12/11/2013
GATO NA TUBA
A prefeitura fez no dia 14 de outubro a concorrência 187/2013 para Contratação de serviços técnicos de consultoria para a elaboração e atualização do Código Tributário Municipal. Normal. Só a SC Engenharia Geotecnologia Ltda. (05.039.594./000168) apareceu e vai ganhar por isto, R$72.041,63. O que não é normal? É que nas suas habilitações perante a Receita Federal não diz que SC Engenharia mexe com elaboração e atualização de códigos tributários. E o que está no portal da Receita com consulta aberta ao público? Atividade econômica principal: 71.19-7-99 - Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente. E as secundárias? 71.19-7-01 - Serviços de cartografia, topografia e geodésia;71.12-0-00 - Serviços de engenharia; 71.19-7-04 - Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho. Acorda, Gaspar!
A FOSSA NA MARGEM ESQUERDA I
A administração de Gaspar não é transparente. Mistura as boas notícias para abafar as más e para levar adiante as suas teimosias tramadas entre os seus e nas quatro paredes. Qual a boa notícia de Gaspar e que deve ser comemorada? A implantação do sistema de coleta e de tratamento de esgotos no Centro, Sete de Setembro e Santa Terezinha (e Coloninha, que foi esquecida), prevista pelo PAC II. E qual a má notícia que se escondeu providencialmente no ?press release? que a prefeitura produziu na quinta-feira, ?reunião discute detalhes finais do projeto executivo do sistema de esgotamento sanitário?? Que toda a merda e a fedentina destes quatro bairros serão levadas para a Margem Esquerda e vão ser tratadas na cabeceira da Ponte do Vale, a qual terá mais uma serventia.
A FOSSA NA MARGEM ESQUERDA II
É isto mesmo. A fossa do esgoto de parte de Gaspar será na Margem Esquerda. O terreno já foi declarado de utilidade pública e pertencia à massa falida da antiga Malhas Isensse. Pior. E qual é a outra má notícia? Este terreno é justamente o que se tem para se fazer as alças que vão dar acesso das pessoas à Margem Esquerda, Arraial e Lagoa e evitar que tenham que ir a BR 470, se expor ao perigo e à morte como quer o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. Ele não foi na quarta-feira a Florianópolis discutir este assunto no Dnit, como prometeu. Mandou a secretária Patrícia Scheitt, do Planejamento, e o engenheiro Soly Waltrick Antunes Filho ? aquele que queria resolver o problema da ponte Hercílio Deecke com um toco de madeira -, do Transporte e Obras. Mandou os dois porque, intencionalmente, não quer assumir nenhum compromsisso de solução perante o povo da Margem Esquerda. E os dois vieram de lá e nada falaram. Então...
A FOSSA NA MARGEM ESQUErDA III
O tratamento do esgoto ? como o presídio que ninguém quer por perto ? tem que estar em algum lugar. Entretanto, isto deve ser discutido com a comunidade. Devem ser entendidos os benefícios e prejuízos para a comunidade, haver compensações. Ninguém o quer no Centro, no Sete de Setembro. Santa Terezinha ou Coloninha, tudo bem. Mas, antes de colocá-lo na Margem Esquerda, o povo de lá precisa é de outras prioridades resolvidas: a vida e a mobilidade dos seus moradores com a cidade. Ou o prefeito está projetando para a Margem Esquerda um cemitério com as vitimas que não quer evitar, nem nas discussões das audiências públicas? Haverá mais uma no dia 18. O povo da Margem Esquerda não quer apenas o esgoto e o fedor dos outros. Quer ser ouvido, quer ser respeitado, quer mobilidade urbana, quer segurança e proteção às suas vidas.Acorda, Gaspar!
O JOGO I
Fui à feira no final de quinta. Lá encontro um dos feirantes da CooperGaspar e que trabalha aqui na Feira do Centro, desativada da noite para o dia, há duas semanas (já voltou no Centro e no Bela Vista, mas em outro local) por estar irregular perante a lei. Por se situar num espaço público do município, não podia ser concedida à exploração sem antes uma concorrência. ?Aí, doutor. O que teu vereador fez com a gente!?, disse-me o feirante, para quebrar o gelo e com a liberdade que possui para dizer isso e eu ouvir. Gentil, como sempre com seus clientes e comigo, enquanto me atendia, o papo sobre o assunto fluiu. Paguei as compras e fui embora. No caminho matutei: o que o PT e os que estão no poder fazem para ter vantagem no jogo? Prejudicam gente séria, ingênua, humilde, trabalhadora e justamente na hora que eles mais precisam. Pior: fazem uma lavagem cerebral e ainda colocam a culpa nos outros pela armação (que foi o caso) ou incompetência deles próprios.
O JOGO II
O vereador a que o feirante se referiu, foi Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú, PP. (Mais um que o PT agora diz que eu protejo, assessoro, influencio... A lista está ficando extensa). Absolutamente não foi o Lú, como joga verde o feirante na nossa conversa. Quem?fechou? a Feira foi só o PT e a lei não cumprida. Mais ninguém. O PT sabia que aprovava algo que era ilegal. Os vereadores do PT ? os reeleitos e que mais defendem a administração petista de Gaspar - sabiam disso. Foram advertidos. Era então, questão de tempo a interdição da Feira. E por que eles ?fecharam? de uma hora para outra, se o caso se arrastava há quase dois anos? Para exatamente arrumar culpados, criar notícia, produzir factoides, se passar por vítima e provocar espetáculos e comoção na cidade das entrevistas armadas. O poder de plantão apenas não contava que eu iria desmascará-lo, mais uma vez, no jogo e na farsa, que se montou.
O JOGO III
Primeiro. Gente séria não enfrentaria a lei para fazer valer algo fora dela. Gente séria, depois que viu que o Tribunal de Contas e o Ministério Público estavam atrás da regularização da situação agiria, antes do?fechamento? da Feira até se montar uma concorrência. Por que não se criou solução alternativa antecipada? Por que não ?avisaram?os feirantes e clientes do problema e da solução que se buscava? Por que da surpresa? Por que não se foi ao Ministério Público reconhecer o erro e pedir mais prazo em nome da comunidade? Repondo-lhes: porque não interessava. Porque o PT está em campanha. Vive de fantasmas, de confusão. O que interessa de verdade é a humilhação dos adversários, mesmo nos casos como este onde a culpa é toda do PT e da administração petista. Desde o início, todos eles sabiam que estavam fazendo a coisa errada para a cidade, os feirantes e seus clientes. Encenaram mais uma peça. Triste cena. Lamentável fim. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
O prefeito de Ilhota Daniel Christian Bosi, PDS, recebeu um alerta do Tribunal de Contas. O puxão de orelhas diz que ?a despesa total de pessoal do Poder Executivo do Município de Ilhota, no 1º Semestre de 2013, ultrapassou 90% do limite máximo legal previsto na alínea ?b? do inciso III do art. 20 da Lei Complementar nº 101/2000?.
A Agência Japonesa de Cooperação Internacional ? a Jica ? que coordena e monitora as ações contra as catástrofes no Vale do Itajaí, ficou impressionadíssima com as ações e estruturação de lá, no dia de campo que realizou como registra um gasparense que trabalha lá. Ainda bem que a Jica não veio a Gaspar para se impressionar com o desastre daqui. Acorda, Gaspar!
Depois de impor o preço de R$1 milhão no terreno para criar a favela das casinhas de plástico, a desapropriação do terreno da massa falida da SulFabril na BR 470, poderá ter um desfecho na Justiça por estes dias. Finalmente está para despacho no Ministério Público a avaliação do perito nomeado. O processo deu entrada no Fórum de Gaspar no dia 24 de maio de 2009.
A administração de Gaspar zomba no seu planejamento, mas... O Projeto de Lei do Senado (PLS) 262/2013 determina que o transporte cicloviário seja considerado no Plano de Mobilidade Urbana e que haja o incentivo para adoção desse meio de locomoção. Ocorre que serão os Municípios os responsáveis por oferecer infraestrutura como ciclovias, ciclofaixas, semáforos, estacionamentos, sinalização e até mesmo bicicletas públicas de uso compartilhado.
Perguntar não ofende. O que fez o secretário de Educação, Neivaldo da Silva, para que a escola Marina Vieira Leal, que fica em redutos de Pedro Celso Zuchi e Antônio Carlos Dalsóchio, todos do PT, tivesse o segundo grau viabilizado? O vereador Ciro André Quintino, PMDB, que foi atrás deste assunto e não é professor, pode ajudar muito nesta resposta. Acorda, Gaspar!
Edição 1540
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).