Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

29/10/2013

IMPÉRIO DO ERRO E DO MEDO I

O PT de Gaspar e o poder de plantão na prefeitura são máquinas de desmoralizar, calar instituições e pessoas com história e reputação públicas e ilibadas, na cidade. É um império e como tal detesta qualquer contribuição que não esteja na, da e para a corte imperial. Por causa desta conduta totalitarista e unilateral, por pouco não perderam as últimas eleições, mesmo não tendo candidatos adversários ? na minha avaliação - que significassem, de verdade, uma renovação a estas práticas. Pior. Não aprenderam no recado e lição. Assim intimidam;culpam;enxovalham, via as bocas alugadas, abusando do silêncio cúmplice de muitos. Os exemplos abundam. Não vou desenterrá-los. Vou apenas citar os três últimos mais expressivos.

 

O IMPÉRIO DO ERRO E DO MEDO II

O primeiro deles foi aquele ataque dissimulado, orquestrado e covarde à juíza Ana Paula Amaro da Silveira, depois das eleições municipais e por demais conhecido aqui dos leitores desta coluna. A imprensa local ficou, estranhamente, calada, apesar das evidências de perseguição contra  a magistrada. Ela apenas ousou sentenciar no seu dever de ofício por provas, evidências, leis e convicções.Contrariou os poderosos interesses do jogo do império, uso e fruição. Como não puderam ou não tiveram coragem de contestá-la na Jurisdição, os detratores preferiram criar um factoide, nacional, com a participação da Globo, para desmoralizá-la. Perderam. Estão respondendo na Justiça e resmungando. Dizem que estão sendo perseguidos, que são vítimas. O segundo, mas houve muitos neste interim, é o caso da Feira-Livre feito contra a lei vigente no país. O terceiro é o caso da rejeição do nome de Leopoldo Jorge Theodor Schmalz para nominar a ponte do Vale. E é sobre estes dois que escrevo por falta de espaço. É repetição.

 

O IMPÉRIO DO ERRO E DO MEDO III

Quando o projeto de lei foi aprovado na Câmara e se transformou na lei nº 3368, de 31 de outubro de 2011, assinada pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, todos em Gaspar sabiam que ela era inconstitucional. Havia um parecer disto da assessoria jurídica na Câmara. Mas, como três vereadores do PT valiam mais que sete da dita oposição, o inconstitucional prevaleceu para o particular, para os amigos, para o império do PT, para Pedro Celso Zuchi, o secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert, a procuradoria jurídica do município, e o hoje presidente da Cooper Gaspar, o petista Mariano Gesser. Resumindo: resolveram peitar e jogar a lei de todos no lixo e fazer a deles, para poucos.

 

O IMPÉRIO DO ERRO E DO MEDO IV

Agora, acusam proposital, malandra e providencialmente apenas o vereador Luis Carlos Spengler Filho, o Lu, PP, pelo desastre deles próprios quando ignoraram a lei de todos. E por que fazem isto? Porque Lu tem sido um calo na presidência da Comissão de Gestão Pública da Câmara, apontando erros e manobras contra Gaspar. Então, trata-se de sórdida vingança, constrangimento, perseguição e pior, com ajuda de parte da imprensa naquela armação de cartazes que se fez para gerar entrevistas. Feira livre? Espaço pequeno, sem estacionamento, sobre uma vala que é faixa sanitária e que custou uma baba de recursos públicos. Lu não foi o único a votar contra este erro na época na Câmara, Rodrigo Boeing Althoff, PV, e Joceli Campos de Lucinda, PFL, também votaram, mas providencialmente, estão poupados da inquisição de agora pelo PT.

 

O IMPÉRIO DO ERRO E DO MEDO V

Aprópria prefeitura demonstra que conhece muito bem a lei pela qual quis passar por cima e fazer politicalha para os seus, poucos em época pré-eleitoral. Há vários exemplos. Vou citar dois: os bares dos ginásios João dos Santos e do Bela Vista não foram concedidos à exploração como a Feira Livre, mas licitados(Lei 3440, de 18 Junho de 2012). Ou seja, cumpriu-se a lei de todos. Então... Outra. Por que a prefeitura não arrumou logo um local alternativo para a feira e preferiu usar a imprensa e se passar por vítima nestes dias escondendo a sua manobra e erro? Para constranger o vereador  Lu e o Ministério Público. O tiro pode sair pela culatra no caso do MP. E ainda bem que há gente que pensa na sua comunidade. A boa iniciativa veio do Bela Vista, onde a Associação de Moradores de lá, por meio do seu presidente, Pedro José Garcia, fez um contrato provisório de comodato e a feira foi para uma parte da área da Ambevi. Ganharam a comunidade, os feirantes e perderam os políticos e suas manobras. 

 

O IMPÉRIO DO ERRO E DO MEDO VI

E sobre a rejeição do nome do industrial e marca de desenvolvimento da história de Gaspar, Leopoldo Jorge Theodor Schmalz para a ponte do Vale? Ela foi comandada pelo PT, especialmente pelo vereador José Amarildo Rampelotti. Como ele conseguiu? Com o voto à traição de Jaime Kirchner, quebrando um acordo de bancada do PMDB. O PT comemorou. Nenhuma das teses e argumentos de vingança pessoal sobrevivem minimamente nos discursos do PT de Gaspar. Elas estão explicitadas na carta que Ciro André Quintino protocolou na Câmara. Eu a publiquei na coluna na internet. Falta repeito do PT com a história de Gaspar e gente que fez a cidade se desenvolver. Vergonhosa manobra, onde só a política rasteira do império prevaleceu. Pobre Gaspar, que teve que assistir este tipo de comemoração. Espera-se que os eleitores, principalmente os milhares de funcionários do legado do senhor Schmalz se lembrem disto no ano que vem. Acorda, Gaspar!

 

SOBRE O TRAPICHE

Depois da mudança, começaram a aparecer as despesas. Os Bombeiros mudaram do seu antigo local, para onde era a Lince. Sabe quanto à prefeitura vai gastar só para a identificação do novo local? R$ 7.931,18. É o que prevê a licitação 201/2013 que vai ocorrer amanhã. É muito mais do que um mês de aluguel.

 

Depois sou eu, os oposicionistas e os ditos conservadores. Esta é do petista Maicon Oneda no seu Facebook. ?O governo do PT acaba de bater mais um recorde em relação ao governo de FHC: o das privatizações!Em números, o Campo de Libra deixa FHC dando risadas em relação à Vale!?

 

A juíza Ana Paula Amaro da Silveira está movendo mais três ações por crimes contra a honra. O assunto está no Ministério Público e envolve André Gislei Hostin, Patrícia Barbieri Bertuzzi e Meri Zuchi. Todas com audiências conciliatórias marcadas para o dia 20 de fevereiro do ano que vem. Outra ação que está em curso e já passou da fase de conciliação, envolve os vereadores Antônio Carlos Dalsochio, José Amarildo Rampelotti e a secretária de Desenvolvimento Social, Maristela Cizeski, todos do PT.

 

Em público negam. Mas internamente, o PMDB de Gaspar já trabalha firme de que não terá nenhuma chance de assumir a prefeitura nos próximos três anos.

 

Quebra de decoro. O firme e claro discurso do suplente Sérgio Luiz Batista de Almeida,PSDB, com a coerente defesa do requerimento que quebrou o regime de urgência da autorização do Legislativo ao Executivo para a compra do prédio da Bunge, provocou ruídos. O vereador Jaime Kirchner, PMDB, que mudou o voto e se perdeu na votação, insinuou que quer análise de quebra de decoro por parte de Sérgio. O fato é controverso. Deve ser esclarecido na sessão de hoje pela mesa diretora.

 

Tentando desenrolar o preço verdadeiro do terreno das casinhas de plástico e que pertence à massa falida da Sulfabril.  No dia 21 de outubro em algo que se arrasta desde 14 de maio de 2009, o juiz da segunda Vara da Comarca de Gaspar estabeleceu o ?Ato Ordinatório-Cível?. Nele, ?ficam intimadas as partes da apresentação do laudo de avaliação de fls. 201/258 e cientificadas do prazo de dez dias para a apresentação dos pareceres técnicos de seus assistentes, se houver?. O prazo está estourando, mais uma vez.

 

A Fecam ? Federação Catarinense dos Municípios ? presidida por Pedro Celso Zuchi -, sugeriu em encontro de prefeitos para que eles façam greve de alguns dias para protestar pela falta dinheiro para administrar. Faltam-se recursos, como Gaspar os têm para comprar o prédio da Bunge? Se fizer esta maluca greve, corre-se o sério e verdadeiro risco dos eleitores perceberem que não se precisam de prefeito e suas ?máquinas de comissionados? em muitos municípios. Melhor. Vai se economizar diárias de viagens e debates do nada, os quais privilegiam a falta de competência.

 

 

 

Edição 1536

Comentários

Pedro José Garcia
03/11/2013 15:17
SOBRE A FEIRA DO BELA VISTA E A SITUAÇÃO DA AMBEVI

Em atendimento aos apelos de várias pessoas de nossa comunidade inclusive do novo Vereador Giovano Borges, o Presidente da Ambevi Sr. Pedro José Garcia em caráter de emergência, sem a costumeira consulta e aprovação de sua diretoria concedeu imediatamente, mediante apresentação de alvará da PMG para atender a nossa comunidade, a instalação da feira livre na parte frontal as Ambev, área de 37 x 45 mt2. para que a feira fosse ali instalada provisoriamente por 30 dias, contrato elaborado no na Contabilidade Marques, porém devido a Notificação fiscal no 15/2013 recebida da PMG em 01.08.2012 para adequação às Leis e do EIV, por foça de Lei A Ambevi não foi possível disponibilizar as instalações Elétricas internas porém foi concedidas as chaves da entidade e foram entregues ao Sr. Alexandro que tem um caminhão vermelho que disse ser do Municipio de Antônio Carlos SC e que tras em seu veículo grande parte dos produtos ali comercializados na feira Tais como: das frutas e legumes, aipim batata, batata doce, Repolho, couve, couve Flor, Ameixas, xuxu, laranja das diversas espécies, melancia, vagem, abóbora, alface, pepino, tomate salsinha e outros produtos mais, que me disse Comprar no Ceasa em Florianópolis e tudo de muito boa qualidade para comercializar aqui em nosso município pois é cooperado da Cooper-Gaspar ( Ligada à casa do Agricultor mas que não tem nada a ver com agricultores gasparenses) mas dizem que Pode.
Estranhamente nesta última sexta feira que seria o segundo dia da feira, apenas encontramos na Ambvevi uma Faixa ali dizendo eu a feira mudou-se para o pátio da Igreja Imaculada Conceição nem sequer nos avisaram desta mudança repentina, muito menos nos honraram com nosso trato pois certamente por lá oferece melhor estrutura de acolhimento à comercialização dos produtos vindos do CEASA de FLORIANÓPOLIS e tb de alguns poucos gasparenses que ali vendem somente doces, queijos manteiga pães caseiros docinhos amantegados torresmo, salame, linguiças queijinho branco e nata, charques e mocilhas porém como disse tudo de boa qualidade certamente Inspecionados e fiscalizados pela vigilância Sanitária que certamente deve sempore estar presente para sua conferência e tranquilidade cos consumidores. Diante desta e de outras, a nossa diretoria da ambevi em sua maior parte, estará batendo em retirada para cuidarem de suas vidas profissionais, familiares e sociais em outros lugares mais aprazíveis que este daqui.
João
31/10/2013 22:29
Ao Zé Ruela
Quero deixar registrado que o sociólogo Luiz Orlando Polli é um homem inteligente e que sabe colocar muito bem suas palavras em relação ao contexto nacional ao governo que aí está. A titulo de informação: a rede globo não iria contratar o Luiz Orlando, é uma emissora que curti e apoia o governo dos PTralhas. Acho que iria morrer de fome se pedisse emprego por lá..
Domingos Figueiredo
31/10/2013 21:59
Ao Zé Ruela

Você esta redondamente enganado o tal não é jornalista é sociólogo aposentado e mora na capital. Se liga veio.
Herculano
31/10/2013 21:39
ATO A FAVOR DOS BLACK BLOCS CONVOCADOS PELOS ATORES GLOBAIS SURPREENDERAM EXATAMENTE PELA MALANDRA AUSÊNCIA DELES.

Uma manifestação que contou com o apoio de artistas globais em sua convocação, mas que não teve a presença deles nas ruas, percorreu o centro do Rio no fim da tarde desta quinta (31) para defender o direito de protestar e pedir liberdade para os manifestantes presos.

Chamado de Grito da Liberdade, o ato tinha uma lista de dez reivindicações: fim das prisões políticas, anistia aos processados e presos políticos, garantia do direito à livre manifestação, fim da violência policial, desmilitarização da PM, fim da pacificação armada, investigação dos crimes cometidos pelas polícias militar e civil, democratização dos meios de comunicação, em defesa do Marco Civil da Internet e pela abertura de diálogo entre Estado e sociedade civil.

A passeata teve um vídeo de convocação do qual participaram Leandra Leal, Wagner Moura, Mariana Ximenes e outros artistas globais; dos que apareceram no vídeo, apenas o ator Luiz Henrique Nogueira, a atriz Tereza Seiblitz e o poeta Chacal acompanharam a marcha, que reuniu cerca de 500 pessoas.
Herculano
31/10/2013 21:32
AMANHÃ

A coluna Olhando a Maré da edição impressa de amanhã do jornal Cruzeiro do Vale já está no parque gráfico. O tema? Incoerência da bancada do PT na Câmara (fato repetitivo). E para completar, mostro como a administração de Gaspar - o império do erro e do medo -, por teimosia e só porque não foi ela quem teve a ideia, teima em defender a rotatória da morte para os gasparenses no acesso da Ponte do Vale à BR 470. Acorda, Gaspar!
Zé Ruela
31/10/2013 20:06
Alfredo ou H--------

Gostei do seu pseudônimo, você também adora se esconder, então não podes criticar.
Herculano
31/10/2013 19:23
ALÍVIO. A PENITENCIÁRIA DO VALE FICARÁ EM BLUMENAU E QUE JÁ TEVE GASPAR COMO A OPÇÃO MAIS VIÁVEL. A PALAVRA É DO DIRETOR DO DEAP. MAS TERRENO AINDA NÃO FOI INDICADO À COMUNIDADE.

O texto é do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau. A novela da escolha do terreno que vai receber a construção do Complexo Penitenciário do Médio Vale do Itajaí está próxima de ter fim. O diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Soares Lima, passou a participar diretamente da definição nos últimos dias. A intenção dele é de que em até 15 dias seja apontado o local ideal para a implantação da unidade.

Lima afirma que foram visitados pelos menos 20 locais na região. Apesar da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) não ter descartado que o complexo fosse construído em outra cidade do Vale, o diretor do Deap confirmou que Blumenau será a sede:

- Ficará em Blumenau, pelo menos por enquanto. Em 15 dias chegaremos ao terreno, mas não vamos anunciar o terreno imediatamente. A população saberá ainda neste ano o local - comprometeu-se Lima.

Alfredo
31/10/2013 17:30
O Zé Ruela é o legítimo black bloc, do PT gasparense. Um predador. Se esconde sob máscaras para intimidar os que possuem opinião. A última vez que esse pessoal do império da razão por aqui, como diz o colunista, precisou da Globo para enxovalhar, calar e amedrontar gente séria, se deu mal. Luiz Orlando Poli, continue, por favor. Posso não concordar com você escreve, mas sempre respeitarei a sua opinião. Não sou censor, terrorista, analfabeto funcional, fanático, dissimulado e incompetente. Precisamos mais de Luiz Orlandos em Gaspar para olhar a maré. E tenho escrito!
Herculano
31/10/2013 16:48
DEPOIS DE VENDER O BRASIL SEM CRISE E SER DESMENTIDO PELOS NÚMEROS COM A PIORA DAS CONTAS PÚBLICAS, MANTEGA PROMETE CORTE DE GASTOS. QUEM ACREDITA? ATÉ POR QUE FALTA COMPETÊNCIA ANTES DA CREDIBILIDADE

O texto de Laís Alegretti, Adriana Fernandes e Renata Veríssimo, da sucursal de Brasília da Agência Estado (do jornal O Estado de S. Paulo) desta tarde, revela que ministro não apresentou medidas concretas, mas disse que há 'urgência' em reduzir gastos com seguro-desemprego e abono salarial

Para cumprir meta fiscal e reduzir despesas públicas, o governo estuda a redução dos gastos com seguro-desemprego e abono salarial, informou na tarde desta quinta-feira, 31, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Os gastos com seguro-desemprego e abono salarial representaram, em 2013, um valor entre R$ 45 bilhões e R$ 47 bilhões - ou quase 1% do PIB do País.

Há 20 dias, o governo já havia dificultado as regras que dão direito ao seguro-desemprego. Antes, o trabalhador que pedisse a assistências financeira pela terceira vez em um período de dez anos precisava comprovar que estava em um curso de qualificação profissional. Com um decreto publicado no Diário Oficial de 11 de outubro, o rigor aumentou: a regra passou a valer a partir do segundo pedido dentro de dez anos. Naquela ocasião, contudo, o Ministério do Trabalho e Emprego negou o caráter fiscal e informou que a medida tinha como objetivo melhorar a qualificação do trabalhador.

"Vou conversar com as centrais para estudar em conjunto. Queremos beneficiar os trabalhadores e não prejudicá-los", acrescentou Mantega. "Temos urgência de reduzir essa despesa ou impedir que ela continue crescendo", disse. Na manhã de hoje, o Banco Central divulgou o resultado das contas públicas em setembro. Foi registrado o maior déficit primário (de R$ 9,048 bilhões) para o mês desde 2001. Mantega evitou responder a perguntas de jornalistas sobre uma possível mudança na meta de superávit primário, mas reforçou o argumento do Tesouro, de que o resultado ruim de setembro é explicado por despesas adicionais que não ocorrerão nos próximos meses.

Segundo Mantega, os gastos com abono estão subindo expressivamente em função dos reajustes do salário mínimo. O ministro informou que o crescimento este ano é de 17%. Os gastos com seguro-desemprego sobem em torno de 10% na comparação com o ano passado.

"O curioso é que o seguro-desemprego está crescendo em situação favorável para o trabalhador", afirmou. Ele classificou a situação como paradoxal e explicou que há um problema de rotatividade. "Temos que tomar medidas para diminuir a rotatividade, que é ruim para o trabalhador", disse. "É bom para o trabalhador. Ele está desempregado, recebe qualificação e tem mais chance de obter emprego em breve", completou.
Herculano
31/10/2013 16:38
EM QUANTO O HOSPITAL DE GASPAR SE HABILITOU? MINISTÉRIO DA SAÚDE DIVULGA PACOTE DE BENEFÍCIOS PARA SANTAS CASAS

O texto é de Flávia Foreque, da sucursal de Brasília para o jornal Folha de S.Paulo

Após sanção da lei que concedeu perdão da dívida de tributos federais acumulada pelas Santas Casas e entidades filantrópicas, o governo anunciou nesta quinta-feira (31) outras medidas em benefício do setor.

O Ministério da Saúde destinará, em 2014, um adicional de R$ 1,7 bilhão para atendimentos de média e alta complexidade pelo SUS - hoje, as Santas Casas são responsáveis por 41% desses atendimentos. "Estamos colocando uma pá de cal nesse modelo defasado da tabela SUS. Estamos consolidando de vez um novo modelo de relação com as santas casas", disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde) em coletiva de imprensa.
Zé Ruela
31/10/2013 15:55
Luiz Orlando Poli - Sociólogo

Com essa sua sabedoria politica, é bem capaz a Globo acabar te contratando como seu comentarista politico. Primeiro gasparense a ser contratado pela Globo.
Herculano
31/10/2013 14:50
O DISCURSO E A PRÁTICA DIFEREM, E MUITO. PALANQUE E ENGANAÇÃO. QUANDO SE APROVOU A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PSDB, O PT FOI CONTRA E CRIMINALIZOU O RESULTADO. MAS QUANDO CHEGOU A VEZ DELE, REELEGEU LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. AGORA O PT NÃO QUER QUE A POSSIBILIDADE DE REELEIÇÃO PRESIDENTE, GOVERNADORES E PREFEITOS SEJA RETIRADA PELA REFORMA POLÍTICA. ENTÃO...

É isto que revela "PT e PMDB divergem sobre fim da reeleição", assinado por Márcio Falcão, da sucursal de Brasília, do jornal Folha de S. Paulo.

Um impasse entre PT e PMDB sobre o fim da reeleição impediu nesta quinta-feira (31) a conclusão dos trabalhos do grupo da Câmara que discute sugestões para a reforma política.

O grupo já aprovou o fim da reeleição, mas os petistas pressionam por um recuo, mantendo o atual sistema de mandato de quatro anos para presidente, governadores e prefeitos, sendo permitido um mandato consecutivo.

A Folha apurou que a movimentação do PT segue orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em setembro, durante encontro com petistas em seu instituto, em São Paulo, Lula reclamou de o grupo ter apoiado a fim da reeleição. Segundo relatos, Lula disse que o fim da reeleição só tem a beneficiar a oposição.

Nessa reunião estavam o presidente do PT, Rui Falcão, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenado do grupo da reforma, além do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto e do ex-ministro Franklin Martins (Comunicação).

A discussão sobre o fim da reeleição colocou em lados opostos PT e PMDB, as duas maiores bancadas da Casa. Representante dos peemedebistas, o deputado Marcelo Castro (PI) disse que o consenso dentre de sua bancada é pelo fim de dois mandatos consecutivos para presidente, governador e prefeito.
Herculano
31/10/2013 13:13
NA PASSARGADA DOS VAMPIROS DE ANÚNCIOS FEDERAIS, DILMA ENFIM CONSEGUE ENXERGAR A INFLAÇÃO. MAS FAZ DE CONTA QUE ALGUEMOU A ASSOMBRAÇÃO QUE JURAVA NÃO EXISTIR, por Augusto Nunes, de Veja.

Nos últimos dez meses, enquanto recitava que a inflação estava sob controle, Dilma Rousseff tentou rebaixar a "pessimistas de plantão" ou "pessoas que torcem para que o Brasil dê errado" todos os que enxergaram o perigo escancarado pela altitude dos índices. Nesta segunda-feira, durante a cerimônia festiva promovida em São Paulo por uma revista estatizada, a presidente enfim admitiu ter visto o que até agora jurava não enxergar. Mas a assombração, além de ter aparecido uma vez só, já foi algemada, mentiu a supergerente de araque com o desembaraço de quem se sente entre comparsas.

"A inflação que no início do ano se mostrava alta e incomodava a todos foi enfrentada sem tréguas", decolou a oradora. A salva de palmas confirmou que Dilma estava em casa. Se houvesse por lá um único e escasso jornalista de verdade, é improvável que a presidente se atrevesse a usar verbos no passado - "mostrava", "incomodava" - para tratar de um problema presente que tende a agravar-se no futuro imediato. E decerto evitaria confinar "no início do ano" uma sequência de algarismos inquietantes que vai chegar a dezembro sem ter sido interrompida.

Em junho, a inflação anual (medida por organismos governamentais) alcançou 6,7% - bem acima da meta de 4,5%. De novo, a presidente e seu ministro da Fazenda recorreram à taxa de tolerância de dois pontos percentuais para insistir na tapeação: meta é qualquer coisa até 6,5%. Como justificar os 6,7% que haviam ultrapassado a última fronteira do perigo? Guido Mantega explicou à chefe que 0,2% a mais é o mesmo que nada. E Dilma comunicou à nação que tudo continuava sob controle.

Em setembro, o índice foi de 5,86. De novo acima da meta real, lastimaram os que não perderam o juízo nem a vergonha. Mas abaixo dos 6,5%, festejou o neurônio solitário, que só precisava dessa queda enganosa para dar por resolvido o problema que "incomodava a todos". Como se não fosse bem mais feroz a inflação real que acossa os bolsos dos brasileiros comuns. Como se as porcentagens oficiais não estivessem deformadas pelo virtual congelamento das tarifas do transporte público, pelo represamento dos preços dos combustíveis e por outros artíficios que as leis do mercado não tardarão a sepultar.

Alheio às evidências, o palavrório triunfalista de segunda-feira não se limitou a enjaular um bicho que segue solto. "Nunca é demais lembrar que temos apresentado sistematicamente um dos melhores desempenhos fiscais no mundo já ao longo de alguns anos", foi em frente o poste que Lula instalou no Planalto. Mais aplausos referendaram a réplica fraudulenta às críticas feitas pelo FMI aos truques tributários e malabarismos aritméticos concebidos para maquiar contas que não fecham e ocultar os buracos que desmentem o superávit fiscal.

A exemplo da companheira Cristina Kirchner, Dilma acha que o resto do mundo não sabe o que fez no mês passado (e fará no próximo). Também parece convencida de que o País do Carnaval acredita em tudo: "Nós vencemos a inflação, estabilizamos as contas públicas, pagamos a dívida externa, saímos da supervisão do FMI e emergimos neste século como uma das maiores economias do planeta", flutuou na estratosfera a presidente que comemora até leilão de um lance só. Se melhorar, estraga, concordou a ovação dos áulicos.

Eufórica com a visita a uma Pasárgada forjada por vampiros de verbas federais, Dilma nem precisou do Aerolula para regressar a Brasília. Mandou chamar o trem-bala.
Herculano
31/10/2013 12:52
QUANTO VALEMOS NO CONTEXTO INTERNACIONAL. QUERÍAMOS O QUE? COM GENTE QUE EXPULSA SEM JUSTIFICATIVA O PARAGUAI DO MERCOSUL PARA FACILITAR A ENTRADA DA VENEZUELA. RECLAMAÇÃO DE DILMA É DESPREZADA NOS ESTADOS UNIDOS. MAS A MESMA RECLAMAÇÃO DA ALEMANHA, FRANÇA E ITÁLIA É CONSIDERADA SERIAMENTE. ENTÃO...

É isto que revela o texto de Raul Juste Lores, correspondente de Washington para o jornal Folha de S.Paulo.

A reclamação direta da chanceler alemã, Angela Merkel, contra o grampeamento de seu próprio celular mudou a retórica do governo americano - e a baixa prioridade que o escândalo da espionagem recebia da Casa Branca.

A Alemanha já tem recebido propostas de acordos e desculpas que jamais foram oferecidos ao Brasil, como tem analisado a diplomacia brasileira.

Nem o cancelamento da visita de Estado da presidente Dilma Rousseff a Washington nem os protestos (moderados) da França e do México tiveram o impacto da reclamação alemã.

Por meses, diversos diplomatas americanos, em conversas reservadas com a Folha, atribuíam a reação de Dilma ao "cálculo eleitoral" pela campanha da reeleição em 2014 e ao "antiamericanismo" de setores do PT --acusações que não funcionam com a conservadora Merkel, recém-reeleita.

Em telefonema imediato, Obama prometeu a Merkel que "nem no presente, nem no futuro" seu celular seria mais grampeado
Herculano
31/10/2013 12:47
OS NÚMEROS DESMENTEM E DESMANCHAM DOS DISCURSOS UFANISTAS FEITOS PARA IGNORANTES. CONTAS DO GOVERNO TÊM MAIOR DEFICIT PARA SETEMBRO DESDE O PLANO REAL


Texto de Gustavo Patu, para Dinheiro e Companhia, para o jornal Folha de S.Paulo. A arrecadação de impostos e outras receitas ficou longe do necessário para cobrir no mês passado as despesas do governo com pessoal, programas sociais, custeio administrativo e investimentos.

Faltaram R$ 10,5 bilhões no caixa do Tesouro Nacional, o pior desempenho para o mês desde o Plano Real - as estatísticas anteriores são distorcidas pela hiperinflação. Os dados mostram a ineficácia do ajuste fiscal prometido em julho para ajudar no controle da inflação: em agosto, o resultado já havia sido o pior para o período desde 1996.

O resultado derrubou as contas públicas, que, considerando também os Estados e municípios, ficaram negativas em R$ 9 bilhões.

Sem disposição política para conter a alta de seus gastos, a administração petista torce por uma recuperação espetacular da arrecadação para fechar as contas do ano. Isso ainda não aconteceu: no mês passado, a receita subiu razoáveis 6,9% _mas a despesa cresceu 20,4%.

O deficit significa que o governo não apenas deixou de poupar para reduzir sua dívida, mas também foi obrigado a tomar mais dinheiro emprestado para bancar seus gastos rotineiros e as obras públicas.

Setembro é normalmente um mês de despesas elevadas, em razão do pagamento da primeira parcela da gratificação natalina, espécie de 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Desta vez, houve ainda o impacto de novos custos criados pelo governo, como R$ 2 bilhões para cobrir as perdas do setor elétrico com a redução geral das contas de luz.
Herculano
31/10/2013 10:54
É ASSIM QUE COMEÇA, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo.

"No meu governo polícia não sobe morro", anunciou na campanha de 1982 o então candidato Leonel Brizola.

Uma vez eleito governador do Rio de Janeiro, cumpriu à risca a promessa, muito provavelmente sem saber que plantava ali a semente do terror que viria a ser imposto, ao longo das três décadas seguintes, àqueles que pretendia proteger da violência policial: os moradores das favelas na época ainda não denominadas "comunidades".

A decisão de Brizola teve respaldo na sociedade. A ditadura ainda existia, a polícia não defendia, atacava. Era agente da repressão que, embora já com menos ênfase, atuava sob a lógica do combate ao inimigo interno. Quanto mais fraco o grupo social, maior e mais truculenta a opressão.

Em linhas gerais, assim se desenhava o quadro. O problema era grave e para enfrentá-lo o governo adotou uma solução simples. E equivocada. À retirada da polícia correspondeu a ocupação gradativa dos morros pela bandidagem.

Nas favelas os criminosos atuavam como benfeitores, supriam as carências da população, que passou a vê-los como agentes da proteção. No "asfalto" também eram saudados como tal. Vistos como heróis, cobertos de glamour.

Inesquecível a fuga do traficante José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha, resgatado do presídio da Ilha Grande por comparsas de helicóptero no dia 1.º de janeiro de 1986. Guardo na memória, sobretudo, a reação de júbilo de certa esquerda com o drible que a criminalidade havia dado na legalidade.

Claro que essas pessoas não pensavam no dano ao Estado de Direito (naquela ocasião, mera abstração). Achavam que estavam impondo uma derrota ao Estado autoritário, sem se dar conta da parceria nefasta que faziam.

Pois bem. Daí em diante o que se viu foi a consolidação do poder paralelo do crime nos territórios dominados pelo tráfico, com a passividade da sociedade - era uma época em que traficante convocava entrevista coletiva e merecia foto em primeira página de jornal - , leniência (muitas vezes também criminosa) da polícia e a conivência de determinados políticos que passaram a ver nos bandidos eficientes cabos eleitorais. Em pouco tempo eles eram a lei.

E o que tem a ver essa história toda com o momento atual? Descontado o fato de que o Estado não é um ente em regime de exceção, o que temos de semelhante é a condescendência no trato desses vândalos que aterrorizam as cidades sob o olhar catatônico dos governos.

Acuados que estão pela visão torta de que são heróis da resistência à ineficiência do poder público que sabe de sua culpa no cartório, mas não tem coragem nem sabedoria para distinguir direitos de deveres.

O ovo da serpente está aí. É assim que começa. Um episódio típico ocorreu nesta semana no bairro do Jaçanã, em São Paulo. O comércio fechou. Segundo moradores, depois que dois homens numa moto deram a ordem para ninguém sair na rua depois de uma hora da tarde.

Toque de recolher. Sem tirar nem pôr, o mesmo "modus operandi" dos traficantes nos territórios dominados do Rio. Exagero? Pois era assim que há alguns anos reagia boa parte dos cariocas e a quase totalidade das autoridades sempre se recusando a aceitar o que se passava debaixo de seus narizes. Por motivações variadas.

Para além de declarações formais, de reuniões e de intenções de agir conjuntamente, conviria aos governos federal e estaduais prestarem a devida atenção aos primeiros acordes e reconhecer a sinfonia.

Está em jogo o Estado de Direito. E isso requer mais que a "análise do diagnóstico" proposta pelo secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para quem não se pode "criminalizar" as manifestações sociais.
LUIZ ORLANDO POLI - SOCIOLOGO
31/10/2013 08:47
É impressionante como o atual partido que detem o poder se apropria de projetos implantados em outros governos e que criticavam com toda veemencia ! ontem em cerimonial no palacio do planalto queriam nos convencer que estavam comemorando 10 anos do bolsa familia ! é de conhecimento da opinão publica que esse projeto de distribuição de renda começou no governo que eles diziam de direita do presidente Fernando Henrique como BOLSA ESCOLA ! e que eles tentavam ridicularizar como bolsa esmola ! As privatzações agora são concessões, leilões e parcerias ! Daqui pouco eles vão querer trocar o nome de Plano Real que eles diziam que iria quebrar o pais pra plano PTal ! Querem reescrever a historira do pais tentando nos convencer q o pais foi descoberto a partir de 2003 ! Que outros presidentes nunca passaram por aqui (Getulio, JK, FHC) Os historiadores que fiquem atentos !
Herculano
31/10/2013 07:24
A TÁTICA. UM POR VEZ. PRIMEIRO MIRA A REAL AMEAÇA: MARINA. DEPOIS O QUE APARENTA MORTO: AÉCIO, SEM ANTES ALIMENTAR SERRA E COLÁ-LO A VÁRIOS ESCÂNDALOS.

Lula ataca Marina e diz que política de FHC quebrou o país três vezes, diz o texto de Chico de Gois, O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff esteja em campanha e rebateu a ex-ministra Marina Silva (PSB) que afirmou que o governo Fernando Henrique Cardoso deixou como legado a estabilidade econômica, que a gestão Lula trouxe inclusão social, mas que Dilma não tinha uma marca própria.

- A Marina precisa só compreender o seguinte: ela entrou no governo junto comigo em 2003 e ela sabe que o Brasil tem hoje mais estabilidade em todos os níveis que a gente tinha quando entramos. Herdamos do FHC um país muito inseguro, não tinha nenhuma estabilidade - disse. - Ela deve se esquecer que em 1998 a política cambial fez esse país quebrar três vezes. Acho que é importante perguntar para ver se ela se lembra. Nunca tivemos tanto tempo de estabilidade econômica como temos agora. Nunca tivemos um país tão seguro do seu futuro como temos agora - acrescentou.
Herculano
31/10/2013 07:19
LULA HOJE, LULA ANTES, por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S. Paulo

Os marqueteiros decidiram lustrar Lula e o Bolsa Família para 2014. Um ainda está em muito boa forma e será de grande utilidade. O outro anda meio gasto.

Daí por que a semana virou um grande palanque para Lula em Brasília, com medalha da Constituinte no Senado, medalha da "Suprema Distinção" na Câmara e festança pelos dez anos do Bolsa Família.

Lula, claro, deitou falação, mas não custa avivar a memória e o senso crítico. Vamos lá.

Se ele agora recebe a medalha da Constituinte, há 25 anos o PT votava contra a "Constituição Cidadã", um pacto nacional histórico. Em discurso de 1988, Lula criticava: "Ainda não foi dessa vez que a classe trabalhadora pôde ter uma Constituição efetivamente voltada para os seus interesses. Ainda não foi dessa vez que a sociedade brasileira, a maioria dos marginalizados, vai ter uma Constituição em seu benefício".

Se agora Lula enaltece José Sarney, a ponto de equiparar sua importância na Constituinte à de Ulysses Guimarães, o PT não apoiava o governo Sarney e o próprio Lula se referia indiretamente ao então presidente como "o maior ladrão" da Nova República. Naquele mesmo discurso, queixou-se dos "setores conservadores ligados ao Planalto".

Se agora critica duramente quem "avacalha" a política, Lula era quem denunciava a existência de "300 picaretas" no Congresso Nacional. Ou não?

Se agora defende vigorosamente a reforma política, Lula teve oito anos de mandato e uma popularidade estrondosa, mas nunca mexeu um dedo pela reforma. Ou não?

Se agora se volta raivosamente contra a mídia e contra jornalistas, Lula foi aquele líder sindical mítico do ABC embalado pela mídia nacional e endeusado por repórteres desde os anos 1970. Ou não?

Há o Lula pré-governo e o Lula pós-governo. Entre o que ele era e dizia e o que ele é e diz, passa aquele rio que inebria e deforma: o poder.
Herculano
31/10/2013 07:11
MAMÓGRAFO EM GASPAR

O governo do estado acaba de disponibilizar um mamógrafo - aparelho de raio x especial para exames de mamas - para o Hospital de Gaspar.
Herculano
31/10/2013 07:09
O MINISTRO E AS MÁSCARAS, por Rogério Gentile, para o jornal Folha de S. Paulo.

Quatro dias depois de um coronel da Polícia Militar de São Paulo ter sido espancado covardemente por encapuzados, quase linchado durante um protesto, o ministro Gilberto Carvalho achou por bem passar a mão na cabeça dos tais "black blocs". Convidou-os para um "diálogo".

Ex-seminarista, instalado há dez anos no Palácio do Planalto, Carvalho disse que é necessário compreender o que chamou de "fenômeno social" para chegar à raiz do problema. Em sociologuês, afirmou que "é preciso entender até que ponto a cultura da violência vivida na periferia já emigrou para esse tipo de ação".

As imagens das agressões ao coronel da PM, disponíveis na internet, são reveladoras sobre o conceito de "ação" do ministro. Em meio a gritos de "pega, pega", o coronel Reynaldo Simões Rossi é cercado por um grupo de mascarados, que o agride na base da paulada. Tenta fugir, cai no chão, mas continua a apanhar. Na confusão, consegue se levantar, corre, sofre chutes e novas cacetadas. Só escapa quando um policial, de arma em punho, o puxa pelo braço. Ele deu sorte. Sofreu apenas fraturas nas omoplatas e ferimentos na cabeça e no corpo. Poderia ter morrido.

Note-se que o ministro, tolerante com os "black blocs", dizendo que "não basta criminalizar essa juventude", não proferiu nenhuma palavra de solidariedade para com o coronel. Tampouco mostrou-se interessado em colher sua opinião sobre o tal "fenômeno social".

Carvalho já se mostrou mais indignado. Quando militantes do PT foram hostilizados em junho, após tentarem participar da celebração pelo recuo no aumento das tarifas de ônibus e metrô, o ministro reclamou. "Sem partido, no fundo, é ditadura. Temos de ficar muito atentos a isso", afirmou.

Como a fase agora é de compreensão, fica a dúvida: o diálogo do ministro com os vândalos será com ou sem máscara?
Evandro
31/10/2013 00:43
Na festa dos servidores o Diretor Departamento Pessoal Sr Cleber, chegou tarde e não ficou mais de uma hora!!!! Será por que? Ficou com medo pois no período da tarde nós servidores recebemos a folha?
Carlos
31/10/2013 00:39

Gostaria novamente a recorrer esta coluna, pois os Diretores Departamento Pessoal e Diretor Recursos Humanos, Cleber Sabel e Raquel da Cunha, não mudaram o seus métodos de trabalhos, de descontar de servidores que trabalham e os que não trabalham recebem, e sobre os atestados que para alguns servidores o que vale é a normativa e pra alguns não. E porque não controlar os servidores da educação? Que hoje é controlado pelos diretores de escola e CDI, que novamente venho a dizer se sou amigo não desconta e seu eles obtém antipatia pelo servidor eles desconto... Assim acontece com o pessoal da administração da secretaria de educação, a servidora Katia fica ligando para escolas e CDI para confirmar se o servidor foi trabalhar ou não, por que não implantam o ponto, olha quanto iria dar de economia de telefone, e mais a servidora Katia poderia retornar a sala de aula, pois não precisava mais ficar cuidando, se tinha mais controle, Senhores diretores Raquel e Cleber, acordem ?????
Herculano
30/10/2013 21:53
Registro
Amanda Gesser, 12 anos, escreve-me para dizer que o pai Mariano não é filiado a partido nenhum e só defende a família, os amigos e a Cooper Gaspar.

Volto. Eu não afirmei que ele era filiado a algum partido
Herculano
30/10/2013 19:05
DE HOMEM MAIS RICO DO BRASIL E UM DOS EMPRESÁRIOS´MAIS PROTEGIDOS DO PT POR FINANCIAMENTOS PÚBLICOS VIA O BNDES, EIKE BATISTA ACABA DE DECLARAR QUEM VERDADEIRAMENTE É: UM CALOTEIRO.

O texto do 247, o canal de comunicação do PT, patrocinado por bancos estatais, dá a dimensão da mágoa, da tentativa de livrar da mancha e do grude. "De fanfarrão a quebrado, Eike anuncia calote"

Endividada, petroleira OGX entra com pedido de recuperação judicial; notícia já era esperada pelo mercado, depois que a companhia de Eike Batista não conseguiu fechar acordo com seus credores; empresa teria declarado passivo consolidado de R$ 11,2 bilhões; fato salienta queda do executivo que prometia ser o mais rico do mundo; ações encerraram o dia em queda de 26,09%, arrastando o Ibovespa, que fechou negativo em 0,67%
Herculano
30/10/2013 18:57
ESTE TÍTULO VOCÊ JÁ LEU VÁRIAS VEZES AQUI. É UMA PRÁTICA APENAS DOS POLÍTICOS DAQUI? NÃO. É PRÁTICA PARTIDÁRIA NO BRASIL. É UMA FORMA DE PROPAGANDA ENGANOSA DO GOVERNO E DOS POLÍTICOS DE PLANTÃO NO PODER PARA OS ELEITORES DESINFORMADOS E A IMPRENSA MANSA, QUANDO NÃO COMPRADA. ESTE TÍTULO É DE HOJE NO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO. "DILMA ANUNCIA PELA 2ª VEZ RECURSO PARA A MESMA OBRA", por Pedro Venceslau

Em sua quarta viagem ao Paraná neste ano, a presidente Dilma Rousseff reuniu nesta terça-feira, 29, tucanos e petistas no mesmo palanque para anunciar, em Curitiba, investimentos em obras do metrô que já tinham sido prometidos em 2011, mas nunca saíram do papel. Em outubro daquele ano, a presidente organizou um grande evento no Parque Barigui, na região norte da capital, para dizer que o governo federal liberaria R$ 1 bilhão a fundo perdido (sem necessidade de devolução).

A obra estava orçada em R$ 2,25 bilhões e o então prefeito, Luciano Ducci (PSB) era aliado do governador tucano Beto Richa. Na ocasião, o ato foi interpretado no meio político paranaense como o lançamento informal da candidatura de Gleisi Hoffmann (PT), ministra-chefe da Casa Civil, ao governo do Estado
Anarquinopolid
30/10/2013 18:24
Festa dos servidores públicos de Gaspar, tudo lindo maravilhoso e bem organizado, cerveja vai, cerveja vem. Eis que no meio da multidão curiosamente uma pessoa se destaca, pelo seu disprendimento indo de mesa em mesa com uma embalagem de coca-cola em sua mão retirando os lacres das latinhas de cerveja e refrigerante. Idagnada por que fazia tal gesto, respondeu de pronto: E para ajudar o hospital, que bonito, que gesto nobre, o hospital de Gaspar? Não, o hospital do câncer de São Paulo. Esta era a nossa Primeira Dama do município de Gaspar Liliane Zuchi. Quem dera tivesse este mesmo desprendimento para ajudar o Hospital de Gaspar
Herculano
30/10/2013 15:16
SUPREMA FELICIDADE, por José Casado para o jornal O Globo

O "socialismo bolivariano do século XXI" não fracassou. Talvez seja apenas uma peça de humor político mal compreendida. Na semana passada, por exemplo, enquanto o Banco Central confirmava a falta de papel higiênico em 79% dos estabelecimentos comerciais da Venezuela, o presidente Nicolás Maduro discursava sobre a criação do "Ministério do Poder Popular para a Suprema Felicidade". O anúncio presidencial aconteceu enquanto emissários de Dilma Rousseff cobravam, em Caracas, o pagamento de cerca de US$ 800 milhões em dívidas pendentes com exportadores brasileiros.

O país derrete em grave crise econômica, porém Maduro garantiu a preservação da "Suprema Felicidade" dos 27 milhões de venezuelanos como um item do plano financeiro anual de governo.

Orçamento público é uma conta que se faz para saber como aplicar o dinheiro que já se gastou, ensinou o Barão de Itararé. A Venezuela foi além. Criou uma peça orçamentária que supera as melhores obras de ficção do ramo.

Por Decreto Supremo, os "Ministérios do Poder Popular" só podem investir dinheiro público em projetos para "Construir a Suprema Felicidade", "Aprofundar a Democracia Revolucionária", "Desenvolver uma Nova Ética Socialista" e "Construir uma Nova Geopolítica".

Essa fórmula de renovação permanente da promessa de paraíso político é de autoria de Hugo Chávez. Ele morreu em março, mas de vez em quando reaparece aos olhos do presidente Nicolás Maduro "na forma de um passarinho, bem pequeno, que me abençoa" - segundo a descrição presidencial.

Maduro criou o ministério, depois de desvalorizar a "Suprema Felicidade Social do Povo". Sob pressão de uma inflação corrosiva (69% para alimentos no ano), um inédito declínio nas reservas cambiais (US$ 25 bilhões) e um déficit fiscal crescente (15% do PIB), maior que o da agonizante Grécia, ele reduziu a previsão do orçamento para a "Felicidade". Somava 47% do total de despesas governamentais, nos dois últimos anos de Chávez. Caiu para 37% dos gastos previstos entre 2013-2014.

Manteve intactas, porém, as mordomias presidenciais. Maduro tem um dos mais caros gabinetes presidenciais do planeta (US$ 700 milhões ao ano). Conserva o modelo de verbas secretas de Chávez, que gastava US$ 40 mil por mês apenas com roupas, sapatos e produtos de beleza e higiene pessoal - tudo importado, claro.

O orçamento deste ano informa que na folha de pagamento do gabinete de Maduro estão inscritas 120 mil pessoas. Na maioria, são servidores encarregados de "processar e articular as solicitações que o povo dirige ao Palácio de Miraflores". Quase dois mil trabalham no aparato de guarda-costas pessoal e familiar, sob supervisão do serviço secreto cubano. E há, ainda, uma plêiade de especialistas em "técnicas de explosivos", "segurança alimentar" e "segurança médica" (com "epidemiologistas"), que o acompanham em todas as viagens, como a do mês passado à China, aonde foi pedir US$ 5 bilhões em crédito emergencial para compra de alimentos básicos.

O "socialismo bolivariano do século XXI" não fracassou. Apenas não funciona na vida real. Nem sequer na ficção. E, como peça de humor político, é simplesmente tragicômico.
Herculano
30/10/2013 15:09
COMO FUNCIONA. EX-FUNCIONÁRIOS DA GESTÃO KASSAB SÃO PRESOS APÓS INVESTIGAÇÃO DE HADDAD

O texto é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Quatro ex-funcionários da Prefeitura de São Paulo foram presos hoje acusados de um desvio milionário que pode chegar a pelo menos R$ 500 milhões. O Ministério Público comprovou um rombo de R$ 200 milhões ao longo de três anos. Mas a prefeitura estima que a fraude chegue a R$ 500 milhões pelo tempo em que o grupo atuou no esquema desvendado.

A operação, realizada hoje de manhã e apelidada de "Necator" (um tipo de parasita) pela prefeitura, tem potencial explosivo: iniciada pela administração de Fernando Haddad (PT-SP), ela atinge em cheio a cúpula das finanças da gestão de seu antecessor, Gilberto Kassab (PSD-SP). Ele é aliado de Dilma Rousseff no governo federal. A operação faz parte da ação 'Acerto de Contas', que será implementada por Haddad.

Um dos acusados das supostas falcatruas é o ex-subsecretário da Receita Municipal Ronilson Bezerra Rodrigues. Outro é Eduardo Barcelos, diretor de arrecadação do mesmo órgão. Eles eram da equipe do secretário Mauro Ricardo, de Finanças. Os outros presos são Carlos Augusto Di Lallo Leite do Amaral, ex-diretor da divisão de cadastro de imóveis e o agente de fiscalização Luis Alexandre Cardoso de Magalhães.

Os funcionários são acusados de integrar uma quadrilha que recebia propina de grandes construtoras para fornecer a elas certidões de quitação de ISS (Imposto Sobre Serviço) sem que pagassem tudo o que era devido.

O documento precisa ser emitido para que as construções obtenham o habite-se da prefeitura.

O grupo se reunia em um escritório a 300 metros da sede da prefeitura, no centro, apelidado de "ninho".
Fernando
30/10/2013 14:50
Gostaria inicialmente, de parabenizar, o colunista, Herculano Domício, pela oportuna e sábia reflexão acerca de sua recente matéria publicada no jornal Cruzeiro do Vale, intitulada Império do medo.

Pego carona em seu comentário, e me associo em sua indignação, pois enquanto cidadão, desta linda e querida cidade, me sinto refém e até mesmo envergonhado, muitas vezes, de morar em Gaspar, em virtude da quebra de democracia e totalitarismo e clientelismo que se instalou no poder municipal nos últimos anos, onde nos dá a impressão que retrocedemos a época medieval das monarquias, ou mais recente, a época do coronelismo, onde havia, somente um senhor, que ditava as regras, onde o povo não podia contrariá-las ,caso contrario a morte seria inevitável.

Hoje esta morte se da de forma lenta e gradual, não mais pela fogueira da inquisição, mas através do descaso com a saúde, educação, segurança pública e com a falta de oportunidades de postos de trabalho condizentes com a realidade local, e também com falta de creches e com a cobrança de pesadíssimos impostos, e o pior de tudo isso sem podermos ao menos questionar, pois se o fizermos é retaliação e vingança na certa e ai ficamos com a certeza que nunca nossos anseios enquanto cidadãos serão atendidos, até lá aguardamos o fim do apocalipse municipal e quem sabe a vinda de um messias para Gaspar.
Herculano
30/10/2013 14:46
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA CÂMARA APROVA PROPOSTA DE COTA PARA PARLAMENTAR DE ORIGEM NEGRA

Texto determina que o eleitor destine, além do voto às demais vagas, um voto específico para o preenchimento da cota; o critério para a candidatura é o da autodeclaração, informa a repórter Daiene Cardoso, da sucursal de Brasília da Agência Estado (jornal O Estado de S. Paulo)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta manhã o parecer do deputado Luiz Couto (PT-PB) referente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reserva vagas a parlamentares de origem negra. De acordo com a proposta do deputado petista Luiz Alberto (BA), a cota valerá para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal por cinco legislaturas a partir da promulgação da emenda, prorrogáveis por até mais cinco legislaturas. A proposta ainda passará por uma Comissão Especial antes de ir à votação em dois turnos no plenário da Casa.
Herculano
30/10/2013 10:54
ROSE, DE LULA, ESTÁ SUJEITA A 25 ANOS DE PRISÃO, por Claudio Humberto

Íntima do ex-presidente Lula e ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha é alvo de Processo Administrativo Disciplinar que pegou leve com ela, apenas destituindo-a do cargo em comissão, por recomendação do ministro petista Jorge Hage (Controladoria-Geral da União). Transferidas para o âmbito penal, as acusações contra ?Rose? podem somar mais de 25 anos de

Os crimes
Rosemary Noronha é suspeita dos crimes de falsidade ideológica, tráfico de influência, corrupção passiva e formação de quadrilha.

Punição, que é bom?
Jorge Hage empurrou com a barriga o processo administrativo ao Ministério Publico Federal, para ?providências?. O MPF resolveu agir.

Amigos de fé
Em junho, a Casa Civil da Presidência chegou a negar acesso ao Ministério Público Federal ao processo administrativo de Rose.

Ela tem a força
Um ano após o escândalo, a poderosa Rose, íntima de Lula, ainda não foi punida por nenhuma das 11 irregularidades a ela atribuídas.
Herculano
30/10/2013 10:16
PASSADO CONDENA, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S.Paulo

Ironias do destino marcaram presença ontem na sessão solene do Congresso em homenagem aos 25 anos da Constituinte de 1988. A mais eloquente: Lula da Silva, cujo partido hesitou em assinar a Constituição, exaltando o papel de José Sarney que, como presidente, na época dizia que a Carta tornaria o País ingovernável enquanto o governo dele tornava a inflação incontrolável.

Hoje, duas décadas e meia depois, ambos celebram - e melhor que seja assim - junto com o Brasil uma Constituição avançada na garantia dos direitos do cidadão sem, contudo, levar em conta as respectivas contribuições para a permanência do País numa situação política (não institucional, há diferença) absolutamente atrasada.

O vale-tudo da violência urbana sob o biombo glamouroso de "protestos", se não tem tudo a ver, deve muito à falta de limites e de preservação de valores caros à lei e à civilidade de determinados governantes e representantes parlamentares.
Herculano
30/10/2013 10:12
É PRECISO QUE AS RUAS SEJAM DEVOLVIDAS AOS SEUS VERDADEIROS DONOS, por Reynaldo Rocha

Bandidos! Na fantasia de mascarados, na covardia de não assumirem as identidades, no método e principalmente no ROUBO das ruas que nunca foram deles. Instrumentalizados desde o início. Não podemos esquecer que o tal Movimento Passe Livre, quando da primeira manifestação dirigida ao Governo Alckmin, usou punks para barbarizar e aterrorizar a população. O estratagema foi admitido pelos tais líderes do MPL.

Daí ao próximo passo, o caminho foi curto. Sai os punks e entram os bandidos covardes de cara tampada.

O ROUBO das ruas - que em junho e julho foram do povo - é mais um dos cometidos pelos nazifascistas da Era da Mediocridade. No Rio de Janeiro, atacam Sérgio Cabral e esquecem que as obras da Copa são de responsabilidade do Governo Federal.

Em SP, voltam às ruas contra Alckmin e elogiam Haddad pelo aumento extorsivo do IPTU que - será promessa? - financiará para todos o passe livre em ônibus, trens e metro na maior cidade da América Latina. Como se alguma conta pudesse suportar esta ridícula proposição.

Que fique claro: estes bandidos de preto, covardes com as caras cobertas são animais numa manada sem vontade própria nem capacidade de ruminar ideias. São frutos diretos (e diletos) do aparelhamento das manifestações por parte de quem era alvo das mesmas.

Não são contra o estado. São contra Estados da federação que são governados por partidos de oposição. Escolhem alvos secundários em substituição aos verdadeiros responsáveis. Alteram as palavras de ordem.

O povo nas ruas não pediu passe livre em transportes. A palavra de ordem era: "Não é pelos R$ 0,20!", lembram-se? As manifestações eram contra a impunidade dos mensaleiros, pelo fim da ameaça ao Ministério Público, pela exigência de escolas e hospitais minimamente decentes e pela mudança do que vivemos.

A tentativa primeira (e primária) de se apoderar do movimento por parte do lulopetismo, resultou na expulsão sumária destes manifestantes. Na queima de bandeiras. No nojo declarado e explicitado.

A segunda tentativa está em curso e parece ter funcionado. Atemorizar o cidadão, tirando-o das ruas e das manifestações.

É preciso dar o nome às mulas desta carroça de criminosos. Além da violência física, da agressão vulgar, do vandalismo (que se transforma em furto de lojas), há o ROUBO das ruas. A violência maior.

Devolvam nossas ruas, bandidos mascarados. Juntem-se aos bandidos sem máscaras. Vão para as ruas, mas no subsolo das mesmas.

A terceira tentativa é buscar um cadáver. De preferência em SP, para que o Estado (e a PM) seja estigmatizado como selvagem e assassino. Pouco importa quem seja o assassinado. Contanto - na covardia que demonstram - não seja um deles. De preferência, um popular qualquer, um cidadão sem culpa. São bandidos. E covardes.

Não prego a violência em resposta à violência. EXIJO a aplicação da lei. Sem que a OAB vá defender bandidos em nome sabe-se lá de que. Que o Ministério Público lembre-se que o POVO foi às ruas para garantir a independência do Parquet Público e este não está usando a mesma para o que dele se espera.

Que a imprensa PARE de chamar bandidos de vândalos ou de manifestantes. São BANDIDOS. Em defesa do MEU DIREITO de manifestação, é preciso que as ruas sejam devolvidas aos verdadeiros donos: NÓS!
Herculano
30/10/2013 10:08
TÁ RESOLVIDO. DEPOIS DE SE LIVRAR DA CULPA E TENTAR ACHAR CULPADOS NOS ADVERSÁRIOS E NO MINISTÉRIO PÚBLICO, PREFEITURA RESOLVE ATENDER A POPULAÇÃO, QUE DEVERIA SER SEMPRE A SUA PRIORIDADE

Um press release da prefeitura, esclarece: temporariamente os agricultores de Gaspar promoverão a tradicional Feira Livre em dois novos locais: nas Associações de Moradores dos Bairros São Pedro e Bela Vista (como eu já havia antecipado aqui). Na localidade de São Pedro, a Feira ocorrerá às quartas-feiras, das 7h às 14h, na rua Doralício Garcia, próximo ao colégio Universitário. Já no Bela Vista, a Feira será realizada nas sextas-feiras, das 10h às 18h, na rua Adriano Kormann, nº 500.
Herculano
30/10/2013 09:13
Ao que se escondeu como Januária

Só para lembrar, além de Láercio Moritz, também são conselheiros, representando Gaspar na Secretaria de Desenvolvimento Regional, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT; o presidente da Câmara, José Hilário Melato, PP: e o presidente da Acig, Rogério Alves de Andrade, vice-presidente do Conselho do Hospital. Então há mais gente solidária e que poderia ajudar fazer a SDR funcionar a favor do Hospital, ou principalmente das pessoas doentes, pobres, desassistidas, desinformadas e que precisam dele
Herculano
30/10/2013 09:06
FEIRA LIVRE

O pessoal da prefeitura de Gaspar não desiste de burlar a lei. Depois que se provou inconstitucional a ocupação da "nova" feira livre de Gaspar, depois que se esclareceu não se tratar de perseguição política de um vereador, depois de provar tratar-se de politicalha e vingança do poder de plantão, agora, diz os boca alugadas da prefeitura que o Tribunal de Contas vai arrumar um parecer para dá-la como legal.

E qual a manobra? De que a Coopergaspar, feita de agricultores, não visa lucro.

Como assim? Um cooperativa visa lucro sim, tanto que distribui as sobras entre os seus cooperados ou reinveste na própria cooperativa. Este é sentido, o estatuto genérico e matriz de toda a cooperativa.

Para não visar lucros, deveria ser uma "associação de agricultores", onde no estatuto estivesse esta intenção específica. E para encerrar, uma pergunta que não quer calar: os feirantes, que são comerciantes, vão trabalhar de graça? Como eles vão pagar as contas deles e se sustentar no negócio? Acorda, Gaspar!
Januária do Rego
30/10/2013 08:22
Herculano;

O senhor fala da enrolação do pedido de verbas para o Hospital, faço aqui algumas perguntas básicas, pois se o senhor não souber responder eu e o povo vamos ficar sem resposta alguma:

1) - O Sr. Laércio Moritz, não é do PMDB ligado a SRD de Blumenau e ligado ao Governo do Estado, ao dep. Peninha, Luis Henrique e Aldo também Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Schneider?
2) - O sr. Laércio Moritz, não é conselheiro da SDR e do Hospital?
3) - O sr. Láercio Mortiz, não um advogado muito bem conceituado na comarca?
4) - O candidato a prefeito de Gaspar Klebeer Wandall, não está pendurado naquele cabide?

Se a 4 resposta acima forem positivas, por que estes homens batalhadores e preocupados com a comunidade carente, ainda não fezeram estes encaminhamentos?
Herculano
30/10/2013 07:43
ENROLAÇÃO

Até quarta-feira da semana passada, não havia oficialmente na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, nenhum pedido para verbas ao Hospital de Gaspar. Se não havia, como é que o governo do estado pode atender o pleito do Hospital que se enrola desde o começo do ano? Acorda, Gaspar!
Herculano
30/10/2013 07:37
PRINCIPAL MANCHETE DA EDIÇÃO DE HOJE DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

Polícia investiga se facção criminosa agiu em protestos. Toque de recolher onde jovem foi morto na zona norte de SP reforça suspeita. Região é reduto de PCC; 'não descartamos nem afirmamos isso ainda', diz secretário sobre a atuação de quadrilha.

OUTRA MANCHETE DO MESMO JORNAL

Ministro Gilberto Carvalho defende diálogo com 'black blocs'. Governo federal discutirá propostas conjuntas com os Estados de SP e Rio para combater violência em protestos. Depois de condenar espancamento de coronel da PM de SP, Dilma critica violência na periferia paulistana.

Conclusão. O governo do PT defende diálogo com bandidos que deixam a população refém, ao invés de defender o diálogo com os trabalhadores, pagadores de pesados impostos, que levantam as quatro da manhã e não possuem transporte coletivo por falta de investimento do governo, posto de saúde por corrupção e má gestão do governo, segurança por falta de uma política de investimento e inteligência...

Herculano
30/10/2013 07:29
O BOLSA FAMÍLIA E ELEIÇÃO, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo.

Até quando o Bolsa Família será vital nas eleições presidenciais no Brasil? Se depender do PT, para sempre. O partido deu grande ênfase ao tema em sua propaganda na TV na semana passada.

Hoje, haverá uma grande festa com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vão celebrar os dez anos do Bolsa Família, que atende a dezenas de milhões de brasileiros. Ministros farão palestras sobre o impacto do programa em suas áreas. A ideia é dar uma conotação épica ao evento.

Em 2014, tudo indica que Dilma não poderá contar com uma economia pujante. Sua reeleição terá de ser conquistada com base nos resultados de programas assistencialistas oficiais. É fundamental reforçar no eleitorado a percepção de que o Bolsa Família é essencial para o desenvolvimento do país.

Quando conquistou sua reeleição, Lula teve o melhor dos mundos. O Bolsa Família começava a ter resultados visíveis, com a ascensão social dos mais pobres. Além disso, a economia do Brasil estava aquecida.

Agora, os efeitos do Bolsa Família já estão incorporados ao dia a dia da população carente. E o crescimento da economia tem sido anêmico, para dizer o mínimo.

A atual presidente só tem uma vantagem comparativa em relação a seu padrinho político. Em outubro de 2005, um ano antes de sua reeleição e ainda abalado pelo mensalão, Lula era aprovado por apenas 28% dos eleitores. Dilma tem hoje 38%, dez pontos a mais.

Ou seja, a presidente começa a campanha pela reeleição a partir de um patamar mais elevado do que seu antecessor. O solavanco que tem pela frente é o baixo crescimento da economia.

É por essa razão que os dez anos do Bolsa Família serão tão festejados hoje. Interessa a Dilma e ao PT manter o programa bem vivo na mente dos eleitores mais pobres.
Juju do Gasparinho
29/10/2013 20:41
Prezado Herculano:

Veja esta frase que achei no Blog Veneno Veludo:

"PAÍS RICO É PAÍS QUE PRODUZ."
As palavras desta frase positiva nos induz a força, a pujança com perspectiva de voo de pássaro.
Agora compare com a frase da Guerrilheira Cuecuda:
"País Rico (aquele que dá bolsa esmola), é um País sem Miséria".
Palavras sem entusiasmo, criada pela mente de algum PiToco com perspectiva de minhoca.


O Programa Mais Médicos, é o black-bloc da Dilma: violento e sem conteudo.
Herculano
29/10/2013 18:51
REGISTRO

Faleceu hoje em Blumenau, aos 56 , o líder comunitário José Gazaniga, da comunidade São Francisco, no Bairro Figueira. Ele lutava contra um câncer. Zé Gazaniga foi até candidato a vereador pelo PMDB. O seu enterro será amanhã em Gaspar.
Herculano
29/10/2013 14:14
OS GOVERNOS LULOPETISTAS E A DITADURA MILITAR - SEMELHANÇAS O MERA COINCIDÊNCIAS?, por Reynaldo Rocha e republicado por Ricardo Setti, de Veja. Também se trata de mera coincidência do relato da coluna, com o título "O império do medo e do erro".

1- Censura

Ditadura militar: controle sobre a imprensa, com um comitê designado pelos militares (os censores) que liberava o que era pró-"milagre" ou se abstinha de críticas e censurava notícias em contrário.

Lulopetismo: obsessão pelo controle social da mídia em que os novos censores seriam escolhidos pelo Estado (como na ditadura) com poderes para interferir em conteúdos.

2 ? Imprensa paga

Ditadura militar: Amaral Neto e O Cruzeiro são exemplos.

Lulopetismo: blogs oficiais e algumas revistas/jornalistas/colunistas que se dizem progressistas. Pagos do mesmo modo.

3 ? Bipartidarismo

Ditadura militar: dois partidos, a Arena e o MDB, e as "sublegendas" que abrigavam as correntes dentro de cada um deles.

Lulopetismo: base alugada que se reduz a uma posição de "contra x a favor".

4 ? Judiciário

Ditadura militar: intimidação e escolha de dóceis ministros do Supremo, de modo a não contrariar a ditadura.

Lulopetismo: Sem comentários.

5 ? Legislativo

Ditadura militar: domínio total dobre o Poder Legislativo.

Lulopetismo: idem, com uso de emendas e acordos regionais. Tentativa de ir mais fundo, com o mensalão.

6 ? Obras faraônicas

Ditadura militar: Transamazônica, hidrelétrica de Itaipu e Ponte Rio-Niteroi, entre outras.

Lulopetismo: Ferrovia Norte-Sul, transposição do Rio São Francisco.
(As propagandas são AS MESMAS! O Brasil que nunca houve antes!)

7 ? Obras de papel

Ditadura militar: Angra 3, 4, etc.

Lulopetismo: Trem-bala

8 ? Slogans

Ditadura militar: "Ninguém segura este país."

Lulopetismo: "Nunca antes neste país."

9 ? Aparelhamento

Ditadura militar: em cada ministério, um exército de militares da reserva, sobretudo nas extintas áreas de informação de cada um deles.

Lulopetismo: em cada ministério, um exército de sindicalistas.

10 ? Demonização

Ditadura militar: "Brasil! Ame-o ou deixe-o!"

Lulopetismo: todos os adversários são inimigos. FHC é o culpado de tudo, até da seca no Nordeste.

11 ? Estatais

Ditadura militar: em nome de um nacionalismo caolho, criaram-se dezenas de estatais.

Lulopetismo: quase sem comentários. Para o pré-sal, não bastava a Petrobras: criou-se também a PPSA.

12 ? Economia

Ditadura militar: o mundo estava errado e o Brasil certo.

Lulopetismo: idem, ibidem.

13 ? Corrupção

Ditadura militar: nunca houve uma condenação de militares corruptos (não existiu nenhum?)

Lulopetismo: são todos inocentes mesmo com provas em contrário.

14 ? Divisão de poderes

Ditadura militar: entre os falcões e os moderados das Forças Armadas, ficando em segundo plano a capacitação do indicado ao cargo.

Lulopetismo: entre os partidos da base e correntes do PT, ficando em segundo plano a capacitação do indicado ao cargo.

15 ? Medo

Ditadura militar: dos comunistas.

Lulopetismo: dos direitistas raivosos - denominação reservada à maioria dos críticos e adversários do governo.

16 ? Inimigos preferenciais

Ditadura militar: os democratas.

Lulopetismo: os democratas.

17 ? Previsão temporal

Ditadura militar: eterna.

Lulopetismo: a eternidade.

18 ? Eleições

Ditadura militar: valia tudo. O importante era ter os mais de 70% (em média) que conseguiam nas urnas.

Lulopetismo: Gilberto Carvalho, Dilma e Lula já responderam: "o bicho vai pegar" e a eles vão "fazer o diabo" nas eleições.

19 ? Segredos

Ditadura militar: tudo na economia era secreto. Nada revelado

Lulopetismo: perguntem ao BNDES. A partir de 2027, por favor.

20 ? Política externa

Ditadura militar: apoiando e ajudando as ditaduras do Chile, Uruguai, Paraguai e outras na América Latina.

Lulopetismo: apoiando e ajudando as ditaduras de Cuba, Venezuela, Angola, Mianmar, Líbia de Kadhafi, Coreia do Norte e qualquer outra que se enquadra na diplomacia ideológica (já abandonada até pela China).

CONCLUSÃO

Lula e Dilma são como os generais de ontem. (Óbvio que não me refiro à tortura e assassinatos. Mas somente divergir nisto é suficiente?). Um passando o poder ao outro. Legitimados por eleições, como era a Arena. Usando de TODOS os meios para se manter no poder. Mentindo. Acusando. Demonizando. Manipulando. Intimidando.

Se antes coronéis aposentados mandavam em estatais e gritavam "sentido!", hoje sindicalistas incultos, despreparados, ignorantes e desonestos estão nos mesmos cargos e gritam "presente!".

Se antes o Brasil se alinhava a um "americanismo" de extrema-direita com as ditaduras do Cone Sul, hoje estamos alinhados com o bolivarianismo (seja o que isto for) de uma América Latina que parece condenada a ser um poço de atraso.

Se antes tínhamos uma ditadura, hoje, se os democratas não reagirem, caminhamos para outra.

Disfarçada. Aprendeu com a outra. Mas tão perniciosa quanto.
Herculano
29/10/2013 13:46
RETOMADA, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo.

Agora que uma pesquisa (Datafolha) mostra em números o repúdio de 95% dos consultados à ação violenta dos vândalos ditos "black blocs", é possível que gente tão influente quanto equivocada perceba o que a maioria da população já percebeu: a diferença nítida entre protesto e bandidagem.

Se os mascarados refluírem é possível que o cidadão perca o medo de se manifestar. Para os alvos dos protestos de junho, nada mais útil que um bando de inúteis a interditar as ruas - estrito e lato sensos - fazendo, em plena democracia, o papel da repressão na ditadura.
Herculano
29/10/2013 10:43
MENOS DE 10% DOS MÉDICOS INSCRITOS PASSARAM NA 1ª ETAPA DO REVALIDA. UMA CONCLUSÃO: ISTO AMOSTRAGEM DA QUALIDADE DOS MÉDICOS ESTRANGEIROS QUE O PT ESTÁ COLOCANDO PARA ATENDER OS POBRES NO SUS E NOS POSTOS DE SAÚDE. A OUTRA É UMA OBSERVAÇÃO. PARA DIMINUIR O RISCO DE XENOFOBIA, INTOLERÊNCIA, INJUSTIÇA E SECTARISMO, QUE TAL FAZER UM "REVALIDA" PARA OS FORMANDOS DE MEDICINA NO BRASIL?

O texto é de André de Souza, para o jornal O Globo. Dos 1.595 médicos formados no exterior que participaram da primeira fase do exame de revalidação do diploma, o Revalida, 155 foram aprovados. Isso representa 9,72% do total. Eles já podem verificar o resultado da prova na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.

A primeira fase, realizada em agosto, teve provas objetiva e discursiva. A segunda fase medirá habilidades clínicas e será realizada em 30 de novembro e 1º de dezembro em Brasília. Os profissionais passarão por simulações de atendimento médico. Para participar da próxima etapa, os aprovados deverão pagar a taxa de inscrição de R$ 300 até a próxima segunda-feira.
Carmem Eduarda Morgam
29/10/2013 09:48
Ao que o senhor relata sobre pedido do conselheiro Laércio Moritz

Não foi a Rodovia SC 470 que recebeu um recapeamento de toda sua extensão no Governo do partido dele o PMDB no comando de Luis Henrique da Silveira, ao preço simbólico de 8 milhões de reais?

Recordo-me que no discurso de então governador que seria uma aplicado uma fina capada de asfalto, composta de polietileno, que teria uma vida útil de muitos e muitos anos. O que se viu foi um desserviço, foi uma falta de consideração com o povo do vale, ta uma vergonha esta este trecho de rodovia. Falta vergonha na cara desta gente.
Herculano
29/10/2013 08:56
BAU. A INSEGURANÇA RELATADA AQUI PELA PRIMEIRA VEZ HÁ DUAS SEMANAS FEZ PAUTA E CONTINUA.

Agora, o Jornal de Santa Catarina revela: venda do Baú está em andamento para compensação florestal de hidrelétrica.

Como a hidrelétrica é de Ponte Serrada, o Ministério Público daquela localidade foi consultado sobre a negociação e deve dar o aval se é possível que a compensação seja feita em Ilhota, já que a lei pede que ela ocorra próxima de onde está a empresa. O promotor Fernando Rodrigues de Menezes Júnior fará uma análise junto ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente. A previsão é que até o fim de novembro saia um parecer.
Herculano
29/10/2013 08:54
EIKE BATISTA, SÍMBOLO E MODELO DE EMPRESÁRIO PELO PT E DO QUAL USOU E ABUSOU DE EMPRÉSTIMOS DO BNDES, ESTÁ FALIDO.

Não há comentários para esta triste realidade que sugou os nossos pesados impostos e que está faltando nos postos de saúde, no SUS, nas escolas, na segurança, na infraestrutura para dar competitividade ao Brasil. Wake up, Brazil!
Herculano
29/10/2013 08:47
O FARDO DA PETROBRÁS, por Pedro Soares, para o jornalFolha de S. Paulo

O fardo que a Petrobras terá de carregar nos próximos anos pode não ser tão pesado, se algumas afirmações da presidente da estatal, Graça Foster, dispersas nas entrelinhas, tornarem-se realidade. A executiva tem dito que o investimento da Petrobras no pré-sal será viável de acordo com a velocidade desejada para a exploração da imensa reserva de petróleo.

Se o governo quiser acelerar, a estatal não terá condições de acompanhar o ritmo, sinaliza sutilmente Graça Foster, pois a amarra legal a obriga a injetar 30% do investimento de todos os campos e ser responsável pela gestão da área. Muitos na indústria do petróleo creem que essa regra vai cair. Nos bastidores, técnicos da estatal também torcem para o fim dessa reserva de mercado.

Sem poder reajustar a gasolina para não comprometer a inflação, a Petrobras não tem fôlego de caixa para fazer aportes vultosos no pré-sal. Seu lucro caiu 39% em relação ao terceiro trimestre de 2012. Cairá novamente, se um aumento dos combustíveis não vier.

É papel do governo priorizar e agilizar a produção do pré-sal. A gigantesca reserva só terá valor para a sociedade quando o óleo começar a jorrar e uma expressiva fatia dele, convertido em dinheiro, engordar o cofre do Tesouro.

Se não for dragado pelos ralos das más administrações públicas, os 85% de royalties do pré-sal que irão para a educação serão capazes de fazer a esperada revolução.

Só com mais investimento em educação o Brasil vai conseguir sair da armadilha de ser um país de renda média - nem rico nem pobre -, com maior produtividade da sua força de trabalho.

Resta ao governo decidir acelerar esse processo ou não. Ou muda a regra que desobriga a Petrobras de estar em todos os campos do pré-sal ou permite à estatal fazer mais caixa com o reajuste da gasolina.
Herculano
29/10/2013 08:44
QUEM VAI PAGAR O INTERVENCIONISMO ERRÁTICO E POPULISTA DO GOVERNO DO PT NA ESTATAL PETROBRÁS? QUEM VAI PAGAR A AVENTURA DE SER MAJORITÁRIA NO PRÉ-SAL SEM CAPITAL PARA TAL? TODOS NÓS. VEM AI OS AUMENTOS (E QUEDAS) AUTOMÁTICOS DOS COMBUSTÍVEIS. QUEDAS? CONTA OUTRA HISTÓRIA POR FAVOR.

Com nova metodologia para reajuste de preços, Petrobrás dispara na Bovespa. Diesel e gasolina são foco do novo método para reajuste dos combustíveis, segundo o diretor Financeiro da Petrobrás

O texto é de Sabrina Valle, Mariana Durão e Mônica Ciarelli, da sucursal do Rio de Janeiro da Agência Estado (O Estado de S.Paulo)

O diesel e a gasolina são o foco principal da nova metodologia de reajuste da Petrobrás, mas todos os combustíveis vão entrar na conta feita pela empresa. A mudança do método de cálculo foi anunciada na sexta-feira, quando a Petrobrás reportou queda de 39% no lucro, que somou R$ 3,4 bilhões no terceiro trimestre.

O diretor Financeiro da Petrobrás, Almir Barbassa, afirmou nesta segunda-feira, 28, que a metodologia aprovada pela diretoria da Petrobrás pode levar tanto a aumento quanto a reduções de preço. Segundo ele, a metodologia dá espaço para trabalhar com periodicidades e porcentuais diferentes.

Embora ainda tenham ficado dúvidas de como funcionará, a nova metodologia deve garantir reajustes automáticos nos preços dos combustíveis. De acordo com Barbassa, se aprovado, o novo modo de alterar preços "não requer voltar à diretoria para aprovação." Atualmente, o governo tem controlado os reajustes dos combustíveis da Petrobrás para que não causem impactos inflacionários.
Herculano
29/10/2013 08:36
A SUPREMACIA DO COLETIVO, por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S. Paulo

O direito de manifestação de vândalos ou a segurança do Estado e da propriedade? O das corporações ou o do futuro do país e da maioria da população? O voluntarismo de um punhado de puristas ou pesquisas científicas que beneficiam a todos? O que prevalece, o interesse coletivo ou o privado?

Os manifestantes de junho que foram às ruas para exigir direitos voltaram para casa, deixando como rastro os "black blocs" e uma polarização entre essa minoria mascarada que bate e depreda e a maioria que dá de ombros para tudo.

Os doentes pobres comem o pão que o Diabo amassou e a classe média paga SUS, plano de saúde e, não raro, profissionais particulares atrasados e desatentos que nivelam os serviços particulares aos públicos, numa competição macabra: qual é pior? Mas o corporativismo médico prefere gastar energia contra o reforço estrangeiro.

O uso de animais em laboratórios merece atenção e reflexão, mas as pesquisas são para a coletividade, e os invasores do Instituto Royal atropelam a discussão e as leis, como anjos do bem contra o mal. Justiça com as próprias mãos?

E os capitais privados e internacionais já têm maioria a favor, mas persiste o confronto entre os que assumem isso e os que disfarçam e tergiversam, abrindo espaço para a minoria sindicalista e saudosista que grita e ensurdece a razão sobre o pré-sal.

Nessa onda de polarizações, o foco nas biografias não autorizadas vem bem a calhar, porque opõe dois direitos fundamentais: o direito coletivo à liberdade de expressão e o individual à privacidade.

O que deve prevalecer, o interesse comum e da história ou o privilégio daqueles que tomam decisões públicas e/ou inspiram milhões de brasileiros, sobretudo jovens?

Para a boa e velha esquerda, o coletivo sempre se sobrepunha ao individual e ao setorial. Mas não se fazem mais esquerdas como antigamente. Hoje? Sabe-se lá...
Herculano
29/10/2013 08:31
EM CAMPANHA POLÍTICA, PT DE GASPAR TROCA AS ALÇAS DA PONTE DO VALE POR LIGAÇÃO GARUBA A BLUMENAU.

O que está na sessão da Câmara de Gaspar de hoje? O requerimento 228/2013 assinado pela bancada do PT no Legislativo e de autoria de Antônio Carlos Dalsóchio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi.

O que este requerimento quer? A realização, com a maior brevidade possível, de audiência pública extraordinária, no Gaspar Alto, em data e horário a serem definidos posteriormente pelos vereadores subscritores, visando discutir e encaminhar o projeto de pavimentação da conhecida SC 420, ligando os Municípios de Blumenau, Guabiruba, com extensão à Gaspar e Brusque.

A ideia não é ruim. Ao contrário. Vai nos ajudar em muito na mobilidade urbana e regional. Mas, não é prioritária. Antes precisamos do Anel de Contorno e das Alças de acesso do povo da Margem Esquerda, Lagoa e Arraial à ponte do Vale. A primeira está empacada e esquecida. A segunda, o pessoal da prefeitura resiste. O prefeito já declarou e está gravado que é contra. Mais: não entende a insistência das lideranças da Margem Esquerda neste assunto. Para o lugar das alças, aquele terreno onde também se quer as Alças, só deve conter o esgoto sanitário dos da margem direita.

Quem quer e força esta ligação e esquece as prioridades de Gaspar, pois entende que aqui já tem votos suficientes: os candidatos a deputado estado do PT, abrindo novas frentes de esperanças, palanques, bravatas e propaganda com o debate. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/10/2013 08:19
BLACK BLOC É O CODINOME PERNÓSTICO DE UMA RAMIFICAÇÃO DA FAMÍLIA DOS FORA-DA-LEI, por Augusto Nunes, de Veja.

Num parágrafo do artigo que publicou em seu blog neste domingo, ilustrado por vídeos que documentam a ação abjeta dos agressores e a reação exemplarmente sensata do coronel Reynaldo Simões Rossi, da PM de São Paulo, o jornalista Josias de Souza fez o resumo da ópera: "Já passou da hora de definir melhor as coisas. Está nas ruas uma estudantada corpulenta, de cara coberta e violenta. Esse grupelho adquiriu o vício orgânico de tramar contra o sossego alheio. Vândalos? É muito pouco! Black Blocs? O escambau! Traduza-se para o português: bandidos, eis o que são".

Perfeito: bandidos, é isso o que são os integrantes dessa ramificação da grande e prolífica família dos fora-da-lei. Em sua versão brasileira, Black Bloc é o nome pernóstico de uma quadrilha sem chefe. No País do Futebol, o time vestido de preto é o primo mais idiota da pior das torcidas uniformizadas. No País do Carnaval, é o filhote poltrão do Comando Vermelho, que cobre o rosto com máscaras para fazer em liberdade o que os colegas engaiolados fazem de cara lavada.

O ataque ao coronel Rossi parece ter acordado os responsáveis pela manutenção da ordem pública. "Não vamos tolerar as ações desses marginais", subiu o tom neste sábado o governador Geraldo Alckmin. "O Estado vai dar uma resposta muito forte a esse bando de criminosos", prometeu no mesmo dia o major Mauro Lopes, porta-voz da PM paulista. "É necessário restituir o que a cidade perdeu. A cidade é nossa".

Não existe resposta mais forte do que a imediata aplicação da lei. Basta identificar, capturar, processar, julgar e prender os sequestradores de cidades. "O direito de se manifestar será sempre garantido pela polícia", lembrou o coronel Rossi no hospital onde se recupera de uma fratura na clavícula. "Mas os manifestantes precisam ter responsabilidade. Devem separar-se dos criminosos e nos ajudar a identificá-los. O silêncio dos bons é muito pior do que o ruído dos ruins".

Os pastores do vandalismo não querem negociação, pondera Rossi, um dos 70 policiais militares feridos nas manifestações deste ano. "Eles atacam a PM por representar o Estado, é o Big Brother deles". Atacam sobretudo porque se sentem impunes. Nada que uma boa cadeia não resolva. É hora de mostrar aos rebeldes sem cabeça que chegou ao fim a paciência da cidade flagelada por devotos da violência gratuita.

A ofensiva começa pelo fim da fantasia: não existem Black Blocs. Existem bandidos, que de bandidos devem ser chamados. E como bandidos precisam ser tratados pelas instituições incumbidas da preservação do Estado de Direito.
Herculano
29/10/2013 08:11
CASA DO AGRICULTOR

A coisa esquentou no Facebook entre o radialista Jota Aguiar e o secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert, PRB. Tudo por causa da farsa montada com o fechamento da tal Casa do Agricultor, ou seja a feira livre montada de forma irregular e esclarecida por mim na coluna de hoje.

Lá pelas tantas, Jota Aguiar resolveu encerrar a discussão e postou matérias publicadas na época em jornais sobre o assunto e esta oitava maravilha de Gaspar. Olha só o que se dizia da tal feira.

"O local está equipado com seis stands, espaço próprio para a piscicultura, lanchonete, sorveteria, parque para as crianças e um local para apresentações culturais. O investimento da prefeitura na obra foi de cerca de R$178,9 mil".

É preciso comentar mais alguma coisa? Acorda, Gaspar!
Herculano
29/10/2013 08:04
MUITO MARKETING E COMUNICAÇÃO. POUCA AÇÃO

Maioria das obras do Pacto Pela Educação em Santa Catarina está atrasada. Construções e reformas de 193 escolas tiveram o cronograma adiado e devem ser entregues até 2015, constata e relata o Diário Catarinense.
Herculano
29/10/2013 07:57
ESTE É O BRASIL. É PRECISO COMENTR MAIS ALGUMA COISA?

Procuradores da República debatem Cidadania. À beira-mar, na Bahia.
Procuradores debatem cidadania, até sábado, em resort baiano de luxo
Herculano
29/10/2013 07:54
TRADUZA-SE BLACK BLOC PARA O PORTUGUÊS: BANDIDO, por Josias de Souza

Em junho, quando as ruas ferveram, eles eram chamados de "minoria de vândalos". Infiltravam-se nos protestos e, do meio para o final, transformavam pacíficas manifestações em surtos de desordem. Eles eram poucos. Mas foram ganhando a adesão de uma legião de desocupados. Gente que enxergou na algazarra uma oportunidade para realizar saques e pequenos furtos.

A violência foi ganhando ares de rotina. Eles investiam contra policiais e jornalistas, incendiavam ônibus, depredavam estações de metrô, atacavam agências bancárias, destruíam caixas eletrônicos, estilhaçavam vitrines de lojas, lançavam coqueteis molotov em prédios públicos? Aos pouquinhos, foram migrando dos rodapés de página para as manchetes.

Com o passar dos dias, verificou-se que eles macaqueavam ativistas europeus e americanos. Imitavam-nos nas vestes, no gestual e nos métodos. Ganharam apelido chique: black blocs. E a destruição passou a ser justificada como ?protesto consciente de inspiração anarquista?. Supremo paradoxo: disfarçados de inimigos do capitalismo, estudantes bem-nascidos tornaram-se um estorvo para a gente simples das cidades.

Exaltados pela imprensa dita alternativa, do tipo Ninja, eles ganharam a cena. Intimidada, a polícia assistiu, por vezes passivamente, ao recrudescimento da violência. Amedrontada, a rapaziada pacífica voltou para casa. O ronco do asfalto virou lamúria. Numa visita às ruas de São Paulo, os pesquisares do Datafolha acabam de verificar que 95% dos paulistanos não suporta mais a anarquia.

Já passou da hora de definir melhor as coisas. Está nas ruas uma estudantada corpulenta, de cara coberta e violenta. Esse grupelho adquiriu o vício orgânico de tramar contra o sossego alheio. Vândalos? É muito pouco! Black Blocs? O escambau! Traduza-se para o português: bandidos, eis o que são.

Num instante em que a sociedade se escandaliza com os PMs que torturaram e mataram Amarildo numa unidade pseudopacificadora da favela do Rio, convém abrir os olhos para as atrocidades cometidas pela bandidagem que faz Bakunin revirar no túmulo. Repare nas duas cenas que se seguem:

"Pega, peeega, peeeeeega!" Estamos no centro de São Paulo, no meio de mais uma manifestação promovida pelo Movimento Passe Livre, cujo objetivo declarado é o de zerar as tarifas de ônibus, metrô e trem. É sexta-feira (25/10), 20h20.

Selvagens com os rostos cobertos cercam o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi. Passam a agredi-lo com pauladas e pontapés. Imprensado contra uma pilastra, o soldado cai.

"Eu me recordo que eu fui projetado ao solo a partir de uma pancada na cabeça que eu levei", Reynaldo contaria depois. No solo, ele ainda tenta proteger a cabeça com as mãos. Inútil. Intensificam-se os golpes.

Zonzo, Reynaldo se levanta. É empurrado pelas costas. À sua direita, um dos agressores o atinge com uma chapa metálica bem na cabeça. Ele corre. Os algozes o perseguem. "Na segunda onda de agressões, eu já estava perdendo um pouco a lucidez", diria depois da surra. Foi então que, empunhando o revólver, um soldado metido em roupas civis resgata o coronel Reynaldo, livrando-o dos seus torturadores.

Cena 2: A sensatez

Já sob a proteção de seus soldados, o coronel Reynaldo faz cara de dor. Antes de se enfiar no banco traseiro da viatura policial que o levaria para o hospital, ele pronuncia uma derradeira ordem. Em meio à insensatez, o coronel diz algo sensato: "Não deixa a tropa perder a cabeça!"

Reynaldo passou a noite no hospital. No dia seguinte, com um dos braços na tipóia, ele contabilizou os prejuízos: "Eu tenho os dois omoplatas fraturados: um, integralmente; outro, parcialmente. Tenho lesões na perna, no abdômen, e tenho duas lesões na cabeça."

Tardiamente, as polícias do Rio e de São Paulo começam a lidar com a tribo dos sem-rosto de maneira mais profissionalizada. Para evitar o moto-contínuo das prisões que duram menos de uma noite, reúnem provas que permitirão aos juízes impor aos criminosos penas compatíveis com os seus crimes.

Até Dilma Rousseff já acordou: "Agredir e depredar não fazem parte da liberdade de manifestação. Pelo contrário", ela escreveu no Twitter. "Presto minha solidariedade ao coronel da PM Reynaldo Simões Rossi, agredido covardemente por um grupo de black blocs em SP", acrescentou. Alvíssaras!
Herculano
29/10/2013 07:48
O MARCO DA INCOMPETÊNCIA DA SDR DE BLUMENAU

Na sexta-feira aconteceu mais uma reunião do Conselho da secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau e nela se provou, mais uma vez, que é um cabide de empregos, um sugadouro de dinheiro público que se diz escasso e um órgão público dispensável, pois pouco ou nada faz pela comunidade.

O que um dos representantes de Gaspar no Conselho da SDR pediu? Laércio Moritz, pediu aquilo que o secretário César Botelho não consegue enxergar quando passa pela Rodovia Jorge Lacerda ou não possui força e capacidade para resolver em favor da comunidade do Vale do Itajaí, que é o melhoramento dela, com a necessidade urgente de uma operação tapa buraco. Vergonha.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.