Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

19/07/2013

DEBOCHE I

Na terça-feira, o jornal Cruzeiro do Vale, estampou aquilo que a cidade inteira sabe faz tempo: a secretária de Desenvolvimento Social, Maristela Cizeski, vive a viajar; deixa sem gestão e a descoberto, na obrigação profissional, uma área sensível. O governo de Pedro Celso Zuchi, PT, ao saber da reportagem fez de conta que Maristela não é sua secretária e se é, o que ela faz, está correto e possui a sua aprovação; e se não estiver certo, com o silêncio, mandou uma banana para quem está incomodado pela cidade com as viagens dela, pois é pagador com os pesados impostos, dos vencimentos da secretária, justamente para ela ficar aqui e resolver os graves problemas nesta área, os quais abundam pelo município. A vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB, pediu explicações. Vai aguardar. Os representantes de Zuchi na Câmara também preferiram o silêncio.

 

DEBOCHE II

Este é um típico caso de polícia. Por que? Há tantos fatos estranhos. O prefeito Zuchi além de calado, não mandou abrir uma sindicância para apurar a denúncia (e com isto ao menos tentar inocentá-la). Todos são cúmplices. Nem a secretária ficou abalada. Ao contrário, está convencida de que deve enfrentar quem teve a coragem de levantar tal assunto, ou quer respostas, para que aprendam de uma vez por todas, a não mexer com ela. Abjeto. Até falsidade ideológica está tipificada. Maristela em algumas oportunidades viajou alegando ser membro da Conanda ? Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente - como representante não governamental da Pastoral da Criança, da Igreja Católica. Como, se ela é oficialmente, é uma secretária comissionada do governo de Gaspar, ou seja, um ente governamental? E o Ministério Público calado. 

 

DEBOCHE III

As constantes e inexplicáveis viagens da agora secretária de Desenvolvimento Social remontam ao primeiro mês subsequente em que ela apareceu e assumiu por aqui como ?assessora administrativa? na secretaria. Ou seja, mais que outro servidor comissionado, ela deveria estar presente e fazer funcionar a área. Está tudo anotado e documentado. Está registrado em troca de e.mails, em passagens, em reportagens, em entrevistas, em seminários nos quais participou, em prestações de contas, ou quando isto não foi oficial, em registros de postagens em redes sociais... 

 

DEBOCHE IV

Maristela chegou no dia 19 de agosto de 2011; no dia 21 de setembro, viajou. Repetiu a dose no mesmo mês nos dias 28 e 29 para o Tocantins. Em dezembro os registros de viagens são 20 (Florianópolis), 25 (Luiz Alves), 26 e 27. E para encerrar o ano de 2011, Maristela se ausentou de Gaspar nos dias 16, 21, 28,29 e 30 de novembro. Outros registros são de dezembro nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, antes das férias. Recarregada foi a Florianópolis no dia 18 de janeiro de 2012. Em março foi a Roraima e Brasília nos dias cinco, seis e sete; e nos dias 19 e 20 do mesmo mês voltou à estrada. A agenda continuou pontuada de viagens nos dias nove, 10, 11 e 12 de abril; dois, três, quatro, 14, 15, 16, 17, 23 e 24 de maio. Antes de uma trégua de quatro meses, Maristela ainda viajou nos dias 18 e 19 de junho e só retornaria a estrada nos dias seis, sete e oito de novembro daquele ano para encerrar nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro. Em 2013, o caso foi denunciado ao Ministério Público. Mas, pouco adiantou. E para citar os mais recentes de uma longa lista: nos dias quatro, cinco, seis e sete de junho, e nos dias nove, dez, 11 e 12 de julho Maristela estava na estrada novamente. Acorda, Gaspar!

 

SOBRE O TRAPICHE

Só na terça-feira, última sessão da Câmara antes das férias, é que os projetos de lei 28 e 29, para a compra de equipamentos e asfaltamento de ruas foram primeira e única discussão e votação. O prefeito Pedro Celso Zuchi, debochando dos vereadores, os agradecia uma semana antes pela aprovação que supostamente já teria acontecido. O líder do governo, o cunhado do prefeito, Antônio Carlos Dalsóchio, PT, nada explicou ou se desculpou.

 

O Hospital de Gaspar fez o bazar com produtos da Receita Federal. Uma semana depois, nada de prestação de contas. Depois reclamam da transparência e verbas dos outros.

 

Falta de respeito. A vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, foi convocada pela prefeitura para comparecer ao ato de assinatura da Ordem de Serviço da duplicação da BR 470. Primeiro: há três poderes independentes. Segundo, o prefeito não pode convocar vereador (mesmo que fosse do seu partido ou base, que não é o caso de Andreia) para aparecer em atos solenes; no máximo, convidar, participar, informar... Andreia indignou-se. Registrou: ?vou lá porque sou gasparense, é uma obra importante para nós e vou representar os que votaram em mim, não porque estou sendo convocada?. Silêncio.

 

Da sessão de julgamento da cassação de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, uma conclusão óbvia. A batata está assando no Tribunal Regional Eleitoral e eles se tornaram figurinhas conhecidas demais dos julgadores da corte. E há mais dois julgamentos, um deles, com as provas que dizem que faltaram para a cassação de quinta-feira: os depoimentos dos beneficiados pelos presentinhos em época de eleições.

 

O juiz Federal Ivori Luiz da Silva Scheffer ensaiou no Tribunal Regional Eleitoral uma tese singular: a de que todo político é limpo, salvo prova em contrário. Ele votou a favor do recurso contra a cassação e queria com a tese, retirar a multa de R$25 mil para o crime, seguindo o relator Carlos Vicente da Rosa Góes. Ivori combatia a tese da dúvida, expressa momentos antes pelo juiz blumenauense Hélio do Vale Pereira. Tensão. Ivori recuou.

 

Vira e mexe, em público, Pedro Celso Zuchi, PT, diz que os candidatos vão ter que derrotá-lo na próxima eleição a prefeito. Zuchi está no terceiro mandato, sendo o seu segundo consecutivo, o máximo permitido por lei. Não é possível que ele não saiba o que fala.

 

Meteorologista. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, justificou que a escolha do ginásio João dos Santos para a solenidade de assinatura da tal Ordem de Serviço, era em função do mau tempo previsto para a hora do evento. Errou. Talvez ele tenha consultado a gerente da Defesa Civil, a amiga para todas as horas, a professora de Educação Física, Mari Inês Testoni Theiss.

 

Constatação. O ginásio, longe da BR 470, foi uma proteção contra protestos, ou seja, um outro mau tempo que acompanha políticos e governantes. Para lá acorreram muita gente que se dizia autoridade. Povo, quase nada. Verba necessária do governo Federal para terminar a ponte do Vale, nada. Passar pela BR 470, também nenhum autoridade se arriscou. Na imprensa, o destaque foi a capa do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, com a Ordem de Serviço do Povo, o que não aguenta mais os palanques e as armações dos políticos.

 

Espalharam que o governador Raimundo Colombo, PSD, fazia a sua primeira visita oficial a Gaspar. Foi proposital. Queriam lhe imputar um aproveitamento pirata na solenidade petista. É verdade que seu governo anda bem ausente por aqui e tenta se redimir com o projeto do Contorno. Colombo já tinha estado em Gaspar em meados de agosto do ano passado para a inauguração da fábrica de margarinas da Bunge. Estranho mesmo é que os que dizem seus porta-vozes por aqui nada falaram. Pior mesmo, foi ver a imprensa comer tal notícia plantada. Falta-lhe memória ou arquivo.

 

O vereador Jaime Kirchner se orgulha de ter o mesmo sobrenome da presidente argentina Cristina. Talvez isto, explicaria a razão pela qual ele destoa da bancada do PMDB; explicaria a razão pela qual não suporta os questionamentos na imprensa e porque a sua assessora está fazendo um jornal mensal só para circular no Belchior, com notícias suas.

 

Quer mais uma da Ditran ? Diretoria de Trânsito ? de Gaspar? Ela só possui uma monitora para controlar 400 vagas aqui no Centro. Show de planejamento, competência e resultado.  

 

Estranho silêncio. A edição da quarta-feira do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet ? o prefeito comunicou que abriu sindicância para apurar se é verdadeiro que um professor temporário, em tese, estaria praticando condutas de cunho malicioso, constrangendo aluno da rede pública municipal de ensino. Uau! Isto é um caso de polícia, ou não?

 

Qual a diferença entre a diferença entre condolências e complacência? Tem vereador que ainda não sabe. 

 

 

Edição 1507

Comentários

Herculano
22/07/2013 18:56
INVASÃO NO G1


Twitter do G1 é invadido. Conta foi hackeada na tarde desta segunda, 22. Invasor publicou série de mensagens a partir das 13h24.

A conta oficial do G1 no Twitter (@g1) foi invadida por hackers na tarde desta segunda-feira (22). O grupo Anonymous Brasil reivindicou a autoria da invasão e começou a publicar mensagens a partir das 13h24. Foram 16 mensagens postadas até as 14h19, com críticas à Rede Globo, ao jornalismo brasileiro e à mídia em geral.

Logo após a invasão, o Twitter foi notificado e, por volta das 14h30, bloqueou as postagens na conta.

Por volta das 15h15, o G1 retomou o controle da conta e logo depois apagou as postagens feitas indevidamente.
Herculano
22/07/2013 17:46
O BRASIL LADEIRA ABAIXO E O MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA COMANDA A ECONOMIA DO PAÍS MESMO ASSIM. QUER BATER O RECORD DE PEDRO MALAN. TIRÁ-LO, SERIA UMA DERROTA. E SERIA MESMO. O GOVERNO NÃO POSSUI, PLANOS, METAS E RESULTADOS OU ALTERNATIVAS


No dia em que o Papa chega, o governo disfarça o impacto negativo da notícia e ele próprio reduz previsão de crescimento de 3,5% para 3% em 2013, diante das evidências e dos números.

O governo reduziu a previsão de crescimento da economia neste ano de 3,5% para 3%. No final de maio, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia dito que o governo deveria rever para baixo essa previsão, após o fraco resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre. A previsão de crescimento da economia já havia sido reduzida em abril, de 4,5% para 3,5%.

Economistas e analistas já trabalham com cenários de 2,5%. O governo chama-os de urubus. Fez isto no ano passado. Ao final sobrou a carniça que se escondia. E o poder não entende a razão pela qual o povo está nas ruas. Ele entende o quanto isto é danoso não apenas agora, mas no futuro de todos nós. Está nas ruas, para rezar, por um milagre de que o governo compreenda quanto mal está causando a economia com as mágicas, propaganda enganosa e falta de competência para gerir cenários.
Herculano
22/07/2013 17:14
UMA MÁ PREVISÃO PARA A PITONIZA MARI INÊZ TESTONI THEISS. ELA MANDOU A SUA DEFESA CIVIL IR DE CASA EM CASA AQUI ADVERTIR SOBRE A POSSÍVEL ENCHENTE. E A MARIA TERESA DA SILVA SE ORGULHOU TANTO DISSO NESTE ESPAÇO. PARA O DESESPERO DELA, CARLOS TONET INFORMA DIRETAMENTE DE BLUMENAU:

Termômetros. Se prosseguir baixando no ritmo em que a temperatura cai, o rio Itajaí deve chegar a - (menos)2 metros durante a madrugada
Herculano
22/07/2013 17:08
O MUNDO TEM NOVA NOTÍCIA. NÃO SEI O QUE ISTO VAI INFLUENCIAR EM GASPAR E NO BRASIL. MAS, KATE MIDDLETON DÁ À LUZ A PRIMEIRO FILHO COM O PRÍNCIPE WILLIAN


Plebeia, Kate Middleton agora é mãe do terceiro nome na sucessão do trono britânico. O segundo na linha de sucessão é seu marido, o príncipe William

Pouco mais de dois anos após o casamento com o príncipe William, Kate Middleton deu à luz o primeiro filho do casal nesta segunda-feira às 16h24 (horário local, 12h24 no horário de Brasília). Ao confirmar a notícia, o Palácio de Buckingham encerrou também o mistério em torno do sexo do bebê, mantido em segredo durante toda a gravidez. O nome da criança, porém, só será revelado nos próximos dias, conforme protocolo da família real britânica.

Especula-se que William e Kate optem por um nome bastante tradicional - e que remeta a outros personagens históricos da realeza. O menino nasceu com 3,7 quilos e receberá o título de príncipe de Cambridge. Segundo documento distribuído pelo Palácio de Kensington, mãe e bebê passam bem. William ligou pessoalmente para a rainha Elizabeth II e também para os pais de Kate, que passa esta noite no hospital. Secretário pessoal do príncipe William Ed Perkins deixou o hospital com o ofício que informa o nascimento e foi colocado em um cavalete de madeira em frente ao palácio de Buckingham, conforme manda a tradição
Herculano
22/07/2013 16:56
E O GOVERNO DILMA COMEÇOU A CORTAR AS VERBAS. SERÁ QUE GASPAR ESCAPAR? A DE R$31 MILHÕES DA PONTE O PRÓPRIO GOVERNO ADMITE QUE PODE TER IDO PARA O VINAGRE, TANTO QUE ANUNCIOU UM REMENDO DE R$17 MILHÕES. BRASÍLIA DIZ QUE AS OBRAS DO PAC ESTÃO PRESERVADAS, MAS A PONTE NÃO É DO PAC. ENTÃO...

Corte no Orçamento de 2013 soma R$ 10 bilhões. Segundo o governo, o superávit primário neste ano, com abatimentos de R$ 45 bi, será de 2,3% do PIB, informa os repórteres Renata Veríssimo, Eduardo Rodrigues e Laís Alegretti, da Agência Estado(jornal O Estado de S. Paulo

A assessoria de imprensa do ministério do Planejamento informou que o valor do corte no Orçamento de 2013 será de R$ 10 bilhões. Com o corte adicional, o total de contingenciamento para o ano chega a R$ 38 bilhões.

O governo federal manteve previsão de abatimento do superávit de R$ 45 bilhões em 2013, segundo o relatório de avaliação de receitas e despesas primárias do terceiro bimestre. O superávit primário neste ano, com abatimento, será de 2,3% do PIB. A previsão de receita para 2013 caiu em R$ 600 milhões, para R$ 1,185 trilhão.

O documento aponta, ainda, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o programa Minha Casa Minha Vida e áreas sociais foram preservadas no corte do Orçamento. O ajuste nas despesas ocorreu em custeio administrativo.
Herculano
22/07/2013 12:57
ATÉ QUE ENFIM. O GOVERNADOR SENTIU NA PELE E NO HUMOR, O QUE TODOS OS CATARINENSES SENTEM QUANDO ESTÃO NA BR 470 AQUI NO VALE DO ITAJAÍ

Esta é relatada por Moacir Pereira. Governador Raimundo Colombo sentiu na pele o drama vivido há anos - e todos os dias - pela população do Vale do Itajaí e, sobretudo, pelos que transitam pela BR-470. Levou irritantes duas horas e 30 minutos para fazer o trajeto entre Blumenau e Rio do Sul. Duplicação que o governo federal promete há 20 anos. Deboche!

Uma leitora da coluna do Moacir, identificada como Cristina Rux completou a realidade cotidiana:

Até que foi rápido...... geralmente, nas sextas-feiras, levamos mais de 3 horas de Gaspar ate o trevo de Indaial. E não muito distante disto..... para percorrer 30 km do trevo de Indaial até Blumenau o tempo médio é de 1h 30min.... quando o normal seria 20 minutos. Realmente o caos.
Herculano
22/07/2013 12:33
SALVO PELO GONGO

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, tirou um peso das costas. Jurou para o governo, a Caixa e empreiteira que tinha dinheiro para a contrapartida de mais de R$21 milhões para a ponte do Vale. E poderia ser cobrado por tal jura falsa, que todos negavam por aqui. A nova verba do Ministério das Cidades anunciada pela gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti, PT, pelo menos pró-forma o livra desta obrigação. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/07/2013 12:28
O MUNDO ESTÁ MUDADO

O proprietário e editor do jornal Cruzeiro do Vale, é ex-seminarista, tem uma vida ligada à Comunidade Santa Clara, no Poço Grande e foi aluno de Frei Leonardo Boff, um defensor da Teologia da Libertação, que a vê reascende-la com Francisco, o argentino, o Jesuíta, que se compôs franciscano no jeito de ser, o papa.

Era natural que Gilberto estivesse aqui e até fosse ao Rio de Janeiro, rever o seminário de Petrópolis e o papa. Ao contrário: fez o caminho inverso. Foi conhecer a Argentina, a terra do papa, enquanto o papa vem ao Brasil conhecer (já conhece) a terra de Gilberto.
sidnei luis reinert
22/07/2013 11:28
O Brasil sempre criticou o Paraguai e até o classificou como sendo o país dos produtos falsificados. Porém nos falta moral para isso, somos piores, somos exímios falsificadores da ética e da moral. Hoje lí mais uma podridão dessa raça imunda que compõe parte da nossa sociedade e está mais concentrada na esgotosferas do atual governo.

Sabemos há 12 anos que a falta de ética e moral são chamarizes, além de condições sine qua non, para se ocupar os 23 mil cargos de confiança (DAS) que sustentam o partido governista com dinheiro público.

Vejam só: o ministro Raimundo Carreiro do Tribunal de Contas da União (TCU), nomeado há 6 anos com a bênção de José Sarney, não podia ser diferente. Acaba de remoçar dois anos, sim dois anos, não sei se vai também fazer plástica no Sírio-Libanês e pagar com o nosso dinheiro. Ele acaba de falsificar sua verdadeira data de nascimento para fugir da aposentadoria compulsória e poder em 2016 assumir a presidência do Órgão.

Vocês já viram tamanha falta de caráter e de respeito com a opinião pública esclarecida? É bem verdade que ele não é o único nesse mar de lama. A própria "Presidenta" tentou certa vez dizer o que era sem nunca ter sido, ao tentar falsificar certificado de pós graduação, em conluio com a UNICAMP. Foi desmascarada a tempo.

O atual ministro da Educação, vejam, um ministro da Educação e atual papagaio de pirata da chefona, também está envolvido em fraudes dessa natureza, para não citá-lo como fabricante de dossiês falsos, um "aloprado" segundo o Exu de Garanhuns.

O ex-ministro das Relações Exteriores, o nanico físico e moral Celso Amorim, desmoralizador do Itamaraty e hoje incumbido de desmoralizar as FFAA, não fica por menos; é também portador de um currículo altamente duvidoso.

O último dos adeptos dessa prática imoral parece ser o ministro da Saúde, que apresentou um título de pós graduado, residência médica em infectologia, feito em Marte, onde não há bactérias nem vírus, lá não há vida. Sim, esse mesmo indivíduo que tenta destruir a medicina brasileira e desmoralizar a classe médica apoiando esse programas obscurantista, inútil e eleitoreiro feito nos porões do Palácio do Planalto para enganar o bolsa-família. Esse ministro não merece o nosso respeito.
sidnei luis reinert
22/07/2013 11:25


Dona Dilma foge do Papa, assim como o diabo foge da cruz. Cruz credo! -- Que diabo esse cara veio fazer aqui? -- ela diz ?pro seu diabinho Lula?! -- Já não bastam essas vaias que estou cansada de levar! Só sou aplaudida nessas ?platéias pré-pagas?; na presença dos mesmos puxa-sacos de sempre; da mesma ?cumpanheirada? de sempre! -- Fora isso, é vaia por todos os lados... Amém!

Dona Dilma não sabe aonde nem onde receber o papa; se na chegada do santo padre na Base Aérea do Galeão, protegida das vaias das multidões, ou escondida em algum outro lugar. Alma criminosa que ela é; alma perjura, tudo para ela é o anúncio de grandes desventuras!

Nelson Cavaquinho, dono de frases gigantescas, dizia que o sol não pode viver perto da lua!

?Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca flor
Eu só errei quando juntei minh´alma à sua
O sol não pode viver perto lua?.

Dona Dilma despenca ladeira a baixo; mas ela sabe que não pode perder o poder; não pode porque sabe que se perder:- - se perder o poder que tem sobre todos os poderes dessa república cheia de ?bananas?; bananas no legislativo; bananas no judiciário; bananas nas forças desarmadas; ela sabe que se perder o Lula será preso, assim como todos os outros bandidos do mensalão. Inclusive ela mesma! Por isso essa luta desesperada pelo poder. Por isso essas bolsas-esmolas todas, bolsas que só servem para mantê-la no poder e para aumentar ainda mais o número de crianças drogadas no Brasil.

Dona Dilma:

Não há mal que sempre dure!
O seu dia há de chegar...
Tire o seu sorriso do caminho...
vlad
22/07/2013 10:43
A defesa dos petistas pelo ataque sistemático aos tucanos não os isenta dos próprios malfeitos, apenas os iguala a um mesmo e reconhecido denominador comum.
***********************
Já que o PT insiste em acabar com a educação no país, só quero lembrar que a caneta é bem mais leve que uma enxada.
Afonso
22/07/2013 10:29
Prezado Herculano.
Venho acompanhando a coluna Olhando a Maré, e me surpreendo em ver as desinformações passadas por pessoas que escrevem para voce.
Comentaste a respeito das convocações que a Administração Municipal fez junto aos servidores e aos vereadores, questionando inclusive se não conseguem diferenciar entre convocação e convite. Pois bem. Todo o mal vem de dento da própria Administração. Te pergunto. Quem deveria fazer estes convites (vereadores) e convocações (servidores), não deveria ser o Coordenador de Protocolo? Aí é que mora o perigo. Conforme o Diário do Município (como tu mesmo dizes, aquele que se esconde na internet), Decreto nº 5261 de 30 de novembro de 2012, ... a partir de 04 de dezembro de 2012, o servidor Paulo Lietzow, passa a assumir como Coordenador de Protocolo, ref. 50. Esta referência dá ao servidor o salário de R$2.435,36 (dois mil quatrocentos e trinta e cinco reais e trinta e seis centavos) salário base. Este servidor é concursado como encanador do SAMAE, nada contra ele ser o Coordenador, mas acho que ele deveria estar exercendo a função, pois o salário que ele recebe é de Coordenador. O que se vê é o servidor lavando calçadas na frente da Prefeitura e passeando de carro oficial pelo município. Com a palavra a Administração.
Herculano
22/07/2013 09:54
REDE DE MARINA CONSEGUE VALIDAR 100 MIL ASSINATURAS EM CARTÓRIO

A Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva (ex PT e PV) trabalha para criar, conseguiu validar em cartórios eleitorais 100 mil assinaturas de apoio, um quinto das cerca de 500 mil de que precisa para sair do papel.

Coordenadores da sigla afirmam que já foram coletadas 800 mil assinaturas, mas muitas acabam descartadas por problemas nas informações fornecidas pelos eleitores.

A Rede estima que conseguirá dar entrada no Tribunal Superior Eleitoral, com 500 mil assinaturas validadas, em meados de agosto.

Para que Marina consiga disputar a Presidência em 2014, o partido precisa ser formalizado até outubro, um ano antes das eleições.
Herculano
22/07/2013 09:48
ISTO TODOS SABIAM. A ECONOMIA BRASILEIRA NÃO INSPIRA CONFIANÇA NÃO APENAS NOS INVESTIDORES (LOCAIS E ESTRANGEIROS) MAS NAS PESSOAS. O GOVERNO DO PT SEMPRE DISSE O OPOSTO PARA TODOS NÓS. FOI DESMENTIDO PELOS NÚMEROS. AGORA, RECONHECE QUE O QUADRO NÃO É BOM. ESTAMOS PAGANDO CARO. PODE SER TARDE.

É preciso restaurar a confiança na economia, diz presidente do BC, mancheteia o jornal O Estado de S. Paulo. Para Alexandre Tombini, governo precisa definir o ajuste fiscal e deixar claro como esse objetivo será alcançado

Segundo os repórteres David Friedlander e Ricardo Grinbaum, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirma que está em campanha para recuperar a confiança das pessoas na economia. Para ele, o processo de retomada do crescimento foi prejudicado por um abalo de confiança que trava os investimentos. "É necessária uma reversão dessa confiança para a economia continuar no processo de recuperação gradual", diz o presidente do BC.

Questionado sobre se o governo vai cumprir a promessa de fazer um ajuste nas contas públicas, Tombini afirma que essa decisão não passa por ele. Mas entende que o governo não pode deixar dúvidas sobre suas intenções e assumir um compromisso. "O importante é que o governo defina. E, quando definir, forneça um detalhamento à sociedade sobre como isso será alcançado."
MORADOR INDIGNADO
22/07/2013 09:07
estou indignado com a nova frei canisio ou melhor a velha e esburacada frei canisio,mas , agora com buracos no paralepipedo gostaria que o pessoal da prefeitura dessem uma volta aqui pra ver a merda que fizeram não mudou nada poeira continua e os buracos também, é prakbá.
colheita maldita
22/07/2013 09:02
se eu plantar arroz não vou colher feijão

os moradores da rua Geraldo Claudino dos Santos plantaram o celso zuchi e estão colhendo o celso zuchi, me lembro de ver esta rua cheia das bandeiras do pt no ano passado.

o que achavam que iriam colher.
Herculano
22/07/2013 08:00
NEM ELES AGUENTAM. OU ESPERTAMENTE SABEM QUE TUDO ESTÁ RUIM E QUE ASSIM NÃO VÃO SE PERPETUAR NO PODER COMO PROJETAM. O PT QUER RETOMAR AS RUAS QUE PERDEU PARA OS DESCONTENTES

Resolução do PT cobra mudanças no governo. Documento do partido sugere reforma ministerial e ajustes na área econômica. Petistas criticam política de alianças de Dilma; texto será submetido à direção executiva da sigla.

"Sabemos ter pela frente um período de intensa luta política e ideológica, incluindo aí dois turnos de eleições presidenciais, para governo, Senado, deputados federais e estaduais", diz o texto, que será aprovado na próxima reunião da Executiva Nacional e ainda poderá sofrer modificações.

No documento, a cúpula do PT cobra a reaproximação dos movimentos sociais e mobiliza sua militância para recuperar a credibilidade da sigla e das instituições políticas, com a participação no "Grito dos Excluídos" no dia 7 de Setembro e nas organizações programadas para a segunda jornada de lutas da juventude", em agosto.
Herculano
22/07/2013 07:54
A NEVE BRASILEIRA

Ela é atração. Atrai turistas. Gera dinheiro. As pessoas vem de longe. As vezes se acomodam mal. Fazem vigília madrugando e esperando a neve. E hoje ela veio aqui em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. E promete. Legal. As frutas que hibernam, agradecem. Os agricultores rezam para que a temperatura mude repentinamente e quebre esta hibernação antes da hora.

Mas, para quem já morou onde neva com regularidade, ela não é tão desejada e festejada assim. Ainda mais quando dura muito tempo e principalmente, o after day (o dia seguinte, digamos assim). É um transtorno e uma sujeira sem fim, além dos perigos.
Herculano
22/07/2013 07:47
DEFESA CIVIL

À Maria Teresa da Silva, que agradeceu a visita da Defesa Civil de Gaspar que foi na casa dela alertar sobre uma possível enchente: o Rio Itajaí, que chegou a pouco mais de cinco metros acima do nível, já desceu quase um metro de ontem para hoje. Para as primeiras enchentes, é preciso chegar a 10 metros.
Herculano
22/07/2013 07:41
AO INVÉS DE SE CONFESSAR E PEDIR PERDÃO PELA MÁ CONDUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO QUE AFLIGE OS BRASILEIROS E O FUTURO DA NAÇÃO, A PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEFF, PT, PRETENDE DAR LIÇÕES E USAR A POPULARIDADE MUNDIAL DO PAPA FRANCISCO

Dilma proporá ao papa ação articulada contra a pobreza. Presidente recebe hoje o pontífice no Rio com agenda de cooperação social.Porta-voz do Vaticano diz que Francisco não tomará posição política durante visita para a Jornada da Juventude. É o que informam Valdo Cruz, da sucursal de Brasília e Fabiano Maisonnave enviado especial a Roma do jornal da Folha de S. Paulo

A presidente Dilma Rousseff vai propor hoje ao papa Francisco apoio a projetos internacionais de combate à pobreza e à exclusão social, como iniciativas voltadas para o continente africano.

O tema fará parte da conversa reservada da petista com o pontífice, na qual Dilma dirá que o governo brasileiro e o Vaticano podem unificar ações internacionais nessas duas áreas, citando as medidas que o Brasil já desenvolve em relação à África.

Dilma vai receber o papa às 16h, na base aérea do aeroporto do Galeão, no Rio. Depois, participará da cerimônia oficial de chegada do pontífice, às 17h, no Palácio Guanabara. Em seguida, às 18h, terá o encontro privado.

Na saudação formal, Dilma vai destacar a "coincidência" que acredita haver entre a opção do papa pelos pobres e a "prioridade histórica" de seu governo e do de Lula com programas para combater a pobreza no Brasil.

A presidente não deve tocar em temas religiosos nas conversas com o papa. Quando seu antecessor, Bento 16, visitou o país, em 2007, havia na agenda diplomática a assinatura de acordo com a Santa Sé, o que foi consolidado no ano seguinte por Lula em viagem ao Vaticano.

Na campanha presidencial de 2010, as relações do PT com a Igreja Católica foram abaladas quando Dilma foi alvo de bispos que pregavam boicote à petista por seu posicionamento em relação ao aborto, que seria "dúbia", segundo ala mais conservadora da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Para assessores, Dilma está "impressionada positivamente" com o estilo simples e conectado do novo papa com as questões sociais e faz a avaliação de que ele terá papel importante para estimular um debate mundial sobre o combate à pobreza.

As recentes manifestações de rua também podem fazer parte da conversa, caso o papa toque no assunto, quando Dilma deve destacar os programas na área da saúde e da educação que está lançando.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse à Folha que o pontífice "não tomará posição política" durante sua passagem pelo Brasil. "O papa fala sempre que a boa nova do Evangelho é para todos. Não toma partido, fala à consciência de cada um na construção da sociedade. São fortes mensagens de responsabilidade, com acentos sobre a solidariedade e o respeito aos direitos individuais."

Para Lombardi, as 17 falas do papa no país não terão "fio condutor único". "Naturalmente há temas do pontificado de Francisco: o missionarismo, o anúncio da boa nova cristã com grande abertura, a solidariedade aos pobres e às pessoas com dificuldade."
Herculano
22/07/2013 07:29
EXEMPLOS

TJ-SP paga R$ 213 milhões em 'vantagens eventuais' e salário de magistrados dobra, informa reportagem de Fausto Macedo e Fernando Gallo do jornal O Estado de S. Paulo

De tudo o que caiu na conta dos magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2013, 47,2% vêm de uma rubrica denominada pela Corte de "vantagens eventuais". Na prática, juízes e desembargadores receberam no primeiro semestre, em média, um salário a mais por mês com essas vantagens. Nesse período, elas corresponderam a desembolso de R$ 213,3 milhões. Os rendimentos líquidos dos magistrados somaram R$ 451,6 milhões.

A folha de pagamento do TJ-SP revela que há casos de juízes que receberam como "vantagens eventuais" valores que chegam a quase quatro vezes o teto constitucional, que é de R$ 25,3 mil. Um desembargador recebeu em maio R$ 94,7 mil em vantagens - na conta dele caíram R$ 117,1 mil líquidos.
roberto basei
21/07/2013 23:41
Só repassando na integra o que está nas redes sociais por ai "não é meu"!

Não há neste artigo uma só frase mentirosa. Pelo contrário, todas elas são verdades incontestáveis. Parabéns, Caio Lucas, seja lá você quem for.
Você conseguiu traduzir toda a repudia que sinto por esta figura maligna.

Repasso:

O homem que esteve à frente desta nação e não teve coragem, nem competência, nem vontade para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança ficaram piores do que nunca.

O homem que mais teve amigos safados e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com os cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas.

O homem que conseguiu inchar o Estado brasileiro e as empresas estatais com tantos e tantos funcio-nários, tão vagabundos quanto ele, e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.

O homem que tem uma mulher medíocre, inútil, vulgar e gastadeira, que usava, indevidamente e desbragadamente, um cartão corporativo, ao qual ela não tinha direito constitucional, que ia de avião presidencial para São Paulo "fazer escova" no cabelo e retornar a Brasília.

O homem que ajudou seu filho a enriquecer, tornando-o milionário do dia para a noite, sem esforço próprio algum, só às custas de conchavos com empresas interessadas em mamar nas ?tetas? do governo. E depois ainda disse para a nação que ?esse garoto é um fenômeno?, e lhe concedeu um passaporte diplomático.

O homem que mais viajou inutilmente, quando presidente deste país, comprando um avião caríssimo só para viajar pelo mundo e hospedar-se às custas da nação brasileira nos mais caros hotéis, tão futilmente e às custas dos impostos que extorquiu do povo.

O homem que aceitou passivamente todas as ações e humilhações contra o Brasil e contra os brasileiros diante da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai.

O homem que, perdulária e irresponsavelmente, e debochando da nossa inteligência, perdoou dívidas de países também corruptos, cujos mandatários são ?esquerdistas?, e enviou dinheiro a título de doação para eles, esquecendo-se que no Brasil também temos miseráveis, carentes de bons hospitais, de escolas decentes e de um lugar digno para viver.

O homem que, por tudo isso e mais um elenco de coisas imorais e absurdas, transformou este país num chiqueiro libertino e sem futuro para quem não está no seu "grande esquema".

O homem que transformou o Brasil em abrigo de marginais internacionais, FARC'anos etc., negando-se, por exemplo, a extraditar um criminoso vaga-bundo, para um país democrático que o julgou e condenou democraticamente. Esse homem representa o que mais nos envergonha pelo Mundo afora!!

O homem que transformou corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha.

O homem que transformou o Brasil num país de parasitas e vagabundos, com o Bolsa-Família, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos e que manipulam alguns ingênuos e verdadeiros colonos.

Para se justificar a estes novos vagabundos, o homem lhes afirma ser desnecessário ESTUDAR e que, para se "dar bem" neste País, basta ser vagabundo, safado, esquerdista e esperto. Aliás, neste caso, o homem fez inverter uma das mais importantes Leis da Física, que é a Lei da Atração e repulsão; significa que força de idênticos sinais se repelem e as de sinais contrários se atraem. Mas esse homem inventou que forças do mesmo sinal se atraem. Por exemplo: ele (o homem) atrai, para sua base, políticos como JOSÉ SARNEY, COLLOR, RENAN... que ficaram amiguinhos de seus comparsas JOSÉ DIRCEU, GENOÍNO, GUSCHIQUEN, e ainda agregaram o apoio de juristas como LEWANDOVSKI, TOFOLI, etc. ...

É, homem... Você é o cara... É o cara-de-pau mais descarado que o Brasil já conheceu.

Você é o homem que deveria apanhar na cara, porque envergonha todo brasileiro honesto e trabalhador.

É, homem, você é o cara... É o cara que não tem um pingo de vergonha na cara, não tem escrúpulos, é "o cara" mais nocivo que tivemos a infelicidade de ter como presidente do Brasil!

Mas ...como diz o velho ditado popular:
NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE...

Caio Lucas Macedo
Advogado-OAB 4536-SPBR
Alfredo
21/07/2013 22:10
Fala sério, Maria Tereza. A Defesa Civil na sua casa? Nem régua para medir o rio ela possui. Sempre emprestou da Círculo. Até a bateira que foi doada deixaram roubar lá depósito. Também sumiu um computador e até hoje não o encontraram. Talvez seja por isso, que não conseguem ligar com o Ceops para ter a informação certa para dar a população. Na sua casa, Maria Tereza? Foram tomar cafezinho com preguiça de fazer um? Ou foram pedir votos?
Maria Tereza da Silva
21/07/2013 21:40
Sr. Herculano!

Acho muito bom a Defesa Civil de Gaspar estar monitorando o Rio Itajaí, pois eu estou muito preocupada e também em 2008 não choveu no Auto Vale e tivemos problemas com enchente.
Parabéns a Defesa Civil que esteve aqui em minha casa no sábado, nos tranquilizando.
Geraldo André
21/07/2013 20:24
Sobre as críticas as sessões da camara, tenho acompanhado e só o que tenho visto de diferente é o vereador Marcelo Brick. Pois ele faz um discurso que não é atrelado a governo algum. Apesar de ser do PSD, o jovem vereador Marcelo Brick consegue ser imparcial e independente. E temos visto o quanto ser independente é dificil num tempo marcado pelos joguetes politicos. Deve ser por isso que a população se tocou rapido de quem é Marcelo Brick. Esse ai eu digo: votei nele e nao me arrependo e to acompanhando as sessoes toda semana pra fiscalizar o meu vereador.
Fabricio Almeida
21/07/2013 20:22
Parece que o prefeito de Gaspar, e o PT de Gaspar, não souberam ouvir às ruas. Uma de suas principais secretarias, a do Social (que o PT adora falar s-o-c-i-a-l) virou uma "secretaria turista".
O prefeito, que também adora "viajar em prol do seu partido, eleições internas virão em novembro" anda com a moral lá embaixo, pois todo mês existe uma nova ameaça dele ser cassado.
E assim caminha o Executivo de Gaspar... "viagens, processos, mensalões e mensalinhos".
Gaspar envergonha-se de ser administrada por um partido que é vergonha nacional, estadual (lembram das LANCHAS DA IDELI? ELA ESTAVA EM GASPAR QUINTA-FEIRA E TODO MUNDO ESQUECEU DAS LANCHAS, JÁ?).

Por isso não tenho dúvidas de que o recado que nós demos nas ruas de Gaspar foi claro: PRECISAMOS DE UM PREFEITO LIMPO, HONESTO, E NOVO (REALMENTE NOVO NO CONCEITO, NA FORMA E NO CONTEÚDO).

Como professor, eu digo: não aguento mais ouvir discursos do PTa educação e no social, na prática é tudo igual.
Ricardo A. Martins
21/07/2013 19:53
Ao Luciano da Cunha;

É meu caro, não ter palavra é um defeito tão grande, quanto ser um prefeito desonesto. Você disse semana passada, que não iria mais escrever neste espaço, quebrou a promessa e perdeu a credibilidade.

Cheguei a pensar que todos nós, leitores tínhamos ganhando com isso, mas infelizmente eu sabia, que você não cumprir com o escreveu, mentiu, pisou feio na bola. E não me venha com esse teu papo furado de sempre.

Herculano
21/07/2013 19:21
AS DIFERENÇAS

Enquanto o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops), descarta enchentes porque não choveu acentuadamente nas cabeceiras do Vale, a Defesa Civil de Gaspar está monitorando o nível Rio Itajaí. Faz notícia daquilo que já está descartado. Devia era olhar para as encostas comprometidas pelas chuvas contínuas no baixo Vale.
Herculano
21/07/2013 19:08
O "NOVO" SINDICALISMO EM CONCORDATA ? 1, do blog Política & Economia Na Real, do jornalista José Márcio Mendonça e do economista Francisco Petros

É desses paradoxos que nem a política explica e que a razão desconhece: depois do fiasco (pela grandiosa adesão esperada pelos organizadores) do Dia Nacional de Luta, quinta-feira (retrasada), percebe-se que o novo sindicalismo brasileiro, batizado de "autêntico", nascido com Lula e os movimentos no ABC paulista em fins dos anos 1970, está a morrer, vítima do lulismo.

É inegável que a CUT, Força Sindical, CGT e outras centrais sindicais menos votadas, mais companhias belas como UNE e MST, esperavam levar às ruas no dia 11 de julho multidões bem maiores que as cerca de 100 mil pessoas que mobilizaram pelo Brasil inteiro.

Já os "indignados" brasileiros de junho - sem organização visível, sem estrutura, sem líderes tarimbados, sem carros de som e microfones - reuniram um milhão e meio de cidadãos também numa quinta-feira, semanas atrás.

O "novo" sindicalismo em concordata - 2

Falharam os pentecostais do trabalhismo oficial e seus penduricalhos basicamente por três razões :

1. Afastaram-se de suas bases, imantados por verbas oficiais do imposto sindical e de financiamento às organizações não-governamentais que na verdade são governamentais, começaram a recolher milhões nos últimos anos, graças às generosidades brasilienses. Perderam garra. O MST é a melhor prova disso.

2. Estão com um discurso defasado, antiquado para uma sociedade que mudou muito, política e socialmente, no último caso em boa parte graças às políticas de renda do próprio lulismo.

3. Tornaram-se extremamente semelhantes aos partidos políticos aos quais indiretamente estão ligadas.

Neopeleguistas, se quiserem sobreviver só lhes resta se reinventarem, assim como Lula inventou o sindicalismo moderno brasileiro mais de 30 anos atrás. Esse mesmo que agora fenece.
Herculano
21/07/2013 18:56
JUSTIÇA NEGA SALVO-CONDUTO A PROTESTO ATEU, por Lauro Jardim, de Veja

Foi negado ontem à noite pela Justiça do Rio de Janeiro um pedido de salvo-conduto para garantir o direito de manifestação de associação de ateus, - a Atea, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos - durante a Jornada Mundial da Juventude. Ou seja, os integrantes da Atea queria uma liminar que lhes garantisse o direito de portar, por exemplo, cartazes contra o catolicismo, por exemplo, sem correr o risco de prisão pelas Forças de Segurança.

Na petição, representantes da Atea argumentaram que o general José Alberto Abreu, comandante da 1a Divisão do Exército e coordenador de defesa de área da JMJ, disse numa entrevista que "quem tentar promover qualquer mobilização no espaço sob o controle das Forças Armadas será convidado a se retirar".

O desembargador Luciano Rinaldi justificou, assim, a decisão em seu despacho:

- A condição de ateu deve ser respeitada, porquanto a ausência de crença também está inserida no campo da liberdade de orientação religiosa, protegida pelo texto constitucional. Contudo, essa condição não garante, sob qualquer pretexto, o pretenso direito de manifestação nos locais de livre exercício dos cultos religiosos e suas liturgias, que devem ser protegidos pelo estado, conforme determinação constitucional.
Alexandre
21/07/2013 18:15
Herculano

Este Luciano é sem palavra. Casse-a, por favor. Ele escreveu na sexta-feira que seria a última vez que ele apareceria por aqui. E não foi a primeira vez que ele escreveu isto. Já contei quatro vezes. Se ele não se expressa aqui é porque ele não possui leitores e repercussão no facebook dele. Só pode ser.
Juju do Gasparinho
21/07/2013 17:27
Prezado Herculano:

GELOL para Dilma que não para de cair.
SUPERBONDER para o PT que não para de rachar.
COLGATE para mim e para quem não para de sorrir.


luciano da cunha
21/07/2013 14:39
EIS UM VERDADEIRO PREFEITO PERFEITO.

Prefeito do Paraná vende carro de luxo para comprar ambulância

O prefeito de Pinhão, na região central do Paraná, Dirceu de Oliveira, vendeu um carro de luxo, que servia apenas a ele para comprar uma ambulância nova para a cidade. O veículo usado pelo mandatário da cidade havia sido comprado pelo antigo gestor e valia cerca de R$ 180 mil. Além do valor do carro, os gastos com impostos somaram, em cinco anos, R$ 40 mil aos cofres públicos, mais R$ 35 mil em manutenção e outros R$ 38 mil com seguro. Já que não tem mais carro oficial, o prefeito vai usar, a partir de agora, um veículo cedido pela Câmara de Vereadores.Enquanto isso, a população da cidade ficava a mercê da única ambulância existente na cidade. O veículo, que pertencia à Defesa Civil, estava em uso há 16 anos e era cheio de problemas. Até as portas tinham dificuldades para abrir. ?Foi trocar o luxo pelo necessário, se desfazer de uma coisa luxuosa, que era usada por poucos para um veículo de extrema necessidade?, afirma o prefeito.Para o Corpo de Bombeiros, que divide o uso da ambulância com a Defesa Civil, a nova unidade móvel tem todos os equipamentos necessários que faltavam ao antigo carro. ?Ela tem equipamento de oxigênio fixo na viatura, ela tem o aspirador de secreções, tem macas adequadas para o atendimento?, explica o cabo Orivaldo Domingues. (CBN)
Carlos
21/07/2013 13:23
Em relação a reportagem de Luís Evlak, para o jornal Folha de S. Paulo, sobre as cerveja artesanais acrescento mais um problema:

você gostar tanto desse tipo de cerveja, e passar a produzir em casa a sua própria cerveja, como eu. Então você nunca mais vai querer colocar na sua boca as cervejas industriais, somente as deliciosas e saborosas cervejas caseiras e artesanais.

www.acervacatarinense.com.br
Herculano
21/07/2013 12:53
A VOLTA DO CIPÓ, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S

Se arrependimento matasse haveria poucos petistas vivos para contar a história do acordo de rodízio para a ocupação da presidência da Câmara firmado entre PT e PMDB, sem a inclusão do Senado no contrato.

Como o PT reivindicou a primazia, presidiu a Câmara nos dois primeiros anos do governo, deixando para o PMDB o comando no período final que coincide com a sucessão presidencial e agora também com a queda livre de Dilma Rousseff nas pesquisas.

No Senado, em lugar da alternância valeu o critério convencional da prioridade à maior bancada. Justamente o PMDB, que ficou com o comando das duas Casas, dois postos na linha sucessória da Presidência da República e o controle total do processo legislativo conduzido por um grupo chamado sem cerimônia de "camarilha": Renan Calheiros, Gim Argello, Eunício Oliveira, Romero Jucá, Eduardo Braga, José Sarney e Vital do Rêgo.

Na Câmara, o espetáculo é comandado por Henrique Eduardo Alves em sintonia fina com o líder do PMDB, Eduardo Cunha, e a gentil colaboração de parte da bancada do PT.

Com isso e mais a vice-presidência, não admira que os pemedebistas proponham redução drástica de ministérios e desdenhem das seis pastas que ocupam e nas quais não mandam de verdade. Já têm poder que não acaba mais.

Essa correlação de forças faz o governo refém do PMDB e deixa parlamentares do PT queixosos de serem alijados pelo Planalto, obrigado a ceder os anéis ao parceiro de aliança.

Temerosos de perder também os dedos - vale dizer, a condição de renovarem seus mandatos - senadores petistas articulam um movimento de aproximação com os chamados independentes da base, os integrantes do "PMDB do bem" (Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon e companhia) e até parlamentares do PSDB para confrontar a "camarilha".

Buscam um reequilíbrio, mas pode ser tarde depois de terem menosprezado o potencial de dano que representava a concentração de poder nas mãos do PMDB, apoiado a volta de Renan Calheiros ao comando do Senado, dado apoio a ele quando foi obrigado a renunciar à presidência em meio a denúncias, dado sustentação a Sarney na época do escândalo dos atos secretos, nepotismo e outras peripécias.

Hoje confessam: "Os caras são profissionais". E constatam: "Querem sugar o governo ao máximo e se a reeleição estiver ameaçada, nos jogar fora"
Herculano
21/07/2013 10:51
INIMIGO EXTERNO

O governador do Rio, Sérgio Cabral, PMDB, esta fazendo igualzinho ao falecido Hugo Chávez, ou seja, arrumando inimigo externo para desviar a atenção dos fatos importantes que ocorrem no Brasil. Aliás, isso é o que muita gente faz aqui, no país: coloca a culpa sempre nos outros. Fernando Amaral (Campinas, SP)
Herculano
21/07/2013 10:47
CERVEJAS. BEBER ARTESEAIS REQUER CAPITAL E PODE TORNAR O FÃ UM CHATO, por Luís Evlak, para o jornal Folha de S. Paulo

Não discuto que as cervejas artesanais brasileiras sejam bem melhores, na média, do que os produtos oferecidos pelas grandes marcas do país. Elas são muito mais que isso.

Os "problemas" das artesanais são dois. Primeiro, são caras, muito caras. Nas fábricas, as melhores não saem por menos de R$ 9 (a garrafa de 600 ml). Nos bares, chegam a R$ 20 ou mais.

Com esse preço, na linguagem do bebedor de cerveja, não dá para ficar bêbado com seus amigos. Ou você, ou eles, ou todos vão à falência --a menos que o seu perfil econômico não seja como o meu, "diferenciado".

O segundo "problema" de marcas como Wäls (MG), Bodebrown (PR) e Abadessa (RS) é que elas "viciam".

Explico: é que, tomando uma só vez alguns de seus produtos, o bom bebedor não vai mais querer saber das marcas de propagandas de TV.

E, ao ficar "viciado" nas artesanais, você corre o risco de se tornar também um chato, pois seus amigos não vão querer sair com você para ir sempre a lugares com micromarcas a preços pouco populares.
Herculano
21/07/2013 10:43
PESADELO FISCAL. AINDA BEM QUE SÓ ATINGE AS GRANDE CORPORAÇÕES...

Fisco vê má-fé em planejamento tributário, anuncia título do jornal Folha de S.Paulo, deste domingo. Receita monta equipe para pegar companhias que conseguiram descontos supostamente indevidos de imposto. Equipe que atua em SP, no RJ e em MG já multou 102 empresas em dois anos; valor total das punições soma R$ 50 bi

Segundo a reportagem de Júlio Wiziak, Mariana Carneiro e Mariana a Receita Federal montou uma operação de guerra contra grandes empresas que, amparadas pela legislação tributária, encontram formas de reduzir o imposto.

Juntas, essas companhias descontaram cerca de R$ 110 bilhões da base de cálculo de seu imposto, fazendo acender um sinal de alerta. O fisco então passou a enquadrar essas operações como "planejamento tributário abusivo". "Elas romperam o limiar do possível", diz Iágaro Jung Martins, coordenador da fiscalização da Receita.

A controvérsia levou centenas de corporações ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), no qual está sendo travada uma discussão que pode significar um rombo para o leão ou o fim de muitas empresas.

Algumas dessas companhias podem ter de arcar com grandes multas (a média é de R$ 500 milhões por empresa), mas há casos, como o do Santander, em que a autuação chegou a R$ 6 bilhões.
Herculano
21/07/2013 10:03
PROVOCAÇÃO

Afirmar que o prefeito ganhou de sete a zero no Tribunal Regional Eleitoral é pilhéria, é humor, não é desconhecimento.

Ele pediu fez um recurso para descaracterizar o crime que aqui na Comarca lhe rendeu a pena de cassação.

Os juízes do Tribunal, por cinco votos a dois, não houve outra votação, com outro resultado, confirmaram o crime, mas resolveram aplicar a multa ao invés de cassá-lo.

Explica-se aos leigos com uma outra comparação. Um criminoso é condenado aqui na Comarca a 14 anos de prisão. Inconformados, como sempre deve ser em favor de seus clientes, os advogados resolvem recorrer ao Tribunal. Querem que os juízes de lá, não reconheçam o crime e inocente o réu. Julgado novamente, os juízes atestam em sua maioria do corpo que julga: o crime existiu, mas a pena não pode ser de 14 anos por tudo que contém o processo e o que diz a legislação, será de seis anos.

Resumindo: foi isto que aconteceu com Pedro Celso Zuchi, PT, no TRE em Florianópolis. Não houve absolvição. Quem proclama isto erra por desconhecimento, por zombaria ou de propósito.
Herculano
21/07/2013 09:52
VIRUS, TIROS, TORTURA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Um milhão e meio de pessoas foram às ruas pedindo saúde, educação e dignidade. Associações médicas rompem com o governo por causa das novas regras para a profissão. Dilma rumina a queda nas pesquisas, o crescimento pífio do país, a birra do PT e as ameaças do PMDB. Enquanto isso...

Perto de 75 mil (75 mil!) pessoas contraíram um vírus e tiveram diarreia em Alagoas, com quase 50 (50!) mortos. O principal suspeito é a água usada para cozinhar, tomar banho, escovar os dentes. Atenção: Alagoas é Brasil, e o Brasil está entre as dez maiores economias do mundo.

Um tiroteio entre policiais e traficantes matou dez pessoas, inclusive um sargento do Bope e dois cidadãos que não tinham antecedentes criminais: um garçom de 35 anos e um engraxate de 16. Atenção: quem mora no Complexo da Maré também é brasileiro, e o brasileiro é um forte, tem direito à vida.

Quatro funcionários de um parque de diversões, entre 22 e 25 anos, foram presos e confessaram o assassinato de uma moça no Paraná, até que um mero exame de DNA mostrou que nenhum deles fizera sexo com a vítima. Soltos, eles disseram que foram espancados, empalados, eletrocutados e asfixiados com sacos plásticos, mesmo após a "confissão". Exames comprovam os maus-tratos. Atenção: bate, depois investiga? Tortura nunca mais!

Vândalos infiltrados entre manifestantes que fazem vigília diante do apartamento do governador do Rio quebram e arrebentam lojas, bancos, prédios, bancas de jornais e tudo o que veem à volta, enquanto a polícia, aturdida, balança entre fazer o que tem de ser feito e simplesmente cruzar os braços para não ser acusada de violência. Atenção: isso é "democratice", não democracia.

No Brasil das eleições, discutem-se constituinte exclusiva, plebiscito, recesso, corte de ministérios e se o melhor aliado é o PMDB ou o PSB. No Brasil real, o pau está quebrando.

Ah! E o papa vem aí.
Herculano
21/07/2013 09:41
MEXENDO NO PROBLEMA ERRADO, por Carlos Brickmann

Não é questão de nacionalidade: um dos maiores médicos do Brasil foi um ucraniano, Noel Nutels, que levou a saúde pública às áreas indígenas da Amazônia. A questão é outra: é que o Governo criou uma enorme polêmica por achar que Saúde é Medicina. E não é: Medicina é a última etapa na luta pela Saúde.

A Saúde começa pela engenharia - saneamento básico. A água potável e os esgotos reduzem o número de doentes (e derrubam a mortalidade infantil). Educação é o segundo passo: quem lava as mãos e cuida da higiene básica, mantém o mosquito da dengue à distância, assegura a limpeza dos animais domésticos e cuida de seu lixo tem mais condições de evitar doenças. Condições de vida são importantes: roupas e calçados minimamente adequados, alimentação suficiente, moradia saudável fazem milagres. Se uma pessoa educada, com acesso a saneamento básico, alimentação e moradia, devidamente vacinada, mesmo assim fica doente, então cabe à Medicina cumprir seu nobre e insubstituível papel de cura.

Em resumo, não adianta trazer grandes especialistas mundiais sem que a população tenha condições adequadas de vida. Tem? Não, não tem. E não falemos de periferias: Guarulhos, na Grande São Paulo, segunda maior cidade do Estado, 13ª do país, com 1,2 milhão de habitantes, onde está o maior aeroporto internacional do país, não trata nem metade dos esgotos que lança no rio Tietê.

A propósito: sem seringas, termômetro, um medidor de pressão, um medidor de glicemia, alguns remédios, que é que se espera de um médico? Milagres?
Herculano
21/07/2013 09:37
GOVERNO GASTA MAIS COM BOLSA QUE CON SAÚDE, revela Claúdio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Dilma tem razão quando atribui aos protestos o desejo do povo de "querer mais": dados do Portal da Transparência revelam que o governo federal gastou até agora R$12,1 bilhões com o Bolsa Família - enquanto a Saúde recebeu R$9,8 bilhões. O ministério das Cidades recebeu ainda menos - R$897 milhões, sendo R$6,4 milhões para abastecimento e esgoto em pequenos municípios. O programa de transferência de renda consumiu R$20,2 bilhões em 2012.

Na rede
Mais 450 mil famílias entraram para o programa este ano, sendo a Bahia, governada pelo petista Jacques Wagner, eterna líder do ranking.

Sem rede
Em fevereiro, cerca de 1,69 milhão dos 50,3 milhões de dependentes dispensaram o Bolsa Família, diz ministério do Desenvolvimento Social
Herculano
21/07/2013 09:33
A IMPRENSA, O EXTORVO PARA O PT

Não é de hoje que o Poder de plantão tenta enquadrar a imprensa tupiniquim. É um jogo ainda não bem assimilado na recente e tênue democracia brasileira. Há exageros também. Eles são fruto da prática recente prática e aprendizado desta plena liberdade. Testa-se os limites. No Brasil, nunca a liberdade de imprensa esteve tão ameaçada depois da redemocratização. E esta ameaça parte justamente do PT que usou a imprensa para delatar, denunciar, limpar, intimidar e ao fim se projetar como o ético e a solução. Pior mesmo foi fingir, como se prova agora, como parceiro desta liberdade de imprensa.

A imprensa resiste. O PT, seus aliados e o poder de plantão se desesperam. E num mundo globalizado, estão descobrindo que a imprensa tradicional não pode ser comprada ou contida como no século passado: por partidarização, dinheiro (pagamento ou sufoco), simpatia a causa, desmoralização, ameaça ou censura. O mundo mudou. A tecnologia avançou. Espalhou-se. Tornou-se acessível. As comunicações na sociedade também mudaram. Os políticos apenas se aperfeiçoaram nos crimes, mas continuam no século passado em relação aos processos de transparência com que os legitima no poder por meio dos votos livres.

Há algo além da imprensa tradicional que é mais forte, inclusive que motivou a expressão das ruas: a internet, as rede sociais, estas sim livres e globais. O poder de plantão apenas torce para que os pobres e assistidos por esmolas, ignorantes e alienados não tenham acesso e compreensão ao que se propagada no mundo virtual: opinião das pessoas e a credibilidade da imprensa tradicional.

Mais. O que o PT, aliados e poder de plantão, um dia ganharam o mundo de forma romântica e a simpatia da imprensa internacional. Perpetuaram esta percepção própria. Não vieram investigar, atualizar-se. Deu no que deu. Repentinamente "descobriram" um novo Brasil revoltado com os políticos do PT no poder. O PT, por sua vez, também se decepcionou com a imprensa internacional, que no limite, não escondeu o que se passava aqui na revolta da Copa das Confederações.

E pior. Acusada de ser de direita, conservadora e nômade, a população, com naturalidade de quem não aguenta mais, foi às ruas numa estratégica de guerrilha, própria da esquerda. Exatamente quando os olhos do mundo estavam no Brasil. Denunciaram as mazelas dos políticos e do governo. abriram o canal de pedido de socorro e que não possui o controle do Estado Elas ganharam as ruas, abruptamente. Ganharam espaços aqui e o governo e o poder não teve como controlar. Nem o seu serviço de inteligência, numa prova de burrice, conseguiu detecta-las. E a imprensa internacional não teve como ao menos como registrar e analisar.

Foi assim nas Copas das Confederações. Será na visita do Papa. Será na Copa do Mundo, será nas Olimpíadas. A menos que o governo mude. Por enquanto, ele quer que o povo fique mudo e se distraia com plebiscito, referendo, mudança do sistema eleitoral, exatamente para aqueles que estão sendo questionados, não perderem a boquinha e se perpetuarem no poder. Nesta malandra toada do PT, do governo, seus aliados no poder será difícil conter o povo na urnas. Melhor mesmo é pensar em aumentar a quantidade do Bolsa Família. Wake up, Brazil!
Herculano
21/07/2013 08:50
FILHOS DE FRANCISCO, é o título do editorial do jornal Folha de S.Paulo neste domingo. E afirma: Durante encontro de jovens católicos, estilo simples cultivado pelo papa contrastará com prodigalidade dos políticos
Herculano
21/07/2013 08:48
OLHEM BEM NESTA HISTÓRIA QUE VEM DO MARANHÃO E BRASÍLIA. ELA É O RETRATO NOJENTO DA MÉDIA DO BRASILEIRO NOS CARGOS PODER DESTA REPÚBLICA. E ELES ALEGAM AINDA NÃO SABER A RAZÃO PELA QUAL O POVO ESTÁ NAS RUAS PEDINDO MUDANÇAS. QUEM DEVERIA FISCALIZAR OS ATOS DA GESTÃO PÚBLICA, DOS POLÍTICOS E DO PODER É O PRÓPRIO EXEMPLO DA FRAUDE, DA ESPERTEZA, DA MENTIRA, DOS JOGOS DE INTERESSES. É POR ISTO, QUE ENTRE ELES SE ENTENDEM. É POR ISTO, QUE AOS MORTAIS, PAGADORES DE PESADOS IMPOSTOS PARA SUSTENTAR TODA ESTA CORJA É INCOMPREENSÍVEL DETERMINADAS DECISÕES QUE FOGEM AO ÓBVIO, AO QUE DETERMINA A LEI, AOS NÚMEROS, AS PROVAS... É POR ISSO, QUE ESTA GENTE DETESTA A IMPRENSA LIVRE, A QUE NÃO DEPENDE DAS VERBAS DO APARELHO DE ESTADO E PODER, A QUE INVESTIGA... E PUBLICA PARA QUE TODOS CONHEÇAM OS FATOS PÚBLICOS E QUE CAMUFLAM ENTRE POUCOS

O que está no jornal O Estado de S. Paulo deste domingo? Ministro do TCU 'rejuvenesce' dois anos para evitar aposentadoria e presidir corte.
Raimundo Carreiro, que foi secretário-geral do Senado, apresentou registro de 1946 para conseguir o salário integral de aposentado pela Casa; mas, após chegar ao tribunal, foi à Justiça provar que nasceu em 1948, evitando a saída compulsória em 2016

O repórter Fábio Fabrini, informa no seu competente relato que nomeado há seis anos para o Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Raimundo Carreiro envelheceu, sem truque de beleza ou matemática, só quatro de lá para cá. Depois de assumir o cargo, conseguiu na Justiça mudar sua data de nascimento de setembro de 1946 para setembro de 1948 e, assim, esticar em dois anos a permanência na corte, tida como o "céu" de políticos e servidores públicos em fim de carreira.

A manobra adia a aposentadoria do ministro, obrigatória aos 70 de idade, e lhe assegura a posse na presidência do tribunal no biênio 2017-2018, escanteando colegas de plenário.

O comando do TCU é definido anualmente numa eleição pró-forma, que ratifica acordo de cavalheiros previamente costurado. O presidente exerce mandato de um ano, renovado sempre por mais um. Pela tradição, o escolhido é sempre o ministro mais antigo de casa que ainda não exerceu a função. O próximo da fila é Aroldo Cedraz, que tomou posse em janeiro de 2007, dois meses antes de Carreiro, e sucederá a Augusto Nardes no período 2015-2016. Em seguida, será a vez de Carreiro, que, com nova certidão de nascimento, tirou a cadeira de José Múcio Monteiro. "Pode ser consequência (assumir a presidência), mas não que o objetivo seja esse", diz Carreiro.

A decisão que o "rejuvenesceu" foi obtida na Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, município do interior do Maranhão em que cresceu, foi vereador e se tornou influente. Para remoçar dois anos, Carreiro mostrou à Justiça certidão de batismo da Igreja de São Domingos do Azeitão, lugarejo vizinho a Benedito Leite, onde veio ao mundo. Preenchido à mão e de difícil leitura, o documento registra o nascimento de "Raimundo", filho de Salustiano e Maria, em 6 de setembro de 1948, e não nos mesmos dia e mês de 1946, como no registro civil original do cartório.

Antes de migrar para o TCU, em março de 2007, Carreiro se aposentou no Legislativo usando a idade antiga, ou seja, aos 60 anos contados de 1946, e salário integral. Deixou a Secretaria-Geral da Mesa do Senado para ser empossado no TCU. A remuneração bruta alcança hoje R$ 44 mil, mas, segundo o Senado, não é paga por causa dos proventos do TCU, não acumuláveis.

Em 2008, já aposentado, Carreiro recorreu à Justiça para "corrigir" a confusão. Desta vez, lhe interessava comprovar a data de nascimento de 1948.

A sentença da Justiça maranhense saiu em março de 2009. Antes de concordar com a troca do registro, o Ministério Público rejeitou duas vezes os documentos juntados por Carreiro. Foi preciso o ministro viajar para São Raimundo e levar à audiência o padre de São Domingos, com livro de batismo e tudo. "Sabe quantos dias ele ficou para dar esse parecer? Contei: 43", recorda Carreiro, reclamando do promotor Cássius Guimarães Chai: "Ele é muito conhecido lá, porque é muito ?cri-cri?", acrescentou o ministro.

Reforçaram o conjunto probatório os depoimentos da mãe biológica, Maria Pinheiro da Silva, que corroborou a data, e os de dois conhecidos da época de menino. Questionado se o registro de batismo é 100% certo, o padre atual, José Edivânio de Lira, explica: "Aqui é comum dar os dados de cabeça. É um pouco mais preciso, apesar da dúvida".

Origem do problema. Embora nascido nos anos 1940, Carreiro só foi registrado em cartório em junho de 1965, em São Raimundo, o que era comum no passado. Na versão dele, foi por pressão dos políticos da época, interessados em qualificá-lo para votar, que o cartório marcou 18 anos de idade, e não 16. Com a fraude, sustenta, a irmã Floracy passou a ser, no papel, apenas três meses mais velha, ou seja, sem o intervalo de uma gestação. "Ficou por isso mesmo", diz Carreiro. Na ação, ele argumentou que, embora transcorrido tanto tempo, era alvo de chacota dos familiares e, nas consultas médicas, obrigado sempre a reiterar a idade "de fato".

No TCU, a notícia da retificação provocou críticas. "O poder rejuvenesce", ironizou fonte graduada do tribunal. Além de administrar a estrutura da corte, com um orçamento anual de R$ 1,5 bilhão, o presidente não relata e julga processos, cumprindo, a seu critério, agenda recheada de negociações políticas e viagens internacionais.
Herculano
20/07/2013 21:16
INVESTINDO EM OUTRA PROTEÇÃO

Papa Francisco pede proteção à Virgem Maria para JMJ. Papa visitou Basílica de Santa Maria Maggiore em Roma. Ele pediu a intercessão da Mãe de Jesus pela jornada e pelos jovens
Herculano
20/07/2013 20:27
PRECISA DE ORIENTAÇÃO?

O presidente do PMDB de Gaspar, o advogado Carlos Roberto Pereira, postou um desagravo no Facebook, contra um veículo de comunicação daqui.

1. Não é a primeira vez
2. Independente dele ter razão ou não, enquanto presidente de um partido político, tornou-se um ente público e está exposto também, tanto para a assertividade quando para a incompreensão.
3. Está mais do que na hora dele se assessorar. O que ele reclama agora, é fruto de uma semente mal plantada na campanha eleitoral. Já escrevi aqui, naquela época que errava e que teria consequências.
4. E se o PMDB de Gaspar deseja ser poder, e possui ainda esta chance no Judiciário, estabelece pontos de conflitos importantes na imprensa local e que vão se estabelecer daqui a pouco na unanimidade e consumo de energias desnecessárias.
5. O PMDB de Gaspar possui notórias dificuldades de lidar com o contraditório num ambiente de liberdade de expressão.
Herculano
20/07/2013 20:15
EM SEGREDO? OU FALHA DA IMPRENSA E DO JORNALISMO

Esta nota é de Cláudio Prisco Paraíso, do jornal A Notícia, de Joinville. Só agora vazou que Raimundo Colombo almoçou a sós com Dilma Rousseff na terça-feira, em Brasília. O governador teria manifestado sua preocupação com o excesso de burocracia do BNDES para a liberação dos recursos acertados entre os governos federal e estadual. Colombo aproveitou para acrescer aos pleitos de Santa Catarina, mais R$ 2 bilhões, totalizando 11 bi para obras e investimentos.
Herculano
20/07/2013 20:12
"PAPA IRÁ CONCLAMAR GOVERNOS A ESCUTAR AS RUAS", DIZ LEONARDO BOFF

Ao repórter Guilherme Balza, da equipe do UOL (Folha de S. Paulo), em São Paulo , o teólogo, escritor e professor catarinense de Concórdia, Leonardo Boff (ou Genézio Darci Boff),74, deixou de lado o pessimismo com os rumos da Igreja Católica que marcaram suas análises durante os pontificados de João Paulo 2º e Bento 16. Desde a ascensão de Francisco, o teólogo, que foi membro da Ordem dos Frades Menores, os Franciscanos, passou a cultivar esperança com o futuro da Igreja.

Boff, que nos próximos dias lançará o livro "Francisco de Assis e Francisco de Roma", acredita que o novo pontífice colocará a Igreja ao lado dos pobres, aproximando-se do dos preceitos da Teologia da Libertação, movimento que reformulou a atuação da Igreja na América Latina e do qual Boff é um dos maiores expoentes.

Em entrevista ao UOL, o teólogo afirmou que Francisco irá, durante a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, que começa na próxima segunda-feira (22), "conclamar os governos a escutar as ruas" e indicará "as linhas básicas que darão a tônica de seu pontificado". Ele também revelou que o pontífice tem ligações estreitas com a tendência argentina da Teologia da Libertação
Herculano
20/07/2013 19:53
COMO NÃO É PARA POLÍTICOS, FAB CANCELA AVIÃO QUE PROMETEU AO VATICANO

A Força Aérea Brasileira cancelou um avião que havia prometido ao Vaticano, para levar parte da delegação e jornalistas internacionais do Rio até Aparecida, no Vale do Paraíba (SP), na quarta-feira (24). Para realizar o trajeto, o Vaticano foi obrigado a contratar quatro ônibus e os organizadores da viagem não escondiam nesta sexta-feira (19) a insatisfação, segundo relatou o "Diário do Poder".

Durante a visita do papa Bento 16 ao Brasil, em 2007, o governo forneceu um Hércules da FAB para fazer o trajeto entre Aparecida e São Paulo. Desta vez, faltando menos de uma semana para o evento, a Santa Sé foi informada que o avião prometido havia sido cancelado, ainda que o jato do papa esteja assegurado. O Vaticano não detalhou as explicações do governo.
Antônio Souza
20/07/2013 18:57
Herculano,

Sou leitor da sua coluna, gosto muito do seu trabalho, tem se mostrado justo e imparcial! Demonstras uma coragem impar!

Entretanto, como seu leitor, peço que vc não permita comentários feitos por pessoas anônimas que busquem onfender a honrra de outras pessoas, não acho isso legal e acaba estragando o belo trabalho que vc realiza!

Claro é apenas uma opinião! Obrigado pela atenção!
Herculano
20/07/2013 16:06
INFLAÇÃO E O PODER DE COMPRA

Do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall: um americano com salário médio trabalha dez minutos para comprar um Big Mac; um alemão, 16 minutos; um brasileiro, 42 minutos. A dúvida do colunista Carlos Brickmann: e é provável que EUA e Alemanha usem carne brasileira.

Herculano
20/07/2013 15:52
DA SÉRIE, NEM ELES SE ENTENDEM

Em reunião tensa, PT racha sobre condução da reforma política. Dez manifestantes levavam cartazes com os dizeres "Sou PT e quero plebiscito - Vaccarezza não me representa", pedindo a saída do parlamentar da comissão que analisa reforma. colocada esta proposta em votação, Vaccarezza, venceu. Aliás, ele preferiu ir ao médico do que ir à reunião. Assim também fez a presidente Dilma Vana Rousseff.Enviou uma carta de quatro páginas e disse que estava atarefada cuidando da visita do Papa. Pode? Ah! Os condenados no mensalão também não apareceram e nem o presidente de honra, Luiz Inácio Lula da Silva.
Herculano
20/07/2013 15:42
O ESQUEMA QUE SAIU DOS TRILHOS, parte 1.

Este é o título da principal reportagem da edição deste final de semana da revista Isto É, a qual já está disponível nas bancas e sendo entregue aos assinantes. Os repórteres da revista Alan Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura e Sérgio Pardellas mostram o quanto são iguais contra o dinheiro do povo, obrigado a pesados impostos e contrapartidas ridículas, os políticos, partidos e gestores públicos neste país.

Um propinoduto criado para desviar milhões das obras do Metrô e dos trens metropolitanos foi montado durante os governos do PSDB em São Paulo. Lobistas e autoridades ligadas aos tucanos operavam por meio de empresas de fachada

Ao assinar um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a multinacional alemã Siemens lançou luz sobre um milionário propinoduto mantido há quase 20 anos por sucessivos governos do PSDB em São Paulo para desviar dinheiro das obras do Metrô e dos trens metropolitanos. Em troca de imunidade civil e criminal para si e seus executivos, a empresa revelou como ela e outras companhias se articularam na formação de cartéis para avançar sobre licitações públicas na área de transporte sobre trilhos. Para vencerem concorrências, com preços superfaturados, para manutenção, aquisição de trens, construção de linhas férreas e metrôs durante os governos tucanos em São Paulo - confessaram os executivos da multinacional alemã -, os empresários manipularam licitações e corromperam políticos e autoridades ligadas ao PSDB e servidores públicos de alto escalão. O problema é que a prática criminosa, que trafegou sem restrições pelas administrações de Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, já era alvo de investigações, no Brasil e no Exterior, desde 2008 e nenhuma providência foi tomada por nenhum governo tucano para que ela parasse. Pelo contrário. Desde que foram feitas as primeiras investigações, tanto na Europa quanto no Brasil, as empresas envolvidas continuaram a vencer licitações e a assinar contratos com o governo do PSDB em São Paulo. O Ministério Público da Suíça identificou pagamentos a personagens relacionados ao PSDB realizados pela francesa Alstom - que compete com a Siemens na área de maquinários de transporte e energia - em contrapartida a contratos obtidos. Somente o MP de São Paulo abriu 15 inquéritos sobre o tema. Agora, diante deste novo fato, é possível detalhar como age esta rede criminosa com conexões em paraísos fiscais e que teria drenado, pelo menos, US$ 50 milhões do erário paulista para abastecer o propinoduto tucano, segundo as investigações concluídas na Europa.
Herculano
20/07/2013 15:41
O ESQUEMA QUE SAIU DOS TRILHOS, parte 2

As provas oferecidas pela Siemens e por seus executivos ao Cade são contundentes. Entre elas, consta um depoimento bombástico prestado no Brasil em junho de 2008 por um funcionário da Siemens da Alemanha. ISTOÉ teve acesso às sete páginas da denúncia. Nelas, o ex-funcionário, que prestou depoimento voluntário ao Ministério Público, revela como funciona o esquema de desvio de dinheiro dos cofres públicos e fornece os nomes de autoridades e empresários que participavam da tramoia. Segundo o ex-funcionário cujo nome é mantido em sigilo, após ganhar uma licitação, a Siemens subcontratava uma empresa para simular os serviços e, por meio dela, realizar o pagamento de propina. Foi o que aconteceu em junho de 2002, durante o governo de Geraldo Alckmin, quando a empresa alemã venceu o certame para manutenção preventiva de trens da série 3000 da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos). À época, a Siemens subcontratou a MGE Transportes. De acordo com uma planilha de pagamentos da Siemens obtida por ISTOÉ, a empresa alemã pagou à MGE R$ 2,8 milhões até junho de 2006. Desse total, pelo menos R$ 2,1 milhões foram sacados na boca do caixa por representantes da MGE para serem distribuídos a políticos e diretores da CPTM, segundo a denúncia. Para não deixar rastro da transação, os saques na boca do caixa eram sempre inferiores a R$ 10 mil. Com isso, o Banco Central não era notificado. "Durante muitos anos, a Siemens vem subornando políticos, na sua maioria do PSDB, e diretores da CPTM".

"A MGE é frequentemente utilizada pela Siemens para pagamento de propina. Nesse caso, como de costume, a MGE ficou encarregada de pagar a propina de 5% à diretoria da CPTM", denunciou o depoente ao Ministério Público paulista e ao ombudsman da empresa na Alemanha. Ainda de acordo com o depoimento, estariam envolvidos no esquema o diretor da MGE, Ronaldo Moriyama, segundo o delator "conhecido no mercado ferroviário por sua agressividade quando se fala em subornar o pessoal do Metrô de SP e da CPTM", Carlos Freyze David e Décio Tambelli, respectivamente ex-presidente e ex-diretor do Metrô de São Paulo, Luiz Lavorente, ex-diretor de Operações da CPTM, e Nelson Scaglioni, ex-gerente de manutenção do metrô paulista. Scaglioni, diz o depoente, "está na folha de pagamento da MGE há dez anos". "Ele controla diversas licitações como os lucrativos contratos de reforma dos motores de tração do Metrô, onde a MGE deita e rola". O encarregado de receber o dinheiro da propina em mãos e repassar às autoridades era Lavorente. "O mesmo dizia que (os valores) eram repassados integralmente a políticos do PSDB" de São Paulo e a partidos aliados. O modelo de operação feito pela Siemens por meio da MGE Transportes se repetiu com outra empresa, a japonesa Mitsui, segundo relato do funcionário da Siemens. Procurados por ISTOÉ, Moriyama, Freyze, Tambelli, Lavorente e Scaglioni não foram encontrados. A MGE, por sua vez, se nega a comentar as denúncias e disse que está colaborando com as investigações.
Herculano
20/07/2013 15:40
O ESQUEMA QUE SAIU DOS TRILHOS, parte 3

Além de subcontratar empresas para simular serviços e servir de ponte para o desvio de dinheiro público, o esquema que distribuiu propina durante os governos do PSDB em São Paulo fluía a partir de operações internacionais. Nessa outra vertente do esquema, para chegar às mãos dos políticos e servidores públicos, a propina circulava em contas de pessoas físicas e jurídicas em paraísos fiscais. Uma dessas transações contou, de acordo com o depoimento do ex-funcionário da Siemens, com a participação dos lobistas Arthur Teixeira e Sérgio Teixeira, através de suas respectivas empresas Procint E Constech e de suas offshores no Uruguai, Leraway Consulting S/A e Gantown Consulting S/A. Neste caso específico, segundo o denunciante, a propina foi paga porque a Siemens, em parceria com a Alstom, uma das integrantes do cartel denunciado ao Cade, ganhou a licitação para implementação da linha G da CPTM. O acordo incluía uma comissão de 5% para os lobistas, segundo contrato ao qual ISTOÉ teve acesso com exclusividade, e de 7,5% a políticos do PSDB e a diretores da área de transportes sobre trilho. "A Siemens AG (Alemanha) e a Siemens Limitada (Brasil) assinaram um contrato com (as offshores) a Leraway e com a Gantown para o pagamento da comissão", afirma o delator. As reuniões, acrescentou ele, para discutir a distribuição da propina eram feitas em badaladas casas noturnas da capital paulista. Teriam participado da formação do cartel as empresas Alstom, Bombardier, CAF, Siemens, TTrans e Mitsui. Coube ao diretor da Mitsui, Masao Suzuki, guardar o documento que estabelecia o escopo de fornecimento e os preços a serem praticados por empresa na licitação.

Os depoimentos obtidos por ISTOÉ vão além das investigações sobre o caso iniciadas há cinco anos no Exterior. Em 2008, promotores da Alemanha, França e Suíça, após prender e bloquear contas de executivos do grupo Siemens e da francesa Alstom por suspeita de corrupção, descobriram que as empresas mantinham uma prática de pagar propinas a servidores públicos em cerca de 30 países. Entre eles, o Brasil. Um dos nomes próximos aos tucanos que apareceram na investigação dos promotores foi o de Robson Marinho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nomeado pelo então governador tucano Mário Covas. No período em que as propinas teriam sido negociadas, Marinho trabalhava diretamente com Covas. Proprietário de uma ilha paradisíaca na região de Paraty, no Rio de Janeiro, Marinho foi prefeito de São José dos Campos, ocupou a coordenação da campanha eleitoral de Covas em 1994 e foi chefe da Casa Civil do governo do Estado de 1995 a abril de 1997. Numa colaboração entre promotores de São Paulo e da Suíça, eles identificaram uma conta bancária pertencente a Marinho que teria sido abastecida pela francesa Alstom. O MP bloqueou cerca de US$ 1 milhão depositado. Marinho é até hoje alvo do MP de São Paulo. Procurado, ele não respondeu ao contato de ISTOÉ. Mas, desde que estourou o escândalo, ele, que era conhecido como "o homem da cozinha" - por sua proximidade com Covas -, tem negado a sua participação em negociatas que beneficiaram a Alstom.
Herculano
20/07/2013 15:40
O ESQUEMA QUE SAIU DOS TRILHOS, parte 4

Entre as revelações feitas pela Siemens ao Cade em troca de imunidade está a de que ela e outras gigantes do setor, como a francesa Alstom, a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui, reuniram-se durante anos para manipular por meios escusos o resultado de contratos na área de transporte sobre trilhos. Entre as licitações envolvidas sob a gestão do PSDB estão a fase 1 da Linha 5 do Metrô de São Paulo, as concorrências para a manutenção dos trens das Séries 2.000, 3.000 e 2.100 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a extensão da Linha 2 do metrô de São Paulo. Também ocorreram irregularidades no Projeto Boa Viagem da CPTM para reforma, modernização e serviço de manutenção de trens, além de concorrências para aquisição de carros de trens pela CPTM, com previsão de desenvolvimento de sistemas, treinamento de pessoal, apoio técnico e serviços complementares.

Com a formação do cartel, as empresas combinavam preços e condicionavam a derrota de um grupo delas à vitória em outra licitação também superfaturada. Outra estratégia comum era o compromisso de que aquela que ganhasse o certame previamente acertado subcontratasse outra derrotada. Tamanha era a desfaçatez dos negócios que os acordos por diversas vezes foram celebrados em reuniões nos escritórios das empresas e referendados por correspondência eletrônica. No início do mês, a Superintendência-Geral do Cade realizou busca e apreensão nas sedes das companhias delatadas. A Operação Linha Cruzada da Polícia Federal executou mandados judiciais em diversas cidades em São Paulo e Brasília. Apenas em um local visitado, agentes da PF ficaram mais de 18 horas coletando documentos. Ao abrir o esquema, a Siemens assinou um acordo de leniência, que pode garantir à companhia e a seus executivos isenção caso o cartel seja confirmado e condenado. A imunidade administrativa e criminal integral é assegurada quando um participante do esquema denuncia o cartel, suspende a prática e coopera com as investigações. Em caso de condenação, o cartel está sujeito à multa que pode chegar a até 20% do faturamento bruto. O acordo entre a Siemens e o Cade vem sendo negociado desde maio de 2012. Desde então, o órgão exige que a multinacional alemã coopere fornecendo detalhes sobre a manipulação de preços em licitações
Herculano
20/07/2013 15:39
O ESQUEMA QUE SAIU DOS TRILHOS, parte 5

Só em contratos com os governos comandados pelo PSDB em São Paulo, duas importantes integrantes do cartel apurado pelo Cade, Siemens e Alstom, faturaram juntas até 2008 R$ 12,6 bilhões. "Os tucanos têm a sensação de impunidade permanente. Estamos denunciando esse caso há décadas. Entrarei com um processo de improbidade por omissão contra o governador Geraldo Alckmin", diz o deputado estadual do PT João Paulo Rillo. Raras vezes um esquema de corrupção atravessou incólume por tantos governos seguidos de um mesmo partido numa das principais capitais do País, mesmo com réus confessos - no caso, funcionários de uma das empresas participantes da tramoia, a Siemens -, e com a existência de depoimentos contundentes no Brasil e no Exterior que resultaram em pelo menos 15 processos no Ministério Público. Agora, espera-se uma apuração profunda sobre a teia de corrupção montada pelos governos do PSDB em São Paulo. No Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin disse que espera rigor nas investigações e cobrará o dinheiro que tenha sido desviado dos cofres públicos.
vlad
20/07/2013 14:18
Duvido que a baderna nas manifestações não seja infiltração da situação.
Herculano
20/07/2013 13:59
FATALIDADE

Médico Alexandre Buffon, da Clínica disse se tratar de uma fatalidade ao explicar os procedimentos realizados durante cirurgia de lipoescultura de Ivane Fretta Moreira, 60 anos, morta ontem na Capital. Ela era mulher do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, PMDB.
Herculano
20/07/2013 13:55
LULA QUER DITÂNCIA DO PAPA "DOS POBRES" NO RIO. INVEJA, CONCORRÊNCIA OU COERÊNCIA?

O ex-presidente Lula não foi convidado, nem aceitaria, um encontro com o Papa Francisco, que chega na segunda (22) ao Rio, na primeira visita de seu pontificado - o primeiro de um sul-americano. O Instituto Lula diz que "agora ele é ex-presidente" e não vê razão para encontrar-se com o novo Papa, que comunga com ele a pauta de "opção pelos pobres". O criador do Bolsa Família (segundo ele e o PT sempre afirmam, pois o programa foi implantado por Ruth Cardoso ao tempo em que Fernando Henrique, PSDB, era presidente) pretende ficar em São Paulo e ainda não sabe se vai emitir uma nota saudando Francisco
sidnei luis reinert
20/07/2013 11:30
Divina Diferença

O Papa Francisco chega ao Rio de Janeiro e tem condições morais e espirituais de desfilar em carro aberto, sem vidros à prova de bala, com muitas chances de receber aplausos e carinho pelos bons exemplos que vem dando, sobretudo como chefe de Estado e homem público.

Lula deve estar morrendo de inveja porque não tem condições de fazer o mesmo...

Para um sujeito que já foi idolatrado, endeusado e até comparado a Jesus (como nas faixas das greves do ABC na década de 80), o atual estágio decadente de Lula parece pior que a morte física, moral e espiritual.
sidnei luis reinert
20/07/2013 11:30
Tudo indica que os vândalos e os baderneiros que destruíram um bairro do Rio de Janeiro estão promovendo, propositadamente, a desmoralização e a criminalização das manifestações populares que denunciam as mazelas do governo Cabral.
Querem acovardar os verdadeiros manifestantes e desestimular as futuras manifestações. São bandidos, criminosos, especialistas em arrastões a soldo dos corruPTos e de seus aliados.
A OAB, hipocritamente, chama os facínoras de ?fascistas?, aludindo tratar-se de um movimento de direita radical, e, ao defender seus supostos ?direitos?, criminaliza a ação da Polícia que, pela lei física da ?ação e reação?, deveria ter a mesma intensidade da violência dos bandidos, sejam eles maiores ou menores.
A extensão da violência criminosa deve ser a medida da reação policial!
O combate à criminalidade privilegia estudos e medidas sociais, já o combate à violência planejada, organizada e indiscriminada requer a desorganização e a intimidação dos violentos e estas não se obtém com diálogo, medidas ou estudos de socialização, mas com a ação efetiva, seletiva, inteligente, rigorosa e determinada dos órgãos de segurança pública.
Para que o objetivo dos criminosos não seja atingido, será preciso que os verdadeiros manifestantes cooperem com as forças de segurança e ajudem-nas a identificar, isolar, neutralizar e prender os vândalos e seus apoiadores. Operações de inteligência, identificação de planos, neutralização de líderes e patrocinadores, planejamento e ação de choque são algumas das ações a realizar, mas será que as ?autoridades governamentais? têm interesse em que sejam realizadas?
É preciso saber quem de fato é o inimigo. A Polícia, com certeza, não é!
Fazendeiro
20/07/2013 11:28
Caro Herculano.

Tem um garoto por ai, conhecido como Menino taradinho, acha no meio do partido deles não tem safado, acha que iriam lotear o governo deles? Ou se faz de bobo mesmo?

Não me identificarei por questões de perseguição, porém não tem como ficar calado, quando desejam lhe imputar culpas e proibir as manifestações aqui, imagina estes caras no poder o que não fariam?

A minha esperança que haja uma grande renovação na próxima eleição, que esta gente das tetas e das maracutaias sejam expurgados definitivamente, tanto do pessoal do pt como estes travestidos de bons mocinhos do pmdb. Puta ilusão, por de tras estão as velhas raposas, como ex-delegados, ex-prefeitos. Tomem vergonha na cara.

Gaspar não merece esse tipo de gente no poder. Torcemos para novas lideranças e de partidos descompromissados com interesses escusos, apareçam, porém, não se vislumbra grandes perspectivas.
Herculano
20/07/2013 10:13
ESTÁ EM VEJA, QUE JÁ CIRCULA NAS BANCAS E ENTRE OS ASSINANTES. FOCO É TRAZER MÉDICOS CUBANOS, DIZ DEPUTADO SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA DOS MÉDICOS

Eleuses Paiva (PSD-SP) organiza a resistência à proposta governista e afirma que o programa Mais Médicos é uma medida eleitoreira que colocará em risco tratamento da população de baixa renda no interior do país, informa a repórter da revista Marcela Mattos, da sucursal de Brasília

Um dos principais opositores no Congresso Nacional ao Mais Médicos, programa anunciado pelo governo federal para salvar a saúde pública do país importando profissionais estrangeiros, o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) afirma que a medida tenta camuflar a verdadeira intenção do governo: "É um balão de ensaio para trazer 25 000 médicos de Cuba."

Professor e integrante do setor de medicina nuclear do Hospital de Base de São José do Rio Preto e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o deputado afirma que as universidades de medicina do país "estão de luto" e ataca o ministro Aloizio Mercadante, que, apesar de ser titular da Educação, assumiu o papel de articulador do governo no Congresso: "Ele não entende nada do assunto".
Herculano
20/07/2013 09:12
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

Papa Week! Predestinada do dia! Vencedora da corrida Subida ao Cristo: Jéssica Ladeira! Rarará!

E o papa? O papa vai realizar o sonho de todo brasileiro: ver um argentino beijando o nosso chão! Rarará!

E fazer piada com argentino é pecado? Sim! Gol de mão não é pecado. Piada com argentino é pecado! O papa mandou avisar: quem fizer piada com argentino vai direto pro inferno!
Herculano
20/07/2013 09:08
AMIL É CONDENADA A PAGAR R$ 1 MILHÃO POR NÃO ATENDER CLIENTE

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Amil a pagar uma indenização de R$ 1 milhão por dano moral coletivo. O valor será revertido ao Hospital das Clínicas - numa decisão classificada como "inovadora" pelo TJ.

A operadora de planos de saúde informou que não iria comentar decisão judicial que não fosse definitiva. Cabe recurso da sentença.

O desembargador Carlos Teixeira Leite se baseou em uma ação movida pelo dentista João Angelo Garbelim, 56. Hipertenso, ele foi internado em 2010 no hospital Cristóvão da Gama, em Santo André (Grande São Paulo), com um quadro de infarto.

Por ele não ter cumprido a carência mínima estipulada pela seguradora (de 24 meses, no caso dele), a empresa se recusou a pagar esse tratamento.

"Não queriam pagar, pois faltava uma semana para cumprir o prazo estipulado pela Amil", disse Célia Rigby Garbelim, mulher dele.

Para tentar reverter a negativa da Amil, o casal acionou a Justiça, que, em caráter emergencial, decidiu que a empresa deveria pagar a conta de R$ 10 mil do hospital onde Garbelim ficou internado.

"Por não saber se a empresa iria pagar todo o tratamento, resolvemos pedir uma transferência para o hospital público Mario Covas em São Paulo. Ele ficou internado lá por dez dias", contou Célia. Segundo ela, o dentista hoje está bem.

RECURSO

A Amil chegou a recorrer da decisão. Segundo a seguradora, o período de carência estabelecido no contrato deveria ser respeitado.

Já o segurado afirmou que, diante do que tinha acontecido, a indenização deveria ser de R$ 50 mil.

O caso foi parar no TJ, que obrigou a empresa a pagar essa indenização ao cliente.

De acordo com o desembargador Carlos Teixeira Leite Filho, a seguradora já havia sido processada outras vezes pelo mesmo motivo. Por isso, o tribunal considerou caracterizado o dano social.

"O pedido administrativo do segurado ocorreu após várias decisões sobre esse assunto. Mesmo assim, a seguradora deixou de conceder a cobertura", disse Teixeira.

O desembargador ressaltou, ainda, que a indenização de R$ 1 milhão independe do valor que o dentista vai receber. "A reparação punitiva é independente da ação do segurado, porque é emitida devido a uma somatória de atos que indicam ser a hora de agir para estabelecer respeitabilidade e equilíbrio nas relações", escreveu ele.
Herculano
20/07/2013 09:04
REGISTRO

Renato Abelardo Beduschi, peemedebista, completa hoje 71 anos. Primeiro Médico Veterinário formado pela UFPR, atualmente cria ovelhas, vacas de leite na sua Fazenda Pinheiro no Bairro Santa Terezinha, Gaspar.

Trabalhou nos Governos de Renato de Melo Viana (1977 a 1982; 1993 a 1996) e Dalto dos Reis (1983 a 1988) em seguida veio criar a Secretaria de Agricultura em Gaspar já no Governo de Francisco Hostins (1989 a 1992). Sempre trabalhou na sua área de formação, realizou e participou como expositor em várias Feiras Agropecuárias em SC e demais estados.

Pessoa que sempre ajuda as entidades sociais de Gaspar e organiza todo ano na Festa de São Pedro o tradicional arremate de bovinos, ovinos e suínos.
Herculano
20/07/2013 09:02
PAPA SEM SEGURANÇA

Augusto Nunes, de Veja, num comentário que fez, mostrou dois paralelos. O primeiro deles é que as manifestações de junho era contra a política, o poder e os políticos brasileiros (a vaia contra a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, na abertura do torneio), não propriamente contra a seleção brasileira de futebol que foi o tempo toda apoiada, aplaudida. O povo sabe separar.

Segundo Augusto Nunes, o Papa será tratado pelos brasileiros com carinho que se dispensa aos homens de bem. Já os políticos tem o que temer. é por isso que o Papa não está preocupado com os esquemas de segurança.Quem precisa de segurança neste inverno, são os políticos brasileiros, conclui ele.
Herculano
20/07/2013 08:39
SOB PROVIDENCIAL SIGILO

Polícia de Brasília blinda inquérito sobre roubo a assessor de deputado, revela o jornal Folha de S. Paulo. Funcionário do gabinete do deputado Henrique Alves, PMDB-RN, presidente da Câmara, que vive a sugerir exemplos de transparência e administração, teve R$ 100 mil em espécie roubados. Destino do dinheiro era pagamento de apartamento comprado pelo presidente da Câmara para ex-mulher.

Três mulheres marcantes na vida do deputado
LAURITA ARRUDA
Jornalista, escreve um blog sobre a política do Rio Grande do Norte. Seu casamento com o deputado está marcado para setembro

PRISCILA GIMENEZ
Dona de uma loja de roupas íntimas, vive em Natal e foi casada até 2009 com Henrique Alves. Vive num apartamento que ele comprou

MÔNICA AZAMBUJA
Ex-mulher do deputado, acusou-o de manter contas secretas no exterior, o que ele nega. O caso fez Alves perder a vaga de vice na chapa de José Serra nas eleições de 2002
Herculano
20/07/2013 08:29
A OPINIÃO DOS MAIS ESCLARECIDOS, QUE LEEM JORNAIS E AINDA SÃO MINORIA COMO ELEITORES

1.
O PMDB, por meio do presidente da Câmara, Henrique Alves, propõe à presidente Dilma Rousseff a redução do número de ministérios de 39 para 25, numa atitude parcialmente justa e, com certeza, demagógica. Para que ela se torne totalmente justa, o deputado deveria aproveitar o ensejo e aconselhar a presidente a trabalhar para que, nas próximas eleições, se reduza também a quantidade de senadores, deputados, vereadores, assim como seus ganhos, mordomias e, principalmente, o foro privilegiado. Continuaria sendo uma atitude populista, mas que, sem dúvida nenhuma, "daria uma resposta ao que o país quer". Maurílio Polizello Júnior (Ribeirão Preto, SP)

2.
No texto "Uma reforma para Dilma" , Vera Magalhães disse que existe, no governo federal, o cargo de diretor do Departamento de Racionalização das Exigências Estatais da Secretaria de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. Se isso for verdade, a administração pública brasileira já é um caso patológico, de psiquiatra mesmo, e daqueles mestres nas ciências das doenças mentais. Roberto Benitez (São José dos Campos, SP)
Herculano
20/07/2013 08:21
A RUA ANFILÓQUIO NUNES PIRES ENTRE BLUMENAU E GASPAR ESTARÁ INTERDITADA. RUAS DO CENTRO DE GASPAR TAMBÉM NESTE DOMINGO PELA MANHÃ

Está pouco divulgado. Vai gerar transtornos como em anos anteriores. Mas, a Rua Anfilóquio Nunes Pires, a antiga Rodovia Jorge Lacerda, estará interditada das 7h as 11h deste domingo desde o Bela Vista Country Club até as Linhas Círculo. E aqui no Centro, parte de ruas até o ginásio de esportes João dos Santos, da mesma forma terão total ou parcial interdição em horários diferenciados. Tudo para a realização da Meia Maratona do Bela Vista.
Herculano
20/07/2013 08:12
O CLIMA ENTRE ELES É TÃO RUIM QUE DILMA DESISTE DE IR A ENCONTRO DO PT

Segundo a repórter Fernanda Krakovics, de O Globo, a presidente Dilma Rousseff desistiu de comparecer à reunião do Diretório Nacional do PT neste sábado, em Brasília. O gesto seria um esforço de reaproximação com o partido, que tem criticado muito a condução do governo. Havia o risco, porém, de o encontro ser esvaziado. O clima está tão ruim que integrantes do colegiado estavam dizendo que não passariam parte do final de semana na capital federal.

Volto. A presidente está isolada no seu próprio partido. Quanto mais da dita base aliada, onde a escora é o PMDB. Um perigo institucional.
Herculano
20/07/2013 08:07
CHANTAGENS, TROCAS E VANTAGENS. É ASSIM QUE OS POLÍTICOS VIVEM APÓS SE LEGITIMAREM COM OS NOSSOS VOTOS. VEJA MAIS ESTE EXEMPLO E REFLITA. IMPRESSIONANTE É O DISCURSO

Renan só libera projeto sobre Ibama após licença de estaleiro em Alagoas, informa o repórter Ricardo Brito, no jornal O Estado de S.Paulo.

Um ano depois de pedir vista, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), liberou para votação na Comissão de Constituição (CCJ) o projeto de lei que cria cargos e melhora a estrutura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Quando ainda era líder do PMDB na Casa e integrante da CCJ, ele havia segurado a proposta em represália ao fato de que o Ibama não concedia a licença prévia ambiental para construção do estaleiro Coruripe, empreendimento bilionário no seu Estado.

A autorização do instituto foi dada na última segunda-feira, 15. No dia seguinte, em discurso à noite que fez sem estar na cadeira de presidente para um plenário vazio, Renan cumprimentou as autoridades ambientais, "especialmente" a ministra Izabella Teixeira, pela liberação do documento. "Isso (...) significa a viabilidade ambiental do empreendimento. É, sem dúvida nenhuma, o atestado de que são corretas as ações previstas no projeto para mitigar o impacto ambiental da construção e a operação daquele estaleiro", disse.
Herculano
20/07/2013 07:59
OS POLÍTICOS CUIDAM DAS CONTAS PÚBLICAS PENSANDO NOS VOTOS E MANOBRAM CONTRA O NOSSO FUTURO

Ajuste de contas, é o título do editorial do jornal Folha de S. Paulo. É desejável que a presidente decida-se por um corte de despesas, mas cálculo eleitoral poderá levá-la a evitar medidas austeras
Herculano
20/07/2013 07:57
MANCHETE DO JORNAL AGORA:LUCRO DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS DE SÃO PAULO CRESCE 247% EM UM ANO. FALTA PERGUNTAR E PROVAR QUANTO DISTO ELAS REPASSARAM AOS POLÍTICOS E ESQUEMAS DO PODER. BASTA LEMBRAR A MORTE DE CELSO DANIEL, PT, PREFEITO DE SANTO ANDRÉ, OCORRIDA EXATAMENTE QUANDO ELE DISCORDAVA DESTE TIPO DE PROMISCUIDADE. O CASO ATÉ HOJE, ESTÁ SEM SOLUÇÃO. E A APRESENTADA, É CONTESTADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO E A FAMÍLIA

As 17 empresas responsáveis pelo serviço municipal de ônibus de São Paulo tiveram, juntas, um lucro de R$ 152,5 milhões em 2012. Em relação ao ano anterior, representa crescimento de 247%.

Ontem, a Secretaria Municipal dos Transportes divulgou em seu site os balanços contábeis das empresas.

A Novo Horizonte, que entrou em greve anteontem alegando que a prefeitura tem repassado poucos recursos, teve prejuízo de R$ 9,8 milhões em 2012 - redução de 358% em relação a 2011.

Outras duas empresas também estão no vermelho.

Para Adauto Faria, diretor da SPTrans, de forma geral as empresas estão com as finanças "no limite do aceitável"
Herculano
20/07/2013 07:41
OS NOSSOS POLÍTICOS PERDERAM A NOÇÃO DOS PECADOS CAPITAIS. RESPONDEM COM LUXURIA, DESPERDÍCIO, AFRONTA E PROVOCAÇÃO AO SINAL DE SIMPLICIDADE DE UM PEREGRINO

Segundo a edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo. a recepção que está sendo organizada para receber o papa Francisco no Palácio Guanabara, na próxima segunda, vai custar R$ 850 mil.

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, 650 pessoas estão na lista de convidados, o que significa que cada um deles custará em torno de R$ 1.300.

Para uma recepção em que são servidas entradas, coquetéis, saladas, prato quente e sobremesa, um hotel do porte do Copacabana Palace, que fica na zona sul do Rio, cobra em torno de R$ 250 por pessoa.

No bufê da recepção ao papa, de acordo com o Palácio Guanabara, haverá apenas café, água e biscoitos.

A empresa responsável pela recepção, Cenários e Cenas, foi escolhida por licitação, segundo o governo estadual.

A reportagem tentou entrar em contato com a empresa, mas não localizou um site, e-mail ou telefone.

O evento acontece na próxima segunda-feira, pouco depois de o papa Francisco percorrer, de carro aberto, ruas do centro da capital fluminense.

Entre os convidados para a recepção no palácio estão a presidente Dilma Rousseff.

Também foram convidados para o evento o vice-presidente Michel Temer e oito governadores estaduais, além do anfitrião, o governador do Rio Sérgio Cabral.
Juju do Gasparinho
19/07/2013 21:11
Prezado Herculano:


Maravilhas do bolivarianismo:
Argentinos não conseguem comprar reais para vir ao Brasil e ver o Papa que é argentino.
Ricardo Sette

Acreditaram na Kirchner, BEM FEITO!
Herculano
19/07/2013 20:26
EXEMPLO PROFISSIONAL

Delegado Cláudio Monteiro deu hoje voz de prisão ao próprio irmão por tráfico de drogas em São José, na Grande Florianópolis. Guilherme de Melo, irmão de Monteiro, foi preso com R$35mil, maconha, ecstasy e LSD. Ele foi pego depois de uma perseguição por policiais militares que desconfiaram das atitudes dele e de Bernardo Lopes Cobra, o outro traficante.
Herculano
19/07/2013 20:19
ENQUANTO OS LÍDERES POLÍTICOS SE ESCONDEM COM MEDO DAS MANIFESTAÇÕES, O PAPA FRANCISCO DESAFIA O SIMPLES


Papa Francisco muda roteiro e fará percurso em carro aberto pelo centro do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira (19) que o papa Francisco vai percorrer ruas do centro da cidade em carro aberto na segunda-feira (22), dia em que o pontífice chegará à capital fluminense.

À noite, o papa seguirá para uma solenidade de boas vindas no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul, com as presenças da presidente da República, Dilma Rousseff, e do governador do Estado, Sérgio Cabral.

A mudança na agenda deve ajudar a desmobilizar os manifestantes que pretendem realizar um protesto na porta do Palácio Guanabara durante a cerimônia de recepção ao pontífice. A prefeitura informou que a rua Pinheiro Machado, onde está situada a residência oficial do governo do Estado, será interditada nos dois sentidos, inclusive para o público.
Herculano
19/07/2013 20:12
MULHER DE VICE GOVERNADOR MORRE

Ivane Fretta Moreira, 60 anos, de família tradicional de Tubarão e mulher do vice governador e presidente do PMDB e ex-prefeito de Crisciuma,, Eduardo Pinho Moreira, teve complicações, após uma cirurgia de lipoaspiração na Ilha Hospital e Maternidade, antiga Clinica Jane, hoje pela manhã, em Florianópolis.

Ivane morreu no final da tarde no Hospital Baia Sul, na SC-401, para onde foi transferida na tentativa de recuperar o seu estado critico decorrente da embolia pulmonar durante o processo operatório. O velório será no centro administrativo, também na SC 401. O governador Raimundo Colombo, PSD, que estava em Lages, está voltando a Florianópolis, para acompanhar parte do velório.
sidnei luis reinert
19/07/2013 19:12
ACABOU DE SAIR NA VOZ DO BRASIL:

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA TERÃO DIREITO À DESCONTO NA ENTRADA DA COPA DO MUNDO DE 2014!!!
VERGONHA! DEVERIAM SIM, TRABALHAR.POR ESSA E OUTRAS TEM BASTANTE VAGABUNDO NESTE PAÍS.
Herculano
19/07/2013 19:01
QUE BLINDADO QUE NADA, por Lauro jardim, de Veja.

Nada de blindados, apesar da insistência do governo Dilma, ou de veículos sofisticados, como nas visitas dos papas João Paulo II e Bento XVI: o papa Francisco circulará a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro a bordo de dois modelos da Fiat, um Idea branco e um Bravo preto.

Ambos sem acessórios, conforme pedido expresso do Vaticano à Fiat do Brasil, que está preparando os veículos para serem entregues no domingo no Rio. Insulfim nos vidros, por exemplo, nem pensar, conforme foi especificado. As placas dos carros serão do Vaticano.

Francisco é até capaz de quebrar a tradição de pompa do Vaticano, como está fazendo agora. Mas não se atreveu a escolher um carro de uma montadora não italiana?
Herculano
19/07/2013 18:59
MAL CONTADO, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S. Paulo

A presidente Dilma Rousseff voltou a insistir na tese de que os protestos de rua são consequência do sucesso dos projetos de governo no PT. "Quando promovemos a ascensão social, sabíamos que isso era só o começo das exigências", disse ela na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, outra estrutura que só tem tamanho e eficácia zero.

Tal raciocínio não para em pé. Se o governo sabia que as demandas viriam e tem perfeita noção de quais são, por que não agiu antes de modo a atendê-las? Portanto, ou não é verdade que percebeu que o País estava despreparado para absorver as mudanças na sociedade ou percebeu, mas achou mais confortável confiar na passividade coletiva e na mítica da popularidade sustentada em propaganda enganosa
sidnei luis reinert
19/07/2013 18:42
Por que Lula está precisando se esconder tanto como nunca antes na história desse País?

Situação tão ou mais dramática que a da Dilma é a do seu criador Luiz Inácio Lula da Silva. A exemplo de sua criatura, Lula não pode mais andar na rua ou participar de qualquer manifestação pública aberta, sem o alto risco de tomar muitas vaias. As pesquisas mais diversas comprovam uma queda acentuada no seu mítico índice de popularidade e apontam, mais grave ainda, um aumento consolidado da impopularidade e rejeição que seu (antes santificado) nome provoca. Com problemas de saúde que tenta esconder, Lula não pode mais ajudar Dilma, e nem tem condições mais de ajudar a si mesmo.
Herculano
19/07/2013 17:35
CÂMARA DE ILHOTA REJEITA A NOVA TAXA DE LIXO

A sessão da Câmara de Ilhota rejeitou agora a tarde a nova taxa de recolhimento de lixo em primeira votação. A derrota do prefeito Daniel Bosi, PSD, tem outro ingrediente explosivo: o novo preço já estava no Carnê que vence a partir desta segunda-feira. Ou seja, há um elemento de ilegalidade e que a prefeitura ainda não sabe como corrigi-lo.
Herculano
19/07/2013 16:51
FALTA DE RESPEITO

Com este título, informei em "Sobre o Trapiche" da coluna impressa de que a vereadora Andrea Symone Zimmermann Nagel, DEM, tinha sido convocado pela prefeitura para estar presente à solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da duplicação de dois lotes da BR 470, numa violação da independência e respeitos entre os poderes.

Houve quem contestasse. Abaixo, publico três e.mails.

O primeiro é o da tal convocação, onde originalmente vem destacado em caixa alta e em vermelho as palavras Convocação e Assinatura da Ordem de Serviço da Duplicação da BR 470

De: gabinete@gaspar.sc.gov.br [mailto:gabinete@gaspar.sc.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 16 de julho de 2013 11:58
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: Convocação!
Bom dia!
O Gabinete do Prefeito CONVOCA para a ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA DUPLICAÇÃO BR 470, evento a realizar-se na próxima quinta-feira, dia 18 de Julho, às 15 horas, no Ginásio de Esportes João dos Santos.
Att;
Susana Amaral Olescuk
Gabinete do Prefeito
gabinete@gaspar.sc.gov.br
(47) 3331-6330

O segundo, veio no dia seguinte, quarta-feira depois que a vereadora registrou na terça-feira a tardem o fato no plenário da Câmara e cobrou explicações.

De: gabinete@gaspar.sc.gov.br [mailto:gabinete@gaspar.sc.gov.br]
Enviada em: quarta-feira, 17 de julho de 2013 11:04
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: ESCLARECIMENTO

Bom dia
O Gabinete do Prefeito esclarece que o convite para participar da ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA DUPLICAÇÃO BR-470, evento a realizar-se na quinta-feira, dia 18 de Julho, às 15 horas, no Ginásio Prefeito João dos Santos enviado ontem (16) DESTINAVA-SE somente aos Secretários, Assessores e Diretores.
Att;
Susana Amaral Olescuk
Gabinete do Prefeito
gabinete@gaspar.sc.gov.br
(47) 3331-6330

O terceiro e.mail que publico, mostro que não foi um erro casual. Havia um antecedente no dia oito de fevereiro com uma convocação do gabinete do prefeito aos vereadores e que não foi reclamado. E por não ter sido reclamado, se repetiu. É impossível que no gabinete, na prefeitura, na Câmara e entre os vereadores não se saiba qual a diferente entre Convocação e Convite e a quem usá-los adequadamente.

De: gabinete@gaspar.sc.gov.br [mailto:gabinete@gaspar.sc.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 15:10
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: Lançamento Plano Regularização Fundiária

Boa tarde
O Gabinete do prefeito convoca o Ilustríssimo Vereador (a) para participar do Lançamento do Plano de Regularização Fundiária de Gaspar.
Obs: Aguardo confirmação
Data: 15/02 - sexta-feira
Hora: 9h
Local: Auditório Prefeitura
Att;
Susana Amaral Olescuk
Gabinete do Prefeito
gabinete@gaspar.sc.gov.br
(47) 3331-6330
Herculano
19/07/2013 16:32
QUANDO A INTELIGÊNCIA FALHA. SOBRA BRUTALIDADE

Faz três semanas que terminou a Copa das Confederações. Até hoje o aparelho de inteligência e segurança do Brasil não foi capaz de dizer quem eram (ao menos o perfil) os vândalos da final do Rio de Janeiro. Nem o aparelho de segurança e inteligência do Rio de Janeiro, sob as ordens do governador Sérgio Cabral.

A onda voltou e recrudesceu esta semana. E só ressurgiu porque os vândalos perceberam que estavam impunes e que não havia Inteligência no aparelho de segurança capaz de identifica-los e monitora-los. Punir é outra questão: as normas atuais praticamente não permitem a isto. Ou seja, os causalmente presos, são soltos, não respondem, não ressarcem, não são responsabilizados no que fazem contra o patrimônio público e privado...

E entrou outra experiência, ingrediente da dialética e do improviso. A polícia do Rio de Janeiro despreparada para agir nestes casos até então incomuns, caiu numa armadilha e foi desqualificada. Ela é bruta. Secularmente foi orientada para confrontar bandidos. Ai, não se sabe se por medo ou por sacanagem contra a cidadania e o patrimônio, a Segurança Estatal do Rio de Janeiro resolveu fazer um pacto com a OAB, secretaria de Direitos Humanos e Anistia Internacional sob a pressão da imprensa de não ação violenta, contra a minoria violenta que se escuda na maioria ingênua e pacífica.

Eles, os violentos, mascarados, orientados e determinados, sentiram-se livres. Deu no que deu. E agora? Parece roteiro marcado. A polícia quer retomar o perfil troglodita, a população já está de acordo com a volta da repressão. E a tese da OAB, Direitos Humanos e a Anistia Internacional? Foi desmoralizada em horas. As entidades estão sem chão, sem argumento. Entretanto, identificar quem são os baderneiros, fascistas e vândalos para atuar antes deles agirem, o Estado, o aparelho de segurança, a inteligência e o poder, nada fizeram. E se fazem, estão lentos e aparentemente perdidos. Apostam no confronto, inclusive com o desconhecido.

Este filme, não é apenas do Rio de Janeiro. É do Brasil. É de Santa Catarina. Lembram o que aconteceu com os atentados do PGC aqui? Vai se repetir.
Herculano
19/07/2013 15:59
ENQUANTO O GIGANTE DORMIA... DO Simon's Site

Enquanto o Brasil dormia, acreditando que o prestígio dos governantes estava alto e o povo satisfeito, a pesquisa do Projeto de Opinião Pública da Universidade de Vanderbilt já mostrava, em 2012, que os brasileiros eram os que menos apoiavam seu sistema político, só acima do Haiti, Panamá e Honduras, e que sua insatisfação com os recursos públicos só era maior do que a do Hati e Trinidad-Tobago, na América Latina.
Lélo
19/07/2013 15:41
Acho ótimo a duplicação da 470, mais isto somente vai beneficiar os empresários e seus caminhões! E o povo onde fica?
Por que não levaram a querida Ideli e o excelentíssimo Governador para dar uma voltinha no Hospital e posto de saúde, ou levaram os nas escolas ver a educação que somente cai a cada dia, e por todas ruas ver os jovens que se encontram com drogas, sem nenhum projeto de esporte e cultura, tem alguns mais não atinge nem 5% dos alunos! VERGONHA NA CARA JÁ!

A política de Gaspar, pode passar anos e nunca vai mudar se o povo não acordar de vez, e continuar os protestos!

é PMDB e PT brigando entre si,não pensam em Gaspar pensam em si, é Paca e os velhos empresários de um lado, e o PT com alguns novos empresários e mais a trupe dos comissionados!E o mais vergonhoso que nas próximas eleições podem estar juntos, como Dilma e Michél Temer ou Lula, Sarney e Maluf!
Herculano
19/07/2013 15:37

O PMDB OFICIAL DE GASPAR SE POCISIONA

Prezado,

Acho engraçado você ficar respondendo pessoas que se fazem passar por peemedebista e você credita essas atitudes ao PMDB? Acho desnecessário, pela as afirmações prestadas fica óbvio que fazem isso esperando que vc responda "batendo no PMDB". Aproveitando, não entendi essa informação:

A última do PMDB de Gaspar que está se ensaiando para ser poder, mas nem para isso de mostrou eficaz processualmente, foi falsidade ideológica comprovada numa eleição para o Conselho Tutelar.

Gostaria de saber quem cometeu crime de falsidade ideológica? Até onde eu seu, o único que responde pelo PMDB aqui em Gaspar sou e não lembro de ter cometido crime no uso das minhas atribuições e nem tão pouco fui acusado disso. Gostaria que o colega esclarecesse essa informação e quem sabe retificasse.

Grato,
Carlos Roberto Pereira
Presidente do PMDB de Gaspar

Esclarecimento da coluna: em momento algum afirmei o que o presidente do PMDB lhe imputa. É só reler o que está escrito. Quem usou o endereço do diretório do PMDB de Gaspar como sendo o seu residencial foi a filiada, Maria Isonita Schmitt, residente em Navegantes. Este fato é amplamente conhecido e foi divulgado aqui também.
Herculano
19/07/2013 15:03
NÃO DESCOBRIU O BRASIL, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

Sérgio Cabral era uma estrela. Jovem, bonachão, do PMDB, governador de um dos três principais Estados, irmão camarada de Serra, amigo de Lula, aliado de Dilma. Benquisto no Congresso, bem relacionado no mundo empresarial.

Saudado como possível candidato a vice-presidente de petistas, tucanos, gregos e troianos, sonhava com o dia em que o PMDB cansasse de ficar a reboque e decidisse ter candidato próprio à Presidência.

A implosão começou em junho de 2011, quando um helicóptero caiu a caminho de Trancoso, na Bahia, matando a namorada do filho de Cabral e a mulher do badalado Fernando Cavendish, da Delta. Da tragédia pessoal, emergiu a tragédia política.

A prisão de Carlinhos Cachoeira expôs ligações perigosas dele com a Delta e as relações de Cabral-Cavendish coincidiam com as relações Delta-governo do Rio. Tudo ficou embolado, ou mal explicado.

Com a crueldade dos adversários políticos, Anthony Garotinho lançou a logomarca das agruras do governador: a foto de Cabral, Cavendish e secretários do Rio com guardanapos brancos na cabeça, na maior farra em Paris. Pegou Cabral de jeito, já bambo no meio do escândalo Delta.

Vieram os protestos e o Datafolha captou o estrago: a popularidade do governador despencou 30 pontos. Pior: os manifestantes voltaram para casa no resto do país, mas acamparam no prédio de Cabral no Leblon.

Jogado na vala comum dos políticos e alvo direto das manifestações, Cabral já não consegue entrar e sair da própria casa, está à beira de ser enxotado pelos vizinhos e se debate para sobreviver na política e fazer do vice Pezão seu sucessor.

Por paradoxal que seja, a violência dos vândalos contra o governador, contra lojas e contra tudo pode servir como tábua de salvação de Sérgio Cabral. Nada melhor para políticos em apuros do que sair da condição de "réu" e passar à de vítima.

Quem quis aniquilar Cabral de vez pode estar conseguindo o contrário.
vlad
19/07/2013 15:02
Viva o protesto. De protesto em protesto a gente vai consertando o telhado.
***
Lula, que não lembra que quem quebrou as telhas foram ele e a sua corja.
Herculano
19/07/2013 14:53
UM ERRO QUE VAI SE REPETIR

Ao que se esconde como Manda Brasa Roxo

1. Esta coluna não foi, não é, não será um palanque contra o PT (já esclarecido aqui várias vezes) e a favor do PMDB (reafirmado, outra vez).

2. Esta coluna é um fórum que expõe a incoerência dos políticos, a má e comprometida gestão dos administradores públicos contra os cidadãos, cidadãs, eleitores, eleitoras e pagadores de pesados impostos para sustentar a máquina pública, bem como as mazelas do poder, seja eles (políticos, gestores e poder) em que partido estejam.

3. Só o fato do autor estar escondido para o livre atirara, como fazem os vândalos que destoem a legitimidade e o caráter reivindicatório, revela bem o caráter, origem e a preocupação que se deve ter com os argumentos.

4. A última do PMDB de Gaspar que está se ensaiando para ser poder, mas nem para isso de mostrou eficaz processualmente, foi falsidade ideológica comprovada numa eleição para o Conselho Tutelar.

5. Sem ocupação e teta, gasta-se agora o tempo em justificar o que por enquanto são tentativas e sonhos de poder. E pelo jeito, justificativa e exposição, não vai mudar nada, a não ser os nomes. As práticas de hoje continuarão as mesmas. Resumindo: o PT nega-se a ouvir as ruas. O PMDB também vide Renan, Henrique, Cabral, Sarney...Acorda, Gaspar!
MANDA BRASA ROXO
19/07/2013 14:24
Sr. Herculano,

Não lhe entendo, o sr. vive mentendo bronca nessa turma do pt de Gaspar e com muita razão.

Porém, não lhe entendo quando tenta nos desqualificar, no shumilhar, se temos a melhor equipe, desde o comandante, no caso o Kleber, até o último dos comissionados, para realmente transformar Gaspar numa cidade livre, livre no transito, livre de amarras, livre o ódio, livre da perseguição e livre do marasmo em que se encontra a nossa cidade.

Chega de você querer nos diminuir, sabes que somos capazes, já fizemos isto quando passamos pelo, embora tenhamos sido perseguidos e até cassados pela oposição da época e ao final o povo escolheu o pior que poderia escolher.

Estas acusações contra nós não tem sentido, quando dizem que compramos pneu de porracha para trator de esteira, que absurdo, quando dizem que compramos peças de máquinário para trator que custava R$ 150,00 e que pagamos R$ 15.000,00 onde está a prova?

Quando o mpb passou pelo poder só coisas boas aconteceram e nunca ví você nos criticando naquela época, até nos recebia e muito bem na antiga empresa que trabalhava e incentivava seus superiores a nos apoiar, ai que saudades daqueles tempos.

Acorda Herculano e nos deixe chegar ao poder para mostrar a grande diferença, você vai se orgulhar de dizer que Gaspar está sendo comandada por gente competente. Sem falar que hoje temos os melhores dos melhores legisladores em Gaspar, nossa cidade só avançou porque temos Ciro Quintino, Marlene Sontage, assessorada pelo correligionário e ex-vereador, que deixou seus negócios para nos prepararmos para o governo municipal. Tenha dó por favor Herculano, chega dessa conversa sem sentido.

Manda Brasa Roxo
Herculano
19/07/2013 12:27
OS PREÇOS DA COPA

Ingressos para a Copa de 2014 vão custar entre R$ 30 (meia entrada para estudantes, idosos e bolsa família) e R$ 1.980 em lugares privilegiados. Fifa anunciou valores oficiais nesta sexta; vendas começam em 20 de agosto no site da federação.
Herculano
19/07/2013 11:58
AO PEEMEDEBISTA NATO

1. Não tenho procuração do Joel Reinert e nem da rádio dele.

2. Esta sua ameaça é uma amostra clara de que lhe falta capacidade para conviver num ambiente democrático. E se você representa o partido, é algo assustador.

3. Veículo que depende de verba oficial (governos), perde a sua independência, a sua capacidade de sobrevivência no mercado difícil, disputado. Acaba colocando os ovos numa única cesta. É uma temeridade ao empreendimento e independência editorial. Os políticos e o poder instalados manobram para que isto aconteça. Oferecem a bebida, quando o veículo percebe está bêbado, frágil e dependente. Um perigo.

4. Normalmente veículo independente possui credibilidade e audiência. E é isto que interessa a quem compra espaços para anunciar seus feitos verdadeiros ou mentiras. Independe da sua linha editorial. Ele vai em busca do maior número ou qualificado consumidor do veículo.

5. Ou você acha que uma grande marca anuncia em veículo que não possui comprovada audiência, que não influencia e que não transmite credibilidade para os leitores, internautas, ouvintes e telespectadores, os consumidores de seus produtos e serviços?

6. Você deve estar na ditadura militar, ou nos governos da Rússia (veja o que aconteceu com um blogueiro lá neste país "democrático", com eleições livres e tudo, e que republiquei abaixo), Cuba, Argentina, Venezuela, Equador, Bolívia, Coreia do Norte...

7. Se desse resultado anunciar em quem não tem audiência, porque os governos não se valem apenas do Diário Oficial, da Voz do Brasil e da sua TV Brasil, ou as mensagens por rede obrigatória? Por que o poder instalado que estar na Veja, nos grandes jornais, na TV Globo anunciando, como propaganda ou tentando emplacar os seus pontos de vista, seus feitos e seus contrapontos aos que dialeticamente discordam dos meios e resultados?

8. Respondo. Para se comunicar com mais gente, com formadores de opinião, para se contrapor as reportagens verdade, para tentar equilibrar o jogo do governo e do poder. Para convencer eleitores, formadores de opinião... Lamento que o PMDB daqui ainda não se atualizou e pense que todos são compráveis e devem se apequenar diante da necessária autonomia empresarial e editorial. Acorda, Gaspar!
Herculano
19/07/2013 11:34
DESCONFIÔMETRO

Condenados pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e os deputados José Genoino e João Paulo Cunha não integrarão mais o Diretório Nacional do PT, a partir de 2014. O nome dos três foi excluído pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) da chapa que apoia a reeleição do presidente do PT, Rui Falcão
Pemedebista Nato
19/07/2013 11:32
Herculano,

Não ouvi a entrevista, mas fica a pergunta quem determinou o fechamento não foi a justiça? Por acaso foi uma decisão ilegal? Se mandou fechar e determinou multa é pq cometeu erros feios.... Agora, pergunto a vc pq o dono da Radio e ex-cargo comissionado do PT não falar mal e crítica o juiz que mandou fechar a radio? Claro que não, quem tem .. tem medo! Outra, se o PMDB assumir a prefeitura tudo se ajeita, esse povo vive de publicidade oficial....

Herculano
19/07/2013 11:31
MANCHETE DO PORTAL DA PREFEITURA

Prefeito de Gaspar recebeu a visita do ciclista Neguinho do Asfalto.

Volto. É preciso comentar alguma coisa a mais?
Herculano
19/07/2013 11:26
NÃO TEM JEITO. A LEI SÓ SERVE PARA OS OPOSITORES. OLHÁ SÓ O QUE ESTÁ NA EDIÇÃO DE HOJE, DIA 19, DO DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS - AQUELE QUE SE ESCONDE NA INTERNET.

Depois de se enrolar por quase dois anos entre a promotoria, juizado e a Polícia Federal, o inquérito foi parar na promotoria eleitoral de Gaspar. Ele apura a distribuição de propaganda eleitoral a partir de equipamentos públicos na prefeitura feita pelo comissionado, o gerente do Orçamento Participativo, Mauro José Gubbert. O caso aconteceu em agosto de 2010. Ou seja faz tempo. Em Lages, caso assemelhado, mas em que o PT não era réu, esclareceu-se e se sentenciou em seis meses.

Era uma pesquisa falsa a favor da então candidata ao governo do estado, Ideli Salvatti, PT. A promotoria questionou se a prefeitura havia aberto sindicância. Não havia, depois de mais de dois anos. Então "abriu". Esta é a segunda vez que pede prorrogação para apurar o caso. Já se passaram quatro meses e agora querem mais dois. E o caso parado na Justiça.

PORTARIA Nº 3.147, DE 16 DE JULHO DE 2013.
PRORROGA O PRAZO PARA CONCLUSÃO DOS TRABALHOS DA COMISSÃO PERMANENTE DE SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR EM RELAÇÃO À SINDICÂNCIA Nº 01/2013, INSTAURADA PARA APURAR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES
ACERCA DO ENVIO DE EMAIL CONTENDO PESQUISA ELEITORAL FRAUDULENTA A PARTIR DE ENDEREÇO ELETRÔNICO INSTITUCIONAL DA PREFEITURA DE GASPAR.

PEDRO CELSO ZUCHI, Prefeito Municipal de Gaspar, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, com base no art. 183 da Lei Municipal nº 1.305/91 e atendendo ao pedido formulado pela Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar,
RESOLVE:
Art. 1o Prorrogar por mais 60 (sessenta) dias, a partir de 16 de julho de 2013, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar em relação à Sindicância nº 01/2013, instaurada para apurar possíveis irregularidades acerca do envio de email contendo pesquisa eleitoral fraudulenta a partir de endereço eletrônico institucional da Prefeitura de Gaspar.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Gaspar, 16 de julho de 2013.
PEDRO CELSO ZUCHI
Prefeito Municipal de Gaspar
Herculano
19/07/2013 11:14
CADÊ A VERBA?

Ao que se esconde como Zé Ruela e traveste de valente petista, uma característica de quem carece de caráter (já escrevi isto várias vezes).

Onde está mesmo a verba para a ponte do Vale anunciada ontem? Por enquanto é um factoide. Tomara que ela se traduza em realidade. Precisamos muito. Mas, como falta credibilidade a quem anunciou (interlocutor, partido e governo), cobrar é o gesto mínimo de cidadania. E isto Zé Ruela e os seus, como vândalos, tentam, a todo o instante intimidar. Temem a clareza e a transparência.

E por fim. Você mesmo escreveu aqui que era leitor casual. Mentiu. É frequente, o que me torna líder em acessos e credibilidade. Acorda, Gaspar!
Herculano
19/07/2013 11:07
NEM ELES SE ENTENDEM NAQUILO QUE INVENTARAM PARA ILUDIR O POVO NAS RUAS. PETISTAS RECHAÇAM VACCAREZZA PARA LIDERAR REFORMA POLÍTICA

No jornal O Globo de hoje, está: um grupo de 27 deputados do PT divulgou uma nota de repúdio sobre a indicação de Cândido Vaccarezza (PT-SP) para coordenar o grupo de trabalho sobre a reforma política na Câmara. Eles apoiaram a realização da reforma, mas preferiam que fosse indicado o deputado Henrique Fontana (PT-RS), mas o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), indicou Vaccarezza.

"Indicamos por unanimidade o deputado Henrique Fontana, relator há dois anos e meio da comissão anteriormente incumbida para propor a Reforma Política. Para a surpresa da bancada, a Presidência da Câmara designou o Deputado Cândido Vaccarezza como coordenador da nova comissão. Mais do que uma escolha pessoal, este gesto é um claro movimento para impor à bancada do PT preferências políticas que não são as suas. Tal atitude antecipa um antagonismo às posições que o PT defende na reforma política", afirmam os deputados, em nota.
Herculano
19/07/2013 11:02
reeditando das 8.28

NA PLATEIA

Estavam na solenidade e circo para a assinatura de uma simples "Ordem de Serviço" para a duplicação de dois trechos da BR 470, os deputados Aldo Schneider, PMDB, Jean Jackson Kuhlmann e Ismael dos Santos, ambos do PSD. Eles não foram para o lotado palanque. Estavam representados pela deputada Ana Paula Lima, PT, a indicada do presidente da Assembleia, Joarez Pontecelli, PP.

O mesmo critério não foi adotado pelo protocolo no caso dos deputados federais. Estavam no palanque e para os discursos até, os deputados Décio Neri de Lima, marido de Ana Paula, e Rogério Peninha Mendonça, PMDB e Jorginho Mello, PR.
Zé Ruela
19/07/2013 10:54
Herculano

Não adianta você ficar torcendo contra Gaspar, o Prefeito Celso ganhou no TRE novamente, a ponte do Vale não foi paralisada, e não será. Será que você e a outra turminha não aprenderam ainda? Porque você antecipa a suas críticas, assim você mesmo fica se desacreditando, espera acontecer, ai se realmente acontecer eu mesmo lhe apoiarei nas críticas. Acompanho o blog do Tonet e do Alexandre Gonçalves lá de Blumenau. O Tonet é leve, irônico, mas sempre depois que aconteceu o fato, você quer antecipar um fato que não se concretizará. O Alexandre bate depois que o fato se concretizou, há muita diferença. Você transmite uma sensação de ódio, de ser contra tudo aqui em Gaspar, que aqui nada dá certo, que nada pode dar certo. Calma Herculano, calma, olha o coração.
alfredo naes
19/07/2013 10:51
PODIRIA O SR. JOEL VERIFICAR SOBRE AQUELE CAMINHA DE MALHA E FIO AI PELA BATEIA QUE ESTA BEM ESCONDIDO !
Herculano
19/07/2013 09:38
MARCADO

Obrigado na campanha eleitoral pelo PMDB a fechar a sua rádio e pagar multas, o engenheiro e empresário Joel Reinert, ainda não engoliu o assunto. Hoje, na sua 87,9 FM descascou o PMDB de Gaspar. E se por acaso o partido vier a ser governo, será um osso duro de roer lá pelos lados do Loteamento Debortoli.
Herculano
19/07/2013 09:35
COMO FUNCIONA A IMPRENSA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS, QUE SE DISFARÇAM DE DEMOCRATAS, FAZEM ELEIÇÕES "LIVRES".

Blogueiro russo Alexei Navalny é condenado a cinco anos de prisão

Cerca de cem pessoas foram presas em Moscou, São Petersburgo e Kirov durante manifestações contra a condenação do blogueiro russo Alexei Navalny, nesta quinta-feira.

O ativista, que liderou alguns dos maiores protestos já realizados contra o presidente Vladimir Putin, foi sentenciado a cinco anos de prisão por roubo de madeira, numa sentença criticada por Estados Unidos e países da Europa e que segundo seus simpatizantes teria motivações políticas. A medida, à qual Navalny não pode recorrer em liberdade, o tira da disputa pela Prefeitura de Moscou e possivelmente das eleições presidenciais de 2018
Herculano
19/07/2013 09:20
UMA REFORMA PARA DILMA, por Vera Magalhães para o jornal Folha de S. Paulo

Em mais um lance da partida de passa anel'' entre Executivo e Legislativo, com um empurrando para o outro a batata quente de responder às ruas, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), sugeriu que Dilma Rousseff corte de 39 para 25 o número de ministérios.

É uma conta feita para gerar um factoide e um número redondo, e não uma proposta para valer. Se fosse, o PMDB teria de dizer que abriria mão de 36% de seu espaço na Esplanada. Mas Alves não chegou até aí.

Ainda que involuntariamente, no entanto, ele apresenta um número realista caso Dilma quisesse mesmo enxugar o governo - e não criar cargos ridículos como o de diretor do Departamento de Racionalização das Exigências Estatais da Secretaria de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

Para chegar ao número mágico, há uma engenharia simples:

1. Tirar o status de ministério de dez secretarias, reduzindo as estruturas e vinculando-as a outras pastas;

2. Tirar o caráter ministerial de órgãos de assessoria da Presidência, como Advocacia-Geral e Controladoria-Geral da União, Gabinete de Segurança Institucional e Secretaria de Comunicação de Governo;

3. Devolver os portos e aeroportos ao Ministério dos Transportes;

4. Extinguir o folclórico Ministério da Pesca e repassar suas atribuições à Agricultura (se nem a pecuária tem sua própria pasta, por que a pesca?);

5. Rever a gambiarra que tornou ministro o presidente do Banco Central, uma jabuticaba lulista;

6. Extinguir a desacreditada pasta das Relações Institucionais e devolver a articulação política à Casa Civil.

A conta é simples e a lógica cristalina, mas tal reforma não sairá porque partidos como o PMDB e caciques como Henrique Alves não permitirão - o risco é romperem com Dilma e implodirem sua reeleição.

Como o plebiscito, a reforma ministerial do PMDB é conversa mole para tentar fazer o gigante dormir.
Herculano
19/07/2013 09:17
PAPA COBRARÁ QUE POLÍTICOS DEIXEM OS INTERESSES EGOÍSTAS

Segundo o repórter Jamil Chade, do jornal O Estado de S.Paulo, O papa Francisco vai cobrar da classe política que deixe de "oprimir" o povo por "interesses egoístas" e assuma suas "responsabilidades" por criar uma "sociedade justa". Quem faz a revelação é o próprio porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que indica que o papa pedirá ainda "respeito" pelos pobres. Em entrevista exclusiva ao Estado, o responsável pela mensagem do Vaticano confirmou que Francisco pedirá uma mudança de atitude dos líderes e antecipou o conteúdo de alguns dos discursos do pontífice.
Herculano
19/07/2013 09:12
CADÊ A VERBA?

A ministra das Relações Institucionais, a gasparense honorária Ideli Salvatti, agiu política e espertamente ontem na assinatura da Ordem de Serviço para a duplicação de dois trechos da BR 470. Anunciou uma verba de R$17 milhões para o prosseguimento das obras da ponte do Vale.

A imprensa deu manchete. Era o que a ministra e o PT queriam. É do jogo. Tirou da frente as cobranças. Criou expectativas. Deixou os críticos em dúvida. Os técnicos ficaram curiosos. Destampou a fervura da chaleira.

Desde ontem procuro esta verba e não a encontro. Dizem que vai ser criado um aditivo. Burocracia. Enrolação. Não está inscrita e não consegui nada em nenhuma parte do Orçamento disponível. Pelo menos aos que estão no processo de transparência do governo Federal e que podem ser acessado por cidadãos, donos deste dinheiro. Ainda assim, há chances, além de ser uma verba secreta, de eu ter errado nas pesquisas, ou de fato tirar uma verba de uma outra obra e transferi-la para Gaspar. Mas tudo é muito estranho.

1. O prefeito Pedro Celso Zuchi estava em viagem a Brasília na terça-feira (a segunda em uma semana), quando teve que desfazer as malas. Recebeu a notícia para ficar aqui e preparar a festa da Ordem de Serviço da duplicação da BR 470.

2. O que ele ia fazer lá? "Desencalhar" a emenda parlamentar da bancada no Orçamento da União, e que só depende de uma canetada da presidente Dilma Vana Roussseff, PT.

3. Que se saiba, ele não tinha nenhuma audiência com a companheira Dilma. Mais, ela não está disposta a sancionar o Orçamento enquanto não fizer as pazes com o Congresso que a chantageia com o tal Orçamento Impositivo. É uma queda de braço. Primeiro o Congresso desiste do Orçamento Impositivo, depois ela aprova o Orçamento.

4. Se não bastasse isto, haverá cortes no orçamento. O Ministro Guido Mantega, PT, fala em R$15 bilhões. Os técnicos, em R$30 bilhões para manter o equilíbrio orçamentário. Então, ainda corre-se um risco grande, que aprovado o Orçamento, depois disso esta verba de Gaspar sofra contingenciamento total ou parcial.

5. Era certo que o cancelamento da vinda da presidente Dilma - cuja vinda o próprio Zuchi anunciou semanas antes - para a assinatura da Ordem de Serviço da BR 470, tem muito a ver com a falta de verbas para a conclusão ponte do Vale. Não quis ficar exposta. E nem anunciar algo que não pudesse cumprir no curto prazo.

6. A solenidade de ontem feita ao lado da ponte do Vale, exigia uma resposta. E Ideli a deu. Mas, ao seu jeito: no palanque e em meio as notícias de despedidas do ministério. Ou seja, fez como o único suspiro. Mais tarde, cobrada, dirá: não estou mais no ministério, não tenho forças (não tem hoje), não tenho como agir e tudo ficará por isto mesmo.

7. Se a verba de R$17 milhões existe mesmo, ou será criada, e virá como afirmou com todas as letras, qual a razão do prefeito Pedro Celso Zuchi ir a Brasília a procura de verbas para a ponte?

8. Outra. Estranha dança dos números. Faltam R$23,5 milhões para o término da obra da ponte. A emenda parlamentar da bancada catarinense é de R$31 milhões; o prefeito disse ao secretário da infraestrutura há uma semana que com R$10 milhões terminava a obra. E para completar a confusão, e aos que não possuem memória e não sabem usar uma calculadora nas quatro operações aparece uma verba de R$17 milhões. Afinal qual é a conta? Acorda, Gaspar!
Zeca da Verdade
19/07/2013 09:01
Sr. Herculano,

Foi anunciado pela Ministra Gasparense Honorária Ideli Salvati, que foi liberado mais de 17 milhões de reais para dar continuidade da obra da ponte do Vale, através do Ministério das Cidades. Esta verba não será através da Emenda da Bancada Catarinense, pois segundo ela se assim fosse, só seria liberada no final do ano e assim a obra realmente podereia parar, coisa que nunca aconteceu, apenas de 120 funcionários, baixou para 25, quem tiver dúvidas conversem com o engenheiro responsável da obra e peça o livro ponto.

Parabéns Ministra Ideli, parabéns Prefeito Celso Zuchi, quem não gostou do anuncio das verba anunciada e deu pra ver na cara foram os meninos maluquinho e taradinho do PMDB local, já os Deputado Peninha estava muito feliz.

Herculano
19/07/2013 08:32
JOGO DO EMPURRA, editorial do jornal Folha de S. Paulo

Corte de ministérios sugerido por peemedebista devolve a Dilma responsabilidade de dar resposta às ruas e acirra atrito dentro do governo

Se havia alguma dúvida de que está carcomido o sistema de apoio político da presidente Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) tratou de reduzi-la a pó.

Em entrevista à Folha e ao UOL, o presidente da Câmara afirmou que Dilma deveria preparar para o começo do segundo semestre uma reforma em sua equipe. Sem aparentar nenhum pudor com as próprias palavras, Alves sugeriu a diminuição do número de ministérios, dos atuais 39 para 25.

É difícil crer que o terceiro nome na hierarquia da República esteja falando sério. O sempre governista PMDB é o maior aliado da administração petista e está abrigado em cinco pastas: Agricultura, Minas e Energia, Previdência Social, Turismo e Aviação Civil (secretaria com status ministerial).

É razoável supor que, em uma eventual ordem de despejo, os titulares desses últimos dois ministérios terminariam desalojados.

Ainda que se possa argumentar que o PMDB veria aumentar seu poder relativo caso fossem cortadas 14 pastas - algumas siglas da base aliada poderiam ficar sem espaço no governo federal -, o mais provável é que Henrique Alves, com a anuência de seu partido, esteja apenas armando uma esparrela para a presidente.

Se Dilma reduzir os ministérios neste momento, não só ampliará os atritos com os aliados como terá agido somente após manifestação do PMDB - e não por iniciativa própria. Dois resultados indesejáveis do ponto de vista eleitoral.

Por outro lado, se a presidente nada fizer - e parece ser exatamente este o caso, como já sinalizou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti -, ela carregará o peso de não ter dado a devida atenção aos protestos recentes.

O presidente da Câmara devolve para Dilma, com isso, a responsabilidade de dar uma resposta às ruas - ônus que a petista tentou transferir para o Congresso Nacional ao sugerir uma reforma política pela via plebiscitária.

Sob a perspectiva orçamentária, a redução de ministérios teria pouco impacto nas contas públicas. Estima-se que o custo da gestão federal (a máquina das 39 pastas) represente menos de 10% das despesas primárias do governo (sem considerar gastos com juros).

Se cabe a paráfrase, não é tanto pelo corte em si, portanto, mas pelo que ele significa em termos de comprometimento com a austeridade. O governo da presidente Dilma Rousseff, contudo, parece incapaz de adotar até mesmo as iniciativas simbólicas.
Herculano
19/07/2013 08:22
ESTA OBSERVAÇÃO É DE RICARDO NOBLAT, DE O GLOBO. FOI ESCRITA ONTEM. É ATUAL. E QUALQUER SEMELHANÇA COM FATOS QUE VOCÊ CONHECE POR AQUI, É MERA COINCIDÊNCIA. E POR QUE? PORQUE É DA NATUREZA DOS POLÍTICOS CANASTRÕES SEJAM ELES DE QUE PARTIDO FOR. QUANDO CANDIDATOS FIGEM. QUANDO ELEITOS, AGEM SEM PUDOR ALGUM CONTRA A SOCIEDADE, A ÉTICA...TUDO É FEITO PARA SE MANTER NO PODER E ZOMBAR DOS ELEITORES, OS TROUXAS. ATENTE AS CONCLUSÕES DO ARTIGO "CABRAL GOSTA DE VIVER PERIGOSAMENTE"

Onde foi mesmo que Pezão nasceu?

Piraí, Estado do Rio de Janeiro. Ali, Luiz Fernando Pezão, atual vice-governador do Rio, foi vereador e depois prefeito por dois mandatos.

Pois bem: em Piraí, um dia desses, o governador Sérgio Cabral (PMDB) acabou vaiado.

Tristes trópicos.

Triste figura!

A pacificação das favelas, a diminuição da violência urbana puxaram Cabral para cima. Aí reside seu mérito.

O desdém com a ética e a decência o empurraram para baixo.

Cabral abusou das regalias e das supostas regalias oferecidas pelo cargo.

Uma regalia: inventar motivos para viajar com frequência ao exterior.

Quantas vezes ele viajou até aqui nos dois mandatos? Quanto custaram as viagens? Que vantagens trouxeram para o Estado?

Uma suposta regalia: usar um dos helicópteros do Estado para passar o fim de semana com a família em sua casa de praia. Continuará usando, segundo anunciou.

Para transportar a família, as babás dos filhos e amigos e o cão Juquinha, o helicóptero decola para Mangaratiba às sextas-feiras, em média, cinco vezes. E aos domingos decola de volta em média mais cinco vezes.

Uma falsa regalia: voar em jatos cedidos por fornecedores do Estado (alô, alô, Eike Batista!).

Ou na companhia festiva do dono do maior número de obras do Estado, sócio oculto do ex-bicheiro Carlinhos Cachoeira (alô, alô Fernando Cavendish cuja empreiteira faliu!)

Cabral alegou que não havia um Código de Ética para servidores do Estado - e providenciou um. Descobriu-se mais tarde que o código não saíra do papel.

Confere-se, agora, que o código nada tem a dizer sobre os voos de fim de semana da família Cabral.

A história ensina que político não morre.

O calculista de uma obra que desabou morre.

Um jornalista que foi subornado morre.

Um médico que assediou sexualmente suas clientes morre.

Um político não morre. Ou para sempre não morre.

Não vê Maluf? E Collor? Não viu o ex-presidente Jânio Quadros?

Caso não abandone o ramo, um político pode morrer temporariamente. Se tanto.

Cabral arrisca-se a isso.

Mas como sempre teve sorte na política, prescindirá dela, se quiser, e será capaz de continuar a viver confortavelmente o resto de sua vida.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.