Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

20/08/2013

NERVOSOS I

O Conselho de Desenvolvimento Urbano de Gaspar se reuniu na semana passada. Foi uma reunião tensa. O motivo? Os membros, influentes na cidade ou com interesses diversos, tiveram conhecimento do trabalho realizado pela Iguatemi Consultoria, de Florianópolis, especialista contratada para atualizar o Plano Diretor. Parte deste trabalho, obrigatório por lei (deveria ter sido feito em 2011, segundo artigo 187 da lei que o instituiu ),já havia sido antecipado aqui há três meses. Ou seja, não foi o PT e nem o prefeito Pedro Celso Zuchique quiseram atualizar o Plano Diretor. Na semana passada, o jornal Cruzeiro do Vale mostrou algumas conclusões da Iguatemi e a opinião da secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt. Foi o estopim do alvoroço.

 

NERVOSOS II

Aqui eu também já havia informado que os técnicos da Iguatemi estavam descontentes com os técnicos, curiosos e políticos de Gaspar. O pessoal daqui estava tentando interferir no trabalho da Iguatemi, levando recados para ?adaptar a atualização? às peculiaridades locais. A Iguatemi insiste que o que faz se estabelece no Estatuto das Cidades, nos códigos ambientais e urbanos vigentes. Nada mais. A prefeitura de Gaspar, quando formalizou a atualização do Plano Diretor, esperava o ?abrandamento situações? restritivas. O tiro parece que está saindo pela culatra. A prefeitura não possui o ?total controle? que queria ou esperava sobre Iguatemi e a revisão do Plano Diretor. O que pega agora? As alterações nos coeficientes de ocupação, restringido a quantidade de andares; as regiões que podem ou não serem aterradas e as regras da expansão do perímetro urbano.

 

NERVOSOS III

Na coluna da semana passada no artigo ?Qual a Pior Obra??, pontuei que a melhor para Gaspar nos dez anos de governo de Pedro Celso Zuchi e do PT, teria sidoaté agora, a implantação do transporte coletivo urbano. E qual foi a melhor obra do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, então no PMDB (hoje no PPS)? Sem dúvida, o Plano Diretor, pela lei 2803, de 10 de outubro de 2006 e que passou a vigorar em 10 de janeiro de 2007. Com ele, Gaspar começou a ter regras e ordenamento de ocupação e desenvolvimento. Começava a lidar minimamente com o futuro. Mas esta iniciativa custou muito caro ao ex-prefeito. Adilson mexeu com interesses poderosos da cidade os quais precisam exatamente da falta de regras. Com a falta de norma, vale o poder da negociação, da troca, amizade e da caneta de quem está no poder. Criam-se soluções particulares e não as integradas à cidade.  

 

NERVOSOS  IV

No tempo da elaboração do Plano Diretor, os poderosos deram pouca bola para o que se fazia,para as audiências públicas que o referenderam, bem como à tramitação dele na Câmara e que finalmente o aprovou. Foram ?surpreendidos?. Só perceberam quando das exigências e nas limitações das intervenções que queriam. Feriram-se entendimentos e interesses particulares. E aí Adilson virou o alvo. Ele não soube lidar com esta situação. Sem, ou rejeitando assessoramento, veio aquela fatídica entrevista na rádio. O desfecho e resultados são conhecidos amplamente. O rei ficou nu. Escaldados pela omissão, agora estes mesmos poderosos estão todos antenados. O PT e Pedro Celso Zuchi que foram os beneficiários diretos eleitoralmente daquela ira e situação sabem muito bem como ela se desenvolveu. E estão preocupados. Tanto que manobram a realização da obrigatória Audiência Pública e ao envio da revisão do Plano Diretor à Câmara. Possivelmente só para o ano que vem. Está mais do que na hora do Ministério Público se interessar sobre este assunto e acompanhá-lo mais de perto. Acorda, Gaspar!

 

herculanoMD.jpgAS TETAS

Na última sessão da Câmara de Gaspar houve uma disputa interessante e reveladora. PT e PMDB debateram para ver quem mais ocupa mais cargos comissionados nos governos municipal, estadual e federal. Tudo isto, naturalmente, sustentado com os nossos pesados impostos. A montagem, que representa além das palavras, é de Henrique Gustavo F. M.

 

 

 

 

SOBRE O TRAPICHE

A promotora Chimelly Louise de Resenes Marcon, da Moralidade Pública, interessou-se pela área que a prefeitura desapropriou para nela instalar a tal arena multiuso, ?ante as denúncias dando conta da utilização indevida do bem imóvel?, justificou ela para instaurar o inquérito 06.2013.0010172-4.

O técnico da Secretaria Estadual da Saúde veio aqui no último minuto. Foi na sexta-feira. O médico Renato Castro achou lindo o Hospital de Gaspar e o plano apresentado a ele. Mas, não se comprometeu com recursos que o viabilizem. Dependerá da decisão de outros.

Armadilha. A nova administradora do Hospital, Dilene Jahn Mello Santos, está falando que um dos objetivos é o atendimento de saúde mental. Ou seja, a internação de drogados e similares. Esta é uma das exigências para se receber recursos estaduais. Coisa antiga. E se não houver leitos disponíveis com equipes multidisciplinares especiais? Virá a internação, à meia boca, por força judicial para as famílias se livrarem dos incômodos. Se fosse tão bom, qual a razão dos outros hospitais rejeitarem a tal saúde mental como um dos objetivos deles, inclusive quando Dilene estava no Santo Antônio, em Blumenau?

As pessoas e as criaturas. Quem trouxe a Coopervida para o Hospital de Gaspar? Celso de Oliveira, PMDB. Quem recomendou? A Secretaria de Desenvolvimento Regional, PMDB. Quem trouxe Orivald Maciel Filho? A Coopervida.

Em Gaspar, quem lida com Saúde propagandeia que o SUS é uma maravilha. Mas, estes mesmo falsos propagandistas, quando doentes não buscam o SUS para a cura de suas doenças. Correm aos planos de saúde e hospitais particulares. Na semana passada tentaram invadir o Hospital Sírio Libanês que trata de presidentes, incluindo Lula e Dilma, e onde está internado José Sarney. Era para se mostrar esta diferença. O leitor da coluna, o Vlad, resumiu bem: ?o Hospital Sírio Libanês deveria ser transformado em presídio modelo... Afinal é a instituição que mais recupera bandidos no Brasil...?.

Quem estava na reunião do Hospital na sexta-feira? A enfermeira Elisabeth de Souza, ex-funcionária do Hospital e hoje diretora geral da secretaria de Saúde de Gaspar. Não estava à vontade com a exposição de Dilene dos Santos.

Domingo, dia 18, fez um mês que foi assinado, naquele palanque político armado para os desinformados aqui em Gaspar, a ordem de serviço para o início da duplicação da BR 470. Segundo a gasparense honorária, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em um mês as máquinas já estariam trabalhando a pleno. Não estão. Pior. Segundo, o superintendente regional do Dnit, em Rio do Sul, engenheiro Elifas Marques, vai demorar. Na entrevista ao Jornal do Meio Dia Ric Record, de Blumenau, tudo irá ao ritmo do Dnit, das indenizações, das greves e não dos discursos. Valha-me Deus.

Infortúnio. O presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, foi a uma volta de 15 dias à Itália. Afinal ninguém é de ferro. Lá, deu sopa ao azar. Ladrões levaram todos os documentos e o dinheiro.

O presidente da Associação de Moradores do Bela Vista, o corretor de seguros Pedro José Garcia, insiste em jogar fora e para especuladores imobiliários, parte do belo terreno que ganhou em doação para a Ambevi. Agora, disfarçou a vantagem da venda que quer fazer e assim concluí-la. Colocou alternativamente o aluguel de área nobre por R$500 mil por 20 anos. Neste caso, é claro, que não deveria haver alternativa. Apenas o aluguel ou comodato as opções para sustentar a Ambebi e preservar o seu patrimônio que não adquiriu, mas ganhou.

 

 

Edição 1516

Comentários

sidnei luis reinert
22/08/2013 22:44
Um amigo meu disse que essa história de médico cubano aos 35 anos de idade já ter 16 anos de experiência é verdade.

Disse-me ele que foi visitar uma escola de segundo grau, e quando entrou na escola, viu um "cubaninho" de 5 anos de idade fumando um charuto.

Assustado com aquilo, ele perguntou: "Garoto, desde quando você fuma?"

E o menino respondeu: "Desde que eu tive a minha primeira relação sexual!"

Ainda mais assustado, meu amigo perguntou: "E quando foi isso??????"

O cubaninho calmo... tranquilo... respondeu: "Não lembro... Eu estava bêbado".

Agora sim eu acredito na experiência prematura desses médicos cubanos!
Herculano
22/08/2013 18:13
A CALOI NÃO É MAIS BRASILEIRA. ELA FOI VENDIDA PARA A CANADENSE DOREL

A empresa Dorel Industries, do Canadá, comprou 70% das ações da fabricante de bicicletas Caloi. Fundada no Brasil em 1898, a Caloi é uma das mais antigas marcas de bicicletas do mundo, sendo a maior da América Latina e a líder do mercado brasileiro.

O anúncio da compra foi feito nesta quinta-feira, 22. Em 2012, as vendas da Caloi foram de aproximadamente R$ 273,5 milhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, segundo comunicado oficial da compra distribuído pela companhia canadense.

A participação da Caloi no mercado brasileiro de bicicletas é estimada em mais de 40%. Os resultados da Caloi serão, a partir de agora, consolidados nas demonstrações financeiras da Dorel.

O portfólio da Caloi abrange uma grande variedade de bicicletas, desde modelos de alta performance a modelos infantis, incluindo produtos para a prática do mountain bike, ciclismo de estrada, lazer e mobilidade urbana.

A Caloi emprega mais de 900 trabalhadores em suas diversas unidades, incluindo a sua sede em São Paulo, o Centro de Tecnologia e Logística em Atibaia e a fábrica em Manaus, onde são produzidas mais de 700 mil unidades por ano.
João de Deus
22/08/2013 15:14
PARA ENTENDER MELHOR O CAOS NO TRANSITO DE GASPAR
* Dia destes fui até a DITRAN para entrar com um recurso; Em 30 minutos que fiquei por lá contei exatos 13 servidores, até entendo que pela quantidade de veículos existe a necessidade de várias pessoas; Porém saindo do DITRAN, percorrendo as ruas da cidade encontrei apenas um guarda sozinho na ponte e nao me dando por satisfeito percorri os bairros também e nao encontrei mais ninguém !!! Só encontrei placas caídas, meninos aparentemente menores conduzindo motocicletas com barulho ensurdecedor e acreditem, encontrei até um ponto de ônibus aos destroços dentro do rio e uns cones com uma placa com os dizeres OBRAS A 150 METROS! Mas nao vi ninguém trabalhando no local.... CONCLUSÃO : Que administração é esta que tem 13 servidores internos e 1 externo????? E ainda dizem que o problema é a PONTE!!!
Prezado Herculano:
22/08/2013 13:23
Prezado Herculano:

O manifesto Alerta à Nação que o Sidnei postou, eu já havia lido qualquer coisa à respeito.
Fiquei contente em reler algo onde confirma que a FFAA ainda "vive".
Será que o lema dela é, "racumim nelles?"
Herculano
22/08/2013 12:22
VINDA DE CUBANOS REFORÇA O ÓDIO IDEOLÓGICO AO PT

É assim que o 247, o canal do PT e sustentado por patrocínios de bancos estatais, justificou a surpresa e o forte questionamento de entidades contra a medida da presidente Dilma Vana Rousseff, para trazer quatro mil médicos cubanos. Ideologia? Mas, qual é mesmo a ideologia que predomina no PT de hoje? O caso do mensalão talvez induz à resposta correta. Vamos ao texto do 247

Na rede, os médicos são tratados como "escravos de jaleco"; parlamentares da oposição, como Ronaldo Caiado (DEM/GO) e Eduardo Azeredo (PSDB/MG), também alimentam a gritaria e acusam o governo de querer mandar dinheiro para Fidel Castro; ministro Padilha diz que cubanos que virão ao Brasil têm mais de 15 anos de experiência e muitos falam português por terem participado de missões em países lusófonos; na prática, eles irão para cidades sem médicos, que não receberam inscrições de brasileiros

O anúncio oficial, pelo Ministério da Saúde, da vinda de quatro mil médicos cubanos para trabalhar no Brasil tem reforçado o ódio ideológico ao PT. Além de qualificar a ação do governo como "eleitoreira", o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira, foi um dos primeiros, depois do anúncio da contratação, a colocar em dúvida a qualidade desses profissionais. Segundo ele, a atuação dos médicos cubanos em outros países "é muito próxima de brigada militar, ao invés de um profissional de saúde".

Nas redes sociais, as críticas de parlamentares da oposição também foram duras. "Nossos companheiros na importação de médicos cubanos: Bolivia.,Equador,Venezuela ,Haiti. Mas o Lula não disse q o SUS era perfeito?", provocou o deputado Eduardo Azeredo (PSDB/MG), um dos réus do chamado "mensalão tucano". "A máscara caiu!!! Padilha assina convênio internacional para contratar 4 mil médicos cubanos", escreveu o deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO), que é médico.

Caiado reforçou a tese de que os profissionais cubanos são escravos de jaleco "que não verão a cor do dinheiro" e ainda "serão cabos eleitorais". Ele ainda acusou o governo de usar a OPAS (Organização Panamericana de Saúde), com quem o Brasil assinou convênio, de "laranja" para importar cubanos. "Vão pagar R$ 500 milhões para serem repassados a Fidel Castro", ataca. "Já estamos avaliando os termos desse acordo e não vamos admitir qualquer ação com base no trabalho médico escravo", ameaçou, pelo Twitter.

O colunista da revista Veja Reinaldo Azevedo seguiu a mesma linha de que a contratação dos médicos cubanos é uma forma de o governo brasileiro enviar dinheiro a Cuba. "Da forma como será, o Brasil será conivente com a escravidão de médicos cubanos e ainda mandará dinheiro para Cuba", escreveu na rede social. Até o escritor e novelista Aguinaldo Silva fez sua provocação: "Enquanto examinam seus pacientes os médicos cubanos vão conversar com eles sobre o quê? Os males do capitalismo?".

As mensagens levam a uma simples conclusão: as críticas são principalmente ideológicas, se referindo até mesmo a Fidel Castro, uma forma de mostrar que o sistema de governo da ilha é o principal problema para a contratação. Do time de críticos, ninguém sugere, no entanto, uma solução para resolver o déficit de médicos nas 701 cidades brasileiras que não foram escolhidas por nenhum profissional inscrito até agora no Mais Médicos. De acordo com o convênio com a OPAS, os cubanos trabalharão nesses municípios.

Em maio desse ano, quando o País cogitou a contratação de médicos cubanos, mas acabou anunciando o programa Mais Médicos, que aceita a inscrição de profissionais de qualquer país, a revista Veja escancarou esse preconceito: declarou que a vinda dos cubanos irá inundar o Brasil de espiões comunistas. "Deixar o Partido dos Trabalhadores comandar a política externa dá nisso", diz o texto da jornalista Nathalia Watkins, usando uma linguagem do tempo da Guerra Fria.

Contra os ataques, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esclarece, por exemplo, que 84% dos médicos cubanos que vão atuar nesses municípios têm mais de 16 anos de experiência. E que muitos falam português por terem participado de missões em países lusófonos. Todos já cumpriram missões em outros países e todos têm experiência em medicina familiar e comunitária, uma grande carência em cidades pobres e distantes das capitais no País.
sidnei luis reinert
22/08/2013 12:12
FARSA MATEMÁTICA


A mídia afirma que a média de idade dos "médicos" cubanos é de 35 anos.

Diz que todos eles são formados no mínimo há 16 anos. Logo, se formaram aos 19 anos de idade.

Levando-se em conta que um curso de medicina leva no mínimo 5 anos, então os tais "médicos" entraram na faculdade aos 14 ANOS DE IDADE????

E para que isso tenha acontecido, entraram no Jardim I com 1 ano de idade, no Jardim II quando tinham 2 anos, no primário aos 3 anos de idade, no ensino fundamental (antigo ginásio) aos 7 anos de idade, passaram para o ensino médio aos 10 anos, concluindo aos 13

Então Cuba não tem médicos! Tem GÊNIOS! Ué... com tantos gênios assim, por que é que aquele país é uma merda, é atrasado e depende até dos favores de outros países pra sobreviver?

Sim, porque nessa média, amigos, aos 5 anos de idade o Cubano deve estar apto a dar aula em Harvard, e no entanto vem ganhar uma miséria na amazônia.

PT, VAI ENGANAR A P QUE TE PARIU!
Herculano
22/08/2013 11:23
LÁ NÃO TEM MOLEZA. INQUÉRITO APURA SUPOSTO DESVIO DE DINHEIRO NA FURB.

Esta é a manchete do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, na reportagem feita por Giovana Pietrzacka e Aline Camargo |

O Ministério Público de Santa Catarina apura suposto desvio de cerca de R$ 890 mil da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O inquérito civil público foi instaurado pelo promotor da Moralidade Administrativa Gustavo Mereles Ruiz Diaz após a instituição de ensino encaminhar relatório de uma sindicância interna feita entre agosto de 2012 e maio de 2013. A investigação começou em junho e tem prazo de um ano para ser concluída.

Resumindo: apareceram notas e desapareceram as obras. "Foram atos fraudulentos por parte de uma pessoa e estamos apurando eventuais responsabilidades de outros servidores" resumiu o reitor João Natel.

Um fato que se assemelha ao que está sendo descoberto com o Hospital de Gaspar. Parece ser um ato isolado de uma pessoa, mas precisa ser apurado. A quadrilha está fora do Hospital, mas precisa ser apurado. Lá, aparentemente, como cá, não se trata de ato deliberado da reitoria, ou aqui, do Conselho. Mas, como lá, precisa, ser investigado, esclarecido e não escondido como aqui alguns querem.
Herculano
22/08/2013 11:11
MARTA JOGA DINHEIRO FORA EM PARIS, por Gilberto Dimenstein para o jornal Folha de S. Paulo

A ministra Marta Suplicy acertou - e merece elogios - por ter colocado a moda como uma categoria de economia de criativa. É uma indústria relevante, atraindo empregos e talentos.

Mas sua decisão, conforme noticia hoje a Folha, de conceder R$ 2,8 milhões de dinheiro público via Lei Rouanet para um estilista ( Pedro Lourenço) fazer um desfile em Paris entra na história dos desperdícios brasileiros.

A Lei Rouanet foi feita para democratizar a cultura. Como um desfile de moda para 300 pessoas em Paris atingiria esse objetivo?

Não há sinal de uma ilegalidade.

Digo mais: até gosto da ideia da ministra de incluir a moda como manifestação cultural.

Mas ajudar bancar um desfile em Paris é esbofetear a cara dos brasileiros, cada vez mais revoltados com a forma como os governantes gastam dinheiro público.

É, em poucas palavras, jogar dinheiro fora.

Inspirado em Paris, lembrei-me de Maria Antonieta, às vésperas da revolução francesa, mandando dar brioches ao povo para compensar a falta de pão.
Herculano
22/08/2013 11:07
EU E AS MINHAS CONSPIRAÇÕES

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, disse um dia que abriu o Hospital de Gaspar. Mentiu. Também não foi nenhum outro prefeito que fechou.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, um dia disse que por conta própria aumentava o repasse de recursos ao Hospital. E era verdade. Escondia, todavia, que o aumento era para pagar parcialmente o empregado companheiro fiscal Aldo Avosani.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, para alavancar a reeleição, induziu a abertura do Hospital de Gaspar sem a sustentabilidade econômica e técnica. Deixou gente de credibilidade exposta e o hospital ficou doente, ao invés de curar as pessoas doentes, pobres, desassistidas e desinformadas.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, quis dar o Hospital- que não é seu - para a Furb. Ela está numa situação econômica ruim e nem consegue abrir e gerenciar o seu o próprio Hospital.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, prometeu em campanha (está escrito) continuar aberto 24 horas, sete dias por semana o CAR aqui no Centro. Fez horário parcial. Transferiu o atendimento noturno para o Hospital a quem não quer remunerar por este atendimento.

Nos postos de Saúde que consomem R$17 milhões por ano, que já teve o escândalo da hora extra paga e não feita, mas abafado por forças ocultas, faltam médicos, enfermeiros. Sobram doentes que vão bater no Hospital, que recebe, via Justiça menos de R$3 milhões por ano para fazer parte do serviço que é da prefeitura mas ela não faz para a população.

Será que tudo isto não é para tomar o Hospital, aparelha-lo e entrega-lo aos cubanos? Poderia começar pelo CAR e os postos de saúde para que a população tenha um teste pré-eleitoral. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/08/2013 10:50
A CUBANIZAÇÃO DO BRASIL

Depois do Programa "Mais Médicos", vem ai o "Mais Engenheiros". Pior. Não está descartado o "Mais Professores". Mas, quem terá que aprender o espanhol, a língua bolivariana, são os brasileiros, não os bolivarianos, o português.
Herculano
22/08/2013 10:41
CUBANOS NA VEIA, no Painel da Folha de S.Paulo

A decisão de trazer 4.000 médicos cubanos para atuar no país foi tomada por Dilma Rousseff para colocar o Mais Médicos rapidamente "de pé'', nas palavras de um interlocutor palaciano. A avaliação é que, com a adesão a conta-gotas de espanhóis e argentinos, o programa só mostraria resultados a médio prazo. Como Dilma está convencida em transformá-lo em uma das marcas de sua gestão, os cubanos voltaram ao foco para garantir a rápida ida de médicos ao interior.
ZÉ RUELA
22/08/2013 10:27
Herculano

Você está confundindo alhos com bugalhos. O Zé sem Ruela trata-se de outra pessoa, meu caro. Prezo muito a liberdade de expressão, respeito as pessoas que pensam diferentes de mim, não jogo baixo como você afirma, muito menos jogo sujo. Não sou homofóbico, sectário e respeito muito as diferenças das pessoas.Você muito bem sabe que sempre fiz a contraposição de idéias em relação ao governo Celso Zuchi. Favor prestar mais atenção no que outras pessoas postam, você é inteligente, não as confundam, por favor.
Maria sem saúde
22/08/2013 09:34
Então..
Se puxa saquismo contar, desses 4 mil médicos, pelo menos uns 10 devem vir pra Gaspar!!
Vai ver que cada visita do Pedro Celso, ele foi pedir por um médico???
E a nós aqui desconfiando dele... Ai ai ai... como somos maus!
"Estamos reclamando de barriga cheia" !! Como dizem alguns aqui na
coluna...
Pois sou capaz de apostar alto que desses 4 mil, não virá nenhum cubano da ilha del Fidel pra nossa cidade....
Cambada de sem vergonha.....
Herculano
22/08/2013 09:24
AO TAL DE ZÉ RUELA

Este é um espaço para ideias, denuncias e argumentos. Você não preza a liberdade de expressão, o respeito às pessoas que pensam diferente de você (e possuem este direito) e muito menos possui ideias, fundamentos e argumentos para contradita-las. É isto que se estabelece no post abaixo.

Ao invés de contrapor as críticas, joga baixo, sujo e mais do que isso, mostra-se sectário e com ares graves de discriminação de gênero. Qual a diferença de uma pessoa ser mulher, homem, gay, ou lésbica? Todos pensam e possuem o direito inalienável de se expressarem. O PT diz defender a diversidade. Mas, apenas no discurso. Quando chega a hora da verdade, faz o que você, petista declarado, mas enrustido pois se esconde até para se expressar, fez. Quer calar os outros na marra. Vergonhoso. Asqueroso.

Aliás, não foi Marta Suplicy, PT, quem disse ser Gilberto Kassab, PSD, indigno de ser prefeito de São Paulo por ele ser solteiro, deixando dúvidas à sua masculinidade como se aquele assim exigisse? Há outros, muitos outros exemplos de discriminação por gênero, assédio moral e sexual.

Eu sempre não autorizo este tipo de observação neste espaço, como a que você fez. Mas, desta vez eu abri a exceção para mostrar aos leitores e leitoras o perfil que beira a doença e ao crime, ou seja, a intolerância e todas as suas implicâncias danosas à sociedade. Acorda, Gaspar!
Zé sem Ruela
22/08/2013 08:54
Me pregunto si el Juju gasrino es hombre o mujer, gay o lesbiana ...kkkk

Zé sem Ruela
ZÉ DA VERDADE
22/08/2013 08:10
DESCOBERTA

AGORA SEI PORQUE O ZUCHI QUER SER DEPUTADO

O DEPUTADO SÓ TRABALHA DE TERÇA A QUINTA

ESSE É O NOSSO GOVERNO.
Herculano
22/08/2013 07:50
OS 4 MIL ESCRAVOS DE JALECO DO PARTIDO COMUNISTA DE CUBA CUSTARÃO AO BRASIL R$40 MILHÕES POR MÊS. DEVE SER O MAIOR ESCÂNDALO DO PT EM QUASE 11 ANOS DE GOVERNO, por Reinaldo Azevedo, de Veja.

Nunca, leitores, nunca mesmo!, os subestimem. Quando vocês acharem que eles já chegaram ao limite do tolerável, fiquem certos: eles darão mais um passo, mais dez, mais mil. Não param nunca! Não têm compromisso com a palavra, com os fatos, com a razão, com a decência, com o bom senso, nada! Neste fim de semana, chega o primeiro lote de escravos-médicos de Cuba. Serão 400 de um total previsto de 4 mil. Por enquanto! Uma operação dessa magnitude não se planeja da noite para o dia.

Alexandre Padilha jamais deixou de cuidar do assunto, muito especialmente quando anunciou que o governo havia desistido da ideia. Pasmem! Isso aconteceu no dia 8 de julho - há menos de um mês e meio. Enquanto dizia ao país uma coisa, tramava outra. O que ele quis foi impedir a reação dos críticos. Por isso agiu à socapa, à sorrelfa, por baixo dos panos, transformando um projeto de governo quase numa conspiração.

Já lembrei aqui que o ministro da Saúde não criou um maldito estímulo que fosse para a interiorização dos médicos brasileiros. E não o fez porque seu projeto era outro. A decisão de importar os 4 mil escravos do Partido Comunista cubano, que também serão agentes do petismo, soma interesses de natureza ideológica, política e eleitoral. Esclareço.

Quem são?
Os médicos que chegarão ao Brasil já atuaram em democracias bolivarianas exemplares como Venezuela, Bolívia e Equador. Conheço bem a questão por razões que não vêm ao caso. Se os jornalistas investigativos forem apurar (eu só investigo a falta de lógica), vão descobrir que Cuba tem uma espécie de exército de jaleco para trabalhar mundo afora. Todos eles, sem exceção, são filiados ao Partido Comunista e considerados "quadros" do regime. Não! Não se trata de inferir que, no Brasil, tentarão fazer a revolução ou implantar o comunismo. Isso é besteira. A questão é de outra natureza.

Em todos os países onde atuam, eles se tornam, aí sim, prosélitos do governo que os importou. Se assim não agem por vontade, fazem-no porque não têm alternativa. Os países que os abrigam não fazem contrato com eles, mas com ditadura cubana. A Organização Pan-Americana de Saúde entra na história apenas para, como direi?, lavar a natureza do acordo indecente. Indecente?

Sim! O Brasil pagará R$ 10 mil por cubano importado - e esse dinheiro será repassado a Cuba. A ilha, então, se encarregará de pagar os médicos. Esse mesmo tipo de contrato vigorou com a Venezuela, Equador e Bolívia. Os médicos chegam sem suas respectivas famílias. Nem sonham, portanto, em desertar. A atividade, no entanto, rende um pouco mais dinheiro do que permanecer naquela ditadura paradisíaca.

Atenção! Embora trabalhando para o sistema público de saúde no Brasil, os médicos obedecem ao comando de cubanos. Estarão por aqui, mas sob a estrita vigilância de bate-paus do Partido Comunista. Deles se exige que, no contato com as comunidades pobres, sejam agentes de propaganda do governo. É evidente que, caso criasse as condições para interiorizar médicos brasileiros, Padilha não contaria com essa sujeição.

E por que os cubanos se submetem? Ideologia? Não necessariamente. É que não têm alternativa. Para o seu futuro e o de sua família, ficar na ilha é pior. O Brasil não terá nenhum controle dos médicos que vão entrar ou sair. Serão os cubanos a decidir quem fica e quem vai . Como eles não terão o seu diploma validado aqui, não têm como, por exemplo, abandonar o programa e passar a clinicar por conta própria.

ENTÃO VEJAM QUE MARAVILHA! OS CUBANOS SÓ SÃO CONSIDERADOS APTOS A TRABALHAR AQUI SE ESTIVEREM LIGADOS AO GOVERNO DA ILHA. SEM ISSO, NÃO!

Contra a terceirização?
Lembro-me do escarcéu que petistas e outros esquerdistas vulgares fazem contra a administração de hospitais públicos por OSs (Organizações Sociais). Os vigaristas costumam dizer que se trata de privatização do bem público e outras bobagens. E o que faz o PT? Na prática, terceiriza 4 mil postos médicos, entrega-os ao controle dos cubanos e alimenta aquela tirania com R$ 40 milhões por mês. Ora, poderia haver terceirização pior do que essa, com os médicos obrigados - alguns certamente por gosto e ideologia - a fazer proselitismo político, sob pena de ser mandados de volta ao hospício de Fidel e Raúl Castro? É um escândalo, a meu juízo, sem par na era petista.

A importação dos médicos se dá a pouco mais de um ano da eleição presidencial e para os governos de Estado. Dilma deve tentar um segundo mandato. Padilha vai disputar o Palácio dos Bandeirantes. Em recente encontro do PT, Lula afirmou que o ministro tinha antes de trazer os médicos para, aí sim, anunciar a candidatura.

Vamos ver, insisto neste ponto, o que fará o Ministério Público do Trabalho, sempre tão diligente quando se trata de apontar trabalho semelhante à escravidão em fazendas ou oficinas de costura. E no caso dos médicos? Resta evidente que o governo de Cuba os mantém atrelados ao regime, entre outras razões, porque dispõe de instrumentos para puni-los caso se rebelem - e a família é um argumento bastante forte.

Não sei, não! Tenho para mim que, num exame cuidadoso das leis, não será difícil chegar à conclusão de que esse acordo é ilegal. Numa entrevista, Padilha reafirmou que repassará a Cuba R$ 10 mil por médico, mas que a remuneração dos doutores é decisão daquele país; o Brasil não teria nada com isso. Como não? Então vamos encher as burras de Cuba com os recursos de um programa público de saúde, vinculado ao SUS, e ignorar que boa parte desse dinheiro será surrupiado?

Curioso, não é? Segundo as leis brasileiras, uma loja de departamentos que compre roupas de uma oficina que explore trabalho degradante pode passar a ser corré (essas novas regras do hífen são de matar?) numa ação ainda que ignorasse o fato. E se vai tolerar que a presidente de um país e seu ministro da Saúde sejam beneficiários de um trabalho em tudo similar à escravidão?

No encerramento deste texto, é forçoso que eu lembre: Hugo Chávez evidencia a excelência da medicina cubana, e Lula e Dilma, a da medicina brasileira. Na hora do pega pra capar, os petistas não apelaram nem aos cubanos nem ao SUS. Preferiram o Sírio-Libanês.
Herculano
22/08/2013 07:41
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

"Seguranças da Câmara barram protesto da saúde porque o recinto já estava ocupado com protesto de policiais". Tá tendo encavalamento de protestos.

Proponho rodízio de protestos! Segundas, quartas e sextas: protesto da saúde, ex-BBBs e Fora Cabral. Terças, quintas e sábados: protesto de professores, anões de jardim e Fora Alckmin! E domingo: selinho! Rarará!

E essa outra: "Manifestação contra Alckmin termina em tumulto no metrô". Terminou onde tudo começou!
Herculano
22/08/2013 07:30
SOB PRESSÃO. IDEOLOGIA E ESMOLA. ENTIDADES DIZEM QUE A CONTRATAÇÃO EM MASSA DE MÉDICOS CUBANOS PARA ATUAR NOS GROTÕES É MEDIDA ELEITOREIRA

Segundo Sérgio Roxo, de O Globo, as entidades médicas condenaram o anúncio feito pelo Ministério da Saúde de contratação de profissionais cubanos. Para o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB), a medida é eleitoreira, numa alusão à possível candidatura do ministro Alexandre Padilha ao governo de São Paulo em 2014.

- É muito triste que, numa área social importante, o foco de ação seja uma candidatura. Ver que medidas são tomadas para angariar votos - disse Florentino Cardoso, presidente da AMB.

Em nota, o CFM afirmou que "o Brasil entra perigosamente no território da pseudo-assistência calcada em evidentes interesses pessoais e político-eleitorais". "De forma autoritária e demagógica, em nome de soluções simplificadas para problemas complexos, o governo, preocupado com marcas de gestão de olhos numa possível candidatura, rasgou a lei e assume a responsabilidade por todos os problemas decorrentes de seu ato demagógico e midiático", afirma o CFM.
Herculano
22/08/2013 07:17
A PRIMEIRA DAMA

Segundo Cláudio Humberto, na coluna que publica hoje nos jornais brasileiros, a apresentação de Rose em juízo virou "segredo"

Denunciada pelo Ministério Público Federal por formação de quadrilha e tráfico de influência, a ex-chefe de gabinete de Lula em São Paulo, Rosemary Noronha, a "Rose", rivaliza em mistério com o "ET de Varginha": até sua apresentação quinzenal em juízo virou "segredo de Justiça", de acordo com o juiz da 5ª Vara Criminal de São Paulo, Silvio da Rocha. Ele não quis dizer à coluna se ela tem se apresentado.

Cadê Rose?
"Rose", sobre quem Lula guarda sepulcral silêncio, deve se apresentar ao juiz de 15 em 15 dias e não pode sair do país sem autorização.

"Blindada"
A sumida Rose obteve "blindagem" judicial contra repórteres, entrando e saindo pela garagem do Fórum. Agora duvida-se até que ela exista.
Herculano
22/08/2013 07:14
OS DEMOCRATAS. ADIVINHA QUEM QUER RESTRINGIR O TRABALHO DA IMPRENSA NO PLENÁRIO da CÂMARA FEDERAL?


Segundo Eduardo Bresciani, do jornal O Estado de S. Paulo, depois de o plenário da Casa ser invadido pela segunda vez em quatro meses na terça-feira, 20, líderes da Câmara se reuniram nesta quarta, 21, para debater mudanças nas regras de segurança. A intenção é restringir o acesso de visitantes e manifestantes. Entre as propostas levantadas, está a de proibir a entrada da imprensa dentro do plenário, medida que não foi adotada nem sequer durante a ditadura militar.

A sugestão de impedir a atuação da imprensa dentro do plenário foi levantada pelo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP, foto abaixo). "No plenário, a não ser parlamentar e assessor, não pode entrar ninguém. Isso é em qualquer Parlamento do planeta. Inclui a própria imprensa. A imprensa não pode, como às vezes acontece, entrevistar um líder ao lado do microfone", afirmou o petista. A ideia obteve apoio de alguns líderes na reunião.
Herculano
22/08/2013 07:07
FIM DE FESTA, editorial desta quinta-feira do jornal Folha de S.Paulo

Arrecadação em queda leva governos a adotar medidas de austeridade fiscal; gasto de Estados com servidor se aproxima de limite legal

Os dados não deixam dúvida. Chegou ao fim o período de forte crescimento da arrecadação tributária. O Orçamento federal sofre conhecidas restrições, e pelo menos 20 governos estaduais passaram a adotar medidas de austeridade neste ano.

No conjunto dos Estados, cortes de gastos com serviços essenciais e investimentos, redução de salários no alto escalão, demissão de 4.000 funcionários e extinção de secretarias são algumas das medidas de enxugamento, que já atinge R$ 9,6 bilhões em 2013.

As razões para a penúria são o ritmo lento da economia - que freia a arrecadação de ICMS - e as desonerações de impostos, especialmente do IPI (ambos os tributos alimentam os cofres estaduais). No nível federal, as receitas estão estagnadas em termos reais, e os repasses aos Estados diminuem.

Depois de anos de crescimento acelerado, fica evidente, como é tradição no Brasil, que parcela dos recursos adicionais destinou-se a inchar a máquina pública. Nos últimos quatro anos, as despesas com funcionalismo cresceram R$ 55,7 bilhões - um aumento de 44,2%, muito acima da inflação.

Como resultado, os Estados se aproximam perigosamente do limite de gastos de pessoal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (49% da receita) - a média observada nos primeiros quatro meses de 2013 foi de 92% do teto.

O problema é que a estagnação das receitas não se traduz imediatamente no mesmo comportamento das despesas. Devido a promoções e incorporações de benefícios, a folha de pagamento tem crescimento natural de 2% a 3% ao ano. O peso maior do ajuste recai, pois, sobre despesas não carimbadas.

Do lado financeiro também se acumulam problemas. O endividamento dos Estados e municípios já é grande - a cidade de São Paulo, por exemplo, arca atualmente com juros reais (além do IGP-M) de 9% ao ano. Os gastos com juros sufocam o Orçamento.

Por outro lado, a busca por acelerar os investimentos em todo o país tem levado o governo federal a autorizar a contratação de mais dívidas. Com a anuência da União, os empréstimos externos para os Estados triplicaram desde 2011.

Trata-se, sem dúvida, de quadro fiscal preocupante. O superavit primário (antes das despesas de juros) de Estados e municípios tem caído - hoje está em 0,45% do PIB, contra meta de 0,95%. Nada recomenda, no atual cenário econômico, otimismo no curto prazo.

Governadores sabem que as recentes demandas por serviços públicos de qualidade permanecerão no ano que vem, por causa das eleições. A disputa pelos escassos recursos tende a acirrar a tensão entre as bancadas estaduais no Congresso e o governo federal.
Herculano
22/08/2013 07:04
COMISSÃO DA ENROLAÇÃO

O que está na edição desta quinta-feira do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? Mais uma vez portarias que ampliam em mais 60 dias os trabalhos da Comissão
Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar da prefeitura de Gaspar. São duas. Uma delas para descobrir quem "vazou" informações para esta coluna. Pode? Aqui pode. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/08/2013 06:59
SUPREMO REDUZ CHANCE DE DIRCEU TER PENA MENOR

As chances de o ex-ministro José Dirceu diminuir sua pena pela participação no mensalão, nesta fase do julgamento, ficaram reduzidas ontem, depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou o pedido de punição mais leve para o crime de corrupção apresentado por um dos 25 condenados.

Ao retomar a discussão sobre o pedido feito pelo ex-deputado Carlos Rodrigues, os ministros entenderam que não poderiam diminuir a pena do réu tendo com base o tipo de recurso em análise (embargos de declaração), que serve para esclarecer dúvidas sobre a decisão anunciada no ano passado.

Em comum com a tese de Dirceu, Rodrigues queria que o STF levasse em conta na hora de aplicar a pena uma lei mais antiga e mais branda do crime de corrupção.
Herculano
22/08/2013 06:54
UM DESASTRE PREMEDITADO E ANUNCIADO, MAS SEMPRE DISFARÇADO POR DISCURSOS SEM FUNDAMENTOS AOS DESINFORMADOS E IGNORANTES. VAGAS ENCOLHEM NAS REGIÕES METROPOLITANAS


Pela primeira vez desde 2003, cai o número de postos com carteira assinada num mês de julho nas áreas das capitais. Em todo o país, setor que mais contribuiu para o emprego foi a agricultura, com 18,1 mil novos postos, segundo informa Mariana Schreiber, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo

O crescimento fraco e o aumento do pessimismo entre empresários e consumidores bateu no mercado de trabalho das grande cidades. Pela primeira vez desde 2003, foi registrado num mês de julho fechamento de vagas formais nas nove regiões metropolitanas do país.

Com isso, o resultado total do país foi a geração de apenas 41,5 mil postos com carteira assinada, também o pior resultado para julho em dez anos.

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram fechadas 13.334 vagas em Salvador, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo e cidades no entorno dessas capitais. O pior resultado foi em Recife: menos 5.200 vagas.

Belém e Fortaleza foram as únicas que abriram novos postos (2.276). Nas nove regiões, o saldo foi negativo, com o fim de 11.058 vagas.

Em todo o país, o setor que mais contribuiu para o crescimento do emprego no mês passado foi a agricultura (18,1 mil novos postos). Ainda assim, houve uma queda de 24% nas contratações em relação a um ano antes.

Já nos demais setores, a queda chegou a 93% no comércio, 80% na construção civil e 71% em indústria e serviços, sobre julho de 2012.
Roberto Sombrio
21/08/2013 22:40
Herculano. O caso da vaca morta não afeta a turma do PT da prefeitura. Lá na prefeitura bebem água mineral, portanto se a vaca está perto da captação de água do SAMAE, quem bebe esta água é o povo. E em Gaspar o PT só deseja saúde quando alguém espirra, se é que o fazem. Aqui saúde pro povo é, top...top...top...

Agora assinaram a contratação de 4.000 médicos cubanos. Mais um golpe do PT. Inventaram um milhão de irregularidades nas inscrições dos médicos brasileiros no programa Mais Médicos, sómente para trazer os médicos cubanos. Mais uma jogada do governo do PT para enviar grana nossa ao governo das múmias Castro que vão receber parte dos R$10.000 do salário desses médicos.

Quando o Brasil desabar e está prestes a acontecer, esses ratos fugirão para Cuba como Lula sempre fez quando estourava um escândalo por aqui e viverão, usufruindo desta bolada. Só não vê quem é cego ou tem o voto cabresto do tal Bolsa Família. Nunca vi pobre recebendo o Bolsa Família, então o governo pode tirar aquela besteira de dizer que "País rico é país sem pobreza". Pensando bem é melhor deixar. A pobreza de idéias e ações do PT pelo Brasil afora é tão grande que talvez nunca em nenhuma geração ista frase será esquecida.

Herculano
21/08/2013 22:33
SEM PLANO, PLANEJAMENTO, POLÍTICA E CONTROLE DA ECONOMIA, DILMA E PT SÃO VÍTIMAS DA PRÓPRIA ARMADILHA. E OS BRASILEIROS É QUE PAGAM A CONTA DA INCAPACIDADE ESTRATÉGICA E GERENCIAL. GOVERNO JÁ TOMOU A DECISÃO DE ELEVAR O PREÇO DA GASOLINA

Reunião entre Dilma, Graça, Gleisi e Pimentel também definiu alta do diesel; aumento sai ainda este ano, mas o índice ainda não foi definido

A informação é do repórter João Villaverde, do jornal O Estado de S.Paulo. Segundo ele a forte pressão que a escalada do dólar colocou sobre a Petrobrás forçou uma mudança de planos no governo federal, que deve conceder um reajuste nos preços da gasolina e do óleo diesel ainda neste ano. O Estado apurou que o reajuste deve ficar na casa de um dígito para os dois produtos, mas o martelo ainda não está batido quanto ao momento ideal para a alta nos preços.

Este foi o principal assunto tratado nesta quarta-feira, 21, pela presidente da estatal, Maria das Graças Foster, e a presidente Dilma Rousseff, em encontro fechado no Palácio da Alvorada, do qual participaram também os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. A avaliação consensual é que o preço do barril de petróleo, definido pelo mercado internacional, não deve ceder no curto prazo, algo que suavizaria o custo com as importações.

O reajuste nos preços já foi solicitado formalmente pela Petrobrás ao governo, e serviria para reduzir a diferença entre o custo do combustível comprado pela estatal no exterior e aquele vendido nos postos de gasolina no Brasil. A explosão do dólar nos últimos dias, que fechou a R$ 2,436 nesta quarta, aumentou esse diferencial - a Petrobrás precisa gastar mais reais para adquirir a mesma quantidade de combustível, cotado em dólar.

A medida, antes rechaçada pelo governo porque agravaria o quadro inflacionário do País, passou a ficar urgente depois que a cotação do dólar, em vez de ceder, só continua a subir. Segundo explicou um auxiliar presidencial, o dólar a R$ 2,20, como vigorava até dois meses atrás, já exigia um esforço financeiro da Petrobrás, que cobrava internamente por um reajuste, "então, a partir do momento em que o dólar continuou subindo, a situação vai piorando".
Herculano
21/08/2013 21:26
MAIS CRECHES

Municípios integrantes do Mapa de Expansão do MEC têm até dia 30 de outubro para mandar projetos para construção de creches. Em Santa Catarina são 38 os municípios integrados ao mapa de expansão. Na região da AMMVI, podem ser contemplados os municípios de Blumenau, Gaspar, Guabiruba, Indaial e Pomerode. A previsão é que sejam liberadas verbas para a construção de 70 creches e escolas infantis no estado.
Herculano
21/08/2013 21:24
PARECE QUE LÁ É DIFERENTE

Câmara aprova criação de CPI em Pomerode. Vereadores vão apurar denúncias de uso de equipamentos públicos em obra particular. O requerimento foi aprovado por sete dos nove parlamentares. De acordo com o presidente da Casa, Claus Krahn (PSDB), a CPI vai apurar o uso de máquinas, materiais e servidores do município em uma obra particular.

Roberto Basei
21/08/2013 21:09
PLANO PLURIANUAL

Enxurrada de Emendas


A dez dias do fim do prazo para aprovar o projeto, vereadores e governo estudam como vão analisar propostas anexadas ao teto que detalha ações do Executivo (A Noticia 21/08/2013. pg. 17)

E acreditem só o Vereador do PT fez nada mais nada menos do que 38 propostas.

Segundo João kanradt (Jornal a Noticia); Dá para construir uma nova Joiville com tantas sugestões que chegaram por meio de emendas ao Plano Plurianual (PPA).

O que mais me impressiona é que em Gaspar não se falou em saúde, educação, transporte público e muito menos em saneamento básico. Coisa que todo gestor público sabe é que R$1,00 (um) real investido em saneamento básico representa R$4,00 em economia na saúde pública.
Só se viu na câmara era a briga de poucos vereadores, uns contra, outros a favor, por meia dúzia de emendas para ruas, o que ficou foram duas certezas em Gaspar não se pode emendar e que o PPA gasparense é uma peça de ficção segundo as palavras dos próprios vereadores, que por sinal está gravado na casa.

Juju do Gasparinho
21/08/2013 20:55
Prezado Herculano:

Prestação de serviços: EDUCAÇÃO

"Eduque seu filho de forma que amanhã, não seja como o Lewandowski".

do Blog Gente Descente.
Juju do Gasparinho:
21/08/2013 20:43
Prezado Herculano:

Precisa solicitar a ciência para estudar PeTralha? É só ver o que Lulla tem na cabeça.
O Sombrio está indignado? Ele não sabe que bandido carrega morte nas costas?
Herculano
21/08/2013 19:53
A PETROBRAS VAI FICANDO PARA TRÁS?, por José Aníbal, PSDB, secretário de Energia do Estado de São Paulo.

Em outubro a Petrobras completa 60 anos. Depois de realizar o mais difícil, que era crescer e se internacionalizar, a gigante brasileira voltou a andar para trás. Toda semana sai notícia sobre um novo pedaço da estatal sendo faturado no exterior.

Sacrificada por administrações temerárias, a Petrobras encolheu, endividou-se, perdeu força e mercado. Sem resultados reais para mostrar, decidiu alterar subitamente seu regime de contabilidade.

No ano 2000, um corajoso plano de internacionalização da empresa foi colocado em andamento. Competitiva, eficiente e com saúde financeira crescente, a Petrobras adquiriu ativos no exterior que fizeram dela líder em exploração e produção de petróleo na América Latina.

Em 2007, os negócios da Área Internacional cobriam 26 países em três continentes - da Argentina à Angola, dos Estados Unidos ao Senegal, de Cingapura ao Paquistão. A Petrobras detinha 13.174 poços produtores, 112 plataformas, 189 navios e quase seis mil postos de venda.

Então veio a euforia paralisante do pré-sal. O país suspendeu o ritmo de expansão da atividade, congelou investimentos em produção, desligando da tomada a vibrante companhia. Pararam tudo para repensar as regras que fizeram da estatal dinâmica e agressiva.

Poços se esgotaram, encomendas atrasaram, investimentos propagandeados como estratégicos tornaram-se sacos sem fundos de recursos públicos. Pior: fizeram da Petrobras parceira de grandes loroteiros internacionais.

Também tiveram a genial ideia de fabricar o preço da gasolina. Não bastasse a bolha inflacionária gestada, os prejuízos com importação de combustível bateram R$ 23 bilhões em 2012 (e seguem crescendo).

Com a maior alavancagem de sua história e com o Real derretendo diante do dólar (no momento em que escrevo este artigo a cotação ultrapassou R$ 2,40), a Petrobras preocupa.

De Petrossauro, a gigante brasileira passou a ser vista como a companhia que reinventou o setor. A regressão que se seguiu é lamentável neste mundo de alternativas e oportunidades cada vez mais escassas.

Quem conhece a história sabe. Primeiro vieram o aço, a energia elétrica e o petróleo. Depois deles veio a indústria e então nasceu o Brasil contemporâneo.

A Petrobras é um dos motores do desenvolvimento econômico que tanto melhorou a vida dos brasileiros. E seu papel para o futuro será ainda mais decisivo.

Vítima de irracionalidades próprias do uso político que se fez da companhia, a Petrobras vai se afastando cada vez mais das líderes mundiais, a despeito dos esforços genuínos empreendidos pela atual diretoria.
Herculano
21/08/2013 19:41
VELHOS TEMPOS, por Carlos Brickman

Como dizia Fausto Silva, este colunista é do tempo em que Polícia impedia a invasão de prédios públicos. Polícia invadir a Câmara dos Deputados, mesmo para apresentar reivindicações justas, é novidade.

Gente fardada e armada invadir o Congresso para constranger parlamentares eleitos era só na época da ditadura.
Herculano
21/08/2013 19:37
COMISSÃO DA CÂMARA, APÓS QUASE DOIS MESES DE ENROLAÇÃO, APROVA CASSAÇÃO DE DEPUTADO CONDENADO A 13 ANOS DE PRISÃO.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira, 21, parecer do deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ) favorável à cassação do deputado Natan Donadon (sem partido-RO) - condenado por peculato e formação de quadrilha a 13 anos de prisão.

Com 55 deputados presentes à sessão, o relatório de Zveiter foi aprovado por 39 votos. O próximo passo será levar o relatório para votação no plenário da Câmara, onde, para ser aprovado, exigirá maioria absoluta - isto é, 257 deputados favoráveis -, por meio de voto secreto.

Os 16 deputados que votaram contra o relatório nesta quarta-feira na comissão apoiaram um voto em separado do deputado Jutahy Junior (PSDB-BA), que pedia a declaração imediata de perda de mandato por decisão da Mesa Diretora da Câmara. O regimento da Casa prevê que cabe ao plenário decidir se cassa ou não um parlamentar.
Herculano
21/08/2013 18:40
A CUBANIZAÇÃO. AGORA NAO HÁ MAIS DISFARCES. BRASIL VAI RECEBER 4.000 MÉDICOS CUBANOS PARA ATENDER 700 CIDADES

JOHANNA NUBLAT



A informação é de Johanna Nublat para o jornal Folha de S. Paulo e farámanchete esta noite nos noticiários das tevês e portais e nos jornais de amanhã.

Seegundo informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (21), eles serão direcionados para 701 cidades que não foram escolhidas por nenhum profissional na primeira etapa do programa, 84% delas no Norte e no Nordeste do país.

O programa Mais Médicos foi lançado em julho pela presidente Dilma Rousseff. Um de seus focos é ampliar a presença de médicos, brasileiros ou estrangeiros, no interior do país e nas periferias das grandes cidades.

Este mês, após a constatação de que o primeiro mês de seleção do programa supriu menos de 15% da demanda por médicos, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que o país faria acordos internacionais para alavancar as inscrições no programa.

Ele citou um potencial acordo com Cuba. No início do ano, o governo cubano ofereceu 6.000 profissionais ao Brasil, oferta que gerou polêmica e foi suspensa pelo governo brasileiro.
Canrobert Marcolino
21/08/2013 18:11
Será que a Prefeitura levará 2 anos para realizar as obras no acostamento que desabou da Rod. Jorge Lacerda? Tomara que contratem a Arcos Engenharia...
Herculano
21/08/2013 14:02
ECONOMIA SEM CONTROLE

Mesmo depois de uma intervenção do Banco Central, o dólar comercial continuou operando em alta nesta quarta-feira (21). Por volta das 12h50, a moeda subia 1,28%, a R$ 2,425 na venda.

O BC vendeu todos os 20 mil contratos ofertados em um leilão equivalente à venda de dólares no futuro.
Roberto Sombrio
21/08/2013 13:51
Agora é assim?

Na verdade sempre foi assim, isso é coisa do PT. Primeiro metem o pau, engrossam o caldo e depois vem dizer que sou legal. Essa é a escola do Lula que sempre foi contra os que não pensavam como ele e depois estavam lá fazendo parte do seu governo e se abraçando.

O Zé Ruela é um caso a ser estudado pela ciência. Principalmente porque é do PT. Quando não eram do governo mostravam um céu estrelado, agora que estão no poder puxam tudo que é do inferno e enfiam goela abaixo do povo.

Hoje no Jornal do Almoço RBS, mostraram o caso do Sr. Pedro do bairro Figueiras que a seis meses aguarda por uma cirurgia. A secretária de saúde e o posto de saúde do Figueiras apenas informam que é preciso aguardar. Aguardar o que? Afiar a faca? Sim porque no SUSto do povo as cirurgias devem ser feitas a base de faca de cozinha já que não tem infra estrutura. A secretária de saúde de Gaspar Marcia Adriana Cansian disse na reportagem que o problema é porque a quinze dias mudou a direção do hospital. Então tá! O Sr. Pedro está aguardando a seis meses. Isso se chama incompetência, preguiça, descaso. Vai ver a secretária está colada na cadeira. Não tem telefone? Não tem ninguém da área da saúde que poderia ter sido incumbido a encaminhar o caso? O PT é assim. Para que, se não são eles que estão doentes? Aprenderam com o bêbado Lula. Nunca sabem de nada, nunca viram nada, o problema sempre é dos outros. Ninguém desse governo faz nada de importante. Meu vizinho o Sr. Oscar com câncer na próstata está também a seis meses aguardando por uma cirurgia. Sabem o que vai acontecer? Provavelmente vai morrer porque até lá pode mudar novamente a direção do hospital.

SUS significa Serviço único de Saúde e o PT levou ao pé da letra e só serve a um único grupelho que é atendido no hospital Sírio e Libanês, dentre eles o bêbado Lula, a piradinha Dilma, o mensaleiro Genoino, o pilantra José Sarney. Pro povo o SUSto é uma maravilha. Pro povo top...top...top...

Essa turma do PT é ridícula a ponto de se deslumbrar com o brilho de vidro do prédio da BUNGE e não se importar com a saúde do povo que é o futuro da cidade. Na verdade burro é o povo que votou nisso que está aí. Tudo em troca de um tal de Bolsa Família. A única bolsa família que conheço é a do canguru.
Herculano
21/08/2013 12:53
VACA MORTA

Uma vaca morta, já em adiantado estado de decomposição, está a beira do Rio Itajaí Açú, Gaspar. Já reclamaram. E ninguém tomou providências até agora para a remoção. A vaca está a pouco mais de um quilometro da captação de água para tratamento no Samae
Herculano
21/08/2013 12:20
DE PAI PARA FILHO, por Ilimar Franco, de O Globo

O PMDB reclamou ontem da falta de empenho do PT para que as alianças avancem nos Estados. Os peemedebistas consideram que os petistas, pelo fato de estarem no governo federal, deviam fazer mais para unir sua base nas disputas regionais. As queixas foram abertas pelo senador Jader Barbalho.

Ele quer toda a base governista, e não apenas o PT, apoiando a candidatura do filho, Helder Barbalho, ao governo do Pará. O presidente do Senado, Renan Calheiros, também protestou. O PT está disposto a apoiá-lo para o governo de Alagoas. Mas Renan quer que o PT garanta o apoio a qualquer nome que o PMDB apresentar, inclusive o do deputado Renan Filho
sidnei luis reinert
21/08/2013 12:03
Em meio à crise política e econômica, velho manifesto de militares volta a incomodar a Comandanta Dilma

Não bastassem a crise econômica e o conflito permanente com a base aliada, a Presidenta Dilma Rousseff agora enfrenta uma evidente crise de insatisfação nas Forças Armadas. Já chega a 130 o número de assinaturas de Generais em um manifesto contra sua ?Comandanta-em-chefa?. Os militares criticam a forma revanchista e inconsequente com a qual Dilma governa apenas para parcelar diferenciadas da sociedade brasileira.

O ex-Comandante do Exército, General Zenildo de Lucena, e o ex-Presidente do Superior Tribunal Militar, General Valdésio de Figueiredo, são figuras de grandes expressão na lista de insatisfeitos por escrito. Embora já circule há mais de um ano pela internet, o curioso do documento é que cada vez consegue mais adesões explícitas de protesto contra o desgastado governo.

As reclamações, principalmente em relação aos salários e ao desinvestimento nas Forças Armadas, já assustaram Dilma ? a ponto de o Ministério da Defesa ter soltado, meses atrás, uma bravata de que puniria o pessoal na reserva. Como o ministro Celso Amorim constatou que qualquer punição seria ilegal, além de provocar um desgaste político de consequências imprevisíveis, os revanchistas do governo recuaram na ameaça.

A confusão acontece desde 16 de fevereiro de 2012, quando os presidentes dos três clubes militares soltaram o mais duro manifesto dos últimos tempos. O manifesto ?Alerta à Nação - Eles que venham. Por aqui não passarão!? até hoje incomoda a equipe de Dilma. Celso Amorim ficou PT da vida com dois pontos do documento. No que os militares, veladamente, alegam que ainda têm influência sobre a tropa. No que advertem que as associações não se intimidarão frente aos acontecimentos. E no que deixa claro que o atual ministro da Defesa não tem autoridade para censurar atos de entidades como os clubes militares.

Além da Constituição, que garante total liberdade de expressão, os militares insatisfeitos contam com outro respaldo legal. A Lei 7.524, ainda em vigor com um texto curto, objetivo e fácil de entender: ?Respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público?.
Herculano
21/08/2013 11:52
FINALMENTE AS CARTAS FORAM PARA A MESA DE FORMA CLARA E DEVE DAR MAIS MUNIÇÃO E DESCONFORTO NA RETOMADA DO JULGAMENTO HOJE. JOSÉ DIRCEU PEDE QUE STF CONSIDERE TESE DE LEWANDOWSKI PARA CORRUPÇÃO.

É isto que informa Laryssa Borges, de Veja. Segundo ela, na noite desta segunda-feira, sem alarde, a defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que os ministros da corte amenizem a pena pelo crime de corrupção cometido no esquema do mensalão.

A defesa do petista argumenta, em um memorial de sete páginas, que a trama criminosa teria ocorrido entre 2002 e 2003. Na prática, os advogados colocaram no papel a tese sustentada no plenário na semana passada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que foi repelida com virulência pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa.

A constatação de que a tese de Lewandowski pouco tinha de inocente foi revelada pelo site de Veja na última sexta-feira. Após o bate-boca com Barbosa, que por pouco não terminou em pancadaria na antessala do plenário, advogados que acompanham o julgamento e dois ministros identificaram na reação desmedida do presidente do STF uma tentativa de impedir que Lewandowski reabrisse a discussão sobre a aplicação de uma legislação mais branda para os crimes de corrupção.
Herculano
21/08/2013 11:44
COM ALTA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, PRÉVIA DA INFLAÇÃO DE AGOSTO FICA EM 0,16%

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) ficou em 0,16% em agosto, ante 0,07% em julho, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo de estimativas dos analistas, que esperavam uma taxa entre 0,07% e 0,23%, e ligeiramente acima da mediana, de 0,15%.


Herculano
21/08/2013 09:23
DIFERENÇA

O prefeito Daniel Bossi, PSD, fez a sua primeira viagem a Brasília. Foi com padrinhos de peso como o governador, senador, deputados; foi atendido por ministro, teve confirmação de verba e prestou contas do que fez logo que voltou.

Diferente de outros prefeitos. O de Gaspar, por exemplo, Pedro Celso Zuchi, PT, tem ido mensalmente a Brasília. Frequentemente descobre-se isto quando ele já está lá, justifica que está atrás de verbas e quando volta, é um drama para se saber o que fez e conseguiu lá.
Herculano
21/08/2013 09:11
JOGO INCERTO E DURO NO PSDB

Finalmente o senador mineiro Aécio Neves concordou com prévias no PSDB para escolher o candidato do partido a presidência da República. O PSDB sempre resistiu a esta prática em nome de um tal unidade partidária.

Aécio concorda, mas desde que ela seja feita depois de outubro. E por quê? Para trucar o concorrente e eterno candidato (e derrotado) o ex- senador, ministro e governador paulista, José Serra. Serra quer ser o candidato do PSDB e ameaça deixar o partido e se candidatar por outro, o PPS, se isto não acontecer (dele ser candidato pelo PSDB). Se as prévias forem feitas depois de outubro, e Serra não for o escolhido, anula a possibilidade dele ser candidato em outro partido. Entenderam o jogo de Aécio?
Herculano
21/08/2013 09:03
COMO FUNCIONA A FARRA. TUDO COM O DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS. QUANTO GASPAR FOI CONTEMPLADA?

Esta informação corre os jornais de ontem e de hoje. Mas está resumida na coluna de Cláudio Humberto e que ele publicou nos jornais de hoje

Toma-lá-dá-cá com o PMDB custou R$12 milhões
Diante da ameaça do Congresso de votar vetos bomba, cuja derrubada impactaria as contas do governo, a presidenta Dilma prometeu liberar - até a segunda quinzena de setembro - mais R$ 6 milhões em emendas parlamentares a cada deputado do PMDB. O líder Eduardo Cunha (RJ) enviou ofício avisando a bancada da remessa de dinheiro que, com os R$ 6 milhões já liberados, alcançarão R$12 milhões em tempo recorde.

Balcão de negócios
Desde que se viu em queda brusca de popularidade, Dilma ordenou os ministros a abrirem o cofre para garantir apoio no Congresso.

Conta apresentada
Os deputados colocam a faca no pescoço do governo exigindo os R$15 milhões fixados no Orçamento de 2013. Dilma promete R$12 milhões.
Herculano
21/08/2013 08:37
O HOSPITAL ANESTESIADO PARA TRANSPLANTE

Longe do debate que põe dúvidas sobre a ex-administração do Hospital de Gaspar, o presidente do Conselho, o executivo e empreendedor Sérgio Roberto Waldrich, trocou, algumas informações comigo ontem a noite.

Ele diverge em alguns pontos do que eu já expus aos leitores e leitoras, mas um deles está bem claro para Waldrich: as experiências terminaram, haverá mudança radical e os controles serão aperfeiçoados. Tomara.

"O presidente não sumiu, justificou Waldrich". "Ele é conselheiro e não o Administrador (orienta, mas não faz e não deve fazer, para o bem da disciplina e autoridade do administrador) e está por trás de toda a mudanca...se fosse pra sumir, não assumiria o hospital (o hospital não é vitrine). Talvez ele (Waldrich) entende que o Hospital tem solução e ele de boa fé, junto com muitos outros, podem contribuir para um Hospital digno da população de Gaspar", afirmou.

Onde Waldrich e eu divergimos? Ele acha que os podres do Hospital não devem ser expostos publicamente. Waldrich acha que prejudica o Hospital e as pessoas de boa fé. Eu penso exatamente de forma oposta: purifica, dá transparência e impede que curiosos e mal intencionados ambicionem aquele (administrador) e outros postos, ou rondem o Hospital, principalmente os políticos e seus esquemas a espreita de oportunidades, mesmo que seja contra doentes, pobres, desassistidos e desinformados.

"É um sacrilégio ao Hospital, não merecia...as vezes, o exagero leva ao descredito", escreveu Waldrich. "Das três mil pessoas que frequentam o Hospital mensalmente, grande parte reconhece o seu valor", completou. Eu penso diferente: transparência é o melhor antídoto para os dissimulados, incompetentes e ladrões. Todos eles gostam de sombras. Além disso, nunca afirmei que o Hospital não tinha valor ou que não acreditava nele, tanto que fui o vice-presidente daquela comissão que o reconstruiu.

Ao final, Waldrich fez um relatório do que fez para não chegar às dúvidas que hoje pairam sobre o Hospital ou para esclarecê-las, e para viabilizar o Hospital.

Trocou o Administrador, não por falcatruas (até porque ainda não se constituiu provas), mas por limitação de capacidade de Gestão; denunciou a prefeitura e o governo do estado ao Ministério Público por não cumprimento de contrato e ausência; reuniu muitas lideranças em Florianópolis com a secretária de Saúde; encontrou o Governador em Ilhota para verbalizar pessoalmente a necessidade do Hospital; trouxe o secretário Adjunto de Saúde, o experiente Dr.Renato ao Hospital, agendou nova reunião com a promotora com os representantes município e insatisfeito com visão no melhor, admitiu um novo administrador com mais de 20 anos de experiência hospitalar.

"O Hospital tem solução, hoje o problema dele é que é grande demais em alguns pontos e frágil em outros para cabeça de muitos", finalizou Waldrich. É verdade. O Hospital continuará assim enquanto ele for dependente de políticos, de curiosos, de desempregados e espertos. É preciso profissionalizá-lo, dar sustentabilidade técnicas e econômica, dar transparência, condições mínimas para o atendimento a população e proteção a gente de credibilidade que coloca o nome no Conselho, para de forma voluntária, contribuir com a cidade, os pobres, doentes, frágeis, desassistidos e desinformados, mas usados por políticos.
vlad
21/08/2013 08:05
O BRASIL EXPLICADO EM GALINHAS
Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e o levaram para a delegacia.
D ? Delegado
L ? Ladrão
D ? Que vida mansa, heim, vagabundo? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai para a cadeia!
L ? Não era para mim não. Era para vender.
D ? Pior, venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido. Sem-vergonha!
L ? Mas eu vendia mais caro.
D ? Mais caro?
L ? Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas galinhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons.
D ? Mas eram as mesmas galinhas, safado.
L ? Os ovos das minhas eu pintava.
D ? Que grande pilantra? (mas já havia um certo respeito no tom do delegado?)
D ? Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega?
L ? Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalhar mais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiros a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio. Ou, no caso, um ovigopólio..
D ? E o que você faz com o lucro do seu negócio?
L ? Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para programas de alimentação do governo e superfaturo os preços.
O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada. Depois perguntou:
D ? Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está milionário?
L ? Trilionário. Sem contar o que eu sonego de Imposto de Renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior.
D ? E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
L ? Às vezes. Sabe como é.
D ? Não sei não, excelência. Me explique.
L ? É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. O risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora fui preso, finalmente vou para a cadeia. É uma experiência nova.
D ? O que é isso, excelência? O senhor não vai ser preso não.
L ? Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!
D ? Sim. Mas primário, e com esses antecedentes?
Herculano
21/08/2013 07:55
PERDEM-SE OS ANEIS. PRESERVAM-SE OS DEDOS. ESCONDEM-SE AS MAZELAS

Já é definitivo e a decisão foi tomada ontem. O puro e ético PT acaba desistir de recurso e contas do ano do mensalão são aprovadas com ressalva. Sigla aceita pagar multa de R$180 mil para evitar a suspensão dos repasses do Fundo Partidário. Evita assim também a discussão e o desgaste público com o assunto na mídia. A revista Veja revelou o sumiço, pelo ministro Ricardo Lewandowski, dos pareceres técnicos que sugeriam a reprovação das contas da campanha do PT.
Herculano
21/08/2013 07:48
CONGRESSO MANTÉ VETOS DE DILMA A ATO MÉDICO E FUNDO DOS ESTADOS

O texto é do jornal Folha de S.Paulo. Após mais de quatro horas de apuração, o Congresso manteve os quatro vetos da presidente Dilma Rousseff a projetos como a Lei do Ato Médico e o Fundo de Participação dos Estados (FPE). A contagem dos votos, feitos em cédulas de papel, começou pouco depois das 22h de ontem (20) e foi encerrada às 2h30 desta quarta-feira.

A votação em sessão conjunta do Congresso foi marcada pelo protesto de 500 manifestantes, que invadiram o plenário da Câmara dos Deputados no início da noite. Com gritos de ordem e representando quatro grupos de interesses distintos, pessoas que participaram do protesto ocuparam por cerca de meia hora as cadeiras reservadas aos deputados e por três vezes interromperam com vaias e gritos a fala do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que tentou convencê-los a sair.

A maior pressão esteve sobre os vetos à Lei 12.842/2013, conhecida como Lei do Ato Médico, que também concentrou os discursos dos parlamentares.

A lei que disciplina a profissão da medicina teve dez itens vetados pelo Executivo. Um dos mais polêmicos é o artigo que permite somente aos médicos fazer diagnósticos e prescrições terapêuticas. Outros assuntos também estavam em jogo, como a competência profissional para exercer cargo de direção e chefia de serviços médicos e hospitalares.

Os outros três vetos em exame foram relacionados ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 13/2013, que estende o Programa Universidade para Todos (Prouni) às instituições municipais de ensino superior; ao PLV 15/2013, que desonerou produtos da cesta básica; e ao artigo do PLS 240/2013 - Complementar, que retira do cálculo dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) as desonerações feitas pela União.
Herculano
21/08/2013 07:43
COMO FUNCIONA. O GOVERNO E OS PARTIDOS APARELHAM AS AGÊNCIAS REGULADORAS, LUGAR PARA TÉCNICOS QUE DEVERIAM PELO SEU CONHECIMENTO ESPECÍFICO, DEFENDER A SOCIEDADE DOS PODEROSOS INTERESSES ECONÔMICOS E DESMANDOS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

É isto que revelam as repórteres Andreza Matais e Débora Bergamasco, do jornal O Estado de S.Paulo, em "PMDB e PT retomam loteamento de cargos nas agências reguladoras"

Oito meses após o escândalo envolvendo a ex-funcionária da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha e as suspeitas de tráfico de influência nas agências reguladoras, recomeçou a guerra política pelo controle de cargos de diretoria nessas instituições. PT e PMDB acabaram de travar uma disputa nas Agências Nacionais de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Saúde Suplementar (ANS) em que interesses partidários ditaram os rumos desses órgãos.

O PT teve de esperar quatro meses para que o nome de Ivo Bucaresky, militante do partido que já havia sido aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), fosse enviado ao plenário e, assim, pudesse assumir o posto na Anvisa. Isso só ocorreu após o PMDB também indicar um nome para outra diretoria da Anvisa.
Rodrigo Oliveira
21/08/2013 06:57
PT DERROADO NA CÂMARA

Pela segunda vez o PT de Gaspar sofreu derrota em votações na Camara de Vereadores. Dessa vez, foi rejeitado o projeto de lei que criava uma vaguinha comissionada para algum companheiro médico! Os vereadores que o cargo de medico auditor até pode ser criado, mas deve ser efetivo!

Herculano, parece que a base governista esta rachada, será que essas derrotas tem haver com a viajem para Europa do companheiro Bertoldi, que não tem feito mais a articulação política? Acho que o Dora não tem dado conta do recado!
ADENIR GESSER
20/08/2013 23:03
primeiramente quero deixar bem claro que não tenho simpatia por nenhum partido político mas eu como leitor, vejo que o senhor Herculano está 100% empenhado em meter o pau na administração atual, de tal forma que está lhe deixando cego ao ponto de não perceber que suas críticas muitas vezes está prejudicando o próprio município. as críticas muitas vezes são válidas, desde que venham com uma proposta construtiva após .No meu modo de ver, está muito claro, além do senhor não gostar do partido dos trabalhadores, o senhor também deixa muito claro que não gosta de Gaspar. conversamos... abraço!
Herculano
20/08/2013 19:18
PARA ENQUADRAR MANTEGA, por Lauro Jardim, de Veja

Em uma reunião terminada agora há pouco na sede da CBF, o deputado federal Vicente Cândido (PT/SP) surpreendeu os presentes ao falar sobre o projeto de lei que anistia as dívidas dos principais clubes do país. Na sala, os maiores mandachuvas do futebol brasileiro ? de José Maria Marin a Marcelo Campos Pinto, da Globo, passando por representantes dos clubes da Série A.

Cândido disse a todos, em alto e bom som, que esteve com Dilma para reclamar de Guido Mantega, o maior opositor ao projeto no governo. E que ouviu o seguinte da presidente:

- Procura o Lula para enquadrar o Mantega.

O constrangimento foi geral na sala. Como assim? Quer dizer que Dilma precisa de Lula para enquadrar um ministro do seu próprio governo?
Herculano
20/08/2013 18:41
UMA IDEIA PARA SER IMITADA E RETIRAR PRIVILÉGIOS

A reitora Roselane Neckel acaba de assinar a criação do O PRO-UFSC, programa destinado a resguardar a ética e a transparência na universidade e dificultar favorecimentos, desvios, desperdícios e atos de corrupção na administração. As duas primeiras medidas são a criação da Corregedoria-Geral e o maior controle sobre o patrimônio em especial na relação de doações feitas pela UFSC.

Foi identificado, por exemplo, a concentração de doações em algumas ONGs. Só uma delas recebeu R$ 4,2 milhões em bens, incluindo 895 computadores, 20 notebooks, 271 impressoras, 66 microscópios, seis obras de arte, um microtrator e uma carreta-tobata. Até carro tido como "inservível" está hoje circulando com um proprietário particular. As medidas dependem de aprovação do Conselho Universitário
Zé Buscapé
20/08/2013 18:38
Hospital,

E depois o sr. Euclides Rampelotti ( o encomendador de defuntos), estava errado, foi achincalhado e humilhado.

Estes caras, safados tem que ir pra cadeia, aproveitador, sem vergonha na cara. Bandido.

Parabéns Sr. Euclides.

Zé Buscapé
Herculano
20/08/2013 18:33
FACHADA?

O PMDB de Gaspar diz que não vai acobertar qualquer irregularidade que venha a ser apurada com responsabilidade e provas na gestão do Hospital.

Na sessão da Câmara o vereador apoiou as buscas feitas pelo vereador petista Hamilton Graff, o Mitinho. Outro que deu o mesmo apoio, mas não é tão oposição assim, foi Jaime Kirchner, PMDB.

A vereadora Marli Iracema Sontag, que tem Celso de Oliveira, ambos do PMDB, como seu assessor, nada falou.

Aliás, a busca da verdade, não deveria ser partidária, mas comunitária. É preciso dar um novo status ao Hospital de vez. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/08/2013 18:22
O ROMBO QUE AS EMPRESAS MASTER VIDA E MP GERENCIAMENTOS HOSPITALAR DERAM AO HOSPITAL PODE CHEGAR A R$800 MIL

1. O Hospital de Gaspar passa por sérias dificuldades. Aliás, ele sempre esteve em dificuldades, boicotes e dúvidas. E é nelas que alguns salvadores, novos amigos e espertalhões se aproveitam desta penúria para criar facilidades e colocá-lo na lama ainda mais.

Não é que agora, há sérias indicações que o ex-diretor administrador do Hospital, Orivald Maciel Filho, via algumas empresas suas, como a Master Vida e MP Gerenciamentos Hospitalar proporcionou em um ano de gestão, um rombo de R$800 mil. Para onde foi exatamente este dinheiro e por que? Por que o contador David nada observou e suspeitou? Por que o Conselho não fiscalizou e exerceu o seu papel?

2. Todas estas dúvidas e suspeitas estão cada vez mais claras. E graças a insistência e perseverança do vereador Hamilton Graf, o Mintinho, líder do PT na Câmara. O ex-dono de cancha de bocha e boteco deu um banho em gente letrada e metida a esperta. Ele foi a Blumenau e lá descobriu que as empresas não existem onde elas dizem existirem, ninguém sabe delas, ninguém as viu. Pior. Descobriu-se que elas são do próprio Orivald com 95% e de Julian, seu filho, com 5%. Uma dizem não existir há mais de cinco anos.

3. O caso precisa ser apurado. Mais do que isto. Este dinheiro (e outros pois pode passar o pente fino que ai tem), se desviado, tem que ser devolvido para o Hospital por quem o desviou. Mais, é preciso descobrir se por detrás disso não há uma quadrilha organizada.

4. O caso já está com a promotora Luciana Uller. Espera-se que ela seja dura, rápida e conclusiva com a documentação. Não apenas com os que supostamente desviaram os recursos, mas com os que permitiram, com os políticos envolvidos se houver e não com o Hospital e os doentes, fracos, desassistidos, pobres e desinformados. eles são vítimas do governo, dos maus gestores públicos e dos espertalhões privados. Os doentes precisam do Hospital vivo, livre dos sanguessugas, com todas as verbas particulares e públicas para os atendimentos.

5 . O Conselho tem parte de culpa. Não fiscalizou. Acreditou em gente que não conhecia. O presidente do Conselho, Sérgio Roberto Waldrich, sumiu, está em silêncio, não quer explicar. Faz mal. Muito mal. Já havia escrito aqui, que ele neste assunto está rodeado de espertalhões (antes ele se cercava de gente competente que o fazia na fama de um bom executivo). Ele acha que não. Está ai mais uma prova de que o deixaram exposto. Levaram-no a abrir o Hospital sem sustentabilidade para a festa de políticos (e dele próprio). Um erro gerencial primário imperdoável. Pediram para ele ser o presidente do Conselho e estão usando, enganando e enxovalhando.

6. O Hospital precisa se profissionalizar, inclusive nos controles e nos seus relacionamentos. Ele não pode ser cabide de emprego de guildas políticas. Elas até podem colocar recursos público lá como pede e mendiga o Hospital, mas só fazem isso, se facilitar a saída para seus interesses. Este do desvio é um caso típico. Quem deve explicação neste caso é o ex-presidente do Conselho e administrador ah doc, Celso Oliveira, PMDB. Foi ele quem trouxe o cavalo de troia chamado Coopervida e Orivald. Gaspar merece mais. Sem panos quentes. Sem sigilos. Inquérito já. Eu sou defensor incondicional do Hospital. Sempre fui. Mas do hospital profissional e transparente. É por isto que não estou lá. Nem eu, e o Samir Buhatem. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/08/2013 15:19
CEGONHEIRA COM MAIS DE 35 TONELADAS TESTA A VELHA PONTE HERCÍLIO DEECKE. HAJA PACIÊNCIA PARA AS MANBORAS, PALPITEIROS E DECISÃO. DUROU MAIS DE UMA HORA PARA A TRAVESSIA, QUE ESTÁ PROIBIDA PARA MAIS DE SEIS TONELADAS. NÃO SE SABE SE A MULTA FOIU APLICADA.

Uma cegonheira de 35 toneladas, carregada, resolveu testar nesta tarde a paciência, a falta de fiscalização e a capacidade da ponte Hercílio Deecke, e que está em reformas.

Ela chegou a Rua Aristiliano Ramos pouco antes das 14 horas, vindo da Avenida das Comunidades. E a confusão só terminou as 15 horas. Primeiro a Ditran tentou fazer ela voltar de ré. Mas o trânsito congestionado por todos os lados testando a paciência dos motoristas, bem como o tamanho da carreta, dificultou tudo. Palpite daqui, interdita lá, ordena acolá, finalmente ela foi autorizada a passar pela meia ponte (onde está proibido este tipo de passagem) e ganhar a BR 470.

O trânsito ainda continua complicado no Centro da cidade em função deste incidente. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/08/2013 14:50
A FARRA DOS CARTÕES CORPORATIVOS DO GOVERNO FEDERAL DARIA PARA ACABAR A PONTE DO VALE, FAZER AS ALÇAS E SOBRARIA DINHEIRO. PIOR QUE ESTA DINHEIRAMA TODA QUEM VEM DOS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS É GASTA EM SEGREDO E NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A PRESTAR CONTAS. ENQUANTO ISTO A SAÚDE PÚBLICA...

É isto que revela o colunista Cláudio Humberto no que publica hoje nos jornais brasileiros.

Cartões corporativos já devoraram R$26 milhões
As despesas do governo Dilma Rousseff com cartões corporativos, em 2013, já chegaram a R$ 26 milhões até o final de julho. A Presidência da República é a campeã de gastos, com R$ 7,7 milhões, mais que o dobro do segundo lugar, o Ministério da Justiça. Tudo "protegido por sigilo", sob alegação de "garantir segurança da sociedade e do Estado", segundo regra criada pelo ex-presidente Lula para não explicar gastos.

Despesa mensal
Só no mês de julho, o governo torrou quase R$ 5 milhões com cartões corporativos. Em junho o total da conta já somava R$ 21 milhões.

Bem longe
Somados, os ministérios da Previdência Social, Cidades, Cultura, Comunicações e Pesca gastaram R$ 325 mil com cartões em 2013.

Prioridades
A Agência Brasileira de Inteligência usou cartões públicos para detonar R$ 4,2 milhões. A Secretaria de Aviação Civil gastou apenas 444 reais.
Herculano
20/08/2013 14:37
O PT É CONTRA O CONTRADITÓRIO, O DIÁLOGO, A PLURALIDADE DE OPINIÃO. PARA ELE, SÓ A HEGEMONIA É VÁLIDA, MESMO QUE ELA TRABALHE CONTRA A SOCIEDADE

Ontem, Ricardo Noblat, de O Globo, afirmou que o ministro Joaquim Barbosa não tinha notável saber jurídico. E eu publiquei o longo artigo na íntegra.

Hoje, a colunista de economia, Miriam Leitão, do mesmo O Globo, foi de encontro observação de Noblat. No primeiro parágrafo da sua coluna ela afirma e não deixa nenhuma dúvida: "O ministro Joaquim tem comprovado saber jurídico. Se não fosse isso, ele não teria construído o sólido relatório sobre a complexa Ação Penal 470 e nem teria conseguido ser acompanhado pelos seus pares. Eleitor do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, ele demonstrou o maior dos valores que um juiz precisa ter: separar suas preferências políticas do julgamento da ação".

Normal. Normalíssimo. Menos para o 247, o canal do PT sustentado por patrocínios de bancos estatais. Ele preferiu esta manchete "Barbosa racha O Globo: Miriam detona Noblat", ao ressaltar que num jornal com opiniões divergentes elas dividem enfraquecem um veículo de comunicação. Ao contrário, se não for o jornal do partido, com ditadura de comando, estas opiniões divergentes fortalecem, engrandecem-no e ao mesmo tempo mostra-se maduro e se estabelece na pluralidade.

Outra, Miriam é mãe de Matheus Leitão, jornalista da Folha de S. Paulo. Foi ele quem fez as reportagens dando conta aos brasileiros que Joaquim Barbosa comprou um apartamento em Miami. Para pagar menos imposto lá, montou uma empresa - onde e sua família compõe a sociedade - para ser dona do apartamento. Como se vê, poucos e principalmente dentro do PT e de seu jornalismo único, estatal, e baba ovo do poder de plantão, compreendem que jornalismo plural com o mínimo de isenção é feito das diferenças dos que não aceitam o prato pronto e o politicamente correto.
Herculano
20/08/2013 14:09
COMO O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ESCOLHEU OS MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

"...Depois eu queria indicar um negro. (...) Não foi fácil encontrar um negro que estivesse à altura da gente poder indicar para a Suprema Corte, e quando indiquei o Joaquim tinha denúncias de problemas com ele. Esperei quase seis meses para indicar Joaquim".
Herculano
20/08/2013 13:54
O PROFESSOR. O PT ENSINA. A OPOSIÇÃO NÃO APRENDE E NÃO TEM MEDO. APESAR DE MANCHADO COM OS MESMOS DEFEITOS, O PT DE GASPAR INTIMIDA OS ADVERSÁRIOS E TENTA CALAR O PMDB QUE NÃO POSSUI CAPACIDADE PARA O REVIDE

O que está na Câmara de Vereadores de Gaspar para a sessão de hoje a tarde? O requerimento 181/2013 do Vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, líder do governo e seu cunhado, o prefeito Pedro Celso Zuchi. Este requerimento é endereçado ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, César Botelho, PMDB.

O que quer o vereador? Que se remeta à Câmara, cópias dos documentos, pertinentes ao cargo de Gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação. E quem é o gerente? É nada mais, nada menos do que o ex-vereador, ex-presidente da Câmara de Gaspar, ex-candidato a prefeito e que fez frente a Zuchi, Kleber Edson Wan Dall, PMDB.

Quais os documentos que estão sendo pedidos? o decreto do atual nomeado; o relatório mensal dos rendimentos pagos pelo Estado ao referido servidor; a) planilha detalhada da carga horária efetuada durante o exercício da função ( desde a sua nomeação); e as atribuições do cargo de Gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação - cargo em comissão.

Fez bem Dalsóchio. Deu uma aula. É assim que se esclarecem os fatos a favor do cidadão e da cidadã. Não se trata de perseguição, mas do exercício de uma delegação dada pelo voto livre. Falha, todavia, o PMDB de Gaspar quando não consegue fazer o mesmo com vários comissionados nomeados pelo PT na prefeitura e que possuem as mesmas dúvidas, ou com as diárias do prefeito que se confundem com as da Fecam. Precisa o Ministério Público tomar a frente e fazer o papel de fiscalização ao invés do PMDB, que se diz de oposição. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/08/2013 13:30
COM OS OUVIDOS ESTOURANDO, ALÉM DE ATRAPALHAR O ATRAPALHADO TRÂNSITO

O requerimento 419/2013 da Vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB, pede fiscalização e tomada de providências quanto à propaganda com uso de alto-falantes em veículos nas vias públicas do município de Gaspar.

Há casos sérios de abusos em horários, dias e volume.
Herculano
20/08/2013 12:38
O SUS NÃO FUNCIONA. OS PLANOS DE SAÚDE TAMBÉM. AMBOS SÃO CONTROLADOS PELO GOVERNO QUE NADA CONTROLA A FAVOR DA POPULAÇÃO

Governo suspende a venda de 246 planos de 26 operadoras de saúde é a notícia de hoje. Nenhum desses planos e operadoras é de Santa Catarina. Em São Paulo, a Unimed, Sul América e Amil foram atingidas duramente
Herculano
20/08/2013 11:44
A GASPAR DO ATRASO. PREFERE PRÉDIOS SUNTOSOS E CAROS DO QUE DISPONIBILIZAR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA AS NOSSAS CRIANÇAS

O vereador Luiz Carlos Spengler Filho, PP, conhecido como Lu, agente de trânsito, está fazendo uma proposta de contraturno para as escolas de Gaspar. Ele sabe o que fala. Sua mãe, a Rose, foi professora, diretora de escola; seu pai vice prefeito e vereador.

O projeto é um arremedo. Mas, é, deve-se reconhecer, um começo no meio do nada. E quem já botou defeito? Quem nem quer começar: o secretário de Educação, Neivaldo da Silva, por dez anos do governo de Pedro Celso Zuchi, PT. E foi exatamente a desqualificada educação que deixou Gaspar entre os últimos no IDHM - Índice de Desenvolvimento Humanos dos Municípios, divulgado recentemente baseando-se em dados do IBGE e apuração da ONU. Uma vergonha.

Este assunto do contraturno e turno integral eu defendo há tempo nos meus escritos e falas. Todos que são próximos ou leem a coluna, sabem disso. Os resultados educacionais, sociais, inclusão, no combate à violência, a vulnerabilidade e ao tráfico, são surpreendentes. E o jornal Cruzeiro do Vale foi atrás da ideia do Lu e da opinião do secretário. Veja o que aconteceu

Está no jornal
De acordo com o secretário e Educação de Gaspar, Nivaldo da Silva, seria necessário um planejamento de longo prazo para a implantação de algo semelhante. A intenção do vereador é aproveitar os espaços públicos para a prática do esporte, como as quadras dos colégios e praças, para realizar as aulas de esportes. Entretanto, o secretário alega que além do impacto financeiro, os espaços públicos não oferecem a segurança adequada, enquanto as quadras das escolas estão ocupadas em quase todos os horários pelas atividades regulares.

Agora eu.
Planejamento de longo prazo? Dez anos a frente a secretaria de Educação não foi o suficiente para o senhor Neivaldo planejar, prever e reavaliar a caótica situação onde está metida a educação de Gaspar? Secretário, secretário....

Ele fala em impacto financeiro. Como assim? Então para comprar a sede da ex-Ceval, Seara e Bunge há dinheiro, e para dar conhecimento e livrar as nossas crianças da ociosidade, criar oportunidade e cidadania, não há? Então como querem desmentir o que escrevo sobre esta incoerência? Ah, não há espaços públicos para a prática de esportes em Gaspar? Outra vergonha, o que mostra bem a falta de investimento para o lazer da população e o respeito às pessoas sem espaços. Desmancham os discursos ufanistas sem muito esforço. E depois sou em quem exagero.

Está no jornal
"Em primeiro lugar, não podemos prejudicar a função principal da educação e mexer no que é a prioridade, que é a atividade esportiva de cada turno escolar. O maior problema seria a falta de espaços adequados, uma vez que os pais só confiam na segurança se os filhos passarem o dia no ambiente escolar", alerta o secretário, que é favorável ao projeto.

Agora eu.
Então deixar estar. A função principal, educação, já está prejudicada de há muito, basta olhar o resultado do IDHM. O que não se quer é fazer, melhorar, incluir, facilitar a cidadania. E por que? Porque educação não é uma obra prioritária no governo "popular" petista em Gaspar. E para finalizar. Como alguém que é a favor da ideia coloca tantos impedimentos para algo necessário, urgente e simples de ser executado? Só aqui. E tem gente que defende esta enrolação. Acorda, Gaspar!
Renato Nicoletti
20/08/2013 09:56
Bom dia. Com relação à possível compra da sede administrativa da Bunge, penso que será sim um bom negócio muito mais para a empresa. Sem perspectivas reais de se desfazer do imóvel, ela certamente se acertará com o Município. Ocorre que a proposta do novo plano diretor, está restringindo seriamente a ocupação do solo naquela região. Me parece um pouco incoerente a sede administrativa municipal, se transferir para uma região que está mapeada para ficar como está, pois é tratada com área de ocupação altamente restrita, já que seriam apenas 200 metros a partir do eixa da Rodovia Jorge Lacerda. Os núcleos de desenvolvimento e adensamento da cidade, propostos são para outras regiões da cidade, como Óleo Grande e Gaspar Mirim, por exemplo.
Herculano
20/08/2013 09:37
AS EMENDAS DO PPA E O TRIBUNAL DE CONTAS

O vereador Ciro André Quintino, PMDB, fez uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado para avaliar a constitucionalidade das emendas ao PPA e que tanto deram o que falar na semana passada na Câmara.

Ontem o Diário Oficial do Tribunal trouxe a decisão:Não conhecer da presente Consulta por deixar de preencher os requisitos de admissibilidade previstos nos arts. 103, II, e 104, II, III e V, do Regimento Interno (Resolução n. TC-06/2001, de 28 de dezembro de 2001) deste Tribunal de Contas.

Resumindo. O Tribunal de Contas não é o lugar adequado para se discutir constitucionalidade, além disso, não havia um caso concreto. Agora, depois da votação de terça-feira passada, há.
Herculano
20/08/2013 09:22
REAL É A MOEDA QUE MAIS SE DESVALORIZOU ANTE O DÓLAR ESTE MÊS

Recuo de 5,97% em relação à moeda americana foi resultado de tendência mundial e de problemas domésticos, informa a repórter especialista em economia Márcia De Chiara, do jornal O Estado de S. Paulo.

O real foi a moeda que mais se desvalorizou em relação ao dólar este mês. Entre os dias 1.º e 19 de agosto, a moeda brasileira recuou 5,97% ante o dólar americano, segundo levantamento do Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. Depois do real, a vice-líder no ranking das desvalorizações é a rupia, a moeda da Índia (-4,12%).

Segundo a sócia da Tendências, Alessandra Ribeiro, entre os países emergentes, o real liderou o ranking das moedas que mais perderam valor em agosto porque, além da tendência mundial de valorização do dólar, impulsionada pela recuperação do Estados Unidos, as expectativas em relação ao Brasil pioraram. "A festa terminou e agora estamos pagando a conta, com impactos na política macroeconômica e na política fiscal", afirma.

A economista não descarta a hipótese de que o dólar atinja R$ 2,70 nos próximos meses. Se essa alta se concretizar, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pode atingir 6,3% este ano, muito próximo do teto da meta de inflação, que é 6,5%, calcula Alessandra. Em 12 meses até julho o IPCA já subiu 6,27%.

De toda forma, a consultoria ainda não reviu para cima a projeção de inflação, que é de 5,7%, levando em conta o câmbio de R$ 2,25. "O cenário para o câmbio não está claro. Há muitas incertezas", pondera.
Herculano
20/08/2013 09:18
A PREFEITURA, A BUNGE E O PLANO DIRETOR

1. Excelente a reportagem do Cruzeiro do Vale na edição de hoje sobre ter ou não o prédio da prefeitura no antigo centro administrativo sede da ex-Ceval, Seara e Bunge, ali no Poço Grande.

2. Eu também sou favorável. E houve até quem maldosa e anonimamente aqui comentasse que eu tenho interesse e posso até estar levando vantagens sobre este assunto. Cobrado sobre provas, calou-se.

3. Agora, convenhamos, está certo o Núcleo de Corretores de Gaspar nas ponderações que fez. Isto precisa ser contemplado na revisão do Plano Diretor. Caso contrário a esbórnia estará instalada naquela região. O bairro vai sofrer modificações, profundas, e é preciso ordená-las, preveni-las, mitigá-las.

4. De forma simplória, alguns só estão enxergando a valorização no curto prazo. No médio, poderá estar se desenhando um desastre, o mesmo que se evitou com a construção dos ditos pombais naquele bairro e bem defronte onde hoje se quer instalar a prefeitura. É preciso prever e montar uma infraestrutura urbana e de mobilidade mínima, com regras claras de ocupação. É bom lembrar que ali está uma indústria que produz alta movimentação de cargas e pessoas, barulho e cheiro dos alimentos que processa e produz.

5. O que eu sou contra? A prioridade. Gaspar não possui atendimento de saúde pública adequado; há problemas graves com creches, escolas e ensino; há uma desestruturação completa na assistência social e se alega que não há recursos para cuidar das pessoas, da qualidade de vida, do mínimo determinado constitucionalmente. Como pode então a prefeitura ter R$16 milhões para dar a uma empresa rica, multinacional e assim ela se livrar de um problema? É preciso explicar isto ao povo pobre, doente, desassistido e desinformado. Eu explicarei.

6. A ida da prefeitura para o Poço Grande já passou pela cabeça, planos e negociação de Pedro Celso Zuchi, PT, em 2000. Ele tentou comprar da Companhia Hering o prédio que serviu à fábrica e a cooperativa que fica ali perto da Polícia Rodoviária Estadual. As dúvidas do pagamento interromperam. Então ele decidiu pela primeira reforma do prédio da velha prefeitura. E tomou gosto... Acorda, Gaspar!
Herculano
20/08/2013 08:57
A OPINIÃO DOS QUE LÊEM JORNAIS, EXPRESSAM-SE MAS AINDA SÃO MINORIA COMO ELEITORES

Estas cartas estão na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. Interessante.

Verbas federais
A eleição se aproxima. O dinheiro público começa a ser partilhado entre os políticos para efeito, diz-se, do cumprimento de promessas de campanha.

Neste mês de agosto, pasmem, a quantia em distribuição já atingiu a cifra da soma distribuída durante os sete meses anteriores ("Dilma libera lote recorde de emendas para congressistas", "Poder", ontem). Então dinheiro há. Em suma, é a velha história política, que periodicamente se repete: pressionada, a mãezona passa a distribuir benesses financeiras. A propósito, quanto será que Dilma liberou para o metrô da cidade de São Paulo? PEDRO LUÍS DE CAMPOS VERGUEIRO, procurador do Estado aposentado (São Paulo, SP) -

Apenas nos primeiros dias de agosto, as autorizações para despesas incluídas por congressistas no Orçamento (conhecidas como emendas parlamentares) já atingiram o maior montante mensal do ano, com folga. E ainda tem gente que diz que Dilma não aceita pressões. ANTONIO JOSÉ G. MARQUES (São Paulo, SP)

Mensalão
Sobre o texto "Recurso pode abrandar pena de 3 petistas" ("Poder", ontem), a solução correta é dada pela súmula nº 711 do próprio STF: "A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência". Como, no caso, houve continuidade delitiva, qualquer interpretação diferente da aplicação da lei mais grave é, "data venia", chicaneira, política (e não jurídica) e pretende favorecer o réu indevidamente, em detrimento da sociedade. EUGÊNIO AUGUSTO CLEMENTI JÚNIOR, juiz de Direito da 2ª Vara Criminal (Americana, SP) -

O ministro Joaquim Barbosa deveria ter respondido ao ministro Ricardo Lewandowski que a pressa é da sociedade e da corte. Ao tachar o ministro de "chicaneiro", Barbosa percebeu os nomes que respondem pela sede de justiça do nobre colega. Isso é muito mais do que "chicana". O adjetivo usado foi, de fato, impróprio. Lewandowski é, com certeza, um excelente estrategista. JOÃO ISRAEL NEIVA (Belo Horizonte, MG)

O ministro Joaquim Barbosa já havia dado mostras da sua "intemperança" em outras ocasiões. Em uma reunião com juízes de instâncias inferiores, deu ordens a um deles para que só se manifestasse com a sua anuência. Durante o processo de julgamento da ação penal 470 (mensalão), Barbosa já havia sido grosseiro com seus pares. Porém, nada se compara à atitude autoritária e antiética de agredir de maneira desnecessária um colega do STF. Ao acusar o ministro Ricardo Lewandowski de ser "chicaneiro", Barbosa mostra sua face soberba e se acha dono absoluto da verdade e da moral. ANTONIO MATTAR (Rio de Janeiro, RJ)
Herculano
20/08/2013 08:25
HABILITOU-SE DE UMA FORMA. VAI COBRAR DE OUTRA

Está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GASPAR/SC
EXTRATO DO PRIMEIRO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇO
Nº 37/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 127/2013
O objeto deste Termo Aditivo é Revisão do preço do item nº 35 - Pneu 275/80 R22.5 borrachudo, traseiro -, da Ata de Registro de Preço nº 37/2012, oriunda do Pregão Presencial nº 127/2012.
Gaspar/SC, 13 de agosto de 2013.
PEDRO CELSO ZUCHI
Prefeito
Herculano
20/08/2013 07:56
CENÁRIO PERIGOSO, editorial do jornal Folha de S. Paulo na edição desta terça-feira

Disparada do dólar agrava risco de inflação e ameaça bandeira dos juros baixos; condução da economia torna-se ainda mais difícil

Por dever de ofício, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada que não têm fundamento as análises pessimistas a respeito do crescimento da economia brasileira.

Não se exclui, é claro, que o ministro de fato acredite no que diz. Ele tem razão, por exemplo, ao lembrar que a inflação está em queda - ao menos por ora - e ao depositar alguma esperança nas licitações de obras de infraestrutura, neste segundo semestre.

A realidade, porém, se mostra mais complexa - a começar pelo câmbio. Apesar das intervenções do Banco Central, o dólar disparou nas últimas semanas e, ontem, fechou o dia acima de R$ 2,40.

Verdade que a valorização da moeda americana é um fenômeno global. Mas sua intensidade no Brasil tem sido maior que a média.

Uma das consequências para o país é o agravamento do risco inflacionário. Com o dólar mais caro, aumentam os custos das empresas que utilizam insumos importados, e repasses ao consumidor tendem a ser inevitáveis. Estima-se que, com a atual cotação, a inflação possa subir de 6,27% (acumulada em 12 meses) para até 7%.

A desvalorização do real também impõe prejuízos bilionários à Petrobras - a estatal importa combustíveis e os revende a um preço inferior, sob controle do governo. A empresa clama por um reajuste para não inviabilizar planos de investimento, mas cada 10% de aumento na gasolina eleva o IPCA em meio ponto percentual.

Há também o represamento das tarifas de transporte e energia. A falta de planejamento do governo desorganizou a área elétrica. Esgotaram-se os recursos de fundos setoriais e será inevitável um repasse ao consumidor.

Fica claro que o trabalho de combate à inflação do BC não é facilitado pelo governo. Não por acaso, os juros no mercado só fazem subir, a despeito do crescimento pífio da economia e da grande probabilidade de alta no desemprego.

O mercado financeiro já projeta juros de 10% ao final deste ano e acima de 12% a longo prazo. Começa a desbotar outra das sonhadas bandeiras do governo - a dos juros baixos. Questiona-se, assim, se o crescimento de 2014 será mesmo maior que o deste ano.

O acúmulo de decisões voluntaristas e inconsistentes cobra sua fatura. O ambiente externo mais adverso é apenas o estopim.

Ainda não chega a ser o caso de falar em crise, pois há margem de manobra - do lado fiscal, por exemplo, há o que fazer para restaurar um semblante de seriedade.

Não se pode ignorar, contudo, que certas crises demoram a chegar, mas atingem com mais força aqueles que não se preparam para seus efeitos. E o governo Dilma Rousseff não parece ter-se dado conta de que as dificuldades se avolumam.
Herculano
20/08/2013 07:52
ROTINA

O que está na edição desta terça-feira do Diário Oficial dos Municípios -aquele que se esconde na internet? Duas portarias assinadas pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, que prorrogam por mais 60 dias, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar em relação ao Processo Administrativo Disciplinar que envolvem os servidores Arnaldo Goedert e Terezinha de Fátima Alves de Oliveira.
Herculano
20/08/2013 07:48
PLANETA ESGOTA HOJE SUUA COTA NATURAL DE RECURSOS PARA 2013

A informação é de Rafael Garcia para o jornal Folha de S. Paulo. Se a humanidade se comprometesse a consumir a cada ano só os recursos naturais que pudessem ser repostos pelo planeta no mesmo período, em 2013 teríamos de fechar a Terra para balanço hoje, 20 de agosto. Essa é a estimativa da Global Footprint Network, ONG de pesquisa que há dez anos calcula o "Dia da Sobrecarga".

Neste ano, o esgotamento ocorreu mais cedo do que em 2012 - 22 de agosto -, e a piora tem sido persistente. "A cada ano, temos o Dia da Sobrecarga antecipado em dois ou três dias", diz Juan Carlos Morales, diretor regional da entidade na América Latina.

Para facilitar o entendimento da situação, a Global Footprint Network continua promovendo o uso do conceito de "pegada ambiental", uma medida objetiva do impacto do consumo humano sobre recursos naturais.

No Dia da Sobrecarga, porém, expressa-o de outra maneira: para sustentar o atual padrão médio de consumo da humanidade, a Terra precisaria ter 50% mais recursos.
Adilson Luis Schmitt
20/08/2013 07:14

Anel de Contorno Viário e Revisão do Plano Diretor de Gaspar

Nesta segunda feira, estive participando de uma audiência na Lince Participações e Empreendimentos Ltda com o Sr Leopoldo Schmalz e o Sr Osni dos Santos, também participaram os seus colaboradores. Com o intuito de apresentar as sugestões para o Traçado do Anel de Contorno Viário Sul e para a Revisão do Plano Diretor de Gaspar. Desta forma eles irão apresentar propostas para os dois importantes assuntos, por ocasião das Audiências Públicas.
Comentamos sobre os fatos históricos e o crescimento de Gaspar, expansão do nosso Perímetro Urbano, Preservação do Patrimônio Histórico. Plano Diretor e o Traçado do Anel de Contorno Viário Sul de Gaspar. Sobre a questão: Saúde Pública e Hospital. Projetos para oportunizar a formação dos jovens.
Também tratamos sobre projetos do SEITEC para a Educação, Turismo e Cultura.
Por fim o Sr Leopoldo Schmalz disse que o partido do Grupo LINCE chama-se GASPAR, tudo que fosse para o bem de nossa cidade o grupo estará apoiando.
Sai com as baterias recarregadas para enfrentar mais uma semana de trabalho e com a certeza de que o debate sobre as sugestões esta bem encaminhado.
Adilson Luis Schmitt
Ex Prefeito de Gaspar

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.