Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

10/12/2013

CALADOS E OPRIMIDOS I

Como o PT e a atual administração de Pedro Celso Zuchi fazem para calar, dominar, constranger, chantagear, desinformar, humilhar, comprar, arbitrar e emburricar Gaspar e os gasparenses? Aparelhando (colocando gente supostamente sua e na maioria das vezes sem capacidade alguma além da canina fidelidade). Vai desde clubes de amigos, até entidades civis, as quais prioritariamente deveriam lutar com isenção e independência pelos interesses de seus associados. Posso descrever aqui fatos reais com fartas e robustas provas. Elesencheriam páginas deste jornal. Entre eles, a do Hospital, que agoniza, por exatamente resistir ao aparelhamento, ao empreguismo de companheiros e familiares do poder pelo poder com a sua conhecida incompetência de gestão técnica e administrativa. Hoje, todavia, vou detalhar um só. Os demais se repetem.

 

CALADOS E OPRIMIDOS II

A Associação de Moradores do Sertão Verde, na Margem Esquerda, acaba de perder mais uma batalha comunitária. É grave. Uma pena. Não propriamente a reconstrução da escola na sua própria comunidade, mas a batalha na preservação da sua identidade da sua autonomia na busca de soluções para as suas 700 famílias, as quais sofrem há anos, com todo o tipo de precariedade e abandono dos setores públicos de todos os níveis. Pior, saem enfraquecidas as suas legítimas lideranças. O PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e seus assessores colocaram a Associação e aquela gente, mais uma vez de joelhos, mendigas e as desacreditaram. Mais do que isto. Humilharam-na e comemoraram. E tudo de caso pensado. Articulado há muito tempo.

 

CALADOS E OPRIMIDOS III

E quando isto começou? Quando Pedro Celso Zuchi chamou o companheiro petista Carlos Alberto Barbacovi, o Carlão, e disse que ele deveria tomar e ser o presidente da Associação. E assim foi. Foi bom enquanto Carlão foi manso, usado e manipulado durante anos para enrolar o seu próprio povo; fornecer ao poder de plantão e ao PT instalado no governo o que eles queriam: a reeleição e o domínio. Agora que Carlão se cansou das promessas, percebeu e cobrou um ato de cidadania mínimo para a sua gente que representa, tentando reverter a situação humilhante, mesmo sendo um fiel petista, foi frontalmente abatido, chamado de traidor, falso, encrenqueiro, mentiroso, vendido... Não só ele, mas outros líderes do Sertão Verde, como a própria petista Elza Gauer Garbin, moradora do Sertão Verde há 13 anos, quando lá só existiam em torno de 50 famílias (e a escola Angélica de Souza Costa funcionava e era necessária apesar da pouca população da época).

 

CALADOS E OPRIMIDOS IV

Fundada em 24 de julho de 1999, numa reunião na Igreja Assembleia de Deus, a Associação de Moradores do Sertão Verde, teve seus estatutos revistos e atualizados ao então novo Código Civil, em 27 de março de 2009. Quem fez este ?servicinho? assim como para outras associações de moradores dos bairros de Gaspar? O coordenador de campanha, o chefe de Gabinete, Doraci Vanz. Ele assinou toda a documentação como advogado responsável (OAB 14.511), apesar de totalmente impedido pelos estatutos da própria OAB. Como ele é PT, pode. A OAB de Gaspar fecha até hoje os olhos para esta infração gravíssima. Antes, no dia 7 de março de 2009, Doraci em outra irregularidade funcional grave, já tinha assinado a ata da Assembleia da Associação que elegeu os seus, Carlos Alberto Barbacovi e Antônio Carlos Pereira, como presidente e vice, respectivamente, sacramentando o aparelhamento por cabresto da Associação.

 

CALADOS E OPRIMIDOS V

O porquê disto tudo? É pensado. É ditadura. É a perpetuação do poder. É para o enfraquecimento não apenas da oposição, mas o surgimento de outras lideranças, mesmo que seja dentro do próprio PT. Tudo sob o rigoroso controle. Opressão. Enfraquecimento da autodeterminação da comunidade. Vamos aos fatos. Quando Pedro Celso Zuchi assumiu em 2009 pela segunda vez, escaldado pela derrota de 2004 por uma aliança da cobra e o sapo que elegeu Adilson Luiz Schmitt, no então PMDB, tratou de não dar sopa para o azar mais uma vez. Tratou de impedir a formação de uma possível organizada oposição nas bases. Por isso, aparelhou as Associações de bairros, entidades de classes, clubes sociais, clube de amigos, etc... 

 

CALADOS E OPRIMIDOS VI

A conversa sobre este assunto com o Carlão, foi no próprio gabinete do prefeito Zuchi, onde ele foi chamado, orientado e concordou, pois fazia parte do ?time?, do ?jogo? e falava com o ?dono? da bola que lhe prometia campo, torcida, vitórias (mesmo que forjadas) e comemorações. Uma maravilha. Mas este mantra e esta causa lhe custaram caro agora. Ele foi enrolado e alijado por cinco anos na reconstrução da escola Angélica de Souza Costa dentro da comunidade, como todos lá quereme como ficou claro na audiência pública da Câmara de Vereadores, mas que a prefeitura, não quer, aliás, só ela com Neivaldo da Silva, Soly Waltrick Antunes Filho, Patrícia Scheit, todos os vereadores do PT e Doraci Vanz, o articulador. Tudo sob as mais variadas alegações, inclusive a de não discutir, esclarecer e convencer a comunidade.

 

CALADOS E OPRIMIDOS VII

E a prefeitura, o prefeito e o PT não medem consequências para desmoralizar e enfraquecer os moradores de lá aos seus interesses ? que estão atrasados em cinco anos, num despautério sem precedentes das nossas autoridades. Na audiência, o prefeito insinuou de que havia por detrás interesses imobiliários em jogo dentro da comunidade; insinuou e entendido como tom de ameaça. Sem piedade, Zuchi e os seus, ao levar a escola Angélica de Souza Costa para a favela das casinhas de plástico que ele criou há quatro anos, decretou o aumento dos problemas urbanos e a precariedade social do Sertão Verde. Não disse, mas com a atitude, é certo que o abandono que existe por lá é proposital. E só vai aumentar; agravar ainda mais tudo, inclusive a violência. E a Fundação Bunge, também ausente em todo o processo, agora faz pressão para validar todo este desastre. E Pedro Celso Zuchi ainda teve a coragem de achar que o povo do Sertão Verde é ingrato. Por que ele, a vice Mariluci Deschamps Rosa, o Doraci, o Neivaldo e outros não vão morar lá então? Acorda, Gaspar!

 

SOBRE O TRAPICHE

Alma lavada? O governo de Pedro Celso Zuchi, PT, acaba de pedir a retirada do controverso projeto 39/2013. Ele simplesmente permitia irregularmente a doação de parte da Arena Multiuso, uma área pública, ainda não consolidada juridicamente, para uso gratuito do CTG Coração do Vale e Clube de Moto clube de Gaspar, este presidido por seu filho. Voltou atrás? Nem tanto. Recuou devido aos atos falhos que o expunham perante a Justiça. Virá algo mais ?robusto? e com pedido de urgência, outra vez. Tudo para impedir o esclarecimento.

Registro. Finalmente a prefeitura de Gaspar agiu firme contra um abuso fiscal, jurídico e comercial competitivo. Aquela chamada Feira do Brás, feita de camelôs itinerantes, que para surpreender e sufocar, ergue tendas improvisadas em finais de semana e para isso, possui a tiracolo um corpo de advogados, não conseguiu dar o golpe em Gaspar. Depois de perder quase todas para a inércia da prefeitura, a CDL finalmente foi ajudada. Ufa!

 

Enrolação 1. Já começou. O contrato com a Habitark Engenharia para o projeto do sistema de esgoto dos bairros Santa Terezinha, Sete e Centro, não vai mais ficar pronto este final de ano, como se contratou e se prometeu. A prefeitura já assinou o primeiro aditivo esticando o prazo para 1º de Maio do ano que vem. Enrolação é um adjetivo suave.

 

Enrolação 2. A reforma da ponte Hercílio Deeke não vai terminar antes de 15 de fevereiro do ano que vem. É o que prevê o quarto aditivo publicado sexta-feira no Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet.

Enrolação 3. A Praça de Esporte e Cultura atrasada em 15 dias não ficará pronta mais este ano. A prefeitura já publicou o aditivo que prorroga até 31 de março a entrega da obra pela empreiteira preferida dos companheiros, a Soberana, de Blumenau.

Enrolação 4. A empreiteira Belga não vai mais entregar o Centro de Convivência da Terceira Idade este ano. Só no dia 12 de fevereiro. Até lá, o PT espera que o povo de Gaspar tenha esquecido o nome de Rosa Muller Lanznaster e assim emplacar um nome seu e do prefeito Pedro Celso Zuchi, o soberano, para a obra.

 

 

Edição 1548

Comentários

Herculano
12/12/2013 20:38
A INCOMPETÊNCIA, A CARTOLAGEM E A FALTA DE VERGONHA NA CARA SOFREM REVÉS. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA NEGA A IMPUGNAÇÃO DE PARTIDA E CONFIRMA REBAIXAMENTO DO VASCO. UFA!

O recurso do Vasco pedindo a impugnação da partida contra o Atlético-PR foi negado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta quinta-feira. O presidente Flávio Zveiter invalidou a solicitação e manteve o placar de 5 a 1 para os paranaenses no confronto. Sendo assim, não haverá julgamento sobre o caso e o rebaixamento do Cruzmaltino está sacramentado no Campeonato Brasileiro.

O departamento jurídico de São Januário vai solicitar reconsideração do pedido como última possibilidade de êxito. Desta forma, será preciso que Zveiter recue da decisão para levar a questão ao julgamento direto no Pleno, sem que ocorra audiência nas comissões disciplinares

STJD: O PAI DE TODOS OS VÍCIOS, por Juca Kfouri

Vivemos num país que tem como uma de suas heranças do período colonial a tradição bacharelesca e cartorial.

Um, e apenas um desses organismos viciados, é o tal Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Que, em regra, é composto por bacharéis medíocres que têm nele uma vitrine para crescer profissionalmente, além de ser quase uma capitania hereditária pois, invariavelmente, presidida por um Sveiter.

Não se entrará aqui em considerações sobre as infindáveis interpretações divergentes sobre as ambiguidades dos códigos e regulamentos esportivos em vigor no cipoal das leis brasileiras.

Nem será necessário realçar que do ponto de vista puramente esportivo a Portuguesa e o Criciúma, além do Flamengo, fizeram por estar na primeira divisão em 2014 e o Fluminense e o Vasco não.

Também não se discutirá aqui se as leis em vigor devem ou não ser modificadas.

Bastará dizer que o que não faz o menor sentido é a existência dos tribunais esportivos, porque tudo seria mais simples, rápido e justo se as questões do esporte fossem decididas em rito sumário, por medidas administrativas como se faz até na Fifa, que está longe de ser uma entidade exemplar.

Ou não é de corar que, em pleno mundo informatizado, se dependa de um comunicado, oral ou no papel, sobre a situação dos jogadores, quando seria de uma simplicidade franciscana que os árbitros e delegados de cada jogo recebessem a informação de quem têm condições de jogo antes de cada disputa começar?

Só não é assim porque continuamos sob o reinado de quem vive de impor dificuldades para vender facilidades.

A toga é inimiga de quem joga.

De quem joga limpamente, ao menos.
Juju do Gasparinho
12/12/2013 20:16
Prezado Herculano:

Vou por postagem:
às 07:06hs- O que é "um circo da morte e invalidez", se quem nos governa é uma guerrilheira que aprendeu a explodir pessoas?

às 07:31hs- "A economia brasileira está crescendo com duas pernas mancas". O ministro da fazenda está coberto de razão.
As duas pernas mancas tem nome e sobrenome:
Vovó Petralha e Guido Manteiga.

às 18:02hs- Tá certo o PPS. Tem que investigar quem Lulla dedurou, o que elle vendia para os sanguinários representantes da ditadura e o que elle ganhava com isso.

Herculano
12/12/2013 18:27
PEGARAM MAIS UM JORNALISTA CHAPA BRANCA SERVINDO A DOIS SENHORES?

Manchete do 247, canal de comunicação do PT, feito de patrocínios de bancos e empresas estatais, tentando desqualificar o livro bomba do ex-delegado Romeu Tuma Júnior - Assassinato de Reputações, Um crime de Estado. Ao 247, Tuminha rebate PHA: "Ele está mentindo?

O texto de Marco Damiani da publicação diz. Romeu Tuma Jr. bate de frente com Paulo Henrique Amorim e garante que jornalista deu generosas contribuições para todo o conteúdo do chamado livro-bomba, assim definido pela revista Veja; "Paulo Henrique está mentindo quando diz que não me ajudou a fazer este livro que está publicado", disse Tuminha; "Ele me incentivou sim a que eu escrevesse a minha defesa, me acompanhou nesse trabalho por um ano e meio", garantiu; autor lança repto: "Eu o desafio a me processar. Se eu soubesse que ele tinha essa personalidade, hoje não faria agradecimento nenhum"; confira a polêmica

O delegado Romeu Tuma Jr. poderia, a esta altura, estar saboreando todo o barulho provocado pelo seu recém-lançado Assassinato de Reputações, definido como "livro-bomba" pela revista Veja. Polêmica, afinal, sempre faz bem às vendas. Mas, ao contrário, Tuminha está como que subindo pelas paredes, de bronca, em razão da negativa feita pelo jornalista Paulo Henrique Amorim de que o tivesse ajudado com o fornecimento de informações para o conteúdo da obra.

- Paulo Henrique está mentindo, afirma Tuminha com todas as letras. Eu agradeci a ele por que sou grato e educado. Ele me ajudou muito, não entendi porque agora ele nega.

No blog Conversa Afiada, PHA, como também é tratado, afirma que ajudou o delegado Tuma Jr., ex-secretário nacional de Justiça, apenas com informações sobre o banqueiro Daniel Dantas e enquanto livro era elaborado em conjunto com os jornalistas Mino Carta e Sergio Lirio.

Paulo Henrique trata Assassinato de Reputações pela definição de "suposto livro" e usa "suposto autor" para referir-se a Tuminha.

- Se eu soubesse que ele tem este tipo de personalidade mentirosa, eu nem teria feito agradecimento nenhum no livro, disse Tuminha em conversa com o 247. Me arrependi.

E continua, para deixar clara sua posição na polêmica:

- Eu não estou dando entrevistas sobre o livro, quero que as pessoas o leiam primeiro, para depois discutir com mais profundidade. Mas sobre esse cara eu tinha de falar. Ele me ajudou sim, incentivou sim, e isso foi por um ano e meio. Sempre me animou a escrever, tenho provas. Ele me deu a ideia de eu fazer a minha defesa, contar a minha versão dos fatos que vivi dentro do governo federal.

Tuma Jr. ainda não entende porque Paulo Henrique procura se afastar da obra:

- Não sei por que ele está tão ofendido? Vi o post que ele colocou no blog e fiquei impressionado com a desfaçatez. Ele está men-tin-do, diz soletrando as sílabas. "Se quiser, ele que processo, porque vou mostrar em verdade em qualquer lugar", assegura.
Herculano
12/12/2013 18:14
GILMAR MENDES DENUNCIA A HIPOCRISIA DO DEBATE, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Prossegue no Supremo o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que pode resultar na proibição do financiamento privado de campanhas. O ministro Gilmar Mendes pediu um aparte a Dias Toffoli e acaba de botar os pingos dos is. Deixa claro que o fim do financiamento privado, como quer a OAB, interessa a quem está no poder. Gilmar pede o fim da hipocrisia. Chamando às falas o procurador-geral da República, que está presente, o ministro afirma:
"Então, senhor procurador-geral, será preciso proibir a propaganda institucional, que, de institucional não tem nada; é propaganda eleitoral escarrada".

Na mosca! Também é disto que se cuida: o que se quer é impedir que a oposição tenha acesso a recursos de campanha, ficando refém, no futuro, apenas da verba pública, que há de ser garantida segundo o tamanho dos partidos. Tamanho a que se chegou na vigência do financiamento privado. Piada grotesca!

Alguém vai, então, se ocupar da propaganda institucional, que é campanha eleitoral disfarçada - e, o que é pior, com dinheiro público? Alguém vai se ocupar do uso vergonhoso de estatais para financiar a rede de propaganda e difamação, disfarçada de imprensa, que se traduz em blogs, sites, revistas e até jornais? Sempre a serviço do governo?
Herculano
12/12/2013 18:02
LULA NA COMISSÃO DA VERDADE? por Lauro Jardim, de Veja.

O PPS acaba de protocolar um requerimento na Comissão da Verdade para que Lula seja ouvido pelos conselheiros. O motivo é o relato de Romeu Tuma Jr. em seu recém-lançado Assassinato de Reputações ? Um Crime de Estado.

O deputado Rubens Bueno fundamenta assim o seu pedido:

- Há uma acusação feita nesse livro contra o ex-presidente Lula que é referente ao período da ditadura militar (?): o ex-presidente teria sido informante do seu pai, o ex-delegado Romeu Tuma, junto ao Dops, famoso órgão repressor de movimentos políticos e sociais (?). Trata-se de um fato que precisa ser investigado pela Comissão
Herculano
12/12/2013 17:56
SEM DINHEIRO. VAI SOBRAR PARA NÓS

Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal já votaram contra doações de empresas a campanhas eleitorais: o relator Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Dias Tófoli e José Roberto Barroso. São necessários um mínimo de seis votos para ser considerada procedente Adin - Ação Direta de Inconstitucionalidade - proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil
Herculano
12/12/2013 17:50
POLÍCIA OUVE MANIFESTANTES ENVOLVIDOS EM ONDA DE PROTESTOS EM SÃO PAULO

O texto é de Felipe Souza para o jornal Folha de S. Paulo. Cerca de 80 pessoas identificadas como participantes da onda de protestos que ocorreu em São Paulo nos meses de junho, julho e agosto foram intimadas para depor nesta quinta-feira. Até as 17h20, ao menos 50 delas já tinham sido ouvidas.

O grupo, apontado como suspeito de ter ligação à tática "black bloc", permanece no Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) para averiguação. Os dados colhidos nos depoimentos de hoje vão fazer parte de um inquérito que será encaminhado ao Ministério Público.

Entre as perguntas que estão sendo feitas aos manifestantes estão as razões de estarem no ato, se fazem parte de algum partido político, como souberam do protesto, se possuem e-mail e Facebook, além de outros detalhes do que ocorreu nos protestos.

Segundo a polícia, o objetivo dos interrogatórios é saber se essas pessoas se organizaram em grupos para participar de ações criminosas. No mês passado, outras 65 pessoas já tinham sido chamadas para prestar depoimento e depois liberadas.

O advogado Ramon Koelle, da Comissão de Direitos Humanos do Sindicato dos Advogados, acompanha os depoimentos de hoje e afirmou que a polícia está tratando manifestantes como membros de uma organização criminosa e destacou que o conselho dele é que eles fiquem calados no depoimento.

"[A polícia] deveria abrir uma força-tarefa para apurar os abusos cometidos pela PM. Há repórteres cegos que legaram tiros no rosto, policiais que quebraram vidro de viaturas, e nada disse está sendo investigado", afirmou o advogado.
Herculano
12/12/2013 17:46
COMO ELES SÃO. GOVERNADOR CULPA "DÉCADAS DE ABANDONO" POR ENCHENTES NO RIO"

Quem nos conta isto é o repórter da sucursal do Rio de Janeiro do jornal Folha de S. Paulo, Italo Nogueira. Ele teve sete anos para promover soluções, não as fez e na hora do desastre tem na ponta da língua os culpados: seus antecessores, as pessoas e fúria da natureza. Afinal qual a diferença entre Gaspar e o Rio de Janeiro? Nenhuma. Os políticos de plantão pensam que somos todos nós uns imbecis. E de certa forma estão certos. Pois fomos nós, os que sofremos com as enchentes e a má administração que os escolhemos de forma livre pelo voto democrático.

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), responsabilizou nesta quinta-feira (12) as "décadas de abandono" da Baixada Fluminense pelas enchentes ocorridas na região esta semana. Ele participou de reunião com dez prefeitos e secretários de Estado.

Ele afirmou que vai se reunir amanhã, no Rio, com o ministro Francisco Teixeira (Integração Nacional) e o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, para pedir apoio emergencial, bem como verbas para intervenções que ajudem a reduzir os impactos da chuva.
Herculano
12/12/2013 13:07
BATEU O PÂNICO - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENAOD REJEITA AUDIÊNCIA COM TUMA JÚNIOR, AQUELE DAS REVELAÇÕES DAS SACANAGENS DO PT PARA SER PODER SEMPRE, MESMO SEM QUALQUER PLANO DE GOVERNO PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA

O texto é de Gabriel Castro, para a revista Veja. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado rejeitou nesta quarta-feira um requerimento de convite a Romeu Tuma Junior, secretário nacional de Justiça durante parte do governo Lula. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) queria que ele fosse ouvido a respeito das revelações de seu novo livro, "Assassinato de Reputações - Um Crime de Estado". A revista Veja mostrou trechos do livro em que Tuma Junior revela, dentre outros fatos, o uso da máquina pública para montar dossiês contra adversários, o esquema de corrupção que motivou a morte do ex-prefeito de Santo André, o petista Celso Daniel, e a existência de uma conta criada nas Ilhas Cayman para movimentar recursos do mensalão.

A base aliada se mobilizou pela derrubada do requerimento. "O Senado não cumpre um de seus deveres essenciais, que é o de fiscalizar o Executivo. As denúncias são da maior gravidade: o que se denuncia é a existência de um aparelho policial marginal na estrutura da administração federal", criticou o senador Alvaro Dias, autor do requerimento, após a sessão. A gora, Dias quer fazer um convite extra-oficial para que Tuma Junior compareça ao Senado e fale a parlamentares interessados. Também nesta quarta, a base governista conseguiu o adiamento da votação de um convite a Tuma Junior na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Com isso, o requerimento só voltará a ser analisado -se for - em 2014.
Herculano
12/12/2013 13:01
GASPAR É PREVISÍVEL. NINGUÉM CONHECE XADREZ.

Acabo de ir para o computador finalizar a coluna de amanhã da edição impressa do jornal Cruzeiro do Vale.

Percebi que tenho três colunas completas. O drama é escolher o que sai amanhã. Só uma observação é factual e que ninguém deu ainda, graças rede das minhas fontes (que inclui gente de dentro do PT) e as pesquisas que as faço também. Ou seja, só nota do que você lerá na sexta-feira, é realmente uma novidade ( e que já poderia ter sido trabalhada e ter sido manchete exclusiva).

Numa cidade onde a afronta à lei é protegida pela imprensa, ou o defensor da lei e das coisas certas é repreendido publicamente... O atraso é algo valioso e contra cidade, os cidadãos, as cidadãs. Acorda, Gaspar!
Herculano
12/12/2013 12:53
É PRECISO REGISTRAR E COBRAR MAIS TARDE. O PT DIZIA A MESMA COISA. HOJE CONTESTA QUALQUER COBRANÇA ÉTICA E CONTRA A ROUBALHEIRA DO DINHEIRO PÚBLICO DOS SEUS. PIOR. DESQUALIFICA A JUSTIÇA E JUÍZES FEITA ATÉ EM ALGUNS CASOS POR SEUS PARES DIANTE DE PROVAS IRREFUTÁVEIS, DEPOIS DO EXERCÍCIO DA AMPLA DEFESA E NUM REGIME DEMOCRÁTICO, COMPLETAMENTE ABERTO. " SE TIVER ALGUÉM DO PSDB QUE COMETEU IRREGULARIDADE, QUE RECEBEU PROPINA, SE ISSO FICAR PROVADO, TEM QUE IR PARA A CADEIRA TAMBÉM".

Este texto é do colunista Josias de Souza. Num instante em que a penitenciária da Papuda virou um puxadinho da política e o excesso de denúncias parece dividir os partidos em dois grupos - o dos sujos e o dos mal lavados - Aécio Neves declarou: "Eu vou falar muito sobre ética durante a campanha."

Na noite passada, o presidenciável tucano jantou com um grupo de jornalistas no Piantella, tradicional casa de repastos de Brasília. Recordou-se a Aécio que a reputação do seu PSDB está na bica de descarrilar no escândalo do cartel de trens e do metrô de São Paulo. O candidato tomou distância da carapuça.

"Se tiver alguém do PSDB que cometeu irregularidade, que recebeu propina, se isso ficar provado, tem que ir para a cadeia também", disse. Indagou-se a Aécio se não receia que o caso interfira na campanha tucana. E ele: "Só se for para quem está envolvido. Para mim? Zero."

Aécio realçou que o caso do cartel paulista frequenta o noticiário diariamente. A despeito disso, o governador tucano Geraldo Alckmin, candidato à reeleição, "está liderando as pesquisas". Por quê? "Não é algo que contamine o Geraldo. Ele não é desonesto. Vou duas vezes por semana a São Paulo. Não pega. Ninguém toca nesse assunto."

E quanto ao chamado mensalão de Minas Gerais, que aguarda na fila de julgamentos do STF? "Vamos esperar até que seja julgado. Creio que muita gente pode se surpreender. Mas se alguém do PSDB cometeu irregularidade, tem que ser punido."

Aécio espetou o petismo: "Não vamos cometer o equívoco do PT de acobertar, de transformar [julgamento] em coisa política. Isso não tira um milímetro da minha autoridade para falar de ética. Vou falar. Tenho 30 anos de vida pública. Se alguém do PSDB cometeu ato ilícito, vai responder."

Levado às manchetes pelo delator Roberto Jefferson em 2005, o mensalão não impediu a reeleição de Lula em 2006. Tampouco tirou de Dilma Rousseff a eleição de 2010. Acha que as prisões do generalato do PT podem levar o eleitor a ter um comportamento diferente em 2014?, perguntou-se a Aécio.

E ele: "Não haverá uma resposta eleitoral. Não é porque petistas foram presos que o eleitor do PT deixará de votar no partido. Mas [o caso] tira o discurso do PT." Ante a observação de que Dilma também poderia afirmar que não compactua com o malfeito, Aécio atalhou: "Será que ela vai falar isso?"

Evocando o noticiário sobre o desagravo que o PT fará aos seus presidiários no Congresso partidário que começa nesta quinta-feira, Aécio emendou um par de interrogações: "Qual é o PT da Dilma? É o PT que a homenageia ou é o PT que faz desagravo, inocentando politicamente o pessoal do mensalão? Ela é refém de uma estrutura. Mas é bom que ela fale também [de ética]. Se ela puder falar."

Na opinião de Aécio, o eleitor ainda não está interessado na sucessão. Olha para a disputa como quem vê um filme manjado. Por ora, só enxerga Dilma, beneficiada pela superexposição do cargo e pelo excesso de propaganda institucional. O eleitorado só vai reparar nos candidatos de oposição na hora do tiroteio no saloon.

Pretende exibir o discurso ético na tevê já no início da campanha? "Tem que permear a campanha inteira", respondeu Aécio. "Temos um desafio. As pessoas querem mudança. Mas elas olham para o lado e ainda não enxergam a mudança. Vamos mostrar que somos a mudança segura. E isso também inclui falar de ética."

A conversa de Aécio com os repórteres durou cerca de duas horas e meia. Terminou pouco depois de meia-noite e meia. Descontraído, o presidenciável do PSDB não falou apenas sobre ética. Vai abaixo um resumo do que foi dito:

estrelinha

- O drama da oposição: "Nesse momento, você não tem, nos meios de comunicação de massa, como fazer o discurso de oposição se amplificar. Em 2009, nessa mesma época, o [José] Serra tinha 38%, 40% nas pesquisas. A Dilma tinha algo em torno de 16%, 17%. A Marina [Silva], 6%. O sentimento era de continuidade. Mas a Dilma só empatou com o Serra no final de julho de 2010. Ela teve espaço na tevê aberta. Começou a vestir o figurino da continuidade, de 'mãe do PAC', de 'mulher do Lula'. Hoje, o sentimento é de mudança. Isso não vai ser revertido. Será ampliado. A tendência é de que o monólogo de hoje dê lugar ao contraditório. Vai se beneficiar quem tiver a capacidade de vestir esse figurino da mudança."

- Cenário de segundo turno: "Quem faz análise hoje prevendo uma eleição de primeiro turno diz bobagem. A tendência de ter segundo turno será crescente. Fui candidato à reeleição [no governo de Minas Gerais]. Isso que está aí, para vencer no primeiro turno, é muito pouco. E quem for para o segundo turno tem uma chance enorme de ganhar a eleição."

- Fim de ciclo: "Estamos vivendo um fim de ciclo. Por quê? A presidente fará uma campanha na defensiva. Será defensiva na questão da economia, defensiva na questão das entregas [de obras]. Não tem nada estruturante para ser entregue. A marca da ineficiência vai crescer durante a campanha."

- Mais Médicos: "É um ativo que eles têm. Mas não do jeito que está: Mais Médicos, com menos dinheiro para a saúde. Queremos muito mais médicos de qualidade. Vamos falar sobre isso. Queremos que os médicos cubanos continuem no Brasil, que venham profissionais de outros países. Mas queremos pagar diretamente para eles. Queremos pagar R$ 10 mil, não R$ 1.500. Eu reformularia esse contrato. Não faria contrato de novo com essa Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]. Contrataria diretamente os médicos que quisessem permanecer no Brasil."
Herculano
12/12/2013 07:31
DEPOIS DE VENDER ILUSÕES QUE NÃO ILUDIRAM O MERCADO, MAS APENAS OS IGNORANTES, DESINFORMADOS E FANÁTICOS; QUANDO OS NÚMEROS SE CONSOLIDAM NO FINAL DESTE ANO E DESMENTEM O UFANISMO, MINISTRO E GOVERNO SE TORNAM MAIS RIDÍCULOS E MANTEGA AFIRMA: "PAÍS ESTÁ COM AS 'PERNAS MANCAS'. ISTO TODOS NÓS ESTAMOS CARECAS DE SABER

Em discurso a empresários da indústria, ministro atribui crescimento fraco à falta de financiamento para consumo. Fazenda também afirma que juros subsidiados do BNDES vão continuar, mas taxa deverá subir um pouco.

"A economia brasileira está crescendo com duas pernas mancas: de um lado, o financiamento ao consumo, que está escasso, e, de outro lado, a crise internacional, que nos rouba uma parte da nossa possibilidade de crescimento", disse, em discurso durante seminário promovido pela Confederação Nacional da Indústria, em Brasília.

Segundo o ministro, o baixo crescimento do mundo é um "vento contrário" ao desempenho do país.

Já internamente, o aumento da inadimplência levou os bancos a ficar mais cautelosos na liberação de novos empréstimos, o que está limitando a expansão do consumo.

O ministro destacou, porém, que a inadimplência do consumidor está em queda e que a economia mundial se recupera, fatores que devem colaborar para a retomada da economia brasileira.
Herculano
12/12/2013 07:14
COMO FUNCIONA. CONTROLADA POR HADDAD, PT, CPI "ESQUECE" ÔNIBUS E MIRA PSDB

O texto é de André Monteiro e Giba Bergamin Jr para o jornal Folha de S. Paulo. Formada em sua maioria por vereadores da base aliada do prefeito Fernando Haddad (PT), a CPI dos Transportes na Câmara deixou de lado a "caixa preta" dos custos dos ônibus na cidade e mirou as empresas suspeitas de fraudes em licitações de trens de gestões tucanas no Estado.

Com isso, acabou ouvindo só 1 das 15 empresas de ônibus da capital, mas sete fornecedoras de peças e serviços do sistema sobre trilhos.

O maior grupo de ônibus da cidade, liderado pela família Ruas, que controla mais de metade da frota paulistana, não foi interrogado. E nenhum dono de viação será ouvido até o fim dos trabalhos.

A comissão foi criada há cinco meses, no calor dos protestos contra o reajuste das tarifas. No início, a base governista tentou barrá-la - dois dias antes, o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, disse que ela serviria para "achacar" empresários.

Após articulação, o PT fechou acordo para indicar a maioria dos membros. A CPI foi chamada de "chapa branca" por ter só um oposicionista, Eduardo Tuma (PSDB).

A CPI sugerida pela oposição pedia investigação apenas no transporte municipal.

Assim que assumiu, a base aliada ampliou a apuração para ouvir as empresas do Estado, sob o argumento de que o sistema é integrado.

O relatório final da investigação será entregue só no ano que vem e deve constatar apenas que as planilhas de custo das empresas devem ser revistas, sem identificar eventuais prejuízos ao município.
Tuma disse que pretende fazer um relatório paralelo.

Nos últimos dois meses, a comissão se dedicou a ouvir empresas envolvidas na denúncia de formação de um cartel instalado nas gestões do PSDB no governo estadual.

Ou seja, o que foi criado para apurar a "caixa preta" do sistema municipal - se os investimentos da prefeitura são revertidos para a população, se os lucros das viações são corretos, entre outros pontos - acabou mirando um esquema de corrupção que envolve o maior opositor do PT.
Herculano
12/12/2013 07:09
AGORA É OFICIAL. CLÁUDIO VIGNATTI ESTÁ ENQUADRADO E VAI FICAR FALANDO SOZINHO. ESTA É A DITADURA DO PARTIDO MAIS DEMOCRÁTICO. PT NACIONAL PODERÁ VETAR ALIANÇAS DOS DIRETÓRIOS ESTADUAIS

Todas as coligações estaduais do PT para as eleições de 2014 terão que ser aprovadas pelo Diretório Nacional do partido antes de serem registradas. Com isso, as eleições nos Estados terão que seguir a estratégia nacional.

Em tese, a cúpula do partido poderá impor sua vontade sobre decisões estaduais. A medida foi incluída em uma resolução aprovada ontem pelo Diretório Nacional em Brasília. Segundo o documento, uma chapa só poderá se registrar na Justiça "após a devida aprovação pela direção nacional". Outro documento diz que a presidente Dilma poderá dar a palavra final sobre todas as coligações.

No Maranhão, o PT pretendia apoiar a candidatura de Flávio Dino (PC do B), mas a família Sarney pressiona o partido a apoiar seu candidato.
Herculano
12/12/2013 07:06
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E essa piada pronta: "Deputado é vítima de ladrões em Brasília". Isso é restituição, não é furto. Os ladrões, em vez de gritarem "passa o seu dinheiro", gritaram: "devolve o nosso dinheiro". Rarará!

E essa, direto da China: "Homem se cansa de acompanhar namorada em lojas do shopping e se joga do sétimo andar". Isso é Natal! Quando a namorada ameaçou entrar na 18ª loja, ele se atirou do oitavo andar! É mole? É mole, mas sobe!
Herculano
12/12/2013 06:58
NÃO SOMOS SÉRIOS. TROCAMOS SEGURANÇA POR MORTES, ALEIJADOS E MAIS DESPESAS DE TODOS NÓS NOS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS PARA SUSTENTAR O CIRCO DE MORTES E INVÁLIDOS, SOB A DESCULPA QUE SEGURANÇA SAI CARO.

ABS e airbag não devem mais ser obrigatórios em 2014, diz Mantega no G1 e manchetes que permeiam os jornais e portais nesta quinta-feira.

A 20 dias de valer a obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS em todos os carros novos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que "possivelmente" o governo vai adiar a medida.
"Estamos discutindo questões do equipamento de segurança que seria acrescentado aos automóveis em 2014.

Estamos preocupados com o impacto sobre o preço do carro. Isso eleva o preço do carro de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Estamos estudando o que fazer com isso", disse Mantega nesta quarta-feira (11). Os equipamentos seriam obrigatórios a partir de janeiro. "Possivelmente, vamos adiar a entrada em vigor. Hoje, 60% dos veículos já têm o equipamento. Passaria para 100% [em 2014]. Possivelmente vamos diferir isso [atrasar] em um ou dois anos.
Herculano
12/12/2013 06:53
MACONHA

O Uruguai é o primeiro país do mundo a legalizar a maconha. Diante disso, o governo uruguaio quer estatizar a produção, distribuição, venda e até o controle de consumo do usuário por meio de cartão, criando a figura do "maconheiro de carteirinha". Se, na prática, a estatização não funciona na produção de aço, energia... com empreguismo e corrupção de toda ordem, por que agora irá funcionar na produção e comercialização da maconha? EDGARD GOBBI (Campinas, SP) em carta que enviou e publicou no jornal Folha de S.Paulo
Herculano
12/12/2013 06:51
DILMA DEVE RECUAR DE VETO AO ORÇAMENTO IMPOSITIVO


O texto é de Eduardo Bresciani e Tânia Monteiro, da sucursal de Brasília para o jornal O Estado de S.Paulo. Para conter um princípio de rebelião em sua base governista, a presidente Dilma Rousseff decidiu recuar e não mais vetar os trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garantem a execução obrigatória de emendas parlamentares individuais em 2014, o chamado Orçamento impositivo. Em troca, a base aceitou aprovar na próxima terça-feira, 17, o Orçamento do ano que vem.

O acordo foi fechado nesta quarta-feira, 11, após uma conversa da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). "Fiz agora um entendimento em nome dessa Casa com a presidente da República", anunciou Alves na Câmara, após o acordo.
Herculano
12/12/2013 06:46
NINGUÉM QUER?

A Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, está sem comando. Ontem a noite ela expediu esta nota. Em decorrência da não inscrição de qualquer chapa para concorrer a eleição de nova diretoria da Ambevi no próximo dia 14/12/2013 para assumir nova gestão desta Entidade gestão 2014-2015, decidiu-se que faremos Edital da Segunda Convocação de Assembléia Geral Extraordinária para nova eleição em 18/01/2014 a partir das 14 às 18hs e no final da apresentação da nova diretoria Eleita, será feita a apresentação e prestação de contas da gestão 2013 à comunidade.
Herculano
12/12/2013 06:41
MENSALÃO É FICHINHA, por Marcelo Coelho, para o jornal Folha de S. Paulo

Debate no STF sobre doações de empresas a candidatos e partidos pode fazer mensalão parecer simples no futuro

Empresas podem fazer doações a candidatos? Pela legislação atual, sim. O sistema traz distorções? Com certeza.

Dos R$ 6 bilhões arrecadados nas eleições de 2010, 97% vieram de contribuições feitas por pessoas jurídicas. Pesquisas demonstram, ademais, que, quanto mais dinheiro recebe um candidato, maior sua chance de se eleger. O custo médio de um deputado federal está em R$ 1 milhão, e o de um senador é quatro vezes mais.

A exposição foi feita em menos de dez minutos, pela advogada Aline Osório, no início da sessão de ontem do Supremo Tribunal Federal.

Seria o caso de propor uma reforma política no Congresso, para diminuir ou regular os gastos eleitorais? Para outro orador da sessão de ontem, isso seria irrealista: a cobra nunca morde a mão que a alimenta.

O autor da frase, bastante expressiva mas sem maior relevância jurídica, foi Bruno Collares Alves, falando em nome do PSTU. Assim como Aline Osório, ele era um dos "amici curiae", termo que designa partes interessadas num processo, às quais é concedido o direito de fazer sustentação num tribunal.

Outros debatedores não recorreram a raciocínio tão extremado. Raimundo Aragão falou em nome do Movimento Contra a Corrupção, que agrega associações recém-saídas do sucesso obtido com a aprovação da Lei da Ficha Limpa.

Ao contrário do que aconteceu na Ficha Limpa, explicou, torna-se desnecessário propor uma nova lei para proibir doações de empresas. Basta fazer o que já está previsto na Carta de 1988.

Era também este o argumento da Ordem dos Advogados do Brasil, que propôs a ação no Supremo Tribunal. Afinal, a Constituição estabelece que todo poder emana do povo. Povo nada mais é que o conjunto dos indivíduos, dos cidadãos.

Uma empresa, uma pessoa jurídica, não é um indivíduo. Não tem o direito de votar, por exemplo. Não deveria ter, por conseguinte, o direito de financiar campanhas políticas. Que um empresário faça isso é uma coisa. Que uma pessoa jurídica faça o mesmo - isso seria inconstitucional. Revogue-se, portanto, a lei que permite esse tipo de coisa.

No campo oposto, estava a Advocacia Geral da União. A sustentação de Luís Inácio Adams foi a mais fraca e desconjuntada da tarde. O advogado-geral lembrou que, em grandes democracias como a Inglaterra e os Estados Unidos, era permitida a doação de empresas a candidatos.

Joaquim Barbosa corrigiu na hora a afirmação: isso é proibido nos EUA. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e mais tarde Luiz Fux, reforçaram o ponto de Barbosa.

O advogado-geral tentou outros caminhos. Vejam, a igualdade absoluta não existe. Um empresário tem mais dinheiro a doar do que um assalariado qualquer. Partidos com mais votos têm mais tempo na televisão. Um candidato como Enéas teve ampla votação com mínimos recursos...

O presidente do STF não conseguia engolir tais raciocínios. A questão era puramente constitucional: pessoas jurídicas têm direitos políticos, como o de financiar um candidato, ou não? Barbosa apoiava a tese da OAB.

Luiz Fux, relator do processo, foi na mesma linha. Condenou o financiamento empresarial de todos os ângulos possíveis, alternando entusiasmo e técnica, empirismo prático e teoria alemã.

Nenhum ponto constitucional seria atingido pela proibição desse financiamento, acrescentou. Fux ganhou um aparte favorável de Dias Toffoli, que mal se continha ao longo do julgamento: sabemos bem a ideologia que essas empresas representam...

Tirania do poder econômico, ultraje à igualdade política, plutocratização do sistema, rabo preso dos representantes: Fux ia longe no seu voto, e não só na questão das empresas. Defendeu que também se limitem as doações de pessoas físicas e até o uso de recursos dos candidatos nas próprias campanhas.

Teori Zavascki pediu vista do processo; mas nada impediu um cansado Joaquim Barbosa de anunciar ainda ontem seu voto, apoiando e radicalizando alguns detalhes de Fux, com críticas maiores ao Congresso.

Trata-se de evitar o "toma lá, dá cá", resumiu. Se o STF seguir essa tendência, é provável que a dureza de suas decisões no mensalão acabe parecendo fichinha no futuro.
Herculano
12/12/2013 06:35
NÃO TEM JEITO. ESSE PESSOAL É DO RAMO. NOVO TESOUREIRO DO PT-RJ RECEBEU R$100 MIL DO VALERIODUTO EM 2003

O texto é de Bernardo Mello Franco, da sucursal do Rio de Janeiro do jornal Folha de S.Paulo. No mês em que os réus do mensalão começaram a ser presos, o PT do Rio escolheu como seu novo tesoureiro um dirigente que recebeu R$ 100 mil do valerioduto.

Empossado no último dia 30, o novo secretário de Finanças do partido, Carlos Manoel Costa Lima, apareceu nas investigações da CPI do Mensalão, em 2005.

O dinheiro foi sacado em uma agência do Banco Rural em agosto de 2003, primeiro ano do governo Lula.

A origem era uma conta da DNA, empresa usada por Marcos Valério de Souza para disfarçar a fonte de repasses feitos a políticos e assessores partidários que se envolveram no esquema.

Costa Lima afirma ter usado os R$ 100 mil para quitar dívidas de campanha da então governadora Benedita da Silva (PT) à reeleição, em 2002. Benedita perdeu aquela eleição para Rosinha Matheus (então no PSB).
Herculano
12/12/2013 06:30
MANDELA E COLLOR, por Rogério Gentile para o jornal Folha de S. Paulo

Dilma aproveitou os funerais de Mandela, onde enalteceu a "superioridade moral e ética" do líder sul-africano, para reabilitar internacionalmente Fernando Collor, levando-o em sua comitiva ao lado de Lula, FHC e Sarney. Se a intenção era louvar aquele que chamou de "personalidade maior" do século 20, Dilma acabou homenageando uma vergonha nacional.

Collor é o sujeito que foi expulso do Palácio do Planalto sob gritos de "ladrão". Primeiro presidente eleito por voto direto após a ditadura, sofreu impeachment em 1992, depois que seu irmão revelou um amplo esquema de corrupção no governo e uma CPI constatou que ele obteve "vantagens econômicas indevidas".

À época, Lula, que ainda demonstrava se importar com esse tipo de coisa, disse que Collor apresentava sintomas de alguma debilidade no cérebro. "Em vez de construir um governo, construiu uma quadrilha. A ganância, a vontade de roubar e a vontade de praticar corrupção fez com que Collor jogasse o sonho de milhões de brasileiros por terra."

Quase 15 anos depois, Lula, quem diria, iniciou o resgate de Collor, convidando-o para voltar ao Palácio do Planalto, num encontro que emocionou o ex-presidente pela forma carinhosa com que o petista o recebeu.

Sob pretexto de mostrar que as posições do Estado brasileiro estão acima das divergências políticas, Dilma manteve o processo de reinserção de Collor, chamando-o para a instalação da Comissão da Verdade, para ato em memória de Jango e, agora, para a homenagem a Mandela.

Collor, no entanto, não é um caso de divergência política (até porque hoje ele integra a base de Dilma no Senado). É um caso de divergência moral com a sociedade brasileira, que se vestiu de preto para expulsá-lo do governo. Colocá-lo no patamar de Lula, de FHC e de Sarney é o mesmo que tentar passar uma borracha na história, devolvendo-lhe a estatura e a respeitabilidade que ele perdeu com o impeachment.
Herculano
12/12/2013 06:24
MANCHADO, TENTA ESCONDER A MANCHA OFICIAL E INTENCIONALMENTE, MAS NAS ENTRANHAS, A ORDEM É MANCHAR OS OUTROS

Manchete dos jornais nas páginas de política.PT quer mensalão em segundo plano durante congresso. Plano é evitar atos de desagravo a presos hoje, na abertura de encontro em Brasília, com Dilma e Lula; evento específico, amanhã, tratará do caso.
luciano da cunha
12/12/2013 06:22
PEDRO ZUCHI DO PT FACILITA A VIDA DOS GASPARENSES

AGORA OS GASPARENSES QUE QUEREM ABRIR SUA EMPRESA TA FACIL, A PREFEITURA NÃO EXIGE MAIS O ALVARÁ DO CORPO DE BOMBEIROS MENOS GASTOS POIS:

A PREFEITURA COMANDADA POR UM INCOMPETENTE INAUGURARAM MAIS UM POSTO DE SAÚDE NA FIGUEIRA E SEM O ALVARÁ DO CORPO DE BOMBEIROS,

É FOI A ESCOLA NA BATEIA, POSTO DE SAÚDE DO GASPAR GRANDE QUE É UM CABIDE DE EMPREGO ELEITORAL E AGORA O POSTO DE SAÚDE DA FIGUEIRA,TODOS INAUGURADOS E FUNCIONANDO SEM O ALVARÁ,

PRA QUE TER ALVARÁ DO BOMBEIROS ESSA É ADMINISTRAÇÃO QUE O POVO GASPARENSE ESCOLHEU.
Herculano
12/12/2013 06:18
O PROFETA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo

A frase que melhor traduz a necessidade de que as doações de recursos, notadamente de empresas, a campanhas eleitorais sejam feitas às claras - não necessariamente proibidas - foi dita em 2004, durante reunião do PT pelo então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, em reação à proposta do deputado Chico Alencar de exposição de doações e doadores na internet.

"Transparência assim é burrice", pontificou Delúbio um ano antes do escândalo que, segundo ele, o tempo cuidaria de transformar em piada de salão.
Juju do Gasparinho
11/12/2013 20:50
Prezado Herculano:

Postado às 07:40hs. É que ao se referir aos SUL AFRICANOS em seu discurso, a PresidANTA disse SUL AMERICANOS. Com essa gafe,o povo achou que a incomPeTente não estava falando com eles, daí o desinteresse.

Além de ladrões, os petralhas tem outra qualidade (ve se sacas):
O Gilberto Carvalho, convocou a tropa de choque petralha para que Tuma Júnior não fosse convocado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, para explicar as denúncias feitas em seu livro.
Romeu Tuma Júnior prometeu: " Não me provoquem que lanço o livro II com bombas piores que o I".

Eu acho que é TUMA!!!
TUMA essa, petralhas.
Herculano
11/12/2013 20:30
DEPOIS DE DÉCADAS DESCOBRIRAM QUE AS DOAÇÕES DAS EMPRESAS PARA AS CAMPANHAS SÃO INCONSTITUCIONAIS. EXATAMENTE QUANDO O PT QUE DOMINA E COMPRA TUDO COM A MÁQUINA ESTATAL, QUER O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA. OU SEJA, O NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS QUE SERVE A CORRUPÇÃO E A FALTA DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA, VAI SERVIR MAIS UMA VEZ AOS POLÍTICOS PARA SE EMPOLEIRAREM E SE PERPETEUAREM NO PODER. WAKE UP, BRAZIL!

Fux e Barbosa votam por fim de doação de empresas para campanhas eleitorais, escreve para o Uol (Folha de S.Paulo) Fernanda Calgaro, direto de Brasília.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux votou nesta quarta-feira (11) pelo fim da regra que permite que empresas privadas façam doações de campanha. A medida valeria já para as eleições de 2014

O ministro Joaquim Barbosa o acompanhou, mas ainda faltam os votos dos demais nove ministros. Após o voto de Barbosa, a sessão foi encerrada e o presidente do Supremo declarou que p julgamento será retomado nesta quinta-feira (12).

Amanhã, o primeiro a votar será o ministro Dias Toffoli, que sinalizou hoje que pretende acompanhar os magistrados que já se pronunciaram. Em seguida, deve ser concedido o pedido de vistas feito pelo ministro Teori Zavascki. O julgamento da ação não tem prazo para terminar

A Corte iniciou nesta tarde a discussão sobre se mantém ou acaba com a atual regra de financiamento eleitoral. Na ação direta de inconstitucionalidade, movida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da qual Fux é relator, a entidade pede que o STF considere inconstitucional trecho da Lei Eleitoral que autoriza a doação por parte de pessoas jurídicas.

"Uma empresa pode defender bandeiras políticas, ambientais e na área de direitos humanos, mas daí a bradar pela indispensabilidade no campo político, investindo vultosas quantias em campanhas eleitorais, dista uma considerável distância", afirmou Fux.

Ao votar, Barbosa afirmou que "a democracia não deveria ter um preço", mas que "o poder econômico não deve mais condicionar o exercício do poder político".

Fux observou que "as empresas privadas são as principais doadoras" nas campanhas eleitorais, das quais "são as grandes protagonistas". O ministro destacou a concentração das doações nas mãos de um número restrito de empresas no país. Segundo ele, o dinheiro vem de apenas 0,5% das empresas brasileiras, cerca de 20 mil.

E acrescentou ainda que é comum as mesmas companhias fazerem doações para candidatos adversários, o que denotaria que as doações não teriam ligação com ideologia política, mas com o "pragmatismo empresarial".

Pela lei atual, pessoas jurídicas podem doar valores de até 2% do faturamento bruto do ano anterior ao das eleições. Pessoas físicas também podem fazer doações, no limite de 10% do rendimento.

Esse dinheiro faz parte do Fundo Partidário Nacional (formado por recursos do Orçamento, multas e doações), distribuído às legendas de acordo com a sua representatividade na Câmara dos Deputados. No entanto, as empresas privadas também podem fazer as doações diretamente aos partidos políticos.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e entidades da sociedade civil, entre elas a própria OAB, já haviam se manifestado a favor da proibição de doações pelo setor privado.

Sobre a discussão de que a matéria deveria ser resolvida no Congresso e não pelo Supremo, Fux afirmou que considera que o STF "é a seara própria".

Segundo ele, a atuação do Judiciário "não amesquinha a democracia, mas a fortalece ao corrigir algumas das suas funcionalidades".
Herculano
11/12/2013 20:22
O GATO COMEU, por Carlos Brickmann

O ótimo colunista Aziz Ahmed, de O Povo, do Rio, foi quem lembrou a data: já se passaram dois meses desde que seis vigas de aço, cada uma com 40 metros de comprimento por 60 centímetros de largura, pesando no total 120 toneladas, foram roubadas na zona portuária carioca. Sumiram. E nem se pode botar a culpa, veja só que problemão!, num pé-rapado que estivesse passando por ali. Houve necessidade de guindastes e caminhões.

Mas ninguém sabe, ninguém viu
Herculano
11/12/2013 20:13
AOS QUE DIZEM SER UMA EXCEÇÃO O QUE ACONTECEU EM JOINVILLE, ESTA MANCHETE E MUITAS OUTRAS DESMENTEM. ISTO SE TORNOU UMA CULTURA POR FALTA DE PUNIÇÃO

Parados por alagamentos, motoristas são vítimas de ladrões no Rio, relatou a repórter Diana Brito, da sucursal do Rio de Janeiro, da Folha de S.Paulo

Presos no engarrafamento por conta de pontos alagados, motoristas enfrentam desde a manhã desta quarta-feira arrastões e saques na rodovia Presidente Dutra e avenida Brasil, no Rio. Até as 15h, não havia informações de feridos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dez homens armados fizeram arrastões na via Dutra, na altura do bairro Jardim América, por volta das 8h30. Eles atacaram pelo menos seis carros. Levaram bolsas, mochilas, celulares, dinheiro e pertences das vítimas. Em seguida, fugiram a pé.
Herculano
11/12/2013 20:08
AO PAGANDO BRABO

1. Isto mostra o quanto é irresponsável contra pessoas e como a tual administração insiste em ser contra a lei e o bom senso.

2. Isto mostra como estão ausentes os Bombeiros, o Ministério Público, os vereadores e principalmente a comunidade, que com medo e desinformação, prefere correr o risco do que exigir o mínimo de segurança.

3. A obra está incompleta. A propaganda não. Será que ela repetirá outros postos também com falta de alvarás e gente especializada para atender os nossos doentes? Acorda, Gaspar!
Pagando Brabo
11/12/2013 17:56
Dois pesos, duas medidas, a feira do Braz no final de semana foi proibida de funcionar principalmente, por que a mesma não tinha Alvara do corpo de Bombeiros, agora hoje foi inaugurado o Posto de saúde da Figueira e o mesmo também não tem alvara dos bombeiros e vai começar a atender amanha, isso pode?
Rafaela
11/12/2013 16:12
Executivo que realize alguma ação emergencial que venha a amenizar o inconveniente causado e resguardando o bem esta dos moradores.

VERGONHA ALHEIA

EU QUERO BOLSA REPELENTE!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eduardo Hostins Garcia
11/12/2013 14:59
Até para entregar um cheque para a Apae,que uma empresa doou,o prefeito tem que aparecer na foto?
Medíocre,política velha,Gaspar esta atrasada uns 20 anos em relação ao vale que esta situada.
Herculano
11/12/2013 12:48
O PAÍS DO ESTAMOS PROVIDENCIANDO, por Carlos Brickmann

As autoridades prometem que, daqui pra frente, tudo vai ser diferente, o torcedor briguento de futebol vai aprender a ser gente. O pior é que não somos só nós que sabemos que é tudo conversa mole: as autoridades também sabem.

1 - O mesmo torcedor é preso em Oruro, na Bolívia, e pouco depois em Salvador, na Bahia. Já esteve em Tóquio, no Japão. De onde tira tanto dinheiro?

2 - Um torcedor foi fotografado, na briga das torcidas organizadas do Atlético Paranaense e do Vasco da Gama, com um porrete quase do tamanho dele, com pregos na ponta. Por mais ingênuo que seja o policial, ou o porteiro, ou o segurança, que é que imaginou que ele pretendia fazer no estádio com o porrete? OK, temos de admitir que há possibilidades diversas, mas com pregos na ponta?

3 - Um ex-vereador de Curitiba, Juliano Borghetti, do PP, membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, membro da Comissão Especial para Assuntos da Copa 2014, superintendente da Ecoparaná, aliado do governador tucano Beto Richa, foi fotografado no meio da briga de atleticanos e vascaínos. Enfim, uma autoridade ativa! Pena que sua atividade seja participar de guerra de torcidas.

A solução para pacificar os estádios é simples: a mesma da Inglaterra, e não há falta de câmeras por aqui. É identificar e punir os baderneiros - ou com proibição de ir ao jogo, supervisionada pela Polícia, ou com prisão. E aqui? Por cerca de um ano, funcionou no Ministério da Justiça a Comissão Técnica de Combate à Intolerância Esportiva. Neste ano não houve brigas em estádios. Ao assumir, o ministro José Eduardo Cardozo acabou com ela.

Por que? Perguntem a ele, oras!

PARECIA BOM
Pior do que a ideia má é a falsa boa ideia. Eleição direta no futebol, por exemplo. Para garantir o apoio de uma massa organizada, a diretoria do clube abre os cofres para as torcidas organizadas (as que provocam as brigas). Surgem as viagens subsidiadas, os ingressos gratuitos ou com descontos, para que os líderes possam revendê-los, e se forja a aliança entre clube e baderneiros. Experimente o caro leitor comprar um ingresso numerado e, ao encontrar sua cadeira ocupada, chamar o segurança. Ele não vai tomar providência alguma.

Sabe quem manda.
Herculano
11/12/2013 12:40
OS ABSURDOS DO CASO DOS TRENS EM SP E COMO ATUA A MÁQUINA DE "ASSASSINAR REPUTAÇÕES" DENUNCIADA POR TUMA JR., por Reinaldo Azevedo, de Veja.

A Justiça Federal de São Paulo enviou nesta terça para o Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito que investiga a eventual formação de cartel e pagamento de propina a agentes públicos na compra de trens em São Paulo. Vamos ver se consigo ser didático ao explicar por que isso acaba sendo uma espécie de cereja no bolo da lambança jurídico-política - ainda que o juiz, em si, não tenha nada com isso.

1 - Por que o inquérito está sendo enviado ao Supremo? Porque envolve autoridades com foro especial por prerrogativa de função - há deputados federais sendo acusados.

2 - Mas esperem: se só está indo ao STF porque existem essas autoridades sendo acusadas, por que, então, o papelório todo não foi enviado, desde o princípio, à Procuradoria-Geral da República? Ou será que a Polícia Federal admite que fazia uma investigação ilegal de parlamentares com direito a foro especial? E que se note: foro especial não é sinônimo de privilégio.

3 - As respostas às questões do item nº 2 são simples. O material não havia sido enviado à Procuradoria-Geral da República porque, simplesmente, as tais autoridades não haviam sido citadas por ninguém.

4 - No acordo de delação premiada que fez com a Polícia Federal e no acordo de leniência que assinou no Cade, Everton Rheinheimer, ex-diretor da Siemens, não havia citado autoridade nenhuma do governo de São Paulo. Parece que isso tudo só se deu a posteriori, quando se achou que o caso não estava sendo politizado o bastante.

5 - O que terá acontecido no percurso? Nas suas várias conversas com a PF, será que Rheinheimer foi se lembrando do acontecido?

6 - Depois que o ministro José Eduardo Cardozo - que terá de explicar à Comissão de Ética Pública - foi chamado às falas pela oposição, o que houve? Começaram a aparecer as "provas" contra as autoridades, que antes não existiam?

7 - A própria procuradora Karen Louise Kahn, do Ministério Público Federal em São Paulo, manifestou-se contra o envio do inquérito para o STF. Razão? Ela não vê indícios ou provas suficientes contra os políticos com foro privilegiado citados nos depoimentos da investigação.

8 - O que se está procurando fazer, na verdade, é empurrar para a frente um imbróglio que é de natureza política.

9 - A Justiça Federal, prudentemente, resolveu emitir uma nota em que se lê: "A remessa dos autos ao Supremo Tribunal Federal não implica reconhecimento pelo magistrado responsável pela supervisão do inquérito da existência de indícios concretos de práticas criminosas pelas autoridades referidas, fundamentando-se apenas no entendimento de que compete ao STF supervisionar eventuais medidas investigatórias relacionadas a tais autoridades."

10 - Qual é o trâmite agora? No Supremo, o caso ganhará um ministro relator. Ele enviará o material para a Procuradoria-Geral da República, que dará o seu parecer, que pode ou não ser acatado pelo ministro. Se a PGR disser "sim", e o ministro achar que "não", o órgão pode entrar com um agravo para que o pleno se manifeste.

11 - Atenção! Ainda que o inquérito seja sigiloso - a despeito dos vazamentos -, sabe-se que não traz absolutamente nada contra as autoridades tucanas, a não ser a acusação feita pelo ex-diretor da Siemens, que depois negou ser o autor das acusações.

Romeu Tuma Jr. está sacudindo os meios políticos com um livro em que denuncia a máquina petista, incrustada no estado, de produzir e esquentar dossiês contra adversários. Não só isso: também acusa o governo de fazer corpo mole quando se trata de investigar os seus pares. O caso dos trens de São Paulo, diga-se, está no livro "Assassinato de Reputações - Um Crime de Estado".

Sobram evidências de formação de cartel na construção dos metrôs de Belo Horizonte e Salvador. Ora, segundo o delegado da Polícia Federal que apurou o caso em São Paulo, um certo João Roberto Zaniboni é só um lobista pagador de propina. É mesmo?

Ocorre que, como noticiou o Painel da Folha, o tal Zaniboni, ex-diretor da CPTM condenado na Suíça por lavagem de dinheiro e indiciado no Brasil sob suspeita de atuar em cartel em contratos de trens em São Paulo, "também recebeu da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), empresa de economia mista ligada ao governo federal. A Focco, empresa da qual Zaniboni era sócio até agosto, tem contrato de R$ 4,6 milhões para consultorias em obras de metrô que integram o PAC. A Focco tem 50% de participação no consórcio contratado em dezembro de 2012 para fazer consultoria técnica, apoio ao gerenciamento e supervisão dos contratos de fornecimento de equipamentos para as regionais da CBTU em Belo Horizonte, Natal e João Pessoa. Segundo o advogado de Zaniboni, Luiz Fernando Pacheco, a empresa recebeu R$ 500 mil, ou 24,5% de sua parte do contrato. O relatório de gestão da CBTU informa que os R$ 4,6 milhões já foram empenhados e liberados e estão inscritos nos restos a pagar de 2012."

E aí?
É só isso? Não! Informa também o Painel: "O contrato com a CBTU não apareceu até agora nem no inquérito da Polícia Federal, no qual a Focco e Zaniboni são citados, nem na apuração aberta pelo Cade sobre cartel. A empresa está com bens bloqueados em função das investigações sobre contratos em São Paulo."

É isso aí. O governo federal pagou a consultoria feita por aquele que a PF chama "lobista", condenado por lavagem de dinheiro na Suíça. A PF não investiga nada. O Cade não quer saber. Quer dizer que, quando ele trabalha para entes ligados ao PT, ele é "consultor"; quando trabalha para os tucanos, é "lobista", é isso?

Encerro
Notem: eu não pertenço a essa súcia que sai por aí defendendo criminosos em troca do rico dinheirinho de estatais. Que cada um pague por aquilo que fez. Em São Paulo ou em qualquer lugar. O que é inaceitável é que a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e o Cade selecionem os seus alvos, deixando de lado as investigações que comprometem o governo federal. Ah, sim: a minha recomendação NÃO É para livrar a cara de todos. É para não livrar a cara de ninguém.

Quanto ao inquérito que chega ao STF, ele é de tal sorte frágil que dificilmente seguirá adiante. Ministros não costumam abrir inquérito só porque um delegado da predileção de José Eduardo Cardozo é muito convicto.
Herculano
11/12/2013 07:48
DUPLICAÇÃO DA BR 470

Há cinco meses, num palanque político montado de propósito para a imprensa mansa se esbaldar aqui em Gaspar pelo PT, a gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti, afirmou e se emocionou (falsamente, é claro). Segundo ela, as máquinas para a duplicação da BR 470, roncariam no dia seguinte, por ordem expressa da presidente Dilma Vana Rousseff.

1. A ministra mentiu?
2. A presidente não tem força alguma?
3. A mídia é trouxa ou lhe falta vergonha na cara?
4. O povo é bobo e os políticos espertos?
5. E as lideranças deste Vale que pagam pesados impostos apesar do desenvolvimento comprometido, onde estão?
Herculano
11/12/2013 07:40
MANCHETE

Discurso de Dilma é acompanhado com desinteresse (na Folha de S.Paulo no funeral de Nelson Mandela)
Herculano
11/12/2013 07:24
MENSALÃO: EM CARTILHA, DEPUTADO JOÃO PAULO CUNHA (PT-SP) ACUSA BARBOSA DE "USAR A JUSTIÇA QUANDO LHE INTERESSA".


O Texto é de Vera Rosa e Erich Decat, da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo. Uma cartilha intitulada "A Verdade - Nada mais que a verdade", de autoria do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), acusa o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, de usar a Justiça apenas quando lhe interessa.

Ex-presidente da Câmara, condenado a 9 anos e 4 meses de prisão no processo do mensalão, Cunha distribuirá a publicação de 56 páginas nesta quarta-feira, 11, após pronunciamento no plenário da Câmara, no qual porá à disposição a quebra de seus sigilos bancários e fiscais.

O discurso de Cunha ocorrerá dois dias antes do ato de desagravo aos condenados do mensalão, promovido pelo 5.º Congresso do PT, em Brasília. O deputado afirma que não vai renunciar ao mandato, como fez seu colega José Genoino (SP), ex-presidente do PT.

Um dos trechos da cartilha a ser divulgada pelo ex-presidente da Câmara diz que Barbosa usa "seletivamente" as informações. "Não busca, assim, a verdade e a justiça, usando quando lhe interessa as informações para condenar. Quando as provas são a favor dos réus ele as despreza", observa. O texto, obtido pelo Estado, afirma ainda que juiz "não é um agente político".

"Seria próprio de sua função um certo recato e o anonimato, pois ele não deve disputar a opinião pública nem submeter seus atos ao julgamento popular", afirma a cartilha, assinada pelo "coletivo" do mandato de Cunha. "No presente caso vários ministros passaram a emitir opinião sobre tudo, exorbitando de suas funções. Não se fez justiça. Condenou-se sem provas e também contra as provas."

O deputado, que presidiu a Câmara entre 2003 e 2005, no primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado pelo Supremo pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. Ele tenta agora, por meio de recursos chamados embargos infringentes, derrubar a condenação por lavagem de dinheiro, o que possibilitaria cumprir a pena em regime semiaberto.

Em conversas reservadas, Cunha diz que provará não ter enriquecido ilicitamente nem usado parentes como "laranjas" ao longo de sua trajetória como parlamentar. Ele cursa atualmente o 4.º ano de Direito na Unip, em Brasília, e pretende entrar na faculdade de Letras, no ano que vem, logo que puder sair da cela para trabalhar.
Herculano
11/12/2013 07:13
A OPINIÃO DE QUEM LÊ JORNAIS, VÊ O ÓBVIO QUE AS AUTORIDADES E POLÍTICOS NÃO PERCEBEM

Estas cartas estão publicadas no jornal Folha de S. Paulo

Após mais um episódio de barbárie entre torcidas, o governo defendeu a criação de uma delegacia do torcedor, entre outras medidas, para coibir os confrontos. A continuar assim, em breve haverá quem defenda a criação do "Ministério do Torcedor". Afinal, para um país que se dá ao luxo de ter um Ministério da Pesca, não seria nenhum absurdo imaginar tal fato.

A verdade é que possuímos um Estatuto do Torcedor, que prevê, para os vândalos, penas de reclusão e até banimento dos estádios. Resta saber quando as autoridades exercerão, sem demagogia e sem conluios, o poder que lhes é conferido em parceria com os clubes e seus dirigentes, as torcidas organizadas e a mídia - e seus interesses financeiros. ROBERTO GONÇALVES SIQUEIRA (São Paulo, SP)

Tendo em vista a violência urbana sob os olhares complacentes e omissos das nossas autoridades, o Brasil caminha a passos largos na direção da sua autodestruição moral e econômica.

O vandalismo nos protestos de rua e nos campos de futebol é fruto da irresponsabilidade daqueles que elaboraram leis penais que não punem com rigor criminosos infiltrados entre manifestantes e torcedores. JOSÉ AMORA MOREIRA (Uberaba, MG)

Não sei qual é a proporção da responsabilidade de cada entidade esportiva ou governamental na terrível batalha campal que, abismado, o mundo assistiu na bela e outrora pacata Joinville, em Santa Catarina.

Ou enfrentamos de vez o problema, punindo com estádios vazios, perdas de pontos e detenções compulsórias nos horários dos jogos dos times dos vândalos, ou aguardamos uma tragédia que vai manchar a nossa já combalida reputação. ROBERTO MAURO BATISTA GOMES (São Paulo, SP)
LUCIANO DA CUNHA
11/12/2013 07:09
AO HERCULANO

O FLUMINENSE SUBIU DA SERIE C PRA A SEM JOGAR A B, PORQUE O VASCO NÃO PODE NEGOCIAR A SUA PERMANÊNCIA NA A, É O BRASIL COMANDADO POR CORRUPTOS,

O QUE EU PENSO QUE DEVERIA ACONTECER,

O VASCO CAIR PRA B O CLUBE ATLETICO PERER POR 6 MESES O MANDO DE CAMPO E SEM TORCIDA PORTÃO FECHADO, E A TORCIDA ORGANIZADA ATLETICANA FICAR UM ANO SEM ENTRAR NOS JOGOS DO ATLETICO, TANTO EM CASA COMO FORA.
Herculano
11/12/2013 07:05
DELATOR CITA PROPINA PARA TUCANOS, E CASO DE CARTEL VAI SO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Ex-diretor da Siemens aponta dois secretários de Alckmin, Edson Aparecido e Rodrigo Garcia, em novo depoimento. Executivo afirma que senador e deputados tinham proximidade com consultor acusado de repassar suborno. A informação é dos repórteres Flávio Ferreira e Mário César Carvalho e Fernanda Odilla para o jornal Folha de S. Paulo.

Um novo depoimento da testemunha-chave no inquérito da Siemens cita dois secretários do governador Geraldo Alckmin (PSDB), um deputado federal e um estadual como recebedores de propina do cartel que atuava no Metrô e na CPTM.

Foi o que levou a Justiça Federal em São Paulo a enviar a investigação para o STF (Supremo Tribunal Federal).

Os políticos citados como tendo recebido suborno são Edson Aparecido (PSDB), chefe da Casa Civil de Alckmin, Rodrigo Garcia (DEM), secretário de Desenvolvimento Econômico de Alckmin, o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e o estadual Campos Machado (PTB).

Aparecido e Garcia são deputados federais licenciados e só podem ser investigados em inquérito conduzido pelo Supremo.

Os nomes dos quatro foram citados em um depoimento sigiloso do ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer, que foi utilizado pelo juiz Marcelo Cavali, de São Paulo, para justificar o envio da investigação para Brasília.

O executivo contou à Polícia Federal ter ouvido de um diretor da CPTM que eles recebiam suborno de empresas do cartel dos trens. Esse depoimento foi o segundo que ele prestou à PF num acordo de delação premiada em troca de uma pena menor.

Rheinheimer também participou do esquema de pagamento de propina e temia ser punido por isso. Ele disse, porém, não ter provas contra os políticos.

Para o juiz Cavali, os indícios contra os suspeitos ainda são frágeis, mas qualquer medida para aprofundar as investigações deve primeiro ser analisada pelo STF.

O engenheiro mencionou quatro nomes quando foi questionado se havia políticos próximos à empresa de consultoria Proncint, apontada como repassadora de suborno pela PF.

Rheinheimer repetiu o nome de Rodrigo Garcia e citou o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), o deputado federal José Anibal (PSDB-SP) e Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos. Metrô e CPTM são vinculadas a essa pasta.

Em seu depoimento, Rheinheimer disse que soube que o valor das propinas correspondia a 5% do montante dos contratos fraudados.

Os nomes dos sete políticos já haviam aparecido antes em um documento apócrifo, cuja autoria é atribuída ao executivo. Logo após sua divulgação, no mês passado, ele distribuiu uma nota negando ser o autor dos papéis. Era um jogo de cena. À PF, ele confirmou os nomes.

Foi esse documento que levou tucanos a acusar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de tê-lo vazado para tentar acobertar a prisão dos petistas condenados no mensalão.

EFEITOS PRÁTICOS

O Supremo vai analisar se as evidências citadas são suficientes para que o inquérito seja conduzido por um ministro da Corte.

Se o Supremo entender que sim, o primeiro efeito prático será a paralisia da apuração até que um ministro seja designado para ser o relator do caso. O Supremo entra em recesso no próximo dia 20 e volta a funcionar em fevereiro.

O banho-maria no inquérito deve ter um efeito político, já que as decisões sobre os deputados devem ser tomadas pelo STF em ano eleitoral, no qual o PT tenta conquistar o governo paulista.

O STF terá que decidir também se fica com o inquérito completo, como ocorreu com o mensalão, ou parte dele.

A procuradora Karen Louise Kahn, que era contra a remessa para o STF, defendeu, alternativamente, que pelo menos a apuração contra pessoas sem foro privilegiado fosse desmembrada e mantida em São Paulo.
luciano da cunha
11/12/2013 07:04
NINHO DE COBRAS

QUANTO MAIS EU QUERO FICAR LONGE SEM SABER DE POLÍTICA MAS NOTICIAS ME APARECEM, ESTANDO EU TRABALHANDO EM NAVEGANTES OLHA O QUE UM GASPARENSE ME FALOU;

O SENHOR PEDRO ZUCHI AFIRMOU QUE ELE COLOCA A ESCOLA DO SERTÃO VERDE A ONDE ELE QUISER,POIS O POVO DALI NÃO VOTOU NELE, COMO VAZA UM COMENTÁRIO DESSE, É TEM GENTE QUE APOIOU O ZUCHI QUE ESTA REVOLTADO E PORQUE SERÁ?


ISSO QUE DÁ DAR PODER DEMAIS A UMA PESSOA E AINDA MAIS SE FOR DO PT.
Herculano
11/12/2013 06:58
OBSERVAÇÃO PROFISSIONAL

Cético por dever profissional, sempre fico constrangido quando uma notícia desperta em mim um sentimento de simpatia ou esperança. No meu ofício, o otimista é só um repórter mal-informado.

Quem escreveu isto? O jornalista Fernando Rodrigues, no jornal Folha de S. Paulo em "O poder de uma foto".
Alfredo
10/12/2013 22:01
Dr. Herculano, boa noite.

Desculpe-me a indelicadeza.

Hoje ouvi, que o ainda presidente do PT, mas tucano como o senhor costuma relembrar, Élcio Carlos de Oliveira, compareceu a um evento social da nossa cidade. E o senhor estava lá.

E a um amigo teria confessado que fez de tudo para não esbarrar no senhor e ser flagrado por um fotógrafo.

É que da última vez que os senhores se encontraram, fotos dos senhores percorreram a rede e ele foi severamente repreendido pelos verdadeiros dirigentes do partido em Gaspar.

Ora, isto me lembrou o aperto de mão do democrata Barack Obama e Raul Castro hoje na África do Sul.

Este gesto simples e de educação foi condenado pelos arrogantes e prepotentes republicanos. Será que isto que o PT ensina aos gasparenses? Não se pode divergir mais? Aliás, a mínima educação e respeito são o que está faltando a muitos de nós.
Pedrinho do Gasparinho
10/12/2013 21:15
Vereador Ciro;

É o vereador mais demagogo desta legislatura, primeiro o candidato derrotado dele, disse em audiência pública que este tema foi deles do PMDB, foram eles que mostraram este {grande negócio} para o município.

Na verdade Ciro não tem uma posição, pois se fosse o partido dele que estive no governo seu voto seria diferente, assim só quis fazer média com o CDL e dizer que é contra a administração do PT.

Chega Ciro sua mascara já caiu e o eleitor inteligente não vota em ti.
Juju do Gasparinho
10/12/2013 20:52
Prezado Herculano:

Sobre "Calados e Oprimidos", no final do texto o blogueiro do Gente Decente colocaria em letras garrafais, no tom vermelho sangue e um Pato Donald rolando de rir dizendo:
Barbacovi e Sertão Verde.
Acreditaram Nelles? Bem Feito!

Herculano, falando em pinóquios, elles garganteiam que enaltecem a raça negra. Porque a Bruxa Malvada não convidou o ministro Joaquim Barbosa para ir ao velório de Nelson Mandela no seu Vassourão?
Este negro sim, contribuiu com a moralidade no país da PeTralhada.
Ah! ia esquecendo, ele não é bandido, assassino, mentiroso, ladrão... é gente decente, e PeTralha foge de gente decente como o diabo foge da cruz.

Chega de esgotosfera, vamos falar das belas cores da estratosfera?
Que tal a combinação da camisa azul com gravata verde?
Mas isso, é pra quem tem style.
pedro
10/12/2013 20:34
tentei o sms 48 196 nada nao funcionou, estou tentando o 0800 ocupado, sera que isso tudo é para a gente ficar mais indignado com o serviço de atendimento da Celesc.
Herculano
10/12/2013 18:56
O TOMA LÁ, DÁ CÁ IRRESPONSÁVEL DOS POLÍTICOS. ALV ES CRIA COMISSÃO PARA DISCUTIR PEC DA DEMARCAÇÃO INDÍGINA. E FAZ DE FORMA TORTA PARA ALGO SÉRIO E QUE NÃO DEVIA SER TRATADA COMO TROCA OU BARGANHA. MEDIDA QUE DESAGRADA O EXECUTIVO FOI TOMADA UM DIA APÓS DO ANÚNCIO DO VETO AO PAGAMENTO DO ORÇAMENTO IMPOSITIVO PARA 2014

O texto é de Ricardo Della Coletta, da sucursal de Brasília para o jornal O Estado de S. Paulo.O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), autorizou, nesta terça-feira, 10, a instalação da Comissão Especial responsável por discutir a Proposta de Emenda à Constituição que passa para o Legislativo a competência pela demarcação de terras indígenas e quilombolas, a PEC 215. Hoje, essa responsabilidade é do Executivo.

O anúncio da medida que desagrada o Executivo foi feito por Henrique Alves em sua conta no Twitter, nesta terça, um dia depois de o governo federal afirmar que não vai cumprir o acordo para empenhar R$ 12 milhões em emendas parlamentares de cada deputado e senador neste ano. O chamado orçamento impositivo é uma das bandeiras de Alves na presidência da Casa. No início da tarde desta terça, Alves disse que o veto do Executivo ao orçamento impositivo iria "tensionar" a relação entre o Executivo e o Legislativo.
Herculano
10/12/2013 18:42
E GASPAR?

Quatro cidades de Santa Catarina estão entre as 26 do Brasil reconhecidas pelo governo federal e pela ONG Ação Fome Zero por terem as melhores merendas escolares do país. Correia Pinto, na Serra; São Domingos, no Oeste; Brusque, no Vale do Itajaí Mirim; e Santa Terezinha, Alto Vale do Itajaí.
Herculano
10/12/2013 18:40
A FARRA PARA OS CABIDES E PRIVILEGIADOS

O texto é de Luis Antonio Hangai para o Diário Catarinense. A Assembleia Legislativa aprovou no fim da tarde desta terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição que eleva o teto salarial do funcionalismo público catarinense. Por 28 votos favoráveis frente a seis votos contra, a alteração no sistema remuneratório passa valer assim que o Legislativo promulgar a documentação.

A alteração vale para todos os poderes do Estado (Executivo, Judiciário e Legislativo) e institui o teto remuneratório equivalente ao de desembargador (R$ 25,3 mil por mês). Até então Santa Catarina mantinha teto salarial de governador, que é de R$ 15 mil
Herculano
10/12/2013 18:34
ASSERTIVA DE ABRAHÃO LINCOLN, PRESIDENTE DOS ESTADOS

"As vezes, é melhor você ficar calado e deixar que as pessoas pensem que você é um imbecil, do que falar e acabar de vez com a dúvida"
Herculano
10/12/2013 18:27
QUEM FINANCIA A SELVAGERIA NOS ESTÁDIOS?

Os Clubes. Sim eles subsidiam os ingressos das torcidas organizadas. Enquanto você é obrigado a pagar 40 a 60 reais por um ingresso na chamada geral ou arquibancada descoberta, os membros das organizadas os consegue por menos da metade, além de outros recursos para ajudar a confeccionar bandeiras, comprar instrumentos, uniformizar seus integrantes, além do aluguel dos ônibus e até alimentação de viagem.

Então os clubes deveriam ser indiciados como co-autores destes crimes. Dizem que estão quebrados, mas possuem recursos para comprar parte dos ingressos e fazer renda falsa, com gente que vandaliza por onde passa contra o patrimônio público e privado, que intimida e amedronta quem nem torcedor é, que enfrenta, fere e até mata os que apenas simpatizam por outros clubes, ou até mesmo por outras bandalhas organizadas do seu próprio time.

Não apenas os Clubes deveriam ser criminalizados, mas seus dirigentes por pertencerem à mesma gang, quadrilha ou bando. Afinal quantos ingressos o Vasco comprou para as suas organizadas para o jogo de Joinville? Quanto adquiriu o Atlético Paranaense? Isto só foi possível com a anuência do presidente do Clube, pois envolveu pesado desembolso de recursos financeiros e que o Clube diz não ter para saldar as suas dívidas, inclusive com os jogadores, os astros do espetáculo. E para bandidos o Clube possui dinheiro?
Herculano
10/12/2013 18:00
JÁ COMEÇARAM A PLANTAR E PROLIFERAR AS HISTÓRIAS TRISTES NA IMPRENSA PARA SANTIFICAR OS BÁRBAROS. VASCAINO PRESO COM BARRA DE FERRO ERA MUSICO EM IGREJA, DIZ JORNAL.

Leone Mendes da Silva, de 23 anos, ficou conhecido no Brasil após ser preso ao se envolver numa confusão entre torcidas no jogo entre Atlético-PR e Vasco pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Era ele quem portava uma barra de ferro com um prego na ponta durante a confusão. Nesta terça-feira, o jornal carioca Extra publicou um perfil revelando outras facetas do torcedor organizado.

Na reportagem, ele é descrito como "descontraído e pacato barbeiro do bairro (Austin, em Nova Iguaçu), ex-saxofonista da banda da igreja evangélica local". Segundo o jornal, Leone é solteiro e arrimo de sua família há cerca três anos, quando terminou o ensino médio e quando sua mãe Cleuza Mendes da Silva, de 48 anos, sofreu um derrame.

Preocupada com a ausência do filho, Cleuza Mendes da Silva diz que fará de tudo para conseguir a liberação do rapaz, cuja pena ainda não foi definida.

"Eu não tenho dinheiro agora, mas se for preciso vendo até a casa. Eu quero que saibam que tenho ciência que o que ele fez foi errado. Não estou passando a mão na cabeça dele, mas ele tem 23 anos, emprego, carro e um salão. É trabalhador", disse.

De acordo com um primo de Leone - cujo nome não foi revelado pelo jornal carioca - um advogado da organizada Força Jovem, irá representar o torcedor preso. A família não teria condições de arcar com os R$ 4 mil que estariam sendo cobrados apenas para analisar o caso.

A estratégia da defesa é alegar legítima defesa, pelo fato dos vascaínos serem minoria, Leone teria utilizado o primeiro artefato que teria em mãos.
Herculano
10/12/2013 15:55
PARA O TELEFONE OCUPADO DA CELESC

Quando falta energia, normalmente, a Celesc não atende no seu 0800. A desculpa de sempre é que a demanda é grande. Não se pode saber o que está acontecendo, e muito menos avisar de que há falta de luz na rede.

Agora, pelo menos um escape. A Celesc tem mais um meio para comunicar a falta de energia, gratuitamente e atende todo Estado de SC. Basta mandar um SMS para 48196 com a mensagem "Sem Luz" e... mais o "número da Unidade Consumidora". O sistema automaticamente gera um protocolo e uma ordem para atendimento.

O difícil é no escuro, achar a conta de luz para dar o longo e minúsculo número da Unidade Consumidora.
Herculano
10/12/2013 14:11
CONVIVER COM O CONTRADITÓRIO, por Rodrigo Constantino, economista, para o jornal O Globo

Nunca conheci pessoas mais dogmáticas do que aquelas que falam em pluralidade o tempo todo, assim como nunca conheci pessoas mais intolerantes do que as que pregam tolerância o tempo todo. A esquerda caviar que o diga: seu discurso é só da boca pra fora. Pura retórica vazia.

A imprensa brasileira tem claro viés de esquerda. Os jornalistas e colunistas "progressistas" estão em muito maior quantidade do que os assumidamente conservadores ou liberais. O mesmo ocorre na academia, com as universidades dominadas pelo marxismo. Eis um fato facilmente comprovado no dia a dia.

De uns tempos para cá, porém, tem ocorrido uma tímida reação, e a direita tem conquistado algum espaço. Ainda é minoria, sem dúvida. Não obstante, essa presença tem sido suficiente para despertar o pânico nos esquerdistas, acostumados com sua confortável hegemonia.

Basta ver a reação geral. Míriam Leitão chegou a escrever um artigo contra a tal "direita hidrófoba" que, segundo ela, empobrece o debate no país. Mas seu texto só tinha ofensas e rótulos, sem argumentos. É assim que o debate será elevado pelos "moderados"?

A ombudsman da "Folha" rotulou Reinaldo Azevedo de "rotweiller" logo após seu artigo de estreia no jornal, que continha apenas argumentos e fatos. Paulo Nogueira afirmou que a "Veja" virou um veículo de Olavo de Carvalho, ignorando Caio Blinder e outros que lá escrevem com viés de esquerda. Ainda me colocou no rol dos "discípulos entusiasmados" do filósofo. Ignorância ou má-fé?

Verissimo, em sua coluna de domingo, disse que só há economistas liberais seguidores de Hayek na imprensa, enquanto um "herói" isolado chamado Paul Krugman enfrenta todos na defesa do keynesianismo. Como pode alguém inverter totalmente os fatos com tanta cara de pau? Gostaria de saber um só economista "austríaco" na imprensa, à minha exceção.

A esquerda acusa os jornais independentes de fazerem parte da tal "mídia golpista". Mas, usando o caso deste jornal, temos o próprio Verissimo, Francisco Bosco, Caetano Veloso e tantos outros defensores da esquerda, até mesmo a mais radical (PSOL, black blocs etc). Na "Folha" temos Vladimir Safatle, Clovis Rossi, Andre Singer e vários outros também.

Ou seja, o que a esquerda parece não suportar é justamente a pluralidade que tanto diz defender. Prega a "diversidade", desde que todos concordem com seus pensamentos. Não tolera aqueles que ousam discordar com mais veemência de suas bandeiras politicamente corretas.

Olavo de Carvalho resumiu bem a coisa: "Só o que isso prova é que esses sujeitos acham tão natural ser donos da mídia, que a simples presença de um bicho estranho no seu curral lhes causa uma indignação sincera e dolorida."

Alguns chegaram a levantar a tese de que a internet e as redes sociais estariam polarizando demais o debate político. Mas tenho uma tese alternativa: a internet tem dado voz a uma imensa quantidade de pessoas cansadas justamente da hegemonia de esquerda na grande imprensa.

Enquanto o casamento da Daniela Mercury ou o jantar beneficente de artistas em homenagem a Amarildo parecem ser as notícias mais importantes do mundo em alguns veículos, o povo quer saber de saneamento básico que não chega nas favelas, ou da polícia prendendo bandidos, que não são vistos como "vítimas da sociedade", como ocorre com boa parte da esquerda.

Pesquisas recentes do Datafolha mostram que metade da população defende menos estado, menos impostos, e mais liberdade individual. Mas qual o partido que endossa tais propostas? Qual partido prega a redução do papel estatal na economia e em nossas vidas? A direita é órfã política.

É isso que finalmente começa a mudar. A direita liberal ou conservadora esboça uma reação, ainda que tardia. Há ventos de mudança no ar. Os eleitores estão cansados do domínio esquerdista na política, e os leitores estão saturados da hegemonia de esquerda na imprensa.

Qualquer democracia avançada tem partidos fortes conservadores ou liberais, e veículos de imprensa abertamente de direita, como a Fox americana, para se contrapor à CNN ou à MSNBC. É parte do jogo democrático.

Já no Brasil, até o PSDB é visto como "neoliberal" ou "direita", um partido que em qualquer lugar do mundo desenvolvido seria visto como centro-esquerda. Isso mostra a hegemonia esquerdista em nosso país, assim como o atraso de nosso debate político.

A direita democrática acordou, e tem avançado. Isso está tirando o sono da esquerda, que reage com histeria, rótulos e ofensas. Precisa aprender a conviver com o contraditório. Isso é democracia.
Herculano
10/12/2013 13:19
O PT FACILITA A VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS. A PRESIDENTE DILMA COM A POPULARIDADE EM BAIXA, FINGIU QUE SE INTERESSOU E SE INDGINOU SOBRE O ASSUNTO. MAS, O GOVERNO SOB O COMANDO DELA É OMISSO E QUER PASSAR LONGE DESTE ASSUNTO. E FAZ TEMPO. REPRODUZO DUAS SITUAÇÕES CONFLITANTES PARA QUE OS LEITORES E LEITORAS POSSAM REFLETIR E CONCLUIR

1. O que publicou ontem o G1 Santa Catarina

presidente Dilma Rousseff condenou nesta segunda-feira (9) as cenas de violência que marcaram o jogo entre Atlético Paranaense e Vasco, no último domingo (8). Em sua conta pessoal no microblog Twitter, a chefe do Executivo afirmou que conversou com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para assegurar a presença da polícia dentro dos estádios de futebol e propôs outras medidas para inibir ações violentas de torcidas organizadas.

"Conversei com o ministro @aldorebelo, q acompanha o caso. É necessária a presença da polícia nos estádios, a prisão em flagrante em caso de violência e a criação de uma delegacia do torcedor para que cenas como a de ontem sejam coibidas", escreveu a presidente na rede social.

Na avaliação de Dilma, não é possível mais o país conviver com a violência nos estádios brasileiros. "São chocantes as cenas de brigas entre torcedores no jogo Atlético-PR x Vasco. Esta violência vai contra tudo o que acreditamos ser o futebol, um esporte de paixão, mas também de tolerância. #PazNosEstádios O país do futebol não pode mais conviver com a violência nos estádios. #PazNosEstádios", enfatizou Dilma.


No domingo, Aldo Rebelo divulgou nota repudiando a violência na Arena Joinville. "Os responsáveis devem ser identificados e punidos, cumprindo-se o Estatuto do Torcedor, que prevê penas de reclusão e banimento dos estádios aos torcedores que cometerem atos de violência", disse.

O ministro afirmou que a pasta irá procurar o Conselho Nacional do Ministério Público para buscar um entendimento sobre a presença da polícia nos estádios.

2. O que está hoje na coluna de Cláudio Humberto e que ele publicou em vários jornais.


Dilma acabou órgão que acabou briga em estádio
Dizendo-se chocada com a violência em Joinville (SC), a presidenta Dilma anunciou novo factóide: a "delegacia do torcedor". Mas foi o seu governo que acabou em 2011 a Câmara Técnica de Combate à Intolerância Esportiva, no Ministério da Justiça. Enquanto a Câmara existiu, por um ano, não houve um só caso de briga em estádios. A Câmara definia padrões de policiamento dentro e fora dos estádios.

Diz que não estou
O Ministério da Justiça embromou ontem por mais de sete horas e não explicou por que o ministro José Eduardo Cardozo extinguiu a Câmara.

Foi para o saco
Câmara de Combate à Intolerância Esportiva ultimava o Procedimento Policial Padrão (POP), a ser replicado em todos os estádios do País.

De olho na Copa
A Câmara elaborava o planejamento estratégico das medidas de segurança para a Copa do Mundo de 2014.
Herculano
10/12/2013 13:10
LULA IMPLANTOU ESTADO POLICIAL, DIZ ROMEU TUMA JR, por Cláudio Humberto

O delegado Romeu Tuma Jr está pronto para atender a convite e prestar esclarecimentos ao Congresso, inclusive apresentando provas das denúncias do que chama de Estado policial, implantado no governo Lula, no qual foi secretário nacional de Justiça por quatro anos, entre 2007 e 2010. As denúncias de perseguições e fabricação de dossiês contra adversários estão detalhadas nas 567 páginas do livro-bomba "Assassinato de Reputações - Um crime de estado" (ed Topbooks, RJ).

Volume II a caminho
Em entrevista a esta coluna, única que concedeu ontem, Romeu Tuma Jr diz que responderá a novos ataques com o Volume II do seu livro.

Prestando contas
Tuma Jr define o livro-bomba como "prestação de contas", porque não pôde se defender de acusações que o fizeram deixar o cargo, em 2010.

Esqueceram de mim
Acusado de "ligações" a um suposto contrabandista, Tuma Jr jamais foi ouvido pela Polícia Federal, tampouco alvo de inquérito ou processo.

Dossiês fajutos
Romeu Tuma Jr contou que o ex-ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) e Aloizio Mercadante pediram a ele para "esquentar" dossiês fajutos.
Herculano
10/12/2013 13:05
OBAMA E RAÚL CASTRO TROCAM CUMPRIMENTO HISTÓRICO EM FUNERAL DE MANDELA. PRESIDENTES DOS ESTADOS E DE CUBA APERTARAM AS MÃOS ANTES DE DISCURSAREM EM MEMORIAL

O texto é do jornal O Estado de S. Paulo. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumprimentou o presidente cubano, Raúl Castro, durante o funeral de Nelson Mandela nesta terça-feira, um gesto sem precedentes entre líderes dos dois países que permanecem em impasse diplomático por mais de meio século. Castro sorriu enquanto Obama apertou sua mão a caminho do púlpito onde discursa em homenagem a Mandela.

No discurso, no entanto, Obama criticou líderes que dizem partilhar do legado de liberdade de Madiba, mas não toleram discordâncias de seu próprio povo.

Raúl, por sua vez, ressaltou em seu discurso a proximidade entre Mandela a Revolução Cubana, que inspirou a luta do Congresso Nacional Africano (CNA) contra a apartheid e lembrou a visita de Madiba a Cuba em 1991
Herculano
10/12/2013 12:54
SE MANDELA TINHA MESMO OLHO DO FUTURO E INSPIROU O BRASIL E A AMÉRICA LATINA, OU NÃO APRENDEMOS NADA COM ESTA INSPIRAÇÃO, OU ELE ESTÁ PROFUNDAMENTE ENVERGONHADO.

"O combate de Mandela e do povo transformou-se em um paradigma não só para o continente, mas para todos os povos que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade", disse a presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff, PT,no discurso que fez hoje no funeral do líder e ex-presidente sul africano, Nelson Mandela. "Esse grande líder teve seus olhos postos no futuro de seu país, do seu povo e de toda a África e inspirou a luta no Brasil e na América do Sul."
Herculano
10/12/2013 12:47
ATENÇÃO, ESTÁ DE VOLTA O VERGONHOSO TAPETÃO, por Juca Kfouri

O Vasco quer ressuscitar o tapetão que tanto mal já causou ao futebol brasileiro e que parecia coisa da pré-história.

Mas em tempos de ameaça de guerra nuclear, eis que está de volta o jurássico dinamite, adequado, aliás, à gestão de Marin na CBF, que revive sua época de cartola no futebol paulista quando os jogos eram mais disputados nos tribunais que nos gramados.

Depois de levar uma goleada de 5 a 1, o Vasco quer contestar na justiça esportiva o resultado de um jogo que o rebaixou novamente para a segunda divisão em apenas cinco anos.

O que permite até supor que os torcedores que subvencionou para viajar do Rio a Joinville, quase mil quilômetros de distância, agiram de caso pensado, porque a briga só começou depois que o Atlético Paranaense fez o gol que decretava a queda vascaína.

E permite que se tenha a certeza de que as razões humanitárias da cartolagem cruzmaltina para encerrar o jogo eram pura demagogia, porque o time ainda empatou e festejou como se minutos antes o estádio não tivesse passado por momentos de pura barbárie.

Era previsível que o Vasco tentaria melar no tapetão o que não conseguiu no gramado.

Previsível e vexaminoso para um clube de história tão rica, manchada por tristes figuras como Eurico Miranda sem chuteiras e Roberto Dinamite de cartola.

Por mais que o Atlético Paranaense tenha falhado na organização do jogo, e falhou mesmo, nada justifica a tentativa de melar resultado esportivo tão eloquente.

Tentativa que haverá de ser malsucedida.
Herculano
10/12/2013 12:40

LADEIRA ABAIXO, por Lauro Jardim, de Veja.

Em três anos, mais precisamente entre os dias 24 de setembro de 2010 (o dia em que foi feita a supercapitalização da Petrobras) e sexta-feira passada, o valor das ações ordinárias da estatal caiu 45%.
Herculano
10/12/2013 12:05
PROPAGANDA PARA ANALFABETOS, IGNORANTES, DESINFORMADOS E FANÁTICOS

Pois não é que a prefeitura de Gaspar gastou, isso mesmo, gastou dinheiro na produção e veiculação em rádios da região de um comercial colocando a abertura das duas pistas da Ponte Hercílio Deecke como uma grande conquista sua?

1. Primeiro, a ponte não está pronta e vai demorar até fevereiro, no mínimo como mostra a nota que publiquei nesta terça-feira, cuja fonte é o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. Então é propaganda enganosa. É desperdício de dinheiro público dos pesados impostos que pagamos.

2. Segundo, ela própria admite em sua propaganda que a ponte oferecia perigo ao povo, fato que ela escondeu naquele laudo da Defesa Civil e Ditran, o qual gerou a obrigação de arrumar a ponte que não queria, além do calço de madeira colocado pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e o seu secretário de todas as obras, o engenheiro Soly Waltrick Antunes Filho.

3. O que ela não diz na propaganda que para chegar até aqui, a prefeitura teve que ser obrigada a interromper o trânsito sobre a ponte parcialmente pelo Ministério Público, pois se fosse de sua própria iniciativa, nada teria sido feito. O que a propaganda não diz, o quanto está liberado para se passar de peso sobre a ponte, ou seja, a obra foi feita exatamente para que? Acorda, Gaspar!
Rafaela
10/12/2013 11:23
Então agora fechou a conta!

Amarildo Rampellotti PT
Daniel da Padaria PT
Amilton (mitinho)PT
Dalsochi (zé arruela) PT

Marcelo (brique) PSD = PT
Geovano PT =PSD

Jaime PT = PMDB

Melatto PT = PP

E agora o mais novo integrante PP = PT

Eu ainda queria fazer uma pergunta ao papai do vereador LÚ ex PDS, antiga ARENA como Sr. se sente vendo seu filho apoiando o PT?
Pedro
10/12/2013 10:44
Perdemos pesquisas e dinheiro nesta falha que ninguém vai explicar, simplesmente vão dizer não deu certo.
E nós temos nossa área de lançamento no Brasil, porque não insistiram aqui, temos local temos pessoal e poderia ser formado muitos pesquisadores nesta área espacial. Porqu dar dinheiro para estrangeiros pesquisarem e não dar certo.
Que se invista aqui, pesquise aqui e se não der certo também , os nossos pesquisadores teram mais experiência, pois e errando que se aprende.
Formemos os nossos cientistas, como antigamente era formado. O governo deveria invistir em pesquisa, para no futuro a juventude ser cientistas e grandes pesquisadores. Quem será que não quer que a nossa juventude seja inteligente.


Herculano
10/12/2013 09:35
VIROU?

O vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, do PP, que já votou, ganhou e perdeu na nominação de prédios e logradouros públicos em Gaspar, agora também acha que só o prefeito deve ser o autor de projetos de leis que dão nomes a prédios e logradouros públicos.

Ele se baseia em que lei para tal conclusão? Ele acaba de dar uma bela contribuição para ser menos do que um vereador pode ser em Gaspar.
Herculano
10/12/2013 08:33
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E o Brasileirão? Atlético PR x Vasco! As trucidas se trucidaram! Eu sempre chamo torcida violenta de trucida. Trucida organizada. Vão pro estádio pra trucidar! Prende os caras e só solta depois da Copa! E onde tava a PM? A PM sumiu?! E rebaixa os times pra série D!

E os rebaixados? E o Vasco? Como disse um amigo: "O Vasco tá tão acostumado a ser segundo que esperou o Fluminense cair primeiro". O Vasco pro Flu: "Por favor, pode cair antes, a gente tá acostumado a ficar em segundo". O Vasco é a prova que o futebol não é uma caixinha de surpresa! Vascaindo! Vascaiu!

E o Fluminense? O Fluminense foi rebaixado no patrocínio: de Unimed pro SUS! Novo patrocinador do Fluminense: SUS! Perdeu até o plano de saúde! Rebaixado pra fila do SUS! Série B: vai pro fim da fila! Rarará!

E o Corinthians? Diz que o Timão perdeu pro Náutico só pra não empatar justo na despedida do Empatite. E o site "FuteboldaDepressao" revela o desabafo do Tite na derrota do Corinthians: "Porra, perdi o meu empate". Rarará.

E São Paulo x Coritiba? Nem vi. Me tranquei no quarto com ar-condicionado e fiquei jogando "Angry Birds"! Muito melhor! Rarará! Mas diz que os bambis abriram as coxas pro Coxa!
Herculano
10/12/2013 08:24
MANCHETE QUE DESMANCHA O UFANISMO E A PROPAGANDA QUE JÁ ESTAVA TODA MONTADA

Lançamento de satélite sino-brasileiro fracassa. Falha no veículo lançador impediu que o satélite atingisse a órbita prevista. Chamado de CBERS-3, aparelho construído em parceria ajudaria no monitoramento do desmate da Amazônia
Herculano
10/12/2013 08:21
BATENDO EM RETIRADA

O que está na pauta da sessão de hoje da Câmara? Duas estratégicas retiradas de projetos de lei. O primeiro do vereador Luiz Carlos Spengler Filho, PP, que no projeto de lei 04/2013 tentava "disciplinar o horário de funcionamento e instituía o plantão de atendimento dos estabelecimentos que desempenham atividades de farmácia e drogaria em Gaspar".

O vereador avançou sobre a livre concorrência, o livre arbítrio da iniciativa privada e se estabeleceu na inconstitucionalidade. Fez bem em recuar em algo que não prosperaria numa economia de mercado. Quem decide que se quer trabalhar e a que hora que vai abrir ou fechar, é o dono do negócio. Quem decide se ele vai sobreviver e ganhar dinheiro com local, horários, preços, produtos e atendimento são os seus possíveis clientes.

E qual é o outro projeto de lei que sai da pauta da Câmara por conta de seu próprio autor contribuindo para limpar as pendências para a próxima legislatura? O 46/2013 que dava o nome de Pâmela Thays Cunha à ala pediátrica da futura policlínica. Pâmela, criança, tem uma história de horror nunca explicada pela polícia por aqui. E a autora da homenagem para que nunca venhamos esquecê-la, é a vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB.

Como o PMDB - com Ciro André Quintino, com a ponte que queria de Leopoldo Schmalz, e a própria Ivete com o nome do Centro do Idoso - perdeu as votações na Câmara nos nomes que indicou por seus representantes com as manobras do PT e traições dentro do próprio PMDB, Ivete preferiu não arriscar desta vez.

Em Gaspar, por enquanto, os únicos que podem dar nomes a prédios e logradouros públicos é o prefeito Pedro Celso Zuchi e o PT. Eles próprios decretaram isto e ai de quem insistir em não obedece-los.

E por falar nisto, qual é mesmo o nome que Pedro Celso Zuchi quer dar ao Centro de Convivência do Idoso e que vai se atrasar na entrega como reportei na coluna impressa? Acorda, Gaspar!
Eduardo Capoeira
10/12/2013 08:20
Carlos Alberto Barbacovi achou que o PT de Gaspar iria dividir o poder com ele, o PT de Gaspar dividi sim só o trabalho, pois Celso Zuchi mesmo querendo não sabe trabalhar.
Barbacovi foi e é um garçom para o PT, que serve aos seus os restos que os mesmos não querem mais em seus pratos.

Herculano
10/12/2013 07:49
O PT TEM A OBRIGAÇÃO DE ASSUMIR QUE É UM PARTIDO COMUNISTA, por Reynaldo Rocha

Passou da hora de se chamar as coisas pelo nome. De dar nomes aos bois.

Nos últimos dez anos, o PT se disfarçou de partido democrático. Como gato, deixa o rabo de fora. Não é. Nunca foi.

O documento que orientará o debate sobre suas posições pragmáticas é a prova inconteste de que é, sim, um partido stalinista.

Hoje, ser stalinista é - no mundo civilizado - uma pesada acusação. Por aqui, um orgulho para os lulopetistas.

No documento citado (para ler, é preciso tempo e estômago), o objetivo declarado é alcançar o socialismo do século XXI. O mesmo de Chávez, Evo Morales e outros populistas de boutique. Não se sabe o que venha a ser isso. Há UM (somente UM) documento - de um pesquisador americano (SIM!, dos USA!) ligado à Fundação Rosa de Luxemburgo - apoiando esta aberração.

E mesmo nesse texto - insisto, o ÚNICO - o socialismo do século XXI é criticado. Pelos fatos posteriores ao paper.

Agora o PT assume a junção entre partido e governo: É fundamental mostrar como essas mudanças fazem parte de um projeto mais amplo de transformação da sociedade brasileira. Temos de evitar a autocomplacência, a perda de perspectiva crítica e analisar os obstáculos que se colocam à ação governamental e partidária.

Ataca o Judiciário: O sistema judicial, lento, elitista e pouco transparente tem sido igualmente permeado por interesses privados.

E expõe, cristalinamente, o que deseja para o Brasil: o controle absoluto dos meios de produção.

Ou seja, a ideologia comunista - a mesma que rege Cuba e Coreia do Norte: A agenda é vasta e complexa e envolve a discussão de formas de propriedade e de organização da economia, inclusive a democratização do espaço fabril e de todos os locais de trabalho. Envolvem, também, a democratização e socialização da política, mudanças radicais na esfera da cultura e no cotidiano, sob a égide da mais ampla liberdade e do respeito dos Direitos Humanos.

Precisa ser mais claro? Além do controle social da mídia, dos investimentos na impressa dita progressista, no aparelhamento do estado, na luta de nós e eles, temos agora a "democratização do espaço fabril e de TODOS os locais de trabalho".

Sim, todos! Redações, escritórios, empresas privadas, universidades, associações e qualquer outro vetor da economia.

Que nome se pode dar a este delírio? Democracia? Sindicalismo à moda de Fidel? Ou controle da produção ao formato do socialismo bolivariano de Chávez?

Quem ousar criticar o DOCUMENTO OFICIAL nascido do PT será designado como direitista raivoso com receio de comunistas?

Antes, não seria HONESTO (minimamente) que os lulopetistas assumissem a posição ideológica explicitada no documento oficial? Assim poderia - sem ser rotulado - combater tais ideias bolorentas e do século XIX.

Não tenho (nunca tive) qualquer receio de comunistas. São risíveis e patéticos. Escondem a sujeira debaixo do tapete da história que eles mesmos tentam reescrever.

Mas há outra história: a verdadeira. Fatos, dados e números. Filosofia e sociologia. E até antropologia para explicar estranhas espécimes que se fossilizaram e tentam retornar à vida.

Que tenham coragem de se assumir publicamente, não em documentos oficiais para uso interno.

Eu sou contra o comunismo, assim como sou contra o fascismo.

Basta a mim que os comunistas se assumam como tal.

E saiam da barra da saia do PT bolivariano para a luz do dia.

Que sejam, por um único momento, decentes para assumirem suas próprias escolhas.

Eu assumo as minhas. E entre elas está a rejeição - reforçada por este panfleto bolorento - ao PT.
Herculano
10/12/2013 07:32
DEPOIS DO DESPERDÍCIO, DAS CHANTAGENS E CORRUPÇÃO FALTA CAIXA PARA FECHAR AS CONTAS DO GOVERNO EM 2013. NÃO RESTOU A OPÇÃO DE ENFRENTAR OS POLÍTICOS. E A SORTE ESTÁ LANÇADA.

Governo reduz verba para emendas de parlamentares. Medida pode azedar a relação do Palácio do Planalto com os congressistas. Recado foi passado ontem pelas ministras Ideli Salvatti e Miriam Berchior em reunião com líderes governistas, revelam os repórteres Márcio Falcão, Gabriela Guerreiro e Gustavo Patu, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo.

Após um período de aparente tranquilidade na relação com o Congresso, o governo Dilma Rousseff anunciou ontem a aliados medidas com potencial de azedar a relação neste fim de ano.

Em reunião com líderes de bancadas governistas, o Planalto avisou que, por dificuldade de caixa, vai frear a liberação de verbas para as obras apadrinhadas por deputados e senadores.

A medida foi interpretada por eles como rompimento de acordo firmado após os protestos de rua de junho.

O governo ainda indicou que deve vetar uma das principais bandeiras de Henrique Eduardo Alves (RN), presidente da Câmara e cacique do PMDB, o segundo maior partido da coalizão dilmista.

Trata-se da regra inserida na Lei de Diretrizes Orçamentárias que prevê o pagamento obrigatório de parte dessas verbas.

As chamadas emendas parlamentares representam, em grande parte, obras incluídas por deputados e senadores no Orçamento da União, geralmente direcionando dinheiro para seus redutos eleitorais.

O recado foi transmitido pelas ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Miriam Belchior (Planejamento) a líderes das bancadas do PT, PMDB, PP e Pros.

Segundo os deputados, o governo avisou que já utilizou o dinheiro do caixa reservado para as emendas e que só serão pagos R$ 10 milhões dos R$ 12 milhões prometidos para os mais de 400 parlamentares da base aliada.

O acerto ocorreu no início do segundo semestre, quando Dilma enfrentava ameaça de rebelião generalizada no Congresso, entre elas a de que vetos seus a projetos aprovados pelo Legislativo fossem derrubados.

Os números da execução orçamentária mostram que o governo acelerou a liberação de verbas para emendas parlamentares a partir de agosto. Mas, até agora, o aumento das autorizações não se traduziu em alta dos desembolsos efetivos.

A maioria das emendas ainda está na fase do empenho - a primeira etapa do gasto orçamentário, quando os recursos são formalmente reservados; o pagamento, porém, pode demorar anos ou até ser cancelado posteriormente.

Para medir essa evolução, a Folha consultou as 20 iniciativas orçamentárias que mais concentram emendas. Até novembro, elas contabilizavam empenhos de R$ 6,3 bilhões e pagamentos de R$ 2,8 bilhões.

Para o líder do bloco PP e Pros, Eduardo da Fonte (PE), o congelamento dos recursos demonstra que está faltando "sintonia" entre governo e sua base de apoio.

"Não era para estar tendo esse tipo de problema com a base. A culpa não é da base, é da falta de sintonia do processo político. Não está tendo sintonia", afirmou.

Após o anúncio, a bancada do PMDB barrou ontem as votações da Comissão Mista de Orçamento da proposta orçamentária de 2014, que corre o risco de não se aprovada neste ano.

"Não vamos fazer papel de otários. Precisamos de confirmação clara do governo", disse Danilo Forte (PMDB-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, se referindo à intenção do governo de vetar a obrigação de pagamento de um percentual mínimo das emendas parlamentares.

O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), negou rompimento de acordo por parte do Planalto, afirmando que o governo bate recorde de liberação de emendas. "É um recorde. A média nunca passou de R$ 8 milhões."
Herculano
10/12/2013 07:21
ENTRE ELES COMO SE FOSSE UMA MÁFIA. EX-MINISTRA, ERENICE GUERRA DEFENDE NO TCU EMPRESÁRIO LIGADO AO PT

O texto é de Fábio Fabrini e Andreza Matais,da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S.Paulo. Empresário ligado ao PT, Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, conhecido como Bené, contratou a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra para defendê-lo em processos no Tribunal de Contas da União nos quais é suspeito de superfaturamento em serviços prestados ao governo federal.

Bené ganhou notoriedade em 2010 ao ajudar a pagar o aluguel de uma casa em Brasília onde funcionou um núcleo da pré-campanha de Dilma Rousseff. Ele é dono de empresas que já receberam R$ 272 milhões das gestões petistas no Palácio do Planalto. Já Erenice foi braço direito de Dilma na Casa Civil. Depois, substituiu a petista no cargo de ministra. Ela deixou o posto em 2010 ao se ver envolvida em suspeitas de tráfico de influência.
Herculano
10/12/2013 07:10
A VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS POR LEITORES DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO. É A UNANIMIDADE DO ÓBVIO, ENTRETANTO AS AUTORIDADES E OS PROMOTORES (QUE GANHAM MUITO DINHEIRO COM ELES) DOS EVENTOS RESISTEM A ESTE ÓBVIO. E NÃO É DE HOJE. FOI ASSIM COM OS BLACK BLOCS. É ASSIM COM OUTROS ATOS VIOLENTOS QUE USAM COMO ESCAPE AS MAIS VARIADAS DESCULPAS ESFARRAPADAS. POR QUE?

Vergonhoso o espetáculo que o Brasil mostrou ao mundo no futebol em Joinville (SC). Os jornais de todo o país exibiram em destaque a falta de policiamento e a violência e a barbárie praticadas no estádio. O Brasil vai sediar a Copa de 2014 e vende essas imagens?

Essas pessoas que saem por aí barbarizando nada temem. A lei deveria ser implacável e a punição teria de levar em conta a gravidade dos fatos. Até quando vamos suportar esse estado de coisas? Será que nossas autoridades também entregaram os pontos? IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

Não há mocinhos na briga entre os torcedores do Vasco e do Atlético-PR. Pelo contrário, todos os envolvidos são bandidos travestidos de torcedores que nada mais desejavam do que uma batalha medieval transmitida para todo o Brasil em alta definição. Ficar com pena dos envolvidos e tentar culpar a Polícia Militar não parece ser uma atitude sensata. GABRIEL HENRIQUE SANTORO (São Paulo, SP)

As detestáveis brigas nos estádios já estão correndo o planeta. Vamos sediar a Copa do Mundo, aguardada por mais de 60 anos. Todas as forças vivas da sociedade futebolística devem se unir em torno da pacificação geral de ânimos. Autoridades e cartolas têm que tomar medidas para prevenir e coibir o estado de espírito dos torcedores exaltados. Eles estão estragando a alegria de quantos desejem ir aos estádios para assistir a um bom jogo.

É necessário fazer o que for possível para que essa vergonha nacional não mais aconteça. A economia, o turismo e o povo certamente agradecerão! JOÃO COELHO VÍTOLA (Brasília, DF)

Revendo a briga de torcidas em Joinville, constata-se o óbvio: não há um só torcedor entre aqueles lutadores. São pessoas absolutamente distantes do futebol, que contam com o olhar complacente das autoridades para reincidir na violência. RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)
Herculano
10/12/2013 07:02
MINISTRO DA CGU DIZ QUE SIMBOLOS DA CORRUPÇÃO CONTINUAM SOLTOS. MAS NÃO DIZ QUEM SÃO.


O texto é de André de Souza e Vinicius Sassine, para o jornal O Globo. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, disse nesta segunda-feira que os condenados no processo do mensalão - em sua maioria já encarcerados - não simbolizam a corrupção no país. Sem citar nomes, ele afirmou que os símbolos da corrupção brasileira estão soltos. O julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF), resultou na condenação de 25 pessoas, das quais 15 estão presas, entre elas o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Questionado sobre quem são os símbolos da corrupção ainda soltos, ele preferiu não dar nomes. À tarde, em outro evento para celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção, o ministro reafirmou que os réus do mensalão não representam "os verdadeiros símbolos da corrupção". Mas, novamente, não quis nominar quem são os símbolos mencionados.
Herculano
10/12/2013 06:59
MANCHETE DE O GLOBO

Mensaleiros na Papuda devem passar Natal e Ano Novo presos. Vara de Execuções Penais publica regras para saidão de final de ano e condenados no mensalão não têm direito ao benefício.

Os mensaleiros que estão na Papuda - entre eles o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado Valdemar Costa Neto - não se enquadram nessas condições e devem passar as festividades de final de ano atrás das grades. A defesa dos condenados pode pedir à Justiça que permita a saída, o que seria analisado pelo juiz de Execuções Penais.
Herculano
10/12/2013 06:56
TURBULÊNCIA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Ok, a Anac tem de cuidar dos interesses dos passageiros e punir as empresas que passem dos limites. Logo, faz sentido multar a Gol em R$ 2,5 milhões (até agora) por causa do caos do fim de semana. E os feriados de Natal nem começaram, a Copa é só no ano que vem...

Mas... a culpa do caos aéreo não é de uma só companhia, nem só das companhias. Sem falar nas condições meteorológicas, a culpa é também do governo, da infraestrutura, da falta de investimentos.

Como toda hora sobem e descem aviões no Alasca, já no círculo polar, debaixo de neve, e basta chover forte para pousos e decolagens serem interrompidos nos principais centros brasileiros? Porque faltam condições, tecnologia, equipamentos.

E o caos dos aeroportos ilustra a própria situação do setor aéreo, provocando uma nova comparação constrangedora para o país.

Como é que Cingapura e Dubai, por exemplo, têm as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo, com índices invejáveis de turismo, enquanto o Brasil enterra uma empresa atrás da outra, não consegue ter ao menos um aeroporto entre os cem primeiros mundiais e não atrai turistas?

Sem contar a velha Panair e várias pequenas, que nem dá para citar, o cemitério do setor inclui Vasp, Transbrasil e Varig (não venham me dizer que está viva, por favor...).

O país, que já teve quase 20 companhias, hoje tem muito menos e depende de Tam, Gol, Avianca e Azul, todas com desempenho financeiro mais ou menos - ou mais para menos -, apesar das seguidas promoções e dos aviões lotados. É o custo Brasil! Entre outros...

O mercado quer é retorno e é por isso que, independente das limitações da lei, ninguém quer investir na aviação aqui. Na Latam, grosso modo, a Tam tem frota e faturamento muito maiores, mas as ações da Lan valem mais. E como é que o Brasil quer ser tudo o que diz, ou pensa que é, sem marca(s) aérea(s) forte(s)?
Herculano
10/12/2013 06:48
COMO SÃO AS COISAS. ANTIGAMENTE O PT ERA SÍMBOLO DA DENÚNCIA E CAÇA À CORRUPÇÃO E CORRUPTOS. HOJE ELE INVEJA A CORRUPÇÃO DOS OUTROS. QUANDO NÃO A IMITA, AMPLIA E QUER TOMAR A CORRUPÇÃO ALHEIA CONQUISTANDO MAIS MUNICÍPIOS, MAIS ESTADOS PARA SER O ÚNICO CORRUPTO NA GESTÃO PÚBLICA AO INVÉS DE EXTIRPÁ-LA.

Está no 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínio de bancos e empresas estatais. "Falcão: SP tem governo mergulhado em corrupção".

Presidente nacional do PT critica a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB); "é preciso varrer os porões do palácio do Morumbi para que o ministro Alexandre Padilha possa colocar São Paulo na rota do Brasil"; ele também cita o propinoduto: "Incriminam os nossos companheiros, mas não permitem que se instaure na Assembleia Legislativa nenhuma CPI, nem para se investigar esse escândalo do tremsalão"

O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, criticou o governo do PSDB em São Paulo. Segundo ele, "é preciso varrer os porões do palácio do Morumbi para que o ministro Alexandre Padilha possa colocar São Paulo na rota do Brasil".

Falcão também criticou o andamento das investigações do propinoduto: "Incriminam os nossos companheiros, mas não permitem que se instaure na Assembleia Legislativa nenhuma CPI, nem para se investigar esse escândalo do tremsalão", disse; é um "governo mergulhado em corrupção".

Em entrevista ao site brasileiro do El País, o presidente do PT disse ainda que a cobertura do caso do cartel em contratos com governos tucanos no metrô tem preferência pela partidarização. E a divulgação de fatos notórios é uma condição para que haja veracidade ao público. Temos de trabalhar com realidade, com omissao, distorção, e meia verdade. Isso é o comportamento médio da mídia brasileira. Nao se trata de censurá-la por isso. Mas de compreendê-la. "Mais forte que oposição partidária é um conjunto de setores do grande capital, da mídia monopolizada, e de altos funcionários do aparelho de estado. Presentes em áreas do Judiciário, e do Ministério Público. Essa é a oposição mais poderosa Mais do que o PSDB, o DEM, PPS e a Rede juntos", disse.
Herculano
10/12/2013 06:36
MATA MOSQUITO

Não falta do que melhor fazer, em Gaspar ainda vamos ter o vereador mata mosquito. Por enquanto, ele está apenas matando a sua imagem nas redes sociais.
Herculano
10/12/2013 06:35
ILEGALIDADE CONSENTIDA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

DORA KRAMER - O Estado de S.Paulo. A falta de cerimônia no uso da máquina pública para fins eleitorais não é novidade, alcança políticos de diversos partidos e ocorre de maneira explícita sem que o Ministério Público faça sequer um lembrete a suas excelências a respeito da observância aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, exigida pela Constituição.

A cada ano que passa o baile corre mais solto. A cada eleição a ousadia aumenta e o desrespeito se consolida como regra. Se o MP não se manifesta, os partidos mesmo é que não o farão.

Sob a ótica deles a coisa funciona assim: ninguém perturba o outro para não ser por ele importunado. O PSDB, por exemplo, não tem interesse em representar contra andanças de ministros País afora liberando verbas e participando de inaugurações que nada têm a ver com suas pastas, porque seus governos estaduais - notadamente o de São Paulo - usam de expediente semelhante. Bem como o PSB do governador Eduardo Campos, o PMDB com seus nichos e assim por diante.

A diferença é que quem tem o poder federal nas mãos pode muitíssimo mais, ferindo outro preceito legal que é o do equilíbrio de condições entre concorrentes eleitorais.

Nosso tema aqui não é campanha antecipada. Esse é um assunto praticamente vencido. Primeiro porque a limitação temporal é uma bobagem. Na prática não restringe nada, apenas consolida uma situação de absoluta desigualdade entre candidatos governistas e oposicionistas. O sentido da lei, o de impedir o abuso de poder, foi para o espaço há muito tempo.

A punição pecuniária é irrisória e a cassação de registro de candidatura é tardia, acontece quando a eleição já passou. Por estas razões e por outras relativas ao absoluto menosprezo à Justiça Eleitoral, reclamar de campanha eleitoral antecipada é chuva que já caiu.

Mas o uso abusivo (ou simples uso) dos instrumentos de Estado para, nas palavras da presidente Dilma Rousseff, "fazer o diabo" por uma eleição deveria ao menos espantar, já que repudiar na atual conjuntura parece ser pedir muito.

Os episódios são diários. Um em especial, no entanto, chama atenção pelo misto de simplicidade e desfaçatez. Aconteceu sexta-feira passada, na sede da Prefeitura de São Paulo. Era uma cerimônia para anunciar a criação de uma casa para abrigar mulheres vítimas de violência.

Nada a ver com o Ministério da Saúde, mas lá estava compondo a mesa e discursando o ministro da área, Alexandre Padilha, provável candidato do PT ao governo paulista.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, tomou do microfone, elogiou muito o ministro e encerrou sua fala assim: "Não era para fazer campanha, mas eu fiz".

E quem achar ruim que vá reclamar ao bispo, faltou dizer.
Herculano
10/12/2013 06:29
CARRO POPULAR ENCARECE 10% EM 2014

O texto é de Felipe Nóbrega, para o jornal Folha de S.Paulo. A adoção obrigatória de itens de segurança em todos os carros de passeio e comerciais leves produzidos no Brasil deve trazer aumentos de até 9,6% no preço dos carros populares a partir de janeiro.

A conta leva em consideração o novo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), mais alto, e a instalação obrigatória de airbags e de freio ABS, que ainda não são de série nos carros mais baratos.
Confuso
10/12/2013 06:02
A reforma da Hercilio Deeke vai perdurar até a conclusão da ponte do vale, porque a casquinha de ovo isolante das colunas, não deram e nunca darão reforço para que se possa liberar o tráfego de caminhões novamente. Vão levá la ao esquecimento para não precisar de laudo de avaliação do que suporta. Se alguém duvida, poderá servir até de um mirante e praça pública para pedestres.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.