Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

02/07/2013

O FIM OU RECOMEÇO? I

O prefeito Pedro Celso Zuchi e sua vice, Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, passam amanhã por uma crucial prova de fogo. O julgamento da Ação conhecida como a do Kit Torneiras no Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis, vai encerrar ou recomeçar um ciclo de dúvidas e agonia.  Se vencedor, sinaliza o fim dos impedimentos ao segundo mandato consecutivo do prefeito e enfraquece os possíveis recursos. Se perder, dá sobrevida ao candidato segundo colocado nas eleições de outubro passado, Kleber Edson Wan Dall, PMDB, e seu vice, Rodrigo Boeing Althoff, PV. Eles ganham a chance de assumir a Prefeitura de Gaspar.

 

O FIM OU RECOMEÇO? II

Para relembrar. Pedro Celso Zuchi sofreu como candidato, duas impugnações do PPS e do DEM. Uma já foi julgada no Tribunal. Reconhecido o crime, foi condenado por cinco a dois a pagar R$25 mil de multa ao invés da cassação. A outra ainda não foi julgada e ficará prejudicada com o julgamento de amanhã. Já eleito, Zuchi teve um pedido de cassação feito pelo PMDB, segundo colocado.  Nesta Ação, foram reunidas as acusações do PPS e DEM, mais a denúncia de compra de votos numa entrega de Kits Torneiras aos moradores nas casinhas de plástico na BR-470. Isto aconteceu em período não permitido pela Justiça Eleitoral, em hora de expediente da prefeitura, sob a supervisão de funcionários públicos comissionados que teriam pedido votos, para algo que deveria ter sido entregue muitos anos antes. Uma outra suposta compra de votos também ameaçou todo o mandato anterior de Zuchi. Levou três anos na Justiça. Livrou-se na última hora. O articulador daquela suposta compra de votos foi o suplente de vereador pelo PV e hoje no PRB, o secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert que permanece réu.

 

O FIM OU RECOMEÇO? III

Este julgamento pode selar o fim de tudo que se quer contra o prefeito, porque o pedido engloba todas as acusações do PPS, DEM e PMDB. E se livre, ou penalizado por multas, continua no poder e os adversários chupando o dedo. Se perder, abre chance para Kleber. Zuchi vai agonizar por meses em recursos nos tribunais. Há possibilidade de, na interinidade, o presidente da Câmara assumir  - dai o by pass que José Hilário Melato, PP, quer dar em Marcelo de Souza Brick, PSD -, pois Kleber já declarou que vai ser prefeito sem que tudo esteja julgado e ele confirmado definitivamente.

 

O FIM OU RECOMEÇO? IV

O que favorece Zuchi e Mariluci? Ele acabou de se livrar do estigma da Ação Caminhão Pipa e que afligiu um dia o presidente do TRE, Eládio Torret Rocha; o corpo fechado a tal ponto de em um julgamento, juiz ter dito que por muito menos o Tribunal já tinha cassado outros políticos, mas mesmo assim, livrou Zuchi de penalização idêntica aos cassados; a presidência da Fecam, uma força institucional a ser preservada; além da boa banca de advogados do PT, feita de relacionamentos para a causa. O que pesa contra: o seu histórico de reincidências; os inúmeros questionamentos no Ministério Público, bem como a vingança que o partido orquestrou contra a juíza eleitoral Ana Paula Amaro da Silveira, a qual se pronunciou nas impugnações. Este fato chamou a atenção da magistratura catarinense. Outro ponto contra? As terríveis e insistentes vozes das ruas pela moralização, inclusive por aqui.

 

O FIM OU RECOMEÇO? V

O PMDB de Gaspar está quieto. Muito quieto. Talvez não queira se decepcionar antecipadamente com o resultado; sabe que o caminho não será fácil; ou não sabe o que vai fazer se ganhar, porque preparado para governar, isto o partido não está, a começar pelo gerenciamento das críticas da imprensa e adversários. Outra. Para quem possui reais chances de ser poder, estranha-se muito que o partido nem se preocupou com a necessária governabilidade na Câmara.

 

ILHOTA FAZ TAC I

O prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bossi, PSD, advogado, com o testemunho da procuradora geral Marli Zieker Bento, acaba de fazer um Termo de Ajustamento de Conduta com Ministério Público. É para não mais contratar funcionários temporários, os chamados ACTs, e os terceirizados, em funções essenciais, todas próprias do funcionalismo público. Bossi terá até janeiro de 2014 para regularizar a caótica situação da prefeitura deixada pelo seu antecessor, Ademar Felisky , PMDB (2005-2008 e 2009-2012). A negociação foi com a promotora Chimelly Louise de Resenes Marcon, da Moralidade Pública. A promotora agora vai cuidar da situação de Gaspar que reluta em regularizar este assunto.

 

ILHOTA FAZ TAC II

Entre os compromissos assumidos por Ilhota estão o de não contratar mais ninguém sem concurso público. A contratação de agentes de saúde será feita por meio de processo seletivo. O mesmo acontecerá nos casos de declarada emergência. Há uma recomendação para que nos cargos de confiança sejam prioritariamente preenchidos por servidores estatutários. Em 30 dias o Ministério Público receberá um raio-x da atual situação para confrontar os problemas a serem regularizados. Por fim, a prefeitura de Ilhota terá 120 dias para criar e enviar à Câmara uma legislação se disciplinando ao tema. E desde sexta-feira começou a correr os dez dias para divulgar na imprensa o que foi pactuado entre a prefeitura e o MP. Na coluna na internet, comprovadamente a mais acessada, disponibilizo na íntegra, os termos deste TAC.

 

SOBRE O TRAPICHE

O vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, descobriu na sessão de terça-feira da Câmara que ele é oposição. Ficou-se sabendo também que Brick até defendia a atual administração petista, mas não fará mais isto. Ele está inconformado com o não atendimento das suas indicações para os munícipes, mas principalmente pela falta de respostas do Paço aos seus pleitos. Ciro André Quintino, PMDB, foi na mesma toada sobre o silêncio da prefeitura às suas indicações.

 

A festa de São Pedro continua um palco para políticos e enigmas decifráveis. O PMDB de Gaspar desqualificou o meu comentário ?O PSDB traído? feito na coluna dia 25 de junho. Estou de alma lavada. Cena um. Almoço de domingo, juntos o presidente do partido Carlos Roberto Pereira, o esperançoso Kleber Edson Wan Dall, a vereadora Ivete Mafra Hammes, o ex-presidente do partido, Valter Morello entre outros, com o provável candidato a deputado estadual, Joel Júlio da Costa, PSDB. 

 

Cena dois. Na mesma festa e almoço. O vereador Ciro André Quintino e o ex-vereador e agora suplente Raul Schiller, ambos do PMDB, vários convivas com o deputado Aldo Schneider, PMDB. Só faltou na cena o ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, ex-PMDB, o padrinho do deputado por aqui. Ai já seria demais. Concluindo: estes políticos com os seus ensaios e desmentidos é que fazem a credibilidade da coluna. Está à vista de todos, mas teimam e  negam.

 

Do leitor da coluna, Vlad. O clima das manifestações está tão forte que hoje, dentro do ônibus, eu espirrei e a senhora ao lado disse: SAÚDE! O motorista gritou: é isso aí, EDUCAÇÃO! O trocador emendou: e SEGURANÇA! E, todos nós cantamos o hino nacional.

 

Duas que deveriam ser privatizadas para aumentar a eficiência para com os consumidores e gerar caixa ao governo do estado: Casan e Celesc. As que deveriam ser eliminadas com o mesmo propósito: as secretarias de Desenvolvimento Regional.

 

Por que o secretário de Obras de Gaspar, Soly Waltrick Antunes Filho, é o encarregado dos acertos com os compradores do madeirame devolvido da Arena Multiuso? 

 

Uma consulta aos entendidos. Existe um caso estranho na prefeitura. Um diretor nomeado, ou seja, comissionado, já aposentado pelo INSS, precisou se afastar para fazer uma cirurgia (?). Como não pode receber auxílio doença, ele continua recebendo da prefeitura, mesmo afastado e sem trabalhar. Isto pode? 

 

Contrata-se marqueteiro de verdade. Existe algum vereador de mentira em Gaspar?

 

Não tem jeito. O que nasce torto é difícil se desentortar. Lembram-se daquela concorrência 08/2013 para o dia dois de abril para a ?implantação, treinamento e capacitação, licenciamento e direito de uso permanente, manutenção e suporte, customização e atualização em softwares de gestão pública municipal, para atendimento das áreas de administração fazendária, administração geral e atendimento à população?? Deu rolo. Foi parar no Tribunal de Contas. Ela reapareceu como a 98/2013 e na sexta-feira aconteceu o pregão. Pois a promotora Chimelly Louise de Resenes Marcon, da Moralidade Pública, expediu uma recomendação para o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. Para que? Para suspendê-la para melhor análise. Este assunto é técnico e complicado.

 

 

 

Edição 1502

Comentários

JOÃO DAS COUVES
30/07/2013 10:03
Oi
Herculano
04/07/2013 19:05
DILMA DÁ UM PITI E OBRIGA TEMER A SE RETRATAR... O GOVERNO ESTÁ MAIS PERDIDO DO QUE CACHORRO CAÍDO DE MUDANÇA EM MEIO A UM PROTESTO CONTRA.. TUDO ISSO QUE ESTÁ AÍ! por Reinaldo Azevedo, de Veja.


Se eu não soubesse que a Irmandade Petista aguarda só o melhor momento para, se possível, golpear a democracia - ainda que recorrendo a instrumentos que o próprio regime democrático fornece -, seria o caso de sentir pena da presidente Dilma Rousseff e da turma. Estão num mato sem cachorro.

Como vocês viram, depois de se encontrar com José Eduardo Cardozo, ministro, vá lá, da Justiça, e Aloizio Mercadante, ora alçado à condição de primeiro ministro, sem hífen, ao menos no coração de Dilma, Michel Temer sepultou a possibilidade de o plebiscito valer já para a eleição de 2014. E ele deixou claro: se houver plebiscito! Segundo considerou, não sem razão, o Congresso pode fazer a reforma. Não será por falta de proposta.

Muito bem: quatro horas depois, Temer emitiu uma nota, com a chancela da Vice-Presidência da República, negando que o governo tenha desistido do seu intento. Está escrito lá: "O governo mantém a posição de que o ideal é a realização do plebiscito em data que altere o sistema político-eleitoral já nas eleições de 2014".

Quatro horas antes, afirmou aos jornalistas: "Não há mais condições - e vocês sabem disso - de fazer qualquer consulta antes de outubro. E, não havendo condições temporais para fazer essa consulta, qualquer reforma que venha só se aplicará para as próximas eleições, e não para essa".

Entre uma declaração e outra, houve um piti da presidente. Achou que foi desautorizada. Pois é? Um tema dessa importância, vejam vocês, está submetido a essa lambança.

O governo está mais perdido do que cachorro caído de mudança no meio de um protesto contra? tudo isso que está aí!
Herculano
04/07/2013 18:53
A GASPARENSE HONORÁRIA ESTÁ CALADA FAZ DUAS SEMANAS E BRASÍLIA EM EBULIÇÃO. A FRITURA DO PT É DURADOURA

A casa caiu.Este é o título da nota que Lauro Jardim, de Veja publicou esta tarde e Santa Catarina ainda não repercutiu

De um dos mais importantes deputados da base do governo na Câmara, desolado:

- A coordenação do governo nesta Casa ruiu.
Alfredo
04/07/2013 18:25
Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão. Estes políticos não se emendam mesmo
Herculano
04/07/2013 17:05
AOS CIDADÃOS COBRAM MILHÕES DE VEZES CENTAVOS NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS. AOS POLÍTICOS CUECAS COM DÓLARES E MALETAS COM MILHÕES DE REAIS. E ELES DIZEM QUE ESTÃO TRABALHANDO PELA MORALIZAÇÃO E POR TODOS NÓS. ELES AINDA NÃO ENTENDERAM OU DESAFIAM AS VOZES DAS RUAS

Ladrões roubam mala com R$ 100 mil de assessor do presidente da Câmara, por Fernando Rodrigues

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga um roubo de R$ 100 mil em espécie que estavam na mala de um secretário parlamentar do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

O crime ocorreu no último dia 13, por volta das 13h30, e foi revelado pelo jornal Correio Braziliense nesta 5ª feira (4.jul.2013). Wellington Ferreira da Costa, 53 anos, funcionário do gabinete de Alves, trafegava pela avenida L4 Norte, próximo ao Minas Tênis Clube, em Brasília, quando assaltantes fecharam seu veículo, se identificaram como policiais civis, revistaram seu carro e levaram a mala com os R$ 100 mil.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos do DF. O diretor da Polícia Civil, Jorge Xavier, afirmou ao jornal que a quantidade de dinheiro envolvido chamou a atenção dos investigadores. Costa não quis comentar o caso nem a origem do dinheiro.

É o segundo caso envolvendo Alves nesta semana. Reportagem de Leandro Colon na Folha desta 4ª feira (3.jul.2013) revelou que Alves usou um avião da Força Aérea Brasileira para levar a noiva, parentes dela, enteados e um filho ao jogo da seleção no Maracanã no último domingo (30.jun.2013). Para isso, ele usou um jato C-99 da FAB.
roberto basei
04/07/2013 16:37
Isso o Sindicato de Blumenau. O SINTRASEB

Já em Gaspar tudo em silêncio!

2. ESTADO DE GREVE - LOA/PPA - Executivo se comprometeu em apresentar até dia 30/7 para o Comitê Negociação Permanente a Lei Orçamentária Anual (que norteia o ano 2014) e Plano Plurianual (que estabelece organização financeira do mandato do prefeito). Objetivo é fazer estudo sobre o apresentado e caso não atenda as expectativas dos servidores (Itens de pauta da Campanha Salarial 2013 - revisão da tabela, plano de cargos e carreira, condições de trabalho, política de reposição entre outros) pressionaremos a Câmara de Vereadores para não aprovar essas duas leis, que devem ser votadas até 30/09/2013.

A Verdade Não Se Promete. Se Conta!
Herculano
04/07/2013 12:52
"QUE PEDIU PLEBISCITO? FALTA GESTÃO", DIZ PETISTAS

Deputado Devanir Ribeiro explicita falta de consenso da bancada petista com proposta de consulta popular encampada por Dilma. Quem informa isto é a repórter Vera Magalhães ao jornal O Estado de S. Paulo.

O plebiscito proposto pela presidente Dilma Rousseff para mudar o sistema político divide até o PT. Embora a Executiva Nacional petista vá aprovar nesta quinta-feira um cronograma de mobilização, conclamando os militantes a se engajarem na campanha em defesa do plebiscito, a consulta popular não tem apoio unânime nem mesmo na bancada do PT na Câmara. Em meio à polêmica, o coro do "Volta Lula" é agora ensaiado por uma ala do partido que faz críticas contundentes à articulação política do governo Dilma

"Eu acho que já está na hora de o Lula voltar", afirmou o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Autor da proposta de terceiro mandato para o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Devanir disse que os protestos nas ruas tiveram outra motivação. "Quem pediu plebiscito? O que falta no governo Dilma é gestão. As pessoas querem transporte de qualidade, saúde e educação. Dinheiro tem. É só investir."

Para Devanir, a presidente continuará enfrentando problemas em sua base aliada, e não apenas com o PMDB, enquanto não der autonomia aos ministros para fazer a articulação política do governo. "A Ideli, coitada, é como um elefante numa loja de cristais", definiu o deputado, numa referência à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, responsável pela negociação com o Congresso.

Amigo de Lula há mais de 30 anos e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo na época em que ele comandava a entidade, Devanir afirmou que a reforma política é assunto para "outro departamento". A proposta enviada por Dilma ao Congresso prevê que a população seja consultada sobre cinco pontos: financiamento de campanha, sistema de votação, término dos suplentes no Senado, voto secreto no Parlamento e fim das coligações partidárias.

"Eu sou contra esse plebiscito, mas voto com o governo. Agora, querer jogar para o povo uma coisa que não conseguimos resolver há mais de dez anos não vai dar certo", insistiu Devanir. "Essa reforma é para salvar os partidos, não é de interesse da sociedade." Na sua avaliação, a convocação de uma Constituinte exclusiva para votar a reforma política seria mais apropriada. A sugestão chegou a ser feita por Dilma, mas ela recuou diante das resistências ao assunto, até mesmo por parte do vice-presidente Michel Temer.
sidnei luis reinert
04/07/2013 10:55
Na sessão da Câmara do dia 02.07.13, nosso vereador Jaime Kirchner, solicitou através de indicação de número 352/2013, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, para gestionar junto ao SAMAE a construção de mais uma estação de tratamento de água na região do grande Belchior.
Justificativa: Demanda crescente de residências, novos loteamentos, indústrias e comércio no Belchior Central, Belchior Baixo e ao longo da BR 470.
Quando chove já aparecem águas turvas nas torneiras das residências.
Está previsto um grande crescimento na região, com novas empresas e novos investimentos.
Herculano
04/07/2013 10:35
OS ABRIGAMENTOS E ADOÇÕES VÃO A DISCUSSÃO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA HOJE A NOITE

O pedido foi da vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB. O debate sobre o destino das crianças de Gaspar, e a forma como as adoções se deram, foi motivo de muito discurso na Tribuna de Honra na atual legislatura. Todos os vereadores se mostraram descontente com as informações desencontradas que se deram até o momento. Por isso, a questão será amplamente debatida na audiência pública a ser realizada na próxima quinta-feira, às 19h, no Plenário Municipal.

Espera-se que o evento seja transmitido e gravado. Espera-se que o incentivador desta polêmica em nome do PT contra a juíza Ana Paula Amaro da Silveira que atuou na área da infância e adolescência por aqui, o vereador José Amarildo Rampelotti, possa ratificar as suas certezas feitas nos discursos e apontar nomes, locais e adotados de Gaspar em situação de abandono e penúria no exterior. Acorda, Gaspar!
Herculano
04/07/2013 10:29
PILOTO AUTOMÁTICO, por Dora Kramer, para o jornal O Estado de S.Paulo

Não foi um "equívoco", como disse o presidente da Câmara depois de descoberto, o que o levou a lotar de parentes um avião da FAB em caravana para assistir à final da Copa das Confederações no Maracanã.

Foi o uso contínuo do cachimbo que faz a boca torta. Em outras palavras: a força do hábito. Agora mudado à força. Há um mês o deputado Henrique Eduardo Alves responderia às críticas com evasivas sobre a prerrogativa do cargo para o uso do transporte, a ociosidade da aeronave e coisas do gênero.

A reposição do valor das passagens não o redime do ato que fala mais alto que qualquer explicação sobre a razão dos protestos. Suas excelências terão de fazer mais que dar declarações de apoio "à voz das ruas" e aprovar uma batelada de leis. Vão precisar mudar de comportamento.

Hoje dificilmente a sociedade veria com a condescendência de outrora as férias no Palácio da Alvorada patrocinadas pelo então presidente Lula a um grupo de amigos de um de seus filhos. Todos transportados em avião oficial, como a família Alves.
Herculano
04/07/2013 10:23
O DISCURSO E A REALIDADE DAS MANOBRAS DOS POLÍTICOS

Senadores rejeitam indicado de Gurgel a conselho do MP, informa a repórter Maria Lima, de O Globo

No momento em que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), responde às manifestações e aprova pacote de transparência com adoção do voto aberto para todas as votações no Congresso, 17 senadores usaram o voto secreto para, em retaliação ao procurador geral da República, Roberto Gurgel, rejeitar a indicação do procurador da República Vladimir Barros Aras, para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Maior autoridade na investigação de lavagem de dinheiro, o procurador baiano foi escolhido por unanimidade pelo Ministério Público Federal, e indicado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Precisava de 41 votos sim para aprovar no plenário, mas o resultado foi 38 votos sim e 17 não. Foram votados 12 indicações de autoridades, só Aras foi rejeitado.
Herculano
04/07/2013 09:58
A PELEJA DA AMADORA CONTRA OS PROFISSIONAIS, por Ricardo Noblat, de O Globo

Brilham de forma mais intensa os olhos da maioria dos deputados federais e dos senadores de todos os partidos - alguns deles do próprio PT.

No final da tarde de ontem, um deputado do PMDB do Nordeste aproveitou uma roda de colegas na Câmara para cantar baixinho, feliz, o estribilho de antiga música da dupla Antonio Carlos e Jocafi:

"Você abusou / tirou partido de mim abusou / tirou partido de mim abusou / tirou partido de mim abusou..."

O alvo de tanta felicidade: a presidente Dilma Rousseff.

A hora do troco chegou!

Como Dilma imaginou enfrentar o ronco das ruas?

Jogando nas costas do Congresso o peso das reclamações.

De sua parte, fez pouco para conter a ira dos manifestantes. Disse que investirá R$ 50 bilhões em transporte, prometeu contratar milhares de médicos, até mesmo estrangeiros se necessário, e o que mais?

Em seguida, sacou da bolsinha de mão o que imaginava serem três poderosos trunfos: um plebiscito, uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva e a reforma política.

Por meio de um plebiscito, o povo diria sim ou não à convocação de uma Constituinte exclusiva para fazer a reforma política que o Congresso ignora.

O trunfo da Constituinte foi pelo ralo menos de 24 horas depois. "Para a solução atual, não se faz necessária uma Constituinte. Ou seja, não se faz necessária romper a ordem jurídica", decretou Michel Temer, vice-presidente da República.

Juristas de peso deram razão a Temer.

O trunfo do plebiscito começou a perder seu valor quando Dilma encaminhou, ontem, ao Congresso sugestões para a reforma política.

O que ela e o PT querem é que os efeitos da reforma se façam sentir nas eleições gerais do próximo ano, o que poderia beneficiá-los.

Para isso o Congresso seria obrigado a aprovar a reforma até 5 de outubro - um ano antes das próximas eleições.

Se isso não for possível, as consequências da reforma só incidiriam sobre as eleições de 2016.

A Justiça Eleitoral deu a entender que dificilmente haverá tempo para realizar o plebiscito e aprovar a reforma no Congresso até o dia 5 de outubro.

O PSB, aliado do governo, defendeu que o plebiscito coincida com as eleições de 2014.

O PMDB da Câmara dos Deputados não quer ouvir falar em plebiscito para já. E se puder dará um jeito para que a reforma política acabe outra vez esquecida.

Em resumo: por tratá-los mal, Dilma abusou dos políticos.

Por terem sido abusados, e diante da queda dela nas pesquisas de intenção de voto, eles agem para enfraquece-la ainda mais.

Está em curso a peleja da amadora contra os profissionais. O resultado é previsível.
Herculano
04/07/2013 09:50
A IMPRENSA VERDADE, INVESTIGATIVA E INDEPENDENTE FOI FONTE E ALIMENTOU AS REDES SOCIAIS. SE O PODER NÃO POSSUI CONTROLE SOBRE AS REDES SOCIAIS E DESCONHECE O PODER DELAS NA MOBILIZAÇÃO, TEME O ESCLARECIMENTO COM FONTES CRÍVEIS COMO A GRANDE IMPRENSA. DAI A RAZÃO DE A TODO MOMENTO TENTAR IMPOR O CONTROLE DA MÍDIA FORMAL

Está no jornal Folha de S. Paulo.Jornalismo domina rede social em protestos. Noticiário da mídia profissional foi majoritário em compartilhamentos no auge das manifestações pelo país. 80% dos links de maior alcance nas principais 'hashtags' do Twitter sobre o tema foram da imprensa brasileira.

Segundo especialistas, reportagens de jornais e portais compartilhadas em ferramentas como Twitter e Facebook tiveram o papel de embasar informações, opiniões e críticas dos manifestantes. A imprensa teve outro papel nos protestos: o de validar ou desmentir informações desencontradas disseminadas por usuários das redes.

Entenderam o medo do PT e do poder de plantão? Wake up, Brazil!
Resposta '' a verdade''
04/07/2013 09:41
Só pra vc ficar mais por dentro,mas com certeza deve estar,a prefeitura sempre paga atrasado a parcela que diz honrar em contrato,mas vc não disse que foi pago justamente o valor da parcela que estava em atraso,porém falta a desse mês,que já esta em atraso.......Dúvidas entre em contato com o Hospital e peça aos admistradores ou ao presidente do conselho........aos admistradores não sei se vão falar com a verdade,pois não querem entrar em atrito com o prefeito,pois o mesmo é vingativo,e que sofre os danos depois é a comunidade.......ah,melhor,pergunte ao genro do mesmo esse é bom de leva e trás!!!!
A verdade
04/07/2013 09:13
Ao que se identificou como Hospital

Diante da mentira por você colocada, no dia 03/07/13, fui buscar informações precisas a respeito deste assunto. E quero dizer que a prefeitura, cumpriu na integralidade o que o Juiz determinou, R$ 231.895 e alguns centavos e não R$ 240 e poucos mil, como vinha fazendo mensalmente, leia a sentença e deixa de espalhar a discórdia, a insegurança do povo e a mentira. Herculano, tome mais cuidado com certas pessoas que mentem descaradamente, com o objetivo único de levantar a calunia e a difamação.

Os administradores do hospital, tem sim que prestar contas para prefeitura, ou então esta estaria dando cheque em branco, que até agora não demonstrou capacidade de sair do buraco em que se encontra, buraco este cavado por velhas raposas hoje alojada em assessorias e cabides. É isso sr. Herculano, cada dia lhe admiro pela sua imparcialidade.
vlad
04/07/2013 08:14
Quanto ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que usou um avião da FAB, em outro país isso daria renúncia ou suicídio. Aqui, nem pedido de desculpa.
Herculano
04/07/2013 08:09
PLEBISCITO PARA INGLÊS VER? por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

eposição do presidente do Egito e o veto dos países europeus ao sobrevoo do avião do presidente da Bolívia são o fim do mundo. O primeiro foi golpe. O segundo, uma submissão aos EUA que não se coaduna com as melhores práticas internacionais.

Mas Dilma, apesar de acompanhar as duas coisas, tem problemas de sobra e mais o que fazer aqui mesmo, dentro do Brasil. A constituinte exclusiva não sobreviveu 24 horas e o plebiscito vai por água abaixo.

Há três adversários do plebiscito para fazer a reforma política, encruada há 20 anos. Um é a oposição e parte do Judiciário, que discordam da ideia. O segundo é a base aliada ao Planalto, que faz cena para o público fingindo que apoia, enquanto trabalha para solapar o cronograma. E o terceiro é justamente o tempo.

Reza a lenda e dita a realidade que, quando o Planalto quer e a opinião pública pressiona, os digníssimos deputados e senadores fazem tudo a toque de caixa. Este momento mesmo está repleto de ótimos exemplos. Mas há excesso de problemas e falta de soluções para que tudo esteja pronto a tempo e a hora e possa vigorar nas eleições de 2014.

Para valerem já no ano que vem, as votações precisam estar concluídas um ano antes, no início de outubro. Haverá tempo para o Congresso fechar o pacote de perguntas no prazo? E para que as campanhas publicitárias informem, expliquem e massifiquem a questão? E para transportar a vontade popular para as leis?

Independentemente do resultado, porém, Dilma já está se blindando, ou sendo blindada. Se der certo, a vitória é dela, que "ouviu a voz das ruas". Se der errado, que pena, ela fez tudo o que podia e o Congresso brecou. A culpa acaba sempre caindo mesmo na conta dos políticos.

Parece simples, mas não é. Os manifestantes pedem educação, saúde, transporte, segurança. Contrapor com plebiscito sobre reforma política já parece pouco. E se até isso for só para inglês (e manifestante) ver?
Herculano
04/07/2013 08:07
NÃO TÊM JEITO. OS POLÍTICOS NOS ENGANAM. USAM A MÁQUINA PÚBLICA CARA, SEM GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E SUSTENTADA COM O NOSSO DINHEIRO VINDO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS. UTILIZAM DE FORMA DESPUDORADA EM BENEFÍCIO PARTICULAR DELES. E ACHAM ISTO NORMAL. FAZEM ISTO CONTINUADAMENTE

Qual a manchete de hoje? Renan Calheiros usou avião oficial para ir a casamento na Bahia. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou jato da FAB para ir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) em Trancoso.

Ontem foi a vez do presidente da Câmara, Henrique Alves, PMDB-RN, ser pego na mesma indecência com seus familiares e amigos usando jatos da FAB para ir assistir a final da Confederações. Hoje diz que vai reembolsar parte das despesas. É pouco.

Renan Calheiros, líder do governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, já renunciou ao Senado para não ser pego Se tornou lei. Voltou. Absurdamente tornou-se presidente. E quando as vozes das ruas cresceram, ele saiu na frente com projetos demagógicos para que as vozes e a ira não as incluísse. A notícia de hoje mostra o verdadeiro Renan, como funciona o político brasileiro.

É por isto que esta gente está fula contra a imprensa livre e investigativa. É por isto que esta gente quer o controle deste tipo de imprensa que dá transparência ao jogo democrático.




Juju do gasparinho
03/07/2013 20:35
Prezado Herculano:

Adorei o comentário do BELCHIOR.
Esse coróca virou PeTralha?
Agora elle é Comunista?
Herculano, tenho uma curiosidade :
Quando o vereador Jaime foi pedir votos na casa do BELCHIOR, elle também beijou as mulheres que lá estavam? Dizem as más línguas que elle adora beijar.
GASPARENSE ACORDADO
03/07/2013 20:31
A liberdade de opinião e expressão são os direitos mais sagrados das pessoas e das democracias.
Em Gaspar tem censores de plantão, é uma pena.
São tropeços da falta de respeito, de ética e competência!
Jaime Kirchner.
https://www.facebook.com/jaime.kirchner.1
Herculano
03/07/2013 20:21
HOSPITAL

Eduardo. Se a prefeitura fez isto, basta o Hospital comunicar ao juiz. Está caraterizado o desafio e o crime. Se o Hospital não fez isto, ele é solidário e não honra o que pediu. Parece que nem precisa do dinheiro.

Por fim. Esta atitude desmente o procurador geral do município, José Carlos Schramm. Ele foi à rádio dizer que primeiro: não precisava ir a Justiça para o Hospital receber o que a prefeitura devia. Segundo. Ainda, assim, obrigado pela Justiça a prefeitura preferiu não cumprir a decisão Judicial. Acorda, Gaspar!
Hospital
03/07/2013 19:24
Herculano,

Mais uma vez prefeitura não paga o acordado,e paga somente uma parte da decisão judicial.

Vergonhoso,obras mal feitas e asfalto idem na campanha,e agora não tem para o principal!!!!
Herculano
03/07/2013 18:53
ESTRANHOS NÚMEROS

Esta é a média de médicos por mil habitantes. DF 4,09; RJ 3,62; SP 2,64; RS 2,37; ES 2,17; MG 2,07; SC 1,98 até 0,71 na Região Norte.

Uma pergunta. Se o Distrito Federal possui proporcionalmente o maior número de médicos por habitantes, qual é a razão para os endinheirados - por polpudos vencimentos ou corrupção - quando ficam doentes de verdade, irem se tratar em São Paulo? Ou seja, quantidade não significa qualidade. Isto desmonta muitos discursos por ai.
Herculano
03/07/2013 18:46
COMO O GOVERNO QUER CALAR AS VOZES DAS RUAS. AMEAÇA MAIS IMPOSTOS E SILÊNCIA SOBRE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E COMBATE À CORRUPÇÃO.

Por meta fiscal, imposto pode subir, informa os repórteres João Villaverde e Adriana Fernandes, do jornal O Estado de S. Paulo

O Palácio do Planalto e a equipe econômica bateram o martelo de que é preciso "cortar na carne" e promover um novo bloqueio, da ordem de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões, nas despesas previstas para este ano. Mas, diante da enorme dificuldade dos técnicos de encontrar gordura no Orçamento, a presidente Dilma Rousseff decidiu que será necessário aumentar impostos.

A ordem no governo é perseguir, a todo o custo, a meta de poupar o equivalente a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) para o pagamento dos juros da dívida pública. Este é o cerne do "pacto pela responsabilidade fiscal", o primeiro dos cinco compromissos públicos anunciados por Dilma na semana passada como resposta às manifestações de rua que tomaram o País em junho.
Herculano
03/07/2013 18:40
É PRECISO ACABAR COM ESTA IMPRENSA SÉRIA, INVESTIGATIVA, CORAJOSA E INDEPENDENTE. O QUE ELA PENSA QUE É? VIVE AFRONTADO OS PODEROSOS, SEUS INTERESSES E A GASTANÇA DO DINHEIRO DOS PESADOS IMPOSTOS PAGOS PELOS BRASILEIROS. ISTO É UMA VERGONHA. ABAIXO A IMPRENSA. PRECISAMOS DEMOCRATIZÁ-LA. ENSINAR O LUGAR DELA. ELA PRECISA APRENDER A PUBLICAR PRESS RELEASES E GANHAR PRÊMIOS, VANGLORIAR-SE POR ISTO E SE CONTENTAR MINGUADAS VERBAS PÚBLICAS COMO COMPENSAÇÃO DE GESTO TÃO NOBRE. FORA ESTES COLUNISTAS METIDOS E BISBILHOTEIROS. SÃO ELES QUE ESTÃO INSUFLANDO AS RUAS. CHEGA.

Pois é. O vestal das mudanças e da ética na Câmara, o deputado descendente de gerações de políticos, Henrique Alves, PMDB-RN, requisitou um jatinho da FAB, pago por nossos pesados impostos, para desloca-lo do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro para assistir o jogo da final da Copa das Federações, entre o Brasil e Espanha. Enfiou no jatinho, noiva, filhos, enteados, conhecidos. Uma festa.

Pego com as calças nas mãos e lambuzadas por mais este erro grotesco, pela Folha de S.Paulo, primeiro mentiu, depois disfarçou e por fim, aconselhado por alguém que cuida de imagem, sucumbiu, aceitou o erro (tudo de mentirinha, é claro) e diz que vai pagar o custo deste turismo com o nosso dinheiro. O comentário a seguir é de Ricardo Noblat para O Globo

Presidente da Câmara falta com o decoro. Por que não processá-lo?

Essa gente não se dá conta de que muita coisa começou a mudar no país desde que o distinto povo, cansado com problemas não resolvidos e a falta de vergonha dos seus representantes, decidiu sair às ruas por conta própria a gritar o que lhe vem à alma?

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), é o número três na hierarquia da República. O número um é a presidente da República e o dois o vice-presidente. Na ausência deles, Henrique assume a presidência.

Não é pouca coisa em matéria de distinção, importância e responsabilidade. A substituição eventual da presidente e do vice não costuma produzir emoções - nem grandes nem pequenas. O Brasil jamais foi à guerra aproveitando a ausência dos dois.

Mas é razoável que se espere do terceiro na linha da sucessão presidencial e do primeiro no comando de 513 deputados federais que se comporte com sobriedade, moderação e decência. E que não falte com o decoro. Henrique faltou com o decoro.

No último fim de semana, requisitou um jatinho da FAB para leva-lo ao Rio de Janeiro onde assistiria ao jogo Brasil x Espanha pela final da Copa das Confederações. O jatinho foi buscá-lo em Natal.

Pegaram carona com o ele sete pessoas: sua noiva, Laurita Arruda, dois filhos e um irmão dela, o publicitário Arturo Arruda, com a mulher Larissa, além de um filho do presidente da Câmara. Um amigo de Arturo pegou carona de volta.

Se Leandro Colon, repórter da Folha de S. Paulo, não tivesse descoberto o que claramente configura abuso de poder da parte de Henrique, tudo teria ficado por isso mesmo mais uma vez. Como descobriu, Henrique anuncia que pagará as despesas de viagem dos seus acompanhantes.

Espera com isso pôr um ponto final na história.

Não haverá ponto final. Para sempre a história será lembrada.
sidnei luis reinert
03/07/2013 18:37
Convocadíssimo

Dia 9 de setembro Fernando Henrique Cardoso toma posse como imortal na Academia Brasileira de Letras.

O ex-Presidente vai ser companheiro de José Sarney ? herança presidencial gerada pela morte de Tancredo Neves e pela vontade do General Leônidas Pires Gonçalves, que permitiu sua posse no Palácio do Planalto.

Agora, a proposta é eleger o atual Presidento Luiz Inácio Lula da Silva como imortal às avessas, em protesto ao pavor reconhecido que ele tem por livros e leituras...
sidnei luis reinert
03/07/2013 18:36
Ouro negro dos tolos?

O que pode ser pior do que uma petroleira que não encontra petróleo?

As ações da OGX foram fulminadas (cotadas míseros R$ 0,56) na Bolsa de Valores, depois de declarada a ?inviabilidade comercial de quatro campos de exploração na Bacia de Campos.

O pobre bilionário Eike Batista precisa mesmo trocar de pai de santo, porque seus investidores vão lhe querer comer mais que o fígado...
sidnei luis reinert
03/07/2013 18:33
ERRAR UMA VEZ É LULICE, PERSISTIR NO ERRO AÍ JÁ É DILMAIS!!
Herculano
03/07/2013 18:20
PARA ABAFAR AS VOZES DAS RUAS E SE DESVIAR DAS OBRIGAÇÕES, O GOVERNO BRASILEIRO SAI EM DEFESA DO GOVERNO DA BOLÍVIA

"O governo brasileiro expressa sua indignação e repúdio ao constrangimento imposto ao presidente Evo Morales por alguns países europeus, que impediram o sobrevoo do avião presidencial boliviano por seu espaço aéreo, depois de haver autorizado seu trânsito", diz a presidente Dilma Rousseff em nota; "O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina", critica Dilma; Itamaraty vinha recebendo críticas pelo silêncio diante do caso ao longo de todo o dia.

1. O espetáculo ideológico do Brasil já impediu o Paraguai no Mercosul por suposta infração à democracia e ao mesmo tempo permitiu que a Venezuela do ditador e companheiro Hugo Chaves ganhasse assento no mesmo organismo.
2. No momento em que finge que não responde ao pedido de asilo formulado o ex-agente da CIA Edward Snowden, denunciante do sistema de espionagem digital dos Estados Unidos, abrigou um conhecido assassino italiano por aqui, Cesare Batisti, com o argumento dele ser um esquerdista.
3. Este caso de Evo Morales, índio cocaleiro que manda na Bolívia, num país de extrema mendicância social, política e econômica, fez constituinte ao seu gosto, expropriou empresas privadas e estatais estrangeiras, inclusive brasileiras como a Petrobrás é o retrato das nossas republiquetas e governantes de quinta. O mundo não confia neles, só nós. Falta-lhes transparência, e nossos governantes, que não conseguem atender ao povo brasileiro, se desviam desta prioridades para apoiar estes párias que para liderar povos amestrados, precisam da ignorância deles.
Herculano
03/07/2013 17:24
LÁ RESOLVERAM DA PIOR FORMA. PRIMEIRO ILUDIRAM OS QUE QUERIAM DEMOCRACIA. CONSEGUIRAM SE LEGITIMAR PELO VOTO. MUDARAM O DISCURSO.EXPERTOS, A NOVA ELITE POLÍTICA NO PODER IMPUSERAM UMA DISFARÇADA TEOCRACIA - O ESTADO INFLUENCIADO PELA RELIGIÃO - NESTE CASO, O ISLÃ. O POVO SE SENTIU TRAÍDO. RESOLVEU EM MESES. AQUI CONSEGURAM ENROLAR POR ANOS

Dois anos após Primavera Árabe, golpe militar derruba Morsi no Egito. Primeiro presidente eleito democraticamente da história do país não resistiu a onda de protestos
Herculano
03/07/2013 13:11
COLA INDESEJÁVEL. MARCA MARCADA. RÓTULO PERCEBIDO

O PT colou uma mancha (muitas, na verdade) No PSDB e DEM, ou seus seguidores, governos etc de serem privatistas, capitalistas, patrimonialistas e conservadores. Era o atraso social. Uma doença. Contagiosa. Perigosa. Fora FHC.

A volta do mundo. Agora é o POVO - e não partidos ou ideologias -está colando uma mancha pior no PT: totalitário, péssimo gestor, ladrão, corrupto, dissimulado, indecente, mensaleiro, perseguidor, surdo, o que contabiliza números duvidosos, além de vingativo num abandono sem precedentes da dialética que tanto pregou. O que dizer e fazer se até o líder Luiz Inácio Lula da Silva saiu do Brasil para não se expor naquilo que criou e lhe atinge? Deixou os seus sozinhos no momento mais crucial?

Falta pouco para alguém iniciar o "Volta FHC". Seria o reconhecimento supremo do desastre petista sustentado apenas por discursos, propaganda e marketing. Ou seja, o povo pode ser enganado, mas não por toda a vida.

Hoje já é possível comparar e escolher a inflação ou a estabilidade, a dúvida, a insegurança, a incerteza ou a perspectiva favorável. Era tudo que o PT não queria, mas acelerou contra ele próprio, por ganância e incompetência de suas lideranças quando rasgaram o ideário do partido para ser poder e se manter nele, principalmente, a qualquer custo, incluindo os sacrifícios que foram feitos para se chegar a estabilidade política, social e econômica. Vergonha. Wake up, Brazil!
Herculano
03/07/2013 12:53
OS JOVENS QUE ESTÃO NAS RUAS NÃO TÊM NADA A VER COM A UNE E O PT, por Reynaldo Rocha

"O mais tolo de todos os erros ocorre quando jovens inteligentes acreditam perder a originalidade ao reconhecer a verdade já reconhecida por outros." (Goethe).

Qual a característica marcante de um jovem? Certamente a inconformidade. Que se traduz na crítica (por vezes ácida), pelo desejo de lutar (mesmo que por vezes por caminhos irreais) e na iconoclastia (mesmo que alguns ídolos sejam até jovens).

Nada afronta mais o que Nelson Rodrigues chamava - ironicamente - de "um mal que se cura com a idade" do que a venda de valores, a adesão a poderosos e a idolatria a quem os usam como sangue novo em velhos zumbis.

Vampiros preferem o sangue dos jovens. Pagam por eles, segundo a literatura de terror. E a vida, por vezes, imita a ficção.

A "vampirização" de Dilma e asseclas é tão evidente que, ao menos isso, os jovens deveriam "reconhecer a verdade já reconhecida por outros", como dizia Goethe. Até por que alguns dos não jovens já foram vampirizados por outros. Em passado não muito distante.

A UNEA (Apud Augusto Nunes - União Nacional dos Estudantes Amestrados), que se mantinha calada e escondida, deu as caras. Com ela a Juventude do PT, UBES, Marcha das Vadias, etc.

Todos com bandeiras debruçadas na mesa de reunião. E com o sorriso dos rendidos adorando Dilma, Gilbertinho e Mercadante.

Cordatos, contentes e comprados. A esperar um "observatório!" que, pelo que li, será na WEB. Um fórum de discussão nascido, controlado e direcionado pelo Governo!

No mundo todo os jovens usam a WEB para exigir direitos e para exercer a inconformidade. No lulopetismo, serão monitorados. E estão contentes com isto.

Os artífices desta aberração terão sucesso? Não creio.

Esse tipo de delírio fez com que o PT acreditasse na popularidade de 115% de Dilma e Lula, imaginasse que o "povo" seria acionado quando e como quisesse, não entendesse a voz das ruas e continuasse a crer que os comprados são a maioria. Não são.

Será que os marqueteiros do Planalto (auxiliados pelas duas maiores nulidades da história política do Brasil, o senador da irrevogabilidade revogável e da compra de dossiês com a marca de Amauri Jr. e o outro - o carola do capeta - que tem que explicar até homicídio!) não entenderam nada?

Os jovens se sentem agredidos pelos que dizem representá-los. E os não tão jovens se sentem ofendidos pela jogada de perna-de-pau, que além de inócua é imoral.

Eu tenho contato com jovens. Muitos discordam de mim. Mas não conheço - no mundo real - NENHUM que aceite ser tijolo no muro que o PT pretende construir no Brasil.

O PT continua a acreditar nisso. Não existem mais Ibiúna, a imbecilidade do guerrilheiro da espingardinha de rolha, o eterno covarde José Dirceu. O que existe é uma organização que vende carteirinhas de estudantes e recebe dinheiro do governo. São "estudantes" com mais de 30 anos.

Os jovens que foram às ruas não se emporcalham. Não se vendem. Não desejam um emprego estatal em troca de uma fidelidade de hiena. Não enxergam o futuro pelos atalhos. Não perderam a vergonha.

Eles são originais mesmo quando - e principalmente - analisam o passado e a experiência anterior. E os questionam.

Os aderentes (os modess do PT) não reconhecem a verdade.

Preferem idolatrar a mentira do Brasil Maravilha que foi desconstruído nas ruas. Buscam reconstruir um muro de Brasília, já que o de Berlim é impossível. Eles - os dóceis jovens que perderam a juventude aos 20 anos - terão tempo para mudar. Não sei se terão dignidade para tanto.

Por hoje, valem a vergonha e rendição incondicional em uma mesa de reunião com um governo que saca do talão de cheques quando precisa ter apoio. Dos jovens. Ou os que se dizem jovens.

Até esta herança maldita o PT nos legou.

Não, juventude não é isto. Pode ser qualquer outra coisa, menos a idade onde os sonhos são extravasados e transformados em bandeiras de luta.

Nunca em panos de chão da Era da Mediocridade.
Herculano
03/07/2013 12:47
AUDIÊNCIA DAS ADOÇÕES EM GASPAR

Há uma curiosidade sobre as bravatas e discursos panfletários articulados feitos na Câmara e alhures pelos vereadores José Amarildo Rampelotti, líder do governo e Antônio Carlos Dalsóchio, este cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, todos do PT, que reclamam o paradeiro de supostas crianças de Gaspar adotadas, ou traficadas, como insinuaram, para fora do Brasil e que estariam passando privações.

Amanhã é dia de audiência pública para discutir este assunto. O pessoal do Tribunal de Justiça vem aqui para ouvir de viva voz estes discursos, com provas. Quem foi doado, quem traficou, onde estão estas crianças alegadas pelos petistas daqui e que ninguém sabe até agora. A acusação tinha o objetivo de desmoralizar e incriminar a juíza Ana Paula Amaro da Silveira, que os políticos elegeram como alvo depois dos despachos e sentenças que pronunciou a favor da crianças e adolescentes. Acorda, Gaspar!
Herculano
03/07/2013 12:39
E A EXPOGASPAR?

A prefeitura começou a divulgar o Festinver - o Festival de Inverno de Gaspar. Bom. Excelente. Mas, nada fala sobre a ExpoGaspar. O Festinver era uma das atrações da ExpoGaspar. Foi o que sobrou do tusunami de dúvidas e má gestão que deu a ExpoGaspar em 2009 quando a atual administração assumiu. como decorrência, o petista número um, Rodrigo Fontes Schramm, então secretário de Turismo, Indústria e Comércio saiu e nunca mais voltou.
Herculano
03/07/2013 12:28
LADROEIRA, VÁ LÁ, MAS SEM DEBOCHE por Carlos Brickmann

O roubo faz parte do poder; um inglês famoso, lorde Acton, dizia já em 1887 que todo poder corrompe. Rouba-se no Brasil desde quando o Brasil era colônia (D. João 6º, ao voltar para Portugal, esvaziou os cofres do país); roubou-se no mundo comunista (Erich Honneker, o último líder da Alemanha Oriental, acumulou alguns bilhões de dólares), rouba-se no mundo capitalista (Helmut Kohl, que liderou a reunificação alemã, caiu por receber dólares, digamos, não contabilizados). Rouba-se em ditaduras e democracias. Faz parte.

O que não faz parte, e que responde pelas grandes manifestações, é o deboche. Nunca por aqui alguém brigou pela corrupção dos outros. Mas quando um senador que teve de renunciar para não ser cassado vira presidente do Senado, quando ministros afastados por "malfeitos" voltam a circular no Governo, quando deputados condenados à prisão por corrupção não apenas continuam exercendo o mandato como vão para a Comissão de Constituição e Justiça, quando o Poder torna sigilosos os gastos do cartão corporativo de uma servidora que se dizia grande amiga do então presidente, aí é demais. É juntar o roubo ao escárnio. É dizer "vou tomar seu dinheiro e contar pra todo mundo que você é otário".

Mentir faz parte do deboche. Quando o ministro da Fazenda diz que as contas batem graças a uma tal "contabilidade criativa", está debochando. Na ditadura, acochambravam-se os índices (era a expressão da época), mas negava-se a bandalheira. Hoje a bandalheira é afirmada, enfiada na cara do cidadão.

É abuso.
Herculano
03/07/2013 12:01
UTOPIA

Vejo com preocupação a falta de debate sobre a redução do número de parlamentares no país, já que, segundo as pesquisas e pela minha experiência própria - sou servidor concursado de uma Câmara de vereadores há mais de 20 anos -, o Legislativo produz basicamente nomes de ruas, votos de pesar, títulos de cidadão e homenagens por atacado. Daria para cortar o número deles pela metade.

Na cidade onde trabalho, com cerca de 50 mil habitantes, imaginem metade dos R$ 4 milhões do orçamento da Câmara indo para obras realmente de interesse da população? O mesmo deve ocorrer em outros municípios, nos Estados e na União.Wagner Alvarez de Oliveira (Mairinque, SP).
Herculano
03/07/2013 11:57
DILMA E O PADRÃO FILIPÃO, por Fernando Rodrigues, para o jornal Folha de S.Paulo

Quando a popularidade de Fernando Collor despencou, em 1990, havia um fato concreto por trás da percepção popular. O confisco da poupança falava por si só.

O mesmo se deu com Luiz Inácio Lula da Silva em 2005. O mensalão foi uma cacetada na imagem de vestal cultivada pelo PT.

Com Dilma Rousseff o fenômeno é de natureza diversa. A inquietação dos brasileiros não é só contra ela, mas sim direcionada de maneira horizontal, para usar o termo da moda, em relação a todo o establishment político. Não é à toa que os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Rio, Sérgio Cabral, também enfrentam solavancos.

Mas esse fenômeno difuso contra Dilma é melhor ou pior do que os experimentados por Collor e Lula? Não há como prever, embora seja sempre muito mais fácil lutar contra um problema conhecido do que derrotar algo ainda indecifrável e intangível.

Se Collor tivesse reagido da maneira correta, certamente teria encontrado formas de melhorar a economia e responder às acusações de corrupção que pesavam contra ele.

Lula, em 2005, reagiu dizendo que não sabia de nada sobre o mensalão. Concentrou-se na economia, que deslanchou em 2006. O petista foi reeleito para mais quatro anos.

Dilma trabalha com a hipótese de que a onda de protestos vai passar neste momento pós-Copa das Confederações. Nesse cenário dilmista edulcorado, a economia crescerá e a inflação não vai disparar.

A presidente até fez uma "boutade" e disse adotar um "padrão Felipão" em seu governo. É uma brincadeira curiosa com o técnico de futebol do Brasil. À frente da seleção, ele venceu a Copa das Confederações. Ao dirigir o Palmeiras, a equipe desceu à segunda divisão. Ou seja, às vezes não basta alguém estar no comando. É preciso ter um bom time. Dilma tem 39 ministros e muitos parecem jogar mais ao estilo do Palmeiras do que no esquema da seleção.

Volto e acentuo. Este último parágrafo cai como uma luva para a administração municipal de Gaspar
Herculano
03/07/2013 11:54
PERCEBAM SÓ COMO TRAMAM, AGEM E PENSAM OS NOSSOS POLÍTICOS CATARINENSES NO CONGRESSO

Manchete da edição de hoje do jornal Diário Catarinense. Deputados e senadores de SC opinam sobre temas da reforma política proposta por Dilma. Maioria da bancada catarinense defende financiamento público de campanha.

Volto.

1. Como afirmei. Este negócio de plebiscito ou referendo é tudo para esconder o grito do povo.

2. O dinheiro público feito dos nossos pesados impostos e que falta para a Saúde, Educação, Segurança e infraestrutura, mas sobra para o sobre preço, superfaturamento e a corrupção, eles querem ainda uma boa fatia para torrar nas suas próprias eleições. Já financiamos com recursos público a propaganda obrigatória, o fundo partidário... Nãoé pouco. Só falta, com o tempo, a defesa do voto na lista. Aquela que nós não temos acesso. Ela é feita entre eles. É a dos escolhidos entre paredes. É uma vergonha.
Herculano
03/07/2013 11:35
E GASPAR É DIFERENTE?

Menos de 4% das cidades brasileiras têm planos de transporte. Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE nesta quarta, apenas 6,4% dos municípios têm conselho do setor. Aqui o transporte coletivo urbano quando foi implantado, favoreceu o ganhador. O caso está na Justiça até hoje. O município, que é o permissionário - o primeiro a fiscalizar e exigir qualidade - fechou o olho e é o que mais defende o irregular sob a alegação que o cumprimento do quer o Ministério Público provocaria o caos, não o saneamento, exemplo e lição. Será por que? Acorda, Gaspar!

Quem implantou e licitou este serviço em Gaspar foi o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, em 2002. Desde lá a questão se arrasta sem definição na Justiça.
luciano da cunha
03/07/2013 11:27
PORQUE OS VEREADORES DE GASPAR NÃO FAZEM O MESMO

Com pá e carrinho de mão, vereador tapa buracos em São Joaquim, SC Cena foi registrada na tarde desta segunda-feira (1), na Serra de SC. Político tem 47 anos e está no primeiro mandato como vereador.O vereador Antônio Carlos da Rosa, da cidade de São Joaquim, na Serra catarinense, foi visto tapando buracos na rua Nossa Senhora de Aparecida, localizada no Bairro Bela Vista. A cena ocorreu na tarde desta segunda-feira (1) e, segundo o político, já é comum. "Eu já fui presidente da comunidade, antes de ser vereador. Gosto de contribuir, afinal moro aqui e utilizo a rua para andar também", disse o vereador, que é conhecido na cidade por Antônio Baduí.Com 47 anos, o político conta que atualmente se dedica apenas ao trabalho de vereador, realizando alguns trabalhos na prefeitura. Antes de se dedicar à política, Antônio trabalhava na colheita de maçã. Agora, o vereador diz que a cena irá se repetir mais vezes, sempre que for necessário. No primeiro mandato na Câmara Municipal, Antônio foi eleito com 522 votos. Nas sessões, realizadas sempre às segundas-feiras, ele diz que seu objetivo como parlamentar é contribuir mais com a cidade.

matéria da globo.com
vlad
03/07/2013 08:35

Nada contra mas......

Todo petista justifica as cagadas dos 10 anos de governo com cagadas de outros presidentes. Até parece que enganam a alguém.
Capim Guiné
03/07/2013 07:38
Olha só não tem médicos no posto de saude hoje parece que estão fazendo um dia de paralização como em todo o Brasil
Herculano
03/07/2013 07:36
NEM AI. POLÍTICOS E ASSESSORES APOSTAM NA AMENÉSIA E NA FALTA DE FORÇAS E FÔLEGO DO POVO. ELES CONHECEM COMO NINGUÉM OS SEUS ELEITORES. A MAIORIA É IGNORANTE E ALIENADA. É DEPENDENTE DE ESMOLA ESTATAL OU PRECISA SE VIRAR NO TRABALHO DURO E NAS HORAS DA CONSCIENTIZAÇÃO ESTÁ ENLATADO NO TRANSPORTE PÚBLICO PRECÁRIO. AO NÃO FACILITAR ACESSO A EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, OS POLÍTICOS DO PODER DEMONSTRAM COMPETÊNCIA E FAZEM ISTO INTENCIONALMENTE

Esta é uma das manchetes políticas do jornal O Estado de S.Paulo. Dilma recupera popularidade em quatro meses, afirma marqueteiro. Em e-mails enviados a ministros, João Santana diz que abalo na imagem da presidente não é irreversível
Herculano
03/07/2013 07:25
A PASSEATA DOS EMPULHADORES, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

Depois que o andar de baixo foi para a rua, o de cima tomou o rumo da mistificação

Desde que o monstro foi para a rua, o andar de cima virou urubu que voa de costas. Em poucas semanas, aprontou o seguinte:

1) A doutora Dilma reuniu o ministério e propôs "cinco pactos". Quais? Ninguém lembra. A quem? Ninguém sabe.

2) Em seguida defendeu uma constituinte exclusiva, ideia que durou 24 horas, porque ninguém sabia o que era.

3) Agora quer um plebiscito para orientar uma reforma política na qual o PT quer arrancar o financiamento público das campanhas (sendo seu maior beneficiário) e, se der, algum voto de lista.

4) O governador Geraldo Alckmin, cuja Polícia Militar acendeu o pavio da explosão da rua. (Argumente-se que ele não a controla como devia, mas esse é um problema do doutor.) Dias depois suspendeu o aumento de 6,5% dos pedágios nas rodovias paulistas, previsto para o início deste mês.

5) O Senado poderá aprovar hoje um projeto que dá transporte gratuito a estudantes.

6) Finalmente, o prefeito Fernando Haddad propôs um conjunto de medidas a tirou da manga o surrado aumento de impostos sobre bens supérfluos.

Tudo marquetagem.

Suspender aumento de pedágio pode até ser uma providência saudável, mas resulta num estímulo ao transporte individual. O problema está noutro lugar, nas relações promíscuas dos Estados com a privataria que atende pedidos de governadores e prefeitos para fazer obras, retarda serviços e vai buscar no escurinho da agências a prorrogação de seus contratos. Assim acontece em São Paulo, assim sucedeu no Rio, onde a prorrogou-se o contrato do metrô e das barcas Rio-Niterói antes da venda das concessões. A compensação para os empresários de São Paulo virá da redução do valor que são obrigados a remeter à agencia reguladora (ferro na Viúva) e do desconto no que é devido por atraso de obras (ferro na Viúva, de novo).

O passe livre para estudantes oferecerá transporte gratuito a todos os estudantes, inclusive àqueles que não precisam. Tem dia em que o chofer está de folga ou a mamãe foi para Miami. Como resolver isso? Ganha o passe quem pedir, pela internet, indo buscar a carteirinha duas vezes por ano num posto do governo. Se o pessoal do Bolsa Família é obrigado a pedir, porque a Bolsa Passe Livre deve ser automática, sujeita à conhecidas fraudes? Durante o New Deal, Franklin Roosevelt não deu moleza a quem disse que precisava de ajuda. Só a recebia quem pedia e ralava para coletá-la.

Sempre que um governo não sabe o que fazer defende mais impostos sobre bens supérfluos. O PT manda em Brasília desde 2003, passou a voar nos jatinhos amigos, aninhou-se na rede de interesses da plutocracia e cobra IPVA de quem tem carro velho (produto supérfluo), mas nada pede a quem tem helicóptero (um bem essencial).

O que a rua quer é menos empulhação dos sábios de planilhas que confiaram nos mecanismos de persuasão da polícia e dos pensadores. O que a doutora Dilma, governadores e prefeitos estão oferecendo é pouco mais que uma marquetagem destinada a embaralhar o debate. Inverte-se um velho slogan que se dizia: "Peça o Impossível". Noves fora o passe livre, a rua pede o possível: menos roubalheira e mais contas abertas. Os palácios estão oferecendo o impossível.

Herculano
03/07/2013 07:20
ESTA MANCHETE DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO DESTA QUARTA-FEIRA DIZ TUDO. OS PROFISSIONAIS E ESPERTOS POLÍTICOS EM POUCOS DIAS CONSEGUIRAM DESVIAR A ATENÇÃO E DAR UM NÓ NAS JOVENS E DESARTICULADAS VOZES DAS RUAS. ABAFARAM OS GRITOS CONTRA A CORRUPÇÃO, O ROUBO, A MÁ GESTÃO, A FALTA DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA. E COLOCARAM A REFORMA POLÍTICA E ELEITORAL NA SALA, POIS ELA NÃO VAI DAR EM NADA NO CURTO PRAZO E NA INTENÇÃO COMO SE ARMOU

Prazo do TSE e resistência de aliados dificultam plebiscito. Prazo do Tribunal Superior Eleitoral ameaça tornar inviável que o
resultado do plebiscito da reforma política seja válido já em 2014
Herculano
03/07/2013 07:14
BARREIRA DA LÍNGUA, por Cláudia Colluci para o jornal Folha de S. Paulo

Cenário: um posto de saúde no interior do Maranhão.

- Buenos dias, señor, o que siente? - pergunta o médico.

- Tô com dor no bucho, comi uma tapioca reimosa, me deu um empachamento danado. Minha cabeça ficou pinicando, deu até um farnizim no juízo.

- Butcho? Tapiôka? Empatchamiento? Pinicón? Far new zeen???

O trecho acima é de uma piada que circula no Hospital das Clínicas de São Paulo sobre as dificuldades de comunicação que os médicos estrangeiros deverão enfrentar nos rincões do Brasil.

A barreira da língua e dos regionalismos parece um mero detalhe em meio a tantas outras questões mais sérias já levantadas, como a falta de remédios, de equipes e de infra- estrutura, mas não é.

Como é possível estabelecer uma relação médico-paciente, um diagnóstico correto, se o médico não compreende o paciente e vice-versa?

Sim, essa dificuldade já existe no Brasil mesmo com médicos e pacientes falando português, mas ela só tende a piorar com o "portunhol" que se vislumbra pela frente.

O ministro Padilha já disse que isso não será problema, que é mais fácil treinar um médico em português do que ficar esperando sete ou oito anos até um médico brasileiro ser formado.

Experiências internacionais, porém, mostram que não é tão fácil assim. Na Alemanha, mesmo com a exigência da proficiência na língua, um estudo constatou atraso de diagnósticos pelo fato de o médico estrangeiro não conseguir entender direito os sintomas de pacientes.

Além disso, há queixa dos profissionais alemães, que se sentem sobrecarregados por terem de atuar como intérpretes dos colegas de fora.

Nada contra a vinda dos estrangeiros, desde que estejam aptos para o trabalho. Tenho dúvidas, porém, se três semanas de treinamento, como aventou Padilha, é tempo suficiente para isso.
BELCHIOR
03/07/2013 06:46
O vereador Jaime deveria, ao invés de fazer propaganda para o PT e a prefeitura no facebook, fiscalizar o que acontece embaixo de seu nariz no posto de saúde do Belchior, onde a gente liga dezenas de vezes e fala uma mensagem automática dizendo que não tem ninguém para atender o telefone.Só em Gaspar...
Vereador, vai lá trabalhar de atendente, você nos prometeu mais uma creche, asfalto, você veio na minha casa com promessas falando mal do trabalho do Joceli, você está indo ao mesmo caminho.
Herculano
02/07/2013 21:55
DEPOIS SOU EU QUEM EXAGERA, QUEM MASSACRA. O BRASIL VÊ, CONSTATA. EU APENAS OLHO A MARÉ. OS PETISTAS DE GASPAR E DE SANTA CATARINA PRIMEIROS AMIGOS É QUEM SÃO CEGOS. SURDOS AS RUAS JÁ PROVARAM QUE SÃO. MUDOS? NÃO. VIVEM COMO MARIONETES A PROPAGANDEAR FARSAS COMO VERDADES

Mercadante articula no Senado, anuncia Lauro Jardim, de Veja, para concluir com uma observação definitiva na autoridade nacional da cena que possui, à aquilo que já escrevi aqui e faz tempo.

Aloizio Mercadante passou boa parte do dia no Senado. Tratou de assuntos relativos ao Ministério da Educação. Mas não só

Foi fazer o papel que cabe a Ideli Salvatti: articular a base para a aprovação de projetos de interesse do governo e para barrar os que não têm o apoio de Dilma.
Herculano
02/07/2013 19:01
DISCURSO PETISTA

O vereador Jaime Kirschner, PMDB, aquele que defende médicos estrangeiros, sem o revalida e sem comunicação em português para atender doentes, pobres e ignorantes dos grotões que que não possuem remédios e estrutura de saúde, culpou as elites e os conservadores por impedir as mudanças que a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, quer fazer no país. Citou até a derrubada de João Goulart, em 1964, como um exemplo.

Então está na hora do Jaime elogiado no seu discurso em defesa do PT porAntônio Carlos Dalsóchio, agora líder do governo do seu cunhado Pedro Celso Zuchi, PT, apontar quais são mesmo as reformas que a presidente Dilma quer fazer e os políticos não a deixam fazer.
1. Dilma tem a maior base aliada. Ou seja, aprovaria em tese tudo o que quisesse. Se não aprova é porque não quer reformar ou porque não tem a base.
2. Quem mais boicota esta base, é justamente o ganancioso PMDB. Ou seja, Jaime deveria olhar para dentro de casa (partido), antes de fazer discursos desconexos.
3. Pior mesmo, é o PT aplaudir incoerências. E depois os políticos dizem não saberem a razão pela qual os jovens (na sua maioria) estão nas ruas. Sabem sim. E como! Tramam todos juntos, como se o povo fosse tolos. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/07/2013 18:49
OS CACIQUES DE ARAQUES DOS PARTIDOS PASSAM VERGONHA EM PÚBLICO

PDT se reúne, mas não apóia plebiscito sugerido por Dilma, informa Ricardo Noblat, de O Globo

Carlos Luppi, presidente do PDT, tinha um sonho: o do seu partido ser o primeiro a anunciar apoio formal ao plebiscito para a reforma política proposta por Dilma. E se possível no dia em que Dilma despachasse para o Congresso a lista com possíveis ítens da reforma.

A lista desembarcou no Congresso esta manhã. Imediatamente, Luppi reuniu a Executiva Nacional do PDT, convocada com antecedência, e mais alguns deputados e senadores.

Foram cerca de 40 pessoas que deram as caras na sede do partido, em Brasília.

Uma delas falou bem do plebiscito - o atual ministro do Trabalho, indicado para o cargo por Luppi.

Os demais falaram mal.

Luppi preferiu não pôr em votação o apoio do partido ao plebiscito.
Herculano
02/07/2013 18:44
CONTRA ESTRANGEIROS, MÉDICOS PROTESTO NACIONAL AMANHÃ. ÓTIMO. MAS ESTA NÃO É A PRIORIDADE PARA SE PROTESTAR PARA QUEM QUER ASSISTIR OS DOENTES E POBRES. O PROTESTO DEVERIA PRIMEIRO SER CONTRA A FALÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E SEU GESTOR, O GOVERNO DO PT.

Entidades médicas devem fazer uma manifestação nacional de médicos no dia 3 de julho. O protesto, segundo a entidade, é feito por conta da decisão do governo federal de trazer médicos do exterior para que trabalhem no SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo as associações, os serviços de urgência e emergência não serão afetados.
Herculano
02/07/2013 16:18
O GOVERNO COLOCOU A LIVRE INCIAITIVA E O MERCADO NA LONA

Bovespa cai 4% com liquidação de estrangeiros. O dia já era ruim por aqui por conta da safra de notícias ruins sobre as empresas 'X' e do dado fraco de produção industrial


Herculano
02/07/2013 16:10
AMEAÇADO NA HEGEMONIA E PERPETUAÇÃO NO PODER, PT TRABALHA DE FORMA ORQUESTRADA PARA DIVIDIR O PSDB E MOSTRAR A EDUARDO CAMPOS, PSB, QUE ELE É UM COADJUVANTE. UMA PESQUISA, DE UM INSTITUTO DESCONHECIDO DO PARANÁ E SEM EXPERIENCIA NACIONAL MAS QUALIFICADO AGORA COMO TRADICIONAL - APONTA QUE JOSÉ SERRA É O NOME CAPAZ DE COLOCAR OS TUCANOS NO SEGUNDO TURNO


Pesquisa mostra Serra quase no segundo turno, alardeia o 247, canal do PT patrocinado por bancos estatais, feito dos nossos pesados impostos. Para ele, sondagem presidencial feita pelo tradicional Instituto Paraná Pesquisas em 177 municípios revela que o tucano José Serra ainda é mais competitivo do que o senador Aécio Neves; ele teria 21,7% dos votos, em empate técnico com a ex-senadora Marina Silva; pesquisa confirma Datafolha e mostra que a presidente Dilma iria para o segundo turno

Sondagem do instituto Paraná Pesquisas, de Murilo Hidalgo, encomendada pelo jornal Gazeta do Povo e divulgada nesta terça-feira (2), mostra que o tucano Aécio Neves perdeu fôlego na disputa pela presidência da República e foi ultrapassado por José Serra, também do PSDB, que teria 21,7% das intenções de voto, caso ele fosse o candidato, ante 15,7% de Aécio. O levantamento também aponta para um possível segundo turno e para a liderança da presidenta Dilma Rousseff em todos os cenários pesquisados.
Herculano
02/07/2013 16:02
OS MESTRES DA PROPAGANDA ENGANOSA E DO MARKETING JÁ INICIARAM O PROCESSO ENTORPECER OS ESPERANÇOSOS DE MUDANÇAS

1. Inventaram um plebiscito para se desviar das discussões sobre roubos e corrupção de valores no poder, nos políticos e nos governo;
2. Esta cortina de fumaça fará que nada se cobre sobre saúde, educação, segurança e infraestrutura;
3. O plebiscito leva no mínimo 70 dias acaba de assegurar o TSE;
4. A presidente mandou o que ela sugere como próprio para a plebiscito. Como este assunto é exclusivo do Congresso vai se cozinhar no mínimo 40 dias, se houver a máxima boa vontade.
5. Então somes 70 e 40 dias, teremos 110 dias. Estará ultrapassado o prazo de tudo estar resolvido um anos das eleições como determina a Constituição.
6. Entenderam. O poder, o governo e o PT doparão mais uma vez o Brasil por dias, até todos ficarem exaustos, esquecidos e subordinados à pauta e interesses dos que guiam os nossos destinos. E nós votando neles. Wake up, Brazil!
Herculano
02/07/2013 15:50
CANDIDATOS A PREFEITO E VEREADOR EM GASPAR TEM MULTA REDUZIDAS PELO TRIBUNAL

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiram, à unanimidade, votar pelo conhecimento e dar provimento parcial do recurso apresentado pela Coligação "As Pessoas em Primeiro Lugar" (PP-PHS-PSBPSD), de Gaspar, e por Teresa da Trindade e Valdir Testoni, terceiros colocados nas eleições municipais 2012 na disputa pelo cargo de prefeito e vice, respectivamente, bem como dos recursos interpostos pelos suplentes Evandro Carlos Andrietti, André Pasqual Waltrick, Nair de Souza, Arminda Zermiani, Maria Edeltrudes Stiehler e pelo vereador Luiz Carlos Spengler Filho, para reduzir a pena de multa. Por outro lado, deram provimento ao recurso da suplente de vereadora Vanilda Müller, para afastar a multa imposta na sentença do 1º grau.

De acordo com o voto do relator, juiz Luiz Henrique Martins Portelinha, a ação movida pelo Ministério Público Eleitoral diz respeito a colocação pelos recorrentes de placas justapostas, supostamente irregulares, em diversos pontos do município. De acordo com a sentença do juízo de 1º grau, houve infração à legislação eleitoral, já que as placas foram colocadas formando um "V", gerando um efeito visual do outdoor. "A sentença, contudo, necessita ser parcialmente reformada. Com efeito, analisando a prova colacionada-fotografias-, constato que nem todas as placas justapostas assumem o efeito visual de outdoor".

Dessa forma, o relator votou e a Corte acordou que com relação à Coligação "As Pessoas em Primeiro Lugar" (PP-PHS-PSBPSD), e aos candidatos Teresa da Trindade e Valdir Testoni, das dezesseis placas apontadas como irregulares, três delas não causaram efeito visual de outdoor, reduzindo a multa estipulada anteriormente de R$15.961,50 para R$ 8.000,00.

Para os candidatos eleitos como suplente Nair de Souza e Evandro Carlos Andrietti, a multa foi reduzida para R$ 2.333,00. Os suplentes André Pasqual Waltrick, Arjminda Zermiani, Maria Edeltrudes Stiehler e para o vereador Luiz Carlos Spengler Filho, tiveram a multa reduzida de R$ 5.320,50 para R$ 2.000,00.

Já a suplente Vanilda Müller, foi a única recorrente que teve o recurso provido integralmente e a multa afastada. "Constou da representação que a recorrente, candidata ao cargo de vereador, foi responsável pela fixação de um conjunto irregular de duas placas em justaposição (fotografias de n. 16). Entretanto, como destacado anteriormente, essas placas foram colocadas em justaposição em ângulo não permitia sua visualização em conjunto, razão pela qual devem ser desconsideradas para fins de aplicação da penalidade de multa".

A decisão do TRE-SC foi publicada na última quarta-feira, 26 de junho.
Quebra Tijela
02/07/2013 14:12
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi a reação que tive quando li, o que é isso? Uma tremenda gargalhada, das mais debochadas possível!
Então quer dizer que o cara não consegue agregar ninguém ao seu partido quer ser candidato e dai vai alugar o PMDB, cujo os delegados votaram contra a orientação do PAKA para presidente estadual, alguém ai sabe jogar truco, peço seis nesse facão! kkkkkkkkkkkkkk
To pagando para ver; todas as MINHAS fichas e cubro a proposta da mesa, se por uma eventualidade o PT, o PSD e o PMDB formar a poli-aliança o Joel vai acabar pedindo voto para o ZUCHI, iDELI E DILMA.
Herculano
02/07/2013 13:56
COMEÇOU. O JULGAMENTO DO PREFEITO PEDRO CELSO ZUCHI FOI ADIADO NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. PREVISTO PARA AMANHÃ. ACONTECERÁ SÓ NO DIA DEZ, A PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

O julgamento foi adiado apedido dos advogados do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. O próprio PMDB não está confiante neste julgamento. Há notícias de que o relator inclina-se contra a denúncia.
Herculano
02/07/2013 13:36
UM PAÍS SEM RUMO, SEM LÍDER, SEM PLANO

Produção industrial cai 2% em maio após alta de abril, diz IBGE
Resultado veio abaixo do esperado por analistas e eliminou parte da alta de 2,6% em março e abril
Herculano
02/07/2013 13:34
JOEL DA COSTA VOLTA AO PMDB

A notícia dada hoje pelo jornal Cruzeiro do Vale de que o presidente do PSDB de Gaspar, Joel Júlio da Costa, de que el está deixando posto, além da surpresa para alguns, está incompleta. Joel vai deixar o partido e vai se re-filiar ao PMDB de onde veio. Pelo menos é o que desenvolve como plano para se viabilizar candidato a deputado estadual.

Ele próprio não esconde isto aos mais próximos esta sua intenção. E tudo já está acertado com o presidente de honra do PMDB de Gaspar, o ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca. Ele deu aval.

E o por quê disto? Porque falta músculo ao PSDB de Gaspar. Porque Joel não se identificou com o PSDB. Porque o PMDB de Gaspar não comprou ainda a candidatura de Joel a deputado estadual. A sua refiliação, pensa-se, facilitará a movimentação da máquina peemedebista em torno de uma candidatura e estancará os movimentos dos vereadores do PMDB em torno de outros candidatos do partido de outras regiões.
Idelfonso da Silva
02/07/2013 12:42
Amanha vamos nos reunir apos o julgamento do TRE em baixo da figueira, para pedir que Celso Zuchi deixe a cadeira para Cleber assumir a prefeitura. Gaspar merece um novo caminho para o futuro.
Que Deus ilumine a cabeça deste jovens estadistas.
Herculano
02/07/2013 12:37
A PERIGOSA MISTURA RELIGIÃO E POLÍTICA. A IGREJA CATÓLICA NO BRASIL JÁ SOFREU UM FORTE REVÉS PARA AS IGREJAS PENTECOSTAIS AO EXERCER ESTA PREFERÊNCIA. AGORA, VOLTA A FLERTAR COM O MESMO ASSUNTO


Papa endossa protestos e turbina apoio da Igreja, revela todo temoroso o 247, o canal do PT sustentado pelos bancos estatais - feitos nos nossos pesados impostos. Da primeira vez, o PT fez parte desta preferência da Igreja Católica. Agora, do jeito que está posto, será o alvo, o questionado.

Referência positiva às marchas será feita por Francisco em pronunciamento no dia 22, no Rio de Janeiro, no auge da Jornada Mundial da Juventude; ele deverá falar para mais de 1 milhão de pessoas; Papa foi informado pessoalmente por três cardeais brasileiros, em encontros distintos, em Roma, sobre acontecimentos no país; já vê os protestos como alinhados com o Evangelho; cardeal arcebispo de São Paulo, D. Cláudio Hummes disse ao Papa que marchas nada têm a ver com a presença dele no Brasil; "São contra o governo", informou
Fernanda Linhares
02/07/2013 12:32
Gostaríamos de agradecer o pedido feito ontem pelo vereador Luizinho Fischer, para que o prefeito arruma-se a geladeira da cozinha do posto de saúde, que estava estragada a mais de 5 mes.
Só assim memo pra que a geladeira ser arrumada, teve que um vereador envergonhar o secretario de saúde e prefeito. Do jeito que vai os vereadores vão ter que começar a fazer toda semana pedidos.
Herculano
02/07/2013 12:28
NÃO SE TRATA DE FENÔMENO ISOLADO, por Ilimar Franco

Muitos são os políticos tentados a relacionar os protestos que estão levando milhares de jovens às ruas a uma conspiração qualquer. Mas, antes que a imaginação ganhe asas, como a do ?chavismo?, convém mergulhar na experiência internacional.

Na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, ocorreram protestos populares, porque a população africana questionava a prioridade do país ao investir nos jogos. Se isso não bastasse, também houve manifestações nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Uma parcela da sociedade, no mundo todo, resiste à ótica dos governos de que os grandes eventos serão responsáveis por dividendos futuros para o país e seu povo
luciano da cunha
02/07/2013 12:25
O POVO NÃO SABE A DIFERENÇA DE PASSEATA E MANIFESTAÇÃO

pois é ontem tivemos uma passeata comandada pela policia que diz ao povo onde deve ir, e não onde querem ir realmente,

foi diferente do resto do brasil onde os manifestantes bloquearam as ruas,

e em gaspar foi banal parar por 2 horas, querem ter resultados, parem o transito das 15 horas até as 20 horas,quando o governo tem prejuizo e transtornos são obrigados a mudar,

com aquela passeata de ontem o prefeito os seus comparsas e os baba ovo estão rindo a toa,um abraço.

Herculano
02/07/2013 12:24
AS DIFERENÇAS QUE FAZEM DIFERENÇA

O secretário de Infraestrutura do govenador Raimundo Colombo, PSD, o Valdir Colbachini, PMDB, veio a Blumenau dar explicações as lideranças de lá. Veio a convite da Acig, que possui liderança e centenária. Ou seja, não é de hoje. Algo construído. Consolidado. Apartidário. Ganhou respeito institucional. O prefeito de lá, Napoleão Bernardes, PSDB, foi à concorrida na acanhada sala de reuniões.

Aqui, a Acig nem se interessa pela audiência pública onde a comunidade, a Comissão de Gestão Pública (que o PT achou menor) e o Ministério Público promoveram para chamar à responsabilidade a empreiteira meia boca contratada pela prefeitura para a realização da reforma da ponte Hercílio Deecke. E olha que a Acig já teve gente como Francisco Mastella que até foi um dos mais ativos presidentes da Facisc.

Na Acib, Cobalchini falou entre outros assuntos de relevância para Blumenau, do Anel de Contorno de Gaspar - que também vai beneficiar Blumenau e por isto é defendido pelo pessoal de lá. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, não foi à reunião. Mandou a secretária de Planejamento, Patrícia Scheit, representá-lo. Se fosse alguma coisa da Fecam, talvez estaria lá. Se fosse da Ferrovia do Frango, talvez estaria lá. Se a reunião fosse em Brasília, talvez estaria lá. Perceberam a diferença?

Outra. A Acig não estava totalmente ausente desta reunião lá em Blumenau no dia de ontem. Mandou o empregado que tem aqui, o secretário executivo, ou seja, sem representação institucional e voz para decisão. Perceberam a diferença? É por isso, que Gaspar está sempre a reboque e com os problemas dependendo da solução dos outros. Os culpados? Os que se dizem líderes e representantes da cidade, cidadãos e cidadãs. Acorda, Gaspar!
Herculano
02/07/2013 12:00
IMPÁVIDO COLOSSO, Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo

A presidente da República registra uma queda de popularidade abrupta e tão profunda como nunca antes se viu neste País e sua reação é convocar uma reunião ministerial. "Para mostrar que o Brasil não está parado."

Espetáculo síntese da estrutura mastodôntica de ineficiência inequívoca, de irrelevância administrativa e politicamente distanciada do que seria o critério de coalizão apoiada na execução de programas de governo.

Tanto é que o Planalto sempre exibiu com certa jactância a indiferença funcional da presidente para com a maioria dos ministros.

Em suas edições de domingo e segunda-feira, O Globo traz notícia sobre isso em dois retratos da máquina desenhados a partir de números oficiais. Um deles mostra a discrepância entre os orçamentos autorizados e o dinheiro aplicado pelo governo federal desde 2003, em saúde, saneamento, educação e transportes. Outro diz respeito ao custo da máquina ministerial.

Para a saúde, apenas 39,3% dos R$ 50,6 bilhões disponíveis foram aplicados; em saneamento, 48,6% dos R$ 16,7 bilhões; na educação, 61,3% dos R$ 53,3 bilhões; em transportes, 60,5% dos R$ 118,5 bilhões. Pergunta inevitável: adianta destinar mais R$ 50 bilhões para programas de "mobilidade urbana" e a totalidade do dinheiro dos royalties (ainda inexistentes) do pré-sal para a educação se o governo não dá conta de investir o que já tem?

Os dados sobre as despesas com os 39 ministérios mostram que somam R$ 611 bilhões por ano: destes, R$ 192 bilhões gastos para pagar 984.330 funcionários. Havia 24 pastas no fim do governo Fernando Henrique, Luiz Inácio da Silva criou onze e Dilma Rousseff acrescentou mais quatro. A quantidade de gente em cargos ditos de confiança (ocupados pelo critério Quem Indica) é a maior desde 1997:22.417.

Precisa plebiscito para o poder público entender que assim não é possível? Não é a reforma política que dará resposta a isso. É - para usar um chavão - a vontade política de fazer as coisas de modo mais decente e eficiente.

Digamos que nesse momento de queda de popularidade e intenções de voto não seja fácil a presidente da República propor uma alteração de hábitos. Em tese, os partidos já agastados com ela ficariam ainda mais conflagrados.

Na prática talvez não seja assim. A pesquisa do Datafolha mostrou que sobrou para todo mundo: presidente, governadores e prefeitos. Só que a União, dona de todos os bônus quando as coisas vão bem, acaba arcando com o maior ônus quando as coisas vão mal.

De onde cabe ao Planalto e à presidente Dilma Rousseff abrir o caminho para a recuperação. As propostas vazias de pactos, sugestões mirabolantes como a da Constituinte exclusiva e votação apressada de projetos no Congresso já se mostraram ineficazes.

Podem até fazer frente à emergência, mas ficam vencidas quase que na mesma hora devido à impossibilidade fática de se acreditar na sinceridade (e, sobretudo, na consistência dos resultados) da correria.

Uma reunião ministerial tampouco faz verão. É - usando outro lugar comum - mais do mesmo, remendo inútil para estancar a sangria. O remédio é ir ao ponto. O modelo causa revolta? Mude-se o modelo.

O governo achou que acertou quando a pesquisa apontou 68% de apoios ao plebiscito. Foi até pouco, pois a população não se oporia mesmo a ser consultada. Como já se viu na discussão suscitada pelo tema, a proposta é mais fácil de ser apresentada do que de ser executada.
Herculano
02/07/2013 11:53
UNIVERSIDADE FEDERAL EM GASPAR

Na onda desta possibilidade, a vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, está sugerindo ao prefeito na indicação 355 que faz na sessão de hoje a tarde indicar os imóveis onde funcionava o administrativo da Empresa Bunge, na rodovia Jorge Lacerda ou no imóvel da Massa Falida Sul Fabril, localizada na Rua Pedro Simon, bairro Margem Esquerda, onde funcionava a Empresa Capgemini, implantação no município o campus da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

A ideia não é ruim para o presente, mas limita o futuro de um campus. E uma Universidade do porte de uma Federal, pressupõe futuro, crescimento, ampliações...
Herculano
02/07/2013 11:44
A TRANSPARÊNCIA E A IMPRENSA LIVRE, INVESTIGATIVA (QUE A QUEREM SOB CONTROLE EXATAMENTE PELA "PERIGOSA" INDEPENDÊNCIA E ESCLARECIMENTO DO POVO) DERRUBAM OS DISCURSOS PREPARADOS, ESPERTOS E MAROTOS DOS POLÍTICOS E TÉCNICOS DE ARAQUES, A MARQUETAGEM E A PROPAGANDA ENGANOSA DO GOVERNO

O que está no jornal Folha de S. Paulo desmentindo o governo e seus fantasiosos números? Gasto da União com mobilidade é só 1/4 da verba anunciada para o setor.

A farsa é desmontada pelo repórter Dimmi Amora, da sucursal de Brasília do jornal paulistano. País em protesto Os projetos de mobilidade urbana no país sofrem com planos malfeitos e lentidão nas obras, em contraste com o quadro apresentado pelo governo federal depois das manifestações nas ruas. Como consequência, os investimentos são reduzidos.

Ao apontar a mobilidade como um dos alvos do "pacto" proposto pela presidente Dilma Rousseff, o governo informou que havia R$ 89 bilhões em projetos já "em carteira" e prometeu investir mais R$ 50 bilhões em obras de metrô, VLT (veículos leves sobre trilhos) e BRT (ônibus rápido).

Até o momento, o Tesouro Nacional ainda não detalhou de onde virão os recursos para os novos investimentos. E os números dos projetos já anunciados são inflados e não revelam que têm como fonte principal os hoje vazios cofres de Estados e municípios.

A Folha levantou os recursos já efetivamente usados nesses projetos desde 2010. Não chegam a R$ 20 bilhões, cerca de 25% do que o governo federal informa ter em carteira.

Do dinheiro que já saiu dos cofres públicos, a menor parte é federal. Nos últimos três anos e meio, o orçamento do ministério das Cidades, responsável por repassar dinheiro para essas obras, só registra R$ 1,5 bilhão de pagamentos para novas obras no setor, a maior parte na rede federal de metrôs.

Pouco foi repassado para Estados e municípios executarem obras.

A estimativa de especialistas é que Estados e municípios gastaram cerca de R$ 18 bilhões no setor nesse período, seja com recursos próprios ou com empréstimos obtidos em bancos federais.

O Estado de São Paulo, o que mais gasta no setor, tem obras financiadas pelo governo federal, com orçamento próprio e com financiamentos internacional.
Herculano
02/07/2013 11:37
HUMILHAÇÃO

O que é feito da gasparense honorária, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, PT? Ela é uma mera expectadora. A chefe Dilma Vana Rousseff faz dela gato e sapato e na sua função, as relações com os políticos e o Congresso, tem se revelado um desastre completo, é parte da crise e estimuladora das ruas, que ela tanto conhecia antes de se tornar poder.
Herculano
02/07/2013 11:34
DESPESA

A Câmara de Gaspar está gastando R$5.014,42 numa gráfica de Blumenau para imprimir 220 exemplares da Lei Orgânica daqui e outros 200 do Regimento interno da Casa.
Herculano
02/07/2013 11:29
"CATARSE TEMPORÁRIA", por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo.

O marqueteiro João Santana atribui a queda de 27 pontos na popularidade de Dilma (sem contar os 8 pré-manifestações) a uma "catarse temporária", prevendo que a presidente renascerá das cinzas qual uma fênix e vencerá no primeiro turno em 2014. Possível quase tudo é, mas não será nada fácil.

Fernando Henrique e Lula também bateram no fundo do poço e voltaram à tona, em especial Lula, que afundou no mensalão em 2005, foi reeleito em 2006 e virou o presidente mais popular da história. Mas FHC tem inteligência política, Lula tem um faro extraordinário, e ambos tinham time. Faltam a Dilma bagagem, instrumental e equipe.

Não é com Mercadante na política, Mantega na economia e Gleisi na prateleira que a presidente vai pular a fogueira e superar a crise. Muito menos contrapondo o plebiscito da reforma política aos péssimos serviços à população e aos maus índices e presságios da economia.

O Datafolha confirma que o estrago não foi só em Dilma e pegou em cheio desde governadores, como o veterano Alckmin, a prefeitos, como o promissor Haddad, mas um dado sobressai: a pior avaliação dela é entre os mais jovens. Pode significar que eles estão jogando o PT no mesmo balaio dos demais partidos e de todo o resto. Fim do sonho.

Os maiores adversários de Dilma neste momento, aliás, são a perda do encanto e o pavor do PT e da base aliada diante da perspectiva de perda de poder - e de verbas, cargos, carros, viagens, secretárias...

E o maior aliado de Dilma é o tempo. Da "catarse temporária" até a eleição serão 15 meses, mais do que suficiente para reviravoltas, especialmente se nenhum candidato real, de carne e osso, ocupar o vácuo de liderança e de expectativas.

O tempo, porém, não é tudo. É preciso saber ocupá-lo. Há dúvidas se Dilma, convocando plebiscitos e reuniões ministeriais e compensando suas fragilidades com demonstrações de força, saberá.
Herculano
02/07/2013 11:27
OBSERVAÇÃO ATUAL DE RUI BARBOSA

"Há tanto burro mandando em homens de inteligência, que as vezes chego a pensar que burrice é uma ciência".
sidnei luis reinert
02/07/2013 11:22
NESTE MOMENTO DE PROTESTOS E REIVINDICAÇÕES QUE SACODEM O PAÍS DE PONTA A PONTA, QUE TAL OS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS FECHAREM AS ESCOLAS PARA EXIGIR MUDANÇA NAS LEIS QUE PROTEGEM OS MARGINAIS E MINIATURAS DE MARGINAIS QUE ATERRORIZAM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO?A ESCOLA PERDEU A AUTORIDADE, ESTÁ PERDENDO A ESSÊNCIA E O PROFESSOR NESTAS ESCOLAS ESTÃO EM EXTINÇÃO.
Carlos
02/07/2013 10:39
Só nós Gasparense mesmo para aceitar uma reforme de uma ponte sem um projeto descutido com a comunidade anteriormente, com um transito intenso que temos devido as ligações de rodovias do vale ja deveriamos esperar por isso mesmo. A mesma só tinha um problema na estrutura da cabeceira, onde poderia se arruma em questão de um mes, e ainda aceitar um guarda corpo de ferro o qual estara deformardo em alguns meses por causa da poluição e do próprio ácido que temos em nossas mãos quando tocalo. Realmente nós Gasparenses temos é mesmo que morar em outra cidade como faz o Prefeito e vir aqui só para trabalhar. Assim não daria coro pra uma eleição, e Gaspar virava um distrito de outra cidade. A não ser que nas próximas eleições quizer-mos mudar para melhor. E ai sim, podemos ficar morando aqui mesmo. Acorda Gasparense.
Gasparense Indignado
02/07/2013 10:31
Peço por favor uma atenção do poder público em nome de todos os motoristas que trafegam pela Francisco Mastela. O estado dessa via está lastimável, com inúmeras crateras, tornando o trajeto muito perigoso. Como passo quatro vezes por dia por essa via, já estou com os amortecedores do carro estragados, pois não da pra desviar de todas as crateras, tem pontos em que só da pra torcer para que não estoure o pneu. Tomara que nenhum motociclista caia em uma delas, pois pode ser fatal.
Também no trevo de acesso a rua Itajaí, tem uma cratera a meses lá, e ninguém é capaz de tapar. Cadê aquele asfalto em abundância que víamos pouco antes das eleições? De quem é a responsabilidade pela manutenção dessa via? Sou um pagador de impostos, e não poucos, e espero uma solução.
Obrigado;
Daiane Skuptz
02/07/2013 09:20
Herculano,
Semana passada teve aula de libras na câmara, uma ação louvável que não ganhou o seu afeto ou atenção. De certo pq não era uma ação do PMDB.
Plenário lotado, pessoal ficou as três horas acompanhando a aula. Td aprovado pela comunidade.
O curso vai continuar. Em outro horário e local. Atitudes como esta tem de ser lembrada sempre.
Mesmo quando não são atitudes dos seus vereadores favoritos.

Dizem que se tivesse sido uma ação da Profª Nagel vc teria discorrido uma ata de elogios todinha só para ela.
Herculano
02/07/2013 09:11
MARKETING PADRÃO FIFA

No Brasil, hoje, poucas pessoas entendem tanto de como ganhar eleição quanto o jornalista - tornado marqueteiro - João Santana. Seu retrospecto recente inclui a reeleição de Lula no pós-mensalão e a vitória dos desconhecidos Dilma Rousseff, em 2010, e Fernando Haddad, dois anos depois.

Diante dos apuros em que se encontram os dois "postes" que ajudou Lula a iluminar, Santana "redobra a aposta'', como disse ao Painel após o Datafolha apontar queda de 27 pontos na avaliação da presidente: "Dilma ganha no primeiro turno''.

São da lavra do marqueteiro todas as peças de comunicação usadas pela presidente neste ano para comemorar a redução na conta de luz e os dez anos do PT no poder e, agora, responder aos protestos de junho.

O otimismo do Brasil se descolando da Terra e alçando voo rumo ao espaço, levado ao ar no programa do PT em maio, em nada combina com as cenas de milhares de pessoas indo às ruas no mesmo país para reclamar contra tudo e contra todos.

Mas já ali, no texto do próprio João Santana, Dilma enunciava que não basta economia dinâmica'' sem educação, saúde e segurança de qualidade. "Aliás, todos os serviços públicos têm de estar à altura do novo Brasil.''

Lula dizia que o Brasil aprendeu a transformar o demorado em rápido, o impossível em possível''. De fato, como se veria logo em seguida.

Ao refazer sua aposta na vitória da presidente sem segundo turno, apesar do cenário hoje adverso, o marqueteiro do PT deve crer que, passada o que chamou de "catarse emocional'', as reivindicações das ruas serão canalizadas para algo racional como a fala de Dilma em maio.

Resta saber se, depois de 12 anos de PT no poder e com a economia não tão dinâmica, a cliente de Santana terá credibilidade para vender ao eleitor não os efeitos especiais de um blockbuster chamado "Brasil'', mas os tais serviços padrão Fifa'' que os criadores dos cartazes de rua batizaram de forma tão genial. E de graça.
Herculano
02/07/2013 09:02
A DESCULPA DO AMARELO É DORMIR DESCOBERTO. DEPOIS QUE A JUSTIÇA OBRIGOU A PREFEITURA A REPASSAR O QUE CONTRATOU COM O HOSPITAL, ELA DIZ QUE NÃO PRECISAVA IR A JUSTIÇA. RIR É POUCO

Quem foi hoje a rádio 89,7 FM em nome da prefeitura dizer que vai pagar o que deve ao Hospital de Gaspar? O procurador geral do município, José Carlos Schramm. Mais. Ao povo, manipulado e desinformado, disse que o Hospital não precisava ir a Justiça para receber o que lhe é devido no contrato que assinou com a prefeitura. Houve precipitação. Faltou diálogo.

É? Mas, quem tomou a medida de força e reteve os pagamentos de forma unilateral, armou o circo e fez propaganda enganosa? A prefeitura. Então quem se precipitou? O Hospital ou a prefeitura. Não defendo um, nem outro. Defendo os doentes, pobres, fracos e desinformados que estão pagando a conta com seus dramas, dores e repúdio de gente almofadinha que pode pagar plano de saúde ou ser atendido particularmente num caso de urgência.

O que não funciona no Hospital se sabe há muito. O que contribui para o seu não funcionamento na filantropia e atendimento público, também se sabe: é o Sistema Único de Saúde bancado pelo governo Federal que trocou a saúde dos brasileiros por corrupção, sobrefaturamente o superestádios para poucos. Em Gaspar isto é agravado quando a política partidária quer aparelhar o Hospital como um exercício de Poder. Acorda, Gaspar
Pedro
02/07/2013 08:39
Bom dia Sr. Herculano e Gasparenses !!

Somente para informar, aquelas grades que estão sendo colocadas com o nome de Guarda corpo na velha ponte, também são velhas, estão todas enferrujadas e são originalmente pintadas de azul. Estão apenas pintando elas de amarelo e instalando na ponte. Coisa feia !!! Estamos pagando por filé e comendo carne de pescoço !!! De onde elas vieram ???? alguém sabe ??

LUCIANO DA CUNHA
02/07/2013 08:13
PT E SUA SOBERANIA

QUEM ACREDITA QUE O PT VAI SE LIVRAR DESSA CASSAÇÃO ( NINGUÉM) TODOS SABEM QUE OS GOVERNANTES DO PT TEM A SEU DISPOR OS MAIORES MANIPULADORES E CORRUPTOS DA POLITICA QUE CALA A TODOS,

NA VERDADE PRA TUDO IR BEM E FUNCIONAR O PT TEM QUE SER EXPURGADO DA POLITICA.UM ABRAÇO.
vlad
02/07/2013 07:59
Dilma disse que quer a reforma política em vigor em 2014. E eu acredito em Papai Noel.
Herculano
02/07/2013 07:55
ILHOTA FAZ TAC III

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA - TAC

O Ministério Público do Estado de Santa Catarina, representado, neste ato, por sua Promotora de Justiça da Comarca de Gaspar, Drª Chimelly Louise de Resenes Marcon, doravante designada COMPROMITENTE; o Município de Ilhota representado neste ato pelo Sr. Daniel Christian Bossi, Prefeito Municipal; acompanhado nesta oportunidade da Procuradora-Geral do Município Drª Marli Zieker Bento, doravante designado COMPROMISSÁRIO;

Considerando as funções institucionais do Ministério Público previstas nos arts. 127 e 129 da Constituição da República, nos arts. 26 e 27 da Lei Federal n. 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) e nos arts. 82 e 83 da Lei Complementar Estadual n. 197/00 (Lei Orgânica Estadual do Ministério Público de Santa Catarina);

Considerando que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37, CR);

Considerando que a Constituição da República, no art. 37, inciso IX, e a Constituição Estadual, no seu art. 21, § 2º, prevêem a possibilidade de contratação temporária de pessoal pela Administração Pública, ao dispor que a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

Considerando que o Supremo Tribunal Federal pacificou entendimento no sentido de que a contratação por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, tem como pressuposto lei que estabeleça os casos de contratação. C.F., art. 37, IX. Inexistindo essa lei, não há que se falar em tal contratação (RE n. 168566/RS, rel. Min. Carlos Velloso, DJU de 18.06.99);

Considerando que a regra é o concurso público, e as duas exceções são para os cargos em comissão referidos e as contratações de pessoal, mas estas estão subordinadas simultaneamente às seguintes condições: a) deve existir previsão em lei dos casos possíveis; b) devem ter tempo determinado; c) deve atender necessidade temporária; d) a necessidade temporária deve ser de interesse público; e e) o interesse público deve ser excepcional (STF, ADI-MC 890, rel. Min. Paulo Brossard, DJU de 1º/2/94, grifou-se);

Considerando que a Constituição da República, no art. 37, XXI, prevê a possibilidade de contratação de serviços por entes públicos, ao dispor que ressalvados os casos específicos na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações;

Considerando que a investidura em cargo ou emprego público depende da aprovação prévia em concurso público, reservando a possibilidade de contratação de servidores temporários e serviços terceirizados para casos específicos e extraordinários (art. 37, IX e XXI, CR);

Considerando que é de competência exclusiva do Prefeito Municipal a iniciativa das leis que tratem da criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções na administração direta e indireta, no Poder Executivo Municipal;

Considerando a instauração, pelo Ministério Público Estadual, de diversos procedimentos investigatórios, em várias Comarcas, visando a apurar ilegalidades na contratação de servidores temporários e serviços terceirizados, que indicam a generalização de tais irregularidades em Santa Catarina;

Considerando, por derradeiro, a documentação encaminhada a esta Promotoria de Justiça extraída do Inquérito Civil n. 001/2009/CMA, de âmbito estadual, que culminou com a instauração do Inquérito Civil n. 06.2011.004606-2 nesta 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar, que demonstra irregularidades na legislação municipal e na contração de servidores temporários e serviços terceirizados nos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Ilhota;

Resolvem celebrar o presente compromisso de ajustamento de conduta, com fulcro no artigo 5°, § 6º, da Lei 7.347/85, mediante os seguintes termos:
Herculano
02/07/2013 07:54
ILHOTA FAZ TAC IV

CLÁUSULA PRIMEIRA DAS OBRIGAÇÕES

1. O COMPROMISSÁRIO obriga-se, a partir da presente data, a não admitir servidores para o exercício de qualquer cargo público sem a realização de prévio concurso público, ressalvadas as nomeações para os cargos em comissão e as contratações por tempo determinado para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público;

1.1 A admissão de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias deverá ser precedida de processo seletivo, vedada a contratação temporária ou terceirizada, salvo na hipótese de combate a surtos endêmicos;

2. O COMPROMISSÁRIO obriga-se, a partir da presente data, a somente contratar servidores por tempo determinado mediante processo seletivo público e nas hipóteses de necessidade temporária de excepcional interesse público, justificadas expressamente;

2.1 Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público, aquela que comprometa a prestação contínua e eficiente dos serviços próprios da administração e que não possa ser satisfeita com a utilização dos recursos humanos que dispõe a administração pública, especialmente nas seguintes hipóteses:

I - assistência às situações de emergência ou de calamidade pública;
II - combate a surtos endêmicos, pragas, doenças e surtos que ameacem a sanidade animal e vegetal;
III nos dois primeiros anos de implantação de programa decorrente de convênios ou acordos bilaterais com outros órgãos públicos;
IV substituição de servidor ocupante de cargo efetivo afastado para o exercício de mandato eletivo;
V suprimento de pessoal ocupante de cargo efetivo afastado do exercício em razão de licença (tratamento de saúde, gestação), por prazo superior a 30 (trinta) dias;
VI atuação nas áreas da educação, assistência social e saúde, quando esgotada a lista classificatória do processo seletivo, até a realização de novo processo seletivo que deve ocorrer no prazo máximo de 1 (um) ano ou no mês de janeiro de cada ano, o que primeiro suceder;
VII suprir o aumento transitório e inesperado de serviços públicos; e
VIII especificamente ao magistério público:
a) em substituição aos afastamentos legais dos titulares;
b) em virtude de existência de vaga não ocupada após a realização de concursos públicos; e
c) em decorrência de abertura de novas vagas, por criação ou por dispensa de seu ocupante;

3. O processo seletivo público será de provas ou provas e títulos, com prazo de inscrição mínimo de 30 (trinta) dias, sujeito à ampla divulgação em órgão oficial, onde houver, e em jornal de ampla circulação local e estadual, além de publicação na página da internet do COMPROMISSÁRIO;

3.1 A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública, de emergência ambiental e de emergências em saúde pública prescindirá de processo seletivo, devendo ser justificada expressamente;

3.2 Igualmente prescindirá de processo seletivo a admissão por tempo determinado quando restar frustrada a seleção realizada anteriormente, por ausência de interessado ou aprovado, devendo ser realizado novo processo seletivo no prazo máximo de um ano depois da última seleção;

4. O COMPROMISSÁRIO obriga-se, a partir da presente data, a não nomear servidores para o exercício de cargos em comissão para o desempenho de funções técnicas, burocráticas ou operacionais, de natureza puramente profissional, fora dos níveis de direção, chefia e assessoramento superior;

5. O COMPROMISSÁRIO obriga-se a não realizar contratações de servidores e serviços terceirizados para o exercício de funções inerentes a cargos efetivos, cabendo sua contratação apenas para o exercício de atividades meio da administração, sempre precedidas do competente processo licitatório.

6. No prazo de 120 (cento e vinte) dias, o COMPROMISSÁRIO obriga-se a elaborar e remeter projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores, objetivando:

a) instituir legislação municipal não destoante da Lei Federal n. 8.745/93 e da Lei Complementar Estadual n. 260/04, para regulamentação das contratações por tempo determinado, revogando no mesmo diploma todas as disposições municipais contrárias;

b) criar cargos efetivos para as funções que hoje são exercidas por servidores temporários admitidos em caráter precário, a exemplo: auxiliar administrativo, dentista, enfermeiro, médico, fisioterapeuta, professor, merendeira, técnico de enfermagem, incluindo as equipes que compõem os programas consolidados no Município (ESF, PETI, etc.), à exceção dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (cf. Lei n. 11.350/2006);

7. Até o dia 31 de janeiro de 2014, o COMPROMISSÁRIO obriga-se a exonerar/rescindir o contrato de todos os servidores/contratados temporariamente que não tenham sido admitidos mediante processo seletivo de provas ou provas e títulos, ressalvadas as hipóteses justificadas (necessidades decorrentes de calamidade pública, de emergência ambiental e de emergências em saúde pública; e quando frustrado processo seletivo realizado anteriormente, por ausência de interessados ou aprovados);

8. Até o dia 31 de dezembro de 2013, o COMPROMISSÁRIO obriga-se a deflagrar, concluir e homologar concurso público de provas ou provas e títulos destinado ao provimento dos cargos vagos cujas funções atualmente são exercidas por servidores temporários, ressalvados eventuais entraves burocráticos, devidamente comprovados ao COMPROMITENTE;

9. No prazo de 10 (dez) dias, o COMPROMISSÁRIO remeterá cópia do presente ajuste à imprensa local, aos Conselhos Municipais e aos Clubes e Associações Comunitárias para conhecimento e divulgação.

10. Em até 30 (trinta) dias depois de transcorrido cada um dos prazos ajustados nos itens 6 a 9, o COMPROMISSÁRIO obriga-se a encaminhar a esta Promotoria de Justiça a comprovação documental do cumprimento das obrigações, como as minutas dos projetos de lei, as cópia dos expedientes que remeterem à Câmara Municipal, as cópias dos atos de exoneração/rescisão dos contratos dos servidores admitidos irregularmente, os editais de deflagração e homologação dos concursos públicos, as cópias dos expedientes encaminhados para divulgação do presente ajuste;
Herculano
02/07/2013 07:53
ILHOTA FAZ TAC V

CLÁUSULA SEGUNDA DA MULTA E DA EXECUÇÃO

1. O não-cumprimento do ajustado nos itens 1, 2, 4 e 5 da Cláusula Primeira implicará a responsabilidade pessoal e solidária do seu representante signatário e do ente público no pagamento de multa pecuniária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por mês, para cada servidor irregularmente contratado, nomeado ou designado, conforme o caso, além da execução judicial das obrigações ora ajustadas;

2. O não-cumprimento do ajustado nos itens 3, 6, 7, 8 e 9 da Cláusula Primeira implicará a responsabilidade pessoal e solidária do seu representante signatário e do ente público ao pagamento de multa pecuniária no valor de R$ 10.0000,00 (dez mil reais) para cada mês de atraso, além da execução judicial das obrigações ora ajustadas;

3. As multas pecuniárias deverão ser recolhidas em favor do Fundo para Recuperação dos Bens Lesados de Santa Catarina (FRBL), criado pelo Decreto Estadual n. 10.047/87, conforme art. 13 da Lei 7.347/85 (Banco do Brasil, agência 3582-3, conta 63000-4).

4. As multas acima estipuladas serão exigidas independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, estando o COMPROMISSÁRIO constituído em mora com o simples vencimento dos prazos fixados.

4.1 Eventual impossibilidade de cumprimento dos prazos fixados nos itens 6, 7 e 8 da Cláusula Primeira, por ocorrência de caso fortuito ou força maior, deverá ser comunicada até o prazo de 10 (dez) dias após sua constatação a esta Promotoria de Justiça, que avaliará a possibilidade de prorrogação dos prazos e, se for o caso, poderá ser firmado termo aditivo a este ajustamento.

CLÁUSULA TERCEIRA DA VIGÊNCIA

O presente ajuste entrará em vigor na data da sua assinatura.

Este acordo tem eficácia de título executivo extrajudicial, na forma do § 6o do art. 5o da Lei n. 7.347/85 e do art. 585, inciso VII, do Código de Processo Civil.

Por estarem compromissados, firmam este TERMO, em 04 (quatro) vias de igual teor, que terá eficácia de título executivo extrajudicial, nos termos do art. 5º, §6º, da Lei nº 7.347/85.

Gaspar, 28 de junho de 2013.
Chimelly Louise de Resenes Marcon
Promotora de Justiça

Daniel Christian Bossi
Prefeito Municipal

Marli Zieker Bento
Procuradora-Geral do Município
Herculano
02/07/2013 07:42
DA SÉRIE: OS POLÍTICOS NÃO SABEM A RAZÃO PELA QUAL O POVO ESTÁ NAS RUAS

"Meu governo é padrão Felipão", afirma a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, quando questionada se seu governo é "padrão Fifa".
Mecanica
02/07/2013 06:45
Senhor secretario da Agricultura,gostaria de saber o que esta acontecendo com o trator novo da agricultura que em menos de um mes ja esta na oficina de novo e com mesmo problema da primeira vez"bomba injetora"que pelo que parece nao foi feito nada e voces tambem nao vao fazer nada?O dinheiro publico que esta sendo jogado fora senhor secretario,acho que deveriam cobrar mas da MDM e nao deixar so essa empresa cobrar da prefeitura.Acorda Gaspar
Agricultura
02/07/2013 06:36
Ola senhor Herculano,gostaria de saber onde anda o diretor da agricultura que ja esta sem aparecer no trabalho a mas de 15 dias a lei diz que cargo comicionado nao pode se encostar e as informaçoes dizem que ele fez uma cirugia.Acorda Gaspar
CAnrobert Marcolino
02/07/2013 05:34
De que adianta ser um leão nas manifestações se você continua a votar como um jumento nas eleições?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.