Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

30/08/2013

A PENITENCIÁRIA I

Na coluna passada eu escrevi que os terrenos de Blumenau para a futura penitenciária do Vale foram rifados tecnicamente. E que sobrou o de Gaspar ?o qual já mostrei há meses em primeira mão, não é possível colocar a cadeia pública que o prefeito de lá, Napoleão Bernardes, PSDB, quer. Estranhei o silêncio do governo do Estado e do cabide de empregos de políticos, sugadouro do escasso dinheiro público dos nossos pesados impostos, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, em assunto tão sério, e classificado por eles próprios, como urgente.

 

A PENITENCIÁRIA II

Olha só esta. O governador Raimundo Colombo e o prefeito Daniel Bosi firmaram uma parceria. E por ela, a penitenciária está a caminho de Ilhota. Bosi e o secretário César Botelho, da SDR, passaram quarta-feira olhando terrenos nas localidades de Pedra de Amolar e Escalvados na divisa com Navegantes e Luis Alves; foram eles também à margem direita na Boa Vista, Ilhotinha, Minas e algumas áreas próximas a divisa de Itajaí e Brusque. Ufa! Este novo plano do governo do Estado vai exigir do Judiciário a criação da Vara de Execuções na Comarca de Gaspar para cuidar de 800 apenados. Também haverá reforço no âmbito da Polícia Militar.

 

ARENA MULTIUSO I

O que se ensaiavam entre churrascos, correligionários, amigos, parentes, relatado só aqui, virou projeto de lei, o 32/2013. Ele foi apresentado pessoalmente na Câmara pela vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa e pela primeira dama, Liliane Dalsóchio Zuchi, na terça-feira depois da sessão. A Arena Multiuso e Praça da Juventude serão, se aprovado o PL, do GTG Coração do Vale e do Moto Clube Gaspar por um período de dez anos. Durante o encontro, os vereadores da base de apoio e da oposição se mostraram inclinados a aprová-lo.

 

ARENA MULTIUSO II

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e seus assessores, gostam de uma polêmica e perigo. Tratam a coisa pública como particular e a população como tola. O que dizia o Decreto nº 4.242, de março de 2011? Desapropriava aquela área de 435.945,14m²de Gerhardt Horst e Tânia Conrad Fritzsche, para ser a tal Arena Multiuso e Praça da Juventude. Uma comemoração, um discurso de vingança e que logo foi parar na Justiça, onde está até hoje. O prefeito desapropriou; botou preço baixíssimo e de propósito, depositou judicialmente uma ?entrada?.Ganhou da Justiça uma imissão de posse, ou seja, a autorização para ocupar provisoriamente. Os mega planos dos discursos, pelo jeito, miaram. Os recursos que estariam disponíveis e sobrando em Brasília, nunca vieram e também não foram buscar.

 

ARENA MULTIUSO III

Se não vão fazer a Arena e a Praça prometidas nos palanques, por que a desapropriaram e arrumaram encrenca na Justiça por isso? Por que vai cedê-la por dez anos a um GTG e a um Moto Clube, que coincidentemente tem o filho do prefeito como dirigente? E os outros CTGs e Motos Clubes, ou Jeep Clube, por exemplo? E se os donos do terreno ganharem a causa e pedirem mais do que a Prefeitura quer pagar? Como fica quem quiser fazer outra promoção lá naquela área que é pública e passa a ser particular por concessão sem ônus? Pede-se ao CTG e ao Moto Clube? Paga para eles? Como ficam as melhorias já feitas naquela área e pagas pelo dinheiro do povo? E os bens que foram retirados de lá e que a prefeitura nada recebeu? E os bois que pastam de graça? E o Inquérito que move o Ministério Público para exatamente verificar o desvio de uso da área? E por que a urgência deste projeto? Este assunto, aliás, já foi rejeitado uma vez pela Câmara no projeto de lei nº. 75/2012. Ele autorizava o Poder Executivo dar ouso ao GTG Coração do Vale. Aí tem. Vendeu-se uma coisa;disfarçou-se e vai se fazer outra e para poucos. Até o fundamento jurídico é tênue, o tal prejulgado pré-julgado 1552 do Tribunal de Contas.

 

O DOENTE I

O presidente do Conselho do Hospital de Gaspar, o ex-executivo Sérgio Roberto Waldrich, delegou ao conselheiro Rodrigo Fontes Schramm - o petista número 1, há muito e sempre inconformado de que o Hospital não seja da prefeitura, dos companheiros e parentes -, a função de servir à Câmara, todas as informações administrativas e que geraram dúvidas. Sérgio faz isto por ingenuidade, teste ou tática, nas três, mais uma vez,com alto risco para sua reputação e o Hospital. Se há vontade para esclarecer e punir, de forma isenta, contra quem orquestrou o deslize, Rodrigo e a Câmara marcarão pontos. Se for contra o Hospital, como sempre eles quiseram, então a comunidade, gente de bem, doentes, pobres, desinformados e desassistidos perderão mais uma vez.

 

O DOENTE II

Na quarta-feira houve mais uma rodada de esclarecimentos com o Conselho Municipal de Saúde. Reunião intencionalmente tensa, ideológica, partidária.O Conselho foca nos problemas de gestão do Hospital. Ele não age para soluções integradas, comunitárias ou então para se esclarecer em como se gastam os outros R$17 milhões em oito postos de Saúde, os quais notoriamente têm falta de atendimento. Em decorrência disto, sobrecarrega operacionalmente, nos custos e na dívida, o Hospital. A nova administradora Dilene Mello Santos ainda trabalha no plano emergencial dos 100 dias. O pedido do presidente Sérgio é para ela focar nesta reestruturação funcional, relacionamento interno, qualidade operacional ao Hospital e deixar as picuinhas políticas ou das disputas de vaidades de lado. 

 

O DOENTE III

O conselheiro Rodrigo Fontes Schramm sempre foi contra o Hospital profissional. Sempre o enxergou e lutou para ele ser um mais um local de poder da turma dele, cabide de empregos, aparelho do PT e da prefeitura. Foi contra inclusive a revitalização física do Hospital, liderada na época pela Acig. Saiu da Acig para fortalecer a Ampe contra a Acig. Rodrigo queria o Hospital velho, decadente, sem condições de atendimento para controle.  Rodrigo, como ex-secretário de Turismo, Indústria e Comércio acabou com a Expo Gaspar justamente após se enrolar numa prestação de contas que quase cassou o prefeito e sua vice Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Agora, Rodrigo voltou com a carga toda pregando a transparência. Excelente. Também a defendo, inclusive para os casos ainda não totalmente explicados no trato da coisa pública.

 

O DOENTE IV

Sergio Waldrich já fez apostas táticas que não deram certo, mas não tirou lições. Acreditou, por exemplo, no prefeito Zuchi, que queria ver reaberto a todo custo o Hospital para sair bem na foto e na festa. Agora Zuchi lhe nega o dinheiro dos serviços prestados;Zuchi já tentou repassar o Hospital que não é municipal à Furb ignorando o próprio Sérgio, isto sem falar na história do caso de polícia do genro, do companheiro fiscal Aldo Avosani, e o fechamento parcial do CAR para diminuir as despesas da prefeitura na área de saúde pública. Sérgio apostou nas promessas dos governadores Luiz Henrique da Silveira, PMDB, Raimundo Colombo, PSD, e dos secretários Paulo França, César Botelho e também ficou na mão. Apostou em Celso de Oliveira e aí vieram a Coopervida, Orivald Maciel Filho. Agora Sérgio aposta em Rodrigo. Então qual será a surpresa que o espera? Alguém já perguntou ao Rodrigo se ele possui algum interesse que as ideias, planos, ações e resultados de Dilene e Sérgio deem certo para Gaspar, o Hospital e a cidade? Acorda, Gaspar!

 

SOBRE O TRAPICHE

Feijoada do PMDB de Gaspar. Estava lá evangélico Jovino Cardoso, DEM, vice-prefeito de Blumenau, candidato declarado a deputado federal. O ex-vereador Kleber Edson Wan Dall, PMDB, diz que se afina com Rogério Peninha Mendonça, PMDB. Como fiel, ele e a igreja se alinham mesmo é com Jovino.

 

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, passou a semana em Brasília na sua viagem mensal. Disse que foi lá ver a verba de R$17 milhões da ponte do Vale. Há um mês ela foi anunciada, comemorada e ocupou as manchetes como empenhada e praticamente liberada. Mais uma enganação.

 

Como funciona na era da comunicação. A gerente de Defesa Civil de Gaspar, Mari Inez Testoni Theiss, anunciou que foi a Florianópolis e não conseguiu falar com o secretário estadual, Milton Hobus. Queria verbas para tapar o buraco da Rua Anfilóquio Nunes Pires. Primeiro, ela não marcou nada com o secretário, ele estava na Alemanha. Segundo: para pedir, é preciso o decreto de Emergência, que não se fez e não publicou porque o prefeito não assinou. Está viajando.

 

Perguntar não ofende. Pode um funcionário público comissionado pedir e gozar férias? E no exterior? Onde isto é permitido?

 

 

Edição 1519

Comentários

Herculano
02/09/2013 18:55
PRINCÍPIO ÉTICO. O PT QUE FALTOU EM MASSA NA SESSÃO QUE RATIFICOU A POSSIBILIDADE DE NO BRASIL SE TER DEPUTADOS PRESIDIÁRIOS CONDENADOS EM ÚLTIMA INSTÃNCIA, RIDICULARIZA O PPS E O PSDB QUE PEDEM À MESA DA CÂMARA A PERDA DO MANDATO DO DEPUTADO PRESIDIÁRIO.

Líder tucano na Câmara, deputado Carlos Sampaio disse que pedirá ao presidente da Casa, Henrique Alves, PMDB, para que ele cumpra a liminar do STF e declare a perda de mandato do deputado Natan Donadon antes mesmo da análise do pedido pelo plenário da corte; "Essa liminar fala por si só", disse Sampaio; líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR) defende a mesma posição.
sidnei luis reinert
02/09/2013 18:16
O QUE FALAM OS INTERNAUTAS

ARAPONGAGEM NÃO! OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA, POR FAVOR!



Marcelo Rates Quaranta.

Dilma se reuniu com o resto da quadrilha para discutir sobre a denúncia de que estavam sendo alvos de arapongagem do NSA, o serviço de segurança Nacional americano.

Nada mais justo! Traz o Foro de São Paulo, se alia a Fidel Castro, baba ovo de venezuelano, se curva a boliviano cocaleiro, apoia FARC, e não quer que os outros países fiquem em estado de alerta? Em que mundo a perissodactyla pensa que vive? Que o mundo inteiro é terrorista que nem ela?

Acredito que como Tapirus Petistus (nova espécie de quadrúpede, da família Tapiridae - anta) ela não conheça o ditado "Diga-me com quem andas e eu te direi que és"

E outra coisa... Arapongagem é bem a praia do PT. Só estão provando do próprio veneno. Tô doido para que os documentos produzidos por essa operação, (e que segundo o NSA tem cada babado cavernoso) caiam na mídia. Disso já podemos concluir que a camada de lama é bem mais espessa e mais profunda que a do pré-sal.

Eu só posso dizer aqui que estudar os hábitos de uma anta é observação científica pura e não espionagem. Os "cientistas", no caso, só querem saber como é que anta em questão se alimenta. alimenta as outras do mesmo bando e se movimenta. Ficam de fora as observações de como ela se reproduz, já que isso seria um espetáculo tenebroso, capaz de traumatizar qualquer experiente espião americano. Só de pensar me dá náuseas.
sidnei luis reinert
02/09/2013 18:09
Dilma está não só "indignada", mas também "muito irritada", segundo assessores da área diplomática, porque sente-se "enganada" pelo governo norte-americano?
Coitada!, Sendo enganada! E nós, não por acaso com a corrupção ptista?
Herculano
02/09/2013 17:21
MINISTRO DO SUPREMO SUSPENDE SESSÃO DA CÂMARA QUE MANTEVE O MANDATO DE DEPUTADO CONDENADO EM ÚLTIMA INSTÂNCIA

O texto é de Severino Motta, para o jornal Folha de S. Paulo. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso atendeu a um pedido do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e suspendeu a sessão em que o mandato do deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO) foi mantido.

A decisão de Barroso, dada num mandado de segurança apresentado por Sampaio, valerá até que o plenário do STF manifeste-se sobre o assunto.

Para Barroso, num caso como o de Donadon, não caberia ao plenário da Câmara votar a cassação do parlamentar, mas somente a Mesa Diretora da Casa declarar a perda.

A justificativa do ministro é que o tempo de prisão de Donadon --condenado a 13 anos de prisão-- será maior que o período restante de seu mandato.

"Em tal situação, a perda do mandato se dá automaticamente, por força da impossibilidade jurídica e física de seu exercício", diz trecho da decisão.

Cumprindo pena desde o final de junho, Donadon teve seu mandato mantido na última quarta quando 223 deputados votaram por sua cassação (24 a menos que o mínimo necessário).

Em sua decisão, Barroso chamou a atenção para a "gravidade moral e institucional" de uma decisão da Câmara que "chancela a existência de um deputado presidiário".
Herculano
02/09/2013 17:14
ERA O QUE ESTAVA FALTANDO. O BRASIL QUER DECLARAR GUERRA CONTRA OS ESTADOS UNIDOS. PIOR MESMO SERÁ OS ESTADOS UNIDOS ACEITAREM. E POR QUE NHENHENHEIN? PORQUE FOMOS INCAPAZES DE PROTEGER NOSSOS DADOS E CONVERSAS DOS NOSSOS DIRIGENTES. MAIS. NA VERDADE, O GOVERNO BRASILEIRO ESTÁ DESCONFIADO DE QUE OS ESTADOS UNIDOS SABEM MUITO MAIS DO QUE OS BRASILEIROS SOBRE OS DESMANDOS DOS NOSSOS GOVERNANTES. E POR ÚLTIMO. NESTE MAR DE LAMA, ESTE ASSUNTO É UM BOM PRETEXTO PARA DESVIAR A ATENÇÃO DA MÍDIA, DOS DEBATES E DAS RUAS PARA ESTE SETE DE SETEMBRO.

Dilma cogita cancelar viagem aos EUA após denúncia de espionagem, estampa a edição on line do jornal Folha de S.Paulo. Esta manchete é similar a outros jornais na internet e portais.

Segundo Valdo Cruz e Andreia Sadi, da sucursal do jornal em Brasília,

Indignada, Dilma Rousseff cogita a possibilidade de cancelar a viagem oficial aos Estados Unidos programada para outubro caso o presidente Barack Obama não dê "respostas satisfatórias" sobre as ações de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional) que teriam atingido a presidente brasileira.

Dilma está não só "indignada", mas também "muito irritada", segundo assessores da área diplomática, porque sente-se "enganada" pelo governo norte-americano.

Afinal, quando surgiram as primeiras notícias sobre espionagem da agência americana no Brasil, os Estados Unidos garantiram que a atuação da NSA estava circunscrita a operações de "metadados", com cruzamentos de informações que seriam inclusive de interesse do governo brasileiro.

Ainda não há uma decisão final sobre a possibilidade de cancelamento da viagem de Estado, e o Palácio do Planalto espera que o presidente Obama explique de forma cabal e tome as medidas necessárias para contornar o "grande mal-estar" que foi gerado pela informação de que a presidente Dilma foi alvo direto da espionagem feita pela NSA, conforme reportagem do programa "Fantástico".

Oficialmente, o Palácio do Planalto informa que "esta possibilidade [cancelamento da viagem] não está na mesa" e não está em análise.

A Folha obteve a informação com três assessores do governo. Segundo eles, sem uma resposta de Obama, Dilma não teria como viajar aos Estados Unidos e ficar "tirando foto" ao lado do americano.

De acordo com eles, seria o mesmo que o Brasil dizer, mundialmente, que não se importa em ser espionado.

No governo brasileiro, a informação de que Dilma foi alvo da espionagem é considerado o "episódio mais grave" desde o início do vazamento de documentos secretos envolvendo a ação da NSA.

O Palácio do Planalto espera não ser obrigado a cancelar a viagem, prevista para o dia 23 de outubro, pois isso representaria uma crise diplomática. A expectativa é que a pressão brasileira sobre Obama dê resultado e o caso seja superado.
Herculano
02/09/2013 13:17
E AGORA? OS AMERICANOS SABEM MAIS DO QUE NÓS BRASILEIROS SOBRE AS TRAMAS E DÚVIDAS DO GOVERNO DO PT. DILMA FAZ REUNIÃO DE EMERGÊNCIA SOBRE A ESPIONAGEM AMERICANA. POR QUE O BRASIL NÃO ESPIONA OS ESTADOS UNIDOS? PORQUE NÃO TEM CAPACIDADE PARA TAL. E NEM PARA NEUTRALIZAR A ESPIONAGEM AMERICANA, INGLESA, FRANCESA E ATÉ A BOLIVIANA, CUBANA...

"Estamos em situação de emergência", diz secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho; presidente Dilma Rousseff convoca ministros das Relações Exteriores, Defesa, Comunicações, Casa Civil e Comunicação Social para definir reação brasileira à espionagem praticada por governo dos Estados Unidos; na manhã desta segunda-feira 2, chanceler Luiz Alberto Figueiredo convocou embaixador americano Thomas Shannon para cobrar explicações; ministro da Justiça estará com a presidente às 15h00; resposta brasileira a arapongagem americana sobre e-mails presidenciais promete ser dura; viagem oficial aos EUA, em 23 de outubro, só será confirmada mediante explicações "satisfatórias" do governo Obama. Não é piada.
Juju do Gasparinho
02/09/2013 13:12
Prezado Herculano:

Excelente o que postou Sidnei Luis Reinert sobre os gênios.
É para compensar os comentários que lemos dos que possuem IS, (Inteligência Superficial).
Herculano
02/09/2013 13:12
TURBULÊNCIA AFETA AVIÃO DA TAM E PASSAGEIROS FICAM FERIDOS

Um avião da TAM fez um pouso de emergência na madrugada desta segunda-feira (2), no aeroporto de Fortaleza, após passar por uma intensa turbulência. Passageiros ficaram feridos. Ao menos 15, segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), precisaram de atendimento médico.

Conforme a estatal, o voo JJ 8065 partiu de Madri às 23h10 (horário local) com destino a Guarulhos, onde deveria chegar às 4h55. Durante o trajeto, foi informado que a aeronave, um Airbus A330, teria de fazer um pouso técnico, o que ocorreu à 1h43. O modelo é semelhante ao da aeronave do voo AF 447, da Air France, que caiu no oceano Atlântico em junho de 2009 quando ia do Rio de Janeiro a Paris.
sidnei luis reinert
02/09/2013 11:21
Os petistas que se preparem para o super-troco. A inteligência norte-americana vai vazar muita sujeira do esgoto do Titanic petralha. A superioridade de informações estratégicas dos norte-americanos pode ser fatal para o projeto de continuidade no poder da petralhada. E a previsão de que isto tem tudo para acontecer é nada ?Top Secret?.

Quem tem telhado de vidro que não atire pedras na vidraça do Tio Sam, porque ele vai soltar da Águia que tudo vê e escuta na operação de contra-informação.
sidnei luis reinert
02/09/2013 11:18
COLOQUEI NO FACE O QUE LI AQUI HÁ ALGUNS DIAS:

A ARENA MULTIUSO VAI SER DO CTG E DO MOTO CLUBE

O Projeto de Lei 39/2013 foi protocolado hoje a tarde. Depois da sessão da Câmara hoje a tarde houve um tipo de escolinha do professor Raimundo com os vereadores. Como o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está no tour mensal em Brasília, coube a vice-prefeita a apresentação do projeto e o pedido para aprova-lo, em regime de urgência (?). Quem estava lá na mesma defesa? A primeira dama, Liliane.

Este assunto, de que o GTG e o Motoclube dividiriam a Arena Multiuso antecipei aqui faz um mês. A decisão saiu num churrasco entre amigos. Casualmente no comando do motoclube está o filho de Pedro Celso Zuchi. Outra, o município tem apenas a emissão de posse do terreno, cuja propriedade e preço se discutem na Justiça. Mais, o Ministério Público está atrás de explicações sobre aquela venda de propriedade do município, a particulares.

VEJA O QUE POSTOU(SEM ARGUMENTOS) O QUE SE IDENTIFICA COMO Antonio Carlos Dalsochio:

Antonio Carlos Dalsochio :Gasto meu tempo com que acho produtivo, pra melhorar a vida das pessoas. Não estão inclusos os bocas alugadas.

MEU ARGUMENTO É:

POR QUÊ NÃO VÁ À BANCADA CHAMAR OS VEREADORES DE BOCA ALUGADA TMBÉM?
Josemar
02/09/2013 10:27
Herculano,

quero usar esse espaço para expressar a minha indignação e para enviar recado para o assassino de animais que mora na saída do Bairro Macuco, nas proximidades da Granja de Cordona, que está envenenando os cachorros da localidade e que envenenou meu pequeno cachorro que havia fugido na noite sábado.

"Tu não passas de um covarde, de um animal irracional que não podes ver um cachorro andando pela rua"

"Perdestes tempo preparando uma linguiça com veneno de rato para matar um animal dócil, deverias perder tempo fazendo o bem, seu assassino ignorante."

?Tomara que um dia o mal que fizeste retorne em dobro para ti?
Herculano
02/09/2013 09:55
PT DE GASPAR TENTA ENQUADRAR O PETISTA MAICON ONEDA. QUAL O PECADO DELE? DEFENDER O SEU POVO DA MARGEM ESQUERDA, ESQUECIDO PELA ADMINISTRAÇÃO DE PEDRO CELSO ZUCHI. O PRESIDENTE DO PARTIDO, ÉLCIO CARLOS DE SOUZA NÃO GOSTOU DA POSTAGEM QUE MAICON FEZ AQUI SOBRE ESTE ASSUNTO E PEDIU PAA LAVAR A ROUPA ENTRE ELES. MAICON NO FACEBOOB RETRUCOU QUE ISTO TENTA A TEMPO, MAS NADA É FEITO POR QUEM ELE REPRESENTA

Abaixo a intimidação do presidente do PT ao Maicon

vc sabe que te admiro muito, que tenho o maior respeito por vc, mas acho que certas questeos que tens levado a público, antes de qualquer coisa deverias, discutir no partido ou até mesmo pedir a sua desfiliação, se persistir nesta conduta, coisa que não desejo, que não quero, pelo menos enquanto for presidente, vc é uma boa cepa, desta forma não vamos construir nada. Penso. A ME merece a atenção do |Poder Publico, está tendo a devida atenção, vai ter mais ainda no ano que está por vir. Porem penso que assim, nem o PT nem outro partido vai melhorar a nossa cidade, especialmente a ME. PT PARTIDO DOS TRABALHADORES, PT PARTIDOS DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS.>>

Maicon respondeu assim:

me admira muito vc em querer julgar minha conduta, em nenhum momento mencionei o Partido, e pedir desfiliação? você ta louco? as criticas que faço em relação a conduta do Governo para com a Margem Esquerda são todas legitimas, ja discuti e pedi bastante dentro do partido, mas ja fazem 5 anos que estamos abandonados, agora com essa sua critica pode ter certeza que vou voltar a ativa combatendo cada vez mais as irregularidades e expressando a minha opinião, dentro do partido e publicamente como pessoa comum, vamos ter que mudar muitas coisas, só lembrando voce que nunca expressei assuntos partidários publicamente.
Herculano
02/09/2013 09:43
UM ZUMBI NA CASA DO ESPANTO, por Nelson Motta para o jornal O Globo

"Não acredito", bradou aos céus o deputado Natan Donadon, caindo de joelhos em patética pantomima, quando viu no placar da Câmara 131 votos a favor, 41 abstenções e 108 bem-vindas ausências, que mantinham o seu mandato e o consagravam como o primeiro deputado-presidiário da nossa história. Que ronco das ruas que nada, eles não ouvem e não têm medo, e mais uma vez votaram, ou fugiram, em causa própria, porque também acumulam processos na Justiça e podem ser o Donadon de amanhã.

"Não a-cre-di-to" digo eu, dizemos nós, diante da cena inacreditável, mas quando se trata dos 300 picaretas que Luiz Inácio falou deve-se acreditar em tudo, porque de tudo eles são capazes. Nunca na história desse país houve um deputado-detento, mas Lula agora diz que fica puto quando falam mal de políticos.

Zoologicamente é fácil identificá-los: andam em bandos, têm pelagem acaju, negro graúna ou raposa prateada, alimentam-se de verbas públicas e são pacíficos e afáveis, condição necessária para seus golpes e tramoias, mas quando ameaçados podem se tornar hostis e violentos em defesa dos privilégios e impunidades do bando. Seu habitat natural é a Câmara dos Deputados.

Donadon é o símbolo máximo do ponto mais baixo de uma instituição que existe para dar voz e poder aos representantes dos eleitores, mas, unindo o espírito de corpo ao espírito de porco, não hesita em se solidarizar com um condenado pelo STF, que teve amplo direito de defesa e usou todos os recursos e chicanas para retardar o processo.

Aprendi com meu pai que é covardia tripudiar sobre os caídos, que a compaixão beneficia mais quem se compadece do que ao compadecido, que perdoar é mais leve do que carregar o saco do rancor e do ressentimento. Mas no caso desse picareta foram ele e seus colegas de trabalho que tripudiaram sobre todos os cidadãos honestos e as instituições democráticas.

E também sobre os presidiários. Reclamando da comida, da falta de água, das algemas, do camburão "escuro como um caixão", viveu a realidade diária dos presos brasileiros, a maioria por crimes menores que os dele, que prejudicaram toda a sociedade.
Herculano
02/09/2013 09:33
HÁ ALGUMA DÚVIDA SOBRE A RAZÃO PELA QUAL OS POLÍTICOS NÃO POSSUEM CREDIBILIDADE E O QUE AS VOZES DAS RUAS RECLAMA?

O recente episódio na Câmara dos Deputados de (numa votação secreta) manter o mandato de um deputado condenado pelo STF possui um significado muito sério. Os deputados disseram o seguinte: que a democracia no Brasil é uma farsa, que o Poder Judiciário não tem moral, e que o Congresso é um abrigo seguro para bandidos. André L. O. Coutinho (Campinas, SP)
vlad
02/09/2013 09:03
Precisamos importar leitos, UTIs, macas, luvas, medicamentos, hospitais e EXPORTAR o ministro da saúde.
Roberto Sombrio
02/09/2013 08:48
Então a presidente Dilma piradinha está com medo das manifestações de rua no dia 7 de setembro. Cagão é assim mesmo. Primeiro apronta, faz e desfaz, mente, inventa, rouba e quando a coisa pega fica olhando atravéz das frestas da parede.

E aqui em Gaspar é assim. Quem já aterrou área de preservação para fazer uma escola e sob às vistas de um vereador do PV e que nada fez para impedir, também aterra e joga fora o dinheiro do povo em área que só serve para os bacaninhas que não tem o que fazer na vida a não ser laçar boi. Porque não põe um boi de madeira em qualquer pasto para brincar? Da no mesmo, continua sendo uma brincadeira sem graça.
Já sei, já sei! De novo vão perguntar o que tenho feito por Gaspar. Deve ser por isso que Gaspar não cresce, por que ficam esperando que alguém faça algo pela cidade, não é Zé Verdadeiro? Pode ser também que Gaspar não cresce porque a prefeitura precisa ir para o prédio da Bunge. O prédio antigo é muito pequeno e as idéias ficam presas, o "Tico e o Teco" se sentem dentro de uma gaiola basta colocar as mesas na praça da figueira que as idéias ficarão livres.

O melhor de tudo é que o dinheiro para fazer o asfalto do morro do Serafim veio do governo do estado, assim não vai ser asfalto "nega maluca".
Zé Parafuso
02/09/2013 08:18
Ao Sr. Sombro,

Não acredito que só o sr. só descobriu ontem, que ao abrir a tampa de uma fossa fede e fede demais. Isto já sabia há muito tempo.

Tem também fossas que fedem mesmo com suas tampas lacradas, se é que me entendes....

Um abraço e fui...
Herculano
02/09/2013 07:37
NÃO É SÓ EM GASPAR. OS TUCANOS ESTÃO CADA VEZ MAIS RAROS EM SANTACA CATARINA. ESTÃO PERDENDO O RABO, AS PENAS, SÓ FALTA O BICO QUE CONTINUA GRANDE.

Este texto é de Moacir Pereira, em "PSDB: novas perdas em Santa Catarina", para o Jornal de Santa Catarina.

O deputado estadual Nilson Gonçalves, de Joinville, deverá formalizar nos próximos dias o cancelamento de sua filiação no PSDB. Confirmada a saída, vai se inscrever no PR, o Partido da República. Já tratou da transferência com o presidente estadual do PR, deputado Jorginho Melo. Jorginho também conversou com o presidente estadual do PSDB, senador Paulo Bauer, sobre a mudança de Gonçalves. Duas reuniões aconteceram em Brasília, há dias, entre Jorginho Melo e o deputado federal Marco Tebaldi, do PSDB, tratando do mesmo assunto.

O PSDB catarinense continua perdendo quadros. A saída do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins do PSDB também está confirmada. O ex-prefeito de Imbituba vai se filiar ao PP. Concorrerá a deputado estadual.

Há informações na Grande Florianópolis de que o ex-deputado federal Gervásio Silva também quer cancelar filiação no PSDB. Julga-se preterido na administração da prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) em São José, depois de ter coordenado sua campanha e articulado a ampla aliança que a elegeu.

Na presidência do ex-governador Leonel Pavan, o ninho tucano ficou menor em Santa Catarina. Por desavenças com Pavan, Jorginho Melo deixou o PSDB e agora preside o PR no Estado. Vem estruturando o partido e conquistando adesões.

O deputado Mauricio Eskudlark também deixou o PSDB e se inscreveu no PSD de Raimundo Colombo. No Oeste, outra emagrecida com o cancelamento da filiação do empresário Daniel Tozzo, suplente com 24 mil votos, que chegou a exercer mandato na Assembleia. Está agora no PSD. O último foi Fabrício de Oliveira, 40 mil votos para a Câmara Federal, novo quadro do PSB em Santa Catarina.
Herculano
02/09/2013 07:30
O FACISMO DO PT CONTRA OS MÉDICOS, por Luiz Felipe Pondé, filósofo, para o jornal Folha de S.Paulo

Os judeus foram o bode expiatório dos nazistas. Nossos médicos são os "judeus do PT"

O PT está usando uma tática de difamação contra os médicos brasileiros igual à usada pelos nazistas contra os judeus: colando neles a imagem de interesseiros e insensíveis ao sofrimento do povo e, com isso, fazendo com que as pessoas acreditem que a reação dos médicos brasileiros é fruto de reserva de mercado. Os médicos brasileiros viraram os "judeus do PT".

Uma pergunta que não quer calar é por que justamente agora o governo "descobriu" que existem áreas do Brasil que precisam de médicos? Seria porque o governo quer aproveitar a instabilidade das manifestações para criar um bode expiatório? Pura retórica fascista e comunista.

E por que os médicos brasileiros "não querem ir"?

A resposta é outra pergunta: por que o governo do PT não investiu numa medicina no interior do país com sustentação técnica e de pessoal necessária, à semelhança do investimento no poder jurídico (mais barato)?

O PT não está nem aí para quem morre de dor de barriga, só quer ganhar eleição. E, para isso, quer "contrapor" os bons cidadãos médicos comunistas (como a gente do PT) que não querem dinheiro (risadas?) aos médicos brasileiros playboys. Difamação descarada de uma classe inteira.

A população já é desinformada sobre a vida dos médicos, achando que são todos uns milionários, quando a maioria esmagadora trabalha sob forte pressão e desvalorização salarial. A ideia de que médicos ganham muito é uma mentira. A formação é cara, longa, competitiva, incerta, violenta, difícil, estressante, e a oferta de emprego descente está aquém do investimento na formação.

Ganha-se menos do que a profissão exige em termos de responsabilidade prática e do desgaste que a formação implica, para não falar do desgaste do cotidiano. Os médicos são obrigados a ter vários empregos e a trabalhar correndo para poder pagar suas contas e as das suas famílias.

Trabalha-se muito, sob o olhar duro da população. As pessoas pensam que os médicos são os culpados de a saúde ser um lixo.

Assim como os judeus foram o bode expiatório dos nazistas, os médicos brasileiros estão sendo oferecidos como causa do sofrimento da população. Um escândalo.

É um erro achar que "um médico só faz o verão", como se uma "andorinha só fizesse o verão". Um médico não pode curar dor de barriga quando faltam gaze, equipamento, pessoal capacitado da área médica, como enfermeiras, assistentes de enfermagem, assistentes sociais, ambulâncias, estradas, leitos, remédios.

Só o senso comum que nada entende do cotidiano médico pode pensar que a presença de um médico no meio do nada "salva vidas". Isso é coisa de cinema barato.

E tem mais. Além do fato de os médicos cubanos serem mal formados, aliás, como tudo que é cubano, com exceção dos charutos, esses coitados vão pagar o pato pelo vazio técnico e procedimental em que serão jogados. Sem falar no fato de que não vão ganhar salário e estarão fora dos direitos trabalhistas. Tudo isso porque nosso governo é comunista como o de Cuba. Negócios entre "camaradas". Trabalho escravo a céu aberto e na cara de todo mundo.

Quando um paciente morre numa cadeira porque o médico não tem o que fazer com ele (falta tudo a sua volta para realizar o atendimento prático), a família, a mídia e o poder jurídico não vão cobrar do Ministério da Saúde a morte daquele infeliz.

É o médico (Dr. Fulano, Dra. Sicrana) quem paga o pato. Muitas vezes a solidão do médico é enorme, e o governo nunca esteve nem aí para isso. Agora, "arregaça as mangas" e resolve "salvar o povo".

A difamação vai piorar quando a culpa for jogada nos órgãos profissionais da categoria, dizendo que os médicos brasileiros não querem ir para locais difíceis, mas tampouco aceitam que o governo "salvador da pátria" importe seus escravos cubanos para salvar o povo. Mais uma vez, vemos uma medida retórica tomar o lugar de um problema de infraestrutura nunca enfrentado.

Ninguém é contra médicos estrangeiros, mas por que esses cubanos não devem passar pelas provas de validação dos diplomas como quaisquer outros? Porque vivemos sob um governo autoritário e populista.
Herculano
02/09/2013 07:27
PAUTA DOS ANONYMOUS PARA O SÁBADO

O grupo hacker Anonymous planeja atos em 140 cidades durante o 7 de Setembro, no que chama de o "maior protesto da história do Brasil". Pauta de reivindicações é liderada pela "prisão dos mensaleiros" e inclui o fim do voto obrigatório e a saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.

A convocação foi divulgada pelo Facebook. Integrantes do Anonymous só se identificam por meio de apelidos e usam máscaras similares à do filme "V de Vingança" (2006).
Herculano
02/09/2013 07:24
ALTA DO DÓLAR DEIXA O BRASILEIRO 'MAIS POBRE'

Segundo Alexa Simões, do jornal O Estado de S. Paulo, a alta do dólar em relação ao real nos últimos meses tornou o brasileiro 'mais pobre'. Apesar de o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, divulgado na sexta-feira, ter ficado acima das expectativas, com alta de 1,5% sobre o trimestre anterior, o fato é que, em dólar, o brasileiro já perde poder de compra.

O PIB per capita, que mostra a divisão da criação de riqueza do país pelo número de habitantes, vem encolhendo. Depois de atingir o pico de US$ 12.690 em 2011, caiu para US$ 11.460 no ano passado. O repique do PIB no segundo trimestre fez esse ganho voltar para a casa de US$ 12 mil; mas, para o encerramento deste ano, a perspectiva de baixa permanece.
Herculano
02/09/2013 07:21
RECUPERANDO A POPULARIDADE, DILMA ESTÁ COM MEDO DAS VOZES DAS RUAS

Dilma aumenta a segurança no dia 7 por temer violência. Presidente coordenou reunião sobre desfile por causa do risco de vandalismo. Manifestantes vão passar por revista, e Presidência põe mais convidados oficiais para isolar palanque

A repórter Natuza Nery, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S. Paulo, informa que os atos de vandalismo durante as manifestações de junho fizeram com que a presidente Dilma Rousseff autorizasse segurança reforçada para o desfile de 7 de Setembro, na capital do país.

Segundo a Folha apurou, além dos já tradicionais detectores de metal, haverá revista de bolsas e mochilas. O objetivo é evitar que manifestantes portem bombas caseiras e coquetéis molotov. Nos últimos atos em Brasília, a polícia revistou os que foram aos protestos.

Na semana passada, Dilma coordenou pessoalmente uma reunião para tratar dos detalhes da segurança e do desfile. Apesar de reforçado, há um esforço do Planalto para que o aparato organizado para a celebração não seja ostensivo a ponto de assustar frequentadores ou demonstrar "paranoia", conforme disse um auxiliar.

A Folha apurou que o serviço de inteligência do governo recomendou o aumento na segurança, mas considera não haver motivos para alarde. A decisão da Câmara de não cassar na semana passado o deputado federal condenado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), porém, é tida como elemento capaz de estimular os protestos de rua.

Assessores da presidente consideram que não há indicação de atos anti-Dilma.
Herculano
02/09/2013 07:02
REGISTRO

Hoje é dia do Repórter fotográfico
Herculano
02/09/2013 07:01
TRÂNSITO

Hoje é feriado em Blumenau, dia da fundação (1850). Ufa! O trânsito flui qual uma maravilha nas entradas da cidade para quem vem daqui de Gaspar.
Herculano
02/09/2013 06:59
VEREADORES QUEREM EXPLICAÇÕES DO PREFEITO SOBRE A CONCESSÃO DE DEZ ANOS DA ARENA MULTIUSO PARA O CTG E O MOTO CLUBE

Temendo serem responsabilizados por uma eventual Ação Pública do Ministério Público como já acontece com o casos das ruas que irregularmente foram nominadas, cinco vereadores assinaram o requerimento 194 e vão apresentar na sessão de amanhã da Câmara.

E o que pedem no requerimento os vereadores Ciro André Quintino, Ivete Mafra Hammes e Marli Iracema Sontag, todos do PMDB, Luis Carlos Spengler Filho, PP, Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM e Marcelo de Souza Brick, PSD?

1 - Qual Secretaria responde pelo Espaço Denominado Arena Multi Uso?
2 - Apresentar, de forma detalhada, o Estudo de Impacto Ambiental do aterro em Execução na área em Litígio;
3 - Qual procedimento e encaminhamento inicial para que as entidades ou cidadão possam fazer uso do local denominado Arena Multi Uso?
4 - Quanto o Município gasta, por mês, de energia elétrica ( apresentar cópias das faturas, mês a mês)?
5 - Quanto o Município arrecadou nos eventos já realizados (apresentar, detalhadamente, por entidade):
a) demonstrativo Contábil; e
b) contrato de uso com os promotores.
6 - Por se tratar de área em Litígio Judicial, em caso de sentença Transitado e Julgado desfavorável ao Município, quem responderá pelas despesas e investimentos já realizados no local?
7 - Responder a quem pertencem os animais que ocupam o referido local, apresentando-se a respectiva documentação que comprove a posse.

E qual a justificativa para tal requerimento segundo argumentam no próprio documento? O pedido de informações é prerrogativa regimental dos Edis, a caminho da fiscalização. Há um questionamento popular no que diz respeito à utilização do local, pois, segundo objetivo inicial, da pretensa desapropriação, seria para uso do público em geral, sublinham os vereadores. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/09/2013 06:48
O PIB E A BURRICE DO POPULISMO, por Valdo Cruz, para o jornal Folha de S. Paulo

Em recente conversa, em pleno Palácio do Planalto, um grande empresário desabafou, reservadamente, que a "burrice do populismo" impede o governo de tomar qualquer medida que possa atingir o pleno emprego.

Tivesse feito a análise publicamente, seu dono seria alvo de críticas ferozes do Planalto e do PT, que celebram a baixa taxa de desemprego e a renda salarial em alta.

De fato, são conquistas dignas de comemoração. Só que não foram seguidas de outras que garantissem equilíbrio econômico, permitindo ao país crescer sem gerar inflação.

Esse era o ponto de reflexão do empresário. Ele não defendia aumentar o desemprego, como petistas de forma reducionista reagem a esse tipo de análise, mas queixava-se de que o governo não havia conseguido elevar o investimento.

Na opinião do empresário, para corrigir seus erros, a presidente teria de adotar medidas amargas ou se contentar com crescimento fraco.

Ficou com a segunda opção. O resultado do PIB do segundo trimestre, divulgado na semana passada, foi uma surpresa positiva, mas não vamos crescer acima de 2,5%.

Assessores mais realistas admitem que, hoje, o Brasil não tem como crescer mais do que 2,7% por ano sem causar desequilíbrios, como pressões inflacionárias.

Pode-se dizer que não é uma tragédia e será suficiente para reeleger Dilma presidente. Mas é pouco para um país que tem de crescer ao menos 4% a fim de pagar sua enorme dívida social e superar gargalos.

Agora, diante da piora do cenário econômico, o Planalto corre contra o tempo. O dólar está pressionado, a inflação tende a subir e a Petrobras quer aumento na gasolina. Tudo a exigir reações da presidente.

Há quem defenda postergar decisões à espera de dias mais calmos, erro recorrente deste governo. Melhor fazer toda maldade já, como subir a dose de juros, deixando o ano da reeleição mais leve. A conferir.
Herculano
02/09/2013 06:46
DESEMPENHO

O desempenho do PIB no final deste mandato de Dilma Rousseff dificilmente escapará de figurar entre os piores da redemocratização. Ainda terá de melhorar para ficar tão ruim quanto no segundo FHC (1999-2002), quando a economia cresceu 2,1% ao ano. Deverá bater apenas o triênio Collor (1990-92), período em que a produção caiu 3,7% ao ano. Parágrafo de abertura do artigo "O povo na equação", por Vinícius Mota.
Roberto Sombrio
01/09/2013 23:32
Sabe o que aprendi hoje, Herculano.

Não se pode levantar a tampa da fossa que a coisa fede.
alfredo silva
01/09/2013 22:26
Para quem quiser ler:

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2013/08/medico-cubano-denuncia-nossa-medicina-e.html
Renato
01/09/2013 20:53
Herculano você escreveu que em nosso município nunca um médico seria afastado de seu posto de trabalho na prefeitura, e concordo com você, o nosso atual Diretor de Departamento Pessoa Sr. Cleber, vem nos cobrando de nós servidores o registro ponto, (não sou contra sou super a favor), mas não fiscaliza, deveria de sair e dar uma olhada e não ficar apenas saindo da sua sala para o Posto do Centro e Secretaria de Saúde, deveria também fiscalizar outros Postos, e por que não coloca o registro ponto nas escolas, para professores.. para os servidores da administração da Secretaria de Educação que nunca estão.. Se um bate cartão, todos os servidores devem bater, mas digital, porque no papel aceita tudo..Ah esqueci isso não pode pois se eu não vou trabalhar é só eu conversar com o meu diretor da escola ou CDI que ele abona, e quantos servidores vão fazer unha, tomar café ir em casa ver os filhos enquanto era para estar trabalhando... E fica de olho nos postos, nas secretarias, se todos servidores, trabalhem e cumprem horários.
Herculano
01/09/2013 20:07
SOBRE O TRABALHO ESCRAVO EXPORTADO POR CUBA E AVALISADO PELA DEMOCRACIA BRASILEIRA. AGORA EU ENTENDO A RAZÃO PELA QUAL TEM GENTE QUE AFIRMA SER O SUS UMA MARAVILHA. PAGA MUITO, MAS MUITO MAIS AOS QUE TRABALHAM PARA ELE NO SISTEMA. ESTÁ SE RECLAMANDO DO QUE?

Está na coluna de Cláudio Humberto e que ele publicou neste domingo em vários jornais brasileiros.

Cuba paga a médico salário de 573 pesos (R$ 58)
A ditadura cubana esfrega as mãos de ansiedade pelos R$ 510,9 milhões que espera faturar no Brasil explorando a mão-de-obra barata dos 4 mil médicos que atuarão em municípios brasileiros. Cuba promete continuar pagando-lhes o de sempre, ou sejam, 573 pesos (25 dólares ou 58 reais) por mês. Não há negócio tão lucrativo nem no capitalismo selvagem: cada um renderá R$ 10 mil aos irmãos Castro.

Vai-vem
Além dos salários que jamais chegarão aos médicos cubanos, o Brasil vai gastar R$ 12,2 milhões para custear suas passagens aéreas.
Herculano
01/09/2013 20:02
O PT NÃO CONSEGUE OLHAR PARA O PRÓPRIO UMBIGO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, PSDB, escreve (ele mesmo, não pede para ninguém fazer isto pois conhece o ofício de ler, pensar, dialogar e escrever) sempre aos domingos no jornal O Estado de S. Paulo.

Hoje em "Falando Francamente", o seu longo artigo destaca as incoerências do Brasil, do mundo e do governo do PT. Destaco apenas um parágrafo.

A indústria, diziam, não exporta porque o câmbio está desfavorável. Agora tivemos uma megadesvalorização, de mais de 25%. Se nada fizermos para reduzir as deficiências e ineficiências estruturais da economia brasileira, e se o governo não tiver a coragem de evitar que a desvalorização se transforme em mais inflação, o novo patamar da taxa nominal de câmbio de pouco adiantará para a indústria. Antes os governistas se gabavam da baixa de juros ("Ah, esses tucanos, sempre de mãos dadas com os juros altos!", diziam). De repente, é o governo do PT que comanda nova arrancada dos juros. E nem assim aprendem que não é a vontade do governante que dita regras nos juros, mas muitas vontades contraditórias que se digladiam no mercado. Olhar no umbigo, isso não.
sidnei luis reinert
01/09/2013 17:36
AO ZÉRUELA:

Quem FOI meu prefeito? Quem vai asfaltar o morro do serafim? Sua falta de caráter e suas mentiras, lhe cabem tão bem tanto quanto seu codinome tosco , nem petista deve ser, deve ser um da oposição querendo queimar o filme do PT, estava desaparecido, por usar de palavras chulas neste espaço,vergonheira. CRESÇA, E DEPOIS APAREÇA.
Zé Ruela
01/09/2013 13:59
Roberto Sombrio/Sidnei Reinert

Obrigado pela lembrança, significa que estou fazendo falta ao blog. Morro de rir de vocês dois, são muito interessantes. Se o prefeito Celso Zuchi não faz uma obra, criticam, se faz a obra também criticam. O morro do Serafim será mais uma das tantas obras que Celso Zuchi e sua equipe farão por Gaspar. Vocês devem estar com uma tremenda dor de cotovelos, os prefeitos de vocês não tiveram a capacidade de realizar, ai bate aquela inveja, né. Sim, já fui a Cuba como turista, claro que não concordo com tudo que vi lá, mas não é assim de todo ruim como vocês tentam pintar. A caravana passa e os...
Ze Verdadeiro
01/09/2013 13:55
Ao sr. Sombrio,

Como assim? Foi a Dilma que indicou a Arcos? O Sr. tem provas disso, de que a licitação foi fraudulenta? Se tiver nos informe, nos mostre os indícios, eu mesmo, denunciarei ao Ministério Publico. Se existe qual motivo de ficar calado até agora? Seja reto, faça algo pelo município e denuncie.

Valeu Herculano, pela oportunidade de me expressar neste espaço tão concorrido.

abraço bem forte


Ze veredadeiro
Herculano
01/09/2013 13:33
VER PARA CRER, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

Reza a mais recente lenda que a preservação do mandato do deputado condenado à prisão e, em decorrência, à suspensão dos direitos políticos pelo Supremo Tribunal Federal foi um tiro que saiu pela culatra.

Por esse raciocínio, o Congresso, envergonhado, apressaria a aprovação de duas emendas constitucionais: uma para acabar com o voto secreto para cassação de parlamentares - ou, numa versão mais radical, para todos os tipos de votações -, outra para tornar automática a perda do mandato de condenados em ações penais depois do trânsito em julgado da sentença.

Pelo que se viu no plenário da Câmara na noite da última quarta-feira, é mais prudente esperar para ver antes de acreditar. A julgar pelo histórico de suas excelências na abordagem do tema melhor mesmo é seguir a lei de São Tomé a fim de economizar frustrações.

Ainda sob os efeitos da ressaca moral da inusitada decisão, deu-se um corre-corre de senadores e deputados a declarar a urgência de se tomar uma providência. Antes tarde, poder-se-ia dizer com boa vontade, não fosse o cinismo.

Renan Calheiros, o presidente do Senado absolvido duas vezes por força do voto secreto, pontificou: "A sociedade não tolera mais essa situação", fazendo-se de alheio ao fato de ser personagem de destaque na referida "situação".

Ato contínuo Calheiros marcou para a semana que vem a votação em plenário da emenda do senador Jarbas Vasconcelos que dirime a dúvida constitucional sobre quem dá a última palavra sobre a cassação de condenados, vinculando definitivamente o mandato à decisão da Justiça.

Isso depois de assistir inerte à lenta tramitação da proposta desde o arrefecimento do ânimo em torno da "agenda positiva" resultante dos protestos de junho. A coisa só voltou a andar no dia seguinte ao estapafúrdio perdão dado a Natan Donadon, por causa da reação de fora. Se dependesse da "de dentro", a emenda continuaria sendo cozida em banho-maria.

Mas, vamos que o Senado a aprove no dia marcado (10 de setembro), a PEC terá ainda de passar por dois turnos de votações na Câmara. E lá anda a passos de tartaruga a emenda que acaba com o voto secreto. O presidente Henrique Alves determinou a suspensão de cassações até que a regra seja mudada.

E quem garante que será? Note-se: falamos de quórum de três quintos nas duas Casas, muito mais difícil de ser alcançado que a maioria absoluta exigida no caso de Donadon.

O andar da carruagem dessa proposta é tortuoso. No meio do escândalo do mensalão, em 2006, a Câmara aprovou em primeiro turno o fim total do voto secreto, até para o exame dos vetos presidenciais. A segunda votação que permitiria o projeto ir ao Senado nunca se realizou.

No ano passado, empurrados pelo episódio que resultou na cassação de Demóstenes Torres, os senadores concluíram a aprovação do voto aberto só para cassação de mandatos. A emenda chegou à Câmara praticamente ao mesmo tempo em que se iniciava no Supremo o julgamento do processo do mensalão.

O então presidente da Casa, Marco Maia, chegou a dizer ao relator na Comissão de Constituição e Justiça, Alessandro Molon, que queria aprovar a PEC ainda em sua gestão. Mas o julgamento começou, a situação dos réus foi se desenhando periclitante e, certamente não por coincidência, o voto aberto deixou de ser urgente.

O assunto foi retomado em junho como parte da "agenda positiva". Aprovada na CCJ, a emenda seguiu para uma comissão especial e lá está no aguardo da realização de 10 a 40 sessões, das quais até agora só uma foi realizada.

Esse é o ritmo, cuja lentidão autoriza a desconfiança sobre o que vem adiante. Pode ser que os protestos marcados para 7 de Setembro surtam algum efeito, pois as manifestações de junho, ao que se vê no Parlamento, entraram por um ouvido e saíram pelo outro.
Herculano
01/09/2013 13:29
ORDEM DO PLANALTO: "SABOIA DEVE SER MOÍDO", por Augusto Nunes, de Veja.

Oficialmente, o diplomata Luiz Alberto Figueiredo deixou a chefia da representação brasileira na ONU para tornar-se ministro das Relações Exteriores e Antonio Patriota deixou o cargo de ministro das Relações Exteriores para chefiar a representação na ONU. Na prática, nada mudou. Marco Aurélio Garcia era o chanceler. E chanceler continua, berram os desdobramentos da operação que livrou o senador boliviano Roger Pinto Molina do cativeiro na embaixada em La Paz.

Disfarçado há mais de dez anos de "Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais", Garcia fazia e desfazia já nos tempos em que Celso Amorim caprichava na pose de chanceler. Com a transferência do Pintassilgo do Planalto para o Ministério da Defesa, a boca à espera de um dentista passou a reinar sem concorrentes no governo Dilma Rousseff. A presidente e seu conselheiro doidão sonham com uma América bolivariana. E não admitem que algum subordinado ouse desafiar ou desobedecer companheiros de lutas revolucionárias.

Foi o que fez o diplomata Eduardo Saboia com Evo Morales ao libertar o senador enclausurado por 455 dias na representação em La Paz. Por ter ouvido a voz da razão, o ministro conselheiro da embaixada na Bolívia será investigado por uma comissão de sindicância formada pela Controladoria Geral da União. Presidida por Dionísio Carvalho Barbosa, auditor da Receita Federal e assessor da CGU, a comissão seria completada pelos embaixadores Clemente de Lima Baena e Glivânia Maria de Oliveira.

Seria: os dois recusaram a missão quando souberam das instruções do Planalto. "O Saboia deve ser moído", revelou a esta coluna uma fonte com acesso ao gabinete presidencial. Para manter as aparências, Garcia ditou a declaração do novo ministro Luiz Alberto Figueiredo: "Houve uma recomendação da CGU, que é quem preside a comissão, de que seria melhor que eles não fossem os nomes escolhidos pelo Itamaraty porque eles, de alguma forma, tem alguma ligação com o tema. Nós escolhemos outros dois colegas e portanto não vai haver nenhum tipo de atraso na sindicância".

Os substitutos são os diplomatas Rodrigo Amaral e Paulo Estivalet. Ambos terão de escolher entre a dignidade e a desonra.
Herculano
01/09/2013 13:25
DUAS DE CARLOS BRICKMANN

1. Faça o que eu digo

Está em pleno desenvolvimento o esforço governista de demonização do senador boliviano Roger Pinto, que ficou 455 dias isolado num quarto da Embaixada brasileira em La Paz e fugiu para o Brasil com auxílio do diplomata Eduardo Saboia. Todas as acusações que o Governo boliviano fez contra ele foram descartadas pelo Governo brasileiro, ao conceder-lhe asilo; mas agora são utilizadas como se fossem verdadeiras e comprovadas.

Veja o que diz José Dirceu - o próprio - em seu blog: "Molina, que deveria estar cumprindo pena (...)"

2. Sabedoria antiga

Um grande historiador, Capistrano de Abreu (1853-1927) dizia que a nossa Constituição deveria ter apenas dois artigos: "1 - Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara. 2 - Revogam-se as disposições em contrário".
Roberto Sombrio
01/09/2013 13:23
Parabéns Sidnei Luis Reinert.

Essa é a grande verdade sobre o comunismo que só serve aos analfabetos funcionais. A famosa geração "NEM", "NEM". Nem trabalha e nem estuda, que tomou conta deste país.

Você comentou e me lembrei do Zé Ruela que sumiu. Será que está visitando o velho continente, Cuba? Cuba é uma ilha mas eles acham que é o velho continente.

Quem indicou a Arcos para fazer a reforma da ponte parece que foi a Dilma. O que ela não disse ao Zuchi é que a empresa é dos "Arcos da Velha".
Herculano
01/09/2013 13:19
EDUARDO CAMPOS INVENTA O SOCIALISMO DE DIREITA, por Josias de Souza

Enquanto se equipa para a disputa presidencial, Eduardo Campos remodela o seu Partido Socialista Brasileiro. Já encurtou a bainha, mandou tingir de outra cor, alargou na cintura e afrouxou nos ombros. Agora, cabe tudo na legenda. Inclusive o liberal Paulo Bornhausen. Ex-DEM e ex-PSD, o filho de Jorge Bornhausen agora é um socialista de carteirinha. Tornou-se presidente do PSB em Santa Catarina.

Em entrevista, Eduardo Campos admitiu: "Aparentemente, é uma contradição". Mas disse que "há momentos políticos importantes na história em que há esse tipo de encontro. Todas as vezes que o Brasil se preparou para fazer mudanças importantes foram construídas frentes políticas e frentes sociais para fazer esse tipo de inversão." Ou Eduardo Campos antevê uma revolução que nem te digo ou inventou algo que vou te contar: o socialismo de direita.
Herculano
01/09/2013 13:16
LEI ROUANET BANCA IGREJA, PONTE, OKTOBERFEST E FESTA DA MANCHA VERDE

É isto que informa Ricardo Mioto, para o jornal Folha de S.Paulo. Por meio da Lei Rouanet, agora questionada por incluir incentivos a desfiles de moda, dinheiro público já é destinado a projetos de reforma de igrejas, pontes, sedes de governo, uma Oktoberfest (a de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, e não a de Blumenau) e até torcida organizada.

É algo comum na tributação: em todo lugar, leis que facultam ao Estado aprovar projetos de desoneração fiscal criam fila de interessados, e a porteira vai se abrindo.

Ao todo, a Rouanet já reduz a arrecadação pública em R$ 1,2 bilhão ao ano. Em comparação, em 2012 todas as universidades federais, juntas, receberam R$ 2 bilhões.

Se o objetivo da lei, de 1991, era mobilizar a iniciativa privada, reduzindo a dependência da cultura às canetadas de Brasília, houve certo fracasso. Veja as quatro empresas que mais a utilizam: Petrobras, Vale, Banco do Brasil e BNDES.

O mercado aparece mais na ponta da captação. As campeãs são fundações vinculadas a grandes empresas -Itaú Cultural e Fundação Roberto Marinho, ligada às Organizações Globo. O terceiro lugar é da Time for Fun. Em 2012, teve autorização para captar R$ 28 milhões para espetáculos como "O Rei Leão" e "A Família Addams", cujos ingressos chegam a R$ 280.

Daí surge uma das maiores críticas à lei: ela seria um "Robin Hood às avessas", tirando dos serviços públicos para bancar eventos caros.

O próprio secretário de Fomento do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, em apresentação a empresários gaúchos em maio, criticou isso: "O acesso das classes C, D e E é baixo, [a lei] não estimula o investimento de recursos privados no setor, e a prestação de contas é inadequada".

Pela lei, em geral não há contrapartida das empresas -o incentivo é totalmente deduzido do Imposto de Renda.

Mesmo eventos mais baratos, de nicho, podem ser vistos como elitizados -em 2012, a lei apoiou nada menos que 29 eventos de jazz. E há forte concentração no Sudeste: 81% dos gastos.
Herculano
01/09/2013 13:10
ASSOCIAÇÃO DA LAGOA

Luiz Antônio Brassanini, ex-candidato a vereador pelo PSD e ligado a Teresa da Trindade, é o novo presidente da Associação de Moradores da Lagoa. Ele substitui a Ademar dos Santos, o Bagada. Ele era ligado a Luiz Nagel, presidente do DEM, e não quis concorrer. Nos dois casos, um exemplo de como a política partidária suporta as Associações de Moradores, que deviam ser isentas na luta por melhorias pela comunidade.
Herculano
01/09/2013 10:35
STF DISCUTIRÁ PRISÃO IMEDIATA DOS CONDENADOS

Caso conclua análise de recursos dos últimos seis réus, Supremo pode determinar detenções já nesta semana

Ministros vão definir se cumprimento das penas do mensalão terá início antes da análise de novas contestações

Com apenas seis recursos para serem julgados e a possibilidade de conclusão da atual fase de julgamento do mensalão nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) terá de decidir se vai decretar a prisão imediata dos condenados ou se aguardará a apresentação de novos recursos.

Em pelos menos dois casos já julgados pela corte, mandados de prisão foram expedidos logo após a rejeição do primeiro tipo de recurso.

Em outro caso mais recente, o do deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), o tribunal preferiu aguardar a análise de todos os recursos possíveis antes de mandar o deputado para a prisão.

No mensalão, há duas situações a serem discutidas. Concluída a atual fase do julgamento, que analisa os chamados embargos de declaração --que servem para corrigir eventuais obscuridades, omissões ou contradições no acórdão que resume o que foi decidido no julgamento--, os ministros terão de avaliar se os embargos infringentes poderão ser apresentados.

Se aceito, esse recurso levaria à realização de um novo julgamento nos crimes em que os condenados receberam pelo menos quatro votos favoráveis pela absolvição.

Maior julgamento da história do STF, o mensalão condenou 25 réus. Desses, 12 tiveram votos suficientes para a apresentação de embargos infringentes, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.

O problema é que, apesar de previsto no regimento interno do tribunal, esse tipo de recurso não consta numa lei de 1990 que regula a tramitação de processos no STF e no Superior Tribunal de Justiça. Por isso, haverá debate para saber se eles são válidos.

Caso a existência dos infringentes seja rejeitada, o STF terá de discutir em que momento vai determinar a execução das penas
Herculano
01/09/2013 10:06
A CREDIBILIDADE ESTÁ NA TRANSPARÊNCIA

Há entidades e comunidades em Gaspar que possuem a tradição das promoções e da prestação de contas públicas, imediatamente aos eventos. Outras, que normalmente vivem das tetas dos políticos no poder de plantão, não estão nem ai e se acham acima de qualquer suspeita. A suspeição só existe, se existe, porque elas possuem o péssimo hábito de esconder o que deveria ser público.

Um outro exemplo de transparência nesta semana veio da Rede Feminina de Gaspar, uma entidade filantrópica, quase sempre mendiga do poder público onde é rejeitada, apesar de um serviço essencial que executa para os menos favorecidos. A Rede acaba de realizar o seu pedágio e arrecadou exatos R$ 15.066,00, detalhando quanto se obteve em cada posto.
Herculano
01/09/2013 07:07
COMO A RAIVA REELEGERÁ DILMA, por Elio Gasperi, para os jornais O globo e Folha de S.Paulo

A oposição prega para os convertidos, associando-se a causas perdidas; médicos cubanos merecem crédito

A recuperação da popularidade do governo da doutora Dilma foi audaciosamente prevista pelo marqueteiro João Santana durante o rescaldo das manifestações de junho, quando ele disse que tudo não passava de um desabafo temporário. A doutora, que tivera 57% de aprovação, tomara uma vaia de estádio e caíra para 30%. Acredita-se que já retornou à faixa dos 40%.

Santana tinha motivos para acreditar na força de Dilma. Não foi ela quem aumentou as tarifas de transporte (pelo contrário, torceu o braço dos prefeitos Eduardo Paes e Fernando Haddad para baixá-las).

Enquanto a doutora tocava o expediente, a oposição dedicou-se a fortalecê-la. É uma oposição que converte crentes.

Seu primeiro alvo foi o programa Mais Médicos, que trouxe profissionais estrangeiros. Em vez de discutir também a reserva de mercado que as associações médicas estimulam, as pegadinhas do programa Revalida ou a burocracia das universidades federais, partiram para baixarias e ameaças. Uma equipe de repórteres da Folha descobriu um rombo no programa: em 11 cidades de quatro Estados, prefeitos pretendem demitir médicos brasileiros que estão em suas folhas, trocando-os por estrangeiros que serão pagos pela Viúva federal. "Mais médicos" onde não os há é uma coisa. Menos médicos brasileiros, bem outra. Basta lançar o programa "trocou, dançou".

A desqualificação dos cubanos tem um ingrediente de ingenuidade. Raul Castro não está mandando para o Brasil médicos que flanavam por Havana. Ele já enviou 113 mil profissionais para 103 países e fez da iniciativa uma fonte de dólares. São quadros selecionados, com formação política. Em tempos passados, cubanos iam para guerras onde morreram pelo menos 3.000 deles. O governo trabalha com a certeza de que o programa trará benefícios. A oposição, com o desejo de que dê tudo errado.

No caso da solidariedade que deram ao diplomata que desovou o senador boliviano no Brasil, esqueceram-se de pedir uma avaliação da sua conduta aos notáveis que estão entre seus quadros. Disputam a bola atrás da linha de fundos, pois pode-se detestar o PT, mas no dia em que um encarregado de negócios fizer o que acha melhor, a diplomacia vira bagunça.

Dilma vai para a reeleição (isso se não for preciso tirar Lula do banco de reservas) porque o PSDB tem mais ressentimentos que planos e mais queixas que projetos. Em 2010 o PT teve 55,7 milhões de votos. Desse jeito, a oposição corre o risco de sair da eleição de 2014 com os mesmos 43,7 milhões de 2010, satisfeita por ter conseguido que esses eleitores ficassem com muito mais raiva dos comissários.
Herculano
01/09/2013 06:57
AS ESCAPADAS DE DILMA

Presidente costuma escapar da segurança para ver parentes e amigos em Brasília e passear no exterior, mas às vezes não percebe que está sob vigilância de agentes disfarçados, é o que revela Natuza Nery, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo, neste domingo.

"Cristal em deslocamento", avisa pelo rádio um homem alto, óculos escuros, terno preto, expressão grave. "Cristal chegando", responde outro agente igualmente carrancudo.

"Cristal" é talvez a pessoa mais vigiada do país, mas tem o hábito de dar um trabalho danado para o general Marcos Antônio Amaro dos Santos, 55, principal responsável por sua segurança pessoal.

"Cristal" é o codinome usado - ou pelo menos era até a semana passada - pelos militares cuja missão é proteger a presidente Dilma Rousseff.

Sem dar na vista, a mandatária costuma dar escapadinhas com certa frequência.

Visita parentes em Brasília a bordo de um carro disfarçado. Já jantou em casa de ministro e saiu para tomar uma taça de vinho com amigos sem que muitos notassem.
Herculano
01/09/2013 06:45
TEM MAIS. QUANTO MAIS SE FUÇA, MAIS SE DESCOBRE. PT OMITIU OUTROS REPASSES A VALÉRIO A FREUD. OU SEJA, O MENSALÃO É AINDA PIOR DO QUE SE APUROU E JULGOU.

É isto que revela Thiago Herdy, para o jornal O Globo neste domingo.
O cheque de R$ 98,5 mil não foi o único repasse feito com a ajuda de Marcos Valério a Freud Godoy, ex-segurança do ex-presidente Lula, em 2003. Pelo menos outros R$ 39,3 mil, que tiveram como origem o empréstimo do banco BMG ao PT, foram depositados na conta da Copes Serviços de Vigilância, empresa de Freud Godoy, numa agência do banco Santander em São Bernardo do Campo (SP). O repasse consta de laudo da Polícia Federal e foi omitido pelo PT na prestação de contas de 2003 apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na prestação de contas entregue à Justiça, constam 19 pagamentos que somam R$ 238.709,50 a outras duas empresas de Freud, a Caso Comércio Ltda e a Caso Sistemas de Segurança Ltda. No entanto, os repasses feitos à Copes, terceira empresa do ex-segurança de Lula, não foram declarados pelo partido. Em depoimento à Procuradoria Geral da República, em setembro do ano passado, Marcos Valério, operador do esquema do mensalão, atribuiu a Freud o papel de intermediar o recebimento de valores que tinham como objetivo pagar contas pessoais de Lula. O ex-presidente e o ex-segurança negam esta versão.
Herculano
01/09/2013 06:40
AS ORGANIZAÇÕES RECONHECEM QUE APOIO A DITADUA FOI UM ERRO. FOLHA DE SÃO PAULO REVELA A SUA FONTE SECRETA QUE GUARDAVA HÁ ANOS.

Assim começa o editorial "Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro" de ontem do jornal "O Globo".

Desde as manifestações de junho, um coro voltou às ruas: ?A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura?. De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura.

Já há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, à luz da História, esse apoio foi um erro.

E continua.

Diante de qualquer reportagem ou editorial que lhes desagrade, é frequente que aqueles que se sintam contrariados lembrem que O GLOBO apoiou editorialmente o golpe militar de 1964.

A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como refutá-la. É História. O GLOBO, de fato, à época, concordou com a intervenção dos militares, ao lado de outros grandes jornais, como "O Estado de S.Paulo", "Folha de S. Paulo", "Jornal do Brasil" e o "Correio da Manhã", para citar apenas alguns. Fez o mesmo parcela importante da população, um apoio expresso em manifestações e passeatas organizadas em Rio, São Paulo e outras capitais.

Em outra revelação da grande mídia aconteceu na Folha de S.Paulo, que revelou uma fonte secreta, depois que esta própria se despiu como fonte em um livro, como conta o colunista Ricardo Mendonça para a Folha.

O livro "O príncipe da privataria", um libelo contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que está sendo lançado pelo jornalista Palmério Dória, traz uma revelação histórica sobre a compra de votos no Congresso a favor da emenda constitucional da reeleição, esquema denunciada pela Folha em 1997.

Tratado pelo jornal como "Senhor X" em diversas reportagens, o homem que naquele ano gravou deputados admitindo a venda de votos assumiu sua real identidade.

Trata-se do empresário e ex-deputado Narciso Mendes, 67 anos, dono de um jornal e de uma retransmissora do SBT em Rio Branco (AC). Em 16 anos, ele nunca havia falado publicamente sobre o assunto. A seu pedido, seu nome era preservado pelo jornal.

O depoimento de Mendes admitindo ter colhido as provas da compra de votos é tema dos capítulos 11 e 12 de "O príncipe da privataria" (399 páginas, Geração Editorial).

Na época, Mendes já era ex-deputado. Com bom trânsito na bancada do Acre, ele afirma que aceitou gravar os colegas e entregar o material ao repórter Fernando Rodrigues, autor da série de reportagens da Folha sobre a compra de votos, porque era "intransigentemente contra" a emenda que viria a favorecer FHC.

Seu único pedido era a manutenção do anonimato, condição que o jornal aceitou por entender que o interesse jornalístico se sobrepunha à necessidade de revelação de seu nome. Com a iniciativa do próprio em revelar sua identidade, a Folha entende que o acordo está encerrado.
Sidney A. Hostert
31/08/2013 22:41
PT envolvido no asfalto do Morro do Serafim??? Não boto fé na qualidade menos ainda no final da obra. Torço para estar muuuuito enganado !
Herculano
31/08/2013 21:58
CERTAMENTE, ESTA NÃO É UMA MANCHETE DE GASPAR

Afastados médicos que batiam ponto sem trabalhar em SP e RJ. Reportagem exibida no SBT Brasil neste sábado (31) mostra que médicos flagrados batendo ponto e indo embora em seguida, sem trabalhar, em hospitais públicos em São Paulo e no Rio de Janeiro, foram afastados de suas funções e vão responder ao Ministério Público e à Polícia Civil
sidnei luis reinert
31/08/2013 21:27
O problemas dos comunistas é que eles querem tornar iguais e tratar de forma igual os que são diferentes... e pior, NIVELANDO POR BAIXO.
Se o mundo fosse todo comunista, jamais teríamos gênios como Albert Einstein, Nikola Tesla, Thomas Edison, Santos Dumont, Isaac Newton, Steve Jobs, Enzo Ferrari, Benjamin Franklin, Marie Curie, Alessandro Volta, Guglielmo Marconi, Narinder Kapany e muitos outros cientistas que, com seu trabalho e esforço, mudaram a história da humanidade.

Sem eles - e outros - hoje não teríamos telefone, aviões, satélites de comunicação, fibra ótica, lâmpada elétrica, eletricidade em casa, automóveis, internet, computadores, exames de raio-x... e muitas outras coisas que tornam a vida - inclusive dos comunas que, no fundo, no fundo, adoram as coisas boas que o capitalismo pode proporcionar - muito mais fácil, segura e confortável.

É "Ruela" preguiçoso que só quer viver às custas do estado, sem se esforçar pra nada e ficar apenas reclamando do "sistema cruel" e do "capitalismo selvagem" é demais pra minha pobre cabecinha e pro meu QI 155.

Ao invés de premiarem e incentivarem o empenho, a superação e o esforço pessoal como forma de melhorar de vida, de ascensão social (dando educação de qualidade, por exemplo), os comunas demagogos, preferem vender uma solução fácil do tipo "gênio da lâmpada" ou "poção mágica" em que a pessoa consegue o que quer sem ter que fazer esforço algum...

E AINDA DEMONIZAM QUEM SE ESFORÇA, TRABALHA, ESTUDA E CONQUISTA ALGUMA COISA NA VIDA, chamando-o de "burguês", "dazelite"...

Se o comunismo fosse tão bom mesmo, as potências mundiais seriam Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e mais uma meia dúzia de países africanos...

O que os comunas detestam e não querem admitir é que o capitalismo premia a iniciativa própria, o esforço próprio, o empenho e a dedicação, enquanto o comunismo premia a preguiça, o comodismo e o parasitismo, incentivando todos a se acomodarem nas costas do estado, que passa a regular tudo, inclusive a liberdade de pensamento das pessoas.

Pra encerrar, pesquisem na internet sobre os maiores inventores da história recente... pode ser apenas dos últimos 100 ou 200 anos... com certeza, 70 ou 80% dos inventores são de países capitalistas, isso porque nesses países, o limite de onde uma pessoa pode chegar não é imposto pelo estado, mas pela própria capacidade ou esforço da pessoa, ou seja, cada um estabelece seus próprios limites e objetivos e tem a liberdade de "correr atrás" dos seus objetivos, sem o "estado" ou doutrinas podres que lhe tirem o estímulo.
Juju do Gasparinho
31/08/2013 20:43
Prezado Herculano:

Cubram com uma lona colorida e o Brasil PeTralha vira circo, o capiroto Lulla é o palhaço.
charles
31/08/2013 18:52
com certeza , esta sera a grande obra , que fara toda a diferença na qualidade de vida da população belchiorense. são muito poucos os que utilizam esta estrada.
Herculano
31/08/2013 15:58
CANHEDO ESTÁ PRESO POR SONEGAR IMPOSTOS. AOS 77, O EX-DONO DA VASPE FOI CONDENADO A QUATRO ANOS E CINCO MESES DE PRISÃO

Ex-dono da falecida empresa aérea Vasp e proprietário do Grupo Viplan, de transportes coletivos no Distrito Federal, o empresário Wagner Canhedo, 77, foi preso na manhã deste sábado (31) em Brasília. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça de Santa Catarina, que o condenou a 4 anos, 5 meses e 10 meses de prisão em processo por sonegação de impostos. Ao ser preso, ele disse desconhecer a existência do processo. Ele deverá cumprir a pena em regime semi-aberto. Após receber voz de prisão, Wagner Canhedo foi levado à Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual.

O Grupo Viplan, controlado pela família Canhedo, com mais de 900 ônibus, será excluído do sistema de transportes do DF após uma licitação que mudou as empresas. O filho de Canhedo, que leva seu nome, preside o sindicato das empresas do setor e liderou forte resistência à mudança do sistema. Foram mais de 180 ações judiciais e administrativas que tentaram retardar ou inviabilizar a concorrência pública, mas o processo resultou concluído e a substituição das empresas será finalizada em dezembro, segundo informa o governo do DF.
Herculano
31/08/2013 15:15
ELEITO PARA SAIR DAS GUERRAS, OBAMA VAI LEVAR OS ESTADOS UNIDOS A MAIS UMA, COM O DISFARCE RETÓRICO DE QUE O ATAQUE CONTRA A SÍRIA SERIA "CIRÚRGICO" E COM A AUTORIZAÇÃO DO CONGRESSO DE LÁ. PODE SER AMANHÃ, NA SEMANA OU MÊS QUE VEM DISSE ELE A POUCO EM CADEIRA NACIONAL

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado (31) que o país decidiu entrar com ação militar na Síria. "Decidi que os EUA devem atacar a Síria", disse em coletiva de imprensa na Casa Branca. Mas disse que não fará isso antes de submeter a decisão ao Congresso, que deverá debater e votar sobre a investida.

"Estou confiante que o governo fará o que tiver que ser feito", disse. "Que mensagem nós daremos se não fizermos nada?", reiteirou.

Obama disse ainda que o país não pode 'fechar os olhos para o que está acontecendo em Damasco" e que ele não foi eleito para "evitar decisões difíceis".
Herculano
31/08/2013 12:09
O CÓDIGO DAS CADEIAS OU VINGANÇA EXTERNA? SUSPEITOS DE MATAR MENINO BOLIVIANO SÃO MORTOS EM CADEIA EM SP.

Os presos Paulo Ricardo Martins e Felipe dos Santos Lima, acusados de matar o boliviano Brayan Capcha, 5, foram assassinados na tarde desta sexta-feira no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André, na Grande São Paulo.

Segundo funcionários do sistema prisional, ambos foram envenenados com o coquetel da morte. Trata-se de uma mistura de cocaína, viagra, água e até creolina.

Agentes penitenciários disseram que os presos estavam no pátio quando foram envenenados, por volta das 14h30. Eles chegaram a ser encaminhados para a enfermaria, mas não resistiram.

Esse método foi criado em meados da década passada por membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) para matar seus inimigos. Somente na penitenciária de Iaras (a 285 km de São Paulo), foram mortos dez presos dessa maneira.

Com esse coquetel, a causa da morte é identificada como overdose e, dessa forma, é difícil chegar à autoria do homicídio. O CDP de Santo André é dominado por integrantes do PCC.

Segundo agentes penitenciários, membros do PCC mataram os acusados porque a facção criminosa não tolera violência contra crianças. Há a possibilidade de que o cartel da droga boliviana tenha encomendado o serviço, num recado claro aos constantes assaltos aos bolivianos pobres e em situação degradante, humilhante e análoga à escravidão em São Paulo.
Herculano
31/08/2013 11:47
CUBANOS PRESOS, AQUI E LÁ, por Carlos Alberto Sardenberg, de O Globo

O problema não é que sejam médicos, muito menos cubanos. O problema é o método de contratação, que convalida grave violação de direitos humanos.

Importar trabalhadores é normal. Importam-se, por exemplo, os melhores profissionais, para agregar conhecimento e expertise às práticas locais. Ou se traz um tipo de trabalhador que não se encontra no país importador. Ou ainda pessoas que topam salários e serviços que os locais não aceitam.

Este é o caso da importação de médicos pelo governo brasileiro. Tanto que os estrangeiros só poderão exercer um tipo de medicina e apenas nos lugares para os quais foram designados. Não vieram para transmitir alguma ciência ou prática nova. O médico de família e o atendimento básico não são novidades por aqui.

Mas são insuficientes, diz o governo. É um argumento. As entidades médicas brasileiras, portanto, não têm razão quando se opõem à importação em si.

Ocorre que a história não termina aí. Tão normal quanto a importação de trabalhadores é a exigência de qualificação - algum tipo de avaliação do profissional estrangeiro para saber se atende às necessidades nacionais. Todos os países fazem isso.

Portanto, o governo brasileiro pode abrir uma espécie de concurso internacional para contratar médicos. Mas, primeiro, eles têm que passar por prova de capacitação, como passa qualquer brasileiro quando entra para qualquer serviço público. Segundo, esse mercado deve ser livre.

Assim: o país importador oferece a oportunidade e dá as condições de trabalho, os estrangeiros, pessoalmente, se candidatam, fazem os testes e assinam o contrato. Esse documento, obviamente, pode ser rescindido. Imagine que o médico chega numa cidade remota e verifica que não tem a menor condição de atender. Ou não recebe o salário acertado. Ele pode retirar-se e rescindir o contrato. Inversamente, se começa a fazer besteira, o governo, o contratante, pode afastá-lo.

E se o médico, afinal, achar que entrou numa fria, e que sua família não se adaptou - ele pode pegar um ônibus, ir até o aeroporto mais próximo e embarcar, com seu passaporte e o de seus familiares, de volta para casa. Ou para Miami.

Essa é a situação dos médicos argentinos ou portugueses. Não é, obviamente, o caso dos cubanos. Estes não têm o contrato de trabalho com o governo brasileiro ou outra entidade local, não recebem salário brasileiro, não têm o direito de desistir, não têm passaporte, não têm, pois, a liberdade de deixar o Brasil e ir para qualquer lugar que desejarem.

São funcionários do governo cubano, destacados para trabalhar no Brasil - sob as regras contratuais do regime cubano, uma ditadura. E não poder trazer a família, que permanece refém em Cuba, sem poder viajar para o Brasil ou para qualquer outro lugar - isso é de uma violência sem limite.

Os médicos ficam presos no Brasil, suas famílias, em Cuba. Parece exagerado, mas é a pura verdade. Tanto que o governo brasileiro foi logo avisando os doutores cubanos que não tentem fugir ou pedir asilo, porque serão presos e deportados.

Por isso, não vale a comparação com empresas brasileiras que levam trabalhadores brasileiros para suas obras em outros países. Os brasileiros foram livremente e podem voltar ao Brasil (ou qualquer lugar) quando quiserem.

Tudo considerado, o governo brasileiro pode importar médicos, mas não praticar a violação de direitos humanos embutida no contrato dos cubanos. Os médicos brasileiros podem exigir provas de validação dos estrangeiros. Mas não podem hostilizar pessoalmente os cubanos. Tirante os militantes, a situação pessoal deles é penosa.

O governo brasileiro mentiu várias vezes nesse episódio. Em maio último, o então chanceler Patriota havia dito que se preparava a importação de 6 mil cubanos. Dada a reação ruim, o ministro Padilha disse que o governo havia desistido do projeto. Agora, assim de repente, aparecem 4 mil médicos preparados para vir ao Brasil.

O governo apenas aproveitou o momento para lançar o Mais Médicos, com esse propósito principal de trazer os cubanos. Com marketing: quem pode ser contra a colocação de médicos em lugares carentes? Por outro lado, a presidente Dilma comprou uma briga feia com os médicos brasileiros, caracterizados como ricos insensíveis no discurso oficial e aliado. Uma ofensa, claro, mesmo considerando que há médicos que não cumprem suas obrigações. A grande maioria está aí, ralando.

Finalmente, e se algum cubano entrar, por exemplo, na embaixada dos EUA e conseguir refúgio, o que fará o governo brasileiro?
roberto basei
31/08/2013 09:29
O SEXO DOS ANJOS

Enquanto se discute o que se deve ou que não se de ouvir, a carruagem passa, a Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí Açu, que o tem como principal (O nome "Itajaí-Açu" de origem tupi que ocuparam a Praia de Cabeçudas, em Itajaí, estando ligado à formação de pedra conhecida atualmente como Bico do Papagaio. Significa: ita = pedra; jaí = o pássaro, a ave; açu = grande). Não é levado em consideração nem mesmo o nome, imagina o significado de grande!
Então, essa bacia hidrográfica é de formato de cachoeira somente na sua origem e aqui no vale se torna em meandros o que obriga o mesmo a procurar caminhos para cumprir com sua obrigação que é drenar a água da região.
Essa constante procura pelo melhor caminho torna o Rio abrasivo, ou seja ele escava constantemente o que ele o "Rio" já fizera antes de 2008, as fortes chuvas de 2008 foram o ponto chave, a finalização de um trabalho gradativo da natureza e que o homem insiste em não observar.
Quando aconteceu em 2008, foi por causa de uma catástrofe, gastou um pouco para recuperação, jogando uma cargas de terra, uns fragmentos de rocha, ai 2011 aconteceu de novo e agora novamente, desta vez o Rio quis fez questão de mostrar aquilo que ninguém quis ver; Olha o trabalho foi mal feito, pois nem chegaram as chuvas ainda!
Então é necessário levar a sério, precisa realizar um estudo observar o ponto na margem esquerda num ponto anterior (antes) do deslizamento e amenizar o impacto da água, realizar um aterro com um bom projeto no ponto do deslizamento (E com certeza quando for sério, terá verbas) preferencialmente em forma de bancadas e com material adequado para que suporte a abrasividade das (curvas do Rio).
Uma outra maneira o muro de contenção no pé do morro, é uma excelente forma de jogar dinheiro fora, a foto já diz tudo, o deslizamento continua, transpassa a contenção e invade a pista.
Solicitar uma licença, junto aos órgãos ambientais, realizar um corte em na forma de bancada e após um bom reflorestamento é a forma que daria mais segurança e não degradaria tanto o meio ambiente.
Do contrário se erguerem mais dez metros o muro de gabião ainda não será o suficiente, haja visto esse tipo de obra dar muito certo em lugares aterrados e pequenos não em contenção de deslizamento.

A Verdade Não Se Promete! Se Conta.
Herculano
31/08/2013 08:15
A FORÇA DOS SINDICATOS, PELEGOS E OUTROS ULTRAPASSADOS QUE VIVEM AS CUSTAS DE UM DIA DE TRABALHA DURO DOS TRABALHADORES, AS SOMBRA DE ORGANIZAÇÕES E DE PARTIDOS MANCHADOS, BEM COMO DAS TETAS DO GOVERNO

Dia Nacional de Lutas: cerca de 2 mil interditam a Avenida Paulista. É o título de O Globo e que revela como gatos pingados, profissionais ou contratados se mobilizam para as manifestações as quais param cidades, rodovias e transporte público.

A repórter Marcelle Ribeiro, conta que cerca de 2 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar (PM), ocuparam as duas pistas da Avenida Paulista em frente ao vão livre do Museu de Artes de São Paulo (Masp). O ato fez parte do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação e pediu um transporte coletivo de melhor qualidade, como também redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim da terceirização e a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, entre outras reivindicações.

O vão livre do Masp foi tomado por bandeiras e balões da CUT, organizadora do protesto, mas também há representantes da central sindical Conlutas; da Apeoesp, o sindicato dos professores estaduais, que antes fizeram uma manifestação na Praça da República; e da União Nacional dos Estudantes (UNE). O protesto também teve faixas pedindo a saída do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Herculano
31/08/2013 08:08
PACTO PRÉ-ELEITORAL DE AÉCIO E CAMPOS MIRA O PT EM CINCO FRENTES

Palanques duplos em 5 Estados e veto a campanha mais curta em 2014 unem presidenciáveis do PSDB e do PSB. Senador e governador combinam discurso comum por rigor fiscal e sintonia em 'temas de Estado e da democracia', revela a análise de Vera Magalhães, a editora da coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo na edição deste sábado.

Potenciais candidatos a presidente em 2014, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) selaram cinco "pactos" durante jantar anteontem na casa do governador de Pernambuco, no Recife.

Os pontos acordados pelos dois presidenciáveis representam uma espécie de protocolo de não agressão nesse momento de pré-campanha, e miram o PT e a presidente Dilma Rousseff, cuja base o PSB de Campos integra.

O primeiro ponto acertado é que PSDB e PSB, partidos que ambos presidem, votarão contra a minirreforma eleitoral em tramitação no Senado, que visa encurtar a campanha de 2014 e reduzir a propaganda política.

Campos e Aécio entendem que a proposta, elaborada pelo peemedebista Romero Jucá (PMDB-RR), tem como propósito impedir que candidatos pouco conhecidos sejam apresentados aos eleitores.

"Diminuir a campanha é golpe. É preciso tempo para que as pessoas possam conhecer os candidatos'', disse Campos durante entrevista ao "Programa do Ratinho'', levada ao ar na noite do jantar.

O segundo ponto do pacto selado pelos pré-candidatos é que eles vão procurar explicitar sintonia nas teses de defesa do Estado e da democracia'', segundo o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), presente ao encontro.

Ambos deram aval à decisão do diplomata Eduardo Saboia de trazer ao Brasil o senador boliviano Roger Molina. Não foi combinado, garantem, mas a ideia é repetir esse tipo de posicionamento.

Na breve entrevista que concedeu após o jantar, Campos ressaltou essa convergência'' na defesa dos preceitos democráticos. "Não podemos fragilizar esses valores republicanos só porque tem o ano eleitoral'', disse.

O terceiro ponto de acordo foi que ambos farão publicamente a defesa do equilíbrio fiscal por parte da União.

O quarto pacto é de compromisso com o contraditório e o amplo debate'' de ideias. Trata-se de um recado direto a Dilma, a quem o governador de Pernambuco tem criticado por, segundo ele, ser pouco afeita ao diálogo.

Por fim, Campos e Aécio fizeram um balanço das sucessões nos Estados e enumeraram aqueles em que será possível unir PSDB e PSB e formar palanque duplo''.

Os casos com negociações mais avançadas são São Paulo e Paraná, mas há também tratativas em curso em Minas Gerais, Paraíba e Piauí.
Herculano
31/08/2013 08:03
O DESINFORMADO, DISTANTE DA COMUNIDADE E TEIMOSO

Há uma semana o Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, mostra-se desinformado, distante daqui e teimoso. Continua a informar que o deslizamento e a recuperação no bairro Figueira, em Gaspar se dá na Rodovia Jorge Lacerda.

1. Aquele trecho é municipalizado. Há lei que oficializou isto e faz anos.
2. E por ser municipalizado, deixou de ser Rodovia Jorge Lacerda para se chamar Rua Anfilóquio Nunes Pires.
3. E exatamente por ser municipalizado, é que a recuperação do deslizamento é feito pela prefeitura de Gaspar e não pelo Deinfra, que cuida das rodovias em Santa Catarina.
4. É o que dá manter jornalistas distantes da comunidade apurando, escrevendo e editando sobre assuntos que desconhecem ou que teimosa e por soberba querem criar realidades próprias.
Herculano
31/08/2013 07:55
OS EFEITOS DONADONGATE, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo.

A absolvição do deputado presidiário, Natan Donadon, é um despautério, todos sabem. Mas, passado o choque, cabe a pergunta: a Câmara está melhor, pior ou igual depois de ter mantido o mandato de alguém já condenado e cumprindo pena em regime fechado?

Na minha opinião, a Câmara está do mesmo jeito. Igualzinha. E com chances de melhorar. Aliás, Natan Donadon estava condenado pelo STF desde 2010. Zanzava pela Câmara e votava. Agora, está preso.

E pode haver uma outra consequência. Até quarta-feira, dia em que o mandato de Donadon foi salvo, eram nulas as chances de passar a proposta de voto aberto para sessões de cassação de mandato. Hoje as possibilidades são maiores e mais reais. O presidente da Câmara, Henrique Alves, empenhou sua palavra. Pode dar em nada, mas ele sepultará sua reputação de uma vez.

Outro equívoco é entender o Donadongate como a porta da esperança para a salvação de deputados condenados no processo do mensalão. Se Donadon não tivesse sido absolvido, o voto secreto seria mantido. A surpresa poderia vir apenas na sessão de cassação dos mensaleiros.

Deputados e senadores com um mínimo de juízo - o que, às vezes, é esperar demais - devem votar neste ano a emenda constitucional do voto aberto. Também deve tramitar com mais rapidez uma outra proposta, que determina a perda de mandato de forma automática depois de uma condenação irrecorrível no STF.

O ideal seria, é claro, ter cassado Donadon e, ao mesmo tempo, enterrado o voto secreto. Só que o mundo ideal, sinto informar, não existe.

De maneira inadvertida, os inconsequentes de quarta-feira pavimentaram o caminho para nunca mais cometerem tal estripulia escondidos atrás do voto secreto. Mas, antes de comemorar, é melhor esperar a aprovação das novas regras. Até porque, como se sabe, de onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo
Herculano
31/08/2013 07:52
NO BRASIL, SÓ O PT TEM A PRIMAZIA DE DENUNCIAR OS DEFEITOS DOS GOVERNOS DOS OUTROS. QUANDO UM OUTRO PARTIDO OU MILITANTE DE OUTRO PARTIDO FAZ ESTE GESTO DE CIDADANIA, MESMO COMO PROVAS E FONTES, VÃO VALE, TORNA-SE ALGO ABJETO, DESQUALIFICADO E SEM CRÉDITO.

E quem reafirma isto? O 247, o canal de comunicação do PT, sustentado anúncios publicitários de bancos estatais e a prefeitura petista de São Paulo. Segundo ele, "denúncia contra Mais Médicos tem marca do PSDB". E qual a denúncia? De que os prefeitos estão demitindo seus médicos para no lugar deles colocar os do programa Mais Médicos. Vão economizar e continuará a crônica falta de médicos nestas prefeituras.

O que diz o 247? A fonte principal de uma denúncia contra o programa que visa levar médicos a regiões remotas do País, publicada na Folha, é filiada ao PSDB; Desirée de Sá Barreto, secretária-adjunta de Saúde de Barbalho (CE), afirmou ao jornal que médicos brasileiros serão substituídos por cubanos, uma vez que, assim, a prefeitura deixará de gastar com os salários dos profissionais; em resposta, o Ministério da Saúde afirmou que as prefeituras que agirem desse modo serão excluídos do Mais Médicos; com a entrevista de Desirée à Folha, criou-se a percepção falsa de que médicos estrangeiros estão tomando postos de brasileiros.

Sobre as outras fontes, que não tinham filiação no PSDB, o 247, nada falou. Sobre a veracidade da denúncia, nada contestou. Esta é a imprensa que o PT quer: controlada, cordeira e oficial para que suas mazelas não sejam expostas, só as dos outros. E depois diz não entender a razão pela qual milhões foram as ruas exigir mudanças em junho. Wake up, Brazil!
Herculano
31/08/2013 07:35
O PSDB DE GASPAR MORREU?

Amanhã as lideranças do PSDB de Ilhota e simpatizantes se reúnem na Associação dos Servidores Públicos, em um carreteiro de confraternização. Anunciam a vinda do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes e do deputado Gilmar Knaesel, de Pomerode.

Enquanto isso em Gaspar, o partido teve a promessa de ter apoio para a candidatura a deputado estadual. Concretizada, o próprio presidente do partido saiu dele, para se tornar pré-candidato do PMDB, sua origem. Aliás, outro fundador do partido por aqui virou presidente do PT e assim vai...
Herculano
31/08/2013 07:31
O BALAIO DE INTERESSES

O governador pernambucano, Eduardo Campos, PSB, veio a Santa Catarina fortalecer o seu partido. Mas, declarou que mantém apoio ao governador Raimundo Colombo, PSD, que diz apoiar a reeleição da presidente Dilma Vana Rousseff, PT. Resumindo: não cobrou o palanque em 2014. Com isto, o deputado Federal e hoje secretário de Desenvolvimento Econômico de Colombo, Paulo Roberto Bornhausen, ex-PSD e que virou PSB, continua no governo. Ou seja, entre eles, está tudo certo. Cada um com a sua carta na manga.
Herculano
31/08/2013 07:25
CONCORRÊNCIA DESLEAL

Conselho Administrativo de Defesa Econômica -Cade - determinou que as Organizações Globo alterem a política de descontos, e anúncios casados de seus jornais O Globo, Extra e Expresso da Notícia, entre eles e com a própria TV e rádios Globo; segundo o órgão, política comercial da empresa vinha prejudicando a concorrência no Rio de Janeiro, em especial os jornais O Dia e Jornal do Brasil; As Organizações Globo também tiveram que aceitar pagar uma contribuição pecuniária de R$ 1,94 milhão. O caso se enrolava desde 2005.
Herculano
31/08/2013 07:17
COMO FUNCIONA

Logo que desbarrancou parte da Rua Anfilóquio Nunes Pires, a prefeitura de Gaspar, boa de cálculo, botou um preço para recuperá-la: R$200mil. Passaram-se algumas horas e os R$200 mil viraram R$300 mil. E diziam que queriam isto da Defesa Civil do Estado...

Ontem, o governador Raimundo Colombo, PSD, no contato pessoal com o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, botou o preço da ajuda do governo do estado via a secretaria da Defesa Civil: R$100 mil. A informação é oficial e da própria prefeitura. Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
30/08/2013 22:07
Eu gostaria que algum comunista minimamente inteligente deste município, o que é raríssimo, pudesse me responder as seguintes perguntas:

1. Se o comunismo é tão maravilhoso, por que Oscar Niemeyer enriqueceu vendendo seus projetos aos capitalistas e não aos comunistas? Faça o que eu falo mas não faça o que eu faço?

2. Se Cuba é um paraíso, por que motivo vocês vão para a EUROPA(ITÁLIA, ALEMANHA) e não para Havana? Por que não vão morar lá? e por fim, por que nunca vimos um americano fugindo para Havana em balsas improvisadas?

3. Por qual motivo as pessoas fugiam da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental e não o contrário?
Nos poupem!
Herculano
30/08/2013 21:44
O CIRCO DOS POLÍTICOS E SEUS AMESTRADOS. COMO ELE FUNCIONA PARA NOSLUDIBRIAR

Hoje o governador Raimundo Colombo, PSD, veio ao Belchior. Ele veio prestigiar a caravana do PT. E atrás deles, estava a imprensa para registrar a liberação de R$3,5 milhões do governo do estado para o asfalto de 2,5 quilômetros no Morro do Serafim de interesse do PT, cujo assunto já detalhei a exaustão aqui.

E o que apareceu, do nada, surpreendente no caminho de todos? A implantação, exatamente hoje, sexta-feira, fato incomum, logo cedo, do canteiro de obras da Sul Catarinense, a empreiteira que ganhou a licitação para a duplicação de dois lotes da BR 470. Isto aconteceu 40 dias depois da assinatura da Ordem de Serviço onde se prometeu máquinas para a semana seguinte.

Desde cedo desta sexta-feira um show: máquinas, sinalização, placas informando a obra, movimentação de homens uniformizados, trânsito meio congestionado propositadamente para todos perceberem. Um teatro. Script antigo e conhecido. E o que aconteceu no início da noite, depois que todos os políticos e a imprensa foram embora? Quase é difícil saber onde está o tal canteiro de obras. Sobrou uma máquina retroescavadeira.

A encenação desta sexta-feira dá bem a dimensão de como será esta obra. E depois sou eu quem exagero.
Herculano
30/08/2013 21:20
DURANTE 18 MESES, GOVERNO BRASILEIRO DEU TREINAMENTO A CUBANOS E NÃO MOVEU UMA PALHA PARA LEVAR MÉDICOS ÀS ÁREAS CARENTES DO PAÍS, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Num debate havido no programa "Entre Aspas", da GloboNews, comandado por Mônica Waldvogel, o senador Humberto Costa (PT-SP) afirmou, com todas as letras, que o governo brasileiro vinha tratando da importação de médicos cubanos havia já um ano e meio. Escrevi um post a respeito na segunda-feira. Costa afirmou literalmente:

"Esse programa já vem sendo trabalhado há um ano e meio. Boa parte desses cubanos já trabalharam em países de língua portuguesa, não têm dificuldade com a língua. E, ao longo desse um ano e meio, eles vêm tendo conhecimento sobre o sistema de saúde no Brasil, doenças que existem aqui e não existem lá?"

Como se constata na fala acima, Costa não está a dizer que o programa estava sendo pensado apenas nos escaninhos da burocracia, que havia uma vaga ideia a respeito ou coisa, que, quem sabe?, o Brasil poderia fazer um dia. Nada disso!

O senador está a dizer que os cubanos "vêm tendo conhecimento sobre o sistema de saúde no Brasil, doenças que existem aqui e não existem lá?" O Estadão publica um texto informando que os cubanos vêm tendo aulas há seis meses.

Seis meses ou um ano e meio? Em qualquer dos casos, fica evidente que havia um programa secreto em gestação. Chegou-se a pensar por aqui que o governo tomou medidas meio atabalhoadas, pressionado pelas manifestações.

Costa, que deve conhecer o assunto porque é um petista graúdo e porque foi ministro da Saúde, afirmou que a coisa é bem mais antiga: remonta ao tempo em que a popularidade de Dilma estava lá nos cornos da Lua, e as ruas, pacíficas.

Seis meses ou um ano e meio? A diferença é, sim, relevante:
a: como, há um ano e meio, não havia a pressão (embora houvesse a necessidade) por mais médicos nos rincões do Brasil, isso sugere que a importação dos cubanos atendia mais a uma necessidade de Cuba do que do Brasil;
b: nesse um ano e meio, o Ministério da Saúde não moveu uma palha para atrair os médicos brasileiros para as áreas carentes. Por que não? Porque, afinal, havia um programa em curso;
c: os cubanos se espalham por praticamente todos os países da América Latina que hoje têm governos de esquerda. O Brasil, até havia pouco, era uma exceção;
d: cubanos ou brasileiros, os médicos que vão para essas áreas carentes terão de enfrentar um problema fundamental: a falta de infraestrutura.

A questão do tempo - se seis ou dezoito meses - só é irrelevante diante de uma questão óbvia: quando Alexandre Padilha, ministro da Saúde, anunciou, no mês passado, que o governo desistira dos médicos cubanos, ele estava contando o oposto da verdade.
Roberto Sombrio
30/08/2013 21:12
O país da Dilma Piradinha, do PT fora da casinha e do prefeito ET de Varginha.

Lula não está entre os bilionários do ano, diz Forbes. Essa revista também está Forbes da casinha. Lula entrou no Palácio do Planalto como presidente retirante e saiu de lá com uma mudança que encheu 13 carretas e ainda roubou um crucifixo que não era dele. Agora faz palestras pelo mundo apoiado pelas Empreiteiras Chapa branca para lavar dinheiro.

Dilma piradinha. A comparação que a presidente fez sobre o Doi-codi é verdadeira. Palavras dela: "Eu estive no DOI-Codi. Eu sei o que é o DOI-Codi. E asseguro a vocês: é tão distante o DOI-Codi da embaixada brasileira lá em La Paz como é distante o céu do inferno. Literalmente isso", afirmou, a presidente. Primeiro ela cita o Doi-codi e depois a embaixada em La Paz e em seguida, primeiro ela cita o céu e depois o inferno. Seguindo esse raciocínio de comparação ela afirma que o Doi-codi é o céu e a embaixada o inferno. A presidente Dilma piradinha não conhece o inferno. Pior que o Doi-codi é o inferno dos hospitais do SUSto no país que a Sra. envergonha com suas estripulias pilantras.
Tudo que o PT de Lula e da Dilma fazem é contra a Constituição. O pior para um povo é viver por 10 anos sob o jugo de um presidente bêbado e ladrão de crucifixo e uma presidente guerrilheira, assaltante de bancos e seqüestradora.

Zuchi, o prefeito que lembra o ET de Varginha, ninguém vê, só ouve falar porque está sempre em Brasília tomando cafezinho. Com o dinheiro que gasta nessas viagens em vão daria para refazer o estrago na Anfilóquio Nunes Pires sem decretar emergência no município. Todos falam que Gaspar é meia cidade. Votaram no Zuchi? Acreditaram no PT? Nunca vi o PT fazer algo por inteiro que fosse do bem.

Herculano
30/08/2013 20:27
ARENA E O CTG

O artigo que escrevi hoje ganhou a discussão na cidade. Todos ficaram indignados. Uma unanimidade. Uma parte achando que se trata de um abuso para poucos; a outra parte, a beneficiada, achando que eu me meti em algo muito particular deles. Espera ai, se é particular qual a razão de se pedir a benção da Câmara onde está os representantes do povo?

Transparência é o que falta em tudo isto, e esta é a minha indignação também. Quantas promoções foram feitas em Gaspar com a participação popular ou em ambiente público e houve prestação de contas à comunidade nos últimos tempos? A lista é grande. O CTG fez a sua festa faz meses e até agora, nada. Então...
Herculano
30/08/2013 20:21
O QUE VOCÊ FARIA...

... se soubesse que máquina de uma prefeitura estão em outro município fazendo obras para particulares, conhecidos do poder que têm as máquinas?

Herculano
30/08/2013 20:17
O ÚLTIMO SABER

Foi lá no Belchior Alto, em Gaspar, que o governador teve contato por uma equipe da RBS, do vídeo onde bandidos, todos jovens, do presídio regional de Blumenau, postaram e atualizam de dentro da cadeia desde março numa rede social desafiando o estado, a polícia, as leis e a sociedade.

Raimundo Colombo, PSD, confessou de viva voz que não sabia de nada sobre este assunto. Interessante isto. Se ele não sabia, das duas uma: ou a polícia e sua inteligência estão escondendo fatos graves dele, ou então a polícia e sua inteligência estão falhando e não contra propriamente o governo, mas contra a sociedade, que está vulnerável e a mercê de gente perigosa e cada vez mais abusada.

É isto que dá o governo do estado, prometer como urgente a construção de uma nova penitenciária para o Vale e não ter capacidade para resolver esta urgência, para a qual existe recursos alocados. Faz seis meses de lengalenga na secretaria de Desenvolvimento Regional, cabide de empregos para políticos incompetentes e sugadouro do escasso dinheiro do estado e feito dos nossos pesados impostos. Imagina se não houvesse a disposição para a urgência e recursos disponíveis para esta obra.

Meu Deus!
Herculano
30/08/2013 20:08
CHORORÔ

O vereador do Belchior, Jaime Kirchner, PMDB, foi solenemente ignorado na composição da mesa da solenidade para o asfaltamento do Moro do Serafim. Ele se mostrou inconformado. Ainda mais, que nos últimos dias tem se mostrado mais petista do que peemdebista.
Herculano
30/08/2013 20:06
GOVERNADOR ATENDE AO PT

Foi sacramentada hoje a tarde na Sociedade Harmonia, no Belchior Alto, a solenidade em que o governo do estado autoriza a execução do asfaltamento de 2,5 quilômetros no Morro Serafim, na ligação entre Luiz Alves e Gaspar. O governador Raimundo Colombo, PSD, e o secretário Valdir Cobalchini, PMDB, estavam lá com o prefeito Pedro Celso Zuchi, e a família Lima, os deputados Décio Neri e Ana Paula, que uma semana antes pré-acertaram técnica e financeiramente este assunto. Ele é uma paga de promessa da família Lima a Tarcísio Rech, candidato a prefeito de Luiz Alves pelo PT.

Este trecho era remanescente. Adilson Luiz Schmitt, PPS, quando prefeito tomou um empréstimo do Badesc e fez dois quilômetros no Belchior Alto e mais um no Belchior Baixo em 2007. O prefeito de Luiz Alves, Viland Borg, PMDB, fez os outros seis depois da catástrofe ambiental de 2008 com recursos estaduais e municipais.
Herculano
30/08/2013 19:52
O BURACO É MAIS EMBAIXO

O sumido secretário de Obras de Gaspar, engenheiro Soly Waltrick Antunes Filho, apareceu para orientar e falar sobre o deslizamento da Rua Anfilóquio Nunes Pires. Antes só curiosos: Mari Inez Testoni Theiss e Jackson José dos Santos.

Primeiro tentaram passar para a imprensa que a responsabilidade do assunto seria do governo do estado, ignorando que eles próprios municipalizaram a rodovia estadual. Depois, gastaram dinheiro do povo com diárias (pelo menos nas entrevistas disseram que foram lá) indo a Florianópolis para falar e reclamar de que não foram atendidos pelo secretário da Defesa Estadual, Milton Hobbus. Nem jogar a culpa nos outros, são capazes. O secretário estava na Alemanha e para piorar, o decreto de emergência só hoje foi publicado hoje - porque o prefeito estava em Brasília - no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - decreto este necessário para a Defesa Estadual avaliar a possibilidade de ajuda a Gaspar.

Agora a noite, a reportagem do RBS Notícias, de Blumenau, sobre o assunto informou que a prefeitura criou vergonha na cara e resolveu iniciar a recuperação. Entretanto, advertiu: na semana que vem vai levar esta conta - que se calculou em R$200 mil, foi para R$300 mil em questão de horas e agora todos fecharam o bico a respeito disso - para o governo do estado. Como é que é? A prefeitura de Gaspar poderá no máximo abrir negociações a respeito para pagar parcial ou totalmente o estrago. E por que? Porque com a municipalização da antiga Rodovia Jorge Lacerda, Gaspar assumiu a responsabilidade de mantê-la, inclusive nas tragédias naturais.

Como se vê, pulga abunda em cachorro magro. Outra, a prefeitura adquiriu tantas máquinas, tantas horas máquinas de prestadores de serviços, tanto macadame, brita e areia, não tem, nestas horas, disponibilidades para o serviço? Acorda, Gaspar!

Herculano
30/08/2013 17:28
MAIORIA SILENCIOSA, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S. Paulo

O que dizer diante da decisão da Câmara de preservar o mandato de Natan Donadon, ora em cumprimento de pena no presídio da Papuda (DF) por desvio de dinheiro público e formação de quadrilha?

Se ele mesmo se surpreendeu - "Não acredito!", reagiu - com o resultado da votação secreta (233 votos pela cassação, 131 pela absolvição e 41 abstenções), é de se ressaltar o caráter espantoso da decisão.

O aparentemente impossível, no Parlamento acontece.

Parecia óbvio que suas excelências não cometeriam tal abuso: mais que uma agressão aos fatos, um desrespeito ao Judiciário que o condenou a 13 anos de prisão e uma afronta ao próprio Legislativo que admitiu, assim, a compatibilidade entre o exercício do mandato e a condenação penal.

Durante o dia a cassação era dada como certa. De noite, na sessão em que Donadon foi autorizado a tirar as algemas para apresentar sua defesa, nenhum discurso em prol da absolvição. Apurados os votos, contudo, emergiu a força da maioria silenciosa e, por ação e omissão, licenciosa.

Houve maior número de votos pela condenação, mas somadas as abstenções, os ausentes (108) e os favoráveis à preservação do mandato, chegamos a 280 deputados em apoio a Donadon contra 233. Faltaram 24 votos para o alcance do quórum necessário (257) à cassação.

O presidente da Câmara, Henrique Alves, fez o gesto inútil de declarar afastado do cargo o deputado que já estava afastado, confinado a uma cela desde o dia 28 de junho e, não obstante, será "excelência" ainda por um ano e meio. A maior parte de seus pares fez isso confiando na proteção do sigilo. Atingiram a todos, inevitavelmente nivelados por baixo.

O resultado não seria o mesmo se a votação fosse aberta. Nem a Câmara precisaria arcar com o inevitável acréscimo em seu robusto patrimônio de desgaste se tivesse optado pelo artigo da Constituição que determina a perda do mandato para os condenados em ações penais, e não pelo dispositivo que transfere a última palavra ao Legislativo.

As duas questões já poderiam ter sido resolvidas, caso houvesse interesse real em resolvê-las com a aprovação do fim do voto sigiloso em processos de cassação e da emenda que prevê a perda automática de mandato para condenados, ambas as propostas em tramitação no Congresso.

Mas, como ficou claro na exorbitante decisão da noite de quarta-feira, a maioria no Legislativo não está preocupada em corrigir nada. Aliás, está pouco ligando para coisa alguma que não seja a causa própria, neste caso a autoproteção.

Está criado o precedente para que os condenados no processo do mensalão continuem deputados até o início de 2015, independentemente de o Supremo Tribunal Federal daqui até lá determinar ou não o cumprimento das sentenças.

Os quatro, José Genoino, Pedro Henry, João Paulo Cunha e Valdemar Costa Neto estavam ausentes da sessão, engrossando a tropa dos que ajudaram a absolver o condenado fazendo da Câmara merecedora do troféu vergonha alheia do ano.
Herculano
30/08/2013 17:23
UMA MINORIA

Imagens dos noticiários da tevê e disponíveis na internet, mostram que houve várias paralisações no país nesta sexta-feira, organizadas por sindicatos de várias categorias ou centrais sindicais.

Elas contrastam com as ações semelhantes de outros tempos e como a tomada das ruas por jovens em junho. São gatos pingados, deprimentes imagens da falta de ativistas, são violentos e querem se impor no direito de ir e vir da maioria para fazer as suas propostas. Tristes tempos.
Herculano
30/08/2013 17:13
A AGENDA DUPLA

Está no Moacir Pereira. A reunião entre o presidente da ANTT, Jorge Bastos, a ministra Ideli Salvati, o governador Raimundo Colombo e os prefeitos da Grande Florianópolis, marcada para hoje, as 15 horas, na Fiesc, foi transferida. A ministra ficou retida em Minas Gerais.
O encontro vai acontecer neste sábado, a partir das 8 horas, na Fiesc.

1. Neste horário desde ontem está confirmado pelo próprio governador para o PT de Gaspar, Blumenau e Luiz Alves, a solenidade no Harmonia, no Belchior, para a assinatura do convênio para o asfaltamento de 2,5 quilômetros da ligação Gaspar Luiz Alves.

2. Ele compareceu a solenidade.

3. Então, se isto aconteceu, outras duas possivelmente aconteceram: alguém mentiu e a a gasparense honorária Ideli Salvatti está presa no compromisso dela em Belo Horizonte desde ontem quando o governador confirmou a agenda para Gaspar, agenda esta prevista desde a terça-feira como relatei em comentário postado lá embaixo.
Herculano
30/08/2013 17:04
NÃO TEM JEITO. É UMA MARCA DE GOVERNO E DE PARTIDO. A MENTIRA, A ENGAÇÃO, A FALTA DE TRANSPARÊNCIA PARA NÃO DIZER SACANAGEM É MAIOR QUE SE IMAGINAVA. É POR ISSO QUE ESTA GENTE NÃO TOLERA IMPRENSA LIVRE, IMPRENSA INVESTIGATIVA, A PLURALILIDADE DE OPINIÃO. TRATAM OS CIDADÃOS COMO TOLOS OU BOIS NO BRETE A ESPERA DA HORA DO SACRIFÍCIO. DELES SÓ O VOTO E OS ALTO IMPOSTOS PAA SUSTENTAR A MÁQUINA DE PRIVILÉGIOS

A revista Veja revela. Médicos cubanos sabiam de plano do Brasil há seis meses. Antes do anúncio do acordo, profissionais que vieram trabalhar no país receberam aulas em Cuba com o mesmo conteúdo que está sendo passado no curso preparatório do Mais Médicos

Médicos cubanos recrutados para trabalhar no Brasil recebem aulas de português e informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) há pelo menos seis meses. Mesmo sem a formalização de um acordo, professores brasileiros, usando material didático do Mais Médicos, viajaram para diversas localidades de Cuba para iniciar a formação dos profissionais, em uma sinalização de que o governo há tempos trabalha com a meta de trazê-los para o país. "Agora é só revisão. Boa parte do conteúdo aprendemos lá", diz o médico Alfredo Rousseaux, que desembarcou semana passada em Brasília para participar do curso preparatório de três semanas. "Um dos professores daqui conheço de vista, já deu curso lá em Cuba."

A apostila de português, distribuída nesta semana para os alunos com o logo do Mais Médicos, também já é conhecida de Rousseaux. "Os professores exibiam projeções com o mesmo conteúdo." Os amigos Veronico Gallardo, Marisel Velasquez Hernandez e Diego Correa também se preparam para a temporada no Brasil há meses. Desde o início do ano recebem uma formação específica, voltada para o trabalho que seria feito aqui no país.

Com domínio razoável de português, Gallardo afirma ter estudado bastante sobre problemas comuns na Região Norte, onde espera atuar. "Devo trabalhar no Amazonas." Já Rousseaux conta que todos estavam convictos de que o desembarque no Brasil seria questão de tempo. "Fui informado sobre a vinda mais ou menos 15 dias antes da viagem. Disseram que era para deixar tudo pronto."
Herculano
30/08/2013 12:42
O QUE PENSAM AS PESSOAS ALFABETIZADAS, CAPAZES DE LER E ESCREVER OPINIÕES PARA OS JORNAIS, MAS SÃO MINORIA NAS URNAS? OS QUE ESTÃO PODER SABEM DISSO E MANIPULAM OS VOTOS NO TEMPO DAS ELEIÇÕES

Estas opiniões são de leitores do jornal Folha de S. Paulo

Boa parte dos nossos parlamentares definitivamente perdeu o pudor. Salvaram o mandato de um deputado condenado pela justiça. É inédito e ridículo termos um criminoso-deputado, cujo gabinete se encontra na pen itenciária da Papuda. Será chamado de Sua Excelência o educando? Terá assessores? Os que o absolveram serão deputados cúmplices?José Oscar da Silva Lopes (Uberaba, MG)-

A manchete da Folha deveria ter sido: Vergonha! Escrita em letras grandes e vermelhas. Agora, os mensaleiros podem dormir tranquilos porque não correm mais o risco de perderem seus mandatos. E onde estavam os 108 deputados que faltaram? Gostaria de saber qual foi o voto do "meu" deputado. Mas infelizmente o voto é secreto. Rosilea Ignes dos Reis (São Paulo, SP) -

A própria Câmara dos Deputados nos mostrou ontem que tem de acabar com a votação secreta em qualquer nível e sobre qualquer tema. O povo tem de saber quem foram os deputados que votaram contra a cassação e absolveram um indigno representante, já condenado e preso. Márcio Migliacci (São Paulo, SP)
Herculano
30/08/2013 11:55
O DEPUTADO PRESIDIÁRIO É UMA ABERRAÇÃO QUE TEM MÃE, PAI, PADRINHOS E MADRINHAS, por Augusto Nunes, de Veja.

A votação que impediu a cassação do mandato de Natan Donadon, preso desde junho no presídio da Papuda, transformou a Câmara na mãe do primeiro deputado presidiário da história. O pai é o Supremo Tribunal Federal. Os padrinhos são Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Roberto Barroso e Teori Zavascki. As madrinhas são Rosa Weber e Carmen Lúcia. Eles garantiram a duvidosa honraria na sessão em que, depois da condenação do senador Ivo Cassol a uma temporada na cadeia, ficou decidido por 6 togas contra 4 que só o Congresso pode deliberar sobre cassação de mandatos.

Em dezembro, durante o julgamento do mensalão, o Supremo havia resolvido por 5 a 4 que o confisco da vaga no Senado ou na Câmara deve ocorrer automaticamente em dois casos: quando a condenação superior a um ano envolver improbidade administrativa ou quando a pena for superior a quatro anos. "Nessas duas hipóteses, a perda de mandato é uma consequência direta e imediata causada pela condenação criminal transitada em julgado" ensinou o decano da Corte, Celso de Mello, que acompanhou os votos de Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Na sessão que aprovou o retrocesso, Fux declarou-se impedido. Sobraram quatro. Os derrotados em dezembro viraram seis graças à adesão de Theori Zavascki, que substituiu Cezar Peluso, e Roberto Barroso, que assumiu o lugar de Ayres Britto. "Não posso produzir a decisão que gostaria, porque a Constituição não permite", recitou Barroso, pendurado no parágrafo 2º do artigo 55 da Constituição, que estabelece a perda do cargo "por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa".

Se tivesse optado pelo caminho da sensatez, o caçula do Supremo compreenderia que acabara de chancelar o que Gilmar Mendes batizou de "fórmula-jabuticaba", por existir apenas no Brasil."Não é possível um sujeito detentor do mandato cumprindo pena de cinco ou dez anos", espantou-se Mendes. "Vossa Excelência sabe que consequência dará condenar a cinco anos e deixar a decisão final para a Congresso", advertiu Joaquim Barbosa. "Esta Corte tem de decretar a perda do mandato, sob pena de nossa decisão daqui a pouco ser colocada em xeque". Deu no que deu.

"Agora temos essa situação de alguém com direitos políticos suspensos, mas deputado com mandato", ironizou nesta quinta-feira o ministro Marco Aurélio. "A Papuda está homenageada. Vai causar inveja muito grande aos demais reeducandos". Não foi por falta de aviso. Em fevereiro de 2009, ao ser eleito corregedor da Casa dos Horrores, o deputado mineiro Edmar Moreira sucumbiu a um surto de sinceridade e contou numa frase como as coisas funcionam por lá: "No Legislativo, temos o vício insanável da amizade". Como toda mãe, a Câmara protege também filhotes delinquentes. Por que haveria de negar socorro a Donadon?

O primeiro deputado presidiário foi parido pela Câmara. Mas a aberração só viu a luz graças à ajuda militante do pai, dos padrinhos e das madrinhas.
Herculano
30/08/2013 11:33
SOB GRAVE SUSPEIÇÃO

Segundo os repórteres Fabio Fabrini e Andreza Matais, do jornal O Estado de S.Paulo, o ministro José Antonio Dias Toffoli não detalhou nesta quinta-feira, 29, seus ganhos extra-salário do Supremo Tribunal Federal que seriam usados, segundo ele, para pagar prestações de dois empréstimos com o Banco Mercantil do Brasil que, juntos, somam R$ 1,4 milhão.

Em resposta a uma nova consulta feita pelo Estado, a assessoria de Toffoli disse, em nota oficial, que "os rendimentos, recursos e o patrimônio do ministro são aqueles anualmente declarados à Receita Federal, em seu Imposto de Renda".

As parcelas mensais dos empréstimos, de R$ 16,7 mil, comprometem cerca de 92% dos ganhos líquidos de Toffoli no STF, de R$ 18,2 mil em julho.
Herculano
30/08/2013 11:28
DA SÉRIE COMO FUNCIONA.QUEM EXPLICA É ELIMAR FRANCO, DE O GLOBO, EM SE FICA, O BICHO PEGA, SE CORRER...

Há muita cautela com o anúncio feito pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, após o deputado-presidiário Natan Donadon não ter sido cassado. Ele disse que não votará novas cassações até aprovar o voto aberto. O temor tem fundamento. Aprovar emendas constitucionais exige muita articulação, o que faltou no caso Donadon. O quórum necessário é de três quintos dos votos (308). E os afetados pela mudança (como os réus do mensalão) podem tentar empurrar a votação para o final de seus mandatos. No Senado, a emenda do senador Álvaro Dias, apresentada em 2007, só foi aprovada em 2012.
Herculano
30/08/2013 11:21
SINCERAMENTE? NÃO SOMOS CIDADÃOS. REFLITAM SOBRE MAIS ESTA

Prefeituras vão demitir médicos para receber equipes do governo. 11 cidades já falam em trocar pessoal para ficar com brasileiros ou estrangeiros custeados pela União. Decisão tomada por economia pode afetar plano de Dilma de reduzir falta de profissionais no país. O levantamento é de uma ampla reportagem e que faz o principal título de capa da edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo.

Para aliviar as contas dos municípios, médicos contratados por diferentes prefeituras no país serão trocados por profissionais do Mais Médicos, programa do governo Dilma Rousseff (PT) para levar estrangeiros e brasileiros para atendimento de saúde no interior e nas periferias.

Na prática, a medida anunciada à Folha por prefeitos e secretários de saúde pode ameaçar a principal bandeira do plano: a redução da carência de médicos nesses lugares.

A reportagem identificou 11 cidades, de quatro Estados, que pretendem fazer demissões para receber as equipes do governo federal. Segundo as prefeituras, essa substituição significa economia, já que a bolsa de R$ 10 mil do Mais Médicos é totalmente custeada pela União.

O plano de Dilma foi lançado em julho e provocou polêmica na classe médica principalmente devido à vinda de estrangeiros - incluindo 4.000 cubanos, que devem ser deslocados para 701 cidades que não despertaram interesse de ninguém na primeira fase do Mais Médicos.

Outro atrativo alegado por prefeituras para a troca de equipes é a fixação desse novo médico no município por um período mínimo de três anos. Prefeitos reclamam da alta rotatividade dos médicos, que não se adaptam à falta de estrutura nessas localidades.

As cidades que já falam em trocar suas equipes estão no Amazonas (Coari, Lábrea e Anamã), na Bahia (Sapeaçu, Jeremoabo, Nova Soure e Santa Bárbara), no Ceará (Barbalha, Cascavel, Canindé) e em Pernambuco (Camaragibe).

Hoje, as prefeituras recebem da União cerca de R$ 10 mil por equipe no programa Saúde da Família. Complementos de salários e encargos, porém, são pagos com recursos de cada cidade.

Um exemplo é Coari, no Amazonas, a 421 km de barco de Manaus, onde a prefeitura paga R$ 25 mil para médicos recém-formados e R$ 35 mil para os especialistas.

"Somos obrigados a pagar esse valor ou ninguém aceita. Vamos tirar alguns dos nossos médicos e colocar os profissionais que chegarão do Mais Médicos", diz o secretário da Saúde, Ricardo Faria.

A prefeitura diz que vai demitir um médico de seu quadro para trocá-lo por outro que chegará já na primeira fase do programa federal.

Plano igual ao de Lábrea (a 851 km de Manaus), que tem seis médicos. "Pago R$ 30 mil para cada um deles. [Substituí-los] diminuiria os gastos da prefeitura", diz o prefeito Evaldo Gomes (PMDB).
Herculano
30/08/2013 11:14
ELES SE MERECEM, principal editorial desta sexta-feira do jornal Folha de S. Paulo.

Câmara decide manter em seus quadros deputado condenado pelo STF a mais de 13 anos de prisão; Casa precisa extinguir voto secreto

Que Natan Donadon (ex-PMDB-RO) tenha sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal; que a última instância da Justiça tenha sentenciado o deputado a mais de 13 anos de detenção e que ele já estivesse encarcerado; enfim, que o motivo de sua prisão tenha sido o desvio de R$ 8,4 milhões dos cofres públicos, nada disso, aos olhos da Câmara, constituiu razão para cassar o mandato do parlamentar.

A rigor, sendo conhecidos os hábitos deploráveis de boa parte dos políticos brasileiros, surpresa seria se a Casa legislativa houvesse agido de forma diferente.

A população, no fundo, sabe disso. Não é por acaso que a aprovação ao Congresso é tradicionalmente baixa. Segundo pesquisa recente, a taxa dos que consideram ruim ou péssima a atuação dos congressistas está em 42%, e apenas 13% entendem que ela é ótima ou boa. E esses patamares nem estão entre os piores da história.

Diante de níveis tão baixos de popularidade, qualquer instituição que se preze faria de tudo para melhorar a própria imagem. Pois os deputados que atualmente compõem a Câmara deixaram patente que não têm a organização a que pertencem em tão alta conta.

Nem mesmo as manifestações de junho foram suficientes para que eles buscassem conduta mais ética. A abominável verdade é que, em português claro, eles estão se lixando para a opinião pública.

Vai, sem dúvida, uma dose de injustiça na generalização. Dos 513 deputados, 233 quiseram cassar Natan Donadon e 131 foram contrários. Faltaram 24 votos para alcançar a maioria exigida por lei.

Como a votação foi secreta, porém, é impossível saber como se comportou cada congressista - salvo no caso dos 108 deputados que simplesmente não votaram, pois estes, na prática, ficaram abertamente ao lado de Donadon. Ao fim e ao cabo, igualam-se todos.

Seriam apenas esdrúxulas, não fosse a gravidade da situação, as questões que se apresentam. Por exemplo, Donadon manterá o salário de R$ 26,7 mil? Preservará assessores, apartamento funcional?

Mais importante, sem dúvida, é saber como a Câmara procederá diante dos deputados que são réus no processo do mensalão.

Enquanto vigorar o voto secreto nas sessões de cassação, sempre estará aberta a porta para o espírito corporativo. O presidente da Câmara quer, agora, acelerar a tramitação de proposta que levanta esse véu da impunidade.

Será um óbvio avanço, mas não apagará o fato de que a atual legislatura, por sua própria vontade, tem um presidiário em seus quadros. É revelador, mas não deixa de ser triste que os parlamentares se enxerguem dessa forma.
Herculano
30/08/2013 11:08
ECONOMIA BRASILEIRA CRESCE 1,5% NO 2º TRIMESTRE E 3,3% EM UM ANO

A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 3,3%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).feito o cálculo do PIB

Apesar de alta do PIB, cenário adverso adia promessa de retomada

Em relação ao trimestre anterior, é o maior avanço desde o começo de 2010 (2% no 1º trimestre de 2010). Já em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta registrada é a maior desde o primeiro trimestre de 2011 (4,2%).

Em valores correntes, o PIB (Produto Interno Bruto) alcançou a marca de R$ 1,2 trilhão. No acumulado do primeiro semestre, a economia brasileira cresceu 2,6% em relação a igual período de 2012.

Nos três primeiros meses deste ano, a economia brasileira tinha crescido 0,6% em relação ao trimestre anterior, e 1,9% em relação ao primeiro trimestre de 2012.
observador-mor
30/08/2013 11:05
VAMOS FALAR BEM CLARO,PARA TODOS ENTENDEREM :
AQUI NESTE PAÍS O QUE MAIS SE FAZ É DESCUMPRIR A CONSTITUIÇÃO,SE ROUBA ,SE MATA,SE SEQUESTRA,SE CORROMPE ,SE SUBORNA,SE FRAUDA,ETC...ETC..ETC....NADA ACONTECE !!!

É CLARO,É EVIDENTE QUE ninguém com direitos políticos suspensos PODE EXERCER CARGO POLÍTICO, ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO,É SÓ CUMPRI-LA.
MAS É AÍ QUE ESTÁ O PROBLEMA ,CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO É PURA RETÓRICA, NESTE PAÍS ESCULHAMBADO ,ONDE A MENTIRA,O FINGIMENTO,O CINISMO E A CORRUPÇÃO IMPERAM.

ISTO VALE PARA TODOS OS P 'S DA VIDA.
Herculano
30/08/2013 11:01
LÁBIA PRÓPRIA DE POLÍTICO PALANQUEIRO E BRAVATEIRO SALVOU O ESPERTO DONADON. DONADON SABIA O QUE FAZIA. OS DEPUADOS QUE VOTARAM A FAVOR DA SUA ABSOLVIÇÃO OU LEVARAM AS MÃOS COM A AUSÊNCIA PROPOSITAL, TAMBÉM. DONADON CONTOU O DRAMA DA PRISÃO E EMOCIONOU OS COLEGAS, ALGUNS TEMEROSOS DE MESMO DESTINO. QUANTOS MILHARES DE PRESOS ESTÃO EM SITUAÇÃO PIOR AO RELATADO PELO DEPUTADO?

O texto da vergonha é do jornal Folha de S.Paulo. "Você ganhou a Casa", resumiu o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), num bate-papo com Natan Donadon, no fundo do plenário da Câmara, cerca de 30 minutos antes do anúncio de que, mesmo preso e condenado por desvio de dinheiro público, ele permaneceria um deputado.

A afirmação era uma referência direta a dois elementos decisivos: o fato de ter se exposto ao deixar o presídio e ir ao plenário, apesar de todas as avaliações apontarem para a certeza de nova humilhação, com a perda do mandato.

E ao discurso de 40 minutos que proferiu em sua defesa diante de um plenário que, minutos antes, dava como certa a cassação.

Foram, mais especificamente, 15 minutos de uma descrição de um "inferno" na cadeia que poderia atingir outros parlamentares presentes. Uma deputada chorou ao ouvir o relato.

Donadon contou como chegou à Câmara: algemado, num camburão. E com fobia de lugares fechados. Depois relatou que, para tomar banho antes de ser levado à Câmara, teve de recorrer a garrafinhas de água cedidas por um vizinho de cela. O motivo: falta d'água na cadeia.

Implorou por absolvição, "pelo amor de Deus".

Os mais de 400 deputados presentes ouviram em silêncio o discurso do colega desconhecido de muitos. Quando os 25 minutos regulamentares se esgotaram, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não teve outra opção além de deixar ele falar mais após de deputados ordenarem do plenário: "Deixa ele falar!".

Logo após seu discurso, ele foi para o corredor central, apinhado de parlamentares. Alguns deputados abraçaram Donadon de forma efusiva. Outros davam um abraço protocolar, olhando para o alto, com receio de serem fotografados. Mas a receptividade já tinha aumentado.

Seu advogado, Gilson Stefanes, que dispensou o direito que também teria a 25 minutos de defesa oral, afirmou: "A argumentação jurídica aqui não importa. Aqui o julgamento é político. Era importante que ele falasse".
Maicon Oneda
30/08/2013 10:22
Arena Multiuso?

É realmente lamentável todo esse "investimento" com aterro e maquinas para fazer, com todo respeito "CTG" e uma pista meia boca para o Motoclube.

Multiuso? para bem poucos, pois são duas praticas caras, para poucos realmente bem poucos.

E cade o Ginásio e todo aquele discurso da pratica esportiva, do lazer do bem estar?

Acho que o Governo deve ter transferido todos esses "projetos" para região Sul, por que pelo jeito a Margem Esquerda vai ficar na LAMA, literalmente na LAMA, pois alem do CTG e Motoclube que nunca o povo da Margem Esquerda reivindicou esta vindo Guela Abaixo, e o Governo nem se preocupa em sentar com os moradores e ver de perto o que realmente a comunidade nessecita, afinal tem duas Ass. de Moradores que nunca foram respeitadas perante a esse Governo.

Enfim poderia ficar o dia inteiro aqui escrevendo, mas tenho que trabalhar, podem vir falar os corneteiros de plantão que estou aqui malhando o governo que ajudei a eleger, mas estou no meu direito de cobrar e expor minha opinião, coisa que muitos não tem coragem.
Herculano
30/08/2013 10:22
PLANO DIRETOR TEM REUNIÃO TENSA. PREFEITURA MARCA A AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR REVISÃO. SERÁ NO DIA 18 DE SETEMBRO

Ontem aconteceu a reunião do núcleo de engenheiros e arquitetos de Gaspar com a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheitt. A finalidade foi conhecer a revisão do Plano Diretor que está sendo feita pela Iguatemi. Foi uma reunião tensa. A secretária não conseguiu esclarecer algumas questões como se deu a definição das cotas de enchente para balizar os aterros em várias áreas próximas ao Centro, bem como o coeficiente de para edificação que baixou em áreas com alta densidade ou com deficiência viária.

É certo que haverá sempre o embate entre a norma restritiva do Plano Diretor com os interesses imobiliários. Entretanto, a uma secretária de Planejamento espera-se pelo menos que saiba os fundamentos destas restrições. Patrícia, jogou toda a culpa na Iguatemi e confessou que a prefeitura tem pouco acesso ou interferência no resultado do trabalho.

Uma nova rodada de esclarecimentos ficou marcada para o dia cinco de setembro com o núcleo de engenheiros e arquitetos de Gaspar. O envolvimento é tardio. Outra, a revisão do Plano Diretor se baseia no Estatuto das Cidades.

Por outro lado, na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, convocou os gasparenses para participarem da Audiência Pública onde será apresentado o produto da Fase III - Diretrizes e Propostas, parte integrante da revisão e complementação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Gaspar. O Edital diz que objetivo é tornar público e dar amplo conhecimento aos habitantes de Gaspar sobre as Diretrizes e Propostas para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Gaspar, em conformidade
com a Lei Federal n° 10.257/2001.

Vai ser na quarta-feira, dia 18 de setembro, no auditório da Câmara de Vereadores, um local pequeno, muito pequeno, para assunto de tamanha importância e interesses múltiplos. É proposital. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/08/2013 10:03
PENITICIÁRIA EM ILHOTA OU GASPAR.

Recebo este e.mail do advogado Aurélio Marcos de Souza. Ele não me pediu reservas ou a não divulgação dele. Como é um bom tema, e uma opinião de quem atua na área e teve passagem por cargos públicos, repasso o e.mail na íntegra para conhecimento dos meus leitores e leitoras.

Herculano não é de se espantar que o Presidio não seja construído em Blumenau.

Primeiro porque o povo de lá se organizou;

Segundo que mesmo sendo o Napoleão do PSDB, o preço para o estado construir lá é alto demais (barganhas).

Já sendo construido em Ilhota, que é governado por Bosi tambem do PSD, o preço é bem pequeno (barganha).

E sinceramente vejo que Bosi vai levar a melhor sobre Gaspar, pelo simples fato de receber alguma coisa do Estado para construir um presido albergue na cidade de Ilhota.

Sendo que ilhota só vai ser o dormitório dos presos, e Gaspar é que vai arcar com tudo.

Vai ter que ser instituído uma vara de Execuções Penais em Gaspar, e provavelmente vão deixar de instituir uma vara Cível tão almejada.

O destacamento de policia militar de ilhota é de Gaspar, e Gaspar vai perder policiamento para Ilhota pois haverá necessidade em face do presidio.

Nosso hospital que não atende Gasparense vai atender os presos de Ilhota

Herculano se é para construir um presidio dormitório na cidade de Ilhota, então que venha para Gaspar, assim pelo menos Gaspar pode ganhar ou barganhar alguma coisa do estado.

Senão Ilhota ganhar, e Gaspar que realmente terá que dar suporte, ficará a ver navios.
Herculano
30/08/2013 09:51
SULCATARINENSE MONTA EM GASPAR O CANTEIRO DE OBRAS DA DUPLICAÇÃO DA BR 470

Começaram agora pela manhã no marco 23, no Belchior, a montagem do canteiro de obras da duplicação da BR 470.O canteiro com farta sinalização está sendo feito por uma empresa de Blumenau e a Sulcatarinense, empresa ganhadora da licitação, já está trazendo equipamento para o local para gerar mídia positiva, numa espera de 40 dias e cobranças públicas.
Antonio José
30/08/2013 08:58
Sr. Herculano,

O Laércio Moritz, não aguentou o discurso da secretária Patricia Scheidt e lascou o pau na Radioo Sentinela agora a pouco. Se sentiu ofendido, chamou de mentirosos, disse ser deles e de sua turma esta conquista, que ainda nem saiu do papel saiu. Disse ainda, foi deles esta reivindicação. Mas foi o Nadinho que fez o projeto? Ou só havia promessas? Eu nao gosto do PT, mas esta gente do PMDB só de ouvir dá dor de barriga.

Acorda Laécio, vocês só ficaram na promessa, ganharam votos e enganaram o povo. O que parece que aconteceu agora, segundo noticias desta coluna é que a Deputada Ana Paula do PT esta disponibilizando os valores necessários para obra do Morro Serafim, parte de sua verba (do pacto pro SC).

Laércio, não adianta vir com demagogia, nem nem você, nem a secretária Patricia. O povo não é mais bobo, ai não tem o dedo do teu partido. Se liga velho. Que destempero, assim teu candidato perde votos.

O povo não suporta gente assim, como a vereadora Ivete Hammes, que apareceu numa reunião do povo da rua Otto Nhus, onde há anos os moradores padecem de apoio, que residem numa ruelazinha, que não pode recebeer verbas do poder público, que está no PMSC e agora ela diz que foi ela quem conseguiu a escrituras públicas de posse. Mentira, tem gente há anos lutando por isso. O Ciro Também, espertamente fica de olho onde serão feitas obras e corre apresentando requerimentos e depois mente pro povo que foi que fez, como as faixas elevadas da Alberto Schramm e o asfalto da Lagoa. Como tem politico mentiroso dr. Laercio, tanto do PT, no PMDB e nos p´s da vida.
vlad
30/08/2013 08:01
Supremo rejeita recurso e mantém pena de quase 11 anos para Dirceu. Resta saber se vai cumprir.
SR. HERCULANO
30/08/2013 08:00
simplesmente o que me resta é dar risadas.. o sr está totalmente desinformado quanto ao comentário feito sobre o ctg coração do vale. o que o sr imagina que o ctg pretende fazer com aquela madeira podre?? quanto o sr acha que custa para manter cada cabeça de boi que está lá em cima ( custo pago pelo ctg e gado usado para treinos). porque as outras entidades de Gaspar não procuram o ctg ou o moto clube para fazer uma parceria para o uso coletivo daquele espaço.( estamos abertos a diálogos) será que o terreno é pequeno para todas as entidades de Gaspar?? kkkk
O sr sabe quantas entidades de outras cidades prestigiaram o rodeio?? ou quanto que o município arrecadou com a vinda destas entidades durante 4 dias de festa??? claro que não.. se não não estaria falando tais absurdos.
Mas dia 11/09 acontecerá a 8° etapa da copa de laço do coração d vale ( onde todos os ctgs de Gaspar foram convidados para participar). todos estão convidados. inclusive o sr, seu Herculano.
Herculano
30/08/2013 07:51
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE PÚBLICA EM GASPAR

Ela aconteceu ontem a noite na Câmara. Resumindo. O SUS é algo para todos se orgulharem. A saúde pública em Gaspar está uma maravilha, os postos atendem todos, a toda hora como uma eficiência exemplar e a secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian é referência no setor nacionalmente. Só ninguém explicou o que é feito dos R$17 milhões que consomem estes postos e a razão pela qual a população reclama tanto da falta de médicos lá. Deve estar reclamando de barriga cheia e com saúde. Deve só para denegrir a administração do PT.

Quanto ao Hospital de Gaspar, é o pior de todos deste sistema e por culpa exclusiva do governo do estado. Calados, os representantes do governador Raimundo Colombo, os vereadores Giovano Borges e Marcelo de Souza Brick, todos do PSD. Se eles estão calados, a acusação deve proceder ou não possuem interesse no esclarecimento e nas soluções para a comunidade. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/08/2013 07:42
COMO FUNCIONA ENTRE ELES. TUDO COMBINADO. E NÓS DANDO VOTOS PARA ESTA GENTE E PAGANDO ESTA CARÍSSIMA BANDALHEIRA. É OU NÃO ASSUNTO PARA AS PÁGINAS POLICIAIS?

Está na coluna de Cláudio Humberto e que ele publica hoje nos jornais brasileiros.

Alves destruiu última chance de cassar Donadon
Presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) acabou com a última chance de cassar o mandato do deputado ladrão Natan Donadon (RO) ao afastá-lo para empossar o suplente Amir Lando (PMDB-RO). Com a licença garantida por prazo indeterminado, o ladrão se safou de ser enquadrado pelo artigo 55 da Constituição, que determina perda de mandato em caso de faltar a um terço das sessões ordinárias da Casa.

Ele já sabia
Há dez dias, Henrique foi alertado pela Mesa Diretora que, em caso de absolvição, Donadon ainda poderia perder o mandado devido às faltas.

Manobra?
A Mesa também sugeriu esperar 60 ou 120 dias para dar posse a Amir Lando, permitindo que estourassem as ausências de Donadon.

? arquitetada
Desde sua prisão, em 28 de junho, o deputado ladrão faltou 19 das 68 sessões deliberativas. Mais quatro faltas e poderia ser cassado.

Boicote estratégico
Oposicionistas desconfiam que Alves suspendeu sessão de quinta para aumentar a debandada na Câmara, favorecendo a absolvição.
Herculano
30/08/2013 07:31
CONTINUA ENROLANDO

O secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, César Botelho, foi agora pela manhã enrolar sobre escolha do terreno para instalar a penitenciária do Vale, jornalistas que não investigam, não perguntam e não confrontam no Bom Dia Santa Catarina, da RBS de Blumenau.

Botelho repetiu a ladainha de meses. Nela, o agente do poder público mostra a incapacidade do cabide de empregos e sugadouro de dinheiro de todos nós, a tal SDR, a excrecência na opinião do então candidato Raimundo Colombo, PSD, para dar soluções para a comunidade. Ele, os técnicos, o governo do estado e a SDR ainda estão procurando o terreno para a penitenciária. Soluções para as quais pagamos, nada.

Diz ainda o secretário que ele e técnicos estão avaliando cinco terrenos, sendo três em Blumenau e dois em outros municípios. Quem é leitor e leitora desta coluna sabe que tudo isto é notícia velha. A impaciência dos cidadão e cidadãs, também. Nova, só a impaciência da própria OAB de Blumenau para com o assunto e as justificativas.
Herculano
30/08/2013 07:00
SUICÍDIO, por Eliane Cantanhede, para jornal Folha de S.Paulo

Ninguém trata tão mal os políticos quanto os próprios políticos. Nem mesmo o mais ácido crítico teria tanta eficácia quanto Suas Excelências ao corroer a imagem de deputados, de senadores e, pior, do Congresso Nacional.

Há inúmeros adjetivos, além de expressões impublicáveis, para definir a decisão de quarta-feira à noite, absolvendo o presidiário Natan Donadon da cassação de mandato, mas um só basta: é inacreditável.

Os parlamentares que votaram a favor de Donadon, abstiveram-se ou ausentaram-se sem bons motivos deixam uma dúvida. Se eles são colegas de Donadon na corporação Congresso ou deveriam ser na corporação Papuda, onde o parlamentar-presidiário está preso, com uma condenação de mais de 13 anos por formação de quadrilha e desvio de dinheiro público, o popular roubo.

Para tentar contornar o clima de enterro da instituição, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, saca uma solução heterodoxa e sem respaldo no regimento, declarando o afastamento de Donadon e a convocação de seu suplente, Amir Lando. Está criada a seguinte situação: Donadon não é deputado, mas é; Lando é deputado, mas não é.

E, numa tentativa patética de reduzir as labaredas na opinião pública, o presidente do Senado, Renan Calheiros, desfralda uma "saída célere" anunciando a votação da PEC 18, que determina a perda automática de mandato, sem votação do Legislativo, em caso de condenação por improbidade administrativa e crime contra a administração pública.

Ah! Todos, claro, berram pelos salões, corredores e comissões contra o instituto do voto secreto para a cassação de parlamentares. Quem quiser se igualar a condenados, que vote pelo menos às claras.

Agora, porém, tudo isso é secundário, porque Inês é morta e Donadon está bem vivo. Mas, se alguém acha que isso pode ajudar Genoino, João Paulo Cunha e Costa Neto, está muito enganado. Ou será que não?
Herculano
30/08/2013 06:54
UM ARCO ECLÉTICO

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos vem a Santa Catarina hoje e filia o deputado Federal Paulo Bornhausen ao PSB. O secretário de Desenvolvimento Econômico deixa o PSD do governador Raimundo Colombo por causa da possibilidade de apoio ao PT nas eleições de 2014. Em Gaspar, o PSB é controlado a distância pela funcionária pública Teresa da Trindade, cabo eleitoral de Paulinho Bornhausen, filiada no PSD, mas que já esteve no PT e PP.
Herculano
30/08/2013 06:49
PT MUDA AGENDA DO GOVERNADOR E RAIMUNDO COLOMBO VEM HOJE AO BELCHIOR

Foi uma semana de desencontros na mídia e nos bastidores político principalmente, onde cada um quer mostrar poder. Quem perde é o cidadão, a cidadã, a cidade.

1. Na terça-feira, o jornal Cruzeiro do Vale publicou uma nota afirmando que o governador Raimundo Colombo, PSD, viria a Gaspar nesta sexta-feira.

2. Na terça-feira, na coluna impressa, mostrei que o governador caminhava para ter duas marcas em Gaspar: a penitenciária e os 2,5 de asfalto no Morro do Serafim, no Belchior Alto. E relatei o encontro petista em Florianópolis da família Lima, Zuchi e dos luizalvenses com o secretário Valdir Cobalchini, PMDB, da infraestrutura, onde acertaram os detalhes técnicos e burocráticos da obra.

3. Na terça-feira, publiquei nos comentários desta coluna na internet, uma nota com este título A MARCA DE COLOMBO EM GASPAR e que começava assim. Nas notas que publiquei "Qual a obra de Colombo?" eu mostrei quais serão as duas possíveis grandes obras do governo estadual em Gaspar: 2,5 de asfalto ligando Belchior a Luiz Alves em algo que se arrasta há anos num acerto que fez com o PT, e deixou de fora o PSD e o PMDB. O jornal Cruzeiro do Vale confirma que o governador Raimundo Colombo virá nesta sexta-feira para sacramentar esta grande obra. Gaspar merece tão pouco. Parabéns.

4. Na quarta-feira, a manchete do Jornal Metas foi "Projetos não ficam prontos e governador não virá ao Vale". Afirmava que Raimundo Colombo não virá a Blumenau no dia Dois de Setembro, dia da comemoração da fundação daquela cidade para assinar o prolongamento da Via Expressa que vai da Itoupava Central (Blumenau) até a Carolina (Gaspar) e o Anel de Contorno de Gaspar.

5. E sobre a pavimentação do Morro do Serafim? O mesmo Metas, na mesma nota afirmou: Outra obra na região que deverá ter recursos do Estado é a pavimentação do Morro do Serafim, que liga o Belchior Alto a Luís Alves. De acordo com a SDR de Blumenau, a Secretaria de Infraestrutura já aceitou o projeto apresentado pela prefeitura, mas ainda não há uma data específica para a assinatura do convênio. A vinda de Colombo a Gaspar na sexta-feira, cogitada na semana passada, também está descartada.

6. O que aconteceu depois disso? O Jornal Cruzeiro não desmentiu a vinda do governador que anunciou. O Jornal Metas na internet dá esta manchete desde ontem: Governador confirma vinda a Gaspar nesta sexta-feira (30).

7. Esta verba para esta obra possui a rubrica da deputada Ana Paula de Lima, PT. A liberação faz parte do Pacto por Santa Catarina e da cota que o governador Raimundo Colombo deu a cada deputado para designar a uma obra ou obras de Santa Catarina até o limite de R$3 milhões. O PT de Gaspar e o de Luiz Alves, principalmente e o maior beneficiado, se uniram por ela. Fizeram muito bem.

8. Pode até ser que o governador cogitou não vir para Gaspar nesta sexta-feira, dia 30 de agosto. Mas, nunca por pirraça por não ter envolvido o seu PSD e o PMDB nesta história e proporcionado a comemoração do PT, mas talvez de vergonha por dar tão pouco a Gaspar, onde não possui uma marca de governo como já lhes relatei. Como o PT é do marketing e da propaganda (inclusive a enganosa), como há namoros com o PSD, como o governador é da paz, não permitiria que a solenidade fosse pautada pelo secretário Regional de Desenvolvimento ou outro do staff de Raimundo Colombo. Se o governador tinha outra agenda como parte da imprensa anunciou, ele a mudou para atender ao PT, à família Lima e a família Zuchi.

9. Resumindo: é pouco, muito pouco do governo do Estado para Gaspar, mas não deve ser desprezado. E o PT agiu melhor do que seus adversários que querem muito e nem o pouco conseguem. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.