Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

16/08/2013

QUAL A PIOR OBRA I?

Qual a melhor obra do governo do PT em Gaspar?  Na minha avaliação, foi à implantação ainda em 2002, no primeiro mandato de Pedro Celso Zuchi, do transporte coletivo. É um assunto que ainda rola na Justiça. Vira e mexe questiona-se aquela concorrência. Quem ganhou, não cumpriu totalmente o que se exigia no edital. Ou seja, trapaceou e eliminou a rival. E por que em tese foi a melhor obra? Porque é inadmissível que uma cidade como Gaspar não tivesse transporte coletivo urbano algum; era inadmissível que o gasparense fizesse de Blumenau a melhor opção de compras e lazer via o precário sistema de transporte que existia; era inadmissível assistir Gaspar sem uma identidade própria; era inadmissível não ver a Gaspar e sua gente integrada entre bairros e com o Centro. E por que foi a melhor obra? Porque cuidou dos mais fracos, rompeu vícios e interesses poderosos, preocupou-se com a cidade e ao mesmo tempo, com o coletivo.

 

QUAL A PIOR OBRA II?

Mas, qual a pior obra de dez anos de governo de Pedro Celso Zuchi? Não há uma, más várias: a saúde, a educação, a assistência social e a habitação. Ora, e exatamente com os mais fracos, desafortunados, desassistidos e desinformados, massa de manobra e votos dos que estão no poder por este tempo todo. É algo incompreensível, para um partido que se diz social, socialista, esquerdista e de massas. Na saúde constrói postos e policlínica, mas neles não há o essencial: médicos, enfermeiros, técnicos, aparelhos e o principal, o atendimento. Do Hospital nem vou repetir o que todos estão carecas de saber: o boicote é algo doentio e de longa data. Parece estar a serviço de algum grupo para destruir o Hospital se não tomar para si e torna-lo um cabide de emprego do aparelho partidário e assim, virar mais um posto de saúde sem médicos e atendimento.

 

QUAL A PIOR OBRA III?

A Assistência Social está sem rumo faz tempo. Não precisa de números. Basta olhar os bolsões de pobreza e violência. Enquanto isto, para economizar, a prefeitura resolveu desmoralizar o sistema de inclusão de crianças e adolescentes. Não quer mais abrigá-los. Quer deixa-los à sorte de famílias desestruturadas econômica, familiar, ética e de valores, envolvidas em crimes, tráfico e desajustes de toda a sorte. E, para isto, não teve nenhuma dúvida em desmoralizar nacionalmente, sem provas, uma juíza. Justamente ela que durante 11 anos impediu esta dissidia dos governantes com os vulneráveis. A Assistência Social prefere que eles se tornem párias da sociedade. E pior: há gente que apoia. E é por estas que o noticiário policial por aqui é farto.

 

QUAL A PIOR OBRA IV?

A habitação. Podem exibir os números que quiserem. E os rebato todos. Pois neles não estão a inclusão e integração. A Marinha se tornou um foco de problema social exatamente nas mãos do PT. E para dourar, chamaram-na de Jardim Primavera. Vieram as promessas. Virou troca de votos. Veio a Vila Nova. Agora vão remediar com o PAC II. Antes tarde do que nunca. Um remendo caro. Mas, há mais: o Santa Terezinha, o Sertão Verde, a Bateias e outras áreas. Quando se tentou mitigar os problemas, resolveram construir pombais, sem infraestrutura. O do Poço Grande rechaçou esta solução à meia boca. E aí os problemas dos condomínios populares sem planejamento e sustentabilidade foram para a Coloninha e para o Gaspar Mirim. Propaganda e votos. Os problemas de toda a sorte, todavia se avolumam. A própria prefeitura faz questão de dar o péssimo exemplo. Cria assentamentos problemas, como vergonhoso das casinhas de plástico na BR 470 e que se arrasta por quatro anos, sem acesso, sem saneamento, sem calçamento, sem área de lazer, sem escola, sem escritura e envolvido, mais uma vez, em suposta compra de votos.

 

QUAL A PIOR OBRA V?

A lista é grande. Aqui as pessoas ? e seu futuro - estão em último lugar. Mas, o que se escondia apareceu. E se robusteceu com números do IBGE gerenciados pela ONU para o IDHM ? Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios. Gaspar ficou vergonhosamente entre os últimos do Vale do Itajaí. E quem piorou o IDHM? A Educação. São dez anos de governo do PT. São dez ? não consecutivos - anos com o mesmo secretário: Neivaldo da Silva. Para as 800 horas mínimas de aulas obrigatórias, mágicas; faltam creches, faltam escolas como a Angélica Costa que desabou na catástrofe de 2008 e nunca mais se reergueu no Sertão Verde; falta o contraturno principalmente e até a escola em turno integral para as áreas carentes, problemas e violentas. Falta ocupação, assistência, saúde e educação para as nossas crianças. Sobra propaganda enganosa. Esta é a pior obra dos governos de Pedro Celso Zuchi. Ela compromete o futuro das pessoas e da cidade. Ela compromete a qualidade de vida e a cidadania. Acorda, Gaspar!

 

SOBRE O TRAPICHE

Na edição de terça-feira eu informei que o novo prédio da Escola Luiz Franzói foi inaugurado e funcionava sem o alvará dos Bombeiros. Logo veio a informação de que eu havia errado. Tento confirmar o erro. Pelo sim, pelo não, registro o fato apesar de não ter acesso ao documento oficial e que libera a Luiz Franzói. Na quarta-feira, o Tenente Fragas, foi ?visitar? a nova escola. De lá se ofereceu para regularizar a situação para a sua inauguração no sábado. E fez. Em tempo recordíssimo, mas com a recomendação de não se usar o fogão a gás da cozinha. Agora, o prestativo Tenente Fragas está obrigado a visitar as demais escolas do município e com a mesma presteza, eficiência e rapidez proceder a regularização delas.

 

Leitores e leitoras, vamos combinar o seguinte: Gaspar ainda procura um candidato a deputado estadual viável. Por enquanto trabalha com experimentos. O prazo final é maio de 2014. Até lá, muita água vai passar debaixo da ponte Hercílio Deeke.

 

Apesar de achar interessante, sempre afirmei que a Universidade Federal não viria para Gaspar. Era uma forma do PT e o prefeito Pedro Celso Zuchi arrumarem mídia e aparecer. Além disso os deputados Décio e Ana Paula Lima não iriam deixar Blumenau na mão. Sempre afirmei que é mais fácil Gaspar ter a penitenciária do Vale, cujo terreno escolhido está em Gaspar e até já o identifiquei. Agora, todos se esconderam sobre este assunto, inclusive a SDR, um local de políticos sem empregos sérios, e a própria imprensa, desinteressada pelo assunto. Só falta eu acertar os dois. E depois sou eu quem exagera, invento e faço fofoca.

 

O PT e o PMDB trocaram acusações na última sessão da Câmara de Gaspar. Especialistas, disputou-se quem tem mais tetas nos governos ou espaços que dominam nos governos municipais, estaduais e federais. Uma pergunta básica: quem paga tudo isto?

 

A paciência do PMDB de Gaspar chegou ao limite. Resolveu enquadrar o vereador Jaime Kirchner. E nas votações na sessão de terça-feira, Jaime teve que contrariar o seu mais novo amigo, Antônio Carlos Dalsóchio, PT, e cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi. Resultado? O PT foi derrotado nas emendas no Plano Plurianual ? PPA. Quem votou incondicionalmente com o PT? Giovanio Borges, PSD. Protegeu os seus indicados no governo petista.

 

O vereador e líder do PT na Câmara, Hamilton Graff, o Mitinho foi ao Paulo Flores, da 87,9 FM. Mostrou documentos que provam que o Hospital de Gaspar prestou contas com notas fiscais duvidosas desde dezembro até o mês passado. Foram R$ 505mil. A empresa se dizia do Paraná, mas no CNPJ, o endereço é de Blumenau.

 

O Hospital está calado com a denúncia, que é séria e precisa ser esclarecida. O presidente do conselho, Sérgio Roberto Waldrich, está obrigado a dar explicação à comunidade, ou ao desmentido. O fato denunciado por Mitinho pode dar pistas para a saída da Coopervida e do ex-administrador Orivald Maciel Filho. Mas é pouco. Sérgio deveria se cercar de gente competente e de confiança, inclusive no Conselho. Está vulnerável, sendo usado e enganado.

 

Enrolação. A secretária de Saúde Tânia Eberhardt recebeu em reunião lideranças para discutir saídas para o Hospital de Gaspar. Isto foi na semana passada. Prometeu vir aqui pessoalmente na naquela semana ou nesta. Nada. A SDR que armou a reunião ? e que eu afirmei que não daria em nada ? está calada. Na quarta-feira, o vereador Ciro André Quintino, PMDB, na andança por Florianópolis, cobrou do líder do governo na Assembleia, o deputado Aldo Schneider, PMDB, a promessa. A secretária jurou que técnicos apareceriam hoje por aqui. Será?

 

 

Edição 1515

Comentários

Pedro José Garcia
19/08/2013 23:10
Atenção Povo da Baixada do Bela Vista!

Amanha dia 20/08/2013 poderá ser um dia histórico para o nosso Bairro!
Está marcada para às 9:30hs abertura dos envelopes da licitação lançada pela PMG para execução dos trabalhos da abertura do novo Canal da Rua amazonas! Eu vou conferir! Espero que a comunidade esteja alerta e acompanhe também.

Palavras do presidente da AMBEVI - Quem luta pelo bom combate, Sempre Vence! ADIRETORIA DA AMBEVI FEZ A SUA PARTE!
Juju do Gasparinho
19/08/2013 20:50
Prezado Herculano:

Como é difícil lidar com pessoas sem perspicácia. Ela se dirige a ti pensando em alguém que na real não tem nada a ver.
Deixa esse simplório pagar mico, porque para respondê-lo a altura, terei que descer a esgotosfera onde os ratos chapinham, e essa não é minha praia.
Mas falando em gentalha, tem uma mãe de vereador que passeia de táxi, ela liga pra casa das pessoas que quer visitar e pede o que quer comer. Assim, a anfitriã a espera com a iguaria pronta. Nos sítios com
lagoas, ela diz: " Manda teu empregado pescar que quero comer peixe."
Essa sra. sem elegância, sem educação,sem regras de fino trato,é o
espelho do salafrário de Garanhuns que pensa que o mundo é delles.
Mas essa sra. espalha-rodas, não é de toda fútil, há uma lição de cidadania, por onde passa diz que dos filhos que teve nenhum é do BEM, principalmente o vereador.
Portanto, nada de votar em "cacos". Já temos o Zuchi em pedaços.
Um pedaço prefeito outro pedaço presidente da FECAM.
Rafaela
19/08/2013 19:02

Lembra daquele post em que eu falava das maracutaias do PMDB gasparense e terminei falando se vc se sente assim, fique tranquilo vc é PMDB.
Aqui nem tinham ganhada as eleições estavam com uma possibilidade, já estavam virando a cara para companheiros que quase chegaram, imagina onde ganharam.
O PMDB chama isso de inteligência kkkkkkkkk ainda bem que perderam o povo gasparense não sabe do que se livrou!
Roberto Basei
19/08/2013 18:53
O WELFARE STATE NO PERÍODO MILITAR (1964-1985)

Por sua origem, o sistema de proteção social brasileiro carrega consigo um histórico pautado pela tradição e pelo conservadorismo. A proteção social caracterizou-se ao longo de muitas décadas como residual, pontual e fragmentada. Faz parte de seu histórico, ainda, a existência da mediação entre a população beneficiária e o Estado por meio das organizações da sociedade civil. Ao resistir por reconhecer a proteção social como direito a ser garantido pelo Estado, o Poder Público construiu uma tradição de relação com as organizações da sociedade civil em que se colocavam em foco as iniciativas dessas organizações e não as necessidades da população a quem elas se dirigiam. Esse padrão de mediação reforçava a subalternidade da população usuária e confundia as esferas pública e privada, num jogo que obscurecia suas delimitações e suas relações, constituindo mais uma das facetas dos obstáculos para a efetivação da cidadania, nesses segmentos.

Interessante é observar a situação brasileira na conjuntura do período militar (1964-1985). Enquanto os países capitalistas desenvolvidos constroem o Estado de Bem-Estar Social (Welfare State), no modelo keynesiano de economia de mercado, combinando crescimento econômico e pleno emprego com políticas sociais que potencializam a produção e o consumo, forja-se gradativamente um Estado meritocrático, com a adoção de uma política seletiva e focalista, voltada às categorias com mais poder de reivindicação. Aqui, os serviços sociais são estendidos a alguns trabalhadores, privilegiando-se certas categorias, não sendo dirigido a todos e nem a todas as necessidades (MESTRINER, 2001, p. 142-3)

Pense que já estamos com os quatro lados da cerca!


A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Herculano
19/08/2013 18:46
DEU ZEBRA

O presidente do Diretório do PT em Balneário Camboriú, o ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin, emitiu nota oficial sobre o rompimento do PT com a gestão do prefeito Edson Dias Piriquito, PMDB.

Isto estava escrito. Periquito manobrou o PT para não ter oposição na reeleição. Depois, deixou todos, não só o PT, mas inclusive parte do PMDB, a pé. Quem sabe desta história bem, é o Odir Barni que ajudou o Periquito e foi abandonado no dia da contagem dos votos.
Indignado
19/08/2013 17:53
Fico indignado e boquiaberto com algumas situações no serviço público, embora denomine-se "autônomo".
Dois cargos comissionados de um mesmo setor público estão passeando no exterior será que os dois estão de férias ao mesmo tempo? Estamos de olho!
Herculano
19/08/2013 17:43
NÃO FALTOU QUALIFICATIVOS NO TWITTER

O site http://diariodopoder.com.br está fora do ar por culpa do serviço vagabundo da @locaweb_com. Estará no ar novamente em breve

Esta é uma das muitas mensagens que apareceram no twitter hoje justificando o desaparecimento da internet da coluna de Cláudio Humberto. Sobraram adjetivos a locaweb

O http://diariodopoder.com.br está fora do ar. Pedimos desculpas, o problema é do nosso péssimo servidor, a @locaweb #enganação #locawebnuncamais
Herculano
19/08/2013 16:04
A NAÇÃO DE "MACHOS" ESTÁ INDIGNADA

Não sou corintiano. Aliás, apesar de parte da minha vida ter sido feita ou ligada a São Paulo, não tenho time, onde frequento estádios em alguns jogos que antecipo como legais.

Mas, desde domingo quando o jogador Emerson, do Corinthians postou uma foto dando um "selinho" em um amigo, a coisa pegou. Representantes de torcidas organizadas já se organizaram para pressioná-lo e fazer com que ele se redima do "deslize", que diz o jogador, fez propositadamente, para a polêmica e à discussão. Hum!

As faixas estendidas pelos torcedores no estacionamento da imprensa diziam "Viado [sic] não", "Vai beijar a P.Q.P." e "Aqui é lugar de homem".

"A gente não quer ser homofóbico, mas tem de ter respeito com a camisa do Corinthians. Aqui não vai ficar beijando homem. Hoje são 5, amanhã são 50 e depois 500. Vamos fazer a vida dele um inferno", disse Marco Antônio, membro da diretoria da Camisa 12.

"A nação inteira está freneticamente indignada. Pode até ser a opção dele, mas nós estamos sempre tirando sarro dos bambis [modo pejorativo com o qual é chamada a torcida do São Paulo]. O mínimo que ele tem de fazer é um pedido de desculpas", disse Marco Antônio.
Herculano
19/08/2013 14:53
FACEBOOK VULNERÁVEL E ARROGANTE

Um hacker palestino invadiu o perfil do CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. O objetivo, contudo, foi nobre: alertar a rede social sobre uma falha no sistema do serviço que permitia a publicação de textos, fotos ou vídeos no mural de usuários sem o consentimento deles. O Facebook ainda não se pronunciou sobre o assunto. A invasão ocorreu no último dia 15, mas o assunto só veio à tona na noite deste domingo.
Herculano
19/08/2013 14:29
JOAQUIM BARBOSA: FORA DO EIXO, por Ricardo Noblat para O Globo

Quem o ministro Joaquim Barbosa pensa que é?

Que poderes acredita dispor só por estar sentado na cadeira de presidente do Supremo Tribunal Federal?

Imagina que o país lhe será grato para sempre pelo modo como procedeu no Caso do Mensalão?

Ora, se foi honesto e agiu orientado unicamente por sua consciência, nada mais fez do que deveria. A maioria dos brasileiros o admira por isso. Mas é só, ministro.

Em geral, admiração costuma ser um sentimento de vida curta. Apaga-se com a passagem do tempo.

Mas enquanto sobrevive não autoriza ninguém a tratar mal seus semelhantes, a debochar deles, a humilhá-los, a agir como se a efêmera superioridade que o cargo lhe confere não fosse de fato efêmera. E não decorresse tão somente do cargo que se ocupa por obra e graça do sistema de revezamento.

Joaquim preside a mais alta corte de justiça do país porque chegara sua hora de presidi-la. Porque antes dele outros dos atuais ministros a presidiram. E porque depois dele outros tantos a presidirão.

O mandato é de dois anos. No momento em que uma estrela do mundo jurídico é nomeada ministro de tribunal superior, passa a ter suas virtudes e conhecimentos exaltados para muito além da conta. Ou do razoável.

Compreensível, pois não.

Quem podendo se aproximar de um juiz e conquistar-lhe a simpatia, prefere se distanciar dele?

Por mais inocente que seja quem não receia ser alvo um dia de uma falsa acusação? Ao fim e ao cabo, quem não teme o que emana da autoridade da toga?

Joaquim faz questão de exercê-la na fronteira do autoritarismo. E por causa disso, vez por outra derrapa e ultrapassa a fronteira, provocando barulho.

Não é uma questão de maus modos. Ou da educação que o berço lhe negou, pois não lhe negou. No caso dele, tem a ver com o entendimento jurássico de que para fazer justiça não se pode fazer qualquer concessão à afabilidade.

Para entender melhor Joaquim acrescente-se a cor - sua cor. Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para enfrentar a discriminação.

Joaquim é assim se lhe parece. Sua promoção a ministro do STF em nada serviu para suavizar-lhe a soberba. Pelo contrário.

Joaquim foi descoberto por um caça talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e... negro.

"Jurista é pessoa versada nas ciências jurídicas, com grande conhecimento de assuntos de direito", segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Falta a Joaquim "grande conhecimento de assuntos de direito", atesta a opinião quase unânime de juristas de primeira linha que preferem não se identificar. Mas ele é negro.

Havia poucos negros que atendessem às exigências requeridas para vestir a toga de maior prestígio. E entre eles, disparado, Joaquim era o que tinha o melhor currículo.

Não entrou no STF enganado. E não se incomodou por ter entrado como entrou.

Quando Lula bateu o martelo em torno do nome dele, falou meio de brincadeira, meio a sério: "Não vá sair por aí dizendo que deve sua promoção aos seus vastos conhecimentos. Você deve à sua cor".

Joaquim não se sentiu ofendido. Orgulha-se de sua cor. E sentia-se apto a cumprir a nova função. Não faz um tipo ao destacar-se por sua independência. É um ministro independente. Ninguém ousa cabalar seu voto.

Que não perca a vida por excesso de elegância. (Esse perigo ele não corre.) Mas que também não ponha a perder tudo o que conseguiu até aqui.

Julgue e deixe os outros julgarem.
Herculano
19/08/2013 12:17
A FARRA


Sem licitação, Ministério do Esporte gasta R$ 42 mi em consultorias, revela Rodrigo Mattos, no seu blog.

Sem fazer concorrência, o Ministério do Esporte contratou consultorias para a Copa-2014 e os Jogos do Rio-2016 por um valor de R$ 42,250 milhões. Foram beneficiadas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Não é a primeira vez que a pasta realiza esse tipo de contratação, mas a prática tinha sido interrompida durante a gestão de Aldo Rebelo, PC do B. Só que a partir do final do ano passado foram retomados os acordos sem licitação feitos com vistas aos grandes eventos.
Herculano
19/08/2013 11:59
AMPLA MAIORIA CONTRA

E podia se esperar outro retrato. A enquete que o portal Cruzeiro do Vale está fazendo (ai do lado) desde sexta-feira, mostra que a ampla maioria dos participantes é contra a compra da antiga sede da Ceval, Seara e Bunge para transformá-la em prédio da prefeitura. Há outras prioridades, para os recursos escassos, como médicos e atendimentos nos postos de saúde, bem como dinheiro para pagar o que deve ao Hospital de Gaspar.
Herculano
19/08/2013 11:52
OPORTUNISTAS DE PLANTÃO. DESACREDITADOS E ENFRAQUECIDOS PELAS RUAS OS PELEGOS SINDICAIS MAMARAM NO PARTIDO E NO GOVERNO DO PT. AGORA FAZEM CORPO MOLE E PROCURAM OUTROS PARA A SOBREVIVÊNCIA DO ANTIGO ÀS SUAS GUILDAS.

'Apartidária' na fundação, CUT revê, aos 30 anos, elo com governos petistas. Ata de criação da maior central sindical do País, localizada pelo 'Estado' a partir da Lei de Acesso à Informação, pregava importância da independência; fundadores defendem rompimento da entidade com o PT para que ela sobreviva e resgate seu DNA.É o que revela o repórter João Villaverde, do jornal O Estado de S.Paulo.

Principal central sindical do País, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) imbricou-se com o PT e com o Planalto e, às vésperas de completar 30 anos, é criticada por fundadores que pregam um rompimento para resgatar o DNA original "apartidário" da entidade. O dilema sobre a vinculação sindical com o governo petista tornou-se ainda mais evidente com as manifestações de junho, quando levantaram-se questionamentos sobre a falta de conexão dos movimentos sociais, umbilicalmente ligados ao Planalto, e a sociedade.

A ata de fundação da CUT já registrava esse impasse fundamental entre a central e o Partido dos Trabalhadores. O documento, tido como perdido pelos próprios autores, foi obtido pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação. Lavrada em cartório por Jair Meneguelli, então sucessor de Luiz Inácio Lula da Silva no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, e por Delúbio Soares, que viria a fazer a ponte entre a tesouraria da CUT e a do PT poucos anos depois, a ata é clara: "A CUT será uma entidade de âmbito nacional, sem caráter partidário".

Primeiro presidente da entidade, Meneguelli diz que a CUT perdeu uma oportunidade histórica ao não aproveitar a relação com Lula e Dilma Rousseff para fazer avançar suas principais bandeiras. Para o especialista em sindicalismo da Unicamp, também fundador da CUT, Ricardo Antunes, a única saída para a central é o rompimento com o Planalto. "A CUT perdeu quase que completamente suas bases, mas fortaleceu-se enquanto cúpula, e praticamente toda a sua direção foi para o aparelho do Estado nos últimos 10 anos", afirma.

Cofre cheio. Com 2,2 mil sindicatos e 2,7 milhões de trabalhadores associados, a CUT é a entidade que mais recebe o dinheiro repartido pelo governo. Segundo a entidade, o imposto sindical refere-se a cerca de 65% de seu orçamento anual.

Mesmo contrária ao imposto sindical desde a fundação, a central aceitou receber o dinheiro em 2008, quando Lula criou lei permitindo o repasse às centrais, e nos últimos cinco anos, a central abocanhou mais de R$ 270 milhões.

A relação com o PT gerou frutos políticos a lideranças da central. Na ata de fundação há cinco dirigentes que depois deixariam a CUT para seguir carreira partidária nacional. Além de Delúbio, o documento registra a participação de Olívio Dutra (PT-RS), que viria a ser governador do Rio Grande do Sul e ministro das Cidades no governo Lula, Paulo Paim, hoje senador pelo PT-RS, e dos deputados federais pelo PT-SP Arlindo Chinaglia e Vicentinho. Jorge Lorenzetti, o "churrasqueiro de Lula", e Osvaldo Bargas, ambos denunciados pela Polícia Federal como organizadores do "esquema dos aloprados", em 2006, também assinam a ata.

Primeiro vice-presidente da CUT no Centro-Oeste, Delúbio foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado por envolvimento no escândalo do mensalão a oito anos e 11 meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa.
Herculano
19/08/2013 10:15
Ao que se identificou como "leitor assíduo da coluna".

Eu escrevi candidato viável, ou seja, com condições de ser eleito. Não afirmei que eles não serão candidatos. E poderá até haver mais e nas mesmas condições.

Dois candidatos viáveis teve Gaspar. O primeiro foi Francisco Mastella, PDC, que se elegeu (e morreu no mandato). O segundo foi Pedro Bornhausen, pelo PDS, hoje PP. Bateu na trave e desistiu da política, apesar do patrimônio eleitoral que conseguiu.
Leitor da coluna
19/08/2013 09:45
Bom dia Herculano.

Sou leitor assíduo de seus comentários, e é a primeira vez que posto um comentário aqui.
Li em sua coluna impressa seu comentário sobre a candidatura a Deputado Estadual de Gaspar que diz assim:

"Leitores e leitoras, vamos combinar o seguinte: Gaspar ainda procura um candidato a deputado estadual viável. Por enquanto trabalha com experimentos. O prazo final é maio de 2014. Até lá, muita água vai passar debaixo da ponte Hercílio Deeke."

Não consegui entender. Você entende que nem Joel e Amarildo serão realmente candidatos?

Se possível gostaria de contar com se ponto de vista nesse assunto.

Obrigado.
Sueli
19/08/2013 09:32
Sueli
Herculano..
UM CÃO VALE MUITO MAIS DO QUE UM HOMEM...

Não penso dessa forma, a lei que trata dos animais esta corretíssima!!!!
O que não está certo é um código penal que condena um sem vergonha a 30 anos de prisão e ele cumpre 1/6 da pena e tem direito a liberdade! isso sim é uma aberração!
Onde Genoínos e Dirceus, zombam da cara do povo brasileiro e seus copartidarios acham um absurdo condená-los, vale lembrar que aqui em nosso município eles tem um defensor ferrenho! O tal do ACD, se é q vc me entende!....
Daí pergundo... será que algumas pessoas valem mais que animais???
Sou muito mais o meu cachorro que esse bando de vagabundo!!
Juju do Gasparinho
19/08/2013 09:16
Prezado Herculano:

O PT bate a carteira e sai gritando pega ladrão...
A lei comunista mais usada pelo PT e seus seguidores é Lênim:
"Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é."
vlad
19/08/2013 08:04
E continua tudo igual Ñ tem jeito.... O tal ministro Ricardo Lewandowski continua fazendo de tudo pra não botar os mensaleiros na cadeia.
Herculano
19/08/2013 07:46
A DIFERENÇA

A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, reuniu-se com o Raimundo Colombo, PSD, para pedir mais investimentos para a segurança. O governador ligou para César Grubba, da SSP, e determinou que fosse dada atenção ao município. Foi decidido pela imediata ampliação do sistema de videomonitoramento.

Aqui a conversa dos vereadores da bancada do PSD com o governador, foi rápida, mas lá em Ilhota. E o governador nada disse, nada fez.
Herculano
19/08/2013 07:43
BELCHIOR SEM COLETA DE LIXO

No final de semana não houve coleta de lixo no Belchior Central e Alto. A reclamação é geral. Na prefeitura, todos em silêncio.
Herculano
19/08/2013 07:29
DISCURSO LONGE DO DIÁLOGO EFETIVO. "VOZ DAS RUAS" AINDA NÃO ECOA NO PLANALTO

A reportagem de Tai Nalon, da sucursal de Brasília, do jornal Folha de S. Paulo revela que a "voz das ruas" que a presidente Dilma Rousseff tem prometido ouvir desde o auge das manifestações de junho ainda não encontrou eco no Palácio do Planalto.

As principais reivindicações de movimentos que endossaram as passeatas não estão entre as prioridades da Secretaria-Geral da Presidência, que funciona como a ouvidoria do governo com entidades que não mantêm diálogo constante com o PT.

O Planalto acumula desde o ano passado 1.774 pleitos oriundos de movimentos sociais, dentre os quais 453 são considerados prioritários.

Desses últimos, só 10% guardam alguma identificação com o que motivou a onda de protestos, segundo documentos da Secretaria-Geral obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Entre as prioridades, por exemplo, apenas uma cita a palavra "corrupção" - a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil pede autonomia financeira e administrativa de unidades que cuidam da saúde dos índios, "evitando a reprodução de práticas de corrupção, apadrinhamentos políticos e o agravamento da situação de abandono".
Herculano
19/08/2013 07:23
FALTA GÁS

Espalham-se redes para a distribuição de gás natural em Santa Catarina. Mas, falta este produto. Estranho. Não é mais possível a expansão de empresas no estado por causa da falta deste insumo de valor competitivo. Uma reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul, hoje, às 9h, discutirá o apagão de gás natural em SC
Herculano
19/08/2013 07:09
UM CÃO VALE MUITO MAIS DO QUE UM HOMEM

O novo Código Penal está para ser apresentado às Comissões do Senado Federal. Mas, a peça original, feita por juristas, ou seja, de gente do ramo e instruída, possui várias aberrações. Mostro uma delas apenas.

Atentem para o Artigo 132:
Omissão de socorro
Art. 132. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo, ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena - prisão, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único. A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal grave, em qualquer grau, e triplicada, se resulta a morte.

Leiam, então, o que vai no 393
Art. 393. Abandonar, em qualquer espaço público ou privado, animal doméstico, domesticado, silvestre ou em rota migratória, do qual se detém a propriedade, posse ou guarda, ou que está sob cuidado, vigilância ou autoridade:
Pena ? prisão, de um a quatro anos.
Herculano
19/08/2013 07:01
UMA MARCA NACIONAL EXPLÍCITA NOS DOIS PRIMEIROS PARÁGRAFOS. MAS ELA É LOCAL TAMBÉM. "UM GOVERNO PRESO NUMA TEIA DE ERROS"

É assim que define o economista Rolf Kuntz em artigo que publicou no jornal O Estado de S. Paulo.

Trem-bala, conta de luz, câmbio, Copa, inflação, pré-sal, gasolina, orçamento - por onde começar? Com pouco mais de um ano de mandato pela frente, a presidente Dilma Rousseff só realizará alguma coisa se romper uma teia de trapalhadas construída por ela mesma, com a colaboração de um dos Ministérios mais incompetentes da História e com material em parte próprio e em parte deixado por seu antecessor. Algumas decisões serão especialmente complicadas. Se continuar reprimindo os preços dos combustíveis, com ajustes insuficientes, agravará a situação da Petrobrás, já complicada por erros acumulados em vários anos ? incluída a obrigação de controlar pelo menos 30% dos poços de petróleo do pré-sal.

Se atualizar os preços da gasolina e do diesel, as pressões inflacionárias ficarão mais soltas. Isso será melhor que represar os índices, mas será preciso apertar e talvez ampliar a política anti-inflacionária. Outras decisões serão tecnicamente mais fáceis, como o abandono do projeto do trem-bala. Mas falta saber se o governo estará politicamente disposto a admitir o recuo e reconhecer a acumulação de custos inúteis. Mesmo sem sair do papel, o projeto custará pelo menos R$ 1 bilhão até o próximo ano, somadas os valores acumulados a partir de 2005 e o do projeto executivo, segundo informou O Globo.

Sem apoio firme no Congresso, sem competência gerencial, sem ministros capazes de planejar e de executar políticas e sem coragem de reconhecer e de enfrentar os desafios mais sérios, o governo da presidente Dilma Rousseff criou e deixou acumular-se a maior parte de seus problemas, Por mais de dois anos insistiu na prioridade à expansão do consumo, sem cuidar da eficiência econômica e da capacidade produtiva. Foi incapaz de reconhecer o esgotamento da política de ampliação do mercado interno - um objetivo importante, mas insuficiente quando tratado de forma isolada.
Herculano
19/08/2013 06:52
CONFIANÇA CAI AO NÍVEL DA CRISE DE 2009.ÃNIMO DE CONSUMIDORES E EMPRESÁRIOS REFLETE DECEPCIONANTES ÍNDICES ECONÔMICOS

Em reportagem de Luiz Guilherme Gerbelli para o jornal O Estado de S. Paulo, ele afirma que há um sentimento de frustração na economia. Os dados decepcionantes divulgados ao longo do ano derrubaram o ânimo dos empresários e dos consumidores brasileiros e levaram os índices de confiança para o nível de 2008 e 2009, quando o mundo sentiu os impactos da crise internacional.

O aumento nos indicadores de confiança virou peça-chave na tentativa de acelerar o crescimento econômico. A falta de confiança faz os empresários deixarem de investir e os consumidores pouparem com medo do que virá pela frente, o que prejudica ainda mais as expectativas do crescimento brasileiro.

"O ano começou com uma expectativa de crescimento mais forte, mas os indicadores não estão decolando. Atualmente, se percebe também um mercado de trabalho menos favorável e os juros estão subindo. Tudo isso tem uma retroalimentação (para o enfraquecimento da confiança)", diz o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), Aloisio Campelo. As sondagens do instituto mostram a confiança do consumidor, indústria e serviços no nível de 2009.

A queda de confiança na economia ligou o sinal de alerta no governo, que aumentou a carga do discurso para dissipar a desconfiança. No início do mês, no Rio Grande do Sul, a presidente Dilma Rousseff comemorou o baixo resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho e garantiu que a inflação está sob controle. Na sexta-feira, em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que análises mais pessimistas não têm fundamento.
Herculano
19/08/2013 06:48
ACUADA, PRESIDENTE COMPRA VOTOS E CONSICÊNCIAS. QUEM PAGA É O POVO COM OS PESADOS IMPOSTOS

Principal manchete da edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo: Dilma libera lote recorde de emendas para congressistas.

Antes de votações polêmicas, deputados e senadores obtêm R$ 1,2 bi em 9 dias. Volume de recursos repassado pelo Planalto no início de agosto equivale à soma dos sete meses anteriores.

Sob pressão dos partidos aliados e ameaça de derrotas no Congresso, o governo Dilma Rousseff promove neste mês uma liberação inédita de verbas de interesse direto de deputados e senadores.
Herculano
19/08/2013 06:34
TRANSPORTE ESCOLAR

A prefeitura comprou da Empresa Santa Terezinha R$ 26.125,00 em passe escolar para atender os alunos do ensino fundamental do Gaspar Alto. É o que está no Extrato da Inexigibilidade nº 152/2013, publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.
Herculano
19/08/2013 06:29
ESTAMOS GASTANDO A NOSSA POUPANÇA NA DISNEYLÂNDIA

É assim que enxerga o economista Paulo Leme, 58, presidente do banco de investimento americano Goldman Sachs no Brasil, ao analisar a confusa e crítica situação da economia brasileira, e que só o governo não percebe.

Para ele, a política fiscal está muito expansionista, o que aumenta a inflação e contribui para o deficit em conta-corrente. Em vez de gastar com hospitais, escolas, transporte público, o governo está gastando em salários, aposentadorias.

Esse modelo está levando a uma despoupança doméstica, que está sendo financiada por investidores estrangeiros.

Se você toma empréstimos no exterior ou atrai investimento direto estrangeiro e, com isso, investe em indústrias ou atividades que geram receitas em dólares no futuro, o pagamento dos juros dessa dívida está garantido.

No nosso caso, não, os empréstimos foram queimados com turismo da Disneylândia, malas cheias de bens vindas de Nova York ou Miami. Essa conta vai chegar.
Herculano
18/08/2013 20:51
RETRATO DA NOVA CLASSE MÉDIA. ELA PROCURA DIREITOS NEGADOS PELA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTADORES DE SERVIÇOS. O JUDICIÁRIO ENTRAVA NAS DECISÕES.

Ações sobre direitos do consumidor entopem Supremo Tribunal Federal. Processos contra empresas tomaram o lugar de ações fiscais e previdenciárias. Estudo da Fundação Getúlio Vargas expõe falhas da reforma do Judiciário; ministro Marco Aurélio Méllo diz que nunca viu tantas ações

Desde que a reforma do Poder Judiciário entrou em vigor, em meados dos anos 2000, as ações dessa natureza protocoladas na corte aumentaram quase 300%

As cem principais partes - como bancos, empresas de telefonia e órgãos governamentais, como o INSS - controlam dois terços dos processos que chegaram no Supremo no ano passado (ao todo, foram mais de 72 mil).
Zé Ruela
18/08/2013 20:17
HERCULANO

Hoje o blog tá bombando, heim.
Roberto Sombrio, vamos nos divertir, sim, você é um cara legal. Só que as vezes você exagera, ai temos que fazer o contraponto, mas isto faz parte do jogo.
O JUJU, fala mal do PT, mas estão agarrados a nível nacional, é uma contradição, ai perde toda credibilidade.
Juju do Gasparinho
18/08/2013 18:55
Prezado Herculano:

LEMBRETE:

O prefeito Pedro Celso Zuchi é do PT. Partido político que o STF classificou como quadrilha. Quadrilha de ladrões do dinheiro público.
Ladrões, onde há condenados pelo mesmo STF. Essa quadrilha fantasiada de partido político, contrata charlatão para cuidar da saúde do povo que ella mesmo assalta.
Os PeTralhas não são do BEM, e contamina todos os seus simpatizantes.
Roberto Sombrio
18/08/2013 18:45
Segundo diz o Zé Ruela para Juju do Gasparinho, serão mais oito anos do PT no poder.

Isso é muito bom porque teremos mais oito anos para nos divertir com as trapalhadas da turminha do Zuchi.
Herculano
18/08/2013 18:33
MEUS LEITORES E LEITORAS TRABALHADORES, PROVAVELMENTE NÃO TENHAM ISTO. JÁ ALGUNS NOVOS POLÍTICOS...

Aviões, helicópteros, iates, lanchas e até jet ski poderão ter de pagar IPVA para custear transporte público. Proposta de Emenda Constitucional está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

A PEC 140/2012 já tem parecer favorável do relator Ricardo Berzoini, PT-SP
Herculano
18/08/2013 18:27
UM GOVERNO SEM POLÍTICA E RUMO. REPRESOU A INFLAÇÃO (ENERGIA, COMBUSTÍVEIS, TRANSPORTES URBANOS...) QUE ESPREITA UMA OPORTUNIDADE PARA APARECER COM FORÇA. A ALTA DO DÓLAR É A PRIMEIRA AMEAÇA

Sem preços controlados, IPCA estaria em 8,0%. Em 12 meses, índices administrados pelo governo subiram apenas 1,3% e os livres, 7,9%.

Segundo Alexa Salomão, do jornal O Estado de S. Paulo, nos 12 meses anteriores a julho, os chamados preços administrados, que são controlados pelo governo, subiram ínfimo 1,3%. Trata-se da taxa mais baixa desde a criação do sistema de metas da inflação, em 1999.

Para os economistas, a forte retração indica que há algo estranho acontecendo porque nos preços livres, que seguem as leis da oferta e da procura, a alta foi muito maior no período: de 7,9%. "Não pode ser mera coincidência", diz André Loes, economista-chefe do banco HSBC. "Ao que tudo indica, temos uma inflação represada nos preços administrados pelo governo."

O mais preocupante na visão do economista Simão Silber, da USP, é que ao negar a verdadeira inflação, o governo também não toma as medidas necessárias para combatê-la. Enquanto o discurso oficial diz que está tudo bem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pela formulação do IPCA, mede o que se chama de índice de difusão da inflação: o número de itens contaminados pela pressão dos preços. Esse índice está em 55% - metade dos itens -, um nível elevado. "A inflação hoje é de pelo menos 8,0%, que é a inflação dos preços livres", diz Silber. "Se o governo admitisse a realidade, o Banco Central hoje deveria está com a Selic a 12%."
Zé Ruela
18/08/2013 16:47
juju

Continuas com dor de cotovelo, vai curar, vai ser mais oito anos.
Herculano
18/08/2013 15:50
REPETIÇÃO E NÃO TEM JEITO

Após manhã de confusão no Scarpelli, técnico Adilson Batista é demitido do Figueirense. Na outra ponta, o Tupi não demite ninguém. E precisa?
Herculano
18/08/2013 15:46
O TUCANO ABRE O CORAÇÃO, por Ilimar Franco, de O Globo

Na reunião com dirigentes do PPS, anteontem, José Serra abriu o jogo interno do PSDB. Ele reconheceu que entre prometer apoio e a realidade tem uma distância. Mas relatou animado que os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR) prometeram apoio às prévias.

Comentou que Aécio Neves ficou desanimado com a recente pesquisa Datafolha. E contou que seu grande aliado, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), o desencorajou dizendo: "Tenho dúvida sobre a realização de prévias, pois o partido é refratário à ideia".

Aloysio também advertiu Serra, afirmando: "A posição de Aécio Neves no PSDB está consolidada".
Roberto Sombrio
18/08/2013 15:06
Que coisa, heim!

O dolar explodiu e o PIB sumiu, a mantega está derretendo e a Dilma....piri, pipiri, pipiri, piri piradinha.

O PT está igual sapo em cancha de bocha. Se bate, se bate e não acha a saída.
Juju do Gasparinho
18/08/2013 14:19
Prezado Herculano:

Parabéns pela lucidez no teu comentário DIVAGAÇÃO.
Foi um nocaute nos "Zés Ruelas" espalhados por esse Brasil.

Roberto Basei
18/08/2013 13:02
Sr. Herculano, quero aproveitar o espaço e parabeniza-lo pela excelente observação e se eu puder contribuir, no diálogo entre os ministros.

Dizer que;

Semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra.

Aqui serve o velho ditado, o Sr. é responsável pelo o que houve, eu sou responsável pelo que falo!

"Vossa Excelência está dizendo que estou fazendo chicana?

O nós usado pelo presidente já tem a intenção de inclusão!

Mas como o ministro só se ateve ao (sentido) significado do que ele próprio estava tentando promover, sentiu-se ofendido.

Então o Presidente não precisa pedir desculpas e nem tão pouco haveria necessidade de ter paciência, pois ambos tem o conhecimento das palavras a qual estavam proferindo, haja visto ser da mesma formação, cabe aqui pautar que nesse (diálogo) embate fica claro que o Ministro foi propositalmente incoerente e promovedor de chicana com o único intuito o de conturbar a retomado do julgamento.
No entanto cabe aqui também uma outra observação; Será que os Excelentíssimos magistrados, não estão tentando promover um teatro para que, se tire da população o foco, de tantos protestos da atual situação politica, econômica e a péssima administração feita pela Presidenta!
Para finalizar uma pergunta o Sr. conhece a lenda de como domesticar animais selvagens?
A implantação do Fascismo em que nos encontramos hoje, esse teatro dos magistrados está parecendo mais com um lado da cerca!

A Verdade Não Se Promete. A Verdade Se Conta!
Herculano
18/08/2013 11:58
A SOCIEDADE COMEÇA DAR SINAIS DE CANSAÇO DAS MANIFESTAÇÕES VIOLENTAS E INTRANSIGENTES - DIFERENTES DAS MILHARES VOZES DAS RUAS DE JUNHO. AGORA POUQUÍSSIMOS DOMINAM MUITOS. PERCEBEU-SE QUE ESTA MINORIA FEITA DE PARTIDOS NANICOS, DE BRAÇOS DO PT, ATIVISTAS, TRIBOS, CIBERNÉTICOS, SINDICATOS DECANDENTES E ATÉ DE MÍDIAS ALTERNATIVAS QUE SE DESCOBRIU PAGAS POR NÓS COM PATROCÍNIOS ESTATAIS SÃO FACISTAS. ELAS CONTRARIAM A LIBERDADE E A DEMOCRACIA. E A IMPRENSA QUE ESTAVA CALADA COMEÇA A IDENTIFICAR OS RADICAIS.

NESTE ARTIGO "O REVERSO DA MOEDA", DORA KRAMER, DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO NOS TRAZ MAIS LUZ SOBRE ESTE DELICADO ASSUNTO

Recolhidas de volta às redes sociais, as manifestações que reivindicam com clareza melhoria nos serviços e decência na conduta de governantes deram lugar nas ruas a grupos cuja expressão de violência só não pode ser chamada de gratuita porque custa caro.

Seja pela conta alta a ser paga pelo contribuinte para recuperação de depredações a prédios públicos ou pelos prejuízos impostos por ataques a estabelecimentos privados destruídos e até saqueados quando delinquentes se juntam aos ditos anarquistas.

Custam caro também os transtornos impostos aos cidadãos que precisam todos os dias dar conta de seus afazeres. Manchete da edição de sexta-feira de O Globo retratava bem o drama: "Duzentos param o Rio por sete horas".

Tratava-se de um ato na Câmara dos Vereadores onde nove jovens estão acampados há dias do lado de dentro enquanto de fora um grupo agride quem acha que deve agredir - políticos, funcionários e jornalistas que lhes desagradam, embora deem repercussão ao movimento.

Fechada a principal avenida do centro da cidade de manhã até de tarde, os engarrafamentos se espalharam por bairros nas zonas sul e norte. Repetição do transtorno geral visto também em outras cidades e ocasiões para a população que apoia reivindicações por melhorias.

E aí se estabelece uma nítida diferença entre o óbvio direito ao protesto e o tipo de ação a que o ex-prefeito do Rio e hoje vereador Cesar Maia dá o nome de guerrilhas urbanas. Não assaltam, como na luta armada, mas atacam agências bancárias a título de atingir um dos símbolos do capitalismo.

Radicalizam, pegam o poder público de calças curtas, são vistas com benevolência, pois supostamente têm o mesmo caráter das manifestações que levaram milhões às ruas em junho e podem voltar a qualquer momento quando algum fato, evento ou data acender a fagulha que faz a massa sair de casa. Estas não têm a motivação daquelas.

Apenas aproveitam-se delas. Da seguinte maneira: como os governantes se assustaram, saíram cedendo tudo sem negociação - até por ausência de instância de mediação - fragilizaram-se, passaram a mensagem de que é batendo que se recebe e não sabem como reagir.

As polícias ou exorbitam ou se intimidam e, assim, tem-se um poder público completamente acuado ante a balbúrdia. Aí incluídos partidos e políticos que evitam criticar para não parecer que estão contra o direito ao protesto. Ademais, não sabem o que dizer. Parados e calados esperam a poeira baixar.

E aqui voltamos a Cesar Maia, que desde 1997 se movimenta na esfera da internet. Ele considera que a explosão de junho era tão previsível como inevitável, faz interlocução política por meio das redes e está convicto: a poeira não baixa.

"A sociedade civil organizada foi substituída pela sociedade civil mobilizada e os governantes, partidos e políticos não sabem como dialogar com ela." De onde não separam manifestações de atos meramente desordeiros. Ficam reféns destes e os excessos prosperam.

Na visão dele, a radicalização da desordem pode levar ao reforço de um discurso conservador sustentado pelo clamor popular pelo estabelecimento da ordem e a defesa do conceito de autoridade.

Isso na melhor das hipóteses, porque a depender do desenrolar dos acontecimentos, se a democracia representativa não se atualizar, acabará dando margem a demandas autoritárias. Nisso é que Cesar Maia enxerga riscos, não no pensamento dito de direita. Ele mesmo um representante desse segmento e já eleito prefeito com a bandeira da ordem numa época em que o Rio era assolado por arrastões.

Para a solução autoritária, diz, falta o personagem. Mas o caldo de cultura estará pronto se o poder público não sair da paralisia, buscar entender o processo, diferenciar confronto de manifestação e saber dar a cada qual o tratamento adequado.
Herculano
18/08/2013 11:45
MUDANÇAS. ASSIM É O PT DO DISCURSO E O PT QUANDO É GOVERNO

Quem frequenta São Paulo já percebeu que o PT voltou à prefeitura. A cidade está mais suja e as calçadas começam a ser tomadas pelos camelôs. O que estava a olhos vistos, hoje aparece numa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. O prefeito diminuiu a operação delegada que combatia o comércio ilegal nas ruas pela metade e a guarda metropolitana, a do prefeito, foi cuidar de parques.

Mais uma. A grande promessa do então poste de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Educação que não conseguia fazer os Enem sem as dúvidas, Fernando Haddad, foi descartada por ele próprio esta semana: uma espécie de Anel de Contorno na cidade de São Paulo para facilitar a mobilidade. E por que? Porque feitas as contas de verdade, falta dinheiro para a mega ideia que seduziu milhões de eleitores. No discurso de campanha isto era um fato menor, que analisado, foi provado que era possível.

Está se tornando uma marca partidária.
Herculano
18/08/2013 11:34
COMO FUNCIONA

Está na revista Veja desta semana. Relatório que compromete PT e Lewandowski será analisado por Cármen Lúcia. Ministra vai decidir se investiga ou não a ação do ministro Ricardo Lewandowski no caso do sumiço de documentos que comprometiam o PT e Dilma Rousseff

O repórter Rodrigo Rangel informa que a ministra Cármen Lúcia, há sete anos no Supremo Tribunal Federal (STF), é conhecida por não se envolver nas ruidosas contendas que com frequência fazem pesar o ambiente na mais alta corte do país. Mineira, ela corre de confusão. Na quinta-feira da semana passada, por exemplo, enquanto seus colegas Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski discutiam com dedo em riste ao final de mais uma sessão destinada a julgar os recursos dos mensaleiros, a ministra apressou-se em sair da sala contígua ao plenário onde o bate-boca se desenrolava.

Agora, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia está diante de um dilema que porá à prova seu hábito de evitar divididas. Na semana passada, Veja revelou que o TSE sumiu com pareceres técnicos que sugeriam a reprovação das contas do PT no período do mensalão e da campanha da presidente Dilma Rousseff - e que o desaparecimento de tais documentos ocorreu por interferência direta de Lewandowski, então presidente do tribunal.

A pressão exercida pelo ministro consta do relatório final de uma sindicância realizada pelo próprio TSE cujo resultado está nas mãos de Cármen Lúcia. Caberá a ela decidir o que fazer diante da revelação: adotar providências para passar o episódio a limpo ou deixar que o caso fique como um estranho mal-entendido.
Herculano
18/08/2013 11:30
O DICIONÁRIO INFORMA QUE É LEWANDOWSKI QUEM DEVE PEDIR DESCULPAS PELA CHICANA, por Augusto Nunes, de Veja

Ricardo Lewandowski: "Presidente, nós estamos com pressa do quê? Nós queremos fazer justiça".

Joaquim Barbosa: "Nós queremos fazer nosso trabalho. Não chicana, ministro".

Ricardo Lewandowski: "Vossa Excelência está dizendo que estou fazendo chicana? Eu peço que Vossa Excelência se retrate imediatamente"

Joaquim Barbosa: "Não vou me retratar, ministro".

Se o temperamento não falasse mais alto, Joaquim Barbosa poderia limitar-se a lembrar que toda justiça lenta é injusta. Mas não há motivos para retratações, informa o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa editado pela Academia Brasileira de Letras. No verbete reservado ao substantivo feminino que, nesta quinta-feira, azedou de vez a discussão entre os dois ministros e provocou o abrupto encerramento da sessão do Supremo Tribunal Federal, chicana aparece com duas acepções:

1. Sutilezas capciosas da interpretação da lei nos processos judiciários. 2: Tramoia, trapaça, sofisma, ardil.

Para dispensar-se de desculpas, basta a Joaquim Barbosa avisar que usou a primeira acepção: desde o início do processo, Lewandowski não tem feito outra coisa além de valer-se de filigranas legais para interpretar a lei em favor de quem merece cadeia. Para continuar amuado, ele teria de invocar a segunda acepção. Nessa hipótese, correria o risco de ouvir de volta que quem interpreta textos legais capciosamente acaba percorrendo trilhas desmatadas por tramoias, trapaças, sofismas e ardis.

O revisor do mensalão perdeu há muito tempo o direito de considerar intoleravelmente ofensiva a palavra usada por Joaquim Barbosa. Ofensiva é a procissão de manobras destinados a adiar para o próximo ano, ou para o próximo século, o desfecho do processo aberto em agosto de 2007. Intolerável é ver um juiz do STF no papel de advogado de defesa em combate permanente pela revogação do castigo merecidamente imposto aos culpados.

Lewandowski não pode exigir retratação de ninguém. É ele quem deveria desculpar-se com os milhões de brasileiros que só exigem justiça.
Herculano
18/08/2013 10:11
ESTÁ EM TODAS

Escolhida empresa que vai supervisionar a duplicação da BR-470. Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia vai fiscalizar a obra de Gaspar a Indaial por R$ 14 milhões.

A Iguatemi é que faz a revisão do Pano Diretor de Gaspar e a que faz o projeto executivo do Anel de Contorno de Gaspar
Herculano
18/08/2013 10:09
SERÁ

Do ministro secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e braço direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, infiltrado no Palácio do Planalto controlando os passos de Dilma Vana Rousseff: "investigação sobre cartel deve ser feita doa a quem doer", referindo-se aos cartel de empresas que atuou para esfolar os governos de São Paulo (tucano) e de Brasília (Democratas).

O problema é que as mesmas empresas também atuaram em programas do governo Federal e prudentemente, agora, o PT vem mudando de opinião sobre o assunto que antes era de exclusividade tucana. O cartel se forma e atua por permissividade do mercado e na falta de mecanismos de competição, aliada à frágil fiscalização dos órgãos públicos e corrupção de agentes políticos ou da gestão pública.
Herculano
18/08/2013 10:02
IRONIA?

O secretário de Agricultura de Gaspar, Alfonso Bernardo Hostert, PRB, foi a Santa Maria, no Rio Grande do Sul para se inteirar sobre as técnicas do arroz irrigado. De lá ele mandou uma foto. Onde ele estava naquele evento? No estande da Epagri, a empresa de pesquisa e fomento agrícola de Santa Catarina. Ela possui um campo experimental modelo para o país em Itajaí, em arroz irrigado. Ou seja, Alfonso foi tão longe para visitar gente referência tão perto. Acorda, Gaspar!
Zé Ruela
18/08/2013 09:52
Zé da Verdade

Invejoso, ciumento, detesto homem ciumento.
Herculano
18/08/2013 09:40
EL CID GASTADOR, por Elio Gaspari para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo

Deve-se ao deputado Heitor Férrer uma espiadela nas contas do governador cearense Cid Gomes. Torrou R$ 3,4 milhões abastecendo suas dispensas e salões com taças de cristal, orquídeas, caviar, salmão e crepes de lagosta.

A Bolsa Gomes é das melhores do mundo. O doutor Cid já levou a sogra à Europa em jatinho fretado (R$ 388 mil). Em 2011 poupou a Viúva e voou nas asas da Grendene, que doou R$ 1,2 milhão para sua campanha e recebe incentivos fiscais do Estado. Contratou por R$ 650 mil um show de inauguração para hospital que não funcionava. Neste ano, quando diziam que ele fora à Coreia negociar investimentos, estava na Europa, com direito a um cruzeiro da costa croata.
Herculano
18/08/2013 09:38
CULPA DOS GESTORES PÚBLICOS

Quando os políticos eleitos por nós, preferem o poder, a riqueza pessoal e gastança sem fim dos nossos pesados impostos dá nisso. Manchete de jornal: Cartel pode ter atuado em mais 5 capitais. Papéis indicam suspeita de fraude em licitações em Cuiabá, Fortaleza, Recife, Rio e Salvador (além de São Paulo e Brasília)
Herculano
18/08/2013 09:34
DIVAGAÇÃO

Os políticos de Gaspar ainda estão na época do coronelismo quando ainda para calar a voz da oposição, queimavam rádios, compravam jornalistas, montavam jornais e decidiam destino entre reuniões clandestinas e para poucos.

É por isto que Gaspar se atrasa em relação aos seus vizinhos - menos Ilhota e Luiz Alves.

Neste espaço, há claros exemplo disto. Tão logo alguém identificado, expressa uma opinião, vem uma enxurrada de anônimos, não para ser opor à opinião, o que é legítimo, mas para desqualificar o dono da opinião, e muitas vezes com infâmias e ameaças, sempre por falta de fundamentos legítimos.

É a tática do medo, do terror, isto quando não entra em contato com o missivista - e há relatos disso - para desencorajá-lo a escrever aqui e dar opiniões em qualquer outro lugar - mesmo as mais simples. Insistindo, há retaliações e ameaças. Vergonhoso.

Eu mesmo sofri e sofro isto cotidianamente. É só conferir em alguns comentários abaixo. Não precisa se lançar a colunas anteriores. Faz parte do esclarecimento que desqualifica esta gente bandida e me dá crédito e audiência.

Estes mesmos políticos ou através de seus asseclas pagos que combatem as opiniões divergentes, como se houvesse uma só, a do poder de plantão, ou a de quem quer se instalar nele apenas por prazer e vingança e não por mudanças para a sociedade, revela o atraso em que está metido. Perdem tempo. E por que? Porque o mundo mudou. A comunicação mudou.

Hoje ao mesmo tempo que tratam de ofender, intimidar, chantagear e calar a rádio, o radialista, o jornal, o jornalista, o analista e seus ouvintes e leitores, as redes sociais se fortalecem com os mesmos temas, sem qualquer controle e censura.

Mais. A internet permite acesso a provas e documentos sem intermediários e que desqualificam os que se escondem no anonimato numa luta inglória e perdida para esconder as suas mazelas, e que são muitas. Estes políticos precisam avançar ao mínimo no século 21 e perceberem que o mundo mudou. Felizmente, esta mudança trabalha contra eles no modo antigo de agirem.

Ainda pior. Não foi a imprensa que desqualificou os políticos, senão eles próprios com as sua atitudes e resultados. Estão preocupados com jornais, colunas e blogs, mas as ruas estão sendo alimentadas por redes sociais, sem controle algum. E o que farão contra elas que tem poder do voto e influência? Nada, se não mudarem, a começar pela covardia, intolerância e disfarce do anonimato. Acorda, Gaspar!

ZÉ DA VERDADE
18/08/2013 09:24
AO ZÉ RUELA

A PRIMEIRA DAMA DEVE ESTAR COM CIÚMES DA RELAÇÃO SUA COM
O PREFEITO VC TEM MAIS INTIMIDADE E ELOGIA ELE MAIS DO QUE ELA COMO DIZ O DITADO AI TEM CAROÇO NESSE ANGU.
Herculano
18/08/2013 09:10
CHANTAGEM A VISTA

O governador Raimundo Colombo, PSD, conseguiu um financiamento de R$2 bilhões no Banco do Brasil. Colombo é refém do PMDB - tanto que ele não consegue fechar os tais sugadores de recursos públicos estaduais e cabideiro de emprego para político sem competência - que dá a tal estabilidade para governar, fazendo a maioria na Assembleia Legislativa.

Este financiamento precisa de aprovação dos deputado. Está lá se enrolando um outro projeto que prevê remanejamento de 76 milhões de reais no orçamento do Estado, sendo 46 para o Fundo Social e 30 para o Fundo Previdenciário.

O que está acontecendo? A bancada do PMDB faz restrições a ambos. Quer conversar. Então...
Herculano
18/08/2013 08:48
JÁ TEMOS NOVO PROCURADOR GERAL. A PRESIDENTE RESOLVEU NÃO FLERTAR COM O PERIGO E A PRESSÃO DOS PETISTA PARA ESCOLHER OUTRO PARA ENTÃO SER O ENGAVETADOR GERAL, COMO QUERIAM OS ENVOLVIDOS EM DÚVIDAS NO PODER DE PLANTÃO

A presidente Dilma Vana Rousseff, PT, escolheu ontem Rodrigo Janot para assumir a Procuradoria-Geral da República, no lugar de Roberto Gurgel.

Janot, 56, agora será submetido a sabatina no Senado, antes de ser oficializado no cargo. Até seu nome ser aprovado, fica no posto a procuradora Helenita Acioli, vice-presidente do Conselho Nacional do Ministério Público.

Favorito desde o início, o mineiro era o primeiro colocado na lista tríplice encaminhada à Presidência pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República). Nas últimas semanas, contudo, Dilma passou a sabatinar os três integrantes da lista - desejava nomear uma mulher para comandar o Ministério Público Federal.

A indicação saiu quase quatro meses após o envio da relação ao Planalto. Janot ganhou 511 votos. Ela Wiecko teve 457, e Deborah Duprat, 445.
Herculano
18/08/2013 08:42
AOS LEÕES, por Eliane Cantanhede para edição deste domingo do jornal Folha de S.Paulo

Com o grave atrito entre Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, perde força a hipótese de o STF acatar os embargos infringentes, que significam recomeçar o julgamento praticamente do zero e a possibilidade de reduzir penas e de trocar o regime fechado por semiaberto em alguns casos, como o de José Dirceu, estrela do processo.

Lewandowski errou no conteúdo e Barbosa errou na forma. Um por forçar a barra para reabrir uma questão já decidida e que, reaberta, poderia favorecer Dirceu. O outro por extrapolar na reação.

Extrapolou tanto - falando até em "chicana", termo gravíssimo no mundo jurídico - que deixou uma dúvida: seria estratégia premeditada para mostrar o que pode acontecer no Supremo caso o julgamento não acabe logo e com os culpados na prisão?

Se, no segundo dia e analisando embargos declaratórios (que são quase burocráticos), o clima já foi de guerra e de imprudência, imagine-se se o julgamento durar meses e invadir o ano eleitoral analisando embargos infringentes (que podem mudar tudo). O grande derrotado poderia ser a instituição, exposta, dividida e sob a ameaça de os protestos se voltarem contra ela.

Há, porém, um novo equilíbrio no plenário e tudo pode acontecer. Na primeira fase do julgamento, Barbosa puxava a maioria, e Lewandowski e Dias Toffoli pareciam isolados. Agora, eles têm reforço dos novatos Teori Zavascki e Luís Barroso.

Num balanço informal, três ministros são decididamente contra acatar os infringentes, a começar de Barbosa; quatro são a favor, inclusive Zavascki e Barroso; e quatro não deram pistas sobre seu voto, apesar da sensação de que Cármen Lúcia não apoia começar tudo de novo.

São 11 juízes numa arena, diante de decisões dificílimas e acossados por milhões de pessoas que veem o julgamento como um divisor de águas entre o Brasil de antes e de depois do mensalão.
Mario Pera
18/08/2013 08:21
Caro Gercino,
Obrigado pelo comentário à minha defesa da Rua Itajaí. Concordo, que realmente não fui um vereador brilhante;tanto que reconheci no meu comentário que o povo de Gaspar não me aprovou nas urnas, tive e tenho grandeza pra reconhecer, está lá escrito
Zé Ruela
18/08/2013 08:14
juju do Gasparinho

Depois de um breve recesso forçado, voltei. Meu caro, você deveria em primeiro lugar, falar a verdade, o que não é comum vindo de você. Onde, em que momento eu disse que o PT é do bem ou do mal? Sempre falei neste blog sobre o prefeito Celso Zuchi, aliás, o maior e melhor prefeito que nossa cidade já teve. Outra coisa, vocês estão apavorados porque do jeito que a coisa vai, vai ser muito difícil voltarem ao paço municipal. Mas se por um acaso isso acontecer, não dá dois anos, serão cassados. Não adianta me provocar, eu morro de rir do desespero de vocês. O blog esta semana estava um marasmo, né? Vamos dar uma incendiada nele? Coitado do Tonho, virou o Zé Ruela, vocês não tem imaginação mesmo, assim não vão ganhar nunca.
Rafaela
18/08/2013 01:09
Não da pa aguenta o Alceu defendendo o PT com codinomes.
Herculano
17/08/2013 22:59
É BOM COLOCAR AS BARBAS DE MOLHO

A Câmara Municipal de Xanxerê, no Oeste Catarinense rejeitou projeto de lei que concedia o título de Cidadão Honorário ao governador Raimundo Colombo, PSD. Projeto idêntico, que beneficiava o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, PMDB, foi prudentemente retirado de pauta para evitar o mesmo final.
Juju do Gasparinho
17/08/2013 20:41
Prezado Herculano:

Olha o que achei no BLOG Construindo Pensamentos do jovem blogueiro Yasha Gallazi, " um dos selecionados do Mais Médicos do PT já foi preso por exercício ilegal da profissão, em Temuco, no Chile.
O charlatão vai trabalhar em Bonito, na Bahia."

Herculano, e ainda tem "zés ruelas" que pensam que o PT é do BEM.
Juju do Gasparinho
17/08/2013 20:24
Prezado Herculano:

Sinceramente?
Não aguento mais ler,"O que tu tens feito pela cidade?" Parece aqueles pirralhos mimados quando são contrariados, dizem:
Vou contar pra mãe, vou tirar a bola, vou chamar meu irmão...
Vamos que Vamos!
17/08/2013 20:23
AO PMDBISTA ROXO.


Assino em baixo ao que te reportas às qualificações prestadas por este jornalista, onde acrescento também que observa-se no mesmo a identificação e a persistência à tendência do espírito do Mal, da discórdia entre todos aqueles que ousam realizar algo diferente.

Com certeza. este Elemento deve ser um resquício do Passado onde já se qualificava como integrante da Imprensa Marrom.

Gercino Bittencourt
17/08/2013 19:26
Ao Mario Pera,

Gostaria de informar ao sr. que está incluído naqueles 17 milhoes de reais do pró-vias,que a câmara aprovou graças ao seu cunhado, que a rua Itajaí, vai sim ser reurbanizada, não exatamente como você sonhou, mas como ela tem que ser. O seu sonho se fosse colocado em prática, precisaria da sua ajuda.
Além da referida rua Itajaí, serão pavimentadas e reurbanizadas as outras seguintes: Rua Pero Schmitt Sobrinho, Madre Paulina, Bonifácio Haenchenn, àquela rua que que margeia o rio Itajai, próximo às casinhas d eplástico e muitas outras, onde toda esta será aplicada em prol da comunidade e esperamos que os teus vereadores, fiscalizem o cumprimento da lei, que observem se as empreiteiras façam um serviço de qualidade. O TEU SONHO Mario Pera, o nosso será realizado, Obrigado Zuchi. C liga Pera, qq dúvida pergunte ao Herculano, ele sabe das coisas, vc foi um vereador meia, meia tigela...Aqui vc não ajudou muito, só usou os meios de comunicaçaoes...


Herculano
17/08/2013 19:08
COMO FUNCIONA NO MUNDO DA FANTASIA DOS POLÍTICOS QUE SE SUSTENTAM COM OS NOSSOS VOTOS E DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS. ESTE EXEMPLO É DO RIO, MAS É COMUM EM TODO O BRASIL

Os contratos milionários do escritório da mulher de Cabral, mancheteia esta semana a revista Veja em reportagem de Leslie Leitão e Helena Borges

O escritório Coelho & Ancelmo Advogados Associados chama atenção no Rio de Janeiro por duas características. A primeira é ter experimentado nos últimos seis anos um crescimento espetacular. De três profissionais e 500 processos em carteira, saltou para um empreendimento com vinte advogados e cerca de 10 000 ações. A receita do escritório era de 2,1 milhões de reais em 2006 e foi para 9,5 milhões no ano passado. A segunda característica a ressaltar é o fato de a banca ter como sócia-proprietária a advogada Adriana Ancelmo, de 43 anos, mulher de Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, a quem ele trata pelo apelido de Riqueza. Adriana tem ganhos mensais de 184 000 reais por sua participação. E essa seria apenas uma bela história de um jovem casal bem-sucedido, não fosse uma terceira circunstância: pode não ser mera coincidência o progresso da banca durante os mandatos de Cabral como governador do estado.

O elemento mais forte de suspeição deriva do fato de que, antes de Cabral tomar posse, o escritório de Adriana tinha apenas 2% de seu faturamento vindo de concessionárias e prestadoras de serviço ao governo do Rio. Agora, 60% da receita vem de honorários recebidos por serviços prestados a empresas que, direta ou indiretamente, dependem de dinheiro público guardado no cofre do qual Cabral tem a chave.
Herculano
17/08/2013 09:52
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E os tiozinhos do Supremo? E o bate-boca do Barbosa e Lewandovski? Eu acho que é tudo combinado. De propósito! Dupla cômica!

"Devido ao grande sucesso no Mensalão 1, voltamos com a dupla dinâmica no Mensalão 2: Os Geriátricos da Breca!". Rarará!

STF quer dizer Supremo Telecatch Federal! Barbo e Lewan! Parece dupla cômica, tipo Oscarito e Grande Otelo, O Gordo e O Magro
Herculano
17/08/2013 09:02
FEIJOADA DA APAE

Hoje é dia da tradicional Feijoada da Apae. Será no Salão Cristo Rei. Na sexta-feira que vem, dia 23, será a inauguração das novas dependências da Apae em Gaspar, uma obra finalizada pela abnegação de Flávio Bento da Silva, o Sombrinha.
Herculano
17/08/2013 08:58
ATÉ LÁ?

A imprensa brasileira não deu nada. Mas, a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, foi vaiada quando anunciaram o seu nome no protocolo na posse do presidente do Paraguai, Horácio Cartes. E foi por isto e temer mais, que ela antecipou a volta. Também, depois de expulsar o Paraguai do Mercosul para atender ao ditador Hugo Chaves, da Venezuela, e punir aquele país pelo impeachment do ex-presidente Fernando Lugo. ela queria o quê?
Herculano
17/08/2013 08:41
POR CREDIBILIDADE DO SUPREMO, MINISTROS CONCORDAM EM ACELERAR O MENSALÃO

É isto que revelam hoje os repórteres Felipe Recondo, Eduardo Bresciani e Mariângela Gallucci, do jornal O Estado de S. Paulo. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fez um acordo tácito para agilizar o julgamento do mensalão, retomado na quarta-feira para uma segunda etapa, com análise dos recursos dos condenados.

Em conversas reservadas, os integrantes da Corte admitem pelo menos duas razões para não postergar o julgamento até 2014: o desgaste interno que a Ação Penal 470 provocou no tribunal, com discussões acima do tom e troca de acusações entre ministros, e as cobranças da opinião pública explícitas após as manifestações de junho por um Judiciário mais ágil e punições a acusados de corrupção.

O ritmo acelerado que marcou as duas primeiras sessões de julgamento dos recursos, interrompido na quinta-feira pela discussão áspera entre o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, dá sinais de que o calendário passou a ditar os votos e os debates em plenário e pode interferir na decisão da Corte sobre a possibilidade de novo julgamento para 11 dos réus (que apresentaram os embargos infringentes). Porém, a Corte ainda se divide sobre esta possibilidade.

O embate entre Barbosa e Lewandowski na segunda fase do julgamento comprova como o STF está polarizado e tenso, pois o julgamento envolve diretamente questões políticas. Sendo assim, votos divergentes e mudanças de posição acabam alimentando conspirações.
Herculano
17/08/2013 08:34
CADE DESCOBRE CARTEL DOS TRENS E AGORA DAS AÉREAS ESTRANGEIRAS. SÓ NÃO CONSEGUE CARACTERIZAR O CARTEL DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS (PREÇOS COMINADOS) MUITO COMUM NA NOSSA REGIÃO.

Cade deve condenar 5 aéreas por cartel. Segundo denúncia, companhias de transporte de carga combinavam a cobrança de maior valor permitido de taxa.

Lufthansa, que delatou esquema, deve ficar sem punição; Air France e KLM, já acertaram pagar reparação de R$ 14 mi

A participação de nove companhias aéreas na formação de um suposto cartel no transporte de cargas está na pauta de julgamento da próxima sessão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), no dia 28.

O caso começou a ser investigado em 2006 após delação da alemã Lufthansa, de acordo com fontes próximas às investigações - o Cade mantém sob sigilo a identidade da empresa.

A companhia confessou que fazia parte de um conluio com brasileiras e estrangeiras, que combinavam entre si o valor de um item chamado adicional de combustível, que compõe o preço do frete cobrado dos clientes.
Herculano
17/08/2013 08:28
COMO FUNCIONA O DESPERDÍCIO E A PROTEÇÃO FAMILIAR ENTRE OS POLÍTICOS COM O DINHEIRO DO POVO

Feira de irmão de governador recebe patrocínio recorde. Pernambuco dá R$ 3,5 mi à Fliporto, maior valor pago pelo Estado ao evento desde 2008

O Estado de Pernambuco destinará neste ano um patrocínio recorde para a feira literária internacional Fliporto, produzida pelo advogado e escritor Antônio Campos, 45, irmão do governador e pré-candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB).

O repasse será de R$ 3,5 milhões, maior valor pago pelo Estado ao evento desde 2008, quando começou a patrocinar a feira literária.

É também o maior patrocínio da Empresa de Turismo de Pernambuco S.A. (Empetur) pago um evento em 2013.

O Estado paga cerca de dois quintos do valor da feira, orçada em R$ 8,5 milhões, segundo a assessoria da Fliporto, que se realiza de 14 a 17 de novembro, em Olinda.

O montante repassado à feira pela Empetur só fica atrás do de sua folha de pagamento (R$ 9,3 milhões), de publicidade (R$ 6,5 milhões) e do empenho para a transmissão do Carnaval do Estado (R$ 4,2 milhões).
Herculano
17/08/2013 08:24
O EMBATE BARBOSA X LEVANDOWSKI NA OPINIÃO DOS LEITORES DE JORNAIS

Estas cartas estão na seção "Painel do Leitor" deste sábado do jornal Folha de S.Paulo

A prepotência e a arrogância do ministro Joaquim Barbosa mais uma vez desvelaram um desequilíbrio emocional perigoso para a imagem do STF e, por extensão e injustamente, para os valorosos ministros que o compõem. Algo tem de ser feito para impedir que essa conduta grotesca reduza a mais alta corte de Justiça a um "reality show" de baixa categoria. É de um Poder da República que se trata. De uma instituição da democracia brasileira. Não dos nervos em frangalhos do cidadão que a preside. Consuelo de Castro, dramaturga (São Paulo, SP)

Parabéns, ministro Barbosa, por definir corretamente as atitudes que seus pares têm tomado nesse emblemático ponto dentro da curva, popularmente conhecido como mensalão. Chega de hipocrisia. Vamos dar nome aos bois, pois nós, os pagadores de todas essas bolsas, incluindo essa vergonhosa compra de consciências, já estamos cansados do politicamente correto e desejamos passar a limpo o Brasil antes que seja tarde demais. Antonio Carlos Gomes da Silva (São Paulo, SP)

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, quando perpetra os seus faniquitos midiáticos, como se vê no julgamento do mensalão, traveste pavonice em saber jurídico. Sabedoria pressupõe temperança, e quem não tem uma não tem a outra. A sociedade brasileira, cansada de canalhas e carente de luminares, pelo visto está incensando um ídolo de pés de barro. Túllio Marco Soares Carvalho, advogado (Belo Horizonte, MG)

O ministro Ricardo Lewandowski ficou ofendido pelo fato de o presidente do STF dar nome, e nome certo, ao que ele vem fazendo ao longo de todo o processo do mensalão. José Ricardo de Carvalho (São Paulo, SP)
Herculano
17/08/2013 08:15
MULHERES TERÃO LIMITES MAIS RÍGIDOS PARA O COLESTEROL 'RUIM'

Perfil de alto risco para doença cardiovascular será ampliado no caso delas. Sociedade Brasileira de Cardiologia também quer meta mais baixa de LDL para quem tem risco médio de infarto. A informação é de Débora Mismetti, editora de "Ciência+Saúde", do jornal Folha de S. Paulo

As metas para os valores máximos de colesterol LDL, o famoso colesterol "ruim", vão ficar mais rígidas para boa parte dos brasileiros, em especial para as mulheres.

As novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o controle dos níveis de colesterol e a prevenção das doenças cardiovasculares vão encaixar mais delas no perfil de alto risco para problemas cardíacos.

Hoje, de acordo com as orientações da entidade, as mulheres são classificadas dessa forma quando têm uma probabilidade de mais de 20% de sofrer algum evento cardiovascular, como infarto, derrame e insuficiência cardíaca, nos dez anos seguintes. Agora, uma chance maior do que 10% de problemas vai acender o sinal amarelo no consultório médico.

Essa probabilidade de risco é calculada de acordo com fatores como idade, tabagismo, histórico de doenças cardíacas e histórico familiar, diabetes, entre outros.

"O maior impacto da mudança será entre as mulheres com mais de 45 anos. O risco das mulheres a partir da menopausa está aumentando. Elas estão chegando nesse patamar mais gordas e com um estilo de vida complicado. Nas capitais, já estão quase empatando com os homens em número de infartos", afirma o cardiologista Hermes Toros Xavier, editor da 5ª Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que serão publicadas em setembro no periódico "Arquivos Brasileiros de Cardiologia".

Além de mais mulheres entrarem no perfil de alto risco, as metas máximas de colesterol LDL para quem está nesse patamar ou no intermediário (a partir de 5% de risco de evento cardiovascular em dez anos) vão mudar.

Antes, alguém classificado como de alto risco podia ter como meta um LDL de até 100 mg/dl. Agora, o limite recomendado será de 70 mg/dl.

Já quem está no perfil intermediário passa a ter como meta 100 mg/dl de LDL em vez de 130 mg/dl, como previam as diretrizes anteriores, publicadas em 2007.

A consequência é clara: mais pessoas devem receber a indicação de tomar remédios para baixar o colesterol, as estatinas.

"Até 2020, podemos ter um boom' de mortes cardiovasculares. Precisamos ter uma atividade preventiva mais proativa", afirma Xavier.

O uso das estatinas em pessoas que já sofreram infartos já se provou eficaz em muitos estudos, reduzindo o risco de novos eventos cardiovasculares e mortes.

O emprego desses remédios para evitar um primeiro infarto ou derrame continua a ser tema de estudos. Uma recente revisão de 18 pesquisas envolvendo 57 mil pessoas conduzida pela rede Cochrane, no entanto, mostrou que o uso de estatinas raramente causa efeitos colaterais graves e reduz em 14% o risco de morte por todas as causas.

Alguns dos efeitos colaterais associados com o remédio são dores musculares e problemas no fígado.

"Alguns dizem que a gente já prescreve estatina demais, mas no Brasil a maioria dos que precisam não toma, e a maior parte dos infartados não tem o colesterol controlado", afirma Raul Santos Filho, diretor da Sociedade Internacional de Aterosclerose.

Segundo Xavier, o objetivo da publicação das novas diretrizes é fazer os médicos correrem atrás das metas e saírem da chamada "inércia terapêutica". "Não adianta só dar o remédio. Precisa atingir a meta. Hoje a maioria dos que tomam estatina tem uma redução pequena no LDL."
Herculano
17/08/2013 08:06
MENOS MÉDICOS, por Hélio Schwartsman

É preciso muito otimismo ou então estar em campanha eleitoral para deixar de qualificar a primeira fase do Mais Médicos como um fracasso. Segundo o próprio Ministério da Saúde, foram habilitados para atuar no programa 1.618 profissionais, o que corresponde a apenas 10,5% da demanda apresentada pelos municípios.
Herculano
17/08/2013 08:01
NÃO TEM JEITO. ELES SÃO POLÍTICOS. É FARINHA DO MESMO SACO. POSSUEM PLANOS DE PODER E QUEM PAGA A CONTA? NÓS OS ELEITORES. "DE OLHO NO PLANLATO, CAMPOS ENDIVIDA PERNAMBUCO EM R$7,5 BILHÕES". A MANCHETE É DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO. A NOTÍCIA ESTÁ PROVIDENCIALMENTE ESCONDIDA NA MÍDIA DE PERNAMBUCO. OU SEJA, DO POVO DESINFORMADO DE LÁ.

O repórter Daniel Carvalho, informa que empréstimos internacionais recordes marcam a reta final da gestão Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco.

Nos últimos dias o Estado tomou cerca de R$ 2 bilhões com o Bird (Banco Mundial) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), recursos que têm sido usados para turbinar obras de infraestrutura e de convivência com a seca, entre outras.

Enquanto isso, o provável rival da presidente Dilma Rousseff em 2014 tem percorrido o interior do Estado em inaugurações e assinaturas de ordens de serviço.

Para a oposição, Campos assume mais compromissos do que pode entregar e usa empréstimos para jogar a conta para a frente - os pagamentos se estendem por até 30 anos. Na era Campos, iniciada em 2007, o Estado já soma R$ 7,5 bilhões em empréstimos em instituições nacionais e estrangeiras. Até o final de setembro ele deve tomar mais R$ 1 bilhão no BID.
PMDBISTA ROXO
16/08/2013 21:50
Herculano,

Você uma brincadeira, que negócio é esse de querer culpar o PARTIDO pela má gestão do hospital? Você bem sabe que a culpa é do Celso e não nossa.

Que negócio é esse, de dizer que SDR é um cabide ou teta, onde os nossos estão empregados e que são desqualificados? O Kleber tá é será o melhor prefeito de Gaspar, não te antecipes, não queira nos culpar, nos chantagear e achar soluções para o que nunca foste capaz de melhorar. O que tu tens feito pela cidade?

Toma vergonha, deixa de querer culpar o nosso partido, que hoje não tem poder de barganha politica no Estado, o nosso presidente e nossos vereadores estão fazendo o que é possível, você não enxerga isto? Entendi, então não fala bobagens.

Por favor faça um comparativo entre nós que não estamos no poder e os que estão na prefeitura e tire suas conclusões, mas que sejam honestas. Obrigado.

Pmedebista Roxo
Indignação!!!
16/08/2013 21:09
Pois bem .... o senhor diretor de transito de gaspar nao sabe o que fala mesmo!! Foi a radio dizer que ele acha um absurdo ter de manter dois agentes de transito na ponte porque o pessoal da margem esquerda nao respeita o sinaleiro. Esse cara nao usa a ponte para ir trabalhar pois a viatura da ditran busca ele em casa. Ninguem me busca em casa, tenho de ficar na fila todo dia, cumprir horario de trabalho e buscar pontualmente filhos na creche!, e esperando agoniadamente mais de DOIS ANOS essa vergonha!!! Ele sempre querendo tirar o dele da reta e colocar a culpa nos coitados dos agentes de transito, que recebem ordem dele. Seria mais bonito arcar com a responsabilidade, ou entao ele nao manda nada no departamento dele!!!! O Sr Jackson deveria manter os agentes para orientar o transito e nao piorar o que ja esta caotico na nossa cidade,afinal quando as lombadas de transito estavam ativas nao se via nenhuma blits nas nossas ruas pois os cofres do departamento estavam sempre cheio e agora estão sem $$, entao precisa multar para entrar dinheiro. Senhor Jackson, esta na hora de rever o que o senhor fala, ou entao vai acabar com a pouca moral que lhe resta e vai ficar igual ao o bobão do Ronaldo (que se diz fenomeno) falando um monte de asneira pq não vive a realidade que vivemos!!!
Juju do Gasparinho
16/08/2013 20:29
Prezado Herculano:

Veja esse comentário:
"O método político do PT é estilo bagaço de laranja que já é conhecido aqui há 16 anos quando sentou pela 1º vez na cadeira em Porto Alegre. Político que não estuda a história do PT, vai para a lata de lixo depois de ser sugado. Só um político vaidoso cai na armadilha do PT.
Só acredita quem quer ser enganado."
Espero que o PT gasparense seja tão cruel como são os gauchos, que sugam até as entranhas dos pavões vendidos.

Ah! Herculano, perguntar além de não ofender, esclarece dúvidas então lá vai: O Giovanio Borges é aquele simplório que quando eleito vereador não sabia onde ficava o prédio da prefeitura?
Herculano
16/08/2013 20:11
O CALVÁRIO DE MARINA

Ex-senadora e ministra petista Marina Silva, que foi Verde por conveniência, diz que o seu novo partido, o Rede Sustentabilidade, não pode "pagar o preço" pela falta de estrutura dos tribunais; depois de pedir celeridade na validação de assinaturas à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carmen Lúcia, há dois dias, Marina Silva se reuniu hoje com a corregedora-geral do TSE, ministra Laurita Vaz, para pedir soluções para o problema: 850 mil assinaturas foram coletadas, mas apenas 250 mil validadas; partido precisa de ao menos 500 mil para ser registrado; ex-ministra vive um dilema: melhora nas pesquisas, mas ainda não tem uma legenda pela qual se candidatar em 2014. O PT trabalha para ela patinar e não ser páreo nas eleições do ano que vem.
Herculano
16/08/2013 20:04
DIREITO GARANTIDO, por Lauro Jardim, de Veja

Numa sentença que abre jurisprudência para os demais tribunais do país, o STJ decidiu hoje garantir a um associado da Amil o tratamento domiciliar (home care), mesmo sem cobertura específica no plano de saúde.

O raciocínio do STJ foi o mesmo usado para a jurisprudência criada em caso de necessidade de colocação de um stent, ou seja, é abusiva a cláusula do contrato que limita os direitos do consumidor no caso de tratamentos médicos.

Além disso, o tribunal manteve a decisão do TJ/RJ que condenou a Amil a uma indenização por dano moral de 15.000 reais ao associado, pois a empresa recusava-se a providenciar o tratamento recomendado.
ZÉ DA VERDADE
16/08/2013 18:15
A VERDADE

O CONFORMISMO É A PRISÃO DA LIBERDADE E O INIMIGO
DO CRESCIMENTO

PORQUE TEMOS QUE NOS CONFORMAR COM ESSAS OBRAS PELA METADE E MAL FEITAS

O PMDB QUANDO NA ADMINISTRAÇÃO NÃO FEZ NADA E O PT SÓ CRITICAVA E AGORA O PT NO PODER FAZ PIOR DO QUE O PMDB

SÃO OBRIGAÇÃO DELES MELHORAR GASPAR E NÃO PIORAR COM OBRAS FEITAS SÓ EM ANO ELEITORAL

O POVO POBRE É ENGANADO O POVO COM CULTURA E ESTUDO REJEITA ESTA ADMINISTRAÇÃO É O QUE ACONTECEU NO COLÉGIO MADRE FRANCISCA LAMPEL .
Herculano
16/08/2013 17:19
QUANDO O PESSOAL DE FLORIANÓPOLIS VEM AO HOSPITAL DE GASPAR - REJEITADO PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL - GOSTA DELE. MAS, INVESTIR NELE PARA ATENDER A COMUNIDADE, AI JÁ É OUTRO ASSUNTO. E COMPLICADO. ENROLADO.

Foi isto que aconteceu com a visita hoje a tarde - do superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais e ligado a secretaria da Saúde, Renato Almeida Couto de Castro. A visita na verdade deveria ser da secretária Tania Eberhardt, e prometida para a semana passada. E se não fosse cobrada em Florianópolis nesta semana, nem nesta tarde de sexta-feira teria alguém aqui.

"Da minha parte, eu levarei a minha opinião favorável a subvenção em Florianópolis e vamos fazer uma visita por mês para acompanhar a gestão". Esta foi a resposta que ele deu ao pedido de R$2,5 milhões, em 12 parcelas, como participação do estado no atendimento de saúde pública feito pelo Hospital de Gaspar. Perceberam? "Da minha parte, eu levarei a minha opinião favorável...", disse ele à imprensa, meio que livrando-se do problema.

Aliás esta foi a mesma resposta que deu a secretária Tânia na reunião que fez com líderes, políticos e administradores lá em Florianópolis. "O que estiver na minha alçada eu farei...", disse ela. Pois fazer a visita para ver como está de fato o Hospital e o que fazer para que ele tome rumo, algo que está totalmente ao alcance dela, ela não fez. Falhou.

E o que o dr. Renato disse para todos nós? "Se depender de mim, tudo será feito". Então como muita coisa depende dos outros, há uma grande chance de nada ser feito. E de quem é a culpa? Dele e da secretária não serão, pois eles possuem chefe, o governador Raimundo Colombo, PSD. Então será que é o governador que não quer ter o Hospital e a comunidade de Gaspar como parceira?

Apenas para lembrar dois episódios de gente que falou que daria e deu solução aos pedidos do Hospital de Gaspar. O primeiro foi o ex-secretário da Saúde de Luiz Henrique da Silveira, PMDB, o deputado Dado Cheren. Ele também estavam relutando. Quando veio aqui, na lata disse que compareceria com R$3,5 milhões de verba Federal disponibilizada para o governo do estado. Comprou-se o mobiliário perdido na enchente (estava no galpão da Emerson).

O segundo, foi o ex-secretário de saúde de Leonel Arcanjo Pavan, Roberto Eduardo Hess de Souza, ambos do PSDB. A secretaria de Desenvolvimento Regional tocada por Paulo França, PMDB, se enrolava como agora. Hess de Souza liberou R$1,5 milhão para custeio e garantir a reabertura do Hospital. Nos dois casos, a intermediação foi do ex-deputado Giancarlo Tomelim, PSDB.
Herculano
16/08/2013 16:37
FINALMENTE UMA NOTA PARA REFLEXÃO. POR QUE OS BADERNEIROS, VIOLENTOS E MASCARADOS NÃO QUEREM A IMPRENSA INVESTIGATIVA COBRINDO O VANDALISMO NO RIO DE JANEIRO? A NOTA A SEGUIR É DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

"A liberdade de imprensa corre perigo. A situação está cada vez mais grave para os jornalistas que cobrem, ou melhor, que tentam cobrir as manifestações de rua, no Rio de Janeiro. Um pequeno grupo de manifestantes, no melhor estilo de milícias fascistas, passou a intimidar rotineiramente as equipes de jornalismo. Nos protestos de segunda-feira 12/8 em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, várias equipes foram acuadas e impedidas de trabalhar. Um repórter cinematográfico da TV Bandeirantes chegou a levar um soco nas costas. Não foi para isso que lutamos contra a ditadura que durante 21 anos perseguiu a imprensa, prendeu, torturou e assassinou tantos brasileiros. Entre eles, jornalistas.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro tem condenado, com veemência, esse grupo de manifestantes que decidiu que é o dono da verdade. E que com atos de violência acaba afastando dos protestos - legítimos, é importante dizer - boa parte da população que teme esse comportamento e não concorda com ele.

Os jornalistas têm o direito e o dever de trabalhar. Tentar impedir isso, sob qualquer pretexto, é acima de tudo uma estupidez. Sem a imprensa presente, o público não toma conhecimento do que se passa nas ruas, inclusive de eventuais atos de truculência de policiais contra manifestantes. Agredir jornalistas, queimar carros de reportagem são atos que nos fazem lembrar tempos sombrios, e não apenas em nosso país.

A sociedade, de um modo geral, deve estar atenta a esse perigoso caminho que está sendo trilhado por grupelhos fascistas. É preciso que outras vozes se levantem contra tamanho absurdo, antes que algo ainda mais grave aconteça"
Herculano
16/08/2013 16:22
ICH! MAIS CHANTAGEM OU TENTATIVA DE RECUPERAR A IMAGEM PERDIDA?

Renan surpreende governo e inclui veto sobre FGTS na pauta do Congresso, informa Jeferson Ribeiro do escritório de Brasília da Reuters.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), surpreendeu o governo ao incluir na pauta de votações de vetos do Congresso, na próxima terça-feira, o que trata da multa do FGTS paga por empresas nas demissões sem justa causa, item que não estava previsto.

Nas negociações que manteve com os líderes de partidos aliados nesta semana, a presidente Dilma Rousseff não trabalhava com a hipótese de votação do tema na sessão do Congresso, no dia 20.

A decisão de Renan foi comunicada aos líderes partidários do Senado na quarta-feira, segundo líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM). A inclusão do tema na pauta motivou uma reunião de emergência no mesmo dia com o vice-presidente Michel Temer, mas o governo tem pouco a fazer para adiar a votação.

Braga disse à Reuters que a decisão de Renan está baseada num critério de prazos adotado pela mesa diretora do Congresso, que prevê que vetos emitidos a partir de 1o de julho passa a trancar a pauta se não forem analisados até 30 dias depois de sua publicação. Renan levou em conta a data em que o veto sobre o FGTS foi protocolado no Legislativo.

A lei que acabava com a multa adicional de 10 por cento sobre o saldo total do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), paga pelos empregadores ao governo em caso de demissão sem justa causa, foi aprovada no Congresso em 3 de julho e vetada por Dilma no dia 25 de julho.

O setor empresarial argumenta que a contribuição não pode ser mantida de forma permanente e está sendo usada para compor receitas do Tesouro Nacional. É forte a pressão dos empresários no Congresso para que esse veto seja derrubado e, como o governo não estava negociando o tema com aliados até o início da semana, a derrubada é considerada certa no Congresso.

A multa adicional foi instituída em 2001, para compensar perdas do FGTS por conta dos Planos Verão, em 1989, e Collor 1, em 1990. Os empregadores já pagam multa de 40 por cento sobre o saldo do FGTS para o empregado demitido sem justa causa.
Herculano
16/08/2013 16:06
O DRAMA DAS ELEIÇÕES DE 2014, por Ilimar Franco, de O

Muitos políticos estão repensando suas candidaturas à reeleição no ano que vem. Preveem que será uma das mais difíceis e imprevisíveis. E que um candidato pode ser surpreendido num comício, pois, ao invés de reunir um grupo que o apoia, poderá encontrar um grupo para protestar contra a sua reeleição.
Herculano
16/08/2013 16:00
DESEMPENHO RUIM NA INFRAESTRUTURA E NA COMPETIÇÃO

O Brasil está disputado o mundial de atletismo na Rússia. O desempenho é sofrível. Isto mostra o que será o nosso desempenho em 2016.

Fomos atrás da Olimpíadas de 2016, não para mostrar a nossa força olímpica, mas para que poucos pudessem levar vantagens com o evento. Eles vão levar vantagens e todos nós, passar vergonha pelas dúvidas, pela infraestrutura improvisada e pelos resultados nas pistas, quadras, parques aquáticos, raias entre outras... Wake up, Brazil!
Herculano
16/08/2013 15:45
A ECONOMIA VAI LEVAR MAIS GENTE PARA AS RUAS. E O GOVERNO DO PT DISFARÇA COM PROPAGANDA E MUDANÇA NO SISTEMA ELEITORAL


J.P. Morgan prevê 'abismo' no PIB do Brasil no terceiro trimestre. Banco refez estimativa de 1,5% para -0,3% no período, citando indicadores de confiança e condições financeiras 'mais apertadas'. A informação é do repórter Fábio Alves, da Agência Estado (jornal O Estado de S. Paulo).

O banco de investimento americano J.P. Morgan revisou fortemente para baixo sua estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano.

Os economistas do banco esperavam uma expansão de 1,5% entre julho e setembro deste ano em comparação ao segundo trimestre, mas refizeram a estimativa e agora dizem que haverá uma contração de 0,3% no período.

A revisão está na nota intitulada "Brasil: ajustando para um abismo do crescimento no 3º Trimestre de 2013 seguido por uma recuperação moderada adiante", enviada aos clientes.

Na nota os economistas Cassiana Fernandez e Fabio Akira explicam que a revisão para baixo foi motivada pelas "mudanças nos indicadores de confiança e condições financeiras mais apertadas".

Para 2014, o banco reduziu sua projeção de crescimento do PIB de 2,7% para 2,4%. Os economistas mantiveram a projeção para o PIB de 2013 em 2% - em parte porque a estimativa para o PIB do segundo trimestre deste ano foi elevada de 2,6% para 3,7% ante o primeiro trimestre.
Indignado com tanto descaso
16/08/2013 13:25
SEM DEFESA
Meu deus que Noticia foi aquela dada pelo Gilberto na Coluna Chumbo hoje que diz - Dos quatro acusados de matar Alexandre Zimmermann, o Ali, dois são menores. De acordo com o ECA, em 45 dias eles precisam de acusação e de defesa formais. Se não tiverem, vão ser soltos. O Fórum está atrás de advogados para defendê-los, mas eles estão recusando a missão por serem amigos da vítima e pela brutalidade do crime. Resultado: se os menores não tiverem defesa constituída, vão ser soltos. É o que diz o ECA. Se houver advogados constituídos para defendê-los, pelo menos há chance de eles cumprirem medidas socioeducativas por um período mais longo, que não exceda a três anos.
Que amigos são estes, que não querem fazer a defesa dos 2 menores porque conheciam o Alexandre, preverem então deixar deixar os dois menores serem soltos sem sequer possibilitar o judiciário dar uma sentença.

Senhores advogados os senhores nos dão nojo, vão deixar os menores sem advogado, e sem advogado os menores serão soltos.

Herculano
16/08/2013 13:18
UAU! RECEITA FEDERAL COBRA R$18,7 BILHÕES DO ITAÚ UNIBANCO POR FUSÃO

A Receita Federal está cobrando do Itaú Unibanco cerca de R$ 18,7 bilhões em impostos atrasados, multas e juros relacionados aos instrumentos contábeis usados para a unificação das operações. O anúncio de notificação acontece quase cinco anos após a fusão que criou o maior banco privado do país, no final de 2008.

Segundo comunicado do Itaú Unibanco divulgado nesta sexta-feira (16), a Receita Federal autuou a instituição financeira, cobrando R$ 11,845 bilhões em Imposto de Renda, além de R$ 6,867 bilhões em Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, acrescidos de multa e juros.

Procurado, o Itaú Unibanco disse que não faria comentários adicionais além dos divulgadas no documento de informação ao mercado, chamado no jargão da área de "fato relevante".

O Itaú Unibanco classificou como "remoto" o risco de perda no processo aberto pela Receita, mas não informou se provisionará a cobrança em seus balanços futuros.

A instituição afirmou que as operações de fusão do Itaú com o Unibanco foram legítimas e que foram aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Herculano
16/08/2013 12:05
NÃO É PELO BISPO RODRIGUES QUE LEWANDOWSKI DIVERGE DE BAROBSA, MAS POR DIRCEU E DELÚBIO, por Josias de Souza

Ao pegar em lanças pelo ex-deputado Bispo Rodrigues, personagem mequetrefe do mensalão, o ministro Ricardo Lewandowiski abraçou-se a uma tese que aparece nas peças de defesa de alguns protagonistas do processo. Entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Foi pensando nisso que Joaquim Barbosa, presidente do STF e relator do processo, acusou o colega de patrocinar uma "chicana".

A exemplo da defesa do Bispo Rodrigues, os advogados de Dirceu e de Delúbio sustentam nos recursos (embargos declaratórios) que protocolaram no Supremo que seus clientes foram prejudicados pelo tribunal na hora da dosimetria, o cálculo das penas. Alegam que o STF aplicou erroneamente uma legislação mais draconiana para crimes que teriam sido cometidos sob a vigência de uma lei mais branda.

A lei usada pelo Supremo é a de número 10.763. Sancionada em 12 de novembro de 2013, ela elevou de oito para 12 anos a pena máxima para os crimes de corrupção ativa e passiva. No caso do Bispo Rodrigues, o Supremo entendeu que o crime foi cometido em 17 de dezembro de 2003. Nesse dia, já sob a vigência da nova lei, o condenado recebeu uma valeriana de R$ 150 mil.

A defesa alega que a corrupção consumara-se bem antes, na campanha eleitoral de 2002, quando foram firmados os acordos que levariam aos pagamentos. Sob o argumento de que Bispo Rodrigues não participara de tais entendimentos, o STF, em decisão unânime, enquadrou-o na lei mais salgada. Lewandowski, que compusera a unanimidade no julgamento do ano passado, agora resolveu guerrear pelo acolhimento do recurso.

Os advogados de Delúbio e de Dirceu também pedem o recálculo das respectivas penas. No caso de Dirceu, alega-se que o próprio Joaquim Barbosa, relator do processo, induziu o plenário do Supremo a erro. Amigos petistas do ex-ministro de Lula chegaram a produzir um vídeo para ironizar o fato (veja lá no rodapé). O pano de fundo é uma reunião de Dirceu com José Carlos Martinez, ex-presidente do PTB. Nesse encontro, acusou a Procuradoria, acertaram-se os valores da propina repassada à legenda do delator Roberto Jefferson.

Martinez morreu em 5 de outubro de 2003. A nova lei anti-corrupção seria aprovada apenas no mês seguinte, em 12 de novembro. Na sessão em que Dirceu foi julgado, o relator Barbosa informou ao colega Marco Aurélio Mello que a morte de Martinez ocorrera em dezembro de 2013. O que levou o tribunal a enquadrá-lo na lei mais gravosa.

Foi contra esse pano de fundo que Lewandowski aderiu à tese da defesa do Bispo Rodrigues, contrapondo-se a Barbosa e à maioria dos colegas. Como diria a rapaziada que encheu as ruas em junho, não foi só pelos vinte centavos. Ou, por outra, não foi pelo Bispo, mas pelos cardeais.
Herculano
16/08/2013 11:29
NO LIMITE

Quando a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, tocada pelo PMDB de César Botelho, armou a reunião na secretaria de Saúde, em Florianópolis, a secretária Tânia Eberhardt, indicada pelo blumenauense, o senador Luiz Henrique da Silveira, foi ao limite da irresponsabilidade. E continua.

Eu já havia antecipado aqui que a reunião era apenas para fotos. Todos torceram o nariz. Entretanto, a secretária, diante de plateia seleta, avançou e tentou me desmentir. Arriscou: afirmou bem claramente que viria aqui na semana passada ou mais tardar, nesta semana para conhecer o Hospital, e seus problemas, mas principalmente, as possível soluções compartilhadas com o governo do estado e o municipal.

A secretária, como era de se esperar, não veio na semana passada. O governador Raimundo Colombo, PSD, que só conseguiu chegar a Ilhota e não a Gaspar, onde sequer sabe estar o Hospital, arriscou um palpite: falta estratégia ao Hospital de Gaspar. Deu a dica para não dar nada. A SDR, que Colombo já disse ser é uma excrecência e que agora finge entender diferente para eliminar este sugadouro de dinheiro público, depois do circo armado, está calada. Alega que fez o seu papel, ou seja, mobilizar-se para reuniões de fachada e não para soluções.

A secretária Tânia também não veio nesta semana. Ou seja, já falhou duas vezes, para ser mais ameno no termo, enganar, engabelar, enrolar. No lugar dela, virão técnicos da secretaria de Saúde anunciou e que só virão porque o vereador Ciro André Quintino, PMDB, foi a Florianópolis cobrar. Até agora, os técnicos não chegaram. Prometem chegar depois das duas horas da tarde. Hum, sexta-feira, duas horas da tarde e no serviço público? É muita má vontade com o Hospital e uma solução. E depois sou eu quem exagero. Mas, esta gente gosta do perigo e da irresponsabilidade. Gosta de fazer ou outros de bobos. Cuidado, Gaspar está cansada. Acorda, Gaspar!
Herculano
16/08/2013 09:08
O ESPÍRITO DA COISA E A ESPIRITUOSIDADE

Lewandowski e Barbosa quase saem no tapa por causa de um bispo? Imaginem quando chegar a hora do recurso de Dirceu, o "papa"? Ou: De um lado, chicana, sim; do outro, destempero, por Reinaldo Azevedo, de Veja.


Herculano
16/08/2013 09:00
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Mensalão 2! Eu gosto dos ministros, os tiozinhos morcegos. O Lewandovsky parece o Vampiro de Dusseldorf, a Cármen Lúcia é o clone do Mr. Bean, e a Rosa Weber parece a Dona Clara dos Ovos.

E o Barbosa parece piloto de Formula 1. Só trabalha semideitado!

E já imaginou o cheiro de naftalina daquelas capas pretas?! Naftalina com cecê! Rarará!
Herculano
16/08/2013 08:58
A ECONOMIA SEM CONTROLE. BOM PARA OS EXPORTADORES. RUIM PARA OS CONSUMIDORES QUE TERÃO MENOS COMPETIÇÃO.
PIOR PARA A INFLAÇÃO. ESTE É O RESULTADO DA APOSTA ERRÁTICA NA CRISE ETERNA DOS ESTADOS UNIDOS. ELES ESTÃO MELHORANDO E NÓS PAGANDO A CONTA POR NÃO TER UMA POLÍTICA COM FUNDAMENTOS SÓLIDOS. APENAS AVENTURAS DE GENTE QUE QUIS O PODER E NÃO SABE O QUE FAZER COM ELE

Mercado já fala em dólar a R$ 2,70 no fim do ano. Moeda volta a subir e fecha a R$ 2,339, maior nível desde março de 2009. Dúvidas sobre futuro de estímulos nos EUA e problemas domésticos, como exportações, pesam contra o real.

A tendência de alta do dólar, no entanto, é internacional e deve se manter mesmo que o BC injete dinheiro no mercado local, segundo o economista-chefe da consultoria Lopes Filho, Julio Hegedus, que projeta a moeda acima de R$ 2,50 em dezembro.

Para Ricardo Rocha, professor da FIA, entidade ligada à USP, o dólar pode ir a R$ 2,70 no fim do ano. Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso Corretora, destaca ainda que o mau desempenho das exportações favorece a alta da moeda
Herculano
16/08/2013 08:39
UFA! ATÉ QUE ENFIM. JUSTIÇA PROIBE PRAZO DE VALIDADE EM CRÉDITO DE CELULAR PRÉ-PAGO

Decisão em recurso do Ministério Público Federal vale para todo o País, mas empresas ainda podem recorrer

A Justiça Federal proibiu as operadoras de telefonia móvel de estabelecerem prazo de validade para créditos pré-pagos. A decisão da 5.ª Turma do TRF da 1.ª Região é válida para todo o território nacional. As empresas ainda podem recorrer.

O processo teve origem numa ação do Ministério Público Federal (MPF) contra a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e TIM. A decisão desta quinta-feira, 15, foi dada em resposta a um pedido de recurso do MPF em relação a uma decisão da 5.ª Vara Federal do Pará, que julgou regular a restrição temporal de validade dos créditos de celulares pré-pagos.

O MPF tenta anular uma cláusula prevista no contrato das operadoras que prevê a perda dos créditos adquiridos após determinado período ou que condicionem a continuidade do serviço à aquisição de novos créditos. Para o MPF, essas regras são "abusivas" e caracterizam "enriquecimento ilícito por parte das operadoras". Em primeira instância, no entanto, o pedido foi julgado improcedente.

Uma resolução da Anatel, de 2007, estabelece que os créditos podem estar sujeitos a prazo de validade. A operadora, no entanto, deve oferecer em suas lojas créditos com validade de 90 a 180 dias. No caso de inserção de novos créditos antes do prazo previsto para rescisão do contrato, os créditos não utilizados e com prazo de validade expirado são revalidados pelo mesmo prazo dos novos créditos adquiridos.
Herculano
16/08/2013 08:27
CASAS SÃO CONSTRUÍDAS NA BEIRA DO RIO NO POÇO GRANDE. A PREFEITURA FECHA O OLHO

Que tal a Defesa Civil, o Planejamento e a Fiscalização tomarem providências lá na Rodovia Jorge Lacerda, bairro Poço Grande, bem em frente a saída da Rua da Conceição (última rua de Gaspar, após o Moinho Engenho). Pois duas casas estão sendo construídas na barranca do Rio Itajaí Açú.

A legislação ambiental não permite. A da prefeitura também. Depois quando estas caírem no Rio, irão dizer que não sabiam de nada e nada viram. E os desassistidos ainda vão ser indenizados. Deviam ser, mas com o dinheiro do bolso de quem permitiu tal afronta. Só assim este tipo de irresponsabilidade dos agentes públicos vai diminuir. Então....
Pesquisem
16/08/2013 08:26
Orivald ex- diretor do Hospital,saiu do Hospital de Indaial,com denúncia de improbidade administrativa,isso quer dizer o que?????? Acho que não precisa dizer mais nada não é?????
Outra coisa,tem seus bens bloqueados pela justiça por esse motivo,vergonha é contratar uma empresas dessas e não pesquisar o que estava na cara......Orivald,Copervida,entre outros......é só mais um exemplo de corrupção em nosso país.
Herculano
16/08/2013 08:21
COMO FUNCIONA O RALO DO NOSSO DINHEIRO PELOS POLÍTICOS

Na era da correspondência eletrônica, Senado apura gasto de R$ 2 milhões com selos. Valor desembolsado em um ano e quatro meses daria para comprar 1,4 milhão de unidades; funcionários já foram afastados depois de auditoria

É mais esta mazela que nos revela Andreza Matais e Fábio Fabrini na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.

O Senado gastou quase R$ 2 milhões com a compra de 1,4 milhão de selos - considerando o valor de R$ 1,20 para uma carta comum - em um ano e quatro meses, mas não sabe o que foi feito com o material. Uma auditoria, aberta em junho, apura as despesas dos senadores e da área administrativa com a chamada cota postal. Funcionários já foram afastados e a distribuição de mais selos, proibida.

O gasto em selos seria suficiente para distribuir uma correspondência para cada morador de Goiânia, com 1,3 milhão de habitantes; ou 18 mil selos por senador. O que intriga os responsáveis pela auditoria é que não há previsão nas normas da Casa para a compra de selos.

As correspondências dos senadores e da Casa são seladas por meio de uma máquina franqueadora, equipamento utilizado para imprimir o valor da postagem na correspondência, como um carimbo. Em outras palavras, não há a necessidade de selos em papel.

Segundo fontes ouvidas pelo Estado, parte dos selos foi entregue a alguns senadores, que os requisitaram oficialmente, mas não há registro sobre o paradeiro da maior parte do material.

O líder do PTB, Gim Argello (DF), é um dos parlamentares que pediram selos, conforme um dos envolvidos nas investigações. A família dele é dona de agência franqueada dos Correios em Brasília. "Não me lembro, não. Foram quantos? Normalmente, mando carta quando tem aniversário de eleitor, mas não estou lembrado de ter pedido", afirmou o senador. De uma só vez, em dezembro passado, o Senado comprou R$ 360 mil em selos.

Moeda corrente. O selo é considerado moeda corrente. É fácil vender para qualquer empresa que faça uso dos serviços dos Correios. Cada selo tem um valor, a depender do peso da correspondência. O preço de envio de uma carta comercial varia de R$ 1,20 a R$ 6,40.

O ato que proíbe a compra de selos foi editado em julho pelo primeiro-secretário do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), depois de aberta a investigação.

Os senadores não têm limite para gastos com o envio de correspondências. A norma do Senado, de 1991, diz que cada parlamentar pode enviar duas para cada mil habitantes de seu Estado, mas não diz qual o volume, o preço ou o peso máximo. O que significa dizer que não faz diferença enviar uma carta ou um contêiner.

O Senado estuda a definição de um limite em reais para o envio de correspondências. Procurada pelo Estado, a assessoria de imprensa da Casa não informou os nomes e o número de funcionários afastados.

Em nota, o Senado confirmou a abertura de auditoria, motivada pela "análise dos processos de gestão", que indicaram, em maio passado, "a necessidade de reformulação da área encarregada do envio de correspondências e de postagens em geral".

O Senado explicou que só após o fim da investigação interna saberá com exatidão o número de postagens e os gastos com serviços solicitados aos Correios. O contrato da Casa com os Correios é de R$ 10,8 milhões anuais e já teve dois aditivos no mesmo valor.

De 2011 a 2013, a soma alcança R$ 32,4 milhões. O Senado informou que este ano, até julho, ao menos R$ 4,1 milhões foram pagos, "não computadas eventuais despesas anteriores, ainda não identificadas".
Herculano
16/08/2013 08:04
UM PERIGO

A sinalização noturno daquela área que desbarranca para o Rio Itajaí Açú, no Bairro Figueira junto à Rua Anfilóquio Nunes Pires, está precária.

Se não for reavaliada, ainda vai causar acidentes.
Herculano
16/08/2013 07:59
O SUPREMO PERDEU NA SESSÃO DE ONTEM; E, QUANDO ISSO OCORRE, O PAÍS TAMBÉM PERDE, pelos professores de Direto FVG, Joaquim Falcão e Diego Werneck, especial para o jornal Folha de S. Paulo

A sessão de ontem no STF terminou em conflito, quando os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski discutiam os embargos do Bispo Rodrigues. Divergência não é novidade num espaço de debate de teses jurídicas e interpretação da Constituição. O STF vive de embates.

Conflitos como o de ontem desdobram-se em múltiplas arenas. O STF é também uma arena política e psicológica.

Quando se tornam decisões judiciais, argumentos jurídicos geram consequências econômicas e sociais. Conflitam-se no STF visões de como participar na vida do país. E o tribunal também é um espaço de conflitos psicológicos. Ontem estas múltiplas arenas ficaram visíveis ao vivo.

Essas arenas não são estanques e seria um erro explicar os embates no STF com apenas um dentre estes conjuntos de lentes. Para entender o que está se passando, temos de vincular doutrinas jurídicas, consequências políticas e embates psicológicos. A discussão jurídica fundamental diz respeito às tentativas dos advogados de usar embargos de declaração para rever o que foi decidido.

Levantar contradições e omissões é uma coisa; rediscutir seis meses de julgamento, debates e votações é outra.

Politicamente as decisões podem influenciar as eleições e a vida política dos réus. O STF não precisa ter motivação política, ao decidir, para que suas decisões tenham efeitos políticos. É consequência do poder que exerce.

Por fim, há o nível do embate psicológico, que muitas vezes permanece apenas latente. Ocorreu agora entre temperamentos explosivos e temperamentos provocativos. Ontem, o Supremo não ganhou em nenhuma dessas arenas. E, quando o STF perde, o Brasil também perde.
Herculano
16/08/2013 07:56
CHICANA NÃO, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Há uma grande dúvida se o julgamento do mensalão pelo Supremo vai ou não ser encerrado em poucas semanas.

Depende de haver embargos dos embargos e da votação sobre acatar ou não os embargos infringentes, que são recursos de réus que tiveram pelos menos quatro votos a seu favor e tentam reformular suas penas.

Há 12 réus nesse caso, inclusive a estrela José Dirceu. Ele foi condenado também por formação de quadrilha, questão que, de fato, dividiu o plenário na primeira fase.

Dizem a história e o bom senso que não se adivinham de véspera os votos do Supremo, mas já há quem aposte que o tribunal vai recusar os embargos infringentes e encerrar logo os trabalhos, apesar de o ministro Dias Toffoli ter previsto até mais dois anos de julgamento.

O presidente Joaquim Barbosa e ministros como Gilmar Mendes já se declaram publicamente contra acatar esses recursos e representariam a tendência do plenário.

Se o tribunal resolver analisar os embargos infringentes, recomeça tudo de novo, quase do zero. E com dois ministros novos, Teori Za- vascki e Luís Roberto - que tende a ser mais liberal tanto na compreensão sobre quadrilha quanto na dosimetria (os anos de prisão). Na prática, um novo julgamento. E novas penas.

O prazo para a conclusão depende, também, do comportamento dos próprios ministros. Eles foram rápidos e quase consensuais ao recusar a maioria dos embargos de declaração (grosso modo, de forma). Mas, já no segundo dia, desandou de novo.

Barbosa voltou a se comportar como se fosse dono da casa e da causa, irritando-se e batendo boca com Ricardo Lewandowski como nos piores momentos da primeira fase. Se o ritmo for como no primeiro dia, vai acabar logo. Mas tudo indica que será como no segundo.

O presidente da corte não pode, ao vivo e em cores, acusar um colega de fazer "chicana". É preciso respeito e compostura.
Herculano
16/08/2013 07:44
QUAL A PIOR OBRA VI?

Como eu demonstrei no comentário de hoje da coluna, não temos saúde pública (médicos e outros especializados, além de dinheiro), não temos Assistência Social (e até querem desativar abrigos para crianças e adolescentes alegando falta de verbas), não temos uma política de habitação (infraestrutura e até respeito pelas pessoas como os das casinhas de plástico), a educação com a pior avaliação entre os municípios catarinenses, não só do Vale, isto sem falar que a escola Angélica Costa está há cinco anos desaparecida) e a prefeitura quer gastar de R$12 a R$ 16 milhões fora outros R$ milhões para adaptação para comprar o prédio da Bunge, e resolver o problema da Bunge e não dos gasparenses.

A enquete portal do jornal Cruzeiro do Vale e ai do lado, já diz tudo o que a população gasparense pensa sobre este assunto. A administração só pensa em palácios para si. A velha prefeitura já passou por reformas, contestadas até nos números e necessidade. Sempre que eleito, Pedro Celso Zuchi e a sua turma, reformaram o prédio da prefeitura. Agora nesta reeleição foram mais ousados: querem um novo.

A pior obra que se faz em Gaspar é contra as pessoas e o futuro organizado da cidade para deixa-la com qualidade e própria para a competitividade e desenvolvimento. Preferem as faraônicas ou as não prioritárias. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.