29/11/2013
NÃO, NÃO E NÃO. NÃO INSISTAM I
Com este título tratei deste assunto na coluna do dia 15 de novembro. O líder do governo de Pedro Celso Zuchi, PT, seguindo as ordens dele e do partido do qual é agora presidente, o vereador José Amarildo Rampelotti, tentou dar um golpe como relator geral, e engavetar, afrontando o Regimento e a lei, o projeto de lei 44/2013. Este projeto dá o nome de Rosa Maria Lanznaster ao Centro de Convivência da Terceira Idade e é de autoria da vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB. O prefeito e o PT advogam que só eles em Gaspar podem dar nomes de logradouros e vias públicas, inclusive para pessoas vivas. Um não está na lei. O outro é contra a lei.
NÃO, NÃO E NÃO. NÃO INSISTAM II
Ivete conseguiu reapresentar o projeto. Zuchi, Rampelotti e o PT não desistiram. Como tudo em Gaspar é instrumentalizado ou aparelhado pelo PT para que possam mandar e calar como se imperadores fossem, o que apareceu na terça-feira na Câmara? O ofício da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Gaspar, Danielli Rúbia Provezi Demétrio. E o que revelou? ?Conforme deliberado por este Conselho em plenária do dia 06/11/13, vimos por meio deste, solicitar a retirada da pauta de votação o PL nº 44/2013. Informamos que o Centro de Convivência do Idoso já possui nome definido por este Conselho em plenária realizada conjuntamente com o Conselho Municipal do Idoso na data de 06/03/2013?.
NÃO, NÃO E NÃO. NÃO INSISTAM III
Primeiro. Qual foi mesmo o nome escolhido para o Centro de Convivência? Por que isto se esconde da comunidade e das discussões? Segundo, a plenária do dia 6 de março do Conselho do Idoso aprovou que o local se chamaria Centro de Convivência e não Centro Dia para a Pessoa Idosa, como se aventou até então. Nas atas posteriores das reuniões do Conselho Municipal dos Idosos, não há menção por escolhas de nomes para o Centro. Contra a realidade, inventa-se. Intimida-se. Acorda, Gaspar!
O CABIDE DA CÂMARA I
O presidente da Câmara e criador dos cargos comissionados de assessores para os vereadores na legislatura passada, José Hilário Melato, PP, também criou um problema. Isto já foi relatado aqui. Ele deu de ombros não para esta coluna, mas para a lei, os apelos da comunidade e os questionamentos na imprensa. Agora, Melato também está ?doido? para dar uma solução ao que está irregular. Tudo dentro do planejado. Vai criar mais despesas e mais empregos na Câmara. E quem vai se desgastar na solução de cortar a teta ou ampliá-la? O próximo presidente e pelo que está combinado, será Marcelo de Souza Brick, PSD. O que o Tribunal de Contas pegou? A Câmara possui mais funcionários comissionados do que efetivos, contrariando frontalmente a lei: 12 a nove.
O CABIDE DA CÂMARA II
O que apareceu na Câmara e por ele se trama nos bastidores? Ofício 16.464/2013, subscrito pelo titular da Diretoria de Controle de Atos de Pessoal, Reinaldo Gomes Ferreira, do Tribunal. Reinaldo mandou realizar a audiência. Quer que Melato apresente asjustificativas das irregularidades apontadas no Relatório TCE/DAP nº 5.441/2013. Justificativas ele não as possui. Fez de propósito. Melato conhece como ninguém a lei e como fez para burlá-la. São cinco mandatos. E o que ele vai ?sugerir? agora? Concursos e a admissão de mais efetivos na Câmara. E para que? Para dar legalidade à contratação a tantos assessores comissionados e outros que se arquitetam. A pergunta é? E precisa mais? Precisa. É a teia de cabos eleitorais de cada vereador dentro da Câmara com o dinheiro de todos nós. Outra vergonha. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
?Não só os gasparenses ficaram aliviados com a reabertura da ponte Hercílio Deeke, mas também o comércio?. Pois é, e depois eu sou eu quem reclama de tudo. A frase lida foi pronunciada, pelo vereador Daniel Fernandes dos Reis, PT, o Daniel da Padaria.
O PPS vai ter vereador no ano que vem. O presidente DEM de Gaspar, Luiz Marcos Nagel, comunicou oficialmente ao PPS que cederá a vaga de Andreia Symone Zimmermann Nagel no início do ano que vem no acordo de rodízio da coligação. O empresário, ex-vereador, ex-peemedebista e presidente do PPS, Vitório Marquetti, é o primeiro suplente e por isso, o primeiro candidato a ocupar esta vaga. O PPS não disse quem de fato irá para a Câmara no lugar de Andreia.
A Associação de Moradores do bairro Bela Vista era uma das poucas que resistia ao aparelhamento do PT. Todos renunciaram. A prefeitura insiste no isolamento acústico da sede. Faz bem. Mas, não faz o mesmo com os outros clubes da cidade, inclusive com os bailes sob lonas na Arena Multiuso. Então...
A ponte Hercílio Luz, de Florianópolis, está fechada ao trânsito há 30 anos. Ela ganhou da Hercílio Deeke, que ficou fechada parcialmente por dois anos e três meses para uma reforma fácil e marota.
A administração de Pedro Celso Zuchi, PT, realmente quer os menos favorecidos todos eles doentes. Zuchi e a secretaria de Saúde boicotam o pronto atendimento do Hospital de Gaspar, nos postos de Saúde faltam médicos e agora, faltam remédios na Farmácia Básica.
O vereador Jaime Kirchner, PMDB, descobriu que somos cidades conurbadas, que pertencemos a uma metrópole e que temos problemas, gestão e soluções comuns. Ufa! Antes tarde do que nunca.Este é o caminho. Não há mais solução isolada, nem para o mais forte que é Blumenau.
Registro de uma boa ideia. Ela nem é original. Blumenau, governada pelo PSDB, acaba de fazer isto e com acompanhamento do Ministério Público como prova de lisura e transparência. Aqui o vereador Giovano Borges, PSD pediu para que a prefeitura faça um projeto e implante um sistema eletrônico controle por ordem cronológica de inscrição, disponível na internet, da lista de espera por uma vaga nas creches. Só falta a prefeitura do PT de Gaspar negar esta ferramenta democrática, controlada, de ampla transparência e de baixo custo no acesso aos serviços públicos. Talvez o PT não queira, pois faz da falta de vagas nas creches, um jogo político e de resultado eleitoral ao atender casos que considera especial e não universal.
O vereador Jaime Kirchner, PMDB, foi sábado ao baile na Sociedade Harmonia, no Belchior Alto, seu reduto eleitoral. Ele passou de mesa em mesa. E no discurso na Câmara, confessou que recebeu mais puxões de orelhas do que elogios. Pois é...
O vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, voltou de Brasília convencido que a regularização fundiária é a solução da maior parte dos problemas sociais da ocupação urbana e que Gaspar este assunto é caótico. Ufa! Primeiro a sua descoberta tem meio século de atraso. Segundo: este assunto começa no Plano Diretor. Terceiro: os dois temas tem sido repetitivos aqui e eram ignorados nas prioridades da administração petista. Então...
Do ex-petista Maicon Oneda, nesta coluna na internet de um assunto conhecido dos leitores. ?O Prefeito de Gaspar diz que quer comprar o prédio da Bunge para acabar com os alugueis. Veja só, está publicado no Diário Oficial: a prorrogação do contrato de aluguel da sede do Samae com valor que ultrapassa os R$90 mil?. E Maicon pergunta: ?E para que o Prefeito comprou a sede antiga da empresa Morgana, no Santa Terezinha, foi pra bonito? E já ouvi o Prefeito dizendo que lá seria a sede do Samae, e será que com esses R$90 mil não dariam para adequar e levar a sede do Samae para lá? Meio confuso esse prefeito. Uma hora ele diz que quer acabar com o pagamento dos alugueis, mas não age da mesma forma com o patrimônio que já é nosso e está abandonado. Realmente não da para entender!?.
No sua Facebook, Maicon postou a observação,mas com este recado: ?escrevi esse comentário na coluna Olhando a Maré, mas como sei que tem um grupo ?seleto? em Gaspar que não lê a coluna, então posto aqui para conhecimento de todos e que cada gasparense tire as suas conclusões?. Seleto grupo? Hum! Eu duvido. Este grupo se finge de alienado, mas está muito bem antenado. Ele sabe que o Jornal Cruzeiro do Vale é o de maior circulação e credibilidade; sabe que a média de acessos anual no portal é de 1,5 milhão; que a coluna é o conteúdo mais acessado com 170 mil; tudo registrado em ferramenta que pode ser auditada. Então se o seleto grupo não lê, uma massa respeitável se informa e reflete, mesmo não concordando, espumando, fingindo e mentindo.
Edição 1545
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).