Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

27/08/2013

O EXEMPLO I

A inauguração do novo prédio da APAE de Gaspar na sexta-feira foi uma vitória comunitária, foi o resultado da ideia e persistência de algumas lideranças sobre os céticos, indiferentes e políticos oportunistas. Os que se dedicaram à causa da APAE de Gaspar não fazem discursos, propagandas (muito menos enganosas) e promoção pessoal. Muitos são anônimos, conscientes, cidadãos apenas. Não buscam votos e poder. Eles realizam e não pedem reconhecimento e agradecimentos. Fazem pela comunidade, pelo exemplo para gerações. E naturalmente são (e devem ser) reconhecidos por isto. Fazem e escrevem história e que outros até tentam reescrever para benefício próprio ou se aproveitando da falta de memória da maioria.

 

O EXEMPLO II

Os políticos de hoje os detestam. O governo do Estado e a prefeitura pouco contribuíram para a obra da APAE de Gaspar. Incrível. Foi assim também com a reconstrução do Hospital da Rede Feminina de Combate ao Câncer... Algo comunitário feito com feijoadas, dezenas de outras promoções, bazares de produtos apreendidos da Receita Federal, muitas doações de empresas, empresáriose anônimos: R$2,5 milhões. Tudo explicadinho. Transparente.

 

O EXEMPLO III

Os políticos, e outros, estão acostumados às bravatas, discursos, entrevistas de autoelogios nas rádios, propaganda (enganosa na maioria dos casos) e fotos. Eles detestam gente que faz. Invejam gente que possui ideias, capacidade, sinceridade e transparência. Preferem os servis, os desinformados, os fracos que manipulam ou intimidam.Quem inaugurou o novo prédio da APAE de Gaspar? Não foi o realizador da obra (e que merecia), o que persistiu, o que foi desacreditado por ter um sonho comunitário, mas quem mais precisa dela: duas crianças das 300 portadoras de necessidades especiais atendidas em Gaspar. Belo gesto. Simbólico sob todos os aspectos. Os políticos (e seus familiares) donos da cidade, ficaram no íntimo,?enfurecidos?. Queriam estar naquela foto, queriam estar falsamente no centro dos discursos elogiosos, sob palmas, admiração, puxando aquela fita, desatando aquele nó simbólico. Descontentes, os políticos das fotos, entrevistas armadas e discursos de glórias onde se auto endeusam como realizadores do nada (e houve prova disto lá mais uma vez) foram embora com a sua claque. E fizeram bem. Não idealizaram, não sonharam, não foram comunitários, não contribuíram, não compartilharam e fazem mal à sociedade na qual querem ser admirados, perpetuados e principalmente se servir.

 

O EXEMPLO IV

O novo prédio da APAE de Gaspar é o coroamento a uma ideia, a de Valmor Beduschi, outro autêntico comunitário, já falecido, criador e presidente dela de 1983 a 1988. É uma vitória aos que levaram adiante e fortaleceram esta ideia, uma causa para gente especial e que precisa de cuidados especiais, inclusão social e gozo mínimo da sua cidadania. Merecem homenagens os ex-presidentes Maria de Lourdes Junkes, Célio Jerônimo Bornhausen, Lourivaldo Schmitt, Julinho Zimmermann, Clarindo Fontoni e Antônio Carlos Schmitt. Eles perpetuaram a ideia. Cada um ao seu modo, tempo e prioridade.

 

EXEMPLO V

A ideia do novo prédio da APAE de Gaspar foi levada adiante pelo empresário, ex-vereador Flávio Bento da Silva, o Sombrinha, na gestão que se iniciou em 2008/2010. Foi insistente e abnegado na ideia, na realização, nos pedinchos ? muitos ?esquecidos?, sonegados -, na conclusão e em reconhecer quem verdadeiramente contribuiu com atos, solidariedade e pecúnia com este marco histórico para a cidade, para pessoas vulneráveise que precisam de cidadãos e cidadãs conscientes para protegê-las minimamente. Uma lição humanitária que só um ex-engraxate pode dar a muita gente daqui, a qual perdeu a noção social e cidadã para os tempos da exibição de carrões, casões, hobbies caros, viagens, festões, ignorância e dúvidas sem a contrapartida para a cidade. Sombrinha também esteve na reconstrução do Hospital de Gaspar. Ah! Ia esquecendo: o primeiro prédio da APAE foi erguido com ajuda da prefeitura na gestão de Tarcísio Deschamps, prefeito já falecido. Mas, isto foi em outros tempos: o do respeito, o comunitário. Acorda, Gaspar!

 

QUAL A OBRA DE COLOMBO I?

Qual a marca do governador Raimundo Colombo, PSD, a Gaspar? Hospital, nada. APAE, nada. Ponte do Vale, nada. Alças de acesso, nada. Anel de Contorno, enrola-se e já mandou a Iguatemi refazer o projeto para se tornar uma picada entre Blumenau e Gaspar, pois não tem dinheiro para a execução. Vai enrolar. Sobrou o que? A penitenciária ? e há com chances. E serão feitos dois quilômetros e meio do asfalto no Morro do Serafim, lá no Belchior. Mas com a marca de Colombo, do PSD, do PMDB ou do PT de Gaspar e Luiz Alves? Veja esta.

 

QUAL A OBRA DE COLOMBO II?

Quem estava na sala do secretário de Infraestrutura de Colombo, Valdir Cobalchini, PMDB, em Florianópolis acertando os detalhes das obras? A família Lima (Décio Neri, Ana Paula e só faltou o genro Jefferson Forrest) e a família Zuchi (Pedro Celso, a mulher Liliane, o cunhado Antônio Carlos Dalsóchio, só faltou o genro),vereadores e o ex-prefeito Tarcísio Rech, todos do PT de Luiz Alves.

 

FEIJOADA SECA

O PMDB de Gaspar armou a sua feijoada no sábado. Disse que levou lá quase mil pessoas. Há dúvidas. Entretanto entre os mil seus e visitantes, só não levou o seu candidato a deputado estadual por Gaspar, abençoado, segundo alegam, por todos. Coube ao cabo eleitoral Osvaldo Schneider, o Paca, ex-prefeito, pedir votos pelo ausente e ainda propor a união de Gaspar em torno do candidato, inclusive o PT. Faltou habilidade, estratégia e ação. Sobraram indicações de que vai faltar água nesta outra feijoada. No mesmo evento estavam outros candidatos do partido à vaga de estadual. No ágape, eventuais parceiros daqui reclamavam da arrogância. E longe do evento, o PMDB de Blumenau (leia-se César Botelho e Paulo França, o eterno candidato) foi ao presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, dizer que Blumenau terá candidato e que conta com os votos de Gaspar. É ruim, heim!

 

 

SOBRE O TRAPICHE

Na sexta-feira houve uma reunião de ajustes do Hospital de Gaspar com a promotora Luciana Uller. Todos em silêncio. E depois reclamam. Outra. Não será nenhuma surpresa se o PT de Gaspar tentar um escândalo nacional com o assunto como fez com a juíza Ana Paula Amaro da Silveira. Com a juíza se deu mal. Os mesmos atores estão envolvidos na nova trama e tentativa. O PT articulado nacionalmente só fará isto, porque os dirigentes do Hospital, amedrontados e mal orientados dão sopa. Não separam e sacrificam a fruta podre. Não são transparentes. Pior: não desnudam o boicote político e desumano do PT, da prefeitura e seus asseclas contra a Saúde Pública de Gaspar que gasta R$17 milhões por ano e não atende a população mais pobre, doente, desassistida e desinformada.

 

Enrolando. No dia 17 de abril quando foi feita a audiência pelas alças de acesso do povo da Margem Esquerda, Arraial e Lagoa à ponte do Vale, marcou-se uma nova audiência para agosto. Agosto já foi. A vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, cobrou. A secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheitt, pediu para adiar para outubro.Hum!

 

De alma lavada. Nada como um dia após o outro. Sempre afirmei aqui que a prefeitura paga muito aluguel em Gaspar e que alguns possuem conotação política partidária. Sempre fui contestado. O que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está usando de argumento para justificar a compra do prédio administrativo que foi sede da Ceval, Seara e Bunge? Que vai economizar em aluguéis. E depois eu era o exagerado, o que vê defeito em tudo? 

 

Os bandidos agradecem. Há seis meses o governador Raimundo Colombo, PSD, e sua estrutura não conseguem definir um local para a construção da penitenciária do Vale. Uma notícia que ele não quer divulgar: todos os terrenos vistos em Blumenau foram rifados tecnicamente. Sobrou o de Gaspar. Mas, este não possui espaço para a cadeia de Blumenau. Então, os bandidos continuam soltos ou amontoados em local desumano.

 

Falta de planejamento é a marca do governo de Gaspar. Veja mais esta. O município ganhou mais uma creche do governo Federal, mas não sabe aonde irá construí-la. Ainda não possui terreno. O normal é o contrário: apontar o local, desapropriá-lo e ir atrás de recursos para a obra. E para não perder o fio da meada. Creche do governo federal no bairro Sete está em construção há mais de dois anos, é caríssima e cheia de dúvidas. Então...

 

Os vereadores de oposição em Gaspar precisam dar um pulo em Joinville. Estava no jornal A Notícia. Vereadores aprovam o Plano Plurianual, mas negaram a possibilidade de o prefeito mexer em todo o dinheiro que entra na administração pública sem o consentimento da Câmara de Vereadores.

 

 

Edição 1518

Comentários

Gervásio Endurel
29/08/2013 22:35
Sr. Herculano,

Alguns chatos ainda persistem aqui, o sr. ruela; sem ruelas, zé das nãos sei das quantas, ah o zé da verdade k é uma grande mentira, os defensores do pt... do mdb do pmdb, dem, do pp, arena e o escanbaum...
Cito Alguns:
Sidney Reinert,
Robertos sombrios e preiras,
Zés ruelas, verdade, mentira, cariocas, busca-pés e etc...
Alceu Ruela,
Tonho trafestido de zés e pts da vida;
LÇuciano (zé da mentira - original)

Herculano, continues assim, toca-lhe o pau, manda ver, não tenhas medo, tudo isso é mto passageiro. PMDB(o pior partidos de todos os existentes, PT a maior decepção, a arena esfrangalhada) E se o Ulisses não tivesse morrido? Teria sido diferente? Claaro k não.
e assim vai...
sidnei luis reinert
29/08/2013 21:08
DILMA NUMA SESSÃO ESPÍRITA
Dilma resolveu ir a uma sessão espírita pra saber como será seu futuro político e as eleições de 2014. Chegando na sessão espírita, o médium incorporou um espírito falando em espanhol, e Dilma o reconhece na hora. É Hugo Chavez, o bolivariano maldito que nem depois de morto para de encher o saco dos outros.

Dilma toda contente pergunta a "El Comandante":

- Hugo, gostou da minha ideia de também trazer médicos cubanos para o Brasil?

- Si,mucho! Éres muy esperta, Dilma!

- Hugo, em 2014 o povão que vai ser atendido por esses médicos vai estar comigo?

- No, Dilma... No estará!

- Porquê, Hugo? Me diz!

E antes de desincorporar Hugo Chavez responde:

- Vai estar comigo!
Herculano
29/08/2013 20:04
LUTO NA CÂMARA, por Lauro Jardim, de Veja.

Depois da vergonhoso resultado do processo de cassação de Natan Donadon, servidores da Câmara estão combinando um dia para irem trabalhar vestidos de preto, como forma de protesto à absolvição política de Donadon.

Se o plano sair do papel, a turma só deve torcer para que seus chefes, responsáveis pela sessão vexatória de ontem, não desconfiem do propósito da iniciativa
Lélo
29/08/2013 19:53
Gostaria de citar sobre a situação da reportagem da TV Gaspar, sobre a pavimentação na rua Fernando Krauss, o mesmo texto foi enviado ao Facebook da Prefeitura e da Camara de Vereadores https://www.youtube.com/watch?v=doLqgYooyag#t=145

Boa noite, nobre Prefeito Celso, por favor cobrem das empresas licitadas mais qualidade nos asfaltos, que estão executados na nossa cidade! Se não o que adianta seu líder de governo Sr.Antônio Dalsóchio, ficar toda seção repetindo que estão sendo feitos dezenas de Km, se não é feito com qualidade! 'Como Diz a moradora uma casquinha somente".

Sabendo que pavimentação que é o que da voto ainda, o Executivo utiliza muito desta ferramenta, mais com esta qualidade não irá adiantar, somente saíram perdendo junto com a população. E é jogado todo o dinheiro fora das propragandas que são feitas na TV Gaspar sobre as obras, que é desperdício de dinheiro,

Sendo que o mais importante é investir na Saúde e Educação, não fazendo prédios novos e dizendo que fez. Precisa dar atenção as pessoas que trabalham com estas áreas, investindo na saúde preventiva nos postos de saúde, que fica bonito, tem que ser funcional e quanto a educação investir nas crianças e nos professores, pois ninguém esta mais querendo ser professor e os que belos que temos em Gaspar estão se aposentando uma hora param, todos estão cientes!


Herculano
29/08/2013 19:46
PT ATACA MÍDIA E JURA QUE NÃO SALVOU O DEPUTADO LADRÃO DONADON. VOCE ACREDITA? É SO OLHAR A LISTA DAS VOTAÇÕES E VER QUANTOS SE OMITIRAM NA NOTAÇÃO DE ONTEM.

A nota é assinada pelo líder do partido na Câmara, o cearense José Guimarães, irmão de José Genuíno, e pego naquele rumoro caso dos seus assessores com dólares na cueca.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito da Sessão Extraordinária da Câmara dos Deputados, realizada ontem, dia 28 de agosto, às 19 horas, na qual se apreciou representação contra um parlamentar, em razão de condenação criminal transitada em julgado no STF, a Liderança do Partido dos Trabalhadores esclarece o seguinte:

1. A bancada não se omitiu em nenhuma das fases do processo levado a efeito pelos órgãos da Câmara, seja na Mesa, na CCJC ou no Plenário, ontem;

2. A bancada do PT, composta por 88 parlamentares, foi conclamada a comparecer à Sessão e o sentimento geral era o de votar a favor do parecer pela cassação;

3. Assim, 78 dos nossos parlamentares marcaram presença; 10 não estavam em Brasília por motivo de doença ou missão oficial; 67 votaram e 11 não o fizeram;

4. As ausências se deram em todas as bancadas e por isso repudiamos qualquer tipo de insinuação ou afirmação de que tenhamos feito algum acordo em relação à votação em questão;

5. A bancada do PT sozinha não consegue dar vitórias a ninguém, muito menos a Natan Donadon. Por isso, lamentamos o comportamento de certos veículos de comunicação que, no afã de atacar o PT, brigam com os fatos e comprometem a difusão da verdade.

Brasília, 29 de agosto de 2013.
Deputado José Guimarães-PT/CE
Líder da Bancada na Câmara

Um contraponto. Sobre esta nota um leitor do 247, o canal de comunicação do PT, sustentado por patrocínios de bancos estatais, postou esta. Gente esclarecida não se engana. A lista dos ausentes na votação você pode encontrar aqui em postagem da manhã.

PT e Base Alugada não sabiam de nada, não viram, nem sabem o que aconteceu. Como mostrou a repodrtagem da "Revista do Fim do Mundo" foi um movimento para incriminar os ingênuos mensaleiros. A culpa é da mídia, do FHC, dos EEUU, ...Não é a primeira vez que o PT e Base Alugada dão esse tapa na cara dos cidadãos honestos. Lembram-se da deputada que foi pega recebendo propina no cso Arruda, o apoio ao Renan, ao Sarney, ao Maluf, aos companheiros internacionais (Cuba, Irã, Venezuela, Bolívia, países Africanos), Batistini, Forum de São Paulo, Mensalão, dinheiro na cueca, ...) Realmente, nunca na história deste país (nem do mundo em todas as épocas) ativemos a figura de um deputado presidiário. Ética as avessas do PT e da sua Base Alugada.
Herculano
29/08/2013 19:35
ROMÁRIO É OPERADO EM BRASÍLIA

Deputado está em um quarto do Hospital Sarah Kubitschek recuperando-se de uma cirurgia de hérnia de disco. Romário (sem partido-RJ) sofria fortes dores e foi aconselhado pelos médicos a se submeter ao procedimento. De acordo com boletim médico, a cirurgia durou seis horas e transcorreu "sem intercorrências e alcançou seus objetivos"
Herculano
29/08/2013 19:33
SUPREMO REJEITA TODOS OS RECURSOS DE JOSÉ DIRCEU NO JULGAMENTO DO MENSALÃO

Em sessão do julgamento dos recursos do mensalão na tarde desta quinta-feira (29), os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitaram, por maioria, todos os embargos apresentados pela defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa. No julgamento do ano passado, a maioria dos ministros o considerou o mandante do mensalão. Dirceu foi ministro da Casa Civil no primeiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006).

Avaliados na sessão desta quinta (29), os recursos apresentados pela defesa de Dirceu pediam redução das penas e das multas --ele também foi multado em R$ 676 mil.

A defesa de Dirceu apresentou ainda recurso no qual apontava falha na condenação pelo fato de que não foram levadas em conta informações concretas sobre a personalidade e a vida de Dirceu, o que poderia reduzir sua pena. "A dosimetria das penas foi analisada com extrema profundidade, com descrição pormenorizada das circunstâncias", disse o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo e presidente do STF.

TRATAMENTO BENIGNO PARA DIRCEU

Ministro decano do STF fez discurso duro ao final da análise dos recursos de José Dirceu, totalmente rejeitados pela maioria da corte; além de dizer que Dirceu foi, na verdade, beneficiado pela Justiça, Celso de Mello afirmou que "o Supremo não agiu com extremo rigor" na Ação Penal 470; "Eu diria que o tratamento penal dado a esse réu [Dirceu] foi benigno", afirmou. Segundo ele, apenas seguiu a jurisprudência ao condenar os réus. "Não há e nem houve nada de novo", disse.

Dias Toffoli concordou com a defesa do petista de que houve pena duplicada para o mesmo delito e votou pela redução da punição do réu por quadrilha, de 2 anos e 11 meses para 2 anos e 4 meses; ele foi seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio de Mello; "Alguma coisa aí não fecha", disse Marco Aurélio
Herculano
29/08/2013 18:40
O MUNDO É LINDO. COMISSÃO DE VEREADORES DE BLUMENAU CONCLUI QUE É PRECISO CRIAR OUTRA COMISSÃO PARA ACOMPANHAR QUE ELA CONCLUIU.

Manchete do portal do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau. Vereadores de Blumenau concluem relatório sobre trabalhos de acompanhamento do Presídio de Blumenau.

Com a definição da construção de novo complexo penitenciário em Blumenau e demolição da atual unidade, principal sugestão do relatório é a criação de nova comissão para acompanhar a instalação.
Herculano
29/08/2013 15:19


A CAÓTICA SAÚDE PÚBLICA DE GASPAR.

Hoje acontece mais uma audiência pública que quer discutir a Saúde Pública em Gaspar. Será hoje, quinta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores a partir das sete horas da noite
Herculano
29/08/2013 15:02
"A PAPUDA ESTÁ HOMENAGEADA", DIZ MINISTRO DO STF SOBRE DEPUTADO QUE NÃO FOI CASSADO

O repórter Severino Motta, do jornal Folha de S. Paulo relata que o ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), criticou a decisão da Câmara dos Deputados, que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso desde o final de junho.

"Agora temos essa situação de alguém com direitos políticos suspensos, mas deputado com mandato. A Papuda (presídio em Brasília onde está o deputado) que está homenageada. Vai causar inveja muito grande aos demais reeducandos", disse.

Mello ainda disse que a Câmara teria feito uma "leitura muito própria da Constituição", uma vez que, em sua visão, o caso não deveria ser levado ao plenário. "Num caso como este cabe à Mesa Diretora da Casa declarar a perda do mandato, não levar à votação."
Herculano
29/08/2013 13:08
QUEM DEVERIA SENTAR NO BANCO DOS RÉUS, por Ricardo Noblat, de O Globo

Finalmente apareceu alguém sem medo de confrontar a presidente da República - o diplomata Eduardo Saboia, cérebro da operação que resultou na retirada da Bolívia do senador Roger Pinto Molina, refugiado em nossa embaixada de La Paz há mais de 450 dias.

O Brasil acatara o pedido de asilo político dele, que denunciara autoridades do seu país por envolvimento com narcotráfico. A Bolívia negara o salvo-conduto para que Roger deixasse o país em segurança sob a acusação de que é corrupto.

Saboia disse que Roger não podia receber visitas. Nem circular dentro do prédio da embaixada. Nem se comunicar com a família. Nem tomar banho de sol. Uma autoridade do governo boliviano comentou certa vez que ele ficaria ali até morrer.

- Você imagina ir todo dia para o seu trabalho e ter uma pessoa trancada num quartinho do lado, que não sai? Aí vem o advogado e diz que você será responsável se ele se matar. Eu me sentia como se fosse o carcereiro dele, como se eu estivesse no DOI-Codi.

Presidente da República não bate-boca com funcionário de escalão inferior. Dilma bateu ao dizer ter provado da desumanidade dos DOI-CODIs. E que a distância que os separava das condições de vida na embaixada de La Paz equivalia à distância entre céu e inferno.

O dia sequer terminara e Saboia já replicava Dilma. "Eu que estava lá, eu que posso dizer. O carcereiro era eu. Ninguém mais viu aquela situação", respondeu. Desautorizou a presidente, portanto. E sugeriu que ela nada poderia falar a respeito porque simplesmente não estava lá.

Nenhum ministro, senador, deputado ou presidente de um dos poderes da República foi tão longe em relação a Dilma quanto Saboia, um mero encarregado de negócios que respondia por uma embaixada de segunda classe na ausência do embaixador.

Mas, de duas, uma. Dilma e o bando de assessores que a cercam não prestaram atenção no que afirmou Saboia. Ou prestaram, mas a presidente quis bancar a esperta e mudar o foco da discussão sobre o traslado do senador. Até este momento, a discussão é favorável a Saboia.

Recapitulemos. Disse Saboia: "Eu me sentia como se fosse o carcereiro dele, como se eu estivesse no DOI-Codi". Era Saboia, bancando o carcereiro, quem se sentia como se estivesse no DOI-CODI. Não disse que o senador enfrentava condições semelhantes às dos DOI-CODIs.

As palavras ditas por Dilma: "Eu estive no DOI-Codi, eu sei o que é o DOI-Codi. E asseguro a vocês que é tão distante o DOI-Codi da embaixada brasileira lá em La Paz (Bolívia) como é distante o céu do inferno".

Em resumo: Saboia disse uma coisa. Dilma, outra.

No último sábado, ao ficar sabendo que Roger chegara a Corumbá depois de rodar mais de mil e quinhentos quilômetros dentro de um carro da embaixada acompanhado por Saboia e dois fuzileiros navais, Dilma só faltou escalar as paredes do Palácio da Alvorada.

Cobrou a demissão imediata de Saboia ao ministro Antonio Patriota, das Relações Exteriores. Patriota estava em São Paulo pronto para viajar à Finlândia. Dilma foi grosseira com ele, como de hábito. Mandou que retornasse a Brasília. E o demitiu em seguida.

A indignação de Dilma tem a ver com duas coisas. A primeira: ela ficou mal diante do presidente Evo Morales. Que acusou o Brasil de desrespeitar tratados internacionais ao providenciar a fuga de Roger sem que ele tivesse obtido antes um salvo-conduto.

A segunda coisa: Dilma tem medo de que reste provada a negligência do governo brasileiro no caso do senador boliviano. Saboia tem como provar a negligência. E para evitar que o governo tente por um fim em sua carreira diplomática de mais de 20 anos, está disposto a provar.

- Eu perguntava da comissão bilateral para resolver a questão do senador, e as pessoas me diziam: "Olha, aqui [no Brasil] é empurrar com a barriga.". Tenho e-mails dizendo: "A gente sabe que é um faz de conta, eles fingem que estão negociando e a gente finge que acredita".

Tem um filme na praça chamado ?Hannah Arendt?. Conta a história do julgamento em Jerusalém do carrasco nazista Adolf Eichmann. E da cobertura do julgamento feita para a revista americana The New Yorker pela filósofa judia de origem alemã Hannah Arendt.

A teoria da "banalidade do mal" começou a nascer ali quando Hannah se convenceu de que Eichmann, de fato, não se sentia responsável pela morte de milhões de judeus. Ele não se cansou de repetir em sua defesa: apenas cumprira ordens.

Ninguém ordenou que Saboia tentasse salvar a vida do senador boliviano que ameaçava se matar, segundo atestados médicos. Mas sentindo-se responsável por ele, Saboia decidiu em certo momento obedecer ao que mandava a sua própria consciência.

Alguns dias antes de fazê-lo, despachou para o Itamaraty uma mensagem antecipando o que iria se passar. A resposta foi o silêncio. Quem por aqui se lixava para a sorte do senador boliviano? Quem em La Paz se lixava?

Por negligência, omissão e desumanidade, Saboia não poderá ser punido. Não deverá ser punido. Não merece ser punido. Por tais crimes são outros que deveriam sentar no banco dos réus.
Herculano
29/08/2013 13:04
O PLEBISCITO DO SENADO, por Ilimar Franco, de O Globo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), anuncia hoje projeto de resolução para realizar um plebiscito sobre a reforma política nas eleições de 2014. Os temas: coincidência das eleições; fim ou não da reeleição; financiamento público ou privado; sistema eleitoral; fim ou não das coligações. Renan não acredita que prospere na Câmara o plebiscito proposto ontem pelo PT.
Herculano
29/08/2013 11:37
JÁ SOMOS MAIS DE 200 MILHÕES DE HABITANTES E A POPULAÇÃO COMEÇARÁ A CAIR EM 2043

O Brasil já tem mais de 200 milhões de habitantes, aponta estimativa do IBGE, que divulgou nesta quinta-feira, 29, a projeção da população até o ano de 2060. Segundo cálculo do IBGE, a população brasileira em 2013 é de 201.032.714 pessoas. A tendência é de crescimento cada vez menor até que a população começará a cair. Segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, 29, a população brasileira em 2012 era de 199,242 milhões de habitantes, número acima do anunciado ano passado, de 194 milhões.
Herculano
29/08/2013 11:31
MARINA PERDE A CADA DIA O CHÃO E A CHANCE. O PT QUE A VÊ COMO UMA AMEAÇA REAL, COMEMORA. TSE NEGA RITO EXPRESSO PARA A CRIAÇÃO DA REDE

Ministra rejeita liminar que aceleraria certificação de assinaturas para fundação do novo partido de Marina Silva

Laurita Vaz determinou que tribunais regionais cumpram prazo legal para reconhecimento de apoio em cartórios
Herculano
29/08/2013 11:28
DIRETO DE BRASÍLIA

O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, PT, está em Brasília, desde terça-feira. Diz que foi lá buscar a verba de R$17,7 milhões para a ponte do Vale e que antes de viajar, nas entrevistas e discursos, assegurava que estava empenhada. Pelo jeito e o silêncio, está, isto sim, enrolada. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/08/2013 11:26
EMERGÊNCIA?

Os porta-vozes da prefeitura de Gaspar anunciam um decreto de emergência para conseguir dinheiro do governo do estado ou federal para refazer a parte da Rua Anfilóquio Nunes Pires e que caiu no Rio Itajaí Açú, ali na Figueira.

Mas, até hoje este decreto só nas entrevistas para encher linguiça. No Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - até agora, nada. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/08/2013 11:23
COMO A IMPRENSA LIVRE DO PT PATROCINADA POR BANCOS ESTATAIS E O GOVERNO DA CIDADE DE SÃO PAULO APROVA SE TER DEPUTADOS PRESIDIÁRIOS. PARA ELA ISTO FAZ BEM A DEMOCRACIA.


Grito da mídia no caso Donadon pode solapar democracia, estampa o 247, o canal do PT.

Jornais amanheceram indignados com o fato de um presidiário, Natan Donadon, ter conseguido preservar seu mandato parlamentar; para o Correio Braziliense, ele é "Sua Excelência, o presidiário"; no Globo, o "deputado preso por roubo"; Veja aponta "ultraje"; no entanto, uma resposta como o fim do voto secreto seria ainda pior para a democracia, tornando parlamentares reféns do berro e da pressão dos meios de comunicação, insiste o 247, um meio de comunicação, mas a serviço de um partido, de uma ideologia onde a liberdade de expressão é boa se estiver a serviço da causa totalitária.

Na manhã desta quinta-feira, os jornais chegaram às casas de seus assinantes pintados com as tintas da indignação. No Correio Braziliense, o deputado Natan Donadon passou a ser "sua excelência, o presidiário". No Globo, é o bandido "preso por roubo", inocentado por seus semelhantes. Em Veja, aponta-se que a absolvição foi liderada pelo PT para proteger os "mensaleiros". A decisão da Câmara é também apontada como um "ultraje". E o blogueiro Reinaldo Azevedo renovou a pressão para que o Supremo Tribunal Federal determine a cassação dos mandatos - o que já foi decidido pelo STF e compete apenas ao Legislativo.

Ainda que a decisão seja efetivamente um "ultraje", a resposta do parlamento ao grito da mídia pode colaborar para solapar de vez a democracia brasileira. O presidente Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que só votará novas cassações quando cair o voto secreto. Ou seja: eventuais cassações de João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP), condenados na Ação Penal 470, só ocorrerão se, até lá, os deputados já tiverem decidido julgar questões desse tipo em votações abertas.

O problema é que o voto secreto existe justamente para proteger o parlamento de pressões ilegítimas. Essencialmente, é uma conquista democrática, que evita a transferência do poder de representantes eleitos para grupos de pressão, como são os meios de comunicação. Em votações abertas, quem ousasse divergir do Globo e de seus assemelhados seria linchado. Será que é esse o melhor caminho para a democracia brasileira?
Herculano
29/08/2013 11:08
ERA SÓ O QUE FALTAVA. TOFFOLI RELATA AÇÕES DE BANCO NO QUAL OBTEVE EMPRÉSTIMO.

Segundo Fábio Fabrini e Andreza Matais, da Agência Estado (jornal O Estado de S. Paulo), relator de processos envolvendo o Banco Mercantil do Brasil, o ministro do Supremo José Antonio Dias Toffoli obteve empréstimos de valor milionário da instituição financeira. Ao todo, o magistrado obteve R$ 1,4 milhão em operações de crédito a serem quitadas em até 17 anos. Com sede em Minas, o banco de médio porte chegou a dar desconto nos juros dos dois empréstimos realizados pelo magistrado. Esse desconto assegurou uma economia de R$ 636 mil a Toffoli.

Segundo o Código do Processo Civil, o Código de Processo Penal e o Regimento Interno do Supremo, que tem força de lei, cabe arguir a suspeição do magistrado por parcialidade quando alguma das partes do processo for sua credora. Toffoli relata ações do Mercantil desde que assumiu a cadeira no Supremo, em 2009. Dois anos depois, ele obteve os dois empréstimos, numa operação considerada "pouco usual" até por funcionários do banco.

O primeiro, de R$ 931 mil, foi concedido em setembro de 2011, em 180 parcelas fixas de R$ 13,8 mil, a serem pagas até 2026. Conforme escritura da operação, registrada em cartório, Toffoli deu como garantia de pagamento sua casa no Lago Norte, em Brasília.

Liberado três meses depois, o segundo crédito, de R$ 463,1 mil, teve pagamento definido em 204 prestações fixas de R$ 6,7 mil, com vencimento até 2028. Para assegurar o pagamento da dívida, o banco aceitou o mesmo imóvel de Toffoli, fazendo uma "hipoteca em segundo grau".

Em ambos os casos, os juros fixados foram de 1,35% ao mês.

As parcelas inicialmente definidas nos contratos somavam R$ 20,4 mil, mais que a remuneração líquida de Toffoli no Supremo à época, que girava em torno de R$ 17,5 mil. Em abril deste ano, após decisões do ministro em processos do Mercantil, as duas partes repactuaram os empréstimos, por meio de aditivos às cédulas de crédito originais e transcritas em cartório.

Conforme os registros, o banco baixou a taxa para 1% ao mês. Com a alteração, a soma das prestações caiu para R$ 16,7 mil mensais - representa um comprometimento de 92% dos ganhos atuais do ministro no Supremo.

Toffoli afirmou ter outras fontes de renda e negou relação entre os processos dos quais é relator e os empréstimos. O banco não quis se pronunciar sobre o caso.

Mais que VIP

O Estado consultou dois gerentes da agência responsável pelo relacionamento com Toffoli, em Brasília. As taxas oferecidas para empréstimo de mesma natureza a "clientes VIP" variaram entre 3% e 4% ao mês, com parcelamento em, no máximo, quatro anos.

O superintendente do Mercantil em Brasília, José Alencar da Cunha Neto, que representou o banco em uma das operações com Toffoli, disse não ter participado da negociação com o ministro. Mas afirmou que a redução de juros, nas condições descritas nas escrituras do negócio, é atípica: "Não saberia dizer o que aconteceu com a negociação. Confesso que não é muito usual."

Segundo Cunha, a redução é mais comum quando o cliente oferece mais garantias do pagamento. Assim, como o risco de calote fica menor, é possível aliviar os juros. "Durante a vigência de um contrato, não tem como abaixar a taxa. O que pode ter acontecido é, num novo contrato, ser dada garantia sobre ele, e aí a taxa ser abaixada", explicou.

No caso do ministro, conforme documentos registrados em cartório, isso não ocorreu.

No STF, Toffoli relata processo em que o Mercantil tenta ser compensado por contribuições que, no seu entendimento, foram feitas em porcentual maior que o devido ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Vaivém

Em junho de 2011, três meses antes do primeiro empréstimo, Toffoli negou recurso do Mercantil nesse processo. Segundo ele, não cabia reapreciação do caso, com base na jurisprudência do tribunal, por se tratar de "coisa julgada" em definitivo.

Depois de concedidos os dois empréstimos, em janeiro de 2012, ao analisar um agravo regimental do banco, o ministro suspendeu o processo até o julgamento de outros dois recursos nos quais foi reconhecida repercussão geral de questão similar à discutida, ou seja, a possível relativização de "coisa julgada".

A repercussão geral é um instrumento que permite ao Supremo selecionar determinado recurso, considerado relevante, para julgamento. A decisão nesse recurso poderá ser aplicada pelas demais instâncias do Judiciário em casos idênticos. O uso desse mecanismo reduz a quantidade de processos enviados ao STF.

Em outro processo sob relatoria de Toffoli, o Mercantil questiona lei que aumentou de 3% para 4% a alíquota da Cofins sobre o faturamento de bancos. O processo foi distribuído ao ministro em 16 de setembro de 2011, 14 dias depois de feito o primeiro empréstimo. Em 28 de novembro do mesmo ano, ele reconheceu repercussão geral no caso.
Jonatan
29/08/2013 09:24
Bom dia Herculano.
Não adianta, enquanto não mudar o sistema político e a lei não funcionar, não tem como ter político sério. Da para contar nos dedos os políticos que não fazem parte do esquema. Em eleições municipais você sabe que para se eleger prefeito não adianta ter as melhores propostas e ser o melhor candidato, tem que ter esquema, tem que gastar dinheiro, e muito, tem que fazer parceria com empreiteiras, comprar votos, prometer mundos e fundos, e para vereador também, é um ou outro que se elege pelo trabalho que fez na comunidade. Quanto a eleições estaduais e federais a coisa fica pior ainda, se não estiver dentro do esquema "NÃO SE ELEGE". Você tem que ter muito dinheiro para gastar, independentemente se é do candidato, de algum padrinho ou "investidor", não tem como se eleger. Os deputados estaduais ou federais não perdem a teta nem que a melhor pessoa possível de qualquer cidade grande se candidate a menos que se alie ao esquema. Existem exceções, mas são raras. Quero chegar ao ponto de dizer que não adianta a mídia dizer que devemos votar consciente para mudar, não tem como, se o dito candidato desejado e aparentemente ideal não estiver no esquema NÃO SE ELEGE. Um deputado só larga a teta se por um acaso a mídia descobre algum escândalo e o esculacha, ainda assim com muita chance de se reeleger, ou se ele ja ganhou o que precisava e decide deixar a vaga para outro mas com sua indicação. Então meus amigos, se não mudar o sistema não adianta que o esquema prevalece.
Herculano
29/08/2013 08:50
VERGONHA NACIONAL. O SINDICATO DO CRIME PROTEGE SEUS FILIADOS OU ENTÃO LAVA AS MÃOS QUANDO SÃO CHAMADOS A DECIDIR. PREFEREM A AUSÊNCIA COMO UM PÔNCIO PILATOS

Favoreceram o presidiário. PT foi o partido que mais se ausentou na sessão de cassação de Donadon, cujo relato do que aconteceu ontem na Câmara Federal está abaixo em uma reportagem postada mais cedo e nesta. Confira os deputados que se ausentaram e assim com este gesto ajudaram livrar um colega ladrão do mandato. Agora temos deputado presidiário, graças a esta gente que elegemos. Eles agora, enchem a mídia e leitores omissos e desinformados com as mais esfarrapadas desculpas.

Assim como os três réus no processo do mensalão, 95 deputados também boicotaram a votação da cassação do mandato do deputado ladrão Natan Donadon (sem partido-RO), que foi absolvido pela Câmara na noite desta quarta-feira (28), mesmo estando preso no Complexo Penitenciário da Papuda após condenação transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Levantamento feito pelo Diário do Poder revela que o PT foi o partido que mais se absteve na votação. De 88 deputados, 20 simplesmente se recusaram a dar seu voto sobre o processo contra Natan Donadon. Em segundo lugar, está o PMDB, com 15 faltosos. Depois, seguem PP, PSD, PR, PSD, PSB, todos aliados da presidente Dilma Rousseff.

Os oposicionistas PSDB e DEM também colaboraram para o boicote que absolveu o presidiário, somando 12 faltosos.

Segundo governistas, a absolvição de Donadon abre precedente para salvar o mandato dos deputados José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP), réus condenados no processo do mensalão, cujo julgamento deverá ser finalizado ainda este ano no STF.

Confira, a seguir, a lista por partido dos deputados que não votaram na cassação de Natan Donadon:

PT ? 20

Weliton Prado PT /MG, Iriny Lopes PT/ES, Joao Paulo Cunha PT/SP,
Vicentinho PT/SP, Bohn Gass PT/RS, Josias Comes PT/ BA, Luiz Alberto PT/BA, Miguel Correa PT/MG, Odair Cunha PT/MG, Rogerio Carvalho PT/SE, Marina Santana PT/GO, Biffi PT/MS, Angelo Vanhoni PT/ PR, Pedro Uczai PT/SC, Marcon PT/RS, Ronaldo Zulke PT/RS, Beto Faro PT/PA, Anselmo de Jesus PT/RO, Artur Bruno PT/CE, Pedro Eugenio PT/PE

PMDB ? 15

Gabriel Chalita PMDB/ SP, Carlos Bezerra PMDB/MT, Andre zacharaw PMDB/PR, Darcisio Perondi PMDB/RS, Eliseu Padilha PMDB/RS, Alceu Moreira PMDB/RS, Asdrubal Bentes PMDB/PA, Jose Priante PMDB/PA,
Junior Coimbra PMDB/ TO, Renan Filho PMDB/AL, Arthur O Maia PMDB/BA, Mario Feitoza PMDB/CE, Genecias Noronha PMDB/CE, Leonardo Quintao PMDB/MG, Newton Cardoso PMDB/MG

PP ? 12

Toninho Pinheiro PP/MG, Beto Mansur PP/SP, Guilherme Mussi PP/ SP, Paulo Maluf PP/SP, Pedro Henry PP/MT, Afonso Hamm PP/ RS, Otavio Germano PP/RS, Renato Moling PP/RS, Vilson Covatti PP/RS, Renzo Braz PP/MG, Luiz Fernando PP/MG, Jose Linhares PP/CE

PSD ? 10

Joao Lira PSD/AL, Manoel Salviano PSD/CE, Marcos Montes PSD/MG,
Edson Pimenta PSD/BA, Fernando Torres PSD/BA, Jose Carlos Araujo PSD/BA, Sergio Brito PSD/BA, Eliene Lima PSD/ MT, Heuler Cruvinel PSD/GO, Eduardo Sciarra PSD/PR

PR ? 8

Laercio Oliveira PR/SE, Bernardo Santana PR/MG, Manuel Rosa Nega PR/RJ, Zoinho PR/RJ, Waldemar Costa Neto PR/SP, Ze Vieira PR/MA, Vicente Arruda PR/CE, Inocencio Oliveira PR/PE

PSB ? 6

Paulo Foletto PSB/ES, Camarinha PSB/SP, Alexandre Roso PSB/RS, Beto Albuquerque PSB/RS, Antonio Balkmann PSB/CE, Sandra Rosado PSB/RN

PSDB ? 6

Carlos Roberto PSDB/SP, Vanderlei Macris PSDB/SP, Marco Tebaldi PSDB/SC, Pinto Itamaraty PSDB/MA, Sergio Guerra PSDB/PE, Marcus Pestana PSDB/MG

DEM ? 6

Eli Correa Filho DEM /SP, Jorge Tadeu Mudalem DEM/SP, Abelardo Lupion DEM/PR, Lira Maia DEM/PA, Betinho Rosado DEM/RN, Claudio Cajado DEM/BA

PDT ? 3

Enio Bacci PDT/RS, Giovani Cherini PDT/RS, Geovanni Queiroz PDT/PA

PCdoB ? 2

Jandira Feghali PCdoB/RJ e Alice Portugal PCdoB/BA

PPS ? 2

Arnaldo Jardim PPS /SP e Almeida Lima PPS/SE

PSC ? 2

Marco Feliciano PSC/SP e Nelson Padovani PSC/PR

PTB ? 2

Sabino C Branco PTB/AM e Jovair Arantes PTB/GO

PV ? 1

Eurico Junior PV/RJ

PMN ? 1

Jaqueline Roriz PMN/DF

PRB ? 1

Vilalba PRB/PE

PTdoB ? 1

Rosinha da Adefal PTdoB/AL
Estamos de Olho
29/08/2013 08:36
Esta é do VALTHER OSTERMANN e está no Santa de hoje:

Metades

Gaspar tem que se benzer. Além de ter meia ponte ? aquela cuja reforma nunca termina ?, agora tem praticamente meia pista. Ou quase.
vlad
29/08/2013 08:03
Mais uma vergonha mundial: Plenário da Câmara nega cassação, mas Henrique Alves afasta o deputado federal Natan Donadon, que foi condenado a 13 anos de prisão e cumpre pena na Papuda.
sidnei luis reinert
29/08/2013 07:23
FICA UMA SUGESTÃO AOS POLÍTICOS, INCLUSIVE AOS DEFENSORES DE CUBANOS DAQUI, FAÇAM IGUAL AOS MÉDICOS CUBANOS, DOEM 75% DE SEUS SALÁRIOS AO FIDEL, E DEPOIS NOS DIGAM SE PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO.
sidnei luis reinert
29/08/2013 07:08
AS MENTIRAS DO MAIS MÉDICOS

A cada dia que passa o programa ?Mais Médicos? revela-se mais uma dentre tantas mentiras usadas pelo governo PT, cuja característica principal é governar com base no cinismo e aproveitando-se da extremada ignorância do brasileiro médio.

Até agora o Governo vem justificando a necessidade desse programa, usando como argumento a falta de médicos em cidades onde os profissionais brasileiros ?não querem ir?. Induzem o brasileiro, que conhece mais a Disney do que o próprio país, a imaginar rincões longínquos, assemelhados a aldeias.

Mentira! Os médicos vão para CIDADES e não para o meio do mato ou para a caatinga, como querem fazer acreditar Para atender no mato, o Governo federal vai continuar contando com os médicos militares. O governo se embanana nas próprias cascatas, quando divulga as cidades onde os cubanos atuarão. Por exemplo, na Bahia irão para Salvador, Vitória da Conquista. Juazeiro e Feira de Santana.... Incrível! As quatro maiores cidades baianas, sendo que a primeira é a Capital do Estado!!! Ninguém quer ir pra lá?

Outra mentira é o milagre que prometem. O que adianta médicos sem a mínima estrutura? Para curar gripe a população não precisa de médico. O que fazer para diagnosticar um câncer, uma leucemia ou outra doença que demande de exames mais profundos, sem dispor de equipamentos especiais?

Se apenas 1/3 do que está sendo enviado para Cuba tivesse sido aplicado aqui, em prevenção, o quadro geral de saúde do brasileiro seria bem melhor . Na amazônia as populações ribeirinhas continuam sem qualquer estrutura sanitária, com esgotos correndo a céu aberto, água contaminada e etc, e ainda pior, com uma população sem a mínima noção de higiene. O que um médico cubano vai fazer lá? ...
ME POUPEM DE TANTA IGNORÂNCIA!!
sidnei luis reinert
29/08/2013 07:06
?Mais médicos?? Vá lá... O que é preciso mesmo é ?Mais Vergonha?!

É por isso, e por muitos outros pontos fora da curva, que, cada vez mais distante do futuro, o País está cada vez mais perto do passado...
Herculano
29/08/2013 06:56
A MENTIRA DE PERNAS CURTAS AINDA MAIS QUANDO SE SABE QUEM SÃO OS MENTIROSOS. CONVÊNIO PARA IMPORTAR CUBANOS FOI FIRMADO ANTES DO MAIS MÉDICOS REVELA HOJE O JORNAL FOLHA DE S. PAULO.

O texto é das repórteres Sheila D'Amorim e Johanna Nublat, ambas da sucursal do jornal em Brasília.

Mais de dois meses antes do lançamento oficial do programa Mais Médicos, o governo brasileiro já tinha assinado com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde, braço da OMS) o contrato que abriu caminho para importar 4.000 médicos cubanos.

Com data de 26 de abril deste ano, o "80º termo de cooperação técnica para desenvolvimento de ações vinculadas ao projeto de acesso da população brasileira à atenção básica em saúde" traça regras gerais para parcerias com a entidade.

Válido por cinco anos prorrogáveis por igual período, ele serviu de base para que fosse firmado em agosto o convênio com Cuba.

Apesar de o contrato já estar valendo no lançamento do Mais Médicos, em julho, o Ministério da Saúde insistiu, na época, que os profissionais brasileiros eram a prioridade do programa.

Finalizada a primeira rodada de seleção do Mais Médicos, no início de agosto, apenas 10% das vagas foram ocupadas. Depois disso, o governo indicou que a solução seria um acordo para trazer os profissionais de Cuba.

Essa sinalização confirmou o que o então ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) já havia citado três meses antes como uma possibilidade em exame. Na época, a fala de Patriota criou um constrangimento ao governo diante da reação negativa.

A alternativa de importar médicos cubanos gerou insatisfações veladas até mesmo nos bastidores do governo. A maior crítica dentro da equipe da presidente Dilma Rousseff é que, indiretamente, o convênio serve como ajuda financeira para Cuba, que tem fortes ligações com o PT.

Isso porque o acordo não prevê o pagamento direto da bolsa de R$ 10 mil aos médicos cubanos, diferentemente do que acontece com os profissionais de outras nacionalidades selecionados no programa Mais Médicos.

O valor acertado no convênio (R$ 510 milhões) será pago à Opas, que fará o repasse a Cuba. Por esse serviço, a entidade receberá 5% do valor total (cerca de R$ 25 milhões).

A quantia que será repassada aos médicos cubanos não foi revelada pelo governo brasileiro.

Em contratos semelhantes com outros países, os cubanos recebem entre 25% e 40% do salário previsto. Em Cuba, um médico não costuma ganhar mais de US$ 40 (R$ 94).

O Ministério da Saúde afirma que assinou o termo de cooperação com a Opas, em abril, como um "guarda-chuva" para ações de reforço à atenção básica.

Foi uma forma de se calçar de diferentes alternativas para resolver a falta de médicos no SUS (Sistema Único de Saúde), apesar de a prioridade ser dada aos brasileiros, afirma a pasta.

Os dois primeiros termos de ajuste ao contrato original, explica o Ministério da Saúde, tiveram caráter mais teórico. O terceiro, sobre os médicos cubanos, teve impacto mais prático.
Herculano
29/08/2013 06:48
EMERGÊNCIA

O que eu relatei aqui, agora se espalha e se concretiza. Gaspar elabora decreto de situação de emergência para contenção de deslizamento da Rua Anfilóquio Nunes Pires. Documento é confeccionado para buscar recursos para reconstrução da pista às margens do Rio Itajaí-Açu.

Outra. O Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, mostra reiteradamente que não conhece Gaspar, ou que não é capaz de fazer apuração correta da notícia. Ele vem insistindo que o deslizamento aconteceu na Rodovia Jorge Lacerda. Ela não mais existe naquele trecho, pois foi municipalizada. Tanto que o decreto de emergência que o próprio jornal noticia, comprova isto. Se fosse estadual, uma rodovia, e não uma rua que é, com denominação e tudo, bem conhecida por aqui, não precisaria o município de Gaspar decretar o estado de emergência para ir buscar verbas estaduais e federais para reparar o deslizamento.
Herculano
29/08/2013 06:42
HÁ ALGUMA DÚVIDA DE QUE SE TRATA DE UMA CLASSE DE BANDIDOS E QUE NÃO ESTÁ NEM AI PARA AS VOZES DAS RUAS. ESCÁRNIO. PRESO HÁ DOIS MESES E CONDENADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DEPOIS DE ANOS DE JULGAMENTO E À EXAUSTÃO DE TODOS OS RECURSOS E CHICANAS POSSÍVEIS, O DEPUTADO FEDERAL DONADON, ATÉ ENTÃO NO PMDB, TEM MANDATO MANTIDO PELA CÂMARA. OS MENSALEIROS CONDENADOS FICARAM CONTENTES.

O relato é de Camila Campanerut e Guilherme Balza, para o Uol (Folha de S.Paulo), da sucursal de Brasília. O deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB-RO), condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e preso há dois meses, teve seu mandato mantido nesta quarta-feira (28) pela Câmara dos Deputados. Em votação secreta, 233 deputados votaram a favor de sua cassação, 131 contra e houve 41 abstenções. Para cassá-lo, eram necessários 257 votos, o que representa a metade do total de deputados mais um voto. Após a decisão, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), determinou o afastamento de Donadon de suas funções e a convocação do suplente, que será Amir Lando (PMDB-RO).

Alves afirmou que não seria possível que o deputado mantivesse seu trabalho no Legislativo estando preso. Ele fez um apelo para que PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que determina o fim do voto secreto seja aprovada o mais rápido possível pelo Congresso.

A sessão, que começou às 19h, foi estendida pelo presidente da Câmara até depois de 23h. Segundo ele, 470 parlamentares registraram presença na sessão anterior à que votou a cassação do deputado, mas só 405 votaram.

Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, ele foi condenado pelo STF a 13 anos e quatro meses prisão por peculato e formação de quadrilha. No momento em que o resultado foi anunciado, Natan Donadon se ajoelhou, agradeceu a Deus e disse que "a Justiça está sendo feita".

Mais cedo, Donadon usou a tribuna da Casa para se defender por mais de meia hora. Ele citou o fato de seu mandato de prisão ter sido expedido na época dos protestos que tomavam conta do Brasil, em junho, e disse que "as vozes das ruas crucificaram Jesus" e que o Supremo se submeteu à pressão da mídia.

O parlamentar relatou como tem sido seu cotidiano na prisão. "Em 60 dias que fiquei preso, tenho sofrido muito. É desumano o que eu passei nesses dias", declarou.

Segundo ele, hoje faltou água no presídio e ele teve que interromper o banho quando já estava ensaboado, mas, por sorte, outro preso tinha garrafas d'água estocadas e o ajudou. Segundo ele, o presídio não tem luxos e a água da torneira é fria.

Quando a votação sobre sua cassção já havia sido aberta, ele pediu a palavra para reclamar, em nome dos presos da Papuda, da qualidade das refeições servidas no presídio.

Em relação às acusações que pesam contra ele, Donadon negou todas. "Eu sou inocente dessas acusações que estão impondo contra mim", declarou, criticando a imprensa, que, segundo ele, manipula as notícias. O parlamentar já estava sem receber seus vencimentos e continuará da mesma forma.
Herculano
28/08/2013 21:08
APRENDIZES DE FEITICEIROS. O PT E O GOVERNO DILMA BAIXARAM OS JUROS BÁSICOS DA ECONOMIA NA MARRA COMO SE ISTO FOSSE POSSÍVEL FAZER COM INFLAÇÃO ALTA QUE ELES PRÓPRIOS PERMITIRAM POR FALTA DE CONTROLE E FUNDAMENTOS. ARROTARAM A PROPAGANDA FALSA AOS DESINFORMADOS E AOS FANÁTICOS. AGORA VOLTARAM ATRÁS PORQUE NÃO CONSEGUIRAM MUDAR AS REGRAS DO MERCADO COMO AS DITAM NUM BRASIL DO FAZ DE CONTA

Olha só a manchete dos noticiários da noite e que fará manchete nos jornais desta quinta-feira: BC eleva Selic para 9% ao ano e regra da poupança muda. Foi a quarta alta do juro básico desde abril; caderneta volta a render 0,5% ao mês mais TR

A repórter Célia Froufe e Eduardo Cucolo, da Agência Estado(O Estado de S.Paulo), da sucursal de Brasília, esclarecem. O Banco Central elevou nesta quarta-feira, 28, a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,5 ponto porcentual para 9% ao ano, sacramentando o ciclo de maior aperto monetário do governo Dilma Rousseff. A decisão foi unânime e aciona o gatilho que recupera o antigo rendimento da poupança (0,5% ao mês mais a TR). A autoridade afirmou, em comunicado, que a elevação do juro deve contribuir para colocar a inflação em declínio e assegurar essa trajetória de baixa em 2014. O texto deixa em aberto a possibilidade de outra alta idêntica ser observada no próximo encontro do colegiado.
MDM
28/08/2013 20:06
Senhor Herculano sera que a secretaria de agricultura nao ira consertar definitivamente o trator novo que foi adquirido a menos de 2 anos,pois ja se perdeu a conta de quantas vezes foi para MDM e esta semana voltou a empresa com mesmo problema,ta na hora de mostrar serviço senhor Alfonso ou o senhor vai colocar no leilao esse trator?A retro doada pela secretaria da pesca tambem esta na MDM e nao ira custar pouco a reforminha que sera feita,mas sera que ficara boa ou vao fazer igual ao trator?Acorda Gaspar
Pedro
28/08/2013 20:02
Porque a prefeitura nao fez nada com a empresa WF do senhor Moreira que no inicio do governo era amigao do prefeito e hoje sao oposiçao vai entender esse pessoal ne,pois bem a prefeitura deveria fazer alguma coisa pois mandar quase 60 marmitas com carne de galinha estragada isso é uma vergonha pois os funcionarios precisam comer e a empresa recebe pelo serviço,acorda prefeitura afinal quem trabalha precisa comer e nao merece comer comida estragada.Acorda
Herculano
28/08/2013 18:26
O MARKETING E A MANIPULAÇÃO. NA TV, PT EXIBE PROTESTOS E COMPARA DILMA E LULA A LÍDERES COMO MANDELA E GANDHI. CONFIRA A PARTIR DESTA NOITE NA TEVÊ

Quem relata é Vera Magalhães, editora da seção Painel, do jornal Folha de S.Paulo. Inserção de TV do PT que vai ao ar a partir desta quarta-feira (28) à noite exibe imagens dos protestos que se espalharam pelo país depois de junho intercaladas com cenas de Lula e Dilma Rousseff para pregar que a política é a responsável por levar às grandes transformações sociais.

Em vídeo de forte apelo emocional, concebido pelo jornalista e marqueteiro João Santana e pelo publicitário Marcelo Kertész, um narrador constrói um discurso voltado prioritariamente aos jovens e que vai na contramão de um dos motes das passeatas: a negação da política e dos partidos.

"Acredite na política'', prega o locutor com voz experiente, como a dar um ''conselho'' aos jovens que foram às ruas em todo o país.

Entremeando em ritmo frenético imagens de Lula e Dilma às de outros líderes políticos brasileiros e mundiais, como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Tiradentes, Abraham Lincoln, Getúlio Vargas, Fidel Castro e Martin Luther King - cujo famoso discurso "I Have a Dream'' completa 50 anos -, a propaganda petista investe na narrativa de que só por meio da política podem-se promover as mudanças que as ruas exigiram nas jornadas de junho.

"A política sempre foi capaz de mudar o mundo. E o mundo sempre foi capaz de mudar a política. Quando o mundo muda a política, ela não está acabando: ela está melhorando'', diz a propaganda petista.

No final, se sucedem imagens de Lula nas Diretas Já e nas greves do ABC, outras dele como presidente e de Dilma em sua posse, ao lado de números de realizações dos governos petistas.

E o slogan, numa tentativa de associar o PT à mudança: "Venha mudar com a gente, a gente quer continuar mudando com você''.

"É uma declaração de amor à política'', resumiu à Folha um interlocutor petista.

Os comerciais serão exibidos no horário da propaganda partidária destinado aos diretórios estaduais petistas.
Herculano
28/08/2013 18:16
O NORDESTE TEVE MAIS UM APAGÃO. O GOVERNO JÁ ESTÁ APONTANDO E DISTRIBUINDO CULPADOS

O apagão que atingiu o Nordeste do país na tarde desta quarta-feira (28) foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica, afirmou o gerente da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) no Piauí, Airton Feitosa.

Foram três horas sem energia na maioria das regiões nordestinas. Foram três horas de "caladão", com as operadoras de celulares desativadas. Caos no trânsito dos centros urbanos. Prejuízo no comércio. Rede bancária e cartões fora de operação. Muitas indústrias pararam também.

"A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste", afirmou.

O gerente comparou o problema a uma "freada brusca" em um carro. "É como você estar acelerando a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de transmissão de 500 kV apresentaram problemas", afirmou.
Herculano
28/08/2013 17:59
?SIM PERDER LA TERNURA, por Carlos Brickmann

Noticia do bem-informado e respeitado jornalista Jorge Moreno, em sua coluna Nhenhenhém, dia 24: "O caso do aposentado do Senado que exige que o plano de saúde pague sua cirurgia de colocação de prótese peniana pode se transformar num dos maiores escândalos do Congresso Nacional.O dito-cujo tem a lista de todos os senadores, incluindo ex-presidentes do Senado, que tiveram o procedimento pago com dinheiro público".

HAY QUE ENDURECERCE...
Para que o caro leitor não tenha o trabalho de pesquisar, eis os presidentes do Senado do ano 2000 até hoje: Jader Barbalho, Edison Lobão, Ramez Tebet, José Sarney, Tião Viana, Garibaldi Alves Filho e Renan Calheiros.
Herculano
28/08/2013 15:29
A ECONOMIA DE MARCHA RÉ. COMO O GOVERNO E O PT VÃO DESMENTIR OS NÚMEROS DE UMA REALIDADE CRUEL. PESO DA INDÚSTRIA NA ECONOMIA BRASILEIRA VOLTA AO NÍVEL DE 1955 105


É esta a constatação de Sílvio Guedes Crespo para o blog Achados Econômicos.

A indústria tem hoje um peso na economia brasileira tão grande quanto tinha em 1955, antes de Juscelino Kubitschek chegar à Presidência e anunciar seu Plano de Metas para o desenvolvimento do país.

A produção do setor corresponde, atualmente, a 13,3% do PIB (produto interno bruto); em 1955, eram 13,1%, segundo o estudo "Por que reindustrializar o Brasil?", divulgado nesta quarta-feira (28) pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

De acordo com o estudo, a desindustrialização no Brasil começou na década de 1980, após a participação do setor no PIB atingir um pico de 27,2%. A projeção da Fiesp é de que, se a atual tendência continuar, a proporção tende a chegar a 9,3% em 2029 ou antes.
Herculano
28/08/2013 15:24
E AGORA? PARECE TUDO TRAMADO ENTRE AS REPUBLIQUETAS PARA PERSEGUIR OPOSITORES

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta quarta-feira (28) que o Brasil "devolva" o senador Roger Pinto, que fugiu de La Paz para Brasília e está sendo investigado em seu país por corrupção, entre outros crimes.

Esta foi a primeira manifestação pública de Evo sobre a crise diplomática com o Brasil, que provocou a queda do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

"É importante devolver Roger Pinto à Justiça boliviana para que ele seja julgado como qualquer autoridade que está envolvida em casos de corrupção", disse Morales, segundo a agência de notícias Efe.

A fuga de Molina para o Brasil, que aconteceu no fim de semana, foi coordenada pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que atuava como encarregado de negócios, espécie de embaixador interino na Bolívia.
Herculano
28/08/2013 15:22
ELES SÃO DO RAMO. CADEIA É APENAS DETALHE

O corintiano Cleuter Barretos Barros, sócio da torcida Gaviões da Fiel, que esteve preso na Bolívia acusado pela morte do jovem Kevin Espada foi o segundo identificado na briga entre torcedores do Corinthians e do Vasco no último domingo (25), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

De acordo com o Estado, Cleuter Barros é conhecido como "Manaus" na Gaviões da Fiel, por causa de sua cidade de origem. Líder da torcida na capital do Amazonas, o torcedor foi a São Paulo para participar da organização do desfile da escola de samba da Gaviões no Carnaval e passou a dormir na sede da torcida.
Quebra Tijela
28/08/2013 14:54
Sr. Herculano.

Já que me Gaspar nada tem solução, porque ao invés de refazer o trecho que foi parar dentro do rio.
A Prefeitura poderia desapropria o restaurante BLUMENAU e fazer uma curva ali, sairia bem mais barato.
Herculano
28/08/2013 14:45
QUEM DISSE QUE A JUÍZA ANA PAULA DOOU CRIANCINHAS FORA DA LEI E PARA O EXTERIOR TERÁQUE PROVAR

Está marcada para amanhã no Fórum de Gaspar, a audiência que vai ouvir políticos que se achavam protegidos para caluniar e amedrontar autoridades e instituições.

Quando o PT, a prefeitura e a rede Globo armaram a vingança contra a juiz Ana Paula Amaro da Silveira que atuou por aqui durante onze ano na primeira Vara e a que cuida também da Infância e Adolescência, alguns políticos (e outros se sentiram imunes e valentes). Acusaram a juíza, sem provas, de traficar crianças. E ela foi à jurisdição para que os acusadores ratifiquem os discursos e apontem as provas.

Tem gente que está com a voz afinada faz tempo, principalmente depois que o tiro da irresponsabilidade saiu pela culatra e as acusações infundadas transformaram a juíza em heroína.
Herculano
28/08/2013 12:24
A quem se identificou como Eleonara Castelain Junqueira, mas enviou mensagem por email inexistente: eleonoracastelainjung@bol.com.br

Eu não aprovei o seu comentário por não pactuar com este tipo de ação. Acho comentário gravíssimo. E penso que, se o e.mail que você reproduziu, e que corre as redes sociais, existe mesmo, a prefeitura e o prefeito de Gaspar devem procurar a polícia. Até porque pode ser falso, apenas para se criar clima inclusive para a desistência do negócio. Neste mundo bandido, o jogo não é para amadores, principalmente quando se envolve interesses políticos
Herculano
28/08/2013 10:38
OPROGRAMA MAIS MÉDICOS VISTO POR QUEM LÊ E ESCREVE PARA JORNAIS. VIROU PARTIDA DE FUTEBOL, COM TORCIDA.

É lamentável a hostilidade com que os médicos estrangeiros estão sendo tratados por seus colegas no Brasil. Além disso, há muita arrogância dos médicos brasileiros quando dizem que não vão corrigir erros dos colegas estrangeiros, como se corrigissem os erros dos médicos daqui.
Eu mesma sou vítima de um otorrino que, ao tentar remover um pólipo do nariz, cortou um músculo de meu olho esquerdo e eu fiquei não só estrábica como com a visão completamente desfocada. Enxergo duplamente todas as imagens. Consultei oito oftalmologistas e nenhum conseguiu corrigir o erro. Gilcéria Oliveira (São Paulo, SP)

É uma vergonha o comportamento de médicos brasileiros ao vaiar colegas cubanos. Lucia de Lion (São Paulo, SP)

Quanto mais os representantes da classe médica criticam a vinda dos médicos estrangeiros para garantir a reserva de mercado, mais atraem a antipatia da opinião pública. Não perceberam que caíram na armadilha do governo - que, para justificar o fraco desempenho na saúde, lançou mão dessa medida populista? Evaldo Gândara Barcellos (Santa Rita do Passa Quatro, SP)-

Que me desculpem os médicos, mas a interessante e oportuna entrevista com a médica cubana Ivonne Sanchez, radicada em Cordeirópolis, SP ("Cotidiano", 25/8), me faz crer que a única anormalidade que poderá ocorrer com a vinda de médicos cubanos será a de um "choque de qualidade" no atendimento às pessoas de baixa renda.
Falo por experiência própria como paciente do SUS e de planos de saúde baratos, sem levar em conta o meu passado de ribeirinho do Amazonas, num lugarejo onde só existia parteira, benzedeira e carpideira e a morte chega por impaludismo, febre amarela, nó nas tripas e flechada de boto, sem direito a atestado de óbito assinado por médico. Bento Coelho Marques de Abreu (São Paulo, SP)

Que inocência desses leitores... Deveriam se informar antes de escrever absurdos. O Brasil não precisa de médicos, precisa de infraestrutura. Quem disse que os médicos não vão para a periferia? O governo fica colocando o povo contra a classe médica. Façam uma visita a um hospital público e verão médicos jovens e velhos se virando em mil para atender uma multidão. Lucia Maria de Lucena Moreira Lopes (São Paulo, SP) -

Com a chegada dos primeiros médicos cubanos ao Brasil, o governo apressa-se em divulgar os critérios e as normatizações que serão usados para controlar a atuação do grupo no país. Correto. Qual o problema então em submetê-los ao Revalida, critério fundamental de avaliação? Luciano Harary (São Paulo, SP)
vlad
28/08/2013 10:06
Os médicos estrangeiros mal chegaram ao Brasil e já aprenderam 3 palavras: Isto é virose.
Herculano
28/08/2013 09:24
PENSANDO BEM, EDUARDO SABOIA FOI HEROI, SIM, CONQUANTO NÃO HAJA HEROIS PERMANENTES FORA DOS QUADRINHOS, por Celso Arnaldo Araújo

Não há heróis sempiternos (é a primeira vez que uso a palavra, sabia que esse dia chegaria?), com exceção de meu pai, e apenas no âmbito de minha existência. Só há heróis de ocasião. Como Eduardo Saboia.

Também não gostei do day after do Saboia - a ameaça valente de usar o que sabe contra o Itamaraty não soou bem.

Mas, como diria o Marcelo Rezende, pensa no seguinte: o moço tinha 23 anos de Itamaraty, carreira impoluta e ascensional (se bem que Bolívia é queda?), folha impecável de serviços. Naquele instante, ele, como ministro-conselheiro e encarregado de negócios, era o mais alto funcionário da Embaixada, na ausência forçada de um embaixador titular.

Marcel Fortuna Biato fora enviado há dois meses, sumariamente, para um degelo na Suécia, por pressão de Evo Morales - justamente por causa do prolongado abrigo ao senador.

Saboia fazia as vezes de embaixador, até a chegada do substituto enquadrado. Ninguém mais, naquele momento, para repartir com ele o interminável pepino de 452 dias como carcereiro.

Ao entrar no carro da embaixada, com Roger Molina no banco de trás, e pedir ao motorista que só parasse quando chegasse a Corumbá, Saboia sabia que ali se encerrava sua carreira diplomática. O que fazia ali não era mais diplomacia - mas, a seu ver, a reparação definitiva de uma situação humana insustentável, para ele e para o senador.

Esforçara-se muito para fazer o mesmo - imagine - até com os vagabundos presos em Oruro por causa da morte do garoto boliviano.

Veja só. Por causa desse ato de coragem - quantos de nós o fariam, tendo tudo a perder? - Saboia tornou-se, instantaneamente, um exilado em seu próprio país. Sua mulher é oficial de chancelaria da Embaixada, seus três filhos estudam em colégios de La Paz. Mas Saboia evidentemente não pode retornar à Bolívia sem ser preso - ou até justiçado.

Ficará ele aqui, no limbo absoluto, de carreira e família, enquanto o senador Roger refaz sua vida - e até que eles lá em cima se entendam, com Morales como o mediador irremediável da situação.

Pensando bem: Saboia foi herói, sim, conquanto não haja heróis permanentes fora dos quadrinhos.
Herculano
28/08/2013 09:19
OS ASQUEROSOS, por Reinaldo Azevedo, de Veja

O subjornalismo da boca do caixa, financiado por estatais e por gestões petistas, mobilizou a sua tropa nas redes sociais para tentar popularizar a acusação de racismo e xenofobia, como se os médicos brasileiros estivessem contra a presença de colegas estrangeiros e, muito particularmente, de negros. É uma gente asquerosa! Esses agora supostos defensores de negros cubanos são os mesmos que apontam o dedo contra Joaquim Barbosa, ligando a cor de sua pele a seu temperamento ou a seu voto no julgamento do mensalão; são os mesmos que lhe cobram gratidão a Lula por ter sido "generoso" e lhe ter dado uma chance.

Não é jornalismo, não é política, não é debate de ideias. É uma variante da formação de quadrilha
Herculano
28/08/2013 09:08
O MUNDO DOS MILIONÁRIOS NEGÓCIOS OBSCUROS DO FUTEBOL QUE SE ESTABELECEM NOS PARAÍSOS FISCAIS

Ricardo Teixeira pede residência em Andorra, revela o correspondente do jornal O Estado de S. Paulo na Europa, Jamil Chade.

O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pede sua residência no principado de Andorra. A informação foi divulgada na noite de hoje pela Radio Catalunya, depois que a reportagem do Estado revelou que um terço da renda dos amistosos da seleção brasileira acabava em contas em Andorra e numa conta em nome de Sandro Rosell, amigo de Teixeira e hoje presidente do Barça.

Segundo a rádio, Teixeira já deu entrada na documentação para ser residente de Andorra, o que significa que, a cada ano, terá de passar 150 dias no principado entre a França e Espanha e conhecida por ser um paraíso fiscal. Para que seja aceito, Teixeira teria de depositar pelo menos 400 mil euros nas contas de um banco do principado. Mas, segundo a radio, ele estaria negociando transladar ao paraíso fiscal cerca de 4,9 milhões de euros
Herculano
28/08/2013 08:59
EXEMPLO DE MÁ GESTÃO E DE COMO SE JOGA O NOSSO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS QUE DEVERIAM ESTAR NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, OBRAS... PELO RALO. OS POBRES QUE NÃO POSSUEM CARROS, NÃO USAM TRANSPORTE PÚBLICO, PAGAM A CONTA NA MESMA PROPORÇÃO.

Sem reajuste de gasolina, Petrobrás gasta R$ 900 milhões a mais por mês. Alta do dólar eleva custo de importação da Petrobrás, que pode ser compensado por reajuste de combustíveis, resumem Mauro Zanatta e Tânia Monteiro, para o jornal O Estado de S. Paulo

A demora na autorização de um novo reajuste para a gasolina e o óleo diesel no País deve provocar um gasto adicional para a Petrobrás de R$ 900 milhões por mês na importação desses combustíveis, segundo cálculos do Itaú BBA. Mas a presidente Dilma, apesar de decidida a autorizar o reajuste, quer esperar que o câmbio e a inflação estejam sob controle para definir o aumento.

A presidente avisou à estatal e aos auxiliares envolvidos com os cálculos do reajuste, segundo uma fonte graduada do governo, que aguardará a "acomodação" do câmbio numa "banda mais estável" de variação. E também quer projeções da área econômica sobre eventuais impactos de um choque de oferta global nas commodities agrícolas causado por nova quebra de safra nos Estados Unidos.

Dilma quer ter segurança sobre o "espaço na inflação" que o governo terá para amortecer seu efeito nos índices de custo de vida. O adiamento do reajuste é uma aposta na "convergência" dessas variáveis para estreitar o aumento. O governo já "precificou" que, a partir de agosto, a inflação medida pelo IPCA voltará a subir. "Todo ano é assim. Por isso, vamos esperar essas duas variáveis para decidir o tamanho do reajuste", informou a autoridade.

Esse "espaço" será decisivo para dimensionar o aumento nos preços na refinaria, uma medida considerada altamente impopular, mas necessária para reduzir as perdas da petroleira estatal com esses combustíveis.
Herculano
28/08/2013 08:53
QUESTÃO DE ORDEM

Em que argumentos minimamente aceitáveis funda-se o pedido de urgência para o projeto de lei que passa a Arena Multiuso de Gaspar para o Moto Clube e CTG?
Herculano
28/08/2013 08:52
O JOGO

Rede pede 'inovação' ao TSE, diz advogado. Responsável pelo pedido de registro do partido de Marina Silva defende rito expresso de validação de assinaturas. Especialistas em direito eleitoral consideram medida incomum; corregedora é mantida na relatoria do caso
Herculano
28/08/2013 08:50
UMA DIPLOMACIA ESTUDANTIL, por Elio Gasperi, para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo

O Itamaraty é coisa séria, mas, com suas trapalhadas, o comissariado transformou-o numa usina de desastres

A doutora Dilma tem dois chanceleres, um no Planalto e outro no Itamaraty. Apesar disso, restou ao Brasil uma diplomacia trapalhona, cenográfica e inepta. A desova do senador Roger Pinto no território brasileiro transformou uma conduta inamistosa do governo da Bolívia numa estudantada brasileira. Custou o lugar ao chanceler Antonio Patriota. Ele vai para Nova York, mas o comissário Luís Inácio Adams continua advogado-geral da União. O doutor sustentou que, caso um médico cubano peça asilo territorial no Brasil, será devolvido a Cuba. Agradando o aparelho dos irmãos Castro, ofendeu a história do país e o direito. No ano passado, o Brasil meteu-se noutra estudantada, expulsou o Paraguai do Mercosul e agora corteja seu governo. É uma diplomacia de palavrório e negócios. Patriota foi um detalhe.

A ideia segundo a qual o encarregado de negócios do Brasil em La Paz contrabandeou o senador até a fronteira com o Brasil porque apiedou-se de seu estado emocional é pueril. Se os embaixadores começassem a ser orientados pelos seus sentimentos, seria melhor fechar a Casa. A boa norma determina que um governo dê o salvo-conduto a um asilado em algumas semanas. No exagero, alguns meses. O presidente Evo Morales não quis fazer isso. Direito dele. O político peruano Haya de La Torre ralou cinco anos numa sala da embaixada da Colômbia em Lima. O cardeal Jozsef Mindszenty, outros 15 na embaixada dos Estados Unidos (que não são signatários das convenções de asilo diplomático) na Hungria.

Se alguém pensou que combinou a fuga com Evo Morales, fez papel de bobo e transformou o algoz em vítima. Transferiu o vexame para o diplomata Eduardo Saboia, deixando-o numa posição de franco-atirador. Coisa parecida fez no mundo dos negócios, quando transferiu para o embaixador do Brasil em Cingapura uma transação meio girafa que favorecia os interesses do empresário Eike Batista.

A maneira como a diplomacia de Lula e da doutora lidaram com o instituto do asilo revela desrespeito histórico com um mecanismo que protegeu centenas de brasileiros perseguidos por motivos políticos. Ele ampara gregos e troianos. Em 1964, brasileiros asilaram-se na embaixada boliviana. Anos depois, oficiais golpistas bolivianos asilaram-se na embaixada brasileira e o governo esquerdista do general Juan José Torres deu-lhes salvo-condutos em 37 dias.

Carlos Lacerda asilou-se por alguns dias na embaixada de Cuba e João Goulart pediu asilo territorial ao Uruguai. Em poucos meses, o governo do marechal Castello Branco concedeu salvo-condutos a todos os asilados que estavam em embaixadas estrangeiras. Já o do general Médici, vergonhosamente, fechou as portas de sua representação em Santiago nos dias seguintes ao golpe do general Pinochet e dezenas de brasileiros foram obrigados a buscar a proteção de outras bandeiras. Contudo, nem mesmo Médici deportou estrangeiros para países onde poderiam ser constrangidos. Isso ocorreu durante a gestão do comissário Tarso Genro no Ministério da Justiça, com dois boxeadores cubanos que, posteriormente, voltaram a fugir da ilha.

O direito de asilo é uma linda tradição. Não se deve avacalhá-lo.
Herculano
28/08/2013 08:45
O PT E A IMPRENSA DO PT NÃO TOLERAM A PLURALIDADE DE OPINIÃO. QUANDO CONFRONTADOS, APONTAM CULPADOS. ISTO EXPLICA A RAZÃO PELA QUAL PREGAM O CONTROLE DA MÍDIA, A SOCIALIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Está no 247, o canal do PT, sustentando por verbas publicitárias dos bancos estatais e pelo governo petista de São Paulo. "Eles são responsáveis pelo corredor polonês?"

Não foi por explosão espontânea que os médicos cearenses chamaram seus colegas cubanos de "escravos, escravos!"; o ódio, a violência e o preconceito demonstrados na noite da segunda-feira 26 foram atitudes disseminadas, a partir do conforto das redações da mídia tradicional, por três colunistas: Reinaldo Azedo, Eliane Cantanhêde e Augusto Nunes; assim como não existiria o nazismo sem o Mein Kampf, de Hitler, o corredor polonês de Fortaleza não ocorreria sem os jornalistas que gravaram no imaginário dos médicos o rebaixamento completo dos cubanos
Jonas
28/08/2013 08:18
Moto Clube no Ctg?

Alguém tem de fazer alguma coisa, pois num outro sábado eles estavam ali. O barulho é infernal. Não se consegue nem ver televisão direito.
Não seria necessário um estudo com o vizinhos? Na minha Rua Pedro Bonifácio Sabel, ninguém passou.

Nos ajudem.

Obs. Não sou contra o moto clube, mas tem de ser num local onde não tire o sossego da comunidade em geral. Por favor Senhor Prefeito e seu filho.
Herculano
28/08/2013 07:24
A DÍVIDA DA IGREJA CATÓLICA

Igreja ainda deve R$ 45 milhões a fornecedores de evento católico

Mesmo após vender por R$ 46 milhões um prédio em São Cristóvão, na zona norte, para a Rede D'Or de hospitais, a Arquidiocese do Rio ainda deve R$ 45 milhões para fornecedores da Jornada Mundial da Juventude. A informação foi divulgada ontem por dom Paulo Cezar Costa, vice-presidente do comitê organizador do evento.

Antes do início do evento, realizado de 23 a 28 de julho com a participação do papa Francisco, os organizadores estimaram que o custo poderia chegar a R$ 350 milhões, dos quais pouco mais de R$ 100 milhões viriam dos governos federal, estadual e municipal.

Segundo dom Paulo, foram arrecadados cerca de R$ 100 milhões com as inscrições de 427 mil peregrinos. Houve ainda doações e cotas de patrocínio. Somando toda a arrecadação, ainda restou um débito de cerca de R$ 90 milhões.
ESTAMOS DE OLHO
28/08/2013 06:43
Morastoni anuncia: Ministério vai repassar 40 milhões a Hospital de Itajaí
27 d agosto d 2013

De nota do gabinete do deputado Volnei Morastoni, do PT:

?O deputado Volnei Morastoni e a diretora geral do Hospital Marieta, irmã Sandra Zanotto, foram informados que o Ministério da Saúde garantiu o repasse de R$ 40 milhões para a compra de móveis e equipamentos do novo Complexo Madre Teresa. Eles receberam a notícia através de um telefonema do doutor Helvécio Magalhães, Secretário Nacional de Atenção à Saúde, nesta segunda-feira (26/08).



É PT ESTAMOS DE OLHO!
Herculano
27/08/2013 21:54
ERA SÓ O QUE FALTAVA

A tarde eu repeti a notícia do Leandro Silva de Oliveira, aquele torcedor da torcida Gaviões da Fiel do Corinthians que ficou preso na Bolívia por um bom tempo, com outros, da morte de um adolescente em Oruro. Solto, voltou aos estádios e para brigar, ao invés de torcer, como aconteceu em Brasília no domingo.

Mas, olha só o que se descobriu. Entre os provocadores e brigões, sem camisa, estava o vereador de Francisco Morato, uma cidade da Grande São Paulo, Raimundo César Faustino. Ele é do PT. Contrariando as imagens, sabe o que ele está alegando? Que estava se defendendo. E para isto, agredia os policiais. É ruim, heim! É uma história repetida em todo canto.
Herculano
27/08/2013 21:46
A ARENA MULTIUSO VAI SER DO CTG E DO MOTO CLUBE

O Projeto de Lei 39/2013 foi protocolado hoje a tarde. Depois da sessão da Câmara hoje a tarde houve um tipo de escolinha do professor Raimundo com os vereadores. Como o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está no tour mensal em Brasília, coube a vice-prefeita a apresentação do projeto e o pedido para aprova-lo, em regime de urgência (?). Quem estava lá na mesma defesa? A primeira dama, Liliane.

Este assunto, de que o GTG e o Motoclube dividiriam a Arena Multiuso antecipei aqui faz um mês. A decisão saiu num churrasco entre amigos. Casualmente no comando do motoclube está o filho de Pedro Celso Zuchi. Outra, o município tem apenas a emissão de posse do terreno, cuja propriedade e preço se discutem na Justiça. Mais, o Ministério Público está atrás de explicações sobre aquela venda de propriedade do município, a particulares.
Juju do Gasparinho
27/08/2013 20:54
Prezado Herculano:

O dólar nas alturas, para o "miniministro" uma "mini" crise.

O Brasil do BEM, respeita Eduardo Sabóia.
Herculano
27/08/2013 20:25
COMO FUNCIONA

Deputado Federal mantém inativa sala paga com verba pública. Neste mandato, Cléber Verde, PRB do Maranhão, já gastou mais de R$ 78 mil com aluguel de escritório em São Luís pertencente a amigo, eleitor e financiador de campanha. Deputado admite que sala só é usada ?eventualmente".
Odir Barni
27/08/2013 19:10
Caro Herculano:
Após 30 anos o asfalto da Anfilóquio Nunes Pires, volta a ter problemas com desmoronamento. Acompanhei, no local, o primeiro deslizamento em 1983, depois em 1984 e em 2008, pela imprensa. Não vi nenhum engenheiro mostrar um projeto que pudesse resolver, definitivamente, o grave problema. Todo motorista que vai no sentido Gaspar-Blumenau, sabe que aquela abertura é perigosa, já tivemos mortes no local. O acostamento inexiste, pondo em risco a vida dos transeuntes. Eu fiz este percurso por mais de 5 anos, até de bicicleta. Visitei in loco o local, olhando do rio com uma canoa; isso fazia quase toda tarde quando passeava no rio com meu filho Oberdan, com 11 anos, e com minha filha Greicy, com 5 anos e minha cachorro lesse . O problema deve ter sido detectado por algum engenheiro: as águas que param na bacia dos fundos da rua Manoel Bernardes e toda Figueira, infiltra por baixo do asfalto onde ocasiona o deslisamento; não é a água do rio que causa o problema, mas sim, as águas da chuva ou das cheias ao lado esquerdo da rodovia. Não há vazão, não há galerias. As águas da margem esquerda do asfalto tem como saída o Ribeirão Gaspar Grande, próximo a SDR Canarinhos, se não estou enganado. No governo Poli/Dario Deschamps, foi cogitado a construção de uma arquibancada com vistas ao Rio Itajaí Açu, um ponto turístico à ser explorado com uma raia para corridas de barcos, fato que ocorreu em uma única oportunidade. Acho que o custo da obra será muito maior, não será com 200 ou 300 mil que irão fazer uma obra decente; vai custar muito mais. Se não houver uma drenagem adequada, vão jogar dinheiro no rio. Mais uma vez dou meu pitaco, num problema que conheço. Se eu estiver enganado que me conteste, mas com solução e não com conversa. No dia em que a população ficar sem ir para Blumenau, ou vice versa, com certeza os diretores da SDR irão se lembrar que a rodovia precisa de cuidados e que a localidade de Figueira é importante para os dois municípios; Gaspar e Blumenau.
sidnei luis reinert
27/08/2013 19:07
Bolsa Carro?

Além do plano para os fundos, os norte-americanos revelam que Lula fechou
acordo com uma companhia chinesa para financiar carros populares pela
bagatela de R$ 5 mil. Os carros seriam subsidiados com financiamentos do
BNDES, no prazo de 60 meses. Os veículos seriam de passeio, e minivans para
transporte de mercadorias. Outra ideia seria reduzir impostos para aparelhos
de consumo mais populares e aumentar a carga tributária para bens
não populares, como automóveis de luxo.
sidnei luis reinert
27/08/2013 18:50
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=460392247391954&set=a.150061475091701.29523.100002635477716&type=1

João Pedro Sansão
Essa foi a matéria do herculano, agora, veja oque realmente aconteceu:

Para que serve o Plano Diretor? Redação Jornal Metas 23/8/2013
Trazer a realidade para dentro da sala de aula e fazer com que o aluno perceba onde o conteúdo irá impactar sua vida são os desejos de qualquer professor.

Embora a pergunta "para que serve o Plano Diretor?" já estivesse respondida na apostila, os alunos dos 2os anos do ensino médio do Colégio Madre Francisca Lampel quiseram ir além e sugeriram ao professor que convocasse alguém que entenda do assunto para uma palestra. Para esclarecer as dúvidas dos alunos, o professor de Geografia, Antônio Merces da Silva, chamou Patrícia Scheidt, secretária de Planejamento e Desenvolvimento, pasta responsável pela reformulação do Plano Diretor que acontece neste momento. "A apostila tratava de urbanização e trazia conceitos sobre o estatuto das cidades, associações e o plano diretor, sugerindo que fosse feita uma discussão acerca deste último tema. Na discussão, lembramos que o plano de Gaspar passa por reformulação e, para que os alunos pudessem entender os detalhes, houve a palestra. O objetivo é vincular o conteúdo com a realidade, inserir o aluno no contexto para que ele se torne uma pessoa crítica", afirma o professor.

As maiores dúvidas dos alunos eram sobre os locais em que construir é proibido ou autorizado, as delimitações exatas dos bairros e sobre as regras de ocupação da cidade. "Pela contextualização da ocupação histórica da cidade feita pela Patrícia, percebemos a necessidade de haver regras de ocupação. Queríamos saber como construir um imóvel sem descumprir estas regras e também entender como estruturar a cidade para o futuro", conta a estudante Isabela Zucchi. Pelo fato de sua avó possuir terrenos na área rural, ela estava interessada também no que o plano diretor determina para a construção neste tipo de terreno. Porém, para a menina, o fato mais importante foi saber que a comunidade gasparense pode participar da reformulação do plano por meio dos estudos feitos pela prefeitura com as pessoas da comunidade e pelas audiências públicas. "Na minha opinião, quebrou-se um tabu. Eu acreditava que o Plano Diretor era só uma burocracia, hoje entendo a necessidade de direcionar a ocupação da cidade para que não se criem problemas para o futuro", acrescenta.

Já Gustavo Villabuena se interessou bastante pela história dos bairros e sua evolução ao longo dos anos. "Eu acredito que conhecer o Plano Diretor é importante para todos. Na palestra, a secretária explicou quais são os setores da prefeitura que temos que procurar para saber se é possível construir em algum terreno ou não. Se você pretende comprar um terreno para construir, é interessante fazer uma consulta a estes setores antes da compra", comenta o estudante.

A coordenadora Elisete Cavichiolli destaca que uma palestra desta faz também dá a oportunidade de os alunos entenderem como é o trabalho de um urbanista e abre a visão para perspectivas profissionais. Já o professor ficou entusiasmado ao ver o interesse que os alunos tiveram ao entrar na discussão do Plano Diretor, sendo que alguns já afirmaram que querem participar de audiências públicos do assunto. "Temos sempre de levar o aluno a realidade, mostrar a aplicação do que se vê em sala de aula. Eles também são responsáveis por disseminar este conhecimento, levam o assunto a conversa com os pais e amigos e discutem entre eles o que é aprendido no ambiente escolar", finaliza.
Rafael
27/08/2013 17:19
QUAL A OBRA DE COLOMBO EM GASPAR IV
Boa tarde Herculano. Realmente o trecho de 2,5 km que liga Gaspar a Luis Alves já passou da hora de ser asfaltada. O movimento é muito intenso, não só por moradores de Luis Alves mas sim por varias empresas da região que prestam serviços no munício. E muitas são de Gaspar: que vendem fios e máquinas para o setor têxtil, empresa de sistemas, indústria moveleira vende muito em Luis Alves, empresa de produtos de segurança, etc. Agora é claro que Gaspar precisa muito mais atenção do governo do estado, e não é de hoje. Enquanto as lideranças gasparenses não pararem de ficar puxando cada um para seu lado, Gaspar vai continuar gatinhando e vendo municípios bem menores com mais forças para adquirir obras.
Herculano
27/08/2013 17:18
EDUARDO CAMPOS ARMA O PSB EM SANTA CATARINA

Governador pernambucano Eduardo Campos chega na quinta-feira ao estado. Cumprirá na sexta-feira, dia 30, uma ampla agenda em Florianópolis, que começará com entrevista no Bom Dia Santa Catarina, da RBS-TV. Quatro secretários de Raimundo Colombo, PSD, integrarão o novo Diretório do PSB em Santa Catarina: o deputado Federal Paulo Roberto Bornhausen, que será novo presidente estadual do PSB; Geraldo Althoff, que ainda está no posto, Murilo Flores e João José Cândido da Silva.

Em Gaspar, o diretório do PSB é controlado pela ex-candidata a prefeito, hoje do PSD, mas já esteve no PT e PP, Tereza da Trindade, funcionária pública da secretaria de Saúde municipal. Tereza já foi funcionária do gabinete de Paulinho Bornhausen e foi a cabo eleitoral dele aqui em duas eleições seguidas. O PSB já teve a sua marca por aqui. Quando o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt saiu do PMDB, foi no PSB que se filiou. E quem veio aqui assinar a ficha foi Ciro Gomes. O cearense Ciro e sua clã, continuam no PSB, mas não apoiam Eduardo Campos
PMDBISTA ROXO
27/08/2013 16:40
Herculano,

Mais uma marcação, vejo que tentas nos vincular ao que supostamente houve erro no mdb de Ilhota. Isto não perseguição? E o que é isto intão?
Nao esquece, não vai demorar e nos vamos chegar no poder, arrependimento sempre vem tarde.

Quebra Tijela
27/08/2013 16:32
Sr. Herculano


Só uma pergunta?

Os Vereadores estão cansados! Estão demonstrando um certo marasmo, uma certa falta de vontade para legislar, é um tal de nada pode nada conseguem.
Está faltando altivez, a casa tem um sombra gelada até pela internet da medo de ver.
Herculano
27/08/2013 15:24
DESCONFIADOS

Alguns políticos locais estão desconfiados com a batida policial feita hoje na casa do ex-prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, PMDB e outros dois assessores seus. Temem que com a renovação dos titulares do Ministério Público da Comarca, os inquéritos possam se acelerar, principalmente aos que querem fazer os promotores de bobos.
Herculano
27/08/2013 15:18
"DOI-CODI É TÃO DISTANTE DA EMBAIXADA BRASILEIRA COMO É O CÉU DO INFERNO", AFIRMA DILMA. SERÁ QUE ELA TROCARIA O PALÁCIO DO PLANALTO OU DO ALVORADA PELO CONFINAMENTO DE 15 MESES NUM CUBÍCULO DA EMBAIXADA BRASILEIRA EM LA PAZ?

O relato é de Camila Campanerut e Guilherme Balza da sucursal de Brasília para o Uol (Folha de S. Paulo).

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (27), após visita ao Congresso, que a situação do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado na Embaixada brasileira em La Paz, era muito diferente da realidade do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), aparelho da ditadura responsável pela prisão dos presos políticos no Brasil.

"Um governo age para proteger a vida. Nós não estamos em situação de exceção. Não há nenhuma similaridade. Eu estive no DOI-Codi, eu sei o que é o DOI-Codi. E asseguro a vocês que é tão distante o DOI-Codi da embaixada brasileira lá em La Paz (Bolívia) como é distante o céu do inferno", afirmou, emocionada.

Foi a primeira vez que a presidente comentou a fuga do senador, que chegou ao Brasil na madrugada de domingo, após fuga conduzida pelo diplomata Eduardo Saboia à revelia do Itamaraty, segundo o próprio. Para justificar o ato, Saboia comparou a situação de Molina na Embaixada à dos presos políticos.

"Eu me sentia como se eu tivesse um DOI-Codi ao lado da minha sala de trabalho. É um confinamento prolongado sem o verdadeiro empenho para solucionar", disse, em entrevista ao programa "Fantástico" exibida no último domingo.

O episódio culminou com a saída do agora ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, que será substituído por Luiz Alberto Figueiredo. Patriota esteve reunido ontem à noite com Dilma e anunciou sua saída do cargo.

Molina permaneceu por mais de 450 dias na Embaixada desde que o governo brasileiro lhe concedeu asilo. Segundo Saboia, ele ficava confinado em uma pequena sala e não podia deixar a embaixada. O diplomata disse ainda que o senador apresentava quadro de depressão e ameaçava se suicidar.

A presidente qualificou como inaceitável a fuga do senador, patrocinada pelo diplomata, em razão do risco a que foram submetidos. "Um país civilizado e democrático protege seus asilados sobre os quais ele tem que garantir, sobretudo, a segurança em relação à integridade física. O Brasil jamais poderia aceitar em momento algum, sem salvo-conduto do governo boliviano, colocar em risco a vida de uma pessoa que estava sob sua guarda. A Embaixada do Brasil é extremamente confortável", afirmou Dilma.

O governo boliviano, entretanto, não lhe deu o salvo-conduto para que ele pudesse deixar o país. "Negociamos em vários momentos o salvo conduto e não conseguimos. Lamento profundamente que um exilado tenha sido submetido à insegurança que este foi", declarou a presidente.

"Não tem nenhum fundamento acreditar que um governo, em qualquer país do mundo, aceite submeter a pessoa que está sob asilo a risco de vida. Se nada aconteceu, não é a questão. Poderia ter acontecido. Um governo não negocia vidas", disse Dilma.

Ao UOL, Eduardo Saboia afirmou, em resposta à presidente Dilma que só ele tinha ciência das condições vividas pelo parlamentar nas dependências da embaixada. "Eu que estava lá, eu que posso dizer. O carcereiro era eu. Ninguém mais viu aquela situação. Foi uma decisão pessoal."

Na Bolívia, o senador denunciou o envolvimento de autoridades bolivianas com o narcotráfico e é por elas acusado de corrupção e crime ambiental. Ele estava asilado na embaixada brasileira na Bolívia desde 28 de maio de 2012, em condições psicológicas muito ruins, segundo Saboia.

Ele foi trazido ao Brasil em uma complexa operação, que envolveu viagens de carro e avião, e está em Brasília, na casa de seu advogado.
Herculano
27/08/2013 14:55
SE DEMORAR MAIS UMA POUCO VAI SE TORNAR UMA OBRA MILIONÁRIA

Quando parte da Rua Anfilóqui Nunes Pires, ali no Figueiras desbarrancou para dentro do Rio Itajaí, a prefeitura foi logo avisando de que sairia uns R$200 mil o reparo e que não tinha este dinheiro. Era a senaha para a demora, de algo que talvez não aconteceria se houvesse ações preventivas. Vários sinais já tinham sido dados.

Quem apareceu hoje no Jornal do Meio Dia da Ric Record, de Blumenau? A gerente da Defesa Civil, a professora de educação física, Mari Inez Testoni Theiss. Toda faceira e cheia de razão. Assegurou a "engenheira", que a obra vai custar mais de R$300 mil. Como assim? Em uma semana já passou de R$200 mil para R$300 mil? Como a nossa "calculista" chegou a esta cifra? Por que a secretaria de Obras está mais uma vez escondida do problema e da solução?

A senha para demorar o reparo, ou para culpar o governo Federal e Estadual pela demora nos repasses, ou para se fazer sem concorrência possíveis (e muitas vezes necessários nestes casos) já está dada. Foi declarado o estado de emergência. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/08/2013 14:42
SESSÃO NOSTALGIA OU VAMOS PUXAR PELA MEMÓRIA.QUANDO EU LI NA PAUTA DA CÂMARA E DEU AQUI QUE O VEREADOR JAIME ESTAVA PROPONDO UMA CAMPANHA PARA OS GASPARENSES EMPLACAREM OS CARROS EM GASPAR, LEMBREI-ME DE QUE ISTO NÃO É NOVO. VEJA ESTE PRESS RELEASE DE QUATRO DE AGOSTO DE 2005. FAZ OITO ANOS. O GOVERNO ERA DE ADILSON LUIZ SCHMITT, ENTÃO NO PMDB, O MESMO DE KIRCHNER

Campanha meu carro mora comigo atendeu 52 consultas

Realizada com sucesso na última semana no bairro Belchior, a Campanha Meu Carro Mora Comigo, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Gaspar, despachantes e Delegacia da Polícia Civil da cidade, vai visitar neste sábado a comunidade do bairro Bela Vista, das 9h às 15 horas, próximo ao colégio Arnoldo Agenor Zimmermann. O objetivo é conscientizar o cidadão gasparense a licenciar seu veículo na cidade, para que os recursos arrecadados com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sejam revertidos para melhorias dos bairros. Na primeira semana da campanha, com orientação de despachantes e membros da Circunscrição de Trânsito (Citran), foram realizadas um total de 52 consultas e 16 transferências.

O projeto vai estender-se às comunidades mais distantes do Centro, como Gaspar Alto Central, Gaspar Alto, Bela Vista, Figueiras, Águas Negras, Belchior (Alto, Baixo e Central), Barracão, Bateias, Bela Vista, Pocinho e Olho Grande. "Será repassado ao bairro, em forma de melhorias na infra-estrutura, 50% do valor recolhido com o IPVA", explica o Prefeito Adilson Schmitt (PMDB).

Entre as ações que serão colocadas em práticas, estão o levantamento de veículos existentes em Gaspar com placas de outras cidades, exposição da campanha em sala de aula nas escolas e também nas comunidades, através das associações de moradores. Para divulgar o projeto, os despachantes irão produzir folders, banners, faixas e adesivos com slogan da campanha e bandeira da cidade.
Canrobert Marcolino
27/08/2013 14:32
Novamente, gostaria de sugerir à digníssima (ir)responsável pela (In)Defesa Civil local que, a fim de promover o mais rápido possível os reparos necessários na Rua Anfilóquio Nunes Pires, entrasse em contato com uma empresa que tem a celeridade e o profissionalismo como marca registrada: Arcos Engenharia, sediada em Curitiba-PR, um exemplo a ser seguido no município.
Aurélio Marcos de Souza
27/08/2013 13:53
Herculano hoje faz 7 meses, que 242 jovens perderam sua vidas de forma brutal na Boate Kiss na cidade de Santa Maria/RS.

Aqui em Gaspar, teve político que aproveitando a onda e a comoção social, requisitou informações a respeito das instalações de prédios públicos e particulares ao Corpo de Bombeiros.

Vieram aos meios de comunicação informando que iriam tomar providências, para evitar que algo semelhante viesse acontecer em Gaspar, o que até agora nada foi feito.

Então meu caro Herculano em face do silêncio e do esquecimento quase que proposital a respeito do que esta errado e do que pode ceifar vidas inocentes, tenho que há necessidade da adoção de medidas.
Alfredo Silva
27/08/2013 13:39
Herculano
Otima iniciativa do vereador esse projeto emplaque aqui.
Que tal começarmos pelos ônibus coletivos?
Pois a concessionária os tem emplacados em outro Estado.
Herculano
27/08/2013 13:03
EMPLACAMENTO AQUI

O vereador Jaime Kirchner, PMDB, quer uma campanha para a conscientização dos gasparenses e como ela aumentar o emplacamento dos carros aqui em Gaspar. É mais dinheiro na prefeitura. Excelente.

Entretanto, uma pequena passada pelo bairro do diretor Jaime, o Belchior, e olhando as garagens, pode-se notar que muitos dos carros estacionados lá, tem placas de Blumenau. Então...
Herculano
27/08/2013 12:59
LIMPEZA DE ÁREA VERDE?

É isto que a vereadora Marli Iracema Sontag, PMDB, está pedindo limpeza de uma área verde nos fundos da Casa do Agricultor, lá no seu bairro, o Bela Vista.

Como assim? Limpeza de Área Verde é a retirada do mato, capim, e do verde? E para a elevação do terreno?
Herculano
27/08/2013 12:55
OSSOS DO OFÍCIO

O vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, tem se dedicado a um assunto para lá se soturno e onde sempre por aqui se recheia de dúvidas, que se sepultam em covas políticas: os cemitérios municipais.

As duas últimas: a criação e construção de um ossário municipal, bem como a limpeza, lixeira, manutenção e iluminação do cemitério do Barracão.
Herculano
27/08/2013 12:44
QUAL A OBRA COLOMBO EM GASPAR III?

Dois telefonemas nesta manhã de dois leitores assíduos da coluna no jornal impresso e neste espaço no portal, mas sempre com opiniões divergentes entre eles, deixou-me mais pensativo sobre o que já havia escrito sobre este assunto.

Segundo eles, o asfaltamento dos dois e meio quilômetros que faltam no Morro do Serafim, não se trata de uma aspiração exclusiva dos gasparenses ou dos belchiorenses na ligação com Luiz Alves. Mas, uma pauta e insatisfação dos luizalvenses com o governo do estado. São eles os que mais usam aquela ligação e não se conformavam com aquele pequeno trecho sem asfalto.

Os dois leitores, observam que isto, a necessidade, é preponderante, pois esta é rodovia, hoje estrada, dos que moram em Luiz Alves para se deslocar a Blumenau com mais facilidade, os quais precisam dela para ir ao centro natural de negócios, lazer e serviços, do que ir e vir a Gaspar, ou dos belchiorenses irem a Luiz Alves para satisfazer as suas necessidades comerciais ou de atendimento público.

Pareceu-me lógico. Então, qual será mesmo a obra que Raimundo Colombo, PSD, fará e deixará para Gaspar?
Herculano
27/08/2013 12:31
JUNTOS HÁ 65 ANOS, CASAL DOS ESTADOS UNIDOS MORRE NO MESMO DIA, COM 11H DE DIFERENÇA

Harold e Ruth Knapke se casaram no dia 20 de agosto de 1947, na cidade de Saint Henry, no Estado de Ohio (EUA). Pouco antes de completar 66 anos de casamento, os dois morreram em uma casa de repouso, com uma diferença de 11 horas.

Parentes de Harold e Ruth contaram que o fim de sua história de amor refletia a devoção entre os dois durante os 65 anos em que ficaram casados.

"Eu acho que todos nós concordamos que não foi uma coincidência", disse à "ABC News" Carol Romie, um dos seis filhos do casal. "Quando minha mãe ficou doente, nós tentamos deixar claro para meu pai que ela não ia sobreviver, e ele ficou bastante agitado por alguns dias, a princípio. Depois, ficou calmo, e acho que decidiu: 'Não, ela não vai sem mim.'"

Harold morreu no domingo (11), aos 91 anos, às 7h30. Ruth morreu às 18h30, aos 89 anos de idade. Os dois morreram no quarto em que viviam juntos há dois meses. Ele foi diretor de escola. Ela, secretária escolar.
PEDRO PEDROZ
27/08/2013 11:51
"Na casa de Ferreiro ...o espeto é de Pau!!!

O Procurador Geral do Município de Gaspar, José Carlos Schramm, entrou no último dia 15/08/2013 com uma Ação de Consignação em Pagamento contra o Hospital de Gaspar. No último dia 23/08 o Dr. Juiz de Direito deu a Sentença, negando o pedido da Prefeitura.

Vamos ao assunto. Em nome do Município (diga-se, Prefeito Municipal) argumentou ser necessário fazer o pagamento do repasse dos valores conveniados pela via judicial, pois havia insegurança jurídica pela forma com que o Hospital havia prestado suas contas.

No entanto, o Poder Judiciário entendeu que não há razão na justificativa apresentada, muito menos possibilidade jurídica para dar seguimento ao processamento dessa tese, vez que o procedimento utilizado não é adequado. Ou seja, já "escaldado" e de sobreaviso com os últimos acontecimentos (até porque a competente e eficiente Promotoria de Justiça está acompanhando todos os passos e atos praticados pela administração do Hospital e do Município) negou o pedido feito pelo Município.

Em resumo: A Ação de Consignação em Pagamento, Autos 025.13.004652-8, ajuizada pelo Município na 1a. Vara de Gaspar, foi assim julgada extinta: "(...) Por tais razões, reconheço a manifesta carência de ação do autor, em face da falta de interesse de agir, indefiro a petição inicial e, por conseguinte, julgo extinto o presente processo sem resolução do mérito. (...)."

Querem ler na íntegra a decisão fundamentada?
É só acessar o sítio:www.tjsc.jus.br (Gaspar)

Não há exageros. Há fatos. Esse "equívoco jurídico" precisa ser melhor esclarecido pela Procuradoria Geral do Município de Gaspar, ou, então, o não esclarecimento do erro passará a ser interpretado como mais uma "aventura jurídica", criada para prejudicar ainda mais a utilização dos tão poucos recursos financeiros repassados mensalmente para pagar os serviços de emergência e urgência junto a gestão hospitalar.

Uma vergonha! Por que?

Porque mais uma vez esses políticos e suas estratégias bisonhas, aproveitam da oportunidade para desmoralizar e enfraquecer a pouca credibilidade que o Hospital ainda possui junto aos desassistidos, desinformados e pobres doentes que precisam dele.

Sr. Herculano, por sua credibilidade e imparcialidade, peço-lhe para publicar em seu espaço no blog mais essa trapalhada provocada pela administração municipal. É por essa e por outras que o Poder Judiciário não aceita mais esse "teatro do faz de conta".

Estamos de olho na maré ..., mas principalmente no Poder de Plantão!
Alfredo
27/08/2013 11:36
Aqui os gasparenses tem medo de dar opiniões tão corajosas como deram ao Santa, como o sr. mostrou abaixo. Como se vê, o rei está nú e tem sorte que a imprensa daqui fecha os olhos e os vereadores têm medo do amarelido e do tonho.
Herculano
27/08/2013 11:32
AFASTADO, DIPLOMATA QUE TROUXE SENADOR BOLIVIANO FAZ AMEAÇA. O GOVERNO E O PT RANCOROSOS E IRRESPONSÁVEIS ESTÃO MUITO PRÓXIMOS DE CRIAREM UM HEROI

O texto é do jornal Folha de S.Paulo. Afastado de suas funções por tempo indeterminado por ter conduzido a operação que trouxe ao Brasil o senador boliviano Roger Pinto Molina, o diplomata Eduardo Saboia, 45, disse ontem (26) à Folha que assumiu o risco de sua decisão e fez uma ameaça à chancelaria brasileira.

"Se vierem para cima de mim, tenho elementos de sobra para me defender e para acusar", afirmou. "Tenho os e-mails das pessoas, dizendo olha, a gente sabe que é um faz de conta, eles fingem que estão negociando [a saída do senador da embaixada] e a gente finge que acredita.'

O Itamaraty preferiu não comentar as declarações

Eu vinha avisando [o Itamaraty] que a situação estava em franca deterioração, e a gente tinha que pensar em contingências, como levá-lo para a residência [oficial da embaixada], para uma clínica na Bolívia, para o Brasil. Vim a Brasília duas vezes para dizer: "A situação está ruim, estou sob pressão." Mandei uns 600 telegramas, falei que era insustentável. Não sou médico nem psiquiatra, mas, diante de uma situação limite, tomei essa decisão. O médico boliviano atestou dias antes que ele estava num estágio perigoso de depressão. Ele [o senador] estava com um papo de suicídio. Aí podem dizer: "Ah, é uma manipulação". Pode ser, mas é preciso correr esse risco?

Não me arrependo e aceito as consequências. Ouvi a voz de Deus. Estou amparado pela Constituição e pelos tratados internacionais assinados pelo Brasil. Fiz uma opção por um perseguido político, como a presidente Dilma fez em sua história.
Rodrigo
27/08/2013 11:28
O entendimento do João ficou muito engraçado. kkkk
Herculano
27/08/2013 11:26
NÃO TEM JEITO.ELES SÃO DO RAMO. QUEM DISSE QUE CADEIA REGENERA?

Olha esta e reflita. Preso de Oruro estava presente na briga entre corintianos e vascaínos no DF, nos conta a manchete do jornal O Estado de S.Paulo.

O repórter Raphael Ramos revela que Leandro Silva de Oliveira, um dos 12 corintianos presos na Bolívia acusados pela morte do jovem Kevin Espada e soltos por falta de provas, participou da briga generalizada com torcedores do Vasco domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Vídeos de emissoras de tevê e fotos feitas pelo Estado mostram Oliveira enfrentando policiais militares, sendo atingido por spray de pimenta e, na sequência, trocando socos e pontapés com vascaínos e policiais.

Conhecido como Soldado, Oliveira é sócio da Gaviões da Fiel e graduado na alta cúpula da organizada. Na briga de domingo, ele é um dos primeiros a, no intervalo da partida, correr em direção aos torcedores do Vasco. Como o Mané Garrincha não conta com barreiras físicas para separar as torcidas, não foi difícil se aproximar dos cariocas, que também estavam na arquibancada superior.

Em um primeiro momento, Oliveira chegou a ser contido por policiais e recuou. Mas com a chegada de mais corintianos, voltou a atacar. Torcedores do Vasco partiram para o confronto e a confusão aumentou. A polícia tentou conter os baderneiros com cassetetes e spray de pimenta, mas não conseguiu. Oliveira esteve na linha de frente durante o confronto, e em alguns momentos chegou a servir de escudo para alguns companheiros. A confusão só terminou depois que os policiais conseguiram isolar os corintianos.

Soldado ficou cinco meses e meio preso em Oruro. Sem comentários.
vilson
27/08/2013 10:44
Bom dia sr.: Herculano os comentários que o sr.: fez é a realidade, mas o sr.: se equivocou ao elogiar alguns ex-prefeitos e também um ex-funcionário do Banco do Brasil que se envolveu em alguns escândalos na prefeitura e no Banco.Abraços.
João
27/08/2013 10:40
Noticia diretamente da prefeitura.

Segundo o Secretário de Obras, Soly e a Secretária de Planejamento, Patricia, assim que o tempo melhorar, as obras de contenção do desbarrancamento ocorrido na Rodovia Jorge Lacerda vai começar.

Segundo Patricia, a equipe responsável pela obra será a Empreiteira Arcos, a mesma responsável pela reforma da Ponte Hercilio Deek. "Como a empresa Arcos, já demostrou agilidade, comprementimento e rapidez na execução na reforma da ponte, achamos que eles deveriam executar a contenção do barranco da Jorge Lacerda" disse Patricia.

A obra terá o prazo de 3 anos e 2 meses para ficar pronta, se o tempo ajudar, caso contrario poderá se estender até 5 anos e 8 meses.
Porem Patricia já disse que caso a Ministra Ideli deixe o cargo, o que já foi discutido antes, então a obra não terá prazo para terminar.
O valor da obra não foi divulgado, porem falasse na prefeitura de algo entorno de 2 milhões, mais a comissão de 30%.

Será instalada uma sinaleira nas proximidades do Archer e outra na curva da Lider, o transito ficará em meia pista exatamente igual a ponte Hercilio Decke, isso foi uma das exigência da empresa Arcos, pois segunda seu diretor, os funcionários que estão trabalhando na reforma da ponte, já estão acostumados a trabalhar nesse esquema e poderiam estranhar uma mudança tão brusca. "Temos medo que algum trabalhador possa se confundir com os carros passando em mão dupla, ou seja da maneira normal, para eles isso é novidade, pois já estão 2 anos trabalhando no sistema que, enquanto um burro passa o outro espera" disse o responsável pela obra.

O prefeito Celso Zuchi já comprou 22 passagens para Brasilia, para buscar os recursos e convênios necessários para mais está importante obra na cidade de Gaspar, segundo ele, isso mostra o compromisso do PT para com o povo de Gaspar.



Herculano
27/08/2013 10:18
MAIS UMA VIAGEM A BRASILIA

Onde está o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, PT? Em Brasília. É a sua viagem mensal e a prefeitura mais uma vez só anunciou a viagem quando ele já estava lá. Transparência. E o que ele foi fazer lá? Tratar do empenho do convênio de R$17,7milhões para conclusão da Ponte do Vale.

Espera ai. Esta verba não estava liberada como anunciou há mais de um mês aqui a gasparense honorária Ideli Salvatti por aqui para a comemoração e publicação da mídia regional? Outra, quando questionei aqui, o único, a prefeitura mandou dizer a todos, e teve gente que acreditou de que a verba estava empenhada. Não está? Então eu estava certo, mais uma vez?

O prefeito levou a tiracolo o do gestor de projetos, Valter Alexandre Siqueira para destrinchar o assunto. Fez certo. Mas, por que o Valter não foi sozinho para fazer o serviço técnico e economizou com isto a diária e a passagem do prefeito? O que faz a empresa especializada neste assunto em Brasília? O que faz a assessoria da ministra Ideli, do padrinho de Gaspar, o deputado Décio Neri de Lima, PT, que não dão suporte aos que procuram soluções burocráticas? Acorda, Gaspar!
Herculano
27/08/2013 10:04
AO PEEMEDEBISTA ROXO

Este é o seu problema, a cor, que o cega ao diálogo. Como não pode argumentar, o melhor mesmo que faz é intimidar e dá mostras claras do erro que está prestes a cometer. Para lembrar, o PMDB quando foi governo com Bernardo Leonardo Spenlger, o Nadinho, e depois com Adilson Luiz Schmitt, que teve que sair do partido por segundo ele, não aguentar os roxos, não deixou saudades.

E para finalizar que está insinuando que os dirigentes ou políticos do PMDB de Gaspar não são pessoas de boas intenções, sérias e honestas é você, que se deve conhecer bem. Não eu. Aponte-me onde eu afirmei isto. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/08/2013 09:58
POLÍCIA VAI A CASA DO EX-PREFEITO DE ILHOTA, ADEMAR FELISKI, PMDB, A CATA DE INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS.

Esta coluna deu aqui em primeira mão. Uma equipe polícia civil da comarca de Gaspar está cumprindo uma ordem judicial desde as seis horas da manhã na casa do ex-prefeito de Ilhota, Ademar Feliski, PMDB, e seu contador Rubens. Ademar Feliski governou Ilhota por oito anos e foi sucedido por Daniel Bosi, PSD.

Ninguém foi preso. O delegado Paulo Norberto Koerich nada falou sobre a operação.
PMDBISTA ROXO
27/08/2013 09:08
Sr. Herculano;

Creio que não seja falta de assunto, pois foram vários os acontecimentos neste final de semana que se findou.

Mas parece que lhes falta assunto, prefere criticar o que dá certo, o que é feito com o coração, o senhor procura cabelo em ovo, um dia vamos chegar ao poder e o sr. vai se arrepender de ter feito o que ora faz contra o melhor partido, que o PMDB, pois nele estão filiado as melhores lideranças, as pessoas de boas intenções, sérias e honestas.

Por favor, olhe para o partido que administra a nossa Gaspar e não lhes faltará assunto, faltará sim tempo para mostrar o que esconde ou quer esonder.
Herculano
27/08/2013 09:07
O POVO SE EXPRESSA MELHOR DO QUE EU. ESTES COMENTÁRIOS SÃO DE LEITORES, NÃO SE SABE EXATAMENTE SE SÃO ELES GASPARENSES, NA COLUNA DO PANCHO, EM JORNAL DE BLUMENAU, COMENTANDO A NOTÍCIA PUBLICADA NA COLUNA SOBRE A POSSÍVEL COMPRA DO PRÉDIO ONDE FUNCIONOU A SEDE DA CEVAL, SEARA E BUNGE PARA SER A PREFEITURA DE GASPAR. COMO O PT NUNCA DEU BOLA PARA A OPINIÃO PÚBLICA CONTRA E SENSATA, ENTÃO A CHANCE DO NEGÓCIO SAIR É MUITO GRANDE. INCRÍVEL. DOS OITO COMENTÁRIOS, NA SEQUÊNCIA, NENHUM FAVORÁVEL AO NEGÓCIO. DEPOIS SOU EM QUEM EXAGERO.

EU DEFENDO O NEGÓCIO, MAS SE HOUVER ANTES SAÚDE PÚBLICA DIGNA (GASTA-SE R$17 MILHÕES NOS POSTOS E NÃO HÁ MÉDICOS E ATENDIMENTO E SE NEGA RECURSOS AO SERVIÇO QUE O HOSPITAL PRESTA PARA A PREFEITURA), PONTES, CRECHES, ESCOLAS COM CONTRATURNO E PERÍODO INTEGRAL, A CONTRUÇÃO DA ZENAIDE COSTA, CASA DE PASSAGEM, ABRIGOS PARA VULNERÁVEIS, REURBANIZAÇÃO DAS ÁREAS DEGRADADAS SOCIALMENTE, ANEL DE CONTORNO, ALÇAS DE ACESSO À PONTE DO VALE, A INFRAESTRUTURA DAS CASINHAS DE PLÁSTICO...

Alexandre diz: 22 de agosto de 2013
Porque nao direcionar estes 13 milhoes para a saude!?. O hospital de Gaspar carece urgente de medicos e nao de mais um predio publico bonito. . . PT Tudo pelo social!

Mario diz: 22 de agosto de 2013
Termina a ponte do vale primeiro chefe.

Thomas diz: 22 de agosto de 2013
Não sei não, se por um lado tiraria um pouco o trânsito do centro. Por outro lado jogaria o trânsito para Jorge Lacerda e em breve ela ficaria igual Ilhota, trânsito movimentado e perigoso na Rodovia e têm mais a rodovia ficaria mais lenta. Esquece.

Estudante diz: 22 de agosto de 2013
Na minha opinião aquele prédio seria muito melhor aproveitado com a instalação da UFSC, pois toda a região do vale do Itajaí ganharia com isto. Já a prefeitura instalada por lá estaria muito longe dos bairros Belchior, Gaspar Grande e Gaspar Alto. Do centro do Gaspar Alto até a sede da nova prefeitura seria uma viagem em tanto, o cidadão gasparense teria que levar até uma boquinha para lanchar no caminho.

COUTO diz: 22 de agosto de 2013
é tanto dinheiro que não acaba mais então!!! e as obras como fica a saúde a ponte ele não vai terminar então quer gastar tanto dinheiro só pra aparecer esteticamente !!!!!na foto!!é brincadeira eu não acredito que os vereadores vão apoiar isto falta tanta coisa pra Gaspar e o prefeito quer gastar tanto dinheiro com novo prédio para eles ficarem mas confortado !!!ou afastar a prefeitura do povo gasparense !!!!acorda povo já que tem dinheiro vamos pra ruas protestar fazer mobilizações para este sr.prefeito terminar as obras!!!!se tem dinheiro pra alugar um prédio para eles ficar mais bonitos na foto !!!então tem dinheiro para as obras se deixar pra ele ele leva a prefeitura pra Itajaí já esta no caminhos um tapa na cara da sociedade gasparense

carlos jorge diz: 22 de agosto de 2013
Sr. Prefeito
Diga pra gente se a prefeitura tem grana para manter o predio. Srs vereadores que estarão a favor, apresentem a população as contas de quanto vai custar a manutenção e quanto vão economizar com aluguel? Não se acovardem

Celso diz: 22 de agosto de 2013
O Sr. Prefeito, não consegue arrumar uma pontezinha no centro da cidade, O Hospital pedindo penico o tempo todo. E o Sr. vai comprar um prediozinho de R$13 milhões? Não tem vergonha, mesmo! O povo se ferrando com hospital e escolas públicas palpérrimas e o Prefeitão comprando palácio para os barnabés. E por isso que nossos politicos estão por baixo da carne seca perante o povo. Eles não NOS REPRESENTAM!

Lotar Kaestner diz: 22 de agosto de 2013
Não deixem o prefeito tonto fazer esta bobeira. Este dinheiro é para investir na infraestrutura da cidade?.Já vim aqui de Curitiba durante anos tentando passar por aquela ponte?.até agora?.É por isso que o tiozinho não consegue fazer nada?.gasta todo o dinheiro com suas vaidades?.Cassem o prefeito?.porque vai arruinar o município?
Herculano
27/08/2013 08:43
O BRASIL TERÁ MAIS UM PARTIDO E NÃO É O DE MARINA SILVA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se prepara para julgar nos próximos dias o pedido de registro de mais um partido político - e não é a Rede, de Marina Silva. O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) recebeu parecer favorável da Procuradoria Eleitoral e da área técnica do próprio TSE, que constatou a validade de 521.881 assinaturas recolhidas pela sigla. A informação é de Gabriel Castro, de Veja.

Sem nomes importantes do meio político, o PROS tem poucas bandeiras: a principal delas é a redução de impostos. Se obtiver o aval dos ministros do TSE nos próximos dias, a legenda estará apta a disputar as eleições de 2014 - certeza que Marina Silva ainda não tem. O PROS será o 31o. partido brasileiro. Ufa!
Adilson Luis Schmitt
27/08/2013 08:34

Não à municipalização da Rodovia Jorge Lacerda, já era a nossa luta em 2008


Depois dizem que tudo é culpa da Administração de 2005 a 2008, mas é bom lerem abaixo:

Site oficial da PMG, já trazia que eramos contra a Municipalização do trecho das Linhas Círculo até a divisa de Blumenau ( Malwee):

Não à municipalização da Rodovia Jorge Lacerda

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache%3AUNxej4HNbHUJ%3Awww.gaspar.sc.gov.br%2Fconteudo%2F%3Fitem%3D3809%26fa%3D1%26cd%3D20599+prefeitura+de+gaspar-sc+municipaliza+trecho+da+rodovia+jorge+lacerda&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Data: 27/02/2008

Não à municipalização da Rodovia Jorge Lacerda


Gaspar diz não à municipalização da Jorge Lacerda. Hoje possuímos mais de 800 quilômetros de ruas não pavimentadas que necessitam de macadame, patrolamento e conservação constante. Além das estradas e ruas já pavimentadas que também precisam de manutenção. Se tivéssemos condições de assumir a responsabilidade pela rodovia, tenha certeza que o faríamos.

A Diretoria de Trânsito (Ditran) não possui estrutura suficiente para se responsabilizar por todo o trecho, fato que poderá acarretar aumento de acidentes. Em 2004, o município possuía quatro agentes de trânsito. Atualmente, o Poder Público Municipal conta com oito, ou seja, um aumento de 100% no efetivo. Entretanto, reconhecemos que este número não é suficiente para suprir a nossa demanda.

Outro ponto importante da Rodovia Jorge Lacerda é a existência do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, que possui 29 policiais, que atuam de forma incisiva no combate à violência no trânsito, através de comandos, blitz educativas e fiscalizações. Há 32 anos no município, a PRE é de suma importância para a segurança de motoristas e pedestres.

Realidade e promessas

Apesar de ter passado por uma reforma no trecho que liga o bairro Figueira ao Bela Vista, a rodovia ainda apresenta buracos, remendos e mato em outros pontos da sua extensão, como no Poço Grande.

O Secretário Regional, Paulo França, afirmou em entrevista a um meio de comunicação local que mesmo que a rodovia seja municipalizada, a obra (reforma completa) será realizada pelo estado com recursos do BID 4. No entanto, o Poder Público Municipal, juntamente com a população, prefere que a referida via continue a ser mantida pelo estado. Afinal, a rodovia Jorge Lacerda é um corredor de passagem do Vale do Itajaí, tanto no sentido leste-oeste quanto oeste-leste, não servindo apenas ao município de Gaspar.

Cronologia

Em menos de um ano, o governo de Santa Catarina publicou três decretos sobre a municipalização da Rodovia Jorge Lacerda. Em 25 de janeiro de 2006, o governador Luiz Henrique da Silveira assina o Decreto nº 3960 que exclui do Plano Rodoviário Estadual todo o trecho da SC-470 no município de Gaspar; em 09 de março do mesmo ano, o governador assina o Decreto nº 4084, que aprova o Plano Rodoviário Estadual; em 16 de outubro de 2006, o governador Eduardo Pinho Moreira assinou o Decreto nº 4781 que altera a redação do art. 8º. do Decreto nº 4084, estabelecendo o período de dois anos para a vistoria da equipe do Deinfra analisar se a rodovia poderia ser considerada municipal, como registrado a seguir:

"Art. 8º. - Ficam estabelecidas as diretrizes dos trechos de rodovias estaduais suprimidas por este Decreto, bem como a implementação de suas alterações, a qual deverá ser efetuada em um período de até 2 (dois) anos, contados da data de sua publicação, sendo que após o transcurso deste prazo as alterações dar-se-ão automaticamente, para: I - a sigla das rodovias estaduais; II - o cadastro georreferenciado; III - a efetiva definição da jurisdição das rodovias em perímetros urbanos estabelecidas pelas respectivas Leis Municipais".

Solução

Durante todo o processo de elaboração dos decretos de municipalização, o Deinfra e o governo do estado não discutiram o assunto com a Prefeitura Municipal. Informamos que estamos à disposição para conversar sobre as soluções para este impasse.

Um dos pontos que devem ser amplamente discutidos é a construção de um Anel Viário e de novas travessias sobre o rio Itajaí Açu, facilitando o trânsito da região e que, necessariamente, precisa de recursos do governo do estado, bem como recursos advindos da União.

Unidos pela não municipalização!

Pedimos apoio à população para, de mãos dadas, dizermos não à municipalização da Jorge Lacerda. Pagaremos um preço alto se não impedirmos a vigência deste decreto. Contamos com você, cidadão gasparense!

Prefeitura Municipal de Gaspar

Adilson Luis Schmitt
Herculano
27/08/2013 08:29
PT CONSEGUE ASSINATURAS PARA PROJETO QUE PREVÊ PLEBISCITO, DIZ FALCÃO

Segundo o repórter Pedro Venceslau, do jornal O Estado de S. Paulo, após a realização do primeiro debate entre os seis candidatos à eleição para a presidência do PT, marcada para 11 de novembro, o atual presidente da sigla, Rui Falcão (foto abaixo), afirmou que o partido já atingiu o mínimo de 171 assinaturas necessárias para protocolar um projeto de decreto legislativo para a realização de um plebiscito sobre reforma política. O projeto será protocolado nesta quarta-feira, 28, pelo líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), de acordo com Falcão.

O assunto surgiu em meio a críticas ao deputado federal Cândido Vacarezza (SP), alvo dos seis candidatos à presidência do partido no debate realizado nesta segunda-feira, 26, em São Paulo. Os representantes de todas as correntes petistas condenaram o fato dele ter aceitado o convite do PMDB para coordenar um grupo de trabalho sobre reforma política da Câmara dos Deputados. Vaccarezza chegou a ser desautorizado pela bancada do PT, mas não sofreu nenhuma punição
Herculano
27/08/2013 08:26
A OPINIÃO DE QUEM LÊ JORNAIS, ESCREVE E POSSUI OPINIÃO SOBRE O "MAIS MÉDICOS".

As cartas são do Painel dos Leitores desta terça-feira no jornal Folha de S.Paulo.

É lamentável ler no Painel do Leitor (ontem) diversas mensagens contra a classe médica, tachando-nos de corporativistas pelo posicionamento contrário à vinda dos médicos cubanos. Nós não somos contra a vinda dos cubanos ou de qualquer médico vindo de qualquer país, nós somos contra o fato de que eles sejam trazidos burlando a norma legal vigente, o exame Revalida. Sabemos que essa política do governo Dilma é eleitoreira. Há também a questão da remuneração do programa Mais Médicos, sem direitos trabalhistas e travestida de legalidade. HÉLIO ARAÚJO CARDOSO, médico (São Carlos, SP)

Em relação à vinda de médicos estrangeiros, que sejam bem-vindos, mas gostaria de saber o seguinte: por que só agora o governo federal se predispõe a pagar médicos para trabalhar em regiões carentes se, antes, isso ficava a cargo das prefeituras? Fala-se em R$ 10 mil de salário, mas por que se paga bem menos do que esse valor aos médicos do SUS? Quanto realmente o Brasil vai pagar ao governo cubano? JOSÉ E. RUBIN (São Caetano do Sul, SP)

A classe médica brasileira e os profissionais de saúde estão sendo conclamados a rever métodos e conceitos, do simples atestado médico às suas funções sociais e empresariais, qualidade de formação e plano de carreira. É uma dura conciliação de interesses, mas que gera um necessário debate. Também é simplista e parcial reduzir o complexo tema da saúde a mais ou menos médicos, esquecendo-se das questões gerenciais, da corrupção e dos controles, das questões correlacionadas com educação, saneamento, habitação e qualidade de vida. ANTONIO CARLOS AQUINO DE OLIVEIRA (Salvador, BA)

Deixe-me ver se entendi direito: se um empresário remeter R$ 10 mil para o exterior para contratar um serviço que lhe custará cerca de R$ 3.000, ele estará cometendo crime de evasão de divisas, certo? Então, por que o governo federal pode fazer essa mesma operação em relação aos médicos cubanos? LUIZ MENDONÇA (São Paulo, SP)

Gostaria que alguém me apontasse um brasileiro, apenas um, que necessite de médicos do SUS e que é contrário à vinda dos médicos estrangeiros. ALBERTO VILLAS (São Paulo, SP)
Herculano
27/08/2013 08:12
GOTA D'ÁGUA, por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S. Paulo

O chanceler Antonio Patriota não tinha para onde correr. Se dissesse que a operação para retirar o senador Roger Pinto da Bolívia tinha sido articulada pelo Itamaraty, teria de admitir que a ameaça de inquérito era só teatro. Ao alegar que o diplomata Eduardo Saboia tinha agido por conta e risco, admitiu que não tinha comando sobre a diplomacia.

A insubordinação de Saboia, porém, foi apenas a gota d'água, pois Patriota era um típico caso de pessoa desconfortável dentro da própria casa e do próprio cargo e que jamais chegou a ser assimilado e respeitado por Dilma como chanceler.

Apesar de primeiro de turma e de bastante respeitado intelectualmente, Patriota foi derrotado pela própria personalidade, excessivamente cautelosa, até um tanto medrosa, incompatível com o estilo duro, às vezes agressivo, de Dilma.

Ele foi escolha pessoal de Dilma, mas o casamento nunca engrenou e a política externa do novo governo jamais teve uma marca, atolada em perda de protagonismo, em notas oficiais amorfas, em manifestações desimportantes.

Foi-se a era excessivamente afirmativa e polêmica de Celso Amorim no governo Lula, veio a era demasiadamente em cima do muro e sem rumo de Patriota no governo Dilma.

A própria Bolívia é um festival de exemplos, ora inspecionando o avião oficial do ministro da Defesa do Brasil, ora jogando cães farejadores em outro avião oficial com parlamentares do Brasil, por fim negando-se a conceder o salvo-conduto - instituto previsto em tratados e respeitado pela tradição no continente - ao senador asilado na embaixada brasileira. E qual foi a reação do Itamaraty? Sempre cedendo, indiferente.

A reação um tanto esdrúxula do diplomata Saboia não foi um gesto pequeno. Foi um enorme gesto de coragem que expôs toda a covardia da política externa, que ganha no novo ministro, Luiz Figueiredo, a expectativa de menos mesmice e mais ação.
Herculano
27/08/2013 08:06
DILIGÊNCIAS

O que faz desde as seis horas da manhã a polícia numa residência na Rua Isidoro May, em Ilhota?
Herculano
27/08/2013 08:05
A MARCA DE COLOMBO EM GASPAR

Nas notas que publiquei "Qual a obra de Colombo?" eu mostrei quais serão as duas possíveis grandes obras do governo estadual em Gaspar: 2,5 de asfalto ligando Belchior a Luiz Alves em algo que se arrasta há anos num acerto que fez com o PT, e deixou de fora o PSD e o PMDB. O jornal Cruzeiro do Vale confirma que o governador Raimundo Colombo virá nesta sexta-feira para sacramentar esta grande obra. Gaspar merece tão pouco. Parabéns.

Este pode ser o biscoito que o Belchior ganhará por receber a penitenciária do Vale. Também toquei neste assunto na coluna de hoje. E o Jornal de Santa Catarina, Blumenau, mostra em ampla reportagem que o atraso e o silêncio quase criminoso das autoridades estaduais sobre este assunto, caminham para uma decisão fora de Blumenau.

E o Anel de Contorno? No esquecimento. Há uma ordem para refazer o projeto. Vai virar uma picada, de pista simples própria do século 20 e não de quem pensa no desenvolvimento regional para o século 21, onde estamos, com corredores exclusivo de coletivos, ciclovias e pista dupla. Esta deverá ser mais uma marca de Raimundo Colombo não só para Gaspar, mas para o Vale do Itajaí. Acorda, Gaspar!

Em tempo. Já o prolongamento da Via Expressa até a Vila Itoupava, em Blumenau, ganha audiência pública e será o presente do governador para o aniversário de Blumenau na próxima segunda-feira. Neste projeto nada foi diminuído.
vlad
27/08/2013 07:56
No Brasil do PT só se concede asilo ou refúgio político a bandidos. Tem que ter, no mínimo, o pedigree terrorista de um Césare Battisti e de um Cura Molina.
Herculano
27/08/2013 07:41
ENTENDA O CASO DO SENADOR BOLIVIANO QUE FUGIU PARA O BRASIL E COMO AGE O GOVERNO DO PT NA PROTEÇÃO DE DITADORES E DESUMANOS

A melhor e o mais simples relato do caso é contado em tópicos na coluna de hoje de Cláudio Humberto e que ele publica em vários jornais brasileiros. É o retratado da prepotência, do revanchismo e da perseguição a quem não é comunista ou esquerdista bolivariano. Ações de regimes ditatoriais, atrasados e que nem a liberdade individual e de expressão. Wake upe, Brazil!

Patriota fez do asilo de Molina uma prisão política
O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) interrompeu só uma vez sua atitude omissa e acovardada, durante os 452 dias de asilo do senador Roger Pinto Molina. Ainda assim, para atormentar a vítima, em nome do "bolivarianismo". Ele foi a La Paz tornar o asilo do perseguido do regime de Evo Morales uma "prisão política", ordenando restrições a banho de sol, proibindo visitas e segregando-o a cubículo sem janela.

Que vergonha
Segundo diplomatas, a estratégia de Patriota, para bajular o regime de Evo Morales, era vencer Molina pelo cansaço e fazê-lo se entregar.

Cruel covardia
A ordem cruel do gabinete de Patriota para tomar celular e computador de Molina jamais foi confirmada por escrito, como exigiram diplomatas.

Além das visitas pessoais ao Itamaraty, o diplomata Eduardo Sabóia enviou vários telegramas a Patriota pedindo a solução do caso Molina.

Bons profissionais
Como o pai, embaixador Gilberto Sabóia, o diplomata Eduardo Sabóia deixa admiradores por onde passa. Washington foi seu posto anterior.

Covardia e submissão marcam política externa
O chanceler Antonio Patriota não recusa chance de mostrar como a política externa é feita à sua imagem e semelhança: cabisbaixa e submissa diante da arrogância da Venezuela e das desfeitas da Argentina e do regime de Evo Morales. Em março, por exemplo, Evo criou um pretexto para inviabilizar o salvo-conduto ao senador Roger Molina, vetando na mesa de negociações o embaixador do Brasil em La Paz, Marcel Biato. Em vez de prestigiar o colega diplomata, Patriota cedeu ao cocaleiro.

Processo nele
O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, foi direto ao ponto: Patriota deveria ser processado por omissão, no caso do senador asilado
ZÉ DA VERDADE
27/08/2013 07:34
O ORGULHO DE QUEM VOTOU NO ZUCHI

PRIMEIRO ANUNCIAM QUE VAI CUSTAR O ABSURDO DE 200 MIL REAIS PRA TAMPAR O BURACO

DEPOIS NÃO TEM PREVISÃO DE CONCERTAR

O JORNAL DE SANTA CATARINA E O G1 MOSTRAM A MESMA COISA

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,4247118,Prefeitura-de-Gaspar-nao-tem-previsao-de-quando-sera-feita-obra-de-contencao-em-trecho-que-deslizou-na-Rodovia-Jorge-Lacerda.html

http://globotv.globo.com/rbs-sc/jornal-do-almoco-sc/v/chuva-provoca-deslizamento-de-terra-na-rodovia-jorge-lacerda-em-gaspar/2782973/

É O ZUCHI TA COLOCANDO GASPAR NO MAPA MESMO.
Herculano
27/08/2013 07:19
JORNAL APURA MAL. INFORMA ERRADO

Manchete do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau: prefeitura de Gaspar não tem previsão de quando será feita obra de contenção em trecho que deslizou na Rodovia Jorge Lacerda.

1. Se é rodovia Jorge Lacerda, quem deveria responder pela recuperação dela é o Deinfra, ligado a secretaria estadual de Infraestrrutara. A outra fonte seria a secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau.

2. Tanto não é o Deinfra que responde pela sua recuperação que o jornal, de forma correta, procurou a prefeitura de Gaspar para saber as providências do conserto.

3. E se procurou a prefeitura, é porque é uma é uma responsabilidade municipal. Então faz tempo, muito tempo, que a lendária rodovia estadual foi municipalizada e incorporada no perímetro urbano da cidade de Gaspar - uma daquelas bobagens que os prefeitos fazem para trazer para o município problemas e custos para todos os munícipes pagarem.

4. E se foi municipalizada, ela possui nome: Rua Anfilóquio Nunes Pires, desde o Bela Vista até a Rua Nereu Ramos, aqui na Coloninha. Lá, na parte que pertence a Blumenau, chama-se Rodovia Jorge Lacerda, cuidada pelo Deinfra e Polícia Rodoviária Estadual, até a Rua Itajaí, de lá.

5. Então...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.