Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

02/08/2013

O PIOR VALE MAIS I

Gaspar é um caso sui generis. Quanto pior, mais valorizado na administração municipal de Pedro Celso Zuchi, PT. As obras em Gaspar são um desastre, agonia e geram dúvidas. Quem está forte (escondido e protegido por anos)? O secretário de Transportes e Obras, Soly Waltrick Antunes Filho. Quem o livra da exposição? A secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheitt. A agricultura definha. Quem é mantido na pasta por anos? Alfonso Bernardo Hostert, aquele enrolado na compra de votos na Marinha, num processo que nunca termina. A Defesa Civil é uma piada. Quem está lá? Mari Inês Testoni Theiss, a professora de educação física, a amiga familiar.

 

O PIOR VALE MAIS II

E a secretaria de Desenvolvimento Social? Talhada para rolos como a distribuição de comida vencida e se possível para desmoralização nacional de juízes do poder de plantão. Não se importa que as crianças continuem abandonadas e vulneráveis em ambientes desajustados. A ordem é economizar. Hoje o comando é da viajante, Maristela Cizeski. A secretaria de Turismo, Indústria e Comércio existe apenas no papel. Um peso morto. Você sabe quem é o secretário desta pasta? E a Ditran? Tentou dirigir a licitação das lombadas eletrônicas. Faz quase um ano. Nada se resolveu. Isto sem falar na Área Azul que levou cinco anos para ser implantada. Ainda está em testes com algo antigo. Quis por lombadas físicas na BR 470, lembram-se? E a secretaria de Saúde? Em ?Os doentes? na coluna de terça e que repercutiu muito, ficou bem claro que se trata de uma vergonha contra pobres, doentes e gente decente.

 

O PIOR VALE MAIS III

Quando se pensava que o quadro negro da administração de Gaspar estava completo, eis que o IDHM ? Índice de Desenvolvimento Humano Municipal ? mostrou que a educação tocada por dez anos na administração petista por Neivaldo Silva, foi um dos piores de Santa Catarina: 113º lugar (962º Nacional). Gaspar entre as cidades foi a 59ª de Santa Catarina no IDHM. Nossos vizinhos, os primeiros. O press release da prefeitura tentou esconder tudo isto. Então, mais uma vez não é implicância desta coluna e deste escriba, que segundo o poder de plantão local, só vê defeitos. Implicantes devem ser o IBGE e a ONU que fizeram tal constatação e que a administração de Gaspar quer escondê-la. Aqui, o pior para a comunidade tem mais valor para o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. Até parece proposital. Será que merecemos? Acorda, Gaspar!

 

herculano1MD.jpg

O CLUBE DOS AMIGOS I


Já se vão mais três meses, 25 de abril, quando a Comissão de Gestão Pública da Câmara (Luiz Carlos Spengler Filho, PP, Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM e Marli Iracena Sontag, PMDB, ? Ivete Mafra Hammes, estava ausente) foi à Arena Multiuso e lá constatou que caminhão da Prefeitura trazia de volta madeiras e telhas de Eternit. Antes, uma reunião entre amigos definiu a venda e derrubada da mangueira de gado que existia no terreno que a prefeitura desapropriou onde ela pretende erguer a Arena Multiuso, na Margem Esquerda.

 

O CLUBE DOS AMIGOS II

Todos os envolvidos fingiram medo desta coluna, dos vereadores que se ensaiaram na fiscalização do bem público e do próprio Ministério Público. Temiam a repercussão pública. O medo, mas não a vergonha na cara chegou a tal ponto que o pessoal da prefeitura que participou e avalizou esta venda irregular com lucro para particulares, como se fosse algo privado e não dos gasparenses, correu atrás do prejuízo para encobrir o caso. Ai como deboche, até buscou-se parte do madeirame com o custo do poder público, como se vê na foto. O mínimo, É que o material devolvido não dá para colocar uma dúzia de bois sobre o abrigo e cerco. Antes era possível até 300 cabeças. 

 

herculano2MD.jpg

O CLUBE DOS AMIGOS III


Este material, em excelente estado e de alta qualidade, só poderia ter saído da Arena Multiuso com a autorização de um projeto de lei aprovado na Câmara. Não houve projeto. Não houve lei. A decisão coube a poucos. Outra. Desde a desapropriação feita pela prefeitura até hoje, e faz anos, Gaspar nada cobrou de quem engorda gado lá naquelas terras. O antigo proprietário, mais cuidadoso, fazia renda para si desta prática. E por quê? Porque quem engorda gado lá, não o faz por esporte, por caridade ou para doar a carne aos pobres, ou doentes do Hospital, mas para ganhar dinheiro para si. É um negócio. Lucrativo. As fotos mostram o gado pastando e identificados (detalhe da foto). Todos em Gaspar sabem disso, mas... Afinal quando os vereadores, nossos fiscais e o Ministério Público vão se interessar de verdade pelo caso? Acorda, Gaspar!

 

 

SOBRE O TRAPICHE

Lembram-se daqueles bancos centenários que serviram aos católicos da antiga Igreja Matriz de Blumenau? Eles foram doados na década de 1950 para várias igrejas e capelas, entre elas a Santa Catarina, no Belchior Baixo, aqui em Gaspar. O Padre Márcio Fernandes queria transformá-los em madeira para mesas de churrasco do salão paroquial. Tinha a benção do bispo Dom José  Negri. A comunidade se revoltou. Contrariados, ambos religiosos voltaram atrás. Nesta semana, vinte bancos foram doados à Capela Sagrado Coração de Jesus, no Pocinho, na Ilhota. 

 

Já escrevi aqui. Não convidem para a mesma mesa os até inseparáveis o ex-procurador geral do município Aurélio Marcos de Souza e o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, ambos do PPS. Aurélio quer mais agora. Vai propor a expulsão de Adilson do PPS se o ex-prefeito pedir votos para candidatos de outros partidos na próxima eleição. 

 

Só queria entender. Para pagaro que deve ao hospital, a prefeitura de Gaspar não tem dinheiro, mas para comprar o caríssimo prédio da Bunge possui? 

 

Resposta. O IDHM ? Índice de Desenvolvimento Humano  Municipal mostra a razão pela qual a prefeitura de Gaspar exige apenas o fundamental para a maioria dos cargos comissionados. Temos poucos universitários para a máquina de emprego entre amigos. Então a resposta é o desastre que se assiste.

 

A reunião de segunda-feira em Florianópolis com políticos, governo do estado, prefeitura de Gaspar e o hospital tem tudo para não dar em nada. Está tudo arrumadinho. Faltam aos políticos vontade para tal. Acorda, Gaspar!

 

 

Edição 1511

Comentários

Angels
05/08/2013 23:50
Acho que tem pessoas falando inverdades sobre Ambevi, sei que uma pessoa ajudou bem no começo da Ambevi, que depois de algum tempo acho que nem ajudou mais, em vez dizer que não pode isto ou aquilo, mostra a comunidade onde está escrito que não pode a venda do terreno? Onde dinheiro arrecadado será revertido para melhorias da Ambevi. Boto a minha mão no fogo que está Diretoria é séria, que nunca Eles iriam fazer está pretensão sem terem fundamentos para isto acontecer.
Antes de criticar, faz uma campanha aqui,para reconstrução do muro que está no chão, ajudar calçar a entrada da Ambevi. Vamos parar de criticar e Vamos ajudar Ambevi, o que você acha ?
Pedro Jose Garcia
05/08/2013 22:04
Oi Meu Caro Herculano, que satisfação em voltar novamente a me reportar respeitosamente ao " Amigo Velho de Pedro II" !

Só fico triste com uma coisa com você! Pois, insiste em ignorar nossa dura realidade da Ambevi mesmo sendo você co-responsável por sua implantação e deixou a " Coisa " correr solta desde a sua época , sem imaginar que o bairro pudesse prosperar da forma como proswperou e deixa-la alinhavada tecnicamente para a sua regularização futura! Construiram tudo como se diz " Nas Coxas " sem qqr projeto ou até quem sabe qqr consulta de E.I V. pois a mente curta não os permitia imaginar que isto um dia poderia se tornar uma cidade e agora a "coisa " sobrou pra nós ! Aqui virou uma bairro Nobre de Gaspar e certamente, você como um dos fundadores desta entidade, poderá sim continuar nos apoiando, trazendo os investidores que você idealiza, e venha nos auxiliar na multiplicação da renda necessária para que possamos nos adequar a nova realidade da Lei. Nossa Diretoria está consciente de que a época de se fazer as coisas na surdina, já acabou e a nossa associação necessita sim de adequações seríssimas e não custa pouco para realizar o que a Notificação recebida da PMG nº.162-B/2013 nos impõe num curto prazo máximo de 30 dias, o que vc e seus bem feitores em 20 anos deixaram de executar, largando todo aquele patrimônio ao relento e ao deus-dará. Agora o Bicho pegou ! Você está INTIMADO POR ESTA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES a nos trazer solução concreta pois você foi um dos responsáveis pela implantação da mesma e que realmente resolva de imediato o que a Lei nos exige e que foi ignorado por todos durante tanto tempo. Traga ou nos aponte um investidor, como diz o velho ditado, Fazemos qualquer negócio se for realmente pra resolver a situação e tornar esta entidade ainda mais respeitada e frequentada Com Segurança por todos que por ali ainda nos prestigiam.

Ah, já deu uma espiadinha no facebook da Ambevi e as fotos de como a recebemos e de como ela se encontra atualmente? Temos também o site www.bairrobelavista.com e veja ali nosso histórico de trabalho e nossa apresentação das contas e se puder verifique o endereço www.facebook.com/aambevi/posts/502443173172048?notif_t=like
Por favor de uma espiadinha e compartilhe com todos, quem sabe assim todos nós nos engajaremos numa nobre causa a favor de nossa comunidade pois falar e criticar é fácil, assim como semear a discórdia, a maldade e a cisão entre as pessoas e as entidades, difícil é se doar em favor do bem comum...

Cordialmente,
Presidente da AMBEVI - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO BELA VISTA - A seu dispor!
Herculano
05/08/2013 21:55
SDR E O GOVERNO DO ESTADO OMISSOS NA OBRIGAÇÃO PARA COM O HOSPITAL DE GASPAR

O jornal Cruzeiro do Vale já está na gráfica e daqui a pouco pronto para os assinantes e disponibilidade para as bancas na edição desta terça-feira.

A coluna Olhando a Maré já estava pronta desde domingo. É uma natural sequência da coluna de terça-feira da semana passada em "Os doentes" e que pôs a nú a sacanagem que se faz aqui e o comentário da sexta-feira e que está abaixo, QUANDO O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, EUCLIDES RAMPELOTTI, ACUSA OU CHAMA OS OUTROS DE LADRÕES, QUEM MEMSMO ELE TOMA POR REFERÊNCIA? O tema é recorrente: a crise no Hospital de Gaspar.

Nela eu mostro como a incompreensível omissão da SDR, este cabide de emprego de políticos desocupados, na solução que lhe cabe neste problema que ela ajuda a criar. Se o dinheiro que se gasta em manter esta excrecência administrativa - o termo nem é meu, é do então candidato Raimundo Colombo, PSD - fosse para a Saúde Pública, talvez parte dos problemas dos cidadãos e cidadãs não apenas de Gaspar, mas da região, estaria resolvida.

Mostro como PT e PMDB tramam juntos contra os doentes, pobres, fracos, desassistidos e desinformados por nacos de poder e proteção dos seus. Acorda, Gaspar!
Herculano
05/08/2013 20:05
AMBEVI

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, Pedro José Garcia, continua insistindo em algo fora de propósito: vender parte do terreno que ganhou para servir a comunidade e não para se desfazer, para fazer dinheiro.

A obrigação do presidente é preservar - o que muitas associações invejam - e cada dia tem mais valor e cobiça por gente que ao invés de ganhar dinheiro com o seu comércio, vive a especular. Pedro ao preservar o patrimônio tem oportunidade de gerar recursos para a sua associação com o aluguel de parte do terreno, ou comodato por prazo determinado.

Até parece que ele e a prefeitura se uniram na fome e na vontade de comer para justificar o desfazimento da área para interesses especulativos de particulares. Acorda, Gaspar!
Pedro Jose Garcia
05/08/2013 19:54
Oi Rafaela,

Gostaria tb de entender uma coisa pois, tb me parece estar trocando " Alhos por Bugalhos" ou jogando palavras ao vento sem muito conhecimento e explico:
1 - Aos incrédulos das promessas de políticos aos quais também me incluia, espero que não se incomodem com que eu já divulguei: Décio Lima, cumpriu sim sua promessa de conversa que tivemos em supermercado em Blumenau qdo me indagou " O que q estas fazendo aqui e não comprando no Bela Vista? Lhe respondi, pq qqr empresário de sucesso não se arrisca em investir num supermercado no Bela Vista Sem Infra estrutura e com constantes alagamentos ! E ele me perguntou o que que precisava pra melhorar tal situação e lhe respondi: com R$ 1.000.000,00 já da pra tirar a maioria do pessoal da Lama, das águas das enxurradas e da M. que vem junto adentrando na maioria de suas casas. Décio Lima na mesma hora e em ato continuo ligou para o Prefeito Pedro Zuchi e informou que poderia ainda incluir esta verba em sua emenda parlamentar de 2011; pessoalmente fiquei pensando com meus botões... Xiiii se depender do Prefeito, sei não.....rsrsrsr e em março de 2012 o Décio encaminhou oficio ao prefeito de Gaspar informando que a verba havia sido aprovada e encaminhada para a Caixa! Recebi copia deste oficio e pulverizei nas redes sociais.
Fiquei atento e cobrando da Secretaria de Planejamento a reformulação do projeto da rua Amazonas e finalmente o dinheiro chegou, o Prefeito já assinou o contrato na Caixa E.F. de Gaspar, e o que é o mais importante: L I C I T O U ! sabes o que isto significa? Venha na Prefeitura no dia 20/08/2013 e acompanharás a abertura das licitações e do vencedor que dará início das obras praticamente na semana seguinte, conforme informações colhidas e desta forma só temos a agradecer tb ao prefeito e toda sua equipe pelo esforço redobrado em cima de uma obra emperrada judicialmente por mais de 20 anos! Como disse, " A Coisa" Graças ao empenho do Décio e o Prefeito e sua equipe, em breve teremos uma breve realidade aqui no Bela Vista e pra bem melhor, entendeu?

Agora, quando à Ambevi, percebo que vc está procurando acirrar os ânimos o que não acho elegante de sua parte.
Citei sim, que recebi em nome da AMBEVI a Notificação da Fiscalização da PMG nº.162-b/2013 para nos adequarmos num prazo máximo de 30 dias diversos itens que constataram irregularidades na Ambevi inexistentes desde sua construção há 20 anos atrás e que se não cumprisse QUALQUER UM DOS ITENS neste prazo para regularização, serei penalizado solidariamente com uma multa de R$10.000,00 o que eu no ato até assinei o TAC porém, revendo minhas finanças e o prazo estipulado para execução destes itens, solicitei ao Prefeito via Oficio 01;08/2013 dilatação do prazo para esta que considero até devida adequação que os fundadores da Ambevi procuraram ignorar esta regularização tais como, planta baixa de toda construção, do projeto sanitário, acústico, EIV, E ESTRANHAMENTO qdo fui solicitar consulta de viabilidade para nosso evento do próximo sábado dia 10/08, fui surpreendido com esta notificação porém, já estamos correndo atrás da documentação e Graças aos fieis colaboradores, tenho fé que chegaremos a bom termo, do contrario, tomarei as medidas cabíveis sobre tal cobrança imediatista pra cima de mim e também sobre aqueles que se omitiram de regularizar as obras na ocasião de sua construção há mais de 20 anos atrás onde teremos um farto tema a discutir com Todos os demais responsáveis pela " Coisa". Vc que parece ser inteligente, tem idéia de quanto custa a regularização de um Galpão Crioulo construído há 20 anos e seu E.I.V com toda sua implantação imediata conforme determina a notificação recebida? Você sabe tb que dinheiro não brota em folha de Gabiroba e nem de Goiabeira e pra nos suprir financeiramente somente vendendo uma pequena parte ( 2000m2 dos 16.273,40m2) que possuímos para resolvermos toda esta situação sem ter que correr o chapéu de porta em porta esmolando... Já realizamos uma Assembleia que aprovou os ATOS DA DIRETORIA NESTE SENTIDO, viabilizando desta forma a continuidade das adequações da Ambevi, cuja ata encontra-se registrada em cartório na comarca civil de Gaspar, agora vamos aguardar, e se tiver que realmente fechar para reforma, não exitaremos.
Zé Ruela
05/08/2013 19:49
Zé da verdade

Volta a estudar, continuo não entendendo o que você quer dizer, destorcido de torcer algo ou distorcido de deturpar, para de encher o saco meu caro, assim o Herculano vai ter que te deletar do blog.

Rafaela(o)

Passasse longe, não trabalho na PMG, não sou filiado ao PT. Alguns você acertou.
Luciano Odair Coradini
05/08/2013 12:03
Prezado Herculano, venho acompanhando na medida do possível as discussões sobre o hospital de Gaspar. Há anos a história é a mesma, a situação é a mesma, ou seja, sempre que precisa a comunidade ajuda mais a situação não muda. De vez em quando alguém me pergunta sobre como funciona o hospital, amigos, parentes, enfim... Eles não entendem o porquê que se ajuda tanto e a situação é sempre a mesma. É essa a imagem que as pessoas têm em relação ao hospital. Para a comunidade o hospital vive pedindo ajuda e faz anos, portanto passa a imagem negativa de que existe algo de errado na administração. Quando na verdade sabemos que o problema está no poder executivo, tanto municipal, quanto estadual e federal. Que não tem a saúde como prioridade, forçando as pessoas a optarem por um plano privado, e fazendo dos planos de saúde um SUS um pouco melhorado. Mas principalmente no poder Municipal que apesar de ter um orçamento que não é tão irrisório quanto se imagina, pois não se divulga quanto é, passa a responsabilidade para o hospital dos atendimentos básicos que deveriam ser da Prefeitura. Portanto a pergunta que não quer calar é: por que a administração do hospital é conivente com o poder executivo e se sujeita a ficar com a imagem negativa perante a população? Hoje o hospital é administrado por um executivo conceituado no meio empresarial, um estrategista, uma pessoa de visão. Por que se curvar e aceitar a imagem negativa de algo que foge a sua capacidade de gestão? O hospital não tem a capacidade nem a responsabilidade de gerir a saúde do município. Mas o poder executivo passa ao hospital essa imagem perante a população. Todo estrategista sabe que para alcançar seus objetivos precisa, ter os objetivos claros, planejar e executar. Mas para alcançar precisa de parceiros sólidos e confiáveis. Se seus objetivos não são alcançados porque existem parceiros que não cumprem com seus compromissos, e você não tem a capacidade de gestão sobre essas variáveis, muda-se a estratégia. Imagino eu que o Hospital é uma entidade filantrópica, não tenho certeza, nunca li seu estatuto, portanto seu objetivo não é obter lucro. Mas com certeza também não é obter prejuízo. Nada sobrevive com prejuízo. Portanto se atender pelo SUS e prestar serviço de Pronto Atendimento para a prefeitura que não cumpre com seus compromissos geram prejuízos, busquem alternativas viáveis diferentes destas. Fechem o pronto atendimento. Talvez o executivo mexa-se. Existem pessoas que só assim para se mexer. Aliás, será que o hospital não poderia fazer muito mais que apenas um pronto atendimento? Acho que falta um pouco de ambição. Temos um hospital novo, bem localizado, entre as principais cidades do Vale, será que é impossível gerir um corpo clinico com várias especialidades, um centro cirúrgico, um laboratório 24 horas por dia, um centro de imagem com todos os aparelhos necessários, que seja referência para atender a população de Gaspar que tem plano de saúde ou paga particular, por exemplo? Alguém já foi no Hospital Santa Catarina em Blumenau nos últimos anos e percebeu a fluxo de pessoas no hospital com a estratégia do Governo de empurrar o máximo possível de pessoas para os planos particulares? O hospital SC no meu ponto de vista está no seu limite de atendimento, e isto pode ser um nicho de mercado para o hospital de Gaspar equilibrar suas contas. Por que não? Para tudo existem alternativas, só não existe para a morte. Agora viver pedindo esmolas e aceitar a humilhação de quem deveria incentivar sua saúde financeira, acredito ser uma estratégia que vai levar o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ao estado que já conhecemos. Sucateado, e sempre pedindo Perpétuo Socorro.
Herculano
05/08/2013 11:57
AQUI FALTA SAÚDE PÚBLICA, SANEAMENTO E SEGURANÇA ENTRE OUTROS INVESTIMENTOS, MAS BRASIL DO PT INSISTE EM PERDOAR DÍVIDAS DE PAÍSES AFRICANOS, MUITOS DELES DITADURAS E TODOS ELES TRATAM A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO DE FORMA SUB-HUMANA. OS GOVERNANTES DESTES PAÍSES ESTÃO RICOS. O POVO, POBRE.

Oposição tentará barrar novos perdões de dívidas de países africanos, relata Fernanda Krakovics, para o jornal O Globo

Derrotados na votação de projetos que perdoaram as dívidas da República do Congo, Sudão e Gabão com o Brasil, já aprovados e promulgados pelo Senado, senadores da oposição e independentes, mesmo em minoria, tentam agora impedir a aprovação da liquidação dos débitos da Zâmbia, Tanzânia, Costa do Marfim e República Democrática do Congo (RDC).

O esforço é para, no mínimo, marcar posição contra a decisão do governo Dilma Rousseff, que encaminhou ao Senado os pedidos de perdão da dívida desses sete países, que somam US$ 787 milhões - cerca de R$ 1,8 bilhão.

Reportagem publicada ontem pelo GLOBO mostrou que Congo-Brazzaville, Sudão, Gabão e Guiné Equatorial concentram mais da metade da dívida africana com o Brasil. São nações cuja riqueza em petróleo e gás contrasta com a pobreza extrema em que vive a maior parte dos seus 41 milhões de habitantes, governados por ditadores. Os presidentes desses quatro países, alguns de seus familiares e principais assessores enfrentam processos em diferentes tribunais da Europa e dos Estados Unidos. Entre as acusações, destacam-se roubo e desvio de dinheiro público
Herculano
05/08/2013 11:45
PASSEIO COM OS FILHOS NO HORÁRIO DO SERVIÇO

O que faz uma servidora pública passear num shopping com os filhos em Blumenau, em pleno horário de serviço, para curtir o final das férias escolares?
Herculano
05/08/2013 11:08
A TROCA. AO INVÉS DE PAGAREM OS IMPOSTOS PARA O BRASIL E OS BRASILERIOS, DEVEDORAS E SONEGADORAS SUSTENTAM CAMPANHAS DE POLÍTICOS NA ESPERANÇA DE LUCRO COM LEGISLAÇÕES DO PERDÃO

Empresas que devem quase R$ 1,5 bi ao governo doaram a campanhas, faz manchete nesta segunda-feira o jornal Folha de S.Paulo. Quase 30% do valor injetado na corrida presidencial de 2010 veio de companhias endividadas. Dos R$ 695,8 mi recebidos em doações, R$ 198,5 mi vieram de empresas inscritas na Dívida Ativa da União.

Os repórteres Filipe Coutinho e Breno Costa, ambos da sucursal do jornal e Brasília, relatam que as principais campanhas políticas de 2010 no Brasil foram bancadas por empresas que devem dinheiro ao governo federal.

De cada R$ 100 injetados naquela campanha presidencial, quase R$ 30 vieram de empresas inscritas na Dívida Ativa da União, lista de devedores que, segundo o governo, não pagaram impostos ou deixaram de recolher a contribuição para a Previdência Social. No total, as doadoras devem quase R$ 1,5 bilhão.

Só entram na lista, organizada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), os casos em que já se esgotaram recursos administrativos ou devedores que não contestaram os débitos na Justiça.
Egidio Sauth
05/08/2013 10:43
Ao Zé da Verdade;

Seria muito mais bonito se você assumisse quem tu és, mas nem precisa todos sabem que é você Luciano, a tua escrita não te deixa mentir, os memsos erros e a mesma ladainha.

Quem perdeu foste tu mesmo, pois malhava o pau em que se escondia e agora faz o mesmo.

Quanto as tuas justificativas de que pt basta te criticar pra defender o atual governo é um bobagem, pois igual a ti e muitos outros também quero que mude, chega de PT, que novas lideranças surjam, mas que não sejam pau mandados da velha guarda, como estas que apontaram na última eleição.

Herculano
05/08/2013 08:29
FURTANDO AS VOZES FUTURAS, por Valdo Cruz para o jornal O Estado de S. Paulo

A pretexto de ouvir as vozes das ruas, nosso Congresso, de volta de seu recesso branco remunerado, pode acabar furtando recursos que deveriam ser destinados às gerações futuras do Brasil.

Acuados pelos protestos da juventude de hoje, deputados querem tirar metade do dinheiro do fundo social do petróleo do pré-sal para destinar à educação. Até parece justo, mas não é tanto assim.

O novo modelo de exploração de petróleo tem distorções, mas acertou em cheio ao criar um fundo a ser capitalizado pelo lucro da União com a retirada do óleo do pré-sal.

A lógica é poupar o dinheiro de uma riqueza finita para financiar as gerações futuras do país. Tal como fez a Noruega em seu modelo bem sucedido, que tem hoje cerca de US$ 800 bilhões poupados do petróleo.

A proposta do governo era destinar 50% dos rendimentos do fundo social, jamais metade de seu capital, como desejam deputados para se livrarem das pressões das ruas.

O Palácio do Planalto já havia cedido ao destinar, agora, os royalties do pré-sal - grana dos impostos - para educação e saúde. A ideia original era que esse dinheiro também fosse guardado para o amanhã.

Ou seja, as vozes das ruas de hoje já levaram sua parte desta riqueza. Muito certamente elas não sabem, mas sacar capital do fundo é furtar o dinheiro de seus filhos e netos.

Pior, gera danos na economia ao inundar o mercado de dinheiro, pressionando a inflação e desvalorizando o dólar, péssimo para nossa indústria. Só o campo de Libra, a ser leiloado em 2013, vai gerar US$ 16 bilhões por ano ao fundo.

O problema é que baixou, de vez, o espírito populista no Congresso, o que leva à aprovação de propostas enganosas e imediatistas.

Sem falar que a base aliada, irritada com o Planalto, ameaça derrotar Dilma Rousseff. Que o faça, mas em temas lógicos, como derrubar o veto presidencial ao fim da multa adicional de 10% do FGTS.
Herculano
05/08/2013 08:25
SINAIS DOS TEMPOS

Economia lenta suspende migração de passageiros de ônibus para aviões. No primeiro semestre, o total de pessoas que viajou de avião caiu 0,20% em relação a igual período de 2012, enquanto os passageiros de ônibus aumentaram 2,58%.

De 2003 a 2012, o número de passageiros de voos domésticos cresceu consecutivamente, saltando de 29,363 milhões de pessoas para 84,231 milhões. Neste ano, ocorreu a primeira freada, com esse número baixando paras 84,126 milhões de passageiros.

Na comparação dos três primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, o número de pessoas que viajaram entre os Estados de ônibus de longa distância, aqueles que não possuem catraca e não deixam viajar em pé, aumentou 2,58%, de 15,257 milhões para 15,652 milhões. Ao mesmo tempo, caiu 0,20% o número de passageiros de voos domésticos, de 41,983 milhões para 41,9 milhões. Também foi o primeira recuo desde 2003.

Herculano
05/08/2013 08:21
HAVAN PROVOCA REVOLTA DE MORADORES EM BAURU COM A SUA ESTÁTUA

A reportagem de Reynaldo Turollo Júnior para o jornal Folha de S. Paulo relata que primeiro, moradores de Bauru (a 329 km de São Paulo) "sumiram" com o Bauruzinho, um sanduíche gigante feito de fibra de vidro instalado no maior parque da cidade.

Agora, uma estátua da Liberdade corre risco de desaparecer da paisagem local.

Trata-se, claro, de uma réplica. É verde, brilha, tem 35 metros de altura (a original tem 93 m) e pode ser vista da rodovia Marechal Rondon.

Recentemente, foi alvo de um abaixo-assinado pela sua retirada. Os críticos dizem que ela pode ser confundida como um novo símbolo da cidade.

O monumento foi instalado pela Havan, recém-chegada loja de departamentos que utiliza a estátua como logomarca em frente às suas unidades em várias cidades.

O abaixo-assinado contra a presença da estátua teve cerca de mil assinaturas.

"Quando me deparei com aquela réplica gigantesca, na minha opinião de mau gosto, descaracterizando e chamando toda a atenção na entrada da cidade, senti um certo constrangimento", diz o advogado Fabio Galazzo, 29, que iniciou o abaixo-assinado.

"É um símbolo que a gente questiona. Veja o que é a liberdade nos Estados Unidos e o que o [Barack] Obama está fazendo", diz o historiador Henrique Perazzi de Aquino, do Conselho Municipal de Educação, referindo-se aos escândalos de espionagem digital.

Em vez da estátua da Liberdade, Aquino propôs que se erga outro monumento, em homenagem à cafetina Eny Cezarino (1916-1997), dona de um dos bordéis mais conhecidos do Brasil nos anos 1960 e 1970, frequentado por políticos e empresários.

"A Eny, sim, é um verdadeiro ícone de Bauru", diz.

A prefeitura informou à Folha que aprovou o projeto de instalação da loja, incluindo a logomarca da estátua. "Não há lei que proíba", afirmou.

Procurada, a Havan não comentou o caso nem informou em quantas cidades tem estátuas semelhantes.

Em 2008, quatro universitários foram presos depois de carregar para casa o Bauruzinho, um sanduíche de fibra de vidro
Herculano
05/08/2013 08:02
VENDIDA

A empresa de ônibus Nossa Senhora da Glória, a principal no transporte coletivo urbano de Blumenau, não suportou a competitividade dos tempos. Ela acaba de ser vendida para um grupo mineiro. A Glória foi fundada em 1962 e tinha cerca de 800 empregados
Herculano
05/08/2013 07:57
MAIS MÉDICOS E GASPAR

Entre os 30 municípios de Santa Catarina inscritos no programa federal Mais Médicos, o preferido é Florianópolis, com 10 profissionais. Seguem Itajaí (5) e Brusque (4). Blumenau (1), Pomerode (1). E Gaspar? Nenhum. Nova etapa terá inscrições no final de agosto. Então...
Herculano
05/08/2013 07:53
A VOLTA AS AULAS

Volta também a agonia da mobilidade. Trânsito congestionado em Gaspar.
ZÉ DA VERDADE
05/08/2013 06:17
AMANHECER DE SEGUNDA DESTORCIDO

QUEM REALMENTE EU SOU NÃO INTERESSA O QUE INTERESSA QUE COM ESSA PALHAÇADA TÃO QUERENDO DESVIAR A ATENÇÃO DO FOCO QUE É A MÁ ADMINISTRAÇÃO DO PT E A SUA INCOMPETÊNCIA.VAMOS RESOLVER E NÃO CRIAR MAIS PROBLEMAS.

BOA TENTATIVA DE DESCOBRIR, MAS TÁ CONGELADO.

odir barni
04/08/2013 22:09
Caro Herculano:
Mais uma vez o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Gaspar, pede socorro. Se fosse uma ser humano, teriam enviado para um psiquiatra, como é um nosocômio tem de ser tratado por seres humanos que tenham um coração inclinado para o atendimento social. Mesmo com a necessidade de pessoas altamente conhecedoras da saúde, precisa ter discernimento, capacidade administrativa e acima de tudo transparência. Tive o honra de administrar, interinamente essa casa hospitalar por 10 meses, em 1987. Não fizemos milagres só realizamos algumas modificações que que faziam necessárias; as empresas, o comércio, entidades civis e religiosas e o povo em geral, contribuíram para colocar as finanças em dia. Sabemos que o problema da saúde é nacional; Gaspar tem o que outras cidades não tem - um hospital novo e equipado. A gestão deve ser enxuta; bons profissionais e um gerenciamento sem interferência política partidária, onde a comunidade tenha sua participação, através de um Conselho Deliberativo. Trabalhar só com recursos do SUS é inviável, é necessário fazer um hospital apto para receber outros pacientes e isto só é efetivado quando o nosocômio tiver credibilidade, com profissionais qualificados; as instalações, segundo os comentários, é a melhor possível. Os governos, em todas as esferas, não tratam a saúde com prioridade, a comunidade gasparenses precisa se mobilizar. Chega de brincadeira com o que temos de mais sagrado; a saúde da população.
Juju do Gasparinho
04/08/2013 22:03
Prezado Herculano:

Falando em padre ( pelo seu dia), lembrei-me de um ocorrido.
Um empresário bem sucedido, com influência política aqui em Gaspar, foi a Blumenau falar com o bispo José Negri sobre os "benditos" bancos. Sabes qual foi o resultado do encontro?
Nenhum. O caridoso bispo não quiz recebe-lo.
Herculano
04/08/2013 20:03
AS ELEIÇÕES DESTE DOMINGO

Eduardo Coppini,PTB, é o novo prefeito de Ponte Serrada, no Oeste Catarinense. O candidato foi eleito com 51,62% de aprovação nas urnas (3.673 votos válidos) contra os 48,38% (3.443 votos válidos) de seu adversário, Antoninho Rossi,PSD. Brancos e nulos representaram 2,56% (187 votos).
Herculano
04/08/2013 18:27
HOSPITAL

Ao que se esconde como Gerônimo

1. Não escrevi em lugar nenhum que o Euclides Rampelotti é desonesto.
2. Escrevi sim que ele culpou a atual administração do hospital de roubar e de lá ter ladrões. Não apontou os ladrões um fato inaceitável pois se assim age pactua com os fatos que denuncia, não trouxe provas e documentos o que desautoriza o que fala. Então ele é um irresponsável. Faz o jogo do PT e da prefeitura.
3. Bandalheira, se existe nesta área, ela é a prefeitura e a secretaria de Saúde. Numa sexta-feira, não havia nenhum médico nos seus seis postos de saúde (que consomem R$17 milhões por ano dos impostos dos brasileiros e gasparenses) para atender a população de Gaspar. E quem teve que fazer isto para a prefeitura? Foram os que o senhor Rampelotti acusa de ladrões que roubam o hospital. Fizeram isto sem receber o dinheiro devido pela prefeitura; estão com salários atrasados (os médicos e o pessoa da estrutura dos postos de saúde, não apesar de faltarem ao trabalho).
4. Omisso é o Conselho Municipal de Saúde, presidido pelo senhor Rampelotti, madeireiro aposentado, sem noção nenhuma de políticas públicas de saúde, que não enxerga isto e não exige mudanças de comportamento da prefeitura em relação ao atendimento ambulatorial da prefeitura para com a população pobre, doente, sofrida, desassistida e desinformada.
Geronimo
04/08/2013 17:05
Sr. Herculano,

O sr. Euclides é um homem honesto e não há o porque de se vender, ou querer fazer erros a pedido da administração calamitosa do pt, o que ele fez foi expor a bandalheira que existe no que se refere ao hospital. Se há desvio de verbas temos que provar, o MP tem que apurar isto, ou então deixaí-vos roubar, se há ladroes que mandem para cadeia.
Herculano
04/08/2013 16:01
ESTILO MERCADANTE, por Ilimar Franco para o jornal O Globo

Ministros dos partidos aliados estão chocados com Aloizio Mercadante. Contam que ele está chamando a todos para dar um dá ou desce. Cobra deles que enquadrem suas bancadas, para que votem com o governo. E ameaça com demissões e fusões de ministérios.

As prioridades são aprovar a Lei dos Royalties e manter o veto ao artigo que acaba com a multa de 10% do FGTS.

Os presidentes, os líderes e os ministros de cada um dos partidos aliados estão sendo chamados ao Planalto. A rodada de cobranças começa a partir desta segunda-feira.

O governo quer se assegurar que as bancadas aliadas não vão se rebelar nas votações polêmicas das próximas semanas. A expectativa é dobrar o PDT e o PSB, no caso da votação da Lei dos Royalties, quanto à destinação dos recursos do Fundo Social para a Educação e a Saúde.

E dar um jeito no PSD, do recém-nomeado ministro da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, que trabalha com garra para derrubar, no Congresso, o veto à multa de 10% do FGTS nas demissões sem justa causa.
Herculano
04/08/2013 15:56
SEPULTADO EGON STEIN

Morreu o fundador da Construtora Stein, em Blumenau. Ela em parceria com a gasparense Pacopedra constrói o complexo da ponte do Bandenfut, no vizinho município. Egon Alberto Stein, 85 anos, foi sepultado neste domingo em Blumenau. Ele no final da década de 1960 foi interventor de Balneário Camboriu
Herculano
04/08/2013 15:53
MORRE FILHO DE IVAN NAATZ

O corpo de William Willi Naatz, 20 anos, chega até quarta-feira ao Brasil. O jovem blumenauense morreu na noite deste sábado, em um acidente de moto em em Detroit, estado de Michigan, norte dos Estados Unidos. Willian é o filho mais velho do vereador Ivan Naatz (PDT), de Blumenau.
Anarquinópolis
04/08/2013 11:44
A Sra. Rafaela

Interessante a sua preocupação com quem esta escrevendo, ao invés de se atentar ao que esta escrito que é mais importante fica tentando descobrir quem escreveu. As pessoas que aqui escrevem como eu com codinome apenas fazem isso por que sabemos que aqui em Gaspar não funciona a democracia e o poder de plantão faz represaria com quem escreve, mas desafio você a descobrir quem eu sou na verdade. E outra se tudo que escrevo aqui se algo fosse calunia, o poder de plantão já teria descoberto e me processado, o problema e que ate hoje sempre coloquei verdades.
Herculano
04/08/2013 11:35
SURDEZ CRÔNICA, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S.Paulo

O Congresso retoma os trabalhos em tese nesta segunda-feira; na prática, só na terça. Volta cheio de gás - embora continue surdo, como veremos adiante - com uma "pauta bomba", segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros.

A ideia é, de um lado, votar projetos que supostamente respondem às reivindicações populares e, de outro, confrontem a Presidência da República a fim de deixar claro quem detém o mando de campo nesses tempos bicudos.

O Congresso saiu em férias sem autorização legal porque não votou a Lei de Diretrizes Orçamentárias, cuja aprovação é, pela Constituição, indispensável para o início do recesso do mês de julho.

Mas isso não foi obstáculo para suas excelências, que logo decretaram o tal do "recesso branco": ficou decidido que não seriam feitas sessões deliberativas (quando há votações) no período e, assim, todos poderiam descansar sem correr o risco de ter os dias descontados no pagamento do mês.

O retorno estava marcado para o dia 1.º de agosto. Mas, sabem as senhoras e os senhores como é: quinta-feira não faz parte da semana para a maioria dos integrantes do Poder Legislativo.

Dos 513 deputados, 37 se apresentaram ao trabalho no dia marcado; nem 10%. No Senado a presença foi maior: 33 dos 81 senadores; menos da metade. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, no exterior estava com a família e no exterior ficou. Justificativa: trabalhou demais na semana da visita do papa Francisco e precisava de uns dias a mais para compensar.

Compreende-se a posição do Parlamento. Depois de duas semanas de correria intensa em torno da "agenda positiva" que criou despesas a serem pagas todos sabemos por quem e até transformou táxis em capitanias hereditárias, era hora de voltar ao normal. E o exercício da gazeta nas quintas, sextas e segundas é de praxe.

Como de hábito também naquele ambiente é se falar em reforma política e se acabar sempre fazendo modificações nas leis eleitorais - que, aliás, mudam a cada pleito - para facilitar a vida dos políticos e dos partidos. O eleitor fica fora do trato, sua parte é ir à urna obrigatoriamente se não quiser ter problemas.

Relata a Folha de S.Paulo em sua edição de quinta-feira que, nesta semana, os deputados começam a discutir uma série de alterações na legislação eleitoral.

Todas tão distantes do descontentamento geral que, no dizer de editorial do Estado, mais parecem um chamamento de volta aos protestos com destaque para cartazes de aviso aos representantes parlamentares: "Eles não me representam".

As propostas, de fato, soam provocativas. A título de tornar o processo eleitoral "menos burocrático", na palavra do coordenador dos trabalhos, o petista Cândido Vaccarezza, a comissão formada para discutir a reforma política erigiu um monumento à permissividade.

Pelo projeto dito de desburocratização, os candidatos não serão mais responsáveis por crimes eleitorais cometidos durante as respectivas campanhas; a Justiça Eleitoral não pode mais checar as informações financeiras dadas pelos partidos, devendo se limitar a receber as prestações de contas e verificar se os aspectos "formais" estão de acordo.

Os gastos considerados "não passíveis de comprovação" não precisarão ser acompanhados de qualquer tipo de documento, bastando que sejam publicados na internet; pretendentes a cargos executivos, de presidente a prefeito, estão dispensados de registrar seus programas de governo na Justiça.

O valor das multas cobradas de quem faz doações acima do limite legal (2% do faturamento para empresas e 10% dos rendimentos para pessoas físicas) é reduzido em 10 vezes. E por aí vai o Congresso em sua indiferença ao tirocínio alheio.
Herculano
04/08/2013 11:31
SERÁ?

AGU se prepara para recuperar verba do mensalão, informa Claudio Humberto na coluna que publica neste domingo nos jornais brasileiros.

O Advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, nomeou a advogada Carolina Yumi de Souza para chefiar o Núcleo de Atuação Proativa em São Paulo. Ex-chefe de gabinete na gestão do ministro Cezar Peluso (STF), Carolina coordenará a recuperação do dinheiro público desviado por mensaleiros paulistas como José Dirceu (PT), José Genoino (PT) e Valdemar da Costa Neto (PR), assim que a condenação for confirmada.

Know how
Com experiência ao lado de Peluso, durante julgamento do mensalão, Carolina será responsável pelo combate à corrupção e à improbidade.
Herculano
04/08/2013 11:22
ASCENDEU O SINAL AMARELO PARA A FARRA E BEM ÀS VÉSPERAS DE UM DESAQUECIMNTO ECONÔMICO

Fazenda propõe limitar concessão de seguro-desemprego e cortar parcelas, a manchete de capa deste domingo do jornal Folha de S. Paulo. Documento enviado ao Planalto eleva número mínimo de meses trabalhados para obter benefício. Ministério do Trabalho é contra medida, que precisaria ser aprovada pelo Congresso; objetivo é reduzir custo

Segundo os relatos da repórter Natuza Nery e de Renato Andrade, secretário de redação da sucursal de Brasília do jornal, o avanço do gasto com seguro-desemprego e abono salarial, de 192% entre 2002 e 2012, fez com que setores do governo federal trabalhem para mudar as regras de concessão dos benefícios.

Mesmo com a taxa de desemprego praticamente congelada em patamar historicamente baixo, a previsão oficial é que o pagamento desses benefícios vai consumir R$ 42,5 bilhões neste ano.

Proposta encaminhada pelo Ministério da Fazenda ao Planalto, obtida pela Folha, defende a elevação do período mínimo de trabalho para obtenção do seguro, hoje de seis meses, para até 18 meses, e a redução das parcelas de acordo com as solicitações.

A resistência à proposta é forte. O Ministério do Trabalho é contrário às mudanças
Herculano
04/08/2013 11:16
BASTA DE CORRUPÇÃO E DE FALSAS MANIAS DE GRANDEZA, por Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e ex-presidente pelo PSDB. Publicado neste domingo no jornal O Estado de S. Paulo

Saí do Brasil depois que as manifestações populares haviam provocado uma tsunami na avaliação dos principais dirigentes políticos. Na Europa, o noticiário repercute a recidiva da crise egípcia, a volta da incerteza na Tunísia, a continuidade trágica da guerra civil síria, os atentados sem fim no Paquistão e no Afeganistão, enfim, uma rotina de tragédias preanunciadas que, vistas de longe, parecem "coisas do Terceiro Mundo".

Enquanto isso, a China vai encolhendo sua economia, os Estados Unidos confiam na recuperação, e a Europa se contorce em ajustes sem fim. Do Brasil ecoam apenas os passos do Papa, por vezes tocando o solo lamacento dos ermos para onde o levam em sua pregação.

De nossas aflições financeiras, os mercados externos só eventualmente tratam, mas delas sempre se cuidam, retirando suas aplicações ao primeiro sinal de alarme. Do desabamento político, poucas referências há.

Embora nenhuma crise de legitimidade tenha sido o gatilho do torvelinho popular, este terminou por mostrar que existe algo parecido com ela. Se de nossa politica a mídia ocidental cuidasse, talvez visse que nem só na África e no Oriente Médio há um desencontro entre o poder e o povo.

Há algo que não está funcionando direito na política, mesmo nas partes mais longínquas do Ocidente, como a América do Sul. Há um elo nesse desarranjo: as sociedades urbanas de massas, agora hiperconectadas pela internet, sentem-se mal representadas pelos que as comandam.

Isso vale tanto para nós como para a Itália, a Espanha, a Grécia ou Portugal, assim como valeu para a Islândia ou pode vir a valer para outras regiões onde, além da crise de legitimidade política, choques culturais e religiosos acrescentem outra crise à de identidade.

Em nosso caso, como nos demais países ocidentais, o fator geral mais evidente que condiciona e possibilita o surgimento do mal-estar político deriva da grande crise financeira de 2007/8. Mas seria enganoso pensar que basta retomar o ritmo do crescimento da economia, e tudo se arranja.

É melhor ter cautela e reconhecer que, uma vez visto o rei nu, sua magia se desfaz ou engana a menos incautos. As novas formas de sociabilidade criadas pelos meios diretos de informação e comunicação estão a requerer revisão profunda no modo de se fazer política e nas instituições nas quais o poder se exerce.

A desconfiança em relação a partidos e dos políticos é generalizada, embora não atinja o mesmo grau em todos os países, nem as instituições desabem ou sejam incapazes de se aprimorarem.

Até agora os efeitos construtivos da pressão popular sobre as instituições - salvo na Islândia - estão por ver-se. Mas basta haver eleições para que os governos (de esquerda, de direita ou o que mais sejam) caiam, como cairia o nosso se as eleições fossem em breve.

A questão é complexa, e há responsáveis políticos, em maior ou menor grau. Para começar, o governo Lula zombou da crise: era uma "marolinha", e seguiu funcionando, fagueiro, como se nada precisasse ser feito para ajustar o rumo. Houve, portanto, uma avaliação errada da conjuntura. Mas houve outras barbeiragens.

O lulo-petismo, arrogante, colocou a lanterna na popa do barco e, rumando ao passado, retomou as políticas dos tempos militares geiselianos como se avançasse intrépido para o futuro.

Tome subsídios para pobres e ricos, mais para estes do que para aqueles, mais sem razão ao ajudar os ricos do que os pobres. Perceberam tarde que o cobertor era curto, faltaria dinheiro. Se há problemas, tome maquiagem: o Tesouro se endivida, empresta dinheiro no mercado, repassa-o ao BNDES, que fornece os mesmos recursos aos empresários amigos do Rei.

Toma-se dinheiro a, digamos, dez por cento e se concede a cinco. Quem paga a farra: eu, você, os contribuintes todos e os consumidores, porque algo dessa mágica desemboca em inflação.

A maquiagem fiscal já não engana: mesmo o governo dizendo que sua dívida líquida não aumenta, os que sabem ler balanços veem que a dívida bruta aumenta, e os que investem ou emprestam, nacionais ou estrangeiros, aprenderam muito bem a ler as contas. Deixam de acreditar no governo. Mais ainda quando observam suas ginásticas para fingir que é austero e mantém o superávit primário.

Não é só. Em vez de preparar o Brasil para um futuro mais eficiente e decente, com regras claras e competitivas que incentivassem a produtividade, o "modelo" retrocedeu ao clientelismo, ao protecionismo governamental e à ingerência crescente do poder político na vida das pessoas e das empresas.

E não apenas graças a características pessoais da presidenta: a visão petista descrê da sociedade civil, atrela-a ao governo e ao partido, e transforma o Estado na mola exclusiva da economia.

Pior e inevitável, a corrupção, independentemente dos desejos de quem esteja no ápice, vem junto. Tal sistema não é novo, foi coroado lá atrás, ainda no primeiro mandato de Lula, quando se armou o mensalão. Também neste caso há responsáveis políticos, e nem todos estão na lista dos condenados pelo Supremo.

Com ou sem consciência de seus erros, o petismo é responsável por muito do que aí está. Não por acaso seu líder supremo, depois de longo silêncio, ao falar foi claro: se identificou com as instituições que as ruas criticam e, como Macunaíma, aconselhou a presidenta a fazer oposição a si mesma, como se governo não fosse...

Se as oposições pretenderem sobreviver ao cataclismo, a hora é agora. O Brasil quer e precisa mudar. Chegou o momento de as vozes oposicionistas se comprometerem com um novo estilo de política e de assim procederem. Escutando e interpretando o significado do protesto popular. Sendo diretas e sinceras. Basta de corrupção e de falsas manias de grandeza.

Enfrentemos o essencial da vida cotidiana, dos transportes à saúde, à educação e à segurança, não para prometer o milagre da solução imediata, mas a transparência das contas, das dificuldades e dos propósitos. E não nos enganemos mais: ou nos capacitamos para participar e concorrer num mundo global áspero e em crise ou nos condenaremos à irrelevância.
Herculano
04/08/2013 11:09
OS NÚMEROS DESMENTEM AS VERSÕES

Base de Dilma no Congresso é a menos disciplinada desde 89. Deputados que fazem parte da coalizão governista seguiram orientação da presidente em 69% das vezes. Congressistas retomam votações nesta semana com assuntos em pauta que preocupam o Palácio do Planalto. Onde está isto? Nos números do banco de dados legislativos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Herculano
04/08/2013 10:59
RECORDAR É VIVER, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo deste domingo. Esta despretensiosa nota mostra como o governo da esquerda e do PT não possuem como prioridade o Brasil, os brasileiros, mas uma festa para dúvidas e desvios de bilhões dos nossos pesados impostos. Atentem aos números e comparações. Vergonha e depois esse pessoal diz que não sabe a razão pela qual o povo está nas ruas. Passaram a intimidar os que protestam ou esclarecem estes fatos criminosos. Será que farão isto nas próximas eleições também

Está na rede um depoimento de Paulo, filho do general João Baptista Figueiredo, contando o encontro de seu pai com João Havelange, em 1979. O então presidente da Fifa queria trazer a Copa de 1986 para o Brasil. À época os interessados falavam numa despesa de US$ 500 milhões. O general sabia que a conta não ficaria por menos de US$ 1 bilhão, quantia equivalente a US$ 3,2 bilhões em dinheiro de hoje.

Pode-se não gostar de Figueiredo, mas ninguém podia tirar de sua biografia o fato de ter assinado a anistia. Agora pode-se acrescentar que não assinou o cheque da Copa.

A Copa de Lula custará R$ 28 bilhões, ou US$ 12,1 bilhões.
PEDRO PEDROZO
04/08/2013 10:49
VOCÊ SABIA? O Sr. Euclides Rampelotti sabia!!!

Pasmem... Estamos em Agosto de 2013, o Prefeito e a Secretaria de Saúde afirmam que vão pagar a parcela do mês de Junho/13 ao Hospital de Gaspar, somente na semana que vem; ou seja, somente depois que foram convocados pelo Ministério Público e justamente após tentarem denegrir e desqualificar a gestão administrativa do Sr. Sérgio Waldrich (ex Presidente da BUNGE e atual Presidente do Conselho de Administração do Hospital), executivo sério, competente, honesto e reconhecido por sua capacidade empreendedora pelo Brasil inteiro.

E quem foi o?algoz? que protagonizou as ofensas e a denunciação caluniosa? Justamente o Sr. Euclides Rampelotti (ex Vereador, Petista por interesse, atual Presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Teresinha e atual Presidente do Conselho Municipal de Saúde) pessoa simples, de hábitos humildes e cristãos, mas extremamente limitado na questão que corresponde a administração e gestão na área da saúde. É simplesmente um fantoche do Prefeito: ?o sujeito certo para dar a cara ao tapa e desviar a atenção dos atos de irresponsabilidade do Governo municipal.?

Sr. Herculano, você sabia que muito embora os Vereadores tivessem aprovado e o Prefeito Zuchi tivesse sancionado as Leis 3.191, de 03 de março de 2010 e 3.277, de 09 de dezembro de 2010 (que autorizaram o Município de Gaspar a conceder subvenções sociais ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para os serviços a serem prestados pela entidade hospitalar), as quais exigiam que os recursos financeiros deveriam ser utilizados conforme estipulado em Convênio, a ser pactuado pelo Prefeito Municipal ? Pedro Celso Zuchi, com a interveniência do FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE e pela administração do Hospital, nunca foram assinados por nenhuma das partes.

Isso mesmo. O Sr. Francisco Hostins Jr. é testemunha desses fatos, pois era o Secretário de Saúde Municipal na época. Esses (02) dois Convênios nunca foram assinados por ninguém, apesar de celebrados com fundamento nas Leis não possuem valor jurídico, e o Sr. Euclides Rampelotti sempre soube desse negócio mal resolvido entre os interessados; ou seja, quem é ele para somente agora querer cobrar boa fé, ética e responsabilidades da gestão do Hospital?

Uma vergonha. Quem sabe até... naquela época, uma troca de favores políticos e interesses particulares obscuros entre as partes envolvidas na celebração de tais Convênios; cujos repasses milionários são absolutamente Irregulares por falta de assinaturas firmadas oficialmente nos Convênios.

A verdade é que conforme previsto nas respectivas Leis e nos termos dos Convênios, o Município repassou ao Hospital mais de R$ 2.100.000,00 (DOIS MILHÕES E CEM MIL REAIS) para o custeio de serviços de urgência e emergência, e despesas diversas, tais como: energia elétrica, água, lavanderia, material ambulatorial, medicamentos, alimentação e outros.

Se os Convênios são irregulares e não possuem legitimidade, todo esse dinheiro público deve voltar aos cofres da Prefeitura. Houve Crime de ...no mínimo Prevaricação do Prefeito. Não é?

Se o que acaba de ser dito for verdade, o silêncio de quem foi citado é o mais simbólico reconhecimento sobre os fatos. Se alguém achar que isso é um factóide, é só pedir e consultar os documentos oficiais na Prefeitura do Município ou na administração do Hospital.

Se os Srs. Celso Zuchi e Celso de Oliveira não se lembrarem ou acharem que não é consigo.
Com a palavra o Sr. Euclides Rampelotti, o homem que tudo sabe, vê e fala!
Herculano
04/08/2013 10:48
O APARELHO

Gaspar é uma cidade que não avança. O presidente do Conselho Municipal de Saúde não possui qualquer formação ou ligação com a área da Saúde. Ou seja, não compreende nada do que fala. É pedreiro. É encomendador de defuntos. É boca alugada do seu partido o PT que quer aparelhar o Hospital de Gaspar para dar emprego a gente como ele. Por isto tudo, sabe-se que ao invés de buscar soluções para a comunidade, os doentes, fracos, pobres e desassistidos, sem fundamento, sem provas e documentos, Euclides Rampelotti, que já foi vereador, preferiu acusar os atuais administradores do Hospital de roubo e de ladrões.

Euclides está curtindo a ressaca, mas estimulado por companheiros do erro e sina, já mandou avisar que não desistiu (da acusação e do aparelhamento). Da acusação, faz certo se conseguir provar e documentar. A comunidade agradece. Agora, do aparelhamento mostra que além de não entender o que faz no Conselho, trabalha contra a comunidade. Acorda, Gaspar!
Herculano
04/08/2013 10:42
DESIGUALDADE DE RENDA CAI EM 80% DOS MUNICÍPIOS DO BRASILEM UMA DÉCADA

Entre 2000 e 2010, rendimento dos 20% mais pobres cresceu mais rapidamente do que o dos 10% mais ricos em quatro de cada cinco cidades do País; nos dez anos anteriores, a desigualdade medida pelo índice de Gini havia crescido em 58% das cidades. A informação é José Roberto de Toledo e Amanda Rossi para o jornal O Estado de S. Paulo

De 2000 a 2010 aconteceu algo inédito no Brasil: em 80% dos municípios, a desigualdade de renda entre seus habitantes diminuiu. O fato é ainda mais relevante porque reverteu uma tendência histórica. Na década anterior, a desigualdade medida pelo índice de Gini aumentara em 58% das cidades brasileiras.

A maior queda da desigualdade aconteceu numa cidadezinha do interior de São Paulo. No extremo oeste, perto de Presidente Prudente, Emilianópolis viu seu índice de Gini cair pela metade, de 0,76 para 0,38 em 2010. A escala varia de zero a 1. Se os 3 mil emilianopolenses ganhassem igual, o índice seria 0. Se um deles concentrasse toda a renda da cidade, o Gini seria 1.

Emilianópolis é um bom exemplo, uma vez que as condições em que se deu a redução da desigualdade são representativas do que aconteceu em outros 4.431 municípios brasileiros. O Gini da cidade crescera nos anos 1990, de 0,43 para 0,76. A reversão na década seguinte ocorreu com o enriquecimento da população em geral: a renda do emilianopolense foi de R$ 373 para R$ 585.

Na maior parte do Brasil foi igual. De 2000 a 2010, o rendimento domiciliar per capita cresceu 63% acima da inflação, na média dos 5.565 municípios. Foi um enriquecimento mais intenso do que nos dez anos anteriores, quando o ganho havia sido de 51%.

Isso é importante porque uma forma perversa de reduzir a desigualdade é via empobrecimento geral. Se os ricos perdem mais do que os pobres, a desigualdade também cai. Foi o que aconteceu em grande parte do Brasil nos anos 1980, por causa da recessão.

Nos dez anos seguintes, o alto desemprego comprometeu o salário dos trabalhadores e a renda voltou a se concentrar no topo da pirâmide. O índice de Gini do País cresceu, e a desigualdade aumentou em 58% dos municípios brasileiros.
Herculano
04/08/2013 09:27
VINGANÇA. O PT PREPARA A RETALIAÇÃO A QUEM PROCURADOR GERAL QUE DENUNCIOU O MENSALÃO


Em Fora da Procuradoria Geral da República, Gurgel pode passar de caçador a caça, o 247, o canal do PT, feito de anúncio de bancos estatais, mostra que está armada uma vingança.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou durante entrevista nesta quinta-feira (2) que não vê possibilidades de mudanças no resultado do julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), como Procurador-regional Manoel Pestana pede sua investigação por ter supostamente prevaricado na Operação Monte Carlo, contra o ex-senador Demóstenes Torres; "há fortíssimos indícios de que o PGR faltou com a verdade ao afirmar que reteve o mencionado inquérito por razões de estratégia'', diz Pestana; investigação atinge ainda a subprocuradora Claudia Sampaio, esposa de Gurgel; sinal fechado para o casal.
Herculano
04/08/2013 09:22
EM "A FERROVIA QUE LULA INAUGUROU FAZ TRÊS DIAS CONTINUA SEM TRILHOS NEM TRENS", AUGUSTO NUNES, DE VEJA, REPETE ALGO QUE OS GASPARENSES ESTÃO ACOSTUMADOS: ANÚNCIOS, DISCURSOS, ENTREVISTAS, ASSINATURAS DE ORDEM DE SERVIÇOS, DE CONVÊNIOS, TUDO REPETIDO PARA ALGO QUE NÃO SE CONCLUIU E SERVE PARA A BUSCA DE VOTOS DOS INCAUTOS, DESINFORMADOS E ENGANADOS. É ALGO DO PT E QUE UM DIA ELE TÃO BEM COMBATEU. É UM MANTRA. É UMA MENTIRA ATRÁS DA OUTRA E QUE NINGUÉM MAIS AGUENTA

"Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ferrovia de integração Oeste-Leste envolverá investimentos estimados em R$ 6 bilhões até 2012", informa a voz que narra o vídeo institucional sobre a construção da ferrovia que promete ligar a cidade de Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins. "A obra será executada em duas etapas: a primeira terá início em Ilhéus e vai até o município de Barreiras, no oeste da Bahia, num total de oito lotes. O lote 1F parte do Terminal de Ilhéus, onde ficará o terminal de descarga geral, que terá uma capacidade estimada entre 5 a 68 milhões de toneladas ao ano".

Depois de descrever a chuva de deslumbramentos sobre a região, que inclui três pólos industriais, uma ponte de 2,9 quilômetros sobre o Rio São Francisco (a maior ponte ferroviária do Brasil) e dois terminais multimodais, o locutor avisa que a obra "vai abrir uma nova alternativa logística para os portos no nordeste brasileiro, fazendo ainda a integração com outros pólos do país". Uma música encerra a profecia: "Na imensidão do cerrado, nas distâncias do agreste, é o progresso acelerado com a ferrovia oeste-leste".

Afinado com o tom do vídeo, o então presidente Lula avisou, em 10 de dezembro de 2010, durante o palavrório na cerimônia de assinatura das ordens de serviço dos quatro lotes do primeiro trecho da ferrovia, que seu governo "ensinou ao país que é possível trabalhar com dois objetivos ao mesmo tempo": "O Brasil ora decidia se queria fazer ferrovia, ora decidia se queria fazer rodovia. Nunca se pensou que era mais interessante pro Brasil a gente tê a ferrovia, a gente tê a rodovia e a gente tê a hidrovia (sic)"

Segundo Lula, a Oeste-Leste estaria pronta em 30 de julho de 2013.

Neste 2 de agosto, três dias depois da inauguração prometida pelo ex-presidente, a Oeste-Leste não tem sequer um metro de trilho instalado. Uma reportagem publicada pelo Valor Econômico nesta quinta-feira, revela que "nos primeiros 500 quilômetros do traçado, que ligam Barreiras a Caetité, a ferrovia praticamente não existe". Segundo a reportagem, embora todos os lotes do primeiro trecho tenham empreiteiras contratadas desde 2010, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a paralisação das obras depois de constatar "estudos ambientais capengas e projetos de engenharia que não paravam de pé". No trecho entre Caetité e Ilhéus, embora as empreiteiras tenham retomando os trabalho, só 21,5 % do total previsto foi concluído.

Diante do fiasco, o governo postergou a entrega do trecho Caetité-Ilhéus para dezembro de 2014 e, entre Barreiras e Caetité, para o fim de 2015. A reportagem informa, entretanto, que tanto engenheiros quanto o governo baiano não acreditam no novo cronograma. "Sabemos das dificuldades", confessou ao Valor Eracy Lafuente, coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura do governo da Bahia. "A promessa de entregar o trecho de Ilhéus até o fim de 2014 está muito apertada. Do jeito que a obra está, só sai mesmo em meados de 2015".

Caso a previsão se concretize, Dilma Rousseff conseguirá a façanha de terminar o seu governo sem inaugurar nenhum trecho de ferrovia. E o Brasil real, ao contrário do Brasil Maravilha, continuará com uma malha rodoviária em frangalhos, sem hidrovias e sem ferrovias.
Herculano
04/08/2013 09:11
O PAÍS QUE BATE CABEÇA, por Carlos Brickmann

Manifestantes em São Paulo vão à Prefeitura gritar "Fora, Alckmin" e "Fora, Cabral". Poderiam contar-lhes que o prefeito é Haddad e que Alckmin fica do outro lado da cidade. E que Cabral é governador de outro Estado.
Herculano
04/08/2013 09:08
COMO FUNCIONA O PT E O GOVERNO, INCLUSIVE COM SUPOSTOS ALIADOS

Carlos Brickman na coluna deste domingo informa sob este título "Onde está Gilbertinho?"

O colunista Augusto Nunes, de Veja, é o autor da descoberta e da pergunta: que é que fazia o chefe da Casa Civil da Presidência, Gilberto Carvalho, numa grande manifestação contra Sérgio Cabral, aliado do Governo petista? Ele estava lá, sim, e feliz: veja em http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/

Para facilitar, ache Gilbertinho em 1m07s, 2m20s, 2m24s. Estaria gritando "Fora, Cabral"?
Herculano
04/08/2013 09:01
O PROPOSITAL CANSAÇO

Em junho, milhares de jovens, principalmente, foram às duas. Um movimento surpreendente, sem bandeiras partidárias e quase todo pacífico. As redes sociais mostraram a sua força de persuasão e penetração. Era um movimento contra as falcatruas dos políticos no poder, principalmente o governo do PT, o qual permite a inflação, o roubo, a desestabilidade econômica, a falta de segurança, saúde e educação, compromete o futuro das pessoas e do país, bem como as dúvidas no uso do dinheiro público feito com os nossos pesados impostos.

Terminada a Copa das Confederações, a verdadeira vitrine mundial para os protestantes, o movimento puro, sem bandeiras e violência, praticamente sumiu.

O PT e o governo acusaram o golpe. Tentaram reagir via os sindicatos e outras organizações partidárias em julho para contrapor. Os pelegos e velhos não entusiasmaram ninguém. Tiveram que compra manifestantes, sem alma, bandeira e causa. Um fracasso. A partir de então, para que ninguém se atrevesse a repetir o levante juvenil de junho, começaram aparecer dia sim, outro também, os protestos violentos, feitos por pequenos grupos ferozes e orientados por gente experimentada, alguns identificados por tribos ou partidos, por mascarados e que tiveram como alvo não o aumento das passagens, a inflação, a falta de saúde, a péssima educação, a falta de segurança, mas governos de oposição (PSDB em São Paulo) ou que incomodam a aliança do PT no Congresso (PMDB no Rio de Janeiro), ou a polícia militar por seu combate violento ao vandalismo e aos vândalos.

E quem sumiu do alvo dos protestos? O governo, o poder de plantão, o PT, os desvios, as carências e determinadas instituições como o Senado e a Câmara Federal... Ninguém é bobo. Todos perceberam a jogada e que pode surpreender nas eleições do ano que vem. E estes protestos violentos quase diários já começam dar resultados projetados por quem os inventou e os sustenta : a população não os aguenta mais. Duas cartas na seção do Leitor da edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo dá bem a dimensão deste cansaço que só interessa ao PT, aos que mamam no governo, aos que roubam verbas públicas, aos que não estão nem ai para a segurança, saúde e educação. Wake up, Brazil!

Que tal a avenida Paulista ser interditada ao trânsito diariamente a partir das 17h para transformá-la definitivamente em um "protestódromo"? As lojas fechariam às 16h e seriam protegidas por portas de aço, tapumes e muros. Ninguém aguenta mais! Ricardo F. Scotti (São Paulo, SP)

Basta! Não existe protesto ou manifestação pacífica. Qualquer que seja o protesto, por si só é uma perturbação da ordem e deve ser tratado como tal. Os manifestantes, em nome da "democracia" e dos "direitos", são os primeiros a desrespeitar a Constituição. Chega de impedir vias públicas. Chega de violar o direito de ir e vir de outras pessoas. Chega de depredação do patrimônio público e particular. Votem direito e parem com as palhaçadas. Manuel Joaquim de Almeida Filho (São Paulo, SP).
Rafaela
04/08/2013 08:40


OS 10 MAIS FREQUENTADORES DO BLOG DO HERCULANO

Herculano; como (Herculano) contra; EL Governo!

Alceu Torres JR (Zé Arruela) contra; Luciano da Cunha (Zé da Verdade)

Adilson Schimitt como (Luiz Felipe, Mesa de Bar, Jaisom Barreto) contra;

Aurélio (Vlad, Alfredo, etc...)


Estamos de Olho, Anarquinópolis, Zé Pedro, Juju do Gasparinho e Rafaela.


SEI NÃO REZA A LENDA QUE PRA MIM SÃO TODOS AS MESMAS PESSOAS!
Herculano
04/08/2013 08:38
DIA DOS PADRES

Como há dia para tudo e todos, hoje, dia quatro de agosto, domingo, é o Dia dos Padres. Hoje é dia de São João Maria Vianney, o patrono dos Padres católicos.
Herculano
04/08/2013 08:10
MENSALÃO VERSUS SIEMENS, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo.

Reza a lenda política que agosto é o mês do azar, quando Getúlio Vargas se suicidou, Jânio Quadros renunciou e Juscelino Kubitschek morreu num acidente de carro até hoje ainda nebuloso.

Pois justamente em agosto recomeça o julgamento do mensalão no Supremo, que pega o PT de jeito, e emerge a denúncia da alemã Siemens de que houve um cartel para licitações das obras do metrô de São Paulo, o que desestabiliza o PSDB.

Como pano de fundo, a popularidade de Dilma em queda, protestos contra Alckmin e Cabral, o Congresso em pé de guerra e a recuperação da economia, só na promessa.

Tem-se que agosto encontrará o governo batendo cabeça, o Congresso testando forças, os tucanos esbaldando-se com o mensalão petista, e os petistas, com o caso Siemens dos tucanos. E a plateia botando fogo.

Isso tudo é álcool, gasolina e fósforo aceso para as manifestações populares. Elas começaram em junho, movidas em grande parte pela exaustão diante das práticas políticas e da falta de ética, e prometem voltar com tudo no Sete de Setembro, pelos mesmos motivos, mas com novidades, confrontos explosivos e a sensação de que não se salva um.

Se o mensalão do PT atinge José Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha, a denúncia da Siemens, que entregou documentos para as autoridades brasileiras, aponta o governo Mário Covas, chega ao primeiro de Geraldo Alckmin e atinge um ano do de José Serra. É guerra de comandantes, não de soldados.

Como sempre, o caso Siemens começa assim: vem a manchete na imprensa, o atingido diz que há manipulação política e o investigador responde que o processo é legal, rigoroso e técnico. Depois, vira tudo um deus nos acuda, com verdades borbulhando, a mídia vasculhando cada vírgula, a opinião pública irada.

Mas agosto é só o começo, setembro está logo aí e 2014 é ano de eleição presidencial. O que está ruim sempre pode piorar.
Anaquinópolis
03/08/2013 22:32
Em relação a Clinica do Dr João a mesma não ficou totalmente destruida apenas deu uma foligem, e no caso apenas quimou a impressora e o aparelho de fax, e a casa em questão pertence ao Mario da Farmácia
Zé Pedro
03/08/2013 22:27
Ao Zé Ruela e seguidores,

Chega vocês pra encher o saco e puxar sacos vários, agora querem ressuscitar àquele insuportável do Luciano da Cunha, escondido como o Zé da Verdade, ui ui ui. que nojo.

Todo mundo sabe que é ele, é muito igual, critico dos petezadas e agora faz igual, iguala-se, com certeza fica pior do àqueles que ele condenava de cara lavada e agora de cara suja.

Luciano vai consultar os universitários e doutores para mascarar um pouco suas infundadas explicações, mas não adianta, tá desmascarado e outros manés, zéz, também serão desmascarados, aguardem.

Buenas noite
Herculano
03/08/2013 18:56
O VAI- E-VEM DE UM GOVERNO SEM RUMO, SEM LÍDER E SEM RESULTADOS. DILMA JÁ NEGOU. AGORA ESTUDA ANTECIPAR REFORMA MINISTERIAL - E ACIRRA A BRIGA NO PT

Reportagem da revista Veja, que já está nas bancas e sendo distribuída aos assinantes, revela que esboço de reforma solicitado à Casa Civil é o motivo da conspirata armada por Mercadante contra Mantega

Segundo os repórteres Robson Bonin e Rodrigo Rangel, na edição da semana passada, Veja revelou uma iniciativa insólita do ministro da Educação, Aloizio Mercadante: o petista propôs ao vice-presidente da República, Michel Temer, que convencesse a presidente Dilma Rousseff a demitir o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A natureza da conversa causou espanto. Primeiro, porque não é comum um ministro recorrer ao vice-presidente para tramar a queda de um colega - menos ainda quando esse colega comanda uma área sensível como a econômica. Segundo, porque Dilma resiste desde o início de seu mandato a exonerar Mantega, blindando-o das críticas recorrentes de parlamentares aliados, empresários e sindicalistas. Protagonista de uma conspiração clássica, Mercadante provocou um imenso mal-estar no governo. O ministro confirmou a reunião com Temer, mas se apressou em negar que esteja trabalhando pela demissão do companheiro. Já Mantega disse, protocolarmente, não acreditar que estivesse na mira de Mercadante, seu amigo há mais de trinta anos. E Dilma fez saber que não gostou nem um pouco da intriga e se mostrou insatisfeita com o movimento de Mercadante, ironicamente um dos auxiliares que ela mais tem ouvido.

Conhecida a conspirata, restou a dúvida sobre a razão do empenho e da ousadia de Mercadante na queda de Mantega. A resposta é simples: diante da possibilidade de não ser nomeado para a Casa Civil, ele passou a trabalhar para assumir a Fazenda, mantendo aceso o bom e velho fogo amigo petista. Com os programas do governo emperrados, o desempenho pífio da economia e a base aliada conflagrada no Congresso, auxiliares da presidente defendem a realização imediata de uma reforma ministerial como forma de recomeçar o governo. Dilma resiste à pressão. Ela alega que reduzir o número de ministérios, por exemplo, não resultará nem mesmo em economia significativa de despesas. Com a sucessão de protestos nas ruas e a queda de popularidade pesquisa após pesquisa, a presidente, no entanto, encomendou à Casa Civil um esboço de reforma administrativa. A iniciativa, se posta em prática, pode resultar no corte de ministérios e em mudanças em seus comandos. Foi essa discussão que mexeu com os brios do ministro da Educação. Uma das ideias em estudo prevê o remanejamento dos ministros Paulo Bernardo e Miriam Belchior.
Herculano
03/08/2013 18:13
REGISTRO

Quem esteve por aqui, de passagem e bem cedo, foi o ex-governador e hoje deputado Federal, Esperidião Amim Helou Filho, PP, e sua esposa, Ângela Amim, também no PP. Foram flagrados na Padaria Pão de Mel. Quem os encontrou e tirou foto foi o agente Pedro da Silva, que já foi candidato a vereador pelo PP.

Estranho mesmo é que nem o presidente do partido, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu; e os ex Luiz Carlos Spenlger, o Cuca; Clarindo Fantoni; José Hilário Melato entre outras figurinhas carimbadas do partido por aqui estivem lá para ao menos um papo e uma foto.
Herculano
03/08/2013 18:09
CLINICA DO DR JOÃO FOI DESTRUÍDA PELO FOGO

A clínica médica do decano João Leopoldino Spengler, na Rua Sete de Setembro, em Gaspar, foi destruída nesta tarde de sábado por um incêndio. O imóvel era do médico e tinha sido adquirido no passado do falecido Waldemar Silva, pai da Janete, assessora do vereador José Hilário Melatto, PP. Não houve feridos. O prejuízo no consultório foi total. Houve queda de energia na região por conta do incêndio

Zé Ruela
03/08/2013 16:03
Ao
Zé da Verdade (luciano da cunha)

Cara, como é que você não se toca, vai estudar primeiro, não dá para entender nada que você postou, é posse (de possuir ou de tomar posse em um cargo, ou você quis dizer pose, de nariz empinado, orgulhoso), não preciso babar ovo do prefeito, aliás, o melhor prefeito que já apareceu por aqui ultimamente. Meu caro Herculano, por favor assim o blog vai perder a credibilidade perante os seu blogueiros. Gosto de contrapor com você, Herculano, muitas vezes perdido em seus comentários, mas pelo menos é inteligente.
Herculano
03/08/2013 14:20
MORRE O JORNALISTA E ACADÊMICO LUIZ PAULO HORTA

Jornalista, escritor, crítico de música clássica e colunista do GLOBO, ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, Luiz Paulo Horta morreu na manhã deste sábado, aos 69 anos, em sua casa, no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos.

Autor de livros sobre música clássica e teologia, Horta acompanhou ativamente a Jornada Mundial da Juventude, publicando colunas diárias sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil. O corpo está sendo velado na sede da ABL, no centro da cidade. O enterro será no mausoléu da instituição, no cemitério São João Batista, às 11h de domingo.
Herculano
03/08/2013 14:15
PROFISSÃO

Quem é especialista em encomendar a morte, poderia estar num Conselho de Saúde que é feito para a busca da vida? Euclides Rampelotti vive um drama existencial.
Herculano
03/08/2013 14:10
AS DECADENTES E ULTRAPASSADAS ESQUERDAS CUCARACHAS DO CONTINENTE ESTÃO REUNIDAS HÁ UMA SEMANA NO TAL FORO DE SÃO PAULO. DEBATEM COMO OCUPAR E PERMANECER NO PODER. ESTE FORO FOI CRIADO POR FIDEL CASTRO E LULA ENTRE OUTROS. ESTE ENCONTRO DE TÃO RETRÓGADO NÃO CONSEGUE ESPAÇOS NA MÍDIA TRADICIONAL. MAS O QUE O FORO DE SÃO PAULO FEZ ATÉ AGORA PELA SOCIEDADE LATINA? O FILÓSOFO OLAVO DE CARVALHO EXPLICA

Ao longo de duas décadas e picos, o Foro de São Paulo acumulou uma folha de realizações que ninguém deveria ignorar:

1) Deu abrigo e proteção política a organizações terroristas e a quadrilhas de narcotraficantes e sequestradores que nesse ínterim espalharam o vício, o sofrimento e a morte por todo o continente, fazendo mesmo do Brasil o país onde mais cresce o consumo de drogas na América Latina.

2) Ao associar entidades criminosas a partidos legais na busca de vantagens comuns, transformou estes últimos em parceiros do crime, institucionalizando a ilegalidade como rotina normal da vida política em dezenas de nações.

3) Burlou todas as constituições dos seus países-membros, convidando cada um de seus governantes a interferir despudoradamente na política interna das nações vizinhas, e provendo os meios para que o fizessem "sem que ninguém o percebesse", como confessou o sr. Lula, e sem jamais ter de prestar satisfações por isso aos seus respectivos eleitorados.

4) Ocultou sua existência e a natureza das suas atividades durante dezesseis anos, enquanto fazia e desfazia governos e determinava desde cima o destino de nações e povos inteiros sem lhes dar a mínima satisfação ou explicação, rebaixando assim toda a política continental à condição de uma negociação secreta entre grupos interessados e transformando a democracia numa fachada enganosa.

5) Gastou dinheiro a rodo em viagens e hospedagens para muitos milhares de pessoas, durante vinte e três anos, sem jamais informar, seja ao povo brasileiro, seja aos povos das nações vizinhas, nem a fonte do financiamento nem os critérios da sua aplicação. Até hoje não se sabe quanto das despesas foi pago por organizações criminosas, quanto foi desviado dos vários governos, quanto veio de fortunas internacionais ou de outras fontes. Nunca se viu uma nota fiscal, uma ordem de serviço, uma prestação de contas, um simulacro sequer de contabilidade. A coisa tem a transparência de um muro de chumbo.

Olavo de Carvalho foi um comunista militante.
ZÉ DA VERDADE
03/08/2013 11:37
AO BABA OVO DO ZÉ RUELA

SE TEM UMA COISA QUE INCOMODA A TODOS SÃO OS BABA OVOS, PUXA SACO, TODO MUNDO SABE QUE SÃO PESSOAS INESCRUPULOSAS QUE FAZEM DE TUDO SEM MEDIR CONSEQUÊNCIA DOS SEUS ATOS PRA SATISFAZER SEUS PATRÕES.

QUEM É O SABICHÃO É VC QUE É UM RELES CAPACHO DO ZUCHI QUE VAI A SÃO PAULO PASSAR NOTICIAS PRO ZUCHI APRENDER A ADMINISTRAR POIS NÃO PODE PASSAR UMA POSSE DE IGNORANTE,
SE TIVER QUE FAZER PENEIRAS PORQUE VC ACHA QUE NÃO VAI SER PENEIRADO VC É UMA PIADA,NÃO DISFARÇA TENTANDO MUDAR DE ASSUNTO SEJA DIGNO E ASSUMA QUE O TEU ZUCHI NÃO REPASSA A VERBA CORRETAMENTE E QUE O GOVERNO DO ESTADO NÃO HONRA MAIS A VERBA DE 180 MIL REAIS,

E AOS OUTROS É BOM QUE FICAM ACHANDO QUE EU SOU QUEM VCS PREFERIR, SE ACHAREM QUE SOU DEPUTADO FAVOR ME PAGAREM SALÁRIO DE DEPUTADO.

Rafaela
03/08/2013 10:24


Quando eu postei aqui, que o Sr. era suspeito e tava tentando projetar Andreia Nagel para 2016, pois era amigo das pessoas envolvidas o Sr. me explicou tentando desdizer e a explicação só confirmou minhas duvidas.
Hoje em Gaspar vivemos um conflito de quem é melhor ditador, pois em si, falando em ditadura cada um impõe a sua, quando Adilson era prefeito impôs a sua em conjunto com Aurélio e ai veio Zuchi com sua turma provaram que a deles essa de agora é mais suportável.
Chega ao ridículo de um proprietário de cancha de bocha querer administrar um hospital, há é! E quem administrara, hum antes era um dono de Super Mercado (falido diga se de passagem) e o Lula analfabeto administrou o Brasil, na Venezuela um motorista de ônibus é o presidente!
Então ta no escript, nada fora de contexto o que é para um município que figura entre os piores da educação ter como mestre de cerimonia um encanador o que mais o Sr. quer há lembrei o seu amigo Pedro Garcia, la do bela vista diz ele que ganhou R$1.000.000,00 do Deputado Décio para saneamento básico, mas anda postando nas redes sociais que o Prefeito mandou fechar a (SEDE da AMBEVI) Associação de Moradores por não estar adquada, vai entender!
O que mais de pior há de haver num só lugar, nada imagina! Nada mesmo é tão ruim que não possa ser pior, se 75% dos jovens em estado economicamente ativos não estão em curso algum de capacitação, como será a renda média daqui a uns 10 anos, se hoje é péssima em R$961,00 sem qualificação então esse povo que ta ai vai tornar Gaspar o mais pobre do Estado.
VIVA A DITADURA DE CADA UM!
Vergonha
03/08/2013 09:40
Prefeitura diz que vai pagar a parcela do mês de Junho ao Hospital..................Junho???????

Estamos em Agosto...........sem comentários.
Herculano
03/08/2013 08:01
TROCA NO PROGRAMA RODA VIVA DA TV CULTURA DE SÃO PAULO

Mario Sergio Conti deixará de ser o âncora do programa de entrevistas "Roda Viva". Augusto Nunes, de Veja, deve ser o novo apresentador do programa de entrevistas da TV Cultura.

A saída faz parte de um processo de reestruturação realizado no canal, agora sob o comando de Marcos Mendonça, novo presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura.
Herculano
03/08/2013 07:58
PERDEU A BOQUINHA?

O vereador - ex-dono de boteco e cancha de bocha - e líder do PT na Câmara de Gaspar, Hamilton Graff, o Mitinho, acaba de perder a boquinha de administrador do Hospital de Gaspar. O conselho preferiu um profissional da área.

O vereador nos últimos tempos vinha alimentando na tribuna do legislativo as dúvidas que o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Euclides Rampelotti, tentou irresponsavelmente imputar genericamente - sem documentos, provas e nomes - aos administradores do Hospital. E se deu mau. O que o pessoal do PT e do poder de plantão armarão agora que foram mais uma vez desmascarados e não conseguiram aparelhar o Hospital.
Herculano
03/08/2013 07:53
DIRIGENTE DO NOVO PARTIDO DE MARINA QUE FEZ PROTESTO VIOLENTO, DESCOBERTO, PEDIU PARA SAIR

Aliado de Marina Silva e flagrado com uma barra de ferro num ato que acabou em depredação em Brasília, o sociólogo Pedro Piccolo pediu afastamento da Executiva Nacional Provisória da Rede.

Em nota, o partido informou que Piccolo se afastou do comando da Rede "até que os fatos sejam apurados".

Apesar de admitir que estava na porta do Itamaraty com uma barra de ferro nas mãos e o rosto coberto por uma camiseta do partido no protesto do dia 20 de junho, Piccolo nega ter protestado em nome da Rede e depredado o prédio. Ele reconhece, porém, que "pressionou" a barra "contra diferentes pontos de uma estrutura também de ferro do próprio prédio".

Piccolo disse que outros integrantes da Rede participaram do protesto. Ele afirmou que está arrependido. Já prestou depoimento à Polícia Civil. Na próxima semana será ouvido pela Polícia Federal.
Herculano
03/08/2013 07:40
UMA BOA MEDIDA

Aos boleiros. Eu não assisti por falta de tempo. Mas, mesmo que tivesse cheirava a perda do que fazer. Tinha cara de derrota, de facilidade, de treino.

Os oito gols que o Santos sofreu com direito a piedade do Barcelona, como leio agora em vários comentários de analistas brasileiros e espanhóis, dá bem a dimensão da grandeza e qualidade do campeonato brasileiro da série A e tido como o maior, o mais espetacular, o mais... do mundo.

É na verdade o mais desqualificado. Prova? As rendas e a presença minguada de público nos estádios ratificam isto. O povo não é bobo. Quer outras provas? Os oito a zero do Santos, o massacre que sofre o São Paulo diante dos jogos que faz na Europa. E assim vai. Engana que eu gosto e aceitamos isto. Quando somos confrontados. Falamos em fatalidade. Nos negamos à realidade. Viva os cartolas, estes sim, traficantes de ilusões e ricos no meio da miséria em que está metido o nosso futebol.
Herculano
03/08/2013 07:29
JURI CONDENA 25 PMs PAULISTAS A 624 ANOS DE PRISÃO PELO MASSACRE DO CARANDIRU

A Justiça paulista encerrou na madrugada deste sábado (3) o julgamento da maior e mais violenta etapa do episódio que ficou conhecido como o massacre do Carandiru. Os jurados decidiram condenar 25 policiais militares da Rota (tropa de elite da PM paulista) acusados da morte de 52 presos que estavam no terceiro pavimento do pavilhão 9 do presídio no dia 2 de outubro de 1992. Eles receberam uma pena de 624 anos de reclusão cada um. Eles poderão recorrer em liberdade
Herculano
03/08/2013 07:26
A PALAVRA DO GURU. SE A INTERNET VAI SER A MÍDIA DO PT, ISTO SIGNIFICA QUE O PATIDO E SEU LIDER RECONHECEM QUE SÓ A POBREZA, ANALFABETOS, IGNORANTES, DESINFORMADOS E OS ASSISTIDOS DO BOLSA FAMÍLIA DO NORTE E NORDESTE NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA MANTE-LOS NO PODER


Lula no Foro de SP: "internet é nossa mídia", informa o 247, o canal do PT feito de patrocínio de bancos estatais sustentados com o nosso dinheiro dos pesados impostos.

Ex-presidente afirma que está na hora das esquerdas que administraram países da América Latina mostrarem que sabem governar; para Lula, "o Brasil tem mais responsabilidade para garantir que a integração aconteça"; ele também comentou os manifestos que estão acontecendo no Brasil: "essas manifestações têm de tudo, a maioria é coisa boa. Mas por de trás disso tem fascistas também"; líder petista voltou a falar sobre democratização da mídia: "com a internet, temos a capacidade de ter a nossa própria mídia. Nós precisamos criar o nosso instrumento de comunicação"
Anarquinopolis
02/08/2013 23:47
Bom se os médicos não fazem os horarios cheios nos postos de saude, então por que ainda ganham a gratificação para irem trabalhar e permanecerem no local de trabalho? projeto de lei 84, sim pois a ratificação só se da ao médico que ir trabalhar e permanecer no local de trabalho durante todo seu expediente. esta na hora dos vereadores investigar.
Zé Ruela
02/08/2013 22:34
Zé da Verdade

Você é burro mesmo, não sabe interpretar um texto, quer dar uma de sabichão e não compreende nada. Por favor Herculano, qdo você posta esses idiotas, invejosos (do zé ruela) acaba deixando o nível do blog cair, dá uma peneirada por favor.
E o jundiá da lagoa é que vai ser pego no anzol, logo, logo kkkkkk....
Herculano
02/08/2013 21:49
MOTORISTA

Afinal quem veio dirigindo de São José a camionete que a Defesa Civil ganhou do Ministério da Integração? A gasparense honorária Ideli Salvatti queria que fosse o companheiro Zuchi, mas...
Herculano
02/08/2013 21:39
ESPELHO, ESPELHO MEU...

A nova administradora do Hospital de Gaspar, Dilene Jahn Mello Santos, caiu nas graças de Rodrigo Fontes Schramm, membro do Conselho Fiscal do Hospital e que nesta condição privilegiada e de responsabilidade, permitiu sem contestar, que Euclides Rampelotti afirmasse que no Hospital há roubo e ladrões. Se isto é verdade e Rodrigo não os aponta como fiscal, é irresponsável, conivente e não trabalha para a comunidade.

Dilene é enfermeira com especialização em administração hospitalar e estava trabalhando no Hospital Santo Antônio, em Blumenau. "Com certeza, o hospital só tende a melhorar a partir de agora. A nova administradora vem com muita vontade e muito gás", destacou Rodrigo. Diz como se fosse indicação dele. Se foi, espera-se que não aconteça o que aconteceu com a Expogaspar. Acorda, Gaspar!
Jundiá da lagoa
02/08/2013 21:29
Herculano,

Leitor assíduo como sou de sua coluna, vejo que o melhor post de todos foi essa do secretario manco da agricultura, ser a melhor de todas. O Cara ocupa um cargo importante e não sabe criar bagre?? kakakakaka. O que será que ele sabe fazer? Comprar carro de francês de ultima geração? Pelo jeito, nisto é perito.

Aproveito também para dizer que o tal Zé da verdade, diga-se Luciano da Cunha, perdeu toda a sua credibilidade, tá claro, tá cristalino que é ele o tal zézinho da verdade. Criticou tanto os escondidos e agora faz igual... Que coisa feia, alguém quem era o tal do zé da verdade, é o Luciano da Cunha, os mesmos vícios de linguagens e a mesma escrita burra de sempre.

Herculano, confere pra nós o IP da postagem dele. Tu sabes que Zé da Verdade e Luciano, são os mesmos. O tal de Zé Aruela, também é outro que tá com os dias contados para ser descoberto.

Queres ver, lá vem ele dizer que sou baba ovo desta vergonha do pt de Gaspar. Vai ser burro assim, lá na china.
Herculano
02/08/2013 21:20
MAIS UM

Banco Central fecha Banco Rural, envolvido no caso do mensalão. Surpreendeu o mercado. E ele vem na esteira do fechamento de dois outros bancos o BVA e o Cruzeiro do Sul.
Jundiá ensaboado
02/08/2013 20:53
Criar jundiá?
Inovação com tratamento notável de esgoto em Gaspar.Europa e USA morrerão de inveja com tanta tecnologia.
zé da verdade
02/08/2013 20:47
AO ZÉ RUELA E MENTIROSO

OS 180 MIL REAIS QUE O GOVERNO NÃO PASSA DESDE JUNHO DO ANO PASSADO,

E A GENTE NÃO APRENDE COM MENTIROSOS E BABA OVOS.
Juju do Gasparinho
02/08/2013 20:37
Prezado Herculano:

"Dilma é um aborto político, uma invenção do pinguço, um delírio de um canalha ladravaz."

JASTWT
sidnei luis reinert
02/08/2013 20:29
COMO UM BANCO GANHA DINHEIRO (E depois nós é que somos a "elite")

Se um correntista tivesse depositado R$ 100,00 (Cem Reais) na poupança em qualquer banco, dia 1º de julho de 1994 (data de lançamento do Real), teria hoje na conta R$ 374,00 (Trezentos e Setenta e Quatro Reais).

Se esse mesmo correntista tivesse sacado R$ 100,00 (Cem Reais) no Cheque Especial, na mesma data, teria hoje uma dívida de R$139.259,00 (Cento e Trinta e Nove Mil e Duzentos Cinquenta e Nove Reais) no mesmo banco.

Ou seja: se tivesse usado R$ 100,00 do Cheque Especial hoje estaria devendo o equivalente a nove carros populares. Já com o valor da poupança conseguiria comprar apenas dois pneus.

Não é à toa que o Bradesco teve em torno de R$ 2.000.000.000,00 (Dois Bilhões de Reais) de lucro liquido somente no 1º semestre de 2013, seguido de perto pelo Itaú. Dá para comprar um outro banco por semestre!
Herculano
02/08/2013 20:29
Crise do Hospital 1
QUANDO O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, EUCLIDES RAMPELOTTI, ACUSA OU CHAMA OS OUTROS DE LADRÕES, QUEM MEMSMO ELE TOMA POR REFERÊNCIA?

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Euclides Rampelotti (irmão do líder do prefeito Pedro Celso Zuchi na Câmara, José Amarildo Rampelotti, PT), resolveu subir nesta sexta-feira a tarde o morro do Fórum. Estufou o peito e resolveu cantar de galo. Quis mostrar, sem provas e documentos, que havia roubo e ladrões no Hospital de Gaspar. Tudo no gogó. E para que? Para livrar a prefeitura da responsabilidade de pagar o que deve ao Hospital, sufucar o hospital e toma-lo para os novos companheiros. Pau mandado, teve que engolir a bravata pois não teve como sustenta-la.

Na audiência de hoje a tarde feita pela promotora Luciana Uller, da primeira Vara e que cuida também da cidadania, para buscar uma solução para a cidade, os cidadãos, cidadãs, os doentes, fracos, pobres, desassistidos e desinformados, esta cena lamentável mostrou o quanto a prefeitura do PT está preocupada com a saúde pública. É um jogo de poder apenas. Dane-se os doentes.

O presidente do Conselho do Hospital, o executivo conceituado, Sérgio Roberto Waldrich, reagiu imediatamente relatam presentes com quem me consultei. Primeiro ele disse que não participaria mais da reunião se este fosse o tom e a pauta. Segundo quem testemunhou o áspero e sincero diálogo, Waldrich afirmou que se retiraria dali porque no Hospital não havia roubo e nem ladrões, que não havia provas e de que ele não frequentava ambientes com este tipo de pessoas e caráter. "Pode até haver deficiências e nada será escondido por mim".

Mal estar geral. Os presentes desautorizaram Rampelotti. Pediram para Waldrich ficar. Ele teria resistido e só aceitou voltar depois de acusar a prefeitura e o Conselho presidido por Rampelotti de criminosos. "O dinheiro que vocês negam com acusações absurdas, é o que falta para a possibilidade de se salvar vidas e pessoas". O clima piorou. Mas ao fim se serenou com os "bombeiros". Rampelotti teve que engolir a seco a sua acusação sem fundamento.

A pergunta que não ainda teve resposta. Quando Euclides Rampelotti acusa outros, que não sabe quem é, de roubo e ladrões, quem ele toma por referência?

A crise no Hospital 2
UMA SEXTA-FEIRA SEM MÉDICOS NOS POSTOS DE SAÚDE DA PREFEITURA. VERGONHA DE UMA ADMINISTRAÇÃO

Outra constatação chocante e inadmissível, fruto da incompetência de gestão. Durante o debate que se seguiu para buscar soluções, ela foi revelada pelo próprio diretor técnico do Hospital, Dr. Marivaldo, e que deixou estarrecidos os presentes.

Nesta sexta-feira se o Hospital fechasse e deixasse de atender como se programou diante do agravamento do impasse com a prefeitura e o governo do estado, Gaspar não teria um só médico para atender os gasparenses. Nos seis postos de saúde da prefeitura não havia médicos. A valente secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian não pode contestar esta afirmação. Uma vergonha.

Resumindo. O Hospital que a prefeitura não quer pagar o ele que faz para a prefeitura e que é dever dela para com os gasparenses;o Hospital moribundo, rotulado pelos petistas como um antro de ladroagem, apenas para desmoralizá-lo ainda mais, era o único lugar em Gaspar com médicos para atender os gasparenses pelo SUS. Existe retrato mais adequado para o crime que se pratica contra a saúde das pessoas daqui?

Está mais do que na hora da imprensa verificar a presença dos médicos nos postos de saúde e que são obrigados a horários cheios, não os fazem, sobrecarregam o Hospital em serviços e dívidas. Seis postos de saúde de Gaspar consomem R$17 milhões por ano. O Hospital, menos de R$3 milhões, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e que a prefeitura se nega a repassar o que deve.

Crise do Hospital 3
O GOVERNO DE RAIMUNDO COLOMBO, PSD, É PARTE DA CRISE. OS INTERLOCUTORES DO GOVERNO DO ESTADO AQUI, AGORA ESTÃO TODOS CALADOS

Também ficou clara a omissão do governo do estado e o descaso do cabide de emprego de políticos sem votos, a Secretaria de Desenvolvimento Regional. O secretário César Botelho, PMDB, que mentiu afirmando que a não renovação do convênio do ano passado aconteceu pela falta de prestação de contas, estava lá.

Esquivou-se. Disse que este assunto será discutido na semana que vem numa reunião política em Florianópolis. Cobrou mais transparência e gestão profissional. Ensinou o que não é capaz de fazer na sua secretaria, até porque não possui estas condições como gestor. Ouviu da promotora que é obrigação do estado a participação e que o simples fato do convênio anterior existir para o equilíbrio econômico do sistema, implicava na sua continuação.

Ao fim, todos saíram da seguinte forma por imposição e acordo com a promotora Luciana Uller. O município - que estava representando além da secretária da Saúde, pelo seu procurador geral José Carlos Schramm - vai repassar até segunda o que está atrasado e até dia 15 de agosto, o que vencerá naquela data, independente da prestação de contas. Como o município até desrespeita ordem judicial, nada é muito certo que cumpra o que se acertou.

Na terça haverá o posicionamento da reunião em Florianópolis com a secretaria da Saúde estadual e que alguns dão como uma viagem perdida. Dependendo do que acontecer no jogo dos políticos com o Hospital, a saúde pública e os doentes daqui, poderá haver uma imposição judicial. E no dia 16 de agosto, a nova administradora do Hospital apresentará um plano de recuperação e sustentabilidade econômica e técnica para conhecimento e validação das partes. Também se combinou que a promotora Luciana Uller seria a porta voz deste assunto com a imprensa. Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
02/08/2013 20:17
Dilma Besta Roussef, a anta que se intitula "presidenta", deu uma declaração dizendo que costumava ir com o pai ao estádio do Mineirão quando era criancinha. E foi aplaudida pela matilha de petistas.

Que meigo... A nossa presidanta nasceu no dia 14 de dezembro de 1947, e eu imagino que quando ela disse "criancinha", devia estar se referindo aos seus 5 ou 6 anos de idade, portanto frequentava o estádio com o seu papai lá pelos idos de 1952 ou 1953...

Mais uma vez, galera! Vamos lá: Que meiga...linha essa fanfarrona salafrária!

Na tentativa de fazer um populismo barato e com a certeza de que seus petistóides só possuem meio neurônio em funcionamento... e precário, a anta esqueceu que o Mineirão só foi inaugurado no dia 5 de setembro de 1965, quando já tinha 17 anos de idade.

Esse é o retrato mais fiel dos petistas: Mentirosos, incultos e fanfarrões. E pior: São como focas amestradas que batem palmas em troca de sardinhas. É por isso que eles dizem que quem pensa faz parte da "elite". O conhecimento e o discernimento são de fato uma riqueza inestimável, porém uma riqueza inacessível pra esse bando de símios.
Herculano
02/08/2013 18:33
A RELAÇÃO É ÓBVIA. MAS COMO A DECLARAÇÃO ATRASADA É DA MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS, O CERTO É POR UM PÉ ATRÁS ELA CONSIDERA OS POLICIAIS DO RIO COMO OS PRINCIPAIS SUSPEITOS DO DESAPARECIMENTO DO AMARILDO. ALIÁS TODOS CONSIDERAVAM

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Maria do Rosário, disse nesta sexta-feira, 2, que o governo está preocupado com o caso do ajudante pedreiro Amarildo Dias de Souza, que desapareceu depois de ser detido por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, na zona sul do Rio. De acordo com Maria do Rosário, deve ser considerada a "hipótese concreta" de que agentes públicos foram responsáveis pelo sumiço de Amarildo.

Segundo ela, o abuso de autoridade e a violência policial é algo com o qual "não podemos mais conviver". "A situação do Amarildo não pode cair numa amplitude tal que tenhamos como resposta dizer que muitas pessoas estão desaparecidas após abordagem policial. A primeira suspeição que todos devemos ter é de responsabilidade pública nesse desaparecimento", afirmou.

Para os esquecidos. A ministra Maria do Rosário, PT, foi aquela que afirmou serem os boatos do término do Bolsa Família e que levaram milhares de assistidos a irem de uma só vez num final de semana aos caixas eletrônicos da Caixa, armados pela Oposição. A Polícia Federal - em longa investigação - acabou desmentindo a ministra. Tinha sido a barbeiragem do próprio governo o causador da confusão.

Zé Ruela
02/08/2013 18:26
Herculano

Brincadeiras à parte. Você bem disse que o hospital tem um custo mensal de R$ 500.000,00 mês. A PMG, entra com R$ 245.000,00 mês, o governo do estado com R$ 180.000,00 mês e SUS deve estar repassando´não sei ao certo uns R$ 80.000,00 mês. Diante desta colocação concordo com você em um ponto: quem não está honrando a sua parte é o governo do estado, ou seja, secretaria da saúde do estado cuja secretária é do PMDB. O prefeito Celso Zuchi está fazendo a sua parte, não entendo essas suas críticas diárias contra o nosso prefeito, acho que você deveria criticar o governo do estado com a mesma enfase que você critica o prefeito, ou não?
Estou fazendo escola em Herculano? Até em São Paulo. Agora, aqui tem um monte de invejoso, me criticaram, me rebaixaram, denegriram, agora o que tá aparecendo de ZÉ, pessoal vão ser mais criativos, né.
Herculano
02/08/2013 18:25
GESTOS, PROMOÇÕES E REPERCUSSÕES. O EX JOGADOR NETO SE DEMITE DA RÁDIO BAND PARA QUE O COMENTARISTA MAURO BETING (FILHO DE JOELMIR) POSSA SER RECONTRATADO

É daqueles assuntos que ganham notoriedade logo. Mauro Beting anunciou que tinha sido demitido da Rádio Band onde é comentarista esportivo. A mídia tratou de ir atrás. Dois fatos foram determinantes para a saída do jornalista: não era preciso dois comentaristas fortes, não havia orçamento para dois e o ex-jogador Neto tinha a preferência da emissora pelo Ibope que carrega.

"Não fui pego de surpresa porque acho que nenhum jornalista se surpreende porque é um problema sério da profissão que continua. Lamento por sair depois de oito prêmios como melhor comentarista, nenhum ganhou tanto. Fico chateado, fico triste por sair de um lugar que era minha casa, desde os nove anos de idade, quando acompanhava meu pai. Confesso que neste momento estou sem muita voz para falar sobre", escreveu Beting

O que fez Neto que coloca suas fichas na Band TV? Pediu demissão da Rádio Band para que Mauro (que atua na TV Band e Band Sports onde está também Neto) fosse recontratado. Um chororô. Uma encenação a semana inteira. Audiência lá em cima.
Herculano
02/08/2013 17:59
VÃO ACABAR COM O TAL VEREADOR DE PLANTÃO. E HÁ GENTE CALADINHA

Louvável, corajosa e cidadã a iniciativa e a ação da bancada do PMDB (Ivete Mafra Hammes, Ciro André Quintino, Jaime Kirchner e Marli Iracema Sontag) mais o vereador Luiz Carlos Spengler Filho, PP, em propor férias de apenas 30 dias para os vereadores de Gaspar e acabar com os 45 dias no verão e 30 no inverno como é hoje.

Agora, precisamos descobrir que será contra a mudanças da Lei Orgânica e que rege o Regimento Interno da Câmara. Este assunto vai se enrolar durante todo o segundo semestre. Esta atitude é de gente acordada e ao mesmo tempo responde as vozes das ruas, as mesmas que elegeram os nossos vereadores.

Finalmente vamos acabar com o vereador plantonista, que justifica o que ninguém entende a razão de tantas férias.
Herculano
02/08/2013 17:50
ENQUETE DO CRUZEIRO DO VALE MOSTRA O MEDO DO GASPARENSE

A enquete ao lado pergunta : você se sente seguro ao andar nas ruas de Gaspar?

E qual a resposta que vai tendo a ampla preferência dos participantes via a internet, com mais de 46% das respostas? Não, a violência cresce a cada dia
Estamos de Olho
02/08/2013 15:38
Depois de ser ?morto? por Zarur, Sarney deve receber alta até a próxima semana!!!

O mico da semana vai para o jornalista Alziro Zarur.

Na ânsia de ser o primeiro a dar a notícia, ele informou pelo Twitter que o senador José Sarney havia morrido.

Agora, o site do Correio Braziliense informa que o ?falecido? pode ter alta até o final da próxima semana.

Quer mancada, Zarur!

Veja matéria publicada no site do Correio Braziliense:

Sarney pode ter alta até o final da próxima semana, diz assessoria

O boletim médico do hospital informa que ele fez exames de imagem no cérebro, na face e no abdome e os resultados apontaram acúmulo de líquido no pulmão direito

Agência Brasil

São Paulo ? O quadro de saúde do senador José Sarney (PMDB-AP) é estável e a expectativa é que ele receba alta até o final da próxima semana, informou no início da tarde de hoje (2) a assessoria de imprensa do senador. Na noite de quinta-feira (1º/8), ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, após apresentar quadro de febre acompanhada de tremores.
Estamos de Olho
02/08/2013 15:32
Morte de José Sarney

O jornalista goiano Alziro Zarur, editor do jornal O Hoje, acaba de informar em sua conta pessoal de Twitter a morte do senador José Sarney.

Zarur diz que recebeu a informação de uma fonte, que só aguarda a confirmação do Hospital Sírio Libanês para noticiar o falecimento do ex-presidente.

Nenhum site nacional de notícias falou no assunto.

Veja os posts:



Alziro Zarur @alziro_zarur

Uma fonte diz que está só aguardando a nota oficial do Hospital Sírio Libanez para noticiar a morte do senador José Sarney.

É verdade, José Sarney morreu.

Já saiu a notícia de que Sarney morreu, mas ainda não é oficial.
Arnaldo Zacarias
02/08/2013 14:59
Ao Zé da Verdade

Pela escrita todos os leitores desta coluna já sabem quem o tal do "z\é da verdade, é só analisar o que um crítico contumaz escrevia e condenava a quem como eu se esconde, falava em caráter e agora faz o mesmo. Ta muito claro pra mim.

Quem vocês acham que é o tal do Zé da Verdade, que agora é uma mentira?

Obrigado Herculano, por oportunizar o pronunciamento do zé aqui.
Herculano
02/08/2013 14:56
O BRASIL DOS CONTRASTES. BRASILEIROS POBRES MORREM DE DIARRÉIA ÀS PORTAS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS QUANDO ELES EXISTEM. ENQUANTO ISTO, O SUS ESTÁ PAGANDO CARAS E COMPLEXAS CIRURGIAS PARA A TROCA DE SEXO

A reportagem de Gustavo Uribe e Jaqueline Falcão, para o jornal O Globo diz que no Brasil se faz duas cirurgias de mudança de sexo a cada dia.

Em meio à polêmica sobre a redução da idade mínima para a cirurgia de troca de sexo, um levantamento obtido pelo GLOBO mostra que transexuais brasileiros recorrem cada vez mais a esse tipo de procedimento na rede pública de saúde.

Nos últimos cinco anos, o número de operações de mudança de gênero cresceu de forma constante e, atualmente, são realizadas duas cirurgias por dia no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde agosto de 2008, quando a cirurgia começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foram realizados 2.714 atendimentos hospitalares e ambulatoriais para o processo de mudança do sexo masculino para o feminino. No período, o governo gastou R$ 314 milhões.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d'Ávila, criticou o governo.

- A portaria anulada não estava de acordo com nosso parecer. Está havendo uma atualização desse assunto no mundo inteiro. Também não nos quiseram nos ouvir, porque nós pedimos tempo para que aguardassem. E eles editaram e claro que foi uma medida absolutamente inadequada para o momento, intempestiva, açodada, como sempre. E por isso tem que recuar. Parece que de vez em quando surge alguém mais lúcido "que bobagem vocês fizeram". E aí eles recuam.

Na nota divulgada nesta quinta-feira suspendendo os efeitos da portaria, o Ministério da Saúde informou que vai considerar o parecer do CFM sobre o tema. O governo quer que haja mais discussão sobre a possível redução da idade mínima para o início de tratamento com hormônios e atendimento psicológico para pessoas em processo de mudança de sexo
Herculano
02/08/2013 14:50
NÃO TEM JEITO. ELES VIVEM NUM OUTRO MUNDO: COM A LEGITIMIDADE DOS NOSSOS VOTOS, NÃO CUMREM OS DEVERES E A LEI A QUE ESTÃO OBRIGADOS. TUDO COM A FARRA DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS.

A informação é das repórteres Isabel Braga e Junia Gama, para o jornal O Globo: recesso acaba, mas deputados e senadores não voltam ao trabalho.

Além de saírem de férias sem cumprir o dever de votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, a maioria dos deputados decidiu enforcar o primeiro dia de trabalho pós-recesso branco. Neste grupo está incluído o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que está no exterior e só volta ao Brasil no domingo.
Herculano
02/08/2013 13:50
ANDANDO EM CIRCULOS, por Ilimar Franco para o jornal O Globo

Os petistas relatam que a presidente Dilma está furiosa com o ministro Aloizio Mercadante (Educação). A razão, o prematuro recuo do estágio obrigatório de dois anos, no SUS, pelos médicos formados, que consta do Mais Médicos.

A desistência foi antecipada pela coluna em 25 de julho. Parlamentares do PT estão atônitos com os recuos sistemáticos do governo em projetos e medidas.

Além do que chamam de "barbeiragem" de Mercadante, citam os recuos nos temas Aids e transexuais, na Saúde, comandada pelo ministro Alexandre Padilha.

A essas mancadas, soma-se a proposta da própria presidente Dilma de promover um plebiscito sobre reforma política
Herculano
02/08/2013 13:40
O "ALIADO" CEARENSE CIRO GOMES, PSB, VOLTA A SOLTAR O VERBO CONTRA O GOVERNO DO PT E ESPECIALMENTE DILMA VANA ROUSSEFF. PARA ELE, A PRESIDENTE ESTÁ CERCADA DE INCAPAZES

Ex-ministro volta a descer o sarrafo na equipe de Dilma Rousseff; segundo ele, as medidas contra as crises econômica e política são "incompetentes", uma vez que a presidente está cercada por uma "equipe de incapazes". "Ela é competente e ama o país, mas está cercada por uma equipe inacreditavelmente incapaz"; ele sugeriu, ainda, que Dilma substitua ministros e auxiliares como forma de melhorar o relacionamento com o Congresso e a sociedade; "Contar com Ideli Salvatti, Michel Temer, Renan Calheiros, Henrique Alves e Eduardo Cunha é pedir pra morrer", disse Ciro Gomes (PSB-CE)

O texto é 247, o canal do PT. O ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) voltou a descer o sarrafo no governo da presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com o pessebista, as medidas tomadas por Dilma para estancar a atual crise econômica e política são "incompetentes", uma vez que ela está cercada por uma "equipe de incapazes".

"Ela é competente e ama o país, mas está cercada por uma equipe inacreditavelmente incapaz, até mesmo de entender o que está acontecendo no país", disse Ciro durante a abertura do X Encontro de Revendedores de Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Norte do Brasil, em Manaus (AM). Apesar da traulitada, ele destacou que Dilma é uma boa presidente, além de ser "merecedora de estar onde está".

Para Ciro, Dilma deveria providenciar o quanto antes a troca de ministros e auxiliares como forma de melhorar o relacionamento com o Congresso e a sociedade. "Contar com Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Michel Temer (vice-presidente), Renan Calheiros (presidente do Senado), Henrique Alves (presidente da Câmara), Eduardo Cunha (líder do PMDB no Congresso) é pedir pra morrer", disse o ex-ministro.

Ciro fez as declarações ao portal Em Tempo, que é favorável à candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, em 2014. Recentemente, Ciro, que também integra a direção nacional da legenda, questionou o porquê da candidatura de Campos, uma vez que o partido continua como membro da base governista. A defesa em torno da candidatura própria por parte do PSB também vai de encontro ao posicionamento do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que é seu irmão.

Apesar de se mostrar alinhado com o projeto nacional de seu partido, Ciro teria dito que não descarta a possibilidade de oferecer o seu nome para disputar o Palácio do Planalto em 2014, caso entenda que o PSB deseje esta alternativa. Ciro Gomes já se candidatou duas vezes à Presidência e em 2010 teve o seu nome retirado da corrida ao planalto pelo fato do PSB ter decidido apoiar a eleição da presidente Dilma.

No momento, Ciro está com a missão, desenvolvida junto à Fundação João Mangabeira, ligada ao PSB, de elaborar um documento com uma série de propostas para destravar a economia que deverá ser encaminhado ao governo Dilma. Mas informações de bastidores também apontam que o material servirá de base para o plano de governo que está sendo montado pela legenda visando as eleições 2014.
Eduardo Alencar
02/08/2013 13:26
Fica aqui uma ajudinha para o Aurélio Marcos enquadrar o Adilson, ele já podia ter pedido a expulsão de Adilson do PPS, logo apos a eleição de 2012, pois todo mundo sabe que mesmo ele sendo candidato ele pedia votos para o candidato reeleito. Será que o PPS virou legenda de aluguel.

Fidelidade Partidária
* Os Filiados ao PPS, especialmente os candidatos, os detentores de mandato eletivo e todos aqueles que integram o diretório nacional, estadual, distrital, o diretório municipal ou comissão provisória organizadora e demais órgãos partidários, apoiarão exclusivamente candidatos a Presidente, Governa-dor, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual apoiados oficialmente pelo partido.
* No caso de chapa de deputados federais e estaduais o apoio será exclusivo aos candidatos do partido, independente de alianças ou coligações.
No caso de opção de voto como cidadão, o dirigente partidário terá que se licenciar obrigatóriamente do cargo investido no partido.
* Qualquer filiado poderá denunciar eventual violação a esta determinação perante a Comissão Executiva Estadual competente, para que a Co-missão de Ética julgue o caso.
* A Comissão de Ética, recebida a denúncia, noticiará o denunciado para apresentar defesa no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de se considerar verdadeiros os fatos alegados.
* Sorteado o relator, este deverá emitir seu parecer no prazo de 48 (quarenta e oito) horas,contados a partir do recebimento dos autos.
* Em seguida, a Comissão de Ética reunir-se-á aprovando ou não o voto proposto pelo relator,no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas,contados a partir do recebimento dos autos.
* Se condenado por ter desrespeitado a de fidelidade partidária, o infrator poderá ser expulso do partido.

http://pt.scribd.com/doc/32850134/PPS-FIDELIDADE-PARTIDARIA-Eleicoes-2010
Herculano
02/08/2013 13:01
SANTA CATARINA MELHOR NOS ÍNDICES DE MORTALIDADE INFANTIL

Mortalidade de crianças com menos de 1 ano cai 76% em 30 anos. A mortalidade infantil no país diminuiu 76% de 1980 a 2010, segundo dados apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (10). Isso significa que 16,7 crianças com menos de 1 ano morrem para cada 1.000 nascidos vivos, sendo que em 1980 esse número chegava a 69.

Indicador importante para avaliar as condições de vida e de saúde de uma população, os dados de mortalidade infantil ainda apresentam contrastes no país. Enquanto em Santa Catarina - Estado que apresenta a menor taxa - há 9,2 mortes de menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos, em Alagoas são registradas 30,2 mortes, número quase 70% mais alto.
Herculano
02/08/2013 12:45
INCOMODADOS

"O PMDB se torna mais um problema do que uma solução." Tarso Genro (PT), governador do RS, sobre a aliança entre os partidos nas eleições do ano que vem
Herculano
02/08/2013 12:34
OLHA O JUNDIÁ ENSABOADO, GENTE!

Depois de ir ao Rio Grande do Sul aprender sobre arroz irrigado, quando aqui em Santa Catarina é o exemplo desta cultura, a operosa e importante secretaria da agricultura de Gaspar foi a Blumenau aprender a criar jundiá. Desculpe-me, aprender? Ou ensinar a ser jundiá?

Com dois dias de atraso, devido, certamente de vergonha, a prefeitura de Gaspar soltou este press release.

Representantes da Secretaria de Agricultura de Gaspar, da Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) participaram na última terça-feira (30) do Dia de Campo sobre criação de jundiá. O encontro ocorreu na Comunidade Treze de Maio, em Blumenau.

A secretaria de comunicação gastou um parágrafo para amontar palavras e não dizer nada. Mas, para quê?

"O projeto de Desenvolvimento e Difusão de Sistemas de Cultivo para o Jundiá visa o cultivo de uma nova espécie e tem como intuito consolidar os diferentes sistemas de cultivo do jundiá para se criar uma nova alternativa aos piscicultores da região"

Uma nova espécie? Qual? O ensaboado? Acorda, Gaspar!
Herculano
02/08/2013 12:07
MAIS UMA DA FALTA DE PLANEJAMENTO DO PODER PÚBLICO DE GASPAR

Manchete da TV Gaspar: Moradores do Residencial Milano ficam uma semana sem água. Passados apenas três meses de sua inauguração, os moradores do Residencial Milano enfrentaram o primeiro problema. Por quase uma semana, ficaram sem o fornecimento de água. Segundo os moradores, em algumas horas do dia era possível obter um pouco de água na torneira ou no chuveiro, mas na maior parte, ficavam sem abastecimento.

Vamos lá. Gastaram R$10 milhões como diz a propaganda do governo de Gaspar e de Dilma Vana Rousseff e deixaram 244 famílias sem água? O problema alegado: "um pequeno entupimento do relógio que abastece o condomínio. Pode? Com o Samae de Gaspar pode. Pior, uma semana para descobrir e solucionar este problema? Não será novidade se o problema persistir e se descobrir que o entupimento é apenas uma desculpa. Acorda, Gaspar!
Luiz Felipe
02/08/2013 10:47
?Reunião discute futuro do Hospital de Gaspar.
Uma reunião na tarde desta sexta-feira, 2, vai discutir o futuro do Hospital de Gaspar. O encontro reunirá a promotora Luciana Uller, do Ministério Público, além de representantes do Conselho Administrativo do Hospital, do governo municipal e estadual. A intenção é negociar melhorias e mais investimentos para evitar novo fechamento da unidade hospitalar?.
Edição 151 - Jornal Cruzeiro do Vale

Dúvida?
Torna-se imprescindível e necessário a realização desta reunião com Ministério Público que detém a incumbência de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.
Porém a Saúde é um direito social indisponível (Art. 6º da Constituição Federal), me preocupa a declaração do representante do Hospital ?Se achar que não há perspectivas de novos investimentos, fechamos para não mais reabrir?, qual a finalidade de elegermos representantes políticos? Para que tomem decisões que melhor se abequem a sociedade, correto? Para que busquem o cumprimento da constituição? Para que sejam pioneiros na busca de políticas públicas voltadas para combater a desigualdade social?
O problema da atual política é que o se conceito foi transmutado, ou seja, invertido, visto que a política era a ?ciência da organização?, direção do poder do povo conferido a determinado representante. Este conceito permanece na atualidade, porém é muitas vezes esquecido pelo eleito após o pleito.
Tornou-se, isso e há muito tempo um jogo de interesses que cada decisão a ser tomada primeiro deve ser medida a sua eficácia política, para depois analisar sua finalidade social.
Quanto ao Hospital de Gaspar, associação privada, que desempenha função e serviços de ordem inegável de dever do ente público, a própria Constituição Federal no seu art. 23, in.II, prescreve que a responsabilidade quanto a Saúde é comum entre Município, Estado e União.
Independente se a Estrutura física do Hospital está no município, se a organização e fiscalização executiva é realizada pelo Estado, tudo isso é irrelevante, quando estamos tratando de um DIREITO CONSTITUCIONAL INDISPONÍVEL, isso atinge diretamente a dignidade da pessoa humana, isso poderá acarretar em dano irreparável a sociedade, seja pela falta de serviço ou pela transferência do serviço a outro município que já possui grande lotação.
A meu ver a União necessariamente deveria ser chamada para tal reunião.
Alguma medida deve ser tomada, menos a de encerrar o serviço.
Qual é o medo da administração pública (Municipal, Estadual, Federal) assumir o serviço? Não ter recurso para manter? Ou preocupação de que caso não de certo, seja um revés politicamente? Esse é o problema, antes de começar já se acredita que não dará certo e pior e a imagem e eficácia política é colocada em primeiro plano.
Qual a dificuldade de compor entre os entes federativos pacto a ser efetivamente cumprido para solucionar o problema, sem pensar em alianças, interesses, fotos e nomes a serem reconhecidos pela bravura de resolver o problema? Que tal pensar somente na sociedade, naquela família que não tem condições de ter um plano de saúde? Ou, em reconhecer que existe uma constituição e devemos cumprir o que está escrito em prol do povo!
Art. 196 da Constituição Federal.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


Herculano
02/08/2013 09:58
CREDIBILIDADE DOS GOVERNOS, POLÍTICOS, SISTEMA DE SAÚDE E SINDICATOS ABAIXO DA CRÍTICA. A DOS BOMBEIROS É AINDA MELHOR DE TODAS NA OPINIÃO DOS BRASILEIROS

Todas as principais instituições perderam boa parte da confiança dos brasileiros após os protestos de junho. Mas, entre elas, nenhuma perdeu mais do que a presidente da República: três vezes mais do que o resto. É o que mostra uma pesquisa nacional do Ibope, chamada Índice de Confiança Social. Feita anualmente desde 2009, a edição de 2013 foi divulgada nesta quinta-feira.

Esta é a relação. Ao lado a nota (que vai de um a cem) de confiança da pesquisa deste ano. Entre parêntesis, a queda de credibilidade em relação a mesma pesquisa feita no ano passado. Fica claro a razão pela qual há vozes nas ruas. Fica claro que este espaço não é de mera implicância, mas de constatações óbvias. Wake up, Brazil! Acorda, Gaspar!

1. Bombeiros 77 (-7)
2. Igrejas 66 (-7)
3. Forças Armadas 64 (-10)
4. Meios de comunicação 56 (-10)
5. Empresas 51 (-11)
6. Organizações da Sociedade Civil 49 (-14)
7. Polícia 48 (-11)
8. Bancos 48 (-14)
9. Escolas Públicas 47 (-15)
10. Judiciário 46 (-13)
11. Presidente da República 42 (-33)
12. Governo Federal 42 (-23)
13. Sistema Eleitoral 41 (-13)
14. Governo Municipal 41 (-9)
15. Sindicatos 37 (-16)
16. Sistema Público de Saúde 32 (-24)
17. Congresso Nacional 29 (-19)
18. partidos Políticos 25 (-14)
Herculano
02/08/2013 09:38
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E a manchete do Sensacionalista: "Em protesto, médicos declaram que não darão mais atestados para trabalhador matar o trabalho".

E têm os bons médicos, os mais médicos e os maus médicos. Aqueles que no protesto ficam gritando: "Somos ricos, somos cultos". Somos ricos, somos cultos e o que você tem é virose! Rarará!

O Brasil é Lúdico! Olha a placa: "Curo empotença, emoróide, apendicita, dor do peto, dor de vista, dor de dente, bronquite, gota e maculu". Com um profissional desse, o Brasil precisa de mais médicos?
Herculano
02/08/2013 09:33
EM "PALAVRÓRIO" A COLUNISTA DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO, DORA KRAMER, DEFINE COM PRECISÃO COMO O PT É UM MASTODONTE, INCLUSIVE PARA PRODUZIR UMA SIMPLES NOTA OFICIAL. IMAGINA-SE PARA GOVERNAR E CONSTRUIR RESULTADOS PARA A SOCIEDADE, QUE NÃO SEJA A DESTRUIÇÃO DO QUE JÁ FOI EDIFICADO COMO O PLANO REAL E A ESTABILIDADE ECONÔMICA

O PT levou mais de dez dias para chegar a um acordo sobre o texto do documento que resultou da reunião do diretório nacional para analisar "o quadro".

Fez um ensaio de proposta de retorno à esquerda e revisão das alianças com os conservadores. Recuou e, no fim, concluiu o seguinte: "A condução de uma nova etapa do projeto exige ratificações na linha política do PT e do governo que se reflitam na atualização do programa e na consolidação da estratégia que expressa a radicalização da democracia".

Considerando a inexistência de pistas sobre a "nova etapa", tendo em vista a ausência da lista das "ratificações" necessárias, levando em conta a falta de referência aos pontos de "atualização do programa" e de que forma isso se expressaria na "radicalização da democracia", o que se tem é uma linha de raciocínio ligando o nada a coisa alguma.
Herculano
02/08/2013 09:26
QUANTO PIOR MELHOR. NÃO É SÓ AQUI COMO RELATEI NA COLUNA ACIMA. COINCIDENTEMENTE LÁ NO PLATALTO, DESESPERADA COM A BARCA DA REELEIÇÃO AFUNDANDO, "DILMA COBRA MINISTROS QUE TÊM BAIXO RENDIMENTO", INFORMA CLÁUDIO HUMBERTO NA COLUNA QUE PUBLICA HOJE NOS JORNAIS BRASILEIROS

Com medo de perder votações importantes no Congresso, a presidente Dilma cobrou dedicação integral dos ministros, sobretudo do petista Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e do peemedebista Antônio Andrade (Agricultura), detentores dos piores rendimentos no empenho de emendas parlamentares. As pastas recordistas na liberação dos recursos são Saúde, Cidades, Turismo e Integração Nacional.

Prestando contas
Em reunião no Palácio da Alvorada, os ministros apresentaram relatório da execução das emendas relativas ao Orçamento deste ano.

Ritmo lento
O Ministério da Educação, do queridinho de Dilma Aloizio Mercadante (PT-SP), também apresentou atraso no empenho das emendas.


Chega de burrocracia
O presidente da Caixa, Jorge Hereda, responsável pela maior parte do processo de execução da verba, também entrou na roda de cobranças.

Quimioterapia
Ministros que participaram da reunião com a presidente Dilma dizem que foi como uma "quimioterapia seca", com foco direto nos problemas.
Herculano
02/08/2013 09:20
ACREDITE SE QUISER

O presidente da Câmara Municipal de Gaspar, José Hilário Melato, PP e o mais petista de todos, disse no encontro feito em Blumenau e que discutiu a integração do transporte coletivo urbano, que "o Legislativo gasparense trabalha para melhorar a qualidade do transporte coletivo na cidade".

Então ele agora está obrigado a mostrar o que ele e a Câmara fizeram neste sentido. A primeira delas é a regularização da empresa que atua por aqui e que não cumpriu as exigências da licitação e que se discute há anos na Justiça.

Mais, qualquer pesquisa que se faça com os usuários do sistema mostra que o descontentamento é muito grande. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/08/2013 09:13
A NOTÍCIA QUE CORRE O PAÍS. SARNEY PIORA E VAI A UTI. O SENADOR MARANHENSE PELO PMDB DO AMAPÁ E EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DE 83 ANOS, APRESENTOU FEBRE E TREMORES

O senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) foi transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta de 22h30 desta quinta-feira, 1, depois de apresentar um "quadro de febre acompanhado de tremores". Boletim divulgado pelo hospital no fim da noite informou que exames laboratoriais indicavam "derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito".

O estado de saúde do senador, que tem 83 anos, agravou-se no sábado à noite, pouco depois de ele participar, em São Luís (MA), da cerimônia de casamento de sua neta Maria Adriana - filha do empresário Fernando Sarney. Já no final da festa ele começou a apresentar febre e calafrios e foi levado às pressas para o UDI Hospital, da capital maranhense.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, foi visita-lo ontem no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Herculano
02/08/2013 09:06
A CONTA DO POPULISMO OPORTUNISMO NÃO VAI DEMORAR A CHEGAR, por Reynaldo Rocha

Houve uma época, não muito distante, em que cada brasileiro era, além de técnico de futebol, especialista em economia. Adam Smith, Milton Friedman, Keynes, Max Weber ou Paul Krugman eram figurinhas fáceis como Zagalo, Telê Santana ou Parreira. Antes de FHC e do Plano Real, éramos economistas por necessidade de sobrevivência. Foi o período em que o jornalismo econômico se tornou mais importante que o noticiário sobre questões políticas ou sociais. Fazia sentido. As revistas, os jornais e as emissoras de TV davam destaque aos novos "pacotes" (medidas tomadas sempre de surpresa), aos índices das Bolsas de Valores e às taxas diárias da caderneta de poupança.

Se aprendemos algo naqueles anos, foi que a inflação nasce basicamente do descontrole. Da irresponsabilidade fiscal e do mau uso do dinheiro de nossos impostos.

Um gigantismo estatal em que cada estado da federação tinha pelo menos um banco. E milhões de dependentes em vez de correntistas.

Voltaremos a isso, numa mistura de túnel do tempo com túnel do terror?
Estamos chegando perigosamentea esse ponto que, se ultrapassado, jogará fora tudo o que fizemos até aqui. Nós, os brasileiros.

Dilma anunciou nesta semana a liberação de R$ 6 bilhões de "emendas" parlamentares, após ter cortado o orçamento federal em mais de R$ 10 bilhões. Teve o cuidado de dividir a bolada em três parcelas, a vencer até o fim do ano. Qual foi a motivação? Manter a base alugada coesa, irrigada com esta fortuna. Por isso a repartição em parcelas até 2014.

Tal atitude ajuda a controlar a "espiral inflacionária" (expressão que jamais imaginei utilizar novamente), ou a estimular o investimento produtivo ou a produtividade nacional? Gera renda para os trabalhadores? Sabemos as respostas.

A notícia do dia é que Dilma vai elevar o limite de endividamento de estados e municípios. Um dia após ter liberado (ou prometido liberar) R$ 8 bilhões para o município de São Paulo. Por que não o fez antes? O município de São Paulo não estava, tecnicamente, falido? Se estava, como vai pagar? Ou não irá pagar? Se não for pagar, o Brasil todo vai bancar a graça de Dilma para o companheiro Haddad?

O que vem a ser essa "flexibilização"? Em termos simples, é como o chefe de uma família resolver o problema de falta de dinheiro aumentando o cheque especial de cada um dos familiares.

Responsabilidade fiscal? Esquece. Dilma permitirá gastar por conta. Uma conta que chegará em breve na forma de mais inflação. Os municípios (são mais de 5.550!) e os estados usarão o limite aumentado do cheque especial, mesmo tendo a renda reduzida.

Do populismo de esquerda passamos ao populismo de lugar algum! Ou simplesmente oportunista. Se antes os "magos" do PT gastavam (mal) o que tínhamos (impostos), agora pretendem gastar pior ainda o que não temos!

À incompetência e à irresponsabilidade, somou-se a volta a um passado que acreditávamos ter ultrapassado.

Falta saber o nome que terá na novilíngua petista essa colossal estupidez.
Herculano
02/08/2013 09:04
Herculano

É por isso que gosto de você, por acaso estou em SP. Para você vê, estou fazendo escola até aqui em SP. Mas estarei de volta até a noite, após me inteirar dos assuntos locais voltaremos a contrapor nossas idéias. Fico feliz tbém em observar que até ai em Gaspar estou fazendo escola, agora é Zé pra cá, Zé pra lá. Agora essa do policial foi demais, kkkkkkkk.....
Herculano
02/08/2013 09:01
DO ANARQUISMO AO CAPITALISMO

No texto "Herança maldita", Alan Gripp (publiquei aqui ontem) acertou na mosca. Faltou acrescentar o carreirismo desses herdeiros - enquanto jovens, são anarquistas; depois, comunistas, socialistas, oportunistas, vigaristas e, ao final, capitalistas. Para coroar, se fazem de poderosos na política e nos serviços públicos. Moysés Akerman, advogado (Rio de Janeiro, RJ)
Alfredo
02/08/2013 08:57
Sr. Herculano

Sim. Vinte bancos da Capela Santa Catarina foram para o Pocinho. E os demais? Viraram tábuas?
vlad
02/08/2013 08:37

Mas eu Ñ sou uma fantocha.

Lula Ñ vai voltar, porque ele nunca saiu! somos indissociáveis!

Nunca na história desse país se viu algo mais escroto que uma presidAnta se colocar como testa-de-ferro de um canalha.
roberto basei
02/08/2013 08:31
Sr. Deputado da sua cota de R$3.000.000,00. O Sr. tem alguma coisa para Gaspar, sim mas tenho 22 prefeitos que me representam na frente. Que me "representam"!

"Aldo Schenaider" (rádio 89,7/8h30m)

Herculano
02/08/2013 08:07
LONGE DAQUI

Quem estava no Bom Dia Santa Catarina, da RBS TV de hoje? A ministra das Relações Institucionais, a gasparense honorária Ideli Salvatti e o seu par, o presidente da Federação Catarinense de Municípios, o prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi, ambos do PT.

Hoje há um seminário em São José para os prefeitos do Sul e com a presença de cinco ministros.

Então o prefeito Zuchi não estará na audiência que a promotoria pública fará com o município, o estado e o Hospital para buscar a solução. Tudo combinado para não dar em nada. E a escolha do dia parece ser proposital para isto. Se a reunião for marcada para Brasília, a chance do prefeito estar presente aumenta muito. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/08/2013 07:58
O RECUO NOSSO DE CADA DIA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo

Foi um alívio Dilma sancionar sem vetos a lei que ampara a mulher estuprada e pode evitar que a vítima seja vítima para sempre, gerando um feto e criando um filho do estuprador.

Só nos faltava o governo desistir também disso, depois que a presidente voltou atrás da constituinte exclusiva para a reforma política e os recuos viraram rotina em Brasília.

O plebiscito é o "Fome Zero" da Dilma: natimorto, só continua existindo no blá-blá-blá oficial. O aumento de dois anos na formação de médicos foi enterrado por Mercadante e Padilha. A redução de um dia de trabalho por semana para enfrentar o corte no Orçamento foi desautorizada pela Defesa, e a Marinha fez meia-volta, volver.

Mais: a portaria baixando a idade mínima das cirurgias e do tratamento para mudança de sexo só resistiu algumas horas depois de publicada no "Diário Oficial". O Planalto mandou a Saúde passar a borracha. Por fim, o representante do Brasil no FMI votou contra a ajuda à Grécia sem consultar ninguém e Guido Mantega ligou para Christine Lagarde dando o dito pelo não dito.

Tem alguma coisa errada. Dilma anuncia uma constituinte sem negociar com o Congresso? E insiste num plebiscito que nem juristas aceitam? Como o governo impõe mudanças no curso de medicina e na profissão sem acertar antes com os "adversários"? A Marinha não conversa com a Defesa? A Saúde ignora o Planalto? Representantes decidem sozinhos?

Se ninguém negocia com ninguém, se subordinados não ouvem os chefes, se cada um faz o que quer, está faltando... comando. O que significa que há uma crise de gestão.

Somem-se a isso os desacertos na política (o Congresso vem quente, mas o governo não está fervendo) e as más notícias na economia (a última é que a balança comercial é a pior em 20 anos). Tem-se que a presidente da República precisa parar de achar e de dizer que está tudo uma maravilha. Se está, não parece.
Herculano
02/08/2013 07:55
TIRO NO PÉ

Vira e mexe o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, insinua a incompetência da administração do Hospital de Gaspar e do seu Conselho. Mas, quem está Conselho entre outras pessoas de notória capacidade para resultados? A secretária de Saúde, Marcia Adriana Cansian e o ex-secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Fontes Schramm, o olheiro do PT e que inferniza o Conselho com a ideia de torna-lo um braço do poder de plantão para aparelha-lo com os correligionários e parentes.

Os dois, como se vê, destoam desta tal notória capacidade para resultados. A Saúde Pública de Gaspar está um caos e Rodrigo foi aquele que acabou com a Expogaspar e até hoje a prestação de contas da última edição além de misteriosa, gera dúvidas. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/08/2013 07:35
ELE ESTÁ EM SÃO PAULO?

Manchete do portal Uol: policial xinga manifestante durante revista após protestos: "seu Zé Ruela".

ZÉ DA VERDADE
02/08/2013 06:36
O POVO PAGA POR ESCOLHER MAL, MUITO MAL

O POVO É IGNORANTE AINDA ESCOLHE POR OBRAS ELEITOREIRAS MAL FEITAS E MAL PLANEJADAS E FEITAS NO TAPETÃO;

RESULTADO DISSO:

O POVO CONTINUA RECLAMANDO DO QUE JÁ NÃO FUNCIONA Á ANOS, UMA LÁSTIMA,

ESCOLHERAM O CELSO ZUCHI DO PT O QUE ACHAVAM QUE IRIA ACONTECER EM GASPAR?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.