Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

17/12/2013

ELEIÇÃO INCERTA? I

A eleição hoje da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Gaspar não deveria conter nenhuma surpresa. Ela já foi decidida, acertada e divulgada no início do ano aos quatro cantos da cidade para os quatro anos da atual legislatura. Se há vergonha na cara, cada um dos envolvidos ? vereadores e os representantes do jogo de bastidores - deveria honrar a palavra, as calças e o baton empenhados no acordo. Mas como são políticos... Há quem trame, disfarce e aposte de que haverá fato fora do trato que levaria o novo que ficou velho, o vereador e vice-presidente Marcelo de Souza Brick, PSD, à presidência da Casa em 2014.

 

ELEIÇÃO INCERTA? II

O atual presidente, José Hilário Melato, PP, mas alinhado incondicional do PT, trabalha para que ele não apareça como o que traiu o acordo. Quem diz representar o PMDB tenta ainda construir uma chapa de oposição ou, ao menos, tentar confundir os comprometidos no acordo. Já o PT quer quatro fatos: quebrar e humilhar o PMDB naquilo que ele diz se uma bancada partidária de oposição; enquadrar ou deixar exposto Brick para ficar definitivamente sem discurso contra o PT; quer que quatro votos seus valham no mínimo sete na próxima legislatura; quer isolar Ivete Mafra Hammes, PMDB (uma rixa antiga), Marli Iracema Sontag (por causa do Celso Oliveira) e Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, por ser uma combativa e coerente nova liderança. Escrever mais é se arriscar neste assunto onde não deveria haver surpresas. Acorda, Gaspar!

 

JULGAMENTO I

Está marcado para hoje à tarde no Tribunal Regional Eleitoral mais um julgamento do recurso de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Há chances sim de serem cassados. É o mais temido. Por isso, o PT adiou de todas as formas para não vê-lo julgado no início do ano. E as chances dele dar em alguma coisa? Estranhamente são menores do que os outros que já foram julgados e já estão no Tribunal Superior Eleitoral. E por quê? O PMDB (que tinha interesse), PPS e DEM (autores) já não estão nem mais aí com o resultado da Ação. Se ganhar, o PMDB ? dividido - não sabe bem o que vai fazer e nem se preparou para tal situação.

 

JULGAMENTO II

Outra, numa corte onde um juiz ? está gravado ? afirma que por muito menos, já se cassou prefeito em Santa Catarina, mas o seu voto contrariou o próprio discurso e a tese; numa corte onde o caso mais cabeludo, mais fundamentado em provas se protela por meses para julgá-lo; numa corte que tenta evitar processual e monocraticamente que o assunto julgado em Santa Catarina suba para discuti-lo no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral, pouca expectativa se deve ter. No que subiu, apesar disso, os envolvidos daqui sabem que podem estar com a chapa quente. E não perderam tempo. O PT nacional colocou advogados de peso para trabalhar o assunto que é relatado pelo ministro Henrique Neves da Silva. Entre eles está Sidney Sá das Neves, que trabalhou no comitê jurídico da campanha da presidente Dilma Vana Rousseff.

 

CALADOS E OPRIMIDOS

Na coluna de terça-feira, mostrei como se faz e se negocia a opressão em Gaspar, a que cala, a que chantageia, a que assassina reputações não só os supostos oposicionistas, como dos próprios aliados, como foi o caso do pessoal do Sertão Verde, do Zecão, do Maicon, do... O caso das Associações de Moradores é algo deprimente. Uma das poucas que sobrevivia a estas pressões era a do Bela Vista. Aí o PT espalhou que nada se fazia por lá por causa da diretoria da Associação. E a sede que dava um respiro de independência financeira com as promoções de entretenimento foi praticamente fechada. Não tem ?isolamento acústico?. Todos da diretoria pediram as contas e deixaram a Associação de mão-beijada para os do PT que por lá nada fizeram, nem eram desejados pela comunidade na diretoria como demonstraram as eleições livres. E até hoje, o PT e a prefeitura que aplicaram a sanção a Ambevi não responderam qual o Clube de Gaspar possui ?isolamento acústico? e por que não proíbe as mesmas atividades neles. Ou seja, se ficar o bicho come, se correr, o bicho pega. Perseguição é pouco. E a maioria já percebeu, silencia e finge. 

 

ONDE ESTÁ A DIVISA? 

Pelo jeito os administradores de Gaspar não sabem onde fica a nossa divisa com Brusque. O que apareceu Câmara antes dela entrar de férias, assinado pelos vereadores do PT? O requerimento 251. O que ele quer? ?Que o secretário de Planejamento de Santa Catarina, Murilo Flores, oficialize uma visita em campo, de técnicos da Diretoria de Estatística e Geografia para prestar esclarecimentos sobre a divisa entre os municípios de Gaspar e Brusque, próximos à Rodovia Ivo Silveira?. Hum! É que ali foi erguido um empreendimento comercial atacadista. Ele teve as bençãos da administração de Gaspar. Na hora de retornar os impostos, Brusque, que também é governada pelo PT com Paulo Roberto Eccel, foi mais ágil e competente. Avocou para si os impostos. Alega que a empresa, fisicamente, está em 95% das terras brusquenses. Aprendizes.

 

 

SOBRE O TRAPICHE

O processo que a juíza Ana Paula Amaro da Silveira move por crime de difamação contra os vereadores José Amarildo Rampelotti e Antônio Carlos Dalsóchio, bem como a secretária de Desenvolvimento Social, Maristela Cizeski, todos do PT, já tem data para a audiência de instrução: 13 de fevereiro de 2014.

Mudou? Mudou por quê? Em Gaspar havia PEC - Praça de Esporte e Cultura. Agora, ela se chama CEU - Centros de Artes e Esportes Unificados. São coisas pensadas, feitas para enganar outros e a si próprio. Foi assim que Marinha virou Jardim Primavera; favela virou ?aglomerado subnormal?. Ou seja. Os problemas, deficiências e falta de soluções estão ali e cada vez mais graves, mas nos nomes eles são diminuidos, são edulcorados para anestesiar os sofredores e esconder a dura realidade.

Definitivo. Quem foi buscar tecnicamente dentro do governo de Raimundo Colombo, PSD, o segundo grau para a escola Marina Vieria Leal, no Barracão, foi o deputado Aldo Schneider, PMDB. O assunto se enrolava e ele deu um jeito, pois como líder do governo na Assembleia, conhece o caminho e deu pernas ao papelório da burocracia. Resolveu. Ufa!

Atestado de pobreza. Manchete do jornal Cruzeiro do Vale. ?Trânsito: estratégias contra o gargalo da Avenida das Comunidades?. Aprendizes em planejamento digam-me: quantas vezes se escreveu aqui de que a mobilidade em Gaspar carecia de um plano estruturado para prover soluções mínimas? Quantas vezes este questionamento foi combatido por políticos palanqueiros e técnicos a soldo do poder de plantão como sendo apenas mais uma delinquência da ignorância? 

E o que fazer agora? Quanto mais converso, mais convicto fico da tese que sempre defendi. A ida da prefeitura para o prédio que já foi sede da Ceval, Seara e Bunge no Poço Grande sem uma emergencial mudança no Plano Diretor para a área, será uma temeridade. Isto está claro até mesmo para quem está no governo de Pedro Celso Zuchi, PT.

Perguntar não ofende. Pode um agente de trânsito exigir equipamentos de outrem se o seu próprio veículo particular está irregular nos mesmos quesitos?

Pilhéria. Um grupo de comerciantes patrocinou e fez um churrasco com a empreiteira Arcos Engenharia e agentes políticos para comemorar o fim das obras (que ainda não terminaram) da Ponte Hercílio Deeke. Contando, ninguém acredita em tamanha desfaçatez e zombaria com os gasparenses.

Brusque anunciou na semana passada que vai pesquisar, esclarecer e informar à população, as cotas das enchentes. Quem vai fazer isto para ela? O Ceops da Furb, que para a Defesa Civil de Gaspar é um intrometido. Quem vai coordenar este serviço em Brusque? Evandro do Amaral, diretor da Defesa Civil e que não servia por aqui. Até uma nova legislação da Defesa Civil está sendo feita e remetida à Câmara de lá. Tudo para proteger e agir em favor dos cidadãos, cidadãs e da cidade. Enquanto isso por aqui, dependemos da régua dos outros, dos pluviômetros da comunidade, de São Pedro e da inoperância técnica de Mari Inez Testoni Theiss.

Você sabe quando os vereadores de Gaspar voltarão a se reunir de novo? No dia 4 de fevereiro de 2014? Vida mole.

 

 

Edição 1550

Comentários

Juju do Gasparinho
19/12/2013 20:53
Prezado Herculano:

A filha de Marlene Ponchirole foi internada no hospital de Gaspar.
Como a moça estava com as unhas pintadas de esmalte vermelho, foi recomendado a retirada do mesmo. A família teve que providenciar o algodão, no hospital não havia.

Falando em doença, lamento profundamente o estado de saúde de Roberto Jefferson (delator do mensalão), mas é caso de cadeia.
Ele será mais um nas cadeias brasileiras que necessitam de tratamento.
Jefferson tem a sorte e a grana para se tratar. Milhares de outros presos em situação idêntica nesse país PeTralha, nem advogado tem.
sidnei luis reinert
19/12/2013 20:46
Ditadura escancarada ? Sob a estrela do Partido dos Trabalhadores o Brasil caminha perigosamente rumo a um regime de exceção. A mais nova vítima da truculência que sobra no Palácio do Planalto é o humorista e apresentador Danilo Gentili, que usou sua conta no Twitter para informar seguidores e fãs sobre a ?derrubada? de sua página no Facebook, nesta quarta-feira (18). Gentili credita o ?sumiço? do seu perfil na rede social a uma ?militância paga do PT?, que teria denunciado o apresentador por opiniões controversas.

Em novembro, Gentili teria feito duras críticas ao Partido dos Trabalhadores na rede social ao expor o que pensava sobre o Mensalão do PT, o maior escândalo de corrupção da história nacional. ?Eu tinha mais de 3,3 milhões [de fãs] no Facebook e nenhum post que fosse contra as normas do Facebook. Me denunciaram em massa para eu perder isso?, publicou o apresentador.

O PT tem uma tropa de choque com centenas de terroristas cibernéticos que trabalham diuturnamente na rede mundial de computadores, sempre à caça de algum comentário que denigra a imagem do partido, o que não é difícil, uma vez que na última década a legenda mostrou ao Brasil e ao planeta sua incontestável vocação para o banditismo político.

A presidente Dilma Rousseff, principal autoridade do País e integrante do partido que ainda não expulsou os mensaleiros condenados à prisão, deveria fazer valer o seu discurso de que prefere o ruído da democracia ao silêncio da ditadura.
http://ucho.info/danilo-gentili-e-censurado-no-facebook-perde-perfil-e-culpa-a-cibernetica-tropa-de-choque-do-pt
Herculano
19/12/2013 20:42
A ÚLTIMA COLUNA

Calma. Não comemorem. É a última coluna da edição impressa neste 2013 do jornal Cruzeiro do Vale. E ela já está editada e sendo impressa no parque gráfico.

Voltarei no dia 10 de janeiro de 2014, com a edição impressa, conforme se acertou na redação.

Mas, não ficarei ausente. Farei edições extras, como aconteceu nas férias do ano passado com este ano e que deu o maior ibope.

Sobre a coluna de amanhã? Faltou espaço. sobraram assuntos. Mas, a nova presidência da Câmara mereceu a minha atenção especial.
Herculano
19/12/2013 20:38
TERRA DA CERVEJA, por Lauro Jardim, de Veja

Uma pesquisa inédita feita pelo Ibope revela que a Bahia é o Estado onde mais se usa a cerveja para comemorações entre amigos e familiares. Realizada entre 7 e 11 de novembro e encomendada pela CervBrasil, a pesquisa aponta que 81% dos entrevistados baianos mencionaram a bebida como a preferida para celebrar.

O índice está bem acima do alcançado no resto do país, onde 64% das pessoas ouvidas apontaram a cerveja como a bebida preferida. No Brasil inteiro, refrigerante, espumante e vinho aparecem na sequência do ranking, com, respectivamente, 13%, 12% e 5% das citações.

O segundo Estado que mais usa a cerveja em comemorações é o Rio de Janeiro (77%), seguido de Minas Gerais (74%), São Paulo (63%) e Paraná (62%
Herculano
19/12/2013 20:29
SANTA CATARINA JÁ TEM NOVO SALÁRIO MINIMO REGIONAL VÁLIDO A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO

Os deputados estaduais aprovaram o reajuste nas quatro faixas do salário mínimo regional que vai de R$ 835 a R$ 957. O aumento é de aproximadamente 9,4% em relação aos valores atuais. Agora, o projeto irá para sanção do governador Raimundo Colombo e os valores passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2014.

A primeira faixa do mínimo catarinense, que estava em R$ 765 passa a R$ 835. A segunda faixa aumentou de R$ 793 para R$ 867. Já a terceira faixa, que abrange diretamente as empresas do setor de comércio e prestação de serviços, subiu de R$ 835 para R$ 912. A quarta faixa, que abrange empresas do setor imobiliário e também do turismo, que tinha como valor de R$ 875, agora está fixada em R$ 957
LUCIANO DA CUNHA
19/12/2013 18:46
É, SÓ AGORA;

DEPOIS DE MUITAS MORTES, E DEPOIS DO POVO SE LEVANTAR PRA REALIZAR UM PROTESTO A PREFEITURA RESOLVE CUIDAR DA RODOVIA,

COMO DIZ O DITADO, ANTES TARDE DO QUE NUNCA,


MAS O PROTESTO ESTA DE PÉ VAMOS LÁ EXIGIR NOVAS MELHORIAS, A LOMBADA VAI DIMINUIR A VELOCIDADE MAS NÃO VAI IMPEDIR DOS MOTORISTAS CONVERGIREM PARA A ESQUERDA INRREGULARMENTE.
Herculano
19/12/2013 18:16
PRONTO. NÃO FALTA MAIS NADA

Alexis Taborda, primeiro homem transexual a engravidar na Argentina, deu à luz a uma menina na cidade de Victoria, nesta quarta-feira (18). A informação foi confirmada à agência Efe pela companheira, também transexual, Karen Bruselario. O parto foi uma cesariana e o bebê, que nasceu com mais de quatro quilos, não apresentou nenhum problema de saúde.
Herculano
19/12/2013 18:11
AO VIAJANTES DE NATAL E FINAL DE ANO. UM SUFOCO JÁ FOI. VÊM OS DA DESORGANIZAÇÃO. AERONAUTAS ACEITAM PROPOSTA AÉREAS E CANCELAM GREVE DE AMANHÃ


O texto é de Ricardo Gallo, para o jornal Folha de S.Paulo. Os aeronautas decidiram cancelar a greve geral programada para amanhã em todo o país.

As assembleias do Sindicato Nacional dos Aeronautas em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte acabaram por volta das 16h30.

A categoria, formada por 18 mil pilotos, copilotos e comissários de bordo de linhas aéreas regulares, aceitou proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, de 5,6% de reajuste salarial, o equivalente à variação da inflação no período.

Os tripulantes pediram inicialmente 12%, mas na última assembleia baixaram o pedido para 8%.
Herculano
19/12/2013 15:05
AS CONTAS DE 2012 DE TODOS OS MUNICÍPIOS DA AMMVI, FORAM APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS, IN CLUSIVE AS DE GASPAR.

As contas dos 13 municípios que integram a Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) foram aprovadas. Segundo o presidente da Ammvi, Laércio Schuster Junior, prefeito de Timbó, este é o quarto ano consecutivo que todas as contas são aprovadas pela Corte catarinense. "A aprovação é resultado do trabalho dos gestores públicos e corpo técnico das prefeituras, como também da assessoria que a Associação presta mensalmente aos profissionais da área", comemora.
Herculano
19/12/2013 12:47
UM BRASIL SEM PLANO, SEM GESTÃO, SEM CONTROLE. E NÓS PAGANDO A CONTA DESTA AVENTURA IDEOLÓGICA, DE POLÍTICOS, QUADRILHAS E DE INCOMPETENTES COM IMPOSTOS CADA VEZ MAIS ALTO E RETORNOS MENORES. O FUTURO ESTÁ COMPROMETIDO.

Contas externas: país tem maior rombo desde 1947, informa na edição de hoje Gabriela Valente, de O Globo

O Brasil nunca teve um rombo tão grande nas contas externas: US$ 72,7 bilhões acumulados de janeiro a novembro. É o maior já visto desde quando o Banco Central começou a registrar os dados, em 1947. A previsão da autarquia é que o déficit chegue a US$ 79 bilhões até o fim do ano.

Apesar de 2014 ser um ano de Copa do Mundo e de retomada do crescimento mundial, o BC traçou um cenário parecido para o ano que vem. Nem mesmo os investimentos estrangeiros devem crescer, a despeito dos leilões de privatização de obras de infraestrutura.

O Banco Central espera um déficit de US$ 78 bilhões para 2014. Aposta que os gastos líquidos com serviços aumentarão substancialmente, de US$ 47,4 bilhões para US$ 51,7 bilhões. Entre eles, está a balança de viagens internacionais.
Herculano
19/12/2013 12:42
TUMA LÁ, DÁ CÁ, por Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa

O debate jornalístico sobre o livro-depoimento do delegado Romeu Tuma Jr., Assassinato de Reputações - um crime de Estado, abandonou a pesquisa e a reportagem e mergulhou fundo no clima de campanha eleitoral, como se tornou habitual nos últimos tempos. Tuma Jr. fez uma série de denúncias em mais de 500 páginas; o correto é analisá-las e desmenti-las, ou confirmá-las, ou reconhecer o que há de preciso ou impreciso em cada uma.

Algumas denúncias, em princípio, são graves - por exemplo, a de que o então líder sindical Luiz Inácio da Silva, que ainda não havia incorporado Lula a seu nome, era informante da polícia política. Há aí três possibilidades:

1. A informação é verdadeira - e, nesse caso, exige aprofundamento, com abertura de espaço ao ex-presidente Lula para que apresente sua posição;

2. A denúncia é falsa - e, nesse caso, abre-se a possibilidade de processo contra o denunciante e investigação dos motivos que o levaram a inventá-la;

3. Questão de interpretação: tanto Lula quanto o delegado Romeu Tuma, pai de Tuma Jr., eram afeitos ao diálogo, e podem perfeitamente ter combinado os limites da atuação de cada um, trocando informações, para evitar choques que poderiam piorar o clima entre governo e os sindicalistas mais organizados.

Há muitos pontos a esclarecer nas narrativas de Tuma Jr.: o caso Celso Daniel, por exemplo - ele era o delegado de Taboão da Serra (SP) e conduziu as primeiras investigações sobre o assassínio do prefeito de Santo André, chegando a conclusões opostas à de seus colegas de Polícia Civil. Para ele, foi um crime político; para os delegados que comandaram duas outras investigações, foi um crime comum, assalto e sequestro seguido de morte. A conversa que diz ter tido com o hoje ministro Gilberto Carvalho, que teria lhe dito que o dinheiro arrecadado ilegalmente em Santo André era destinado exclusivamente ao partido, às campanhas, e entregue diretamente a José Dirceu. O episódio da prisão do milionário russo Boris Berezovski, que tinha vindo ao Brasil a convite do governo. Sua atuação no Corinthians, onde é um dos destaques da oposição ao grupo do ex-presidente Andrés Sanchez, ligado ao ex-presidente Lula.

Enfim, material é o que não falta. E, no entanto, o que se tentou fazer foi discutir besteiras: desmentir que Tuma Jr. estivesse na polícia na época em que Lula foi preso e ficou sob a guarda de seu pai, Romeu Tuma; negar, com base num erro da Wikipédia, que Tuma Jr. tivesse idade para pertencer à polícia; desmentir sua presença junto a Lula, quando há até fotos dos dois nessa época.

O entrevistador de Tuma Jr., Cláudio Tognolli, que deu o texto ao livro, é um ótimo repórter, investigativo, de grande currículo, ex-correspondente internacional, professor de duas universidades, extremamente cuidadoso na avaliação dos dados a que tem acesso. Levou algo como dois anos entrevistando o delegado e examinando sua narrativa. Pronto o livro, Tuma Jr. procurou seus advogados, que leram tudo com muito cuidado, até atrasando o lançamento nas livrarias. Tuma Jr. se compromete a esclarecer qualquer dúvida, a rebater quaisquer desmentidos e ainda garante que tem material para outro livro.

OK, Tuma Jr. não é um campeão de popularidade. Dizem que é pessoa de trato difícil, participou de episódios controvertidos, colocou-se contra colegas respeitados em investigações importantes. Num episódio triste, trabalhou em dupla com o então presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Eduardo Martins Cardozo, do PT, hoje ministro da Justiça. Cardozo interrogava testemunhas durante doze ou mais horas e, em seguida, as entregava a Tuma Jr., que as levava, já exaustas, para ser ouvidas na polícia.

Mas não se trata de analisá-lo como santo ou demônio, como petista, tucano ou PFL (que foi por muito tempo o partido de seu pai), nem de elegê-lo Mr. Simpatia, nem de discutir sua idade - até porque, se comprovadas, suas informações demonstrarão que tem idade suficiente para causar um terremoto político. E, se desmentidas, não haverá como recuperar sua imagem, seja qual for sua data de nascimento, por muitos e muitos anos.

É um livro a ser lido com calma. E a ser dissecado pela imprensa fato por fato, frase por frase. O importante não é ser amigo ou inimigo de Tuma Jr. É verificar se aquilo que ele conta é verdade ou mentira. E daí tirar as consequências
Herculano
19/12/2013 12:35
EUROPA EXIGE O FIM DE REDUÇÃO DE IPI NOS CARROS E LEVA BRASIL À OMC, por Jamil Chade, correspondente na Europa do jornal O Estado de S. Paulo. No primeiro processo contra o Brasil em anos, Bruxelas acusa Brasil de protecionista e de dar apoio "proibido" às indústrias nacionais

O principal pilar da estratégia industrial e de exportação do governo Dilma Rousseff sofre um duro abalo. Hoje, a União Europeia anunciou que acionou os tribunais da Organização Mundial do Comércio contra a política de incentivos fiscais dados pelo Brasil, acusando as medidas adotadas de serem protecionistas e afetando os interesses das montadoras europeias.

Há anos os governos europeus e de outras regiões do mundo atacam as barreiras estabelecidas pelo Brasil. Mas, agora, esse será o primeiro questionamento nos órgãos legais da OMC contra o País desde o início da crise mundial, que eclodiu em 2008.

A disputa aberta é contra as políticas de incentivos fiscais dados pelo Brasil a diversos exportadores, como isenção tributária em vários setores. Para a Europa, essa ajuda é "proibida" pelas regras internacionais do comércio e quer que o governo Dilma retire essas iniciativas. Mas é setor automotivo que está no centro da nova crise.
Herculano
19/12/2013 12:31
OS ESPECIALISTAS. NÃO TEM JEITO. É UMA SEITA DE SACANAGENS. A LEI PARA OS OUTROS, PRINCIPALMENTE OS ADVERSÁRIOS. MENSALEIROS DÃO CALOTE NA MULTA DE R$22 MILHÕES, por Cláudio Humberto

Um mês depois de expedidas as cartas sentenças dos mensaleiros, condenados pelo Supremo Tribunal Federal no maior escândalo de corrupção da História, no governo Lula, até agora não se fala no pagamento das multas estimadas inicialmente em R$ 22 milhões. Elas ainda podem ser parceladas, mas será necessário corrigi-las. Pela lei, as multas deveriam ter sido pagas dez dias após as prisões.

Maior devedor
Dos mensaleiros presos, Marcos Valério vai arcar com a maior multa: R$ 3,06 milhões (no valor sem correção).

Voto de pobreza
José Genoino diz não ter como pagar sua multa de R$ 468 mil, apesar dos 25 anos de salários de deputado, hoje em R$ 26,7 mil mensais.

Dupla do milhão
As multas dos companheiros de cela José Dirceu (R$ 676 mil) e Delúbio Soares (R$ 325 mil) somam R$ 1 milhão; é a dupla do milhão.

À espera do STF
O Tribunal de Justiça do DF alega que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal para cobrar o pagamento das multas.
Herculano
19/12/2013 12:26
TEORIA DO LEÃO, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S.Paulo

Explicitada a campanha eleitoral (nas telas e nas páginas), por ora façamos de conta que não há flagrante infração à lei em vigor e prestemos atenção aos movimentos dos dois candidatos apresentados como oponentes da presidente Dilma Rousseff.

São de dois tipos: um diz respeito à forma, ao mundo das aparências, dos efeitos externos, do simbolismo; outro se relaciona com o conteúdo, a vida real, a batalha dura pela conquista de uma vaga no segundo turno.

Na primeira modalidade, o senador Aécio Neves e o governador Eduardo Campos posam juntos para câmeras e aos microfones lembram laços de antiga amizade. Renovam a validade dos votos para o futuro, conversam sobre a maturidade de uma oposição que sabe se unir taticamente contra o adversário principal e concordam quanto ao objetivo comum de tirar o PT do poder.

Na segunda, o cenário é menos amável. Digamos que o jogo "à vera" seja um pouco mais duro. Nele as diferenças se sobressaem às semelhanças.

Os primeiros sinais exteriores da competição que inevitavelmente dar-se-á entre os dois podem ser reconhecidos na maneira como cada um trata o governo federal.

O PSDB parece ter se convencido de que para competir é preciso descer do muro, assumir a crítica como valor absoluto, desconstruir o adversário, fazer oposição sem adjetivos; oposição e ponto.

O PSB é bem mais suave na ofensiva. Entre outros motivos porque até outro dia integrava a equipe de Dilma e Eduardo Campos e Marina Silva foram ministros em administrações petistas. Em duas palavras, pega leve.

Ambos os partidos apostam no mote da "mudança" apontado nas pesquisas como um desejo de 66% da população. Mas o PSDB promete mudar o Brasil "de verdade" e o PSB se propõe a fazer mais e melhor "mudando o Brasil".

A diferença não é sutil. Quando Aécio inclui no seu slogan o conceito de veracidade, dá a entender que o outro tem algo de maquiagem superficial, de promessa vã.

Natural que se diferenciem, até porque precisam disputar públicos distintos. Portanto, natural também que as amabilidades públicas tendam a diminuir (as internas já foram bastante reduzidas desde a aliança de Campos com Marina) à medida que a campanha ganhe massa e velocidade.

Nenhum dos dois é neófito no ramo, ambos sabem que é preciso preservar relações para o dia de amanhã, o apoio do outro na etapa final.

Mas, há um teorema lembrado por um político de larga experiência, espectador atento dessa cena: "Se nós dois (Campos e Aécio) estamos correndo do leão (Dilma), o que você precisa fazer para se salvar? Correr mais do que o leão? Claro que não, precisa correr mais do que eu".
Herculano
19/12/2013 08:48
NA SEMANA QUE ILHOTA VEIO FAZER PROPAGANDA NA RÁDIO DE GASPAR, O TRIBUNAL DE CONTAS A COLOCOU NO CADERNINHO MAIS DUAS VEZES. VIROU FREGUÊS.

NOTIFICAÇÃO DE ALERTA Nº 70063/2013
O Diretor da Diretoria de Municípios, por delegação de competência do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, através da Portaria nº 0120/2013, no uso das suas atribuições, tendo aprovado o Relatório Técnico nº 5907, da Diretoria de Controle dos Municípios, e de acordo com as competências desta Corte de Contas para o exercício do controle externo, conferidas pelo art. 59 da Constituição Estadual, e em cumprimento ao disposto no inciso II do § 1º do art. 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e no § 3º do art. 27 da Resolução nº 06/2001 (Regimento Interno), ALERTA o Sr. DANIEL CHRISTIAN BOSI, Chefe do Poder Executivo do Município de Ilhota, que:
I - A despesa total de pessoal do Poder Executivo do Município de Ilhota, no 1º Semestre de 2013, ultrapassou 90% do limite máximo legal previsto na alínea ?b? do inciso III do art. 20 da Lei Complementar nº 101/2000;
Notifique-se por meio eletrônico. Publique-se.
Florianópolis, 17 de dezembro de 2013
Kliwer Schmitt
Diretor


NOTIFICAÇÃO DE ALERTA Nº 70071/2013
O Diretor da Diretoria de Municípios, por delegação de competência do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, através da Portaria nº 0120/2013, no uso das suas atribuições, tendo aprovado o Relatório Técnico nº 5947, da Diretoria de Controle dos Municípios, e de acordo com as competências desta Corte de Contas para o exercício do controle externo, conferidas pelo art. 59 da Constituição Estadual, e em cumprimento ao disposto no inciso II do § 1º do art. 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e no § 3º do art. 27 da Resolução nº 06/2001 (Regimento Interno), ALERTA o Sr. DANIEL CHRISTIAN BOSI, Chefe do Poder Executivo do Município de Ilhota, que:
I - A meta bimestral de arrecadação prevista até o 5º Bimestre de 2013 não foi alcançada, pois foi prevista a meta de R$ 26.233.130,00 e o resultado foi de R$ 17.322.069,77, o que representou 66.03% da meta prevista, devendo o Poder Executivo promover limitação de empenho e movimentação financeira, consoante dispõe o artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Notifique-se por meio eletrônico. Publique-se.
Florianópolis, 17 de dezembro de 2013
Kliwer Schmitt
Diretor
Herculano
19/12/2013 08:45
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Morreu o Ronald Biggs! Vai ter o avião da Dilma, o Aerolouco? Vai ter comitiva pro funeral? O Sarney e o Collor vão na comitiva? Ou vai precisar de dez Boeings pra levar todo mundo! Rarará!

E atenção! A Polícia Federal acaba de descobrir o dono do pó do helipóptero dos Perrella: o PóPó Noel! Rarará! O dono do pó é o PóPó Noel! E as últimas do Fluminense, ops, do Tapetense. Você pede três pizzas e só chegam duas. O que aconteceu? Derrubaram a Portuguesa! Rarará!

E o site FuteboldaDepressao revela: "O Fluminense vai entrar pro Guiness Book. Como o único time a cair três vezes pra cima!". Rarará!

Essa foi a pior vitória pro Fluminense! E torno a repetir que STJD quer dizer Sou Tricolor, Já Decidi. E CBF quer dizer Como Beneficiar o Fluminense! E tem gente dando essa ideia: a Portuguesa disputar a série B com a camiseta do Fluminense! Rarará!
Herculano
19/12/2013 08:40
REDE QUER AFASTAR PSB DE PETISTAS E TUCANOS

Grupo de Marina diz que orientação é aliança com PSB ser 3ª via nos Estados. Afirmação ocorre após ex-senadora falar que não é obrigatório as siglas estarem juntas na esfera estadual

O texto é do jornal Folha de S. Paulo. Em meio à aproximação entre Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), a Rede Sustentabilidade, aliada do pernambucano, divulgou nota ontem para reafirmar a orientação para que seus diretórios estaduais reforcem o projeto nacional de terceira via, em oposição à polarização entre tucanos e petistas.

A nota foi divulgada depois de a ex-senadora Marina Silva, principal expoente do grupo, afirmar em entrevista no fim de semana que a aliança com o PSB "não é verticalizada" e "não estabelece para a lógica dos Estados a mesma lógica" do plano federal.

Para parte da Executiva da Rede, a declaração ensejou interpretações equivocadas e precisou ser esclarecida.

"Houve uma interpretação, principalmente da imprensa, de que a fala teria um significado diferente do que tem. Na nota, dizemos que não", diz Bazileu Margarido, coordenador-executivo da Rede.
Herculano
19/12/2013 08:33
SEM FREIRO, MAS COM AIRBAG, por Vera Magalhães para o jornal Folha de S.Paulo

Faltam três meses para Guido Mantega se tornar o mais longevo ministro da Fazenda da história do país. E, a despeito de um resultado medíocre na economia neste ano e de sucessivas trapalhadas que protagonizou, tudo indica que ele conseguirá bater o recorde.

A tão desnecessária quanto desconcertante polêmica sobre o adiamento da exigência de equipamentos de segurança em carros novos foi o ápice de uma semana em que Mantega anunciou, em evento festivo com empresários, a alta dos juros nos empréstimos do BNDES e disse que a economia brasileira cresce com "as duas pernas mancas".

Dificilmente Aécio Neves (PSDB) ou Eduardo Campos (PSB) conseguirão, ao longo da campanha, cunhar uma frase que vá ser tão usada para atingir Dilma quanto essa.

Semanas antes, o ministro da Fazenda foi o responsável por informar à presidente que o PIB de 2012 seria revisado de 0,9% para 1,5%. Dilma "antecipou" o número em entrevista e errou: a revisão ficou em 1%.

Tantos micos tornaram o titular da Fazenda alvo de piadas internas e críticas abertas, como a do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles na Folha, no domingo.

Mas, apesar de todo esse retrospecto e da falta de credibilidade da equipe econômica junto ao mercado, Mantega está garantido para 2014.

Por quê? Porque, apesar de não ter freio, o ministro tem poderoso airbag: com ele no posto, Dilma executa diretamente a política econômica.

Por isso, depois de cogitar trocá-lo entre julho e agosto, resolveu mantê-lo e operar, com ele, os ajustes na economia: sustou a política de desonerações, liberou a alta da taxa Selic e deu sinais de que o governo perseguiria as metas fiscal e de inflação.

No horizonte de 2014 há mais incerteza econômica e uma campanha em que a presidente será questionada dia sim, outro também, sobre quem será seu ministro da Fazenda caso reeleita. Mas, ao menos, Mantega baterá o recorde de Pedro Malan.
Herculano
19/12/2013 08:03
ILHOTA PODE FICAR SEM ORÇAMENTO PARA 2014

O empresário Fernando Neves, PSD, é o presidente do partido em Gaspar. Em Ilhota, é secretário de Administração e o articulador do governo de Daniel Christian Bosi, também PSD. Esta semana, foi cicerone dos secretário de lá nas entrevistas dirigidas nas rádios daqui para mostrar o quanto Ilhota está diferente e organizada. Propaganda.

O que não está bem é a articulação política de lá. A Câmara acabou na mão da oposição. Os da situação não se entendem. O Baú passa semanas isolado por falta de balsa. Agora, para complicar, a beira do recesso da Câmara, ainda não foi aprovada a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias - e muito menos a LOA -Lei Orçamentária Anual -. Então sobra pavonice, falta articulação e mais resultados.
Everado Petralha
18/12/2013 22:48
Pailnho do Beco, quem esta muito eufórico é o Joel da Costa, pois se os outros juízes seguirem o relator no TRE, Celso e Mariluci estão fora para páreo nestas e na próximas eleições, pois vai ter uma sentença de segundo grau condenado eles por abuso de poder e politico.
Renata
18/12/2013 22:06
Herculano, a historia se repete mais uma vez no recursos humanos na prefeitura, no ano de 2012, ocorreu o mesmo problema, poucos não receberam as férias, e pelo jeito não aprenderão, mas o que esperar do departamento onde na qual o ESTATUTO, CLT, NORMATIVAS, existe dois pesos e duas medidas, para alguns é a normativa o estatuto, e para outros se dá um jeitinho, se burla as normativas. Para algumas secretarias se aceita a folha ponto feito a mão, onde já dito nesta coluna que se preenche em dez minutos, e para outras se vale o ponto digital. O diretor Cleber Sabel, e Raquel Cunha se mostram seguir a normativa na frente dos servidores mas sabemos que alguns se aceita depois, ignoram as normativas. Vamos acordar !!! Se é pra um servidor é para todos os servidores, e não para meia dúzia, o por que não implantam o ponto na educação? Os comissionados não batem ponto? Acorda Gaspar...
Herculano
18/12/2013 21:51
OS SINDICALISTAS CAOLHOS, QUE INFESTAM O GOVERNO DO PT, DEFENDIAM A SEGUINTE TESE: PARA OS COMPANHEIROS NÃO PERDEREM O EMPREGO E O SINDICATO O PODER DENTRO DO GOVERNO, O BRASIL DEVIA CONTINUAR A PRODUZIR CARROS DE BOIS, APESAR DO AVISO TER SIDO DADO HÁ CINCO ANOS PARA QUE ISTO SE TORNASSE PASSADO, E TODOS SE ADAPTASSEM A ALGO MAIS ATUALIZADO. DEPOIS DO VEXAME INTERNACIONAL, VENCEU A REALIDADE, A VIDA. UFA!


Contran decide que Kombi não poderá mais ser produzida, informa a Agência Estado (O Estado de S. Paulo).

O texto é de Murilo Rodrigues Alves. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) recusou, nesta quarta-feira, 18, o pedido da Volkswagen para manter a fabricação da Kombi por dois anos, sem os equipamentos de segurança que serão exigidos a partir do ano que vem: air bag e freio ABS. "Todas as montadoras tiveram o tempo necessário para adequar a sua linha de produção à resolução 311/2009-312/2009", disse o presidente em exercício do Contran, Morvam Duarte.

Segundo o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a exceção para a Kombi seria um retrocesso do ponto de vista do que o governo está fazendo para reduzir o número de acidentes de trânsito. De acordo com o ministro, a Kombi deixou de ser fabricada há mais de 30 anos, na Alemanha, e há 20 anos, no México, por exemplo, por não conseguir ser adaptada para receber os novos equipamentos de segurança. "Os carros brasileiros têm um preço que temos de exigir, no mínimo, uma contrapartida de segurança veicular. A vida das pessoas não tem preço", disse Ribeiro.

Em relação ao número de trabalhadores que ficarão desempregados com a desativação da linha de montagem da Kombi, o ministro disse que eles poderão ser realocados para outras linhas de montagem. Segundo representantes da Volkswagen e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que estiveram presentes à reunião do Contran, a linha da Kombi emprega aproximadamente mil pessoas. Ribeiro disse que somente agora, a 15 dias da entrada em vigor da nova exigência, a montadora procurou o Contran para fazer esse pedido. O Conselho Nacional de Trânsito, diretamente subordinado ao ministro da Justiça, é o órgão máximo normativo e coordenador da política e do Sistema Nacional de Trânsito.
Juju do Gasparinho
18/12/2013 20:43
Prezado Herculano:

Já vai tarde.
O Chefão dos Black Blocs, Leonardo Morelli foi encontrado morto em um hotel em Floripa no último dia 15.
Ao que tudo indica foi morte natural, mas tenho pra mim que o capiroto precisava delle nas profunfezas.
Incompetência na Prefeitura
18/12/2013 18:49
Cheguei a uma conclusão que o Recursos Humanos da prefeitura não possui servidores competentes para ocupar o cargo, algo simples de todas as prefeituras, empresas praticam no final do ano que são as férias, e mais uma vez a nossa prefeitura não conseguiu fazer os pagamentos, mais de 90 % dos servidores não receberam. Liguei para o Departamento a Diretora Raquel não pode me atender ( muito serviço), ai conversei com a servidora Mara e não soube me responder ( sem falar que a educação não chegou naquele departamento), liguei após de uma hora e novamente a Raquel não me atendeu,e o servidor Luiz informou que fizeram tudo que a secretaria mandou, procurei a secretaria e a mesma informou que encaminhou tudo, liguei novamente e consegui conversar com o Diretor Cleber onde o mesmo disse que ir verificar e ate agora nada me disse, agora eu pergunto quem esta falando verdade? E como fica nós servidores, pois nem respostas obtivemos. Vamos parar de ficar brincando, mexendo no face, blog no horário de serviço e vamos trabalhar!!!!! Pois por falta de servidores não é, pois todas as vezes que vou no departamento sempre estão parados!!! Os diretores, os secretários com certeza não erraram o pagamento, receberam certinho, e nós é que temos que dar um jeito de passar o final de ano, o período de festas assim, enquanto eles no bem bom, pois se o deles estivessem errado os mesmos arrumavam no ato. E o nosso sindicato servidores? Sem palavras. Espero que os diretores Cleber e Raquel acordem, e tomem uma providencia.Acorda Gaspar !!!!
Herculano
18/12/2013 16:54
OS SUECOS DA FAB

Após mais de dez anos de discussão, a presidente Dilma Rousseff decidiu pela aquisição de 36 caças Gripen NG, da sueca Saab, por US$ 6 bilhões, para a FAB (Força Aérea Brasileira) para o programa FX-2. Os franceses Rafalle que um dia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,PT, os anunciou, custariam US$ 8 bilhões. Já os norte-americanos F-18, da Boeing, por US$7,5 bilhões. Mas, o caso da espionagem e a falta de garantias na transferência de tecnologia os deixou fora da competição.

Em 2001, na gestão Fernando Henrique Cardoso, PSDB, foi aberto o programa F-X para substituir os caças de interceptação da FAB. Inicialmente, o Mirage-2000 francês, o Sukhoi-35 russo e o Gripen sueco disputavam a preferência
Herculano
18/12/2013 13:43
O DESCONTROLE. CONTAS EXTERNAS FICAM NEGATIVAS EM US$ 5 BILHÕES EM NOVEMBRO, SEGUNDO O BANCO CENTRAL.

O texto é do Uol. O saldo das transações correntes - a diferença entre compras e vendas de produtos e serviços do Brasil com o restante do mundo - ficou negativo em US$ 5,145 bilhões em novembro, informou o Banco Central (BC) nesta quarta-feira (18).

Os investimentos estrangeiros diretos no país somaram US$ 8,334 bilhões.

Economistas consultados pela agência de notícias Reuters previam um saldo negativo menor (cerca de US$ 4,8 bilhões), e também menos investimento estrangeiro (US$ 5 bilhões).

No acumulado em 12 meses encerrados no mês passado, esse saldo representa 3,66% do Produto Interno Bruto (PIB).
Herculano
18/12/2013 13:36
DILMA CONFIRMA SALÁRIO MÍNIMO ENTRE R$ 722 E R$ 724 EM JANEIRO DE 2014

Segundo a presidente, o novo valor irá depender do fechamento do PIB e da inflação, como informam Gustavo Porto e Gabriela Lara, da Agência Estado (O Estado de S. Paulo).

A presidente Dilma Rousseff confirmou, na manhã desta quarta-feira, 18, que o novo salário mínimo, vigente a partir de 1º de janeiro de 2014, ficará entre R$ 722 e R$ 724, o que representaria uma alta de 6,5% a 6,78% sobre os R$ 678.

"O pessoal pode ficar satisfeito antecipadamente", completou a presidente, em entrevista para emissoras de rádio de Pernambuco.

O atual salário mínimo está em vigor desde janeiro de 2013. A inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumula alta de 4,95% em 2013, até novembro.
Herculano
18/12/2013 13:24
TSE VALIDA VOTO EM TRÂNSITO PARA CIDADES COM MAIS DE 200 MIL ELEITORES

O texto é de Bruna Borges para o Uol (Folha de S.Paulo).

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições do ano que vem nas cidades com mais de 200 mil eleitores. A regra só vale para votação para eleger o presidente da República.

A regra permite que, nas eleições presidenciais, os eleitores que estejam, no dia da votação, fora de seu domicílio eleitoral façam o pedido em algum cartório eleitoral para votar.

Nas últimas votações, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. A mudança é uma das novas regras aprovadas pelo plenário do tribunal nesta terça-feira (17). As normas serão aplicadas nas eleições do ano que vem. O voto em trânsito foi adotado no país pela primeira vez nas eleições de 2010.
Pailnho do Beco
18/12/2013 11:44
Herculano

Qual foi o resultado do julgamento de ontem no TRE.SC?? Vamos ter novo prefeito?
Pelo jeito só em 2017.
Arnaldo Pinheiro
18/12/2013 11:37
Herculano tem gente cobrando R$ 2.000,00, para enterrar pessoas no cemitério São Braz no Bairro Lagoa.
E dizem que o cara que anda combrando esta fortuna é ligado a vereadora do bairro.

Herculano
18/12/2013 09:50
UM LADRÃO FAMOSO SE FOI. E ONDE ELE ENCONTROU PROTEÇÃO? NO BRASIL. AQUI OUTROS, FAMOSOS E ANÔNIMOS QUE ROUBAM O DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS CONTINUAM VIVOS, ATIVOS E PROTEGIDOS INCLUSIVE PELA LEI E A JUSTIÇA

Morre Ronald Biggs, o 'ladrão do século'. Ele fugiu para o Brasil em 1970 e morou no País por duas décadas. O britânico Ronald Biggs, conhecido como o "ladrão do século XX" pelo assalto de 30 milhões de libras, nunca encontradas, ao trem pagador Glasgow-Londres em 1963, morreu nesta quarta-feira aos 84 anos, informou a agência "Press Association" (PA) do Reino Unido.

Biggs, que ficou famoso após sua fuga espetacular para o Rio de Janeiro depois do roubo, aqui se casou intencionalmente para não ser extraditado, foi um bom vivan e até teve um filho que virou artista. Biggs, decrépito, morreu em um asilo para idosos em East Barnet, no norte de Londres.

Os assaltantes foram detidos um ano depois e Biggs, após ser processado e condenado a 30 anos de prisão, foi levado para a penitenciária de Wandsworth, em Londres, mas conseguiu fugir 15 meses depois.

O lendário assaltante esteve foragido em vários países e acabou chegando ao Brasil, onde se estabeleceu no Rio de Janeiro até o ano de 2001, quando decidiu se entregar à Justiça britânica porque queria voltar ao Reino Unido para viver seus últimos anos.

Após ser preso no Reino Unido, foi libertado em 2009 por razões humanitárias, pois estava muito doente. No dia 8 de agosto o assalto ao trem pagador completou 50 anos.
Herculano
18/12/2013 09:40
PEDRAS DE TOQUE, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

O documento que o senador Aécio Neves apresentou ontem como esboço de um programa de governo aborda três questões especialmente problemáticas para o PT. Nelas, o tucano explicita o contraponto em relação ao governo.

1. A condenação aos ataques dos petistas ao STF atrairia a maioria da população que, consultada nas pesquisas, considera o julgamento do mensalão justo e apoia o rigor do ministro Joaquim Barbosa.

2. A posição contrária a leis que visem a regular o conteúdo produzido pelos meios de comunicação bate de frente com o chamado controle social da mídia e semeia simpatia entre os que repudiam tal proposta; imprensa, sobretudo.

3. Sobre a política econômica, "fala" a linguagem do empresariado ao criticar o excesso de intervenção estatal na economia, um traço ideológico da presidente Dilma com o qual o capital privado tem convivido mal.
Herculano
18/12/2013 06:55
OLHA SÓ ESTA QUE O GOVERNO PREPARAVA, MAS QEU APENAS ADIOU. ENQUANTO O SEU REAJUSTE DE SALÁRIO É ANUAL, O DA CONTA DE LUZ PODERÁ SER MENSAL.

Aneel adia reajuste mensal da conta de luz. Sistema, que a partir do próximo mês avisaria consumidor sobre qual a alta no custo da energia, fica para 2015. Agência argumenta que empresas não estavam preparadas para implantação do novo modelo de cobrança
Herculano
18/12/2013 06:51
LIXO: QUANTA DIFERENÇA!

Está é a manchete do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau: Confronto na última sessão. Aprovação do aumento da taxa de lixo termina em acusações na Câmara.

Aqui em Gaspar o aumento da taxa de lixo é no canetaço do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, contra qualquer discussão pública.

Mais duas. Alguém já analisou o quanto já se aumentou este contrato? O que é feito daquela cara balança que se comprou e se instalou na secretaria de Obras para pesar lixo? Quem controla o peso do lixo no depósito? Acorda, Gaspar!

Herculano
18/12/2013 06:21
O JOVEM VELHO, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

Aécio Neves pode até ser eleito presidente da República em outubro de 2014. Tudo pode. Mas sua campanha parece bem desconectada do momento pelo qual passa o eleitorado brasileiro.

Política é forma e conteúdo. O tucano tratou ontem de conteúdo. Listou 12 diretrizes do seu eventual programa de governo. Ética, meritocracia, educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, credibilidade na economia e por aí vai. Nada ficou de fora, inclusive o desejo irrefreável de ocupar espaço no noticiário televisivo - o que os marqueteiros chamam de mídia espontânea.

Mas quantos votos o tucano ganhou com esse evento? Esse é o ponto. Em junho deste ano abriu-se uma espécie de "porta da esperança" para quem desejava desafiar as forças no poder. Os brasileiros foram às ruas. Protestaram mostrando uma insatisfação difusa, embora com um recorte muito claro: ninguém aguenta mais assistir a políticos engravatados falando sobre saúde e educação a partir de uma sala com ar-condicionado em Brasília.

Na política do século 21, a necessidade mais primária é conectar-se diretamente aos eleitores. Aparecer no "Jornal Nacional" é importante. Para chegar à Presidência da República pode ser pouco.

Também é postiço criar perfis pessoais em redes sociais e mandar assessores no seu lugar para dialogar com os internautas. Os milhares de eleitores conectados percebem. Quem não interage se isola.

Ontem, Aécio falou de suas 12 diretrizes para 2014 a partir de um palco cenográfico num auditório no Congresso. Nas cadeiras, apenas jornalistas, assessores e políticos. Em frente a um fundo de tom azul, ele foi fotografado em várias posições. Numa delas, abria os braços para a plateia. Manjada, ortodoxa (e antiga), a imagem até tem sua plasticidade. Só que talvez seja insuficiente para conectar o tucano aos votos que hoje não tem.
Herculano
18/12/2013 06:18
UMA MANCHETE COM DOIS FATOS RIDÍCULOS

Governo mantém exigência para airbag e ABS, mas pode salvar a Kombi, estampa a edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo no texto de Eduardo Cucolo e Laís Alegretti,ambos da sucursal de Brasília.Veículo mais antigo em produção no mundo poderá ganhar sobrevida de até três anos, mesmo sem os itens de segurança

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o governo vai manter o cronograma que prevê a obrigatoriedade de fabricação de 100% dos veículos nacionais, a partir de 2014, com airbag e freios ABS como itens obrigatórios. Ele afirmou, contudo, que pode ser criada uma excepcionalidade para a Kombi, o que daria mais dois ou três anos de vida para o veículo. Segundo o ministro, que esteve reunido hoje com montadoras e sindicatos, a extinção da Kombi causará muitas demissões no setor.

1. Primeiro ridículo: esta decisão o governo tomou há cinco anos, e decorrido este prazo, por pressão de sindicalistas, contra a vida e avanços necessários de segurança, queria voltar atrás para o atraso perante um mundo boquiaberto.

2. O segundo ridículo. É a Kombi é tão ultrapassada assim, e que não existe no mundo, por que não extingui-la? Parece aquele outro ridículo que por ordem do ex-presidente Itamar Franco, PMDB, ressuscitou-se o também ultrapassado já para aquela época Fusca.

3. Só um governo sem planos e sem líder é capaz de nos submeter a tal vergonha mundial. Mal comparando o que os atrasados sindicalistas querem é mais ou menos o seguinte: vamos continuar a produzir máquinas de escrever ao invés de computadores, para não perder postos de trabalho. Eles não contam quantos postos de trabalho se criam com a produção de novos computadores e nem querem qualificar a mão de obra para estes novos desafios. Atrasados. E querem atrasar o Brasil
Odir Barni
18/12/2013 00:24
Caro Herculano; mais um assunto polêmico entre Gaspar x Brusque; a divisa dos dois municípios. Este assunto já deu o que falar, quando ocupava o cargo de contador do município de Gaspar, já na administração 1ª gestão de Fernando Poli, fui buscar em Florianópolis, na rua João Pinto, a Carta Geográfica (Mapa), onde constava a divisa Brusque-Gaspar. O assunto foi discutido na AMMVI, quando tive a honra de representar o município de Gaspar. Brusque foi representada pelo seu então prefeito, o saudoso, Alexandre Merico, meu professor e particular amigo. Naquela época tínhamos como referência , a Boate do Sr. Claúdio Müller, conhecido popularmente, como Caeira. Nós nos antecipamos e passamos a cobrar o alvará da casa noturna como Bar Dancing. Na ocasião o prefeito foi enfático em afirmar que não iria discutir o limite, dizendo: o Odir, meu amigo e meu ex-aluno, foi mais rápido e lançou as casas noturnas em Gaspar, como meu diretor não gosta disso, acabamos perdendo. Que na verdade, lançou as casas noturnas como sendo em território de Gaspar foram os responsáveis pela tributação; Arnaldo Henrique Zimermann, o Tepe e José Haroldo Medeiros,o Suca. Outro fato polêmico, na mesma região, foi quando o dono de uma chácara, Sr. Gentil Albani e seu filho Márcio, vieram à prefeitura, já na administração Tarcísio/Cuca, reclamar das moscas que invadiam sua casa de campo, provocado pelo depósito de lixo da prefeitura. Foram muitas visitas ao gabinete, inclusive a festa da vitória de Pedro Ivo, foi realizada naquele local. Mais tarde, segundo informações que obtive, o estado havia demarcado como divisa a baixada entre a Boate Caieira e Salário Mínimo; sempre as boates como referência. Talvez agora, com a aproximação de dois prefeitos petistas eles vão resolver a situação, nunca esquecendo que o secretário particular do governador Colombo é meu amigo particular e é filho de Brusque, Lauro Francisco Pruner. Por enquanto ainda não deu conflito, mas tem tudo para no futuro ter uma guerra entre Gaspar x Brusque. Se o saudoso, jornalista Nagib Barbieri estivesse vivo, ninguém iria invadir as terras do Barracão.
Herculano
17/12/2013 22:24
25 TONELADAS?

Que história é esta de que a ponte Hercílio Deecke está liberada para a passagem de 25t de carga?

Não basta uma placa e espalhar a notícia na imprensa.

A decisão de limitar o peso de veículos sobre a ponte foi de uma decisão judicial numa Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público e se baseou em laudos e dados técnicos.

Então para liberá-la, não basta alguém afirmar que terminaram as obras. É preciso, os engenheiros atestarem. E não para a cidade, a Ditran ou o prefeito. Mas, para o Ministério Público. Ele por sua vez pedirá provas técnicas e se convencido, pedirá à Justiça para suspender uma decisão Judicial em vigor.

E isto já foi feito? Acorda, Gaspar!
Herculano
17/12/2013 21:58
PRESENTE DE NATAL?

Na coluna da terça-feira passada escrevi duas notinhas com este título. E as encerrei assim: Quem mesmo acredita em Papai Noel? O PT, trabalha e acredita para isto. Acorda, Gaspar!

As notas se referiam ao julgamento de hoje de mais um recurso contra a cassação do Pedro Celso Zuchi e da sua vice, Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT.

A imprensa não deu nada. Bingo. E todos sabem o por quê disto.

E Zuchi e Mariluci ganharam do TRE o tão sonhado presente de Natal. Bingo. Tão previsível quanto um mais um, como descrevi na coluna impresa de hoje e acima nas notas "Julgamento I e II". Bingo. E a imprensa calada, fingidamente longe. E todos sabem bem o por quê disto.

O que aconteceu. O recurso apareceu na pauta justamente quando o relator titular, o experimentado juiz federal Ivorí Luis da Silva Scheffer, estava de licença. Foi substituído pelo também juiz Federal Marcelo Krás Borges. Demonstrou conhecer pouco do processo. Mas, achou que não era tanto pela cassação. Pediu transformar em multa: R$53 mil para cada um. Ou seja, como no outro caso (e que por aqui inventou, inclusive na imprensa, de que houve absolvição), o crime existiu, mas não foi tão grave no olhar do relator substituto.

O primeiro a votar foi o juiz de Direito Hélio do Vale Pereira. Pediu vistas. Um alívio. O PT, o prefeito Zuchi e sua vice Mariluci acabavam de ganhar o que tanto pediram: o presente de Natal e que esta coluna cantou a bola com uma semana de antecedência depois de quase um ano de enrolação. O assunto só volta à pauta do Tribunal em fevereiro.

Hoje em Florianópolis, o PPS, o DEM e o advogado Aurélio Marcos de Souza, que ajuizaram e ganharam a causa aqui na Comarca numa decisão favorável da então juíza eleitoral da época, Ana Paulo Amaro da Silveira, nem foram a Florianópolis. O PMDB, interessado na causa, estava lá, mas sem qualquer entusiasmo. Luiz Magno foi quem fez a sustentação oral contra o recurso de Zuchi e Mariluci.

E ainda há gente que insiste ser esta história de Papai Noel, coisa de criancinhas...

Herculano
17/12/2013 20:33
AS SURPRESAS DA ELEIÇÃO DA CÂMARA

1. O acordo feito no início deste ano para a atual legislatura, foi honrado parcialmente para o segundo ano: Marcelo de Souza Brick, PSD, é o novo presidente da Câmara de Gaspar.

2. Por que parcialmente? Porque o trato articulado com o PT previa Jaime Kirchner, PMDB, na primeira secretaria. Deu Ciro André Quintino, numa articulação de última hora e que cheirava à traição, do atual presidente José Hilário Melato junto a bancada petista.

3. Mas, com a maior cara de pau, Ciro chegou após a sua eleição e perguntou aos demais: por que vocês me elegeram? Contando, poucos acreditam.

4. os votos são secretos. Mas, alguns vazam quase que propositalmente. Os nove votos de José Hilário Melato, um veio de Ciro André Quintino na troca de favores.

5. E os nove votos da Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM? A Marli Iracema Sontag, PMDB, por conta própria, prometeu votar na Andreia. Mas isto é quase improvável, pois Marli é assessorada e guiada por Celso de Oliveira, um dos que tramava a virada de mesa. O mais provável é de que seja o voto de Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, PP, depois de ver que o jogo estava jogado, como revelou Ciro após a sessão.

6. O voto mais doído foi o de Antônio Carlos Dalsóchio, PT, em Marcelo. Marcelo não votou em Dalsóchio para ser o secretário este ano. O outro, voto sem muito gosto de Dalsóchio foi em Andreia pela oposição que exerce. Entretanto, o PT, como bancada honrou o acordo que promoveu neste início de ano.

7. Jaime Kirchner ensaiou, como se revelou aqui, a tentativa de ser presidente numa chapa dissidente. Recebeu quatro votos. Faltaram dois para empatar, quebrar os acordos do PT, Melato, PSD e DEM e levar a presidência da casa.

8. Marcelo comemorou, mas dependendo de como conduzir a presidência, vai ter tempo para se arrepender, principalmente se insistir em ficar em cima do muro, com discursos desconexos e posando como se fosse apenas uma boa estampa.

Juju do Gasparinho
17/12/2013 20:26
Prezado Herculano:

Sabes me dizer se aqueles três vereadorzinhos da Província Gaspar que estão no jornal Cruzeiro de hoje, felicitando o povo com as mãos sobre a mesa , é para mostrar que são mãos limpas?
Eduardo Hostins Garcia
17/12/2013 16:55
Perfeita a sua colocação Ricardo Afonso Saad,essa cidade é a única que anda de marcha ré,em relação a região em que esta localizada,todas cidades de nosso entorno estão em pleno crescimento,já aqui......viramos a chacota,ou patinho feio da região.
GASPARENSE HONESTO
17/12/2013 15:46
LULA, O BRASIL PRECISA DE MAIS MUSEUS!

Só mesmo num país salafrário como o nosso alguém pode pensar em fazer um museu cujo tema seja a maior vergonha nacional: As greves.

Lula e sua corja estão conseguindo uma verba fenomenal para esse tal museu, que de contribuição cultural ao país não traz absolutamente nada, servindo apenas como motivo de orgulho para os sindicalistas vagabundos e aproveitadores, que haverão de mostrar publicamente o quanto são marginais manipuladores da nossa analfabeta classe operária. Até dinheiro da Vale vai entrar nessa cretinice!

Eu vou deixar aqui minha sugestão para Lula e o PT! Que na mesma onda do "Museu das Greves", essa esquerda sem vergonha e sem noção faça também o "Memorial aos Mortos do SUS", e o "MUSEU DO ANALFABETO", expondo porque é que estamos tão na lanterna do ranking da educação.

Se sobrar verba e ela não for roubada antes, que façam também o MUSEU DA CORRUPÇÃO, para deixar bem vivo na memória dos brasileiros cada escândalo protagonizado pelo PT. Pra esse o espaço vai ter que ser maior que o Museu da República ou o Imperial de Petrópolis. No mínimo umas quinhentas salas, uma para cada escândalo.
Ricardo Afonso Saad
17/12/2013 14:10
Sinceramente, para uma sociedade que elege Zuchi prefeito; Ciro, Melato, Bodegueiro, Padeiro, Chapeiro, Tonho, como seus representantes, era de se esperar algum outro resultado do que não o desastre completo?
Juju do Gasparinho
17/12/2013 13:21
Prezado Herculano:

O grupo de comerciantes que patrociou o churrasco para a Arcos da Velha Lenta, são otários, ou seriam hienas? Levaram prejuízo de mais de dois anos e ainda fazem festa.
Herculano, por favor, se souberes quem são elles me avisa que quero excluí-los da minha lista de compras.
Herculano
17/12/2013 12:28
MAIS UMA JOGADA DOS CONDENADOS DO MENSALÃO? JUÍZES ALERTAM PARA RISCO DE REBELIÃO NA PAPUDA ANTES DO NATAL

O texto é de Severino Motta, repórter da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo.

Juízes substitutos da VEP (Vara de Execuções Penais) do Distrito Federal, responsáveis pela prisão de condenados no processo do mensalão como o ex-ministro José Dirceu, fizeram pedidos à cúpula do TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) para serem removidos da Vara e denunciaram uma iminente rebelião e fuga que aconteceria às vésperas do dia de Natal.

A informação foi divulgada hoje pelo jornal "O Globo". Os pedidos de remoção foram analisados pelo primeiro-vice-presidente do TJ-DF, desembargador Sérgio Bittencourt, que negou a transferência mas, devido às denúncias de uma possível rebelião, encaminhou os documentos à corregedoria do tribunal para que tome as providências cabíveis.

De acordo com o relato de um dos juízes substitutos da VEP enviado à vice-presidência do TJ-DF, o fato de os presos do processo do mensalão terem recebido visitas em dias e horários em que os demais presos não podiam e a exposição do Complexo Penitenciário da Papuda na mídia teriam criado uma situação de grande tensão no sistema prisional.

"O ambiente no sistema prisional encontra-se extremamente tenso (...) este magistrado tomou conhecimento, por três fontes autônomas, de uma iminente rebelião e fuga às vésperas do dia de Natal", diz trecho do documento. Além disso, o magistrado também diz que "está confirmado, por fontes da mais absoluta confiança, de que há em andamento um concreto movimento de sabotagem por parte de agentes do sistema prisional, tudo com o objetivo de desestabilizar a VEP (Vara de Execuções Penais)".

Outro relato feito à vice-presidência diz respeito à "desgastada relação" dos juízes substitutos com o titular da VEP, Ademar Vasconcelos. No último dia 24, Vasconcelos, cuja condução das prisões no mensalão estava desagradando o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, foi trocado por um juízes substitutos no comando do processo.

Na ocasião o juiz Bruno Ribeiro passou a conduzir o processo com o auxílio de outros dois substitutos, Ângelo Pinheiro e Mário José de Assis Pegado. A atuação de Vasconcelos também foi questionada pelo MP-DF (Ministério Público do Distrito Federal), que pediu à corregedoria do TJ-DF que o investigue devido ao tratamento diferenciado que os presos do mensalão receberam.

SEM TRANSFERÊNCIA

Entre os argumentos usados para manter na VEP os juízes substitutos, o vice-presidente do TJ-DF, Sérgio Bittencourt, disse que a "situação de instabilidade do sistema prisional" impõe a manutenção dos juízes substitutos na Vara de Execuções Penais, uma vez que "instabilidade maior" poderia ser gerada no caso de eventuais afastamentos.
Herculano
17/12/2013 10:44
GILBERTO CARVALHO ACERTOU A PREVISÃO QUE FEZ EXATAMENTE UM ANO: O BICHO UE IRIA PEGAR EM 2013 PEGOU ATÉ O CAIXA PRETA DO PT, por Augusto Nunes, de Veja.

"2013 vem aí e vem muito bravo", avisou Gilberto Carvalho no meio da mensagem de Natal endereçada aos devotos da seita lulopetista divulgada há exatamente um ano. Depois de desejar "muita paz" aos companheiros, e recomendar-lhes que homenageassem parentes e amigos com demonstrações de afeto, o seminarista que virou coroinha de missa negra prostrou-se aos pés do chefe supremo, canonizou os sacerdotes ameaçados pelo Supremo Tribunal Federal, condenou à danação eterna os hereges que se recusavam a engavetar o caso Rose e encerrou o vídeo divulgado em 15 de dezembro de 2012 com a exortação beligerante: "Vamos descansar bem agora, por que em 2013 o bicho vai pegar".

Pegou mesmo, e os estragos não pouparam ninguém, informa o balanço do ano que vai terminando. Mas pegou com especial severidade o PT, o governo e o próprio Gilberto Carvalho. Em 2013, com a prisão dos mensaleiros, o partido descobriu que há vagas na cadeia também para delinquentes da primeira classe. Com as manifestações de rua que explodiram em junho, a presidente Dilma Rousseff descobriu a nação dos descontentes que existe fora do Brasil Maravilha registrado em cartório. Seus habitantes exigem um Brasil padrão Fifa e gostam de desmoralizar institutos de pesquisas que inventam campeões de popularidade.

No começo de dezembro, o bicho assumiu o formato de livro e pegou de jeito Gilberto Carvalho. As revelações do delegado Romeu Tuma Junior tornaram ainda mais cabeludas as histórias muito mal contadas que infestam seu prontuário. Embora apareça invariavelmente como coadjuvante, ele se destaca pela aplicação com que interpreta papéis repulsivos. Quando Veja antecipou o capítulo reservado ao assassinato do prefeito Celso Daniel, o acusado prometeu processar o acusador. O livro já está na segunda edição. A ameaça de revidar na Justiça não foi reeditada, nem será. Quem tem culpa no cartório quer distância de tribunais.
Herculano
17/12/2013 10:34
CÂMARA: REFORMA É PRETEXTO PARA GASTO BILIONÁRIO, por Cláudio Humberto

Em vez de extinguir apartamentos para parlamentares, que recebem mais de R$ 70 mil reais por mês, em média, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados quer dividi-los em dois. É só um pretexto para promover mais uma reforma, que, nessa dimensão, pode superar o bilhão de reais. A recauchutagem de nove prédios, em 2012, custou R$ 108 milhões e mais R$172 milhões para outros nove, em 2013.

Farra imobiliária
Deputado faz opção entre imóvel funcional e um "auxílio moradia", de R$ 3,8 mil, para aluguel ou, o que é comum, parcelas de financiamento.

Atitude indecorosa
A Câmara não vive o dilema de acabar os apartamentos funcionais, excrescência nos países democráticos. A ideia é multiplicá-los.

Exemplos de fora
Na Europa, os deputados pagam seu próprio aluguel, com o salário que recebem. Na Suécia, podem ocupar alojamentos. Mas pagam por eles.
Herculano
17/12/2013 10:13
O AUMENTO DO LIXO, O PRESENTE DE NATAL DE ZUCHI PARA OS GASPARENSES

Alguém já fez as contas de quanto aumentou em cinco anos o lixo para os gasparenses? Muito mais, mas bota muito mais nisso, do que a inflação do período. E ainda tem a cara de pau de justificar que o aumento acima da média é para buscar o equilíbrio econômico? Ai tem. Acorda, Gaspar!
Herculano
17/12/2013 10:10
DA SÉRIE, TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR

1. O PMDB "montou" colocou o nome de Jaime Kirchner para presidente. Espera um empate e que ele possa assim ganhar por ser o mais idoso.
2. Mas Jaime Kirchner não é exatamente só PMDB. O PT que o diga.
3. O vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, não engole até hoje não ter recebido o voto de Marcelo de Souza Brick, PSD, para ser o primeiro secretário. Então...
4. O empresário Fernando Neves, presidente do PSD de Gaspar e secretário de Administração de Ilhota, tem um sonho: ser candidato a prefeito em 2016. Já se livrou de uma concorrente no partido, a Tereza da Trindade. Faria gosto para ele, que Marcelo Brick não se projetasse também para fazer sombra dentro do próprio partido. Então...
5. E para os que fazem tramas e contas, tudo está coberto pelo voto secreto.
Lourdes G. Souza
17/12/2013 09:29
O PSD com um governo do estado medíocre, com os seus em Gaspar não é capaz nem de administrar uma associação de moradores para qual montou-se uma chapa e disputaram a reeleição.

O PMDB é o que voce escreveu. Trai a si mesmo, imaginem ao próximo. Perguntem aos partidos coligados na última eleição como é fazer acordos com Kleber Wan-Dall, Roberto Pereira, Paca, Ivete, Joel Costa, Ciro, Jaime, Walter Morello.

Por isso vale o ditado, o que esta ruim, se mexer, pode piorar.
Silvana
17/12/2013 08:27

Protesto é bem vindo se resolvesse os problemas, mas no caso do acidente houve erro de um dos condutores e excesso de velocidade do outro.

É preciso protestar por condutores melhores!
Roberto Basei
17/12/2013 08:17
ONDE ESTÁ A DIVISA?



O que pode ser feito nesse caso uma medição a partir do marco zero da cidade! Onde é o marco zero da cidade? No início da escadaria (no pé da escada) da Igreja Matriz, existe ali, uma chapinha de metal, que é localizada por satélite e protegida por lei, com um mapa oficial não tem erro.
O município deve ter uma equipe de levantamento e planejamento com geografo, topógrafo e engenheiros nos seus quadros para fazer esse levantamento.
Alguém deve estar legislando em outra jurisdição, um por liberar o que não é seu ou o outro por cobrar o que não seu, isso seria uma maravilha, se a moda pega!


A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Adilson Luis Schmitt
17/12/2013 07:28

Com 2.013 chegando ao fim, como será 2.014?


Dezembro corre célere, Natal vindo, Ano Velho indo e 2014 chegando. Neste conjunto de eventos, vale a pena de refletir alguns momentos de nossas vidas, participação nos assuntos políticos e comunitários. Cabe aqui uma análise mais ampla para chegarmos a algumas considerações, sobre a nossa querida Gaspar, Cidade Coração do Vale.

Crises econômicas mundiais, troca de forças políticas, julgamentos de escândalos políticos, comportamentos da natureza em resposta aos constantes ataques e pelo mau uso. A morte de líderes mundiais, possível recuperação dos USA e alguns parcos resultados diplomáticos no Golfo que vive em confusão e demais lutas.

O nosso Brasil viveu uma fase interessante em 2013, mas pena que os resultados foram maquiados pela presença dos com máscaras, dos controladores da massa, dos primeiros resultados do julgamento do Mensalão, mas os ?Programas Bolsas? foram determinantes. Enquanto a corrida eleitoral de 2014 já começou, vemos que as mazelas e as contradições também correm soltas, escabrosas e de resultados previsíveis.

Não devemos nos conformar com o quadro e as primeiras incursões, mas os resultados começam a aparecer. Aumentam as taxas de juros, o dólar sobe, o PIB insiste em não aceitar altas e mesmo manipulado incorre em sofríveis números. Assustadores os quadros e preocupantes quando se vê o quadro políticos sendo tratorado pela ?Gerente Dilma? e sendo levados aos diversos rincões.

E quanto a nossa querida Gaspar? Dois ângulos de visão: o do PT com suas obras pela metade, sua falta de diálogo com a população organizada e não tão organizada, suas promessas, seus ataques, semiatenção para com os reais problemas. Não acata sugestões, fere o direito de manifestações, ataca os incautas, espalha as mentiras e promove intrigas. Mas como se consideram os únicos donos da verdade, acima da lei e infelizmente são aprovados, pelos menos avisados acabam levando de roldão as coisas e assuntos de nossa terra.

Sob a ótica de alguns poucos e desorganizados tudo está problemático, o Plano Diretor atualizando-se sem seguir os passos do Estatuto das Cidades, a nossa FURB/CEOPS sendo ignorada na planta das cotas de cheias. Preferem valer-se da sabedoria e a assessoria de nossa competente Defesa Civil e sua poderosa e intocável Diretora. Ponte Hercílio Deeke tendo sido recuperada e entregue sem definição de sua real capacidade de suportar qual carga e que tonelagem. A outra conhecida como Ponte do Vale, esta sendo edificada sem atender os reclames dos moradores dos Bairros Lagoa, Margem Esquerda e Arraial D?ouro, lembrando que a maioria são seus fiéis eleitores. Postos de saúde sem médicos, apesar dos cubanos e portugueses em fim de carreira e em merecidas férias no Brasil, falta de exames, medicamentos escassos e apoio pífio ao Hospital de Gaspar. Promessas dos cidadãos eméritos da duplicação da BR-470, mentiras quanto ao atendimento das reais e necessárias ações de infra-estrutura. Favorecimento aos amigos do rei com suas festas em áreas de terras ainda sob o julgamento da Justiça, menosprezo com a escolha dos locais e modos das obras solicitadas e prometidas.

Vamos continuar torcendo, para que apareçam pessoas que se preocupem com esta importante cidade e façam do planejamento a real ferramenta da organização. Precisamos urgentemente de uma competente oposição não ao PT, mas sim favorável ao futuro da cidade e sua gente, pois o que estamos vendo é muito desprezo.


Gaspar, Cidade Coração do Vale merece ser tratada com muito mais respeito e carinho.


Que venha 2.014, desejo que a mentira e a soberba sejam enterradas juntas com 2.013!!!!


Adilson Luis Schmitt

Médico Veterinário

Ex Prefeito de Gaspar

Herculano
17/12/2013 07:19
SÓ PARA LEMBRAR

O vereador José Hilário Melato, PP, não teve unanimidade para se eleger presidente da Câmara no primeiro ano da atual legislatura. Conseguiu apenas oito votos.
Herculano
17/12/2013 07:15
FIQUEM DE OLHO NO DIÁRIO OFICIAL NESTES DIAS ANTES DO NATAL

Com todos meio de férias ou atarefados com as compras e festejos de fim de ano, os políticos aproveitam para fazer das suas.Foi assim nos anos anteriores, não será neste?

Esta coluna estará de plantão, para desvendar as entrelinhas. Acorda, Gaspar!
luciano da cunha
17/12/2013 06:14
CONTAMOS COM VOCÊ

ESTAMOS ORGANIZANDO UM PROTESTO GIGANTESCO SEXTA DIA 20/12/13 AS 18:00 HORAS NO LOCAL ONDE FOI O ACIDENTE DO FELIPE BORGES PEDIMOS A COLABORAÇÃO DOS AMIGOS, DOS PARENTES E MORADORES TODOS QUE QUISEREM PARTICIPAR POIS VAMOS REVINDICAR MELHORIAS NA RODOVIA POIS A RODOVIA PERTENCE A GASPAR E EXIGIMOS A PRESENÇA DO PREFEITO DE GASPAR PRA OUVIR O POVO, PRA QUE NÃO ACONTEÇA MAIS NENHUMA VITIMA NESTA RODOVIA.
Herculano
17/12/2013 05:40
ERA SÓ O QUE ESTAVA FALTANDO NO NOSSO MODO DE GOVERNAR IRRESPONSAVELMENTE

Por asilo, Snowden promete ajudar Brasil. Em carta obtida pela Folha, delator da espionagem dos EUA diz querer auxiliar a apuração de vigilância no país.No documento, ele não se dirige diretamente a Dilma sobre asilo, para evitar mal-estar com a Rússia, onde está hoje

O texto é de Fábio Zanini, editor de "Mundo", do jornal Folha de S.Paulo.

O delator do esquema de espionagem do governo americano, Edward Snowden, promete colaborar com a investigação sobre as ações da NSA (Agência de Segurança Nacional) no Brasil. Para que possa fazer isso, em troca, quer asilo político do governo Dilma Rousseff.

A promessa de ajuda está em uma "carta aberta ao povo do Brasil", obtida pela Folha, que será enviada a autoridades e fará parte de uma campanha on-line, hospedada no site da ONG Avaaz, especializada em petições.

A ideia é sensibilizar Dilma a conceder abrigo a Snowden, ex-agente de inteligência do governo americano.

"Muitos senadores brasileiros pediram minha ajuda com suas investigações sobre suspeita de crimes contra cidadãos brasileiros. Expressei minha disposição de auxiliar, quando isso for apropriado e legal, mas infelizmente o governo dos EUA vem trabalhando muito arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo", declara na carta, originalmente em inglês.

Snowden se refere à CPI aberta no Senado para investigar as atividades da NSA no Brasil, que incluíram monitoramento de comunicações de Dilma e da Petrobras.
Herculano
17/12/2013 05:36
MUDANÇA DE ROTA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo

A presidente Dilma Rousseff não tem boas relações com o capital privado, seja da indústria, da agricultura ou do setor financeiro, certo? A insatisfação é cada vez mais explícita e preocupa os arquitetos de sua campanha à reeleição.

Tanto que o ex-presidente Lula da Silva aconselhou a sucessora a ser mais amável na fala, nos gestos e nas decisões relativas ao empresariado. Dilma tentou um movimento aqui, outro ali, mas o ambiente continua arisco.

Nesse espaço, os dois prováveis oponentes, Aécio Neves e Eduardo Campos, têm trabalhado com afinco e sem trégua. Rara a semana em que não há notícia de uma reunião do senador de Minas Gerais e do governador de Pernambuco com um grupo de empresários ou investidores.

Ainda que de maneira discreta, ambos têm colhido senão adesões entusiasmadas, inequívocos sinais de simpatia. Aproximam-se de um grupo do qual Dilma se distanciou. Isso tudo é fato.

Agora, uma suposição: caso sejam consolidados os bons humores de um lado (da oposição) e os maus de outro (do governo) nesse período que antecede o início oficial das campanhas, é de se imaginar que a disposição das empresas para ajudar financeiramente este ou aquele candidato seja influenciada pelos fatores de confiança, simpatia e identificação programática.

As empresas em geral dividem suas doações entre as várias forças, mas tendem a contribuir com aquelas que lhes pareçam em melhores condições de retribuir a ajuda.

E aqui não falamos - ou melhor, não entraremos no mérito - das chamadas "relações perniciosas" para não criminalizar desde já um sistema por ora legal nem misturar financiamento contabilizado com uso de caixa dois.

Ora, se o empresariado está insatisfeito com o modo Dilma Rousseff de governar e vier a se convencer de que Aécio ou Campos podem representar alternativas mais condizentes na perspectiva deles, é de se imaginar - mais, de se acreditar que os candidatos a oponentes estejam investindo nisso - que conseguirão arrecadar bom dinheiro com esse pessoal.

Isso não interessa ao PT, bastante satisfeito que está na proibição de doações por pessoas jurídicas. Claro, o partido tem posição favorável ao financiamento público e aqui estaria aberta uma porta para se tentar chegar lá.

Mas, ao mesmo tempo, se proibido o financiamento empresarial valendo já para 2014 - o que é factível, pois a discussão no Supremo Tribunal Federal não se concentra na legislação eleitoral que exige anterioridade de um ano para entrar em vigor -, os candidatos de oposição ficariam desprovidos dessa fonte de recursos.

O baque também atingiria a campanha do PT, é verdade, o partido tem sido o mais beneficiado pelos donativos. Em contrapartida, está no poder e tem muito mais condições de mobilizar pessoas físicas para doar.

Aliás, pessoas nem tão físicas assim. Funcionários terceirizados da Petrobrás, por exemplo. Podem ser convocados pelo partido a dar um dinheiro cada um, coisa pouca, mas que somado ao volume de gente com interesse em que o PT continue sendo governo para não perder o lugar, vira muita coisa.

Esse dinheiro vem do Estado. Bem como viriam do Estado recursos doados por pessoas físicas ocupantes de cargos de confiança, cuja boa vontade em contribuir seria motivada pelo mesmo sentido de permanência.

E os filiados a sindicatos e entidades que recebem substanciosas verbas governamentais? E por que não pensar no público de 12 milhões beneficiados pelo programa Bolsa Família devidamente instruídos a separar uns R$ 20 ou R$ 30 para não correrem o risco de vir a perder o benefício se eleito alguém da oposição?

São meras hipóteses. Mas demonstram que o fim das doações corporativas por si só não asseguram o equilíbrio de condições aludido pelos defensores da proibição.
Herculano
17/12/2013 05:32
PPS DIZ QUE É MAIS FÁCIL GANHAR COM CAMPOS DO QUE COM AÉCIO

O texto é do jornal Folha de S. Paulo. Presidente do PPS, o deputado federal Roberto Freire (SP) disse ontem que o partido decidiu pela indicação de apoio a Eduardo Campos (PSB) na disputa presidencial porque o governador de Pernambuco tem mais chances de vencer do que o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

"Queremos derrotar o governo. É mais fácil derrotar o governo com Eduardo do que com Aécio. Eduardo traz para a oposição uma dissidência do regime", afirmou Freire, ao chegar a um encontro entre PPS e PSB no Recife.

Freire afirmou que o apoio a Campos visa ajudar a torná-lo um candidato "competitivo", característica que, segundo ele, Aécio já possui. Disse também que tem mais afinidade com o discurso econômico de Campos do que com o de Aécio, presidente nacional do PSDB.
Herculano
17/12/2013 05:30
PERDIDOS

Aécio Neves rompe com seu marqueteiro. Divergência sobre campanha faz tucano cancelar contrato com Renato Pereira, que atuou com Capriles na Venezuela. Antropólogo cuidou de programas de televisão que apresentaram senador ao eleitorado no primeiro semestre
Herculano
17/12/2013 05:29
SERRA ANUNCIA QUE NÃO É CANDIDATO À PRESIDÊNCIA

Ele disse que o PSDB deve formalizar nome de Aécio Neves 'sem demora'.Há semanas, dirigentes da sigla, como FHC, pedem a antecipação do anúncio da candidatura do senador mineiro

O texto é do jornal Folha de S. Paulo. Isolado dentro de seu próprio partido, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) anunciou ontem seu afastamento da corrida presidencial de 2014.

Em texto postado no Facebook, o tucano disse que os dirigentes do PSDB devem formalizar "sem demora" o nome do senador Aécio Neves (MG), presidente da sigla, como candidato ao Planalto.

"Como a maioria dos dirigentes do partido acha conveniente formalizar o quanto antes o nome de Aécio Neves para concorrer à Presidência da República, devem fazê-lo sem demora. Agradeço a todos aqueles que têm manifestado o desejo, pessoalmente ou por intermédio de pesquisas, de que eu concorra novamente", escreveu Serra.

Foi a segunda vez que o ex-governador divulgou uma decisão via rede social. No início de outubro, ele usou seus perfis no Facebook e no Twitter para dizer que permaneceria no PSDB.
Herculano
17/12/2013 05:23
SERÁ?

Governo desiste de adiar obrigatoriedade de airbags em veículos, diz agência inglesa de notícias, a Reuters.

Adiamento à medida que deve entrar em vigor em 2014 foi aventado pelo ministro Mantega, que temia que os novos itens encarecesse os preços dos veículos e impactassem a inflação.
Herculano
17/12/2013 05:21
O PMDB, PARTIDO

PMDB x PMDB pelo poder, divisão e a mesa da Câmara que perderam por não saber negociar. O presidente Kleber Edson Wan Dall e a vereadora Ivete Mafra Hammes já conversaram com Marcelo de Souza Brick, PSD, a Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM e o José Hilário Melato, PP/PT para garantir a vice, cujo nome será decidido hoje numa "reunião".

Ciro André Quintino quer passar a perna no Jaime Kirchner e agora o PMDB no Ciro. A bagunça está generalizada. É por isso, que o partido não avança. Falta-lhe liderança nas oportunidades e se há traição entre eles, imagina-se nos acordos com os outros. Resumindo: falta-lhe inspirar confiança nos parceiros. Primeiro os meus, depois os de Mateus.
Pedro José Garcia
16/12/2013 23:32
Aos Críticos de Plantão e a quem interessar possa, visitem nosso Facebook e vá em fotos: https://www.facebook.com/aambevi agora chegou a sua vez Venha fazer a sua parte, mostre sua competência, seu verdadeiro espírito solidário em prol de sua comunidade, venha realizar algo melhor para nosso bairro do contrario, o bicho pega e come tudo mesmo pois seguiremos rigorosamente o que reza seu estatuto após a segunda convocação. Sem mais interessados do bairro por esta entidade, estaremos entregando a uma outra Entidade Social do bairro ou do município:

"EDITAL DE SEGUNDA CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE NOVA DIRETORIA DA AMBEVI GESTÃO 2014 A 2015?

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Em decorrência da não apresentação de qualquer Chapa para concorrer à NOVA Eleição de diretoria em 14 de dezembro próximo, pelo presente, fica os moradores do BAIRRO BELA VISTA deste município convocados para Assembleia Geral Extraordinária na sede da - Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, CNPJ: 73.433.443.0001-40 localizada na Rua Adriano Kormann Nr. 500 nesta cidade, no dia 18 de janeiro de 2014 a partir das 14hs até às 18hs sobre o seguinte:
ORDEM DO DIA:
1º. - Formalizar a Renuncia Coletiva de Toda Diretoria da Ambevi em 31/12/2013 e que a partir desta data, todos os membros da mesma estarão sendo considerado desligados em definitivo de seus cargos que serão colocados à disposição de novos voluntários apresentados a comporem novas chapas ou fazendo valer integralmente o que rege o seu Estatuto desta conceituada Entidade.
2º Respeitando o Capitulo II, em todos os seus artigos, vem em público CONVOCAR EM SEGUNDA CHAMADA, OS MORADORES DO BAIRRO BELO VISTA para NOVA ELEIÇÃO DE DIRETORIA PARA GESTÃO 2014 A 2015.
3- APRESENTAÇÃO E VOTAÇÃO DOS NOVOS INTEGRANTES DAS NOVAS CHAPAS A COMPOREM A NOVA DIRETORIA GESTÃO 2014 A 2015 QUE DEVERÃO SER INSCRITAS EM HORARIO COMERCIAL ATÉ O DIA 14/01/2014 ÀS 18HS COM O PRESIDENTE ATUAL, onde poderão se dirigir para registros das chapas à Rua Martinho Nifa de Oliveira 42 deste bairro.

Gaspar, 10 de dezembro de 2013.

Pedro José Garcia
Presidente - Ambevi Gestão 2013-.
FONE 47 8804 1006

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.