24/09/2013
ARENA MULTIUSO I
Mesmo sob a vigilância do Ministério Público e correndo riscos de interpelação judicial, os vereadores prosseguem na tentativa De aprovar projeto de lei do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, o qual pretende ceder parte da tal Arena Multiuso para o CTG Coração do Vale e o Motoclube de Gaspar, o qual tem na diretoria, o filho de Zuchi. Agora para disfarçar e provar que a carroça está na frente dos bois, o que dará entrada nesta terça-feira na Câmara? A indicação 502 do vereador petista Hamilton Graf, o Mitinho. O que ele acertadamente quer? Aquilo que o prefeito do seu partido ainda não fez de verdade por Gaspar, apesar das promessas e discursos: um projeto de verdade para a Arena Multiuso, prevendo a instalação de uma pista de caminhada com ciclovia, uma pista de skate, uma pista de bicicross, quadra de areia e academia ao ar livre.
ARENA MULTIUSO II
Estou mais uma vez de alma lavada. E qual a justificativa do Mitinho??que este espaço é designado para o lazer da população gasparense,pede-se um projeto para as devidas instalações, para que todos possam usufruir do local, propiciando, assim, a integração social.O local permite um ótimo acesso, principalmente após a conclusão da reforma da Ponte Hercílio Deeke. Ainda, possui grande extensão e poderá atender toda a demanda do município com a juventude, terceira idade, pais e crianças, entre outros?. Entenderam? Sempre escrevi isto. Inventaram esta tal de Arena Multiuso para disfarçar o jogo entre poucos. Mitinho acaba de dizer que eu e a população de Gaspar temos razão. Primeiro um projeto global. Depois a eventual cessão com responsabilidades de investimentos. Primeiro o povo numa área livre e democrática. Depois os interesses particulares e eleitoreiros em terras públicas. Acorda, Gaspar!
PLANO DIRETOR I
Das dúvidas da revisão do Plano Diretor, os gasparenses tomaram conhecimento por esta coluna. Pouca importância deu-se para elas. Na primeira audiência pública na semana passada ? haverá mais quatro -, muitos ficaram assustados, todavia, penso,indevidamente. Primeiro porque não se interessaram; segundo porque estão desorganizados. Falhou a imprensa no debate. Falharam os vereadores ? que agora vão contratar um especialista para assessorá-los ? pois não fiscalizaram o trabalho. Falharam as lideranças que estão devidamente enfraquecidas e alienadas pelo sistema de troca de favores vigente em Gaspar. Aparelhadas, falharam também as entidades representativas. Agora todos, com interesses, perdas, conhecimento e oportunismo, querem resolver aquilo que não se interessaram ou interferiram por meses. Não vai dar certo. Gaspar vai perder mais uma vez. É bom o Ministério Público ficar de olho.
PLANO DIRETOR II
Pérolas. A primeira: a Iguatemi Engenharia alega que a revisão vai preservar a memória da cidade. Só se ela montar um museu de fotos. Quase tudo já veio abaixo com amparo da atual administração. A maioria nos finais de semana. Segundo: o desenvolvimento da cidade se dará para o Macucos, Bateias e Barracão, mas para lá nada de projeção de terminais de ônibus urbano. Estranhíssimo. Terceiro: há uma ideia interessante de se criar ao menos cinco ?centros? de bairros no Barracão, Gaspar Mirim, Bela Vista, Coloninha e Belchior. A Margem Esquerda e Arraial foram esquecidos?
PROPAGANDA
Há exatos 25 dias (30 de agosto) o PT conseguiu do governo do Estado o asfaltamento de 2,5 quilômetros do Morro do Serafim, no Belchior Alto. Uma festa. Muita propaganda na imprensa. Aqui afirmei que haviam muitas formalidades não cumpridas e que a obra de verdade iria demorar. O que está no expediente desta terça-feira da Câmara em regime de urgência, como sempre? O projeto de lei 43/2013. Nele o município autoriza o Estado a fazer a obra. Ora, este projeto de lei não podia ter sido assinado e protocolado naquela solenidade? E se fosse já estaria quase aprovado. Atrasou-se mais de um mês. Amadores. Desorganizados. Enroladores.Palanqueiros. Bravateiros.
O LUTO
Inconformadas com a mudança dos rumos no julgamento do mensalão, cinco atrizes da novela Amor à Vida, exibida às nove da noite pela Globo, juntaram-se num silencioso protesto no Instagram. Vestidas de preto, Carol Castro, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg, Susana Vieira e Bárbara Paz se declararam de luto pela derrota da Justiça. Sofreram bárbaro constrangimento por parte dos militantes do PT na esgotosfera. No Brasil democrático, do livre pensar e se expressar, pode-se protestar, mas nunca contra nada que envolva o PT, mesmo que indiretamente. Wake up, Brazil!
SOBRE O TRAPICHE
O advogado Aurélio Marcos de Souza pediu para sair do PPS. Quem levou a carta do Aurélio ao presidente do PPS, Vitório Marquetti, foi presidente do PSC, Roberto Basei. Ele quer Aurélio como candidato a deputado estadual (?). A desfiliação, todavia, é um ato personalíssimo. Aurélio terá então que ir ao cartório eleitoral, lá pedir e assinar a desfiliação do PPS. Só então estará regular para assinar a ficha em outro partido e antes do dia cinco de outubro se quiser concorrer a qualquer cargo eletivo em outubro do ano que vem. Desta legislação ele entende melhor do que eu.
Prestigiada a refiliação de Joel Júlio da Costa ao PMDB de Gaspar, depois de um estágio no PSDB, onde estava presidente da sigla. Sentida e indicativa, foram as ausências de Paulo França e César Botelho, ex e atual presidente do cabide de emprego estadual, a SDR de Blumenau. Renato de Mello Vianna compensou. Joel mora há algum tempo em Balneário Camboriú.
Na disputa de quem coloca as vigas, a ponte da Saudade, de Ilhota, começa a bater a ponte do Vale, de Gaspar.
Errei. Na sexta-feira escrevi aqui. Duelo. O vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, está inconformado com as sucessivas cobranças da vereadora Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Alega que falta dinheiro e sugere que a vereadora peça o aumento do IPTU para gerar recursos capazes de pagar os seus pedidos. Andréia pensa diferente e retrucou: ?corte os comissionados da prefeitura, vereador. Vai sobrar dinheiro para o que estou pedindo para o povo?. Não foi Dalsóchio. Fui traído pela minha mente. Foi o vereador José Amarildo Rampelotti, PT.
O juiz eleitoral da Comarca de Gaspar, Clayton Cesar Wandscheer, marcou para as cinco horas da tarde do dia 17 de outubro, a realização da audiência de apresentação de proposta de Transação Penal para o indiciado Mauro José Gubbert. Ele é o gerente do Orçamento Participativo de Gaspar e distribuiu, em setembro de 2010, propaganda eleitoral do seu local de serviço pela internet com pesquisa falsa em favor da candidata Ideli Salvatti, PT. Nesta audiência ele terá oportunidade de se declarar culpado depois de três anos de inquérito e trocar a pena deste grave delito eleitoral por cestas básicas.
O vereador Jaime Kirchner, PMDB, quer a construção de uma pista de skate na região do Belchior.
Aniversário. Um exemplo de como o gasparense é enrolado pela atual administração e está calado. Você sabia que a recuperação da ponte Hercílio Deecke foi prometida para o dia 25 de agosto de 2012? Agora, ela está embalada para dezembro deste 2013. Será?
Bom conselho, mas para os outros. Na abertura da audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, afirmou que os gasparenses deveriam pensar na cidade como um todo e não em interesses pessoais ou particulares. Teve gente que não se conteve e riu, muito.
A prefeitura está de olho no antigo prédio da Capgemini, na Margem Esquerda, para colocar lá a Polícia Civil. Boa ideia se não estivesse em curso a construção da nova sede para a Polícia em terreno já doado e escriturado em nome do Estado desde 2006. Ou se está enrolando mais uma vez a Polícia?
Lapso? No discurso que fez na refiliação de Joel Júlio da Costa, o ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca, PMDB, disse ser amigo de todos os prefeitos e citou nominalmente os ainda vivos. Dorval Pamplona, Evaristo Spengler, Luiz Fernando Poli e Pedro Celso Zuchi. Adilson Luiz Schmitt, PPS, seu genro, passou em branco. Então...
Em Gaspar cada um possui uma medição do Rio da enchente. Vergonha e amadorismo. E para encerrar: Tatiana Reichert, em Ilhota, virou vidraça. E há estilhaços.
Edição 1526
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).