Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

22/10/2013

PARQUE DO BAÚ I

Silenciosamente se instala o Parque do Baú, em Ilhota, sob o amparo da Fatma e assessoramento de ambientalistas. A ideia nasceu e prosperou para proteger uma região, que deu sinais de fadiga e exposição na catástrofe ambiental severa de 2008. Entretanto, em paralelo, cada vez mais cresce o temor de pequenos produtores rurais pela expulsão, a impossibilidade de morar e trabalhar na região quando o parque for demarcado.  Mais. Haverá uma área de ?transição? ou de ?amortecimento?. Ela afetará não apenas a produção rural como também a expansão residencial, comercial e industrial na região. Os ilhotenses da margem esquerda estão preocupados. Qual a razão deste debate não envolver a comunidade? Gaspar também deveria?olhar? este assunto.

 

PARQUE DO BAÚ II

O vereador Paulo Roberto Drum, PSDB, teoricamente oposição à gestão do prefeito Daniel Christian Bosi, PSD, e que defende e quer o parque implantado, fez e teve aprovado na Câmara de lá, um requerimento pedindo explicações ao presidente da Fatma, Gean Loureiro, PMDB. Quatro questionamentos feitos no documento demonstraram claramente temores com o parque e o futuro das pessoas, até agora escondida da população que vai ser afetada. Ela está isolada do debate. Não se sabe bem a razão disto.

 

PARQUE DO BAÚ III

Drum quer a cópia do processo de criação do Parque do Morro do Baú; quer saber qual a avaliação de impacto ambiental para as regiões vizinhas, levando-se em conta a ?Zona de Amortecimento?; quer saber se existe a possibilidade de outros e quais municípios serem afetados pela tal ?Zona de Amortecimento?; e se há possibilidade de se descrever quais os impedimentos das atividades humanas produtivas na região rurícola afetada; quer saber se há um plano de manejo para a unidade de conservação e sua ?Zona de Amortecimento?, ou quando e como isto será definido. A pergunta que Drum não fez diretamente no documento: o Baú não faz limite com Gaspar (e Luiz Alves)? Então...

 

PREFEITURA NA BUNGE I

Uma parte dos vereadores pedirá a retirada do regime de urgência do projeto em que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, quer do legislativo a autorização para comprar o prédio que já foi sede administrativa nacional da Ceval, Seara e Bunge. O requerimento 223/2013 está na pauta da sessão de hoje da Câmara. E depende de votação. O autor? O suplente Sérgio Luiz Batista de Almeida, PSDB. Assinaram ainda os vereadores Ciro André Quintino e Jaime Kirchner, ambos do PMDB, o suplente José Ademir de Moura, PSC, Luiz Carlos Spengler Filho do PP e presidente da comissão de Gestão Pública; Marcelo de Souza Brick , PSD e Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Eles não são contra a compra, mas como responsáveis e fiscalizadores, segundo alegam, querem mais informações e tempo para a análise do assunto. Ufa!

 

PREFEITURA NA BUNGE II

Eu perguntei aqui se o prédio da Bunge tinha Alvará da prefeitura e Licença do Corpo de Bombeiros. Todos em sepulcral conivente silêncio. E tinham razão para isto. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, já sabe que o prédio está irregular perante os bombeiros e não custará pouco (tempo e dinheiro) para regularizá-lo. Isto está claro no ofício 70 que o Primeiro Tenente Alcione Amilton de Fragas, do quarto pelotão dos Bombeiros Militares de Gaspar, enviou no dia 11 de outubro e o prefeito Zuchi recebeu no dia 14.

 

OS CANALHAS

 ?O mundo seria bem melhor se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas?

do jornalista, escritor e dramaturgo recifense Nelson Falcão Rodrigues (23.08.1912 - 21.12.1980)

 

SOBRE O TRAPICHE

Depois de matar literalmente a ExpoGaspar há quatro anos, da qual ainda se espera a prestação de contas, a prefeitura em ano de eleição, ensaia o retorno na Arena Multiuso para o aniversário da cidade. Vem aí improviso. Mais. Terá que lidar com um problema na exposição de animais. É a pior data, final de verão, próprio para transmissão de doenças.

 

Cinco vereadores e suplentes foram cassados em Blumenau. Uma empresa prestação de serviços é pivô em pelo menos um dos casos. Conhecida aqui, ela se ?mudou para Ilhota?. 

 

Mauro José Gubbert, gerente do Orçamento Participativo, rejeitou a proposta de transação penal proposta pelo Ministério Público para a Ação que lhe é movida na Comarca de Gaspar por conduta vedada a agente público. A audiência aconteceu na sexta-feira, no horário em que a sua pupila Ideli Salvatti, PT, estava chegando a Gaspar. Há três anos Gubbert disseminou do computador da prefeitura pesquisa falsa a favor da candidata Ideli. O caso se enrola todo este tempo na Justiça, Ministério Público e Polícia Federal. Em Lages, caso assemelhado em seis meses se revolveu.

 

Sem argumentos ou desespero de causa? Quando alguém na Câmara de Gaspar apresenta uma ideia ou combate os discursos petistas com provas, números e fundamentação, de imediato surgem a acusação de José Amarildo Rampelotti e Antônio Carlos Dalsóchio, ambos PT, de que o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, estaria por detrás destas manobras. Cômico. Ainda vão ressuscitar o que eles querem ver sepultado.

 

O jornal Cruzeiro do Vale publicou na sexta-feira que o vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, relator do projeto que pedia o fim recesso de julho, fez o parecer contra, mas votou favorável à proposta. Os únicos que votaram a favor do fim do recesso de julho e pelas férias de 30 dias, contrariando o relatório de Brick, foram Ciro André Quintino, PMDB; Luiz Carlos Spengler Filho, PP; Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM e o suplente Sérgio Luiz Batista de Almeida, PSDB. O relatório de Brick detonou a proposta de férias de 30 dias para os vereadores de Gaspar.

 

Alguém precisa assessorar o Marcelo de Souza Brick, PSD. No Facebook, ele posou ao lado do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, PSDB, numa suposta prestação de contas para um grupo privado aqui em Gaspar. Hum! É ruim, heim? Bombou e tomou pau. Afinal, Brick é vereador de Gaspar ou de Blumenau?

A eficiência jurídica do PT. Agravo regimental é negado pelo Tribunal Regional Eleitoral e favorece Pedro Celso Zuchi, PT, na tentativa do PMDB de Gaspar de cassá-lo pela suposta compra de votos no caso da distribuição de kit torneiras e chuveiros aos moradores casinhas de plástico. Foi na campanha política que o reelegeu a prefeito. Durante o julgamento, os juízes aceitaram a denúncia como grave, mas alegaram falta de provas e depoimentos dos favorecidos para condená-lo. Isto foi dispensado na época dos fatos pelo juiz eleitoral daqui. O PMDB de Gaspar tentou agora juntar estes depoimentos do inquérito, feito posteriormente. O relator do caso no Tribunal, Carlos Vicente da Rosa Góes, não os aceitou.

 

O acesso da BR-470 à ponte da Saudade, em Ilhota, já começou a ser asfaltado. Vai ficar pronto antes da ponte.

 

Contas que não estavam nos discursos. Fala-se que 63% da ponte do Vale estão prontos, mas não se fala que apenas 40% dela foram pagos até agora. A diferença está pendurada na conta da Artepa Martins que a constrói. Ela só vai recomeçar a obra quando houver o pagamento desta diferença. E isto implica algo em torno de R$12 milhões, dos R$17,7 milhões que foi assinado. Então... 

Revisão do Plano Diretor de Gaspar. Aqui, há quase um ano, esta coluna alerta para o assunto. Entidades, prefeitura e as ditas lideranças preferiram o silêncio. Agora, que o fato parece ser concreto, faz-se reuniões apressadas. Outro perigo. Algumas reuniões são para salvar patrimônio pessoal ou investimentos especulativos. A cidade de verdade e seu futuro não estão na pauta destas reuniões. Acorda, Gaspar!

 

Exemplo da falta de respeito da prefeitura, seus políticos e técnicos, com o contribuinte e a população. O recém ?asfalto? da Rua Fernando Kraus está se desmanchando e sendo remendado. Alguma dúvida? Favor ir lá para conferir. Há 20 trechos sendo refeitos.

 

A ex-vereadora, ex-candidata a prefeito, a funcionária pública Teresa da Trindade que já foi PT, PP acaba de sair do PSD e se filiar no PSB, para apoiar o seu padrinho, Paulinho Bornhausen. Mas, o PSB não existe em Gaspar. A comissão provisória venceu em 2011. Quem se apresenta como presidente é Luciana Lucas Dias, filha Valdir Lucas Dias, o Cachopa. Ela foi posta lá por Fernando Neves, presidente do PSD, para apoiar a candidatura de Teresa. Luciana nem filiada ao PSB é. Então se o partido não existe aqui, a presidente não é filiada, e o partido é tocado pelo PSD, onde mesmo a Teresa se filiou?

 

 

Edição 1534

Comentários

Herculano
24/10/2013 21:41
OS CENÁRIOS DO IBOPE. É CEDO, MAS A PATÉTICA OPOSIÇÃO ESTÁ DESORIENTADA, SEM DISCURSO E CANDIDATO VIÁVEL OU QUE EMOCIONE

No quadro visto hoje como mais provável para 2014 - Dilma contra Aécio e Eduardo Campos - , a presidente teria 41%, o governador de Minas Gerais, 14%, e o governador de Pernambuco, 10%. Com Marina no lugar de Campos, ela teria mais que o dobro dos votos dele, chegando a 21%. Mas Dilma praticamente não perderia eleitores: oscilaria de 41% para 39%. O mesmo aconteceria com Aécio, que passaria de 14% para 13%.

Se os concorrentes fossem Dilma, Serra e Campos, eles teriam 40%, 18% e 10%, respectivamente. A vantagem da petista sobre a soma dos adversários, neste caso, seria de 12 pontos porcentuais. A presidente aparece com 39% quando os adversários são Marina (21%) e Serra (16%) - neste caso, ela fica em situação de empate técnico com a soma das intenções de voto dos outros dois candidatos (37%).

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria todos os adversários avaliados pela pesquisa Ibope/Estadão. Contra Marina Silva - o cenário mais apertado - , a presidente venceria por 42% a 29%.
Observador em Moratória
24/10/2013 21:39
Herculano,

Que estória é essa de terreno que vale 3 milhões e você só pagou 200 mil? Você uma das poucas pessoas que eu ainda acreditava. Não é verdade o que o líder de governo falou na tribuna da câmara né?
Ele levou até data show, e disse que vai pedir o pagamento da diferenças e que o terreno deveria ser doado pela codesc, como aconteceu em outras cidades.

Eu não quero acreditar que isto possa ser verdade.
Palavras de Jericó!
Até tu Brutus? virastes além de hábil redator de pasquim de terceira catchigoria, um hábil e oportunista investidor?
Herculano
24/10/2013 18:48
PRONTO. GASPAR É UMA CIDADE GRANDE. EM PELO MENOS EM UM DOS CRITÉRIOS ELA SE ENCAIXA NESTE CONCEITO

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), um órgão do governo federal, informa que o brasileiro que vive em grandes cidades gasta, em média, 40,8 minutos para ir de casa até o trabalho.

Esse dado foi divulgado num estudo do Ipea apresentado hoje (24.out.2013) e se refere ao ano de 2012. Há 20 anos, esse tempo médio para ir de casa até o trabalho era de 36,4 minutos nas grandes cidades. Ou seja, um aumento de 12,1%.

Não se deve imaginar que essa média possa servir para todos os brasileiros que vivem em grandes cidades. Como o próprio Ipea demonstra, 18,6% dos moradores de regiões metropolitanas gastam mais de uma hora no transporte de casa para o trabalho. Há 20 anos, esse percentual era de 14,5.
Herculano
24/10/2013 18:44



DILMA SE REELEGERIA NO 1º TURNO EM QUALQUER CENÁRIO, MOSTRA IBOPE

Pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", divulgada nesta quinta-feira (24), mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria todos os adversários já no 1º turno, independentemente do cenário que enfrentar.

De acordo com a pesquisa, Dilma tem 41% das intenções de voto, contra 14% do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e 10% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Neste cenário, 22% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo e 13% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores, de 143 municípios, entre 17 e 21 de outubro.
Herculano
24/10/2013 17:13
POR QUE FALTAM ESTRADAS E ESTACIONAMENTOS POR AQUI

Dados são de estudo divulgado nesta quinta pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -Ipea.

Santa Catarina é o Estado do Brasil com maior percentual de veículos por domicílios no País (73,4%). Dados são de estudo divulgado nesta quinta pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -Ipea. A cada quatro domicílios catarinenses, praticamente três têm um veículo particular. Uau!
Herculano
24/10/2013 17:03
PARECE PIADA, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

O nome conta a história pela metade: minirreforma. As mudanças nas regras eleitorais propostas pela Câmara dos Deputados e ainda a serem examinadas pelo Senado são realmente mínimas, mas de reforma não têm nada.

Seria um caso típico de irrelevância aguda não fosse, sobretudo, um acinte o fato de suas excelências providenciaram alterações que transitam entre o superficial e o mais deslavado corporativismo.

O modelo atual está aos pandarecos, como concordam todos, representantes e representados. Diante da falência escancarada, da insatisfação explícita da sociedade, o que fazem os parlamentares?

Aprovam uma serie de modificações das quais políticos e partidos serão os únicos beneficiados e acrescentam a elas algumas perfumarias, a título de disfarce que não disfarça coisa alguma.

À falta de disposição de enfrentar questões realmente importantes e que alcancem a esfera das relações entre eleitos e eleitores, os parlamentares decidiram propor um parcelamento de dívidas eleitorais com prazo a perder de vista e mais liberdade para que possam manipular os recursos do fundo partidário como bem lhes convier.

Se aprovada pelo Senado, a lei permitirá que as multas sejam pagas em até 60 vezes, sendo que cada parcela não poderá ultrapassar 10% dos rendimentos do devedor. Fosse pouco, passa a vigorar a seguinte regra: os repasses do dinheiro do fundo não podem ser suspensos no segundo semestre de anos eleitorais. Em nenhuma hipótese, o que inclui casos em que houver irregularidades.

Junto a isso, o projeto reduz o poder de fiscalização da Justiça Eleitoral e aumenta autonomia dos partidos para usar as verbas.

Mas, preocupados que estão com a poluição visual das cidades e empenhados na redução dos gastos, os deputados propõem que se proíbam a afixação de faixas, cartazes, bandeiras e pinturas em espaços públicos ou particulares. Ah, também não podem ser usados bonecos como peças de campanha.

E assim nossos parlamentares dão por respondidas as demandas da sociedade no que tange ao aperfeiçoamento do sistema político, partidário e eleitoral. Parece piada, mas lamentavelmente não é.
Jhonathan Mcartur Constantino
24/10/2013 16:34
Herculano,

Herculano, o cara que não mora em Gaspar, que agora contribui com impostos, pois é proprietário de imóveis aqui e agora sim pode dar opinião.

Mas ao ler sua disputadíssima coluna - olhando a maré- conclui-se que as coisas só acontecem por que ele mostra o caminho, no caso veja que os 39 milhões só por que ele pediu, ou melhor, só foi mostrado para o povo pq ele mandou a deficitária assessoria mostrar aos poucos leitores que tem no site oficial do município. Parabéns Herculano, sou seu fã e voto em você na próxima.
Rafaela
24/10/2013 16:27
O anuncio dos R$39 milhões para esgotamento é o mesmo que dizer. Sepultamos a candidatura a Deputado do PMDB!

É Sr. Joel da Costa é o preço das escolhas erradas, ou o Sr. acha que o PT de Gaspar na coligação com o PMDB vai usar isso a seu favor.

Tadinho como é iludido fácil esse rapaz, k dó, k dó, k dó. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Herculano
24/10/2013 16:18
O JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO AMPLIA O ARCO DA PLURALIDADE COM OPINIÕES FORTES E DE QUALIDADE. O PT TORCEU O NARIZ. JULGA-OS CONSERVADORES. ACHA QUE A FOLHA SE VOLTOU PARA A DIREITA. ESSE PESSOAL DA ESQUERDA É DEFENSOR DA CENSURA DA LIBERADE DE EXPRESSÃO E ESTÁ ENFRAQUECENDO COM A FALTA DE ARGUMENTOS E FATOS, A IDEOLOGIA QUE DEFENDEM

A Folha amplia a partir de amanhã a sua equipe de colunistas no caderno "Poder": Reinaldo Azevedo escreverá às sextas-feiras, Demétrio Magnoli aos sábados e Ricardo Melo às segundas. Os três vão se somar a Janio de Freitas - que continuará escrevendo às terças, quintas e domingos - e a Elio Gaspari - às quartas e domingos.
(?)
"Firmei com a Folha o compromisso firmado com os meus leitores e que vigora na minha relação com a Veja?: escrever o que penso, segundo os fundamentos da democracia representativa, a única que reconheço, e do Estado de Direito", diz Reinaldo.
(?)
"Meu programa é explodir o senso comum. Escrever contra o óbvio, contra as verdades estabelecidas, especialmente nestes tempos em que a linguagem política foi esvaziada", diz Magnoli.
(?)
De acordo com Melo, "vivemos hoje um momento de grande transformação na política brasileira, com a entrada de novos atores no jogo. Minha intenção é acompanhar tudo isso, sempre mantendo uma ótica social".
(?)
Herculano
24/10/2013 16:09
DEPOIS DA NOTA QUE DEI ABAIXO E ATRASADA CINCO HORAS NO ASSUNTO, A ASSESSORIA DA PREFEITURA FINALMENTE LIBEROU A INFORMAÇÃO: GASPAR É CONTEMPLADA COM R$39 MILHÕES PARA OBRA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Segundo o press release, Gaspar recebeu nesta quinta-feira (24) a aprovação de sua pré-seleção no programa PAC II Saneamento para receber recursos da união para implantação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Centro, Sete de Setembro e Santa Terezinha. O Prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, recebeu a confirmação pessoalmente na cerimônia de anúncio do resultado da seleção de saneamento e pavimentação do PAC II, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A implantação do sistema de esgotamento nesses bairros abrangerá as ligações, rede coletora, estações elevatórias e estação de tratamento. A obra atenderá a meta de curto prazo para o sistema de esgotamento sanitário, definida no Plano Municipal de Saneamento Básico de Gaspar, aprovado em abril de 2010. A conferir.


Herculano
24/10/2013 15:41
ONDE ESTAVA O PREFEITO DE GASPAR. NA ASSESSORIA DA PREFEITURA, NADA FOI CONFIRMADO ATÉ O MOMENTO AO QUE COUBE A GASPAR. OUTROS POLÍTICOS JÁ ESPALHARAM HOJE CEDO AOS QUATROS CANTOS EM SUAS COMUNIDADES

De olho em 2014, Dilma anuncia R$ 13,5 bi para prefeitos, informou Gabriel Castro, da sucursal de Brasília de Veja. Dinheiro federal para obras é mais um passo na aproximação da presidente com prefeitos, em um esforço para facilitar sua reeleição no próximo ano

Cada vez mais empenhada em pavimentar sua pré-campanha à reeleição, a presidente Dilma Rousseff fez um aceno nesta quinta-feira aos prefeitos e anunciou investimentos de 13,5 bilhões de reais em saneamento básico e asfaltamento, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

O governo prometeu custear a pavimentação de 7.500 quilômetros de vias e instalar 15.000 quilômetros de calçadas, além de apoiar empreendimentos de drenagens de águas pluviais, abastecimento de água e esgotamento sanitário. As obras serão tocadas pelas prefeituras, com recursos federais.

De acordo com o Radar on-line, desde ontem prefeitos e deputados já articulavam para tentar capitalizar o bônus eleitoral das obras.

Ao todo, 1.198 municípios de 26 estados foram contemplados. Todos haviam se cadastrado previamente e apresentado projetos para obter o auxílio federal. "É fundamental para nós a parceria com os pequenos municípios", disse a presidente, durante o anúncio do programa.
Herculano
24/10/2013 15:33
QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ, por José Aníbal, economista, secretário de energia do Estado de S. Paulo e ex-presidente do PSDB

O PT anda irreconhecível. Dia desses, nos jornais, a presidente Dilma deixou de lado a ladainha da herança maldita e se autoparabenizou pela manutenção do (até então achincalhado) tripé da estabilidade econômica: câmbio flutuante, metas de inflação e superávit primário. É curiosa essa conversão súbita, ainda que tardia, à cartilha da responsabilidade deixada pelo PSDB.

A privatização do campo de Libra, na última segunda, apesar do atraso e da tibieza das regras, responsável pelo interesse de um único consórcio e pelo lance a preço mínimo, é outro destes momentos de bem vinda transmutação.

Com a Petrobras endividada e a indústria do petróleo em ponto morto, o Brasil só pode aplaudir este outro momento "quem te viu, quem te vê" do PT.

As riquezas da exploração do pré-sal serão muito importantes para o país e para a recomposição da Petrobras. Porém, não vão resolver num estalar de dedos nossos problemas.

A exploração do campo de Libra só vai se tornar efetiva em cinco anos. Até lá, o país continua travado por um emaranhado de problemas estruturais que este governo obviamente não tem ideia de como resolver.

O PT que não consegue mudar, mesmo diante da cobrança pública dos eleitores, é o que insiste em misturar as prerrogativas do Estado com os destinos de seu projeto político.

O pronunciamento em cadeia nacional, na noite de segunda, eivado de ufanismo e auto-exaltação, é destes momentos embaraçosos para a democracia. Ver este canal de diálogo institucional usado para criar uma catarse emotiva e pessoal é lamentável.

Esse ciclo maníaco do PT, que tenta soterrar a realidade com doses crescentes de propaganda, revela uma indiscutível fadiga. O posicionamento muda como o vento. Das antigas bandeiras ao discurso republicano, vai tudo sucumbindo a um pragmatismo sem peias e sem vergonha. As soluções vão sendo empilhadas num futuro, colorido pelos marqueteiros, cada vez mais distante. Quem te viu, quem te vê, PT.
Herculano
24/10/2013 15:29
O DESENCANTO, por Ilimar Franco, de O Globo

Uma das maiores preocupações do Planalto e dos que estão planejando a campanha pela reeleição da presidente Dilma é a deterioração das relações com o empresariado brasileiro.

Os donos do PIB não querem muita conversa com Dilma e o PT para 2014. Muitos deles estão migrando para a campanha neo-oposicionista do governador Eduardo Campos (PSB).

Segundo ministros, que estão trabalhando por uma reaproximação, os empresários alegam que foram muito maltratados pelo atual governo e que não há mais nenhuma medida econômica compensatória que os faça repensar o apoio.

O PMDB aumentou seu cacife por ter cinco políticos que representam o PIB.
Herculano
24/10/2013 15:25
SE CORRER O BICHO PEGA. SE FICAR O BICHO COME

Dos leitores do jornal Folha de S.Paulo sobre o leilão do pré-sal.

A alta dos combustíveis pode ajudar a Petrobras nesse momento em que ela está endividada por ter ajudado o governo a sair de uma grande enrascada, que seria o caso se o leilão de Libra não desse certo. O problema é que essa alta vai fazer a inflação explodir de vez. É aquela velha história de "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Como o governo vai sair dessa? RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

Esse "leilão" do campo de Libra, do ponto de vista econômico, foi decorrente de uma necessidade, em razão da falta de recursos da Petrobras. Do ponto de vista político, foi um fracasso, em razão da falta de confiança no governo Dilma.
No aspecto ético e legal, foi um crime, porque foi um "consórcio" patrocinado pelo governo, com participação de empresas privadas, que participou de um certame sem concorrentes, configurando, assim, uma espécie de cartel. Será que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vai investigar? CARLOS ALBERTO FRAIHA (Belo Horizonte, MG)
Lucas
24/10/2013 14:45
Nada como um dia de chuva e um devoto: Marcelo Brick postando fotos na igreja pedindo bençãos para línguas destrutivas da cidade...
Imagino que nas suas preces deve ter incluído quem não concorda com seu modo modo de agir. Ao invés de pedir isto, deveria clamar por boas ideias e ações...
Herculano
24/10/2013 09:50
RECORD NO HOSPITAL

Ontem, o Hospital de Gaspar registrou dez partos. Houve comemoração da equipe médica. Fazia tempo que isto não acontecia. Apesar disso, continua a agonia do Hospital imposta por políticos e administradores públicos do município, estado e de Brasília que relutam em compor na reestruturação econômica e o equilíbrio financeiro do Hospital.
Herculano
24/10/2013 09:46
GASPAR COM DENGUE

Ao menos três focos de dengue foram detectados em Gaspar: no Poço Grande, no Centro e no Belchior. A única coisa que não se dissemina por aqui é a notícia deste fato. Teme o alarme e a prefeitura quer livrar-se na culpa. Ao propagar a notícia, ao contrário do que julga os administradores do município, facilita a prevenção e a conscientização.
Herculano
24/10/2013 08:02
O RETRATO DA FALÊNCIA DO BRASIL QUE TODOS ALERTAM E O PT NEGA.

FMI critica política fiscal do governo brasileiro. Para Fundo, 'microgerenciamento' afeta credibilidade e causa incerteza. Missão do organismo cita baixo investimento como risco e critica empréstimos via bancos públicos

o texto é de Raul Juste Lores, correspondente do jornal Folha de S. Paulo em Washington, nos Estados Unidos. Relatório do Fundo Monetário Internacional sobre o Brasil divulgado ontem afirma que o "excessivo microgerenciamento na política fiscal enfraqueceu a credibilidade do modelo fiscal de longo prazo" e reduz a expectativa de crescimento potencial.

O FMI, na crítica, cita especificamente estímulos tributários do governo e manobras com receitas extraordinárias e outros ajustes para mitigar os custos desses estímulos e fechar a conta do superavit fiscal (economia feita pelo país para pagar juros da dívida), de 2,1% do PIB em 2012.

A avaliação, produzida a partir de entrevistas com representantes do governo e do setor privado feitas por uma missão do Fundo que visitou o país em maio, aponta ainda que essas incertezas na política fiscal pesaram nos investimentos no país.

Apesar de reconhecer uma recuperação gradual da desaceleração em 2011 e 2012 por causa do consumo "resiliente" e do aumento "recente" dos investimentos, o texto lista vários riscos para a economia brasileira, além da baixa taxa de investimento.

Pressão inflacionária, correção do mercado imobiliário e gargalos no mercado de trabalho, com produtividade "estagnada", são lembrados.

O Fundo ainda aponta uma "erosão gradual do modelo fiscal". Após elogiar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o texto acusa nos últimos anos uma dependência progressiva de recursos extraordinários para se atingir a meta fiscal, além de grandes transferências de bancos públicos.
Herculano
24/10/2013 07:59
COSTELAÇO NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BELA VISTA NO DOMINGO, DIA 27 DE OUTUBRO

Está marcado para o próximo domingo o tradicional costelaço da Associação de Moradores do Bela Vista. Parte da renda será destinada à cobrir os Gastos do projeto exigido por notificação da Prefeitura de Gaspar e já contratado com o engenheiro Ambiental.
LUIZ ORLANDO POLI - SOCIOLOGO
24/10/2013 07:58
Com relação as considerações feitas pelo ex vereador MARIO PERA aproveito a oportunidade para cumprimentá-lo e dizer-lhe que como homem com espirito publico teve uma atuação elogiavel pois sempre colocava os interesses maiores do municpio acima das paixões partidarias são observações recentemente feitas pelo meu irmâo Luiz Fernando em reunião de familia ! Com certeza falta homens e mulheres com esse espirito publico nesse pais ! Um governo é feito de acertos e erros ! Mas os atuais detentores do poder se colocavam acima do bem e do mal ! eram os unicos nisso ou naquilo ! e hoje nos os conhecemos ! Quem não se lembra ! Fora plano real ! fora fator previdenciario ! Fora privatizações ! Fora neoliberalismo ! realmente o tempo é o senhor da razão ! Optaram sem nos consultar por elefantes brancos para a copa deixando os hospitais, escolas com nossos bravos professores em terceiro plano ! Mais uma vez parabenizo o sr PERA por ter tido uma atuação equilibrada e despreendida como vereador !
Herculano
24/10/2013 07:55
COMO FUNCIONA A ESPERTEZA DOS MARQUETEIROS QUE SUSTENTAM OS POLÍTICOS DO PODER DE PLANTÃO

Novela turbina audiência de pronunciamento oficial, diz o título de uma nota assinada por Marina Dias no jornal Folha de S.Paulo. Interessante.

A presidente Dilma Rousseff fez na segunda-feira seu primeiro pronunciamento em rede nacional às 21h30, horário de maior audiência na TV aberta do país.

Segundo interlocutores do Planalto, o marqueteiro de Dilma, João Santana, decidiu que a fala deveria ser veiculada no intervalo da novela "Amor à Vida", da Rede Globo, para testar a aceitação ao discurso presidencial.

Esse é o horário em que a emissora registra o maior número de aparelhos de TV sintonizados em sua programação. Em comparação com dois dos últimos pronunciamentos da petista, sobre os protestos de junho e o Dia do Trabalho, Dilma atingiu dois pontos a mais de média ao falar sobre o leilão de Libra.

Em dois anos e nove meses de mandato, a presidente apareceu em rede nacional por 16 vezes - apenas uma delas, em 2012, após às 21h.

Assessores de Dilma acreditam que o pré-sal é um tema de boa aceitação popular. Parcela expressiva do eleitorado, contudo, não tem familiaridade com as especificidades técnicas do assunto, o que exigiria um discurso mais longo e com ênfase em números.

Oficialmente, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirma que o pronunciamento de segunda foi ao ar às 21h30 porque precisou de "mais tempo para a edição".
vlad
24/10/2013 07:55
FHC privatizava. O governo petista faz partilha...
....Fechado sobre Libras, resta um gesto do governo sobre essa linguagem dos surdos, que manda o povo TNC....
Herculano
24/10/2013 07:46
APÓSTA NA IGNORÂNCIA

Senadores voltam a tentar proibir a divulgação de pesquisas antes das eleições; iniciativa semelhante já foi declarada inconstitucional.

Este é o resumo do editorial de hoje do jornal Folha de S.Paulo. Estes nossos políticos não tem jeito mesmo.
Herculano
24/10/2013 07:35
SENADORES IGNORAM A PROPORCIONALIDADE POPULACIONAL DA REPRESENTAÇÃO DOS ESTADOS NA CÂMARA E RETIRAM UM DEPUTADO QUE SANTA CATARINA TERIA DIREITO

O texto é de Chico de Gois, de O Globo. O Senado aprovou nesta quarta-feira Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta os efeitos de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em abril deste ano, provocado por uma petição da Assembleia Legislativa do Amazonas, redefiniu os números de deputados federais, estaduais e distritais.

Por 34 votos favoráveis ao PDL, 28 contra e duas abstenções, os senadores resolveram ignorar a resolução e manter o número de deputados que está em vigor atualmente nas bancadas. A medida frustrou representantes do Pará, Ceará, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina, que aumentariam suas bancadas na Câmara. Em compensação, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Alagoas, e Rio Grande do Sul, que perderiam, ficaram aliviados com o resultado
Herculano
24/10/2013 07:33
O PT E O PMDB NÃO QUEREM

Câmara acelera piso salarial de agentes de saúde. Proposta desagrada ao governo federal, que deverá desembolsar boa parte do valor previsto e repassar para prefeituras. Com PT e PMDB obstruindo, as duas maiores bancadas da Casa, não houve quorum para continuar a votação.
Herculano
24/10/2013 07:31
COMO FUNCIONA OS POLÍTICOS

O presidente da Câmara de Gaspar prestou contas da viagem que fez a Brasília. Tudo o que relata, poderia ter sido feito aqui em Santa Catarina e economizado recursos públicos gastos na viagem. Então confira.

E ele diz que no Gabinete do Deputado Federal Espiridião Amin, Melato solicitou Emenda para o Projeto de Pavimentação da Rua Amaro Müller, Bairro Margem Esquerda.

Muito bem. O deputado além de escritório aqui em Florianópolis onde poderia se protocolar tal pedido, está sempre aqui, e o Melato se diz intimo dele. Então qual a razão para não conversar com ele por aqui?

Diz Melato: no gabinete do Deputado Federal Pizzolatti, solicitou duas emendas: uma para o Projeto de Pavimentação da Rua Sílvio Garzewski, Bairro Poço Grande; outra para o Projeto de Pavimentação da Rua Amaro Müller, Bairro Margem Esquerda.

Outra. O deputado Pizzollatti esteve aqui em Gaspar faz poucos dias e está em Santa Catarina todos os finais de semana. Aqui em Gaspar veio lançar o Melato a deputado estadual. Por que o Melato não economizou e protocolou tais pedidos?

Melato relata: no gabinete do Deputado Federal Paulo Bornhausen , o vereador protocolou ofício, em conjunto com o vereador Giovano Borges, PSD, com a solicitação de Emenda Individual para o Projeto de Pavimentação da Rua Lagoa Vermelha, Bairro Margem Esquerda.

Concluo. O deputado Paulinho era até outra semana, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina do governo de Raimundo Colombo e do mesmo partido de Giovano, o PSD, o qual deixou para ir para o PSB. Estava em Florianópolis o tempo todo e até tem representante aqui em Gaspar, a Teresa da Trindade. Por que não foi a Florianópolis? Que fascínio exerce Brasília sobre os políticos gasparenses? Acorda, Gaspar!
Herculano
24/10/2013 07:21
CENSURA

A juíza substituta Cleni Serly Rauen Vieira, as sexta Vara da Comarca de Florianópolis, concedeu uma liminar contra o presidente Pedro Celso Zuchi para retirar material do site da Fecam - Federação Catarinense dos Municípios. O escritório Leonardo Tatim Advogados Associados alegou na Justiça ser difamatória uma nota que estava no site da Fecam.

"Assim, DEFIRO a liminar pleiteada, para determinar que a ré exclua de seu site (www.fecam.org.br, fls. 85/96) a matéria alusiva aos autores, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de multa diária no valor de R$500,00 (quinhentos reais) para o caso de descumprimento". Isto aconteceu na terça-feira, dia 22.

Herculano
23/10/2013 21:44
ADIVINHA. AONDE FOI O PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI?

É isto mesmo. Ele está em Brasília na viagem mensal. O que ele foi fazer lá. Depois de já estar lá, a prefeitura divulgou que ele acompanhar a aprovação de recursos para execução da obra do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Centro, Sete de Setembro e Santa Terezinha. Uma vez contemplado o município de Gaspar poderá ser beneficiado com recursos na ordem de R$39milhões.

Acompanhar? Hum! Então a gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti e o deputado Décio Neri de Lima, ambos do PT, estão sem forças e o poder de Zuchi mudará as ordens das coisas em Brasília? Acorda, Gaspar!
Aurélio Marcos de Souza
23/10/2013 21:42
Bom texto para uma reflexão de quem tem a obrigação legal de fiscalizar, e anda fechando os olhos.

"06/08/2013

Corregedor do MPE orienta vereadores da Capital sobre fiscalização do executivo.

O corregedor Geral do Ministério Público Estadual, procurador Mauri Valentim Riciotti se reuniu a portas fechadas com os vereadores de Campo Grande para orientá-los em relação a fiscalização do poder executivo. A visita do corregedor do MPE tem sido realizada em todas as Câmaras Municipais do Estado para explicar as funções de fiscalização dos vereadores.

Riciotti explicou que a omissão da fiscalização dos parlamentares municipais pode ser punida com a abertura de inquérito, suspensão ou afastamento do vereador, que ainda pode responder pelos crimes de prevaricação e improbidade administrativa.
?Essa visita faz parte de uma ação do Ministério Público Estadual de fomento visando que o poder público erre menos, que as câmaras municipais tenham ações mais eficientes de fiscalização. Desde o ano de 1988, o MP assumiu a responsabilidade de investigar o poder público se tornando protagonista destas ações, que acomodou todas as câmaras de vereadores. O vereador que não cumpra com sua função fiscalizatória, assim como qualquer servidor público pode incorrer nos crimes prevaricação, improbidade e omissão. O legislativo pode e deve investigar antes de levar a denúncia ao Ministério Público, que tem duas formas de agir em uma investigação, quando é provocado ou por ofício?.

Aproveitando o gancho da fiscalização, o presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Mário Cesar (PMDB) voltou afirmar que há indícios fortes de irregularidades na prefeitura da Capital, que pode resultar em uma comissão processante para cassar o mandato do prefeito Alcides Bernal (PP).
?Há indícios fortes de irregularidades por conta CPI da Inadimplência, licitações como a da Salute, a compra irregular do gás e de combustíveis, o não pagamento ao Sisem, além dos remanejamentos financeiros e da falta de respostas que configuram a improbidade administrativa", afirmou Mário.

De acordo com Mário o corregedor explicou que o legislativo tem a prerrogativa de investigar antes de provocar o Ministério Público.
?O corregedor nos disse que devemos verificar a irregularidade, improbidade e se necessário encaminhar ao Ministério Público. Não se pode queimar etapas, estamos valendo de todos esses indicativos, encaminhando consultas ao Tribunal de Contas do Estado para que haja esses quesitos técnicos para iniciar a comissão processante. Não basta apontar a irregularidade, nos temos que no calçar e agir com a razão e não com a emoção?, comentou o presidente da Câmara de Campo Grande.

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=251483&ed=Pol%EDtica&cat=Not%EDcias"
Juju do Gasparinho
23/10/2013 20:29
Prezado Herculano:

O nome da ponte sugerida por GASPARENSE HONESTO é ótima.

E quanto ao decepcionante "deretor Jaiminho", é como se diz lá na terra de TOTÓ: Esse cara não vale o que a gata enterra.
Herculano
23/10/2013 20:15
A PERGUNTA

O caso da Feira Livre de Gaspar mostra que todo o espaço público para ser ocupado com exploração permanente deve ser licitado. Então àquelas cessões da Arena Multiuso não possuem o mesmo viés jurídico? Não estaria ai a retirada do regime de urgência que o próprio PT admitiu para a matéria que chegou na Câmara como sangria desatada e terminou sendo colocada de lado?
OBSERVADOR-MOR
23/10/2013 20:09
Gaspar precisa de um administrador ? Todos gasparenses de bom senso sabem que sim.
Gaspar precisa de um administrador competente e honesto ? Todos querem isto;com certeza.
Gaspar precisa de um administrador com espírito público ,que conheça os gasparenses,e que saiba que Gaspar precisa para sair deste MARASMO.
Então eu sugiro um Homem com este PERFIL, provado e comprovado :

o nome é MÁRIO PERA !!!!

CHEGA DE AMADORES !!!!!
Herculano
23/10/2013 20:07
A FEIRA E O JOGO DOS POLÍTICOS GASPARENSES

A Feira Livre criada pela prefeitura de Gaspar em lugar pequeno, que custou muito e está impropriamente sobre uma faixa sanitária onde em teoria, nada poderia ser construído, foi fechada porque estava ilegal.

Ouvido hoje a noite pelo RBS Notícias, de Blumenau, o secretário de Agricultura de Gaspar e inventor do problema, Alfonso Bernardo Hostert, PRB, disse que a feira não estava ilegal, porque ele funcionava a base de uma lei aprovada pela Câmara.

Sim. Ela funcionava amparada por uma lei ilegal, que Alfonso e o PT sabiam e desafiaram o Ministério Público, e principalmente a própria Câmara na legislatura passada quando três vereadores do PT valiam mais do que sete e tudo que se tinha dúvidas passava sem muito questionamento. E nem podia.

O resultado está ai. O prefeito e seus assessores fizeram de gato e cachorro os vereadores, mas não conseguiram dobrar o Ministério Público. E erram ao culpa-lo. Vai piorar. Lei foi feita para ser seguida por todos e não arranjada para amigos ou interesses particulares. Vem mais. Muito mais.
Herculano
23/10/2013 18:26
BANCADA DE SANTA CATARINA VAI DEIXAR DE GANHAR UM DEPUTADO FEDERAL. SENADO DEVE SUSPENDER DECISÃO DO TSE QUE MUDA NÚMERO DE DEPUTADOS

O texto é de Débora Álvares, da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S.Paulo. O Senado pode travar na tarde desta quarta-feira, 23, nova batalha com o Poder Judiciário. Mesmo sem consenso, senadores devem aprovar proposta que suspende a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de redefinir a distribuição das bancadas federais por Estado. As cinco unidades da federação que ganharam cadeiras pelo TSE vão tentar adiar a votação, mas a tendência é de apoio aos oito Estados prejudicados com a medida. Aprovado, o decreto legislativo ainda segue para Câmara, onde também há inclinação pela aprovação e manutenção da atual divisão das cadeiras.

A resolução da Corte Eleitoral reduziu em uma vaga as bancadas de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Também tirou duas vagas da Paraíba e duas do Piauí. Ganham assentos Amazonas (1), Santa Catarina (1), Ceará (2), Minas Gerais (2) e Pará (4). O TSE argumenta que a atual divisão de cadeiras está baseada na população dos Estados em 1998, mas deveriam ser usados dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010
Miguel José Teixeira
23/10/2013 17:39
Herculano, eis a ParTilha PeTralha:

a) Em "libra", para a base alugada.
b) Em "renminbi", que significa "moeda do povo", para "inglês ver";
c) Em "yuan", unidade básica do "renmimbi", para a Educação;
d) Em "jiao", subdivisão do "yuan", para a Saúde e
e) Em "fen", subdivisão do "jiao", para a Segurança. . .

Estamos no sal. . .
GASPARENSE HONESTO
23/10/2013 16:26
SUGESTÃO PARA O NOME DA PONTE:

PONTE PASSARINHO HUGO CHAVES.
Herculano
23/10/2013 16:01
A FOLHA DE S. PAULO SOB A MIRA DOS PETISTAS

O jornal Folha de S. Paulo - para o qual já trabalhei na década de 1970 - já foi símbolo de pluralidade. Já foi o refugio de opinião e denúncias do PT. Agora, o senso investigativo dele e que atinge as maracutaias e incoerências do PT que se dizia diferente, o jornal virou alvo e tão conservador como sempre foram acusados pelo PT, O Estado de S. Paulo, a Veja, o jornal O Globo, o Correio Braziliense...

Olha só o texto que o canal de comunicação do PT, o 247 espalha e dá como manchete nesta tarde. Reinaldo vai para a Folha e avisa que fica em Veja

Jornal da família Frias atrai para suas páginas o blogueiro Reinaldo Azevedo, que fez fama pela aversão ao PT e a disseminação do ódio no debate político; Editora Abril, de Gianca Civita, ao contrário do que se comentava no mercado, não deve abrir mão do passe do citado polemista profissional; a se confirmar, a notícia pode ser duplamente ruim: as diatribes antes restritas ao site da revista semanal agora serão amplificadas no jornalão de Otávio Frias Filho; guinada para a direita em curso no matutino da rua Barão de Limeira?

Volto. Algumas perguntas. O jornal Folha de S. Paulo por ser investigativo agora virou jornalão? Tido como de Esquerda, agora virou de Direita? E o que é ser progressista e esquerda hoje em dia no Brasil? Corrupto, esperto, dribladores da lei, constrangedor dos adversários, censor a liberdade de expressão e a eliminação da dialética mínima? O PT e outros conseguiram manchar ideias, idealistas e utópicos. Assassinaram a esperança e permitiram o fortalecimento de reacionários, conservadores e outros afins. E ainda tem a petulância de reclamar. Os tucanos privatizavam. E os petistas fazem o que além de corromper? Dão razão e audiência a Reinaldo Azevedo e outros. Wake up, Brazil
Herculano
23/10/2013 15:43
OLÁ. O BRASIL TEM UM MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. INCRÍVEL. É UM CÉTICO. UM MATEMÁTICO. FINALMENTE DEPOIS DE CINCO DIAS ELE TOMOU CONHECIMENTO E FALOU SOBRE A INVASÃO DE UM LABORATÓRIO SÉRIO POR DESLUMBRADAS, ARTISTAS E MALUCOS PARA SALVAR CÃES (DEIXARAM OS RATOS) DOS TESTES CIENTÍFICOS E QUE TIVERAM A SIMPATIA DE JORNALISTAS E INTELECTUAIS, OS MESMOS QUE QUANDO DOENTES, PARA A CURA, NÃO DISPENSAM OS REMÉDIOS SEGUROS TESTADOS EM ANIMAIS, SOB PROTOCOLO, AQUI E EM OUTRAS PARTES DO MUNDO. VIVA A ESBÓRNIA.

Ministro defende teste em animais e diz que 'resgate' de beagles é crime, informa de Brasília a repórter Fernanda Calgaro, do Uol (Folha de S. Paulo)

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, defendeu nesta quarta-feira (23) o uso de animais em testes científicos e chamou de "crime" o resgate dos cães da raça beagle na semana passada.

"Existe legislação, existe licenciamento e existe fiscalização. (...) Essa invasão é um crime, foi feita à revelia da lei", afirmou pouco antes de participar de uma audiência na Câmara dos Deputados sobre inovação tecnológica.

Raupp disse que o Instituto Royal, onde os cães eram usados em testes de produtos para farmacêuticas, "está perfeitamente dentro dos parâmetros legais".

Na última sexta-feira (18), cerca de cem ativistas invadiram e resgataram quase 200 cachorros do instituto, que fica em São Roque (a 66 km de São Paulo), em protesto ao uso dos cães da raça em experimentos.

"Então, não há por que se agir à revelia da lei. Senão, de que se adianta fazer leis?", questiona o ministro.

Ele rejeitou o argumento de que outros países já aboliram os testes científicos em animais. "Essa informação é totalmente falsa."

O ministro disse ainda que a necessidade da experimentação animal é justificada e que o momento de se discutir a legislação sobre o assunto já "passou".

"Quando se discutiu a legislação, se discutiu também a necessidade com a comunidade científica de se fazer testes, especialmente, em relação a novos medicamentos, e chegou-se à conclusão que era absolutamente necessário continuar com os testes em animais", afirmou.

"Prefiro acreditar nos cientistas e na área médica de que esses animais são necessários do que ficar acreditando nos ativistas. Ativistas têm opinião de todo tipo, mas o momento de se discutir [a legislação] passou."
Mario Pera
23/10/2013 15:33
Concordo com Luiz Orlando Poli, mas e aproveito pra lembrar que durante as duas gestões do seu irmão Luiz Fernando Poli - 1977-1982 e 1993-1996, o hospital de Gaspar não sofreu sobressaltos e no segundo mandato - eu fui vereador - sempre aprovamos projetos de lei no início do ano, em que a administração liberava verbas mensais para o Perpétuo Socorro.
Podemos discordar de diversas questões dentro das duas gestões de Poli, mas em relação ao hospital NÃO.
E as outras administrações deste a inauguração do hospital até 2000 também sempre fizeram a sua parte.
Por falar no Poli, foi na sua administração que foi inaugurada a Capela Mortuária - 1994. Está lá, sem qualquer ampliação e poucas melhorias nestes quase 20 anos. Ou será que alguém do PT acha que aquele prédio foi construído agora? A Capela Mortuária foi uma defesa forte do Lions Clube de Gaspar, e participei da reunião em que apresentaram o pedido e defendemos na Câmara com outros vereadores.
Por falar nos Poli, o pai deles seu Eurides foi um dos ilustres gasparenses que ajudou a constituir a entidade que iniciou e construir o hospital.....

Juju do Gasparinho
23/10/2013 14:42
Prezado Herculano:

Lembrei-me de ti ao ler esta frase:
"Intelectuais que elogiam governos tem algum problema.
Provavelmente querem um emprego." Demétrio Magnoli - Sociólogo

Explico: Não concordas com o modelo de governar do PT.
Se não há elogios, definitivamente não queres emprego delles. Acertei?
Heriberto
23/10/2013 13:03
Porque o Adilson pode tramar e falar mau da atual gestão, pois no dia ápos a reeleição de Pedro Celso Zuchi, senhor Adilson Schmitt foi a rádio 89 FM de Gaspar, e disse em alto e bom tom para toda a comunidade que teria sido a melhor coisa para Gaspar a reeleição de Pedro Celso Zuchi. Também dizem que este teria sido o motivo de seu afastamento do advogado Aurélio Marcos, pois o advogado Aurélio teria ficado chocado que Adilson teria feito oposição a Celso Zuchi durante os 4 anos antes da reeleição, e em cima da hora teria mudado de opinião, para dizer que a melhor coisa para Gaspar seria Celso Zuchi;
Herculano e leitores quem é Adilson? É um injustiçado?, ou um oportunista politico?

Herculano
23/10/2013 12:54
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E o leilão do pré-sal? Os chineses ganharam! Ganharam o plé-sal! O petróleo é nosso! Quem arrematou foi um panda! Quem vai explorar o pré-sal é o Kung Fu Panda!

Mas a Dilma devia ter chamado o Aquaman! E o chargista Aroeira mostra como foi o leilão, com o Lobão batendo o martelo: "Muito bem. Quem dá mais? Ok. Quem dá menos?". Rarará. Ganhou quem deu menos!

E o pronunciamento da Dilma foi tão bom que já começou sem som! Deixa sem som! Sem som tava melhor!

E a Dilma tá parecendo a dona Redonda! Se explodir, o planeta explode junto. Rarará! Outros acharam que ela tava parecendo um barril. De petróleo! Rarará!

E a Marinárvore no Enrola Viva? "Gostaria de chamar o FHC e o Lula pra governar". Essa é a nova forma de fazer política da Marina: chama o FHC e o Lula, entra no partido do Campos e faz conchavo com o Aécio! Rarará! A novelha forma de fazer política!
Herculano
23/10/2013 12:43
O PREÇO DA AVENTURA NACIONALISTA E DA FALTA DE CONCORRÊNCIA NO LEILÃO DO PRÉ-SAL. A GASOLINA VAI AUMENTAR NÓS. COM ISTO, A PETROBRÁS QUE NÃO TINHA DINHEIRO EM CAIXA PARA TAL INVESTIMENTO, PODERÁ SALDAR OS COMPROMISSOS QUE ASSUMIU NO LEILÃO. OU SEJA, VAMOS DESEMBOLSAR AGORA, O QUE A SOCIEDADE PODERÁ SÓ RECEBER DAQUI A 15 ANOS.

É isto o que revela João Villaverde, da Agência Estado em "cresce pressão sobre o governo por alta do combustível"

A pressão sobre o governo para um reajuste nos preços da gasolina e do diesel aumentou após o leilão do pré-sal no campo de Libra. As autoridades na equipe econômica que já defendiam alta nos preços antes mesmo da licitação acreditam no reajuste dos combustíveis até o fim do ano, e pressionam para que ocorra nos próximos dias.

O argumento é o de que o reajuste daria uma folga de recursos à Petrobras, forçada a importar combustível mais caro do que vende no Brasil, onde o preço é controlado pelo governo para não aumentar a inflação.

Com o alívio no caixa, a Petrobras teria "condições totais" de pagar integralmente a parte que lhe cabe no bônus de assinatura do contrato entre a União e o consórcio que venceu o bloco de Libra. Dentro de 40 dias, a Petrobras terá de pagar R$ 6 bilhões à vista, por deter 40% do consórcio. O bônus total é de R$ 15 bilhões.

O jornal O Estado de S. Paulo apurou que um reajuste de um dígito, na faixa de 5% a 7% para os preços da gasolina e também para o diesel nas refinarias, já tem o sinal verde da equipe econômica, mas aguarda uma decisão política do Palácio do Planalto quanto ao momento mais adequado.

O governo avalia que o reajuste teria um impacto de até 0,2 ponto porcentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, quanto mais esperar, mais claro estará o cenário para o IPCA de 2013 - o governo trabalha para que a inflação seja inferior aos 5,84% de 2012. No acumulado do ano até setembro, a alta foi de 5,86%.
Herculano
23/10/2013 12:35
O TAMANHO DO BURACO. O RETRATO DA MÁ GESTÃO E DA RAZÃO PELA QUAL OS INVESTIDORES ESTÃO COM MEDO DO BRASIL. TESOURO 9FEITO COM O DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS) VAI REPASSAR MAIS R$ 20 BILHÕES (PARA TAPAR BURACOS, PREJUÍZOS A EMPREENDIMENTOS MAL SUCEDIDOS COMO OS DE EIKE BATISTA) OU PARA O EMPRÉSTIMO OU PERDÃO DE DÍVIDAS DE PAÍSES POBRES E DIDATURAS, MAS DE ESQUERDA

O ministro Guido Mantega (Fazenda) confirmou que o Tesouro vai injetar mais R$ 20 bilhões no BNDES neste ano, mas rebateu críticas feitas pela OCDE de que o forte peso do banco de desenvolvimento na economia brasileira têm sido um obstáculo ao florescimento do mercado de capitais.

O ministro ponderou que "o BNDES recebe cada vez menos recursos" do Tesouro e afirmou que "os bancos privados já estão voltando", o que, segundo ele, vai permitir ao governo atuar menos.

Peça fundamental na agenda de concessões do governo, o BNDES foi alvo de críticas num relatório elaborado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) sobre a economia brasileira.

De acordo com o documento, entregue oficialmente na manhã de ontem ao ministro Mantega pelo secretário-geral da organização, Angel Gurría, apesar de o crédito ter crescido no Brasil nos últimos anos, o financiamento de longo prazo continua escasso.

"Um maior desenvolvimento dos mercados de crédito de longo prazo tem sido prejudicado pela falta de participação privada, devido a uma situação de desigualdade causada pelo forte apoio financeiro ao banco nacional de desenvolvimento, que domina a concessão de empréstimos de longo prazo", afirmou a entidade.

Desde a crise de 2008, o governo já injetou cerca de R$ 300 bilhões no BNDES. Neste ano, o Tesouro já havia concedido um empréstimo de R$ 15 bilhões ao banco.
LUIZ ORLANDO POLI - SOCIOLOGO
23/10/2013 12:14
A crise interminavel do unico hospital de Gaspar se arrasta ao bom tempo ! a falta de representativade politica tanto na esfera estadual quanto federal são os maiores obstaculos para a solução daquela que deveria ser a prioridade das prioridades do municipio ! O poder publico municipal sem estrategias politicas não consegue reunir lideranças nos seus mais diversos segmentos e planejar um ação politica efetiva que resulte na equação desse grave problema ! Afinal saude é direito de todo cidadão que paga pesadissimos impostos (somos um dos cidadãos mais tributados do mundo) ! Uma sociedade que legitima aplicar seus impostos em elefantes brancos para ver 22 jogadores de futebol correrem atras de um pedaço de couro e aplaude essa iniciativa passa ser tambem responsavel direta por essa penuria que se arrasta nesse pais a anos ! agora o que chama mais atençao é que os atuais detendores do poder tinham no passado solução pra tudo e pra tudos, eram os unicos " comPTentes" os unicos eticos ! os unicos donos da moralidade publica ate tinham uma bandeira agora desbotada com o letreiro " o pt é diferente"
Alfredo
23/10/2013 12:03
O PT é fogo. Então um vereador se lança a uma homenagem e para desmerece-la e justificar perante a população a rejeição, o PT comandado por Zuchi, Rampelotti, e Dalsoquio arquitetaram, a ponto de armar uma traição no seio do próprio PMDB, e não satisfeito com a maldade e contra a história da cidade, dizem que a ideia foi do Adilson e não do Ciro. Falta de caráter e vergonha é pouca. Cuidado com essa gente. Ela é capaz de tudo em nome das estrepolias dela. Como diz o dono deste espaço: acorda Gaspar.
Hermani Quintanilha
23/10/2013 11:32
Verdade Eliane Moser,
O Adilson, além de não ter começado a nova ponte, não fez a reforma da velha, como candidato a prefeito, não fez votos suficiente nem para ser eleito vereador. A questão da ponte é um misto de raiva do empresário filho daquele que queriam homenagear, com um mistura de angariar votos para o um Deputado de Ibirama, que não fez por Gaspar até agora. A história é antiga, quando Adilson foi prefeito, homenageou o ex-sócio de Leopoldo Adolfo Schmlaz com o terminal de ônibus (que também não foi ele que fez, o povo não é tão burro assim) denominando de Norberto Schlosser, que mais tarde foi inimigo de Leopoldo Adolfo, saindo da sociedade e fundou a Ingotex. Com a nominação o atual presidente das Linhas Circulo, Sr. Leopoldo Schmalz ficou muito aborrecido com ex-prefeito e agora veio a gratidão, que infelizmente não deu certo.Adilson joga a toalha deu pra ti, Ciro te candidates a prefeito, faça obras e depois dê o nome que você achaar mehor, assim você está fazendo cortesia com o chapéu alheio, deverias ter conversado com a base do governo e com o próprio, dai sim terias moral para criticar esta gente, que também não cede um centímetro em nenhuma situação.
Francisco T.
23/10/2013 10:53
Sobre o vereador Jaime.
Quando votei nele pensei que seria a pessoa que fosse fazer a diferença, pelo que está demonstrando está entrando no jogo. Mais uma decepção politica. Nesses 32 anos que moro no Belchior o vereador que mais honrou seu mandato foi o Dinho, pode não ter estudo, mas era uma pessoa participativa e trabalhadora. Pena que ele não quer mais se envolver. Abraço e boa semana para todos.
Mario Pera
23/10/2013 09:35
À distância, mas como milhares de gasparenses (nascidos ou não no município), moradores daí ou residentes fora, fiquei estarrecido diante da posta da Câmara de Gaspar de rejeitar a nominação da nova ponte de Ponte Leopoldo Schmalz.

E por todas as razões colocadas, e todos méritos, seria é um nome incontestável. Porque todas as famílias de Gaspar tiveram ou ainda tem algum parente que fazem parte da história desta empresa.

Mas o que gostaria de colocar é uma questão importante. SE ESTÃO TÃO CERTOS DA LEGALIDADE EM DAR NOME A BENS E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS, DE PESSOAS VIVAS....POR QUE AFINAL O PT NÃO ESPALHOU POR TODO O BRASIL HOMENAGEM AO LULA (SEU DEUS)....VOCÊS ACHAM QUE SE TIVESSE BASE LEGAL NÃO FARIAM ISSO? PENSEM

A ÚNICA OPORTUNIDADE QUE O PT E O PRÓRIO LULA TIVERAM DE DAR DE HOMENAGEÃ-LO, FOI MUDANDO UMA PLATAFORMA DE PETRÓLEO CHAMADA " CAMPO DE LULA"....PRIMEIRO INDÍCIO DE QUE SE PUDESSEM O FARIAM EM ESCALA (NO CASO AQUI, TOMARAM O CUIDADO DE ESCLARECER QUE SE TRATAVA DE UMA ALUSÃO AO MOLUSCO DE NOSSOS MARES.


Então. Pensem: Se pudessem nominar com personalidade viva, os petistas não teriam dado nome de Lula, Dilma, Ideli.......?

Outra. Se nominarem a ponte ao respeitado com cidadão ainda vivo, poderá ser questionado na justiça e isto exporia de forma indelicada e indevida um cidadão que merece todo o respeito.

ARENA MULTIUSO
23/10/2013 09:13
SUGESTÃO AO PREFEITO: FAÇA UMA PISTA DE CAMINHADA, UM CAMPO DE FUTEBOL DE AREIA, UMA ACADEMIA AO AR LIVRE E TRAGA A SOCIEDADE PARA CONHECER MELHOR A ARENA. O TERRENO É ENORME, CABEM TODAS AS ENTIDADES, . CTGs, MOTO CLUBE, JIPE CLUBE, ETC. DEIXE TODOS SATISFEITOS.

JÁ PARA OS DESINFORMADOS... A CANCHA DE LAÇO, OS BANHEIROS, A ILUMINAÇÃO ( POSTES ETC..) ENFIM.. A ESTRUTURA QUE HOJE O CTG ESTÁ USANDO FOI PAGO SOMENTE COM O DINHEIRO DO PRÓPRIO CTG. OS BOIS QUE LÁ ESTÃO, SÃO PARA OS TREINOS DA ENTIDADE, QUE TODO FIM DE SEMANA LEVA O NOME DE GASPAR PARA ESTADO INTEIRO, REPRESENTANDO A CIDADE NOS EVENTOS TRADICIONALISTAS.

DEIXO UM CONVITE: O CTG CORAÇÃO DO VALE CONVIDA A SOCIEDADE EM GERAL PARA O BAILE DE 35 ANOS DA SUA ENTIDADE. MAIS DETALHES , ENTRE EM NOSSA PAGINA NO FACEBOOK.
Herculano
23/10/2013 08:39
VAI PARA A FUNDAÇÃO DE ESPORTES OU APRA A SECRETARIA DE SAÚDE

Esta confusa portaria está publicada na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. O título diz uma coisa. O corpo da portaria diz outra. E não é a primeira vez.

PORTARIA Nº 3.205, DE 16 DE OUTUBRO DE 2013.

COLOCA À DISPOSIÇÃO NA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES, O SERVIDOR ANDRESS CRISTIAN DAUER.

PEDRO CELSO ZUCHI, Prefeito Municipal de Gaspar, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas no art. 72, da Lei Orgânica do Município,

RESOLVE:

Art. 1º Colocar o servidor ANDRESS CRISTIAN DAUER, ocupante do cargo efetivo de Zelador, nomeado pelo Decreto nº 5.593/2013, lotado com 40 horas semanais na Secretaria Municipal de Educação, à disposição para atuar na Secretaria Municipal de Saúde, a partir desta data.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Gaspar, 16 de outubro de 2013.

PEDRO CELSO ZUCHI

Prefeito do Município de Gaspar
Eliane Moser de Oliveira
23/10/2013 08:37
Adilson não consegui sequer começar a ponte, agora queria por meio de seu vereador dar nome a ponte do vale. O que Adilson deveria fazer por Gaspar é seguir sua vida particular, pois para a vida politica já deu.
Herculano
23/10/2013 08:36
"REGULARIZANDO"

A edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet trouxe a regularização dos servidores que originalmente passaram por concurso para serem zeladores de escola, mas acabaram ao serem chamados, locados na secretaria de Transportes e Obras.

Art. 1º Colocar os servidores abaixo, ocupantes do cargo efetivo de Zelador, lotados com 40 horas semanais na Secretaria Municipal de Educação, à disposição para atuar na Secretaria Municipal de Transportes e Obras, nomeados pelo Decreto nº 5.593/2013:

I - Eladio Parenho; Cleidimar de Mello; Gilson Zucatelli; Adilson Salesio da Silva; Antonio Delmar de Souza; Altair Augustinho Theiss. Este é o marido da gerente de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss.
Herculano
23/10/2013 08:22
FALSO BRILHANTE, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

Responsável na Polícia Federal pela área de combate ao crime organizado, Oslain Santana deu longa entrevista ao Globo de domingo em que expõe um dado eloquente. Segundo ele, 50% das operações da PF tem como "pano de fundo" o financiamento de campanhas eleitorais.

No dia seguinte, a Folha de S. Paulo publicou um levantamento sobre as relações com a Justiça dos deputados federais que integram dois novos partidos (PROS e Solidariedade) mostrando que, dos 44 parlamentares, 20 são alvos de investigação criminal; 13 deles suspeitos por crimes eleitorais.

Juntem-se essas duas notícias - uma baseada na experiência, outra nos números - e teremos demonstrado que o modelo atual, a falta de cuidado do eleitor na hora da escolha, o ambiente algo frouxo no que concerne à lei e aos bons costumes estimulam intersecção grave entre crime e política.

O diagnóstico é incontestável, o diretor da Polícia Federal fala de cadeira: "Quando você investiga um caso de corrupção, de desvio de dinheiro público, vai ver lá na frente que tinha um viés (sic) para financiar campanha política".

Na opinião dele o sistema atual presta-se ao exercício do enxugamento de gelo: "A polícia vai continuar investigando, o Ministério Público vai continuar denunciando, o Judiciário julgando e vai continuar o problema".

É o que acontece. Peca, porém, Oslain Santana ao considerar que o financiamento público de campanhas, se não resolveria, ao menos reduziria, em muito, a corrupção no, digamos, setor. Não é por aí. Dar (mais) dinheiro público aos partidos não impede a ação de quem quiser de recorrer ao sistema paralelo de arrecadação, pois dinheiro nunca é demais.

Ele mesmo deixa clara a inutilidade da proposição quando diz na entrevista que a Justiça Eleitoral e a polícia "não têm estrutura" para fiscalizar os gastos dos partidos. Passaria a ter mediante a reserva de uma parte do Orçamento da União para os partidos fazerem campanha?

O financiamento da forma como é feito presta-se a ilegalidades, sem dúvida. Mas não será abrindo mão de mais recursos que a sociedade receberá em troca uma gama de representantes mais decentes.

Para corroborar sua tese, o policial cita Fernando Collor: "Por que ele foi cassado? Sobra de campanha".

Não, isso foi o que ele alegou para se defender. Collor saiu por causa de um esquema de arrecadação de propinas junto a empresários comandado por Paulo César Farias.

Da mesma forma, o mensalão não foi um crime eleitoral, mas a compra de apoio no Congresso. O dinheiro iria para campanhas? Iria, mas não só. Nos dois casos e tantos outros.
Herculano
23/10/2013 07:52
PRÉ-SAL

O leilão do campo de Libra, com um só concorrente, pode ter sido um sucesso para o governo, que demonstrou estar precisando do bônus de R$ 15 bilhões para fechar o ano fiscal, mas deixou muitas dúvidas quanto ao modelo adotado. A presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento, demonstrou estar preocupada apenas com os votos dos estatistas, ao enfatizar não se tratar de privatização. Será que existe mesmo uma estratégia ou as medidas estão sendo tomadas somente em função do calendário eleitoral? JOSÉ OSVALDO G. ANDRADE (Belo Horizonte, MG)
Herculano
23/10/2013 07:47
PRIVATOFOBIA, por Fernando Rodrigues, para o jornal Folha de S.Paulo

Dilma Rousseff colaborou anteontem à noite para eternizar o debate reducionista que opõe a iniciativa privada ao Estado. Em novilíngua orwelliana, a petista foi à TV afirmar que o leilão da concessão para explorar parte do petróleo da camada do pré-sal "é bem diferente de privatização".

Essa privatofobia já rendeu efeitos eleitorais positivos ao PT em 2006 e 2010. A dose deve ser repetida em 2014: "O PT defende o Estado. A oposição quer vender o país para os porcos capitalistas estrangeiros".

O debate é medíocre em si. Mas há um substrato ainda pior. Ao estimular a aversão pelo que é privado, o governo ajuda a perenizar um traço anômalo e atávico da nação brasileira. Desde a chegada de d. João 6º, com suas caravelas e dinheiro estatal de sobra, uma parcela significativa dos cidadãos por aqui sonha em se encostar no Estado-nhonhô.

O que teria acontecido se Steve Jobs fosse brasileiro? Existiria a Apple? Desde os anos 80, a Lei de Informática (alterada, mas válida até hoje!) impede o fácil acesso a componentes eletrônicos. O lobby das empresas nacionais convenceu vários governos a proteger (sic) o país da invasão de tecnologia estrangeira.

Brasília sintetiza essa distopia à perfeição. Inaugurada há 53 anos para levar o desenvolvimento ao interior do país, a cidade continua Estado-dependente. Uma pesquisa do Instituto FSB aponta que 70% dos trabalhadores da capital federal acham que "a melhor alternativa para melhorar de vida" é "passar em concurso público". Apenas 2% querem trabalhar em uma empresa privada. Abrir o próprio negócio? Só 26%, possivelmente pensando em prestar serviços para o governo.

Os brasilienses agem por instinto. O país desestimula o empreendedorismo. O dinheiro do pré-sal será insuficiente para mudar tal mentalidade. Até porque, a cada leilão a presidente irá à TV se referindo de maneira pejorativa a tudo o que é privado.
Herculano
23/10/2013 07:40
SETE PREFEITURAS CATARINENSES IMITAM A INICIATIVA PRIVADA. GASPAR NÃO ESTÁ ENTRE ELAS.E NEM PODERIA

É isto o que revela uma reportagem do Diário Catarinense, da RBS, de Florianópolis, desta quarta-feira. Prefeitos de sete municípios assinaram termo de adesão ao projeto que prevê capacitação da administração pública para trabalhar com metas e resultados, práticas comuns nas corporações privadas. Nos próximos 12 meses, as prefeituras de Araquari, Garuva, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Gravatal, Santo Amaro da Imperatriz e Itajaí receberão cursos e treinamentos sobre equilíbrio fiscal, gestão de resultados, planejamento estratégico e formação de equipes.

A estimativa é que as cidades acumulem melhoria financeira de R$ 34,5 milhões (R$ 10,5 milhões em aumento de receita e R$ 24 milhões com redução de gastos). A expectativa é economizar para ter mais recursos para investimentos. O início das atividades do programa Gestão Municipal, encabeçado pela secretaria de Estado de Desenvolvimento em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), foi anunciado em um encontro na sede do Sebrae em Florianópolis, onde se reuniram lideranças dos setores público e privado.

Adilson Luis Schmitt
23/10/2013 06:44
Registro

O Plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar na tarde da ultima terça feira, mostrou como a nossa Cidade se encontra:
A rejeição do PL que denominava a Ponte do Vale de "Industrial Leopoldo Jorge Teodoro Schmalz" por 7 a 6, mostra que a negociata e a promessa de campanha falou mais alto.
Faço um pequeno registro, na sessão de ontem na Câmara de Vereadores descobrimos quem lá existem 7 exemplares de Hoplias malabaricus( PARA QUEM NÃO SABE É O NOME DA POPULAR TRAÍRA). Pois deram uma demonstração de IREM OU ESTAREM contra a respeitável História de UMA IMPORTANTE EMPRESA e SEU FUNDADOR, que acaba se confundido com a de Gaspar e que continua e continuará contribuindo com o nosso desenvolvimento. Pura demonstração de MESQUINHARIA, NEGOCIATIVA, ATRASO E COISA DE VENDILHÃO.
Realmente quando os outros chamam Gaspar de Cidadezinha, os mesmos que estufam o peito para apoiar o poder instalado em nosso Município, querem ficar bravos.
Para encerrar quem precisa da referida EMPRESA é o Município e seus moradores. Pois quem gera empregos, renda e impostos, além de divulgar Gaspar em nível nacional e internacional é a EMPRESA QUE AQUI JÁ FUNCIONA A MAIS DE 75 ANOS .
Meu repúdio aos 7 TRAÍRAS INSTALADOS NA CASA QUE FAZ AS LEIS DESTE MUNICÍPIO. GOLPE BAIXO!!!!!

Adilson Luis Schmitt
Adilson Luis Schmitt
22/10/2013 22:40

Graças a Deus uma boa notícia em Gaspar

Equipamento turístico reabre as portas em Gaspar

Desde o início de outubro Gaspar conta com mais um empreendimento no ramo da hotelaria: o Eco Hotel Arraial do Ouro que reabriu as portas. O equipamento turístico irá aumentar o número de leitos na cidade e é mais uma opção de lazer, impactando na economia de Gaspar e na vinda de turistas para o município.

O empreendimento é diferenciado na cidade, pois há poucos hotéis desse tipo no Brasil. O Eco Hotel é um hotel que faz melhorias ambientais importantes em sua estrutura, a fim de minimizar seu impacto sobre o meio ambiente. O Eco Hotel Arraial do Ouro está em meio à natureza preservada e oferece diversas opções de lazer em contato com a natureza.

Para o pleno funcionamento, o Eco Hotel está recrutando profissionais para preencher o quadro de funcionários. Dessa forma, há vagas para auxiliar de cozinha, serviços gerais, camareira e garçom. As pessoas interessadas podem entrar em contato com Caetana Heidt, do setor de Recrutamento e Seleção, pelo telefone (47) 3036-7105 .

Sobre o Eco Hotel Arraial do Ouro

O Eco Hotel Arraial do Ouro está localizado na rua José Junges, 6530, bairro Arraial do Ouro, em uma área de 600 mil m² de muito verde. Composto por trilhas que mergulham na mata atlântica e proporcionam um ambiente especial e encantador, o hotel dispõe de lagos para pescaria, passeio a cavalo e charretes.

O empreendimento foi concebido em um projeto paisagístico que visa o prazer e o bem-estar dos hóspedes. A decoração é original, com peças que contam um pouco da história da região. As acomodações são confortáveis e equipadas com ar condicionado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Gaspar

Link de Origem

Rui
22/10/2013 22:12
Sobre as feiras, poxa querem acabar com o ganha pão de duas pessoas, tem vagas pra mais 8, por que licitações se tem há anos e ninguem ocupa este espaço, será que alguem é parente ou muito amigo daquela feira do lado que não é da prefeitura?

E pelo amor de Deus tantas coisas erradas em Gaspar, e vão acabar com o ganha pão de um gasparense e uma pessoa que vem lá de Antônio Carlos, que acordam todo dia cedo, e o prejuizo das mercadorias pereciveis, quem vai pagar??!!

Por favor vão dar uma passadinha ali na do lado da praça, tem a prefeitura ali, deve ter muitas coisas erradas para investigar!

e Lú vacilou nessa,por favor seja a favor do povo, não faça igual ao magnata do seu partido!
sidnei luis reinert
22/10/2013 21:53

O submarino nuclear de Nelson Jobim foi dispensado de proteger o leilão do pré-sal.

Em 28 de agosto de 2008, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, resolveu animar os festejos do Dia da Independência com uma frota formada por um submarino nuclear e quatro convencionais (mas também moderníssimos), todos fabricados em parceria pela França e pelo Brasil Maravilha. Só faltava assinar o acordo com o presidente Nicolas Sarkozy, que visitaria o país para deslumbrar-se com o Sete de Setembro em Brasília.

?Entre as principais missões da Marinha, contidas na Estratégia Nacional de Defesa, encontra-se a defesa das plataformas petrolíferas e das áreas do pré-sal?, explicou Jobim, caprichando na pose de chefe civil das Forças Armadas. Se os submarinos de Jobim ainda não deram as caras em águas brasileiras, não foi por falta de aviso. ?O Brasil precisa se preparar do ponto de vista militar?, reincidiu em abril de 2011.?Com o petróleo do pré-sal, o país vai ser um alvo do terrorismo?.

Passados dois anos e meio, o almirante honorário se foi, a frota franco-brasileira não está pronta e o inimigo imperialista nunca foi visto por aqui. Se é que andaram espionando as jazidas que Lula promoveu a Dádiva de Deus, os ianques não viram nada que valesse uma guerra no Atlântico. Não viram sequer alguma coisa que justificasse a presença de executivos de empresas petrolíferas dos EUA no leilão desta segunda-feira.

Sem marines por perto, a Marinha brasileira, ainda sonhando com maravilhas nucleares, foi dispensada de combates navais. Sobrou para o Exército, convocado por Dilma para proteger as jazidas do pré-sal não da cobiça dos gringos, mas do terrorismo dos black blocs. O petróleo vai ser meio chinês. Os terroristas e os idiotas são nossos.
Herculano
22/10/2013 21:39
O PMDB PERDEU UM VEREADOR

O vereador Jaime Kirchner mandou definitivamente uma banana para o PMDB. Conversou com o presidente da sigla em Gaspar, Carlos Roberto Pereira e a bancada, e garantiu que nas votações de hoje na Câmara fecharia com a bancada. Não fechou. Na votação da quebra do regime de urgência para a compra do prédio da Bunge ele errou, assim como Antônio Carlos Dalsochio, PT, e por isto, os que pediram a quebra do regime venceram por oito a cinco. Foi sorte.

A partir de hoje, definitivamente quatro vereadores do PT valem sete.

Mas, para a denominação da ponte do Vale, Kirchner, que na sua sla tem uma foto da presidente da Argentina, Cristina Kirscher, a louca, com a presidente Dilma Vana Rousseff, não honrou a palavra empenhada. Deixou exposto não apenas o partido, mas também o seu colega de bancada e autor do projeto de lei, Ciro André Quintino. Se Ciro soubesse da intenção do vereador, e tinha advertido isto antes, teria retirado de pauta para não machucar a empresa de 75 anos em Gaspar, o homenageado e os funcionários da Círculo.

Não é de hoje que Jaime Kirchner, o mais idoso da atual legislatura e representante do Belchior, gente instruída, professor, filósofo e advogado, tinha um alinhamento com o PT. Todavia, este alinhamento passa por promessas de atendimentos a pleitos e pela quebra de um acordo para a mesa da Câmara. Se o vereador andar na linha a favor do PT, ele poderá ser agraciado no último ano com a presidência da Casa. Para o ano que vem, o acordo previa o Marcelo de Souza Brick, PSD. Há muito, o PT tenta arrumar justificativas e o coloca em roubadas para esta quebra de acordo e assim dar o segundo mandato a José Hilário Melato, PP.

O PT de Gaspar é especialistas em quebrar políticos ao atraí-los para seu projeto de poder. Foi assim com Rodrigo Boeing Althoff (quando PV), Joceli Lucinda (quando PSD) e Raul Schiller (quando PMDB). Todos ficaram na estrada depois de devidamente usados.

Juju do Gasparinho
22/10/2013 20:47
Prezado Herculano:

Essa da Teresa da Trindade de pular de partido em partido, é delicado.
Passa para nós uma ânsia em querer acertar sua viabilidade política.
Lembra-me o Rodrigo Althof que deixou transparecer que não importava qual partido ou com quem seria vice. Queria vencer.
A mudança indiscriminada de partido gera ao político rara credibilidade, no longo prazo, apenas mais um cadáver político.
Jericó
22/10/2013 20:32
Herculano,

Que estória é essa de terreno que vale 3 milhões e você só pagou 200 mil? Você uma das poucas pessoas que eu ainda acreditava. Não é verdade o que o líder de governo falou na tribuna da câmara né?
Ele levou até data show, e disse que vai pedir o pagamento da diferenças e que o terreno deveria ser doado pela codesc, como aconteceu em outras cidades.

Eu não quero acreditar que isto possa ser verdade.
Gasparense indgnado
22/10/2013 20:29
Herculano
Hoje tenho vergonha de dizer que sou gasparense, como se ja não bastasse as coisas que acontecem e os atrasos de obras na nossa cidade , a votação na câmara de vereadores foi uma VERGONHA e a culpa disso tudo é do DERETOR JAIME (como ele se autodenomina) Como pode um Sr ja! O vereador mais velho da câmara se prestar ao papelão de se vender por um esmolas, Como? Sera que lá no Belchior não tem ninguém que trabalhe na Circulo e com isso ele não precisa respeitar um empresa e o seu fundador ( ressalto : morto) Uma empresa que a 75 anos traz recurso para a nossa cidade, é a maior no ramo de fios da America do Sul, sera que o seu fundador não merece ser homenageado? Sera que o DERETOR JAIME não tem conhecimento da LEI FEDERAL que proibi uma pessoa VIVA seja homenageada em obras, que só depois de morto pode levar o nome . Vergonha! E olha que o DERETOR JAIME é formado em direito!Vergonha! Herculano nada contra o Sr Pamplona, nada! Mas o homem esta vivo, estão querem que o homem morra! Quando um amigo dentro da prefeitura disse que o " homem" chamou o DERETOR JAIME eu não pude acreditar que ele se venderia! Agora te digo uma coisa...o PMDB pode fazer uma faxina...expulsa este vereador de araque, limpa! Limpa o nome do partido, por que o DERETOR JAIME acabou de "kah" com tudo.
Uma empresa como a CIRCULO que traz recursos pra cidade, acredito que agora que o Bunge saiu deve ser a maior pagadora de impostos, tem mais 1500 funcionários, nunca precisou da prefeitura pra nada , é alto suficiente, muito pelo contrário, ajuda ate a creche Lar maria de Nazaré , que VERGONHA para o DERETOR JAIME! Isso mostra que ele não sabe nada de Gaspar , pode conhecer Belchior, mas Gaspar não!
Ter o nome do Sr Schmalz na ponte seria uma honra pra nos Gasparenses! Para quem trabalhou lá, criou seus filhos, para quem trabalha lá! e também para quem no futuro precise trabalhar, e lá encontrará uma empresa com as portas abertas! Só não estarão abertas para quem votou contra, por que ano que vem tem eleições !
Herculano em todos estes anos nunca tivemos uma Câmara tão ruim e despreparada.
DERETOR JAIME Parabéns pela "kahd" foi a maior dos últimos tempos!
Negócio da China
22/10/2013 20:25
Maicon Oneda postou no facebook:

Negócio da China!

O consórcio formado pela Petrobras, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, e as estatais chinesas CNPC e CNOOC foi o único a fazer uma oferta e venceu o leilão do campo de Libra, no pré-sal, o maior campo de petróleo já descoberto no Brasil.

O grupo se dispôs a ofertar para a União 41,65% do óleo a ser produzido no local --esse é o percentual mínimo exigido.


Aldo Avosani responde:
Está bom...são todos países socialista!

É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida.
Abraham Lincoln.
Herculano
22/10/2013 20:19
NO CONGRESSO OS PARLAMENTAREM BARGANHAM COM O EXECUTIVO. JÁ EM GASPAR...


Governo aceita elevar verbas para emendas, informa Débora Álvares, da agência Estado (O Estado de S.Paulo).

O governo aceitou elevar em mais de R$ 1 bilhão as verbas que o Executivo será obrigado a pagar aos parlamentares por meio do orçamento impositivo. O acordo é destinar 1,2% ao invés de 1% da receita corrente líquida para emendas. A proposta será votada no plenário do Senado semana que vem, depois de vencidas as cinco sessões de discussão. Nesta quarta-feira, 23, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vai apreciar as emendas recebidas, entre elas, a que altera o porcentual vinculado.

Com o acordo, a União vai passar a destinar R$ 8,1 bilhões, segundo os parâmetros de 2013 - cerca de R$ 1,3 bilhão a mais do que a proposta inicial de vincular 1% da receita. Dessa forma, cada parlamentar terá direito a aproximadamente R$ 12,8 milhões e não R$ 10,8 milhões em emendas. A cota de emenda individual para esse ano era de R$ 15 milhões, mas o governo já fez um acordo para liberar a metade disso, em torno de R$ 6 milhões a R$ 7 milhões por parlamentar.
Herculano
22/10/2013 19:06
QUEBRADO O REGIME DE URGÊNCIA DO PROJETO DE LEI 55 QUE AUTORIZA O PREFEITO COMPRAR O PRÉDIO QUE FOI SEDE DA BUNGE ALIMENTOS

Por folgada maioria, foi quebrado o regime de urgência que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, queria impor à Câmara na analise do projeto que enviou para a compra do que foi sede administrativa nacional da Ceval, Seara e Bunge Alimentos.

O requerimento 223/2013 e que pedia esta descaracterização era de autoria dos vereadores Andréia Symone Zimmermann Nagel, Ciro André Quintino, Jaime Kirchner, José Ademir de Moura (suplente), Luis Carlos Spengler Filho, Marcelo de Souza Brick e do autor do suplente Sérgio Luis Batista de Almeida.
Herculano
22/10/2013 18:57
PONTE DO VALE SEM NOME

Foi rejeitado o nome do industrial e fundador das Linhas Circulo, Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz, para a ponte do Vale que está sendo construída. O projeto de Lei era de autoria do vereador Ciro André Quintino, PMDB. O PT comandou a rejeição.
ONG DITRAN
22/10/2013 17:10
É meus amigos!! O clima não esta muito harmonioso na Ditran, temo pelo bolso dos queridinhos...Cabeças vão rolar!!
Anarquinopolis
22/10/2013 16:19
Gaspar e uma cidade interessante , só aqui acontece coisas que até Deus dúvida , vão levar a prefeitura para o prédio da Bunge, depois de terem gastado quase 600 mil para reformar o atual, a feira livre que foi construída em lugar irregular fechou e agora para quem passa em frente ao posto de saúde esta sendo erguido. Um grande edifício o detalhe mais curioso e que esta em cima da calçada sem respeitar o afastamento devido, só que o dono da obra e amigo do prefeito, o mesmo que esta prestes a ganhar o terreno da sul fabril para sua entidade o CTG , será que o ministério público vai se interessar pela obra? E mandar parar ou vai ficar tudo como esta
Herculano
22/10/2013 15:14
UFA, ATÉ QUE ENFIM. ACOSTOMADOS A ENGANAR OS CIDADÃOS E CIDADÃS, OS POLÍTICOS QUE FAZEM PROPAGANDA ENGANOSA COM A DUPLICAÇÃO DA BR 470, FINALMENTE ENTRARAM NA ALÇA DE MIRA DO JORNAL DE SANTA CATARINA

Há 120 dias apareceram outdoors de políticos anunciando a obra. Há 90 dias era assinado a Ordem de Serviço, ou algo parecido, e era prometido o início para o dia seguinte. Há 50 dias montaram um espetáculo pega e engana imprensa na entrada do Belchior Central como se ali se implantava o canteiro de obras. No aniversário de Blumenau em setembro novamente out doors de políticos: desta vez dando a BR 470 como presente para o povo de lá. Como a coisa começou a pegar, culparam o Ibama por falta de licenças....

O que está no Jornal de Santa Catarina de hoje? Onde estão as obras de duplicação da BR-470? Passados três meses da assinatura da ordem de serviço, trabalhos nos lotes 3 e 4 ainda são pouco perceptíveis.

No texto de Sarita Gianesini, pistas da vergonha, enganação, enrolação dos políticos. Passados três meses da assinatura da ordem de serviço que solenizou a esperada duplicação no dia 18 de julho, não há sinal das máquinas - de roçadeiras a caminhões ? que indicariam a leigos que a BR-470 é uma rodovia em obras. A promessa da Sulcatarinense era de que o maquinário roncaria até os primeiros 60 dias de obra.

O maquinário pareceu. Foi retirado. E a tinta que marca o ponto inicial da duplicação da rodovia no Km 44,8 da BR-470, Bairro Belchior Baixo, em Gaspar, começa a virar mancha aguada no asfalto.
Herculano
22/10/2013 14:54
A COMUNICAÇÃO QUE NÃO COMUNICA

Só depois deste espaço dar a noticia e o jornal Cruzeiro do Vale em primeira mão confirma-la e então ela se espalhar, é que a secretaria da Agricultura, a prefeitura e a assessoria de Comunicação confirmaram o fechamento da Feira Livre de Gaspar.

O certo era a prefeitura ser a primeira a informar toda a população tão logo tomou a decisão. O que está no press release o qual culpa o Ministério Público pela decisão, mas não explica que a prefeitura é que a culpada pois tentou, desde o início impor a sua vontade, contra a lei e que o Ministério Público, está apenas pedindo que a prefeitura cumpra a lei. O que diz o press release?

A Casa do Agricultor localizada no bairro Sete de Setembro (Loteamento Debórtoli) e no bairro Bela Vista terá as atividades suspensas a partir desta terça-feira (22). A Prefeitura de Gaspar tomou a decisão em função de um inquérito civil público instaurado a partir de uma denúncia que questiona a forma de concessão dos espaços públicos.

A Casa do Agricultor funcionava mediante a Lei de Concessão de Uso nº 3368/2011 aprovada pela Câmara de Vereadores em outubro de 2011. O espaço estava sendo explorado pela Cooperativa de Agroindústria de Produtos Artesanais de Gaspar (Coopergaspar), uma das principais representantes do setor de agricultura no município, criada em 2002, com o objetivo de fortalecer os produtores rurais familiares e que conta com mais de 20 cooperados.

Além da Coopergaspar os espaços públicos eram utilizados também pela Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar) por ocasião da Feira do Peixe Vivo. De acordo com o secretário municipal de Agricultura os grandes prejudicados serão os agricultores familiares do município, "a agroindústria gasparense vai sofrer com a medida, pois prejudicará a renda de muitos agricultores. Temos cinco cooperados diretos que produzem e utilizavam o espaço para comercializar seus produtos", lamentou o secretário Alfonso Bernardo Hostert
João Souza
22/10/2013 13:35
BASE DO GOVERNO MUNICIPAL SE REÚNE

Quem passou hoje pela prefeitura na manhã, pode ver os vereadores indo todos pianinho se reunir com o Pedro Zuchi! Qm estava? Bancada do PT, Giovano, Melato, Marcelo Brick, não vi mais falaram que o Jaime tmb estava!

Ai se pergunta onde fica a independência dos vereadores? Alguém dúvida que o regime de urgência e o nome da ponte do vale não serão aprovados?

Herculano
22/10/2013 12:25
O GOVERNO JÁ SABE QUE ESTRUTUROU A MARCHA RÉ DO BRASIL

Crescimento fraco da economia faz Receita reduzir previsão de alta da arrecadação. A Receita Federal decidiu rebaixar pela segunda vez a estimativa para o crescimento da arrecadação em 2013. Agora, o aumento deve ficar entre 2,5% e 3% acima da inflação. No início do ano, cresceria entre 3% e 3,5%.

A previsão de crescimento não considera o efeito de eventuais parcelamentos das dívidas com a União pelo programa "Refis da Crise". A Receita conta, porém, com o resultado mais forte dos últimos três meses do ano para cumprir a previsão.

RECORDE EM SETEMBRO

A arrecadação federal somou R$ 84,2 bilhões em setembro, alta de 1,7% frente ao registrado no mesmo mês do ano passado, em valores reais (acima da inflação).
Luciana
22/10/2013 12:23
Senhor Herculano, referente a este projeto inconstitucional da feira votaram contra também os vereadores Joceli e Rodrigo a época.

http://www.legislador.com.br/LegisladorWEB.ASP?WCI=VideoVer&ID=4&hrInicio=180&tpVideo=1&dtVideo=20/10/2011
Herculano
22/10/2013 11:56
JORNALISMO OU FALTA DE CIÊNCIA?

Qual foi o meio de comunicação que foi ouvir o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, o matemático gaúcho Marco Antônio Raupp, sobre a invasão do Instituto Royal e a destruição das pesquisas que eram feitas lá em cães?

1.Jornalismo capenga
2.Ciência oficial capenga e obscurantista, pois mesmo nenhum jornalista se interessando, era o governo e o seu ministério que deveria vir a público se pronunciar, com a mesma relevância que fez ontem sobre o campo de Libra.
3.Prova que não temos ciência e nem cientistas. Só artistas, leigos, políticos e ongs.
4.Vamos sempre ficar dependentes de multinacionais.
5.Vergonha
Herculano
22/10/2013 11:44
EIS AÍ: ANOS DE PESQUISA DE UM REMÉDIO CONTRA O CÂNCER FORAM JOGADOS NO LIXO POR UM BANDO DE IDIOTAS CRIMINOSOS E TRUCULENTOS, CONFIRMA CIENTISTA, por Reinaldo Azevedo, de Veja

A Folha desta terça ouve o médico Marcelo Marcos Morales. Ele é um dos secretários da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e coordenador do Concea (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Morales conta aos repórteres Jairo Marques e Rafael Garcia que a invasão e depredação do Instituto Royal e o roubo dos animais comprometeu experimentos avançados no desenvolvimento de uma droga contra o câncer. Dois dos cachorros roubados estão com o deputado tucano Ricardo Tripoli (SP), o que é um escárnio.

Afirma o cientista: "Um trabalho que demorou anos para ser produzido, que tinha resultados promissores para o desenvolvimento do país, foi jogado no lixo. O prejuízo é incalculável para a ciência e para o benefício das pessoas".

Pois é, doutor. É que o Bruno Gagliasso e a Preta Gil não querem saber disso, o senhor entende? Também o deputado Trípoli é contra. A Tatá Werneck acha uma vergonha. Sem contar uma tal Luísa Mell, cuja existência esse episódio revelou - a mim ao menos. Quando sábios dessa envergadura opinam, resta pouco a dizer.

Ao debater o episódio da censura às biografias, observei aqui que o Brasil tem a mania de considerar que os artistas são pensadores. Vimos do que são capazes iluminados como Caetano Veloso e Chico Buarque quando seus próprios interesses estão em jogo. Então ficamos assim: os cantores cuidam da liberdade de expressão, e as celebridades respondem pelo desenvolvimento científico do país.

Pergunta o doutor: "Deixamos de usar animais e vamos testar vacinas em nossas crianças?". O ataque ao laboratório é o paroxismo da boçalidade.

Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fernando Capez, também tucano, chamou os donos do laboratório de "bandidos" e disse que eles deveriam ser presos. Foi mais longe: disse que o que se viu em São Roque ainda era pouco. Trípoli resolveu adotar dois animais que têm dono.

É evidente que isso força o PSDB a um pronunciamento. Ou bem deixa claro que condena a violência e o ataque obscurantista à ciência, censurando seus dois parlamentares, ou bem se cala, endossando o ato estúpido.
Herculano
22/10/2013 10:42
MINISTÉRIO PÚBLICO MANDA FAZER LICITAÇÃO PARA A EXPLORAÇÃO DA NOVA FEIRA LIVRE DE GASPAR. PREFEITURA RESOLVE FECHÁ-LA

O Ministério Público estadual reconheceu a ilegalidade jurídica no convênio que a secretaria de Agricultura de Gaspar, comandada por Alfonso Bernardo Hostert, PRB, fez com a Cooper Gaspar para a exploração da nova Feira Livre. Este assunto já se arrasta por quase quatro anos.

Este convênio havia sido aprovado na Câmara na legislatura passada, com o único voto contrário do vereador Luiz Carlos Spengler Filho, PP. Ele defendia que a exploração da feira deveria ser feita por concorrência pública, como prevê a legislação, da mesma forma como mandou fazer agora o Ministério Público, mas Lu foi vencido no seu voto. Depois, para esclarecer se ele ou a prefeitura estava certa, Lu levou o caso ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Agora saiu a determinação.

Ontem o secretário Alfonso, ouvindo politicamente o prefeito Pedro Celso Zuchi, bem como aconselhado juridicamente por assessores da procuradoria, resolveu fechar a Feira até o assunto se regularizar. E vai demorar. Ao atender a orientação do Ministério Público, a prefeitura quer causar com a atitude tomada, comoção em feirantes e consumidores contra o Ministério Público e o vereador, que foram atrás do que é certo perante a lei e que a prefeitura, e quase todos os vereadores da legislatura passada resolveram contrariar.

Na época, o custo das obras civis da feira, bem como a sua localização sobre uma faixa sanitária (um impeditivo legal), o espaço exíguo e a falta de estacionamento, foram as outras críticas quando ela foi construída, implantada e inaugurada. Desde o início, todos sabiam de que ela estava "torta", mas valeu a imposição do poder de plantão, que tampou os ouvidos e os olhos para os erros e evidências, preferindo desafiar as leis que devem seguir e as autoridades. Acorda, Gaspar!
vlad
22/10/2013 09:54

Não sabemos dizer quantos consórcios irão participar desse leilão. Isso importa, mas importa pouco. O importante é que haja participante. Um ou mais de um.
***
Ministro Édison Lobão, sobre essa vergonha, que todos sabemos só existir um.

Leilão estranho? Muito estranho..
Herculano
22/10/2013 09:48
TRISTE SINA

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, quer comprar o prédio que já foi sede nacional da Ceval, Seara e da Bunge Alimentos, ali no Poço Grande. Quer urgência.

O jornal Cruzeiro do Vale diz em manchete que médico parou de trabalhar porque não recebe no Hospital. "Aproximadamente 15 pacientes do Hospital de Gaspar que tinham cirurgias marcadas para a tarde desta segunda-feira, dia 21, ficaram sem atendimento cirúrgico".

Para o prédio da Bunge há dinheiro. Para os doentes do Hospital, a prefeitura reluta em repassar dinheiro. Sempre alega entraves de ordem fiscal, burocrática e orçamentária.

Afinal, qual a prioridade do governo popular de Gaspar? Palácios ou o povo sofrido, pobre, doente, desassistido ou desinformado.

O vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, pelo sim e pelo não e depois de muitos questionamentos nos contraditórios discursos e atitudes dele nos últimos dias, resolveu fazer ele uma enquete na sua rede social. E pelo jeito Brick já sabe a resposta majoritária do povo e de seus eleitores. Só os políticos da base do governo é que não concordam. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/10/2013 08:16
SE ESCONDAM DO POVO

Gilmar José Ternus, petista, já foi funcionário comissionado da secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Gaspar. Olha só o que ele pensa sobre a compra do prédio da Bunge para ser sede da prefeitura.

"Gastaram do dinheiro do povo para adequar o prédio que abriga hj a Administração há poucos anos. Agora vem com uma proposta indecorosa para levar a Prefeitura Para perto de Ilhota. Se não tem capacidade de atender ao povo façam uma campanha para o povo não os procurar mas naum fujam para lugar inadequado. Vergonhosa essa proposta".
Herculano
22/10/2013 08:13
SELETIVOS

O que eu achei engraçado nessa invasão do instituto é que só levaram os cachorros (muito fofos!) e os coelhos (também fofos, mas os ativistas não sabem a encrenca em que se meteram quando esses bichinhos começarem a se reproduzir!), deixando para trás os ratos e os camundongos. Seletivos eles, não? ÉLCIO MENDES (São Paulo, SP), leitor do jornal Folha de S. Paulo

Herculano
22/10/2013 08:02
PRÉ-SAL, PRÉ-ELEIÇÕES, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Como era previsível, acaba o leilão do campo de Libra e começa automaticamente a guerra política de versões sobre as vantagens e desvantagens do resultado.

Para a oposição, o formato imposto pela presidente Dilma é demasiadamente intervencionista, dando de mão beijada a operação e o mínimo de 30% de participação à Petrobras, empresa que vem despencando em confiança e valor nos anos petistas. Esse formato afugentou, assim, as gigantes internacionais do setor. Tanto que um único consórcio se apresentou, e com a oferta mínima, sem ágio.

De quebra, os tucanos afiaram o bico para lembrar que o PT condenou as privatizações no governo FHC e agora vai pelo mesmo caminho, seguindo a obviedade de que, sem capitais privados e internacionais, nada feito. Segundo eles, os petistas no poder só mudaram o nome do regime para "partilha".

Ao largo da gritaria oposicionista, raros no Congresso, como o senador Roberto Requião (PMDB-PR), puseram-se radicalmente contra o leilão e a favor dos sindicalistas. Ali, os protestos tiveram pouca repercussão.

Do lado governista, o Planalto e o PT batem bumbo para um consórcio que, apesar de vencer sem concorrentes e sem ágio, tem 40% de participação da Petrobras, 40% das europeias Total e Shell e 20% das chinesas CNPC e CNOOC.

Para eles, repetindo o jargão dos leilões da era FHC, ontem foi "um dia histórico". O consórcio é gigante e o Brasil, segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), vai explorar "esse bilhete premiado [o pré-sal] pondo à frente o interesse do cidadão, não apenas o do setor privado".

Na guerra política, ganha quem fala mais grosso e tem os canais à disposição para falar. A maioria da população não sabe do leilão, e a maior parte dos que sabem não toma partido ou, no mínimo, tem dúvidas. O que tende a prevalecer é o pronunciamento ufanista de Dilma. Ela ficou longe e a salvo no leilão, mas soube tirar votos do "dia histórico" pela TV.
Herculano
22/10/2013 07:55
HOMENAGENS NA CÂMARA

O Dia do professor será lembrado numa solenidade especial hoje a noite na Câmara. Ela começa as 19 horas.

Também na sessão da Câmara hoje, será apresentado um requerimento para conceder uma "moção de congratulações" à Mônica da Costa Schmitt. Ela tem 83 anos e por 30 anos foi professora. Do Poço Grande ia dar aulas na Lagoa, na Margem Esquerda. Remava a própria embarcação, enfrentava o rio e lá ainda pegava uma bicicleta para chegar à escola, onde era professora, "diretora" e merendeira.

"Eu trabalhei bonito na escola. Levantava cedo, tirava o leite, colocava o feijão pra cozinhar no fogão à lenha, fazia o café e depois ia trabalhar na Lagoa." Tempos difíceis. Tempo de exemplos. Tempo de Educação e superação. Gilberto Schmitt, editor e proprietário do jornal Cruzeiro do Vale, é um dos dez filhos da ex-professora Mônica da Costa Schmitt.

A professora da Lagoa, e agora também vereadora, Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, é a autora desta moção.
Herculano
22/10/2013 07:26
A REALIDADE E AS MANCHETES DOS JORNAIS DESTA TERÇA-FEIRA DESMANCHAM, MAIS UMA VEZ, O DISCURSO PETISTA. MALABARISTAS DO PODER DE PLANTÃO SE EQUILIBRAM EM ENGENHOSAS ARGUMENTAÇÕES E COMEMORAÇÕES DO NADA. IMITARAM FHC NA AÇÃO QUE TANTO COMBATERAM E FRACASSARAM NO RESULTADO. ERA ESPERADO.

Sem concorrência, leilão do pré-sal obtém valor mínimo. Consórcio único, com empresas estatais e privadas, vence licitação do maior campo de petróleo do país, faz a capa do jornal Folha de S.Paulo.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.