Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

11/10/2013

MARCELO BRICK I

O vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, trocou o seu sobrenome. Era Souza. Agora é Brick. Ele teve suas razões pessoais. Já as informei aqui. Faz tempo. Não vou entrar no mérito. Não posso. Não devo. São ajustes familiares. Foi também marketing para reafirmar a marca Brick, num espaço que ele quer criar como novo e diferencial político. Entretanto, tudo isto é revelador. Basta uma análise da sua atuação na ainda curtíssima ação política e partidária, esta sim, pública. Há uma coerência: muda-se, com argumentos e silêncios. Mais. Marcelo está indignado com as cobranças de seus gestos políticos na Câmara.

 

MARCELO BRICK II

Marcelo, jovem, boa pinta, plugado nas redes sociais, surgiu como uma alternativa contra o vício que estava aí. Aquilo que incomoda. A cobrança é daquilo que ele próprio se vendeu. Por isso, Marcelo foi o mais votado. Um produto desejado. O primeiro sinal trocado: a campanha, ele não a fez com a candidata a prefeito do partido, a Teresa da Trindade. Se a candidatura era contra o vício, Marcelo eleito, o vício tratou do troco e da desmoralização, se não houve dissimulação no discurso de candidato. O vício ofereceu-lhe a vice-presidência da Câmara e num acordo de cavalheiros, a presidência no ano que vem. ?Não haverá troca alguma?, revelou-me à época na confidência de alguns passos. Marcelo esperava ser atendido nas suas indicações. Sentiu o bafo do poder aos ditos oposicionistas. Queixou-se no plenário e nas redes sociais. Ameaçam tirar-lhe o mimo do acordo. Então Marcelo resolveu jogar o jogo na toada do vício, até porque o PSD é um alinhado do PT, aqui e nacionalmente.

 

MARCELO BRICK III

O vício começou a desmontar caprichosamente o marketing, o novo, o diferente e provar que Marcelo é igualzinho a todos. Em março, o vício o colocou para relatar o projeto de lei que livrava os comissionados da prefeitura do ponto. Caiu na armadilha ? por ingenuidade ou afoiteza. Escreveu no parecer que ele era constitucional. Entretanto, esqueceu-se de assinalar, todavia, que era imoral. Rebolou. Achou este colunista culpado por mostrar esta estapafúrdia incoerência, que aos poucos se revela coerente com as mudanças do vereador. Posa de vítima. Quis ser o elo entre o governo do estado e Gaspar. Falhou por falta de rede. Marcelo quer ser o elo de Gaspar com Brasília, mas falta-lhe alguém lá para ancorá-lo. Com a sua comunidade, falta-lhe apoio do poder de plantão. Esta semana o vício lhe pregou mais uma peça. E ele se estabeleceu bem distante do que pregou no Facebook, entrevistas de rádios e jornais, Twitter...

 

MARCELO BRICK IV

Juvenil, Marcelo acabou decretando o fim da autonomia da atual legislatura da Câmara de Vereadores. Na passada, três vereadores do PT valiam mais do que os outros sete. Nesta, o equilíbrio durou até terça-feira (já havia sinais de fragilidades anteriormente. Agora, quatro vereadores do PT de Gaspar valem mais do que nove e que se diziam oposição). Não vou falar da aula de Direto Constitucional que Marcelo como relator deu para rejeitar as emendas dos próprios vereadores ao Orçamento. Pior do que ele, só o vereador Jaime Kirchner, PMDB, que sendo autor de emendas, votou contra elas. Vou me reportar à mudança ao artigo 29 da Lei Orgânica do Município. Moralizadora, ela dava aos vereadores apenas 30 dias de férias por ano. Marcelo como relator da matéria, foi contra. Alegação? Segundo ele, o assunto é complicado; pode até dar mais despesas para a Câmara no remanejamento de funcionários. Trololó. Foram os servidores os quais forçaram esta conclusão para a alegria da maioria dos vereadores, que votou a favor de Marcelo. Ou seja, quem manda na Câmara não são os vereadores, razão da existência dela, mas uma minoria para qual Marcelo legislou.

 

MARCELO BRICK V

E o que tudo isto tem a ver com a mudança do sobrenome de Marcelo? Nada. Ou, tudo. Durante as férias deste julho dos vereadores de Gaspar, houve cobranças da sociedade. Mal tinham começado a trabalhar (três meses) e já estavam de férias. Para se livrar da culpa, Marcelo espalhou que ele estava de ?plantão?. Isto irritou alguns. E aí eles voltaram das férias, com um projeto para pôr tudo em pratos limpos e dar uma resposta positiva aos reclamos da sociedade. Pois o vereador plantonista acabou de dizer à cidade e seus eleitores com o seu relatório e voto, que não quer a moralização da Câmara. Quer férias extensas no final e início de ano, e uma parada no meio do ano porque vereadores e funcionários da Câmara devem ter este privilégio sobre os demais.

 

MARCELO BRICK VI

Com o relatório, Marcelo mandou uma banana para os eleitores e que sustentam esta máquina de representação do povo. Um jovem velho. Um novo com os vícios que ele próprio condenou nos discursos de campanha. Uma promessa que muda conforme o vento ou os interesses que esconde. São fatos. E eu não sou culpado por eles. Nem pela incoerência do vereador. E olha que ele nem completou um ano de mandato. Vai longe.  Marcelo aderiu ao PT como o seu PSD. Faz o jogo. Marcelo quer garantir a presidência do Legislativo, num exercício de poder, no acordo que fez no início do ano. Então muda o discurso, como de sobrenome. Acorda, Gaspar!

 

GUINCHO NO GANCHO I

A concessão para execução de serviços públicos de remoção por guincho, depósito e guarda de veículos, decorrentes de infrações de trânsito, no município de Gaspar, continua vencida desde novembro de 2008. O Guincho Mondini, do Galego (Antônio Luiz Mondini), continua a atuar provisoriamente e formando de uma bela poupança com o serviço provisório a que se submeteu e que a prefeitura deixou rolar solta. E vai cobrar com juros e correção esta displicência dos administradores públicos. Faz bem e está certo. Por três vezes a prefeitura teve que voltar atrás num assunto que conduziu de forma errada segundo os preceitos do Tribunal de Contas. Nas duas últimas, em primeiro de abril deste ano, o edital de concorrência 22/2013 teve que ser cancelado. Havia uma ganhadora entre quatro ? sendo três daqui -, a Eireli, de Videira. Recursos acabaram desclassificando-a.

 

GUINCHO NO GANCHO II

Uma nova licitação, a 97/2013, foi feita no dia 11 de julho. Cinco participaram: a Eireli e as gasparensesMondini, Safe, Vô Bráulio e a vencedora, AC Kar Transporte de Cargas e Descargas (08.650.837/0001-98). Recursos para cá, impugnação para lá, no dia 20 de agosto ela foi dada oficialmente como vencedora, oferecendo para o município 26% do faturamento bruto mensal do negócio. Ela tinha 60 dias para iniciar. Oficialmente o prazo está estourando na semana que vem. O terreno que ela ocupará para a guarda dos carros apreendidos fica na Rua Fernando Krauss, ao lado da Say Muller.

 

 

SOBRE O TRAPICHE

Gaspar estima gastar R$ 75.833,30 na licitação 187/2013 no dia 14, segunda-feira. Ela será feita para a contratação de serviços técnicos de consultoria para a elaboração e atualização do Código Tributário Municipal. A prefeitura quer mais dinheiro, e esta busca está gerando conflitos. Há um mês, a prefeitura publicou a prorrogação de uma fiscalização numa indústria local, algo que já se iniciara em maio. O empresário não se nega a pagar os tributos, mas não quer pagar duas vezes. Como indústria, ele recolhe IPI (para o governo Federal) e ICMS (para o governo estadual). A prefeitura quer que ele pague ISS, um tributo municipal. ?eles têm que definir o que somos e quem receberá os tributos?, explicou e se queixou o empresário.

 

O presidente da Câmara José Hilário Melato, PP, revelou aos seus pares que está inclinado a ressuscitar um projeto de lei de 2009, em que só o prefeito de Gaspar poderá sugerir nomes de ruas, praças, pontes, viadutos, prédios e alas públicas. Vereador só servirá para aprovar. Melato é mais um que contribui para retirar a autonomia dos vereadores das suas prerrogativas constitucionais. O prefeito com poderes imperiais e acima da lei. Estes vereadores! Acorda, Gaspar!

 

O presidente da Associação de Moradores do Sertão Verde, Carlos Barbacovi, o Carlão, ex-candidato a vereador pelo PT, discorda do local onde a prefeitura escolheu para a Bunge reconstruir a Escola Angélica Costa ? o loteamento das casinhas de plástico, na BR-470. Depois de cinco anos enrolando este assunto, a prefeitura concluiu que o Sertão Verde é uma área de risco.

 

Da série, perguntar não ofende. O prédio que foi sede da Ceval, Seara e Bunge possui habite-se e licença do Corpo de Bombeiros?

 

 

Edição 1531

Comentários

Roberto Sombrio
15/10/2013 00:46
O Brasil é um e a política podre do PT que é o Lula é outra.

Disse ele (que se acha inteligente): Para felicidade de alguns (ele e a Rose), para desgraça de outros (99,98% dos brasileiros incluindo a Dilma), estou de volta.

Frase de quem procura alguma coisa e não acha. Levou uma varada da sininho da floresta Marina Silva, que ainda não achou o caminho de casa. No dia 5 de outubro depois que Eduardo Campos anunciou a coligação com Marina, Lula finalmente viu o que é ser feito de palhaço.

Isso da um ótimo filme. Silva X Silva.

O filho do Lula queria dar uma alavancada no frigorífico e resolveu criar uma marca que o mundo reconhecesse de cara. Pensou... tem que ser em inglês porque vou exportar. Os americanos e europeus precisam imaginar através da marca que a carne vem de bois livres pastando nos campos do Brasil.

Já sei, falou! Vou colocar FRIBOI! ... FRIBOI? É... boi livre! Dá pra ver que é coisa de PT. E o povo aplaude.

Brincadeira! Acho que ele sabe o que é FRIBOI, assim como o Lula sabe que a mãe dele nasceu analfabeta.

Agora o Golias tem uma missão. Tirar a funda de Davi.
Roberto Sombrio
14/10/2013 20:54
Querem ver o Lula babando feito cachorro louco?

Parem na rua embaixo do apartamento dele em São Bernardo do Campo e aumentem o som do carro tocando essa música de Dorival Caymmi.

Marina morena Marina você se pintou

Marina você faça tudo

Mas faça o favor

Não pinte este rosto que eu gosto

Que eu gosto e que é só meu

Marina você já é bonita

Com o que Deus lhe deu

Me aborreci, me zanguei

Já não posso falar

E quando eu me zango, Marina

Não sei perdoar

Eu já desculpei tanta coisa

Você não arrajava outro igual

Desculpe Marina, morena

Mas eu tô de mal, de mal com você

De mal com você

O marqueteiro João Santana disse que Dilma é única e está acima dos adversários que são anões. Como no PT não tem ninguém culto, desconhece como os demais a história Bíblica de Davi e Golias.

De novo um cara branco e de olhos azuis para cruzar o caminho de Lula, Eduardo Campos, pois é....
Juju do Gasparinho
14/10/2013 20:36
Prezado Herculano.

Quando o Roberto Sombrio falou que a presidAnta é piradinha, fora da casinha alguém magoado não gostou.

As entrevistas publicadas aqui mostram o que realmente ela é.

Ah! Falando em inteligente não foi o Mantega que levou o prêmio Nobel de economia.
Herculano
14/10/2013 18:48
CIRO GOMES, O DESACREDITADO

Ciro Gomes e sua clã, saíram do PSB quando perceberam o voo solo de Eduardo Campos, preparando-se para um embate contra o PT e o governo.

Ciro saiu atirando. E ele fez um artigo que publicou na revista Carta Capital, ostensivamente esquerda, pró PT, pró Lula, pró governo. Como a revista possui restrita circulação pois nem os esquerdistas lhe dá audiência, o 247, o canal de comunicação do PT, mantido publicidade de bancos estatais, resolveu replicar o artigo. Nos comentários, só pau no Ciro. Impressionante.
Herculano
14/10/2013 18:38
POIS É. LÁ É DIFERENTE. QUEM SE INTERESSOU E INSTTRUIU FOI O MINISTÉRIO PÚBLICO. ALÉM DISSO, LÁ O PT TINHA INTERESSE NA CASSAÇÃO. ENTÃO...

A notícia que fará manchete nos portais, tevês e jornais de Santa Catarina. TRE encerra julgamento e mantém cassação de diplomas de vereadores e suplentes de Blumenau. Voto favorável aos réus de juíza que pediu vista não foi suficiente para mudar condenação, informa o Jornal de Santa Catarina, de Blumenau.

O Tribunal Regional Eleitoral manteve a condenação dada pela Justiça Eleitoral aos vereadores Célio Dias (PR), Fábio Fiedler (PSD) e Robinsom Soares (PSD) e dos suplentes Almir Vieira (PSD) e Braz Roncáglio (PR). A cassação dos diplomas foi mantida com votos de seis juízes pela manutenção da pena aplicada em primeiro grau.
Herculano
14/10/2013 17:09
O EX- PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, PT, JÁ ESTÁ EM CAMPANHA POR ELE E POR DILMA.

Como dublê de candidato a presidente em 2014, Lula fala ao jornal Página 12, da Argentina, cobrindo a frente externa para a presidente Dilma Rousseff, mas sem descuidar dos adversários eleitorais; "A maioria da população vê Dilma como a única capaz de garantir o aprofundamento das reformas sem permitir retrocesso", disse ele; às vésperas de uma conferência em Buenos Aires, Lula bateu duro nos Estados Unidos; "O Alca não era um processo de integração econômica, mas de anexação da América Latina aos Estados Unidos", disse; perguntado pelo jornalista Martín Granovsky se sua candidatura no lugar de Dilma é uma hipótese "absolutamente descartada" para 2014, Lula apenas respondeu com elogios a Dilma. Observação final. Os principais jornais da Argentina são o La Nacion e o Clarin. Então...
Herculano
14/10/2013 16:46
AO EMÍDIO NAZARENO.

1. Para a tristeza de alguns? Como assim? Quem pode estar triste com a concretização da ponte do Vale?

2. Mais uma cerimônia? Mais uma assinatura? Mais uma falso espetáculo? Isto já não foi anunciado há três meses, assinado e até o prefeito já esteve até em Brasília. Falta é vergonha na cara com a enrolação. Ponte já.

3. E ao acessos do povo da Margem Esquerda, como ficou este assunto. Vão fazer uma ponte para os da Margem Direita, Blumenau, Timbó, Indaial, Pomerode, Brusque, Rio do sul entrar e sair da BR 470? Não vão integrar Gaspar? Acorda, Gaspar!
Herculano
14/10/2013 16:33
GUIDO MANTEGA - QUE JÁ AFIRMOU EM DOCUMENTO QUE O PLANO REAL ERA UMA FALÁCIA - E O PT LIDAM CONTRA A REALIDADE ECONÔMICA. ELES DESTROEM O BRASIL, ENQUANTO GENTE ESCLARECIDA E CRÍTICOS TÉCNICOS, SEM COR PARTIDÁRIA, GANHAM NOBEL.

Olha só esta. Um dos vencedores do prêmio Nobel de Economia, Robert Shiller, afirmou no mês passado que o Brasil pode estar vivendo um bolha imobiliária semelhante a vivida pelos Estados Unidos, e que deu origem a crise econômica de 2008.

Ele ganhou o prêmio Nobel de Economia junto com outros dois professores da universidade de Chicago.

Durante apresentação em evento no país, o economista levantou suspeitas sobre uma alta sem explicação nos preços dos imóveis.

"Suspeito que haja uma bolha imobiliária no Brasil. Os imóveis mais que dobraram de preço no Rio de Janeiro e em São Paulo nos últimos cinco anos [segundo números da pesquisa FipeZAP]. O que aconteceu em cinco anos de tão dramático para os preços subirem assim? A inflação não foi muito menor? Os preços caíram 25% em Los Angeles e Nova York no mesmo período. E por que os preços no Brasil foram para cima ininterruptamente?", disse.

"Não posso cravar que exista uma bolha no Brasil"

Apesar dos indícios apontados, Shiller afirmou que não poderia ter certeza sobre uma bolha imobiliária em andamento no país.
Emidio Nazareno
14/10/2013 16:33
É verdade esta notícia Herculano? Para uns alegria geral, para outros tristeza pura.
Olha o que esta no site da prefeitura:

"Prefeitura de Gaspar assina contrato para complementação da Ponte do Vale
A Prefeitura de Gaspar assina na próxima segunda-feira (21), às 10h, no Ginásio Prefeito João dos Santos, o contrato para complementação da obra do Contorno Viário de Gaspar - Ponte do Vale, iniciado conforme Convênio SINCOV nº 747342/2010, no valor de R$19.277.240,82. Deste montante, R$17.735.061,55 é repasse do governo federal e R$1.542.179,27 é contrapartida da Prefeitura. O Ginásio localiza-se na rua Itajaí, 2300, bairro Poço Grande.

O recurso de R$19.541.800,00, proveniente do primeiro repasse do governo federal, já foi utilizado na obra. A Prefeitura também já deu a contrapartida de R$3.563.111,10.

O repasse de R$19 milhões referente ao segundo convênio será necessário para custear o restante da obra. Conforme a última medição, de agosto de 2013, a Ponte do Vale está 62,95% concluída."



A Ponte do Vale terá a extensão de 360 metros e atravessará o rio Itajaí-Açu, fazendo a ligação entre a SC-470, nas proximidades do Centro de Eventos Prefeito João dos Santos, e a BR-470, na entrada do bairro Arraial D'Ouro. A ponte terá quatro pistas de rolamento de 3,6 metros e passeios com ciclovias.

Mais informações:
Secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt: 3331-6356 ou 8818-4952

Galeria de Fotos
PROFETA
14/10/2013 11:59
lendo os fatos e comentários acerca da atuação do vereador Brick e seus pares no assunto das férias, acredito acertado em parte o pensamento do jovem vereador, o erro reside na minha opinião no tempo de férias que deveria ser de 11 (onze) meses ao ano, pois assim a população sentiria a grande falta que dos trabalhos inestimáveis desenvolvido pelos vereadores de Gaspar assim como do resto do país, e ficaria claro para todos que não estão fazendo nada de útil para o povo.
sidnei luis reinert
14/10/2013 10:50
Declaração do craque Romário, deputado federal e provável candidato a Prefeito do Rio de Janeiro nas próximas eleições, na véspera do Dia do Professor:

"O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O PROFESSOR é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus PROFESSORES. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais".
sidnei luis reinert
14/10/2013 10:47
DILMA NÃO FAZ DISCURSO! FAZ "STAND-UP COMEDY"


"Dia da criança é dia da mãe, do pai, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta... Tem um cachorro atrás." - Dilma Estúpida Roussef Dilma Roussef, como oxiúro falante, consegue a cada discurso, provar que quem ganha eleição é marqueteiro. Se a deixassem falar em debates, sem os textos prontos, acredito que nem a mãe dela votaria nela.

Dilma não inventou "A ARTE DE NÃO DIZER NADA". Isso é uma prática antiga no meio político, usada principalmente por aqueles que não sabem o que dizer, por não terem o que dizer. E nisso ela fez mestrado. Mas como eu disse anteriormente, "as pessoas não aplaudem pelo teor de um discurso, e sim pra não revelarem que são tão ignorantes quanto cegas."
Herculano
14/10/2013 08:36
O ALFABETIZADO QUE LE JORNAL, É CAPAZ DE REFLETIR E TEM CORAGEM DE ESCREVER O QUE PENSA PUBLICA ISTO. OS QUE ESTÃO NO PODER E FAZEM CRESCER O ANALFABETISMO NÃO GOSTAM DISTO

Gastos públicos. Hospitais sem macas e sem equipamentos necessários; estradas esburacadas, sem sinalização e não duplicadas, por todo o país. A reportagem "Governo gasta R$ 2,7 mi em sala de reuniões" ("Poder", ontem) me deixa a certeza de que somente com muitas passeatas (ordeiras) começaremos a mudar as coisas. Esse gasto milionário em uma sala de reuniões do Ministério dos Transportes é um absurdo. O ex-ministro, que deu início ao projeto, e o atual, que o assinou, deveriam ser responsabilizados por improbidade administrativa. A carta e opinião é do leitor do jornal Folha de S.Paulo, PAULO ROBERTO LEME (São Paulo, SP)
Herculano
14/10/2013 08:32
PT E PMDB TOMAM R$ 100 MILHÕES DO FUNDO PARTIDÁRIO, por Cláudio Humberto

O PT foi o recordista no recebimento de recursos (públicos) do fundo partidário, embolsando R$ 53 milhões durante o ano de 2012. O PMDB, segundo maior bancada na Câmara dos Deputados, saboreou a tunga de R$ 44,4 milhões dos cofres públicos. Como é democrático o acesso ao fundo partidário, a oposição também garante seu botim: o PSDB levou R$ 37 milhões no ano passado e o DEM, R$ 22,3 milhões.

Sangria imparável
Somente no mês de setembro foram distribuídos R$ 24,5 milhões do inesgotável fundo partidário entre 29 dos 32 partidos.

Fundo do governo
O PT da presidenta Dilma ficou com a maior fatia do fundo no mês de setembro: R$ 3,9 milhões, seguido pelo PMDB, com R$ 3 milhões.

Fundo da oposição
A oposição também recebe dinheiro público sem fazer campanha: em setembro o PSDB embolsou R$ 2,6 milhões e o DEM, R$ 1,2 milhão.

Novatos caros
Mal foi criado, o Pros já garantiu R$ 2,9 milhões do fundo partidário, em 2013. Já o Solidariedade (SDD), cerca de R$ 5,6 milhões.
Herculano
14/10/2013 08:26
DILMA PRODUZ MAIS UM FACTOIDE, por Ricardo Noblat, de O Globo

Quer um exemplo de factoide - ou de um fato falso, se preferir?

Em seu twitter, ontem à tarde, a presidente Dilma Rousseff disse que determinou ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) a implantação de um "sistema seguro de e-mails em todo governo federal".

"Esta é primeira medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais", segundo ela. Denúncias de que o governo brasileiro foi espionado por agências dos Estados Unidos e do Canadá arranharam as relações entre os três países.

Por causa delas, Dilma cancelou uma visita de Estado que faria aos Estados Unidos. As escutas ilegais foram o principal tema do discurso que pronunciou na abertura de mais uma Assembleia Geral da ONU.

Por que o anúncio desta tarde foi um factoide?

Em primeiro lugar porque a implantação de um "sistema seguro de e-mails em todo o governo federal" é tudo o que não existe. Não existe sistema inviolável de e-mails. Até o governo americano está sujeito a bisbilhoteiros.

Em segundo lugar, tal providência, se fosse possível, já deveria ter sido tomada há muito tempo.

É admirável o empenho de Dilma, certamente aconselhada por seus marqueteiros, em tentar bancar a durona capaz até de enfrentar o império do norte em defesa da soberania nacional. O empenho é só para eleitor ver.

As mais poderosas potências jamais deixarão de se espionar mutuamente - e de espionar aqui e ali algum parceiro. Sempre foi e sempre será assim. Cada um que se vire. Essa é a política real. Dilma engana os trouxas com a política do faz de conta.
Herculano
14/10/2013 08:22
DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, PT, A UM GRUPO DE JORNALISTAS ENGANJADOS NA CAUSA SINDICAL DA CLASSE LABORAL E DE ESQUERDA, QUE FORMA A REDE BRASIL ATUAL.

Para felicidade de alguns, para desgraça de outros, estou no jogo.

Se tem uma coisa que eu tenho vontade é de falar. Tenho cócegas na garganta. E vocês ajudaram a quebrar um tabu, porque fazia tempo que eu não falava durante tanto tempo. E nunca imaginei que justamente pra vocês eu fosse dar a entrevista mais difícil. Estou voltando com muita disposição - para felicidade de alguns, e desgraça de outros. Estou no jogo.
Herculano
14/10/2013 08:14
AS PESQUISAS QUE ERRAM ATÉ NA VÉSPERA DO DIA DA VOTAÇÃO SÓ PARAM DE ELEGER O CANDIDATO DO PT (PRIMEIRO TURNO) QUANDO COMEÇA A APURAÇÃO. SÃO TÃO RELEVANTES QUANTO UMA PREVISÃO DE GUIDO MANTEGA, por Augusto Nunes, de Veja.

Se não estivesse ainda ressabiado com as manifestações de rua que escancararam a indignação do Brasil que começou a despertar, os donos do poder teriam incluído no balaio de espertezas disfarçado de "reforma política" o aperfeiçoamento do sistema de escolha do presidente da República: as urnas eletrônicas seriam substituídas pelos institutos de pesquisa e o voto pela intenção de voto. Tal mudança garantiria a vitória do candidato do PT, sempre no primeiro turno, em todas as disputas presidenciais.

Caso fosse adotada desde o começo deste século, a nova fórmula teria poupado Lula das canseiras do segundo turno em 2002, em 2006 e em 2010, quando conseguiu um terceiro mandato com o nome de Dilma Rousseff. E a afilhada do chefe supremo seria dispensada neste sábado de concorrer ao troféu Miss Simpatia do Planalto com a "fase dos grandes beijos". Está liberada para retomar a rotina dos pitos e chiliques, avisam os resultados da pesquisa Datafolhaque, neste outubro de 2013, autorizou a seita lulopetista a comemorar o triunfo de Dilma em outubro de 2014. No primeiro turno, como sempre.

Só crédulos profissionais podem enxergar revelações que antecipam o futuro no cortejo de porcentagens promovido com um ano de antecedência por gente que erra feio até em véspera da eleição. Em 3 de outubro de 2006, por exemplo, quando a votação de verdade começou, Geraldo Alckmin já fora goleado por Lula por 49% a 30% no Ibope e por 49% a 35% no Datafolha. Encerrada a apuração oficial, pitonisas sem rumo saíram à caça de álibis para explicar os 41% alcançados pelo candidato do PSDB - muitos pontos percentuais e alguns milhões de votos acima do que haviam previsto.

Não encontraram álibi nenhum. Nem pediram desculpas. Tampouco providenciaram justificativas palatáveis quatro anos depois, quando o Vox Populi e o Sensus se juntaram ao Datafolha e ao Ibope para a consumação do duplo assassinato estatístico. O tucano José Serra chegou ao dia da eleição resfolegando na ladeira que ia dos 25,6% no Sensus aos 28% no Datafolha. Marina Silva, do Partido Verde, patinava entre os 12% do Vox Populi e os 14% do Datafolha. Flutuando nas cercanias dos 50%, Dilma acordou em 3 de outubro de 2010 sonhando com o terninho da posse. Soube à noite que os 46,9% do total de votos válidos eram insuficientes para superar a soma dos 32,6% de Serra (sete pontos acima da última profecia do Vox Populi) e dos 19,3% de Marina.

Contra Aécio e Campos, Dilma venceria no primeiro turno, reincidiu neste sábado a manchete da edição da Folha que publicou a mais recente pesquisa sobre a sucessão de 2014. O espaço principal poderia ter registrado o declínio da colecionadora de recordes de popularidade que, ainda há pouco, surfava em altitudes superiores a 70%. Também poderia ter destacado o crescimento dos concorrentes. Preferiu anunciar a reeleição no primeiro turno.

Feitas em sequência, pesquisas honestas ajudam a esboçar retratos de determinados momentos e desenham curvas que permitem identificar tendências. Só isso. O último levantamento do Datafolha, além de sujeito aos desvios e distorções de praxe, é o primeiro produzido depois da recentíssima aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva. A campanha ainda está nos trabalhos de parto. Oficialmente, não existem sequer candidatos. A presidente está pendurada em palanques desde 2007, mas os candidatos da oposição nem completaram a fase de aquecimento.

Lula e Dilma nunca enfrentaram adversários que falassem e agissem como oposicionistas de verdade. Jamais duelaram com gente decidida a exonerar-se da cautela que é o outro nome do medo, pronta para combater com bravura e trocar os cuidados defensivos pelo ataque audacioso. Desta vez terá de ser diferente. Milhões de brasileiros estão fartos de escolher por exclusão e votar no menos pior. Querem eleger alguém que exponha sem rodeios nem firulas os estragos causados por 11 anos de hegemonia lulopetista.

Na campanha de 2010, o padrinho e a afilhada mentiram impunemente. Festejaram sem revides o Brasil Maravilha que as manifestações de junho sepultaram em cova rasa. Gabaram-se de feitos alheios, celebraram colossos administrativos que nunca desceram dos palanques, promoveram-se a domadores da inflação que vai ganhando musculatura, viajaram no trem-bala, banharam-se nos barris do pré-sal, rebaixaram a invencionice da elite golpista o mensalão que vai dar cadeia. Fizeram o diabo, como Dilma confessou.

Passados três anos, está claro que o país que votou na ministra que tudo sabia e de tudo entendia elegeu uma mulher que não consegue dizer coisa com coisa (e, se conseguisse, nada diria de aproveitável). Quem votou na durona que não tolerava corruptos contratou a única faxineira do mundo que adora lixo. Quem acreditou na superexecutiva de impressionar executivo alemã acabou entregando o país a uma assombrosa mediocridade. Sabem disso as multidões que saíram as ruas no fim do primeiro semestre.

Por enquanto, nenhum dos oposicionistas apontou publicamente a nudez do reizinho gabola e da rainha tatibitate. Só quem for suficientemente corajoso para desmascarar os embusteiros conseguirá derrotar todos os concorrentes (e todos os institutos de pesquisa). Só alguém assim merecerá a Presidência da República.
Herculano
14/10/2013 08:03
ESTE É O BRASIL DA DEMANDA, DOS ESPERTOS E DA EXPLORAÇÃO. ESTES TÍTULOS SÃO DE REPORTAGENS PUBLICADAS HOJE NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO E QUE É A SUA MANCHETE DE CAPA. VERGONHA

Voo SP-Rio na Copa já custa quase o mesmo que ir a NY. Tarifas estão até dez vezes mais caras; viagem na abertura chega a R$ 2.393. TAM baixou tarifa após ser procurada pela Folha; trechos menos concorridos também sofrem inflação.

Aumento em hotéis do país chega a 583%. Em agosto, a Embratur pediu à Fifa e a entidades do setor hoteleiro que renegociassem a redução dos preços de diárias para o período da Copa, após pesquisa mostrar reajustes de até 583% nas tarifas para o ano que vem. Levantamento do órgão comparou as diárias para a Copa com as cobradas entre julho e agosto deste ano. Nas 12 cidades-sede os hotéis apresentavam reajustes acima de 100%.
Herculano
14/10/2013 07:39
GASPAR PASSADA PARA TRÁS OUTRA VEZ PELO GOVERNO DO ESTADO. FALTA UNIÃO, REPRESENTANTIVIDADE E FORÇA POLÍTICA

O diretor de Planejamento e Projetos do Deinfra, William Wojcikiewicz, confirmou dois fatos. O primeiro deles é que até o fim deste mês o projeto executivo do prolongamento da Via Expressa de Blumenau estará pronto. O segundo é de que o projeto do Anel de Contorno de Gaspar ficará para o ano que vem. Ambos são feitos pela Iguatemi Engenharia. Acorda, Gaspar!
Aurélio Marcos de Souza
14/10/2013 07:00
Em Gaspar mesmo com multa diária de 10 mil reais, nossos governantes ignoram a decisão judicial, e ainda há muitas crianças fora das Creches em Gaspar.

"Justiça determina que prefeitura de Herval d' Oeste pague por vagas em creches particulares

Medida é para adequar a demanda em lista de espera no município

O município de Herval d' Oeste terá que pagar em creches privadas para crianças do município que estão em lista de espera. A decisão judicial saiu na semana passada depois da tramitação de uma Ação Civil Pública pelo Ministério Público para garantir o direito constitucional dos alunos de ensino infantil de qualidade e gratuito. Conforme o promotor de Justiça da comarca de Herval d' Oeste, Fabrício Pinto Weiblen, a determinação existe desde 2008, mas desde então vem sendo descumprida pelo município. Segundo ele, foi solicitado um levantamento do número de crianças que estão em lista de esperar para frequentar creches públicas em Herval. A relação aponta que há um déficit de 200 vagas. Com o descumprimento, o MP está cobrado a multa a que cabe ao município pagar pelo tempo que não deixou de solucionar o impasse. O promotor ressalta que, mesmo havido um acordo para construção de uma creche como a que está sendo construída no bairro São Jorge com capacidade para 120 crianças, as sucessivas prorrogações de prazo dificultam a solução do problema. ?Era para estar pronta em junho e agora a expectativa é para dezembro?, comenta. Mesmo com a nova unidade a demanda não será suprida. Diante disso, na semana passada, a Justiça decidiu que vagas em creches particulares da região deverão ser pagas pela prefeitura, tanto de matrículas quanto mensalidades, dos alunos em lista de espera. A partir da intimação o município terá prazo de 10 dias para cumprimento da decisão. O promotor reitera que, após a inclusão de mais 120 alunos na nova creche, posteriormente, a demanda existente também precisará ser acomodada. O município poderá recorrer.
http://www.radiocatarinense.com.br/novidades.php?id=4304&cat=4"
sidnei luis reinert
13/10/2013 21:13
Congresso Podre

Mais um ato podre, verdadeiro espetáculo de baixaria, promovido pela fossa indevidamente chamada de Câmara dos Deputados. Aconteceu na república de Macunaíma no último dia 09/10 para homenagear os 25 anos da atual constituição brasileira. Até aí nada a criticar, poderia ser uma homenagem justa e cabível.

Porém durante a cerimônia o presidente da referida fossa disse que a constituição tem que ser constantemente atualizada para atender as mudanças sociais. Faltou coragem para ele assumir que as mudanças são necessárias para atender as podridões do governo atual.

Gostaria de dizer a esse pau mandada do Executivo que a atual constituição dos Estados Unidos tem 200 anos sem nenhuma alteração, e que o país não tornou-se uma zona a exemplo do nosso.

Nessa sessão foram concedidas medalhas de ouro, de prata e de bronze, cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil e entregues a bandidos da pior espécie, inclusive a um condenado em última instância a prisão fechada.

Analisando a vida pregressa de todos os homenageados, tenho a convicção de que a grande maioria deles só mereceriam simples amuletos artesanalmente confeccionados com restos de material orgânico colhidos com luvas por funcionários das estações de tratamento de esgoto.
Herculano
13/10/2013 20:45
SECTARISMO CONDENÁVEL

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) causou alvoroço no Facebook neste domingo (13) ao postar uma foto sua na parada gay do Rio de Janeiro. Na imagem, ele aparece segurando uma placa que dá a entender que ele só apoia a greve dos professores porque há gays e lésbicas entre os profissionais: "Há Gays e Lésbicas entre os professores. Apoiamos a greve", diz o cartaz de Jean. "E se não tivesse, apoiaria?", questionou um dos usuários. "Só por isso?", questionou outro.

Em resposta, a assessoria de Wyllys disse que "basta acompanhar a atuação do deputado para se certificar que seu apoio à luta e reivindicações legítimas dos profissionais de educação do RJ é incondicional". Mas os seguidores do parlamentar não perdoaram e emendaram: 'o cartaz pode sim levar a uma confusão, de que 'por haver gays e lésbicas entre os professores', apoiamos a greve".
Herculano
13/10/2013 19:16
PT INCOMODADO COM A UNANIMIDADE

No final de semana em que saiu a primeira pesquisa - o Data Folha - com o suposto efeito Marina Silva e Eduardo Campos, ambos conseguiram ser capa em todas as revistas semanais - Veja, Época, Isto É e Carta Capital - e na principal revista de negócios do Brasil, a Exame.
Herculano
13/10/2013 19:09
POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA OS TENTÁCULOS DOMENSALÃO NO EXTERIOR, informa a revista Veja desta semana.

Justiça quebra o sigilo de contas e a polícia pede ajuda internacional para rastrear doação clandestina ao PT na campanha de 2002. O ex-presidente Lula será intimado a depor, segundo os repórteres Rodrigo Rangel e Hugo Marques

Em setembro do ano passado, o empresário Marcos Valério, o operador do mensalão, apresentou-se voluntariamente à Procuradoria-Geral da República em Brasília e prestou um longo depoimento em que formalizava algumas revelações acachapantes sobre o maior escândalo de corrupção da história do país. O julgamento do processo contra os mensaleiros, entre eles o próprio Valério, estava em pleno curso no Supremo Tribunal Federal (STF). O empresário queria proteção e um acordo de delação premiada. Entre as novidades, Valério contou que o ex-presidente Lula não só tinha conhecimento do mensalão como avalizou as operações financeiras clandestinas. Disse ainda que o dinheiro usado para subornar parlamentares também pagou despesas pessoais de Lula, inclusive quando ele já ocupava a cadeira de presidente da República. O depoimento deu origem a várias investigações. Uma delas, envolvendo uma suposta doação ilegal de dinheiro ao PT, agora vai ganhar reforço internacional.

A Polícia Federal pediu ajuda para rastrear a movimentação de contas bancárias no exterior que, segundo o publicitário Marcos Valério, foram utilizadas pelo PT para receber doações ilegais que bancaram despesas da campanha presidencial de 2002. Em seu depoimento, o operador do mensalão forneceu aos procuradores os números de três contas usadas para receber 7 milhões de dólares da Portugal Telecom, gigante do setor de telefonia que tinha negócios no Brasil e interesse em se aproximar do governo recém-empossado. Valério disse que a doação foi acertada por Lula, José Dirceu e o ex-ministro Antonio Palocci, e que ele cuidou pessoalmente da operação em Lisboa. Para despistar eventuais curiosos, os depósitos teriam sido feitos por fornecedores da Portugal Telecom em Macau, um pedaço minúsculo de terra no sul da China colonizado pelos portugueses onde a influência de Lisboa se faz presente até hoje.
Herculano
13/10/2013 19:03
CELSO ARNALDO INTERNA O EX-NEURÔNIO

Presidenta: o Hospital Universitário, que aqui está o prefeito, o prefeito que acabou de intervir na nossa entrevista, o prefeito Jairo Jorge, aqui, de Canoas.

Jornalista: é mania dele, como eu, de jornalista, presidente?

Presidenta: ele é ex-jornalista.

Jornalista: ele é jornalista.

Presidenta: seu colega.

Jornalista: jornalista nunca é ex, não é? Também tem isso.

Presidenta: não, tem isso. Tem várias coisas que nunca é ex.

Jornalista: eu tinha uma pergunta da economia, mas deixa eu lhe perguntar o seguinte?

Presidenta: ex-mulher?

Jornalista: ex-mulher é para sempre, ex-mulher é para sempre também, é verdade, ex-marido é para sempre.

Presidenta: não tem sabe o quê? Ex-mãe.

Jornalista: ex-avó.

Presidenta: ex-avó não tem.

Dilma Rousseff, num inacreditável diálogo, transcrito pelo Portal do Planalto, durante entrevista nesta sexta-feira a rádios gaúchas, ao demonstrar que seu único neurônio já perdeu o prazo de validade.
Zé Vermelho
13/10/2013 16:42
Herculano

Lista do PT

Estou na chapa do Chico, mas a verdade tem que ser dita, não é que os que não estão na lista, sejam velhacos ou mau pagadores, é que foram impedidos judicialmente de contribuir, pois ocupam ou ocupavam cargos comissionados. Lembras disso? pois o sr. divulgou aqui algum há tempo que o PT deveria devolver dinheiro recebido indevidamente.
Com isso nossa chance de alcançar o poder é grande e dai vamos ter um verdadeiro PT em ação em Gaspar. Muita coisa tem que mudar.


Juarez
13/10/2013 12:26
Que maravilha. Então em Gaspar quem sustenta o PT são os bagrinhos e os tubarões numa boa, usando a máquina para mandar em todos?
Herculano
13/10/2013 08:44
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E essa dupla? Eduardo Marina. Marinardo e Eduina! A Marina parece o Vasco: tanto barulho pra ser vice no final!

A Marina se filiou ao PSB, que filiou dois socialistas convictos: Heráclito Fortes, do DEM, e Bornhausen, do DEM. Deu Em Merda!

O Partido Socialista Brasileiro filia qualquer um, contanto que não seja socialista!

Então estamos assim: o PT se junta ao Maluf e ao Sarney. Marina se filia ao PSB, que filiou Heráclito Fortes e Bornhausen.

E o PSDB é o Benjamin Button que deu errado: nasceu velho e continuou velho! É O NOVO!

E eu não entendo nada que a Marina fala. Fala grego, com legenda em curdo e dublado em sânscrito. Parece filme da Mostra! Rarará!

Marinardo e Eduina. Lua de mel do barulho. No segundo dia da lua de mel, a Marina teve uma crise alérgica. Por isso que o Campos tem aquele olho esbugalhado. "Tô com alergia". "JÁ?". E esbugalha o olho! Rarará!
Herculano
13/10/2013 08:40
AVISO AMIGO, por Elio Gasperi, nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo

O editorial do "New York Times" louvando os avanços sociais brasileiros e pedindo mais pulso nas obras de infraestrutura e na educação é um sinal de alerta para o comissariado. Ao contrário da "Economist" e do "Wall Street Journal", o "Times" reflete um pensamento liberal.

Dois editoriais do jornal relacionados com um momento importante da vida brasileira tiveram macumbas.

No dia 28 de março de 1964, um grupo de mandarins reuniu-se na Casa Branca para discutir o futuro do governo de João Goulart. (O embaixador Lincoln Gordon pedia um desembarque clandestino de armas no litoral paulista.) Um dos participantes sugeriu que se cabalassem dois editoriais "apropriados", um no "Times" e outro no "Washington Post".

No dia 31 de março, o "Times" circulou com um editorial dizendo que a situação estava "próxima do caos". Estava. No dia 3 de abril, depois da deposição de Goulart, outro editorial chamou-o de "incompetente" e "irresponsável". Era. Seu autor provavelmente foi o editorialista Herbert Mathews, eterno quindim da esquerda pela ajuda que deu a Fidel Castro em 1957, quando ele estava na Sierra Maestra e era dado por morto pelo governo cubano.
Herculano
13/10/2013 08:19
FORTUNA QUE SE DESVIA. DEVERIA SERVIR PARA COMBATER A CRIMINALIDADE, APARELHAR A INTELIGÊNCIA E A SEGURANÇA TÁTICA, CONSTRUIR MAIS PRESÍDIOS BEM COMO COMBATER O TRÁFICO DE DROGAS E ARMAS.

Está no jornal O Globo deste domingo: Tolerância zero com violência em protestos na Copa, em uma reportagem assinada por André de Souza. O que impressionam, todavia, são os números.

As manifestações que tomaram conta das ruas do país em junho deste ano são legítimas e democráticas, mas atos de violência que atrapalhem a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 não serão tolerados. O recado é do delegado da Polícia Federal (PF) Andrei Augusto Passos Rodrigues que desde agosto é o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ligada ao Ministério da Justiça.

A secretaria está encarregada da coordenação das medidas de segurança dos grandes eventos e tem um orçamento bilionário para isso. A estimativa é que só o governo federal gaste R$ 1,17 bilhão com a segurança dos torneios da Fifa, e R$ 1,16 bilhão com os Jogos Olímpicos de 2016.
Herculano
13/10/2013 08:15
NA DEFESA. MINISTRO DO SUPREMO DIZ NÃO CONHECER ADVOGADOS LIGADOS A FACÇÃO CRIMINOSA

A informação é de Jaílton de Carvalho, para o jornal O Globo. O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou que tenha cogitado a contratação do advogado Tiago Marrara Matos, irmão de Maria Carolina Marrara de Matos, advogada de integrantes da maior facção criminosa de São Paulo. O ministro nega também que tenha sido alertado sobre os laços de parentesco de Matos com uma das advogadas da facção criminosa. Tiago Matos pediu emprego no gabinete de Lewandowski em 2010, mas não obteve sucesso na iniciativa.

- O ministro jamais foi alertado formal ou informalmente pela presidência do tribunal ou pelo Ministério Público paulista sobre eventuais ligações de pessoas que queriam emprego no gabinete com a advogada desta facção criminosa - afirma um dos principais assessores de Lewandowski.
Herculano
13/10/2013 08:11
REMOVER O VELHO ARRANJO POLÍTICO

É isto que prega o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, no artigo que escreveu para a edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo.

Toda força política momentaneamente hegemônica sofre a tentação de enxergar-se como o ponto final do bonde da história. Mas é ilusão. Hoje, por exemplo, assistimos ao enorme desejo de que se abra um novo ciclo na política brasileira.

É disso que tratarão as eleições do próximo ano. Como superar a velha política para que o poder possa ser mobilizado na construção do novo, na pavimentação dos caminhos necessários e possíveis para alcançar outro patamar - eis a questão.

Precisamos remover o velho arranjo político, ou nenhuma agenda inovadora será viável
Herculano
13/10/2013 08:05
FARRA DE CARGOS AUMENTA A CADA LEGISLATURA, por Claudio Humberto

Deputados se apressam no início de cada legislatura para apresentar e aprovar Atos da Mesa Diretora e Resoluções do Plenário que alteram a estrutura administrativa da Câmara dos Deputados, adicionando cada vez mais cargos aos quadros. No início da legislatura atual, em 2011, a "reestruturação" adicionou às oito maiores bancadas (à época PT, PP, PMDB, PSDB, DEM, PR, PSB e PDT) mais 84 cargos comissionados.

Em miúdos
A mudança na estrutura para acomodar aspones custa R$ 8,68 milhões a mais para cada um dos quatro anos de mandato dos deputados.

Para todos
O PSD ficou de fora da farra pois não existia no início de 2011, mas a Resolução nº 9/2011 criou 56 cargos ao custo de R$ 5,6 milhões.

Os novatos
PROS e Solidariedade serão como o PSD: não existiam no começo da legislatura, mas serão agraciados com dezenas de cargos comissionais

Sempre no começo
As Resoluções de nº 4 de 2011 e nº 1 de 2007 alteraram as estrutura e presentearam partidos com cargos comissionados.
Herculano
13/10/2013 08:02
TEM JOGO, por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S. Paulo

A boa notícia para Dilma é óbvia e, portanto, era esperada: com uma candidatura a menos, justamente a da segunda colocada, a presidente seria reeleita em primeiro turno, caso a eleição fosse hoje.

Mas falta ainda um ano e a má notícia para Dilma e o PT é a resposta que o Datafolha captou para a pergunta que não quer calar desde a ida de Marina Silva para o PSB: ela leva ou não seus votos para Eduardo Campos?

Num primeiro olhar, o espólio de Marina é diluído quase que igualmente por Dilma, Campos e Aécio. Num olhar mais atento, entretanto, vê-se que ela transfere votos, sim, para o novo parceiro Campos.

Em eventual segundo turno, Dilma e Michel Temer teriam 46% contra 37% da chapa Campos-Marina. Não é uma situação confortável a um ano da eleição, até porque a dupla do governo é amplamente conhecida, enquanto 43% dos eleitores simplesmente não sabem quem é Campos. Logo, ele tem bom potencial de crescimento, agora empurrado por Marina.

Os novos aliados, porém, terão um aquecimento atribulado até o início oficial do jogo. No confronto nome a nome, Marina ainda é a principal opção oposicionista, enquanto Campos continua na lanterninha.

Campos precisa ter nervos de aço para suportar a pressão e a expressiva vantagem competitiva de Marina. E Marina precisa controlar, ou adiar, sua determinação em ser presidente da República.

Quanto a Aécio, discreto estava, discreto continua nas pesquisas. Com o agravante de que Dilma tem Lula, a caneta, a exposição e os palanques - até com taxistas de Brasília. E Campos tem Marina e atrai os holofotes como novidade e grande incógnita que é. E Aécio, a que veio? Só para conversar?

O mérito da pesquisa divulgada ontem, portanto, é confirmar que tem jogo. A eleição não está decidida. É difícil competir com o arsenal da gigante Dilma, mas os "anões" da oposição têm lá suas armas
Herculano
13/10/2013 07:59
TEMPO QUENTE, por Lauro Jardim, de Veja. Anota revela a tática do PT de comprar, com muito dinheiro, e minar o debate na internet, por meio da esgotofera.

Uma áspera discussão há duas semanas teve como protagonistas Franklin Martins e o tesoureiro do partido, João Vaccari - tudo sob as vistas de parte da cúpula petista.

Franklin apresentou o orçamento do seu projeto para financiar as legiões do PT nas redes sociais em 2014: 12 milhões de reais Vaccari achou caro demais. Mais: o tesoureiro exigiu que Franklin recebesse sua remuneração através de uma agência que trabalha para o PT, a Pepper. Franklin se recusou.
Herculano
13/10/2013 07:51
A LISTA DO PT DE GASPAR APTOS A VOTAR NAS ESCOLHAS INTERNAS

1. Olhando-a num primeiro momento, tem-se a impressão que o grupo dissidente contra Pedro Celso Zuchi e os figurões do partido que o sustentam no poder, é minoria evidente.

2. Impressiona não apenas a ausência de Pedro Celso Zuchi, da sua esposa e primeira prefeita, Liliane; do irmão Tonho Dalsochio, do líder do governo Amarildo, mas de uma fatia ponderável do secretariado

3. O que afasta esse pessoal do ok para a votação interna? A regularidade com o partido. Entre elas o recadastramento (que parece não ser o caso) e a principal, a contribuição financeira obrigatória por quem ocupa cargos de relevância e comissionados.

Será que eles esqueceram de um dos dois? Isto mostra como o fato é recorrente, pois estes "esquecimentos", são comuns no dia-a-dia da administração e motivo frequente aqui neste espaço. E para encerrar: o que diz a "cartilha" em que explica as obrigações do bom petista perante o Estatuto do PT, neste caso específico, sobre as contribuições?

Tenho que pagar para me filiar ao PT?
Sim. Atualmente, a contribuição anual é de apenas R$ 15 para quem ganha até 3 salários mínimos. De 3 a 6 salários mínimos é de 0,5% da renda líquida e acima de 6 salários mínimo 1% da renda líquida.

Porque o filiado tem que fazer essa contribuição?
O PT entende que a contribuição de seus filiados deve ser a principal forma de sustentação do Partido, garantindo assim sua independência. É com este dinheiro que o Partido desenvolve as suas atividades.

Mas no site do PT ainda há uma tabela, para quem ocupa cargos eletivos (foi eleito), para quem ocupa cargo de confiança em qualquer administração petista, para quem ocupa cargos de confiança na esfera federal (que não é o caso daqui), e para quem é dirigente partidário.

Para os eletivos: até cinco salários mínimos, 6%; de cinco a dez salários mínimos; 8%; de dez a 15 salários mínimos, 11%; de 15 a 20 salários mínimos, 16% e acima de 20 salários mínimos, 20 por cento. Como se calcula isto? Pega-se o salário bruto, divide pelo mínimo e assim acha-se o enquadramento. Como o enquadramento, multiplica-se o percentual sobre o salário líquido e ai tem o que pagar ao caixa do PT.

E a tabela da caixinha para os comissionados? Até seis salários mínimos, 2%; de seis a dez salários mínimos, 3%; de dez a 15 salários mínimos, 5%: de 15 a 20 salários mínimos, 8%; acima de 20 salários mínimos, 10%.

Será que tem gente economizando?
Herculano
13/10/2013 07:24
A JUSTIÇA EM AÇÃO, Carlos Brickmann

A história é a de sempre: um político importante transferiu dinheiro público para seu patrimônio particular e montou um eficiente sistema de Caixa Dois para campanhas eleitorais. Um parceiro importante de seu esquema de corrupção era um empreiteiro amigo, que não só executava obras de porte (pagando as respectivas comissões, é claro) como era figura obrigatória em consórcios liderados por empresas concorrentes. Sem se associar a ele, conforme informaram vários empreiteiros, não havia jeito de ganhar bons contratos (e cabia ao amigo do político, sempre, a administração das comissões embutidas no custo das obras).

O referido político teve, durante seu mandato, despesas pessoais de quase um milhão de dólares acima dos salários que recebeu. Seus defensores alegaram na Justiça que o dinheiro tinha sido doado por simpatizantes, mas não conseguiram convencer o tribunal. Em menos de quatro anos após o final de seu mandato, o político foi indiciado, processado e condenado a 28 anos de prisão, em última instância. "Esta pena demonstra que a corrupção não será tolerada", disse a juíza Nancy Edmunds, que o condenou por formação de quadrilha, fraude, chantagem, caixa dois e evasão fiscal. A juíza tem nome estrangeiro, porque o caso, evidentemente, não ocorreu no Brasil (aqui as coisas jamais andariam tão depressa).

O político em questão é Kwame Kilpatrick, que foi prefeito de Detroit, nos EUA, de 2002 a 2008. O empreiteiro que dividia os lucros com ele chama-se Bob Ferguson. Kilpatrick já está cumprindo a pena a que foi condenado, veja só.
Zézinho do PT
12/10/2013 22:51
PÔ QUI BOM!

Sou filiado ao PT e nem sabia que existia essa lista, meu nome esta ali, agora quero saber quem são os candidatos para dar meu voto!

Muito boa essa coluna!

Ajuda até os petistas!

Só não vou me identificar pois todos já são sabedores do que acontece se souberem que os petistas são os mais assíduos leitores desta coluna.
Herculano
12/10/2013 18:40
CASA DE FERREIRO, O ESPETO É DE PAU. O PT DIVULGOU A LISTA DOS GASPARENSES COM DIREITO A VOTO NA ELEIÇÃO INTERNA DO PARTIDO. ALI NÃO APARECE OS NOMES DO PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI, DO SEU CUNHADO, O VEREADOR ANTONIO CARLOS DALSOCHIO, O LÍDER DO GOVERNO, VEREADOR JOSÉ AMARILDO RAMPELOTTI, DO PRESIDENTE DO PT, O TUCANO ÉLCIO CARLOS DE OLIVEIRA E MUITAS OUTRAS FIGURINHAS CARIMBADAS. OU HÁ OUTRA LISTA?
Parte 1

https://docs.google.com/file/d/0B4z9SCk6ho7CRWhFQzRVaVAwNkU/edit?usp=sharing&pli=1
Partido dos Trabalhadores de Gaspar-SC
PED 2013 ? LISTA DE APTOS A VOTAR
10/10/2013
CCNF NOME UF MUNICIPIO
568319 ADELAR KLEIN SC GASPAR
1837535 ADEMAR AVOSANI SC GASPAR
1245245 ADILSON CARLOS AVOSANI SC GASPAR
1832711 ADRIANO BELMIRO EMILIO SC GASPAR
1832707 AGEMIR CORADINI SC GASPAR
6000591 AGNALDO TIMÓTEO ZABEL SC GASPAR
6222391 AILTON PORTO SC GASPAR
6073222 ALAN ROBERTO ZUCHI SC GASPAR
6217340 ALBA DE AGUIAR SC GASPAR
568345 ALBECI FERNANDES BEZERRA SC GASPAR
566874 ALBERTINA MARIA DOS SANTOS SC GASPAR
1245243 ALCIDES DA SILVA SC GASPAR
1283202 ALCIDES DOS SANTOS SC GASPAR
6150458 ALDELMIRO SEIDE SC GASPAR
902929 ALDO AVOSANI SC GASPAR
6008545 ALDO LUZ SC GASPAR
1832708 ALEX SANDRO MARTINS DAMBROSKI SC GASPAR
6000549 ANDERSON SCHRAMM SC GASPAR
2278398 ANDRE CARLOS AVOSANI SC GASPAR
6000558 ANDRE LUIZ SOARES SC GASPAR
2338697 ANILDO DOMINGUES SC GASPAR
2338953 ANISIO ALVES SC GASPAR
568340 ANTONIO CARLOS PEREIRA DOS SANTOS SC GASPAR
1837512 ANTONIO CARLOS ZUCHI SC GASPAR
1832704 ANTONIO JOSE BENACI SC GASPAR
2338668 ANTONIO JOSE FERREIRA SC GASPAR
6002501 ANTONIO RICARDO VANSUITA REIS SC GASPAR
568341 ARTUR BERTOLDO SCHMITT SC GASPAR
568130 ARTUR DA SILVA SC GASPAR
6000585 BRUNO DE OLIVEIRA SC GASPAR
6102111 CAMILA DE OLIVEIRA SC GASPAR
5410360 CARLOS ALBERTO BARBACOVI SC GASPAR
6102102 CARLOS ROBERTO FELICIANO SC GASPAR
6000550 CARLOS ROBERTO PEREIRA SC GASPAR
568144 CELSO CORRADI SC GASPAR
6000570 CELSO XAVIER SCHMITT SC GASPAR
2579784 CESAR AUGUSTO ROSA SC GASPAR
2338661 CHIRLEI ROSALIA BRUNO SC GASPAR
6000569 CLAUDIA GONÇALVES DOS SANTOS GARZEWSKI SC GASPAR
6000578 CLAUDIA MARIA HOSTINS SC GASPAR
1245229 CLAUDIO LUIS MORETTO JUNIOR SC GASPAR
6000551 CLAUDIR ANTONIO BARRO SC GASPAR
568331 CLEDEMILSON ALVES DE ANDRADE SC GASPAR
568306 CLEIA BOETTGER SCHRAMM SC GASPAR
6150459 CLENIR AREND WILWERT SC GASPAR
6102109 CLEONICE HENRIQUE DA SILVA SC GASPAR
6178012 DANIEL FERNANDO CARDOSO SC GASPAR
2278422 DANIELA APARECIDA ZUCHI SC GASPAR
2338951 DARCI LOPES DA SILVA SC GASPAR
568334 DEBORA FERNANDES SC GASPAR
1283210 DEMETRIO VANZUITA SC GASPAR
566896 DERCI GERTRUDES DESCHAMPS SABEL SC GASPAR
6194718 DIOGO SCHMITT TOMAZ SC GASPAR
6222386 DIONISIO LUIS BERTOLDI SC GASPAR
1245213 DORACI VANZ SC GASPAR
2278424 DOUGLAS CARLOS THREISS SC GASPAR
6000589 EDEMAR HOSTINS SC GASPAR
6000603 EDER RICARDO STIEGMAIER LUZ SC GASPAR
6004247 EDUARDO GAI GARCIA SC GASPAR
1283209 ELIAS ANISIO LANA SC GASPAR
6217339 ELISABETE G DOS S OTIQUIR SC GASPAR
1832743 ENEAS MARCOS LANA SC GASPAR
2278396 ERIVALDO JOSE DA SILVA SC GASPAR
2278383 EVERTON MENDONCA SC GASPAR
1837540 FABIO SCHMITT SC GASPAR
566892 FABRICIA RAMPELOTTI SC GASPAR
6010206 FATIMA APARECIDA EBERHARDT SC GASPAR
6102108 FATIMA TEREZINHA CERUTTI ARRUDA SC GASPAR
6102114 FILIPE ELIAS DA SILVA SC GASPAR
568315 FLAVIO GONCALVES SALDANHA SC GASPAR
1283237 FRANCISCO SOLANO ANHAIA SC GASPAR
6194464 GEISEBEL DA SILVA RIBEIRO SC GASPAR
1283224 GELASIO DE MOURA SC GASPAR
568328 GELASIO HAMES SC GASPAR
1832735 GERALDO APARECIDO ROCHA DOS SANTOS SC GASPAR
1832726 GERVASIO MARQUETTI SC GASPAR
568124 GILBERTO RODRIGO GOEDERT SC GASPAR
2278427 GILMAR FRENA SC GASPAR
6002499 GILMAR ZUCKI SC GASPAR
568134 GILSON FRANCISCO DA SILVA SC GASPAR
6178013 GIOVANI DUARTE LANA SC GASPAR
568143 GISELLY ZUCHI SC GASPAR
2338669 HEITOR RICARDO GRAF SC GASPAR
6004245 HERIBERTO FRENA SC GASPAR
1832736 HILDA DE CEZARE SPARDOTTO SC GASPAR
6007123 HILDA TEREZINHA DE LIMA SC GASPAR
2579782 HUBERTO DESCHAMPS SC GASPAR
6008546 INDALECIO SANTOS SANTAREM SC GASPAR
566883 IOLANDA DA SILVA SC GASPAR
2278376 IRODETE BARBIERI SC GASPAR
844175 IVETE BERTUZZI SC GASPAR
6222388 IVETE IWASHIMA SC GASPAR
1832729 IVONE RAMOS DA SILVA SC GASPAR
Herculano
12/10/2013 18:40
CASA DE FERREIRO, O ESPETO É DE PAU. O PT DIVULGOU A LISTA DOS GASPARENSES COM DIREITO A VOTO NA ELEIÇÃO INTERNA DO PARTIDO. ALI NÃO APARECE OS NOMES DO PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI, DO SEU CUNHADO, O VEREADOR ANTONIO CARLOS DALSOCHIO, O LÍDER DO GOVERNO, VEREADOR JOSÉ AMARILDO RAMPELOTTI, DO PRESIDENTE DO PT, O TUCANO ÉLCIO CARLOS DE OLIVEIRA E MUITAS OUTRAS FIGURINHAS CARIMBADAS. OU HÁ OUTRA LISTA?
Parte 2

1837317 JANETE APARECIDA DA SILVA SC GASPAR
1283206 JEAN CLEBER DE SOUZA SC GASPAR
6000599 JEAN MARCOS LEANDRO SC GASPAR
6067286 JOACIR CENTURIAO SC GASPAR
6001215 JOAO BARBOSA DA SILVA SC GASPAR
6073219 JOAO EDISON VIDAL SC GASPAR
2338687 JOAO LOPES DA SILVA SC GASPAR
5363379 JOAO PAULO AUGUSTO SC GASPAR
6000568 JOSE ACASIO MERLO SC GASPAR
6102113 JOSÉ BONETTI SC GASPAR
1832703 JOSE BONIFACIO DOS SANTOS SC GASPAR
38553 JOSE CARLOS MITTERSTEIN SC GASPAR
1837515 JOSE CLAUDIO PAMPLONA SC GASPAR
2338685 JOSE CLAUDOIR ROSA SC GASPAR
1832725 JOSE FLAVIO SCHEIDT SC GASPAR
6222389 JOSE GUILHERME VANZ SC GASPAR
1837514 JOSE LANA SC GASPAR
6178005 JOSIANE PATRICIA DOS SANTOS SC GASPAR
6217338 JULIANA PITZ SC GASPAR
6222394 JULIANO KRAUSS SC GASPAR
568110 JULIANO ZUCHI SC GASPAR
566891 JULIO CESAR SCHRAMM SC GASPAR
6222384 JUNIOR LUIS BERTOLDI SC GASPAR
6000593 KARLA DE OLIVEIRA LOURENÇO ONEDA SC GASPAR
6012294 LAURO FELISBINO SC GASPAR
6000582 LEANDRO JOSÉ ZABEL SC GASPAR
6102115 LEILA REGINA PEIXE GUBERT SC GASPAR
568330 LEONEL ALVES DE ANDRADE SC GASPAR
6222385 LEONIR NICOLETTI SC GASPAR
6012295 LIZIANE TEREZINHA DOS SANTOS SC GASPAR
566851 LODEMAR LUCIANO SCHMITT SC GASPAR
566887 LOURIVAL LAURO DA SILVA SC GASPAR
2278423 LOVIDIO CARLOS BERTOLDI SC GASPAR
2338675 LUCIA MARGARIDA GOEDERT SC GASPAR
1837520 LUIS CARLOS PEREIRA SC GASPAR
6000611 LUIZ ALVARO OTIQUIR SC GASPAR
568343 LUIZ SOETH SC GASPAR
2579800 MAGALI DESCHAMPS SC GASPAR
2278378 MAICON ONEDA SC GASPAR
1832732 MANOELA SCHRAMM AVOSANI SC GASPAR
6178011 MARA LUCY FABRIN ASCOLI SC GASPAR
6194717 MARCELO FONTES SCHRAMM SC GASPAR
6004243 MARCELO ONEDA SC GASPAR
6178010 MARCELO POFFO SC GASPAR
5407859 MARCIA APARECIDA DESCHAMPS SC GASPAR
566852 MARCIA DE SOUZA SC GASPAR
568325 MARI INEZ TESTONI SC GASPAR
1245244 MARIA DE LOURDES DA SILVA SC GASPAR
6000594 MARIA DE LURDES ZUCHI DAGNONI SC GASPAR
568120 MARIA ELI RAMPELOTTI SC GASPAR
566898 MARIA IRACI FRENE SC GASPAR
2579781 MARIA ROSA ZUCHI DESCHAMPS SC GASPAR
6000605 MARIA TEREZINHA BERTOLDI SC GASPAR
6222393 MARIANA SCOTTINI GRAF SC GASPAR
2579779 MARILEUSA DESCHAMPS SC GASPAR
2278442 MARILI TEREZINHA VANSO SC GASPAR
2278425 MARIO GOEDERT SC GASPAR
6102112 MAURA BONETTI SC GASPAR
1283225 MAURICIO ANTONIO JUNKES SC GASPAR
6001218 MAURICIO VENERA SC GASPAR
568333 MAURO JOSE GUBERT SC GASPAR
6004244 MAURO ONEDA SC GASPAR
6178009 MAYRA DOS SANTOS SC GASPAR
568326 MERCI MARIA HOSTIN WERNER SC GASPAR
568322 MOACIR OLIVEIRA SC GASPAR
2278428 MOEMA BEDUSCHI SC GASPAR
1245233 NEIVALDO DA SILVA SC GASPAR
2579793 NILSON ELIAS SCHMITT SC GASPAR
1837506 NILSON ERALDO DE OLIVEIRA SC GASPAR
2278435 NIVALDO BERTOLDI SC GASPAR
566876 NIVALDO FACHINI SC GASPAR
566853 ODILON JOSE MULLER SC GASPAR
6012297 OTOCAR ALBANAES SC GASPAR
2579792 PATRICIA DEFREIN SC GASPAR
2338673 PATRICIA HELENA DOS SANTOS SC GASPAR
6102104 PATRICIA SCHEIDT SC GASPAR
1283207 PATRICK SPERAFICO DE ANDRADE SC GASPAR
1837513 PAULO LIETZOW SC GASPAR
6073220 PEDRO SPARDOTTO SC GASPAR
6217342 PRISCILA GONÇALVES SC GASPAR
568142 RAFAEL ZUCHI SC GASPAR
6102105 RENATO CESAR ZIMMERMANN SC GASPAR
368401 RICARDO GONDOREK SC GASPAR
568106 ROBERTO JOSE DESCHAMPS SC GASPAR
2278369 ROLANGELA MARIA DE CAMPOS PAULO SC GASPAR
6198613 ROMILDO PEREIRA SC GASPAR
6000588 RONEI REBELO SC GASPAR
6102116 ROSANA CADORE SC GASPAR
6217341 ROSANGELA MARIA WALTER TILL SC GASPAR
6005507 ROSELENE APARECIDA DIAS ONEDA SC GASPAR
566855 RUBENS PEREIRA SC GASPAR
6178007 RUI CARLOS DESCHAMPS SC GASPAR
1837548 SANDRA REGINA DAY MEDEIROS SC GASPAR
6000590 SEBASTIÃO OSNI ALVES SC GASPAR
6004246 SERGIO BOSIO SC GASPAR
6000607 SIDNEI KERMANN SC GASPAR
6000614 SILVIO DA COSTA SC GASPAR
2278393 SILVIO SCHRAMM SC GASPAR
566867 SOLY WALTRICK ANTUNES FILHO SC GASPAR
566864 SUELI DE SOUZA MORETTO SC GASPAR
6000557 SUSANA AMARAL SC GASPAR
6217344 TALITA SHEILA SALINI SC GASPAR
6000566 TARCISIO SCHRAMM SC GASPAR
6222392 TEREZINHA ROCCA SC GASPAR
2338683 VALDECIR ZAGUINI SC GASPAR
2338700 VALDEMIRO VICENTE FERREIRA SC GASPAR
6001214 VALDEMIRO VILSON PEREIRA SC GASPAR
6001217 VALDOIR MACHADO SC GASPAR
1832738 VALMOR BERTUZZI SC GASPAR
6000555 VILMAR JUNGES JUNIOR SC GASPAR
1245247 VILMAR SEBASTIAO ZUCHI SC GASPAR
6001219 VILMAR STIEGMAIER SC GASPAR
6000606 VILSON FRENA SC GASPAR
2278430 WALDIR RAMOS SC GASPAR

Erelton da Silva e Silva
12/10/2013 17:40
Ao Senhor Flavio de Souza

O senhor acha que com o Kleber novo Wan-Dall vai mudar alguma coisa? Vai ficar pior meu amigo e ele tem tudo para ser o próximo prefeito, se chega ao final e não sei....
Eu não estou com ninguém ....

Erelton
Herculano
12/10/2013 15:59
GUIA DAS NOVAS PROFISSÕES, por Nelson Motta para o jornal O Globo

Com 17 anos, meu neto está na idade de escolher uma profissão. Feliz de quem já sabe o que quer fazer para viver, a maioria quase sempre só tem dúvidas, como o avô no seu tempo, que queria mas não tinha talento para ser músico, estudou para ser designer, mas criou as filhas escrevendo letras de música, livros e crônicas de jornal.

Meu neto já fez sua escolha, mas tentei chamar sua atenção para opções mais modernas, que só o Brasil de hoje oferece. Quando eu tentava escolher uma profissão em 1961, ninguém podia imaginar ter uma igreja, mas hoje há até anúncios em jornal de cursos para criar igrejas. Ser famoso por 15 minutos não é nada, ter sua própria igreja supera a profecia de Andy Warhol, rende e dura mais do que a fama e é tax-free.

Num país onde quase todas as organizações não governamentais vivem de verbas governamentais, ter a sua própria ONG é uma das melhores opções profissionais. Qualquer ONG, com qualquer finalidade, o mais trabalhoso é conseguir as verbas para os "cursos de capacitação", depois é pagar as comissões e correr pro abraço.

A Alemanha tem 15 sindicatos, mas o Brasil tem treze mil. Aqui é mais fácil abrir um sindicato do que uma empresa, basta o apoio de alguma das várias centrais. Há dinheiro para todos: o imposto sindical garante um dia de trabalho de cada brasileiro para ser dividido entre eles. Além disso, sindicalista se tornou uma das profissões mais valorizadas do país, com altos cargos e salários em ministérios e estatais.

Um partido político dá mais trabalho para criar do que um sindicato, custa bem mais caro, mas qualquer zé-mané pode fazer o seu. O investimento é grande, mas é uma fábrica de dinheiro e vantagens.

O "militante funcional" é outra carreira em ascensão. Nada de agitar bandeirinha e gritar slogans na rua. Com o aparelhamento de ministérios e estatais, qualquer funcionário, concursado ou não, de qualquer profissão, deve se filiar ao partido no poder para garantir suas promoções e cargos, não como nomeação política, mas como "técnico de carreira".

Mas não adiantou nada, meu neto quer ser advogado, gosta de justiça e de Direito.
sidnei luis reinert
12/10/2013 14:58
?Se a Venezuela é um país onde há até "excesso" de democracia, como disse uma vez Lula da Silva, se o projeto de poder do falecido Hugo Chávez é visto como símbolo de justiça social, do que reclamam os petistas quando Marina Silva se refere ao "chavismo" do partido? A coerência aconselharia a tomarem a expressão como elogio?.
sidnei luis reinert
12/10/2013 14:57
ESCRAVOS CUBANOS:

Não pensem em correntes. Em algemas. Em porões fétidos. Em gente suja e maltrapilha. Estes são os escravos normalmente libertos das pequenas confecções das grandes cidades, vindos de países miseráveis.

Agora pense em pessoas vestidas de branco. Com diplomas universitários. Que exibem sorrisos simpáticos e uma grande alegria em servir o próximo, como se estivessem em uma missão humanitária. Estes são os médicos escravos cubanos que o Brasil vai traficar, cometendo toda a sorte de crimes hediondos contra os direitos humanos, que só republiquetas totalitárias, a exemplo da Venezuela, ousaram cometer.

E vamos aqui deixar ideologias de lado. E até mesmo as discutíveis competências profissionais. Vamos ser civilizados e falar apenas de pessoas, de seres humanos, de gente.

O Brasil democrático é signatário de uma dezena de tratados internacionais que protegem os trabalhadores. No entanto, o Governo do PT está firmando um convênio com Cuba, um país que está traficando pessoas para fins econômicos. Cuba esta vendendo médicos. Cuba utiliza de coerção, que é crime, para que estes escravos de branco sejam enviados, sem escolha, para onde o governo decidir. Isto é crime internacional. Hediondo. Que nivela o Brasil com as piores ditaduras.

E não venham colocar a Organização Pan Americana de Saúde como escudo protetor destes crimes contra a Humanidade. É uma entidade sabidamente aparelhada por socialistas, mas que, ao que parece, pela primeira vez assume o papel de "gato", o operador, o intermediário, aquele que aproxima as partes, que fecha o negócio, que "lava" as mãos dos criminosos que agem nas duas pontas. Não há como esconder que o Governo do PT está pagando a Ditadura de Cuba para receber mão de obra em condições análogas à escravidão, como veremos neste post.

O trabalhador estrangeiro tem, no Brasil, os mesmos direitos de um trabalhador brasileiro. Tem os mesmos ônus e os mesmos bônus. Não é o que acontece neste convênio que configura um verdadeiro tráfico em massa de pessoas de um país para outro. Os escravos cubanos não pagarão Imposto de Renda e INSS. Sobre um salário de R$ 10 mil, deveriam reter mais de R$ 2.700. Pagariam em torno de R$ 400 de INSS. Mas também teriam direito ao FGTS, ao aviso prévio, às férias, ao décimo terceiro salário. Não é o que acontece.

O escravo cubano não recebe o seu salário. Ele é remetido para um governo de país. É como se este país tivesse vendido laranjas. Charutos. Rum. Ou qualquer commodities. A única coisa que o trabalhador recebe é uma ajuda de custo para tão somente sobreviver no país pois, em condição análoga à escravidão, este médico cubano receberá alojamento e comida das prefeituras municipais. Trabalhará, basicamente, por cama, comida e sem nenhum direito trabalhista.

Outro crime do qual o Governo do PT é mentor, é idealizador, é fomentador, é financiador, é concordar com as práticas de coerção exercida por Cuba quando vende os seus médicos escravos. O passaporte é retido pela Embaixada de Cuba no Brasil. A família fica em Cuba, sem poder sair do país.

O escravo cubano não pode mudar de emprego, pois se o fizer a sua família sofre perseguição. Existe ameaça. Existe abuso de autoridade. Existe abuso de poder econômico. Existe retenção de documento para impedir a livre locomoção. Existe lesão ao Fisco. Sonegação. E, por conseguinte, sendo dinheiro originário de crimes, remessa ilegal de divisas do Governo do PT para a Ditadura de Cuba.

Este convênio que o Governo do PT está fazendo com Cuba não resiste a uma fiscalização do Ministério do Trabalho e a uma auditoria do Ministério Público. São tantos os crimes cometidos contra a Humanidade e contra os Direitos Humanos que envergonham a todos os brasileiros.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, candidato ao governo de São Paulo, deveria ir a ferros junto com os bandidos mensaleiros do seu partido. A ministra dos Direitos Humanos, Maria o Rosário, está em silêncio obsequioso.

A partir do momento em que 4.000 cubanos botarem o pé no solo brasileiro, nosso país terá se transformando num campo de concentração e numa imensa prisão para escravos políticos.

A nossa Constituição será rasgada, pois:

Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)

III ? ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

Da mesma forma, o Governo do PT está jogando no lixo o Decreto nº 5.948, de 26 de Outubro de 2006, que trata da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que tem definições fundamentais sobre o tema:

Art. 2°. § 4o A intermediação, promoção ou facilitação do recrutamento, do transporte, da transferência, do alojamento ou do acolhimento de pessoas para fins de exploração também configura tráfico de pessoas.

Art. 2°. § 5° O tráfico interno de pessoas é aquele realizado dentro de um mesmo Estado-membro da Federação, ou de um Estado-membro para outro, dentro do território nacional.

Art. 2o. § 6° O tráfico internacional de pessoas é aquele realizado entre Estados distintos.

Art. 2° § 7o O consentimento dado pela vítima é irrelevante para a configuração do tráfico de pessoas.

Ou seja: o que determina se existe a escravidão não é o depoimento do escravo, pressionado por dívidas, sem documentos ou tendo a integridade da sua família ameaçada, mas sim o que a sua situação configura, mediante fiscalização.

Com a importação em massa dos médicos escravos cubanos, os acordos internacionais firmados pelo Brasil contra a escravidão serão derrogados. Não seremos mais uma democracia.

Se alguém tem alguma dúvida sobre isso, leia o MANUAL DE COMBATE AO TRABALHO EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS ÀS DE ESCRAVO, publicado pelo Ministério do Trabalho.

E sinta vergonha, talvez um pouco de medo, de ser brasileiro.

Eu desafio o Governo do PT a exigir que o médico cubano tenha em mãos o seu passaporte.

Eu desafio o Governo do PT a exigir que o médico cubano tenha uma Carteira de Trabalho.

Eu desafio o Governo do PT a depositar o salário do médico cubano em uma conta pessoal, que lhe garanta livre movimentação.

Eu desafio o Governo do PT a garantir todos os direitos trabalhistas ao médico cubano.

Eu desafio o Governo do PT a cumprir a Lei, a Constituição e os Tratados Internacionais.


Alexandre Garcia é Jornalista.
Herculano
12/10/2013 13:18
DA SÉRIE COMO FUNCIONA

Está na coluna de Cláudio Humberto e que ele publicou neste sábado nos jornais brasileiros


É distinção?
A Câmara tem 513 deputados, mas decidiu realizar pregão para aquisição de cinco mil distintivos para os parlamentares.

?ou deboche
Fontes afirmam que é pela praticidade. As excelências usam um broche em cada terno ao custo, nem tão prático, de R$ 4.700,00.
Herculano
12/10/2013 12:52
PCC "ASSESSORANDO" OU INFLUINDO LEWANDOSWKI. HUM...

STF deixa de contratar irmão de advogada do PCC após ser alertado, revela um título da edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo. Com base em escutas telefônicas, promotores temiam intenção de facção de influenciar órgão. Investigação concluiu que grupo criminoso tem 11.400 membros e movimenta cerca de R$ 120 milhões por ano, informam os repórteres Afonso Benites e Rogério Pagnan, junto Josmar Josimo, do "Agora", o jornal popular do grupo Folha, em São Paulo.

O Supremo Tribunal Federal barrou a contratação de um assessor depois de ser alertado por promotores paulistas que ele era irmão de uma advogada de chefes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

A decisão de evitar a nomeação do profissional para um cargo de confiança no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski foi tomada após alerta ao órgão feito pelo Ministério Público Estadual.

Os promotores de São Paulo temiam que a facção criminosa tivesse a intenção de infiltrar uma pessoa no STF.

O caso ocorreu em 2010. Embora não tenham comprovado nenhuma ligação do advogado que seria contratado com integrantes do PCC, a condição da irmã dele como defensora do grupo colocou as autoridades em alerta.

As informações chegaram à Promotoria durante a maior investigação já realizada contra o PCC em todo o país.

Conforme escutas telefônicas feitas em agosto de 2010, a advogada de Daniel Vinicius Canônico, o Cego, um dos chefes do PCC, disse para ele que o irmão dela trabalharia como assessor de Lewandowski e que isso poderia facilitar em processos.

"Meu irmão foi chamado para trabalhar com um ministro, o Lewandowski, aí estava pensando nisso hoje, pra juntar vários pedidos [de progressão de regime] que foram negados, levar pra Brasília e conversar com um ministro, vou ver se consigo", afirmou a advogada no grampo.

Assim que souberam, os promotores procuraram o então presidente do STF, Cezar Peluso. Segundo esses promotores, o ministro avisou seu colega de corte, que desistiu da contratação.

Peluso afirmou que não se lembra do caso. "Passei por tanta coisa no Supremo que não me recordo de tudo", disse ele à Folha. Lewandowski informou, por meio de sua assessoria, que a contratação do profissional não ocorreu.

Essa investigação do PCC durou três anos e meio e identificou 175 suspeitos de formação de quadrilha e tráfico de drogas, conforme informou o jornal "O Estado de S.Paulo".

A apuração concluiu que a facção tem cerca de 11.400 membros em 22 Unidades da Federação, no Paraguai e na Bolívia --sendo 7.800 em São Paulo, dos quais 6.000 presos, inclusive a cúpula do grupo.

A facção movimenta cerca de R$ 120 milhões anuais. Suas principais fontes de renda são o tráfico de drogas, o pagamento de mensalidades e o sorteio de rifas.
Herculano
12/10/2013 12:25
NA MAIOR PARTE DO BRASIL OS BANCÁRIOS DECIDIRAM ENCERRAR A GREVE, MAS EM BLUMENAU...

Bancários de Blumenau rejeitam proposta da Fenaban. Definição sobre continuidade ou fim da greve será divulgada até a manhã de segunda-feira
Flavio de Souza
12/10/2013 12:17
Eu já sabia, e estou com o Lucas e a Rafaela, Marcelo Brick, falou, falou, conquistou e levou os votos na inocência dos eleitores cansados dos vícios dos "antigos políticos" se decepcionam com o novo velho político, é tudo um blá...blá..., todos trabalhadores tem apenas 30 dias de férias os nobres políticos ganham mais tempo, mas se não fazem muita coisa quando trabalham porque o descanso a mais? Como diz a Rafaela, Brick de onde venho também tem o mesmo significado "troca", e é isso mesmo que o nobre vereador tem levado ao pé da letra, um favor por outro.
Lamentável, carreira desse rapaz vai ser como hit de verão, ele não percebeu que a maioria dos jovens que foram as ruas neste ano vão estar 4 anos mais maduros para a próxima eleição, caso o mesmo queira se reeleger vai ter que rebolar e muito para desfazer as " K h""DAS" que está fazendo e as que irá fazer
Adilson Luis Schmitt
12/10/2013 10:19

Dia 12 de outubro
Comemora-se o dia das Crianças e para os Católicos do Brasil a Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida.
Assim quero cumprimentar todas as crianças e também os adultos, pois um dia já foram crianças e não podem esquecer dos bons momentos vividos e refletam o que querem para o futuro.
Para quem é Católico(a), que a nossa Padroeira abençoe e proteja a todos e a todas.
Um bom feriado!!!!

Adilson Luis Schmitt
Arleide
12/10/2013 09:18
Eu também sou a favor do fim das férias prolongadas. Eu falo isso mas voto contra porque eu tenho coerência. Aceitei a imposição do meu partido para garantir algumas vagas de emprego que foram tratadas na época das eleições e também me permitir a realização de mais um sonho meu: Ser presidente da câmara.

Se eu não votar com eles, eles não cumprem o acordo.

Agora que foi negado, eu vou fazer um estudo.

blá blá blá
Herculano
12/10/2013 07:49
ESTES NOVOS PARTIDOS. TODOS FEITOS DE VELHOS POLÍTICOS E SACANAGENS. E A PELEGAGEM DOS SINDICATOS JUNTOS CONTRA A SOCIEDADE. OLHA ESTA.

Por Júnia Gama, no Globo Online. As fraudes nas assinaturas de apoio à criação do partido Solidariedade, do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), atingiram até mesmo uma autoridade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão administrativo e fiscalizatório do Poder Judiciário. A vítima, desta vez, foi Bruno Dantas, conselheiro do CNJ até agosto deste ano. Como a ficha foi apresentada ao cartório em julho, Bruno ainda exercia a função no Conselho.

Bruno é servidor do Senado e, assim como diversos outros funcionários que tiveram seus nomes coletados indevidamente das fichas do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindlegis), acabou tendo sua assinatura falsificada pela equipe recrutada pelo Solidariedade para alcançar as 492 mil firmas de apoio necessárias à criação do partido presidido por Paulinho da Força.

A falsificação é grosseira. Mostra uma caligrafia infantilizada, com letras arredondadas. Ao observar a ficha de apoio à criação do partido Solidariedade, Bruno Dantas não teve dúvidas e confirmou a fraude de que foi vítima: "A assinatura não é minha", reforçou o ex-conselheiro.
Herculano
12/10/2013 07:45
ESPUMA, por André Singer, exporta voz da presidência em parte do governo de Luiz Inácio Lula da silva, PT

A principal virtude da decisão de Marina Silva de se filiar ao PSB foi a de ser inesperada. Ao fazer o surpreendente lance, a ex-senadora, que já vinha ocupando o centro da cena com o registro da Rede, continuou a dominar o noticiário. Mas, passado o efeito surpresa, o que restará?

O aspecto engenhoso da solução encontrada por Marina para o impasse em que se encontrava foi que, quando todos esperavam uma definição, manteve o suspense.

Registrando-se em agremiação que já tem candidato, ela não precisa definir agora se vai concorrer. Mais ainda: declarando apoio, em princípio, a Eduardo Campos, protege-se da acusação de ter aderido ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) só para se candidatar, o que estaria em flagrante contradição com a proposta de renovar os costumes políticos nacionais.

O pequeno, mas óbvio, detalhe que torna a construção pouco crível é que, para apoiar Campos, a líder da Rede não precisava ter se filiado ao PSB, bastando indicá-lo como postulante preferido à sucessão de Dilma Rousseff. A matrícula só existe para deixar aberta a possibilidade de ser ela mesma candidata. Para tanto, Marina arriscou a própria razão de ser do importante movimento renovador que dirige, o qual já começa em fusão com uma legenda tradicional.

Eduardo funciona como biombo ideal para a candidatura de Marina, deixando-a em uma conveniente redoma até que as massas de classe média, na forma das pesquisas de intenção de votos, exijam que assuma, no primeiro semestre de 2014, a cabeça da chapa para "salvar o Brasil". Por que, então, teria o matreiro governador de Pernambuco aceito o negócio?

O pernambucano deve ter avaliado que o risco valia a pena. Afinal, a jogada de Marina também o projeta ao primeiro plano dos meios de comunicação. Ainda pouco conhecido fora do seu Estado, o neto de Arraes precisa de exposição. Afora isso, com o respaldo da Rede, ele penetra em um eleitorado que, além de ser nacionalizado, é jovem, o que lhe garante longo futuro.

Chegado o momento de decidir, se verá o que acontece, terá pensado Campos - que, por ser também jovem, pode-se dar ao luxo das experiências. Até a de ser vice em 2014.

Com o objetivo de salvar a cara de seu partido, do qual ainda se espera uma contribuição consistente ao Brasil, Marina insiste em que a união é programática. Mas nem ela nem Campos são capazes de enunciar uma linha sequer do programa comum, pela simples razão de que ele não existe.

Quando a espuma baixar, vão aparecer apenas dois candidatos, coabitando uma única sigla. Mas, até lá, terão sido, ambos, personagens de longa e proveitosa novela.
Herculano
12/10/2013 07:43
PT PODE COMEMORAR MODERADAMENTE, por Reinaldo Azevedo, de Veja

O PT pode comemorar. Mas moderadamente. Pode porque, desde o aluvião de junho, não havia mais cenário em que Dilma vencesse no primeiro turno. Com a Rede fora da disputa, essa possibilidade existe de novo - hoje. A comemoração há de ser moderada porque, se Marina seguir com o dobro das intenções de voto de Campos, a candidata será ela, não ele. E, nesse caso, não dou como fechado o cenário do PSDB - aliás, nem o próprio Aécio.
Herculano
12/10/2013 07:38
A FAVOR DA CLÁUSULA, por Fernando Rodrigues, para o jornal Folha de S.Paulo

A disfuncionalidade do sistema partidário não está no fato de haver 32 siglas. Uma democracia comporta centenas de legendas.

O problema real é dar dinheiro público a partidos sem representação popular. Uma sigla nasce do nada, sem voto, e já recebe cerca de R$ 50 mil por mês. Abre-se também uma porta da esperança de cinco minutos a cada semestre, às 20h30 na TV e às 20h no rádio. Quem arca com o custo é o contribuinte, pois as emissoras pagam menos impostos por cederem o horário aos políticos.

Outro aspecto nefando é partido sem voto com direito a estrutura de liderança no Poder Legislativo. São cabides de emprego. Quando há uma votação relevante, esses nanicos se agigantam - ocupam ao máximo seus espaços no microfone para retardar votações. Produzem dificuldades e vendem facilidades. Isso não tem nada a ver com democracia.

Uma cláusula de desempenho disciplinaria essa balbúrdia. Um grupo de deputados e senadores discute recuperar de maneira mais consistente o dispositivo criado em 1995, mas depois derrubado pelo Supremo Tribunal Federal antes de ter vigorado.

Fala-se em uma cláusula progressiva. Começaria com 3% dos votos para deputados em todo o país em 2018. Depois, iria a 4% em 2022. Até chegar a 5% em 2026. Partidos sem esse desempenho não seriam barrados, como se costuma dizer. Seriam tratados conforme seu tamanho.

Há quem enxergue nessa regra uma barreira intransponível para novos grupos políticos serem criados. O argumento é frágil. Deputados de microssiglas poderiam ser eleitos e tomar posse - mas não seriam "líderes" de si próprios. A ajuda estatal aos nanicos, é verdade, seria mínima. Teriam de se virar na internet e nas ruas, o que não mata ninguém.

Já o eleitor enxergaria a política de maneira mais clara, com menos partidos aparecendo quase diariamente na TV e vendendo apoios à custa do dinheiro dos pagadores de impostos.
Herculano
12/10/2013 07:05
ENROLADO. OS BANDIDOS AGRADECEM. A SOCIEDADE ESTÁ REFÉM DELES E DA INCOMPETÊNCIA DOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS E POLÍTICOS. NÃO FOI DESTA VEZ QUE SE INDICOU O TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A PENITENCIÁRIA DO VALE.

Adiada decisão sobre imóvel para Complexo Penitenciário do Médio Vale do Itajaí. Comissão que avalia terrenos pediu mais tempo ao governo do Estado para realizar sobrevoo na região, informa hoje o Jornal de Santa Catarina, de Blumenau. O cabide de empregos para políticos enroladores e sugador dos escassos recursos públicos vindos dos nossos pesados impostos, a secretaria Regional de Desenvolvimento, não foi capaz à uma decisão em favor da sociedade mais uma vez.

O próprio texto da reportagem revela a incúria. "Do anúncio do novo presídio feito pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) até terça-feira já terão se passado quase um ano e três meses. Em maio, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) anunciou que o presídio seria instalado em Blumenau. Apesar da decisão da Ammvi e da definição do local, Botelho (César, o secretário regional) não dá pistas da cidade e do bairro em que a penitenciária será erguida".

Ele não dá pistas e revela como quer driblar o tema para não desagradar uns e assim não perder os votinhos em favor da proteção da maioria contra os bandidos. A sociedade está refém de um lado dos bandidos e de outros de políticos malandros sob todos os aspectos. E nós votando neles.

- Não é um condomínio cinco estrelas, é um presídio. O tema é delicado, então não podemos dizer que será em algum lugar específico para não gerar descontentamento da população", conclui César Botelho na entrevista ao Jornal de Santa Catarina.

Aliás não é de se admirar. Quantos meses faz mesmo que César Botelho, PMDB, se reuniu com a secretária de Saúde em Florianópolis para buscar uma solução imediata ao Hospital de Gaspar? Então o assunto é recorrente na enrolação e na incapacidade de se buscar solução para a sociedade.
Herculano
12/10/2013 06:46
COM EDUARDO CAMPOS E AÉCIO NEVES DE ADVERSÁRIOS, SEGUNDO O DATA FOLHA NA PRIMEIRA PESQUISA APÓS O EPISÓDIO MARINA SILVA, DILMA VENCE NO PRIMEIRO TURNO

Pesquisa Datafolha mostra que haveria segundo turno caso Marina Silva ou Serra concorresse com a petista. No cenário hoje mais provável, petista teria 42% dos votos, Aécio alcançaria 21%, Campos marcaria 15%

Este texto está na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Pesquisa Datafolha realizada ontem mostra que a presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição contra os dois candidatos mais prováveis do PSDB e do PSB, o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos.

Nessa simulação, Dilma tem 42% das intenções de voto; Aécio, 21%; Campos, 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum somam 16%. Outros 7% não sabem em quem votar.

O instituto testou quatro cenários para a eleição presidencial de 2014, alternando os nomes de Campos e Marina Silva, pelo PSB, e os de Aécio e José Serra, pelo PSDB.

Nas outras três combinações, Dilma não alcança índice suficiente para garantir vitória no primeiro turno.

No simulação em que a disputa aparece mais apertada, a petista tem 37% das intenções de voto, Marina marca 28%, Serra atinge 20%.

Trata-se, porém, justamente do cenário mais improvável da eleição, já que, hoje, os principais líderes do PSB e do PSDB trabalham pelas candidaturas de seus presidentes nacionais, Campos e Aécio.

Desta vez, o Datafolha fez 2.517 entrevistas em 154 municípios, o que resulta numa margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

As simulações do atual levantamento não podem ser diretamente comparadas com as anteriores porque não há coincidência de cenários.

No quadro que era tido como o mais provável no início de agosto, Dilma tinha 35%; Marina marcava 26%; Aécio alcançava 13%; Campos, 8%.

Após o fracasso da criação do partido Rede no prazo para concorrer em 2014, Marina filiou-se ao PSB. Com isso, não há mais como ela e Campos disputarem o mesmo cargo.

Os números da pesquisa de ontem sugerem que o eventual espólio eleitoral de Marina ficaria dividido de forma quase idêntica entre Dilma, Aécio e Campos.

Daqueles 26% que Marina tinha em agosto, Dilma teria herdado 7 pontos; Aécio, 8; Campos, também 7.

O levantamento de ontem confirma que Marina seria a adversária mais competitiva de Dilma. Após um período de forte exposição na mídia -em especial por causa da filiação ao PSB-, ela atinge 29% em seu melhor cenário. É quase o dobro da melhor situação de Eduardo Campos.

Nos recortes por idade, renda e escolaridade, Marina vence Dilma entre os mais jovens (16 a 24 anos), os que têm ensino superior e os que têm renda acima de cinco salários mínimos.
Herculano
12/10/2013 06:39
O BRASIL DOS BANDIDOS. RASGAM-SE AS LEIS, A CONSTITUIÇÃO.TALIÃO E MAIS FORTE. O JORNAL O ESTADO DE S. PAULO REVELOU ONTEM AS CONCLUSÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO. ASSUSTADORAS. UMA REDE ARTICULADA. TINHA DECRETO DE MORTE AO GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIN, PSDB, APENAS POR ENDURECER A SEGURANÇA CONTRA ELES. PEDIDO DE VOTOS, PARA JOSÉ GENOINO, PT. FORAM IDENTIFICADOS 175 CHEFES. MESMO ASSIM, TODAS AS PROVAS NÃO COVENCERAM O JUIZ PARA A PRISÃO. HOJE O MESMO JORNAL PROSSEGUE. E A REVELAÇÃO É A PIOR POSSÍVEL NA MANCHETE DELE: Facção criminosa tenta levar casos do PCC ao STF. A ação dos bandidos foi detectada pela primeira vez em 2010, após registrarem dificuldade de obter benefícios para presos no Estado.

O texto é de Bruno Paes Manso e Marcelo Godoy. O crime organizado quer influenciar as decisões do Supremo Tribunal Federal e se infiltrar na corte. É o que demonstram as interceptações telefônicas feitas pelo Ministério Público.

A ação dos bandidos foi detectada pela primeira vez em 2010 e envolveu uma articulação entre pelo menos dois integrantes da Sintonia Final Geral, a cúpula da facção, e advogados que trabalhariam para a Sintonia dos Gravatas, o departamento jurídico do PCC.

No dia 28 de agosto de 2010, à 0h46, Daniel Vinícius Canônico, o Cego, conversou com uma advogada identificada pelo MPE como Maria Carolina Marrara de Matos. Ele reclama de que dificilmente um benefício legal é concedido aos detentos da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, onde está a maior parte da cúpula da facção.

A advogada revela então o plano de reunir diversos recursos negados pela Justiça de São Paulo aos integrantes da facção, como pedidos de concessão do regime semiaberto. Diz a Cego que o "irmão" dela "foi chamado para trabalhar com um ministro, o (Ricardo) Lewandowski".

O Estado procurou entre os funcionários do gabinete do ministro algum que tivesse o mesmo sobrenome. Não encontrou. Também procurou a advogada nesta sexta-feira. Ela negou que conhecesse alguém no STF. Disse que seu irmão não trabalha lá. "A acusação é um absurdo e eu tenho como provar", disse.

No telefonema, Cego pede que a advogada faça o que propõe e ela afirma que vai a Brasília falar com o ministro. Não há nenhuma indicação na investigação de que a conversa realmente tenha ocorrido.

Em 15 de setembro de 2010, os investigadores surpreenderam um dos maiores traficantes do PCC, Edilson Borges Nogueira, o Biroska, pedindo para sua mulher que procurasse uma advogada identificada como Lucy de Lima. A advogada devia contatar um político de Diadema, no Grande ABCD, para que ajudasse a obter benefícios no cumprimento de sua pena.

O político era um vereador da cidade - Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT). Ao Estado, Maninho disse que teve contato com Biroska apenas quando era criança, pois o pai dele ("Seu Nonô") era guarda da prefeitura de Diadema e o irmão é metalúrgico. Maninho militou no sindicato dos metalúrgicos. "Repudio o PCC, mas gosto muito de seu Nonô." Maninho negou que tenha sido procurado pela advogada.

Biroska queria que o vereador testemunhasse em seu favor. A investigação não detectou se o político foi contactado pelo PCC. Biroska é o chefe do tráfico em Diadema. Dias antes (24 de agosto), Biroska conversa com uma mulher identificada como a advogada Lucy. Ela trata do recurso que está tentando para ajudar seu cliente e afirma que vai se encontrar com um ministro do STF. Ela quer tratar de um habeas corpus cujo relator, segundo o MPE, era Joaquim Barbosa - o ministro negou o habeas corpus.

Resistência. O Estado procurou ainda a advogada Lucy e deixou recado no telefone celular. Nenhuma das advogadas foi denunciada pelo MPE. A tentativa de influenciar os tribunais superiores teria como objetivo vencer as resistências encontradas pelos bandidos para a concessão de benefícios.
Herculano
11/10/2013 22:08
TRINCA

Não fui eu quem colocou por ai na mídia que José Amarildo Rampelotti, PT; José Hilário Melato, PP; Marcelo de Souza Brick, PSD, possuem a mesma opinião para não se ter recesso em julho na Câmara de vereadores.
Herculano
11/10/2013 22:01
MARCELO BRICK VII

Depois daquele relatório de terça-feira em que mandou as favas a mudança na Lei Orgânica e que dava aos vereadores de Gaspar no máximo 30 dias de férias por ano, Marcelo de Souza Brick, PSD, sentiu que a sua batata estava assando. E não era aqui.

Nas redes sociais, os questionamentos, as explicações se multiplicaram. E com data de dez de outubro, quinta-feira, mas que só tomo conhecimento agora, Brick bolou um ofício ao presidente da Câmara, José Hilário Melato, PP, pedindo "um estudo" sobre os impactos de uma medida similar a que como relator, rejeitou. Só falta ele ser o autor de algo parecido que seus colegas propuseram e ele habilmente sonegou. Ai, ai, ai.

Em tempo. O vereador Marcelo de Souza Brick foi se queixar ao bispo sobre este coroinha. Bateu na redação do jornal Cruzeiro do Vale para um chororô contra a coluna ao editor e proprietário do jornal, Gilberto Schmitt. Fez bem.

Juju do Gasparinho
11/10/2013 21:49
Prezado Herculano:

O Marcelo Brick está com pinta de decepção.
Vai seguir os passos do Jaime Ancião (by Rafaela).
Porque elles não migram para o ParTido bandido dos Petralhas, ladrões do dinheiro público e carreguem consigo o Mellato Sarney de Gaspar, ou preferem continuar capachos? Bem que, quem nasceu pra capacho jamais será tapete.
Herculano
11/10/2013 21:42
A SEXTA-FEIRA TERMINOU E NINGUÉM SABE ONDE FICARÁ A PENITENCIÁRIA DO VALE.

Havia uma expectativa, criada pelo próprio governo estadual, de que nesta sexta-feira, depois de oito meses de enrolação, seria definido onde ficaria o terreno para a construção da penitenciária do Vale. Blumenau seria a candidata natural. Mas, desde o início Gaspar é a forte candidata. Ilhota, por questões partidárias, reciprocidades e terrenos disponíveis, entrou no páreo. Então...
Herculano
11/10/2013 21:35
A MORTE DE UNS, VOTOS PARA OUTROS

Circula na internet, em sites idôneos, gravações em que membros do PCC pede a morte do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, PSDB, por ter endurecido o combate ao crime e contra a facção. Em outra gravação, membros da mesma organização criminosa combinam votos a José Genoíno, PT. Sintomático.
Herculano
11/10/2013 21:20
O GOVERNO DIZ QUE O PAÍS ESTÁ COM PLENO EMPREGO. MAS, GASTA A FABULOSA QUANTIA R$30 BILHÕES POR ANO COM SEGURO-DESEMPREGO.

Apesar de o número de pedidos de seguro-desemprego não ter aumentado entre 2011 e 2012, o gasto subiu. Em 2011, foram 7,8 milhões de pedidos e R$ 22,7 bilhões gastos. No ano passado, foram R$ 25,6 bilhões para 7,7 milhões de solicitações. Neste ano, até agosto, o valor já é igual a todo o ano de 2011: R$ 22,7 bilhões. O número de solicitações, no mesmo período deste ano, foi de 5,7 milhões.
Herculano
11/10/2013 19:26
FORA DO AR

Esta coluna na internet fica fora do ar, das 23 horas de hoje até as sete horas da manhã de amanhã. É o tempo que o portal terá para a manutenção programada em um dos roteadores que integram o sistema de suporte do site. Voltará melhor e mais estável.
Herculano
11/10/2013 19:20
POLÍCIA APURA MENTIRAS NA REDE CONTRA FILHO DE LULA

Esta é a manchete do 247, o canal do PT sustentado por patrocínios de bancos estatais. Intensificação de boatos ofensivos a Fábio Luis Lula da Silva provoca abertura de inquérito policial para investigar origem de calúnias; em cinco blogs e um site, filho do ex-presidente é apontado como sendo dono de um jatinho de US$ 50 milhões, uma grande fazenda no interior do País e acionista controlador do frigorífico JBS; difamação ocorre há anos; "Meu cliente tem sido alvo de bullying na internet e vítima de conduta criminosa", disse advogado Cristiano Zanin Martins ao 247; "Esse jogo de má fé está com os dias contados"; ordens para os primeiros depoimentos dos suspeitos pela origem da boataria já foram expedidas por delegada Maria Victoria Lobo, em São Paulo.

Certamente como nenhum outro cidadão brasileiro, Fábio Luís Lula da Silva tem sido vítima, nos últimos anos, de frequentes boatos na internet. O filho do ex-presidente Lula já foi apontado como sócio do frigorífico JBS, o maior do País, dono de um jatinho com valor estimado em US$ 50 milhões, o que faria do aparelho o mais caro do Brasil, e proprietário de uma grande fazenda na região Centro-Oeste, descrita, também, como uma das maiores joias do agronegócio nacional.

Com a aproximação das eleições presidenciais de 2014, os boatos contra Lulinha cresceram em intensidade. Pelo menos cinco blogs e um site tornaram-se especialistas em divulgar notícias falsas sobre aquisições, que teriam sido feitas por ele, de bens de alto valor.

O próprio ex-presidente Lula chegou a declarar publicamente que telefonara para a direção da JBS para que a empresa negasse, oficialmente, a participação de seu filho no bloco acionário da companhia. Agora, é Lulinha quem quer saber quem está assacando contra a sua honra.

A partir de informações colhidas por seus advogados, Lulinha conseguiu que um inquérito policial fosse aberto na 78ª Delegacia de São Paulo, no bairro do Jardim Paulista. Ali, a delegada Victoria Lobo Guimarães já expediu ordens formais para que os responsáveis pelos blogs e site que veiculam os boatos contra ele compareçam para prestar informações e esclarecimentos.

"Meu cliente está cansado de ser vítima desse bulliyng eletrônico, feito com a manifesta intenção de atacar a sua honra", disse ao 247 o advogado Cristiano Zanin Martins, da banca Teixeira, Martins e Advogados. "Um do efeitos colaterais dessa boataria é, claramente, prejudicar também os demais membros de sua família".

Os boatos contra Lulinha chegaram a tal ponto que, atualmente, em grandes cidades como São Paulo já se pode escutar de motoristas de táxi a garantia de que o filho do ex-presidente tornou-se um dos homens mais ricos do País.

A prestigiada revista Forbes, dois meses atrás, publicou notícia em que registra que nem ele nem sei pai são bilionários. O esclarecimento se fez necessário para responder a uma dúvida de uma leitora, que escrevera para a redação motivada pelo que lia na internet sobre Lulinha.

Em 247, o colunista Davis Sena Filho publicou artigo, em agosto, ironizando a situação criada contra Lulinha pela onda de boatos. Para mostrar o patrimônio atribuído ao filho do ex-presidente, ele publicou uma série de fotos de bens caríssimos, como uma limousine, um transatlântico e até mesmo um ônibus espacial, além de um manto real e um hambúrguer gigante, para mostrar o padrão dos exageros.

Abaixo, nota do Escritório Teixeira, Martins e Advogados sobre a abertura do inquérito policial:

Polícia abre inquérito para apurar calúnia e difamação contra Fábio Lula

A delegada Victoria Lobo Guimarães, titular do 78º Distrito Policial da Cidade de São Paulo, instaurou inquérito policial para apurar a ocorrência de crimes contra a honra de Fábio Luis Lula da Silva. A delegada Victoria recebeu no dia 2 de outubro de 2013 representação dos advogados de Fábio Lula, pedindo a investigação de seis publicações na internet com conteúdo mentiroso e ofensivo. Fábio não é e jamais foi dono de qualquer fazenda ou de aeronave.
Os seis responsáveis pelas publicações já tiveram suas intimações expedidas pela delegacia e deverão ser ouvidos nos próximos dias.
"Estas publicações absurdas que têm surgido na internet, pretendendo vincular o nome do Fábio à compra de bens de elevado valor, caracterizam conduta criminosa e serão sempre levadas ao conhecimento das autoridades para as providências legais cabíveis", afirma Cristiano Zanin Martins, um dos advogados que assina a representação.
Teixeira, Martins & Advogados

A seguir, nota publicada no site Infomoney sobre notícia da revista Forbes em relação aos boatos sobre Lulinha e seu pai:

27/08/13 - 18h06 - Karla Santana Mamona

Lula não é bilionário, diz Forbes

A afirmação se deve após questionamento de leitores sobre a fortuna do ex-presidente

SÃO PAULO - A revista norte-americana Forbes publicou uma reportagem declarando que não existem indícios que Luiz Inácio Lula da Silva seja bilionário. A afirmação se deve após o questionamento de uma leitora sobre a fortuna do ex-presidente.

De acordo com a Forbes, apesar dos rumores sobre a riqueza da família de Lula, nada foi comprovado. "No Brasil, há um consenso geral de que a corrupção é generalizada e que há muito dinheiro envolvido na política."

A revista lembra que após deixar o cargo de presidente, Lula recebeu cerca de US$ 100 mil da LG para discursar por 50 minutos. Além disso, ele deu palestras na Microsoft, Tetra Pak e Odebrecht. Os valores não foram citados.

A reportagem diz também que o filho do ex-presidente, Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha, também está longe de se tornar um bilionário. E lembrou que Lula negou publicamente que o filho seja proprietário de um jato de US$ 50 milhões e que seja um dos donos da JBS. "Antes que seu pai fosse eleito presidente do Brasil, Lulinha trabalhou como estagiário em um jardim zoológico."

A empresa de Lulinha também é citada. Segundo a reportagem, a Gamecorp, recebeu US$ 2,3 milhões da Telemar em 2005, logo após Lula ser eleito. Atualmente, as perdas da empresa já somam mais de US$ 4 milhões
Herculano
11/10/2013 19:11
PRONTO. ERA SÓ O QUE FALTAVA. MAIS DE DOIS MIL POLÍTICOS RECEBERAM BOLSA FAMÍLIA ILEGALMENTE

A reportagem é de Gabriela Guerreiro, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo. Mais de 2.000 prefeitos e vereadores eleitos no ano passado receberam, até o início deste ano, recursos do programa Bolsa Família do governo federal.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome identificou 2.168 beneficiários que continuaram recebendo o dinheiro do programa apesar de terem sido eleitos para prefeituras e Câmaras Municipais.

A legislação brasileira veda políticos eleitos de receberem o benefício, mas determina que os próprios políticos acusem o fato de serem beneficiários do programa - o que na prática permite que muitos continuem a receber o dinheiro.

O governo encontrou as ilegalidades ao cruzar dados do ministério com do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A operação, realizada em fevereiro deste ano, encontrou inicialmente 2.272 eleitos que poderiam se enquadrar na situação ilegal. Após um pente-fino, com o envio de questionários às prefeituras, o ministério chegou ao número de 2.168 confirmados como políticos eleitos que são beneficiários do principal programa de transferência de renda do governo federal.
Herculano
11/10/2013 19:06
Ao Zé Ruela

1. Eu não critiquei em momento algum os Guinchos Mondini. Ele fez o papel dele na ausência do administrador público. E fará pedindo ressarcimento do erário público daquilo que fez e não foi reconhecido na passagem do serviço para outro concessionário.
2. A minha crítica é contra a administração pública que se enrolou tanto tempo na sua obrigação de regularizar esta situação por aqui.
3. Quanto ao Arnaldo, nem toquei neste assunto.
sidnei luis reinert
11/10/2013 18:52
MENTIRAS TEM PERNAS CURTAS

O O governo do PT nunca se cansa de mentir.
Segundo o seu lider, Lulla da Silva, nós pagamos
toda a dívida externa, somos auto suficientes em Petroleo,
o pre-sal tá jorrando nas plataformas marítimas.
A verdade: A dívida está em dia, mas devemos pra burro...
Importamos petroleo, nunca fomos auto suficientes...
O pré-sal vai produzir as primeiras gotas em 2019 (quem
disse foi a presidente Dilma no programa do Ratinho) se
também não for outra mentira.
Agora a ministra Gleise Hoffman (aquela que tinha um
assessor estuprador e não sabia...) afirmou que o governo
implantou 300 UPAs no Paraná. O SBT (jornal da massa) quer saber
onde estão as 300 unidades...e quer uma relação das cidades e o
endereço das mesmas. Como a ministra não sabe de nada, acho
que não vai responder...
Zé Ruela
11/10/2013 18:43
Herculano

Em Gaspar tem muito sabichão, pessoas que entendem de tudo, sabem tudo e na realidade não sabem de nada, falando asneira em cima de asneira. Não sabem como funciona uma licitação, Lei 8.666/94. Aí começam a criticar, qual o problema que o irmão do Arnaldo Muller participou e ganhou a licitação do guincho. Você próprio Herculano, vem criticando o prefeito Celso Zuchi por supostamente proteger o Guinchos Mondini. Realmente Gaspar é a cidade campeã da inveja em Sta Catarina. Wilson Dias, cuidado, a inveja mata. Vai trabalhar rapaz, você ganha muito mais.
Herculano
11/10/2013 16:18
SACERDOTES E DEVOTOS CONTUAM GROGUES COM O SOCO NO FÍGADO DO CHEFE DA SEITA, por Augusto Nunes, de Veja.

As reações dos sacerdotes, devotos e simpatizantes da seita lulopetista confirmam o parecer do chefe supremo: para quem sonha com a reeleição da presidente, a aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos foi um soco no fígado. E todos os golpeados continuam grogues, atestaram nesta quarta-feira a mudez de Lula e o falatório de Dilma Rousseff.

Ele completou quatro dias de silêncio sobre a manobra que alojou a Rede Sustentabilidade num espaçoso anexo do PSB. Ela tentou driblar perguntas sobre o tema com respostas que jamais serão decifradas ? mesmo se algum dia o dilmês for promovido a idioma oficial do país.

No sábado, logo depois de atingida pelo contragolpe de Marina Silva, a presidente enxergou ?um ato de vingança? no que foi apenas um acordo político. Ontem, instada por jornalistas a confirmar ou desmentir o diagnóstico, foi mais longe do que nunca na arte de não dizer coisa com coisa. Por que evitava comentários sobre o tema? ?Estou na fase dos grandes beijos, fase de beijos com o Brasil?, sorriu.

A contagem dos pitos infligidos diariamente a subordinados mostra que a zangada vocacional continua a mesma. Não ficou menos carrancuda nem mais tolerante. Confusa de nascença, está apenas mais atarantada do que nunca com a brusca mudança na paisagem da sucessão presidencial. E a perplexidade da chefe não será desfeita por cabos eleitorais igualmente atônitos, preveniu nesta quarta-feira a performance de Paulo Bernardo.

"Ela acrescenta para ele, mas se você for pensar, se ela for vice, no Brasil ninguém vota por causa do vice", decolou o ministro das Comunicações. "Precisamos saber quem vai ser o candidato, porque hoje, nos jornais, ela tá falando claramente que pode ser candidata. Temos de observar isso com tranquilidade: vai ser o Eduardo com a Marina de vice, ou vai ser a Marina com o Eduardo de vice, ou vai ser um dos dois candidatos sem o outro como vice?" Tradução: pode ser isto e pode ser aquilo, mas também pode não ser nada.

Com o endosso de colunistas estatizados e blogueiros de aluguel, outros pregadores tentam animar o rebanho com a tese tão verossímil quanto cronograma do PAC: só Dilma saiu ganhando com a união de dois presidenciáveis que foram ministros do governo Lula. Tal tapeação se ampara em três fantasias de deixar ruborizadas as arquibancadas da Marquês de Sapucaí.

Primeira: em vez de três concorrentes, a presidente vai enfrentar apenas dois. Segunda: todos os simpatizantes de Eduardo Campos que não simpatizam com Marina Silva vão virar eleitores de Dilma, que também será apoiada por todos os simpatizantes de Marina Silva que não simpatizam com Eduardo Campos. Terceira: o surgimento de outra opção reduziu o PSDB a partido nanico e afastou do páreo Aécio Neves.

Só a ilusão eleitoral é pior que a ilusão amorosa, ensinava o deputado Thales Ramalho. Apaixonados se apegam a possibilidades inexistentes, candidatos compram por qualquer preço até nuvens - desde que sejam azuis. Dilma, por exemplo, tem comprado previsões que assassinam a sensatez e submetem a lógica a selvagens sessões de tortura para provar que o acordo entre Marina e Eduardo Campos era o que faltava para assegurar-lhe o segundo mandato com um ano de antecedência.

E já no primeiro turno, aposta o inevitável Ciro Gomes, baseado numa amalucada releitura das pesquisas eleitorais. Nas mais recentes, a segunda colocada Marina Silva se manteve nas imediações dos 17% e Eduardo Campos flutuou em torno de 6%. Pelas contas de Ciro, os dois perderam tudo. "São dois zeros", descobriu o secretário da Saúde do Ceará, que também vê em Aécio Neves "um nada". Se Ciro não estiver delirando, Dilma ganhará a eleição com 100% dos votos válidos.

Conversa de 171, grita a feroz ofensiva das milícias governistas em ação na internet. Se os oficiais graduados tivessem ficado tão felizes com o casamento da Rede com o PSB, a tropa não trataria os noivos com tamanha virulência. Combatentes a serviço do PT já rebaixaram Marina Silva a "neodireitista", "comparsa de ruralistas" e "oportunista ressentida", fora o resto. Eduardo Campos se tornou "um traidor das causas populares" e "o neto que não soube honrar a herança do avô Miguel Arraes". A onda de cólera escancara a epidemia de medo e insegurança decorrentes da descoberta de que a hegemonia da seita pode estar a um ano do fim.

O PT nunca soube o que é vencer no primeiro turno, seja qual for o número de concorrentes. Desde 2002, a seita força a polarização com o PSDB para dividir o Brasil em duas nações - "nós e eles" - e, favorecida pela tibieza do adversário principal, culpar os tucanos por todos os problemas do país e assumir a paternidade de acertos alheios. A fórmula que mistura maniqueísmo e torpezas de todos os tipos é a única que a companheirada conhece.

Se o prazo de validade não estiver vencido, poderia ter alguma utilidade caso fosse Aécio o único inimigo a destruir. Mas não produzirá efeito algum se aplicada à dupla acampada no PSB. Até recentemente, Marina e Campos eram adulados pelos comandantes do PT. Será difícil condená-los sumariamente à danação eterna. É compreensível que o partido do mensalão não saiba o que fazer.

O problema é que quem não sabe o que deve fazer acaba fazendo o que não deve. Principalmente depois de um soco no fígado.
Herculano
11/10/2013 16:08
COM DILMA. PARA GANHAR OU PERDER, por Ricardo Noblat, de O Globo

Lula já teve mais chances de suceder Dilma como presidente da República a partir de janeiro de 2015. E a grossa fatia do PT que torcia por sua volta começa a perder a esperança de que isso seja possível em breve.

Dilma gostou do poder - poucos que chegaram lá não gostaram. E não emite o mais fraco sinal de que possa vir a desistir da reeleição. Superado o susto das multidões nas ruas em junho último, está convencida de que ganhará o segundo mandato.

Quando pode, dá uns trancos em Lula para que fique claro quem manda. Nem sempre faz todas as suas vontades. Vez por outra descarta seus conselhos. Em situações de aperto, o procura. Pois sabe que Lula não lhe negará ajuda. É seu pai e mãe.

O plano A e B de Dilma são ela mesma. Mas se o C é Lula, sem essa de que basta lhe pedir socorro para ser atendida. Lula tem suas conveniências - e uma delas é a saúde, que ele não pretende mais desperdiçar como fez no passado.

Outra conveniência: uma coisa seria lançar-se candidato de uma presidente bem-sucedida que apenas não quer concorrer à reeleição. Outra bem diferente é ser lançado candidato para fazer sombra a um governo medíocre que precisa de salvação.

Pesquisas de intenção de voto atestam que cerca de 40% dos brasileiros reprovam o governo Dilma. É quase metade do eleitorado. Para qualquer candidato, até mesmo para Lula, é uma parada indigesta ser apontado como o patrocinador de um governo assim.

De resto, uma coisa seria enfrentar o PSDB e seu passado - o PT sabe como fazê-lo com sucesso. Outra, o PSDB de candidato novo (Aécio Neves) e uma terceira e imprevisível via (Eduardo Campos-Marina Silva).

Nos últimos meses, Eduardo mandou o mesmo recado repetidas vezes para Lula: se o candidato fosse ele (lula) e não Dilma, Eduardo desistiria. O recado, agora, perdeu a validade. Eduardo foi longe demais para dar o dito pelo não dito.
Herculano
11/10/2013 16:05
A ETAPA DO ESTADUAL DO MOTOCROSS EM GASPAR É ADIADA MAIS UMA VEZ.

A primeira vez que isto aconteceu, foi nos dias 20 e 21 de julho. Alegou-se na época que as chuvas atrapalharam a "confecção" da pista na Arena Multiuso. Uma nova data foi programada para este 12 e 13 de outubro. E acaba de ser cancelada. E parece que é uma prevenção jurídica.
Herculano
11/10/2013 16:01
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE O USO DE HELICÓPTERO DO SAMU POR IDELI SALVATTI, por Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo.

O MPF (Ministério Público Federal) em Santa Catarina deu 15 dias de prazo para que o superintendente da PRF (Polícia Rodoviária Federal) explique o empréstimo de um helicóptero destinado à remoção de vítimas de acidentes para o transporte da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em seus périplos pelo Estado.

Segundo informa reportagem de hoje (11.out.2013) do jornal Correio Braziliense, o MPF enviou uma lista de 11 perguntas a serem respondidas pelo superintendente da PRF em Santa Catarina, Silvinei Vasquez. Entre os questionamentos, quem autorizou a viagem, o custo dos deslocamentos e se o sistema de serviço de socorro a vítimas foi desativado para que a aeronave transportasse a ministra.

Os procuradores instauraram inquérito civil público e também querem saber se houve registro de acidentes durante o empréstimo da aeronave para Ideli que demandavam o uso do helicóptero para resgate. A ministra pré-candidata do PT de Santa Catarina ao Senado.

A aeronave conveniada ao Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), única do Estado preparada para o resgate de vítimas, é equipada com maca, tubo de oxigênio e materiais de primeiros socorros. Segundo o Correio Braziliense, quando está à disposição de Ideli, os equipamentos são retirados e a escala de atendimento é suspensa.

A Secretaria das Relações Institucionais afirma que o helicóptero usado pela ministra é "multifunção" e "utilizado para transporte de autoridades, policiamento e missões de resgate". Segundo a nota oficial, Ideli fez uso da aeronave "sempre em agendas oficiais", com respaldo de decreto presidencial.
Vilmar
11/10/2013 14:18
Caso Brick!!
Herculano, dias atras estava conversando com um amigo a respeito do esquema político. Por mais que a mídia (TV, Jornal, Radio...) falam em votar no candidato com melhores proposta para o bem comum, voto consciente, ver o passado do candidato e etc...Você sabe que quando falamos a nível municipal as decepções são grandes, é raro ter vereador e prefeito que não se sujeite aos esquemas de favores com um único propósito "se promover". Uns com objetivo de fazer o nome para futuras eleições e outros para seu próprio interesse financeiro. Quanto mais eu tento entender como poderíamos mudar para melhor quando falamos em candidatos, mais eu vejo que a médio prazo é praticamente impossível. O vereador/prefeito que não fizer parte do esquema não tem vez, e ainda passa por ruim. Quando falamos a nível estadual e federal a coisa piora e muito. Acompanho seu blog toda semana, e imagino o quanto alguns políticos devem te odiar. Mas é preciso ter mais pessoas como você para mostrar a população como funciona o jogo político.
Herculano
11/10/2013 12:27
AO JOSÉ.

Você acaba de me dar razão mais uma vez. Eu não me escondo. Estou exposto. Você, atingido, sem condições de rebater o que todos percebem, dissimula até no nome.
Wilson Dias
11/10/2013 11:55
TUDO EM FAMÍLIA ... MULLER!

Você sabia? A AC Kar Transporte de Cargas e Descargas (08.650.837/0001-98), que ganhou a Licitação 97/2013, feita no último dia 11 de julho, e dada como vencedora oficialmente em 20 de agosto. A mesma que ofereceu para o município 26% do faturamento bruto mensal do negócio tem como sócio o irmão do Arnaldo Muller (aquele cidadão que administrava o contrato do Cemitério Público com a Prefeitura e continua administrando a licitação do Lixo com o SAMAE)?

Tanto que, o terreno que ela ocupará para a guarda dos carros apreendidos fica na Rua Fernando Krauss, ao lado da empresa de lixo Say Muller (aquela contratada quando do Estado de Calamidade no início de 2009 e "Ganhadora" da Licitação no segundo Semestre de 2009, e possui vários "aditivos" em relação ao Contrato original.)

Pergunta que não ofende: Os muitos gasparenses que trabalham nessas áreas (serviços de cemitério, lixo e guincho) são limitados por sua ignorância em Licitações ou os "Muller são Iluminados ?

Como alguns dizem Herculano, enquanto olho a maré o tempo vai dizer o que é. Acorda Gaspar!!!
Lucas
11/10/2013 11:37
Estou me sentindo como esse colunista:de alma lavada. Tinha postado essa semana meu parecer sobre a situação do vereador Marcelo Brick.

Vai ter que aprender que na vida pública os discursos não podem ser separados da prática. E que a essência é mais que aparência. E principal os ventos contrários quando a carcaça é vazia derruba ou arrasta sem dó.
José
11/10/2013 11:08
Esse blog-coluna há muito vem sendo usado apenas para ataques.
Não há análise coesa sobre os fatos. É simplesmente usado para atacar quem o Sr. HD deseja agredir. Os fatos são deturpados para parecer que há ações malignas, porém, maligno é usar este espaço para atingir pessoas com meias verdade e jogos de palavras.
Se não tem respeito por aqueles que se expõem todos os dias, devia ter respeito aos eleitores e, ao menos, expor os fatos como eles são e não vesti-los de fantasias existentes apenas em uma mente sombria que vive a margem da sociedade e se alimenta de negatividade.
Antes que venha falar que me escondo sobre fake, realmente o sou. Assim como 90% dos aqui aqui comentam por medo de se sujar com tanta nojeira que aqui é dito. Os mesmo que agora apoiam a postagem, serão os que se sentiram ofendidos na próxima, quando o alvo mudar, e irá mudar. Antes que me acuse, não sou o vereador aqui citado, e tb não tenho a convivência com o mesmo. Porém acompanho de perto a política da nossa cidade e mantenho a minha visão clara, sem radicalismo e partidarismo, e sei que o que escreve não condiz com toda a verdade, você como bom propagador da confusão, usa de pequenas verdades para propagar a discórdia.
Não tenho raiva, medo, nem nojo da vossa pessoas. Meu único sentimento pelo autor dessas estórias (sim com E de e não com H) é pena. Pena de uma pessoas solitária e amargurada, que vive rodeado de sentimentos negativos e se empenha em espalhar a mentira e a confusão. Por mais que tentes se passar pelo arauto da boa esperança não deixa de ter uma mente leprosa.
rafaela
11/10/2013 09:39



BRICK, na minha terra é um negócio informal!


Uma quitanda, um rolo corretores de rua, negociadores que vivem de comprar e vender objetos coisas, enroladores fazem brick.

Um nome apropriado a políticos aceitam serer usados, manuseados que estão servindo de trampolim a malandros.

Políticos que nada veem ou se esquecem ou se enganam na hora de votar a casa de leis esta cheia de bricks, isso é a tal da vergonha alheia!

Herculano sei que é um desabafo e até ofensivo se não quiser divulgar não precisa.
Construçoes x meio ambiente
11/10/2013 08:37
Este predio sendo construído no gasparinho,5 andares, próximo a rua Fernando kraus e enfrente a fabrica de granitos QUASE ENCIMA DE UM RIBEIRÃO onde podemos ouvir claramente o barulho das aguas, é legal??? Cadê a fiscalização?
Vão deixar a obra acabar para fiscalizar e talvez embargar???
Claudio
11/10/2013 08:34
MORRO DO BELCHIOR QUE LIGA A LUIS ALVES
Pelo amor de Deus, só porque será asfaltado o morro do Belchior que liga a Luis Alves não significa que não precisam mais patrolar. Ontem fui a Luis Alves visitar alguns clientes e deparei com uma buraqueira que é coisa de doido. Tem buraco esperando ao lado da estrada para entrar de tanto que tem. Atenção superintendência, vereador Jaime e prefeito.
Jonas
11/10/2013 08:24
Me permita fazer uma colocação quanto a parte do Vereador Marcelo Souza/Brick.

No seu primeiro ato me desapontou. Pois o discurso dele é pelo novo, certo?

Sua primeira ação foi votar em Melato para presidente da Câmara, preterindo o até mais jovem Vereador Luis Carlos Spengler.

E ai? Nunca ninguém da imprensa livre perguntou o motivo do voto. Isto tem ligação com o acordo?
Herculano
11/10/2013 07:15
NERVOS À FLOR DA PELE E NÃO É EM GASPAR

Vai sair entre hoje e amanhã a primeira pesquisa Datafolha contendo a primeira medição da fervura Marina Silva e Eduardo Campos, PSB, na corrida presidencial. Brasília está inquieta depois que anunciou que a oposição seria anã. Todos esperam que isto se confirme. Do outro lado, o nervosismo não é menor. Primeiro que acham que é muito cedo para se ter uma noção e repercussão do que aconteceu no final da semana passada. Segundo, porque sendo Eduardo Campos o cabeça de chapa, não houve tempo de assimilar o apoio de Marina Silva ao candidato. Já o PSDB torce para que nenhum dos desastres lhe afete seriamente, porque dos dois lados, ele também é alvo. Então...
Herculano
11/10/2013 06:44
OUTROS TEMPOS, por Marina Silva, no jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira.

Nos últimos anos, o exagero numa disputa política bipolar, em que cada lado se considera o bem absoluto na luta contra o mal absoluto, contaminou toda a sociedade brasileira e gerou um ambiente de discórdia no qual a mais simples divergência é julgada e condenada como uma grave traição. O debate político tornou-se estéril, pois todos gritam e ninguém escuta.

Qualquer atitude, decisão ou proposta é imediatamente vista como uma reação emocional, de ataque e defesa. Se alguém tem um projeto, uma ideia, um questionamento, é porque está atacando um dos lados, "rompeu" com o outro, está se vingando.

É grave quando essa bipolaridade penetra em serviços e procedimentos que deveriam ser públicos e isentos e os fazem sucumbir ao antigo preceito antirrepublicano: aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei. Dessa forma, o regime democrático é enfraquecido por dentro.

Mas, como diz o poeta, "amanhã há de ser outro dia". Podemos recuperar a política como atividade idealista, meio de realizar utopias, ambiente de disputas leais na busca de novos consensos capazes de unir (sem ter que fundir) os ideais da nação.

É necessário que cada um, principalmente as forças que se forjaram na bipolaridade, busque um realinhamento interno e uma revisão de seus princípios. Vale o que foi dito, nos últimos dias, por uma importante liderança do PT, o governador Tarso Genro: a disputa não é em torno do passado, mas voltada para o futuro.

É necessário, também, compreender que lutar pela democracia sob uma ditadura é bem diferente de defender a democracia na democracia. Pensemos em pessoas com histórico de luta pela democracia, como a presidente Dilma. Não seria ofensivo pedir-lhe que proceda de modo democrático? A democracia, nesse caso, é pressuposto básico, não temos que agir temendo que ela nos seja negada.

Da mesma forma, talvez seja inútil esperar atitude democrática de quem depende do autoritarismo e das decisões autocráticas, pois só nesse ambiente pode prosperar sua política ou seus negócios. Porém, mesmo a estes deve-se dar o benefício da dúvida e a margem para uma mudança que é sempre possível pois, como temos visto tantas vezes, o tempo e a vida são bons professores.

De todo modo, o Brasil fez nas ruas e faz todos os dias um apelo que precisa ser escutado: recolher as armas. O tempo mudou. De nada adianta soltar os cachorros, comer o fígado e outras expressões de uma política feita com ódio. Quanto a beijar e abraçar, é bom quando é sincero.

Houve um tempo em que vivíamos insultados sob a ditadura. É hora de nos sentirmos respeitados em nossa democracia.
Herculano
11/10/2013 06:41
SERÁ?

Termina prazo de escolha do novo endereço. Hoje é o último dia para informar ao Estado onde será o Complexo Penitenciário do Vale, mancheteia o Jornal de Santa Catarina. Mas quantas vezes este prazo já furou, o jornal não informa. Os leitores e leitores deste espaço conhecem isto de cor e salteado, faz tempo.
Herculano
11/10/2013 06:39
MARQUETEIROS DO PT, E EX-SÓCIOS COM DISCURSOS DIFERENTES

Publicitário Duda Mendonça rebateu o conselheiro oficial de Dilma João Santana sobre mérito por eleição de Lula em 2002: "Já conheci profetas do futuro, mas é a primeira vez que alguém tenta mudar o passado".Duda criticou, ainda, o tom da entrevista do ex-sócio à revista "Época" (na qual classificou a oposição de anã e que não há competidor em 2014 para enfrentar o PT): "Vaidosa, grosseira e invejosa. Não é digna de um marqueteiro talentoso e vencedor"
Herculano
11/10/2013 06:35
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E um amigo de Londrina foi pro supermercado e a caixa perguntou: "O senhor encontrou tudo o que queria?". "Encontrei até o que não queria!". "O quê?". "A minha ex-mulher!". Rarará!
Herculano
11/10/2013 06:33
A FARRA DOS POLÍTICOS COM O NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS. E O PT QUER MAIS. QUER QUE AS CAMPANHAS POLÍTICAS SEJAM FEITAS COM DINHEIRO PÚBLICO, OU SEJA, O NOSSO, QUE ESTÁ FALTANDO APA SAÚDE, SEGURANÇA, OBRAS, EDUCAÇÃO... ESTÁ NA COLUNA DE CLÁUDIO HUMBERTO E QUE ELE PUBLICA HOJE, O QUE JÁ SE GASTA COM OS POLÍTICOS DO NOSSO DINHEIRO


Dirigentes só pensam naquilo: o fundo partidário
Não é o interesse público, a coerência política e nem muito menos a ideologia. O que move a grande maioria dos dirigentes é o milionário fundo partidário, que só em 2012 distribuiu R$ 350 milhões às 29 siglas então existentes. Tudo administrado pelo presidente (ou dono, na maioria dos casos) do partido, sem dar satisfações a ninguém, exceto em prestações de conta que raramente são auditadas ou conferidas.

Grande negócio
São rateados 95% do fundo conforme a votação de cada deputado federal. É só multiplicar a votação por R$ 3,21, o valor de cada voto.

Um exemplo
Tiririca, com 1,3 milhão de votos, garantiu ao PR de Valdemar Costa Neto, o dono mensaleiro, mais de R$ 4,2 milhões do fundo só este ano.

Máquina registradora
Por tudo isso, Paulinho da Força comemorou: o Solidariedade terá R$ 1 milhão mensais do fundo só com os 8 deputados que eram do PDT.

Balcão de negócios
Em "janelas" de transferência, como a encerrada no dia 5, os partidos avaliam "dotes" e tentam conter a debandada, para não perder receita.
Herculano
11/10/2013 06:26
O TRABALHO DE MOTOFRETE EM GASPAR AGORA ESTÁ REGULAMENTADO

Foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet, o decreto 5.632, de 03 de Outubro de 2013. Ele regulamenta a Lei municipal nº 3.523, de 17 de julho de 2013, que dispõe sobre o serviço de transporte de pequenas cargas, mediante a utilização de motocicletas, denominado Motofrete, no município de Gaspar. Vai se basear nos arts. 139-A e 139-B, da Lei nº 9.503/1997, com as alterações impostas pela Lei n. 12.009/2009 e das Resoluções pertinentes do CONTRAN.

A regulamentação de tal atividade foi proposta pelo vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, PP.


Herculano
11/10/2013 06:21
CRIME ORGANIZADO

Maior investigação da história do crime organizado denuncia 175 do PCC.Depois de três anos e meio de investigações, o Ministério Público fez um raio X do Primeiro Comando da Capital e pediu à Justiça a internação de 32 chefes no Regime Disciplinar Diferenciado.
Herculano
11/10/2013 06:13
PIPOCA NO FORNO

Leitor meu, repassa um desabafo do vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, no "Facebook" (eu não tenho Face). Ele estava tentando se explicar as razões pelas quais, foi contra as férias de apenas 30 dias para os vereadores, apesar de dizer que é a favor(?). Interessante o discurso e a ambiguidade. Mostra que a pressão é grande e que ele não mediu as consequências do seu gesto quando teve a oportunidade de dar soluções aos reclamos da população e seus eleitores, para férias de 30 dias aos vereadores.

"Eu jamais irei utilizar a mentira, a demagogia e ser leviano com aqueles que confiaram em mim e depositaram sua confiança.

Se for para contribuir com esta bandalheira política, esta corrupção que vivemos, ludibriando as pessoas, traindo suas confiança, vou cuidar da minha família e ficar em casa!!

Foi exatamente para combater isto que entrei na política. Para mostrar que ainda é possível fazer diferente num meio aonde não acreditamos mais!!"

PS: Este ainda é um discurso de candidato. Como vereador, já perdeu a virgindade, faz tempo. Então precisa se adaptar. A assessoria que lhe orienta, também.

Herculano
11/10/2013 06:02
E SE...?, por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S. Paulo

A tensão na novíssima aliança Eduardo Campos-Marina Silva agora é pública, cheia de disse não disse, mas a ansiedade nas searas opostas de tucanos e petistas também existe, só que nos bastidores - ou melhor, nos corredores do Congresso Nacional.

No quadro de hoje, Campos tem um partido, e Marina, os votos; Aécio tem a pré-candidatura, mas Serra, o "recall" de 2010; Dilma está em campanha aberta, mas Lula é o único, entre todos os candidatos, capaz de vencer no primeiro turno.

E se, em março de 2014, a sete meses da eleição, a economia não ajudar, as manifestações voltarem, a base aliada desandar, Dilma Rousseff empacar nas pesquisas e um(a) adversário(a) disparar?

É improvável que o PT assista a isso de braços cruzados, sem acionar o sempre latente "volta Lula". E é muito mais improvável ainda que Lula corra o risco de derrota só para não melindrar a afilhada e sucessora.

E se Campos tiver toda a campanha estruturada, aliados garantidos e apoios no empresariado, mas não decolar e continuar patinando com um dígito nas pesquisas?

É difícil imaginar que o PSB insista no nome do governador tendo ali à mão o da ex-senadora, que arrebanhou quase 20 milhões de votos em 2010. E é muito mais difícil ainda que Marina e a Rede, ou o núcleo da futura Rede, não forcem a barra para trocar a cabeça da chapa.

E se Aécio estiver forte no PSDB, mas débil no eleitorado?

É preciso um enorme esforço de imaginação para pensar nos tucanos e seus aliados unidos para mais uma derrota sem espernear. E mais imaginação ainda para visualizar Serra desistindo de lutar pela vaga.

Assim, em 2014, os institutos vão multiplicar simulações, com os analistas tateando e os atuais candidatos com medo até da sombra. Até porque todas essas sombras são bem reais.

PS - Fundo branco, mesa preta, Marina vestida de freira. Aquilo ontem era entrevista ou velório?
Herculano
11/10/2013 05:59
CASA DE FERREIRO, O ESPETO É DE PAU

O presidente do PMDB de Gaspar, Carlos Roberto Pereira, travou ontem nas redes sociais uma "batalha" contra o vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, pelos motivos que exponho na coluna de hoje.

Nada contra. Mas, quem foi na toada do Brick? O vereador Jaime Kirchner, PMDB, do Belchior. Contra ou a favor dele, nem uma vírgula de Pereira. Então a sua autoridade está diminuída neste caso para questionar o próprio Brick. Aliás não é de hoje que o "deretor" Jaime manda bananas para o PMDB e o PMDB finge que a casca de banana não é dele.
Herculano
11/10/2013 05:52
LULA SE REUNE COM DILMA E ORIENTA PT A ISOLAR CAMPOS.

Está a manchete de capa da edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. O PT e o governo estabelecem a perseguição a um novo adversário para se perpetuar no plano de continuar no poder. Continua o jornal: petista antecipa tática para sufocar PSB nos Estados após união com Marina petista. Ex-presidente indica que socialistas estão na oposição e pede ruptura imediata em redutos do pernambucano

O texto, longo, é de Marina Dias, de São Paulo, Paulo Bruno Boghossian, da coluna Painel, bem como das repórteres da sucursal de Brasília do jornal Tai Nalon e Natuza Nery.

Em reunião que durou mais de cinco horas no Palácio da Alvorada e da qual participaram a presidente Dilma Rousseff e seu núcleo político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem que o PT antecipe a tática de isolar o PSB, de Eduardo Campos, nos Estados.

Lula quer evitar que petistas e outros partidos governistas se aliem ao partido de Campos, agora com seu projeto presidencial reforçado pela ex-senadora Marina Silva.

Também estiveram no encontro o presidente do PT, Rui Falcão, o marqueteiro João Santana, o ex-ministro Franklin Martins e o ministro Aloizio Mercadante (Educação).

Lula acreditava que o governador de Pernambuco pudesse recuar de sua pré-candidatura ao Planalto caso não decolasse nas pesquisas. Por isso, chegou a pedir que o PT mantivesse o diálogo com ele mesmo depois que o PSB entregou os cargos no governo, no final de setembro.

Segundo interlocutores, após a filiação de Marina, o ex-presidente passou a considerar o PSB como oposição.

O ex-presidente aponta como prioridade a consolidação de alianças regionais com outros partidos da base de Dilma, como PMDB, PR e PTB.

O objetivo é montar o maior número de palanques distante do PSB e "fechar os espaços de Campos", nas palavras de um aliado do ex-presidente.

Ao deixar o encontro, Mercadante procurou enfatizar que o governo não está preocupado com o "quadro dos outros concorrentes" e elogiou o vigor da base governista.

"Temos leque de alianças muito sólido. Mesmo com a saída do PSB, parte importante do PSB não acompanhou a saída. Uma militância representativa ficou no governo, como é o caso do governador Cid Gomes [Ceará]", disse.

Ele reconheceu a aproximação de Campos com Marina como "novidade política". "Nós tínhamos uma candidatura com um patamar nas pesquisas acima de 20% [Marina] que aderiu a uma candidatura num patamar em torno de 5% [Campos]. É uma novidade política, de qualquer forma, precisa ver como isso vai evoluir", disse.

Um dos presentes à reunião disse à Folha que Eduardo Campos terá de falar "mais para dentro do que para fora" nos próximos meses, prevendo dificuldades de relacionamento entre a Rede, sigla de Marina, e o PSB para 2014.

TRINCHEIRAS

O plano traçado por Lula prevê que o PT estimule candidaturas próprias de partidos aliados em redutos socialistas, como o Espírito Santo.

Antes do rompimento de Campos com o governo federal, petistas pretendiam apoiar a reeleição de Renato Casagrande (PSB), indicando seu vice, com o apoio a Paulo Hartung (PMDB) para o Senado. Agora o PT já admite apoiar Hartung ao governo para isolar o PSB.

O PT também vê rompimento iminente com o PSB do Piauí, que se aproximou dos tucanos. Petistas buscarão palanque alternativo no Estado, a exemplo do que deve ocorrer em Pernambuco.

Lula defende que o PT pernambucano deixe o governo estadual e embarque na campanha do senador Armando Monteiro (PTB).

No Amapá, onde o PT também apoia governador do PSB, o partido admite manter a aliança, mas petistas relatam que Lula busca convencer José Sarney (PMDB) a se candidatar ao Senado, abrindo palanque para Dilma.

A ameaça de afastamento pressionaria governadores pessebistas. Ao temer isolamento, Casagrande e Camilo Capiberibe, do Amapá, podem aceitar o apoio do PT e, em troca, adotar postura "neutra" na campanha nacional.

DEFESA

O PSB também traça seus cenários a partir da perspectiva de rompimento total com os petistas. Internamente, a cúpula socialista admite que o apoio do PT é importante no Espírito Santo e no Amapá.

O partido, contudo, prepara palanques opcionais onde for necessário. No Acre, Estado de Marina, o vice-governador César Messias (PSB) pode ser candidato ao governo caso a sigla se distancie do PT.
Herculano
11/10/2013 05:40
BRUSQUE PODE TER UTI NEO NATAL

O prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, PT, que já foi assessor de Pedro Celso Zuchi, foi a Brasília. Foi atrás de uma UTI neo natal (recém nascidos) para o Hospital Azambuja. Falou com diretamente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Mostrou fotos. Prestou contas. Compartilhou e até por causa disso conquistou o voto do Maicon Oneda.

Voltando. E o que o Eccel fez quando estava em Brasília por sua causa? Procurou o deputado Rogério Peninha Mendonça, PMDB, e se encontraram com Padilha. Peninha se comprometeu com a causa, tanto que de lá ele telefonou para o secretário-adjunto de Saúde em Santa Catarina, Acélio Casagrande, e o pôs na linha com o ministro. Os dois combinaram um encontro na capital federal, que se dará nas próximas semanas para resolver este assunto. Já em Gaspar...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.