Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

24/09/2013

ARENA MULTIUSO I

Mesmo sob a vigilância do Ministério Público e correndo riscos de interpelação judicial, os vereadores prosseguem na tentativa De aprovar projeto de lei do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, o qual pretende ceder parte da tal Arena Multiuso para o CTG Coração do Vale e o Motoclube de Gaspar, o qual tem na diretoria, o filho de Zuchi. Agora para disfarçar e provar que a carroça está na frente dos bois, o que dará entrada nesta terça-feira na Câmara? A indicação 502 do vereador petista Hamilton Graf, o Mitinho. O que ele acertadamente quer? Aquilo que o prefeito do seu partido ainda não fez de verdade por Gaspar, apesar das promessas e discursos: um projeto de verdade para a Arena Multiuso, prevendo a instalação de uma pista de caminhada com ciclovia, uma pista de skate, uma pista de bicicross, quadra de areia e academia ao ar livre.

 

ARENA MULTIUSO II

Estou mais uma vez de alma lavada. E qual a justificativa do Mitinho??que este espaço é designado para o lazer da população gasparense,pede-se um projeto para as devidas instalações, para que todos possam usufruir do local, propiciando, assim, a integração social.O local permite um ótimo acesso, principalmente após a conclusão da reforma da Ponte Hercílio Deeke. Ainda, possui grande extensão e poderá atender toda a demanda do município com a juventude, terceira idade, pais e crianças, entre outros?. Entenderam? Sempre escrevi isto. Inventaram esta tal de Arena Multiuso para disfarçar o jogo entre poucos. Mitinho acaba de dizer que eu e a população de Gaspar temos razão. Primeiro um projeto global. Depois a eventual cessão com responsabilidades de investimentos. Primeiro o povo numa área livre e democrática. Depois os interesses particulares e eleitoreiros em terras públicas. Acorda, Gaspar!

 

PLANO DIRETOR I

Das dúvidas da revisão do Plano Diretor, os gasparenses tomaram conhecimento por esta coluna. Pouca importância deu-se para elas. Na primeira audiência pública na semana passada ? haverá mais quatro -, muitos ficaram assustados, todavia, penso,indevidamente. Primeiro porque não se interessaram; segundo porque estão desorganizados. Falhou a imprensa no debate. Falharam os vereadores ? que agora vão contratar um especialista para assessorá-los ? pois não fiscalizaram o trabalho. Falharam as lideranças que estão devidamente enfraquecidas e alienadas pelo sistema de troca de favores vigente em Gaspar. Aparelhadas, falharam também as entidades representativas. Agora todos, com interesses, perdas, conhecimento e oportunismo, querem resolver aquilo que não se interessaram ou interferiram por meses. Não vai dar certo. Gaspar vai perder mais uma vez. É bom o Ministério Público ficar de olho.

 

PLANO DIRETOR II

Pérolas. A primeira: a Iguatemi Engenharia alega que a revisão vai preservar a memória da cidade. Só se ela montar um museu de fotos. Quase tudo já veio abaixo com amparo da atual administração. A maioria nos finais de semana. Segundo: o desenvolvimento da cidade se dará para o Macucos, Bateias e Barracão, mas para lá nada de projeção de terminais de ônibus urbano. Estranhíssimo. Terceiro: há uma ideia interessante de se criar ao menos cinco ?centros? de bairros no Barracão, Gaspar Mirim, Bela Vista, Coloninha e Belchior. A Margem Esquerda e Arraial foram esquecidos? 

 

PROPAGANDA

Há exatos 25 dias (30 de agosto) o PT conseguiu do governo do Estado o asfaltamento de 2,5 quilômetros do Morro do Serafim, no Belchior Alto. Uma festa. Muita propaganda na imprensa. Aqui afirmei que haviam muitas formalidades não cumpridas e que a obra de verdade iria demorar. O que está no expediente desta terça-feira da Câmara em regime de urgência, como sempre? O projeto de lei 43/2013. Nele o município autoriza o Estado a fazer a obra. Ora, este projeto de lei não podia ter sido assinado e protocolado naquela solenidade? E se fosse já estaria quase aprovado. Atrasou-se mais de um mês. Amadores. Desorganizados. Enroladores.Palanqueiros. Bravateiros.

 

herculano1MD.jpg

O LUTO


Inconformadas com a mudança dos rumos no julgamento do mensalão, cinco atrizes da novela Amor à Vida, exibida às nove da noite pela Globo, juntaram-se num silencioso protesto no Instagram. Vestidas de preto, Carol Castro, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg, Susana Vieira e Bárbara Paz se declararam de luto pela derrota da Justiça. Sofreram bárbaro constrangimento por parte dos militantes do PT na esgotosfera. No Brasil democrático, do livre pensar e se expressar, pode-se protestar, mas nunca contra nada que envolva o PT, mesmo que indiretamente. Wake up, Brazil!

 

 

 

SOBRE O TRAPICHE

O advogado Aurélio Marcos de Souza pediu para sair do PPS. Quem levou a carta do Aurélio ao presidente do PPS, Vitório Marquetti, foi presidente do PSC, Roberto Basei. Ele quer Aurélio como candidato a deputado estadual (?). A desfiliação, todavia, é um ato personalíssimo. Aurélio terá então que ir ao cartório eleitoral, lá pedir e assinar a desfiliação do PPS. Só então estará regular para assinar a ficha em outro partido e antes do dia cinco de outubro se quiser concorrer a qualquer cargo eletivo em outubro do ano que vem. Desta legislação ele entende melhor do que eu.

Prestigiada a refiliação de Joel Júlio da Costa ao PMDB de Gaspar, depois de um estágio no PSDB, onde estava presidente da sigla. Sentida e indicativa, foram as ausências de Paulo França e César Botelho, ex e atual presidente do cabide de emprego estadual, a SDR de Blumenau. Renato de Mello Vianna compensou. Joel mora há algum tempo em Balneário Camboriú.

Na disputa de quem coloca as vigas, a ponte da Saudade, de Ilhota, começa a bater a ponte do Vale, de Gaspar.

Errei. Na sexta-feira escrevi aqui. Duelo. O vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, está inconformado com as sucessivas cobranças da vereadora Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Alega que falta dinheiro e sugere que a vereadora peça o aumento do IPTU para gerar recursos capazes de pagar os seus pedidos. Andréia pensa diferente e retrucou: ?corte os comissionados da prefeitura, vereador. Vai sobrar dinheiro para o que estou pedindo para o povo?. Não foi Dalsóchio. Fui traído pela minha mente. Foi o vereador José Amarildo Rampelotti, PT.

O juiz eleitoral da Comarca de Gaspar, Clayton Cesar Wandscheer, marcou para as cinco horas da tarde do dia 17 de outubro, a realização da audiência de apresentação de proposta de Transação Penal para o indiciado Mauro José Gubbert. Ele é o gerente do Orçamento Participativo de Gaspar e distribuiu, em setembro de 2010, propaganda eleitoral do seu local de serviço pela internet com pesquisa falsa em favor da candidata Ideli Salvatti, PT. Nesta audiência ele terá oportunidade de se declarar culpado depois de três anos de inquérito e trocar a pena deste grave delito eleitoral por cestas básicas.

O vereador Jaime Kirchner, PMDB, quer a construção de uma pista de skate na região do Belchior.

Aniversário. Um exemplo de como o gasparense é enrolado pela atual administração e está calado. Você sabia que a recuperação da ponte Hercílio Deecke foi prometida para o dia 25 de agosto de 2012? Agora, ela está embalada para dezembro deste 2013. Será?

Bom conselho, mas para os outros. Na abertura da audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, afirmou que os gasparenses deveriam pensar na cidade como um todo e não em interesses pessoais ou particulares. Teve gente que não se conteve e riu, muito.

A prefeitura está de olho no antigo prédio da Capgemini, na Margem Esquerda, para colocar lá a Polícia Civil. Boa ideia se não estivesse em curso a construção da nova sede para a Polícia em terreno já doado e escriturado em nome do Estado desde 2006. Ou se está enrolando mais uma vez a Polícia?

Lapso? No discurso que fez na refiliação de Joel Júlio da Costa, o ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca, PMDB, disse ser amigo de todos os prefeitos e citou nominalmente os ainda vivos. Dorval Pamplona, Evaristo Spengler, Luiz Fernando Poli e Pedro Celso Zuchi. Adilson Luiz Schmitt, PPS, seu genro, passou em branco. Então...

Em Gaspar cada um possui uma medição do Rio da enchente. Vergonha e amadorismo. E para encerrar: Tatiana Reichert, em Ilhota, virou vidraça. E há estilhaços.

 

 

Edição 1526

Comentários

Herculano
26/09/2013 20:20
NA CORRIDA PRESIDENCIAL, DILMA RECUPERA E ADVERSÁRIOS AEM SEGUNDO O IBOBE E QUE PERMEIA O NOTICIÁRIO DESTA NOITE E SERÁ MANCHETE AMANHÃ

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (26), encomendada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" apontou que a presidente Dilma Rousseff tem 38% das intenções de voto na corrida presidencial. A ex-senadora Marina Silva (sem partido) aparece em segundo lugar, com 16% das intenções.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem 11% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aparece com 4%. A taxa de eleitores que disseram que irão votar nulo ou em branco é de 15%. Outros 16% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de setembro e ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Herculano
26/09/2013 19:18
SALADA DE FRUTAS

"Vim só ver quem está se filiando. Esse partido pode ser uma salada de frutas. Mas pensando bem, o PMDB é uma salada de frutas" do deputado Amir Lando (PMDB-RO), ontem, na pré filiação ao partido Solidariedade.
Herculano
26/09/2013 19:04
WALENDOWKY É O NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO

O governador Raimundo Colombo escolheu o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, para suceder Beto Martins como secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. A bancada do PSDB, que integra a base do governo, indicou o nome e o Colombo aceitou
Herculano
26/09/2013 18:58
ELA ESTÁ FORA DA ÓRBITA

Manchete dos jornais daqui e de fora: Dilma quer que Polícia Federal investigue causas do acidente em São Francisco. A presidente já falou com o ministro da Justiça para agilizar os trabalho. E Dilma só fez isto depois de receber pessoalmente um relatório da gasparense honorárias e sua ministra, Ideli Salvatti

Ao invés de pedir a Polícia Federal que desvenda as quadrilhas e combata os crimes de corrupção dos políticos e seus assessores (que abundam) ela disfarça e prioriza fatos distantes do poder que ela comanda. Este é o PT. Este é o poder de plantão. Este é o Brasil.
Herculano
26/09/2013 15:53
ESTÃO APAGANDO O "INCÊNDIO" DE SÃO FRANCISCO DO SUL COM ÁGUA. OLHA SÓ ESTA DECLARAÇÃO.A IMPRENSA PRECISA SE INFORMAR MELHOR PARA TER CREDIBILIDADE

Ivan Ramos, presidente da Fecoagro Fertilizantes, indústria das cooperativas do Estado em São Francisco do Sul, disse que a empresa optou por não trabalhar com o nitrato de amônia, que gerou a fumaça tóxica de ontem, por ser um produto muito delicado.

Segundo ele, a legislação faz uma série de exigências e o controle deve ser do Exército. Conforme Ramos, só a exposição à umidade já pode causar fumaça. Volto. Entenderam? E as notícias dizem que estão combatendo este "incêndio" com água. Como assim? Primeiro não é incêndio, é uma reação química. E por ser uma reação química a forma de neutralizá-la, também é diferente.

Prossegue Ramos: a empresa chegou a fazer uma construção especial para estocá-lo, mas nunca usou. No Estado, o nitrato é usado como fertilizante de cobertura para soja, milho e demais culturas. A cooperativa produz outros fertilizantes e compra o nitrato de amônia já embalado no mercado. O produto é conhecido pelos produtores como um tipo de uréia, que faz as plantas crescerem rápido.
Herculano
26/09/2013 13:55
MANCHETE DE BLUMENAU

UFSC visitará imóveis em Blumenau na segunda-feira, antes de definir local de funcionamento da Universidade.

1. Gaspar perdeu. Ou Gaspar fez apenas palanque e a imprensa comeu a isca.

2. E o prédio da Bunge? Nem para ser a prefeitura serve.

3. A manchete que Blumenau empurra para Gaspar ou Ilhota. Alívio: penitenciária do Vale não ficará em Blumenau porque a sociedade se mobilizou inclusive junto ao governo do estado. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/09/2013 13:47
MAIS EMPREGOS

Desemprego cai para 5,3% em agosto, a menor taxa do ano. O rendimento médio real dos trabalhadores registrou alta de 1,7% em agosto ante julho e aumento de 1,3% na comparação com agosto do ano passado. Os dados são do IBGE
Herculano
26/09/2013 13:45
É PRECISO VER PARA CRER. O PRESIDENTE DO SENADO RENAN CALHEIROS DIZ QUE SERVIDORES DO SENADO VÃO ARCAR COM A DEVOLUÇÃO DE SALÁRIOS ACIMA DO TETO.

Segundo Gabriela Monteiro, do jornal Folha de S.Paulo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira (26) que os servidores da Casa vão arcar com o ressarcimento aos cofres públicos dos valores recebidos nos últimos cinco anos que estavam acima do teto constitucional de salário.

Renan disse que o Senado vai cumprir "integralmente" decisão tomada ontem pelo TCU (Tribunal de Contas da União) que obriga a Casa a cumprir o teto de R$ 28 mil e determina a devolução dos recursos de 464 servidores que ultrapassaram esse valor.

O presidente do órgão TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Augusto Nardes, estima que os valores pagos a mais no Senado somariam cerca de R$ 250 milhões (valor não corrigido).

"Foi o Senado que recebeu esses recursos? Então, claro [que os servidores vão pagar]. Não é questão de coragem, é de dever. É cumprir a Constituição com a qual todos nós nos comprometemos", disse Renan.
Herculano
26/09/2013 13:40
INCÊNDIO

Só agora a imprensa começa a corrigir o seu erro. Nem tudo que produz fumaça é incêndio. O que acontece em São Francisco do Sul não é incêndio. É uma reação química e que necessariamente não é incêndio. Pode até haver combustão, mas não há fogo. Quem conhece química, tabela periódica, reações e laboratório já se deliciava com o erro da imprensa.
Herculano
26/09/2013 09:09
NOVOS PARTIDOS ATRAEM 50 DEPUTADOS E ALIANÇA GOVERNISTA É A MAIS AFETADA

Criação do Solidariedade, de perfil oposicionista, e do PROS, que deve ir para a base de Dilma, agita o Congresso e 10% da composição partidária pode ser modificada; PT e PMDB se articulam para votar logo restrição à criação de novas legendas

O relato é dos repórteres Eduardo Bresciani e Débora Álvares, da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S.Paulo. A criação de dois novos partidos, Solidariedade e PROS, promete desencadear migrações envolvendo até 50 deputados - cerca de 10% da composição da Câmara - e afetar sobretudo partidos da base governista. Diante da agitação no mercado eleitoral, PT e PMDB já trabalham para tirar da gaveta o projeto que inibe a criação de novas agremiações. O objetivo dos dois maiores partidos governistas é fechar a brecha na regra da fidelidade partidária criada pelo Judiciário.

Nessa quarta-feira, 25, no primeiro dia após o surgimento, as duas novas siglas já divulgavam 33 adesões. Pela regra atual, o parlamentar que ingressar num partido recentemente criado não poderá ter o cargo questionado pela legenda que o abrigava anteriormente. As negociações políticas dos novos partidos envolvem divisão de tempo de TV em campanhas eleitorais e recursos do fundo partidário.

Criado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, de saída do PDT, o Solidariedade tem viés oposicionista no plano federal, devendo se alinhar a Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014. O PROS, por sua vez, tem como presidente Eurípedes Júnior, um ex-vereador com passagem por cinco pequenos partidos, e deve integrar a base aliada a Dilma no Congresso. Nos estados, porém, ambos fazem composições com governadores e lideranças da base e da oposição.

A legenda comandada por Paulinho divulgou ontem a adesão de 23 deputados - sendo um deles suplente -, e um senador, Vicentinho Alves (TO), que vai deixar o PR. Em reunião realizada em um hotel na tarde de ontem 18 deles já discutiam a forma de ampliar a bancada e fazer um arrastão de filiações também nos Estados. Estiveram na local nomes como Manato (PDT-ES), Wladimir Costa (PMDB-PA), Armando Vergílio (PSD-GO) e Fernando Francischini (PEN-PR). O prazo para troca de legenda para quem quer se candidatar em 2014 termina em 5 de outubro.

O PROS informou ontem a adesão de 10 deputados federais, entre eles Vicente Arruda (PR-CE), Givaldo Carimbão (PSB-AL) e Ademir Camilo (PDT-MG). O partido vive a expectativa de filiar o governador do Ceará, Cid Gomes, de saída do PSB. Com isso, pode receber a filiação do atual ministro Leônidas Cristino (Portos).

De acordo com as listas divulgadas pelas legendas, o PDT é quem mais sofre com a migração na Câmara. Dos 26 deputados, 6 iriam para Solidariedade e 2 para o PROS. O PR é outro que deve ter baixas significativas, perdendo 6 de seus 38 deputados. O PMDB aparece na sequência, com cinco perdas. Na oposição, PSDB, DEM e PPS devem ter a saída de dois deputados cada. O PSB, que anunciou a saída do governo Dilma pela candidatura de Eduardo Campos, também tem 2 baixas.
Herculano
26/09/2013 08:16
COMO FUNCIONA A REDE DE CONSTRANGIMENTO DO PT OU DE SEUS APOIADORES A QUEM POSSUI OPINIÃO DIFERENTE OU POR DEVER LEGAL É OBRIGADO A TOMAR DECISÕES QUE CONTRARIAM O INTERESSE DA CAUSA, DO PARTIDO OU DOS ABRIGADOS PELO MANTO DE INTERESSES

Site pró-Dilma associa Barbosa a macaco, mancheteia internamente a edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Este assunto andava meio escondido da imprensa nacional, mas era reproduzido nas redes sociais. Blog, que não é ligado à Presidência da República, recebe críticas por suposto racismo

A repórter Marina Dias, informa que um site que promove a presidente Dilma Rousseff na internet desde 2008 virou fonte de constrangimento para o Palácio do Planalto nos últimos dias, ao associar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, à imagem de um macaco.

A associação foi feita há uma semana pelo Blog da Dilma para ilustrar um artigo do ex-deputado federal pelo PT Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o julgamento do mensalão. A ilustração era composta por um macaco sorridente em primeiro plano, Barbosa ao fundo e a legenda: "Ainda vai Barbosinha? kkkkk".

O episódio foi criticado nas redes sociais por pessoas que consideraram a associação racista com o presidente da Corte, que é negro. Após cinco dias no ar, a imagem foi substituída por uma foto do próprio Greenhalgh e o site divulgou um texto intitulado "Racismo não".

Assinado pela enfermeira Jussara Seixas, uma das editoras do blog, o artigo não fez referências à ilustração, mas soou como resposta à controvérsia nas redes sociais. "Racismo, preconceito e intolerância são o câncer da humanidade", escreveu Jussara.

O governo procurou ficar longe da confusão. "O único blog vinculado com a presidenta Dilma ou com a Presidência da República é o Blog do Planalto", disse o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.

Nos bastidores, interlocutores da presidente afirmam que a relação do Palácio do Planalto com blogs de simpatizantes do PT é delicada. Para eles, o governo não tem como impor restrições a sites de militantes que ajudam a mobilizar as bases do partido nos períodos eleitorais.

Criado em 2008, antes da eleição da presidente, o Blog da Dilma reproduz artigos e vídeos publicados antes em outros sites. Ele se intitula "o maior portal da Dilma Rousseff na internet", tem perfil no Facebook, canal no YouTube e conta no Twitter para divulgar textos sempre elogiosos à presidente.

O funcionário público Daniel Bezerra, editor responsável do blog, disse que a substituição da foto serviu para "acabar logo com a polêmica". "Não foi racismo. Utilizamos esse banner do macaquinho há muito tempo. Macaco é sinônimo de alegria", afirmou à Folha.

Segundo ele, o site é mantido com ajuda de 56 colaboradores e não recebe dinheiro de partidos políticos. "Os custos são pequenos e, quando aparecem, dividimos em cotas entre a gente".

Funcionário da Câmara Municipal de Fortaleza, Bezerra afirmou que nem ele nem Jussara Seixas são ligados a partidos políticos.

A assessoria do STF informou que o ministro Joaquim Barbosa "tomou conhecimento do ocorrido", mas "não havia informações sobre providências ou comentários dele sobre o tema".
Herculano
26/09/2013 08:05
BARGANHA AQUI. GOVERNO FRACO. PMDB COMANDA, RECLAMA E EMPAREDA RAIMUNDO COLOMBO, PSD.

Cresce insatisfação no PMDB-SC, anuncia Moacir Pereira.

A crescente insatisfação dos prefeitos do PMDB com o governo Raimundo Colombo provocou nova reunião da bancada estadual com o vice-governador e presidente estadual do partido Eduardo Pinho Moreira. Na origem dos descontentamentos, a falta de informações sobre a liberação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento dos Municípios (Fundam). São verbas federais a fundo perdido a serem transferidas às prefeituras conforme a população.

Os deputados cobraram de Moreira uma posição sobre as promessas que não estão sendo cumpridas. Além de não saberem quando os recursos serão autorizados e quais os valores, os prefeitos do PMDB registram que as prefeituras do PSD merecem tratamento privilegiado.

- Há realmente muita intranquilidade entre os prefeitos e deputados do PMDB - admitiu Moreira, após a reunião com a bancada
Herculano
26/09/2013 08:03
PELEGO DO RAMO. A BARGANHA DE LÁ. PAULINHO DIZ QUE DILMA É SUA INIMIGA E PROMETE APOIAR OPOSIÇÃO

O texto é de Fernando Rodrigues, para o jornal Folha de S.Paulo. O deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP) deixou ontem o PDT para se filiar ao novo partido que acaba de criar, o Solidariedade, e do qual será o presidente. Seu objetivo é fazer oposição ao governo Dilma Rousseff, a quem chama de "inimiga".

Em entrevista à Folha e ao UOL, Paulinho - que preside a central Força Sindical - afirmou que a tendência do Solidariedade é oferecer apoio à candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG). E Dilma?

"Não fez nada. Não cumpriu uma [promessa]. E virou minha inimiga dois dias depois que foi eleita", disse.

Sobre as acusações de fraudes na coleta de assinaturas para criar o Solidariedade, Paulinho repetiu o que vem dizendo: "Foi tudo armado".

Durante a entrevista, o político de 57 anos fez inúmeras críticas à presidente e ao governo petista. "Ela [Dilma] vive hoje da fama que o Lula tinha nessa área [sindical]. Você pode ver. O discurso dela é: Porque o Lula fez, o Lula fez'. Pergunte o que ela fez? Ela não fez coisa nenhuma. Para os trabalhadores, não."

Paulinho cita compromissos que a petista fez em 2010 com várias centrais sindicais. Por exemplo, o fim do fator previdenciário para as aposentadorias da iniciativa privada: "Ela se comprometeu junto com o ex-presidente. E não cumpriu coisa nenhuma. Eu não tenho como apoiar alguém que concorda fazer as coisas para os trabalhadores e no outro dia muda de lado. Ela não é minha mãe".

Antes de romper com o governo, Paulinho relata ter conversado com o padrinho político de Dilma. "Ela abandonou as causas trabalhistas. Eu falei isso para o Lula: Não me peça para fazer nada por essa mulher que não faço'".

Com a expectativa da adesão de 30 deputados ao Solidariedade, Paulinho acredita que terá cerca de dois minutos de tempo de TV e rádio em 2014. Esse é o maior ativo que deve oferecer à oposição.

"No que depender de mim, o meu partido vai para a oposição", diz ele. Sua preferência é por Aécio - "é muito meu amigo" -, mas ele fala ainda em outra configuração:

"Vou trabalhar com ideia de fazer um acordo com Aécio, Eduardo Campos e Marina Silva: ter uma grande composição no segundo turno. Esses candidatos deveriam ter condições iguais de disputar. E aí, com o acordo de quem for melhor, no segundo turno, ter apoio dos outros."

Uma possibilidade de Paulinho mudar de opinião seria a volta de Lula como candidato. Mas essa saída seria remota: "Se ele falar hoje que é candidato ele acaba com o governo da Dilma. Se não fala e deixa para mais para frente, as pessoas vão assumindo outros compromissos. Então ele sabe que está inviabilizado".

Ele criticou o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior): "Está mais preocupado em ser governador de Minas... Já fui lá 30 vezes e esse cara não atende ninguém".
Herculano
26/09/2013 07:52
VIDEOMONITORAMENTO IMPEDE VANDALISMO NA PRAÇA

Na noite do domingo, dia 22, um menor de idade tentou levar o busto de bronze do 1º prefeito de Gaspar, Leopoldo Schramm, que governou o município de 1934 a 1946. O monumento erguido na Praça Getúlio Vargas, defronte a prefeitura, é homenagem na década de 1990. O vídeo monitoramento ajudou a evitar que ato de vandalismo fosse concluído.
Serginho
25/09/2013 21:08
Para quem ouviu a sessão da ultima terça feira, por causa das homenagens e da votação prenunciada pelo Melado, pode ter passado por despercebido o comentário agressivo e condenatório que fez contra a ex Juiza Ana Paula. Apesar de ter usado meias palavras e rodeios, resumindo deu a entender que ele quis dizer que assim como o caso de uma outra cidade, que foi ao ar na Globo um tempo atrás, onde as crianças já foram devolvidas as suas famílias os juízes afastados de seus cargos, agora só falta em Gaspar acontecer o mesmo desfecho. ui ui ui
Juju do Gasparinho
25/09/2013 20:34
Prezado Herculano:

O Zé Dirceu chamou Dilma de incomPeTente.
Só agora que elle viu?Quando ella faliu uma loginha de R$1,99 em POA, ella não era incomPeTente?
Se elle como graudo no ParTido Quadrilha conseguiu enxergar, será que os bagrinhos (raia miuda), também conseguem?


Ah! Maicon Oneda, estamos contigo! Pau nelles!
Herculano
25/09/2013 20:20
ENCENAÇÃO? QUANTOS RECURSOS E EMBARGOS INFRINGENTES ROLARÃO NA JUSTIÇA PELO PREVILÉGIO . O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO MANDA DEVOLVER R$788 MILHÕES EM SUPERSALÁRIOS DO SENADO.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira (25) o corte dos supersalários de servidores do Senado num prazo de 30 dias. Além disso, mandou a Casa devolver R$ 788 milhões pagos de forma irregular nos últimos cinco anos aos funcionários entre vencimentos e benefícios indevidos. A decisão da corte de contas representa um endurecimento se comparado com a decisão sobre o caso da Câmara, quando não houve pedido de ressarcimento dos valores.

O corte vai atingir os servidores que recebem acima do teto constitucional, hoje fixado em R$ 28 mil por mês. Como mostrou o site e a Revista Congresso em Foco, em 2011, os salários no Senado chegavam a ultrapassar os R$ 55 mil mensais. Em 2009, havia rendimentos de até R$ 45 mil por mês, época em que o teto salarial era de R$ 24,5 mil.

A auditoria do tribunal, feita em agosto de 2009, mas julgada somente hoje, identificou 464 funcionários com rendimentos acima do teto salarial. Somadas outras irregularidades na folha de pagamentos, os prejuízos apurados à época eram de R$ 157 milhões por ano ou R$ 788 milhões em cinco anos ? valor que agora terá que ser todo devolvido.

Carreiro x Walton

No mês passado, o TCU determinou o corte nos supersalários da Câmara em 60 dias, seguindo o voto do ministro relator, Raimundo Carreiro. Ele não aceitou a devolução do dinheiro pago a mais, que chega a R$ 2,5 bilhões em cinco anos. Na ocasião, perdeu a disputa o revisor do processo, o ministro Walton Alencar. Hoje, a situação se inverteu.

A tese de Walton saiu vitoriosa por quatro votos a dois, graças à mudança de posição de alguns ministros e à presença de outros que não estavam no julgamento anterior, como o ministro Marcos Bemquerer Costa. Benjamin Zymler, Bemquerer e Augusto Shermman, apoiaram a proposta de exigir a devolução do dinheiro pago a mais. Carreiro e Valmir Campelo foram contra. O procurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado, também é contra a devolução. José Jorge se declarou impedido e Nardes, como presidente, não votou. José Múcio e Ana Arraes não estavam presentes.

Amanhã, o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, irá levar a decisão ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele disse acreditar que o Senado e a Câmara vão cumprir a decisão e cortar os supersalários.

A lista revelada pelo Congresso em Foco há dois anos, mostra o nome e o salário dos donos dos 464 megacontracheques da auditoria julgada hoje. O prejuízo apurado só em relação a eles é de R$ 200 milhões em cinco anos, informou o presidente do TCU. Além deles, os funcionários que se beneficiaram de outras oito irregularidades mostradas pela auditoria também terão que devolver os valores recebidos a mais, segundo Nardes.
Herculano
25/09/2013 19:06
TENTAÇÃO E ISCA AOS POLÍTICOS BABÕES E DESCOMPROMETIDOS COM A SOCIEDADE E O ELEITORADO. MODELO JOINVILENSE É SUSPEITA DE PARTICIPAR DE QUADRILHA QUE FRAUDAVA FUNDOS DE PENSÃO DESCOBRE A POLÍCIA FEDERAL NA OPERAÇÃO MIQUÉIAS

O texto é de Emanuelle Gomes do Diário Catarinense, da RBS. A modelo joinvilense Luciane Lauzimar Hoepers, de 33 anos, é suspeita pela Polícia Federal de participar de uma quadrilha que fraudava fundos de pensão. Presa desde a semana passada, ela foi solta à 0h desta terça-feira, depois de prestar depoimento. Vai responder em liberdade. De acordo com a Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal, Luciane era "pastinha" da quadrilha, ou seja, responsável por se aproximar de prefeitos e gestores de fundos para captar verbas para empresas de fachada oferecendo benefícios.

Luciane confessou que viajou a mando da organização de Norte a Sul do país abordando prefeitos para participarem do esquema, mas não soube dizer por quantas cidades passou. De acordo com o Setor de Comunicação Social da Superintendência, um dos prefeitos que conversou com Luciane aderiu à organização criminosa. O Setor, no entanto, não soube informar quantos gestores receberam propostas da modelo e de qual cidade é o prefeito que pode ter recebido propina para investir os fundos de pensão do município. Também não foi revelado quanto ela recebia pelo serviço.

A modelo prestou depoimento sem ter advogado constituído e responde por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A tática dos criminosos era usar mulheres bonitas para aliciar prefeitos. Luciane participou de diversos ensaios sensuais e foi eleita Bela do Avaí em 2012. Além dela, outras quatro modelos foram presas temporariamente.
Herculano
25/09/2013 18:50
OLHA SÓ QUEM ELEGEMOS. ESTAMOS RECLAMANDO DO QUE? NUMETO DE PARLAMENTARES INVESTIGADOS BATE RECORDE.

Levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco mostra que tramitam no Supremo 542 inquéritos e ações contra 224 parlamentares federais. A reportagem é de Eduardo Militão e Edson Sardinha.

Nunca tantos congressistas estiveram sob a mira da Justiça. De cada dez parlamentares, quatro estão pendurados no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de participação em crimes. É o que revela levantamento exclusivo, que ocupa 20 páginas da sétima edição da Revista Congresso em Foco, à venda nas principais bancas. São 224 deputados e senadores que respondem a 542 inquéritos e ações penais. Um recorde, desde que o Congresso em Foco começou a fazer, de maneira pioneira, esse tipo de pesquisa, em março de 2004.

O número supera em 17% o total de congressistas apurado em nosso levantamento anterior, publicado na terceira edição da revista, em junho do ano passado. Na época, 191 parlamentares estavam sob investigação no Supremo, único foro competente para julgar crimes cometidos por deputados, senadores e outras autoridades.

Veja a longa lista de parlamentares pendurados no Supremo, inclusive os catarinenses.

Senadores
Acir Gurgacz (PDT-RO)
Alfredo Nascimento (PR-AM)
Antônio Russo (PR-MS)
Armando Monteiro (PTB-PE)
Blairo Maggi (PR-MT)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Cícero Lucena (PSDB-PB)
Clésio Andrade (PMDB-MG)
Eduardo Amorim (PSC-SE)
Eduardo Braga (PMDB-AM)
Fernando Collor (PTB-AL)
Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Gim Argello (PTB-DF)
Ivo Cassol (PP-RO)
Jader Barbalho (PMDB-PA)
Jayme Campos (DEM-MT)
João Ribeiro (PR-TO)
Jorge Viana (PT-AC)
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Lobão Filho (PMDB-MA)
Lúcia Vânia (PSDB-GO)
Luiz Henrique (PMDB-SC)
Marta Suplicy (PT-SP)
Paulo Bauer (PSDB-SC)
Renan Calheiros (PMDB-AL)
Roberto Requião (PMDB-PR)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Sérgio Petecão (PSD-AC)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB)
Waldemir Moka (PMDB-MS)
Wellington Dias (PT-PI)

Deputados
Abelardo Camarinha (PSB-SP)
Abelardo Lupion (DEM-PR)
Ademir Camilo (PSD-MG)
Adrian (PMDB-RJ)
Aelton Freitas (PR-MG)
Afonso Florence (PT-BA)
Alexandre Roso (PSB-RS)
Alexandre Santos (PMDB-RJ)
Alfredo Kaefer (PSDB-PR)
Aline Corrêa (PP-SP)
André Moura (PSC-SE)
André Vargas (PT-PR)
Aníbal Gomes (PMDB-CE)
Anthony Garotinho (PR-RJ)
Antônia Lúcia (PSC-AC)
Antônio Biffi (PT-MS)
Antonio Bulhões (PRB-SP)
Arnon Bezerra (PTB-CE)
Arthur Lira (PP-AL)
Asdrúbal Bentes (PMDB-PA)
Assis Carvalho (PT-PI)
Assis Melo (PCdoB-RS)
Benjamin Maranhão (PMDB-PB)
Berinho Bantim (PEN-PR)
Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG)
Beto Mansur (PP-SP)
Bonifácio de Andrada (PSDB-MG)
Bruno Araújo (PSDB-PE)
Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO)
Carlos Bezerra (PMDB-MT)
Carlos Magno (PP-RO)
Carlos Melles (DEM-MG)
Carlos Souza (PSD-AM)
Celso Jacob (PMDB-RJ)
César Halum (PSD-TO)
Chico das Verduras (PRP-RR)
Cláudio Puty (PT-PA)
Cleber Verde (PRB-MA)
Colbert Martins (PMDB-BA)
Dalva Figueiredo (PT-AP)
Danilo Forte (PMDB-CE)
Décio Lima (PT-SC)
Delegado Protógenes (PCdoB-SP)
Dilceu Sperafico (PP-PR)
Dimas Fabiano (PP-MG)
Domingos Neto (PSB-CE)
Dorinha Seabra (DEM-TO)
Édio Lopes (PMDB-RR)
Edson Ezequiel (PMDB-RJ)
Eduardo Barbosa (PSDB-MG)
Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Eduardo Gomes (PSDB-TO)
Efraim Filho (DEM-PB)
Eliene Lima (PSD-MT)
Eliseu Padilha (PMDB-MG)
Emanuel Fernandes (PSDB-SP)
Erika Kokay (PT-DF)
Evandro Milhomem (PCdoB-AP)
Fábio Trad (PMDB-MS)
Fátima Pelaes (PMDB-AP)
Félix Mendonça Júnior (PDT-BA)
Fernando Jordão (PMDB-RJ)
Fernando Marroni (PT-RS)
Flávia Morais (PDT-GO)
Flaviano Melo (PMDB-AC)
Francisco Escórcio (PMDB-MA)
Francisco Tenório (PMN-AL)
Gabriel Chalita (PMDB-SP)
Genecias Noronha (PMDB-CE)
Geraldo Magela (PT-DF)
Geraldo Resende (PMDB-MS)
Geraldo Simões (PT-BA)
Giacobo (PR-PR)
Giroto (PMDB-MS)
Gladson Camelli (PP-AC)
Gorete Pereira (PR-CE)
Guilherme Campos (PSD-SP)
Henrique Oliveira (PR-AM)
Hermes Parcianello (PMDB-PR)
Homero Pereira (PSD-MT)
Hugo Napoleão (PSD-PI)
Isaías Silvestre (PSB-MG)
Izalci Lucas (PR-DF)
Jair Bolsonaro (PP-RJ)
Jairo Ataíde (DEM-MG)
Jânio Natal (PRP-BA)
Jaqueline Roriz (PMN-DF)
Jefferson Campos (PSD-SP)
Jhonatan de Jesus (PRB-RR)
Jilmar Tatto (PT-SP)
João Lyra (PSD-AL)
João Magalhães (PMDB-MG)
João Maia (PR-RN)
João Paulo Cunha (PT-SP)
João Paulo Lima (PT-PE)
Jorge Boeira (sem partido-SC)
José Augusto Maia (PTB-PE)
José Genoino (PT-SP)
José Otávio Germano (PP-RS)
José Priante (PMDB-PA)
José Stédile (PSB-RS)
Josué Bengtson (PTB-PA)
Jovair Arantes (PTB-GO)
Júlio Campos (DEM-MT)
Júlio Delgado (PSB-MG)
Júlio Lopes (PP-RJ)
Júlio Semeghini (PSDB-SP)
Lelo Coimbra (PMDB-ES)
Leonardo Quintão (PMDB-MG)
Leonardo Vilela (PSDB-GO)
Lincoln Portela (PR-MG)
Lira Maia (DEM-PA)
Luciana Santos (PCdoB-PE)
Luís Tibé (PTdoB-MG)
Luiz Argôlo (PP-BA)
Luiz Nishimori (PSDB-PR)
Marçal Filho (PMDB-MS)
Marcelo Matos (PDT-RJ)
Márcio França (PSB-SP)
Márcio Junqueira (DEM-RR)
Márcio Macêdo (PT-SE)
Marco Feliciano (PSC-SP)
Marco Tebaldi (PSDB-SC)
Marcon (PT-RS)
Marcos Medrado (PDT-BA)
Mário de Oliveira (PSC-MG)
Mário Feitoza (PMDB-CE)
Maurício Quintella Lessa (PR-AL)
Maurício Trindade (PR-BA)
Mauro Benevides (PMDB-CE)
Mendonça Filho (DEM-PE)
Miguel Corrêa (PT-MG)
Natan Donadon (PMDB-RO)
Nelson Padovani (PSC-PR)
Nelson Pelegrino (PT-BA)
Newton Cardoso (PMDB-MG)
Newton Lima (PT-SP)
Nilda Gondim (PMDB-PB)
Nilson Leitão (PSDB-MT)
Nilton Capixaba (PTB-RO)
Odílio Balbinotti (PMDB-PR)
Osmar Terra (PMDB-RS)
Osvaldo Reis (PMDB-TO)
Oziel Oliveira (PDT-BA)
Paes Landim (PTB-PI)
Paulinho da Força (PDT-SP)
Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR)
Paulo Feijó (PMDB-RJ)
Paulo Maluf (PP-SP)
Paulo Pimenta (PT-RS)
Paulo Wagner (PV-RN)
Pedro Henry (PP-MT)
Pedro Novais (PMDB-MA)
Pedro Uczai (PT-SC)
Ratinho Júnior (PSC-PR)
Renan Filho (PMDB-AL)
Roberto Balestra (PP-GO)
Roberto Britto (PP-BA)
Roberto Santiago (PSD-SP)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Rogério Marinho (PSDB-RN)
Ronaldo Benedet (PMDB-SC)
Sabino Castelo Branco (PTB-AM)
Sandes Júnior (PP-GO)
Sandro Mabel (PMDB-GO)
Sebastião Bala Rocha (PDT-AP)
Sérgio Moraes (PTB-RS)
Sibá Machado (PT-AC)
Silas Câmara (PSD-AM)
Sueli Vidigal (PDT-ES)
Takayama (PSC-PR)
Urzeni Rocha (PSDB-RR)
Vadão Gomes (PP-SP)
Valdemar Costa Neto (PR-SP)
Valdivino de Oliveira (PSDB-GO)
Valmir Assunção (PT-BA)
Valtenir Pereira (PSB-MT)
Vander Loubet (PT-MS)
Vilalba (PRB-PE)
Vinícius Gurgel (PR-AP)
Vitor Paulo (PRB-RJ)
Walney Rocha (PTB-RJ)
Washigton Reis (PMDB-RJ)
Wellington Fagundes (PR-MT)
Weverton Rocha (PDT-MA)
William Dib (PSDB-SP)
Wladimir Costa (PMDB-PA)
Zé Vieira (PR-MA)
Zequinha Marinho (PSC-PA)
Zoinho (PR-RJ)
Barnabé
25/09/2013 16:29
se não me engano o Samae tem 2 Retroescavadeiras, mas foram chamados 05 candidatos do Concurso de 2.012. Coincidentemente o quinto colocado é amigo íntimo do todo poderoso Marcelo Poffo. Mais um capítulo da novela: "Boa Gestão do Dinheiro Público".....
CARLOS
25/09/2013 15:57
Quando soube da votação contraria da fiscalização que o legislativo queria fazer no executivo, fiquei pasmo. Povo, vocês conseguem dormir direito sabendo que vocês votaram neste vereadores.
Isto não é coisa de outro mundo não é Gaspar é Brasil é PT.
Mario Pera
25/09/2013 14:24
Ao ler que vereadores votam contra requerimento que pede informações ao Executivo, realmente o Brasil está fadado à falência de suas instituições. Se o próprio Legislativo impede-se de fiscalizar o Executivo...que é sua principal função e cuja competência e atribuição são princípios constitucionais consagrados (primeiro fiscalizar, porque legislar ainda cabe algumas ressalvas já que em matéria financeira, por exemplo, a iniciativa não pode ser dos edís).

Quando fui vereador matéria deste tipo passava sem aperto. Era aprovação unânime....Aliás bandeira estupenda do PT em alguns anos atrás a fiscalização de todos os órgãos, faziam coro no plenário nas sessões do legislativo.

Sinal de novos tempos, sem novas práticas políticas. Estamos inteiramente no fundo do poço!
sidnei luis reinert
25/09/2013 12:30
SITE PETISTA," BLOG DA DILMA", É PATROCINADO PELA CAIXA ECONÔMICA E BANCO DO BRASIL?
OS ACIONISTAS CONCORDAM COM ISSO?
Herculano
25/09/2013 11:26
A VIDA COMO ELA É, por Ilimar Franco, de O Globo

Os partidos do governo e da oposição estão poupando o ministro Manoel Dias (Trabalho), cuja pasta virou foco de escândalos. O PDT virou uma noiva e está sendo salvo porque todos os partidos disputam seu apoio na sucessão de 2014.
Herculano
25/09/2013 11:24
DUAS DE CARLOS BRICKMANN

1.
O mundo fora daqui

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, voltou a defender a tese favorita (e derrotada no Supremo) do alto comando petista: a de que o Mensalão foi "apenas a prática de Caixa Dois, e não desvio de dinheiro público, como restou provado no julgamento". O ministro se engana: o STF apurou o desvio de R$ 170 milhões, em valor não atualizado, e o suborno de parlamentares para que votassem com o Governo. Mas este é só um equívoco; o importante é que Gilberto Carvalho, alto dirigente do partido, influente integrante do Governo, acha que Caixa Dois é crime menor, ou nem crime é.

Nos Estados Unidos, o ex-deputado democrata Jesse Louis Jackson Jr., filho de um herói da luta pelos Direitos Civis, o pastor Jesse Jackson, foi condenado em agosto último a 30 meses de prisão, em regime fechado (já está preso), por ter abastecido o Caixa Dois de sua campanha com US$ 750 mil - pouco menos de dois milhões de reais. Seus bens estão sendo leiloados para que o dinheiro irregular seja devolvido aos cofres públicos.

O deputado israelense Omri Sharon, filho de um herói nacional, o general e ex-primeiro-ministro Ariel Sharon, comandou o Caixa Dois de uma campanha de seu pai. Foi julgado e condenado a nove meses de prisão, com perda de mandato e multa equivalente a US$ 64 mil - cerca de R$ 150 mil. O pai, inconsciente desde que sofreu um derrame cerebral, não pôde ser julgado.

Convenhamos: que falta faz o ministro Gilberto Carvalho em outros países!

2.
Compra, dinheiro, compra!

O vereador Nabil Bonduki, do PT paulistano, é o autor do projeto da Bolsa Blog, que tramita na Câmara Municipal. Por ele, a Prefeitura dará R$ 70 mil do seu, do meu, do nosso dinheiro a "projetos de mídia independente". Tudo a fundo perdido: R$ 70 mil para cada projeto, que com dinheiro alheio a Prefeitura não vai regular micharia. Os projetos, claro, serão aprovados por uma comissão. Quem forma a comissão? Quatro pessoas indicadas pela Administração petista e quatro indicados por "movimentos sociais" - talvez até haja algum que não seja petista. Os projetos aprovados não poderão ter finalidade lucrativa.

Traduzindo, de alguma forma vão ter de arrumar mais dinheiro público para sobreviver.
Herculano
25/09/2013 11:10
O PT TEME A CONCORRÊNCIA DE MARINA E TENTA BARRAR A CRIAÇÃO OFICIAL DO PARTIDO. CANAIS ALTERNATIVOS DE MÍDIA CONTROLADOS PELO PT TENTAM DESQUALIFICAR OS APOIADORES DA REDE DE SUSTENTABILIDADE

Artistas entram no jogo de pressões da Rede de Marina, faz manchete o 247, o canal do PT sustentado por patrocínio de bancos estatais e verbas de comunicação da prefeitura petista de São Paulo.

Prossegue o texto. A cantora Adriana Calcanhotto gravou um vídeo em que diz que sua própria assinatura em apoio ao partido de Marina Silva foi rejeitada pela Justiça Eleitoral; ator Marcos Palmeira também produziu depoimento em defesa da legenda; para o jornalista Josias de Souza, o Tribunal Superior Eleitoral, em clima de "liberou geral", dificilmente conseguirá fechar as portas para o partido; ministros do tribunal, no entanto, se mostram cada vez mais desconfortáveis com as pressões; decisão poderá decidir se haverá ou não segundo turno em 2014; caso perca no TSE, Marina pretende levar o caso ao STF
Herculano
25/09/2013 11:03
LULA DIZ ESTAR DE VOLTA E ANUNCIA A "DESGRAÇA A ALGUNS". ELE TAMBÉM ATACA A IMPRENSA E PROMETE DIZER ALGUMAS VERDADES SOBRE O MENSALÃO... DEVE SABER O QUE FALA... AFINAL, FOI SEU PRINCIPAL BENEFICIÁRIO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Lula, o bravateiro, está de volta, naquele seu estilo "faço, aconteço, cuidado comigo!" Há quem goste? Há, sim. Muita gente! A imprensa que ele hoje detesta ajudou a criar o mito. A culpada não é essa geração que está aí, boa parte já, como direi?, nascida petista, sem poder "oPTar". Refiro-me à de eras priscas. Ele parecia trazer, assim, aquela suposta verdade natural do povo, caída da árvore da vida. E acabou, com o seu partido, por se tornar o maior beneficiário de todas as mazelas da política brasileira. A propósito: o trocadilho gráfico não é meu. É do PT dos anos 1980. Criou-se, então, uma camiseta que trazia a palavra "oPTei", assim, com a sigla em destaque. Era como aderir a uma religião. Era como se um alopata se tornasse homeopata. Era como se um carnívoro se tornasse macrobioto (não errei, não; é ?macrobioto? mesmo!). Era como atravessar o umbral da iluminação. Daquele pântano, nasceu essa flor.

O ex-presidente concedeu uma entrevista a jornalistas vinculados a jornais sindicais. E fez um advertência: "Para felicidade de alguns; para desgraça de outros, é o seguinte: eu estou no jogo". DESGRAÇA? Então um ex-presidente da República, que ocupou por oito anos o cargo mais importante do país; que segue sendo o chefe máximo de uma dos maiores partidos; que tem um poder descomunal em razão da influência que exerce nos sindicatos (e estes nos fundos de pensão); que transita com desenvoltura entre os grandes empresários do país de qualquer setor; que segue sendo o xodó de áreas importantes do setor financeiro; então, depois de tudo o que destino e circunstâncias lhe deram, este senhor tem o desplante de dizer que está voltando "para a desgraça de outros"? De quem? A vida de quais pessoas este senhor pretende "desgraçar"?

Tenho cá algumas hipóteses. É bom que se tenha claro, sem meios tons: essas palavras de Lula são sempre uma espécie de senha para o vale-tudo a que seu partido se dedica em campanhas eleitorais. Os que decidirem enfrentar o PT em 2014 têm de ter claro: vão ter de se confrontar com o anunciador de "desgraças". A máquina de difamação, financiada com milhões saídos dos cofres públicos, a esta altura, já se prepara para o trabalho de difamação, para a feitura de dossiês, para a organização de correntes sujas na rede, para a mobilização do sindicalismo barra-pesada contra governantes de oposição. É o que quer dizer o anúncio da desgraça. E, não é menos evidente, também quer ser o bicho-papão. Está a dizer o seguinte: "Se o negócio não der certo com Dilma, então é comigo; estou no jogo".

O chefão do PT voltou a atacar a imprensa: "Muita coisa evoluiu no Brasil, mas os meios de comunicação não quiseram evoluir. Saíram de um momento de pensamento único em defesa do governo anterior ao nosso e passaram a um pensamento único contrário. Até hoje continua assim". São várias tolices combinadas. A Internet permite o acesso à imprensa daquele período. O acervo de VEJA, por exemplo, está à disposição. Se algo se pode dizer do jornalismo nos oito anos do governo FHC, o juízo é o oposto: foi duro até demais. Aliás, os petistas jamais reclamaram da imprensa quando na oposição porque sabiam que estavam entre seus principais pauteiros. Chegando ao poder, Lula queria os jornalistas como "companheiros". Uma penca decidiu se ajoelhar, mediante pagamento. Outro tanto aderiu por convicção mesmo. E sobraram, felizmente, os que continuaram jornalistas, não fazendo nem uma coisa nem outra. É com esse grupo que ele não se conforma. Para combatê-lo, o governo petista recorre aos cofres públicos e das estatais e financia uma rede verdadeiramente criminosa na Internet. Práticas assim só existem hoje em países como Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua?

Mensalão
Mais uma vez, o bravateiro promete dizer algumas "verdades" sobre o mensalão. É mesmo? Até agora, ele só fez o contrário. Diz que está com a "garganta coçando", mas, antes, quer esperar o fim do julgamento. Não é a primeira vez que ele promete pôs os pingos nos "is". Falou a mesma coisa no fim do seu segundo mandato. Não tinha nada a dizer. Quem sabe agora, não? Segundo este judicioso cavalheiro, há ministros no STF que demonstram conhecer o processo; outros, entende-se, não sabem de nada. Deixem-me ver de adivinho: Lula deve colocar entre os bons ministros Dias Toffoli, seu ex-subordinado, e Ricardo Lewandowski, o filho da amiga de dona Marisa? Já, suspeito, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa ou Marco Aurélio Mello, para citar alguns, devem estar entre os que não sabem de nada, né?

O PT já se apresentou como a esperança vencendo o medo. Agora Lula quer deixar todo mundo com medo para ver se derrota previamente a esperança de muitos milhões.
Herculano
25/09/2013 10:41
DEPÓSITO DE FERTILIZANTES EXPLODE EM SÃO FRANCISCO DO SUL. MAIS DE 50 PESSOAS FICARAM INTOXICADAS


Um incêndio atinge um terminal marítimo na BR-280, em São Francisco do Sul, nesta manhã. O fogo começou por volta de 1h. Um armazém de fertilizantes da empresa Global Logística explodiu nas proximidades do porto da cidade. Ele guardava 40 toneladas de fertilizantes, que ficaram espalhadas no local. A situação é considerada grave já que o produto é nitrato de potássio, considerado tóxico. Já há registro de pessoas intoxicadas no hospital da cidade e os casos mais graves estão sendo levados para Joinville

Segundo a Defesa Civil, 80 pessoas foram levadas para abrigos, no Colégio Estadual Santa Catarina. Entre elas, um grupo de 40 idosos de uma casa de repouso.

O órgão acionou unidades de bombeiros de seis cidades próximas para combater as chamas.
PED - 2013
25/09/2013 08:56
Faltam apenas 45 dias para mudar o comando do PT gasparense.
Anhaia neles!!!!
Herculano
25/09/2013 08:36
COMO FUNCIONA. CHEFE DO CADE OMITE LIGAÇÃO COM DENUNCIANTE DE CARTEL DOS TRENS EM SÃO PAULO


O presidente de órgão que investiga suspeitas envolvendo setor metroferroviário trabalhou para deputado que denunciou irregularidades, mas não incluiu informação em currículo, informam os repórteres da sucursal de Brasília, Andreza Matais e Fábio Fabrini para o jornal O Estado de S.Paulo desta quarta-feira.

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius Marques de Carvalho, omitiu em ao menos quatro currículos oficiais ter trabalhado para o deputado estadual Simão Pedro (PT), responsável por representações que apontavam suspeitas de formação de cartel, superfaturamento e pagamento de propina envolvendo contratos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Documento da Assembleia Legislativa paulista registra a passagem de Carvalho pela chefia de gabinete de Simão Pedro entre 19 de março de 2003 e 29 de janeiro de 2004. O vínculo não consta de nenhum currículo oficial apresentado por ele desde 2008, quando passou a ocupar cargos no conselho. A omissão ocorreu, inclusive, quando ele viabilizou sua indicação à presidência do Cade pelo Senado em 2012. "Foi provavelmente um lapso", disse ao Estado o presidente do Cade.

O Cade, órgão que regula a concorrência empresarial no País, fechou em maio deste ano um acordo de leniência com a Siemens, empresa alemã detentora de uma série de contratos com o governo paulista nas últimas décadas. Nesse acordo de leniência - em que a empresa assume irregularidades para amenizar sanções futuras -, a Siemens confessou a existência do cartel e disse que ele atuou nas gestões tucanas no Estado entre os anos de 1998 e 2008.

Assim que o conteúdo do acordo veio à tona, em julho deste ano, integrantes do governo Geraldo Alckmin (PSDB) acusaram o órgão federal de vazar informações de forma seletiva motivado por questões políticas.

Simão Pedro, que hoje ocupa o cargo de secretário de Serviços da gestão Fernando Haddad (PT) na capital paulista, afirmou que se trata de uma coincidência o fato de o caso Siemens, denunciado inicialmente por seu gabinete, emergir no Cade após seu antigo assessor ter assumido a presidência do órgão.
Herculano
25/09/2013 08:30
POR QUE É TÃO CARO, PAGAMOS TANTO E NÃO TEMOS COMPETITIVIDADE

Manchete da editoria de economia desta quarta-feira do jornal Folha de S.Paulo. Tributos custa à indústria R$ 24,6 bilhões. Valor equivale ao dobro do que empresas investiram em inovação e a 10% da folha de pagamentos em 2012. Estudo inédito levantou dados de 1.180 firmas no país; em média, cumprir burocracia para atender a demanda dos governos, exige equipe de 10 funcionários.
Herculano
25/09/2013 07:54
DECRETO DE EMERGÊNCIA

O governo do estado publicou hoje no Diário Oficial, o decreto 1.753, de 23 de setembro. É o que declara de situação de emergência a 50 municípios catarinenses devido as chuvas do final de semana. Gaspar e Ilhota estão entre os 50
Herculano
25/09/2013 07:50
BABOSEIRA NA ONU, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

Adolescente e trotskista, um dia já enxerguei beleza na Declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos pilares da ONU. Foi quando um amigo mais velho do partidão, cheio de sarcasmo, disse: "Não seja ingênuo. A ONU é uma ficção. Não serve para nada. Quem manda lá são os EUA e seus satélites".

Anos depois, já como correspondente da Folha em Nova York, em 1988, trabalhei em uma pequena sala que servia de escritório para o jornal dentro do prédio principal da ONU. Convivi com diplomatas e funcionários públicos mundiais por algum tempo. Ineficiência e inutilidade são as duas palavras que me ocorrem para definir o que presenciei de perto.

Paulo Francis, meu chefe à época em Nova York, desdenhava a ONU de maneira ferina. "É um cabide de empregos para vagabundos desfilarem de sarongue para cima e para baixo", dizia ele. Descontado o preconceito, Francis tinha uma certa razão.

Lembrei-me disso ontem ao assistir ao discurso da presidente Dilma Rousseff na ONU. Ela falou contra a espionagem dos EUA no Brasil. Anunciou "propostas para o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e uso da internet" em nível mundial visando a "uma efetiva proteção dos dados".

Quase tive um ataque de narcolepsia só de pensar em como tramitaria tal ideia dentro da ONU. A chance de algo efetivo prosperar ali dentro é menor do que zero.

Dilma faria melhor se buscasse equipar o Brasil contra ataques cibernéticos. A presidente faz o oposto. Engavetou um projeto de Política Nacional de Inteligência, que cria diretrizes para o Estado brasileiro se prevenir contra ações de espionagem. O texto está pronto e parado, no Planalto, desde novembro de 2010.

É mais fácil ler um discurso feito pelo marqueteiro no teleprompter na ONU do que trabalhar duro em casa. Para azar de Dilma, é possível perceber a distância entre o que ela fala e o que, de fato, faz.
Herculano
25/09/2013 07:46
NASCE TORTO E SOB SUPEITA, MESMO ASSIM O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL APROVA PARTIDO DE SINDICALISTA. AGORA O BRASIL POSSUI 34 PARTIDOS. FALTA ANALISAR O REDE SUSTENTÁVEL DE MARINA SILVA.

Em votação apertada, por quatro votos a três, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral concedeu na terça-feira registro ao partido Solidariedade, liderado pelo deputado paulista Paulo Pereira da Silva, hoje no PDT. Ainda que diversas denúncias de irregularidade na coleta de apoios tenham permeado a criação da agremiação política, o TSE entendeu que decidia o caso apenas administrativamente, o que não exclui, no futuro, que inquéritos possam ser abertos para apurar eventuais crimes eleitorais praticados durante a formação.
Herculano
25/09/2013 07:30
OS IRMÃOS CEARENSES CIRO E CID GOMES ENCAMINHAM A SAÍDA DELES DO PSB

O governador do Ceará, Cid Gomes, negociou na segunda-feira, 23, com o colega de Pernambuco e presidente nacional do partido, Eduardo Campos, a sua provável saída do PSB. "Eu disse ao Eduardo: ou a gente fica ou a gente sai em paz", contou

De malas prontas para deixar o PSB, Cid não quer que ele e seus seguidores sejam "perseguidos" por Campos, pré-candidato ao Palácio do Planalto, em 2014. Na prática, Cid obteve de Campos o compromisso de que ele não lutaria para reaver os mandatos de quem saísse do PSB. "No nosso caso isso está pactuado. Se sairmos, nenhum mandato será questionado. Embora a meu juízo a melhor posição seja a saída, não posso antecipar nada sem ouvir os deputados e candidatos do meu partido", afirmou o governador do Ceará que quer apoiar a reeleição de Dilma Vana Rousseff e o PT.
Herculano
25/09/2013 07:26
A BOA NOTÍCIA E O PÉSSIMO EXEMPLO

A boa. A prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, realiza neste sábado a inauguração da quadra de esportes da Escola de Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso, na rua Pedro Simon, na localidade Porto Arraial.

O péssimo exemplo. Já a quadra coberta da Comunidade Vila Isabel, no Barracão, "inaugurada" há dois anos e meio continua fechada. Acorda, Gaspar!
PT vs PT
24/09/2013 22:07
Herculano este Maicon Oneda da M.E. deve ser a pedra do sapato dos mandatários do PT gasparense pois foi convidado a se retirar do partido, publicamente pelo presidente bicudo tucano Elcio Carlos e agora pelo secretario de ad. e finanças da executiva o exterminador da "Expogaspar" Rodrigo F. Schramm, Maicon estamos contigo.
Pau Neles!!!!
Herculano
24/09/2013 21:37
MELATO E GIOVANO SE UNE AO PT E IMPEDEM QUE A COMISSÃO DE GESTÃO PÚBLICA DA CÂMARA OBTENHA INFORMAÇÕES DO EXECUTIVO

A Comissão de Gestão Pública da Câmara integrada pelos vereadores Luiz Carlos Spengler Filho, PP; Ivete Mafra Hammes e Marli Iracema Sontag, ambas do PMDB; e Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, fez um requerimento pedindo informações ao prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, sobre o projeto de lei que está na Câmara em regime de urgência e que quer autorização do legislativo para modificar o Orçamento já aprovado pela própria Câmara no ano passado.

O requerimento que pedia estas informações foi a votação. E na sessão de hoje, estavam ausentes os vereadores Marcelo de Souza Brick, PSD, e Ciro André Quintino, PMDB. Ambos foram a Brasília. O PT, então fez valer a sua força aproveitando-se desta ausência. A bancada composta por José Amarildo Rampelotti, Hamilton Graff, Antônio Carlos Dalsóchio e Daniel Fernandes dos Reis, com Giovano Borges, PSD, empataram a votação em cinco votos impedindo a aprovação do requerimento da Comissão.

Foi ai que entrou em ação o presidente da Câmara, José Hilário Melato, PP, o mais petista de todos: ele desempatou a votação. Mellato livrou a prefeitura de prestar informações aos próprios vereadores. Houve comemoração. Os membros da comissão não entenderam o que a prefeitura tem a esconder neste projeto, revelou o presidente da Comissão, Luiz Carlos Spengler Filho. Além dos membros da Comissão de Gestão Pública, votou com ela pelo envio das explicações aos vereadores, Jaime Kirchner, PMDB.
Juju do Gasparinho
24/09/2013 21:01
Prezado Herculano:

Não foi o Tonho que falou sandice para a Andréia? Não faz mal, vai igual para o PiToco Rampelotti: "Porquê não te calas?"

Ah! Herculano, falando em PeTralha veja o que li no Blog da AV.
GIL CRITICA A TORCIDA "ESBRANQUIÇADA" EM COPAS E PROPÕE COTAS DE INGRESSOS, COM SUBSÍDIO".
Achei que fosse sacanagem, mas é verdade.
Como diz o Blog do GD: "essa gente anda cheirando cocô."

ADORO a minha cor ESBRANQUIÇADA, não me envergonho dela.
Herculano
24/09/2013 18:29
OS POLÍTICOS E GESTORES PÚBLICOS NÃO POUPAM NEM OS PROGRAMAS CONTRA A FOME DOS POBRES. VERGONHA

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira, onze mandados de prisão preventiva dentro da Operação Agro-Fantasma, que investiga um esquema de desvio de recursos públicos do Programa de Aquisição de Alimentos, repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a associações e cooperativas rurais como parte do Programa Fome Zero.

Além dos mandados de prisão preventiva, foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba (PR) sete mandados de suspensão cautelar da função pública, 37 mandados de busca e apreensão e 37 mandados de condução coercitiva em quinze municípios do Paraná, em Bauru (SP) e em Três Lagoas (MS).

Em nota, o Serviço de Comunicação Social da Polícia Federal do Paraná informa que funcionários que compõem a cúpula da Conab no estado e fiscais ligados ao grupo estão sendo afastados "em razão de fortes indícios de participação nos crimes".
Herculano
24/09/2013 18:20
CULPADA, MAS DE BOCA FECHADA PELO CHEFE

A amiga íntima de Lula, Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo foi demitida do serviço público. A decisão é da Controladoria-Geral da União, que proibiu ainda o seu retorno para qualquer cargo público federal. Trata-se da punição máxima em processos administrativos.

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado após uma sindicância realizada pela Casa Civil, quando foi constatada diversas irregularidades envolvendo a amiga de Lula. Rosemary já estava exonerada do cargo desde o final do ano passado.

A ex-chefe de gabinete e outras 23 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal logo depois da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que investigou um esquema de venda de pareceres técnicos do governo para favorecer empresas privadas.
Herculano
24/09/2013 18:13
QUANDO O PT É QUEM QUER A CASSAÇÃO ELE CONSEGUE. JÁ QUANDO ELE É PODER...

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por maioria, cassou o mandato de Daniel Netto Cândido (PSD) e Élio Peixer (PMDB), prefeito e vice de São João Batista. Os advogados Rafael Horn e Alexandre Canella, representando a Coligação Ainda Melhor (PP, PT, PTB, PPS e DEM), que entrou com o pedido de cassação, conseguiram reformar a sentença da juíza de São Batista e obtiveram a cassação devido à prática de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2012.

A conduta ilegal foi praticada pelo ex-candidato a prefeito, Alemão, que desistiu da candidatura às vésperas de pleito em favor de Daniel Netto Cândido. De acordo com os advogados, uma nova eleição deve ser realizada e, enquanto isso, a prefeitura da cidade ficará sob o comando do Presidente da Câmara dos Vereadores, Vilmar Francisco Machado (PPS).
Herculano
24/09/2013 18:10
A REALIDADE

Brasileiro "ignora" dólar alto e tem gasto recorde em viagens internacionais. Em agosto, as despesas do brasileiro lá fora somaram US$ 2,2 bi, cifra recorde para o mês, o que fez o Banco Central elevar sua projeção para esse tipo de gasto.

Lá fora é mais barato o turismo e as compras, com menos impostos, além da segurança pessoal. Um conhecido meu está na cidade do México. Queria vir a Florianópolis. Descobriu que a passagem de lá é mais para cá do que ele ir a Madri e de lá para Florianópolis. Então, comprou um bilhete para Florianópolis via Madri, na Espanha, e passa alguns dias por lá antes de chegar a Santa Catarina. Entenderam?

Tente ir ao Nordeste ou ao Pantanal, ou a Foz num roteiro de uma semana com voos, traslados e hotéis. Tente fazer o mesmo para Madri, Lisboa, Roma, ou até França e Berlim (nem falo dos Estados Unidos ou Buenos Aires é claro). Qual desses roteiros será mais caro e muito, mas muito mais seguro?
Herculano
24/09/2013 18:02
A IMPRENSA LIVRE DO BRASIL TRATA O DISCURSO DA PRESIDENTE DILMA NA ONU COMO UM PALANQUE ELEITORAL DE 2014. A IMPRENSA INTERNACIONAL TAMBÉM. JÁ A IMPRENSA ENGANJADA TENTA DISFARÇAR AO CONSTATAR QUE O BRASIL ESTÁ SEM TEMA E ESTADISTA.

DILMA E A SESSÃO DE TORTURA GLOBAL, por Caio Blinder, para a Veja.

As Nações Unidas têm 193 países-membros e o Brasil tem o privilégio de abrir a sessão de tortura que são os debates da assembleia geral (coitados dos jornalistas que precisam cobrir o evento). Até que não foi tão penoso o pronunciamento de Dilma Rousseff nesta terça-feira, dirigido basicamente aos brasileiros e brasileiras e não à plateia global. Como se esperava, o foco foi o aborrecimento patriótico com a espionagem dos EUA no país. A presidente, no entanto, não foi histriônica e evitou a personalização (o presidente Obama, com o qual ela não terá mais a reunião oficial em 23 de outubro, em Washington). Na definição da rede CNN, Dilma Rousseff foi áspera no seu discurso.

Apenas uma referência direta aos EUA na qualificação deste uso de espionagem como uma "afronta" aos direitos humanos, aos direitos civis e à soberania do Brasil. Houve as necessárias promessas de proteção nacional contra esta intrusão e clamores por um marco multilateral de governança da Internet. Não custa lembrar que os cinco países com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e França) são campeões de espionagem.

De resto, o discurso de Dilma Rousseff, 23 minutos, repetiu as lorotas eleitorais sobre as benesses do seu governo, empenho por reformas, respeito às vozes nas ruas, esforços para superar adversidades no cenário econômico global, além de algumas generalidades sobre necessidade de paz e a situação política mundial. Confesso que, depois das denúncias de Dilma contra a espionagem, eu não acompanhei mais com muita atenção a tortura retórica.

No geral, tolerável. No ano que vem, tem mais do mesmo na assembleia geral. Vamos esperar que seja diferente em 2015, sem a presidenta no pódio de Nova York.
Herculano
24/09/2013 17:55
SEM A SOLIDARIEDADE DA MULHER DE CRISTOVAM...

Foi descoberto o nome de Gladys Buarque, mulher de Cristovam Buarque, na lista de assinaturas usadas para tentar registrar o Solidariedade, o partido que Paulinho da Força está criando. Sua assinatura é tão verdadeira quanto uma nota de três reais. Constatada a fraude, Cristovam diz:

- Minha mulher nunca assinou ficha de criação nem dos meus partidos?Isso mostra que tipo de partido é esse do Paulinho.
Herculano
24/09/2013 15:00
DISCUROS É UM. A PRÁTICA É OUTRA. SE O PT ESTIVESSE NA OPOSIÇÃO, ISTO NÃO FICARIA ASSIM. MAS COMO É GOVERNO E SEM OPOSIÇÃO DESCENTE, OS POBRES PAGAM COM A DESASSISTÊNCIA, A DOR E A MORTE


Ministra descarta vincular 10% do orçamento à saúde. Miriam Belchior, PT, diz ser inviável proposta em tramitação no Congresso que amplia o repasse de verba para o setor. "Precisamos achar o caminho possível", defende a ministra do Planejamento.
Herculano
24/09/2013 14:00
LIBERAÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA

O deputado estadual Aldo Schneider, PMDB, líder do Governo na Assembleia, solicitou ao Ministério do Trabalho e Emprego e ao Governo de Santa Catarina a liberação do valor integral do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a população dos municípios afetados pela enchente do mês de setembro de 2013.
Herculano
24/09/2013 12:32
A COMISSÃO DE GESTÃO PÚBLICA DA CÂMARA SE INTERESSOU POR OUTRO PROBLEMA DA IGUATEMI

O que está na pauta da reunião de hoje da Câmara de Vereadores de Gaspar? Um pedido de informações ao prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, sobre a tal revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano como
a) cópia do contrato e aditivo celebrados entre o município de Gaspar com a Empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia LTDA para a revisão do Plano Diretor;
b) cópia dos empenhos e notas fiscais de pagamento para a referida empresa.

E qual a justificativa dos vereadores Luiz Carlos Spengler Filho, PP, Ivete Mafra Hammes e Marli Iracema Sontag, ambas do PMDB e Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM e que compõem a Comissão para tal requerimento? "Tais documentos são necessários para obtermos informações que possam esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de discussão do Plano Diretor e, desta forma, responder aos questionamentos da comunidade".
Roberto Basei
24/09/2013 12:06
SÓ ALGUMAS PERGUNTAS:

Acompanhar as obras pelo tribunal de contas? Por quê?

Está faltando credibilidade ao gestor público? Não precisa responder porque!

Ou é, ou está sob uma intervenção o município? O que levou a isso, cade a tal transparência?


Por favor! A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Herculano
24/09/2013 11:38
EMPRESA PAULISTA PASSOU A PERNA NO SAMAE EM INSTRUMENTO ESPECIALIZADO

É o que revela na edição de hoje o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. A portaria 47/2013 de 18 de setembro de 2013 do Samae de Gaspar, determina a instauração de processo administrativo e apuração de responsabilidade de empresa contratada pelo Samae.

E o que ela diz? Fica instaurado processo administrativo destinado a apurar, suposta, responsabilidade da empresa fornecedora Digicrom Analítica Ltda., inscrito no CNPJ sob o n° 60.160.546/0001-31, com sede na Rua dos Marianos, n° 227, Bairro Campo Grande, São Paulo (SC). A empresa foi vencedora de certame licitatório na modalidade Pregão Presencial n° 15/2013, para o fornecimento de equipamento turbidímetro micro processado de campo, que realiza leituras de turbidez, segundo o princípio nefelométrico. O contrato nº 11/2013 foi firmando em 17 de maio de 2013. A empresa contratada, em tese, teria entregado o objeto contratado em desacordo com as especificações técnicas exigidas no Anexo IV, e com a proposta de preços apresentada (fls. 39 e 94/95). Notificada, a fornecedora substituiu o aparelho e após novos teste constatou-se que o novo Turbidímetro, também não atendia as especificações técnicas exigidas, no que se refere à fonte de luz de tungstênio e os critérios de desempenho especificados no método 180.1 da USEPA.
Herculano
24/09/2013 11:25
AS OBRAS NO MUNICÍPIO VÃO SER ACOMPANHADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS

É isto que esclarece o decreto 5.616, de 17 de Setembro de 2013 e publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.

Art. 1º Fica delegado ao servidor Ricardo da Silva, matrícula nº 0154, ocupante do cargo de Engenheiro Civil, lotado no SAMAE, a responsabilidade para gerir o Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Obras, E-SFINGE OBRAS do Município de Gaspar, junto ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, conforme estabelece o art. 2º, § 1º, inciso "a" da IN TC-01/2003.

Art. 2º Fica o servidor delegado para gestão do sistema E-SFINGE OBRAS responsável por encaminhar até o 10º dia do mês subsequente ao das informações cadastradas, cópia impressa dos recibos fornecidos pelo referido sistema à Controladoria Geral do Município.
rafaela
24/09/2013 10:17
Para contribuir com os professores fora de sala!

Professor Luiz Otavio (norma )
Professor Neivaldo (luiz franzoi)
Herculano
24/09/2013 09:58
A LEI É IGUAL PARA TODOS?, por Ilimar Franco para O Globo

Não há inocentes no caso Marina Silva e de sua Rede. Só o que muda é a conveniência política. Há 20 anos, no governo FH, sob a batuta do PSDB e do DEM (ex-PFL), e com a simpatia do PT, foi aprovada uma lei, a 9.096. Ela foi apresentada como moralizadora. E atendia o clamor contra a proliferação de partidos.

O número cabalístico de assinaturas e a certificação nos cartórios estão lá no parágrafo 1º do artigo 7° e nos parágrafos 1º e 2º, do inciso III, do artigo 9º. O vice-presidente de então, Marco Maciel, sancionou a lei, que, até dias atrás, jamais fora questionada. Agora, o TSE terá de decidir se aplica a legislação ou se avaliza a criação de um partido, a Rede, por fora da lei.
Herculano
24/09/2013 09:45
NOVO CNJ AFASTA CINCO JUÍZES SOB SUSPEITAS, por Severino Mota, para o jornal Folha de S. Paulo

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) abriu ontem quatro processos e afastou cinco magistrados de suas funções. Entre os afastados está o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima, Alcir Gursen de Miranda.

A abertura de processos disciplinares e os afastamentos eram ações esperadas da nova composição do colegiado, formada pelo presidente do STF Joaquim Barbosa.

"Foi uma sessão histórica do CNJ que mostrou que para desmandos e corrupção não se tem espaço na Justiça. Esse tipo de conduta deve ser varrida", disse o corregedor nacional, Francisco Falcão.

Apesar dos afastamentos, os magistrados continuarão recebendo seus salários até o fim dos processos. No caso de condenação, a maior punição administrativa prevista é a aposentadoria compulsória.

Dos processos analisados ontem, o do presidente do TRE de Roraima o acusava de ter agido de modo incompatível com a Lei Orgânica da Magistratura em seis situações.

Entre elas consta o julgamento de representação em dia em que o quórum do TRE estava incompleto, o que favoreceria a parte interessada.

Ele também teria bens incompatíveis com sua renda de magistrado e atuado para a nomeação de duas filhas para cargos em comissão no Executivo estadual.

Outro magistrado afastado de suas funções foi o juiz Vitor Bizerra, de Barra (BA). Ele responderá a processo disciplinar por supostas irregularidades em processos de adoção em que ele atuou.

O caso, revelado pelo "Fantástico", da TV Globo, no ano passado, diz respeito à retirada de cinco crianças de seus pais biológicos no município de Monte Santo (BA) e a entrega delas para famílias que moram em São Paulo.

Bizerra, em sua defesa, diz que as medidas foram tomadas com urgência para garantir a segurança das crianças.

O CNJ afastou ainda o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Nery da Costa Junior e o juiz federal Gilberto Jordan. Eles são suspeitos de favorecer um frigorífico que estava com os bens bloqueados devido a acusações de sonegação.

Em sua defesa, o desembargador disse que a Corregedoria usou provas emprestadas de uma representação feita pelo Ministério Público sem produzir uma nova prova, o que seria algo "sórdido".

A Folha não conseguiu contato com Jordan ontem.

O quinto afastado foi o juiz José Raimundo Sampaio Silva, de São Luís (MA). Ele estaria criando obstáculos "ao bom andamento da marcha processual".

Em sua defesa, disse que jamais pretendeu procrastinar o trâmite dos processos administrativos, e que a Corregedoria lhe cerceou direito de defesa.
Herculano
24/09/2013 09:32
JOSÉ DIRCEU ATACA DILMA E ELOGIA EDUARDO CAMPOS, por Cláudio Humberto.

Ex-ministro da Casa Civil do governo Lula e mais influente dirigente do PT depois do ex-presidente, José Dirceu já não esconde sua aversão à presidenta Dilma, a quem chamou de "incompetente" e "desastrada", diante de uma dezena de convidados para um almoço que lhe foi oferecido na sexta (20), em Brasília. Curiosamente, na mesma ocasião, ele fez elogios rasgados ao presidenciável Eduardo Campos (PSB).

Ela, nem pensar
O grupo de José Dirceu sonha com o retorno do ex-presidente Lula ao governo, mas prefere Eduardo Campos a apoiar a reeleição de Dilma.

Contraponto
Quando destaca o despreparo de Dilma, José Dirceu cita o contraponto do talento político do governador de Pernambuco: "Quanta diferença!"

Incompetência
Pessimistas, José Dirceu acha que Dilma não tem competência para se recuperar da queda vertiginosa nas pesquisas, após as manifestações.

Irritação
Dirceu sobe nas tamancas quando lembra a declaração de Dilma pelo fim do julgamento do mensalão, para "não contaminar" sua campanha.
Herculano
24/09/2013 09:12
DESCONHECIMENTO

Tem gente - que nasceu, sempre morou aqui e trabalha na prefeitura como comissionado - na rádio que mostra o desconhecimento da cidade. Cita as comunidades do Bom Jesus, Sertão Verde, Jardim Primavera, Óleo Grande, Garuba e São Pedro como bairros. Não são. Acorda, Gaspar!
Herculano
24/09/2013 09:08
"PROVIDÊNCIAS"

A "diretora" da Defesa Civil de Gaspar anunciou hoje na rádio que vai "tomar providências" contra quem contou aquela história no facebook - e republicada aqui - de que ela, na fila do supermercado não quis dar informações sobre se haveria ou não enchente. Hum!
Herculano
24/09/2013 09:04
O QUE ESTÁ RUIM, VAI FICAR PIOR. E SOB A COMPLACÊNCIA SILENCIOSA DO GOVERNO DO PT. E NÃO É A PRIMEIRA VEZ. O CASO DA OI NO GOVERNO LULA FOI EMBLEMÁTICO: OS CONSUMIDORES PERDERAM

Se os serviços de telefonia celular e banda larga móvel no Brasil já são ruins, tendem a ficar ainda piores; nesta terça, a espanhola Telefônica, que controla a Vivo, anunciou a compra da Telecom Italia, dona da TIM; Conselho Administrativo de Defesa Econômica terá de agir com rapidez para evitar a formação de um quase monopólio nas telecomunicações brasileiras; ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, também pode tomar providências contra a excessiva concentração
Alberto
24/09/2013 09:01
Bom dia.
Enquanto o Sr. prefeito municipal tirar os militantes dele das salas de aula, nós nunca vamos ter um serviço publico de qualidade. Porque pelo que seu, professores foram formados para encinar os alunos a ler e escrever e contar as historias de nosso Pais. E não tem poucos, vou citar só alguns que eu lembro, O Sr. Doraci, Mauro Guber, Gabriel, as Srs., Vera Beduschi, Marinez Testoni Theiss, Marlene Almeida e outros que não tenho conhecimento agora, somente de uma escola gente a Zenaide. Imagina o desfalque que esta escola teve, mas não tem problema, porque quando o PT sair do poder eles tem a garantia de voltar pra lá. O povo sabendo disso ainda votou pra eles, portanto tem que aguentar mais 4 anos para poder fazer uma mudança ou então concordar com isso e ficar nesta mesma que estamos.
Acorda Gaspar.
Herculano
24/09/2013 09:00
NÃO ADIANTA. PARTIDO NOVO, MÉTODOS, PELEGUISMO E POLÍTICOS ANTIGOS. A AÇÃO BANDIDA CONTINUA. OLHA SÓ O QUE REVELA O JORNAL FOLHA DE S. PAULO

Fraude para criar partido usa até nome de chefe de cartório. Procurador eleitoral pede abertura de inquérito para investigar suspeitas. Funcionários negam ter assinado listas de apoio ao Solidariedade; advogado diz que sigla não usará assinaturas

O texto é de Ranier Bragon, Márcio Falcão da sucursal de Brasilia e de Paulo Gama, do jornal em São Paulo.

Chefes de dois cartórios eleitorais da Grande São Paulo acusam o Solidariedade, novo partido organizado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), de falsificar suas assinaturas para engordar as listas de apoio apresentadas pela sigla à Justiça Eleitoral.

"Há centenas de assinaturas grosseiramente fraudadas, a minha entre elas. Perguntei a um representante como eles coletam assinaturas. Ele disse que era uma empresa que fazia. É a indústria do partido novo", disse à Folha Helder Ito de Morais, chefe de um dos cartórios de Osasco.

Ontem, o Ministério Público Eleitoral pediu que a Polícia Federal abra inquérito para investigar as irregularidades apontadas em Osasco e outras suspeitas de fraude no recolhimento de assinaturas de apoio à criação do Solidariedade. Caso semelhante ocorreu em Várzea Paulista.

Os casos foram revelados na semana passada pelo blog do jornalista da Folha Fernando Rodrigues, no UOL.

A sigla tem até a semana que vem para obter o registro a tempo de participar das eleições de 2014. Em negociações avançadas para atrair cerca de 30 deputados, o Solidariedade tende a atuar na órbita do senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato dos tucanos à Presidência.
Herculano
24/09/2013 08:53
Ao Lucas Bailer

Reafirmo o que escrevi: ter medidas diferentes - gerando disputas bobas , inclusive, do nível do Rio Itajaí aqui em Gaspar durante situações críticas -, é amadorismo e como você acrescentou, é também incompetência.

Só o amadorismo que citei e a incompetência que você tão bem juntou, são capazes de resistir aos ajustes necessários e reconhecer o erro, como você também citou, que eu reconheci no meu caso específico. Antes de ser profissional, é ético não apenas reconhecer a diferença, mas a busca de uma solução comum. E esta palavra ética, e atitude ética falta aos que nós confiamos no trabalho em favor da sociedade, principalmente a vulnerável neste tipo de situação de baixo controle.

E nem vou longe. Vou mostrar como funciona numa cidade minimamente organizada. O que Francisco Fressard, do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, traz hoje? Exatamente algo que precisa ser ajustado e as partes, em favor da cidade, cidadãos e cidadãs estão ajustando. É algo ético, necessário e profissional. Aqui se resiste e até ameaça, como você faz.

A Defesa Civil de Blumenau estuda a possibilidade de retirar da internet a imagem da régua instalada na Ponte de Ferro.

O problema, segundo o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, é que o nível do Rio Itajaí-Açu informado pelo equipamento não bate com o nível oficial, divulgado pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Furb. A imagem é divulgada na página do boletim da Defesa Civil na internet, ao lado da informação oficial.

- Há uma diferença de alguns centímetros e fomos questionados pela população durante a enchente - constata.

Para evitar problemas, o órgão estuda melhorar a comunicação na página - deixando claro que a régua não é usada para verificar oficialmente o nível do rio - ou mesmo retirar a imagem, medida que foi tomada temporariamente no domingo para evitar maiores problemas no auge da enchente.

Ora, se dinheiro público foi investido em algo que não funciona, que tratem de fazer com que a régua mostre o nível correto. Se não for possível, devolvam o equipamento e recuperem o valor investido.
Herculano
24/09/2013 08:37
BARGANHA. DEPOIS DA AÇÃO DE LULA, PT ADIA SAÍDA DE GOVERNOS DO PSB

Em nota, partido afirma que manterá cargos em Estados administrados por socialistas caso haja 'compatibilidade'. Decisão foi anunciada após dirigente petista ter se encontrado com ex-presidente na sede de seu instituto

Após intervenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT decidiu ontem que deverá manter os cargos que ocupa em Estados comandados pelo PSB, desde que haja "compatibilidade de programas" entre as duas siglas, e divulgou resolução afirmando esperar que os socialistas continuem aliados ao governo Dilma Rousseff.
Herculano
24/09/2013 08:26
MARINES FOI À RÁDIO

1. Ela é mesmo professora? Meu Deus.

2. A régua errada é o do Ceops.

3. A equipe dela é Luiz Mário da Silva. E ela o esqueceu.

4. Joel Reinert fez uma ginástica para protege-la. Tadinha. Não foi capaz perguntar a razão pela qual ela resistiu em instalar a Central de ação da Defesa Civil.

5. A nossa salvação foi as "bateras".

6. "O que devemos melhorar aqui em Santa Catarina (Uau!)? perguntou Joel. "Nos fizemos um bom trabalho...". Enrolou e não respondeu a pergunta. Isto mostra bem claro em que "batera" estamos metidos. Acorda, Gaspar!
Herculano
24/09/2013 08:06
DEPOIS DE 15 ANOS, O ENEM SERÁ PARA TODAS AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, INCLUSIVE AS FEDERAIS

Enem tem adesão das 59 universidades federais do País. É a primeira vez que isso acontece desde 1998, quando o exame foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio no País. Nesta edição, prova terá 7,1 milhões de candidatos.

A revelação é de Paulo Saldaña, Victor Vieira e Guilherme Soares Dias em reportagem especial para o jornal O Estado de S.Paulo. Quinze anos após a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cinco anos depois de sua transformação em vestibular, pela primeira vez todas as 59 universidades federais do País vão adotar a prova como processo seletivo - ou parte dele - de novos alunos. Mesmo com histórico de graves falhas, o Enem se consolidou e atingiu o recorde de 7,1 milhões de inscritos neste ano.

Parâmetro universal. Para especialistas, o Enem avança na proposta pedagógica, ao exigir aplicação de conhecimentos em situações práticas, capacidades crítica e interpretativa, além da conexão entre conteúdos. "Os vestibulares cobravam memorização, truques e acúmulo de conhecimentos. É preciso desenvolver o raciocínio", diz o presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, Ruben Klein.

Outra vantagem é a mobilidade propiciada pelo Sisu, que permite aos candidatos tentar cadeiras em outras cidades, sem gastos com deslocamento ou taxas de inscrição. "É o formato adotado na Europa e nos Estados Unidos", afirma o professor da Universidade Federal da Bahia Cipriano Luckesi, especialista em avaliação. Além disso, as notas de corte de cada curso são fechadas diariamente, mesmo enquanto o processo seletivo está aberto. Assim, é possível testar em quais carreiras e instituições é possível ser aprovado.
Herculano
24/09/2013 08:01
O PARTIDO DOS MENSALEIROS É QUE POLITIZOU O JULGAMENTO DO SUPREMO, por Reynaldo Rocha

É surpreendente nossa capacidade de esquecer até mesmo os fatos recentes. Só é menor do que a capacidade que tem a pilantragem de usar essa triste amnésia.

Passamos ANOS ouvindo que os brasileiros decentes queriam politizar o julgamento do mensalão. Mais: que a politização obedecia a um desejo de poder da direita raivosa, vingativa e vendida.

Esse era o argumento usado contra o julgamento, contra a divisão do processo do mensalão em núcleos, contra os votos condenatórios. Com os embargos infringentes, essas vozes calaram-se.

Qual núcleo escapou? O financeiro? Não. A bailarina-banqueira irá amargar uns bons anos de cadeia. Sem apelações. Ou infringências.

O publicitário? Seus integrantes - coitados? - pagarão com temporadas na cadeia mais longas que o silêncio de Lula sobre Rose.

Quem escapou foi o núcleo POLÍTICO. Escaparam os réus que pertencem ao PT. Quem politizou o quê?

Eles sabiam do que falavam ao invocar a politização do julgamento, que efetivamente aconteceu. No sentido oposto. Se antes era prova de pressão indevida, hoje é comemorada como autonomia e vitória da impunidade.

Afinal, o julgamento é o mesmo. Os ministros é que não são. São da nova safra que, se envelhecer em tonéis, se transforma em vinagre.

Afirmo que, sim, o julgamento foi politizado. Com o objetivo de livrar da prisão em regime fechado o núcleo político. O carequinha e a bailarina que se danem. Aliás, esses dois estranhos casos de masoquismo estão calados.

A politização deu certo. Acusar primeiro e agir do mesmo modo depois. Esgotar o assunto para usar a arma sem que - por cansaço - se volte a discutir o tema.

Está sendo um julgamento politizado, e pelas regras políticas bolivarianas.

Nós só queríamos justiça. Eles querem impunidade. Contam com nossa amnésia. Vamos dar este prazer aos bandidos?

EU ACUSO: o PT politizou o julgamento do Supremo depois de ter afirmado anos a fio que isso só acontecia numa DITADURA.

O PT apoia (ou é!) uma ditadura! Politiza a Justiça. E esconde o que fez. Mas deixa o rabo de fora?
Lucas
24/09/2013 07:57
Sr. Herculano, acho que o senhor devia se conter com suas palavras, todo mundo tem o direito de errar, isso acontece. Você mesmo, nesta edição, correu atrás de um escrito na coluna de semana passada. Então não diga que foi amadorismo e incompetência, mas sim, um erro de ajustes das réguas de medição.
Herculano
24/09/2013 07:55
CÁLCULOS DE LÁ

Enchente custou R$ 45 milhões aos setores público e privado de Blumenau. Cálculo foi feito pelo secretário da Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe.

E aqui em Gaspar? Bom, se nem montar um plano de ação preventivo foi capaz, a Defesa Civil de Gaspar muito menos terá capacidade para produzir cálculos, sérios.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.