Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

29/11/2013

NÃO, NÃO E NÃO. NÃO INSISTAM I

Com este título tratei deste assunto na coluna do dia 15 de novembro. O líder do governo de Pedro Celso Zuchi, PT, seguindo as ordens dele e do partido do qual é agora presidente, o vereador José Amarildo Rampelotti, tentou dar um golpe como relator geral, e engavetar, afrontando o Regimento e a lei, o projeto de lei 44/2013. Este projeto dá o nome de Rosa Maria Lanznaster ao Centro de Convivência da Terceira Idade e é de autoria da vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB. O prefeito e o PT advogam que só eles em Gaspar podem dar nomes de logradouros e vias públicas, inclusive para pessoas vivas. Um não está na lei. O outro é contra a lei.

 

NÃO, NÃO E NÃO. NÃO INSISTAM II

Ivete conseguiu reapresentar o projeto. Zuchi, Rampelotti e o PT não desistiram. Como tudo em Gaspar é instrumentalizado ou aparelhado pelo PT para que possam mandar e calar como se imperadores fossem, o que apareceu na terça-feira na Câmara?  O ofício da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Gaspar, Danielli Rúbia Provezi Demétrio. E o que revelou? ?Conforme deliberado por este Conselho em plenária do dia 06/11/13, vimos por meio deste, solicitar a retirada da pauta de votação o PL nº 44/2013.  Informamos que o Centro de Convivência do Idoso já possui nome definido por este Conselho em plenária realizada conjuntamente com o Conselho Municipal do Idoso na data de 06/03/2013?.

 

NÃO, NÃO E NÃO. NÃO INSISTAM III

Primeiro. Qual foi mesmo o nome escolhido para o Centro de Convivência? Por que isto se esconde da comunidade e das discussões? Segundo, a plenária do dia 6 de março do Conselho do Idoso aprovou que o local se chamaria Centro de Convivência e não Centro Dia para a Pessoa Idosa, como se aventou até então. Nas atas posteriores das reuniões do Conselho Municipal dos Idosos, não há menção por escolhas de nomes para o Centro. Contra a realidade, inventa-se. Intimida-se. Acorda, Gaspar!

 

O CABIDE DA CÂMARA I

O presidente da Câmara e criador dos cargos comissionados de assessores para os vereadores na legislatura passada, José Hilário Melato, PP, também criou um problema. Isto já foi relatado aqui. Ele deu de ombros não para esta coluna, mas para a lei, os apelos da comunidade e os questionamentos na imprensa. Agora, Melato também está ?doido? para dar uma solução ao que está irregular.  Tudo dentro do planejado. Vai criar mais despesas e mais empregos na Câmara. E quem vai se desgastar na solução de cortar a teta ou ampliá-la? O próximo presidente e pelo que está combinado, será Marcelo de Souza Brick, PSD. O que o Tribunal de Contas pegou? A Câmara possui mais funcionários comissionados do que efetivos, contrariando frontalmente a lei: 12 a nove. 

 

O CABIDE DA CÂMARA II

O que apareceu na Câmara e por ele se trama nos bastidores? Ofício 16.464/2013, subscrito pelo titular da Diretoria de Controle de Atos de Pessoal, Reinaldo Gomes Ferreira, do Tribunal. Reinaldo mandou realizar a audiência. Quer que Melato apresente asjustificativas das irregularidades apontadas no Relatório TCE/DAP nº 5.441/2013. Justificativas ele não as possui. Fez de propósito. Melato conhece como ninguém a lei e como fez para burlá-la. São cinco mandatos. E o que ele vai ?sugerir? agora? Concursos e a admissão de mais efetivos na Câmara. E para que? Para dar legalidade à contratação a tantos assessores comissionados e outros que se arquitetam. A pergunta é? E precisa mais? Precisa. É a teia de cabos eleitorais de cada vereador dentro da Câmara com o dinheiro de todos nós. Outra vergonha. Acorda, Gaspar!

 

 

SOBRE O TRAPICHE

?Não só os gasparenses ficaram aliviados com a reabertura da ponte Hercílio Deeke, mas também o comércio?. Pois é, e depois eu sou eu quem reclama de tudo. A frase lida foi pronunciada, pelo vereador Daniel Fernandes dos Reis, PT, o Daniel da Padaria. 

O PPS vai ter vereador no ano que vem. O presidente DEM de Gaspar, Luiz Marcos Nagel, comunicou oficialmente ao PPS que cederá a vaga de Andreia Symone Zimmermann Nagel no início do ano que vem no acordo de rodízio da coligação. O empresário, ex-vereador, ex-peemedebista e presidente do PPS, Vitório Marquetti, é o primeiro suplente e por isso, o primeiro candidato a ocupar esta vaga. O PPS não disse quem de fato irá para a Câmara no lugar de Andreia.

A Associação de Moradores do bairro Bela Vista era uma das poucas que resistia ao aparelhamento do PT. Todos renunciaram. A prefeitura insiste no isolamento acústico da sede. Faz bem. Mas, não faz o mesmo com os outros clubes da cidade, inclusive com os bailes sob lonas na Arena Multiuso. Então...

A ponte Hercílio Luz, de Florianópolis, está fechada ao trânsito há 30 anos. Ela ganhou da Hercílio Deeke, que ficou fechada parcialmente por dois anos e três meses para uma reforma fácil e marota.

A administração de Pedro Celso Zuchi, PT, realmente quer os menos favorecidos todos eles doentes. Zuchi e a secretaria de Saúde boicotam o pronto atendimento do Hospital de Gaspar, nos postos de Saúde faltam médicos e agora, faltam remédios na Farmácia Básica. 

O vereador Jaime Kirchner, PMDB, descobriu que somos cidades conurbadas, que pertencemos a uma metrópole e que temos problemas, gestão e soluções comuns. Ufa! Antes tarde do que nunca.Este é o caminho. Não há mais solução isolada, nem para o mais forte que é Blumenau.

Registro de uma boa ideia.  Ela nem é original. Blumenau, governada pelo PSDB, acaba de fazer isto e com acompanhamento do Ministério Público como prova de lisura e transparência. Aqui o vereador Giovano Borges, PSD pediu para que a prefeitura faça um projeto e implante um sistema eletrônico controle por ordem cronológica de inscrição, disponível na internet, da lista de espera por uma vaga nas creches. Só falta a prefeitura do PT de Gaspar negar esta ferramenta democrática, controlada, de ampla transparência e de baixo custo no acesso aos serviços públicos. Talvez o PT não queira, pois faz da falta de vagas nas creches, um jogo político e de resultado eleitoral ao atender casos que considera especial e não universal.

O vereador Jaime Kirchner, PMDB, foi sábado ao baile na Sociedade Harmonia, no Belchior Alto, seu reduto eleitoral. Ele passou de mesa em mesa. E no discurso na Câmara, confessou que recebeu mais puxões de orelhas do que elogios. Pois é...

O vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT, voltou de Brasília convencido que a regularização fundiária é a solução da maior parte dos problemas sociais da ocupação urbana e que Gaspar este assunto é caótico. Ufa! Primeiro a sua descoberta tem meio século de atraso. Segundo: este assunto começa no Plano Diretor. Terceiro: os dois temas tem sido repetitivos aqui e eram ignorados nas prioridades da administração petista. Então...

Do ex-petista Maicon Oneda, nesta coluna na internet de um assunto conhecido dos leitores. ?O Prefeito de Gaspar diz que quer comprar o prédio da Bunge para acabar com os alugueis. Veja só, está publicado no Diário Oficial: a prorrogação do contrato de aluguel da sede do Samae com valor que ultrapassa os R$90 mil?. E Maicon pergunta: ?E para que o Prefeito comprou a sede antiga da empresa Morgana, no Santa Terezinha, foi pra bonito? E já ouvi o Prefeito dizendo que lá seria a sede do Samae, e será que com esses R$90 mil não dariam para adequar e levar a sede do Samae para lá? Meio confuso esse prefeito. Uma hora ele diz que quer acabar com o pagamento dos alugueis, mas não age da mesma forma com o patrimônio que já é nosso e está abandonado. Realmente não da para entender!?.

No sua Facebook, Maicon postou a observação,mas com este recado: ?escrevi esse comentário na coluna Olhando a Maré, mas como sei que tem um grupo ?seleto? em Gaspar que não lê a coluna, então posto aqui para conhecimento de todos e que cada gasparense tire as suas conclusões?.  Seleto grupo? Hum! Eu duvido. Este grupo se finge de alienado, mas está muito bem antenado. Ele sabe que o Jornal Cruzeiro do Vale é o de maior circulação e credibilidade; sabe que a média de acessos anual no portal é de 1,5 milhão; que a coluna é o conteúdo mais acessado com 170 mil; tudo registrado em ferramenta que pode ser auditada. Então se o seleto grupo não lê, uma massa respeitável se informa e reflete, mesmo não concordando, espumando, fingindo e mentindo.

 

 

Edição 1545

Comentários

Herculano
02/12/2013 22:15
Sobre o que escrevi abaixo e o que escrevi as 17.56. Não sou adivinho e nem bruxo. Mas as coisas na política e na administração municipal são óbvias. E ai, o serviço é fácil.

O que você lerá na edição impressa de amanhã do jornal Cruzeiro do Vale entre outras na coluna Olhando a Maré? Esta, escrita com 36 à audiência de hoje a noite no Sertão Verde. Chupa, que é de uva!

O POVO HUMILDE PAGA COM SACRIFÍCIOS E AINDA DÁ OS VOTOS
A atual administração do PT de Gaspar orgulha de suas obras. Faz bem. Entretanto, há muitas dúvidas na gestão e resultados. A lista é grande. Mas vou citar dois exemplos, num só. Ontem a noite aconteceu a audiência pública que o prefeito Pedro Celso Zuchi, seus assessores e o PT não queriam. É sobre onde ficará o novo prédio da escola Angélica da Souza Costa: no Sertão Verde, onde ela foi construída um dia e soterrada em novembro de 2008, ou na favela das casinhas de plástico, montada pela prefeitura junto a BR 470 no Belchior Baixo. Uma gestão preocupada com a comunidade e o povo é possível impor um sacrifício tamanho de cinco anos a gente humilde, crianças e uma comunidade abatida por uma catástrofe natural? É possível uma gestão que se diz popular, impor outro sacrifício aos que moram nas casinhas de plástico que há quatro anos esperam esgotos, meio fio, pavimentação, documentação, área de lazer etc.? Nas eleições passadas (fato que foi parar na Justiça), como dependentes eternos dos espertos políticos de plantão, receberam como troca e esmola, chuveiros e torneiras...
Herculano
02/12/2013 22:02
SERTÃO VERDE

Terminou a Audiência Pública agora a pouco. Espetacular. Nenhuma conclusão.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, sentiu o bafo da comunidade que ele abafou por cinco anos, aparelhando a associação.

Mais de 150 pessoas estiveram lá. Quase toda a Câmara. Foi importante. Independe de qual será o desfecho. A comunidade começa a acordar. Também, cinco anos sendo enrolada. É demais.

Amanhã na coluna abordo este assunto. Ele foi escrito 36 horas antes da Audiência. Revendo do texto, parece que escrevi depois. Então tudo é previsível.

Repito. A obrigação de construir a escola é do município e não da Bunge. A obrigação de dar estrutura e regularizar o loteamento das casinhas de plástico é da prefeitura. Faz cinco anos que enrola. E diz que vem mais 120 apartamentos lá. Tudo no improviso.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, estava valente. As pessoas do Sertão Verde também.

Pensando bem. A prefeitura, o PT e Zuchi não querem as alças da Ponte do Vale para a Margem Esquerda, mas querem a fossa do Centro de Gaspar lá; não querem a escola no Sertão Verde, mas a condenação da área e dos que vivem lá; querem o prédio da Bunge e não querem o hospital, os postos de saúde e a farmácia funcionando a pleno. Alguma coisa está errada, ou não? Por que tanto ódio, vingança e teimosia? Acorda, Gaspar!
Juju do Gasparinho
02/12/2013 20:18
Prezado Herculano:

Queres mais um recorde do governo Dilma?
A dívida dos brasileiros é oito vezes maior do que o 13° que está sendo pago.


E falar em 13°, sabes qual é o drama em todo o Brasil?
Dilma mata municípios à mingua e maioria não tem dinheiro para pagar o 13°.
Barnabé
02/12/2013 18:41
o "povo" tem algumas atitudes que são no mínimo engraçadas (pra não dizer outra coisa..).
Todos (inclusive eu) reclamam - e com razão - da bandidagem, traficantes e etc....
E o que se diz?: a Polícia tem que prender esses desocupados!!

Concordo.

Mas agora vem a outra pergunta: prender aonde, se ninguém quer que construa penitenciária???

Vai entender.... :(
Herculano
02/12/2013 18:25
O BRASIL FORA DOS TRILHOS. FALTA PLANOS. FALTA GESTÃO.

1.
Ação da Petrobrás cai 10% e Bovespa fecha no menor nível em 3 meses. Alta dos combustíveis foi considerada insuficiente pelos analistas, que também citaram a falta de detalhamento do cálculo de reajuste utilizado pela companhia.

2.
Até novembro, balança comercial acumula maior déficit em 13 anos. Apesar do resultado deficitário no ano, novembro registrou maior superávit mensal desde 2007

3.
Política Frouxa, por Celso Ming para o jornal O Estado de S.Paulo
Às vezes, fica a impressão de que o governo usa deliberadamente um discurso enganador para encobrir os resultados ruins das contas públicas. Outras vezes, a impressão é a de que o governo se autoengana, é surpreendido pelos fatos e depois fica derrapando em explicações. Não dá para saber o que é pior para a sua credibilidade, se é enganar ou ser enganado.

Em setembro apareceu um rombo de quase R$ 10 bilhões nas contas públicas. O secretário do Tesouro, Arno Augustin, o inventor da chamada contabilidade criativa que enfeitou os números finais de 2012, não teve então como esconder o estrago. Mas apressou-se em garantir que outubro seria diferente e, até lá, já não se falaria mais do que acontecera em setembro. Pois vieram as contas de outubro, com um superávit, sim, mas de apenas R$ 6,2 bilhões, o mais baixo registrado em meses de outubro desde 2002.

Thor na Ilha da Fantasia
02/12/2013 18:20
A nossa secretária de saúde esta tirando sarro da população gasparense como dizia o Capitão Nascimento ele e´uma fanfarrona, foi a uma rádio local dar entrevista e falou que a farmácia básica não tem problema de remédios e que o remédio vai vir ainda este ano, ela esta de onda falta sim e muito remédio na farmácia básica, esta faltando remédio de pressão e de diabetes e também falta antibioticos. Sai de sua cadeira e vai la ver secretária e ainda coloca a culpa na distribuidora oras processa a distribuidora e para de mentir para população.Pede Para Sair
Herculano
02/12/2013 17:56
CHANTAGEM ENSAIADA

A prefeitura, o PT e a Bunge estão ensaiadinhos para a Audiência Pública de hoje a noite sobre o local onde será reconstruída a escola municipal Angélica de Sozua Costa: se no Sertão Verde onde ela foi soterrada há cinco anos como quer a comunidade, ou nas casinhas de plástico no Belchior Baixo como quer a prefeitura e o PT.

Vão dizer que vai sair nas casinhas e sem discussão alguma, pois se isto não acontecer, a Bunge pega o dinheiro e vai construir outras escolas em outro município.

1. Quem tem a obrigação de reconstruir a escola do Sertão Verde? A Bunge ou o município?
2. Quem tem a obrigação de custear esta reconstrução? A Bunge ou o município?
3. Se a Bunge não reconstruir, a obrigação continua com o município que rejeita o presente, simplesmente por que não quer ouvir a comunidade. E não é de hoje.
4. O que está faltando? Levar este assunto ao Ministério Público o quanto antes. Há um crime ai. E dos graves. E não é da Bunge. É dos políticos contra crianças, educação e a comunidade.
5. Só não se entende, a razão pela qual a Bunge está servindo de papagaio das teimosias e erros dos políticos do PT e da prefeitura de Gaspar, que nem regularizar as terras onde quer reconstruir a escola. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/12/2013 17:43
EM PARECER, PROCURADORIA OPINA POR PRISÃO DOMICILIAR PARA GENOINO POR 90 DIAS

O texto é de Fernanda Calgaro, da sucursal de Brasília do Uol (Folha de S. Paulo)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta segunda-feira (2) parecer em que recomenda que o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), preso no processo do mensalão, fique 90 dias em prisão domiciliar.

Laudo da junta médica que avaliou Genoino a pedido do STF (Supremo Tribunal Federal) afirma, porém, que não "é imprescindível a permanência domiciliar fixa" dele sob o argumento de que ele não é portador de "cardiopatia que não se caracteriza como grave".

No entanto, o procurador ressalta a gravidade dos cuidados pós-operatórios de Genoino, que passou por cirurgia em julho.

O parecer médico e do procurador servirão de base para o presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, decidir se concede em definitivo a prisão domiciliar para o ex-presidente do PT.

Preso desde o dia 15 de novembro, Genoino passou mal quando estava no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e, após ficar internado alguns dias em um hospital, foi autorizado provisoriamente a cumprir a pena em regime domiciliar.

Ele aguarda, desde então, uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), na casa de uma de suas filhas em Brasília.

Genoino foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão pelo crime de corrupção ativa e cumpre a pena, inicialmente, no regime semiaberto. Ele também responde por formação de quadrilha, mas o tribunal ainda irá julgar um recurso dele quanto a este delito, pelo qual recebeu pena de 2 anos e 3 meses.

Deputado licenciado da Câmara, Genoino entrou com um pedido de aposentadoria por invalidez. Uma junta médica da Câmara chegou a avaliá-lo na semana passada e emitiu parecer semelhante ao laudo feito a pedido do STF, no sentido de que ele não precisa de prisão domiciliar desde que recebe os cuidados médicos na prisão.
sidnei luis reinert
02/12/2013 17:27
Mensalão: Polícia Federal abre inquérito contra Lula

A Polícia Federal confirmou, nesta sexta-feira, ter aberto inquérito para investigar a atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma das operações financeiras do mensalão. Agora, Lula é oficialmente investigado por sua participação no esquema que movimentou milhões de reais para pagar despesas de campanha e comprar o apoio político de parlamentares durante o primeiro mandato do petista.

O presidente teria intermediado a obtenção de um repasse de 7 milhões de reais de uma fornecedora da Portugal Telecom para o PT, por meio de publicitários ligados ao partido. Os recursos teriam sido usados para quitar dívidas eleitorais dos petistas. De acordo com Marcos Valério, operador do mensalão, Lula intercedeu pessoalmente junto a Miguel Horta, presidente da companhia portuguesa, para pedir os recursos. As informações eram desconhecidas até o ano passado, quando Valério - já condenado - resolveu contar parte do que havia omitido até então.

A transação investigada pelo inquérito estaria ligada a uma viagem feita por Valério a Portugal em 2005. O episódio foi usado, no julgamento do mensalão, como uma prova da influência do publicitário em negociações financeiras envolvendo o PT.

O pedido de abertura de inquérito havia sido feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal. As novas acusações surgiram em depoimentos de Marcos Valério, o operador do mensalão, à Procuradoria-Geral da República. Como Lula e os outros acusados pelo publicitário não têm foro privilegiado, o caso foi encaminhado à representação do Ministério Público Federal em Brasília. Ao todo, a PGR enviou seis procedimentos preliminares aos procuradores do Distrito Federal. Um deles resultou no inquérito aberto pela PF. Outro, por se tratar de caixa dois, foi enviado à Procuradoria Eleitoral. Os outros quatro ainda estão em análise e podem ser transformados em outros inquéritos.

Segredos ? Com a certeza de que iria para a cadeia, Marcos Valério começou a contar os segredos do mensalão em meados de setembro, como revelou VEJA. Em troca de seu silêncio, Valério disse que recebeu garantias do PT de que sua punição seria amena. Já sabendo que isso não se confirmaria no Supremo ? que o condenou a mais de 40 anos por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro ? e, afirmando temer por sua vida, ele declarou a interlocutores que Lula "comandava tudo" e era "o chefe" do esquema.

Pouco depois, o operador financeiro do mensalão enviou, por meio de seus advogados, um fax ao STF declarando que estava disposto a contar tudo o que sabe. No início de novembro, nova reportagem de VEJA mostrou que o empresário depôs à PGR na tentativa de obter um acordo de delação premiada ? um instrumento pelo qual o envolvido em um crime presta informações sobre ele, em troca de benefícios.
Herculano
02/12/2013 13:07
PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO

Pois é. A Penitenciária do Vale e o Presidio Regional de Blumenau tinha endereço escolhido após quase oito meses de enrolação. Tem tudo para se enrolar ainda mais.

Foi escolhida uma área na Rua Silvano Cândido da Silva, no extremo do bairro Ponta Aguda, em Blumenau, na divisa com Gaspar e vizinha a área menor (porque o presídio não fazia parte do complexo penitenciário) que primeiro apareceu, e mostrei aqui, na Vidal Flávio Dias, no Belchior Baixo.

O que apareceu agora no gabinete do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, PSDB. Um abaixo assinado contra o presídio e a penitenciária que é de responsabilidade do governo do estado. E de mil assinaturas.

Sinceramente? Naquela região, semi habitada, não há tanta gente assim. A não ser que a maior parte das assinaturas seja de Gaspar. O que se alega? Vizinhos incômodos e atentado as mais de sete nascentes no terreno. Será que vai dar água a visita do governador que não quer desagradar ninguém a Blumenau amanhã?
Herculano
02/12/2013 12:06
PRESA JEANE MARY, ACUSADA DE EXPLORAR PROSTITUIÇÃO DE LUXO

O texto é do Diário do Poder, de Brasília. Operação Red Light prende cafetina de luxo celebrizada no governo Lula

Considerada a mais importante e influente cafetina de Brasília, Jeane Mary Corner foi presa nesta madrugada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil do Distrito Federal, na operação Red Light (Luz Vermelha), que designa bordéis ou se referem ao bairro da cidade holandesa de Amsterdam, conhecido por ser zona de prostituição. Outras oito pessoas também foram presas, e figurões, incluindo políticos, estariam envolvidos nessas investigações. Jeane (ou Jeany ou Jeani) Mary Corner ficou conhecida nacionalmente por seu envolvimento com reus do escândalo do mensalão, durante o governo do ex-presidente Lula. Ela e demais pessoas presas são acusadas de favorecer a prostituição de luxo na Capital.

Em março de 2010, a coluna do jornalista Claudio Humberto revelou o conteúdo da agenda Jeane Mary Corner, da "promotora de eventos", apreendida pela Polícia Federal, e considerado um documento explosivo do inquérito do "mensalão do PT", no Supremo Tribunal Federal. Seu braço direito era Carla Cristina Lara, depois namorada de Rogério Burati, lobista ligado ao então ministro Antônio Palocci.

As investigações policiais, durante o escândalo no governo Lula, concluíram que Jeane Mary operava em Brasília uma espécie de rede nacional de prestação de serviços sexuais, com mulheres de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. Na época, o valor dos programas variava entre R$ 300 e R$ 2 mil.
Roberto Basei
02/12/2013 08:48



Uma conta que não fecha!



O isolamento do novo presidente estadual do PT na visita da Presidenta!!!!! Ao estado de Santa Catarina está em destaque em muitos comentaristas politicos da região.
O PSD, o PMDB, o PP e o PT, estão quase que alinhados, só resta responde uma pergunta. Quem ficará de fora do governo, se o objetivo é a reeleição de Colombo?
A conta não fecha! Colombo governador o PP está pleiteando a vaga ao Senado quem ficará de fora para vice o PMDB ou o PT, não sobrará nada, alguem ficará só no apoio?
Alguém venderá apoio para aumentar a cota de deputados ou irá para a única alternativa que resta, concorrer lado a lado com o candidato marionete de LHS, só para fazer palanque ao presidenciável Aécio Neves, tá difícil!


A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Paulo
02/12/2013 08:06
Vergonha,falta de administração e respeito,hospital da vergonha!

Mais uma vez fomos enganados,prometeram pagar o décimo terceiro integral até o dia 29,mas como sempre ficou na promessa,nem integral ,nem a metade como manda a lei.é desvio de dinheiro na outra administração,é prefeitura tentando derrubar e agora administradora que só fica na promessa,não se escreve nada o que fala.
Herculano
02/12/2013 08:00
DIVERGÊNCIA TRAVA TROCA DE MINISTROS DO GOVERNO

É isto que nos informa João Domingos e Tânia Monteiro da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo. A pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que sua sucessora, Dilma Rousseff, coloque políticos aliados no lugar dos ministros que vão sair para disputar cargos eletivos no ano que vem deverá fazer com que a reforma ministerial se dê em duas etapas, a primeira em janeiro e a segunda do final de março para o início de abril.

A solução, que dá mais tempo para Lula e Dilma negociarem com os partidos da base aliada os nomes que vão preencher as vagas nos ministérios, aumenta também o risco de atritos nos partidos que sustentam o governo no Congresso e que deverão formar a aliança que marchará unida pela reeleição da presidente.

O PMDB, por exemplo, exige uma solução rápida para o Ministério da Integração, cargo para o qual já escolheu o senador Vital do Rego (PB). E o PDT corre o risco de perder a vaga no Ministério do Trabalho caso não diga até janeiro que vai ficar na coligação de apoio a Dilma.

De acordo com informações de bastidores do Palácio do Planalto, Dilma tende a fazer uma reforma pequena no próximo mês, e uma maior depois, já no período anterior aos seis meses exigidos pela Justiça Eleitoral para que os ocupantes de cargo no Executivo que pretendem disputar a eleição deixem seus postos. Nessa condição estão cerca de dez ministros.
Herculano
02/12/2013 07:54
AÇÃO CIVIL DO MENSALÃO MINEIRO COMPLETA DEZ ANOS PARADA

A informação é de Eduardo Kattah, da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo

A primeira ação judicial que trata dos fatos relacionados ao mensalão mineiro completou, neste domingo, dez anos de tramitação no Supremo Tribunal Federal. Distribuída para o então relator, ministro Carlos Ayres Britto, no dia 1º de dezembro de 2003, a ação civil pública por atos de improbidade administrativa está praticamente parada na Corte neste período de uma década.

Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República, o mensalão mineiro foi um esquema de arrecadação ilegal de recursos para a campanha à reeleição do então governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998. A ação por improbidade foi ajuizada quatro anos antes da denúncia criminal e é o primeiro processo envolvendo a campanha tucana daquele ano.
Herculano
02/12/2013 07:51
MAIS DA METADE DO PODER LEGISLATIVO É "CABIDE", por Claudio Humberto

Os cargos de confiança, vulgo "cabides", correspondem a mais de 55% de todos os empregos do Poder Legislativo (Câmara e Senado Federal). Dos 15,9 mil servidores ativos na Câmara dos Deputados, 12,4 mil cargos são comissionados sem vínculo e de livre nomeação dos parlamentares. No Senado Federal, a proporção é um pouco menor: dos 6,2 mil funcionários, metade (3,3 mil) é de comissionados.

Desproporção
A soma dos cargos comissionados nos 39 ministérios da presidenta Dilma é igual a menos da metade dos comissionados da Câmara.

Aparelhou
Só no gabinete, um deputado federal pode contratar até 25 pessoas com a verba de gabinete que corresponde a R$ 78 mil por mês.

Trinta para um
Para cada um dos 513 deputados federais existem 30,4 cargos comissionados e sem vínculos na Câmara dos Deputados.

Executivo
O Executivo tem o maior número de empregados no funcionalismo público: 649 mil, dos quais apenas 5,8 mil são comissionados.
Herculano
02/12/2013 07:37
MUDA, DILMA, por Valdo Cruz para o jornal Folha de S.Paulo

Numa semana com promessa de notícia ruim, nada melhor para a presidente Dilma do que uma boa nova logo de saída para reduzir o apetite de pretensos aliados e conter o ânimo de adversários.

No domingo, pesquisa Datafolha mostrou uma contínua e gradual recuperação da petista nas intenções de votos, retomando pontos perdidos para os candidatos da oposição.

Amanhã, contudo, será um dia um pouco ou muito amargo. O IBGE vai divulgar o PIB do terceiro trimestre deste ano. Vem aí uma desaceleração do ritmo da economia, com forte risco de retração da atividade econômica no período.

Recuo fruto da descoordenação do governo Dilma Rousseff no início do ano, gerando forte crise de confiança entre empresários e consumidores. Resultado: queda nos investimentos e consumo fraco.

Aí, por sinal, está um dos principais motivos para um aparente sinal trocado captado pelo levantamento do Datafolha. A maioria dos entrevistados mostra preferência pela petista, mas deseja também mudanças no próximo governo.

A pesquisa mostrou que dois terços dos brasileiros preferem que a maior parte das ações do próximo presidente seja diferente das que estão sendo tocadas por Dilma. Sinal claro de desejo de novos tempos.

A petista já captou parte deste sentimento. Após demorar um bocado a admitir seus equívocos, ela deixou de brincar com a inflação como fez no início do ano e corrigiu a rota dos leilões de concessões depois dos fracassos iniciais.

Ajustes de rumo que já vão gerar frutos no final do ano. O país voltará a crescer, depois do terceiro trimestre medíocre. Falta a presidente dar o braço a torcer e aceitar as críticas à sua frouxa política fiscal.

Insistir neste erro, como chegou a fazer nos outros, pode ser fatal para a inflação. Aí, o desejo de mudanças em 2015 pode não ser apenas de políticas de governo, mas também do nome que vai conduzi-las.
Herculano
02/12/2013 07:23
MORREU O GOVERNADOR DE SERGIPE

Morreu hoje (2), aos 53 anos, o governador de Sergipe, Marcelo Déda. Vítima de um câncer gastrointestinal, o governador foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 27 de maio, com dificuldades para se alimentar. Casado duas vezes, o governador deixa quatro filhos.

Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, o político estava no segundo mandato. No seu lugar assumirá o vice-governador, Jackson Barreto, do PMDB.
Herculano
01/12/2013 20:44
O PT NÃO GOSTA DE ADVERSÁRIOS E DESCRIMINA

O que está no 247, o canal de comunicação do PT sustentado pela propaganda de bancos estatais e empresas estatais feitas com os nossos pesados impostos? PSOL lança Randolfe, nanico útil à oposição

E o que diz o texto? PSOL lança senador Randolfe Rodrigues pré-candidato a presidente em 2014; nome à esquerda do PT tem condições de radicalizar críticas a projetos dos quais partido do governo se orgulha; apesar de nem figurar, agora, nas pesquisas de opinião, novo presidenciável pode ganhar espaço na mídia com discurso de desgaste da administração federal; estratégia será a de tirar intenções de voto de Dilma Rousseff para somar força com a oposição formada por Aécio Neves e Eduardo Campos e viabilizar segundo turno; surgiu, assim, o candidato Robin Hood, capaz de roubar de quem está rico em intenções de voto para dar aos pobres em pontos nas pesquisas?

1. O PT já foi nanico e radical como o PSOL. Deu no que deu.
2. Se é nanico, qual é a preocupação do todo poderoso PT que hoje fechou um acordo com o senador José Sarney, PMDB, no Maranhão para tê-lo como aliado em 2014. Ontem foi a vez de fechar este acordo com Jardes Barbalho, PMDB, no Pará?
3. A preocupação é de que o PSOL não apenas bata no PSDB e PSB, que já possuem candidatos, mas bata de frente e desvende a farsa do governo e as incoerências do PT. Só isto.


Herculano
01/12/2013 19:51
O PECADO É PUBLICAR, por Mary Zaidan

Controlar a mídia ainda que tardia. Essa parece ser a missão que o ex-secretário de Comunicação de Lula, Franklin Martins, elegeu para si.

Pregador incansável da tese que viu derrotada por mais de uma vez durante o período em que esteve no governo, e que a presidente Dilma Rousseff preferiu esquecer na gaveta, Franklin ultrapassa todos os sinais quando o assunto é ter a mídia nas rédeas.

Nem Dilma ele poupa. Na quarta-feira, ao falar no seminário Perspectivas para o Brasil, no Rio, disse que os políticos nada fazem sobre esse tema porque "têm um medo monumental da imprensa". E criticou a omissão da presidente por ela não ter empunhado a bandeira da regulamentação.

Não é pouco para quem pretende coordenar a campanha de reeleição de Dilma e que cada vez mais é chamado para palpitar nas crises que, por deficiências gerenciais e um tanto de esquizofrenia política, se abatem sobre o governo.

A influência de Franklin não pode ser desprezada. Ainda que vencido na tentativa do controle social da mídia, conseguiu aprovar os princípios da regulação em diferentes instâncias partidárias e no Congresso Nacional de Comunicação. Quando no governo, abriu as burras para a criação da TV Brasil, que, depois de cinco anos, continua gastando os tubos para alcançar audiência que varia entre zero e 0,6%, no pico.

Agora incita plateias de militantes e torcedores. No Rio, convocou a turma para "tocar fogo na internet" e "fazer barulho" em nome da regulamentação. E não teve qualquer pudor em ludibriar os ouvintes ao dizer algo que só ele viu, ou melhor, finge que viu: "as manifestações de junho mostraram uma insatisfação brutal com o oligopólio da mídia neste país". Difícil imaginar que se referia à meia dúzia de vândalos que colocou fogo em um carro de reportagem da TV Record.

A imprensa sempre incomodou e continuará a incomodar os poderosos. Existe para isso, diria o genial Millôr Fernandes. Por ela, governos alimentam amor e ódio, rendem loas e críticas ferozes. Tudo bem entendido dentro do tabuleiro democrático. Mas só totalitários querem e defendem de público controlá-la. Desejam, como dizia Stalin, transformá-la na "arma mais poderosa do partido".

A favor do ex-ministro de Lula há de se dizer que, se ele erra na receita, acerta no diagnóstico. Políticos realmente temem a imprensa. Têm um medo danado de ver reveladas as malversações, falcatruas e roubalheiras que se tornaram tão usuais no cotidiano da política.

Mais de 100 anos depois, para os que insistem em controlar a mídia continua valendo a escrita de Machado de Assis em Quincas Borba: "O maior pecado, depois do pecado, é a publicação do pecado".
Herculano
01/12/2013 19:22

TESTE DE AIDS CUSTARÁ R$8 E VAI SER VENDIDO NAS FARMÁCIAS A PARTIR DO ANO QUE VEM

O teste caseiro para diagnóstico de HIV que começará a ser vendido nas farmácias do Brasil, a partir de fevereiro do ano que vem, vai custar R$ 8 ao consumidor, informou neste domingo (1º), Dia Mundial da Luta contra a Aids, o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. Segundo Mesquita, o valor de venda no país é o mais barato no mercado internacional.

O exame, desenvolvido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é feito com base na análise da saliva coletada pela própria pessoa. Um teste similar é vendido nas farmácias dos Estados Unidos há cerca de dois anos.
Herculano
01/12/2013 14:38
PRISÃO DE CONDENADOS PELO MENSALÃO É APROVADA POR 87% DOS ADEPTOS DO PT, por Fernando Rodrigues, para o jornal Folha de S.Paulo.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ainda tem uma pontuação modesta quando colocado como candidato ao Palácio do Planalto: só 15%, segundo o Datafolha.

Mas Barbosa se aproxima de uma quase unanimidade nacional quando toma decisões sobre o caso do mensalão. Para 86% dos brasileiros, o presidente do STF agiu bem ao mandar prender os mensaleiros condenados no feriado de 15 de Novembro, dia da Proclamação da República. O dado é da pesquisa Datafolha realizada nos últimos dias 28 e 29, em todo o país.

O mais interessante é quando esse dado é estratificado por preferências partidárias. Entre os simpatizantes do PT, 87% dizem que Barbosa agiu bem ao mandar prender os mensaleiros no feriado. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, seria um erro dizer que o apoio às prisões entre petistas (87%) foi maior do que a média entre todos os entrevistados (86%). Há aí uma situação de empate técnico.

Já entre os adeptos do PSDB, o percentual dos que apoiam a ação de Barbosa é mesmo bem acima da média nacional. Para 99% dos tucanos o presidente do STF agiu corretamente.

O Datafolha quis saber também se os brasileiros tomaram conhecimento do episódio das prisões dos mensaleiros. A imensa maioria (82%) respondeu positivamente.

Como houve muita controvérsia a respeito da data das prisões e da forma como foi efetuada a ação, com ampla divulgação pela mídia, o Datafolha elaborou uma terceira questão. Perguntou se Joaquim Barbosa tomou a decisão "para se promover pessoalmente" ou se "agiu de acordo com a Justiça e fez o que deveria ser feito".

Para decepção de vários integrantes da cúpula do PT, a resposta da maioria dos entrevistados pelo Datafolha foi a favor de Barbosa. Para 78%, ele "agiu de acordo com a Justiça". Outros 10% acham que ele desejou se promover. E 12% disseram não saber opinar.

Entre petistas, vai a 80% a taxa dos que acharam que o presidente do STF "agiu de acordo com a Justiça". O percentual sobe para 84% entre os que tomaram conhecimento do episódio.
gustavo
01/12/2013 10:36
Herculano.... fiquei sabendo de 1 servidor público que o diretor do samãe lovidio bertoldi está irritado com alguns funcionários [ou com todos] e cortou a internet [wi fi ] me diz como pode em pleno século xx1 tem gente com mentalidade tão baixa a ponto de chegar a proibir a net,pois até no galinheiro acho que alguém já tem wi fi, bom vindo de 1 representante do PT, mais nada é absurdo né, só que esse atual diretorzinho lovidio bertoldi [ já se comenta ] que vai ser o candidato a prefeito pelo PT nas próximas eleições em Gaspar.....imagina a cara de pau dele....acorda Gaspar..........
Herculano
01/12/2013 10:12
"50 TONS DE PELE", por Carlos Brickmann

Toda a feroz campanha contra o ministro Joaquim Barbosa terá como causa a vingança contra a ousadia de condenar réus do sacrossanto partido que ocupa o poder federal? Ou, como causa associada, a possibilidade de que o ministro saia candidato à Presidência da República, cometendo o crime de lesa-majestada?

Talvez a causa seja outra (até porque Barbosa, arrogante, de trato áspero, muitas vezes grosseiro, dificilmente ganharia uma eleição): o ator Milton Gonçalves, respeitado militante dos movimentos negros desde os tempos em que isso não era moda, vê a face do racismo na guerra a Joaquim Barbosa. "Se fosse louro de olhos azuis, o discurso seria outro". Completa: "Ele tem méritos. Não entrou por cotas, fala cinco línguas, é um personagem importante em nosso país".

O advogado Humberto Adami, do Instituto de Advocacia Racial, entrou na luta por Barbosa, criando a campanha "O Brasil abraça o ministro Joaquim e o STF" nas redes sociais e criticando a "campanha desonesta, vil e evidentemente racista contra um brasileiro que tem cumprido fielmente suas obrigações constitucionais". Lembra que a campanha racista é movida contra Barbosa, que é negro, e poupa os demais ministros que votaram a seu lado pela condenação. Mas os outros que condenaram os réus são brancos e não sofrem ataques.

Racismo também é coisa nossa. Esmeraldo Tarquínio, prefeito eleito de Santos, foi hostilizado por militares por ser de esquerda e cassado por ser negro.

Da ditadura à democracia, muita coisa mudou. Mas há fatos tristes que se repetem.

TONS DE PELE 2
A questão da cor da pele é travada também em torno do Casal da Copa. A FIFA tinha há mais de seis meses contratado Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert - artistas de sucesso, com amplo apelo popular. Foram propostos então Camila Pitanga e Lázaro Ramos; como já tinha contratado Fernanda Lima e Hilbert, a FIFA não aceitou a indicação. Os cartolas passaram a ser acusados de racismo.

Bobagem: como pergunta o jornalista Mário Mendes, mulato, "Camila Pitanga e Lázaro Ramos são mais brasileiros do que Fernando Lima e Rodrigo Hilbert porque são negros?" Por que, então, a guerra? Talvez porque a bela Camila Pitanga, também artista popular e de sucesso, tenha a imagem ligada à da Caixa Econômica Federal, cujos anúncios estrela. Alguém na Copa com imagem vinculada à do Governo, em ano eleitoral, seria ótimo para a campanha presidencial.
Herculano
01/12/2013 10:04
O VÍDEO DO IMPLICANTE SOBRE O AUMENTO DA GASOLINA PROVA QUE DILMA ROUSSEFF MENTE ATÉ QUANDO CONVERSA COM O SEU "BUTÃO", por Augusto Nunes, de Veja.

"Eu aí acordo e pergunto pro meu butão: será que eu falei em sonhos alguma coisa?", intrigou-se Dilma Rousseff em 6 de novembro, na resposta à jornalista que lhe perguntou sobre o iminente aumento nos preços dos combustíveis . Há muito tempo se sabe de gente que costuma conversar com seus botões. Sabe-se agora que existe no Brasil alguém que, quando vai sair da cama, prefere trocar ideias com um único "butão".

Como lembra outro vídeo oportuníssimo do Implicante, Dilma garantiu no começo do mês que nem sequer existiam as propostas de aumento reiteradas todo mês por Graça Foster desde o primeiro minuto na presidência da Petrobras. Depois de negar a verdade, recitou a falácia de sempre: aquilo era apenas invenção da imprensa. Mais uma. Neste fim de novembro, o aumento foi autorizado pelo governo.

A "invenção da imprensa", soube-se na sexta-feira, fora apenas mais uma invenção da chefe de governo que mente como quem respira. Dilma deveria reconvocar a cadeia nacional de rádio e TV pedir perdão aos milhões de brasileiros tapeados. E o neurônio solitário está obrigado a confessar ao crédulo "butão" que já não consegue distinguir o que diz dormindo do que fala quando acorda.
Herculano
01/12/2013 10:00
CASO PENSADO, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo.

Assim como surgiram na carona das manifestações de junho, os arruaceiros desapareceram quando ficou evidente a rejeição da sociedade expressa nas pesquisas e o poder público deu sinais de que não ficaria mais assistindo à barbárie inerte.

Tanto a entrada quanto a saída de cena - de forma, digamos, organizada - demonstram que aquelas ações tinham muita orquestração e nenhuma espontaneidade. Se os governos quiserem evitar a repetição daquelas cenas, basta chegar aos maestros.

Que eles existem, não resta dúvida, e o sumiço ensaiado da turba diante da reação negativa deixa isso patente.
Herculano
01/12/2013 09:46
CONCLUSÃO ÓBVIA

Presidente termina 2013 em alta graças à oposição ineficiente. Ambiente até esteve propício, mas ninguém conseguiu formular discurso adequado às demandas dos brasileiros, avaliam o presidente e o analista chefe do Datafolha.
Herculano
01/12/2013 09:44
QUEM SUSTENTA O VOTO AO GOVERNO? OS IGNORANTES, DESINFORMADOS, BENECIÁRIOS E FANÁTICOS

Esta é a manchete de uma das retrancas da ampla reportagem do jornal Folha de S.Paulo, de hoje, sobre a vantagem de Dilma Vana Rousseff, PT, na corrida presidencial do ano que vem.

Aprovação de Dilma sobe para 41%, mas 66% pedem mudança. Avaliação do governo melhora nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e junto aos eleitores menos escolarizados. Presidente continua distante do seu pico de aprovação, em março deste ano, quando tinha 65% de ótimo e bom

Herculano
01/12/2013 09:40
PRIMEIRO O PT CHAMA DE LADRÃO, FAZ CPI, PROVA A CORRUPÇÃO, INSTRUMENTALIZA A CASSAÇÃO E ALIMENTA A IMPRENSA NOS BASTIDORES. ENFRAQUECE E DESMORALIZA A VÍTIMA. SÓ ENTÃO VAI A "NEGOCIAÇÃO" E FAZ ACORDOS COM O CONDENADO, "LIMPA" A FICHA QUE SUJOU, FAZ ALIANÇA, MUDA O DISCURSO, SELA APOIOS MÚTUOS, TUDO PARA SE MANTER NO PODER. É UMA PRÁTICA.

Embora ainda falte afinar as divergências em alguns Estados, motivo da reunião deste sábado na Granja do Torto, PT e PMDB marcharão juntos no Pará. A aliança com clã Barbalho é um dos poucos pontos concretos nas discussões para a formação de palanques para Dilma Rousseff em 2014. O PT vai apoiar a candidatura de Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), ao governo do estado. Lula & Cia inclusive já enquadraram a ala ligada à ex-governadora Ana Júlia Carepa.

Desde que retornou ao Senado, Jader Barbalho procurou adotar uma atuação discreta, com raras aparições e poucos discursos. Com um passado de processos rumorosos e acusações de desvio de dinheiro, o senador concentra sua atuação nos bastidores, junto à cúpula do PMDB, garantindo o apoio de Dilma e do PT para o filho. Mesmo longe dos holofotes, foi o senador que mais gastou a verba parlamentar em 2013. Do total de R$ 404.262,00, torrou R$ 154 mil em divulgação do mandato e outros R$ 151,2 mil em contratação de consultoria e pesquisas.
Herculano
01/12/2013 09:29
PADRÃO BRASIL, por Cristina Grillo, da sucursal do Rio de Janeiro para o jornal Folha de S. Paulo

O novíssimo estádio do Maracanã, aquele no qual se gastou quase R$ 1,2 bilhão em uma reforma e onde daqui a oito meses acontecerá a final da Copa do Mundo, não passou em seu primeiro teste de verdade.

Aqueles que chegaram quarta-feira ao estádio pouco antes do jogo entre Flamengo e Atlético Paranaense, final da Copa do Brasil, puderam ver o bom e velho Maracanã em todo o seu esplendor.

Houve empurra-empurra quando as novas catracas eletrônicas pararam de funcionar, barrando a entrada dos torcedores que tinham pago de R$ 250 a R$ 800 por seus ingressos.

Em determinado momento, os portões foram abertos para evitar que pessoas fossem espremidas contra as grades. Muita gente sem ingresso entrou. E muitos com ingresso ficaram do lado de fora.

Em nota, a concessionária que administra o Maracanã negou o problema com as catracas, testemunhado pela Folha, e atribuiu o tumulto a torcedores sem ingressos que tentavam invadir o estádio.

Alguns deles conseguiram entrar, de acordo com o relato da concessionária, depois de ultrapassar a barreira de policiais militares, escalar as catracas, que têm 2,2 m de altura, e passar pelo vão de 50 centímetros entre elas e o teto de concreto. Com tanta capacidade atlética, deveriam ser convocados e treinados para a Olimpíada de 2016.

Lá dentro, gente de pé nos corredores - parece que aquela história de que, depois da reforma, os lugares seriam marcados era só brincadeirinha - e banheiros imundos, segundo o relato de amigos.

Para os saudosistas, queixosos de que a reforma "padrão Fifa" roubou a alma do Maracanã, os fatos de quarta-feira podem ser um alento. Ali, ao menos naquele dia, vigorou um "padrão Brasil" de final de campeonato.
Herculano
01/12/2013 09:26
"URUGUAI NÃO TERÁ FUMO LIVRE", diz José Alberto Mujica

Presidente pede ao mundo que deixe seu país fazer uma 'experiência' de regulamentação da produção e venda da droga. Projeto está prestes a ser votado no Senado; compra de cigarros de maconha passará a ser controlada pelo Estado.

"Pedimos ao mundo que nos ajude a fazer essa experiência, que nos permita adotar um experimento sócio-político diante de um problema grave que é o narcotráfico", disse. "O efeito do narcotráfico é pior que o da droga."

Já aprovado na Câmara, o projeto de lei que regulamenta a droga permite ainda que os usuários, mediante licença, plantem a erva em casa.

De acordo com o governo, se quiserem sair da clandestinidade, os cerca de 200 mil usuários de maconha no país deverão se cadastrar para ter acesso limitado à droga.
Herculano
01/12/2013 08:24
MORRE DOM WALDYR, O BISPO SOCIALISTA

O texto é de roldão Arruda, para o jornal O Estado de S. Paulo. Morreu neste sábado, 30, dom Waldyr Calheiros, bispo emérito da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ). Com 90 anos, estava internado desde o início do mês com infecção pulmonar.

Ele dirigiu aquela diocese durante 34 anos, entre 1966 e 1999. Destacou-se sobretudo pela sua intransigente defesa dos direitos humanos e dos princípios Teologia da Libertação. Na avaliação dele, a Igreja Católica não deveria fazer uma "opção preferencial" pelos pobres, mas sim uma "opção exclusiva".

Dom Waldyr considerava o modelo capitalista incapaz de resolver os graves problemas de desigualdades sociais na América Latina e em outras partes do mundo. "O capitalismo foi incapaz de criar uma proposta para uma sociedade mais justa, humana e fraterna", disse durante uma coletiva de imprensa, em 1978. "É um modelo falido. Depois de tantos anos não conseguiu vencer a fome, a miséria e a marginalização. Seu objetivo centrado no lucro o condena à incapacidade de resolver o problema social."
Herculano
01/12/2013 08:17
A CAMINHO DO MATADOURO, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo

Depois de amargar a longa exposição do mensalão e dos mensaleiros, o PT agora lustra seus troféus para 2014: o mineiro Eduardo Azeredo e o mensalão tucano.

Na versão corrente, uma coisa era uma coisa e a outra coisa era exatamente a mesma coisa: o publicitário Marcos Valério testou o mensalão nas campanhas do PSDB em Minas e o aperfeiçoou na campanha do PT e no governo de Lula em Brasília.

Azeredo, ex-governador, ex-senador, ex-presidente nacional do PSDB e atual deputado federal, está a caminho do matadouro, quer dizer, do julgamento do Supremo. E em meio à prisão dos mensaleiros petistas, à votação dos embargos infringentes no primeiro semestre de 2014 e à eleição de outubro.

Os discursos políticos já estão prontos nas duas pontas. Os petistas vão comparar a situação de Azeredo à de José Dirceu, e os tucanos vão forçar a comparação dele com a do então presidente Lula.

Os petistas desfraldarão a teoria do "domínio do fato": Dirceu não assinou nada, não há um telefonema gravado, uma reunião filmada, nenhuma mala de dinheiro fotografada na Casa Civil, mas os ministros da mais alta corte do país concluíram que seria impossível haver mensalão sem ele. Logo, o mesmo vale para o candidato e depois governador Azeredo.

Já os tucanos arguirão com unhas e dentes que Lula era o candidato e o presidente, mas nunca soube nem ouviu falar de nadica de nada do que ocorria à sua volta e nunca foi processado. Logo, o mesmo princípio vale para Azeredo. Um era presidente, e o outro, governador.

O que que eu acho? Não acho nada. O Supremo é o foro constitucional para julgar e o que os 11 ministros decidirem, eu, tu, nós e eles todos simplesmente acataremos.

PS - A crise da Petrobras reaviva uma frase atribuída a Quércia: "Quebro o Banespa, mas elejo o Fleury".
luciano da cunha
01/12/2013 08:12
O PROBLEMA DO BRASIL NÃO SÃO OS POLÍTICOS.

É VC QUE;

NÃO QUER ESTUDAR
QUE NÃO LÊ
RECLAMA DA SEGUNDA FEIRA
NÃO QUER TRABALHAR
QUE SÓ PENSA EM FERIADO
SÓ FALA DE FUTEBOL
SÓ ESCUTA MUSICA IMORAL
QUER SER SUSTENTADO PELA BOLSA FAMÍLIA
APOIA UM GOVERNO CORRUPTO
TEM PREGUIÇA DE LEVANTAR CEDO
VENDE SEU VOTO
NÃO FALA DE POLÍTICA PORQUE NÃO SE DISCUTE
E PRINCIPALMENTE NÃO SABE VOTAR.
Herculano
01/12/2013 08:09
DUAS OBSERVAÇÕES E UMA INFORMAÇÃO

Abaixo dois artigos. No primeiro a filha de Genoíno reclama da mídia, mas ela própria usa esta mídia para contrapor e defender o indefensável. Para o PT e seus fanáticos ou beneficiários, mídia boa, é aquela mansa, que serve a causa, que hoje, se sabe, não é a ideológica como se pressupunha e venderam, mas bandida.

O segundo artigo, é do ex-presidente FHC. Lúcido e corajoso. Sabe-se que foi ele que pensou e escreveu, pois possui esta condição. Já outros...

A informação, é que o governador de Sergipe, Marcelo Déda, PT, e de apenas 53 anos, está em estado crítico, devido a um câncer no aparelho digestivo.
Herculano
01/12/2013 07:51
FILHA DE GENOINO DIZ QUE PAI NÃO SE ARREPENDE E ACHA QUE PAGA O PREÇO PARA FAZER "FUNCIONAR O GOVERNO LULA E DILMA". ENTÃO CHEGA DE LADAINHA! OU: MARCOLA TAMBÉM NÃO PODE DAR ENTREVISTA E NÃO É "PRESO POLÍTICO", por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Na minha coluna na Folha do dia 22 de novembro, escrevi:
"Um dos bons fundamentos do cristianismo é amar o pecador, não o pecado. Fiel à tradição das esquerdas, o PT ama é o pecado mesmo. O pecador é só o executor da tarefa em nome da causa. Leiam a peça 'As Mãos Sujas', de Sartre, escrita antes de o autor se tornar um comunista babão. É esquemática, mas vai ao cerne do surrealismo socialista."

Muita gente chiou. Pois é? Miruna Kayano Genoino, filha de José Genoino, concede uma impressionante entrevista à Folha deste domingo. Diz que o pai não está arrependido de jeito nenhum! Então tá bom. Cometeu crimes e não se arrepende. Lembrei do que escrevi. No PT, ama-se mesmo é o pecado. O ainda deputado se considera apenas o pecador circunstancial. Segundo Miruna, o pai pensa o seguinte: "Se esse é o preço que tem que pagar para que o projeto do governo Lula e Dilma funcione, ele paga". Bem, então por que tanta gritaria e chororô? NOTO, EM TODO CASO, QUE, SEGUNDO MIRUNA, GENOINO CONSIDERA QUE FEZ TUDO PARA REALIZAR O PROJETO DE LULA. Eu nunca duvidei disso.

Compreendo que a filha de Genoino defenda o pai. É humano, claro! Só que ela dá uma entrevista política. Idiota, esta professora, que é mestranda, não é. Conhece muito bem o peso das palavras. Até outro dia, parecia que a cardiopatia de Genoino era obra de Joaquim Barbosa. Depois dessa entrevista, a gente descobre que a culpada é a? "mídia". Sim, Miruna também chama jornalismo de "mídia". Leiam este trecho:

"Só não larguei o mestrado por causa dele. Soube da aprovação dias depois da condenação [novembro de 2012]. Ele me disse: 'Querem nos destruir e você não pode permitir. Você vai continuar lutando e fazendo as suas coisas porque não podem nos apagar'. Se você me perguntar quem é o sujeito do 'querem', de cara vou falar que a mídia teve muito a ver com isso. Meu pai teve muitas decepções. Mas com a mídia ela foi devastadora, o coração dele começou a rasgar ali. Ele tem uma mágoa profunda, uma dor com tudo o que é publicado. Quando os jornalistas ficam lá fora de casa, essas manchetes, essa agressividade, esse recorte da realidade é um punhal para ele."

Pois é? Genoino, então presidente do maior partido do país, participou daquela lambança, teve o topete de voltar à Câmara, de integrar a Comissão de Constituição e Justiça, mas não queria que jornalistas se ocupassem dele.

A entrevista, no que diz respeito à política - só louvo o amor da filha - é patética do começo ao fim. E chega a ser tola. Leiam este trecho:
"Meu pai está proibido de emitir opinião, de dar entrevistas, e dizem que ele não é preso político. Então por que ele não pode falar? É preso político, sim. Meu pai foi condenado porque era presidente do PT."

Fernandinho Bier-Mar e Marcola também estão proibidos de conceder entrevistas, e ninguém diz que são "presos políticos" - Genoino, aliás, concedeu uma já depois de preso. "Está comparando os três, Reinaldo?" Os crimes são diferentes, mas todos são condenados pela Justiça. A proibição de conceder entrevistas não torna ninguém um "preso político".

Errado, moça! Seu pai é um "político preso". E não pode dar entrevistas porque é um preso, a menos que você ache que ele deveria ter esse privilégio por ser um político? Acha? Seu pai está preso porque meteu a assinatura em empréstimos fraudulentos. Mais do que isso: serviu de avalista de operações sabendo que nem mesmo tinha bens compatíveis com essa condição.

A filha Miruna dá mais uma prova de amor. A Miruna que fala sobre política demonstra que não aprendeu nada.
Herculano
01/12/2013 07:40
SINAIS ALARMANTES, por Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, ex-presidente pelo PSDB para o jornal O Estado de S. Paulo.

Finalmente fez-se justiça no caso do mensalão. Escrevo sem júbilo: é triste ver na cadeia gente que em outras épocas lutou com desprendimento. Estão presos ao lado de outros que se dedicaram a encher os bolsos ou a pagar suas campanhas à custa do dinheiro público. Mais melancólico ainda é ver pessoas que outrora se jogavam por ideais - mesmo que controversos - erguerem os punhos como se vivessem uma situação revolucionária, no mesmo instante em que juram fidelidade à Constituição. Onde está a Revolução? Gesticulam como se fossem Lenines que receberam dinheiro sujo, mas usaram- no para construir a "nova sociedade". Nada disso: apenas ajudaram a cimentar um bloco de forças que vive da mercantilização da política e do uso do Estado para perpetuar-se no poder. De pouco serve a encenação farsesca, a não ser para confortar quem a faz e enganar a seus seguidores mais crédulos

Basta de tanto engodo. A condenação pelos crimes do mensalão se deu em plena vigência do Estado de Direito, em um momento no qual o Executivo é exercido pelo Partido dos Trabalhadores, cujo governo indicou a maioria dos ministros do Supremo. Não houve desrespeito às garantias legais dos réus e ao devido processo legal. Então por que a encenação? O significado é claro: eleições à vista. É preciso mentir, autoenganar-se e repetir o mantra. Não por acaso a direção do PT amplifica a encenação e Lula diz que a melhor resposta à condenação dos mensaleiros é reeleger Dilma Rousseff... Tem sido sempre assim, desde a apropriação das políticas de proteção social até a ideia esdrúxula de que a estabilização da economia se deveu ao governo do PT. Esqueceram as palavras iradas que disseram contra o que hoje gabam e as múltiplas ações que moveram no Supremo para derrubar as medidas saneadoras. O que conta é a manutenção do poder.

Em toada semelhante o mago do ilusionismo fez coro. Aliás, neste caso, quem sabe, um lapso verbal expressou sinceridade: estamos juntos, disse Lula. Assumiu meio de raspão sua fatia de responsabilidade, ao menos em relação a companheiros a quem deve muito. E ao país, o que dizer?

Reitero, escrevo tudo isso com melancolia, não só porque não me apraz ver gente na cadeia, embora reconheça a legalidade e a necessidade da decisão, mas principalmente porque tanto as ações que levaram a tão infeliz desfecho como a cortina de mentiras que alimenta a aura de heroicidade fazem parte de amplo processo de alienação que envolve a sociedade brasileira. São muitos os responsáveis por ela, não só os petistas. Poucos têm tido a compreensão do alcance destruidor dos procedimentos que permitem reproduzir o bloco de poder hegemônico; são menos numerosos ainda os que têm tido a coragem de gritar contra essas práticas. É enorme o arco de alianças políticas no Congresso cujos membros se beneficiam por pertencer à "base aliada" de apoio ao governo. Calam-se diante do mensalão e demais transgressões, como se o "hegemonismo petista" que os mantém seja compatível com a democracia. Que dizer então da parte da elite empresarial que se serve dos empréstimos públicos e emudece diante dos malfeitos do petismo e de seus acólitos? Ou da outrora combativa liderança sindical, hoje acomodada nas benesses do poder?

Nada há de novo no que escrevo. Muitos sabem que o rei está nu e poucos bradam. Daí a descrença sobre a elite política reinante na opinião pública mais esclarecida. Quando alguém dá o nome aos bois, como, no caso, o ministro Joaquim Barbosa, que estruturou o processo e desnudou a corrupção, teme-se que ao deixar a presidência do STF a onda moralizante dê marcha a ré. É evidente, pois, a descrença nas instituições. A tal ponto que se crê mais nas pessoas, sem perceber que por esse caminho voltaremos aos salvadores da pátria. São sinais alarmantes.

Os seguidores do lulopetismo, por serem crédulos, talvez sejam menos responsáveis pela situação a que chegamos do que os cínicos, os medrosos, os oportunistas, as elites interesseiras que fingem não ver o que está à vista de todos. Que dizer então das práticas políticas? Não dá mais! Estamos a ver as manobras preparatórias para mais uma campanha eleitoral sob o signo do embuste. A candidata oficial, pela posição que ocupa, tem cada ato multiplicado pelos meios de comunicação. Como o exercício do poder se confundiu, na prática, com a campanha eleitoral, entramos já em período de disputa. Disputa desigual, na qual só um lado fala e as oposições, mesmo que berrem, não encontram eco. E, sejamos francos: estamos berrando pouco.

É preciso dizer com coragem, simplicidade e de modo direto, como fizeram alguns ministros do Supremo, que a democracia não se compagina com a corrupção nem com as distorções que levam ao favorecimento dos amigos. Não estamos diante de um quadro eleitoral normal. A hegemonia de um partido que não consegue se deslindar de crenças salvacionistas e autoritárias, o acovardamento de outros e a impotência das oposições estão permitindo a montagem de um sistema de poder que, se duradouro, acarretará riscos de regressão irreversível. Escudado nos cofres públicos, o governo do PT abusa do crédito fácil que agrada não só os consumidores, mas em volume muito maior, os audaciosos que montam suas estratégias empresariais nas facilidades dadas aos amigos do rei. A infiltração dos órgãos de Estado pela militância ávida e por oportunistas que querem se beneficiar do Estado distorce as práticas republicanas.

Tudo isso é arqui-sabido. Falta dar um basta aos desmandos, processo que, numa democracia, só tem um caminho: as urnas. É preciso desfazer na consciência popular, com sinceridade e clareza, o manto de ilusões com que o lulo-pe­tismo vendeu seu peixe. Com a palavra as oposições e quem mais tenha consciência dos perigos que corremos.
Cabocla
30/11/2013 21:16
Olha só que interessante, nesta celeuma de nomes para obras públicas o prefeito não deixa os vereadores nomear, quem tem que nomear é ele, pode ate ter razão o que não tem razão é ele querer colocar o nome do Centro de Convivencia da terceira Idade o nome de sua sogra. Agora pergunto quem foi ela o que ela fez pela terceira idade do município? Qual a importancia dela para sociedade gasparense? Ai é que esta, eu acredito que deveria ser o nome quem sabe o do marido da dona Wanda Alves da Lagoa, pois estava sempre na terceira idade Gasparense e tem mais ele foi o cara que doou a terra para o cemitério na Lagoa
Juju do Gasparinho
30/11/2013 20:56
Prezado Herculano:

DATAFOLHA: Nada mais do que uma pesquisa.
A campanha ainda não começou.
Temos uma presidente da República desgastada por um mandato decepcionante, sem marca alguma para mostrar ao país, representando um partido corrupto e mensaleiro, cujos principais líderes estão presos.

Do Blog do Coronel.

Herculano, como diz o título do livro de Marco Antônio Villa (dr. Villa),
"DÉCADA PERDIDA - Dez anos do PT no poder".
Herculano
30/11/2013 18:00
DILMA CRESCE E OPOSIÇÃO ENCOLHE, APONTA DATAFOLHA

O texto de Fernando Rodrigues, da sucursal de Brasília, para o jornal Folha de S.Paulo. De junho para cá, os pré-candidatos a presidente fizeram o possível para recuperar a popularidade perdida por causa do abalo provocado pelas manifestações de rua em todo país. Por enquanto, só a presidente Dilma Rousseff segue em trajetória ascendente. A oposição oscila entre bons e maus momentos, e agora encolheu um pouco mais, segundo o Datafolha.

Dilma ou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, lideram a corrida presidencial em todos os cenários mais prováveis para 2014 - o Datafolha testou nove combinações de nomes.

A presidente pontua de 41% a 47%, dependendo de quem são seus adversários. Lula oscila de 52% a 56%.

O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar do conforto momentâneo que oferecem a Dilma, os eleitores emitem um sinal contraditório para a petista. Dois terços dizem preferir que "a maior parte das ações do próximo presidente seja diferente" das adotadas por ela.

Entre todas as simulações com os nomes dos pré-candidatos, o cenário que parece mais provável hoje é também aquele em que Dilma está mais bem colocada. Ela tem 47% contra 19% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). Em outubro, ela pontuava 42%. O tucano tinha 21% e o socialista, 15%.

Nesse cenário, o percentual de eleitores que vota em branco, nulo ou que se diz indeciso ficou inalterado em 23%, de outubro até agora. Ou seja, a petista cresceu extraindo votos dos dois adversários diretos nesse período. Ganharia no primeiro turno.

A presidente só não venceria hoje a eleição na primeira votação nos cenários em que Marina Silva aparece como candidata. Ocorre que a ex-senadora se filiou ao PSB e não é certo que vá concorrer como cabeça de chapa nas eleições do ano que vem.

Numa das simulações, a petista fica com 41% contra 43% dos outros dois adversários somados (Marina registra 24% e José Serra 19%). Mas Dilma está se recuperando. Em outubro, tinha 37%, contra 28% de Marina e 20% de Serra.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, testado num dos cenários, aparece com 15%, numericamente em segundo lugar. Dilma, com 44%, venceria no primeiro turno. Aécio teria 14%. Campos, 9%.

Diferentemente de Dilma, o ex-presidente Lula venceria a disputa no primeiro turno nos quatro cenários em que seu nome aparece - inclusive contra Marina e Serra.
Herculano
30/11/2013 16:23
Está na revista Época, deste final de semana. A entrevista é de José Fucs

MARCO ANTÔNIO VILLA: "A DÉCADA PETISTA É A DÉCADA DA FALÁCIA"
parte 1

Autor de um livro sobre os dez anos do PT no poder, o historiador diz que os êxitos do partido são menores que a propaganda faz crer e que o Brasil é um país de miseráveis

O historiador Marco Antonio Villa, de 58 anos, é uma exceção na academia. Ao contrário da maioria de seus pares nas ciências humanas, Villa é um crítico duro das práticas do PT e dos governos petistas. Em seu novo livro, Década perdida - 10 anos de PT no poder (Editora Record), ele resgata os principais acontecimentos do período e traça um retrato impiedoso dos governos Lula e Dilma. Nesta entrevista a ÉPOCA, Villa critica a gestão econômica do PT e analisa as prisões dos mensaleiros. Ele também critica o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por ter sido contra a abertura de um processo de impeachment contra Lula, em 2005. ?Essa é uma dívida histórica que ele tem com o povo brasileiro?, afirma.

ÉPOCA - Em seu livro, o senhor chama os primeiros dez anos do PT no poder, entre 2003 e 2012, de "década perdida". Por quê?
Marco Antonio Villa - Nesses dez anos, o Brasil perdeu uma oportunidade histórica de dar um grande salto. Não só em termos de crescimento econômico, que foi muito baixo nos governos petistas, como também para enfrentar os graves problemas sociais do país. Pela primeira vez na história, tivemos a chance de combinar uma alta taxa de crescimento com um regime de liberdades democráticas plenas. Até a explosão da crise financeira, no final de 2008, as condições externas eram muito favoráveis. A China crescia dois dígitos por ano. Puxava o preço das commodities e gerava uma renda extra ao país, um dos maiores exportadores mundiais de alimentos e minérios. Em vez de aproveitar o momento, a partir da âncora criada nos anos 1990, com a queda da inflação e a estabilidade fiscal e monetária, o governo abriu o baú da história. Desenterrou velhas leituras econômicas, um keynesianismo cheirando a naftalina, e ideias de presença do Estado na economia cheias de teias de aranha, dos tempos do governo Geisel, nos anos 1980, que tiveram um alto custo para o país. Provavelmente, os primeiros três anos do governo Dilma estarão entre os piores da história econômica brasileira, e a perspectiva de melhora no curto prazo é baixa.

ÉPOCA - Nos dez anos do PT no poder, a renda da população subiu, o emprego aumentou, a classe média se tornou maioria, e a economia teve grandes picos de crescimento no governo Lula. Faz sentido falar em década perdida?
Villa - Os êxitos do PT são bem menores do que se propala por aí. Eles são repetidos de forma tão sistemática e tão eficaz, sem nenhuma resistência da oposição, que acabam por adquirir um manto de verdade. Em 2010, o Brasil cresceu 7,5%, mas a partir de uma base muito baixa. Em 2009, houve uma recessão. Nos outros anos, o crescimento foi relativamente tímido. Em média, o Brasil cresceu menos que a América Latina e os países emergentes nesse período. Os argumentos do governo, de que a classe média se tornou maioria no país, são totalmente falaciosos. Classe média não mora em favela nem ganha dois ou três salários mínimos, ou até menos que isso por mês. Aconteceu é que o PT - como se fosse o Ministério da Verdade do livro 1984, de George Orwell - começou a criar novas categorias econômicas para dar êxito a um governo que é um fracasso. Inventou uma nova classe C, que seria uma outra classe média, diferente da classe média tradicional, e construiu a ideia de que o Brasil é um país de classe média. Não é. É um país de miseráveis.
Herculano
30/11/2013 16:23
MARCO ANTÔNIO VILLA: "A DÉCADA PETISTA É A DÉCADA DA FALÁCIA"
parte 2

ÉPOCA - O Bolsa Família não é uma saída para reduzir a miséria no país? Esse crédito não deveria ser dado ao governo petista?
Villa - Ninguém discorda de que precisa haver programas assistenciais, mas não só para a população não morrer de fome. É preciso criar meios para enfrentar a miséria e a pobreza. Não meios que as petrifiquem, como os programas do PT. O governo gasta 0,5% do PIB com o Bolsa Família, mas não consegue transformar a vida das pessoas. Enquanto isso, metade do país não tem saneamento básico, a situação da infraestrutura é lamentável, e o analfabetismo funcional e real não para de subir.

ÉPOCA - No livro, o senhor dedica um bom espaço aos casos de corrupção, em especial ao mensalão, e diz que PT não combateu a corrupção como deveria. Só aconteceu coisa ruim nesses dez anos?
Villa - Como historiador, não tenho culpa de que o volume de casos de corrupção tenha sido o maior da história republicana do Brasil. Nunca antes na história deste país houve tanta corrupção quanto na década petista. Gostaria de que não fosse assim, mas a sucessão de problemas nos ministérios, de desvios de recursos, nos dois governos Lula e no governo Dilma, é um recorde. A década petista é a década do discurso, a década da falácia. Não há realização material. Que grande obra pública foi construída nesses dez anos? Que usina hidrelétrica foi construí­da nesses dez anos? Nenhuma. A transposição do São Francisco, um fracasso. Estradas, fracasso. Ferrovias, fracasso. Portos, fracasso. Aeroportos, fracasso. Há apenas a tentativa de construir alguns estádios de futebol, mas não resolveremos problemas sociais com coliseus do século XXI. O PT é bom no palanque, mas um péssimo gestor da economia.

ÉPOCA - Como o senhor explica, então, os altos índices de popularidade de Dilma nas pesquisas?
Villa - Essas pesquisas não servem para nada. Não permitem a compreensão da realidade, até pela forma como as perguntas são feitas pelos institutos de pesquisa e respondidas pelos entrevistados. As pesquisas dão apenas uma noção de como as pessoas veem o debate político. Mesmo tendo uma parcela considerável dos eleitores, o PT nunca venceu uma eleição presidencial no primeiro turno. Em 2002, quando era oposição, ganhou no segundo turno. Em 2006 e 2010, quando era governo, idem. Em 2010, até uma semana antes do pleito, diziam que Dilma teria 54% dos votos no primeiro turno. Teve 46%. Sempre há uma superavaliação da popularidade do governo. Se os índices de popularidade fossem tão altos, o PT teria ganhado as eleições no primeiro turno, especialmente em 2006 e em 2010. Em 2010, apesar da derrota, a oposição recebeu 44% dos votos no segundo turno.

ÉPOCA - Em sua opinião, o que levou o PT a ganhar três eleições seguidas?
Villa - Com o Bolsa Família e o "Bolsa Empresário", bancado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o PT estabeleceu uma sólida aliança entre a base da pirâmide e o grande capital. Levando em conta que o Bolsa Família tem 13,5 milhões de famílias cadastradas, e cada família tem, no mínimo, três eleitores - o pai, a mãe e um filho com mais de 16 anos ?, só aí são 50 milhões de pessoas, o equivalente a quase um terço do eleitorado. Ao mesmo tempo, o governo se aliou a grandes proprietários de terra, construtoras e aos setores mineral e industrial. O BNDES virou um instrumento de enorme eficácia para fortalecer essa aliança entre o PT e o grande capital. Essas alianças, no topo e na base da pirâmide, alcançaram tal solidez que, hoje, é muito difícil rompê-las. A oposição não consegue entender que essa estrutura precisa ser rompida, mas só pode ser rompida fazendo política. A oposição não sabe fazer política. Quer chegar ao poder sem fazer política. Não por acaso, foi derrotada nas eleições de 2002, 2006, 2010. Ao que tudo indica será derrotada em 2014 de novo.

ÉPOCA - A que o senhor atribui essa fragilidade da oposição?
Villa - De um lado, o PSDB, o principal partido de oposição, não é um partido de fato. Está na oposição, mas não é oposição. É curioso. No populismo, o símbolo maior da oposição era a UDN. Nos tempos mais recentes, o PT. Qualquer oposição age diuturnamente criticando o governo e buscando uma aproximação com a sociedade, pensando sempre na próxima eleição, como fazia o PT no governo Fernando Henrique. O PSDB, não. A impressão é que o PSDB se sente constrangido de ser oposição. Parece que executa essa tarefa com desagrado. A oposição tem de ser agressiva. Quando o governo apresentar seus projetos, a oposição tem de se levantar, falar que tudo aquilo está errado, como a gente vê na Inglaterra, na França, em Portugal, na Espanha, na Alemanha, nos Estados Unidos.

ÉPOCA - No livro, o senhor diz que o ex-presidente Fernando Henrique cometeu um erro grave, ao ser contra o impeachment de Lula em 2005, para investigar sua participação no mensalão. Por quê?
Villa - Para mim, Lula é o réu oculto do mensalão. Ele tinha ciência de tudo aquilo, chegou a ter até dois encontros com Marcos Valério. Pode não ter participado da organização do esquema, mas era o principal favorecido. Na estrutura do PT, o chefe da quadrilha, José Dirceu, não faria aquilo sem a concordância de Lula. Agora, o que fez Fernando Henrique? Saiu dizendo que um processo de impeachment de Lula criaria uma crise institucional, afetaria a economia, o crescimento do país. Essa é uma dívida histórica que ele tem com o povo brasileiro. No momento em que o PT estava nas cordas, em vez de levá-lo a nocaute, como o PT faria se estivesse do outro lado, o que o PSDB fez, por meio de seu principal líder, foi deixar Lula sangrando nas cordas, acreditando que o nocautearia facilmente nas eleições de 2006. A oposição teve medo, e esse medo é que deu combustível para que o PT virasse o jogo, estabelecesse uma aliança sólida com o PMDB e partidos satélites e criasse o novo Lula, no último ano do primeiro governo. Esse novo Lula é produto de uma leitura de conjuntura equivocada e danosa para o futuro do país. E essa leitura foi feita por Fernando Henrique e pelo PSDB.
Herculano
30/11/2013 16:13
O NOSSO PRECONCEITO (NÃO O RACIAL) NÃO PERMITE VER OS SULAFRICANOS COMO POLITICAMENTE MAIS AVANÇADOS. A LUTA VENCIDA CONTRA O APARTHEID É UMA LIÇÃO. OS NOSSOS POLÍTICOS LÁ NÃO SOBREVIVERIAM. VEJA ESTA DE HOJE QUE REVELA A CONSCIÊNCIA, A CIDADANIA E A DEPURAÇÃO DESTA NAÇÃO JOVEM

JOHANESBURGO, por David Dolan e Ed Cropley para a britânica Reuters - Milhares de sul-africanos manifestaram-se na Internet neste sábado pedindo a renúncia do presidente Jacob Zuma, após um jornal revelar documento do governo detalhando o uso de recursos públicos para reformas luxuosas em sua casa particular.

Na sexta-feira o semanário The Mail and Guardian afirmou que um relatório provisório do maior organismo anti-corrupção da África do Sul aponta que Zuma obteve um ganho pessoal "substancial" em uma "atualização de segurança" de 21 milhões de dólares em sua residência, incluindo uma piscina e um curral para gado.

O documento vazado pelo protetor público, Thuli Madonsela, intitulado "Opulência em Grande Escala", recomenda que Zuma devolva parte dos fundos das melhorias de seu complexo em Nkandla, nas colinas da província de KwaZulu-Natal.

O relato da investigação de Madonsela despertou revolta nas mídias sociais, e o proeminente ativista Zackie Achmat criou uma petição on-line pela saída de Zuma que angariou 8.200 apoiadores pouco mais de 24 horas após a divulgação da notícia.

A reportagem provavelmente irá reforçar a percepção de corrupção generalizada no governo Zuma e pode prejudicá-lo, e ao seu governista Congresso Nacional Africano (ANC na sigla em inglês), na eleição marcada para daqui a seis meses.

O porta-voz de Zuma recusou-se a comentar, e o escritório de Madonsela disse que o vazamento foi "anti-ético e ilegal". O ANC disse acreditar que Zuma não fez nada errado.

David Dolan e Ed Cropley)
Herculano
30/11/2013 15:57
DESPERDÍCIO. PARA ONDE VAI O DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS. TIME DE FUTEBOL: "VEM PRA CAIXA VOCÊ TAMBÉM".

Os repórteres Nelson Lima Neto e Henrique Gomes Batista, do jornal O Globo, relatam que o velho slogan "Vem pra Caixa você também" nunca foi tão verdadeiro no mundo do futebol. Num movimento crescente, o banco estatal já destina R$ 97 milhões por ano a 11 times, estampando sua marca no espaço principal de patrocínio de camisas diversas das séries A e B do Campeonato Brasileiro. A quantia ultrapassa o que o Barcelona recebeu em 2013 da Qatar Airways - e está em viés de alta. A Caixa negocia patrocínios para Cruzeiro, Atlético Mineiro, Bahia, Fluminense, Sport, Ceará e Fortaleza.

Se os compromissos vingarem, o logotipo do banco estará em 17 times de nove estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Alagoas. Analisando por outro ângulo: se estes contratos saírem, na pior das hipóteses - levando em conta o sobe e desce que só se define no fim da competição nacional -, a Caixa estará no peito de 10 das 20 torcidas da série A de 2014.
Herculano
30/11/2013 15:54
EXONERADO DOIS ASSESSORES DE MÂNTEGA

O texto é de Simone Iglesias, para o jornal O Globo. O governo decidiu exonerar o chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega, Marcelo Fiche, e seu adjunto, Humberto Alencar, ambos suspeitos de receber propina da empresa Partnersnet Comunicação Empresarial, que presta serviços de assessoria de imprensa ao Ministério da Fazenda.

A notícia foi antecipada pelo blog Panorama Político, de O Globo. Na semana passada, a coluna já havia antecipado que a situação dos servidores era insustentável e que eles estavam com os dias contados no governo. As demissões, para evitar maior constrangimento, aparecerão na edição do "Diário Oficial" de segunda-feira como "a pedido".

A denúncia de propina, revelada pela "Revista Época", fez com que Fiche e Alencar entrassem em férias no dia 18 de novembro para se defenderem das suspeitas. A acusação foi feita por uma ex-secretária da Partnersnet Anne Paiva, que alega ter entregue R$ 60 mil em dinheiro a ambos.
Herculano
30/11/2013 15:46
POLÍTICO INVESTIGADO? CARDOZO QUER SABER

A independência das investigações da Polícia Federal está comprometida desde o início do governo Dilma.

Por decisão de José Eduardo Cardozo e Leandro Daiello, diretor-geral da PF, um novo procedimento passou a ser exigido dos delegados: eles são obrigados a informar aos superiores se a sua operação policial envolve pessoas "politicamente expostas". Sob Lula, não era assim.

Numa palavra, Cardozo e Daiello querem sempre saber se há políticos na mira da PF. A pergunta foi inserida num questionário do Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica, que monitora as ações nos estados. Nele, são informados dados básicos da operação, para que seja dado apoio logístico - o que é adequado.

Mas a partir da pergunta sobre os "politicamente expostos", tornou-se usual o delegado que responde "sim" ser chamado para explicar melhor do que se trata a investigação - e quem é o alvo.
Herculano
30/11/2013 15:30
BLUMENAU É CAMPEÃ DOS JOGOS ABERTOS. E GASPAR?

Ah, você acha injusta esta pergunta? Então não vou entrar mérito. Preferimos a falta de programas de inserção social e competitiva via os esportes e deixamos o ócio das nossas crianças e jovens ser um caso futuro de polícia.

Outra, não fica bem comparar com alguém que já conquistou este título por 40 vezes e na maioria dos casos - não agora, é claro - por puro amadorismo, unidade comunitária e da ideia, nunca incluindo o partido político.

Vamos comparar com iguais e vizinhos. Timbó, décimo primeiro lugar; Indaial 18o lugar; Pomerode 26o lugar. E Gaspar que já nos honrou com o Basquete Masculino, com o Bolão Feminino, a Bocha Masculino, o Futebol de Salão e até o Tênis Feminino e Masculino? Hoje nem passa do Regional, quando passa. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/11/2013 12:13
TROPA DE CHOQUE DO PT E DA PREFEITURA TENTA ESFRIAR OS ÂNIMOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ESCOLA ÂNGÉLICA COSTA, NA SEGUNDA-FEIRA NA SOCIEDADE UNIÃO, NA MARGEM ESQUERDA.

Cinco anos enrolando gente humilde e colocada de forma humilhante no cabresto, o PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi, o secretário de Educação, Neivaldo da Silva; o secretário de Transportes e Obras, Soly Waltrick Antunes, Filho; a secretária de Planejamento, Patrícia Scheit; o presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi; o chefe de gabinete, Doraci Vanz; e até a gerente da (in)Defesa Civil de Gaspar(cujo maior feito da sua gestão até agora, foi tirar uma foto com a presidente Dilma em Itajaí, nesta semana), correm contra o tempo. Usam a rede partidária para pressão, influência, desmoralização, intimidação e solução do impasse criado sobre o local da reconstrução da Escola Angélica de Souza Costa, no Sertão Verde.

Falta verba? Não. A Bunge já se comprometeu há cinco anos a pagar. Ou o problema é que a Bunge não quer colocar o dinheiro dela no caixa da prefeitura para os petistas administrarem?

Falta autorização da prefeitura para que a Bunge construa um bem público para o município? Falta. E isto só depende do prefeito enviar um projeto de lei para a Câmara e ela aprova-lo.

Falta boa vontade da prefeitura? Falta. Há cinco anos que ela sacrifica pessoas, crianças e gente humilde. Faz discurso. Usa a imprensa para jogar a culpa nos outros. E tem gente que entra nesta armadilha. Há gente que acredita. E para isso, aparelhou e dominou a Associação de Moradores do Sertão Verde como instrumento de enrolação. Assim, faz com outras associações, inclusive as de classe. Assim quer fazer com o Hospital, quando se sabe que não consegue sequer administrar os postos de saúde e até a farmácia onde faltam medicamentos, mas consomem-se muito, mas muito dinheiro mesmo. Todos de joelhos. Aos seus, empregos, liberdade...

Falta escolher o local. Falta. Faz cinco anos que ar Bunge quer executar a obra para a comunidade e não pode. Não possui autorização e não há sequer terreno escolhido. Nunca houve diálogo com a comunidade. O povo quer na comunidade do Sertão Verde onde a escola estava e foi soterrada. A prefeitura diz que lá só há área condenada pela Defesa Civil. Mas, não prova nada e até autoriza loteamentos, construção de igrejas e cobra IPTU de área de risco. Então...

A prefeitura agora inventou que a Escola tem que ser construída na favela que montou no loteamento das casinhas de plástico, no Belchior Baixo. O risco no Sertão Verde é geológico. Além de distante da comunidade, o risco nas casinhas de plástico é o de morrer na BR 470 (que vai ainda ser duplicada) e até por uma explosão do gasoduto.

A Bunge prometeu entregar a obra pronta para professores, alunos e comunidade, quando autorizada e identificado o terreno, em seis meses. A prefeitura que enrola, para obra semelhante, gasta em média dois anos e como se viu na Luiz de Franzoi, com erros e mal acabamentos crassos, que a prefeitura tenta esconder e malha como invejosos quando alguém os aponta.

O PT e a prefeitura, depois que o assunto tomou corpo e dentro do próprio PT, quer agora abafá-lo. A ordem é tentar até segunda-feira um acordo nos bastidores e que a audiência seja um teatro, um fingimento. O prefeito Pedro Celso Zuchi promete comparecer, mas se tiver garantias antecipadas do acordo, de que algumas coisas não sejam faladas na audiência e que ele e a prefeitura possam sair como heróis. Então tem este sábado, domingo e segunda para fazer o que não fizeram em cinco anos: conversar pelos gasparenses, deixar a política rasteira e de poder de lado, fingir menos e dar solução para comunidade ouvindo-a.

E sabe qual o medo dessa gente no poder? Este espaço, que segundo eles não é lido por ninguém e que vive sendo contra tudo e todos. Não querem passar o recibo (mais uma vez) que falharam por cinco anos. Vergonha. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/11/2013 11:38
REPORTAGEM DE VEJA EXPÕE AS SOMBRAS QUE ENVOLVEM A DISPUTA ENTRE A AGÊNCIA DO PT E A TROPA DE FRANKLIN MARTINS, por Augusto Nunes, de Veja

Por que será que a Pepper, depois que se tornou a agência do PT para a internet, conseguiu tantos clientes no governo e em estatais? Será que o PT está usando verbas do Estado para remunerar sua agência, cujo faturamento não para de engordar? Na edição de Veja que acaba de chegar às bancas, além dessas perguntas à espera de respostas imediatas, há alguns mistérios a desvendar.

Um dos mais intrigantes é a disputa entre a Pepper e o ex-ministro Franklin Martins pelo comando da guerra suja nas redes sociais que o PT pretende travar contra os adversários. Franklin não aceitou trabalhar em parceria com a Pepper. O que ele quer é chefiar sem interferências o exército das trevas recrutado para agir na internet. A posição intransigente sugere que Franklin está decidido a usar como achar melhor a tropa liberticida? Até para combater a candidatura de Dilma Rousseff?

Franklin Martins é da tribo que acha que os fins justificam os meios. Nada do que vem de figuras assim é surpreendente. São incapazes capazes de tudo - menos de fazer a coisa certa.
Eduardo
30/11/2013 09:07
HOSPITAL

Mais um ano acabando e nada mudou no Hospital.
Novamente funcionários ficaram sem ver a primeira parcela do décimo,e pior, sem nenhuma informação da diretoria,essa que diz ter 25 anos de experiência.......de enfermagem.
Funcionários frustrados mais uma vez,o desânimo é geral,principalmente na coordenação de setores.
Quando essa cidade terá competência para gerir o setor de saúde??????
Herculano
30/11/2013 07:59
VAI ESQUENTAR, por André Singer, ex-portavoz do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em artigo para o jornalFolha de S.Paulo

Divulgado anteontem, o saldo de "apenas" R$ 5,4 bilhões nas contas do Tesouro em outubro dará novo gás à pressão pelo corte dos gastos públicos, que Dilma Rousseff já vem comprimindo de forma perigosa. Depois de denunciar o ataque especulativo de que foi vítima no início de novembro, o governo decidiu, no meio do mês, fazer concessões aos atacantes. A principal delas consistiu em abandonar o projeto de lei que reduzia a dívida de Estados e municípios.

A decisão representa um tiro de canhão nas possibilidades de Fernando Haddad em São Paulo. Segundo a Folha, a proposta agora engavetada reduziria em 40% a monumental dívida da cidade (R$ 54 bilhões), abrindo, caso vingasse, espaço para investimentos urgentes. Convém lembrar que os acontecimentos de junho começaram na capital paulista, com o sentido geral de reivindicar mais aplicação social por parte do Estado, em particular no transporte público.

Tendo depois o Rio de Janeiro como epicentro, as manifestações se nacionalizaram, ampliando também o escopo de reivindicações, que alcançaram a saúde, a educação e a segurança, entre outros tópicos. Embora diversificadas e heterogêneas, as palavras de ordem sempre apontavam para a necessidade de mais e não menos verbas dos cofres públicos.

Ao ceder diante do chamado terrorismo fiscal, que desta vez une desde o mercado financeiro globalizado até as grandes construtoras, passando por quase todos os empresários industriais, Dilma deixa sem válvula de escape a panela de pressão urbana. Além de ter cortado as esperanças de megacentros como São Paulo, ela arrancou um compromisso da base aliada para abortar no Congresso as iniciativas que visavam melhorar os salários de agentes comunitários de saúde, bombeiros e policiais, assim como qualquer elevação do dispêndio.

Nesse contexto, conflitos como o dos professores municipais cariocas tendem a se multiplicar. Em lugar de dar um passo adiante, fazendo das aplicações na infraestrutura das cidades, aí incluídos os salários, uma fonte de crescimento econômico, o Executivo federal optou pelo caminho mercadista de apertar o cinto.

Note-se que dos cinco pactos nacionais propostos pela presidente no calor dos protestos o único que está sendo plenamente levado adiante é o da responsabilidade fiscal, tornando explosiva a contradição contida naquele pronunciamento. Afinal, como melhorar saúde, educação e transporte (os outros itens) se o dinheiro é cortado? Quanto à reforma política, o Congresso encarregou-se de neutralizá-la.

Se nada mudar, a chapa vai ferver no ano da Copa, e não apenas pela intensidade das disputas dentro dos estádios, mas, sobretudo, pelo calor dos conflitos ao redor deles.
Herculano
30/11/2013 07:46
ROMARIA A PRESÍDIO FOI UM EQUÍVOCO, DIZ DILMA A PETISTAS

Para presidente, privilégios como visita fora de hora de deputados irritam outros presos e prejudicam condenados. Demonstração de tratamento especial é 'tremenda bola fora', diz Dilma ao lembrar experiência na cadeia, resumem Natuza Nery e Valdo Cruz, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo.

Apesar de ter determinado silêncio no governo sobre as prisões dos condenados do mensalão, a presidente Dilma Rousseff reprovou o regime privilegiado que permitiu visitas fora de hora aos petistas presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Ela considerou um erro a romaria de políticos que foi à cadeia visitar os petistas na primeira semana de detenção. E vê o risco de que outros presos e seus parentes fiquem revoltados com a situação.

Em viagem a Fortaleza no dia 22, Dilma discorreu sobre os três anos em que ficou presa durante o regime militar e, diante de ministros e congressistas, falou sobre o que a experiência lhe ensinou para evitar problemas na prisão.

Além de auxiliares do primeiro escalão, estavam a bordo do avião presidencial o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), irmão do deputado José Genoino (SP), preso na Papuda com o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares.

A romaria de políticos à Papuda reuniu 26 deputados do PT no dia 20 para ver Dirceu, Delúbio e Genoino - que depois saiu do cárcere para tratamento médico e aguarda decisão sobre seu destino.

Dilma recomendou aos petistas que as visitas sejam breves para não irritar os familiares dos demais presos, com acesso mais restrito às áreas de segurança e sempre submetidos a controle rígido para conseguir entrar no local.

O mandato assegura aos congressistas visitas fora dos dias convencionais. Mas a caravana de políticos irritou familiares dos presos que formam filas nas madrugadas dos dias de visita e gerou críticas. Para Dilma, episódios assim podem gerar animosidade desnecessária na Papuda contra os petistas presos.

"Eu estive lá, sei como é", disse a presidente, conforme relatos de participantes da viagem a Fortaleza, relembrando seus anos na Torre das Donzelas, apelido da ala onde ficava no antigo presídio Tiradentes de 1971 a 1974.

Dilma afirmou que a regra básica no cárcere é conquistar a confiança dos outros presos. Também é "fundamental saber cozinhar", aconselhou a presidente durante a conversa no avião.

Para ela, além de garantir a qualidade da comida, o trabalho na cozinha ajuda a matar o tempo e pode funcionar como terapia. No regime semiaberto ao qual estão submetidos os petistas, é possível ser selecionado para trabalhar na cantina da cadeia.

"Os presos comuns e os carcereiros eram nossos aliados", disse. Na ditadura, os carcereiros costumavam comprar livros encomendados pelos presos políticos. Assim como os outros detentos muitas vezes transportavam bilhetes trocados entre os homens e mulheres detidos por se opor ao regime militar.

Em seguida, conforme contaram alguns dos presentes durante a viagem a Fortaleza, Dilma classificou como "tremenda bola fora" a exibição de tratamento diferenciado.

Apesar das críticas, a presidente manifestou, mais uma vez, preocupação com a saúde de Genoino. Operado para uma correção na artéria aorta recentemente, ele teve um pico de pressão e foi hospitalizado. Agora aguarda decisão sobre seu destino na casa de um parente. Duas juntas médicas consideraram que seu quadro não é grave.
Herculano
30/11/2013 07:28
A ESTRANHA HISTÓRIA DO HELICÓPTERO DOS PERRELLA, LOTADO DE COCAINA, NÃO FECHA NA NARRATIVA , QUER NA MATEMÁTICA, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

De vez em quando, este escriba se interessa por helicópteros de políticos. E acaba descobrindo coisas interessantes. Vamos ver?

Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, é uma espécie de revista Caras do direito penal. Todos os famosos, colunáveis e celebridades o têm como advogado: de mensaleiro a Roberto Carlos, passando por uma penca de políticos graúdos de Brasília, o amigão de José Dirceu não deixa escapar ninguém. Oferece sua retórica e suas gravatas coruscantes a clientes que poderiam estar sempre dentro de uma banheira, com um copo de suco bem amarelo nas mãos, rodeados de maçãs argentinas. Por que as pessoas comem maçãs em banheiras, não tenho a menor ideia. Cada uma com suas fantasias, né?

Adiante. Kakay também é um colunável, é bom que fique claro. Não há advogado que apareça na TV com tanta frequência, com seus óculos sempre muito convincentes. Nessa faina diária, acaba, muitas vezes, falando o que lhe dá na telha ou endossando o que dá na telha daqueles que o contratam. E foi assim que a família Perrella, julgando estar se livrando de um problema, acabou se complicando. E com o auxílio de seu advogado.

Qual é o busílis? O helicóptero da Limeira Agropecuária, empresa que pertence ao deputado estadual Gustavo Perrella (Solidariedade-MG), a uma irmã e a um primo, foi flagrado pela Polícia Federal transportando 445 quilos de cocaína. Gustavo é filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG). Inicialmente, o Perrellinha afirmou que o piloto pegara o helicóptero sem autorização. Desmentido pelo advogado do rapaz, mudou a história. Teria dado um "ok", versão endossada por Kakay, para que o outro fizesse um voo fretado - para ganhar uns trocos, vocês sabem?

E foi aí que Gustavo e Kakay pisaram no tomate. Segundo as regras da Anac, aeronaves privadas - de pessoas ou empresas - não podem fazer voos comerciais, serviço privativo de táxi aéreo. Por isso, a agência decidiu abrir uma investigação. Na operação, piloto, copiloto e dois receptadores foram presos. A propósito: Rogério Antunes, o piloto, estava lotado no gabinete de Gustavo; era seu "assessor" e tinha um salário de R$ 1.700 pago pela Assembleia. Não para por aí: o deputado gastou R$ 11,2 mil de sua verba indenizatória para abastecer o helicóptero; Zezé, o pai - também ex-presidente do Cruzeiro -, torrou outros R$ 11,1 mil da verba do Senado. O aparelho, reitere-se, pertence à empresa da família.

Tudo muito estranho
Este que escreve não entraria num helicóptero nem debaixo de porrete. Se é pra voar, nada menos do que um jato - um amigo piloto lamenta a minha ignorância e a minha descrença nas leis da física; essa descrença só existe a alguns mil metros do solo, deixo claro? Muito bem! A história despertou a minha curiosidade.

O helicóptero da Família Perrella é um Robinson 66 (R-66). Não que eu esteja a fim de comprar um, mas fiz a lição de casa para vocês. É dos mais baratinhos. Por US$ 970 mil, vocês podem comprar um. Quem entende da área diz ser uma aeronave ideal para transportar pequenas cargas. Entendo.

Em seu depoimento, o piloto afirmou que o aparelho já saiu de Avaré, em São Paulo, carregando a droga. Fez uma viagem relativamente curta até o Campo de Marte. Dali seguiu para Divinópolis, em Minas, região onde fica a sede da empresa dos Perrella. Da cidade mineira, rumou para a fazenda no Espírito Santo, onde foi surpreendido pela Polícia Federal.

O peso máximo para um R-66 sair do chão é 1.225 quilos - ocorre que só a aeronave pesa 581 quilos. Sobram 644. Desse total, devem-se descontar 224 kg do combustível. Sobraram 420. Notem: só a carga de cocaína (445 kg) já ultrapassou esse limite. Há ainda os dois pilotos - calculemos 140 quilos). A conta não fecha. Restaria uma possibilidade: o helicóptero não estar com a carga completa de combustível. Quanto teria de ser? Vamos pensar:
peso da aeronave ? 581 kg
peso dos pilotos ? 140 kg
peso da cocaína ? 445 kg
soma ? 1.166

Sobraram apenas 59 quilos para o combustível. Com 224 kg, segundo pesquisei, a autonomia do R-66 é de três horas, voando a 220 km/h. Assim, pode-se percorrer, chegando ao limite da pane seca (os prudentes não ousam tanto) 666 km. Huuummm? Regra de três: se, com 225 kg de combustível, pode-se voar 660 km, com 59 kg, voa-se, no máximo, 173,8 km.

Pois é? Vejam lá a rota do helicóptero. Entre Avaré e o Campo de Marte (também fui pesquisar), em linha reta, já são 265,8 km. Entre o Campo de Marte e Divinópolis, há 513 km - chega-se bem perto da autonomia do aparelho se tivesse saído com o tanque cheio. De Divinópolis até a fazenda no Espírito Santo, sempre em linha resta, há 393 km. Nada nessa conta fecha.

A minha hipótese é que o piloto pode não estar contando toda a verdade. O mais provável é que esse aparelho tenha sido abastecido em vários pontos ao longo da trajetória. E intuo que a droga entrou no helicóptero foi em Divinópolis mesmo, não em Avaré.

Encerro
Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, se negou a afastar Gustavo Perrella do partido. Em nota, disse que que evitar prejulgamento e coisa e tal. Pois é? Num país normal, o uso de dinheiro público para abastecer o helicóptero que pertence a uma empresa e a contratação de um piloto como assessor parlamentar já liquidariam uma carreira política - especialmente quando o tal helicóptero é adaptado para carregar cargas, como é o dos Perrella. A propósito: qual é a carga habitual?

Essa história não fecha, quer nos seus aspectos, digamos, narrativos, quer na matemática.
Herculano
30/11/2013 07:15
OS INFIÉIS NA POLÍTICA, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S.Paulo.

Entre suas várias anomalias, o sistema político no Brasil costuma remeter para a Justiça casos de deputados e senadores infiéis aos seus partidos. É um traço marcante do subdesenvolvimento democrático do país.

Numa democracia consolidada, um juiz não seria chamado para punir um deputado que troca de legenda. Aqui, está na lei. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acaba de decidir enviar à Justiça uma dezena de ações pedindo a cassação de congressistas infiéis.

Sem querer parafrasear o PT, que tem culpado o "sistema" pelos seus erros, o que ocorre nesse caso de políticos infiéis é uma mistura de regras disfuncionais com excesso de imbricação entre dinheiro público e partidos.

É nula a chance de esse cenário se alterar no curto prazo. Mas um episódio assim - a possível cassação de muitos mandatos por infidelidade - convida a refletir sobre qual rumo poderá, quem sabe, ser tomado pelo país no futuro.

A lógica atual é simples. Nenhum político se elege sozinho. Precisa do partido, que dá dinheiro e tempo de rádio e de TV. Logo, nada mais natural do que cobrar fidelidade de quem vence a eleição e está exercendo um mandato.

Tudo bem. A ideia é fortalecer os partidos políticos. Só que esse modelo existe há décadas. Ao contrário de siglas sólidas, a maioria é cada vez mais frágil. Algo está muito errado. O DNA do problema é a extrema facilidade com que se monta uma nova agremiação para receber dinheiro público e acesso a outros benefícios. Reforma ampla nunca virá. Uma medida mais simples seria a cláusula de desempenho: só partidos com pelo menos 3% dos votos teriam amplo acesso a dinheiro público e ao rádio e à TV. Mas nem isso parece ter chance de prosperar no Congresso.

Assim, resignemo-nos. A Justiça permanecerá ainda muito tempo cassando deputados infiéis.
Eronniko Belizario
29/11/2013 21:59
Herculano,

Eu quero me formar onde o Carlão se formou, que carta bem escrita! Surra um monte de advogado, deve ter se formado em dereito.

Observações de lado, mas o movimento do pessoal do sertão Verde, é bom e justo, pena que tenha gente mentirosa no meio, como por exemplo o ex-vereador Antônio Zonta, que para não votar em projeto na Camara, arrumou um atestado médico de um ginecologista de Curitiba, será que havia saído do armário???... Lembra Herculano?
Herculano
29/11/2013 21:18
MAIS ENGANAÇÃO APRA OCUPAR A MÍDIA E ELA SERVINDO DE BOBA AOS POLÍTICOS

A gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti, PT, acaba de anunciar que terá mais festa dos políticos para ocupar espaços generosos da mídia mansa e cordeira por causa da necessária e atrasada duplicação da BR 470.

Desta vez em Navegantes, e não em Gaspar, deverá ser assinado na semana que vem a Ordem de Serviço para a duplicação de Navegantes a Ilhota. E com sorte será lançado o Edital do trecho de Ilhota a Gaspar. Quanto aos dois lotes de Gaspar a Indaial que já eram para ter começado em agosto, com a maior cara de pau, Ideli garantiu mais uma vez e esquecendo que já disse isto várias vezes antes, que devem iniciar os trabalhos também na próxima semana. Isso porque já foi homologada no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a empresa que venceu a licitação para fazer a gestão ambiental da obra. A gestão ambiental inclui a captura dos animais que vivem nas áreas que receberão a duplicação.
Juju do Gasparinho
29/11/2013 20:51
Prezado Herculano:

De repente deu uma vontade danada dos malandros trabalharem, notasse?


Mas bom mesmo é o abono de Natal da Dilma: aumento do combustível.
Herculano
29/11/2013 20:25
E esse pessoal se diz autêntico e movido à ideologia de esquerda. São enganadores, aproveitadores e manipuladores de ignorantes, desinformados e fanáticos da seita. É lá, acolá e aqui Veja mais esta.

O VÍDEO INFORMA: A PALAVRA DE GENOINO TEM TANTO VALOR QUANTO UMA CÉDULA DE 3 REAIS, por Augusto Nunes, de Veja.

De novo, o deputado presidiário José Genoino qualificou de "abutres" os jornalistas que acompanham seus deslocamentos entre a Papuda e o hospital. Mais uma vez, a coluna replica com um vídeo gravado em 1° de setembro de 2008 pelo programa CQC, da Band. É mais que uma conversa entre o humorista Warley Santana, que se apresenta como "jornalista e assessor de imagem", e um figurão do PT. É uma prova contundente de que a palavra de Genoino tem tanto valor quanto uma cédula de 3 reais.

No começo da entrevista, o enviado especial do CQC lhe pede que aponte as principais diferenças entre a juventude dos anos 60 e a de agora. Aquela "tinha sonho ideologia e causa", afirma Genoino. "A juventude de hoje, apesar de ter mais informação, ela tem menos conhecimento". Com as câmeras desligadas, o declarante ouve o conselho: como o público do programa é constituído majoritariamente por jovens, seria conveniente abrandar com observações elogiosas os reparos que fizera aos moços deste início de século.

Imediatamente aceita, a sugestão provoca bruscas mudanças na forma e no conteúdo do palavrório. "Uma geração não pode se relacionar com a outra de maneira arrogante nem autoritária", corrige-se Genoino no recomeço do palavrório. "Cada geração vive a intensidade da sua época". Hoje, derrama-se o declarante, os jovens "estão vivendo uma intensidade positiva, têm muita informação". Os poucos minutos seguintes bastam para transformar o que deveria ser uma entrevista num monumento à hipocrisia. E confirmam que, a exemplo do chefe supremo, sacerdotes da seita lulopetista não têm compromisso com o que dizem.

Os problemas cardíacos do mensaleiro condenado por corrupção ativa são reais, mas só quando o paciente está engaiolado na Papuda aparecem surtos de depressão ou princípios de enfarte. A doença existe. Os achaques do hóspede da cela S 13 podem ser tão verdadeiros quanto o depoimento ao CQC.
Herculano
29/11/2013 20:14
MAIS UM MENSALEIRO NAS MÃOS DA JUNTA MÉDICA ESPECIALIZADA

O ministro Joaquim Barbosa determina realização de perícia médica em Roberto Jefferson. Presidente do STF deu prazo de 24 horas para Instituto Nacional do Câncer - Inca - indicar equipe médica responsável por examinar delator do mensalão
Herculano
29/11/2013 20:12
"PT É USEIRO E VEZEIRO DE DOCUMENTOS PARA ACUSAR ADVERSÁRIOS, DIZ AÉCIO

O texto é de Gustavo Porto, da Agência Estado (jornal O Estado de S.Paulo). O presidente do PSDB e provável candidato à Presidência em 2014, Aécio Neves, afirmou nesta sexta, 29, que o PT "é useiro e vezeiro de documentos para acusar adversários quando chega campanha". O tucano fez referência às suspeitas de falsificação em documentos enviados pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, à Polícia Federal (PF) nas investigações do cartel no Metrô e na CPTM em São Paulo.

Aécio lembrou os casos dos "aloprados", referência ao escândalo de uso de dossiês por petistas na campanha de 2006 para atingir a candidatura de José Serra (PSDB) ao governo paulista e da quebra de sigilo de Serra durante a campanha eleitoral de 2010. "Lamento a posição do ministro. Não pode permitir que as instituições do Estado estejam a serviço de projeto político. É preocupante a falsificação e vazamento seletivo que colocam nomes de pessoas que tem trajetória política no PSDB", afirmou Aécio ao chegar para uma palestra no Sindicato da Construção Civil, em São Paulo.

"O ministro (Cardozo) está um pouco nervoso com essa questão. Ele não precisa esperar convite para ir ao Congresso se explicar e seria muito mais fácil porque um documento que diz que entregou à PF, dois delegados disseram que eram essa falsificação".

Na quinta, o senador Álvaro Dias já havia dito que houve uma "fraude e uma falsificação visíveis" nos documentos que fazem parte da investigação da Polícia Federal sobre o metrô paulista. Segundo Dias, a missão do ministro deveria ser tentar desmontar a fábrica de dossiês e permitir que a PF faça as apurações não apenas do metrô em São Paulo, mas em Salvador e Porto Alegre.

Cade. Aécio afirmou ainda que o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius Carvalho, que também investiga as suspeitas de cartel em São Paulo, "descumpriu preceitos republicanos ao omitir relação com PT", numa referência ao fato de Carvalho ter sido chefe de gabinete do deputado estadual petista Simão Pedro, atualmente secretário de Serviços na cidade de São Paulo. "O presidente do Cade é um presidente sob suspensão por omissão do currículo", disse. "Temos de estar absolutamente atentos com qualquer manipulação".
Herculano
29/11/2013 20:06
UAI, MAS ELA NÃO ESTAVA PRONTA?

O que diz o press release da prefeitura de Gaspar? Ponte Hercílio Deeke ficará em meia pista neste sábado para colocação de postes

A Ponte Hercílio Deeke, em Gaspar, ficará em meia pista neste sábado (30), das 13h às 18h, para colocação dos postes de iluminação pública. Após a execução do serviço as duas pistas serão liberadas normalmente. Agentes da Diretoria de Trânsito estarão no local.
Herculano
29/11/2013 20:04
MANCHETE E RESULTADOS

Está nos portais, está nos noticiários das rádios e tevês nesta noite. Estará amanhã nos jornais.Petrobrás reajusta os preços da gasolina em 4% e do diesel em 8%

Eu passei por um posto de combustíveis com bandeira da Shell na Grande Florianópolis as 16h15min. Estava lá: gasolina comum, no dinheiro ou débito: R$2.699 o litro. Passei de volta ao mesmo posto as 17h35min: estava lá gasolina comum ou aditivada, no dinheiro ou débito, R$2.798. A gasolina no tanque do posto das 16h15min era o mesma. Ele não havia pedido e nem recebido a gasolina com preço novo. Tudo assim, na cara dura do cartel.
Alfredo
29/11/2013 19:45
Dr. Herculano

Esta tal de Caroline Quintarelli é mesmo do PMDB? Parece ser petista despeitada. E onde o Ciro? Quem cala consente. E para finalizar faz bem o Ciro: hoje ele possui um deputado estadual a ajuda-lo. O protótipo de candidato não ajuda nem a família, ajudará o partido e os cabos eleitorais de votos como os vereadores?
Thor na Ilha da Fantasia
29/11/2013 18:01
Lendo o jornal hoje me deparo com a falta de respeito com os usuários da farmácia básica e as desculpas mais esfarrapadas possáveis: Vamos por partes como dizia o velho Jack.
1° desculpa: Aumento de consumo na casa de 20% em apenas um ano, mentira e das grandes, pois se observarmos que a população gasparense nos últimos 3 anos anos cresceu apenas 7% dados do IBGE, isso só nos mostraria uma coisa, ou a informação é a mais completa balela ou a saúde no município esta uma lástima.
2º desculpa:A falta de recursos financeiros para aquisição de medicamentos, balela e o pior ainda desmentida na própria reportagem na terceira desculpa que já vou colocar, dinheiro temos no município é apenas mal investido.
3º desculpa: Esta é a pior de todas, e mostra a falta de comunicação dentro da própria secretaria de saúde, tem que ensinar este povo que quando se conta uma mentira todos tem que falar a mesma língua, pois a secretaria de saúde desmentiu ao farmacêutico quando diz, que a falta de medicamento existe por que os fornecedores estão atrasado na entrega, mas como se o farmacêutico diz que não tem dinheiro, e tem mais só Gaspar eles atrasam? pois nas outra cidades os fornecedores entregam em dia, e tem mais se esta atrasado estes fornecedores tem que serem responsabilizados e multados pois descumprem um contrato de licitação.
A verdade é uma só, falta competência em administrar nossa saúde a muito tempo, e tem mais remédio básico é obrigação, não pode faltar., ou sera que estão economizando para comprar o prédio da Bungue?
Roberto Basei
29/11/2013 17:12
Dr. Aurélio Marcos de Souza


Falando em Divisões de Classes

E Blumenau, o gestor público é da direita Neocapitalista, já em Gaspar é da esquerda do bem estar social.

Lá o "Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), responsável pela fiscalização do transporte coletivo urbano do município, notificou o Consórcio Siga por descumprimento das obrigações previstas no contrato de concessão. As penalidades estão relacionadas com a idade média da frota, que ultrapassa a idade média máxima de seis anos; e com a idade máxima dos veículos da frota, que está acima da permitida devendo ser inferior a dez anos para veículos convencionais e de 12 anos para os veículos articulados. Por conta disso, o somatório das multas ao Consórcio Siga chega a R$ 20.022.852,47, sendo que a dívida deve ser quitada em no máximo 30 dias do recebimento da notificação. Além do mais, o Siga também está sendo advertido por pendência de relatórios, ausência das certidões negativas, inexistência de garantia de execução das obrigações e ausência de relatórios financeiros. O consórcio terá 180 dias para regularizar esses itens."

A aplicação das multas e advertências ao Consórcio Siga surgiram através de três processos administrativos que constataram o descumprimento de obrigações previstas no contrato de concessão nº 224/07. Em relação à idade média da frota, por exemplo, a idade média máxima permitida em contrato é de seis anos, conforme cláusula 8ª, parágrafo 5º. Atualmente está em 7,61 anos. Esta situação foi constatada durante todo o contrato, inclusive desde o primeiro mês de serviço, onde a idade média da frota contava com 7,25 anos. E devido ao descumprimento desta cláusula, o Siga está sendo multado em R$ 2.418.297,44.

Em razão da existência de 73 veículos da frota com mais de 10 anos operando no transporte coletivo da cidade, desrespeitando a cláusula 8ª, parágrafo 4º, do contrato que obriga a concessionária a manter a idade máxima dos veículos da frota inferior a 10 anos para veículos convencionais e de 12 anos para os veículos articulados, o Seterb aplica R$ 17.604.555,03 de multa ao Consórcio Siga. O descumprimento desta cláusula por parte do Consórcio Siga ocorre desde o início do contrato, em novembro de 2007, quando parte da frota já tinha mais de 10 anos de atividade. O Seterb determinou prazo de 180 dias para que o Siga regularize a situação. O não cumprimento destas obrigações pelo Consórcio Siga pode gerar na caducidade do contrato de concessão

http://www.blumenau.sc.gov.br/gxpsites/hgxpp001.aspx?1,1,28,O,P,0,PAG;CONC;54;3;D;17257;1;PAG;MNU;E;52;1;MNU;,




A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Herculano
29/11/2013 14:44
MAIS UMA MÁSCARA QUE CAI. ESTOU DE ALMA LAVADA MAIS UMA VEZ. ESTA CARTA ABERTA DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO SERTÃO VERDE, O PETISTA CARLOS ALBERTO BARBACOVI, O CARLÃO, MOSTRA QUE ELE FOI USADO PARA ENGANAR O SEU POVO POR CINCO ANOS. AGORA QUEREM DESMORALIZÁ-LO, E CALÁ-LO. E VÃO À AUDIÊNCIA PÚBLICA NA SEGUNDA-FEIRA COM A INTENÇÃO DE IMPOR O QUE NÃO FORAM CAPAZES DE AJUSTAR E FAZER EM FAVOR DA COMUNIDADE

Audiência Pública: O Povo do Sertão Verde pede ajuda ...

O cidadão morador do Sertão Verde se vê abandonado pelo Prefeito e atual administração municipal, nesta situação relacionada à reconstrução da Escola Angélica de Souza Costa, reduzido à condição de mendigo cívico, pois foram violados os mais elementares direitos inerentes à nossa condição de pessoas humanas e de cidadãos. É sabido por todos que nossa Comunidade, formada por mais de 350 famílias, não comunga da idéia imposta pelo Prefeito e seu poder executivo na reconstrução em outra localidade que não no Sertão Verde, onde nossa gente humilde, simples e trabalhadora possui seus laços de família e sua identidade, recolhe impostos e elege políticos na plenitude de sua cidadania. Após a catástrofe ambiental e climática ocorrida em novembro de 2008, no início do primeiro semestre de 2009, a administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci conversou comigo e outras lideranças da comunidade, dentre as quais: Elza Garbin e Antônio Zonta. Diversas foram as conversas e, logo na primeira reunião com a Fundação Bunge, nos foi dito e prometido que a Escola Angélica seria reconstruída numa área escolhida dentro da Comunidade Sertão Verde. Na época, volta e meia, falava-se muito da necessária inclusão social.

Naquele dia soubemos que os recursos a serem investidos pela Fundação Bunge haviam sido obtidos de arrecadações e doações feitas em nome da Comunidade, exclusivamente em relação a reconstrução da Escola à comunidade Sertão Verde. Até o início do mês de março de 2009 ninguém da Prefeitura ou da Fundação Bunge, disse que iria comprar aquele imóvel às margens da BR 470, de propriedade da massa Falida da SULFABRIL para reconstruir a Escola Angélica naquela localidade do bairro Belchior Baixo; ao contrário, reafirmo, nos prometeram reconstruir no Sertão Verde. Tanto que, nos chamaram no Gabinete do Prefeito para orientar e recomendar que nossa Associação de Moradores regularizasse o Estatuto Social, adequando-o ao que exige o novo Código Civil. Sabem quem nos mandou fazer isso? O Prefeito Pedro Celso Zuchi e o Sr. Doraci Vanz, Chefe de Gabinete do Prefeito e Advogado. Me iludiram, me prometeram muitas obras em favor da nossa Comunidade e me fizeram acreditar na força de seu poder; vez que, me motivaram a ser candidato a Presidente da Associação e me ajudaram com apoio político para ganhar a eleição da Associação. Afirmo, pois posso comprovar, que a própria alteração na constituição do Estatuto Social e a elaboração da Ata da Assembléia Geral de Eleição e Posse, da nova Diretoria da Associação de Moradores do Sertão Verde, foi elaborada, discutida, planejada e executada com o assessoramento, coordenação e revisão do Sr. Doraci Vanz (Chefe de Gabinete do Prefeito) e Advogado da Associação dos Moradores do Sertão Verde naquela oportunidade, 27 de março de 2009.

Hoje, após todos esses anos, nos causa revolta, ao lermos e ouvirmos nas últimas reuniões e na imprensa local, dos representantes da Prefeitura e da Fundação Bunge, que ambas as partes por entenderem que nossa localidade é uma área de risco, já tomaram a decisão de reconstruir a Escola Angélica de Souza Costa naquela outra área que está sendo desapropriada da Massa Falida da SULFABRIL, bem como nos mandam tão somente fiscalizar a execução da obra, num loteamento escolhido somente por eles, numa área irregular e que ainda nem pertence ao Município, distante de nossa localidade (cuja travessia na BR 470 é muito perigosa), projetada para ser construída em área de gasoduto, onde existe o risco eminente de incêndio e/ou explosão da área, pois lá estão instaladas e operando 03 (três) estações de Gás com grande parte da tubulação subterrânea passando pelo imóvel, são elas: PETROBRÁS, SC GÁS e T.B.G..

Todos nós possuímos limitações, eu tenho as minhas, mas isto não me enfraquece ou diminui a determinação em pedir melhor qualidade de vida para nossa gente daqui do Sertão Verde. Eu creio que a genuína solidariedade é aquela praticada por quem nem mesmo conhecemos, se traduzindo no sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade da nossa gente, tão sofrida e abandonada ao acaso por essa Administração, eleita por nós; mas, que infelizmente traiu nossa confiança e não nos representa!.

Por fim, pedimos compreensão e solidariedade do povo gasparense, convidamos todos os moradores do Sertão Verde e da Margem Esquerda, a comparecerem na Audiência Pública a ser realizada no próximo dia 02 de dezembro (Segunda-feira) às 19 horas, nas dependências da Sociedade União (rua Luiz Franzói, 2.111, bairro Margem Esquerda). Muito obrigado.

CARLOS ALBERTO BARBACOVI
Presidente da Associação dos Moradores do Sertão Verde
Herculano
29/11/2013 14:25
FIFA JÁ TEM O PLANO B PARA A ABERTURA DA COPA QUE CONTINUA PROGRAMADA PARA O ITAQUERÃO, MAS...

Fontes ligadas à organização da Copa confirmaram com exclusividade ao jornal O Estado de S. Paulo que a Fifa não quer mais correr riscos e, se a constatação for de que os danos são graves, impedindo a implantação das arquibancadas móveis que aumentariam a capacidade do estádio, a entidade pode levar a abertura para uma das arenas já prontas e que foram usadas na Copa das Confederações. Rio de Janeiro e Brasília seriam as primeiras opções, com Belo Horizonte também podendo entrar na briga. São Paulo ficaria apenas com jogos menores e sem a presença do Brasil.
Caroline Quintarelli
29/11/2013 14:15
Herculano;

O mais oportunista dos edis gasparenses

Quando será que o vereador do PMDB Ciro Quintino, vai falar a verdade e dizer para o povo que o prefeito faz obras porque ele pediu determinada obra? Ciro postou em seu face que a prefeitura atendeu seu pedido em função da indicação que houvera apresentado ao executivo, construindo uma faixa elevada na Pero Simon. Também postou dizendo que a prefeitura fez uma pinguela na Prefeito Leopoldo Schramm, pois havia apresentado indicação neste sentido. E assim, tem sido frequente, postou há algum tempo atrás fotos do asfalto da Lagoa, como se tivesse sido ele o responsável. Ciro o povo não é bobo, precisa ser muito burro para acreditar que a prefeitura vai te atender. Já com referencia ao Deputado Aldo Schnaider, ai sim fala a verdade, porém, comete um grande erro, pois vai deixar de apoiar o nosso candidato Joel da Costa e mais uma vez contribui para que Gaspar fique sem representatividade em troca de migalhas. A prova da mentira esta aqui Indicação de nr 335/13 de 18/06/13 de autoria do petista Mitinho Grafo , Ciro apresentou bem depois a indicação idêntica, assim que tomou conhecimento da obra a ser realizada, a de Indicação de Autoria de Quintino nr. 561/2013 em 22/10/2013. Isto chama-se oportunismo e cinismo político.

Vergonha na cara destes políticos, acham que nós eleitores somos idiotas. Herculano, ainda bem que você abre este espaço para o povo e assim nós desmascararmos os mentirosos.

Carol
Aurélio Marcos de Souza
29/11/2013 13:24
Herculano, os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels criaram o termo luta de classes para designar os conflitos que existem entre os membros das classes mais abonadas e os das classes inferiores. Para Marx, as lutas de classes foram, ao longo dos anos, um dos vários motivos para as revoluções na história mundial. Marx dividiu a sociedade em proprietários, representados pela burguesia, e trabalhadores, representados pelo proletariado, que eram os únicos trabalhadores.

Se Marx estivesse vivo e acompanhando a prisão dos mensaleiros provavelmente iria afirmar a existência da LUTA de CLASSES NA PAPUDA, de um lados os presos Burguese do Partido dos Trabalhadores, de outro lado os presos Proletários.
Herculano
29/11/2013 12:34
"SOVIETE DA PAPUDA", por Antônio Machado de Carvalho, para o jornal O Tempo.

Uma trinca de bandidos, convivas habituais de ricaços e poderosos, hospedou-se na Papuda. Gente distraída pode associar o nome incomum ao daqueles lugares exóticos do mundo tropical. Algo do tipo hotéis e Spa?s suntuosos, dos tantos que proliferam no Brasil, destinados a abrigar figurões em momentos de tédio existencial. Mas, não. Não é uma casa de repouso e sim uma reles penitenciária, agora tristemente famosa, similar às que no resto do mundo se devotam a punir malfeitores. A trinca, então, lá aportou, por determinação do Supremo Tribunal Federal, acompanhada de um séquito (outros condenados no processo do mensalão). Ao manter os prisioneiros na comarca de Brasília, o ministro Joaquim Barbosa revelou relevante preocupação: o sistema carcerário brasileiro poderia ficar contaminado caso os patifes fossem deslocados para outros estados da federação. Melhor seria, socialmente, se ficassem próximos da vasta grei que prolifera no ambiente depravado de Brasília.


Mas a companheirada dos quadrilheiros parece que não entendeu o alcance da medida. O ilustre ministro vem sendo atacado brutalmente por eles. Tuítam pela internet coisas do gênero: "Joaquim Barbosa, o negro que traiu o Brasil, negro mau-caráter. Graças ao Dirceu, ele foi nomeado ao STF e esse fdp agradece assim", nestes exatos termos. Um espanto! Causa espécie que ruidosas lideranças que combatem o racismo nada digam a respeito. Aliás, nem a OAB, nem ONG?s variadas e nem pomposos mandarins acadêmicos, todos supostos defensores de ações afirmativas. Essa odiosa omissão se explicaria, talvez, pela peculiar visão de mundo petista. Nela, há bons crioulos (os "nossos" pretos, claro, os que caem de quatro a um aceno do sinhô), e negros ingratos, como o Barbosão, sujeitinho pernóstico que não sabe o seu lugar.

Filas se formaram às portas da Papuda em reverência aos novos hóspedes. Cuidem-se, rápido, o PCC, o Comando Vermelho e os Amigos dos Amigos. A nova elite penitenciária chegou. Quem manda no pedaço, doravante, é o Soviete dos Papudos, sob o tacão experiente de José Dirceu, secundado por Genoíno e Delúbio, forjados nas cartilhas de Lenine, Mao Tsé Tung e Fidel Castro. Uma inovação tropicalizada aos manuais leninistas se dará com a inclusão do lumpen-proletariado nas articulações para construir um novo Brasil. Em breve, Marcola, Fernandinho Beira-mar e Elias Maluco se curvarão prestando vênias aos companheiros de armas.

A Papuda propiciará um benefício adicional. Entrará no rol dos roteiros turísticos mais apreciados da capital da República. Quem sabe, o governo do Distrito Federal não constrói um shopping popular para vender artesanato e lembranças com imagens de tão caricatas figuras? O mercado capitalista tem dessas coisas. Em vez de "tudo acabar em livro", como queria o poeta, tudo acabaria mesmo no comércio e na mais vil pecúnia. Vivas, pois, aos guerreiros e heróis da república lulista.
Herculano
29/11/2013 12:23
VALOR PERCEBIDO. UMA MARCA DE PODER E ESPERTEZA. E PIOR, INJUSTAMENTE ASSOCIADA COM O PENSAMENTO DE ESQUERDA

"Sim, tudo é permitido em nome da causa, inclusive mentir, conspirar, trair e matar. O PT é herdeiro desse pântano moral". Reinaldo Azevedo, de Veja.
VERGONHA
29/11/2013 12:21
AS MIL QUALIDADES DE CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB-PB)

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) um político sem moral e com um passado pra lá de ficha suja, agora quer punir "comentários ofensivos a políticos". Sua proposta prevê 1 ano de prisão e R$ 30 mil de multa para quem "ofender político" na internet em redes sociais ou blogs, como se chamar alguém como ele de filho da puta não fosse um mero elogio, ou de ladrão sem vergonha não fosse apenas atenuar seus verdadeiros atributos.

Querer proibir nossas manifestações e nossas indignações é como querer proibir de xingar o juiz num jogo de futebol.

Eu faço um acordo com esse Senador: Os políticos param de ser como ele, e nós paramos de denominá-los em ordem alfabética:

Assaltantes, bestas-feras, babacas, bandidos, canalhas, calhordas, corruptos, covardes, cretinos, cafetões, cínicos, dissimulados, destruidores, estelionatários, enganadores, falsificadores, falastrões, golpistas, impostores, idiotas, imbecis, indecentes, janotas , ladrões, larápios, mentirosos, mequetrefes, marginais, parasitas, proxenetas, quadrilheiros, rastejantes, rastaqueras, sujos, safados, salafrários, sanguessugas, traidores, usurpadores, vagabundos, vermes e vendidos.

Já devo pegar prisão perpétua e pagar uma multa de uns R$ 3 milhões.
sidnei luis reinert
29/11/2013 12:14
Do sempre atento médico Humberto de Luna Freire Filho em suas cartinhas aos jornais e sites:

?Como costumo ir a Brasília com certa frequência, e na qualidade de possível cliente do Hotel St. Peter (agora sob nova direção), gostaria de saber, por medida de segurança, se o novo administrador tem acesso livre a todas as dependências do estabelecimento, inclusive aos cofres. Tenho esse direito. Soube através do Supremo Tribunal Federal (STF) que o novo funcionário é especialista em desvio de dinheiro público. Atualmente condenado à prisão, está sem acesso à fonte oficial. Talvez ele tenha transferido suas atividades para os cofres privados. Não sou ladrão, não conheço os macetes da profissão, portanto preciso me precaver.?
Herculano
29/11/2013 10:02
A ATITUDE DO PSDB, por Ilimar Franco, de O Globo

Os tucanos vão continuar batendo no que chamam de insinuações dos petistas no escândalo Alstom/Siemens. Mas dois dirigentes históricos do PSDB não descartam o eventual envolvimento de algum tucano. Nesse caso, para evitar um desgaste maior, eles sustentam que o partido tem que ser firme e expulsar, de cara, quem for culpado.

"Se tiver, temos que ser rigorosos. Não devemos passar a mão na cabeça", comentou um integrante do governo José Serra. Esses tucanos avaliam que seria um equívoco repetir a postura do PT, que sintetizam assim: negar os fatos e se solidarizar com aqueles que cometeram irregularidades julgadas pelo STF.
Herculano
29/11/2013 10:00
A INTIMIDAÇÃO. PEGO NO CONTRA PÉ COM DOCUMENTO ADULTERADO E ENVIADO PROPOSITDADAMENTE PARA O LOCAL ERRADO, O MINISTRO JOSÉ EDUARDO CARDOSO,PT, PROMETE PROCESSAR "CALUNIADORES". MAIS: TEM APOIO DA PRESIDENTE DILMA E DA SEITA PARTIDÁRIA

O texto é de Mariana Haubert e Severino Motta, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem que vai processar as pessoas que, em sua opinião, o caluniaram devido à sua atuação nas investigações do caso Siemens.

O ministro também apresentou as duas versões de um documento mostrado por tucanos para explicar que não se trata de uma tradução.

O ministro não quis citar os nomes de quem pode ser processado, mas garantiu que não poupará nenhum ataque. "O dia em que o ministro da Justiça aceitar ser chamado de vigarista, sonso no sentido de dissimulado, ou ser chamado de membro de quadrilha e não reagir, ele não defende o seu cargo."

Na terça-feira (26), políticos do PSDB criticaram o ministro por ter recebido e repassado para a Polícia Federal, e não à Procuradoria-Geral da República, um dossiê sobre suposto cartel em licitações dos trens e metrô de São Paulo e do Distrito Federal, durante gestões tucanas.

O ministro informou ainda que irá explicar o caso aos senadores na próxima terça-feira e aos deputados na quarta mas não deu mais detalhes.

Sem citar nomes, Cardozo também disse que algumas pessoas parecem não querer que as investigações avancem. Apesar disso, destacou que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal seguirão trabalhando no caso.

"Querem criar uma situação contra quem cumpre a lei e acusar para afastar, para tirar o foco de uma investigação séria", disse o ministro.

Em resposta a Cardozo, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que ninguém teme o processo que o ministro promete mover contra membros da sigla. "É bom que processe. Um processo possibilita a busca da verdade."

Para Dias, a ameaça do ministro é uma tentativa "incompetente" do PT de "desviar o foco da Papuda, onde estão presos os condenados do mensalão". "Eles apresentaram uma farsa grosseira na esperança de que o povo deixe de olhar para a Papuda."

Dias afirmou que há uma "fábrica de dossiês" produzidos pelo PT que precisam ser investigados pela PF.
Herculano
29/11/2013 09:50
COM A INFLAÇÃO DE DEZEMBRO PRESTES A FECHAR PERTO DO TETO DA META GOVERNAMENTAL DE 6.5%, COMEÇAM OS AUMENTOS DOS COMBUSTÍVEIS

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta sexta-feira em São Paulo e deve definir um novo reajuste da gasolina e do óleo diesel para vigorar ainda este ano. Segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), o preço da gasolina apresenta uma defasagem de 15% em relação aos preços internacionais, e o diesel, de 20%.

Reajuste da gasolina deve ficar em 5% e do diesel, em 10%. Governo autorizaria alta este ano, mas não a fórmula de reajuste da Petrobras.
Herculano
29/11/2013 09:45
ENTRE OS SEUS

O ex-tesoureiro do PT e condenado no mensalão, Delúbio Soares, pediu ao Supremo para trabalhar na CUT de dia e dormir a noite no presídio da Papuda.
Herculano
29/11/2013 09:42
DIRCEU PEDE PRIORIDADE NA DECISÃO DE TRABALHO EXTERNO POR SER IDOSO

A informação é de Carolina Brígido, para o jornal O Globo. A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu lançou mão do Estatuto do Idoso para pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise rápido o pedido para que o condenado trabalhe durante o dia e volte para a prisão à noite, para dormir, como permite o regime semiaberto. Ontem, a defesa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares enviou à Vara de Execução Penal (VEP) pedido para que ele possa trabalhar no escritório da Central Única dos Trabalhadores (CTU) do DF.

A VEP de Brasília informou que a solicitação de Dirceu seria analisada depois dos outros casos que já estavam na fila. O Estatuto do Idoso prevê prioridade para pessoas com mais de 60 anos. Dirceu tem 67. Já no caso de Delúbio, o sistema de registro de processos da vara informa que o caso será analisado respeitando a fila de processos.
Herculano
29/11/2013 09:37
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Hoje é Black Friday! Ops, Black Fraude! Tudo pela metade do dobro! Black Friday! É friday, mas é tudo de segunda! Rarará!

E o bom da Black Friday é que não dá pra comprar por impulso, o site das lojas travam e você não consegue comprar nada! Rarará!

E existe coisa mais colonizada que Black Friday no Brasil se chamar Black Friday? Por isso que um cara escreveu no Twitter: "Black Friday o c*, meu nome é Zé Pequeno". E na 25 de Março é "Bleque Fliday". Tudo made in China. Tudo de segunda na bleque fliday.

E o Black Friday no Congresso: "Deputados vendem apoio por 50% das verbas! Só hoje! Fale com o líder da bancada". Aproveita, Dilma! Rarará! Black Friday na Argentina: "Vendo todo! Me voy a la mierda". Rarará!

E o Black Friday no Vasco: "Vasco vende até a alma! Produto com defeito! Leve já! Frete grátis". O Dinamite faz a entrega! Rarará.

E o Black Friday no Palmeiras? Não teve porque eles perderam todos os pontos de revenda! Rarará
Herculano
29/11/2013 09:34
SE A MODA PEGA E A LEI FORA APLICADA, VAI TER MUITO POLÍTICO COM MANDATO A PERIGO

Procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão pede cassação de 13 que trocaram de partido. Entre os deputados ameaçados estão Feldman e Sirkis, aliados de Marina. É a primeira vez que o Ministério Público patrocina uma ação desse tipo; TSE não tem prazo para decidir.
Herculano
29/11/2013 09:30
O LEÃO DO SUPREMO, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Quanto mais pintam Dirceu e Genoino de demoníacos, mais santificam Joaquim Barbosa. Quanto mais santificam os réus, mais demonizam o presidente do Supremo. Deu para entender?

Ao longo do julgamento, os pró-Joaquim ganhavam de 10 a 1, mas esse placar parece estar mais equilibrado e mudando rapidamente. Apesar de ainda muito prestigiado por grande parte da opinião pública, Joaquim também passou a "apanhar" bastante, não só de militantes e de engajados das redes sociais, mas também de colunistas da grande mídia.

Como relator do processo, Joaquim se atritava ao vivo e em cores com Ricardo Lewandowski, o revisor. Depois, já como presidente do Supremo, desacatava Lewandowski e quem mais tivesse a ousadia de discordar dele. No fim, virou um leão contra tudo e todos que, a seu juízo, tentavam protelar o resultado.

Agora, ao assumir poderes monocráticos e determinar o cumprimento de penas, Joaquim é acusado de "espetacularizar" as prisões, de escolher o feriado da Proclamação da República para conferir uma simbologia especial a elas e, enfim, de estar fazendo tudo isso para embalar uma eventual candidatura à Presidência.

A última novidade é que Joaquim é considerado pivô do afastamento do juiz da Vara de Execuções Penais do DF, despertando a ira da OAB e de entidades de juízes que se perfilaram a favor do colega e atiraram contra o "coronelismo no Judiciário".

Todas essas polêmicas e todo esse nível de tensão só fazem aumentar - para o bem e para o mal - a aura do primeiro negro a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal. Mas eu fico onde sempre estive.

Joaquim peca pelo temperamento, pelo viés autoritário e pela rispidez com os colegas. E acerta ao ser determinado na busca da Justiça e na quebra de paradigmas. Ninguém é perfeito e ele nem é santo nem é Demônio, mas a história dirá quem estava na direção certa.
Herculano
29/11/2013 09:21
ESTAMOS EM PLENA SEXTA-FEIRA DE SUPER DESCONTOS, A BLACK FRIDAY. MAS CUIDADO COM AS PEGADINHAS, FALSOS DESCONTOS E FALHAS NAS ENTREGAS

O texto é do Uol (Folha de S. Paulo). Começou à zero hora desta sexta-feira (29) a Black Friday brasileira, com lojas de todo o país prometendo vender roupas, móveis, eletrônicos, brinquedos, artigos de decoração e até imóveis com descontos. A maior parte das promoções é válida somente durante esta sexta-feira.

A liquidação é inspirada em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados Unidos, logo após o Dia de Ação de Graças.

As lojas afirmam que os descontos vão até 80%. Em edições anteriores, porém, houve denúncias de "maquiagem de descontos", e o Procon de São Paulo chegou a autuar algumas empresas em 2012. Também em 2011 houve problemas. Por isso neste ano a ação está sendo acompanhada de perto não só pelo órgão, mas por empresas organizadoras.

No Brasil, participam da Black Friday tanto lojas virtuais como físicas. Algumas já começaram a oferecer descontos durante a semana e outras devem prolongar as ofertas até dezembro.

Casas Bahia, Colombo, Dafiti, Fast Shop, Fnac, Hering, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Pão de Açúcar, PBKids, Ponto Frio, Saraiva e Submarino estão entre as grandes empresas incluídas nas promoções
Herculano
29/11/2013 07:53
MENTIR, CONSPIRAR, TRAIR por Reinaldo Azevedo, para o jornal Folha de S.Paulo


Na democracia, a divisa do PT pode ser assim sintetizada: 'Aos amigos tudo, menos a lei; aos inimigos, nada, nem a lei'

O PT nem inventou a corrupção nem a inaugurou no Brasil. Mas só o partido ousou, entre nós, transformá-la numa categoria de pensamento e numa teoria do poder. E isso faz a diferença. O partido é caudatário do relativismo moral da esquerda. Na democracia, sua divisa pode ser assim sintetizada: "Aos amigos tudo, menos a lei; aos inimigos, nada, nem a lei". Para ter futuro, é preciso ter memória.

Eliana Tranchesi foi presa em 2005 e em 2009. Em 2008, foi a vez de Celso Pitta, surpreendido em casa, de pijama. Daniel Dantas, no mesmo ano, foi exibido de algemas. Nos três casos, e houve uma penca, equipes de TV acompanhavam os agentes federais. A parceria violava direitos dos acusados. Quem se importava? Lula batia no peito: "Nunca antes na história deste país se prendeu tanto". Era a PF em ritmo de "Os Ricos Também Choram".

Ainda que condenados em última instância, e não eram, o espetáculo teria sido ilegal. Ai de quem ousasse apontar, como fez este escriba (os arquivos existem), o circo fascistoide! Tornava-se alvo da fúria dos "espadachins da reputação alheia", era acusado de defensor de endinheirados. Procurem um só intelectual petista - como se isso existisse...- que tenha escrito uma linha contra os exageros do "Estado repressor". Ao contrário! Fez-se, por exemplo, um quiproquó dos diabos contra a correta 11ª Súmula Vinculante do STF, que disciplinou o uso de algemas. "A direita quer algemar só os pobres!", urravam.

Até que chegou a hora de a trinca de criminosos do PT pagar a pena na Papuda. Aí tudo mudou. O gozo persecutório cedeu à retórica humanista e condoreira. Acusam a truculência de Joaquim Barbosa e a espetacularização das prisões, mas não citam, porque não há, uma só lei que tenha sido violada. Cadê o código, o artigo, o parágrafo, o inciso, a alínea? Não vem nada.

Essa mentalidade tem história. Num texto intitulado "A moral deles e a nossa", Trotsky explica por que os bolcheviques podem, e devem!, cometer crimes, inaceitáveis apenas para seus inimigos. Ele imagina um "moralista" a lhe indagar se, na luta contra os capitalistas, todos os meios são admissíveis, inclusive "a mentira, a conspiração, a traição e o assassinato".

E responde: "Admissíveis e obrigatórios são todos os meios, e só eles, que unam o proletariado revolucionário, que encham seu coração com uma inegociável hostilidade à opressão, que lhe ensinem a desprezar a moral oficial e seus democráticos arautos, que lhe deem consciência de sua missão e aumentem sua coragem e sua abnegação. Donde se conclui que nem todos os meios são admissíveis".

O texto é de 1938. Dois anos depois, um agente de Stalin infiltrado em seu séquito meteu-lhe uma picaretada no crânio. Sinistra e ironicamente, a exemplo de Robespierre, ele havia escrito a justificativa (a)moral da própria morte. Vejam ali. Conspirar, mentir, trair, matar... Vale tudo para "combater a opressão". Só não é aceitável a infidelidade à causa. Pois é...

José Dirceu quer trabalhar. O "consultor de empresas privadas" não precisa de dinheiro. Precisa é de um hotel. Poderia fazer uma camiseta: "Não é pelos R$ 20 mil!". Paulo de Abreu, que lhe ofereceu o, vá lá, emprego, ganhou, nesta semana, o direito de transferir de Francisco Morato para a avenida Paulista antena da sua Top TV, informou Júlia Borba nesta Folha. O governo tomou a decisão contra parecer técnico da Anatel, com quem Abreu tem um contencioso razoável. Dizer o quê? Lembrando adágio famoso, os petistas não aprenderam nada nem esqueceram nada.

Aos amigos, tudo, menos a lei. Aos inimigos, José Eduardo Cardozo e Cade. É a moral deles.
Herculano
29/11/2013 07:43
JUÍZES DETERMINAM FIM DE "PRIVILÉGIOS" A PRESOS NA PAPUDA

O texto é do repórter Felipe Recondo, da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo. A Justiça do Distrito Federal determinou que os condenados do mensalão recebam, no presídio da Papuda, o mesmo tratamento dado aos demais presos. Na decisão, os juízes da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal afirmam que o tratamento desigual provoca instabilidades no sistema carcerário. Desde que foram presos, os condenados no mensalão receberam visitas fora no horário normal de visitações e chegaram, conforme o Ministério Público, a receber pizzas encomendadas pela Polícia Federal.

Os juízes da Vara de Execuções determinaram ainda que Simone Vasconcelos, ex-diretora da empresa SMPB, e Kátia Rabelo, ex-presidente do Banco Rural, sejam transferidas para o presídio feminino para cumprirem suas penas. As duas estão presas no 19º Batalhão da Polícia Militar no Complexo da Papuda, área reservada para presos militares.

O tratamento dispensado aos condenados foi criticado por familiares de demais presos, que costumam passar horas na fila para conseguirem visitar seus parentes. Um documento feito pelo MP, que inspecionou o local em que o ex-presidente do PT José Genoino está preso, mostrou que a PF chegou a pedir pizza "tarde da noite" no dia em que os condenados foram presos.

"Penso que não há qualquer justificativa para que seja dado a um interno/grupo específico tratamento distinto daquele dispensado a todos os demais reclusos, valendo consignar que é justamente a crença dos presos nesta postura isonômica por parte da Justiça do Distrito Federal que mantém a estabilidade do precário sistema carcerário local", decidiu a Vara.

Os juízes Bruno Silva Ribeiro, Ângelo Fernandes de Oliveira e Mário de Assis Pegado, que assinam a decisão, não mencionam expressamente o grupo de condenados por envolvimento no mensalão. O titular da Vara, Ademar Silva de Vasconcelos, não assinam a decisão. Suas decisões e postura desagradaram o presidente do STF, Joaquim Barbosa.
Herculano
29/11/2013 07:35
MUITO RUIM, por Vinicius Torres Freire, para o jornal Folha de S. Paulo.

Governo previa resultado 'muito bom' para contas públicas em outubro; só que não foi nada disso

"MUITO BOM." O resultado das contas públicas federais de outubro seria "muito bom", dizia o pessoal do governo no início deste mês.

Muito bem. O resultado das contas públicas de outubro saiu ontem. Foi o pior desde 2004.

A despesa cresce muito mais do que a receita. A despesa em investimento ("obras" e assemelhados) caiu em relação ao ano passado (em termos reais, descontada a inflação).

Nos 12 meses contados até outubro, o governo poupou de suas receitas o equivalente a 1,2% do PIB. No ano passado, de resultado já fraco, poupara 1,6% do PIB.

Muito ruim.

A previsão do outubro "muito bom" era de autoria de Arno Augustin, secretário do Tesouro, na prática um dos vice-ministros da Fazenda.

Ontem, Augustin disse que o resultado de novembro será "histórico".

Depois do "muito bom" previsto para outubro e o resultado real, a gente começa a temer que os piores críticos do governo possam vir a ter razão: que novembro será um desastre.

O pessoal do governo em geral tem dito que as contas públicas estão sob "absoluto" controle.

Obviamente não estão. Não, não se quer dizer que o Brasil está um descalabro, no caminho da insolvência ou qualquer coisa remotamente parecida.

Mas até agora o governo demonstrou escassa noção de quanto seria sua receita ou sua despesa neste ano. Dificilmente cumprirá mesmo suas metas rebaixadas de "poupança" (superavit primário).

Ao descrédito em relação à política econômica em geral o governo acrescenta a desconfiança geral sobre a capacidade oficial de satisfazer até as expectativas mais reduzidas a respeito da prudência financeira oficial.

A política fiscal (de receita e despesa do governo) obviamente já não colabora com o controle da inflação (mais gasto, mais inflação, tudo mais constante). A desconfiança em relação ao "absoluto controle" deteriora ainda mais a situação. Os juros sobem, não apenas os "do Banco Central". Os juros na praça do mercado sobem ainda mais.

Por falar em juros, ontem saiu também o balanço do crédito no país. O total de dinheiro emprestado, o estoque total de crédito, sobe cada vez mais devagar.

Na verdade, vinha subindo apenas porque o governo turbinava os bancos públicos, fazendo dívida para encher o caixa da banca estatal, que reduziu juros meio por decreto de Dilma Rousseff e ganhou fatias de mercado.

O crescimento do crédito (estoque) dos bancos privados foi praticamente zero nos últimos 12 meses (o saldo de crédito dos grandes bancos privados ainda cresceu. Mas, no conjunto, o resultado foi retranca).

Agora, está acabando o gás dos bancos públicos. O ano de 2014 vai ser entre desanimado e de incertezas feias. Não é provável que o crédito da banca privada acelere muito.

Haverá inflação resistente, na casa dos 6%. Haverá o tumulto da mudança da política monetária americana (que deve dar em alta do dólar e de juros). Haverá a incerteza da eleição presidencial. Haverá a contínua desconfiança e/ou decepção com a política fiscal.

O vento vai soprar contra, e o governo ainda rasga as suas últimas velas. Difícil ir adiante.
Herculano
29/11/2013 07:30
O PSDB DESEMBARCA DO GOVERNO DE SANTA CATARINA

O presidente do PSDB de Santa Catarina, senador Paulo Bauer, anunciou que está saindo do governo de Raimundo Colombo, PSD, com todos os seus cargos. Mas, isto vai se dar de forma gradativa e amigável, como anunciou.

E por que disto, que estava na cara e há muito? Porque com a visita da presidente Dilma Vana Rousseff, PT, esta semana e o enquadramento pelo apoio a sua reeleição pelo governador e a base que o apoia, como o PMDB, ficou claro ao PSDB, que ele estava no lugar errado se quiser alavancar o mineiro Aécio Neves para presidente nas eleições do ano que vem.

O próprio Paulo Bauer deverá ser o candidato a governador. E o PSDB esfacelado em Santa Catarina, perdeu mais outra perna: o PP, que se alinha ao governo de Raimundo Colombo, deve apoiar a candidatura de Dilma e cada vez fica mais distante dos planos originais do PSDB de tê-lo como parceiro de campanha.
Herculano
29/11/2013 07:13
O DESCONTROLE, A FALTA DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE. É O ENSAIO PARA MÁGICAS CONTÁBEIS, COBRAR MAIS IMPOSTOS, PARA SE AUMENTAR A INFLAÇÃO...

As manchetes de hoje dos principais jornais. Governo poupa só 46% da meta para o ano. Tesouro precisará economizar R$ 39,6 bi em dois meses para atingir objetivo definido para o superavit primário. Secretário espera 'resultado histórico' em novembro; esperança são receitas do Refis e de leilão do pré-sal
Herculano
29/11/2013 07:04
A PONTE ESTÁ LIBERADA PARA CAMINHÕES COM PESO SUPERIOR A CINCO TONELADAS?

A ponte Hercílio Deecke, em Gaspar teve apenas as duas pistas liberadas ao trânsito, ou estou enganado? A sinalização está lá advertindo para este impedimento.

A determinação judicial para que nela passasse apenas veículos de até cinco mil quilos foi revogada? Nada foi comunicado oficialmente até agora.

Onde estão os laudos técnicos, de engenheiros, e o processo na Justiça que determinam esta liberação?

Pois é. Tem gente colecionando fotos para levar ao Ministério Público. Com a liberação das duas pistas da ponte no domingo, os caminhões estão passando por lá. Começou a farra, a irresponsabilidade... E não é pouco peso, que sem um laudo, pode estar comprometendo a reforma e a estrutura da velha ponte. A prefeitura e a Ditran fecharam propositadamente os olhos para a determinação Judicial, mais uma vez e como sempre. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.