Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

15/10/2013

MARCELO BRICK I

Volto ao tema ao qual pretendia esquecê-lo. Há outros (e muitos) importantes na fila. Marcelo de Souza Brick, PSD, está mais uma vez, indignado com o que escrevi. Problema dele. Queixou-se inclusive formalmente ao proprietário e editor do jornal, Gilberto Schmitt. Pior. Brick está indignado com a opinião e a incompreensão da maioria dos seus eleitores e eleitoras na internet. Então, eu não estou sozinho. Uma pena. Perigosamente, ele tem tudo para se tornar uma unanimidade. Resumindo: entre outras incoerências praticadas, Brick como relator da matéria na Comissão de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação foi contra as férias de 30 dias para os vereadores numa proposta, olhe bem o detalhe, dos próprios colegas seus de Câmara, e que muitos cidadãos e cidadãs gasparenses assim também querem. Ponto final.

 

MARCELO BRICK II

Brick diz que também é a favor das férias de 30 dias para os vereadores. Entretanto, quando teve esta oportunidade de assim concretizar este fato, fez exatamente o contrário. Enrolou. Votou contra. Agora, vive contando histórias contraditórias. E quanto mais fantasia, mais afunda e fica exposto. Nem todos são tolos como ele quer que sejam. E num ato de desespero pela bobagem juvenil que fez, orientado por espertos, Brick protocolou às 14h37min, de quinta-feira, um ofício 58/2013 (está na pauta de hoje) ao presidente José Hilário Melato, PP, pedindo um ?projeto/estudo? para que se possam ter os vereadores férias de 30 dias. Parolagem. Um remendo. Uma ofensa a quem pensa e a quem protocolou o projeto na Câmara que o próprio Brick detonou.

 

MARCELO BRICK III

Brick se era a favor dos apenas e justos 30 dias de férias (ou recesso, como queiram) para os vereadores e isto não podia ser feito na proposta que analisou como tenta explicar, mas não convence, deveria ter tomado um destes passos: a) não aceitar à relatoria de tal projeto; b) aceito, ter desistido e perante a comunidade ter dito a razão pela qualrenunciava; c) poderia muito bem ter deixado a relatoria para o presidente da Comissão, José Amarildo Rampelotti, PT, que claramente, diz que as férias de 30 dias para vereador é demagogia e incólume com o serviço feito por Brick, passa-se por bonzinho; d) construir na relatoria uma solução de verdade, como quer fazer agora, depois do pau que levou de quase toda a cidade.

 

MARCELO BRICK IV

Quem disse ao Brick que ele tinha um prazo tão exíguo para produzir o seu relatório sem as condições que julgasse necessário para concluir pelas férias de 30 dias? Foi afoito. Faltou-se assessoria, ou ela foi inadequada, ou ele, como senhor da razão, tomou a decisão precipitada e imprópria. Agora paga.Resumindo, mais uma vez: Brick fez o serviço para os outros, achando que ia se sair bem. Deu-se mal: ou porque não foi capaz de impor o que diz pensar e defender, ou porque foi, no mínimo, mula para os experientes em política. Eles estão testando-o e batizando-o no vício. Pior, estes mesmos ainda vão deixá-lo no meio do caminho depois de desacreditá-lo. Por fim. Pedi a uma empresa de fora e especializada em clipping e análise de conteúdo, para resgatar nas mídias sociais as trocas de mensagens do candidato Marcelo Brick de Souza e compará-las com as atitudes do vereador eleito. Sem comentários.

 

MOTOCROSS I

Aos que não sabiam a razão do regime de urgência do projeto que cedia por dez anos parte da Arena Multiuso ao GTG Coração do Vale e ao Motoclube, nesta notícia está parte da resposta: ?a etapa do Estadual do Motocross em Gaspar é mais uma vez adiada?. A primeira foi nos dias 20 e 21 de julho. Alegou-se na época que as chuvas atrapalharam a ?confecção? da pista. Uma nova data para este 12 e 13 de outubro foi cancelada. Foi uma prevenção jurídica. O presidente do Motoclube é Rafael Zuchi.

 

MOTOCROSS II

Por outro lado, a prefeitura está com dificuldades para responder o requerimento 194/2013 da Câmara aprovado no dia 3 de setembro. Coisas simples e esclarecedoras. 1 - Qual Secretaria responde pela Arena Multiuso? 2 - Apresentar, de forma detalhada, o Estudo de Impacto Ambiental do aterro em execução na área em litígio; 3 - Qual  procedimento e encaminhamento inicial para que as entidades ou cidadão possam fazer uso do local denominado Arena Multiuso? 4 - Quanto o Município gasta, por mês, de energia elétrica (apresentar cópias das faturas, mês a mês)? 5 - Quanto o Município arrecadou nos eventos já realizados (apresentar, detalhadamente, por entidade): a - demonstrativo Contábil; e b - contrato de uso com os promotores. 6 - Por se tratar de área em litígio judicial, em caso de sentença transitado e julgado desfavorável ao Município, quem responderá pelas despesas e investimentos já realizados no local? 7 - Responder a quem pertencem os animais que ocupam o referido local, apresentando-se a respectiva documentação que comprove a posse.

 

SOBRE O TRAPICHE

Exemplo. Na lista dos que estão aptos a votar e serem votados nas eleições internas do PT de Gaspar (que publiquei na coluna da internet no sábado), não estão os nomes de gente graúda como o prefeito Pedro Celso Zuchi, a sua mulher e ostensiva ?assessora? dele, Liliane; o irmão dela, o vereador Antônio Carlos Dalsochio, o líder do governo na Câmara e pré-candidato a deputado estadual, José Amarildo Rampelotti, bem como a maioria do secretariado. Então...

 

A julgar pelas últimas decisões da Comissão de Legislação, Justiça, Cidadania e Redação da Câmara de Gaspar, uma boa sugestão seria retirar do seu título a palavra ?cidadania?.

 

Para que serve a Secretaria de Desenvolvimento Regional? Cabide de emprego, local de enrolação e sangria de dinheiro público que dizem faltar para as prioridades públicas, vindo dos pesados impostos que pagamos. Faz quase dois meses que o secretário César Botelho, PMDB, titular da SDR, fez uma reunião para fotos e imprensa com a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, PMDB, lá na Capital, na busca de soluções para o Hospital de Gaspar. Um teatro, com muitos atores.

 

Escrevi aqui sobre esta encenação. Os políticos, como sempre, protestaram. Mas o cala boca de verdade contra as minhas palavras, ou seja, a solução prometida, até agora, nada. Em Timbó, que não pertence à SDR de Blumenau, a solução para o Hospital de lá já chegou e foi liberado R$1,25 milhão.

 

Vem chumbo (êpa, nada a ver com a coluna homônima do editor Gilberto) grosso por ai. O Tribunal de Contas acaba de determinar uma ?auditoria ?in loco? sobre os atos de pessoal realizados entre janeiro de 2012 a setembro de 2013? na prefeitura de Gaspar. O processo é o 13/00624725. A relatora é Sabrina Nunes Iocken e a ordem saiu na semana passada.

 

A prefeitura afirmou que não sabe quem explora aquele estacionamento em área pública. Ele já foi o camelódromo e há cinco anos foi prometida para ser uma praça, um espaço tão carente aqui no Centro.

 

A contragosto. O cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, Antônio Carlos Dalsochio, ambos do PT, é também o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara de Gaspar. Por ofício, ele lê as correspondências nas sessões. Na maioria dos casos, como se permite o regimento, ele só anuncia o assunto da correspondência. Quando apareceu o ofício do Tribunal de Contas dizendo que vai apurar as denúncias das mazelas dos cemitérios públicos, motivo de uma CPI na Câmara, o vereador Luiz Carlos Spengler Filho, PP, pediu que ele lesse o ofício por inteiro. Tonho, por obrigação, assim o fez. Só por obrigação.

 

Estranhas coincidências? Só aos ingênuos. Quem ganhou a licitação da concessão de guinchos em Gaspar, numa novela de cinco anos, como relatei na coluna de sexta-feira?A gasparense AC Kar. E de quem ela é? Adilson Muller (irmão de Arnaldo Muller, da Say Muller e outras). E quem foi em maio do ano passado ao Tribunal de Contas(processo 12/00217494) denunciar as possíveis ?irregularidades atinentes a licitações/prestação de serviços de remoção e guarda de veículos apreendidos?? Adilson Muller. É que este assunto se enrola desde novembro de 2008, quando Adilson Luiz Schmitt, PPS, ainda era prefeito e lidava com a catástrofe ambiental. Ele é quem deveria ter iniciado o processo de licitação deste assunto. Zuchi e o PT querem se livrar e colocar a culpa em outros, por enrolarem e não regularizarem este caso por cinco anos seguidos. Acorda, Gaspar!

 

 

Edição 1532

Comentários

Juju do Gasparinho
17/10/2013 21:07
Prezado Herculano:

Muita calma nessa hora, não se deve levar em conta o que PeTralha fala. Quem já teve tantas vezes a " alma lavada" não pode cair do cavalo!
Herculano
17/10/2013 19:04
TITE DEIXA O CORÍNTHIANS. MANO DEVE VOLTAR ANUNCIAM AS RÁDIOS, PORTAIS , TEVÊS E OS JORNAIS AGORA A NOITE

Antes da demissão do treinador, a delegação corintiana desembarcou em SP sob forte pressão da torcida

Tite não é mais o técnico do Corinthians. Após uma reunião que aconteceu na tarde desta quinta, no CT Joaquim Grava, a diretoria do Timão optou por demitir o treinador, segundo informações do colunista Jorge Nicola, do Diário de S.Paulo.

A partir de agora, a diretoria do clube vai correr atrás de Mano Menezes, ex-técnico do Flamengo e que dirigiu o Corinthians de 2008 a 2010.
Herculano
17/10/2013 17:04
O DEBATE E O SILÊNCIO

"Depois de décadas de espera, muita promessa política, incontáveis reuniões, estudos e debates, parece que finalmente vai sair o novo Plano Diretor de Florianópolis", escreveu hoje o jornalista Moacir Pereira.

Em Gaspar, este assunto é tabu, inclusive as audiências públicas. E quem se mete a fazer perguntas ou dar sugestões como cidadão legitimado no Estatuto das Cidades é classificado como inoportuno, chato, sem ocupação ou um desmancha prazer dos interesses de poucos e de sempre. Tudo deve ser apressado, entre poucos e de forma silenciosa. Acorda, Gaspar!
Herculano
17/10/2013 16:48
BRASIL SEM FÓRMULA INDY

A Prefeitura de São Paulo desistiu de aplicar R$ 30 milhões para a realização da etapa da Formula Indy de 2014 no Anhembi. Para a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), o gasto é muito alto e os recursos devem ser transferidos para áreas prioritárias como Educação e Saúde.

Após cinco anos no Rio de Janeiro e quatro anos seguidos no circuíto do Anhembi, a Fórmula Indy deixa o Brasil. O calendário de 2014 tem como novidade, além da saída de São Paulo, a entrada do circuito misto de Indianápolis, onde também é disputada a tradicional prova das 500 milhas.

Em maio deste ano, porém, Haddad elogiou a quarta edição da prova, vista por 80 mil pessoas nos dois dias de evento e vencida pelo canadense James Hinchcliffe.

"Essa corrida é vista por mais de 200 países. Então divulga São Paulo e o nosso país. Ficamos atrás apenas do centenário circuito de Indianápolis e é impressionante ver carros em alta velocidade correndo na marginal Tietê", declarou Haddad durante o evento.

Mas a cúpula governista avaliou que o retorno em turismo para a cidade é inferior aos gastos com infraestrutura para montar o evento no sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital.

A Rede Bandeirantes, principal responsável pela realização da corrida em São Paulo, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fim da etapa brasileira.
Herculano
17/10/2013 16:42
FINANÇAS COMBALIDAS. NÃO AQUI, É CLARO

A Fecam convocou todos os prefeitos catarinenses para a assembleia geral extraordinária no dia 24 de outubro, em Florianópolis. As combalidas finanças municipais vão dominar a pauta do encontro, que terá na coordenação o presidente Pedro Celso Zuchi, PT. Os prefeitos reclamam que os novos serviços assumidos pelas prefeituras não tiveram a contrapartida em recursos públicos, hoje concentrados nos cofres da União e dos Estados. Zuchi lembra que tramita na Câmara projeto, de autoria da Fecam, que propõe o repasse 10% do IOF, da CSLL e da Cofins aos municípios.
Herculano
17/10/2013 13:02
MARIA DO ROSÁRIO QUER TIRAR DO AR UM SITE DE HUMOR PARA CONTINUAR A SER UMA PIADA QUE SE LEVA A SÉRIO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

A ministra Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, quer agora censurar um blog de humor. Mais do que isso: ela quer tirá-lo do ar, sob o pretexto de que propaga notícias falsas. Ocorre que a graça da pagina está em, escancaradamente, fabricar falsas notícias, que, não obstante, podem não ser notícias falsas? Uma delas, como disse aqui, dá conta de que há americanos tentando fugir para a Cuba. Nem Maria do Rosário, uma cubanófila, deve acreditar nisso, não é?

Recebo uma mensagem do autor da página. Ele se assina "Joselito Müller", que é também o nome do blog. Disse já ter se oferecido para fornecer seus dados à ministra, poupando, assim, o trabalho da Polícia Federal. Joselito cita um episódio que define, como nenhum outro, quem é Maria do Rosário. Lembram-se daquela onda de boatos sobre o fim do Bolsa Família, que levou milhares de pessoas a agências da CEF para sacar o benefício? O que escreveu a ministra no Twitter? Isto:
Maria do Rosário twitter.

BOATOS SOBRE O FIM DO BOLSA FAMÍLIA DEVE SER DA CENTRAL DE NOTÍCIAS DA OPOSIÇÃO. REVELA POSIÇÃO OU DESEJO DE QUEM NUNCA VALORIZOU A POLÍTICA

Retomo
Deixo de lado a concordância analfabeta "Boatos deve ser?? Penso na irresponsabilidade de uma ministra de estado, que sai acusando a oposição sem se dar conta de duas questões essenciais:
1: uma autoridade de estado tem de ser responsável e não pode acusar antes que se faça a devida investigação;
2: o que a oposição ganharia com o episódio quando ficasse evidente que se tratava de uma mentira?

Bem, a investigação foi feita, e a Polícia Federal concluiu que a responsabilidade era da própria Caixa, que mudou, sem prévio aviso, a data de pagamento do benefício para uma parcela enorme de assistidos, gerando a confusão. A oposição, obviamente, não tinha nada com aquilo.

Ninguém foi punido.
Maria do Rosário não se desculpou.

Entendo. A ministra dos Direitos Humanos quer tirar do ar um site de humor para que ela continue a ser uma piada que se leva a sério. Espero que ela não queira me punir por eu propagar o que ela certamente considera uma "falsa notícia", mas que posso assegurar ser a minha "opinião verdadeira".
Herculano
17/10/2013 12:43
ESTADO DE ESPÍRITO por Ilimar Franco, para O Globo

O pouco tempo de propaganda na TV e os parcos recursos para fazer a campanha não assustam o candidato do PSB. O time do governador Eduardo Campos está convencido de que as eleições serão definidas pelo "contexto político e histórico" em que ela for disputada.

Lembram que, em 2010, ao fazer 19% dos votos, Marina Silva acabou com os mitos do poder econômico, das alianças e da propaganda na TV.

Sua equipe avalia que o mais importante é o candidato surfar na onda de opinião pública que se formar. Os socialistas acreditam que o país está cansado da briga PT x PSDB e quer um candidato que saiba construir a unidade, consensos e que promova a renovação.
Luiz Marcos Nagel.
17/10/2013 12:24
LUIZ MARCOS NAGEL

Informativo

Hoje pela manhã, o vice-prefeito de Blumenau, filiado no Democratas há mais de 20 anos, esteve em visita à imprensa de Gaspar para divulgar o Encontro Regional do Democratas em Blumenau, no sábado, dia 19/10, às 14h30min, na ABCELESC, bairro Salto. O encontro está aberto para a executiva, militantes e comunidade em geral. Na ocasião pretende-se filiar cerca de 300 pessoas. O vice-prefeito e pré candidato a deputado federal estava acompanhado da vereadora Andréia Nagel, do DEM, o presidente do partido no município, Luiz Nagel e o suplente de vereador, Lélo Piava.
Herculano
17/10/2013 11:39
OS PLANOS DE SAÚDE ROUBAM O GOVERNO - QUE NÃO OS FISCALIZA - E USUÁRIOS - DESASSISTIDOS PELO PRÓPRIO GOVERNO

É isto que mostram uma pesquisa médica e uma longa matéria sobre o assunto publica hoje pelo portal Uol - Folha de S. Paulo. Um terço dos usuários de planos de saúde recorre ao SUS ou paga consulta, revela o título da reportagem. Este percentual não é atendido nos prazos, ou tem as coberturas negadas ou questionadas pelos planos

Tantos são os problemas e dificuldades enfrentados com planos de saúde no país que 30% dos usuários recorrem ao SUS (Sistema Único de Saúde) ou a atendimento particular para receber cuidado médico adequado. É o que mostra uma pesquisa da Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com o Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (17), às vésperas do Dia do Médico.

O levantamento indica que houve um aumento de 50% na procura de usuários de convênios por atendimento particular ou pelo SUS em relação à apuração anterior, feita no ano passado.

A pesquisa foi realizada junto à população adulta do Estado de São Paulo que utilizou planos de saúde dos últimos 24 meses. Foram consultados homens e mulheres, com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas, que possuem plano ou seguro saúde como titulares ou dependentes. A amostra total é de 861 entrevistas, feitas em setembro deste ano. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Os entrevistados apontaram queixas como a dificuldade para marcar consultas e para realização de exames, cirurgias e procedimentos de maior custo, entre outros pontos.

Entre os usuários, 79% relataram problemas. A APM diz que, projetando-se a proporção para os 10,4 milhões de usuários, há 8,2 milhões de pessoas com queixas. Cada pesquisado apontou mais de quatro problemas referentes ao plano de saúde.

Queixas

Questionados sobre a utilização de serviços e percepção de problemas, os entrevistados reclamaram do atendimento em prontos-socorros e consultas médicas (66%) e da realização de exames (47%). O pronto atendimento, terceiro em uso, é o serviço com maior índice de problemas (80%).

No item consultas médicas, demora na marcação (52%), médico saiu do plano (28%), e demora na autorização de consulta (25%) são as queixas mais citadas.

Quando aos exames e diagnósticos, as queixas são recorrentes para demora para marcação (28%), poucas opções de laboratórios e clínicas especializadas (27%), e tempo para autorização do exame ou procedimento (18%).

Local de espera lotado é o principal problema apontado pelos usuários do pronto atendimento (74%). Demora para ser atendido também é um aspecto importante, mencionado por 55% dos usuários. Outras reclamações bem citadas são demora ou negativa para realização de procedimentos necessários (16%), locais inadequados para receber medicação (13%) e negativa de atendimento (9%).

A pesquisa também mostra que 53% dos usuários acham que os planos de saúde colocam restrições e obstáculos ao trabalho dos médicos, e 67% têm a percepção de os planos dificultam a realização de exames de maior custo. Entre os entrevistados, 15% já fizeram reclamação, recurso ou notificação contra o plano de saúde.
Eduardo Hostins
17/10/2013 10:59
Camada de asfalto(tapa buraco)

Não vi até hoje reparos tão mal feitos como vem sendo feito aqui em nossa cidade,bairro Figueira é um exemplo recente,e hoje indo trabalhar vi que fizeram entre o trevo do Ginásio João dos Santos,com a Verde Vale.Não entendo nada de asfalto,mas mesmo assim a qualidade é vista á olho nu, péssima,fora o farelo de asfalto que nunca vi tanto,ou é desperdício ou gente porca executando mesmo.Não sei o que é pior,asfalto com buraco,ou remendo que o carro se trepida todo quando se passa por cima........Eita cidadezinha que não evolui em nada,nem mesmo um simples remendo asfáltico.
CARLOS ALBERTO
17/10/2013 08:59
HERCULANO.
Se o Sr. é bom de matemática me responde essa questão.
Se a mídia local declarou que a compra do prédio da Bungue seria 12 milhões, como é que eles conseguiram fechar por 13 milhões.
Será que nosso Prefeito não gosta de pechinchar.
Cuidem que tem gente de olho.
Mario Corcovas
17/10/2013 08:40
Prezado erculano,

Não se iluda com o suplente e ex-presidente de um Sindicato de agentes, que já teve mais 90 multas quando motorista de uma ambulância e que depois foi resguardado pela justiça, a mesma que amenizou os mensaleiros salafrários e dentro da legalidade, o que se lamenta também. Mas o que quero dizer, é que é um demagogo, oportunista, bom de tribuna, como são os que ele se opõe por conveniências. Não bastasse tudo isso, a sua campanha foi desastre, pena que conseguiram provas contundentes de placas alugadas divulgando seu nome. Portanto esta de iniciativa popular da edil suplência, para acabar com o recesso parlamentar é só pra enganar e querer mostrar serviço.

Herculano, não publique pois o suplente da edilidade vai te malhar, na sua última sessão, assim como fez quando estava na presidência de sua categoria. Você, as vezes é amado e por outras odiado pelo mesmo motivo, ou seja quando você mostra a verdade, os atingidos te excomungam e o outro lado de eleva aos céus. Parabéns pela sempre imparcialidade, por muitos incompreendida.

Marinho
Herculano
17/10/2013 07:42
PROCON PODE GANHAR PODER DE JUSTIÇA

O texto é de Murilo Rodrigues Alves para o jornal O Estado de S. Paulo. Os Procons de todo o País terão mais poder de ação e poderão aplicar multas diárias a empresas que infringirem os direitos dos clientes, caso sejam aprovadas no Congresso Nacional as modificações do Código de Defesa do Consumidor sugeridas pela comissão encarregada de analisar o tema. O projeto que o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresenta nesta sexta-feira à comissão coloca as conciliações feitas pelos órgãos de defesa do consumidor no mesmo status de audiência na Justiça.

A ideia do governo é solucionar de forma mais rápida as reclamações dos consumidores e, ao mesmo tempo, desafogar a Justiça brasileira. Quando não houver acordo entre as partes no Procon, o juiz dispensará a audiência de conciliação e pulará direto para a audiência de julgamento. Para Ferraço, "turbinar" os Procons evitará que os embates entre empresas e consumidores fiquem parados na Justiça.

Em março, no anúncio do Plano Nacional de Consumo, a presidente Dilma Rousseff tinha pedido apoio do Legislativo para aprovar o projeto de fortalecimento dos Procons, discussão que se arrasta há quatro anos.

Incluir essas medidas na atualização do Código de Defesa do Consumidor foi a forma encontrada para não precisar recorrer a uma medida provisória, que teria efeito legal imediato, ou esperar que o Congresso aprovasse o projeto enviado na ocasião pela presidente.

Em forma de código, assim que o projeto for aprovado na comissão, segue para apreciação no plenário. A expectativa do senador é que a atualização do código entre em vigor ainda neste ano.
Herculano
17/10/2013 07:32
LULA PEDE A PETISTAS QUE DEFENDAM O GOVERNO NA INTERNET

O PT escalou seu principal garoto-propaganda para estimular sua militância a intensificar a atuação na internet. O partido divulgou ontem um texto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede que petistas utilizem as redes sociais para defender o governo.

A carta foi distribuída para cerca de 500 mil endereços de e-mail cadastrados no site do PT com o título "Lula enviou uma mensagem para você". Também foi publicada na página do ex-presidente no Facebook.

No texto, Lula diz que a mobilização pela internet deve compensar, segundo ele, a ausência de espaço para o discurso petista na imprensa, alvo constante de críticas do ex-presidente.

"Não devemos ficar apenas reclamando que não temos espaço em outras mídias. Vamos utilizar essa ferramenta fantástica que é a internet para falar do nosso projeto, mostrar o que já fizemos e, claro, ouvir críticas, sugestões", afirma.

Lula pede que os internautas participem das páginas do PT nas redes sociais, criem seus próprios vídeos e textos e aconselha que todas as informações sejam checadas antes da publicação. "Não vamos colaborar com a criação de uma série de informações e acusações falsas que têm surgido na rede", diz.

Segundo o vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, o partido solicitou que Lula escrevesse a mensagem há dez dias. A sigla considera sua presença nas redes sociais modesta demais para uma legenda que tem 1,8 milhão de filiados e decidiu invocar sua maior liderança.

"A página do Lula no Facebook tem mais de 370 mil curtidas', e a do PT tinha 54 mil", diz Cantalice.

Ele afirma que o texto não menciona a presidente Dilma Rousseff para evitar acusações de campanha eleitoral antecipada e que o nome de Lula fez aumentar o interesse pelo e-mail.

O envio de mensagens eletrônicas assinadas por líderes políticos é usado em todo o mundo. Nas eleições norte-americanas de 2008 e 2012, e-mails com o remetente "Barack Obama" chegavam quase diariamente aos endereços cadastrados pela campanha do Partido Democrata.
Herculano
17/10/2013 07:10
A FARRA. MAIS MUNICÍPIOS, MAIS DESPESAS, MAIS DIVISÃO E CONSUMO DOS IMPOSTOS, MAIS POLÍTICOS...

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que devolve às Assembleias Legislativas o poder de avalizar a criação de novos municípios. Tal prerrogativa havia sido suspensa em 1996 por meio de uma emenda constitucional. O texto, proposto em 2002, também determina critérios para a fusão, incorporação, criação e desmembramento de municípios. A matéria segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a proposta aprovada permitirá a criação de 188 municípios. Pelas novas regras, para dar início ao rito de fundação de novas cidades, é necessário o encaminhamento de um pedido para a Assembleia Legislativa do estado com apoio de pelo menos 20% do eleitorado da unidade da federação
Herculano
17/10/2013 07:08
PROJETO POPULAR VAI PEDIR 30 DIAS DE FÉRIAS PARA OS VEREADORES DE GASPAR

Coube ao suplente Sérgio Luiz Batista de Almeida, PSDB, ex-presidente do Sintraspug, a iniciativa para barrar a resistência, manobras e dissimulações de novos e antigos vereadores, bem como dos funcionários efetivos que não querem férias de 30 dias aos vereadores.

Sérgio Almeida está montando um projeto de lei de iniciativa popular para convencer os vereadores os quais manobram contra esta ideia cidadã. Ele vai precisar de no mínimo duas mil assinaturas identificadas de gasparenses que apoiam esta ideia para ela se transformar em um projeto e ser aceito, debatido e votado na Câmara. Este assunto foi rifado há duas semanas nos votos da maioria e no relatório do vereador Marcelo de Souza Brick, PSD.
Herculano
17/10/2013 06:58
"MONÓTONO CRESCIMENTO", por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S. Paulo

Em vez de transformar a eleição num "ringue", os candidatos deveriam discutir os principais problemas, como o fiasco do turismo num país tão "abençoado por Deus e bonito por natureza".

O tema ganhou visibilidade com a manchete da Folha, na segunda-feira, mostrando que as passagens aéreas já custam dez vezes mais na Copa, o que afugenta de vez os turistas. Embratur, Anac e Turismo sugerem soluções atabalhoadamente. Mas a culpa e a solução vão além deles.

O ministro Gastão Vieira admite que o número de turistas estrangeiros gira em torno de 5 milhões ao ano, com um "crescimento monótono". Um vexame para um país com 200 milhões de habitantes, litoral de fazer inveja, Amazônia, Pantanal, Itaipu, Nordeste, cidade maravilhosa, praia e sol o ano inteiro.

Uma alegação recorrente é a distância. "Mas por que 1 milhão de russos vão a Cuba por ano e não tem russo desembarcando aqui?", pergunta(-se?) o próprio ministro. Porque o Brasil é caríssimo, com impostos de amargar, infraestrutura péssima e constrangedora falta de investimento e de segurança.

A questão é de governo e transcende o Turismo, pequeno e sem recursos. É preciso atrair o capital privado internacional, inclusive no setor aéreo, aumentando o limite de 20% de capital estrangeiro das empresas e abrindo o máximo de rotas e voos para as companhias mundiais. Além, claro, de estimular a aviação regional e melhorar os aeroportos: 40 minutos esperando uma mala?!

Os aviões para os EUA, a Europa, e a Ásia estão sempre lotados porque brasileiros vão para lá, não porque estrangeiros vêm para cá. E por que os brasileiros preferem ir para lá, em vez de viajar cá? Por causa dos preços e das condições. No empurra-empurra no governo, ninguém vê isso. Nem os candidatos de 2014.

PS - O embaixador de um grande país queria levar a família a Salvador, mas, ao ver os preços, ficou em Brasília mesmo. Vai acabar no Caribe...
Zé Ruela
16/10/2013 23:09
Caro Herculano

Você não se conforma mesmo, vive distorcendo as informações. Ou você é maldoso mesmo ou você está com problemas sérios de entendimento do assunto da compra do prédio da Bunge. O município de Gaspar vai adquirir o prédio pagando mensalmente mais ou menos a mesma quantia que se gasta mensalmente com os vários aluguéis que paga. Com esta quantia o imóvel será do município, os aluguéis se vão, não retornam mais. Claro que você já teve acesso à proposta da prefeitura que, inclusive já foi enviada à câmara de vereadores. Herculano, você é um rapaz inteligente, não distorça os fatos, porque lá na frente você sempre cai do cavalo.
Herculano
16/10/2013 21:21
COMO A OPOSIÇÃO ACHA QUE NÃO SE BATE EM MULHER NEM COM PALAVRAS, DILMA AGORA ENTREGA CASAS SEM ÁGUA E LUZ, por Augusto Nunes, de Veja.

Confrontados com a notícia de que Dilma Rousseff anda enxergando cachorros ocultos atrás de todas as crianças do Brasil, os craques do duelo retórico que desapareceram da paisagem política teriam demolido a usina de maluquices com meia dúzia de contragolpes contundentes. Um Carlos Lacerda, por exemplo, provavelmente sugeriria que a chefe de governo dedicasse ao exame dos incontáveis problemas reais o tempo que desperdiça em visões mediúnicas. Um Jânio Quadros talvez perguntasse se os cães também são distribuídos de acordo com as classes sociais ou se a presidente já viu um galgo afegão seguindo um pequeno favelado (ou vira-latas escoltando a filharada da elite golpista).

Para sorte de Dilma, a Era da Mediocridade transformou numa espécie em extinção a tribo dos bons de briga, ágeis no raciocínio e rápidos no gatilho - o antagonista mal acabara de disparar uma bala bêbada e o revide imediato, certeiro e letal. Em vez de Lacerda, Jânio e tantos outros que nunca negavam fogo, que jamais deixavam de apanhar a luva atirada pelo desafiante, o neurônio solitário lida com adversários exemplarmente gentis, que insistem em valsar com quem só dança quadrilha. Previsivelmente, os candidatos à Presidência não abriram a boca sobre a história do cachorro oculto.

Poupada de chacotas e lambadas merecidíssimas, é natural que Dilma tenha desembarcado em Itajubá, dois dias depois da discurseira alucinada em Porto Alegre, tão à vontade quanto Rosemary Noronha num voo noturno do Aerolula. Caprichando na pose de quem já concluiu a transposição das águas do São Francisco e viaja todo fim de semana no vagão presidencial do trem-bala, inaugurou uma fábrica que não construiu, jurou em comícios disfarçados de entrevistas que não está em campanha e, generosa, também ensinou aos adversários o que devem fazer para tomar-lhe o emprego.

"Acredito que, para as pessoas que querem concorrer ao cargo, elas têm de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil", ensinou. Um Leonel Brizola teria retrucado que, se os demais pretendentes precisam estudar para melhorar a cabeça, a cabeça de Dilma é que precisa ser estudada enquanto é tempo. É um caso clínico e tanto (e, como a ciência não para de avançar, pode até ter cura). Os líderes da oposição oficial, sempre cavalheirescos, preferiram murmurar algumas ressalvas.

A falta de contragolpes ajuda a entender o crescente atrevimento da governante à caça do segundo mandato. Nesta terça-feira, apareceu em Vitória da Conquista, na Bahia, para entregar aos eleitores 1.740 casas populares. O lote incluiu mais de mil moradias sem água e sem luz. Até agora, os adversários não pareceram indignados com o monumento ao cinismo. Devem achar que não se pode bater em mulher nem com palavras.
CESAR
16/10/2013 21:08
Lendo os vários comentários desta coluna, percebo que de tempos em tempos nossos vereadores são destaque, para minha tristeza e de todos os gasparenses sempre pela falta de atuação e/ou outras cagadas, a renovação pelo jeito de nada serviu, talvez tenhamos a mesma sorte da última eleição e alguns pretendam ser canditado a prefeito e quebrem a cara, ou alguém acha que se a dupla dinâmica Kleber e Althof tivessem fiscalizado as obras desta cidade e buscado apontar e punir as irregularidades que todos viram (Morro do Samae, etc) por certo teriam ganho a eleição, mas como confiar em quem ficou quatro anos de bobeira e depois se achava a solução, só mesmo o PMDB de Gaspar, quanta incompetência, nem com tantas falhas do principal adversário foi capaz de mostrar algo de palpável em seus canditados lançados a toque de caixa, pena que a PEC 35 se for aprovada não atingirá cidades com mais de 50.000 habitantes, pois Gaspar com certeza Vereador deveria se voluntário, aí com certeza muito salafrário campeão em enganar eleitor nem mais se canditaria se não houvesse tais vantagens, deixando a vaga para canditados que realmente tenham ideias e disposição pelo bem da sociedade, e tenho certeza que com o fim do salário apareceriam vários candidatos melhores, que hoje não disputam as eleições pela desigualdade de condições, face o verdadeiro negócio que se tornou o cargo político, e para aqueles que defendem o salário de vereadores apenas lembro que o Brasil é um dos poucos ou único país que instituiu tal benefício na ditatura do General Geisel, pois antes os Vereadores não tinham salário.
Juju do Gasparinho
16/10/2013 20:54
Prezado Herculano:

Lendo o comentário de Sidnei Luis Reinert "estudar muito", onde menciona "Como explodir pessoas?" Lembrei-me do soldado Mário Kozel Filho, morto em um ataque ao Quartel General em São Paulo pelo grupo VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), de Dilma conhecida popularmente de PresidANTA.

Sabes porque o Jaiminho manda bananas para o PMDB?
É que elle namora com o PT, pra fazer par com a Véia Coróca.
Herculano
16/10/2013 18:54
SETORES DA IMPRENSA E JUSTIÇA ESTÃO DANDO PISCADELAS PARA O CAOS ÀS VÉSPERAS DA COPA DO MUNDO, por Reinaldo Azevedo, de Veja

A Copa do Mundo está chegando. Depois, vem a Olimpíada. Se setores da imprensa não pararem de flertar com a bagunça; se as autoridades, de situação e de oposição, não deixarem claro com todas as letras que a violência é inaceitável; se a Justiça não decidir se voltar para o que dizem as leis, pouco importando os anseios subjetivos do juiz, as coisas podem se complicar bastante.

Está em curso uma marcha de irresponsáveis, mais ocupados em cuidar de sua própria reputação "progressista" - tanto quanto possível, ajustando também as contas com o passado - do que em preservar o clima de normalidade democrática. E, atenção!, na normalidade democrática, o corriqueiro é que manifestantes respeitem a autoridade policial. E que a autoridade policial se comporte segundo as regras do seu manual de conduta.

Na normalidade democrática, os que protestam não cospem em policiais, não os atacam com coquetéis molotov, não usam estilingues para atingi-los com bolotas de aço, não depredam bancos, não ocupam prédios públicos com marretadas. Na normalidade democrática, os que agem assim são severamente punidos.

Atenção! Nas democracias, é desnecessário acionar a Justiça para desocupar uma prédio público ou privado invadido. Basta chamar a polícia. O ato é um crime como qualquer outro. Não é preciso acionar um juiz para decidir se o ladrão pode ou não bater uma carteira ou se o potencial homicida pode ou não matar alguém. Assim, dispensa-se o concurso do Judiciário para arbitrar sobre uma invasão de propriedade pública ou particular. Como se trata de uma flagrante agressão ao direito de terceiros, a força policial atua.

Por aqui, há um processo de legitimação da violência, desde que os violentos digam atuar em nome de uma causa justa ou do povo. Regras elementares da lógica deixam de ter validade. O ministro Luiz Fux, por exemplo, avalia que descontar dias parados de grevistas agride o direito à greve. Errado! O direito persiste. O não-pagamento apenas distingue o óbvio: o trabalho do não-trabalho. Não para Fux. Assim, quando um professor deixa de trabalhar, o único prejudicado mesmo há de ser o aluno. É uma sandice. Invasores da reitoria da USP, cuja ação deveria ter sido coibida no ato, têm agora mais 60 dias para deixar o local. Expirado o prazo, então se vai ver o que fazer.

No Rio, o batalhão de advogados da OAB, sob o comando de Wadih Damous, vai à luta para soltar desordeiros, todos eles presos em flagrante depredando a cidade, mas todos eles, claro!, inocentes - porque, sabe-se, violenta mesmo é a Polícia? Nessa concepção, os que seviciaram e mataram Amarildo contaminam toda a corporação, mas os incendiários que estão à solta nada dizem sobre o manifestantes? Isso corresponde a investir na desordem.

A parceria do sindicato dos professores do Rio com os black blocs é admitida pelos próprios sindicalistas, sobre palanques. Nesta terça, caminharam, mais uma vez, unidos. Não obstante, anuncia-se que eles são apenas "infiltrados" no movimento. Estou entre aqueles que admitem "Jornalismo de Tese" - para tanto, existem colunistas, analistas, gente que dá opinião (sim, sou um deles).

Quando a tese insiste em negar o fato evidente, comprovado e admitido até por aqueles que são protegidos pela falácia, então se tem é uma tentativa de enganar a opinião pública. A troco de quê?

É curioso, um caso a se pensar, que a violência na capital fluminense tenha dado uma trégua durante o "Rock in Rio". Ora, se o objetivo era mostrar para o mundo isso e aquilo, as lentes do mundo estavam ali mesmo, ao alcance de qualquer quebra-quebra. E, no entanto, felizmente, nada aconteceu. A contrário: por alguns dias, o Rio voltou a ser a cidade da alegria, da paz, do congraçamento, dos solos de guitarra ecoando pelas tardinhas que caíam e os barcos que iam? "Qual é a sua hipótese conspiratória, Reinaldo?" Não tenho. Constato um fato à espera de uma explicação.

Observo que os violentos estão ficando cada vez mais ousados. Já que a sua tática do quebra-e-esfola foi, na prática, admitida como uma forma de manifestação, o normal é que procurem aprimorar a ação, tornando-se ainda mais agressivos. Não adianta demonizar os vândalos e preservar da crítica aqueles que estão, na prática, contratando os seus serviços.

Setores importantes do jornalismo têm de decidir se prestam um serviço ao conjunto dos brasileiros ou aos militantes do PSOL, do PSTU e, no caso do Rio, do PT.

PS - Por falar nisso, alguém ouviu a voz de Marcelo Freixo ou de Lindberg Farias condenando a violência?
Herculano
16/10/2013 18:44
VAI FALTAR COMBUSTÍVEL

Funcionários da Petrobrás fazem greve contra leilão do pré-sal. Atividades param em refinarias, terminais, plataformas, campos terrestres, usinas e unidades administrativas. A informação é de Vinicius Neder, da Agência Estado (jornal O Estado de S. Paulo)

Empregados da Petrobrás entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de 0h desta quinta-feira, dia 17, em protesto contra o primeiro leilão de áreas de exploração de petróleo na camada pré-sal, pelo marco regulatório da partilha de produção.

O certame, que oferecerá a área de Libra, na Bacia de Santos, está agendado para a próxima segunda-feira, dia 21.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a indicação a favor da greve foi aprovada em sindicatos filiados "de Norte a Sul" do País. Serão paralisadas as atividades em refinarias, terminais de distribuição, plataformas de petróleo, campos terrestres de produção, usinas de biodiesel, termoelétricas e unidades administrativas da Petrobrás e suas subsidiárias.
Herculano
16/10/2013 18:40
SE OS POLÍTICOS DÃO O EXEMPLO...


Veja esta. Mulher é investigada por receber Bolsa Família após ganhar R$ 1,8 milhão da Mega-Sena

O Ministério Público Federal no Espírito Santo investiga o caso de uma mulher que teria usufruído do programa Bolsa Família mesmo após ganhar prêmio milionário da Mega-Sena.

Segundo uma denúncia feita ao órgão, Eliane Nascimento Barreto, que morava em Cariacica, na região metropolitana de Vitória, recebia o auxílio de R$ 90 mensais do programa do governo federal.

E, em 2010, a ex-doméstica teria participado de um bolão em uma lotérica de sua cidade e acertado as seis dezenas da Mega-Sena da Virada de 2010. Com a divisão do prêmio, ela teria recebido cerca de R$ 1,8 milhão.

Ainda assim, conforme a denúncia, Eliane continuou a receber o benefício do programa federal. O Ministério Público investiga se realmente houve os saques indevidos e quantos deles foram feitos desde que a mulher recebeu o prêmio. As investigações ainda estão em fase inicial.

Caso seja constatado o recebimento ilegal do auxilio, a ex-doméstica será condenada a devolver o valor sacado indevidamente.
Herculano
16/10/2013 18:37
MAIS EMPREGOS

Emprego com carteira assinada tem melhor setembro desde 2010. País criou 211 mil vagas no período e acumula no ano um saldo positivo de 1,3 milhão de novos empregos
CARLOS
16/10/2013 16:46
Sr. Pedro Roberto Pereira

Deverias dar uma passadinha aqui na Rua Madre Paulina no Bairro Sete e ver o valor R$ 12.8 milhões na placa da entrada dos 8 blocos que estão construindo naquele local, todos com 4 andares.
É realmente um absurdo que a prefeitura em qualquer coisinha que faz, falar em milhões.
Sem mais.
Herculano
16/10/2013 15:08
ELEIÇÕES 2014, Almir Pazzianotto Filho para o jornal O Estado de S.Paulo

Na campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014, o Partido dos Trabalhadores (PT) gozará de autoridade para reivindicar a paternidade de dez obras, em 12 anos de governo. São elas: mensalão, rompimento dos princípios da ética e da moralidade, insegurança jurídica, desprestígio da diplomacia, compra e venda de legendas, declínio das atividades industriais, exportação de empregos para China e Índia, criação de ministérios inúteis, construção e financiamento de estádios de futebol e oficialização da palavra "presidenta".

Amigos propuseram-me a inclusão da falência do ensino e da assistência pública à saúde, do endividamento, da alta dos preços, da inflação, do registro de milhares de sindicatos pelegos, da violência, da expansão do tráfico de drogas. Para alguns, o maior feito levado a cabo desde o governo Lula seria a reforma ortográfica, com obscuras regras sobre o uso do hífen e a eliminação do trema.

A relação não observa ordem de importância, mas o primeiro lugar foi destinado ao mensalão. Já se disse que o Brasil é produto de três culturas: a do sobrenatural, trazida pelos negros; a da indolência, transmitida pelos índios; e a do privilégio, herdada dos portugueses. O mensalão reafirma a sabedoria da asserção. Jamais se associaram tantos privilégios e privilegiados como na ação penal movida contra líderes do PT, secundados por comparsas de segunda e terceira categorias, todos com direito a participar da história com o rótulo de mensaleiros.

Em contraponto às realizações, mencionarei parte do que deixou de ser feito. Começo pela reforma política. Há muito prometida, e cobrada pelas camadas não alienadas da população, permanece adormecida nos porões do Poder Executivo. Como fruto da inércia, no balaio de gatos das legendas encontra-se de tudo. Basta acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br) e o leitor se espantará com a fertilidade da classe política. O PT é irmão gêmeo da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nasceu com o discurso de ser diferente, puro, integrado por operários do chão de fábrica e alguns intelectuais. Rejeitava políticos tradicionais e representantes da denominada burguesia. Com o tempo, e no desfrute do poder, transformou-se em cópia dos demais, sobretudo nos defeitos.

Hoje o PT se alimenta do Fundo Partidário e do horário obrigatório no rádio e na televisão e aderiu, com a CUT, ao peleguismo. "Ao diabo os escrúpulos", diriam os dirigentes, em agradável convivência com velhos oligarcas, empreiteiras, bancos, grandes empresas. "O poder tende a corromper", escreveu lorde Acton, cujas palavras são confirmadas pelos fatos.

A última revoada de parlamentares, à procura de legendas que lhes assegurem a reeleição, afronta o princípio constitucional da moralidade e seria energicamente coibida não fossem a lei, o Ministério Público e o Poder Judiciário passivos e lenientes diante de tramoias partidárias. Da mesma maneira que temos profissionais voltados para a criação e exploração de sindicatos, passamos, de alguns anos para cá, a conhecer o ofício de fundador de partidos, como revelou o Estado na edição de 23 de setembro, na página A5. Confirma-se o que Gilberto Amado já denunciava no século passado: "Partido político é associação de indivíduos para a conquista e a fruição do poder, só e só".

Descartada a reforma política, quais outras deixou o governo de fazer? Todas, a começar pela trabalhista.

Defendida pelo então presidente Lula no lançamento do Fórum Nacional do Trabalho (FNT), em julho de 2003, foi condenada ao ostracismo e levou consigo a reforma sindical. Objetivava o FNT "promover a democratização das relações de trabalho por meio da adoção de um modelo de organização sindical baseado na liberdade e autonomia. Atualizar a legislação do trabalho e torná-la compatível com as novas exigências do desenvolvimento nacional, de maneira a criar um ambiente propício à geração de emprego e renda". Pretendia, ainda, "modernizar as instituições de regulação do trabalho, especialmente a Justiça do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego". Os resultados foram pífios e as ideias de democratização e modernização caíram no esquecimento.

Aproximam-se as eleições de 2014 e, com elas, a chance de o eleitorado tomar nas mãos o encargo de promover, pelo voto, as reformas inadiáveis. Apesar de ter conduzido o Brasil à situação em que o vemos, a presidente Dilma Rousseff, por um desses insondáveis caprichos da vida política, surge como favorita no primeiro turno. Marina Silva, antes estrela de primeira grandeza, deixou o elenco principal para se transformar em coadjuvante e corre risco de se converter em figurante. A quem caberá a responsabilidade de enfrentar o rolo compressor federal na segunda rodada de votação? Essa é a dúvida que assalta os brasileiros.

Dois candidatos se anteciparam e já se encontram em campanha: Aécio Neves e Eduardo Campos. Sobre eles recairá, ao que tudo indica, o ônus de demonstrar que o PT e aliados não são imbatíveis. Ambos são experientes e titulares de interessantes currículos. Aécio é neto de Tancredo Neves e Eduardo Campos, de Miguel Arrais. Não perderam, contudo, as características de políticos regionais. Aécio Neves apresenta-se como porta-voz da oposição; Eduardo Campos, nem tanto.

A Nação anseia pela restauração da moralidade, abatida em sucessivos escândalos. As manifestações de rua são o termômetro da revolta popular. Reivindicam o respeito à ética e o combate à corrupção. Quem tiver ouvidos para o clamor do povo, e ganhar a confiança das pessoas de bem, será o próximo presidente.
Pedro Roberto Pereira
16/10/2013 14:09
Ao Sr. Alfredo;

Não, com 13 milhões não dá para construir nem um único prédio igual o da Bung,(+de 8.000m2) afirmo isto, pelo fato do Anexo do Fórum de nossa Comarca, que será iniciada sua construção em breve, terá 7.000m2, e custará aproximadamente 20 milhões de reais. Agora se tem algum mágico ai é bom se revelar e começar a ganhar dinheiro na construção civil.
Herculano
16/10/2013 12:49
SOB MARCAÇÃO CERRADA, POLÍTICOS PIPOCAM. AQUI EU APONTAVA A ENROLAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO NA ESCOLHA DO LOCAL PARA A CONSTRUÇÃO DA PENITENCIÁRIA DO VALE. NOS ÚLTIMOS DIAS A IMPRENSA DE BLUMENAU FINALMENTE SE INTERESSOU SOBRE O ASSUNTO QUE SE ENROLA HÁ MAIS DE UM ANO. O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CÉSAR BOTELHO, PMDB, COBRADO NAS PROMESSAS QUE FAZ, ACABA DE JOGAR A TOALHA E SE ESTABELECER NA INCAPACIDADE DE GERENCIAR E DECIDIR ALGUMA COISA NO CABIDEIRO SANGRIA DE DINHEIRO PÚBLICO CHAMADO SDR

Está é mais um dos títulos de uma notícia no Jornal de Santa Catarina desta quarta-feira. "Decisão sobre área que vai abrigar o Complexo Penitenciário do Médio Vale do Itajaí será tomada pelo Deap. Diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) esteve em Blumenau nesta terça-feira".

Só para lembrar. De semana em semana, o assunto vai passando de sexta-feira para terça-feira, de terça-feira para sexta-feira, e agora foi para Florianópolis, de volta, como registram esta coluna e o Jornal de Santa Catarina. Os bandidos estão comemorando a incompetência dos que nós elegemos ou foram escolhidos, EM CARGOS COMISSIONADOS, para dar soluções para a sociedade com o nosso dinheiro dos pesados impostos.
Alfredo Silva
16/10/2013 12:49
Com 13 milhões dá para construir 2 predios como o da Bungue.
Herculano
16/10/2013 12:40
CONTRA

O sindicato dos professores e o PT já se mostraram contra a proposta de mérito e gestão do governo do estado para a escolha dos diretores de escolas. E parte da imprensa, aparelhada e ideológica, defende a tese dos pelegos. Chegará um dia que haverá professor, sindicato e não haverá sala de aula. Assim com a ignorância será muito mais fácil de se manipular e domar os que possam pensar e se expressar.
Rafaela
16/10/2013 12:32
Alguém com eficiência em custos.


Pode me explicar o porque se com o dinheiro do aluguel se compra o prédio da Bung e em contra partida ganha se a construção da escola e se considera um investimento viável.
Por quê? É terceirizado os equipamentos para manutenção, infraestrutura, até computador já foi alugado!
Se com o dinheiro de aluguel da para comprar o prédio da Bung porque não se compra maquinas com os R$3.000.000,00 de horas de maquinas que foram terceirizados, a prefeitura não tem maquina e tem empresários cada dia mais rico faturando com a prefeitura.
sidnei luis reinert
16/10/2013 12:24
A dona Dilma, do alto de sua arrogância, ou de pura ignorância, declarou em Itajubá (MG) que seus prováveis adversários, na disputa pela presidência, precisam se preparar e "estudar muito". Uma bela piada só contada e publicada aqui, na república de Macunaíma governada durante oito anos pelo autodidata Exu de Garanhuns.

Estudar o que presidenta? Seria por exemplo...como assaltar bancos? Como explodir pessoas? Como sequestrar e torturar inocentes? Como aliciar corruptos nos porões do Congresso? Como transformar a Casa Civil da presidência em um prodigioso balcão de negócios? Como formar quadrilhas para roubar o erário sem ser flagrado? Como desestruturar um país em nome de uma ideologia ultrapassada? Como segregar um país, criando minorias com a finalidade de melhor dominar? Como inverter valores, onde um presidiário ganha CR$ 950 reais e um cidadão que trabalha ganha CR$ 750 reais?

Seria como criar ministérios para alojar bandidos da pior espécie, subservientes a um governo corrupto? Como destruir as maiores empresas do país, transformando-as em chiqueiro a serviço do governo? Como criar programas, ditos de inclusão social, para disfarçar compra de votos em um país de miseráveis e de semianalfabetos, com a finalidade de se manter no poder por tempo indeterminado? Como se juntar à escória política do planeta e fazer proselitismo contra os países do primeiro mundo, ditos capitalistas?

Como distribuir os nossos impostos entre déspotas africanos? "Presidenta", que "muito estudo" a senhora teve ou tem para ocupar o cargo? Não foi o mesmo que teve Tiririca, o deputado federal mais votado na história desse pobre país?

Sua eleição para dirigir essa republiqueta e a do deputado para ser palhaço no Congresso, foram simplesmente o triste resultado da crônica falta de investimento em educação. Em uma país sério a senhora nunca seria "presidenta" e levando-se em conta o seu passado, a senhora estaria cumprindo prisão perpétua. Isto se ainda estivesse viva.
Herculano
16/10/2013 11:51
QUANDO NA OPOSIÇÃO A IMPRENSA ERA ESCUDO E IMPARCIAL. AGORA...

"Alguns canais de televisão, alguns comentaristas tentam desacreditar a política, mas fora da política não há saída. Vira qualquer coisa, menos democracia. Em alguns países da América Latina a imprensa muitas vezes age como se fosse um partido político, só não tem coragem de dizer que é". Do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, na Argentina onde recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Buenos Aires.
Herculano
16/10/2013 11:28
RETRATO

Economia do País fica praticamente estagnada em agosto. Segundo o Banco Central, o IBC-Br subiu 0,08% em agosto, resultado abaixo do esperado pelos analistas; indicador é considerado uma prévia do PIB.A divulgação aconteceu agora pela manhã.
Herculano
16/10/2013 11:25
PENSANDO BEM SOBRE A DIFERENÇA

A cassação dos vereadores e suplentes em Blumenau teve a participação decisiva do Ministério Público, das robustas provas, da vontade do PT em contribuir com o desfecho, bem como a intensa exposição da mídia local, depois que ela levou uma surra quando o assunto ficou exposto nacionalmente. Então...
Herculano
16/10/2013 11:21
PALANQUE POLÍTICO DA PONTE DO VALE MUDOU. DE SEGUNDA PARA ESTA SEXTA-FEIRA. É PARA APROVEITAR A VINDA E DISCURSO DA GASPARENSE HONORÁRIA, A MINISTRA IDELI SALVATTTI, PT. HÁ TRÊS MESES ELA ANUNCIOU A LIBERAÇÃO DESTA VERBA. O PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI FOI A BRASÍLIA HÁ 40 DIAS ATRÁS DA VERBA. SÓ AGORA O CONVÊNIO SERÁ ASSINADO. LIBERAR SERÁ OUTRA AGONIA, COMO FOI A PRIMEIRA PARTE DOS R$19,5 MILHÕES. SERÁ QUE A MINISTRA VIRÁ COM O HELICÓPTERO DO SAMU?

Este é o press release da prefeitura, e que desautoriza o anterior. Ele é mais completo. Traz números e origens, que normalmente eram completadas por mim, para contrapor aos factoides e discursos.

Foi antecipada para esta sexta-feira (18) a assinatura do contrato para complementação da obra do Contorno Viário de Gaspar - Ponte do Vale, iniciado conforme Convênio SINCOV nº 747342/2010, no valor de R$19.277.240,82. A cerimônia ocorrerá às 17h, no Ginásio Prefeito João dos Santos, localizado na rua Itajaí, 2300, bairro Poço Grande. O evento terá a presença da Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, que adiantou a vinda para Gaspar.

Dos R$19 milhões, R$17.735.061,55 será repasse do governo federal e em contrapartida a Prefeitura arcará com R$1.542.179,27. O recurso de R$19.541.800,00, proveniente do primeiro repasse do governo federal, já foi utilizado na obra. A Prefeitura também já deu a contrapartida de R$3.563.111,10.

O repasse de R$19 milhões referente ao segundo convênio será necessário para custear o restante da obra. Conforme a última medição, de agosto de 2013, a Ponte do Vale está 62,95% concluída.
Herculano
16/10/2013 11:14
EM CAMPANHA. O VALE TUDO COM O NOSSO DINHEIRO, DIREITOS, IGNORÂNCIA E MANSIDÃO

Dilma Vana Rousseff, PT, multiplica viagens e entrega casas sem água e luz. Presidente passou 51 dias do ano em deslocamentos pelo país, recorde da gestão. Governo dá prioridade a obras de moradias, formaturas de escolas técnicas e distribuição de máquinas a prefeitos.

Eduardo Campos, PSB, inaugura escola que funciona há 7 meses no Recife. Em evento com banda, placa e palanque, governador entrega unidade na qual há aulas desde o mês de março. Pré-candidato do PSB ao Planalto diz que governo deveria ter 'reconhecimento' pela conclusão da obra
Herculano
16/10/2013 11:09
AINDA SOBRE COMO GRAÚDOS ESCAPAM DO PAGAMENTO OBRIGATÓRIO AO PT

O que diz a cartilha disponível no site do partido? Tenho que pagar para me filiar ao PT?
Sim. Atualmente, a contribuição anual é de apenas R$ 15 para quem ganha até 3 salários mínimos. De 3 a 6 salários mínimos é de 0,5% da renda líquida e acima de 6 salários mínimo 1% da renda líquida.

Porque o filiado tem que fazer essa contribuição?
O PT entende que a contribuição de seus filiados deve ser a principal forma de sustentação do Partido, garantindo assim sua independência. É com este dinheiro que o Partido desenvolve as suas atividades.

E no próprio site estão lá as tabelas de contribuição mensal para filiado ocupante de cargos eletivos, filiado ocupante de cargos de confiança, filiado ocupante de cargo de confiança na esfera federal, filiado membro da direção do partido e filiado que não ocupa cargo, cuja contribuição, neste caso, é semestral.
Herculano
16/10/2013 11:01
ENROLANDO

A secretaria de Segurança do governo de Raimundo Colombo, PSD, continua em dívida com Gaspar. Estão prometendo carros e não policiais.

Ora, quem faz a segurança são homens que se utilizam de carros, câmeras etc. Estamos passivos. Blumenau, não.
Herculano
16/10/2013 10:57
PROMOÇÃO

A assessora parlamentar comissionada Sayonara Hostins Anhaia, do vereador Hamilton Graf, PT, passou a ser agora assessora de gabinete. Por que disto? Um é de ensino médio. O outro é para quem possui ensino superior. Um ganha R$1.593,94. O outro, R$2.151,82
Herculano
16/10/2013 10:52
OS DOIS DISCURSOS DE ZUCHI

Pedro Celso Zuchi, PT, é presidente da Federação Catarinense dos Municípios, a Fecam. Olha só o que vai acontecer.

A crise financeira dos municípios é um dos principais assuntos da pauta da Assembleia Geral Extraordinária que reunirá todos os prefeitos do estado de Santa Catarina, no próximo dia 24 de outubro (quinta-feira), a partir das 14h30, no auditório da CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (Avenida Itamarati, 160 - Itacorubi), em Florianópolis. Promovida pela Federação Catarinense de Municípios - FECAM, a Assembleia será coordenada pelo presidente da entidade, Pedro Celso Zuchi, prefeito de Gaspar.

Crise financeira? Como assim? Mas, não em Gaspar. Está na Câmara o projeto de lei 55/2013 para a compra do prédio da Bunge para servir de sede da prefeitura de Gaspar. São R$13 milhões. Já para a saúde, o hospital, a educação de qualidade... ai sim, há crise.
Herculano
16/10/2013 09:22
A NOTÍCIA COMENTADA. BLACK BLOCS E SINDICATOS FAZEM PARTE DE UM MESMO JOGO CONTRA A CIDADANIA E A DEMOCRACIA. É A VIOLÊNCIA E O VANDALISMO NO LUGAR DO DIÁLOGO E DA CONSTRUÇÃO. É A DITADURA IDEOLÓGICA E PARTIDÁRIA DA MINORIA COMO INSTRUMENTO DE INTIMIDAÇÃO E DOMINAÇÃO SOBRE A MAIORIA. VERGONHA. LAMENTÁVEL QUE OS PROFESSORES ESTEJAM A ESTE TIPO DE SERVIÇO E EXEMPLO

Por Pâmela Oliveira, na portal da Veja on line, ontem a noite. Com adesão muito abaixo do esperado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), o protesto da noite de terça-feira no Rio teve, até as 19h40, o formato de uma manifestação legítima. Os sindicalistas demarcaram com precisão, neste horário, quando deveria começar a pancadaria. O aviso dado pelos carros de som de que o protesto estava "encerrado" coincidiu com estrondos ao redor da Cinelândia, enquanto professores batiam em retirada, como se pressentissem o perigo. Às 20h15 a situação era a baderna usual, com bombas de efeito moral lançadas pela Polícia Militar, coquetéis e pedras jogados por manifestantes e correria generalizada.

A PM ficou concentrada nas vias ao redor da Cinelândia, mantendo distância dos manifestantes. A pancadaria começou quando um grupo liderado por mascarados começou a se deslocar em direção à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na Rua Primeiro de Março. Os manifestantes usaram os tapumes de madeira e metal, instalados para evitar depredações, como escudos para avançar contra os policiais. Em vários pontos do centro surgiram pequenos focos de incêndio. A fumaça do lixo queimado se misturava à das bombas de efeito moral lançadas pelos policiais. Logo o tumulto se espalhou por todo o entorno da Cinelândia, da Lapa e de vias em direção à Zona Sul.

Oficialmente, como já fez outras vezes, o Sepe diz não apoiar a violência e o vandalismo. Mas há uma semana o sindicato declarou "apoio incondicional" ao grupo Black Bloc - o que funcionou como uma carta branca para os manifestantes atuarem nos atos convocados pelos grevistas. O momento exato de "encerramento" pareceu um alerta para quem não estava a fim de participar do confronto - um "salve-se quem puder". Não se pode dizer que os black blocs estavam "infiltrados" ou que se aproveitaram da manifestação. Ao longo da caminhada, os mascarados estavam lado a lado com os grevistas - ainda que, obviamente, grande parte deles não concorde com as práticas violentas.

O apoio dado aos black blocs pelo sindicato, por ser "incondicional", obviamente endossa o incêndio de uma viatura da PM, na Glória; a destruição dos pontos de ônibus no Centro; as depredações pelo caminho e a destruição até das barreiras instaladas para proteger a Biblioteca Nacional, entre outros prédios depredados.

O Sepe, controlado pelo PSOL e pelo PSTU, tem empurrado os professores para uma situação perigosa. A adesão, segundo o município, não passa de 10% desde duas semanas atrás. Entre os grevistas, há aqueles em estágio probatório, ou seja, aprovados em concurso mas ainda sem estabilidade. São estes os primeiros notificados, por telegrama, para justificar a ausência. O comunicado é emitido para os que atingiram 30 faltas consecutivas. Para os profissionais com estabilidade, a demissão é um processo longo, que depende de um trâmite administrativo complexo. Mas para os profissionais em estágio probatório não é necessária sequer justificativa por parte do gestor público.

A primeira leva de comunicados seguiu por telegrama na segunda-feira, para 1.800 servidores efetivados e 2.700 em estágio probatório. Os notificados têm, agora, até quinta-feira para apresentar em suas unidades a justificativa por escrito para as ausências. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informa que um dos requisitos para a efetivação dos concursados é a assiduidade - ou seja, quem fez greve pode já estar demitido a essa altura. As próximas etapas, a partir do recebimento das justificativas, são o julgamento de cada caso pela comissão de avaliação de estágio e, no caso dos funcionários com estabilidade, um processo no âmbito da Secretaria de Administração.

No início da noite, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão da prefeitura do Rio de cortar o ponto dos grevistas. O ministro decidiu também convocar uma audiência de conciliação para resolver a questão. Os manifestantes festejam a decisão, que deixa a prefeitura de mãos atadas diante de um sindicato que não parece disposto a negociar.
Herculano
16/10/2013 09:21
A ANÁLISE QUE MOSTRA A CULPA DO JORNALISMO ENGANJADO NESTA VIOLÊNCIA DOS DITOS BLACK BLOCS. "DE MASCARADOS SEM MÁSCARA E MASCARADOS DE CARA LIMPA - E DE PAU! OU: COMO COLABORAR COM A VIOLÊNCIA", por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Sei que o título ficou parecendo, assim, um trocadilho à maneira Marina Silva. Mas pretendo emprestar sentido à coisa.

No post acima, há uma matéria importante de Pâmela Oliveira, da VEJA.com. Coincide com a apuração dos "Reinaldo?s Blocs", que são os meus agentes infiltrados nos protestos, que me mandam mensagens por SMS - apagando em seguida dos próprios celulares. Fica evidente, no texto anterior, a parceria entre o comando dos grevistas e os black blocs. Na verdade, quando os primeiros anunciam o fim da "manifestação", o que fazem, na prática, é fornecer uma senha para os outros entrem em ação. É como se fosse um "Agora pode!". Dá-se, então, a autorização para o vale-tudo. A Justiça, infelizmente, está a dizer que é mesmo assim, que esses são métodos válidos da luta. "Ah, nenhum juiz entrou nesse mérito?" Bem, nem seria necessário, não é mesmo?

Assim, à diferença do que sustentam JN e GloboNews, em vez de serem grupos distintos, black blocs e grevistas formam uma unidade, cada um atuando em estágios diferentes da baderna. Os sindicalistas, sem máscaras, a mascaram de manifestação pacífica. E os black blocs, mascaradas, revelam a sua real natureza. O jornalismo tem de decidir se endossa a versão dos sem-máscara mascarados, que mentem, ou a dos mascarados sem máscara, que dizem, à sua maneira, a verdade.

Quem convoca os protestos sabe muito bem com quem pode e vai contar. "Ah, então, agora, todo mundo que convocar manifestação de rua estará endossando a ação dos black blocs?" Se estes não forem hostilizados e contidos, a resposta é "sim". Ora, quem não quer se misturar com bandido pede a colaboração da própria polícia. Ocorre que tanto no Rio como em São Paulo, os que que convocaram os protestos contam com os truculentos para enfrentar os policiais e, assim, consolidar a imagem de uma Polícia Miliar truculenta, o que é endossado por muitos jornalistas. Em São Paulo, os ditos "manifestantes" cantavam uma trovinha mais ou menos assim: "Alckmin, só um toque: o governo tem a PM, e o povo, os black blocs". Enquanto setores da imprensa insistirem em flertar com a bagunça, isso não vai parar. Fazer uma distinção que não existe colabora objetivamente com a violência. Ponto.
Herculano
16/10/2013 08:52
ALIADOS EXIGEM "COMBO LULA-DILMA" PARA APOIAR PROJETO PETISTA DE REELEIÇÃO

A manchete é do jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira. O texto é de João Domingos e Eduardo Bresciani. Aliados do governo federal exigiram nessa terça-feira, 15, em negociações para cimentar o apoio ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff, que a agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição esteja atrelada aos acordos firmados pelo PT. Isso significa que o acerto sobre a participação da presidente na campanha do aliado terá que valer também para Lula.

O ex-presidente já anunciou que em 2014 percorrerá o País em uma agenda própria e independente da de Dilma, uma vez que ela, ao contrário da eleição de 2010, já se tornou conhecida do eleitor. O receio dos aliados é de que os acordos de 2014 feitos com o PT não incluam Lula, cujo apelo eleitoral e poder de transferência de votos, segundo pesquisas, é maior do que o de Dilma. Isso explicaria a exigência do "combo Lula-Dilma".

As conversas para garantir o apoio a Dilma em 2014 envolvem, também, espaços no governo e concessões do PT na formação dos palanques estaduais.

Nessa terça, o presidente do PT, Rui Falcão, desembarcou em Brasília para uma série de encontros com aliados. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), provável coordenador político da reeleição de Dilma, participou de algumas conversas, que ocorreram no gabinete dele no Ministério da Educação.

Mercadante tinha em sua agenda despachos internos a partir das 16h30. Mas o presidente do PT se instalou no gabinete do ministro, para onde seguiram alguns dos dirigentes dos partidos da base aliada.

Os primeiros a chegar foram o presidente nacional do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), e o senador Antonio Carlos Rodrigues, presidente do PR paulista. Depois deles, apareceram o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). "Recebi um chamado do ministro Mercadante, que quer conversar sobre o quadro eleitoral", disse Ciro ao chegar ao Ministério da Educação, aparentando surpresa com o fato de Rui Falcão já estar na sala o aguardando.
Herculano
16/10/2013 08:48
TARIFA PADRÃO FIFA, por Letícia Sander, para o jornal Folha de S. Paulo

A perplexidade diante dos estádios milionários e o clamor pela extensão do "padrão Fifa" a áreas historicamente negligenciadas levaram milhares às ruas em junho, tumultuando o entorno dos estádios durante a Copa das Confederações.

À época, a cúpula da Fifa se disse surpresa. Mal-estar que só aumentou com as declarações do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Às vésperas da final do torneio, no Maracanã, ele reconheceu que os governos erraram e não souberam tirar um legado da Copa do Mundo que está por vir, levando ao desabafo Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade. "Se até agora ele não entendeu o legado da Copa, não sei mais o que dizer", afirmou o francês.

Perdoe-me, Jérôme Valcke, mas, se já estava difícil entender o legado da Copa, o que dizer depois das últimas novas? A divulgação, na Folha, de que o preço da passagem aérea no trecho Rio-São Paulo no período do torneio chegou a ficar quase tão caro quanto ir do Brasil para Nova York causou indignação. A reação das companhias, que há tempos testam a paciência dos brasileiros, provou o abuso.

Pegas "no flagra", se apressaram a reduzir o valor da ponte aérea para o período, jogando às cucuias a lógica da lei da oferta e da demanda a que inicialmente se apegaram para justificar a explosão nos preços.

A hotelaria nacional não fica atrás. Reajustes de tarifas para 2014 já estão sendo discutidos e é certo que a estadia em cidades como Rio e São Paulo durante os jogos irá custar os olhos da cara.

Todo mundo sabe que a Copa não é para todo mundo, e sim um programa elitista, com ingressos caríssimos, como em qualquer lugar. Entretanto é difícil não imaginar o caldo que, em ano eleitoral, isso tudo irá produzir por aqui. A Copa coloca o país não só na vitrine, mas também na vidraça do mundo. E que vidraça!
Herculano
16/10/2013 08:14
VIAGEM A BRASÍLIA

O presidente da Câmara, José Hilário Melato, PP, e o vereador Giovano Borges, PSD, estão em Brasília. A viagem deve ser particular, pois nada falaram e no site da Câmara não há uma linha sequer sobre este assunto.
Herculano
16/10/2013 07:44
FILIAÇÃO PARTIDÁRIA É VERDADEIRA ZORRA ELEITORAL, por Cláudio Humberto

A data fixada em lei para filiação partidária - um ano antes da eleição - pode ser facilmente burlada. O Tribunal Superior Eleitoral não fiscaliza fichas de filiação, que ficam apenas no "âmbito partidário". O TSE tira o corpo: "É o partido que faz o controle das listas, o judiciário não tem papel fiscalizador", informa por sua assessoria. Isso abre caminho para que filiações posteriores a 5 de outubro ganhem "data retroativa".

Brecha
Pela lei, o candidato deve se filiar um ano antes do pleito, mas os partidos têm até a segunda semana de outubro para entregar as fichas.

Malandragem
O candidato ainda pode pedir uma "alteração pontual" para incluir seu nome entre os filiados, caso tenha sido "esquecido" pelo partido.

Caso
O PSL-GO jura que a mulher do bicheiro Cachoeira se filiou ao partido em 4 de outubro, mas só revelou esta semana "para surpreender".
Herculano
16/10/2013 07:01
A ESCOLINHA DA DOUTORA DILMA, por Elio Gasperi, para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

Desqualificando os outros, ela pode acabar colocando Ismael Silva no lugar de patrono de sua campanha

A doutora Dilma entrou pela borda no debate da própria sucessão, mandando um recado às pessoas que pretendem ocupar sua cadeira: "Elas têm que estudar muito".

É o velho discurso da competência. Quem está no governo desqualifica quem não está sob o argumento do eu-sei-do-que-estou-falando. Foi usado à exaustão para desqualificar um torneiro mecânico monoglota, mal relacionado com a gramática, cuja biblioteca cabia numa mochila escolar. É a ele que a doutora deve a Presidência.

Todos os governos prometem coisas que não cumprem ou metem-se em projetos fracassados. Até aí, tudo bem. O que a doutora não precisa é recorrer à desqualificação como alavanca mistificadora. Se é assim, conviria arrolar dois temas que os candidatos deveriam estudar. Tendo sido insuficiente o estudo da doutora, poderiam desatar os seguintes nós.

1) Trem-bala

Trata-se de um projeto que desde 2007 está debaixo da asa da então chefe do Gabinete Civil. Já torrou R$ 65 milhões em planos, leilões adiados e modelagens arquivadas. A primeira estatal a tratar do projeto foi a Valec. Seu presidente, Doutor Juquinha, deixou o cargo e passou pelo cárcere por conta de outros malfeitos.

2) Enem

Em 2009, quando o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a criação de um exame federal que substituiria o vestibular, o coração da iniciativa estava em oferecer aos jovens dois exames anuais. Isso acabaria com uma seleção selvagem que obriga um garoto de 18 anos a jogar um ano de sua vida numa manhã de prova. A cada ano a promessa foi descumprida e renovada, inclusive pela doutora Dilma. Haddad foi ser poste em São Paulo, Lula elegeu-o prefeito, e seu substituto, Aloizio Mercadante, disse que prefere fazer creches. Tem até o ano que vem para dizer quantas creches fez e explicar por que dois presidentes da República prometeram algo que não entregaram.

Nos dois casos, a questão é de estudo, mas quem não estudou foi a doutora. No do trem-bala, se tivesse estudado, não teria perfilhado a proposta da Valec, que era uma maluquice em estado puro. O trem-bala sairia do Rio e chegaria a São Paulo sem parar em lugar algum. Já no caso do Enem, deu-se o contrário. Prometeu-se algo factível, mas não se cumpriu por falta de estudo e, sobretudo, de trabalho.

A essa lista de incapacidades poderiam ser somados os leilões das concessões de portos, estradas e aeroportos. Isso para não falar da promiscuidade que resulta no financiamento público da medicina privada. Em todos os casos, paira sobre as nomeações para as agências reguladoras o espírito da porta giratória condenada pelo comissariado quando estava na oposição e estimulada quando chegou ao governo.

Desse jeito, a campanha pela reeleição da doutora pode ter um samba de Ismael Silva como fundo musical:

"Foi tanto bis que eu já não podia atender.

No entretanto, o que a plateia queria

era que eu cantasse, cantasse até aprender."
Juju do Gasparinho
15/10/2013 20:50
Prezado Herculano:

Agora sei porque o Mantega não recebeu o prêmio Nobel de Economia.
O pãozinho subiu de preço, no Pará o quilo custa R$9,30.
Prêmio de incomPeTência para a dupla "Amanteigado e Véia Coróca".
Elle não sabe conter a inflação, ella faliu uma loginha de R$1,99.

Herculano, falando em bandido, quem é pior:
Aquele que rouba, mata, assalta, estupra ou aquele que não investe em hospitais matando os seu doentes ?

Ah! será que o Marcelo Brick sabe que lugar de choro é na cama onde é lugar quente?
sidnei luis reinert
15/10/2013 20:20
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/historia-em-imagens/o-delirio-sobre-criancas-e-cachorros-ocultos-amplia-o-misterio-como-e-que-um-candidato-consegue-ser-derrotado-por-dilma-rousseff/

O delírio sobre crianças e cachorros ocultos amplia o mistério: como é que um candidato consegue ser derrotado por Dilma Rousseff?

O que disse a presidente no Dia da Criança, durante a visita ao Rio Grande do Sul, foi tão espantoso que até antigos leitores da coluna ficaram desconfiados: seria alguma brincadeira do jornalista Celso Arnaldo Araújo, o descobridor do dilmês? É tudo verdade, prova o áudio do Implicante. Ouçam o dedilhar da lira do delírio:

http://www.youtube.com/watch?v=AZV_hiD8EiU

Parece mesmo mentira, mas é isso aí, confirma a transcrição do texto publicado pelo Blog do Planalto: ?Se hoje é o Dia das Crianças, ontem eu disse que criança? o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante?.

Há sempre alguma lógica por trás de qualquer loucura, certo? Errado, vem reiterando Dilma Rousseff desde 2007, quando virou Mãe do PAC e desandou a falar em público. Seus palavrórios amalucados são apenas coisa de hospício.

Já é estranho enfiar pai, mãe e professoras numa discurseira sobre o Dia da Criança. Se pensou em homenagear figuras associadas à garotada, deveria ter incluído avôs, avós, babás, colegas de escola, parteiros, pediatras, fabricantes de brinquedos, fora o resto.

Perplexa com o início da salada retórica, a lógica foi levada às cordas pela entrada em cena dos animais e nocauteada pelo cachorro oculto. Por que um cachorro? Por que oculto? Por que atrás da criança, e não à frente, à esquerda ou à direita? Isso só o neurônio solitário sabe. E não vai revelar a ninguém porque, mesmo que quisesse, de novo não diria coisa com coisa.

É impossível acompanhar o funcionamento de um neurônio permanentemente em pane. É difícil imaginar o que se passou na cabeça presidencial naqueles 31 segundos inverossímeis. Mais difícil ainda é entender como é que um adversário consegue não ganhar um debate na TV com Dilma Rousseff ? e perder a eleição para quem vê, por trás de toda criança, um cachorro. Um cachorro oculto.
Herculano
15/10/2013 19:55
Ao que se diz ser Geraldo Moreira Neto

1. Você não é leitor desta coluna, se fosse não faria tal afirmação.
2. No que mesmo eu estou protegendo o presidente do PMDB de Gaspar?
Geraldo Moreira Neto
15/10/2013 19:42
Herculano


tenho percebido que voce proteges por demais o teu pupilo do PMDB Roberto Peteira ta pegando mau isso.
Herculano
15/10/2013 18:35
DILMA DISTRIBUIRÁ 12 MINISTÉRIOS COMO PARTE DO ESFORÇO PARA REELEIÇÃO, por Ricardo Setti, de Veja.

Competência técnica dos futuros ministros?

Experiência deles no respectivo ramo?

Preocupação em melhorar a eficiência do governo?

Preocupação em melhora o atendimento à população?

QUE NADA!!!!

A "reforma ministerial" que a presidente Dilma vai empreender a partir do começo do ano, dentro de dois meses e pouco, tem como PRINCIPAL - para não dizer ÚNICA - preocupação contentar partidos da atual base aliada, de forma a que entrem para a coligação que a apoiará em outubro de 2014.

Caso o saco de gatos contraditório que é essa "base aliada" cause trombadas em palanques estaduais, ainda assim a distribuição de ministérios, acredita o governo, servirá para bloquear a tentação de que um ou outro partido se bandeie, nos Estados, para os palanques dos adversários do PT - a começar, claro, pelo PSDB de Aécio Neves e pelo PSB da aliança Eduardo Campos-Marina Silva.

O PT costuma ser acusado de incorrer nas mesmas práticas que, antigamente, criticava nos partidos "tradicionais". Na verdade, se formos medir tudo o que se tem feito nesses quase 11 anos de poder, as práticas do PT são ainda piores. E ainda ficam bravos quando criticados pelo uso da máquina pública?
Herculano
15/10/2013 18:30
SÁBADO VINÍCIUS DE MORAES FARIA 100 ANOS

Marcus Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de outubro de 1913 e no mesmo Rio, morreu em 9 de julho de 1980. Foi diplomata (pediu para sair ou foi mandado embora?), dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Dele guardo este poema engajado: O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO

E o Diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o Diabo:
- Dar-te-ei todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue e dou-o a quem quero; portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe:
- Vai-te, Satanás; porque está escrito: adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás. Lucas, cap. V, vs. 5-8.

Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão.
Como um pássaro sem asas
Ele subia com as casas
Que lhe brotavam da mão.
Mas tudo desconhecia
De sua grande missão:
Não sabia, por exemplo
Que a casa de um homem é um templo
Um templo sem religião
Como tampouco sabia
Que a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão.

De fato, como podia
Um operário em construção
Compreender por que um tijolo
Valia mais do que um pão?
Tijolos ele empilhava
Com pá, cimento e esquadria
Quanto ao pão, ele o comia...
Mas fosse comer tijolo!
E assim o operário ia
Com suor e com cimento
Erguendo uma casa aqui
Adiante um apartamento
Além uma igreja, à frente
Um quartel e uma prisão:
Prisão de que sofreria
Não fosse, eventualmente
Um operário em construção.

Mas ele desconhecia
Esse fato extraordinário:
Que o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário.
De forma que, certo dia
À mesa, ao cortar o pão
O operário foi tomado
De uma súbita emoção
Ao constatar assombrado
Que tudo naquela mesa
- Garrafa, prato, facão -
Era ele quem os fazia
Ele, um humilde operário,
Um operário em construção.
Olhou em torno: gamela
Banco, enxerga, caldeirão
Vidro, parede, janela
Casa, cidade, nação!
Tudo, tudo o que existia
Era ele quem o fazia
Ele, um humilde operário
Um operário que sabia
Exercer a profissão.

Ah, homens de pensamento
Não sabereis nunca o quanto
Aquele humilde operário
Soube naquele momento!
Naquela casa vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava.
O operário emocionado
Olhou sua própria mão
Sua rude mão de operário
De operário em construção
E olhando bem para ela
Teve um segundo a impressão
De que não havia no mundo
Coisa que fosse mais bela.

Foi dentro da compreensão
Desse instante solitário
Que, tal sua construção
Cresceu também o operário.
Cresceu em alto e profundo
Em largo e no coração
E como tudo que cresce
Ele não cresceu em vão
Pois além do que sabia
- Exercer a profissão -
O operário adquiriu
Uma nova dimensão:
A dimensão da poesia.

E um fato novo se viu
Que a todos admirava:
O que o operário dizia
Outro operário escutava.

E foi assim que o operário
Do edifício em construção
Que sempre dizia sim
Começou a dizer não.
E aprendeu a notar coisas
A que não dava atenção:

Notou que sua marmita
Era o prato do patrão
Que sua cerveja preta
Era o uísque do patrão
Que seu macacão de zuarte
Era o terno do patrão
Que o casebre onde morava
Era a mansão do patrão
Que seus dois pés andarilhos
Eram as rodas do patrão
Que a dureza do seu dia
Era a noite do patrão
Que sua imensa fadiga
Era amiga do patrão.

E o operário disse: Não!
E o operário fez-se forte
Na sua resolução.

Como era de se esperar
As bocas da delação
Começaram a dizer coisas
Aos ouvidos do patrão.
Mas o patrão não queria
Nenhuma preocupação
- "Convençam-no" do contrário -
Disse ele sobre o operário
E ao dizer isso sorria.

Dia seguinte, o operário
Ao sair da construção
Viu-se súbito cercado
Dos homens da delação
E sofreu, por destinado
Sua primeira agressão.
Teve seu rosto cuspido
Teve seu braço quebrado
Mas quando foi perguntado
O operário disse: Não!

Em vão sofrera o operário
Sua primeira agressão
Muitas outras se seguiram
Muitas outras seguirão.
Porém, por imprescindível
Ao edifício em construção
Seu trabalho prosseguia
E todo o seu sofrimento
Misturava-se ao cimento
Da construção que crescia.

Sentindo que a violência
Não dobraria o operário
Um dia tentou o patrão
Dobrá-lo de modo vário.
De sorte que o foi levando
Ao alto da construção
E num momento de tempo
Mostrou-lhe toda a região
E apontando-a ao operário
Fez-lhe esta declaração:
- Dar-te-ei todo esse poder
E a sua satisfação
Porque a mim me foi entregue
E dou-o a quem bem quiser.
Dou-te tempo de lazer
Dou-te tempo de mulher.
Portanto, tudo o que vês
Será teu se me adorares
E, ainda mais, se abandonares
O que te faz dizer não.

Disse, e fitou o operário
Que olhava e que refletia
Mas o que via o operário
O patrão nunca veria.
O operário via as casas
E dentro das estruturas
Via coisas, objetos
Produtos, manufaturas.
Via tudo o que fazia
O lucro do seu patrão
E em cada coisa que via
Misteriosamente havia
A marca de sua mão.
E o operário disse: Não!

- Loucura! - gritou o patrão
Não vês o que te dou eu?
- Mentira! - disse o operário
Não podes dar-me o que é meu.

E um grande silêncio fez-se
Dentro do seu coração
Um silêncio de martírios
Um silêncio de prisão.
Um silêncio povoado
De pedidos de perdão
Um silêncio apavorado
Com o medo em solidão.

Um silêncio de torturas
E gritos de maldição
Um silêncio de fraturas
A se arrastarem no chão.
E o operário ouviu a voz
De todos os seus irmãos
Os seus irmãos que morreram
Por outros que viverão.
Uma esperança sincera
Cresceu no seu coração
E dentro da tarde mansa
Agigantou-se a razão
De um homem pobre e esquecido
Razão porém que fizera
Em operário construído
O operário em construção.
Herculano
15/10/2013 18:20
UMA CONVERSA DE GASPARENSES

Numa troca de e.mails

- Você vai na Oktoberfest? Quem está no grupo? O Zuchi (Pedro Celso, prefeito de Gaspar).

- Vai gente legal. O Zuchi não vai, mas vai ter muito zuque, zuque, zuque... no palco com as bandinhas.
Herculano
15/10/2013 18:10
A MINHA PRIMEIRA PROFESSORA?

Na vida, a minha mãe. Meu pai, o mestre, o sábio. Na escola foi Catarina, já senhora. Eu queria escrever com a esquerda. Ela desestimulava com a régua dela. Ao final eu tive boa caligrafia com a direita. Não me afetou em nada a impertinência dela. A busca do conhecimento sempre foi o mais importante, com a direita, a esquerda, com os tipos, os livros, os debates, a curiosidade, os olhos, ouvidos. O senso crítico me fez diferente. Catarina foi marcante no alfabeto, nas primeira palavras, associações e frases para se ler e escrever, mas não na iniciação intelectual e dialética. Aliás, ela não era dialética.
Herculano
15/10/2013 17:57
SEM ADVERSÁRIO. DILMA GANHA DE TODOS NO PRIMEIRO TURNO SEGUNDO A VOX POPULI

Instituto Vox Populi realiza pesquisa nacional que aponta vitória da presidente Dilma Rousseff contra todos os seus adversários, em quaisquer cenários em que eles se apresentem, no primeiro turno das eleições de 2014; todas as simulações foram testadas; Dilma contra o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos; a presidente contra a ex-ministra Marina Silva e o ex-governador José Serra; ou contra Aécio e Marina ou Campos e Serra; números serão divulgados pelo Jornal da Record na noite desta terça-feira 15
Herculano
15/10/2013 17:55
BAI, BAI LUCAS E PATO, por Juca Kfouri

Tanto Lucas quanto Pato, reservas no PSG e no Corinthians, parecem ter se despedido também da Seleção Brasileira e, portanto, da Copa do Mundo de 2014.

Quem sabe em 2018, na Rússia, principalmente para o ex-são-paulino, porque o corintiano já era para ter deixado de perambular pelos gramados do mundo sem entender exatamente o que está fazendo.

Felipão deve ter se sentido como Tite durante o primeiro tempo contra a Zâmbia, em Pequim.

Porque para a Seleção sem um armador de ofício, como Oscar, e com dois atacantes inúteis, como Lucas e Pato, o 0 a 0 é o máximo.

Bastou o segundo tempo começar com as entradas de Oscar no lugar de Ramires e de Jô e Hulk nos de Pato e Lucas para o gol sair, com Oscar, e as jogadas de ataque fluírem.

O ex-meio campista colorado fez 1 a 0 aos 14, de fora da área, num belo chute que ainda desviou no pé de um zagueiro e, seis minutos depois, Neymar pôs a bola na cabeça de Dedé para fazer 2 a 0.

Diego Costa, o artilheiro do Campeonato Espanhol deve ser o centroavante a ocupar o lugar de Pato e Bernard, que em 10 minutos fez mais que Lucas em 45, ocupará o lugar do jogador do PSG definitivamente.

O time africano foi o coadjuvante que se esperava e o time brasileiro, mais acordado que contra a Coreia do Sul, ganhou ao natural, com boas atuações de Maxwell e Lucas Leiva.

Na verdade, 2 a 0 foi pouco. Poderia ter sido de quatro, sem exagero.
Herculano
15/10/2013 17:51
SENADO APROVA PROIBIÇÃO DA COBRANÇA DE MATERIAL ESCOLAR DE USO COLETIVO QUE ABUSAM E AUMENTAM INDIRETAMENTE AS MENSALIDADE ESCOLARES

É isto que informa Gabriela Guerreiro da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo.

O Senado aprovou nesta terça-feira projeto que proíbe as escolas e instituições de ensino de cobrarem dos alunos e pais o fornecimento de material escolar de uso coletivo. Pelo projeto, as mensalidades já devem incluir os gastos necessários para os materiais coletivos - sem a necessidade de serem fornecidos pelos estudantes.

Também fica proibida a cobrança adicional, nas mensalidades, de valores para a compra desses materiais.

O projeto foi aprovado nesta terça-feira, em caráter terminativo, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff se não houver recurso para ser votado no plenário do Senado.
Herculano
15/10/2013 17:45
AO QUE SE DIZ PT DA GEMA, SE REALMENTE FOR, RECOMENDO LER O QUE DIZ O NOVO ESTATUTO DO PARTIDO E O ANTIGO NAQUILO QUE NÃO FOI MODIFICADO. ELE EXPLICA BEM A RAZÃO PELA QUAL AS FIGURINHAS EXPOENTES DO PT DE GASPAR ESTÃO FORA DA ELEIÇÃO INTERNA

Processo de Filiação
? Mantém regras atuais e acrescenta:
Os diretórios municipais ou zonais realizarão obrigatoriamente quatro reuniões por ano com novos filiados para que estes conheçam o PT, sua história e concepção, seus direitos e deveres partidários. Estas atividades terão caráter nacional e conteúdo subsidiado pela Escola Nacional de Formação. As instâncias municipais devem enviar, obrigatoriamente, às Secretarias de Organização e Formação de âmbito estadual e nacional, o calendário e os relatórios para que os filiados que tenham participado de pelo menos uma reunião sejam inseridos no Cadastro Nacional de Filiados.
2.. Justificativa de ausência no PED
Introduz justificativa obrigatória para os filiados que não comparecerem ao PED. Quem não se justificar em um ano manterá sua filiação, mas não estará apto para votar e ser votado no PT. A justificativa poderá ser feita junto ao DM, em documento assinado pelo filiado, ou diretamente pelo filiado na Internet (Comunidade PT, com senha pessoal).
3.. Contribuição financeira e direito de voto em eleições
internas
? Mantém Contribuição obrigatória de todo/as filiados.
4.. Condições de participação política em atividades
partidárias para assegurar o direito de voto
? Será necessário participação do filiado em pelo menos uma atividade partidária no ano para votar e ser votado, além de estar em dia com sua contribuição financeira.
5.. Contribuição de filiados não ocupantes de cargo eletivo,,
comissionado ou partidário
? Institui taxa semestral para filiados que não ocupam cargo eletivo, cargo comissionado ou cargo partidário;
? DN define anualmente o valor da contribuição financeira do filiado, respeitado o princípio da proporcionalidade;
? A "Taxa de Referência" será aplicada aos Diretórios Municipais de acordo com o número de filiados respectivo;
? A contribuição dos filiados poderá ser individual ou coletiva;
? O Diretório Municipal decide sobre as atividades de contribuição coletiva
? A contribuição coletiva deverá quitar todos os filiados da instância de base
? Do valor arrecadado 10% será repassado ao Diretório Estadual respectivo e 5% ao Diretório Nacional, que servirá para controle do processo;
3
? Cobrança em conta única (SACE), redistribuída automaticamente aos municípios e estados.
6.. Prazo de quitação para direito e voto
? Filiados devem quitar sua contribuição financeira 90 dias antes do PED.
7.. Contribuição financeira de dirigentes e candidatos
? A contribuição de dirigentes partidários, correspondente a 1% do salário liquido, passa a ser mensal, feita através do SACE, com repasse automático às instâncias;
? Candidatos às direções partidárias e pré-candidatos a cargos eletivos devem apresentar Certidão de Adimplência, a ser emitida pelo SACE nacional.
? Dirigentes assalariados pelo Partido contribuirão como cargo eletivo ou comissionado, a ser definido pelo DN
8.. Quitação de repasses entre instâncias para participação no
PED
? Quitação dos repasses entre instâncias 60 dias antes do PED,
? Nas instâncias que não estiverem em dia com as instâncias superiores o PED será convocado e coordenado pela instância superior, e a eleição será realizada somente para os níveis superiores. Na nova CP não será permitida a participação dos dirigentes anteriores.
9.. Forma de eleição
? Direções zonais, municipais, estaduais e nacional continuarão a ser eleitas diretamente pelos filiados no PED.
João da Silva
15/10/2013 16:26
MARCELO BRICK

Quanta decepção com esse cidadão!
Quanta demagogia!

Agora ele posta no facebook fotos de uma prestação de contas com Napoleão Bernardes??!?!

E com os seus eleitores, quando ele vai prestar conta?

Quando ele vai reunir os mais de 1400 cidadãos para explicar porque ele se vendeu dessa forma?

A carreira desse cidadão já terminou em menos de 1 ano.
Por favor, alguém o avise!
Pt da gema
15/10/2013 15:58

Herculano,

Não é verdade o que afirmas no seu post da 11:04 hs com o título de ´parolagem´, quando dizes que estamos em falta financeira e ética, não há nenhuma contribuição obrigatória, contribui quem quer, claro que o pessoal ´graudo e muido´ contribuem sim com o partido, porém com àquela decisão judicial o pessoal faz a contribuição diretamente ao partido, sem que seja registrado no SACI. Deixa de falar bobagem, especialmente do que não tens conhecimento.

PT da Gema
Herculano
15/10/2013 12:01
UM AVANÇO

O governo do estado acaba de dar um sinal positivo: capacidade e mérito aos diretores de escolas da rede púbica estadual. A partir de agora não haverá mais eleição direta para estas vagas, numa disputa boba onde quem perde é a educação, a pedagogia, o planejamento, o futuro e as crianças, e quem ganha são os sindicatos, os partidos, os aparelhos, a vaidade, o poder de plantão e os professores muitas vezes carreiristas e incompetentes.

Os candidatos a diretor das escolas estaduais terão que se habilitar em gestão escolar, fixarão metas a serem atingidas e indicarão objetivos didáticos e pedagógicos. As propostas de trabalho serão analisadas por comissões especiais, sem a identificação dos autores, para evitar qualquer privilégio na seleção. Então, é ver para crer, testar e avaliar. Um bom passo, na teoria. Mas, como vai líder com poder...
Herculano
15/10/2013 11:55
A FOTO DOS FATOS

O vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, insiste em me desmentir. Ele só não consegue desmentir uma foto desta semana que circula nas redes sociais. Antes, Marcelo achava que seus eleitores e eleitoras eram tolos, e este colunista, um implicante. Agora, ele quer provar que todos nós somos cegos. Podem ser cegos, seus eleitores e eleitoras que acabam de ir aos oftalmologistas temendo algum desconforto na acuidade visual quando olham para aquela foto, e uns estão voltando a enxergar. Outros foram desenganados. Acreditam em Marcelo e juram ser uma ilusão de ótica. Acorda, Gaspar!
Herculano
15/10/2013 11:42
COMO O BRASIL PODE TER UMA PRESIDENTE QUE REINCIDENTEMENTE É DESCONEXA NO QUE FALA? ISTO É OU NÃO É SINTOMÁTICO? ESTA É A NOTÍCIA

No último sábado (12), a presidente Dilma Rousseff participou de um evento a fim de anunciar investimentos em mobilidade urbana em Porto Alegre. Durante o discurso, Rousseff resolveu improvisar uma fala em homenagem ao dia das crianças. Entretanto, a presidente se atrapalhou e o resultado foi um discurso estranho e sem nexo, um prato cheio para as redes sociais.

De acordo com a Folha de São Paulo, a fala pareceu uma mistura de Dilma Bolada com Vanuza cantando o Hino Nacional. No discurso, a presidente diz: ?Principalmente porque, se hoje é o Dia das Crianças, ontem eu disse que criança? o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante?.

A transcrição do áudio completo está disponível no site do Palácio do Planalto. Entretanto, o vídeo que viralizou faz um corte que tira a frase de contexto, já que a presidente homenageava a primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker, que é defensora da causa dos animais. Mesmo assim, a fala continua soando estranha.

ESTE É O COMENTÁRIO DE AUGUSTO NUNES, DE VEJA. O DELÍRIO SOBRE CRIANÇAS E CACHORROS OCULTOS AMPLIA O MISTÉRIO: COMO É QUE UM CANDIDATO CONSEGUE SER DERROTADO POR DILMA ROUSSEFF?

O que disse a presidente no Dia da Criança, durante a visita ao Rio Grande do Sul, foi tão espantoso que até antigos leitores da coluna ficaram desconfiados: seria alguma brincadeira do jornalista Celso Arnaldo Araújo? É tudo verdade, prova o áudio enviado pelo descobridor do dilmês. É o dedilhar da lira do delírio:

Continua parecendo mentira, mas é isso aí: "Se hoje é o Dia das Crianças, ontem eu disse que criança? o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante".

Há sempre alguma lógica por trás de qualquer loucura, certo? Errado, avisa Dilma Rousseff desde que desandou a falar em 2007. E certos palavrórios amalucados são apenas coisa de hospício. Já é estranho enfiar pai, mãe e professoras numa discurseira sobre o Dia da Criança. Se pensou em homenagear figuras associadas à garotada, deveria ter incluído avôs, avós, babás, colegas de escola, parteiros, pediatras, fabricantes de brinquedos, fora o resto.

Perplexa com o início da salada retórica, a lógica foi acuada pela evocação dos animais e nocauteada pelo cachorro oculto. Por que um cachorro? Por que oculto? Por que atrás da criança, e não à frente, à esquerda ou à direita? Isso só o neurônio solitário sabe. E não vai revelar a ninguém porque não diz coisa com coisa.

É difícil imaginar o que se passou com o neurônio solitário naqueles 31 segundos. Mais difícil ainda é entender como é que um candidato consegue não ganhar um debate na TV com Dilma Rousseff - e perder a eleição para quem vê, por trás de toda criança, um cachorro. Oculto.
Herculano
15/10/2013 11:04
PAROLAGEM

O pessoal graúdo do PT daqui, disse que não contribui com o partido, porque houve uma determinação judicial para que não houvesse desconto direto da folha de pagamento dos servidores para o partido.

E é verdade.

O que entende a Justiça? O servidor comissionado deve receber o seu vencimento e com o dinheiro na mão, cumprir com as suas obrigações por livre e espontânea vontade, incluindo, se quiser, a partidária.

Então, quem não aparece na lista do PT de Gaspar está em falta não apenas financeira, mas eticamente, no mínimo, com o partido. Só contribui obrigado se houver desconto compulsório. Estranhamente, os que estão fora da lista que os consideram aptos ao voto, são exatamente os que ganham mais, se beneficiam mais e mais usam o partido. Belo exemplo. Isto também mostra como age, de verdade, esse pessoal na administração pública. Outra. Faz os mais fracos, de burro de carga do partido e deles exigem cumprimento regular e fiel às regras.
Herculano
15/10/2013 10:55
UM PAÍS SEM AUTORIDADE. POLÍTICO ROUBA E ACHA QUE O TRIBUNAL O PERSEGUE. BANDIDOS SE UNEM AOS POLÍTICOS. BLACK BLOCKS SÃO INSPIRADORES E PROTEGIDOS DE PROTESTOS. A IMPRENSA INVESTIGATIVA ACUADA. A MÍDIA COMPRADA, DELICIANDO-SE. AGORA, TODOS ESTÃO UNIDOS PARA DIZER AO MUNDO DURANTE A COPA DE FUTEBOL - QUE REFÉNS SÃO OS CIDADÃOS, OS PAGADORES DE PESADOS IMPOSTOS, OS TROUXAS. WAKE UP, BRAZIL!

PCC prepara ataques até na Copa e Comando-Geral põe PMs em alerta. Escutas recentes revelam que facção criminosa articula retaliação caso cúpula seja levada para isolamento de Presidente Bernardes; ameaça já foi relatada por promotor ao Comando do Exército. Esta é a manchete de hoje do jornal O Estado de S.Paulo, que há dias vem desnudando como o crime organizado tomou o Brasil e coloca de joelho cidadãos e autoridades. Não será surpresa se ficar provado que bandidos comuns estão ligados a siglas partidárias. As práticas são parecidas.

O texto é de Marcelo Godoy em colaboração com Mauro Ribeiro.O Primeiro Comando da Capital (PCC) prepara novos ataques caso a cúpula seja transferida para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo. Diante das novas ameaças do bando, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, pôs a corporação em estado de alerta.

As ameaças da facção se estendem a 2014, quando os bandidos prometem uma "Copa do Mundo do terror" e ataques nas eleições. Os planos dos criminosos foram interceptados em telefonemas recentes flagrados pela inteligência da polícia. Os bandidos afirmam que vão fazer uma greve branca nos presídios se a liderança do PCC for transferida para o RDD. Também dizem que, em caso de reação do governo paulista à greve, criminosos nas ruas vão atacar.

"Passei uma mensagem aos meus homens para que eles redobrem a atenção no atendimento das ocorrências, quando estacionam os carros e no caminho para casa", afirmou Meira. Em 2012, depois de a facção ordenar ataques a policiais, 106 PMs foram assassinados.

As novas ordens do crime surgiram depois de a defesa de criminosos como Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, o chefão do PCC, ter acesso aos detalhes da megainvestigação realizada por três anos contra o crime organizado - e revelada pelo Estado na sexta. Grande parte do mapeamento foi feita com a colaboração de PMs.

As orientações saíram por meio de telefonemas dados pelos líderes que estão na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no oeste paulista. "O clima é muito tenso na região. Eles estão transmitindo as ordens pelos celulares porque querem que a gente saiba", afirmou um dos 23 promotores dos Grupos de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaecos) do Estado que assinaram a denúncia contra os 175 acusados de pertencem à organização criminosa.

A inteligência policial verificou também que o bando tomou precauções para o caso de toda a cúpula ser isolada no RDD de Presidente Bernardes. Marcola e os demais integrantes da Sintonia Final Geral escolheram substitutos que devem assumir os negócios da organização criminosa. Tudo isso para que o tráfico de drogas não seja prejudicado.

Durante a greve branca, os líderes do PCC querem impedir a inclusão de novos detentos na cadeia. Pretendem se recursar a serem fechados nas celas, ficando livres nos pátios. Também paralisariam o trabalho nas prisões onde existem oficiais. Em caso de intervenção do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ou da Tropa de Choque, os detentos da facção pretendem começar atentados nas ruas.

De acordo com a inteligência policial, funcionários dos presídios também foram informados por presidiários sobre as supostas intenções da facção. O conteúdo dessas novas escutas não faz parte da denúncia apresentada pelos promotores.

Pressão. As ameaças do crime organizado contra o Estado surgem no momento em que o Poder Judiciário analisa dois recursos apresentados pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra as decisões de juízes que negaram a transferência da cúpula da facção para o RDD e a decretação da prisão de todos os 175 acusados - 16 deles tiveram a denúncia rejeitada.

Na semana passada, um dos promotores do caso relatou no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), no Comando Militar do Sudeste, do Exército, a ameaça feita pelo PCC para os eventos de 2014. A expansão das atividades da facção criaria novos riscos. "A facção sabe que teremos muitos turistas aqui durante a Copa", afirmou o promotor.
Adilson Luis Schmitt
15/10/2013 07:40

Dia do Professor(a)
Hoje comemora-se o dia do(a) Professor(a), assim quero cumprimentar todos aqueles que contribuiram para a minha formação desde o Jardim de Infância São José (Tia Walfrida), Colégio Honório Miranda, Colégio Santo Antônio (atual Bom Jesus) e na UFPR (formação acadêmica em Medicina Veterinária).
Pois sem a participação, dedicação, preocupação, gosto e principalmente ter o dom para ensinar de todos e todas, não teria conseguido chegar até aqui. Em especial também desejo dar um grande abraço a minha irmã Viviana Maria Schmitt, que escolheu esta Profissão e tem muito orgulho do que faz.
Parabéns e muitas felicidades!!!!

Adilson Luis Schmitt
Médico Veterinário
Herculano
15/10/2013 07:24
O PODER PARALELO

PCC prepara ataques até na Copa e Comando-Geral põe PMs em alerta, informa Marcelo Godoy na reportagem que assinou para o jornal O Estado de S. Paulo

O Primeiro Comando da Capital (PCC) prepara novos ataques caso a cúpula seja transferida para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo. Diante das novas ameaças do bando, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, pôs a corporação em estado de alerta.

As ameaças da facção se estendem a 2014, quando os bandidos prometem uma "Copa do Mundo do terror" e ataques nas eleições. Os planos dos criminosos foram interceptados em telefonemas recentes flagrados pela inteligência da polícia. Os bandidos afirmam que vão fazer uma greve branca nos presídios se a liderança do PCC for transferida para o RDD. Também dizem que, em caso de reação do governo paulista à greve, criminosos nas ruas vão atacar.
Herculano
15/10/2013 07:16
OS NÚMEROS FAVORÁVEIS DA PESQUISA JÁ LHE ASSEGURARAM A ARROGÂNCIA

A presidente e candidata a reeleição pelo PT, Dilma Vana Rousseff, pede que rivais 'estudem', e Marina responde com ironia. Após petista sugerir 'preparo' a adversários, ex-senadora faz crítica aos que 'acham que não têm mais o que aprender'. Em Minas, presidente afirma que não está de 'salto alto'; Aécio diz que ela se afastou do Estado por muitos anos

"Acredito que as pessoas que querem concorrer ao cargo têm de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil, ter propostas. Eu passo o dia inteiro fazendo o quê? Governando", afirmou Dilma a emissoras de rádio da região de Itajubá (MG), onde cumpriu agenda oficial.

Em resposta à petista, a ex-senadora Marina Silva (PSB), segunda colocada nas pesquisas para o Planalto, retrucou, horas mais tarde, no Recife.

"Ela [Dilma] deu um conselho de professora. Eu acho que ela dá um conselho muito bom porque aprender é sempre uma coisa muito boa. Difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar", disse Marina.
Herculano
15/10/2013 07:11
ERREI

Numa nota em "Sobre o Trapiche", afirmei o vereador Antônio Carlos Dalsochio é irmão de Liliane Zuchi mulher do prefeito Pedro Celso Zuchi, todos do PT. Errei. Dalsochio é concunhado de Liliane e cunhado de Pedro Celso Zuchi. Aos leitores e leitoras, bem como aos envolvidos, as minhas desculpas.
Herculano
15/10/2013 07:08
PROMOTOR QUER OUVIR LULA SOBRE CAIXA DOIS

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, será chamado para depor sobre doações da campanha de 2002, mas sem obrigação de comparecer.

O Ministério Público do Distrito Federal quer chamar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depor em investigação sobre a suposta prática de caixa dois na campanha que o elegeu em 2002.

A investigação foi aberta após denúncia feita no ano passado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o operador do esquema do mensalão, que será notificado para depor também.

Eles não serão obrigados a comparecer ao Ministério Público, porque foram chamados como testemunhas. "Devemos chamar os dois, mas não é obrigatória a presença", disse o promotor Mauro Faria, responsável pelo inquérito na Promotoria Eleitoral.
Herculano
15/10/2013 07:04
UMA CONSTATAÇÃO. E EU ASSINO ESTA DECLARAÇÃO NÃO APENAS PARA OS GLOBAIS

Jornalismo corrompeu com acordos, diz Greenwald. Repórter do 'Guardian' deu palestra no Rio

O jornalista americano Glen Greenwald, 46, disse que algumas instituições jornalísticas no mundo se corromperam ao fazer acordos com governos, deixando de lado a publicação de histórias de interesse público.

A declaração foi dada ontem pelo jornalista do jornal "The Guardian" na Conferência Global de Jornalismo Investigativo da Abraji. Greenwald ficou conhecido por reportagens sobre os documentos produzidos pela agência NSA dos EUA cedidos pelo ex-espião Edward Snowden.

Greenwald falou do "The New York Times", que durante 15 meses reteve a informação de que o governo americano investigava cidadãos sem autorização: "Deixaram o [George W.] Bush ser reeleito. Obedeceram ao ditador".
Herculano
15/10/2013 07:00
FACA DE DOIS GUMES, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Enquanto Marina Silva já chegou na campanha de Eduardo Campos enxotando os ruralistas, Lula não poupa energia atraindo a direita para Dilma. Trata-se do pragmatismo de Lula versus o dogmatismo da ex-senadora.

Ao chutar a canela do deputado Ronaldo Caiado, líder ruralista e do DEM, Marina afugentou o poderoso, organizado e rico setor rural brasileiro. Ao menos cinco entidades nacionais e dezenas de regionais saíram em defesa de Caiado, contra Marina - o que, a esta altura, é contra Campos. Ele deve estar arrancando os últimos cabelos que lhe restam e gastando muita lábia para reduzir as perdas.

Já Lula e Dilma estão bem com a direita e o agronegócio. Têm o apoio da senadora Kátia Abreu, presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), e conquistaram José Batista Júnior, do frigorífico JBS-Friboi, e Maurilio Biagi, do PR, cotado até para ser vice do petista Alexandre Padilha em São Paulo. Sem contar o megaempresário Josué Gomes da Silva, filho do vice de Lula, José Alencar, com enorme potencial político.

O Planalto e o PT sentiram o golpe da aliança de Marina com Campos, um lance político genial. Entretanto, já nos primeiros movimentos e manifestações de Marina, a turma começou a respirar um tanto aliviada e muitos petistas até se divertiram imaginando as agruras de Campos para minorar os estragos causados pela ousada neoaliada.

Cercada por uma aura de pureza e boas intenções, uma das fundadoras do PT e ex-ministra do governo Lula, Marina é uma faca de dois gumes para o PSB: certamente traz votos e dá robustez à dissidência governista, mas precisa se conter para não se transformar num Itamar Franco de Eduardo Campos.

Vice de Fernando Collor, Itamar tinha grandes qualidades, mas reclamava de tudo, ameaçava renunciar dia sim, dia não e, no fim, foi parar na primeira fila dos que puxaram o tapete do então presidente. Ah! E assumiu a Presidência no lugar dele.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.