. Não correu. É ruim.

2. A maior parte dela, segundo os organizadores, foi vendida, e segundo o presidente do Conselho, Sérgio Roberto Waldrich, ao repórter Gean Carlo da Rádio Sentinela do Vale, com o que foi vendido, deu para honrar o 13o. salário dos funcionários - que estava atrasado - e refinanciar os impostos, obtendo a tal CND. É bom.

3. O novo sorteio está programado para o dia 22 de fevereiro. É preciso esperar. Os prêmios ao menos estão em exposição.

4. Perguntar não ofende: quantos blocos da rifa os médicos e principalmente os petistas que boicotam o hospital a todo instante, inclusive os com assento no Conselho, compraram? É ruim, heim!

5. Se o Hospital já possui a CND, e que não prova, a prefeitura para não mandar verbas para lá,mudou o discurso. Antes era preciso a CND para liberar os recursos, agora o Tribunal de Contas é que impede os tais repasses atrasados. E por que? Diante das dúvidas das prestações de contas do Hospital para os pagamentos recebidos do Hospital. Ou seja, se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come. E nisto este pessoal é esperto, maquina e destrói.

6.Waldrich, se não estiver escondendo o jogo, paga caro por acreditar nesta gente miúda e preparada. Primeiro cedeu à tentação de colocar lá o genro do prefeito Pedro Celso Zuchi para dirigir o corpo clínico. O fim do médico, todos sabem. Depois, contra o parecer da comissão de reconstrução, permitiu a reinauguração do hospital que não tinha sustentabilidade econômica. E por que fez isto? Confiando na promessa de que a prefeitura petista faria os aportes e de que não fecharia o serviço de 24 horas por sete dias do CARs. Um golpe. Uma trama. Uma mentira dupla comemorada no passo.

7. Waldrich ainda paga caro por confiar em políticos e desprezar os técnicos que o suportaram e fizeram a fama que possui hoje, mas se esvai. Celso Oliveira é quem trouxe Orivald Maciel Filho para dentro do Hospital como um salvador do moribundo. Orivald foi quem falsificou notas e prestações de contas. Ali há ligação com a Secretaria Regional de Desenvolvimento (César Botelho), a omissa, a incapaz, a que mente também com ajuda do governador Raimundo Colombo, PSD e contra Gaspar e sua gente.

8. Por que o presidente do Conselho, Sérgio Roberto Waldrich não limpa esta nódoa definitivamente do seu nome e entrega à polícia Orivald e a teia de suas ligações? Por que não mostra que foi enganado? Enquanto não faz isto, prejudica o Hospital, prejudica a população de Gaspar, a mais pobre, desassistida, doente e desinformada. Pior deixa dúvidas e suja o seu próprio currículo de executivo de sucesso.

9. E para finalizar. Enquanto a atual administação tenta por panos quentes na velha administração, O PT, dança e rola como é do seu feitio. Acusa uma tal máfia do Hospital. De máfia e máquina o PT conhece. E como! É só olhar diariamente as páginas policiais e a de política. Está falando de algo que conhece bem e está atolado. O que não se entende é como os acusados não se livram da culpa. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/12/2013 07:46
QUE BOLSA FAMÍLIA, QUE NADA: NENHUM PROGRAMA ASSISTENCIAL DEU TÃO CERTO QUANTO O DESEMPREGO ZERO PARA A COMPANHEIRADA (ou como Gaspar conhece este assunto tão bem), por Augusto Nunes, de Veja.

Que Bolsa Família, que nada: nenhum programa assistencial deu tão certo quanto o Desemprego Zero para a Companheirada, informa o balanço do projeto concebido em 2003 para garantir um bom salário mensal a todo brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores. O sucesso foi tão extraordinário que, passados 11 anos, o petista desempregado sumiu. Ou é uma espécie extinta ou se tornou invisível. Faz tempo que busco em vão enxergar remanescentes da tribo. Não conheço nenhum. Nem sei de alguém que conheça.

A filiação ao PT dispensa o companheiro do aflitivo garimpo de vagas no mercado de trabalho. O emprego vem junto com a carteirinha de filiado (à disposição dos interessados por módicos R$3,50). Basta a exibição do documento para que o portador dê um jeito na vida e um fim nas inquietações financeiras. Sem concursos, exames ou avaliações de qualquer gênero, porque o currículo dos novos servidores da nação é irrelevante. Sejam gênios da raça ou cretinos fundamentais, doutores de verdade ou doutoras dilmas, primeiros da classe ou ignorantes sem cura, nunca falta lugar para mais alguns no mamute estatal.

Quase sempre sem trabalhar, frequentemente sem sequer comparecer ao emprego, a imensidão de oportunistas tunga o dinheiro dos pagadores de impostos no Planalto, no Congresso, no Judiciário, nos ministérios, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica, na Petrobras, no pré-sal, na empresa que promete parir um trem-bala, nas agências reguladoras, nas administrações estaduais, nas prefeituras, nas ONGs exploradas por comparsas, nos blogs estatizados, nos Correios, nos aeroportos, no Ibama, no Incra - os roedores dos cofres públicos estão por toda parte. Nem o mais remoto cafundó do Estado-patrão escapou do aparelhamento indecente, repulsivo, criminoso.

O IBGE acaba de informar que, em novembro, os desempregados na Grande São Paulo somavam cerca de 1 milhão. É provável que muitos votem no PT. Mas não existe nesse oceano de brasileiros um único e escasso petista de carteirinha. É compreensível que a hipótese da derrota de Dilma Rousseff em outubro de 2014 tire o sono, o que resta de pudor e o pouco juízo dos ineptos assombrados pela demissão. Perder a eleição é muito ruim. Perder o salário é um pesadelo, principalmente quando não se tem para onde ir.

Como Lula em 2006 e a atual presidente em 2010, Dilma não vai apenas liderar uma campanha eleitoral. Vai sobretudo comandar uma guerra contra o desemprego no PT. É mais que uma batalha eleitoral. É uma luta pela sobrevivência.
Herculano
22/12/2013 07:28
A MÁGICA NOVA E OUTRA, VELHA, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo

Está em curso uma mágica financeira por diversos Estados. O governador quer se endividar, mas prefere não buscar créditos na União. Aparece um banqueiro e oferece-lhe um empréstimo em dólares, desde que o governo federal seja o avalista. Um telefonema para o Planalto, vem a garantia e o empréstimo sai, a juros que parecem camaradas.

Tudo bem, até o dia em que, por alguma razão, o câmbio vier a mudar de direção. Nessa hora o Estado quebra e a Viúva federal terá que honrar a garantia, reabrindo-se assim a fábrica de esqueletos que assombrou o país antes que Fernando Henrique Cardoso consertasse suas contas.

Numa época em que o governo federal permite mágicas desse tipo bem que seu mágicos poderiam olhar para trás. Em 1973 ajeitou-se a taxa de inflação. Depois, criaram-se grande projetos que em algumas operações serviam para inflar as contas de investimentos estrangeiros com fornecimento de máquinas. O governo comprava o que não precisava, bancos financiavam e as fornecedores faturavam. (As locomotivas elétricas compradas pelo governo de São Paulo viraram sucata.)

Em 1983, quando havia poucas mágicas disponíveis, Pindorama estava quebrada e a agência do Banco do Brasil em Nova York não tinha caixa para fechar suas contas ao fim do dia. Inicialmente, esse buraco era coberto por algum grande banco americano com depósitos feitos à ultima hora, sacados na manhã seguinte. Quando nem isso se conseguia, os feiticeiros fizeram o seguinte:

Cobriam o buraco trazendo rapidinho ouro extraído da mina de Serra Pelada. Como a Casa da Moeda não tinha certificação internacional para cunhá-lo, acertou-se um esquema com o banco Morgan. Um funcionário, no Rio, presenciava a decolagem para Nova York do avião com os lingotes. Telefonava para a matriz, informava o valor transportado e ela depositava o equivalente na conta do Banco do Brasil. Depois, ia tratar da cunhagem.

Meses depois o Brasil quebrou de vez. Nessas operações, segundo o banqueiro que coordenava o socorro, o Morgan ganhou US$ 25 milhões para ver ouro voar.
Herculano
22/12/2013 07:15
A FARRA DOS POLÍTICOS COM OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS. CÂMARA BANCA VOO DE 1ª CLASSE PARA NOVA YORK

A informação é de Fernando Gallo e Ricardo Chapola para o jornal O Estado de S.Paulo. O deputado Newton Cardoso (PMDB-MG) gastou, com autorização da Câmara dos Deputados, mais de R$ 20 mil de verba pública para fazer um upgrade da classe econômica para a primeira classe num voo para Nova Iorque, para onde viajou, no começo de dezembro, integrando uma delegação da Casa na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O deputado alega que estava com um problema na coluna (então deveria ter desistido ou então pago a diferença do próprio bolso, até porque existia uma classe intermediária e confortável para estes casos, a Executiva).

O gasto foi autorizado pelo diretor-geral do Senado, Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida. A diferença entre os R$ 24,6 mil pagos para o ex-governador de Minas Gerais viajar de primeira classe, e os R$ 4,2 mil que a Câmara gastou com demais integrantes da comitiva foi descontada da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar de Newtão, como é conhecido.

Todos os 513 deputados têm direito a uma verba mensal para gastos diversos com o exercício do mandato, como a utilização de serviços postais, locação de veículos, material de escritório e também bilhetes aéreos
Herculano
22/12/2013 07:10
OLHA SÓ MAIS ESTA DO INOCENTE, DO PERSEGUIDO PELA JUSTIÇA E A MÍDIA, DO EXEMPLO, FUNDADOR E LÍDER DO PT. JOSÉ DIRCEU ABRIU FILIAL DE CONSULTORIA NO ENDEREÇO DE DONA DE HOTEL NO PANAMÁ

A JD registrou empresa no local da Truston, dona do St. Peter, que ofereceu ao ex-ministro emprego de R$ 20 mil; processo foi feito no escritório que oferece "laranjas" para firmas estrangeiras, é o que revelam os repórteres Andreza Matais e Fábio Fabrini, da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo.

Ou seja, não foi a Receita Federal, nenhum promotor público, nem a Polícia Federal, ou qualquer político da quase desaparecida ou comprada e dita Oposição que descobriu o embuste e o jogo do líder da quadrilha, segundo o qualificou os ministros do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão. Foi mais uma vez a mídia livre e investigativa que chegou lá. Por isto, ela é amaldiçoada pelo PT que a quer controlá-la. O Brasil e suas instituições foram tomadas por um bando de malfeitores que quando corrompem, intimidam, ameaçam, constrangem e assassinam as reputações dos que se opõem a esta prática.

Este é o texto da reportagem. José Dirceu abriu no Panamá uma filial de sua empresa de consultoria. Ela fica no mesmo endereço da Truston International, dona do hotel que ofereceu a ele emprego de R$ 20 mil no mês passado. A JD Assessoria e Consultoria registrou a filial em 2008, três anos depois de Dirceu ser apeado do governo em meio ao escândalo do mensalão, no escritório da Morgan & Morgan, que disponibiliza testas de ferro para milhares de firmas estrangeiras, como a Truston, no conhecido paraíso fiscal da América Central.

Na ocasião, Dirceu informou a um cartório brasileiro a constituição da filial, com endereço no 16.º andar da Torre MMG, na Cidade do Panamá, onde funciona a Morgan & Morgan. Conforme os registros, ao abrir a filial no Panamá, o ex-ministro fez um aporte em dinheiro vivo e aumentou o capital da JD de R$ 5 mil para R$ 100 mil. Metade desse capital foi destacado para a filial panamenha, cujo objetivo seria "o mesmo desenvolvido pela matriz", criada em 1998, em São Paulo.

A Truston - dona do hotel St. Peter - foi aberta no Panamá apenas três meses depois dessa operação conduzida pelo ex-minsitro, também declarando o endereço da Morgan & Morgan e tendo um "laranja" como seu presidente. José Eugenio Silva Ritter, auxiliar administrativo do Morgan & Morgan, e outros dois representantes do escritório panamenho constam como donos de nada menos que 30 mil empresas no paraíso fiscal.

No Brasil, o St. Peter é administrado pelo empresário e ex-deputado Paulo Masci de Abreu, amigo de Dirceu. Ele é irmão do ex-deputado José Masci de Abreu, presidente nacional do PTN, partido aliado do governo petista. Os irmãos Masci detêm várias concessões de rádio e TV concedidas pela União.

A revelação de que o dono da Truston era na verdade um "laranja", feita pela TV Globo, levou o ex-ministro da Casa Civil, preso em Brasília por comandar o mensalão durante o primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a desistir de trabalhar no hotel

Trâmites. A sucursal da empresa de Dirceu no Panamá existiu para os órgãos públicos brasileiros por ao menos um ano. Em abril de 2009, numa alteração contratual, o ex-ministro decidiu "tornar sem efeito" a abertura da filial no Panamá. Segundo um delegado da Polícia Federal, um servidor do alto escalão da Receita Federal e um advogado especialista em direito empresarial ouvidos pelo Estado, o registro, no entanto, só tem valor no Brasil e não impede que a JD prossiga com eventuais negócios no paraíso fiscal.

A mudança contratual, na opinião desses especialistas, serviria para "apagar" o rastro da existência da filial da empresa de Dirceu em bancos de dados públicos no Brasil, como cartórios e juntas comerciais, sem a que produzisse efeito no Panamá.

A Morgan & Morgan, alegando sigilo, não informou a atual situação da JD no paraíso fiscal. Segundo a legislação local, empresas podem ser registradas em nomes de "laranjas" e estampar nomes fantasia que não guardam relação com a empresa original.

O contrato social da empresa de Dirceu lista diversas atividades, entre elas facilitar negócios de particulares com o poder público não só no Brasil.

Cabe à consultoria, por exemplo, trabalhar por "parcerias empresariais com os países do Mercosul" e viabilizar o "relacionamento institucional de particulares com os mais variados setores da administração pública".

Com a condenação e a prisão de Dirceu, em novembro, o imóvel da JD em São Paulo foi posto à venda. A empresa passará a funcionar com estrutura menor, sob o comando de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do petista.

Para lembrar
R$ 20 mil de salário no hotel

Dez dias depois de ser preso, o ex-ministro José Dirceu recebeu uma oferta de trabalho do hotel Saint Peter, em Brasília, para ser gerente administrativo com salário de R$ 20 mil, enquanto a gerente-geral do hotel recebia na carteira R$ 1.800. O hotel tem como sócio majoritário a Truston International, empresa aberta no Panamá pelo escritório Morgan & Morgan em nome de um laranja, e o empresário Paulo Abreu, sócio de emissoras de rádio e TV.

Após o Jornal Nacional revelar o elo da Morgan & Morgan com o hotel, os advogados de Dirceu anunciaram que ele desistiu do emprego. Na quinta-feira passada, Dirceu obteve nova proposta de emprego, desta vez no escritório de advocacia do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Gerardo Grossi. Vai receber, caso a Justiça o autorize a trabalhar, salário de R$ 2,1 mil para organizar a biblioteca do escritório.

José Dirceu cumpre inicialmente sua pena no regime semiaberto no presídio da Papuda, em Brasília. O ex-ministro da Casa Civil foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal acusado de ser o chefe do esquema do mensalão.
Juju do Gasparinho
21/12/2013 21:18
Prezado Herculano:

"Se não olhamos o que acontece ao nosso redor, caímos na vala comum do fanatismo e até da ignorância. Viramos ventríloquos de nós mesmos, mensageiros egoístas e vulneráveis".
Mas, que é salutar e leve o teu blog sem o ranso PeTralha, lá isso é!

Feliz Natal pra você e sua família.
Herculano
21/12/2013 19:53
EM ESTOCADA NO PT, EM LULA E EM DILMA, EDUARDO CAMPOS RECUSA PECHA DE TRAIDOR E DIZ QUE JÁ DERROTOU DISCURSO DO RESSENTIMENTO

Na entrevista do governador Eduardo Campos ao sistema JC (jornal do Commércio, de Recife PE), o Blog de Jamildo perguntou ao socialista que vacina ele usaria para combater o discurso de que ele seria um traidor, numa reclamação recorrente de pessoas ligadas ao PT e ao PTB, mais recentemente, por supostamente dar às costas a Lula e ao governo Federal, que investiu em empreendimentos no Estado. O governador respondeu que não iria cair em provocação e mandou um recado claro a Lula e aos petistas, lembrando o que diziam os petistas no Recife e a derrota retumbante do partido, depois de 12 anos no comando da cidade."
?Eu vou discutir o que interessa à sociedade discutir, que é o futuro do Brasil e de Pernambuco. A agenda que está na vida das pessoas, esta é que me pauta. Certo? Este discurso de mágoa, de raiva, de ressentimento, nunca foi minha praia e ele já foi testado e derrotado na eleição de 2012 diante de vocês. Vocês assistiram este discurso ser feito e vocês assistiram ele ser derrotado. Não por mim. Quem derrotou este discurso foi a nossa capital Recife, que, de forma clara, colocou esta questão. Cada um faz o discurso que entende que deve fazer".

"O nosso discurso é pautado na agenda do povo, do futuro, respeitando nossas adversários e nossa história. Nunca nos afastamos dos compromissos históricos que tivemos. Em momento nenhum faltamos a luta popular brasileira. Nunca fizemos aliança com determinado tipo de gente e comportamento e até achamos que estas alianças como estão feitas elas não vão legar ao Brasil nada de novo se elas perduram. O que esta aliança política que está em Brasília hoje tinha que dar ao Brasil, ela já deu. O que ela pode agora é tomar do Brasil. Tomar esperança, o sonho, a possibilidade de o Brasil retomar o crescimento, tomar a eficiência, a capacidade de fazer política respeitando a cidadania, ampliando o muro que existe entre o brasileiro de carne e osso e os políticos.

"Nós queremos é quebrar o muro que existe hoje entre a velha política e o brasileiros de carne e osso, que querem um política mais transparente e tranquila, que querem uma administração que respeite o dinheiro público e busque eficiência, que escuta a sociedade, que não ouve o povo só em época de eleição. Este é o desafio que queremos fazer".

Em dado momento, a resposta do governador foi mais objetiva e incisiva ainda, afirmando que os petistas não estão fazendo um julgamento justo com a sua pessoa.

"Quando você vê a renovação política no Brasil, a candidata que teve 20 milhões de votos no Brasil expressando a nova política, não tem o direito de criar um partido pela lei brasileira e procura nesta cena política alguém que possa expressar esta renovação e procura o PSB para se filiar e me procura para ser candidato a presidente da República. Você acha que quem está fazendo um julgamento mais isento: de um lado, o povo pernambucano que me elegeu com 83% dos votos, do outro uma brasileira que teve 20 milhões de votos ou alguns companheiros (do PT e também PTB), a quem respeito, que acabei de disputar uma eleição com eles e eles perderam e vou disputar outra eleição com eles... quem está fazendo este julgamento mais isento? A história é que vai julgar".

Respondeu mais, na mesma entrevista ao sistema JC.

- Como o senhor vê esta análise de que o PSB, na oposição, será uma linha auxiliar do PSDB?

"Olhe, nós estamos terminando um ano que tivemos grandes resultados ao meu ver. Resultado para o Estado, sendo o que mais investe no Nordeste. conseguimos preservar todos os investimentos que estavam direcionados para cá. Consolidamos resultados como no Pacto pela Vida. Ano em que conseguimos atravessar do ponto de vista administrativo com muitas entregas para 2014 e acho que ganhamos o ano. Do ponto de vista político, também ganhamos, porque tratamos o debate político no Brasil com muito respeito, nós respeitamos a todos. Nunca tive uma palavra de tentar desqualificar seja o conjunto político da presidente Dilma - muito menos ela pessoalmente com quem estive publicamente esta semana - como tenha relação de grande respeito, não é de hoje, com o senador Aécio neves com quem eu não compartilho um palanque nacional desde as eleições diretas do doutor Tancredo, mas mantive uma relação respeitosa..".

- Mas como o senhor vê esta provocação de que será linha auxiliar do PSDB...

"Nunca desqualifiquei Dilma ou outros grupos. Tenho respeito que não é de hoje. Eu efetivamente não vou olhar para provação. Vou olhar para o futuro do país. Eu vi quem fez aliança aqui com o PSDB na última eleição e 2012, vocês viram e noticiaram..", devolveu a provocação. Silêncio entre os repórteres.
Herculano
21/12/2013 17:36
DITRAN X AGENTES X PREFEITURA

A coisa não está boa. E faz muito tempo.

O que rola na rede? Passei ontem o dia todo na Ditran querendo que o Diretor de trânsito oficializa se a ordem dada de que temos uma hora de almoço, para ir em casa almoçar, pois o meu questionamento era o seguinte se ele tirou a refeição dos agentes de trânsito e a escala é de 12 x 48 horas, como sair para almoçar em casa com meu veículo particular e se der uma ocorrência nessa hora, como vou fazer vou deixar de almoçar e retornar outro horário com meu veículo. Olha só o gasto que vou ter e se ...acontecer um acidente no percurso que vai ser o responsável já que não tem nada oficial, levo o telefone 153 para casa caso toque atender? ou deixo na DITRAN assim não vai ter ninguém para atender.

Pessoal que ligar no 153 e não for atendido no horário do almoço ou jantar, não reclame dos agentes, mas ligue para a Ditran e fale com os diretores que são os responsável por esta ordem absurda.

este é o presente de NATAL dos Agentes De Trânsito De Gaspar
Herculano
21/12/2013 17:28
GALO LEVA A LATA, por Juca Kfouri

O Galo se não bastasse a derrota para o Raja, vacilou feio novamente diante dos chineses do Guangzhou.

Saiu na frente no segundo minuto com Tardelli, tomou a virada com gols de Muriqui e Conca, aos 9 e aos 15, e empatou com Ronaldinho, de falta, ainda no primeiro tempo, aos 45.

No segundo, fez pênalti não marcado pela arbitragem, teve Ronaldinho fazendo jus a ser expulso por soltar cotovelo e mão no rosto de um rival e sofreu com o time que o Bayern apenas treinou na semifinal.

Pior: há de ter deixado Felipão preocupado, com o mau momento de Réver e o péssimo de Jô, que parece ter voltado aos velhos tempos.

Tardelli está jogando muito mais que Jô e foi dele o passe para Luan, no derradeiro minuto, fazer o gol da vitória por 3 a 2.

Se no caso, o terceiro lugar, já equivalia não ao bronze, mas à lata, o triunfo veio sem Ronaldinho, enfim expulso, por chutar um adversário.

O esforço para jogar o Mundial foi diretamente proporcional ao seu fracasso, apesar dos dois gols de falta, tudo que ele fez.
Herculano
21/12/2013 12:00
UM GOVERNO VORAZ EM COBRAR CADA VEZ MAIS PESADOS IMPOSTOS CONTRA NÓS. UM GOVERNO CADA VEZ MAIS PÍFIO E INCOMPETENTE PARA NOS DEVOLVER ESTES IMPOSTOS EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA...

Manchetes deste sábado. Carga tributária brasileira vai a 35,85% da renda e bate recorde. Apesar das desonerações, tributos sobre a folha de salários passaram de 9,1% a 9,5% do PIB
Herculano
21/12/2013 11:50
UGANDA PUNIRÁ GAYS COM PRISÃO PERPÉTUA. MINISSAIA SERÁ BANIDA. QUANDO A IGNORÂNCIA TRANSCENDE A RELIGIÃO. VOCÊ ACHA QUE A AFRICANA UGANDA É ISLÂMICA? 83,9% SE DECLARAM CRISTÃOS (39% CATÓLICOS E 26% PROPTESTANTES)

O Parlamento de Uganda aprovou ontem uma lei que pune alguns atos homossexuais com prisão perpétua. A lei prevê punições a atos de "homossexualidade com agravantes" nos quais se enquadram estupros, relações homossexuais com menores e incapacitados ou quando o acusado é soropositivo.

O projeto proposto ao Parlamento em 2009 previa inicialmente a pena de morte para alguns atos homossexuais. A revisão do texto suprimiu a pena de morte e agora seguirá para a sanção do presidente Yoweri Museveni.

A homossexualidade já era proibida em Uganda, mas a nova lei também bane a "promoção" de direitos dos gays e pune quem "financia", "patrocina" ou "estimula" a homossexualidade.

O deputado David Bahati, autor do projeto, afirmou que o "voto contra o demônio é uma vitória para Uganda". "Estou feliz de que o Parlamento tenha votado contra o mal", disse.

O projeto estava parado devido às críticas recebidas na comunidade internacional o que levou à resistência do Executivo, que não queria criar desavenças com doadores ocidentais. O presidente dos EUA, Barack Obama, chamou o projeto de "odioso".

No entanto, o Parlamento também estava sob pressão das igrejas evangélicas para aprovar a lei.

"Estou oficialmente na ilegalidade", declarou após a votação o militante homossexual Frank Mugisha.

A homossexualidade é ilegal em 37 dos 54 países do continente africano.

MINISSAIA

Os parlamentares também aprovaram um projeto de lei controverso que proíbe o uso de minissaias no país. A legislação antipornografia, proíbe ainda conteúdos notoriamente sexuais em músicas e vídeos.

A nova legislação quer banir materiais que mostram seios, coxas e nádegas ou que mostrem qualquer comportamento erótico que possa causar excitação sexual.

Se a nova lei for sancionada pelo presidente deverá prejudicar principalmente os tabloides do país.
Herculano
21/12/2013 11:36
Ao Sidnei Reinert

Ler o que a gente diverge, é fator essencial para diminuir a possibilidade de erro, da obtusidade. Eu, prefiro as leituras daquilo que critico, não aceito, que me é difícil, ou até divirjo frontalmente. Por que? Porque ler, ouvir, ver e debater aquilo que nos dá prazer e aceitação, é redundância. É extremamente perigoso. Vira uma verdade de um só, uma doutrina, um dogma, não um diálogo, uma construção plural, fruto da inteligência e da razão. Não ajuda na convicção de que estamos possivelmente certos (até porque a verdade não existe, mas se estabelece para alguns) naquilo que escrevemos e propagamos.

Se não olhamos o que acontece ao nosso redor, caímos na vala comum do fanatismo e até da ignorância. Viramos ventríloquos de nós mesmos, mensageiros egoístas e vulneráveis
sidnei luis reinert
21/12/2013 11:13
Todo brasileiro precisa ver este vídeo

QUASE 1.000.000 DE VISUALIZAÇÕES

http://www.youtube.com/watch?v=DpvuOLHY_bc
sidnei luis reinert
21/12/2013 10:23
Carta de líder do Black Bloc reacende discussão sobre uso das areias de fundição em Joinville
Leonardo Aguiar Morelli, 53 anos, foi encontrado morto em um quarto de hotel em Florianópolis

?O Estado Brasileiro é cúmplice de crimes continuados de violação de direitos fundamentais do
povo. As vítimas, predominantemente de populações pobres, logo são esquecidas quando as
sensacionalistas reportagens de apologia da tragédia começam a esvair-se. Joinville, SC, é um
dos municípios brasileiros que há décadas suas terras vêm sendo contaminadas com o
descarte criminoso de areias fenólicas de fundições, principalmente da Tupy e da Schulz.
Agora, a fundição Tupy está me processando por causa das denúncias que temos feito,
principalmente através do jornal O Vizinho, que também tem sido vítima da empresa.
No dia que estou em Joinville para a primeira audiência no Fórum da ação da Tupy contra mim,
o Consema publica lei permitindo que as areias de fundição sejam usadas para obras de
saneamento básico, pavimentação e produção de artefatos de cimento. Se no passado as
fundições de Joinville doavam areias contaminadas à população e assim livraram-se de
milhares de toneladas de passivo ambiental que contaminam quase toda a região, agora, com
aval do Estado, estas areias continuarão a ser espalhadas por toda Santa Catarina. Mais um
crime do Estado Catarinense financiado pela poderosa Tupy, considerando que uma
empregada da empresa, a maior interessada em se livrar de passivo ambiental, foi quem
liderou o estudo e seus resultados para o Consema. Essa resolução é inconstitucional e a
Defensoria Social vai usar de todas as armas para derrubá-la.
As autorizações para reúso destas areias, inclusive as concedidas pela FATMA, também
derivam de manobras das empresas junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),
entidade esta que é formada e mantida por empresas. A ABNT 10.004, por exemplo, sofreu
uma alteração que excluiu a análise do fenol em alguns procedimentos de avaliação, desde a
lixiviacão, especialmente para testes em laboratório. Tudo porque custa caro dar a destinação
correta dos resíduos industriais gerados pelas fundições.
Enfrento um grave quadro de saúde, mas as ameaças e perseguições que venho sofrendo são
mais perigosas. O livro ?O Gigante Acuado? do jornalista Altamir Andrade conta uma parte da
minha história que transcorre ao longo de quase duas décadas, desde que o então menor
jornal do Brasil, O Vizinho, editado por ele, em Joinville, iniciou uma série de investigações
jornalísticas sobre os crimes praticados pela Tupy, a maior fundição do mundo. Isto também
lhe rendeu ameaças, pressões e um estrangulamento econômico, afinal essa é uma das armas
mais eficientes para silenciar a imprensa e mutilar a liberdade de expressão.
Este caso de crime continuado da Tupy será um dos principais temas a serem levados pelos
movimentos populares, comunitários e sindicais ao Tribunal Social Internacional (TSI) que se
reunirá no Rio de Janeiro em 2016. Faremos um novo tempo com paz e sustentabilidade, mas
sem tolerância à violência dos poderosos e seus cultos ao descartável. Se eu não puder, peço
ao jornalista Altamir Andrade e aos meus companheiros que continuem nossa luta.




Aproveitamos para reafirmar que em solenidade pública realizada no dia 10 de dezembro de
2012 (Dia Internacional dos Direitos Humanos) na Câmara de Vereadores de Joinville, o
jornalista Altamir Andrade, eleito em 2011, pela ONU, ?Parceiro da Paz e da Sustentabilidade?,
foi empossado Procurador Regional Sul da Defensoria Social.
A DEFENSORIA SOCIAL, Seção Brasileira da Agência Latinoamericana para el Desarrollo
Sostenible (ALADES.ORG) é um colegiado de instituições de caráter ecumênico, fundada em
2004 como GESTO CONCRETO da Campanha da Fraternidade, com apoio da Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC),
dedicada à defesa da sociedade em demandas sociais e coletivas, em prol da PAZ e
SUSTENTABILIDADE como direitos fundamentais das presentes e futuras gerações, tendo em
seu Conselho Deliberativo com sede em Brasília - DF, representantes do Ministério Público
Federal, Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico da
Polícia Federal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Cáritas Brasileira e
Movimento GRITO DAS ÁGUAS.
Com uma estrutura similar à dos Ministérios Públicos mantém uma Procuradoria Geral com
sede em Curitiba - PR e Procuradorias Regionais em todas as regiões do país, inclusive no sul
do país, bem como Delegacias (estaduais e locais) que atuam com foco na proteção de biomas
naturais ameaçados, recebendo denúncias, instaurando procedimentos investigatórios,
realizando perícias de forma a dar o melhor encaminhamento possível nas esferas
administrativas e judiciárias em instâncias locais, regionais, nacionais e internacionais tendo
como fundamento para sua ação a promoção da CIDADANIA ATIVA como ferramenta para a
conquista da JUSTIÇA SOCIAl e AMBIENTAL.
Respeitosamente, Leonardo Aguiar Morelli ? Secretário Geral da Defensoria Social?.
sidnei luis reinert
21/12/2013 10:07
Dando uma passeada por aquele antro de energúmenos petistas da "Brasil 247", pude ler a petralhada comemorando o aumento de 6,8% que Dilma dará no salário mínimo. Noooooooossa! Que aumento!!!!!!!!

Entre "chupa tucanalhas" e "viva Dilma", lê-se de tudo naquela porcaria.

Eu fico impressionado como eles são tão desinformados e burros. A Câmara dará um aumento no chamado "cotão" dos Deputados federais (que já não é pouco), de 12,5%. Lembrando que há apenas 3 anos os Deputados "se" deram um aumento de 65% nos próprios vencimentos, fora verbas de gabinete.
Herculano
21/12/2013 10:03
VOCÊ SABE QUANTO A CÂMARA DE GASPAR DEVOLVEU DO SEU ORÇAMENTO PARA A PREFEITURA?

Exatos um milhão e 140 mil reais. É isto mesmo. O presidente da Câmara, José Hilário Melato, PP assinou um cheque de R$1.100.000,00 e ontem outro, com o quebrados. E para que vai servir este dinheiro nos cofres da prefeitura? Para tapar as contas da prefeitura e até comprar o prédio da Bunge. E para o Hospital como queriam alguns vereadores e parte da população? Zero. Por que? Porque o prefeito Pedro Celso Zuchi e o PT não quiseram e não mandaram nenhum projeto de lei com o tal remanejamento de verbas para este fim. Acorda, Gaspar!
Herculano
21/12/2013 09:56
NÃO TEM JEITO. O PRESIDENTE DO SENADO, RENAM CALHEIROS, PMDB, USA AVIÃO A JATO PAGO COM OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS PARA IR FAZER IMPLANTE DE CABELO EM PERNAMBUCO. E AINDA TEM CORAGEM DE APARECER EM REDE NACIONAL DE TEVÊ AFIRMANDO QUE ESTÁ FAZENDO ECONOMIA. IGNORANTES, DESINFORMÁTICOS E BENIFICIÁRIOS DOS ESQUEMAS DE VANTAGENS ACREDITAM

De cabelo em pé, por Vera Magalhães, na coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar na noite de quarta-feira ao Recife, onde, no dia seguinte, submeteu-se a uma cirurgia para implantar 10 mil fios de cabelo. É a segunda vez neste ano que Renan usa avião da FAB para fins particulares. Em junho, foi a Trancoso (BA) para o casamento da filha do colega Eduardo Braga (PMDB-AM). Depois que esta coluna revelou o fato, reembolsou R$ 32 mil à União.

Outro lado
Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa do presidente do Senado não se manifestou sobre o uso da aeronave. A agenda oficial publicada no site da Casa não registra compromissos do peemedebista na capital pernambucana.

Tônico 1
Antes de viajar para a cirurgia anticalvície, Renan gravou pronunciamento para a TV, em que faz balanço positivo do primeiro ano de sua gestão na Casa.

Tônico 2
Na mensagem, o congressista anuncia que o Senado economizou cerca de R$ 260 milhões em 2013. Ele pretende entregar um cheque simbólico ao Executivo nesse valor. Não se sabe se também vai reembolsar o novo voo.
Herculano
21/12/2013 07:50
POLÍCIA FEDERAL APREENDEU R$1,6 MILHÃO NO AEROPORTO DE BRASÍLIA ESTE ANO

A Polícia Federal apreendeu no último ano R$ 1,6 milhão em dinheiro vivo no aeroporto internacional de Brasília, escondidos em meias, cuecas ou malas de passageiros. O último flagrante ocorreu na sexta-feira passada quando a PF interceptou André Luís dos Santos, que vinha de São Paulo com 670 mil em dólares e reais acomodados nas meias que usava. Ele foi indiciado por lavagem de dinheiro
Herculano
21/12/2013 07:46
GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA

Governo age para evitar desgaste com protestos na Copa. Entre as ações para reduzir o impacto de manifestações está uma campanha para explicar o legado do Mundial. Na lista de obstáculos projetados para 2014, o 'risco Copa' é o que mais preocupa os estrategistas de Dilma

O texto de Natuza Nery e Tai Nalon, da sucursal de Brasília para o jornal Folha de S. Paulo, que o governo está preocupadíssimo com as repercussões dos fatos sobre as eleições de outubro. Ou seja, o governo e principalmente o PT está preocupado com os efeitos e não com os problemas como corrupção, saúde, educação, segurança...

Preocupados com eventuais protestos durante a Copa de 2014, articuladores do governo começaram a preparar "antídotos" para tentar evitar impacto sobre a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Dos obstáculos projetados, o chamado "risco Copa" é o que mais tem tirado o sono dos estrategistas.

Apesar de preocupações com os rumos da economia, a aposta do Planalto é que a inflação estará sob controle e o nível de desemprego, estável. A tensão maior recai justamente sobre o que o governo não controla: as ruas.

No Executivo, a ordem é evitar a "reencarnação das manifestações" deste ano, conforme definiu um auxiliar. Os protestos de junho fizeram com que Dilma perdesse 27 pontos, desabando de 57% de aprovação para 30% em apenas três semanas.

Avalia-se que a repetição de um mergulho dessa ordem pode ser fatal na campanha.

Após a queda abrupta de junho, Dilma começou, aos poucos, a mostrar recuperação, chegando em dezembro com 41% de aprovação, de acordo com o Datafolha. Mesmo assim, continua distante do seu pico de popularidade: 65% em março deste ano.

VACINAS

Na lista de antídotos está uma campanha publicitária federal explicando aos brasileiros o legado da Copa.

O governo também avalia exigir melhorias de gestão dos clubes de futebol na hora de conceder renegociações de dívidas. Os clubes queriam o perdão de dívidas previdenciárias e trabalhistas, mas, no máximo, conseguirão um refinanciamento.

A ideia é que as condições contratuais, como o tamanho das prestações, dependam do grau de contrapartidas.

O governo também deve chamar o Bom Senso Futebol Clube - movimento que pede melhorias nas condições de trabalho dos atletas-- para discutir as dívidas.

Para diminuir a resistência aos estádios, um dos deflagradores dos protestos de junho, um comitê governamental trabalha com um calendário de eventos nas arenas da Copa para que a população encare as construções como patrimônio e desfaça a ideia de que não passam de "elefantes brancos" que perderão a função após o mundial.

Pesquisas internas mostraram que, quanto mais a população tomou contato com os estádios, menores foram as resistências a eles.

Na área de segurança, já está em curso uma ação da Polícia Federal contra alguns dos agitadores das manifestações de junho, o que levará à prisão aqueles que reincidirem em depredações.

Por fim, a equipe de Dilma Rousseff fará, a partir de 2014, diagnósticos regionalizados para detectar ameaças em cada Estado.

Ontem, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) disse que o governo planeja enviar representantes às 12 cidades-sede para monitorar demandas de movimentos sociais.

"Vamos continuar persistindo teimosamente na atitude de dialogar, seja com quem for (...). Mesmo que os protestos ocorram, que ocorram de maneira civilizada, democrática, sem que se impeça o direito de ir e vir, sem que se impeça a festa popular."

DE BRASÍLIA

Preocupados com eventuais protestos durante a Copa de 2014, articuladores do governo começaram a preparar "antídotos" para tentar evitar impacto sobre a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Dos obstáculos projetados, o chamado "risco Copa" é o que mais tem tirado o sono dos estrategistas.

Apesar de preocupações com os rumos da economia, a aposta do Planalto é que a inflação estará sob controle e o nível de desemprego, estável. A tensão maior recai justamente sobre o que o governo não controla: as ruas.

No Executivo, a ordem é evitar a "reencarnação das manifestações" deste ano, conforme definiu um auxiliar. Os protestos de junho fizeram com que Dilma perdesse 27 pontos, desabando de 57% de aprovação para 30% em apenas três semanas.

Avalia-se que a repetição de um mergulho dessa ordem pode ser fatal na campanha.

Após a queda abrupta de junho, Dilma começou, aos poucos, a mostrar recuperação, chegando em dezembro com 41% de aprovação, de acordo com o Datafolha. Mesmo assim, continua distante do seu pico de popularidade: 65% em março deste ano.

VACINAS

Na lista de antídotos está uma campanha publicitária federal explicando aos brasileiros o legado da Copa.

O governo também avalia exigir melhorias de gestão dos clubes de futebol na hora de conceder renegociações de dívidas. Os clubes queriam o perdão de dívidas previdenciárias e trabalhistas, mas, no máximo, conseguirão um refinanciamento.

A ideia é que as condições contratuais, como o tamanho das prestações, dependam do grau de contrapartidas.

O governo também deve chamar o Bom Senso Futebol Clube - movimento que pede melhorias nas condições de trabalho dos atletas - para discutir as dívidas.

Para diminuir a resistência aos estádios, um dos deflagradores dos protestos de junho, um comitê governamental trabalha com um calendário de eventos nas arenas da Copa para que a população encare as construções como patrimônio e desfaça a ideia de que não passam de "elefantes brancos" que perderão a função após o mundial.

Pesquisas internas mostraram que, quanto mais a população tomou contato com os estádios, menores foram as resistências a eles.

Na área de segurança, já está em curso uma ação da Polícia Federal contra alguns dos agitadores das manifestações de junho, o que levará à prisão aqueles que reincidirem em depredações.

Por fim, a equipe de Dilma Rousseff fará, a partir de 2014, diagnósticos regionalizados para detectar ameaças em cada Estado.

Ontem, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) disse que o governo planeja enviar representantes às 12 cidades-sede para monitorar demandas de movimentos sociais.

"Vamos continuar persistindo teimosamente na atitude de dialogar, seja com quem for (...). Mesmo que os protestos ocorram, que ocorram de maneira civilizada, democrática, sem que se impeça o direito de ir e vir, sem que se impeça a festa popular."
Herculano
21/12/2013 07:20
A LEI É PARA OS OUTROS. ELES FAZEM QUESTÃO DE ESTAR FORAM DA LEI E NO MAU EXEMPLO. DILMA DESCUMPRE LEI DE TRÂNSITO E SE DESCULPA

Flagrada em uma avenida de Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira, cometendo uma infração de trânsito, a presidente Dilma Rousseff pediu desculpas ao País, pouco depois, em várias mensagens em sua conta no Twitter. A presidente deixou seu apartamento, no final da tarde, passou na casa de sua filha Paula e, de lá, seguiu para a residência de seu ex-marido Carlos Araújo. A certa altura, baixou o vidro do banco traseiro do carro oficial - e nesse exato momento foi flagrada pelo fotógrafo Ricardo Duarte, da RBS, com seu neto Gabriel no colo - o que não é permitido pelas regras de trânsito.

"Estive hoje na casa da minha filha e, de lá, levei meu neto à casa do avô, que fica no mesmo bairro", esclareceu a presidente em sua primeira mensagem pelo Twitter. Pouco depois, acrescentou: "Meu neto foi abraçado comigo no banco de trás. Foi um erro".

Na terceira mensagem, explicou a falha: "A legislação de trânsito é clara: criança tem que andar na cadeirinha. Peço desculpas pelo erro."
Herculano
21/12/2013 07:15
IDEIA DE JERICO, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

Estudei jornalismo na Inglaterra nos anos 80 e me assustei com uma das disciplinas: taquigrafia. É que ao pedir emprego, os repórteres ingleses precisavam colocar no currículo quantas palavras conseguiam anotar por minuto.

Não sei como é hoje, mas à época era proibido qualquer tipo de gravação em certos lugares públicos na Inglaterra. Na Câmara dos Lordes, nem pensar. O jornalista se virava rabiscando o máximo que conseguia no menor tempo possível.

Fracassei em "shorthand" (taquigrafia, em inglês). Não enxerguei uso na técnica. Preferi ficar com o meu sistema próprio de garatujas que só eu entendo. Além disso, embora muito mais atrasado do que a Inglaterra, o Brasil já não tinha a péssima tradição de proibir repórteres de usar gravadores no Congresso e em vários locais públicos. Bastava gravar.

Esse é um bom costume. Há por aqui o registro eletrônico de sessões do Congresso, de falas presidenciais e de sessões do Poder Judiciário.

É evidente que juízes estranharam e ainda se incomodam com a TV Justiça. Mas é um avanço institucional enorme permitir aos cidadãos de todo o país ter acesso a julgamentos, ao vivo e em cores. Há um valor pedagógico em disseminar na sociedade como se dá a prática do direito.

Só que agora um deputado do PT acaba de apresentar um projeto de lei propondo o fim das transmissões das sessões do STF. O objetivo é evitar a exposição das "entranhas da Justiça" que são "mostradas com sensacionalismo exacerbado por parte de alguns ministros em particular".

Regressiva e inconstitucional (com um Poder interferindo em outro), a proposta talvez não devesse ser assunto aqui. Como no Brasil há às vezes raios em céu azul, é melhor registrar para que, se o retrocesso vier, ninguém possa alegar ter sido apanhado de surpresa. E fica outra vez confirmado o triste axioma da democracia local: toda vez que um deputado tem uma ideia o Brasil piora.
alzira
20/12/2013 22:07
As bibas de Gaspar estão numa deprê de dar dó.
Não se conformam com a canetada que as tirou do poder
Hoje a noite, tramavam vingança. E para outubro do ano que vem.
Como são volúveis, nada como um divã para resolver o que Freud explica há muito.
Juju do Gasparinho
20/12/2013 21:32
Prezado Herculano:

Postado às 07:02hs. "políticos petistas ... demagogos, mentirosos, aproveitadores e irresponsáveis". Eu acrescentaria, ridículos, lembrando a deputada Ana Paula Lima que exigiu uma faixa com agradecimento ao Lulla pelo dinheiro dado ao hospital por Giancarlo Tomelin. Outra della, as lentes de contato azuis usadas durante a campanha eleitoral para se passar por alemãzinha.


E aproveitando os demagogos, mentirosos, aproveitadores, irresponsáveis e ridículos, minha amiga Bete quer saber se pode pedir para o vereadorzinho Marcelo Brick o voto dela de volta por propaganda enganosa que ele fez durante a sua campanha eleitoral.
Alfredo
20/12/2013 19:19
Dr. Herculano

Esta notícia que a prefeitura produziu sobre a dança das cadeiras, é de tal sorte sem novidade, que ela própria escondeu. Quem sabe, de vergonha.

Eu ouvi, dr. Herculano, o pessoal do Melato e ele nunca desmentiu, que tomaria o Samae de assalto com a sua turma do PP. Veio gente diferente, e que só dá o nome para os que verdadeiramente mandam lá e na política de Gaspar. E faz tempo. O dr. Odilon e o Ivo fotógrafo não gostam de concorrência.
Herculano
20/12/2013 18:30
BALANÇA

Fazia tempos que a balança que foi comprada para pesar o lixo era usada. Desta vez foi, mas para pesar o reciclável. É uma conta lucrativa.
Herculano
20/12/2013 18:20
CAIXINHA III

O novo presidente da Câmara, Marcelo de Souza Brick, PSD, depois da entrevista em que propôs uma "caixinha" para a construção da nova sede da Câmara, saiu-se com mais outras e que se publica por ai, ou seja, não é invenção minha ou má vontade.

1. Ele está doido para promover um trem da alegria na Câmara. Como o Ministério Público está atrás da irregularidade criada e não arrumada por José Hilário Melato,PP, pois enrolou a promotoria durante o seu mandato de presidente para não se queimar, Marcelo que fazer o serviço. Na Câmara há 12 comissionados criados por Melato e apenas nove efetivos. Ele quer fazer concurso para regularizar a proporção dos 12 irregulares e talvez ainda inchar com mais comissionados.

2. Ele não descarta comprar o Gascic para ser sede da Câmara. Como assim se ele próprio afirma ser o local não tão adequado para os trabalhos do Legislativo?

Alguém precisa orientá-lo. Ele se anunciava como o novo, a renovação na política. Na prática está repetindo o velho. Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
20/12/2013 18:19
Não é o pt que odeia a classe média?

A PRESIDANTA DILMA afirmou que "através da educação eu estabilizo a saída da miséria e a ida para a classe média."


Petista louca Marilena Chauí afirmou com aplausos de acéfalos: "EU ODEIO A CLASSE MÉDIA". Essa mulher é DOIDA e deve ser internada JÁ!?

Detalhe: a "Dona Doida" odeia a classe média, mas ganha 15 mil reais como professora na USP.
Comunista é assim:DIVIDIR, SÓ O QUE É DOS OUTROS...
Herculano
20/12/2013 18:04
COM UM ANO DE ATRASO, PEDRO CELSO ZUCHI COMEÇA A MONTAR O SEU GOVERNO DO SEGUNDO MANDATO. HOUVE A DANÇA DAS CADEIRAS. QUASE TUDO DENTRO DO QUE SE FALAVA HÁ MESES (TALVEZ A SURPRESA SEJA O SAMAE). NA VERDADE, O PT MONTOU UMA MÁQUINA PARA AS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM E PRINCIPALMENTE, PARA PROJETAR O PROVÁVEL CANDIDATO DE 2016. FICOU MENOS DO MESMO. ENTÃO NADA MUDARÁ. ACORDA, GASPAR!

Abaixo a nota oficial da prefeitura num final de sexta-feira, de uma véspera de feriado prolongado de Natal e final de ano. O comentário farei com mais tempo e mais tarde. Mas, quem quiser já pode dar e postar os pitacos.

O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, promove mudanças no secretariado municipal a partir do dia 13 de janeiro. As alterações foram discutidas e propostas na manhã desta sexta-feira (20) junto ao gabinete do prefeito.

Dayro Bornhausen deixa a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo que agora ficará a cargo de Patrícia Scheidt. Soly Waltrick deixa a secretaria de Transportes e Obras, que será de responsabilidade de Lovídio Bertoldi, e assume a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. Assume como diretor-presidente do Samae, Élcio Carlos de Oliveira. Talita Salini, antes nomeada como Assessora Administrativa junto à secretaria de Turismo, passa a partir de agora a exercer a função de diretora de Turismo. Dayro Bornhausen assume a função de Assessor Administrativo junto ao departamento de Cultura e fica nomeada a funcionária efetiva, Heloísa Sabino Schmidt, como diretora administrativa junto à Procuradoria do município.

Como fica a partir de 13 de janeiro de 2014
Secretário de Transportes e obras - Lovídio Bertoldi
Secretário de Planejamento e Desenvolvimento - Soly Waltrick
Secretária de Indústria, Comércio e Turismo - Patrícia Scheidt
Diretor-presidente do Samae - Élcio Carlos de Oliveira
Assessor Administrativo Cultura - Dayro Bornhausen
Diretora de Turismo - Talita Salini
Diretora Administrativa Procuradoria - Heloísa Sabino Schmidt
sidnei luis reinert
20/12/2013 17:51
Quem conseguir traduzir as pérolas ditas ontem pela Presidanta Dilma Rousseff na entrevista amestrada com jornalistas que se habilite:

?Então, do meu ponto de vista acho que 2013 foi o momento em que a chamada crise, que muitos economistas internacionais discutiam se era em U, se era em V, se era em W. Ela é, eu acho, que num W mais profundo para esse momento, se você olhar do ponto de vista da economia internacional como um todo. De alguma economia pode até dizer: olha, foi pior no primeiro momento, lá em 2009. Eu acho que foi pior quando se aprofunda da crise da Europa e se combina com a crise americana, e além disso, com uma redefinição da economia chinesa. E isso indica uma perna para baixo do W mais profunda?.

Outra: ?A questão da educação é uma questão fortíssima no Brasil. Acho que ela é, o Brasil hoje é um país, do meu ponto de vista, que tem na educação o seu grande caminho, porque, através da educação eu estabilizo a saída da miséria e a ida para a classe média. Só através da educação que nós vamos estabilizar, e educação de qualidade, senão você não estabiliza, ou então a pessoa fica lá. Então, discutiam porta de saída. A grande porta de saída é uma porta de entrada: é a educação?.

País governado por ignorantes e anarfas...
Mario Pera
20/12/2013 16:49
Sobre a questão do índice de desemprego no Brasil, ser baixo...ou ser apontado pelo IBGE (órgão aparelhado do governo), há necessidade de confrontar-se com algumas realidades postas.

Nas regiões metropolitanas veja a posição:

Desemprego em 6 regiões cai a 9,5% em novembro, segundo Dieese e Seade
Nível de ocupação nas regiões permaneceu estável, ao variar 0,2%, com a criação de 44 mil postos de trabalho
19 de dezembro de 2013 | 9h 55

Já pelo menos 40 milhões de brasileiros estão na Bolsa Família - isto claro são famílias - parte são pessoas economicamente ativas - mas por aí já têm uns 10%.

E num país que tem pleno emprego...como pode explodir gastos com seguro desemprego. Conforme abaixo:


Gastos com seguro-desemprego e abono seguem na mira de Mantega


19/12/2013




Os gastos com seguro-desemprego e com o abono salarial, que poderão ultrapassar a marca dos R$ 45 bilhões neste ano, seguem na alça de mira do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que se reunirá nesta quinta-feira (19) com o Ministério do Trabalho e com as Centrais Sindicais para uma nova rodada de discussões sobre o assunto.



"O abono e o seguro-desemprego, a discussão está colocada. É uma discussão da Fazenda, do Ministério do Trabalho, que é o principal protagonista desta área, e mais as centrais sindicais. Vai ter uma reunião amanhã. Não sei o que podemos concluir, mas tem de ser alguma conclusão em conjunto. Não sei [se conclui o assunto amanhã]. Vamos esperar. Não são coisas fáceis", declarou o ministro da Fazenda.



No fim de outubro, Mantega chegou a dizer que, para diminuir os pagamentos dos valores relativos ao seguro-desemprego, estudava exigir um curso de qualificação para os trabalhadores já a partir do primeiro pedido feito.



Pelas regras atuais, que foram alteradas recentemente, a exigência de um curso de qualificação passou a valer a partir do segundo pedido do seguro-desemprego feito em dez anos. Antes do dia 11 de outubro deste ano, a reciclagem era obrigatória somente a partir do terceiro pedido de seguro-desemprego feito pelo trabalhador.



Essa proposta, entretanto, desagradou às centrais sindicais e o ministro da Fazenda não tocou no assunto desde então. Nesta quarta-feira (18), durante café da manhã com jornalistas em Brasília, ele defendeu uma proposta tem de ter uma "proposta conjunta". "Já fizemos reuniões. Sairá quando estiver maduro. Não estou enfiando a faca no pescoço de ninguém", declarou Mantega. Segundo ele, a proposta tem de considerar o intesse do trabalhador e, também, atentar para a questão da despesa pública.



"Para o ano que vem, estamos olhando as despesas, procurando reduzir despesas. Estamos trabalhando, por exemplo, o abono e salário desemprego, de modo a poder controlar estes gasto, que é elevado. De modo que ele não cresça, ou possa até decrescer (...) É claro que não vai controlar Educação e Saúde. Mas todas as outras despesas estão sujeitas a controle e eventual redução. As despesas de custeio estão sob rídigo controle", afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.



Fonte: G1
Herculano
20/12/2013 14:50
O BANHO DOS POLÍTICOS NO POVO E NA IMPRENSA

Há quantos meses o governo do Estado, por meio da sua sucursal sugadora de recursos públicos e cabide de empregos para políticos sem emprego (e de duvidosa competência técnica e profissional, a secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, vem afirmando que amanhã, na semana que vem e em breve, anunciará onde ficará a penitenciária do Vale?
Herculano
20/12/2013 14:40
DA CORREGORIA PARA A POLÍTICA

O texto é do jornal O Globo. O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência, e a a ex-senadora Marina Silva lançaram nesta quinta-feira a candidatura ao Senado, pela Bahia, da ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Eliana Calmon, com críticas à "velha política" e ao governo federal.

Durante a solenidade de filiação de Eliana ao PSB, numa casa de eventos em Salvador, Campos foi saudado aos gritos de "guerreiro do Brasil" e "futuro presidente" por cerca de mil pessoas. A chapa terá a senadora Lídice da Mata como candidata ao governo.
Herculano
20/12/2013 14:36
A GRANDE OBRA DA ADMINISTRAÇÃO DE ILHOTA

Na entrevista propaganda que deu hoje pela manhã na rádio de Gaspar, o prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, PSD, destacou o grande feito do seu primeiro ano de mandato: a locação de veículos.
Herculano
20/12/2013 13:14
MAIS UMA DA LIVRE INTERPRETAÇÃO E DA PROPAGANDA PARA DESINFORMADOS, IGNORANTES E FANÁTICOS.

O 247, o canal de comunicação do PT, sustentado pelos anúncios dos bancos e empresa estatais, traz esta manchete. Dilma e Lula, mas podem chamar de emprego e renda

O texto é de Marco Damiani. "Renda sobe e país tem menor desemprego desde 2002"; publicada na página A4 do jornal Valor Econômico, essa notícia perdeu em importância editorial para a manchete "Cresce risco de IPCA ser superior ao de 2012"; mais esse flagrante da má vontade da mídia familiar com os resultados da economia conduzida pela presidente Dilma Rousseff em continuidade à gestão de Lula é compreensível; para muito além de questões sofisticadas da economia, como o déficit público, ou fatores externos como notas de agências de classificação de risco, o que vai governar o humor dos eleitores em 2014 é mesmo o binômio ao qual a dupla de vermelho está associada; será mesmo possível, no ano que está para começar, conter a força eleitoral de Dilma e Lula com o pleno emprego em curso e a renda em crescimento?

A renda dos trabalhadores cresceu 3% nos últimos doze meses sobre uma inflação calculada em 5,77%, segundo dados do IBGE. Significa que, na média, os salários tiveram uma alta de quase 9% no período. A própria inflação, apontada em todas as análises publicadas pela mídia familiar nos últimos meses como o dragão que ressuscitara, foi domesticada após uma série de manobras da área econômica do governo. Já há um consenso de que a taxa de 2013 ficará dentro da meta estabelecida pelo Banco Central.

Na indústria, um título de pé de página publicado na edição desta sexta-feira do jornal Valor Econômico conta muito sobre o que se passa: "Redução do nível de estoques eleva otimismo da indústria em dezembro".

Quanto às pessoas físicas, aquelas que os arautos do caos apontavam como irremediavelmente endividadas, outro título do mesmo Valor, na página C12, noticia: "Cai peso da dívida das famílias".

Emprego, renda e inflação são temas da economia que atingem diretamente o público. Como se vê pelos números, todos os indicadores sobre essas resultantes da política econômica são favoráveis ao público, especialmente a quebra do recorde de emprego que vigorava desde 2002.

Politicamente, apenas duas pessoas no Brasil podem botar a cara nos palanques virtuais e reais da eleição de 2014 e chamarem para si a responsabilidade pelos resultados que vão sendo alcançados. Isso mesmo. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Não é por outra razão, em encontro pessoal na quinta-feira 19, em São Paulo, eles mais uma vez apareceram sorrindo e unidos, ambos de vermelho ? a cor representativa da esquerda que, se antes ouriçava a classe média, agora já é aceita com naturalidade.

Dilma e Lula, com uma estratégia de atuação conjunta que resiste inquebrantável, a esta altura, a três anos completos de articulações contrárias, intrigas e fofocas são, goste-se ou não, a encarnação do emprego e da renda em alta e da inflação controlada. Qual discurso poderá ser mais forte do que esse para conquistar corações e mentes nas eleições presidenciais de 2014?

Enquanto os indicadores permanecerem favoráveis, não parece haver golpe de marketing possível capaz de abalar a dupla. Especialista no assunto, o publicitário Nizan Guanaes, que faturou para si todos os louros das campanhas vitoriosas do ex-presidente Fernando Henrique, já entregou os pontos. "Meu negócio é a iniciativa privada", diz agora Nizan, desinteressado em fazer grandes campanhas.

Com a já anunciada recuperação da economia dos EUA, o mundo ganhará no próximo ano, em pleno funcionamento, um potente motor que estava falhando. As chances de haver um relance da economia mundial, ao menos acima do marasmo dos últimos anos, começam a fazer mais sentido. Não há, no horizonte próximo, sinal de catástrofes econômicas anunciadas. Nesse quadro, Dilma e Lula, ou emprego e renda, tendem a ampliar seu favoritismo, retirando da oposição qualquer possibilidade de um discurso econômico compreensível à maioria dos cidadãos. Afinal, o que importa para um trabalhador é ter emprego e salário - e isso há.
Herculano
20/12/2013 13:09
AUTOR DE "CADÊ O ZÉ", LUIZ TREVISANI ACABA DE LANÇAR A MARCHINA "LULA-LÁ NA CADEIA", por Augusto Nunes, de Veja.

É só o começo, avisou o post que apresentou aos leitores a marchinha composta por Luiz Trevisani em homenagem a José Dirceu, xerife da cela S 13. Era mesmo: o sucesso de Cadê o Zé? obrigou o autor a apressar o lançamento de Lula-lá-na-cadeia, que se inspira no grande ausente do Bloco da Papuda.

Como diria Gilberto Carvalho, o bicho vai pegar em 2014. E já está de olho em quem vira tema de marchinha por ter virado caso de polícia. Ouçam a música e decorem a letra, amigos. Esse Carnaval promete.

Ele jurou que não sabia da nada
E reclamou que se sentiu traído
Aquilo tudo era coisa
Dos aloprados do Partido.

Com esse tipo de conversa mole
Ele acredita que vai se safar
Esquenta não, ô apedeuta
A sua hora vai chegar

O bando tá sendo julgado
A cela já tá quase cheia
Só falta o Lula-lá na cadeia (2X)

E a companheira que virou amante
Fez uma zona na Secretaria
É típico dessa gentinha
Virar notícia só com baixaria

Mas ele fala que fez tudo certo
E ainda quer continuar aprontando
Vacila não, ô apedeuta
A sua chapa tá esquentando

O bando tá sendo julgado
A cela já tá quase cheia
Só falta o Lula-lá na cadeia (2X)
Herculano
20/12/2013 12:52
UMA DAS PIORES. GASTA EM MARKETING PARA MAQUIAR SEUS PROBLEMAS. ESTES RECURSOS DEVERIAM IR PARA AS SOLUÇÕES. MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE PENHORA DE BENS DA RIM PARA GARANTIR INDENIZAÇÕES NO MARANHÃO


O texto é de Aliny Gama, de Maceió, para o Uol (Folha de S. Paulo)

A má qualidade dos serviços prestados e os problemas enfrentados pelos usuários da empresa de telefonia móvel TIM no Maranhão fizeram o MP (Ministério Público Estadual) ajuizar uma ação civil pública requerendo a penhora de bens no valor de R$ 50 milhões.

A penhora deverá garantir o pagamento de indenizações de dano moral coletivo aos consumidores prejudicados com as constantes quedas de sinal e interrupções de ligações da TIM. O valor deve ir para a conta do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

A ação, assinada pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de São Luís, pede ainda a suspensão da divulgação publicitária dos serviços de telefonia móvel pela TIM no Maranhão. Em caso de descumprimento, foi sugerida uma multa diária de R$ 500 mil, e a proibição de comercializar e/ou habilitar novas linhas no Estado.

"As medidas devem perdurar até o cumprimento, pela operadora, dos requisitos exigidos pela Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] no Plano Nacional de Ação de Melhoria do Serviço Móvel Pessoal e das Metas de Qualidade para o Serviço Móvel Pessoal", diz a ação.
Herculano
20/12/2013 12:36
REGINALDO ROSSI MORRE AOS 69 ANOS.

O cantor e compositor pernambucano, ícone do brega, estava internado desde o último dia 27 de novembro, o artista faleceu em decorrência de complicações de um câncer no pulmão. A informação foi confirmada pelo Hospital Memorial São José, em Recife.
Confuso
20/12/2013 11:18
Que façam uma caixinha, de concreto, de 7x6m, sem janelas, com porta de aço e coloquem os 13, alí para sempre.
Herculano
20/12/2013 10:24
QUEM É O PIOR INDIGENTE DE GASPAR? O ANDARILHO SEM RUMO OU A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL?

Uma frase da excelente reportagem testemunho do repórter e redator do jornal Cruzeiro do Vale, Jean Laurindo, "Jornalista do Cruzeiro do Vale se veste de andarilho e relata sua experiência nas ruas de Gaspar", é o retrato perfeito e acabado da atual administração petista: "após passar sem ser incomodado pelo prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social,...". Vergonheira. Insensibilidade. Falta de planejamento. Cabide. Acorda, Gaspar!
Gabriel
20/12/2013 08:41
CAIXINHA

Se a prefeitura comprar o palácio/prédio da Bunge, não teria como utilizar um espaço no mesmo para a câmara de vereadores? Afinal, pra uma cidade como Gaspar é um prédio enorme, seria uma redução de custos... ou não teria espaço por que tem comissionado demais?
Herculano
20/12/2013 07:59
SANTA CATARINA JÁ TEM NOVO SALÁRIO MINIMO REGIONAL VÁLIDO A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO. SÓ FALTA A APROVAÇÃO DO GOVERNADOR

Os deputados estaduais aprovaram o reajuste nas quatro faixas do salário mínimo regional que vai de R$ 835 a R$ 957. O aumento é de aproximadamente 9,4% em relação aos valores atuais. Agora, o projeto irá para sanção do governador Raimundo Colombo e os valores passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2014.

A primeira faixa do mínimo catarinense, que estava em R$ 765 passa a R$ 835. A segunda faixa aumentou de R$ 793 para R$ 867. Já a terceira faixa, que abrange diretamente as empresas do setor de comércio e prestação de serviços, subiu de R$ 835 para R$ 912. A quarta faixa, que abrange empresas do setor imobiliário e também do turismo, que tinha como valor de R$ 875, agora está fixada em R$ 957
Herculano
20/12/2013 07:57
PT CRITICA MATÉRIA DA FOLHA: "CORVOS DE ALUGUEL".

A manchete é 247, o canal de comunicação do PT sustentado por patrocínio de bancos e empresas estatais. Em nota publicada na página do partido no Facebook, sigla critica a forma como o jornal de Otavio Frias tratou os dados apresentados pelo IBGE, que mostram o menor índice de desemprego alcançado no Brasil na série histórica do estudo (desde 2002), com 4,6%: 'Conservadora, reacionária e alinhada ao antipetismo mais rasteiro em circulação nas redes sociais, a mídia brasileira embaralha os conceitos de liberdade de imprensa e de expressão para esconder oposição ao Brasil'

O PT divulgou uma nota no Facebook criticando a Folha de S. Paulo pela matéria em que divulga dados do IBGE sobre o desemprego. O Brasil fecha o ano com o menor índice alcançado na série histórica do estudo (desde 2002), com 4,6%. Porém, para o PT, a forma como a Folha tratou o assunto coloca ao lado da mídia "conservadora, reacionária e alinhada ao antipetismo mais rasteiro em circulação nas redes sociais.

Leia:CORVOS DE ALUGUEL

Divulgado, hoje pela manhã, pelo IBGE, o índice de desemprego no Brasil em novembro, de 4,6%, é um emblema dos tempos em que vivemos, em muitos sentidos.

Na seara civilizatória, equivale dizer que em meio a um mundo assombrado pela falência múltipla das maiores nações capitalistas, o Brasil se impõe como um modelo econômico ao mesmo tempo sólido e solidário, com antenas voltadas para o futuro e raízes firmes na realidade presente.

Somos um país que compra aviões de caça de última geração, mas que tem como bandeira fundamental a erradicação da fome, da pobreza e da injustiça social.

No entanto, embora os dados de novembro do IBGE revelem a menor taxa de desemprego da história do Brasil, essa circunstância serve também para expor, ainda mais, o depositório de ressentimentos que virou boa parte da mídia brasileira.

Conservadora, reacionária e alinhada ao antipetismo mais rasteiro em circulação nas redes sociais, a mídia brasileira embaralha os conceitos de liberdade de imprensa e de expressão para esconder suas verdadeiras intenções. Esconder que, ao se vender como oposição política, faz oposição ao Brasil.

Não a qualquer Brasil, mas a este Brasil da última década, o Brasil de pleno emprego, o Brasil dos governo do PT.

O Brasil de todos.

É preciso ler o primeiro parágrafo da matéria publicada, hoje, na Folha de S.Paulo, sobre o menor desemprego da história do País, para se entender a dimensão desse ressentimento sem fim.

Diz a Folha, primeiro:

"Apesar do menor ritmo da economia no terceiro trimestre, da freada do consumo e do crédito restrito, as empresas não lançaram mão ainda de demissões e a taxa de desemprego segue em níveis baixos."

Trata-se de um "nariz-de-cera", como se diz no jargão jornalístico, montado para desmerecer e desqualificar uma notícia que os pobres leitores da Folha ainda terão que procurar muitas linhas abaixo, até chegar na profecia da Cassandra escolhida para anunciar o fim da tragédia.

Diz a matéria da Folha, em seu último parágrafo:

"Um dos indicadores que já sinalizam uma piora é a renda. De outubro para novembro, o rendimento, estimado em R$ 1.965,20, subiu 2%. Já em comparação com novembro de 2012, houve expansão de 3%, num ritmo menor do que nos meses anteriores."

Ou seja, a piora virá porque, no último mês, a renda subiu 2% - ou 3%, se comparado a novembro de 2012.

Não é só ridículo, é perigoso.

Apesar dos pesares, quis dizer o jornal, no fim das contas, ainda não conseguimos destruir os sonhos nem restaurar o medo.

Triste constatar que, levados a este inferno de mágoas eleitorais pelas mãos de seus patrões, muitos jornalistas brasileiros se transformaram em especialistas na arte de transformar boas novas em presságios de mau agouro.

Parecem não perceber, mas vagam miseravelmente perdidos no vão ideológico em que se meteram, cada vez mais ignorados pela gente do País que mal disfarçadamente desprezam.
Herculano
20/12/2013 07:50
DE COMO JOSÉ DIRCEU VIROU NEGRO, E JOAQUIM BARBOSA, O SEU FEITOS. QUEM ASSEGURA ISSO É UM DEPUTADO PETISTA... NEGRO!, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

A Central Única dos Trabalhadores promoveu nesta quinta, no Rio, uma daquelas manifestações indecorosas de apoio aos mensaleiros a que volta e meia se dedica. Exige a libertação dos presos. Só vai acontecer se Dilma resolver indultá-los. A Constituição lhe dá esse poder, mas não creio que a Soberana a tanto se atrevesse. Se ela pode ter José Dirceu preso, por que iria querer soltá-lo, não é mesmo? Coisas formidáveis foram ditas lá. A personagem da noite foi o deputado negro Edson Santos (PT-RJ), ministro da Igualdade Racial no governo Lula.

Numa manifestação de fato estupefaciente, ele afirmou, segundo informa a Folha: "Negros que usam o chicote para bater em outros negros não são meus irmãos. O Joaquim Barbosa não é meu irmão".

Como entender a frase? Bem, comecemos pelo óbvio. O deputado petista está bravo com as decisões tomadas por Barbosa no julgamento do mensalão. Até tive a curiosidade de rever a lista dos condenados e dos presos. Não há nenhum negro no grupo. Assim, Santos certamente não se feria à cor da pele dos brutos - incluindo, evidentemente, a de José Dirceu. O "negro" da sua fala é uma metáfora e, na expressão mais perversa, uma metonímia.

Para o deputado, "negro" é a palavra que designa a vítima da injustiça, da exclusão, da opressão. Assim, na sua cabeça ao menos, José Dirceu, na escala dos martírios, foi promovido da condição de corrupto e quadrilheiro, crimes pelos quais Barbosa o condenou, à de? "negro". Santos está associando a descriminação de que são alvos as pessoas com essa cor de pele àquela que o ex-ministro sofreria hoje (???). E quem é o seu algoz, o seu feitor, o seu capitão do mato? Ninguém menos do que Joaquim Barbosa.

Escrevo há muito tempo neste blog sobre o que defini como "racismo de segundo grau", muito mais sofisticado do que a descriminação pura e simples, bronca, brucutu, ignorante - que é aquela do sujeito que não suporta "o outro" porque diferente dele, seja preto, amarelo, vermelho e, claro!, a depender do grupo, branco. Esse racismo meio visceral, que nasce da ignorância, acredito, é mais fácil de combater. Eu confio no valor da educação e no peso dos fatos.

Há um outro racismo, este mais sutil, que pretende deitar um olhar caridoso sobre a diferença. É muito influente na nossa imprensa. Mistura-se, não raro, com o racialismo e pode ser cultivado por brancos e negros. Esse racismo consiste em ver o mundo segundo o filtro da cor da pele. Qualquer que seja a manifestação social, o primeiro recorte que interessa é o da cor da pele. Seria ela o fato gerador de qualquer fenômeno social. Nesta quinta, no STF, por exemplo, ao defender a descriminação da maconha, o ministro Luís Roberto Barroso observou que a maioria dos pequenos traficantes presos é composta de pretos e pobres. A expressão desse racismo sutil transforma qualquer ocorrência social numa questão de pele - ainda que seu intuito seja "salvar" e proteger os negros.

O racismo que chamo de "segundo grau" é outra coisa. Consiste em estabelecer um conjunto de valores, de crenças e de escolhas a que um negro estaria sujeito porque negro. Assim, ele já nasceria menos livre para fazer as suas opções porque necessariamente atrelado a uma pauta - pauta esta que não nasceria de escolhas políticas, mas cairia, como diria certo barbudo, da "árvore dos acontecimentos". Tome-se o caso das cotas: um branco poderia defendê-la ou não - afinal, ele é branco! Já um negro não teria escapatória.

Mais: esse racismo de segundo grau quer transformar o negro não apenas num defensor da, vá lá, "causa de sua gente". Nada disso! O "negro", nesse caso, é metáfora, mas é também metonímia: ele é uma parte que tem de simbolizar o "todo" das opressões. Assim, para que um "negro indivíduo" ganhe o direito de ser um "negro coletivo", ele tem de abraçar as demandas de sua "raça", mas também as outras: não só as das ditas minorias como também as dos partidos de esquerda. Nesse sentido, um negro autêntico, respeitável, um negro "negro", tem de ser também de esquerda.

Ora, se Joaquim Barbosa se negou a ceder às exigências do partido que exerce a hegemonia no terreno das esquerdas e se teve uma atuação importante para mandar os mensaleiros companheiros para a cadeia, então teria agido como traidor, um mero "negro indivíduo" - quando o certo seria ser um "negro coletivo".

Santos, assim, procura cassar as credencias de "negro" de Joaquim Barbosa. Para o agora deputado, só uma escolha de Barbosa era aceitável - e, pois escolha ele não tinha: cabia-lhe inocentar o "negro" José Dirceu. Em vez disso, segundo o deputado petista, o ministro pegou o "chicote".

Chefe da Papuda
Ah, sim: Santos informou que tudo vai bem na Papuda. Dirceu, diz ele, já está organizado a festa de Natal - segundo se entende, com outros presos. Não tem jeito. Este homem nasceu para o comando. Já foi o chefão do Planalto. Agora é o chefão da Papuda.
Herculano
20/12/2013 07:34
NEM A PEDIDO DA PF DILMA AFASTA DIRETOR SUSPEITO, por Claudio Humberto

Responsável pela Operação Agro-Fantasma, que investiga desvio de recursos públicos na Cia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, o delegado Maurício Todeschini, da Polícia Federal, pediu o afastamento do cargo de Silvio Porto, diretor de Política Agrícola, um dos principais investigados. O governo ignorou a solicitação. Nesses casos, a PF teme a eventual destruição de provas.

Serviços prestados
Com fama de ativo "captador" de doações para as campanhas do PT, Silvio Porto é tido como uma das eminências pardas do governo Dilma.

"Rainha" com medo
Silvio Porto manda mais que Rubens Rodrigues Santos, presidente que tem medo do subordinado e virou uma "rainha da Inglaterra" da Conab.

Costas largas
Outro fator de estabilidade de Silvio Porto no cargo é sua ligação ao ministro Gilberto Carvalho, chefe da Secretaria-Geral da Presidência.

Blindagem
Levado para depor, Silvio Porto foi liberado no mesmo dia. A PF pediu também, sem êxito, mandado de busca e apreensão na casa dele.
Herculano
20/12/2013 07:10
DECRETO PUBLICADO

O decreto Nº 5.699, de 05 de Dezembro de 2013 que autoriza a passagem de caminhões até 25 toneladas de peso sobre a ponte Hercílio Deecke, foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.
Herculano
20/12/2013 07:08
DIRCEU CONSEGUE NOVO EMPREGO PARA GANHAR R$2.100, por Mônica Bergamo para o jornal Folha de S. Paulo

Petista pede à Justiça para trabalhar na biblioteca de um dos principais escritórios de advocacia de Brasília. José Gerardo Grossi, que aceitou contratar ex-ministro, atua na defesa do mensalão tucano no Supremo

O ex-ministro José Dirceu (PT-SP) apresentou à Justiça um novo pedido para trabalhar fora da prisão.

Conforme petição enviada à Vara de Execuções de Brasília, ele teve uma oferta de emprego do escritório do advogado José Gerardo Grossi.

Grossi afirma que quer contratar o petista por um salário de R$ 2.100 para cuidar da biblioteca de sua banca.

Um dos mais renomados profissionais de Brasília, ele é amigo de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e tem bom trânsito na corte.

Em carta enviada ao advogado de Dirceu, José Luis Oliveira Lima, Grossi diz: "Acaso consentido o trabalho para seu cliente, em nosso escritório ele se encarregará da organização e manutenção da biblioteca jurídica, da eventual pesquisa de jurisprudência e de colaboração na parte administrativa".

O horário de trabalho, ainda de acordo com a correspondência, "é corrido, de 8h às 18h". José Dirceu disporia também de tempo para almoçar, "entre 12h e 14h, alternadamente".

Aos 81 anos, Grossi já atuou profissionalmente em alguns dos mais notórios escândalos políticos do país.

Ele defende, por exemplo, o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) na ação penal 536, que trata do chamado mensalão do PSDB.

Acompanha, a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inquéritos que investigam acusações de que ele estaria envolvido no mensalão do PT.

Advogou para o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda no caso do mensalão do DEM e para o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, no escândalo da violação do painel do Senado.

Na década de 90, Grossi defendeu Eduardo Jorge, ex-secretário-geral de Fernando Henrique Cardoso. E também Chico Lopes, ex-presidente do Banco Central do mesmo governo de FHC.

Esta é a segunda tentativa de José Dirceu de obter autorização para sair da prisão e trabalhar. No começo do mês, o petista apresentou à Justiça uma oferta de emprego em que receberia R$ 20 mil para trabalhar como gerente do hotel Saint Peter, em Brasília.

O pedido causou polêmica porque o petista receberia onze vezes mais do que a gerente-geral do estabelecimento, que tem salário de R$ 1.800 na carteira de trabalho.

Além disso, a empresa que administra o Saint Peter, sediada em um paraíso fiscal, era dirigida por um laranja.

Dirceu acabou desistindo do emprego, e acusou a mídia de submeter os donos do hotel a um linchamento para prejudicá-lo.
Herculano
20/12/2013 07:02
O OUT DOORS DOS POLÍTICOS DE FINAL DE ANO NA BR 470

Políticos petistas neste ano abusaram do silêncio da imprensa. Por três vezes usaram como tema a BR 470 para se arvorar em out doors como pais da duplicação da rodovia que não chegou de verdade.

Demagogos, mentirosos, aproveitadores e irresponsáveis.

Até ontem, no trecho do Vale do Itajaí e principalmente da duplicação, 85 mortes aconteceram só este ano. Está ai um bom tema para um outdoor para este final de ano. Eu gostaria de ver a coragem destes mesmos políticos neste tema, num outdoor assumindo a culpa e pedindo desculpas à população do Vale, os fiel e contumaz pagadora de altos impostos (inclusive dos ganhos dos políticos), a qual está sendo enganada e usada pelos políticos há 30 anos neste assunto.
Herculano
20/12/2013 06:55
Da série engana que eu gosto; ou contabilidade criativa; ou quem paga a conta da demagogia somos todos nós; ou propaganda para desinformados, ignorantes e fanáticos; ou a incompetência de políticos e gestores públicos irresponsáveis que destrói o que estava funcionando bem no Brasil.

DESCONTO SALGADO, por Renato Andrade, para o jornal Folha de S. Paulo

Há uma lógica tortuosa por trás do corte na conta de luz promovido pelo governo Dilma.

Desconto pressupõe redução de despesa, mas a estrutura montada para bancar parte do benefício custou aos cofres públicos quase R$ 10 bilhões nos últimos meses.

Para piorar, o cenário esboçado para 2014 é tão ruim quanto a fotografia de momento.

Pelas contas das distribuidoras, para manter os preços praticados neste ano, o governo terá que desembolsar mais R$ 13 bilhões para evitar reajustes que eliminem a benesse.

Não é preciso ser um especialista em finanças para questionar a validade de um desconto que custa bilhões e é bancado com dinheiro recolhido dos mesmos "beneficiados" pela conta de luz mais barata.

Dar com uma mão e tirar com a outra não é política de redução de custos, é propaganda enganosa.

Essa confusão foi armada pelo próprio governo. A redução de preço não foi negociada. O Planalto obrigou as empresas interessadas em renovar suas concessões no setor de geração a cortar compulsoriamente o valor da energia produzida. Nem todo mundo topou e acabou sobrando para o Tesouro Nacional.

A conta ficou mais salgada devido à falta de água nos reservatórios das hidrelétricas. Para garantir a luz em casa foi preciso apelar para o estoque de emergência, que vem das usinas que queimam óleo e gás para produzir eletricidade - bem mais cara.

Para evitar que o desconto desaparecesse meses depois de anunciado, o governo passou a bancar o custo extra das empresas.

A novela está prestes a se repetir. As distribuidoras não conseguem comprar energia barata e como estão impedidas de repassar mensalmente os custos para o consumidor, vão bater na porta do Tesouro, de novo.

Se o dinheiro não sair, os reajustes anuais - direito das empresas - vão bater na casa dos 20%, zerando o desconto ofertado pela presidente
Herculano
20/12/2013 06:45
FALTA DINHEIRO

Manchete do jornal Cruzeiro do Vale. Com 69% da obra concluída, Ponte do Vale segue em ritmo intenso.

O que não está intenso, aliás não aconteceu nada agora? Foi a liberação dos recursos das medidas feitas das obras até então e que todos enxergam, menos o governo na hora de pagar.

Estes recursos estão na nova verba de R$17 milhões anunciada há mais de cinco meses em plena festa da assinatura da Ordem de Serviço para a duplicação da BR 470, em solenidade realizada no ginásio João dos Santos.

Coincidentemente, os dois fatos arranjados para dar palanque, ocupar a mídia, fantasiar fanáticos e inebriar eleitores incautos, até agora não andaram. A Artepa Martins já sinalizou que o seu pessoal pode não voltar das férias, se nada for resolvido.

Ela está cansada de bancar a obra. Só não desistiu porque tem um bom relacionamento com Brasília e faz outras muito maiores - como no consórcio da ponte estaiada de Laguna - para o governo Federal.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.