Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

17/09/2013

AS CRIANCINHAS I

O vereador José Amarildo Rampelotti, PT, de fera virou gatinho; de valentão, virou vítima. Mesmo assim, continua arrogante. Faltam-lhe provas a quem imputa crimes, mas nem isso o faz reconhecer o próprio erro. Pode lhe custar caro. Sabe disto muito bem. Por isso, choraminga aos quatro cantos e conta histórias. Ninguém acredita. E Amarildo não está sozinho neste drama. Com ele está o vereador Antônio Carlos Dalsochio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, bem como a secretária de Desenvolvimento Social, Maristela Cizeski, todos do PT.

 

AS CRIANCINHAS II

?Vou ser condenado por falar a verdade?, justificou Amarildo aos pares na volta à Câmara depois da licença de dois meses. Será?  Se for assim, basta ele apresentar as provas em juízo, o melhor fórum para se esclarecer estas dúvidas. Fácil! O problema é que ele não as possui. Se não as possui, foi usado, ou induzido ao erro. Então que aponte os culpados, ou assuma equívoco perante o processo. Na Justiça ? e aqui mesmo na Comarca - há meios para atenuar e até perdoar, sem se recorrer indefinidamente aos recursos, como os embargos infringentes, tão bem usados pelo pessoal do PT. Aliás, de recursos, sob todos os aspectos, o PT é um especialista.

 

AS CRIANCINHAS III

Amarildo, como vereador, achava-se imune e o dono da verdade naquele metro quadrado do palanque da Câmara. Produziu mentiras, aleivosias, difamação e vingança. ?Cadê as criancinhas de Gaspar??, repetia e se deliciava no teatro acusatório.Agora ele sabe que não é bem assim. Foi mal orientado. Ele, e outros, armaram e afirmaram que houve tráfico de crianças e adoções irregulares em Gaspar; que a ex-juíza daqui, Ana Paula Amaro da Silveira, estava por detrás de todas estas barbaridades. Alimentaram até um escândalo nacional via o Fantástico, da Globo, naquela reportagem armada, sem pé e cabeça. Tudo porque a juíza que saía daqui ? e covardemente só fizeram isto depois que ela própria pediu para ser transferida para Florianópolis - tinha sido um calo para os políticos ao longo de 11 anos, não apenas do PT ? o Adilson Luiz Schmitt, PPS, que o diga. Resumindo: Amarildo amarelou, mas não perdeu a pose.

 

A OBRA DE VERDADE I

O Sete de Setembro não teve a voz das ruas em Gaspar e se acontecesse, corria-se o risco de vereadores tirarem satisfações com os jovens manifestantes. Entretanto, no morno desfile cívico, uma faixa, educada, verdadeira, mostrou a cara da mentira da administração do PT de Gaspar. Expôs mais uma obra municipal de cinco anos de governo: o descaso, a enrolação. O prefeito Pedro Celso Zuchi e seu secretário de Educação, Neivaldo da Silva, aquele que jogou para baixo o IDHM de Gaspar, leram e ficaram calados, entreolhando-se. Cobrados, no dia seguinte botaram a culpa na Bunge para livrá-los de responsabilidade que é só deles. E providencialmente a mensagem da faixa foi abafada na imprensa local. Ela foi carregada (foto) pelos pais dos alunos da ?falecida?, escola Angélica de Souza Costa, do Sertão Verde (novamente na Margem Esquerda), e que hoje ainda se improvisam nos galpões da igreja São Sebastião ou nas salas da Norma Mônica Sabel.

 

herculanoMD.jpg

A OBRA DE VERDADE II

Relembrando. Na catástrofe ambiental de novembro de 2008, o prédio da Escola Angélica Costa desmanchou-se na lama. Comovida com a cidade, a Bunge prometeu fazer um projeto (não construir) de uma vila modelo de sustentabilidade. E fez. 

Ganhou a imprensa. O prefeito o validou e usufruiu da propaganda vantajosa. Para isto, a prefeitura arrumou aquele terreno perigoso ? por estar à beira da BR 470 e da tubulação de gás que explodiu naquela catástrofe. Na vila, além das casas, haveria creche, escolas, saneamento, área de lazer, aproveitamento da água da chuva, energia solar, materiais reciclados, enfim um exemplo para o mundo. Uma maravilha para se ressurgir da lama.

 


A OBRA DE VERDADE III

Ao invés disso o que aconteceu? A prefeitura colocou ali as casinhas de plástico que ganhou da Arábia Saudita. Ao invés de uma vila sustentável, improvisou (como é seu gosto e costume) e montou uma favela, sem área de lazer, sem área verde, sem calçadas, sem calçamento, sem saneamento, sem segurança jurídica, sem creche e sem escola, refém de ajudas e produtora de votos de cabresto. Jogou literalmente fora a ideia e o projeto pactuados com a Bunge. E agora para se livrar das cobranças da comunidade ou por esperteza, diz que a escola não foi construída por culpa da Bunge. Mas, quem tem a obrigação de reconstruí-la? A Bunge ou o município? Acorda, Gaspar!

 

SOBRE O TRAPICHE

O PT de Gaspar reclama desta coluna. Defende a democratização dos meios de comunicação dos outros. Na verdade, quer o controle, a censura, o monopólio... O Facebook o Twitter são ferramentas individuais, democráticas e modernas da comunicação, mas nelas não há controle, a não ser o constrangimento, a pressão por interesses sobre indivíduos. E sem controle, o PT se perde. O tempo ferveu. O presidente do PT de Gaspar, o tucano Élcio Carlos de Oliveira, teve que se rebolar neste final de semana. Apenas reproduzo.

 

?Quando a saúde será prioridade em nosso município??, perguntou Marcelo Tiago Marques. ?Prefeitura de Gaspar irá desembolsar R$100 mil para reformar uma pista de skate, enquanto isto, o hospital sem condições de atendimento, postos de saúde sem médicos...?. O presidente do PT, no circuito, justificou. Outros também. Élcio aproveitou para lembrar: ?para resolver o problema da saúde em Gaspar, a prefeitura constrói a policlínica?. 

 

Eu daqui e que não tenho Facebook, reforço o que expressou o advogado Sérgio Hammes, marido da vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB: ?hospital e saúde não são prioridades por aqui?.  Resumindo, está construindo prédios, a parte mas fácil e cômoda do processo. O problema na saúde pública continuará: a falta de atendimento, a falta de médicos e técnicos, a falta de equipamentos, exames, equipamentos, transparência...

 

Amanhã é dia de audiência pública que vai tratar da primeira revisão do Plano Diretor de Gaspar e que é feita pela Iguatemi Engenharia. O assunto virou polêmica entre poucos. Algo precisa ser explicado. A lei 2803, de 10 de outubro de 2006, precisa ser revisada de cinco em cinco anos (e já passou do prazo) ou reformulada como querem agora?

 

A ideia do vereador Luiz Carlos Spengler Filho, PP, de conceder a isenção de 36 meses do ISSQN ao Hospital de Gaspar é boa. Ganhou as manchetes por aqui. Entretanto, ele sabe que não vai prosperar. Toda renúncia fiscal precisa de uma compensação. Ele não a apontou. Criou apenas despesas. E ao Legislativo isto não é permitido. O Hospital precisa que o SUS funcione; que os médicos queiram o Hospital como referência; que a prefeitura, o estado e a união cumpram cada um a sua parte; e que esteja ele livre de curiosos, políticos e partidos, permitindo apenas profissionais a gerenciá-lo. Nada mais.

 

Início da campanha de 2014. É o esquenta de 2016. O PMDB de Gaspar que já censurou um jornal e uma rádio na campanha passada, agora cria o seu próprio espaço com dois radialistas de aluguel: Kleber Edson Wan Dall que se ensaia a prefeito novamente e Roni Muller, colunista aqui no Cruzeiro, liderança da Margem Esquerda e presidente da ?juventude? do partido. O programa é ?Alô Gaspar?, aos sábados pela manhã na Rádio Sentinela do Vale.

 

O presidente do PMDB de Gaspar, Carlos Roberto Pereira, deve passar o posto para o ex-vereador Kleber Edson Wan Dall. O que pretende? Expor Kleber para A eleição de 2016; comprometer Kleber com a candidatura local a deputado estadual, evitando assim, a influência total da Igreja Evangélica pelos candidatos dela; não se indispor com a dupla Paulo França e César Botelho de quem é parceiro. Agora, só falta combinar com as circunstâncias. 

 

 

Edição 1524

Comentários

Juju do Gasparinho
19/09/2013 20:17
Prezado Herculano:


Acho que o Sidnei Luis Reinert esqueceu que são ao todo seis canalhas, e não quatro. São elles:

Roberto Barroso
Rosa Weber
Luiz Tofolli
Ricardo Levandowiski
Celso de Mello
Teori Zavascki
Herculano
19/09/2013 15:23
A DURA REALIDADE QUE SE QUER ESCONDER OU PARA A QUAL NÃO HÁ UMA POLÍTICA PÚBLICA NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS. ENTRE ELES, GASPAR. 23,9% DAS USUÁRIAS BRASILEIRAS DE CRACK JÁ ENGRAVIDARAM AO MENOS DUAS VEZES

Das usuárias brasileiras de crack, 29,3% já ficaram grávidas ao menos duas vezes desde que começaram a usar a droga, segundo o "Perfil dos Usuários de Crack e/ou Similares no Brasil", divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Saúde.

A pesquisa questionou mulheres que usaram regularmente o crack e/ou drogas similares (pasta base, merla e oxi) nas 26 capitais, no Distrito Federal e em nove regiões metropolitanas e municípios de médio e pequeno porte do país em 2012. Cerca de 10% relataram estar grávidas e outras 10% disseram que não sabiam se estavam.

Entre elas, 22,8% disseram já ter engravidado duas ou três vezes desde que iniciaram o uso da droga - com percentual maior entre as usuárias das capitais (24,2%) -, 17,3% engravidaram pelo menos uma vez (15,3% nas capitais), e 6,5% engravidaram quatro vezes ou mais desde o início do consumo (7,3% nas capitais). A maioria das usuárias do país (53,4%) disse nunca ter engravidado desde que começou a consumir a droga (53,2% nas capitais).

Ainda segundo o perfil, as mulheres usam a droga por menos tempo do que os homens. Enquanto eles consomem crack por uma média de 83,9 meses, elas usam por 72,8 meses. Entretanto, as mulheres consomem mais pedras por dia do que os homens: 21, em média, contra 13.
Herculano
19/09/2013 14:02
GOVERNO FANTASIOU E O PRÉ-SAL TEM CHEIRO DE MICO. GIGANTES DO SETOR COMO BP, BR E EXXON DESISTEM DE LEILÃO

A informação é de Pedro Soares, da sucursal do Rio de Janeiro para o jornal Folha de S.Paulo. Um sinal de que as petroleiras que querem "ganhar dinheiro" e não assegurar apenas reservas estarão fora do leilão do pré-sal veio nesta quinta-feira, com a desistência de três gigantes do setor: a norte-americana Exxon Mobil e as britânicas BP e BG.

A BG surpreendeu mais o mercado, já que é a principal sócia da Petrobras no pré-sal e vinha com um discurso de apostar no país e nessa nova fronteira exploratória.

A maior parte do investimento da companhia no mundo é destinado ao Brasil, onde tem uma fatia do campo de Lula e em outras reservas do pré-sal da bacia de Santos, sempre ao lado da Petrobras como sócia minoritária.

A desistência das três empresas foi informada à diretora da ANP, Magda Chambriard. "Eu recebi telefonemas de três empresas, Exxon, BP e BG, dizendo que não vão participar do leilão do pré-sal por questões muito específicas de cada empresa. No entanto, elas reafirmaram o interesse no Brasil", afirmou.

Sem as três, ganha força a tendência de que o leilão será dominado por estatais, especialmente da China.
Herculano
19/09/2013 13:48
NOVO PASSO. COMEÇOU A CAMPANHA NO PT PARA LIVRAR OS MENSALEIROS DA CADEIA E PARA DESQUALIFICAR OS JUÍZES QUE POSSAM TER IDEIAS DIFERENTES.

Está hoje no 247, o canal de comunicação do PT sustentado por patrocínios de bancos estatais e pela prefeitura petista de São Paulo: "Gilmar desrespeita colegas, La Paz e Caracas", numa alusão que os juízes de regimes claramente não democráticos, os quais decidem conforme a ordem do poder de plantão, devem nesta pantomina, serem respeitados pelos juízes do Supremo brasileiro, que possuem notória independência e pluralidade. Diz a cabeça da reportagem:

Em entrevista coletiva após a aceitação dos embargos, ministro Gilmar Mendes diz que STF pode virar um "tribunal bolivariano"; ele afirma que dois colegas foram substituídos pelos novatos Teori Zavascki e Luis Roberto Barroso devido ao alongamento "indevido" do julgamento, insinuando suposto aparelhamento do STF pelo PT; ele disse ainda daqui a pouco a Justiça brasileira será parecida com as de La Paz e Caracas, onde, segundo ele, não haveria independência; ministros deveriam cobrar desagravo do colega, assim como as embaixadas dos países vizinhos

O texto é este. Com uma comparação questionável para um ministro da Suprema Corte, em sua primeira coletiva após a aceitação dos embargos infringentes na Ação Penal 470, o ministro Gilmar Mendes voltou a dizer que o STF corre o risco de virar um "tribunal bolivariano". Antes do desempate da questão na Casa pelo voto do ministro Celso de Mello, Gilmar defendeu a tramitação rápida de um novo julgamento de 12 réus condenados, já que, para ele, a Corte não é um "tribunal para ficar assando pizza".

Após a proclamação da vitória dos réus, o ministro critica aos jornalistas o alongamento "indevido" do julgamento, que já ocasionou na substituição de dois colegas pelos novatos Teori Zavascki e Luis Roberto Barroso e pode tirar mais integrantes até seu encerramento.

Ele afirma ainda que se deve ter cuidado com a credibilidade do Supremo, para não virar algo parecido com nossos vizinhos da América Latina.

Leia o depoimento na íntegra:

"Esse julgamento foi lamentavelmente atípico. Dois colegas nossos foram retirados do julgamento por conta do alongamento 'indevido'. Portanto, agora vamos ter embargos infringentes e se pretendia talvez que daqui a pouco tirássemos mais colegas. Não é razoável. Se nós começamos a operar nessa lógica, daqui a pouco nós na verdade conspurcamos o tribunal, nos corrompemos o tribunal, nos transformamos isso aqui que tem grande credibilidade, essa casa que tem grande respeito, num tribunal similar a um de La Paz, de Caracas, um tribunal bolivariano. Então precisamos encarar isso com muita seriedade."

Com uma atitude como essa, quem perde a credibilidade é o próprio ministro, que segue os passos da descompostura do presidente do STF, Joaquim Barbosa. Cabe aqui, aos ministros citados, um desagravo do colega, assim como às embaixadas dos países pejorativamente mencionados.
Herculano
19/09/2013 13:38
VEM CHUVA AI.

Se os mapas meteorológicos se confirmarem, haverá muita chuva neste final de semana em Santa Catarina. No Vale do Itajaí o alerta é para deslizamentos.

Será uma prova para o buraco da Rua Anfilóquio Nunes Pires - que o Jornal de Santa Catarina por conhecer muito bem a cidade, insiste ser a Rodovia Jorge Lacerda. Sem chuva, o rio já vem comendo o material que é depositado lá, imagina-se com chuva e até aumento do nível do Itajaí Açú.
Herculano
19/09/2013 12:53
DUAS DE BLUMENAU

1.
Morreu nesta madrugada, à 1h10min, em Blumenau, Herbert Holetz, aos 78 anos. Defensor da sétima arte na cidade, o corpo está sendo velado na Paróquia Luterana, no Centro. O enterro será no mesmo local, às 16h30min. Era uma figura impar e seu conhecimento exuberante. Há um ano ele sofreu um AVC e nunca mais se recuperou. Na época em que ele lanterninha do Cine Buch, Gaspar tinha o seu cine, o Mock que tinha um outro no bairro da Itoupava Norte. E em poucos domingos a tarde, eu o frequentei aqui.

1. No Jornal de Santa Catarina, a foto do prefeito de lá Napoleão Bernardes, PSDB, e um staff liderado pelo secretário de obras de lá, Paulo França, PMDB, em torno do Tamarindo que podaram por erro e incompetência. Aquela foto, não sei o porquê, lembrou-me aquele calço que o prefeito daqui um dia colocou debaixo da ponte Hercílio Deecke, para ela não balançar e cair. Esses políticos parecem que não possuem equipe e prioridade para resultados. Meu Deus!
sidnei luis reinert
19/09/2013 12:25
Finalmente os PeTralhas, do Partido Trambiqueiro, conseguiram servir e enfiar goela abaixo, do povo brasileiro, a enorme pizza de fel que os trambiqueiros, chefiados pelo trambiqueiro-mór, o Lulla, prepararam ao longo do julgamento do mensalão.

Até tú, Exmo. Ministro Decano do STF, no qual o nosso país confiava, foi levado na conversa e aceitou os tais embargos infringentes, que não existem, legalmente, que vão permitir livrar esses criminosos e bandidos do cárcere, gelado e escuro, pela redução da pena ou pela prescrição do crime cometido.

Os PeTralhas escolherem com o dedo sujo e podre, os Ministros da Casa, para amenizarem as penas e postergarem a tramitação do processo do mensalão.
Esta tudo errado. Os Ministros do STJ e STF não podem ser indicados pelo Poder Executivo, para protegê-lo assim como os seus asseclas. Precisam ser votados e eleitos por todos os Juízes de 01ª e 02ª. Instâncias, do pais, para ocuparem as vagas no STJ e STF.

Não temos mais, no Brasil, uma Justiça confiável, justa, séria, independente, moralizada e descompromissada. Temos, sim, alguns Juízes, (cerca de 04), no STF, que foram lá empossados em troca de favores, influência pessoal, interesses políticos, relacionamentos de vizinhança e outros motivos.
Herculano
19/09/2013 07:51
ADVERSÁRIOS DEVEM EXPLORAR PESO DE MINISTROS INDICADOS POR DILMA, por Vera Magalhães, editora da seção Painel do jornal Folha de S. Paulo

Graças ao critério da antiguidade, que determina que seja o último a votar nas sessões plenárias, Celso de Mello ficará marcado como o responsável pelo acolhimento de embargos infringentes, que, na prática, postergam a conclusão do julgamento do mensalão.

Há porém, um outro recorte, mais político que matemático, a preocupar o Palácio do Planalto e que deve ser usado pelos adversários de Dilma Rousseff nos debates eleitorais que já começaram: foram os dois ministros indicados pela presidente para a corte já durante o andamento do julgamento que ajudaram a formar a maioria favorável à admissibilidade dos recursos.

Reservadamente, pré-candidatos a presidente já fazem o cálculo segundo o qual a continuidade do julgamento, com a ampla cobertura que vem recebendo da imprensa, até a véspera da eleição é um prejuízo e tanto para Dilma.

Os aliados da presidente concordam com o risco de desgaste, mas ponderam que, da mesma forma, se o caso tivesse se encerrado agora e os antigos próceres petistas fossem presos nos próximos meses, as imagens seriam igualmente associadas ao partido e, consequentemente, à candidatura de Dilma a novo mandato.

Diante de tal quadro, em que algum estilhaço é considerado inevitável, a ordem é manter distância regulamentar do outro lado da Praça dos Três Poderes.

A frase de Dilma anteontem, segundo a qual decisões tomadas por "agentes da lei" devem ser protegidas de pressões, já é uma vacina para as esperadas tentativas de colar nela as decisões do Supremo Tribunal Federal.

Há, ainda, um efeito colateral a mais para o PT: com a prorrogação da análise do mensalão, deve demorar ainda mais para que o STF julgue em plenário o mensalão mineiro.

O processo implica figuras do PSDB, como o deputado Eduardo Azeredo, e poderia igualar o jogo ao mostrar que a gênese do valerioduto se deu no ninho tucano, em Minas Gerais.

Enquanto a presidente tenta se desvincular ao máximo da decisão da corte e dos votos dos ministros por ela indicados, deverá caber a setores do PT a defesa mais direta dos principais petistas condenados, como fez nesta semana o ministro Gilberto Carvalho.

Para essa narrativa é fundamental que o STF derrube, durante a análise dos infringentes, a condenação por formação de quadrilha, que atingiria a linha mestra da acusação feita pelo Ministério Público, reconhecida por Joaquim Barbosa em seu voto e acatada pela maioria da corte --maioria esta que os dois últimos indicados por Dilma já deram mostras de que devem modificar.
Herculano
19/09/2013 07:47
QUANTA DIFERENÇA. O GOVERNADOR RAIMUNDO COLOMBO, PSD, PRESTANDO CONTAS PARA OS JOIVILENSES NO TWITTER. JÁPARA O HOSPITAL DE GASPAR, A LIGAÇÃO DO MACUCOS, O ANEL DE CONTORNO....

Repassamos hoje mais de R$ 18 milhões para as áreas da saúde, desenvolvimento econômico e segurança do município. Confira as ações contempladas:

- Convênio de R$ 14 milhões ao Hospital Municipal São José para ativação completa do Complexo Emergencial Ulysses Guimarães 2....

- Repasse de R$ 2,4 milhões ao Corpo de Bombeiros Voluntário de Joinville.

- Termo de compromisso para a ampliação de 150 quilômetros da rede de fibra óptica da cidade com investimento de R$ 2,1 milhões
Herculano
19/09/2013 07:03
PLANO DIRETOR DE GASPAR

1. A audiência pública de ontem noite na Câmara ao mesmo tempo que foi tensa, foi esclarecedora.

2. Ficou claro que a prefeitura não se envolveu no trabalho. Mas, quem esperaria isto dela? O negócio dela é obras e votos. Ela não está preocupada com o futuro da cidade e seus cidadãos, cidadãs.

3. Ficou claro que a Iguatemi fez um trabalho técnico de fôlego, mas ele está apartado da realidade gasparense. Faltou-lhe trabalho de campo com a comunidade para diminuir os impactos das surpresas.

4. A imprensa desconhece o assunto, não leu o trabalho e não avaliou os impactos. Está sendo pautada e levada por interesses pontuais.

5. Haverá mais três audiências no mínimo para ajustar o equilíbrio à comunidade. O auditório da Câmara foi pequeno e assustou a Iguatemi e a própria prefeitura.

6. Na era digital, é inconcebível que tal audiência não seja transmitida pela internet para que mais gasparenses possam ter acesso ao debate.

7. A Câmara de Vereadores diz que vai contratar uma assessoria especializada para ajuda-la a entender o trabalho e as modificações que quer fazer no trabalho da Iguatemi. Ah, bom!

8. Só para lembrar. Foi a implantação do Plano Diretor na época em que Adilson Luiz Schmitt, PPS, que iniciou a derrocada dele como prefeito por contrariar interesses poderosos da cidade e do próprio partido.
Herculano
19/09/2013 06:54
COMO FUNCIONA. DIRETORA DO SENADO DISCUTE COM RENAN E PEDE DEMISSÃO. DISCUSSÃO OCORREU EM TORNO DA DEMISSÃO DE MAIS DE 500 FUNCIONÁRIOS

A diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira, 18, após uma discussão com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Em reunião com os diretores da Casa nesta tarde, ela relatou que teve uma conversa dura com o senador devido a corte de pessoal determinado por ele que atingiu a área administrativa. Um total de 512 pessoas foram demitidas.

O senador, segundo Doris teria relatado na reunião, queria abrir novas vagas para atender aos gabinetes dos parlamentares, mas ela ponderou que a prioridade era a área administrativa, uma vez que os senadores já têm um número grande de assessores. Renan teria respondido: "Faço o que eu quero, na hora que eu quero e para quem eu quero." Diante disso, Doris entregou o cargo.

Ela comandava a área administrativa do Senado desde fevereiro de 2011, com a saída de Agaciel Maia. O cargo é comparado ao de um senador devido aos poderes que o diretor-geral tem. Doris foi indicada pelo ex-presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo a assessoria de Renan ela deixou o cargo por motivos pessoais e o substituto ainda não foi escolhido.
Herculano
19/09/2013 06:51
A OPINIÃO DOS QUE LEEM JORNAIS, TEM ESCLARECIMENTO MÍNIMO E EXPRESSAM A OPINIÃO, MAS SÃO MINORIA NA HORA DO VOTO. ELAS FORAM PUBLICADAS NA EDIÇÃO DE HOJE DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

A manifestação do ministro Celso de Mello na sessão que decidiu pela aceitação dos embargos infringentes é uma demonstração de que temos uma democracia no Brasil. No seu voto, ele não se deixou levar pela opinião de outros juristas nem pela pressão da opinião pública.
E mais: deve ser acrescentada ainda a pesquisa Datafolha que mostrou não haver unanimidade na posição de quem considera o caso como encerrado. Por certo, a continuação do julgamento não significa que os culpados estão livres de serem condenados. A questão é jurídica, e não política. O ministro deve ser elogiado por sua conduta isenta. URIEL VILLAS BOAS (São Paulo, SP)

Qual será o próximo passo dos seis ministros do "sim" [que votaram a favor dos embargos infringentes]? Pedir a canonização de Dirceu, Genoino e Delúbio? LUIZ NUSBAUM (São Paulo, SP) -

Casos no STF de grande repercussão, como o do mensalão, sempre provocam o debate sobre a relação entre a corte e a opinião pública, como abordou Hélio Schwartsman no texto "STF e opinião pública" ("Opinião", 17/9). No entanto o colunista e os próprios ministros do STF se equivocam ao enquadrar a questão sobre considerar ou não a opinião pública como objeto de mera escolha política ou moral do Judiciário. Ao fazer isso, todos parecem esquecer que os fundamentos da opinião pública estão inscritos no parágrafo único do artigo primeiro da Constituição, no princípio de que "todo o poder emana do povo". Ou seja, não há interpretação ou aplicação da lei que não deva considerar as opiniões da sociedade. VITOR BLOTTA, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (São Paulo, SP)

A beleza do artigo de José Paulo Cavalcanti Filho ("Toga no chão", Tendências/Debates, 18/9) só é superada pelo que o texto tem de inteligente e preocupado sobre os rumos da ética e da moralidade no Brasil. Ele relata, com impressionantes detalhes, a situação de um ministro do STF que, por ser o único a condenar a censura à imprensa imposta pelo general Médici, em 1971, abandonou o cargo, jogou a sua toga no plenário e foi-se embora para nunca mais voltar ao Supremo, deixando claro que ali não estava para pagar com o seu voto a nomeação para o cargo. JOSÉ PASTORE, professor da FEA-USP (São Paulo, SP)
Herculano
19/09/2013 06:46
ATRÁS DE PROVAS DO CONCLUIO CRIMINOSO COM EVO MORALES

Está na coluna de Cláudio Humberto e que ele publicou hoje nos jornais brasileiros.


Senado fará devassa em telegramas para La Paz
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), decidiu requerer a troca de mensagens entre o Itamaraty e a embaixada em La Paz, nos 455 dias de asilo do senador Roger Molina. Para Ferraço, o exame da "série telegráfica" esclarecerá o real interesse do Itamaraty em resolver o problema e as razões do diplomata Eduardo Sabóia, que ajudou Molina a fugir para o Brasil.

Faz de conta
Mensagens do Itamaraty, recomendando empurrar o caso com a barriga, forçaram Eduardo Sabóia a agir por razões humanitárias.

Embromação
Emails atribuídos ao subsecretário-geral de América do Sul, Antonio Simões, instruíam a embaixada a "enrolar" o caso do senador Molina.

Retaliações
Seguem as retaliações do Itamaraty contra diplomatas em La Paz. Ontem, foi removido para Brasília o conselheiro Manoel Montenegro.
Herculano
19/09/2013 06:41
QUESTÃO DE COERÊNCIA, por Rogério Gentile, para o jornal Folha de S.Paulo

O ministro Celso de Mello (STF) manteve-se coerente, como não poderia deixar de ser, concedendo aos condenados em votações apertadas no mensalão o direito de terem suas penas revistas. Mudar de posição agora, a despeito de sua convicção de que os citados praticaram o que chamou de "macrodelinquência governamental", teria sido casuísmo.

Por mais de uma vez, inclusive no próprio julgamento do mensalão, o ministro já havia deixado claro que considerava válidos os tais "embargos infringentes". Quando advogados reclamaram que os condenados não teriam direito de recorrer, Mello lembrou que o regimento da corte previa a possibilidade.

Embora amplie a angústia de um país cansado de tanta impunidade, a decisão fez bem à biografia do ministro. Anos atrás, ele teve a sua dignidade atacada justamente por aquele que sugerira a indicação de seu nome para o STF, Saulo Ramos, de quem Mello foi assessor na Consultoria-Geral da República.

Em seu "Código da Vida", Ramos conta ter sido procurado pelo ministro por ocasião de um processo no qual era questionado o direito do ex-presidente Sarney de mudar seu domicílio eleitoral para concorrer ao Senado pelo Amapá.

Segundo o livro, Mello disse concordar com a argumentação da defesa de Sarney. Dias depois, o processo foi a julgamento e o ex-presidente saiu vitorioso.

Para a surpresa de Ramos, Mello votou contra a mudança de domicílio, em favor da cassação da candidatura. Em um novo telefonema, ainda segundo o relato unilateral de Ramos, Mello explicou que mudara de posição para desmentir a Folha, que o dava como voto certo em favor do político que o indicara para o STF.

Verdadeiro o relato ou não, o fato é que agora, nos embargos infringentes, ainda que existam bom argumentos contra o seu entendimento, é inegável que Mello agiu com a maturidade que se espera de um juiz.
Pedro
18/09/2013 22:12
Plano Diretor
Muito legal a apresentação da Iguatemi, pena que eles estão falando de outro mundo, não de Gaspar SC BRASIL....
Parece até filme de ficção... depois que mostraram um Teleférico Ligando o Bateias ao Macuco não duvido de mais nada....kkkkkkkkkkkkkkk deve ser piada mesmo.......
E as construções terão que obedecer o padrão PALAFITA não FIFA, pois o uso de PILOTIS passará a ser uma necessidade....
Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo....
Perguntar não ofende, quanto vai nos custar essa BRINCADEIRA TODA ???
Herculano
18/09/2013 21:14
PÚBLICA?

Ocorreu hoje a noite uma audiência pública para discutir a revisão do Plano Diretor de Gaspar e que está sendo feita pela Iguatemi Engenharia. O assunto é polêmico. É de interesse de todos. Mas, ele fica restrito a poucos. A audiência foi na Câmara. Lá há infraestrutura para a transmissão pela internet. Mas, quem tentou acessar, nada encontrou. É proposital. Acorda, Gaspar!
Juju do Gasparinho
18/09/2013 20:15
Prezado Herculano:

Rememorando: O jurista Saulo Ramos tinha razão quando disse para o dr. Celso de Mello: "Entendi, entendi, você é um juiz de merda."
Lélo
18/09/2013 20:00
Ficou barato esse protesto pequeno que fizeram em brasilia hoje.E a justiça que foi feita para julgar a verdade,nem o seu papel consegue fazer por causa imagina o dinheiro que não está rolando por trás desta pizza!

Uma dica vamos colocar "RATOS"com todo respeito aos tadinhos,que sempre são testados em laboratórios para descobrir se a coisa é verdade ou mentira.Esse julgamento seria ficha para eles, saber o que é a verdade nesse país ,ainda iriam ficar super contentes por sobreviverem a esse experimento e teriam mais um fato para comemorar ir nas cadeias roer essas coisas podres la.

http://m.g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2013/09/grupo-protesta-em-brasilia-apos-voto-de-celso-de-mello-no-stf.html
Herculano
18/09/2013 19:43
FUX É O NOVO RELATOR DO MENSALÃO

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux foi sorteado na noite desta quarta-feira (18) para ser o relator dos embargos infringentes no julgamento do mensalão.

O juiz relator é o principal responsável pela análise do processo e tem a tarefa de elaborar um relatório que servirá de base para as condenações ou absolvições.
Herculano
18/09/2013 19:40
DIGA-ME COMO QUE ANDAS, QUE EU DIREI QUE TU ÉS.

Pois é. O ex- governador, o ex-senador, o ex- prefeito de Florianópolis e atual deputado federal pelo PP, Esperidião Amim Helou Filho foi pego pelo Tribunal de Contas da União. Notas que ele paga para uma locadora não loca nada. O carro que anda é do motorista dele. Então...
Herculano
18/09/2013 19:37
BADERNA SINDICAL. DEPUTADO SÃO IMPEDIDOS DE ENTRAR NA CÂMARA POR MANIFESTANTES DA CUT LIGADA AO PT por: Myrcia Hessen, para o Diário do Poder

o deputado Osmar Terra (PMDB-RS) foi agredido nesta quarta-feira (18) por manifestantes dentro da Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, os baderneiros estavam com camisetas da CUT e da Conlutas e impediram diversos outros deputados de entrarem na Casa. "Fui impedido, de forma agressiva e violenta, de entrar na Câmara. Tentei [ter acesso à Casa] pelo anexo II - e não foi só eu, foram vários [deputados] que tiveram que dar a volta e entrar por outra porta", contou.

Para Terra, o fato representa a "desmoralização" do Congresso Nacional e a necessidade de novas medidas para que os parlamentares tenham garantias de exercer o seu mandato. "Eles [os manifestantes] não pediram nada, só gritavam: aqui não entra, aqui não entra", denunciou. "E eu dizia: sou deputado, tenho que entrar no parlamento, eu represento o povo brasileiro. Mas me empurraram contra a parede, jogaram água e um deles chegou a me chutar?, contou ao ressaltar que não houve ação de seguranças, que assistiram a cena de braços cruzados.

O deputado Vicentinho (PT/SP), ex-presidente nacional da CUT, negou que os baderneiros foram enviados pela entidade e os taxou de "gente infiltrada", mas não soube responder ao questionamento do colega agredido: "onde estão os dirigentes que não impedem isso? Um precedente gravíssimo. Uma prática burra de tentar impedir o exercício do mandato", disse.
Herculano
18/09/2013 19:31
CELSO DE MELLO DIVIDE DECISÃO COM PSDB E DEM, por Josias de Souza

Suprema ironia: o ministro Celso de Mello, do Supremo, acomodou nos ombros dos partidos de oposição uma parte do desgaste que lhe pesava sobre os ombros ao proferir a decisão que reabriu o julgamento do mensalão. No miolo do seu quilométrico voto, lido em duas horas e cinco minutos, o ministro recordou uma inusitada parceria do PSDB, do DEM e do PPS com o governista PT.

Celso de Mello recordou que, numa votação de 1998, esses partidos ajudaram a manter no ordenamento jurídico nacional os embargos infringentes - a ferramenta jurídica que permitirá a 12 dos 25 mensaleiros condenados levar o julgamento do escândalo para um terceiro tempo.

O ministro retirou do baú um projeto de lei enviado ao Congresso pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Recordou: "Uma das propostas veiculadas no projeto, que tomou o úmero 4.070, de 1998, consistia na abolição dos embargos infringentes?"

Didático, Celso de Mello informou que o artigo 7º do projeto de FHC sugeria o acréscimo de um 43º artigo na lei 8.038, de 1990. Anotava o projeto: "Não cabem embargos infringentes contra decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal."

Na exposição de motivos do Planalto, invocava-se, entre outros argumentos, a necessidade de evitar "o colapso operacional do plenário do STF." Porém, realçou Celso de Mello, "essa proposta não foi acolhida pela Câmara nem pelo Senado." Coube ao então deputado federal gaúcho Jarbas Lima oferecer os argumentos que levaram a Câmara a derrotar as pretensões da Presidência da República.

Jarbas apresentou um "voto em separado". No item número 5 desse voto, ele escreveu: "?a possibilidade de embargos infringentes contra decisão não unânime do plenário do STF constitui importante canal, seja para reafirmação, seja para modificação do entendimento sobre temas constitucionais, além dos demais temas para os quais esse recurso é previsto" no regimento interno do tribunal.

Celso de Mello fez questão de citar um trecho do voto no qual Jarbas Lima soou premonitório: "Eventual, alteração na composição do STF poderá influir no resultado final verificado, que também poderá ser modificado por argumentos ainda não considerados. Não se afigura oportuno fechar a última porta para o debate judiciário para assuntos da mais alta relevância". O ministro enfatizou: "Isso ele redigiu em 1998".

Quer dizer: com antecedência de 15 anos, o parlamentar já previa a situação materializada agora no julgamento do mensalão, cuja reabertura permitirá aos "novatos" Teori Zavascki e Luis Roberto Barroso votar e, eventualmente, alterar condenações impostas a réus graúdos nos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A alturas tantas, Celso de Mello informou que a abolição dos embargos foi rejeitada contra o encaminhamento de um mísero partido, o PDT. Nas palavras de Celso de Mello, a posição de Jarbas Lima prevaleceu "em votação que, sugestivamente, teve o apoio dos lideres do PFL, hoje DEM, do PSDB, do PT, do PTB e do PPS." Em 1998, o PT protagonizava uma oposição ranheta, do tipo que rejeitava tudo o que vinha do Planalto. O inusitado é que o PSDB e o ex-PFL não tenham se animado a guerrear pela mudança proposta por FHC.

Como que decidido a dividir o desgaste com terceiros, Celso de Mello historiou também a tramitação do projeto de FHC no Senado. Ali, o ex-senador Romeu Tuma, relator da proposta, acolheu algumas sugestões de mudança na proposta que viera da Câmara. Mas tais alterações "não cuidaram do tema pertinente à abolição dos embargos infringentes", disse Celso de Mello.

O ministro iluminou o inusitado da cena: "É curioso que nem mesmo a Presidência da República, por intermédio de sua liderança no Senado, tentou, por emenda aditiva, acrescentar novamente essa proposta de abolição" dos embargos infringentes. Foi como se Celso de Mello dissesse: "Ao jogar a toalha, o governo de Fernando Henrique Cardoso desistiu de um artigo que, se aprovado, me permitiria agora encerrar a novela do mensalão."

Aprovado, o projeto de FHC virou a lei 9.756, sancionada em 17 de dezembro de 1998. Nem sinal do artigo anti-embargos. Hoje, disse Celso de Mello, só o Legislativo pode extinguir os infringentes, "como tentou de forma frustrada a Presidência" comandada por FHC.

Ao concluir o seu voto, Ceso de Mello tentou dissolver a importância do seu voto. Disse que apenas aderiu à corrente representada por outros colegas, "somando esse único voto àqueles outros cinco pronunciamentos no sentido da possiblidade dos embargos infringentes Nessa Corte." José Dirceu, José Genónio, Delúbio Soares, Marcos Valério e Cia. agradecem.
Herculano
18/09/2013 19:17
SEIS A CINCO A FAVOR DOS MENSALEIROS, o título é de Reinaldo Azevedo, de Veja.

A CONTRAGOSTO, BARBOSA PROBLEMA A VITÓRIA DOS RÉUS, manchete do 247 o canal do PT patrocinado por bancos estatais.

EM VEZ DE SOCORRER O ESTADO DE DIREITO, O MAIS ANTIGO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ESTENDEU A MÃO AOS QUADRILHEIROS, título de Augusto Nunes, de Veja.

STF acata embargos e reabre julgamento. O ministro Celso de Mello diz que Supremo não pode sucumbir a pressões externas e que embargo infringente para 12 réus é direito a ser protegido. Anuncia a Carta Capital (a revista da esquerda brasileira e pró PT), on line.

Vitória dos corruptos: mensaleiros podem se livrar da condenação por quadrilha - e da cadeia, manchete de Veja on line.

Mensaleiros terão 'novo julgamento' no STF, manchete de O Globo on line

Mensalão: doze condenados terão direito a um segundo julgamento no Supremo, manchete do jornal O Estado de S. Paulo, on line
Herculano
18/09/2013 19:01
E AGORA?

PSB sugere que PT devolva cargos nos Estados, informa Josias de Souza.

O casamento do PSB com o PT mostra que a felicidade partidário-conjugal é extremamente difícil. Chega uma hora em que, quando existe, essa felicidade é extraconjugal. Decidido a devolver a Dilma Rousseff os cargos que ocupa na seara federativa, o partido de Eduardo Campos acha que o petismo deveria fazer o mesmo no âmbito estadual.

Vale a pena ouvir o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS): "Se o PT nos cobrou a devolução dos cargos nacionais, esperamos que eles sejam coerentes e devolvam também os cargos que têm nos governos do PSB. Eles devem se comportar do mesmo jeito."
Herculano
18/09/2013 14:00
ELEIÇÕES RESTRITAS,por Lauro Jardim

De Miro Teixeira (PDT-RJ) sobre a dificuldade de Marina Silva em obter no TSE o registro definitivo de sua Rede:

- Os donos do poder querem eleições restritas aos adversários que eles mesmos escolhem.

Aliás, Miro tem ajudado a Rede a colher assinaturas.
Herculano
18/09/2013 13:54
OBAMA TEM O DIREITO DE FESTEJAR A ÚNICA BOA NOTÍCIA QUE RECEBEU NAS ÚLTIMAS SEMANAS, por Augusto Nunes, de Veja.

O inferno astral de Barack Obama anda tão assustador que o presidente americano deveria convocar uma força-tarefa de estadistas multinacionais para ajudá-lo a escapar da insônia eterna. As olheiras cada vez mais profundas informam que suas madrugadas são assombradas simultaneamente pela guerra civil na Síria, pelas armas químicas de Bashar al-Assad, pelas safadezas oportunistas de Vladimir Putin, pelas maquinações da China, pelas rachaduras na aliança com a Inglaterra e a França, pela relutância dos demais países europeus, pelo ataque à base naval em Washington, pelas incessantes ameaças terroristas, pela hostilidade do Congresso dos EUA, pelas oscilações do dólar, pelo desempenho claudicante da economia - fora o resto.

Atormentado por tamanho cortejo de complicações a resolver e nós a desatar, o hamletiano inquilino da Casa Branca tem todo o direito de festejar, com um porre de carnavalesco campeão na Sapucaí, a única boa notícia que recebeu nas últimas semanas: Dilma Rousseff adiou a visita a Washington. Pelo menos por dois ou três dias Obama vai dormir direito. E certamente sonhar com o cancelamento definitivo do encontro com a brasileira que fala um dialeto incompreensível até para quem fala português.
Herculano
18/09/2013 13:51
CENSURA OFICIAL

O vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, não se indignou com as provas que viu e teve que engolir, mas como deixaram elas serem feitas.

"Estas fotos não poderiam ter sido feitas e saído de lá para serem exibidas em público", repreendeu ele aos membros da Comissão de Gestão da Câmara de Vereadores (Luiz Carlos Spengler Filho , PP, Ivete Mafra Hammes e Marli Iracema Sontag, ambos do PMDB e Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM) sobre o relatório de barbaridades no recém inaugurado prédio da escola Luiz de Franzoi, na Bateia. E olha que nada foi falado sobre a escola estar sobre uma área que era até então considerada de preservação permanente. Acorda, Gaspar!
Herculano
18/09/2013 13:45
A ORIGEM DO DINHEIRO, por Carlos Brickmann

O jornalista Raimundo Rodrigues Pereira escreve o roteiro; o jornalista e escritor Fernando Morais será o narrador. O assunto, o Mensalão - a favor dos réus, claro. É o terceiro filme a ser planejado sobre o tema (quem saiu na frente foi Luiz Carlos Barreto, também produtor de Lula, o filho do Brasil).

Agora, a pergunta: de onde sai o dinheiro para fazer todos esses filmes? Serão feitos via Lei Rouanet? Dinheiro de renúncia fiscal usado com objetivos políticos?

Completo eu: é dinheiro que falta para a saúde, a educação, a segurança, é dinheiro dos nossos pesados impostos que vai para farras propagandísticas como esta.
Herculano
18/09/2013 13:39
AGORA QUE CAETANO VIRA BLCACK BLOC, MANO BROWN ATUA COMO ANIMADOR DE "PLAYBOY". QUEM DIRI QUE NADA DE NOVO ACONTECE NO BRASIL?, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Vou parodiar os petralhas. Quá, quá, quá. KKK. Vocês queriam o quê?

Não tinha lido uma reportagem de Leandro Machado na Folha Online. Um leitor acaba de chamar a minha atenção. Pelo visto, agora que Caetano Veloso pode aderir ao anticapitalismo, Mano Brown, o Lênin do RAP, decidiu fazer o contrário. É? Se Caetano é black bloc, Mano Brown vira animador de "playboy". Acho que faz todo sentido. Leiam trecho do texto da Folha.

Uma fila de Porsches, Mercedes, Ferraris e Range Rovers se formou na rua Quatá, na Vila Olímpia. Os mais modestos chegavam de i30 ou Fiat 500. O estacionamento, a R$ 30, ficou lotado. "Doors open at 10:00 PM", dizia o flyer da Royal Club, balada de "mauricinhos" na zona sul de São Paulo. Era show dos Racionais MC?s, o maior expoente do rap brasileiro e voz autoproclamada da periferia. Duas horas antes do show, anteontem, os carrões paravam e o público fazia a "social" na porta da casa. Os VIPs entravam correndo. Andrés Sanches, ex-presidente do Corinthians, entrou rápido e logo foi para o camarote - R$ 3.500 o mais caro, para dez pessoas. Denilson, ex-jogador e comentarista da Band, também não fez hora. "Você quer que eu fale da banda? Não conheço muito, mas pode anotar aí que eu gosto", disse a promoter Gabriela Burbos, 20, salto altíssimo, shortinho e boné ao estilo "rapper" virado de lado. Na fila, ela encontra o amigo Rodrigo Queiróz, 22, jogador de futebol sem clube no Brasil, mas "com transferência certa para a Hungria". Eles dizem ser habitué da Royal e, nesse domingo, tiveram a oportunidade de assistir a um dos grupos mais famosos do Brasil em um local, digamos, mais exclusivo.

Os Racionais, até o fim dos anos 90, tocavam apenas em casas dedicadas ao rap. Mano Brown dizia (e cantava) não gostar de playboys. A presença do grupo num lugar como a Royal seria impensável há dez anos. Em 2010, a banda se apresentou lá, mas sem sua clássica formação, com Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. A Folha tentou conversar com a banda antes do show, mas os integrantes não falaram.
(?)
A Royal, que tem capacidade para 600 pessoas, estava lotada - o ingresso custava R$ 100 para homens e R$ 60 para mulheres. O bar, cheio, cobrava a R$ 16 uma cerveja e R$ 35 a dose de tequila. Nos camarotes, baldes com garrafas de champanhe eram servidos com velas de aniversário presas ao gargalo. Cada garrafa custava R$ 430. Por volta das 2h, começou uma batida e tudo escureceu. Uma fumaça branca e gelada foi lançada de um canhão no teto. Quando a névoa se dissipou, lá estavam os Racionais no palco.
(?)
Se não empolgou, não foi só por culpa da banda. O público parecia mais interessado em registrar a ocasião com smartphones do que em ouvir a música. Mano Brown só cantou. Não fez nenhum de seus famosos discursos. "Obrigado, São Paulo, segunda é dia de trampo", encerrou.
Herculano
18/09/2013 13:32
AO CARA CRAXÁ

O seu problema é o analfabetismo funcional. Conhece as letras do alfabeto, é capaz de balbuciar palavras escritas, mas quando juntas, não sabe o que elas dizem.
Cara craxa
18/09/2013 12:06
Pelo que se lê por aqui, concluí-se que o colunista já aderiu ao PMDB de Roberto Pereira, pensando bem, já estava junto na campanha passada. O dificil é ficar longe destes partido que abrem as portas, o pt com certeza só não fez isso por que os ptralhas nao tiveram esta visao, são tapados ou são diferentes? Só sei que tudo gira em torno de negociatas, cotas aqui e cotas alí, e o povo ó... joga sal, leva como faz aquele programa humoristico, simulando regar sal ou palitos...


Odeio a hipocrisia.
sidnei luis reinert
18/09/2013 12:00
Os condenados no mensalão dificilmente vão puxar cadeia, imediatamente, com o suposto trânsito em julgado da Ação Penal 470. Independentemente da decisão ou não do ministro Celso de Mello ou de uma especulada revisão de voto da ministra Rosa Weber, acerca da validade ou não dos embargos infringentes em ações criminais originárias no Supremo Tribunal Federal, os réus não vão logo para a prisão, em regime fechado ou semi-aberto, graças a mais um recurso absolutamente legal que será impetrado por seus advogados: o velho e popular habeas corpus.

A manobra, claramente previsível, vai além da mera chicanagem jurídica. Se adotada, vai atrasar, ainda mais, o cumprimento de qualquer pena de prisão relativa ao processo do mensalão ? até que o caso acabe prescrevendo. Sem embargos infringentes, os mensaleiros, que já ganharam muito tempo efetivamente impunes até agora, dificilmente sentirão o amargo desgosto do cárcere. Se os embargos forem aceitos, a provável revisão de penas os deixará ainda mais longe dos presídios.

No caso de HC, a demora é esperada. O STF leva anos para julgar o mérito final de um habeas corpus. A prioridade na pauta é dos casos em que o réu se encontra preso. No caso dos que não sentiram ainda o gostinho do cárcere, o agendamento da decisão pode demorar ainda mais, por não ser prioritário. Assim, embora condenados, os mensaleiros continuarão soltos ? e tirando onda com a cara da sociedade, como fazem José Dirceu, José Genoíno, João Paulo Cunha e Cia... E no momento político conveniente, eles ainda vão recorrer aos tribunais globalitários para detonar, ainda mais, a soberania da Justiça Brasileira.

Tem mais! Caso não vigorem os embargos infringentes e nem habeas corpus sejam aceitos (situação quase impossível de acontecer), os mensaleiros podem escapar da cadeia por outra falha estrutural do medieval sistema prisional tupiniquim. Advogados já se preparam para alegar falta de vagas em presídios agrícolas ou industriais para abrigar seus ilustres clientes mensaleiros. Assim, se tiverem realmente de ser presos, ninguém se surpreenda se forem decretadas ?prisões domiciliares? ? o que vai soar como piada e impunidade.

Na prática, apesar da pressão popular, na Praça dos Três Poderes ou no mundo virtual, que deve voltar logo mais com mais força que nunca, o Mensalão é um caso de impunidade programada, desde seu começo. Além de não ter atingido aquele que seria o real e verdadeiro chefe da quadrilha condenada, poupou, também, outras duas figuras essenciais no esquema (que tinham intenção de retaliar ministros do STF com incômodas revelações). A maior parte dos condenados foi bode expiatório da Teoria do Domínio do Fato e não de provas absolutamente concretas para a condenação.

O Alerta Total já antecipou que o ministro Celso de Mello tem tudo para rasgar o longo e bem fundamentado voto que já preparou, recusando os embargos infringentes como recurso salvador para 14 dos 25 condenados no Mensalão. Tudo pode acontecer logo mais à tarde no STF. A pressão popular deveria ser suficiente para forçar o julgamento do Mensalão a terminar logo... Mas isto só deve acontecer próximo do Dia de São Nunca, em Bruzundanga.

Resumindo a ópera bufa: é mais fácil o Obama convidar a Dilma para dar uma voltinha na garupa da moto em Washington, fingindo que encenam um filme de 007, do que um mensaleiro acabar na cadeia no Brasil. E PT saudações...

O câncer da impunidade no Mensalão nem o mais competente e genial médico do Sírio-Libanês consegue extirpar...
Adilson Luis Schmitt
18/09/2013 10:49

REVISÃO DO ATUAL PLANO DIRETOR E NÃO UM NOVO PLANO

A Audiência Pública de hoje entendo ser um marco na vida da cidade de Gaspar. Algumas idéias precisam estar bem colocadas. A primeira é que este plano deve ser visto como REVISÃO DO ATUAL PLANO DIRETOR E NÃO UM NOVO PLANO. Isto precisa ficar e estar bem claro a todos os presentes no Plenário da Câmara de Vereadores, local da referida Audiência Pública.
Deverá contemplar a introdução da BR-470 que será duplicada com passagens de níveis, ligações com as pontes, vias marginais e principalmente um novo zoneamento, com novos índices e ocupação do solo.
Prever o uso do solo também no traçado do futuro Anel de Contorno Viário Sul de Gaspar, incentivando com índices e ocupações, a reserva de áreas para lazer, educação e saúde. Estabelecer a Regulamentação de itens já previstos no Estatuto das Cidades e no Plano Diretor de Gaspar (Lei 2803/2006), principalmente nos itens Solo Criado, Impacto de Vizinhança, Habitação Popular, Carta de cheias, Plano Viário proposto a implantar, ZEIS.
Prever um Plano Diretor para a Indústria e Serviços (Macucos, Poço Grande, Barracão e Bateias) e também ocupação das margens do Itajaí Açu. Definir os afastamentos dos Rios, riachos e valas. Estabelecer Zonas de Proteção Ambiental(PPA) para novas reservas de água, principalmente nos Bairros: Gaspar Grande, Gasparinho, Bateias, Belchior Alto, Arraial e Lagoa.
A mudança do Centro com as devidas previsões de acessos às novas vias a serem implantadas ou a implantar. Estabelecer áreas de incentivo a ocupação para evitar habitação em áreas agrícolas e inundáveis.
Também precisamos aproveitar mais duas situações a Hidrovia do Rio Itajaí Açú, com a instalação de um PORTO SECO. Bem como a definição dos CENTROS URBANOS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO, estimulando as centralidades nos Bairros ou grupos deles.

Adilson Luis Schmitt
Ex Prefeito de Gaspar
curintias
18/09/2013 10:33
PMDB E PT NO MESMO PALANQUE EM SC EM 2014 SAIU NA COLUNA DO MOACIR PEREIRA.

E agora Robertinho e Kleber Edson? Este é o partido ´mais melhor de todos´

Cúpula do PMDB analisa em Brasilia eleições de 2014 em SC18 de setembro de 2013

0
O PMDB de Santa Catarina está diante de duas alternativas para as eleições de 2014: ou reedita a tríplice aliança mantendo o vice de Raimundo Colombo, em aliança que poderia incluir o PT; ou lança candidato a governador aliado com o PT, que indicaria o vice.
Este cenário foi amplamente analisado ontem em Brasilia em várias reuniões. A primeira aconteceu durante almoço entre o vice-presidente Michel Temer, o presidente Valdir Raupp, os ex-governadores Eduardo Moreira e Paulo Afonso Vieira e os deputados federais Mauro Mariani e Rogério Mendonça.
Michel Temer voltou a reiterar que o PMDB nacional está fechado com a presidente Dilma Rousseff. Previu que o PSD deva também respaldar a reeleição da presidente petista. E, segundo avaliou, este fato poderia viabilizar a tríplice aliança, incluindo o PT no projeto, com aval do Palácio do Planalto.
A segunda, quando Eduardo Moreira conversou com os senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner. Fez um relato da reunião, a convite de Raupp, durante o almoço com Temer. Na ocasião, Luiz Henrique voltou a defender a reeleição de Colombo, com o PMDB de vice e o PT indicando o candidato a senador.
Outro caminho do PMDB continua sendo defendido por Mauro Mariani e Paulo Afonso Vieira, com lançamento de candidatura própria. No aeroporto, a terceira reunião. O deputado Décio Lima afirmou que se o PMDB tiver candidato ao governo o PT indicaria o vice. Testemunhas o vice-governador Eduardo Moreira e os deputados Jorginho Melo, Ronaldo Benedet e Rogério Mendonça.
As conversações continuam intensas em Brasilia. As costuras, também. Mas as definições devem ocorrer mesmo no início do próximo ano.
Cruzeiro do Vale se calou.
18/09/2013 10:31
E o buraco da Anfilóquio Pires está lá. Ninguém da Prefa faz nada.
E o Cruzeiro do Vale se calou.
Lurdes Teresinha
18/09/2013 08:43
ESCOLA NORMA MÔNICA E ANGÉLICA COSTA

É uma vergonha o descaso com pais, alunos e professores das duas escolas. Sempre enrolando a todos e como diz a reportagem: colocando a culpa na Bunge. As crianças da educação infantil estão num galpão improvisado e precário.
Queremos uma resposta! Uma solução!!
Vcs deveriam fazer uma reportagem de capa para chamar a atenção da comunidade para isso, pois muitos pensam que já construiram a escola Angélica. Só em Gaspar!!
Herculano
18/09/2013 08:01
A HORA DE APARECER. MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE SUSPENSÃO DO ROCK IN RIO

O Ministério Público do Rio entrou ontem com um pedido de liminar para suspender a realização do Rock in Rio até que as "irregularidades" nos postos médicos sejam sanadas.

As irregularidades foram detectadas em vistorias dos Bombeiros e da Promotoria no primeiro fim de semana do evento (13 a 16/9). Segundo o laudo dos agentes, o número de médicos, de leitos, de suprimentos e de ambulâncias era insuficiente e não atendia ao exigido.
Herculano
18/09/2013 07:56
MÁ IMAGEM. MÁ GESTÃO. INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NOS CONTRATOS GERA DESCONFIANÇA DOS INVESTIDORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS E ELES CORREM DAS OFERTAS

Por isso, o governo -sem dinheiro, sem expertise e mais vulnerável a altos custos, empreguismo e corrupção - já cogita reassumir estradas que iriam a leilão. Dilma quer que empresários apontem trechos que consideram inviáveis, para que sejam reestudados. Se não se obtiver equilíbrio entre preço de pedágio e interesse de investidor, obras voltarão a ser públicas
Herculano
18/09/2013 07:51
ELEITORES E AS ELEIÇÕES LIMPAS PERDEM MAIS UMA. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ABRE BRECHA PARA BENEFICIAR 11 GOVERNADORES

A maioria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu declarar inconstitucional um tipo de recurso usado para cassar mandatos de políticos, o que pode beneficiar 11 governadores que respondem a ações na corte, entre eles Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Cid Gomes (PSB-CE) e Roseana Sarney (PMDB-MA).

Ao analisar o caso do deputado Assis Carvalho (PT-PI), que teve seu mandato questionado em recurso contra expedição de diploma, o ministro José Antonio Dias Toffoli destacou que a Constituição não prevê tal possibilidade.

Para ele, o recurso, previsto no Código Eleitoral de 1965, afronta a Constituição de 1988, que criou outro instrumento, a ação de impugnação de mandato eletivo para casos de abuso de poder econômico, corrupção ou fraude.

Também podem ser beneficiados pelo novo entendimento da corte os governadores Anchieta Júnior (PSDB-RR), André Puccinelli (PMDB-MS), Omar Aziz (PSD-AM), Tião Viana (PT-AC), Siqueira Campos (PSDB-TO), Teotônio Vilela (PSDB-AL) e Wilson Martins (PSB-PI).
Herculano
18/09/2013 07:47
A VOZ DAS RUAS NÃO TEM NENHUM PESO NO JULGAMENTO

Em São Paulo, 55% da população é contra novo julgamento dos mensaleiros que pode acontecer com a provável aceitação hoje dos embargos infringentes no voto decisivo do ministro Celso de Mello.
Pesquisa Datafolha feita esta semana e divulgada exatamente hoje quando o voto será proferido, mostra que 79% querem prisão imediata dos condenados. Supremo deve decidir hoje se aceita o reexame das sentenças de 12 dos 25 réus, incluindo Dirceu e Marcos Valério
Herculano
18/09/2013 07:42
SINDICÂNCIA? ELAS NUNCA CHEGAM AO FIM. TAMBÉM PUDERA. OS SINDICANTES NEM SABEM QUEM SINDICAR

Está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. Errata Portaria N° 3.188, de 11 de Setembro de 2013.

O prefeito municipal de Gaspar, Estado de Santa Catarina, no uso das atribuições, RETIFICA a publicação da Portaria n° 3.188, de 11 de setembro de 2013, veiculada no Diário Oficial dos Municípios - DOM/SC, Edição nº 1324, de 13 de setembro de 2013, nos seguintes termos:

Onde se lê na ementa:

Prorroga o prazo para conclusão dos trabalhos da comissão permanente de sindicância e processo administrativo disciplinar em relação ao procedimento administrativo nº 04/2013, instaurado para apurar a responsabilidade de RODRIGO LEPINSKI.

Leia-se:

Prorroga o prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão permanente de sindicância e processo administrativo disciplinar em relação ao procedimento administrativo nº 04/2013, instaurado para apurar a responsabilidade de LUIZ ROBERTO LIBERATO.

Gaspar, 16 de setembro de 2013.
Pedro Celso Zuchi
Prefeito
Herculano
18/09/2013 07:25
O QUE FAZ O VOTO SECRETO. COM ELES OS PARLAMENTARES TRABALHAM CONTRA A SOCIEDADE E ESCONDEM O QUE FAZEM AO VIVO. DIAS ANTES APROVARAM A DERRUBADA DA MULTA DE 10% DO FUNDO DE GARANTIA QUE O PRÓPRIO GOVERNO QUANDO A INSTITUIU GRANTIU QUE ELA TINHA FINALIDADE E PRAZOS PARA TERMINAR. AGORA, NO ESCURINHO DEPUTADOS E SENADORES VOLTARAM ATRÁS.

Congresso mantém multa extra de 10% do FGTS e mais seis vetos de Dilma, relata o repórter Márcio Falcão da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo.

O Congresso manteve os sete vetos da presidente Dilma Rousseff analisados na noite de ontem (18), entre eles, o que assegurou a manutenção da cobrança adicional de 10% paga por empresas ao FGTS em demissões sem justa causa. Com isso, o governo mantém uma arrecadação de mais de R$ 3 bilhões.

Em contrapartida à continuidade da cobrança, deputados e senadores prometem aprovar um projeto enviado pelo governo que vincula os recursos ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Essa proposta estabelece ainda que o trabalhador demitido sem justa causa que não for beneficiado pelo programa poderá sacar o valor ao se aposentar.

As medidas, no entanto, só devem ter validade para 2014.

A votação do veto foi realizada na noite de ontem por deputados e senadores, mas o resultado só foi divulgado nesta madrugada. Segundo dados da secretaria do Congresso, a manutenção do veto foi apoiada por 40 senadores, rejeitada por 29 e quatro senadores votaram em branco.

Para um veto ser rejeitado, são necessários 257 votos de deputados e 41 dos senadores.

Ao longo do dia, o Planalto atuou para evitar traições de aliados. Na tentativa de quebrar resistências principalmente de parlamentares do PDT, PR, PSB e PSD, enviou essa proposta alternativa aos parlamentares. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) chegou a despachar do Congresso e visitou aliados para ouvir as demandas e cobrar a manutenção do veto.

Em algumas bancadas, como no PTB, a ministra ouviu cobranças sobre problemas na liberação de emendas parlamentares, recursos destinados no Orçamento da União para redutos políticos de deputados e senadores.
Herculano
18/09/2013 07:14
APELO EM CAUSA PRÓPRIA?

Dilma pede que juiz não ceda a pressões. Apelo à magistratura é feito na véspera de voto decisivo sobre mensalão no STF, revela a repórter Tânia Monteiro da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S.Paulo.

Na véspera do voto de desempate a ser dado pelo ministro do Supremo Celso de Mello - sobre se haverá ou não novo julgamento de parte dos condenados do mensalão - a presidente Dilma Rousseff defendeu "imparcialidade" e "serenidade" da Justiça. Pediu ainda que os magistrados de todo o País "tenham liberdade para tomar decisões com base nos fatos e no direito, fundados em sua consciência e sempre protegidos de pressões de qualquer natureza".

O discurso foi feito na posse de Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República, à qual estavam presentes vários ministros que já votaram no processo. Celso de Mello não estava lá. Em sua fala, Dilma defendeu em três diferentes momentos a necessidade de proteção das instituições em relação às diferentes formas de "pressões".

Ela não fez qualquer referência ao mensalão. Destacou "a igualdade de todos perante a lei" e disse que, "acima de tudo, os brasileiros querem ter a certeza de que as leis serão cumpridas, os inocentes absolvidos e os culpados condenados". Para ela, "é isto que se chama Justiça".

Dilma pediu também um Ministério Público com "autonomia e livre de pressões" e uma polícia "equipada e ciente de seu poder de investigação, com um Poder Judiciário sábio, ágil e sereno em suas decisões". Disse ter certeza de que Janot imprimirá uma linha de atuação eficiente na Procuradoria-Geral, marcada pela "sensatez e independência". "Sensatez, para fazer as melhores escolhas. Independência, para resistir a pressões."
ESTADISTA
17/09/2013 22:46
A DIFERENÇA ENTRE UM ESTADISTA E UMA "ESTRADEIRA"




Dilma cancelou sua viagem aos USA, achando que privando-os da sua presença, estaria "retaliando" a maior potência do mundo, por causa do suposto caso de espionagem.

Não sei se isso é pra rir ou pra chorar. Está mais pra chorar, Afinal, qual é a importância que a diaba de cuecona zorba pensa que tem no cenário mundial? No mínimo o Obama deve querer ser só a metade do que essa anencéfala pensa que é, não é mesmo?

O fato é que isso marca claramente a diferença entre um ESTADISTA e uma ESTRADEIRA (de beira de rampa de bairro decadente). Enquanto Obama diplomaticamente visitou países em conflito com os USA, Dilma faz beicinho por causa de uma arapongagem... E não usa o menor jogo de cintura, até porque, a coisa mais difícil de achar ali é cintura.

Os americanos devem estar chorando até agora...
Herculano
17/09/2013 22:07
ORÇAMENTO PIRADINHO

O PT e o prefeito Pedro Celso Zuchi quando faz o orçamento não permite que ninguém toque nele. Se algum vereador quiser, como já quis colocar nele emendas de interesse da população, ele veta e manobra até na Justiça como já fez para que isto não aconteça.

Mas, vira e mexe, o prefeito manda projeto de leis modificando os orçamentos. É uma dança infernal dos números e sem muitas explicações. Os vereadores aprovavam. Desta vez, a Comissão de Gestão Pública - que o PT deu de consolo para a oposição achando que ela não iria feder e nem cheirar - quer saber mais detalhes de um novo projeto de lei que mexe com os números do orçamento que está em vigor.

A prefeitura, com arrogância peculiar, não deu bola para o pedido de explicações. E o projeto de lei travou. O PT acusou o golpe. E acha que ele é baixo. Luiz Carlos Spengler Filho, PP, foi claro: "não é coisa da oposição, é um ato legítimo de um vereador, eleito fiscal do povo. Basta o gabinete do prefeito esclarecer o que não entendemos ou temos dúvidas". O PT está inconformado que deve explicações.
Herculano
17/09/2013 21:58
ATÉ QUE ENFIM. CLARO É CONDENADA A PAGAR R$30 MILHÕES POR DESCUMPRIR REGRAS DO SAC

A operadora Claro foi condenada pela Justiça a pagar R$ 30 milhões em danos morais coletivos por descumprir as regras do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), segundo decisão divulgada nesta terça-feira (17). Ainda cabe recurso pela empresa.


A decisão da 3ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal foi obtida por meio de uma ação conjunta da AGU (Advocacia-Geral da União) com os Ministérios Públicos Federal (MPF), do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), de Tocantins (MPTO) e Pará (MPPA), além dos Institutos de Defesa do Consumidor de todo o Brasil.

A condenação ocorreu pois a empresa de telefonia teria descumprido o Código de Defesa do Consumidor e também o Decreto nº 6523/2008, que regulamenta o atendimento do SAC por meio de callcenter.
Roberto Sombrio
17/09/2013 21:50
Hoje tem festa na Casa Branca.

Dá para escutar os fogos daqui. É que o Obama esta feliz porque a Dilma confirmou que não vai mais visitá-lo.

1- O Obama não precisa mais ao lado dela fazer cara de paisagem.
2- Não precisa mais andar pelas dependências da Casa Branca carregando uma mala sem alça.
3- Não precisa mais explicar para ela que " The book is on the table".
4- Apesar do Halloween estar próximo, os americanos são muito supersticiosos e não queriam que ela deixasse a vassoura atrás da porta.
5- Ele sabe que o PT tem por regra viver as custas dos outros e visita depois de três dias é como peixe. Fede!
6- Na Casa Branca os jantares são suntuosos e com ela sabem que não poderia ter mais que dois talheres, ou talvez só uma colher.

E o melhor de tudo para os brasileiros. Ela não vai jogar o nosso dinheiro no lixo em mais uma viagem inútil acompanhada de outros tantos inúteis.


Já por aqui a turma do PT vive se vangloriando do que Zuchi tem feito.
E tem feito muito.

A reforma de uma ponte "feito" tartaruga.
Asfalto pela cidade "feito" cobertura nega maluca.
Creche sobre um banhado com 300 estacas "feito" palafita.
Viaduto "feito" casa de João-de-barro, por baixo é apertado e por cima arredondado.
Muro do SAMAE "feito" savana. Só tem capim.
Viagens à Brasília "feito" João bobo, vai e volta... vai e volta... vai e volta.

E a partir de amanhã "Mensaleiro" pode se tornar uma profissão.

Herculano
17/09/2013 18:29
O DAY AFTER. OS MINISTROS MAIS EXPERIENTES DO SUPREMO JÁ DÃO COMO CERTO A ACEITAÇÃO DOS EMBARGOS INFRINGENTES DOS MENSALEIROS E QUEREM PRESSA NO NOVO JULGAMENTO. PARA GILMAR MENDES O TRIBUNAL NÃO É UM LUGAR PARA FICAR ASSANDO PIZZAS OU UM TRIBUNAL BOLIVARIANO NUMA REFERÊNCIA AOS TRIBUNAIS SOB TUTELA OU COMANDADOS PELOS ESQUERDISTAS DE PLANTÃO NA VENEZUELA, BOLÍVIA, EQUADOR...

É isto que revela André Richter repórter da Agência Brasil (a agência oficial de notícias do governo brasileiro). O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (17) que a Corte não é um "tribunal para ficar assando pizza". O ministro defendeu hoje (17) a tramitação rápida de um novo julgamento de 12 réus condenados na Ação Penal 470, processo do mensalão, caso seja aprovado pelo Supremo. O ministro participou da sessão da Segunda Turma do Supremo.

O STF vai decidir amanhã (18) se 12 réus condenados na ação penal terão novo julgamento. A votação sobre a validade dos embargos infringentes está empatada em 5 a 5, e será retomada com o voto do ministro Celso de Mello, último a votar. Se o Supremo decidir que os réus têm direito ao recurso, o novo julgamento poderá ocorrer somente em 2014.

Gilmar Mendes destacou que é importante definir o prazo para julgamento dos eventuais recursos. "Não vou fixar um prazo agora. Estou dizendo é que haja, de fato, uma responsabilidade em relação a isso. Isso aqui não é um tribunal para ficar assando pizza e nem é um tribunal bolivariano", disse.

O ministro defendeu que seja definido o rito que será seguido no processo com a eventual aceitação dos embargos infringentes.

"Eu tenho a impressão de que é importante, desde logo, estabelecer ritos, prazos, para encaminhar este assunto. Quer dizer, que o tema não fique solto. Que de fato haja um procedimento. Amanhã já pode distribuir processo. Aquele que tiver encaminhado assuma o compromisso de trazer dentro de um prazo razoável", disse o ministro.

Na semana passada, durante julgamento sobre a validade dos embargos infringentes, Gilmar Mendes votou contra os recursos
Herculano
17/09/2013 18:21
A TETA. PSB VAI DECIDIR SE ESTÁ NO JOGO OU DISSIMULA

PSB decide nesta quarta-feira se permanece no governo do PT e de Dilma Vana Rousseff. "Amanhã vocês vão saber de uma decisão oficial', disse à imprensa o presidente do partido e potencial candidato à Presidência em 2014 e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, após marcar reunião da Executiva Nacional.
Herculano
17/09/2013 18:13
BRIGA RELIGOSA

Pastor faz abaixo-assinado para retirar imagem de Nossa Senhora de praça em Goiás, informa o repórter Edgard Matsuki, para a sucursal de Brasília do Uol (Folha de S. Paulo).

Uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida na cidade de Águas Lindas de Goiás (cidade goiana que fica no entorno do Distrito Federal) tem sido alvo de polêmica entre evangélicos e católicos da cidade. Desde maio, o pastor Edílson Andrade, da igreja Atalaias, tem coletado assinaturas com a comunidade evangélica da região para pedir a retirada da imagem, que fica em uma praça no Jardim Brasília, bairro que fica na entrada da cidade.

Andrade alega que colocar uma santa para representar o município vai contra a Constituição. "O estado é laico. Colocar uma santa na entrada da cidade é desrespeitar outras religiões, não só os evangélicos como também os espíritas. Por que eles não fazem como os umbandistas, que deixam imagens só nos terreiros?", questiona.

O pastor evangélico afirma que já coletou 3.000 assinaturas e quer mais. "Buscamos 15 mil assinaturas. Vamos fazer uma vigília no dia 21 para pedir a retirada da imagem", afirma. Ele também diz que, se a prefeitura não fizer a remoção da imagem, pretende ir à Justiça: "Pensamos em entrar com uma ação popular para tirar a estátua."

Um grupo de católicos reagiu à tentativa de retirada da santa com um abaixo-assinado e um ato de "abraço à santa" no último domingo. De acordo com nota lançada por um grupo que se denomina "Nossa Senhora Aparecida quer ficar no Jardim Brasília", a imagem tem não deve ser retirada: "A imagem representa o povo que luta e trabalha por esta cidade. Desde 1998 a imagem estava ali no Jardim Brasília", aponta a nota.

Alguns católicos acreditam que a atitude do pastor é fundamentalista: "Estamos lidando com mentalidade religiosa que nos lembra o Oriente Médio, África e Egito. Nos preocupa tal postura. É arriscado termos pessoas que serão demitidas, espancadas e apedrejadas por acreditar na Virgem Maria" diz a nota
Herculano
17/09/2013 15:48
COISA DE ESTADISTA.

Obama: adiamento de encontro com Dilma nos EUA é a melhor solução para impasse. Em nota, secretário de imprensa da Casa Branca disse que presidente americano concordou com a decisão de Dilma. Para Obama, espionagem "ofuscaria os demais pontos da vasta agenda comum dos países"
Herculano
17/09/2013 15:45
O ÓBVIO QUE TODOS SABE, MENOS O PODER PÚBLICO

Na edição da sexta-feira da semana passada do jornal Cruzeiro do Vale, o portal perguntou aos leitores: como acabar com as residências em área de risco na cidade? Pois é, 58% dos que participaram da enquete responderam que falta mais fiscalização do poder público e mais de 21% de que falta mais agilidade por parte da Defesa Civil. Há alguma dúvida? Acorda, Gaspar!
Herculano
17/09/2013 15:27
AMANHÃ, O BRASIL MUDA, por Arnaldo Jabor para os jonais O Estado de S. Paulo e o Globo

Comecei a escrever este artigo e parei. Minhas mãos tremiam de medo diante da gravidade do assunto. Parei. Tomei um calmante e recomecei. Não posso me exacerbar em invectivas, em queixumes ou denúncias vazias. Tenho de manter a cabeça fria (se possível) para analisar os efeitos do resultado do julgamento do mensalão, que virá amanhã. "Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow" (?) "o amanhã se infiltra dia a dia até o final dos tempos", escreveu Shakespeare em Macbeth (ato 5 cena 5); pois o nosso amanhã pode nos jogar de volta ao passado, provando a nós cidadãos que "a vida é um conto narrado por um idiota, cheio de som e fúria, significando nada". Ou que "a nossa vida será uma piada", na tradução livre de Delúbio Soares.

No Brasil nunca há "hoje"; só ontem e amanhã. Amanhã será amanhã ou será ontem. Depois de tanto tempo para se (des) organizar uma república democrática, o ministro Celso de Mello tem nas mãos o poder de decretar nosso futuro. Essa dependência do voto fatal de um homem só já é um despautério jurídico, um absurdo político. O "sagrado" regimento interno do STF está cuidadosamente elaborado por décadas de patrimonialismo para inviabilizar condenações. Eu me lembro do início do julgamento. Tudo parecia um atemorizante sacrilégio, como se todos estivessem cometendo o pecado de ousar cumprir a lei julgando poderosos. Vi o "frisson" nervoso nos ministros juízes que, depois de sete anos de lentidão, tiveram de correr para cumprir os prazos impostos pelas chicanas e retardos que a gangue de mensaleiros e petistas conseguiu criar. Suprema ironia: no país da justiça lenta, os ministros do Supremo foram obrigados a "andar logo", "mandar brasa", falar rápido, pois o Peluso tinha de votar, antes de sair em setembro. E só houve julgamento porque o ministro Ayres de Britto se empenhou pessoalmente em viabilizar prazos e datas. Se não, não haveria nada.

Dois ministros impecáveis e com saúde foram aposentados com 70 anos. Poderiam ao menos terminar o julgamento; mas, o "regimento" impediu. Sumiram de um dia para o outro, para gáudio dos réus. E foram nomeados em seu lugar Teori e Barroso, naturalmente ávidos para não se submeter ao ritmo de nosso Joaquim Barbosa e valorizar sua chegada ao tribunal. Até compreendo a vaidade, mas entraram para questionar o próprio julgamento, como Barroso declarou.

Amanhã, Celso de Mello estará nos julgando a todos; julgará o país e o próprio Supremo. Durante o processo, qualificou duramente o crime como "o mais vergonhoso da História do País, pois um grupo de delinquentes degradou a atividade política em ações criminosas". E agora?

Será que ele ficará fiel à sua opinião inicial? Ele fez um risonho suspense: "Será que evoluí?" - como se tudo fosse mais um doce embate jurídico. Não é.

Se ele votar pelos embargos infringentes, estará acabando com o poder do STF, pois nem nos tribunais inferiores como o STJ há esses embargos.

Nosso único foro seguro era (é?) o Supremo Tribunal. Precisamos de uma suprema instância, algum lugar que possa coibir a cascata suja de recursos que estimulam a impunidade e o cinismo. Já imaginaram a euforia dos criminosos condenados e as portas todas abertas para os que roubam e roubarão em todos os tempos? Vai ser uma festa da uva. A democracia e a República serão palavras risíveis.

O ministro Celso de Mello provavelmente não lerá esse artigo, pois se recolhe num retiro proposital para consultar sua "consciência individual".

Mas, afinal de contas, o que é essa "consciência individual", apartada de todos os outros homens vivos no País?

O novato Barroso, considerado um homem "de talento robusto e sério", como tantas personagens de Eça de Queiroz, já lançou a ideia e falou de sua "consciência individual" com orgulho e delícia: "Faço o que acho certo. Independentemente da repercussão. Não sou um juiz pautado sobre o que vai dizer o jornal no dia seguinte". Mas, quem o pauta? A coruja de Minerva, o corvo de Poe, ou os urubus que sobrevoam nossa carniça nacional? Ele não é pautado por nada? A população que o envolve, não o comove? Ele nasceu por partenogênese, geração espontânea, já de capa preta e sapatos ou foi formado como todos nós pelo olhar alheio, pelos limites da vida social, pelas ideologias e hábitos que nos cercam? Que silêncio "fecundo" é esse que descobre essências do Ser na solidão? Ele é o quê? O Heidegger do "regimento"? Essa ideia "barrosiana" de integridade não passa de falta de humildade, de narcisismo esperando iluminação divina.

E Celso de Mello aponta nessa mesma direção. Será? Será que ele terá a crueldade (esta é a palavra) de ignorar a vontade explícita da população pela violenta anulação de nove anos de suspense, por uma questiúncula em relação ao "regimento"? Por que não uma interpretação "sistemática" da lei, em vez da estrita análise literal? Transformará a "justiça suprema em suprema injúria" sobre todos nós?

Os acontecimentos benéficos ao país sempre voltam atrás, depois de uma breve euforia. Assim foi o milagroso surgimento da opinião pública nas ruas, logo reprimida não pela polícia, mas pelos punks fascistas encapuzados que amedrontaram todos, para alegria do Executivo e Legislativo. Todos os escândalos inumeráveis voltam ao nada. Um amigo me chama de pessimista; respondo que o pessimista é um otimista bem informado.

A verdade é que, desde o início, o desejo de ministros como o Lewandowski e o Toffoli era retardar o julgamento. Eu gelei quando vi a cara impassível do Lewandowski analisando o processo por seis meses e o Toffoli não se impedindo de votar, apesar de suas ligações anteriores com Dirceu. Depois, os dois novatos chegaram para proferir sentenças contra o processo de que não participaram.

Em tudo isso há sim um forte desejo de ferrar o Joaquim Barbosa, por inveja da fama que conquistou.

E afirmo (com arrogância de profeta) que amanhã o Celso de Mello, com sua impecável "consciência individual", vai votar "sim" pelos embargos.

Será a vitória para os bolcheviques e corruptos lobistas. Ok, Dirceu, você venceu.
CARLOS
17/09/2013 15:18
De olho nos confiantes.
Eu não sei que conta estão fazendo pra eleger um Deputado Estadual em Gaspar. Isso é conto de fada minha gente.
Pelo que vi pela ultima eleição tinha 40.332 eleitores votantes e que não foram as urnas. Hoje precisaria no mínimo uns 42.000 votos para se eleger. O PT como sempre, pra cagar com todos leva uns 10.000, depois vem as cegonhas, que a cada 4 anos passam por aqui e levam em torno de uns 1.700 a 3.000 cada e pelo que sei tem uns 3 (três) ou 4 (quatro).
Portanto precisam fazer muita matemática para se eleger dentro de Gaspar.
Herculano
17/09/2013 15:13
COMO FUNCIONA A MÁQUINA DE LUDIBRIAR

Os canais de comunicação pagos pelo governo via patrocínios de estatais ou ONGs passaram a divulgar uma pesquisa de um instituto desconhecido e sem credibilidade para tal: Instituto Paraná Pesquisas. E esta pesquisa e estes canais alimenta as redes sociais.

O que diz esta notícia espetacular e que não repercute na grande imprensa, a séria, a que possui institutos que precisam ter credibilidade? Que no quadro atual, a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, enfrentaria um segundo turno contra Marina Silva, que tenta criar a Rede Sustentabilidade, ou José Serra, que ainda está no PSDB; os dois aparecem tecnicamente empatados: ela com 19,6% e ele com 18,5%; Dilma tem 32,1%;

Leitura. Os dois estão adversários que o PT alimenta, estariam tecnicamente mortos. Marina luta para tornar o seu partido Rede em partido e o PT faz de tudo para que isto não aconteça, e José Serra estaria sem chances dentro do PSDB. O PT ao mostrar que ele possui chances, tenta fazer com que ele saia do PSDB, enfraqueça os tucanos, e ao ir para um outro, talvez o PPS, a disputa se divida, e o PT seja o beneficiado desta divisão.

Era só o que estava faltando, o PT estar com medo de não ter votos suficiente na eleição do ano que vem com toda a máquina e até o Judiciário a seu favor.
Herculano
17/09/2013 15:03
TELEFONEMA DE OBAMA NÃO ADIANTOU. DILMA NÃO VAI MAIS SE ENCONTRAR COM O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS EM OUTUBRO

O texto é de Tânia Monteiro para o jornal O Estado de S.Paulo. A presidente Dilma Rousseff decidiu cancelar sua viagem oficial aos Estados Unidos, marcada para o dia 23 de outubro. No Palácio do Planalto a informação é que não há clima para a realização da viagem de Estado a Washington após as suspeitas de espionagem envolvendo o governo americano.

As respostas dadas até agora sobre os vazamentos de Eduard Snowden, segundo quem Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) monitorou conversas da própria Dilma, além de dados da Petrobrás, não foram satisfatórias, na avaliação da presidente. Por isso, o adiamento seria a melhor solução, para que, até lá, o assunto espionagem saia da pauta principal e se possa considerar poder discutir questões econômicas.

A resposta do Brasil está sendo informada aos Estados Unidos e a forma de comunicado, construída em conjunto entre os dois países. Os norte-americanos também vão anunciar uma decisão por Washington. Enquanto isso, Dilma mantém a disposição de usar seu discurso da ONU, na semana que vem, para criticar o monitoramento.
Herculano
17/09/2013 14:55
O MINISTRO CELSO DE MELLO QUE VOTARÁ AMANHÃ A FAVOR DA ACEITAÇÃO DOS EMBARGOS INFRINGENTES PARA LIVRAR OS MENSALEIROS DA CADEIA, JÁ FOI CONTRA O FICHA LIMPA

Ficha Limpa ? fevereiro de 2012. Celso de Mello votou pela inconstitucionalidade da lei, argumentando que a Ficha Limpa anularia a presunção da inocência até o julgamento final. A maioria do STF, porém, entendeu que a lei era constitucional e deveria valer para as eleições de 2012.
Alfredo
17/09/2013 12:19
Com toda compreensão, mas este peemedebista roxo, nem PMDB é: é MDB, parou no tempo. E se ele está tão seguro da eleição do Joel, do resto que afirma que acontecerá, está fatalmente condenado a mais outra experiência. kkkk
sidnei luis reinert
17/09/2013 10:43
Piada do dia:
Absolventes LEWANDOWSKI, você sempre livre!!
sidnei luis reinert
17/09/2013 10:20
Exclusivo - Um e-mail criptografado, interceptado via espionagem e traduzido, relatando uma proposta de aquisição de um apartamento, no valor de R$ 4,5 milhões, em Porto Alegre, operação que seria feita entre seu ex-marido e um corretor com sobrenome turco. Eis a causa maior da ira da Presidenta Dilma Rousseff com a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos da América. Assim, uma venda fracassada de imóvel produz uma crise diplomática inútil que pode ter consequências péssimas para o Brasil.

Mesmo cheia de bronca pessoal, Dilma foi aconselhada a dar um basta ao episódio da espionagem norte-americana contra ela e seu governo. Dilma recebeu ontem até um telefonema de 20 minutos de duração do Presidente Barack Obama, para evitar que cancele a viagem a Washington, marcada para o dia 23 de outubro, ainda mais depois da nova tragédia de terrorismo pessoal cometida por Aaron Alexis, de 34 anos, que matou 12 pessoas em uma base da Marinha.

Dois medos dos petralhas foram dissipados ontem pelos serviços de inteligência brasileiros. A primeira lenda desfeita foi sobre a espionagem na Petrobras. A versão de que tal fato ocorreu foi classificada como fantasiosa e inútil. O motivo é bem simples. As empresas transnacionais que prestam serviços estratégicos à estatal de economia mista, sem necessidade de qualquer espionismo empresarial, sabem absolutamente tudo sobre a empresa, seus negócios e seus dirigentes...

A segunda revelação deve ter deixado o Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva muito magoado e gravemente ferido em sua vaidade de ?grande líder?. A análise de inteligência sobre os efeitos da espionagem norte-americana confirmou que os EUA sabem absolutamente tudo sobre Lula, seus negócios e parceiros. O pequeno grande detalhe é que Lula é hoje classificado pelos norte-americanos como ?uma figura sem importância no cenário tático de poder?, ao contrário de Dilma, que tem a caneta do Diário Oficial até dezembro de 2014.

A mesma análise de inteligência sobre o episódio da espionagem deixou outra figura importante do governo muito chateada. O vice-Presidente Michel Temer, na avaliação dos norte-americanos, é classificado como ?um político que não merece a confiança dos EUA, no fechamento e cumprimento de acordos e negócios?. Temer também não é considerado ?um substituto confiável para Dilma, em caso de necessidade?. O maçom Temer, que tem ligações estreitas com a Grande Loja Unida da Inglaterra, deve ter ficado muito PT da vida com a análise feita pela espionagem da NSA.

A petralhada pretende continuar com a campanha do rato que ruge contra os EUA. Prova disso foi a declaração belicosa de ontem do melhor amigo de Lula e ligação direta entre o Presidentro e a Presidenta. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, reafirmou que o Brasil agirá nesse caso da espionagem ?com a maior seriedade, não abrindo mão, de maneira alguma, da nossa soberania, mas sem fazer bravata?.

Pelo que falou o cardeal petista Gilbertinho, fica cada vez mais difícil acreditar na sinceridade dos integrantes do Governo Dilma e do partido que lhes dá sustentação.

E, assim, tudo continua como sempre em Bruzundanga - País das jabuticabas e berço da mentalidade marmota...
PMDBISTA ROXO
17/09/2013 09:47

Obrigado pela referencia ao nosso partido, agora você mostrou que temos o melhor para o nosso município, nossos filiados estão mais preparados, o Kleber, como presidente do MDB e locutor da Sentinela vai ficar mais conhecido e vai mostrar que com ele no comando tudo seria diferente e melhor e você sabe que vamos conquistar o poder com lutas acirradas. A primeira conquista será eleger o Joel Julio, como deputado. Por isso, continue nos ajudando, mostrando que somos diferentes, assim você e todos os gasparenses terão dias melhores em nossa cidade, com compromisso lealdade, educação, segurança. Herculano, você sabe que o MDB é a solução para todos os entraves na administração. Representamos a mudança, aproveitamos para convidar a todos para o lançamento de Joel e sua filiação ao partido, com a presença de pessoas honradas como vice-governador Eduardo Moreira, no próximo dia 19 na comunidade Santa Clara, com um asaboroso churrasquinho, pão e liguicinha. Temos propostas que vem ao encontro ao anseio do povo gasparense, Só com a gente no poder, Joel Deputado, Kleber prefeito, será tirado do papel o anel de contorno em Gaspar. Temos propostas, somos diferentes, venha conosco você também.
Cordialmente

PMDBISTA ROXO
Noticias Oficiosas
17/09/2013 09:28
Heerculano

Dizem as más linguas por ai, que o tucano e mamador de tetas e presidente do pt Elcio, teve que rebolar mesmo foi ao vivo e a cores no diretorio do partido que preside na reunião mensal de sábado passado e nao em redes sociais. Militantes do pt criticaram e até foram incisivos apontando o dedo a um secretário que não ouve as vozes do povo e dos militantes, proferindo palavras de baixo calão, uma vergonha. A indignação do militante, referia-se ao não atendimento ao pedido de colocação de brita em uma escola. A indignação foi tanta que muitos do executivo se fizeram de surdos e mudos. Busque informações Herculano, onde há fumaça há fogo.
Herculano
17/09/2013 08:37
RALO DE DINHEIRO. POÇO SEM FUNDO. MENTIRAS. GESTÃO E JOGADAS CONTÁBEIS TEMERÁRIAS DE POLÍTICOS AUMENTAM CUSTO BRASIL. TRABALHA-SE CONTRA A COMEPTITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO. AFASTA-SE INVESTIDORES. CRIA-SE INSEGURANÇA

Manchete da edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo. Arrecadação extra do FGTS é usada para cobrir perda de arrecadação. Tesouro deve ao fundo R$ 9,1 bi; R$ 4 bi que deveriam ter sido repassados pagam parcela da União no Minha Casa. Planalto quer tornar multa extra de 10% permanente, alegando que fim tiraria verba do programa habitacional

Na reportagem de Sheila D'Amorim e Flávia Foreque, ambas da sucursal do jornal em Brasília, elas esclarecem que o dinheiro arrecadado com a multa adicional de 10% paga pelas empresas ao FGTS quando demitem sem justa causa tem ajudado o Tesouro Nacional a cobrir perdas de arrecadação no caixa oficial desde o início de 2012.

Ao contrário do que argumenta o governo para convencer o Congresso a não extinguir a multa, os recursos não estão no bolo que financia o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

No total, já foram retidos R$ 4,46 bilhões da multa de 10% desde abril de 2012. Os recursos são usados para reforçar o caixa do Tesouro, que tem perdido força com o desaquecimento da economia e as desonerações tributárias.

Criada em 2001 para dar ao FGTS caixa para quitar expurgos decorrentes de planos econômicos, a multa ia direto para o fundo. Amparado numa brecha legal, o Tesouro passou a reter os recursos em abril do ano passado, comprometendo-se a devolvê-los ao FGTS em prazo indefinido.

Pelo balanço do FGTS do primeiro semestre deste ano obtido pela Folha, a dívida total do Tesouro com o fundo, que pertence aos trabalhadores, é de R$ 9,1 bilhões.

Além dos recursos relativos à multa de 10%, o governo deve R$ 4,1 bilhões ao fundo relativos à parcela dos subsídios do Minha Casa Minha, Vida que deveria ser custeado pela União.

Pelas regras dos subsídios a famílias carentes no programa de habitação, 18% cabem ao Tesouro Nacional, que deveria ressarcir o FGTS. Essa quitação não tem sido feita --daí os R$ 4,1 bilhões. O crédito é registrado para ser pago pela União um dia.

Os R$ 600 milhões restantes dizem respeito a dívidas mais antigas.

PROJETO

Para convencer os parlamentares a não derrubarem o veto presidencial ao projeto que prevê abolir a multa adicional ao FGTS, o Planalto diz que o fim do pagamento provocará redução anual de R$ 3,2 bilhões em subsídios a política sociais - em particular, o Minha Casa.

O governo cita ainda risco de maior rotatividade no emprego (ficará mais barato demitir) e aumento das despesas com seguro-desemprego.

Ao Congresso, o governo prometeu apresentar alternativa que torne a multa permanente. A ideia é o dinheiro ir para o Minha Casa e para um "programa de bonificação" de trabalhadores demitidos sem justa causa e que não tenham recebido antes financiamentos subsidiados do FGTS.

Esses trabalhadores só poderiam, porém, sacar os recursos na aposentadoria. Até lá, o dinheiro ficaria onde está: com o Tesouro Nacional.
Herculano
17/09/2013 08:19
BANCÁRIOS: SINDICATO OMISSO É BATON NA CUECA, por Cláudio Humberto

O Sindicato dos Bancários de Brasília não explica sua recusa de apoiar colega Maria Suely Fernandes, perseguida e ameaçada por denunciar maracutaias na Fundação Banco do Brasil. Nem precisa explicar. O ex-presidente da Fundação BB Jacques Pena, um dos principais investigados, presidiu o Sindicato dos Bancários e ainda fez de um ex-assessor na fundação, Eduardo Araújo de Souza, o atual presidente.

Heroína da ética
Fiscal de contratos, Maria Suely denunciou desvio de dinheiro era na Fundação BB, envolvendo a direção e o ex-presidente Jacques Pena.

Proteção policial
Atualmente, Maria Suely está sob proteção policial em Minas Gerais, após receber ameaças contra ela e até contra o filho pequeno.

Poder arrogante
Jacques Pena é influente no PT, em Brasília. Ele integra a Articulação, facção liderada pelo ex-ministro José Dirceu, majoritária no partido.
Jonas
17/09/2013 08:16
Pt e Pdt, de Gaspar para vagas ao Pdt de Blumenau do Natz?

Hum, parece uma estratégia do Doroci para a volta do Engenhero Rodrigo a secretaria de obras de Gaspar, pois sabiamente o PT sabe que ele e o partido verde não querem mais conversa com a turma do MDB, que não cumpre a palavra, quando prometeram o rodízio na camera de vereadores.

Assim, seria um grande e duro golpe do pt nesta turma que se ensaia para o poder.
Mas fechando rádios, jornais, lutando contra a ponte, não cumprindo acordos, perde espaço e vai ficar difícil mesmo.
Por isso nem Adilson, nem Teresa, foram com o MDB, e sim ajudam os trabalhadores.
Herculano
17/09/2013 07:59
MENSALÃO. PARA PT A PROVÁVEL ACIETAÇÃO AMANHÃ DOS EMBARGOS INFRINGENTES É POUCO.

PT sai em defesa de novos recursos para condenados. Na antevéspera de decisão do STF, réus petistas recebem apoio de dirigentes. Debate vira ato de desagravo a José Dirceu, Delúbio, Genoino e João Paulo; grupo fala até em anulação de sentença
Herculano
17/09/2013 07:56
DE MARCHA A RÉ, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

A sensação, depois de duas semanas de férias, é que o julgamento do mensalão engatou marcha a ré: foi até o limite, condenando e aplicando penas altas, e começou a voltar atrás passo a passo.

O início dessa guinada, ou reversão de expectativas, foi com a nomeação dos ministros Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, que deram novo ânimo a Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli e conferiram um novo equilíbrio não só ao julgamento como ao próprio STF. Lewandowski era o arauto da causa perdida, mas está mais forte do que nunca.

Com o julgamento empatado (ou empacado) em 5 a 5, há argumento técnico para todos os lados. Quem somos nós, leigos, meros mortais, para questionar os mais respeitados juristas - em tese - do país?

Mas, se não nos cabe questionar os votos técnica e juridicamente, é legítimo analisar o efeito político de uma trombada nessa arrancada em marcha a ré: vai ser um desastre de bom tamanho, com consequências imediatas na alma da população e cicatrizes na história do Supremo.

A responsabilidade sobre os ombros do decano Celso de Mello é imensa. Se confirmada a previsão de que vá acatar os embargos infringentes e bater o martelo, o primeiro efeito será o alongamento do julgamento e o aumento das tensões. O segundo, a real possibilidade de revisão de penas, com o fim de regime fechado para alguns réus - inclusive, ou principalmente, para José Dirceu.

Mello disse ao repórter Severino Motta que acolher o recurso, ou embargo, não significa concordar com o mérito depois. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como diria José Genoino. "Dá a impressão que o acolhimento vai representar absolvição ou redução de pena automaticamente, e não é absolutamente nada disso", afirmou o ministro.

Mas não é só impressão. Acolhido o recurso, a tendência passa a ser, sim, de importantes mudanças. O Supremo decide amanhã o destino de 12 réus e o seu próprio destino.
Herculano
17/09/2013 07:53
BALAIO

O PT abre emprego para o PDT de Blumenau.
Herculano
17/09/2013 07:45
PELEGOS E CORRUPTOS POSAM DE SANTOS E SOBREVIVEM COM OS NACOS DO PODER DO ATUAL GOVERNO E A FALTA DE VERGONHA NA CARA. FAZEM POLÍTICA E FARRA COM OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS. O MINISTRO MANOEL DIAS PAGOU SERVIÇO PARTIDÁRIO COM DINHEIRO DE ONG, DIZ EX-DIRIGENTE PEDETISTA

Em Santa Catarina a imprensa não possui condições e interesse. Por isto, diante do silêncio a trama contra o dinheiro público se solidifica entre os políticos e o partido.Quando se descobre, vira um escândalo estarrecedor. É isto que revela com riqueza de detalhes os repórteres da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo Andreza Matais e Fábio Fabrini. Só falta o Maneca Dias culpa a imprensa brasileira de trabalhar e fazer o papel dela.

Um ex-dirigente do PDT catarinense diz ter recebido salário por serviços partidários de uma entidade contratada pelo Ministério do Trabalho. O esquema irregular de pagamento ocorreu em 2008, durou pelo menos seis meses e foi montado pelo hoje ministro da pasta, Manoel Dias, acusa John Siever Dias, em entrevista exclusiva ao Estado.

Em 2008, John Siever, que viria mais tarde a se tornar presidente da Juventude do PDT, prestava serviço à Universidade Leonel Brizola, instituição bancada pela fundação homônima ligada ao partido. Em duas entrevistas de mais de seis horas, nas quais se deixou fotografar e gravou depoimento em vídeo, Siever disse que seus pagamentos pelos serviços ao partido eram feitos pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim (ADRVale).

Com sede na cidade catarinense de Brusque, a entidade firmou seis convênios com o Trabalho na gestão de Carlos Lupi (PDT), padrinho político de Manoel Dias, recebendo R$ 11,3 milhões para qualificação profissional.

Fundador da Universidade Leonel Brizola, Manoel Dias, ou "Maneca", preside desde aquela época a fundação do partido que mantém a universidade, além do diretório estadual pedetista em Santa Catarina. "No fim de 2007 eu fui morar em Florianópolis com outros companheiros do partido. No início de 2008, o Maneca me ligou, ele estava na sede, eu estava viajando, e disse: 'A partir de hoje tu é o responsável pela Universidade Leonel Brizola e pelos núcleos de base do partido'. A minha função era entrar em contato com o pessoal, fornecer o que precisaria para montar as telessalas", diz John Siever.

Segundo John, o ministro disse que ele seria remunerado pelo trabalho para o PDT e o dinheiro viria da entidade. "Ele disse que eu receberia uma remuneração. Dias depois, o Maneca e o Rodrigo Minotto (chefe de gabinete do ministro, também filiado ao PDT de SC) receberam na sede do partido em Florianópolis dois senhores de cabelos brancos. Meia hora depois disso, o Maneca chegou com esse senhor e disse: 'Olha, referente ao teu salário da universidade, você vai passar os seus dados para esse senhor, que você vai começar a receber por eles'. Eu e um outro, chamado Fábio. O senhor anotou o telefone da ADRVale de Brusque, disse que era só ligar lá, que uma menina ira pedir nossos dados e isso resolveria o nosso problema."

John Siever prossegue: "O Maneca até olhou pra nós e disse: 'Resolvido?' Ele falou em torno de R$ 1.300 por mês. A partir daquele momento, no começo de mês, a gente ligava todo mês e cobrava."

"Eu imaginava que não era coisa boa. Uma empresa que presta serviço para o Estado estar me pagando? Mas quem iria confrontar o Maneca?", afirma.

Repasses. A ADRVale tem como dirigentes Osmar Boos e Militino Angioletti, que foram filiados ao PDT entre 1992 e julho deste ano. Segundo o Portal da Transparência do governo, os recursos do Trabalho foram liberados para a ADRVale entre 2007 e 2012. A Polícia Federal chegou a investigar uma das parcerias, mas o caso acabou arquivado.

O trabalho para a universidade se encerrou quando John Siever decidiu sair candidato a vereador pelo PDT, mas o salário não. "O Maneca continuou me pagando o mesmo valor", diz o ex-dirigente, que afirma não saber a origem dos pagamentos na campanha. Ele não foi eleito.
Herculano
17/09/2013 07:31
A ORIGEM DA CORRUPÇÃO E DO JOGO DESIGUAL. QUEM ESTIVER NO PODER SEMPRE SERÁ O FAVORECIDO. SENADO APROVA MINIRREFORMA QUE LIBERA DOAÇÃO DE CONCESSIONÁRIAS. O TEXTO PRECISA PASSAR PELA CÂMARA ANTES DE CINCO DE OUTUBRO

O texto é de Débora Álvares da sucursal de Brasília para o jornal O Estado de S.Paulo.O Senado aprovou nesta segunda-feira, 16, o projeto de lei que promove uma minirreforma eleitoral com vistas ao pleito de 2014, mantendo no texto a permissão de doação de empresas ligadas a concessionários de serviços públicos e a limitação da contratação de cabos eleitorais. Apesar da pressa para aprovar as novas regras até 5 de outubro de forma que já valham nas eleições do ano que vem, não há consenso sobre esses pontos na Câmara, por onde o texto ainda precisa passar.

Atualmente, o governo da presidente Dilma Rousseff é o principal "sócio" de empresas concessionárias no País e está prestes a por em prática o maior pacote de concessões da história, estimado em R$ 500 bilhões.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.