Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

26/11/2013

A PONTE RECUPERADA I

Quem vai atestar e testar a capacidade de carga da recuperada ponte Hercílio Deeke? Advogados ou engenheiros? Por que Edmundo Jesus Araújo Junior da prefeitura e o fiscal Perci Odebrechet estão calados? Os vereadores Ciro André Quintino, PMDB, e Luiz Carlos Spengler Filho, PP, querem esclarecer este assunto. E por isto, fizeram o requerimento 248 e que está na sessão desta terça-feira. O que eles querem saber do prefeito Zuchi? 1. A Ponte foi reformada e reforçada?2. Se reforçada, qual a nova capacidade de carga?3. Qual o trem-tipo usado para os cálculos de reforços?4. Foram executadas as vigas longitudinais de reforço ou não?5. Qual projeto foi usado para as reformas e/ou reforços?6. Garantias dadas pelos construtores - de quantos anos?

 

A PONTE RECUPERADA II

E qual a justificativa deles para este requerimento? ?A empresa contratada para obra de reforma da ponte não cumpriu o prazo.Uma falha grave e que gerou muitos prejuízos a toda população gasparense.Já que a empresa falhou no cumprimento de uma exigência contratual, quem garante que as demais exigências foram cumpridas??

 

APRENDIZES

A prefeitura de Gaspar é campeã em obras tortas. Olha mais este deboche de políticos, teimosos e engenheiros servis. A atual tubulação da rua Amazonas, no Bela Vista, é de 60 centímetros de diâmetro. Nunca deu conta do recado. E o que está acontecendo? Ela está sendo substituida por outra de 40 centímetros. É preciso ser alguma mãe Diná para se previr o que vai acontecer? Desperdício do dinheiro público, irresponsabilidade ténica e desrespeito com a comunidade. Vergonha. Acorda, Gaspar!

 

O PT, FAMÍLIA E RELIGIÃO I

Família, religião, moral e ética parecem que não combinam com o PT. O PT esconde um problema de ordem social que ele próprio criou. E pode estar se comprometendo e sendo minado silenciosamente, nas famílias, nas igrejas, nos cultos. Isto conspira contra os planos de permanecer no poder pela reeleição de Dilma ou a volta de Lula. O PT se interiorizou e se fortaleceu pelo braço ideológico da Igreja Católica. Todavia, ela se divorcia inclusive pelas bênçãos do Papa Francisco. Em 2010, Dilma Vana Rousseff, o PT e seus aliados, já sob questionamentos, tiveram que se rebolar não só com a própria Igreja Católica, como, e principalmente, com as evangélicas pentecostais. Dilma negou o que já tinha afirmado sobre o aborto e providencialmente, tornou-se crente. O PT já percebeu que enganou essa gente e quis compra-las ou enquadrá-las. Ainda não deu certo. E vai ter muito trabalho. Os líderes dos rebanhos estão inquietos.

 

O PT, FAMÍLIA E RELIGIÃO II

As ?Marchas para Jesus?, os ?Festivais Gospel?; o enfrentamento e resistência de Marco Feliciano, PSC-SP, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara; as audiências dos programas religiosos nas tevês e rádios, bem como até as pacíficas e grandes manifestações sociais de ruas em junho, até serem providencialmente tomados por guiados bandidos rotulados como blackblocs, sinalizaram ao governo, ao poder e ao PT que algo diferente se estruturava e fora do alcance das ameaças e enquadramento partidários. Mais: o PT e o poder ficaram assustados. Os ditos progressistas ou esquerdistas, em nome da ideologia, minaram e destruíram valores éticos, familiares, morais e religiosos. Implantaram a esbórnia, desmoralizaram o respeito recíproco; destruíram o diálogo mínimo, próprio de uma democracia e do antagonismo de crenças, opiniões e valores.

 

O PT, FAMÍLIA E RELIGIÃO III

Espalha-se silenciosamente nos templos, igrejas e reuniões comunitárias, o questionamento moral esfacelador da família, e que agora se associa ao medo da inflação, aumento da violência, da ameaça e o roubo do dinheiro desmedido do dinheiro público feito como os nossos pesados impostos pelos políticos de todos os partidos e os que estão no poder. Esta gente crente não sabe o que significa direito o que seja à direita, esquerda, conservadorismo, progressista ou neoliberal. Sabe que está exposto e que muita coisa é divina ou do demônio. Só isso. 

 

O PT, FAMÍLIA E RELIGIÃO IV

O que prolifera e ganha espaço? O pastor Silas Malafaia, entre outros. O que se estabelece? Reuniões como a promovida por quem se apresenta como ?doutora? Damara Alves (advogada, mestre em Educação). É impressionante. Eu não vou escrever sobre este assunto. Vocês que possuem internet, acessem e concluam. São 30 minutos editados que desmancham o PT, a esquerda... É este o medo do PT na disputa do ano que vem. É por isso que ele é virulento contra Marina Silva. Colocaram e chocaram o ovo da serpente. Não educaram. Não conscientizaram. Não permitiram a evolução; preferiram o choque cultural. Não permitiram o amadurecimento. Não esperaram a aceitação. Foi de goela abaixo. Era para envenenar a nação. Destruir valores. Rapidamente. E pode ter um resultado diferente do projetado. É por isso, o ministro Gilberto Carvalho, católico, fundador do PT com Lula, diz que o bicho vai pegar. E parece que vai. Incentivando o uso de drogas, sexo... mas, por crianças? Qual o marqueteiro que vai contrapor isto? João Santana, aquele que disse que todos nós somos anões? https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=r_2uktcM3cI#t=178 

 

SOBRE O TRAPICHE

A audiência pública para se discutir a localização da escola Angélica de Souza Costa, que foi soterrada onde estava no Sertão Verde há cinco anos, foi aprovada por unanimidade na Câmara. Agora falta mobilizar a comunidade para esta discussão. Será a prova final de que não se trata de algo político e de lideranças.

O presidente da Câmara, José Hilário Melato, PP, cobrado, tenta dizer que faz muito pelo Hospital de Gaspar. Na inauguração ele estava lá na foto. Mas, para não contrariar o PT, o prefeito e a prefeitura não assinou agora o requerimento que pediu a Pedro Celso Zuchi um projeto de lei para que as sobras do Orçamento da Câmara sejam revertidas para o Hospital. O projeto ainda apareceu. E o tempo trabalha contra. O prefeito continua firme contra a ideia da maioria dos vereadores e da comunidade.

José Amarildo Rampelotti, PT, líder do governo, acaba de nos dizer que é pau mandado e que, aquela retórica de palanque, é encenação. Sabe o que ele diz para não apoiar e não ir à audiência do povo da Margem Esquerda que quer discutir as alças de acesso à ponte do Vale e a fossa do Centro que querem colocar lá? Que, como um cordeiro, ele só obedeceu a uma ordem do governo do prefeito Pedro Celso Zuchi.

O vereador José Hilário Melato, PP, ensinou recentemente a um choroso vereador novato, que em política, trato é para ser cumprido. Então está na hora de por na prática o que ele tratou quando se elegeu presidente da Câmara. E se o que ele e outros acordaram, orientados pelo PT, Marcelo de Souza Brick, PSD, será o próximo presidente da Câmara. Tudo que for diferente, é a prova de que aos políticos lhes falta a palavra empenhada e sobram jogos e mentiras.

O prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, PSD, reagiu à chamada de atenção do Tribunal de Contas, bem como aos gastos elevados de diárias dele e dos secretários. Puxou da algibeira uma longa lista de realizações (?). Uma coisa não justifica a outra. Mais. Falta divulgar melhor para ser reconhecido.  E é bom começar elegendo prioridades para ser compreendido. Quem faz muito, não faz nada.

Contagem progressiva. A administração de Gaspar comandada pelo PT comemora o sacrifício que impôs aos gasparenses e tem gente feliz, por incrível que pareça, com este sofrimento. A reforma, sem laudo, da ponte Hercílio Deeke, prometida no dia 25 de agosto de 2011, quando da assinatura da ordem de serviço com a Arcos Engenharia, de Curitiba, para terminar em um ano, findou um com um ano e três meses de atraso. Vergonhoso.

Outro exemplo de morosidade, descaso e teimosia da atual administração. Em 2008 o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, comprou 250 tubos de um metro de diâmetro para a drenagem pluvial Rua Ambrósio Spengler, no Poço Grande. Não os colocou. Pedro Celso Zuchi, PT, enrola e sacrifica as pessoas de lá há cinco anos.Também não os colocou.

Recorde para os negócios. A prefeitura e o PT de Gaspar em menos de duas semanas arrumaram a audiência pública ? que não queria ? para a compra do prédio da Bunge. Será hoje, às sete da noite, na Câmara. Ou seja, quando a prefeitura e o PT querem, resolvem. Quando não querem, enrolam. Acorda, Gaspar!

 

 

Edição 1544

Comentários

Juju do Gasparinho
28/11/2013 21:10
Prezado Herculano:

A Véia Coróca é vaiada por estudantes em Floripa.


Eike, o empresário de papel inventado por Lulla está devendo R$100,00 numa padaria. A The Bakers.
Mais R$1.095,00 de xerox.

Do Blog GD
pedro
28/11/2013 20:05
Emissora de TV do futuro chefe de José Dirceu foi beneficiada pela Anatel
O dono do hotel Saint Peter, que contratou na sexta-feira o ex-ministro José Dirceu, foi beneficiado nesta semana com uma medida do governo aprovada mesmo contra relatórios elaborados por técnicos. Paulo de Abreu ganhou o direito de transferir antenas da Top TV - uma de suas emissoras - do município de Francisco Morato para a avenida Paulista, em São Paulo, o que melhora a cobertura em São Paulo e aumenta o potencial de telespectadores. O benefício também foi dado a outras emissoras pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a pedido do Ministério das Comunicações. O empresário é filiado ao PTN, partido integrante da coligação da presidente Dilma Rousseff em 2010. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo análise dos técnicos da Anatel, a mudança da Top TV, canal 35, não poderia ocorrer por não ter seguido trâmite adequado e porque pode ser inviável tecnicamente. De acordo com o texto, a operação na Paulista pode criar interferência com outra emissora que ocupa o mesmo canal em Suzano. Ao mudar as antenas, a TV ainda deixa de operar em seu município de concessão. A TV dos Trabalhadores (TVT), ligada à CUT, também foi beneficiada com a mudança. Em 2012, a Kiss FM, uma das rádios operadas por Abreu, foi lacrada pela Anatel em Brasília. Com programação de rock clássico, a emissora tinha autorização para operar em Alexânia (GO), mas o empresário,levou antenas e transmissores para o terraço do Saint Peter, em Brasília, sem permissão. A fiscalização percebeu a ilegalidade cerca de um ano depois. Em 2013, a rádio voltou a operar na capital irregularmente.

fonte terra http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/julgamento-do-mensalao/emissora-de-tv-do-futuro-chefe-de-jose-dirceu-foi-beneficiada-pela-anatel,118de9d1ced92410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

28 de Novembro de 2013?07h42


pedro
28/11/2013 19:35

O Saint Peter fica a quatro quilômetros do antigo gabinete de Dirceu, no Planalto
Foto: Guilherme Mazui / Agencia RBSGuilherme Mazui, Brasília
guilherme.mazui@gruporbs.com.br fonte: zero hora.
Se for autorizado pela Justiça a deixar a cadeia para trabalhar, José Dirceu terá um novo escritório a quatro quilômetros de sua antiga sala ministerial. Do Saint , um colosso de 424 apartamentos encravado na área central de Brasília, o petista terá vista privilegiada para o Planalto.
Condenado no mensalão e preso inicialmente em regime semiaberto, Dirceu aguarda liberação da Vara de Execuções Penais do DF para trabalhar no hotel como gerente administrativo, comsalário de R$ 20 mil mensais.
Caso seja autorizado, o ex-ministro deixará o complexo penitenciário da Papuda para cumprir jornada das 8h às 17h. No cargo, terá a missão de alavancar o hotel, tradicional em Brasília, um quatro estrelas de grande porte que tenta equilibrar as contas.
? É um espaço com perfil de cliente mais comercial. Tem um padrão de atendimento intermediário para os padrões locais ? diz Clayton Machado, presidente do sindicato de hotéis.
Com localização nobre, o Saint Peter fica no meio do setor hoteleiro da Capital, a cerca de 10 minutos da Praça dos Três Poderes. Por fora, é um paredão retangular com varandas voltadas para Esplanada, cortado ao meio por uma torre espelhada. Por dentro, contrasta alas reformadas e outras carentes de reparos.
Com pilares, o hall de entrada é cercado por espelhos e traz dois lustres no alto. O hóspede entra e depara com sofás, quadros e vasos. À direita, fica um cybercafé, à esquerda está a recepção. O balcão negro é passagem obrigatória para os elevadores e escadas que dão acesso à área de gastronomia, eventos, lazer e quartos.
Dois pavimentos acima do hall, fica o restaurante Le Arcate, provável endereço das futuras refeições de Dirceu, que só poderá circular em um raio de cem metros do hotel. Lá, o risoto ao funghi sai por R$ 42,90, o salmão por R$ 51,90 e o bife de chorizo por R$ 52,90.
Dirceu será servido por garçons trajados de smoking. O ex-ministro está proibido de consumir bebidas alcoólicas, mas, se decidir provar os vinhos da casa, terá à disposição uma carta em que a garrafa mais cara, o malbec argentino Angelica Zapata, custa R$ 229.
No mesmo andar do restaurante, ficam duas piscinas. Entre um mergulho e outro é possível mirar a Esplanada e o Congresso. A cobertura, que abriga salões para recepções, oferta uma das melhores vistas da Capital para a obra de Oscar Niemeyer.
Empreendimento pertenceu ao ex-deputado Sérgio Naya
O hotel que está prestes a contratar Dirceu tem ligação antiga com políticos. O Saint Peter pertencia ao ex-deputado Sérgio Naya (PP-MG), cassado e preso após o desabamento do edifício Palace 2, em 1998, no Rio de Janeiro.
Dono da construtora que ergueu o prédio no Rio, Naya morreu em 2009. Antes, teve bens leiloados, incluindo o hotel. A nova administração assumiu o Saint Peter em 2006. Desde então, faz melhorias periódicas para recuperar a estrutura, abandonada após o episódio do Palace 2.
A maior parte dos quartos passou por reforma. São habitações com cama, escrivaninha, cofre digital, TV LCD, internet sem fio, ar-condicionado e frigobar. As diárias, segundo tarifa de balcão, vão de R$ 510 a R$ 630, cerca de 30% inferiores às cobradas em hotéis cinco estrelas. Os valores asseguram altos níveis de ocupação.
Os atuais proprietários do Saint Peter são o empresário Paulo Masci de Abreu, seu filho Raul e a empresa Truston International, com sede no Panamá. Paulo é irmão de José Masci de Abreu, presidente do PTN, partido nanico que apoiou a eleição de Dilma Rousseff.
Paulo também é proprietário da Comunicações Brasil Sat (CBS), que possui rádios em São Paulo. A advogada do Saint Peter, Rosane Ribeiro, descarta pedidos de políticos para contratar Dirceu. Sobre o salário de R$ 20 mil ? superior aos R$ 1,8 mil de gerente-geral no mesmo hotel ?, Rosane explica que a remuneração de Dirceu é fixa, enquanto a da outra funcionária pode aumentar conforme comissões.
Presidente do sindicato de hotéis de Brasília, Clayton Machado afirma que o salário oferecido ao petista está acima da média de mercado, que varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil.
? O empregador é livre para pagar o valor que bem entender, mas um salário deste nível exige qualificação e experiência no ramo ? diz.
A estrutura do hotel
Localizado no setor hoteleiro sul, o Saint Peter fica a 10 minutos da Praça dos Três Poderes. Conheça a estrutura
? Centro de eventos para 800 pessoas
? Salas para eventos
? Piscinas
? Restaurante
? Academia
? 424 apartamentos
? Quartos com TV LCD, programação a cabo, aparelho de ar condicionado e cofre digital

fonte>http://blogdodoutorgeovani.blogspot.com.br/
Herculano
28/11/2013 17:48
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E tô adorando o Zé Dirceu como gerente de hotel. A conta veio errada? Chama o gerente! Rarará! Esse hotel vai ter o maior lobby da história da hotelaria mundial! O Dirceu vai acabar abrindo uma cadeia de hotéis: Papuda Inn! Rarará!

E essa: "Acharam 450 kg de cocaína no helicóptero da família do senador Zezé Perrella". Como disse o Duke: HELIPÓPTERO! Da família ESPARRELLA! Do PDT de Minas. E presidente do Cruzeiro! Minas tá bombando: mensalão mineiro, helipóptero!

E os petistas reclamam, e aqui com razão, que "se o helicóptero fosse de alguém do PT, seria abertura do Jornal Nacional". Rarará!
Herculano
28/11/2013 17:41
NOVO PONTO TURÍSTICO

O presídio da Papuda, no Distrito Federal, está atraindo a curiosidade e o caminho de alguns. Tem gente de Gaspar que se interessou pelo assunto no último final de semana.
Herculano
28/11/2013 17:39
EX-MINISTRO FRANKLIN MARTINS DIZ QUE PSDB APOIA "APARTHEID SOCIAL"

O texto de Bernardo Mello Franco, da sucursal do Rio de Janeiro, para o jornal Folha de S. Paulo. Em evento com ex-integrantes do governo Lula, o ex-ministro Franklin Martins (Comunicação Social) criticou ontem o pré-candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, e afirmou que a oposição defende o "regime do apartheid social".

Ele ironizou o slogan tucano do "choque de gestão" e disse que os rivais do PT "se dirigem ao passado" e querem governar para a minoria: "Quero ver tirarem da agenda a questão da inclusão social. Pode Aécio querer tirar, Serra querer tirar. Não tira".

"É o regime da inclusão ou o regime do apartheid? É isso que está em jogo", disse, referindo-se às eleições presidenciais. O ex-ministro disse que a oposição tem extraordinária dificuldade" para achar um discurso eleitoral: "No fundo, ela queria que o Brasil voltasse a ser governado para um terço da população".

Martins defendeu as concessões feitas por Dilma e atacou a gestão de FHC: "O entreguismo foi feito no governo Fernando Henrique. Lá era neoliberal. Agora, não."

Cotado para integrar a coordenação da campanha de Dilma à reeleição, o ex-ministro disse que a presidente deve ressuscitar a ideia de convocar uma Constituinte exclusiva para a reforma política: "Se depender do poder econômico, do Congresso, da mídia e da oposição, não haverá reforma política nunca".

Martins incitou aliados a "tocar fogo na internet" para pressionar o governo a defender a regulamentação da mídia eletrônica: "Quem tem que liderar isso é o governo federal. Infelizmente, o governo atual não liderou. Os políticos têm um medo monumental da imprensa". Os ex-ministros Roberto Amaral, José Viegas e Samuel Pinheiro Guimarães também participaram do evento no Rio.
Herculano
28/11/2013 17:32
AS MANCHETES DE HOJE DA FALTA DE GESTÃO, PLANOS E DE RESPONSABILIDADE COM O DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS

Tesouro tem pior saldo em outubro desde 2004 e acumula só 46% da meta do ano

Receita líquida do governo cresce 8,4% no ano, mas despesa sobe 14%

Juros cobrados do consumidor têm nova alta e atingem maior nível em 18 meses
sidnei luis reinert
28/11/2013 17:03
E a Medalha. General?

A maioria bem intencionada que ama o Exército Brasileiro não para de perguntar nas redes sociais?

?Quando é que o Comandante Enzo Peri vai cassar a Medalha do Pacificador dada a José Genoíno??

As pessoas de bem protestam que não é justo manter um condenado à prisão no Mensalão com aquela que é uma das maiores honrarias do Exército, em homenagem à coragem, honra e bravura do Duque de Caxias.

Se o EB não revogar a medalha do Genoíno, no processo de revisão histórica pela versão petralha, daqui a pouco, estará escrito que ?Luiz Alves de Lima e Silva foi um terrorista, assaltante de banco, sequestrador e assassino sanguinário, companheiro de Genoíno na Guerrilha do Araguaia, que ficou famoso por ter delatado todos que lutaram ao seu lado, quando foi preso pelas forças de repressão da dita-dura?.
Herculano
28/11/2013 15:06
DIVISÃO NO PT, por Ilimar Franco, de O Globo

Os petistas estão divididos sobre a reação às prisões dos condenados pelo mensalão. O alarido na defesa dos presos incomoda uma parcela da tendência que comanda o partido.

Um dos integrantes da Executiva avalia que essa mobilização pode gerar movimento idêntico dos adversários. A linha da defesa também não unifica. Um ministro traduz: "Ocorreram irregularidades. Não tenho coragem de dizer que são presos políticos".

Esses quadros petistas da tendência majoritária, a CNB, consideram que a raiz do escândalo está no equívoco do PT ao centralizar o financiamento da campanha eleitoral de 2002. E que a relutância de assumir o crime eleitoral, desde o começo, levou-o à derrota na guerra de comunicação. Novos erros estariam sendo cometidos agora.

Um deles foi José Dirceu informar que trabalharia num hotel, que levou ao vazamento do salário (R$ 20 mil). Além disso, para alguns, o tom da reação parece desmesurado. Um petista comenta: "Tem gente muito solidária e que quer que todo mundo fique". O centro desse debate interno é sobre qual a melhor maneira de proteger a imagem do PT.
Herculano
28/11/2013 14:50
CONTRATAÇÃO DE JOSÉ DIRCEU PROVOCA PIADAS E CRÍTICAS, por
Andreza Matais para a Agência Estado( O Estado de S.Paulo).

Ao empregar o ex-ministro José Dirceu, o hotel St. Peter viu ontem sua caixa de e-mail encher rapidamente com cerca de mil mensagens eletrônicas. Segundo um funcionário, 90% delas eram piadas e críticas à contratação de Dirceu, que está preso em regime semiaberto no Complexo Penitenciário da Papuda.

As demais mensagens eram pedidos de emprego após a divulgação de que o hotel irá pagar um salário de R$ 20 mil ao condenado do mensalão. O St. Peter, segundo um funcionário, não pretende desativar o "faleconosco@stpeter.com.br" ou criar mecanismos para impedir mensagens que citem Dirceu, apenas não irá respondê-las.

O St. Peter já foi morada, há dois anos, do também preso José Genoino (PT-SP). O deputado licenciado foi o único político a morar por um tempo em suas dependências. Atualmente, não há nenhum hóspede fixo no hotel.

Ainda não se sabe se Dirceu terá de usar o uniforme dos funcionários do hotel: camisa branca, calça e gravata de cor azul. Mas, certamente, ele terá direito a uma sala individual, como os outros gerentes, com telefone, computador e internet. O hotel oferece refeitório e sala de descanso, com sofás e televisão, além de vale-transporte.

O cargo de gerente administrativo, para o qual foi contratado, não existia. Foi criado, segundo o hotel, numa recente e providencial reforma administrativa.
Herculano
28/11/2013 14:44
PRONTO. AGORA O JOGO É AS CLARAS. CONCRESSO PROMUNGA EMENDA DO VOTO ABERTO EM CASSAÇÕES E VETOS

Em solenidade com os presidentes da Câmara e do Senado, parlamentares reforçaram que 'não há mais espaço para obscurantismo'; medida não vale para indicações de ministros do Supremo, segundo informa Ricardo Brito da sucursal de Brasília da Agência Estado (O Estado de S.Paulo)

Em uma rápida sessão solene, o Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira, 28, a Emenda Constitucional de número 76, que acaba com votações secretas para cassações de mandato parlamentar e análise de vetos presidenciais na Câmara e no Senado Federal. A mudança deve atingir o provável processo de cassação contra quatro deputados federais que foram condenados no mensalão: José Genoino (PT-SP), único preso até o momento; João Paulo Cunha (PT-SP); Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

A emenda promulgada retira da Constituição a expressão "voto secreto" para os dois tipos de votação. Em seu pronunciamento no plenário, o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a sociedade exige o voto aberto para essas duas situações, complementando, na opinião dele, "a transparência e o controle público" exigida do Poder Legislativo Federal.

"O Brasil está mudando e as leis têm de ser mudadas na velocidade que a sociedade anseia", disse Renan. O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que é preciso que cada um assuma suas posições. "Não há mais espaço no parlamento brasileiro para o obscurantismo de decisões envergonhadas e escondidas", destacou.

Sem brecha. Antes da solenidade, Renan Calheiros garantiu que não há risco de o voto aberto não valer para os processos de perda de mandato nas duas Casas Legislativas. Na quarta, em plenário, uma corrente de senadores alertou para o fato de que o texto aprovado deixaria margem para que a matéria permanecesse regulada pelos regimentos internos da Câmara e do Senado. As Casas preveem expressamente o voto secreto para cassações nos respectivos regimentos.
Herculano
28/11/2013 14:39
VALDEMAR E HENRY COGITAM RENÚNCIA E AMIGOS SUGEREM A GENOINO A FAZER O MESMO, por Josias de Souza.

À espera da ordem de prisão que será expedida pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) informaram a correligionários que cogitam renunciar aos respectivos mandatos. Amigos do deputado José Genoino (PT-SP), no momento em prisão domiciliar provisória, o aconselham a fazer o mesmo.

Diferentemente de Valdemar e Henry, Genoino não parece, por ora, propenso abdicar do mandato. Insiste no pedido de aposentadoria por invalidez. E manda dizer que, se for alvejado por um processo de cassação, pretende reivindicar o direito de fazer sua própria defesa no plenário da Câmara.

Os adeptos da renúncia de Genoino argumentam que os constrangimentos a que ele estará sujeito não valem o esforço. Primeiro porque a novidade do voto aberto em processos de cassação, a ser promulgada nesta quinta-feira, inibe o corporativismo que leva às absolvições. Segundo porque os mandatos parlamentares se encaminham para o final.

Com a simpatia explícita de outras legendas, o PT manobrava para obter a aposentadoria de Genoino antes da abertura do processo. Porém, os médicos da Câmara que o examinaram concluíram que sua cardiopatia não é grave e que o pijama de inválido não orna com seu quadro clínico atual. Prorrogaram a licença médica por 90 dias e marcaram nova perícia médica para 25 de fevereiro de 2014.

Com isso, abriu-se o caminho para que a Mesa diretora da Câmara abra o processo contra Genoino. A reunião deveria ocorrer nesta quinta. Mas foi adiada para a próxima terça sob a alegação de que o quórum não estaria completo ?um deputado viajou para enterrar a sogra, outro vai operar o joelho, um terceiro tirou o dia para celebrar o aniversário.

Dos sete membros da Mesa apenas dois são do PT. Devem argumentar que a Câmara não pode abrir processo contra deputado ausente por licença médica. Se a decisão tivesse de ser tomada hoje, prevaleceria na Mesa o entendimento de que uma coisa nada tem a ver com a outra.

Os partidários da renúncia recordam que, apeando do mandato, Genoino fará jus a uma aposentadoria proporcional de cerca de R$ 20 mil. Não valeria a pena esticar sua estadia nas manchetes, de ponta-cabeça, para obter o contracheque integral, de R$ 26,7 mil.

Se optar por guerrear pelo adicional de R$ 6,7 mil, Genoino atravessará um calvário intermitente. Vai às manchetes na abertura do processo. O caso descerá para a Comissão de Constituição e Justiça. Preside o colegiado um petista: Décio Lima (PT-SP). Vampiro cuidando de banco de sangue, dirão os observadores quando Décio indicar um relator companheiro para instruir o processo.

Além de Valdemar, Henry e Genoino há na Câmara um quarto mensaleiro condenado: João Paulo Cunha (PT-SP). Seu mandado de prisão não será expedido já. Talvez só saia no ano que vem. Há recursos por julgar. Ex-presidente da Câmara, João Paulo trancou-se numa depressão. Ainda não houve quem se animasse a puxar com ele uma conversa sobre renúncia
Zé Parafuso
28/11/2013 13:55
Ao Adevogado Aurélio Marcos,

Tem que prender estes safados mesmo, fico orgulhoso de ser um gasparense e que em nosso município, mesmo com a vigília de vocês que que há anos estão querendo char chifre em cabeça de sapo ou de cavalo; aqui não tem ninguém para ser preso. Tudo dentro da lê, não é verdade! ?

Herculano, o senhor poderia me dar dicas de quem possa ser o zé ruela? Quero conhece-lo, pois é dos meus, é dos bãos, pois não agride, não mente, não ataca, só fala a verdade.

E vamos viver a vida, sem rancor, vamos curtir a cada momento, este ódio de muitos, é veneno aos próprios portadores deste mal.
Boa tarde
Aurelio Marcos de Souza
28/11/2013 12:27
"Justiça autoriza Gaeco a prender 20

De nota da Procuradoria Geral de Justiça: ?Na manhã desta quinta-feira (28/10) o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Policias Civil e Militar e Secretaria Estadual da Fazenda, deflagrou a operação policial batizada ?Fundo do Poço?, dando cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos municípios das regiões serrana, meio-oeste e oeste catarinense. O GAECO de Lages investiga supostos crimes de formação de quadrilha, fraudes em licitações e crimes contra a administração pública, com a participação direta de servidores públicos municipais e empresários do ramo de perfuração de poços artesianos. A ação policial teve desdobramentos ainda na cidade de Curitiba/PR, por conta da prisão de um agente público envolvido em suspeita de atos de corrupção (recebimento de propina). Ao todo, foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina 20 mandados de prisão temporária e 48 de busca e apreensão, que foram cumpridos pelos policiais dos GAECOS de Lages, Capital, Itajaí, Criciúma, Chapecó e Joinville, com o apoio ainda do Instituto Geral de Perícias (IGP), policiais militares do 6º BPM de Lages e da Agência de Inteligência e policiais civis da DIC de Lages e da DEIC de Florianópolis.?

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2013/11/28/justica-autoriza-gaeco-a-prender-20/?topo=67,2,18,,,67
sidnei luis reinert
28/11/2013 12:24
Em entrevista ao Jornal do Comércio, de Porto Alegre, o ex-governador do Rio Grande do Sul, e figurão do PT, Olívio Dutra, defendeu a prisão dos petistas condenados no mensalão e disse que não crê que o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) tenha sido político.

? Funcionou o que deveria funcionar. O STF julgou e a Justiça determinou a prisão, então cumpra-se a lei ?analisou Dutra.

A reação dos petistóides foi imediata:

"Olívio Dutra comete vários equívocos: despreza o conjunto das resoluções do partido sobre o tema ? AP 470 para nós e mensalão para a oposição e para a mídia; não leva em conta a esperada postura de um dirigente partidário em defesa de seu partido; opina isoladamente à margem das instâncias partidárias?

OBAAAAAAAA ESTÃO RACHANDO!
sidnei luis reinert
28/11/2013 12:19
DEDICADO AOS MILITANTES:

Durante sua visita a Santa Catarina, a verborrágica e analfabeta Dilma Roussef disse do baixo de sua mais profunda falta de sabedoria:

"A TRISTEZA DO RIO GRANDE DO SUL É QUE PORTO ALEGRE NÃO É FLORIANÓPOLIS"

Diante da falta de compostura, da grosseria e do desprezo de Dilma pela Capital gaúcha, uma internauta respondeu:

"A GRANDE TRISTEZA DO BRASIL É NÃO TER ESCOLAS PUBLICAS CANADENSES;

A GRANDE TRISTEZA DO BRASIL É NÃO TER ESTRADAS FEDERAIS ALEMÃS:

GRANDE TRISTEZA DO BRASIL É NÃO TER HOSPITAIS PÚBLICOS FRANCESES !

A GRANDE TRISTEZA DO BRASIL É NÃO TER SEGURANÇA PUBLICA SUECAS(LA ESTÃO FECHANDO PENITENCIÁRIAS POR FALTA DE BANDIDOS E DELINQUENTES NO PAÍS)!

A GRANDE TRISTEZA DO BRASILEIRO HOJE É SER GOVERNADO POR CORRUPTOS MENSALEIROS? "

Tomou, Dilma?
Herculano
28/11/2013 09:51
ERA UMA VEZ..., por Reynaldo Rocha

Assim começam as histórias da Carochinha. Jamais o professor Marco Antonio Villa começaria um livro assim. Como não sou historiador nem jornalista, não só começo dessa maneira como emendo: "em um reino distante da civilização?".

Pronto: falamos do Brasil. Nesta estranha terra, havia um advogado que não advogava. Que era consultor econômico sem nunca ter lido um manual de contabilidade. Que se dizia especialista em política e jamais citou um autor de sociologia política. Como a terra era única em suas idiossincrasias, era o consultor de maior sucesso na história desta terra.

Também não se conheciam os clientes do consultor. Nem mesmo o que era ofertado como serviço. Mas era caro. Muito caro.

Quis o destino que o consultor-mor fosse parar no xilindró. Não estava preso pelas consultorias, mas pelos serviços prestados (e ele mesmo e alguns amigos) antes da fase empresarial.

Vendo o sol nascer quadrado, usou da lei para se candidatar a trabalhar fora dos muros da prisão.

Os advogados do consultor-fantasma já estavam preparados para o pedido do benefício. O reino da mediocridade imperial se perguntava: saberemos enfim o que faz o consultor? De que vive? Que tipo de trabalho presta?

E veio a surpresa. O fim do mundo não é fim, o limite é ilimitado e o poço nunca tem fundo, só início para outro poço.

O consultor trabalhava em hotel! Era tão claro e nunca percebemos. Os escritórios e gabinetes quando o consultor-de-qualquer-coisa trabalhava foram transferidos para quartos de hotel. Nada mais justo que o retorno ao habitat natural.

Seria maître, recepcionista, mensageiro ou camareiro? Certamente não. As profissões honestas nunca ganharam o que o consultor fake ganhou.

O consultor-condenado vai trabalhar NO HOTEL e não PARA o hotel. Localização privilegiada: ao lado do Congresso, da Esplanada dos Ministros e do Palácio do Planalto.

O consultor-bolivariano não sente vergonha. Nunca sentiu. A seu (dele) favor é preciso que se diga: age às claras. Sem nunca se importar com miudezas como honestidade, decência e um mínimo de vergonha na cara!

O consultor-de-era-da-mediocridade, bandido condenado, capitão de um time de batedores de carteira, chefe dos trombadinhas, o orgulhoso ladrão que se assume com tal, encontrou a saída da cadeia: um HOTEL.

O pedido é um escárnio. A sentença transformou-se em hospedagem. Fará no hotel o que sempre fez. Continuará cometendo os crimes que o levaram para trás das grades.

No país dos escadinhas - o Brasil deles - a terra encantada transforma presídio em hotel e bandidos condenados em bandidos em atuação.

Era uma vez?
Herculano
28/11/2013 07:33
ENTRE ELES PRÓPRIOS.

Manchete dos jornais de hoje. Emissora de TV do futuro chefe de José Dirceu, PT, foi beneficiada pela Anatel. Top TV, de Paulo Abreu, poderá transferir antenas de Francisco Morato para a avenida Paulista. Autorização foi dada mesmo após relatório contrário elaborado por técnicos da agência de telecomunicações
Herculano
28/11/2013 07:29
COMO A CUT, PETISTAS FAZEM AMEAÇAS A JOAQUIM, por Cláudio Humberto

O ministro Joaquim Barbosa e o Supremo Tribunal Federal recebem ameaças diárias de pessoas ligadas ao PT e a meliantes condenados no mensalão, segundo confirmam fontes próximas à presidência da Corte, mas adotaram a regra de ignorá-las. Por essa razão o STF não levará a sério ameaças de sindicalistas da CUT, a Central Única dos Trabalhadores, dia 25, garantindo a Barbosa que "sua vez vai chegar".

Tem limite
Em qualquer país democrático, ameaça tão explícita ao chefe do Poder Judiciário faz a polícia identificar e denunciar seus autores.

Bem protegido
As ameaças preocupam os amigos e auxiliares de Joaquim Barbosa, mas todos parecem tranquilos quanto ao seu esquema de segurança.
Herculano
28/11/2013 07:17
DISCURSO DE DILMA SOBRE TAXA DE JURO VIROU PÓ, por Josias de Souza

O pronunciamento levado ao ar em 30 de abril de 2012, véspera do feriado de 1º de Maio. Falando em rede nacional, Dilma Rousseff chicoteou os banqueiros. "É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo", disse.

O BC acabara de reduzir a taxa básica de juros para 9% ao ano. Empurrados por Dilma, os bancos estatais baixavam suas taxas. E a presidente malhava as casas bancárias privadas no horário nobre. Fazia isso com extremo gosto.

"Os bancos não podem continuar cobrando os mesmo juros para empresas e para o consumidor enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável, e a maioria esmagadora dos brasileiros honra com presteza e honestidade os seus compromissos", bateu Dilma.

O Banco Central começara a passar os juros na lâmina em agosto de 2011. A Selic saíra de um patamar de 12,5% ao ano, passava pelos 9% que entusiasmavam Dilma e atingiriam o mínimo histórico de 7,25% ao ano em março de 2013. No mês seguinte, abril de 2013, o BC virou-se para trás e começou a fazer o caminho de volta.

Na noite desta quarta-feira (27), foi anunciada a sexta elevação consecutiva da taxa de juros. A Selic fecha 2013 em 10% ao ano. Voltou ao patamar dos dois dígitos. E ainda pode subir mais um pouco no início de 2014. Virou pó o discurso de Dilma. Ficou entendido que o gogó não é um bom domador de juros.

Em privado, Dilma e seus operadores econômicos dizem que o maior erro de Brasília foi dar ouvidos ao empresariado. Os investidores queixavam-se dos juros lunares e do fardo dos impostos. Além de podar a Selic, o governo serviu mais de R$ 70 bilhões em desonerações de tributos.

Dilma mandou para o beleléu suas metas fiscais. E imaginou que a resposta aos juros baixos e à moderação do apetite do fisco seria um aumento expressivo dos investimentos privados. Deu-se coisa bem diferente.

A redução da Selic minou o lucro financeiro das empresas. E as que obtiveram algum tipo de desoneração usaram o refresco tributário para recompor suas margens de lucro, não para investir.

Com a taxa de inflação a moder-lhe o calcanhar, Dilma parou de torcer o nariz dos banqueiros e viu-se compelida a dar liberdade ao BC para elevar os juros. Trocou o discurso por um esforço para fechar o ano IPCA inferior aos 5,84% registrados em 2012 - muito acima do centro da meta oficial de inflação, que é de 4,5% ao ano.

Nesse contexto, uma taxa de juros de dois dígitos não é propriamente uma opção. É uma fatalidade. A carestia, como se sabe, costuma azedar o humor do eleitorado. Dilma sopesou os custos e os benefícios e concluiu: melhor perder o discurso do que a eleição.
Herculano
28/11/2013 07:00
DEPOIS DE TANTAS ENCENAÇÕES, GENOINO DIZ QUE CUMPRIRÁ PENA NO DISTRITO FEDERAL, CASO LHE SEJA NEGADA A PRISÃO DOMICILIAR

O texto é das repórteres Cristiane Jungblut e Fernanda Krakovics, da sucursal de Brasília do jornal O Globo. O ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino (SP) desistiu do pedido feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser transferido para São Paulo. Na petição enviada nesta quarta-feira ao Supremo, a defesa diz que Genoino "aceita cumprir a pena no Distrito Federal", se o presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinar que ele volte para Penitenciária da Papuda. O deputado está cumprindo prisão domiciliar temporária desde quinta-feira, quando passou mal na prisão e precisou ser levado para o hospital.

Segundo laudo feito a pedido do Supremo, por uma junta de cinco médicos, Genoino não é portador de doença cardiovascular grave e, portanto, pode cumprir pena normalmente na penitenciária. Os médicos chegaram à conclusão de que a cirurgia à qual o petista foi submetido em julho passado corrigiu o problema cardíaco que ele apresentava. Com o documento, Barbosa vai decidir sobre o pedido de prisão domiciliar permanente.
Herculano
28/11/2013 06:57
RESULTADO DO ACIDENTE DA ARENA CORINTHIANS

Fifa prevê atraso de 45 a 60 dias nas obras da Arena. Ela não possui ainda o plano B e que pode até deixar São Paulo sem jogos do mundial
Herculano
28/11/2013 06:54
DOLADO DE FORA DA PAPUDA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Se a prisão de José Dirceu e José Genoino foi realmente dramática, as tentativas nada sutis de fuga estão virando piada em Brasília e nas redes sociais.

Dirceu girar, girar e acabar virando gerente administrativo de um hotel que era justamente de Sérgio Naya, deputado que foi cassado e preso, é a realidade esbarrando na ficção. Ok, a vida dá voltas, mas não precisava tanto. As perguntas são as mais maliciosas: vai cuidar do "lobby"? Vai para a "lavanderia"? Ou vai carregar as "malas"?

Não bastasse, a chefe de Dirceu no hotel ganha R$ 1.800, mas o salário dele vai ser de R$ 20 mil por mês. E com um vidão. Suíte à disposição, bar 24 horas por dia, uma piscininha de vez em quando, entra e sai à vontade de amigos e correligionários. Aquilo vai virar uma festa.

Quanto a Genoino, exageraram na dose da vitimização e o remédio começa a fazer efeito inverso, criando uma nuvem de desconfianças.

Ele passou mal no voo para Brasília, mas tinha se recusado a fazer qualquer tipo de exame antes de embarcar. Já na Papuda, foi anunciado que ele teve um infarto, mas foi só um pico de pressão.

O Supremo avalia prisão domiciliar permanente, mas uma junta médica atesta que não é "imprescindível". Por fim, a Câmara tem de decidir sobre a aposentadoria por invalidez, mas uma segunda junta diz que a cardiopatia não é tão grave.

O processo de vitimização evoluiu para um estágio de constrangimento geral. No meio desse caminho, destaque para o artigo impecável do colega Marcelo Coelho, relatando fatos do mensalão e do julgamento, sem emoção, sem adjetivos, para concluir que, inocente, Genoino não é.

Segundo um velho ditado, "quanto mais alto, maior o tombo". Segundo outro, na mesma linha, "esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono". A hora é de humildade, gente. Tentar garantir o luxo de Dirceu e santificar Genoino vai ter efeito bumerangue. Aliás, já está tendo.
Herculano
28/11/2013 06:53
ARCA DE NOÉ

O ex-senador Jaison Tupi Barreto, ex-MDB e hoje no PDT, definiu a comitiva da presidente Dilma em SC como Arca de Noé: "da direita para a esquerda passando pelo centro, vejo de tudo: aprendizes de feiticeiro, contorcionistas de circo, traíras, eletricistas etc. Acabo chegando à conclusão de que muitos brasileiros já perceberam, de que quanto mais se muda mais parecido fica, infelizmente".
Herculano
28/11/2013 06:48
A CONFISSÃO DE FAVORECIMENTO E DA ESCOLHA DA PESSOA ERRADA PARA GERIR E PRODUZIR RESULTADOS

Esta é a manchete do 247, o canal de comunicação do PT e sustentado por patrocínio de bancos estatais:Sonho de Lula desaba na prepotência de Sanchez

E o texto, como parte de um jogo manjado, propositadamente tira a culpa de um e passa para outro. Tudo para o PT e o ex-presidente não se prejudicarem com o episódio, já que não podem tirar proveito como planejaram junto a massa conrintiana

Ex-presidente foi o principal incentivador e viabilizador da construção da Arena Corinthians; mas coordenação dada a Andres Sanchez, que não tem cago formal nem no clube do qual foi presidente, nem jamais foi empregado da empreiteira Odebrecht, que toca a obra, tornou situação obscura; agora, no momento da apuração das responsabilidades pela morte de dois trabalhadores, prejuízos materiais e danos à imagem do país organizador da Copa do Mundo de 2014 - o Brasil - que papel Sanchez quer exercer?
Herculano
28/11/2013 06:41
EMPURRA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo.

A reunião da Mesa Diretora da Câmara para discutir a abertura do processo de cassação de José Genoino foi adiada sob a alegação de que parte dos deputados não estará em Brasília hoje.

E por que suas excelências diretoras não estarão? Para não dar número suficiente para que se realize a reunião marcada desde a semana passada para esta quinta-feira.
Herculano
28/11/2013 06:37
OS CUBANOS

Depois de criar teatro e discurso para favorecer laudos marotos ao seu interesse, José Geonoino, bem que poderia exigir também uma junta com médicos cubanos para lhe examinar sobre a necessidade de prisão domiciliar e a aposentadoria por invalidez permanente. Entre companheiros, tudo é possível.
Herculano
28/11/2013 06:26
O PSDB DEVE EXPLICAÇÕES, por Rogério Gentile para o jornal Folha de S.Paulo

Aécio promoveu um showzinho anteontem em Brasília para defender o PSDB de São Paulo das suspeitas de roubalheira nas obras do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Fez cara de indignado, acusou o governo federal de manipular as instituições para enxovalhar adversários e até cobrou a substituição do ministro da Justiça. Só faltou levantar o punho fechado para o alto.

Embora o presidenciável tenha tentado reduzir o caso a uma simples perseguição política, como fez e ainda faz o PT no mensalão, o escândalo das licitações metroferroviárias em São Paulo é muito mais grave do que isso e recai sobre três governos do PSDB (Covas, Alckmin e Serra).

Três pontos são inquestionáveis. O primeiro é que a multinacional Siemens confessou ter atuado em um cartel entre 1998 e 2008 com o objetivo de partilhar obras e elevar o preço das concorrências em São Paulo. Gigantes como a Alstom, a Bombardier, a CAF e a Mitsui teriam integrado o esquema. O segundo é a condenação, na Suíça, de um ex-diretor da CPTM acusado de lavar dinheiro de corrupção. Por fim, uma conta atribuída a Robson Marinho, que foi chefe da Casa Civil de Covas, foi bloqueada no mesmo país por suspeita de ter recebido propina.

Ainda que tenha ocorrido manipulação política em torno do caso (o ex-diretor da Siemens citou ou não políticos tucanos como beneficiários de corrupção?), é falacioso dizer, como fez Aécio, que tudo não passa de uma reedição do episódio dos "aloprados", quando petistas foram presos com dinheiro que seria usado para comprar um dossiê contra Serra.

As investigações estão apenas no começo e ainda há muita coisa a esclarecer. Mas é difícil acreditar que um cartel desse porte tenha conseguido burlar ao menos cinco licitações bilionárias em SP sem a conivência de autoridades, de maior ou menor escalão. Por mais que Aécio tente confundir as coisas, o fato é que o PSDB deve explicações.
Roberto Sombrio
27/11/2013 22:35
Oi, Herculano.

Sua coluna é perfeita. Acerta na veia. Fala a verdade.

O PT, FAMÍLIA E RELIGIÃO, você deveria postar diariamente para que o povo brasileiro não esqueça quem é, como age e qual a intenção do partido criado por Lula.

Já postei aqui e repito: "Quando os brasileiros perderem a liberdade, vão lembrar que nunca deveriam ter votado no PT".
Herculano
27/11/2013 21:27
TRE DE SÃO PAULO CASSA TEMPO DE TELEVISÃO DO PT ATÉ 2015

O texto é do jornal Valor Econômico. O Tribunal Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou 90 minutos do tempo de televisão para propaganda partidária do PT paulista. Com a decisão, o diretório estadual petista poderá perder seu tempo de televisão até 2015.

No entendimento do TRE-SP houve mau uso da propaganda por enaltecer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Na sessão, realizada na terça-feira (26), o TRE-SP puniu o PT por desvirtuamento da propaganda partidária em inserções estaduais e cassou, além dos 90 minutos do tempo de televisão, mais 20 minutos do tempo do programa no rádio nos próximos semestres.

Segundo informações do TRE-SP, o PT tem direito a 40 minutos para propaganda partidária na televisão por semestre. Como no próximo ano haverá eleições no segundo semestre, o PT poderia perder todo tempo de TV no primeiro e no segundo semestre de 2014 e, ainda, parte da propaganda no primeiro semestre de 2015.
Aurélio Marcos de Souza
27/11/2013 19:57
"Tribunal remove juiz "louco" por fazer o Judiciário funcionar

O polêmico caso do juiz Fernando Cordioli Garcia, afastado pelo TJ de Santa Catarina por supostas irregularidades - que teriam sido praticadas enquanto ele era magistrado na comarca de Otacílio Costa - chega ao fim na seara administrativa. O magistrado - sem efeito suspensivo - pode tentar recorrer ao CNJ.

O julgamento foi concluído com a decisão de acolher parcialmente a Portaria nº. 27/2013-GP para aplicar ao magistrado a pena de remoção compulsória prevista no inciso III do artigo 42 da Loman e inciso III do artigo 3º da Resolução nº. 135 do CNJ. A punição será registrada nos prontuários funcionais do juiz.

Ele será removido compulsoriamente para a comarca de Sombrio, no Sul do Estado. Ela integra o rol de 12 comarcas de igual entrância àquela em que estava lotado o juiz, com registro de vacância de cargo há mais tempo entre as demais.

O voto do relator, desembargador Ronei Danielli, prevaleceu ao final da votação.

O juiz estava afastado da jurisdição desde 5 de dezembro do ano passado, sob a acusação de "participação político-partidária" e "instabilidade".

Para recordar o caso

* Aos 35 de idade atual, Cordioli Garcia é - desde que assumiu - um crítico do Judiciário catarinense. Ele tinha sido afastado provisoriamente do cargo pelo voto de 49 dos 62 desembargadores.

* No dia 21 de junho deste ano, a Junta Médica do TJ-SC emitiu um laudo pericial atestando que "Fernando Cordioli não apresenta qualquer sintoma psiquiátrico".

* Desde o seu afastamento, o juiz sempre disse que era "vítima de perseguição devido ao seu trabalho de combate à corrupção".

Nas alegações finais para a sua defesa - às quais Cordioli renunciou ao sigilo e jornais tiveram acesso - a advogada de defesa Ana Cândida dos Santos Echevenguá tece uma série de elogios ao seu cliente enquanto magistrado e cidadão comum, e alega que ele foi "injustamente afastado preventivamente sem portaria acusatória, sem acórdão e sem o sorteio de um relator para o PAD (Processo Administrativo Disciplinar) na solenidade que o afastou".

Alguns fatos polêmicos na carreira do juiz Cordioli

* Poucos dias depois de ser afastado da jurisdição pelo TJ-SC, o magistrado concedeu uma entrevista ao saite Uol. Afirmou, então: ?Dizem que sou louco, mas pelo menos não me chamam de corrupto. Sou louco por querer fazer a máquina do Judiciário funcionar?.

* Em 2012, Cordioli leiloou dois carros do prefeito do Município de Palmeira (SC) em praça pública. O dinheiro era para pagar condenação por desvio de dinheiro público. Um terceiro carro, no qual o prefeito tentava viajar para Florianópolis, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal depois que o juiz mandou uma ordem por fax para o posto de patrulha. O prefeito ficou a pé no acostamento.

* Quando a polícia pedia a prisão de alguém, o juiz despachava a mão no próprio requerimento, poupando toda burocracia: ?É um recurso que está no Código de Processo Penal desde 1940?, afirma.

* Depois que o MP se recusou a pagar peritos num processo contra outro ex-prefeito, o juiz pediu auxílio do 10º Batalhão de Engenharia do Exército para avaliar a casa do réu. Um destacamento cercou a casa, fotografou tudo e a avaliou em R$ 500 mil. Em seguida, quando estava prestes a transformar a residência num abrigo municipal para órfãos, Cordioli foi afastado.

* Numa ação ambiental, o juiz determinou à Fundação de Amparo ao Meio Ambiente que derrubasse a casa de um vereador erguida em área de preservação. Como a ordem judicial não foi cumprida, Cordioli fez o serviço ele mesmo, com a ajuda de um operário.

* Descontente em ver condenados a penas alternativas não cumprirem suas sentenças, o juiz exigiu que todos fossem ao quartel da PM às 9h, todos os sábados. Recebia o pessoal de pá na mão e comandava operações tapa-buracos nas ruas de Otacílio Costa.

* O juiz andava de bicicleta na cidade. Certa vez, visitou um desembargador vestindo jaqueta de couro e com barba por fazer.

* Em algumas audiências criminais preliminares, ele soltava pessoas que sabia que enfrentariam longas batalhas judiciais por coisas insignificantes.

* Em uma ação penal, um homem rico era acusado de crime ambiental, porque podara uns pinheiros. O juiz concluiu que a denúncia fora perseguição política e o inocentou sob o argumento de que "podar árvores não é crime".

* No ano passado, Cordioli queixou-se de corrupção em Otacílio Costa ao governador Raimundo Colombo (PSD) e pediu intervenção no município.

* Para vereadores queixosos de postos de saúde sem médico e sem remédios, sugeriu que responsabilizassem o prefeito e os ensinou a como fazer um processo de impeachment."

http://www.endividado.com.br/noticia_ler-37216,tribunal-remove-juiz-quotloucoquot-por-fazer-judiciario-funcionar.html
Herculano
27/11/2013 19:14
O JOGO DA ESPERTEZA ENTRE OS POLÍTICOS CONTRA A LEI E PARA SE GANHAR TEMPO. CÂMARA ADIA DECISÃO SOBRE APOSENTADORIA E COMPLICA SITUAÇÃO DE GENOINO

Os repórteres Ranier Bragon e Márcio Falcão da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo, informam que a Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira (27) a decisão sobre o pedido de aposentadoria por invalidez do deputado federal José Genoino (PT-SP).

Parecer de uma junta médica da Casa formada por quatro cardiologistas concluiu que o petista não é portador de "cardiopatia grave" que o torne impossibilitado de trabalhar em caráter definitivo. Ele será reavaliado em 90 dias, período em que continuará licenciado.
Herculano
27/11/2013 17:40
DISCURSOS FALSOS PARA DESINFORMADOS, IGNORANTES, MAL INFORMADOS E FANÁTICOS. MAIS UMA MÁSCARA E CHANTAGEM QUE CAEM. LAUDO REJEITA APOSENTAR GENOINO, MAS PEDE NOVOS EXAMES EM 90 DIAS

O texto é de Rainer Bragon e Márcio Falcão da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo. A junta médica que avaliou o estado de saúde do deputado federal José Genoino (PT-SP), divulgou nesta quarta-feira (27) parecer contrário à aposentadoria imediata por invalidez feito pelo deputado licenciado.

O parecer, que deve ser confirmado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), complica ainda mais a situação do petista, que com a ajuda de seu partido trabalhava para conseguir o benefício como forma de barrar a instalação do processo de cassação de seu mandato, o que pode acontecer na semana que vem.
sidnei luis reinert
27/11/2013 16:16
Com críticas ao mensalão, hackers invadem site do PT de Pernambuco



A autoria da ação é atribuída ao DK Brazil HackTeam, que ironiza a condenação do ex-ministro José Dirceu e do ex-presidente da sigla José Genoino. "Hoje estamos 'evoluindo', saindo de uma transgressão péssima para uma menos pior. Graças a vocês cidadãos e ao Joaquin Barbosa que nos representa bem, no STF", diz o texto.

Os hackers ainda colocaram charges sobre o julgamento e deixaram uma provocação ao ex-presidente Luiz Inácio da Lula. "Meu caro Lula, se safou ein? Mas breve você também roda." No final da mensagem, o grupo pede mais saúde, educação, oportunidades e justiça.

Durante toda a manhã, ainda era possível ler o texto na página oficial do diretório petista. Por volta do meio-dia o site foi retirado do ar. A assessoria de imprensa informou que a equipe técnica responsável já havia sido acionada para resolver o problema, mas não comentou o teor da mensagem deixada pelo grupo.
vlad
27/11/2013 16:11
Qualquer servidor público que é condenado é logo exonerado. Menos políticos. Aí a gente entende mesmo o que é legislar em causa própria.
Herculano
27/11/2013 15:22
450 KG DE COCAINA ENTRE POLÍTICOS NÃO SÃO NOTÍCIA?

O texto é Leonardo Lucina, de Minas Gerais do 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínios de bancos estatais. Ele faz o questionamento certo e ensina o jornalismo isento, quando o assunto não envolve um dos seus.

Novo escândalo na conhecida família Perrella, de políticos mineiros, é escondido pela mídia tradicional; Jornal Nacional, da Rede Globo, não divulgou nada sobre apreensão de helicóptero pertencente do deputado Gustavo Perrela (SDD), filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), com 450 kg de cocaína; Folha de S. Paulo usa discrição; O Globo foge da história; piloto é assessor no gabinete de Gustavo na Assembleia de Minas e funcionário de sua agropecuária; ex-presidente do Cruzeiro, Zezé é investigado pelo Ministério Público por ser dono de fazenda de R$ 60 milhões apesar de ter declarado, em 2010, R$ 490 mil em bens; suspeitas envolvem lavagem de dinheiro da venda de jogadores do atual campeão brasileiro de futebol;

A Polícia Federal realizou na segunda-feira 26 uma das maiores apreensões de cocaína de sua história, ao flagrar nada menos que 450 quilos de cocaína na carga de um helicóptero pilotado pelo assessor parlamentar Rogério Almeida Antunes. O que já seria uma notícia de destaque ganhou mais ênfase pelo fato de o aparelho pertencer à empresa agropecuária do deputado estadual Gustavo Perrela, do partido Solidariedade, de Minas Gerais. Outro componente bombástico está na informação de que Gustavo é filho e protegido político do senador Zezé Perrela (PDT-MG), ex-presidente e sempre manda-chuva no Esporte Clube Cruzeiro, clube que acaba de se sagrar campeão brasileiro de futebol.

Qualquer manual de jornalismo explica que um caso como esse deve, necessariamente, ganhar um grande destaque em qualquer veículo de comunicação que se preze. Nele estão reunidos todos os elementos de uma história de repercussão. Tanto mais pelo histórico de suspeitas e denúncias que cercam a vida dos Perrela, especialmente do senador Zezé. No entanto, o chamado principal veículo de comunicação do País, o Jornal Nacional, da Rede Globo, não divulgou, em sua edição da mesma segunda 26, poucas horas, portanto, depois da divulgação da apreensão, nenhum segundo a respeito do fato. Uma notícia quentíssima virou, ali, uma não notícia.

O jornal O Globo, também da família Marinho, fugiu da história. E o jornal Folha de S. Paulo, da família Frias, que já usou muita tinta para histórias de menor repercussão, noticiou o caso com cuidado e discrição, protegendo nomes e históricos. Perderam os espectadores e leitores, mas, principalmente, perderam esses veículos, cujos critérios de seleção de notícias ferem cada vez mais os interesses do público.

O espanto pelo boicote ao fato é maior ainda quando se verifica o currículo dos Perrela. O deputado Gustavo, que a princípio procurou se afastar de seu piloto, na verdade o havia nomeado assessor na Assembleia Legislativa de Minas. Um cargo de confiança. Prometeu, para hoje, a exoneração de dele, mas, até o início da tarde, nada ocorrera oficialmente.

Quanto ao pai de Gustavo, o conhecido Zezé Perrela, as polêmicas vão ainda mais longe. Em 2011, quando el era suplente do então senador Itamar Franco, o Ministério Público de Minas Gerais deu início a investigações para desvendar como o parlamentar comprou uma fazenda avaliada em cerca de R$ 60 milhões no município de Morada da Minas. A suspeita é a de enriquecimento ilícito.

Em torno de sua gestão na presidência do Cruzeiro, Zezé ainda deve importantes explicações. A venda do zagueiro Luisão, em 2003, levou a PF a indiciar o parlamentar pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, em 2010. O zagueiro teria sido negociado por US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 4,8 milhões) com o empresário Juan Figger. Segundo a PF, um time uruguaio, o Central Espanhol Futebol Clube, teria sido usado pelo empresário como uma espécie de "laranja" para a venda do jogador, que teria ido para o Benfica, de Portugal, por US$ 1 milhão a menos do que o informado no Brasil. O objetivo desta negociação seria a não declaração de dinheiro ao Fisco. O clube uruguaio teria negociado 50% dos direitos do jogador ao Benfica. Por sua vez, Zezé Perrela negou as acusações e disse que vendeu 100% dos direitos de Luisão ao empresário pelo valor de R$ 4,8 milhões.

Em 2011, quando Zezé Perrella já era senador, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais abriu investigação sobre o uso de verba indenizatória da Assembleia de Minas para abastecer os seus jatinhos particulares. Perrela teria apresentado, em um ano e meio, 29 notas fiscais que somavam R$ 26,3 mil para justificar o abastecimento dos aviões. As notas teriam sido ressarcidas pelo Legislativo mineiro.

Apesar das denúncias, o parlamentar informou que não se sentia constrangido as abastecer seus aviões com dinheiro público, uma vez que, segundo ele, as viagens tinham como finalidade o cumprimento da sua agenda parlamentar.

Ok, pode ser que os Perrela tenham todas as justificativas do mundo para a polêmica trajetória de enriquecimento da família. Mas isso também não é notícia?
Herculano
27/11/2013 15:13
OS MAIS IGUAIS, por Carlos Brickmann

O artigo 231 do Estatuto do PT determina a expulsão de petistas condenados "por crime infamante ou práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado". Nenhum dos condenados com trânsito em julgado no processo do Mensalão foi expulso, ou teve o processo de expulsão iniciado.

O decreto 4.207/02 determina a cassação de medalhas oficiais de condenados com trânsito em julgado. José Dirceu tem a Medalha da Ordem do Mérito Militar; José Genoino, a Medalha do Pacificador; Roberto Jefferson, a Medalha do Pacificador e a Ordem do Mérito Militar; Valdemar Costa Neto, a Medalha do Pacificador. A Medalha do Pacificador deve ser cassada por ato do comandante do Exército, general Enzo Peri; cabe ainda a ele notificar o Conselho da Ordem do Mérito Militar da situação dos condenados. Mas até agora ninguém se moveu, muito menos ele: essa história de obedecer às normas é para os menos iguais.
Herculano
27/11/2013 15:00
PARTE DE ESTRUTURA METÁLICA DO ITAQUERÃO DESABA E MATA FUNCIONÁRIOS

O Texto é de José Ricardo Campos Leite, para o Uol (Folha de S.Paulo)

Uma parte da estrutura metálica do Itaquerão desabou nesta quarta-feira e destruiu parte do novo estádio do Corinthians. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram e uma se feriu no acidente que atingiu a cobertura da arquibancada localizada atrás de um dos gols. A arena estava com 94% das obras prontas e tinha inauguração prevista para janeiro de 2014.

Inicialmente o Corpo de Bombeiros informou a ocorrência de três mortes no acidente. Em contato com o UOL Esporte no local, a corporação corrigiu posteriormente a informação para duas vítimas, um motorista de caminhão e um operador de grua.

"Existia a informação de uma possível terceira vítima que não se confirmou, pois não tinha a ver com a ocorrência. Era uma pessoa no Samu que estava passando próxima ao local no exato momento e que não tem relação com o incidente", afirmou o major Mauro Lopes, do Corpo de Bombeiros.

O acidente aconteceu quando um guindaste içava uma peça de 500 toneladas da cobertura. Era a última que faltava para a conclusão da área leste. Informações de responsáveis pela obra indicam que o guindaste se partiu e caiu sobre a arquibancada destruindo dois andares.

"Aparentemente, o guindaste se partiu. Destruiu dois andares da arquibancada. O negócio está bem feio'', afirmou o arquiteto da obra, Aníbal Coutinho, ao blog do Rodrigo Mattos.

A Odebrecht, responsável pela construção do estádio, não explicou a causa do acidente. Serão feitos estudos para verificar se a queda de parte da arquibancada impedirá o estádio de receber o primeiro jogo da Copa do Mundo. Já o Corinthians, emitiu nota oficial lamentando o ocorrido e decretou luto de sete dias.

De acordo com o coronel Jair Paca, da Defesa Civil, ainda há o risco de novos desabamentos na área atingida pelo guindaste. "Estamos fazendo uma análise da área, a interdição já foi realizada. Parte da estrutura não está firme e ainda há risco de que possa acontecer algo no local. É arriscado entrar sem equipamento adequado", afirmou à TV Record.
sidnei luis reinert
27/11/2013 15:00
Nas redes sociais, principalmente Twitter e Face, é enorme a revolta das pessoas com o tal ?novo emprego? de José Dirceu. Parece surreal a cópia da carteira de trabalho com o contrato com salário de R$ 20 mil para que o ilustre condenado no Mensalão, enquanto estiver em regime semi-aberto de prisão, trabalhe de Gerente Administrativo no Hotel Saint Peter, em Brasília, das 8h às 17 horas.

O mais irônico é que a contratação de Dirceu, sacramentada em 22 de novembro, leva a assinatura da gerente geral do Hotel, Valéria Linhares. Estranhamente, na documentação enviada á Justiça, consta que a moça que ratificou o novo emprego de Dirceu ganha um salário bem mais humilde que o dele: apenas R$ 1.800,00. Pelo menos foi com este salário que a Valéria foi contratada para a gerência-geral em agosto de 2012.

Mais engraçado ainda é o formulário preenchido por José Dirceu, em 18 de novembro, para se candidatar ao emprego. Na pergunta usual ?Por que está se candidatando a uma vaga de trabalho nesta empresa??, José Dirceu respondeu: ?Necessidade e por apreciar hotelaria e a área administrativa?. Na mesma ficha, Dirceu informa ser ?católico, que pratica caminhada e que, nas horas de folga, gosta de ler, assistir filmes e viajar?.

O hotel Saint Peter Hotel, que contratou o gerente administrativo José Dirceu, pertence ao irmão do presidente de um dos dez partidos que entraram na coligação que apoiou a candidatura de Dilma Rousseff a presidente da República em 2010. O dono do estabelecimento é Paulo Masci de Abreu, irmão de José Masci de Abreu, mais conhecido como Dr. José de Abreu, presidente nacional do PTN. Como controladores da Truston International Inc, sediada no Panamá, que comanda no Brasil o grupo hoteleiro Fenícia, os irmãos José e Paulo são amigos de longa data de José Dirceu. Por isso, fizeram o favor muito legal do emprego ao ilustre mensaleiro em dificuldades com a Justiça...
sidnei luis reinert
27/11/2013 14:57
PANTSIR ? S1 ? MAIS UM ROUBO BILIONÁRIO NAS BARBAS DO POVO

Não há mais solução. Nem mesmo a prisão dos mensaleiros conseguiu inibir o sistema cleptocrático que foi instalado no Brasil pelo PT. Aqui o roubo passou a ser algo tão normal e aceitável, que o governo petista já nem se preocupa em praticá-lo por debaixo dos panos. Já faz na cara dura e pra quem quiser ver.

Durante o governo Lula a Petrobrás comprou METADE da refinaria de Pasadena por DEZ VEZES o valor que os belgas haviam comprado ela inteira meses antes. Acreditam que esse dinheiro todo foi realmente pago aos belgas? Foi um escândalo, um ?Luladuto?, e no entanto o apedeuta ficou livre e não respondeu a absolutamente nada. Não foi responsabilizado por nada! Logo, roubar virou um padrão.

Mais um roubo às claras está acontecendo agora. Apesar de ter sido contra-indicado pelos militares em todos os aspectos técnicos, o Ministro da Defesa Celso Amorim assinou com a Rússia o compromisso de compra de três sistemas de defesa antiaérea do modelo Pantsir-S1, cada um com quatro ou seis veículos lançadores de mísseis terra-ar. O Brasil vai pagar por esses três sistemas a ?bagatela? de UM BILHÃO DE DÓLARES!

PASME: O mesmo sistema foi comprado recentemente pelo Iraque, por 25% do valor que o Brasil vai pagar à Rússia! Por que o Brasil vai pagar o equivalente a quatro vezes o preço real dos sistemas? São SETECENTOS E CINQUENTA MILHÕES DE DÓLARES TUNGADOS DOS COFRES PÚBLICOS! Alguém tem dúvida para onde vai o resto dinheiro, estando a um ano das eleições presidenciais?

A coisa não para por aí. Os militares pediram que os sistemas anti-aéreos fossem compatíveis com os equipamentos que temos aqui, e que pudessem ser trasportados por nossos aviões militares. O sistema Pantsir S1 não atende a essas especificações, e não podem ser transportados por nossas aeronaves. São elefantes brancos que se tiverem que ser usados na amazônia, terão que ser transportados via terrestre ou marítima, chegando uns dez dias depois da necessidade de usá-los.

É pura falta de vergonha! O que me deixa mais indignado é essa doença que acomete aos loucos, insanos, boçais e imbecis militantes e simpatizantes do PT, que ainda têm a pachorra e a cara de pau de defender o partido mais corrupto e ladrão que existe, e isso como se o prejuízo bilionário que o PT causa à nação não os atingisse também.

E onde está o Ministério Público Federal? Onde está o Tribunal de Contas da União? Estão tão vergonhosamente aparelhados, que devem colocar chapeuzinhos e até levar o bolo para a festa que o os lárapios do PT fazem com o nosso dinheiro. E nem precisam contratar animadores, pois os palhaços somos nós.

Nota: Não vou perguntar pelos militares. São covardes demais para merecerem qualquer atenção. Nem vale a pena.
didi
27/11/2013 13:57
Herculano
Sobre a compra do prédio da bunge, Perguntar não ofende.
Gostaria de saber quem arcaria com danos de toda monta a uma grande parte da cidade se a prefeitura se mudar pra lá, estiver com muitas pessoas dentro, além dos servidores :Acontecer um acidente dentro da fabrica da bunge, relacionado ao gás hidrogênio que esta fabrica usa, e que é de altíssimo risco de explosão a ponto de não poder usar ferramentas normalmente utilizadas em qq serviço, por causa de uma simples faísca gerada por esta ferramenta na hipótese de esta cair no chão e o gás ser altamente explosivo???
Ou seja, em caso de um acidente deste porte no qual a área deva ser totalmente isolada, como ficaria a situação??????


Herculano
27/11/2013 13:15
DEPOIS DO GOVERNO AJUSTAR O EDITAL E AS GARANTIAS, ODEBRECHT VENCE DISPUTA CONCORRIDA DA PRIVATIZAÇÃO DA BR-163 NUM TRECHO DE 840 QUILÔMETROS NO MATO GROSSO

A Odebrecht venceu a disputa pela concessão da BR-163, no trecho que passa por Mato Grosso, ao fazer proposta de R$ 0,02638/km da BR-163 (MT), num desconto de 52,03% em relação à tarifa-teto indicada pelo governo, que era de R$ 0,0550.

O leilão ocorreu na sede da BM&FBovespa. A concessão da BR-163 (MT) tem 850,9 quilômetros de rodovias, incluindo 822,8 quilômetros de extensão da BR e outros 28,1 quilômetros da MT-407.

A concessão da BR-163/MT terá 30 anos e exigirá investimentos de R$ 4,6 bilhões, sendo R$ 2,4 bilhões nos primeiros cinco anos.
J. Bertelli
27/11/2013 11:48
"O PT, FAMÍLIA E RELIGIÃO III

Espalha-se silenciosamente nos templos, igrejas e reuniões comunitárias, o questionamento moral esfacelador da família, e que agora se associa ao medo da inflação, aumento da violência, da ameaça e o roubo do dinheiro desmedido do dinheiro público feito como os nossos pesados impostos pelos políticos de todos os partidos e os que estão no poder. Esta gente crente não sabe o que significa direito o que seja à direita, esquerda, conservadorismo, progressista ou neoliberal. Sabe que está exposto e que muita coisa é divina ou do demônio. Só isso."
Herculano, acho que fostes infeliz neste comentário. "esta gente crente", se formos ao dicionário, veremos que a palavra crente quer dizer: Aquele que acredita em algo, logo isso torna meio ambíguo, pois também existe o lado crente religioso.
Eu como cristão e estudante de relações internacionais tenho que contra por o teu argumento. Hora, nós cristãos temos nosso posicionamento (e muitas vezes bem definido e claro) e isso custuma incomodar alguns... Sou totalmente contra a politica petista, alguns no nosso meio, de fato deixam a desejar, mais dizer que só sabemos o que é demoníaco e o que é divino? Ai já é demais.
Temos bons deputados no nível estadual que reforça isso!
Herculano
27/11/2013 11:11
JALECO CURTO, por Mônica Bergamo, para o jornal Folha de S. Paulo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tirou satisfação com o presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), Roberto D'Avila, em um intervalo do primeiro dia de audiência pública sobre o Mais Médicos, no Supremo Tribunal Federal. Ao deixar a bancada anteontem, Padilha contestou a crítica de que o programa é feito por "profissionais de calça curta que chegaram agora e pensam que estão construindo o SUS".

JALECO CURTO 2

Padilha pegou o presidente do CFM pelo braço e, ao pé do ouvido, ironizou: "Da próxima vez, venho de bermuda para agradá-lo". D'Avila respondeu não ser necessário. "Basta que as ações adotadas sejam coerentes e não desvalorizem o médico brasileiro", rebateu o líder da classe. Uma testemunha do diálogo diz que o tom subiu e D'Avila chegou a dizer que "podia falar o que quisesse".

JALECO CURTO 3

A assessoria do ministro diz que ele se limitou a retrucar que "é importante manter o debate e ter argumento sem desqualificar os interlocutores". Procurado pela coluna, D'Avila não quis comentar o bate-boca. Declara, via assessoria, que não foi um comentário pejorativo nem uma crítica ao ministro, mas ao programa.
Herculano
27/11/2013 09:37
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

"Dirceu contratado como gerente de hotel". Oba! Já tenho onde passar o Réveillon. Vou comprar um pacote pro Réveillon! E os hóspedes saem sem as malas! Rarará!

Eu acho que o dono do hotel pretende abrir uma cadeia de hotéis! Dirceu contratado para uma cadeia de hotéis! E vai trabalhar no lobby ou na lavanderia? No LOBBY! Ou seja, vai continuar fazendo o que sempre fez! O lobby vai servir pra fazer lobby! E o Jefferson vai cantar no hotel? Vai ter show do Roberto Jefferson? Rarará!

E o porteiro é o Genoino? Com aquela camisa rosa? Já imaginou a situação? Você recebe a conta errada e pede pra falar com o gerente. E aí vem o: Zé Dirceu! Rarará!

Vai parecer o hotel de "Psicose"! Aquele filme do Hitchcock! Rarará! E o Genoino de birote vai fazer o papel da mãe do "Psicose"!

E um leitor me disse que com a chegada dos petistas, a Papuda virou Barbuda! Rarará!

E sabe por que saiu o acordo nuclear com o Irã? Porque o reator iraniano fica em Arak. O reator é de araque. E o Lula chamava o Irã de IRÂNIO! Rarará!
Herculano
27/11/2013 09:34
CONTRA A REALIDADE, INCOMPETÊNCIA E INCAPACIDADE GOVERNO ARRUMA E FABRICA NÚMEROS. O DESCRÉDITO AUMENTA. DILMA DIZ QUE ALTA DO PIB EM 2012 SERÁ REVISTA, PARA 1,5%


IBGE mudou metodologia para serviços, mas não divulgou a revisão oficial. Declaração foi dada a jornal espanhol, a quem presidente também afirmou que governo não vai cortar gastos, segundo texto do jornal Folha de S. Paulo

O crescimento do Produto Interno Bruto no ano passado, estimado inicialmente em 0,9%, foi revisado para 1,5%, segundo a presidente Dilma Rousseff. A declaração foi dada em entrevista ao jornal espanhol "El País".

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo cálculo do dado oficial, não divulgou ainda uma revisão.

"Nesta semana resolveram reavaliar o PIB. E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%. Nós sabíamos que não era 0,9%, que estava subestimado o PIB. Isso acontece com outros países também. Os Estados Unidos sempre revisam seu PIB", disse a presidente em entrevista concedida na segunda-feira e publicada ontem.

"Agora nós, neste ano, vamos crescer bem mais do que 1,5%", acrescentou Dilma
Herculano
27/11/2013 07:41
O PT, FAMÍLIA E RELIGIÃO V

Manchete de hoje dos jornais do Rio de Janeiro e que tudo a ver com o artigo da coluna impressa.

O bispo Marcelo Crivella lidera corrida para governo do Rio, diz pesquisa Ibope. Ministro da Pesca é seguido de perto pelo deputado Anthony Garotinho (ligado aos evangélicos) e só então pelo senador Lindbergh Farias, PT. Levantamento aponta que Sérgio Cabral terá dificuldades de voltar ao Senado; rejeição ao seu governo é de 58%
Herculano
27/11/2013 07:35
CDL É CONTRA

A única entidade que na audiência de ontem a noite se mostrou contrária ao negócio da compra do prédio da Bunge pela prefeitura, foi a CDL. E por motivos óbvios. Ela entende que o atual centro comercial se esvaziará e se criará um novo centro comercial no Poço Grande.

Pode ser. Vai depender de como se trabalhará o Plano Diretor e a política de revitalização do Centro de Gaspar. Como o PT impôs um sacrifícios aos comerciantes do Centro por um ano e três meses além de um ano de obra que prometeu terminar no caso da ponte, não compensou e tratou os comerciantes do Centro com desdém, é certo que fará isto mais uma vez no caso da prefeitura ser transportada para o Poço Grande. O PT prefere os desinformados e ignorantes para conversar, convencer e impor aos seus desígnios aqui em Gaspar. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/11/2013 07:29
MAICON ONEDA

O ex-petista depois de postar ontem a noite aqui o comentário abaixo, republicou no seu facebook com a seguinte observação: escrevi esse comentário na coluna Olhando a Maré, mas como sei que tem um grupo "seleto" em Gaspar que não lê a coluna então posto aqui para conhecimento de todos e que cada Gasparense tire as suas conclusões.

Ao Maicon. Seleto grupo? Hum! Eu duvido. Este grupo se finge de alienado, mas está muito bem antenado. Ele sabe que a média de acessos supera em muito os 14 mil e tudo registrado em ferramenta que pode ser auditada a qualquer momento. Então se o selete não lê, uma massa respeitável zapeia aqui, mesmo não concordando, espumando, fingindo e mentindo.
Herculano
27/11/2013 07:22
GENOINO "POBRETÃO" É FARSA: DEPUTADO GANHA BEM, por Cláudio Humberto.

O estado de saúde de José Genoino (PT-SP) não é a única farsa na história do mensalão. Ele faz pose de coitadinho, divulga que mora na mesma casa financiada pela Caixa há trinta anos, blá-bla-blá, mas recebe salários de marajá (R$ 26.723,13), como deputado federal há 27 anos, além da Cota mensal para Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), de R$ 31.301. Entre janeiro e setembro, embolsou R$ 522 mil.

Tudo por nossa conta
Como deputado, Genoino tem auxílio moradia de R$ 3.800 em espécie, verba para passagens aéreas e cota para correios e telefone.

Dá de sobra
A multa a que Genoino foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (R$ 468 mil) é bem menos do que ele recebe como deputado por ano.

Direto no bolso
Deputado recebe verba mensal de gabinete no valor de R$ 78 mil para contratar assessores, mas na maioria dos casos fica com quase tudo.

Pé de chumbo
Da cota Ceap de R$ 31,3 mil, Genoino dispõe de R$ 4,5 mil para torrar com combustíveis e outros R$ 4,5 mil em "segurança pessoal".

PT tenta negociar cassação por aposentadoria
O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), e o líder do PT, José Guimarães (CE), negociam a aposentadoria "por invalidez" do deputado José Genoino (PT-SP) antes que a mesa diretora inicie o processo de cassação. Mas a tese perdeu força com o laudo da junta médica designada pelo Supremo Tribunal Federal, atestando não ser grave o estado de saúde do deputado presidiário, como ele fez parecer.

Loteria
Se a aposentadoria por invalidez vingar, o deputado corrupto receberá salários integrais de R$ 26 mil e se livrará da cassação.

Tem pressa
Esperto, Genoino enviou na quarta (20) à Câmara um pedido para antecipar a avaliação da junta médica, marcada apenas para janeiro.
Herculano
27/11/2013 06:52
PELA TANGENTE, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

Não existe uma solução fácil para a Câmara resolver a questão dos mandatos dos deputados condenados no mensalão.

Para José Genoino, tenta-se a saída da aposentadoria por invalidez. Nos casos de Pedro Henry, Valdemar Costa Neto e João Paulo Cunha - os dois primeiros aguardando mandado de prisão e o último o julgamento de embargo infringente - há o desejo corrente na Casa de que eles renunciem.

A aposentadoria de Genoino garantiria a ele o salário de deputado e evitaria que seus pares se vissem diante de um dilema em face de sua condição de saúde: se cassam, podem parecer desumanos; se não cassam, estarão de novo ignorando a incompatibilidade entre uma condenação criminal e a posse de um mandato parlamentar.

Em relação aos outros três, a torcida pelas renúncias busca do mesmo modo resguardar o conforto de suas excelências, que não querem enfrentar o problema. Preferem não cassar ninguém, tampouco querem correr o risco de vexame maior ainda que a absolvição de Natan Donadon.

E já que correndo o bicho pega e ficando o bicho come, a Câmara escolheu sair pela tangente, tentando transferir suas decisões (e mais uma vez abrindo mão de suas prerrogativas) para uma junta médica e para os próprios condenados. A isso se dá o nome de fuga de responsabilidade.

Temporária, é verdade. No caso do mensalão nem aposentadoria nem renúncia anulam um inevitável conflito de posições entre uma das Casas do Poder Legislativo (e não o Poder como um todo, conforme lembrou em artigo recente o professor Walter Ceneviva) e o Supremo, cuja ordem na Ação Penal 470 foi pela perda automática dos mandatos.

A respeito dos demais - mais de 800 processos e ações contra parlamentares no Supremo, segundo levantamento do Estado -, em algum momento o Congresso terá de definir se aprova ou não o fim do voto secreto para cassações e a emenda que dirime a dúvida sobre dois artigos da Constituição e deixa patente que os condenados perdem seus mandatos de imediato.

A protelação adia, mas não resolve o problema que, mais cedo ou mais tarde, terá de ser enfrentado. Quanto mais cedo, menor o desgaste.
Herculano
27/11/2013 06:47
PROFESSORA É PROCESSADA ADMINISTRATIVAMENTE POR FALAR PALAVRÃO

Está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - a portaria 3.226. Ela determina a abertura de processo administrativo disciplina contra uma professora da rede municipal ocupante do cargo efetivo de Professora de Língua Portuguesa, pelo fato de que, em tese, estaria negligenciando suas obrigações em sala de aula, além de não tratar com urbanidade os alunos, utilizando palavras de baixo calão e violando a integridade psíquica e moral dos alunos. Hum!
Herculano
27/11/2013 06:41
STF COMEÇA A JULGAR NESTA QUARTA-FEIRA OS PLANOS ECONÔMICOS

O texto é de Felipe Recondo, da sucursal de Brasília para o jornal O Estado de S. Paulo. Em meio a pressões políticas e uma guerra de números, o Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta quarta-feira a decidir se os poupadores têm direito a receber expurgos inflacionários decorrentes da mudança na correção das cadernetas de poupança em razão dos planos econômicos Cruzado, Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2. Uma discussão que se arrasta há décadas na Justiça e que será decidida apenas no ano que vem.


Em meio ao debate jurídico, os valores financeiros deverão estar no centro da decisão. O Banco Central alega que o julgamento a favor dos poupadores levará a uma perda de R$ 150 bilhões no capital dos bancos, retração de R$ 1 trilhão no mercado de crédito e, consequentemente, redução da atividade econômica e impacto no emprego e na renda.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor afirma que o número do BC é exagerado. Pelas contas da ONG, os bancos teriam de despender R$ 8,4 bilhões, caso saiam perdedores no STF.

A decisão do STF resolverá em definitivo essa questão e repercutirá em mais de 395 mil ações que tramitam nas diferentes instâncias do Judiciário. Uma vitória em favor dos poupadores, entretanto, não significará o pagamento imediato das diferenças nas contas dos correntistas.

Trâmite. Integrantes do governo admitem a possibilidade de o STF, eventualmente, modular o impacto de uma decisão contrária aos interesses dos bancos. Além disso, terminado o julgamento, as ações de poupadores, que estão paradas, voltarão a tramitar normalmente. E cada uma delas chegará ao fim em momentos distintos. Só depois, os bancos, caso percam, terão de pagar os expurgos.

As divergências em torno da correção das cadernetas de poupança envolvem a data de aplicação dos índices estabelecidos pelos planos econômicos, planejados pelos governos à época para combater a inflação.

Os bancos aplicaram os novos índices para corrigir os valores depositados nas cadernetas de poupança, desde o início até o fim do mês. Os poupadores alegam que, nas semanas anteriores aos planos, os valores deveriam ser corrigidos pelo porcentual usado até então.

É essa a diferença que está em jogo. Os valores variam conforme os planos. No caso do Plano Bresser, a diferença seria de 8,04%; no Verão, 20,46%. O Plano Collor se divide em três, com diferentes porcentuais: 44,8%, 2,49% e 4,39%.

Plenário. Dois dos ministros do STF não participarão do julgamento. Luiz Fux e Luís Roberto Barroso se declararam impedidos de julgar as ações em pauta. Fux, porque a filha advoga em um dos processos. Barroso, quando advogado, trabalhou em favor dos poupadores.

Na sessão desta quarta-feira, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli lerão os relatórios dos processos em julgamento. Em seguida, as sustentações orais de aproximadamente 30 advogados. Lewandowski afirmou que pretende ler seu voto ainda nesta semana. Mesmo assim, a decisão ficará para 2014.

Ministros do tribunal vinham defendendo adiar o julgamento para o ano que vem. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, manteve o processo em pauta. O receio de parte dos ministros é que o julgamento possa criar turbulências na economia e repercutir no processo eleitoral.
LUCIANO DA CUNHA
27/11/2013 06:30
AO ZÉ RUELA OU DALÇOQUIO

QUEM TEM QUE ESTUDAR É VC TUDO O QUE RELATEI FOI EM CIMA DA DECLARAÇÃO Á MIDIA DO INCOMPETENTE DO PREFEITO, FAZ UM CURSINHO DE ADMINISTRAÇÃO QUE VC VAI ENTENDER,

EU MAL EDUCADO POR FALAR A VERDADE, TÁ BRABINHO É.

Herculano
27/11/2013 06:26
SENADO APROVA FIM DA VOTAÇÃO SECRETA NA CASSAÇÃO DE MANTADOS

Com decisão, deputados condenados no mensalão devem ter destino decidido por voto aberto. Sigilo também cai para análise de vetos presidenciais, mas é mantido na indicação de autoridades, informa o texto de Gabriela Guerreiro, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo

O Senado aprovou ontem o fim do voto secreto no Congresso para as cassações de mandatos e análise de vetos da presidente da República.

A proposta vai agora para promulgação, o que significa que os parlamentares condenados pelo mensalão que forem submetidos a processo de cassação devem ter o destino decidido em votação aberta.

São eles os deputados federais Valdemar da Costa Neto (PR-SP), Pedro Henry (PP-MT), João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP) - que, porém, pode obter aposentadoria antes de o processo de cassação ser iniciado.

A proposta teve a tramitação acelerada no Congresso após o deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), preso em Brasília após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal por desvios na Assembleia de Rondônia, ter o mandato poupado em votação secreta, em agosto.

À época, os presidentes da Câmara e do Senado decidiram acelerar o fim do voto secreto para evitar que a imagem do Congresso sofresse mais abalos - a avaliação é que Donadon não teria sido salvo em votação aberta.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), colocou em votação uma proposta que põe fim ao voto secreto em qualquer circunstância, e foi criticado pelo colega Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, que defende a medida em casos específicos.

Em manobra articulada por Renan, os senadores fatiaram a votação: o sigilo nas indicações de autoridades e na escolha dos presidentes e composição das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado teve a tramitação separada.

Agora cabe a Renan, como presidente do Congresso, promulgar a proposta aprovada - que acaba só com o sigilo nas cassações e na análise de vetos -, o que não tem prazo para ocorrer. Para isso, precisará convocar sessão conjunta entre Câmara e Senado.

Após a aprovação do texto pelos senadores, Henrique Alves disse que fica mais "tranquilo" para colocar em votação qualquer processo de cassação.
Herculano
27/11/2013 06:22
SINAIS CLAROS, por Antônio Delfim Neto, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento.

Nas últimas semanas tivemos alguns sinais claros de que o governo modificou seu discurso em relação ao setor privado. Eles terão grande importância na redução das incertezas que vêm inibindo a aceleração da taxa de crescimento econômico:

1) A concentração das discussões sobre concessões na Casa Civil e no Ministério da Fazenda mostrou que o saudável objetivo da "modicidade tarifária" é uma preocupação razoável do governo e não uma idiossincrasia "contra o setor privado", como alguns sugeriam. O governo entendeu que só pode ter êxito se os projetos executivos forem bem-feitos e os leilões bem construídos como começou a fazer.

2) No seu excelente discurso na abertura do 14º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, realizado em Campinas, no dia 18 último, a presidente disse que "o futuro será nosso se percebermos que não há oposição entre governo e empresários. Há uma perspectiva de cooperação. Há, sobretudo, vontade política do governo de cooperar com todos os empresários e as empresárias de pequeno porte, médio porte e grande porte". Em seguida, o ministro Guilherme Afif Domingos - na sua presença - deu exemplo da disposição do governo de reduzir alguns dos entraves burocráticos que nos atrapalham.

3) O ministro da Fazenda recolheu o seu suporte ao projeto que está no Senado e que, se não na letra, pelo menos no "espírito", poderia abrir caminho para a violação da Lei de Responsabilidade Fiscal. O custo político dessa medida não é pequeno, pois o maior beneficiário seria o município de São Paulo, hoje controlado pelo PT. Finalmente, mas não menos importante:

4) A iniciativa da presidente, que estimulou as principais lideranças do Congresso Nacional a assinarem um "Pacto de Responsabilidade Fiscal" para não colocar na pauta qualquer projeto de lei que aumente despesas ou reduza receita, inclusive os que haviam tido o seu apoio quando as circunstâncias eram outras. Essa é uma efetiva medida preventiva contra a ameaça de redução do nosso "rating". Há um certo ceticismo com relação a ela entre aqueles que não acreditam que no Congresso a palavra valha. O governo e as suas lideranças sabem que desrespeitá-la pode ser um forte ingrediente para a destruição da credibilidade da política fiscal, com consequências imprevisíveis sobre o bem-estar dos brasileiros.

Esses quatro movimentos sugerem uma mudança de postura do governo e a abertura de um canal para superar a falta de confiança do setor privado. Deste era razoável esperar uma resposta positiva, que parece ter vindo nos resultados dos leilões dos aeroportos.
Herculano
27/11/2013 06:14
O ACERTO DE DILMA, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

A prisão de mensaleiros acabou tirando o destaque positivo de um veto presidencial recente. Há menos de duas semanas, Dilma Rousseff tomou uma decisão corajosa. Vetou por completo uma lei que pretendia regulamentar a criação de novas cidades no país.

O veto de Dilma foi a favor do Brasil e contra os políticos. O mais fácil seria resignar-se. Esconder-se atrás do discurso segundo o qual "o Congresso é soberano". Dezenas de milhares de políticos agradeceriam.

O Brasil tem hoje 5.569 cidades e Brasília (que não é cidade nem Estado, mas apenas uma anomalia na forma de erro histórico irreparável). Se fosse sancionada a lei aprovada por deputados e senadores, logo de saída, 269 novos municípios seriam irreparavelmente criados. É raríssimo uma cidade falida voltar a ser bairro do município de origem.

A farra custaria bilhões de reais. Essas 269 cidades poderiam ter uma média de dez vereadores cada uma (o número varia conforme o tamanho do distrito). Seriam 2.690 novas sinecuras. Sem contar os prefeitos, vice-prefeitos, secretárias, motoristas, assessores, verba de gabinete e outras mamatas. E o principal: o salário de cada um deles.

Em alguns países, cidades pequenas não pagam salários para seus legisladores. Nos EUA, várias Assembleias Legislativas nem sequer remuneram seus deputados estaduais. O costume no Brasil de dar um dinheirinho para essa turma se acentuou durante a ditadura militar -que precisava fidelizar os políticos à Arena. A democracia abraçou a pilantragem com fervor. Multiplicaram-se as cidades. Em 1980, havia 3.992 municípios no país. Agora, são os 5.569.

O mais cômodo para Dilma Rousseff teria sido sancionar a lei das cidades. Desfrutaria então de milhares de novos cabos eleitorais a seu favor, todos remunerados com o dinheiro dos impostos dos contribuintes.

Dilma tomou uma decisão antipopulista. É algo raro. Merece registro.
Herculano
27/11/2013 06:09
O PROVIDENCIAL FACTOIDE PARA PROTEGER A VISITA DA PRESIDENTE DILMA

Faz quatro meses que a Ordem de Serviço para a duplicação de dois trechos da BR 470 entre Gaspar e Indaial foi assinada. O principal trecho de Navegantes a Gaspar nem licitado foi. Até agora, as máquinas que roncariam no dia seguinte, não apareceram. Espetáculos para a promoção foram feitos como uma suposta implantação do canteiro de obras e uma inspeção as obras que nem começaram. E a imprensa, babaca, caiu nas duas e fez o serviço de propaganda para o governo..

Agora com a visita da presidente passando longe da Rodovia que ela mesma disse que seria a sua obra em Santa Catarina, e para evitar os questionamentos, colocaram a culpa do atraso no Ibama. Em parte é verdade, mas isto vem acontecendo por falta de ação e planejamento no próprio projeto executivo. Arrumaram um factoide para desviar a atenção da incompetência e proteger a presidente.

? A nossa expectativa é que durante essa semana ainda possamos receber a autorização, e então as máquinas podem começar a trabalhar, apesar de o prazo da obra já contabilizar este tipo de problema. Geralmente o início é assim, leva de 30 a 60 dias para a obra iniciar de fato. Passamos um pouco por causa dessa questão da licença, mas já está tudo em andamento ? explicou o superintendente do Dnit em Santa Catarina, o engenheiro João José dos Santos, o enrolão, há dez anos o homem de confiança da gasparense honorária Ideli Salvatti, PT, a que comandou o espetáculo da assinatura da Ordem de Serviço.

Gente sem credibilidade e a imprensa, teimando em dar chances a chanchada manjada dessa gente. Wake up, Brazil!
Charles de Souza
27/11/2013 00:17
Em menos de um ano uma funcionaria do SAMAE recebeu R$ 2.844,00 em diárias, referente cursos viagens etc...Outro da Prefeitura recebeu mais de R$3.000,00 também em menos de um ano, coincidentemente esses agraciados são filiados ou simpatizantes do partido de plantão, enquanto a maioria dos funcionários com anos de carreira jamais receberam um curso, Pergunto! Qual os critérios para se fazer cursos e viagens e receber boas diárias?
Zé Ruela
26/11/2013 23:50
luciano da cunha

Seu mal educado, agora virasse engenheiro civil é, vai estudar, vai. Depois vamos discutir.
Herculano
26/11/2013 22:56
O PODEROSO HERDEIRO DE LULA VIROU XERIFE DE CADEIA E SÓ É CANDIDATO A GERENTE DE HOTEL, por Augusto Nunes, de Veja.

Em novembro de 2003, com o governo Lula prestes a comemorar o primeiro aniversário, José Dirceu achava que o retrato com a faixa presidencial enfeitando o terno escuro era questão de tempo, algo tão inevitável quanto a mudança das estações. Neste novembro de 2013, já fotografado de frente e de perfil, o presidiário José Dirceu veste o uniforme branco que identifica os 9 mil detentos da Papuda.

Há dez anos, o superministro era chefe da Casa Civil, capitão do time no poder, supervisor do PT e sucessor natural do comandante supremo. Preso há dez dias por determinação do Supremo Tribunal Federal, é candidato ao cargo de gerente-administrativo do Hotel Saint Peter, um quatro estrelas de Brasília. O salário mensal estipulado pelo contrato é de R$ 20 mil. Enquanto espera a permissão para passar o dia no local do emprego e voltar à gaiola no começo da noite, exerce com muita aplicação as funções de xerife de cadeia.

Um mensalão no meio do caminho transformou o quase setentão que governa a cela S 13 numa caricatura do ainda cinquentão que reinava no quarto andar do Palácio do Planalto. Mas o estilo é o de sempre, constatou no fim de semana uma reportagem do Estadão. "Acostumado a dar ordens, José Dirceu impõe a disciplina na prisão", informa um trecho. "Levanta bem cedo, faz ginástica, organiza temas para debate. É ele o mandachuva que passa as tarefas para os companheiros e decreta a hora de fazer exercícios, de ler, de caminhar e jogar conversa fora".

Não falta serviço para quem administra em tempo integral o espaço de cinco metros quadrados que, sem contar o sentinela voluntário Eduardo Suplicy, abriga outros quatro mensaleiros: José Genoino, Delúbio Soares, Jacinto Lamas (ex-tesoureiro do PL, hoje PR) e Romeu Queiroz (ex-deputado federal pelo do PTB mineiro). Mas Dirceu consegue abrir espaço na agenda quando confrontado com imprevistos e emergências. Foi ele, por exemplo, quem ajudou a manter longe do final infeliz o "princípio de enfarte" de Genoino.

Até que o companheiro enfermo fosse transferido para um hospital, Dirceu impediu que o vizinho de beliche esquecesse a hora do remédio, revogasse a dieta receitada pelo cardiologista ou sucumbisse a surtos depressivos. Aparentemente, o enfermeiro aprendiz não fez feio: Genoino foi entregue a médicos de verdade com saúde suficiente para conversar com jornalistas por mais de três horas.

A ausência temporária do deputado presidiário liberou o xerife para melhorar a aparência da cela. "Aficcionado por limpeza", conta a autora da reportagem, "ele pegou um balde de água, sabão e vassoura e puxou Delúbio para ajudá-lo na faxina". O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que aprovou o resultado, não se surpreendeu com a performance do pai. "É um guerreiro", entusiasmou-se depois de mais uma escala na modesta sala de visitas equipada com uma mesa e cadeiras insuficientes para tantos visitantes.

Dirceu resume a fórmula do sucesso: "O importante é manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". No momento, entre uma ordem e uma cobrança, ele se concentra nas páginas de O Capital e suas Metamorfoses, do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, outra tentativa de provar que o que Karl Marx escreveu no século 19 é tão atual quanto o Facebook. Essa imersão nas profundezas marxistas combinaria com o papel de "preso político" interpretado pelo mais notório dos políticos presos se o Brasil não estivesse sob o domínio dos órfãos do paraíso soviético.

Lula, que enxerga nos dissidentes encarcerados pelos irmãos Castro gente muito parecida com a que se amontoa nas cadeias de São Paulo, vê no companheiro condenado por corrupção um perseguido por motivos ideológicos. Foi induzido por tais afinidades que, ao saber da captura dos mensaleiros, decidiu consolar o antigo herdeiro com a eliminação por telefone dos mil quilômetros que separam seu escritório em São Paulo do presídio em Brasília. "Estamos juntos", disse o ex-presidente. Juntos mas não não misturados. O palanque ambulante abre espaço na agenda até para comícios no Chile. Mas ainda não baixou na Papuda.

Nem vai baixar: se é que pensou na ideia de dar as caras por lá, desistiu de vez ao saber que o regulamento em vigor na cela S 13 inclui o tópico especialmente apavorante: a hora da leitura. Por que correr o risco de chegar bem no começo do suplício? Qualquer livro, como se sabe, está para Lula como a luz do sol para um vampiro. Lido em voz alta por Dirceu, com aquele sotaque, um único e escasso parágrafo bastaria para produzir na cabeça do visitante efeitos tão devastadores quanto a mais selvagem sessão de tortura. Melhor esperar que o guerrilheiro de festim vire gerente de hotel e marcar um encontro no restaurante
Herculano
26/11/2013 22:33
PERGUNTAR NÃO OFENDE

Qual foi mesmo o retrato da participação das escolas de Gaspar no Enem? Aqui perto, o Bom Jesus (antigo Santo Antônio) foi o primeiro de Santa Catarina, e o 104 em todo o Brasil.
Rafaela
26/11/2013 22:29
Maicon Oneda!


De quem é o prédio onde ta o Samae?


Se for do Pelé ex; cunhado do Adilson e ex; Genro do Paka.

A só para consta o irmão do Adilson é casado com uma irmã do Zuchi será que tem alguma coisa ai!

Herculano sei que isso te compromete não precisa divulga.
Maicon Oneda
26/11/2013 21:45
Alugueis

O Prefeito de Gaspar diz que quer comprar o prédio da Bunge para acabar com os alugueis.

Veja só, está publicado no D.O de hoje a prorrogação do contrato de aluguel da sede do Samae com valor que ultrapassa os 90 mil reais.

E para que o Prefeito do comprou a sede antiga da empresa Morgana no Santa Terezinha, foi pra bonito?

E já ouvi o Prefeito dizendo que lá seria a sede do Samae, e será que com esses 90 mil não daria para adequar e levar a sede do Samae para lá?

Meio confuso esse Prefeito do uma hora ele diz que quer acabar com o pagamento dos alugueis, mas não age da mesma forma com o patrimônio que já é nosso e esta abandonado.

Realmente não da para entender!
Juju do Gasparinho
26/11/2013 20:54
Prezado Herculano:

2.014 promete.Ah! se promete!
Veja o que teremos:
Mensalão mineiro do Azeredo na telinha do STF.
Eleições na rua.
Banco e a encrenca deixada por Sarney e Collor.
Agora o Mais Médicos de Cuba também ocupará a telinha da Suprema Taba.

Herculano, alguém deixou a tampa da esgotosfera aberta?
LUCIANO DA CUNHA
26/11/2013 19:14
CALANDO A BOCA DO ZÉ RUELA OU DALÇOQUIO

VC DIZ QUE O ADILSON NÃO FEZ NADA CAIU POR TERRA, HERCULANO CALOU A TUA BOCA E OS 250 TUBOS QUE ELE COMPROU,CHUPA ESSA MANGA AGORA,


TODO EMPRESARIO SABE QUE QUANDO SE FAZ UMA OBRA OU VENDA DE PRODUTOS SE COLOCA EM CIMA UMA MARGEM DE 5 Á 10% POR EVENTUAL CONTRATEMPO OU SEJA OS EMPREVISTOS QUE O INCOMPETENTE DO ZUCHI NÃO SABE E NÃO FEZ,

TODA BOA OBRA BEM PLANEJADA NÃO TEM CONTRATEMPO SALVO A AÇÃO DO TEMPO QUE SE PODE COLOCAR NO PRAZO DE ENTREGA, PORTANTO O ZUCHI REFORMOU A PONTE OBRIGADO PELO MINISTÉRIO PUBLICO E MAL FEITO E MUITO MAL PLANEJADO POIS ELE MESMO DISSE OU MELHOR ARROTOU PRA TODOS QUE A PONTE NÃO CAIA MAS NENHUM PTISTA LEMBRA DISSO NÉ,

PORTANTO A ENTREVISTA DO PREFEITO INCOMPETENTE NA MÍDIA É UMA VERGONHA É MUITA CARA DE PAU, EM AFIRMAR QUE ELE POLITICAMENTE FOI O MAIOR PREJUDICADO,

PREJUDICADO MESMO FOI O POVO QUE ESPEROU 40 MINUTOS OU MAIS POR DIA EM 2 ANOS E 3 MESES,

O POVO PAGA POR SUAS ESCOLHAS E TA PAGANDO MUITO CARO, CADE AS OBRAS NOVAS.
Herculano
26/11/2013 17:17
E AGORA? CHANTAGEM, PRESSÃO OU MENTIRA. LAUDO MÉDICO DESCARTA NECESSIDADE DE REGIME DOMICILIAR PARA GENOINO

O texto é de Fernanda Calgaro da sucursal do Uol (Folha de S. Paulo) em Brasília. O laudo da junta médica que avaliou o deputado licenciado José Genoino (PT-SP), um dos presos pela condenação no julgamento do mensalão, a pedido do STF (Supremo Tribunal Federal), afirma que não "é imprescindível a permanência domiciliar fixa". O parecer servirá de base para o presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, decidir se concede em definitivo a prisão domiciliar para ele.

A avaliação foi realizada no último sábado (23), em Brasília, por uma junta de médicos indicados pela UnB (Universidade de Brasília) e pelo Hospital Universitário de Brasília, coordenada por Luiz Fernando Junqueira Júnior, e o resultado foi divulgado hoje.

O documento diz que Genoino é portador de "cardiopatia que não se caracteriza como grave". Afirma ainda que ele é portador de hipertensão arterial sistêmica "leve a moderada", que deve ser controlada por meio do uso continuado de medicação, aliada a uma dieta com pouco sal e restrição de atividade física pesada. A junta médica afirma que o tratamento deve ser associado à "prática regular de leve a moderada atividade física aeróbica e restrição da influência de fatores psicológicos estressantes", acrescentando que não é "imprescindível, para tanto, a permanência domiciliar fixa do paciente".

O laudo observa ainda que ele é portador de "distúrbio de coagulação", que deve ser controlado por meio de exames periódicos para ajustar as doses do remédio. No entanto, reitera mais uma vez que, enquanto Genoino receber o tratamento anticoagulante, não é "imprescindível (...) a permanência fixa do paciente".

O relatório traz um breve histórico da saúde de Genoino e da cirurgia pela qual passou em julho. Ressalta que recentemente vivenciou um "intenso estresse emocional" e, desde a sua prisão, "vem apresentando um conjunto de manifestações clínicas sintomáticas, de forte componente psicossomático".

O laudo cita, entre as queixas do petista: dor de cabeça, palpitações, tontura, diarreia e constipação intestinal, rouquidão, anorexia, escarros ferruginosos e cansaço. Diz que os sintomas apresentados por Genoino recentemente, como escarros ferruginosos e sangramento nasal, provavelmente foram causados pela dose errada do remédio, "que uma vez ajustada fez desaparecer aquelas manifestações".

Ao ser avaliado pelos médicos no sábado à tarde, Genoino não apresentava nenhum desses sintomas, segundo o laudo, "apenas certa ansiedade, rouquidão e cansaço ao esforço de falar". A pressão arterial dele estava 12 por 8.

Na última quinta-feira (21), o deputado, que foi preso no dia 15 de novembro em São Paulo e depois transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, passou mal e foi internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

Após ter sido descartada a hipótese de infarto, o parlamentar foi colocado em prisão domiciliar.

O documento foi encaminhado diretamente ao STF, porém não se sabe quando. Joaquim Barbosa poderá enviar o documento para análise da Procuradoria Geral da República antes de definir sobre o pedido ou decidir diretamente sobre o caso.
Zé Ruela
26/11/2013 17:07
pemdbista roxo

Primeiro vocês tem que voltar a ganhar outra eleição, só fizeram cagada, foram cassados, o outro só dava coice em todo mundo. Com um curriculun desses, dificilmente o eleitor dará outra chance a vocês. Nunca fizeram nada por Gaspar, aliás, só tentaram derrubar o que o prefeito Celso Zuchi fez e ainda tentaram tirar uma lasquinha tentando nominar as obras que tentaram derrubar, tenham vergonha na cara.
Roberto Basei
26/11/2013 16:36
O qual eu mais gostei foi desse!


"Deveriam fazer testes de medicamento em presidiários, não em animais?

Também conhecida como ?não aprendemos nada com a parábola do filho Pródigo que tantas vezes rezamos na catequese?. É citada por quem não aceita tratamento desumano contra os bichos, mas não liga para o tratamento desumano contra humanos. É repetida também por quem se imagina livre de todo pecado e das grandes ironias da vida, como um certo fiscal da prefeitura de São Paulo que um certo dia criticou o direito ao indulto de presidiários e, no outro, estava preso acusado de participação na máfia do ISS. É como dizem: teste de laboratório na cela dos outros (ou do filho dos outros) é refresco.


A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Roberto Basei
26/11/2013 16:28
Não penso, logo relincho
Um pequeno glossário com a lista dos principais clichês repetidos pelas redes sociais para justificar, no discurso, um mundo de violência e exclusão


Dizem que uma mentira repetida à exaustão se transforma em verdade. Pura mentira. Uma mentira repetida à exaustão é só uma mentira, que descamba para o clichê, que descamba para o discurso. E o discurso, quando mal calibrado, é o terreno para legitimar ofensas, preconceitos, perseguições e exclusões ao longo da História. Nem sempre é resultado da má fé. Por estranho que pareça, é na maioria das vezes fruto da indigência mental ? uma indigência mental que assola as escolas, a imprensa, as tribunas, as mesas de bares, as redes sociais. Com os anos, a liberdade dos leitores para se manifestar sobre qualquer assunto e o exercício de moderação de comentários nos levam a reconhecer um clichê pelo cheiro. Listamos alguns deles abaixo com um apelo humanitário: ao replicar, você não está sendo original; está apenas repetindo uma fórmula pronta sem precisar pensar sobre tema algum. E um clichê repetido à exaustão, vale lembrar, não é debate. É apenas relincho*.


por Matheus Pichonelli ? publicado 26/11/2013 15:09, última modificação 26/11/2013 15:34 (Carta Capital)


Sempre Assim!



A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
LOBÃO
26/11/2013 15:44
DISCUTIR COM PETISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO.ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS,CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA
Herculano
26/11/2013 15:24
SIEMENS: PSDB INVERTE JOGO E QUER A CABEÇA DE CARDOZO

A manchete e o texto é do 247, o canal de comunicação do PT patrocinado por bancos estatais. Presidente do partido, Aécio Neves, e líderes na Câmara e no Senado defenderam hoje, em coletiva de imprensa em Brasília, a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que mandou denúncia do caso Siemens à Polícia Federal; tucanos, como o senador Aloysio Nunes e o secretário José Aníbal, são acusados de receber propina no esquema de cartel em licitações de trens e Metrô durante governos do PSDB em São Paulo; "nós não somos iguais", defendeu Aécio, numa referência ao caso do 'mensalão', alegando ainda que a ação de Cardozo foi uma forma de minimizar o escândalo dos petistas

O PSDB pediu nesta terça-feira 26 o afastamento do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, das investigações do caso Siemens e até sua demissão. Em coletiva de imprensa na sede do partido, em Brasília, o presidente da sigla, senador Aécio Neves (MG), e líderes da legenda na Câmara e no Senado acusaram Cardozo de mentir no episódio. O ministro entregou denúncia à Polícia Federal sobre o esquema de cartel envolvendo políticos do PSDB em licitações de trens e Metrô durante governos tucanos em São Paulo.

Na avaliação dos tucanos, a atitude de Cardozo de apresentar a denúncia - segundo eles, "sem qualquer base concreta" - é uma forma de minimizar o caso do chamado 'mensalão', que atinge petistas. "A tentativa de fazer com que os outros possam parecer iguais não terá êxito, porque nós não somos iguais. Prezamos e praticamos a ética na vida pública não apenas em determinados momentos, mas ao longo de toda a nossa trajetória", disse Aécio Neves.

O secretário de Energia do governo Geraldo Alckmin, José Aníbal, foi o mais contundente ao pedir a demissão do ministro do governo Dilma Rousseff. Não sem motivo: ele é citado por um ex-diretor da Siemens como próximo do lobista Arthur Teixeira, acusado de intermediar pagamentos de propina entre executivos, políticos e funcionários públicos no setor dos transportes. Os tucanos também disseram que pretendem aprovar a convocação de Cardozo ao Congresso a fim de dar explicações sobre o caso.
PMDBISTA ROXO
26/11/2013 15:18
Ao Zé Ruela, o cara mais chato e puxa-saco do pedaço

Estou muito triste com você, para com essa estória de dizer que o governo Luis Henrique não agiu de forma honesta, quando de sua passagem pelo governo Estadual, foi o melhor governo, criou as secretarias e desenvolvimento regional, descentralizou o governo, dando oportunidade para o povo ficar mais próximo do poder Estadual e criando possibilidades aos prefeitos, se o teu não é capaz, é melhor não falar bobagem. Se houve sacanagem na CELESC, porque não denunciaram lá em 2003 e 2005? Agora é tarde, você serão capazes de criar dossiês, de criar armadilhas. Vocês deveriam olhar para os governos de vocês, que nem aqui, nem na china deu certo. Cuuidem das sacanagens dos senhores, que não são poucas, deixa de inventar bobagens e querer fazer corelação com a administração pmedebista que sempre foi boa e honesta. Imagina Zé Guela!! Se o nosso garoto Kleber, tivesse sido eleito o prefeito de Gaspar, as pontes já estariam prontas e entregues ao povo, a reforma da Hercilio Deeke, estaria acabada e bem feita, pois ainda continua meia ponte, falta faixas, falta guarda rodas, guarda corpos, iluminação, uma rótula descente, laudo técnico de capacidade de peso, a creche Dorvalina, estaria funcionando há uns 3 meses, a policlinica pronta há muito tempo,o centro de convivência da quarta idade dona Rosa Lansnazter, com nossos velhinhos usufruindo daquele espaço, vocês são um marasmo mesmo, sem contar que o centro multiuso, já estaria com um galpão de 40.000m2 doado por empresários, a bunge estaria nas mãos do governo municipal, ruas e mais ruas pavimentadas. E a ponte Leopoldo Schmalz, já estaria entregue juntamente com a assinatura do anel de contorno e ao final de nosso Governo, Cleber estaria entregando esta importante obra com 4 pistas, toda iluminada, ciclovias e calçada para pedestres e arborizada, já que você não tem vez com o querido governador João Raimundo Clombo, nosso parceiro e o vice presidente da Republica, que são nossos. E ainda entregaríamos a ponte do Bela Vista, que ligaria a Margem Direita com a penitenciaria pra ficar mais fácil para levar vocês para La. Agora você tem que inaugurar uma ponte meia boca, pois não fizeram nada, tudo projetos de um ex-prefeito quando era do mdb e nestes mais de 10 anos no poder vocês não mostraram ao que vieram. Tenha paciência Zé Guela.

Zé não mexe com o MDB que você mexe comigo
Herculano
26/11/2013 15:18
O CONCLAVE DAS MUDANÇAS

Em severa crítica à Igreja, Francisco apresenta maior reforma do Vaticano em meio século, escreve Jamil Chade, correspondente do jornal O Estado de S. Paulo na Europa e enviado especial a Roma, na Itália. Exortação Apostólica "Evangelii Gaudium" apresentada hoje é o primeiro documento do novo papa e traça o caminho para a Santa Sé nos próximos anos. Documento propõe "nova etapa de evangelização" e "conversão" da Igreja.

Jorge Bergoglio lança um projeto de "conversão do papado", propõe a "descentralização" da Igreja e apresenta o plano da maior reforma feita no Vaticano em pelo menos meio século. No primeiro documento de seu próprio punho apresentado hoje, o papa Francisco explica em mais de 200 páginas seu projeto para o futuro da Igreja, lançando duros ataques contra sacerdotes e denunciando a guerra pelo poder dentro dos muros da Santa Sé.

A burocracia e a aristocracia da Santa Sé também precisa ser revista. "Nesta renovação não se deve ter medo de rever costumes da Igreja não diretamente ligados ao núcleo do Evangelho, alguns dos mais profundamente enraizados ao longo da história".

Bergoglio insiste que prefere "uma igreja ferida e suja por ter saído às estradas, em vez de uma igreja preocupada em ser o centro e que acaba prisioneiras num emaranhado de obsessões e procedimentos?.
Herculano
26/11/2013 15:07
JULGAMENTO HOJE, por Lauro Jardim, de Veja

Está marcado para hoje o julgamento de Edir Macedo e seu braço-direito, Honorilton Gonçalves, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (segunda instância de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O bispo e Gonçalves, ex-presidente da Record, respondem por falsidade ideológica. São acusados de forjar um documento para transferir a TV Vale do Itajaí do ex-pastor e atualmente rival Marcelo Pires
Herculano
26/11/2013 15:03
VAMOS AJUDAR A PRESIDENTE DILMA A REDIGIR O DECRETO DO INDULTO PARA TIRAR OS PETISTAS DA CADEIA? VAMOS! QUE HORA TÃO FELIZ, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

No meu artigo na Folha de sexta passada, ironizei a ridicularia dos petistas, que se dizem "presos políticos". Afirmei que, se é assim, então a carcereira é Dilma Rousseff, já que a Constituição lhe faculta o poder de conceder indulto a quem quiser. Basta redigir um decreto instituindo os critérios - que é o que o presidente faz todo ano. Em 2012, foi o 7.873. Uma vez tornado públicas as condições que permitem o indulto, a defesa apela ao juiz de execuções penais - no caso dos mensaleiros, é o próprio Joaquim Barbosa - e pronto.

Se Dilma repetir, neste 2013, no mínimo os mesmos critérios do ano passado, José Genoino, por exemplo, pode ficar livre. Aliás, seu advogado deveria pedir licença ao STF (não sei se é possível) para que ignore os embargos infringentes no seu caso, dando a sentença como transitada em julgado. Por quê? Genoino se encaixa na "alínea c" do Inciso X do Artigo 1º da referida lei, a saber:
"Art. 1º É concedido o indulto coletivo às pessoas, nacionais e estrangeiras:
(?)
X ? Condenadas
(?)
c) acometidas de doença grave e permanente que apresentem grave limitação de atividade e restrição de participação ou exijam cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal, desde que comprovada a hipótese por laudo médico oficial ou, na falta deste, por médico designado pelo juízo da execução, constando o histórico da doença, caso não haja oposição da pessoa condenada;"

Pronto! Nesse caso, como se nota, não é preciso nem que tenha cumprido uma parte da pena. Genoino certamente se encaixa nessa definição. Mas e os demais petistas? José Dirceu e Delúbio Soares não têm nenhuma grave doença - física, ao menos, parece que não. Se vocês lerem o decreto, eles não se encaixam nos demais quesitos. A lei pode, por exemplo, conceder indulto a quem já tenha completado 60 anos (Dirceu tem 67), mas é preciso que tenha cumprido ao menos um terço da pena - e não é o caso.

Mas isso pode ser corrigido com um pouco de boa vontade. O decreto de 2013 poderia manter intocado o texto do ano passado, apenas acrescentando alguns incisos aos 16 já existentes no Artigo 1º. Sugiro:

Art. 1º É concedido o indulto coletivo às pessoas, nacionais e estrangeiras:
(?)
XVII ? que tungaram dinheiro público para fortalecer seu partido e criar um Congresso paralelo que pudesse dar mais agilidade à democracia;

XVIII ? que foram vítimas, pobrezinhas (sugiro que Dilma inove os decretos com uma linguagem mais amorosa), do perverso sistema político brasileiro inventado pelas elites, o que acabou contaminando um partido de mulheres e homens probos (é preciso suspender o exílio da palavra "probo");

XIX ? que foram vítimas das ações autoritárias do STF, que se deixou pautar pela mídia golpista;

XX ? que só estavam lutando pela soberania do povo brasileiro e o fizeram com tal dedicação que não se intimidaram nem diante das ações que o modelo burguês considera "crimes";

XXI ? que, como diz a Associação Juízes para a Democracia, ocupam o "promontório" das lutas sociais, como é o caso de todos os petistas.

Acho que fica bem assim. E se descarte desde logo que um decreto com esse conteúdo, que servisse de modelo a decretos futuros, seria um incentivo à impunidade, como ousarão acusar alguns. A razão é simples. O texto permitirá que larápios de outros partidos fiquem em cana. O objetivo é livrar a cara de petistas, que sempre pensam no povo, mesmo quando assaltam os cofres públicos.

Logo, por uma questão de lógica elementar, não são ladrões, mas redistribuidores de renda. E gente assim não pode ser presa. Afinal, aprendi com a Associação Juízes para a Democracia, de ultraesquerda a seguinte e gloriosa lição:
"Não é verdade que ninguém está acima da lei, como afirmam os legalistas e pseudodemocratas: estão, sim, acima da lei, todas as pessoas que vivem no cimo preponderante das normas e princípios constitucionais e que, por isso, rompendo com o estereótipo da alienação, e alimentados de esperança, insistem em colocar o seu ousio e a sua juventude a serviço da alteridade, da democracia e do império dos direitos fundamentais".

Convenham: José Dirceu nada mais fez do que botar o seu "ousio" - tanto o da juventude como o da idade madura - a nosso serviço, certo?
GASPARENSE HONESTO
26/11/2013 15:03
ZÉ RUELA DALÇÓQUIO VOLTOU DEPOIS DE UMA SEMANADA EM BRAZUCA, QUE SE GRADEAR VIRA PRESÍDIO, E TIRAR FOTOS EM LAGES SEGUINDO SEU CUnhado.VIVA!!!
Herculano
26/11/2013 14:54
reeditando das 14.28
AO ZÉ RUELA

É a segunda vez que o que se esconde como Zé Ruela posta esta nota.

Os jornais chapa branca estão noticiando, enquanto os jornalistas investigativos estão calados. SANTA de ontem e RBS de sabado noticiam que a CCO dos jogos abertos de SC que se realiza em Blumenau teria que ser desmontada por ordem do MP, pois ela já estava montada antes da realização da licitação. A FESPORTE, responsável pela licitação é presidida por Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho (PSDB).

Então vamos por partes.
1. Quem são os jornais chapas brancas? A RBS, a maior de Santa Catarina, parece-me que não se omitiu neste caso como você menciona. O Santa, que é de Blumenau, e o maior de lá também onde o caso aconteceu não se omitiu, como você mesmo relata. Será que você está querendo relacionar a omissão e a eventual chapa branca por conta disso, a Gaspar que não tem nada a ver com o evento e o local? Mas, quem é mesmo chapa branca na comunicação em Gaspar como você acusa?

2. A maracutaia está sendo desmontada pelo Ministério Público? Parabéns. Há culpados? Que se defina no inquérito, que se leve a Justiça e que se julgue, inclusive com os embargos de declaração e infringentes como sempre quer o PT. E se culpado, que prenda. Ainda, bem que lá em Blumenau o Ministério Público está bem estruturado, diferente do de Gaspar. Ainda bem que lá, o PT é vigilante e faz bem, instrumentalizando o MP. Eu aplaudo. Quem ganha? A sociedade. Já aqui o PT tem a sorte que há um MP sobrecarregado e uma oposição de dar dó.

3. Quanto ao investigado ser do PSDB, advogado aliás, parece ser irrelevante, pois hoje quem tem a pecha da dúvida, da corrupção e da montagem de documentos falsos para incriminar propositamente adversários é o PT. Ou seja, todos são iguais e disputando quem tem o melhor e maior golpe. Wake up, Brazil!
Juju do Gasparinho
26/11/2013 14:13
Prezado Herculano:

Quero começar meu comentário pela capa do jornal CRUZEIRO.
Parabéns ao Gilberto por não dar destaque a algo tão irritante como foi o escárnio do prefeito à população, na reforma da ponte.
O destaque, fica para a mídia chapa branca.
Na coluna CHUMBO, o mesmo Gilberto foi infeliz com a ideia de achar bonito "soltar um bichano no meio dos cães". Pena.
E quanto, O PT, FAMÍLIA E RELIGIÃO, foi simplismente divino!
Zé Ruela
26/11/2013 12:30
ESCÂNDALO II

Outra que os jornais chapa branca noticiam enquanto os jornalistas investigativos deixam passar em branco.
Diário Catarinense de hoje: Após quase um ano e meio de investigações a DEIC finalizou o inquérito referente aos supostos pagamentos irregulares efetuados pela CELESC à empresa de cobrança terceirizada MONREAL. Ao todo, 13 pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil.. Ontem (dia 25) o inquérito foi enviado ao MP-SC, que vai analisar o caso. O fato aconteceu entre 2003 e 2005 no primeiro governo de Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

Zé Ruela
26/11/2013 12:23
ESCÃNDALO I

Os jornais chapa branca estão noticiando, enquanto os jornalistas investigativos estão calados. SANTA de ontem e RBS de sabado noticiam que a CCO dos jogos abertos de SC que se realiza em Blumenau teria que ser desmontada por ordem do MP, pois ela já estava montada antes da realização da licitação. A FESPORTE, responsável pela licitação é presidida por Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho (PSDB).
Herculano
26/11/2013 12:07
APLAUSOS

Tem vereador que não sabe a razão pela qual fica exposto. Como não há nada melhor a propor, faz Moções de Aplausos, transformando em bravura ou herói, aquilo ou quem tem a obrigação da realização e do resultado para a sociedade. Ai, ai, ai.
Herculano
26/11/2013 12:04
CALCANHARES DESNUDOS, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S.Paulo

O primeiro (e maior) desejo do PT era o de que todo mundo acreditasse na inexistência do mensalão. O segundo, que se desse um desconto ao "pecadilho" do caixa dois e ficasse tudo por conta dos vícios do sistema que leva todos ao terreno da ilegalidade, por esta ótica legitimada pelo compartilhamento da prática.

Não deu certo. Prevaleceu, por mais consistente, a narrativa feita na denúncia da Procuradoria-Geral da República aceita pelo Supremo Tribunal Federal para abertura de processo, a Ação Penal 470.

O desejo seguinte, que o julgamento não acontecesse no ano eleitoral de 2012. Outra vontade frustrada, não obstante o rigor do Supremo não tenha influenciado o resultado das eleições: o PT perdeu ou ganhou por questões de ordem política.

O mensalão não foi o tema central da campanha, seja porque a oposição não o explorou a fundo, seja porque os petistas - da presidente da República aos candidatos, passando pela posição majoritária nas bancadas do Congresso - atuaram para marcar distância entre o episódio e o partido.

Com habilidade, desmontaram preparativos de reações mais radicais na defesa dos réus e no ataque ao tribunal. Os estridentes do ano passado não caracterizaram uma ação coletiva. Pois toda sutileza foi abandonada quando ficou decidida a execução das penas de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares.

A presidente Dilma Rousseff calada estava, resolveu se manifestar aludindo a risco de morte quando Genoino teve uma crise de pressão alta; o ex-presidente Lula da Silva um dia recusou-se a falar - "quem sou eu para comentar decisão do Supremo?" - e no seguinte ecoou as reclamações - "parece que a lei só vale para o PT" - as bancadas no Congresso foram contundentes na ofensiva contra o presidente do STF e os dirigentes do partido assinaram manifesto de protesto.

Teria sido a isso que o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se referia quando disse "em 2013 o bicho vai pegar"? Caso tenha sido, trata-se de um bicho daqueles que não se cria em casa. Pode morder o dono.

Com suas atitudes explícitas, o PT vem anulando o esforço que fez para se distanciar do mensalão ao desnudar em público os calcanhares que até então procurava resguardar. O que pretende conseguir de objetivo com isso não está ao alcance da vista.

Antes disso era razoavelmente fácil discorrer sobre a recorrente indagação a respeito da influência das prisões sobre a próxima eleição: a julgar pelo exemplo de 2012 e considerando que o PSDB provavelmente terá um ex-presidente do partido (Eduardo Azeredo) julgado por peculato e lavagem de dinheiro no mesmo foro, a resposta seria negativa.

Hoje não se pode dizer com a mesma certeza. Não por ação dos adversários. Tanto Eduardo Campos quanto Aécio Neves têm sido discretos. Até porque tripudiar seria, no mínimo, de extremo mau gosto.

Quem se expõe ao risco é o próprio PT, ao se abraçar ao mensalão, levar o assunto para o cerne do partido e transformar em questão de honra um assunto absolutamente desonroso. Entre outros motivos, por apontar arbitrariedade na execução das penas dos seus e deixar os outros condenados por parceria no esquema ao Deus-dará.
Herculano
26/11/2013 11:56
DÚVIDAS

Esta é a informação que se divulga.

O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, PT, acompanha a visita da presidenta Dilma Rousseff a Santa Catarina, nesta quarta-feira.

1. O que Zuchi vai pedir por Gaspar a Dilma?

2. Se esta companhia é a companheira, é coisa que o PT ou o prefeito deve bancar.

3. Se é coisa da representação da investidura de presidente da Fecam, que é, a Federação Catarinense dos Municípios é quem deve patrocinar aos municípios de São Francisco do Sul, Itajaí e Florianópolis.
Herculano
26/11/2013 11:50
O PPS VAI TER VEREADOR NO ANO QUE VEM

O presidente DEM de Gaspar, Luiz Marcos Nagel, comunicou oficialmente ontem à noite ao PPS que cederá a vaga de Andreia Symone Zimmermann Nagel no início do ano que vem, no acordo de coligação. O empresário, ex-vereador, ex-peemedebista e presidente do PPS, Vitório Marquetti, é o primeiro suplente da Coligação e o primeiro candidato a ocupar esta vaga. O PPS não disse quem de fato irá para a Câmara no lugar de Andreia.
Herculano
26/11/2013 11:45
ESTA É PARA O RODRIGO FONTES SCHRAMM, O PETISTA DOENTE, QUE QUER TODOS CALADOS SOB O SEU JUGO, QUE APONTA PESSOAS QUE NUNCA FALARAM COMIGO COMO INFORMANTES (? COLUNISTA POSSUI FONTES) MEUS E QUE TEM CERTEZA QUE EU RECLAMO SEM RAZÃODE TUDO. ESTE ARTIGO É DE HOJE, E É ASSINADO POR MOACIR PEREIRA. EU TAMBÉM ASSINARIA POIS TEM A MINHA CARA CONTRA INCAPACIDADE DE GESTÃO E RESULTADOS DOS POLÍTICOS NO TRATO DA COISA PÚBLICA PARA A SOCIEDADE.

Dilma, a gestão e as promessas

Durante a campanha eleitoral, Dilma Rousseff garantiu que a duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí, seria prioridade absoluta. Eleita, proclamou em Blumenau no dia 8 de junho de 2011:

- A BR-470 vai ser duplicada. É questão de honra. Esta estrada é minha.

Santa Catarina tem ao lado da presidente a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT). Tem na presidência da Comissão de Justiça da Câmara o deputado federal Décio Lima (PT), ex-prefeito de Blumenau.

Depois de muitas conversas, essas autoridades e o Fórum Parlamentar conseguiram do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a licitação da 470. Anunciaram que fariam a entrega da ordem de serviço em Gaspar "com as máquinas na pista".

No dia 18 de julho, com badalação e festa política, a presença do ministro Cesar Borges (Transportes), de Ideli, do governador Raimundo Colombo e todas as lideranças da base do governo, foi assinada a ordem de serviço para duplicação do trecho Gaspar-Indaial da BR-470. Com garantia de que as máquinas começariam a duplicação no dia seguinte.

Passaram-se mais de quatro meses e não aconteceu absolutamente nada. Motivo alegado: o Ibama - sempre ele - ameaçou até com ação criminal contra o consórcio construtor se começasse a obra sem licença ambiental. O Dnit correu atrás e obteve a licença. Agora, depende do órgão ambiental. As empreiteiras terão que recolher todas as bromélias e orquídeas das árvores e realocá-las. E, ainda, levar para exame na Furb todos os animais atropelados. Até as formigas, disse o Ibama ao Dnit.

Alguém deve levar este relato à presidente Dilma nesta visita ao Estado. E cobrar melhor gestão e cumprimento de promessas.
Antonio Jesuino
26/11/2013 11:29
Mari Ines Testoni quando é que a Defesa Civil vai emitir o comunicado de alerta maximo, pois uma grande cadastrofe se aproxima do paço municipal, em especial das pretensoes do teu prefeito.
Minha avo sempre diz que a bonanza esta no olho do furação.
Salve Jorge, Salve Pedro.

Herculano
26/11/2013 09:44
DEFINIDO O TERRENO DA PENITENCIÁRIA REGIONA E O PRESÍDIO DE BLUMENAU.

Ele fica na divisa com Gaspar, no Belchior Baixo, ao lado do terreno que aqui mencionei pela primeira vez, há seis meses. A informação e o texto é de Francisco Fressard, do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau.Mas não é tão isolado assim. Ali acaba de ser construído um conjunto habitacional popular.

A escolha do terreno da Rua Silvano Cândido da Silva para abrigar o novo complexo penitenciário de Blumenau, informação que o colega Ânderson Silva traz na página 3, é vista com bons olhos pelas entidades empresariais da cidade. O vice-presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi, que também é integrante do Fórum Municipal de Segurança Pública, diz que é o melhor terreno:

- É isolado e plano, o que deixa a obra mais barata.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Itoupava Central (Codeic), Leonardo Moser, concorda. Para ele, o terreno é bem localizado, com acesso fácil pela cidade e BR-470.
Herculano
26/11/2013 09:37
HOTEL É MESMO O LUGAR APOPRIADO PARA DIRCEU TRABALHAR

Ele vai trabalhar no Lobby e ali despachar
vlad
26/11/2013 08:10
...Quanto mais radicais defendendo esquerda ou direita, mais o Brasil toma no centro....
vlad
26/11/2013 08:07
Advogado pede autorização para Dirceu trabalhar em hotel de Brasília. Que os hóspedes tranquem bem seus quartos.
Herculano
26/11/2013 07:22
NÚMERO DE CARGOS: PLANALTO DÁ DE 10×0 NA CASA BRANCA, por Cláudio Humberto. Ou o que isso difere de Gaspar?

O Palácio do Planalto emprega atualmente 4,6 mil funcionários, exatamente dez vezes mais que os 460 servidores da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, que administra o maior orçamento do mundo (US$ 11 trilhões). Se contar os funcionários da Vice-Presidência e das secretarias, todos na conta da Presidência da República, o número de servidores do Planalto sobe para 8.861.

Por nossa conta
Milhares de cargos foram criados no Planalto para serem distribuídos sem concurso a dirigentes e militantes do PT, e a seus apadrinhados.

Farra bizarra
É tanta gente sem ter o que fazer, nem mesa para ocupar, no Planalto, que eles se revezam em sofás e cadeiras destinados a visitantes.

Superlotação
Outro sinal de superlotação no Palácio do Planalto pode ser percebido nos restaurantes dos funcionários. As filas são impressionantes.

Governo mínimo
Nos EUA, o presidente mora e trabalha no mesmo local. Aqui, tem os palácios Planalto e Alvorada, além da Granja do Torto para feriados
Herculano
26/11/2013 07:14
SERÁ QUE AS ASSOCIAÇÕES DE JUÍZES NÃO CONHECEM A LEI? OU ESTÃO SENDO ORIENTADAS PELO PT OU ALGUM FATOR IDEOLÓGICO? OU SIMPLEMENTEMENTE QUEREM COMBATER O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA POR NÃO FAZER CONCESSÕES?

A nota do Tribunal de Justiça do Distrito Federal diz que o Supremo tem competência para mudar o juiz da Execução. E mostra a lei que orienta isto.

De acordo com o art. 102, inciso I, alínea ?m? da Constituição da República Federativa do Brasil, compete ao Supremo Tribunal Federal - STF "a execução de sentença nas causas de sua competência originária". O mesmo dispositivo constitucional faculta à Corte Suprema "a delegação de atribuições para a prática de atos processuais".

Na situação específica da Ação Penal Originária n. 470/STF, a execução das penas impostas aos condenados está a cargo do Presidente do STF, autoridade que delegou a operacionalização de parte de suas decisões ao Juízo da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal - VEP/DF.

O Juízo da VEP/DF é composto, atualmente, por 5 (cinco) Magistrados, sendo 1 (um) Juiz de Direito Titular, 2 (dois) Juízes de Direito Substitutos em auxílio permanente e lotados naquela Unidade Judiciária há mais de 3 (três) anos e 2 (dois) Juízes de Direito Substitutos em auxílio temporário para atendimento das demandas do mutirão carcerário coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

A delegação remetida pela Presidência do STF na referida ação penal foi dirigida ao Juízo da VEP/DF e não elegeu nem excluiu qualquer dos Magistrados ali lotados para a prática de atos processuais, razão pela qual mais de um Juiz já atuou no feito, nos estritos limites da delegação e em absoluta observância ao ordenamento jurídico nacional e às rotinas da Unidade Judiciária.

Não existe procedimento, acordo ou decisão proferida no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, nem de outra instância judicial ou administrativa, determinando o afastamento de qualquer dos Magistrados lotados na VEP/DF do exercício de suas regulares funções jurisdicionais ou administrativas, permanecendo, todos, no pleno gozo de suas prerrogativas constitucionais e legais.

O TJDFT, por fim, enaltece a atuação dos Magistrados lotados na VEP/DF e afirma a busca incessante pelo cumprimento de sua missão institucional, qual seja, proporcionar à sociedade do Distrito Federal e dos Territórios o acesso à Justiça e a resolução dos conflitos por meio de um atendimento de qualidade, promovendo a paz social, observados os valores da celeridade, transparência, excelência, ética, proatividade, eficácia, imparcialidade e coerência.

Gabinete da Presidência, 25 de novembro de 2013.
Desembargador DÁCIO VIEIRA
Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Herculano
26/11/2013 07:09
SUPREMO TENTA RECUPERAR R$73 MILHÕES DESVIADOS DO VISANET

O texto é do jornal O Estado de S. Paulo. O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou nesta segunda-feira, 25, para o Banco do Brasil (BB) cópia integral do processo do mensalão. A expectativa é de que a área jurídica da instituição financeira encontre uma fórmula para recuperar os R$ 73,8 milhões desviados pelo esquema do fundo Visanet.

As três mídias DVD com a cópia da ação foram remetidas à Diretoria Jurídica do BB. Caberá a essa diretoria definir o melhor caminho para assegurar a devolução do dinheiro. O material será analisado pela área jurídica do banco, mas eventuais medidas deverão ser tomadas apenas no próximo ano. "Informamos que o BB ainda avalia o acórdão do STF", comunicou o banco, por meio de sua assessoria de imprensa.
Herculano
26/11/2013 06:50
FESTA ROTA

A festa e comemoração que o PT fez com a entrega da ponte Hercílio Deecke depois de um ano e três meses de atraso, é motivo de gozação e piada. Mas a cara de pau não os deixa enxergar isto.

1. Foram liberada as duas pistas. E sem sinalização.

2. Não estão prontas a iluminação e os passeios. Então o atraso não será de uma ano e três meses, mas mais e que querem esconder.

3. E quem apareceu para dar entrevista, além do prefeito Pedro Celso Zuchi, a vice Mariluci Deschamps Rosa. E o que ela disse? Que reforma é assim mesmo, atrasa, ela tem experiência disso.

4. Pois é. Nas minhas reformas nada atrasou, pois controlei e contratei quem sabia ser capaz de executar as obras (que não foi o caso da prefeitura).

5. Se esta desculpa da vice-prefeita que está gravada no vídeo do Cruzeiro News for prevalente, está desenhada como e quanto irresponsável é a gestão pública de Gaspar. E ainda gozam de todos.
Herculano
26/11/2013 06:40
CONTRATADO POR HOTEL, JOSÉ DIRCEU PEDE A BARBOSA AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR, por Josias de Souza

José Dirceu pediu ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, autorização para deixar o presídio da Papuda com o objetivo de realizar "trabalho externo" durante o dia. Apresentou cópia de contrato de trabalho e registro em carteira. Foi admitido como "gerente administrativo" de um hotel de quatro estrelas em Brasília, o St. Peter Hotel.

O pedido de Dirceu foi formalizado na noite desta segunda-feira (25) em petição assinada por seus advogados: José Luís de Oliveira Lima, Camila Torres César e Daniel Kienel. O documento tem quatro folhas. Os defensores do condenado recordam que, por ora, apenas a parte da sentença referente ao crime de corrupção ativa "transitou em julgado".

Por esse crime, Dirceu foi sentenciado a cumprir pena de 7 anos e 11 meses, em regime inicialmente semiaberto. "Torna-se admissível a realização de trabalho externo, conforme preceitua o artigo 35, parágrafo 2º do Código Penal", anotam os advogados. Preso em 15 de novembro, Dirceu candidatou-se à gerência do hotel brasiliense três dias depois, em 18 de novembro.

O pedido foi aceito instantaneamente. Os advogados informaram a Joaquim Barbosa que Dirceu já foi inclusive "admitido no quadro de funcionários do referido hotel". Anexaram à petição cópias do pedido de emprego do preso, do contrato de trabalho e do registro na carteira profissional.

O hotel que empregou Dirceu dedicou-lhe uma compreensão que os presidiários têm dificuldade de encontrar no mercado de trabalho. Aceitou todas as limitações que a condição de preso impõe ao novo empregado. Ao expressar sua absoluta concordância com tudo, a casa de hóspedes chegou mesmo a confundir regime prisional com "regime profissional".

O empregador de Dirceu anotou no contrato de trabalho que "tem plena ciência e anui com as condições do empregado no sentido de cumprir a atividade laboral, seja no tocante a horário, seja por outra exigência, a qualquer título, relativamente ao regime profissional semiaberto ou outro que seja determinado pelo Poder Judiciário para cumprimento da pena a que foi submetido em razão da condenação na ação penal 470."

O estabelecimento fica na Quadra 2 do Setor Hoteleiro Sul de Brasília, a poucos minutos da Esplanada dos Ministérios. Dirceu informou ao STF que, na Capital, seu domicílio é a casa da filha. O pedido do ex-ministro da Casa Civil de Lula ainda não foi analisado por Joaquim Barbosa.
Herculano
26/11/2013 06:35
"PRISÃO É PARA TODO MUNDO", por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S. Paulo

As manchetes, romarias à Papuda, críticas e elogios ao STF e o "ame-o ou deixe-o" em relação a Joaquim Barbosa estão concentrados nos três presos do PT, mas vale ler a entrevista do ex-deputado do PP Pedro Corrêa ao repórter Hugo Marques, da revista "Veja".

Ele diz que nunca teve problema com a polícia e a Justiça, nem mesmo um cheque sem fundo, mas hoje está em casa pronto para ser preso a qualquer momento. E é aquela história: ou a prisão de todos os mensaleiros (de esquerda e de direita) é injusta, ou a de nenhum deles é, certo?

Condenado a sete anos e dois meses, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Pedro Corrêa não é nenhum ícone petista como Dirceu nem foi torturado como Genoino, mas ele também é gente... E também é mensaleiro... E também foi condenado pelo Supremo... E, como eles, também vai ter de cumprir a pena...

Se Genoino e Dirceu se entregaram com os punhos cerrados, definindo-se como "presos políticos", o quase anônimo Corrêa, velho malufista e ex-integrante da tropa de choque de Collor, admite, civicamente, que não é nada disso: "Não me considero um preso político de maneira alguma. Eu fui julgado por um tribunal que não é um tribunal de exceção, é um tribunal constitucional, legítimo".

Avisa que vai passar o resto da vida jurando que o mensalão não existiu e que sua condenação é injusta: "Não sou corrupto". Até aí, sem novidade. Nenhum preso, em sã consciência, diz o contrário. Mas ele não se faz de vítima política, de mártir do sistema, de santo perseguido pelo demônio Joaquim. Nem tem uma legião de militantes para atacar a Justiça como manobra para defendê-lo.

Aponta até uma "coisa positiva" em tudo isso: "Sempre se disse que prisão é para preto, pobre e pardo. Estamos vendo há algum tempo políticos e empresários presos. Isso mostra que a prisão é para todo mundo".

Como é médico, já tem até planos para passar o tempo entre as grades: vai cuidar dos outros presos.
Herculano
26/11/2013 06:33
UMA BOA IDÉIA

Ela nem é original - Blumenau governada pelo PSDB acaba de fazer isto e com acompanhamento até do ministério Público como prova de lisura e transparência. Está na pauta da sessão de hoje da Câmara a indicação 606/2013 do Vereador Giovano Borges, PSB.

Ele pede para a prefeitura efetuar estudos para elaboração de um projeto e implantação de um sistema eletrônico de ordem cronológica de inscrição, considerando a data e hora de cadastro, que vise possibilitar aos pais ou responsáveis acompanhar, via internet, a colocação da criança na lista de espera por uma vaga nos Centros de Desenvolvimento Infantil do Município de Gaspar.

Só falta a prefeitura do PT de Gaspar negar esta ferramenta democrática, controlada, de ampla transparência e de baixo custo de acesso aos serviços públicos. Talvez o PT não queira, pois faz da falta de vagas, um jogo político e de resultado eleitoral ao atender casos que considera especiais e particulares, e não universal. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/11/2013 06:25
Como funciona a seita. A Justiça brasileira só serve para condenar os pobres, pretos, putas e os adversários políticos do PT(outro pê). Quando ela faz isto aos seus, é seletiva, persegue e não é isenta.

RITMOS TORTOS, por Vladimir Safatle, filósofo, para o jornal Folha de S. Paulo

Os eleitores petistas podem não ter razão em tentar canonizar seus antigos líderes envolvidos em escândalos de corrupção, mas têm razão em se indignar com a maneira seletiva, própria à Justiça do Brasil, de tratar os partidos brasileiros. Não é preciso ser petista para reconhecer que algo de estranho acontece quando o partido-alvo não é o PT.

Por exemplo, uma mutação peculiar ocorre com o ímpeto investigativo e punitivo do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sr. Joaquim Barbosa, quando o dito escândalo do mensalão passa à sua segunda fase, aquela na qual se conta a incrível história de sua origem nas campanhas tucanas mineiras e que, segundo o próprio deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), teria também ajudado a encher os cofres da campanha de reeleição do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em 1998.

Tomado por certa paralisia e horror, é como se nosso presidente do Supremo não pudesse tocar no processo, deixando-o adormecer durante meses, anos, até que os porões do Palácio da Justiça lacrem tudo com o devido silêncio do esquecimento redentor.

Algo semelhante ocorre com um dos mais impressionantes escândalos de corrupção do Brasil recente, o que envolve o metrô paulistano. O mesmo metrô que se expande na velocidade de um carro subindo a rodovia dos Imigrantes em dia de volta de feriado com chuva.

Empresas multinacionais julgadas em tribunais suíços e franceses, pedidos de informação vindos da Justiça suíça e inacreditavelmente "esquecidos" por procuradores brasileiros, denúncias feitas por funcionários das empresas envolvidas citando nominalmente toda a cúpula dos tucanos bandeirantes que vão à imprensa apenas para encenar sua indignação por seus anos de dedicação franciscana à política serem jogados no lixo: nada, mas absolutamente nada disso foi capaz de abrir uma reles CPI.

Uma série de denúncias sobre assalto ao bem público durante quase duas décadas, tão bem fundamentadas que tiveram a força de abrir inquéritos em países europeus, não foi capaz de justificar uma reles CPI na província de São Paulo.

Ao menos nesse ponto, os eleitores do PT têm razão em não levar a Justiça brasileira a sério. Se o escândalo do metrô fosse com seu partido, meus amigos, vocês poderiam esperar um comportamento bastante distinto da Justiça e de certos setores caninos da imprensa nacional.

Agora, o próximo passo será um assessor de imprensa tucano mandar uma carta ao Painel do Leitor, neste jornal, tentado fazer, como sempre, o velho jogo da desqualificação "ad hominem". Assim caminha o ritmo torto da indignação brasileira
Herculano
26/11/2013 06:18
AUDIÊNCIA DA ESCOLA ANGÉLICA COSTA SERÁ DIA DOIS DE DEZEMBRO

A Câmara de Vereadores de Gaspar marcou para as sete horas da noite do dia dois de dezembro, a Audiência Pública sobre o tema "RECONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ANGÉLICA DE SOUZA COSTA". A proposta da audiência é expandir o debate acerca do projeto da reconstrução da escola destruída na catástrofe de 2008. O evento na Sociedade União, na Rua Luís Franzói, na Margem Esquerda.

1. A audiência não é sobre a reconstrução, mas sobre a localização onde a escola deve ser reconstruída. A comunidade quer onde ela sempre esteve, o Sertão Verde. A prefeitura, no terreno das casinhas de plástico. Alega que não há terreno disponível no bairro, que tem condenações e restrições pela Defesa Civil.

2. Esta escola é outro retrato de como funciona, ou não funciona a administração de Pedro Celso Zuchi e do PT, nos problemas graves sociais e comunitários. A escola foi soterrada por lama no desastre ambiental severo de novembro de 2008. Desde lá, o assunto é tratado com desdém incompreensível como outros temas do gênero.

3. A Bunge prometeu e quer reconstruir ela mesma a escola e aguardas estes incríveis cinco anos para a prefeitura indicar onde ela pode fazer isto. Até hoje, a prefeitura não foi capaz de fazer isto, muito menos de conversar e chegar a um acordo com a comunidade e suas lideranças, quase todas do próprio PT. Agora, pressionada, vai ouvir, conversar e aos menos tentar convencer a comunidade a aceitar o que ela já decidiu.

4.Enquanto isto, há cinco anos as crianças estão improvisadas na escola Mônica Sabel e num barracão da comunidade São Sebastião. E vão sofrer no mínimo, até junho do ano que vem se alguma coisa for decidida no dia dois. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.