Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

07/06/2013

PONTE DO VALE

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foi ontem à Rádio Nativa e disse que a verba de R$31 milhões da emenda parlamentar da bancada catarinense no Congresso não foi rubricada pela presidente Dilma Vana Roussef. Isto, apesar dos sucessivos desmentidos dos políticos daqui, eu vinha informando aos leitores e leitoras desta coluna. Gastaram-se passagens e diárias à toa. Estou de alma lavada e ao mesmo tempo triste ao comprovar de como o governo Federal faz gato e sapato de uma região forte geradora de tributos, mas sem o retorno na mesma proporção que arrecada. Outra que se desmentia na Câmara e na imprensa, mas que os documentos comprovavam: na mesma entrevista, Zuchi confirmou que a contrapartida da prefeitura na Ponte é de R$22 milhões e que esperava ver livre com a emenda que ainda não se confirmou. Acorda, Gaspar!

 

A CÂMARA I

Um leitor meu na internet, espaço líder em acessos, provocou. Para ele, a atual Câmara de Vereadores de Gaspar é fraca. Discordei. E argumentei. Houve uma evolução qualitativa e de forma significativa no corpo de vereadores, se houver a comparação com a legislatura passada. O ?reinado? - de José Amarildo Rampelotti e Antônio Carlos Dalsóchio, ambos do PT, ardilosos e articulados (e nenhum demérito nisto), bem como do mais petista de todos e melhor experiente nas ações de bastidores para o grupo de Pedro Celso Zuchi, José Hilário Melato, PP , possui hoje um firme contraponto plural no Legislativo.

 

A CÂMARA II

A experiente Ivete Mafra Hammes e articulado Ciro André Quintino, ambos do PMDB, somados a Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú do PP, até então um apagado vereador na legislatura passada, bem como a boa surpresa, por enquanto, da novata em política, Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, fazem frente aos problemas, às dúvidas e vão atrás de propostas e soluções sem medo do berro e das chantagens do PT, o poder de plantão.

 

A CÂMARA III

Devido a eles, hoje o PT não faz mais barba, cabelo e bigode, bem como não humilha mais à Câmara, como uma instituição autônoma e fiscalizadora por dever constitucional. Até os requerimentos dos vereadores pedindo informações do Executivo estão sendo respondidos. Na legislatura passada se mandavam bananas solenes para estes requerimentos e aos vereadores. Um despautério. Naqueles sombrios dias, três vereadores do PT desmoralizavam e valiam muito mais, mas bota mais nisto, do que sete vereadores da dita oposição. Acabou. Está equilibrado. Há um respeito mínimo e aparente entre todos. O PT está preocupado e faz o jogo que lhe é possível fazer. Então concluo: houve evolução qualitativa. Não a ideal, mas a possível e, por enquanto, das boas. Gaspar e os gasparenses ganharam até agora.

 

A CÂMARA IV

Esperava-se mais? Esperava-se de Marli Iracema Sontag e Jaime Kirschner, ambos do PMDB e principalmente de Marcelo de Souza Brick, PSD que na semana passada deu um respiro com os questionamentos que fez sobre a nossa decorativa Defesa Civil, pois não se trata de assunto partidário, mas de cidadania, sobre prevenção e as vidas dos gasparenses. Volto. Esperava-se, mais. Mas, eram expectativas e que o tempo ainda é curto para julgá-los. O tempo não acabou para eles. Entretanto, ressalto que estes vereadores, mesmo assim, são mais do que foi a maioria dos vereadores na legislação passada. Teve gente que, conta-se nos dedos de uma mão, quanto se manifestou em quatro anos que esteve lá. Uma vergonha para os seus eleitores e eleitoras. E ele diz não saber até hoje porque não se reelegeu.

 

A CÂMARA V

Outra e para encerrar. Troféu - ganho por mérito ou comprado - não qualifica vereador ou qualquer outro político. Isto não toca nas tifas. Lá a informação não chega de forma clara. E as redes sociais onde muitos se acham, há um certo otimismo; mas cuidado, ninguém é bobo. É preciso trabalho. Muito trabalho. Senso de oportunidade. É preciso resultado junto à comunidade. É preciso autenticidade. Na legislatura passada, o vereador que ganhou um troféu como mais atuante - numa escolha na internet ?promovida? por gente experiente neste comércio de comendas - nem se arriscou a ir à reeleição. Ele sabia que tudo não passava de enganação. E fez bem em não concorrer e ser avaliado de verdade nas urnas. Senão... Acorda, Gaspar!

 

ANIVERSÁRIO

Esta é o leitor Luciano da Cunha, nos comentários que faz na coluna na internet. ?Iniciados preparativos para o aniversário da reforma da ponte! No mês de outubro iremos comemorar os dois anos de reforma da ponte Hercílio Deecke. Este final de semana foi marcado pelo início dos preparativos do festejo, pois querem evitar atrasos também! Foram feitos testes na instalação do mega laço vermelho (mera coincidência), com a embarcação que trará o bolo comemorativo e com o avião da esquadrilha da fumaça com a faixa de Feliz Aniversário! O evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de outubro. Há várias outras atrações, em destaque um ?stand-up comedy? com o deputado Tiririca, estrelando sua peça ?Pior que tá, não fica??. O palco do evento ficará na escadaria da Igreja. Esperam-se milhares de pessoas.

 

TERRENO BELA VISTA I

O que o presidente da Associação dos Moradores do Bela Vista, Pedro José Garcia, não entende é que o terreno doado por particular para a Associação foi feito com o único objetivo: o de servir à comunidade e não para o comércio de presidentes. Se fosse para um terceiro se desfazer do terreno, ganhando dinheiro, o doador não teria feito tal ato; ele próprio teria feito o negócio e ficado com o lucro. Outra. Está na hora de parar os discursos e desculpas hipócritas.

 

TERRENO BELA VISTA II

Pedro sabe, e há provas por testemunhos e fotografias: o interessado no melhor naco do terreno estava ativo na Assembleia que decidiu pela imprópria venda. O presidente da Ambevi é passageiro. O terreno é para usufruto eterno da comunidade, para gerar auto sustentação, satisfação e renda a várias gestões prudentes da Ambevi. Pedro: arrende o que quer vender. Crie renda. Crie futuro. Sirva a sua comum idade e não aos interesses especulativos do comprador.  Mais: incorpore depois de algum tempo, por contrato público, as benfeitorias advindas deste arrendamento para gerar mais valia e renda para a comunidade e à causa da Ambevi. Se o seu pensamento prevalecesse, a Universidade de Haward, em Boston, a principal do mundo, não teria campus, construído em terras doadas.

 

UMA SINA

É notória a incompetência ou inaptidão de muitos colaboradores diretos da presidente Dilma Vana Rousseff, PT. E o governo vem pagando caro por isto. Mesmo assim, para não se dar por vencido, ou porque os tem como pau mandado dos erros, o governo não muda os que notoriamente não funcionam. Em Gaspar é a mesma coisa. Então se trata de uma prática do PT? Ou seja, quanto mais se erra ou se mostra incompetente, mas garantido se está no emprego pago por todos nós? Acorda, Gaspar! 

 

SOBRE O TRAPICHE

Amanhã é dia de Stammtich de Gaspar. Uma tradição. Uma iniciativa pioneira e perseverança do proprietário e editor do jornal Cruzeiro do Vale, o gasparense Gilberto Schmitt.

 

Sabedor de que querem mudar o nome da Rua Isidoro Correia, para Irmãos Krauss aqui no Centro, o filho, radialista, jornalista, ex-vereador (em Blumenau) e ex-deputado estadual, Álvaro Correia, pelo PMDB, perguntou. Mas, rua de qual Krauss? O Tita (de lembrança fatídica da Rádio Clube)? O Doca? O Neném? A proposta do nome foi dada pelo ex-vereador e já falecido, Valmor Beduschi na década de 1960.

 

O governador Raimundo Colombo quer assinar ordem de serviço para construção do prolongamento da Via Expressa (SC-108) no aniversário de Blumenau, 2 de setembro. E o Anel Contorno de Gaspar? Morreu? Quando será a audiência Pública que discutirá este assunto?

 

Neste final de semana será a festa da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Belchior Alto. O padre Márcio Fernandes de Oliveira aquele que quer transformar em tábuas de mesas de churrascos os bancos centenários da Capela Santa Catarina (Belchior Baixo), resolveu salvar a festa e trazer atrações de fora: as missas principais foram ou serão rezadas por padre Paulo Barbosa, Frei Paschoal e padre Backmann.

 

 ?Ter todos os pobres recebendo dinheiro do governo não significa que acabou a pobreza. É o contrário, é sinal de que a economia não consegue gerar educação, emprego e renda para essa gente. O fim da pobreza depende de dois outros indicadores: de crianças e jovens na escola e qualidade do ensino?, do jornalista Carlos Alberto Sardemberg.

 

 

 

Edição 1495

Comentários

Pedro José Garcia
11/06/2013 00:51
Meu Caros Amigos que realmente prezam por um Bairro Bela Vista Melhor para todos, Boa Noite:

Gostaria que refletissem comigo:
1- Atualmente temos uma área insustentável da AMBEVI de 16.273,20m2. que infelizmente ninguém nos auxilia em sua manutenção muito menos em qualquer tipo de investimento, estando esta área a Merce da própria sorte, de um prostíbulo a céu aberto e em horas suspeitas torna-se ponto de encontro de pessoas suspeitas para pratica de atos suspeitos o que está se tornando um complicado centro de convivência nas horas suspeitas.

Esta se tornando realmente uma área de descontrole à pratica antissocial nociva que necessita urgentemente ser tomadas medidas já decididas pela maioria da assembleia e registrado em ata.
Infelizmente, o colunista deste conceituado jornal finge desconhecer que o destino de uma Associação de Moradores é seu povo em Assembleia que decide " O que Fazer" Com que Recursos Fazer" Como Fazer, quando Fazer e até que rumo tomar...

Infelizmente ainda tem gente que só pensa em si próprio não admite e nem imagina que a Ambevi possa se tornar num grande e moderno centro de entretenimento e lazer para a nossa Comunidade.

Tem gente que pouco ou nada colabora para melhoria de nossa Associação e mesmo assim, não nos admite permitir que investimos uma pequena área descampada, tomada pelo matagal, para arrecadarmos um pouco de dinheiro para nos adequarmos às Leis do Meio ambiente e do Acústico necessário às Exigências da Lei maior nos provocando a permanecer à margem da Lei e a mercê da própria sorte e das esmolas o que não foi pra isto eu esta diretoria veio praticar.

2 - Estranhamos pelo que insiste nosso colunista acima, em citar que não deveremos vender mas sim alugar....

Sabemos dos altos custos dos investimentos emergenciais exigidos porém, se encontrarmos uma alma Generosa que queria bancar tais investimentos imediatos porque não alugar para 20 anos, desde que nos antecipe seu aluguel com lance inicial no valor de R$ 500.000,00 numa área de 2.000m2 para investirmos imediatamente no restante de 14.273,60m2 que ainda nos sobra para uma bela reestruturação da AMBEVI para legalizar o que a Lei do acústico nos exige, e a comunidade merece?

Se por acaso tiver alguém interessado nesta proposta, estamos a disposição ou também estudaremos o melhor lance a partir do lance inicial de R$800.000,00 de quem der mais pela área frontal de aproximadamente 2.000m2

3 - Lamentamos a ideia de certas pessoas que pensam pequeno onde ousam desconhecer que agora a Ambevi realmente possui uma Diretoria séria, honesta, competente e transparente e que só age de conformidade com o que a Comunidade determina em Assembleia, onde seu Presidente que apenas acata a determinação da Assembleia e de sua diretoria e procura agir para o bem de todos.

4 - Ficou então decidido.... Aluga-se ou Vende-se conforme proposta acima, os interessados que se manifestem através do e-mail ambevi.gasparsc@gmail.com que passarei as devidas instruções onde convido desde já o Sr. Herculano DESDE QUE COMPROMETIDO REALMENTE COM O BEM COMUM DE NOSSA GENTE a compor uma comissão independente a ser criada à participar especificamente deste processo, onde estaremos abrindo uma conta específica na CEF OU BB, A QUAL SERÁ AMINISTRADA por esta comissão de administração e fiscalização dos investimentos propostos em nossos projetos.

Atenciosamente,

Presidente
Fone - 47 8804 - 1006
Ligue no expediente comercial
Juju do gasparinho
10/06/2013 19:59
Prezado Herculano:

É ululante, público e notório ( como diria Odorico Paraguassu),que o PT é um partido quadrilha, onde bandidos foram condenados pela mais alta corte do país. Portanto, se um padre comunga com os malfeitos dessa camarilha petista, ele também é bandido?
E bandido reza missa?
Roberto Basei
10/06/2013 19:07
"estadao"

Luiz Moura praticou assaltos à mão armada, foi condenado a 12 anos de prisão, fugiu da cadeia e hoje é deputado em SP pelo PT. Não cumpriu sua pena e tem patrimônio de R$ 1,1 milhão. Veja mais em http://migre.me/eXwIn


A verdade, por favor não me prometam me contem, como isso?
Herculano
10/06/2013 18:43
ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM FALOU PELO BRASIL E ENDURECEU COM A ARGENTINA. CRISTINA KISCHNER E O PT ESTÃO PREOCUPADOS. POR QUE SERÁ?

"Temos que ter a coragem de repensar e revisar o Mercosul. Neste sentido, a Aliança do Pacífico já é um exemplo de mobilidade e dinamismo", disse, em entrevista publicada pelo argentino La Nacion, o senador e pré-candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB-MG) e reproduzida pelo canal do PT, o 247; tucano disse ter "dúvidas se a união aduaneira é ainda o melhor caminho", evidenciando que uma mudança de comando no Brasil inevitavelmente teria reflexos na região

Herculano
10/06/2013 18:35
AMANHÃ

Dois temas vão dominar a coluna Olhando a Maré da edição impressa do jornal Cruzeiro do Vale e que circula amanhã. Um deles fala de uma charrete que teria sumido do paço no mandato de Adilson Luís Schmitt. Vira e mexe, seus detratores criam situações para ele aparecer e se inocentar. O outro tema, mostra como o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, não tomou a iniciativa de recuperar a ponte Hercílio Deecke, como querem fazer crer os companheiros e parentes, mas foi forçado a isto. E como não tomou a iniciativa, não é propriamente uma obra sua, todos sofrem. Acorda, Gaspar!
Herculano
10/06/2013 18:27
FALTAM SAÚDE, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, SANEAMENTO, OBRAS DE PREVENÇÃO A DESASTRES NATURAIS, SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO E COMPETITIVIDADE - COMO A DUPLICAÇÃO DA BR 470, PONTE DO VALE, FERROVIA DO FRANGO, ETC -, MAS CADA JOGO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES CUSTAM R$16 MILHÕES DOS PESADOS IMPOSTOS PAGOS PELOS BRASILEIRO AO GOVERNO

Segundo o repórter Rodrigo Mattos, do portal Uol - da Folha de S.Paulo -, cada um dos 16 jogos da Copa das Confederações custará em média R$ 15,8 milhões aos cofres públicos nacionais. Esse número foi obtido em levantamento do UOL Esporte que levou em conta despesas apenas para a competição, sem incluir gastos com construção de estádios ou infraestrutura que serão usados na Copa-2014. E o total, na verdade, é maior: não é possível contabilizar custos com operações de segurança e trânsito para partidas ou com a aceleração de obras das arenas para concluí-las para a competição.

A Copa das Confederações é uma competição teste para o Mundial que tem efeito quase nulo sobre o turismo interno e externo. Ou seja, as despesas específicas com o torneio não terão praticamente nenhum retorno de dinheiro estrangeiro revertido em impostos ou impacto na economia, como acontece no Mundial.

O UOL Esporte contabilizou despesas com instalações provisórias, implantação de infraestrutura de telefonia, internet e transmissão de tv, além do sorteio dos grupos realizado em São Paulo. O total de gastos com esses itens é de R$ 252,529 milhões. As estruturas provisórias - salas para imprensa, para televisões, tendas de patrocinadores da Fifa, etc - representam a maior fatia desse valor.
Herculano
10/06/2013 15:21
O GRAVE DA GREVE, por Sérgio da Costa Ramos para o Diário Catarinense, da RBS. Quais são os poréns da atual greve? O colunista reflete sobre a conjuntura em Florianópolis.

O grave da greve é que ela distorceu o seu mérito reivindicatório para atacar um povo indefeso. É a greve da quádrupla aliança: a Prefeitura reticente há 12 anos, a Câmara inerte, os empresários insensíveis e um sindicato raivoso ? todos contra um povo a pé.

É a greve dos que abandonaram o povo e fizeram a opção preferencial pela BMW. Ou alguém acha que os donos das Mercedes e das Pajeros sofrerão com a greve?

Greve não funciona bem com raiva e exasperação. Nem se discute que é um direito do trabalhador. Mas até a greve deve ter suas regras: manter parte da frota de coletivos em circulação, por exemplo. Apunhalar o povão ao raiar da manhã é uma atitude de estúpida "traição".

Sem nenhum rancor desse movimento paredista, desde que não dirigido pela cegueira, já fui vítima de algumas greves francamente incômodas. Já carreguei bagagens de "safári" num aeroporto em que até os "carrinhos" foram confiscados pelos grevistas. Chamados trolleys no Aeroporto de Portela do Sacavém, Lisboa, os "carregadores" sequestraram aquele auxílio sobre rodinhas - e todo mundo teve que arcar com o peso das próprias malas.

Foi também no "Jardim da Europa à beira mar plantado" que me vi obrigado a refluir medonho desarranjo no exato momento em que um zelador do banheiro de Sacavém anunciou o "movimento paredista", que incluía, também, os "vasos de loiça"...

Já vi greves de todos os tipos e matizes ? menos uma que se "matriculasse" no objetivo de deixar o povão a pé.

Pelo andar da carruagem, não está distante o dia em que o Brasil amanhecerá afogado numa incontrolável onda grevista, em que se negará oxigênio aos viventes e água aos sedentos.
Herculano
10/06/2013 15:03
HAVIA ALGUMA DÚVIDA? PARENTES DE AUTORIDADES, EMPRESÁRIOS E ATÉ MORTOS RECEBEM O BOLSA FAMÍLIA, APONTA A CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. NINGUÉM DEVOLVE OU ESTÁ NA CADEIA POR ROUBAR OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS E FAZER MERCADO DE VOTOS

Segundo o repórter Carlos Madeiro, da sucursal do portal Uol (Folha de S.Paulo), em Maceió, em Alagoas, servidores, empresários, produtores rurais, alunos de escolas particulares, familiares de autoridades e até pessoas falecidas constam na lista de beneficiários do Bolsa Família, segundo relatórios de fiscalização produzidos pela CGU (Controladora Geral da União) no início de 2013.

Na última etapa do programa de fiscalização por sorteio, segundo apurou o UOL, todos os 58 relatórios de municípios divulgados no site da CGU apresentam indícios de irregularidades no maior programa social do mundo, que atende a 13 milhões de famílias no país. A fiscalização foi feita no final de 2012, com relatórios divulgados no início deste ano.

Nesses municípios, a CGU encontrou mais de 5.000 benefícios pagos a pessoas que supostamente teriam renda per capita familiar superior ao limite estabelecido pelo programa. O UOL entrou em contato com o Ministério de Desenvolvimento Social, para obter ter detalhes de como é feita a fiscalização aos cadastros e aos municípios, mas não obteve retorno até a publicação dessa reportagem.

Somente em Belford Roxo (RJ), o relatório da CGU informou haver "1.512 famílias beneficiárias que constam na folha de pagamento de Julho/2012 na situação de benefício 'liberado' e que apresentam renda mensal per capita superior a meio salário mínimo".

Além de irregularidades no pagamento, os relatórios apontaram para uma série de problemas, como falta de controle da frequência escolar e do cartão de vacinação das crianças, inexistência de comissão gestora do programa e até desvios de recursos enviados para atividades complementares.

Pagamentos irregulares

O principal problema apontado pelos técnicos da CGU é a inclusão de pessoas com renda superior ao máximo permitido. Em alguns casos, há também servidores e familiares de autoridades inclusas na lista.

Em São Francisco de Assis (PI), a mulher de um vereador estava inclusa na lista do Bolsa Família. Outra beneficiária era a filha da coordenadora de Apoio ao Idoso, da Secretaria Municipal de Assistência Social --que é responsável pelo cadastro dos beneficiários. Além disso, ela e o marido são donos de uma panificadora e uma pousada.

Muitos servidores com salários acima do máximo estabelecido pelo programa também são beneficiários. Em Olindina (BA), cinco servidores públicos, entre eles dois estaduais da Secretaria da Educação e da Assembleia Legislativa da Bahia, estavam na lista.

Em Vazante (MG), vários servidores com renda superior a R$ 1.000 mensais recebiam o benefício. Um deles ganhava R$ 134 de Bolsa Família, mesmo com salário de R$ 2.279,05.

Mortos sim, vivos não

Em Xexéu (PE), a CGU encontrou pessoas mortas em 2011 na lista paga até o final do ano passado. Segundo a inspeção, o problema foi causado pela deficiência no controle do cadastro.

Enquanto mortos "recebem" o Bolsa Família, há pessoas vivas, enquadradas no perfil do programa, que ainda lutam para receber o benefício. Em Lagoa Alegre (PI), uma beneficiária do programa constava na folha de pagamento, mas afirmou que nunca havia recebido o cartão. Por mês, R$ 102 ficam na mão de alguém não identificado.

Enquanto isso, pessoas ricas recebem o benefício, como em São José do Sul (RS), onde uma produtora rural com faturamento anual, em 2011, de R$ 955 mil era beneficiária do programa. Em Barra do Ribeiro (RS), uma mulher era beneficiária, mesmo sendo dona de uma empresa e possuindo, junto com o marido, cinco carros.

Outros casos de empresários também foram encontrados em Jaguaribara (CE), onde uma dona de churrascaria recebia o benefício. Em São Domingos (SE), havia um dono de mercearia na lista.

Sem controle e desvios

Além dos problemas no pagamento, a CGU também encontrou outros problemas organizacionais e desvios de verbas pelos municípios.

Em Aliança (PE), a CGU verificou a suspeita de fraude nos recursos enviados ao programa, com a não comprovações de despesas no valor de R$ 90 mil. O dinheiro deveria ter sido usado para contratação de empresa para promoção de cursos de qualificação profissional.

Em Populina (SP), a Coordenação Municipal do Programa não havia sido instituída formalmente, como prevê o programa. O município também não havia constituído outra exigência: a instância de controle social do Bolsa Família.

A falta de controle da frequência de alunos é outro problema presente em boa parte dos municípios. Em Jaguaribara (CE), alguns filhos de aluno não eram sequer matriculados em escolas.
Herculano
10/06/2013 14:55
RETRATO DE UM PAÍS SEM PLANO ECONÔMICO, SEM LIDERANÇA, COM MUITO DISCURSO E CORRUPÇÃO


Dólar vai a R$ 2,16, e BC faz pela 1ª vez no ano dois leilões num dia

Pela primeira vez no ano, o Banco Central realizou dois leilões de swap cambial tradicional num mesmo dia para segurar a alta do dólar, depois que a moeda norte-americana subiu mais de 1% nesta segunda-feira (10) e foi ao patamar de R$ 2,16.

Com a forte atuação, o dólar desacelerou a alta, mas operadores argumentavam que a cotação continuava pressionada devido ao cenário externo.
Herculano
10/06/2013 14:48
SE A MODA PEGA

Deputado solta fogos diante de hotel da seleção italiana.Foi o 'troco' de Jair Bolsonaro, PP, ex-militar e conhecido por suas posições de direita, que alega que o gerador do Sheraton atrapalhou seu sono

O deputado federal Jair Bolsonaro soltou fogos de artifícios na manhã desta segunda-feira em frente ao hotel onde está hospedada a seleção italiana, que chegou às 5h40 ao aeroporto internacional Tom Jobim, o Galeão, para a semana de treinos antes da Copa das Confederações. O parlamentar disse que disparou os fogos em protesto contra o barulho de um gerador do hotel Sheraton, na Barra da Tijuca, que estaria atrapalhando seu sono.

"Não é a primeira vez, não. Já fiz isso dezenas de vezes. Não adianta. Já pedi, não desligam, moro aqui do lado e não consigo dormir. Mas agora, se não desligarem esse gerador, virei todos os dias soltar fogos", disse o parlamentar. Os seguranças do hotel prometeram desligar o gerador e só voltar a ligar em caso de emergência, e Bolsonaro então foi embora antes da chegada dos italianos. Ele prometeu voltar se o acordo não for cumprido
Roberto Sombrio
10/06/2013 13:09
Ao lado do Terminal do Aterro havia em Blumenau a PARADA 1, que pertencia a MAJU.

Aqui em Gaspar tem a PARADA 13. Deve ser uma lojinha de bugigangas.
Aurélio Marcos de Souza
10/06/2013 12:41
Herculano hoje as 19 horas, no Fórum da Palhoça, esta marcada a diplomação do colega Advogado Camilo Martins, já sua posse como prefeito esta marcada para as 20 horas na Câmara Municipal daquele Município.

Quem sabe esta noticia de hoje, não possa ser a noticia de amanhã, onde somente os personagens e a cidade serão diferentes.
vlad
10/06/2013 08:16
Opinião é igual bunda, todo mundo tem a sua, mas algumas são mais interessantes que outras.
Herculano
10/06/2013 08:16
PODERIO FEITO DE DÍVIDAS

JBS - a brasileira que é a maior processadora de carnes do mundo - assume R$ 6 bi em dívidas da Marfrig para ter a marca Seara (que nasceu em Santa Catarina, foi Ceval que a impulsionou como marca competitiva nacional e maior exportadora de cortes de frangos e suínos, Bunge e Cargill). Negócio, que engloba cerca de 30 fábricas, inclui a unidade de couro do grupo no Uruguai. Operação vai ajudar a reduzir a dívida da Marfrig, que chegou a R$ 13 bilhões no primeiro trimestre.
Herculano
10/06/2013 08:12
O PT SEM RUMO EM SÃO PAULO

Alckmin venceria até Lula na disputa pelo governo paulista, afirma a principal manchete da edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo. Candidato à reeleição, governador é apontado como favorito pelo Datafolha.Tucano oscila de 50% a 52% das intenções de voto em simulações feitas com outros nomes do PT no páreo
Herculano
10/06/2013 08:10
SINAIS DE ALERTA, por Valdo Cruz para o jornal Folha de S.Paulo

Dilma Rousseff chacoalhou demais o barco brasileiro, provocando náuseas generalizadas tanto em sua tripulação como entre seus passageiros/eleitores.

É o que mostra a última pesquisa Datafolha, com sinais negativos em todos os recortes: a popularidade presidencial caiu oito pontos, queda registrada em todo o país, principalmente entre mulheres.

A equipe dilmista admitia que pesquisas reservadas mostravam recuo na popularidade da petista. Mas garantia que já havia ocorrido uma recuperação e que a intenção de voto dela não fora atingida.

Não é o que aponta o Datafolha. A queda segue na mesma linha dos levantamentos petistas feitos em abril. E a declaração de voto em Dilma Rousseff caiu sete pontos.

Sinal de que os resultados ruins na economia foram tonificados por mais notícias negativas, como a trapalhada da Caixa no pagamento antecipado do Bolsa Família e os conflitos com indígenas no país.

O cenário ainda não é alarmante. Dilma segue melhor do que seus antecessores em igual período e continua favorita na disputa presidencial. Só que há nuvens carregadas pela frente, indicando mais do que risco de turbulências.

O Datafolha mostrou que cresceu o pessimismo do brasileiro em relação ao futuro da economia. A percepção é que a inflação vai subir, e o desemprego, aumentar. Isso num momento em que os dois indicadores vão sofrer pressões.

O dólar tem viés de alta pelo cenário internacional, gerando combustível para nova elevação de preços. E o Banco Central deixou claro que os juros vão subir mais para frear a inflação, o que pode levar a um aumento do desemprego.

Enfim, o Datafolha mostra sinais de alerta - o que hoje é uma sensação ruim pode virar um dado da realidade na vida do brasileiro. Aí, o tombo será mais forte. Dilma terá de recolocar o barco no rumo e parar de balançá-lo. A conferir.
Herculano
10/06/2013 08:06
ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje Jean Carlos Grimm, do Bela Vista e Laércio José Krauss, o Pelé Krauss, do bairro Sete, e ex-suplente de vereador
Herculano
10/06/2013 08:00
MUDOU

O decreto 5.493, de 29 de Maio de 2013, assinado pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - mudou o grupo de "gestão" da implantação da Praça de Esportes e Cultura.

O Coordenador Geral é Renato Zimmermann, o Coordenador de Engenharia é Nicésio Alcides Morastoni, o Coordenador de Cultura é José Gabriel Corrêa, a Coordenadora de Esporte é Suzan Theiss, a Coordenadora de Assistência Social é Silvana de Fátima Garcia Vieira, o Coordenador de Desenvolvimento Econômico é Élcio Carlos de Oliveira, a Coordenadora de Segurança Cidadã é Valdiria Stanke Pamplona e a Coordenadora de Inclusão Digital é Simara Emilia Dalcastegné Capistrano.
Roberto Sombrio
09/06/2013 22:14
Sr. Germano Aguiar

Todo cidadão que tira uma carta de habilitação também sabe que não deve dirigir após ingerir bebida alcoólica.
Também sabe que não deve ultrapassar pelo acostamento.
Também sabe que é obrigatório o uso do cinto de segurânça.
Também sabe que deve sempre dar sinal com a seta indicando a mudança de direção.
Promover "pegas", dirigir sem carteira de habilitação, avançar o sinal vermelho etc, etc, etc...

Mas tens razão. Em Gaspar não é preciso gastar com essas placas indicativas de velocidade. Basta colocar em cada entrada da cidade uma placa com a figura de uma tartaruga e todos que chegam vão saber onde estão e o que vão enfrentar. O viaduto parece mesmo com o casco de uma tartaruga; redondo, e tão rápido quanto você sobe também desce... e a ponte Hercílio Deeke claro... a passos de tartaruga e a Ponte do Vale está parada porque tartaruga também para.

Assuma o DITRAN e depois diz a todos os infratores que tu és sábio porque tens uma carta de habilitação.

Cuido muito bem dos meus cachorros de rua, coisa que o teu prefeito não faz pelo povo que o elegeu.

Herculano
09/06/2013 20:20
PT E A ESQUERDA DOENTIA QUE O SUSTENTA, VE NAS MORTES DOS LÍDERES EDITORIAIS E EMPRESARIAIS DO O ESTADO DE S.PAULO E EDITORA ABRIL UMA VITÓRIA, UM CASTIGO E TORCE PARA UM ENQUADRAMENTO OFICIAL PARA NÃO SE SUCUMBIREM ECONOMICAMENTE

O alvo é a editora Abril com a morte de Roberto Civita. O mercado editorial está em mudanças devido aos comportamentos e novos hábitos de consumo e mídia com a expansão da internet. Querem enquadramento. Mas a mesma esquerda que dita padrões editoriais, de consumo de informação e mídia, nem consumidores possui para seus produtos, é só ver o que acontece com a revista semanal símbolo deste segmento, a Carta Capital. Quase ninguém a lê, assina e ela não influencia em nada na vida brasileira. Serve apenas para a babação de meia dúzia de intelectuais, ou que se dizem a tal.

O 247, o canal do PT dá que o emblema do Grupo Abril, revista Playboy estará entre as publicações a serem "descontinuadas" pela editora; circula há 35 anos; lista completa sai nesta segunda-feira 10; feminina Contigo será vendida à Editora Caras; mensal masculina virou máquina de dar prejuízos; cachês milionários, como o que foi pago para a atriz Flavia Alessandra, não garantiram mais vendas; circulação que já superou 1,2 milhão está abaixo dos 150 mil exemplares; público adolescente migrou para a internet na troca de ensaios estáticos por cenas mais quentes e com movimento na rede; Gianca e Titi Civita não manterão as aparências.
Herculano
09/06/2013 20:02
AVANÇO PARA O PASSADO, por Carlos Brickmann

Em quatro capitais, São Paulo, Rio, Goiânia e Natal, houve manifestações e tumultos contra o aumento das tarifas de transporte público. Em São Paulo, vândalos misturados a militantes de partidos radicais puseram fogo em bancas de jornais na Avenida Paulista, que dá acesso, entre outros equipamentos urbanos, a nove hospitais, e ficou interditada por algumas horas; quebraram lixeiras, depredaram estações de Metrô, chutaram carros de quem nada tinha com isso, invadiram um shopping. A tropa de choque dissolveu o tumulto com gás lacrimogêneo.

Há alguns fatos curiosos a examinar. O primeiro é que Movimento Passe Livre, que organizou a manifestação, foi criado pelo Fórum Social Mundial, onde se reúnem bolivarianos de várias partes do mundo por conta do nosso dinheiro, canalizado pelo governo gaúcho. O segundo é que a tropa de choque paulista estava nas ruas na véspera da manifestação. Aparentemente, sabia de tudo, e apenas esperava a oportunidade de, bem postada, dissolver o eventual tumulto.

O fato é que há vários indícios de crise, muitos com origem na ação ou inação do governo federal. Há dois anos, ninguém, exceto meia dúzia de saudosistas, pensava em militares. Hoje, com a ação nem sempre equânime das comissões da verdade, há em organização até um Partido Militar, e antigos torturadores voltam a ser ouvidos - por poucos, sim, mas que buscam articular-se. A inflação ficou livre por muito tempo, o crescimento é baixo, a dívida das famílias é alta.

Para o clima tornar-se explosivo, faltava a baderna. Não falta mais.
Ao zé ruela
09/06/2013 19:29
Esse zé ruela é um trouxa alienado!Quem do gasparinho não sabe que aqueles metrinhos de asfalto são colocados por causa da faixa de pedestres que deve de ser colocado lá por lei?Ou vai pintar faixa de pedestre no barro?Nos poupe de sua ignorância!
Herculano
09/06/2013 18:43
LAUDO INDICA QUE BEBÊ ATENDIDO NO HOSPITAL E POSTO DE SAÚDE CENTRAL DE GASPAR MORREU DE CAUSAS NATURAIS

Em abril, os pais de Ana Luísa Gonçalves, de três meses procurou o pronto socorro do Hospital de Gaspar. Ela passava mal depois de ser vacinada no posto de saúde. O Hospital não a atendeu por falta de pediatra e encaminhou ao posto Cars, no Centro. Ali ela morreu.

Um boletim de ocorrência foi feito por omissão de socorro. Agora, veio o laudo da necropsia detalhada do Serviço de Verificação de Óbito de Joinville. Ela morreu de "mal súbito", ou seja, de causas naturais. A revelação foi feita pelo delegado de Gaspar que preside o inquérito, Egídio Maciel Ferrari. Este inquérito vai agora ao Ministério Público para avaliação.
Herculano
09/06/2013 15:52
PRONTO. ESTAMOS FRITOS. AGORA A CERTEZA DE QUE A ECONOMIA BRASILEIRA VAI PIORAR. SEMPRE QUE ELE ANUNCIOU UMA COISA, DEU OUTRA. A COMEÇAR PELO PLANO REAL, O QUAL EM NOME DO PT CLASSIFICOU COMO UMA FALÁCIA ELEITOREIRA

Classificação de risco do Brasil vai melhorar, afirma Guido Mantega
Para o ministro, se depender do desempenho econômico, a agência Standard & Poor's deve revisar nota do País, anuncia título do jornal O Estado de S.Paulo e que traz uma entrevista com o ministro

Para os repórteres João Caminoto e Ricardo Grinbaum, um dia depois de a agência de classificação de risco Standard & Poor's ter anunciado que pode rebaixar a nota do Brasil, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sustenta o discurso otimista de sempre. "Se depender do desempenho da economia brasileira, a S&P terá de mudar o viés da nota para alta", disse, na sexta-feira

Mantega diz que em abril e maio a economia ganhou velocidade e a inflação começou a cair. Ele defendeu ainda a política fiscal do governo, em resposta às críticas do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, conselheiro da presidente Dilma Rousseff. Delfim disse que o mercado acha que há uma "esculhambação" nas contas públicas e recomendou austeridade ao governo "para recuperar credibilidade". Em sua crítica, Delfin vocalizou uma queixa que vem sendo feita privadamente entre empresários e economistas. "Temos uma política fiscal sólida", diz Mantega.

Ao fim de uma semana conturbada, em que a S&P ameaçou baixar a nota do País e a Economist fez piada sobre sua permanência no governo, ele atribuiu as críticas à visão "conservadora" da revista. "Então eles preferem aquela política. Vamos medir os resultados, vamos ver quem tem o resultado melhor. Nós ou eles (Inglaterra)?" A seguir, os principais trechos da entrevista.

Herculano
09/06/2013 15:19
OS ÍNDIOS TUTELADOS PELO ESTADO OU PELAS ONGS INTERNACIONAIS E O CIMI DA IGREJA CATÓLICA? ELES (AS ONGS E O CIMI) QUEREM O BRASIL SEM LUZ, SEM DESENVOLVIMENTO, SEM PRODUÇÃO AGRÍCOLA E SEM TERRAS PARA OS BRANCOS QUE SUSTENTAM OS ÍNDIOS E A FUNAI COM OS PESADOS IMPOSTOS QUE PAGAM

Índios interpelam Gilberto Carvalho judicialmente, informa Josias de Souza para o jornal Folha de S.Paulo, Uol e seu blog.

Lideranças dos índios mundurukus protocolaram no Superior Tribunal de Justiça uma interpelação judicial dirigida ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República). Acusam-no de calúnia e difamação. A interpelação é uma ferramenta utilizada para preparar futura queixa-crime contra o ministro.

A petição tem mais doutores do que índios. São dez advogados para seis autores. Está datado de 27 de maio. Mas só veio à luz neste final de semana, em notícias veiculadas pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário), da CNBB; e pelo movimento Xingu Vivo para Sempre.

Deve-se a interpelação a uma nota divulgada no site da pasta chefiada por Gilberto Carvalho no dia 6 de maio. Os munduruku haviam ocupado, quatro dias antes, o canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. E o ministro valeu-se da nota para atacar o que chamou de "autodenominadas" e "pretensas lideranças" dos índios.

Sem dar nome aos bois, o texto da Secretaria-Geral da Presidência mirou a borduna abaixo da linha da cintura: "Na verdade, alguns Munduruku não querem nenhum empreendimento em sua região porque estão envolvidos com o garimpo ilegal de ouro no Tapajós e afluentes."

O documento flechou: "Um dos principais porta-vozes dos invasores em Belo Monte é proprietário de seis balsas de garimpo ilegal." Mais adiante, levou o caldeirão ao fogo: "Diversos indígenas praticam diretamente esse garimpo ilegal na Bacia do Rio Tapajós, possuindo balsas que valem em torno de R$ 1 milhão."

Engrossou o caldo: "Outros indígenas cobram pedágio dos garimpeiros, chegando a receber R$ 40 mil por mês para permitir a extração ilegal de ouro na região. A propalada 'defesa da natureza' e a aliança dessas autodenominadas lideranças munduruku com entidades indigenistas e ambientalistas são suspeitas, pois o garimpo ilegal é uma das maiores agressões à natureza e às comunidades que vivem naquele território."

Na interpelação levada ao STJ, os munduruku reproduzem a nota de Gilberto Carvalho e pedem: 1) que o ministro apresente os nomes das lideranças indígenas a que se refere, para que os atacados possam se defender; 2) que esclareça se Dilma Rousseff avalizou o texto da nota; 3) que informe os nomes dos assessores que redigiram e divulgaram a nota.

A petição dos índios esclarece que a interpelação é utilizada como "medida preparatória de posterior ação penal em face do senhor ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em virtude de declarações difamatórios, caluniosas e injuriosas feitas contra o povo indígena munduruku."

Sérgio Martins, um dos advogados que representam os índios, disse que a interpelação foi à mesa do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do STJ. Gilberto Carvalho ainda não havia sido notificado até sexta-feira (9). Toda essa encrenca corre em paralelo com uma tentativa do auxiliar de Dilma Rousseff de chegar a algum tipo de acordo com os munduruku.

Na última terça (4), Gilbertinho, como o ministro é chamado na intimidade, reuniu-se em Brasília com um grupo de mais de cem índios. Comprometeu-se em atender a algumas reivindicações dos munduruku. Entre elas a de realizar consultas prévias sobre futuras obras. Não vinculou, porém, o resultado dessas consultas ao andamento dos empreendimentos.

Os índios querem saber se a opinião deles será levada em conta. Permanecem nos arredores de Brasília, no vizinho município goiano de Luziânia. Esperam ser recebidos novamente por Gilberto Carvalho nesta segunda-feira (10). Simultaneamente, aguardam pelo envio da notificação ao ministro.
Palhaço sem Sorriso
09/06/2013 14:47
Zuchi o Corajoso:

Os Vereadores do PT não admitem questionar as eternas obras da ponte Hercilio Deeck. Alegam que o Prefeito Pedro é ?o Corajoso?!
Mas, o que eu quero falar, é que quando se questiona as obras da ponte, se fala o Prefeito Celso teve a coragem de fazer. Mas, um Gestor público não deve ter apenas coragem. Pois a coragem pode ser facilmente confundida com atrevimento, afoiteza, arrojo. Mas, se o prefeito é tão corajoso assim? Por que ele não fala da reforma da ponte Hercílio Deeck nas audiências do OP? Se ele tem tanta coragem de falar da construção da unidade de Saúde Waltrudes Bósio no bairro Margem Esquerda, que foi construído pelo gestor anterior? Em 2008? Inaugurado em 2009, por que ele não fala das casihas de plástico?
O Problema da ponte era apenas as cabeceiras, qualquer leigo sabe ou sabia disso. Por causa desta dita ?Coragem? Gaspar esta pagando um preço alto. É fácil os vereadores do PT subirem na tribuna na câmara de vereadores e tentar desfocar, fazer comparações, ?mas, e a ponte do Vale?? Mudam o foco, pois os questionamentos são sobre a ponte Hercilio Deeck. Entendo que falam muito em coragem, mas, sinto que os falta na hora de debater, pois faltam argumentos. Chegam até falar ?temos que mudar a lei 8666?! Senhores o que temos que mudar é o jeito que se faz uma licitação. Na hora de se montar um Edital não se pode deixar nem um nó solto.
Coragem significa apenas uma coisa. Que não se mede os riscos para se fazer o que quer!!!
Infelizmente estamos diante de pessoas, em quantos entes públicos, que são corajosos de mais para admitir que estão errados. Neste momento o sinônimo de coragem é soberba!
Um prefeito ?Corajoso?, e um povo refém da incapacidade do gestor público!
DEDE !
09/06/2013 12:20
Analisando as considerações do OUVIDOR-MOR ratifico em numero, grau e genero : GASPAR PARADA ! Feliz OBSERVAÇÃO ! Alias ! só otario e anestesiado cai ainda na deles ! O engenheiro toco usou a camiseta certa !
Herculano
09/06/2013 12:10
INCOMPETENTES, INCAPAZES E ESPERTOS, A HORDA DAS TETAS PÚBLICAS E PARTIDÁRIAS FEITAS COM OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS

Francisco de Góis assina uma interessante reportagem neste domingo em O Globo. Família S/A: políticos empregam parentes até em partidos políticos

Se fosse possível resumir em uma mesma denominação todas as siglas partidárias em atividade atualmente no país, talvez um bom nome fosse Partido da Família S/A. De Norte a Sul do país, os partidos políticos brasileiros de todos os tamanhos são dominados por grupos familiares que, em muitos casos, são bem remunerados para comandar essas legendas e fazer todo tipo de negociação - da política a arranjos financeiros.

Levantamento realizado pelo GLOBO nos 30 partidos registrados oficialmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontrou pelo menos 150 parentes em cargos de direção nas legendas. São cônjuges, irmãos, pais, tios, primos que ocupam os principais postos de comando, como presidentes, vice-presidentes, secretários-gerais e tesoureiros. E muitos deles fazem dos partidos sua principal fonte de sustento, tornando-se políticos profissionais. Nos partidos menores, com pagamento em dinheiro público do Fundo Partidário, clãs familiares tornam-se os verdadeiros donos das siglas, dominando-as por mais de 20 anos.
Herculano
09/06/2013 11:27
O MILITANTE IMAGINÁRIO, por Arnaldo Jabor, apenas alguns parágrafos de um longo artigo desmoralizador e que sintetiza um tipo de praga social e que avança contra a democracia, as liberdade, a dialética e o pluralismo (e até a diversidade).

O militante imaginário é uma variante do "patrulheiro ideológico". Só que o patrulheiro vigia a liberdade dos outros. O militante imaginário só pensa em si - para ele, todos somos burgueses, malvados, contra o bem. Ele nem nos dá a esmola de uma crítica. Ele sorri de nossos argumentos, olhando-nos, superior, complacente com nossa 'alienação'.

O militante imaginário (MI) tem uma espécie de saudade. Saudade de um mundo que já foi bom. Só que ninguém sabe dizer quando o mundo foi bom. Quando o mundo foi bom? Durante a guerra de 14, no stalinismo, nos anos 40, quando? O MI tem saudade de um tempo quando se achava que o mundo "poderia" ser bom; é a saudade de uma saudade.

O MI não quer a vitória, pois seria o fim do sonho e o inicio de um inferno administrativo. Já pensou? Ter de trabalhar na revolução? O militante imaginário detesta contas, balanços, safras de grãos, estatísticas, tudo que interessa à chamada 'direita' concreta. Por isso, ela ganha sempre. A esquerda tem "princípios" e "fins". Mas a direita tem "meios"; a direita é um fim em si mesma. A esquerda é idealista, franco-alemã. A direita é "materialista histórica".

A esquerda sonha com o "futuro". A direita sonha com o "mercado futuro".

A esquerda é contra a social democracia - deu em Hitler. A direita é contra a social democracia - deu em Hitler.

Esquerda e direita se unem numa coisa: nunca são culpados e nunca pagam a conta, como os usineiros.
Herculano
09/06/2013 11:08
O PT QUE DAVA COMO CERTA A REELEIÇÃO DE DILMA, DEPOIS DA PESQUISA DO DATAFOLHA, DIVIDE-SE E RECORRE AO ELEITOR DE POSTES

Esta é ao menos a primeira análise do canal do PT, o 247. Dá a impressão que não se trata de algo passageiro, muito próprio das pesquisas. E antes que se configure uma tendência, o pessoal tremeu, e sem alternativas está apelando ao velho e certo. Diz o texto.

Em todos os quatro cenários pesquisados pelo Datafolha, dois com a presidente Dilma Rousseff e dois com o ex Luiz Inácio Lula da Silva concorrendo pelo PT, a vitória ocorreria no primeiro turno; a diferença é que, agora, diferentemente do passado, Lula teria uma folga um pouco maior do que a de sua sucessora, o que deve estimular novas pressões, dentro do PT e da base aliada, para que essa discussão seja reaberta
Herculano
09/06/2013 10:59
REGISTRO

Morreu e foi cremada ontem aos 96 anos, Lina Bornhausen.
Herculano
09/06/2013 10:52
ISTO JÁ DEU O QUE FALAR POR AQUI. DEPOIS DE PODEROSO LOBBY, VOLTA À PAUTA DO CONGRESSO

Se depender da pauta prevista pela Secretaria-Geral da Mesa na quinta-feira, a semana será recheada de temas que devem suscitar discussões entre os deputados. Entre as propostas, está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 471-B/05, a PEC dos Cartórios, pode voltar à pauta da Câmara. Matéria polêmica que divide parlamentares, ela efetiva como titulares, sem concurso público, cerca de 5 mil responsáveis por cartórios. A PEC é um dos itens previstos para votação em sessão extraordinária na terça-feira (11). Antes, haverá reunião de líderes para confirmar quais propostas serão analisadas.

A PEC dos Cartórios não é a única matéria que deve ser votada nesta semana. Na última terça-feira (4) os deputados acertaram a análise da urgência e do mérito do projeto da minirreforma eleitoral, da Medida Provisória 609/13, que desonera produtos da cesta básica e terá medidas para redução da conta de luz, a proposta que estabelece novas regras para o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o adicional para agentes de fronteira.

A última vez que os deputados tentaram votar a PEC dos Cartórios foi em 15 de maio do ano passado. Na oportunidade, a Câmara chegou a rejeitar um substitutivo apresentado pelo deputado João Campos (PSDB-GO), fazendo valer o texto original apresentado em 2005. No entanto, uma manobra dos líderes partidários obstruiu a votação e a sessão acabou encerrada. Durante a discussão, quase todos os partidos liberaram suas bancadas.

A proposta de emenda constitucional, que muitos consideram um "trem da alegria", concede titularidade sem concurso aos que assumiram os cartórios até 20 de novembro de 1994 e estejam à frente do serviço há, no mínimo, cinco anos ininterruptos. Durante os debates na Câmara, associações a favor e contra o texto levaram seus argumentos aos deputados. A definição, no entanto, só sairá da reunião de líderes na terça
Herculano
09/06/2013 10:47
PRESTANDO CONTAS

O Pedágio da Apae, em Gaspar, ontem, arrecadou R$ 18.729,35, segundo anunciou a diretoria da entidade
Gasparense
09/06/2013 10:16
O que é aquela foto que ta bombando na internet, Sr.Herculano com a camisa do PT. kkkkkkkkk
Herculano
09/06/2013 09:39
POR QUE O DINHEIRO DA PONTE ESTÁ TRANCADO? OS PRÓPRIOS DEPUTADOS E SENADORES O TRANCARAM

Esta manchete de hoje no jornal Folha de S.Paulo é auto-explicativa. Congresso prepara armadilhas para Dilma. Projetos de aliados do governo facilitam derrubada de vetos presidenciais e fixam cota individual de emendas. Área econômica teme que medidas engessem Orçamento; 'Estamos todos no mesmo barco', afirma ministra Miriam Belchior,do PT

Segundo a repórter Natuza Nery, depois de semanas colecionando más notícias na articulação política e no desempenho da economia, Dilma Rousseff se prepara para enfrentar o que chama de "cilada" no Congresso Nacional.

Trata-se do projeto que permite derrubar, com facilidade, vetos presidenciais e da proposta que obriga o Tesouro Nacional a liberar R$ 10 milhões a R$ 15 milhões por ano a cada parlamentar.

O "Orçamento impositivo" tira do Executivo a prerrogativa de barrar liberações de recursos e de definir para qual congressista a verba é destinada por meio de emendas parlamentares

"Todos os últimos governos passaram mandatos contingenciando o ovo, agora vão perder a galinha", disse à Folha Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB na Câmara.

Distribuição de cargos e emendas são os principais instrumentos de articulação política, sobretudo quando a base de apoio é heterodoxa.

A obrigação de pagar valor fixo a deputados e senadores mudaria a relação política do Executivo com o Congresso, pois, nesse quesito, um oposicionista teria peso semelhante ao de um aliado.

Nos bastidores, a medida é apelidada no PMDB de "Lei Áurea". Já a proposta dos vetos, raramente revistos na norma atual, ganhou a jocosa alcunha "Lei do Ventre Livre", em referência à libertação dos filhos de escravos que antecedeu a Abolição.

"Estou aqui há 42 anos, e há 42 anos é essa humilhação de pedir emenda. A caneta do governo é viciada. Vai deixar de ter chantagem de parlamentar que só vota se tiver liberação [da verba]", disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que propõe emenda impositiva fixada em R$ 10 milhões.
Herculano
09/06/2013 08:32
NA ARENA, por Élio Gaspari, nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, um fato que bem demonstra que o povo está de saco cheio de ladrões, espertos e chicaneiros; quer uma Justiça equilibrada que não favoreça os poderosos instalados no poder.

No domingo passado o ministro Joaquim Barbosa estava no Maracanã. Assistiu ao jogo Brasil x Inglaterra com o filho no camarote do apresentador Luciano Huck e de sua mulher, Angélica.

Um curioso viu a fila de pessoas que esperavam uma oportunidade para se deixarem fotografar a seu lado e contou pelo menos 20 torcedores.
Herculano
09/06/2013 08:27
SEM SER ÉPOCA DA CAMPANHA E SEM VERBAS PARA A PONTE, ESTRELAS DO PT PASSAM LONGE DO STAMMTISCH DE GASPAR

Quem foi ao mais bem sucedido Stammtisch de Gaspar, onde vai ser um dia a Arena Multiuso, e que marcou os 23 anos de existência e edições ininterruptas do jornal de maior circulação em Gaspar e Ilhota, o Cruzeiro do Vale, pode notar a ausência das estrelas do PT.

O PMDB teve os deputados federais Rogério Peninha Mendonça e Waldir Colato. O PSD trouxe Jean Jackson Kuhlmann.
Herculano
09/06/2013 08:21
CORRIDA PRESIDENCIAL

Com 51%, Dilma continua favorita na corrida eleitoral, segundo publica hoje com exclusividade o jornal Folha de S.Paulo. Intenções de voto na petista caíram 7 pontos, mas ela ainda venceria no 1º turno

Marina Silva mantém os 16% de março; já Aécio, beneficiado pela propaganda do PSDB, subiu de 10% para 14%

Apesar da queda de popularidade, a presidente Dilma Rousseff continua sendo a favorita para vencer a eleição presidencial do ano que vem.

No cenário mais provável da disputa, Dilma teria 51% das intenções totais de voto, segundo pesquisa Datafolha finalizada sexta-feira com 3.758 entrevistas.

São sete pontos a menos que o verificado no levantamento anterior, de março. Mas ainda assim é o suficiente para liquidar a eleição já no primeiro turno.

Em segundo lugar, com os mesmos 16% da última pesquisa, aparece a ex-senadora Marina Silva, atualmente engajada na criação de um novo partido político, a Rede Sustentabilidade.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi o único que subiu em relação ao levantamento de março. Ele tem agora 14% das intenções de voto, quatro pontos a mais que na pesquisa anterior.

Aécio está tecnicamente empatado com Marina, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos.

Recém-eleito presidente do partido, o pré-candidato tucano foi beneficiado pela exposição intensiva de sua imagem na série recente de propagandas do PSDB no rádio e na televisão.

Nessas oportunidades, Aécio criticou o governo com muita ênfase na inflação, objeto de crescente preocupação da população, conforme a mesma pesquisa.

Em quarto lugar na pesquisa, com 6% das intenções de voto, aparece o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O índice é mesmo obtido por ele no último levantamento.
Herculano
09/06/2013 08:16
EUREKA. DESCOBRIRAM QUE OS MAIS RICOS SÃO OS MAIS ESCLARECIDOS E ABERTOS À TEMAS POLÊMICOS. É POR ISTO QUE PARTIDOS E PRINCIPALMENTE O PT, PREFEREM OS POBRES E QUEREM DEIXÁ-LOS NESTA CONDIÇÃO DE POBRES, PEDINTES (BOLSA FAMÍLIA) IGNORANTES PARA MANIPULÁ-LOS NA OPINIÃO, NOS VOTOS E NA AUTODETERMINAÇÃO.

Esta observação é de Hélio Schwartsman, em "Farol do iluminismo", para o jornal Folha de S. Paulo. "As várias pesquisas Datafolha que exploraram a opinião do brasileiro em temas controversos publicadas ao longo dos últimos anos mostram que são invariavelmente os mais ricos que manifestam as posições mais progressistas. Eles apoiam proporcionalmente mais do que os pobres o aborto, a eutanásia e a legalização das drogas. São mais tolerantes em relação ao homossexualismo e menos religiosos. Tendem a ser mais severos com políticos corruptos."
Zé Saude
09/06/2013 02:59
Pedrão...Ao invés de procurar o Pedrão e tratar a todos a sua volta como Pedrão, procure dentro de você, porque o Pedrão nada mais é do que algo que nasceu do que vem de dentro de você, através de suas atitudes, ações e de seu jeito de ser, ele está muito vivo, e ele já não é mais apenas um e sim uns, então existem vários Pedrões a sua volta que você mesmo está criando.
luciano da cunha
08/06/2013 22:54
AO POBRE COITADO DO ZÉ RUELA

eu sou burro, vc não tem argumento e vem questionar erro de digitação,

minha mente é maldosa como a cpi do cemitério,as cassações, mentiras aqui já confirmadas do seu prefeitinho,funcionário não qualificado que quebra máquinas sem saber operar,novo posto de saúde tem varios médicos e etç.....,

vc tem problema de visão pois em momento algum falei que os outros prefeitos fizeram algo,

se vc tivesse vergonha na cara não estaria mais apoiando um prefeito mentiroso e incompetente,

agora isso vc tem razão o kleber perdeu e é só em 2016, isso se chama democracia, pois o povo paga por suas escolhas,

em 2016 o próximo prefeito vai acabar as duas pontes, policlinica, creche, anel de contorno,contratar médicos, ajudar realmente o hospital já que o atual não tem competência pra isso,

agora retruque meu comentário e diz que todas essas obras já estão prontas, um abraço.
Juju do gasparinho
08/06/2013 21:43
Prezado Herculano:

A sua perspicácia em TEMPOS DE DESAPEGO, mostram ao Belchior como é simples o caminho para a solução.
observador-mor
08/06/2013 20:59
Voces viram a camiseta que o zuchi usou na festa ?

"Parada" 13, realmente o ZUCHI estampou muito bem a situação de GASPAR.
1) ponte hercilio deeke ....parada
2) ponte do vale....... parada
3) transito em gaspar .....parado
4) hospital ......parado
5) asfalto do morro do serafim ....parado
6) asfalto da fernando krauss.....parado
7) tratamento de esgoto ....parado
8) asfalto no bela vista ...parado
9) asfalto da rua lagoa vermelha(melato)...parado
10) posto de saude gaspar grande .....parado
11) creche da sete setembro ....parada
12) Ambulatório da 7 de setembro .....parado
13) EMENDA DA APONTE ....PARADA CONGELADA

ZUCHI ...PARADO COMO O " TOCO DA PONTE"

ZUCHI É O JK DE GASPAR, E A MARINHA É A CAPITAL.

ZUCHI SE MELHORAR FICA -1. DÁ NISSO QUEM ELEGEU UM PREFEITO QUE FALA : MOTOR DE POLPA......POBRE GASPAR.
Germano Aguiar
08/06/2013 20:38
Sombrio Roberto,

No centro de uma cidade, todo cidadão que tira uma Carta de Habilitação deve saber que o limite é de 110kh... Logo você questionar isto. Vai cuidar dos teus cachorros de rua. Te candidata e faz como fez a vereadora da tua margem.
Herculano
08/06/2013 20:12
GOVERNO DILMA TEM 57% DE APROVAÇÃO APÓS QUEDA DE OITO PONTOS, DIZ DATAFOLHA. ESTA MANCHETE PERMEIA OS NOTICIÁRIOS DESTE SÁBADO A NOITE NAS TEVÊS E É CHAMADA DE CAPA DOMINICAL DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. ESTE ASSUNTO INCOMODOU A SEMANA INTEIRA O PALÁCIO DO PLANALTO QUE TEM OUTRAS PESQUISAS COM A MESMA TENDÊNCIA. INFLAÇÃO E FALTA DE POLÍTICAS ECONÔMICAS CONSISTENTES QUEBROU A CRESCENTE ONDA DE OTIMISMO DO PODER LIDERADO PELO PT

A popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu pela primeira vez desde o início de seu mandato, há dois anos.

Pesquisa feita pelo Datafolha na quinta e na sexta-feira mostra que 57% da população avalia seu governo como bom ou ótimo. São 8 pontos a menos que no levantamento anterior, feito em março.

A presidente perdeu popularidade entre homens e mulheres, em todas as regiões do país, em todas as faixas de renda e em todas as faixas etárias, segundo o Datafolha.

Os números do Datafolha indicam que a deterioração da imagem de Dilma é um reflexo do aumento do pessimismo dos brasileiros com a situação econômica do país e mostram que a população está mais preocupada com a inflação e o desemprego.

Para 51%, a inflação vai subir. Em março, esse índice era de 45%. A mesma tendência pode ser observada em questões sobre desemprego, poder de compra do salário, situação econômica do país e do próprio entrevistado
Herculano
08/06/2013 19:54
SEARA É JBS

O grupo JBS comprou a Seara. O contrato está assinado. A operação deve ser divulgada nesta segunda-feira, 10. A informação é de Sonia Racy, do jornal O Estado de S.Paulo.

A Seara que nasceu em Santa Catarina, na cidade do mesmo nome, perto de Concórdia, sede da então Sadia, foi da família Paludo que a vendeu a Ceval, que a transformou num empresa competitiva, que foi Bunge, que a vendeu a Cargill e que a vendeu a Marfrig. Agora estará nas mãos da JBS, brasileiro, e o maior processador de carnes do mundo.
Herculano
08/06/2013 15:41
NÃO É CÂNCER

Responsável pela saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, o médico Roberto Kalil nega que o câncer na laringe tenha retornado e explica a origem dos novos rumores que surgiram; oncologista do Sírio, Artur Katz, lamenta os rumores; "quando surge um boato, o ônus da prova recai sobre a vítima, e não sobre quem o inventa. É cruel", diz; neste sábado, colunista Claudio Humberto diz que Lula voltou a visitar o médium João de Deus, em Abadiânia (GO). Esta nota eu a republiquei hoje cedo e abaixo.
herculano
08/06/2013 15:25
CADÊ A MADEIRA DA MANGUEIRA

Não me digam que aquele amontoado de tábuas é a magnífica mangueira que desmontaram, venderam ilegalmente e retornaram rapidamente para se proteger de questionamentos judiciais? Vi com os meus olhos as duas situações. Onde está o resto? Acorda, Gaspar!
Zé Ruela
08/06/2013 15:07
Herculano
É, a oposição não tem mais jeito mesmo, foi só alguém começar a fazer o contraponto das imbecilidades que escrevem contra a administração do prefeito Celso Zuchi, começaram a apelar. O burro do Luciano, não dá para entender o que ele escreve, volta para o Mobral. Não preciso das migalhas do Pt, mesmo porque elas existem somente na sua mente maldosa. Tenho certeza que tenho muito mais credibilidade e dignidade do que você e vergonha na cara é você que não tem, é só ver o resultado dos prefeitos que o seu pessoal elegeu a uns tempos atrás. E os outros fofoqueiros ainda são os mesmos de sempre. Vocês acham defeitos até na sombra de vocês. Perderam, agora só em 2016, do jeito que fazem politica, tenho certeza que irão continuar a falar mal de nós até 2020.
Herculano
08/06/2013 12:22
OLHA SÓ ESTA. ESTAMOS FAZENDO ESCOLA. EM GASPAR JÁ É ASSIM E FAZ TEMPO. MAS AGORA, DADOS SOBRE VIAGENS DE DILMA SERÃO TRATADOS COMO SIGILOSOS.

A repórter Patrícia Campos Mello, revelou na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo que está causando mal-estar entre integrantes do governo a decisão do gabinete da Presidência de determinar que todas as comunicações relativas a viagens presidenciais sejam classificadas como "reservadas".

Isso significa que elas terão de ser mantidas sob sigilo até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2014, ou, em caso de reeleição, até 2018.

Na semana passada, os postos do Itamaraty no exterior receberam uma circular telegráfica pedindo para manter sob sigilo até as mensagens administrativas - isso inclui todas as comunicações relacionadas às viagens, desde número e preço de quartos de hotéis até pautas de reuniões. A determinação foi noticiada pelo portal iG na semana passada.

A ordem teria partido diretamente do chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff, Giles Azevedo, para o alto escalão do Itamaraty, segundo apurou a Folha.

Os gastos da Presidência em viagens têm despertado críticas. Reportagem da Folha de 21 de março deste ano revelou que o governo brasileiro desembolsou ? 125.990 (R$ 324 mil) com hospedagem e salas de apoio e reunião para a comitiva de Dilma Rousseff em Roma durante a missa inaugural do papa Francisco. O gasto teria sido menor se Dilma tivesse optado pela residência oficial.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência nega que a determinação vá tornar sigilosos os gastos da presidente ou do vice Michel Temer. "O valor total dos gastos com hospedagem das viagens internacionais já foi e continua a ser divulgado, pois esta informação não afeta a segurança."
OBSERVADOR-MOR
08/06/2013 12:03
CUIDADO COM O PADRECO " TAUBINHA" DO BELCHIOR, UM DOS PRODUTOS MAIS CAROS É " MADEIRA DE DEMOLIÇÃO " , ENTÃO " OLHO VIVO".
AH, SE O PADRECO ENTRAR NA IGREJA COM BATINA VERMELHA E UMA ESTRELA ,SAIA LOGO, E REZE EM CASA.
Herculano
08/06/2013 09:31
A MANCHETE DE QUE A VERBA DA PONTE DO VALE ESTÁ COMPROMETIDA MOSTRA QUE ESTA COLUNA NÃO TEM RABO PRESO COM A ENGANAÇÃO DOS POLÍTICOS

Os leitores e leitoras desta coluna já sabiam da enrolação da administração de Pedro Celso Zuchi, do PT, da presidente Dilma Vana Rousseff, da gasparense honorária e ministra Ideli Salvatti, do deputado Décio Neri de Lima, da Caixa Econômica Federal e do ministério das Cidades, tocado pelo PP de José Hilário Melato que também andou por Brasília, acompanhado do deputado João Pizzolatti Júnior, preparando o terreno para tirar a casquinha quando as coisas andavam bem por aqui.

O que este políticos reclamam? Que esta coluna não tem partido, não engana os seus leitores e tem a coragem de colocar o dedo nas feridas, nas mentiras, enganações e discursos. Reclamam, vejam só, da credibilidade da coluna, de que ela faz manchete antes de todos da imprensa que também possuem acesso as mesmas informações que a coluna. Então por que desta diferença? É a única coluna de dá prêmios aos leitores e leitoras: a máscara dos políticos, gestores e outros atores do poder aqui e acolá. Acorda, Gaspar!
Herculano
08/06/2013 09:22
FALTA DE TRANSPARÊNCIA? NADA. É UM PROBLEMA PARTICULAR E NÓS NÃO TEMOS NADA COM ISSO. QUANDO ELE FOR CANDIDATO, AI SIM O ASSUNTO É DE TODOS NÓS

Faz dois domingos que Elio Gaspari, para o Globo e a Folha de S. Paulo, nos revelou que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, PT, andava fazendo "visitas" noturnas regulares ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, hospital onde tratou o seu câncer de laringe. Nenhum desmentido. Apenas o canal 247 do PT, ensaiou que ele teria ido lá por uma única vez e para fazer um visita a um amigo. Passou.

Hoje na coluna de Claudio Humberto e publicada em vários jornais brasileiro está "Lula tem visitado João de Abadiânia, médium famoso"

O ex-presidente Lula tem se consultado com o médium João Teixeira de Faria, o "João de Deus", da Casa Dom Inácio de Loyola, que atrai enfermos de todo o mundo a Abadiânia (GO), a 78km de Brasília, em busca de suas cirurgias espirituais. Lula esteve com o famoso médium há três semanas, mas não há informações sobre a natureza da visita. O ex-presidente é esperado novamente nos próximos dias.

Em domicílio
Quando se submeteu a cirurgia para tratamento de câncer, Lula recebeu João de Deus no Hospital Sírio Libanês.

Agradecimento
Amigos de Lula acham que ele tem ido a Abadiânia apenas para agradecer o empenho do médium na sua recuperação
Herculano
08/06/2013 08:04
A CORRIDA PRESIDENCIAL: AÉCIO NEVES, PSDB, FAZ A SUA PRIMEIRA PROMESSA. SE ELEITO PARA TER NO MÁXIMO 22 MINISTÉRIOS. HOJE JÁ SÃO 40

Discurso do presidenciável tucano segue a linha do "choque de gestão"; em entrevista à revista Época, ele promete enxugar a máquina administrativa e afirma que o governo Dilma representa o casamento do "improviso com a ineficiência"; "temos de partir de uma constatação: o governo da presidente Dilma falhou", afirma Aécio; senador se diz também contra a liberação da maconha, tese defendida por seu guru Fernando Henrique Cardoso, e a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo; sobre o Bolsa Família, ele afirma que "pode ser mantido, mas tem de ser avaliado"
Herculano
08/06/2013 08:02
SERÁ? NÃO TOMARÁ DEFESA FORMAL, MAS NOS BASTIDORES DEFENDERÁ OS MENSALEIROS CONTRA AS DECISÕES SOBERANA DA JUSTIÇA BRASILEIRA. UMA VERGONHA ATÉ PARA BRASIL

Eleito quinta-feira à noite na Guatemala para ocupar uma vaga da Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), o brasileiro Paulo Vannuchi, atual diretor do Instituto Lula, estará impedido de discutir, avaliar e tomar decisões em assuntos que envolvam o Brasil durante seu mandato, que começa em 1º de janeiro de 2014 e termina em 31 de dezembro de 2017.

Isso significa que, apesar de sua forte ligação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, ele não exercerá influência sobre a análise dos recursos ao julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) apresentados à OEA, explicou uma fonte do organismo internacional, que tem sede em Washington.
Herculano
08/06/2013 07:58
A RAZÃO PELA QUAL O BRASIL ESTÁ NA LINHA DO PENALTY PELOS ANALISTAS SÉRIOS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. AQUI TENTAM ESCONDER TUDO COM DISCURSO E PROPAGANDA

Inflação em 12 meses deve estourar teto da meta do governo em junho informam os repórteres de O Globo, Nice de Paula e Renata Cabral.

Com forte desaceleração nos preços dos alimentos, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, usado nas metas do governo) fechou maio em 0,37%, informou nesta sexta-feira o IBGE. O resultado veio dentro das expectativas do mercado e bem abaixo dos 0,55% de abril. Foi ainda a menor taxa desde junho de ano passado.

Mas, no acumulado dos últimos 12 meses, a alta chegou a 6,50% exatamente no teto da meta estabelecida pelo governo para este ano, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desde março, quando atingiu 6,59%, a taxa em 12 meses está perto do teto da meta. E analistas preveem novo estouro este mês, quando a inflação em 12 meses deve chegar a 6,70%, o pico neste tipo de comparação
Herculano
08/06/2013 07:54
A PROVA DE QUE O GOVERNO DILMA É UMA BAGUNÇA. E HÁ QUEM DIGA QUE ELA É UMA GERENTE. NEM PRESIDENTE É DE VERDADE

Olha esta que se escondia. Afif pede demissão relâmpago de ministério para assumir o governo do Estado de São Paulo, informou em primeira mão o jornal O Globo.

Uma edição extra do Diário Oficial da União, que foi divulgada na noite desta sexta-feira, na internet, traz a exoneração do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, PSD. A informação consta no "Atos do Poder Executivo" e informa que a exoneração é a pedido.

Até no início desta semana, Afif pensava em se licenciar da função de ministro do governo Dilma para poder assumir o governo de São Paulo por causa de uma viagem do governador Geraldo Alckmin, PSDB, ao exterior, a partir de segunda-feira. Quando o governador retornar, Afif deverá voltar a ministro e sob os aplausos de Dilma Vana Rousseff e do PT
Gasparinho
08/06/2013 07:52
Pois bem o asfaltamento daquele trecho do gasparinho saiu por promesa politica que o seu lovidio prometeu aos moradores,e a britagem barracao deu toda a base e o rachao da cancha entao saiu barato para prefeitura,mas todas essas ajudinhas tem algo em troca e isso ninguem sabe o que é!E tambem o irmao do lovidio e membro da equipe da comunidade entao ai vem seu lovidio para se promover a um futuro vereador certo.Pois bem e o NINO uma cara que era Adilson ate debaixo d'agua hoje por promessas desse governo esta ai mamando na teta do pt isso é uma grande vergonha para nos que conhecemos a familia Bonetti aqui do gasparinho.Entao essa é uma obra onde a prefeitura deu o meio fio,e o asfalto isso se o tonho nao der o asfalto tambem para se mostrar um pouco mas como gosta de fazer.Acorda Gaspar essa nossa prefeitura é uma vergonha
Herculano
08/06/2013 07:45
DEVOLVER? SERÁ?

Justiça abre 1º processo para cobrar José Dirceu, PT, pelo mensalão.
Ação aceita dias após Supremo Tribunal Federal publicar acórdão visa ressarcimento aos cofres públicos. Também são réus outras 20 pessoas, entre elas o deputado José Genoino (PT-SP) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Herculano
08/06/2013 07:43
SE HÁ SERVIDORES FICHAS SUJAS NOS PRÓPRIOS TRIBUNAIS QUE NÃO APLICAM A LEI EM VIGOR PARA ELES PRÓPRIOS, IMAGINA-SE NAS INSTÂNCIAS POLÍTICAS

Quase um terço dos tribunais descumpre ficha limpa, diz Conselho Nacional de Justiça. Regra que veta contratações de condenados em 2ª instância só é seguida em 28 de 90 cortes. Presidente do conselho, Joaquim Barbosa dá 15 dias para regularização; norma também vale para terceirizados

Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostram que de 90 tribunais sob os cuidados do órgão, 28 não cumprem integralmente uma resolução que exige "ficha limpa" para contratação de funcionários comissionados, ocupantes de funções de confiança e terceirizados do Judiciário.

A medida está em vigor desde 2012 e vale para Justiça Federal, Eleitoral, estadual, Militar e tribunais de contas, além de tribunais superiores.
Herculano
08/06/2013 07:31
O FUTURO DO DILMISMO, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S.Paulo

Como política e ansiedade andam de mãos dadas, há uma onda de especulações sobre qual será a feição de um eventual segundo mandato de Dilma Rousseff. Será igual ao Lula 2 ou um período melancólico e sem brilho?

A história tem sido cruel com reeleitos. Que o digam Fernando Henrique Cardoso, aqui no Brasil, e agora Barack Obama, nos Estados Unidos.

O sucesso de um segundo mandato depende das realizações do primeiro. Vista em retrospecto, a política de Lula com os programas sociais de inclusão e ampliação do mercado interno acabaram salvando o Brasil mais adiante. Além disso, ele criou uma legião de admiradores políticos e ampliou suas alianças partidárias.

Os resultados de Dilma são incertos nas duas áreas. Não está claro se a sua política econômica fragmentada funcionará. Não por causa das piadas da revista britânica "Economist" com Guido Mantega, mas porque qualquer pessoa de bom-senso andando pelo país nota como a infraestrutura andou de maneira muito mais lenta do que exige a demanda do mercado de novos consumidores.

Dilma também tem sido malsucedida no manejo da micro e da macropolítica. Como se sabe desde sempre, um governante pode errar em tudo, menos na política. O preço algum dia acabará sendo cobrado. Como a atual presidente segue forte e popular, essa conta talvez não seja apresentada em 2014. Só que em 2015 vai aparecer com certeza absoluta.

Vivo em Brasília há alguns anos por dever de ofício. Falo com políticos do governo e da oposição. Exceto por alguns ministros, nunca encontrei gente de relevância entusiasmada com a atual presidente. Não existem dilmistas. Há lulistas. Na oposição é possível encontrar saudosistas de FHC. Mas Dilma tem escassos torcedores reais a seu favor.

Todos esses elementos somados são um prenúncio ruim para o futuro do dilmismo. Embora dilmismo, como se observa, nem exista de fato.
luciano da cunha
08/06/2013 07:18
REPUDIAÇÃO

é repudio o atendimento do banco HSBC de gaspar, pois ontem quem foi no banco ficou na fila de espera por muito tempo,

entrei no banco as 11: 39 e fui atendido as 12:28,

gostaria que a imprensa ou alguém que leia este post possa tomar uma atitude pra melhorar a situação dos gasparenses,

eram duas a atender e quando faltava 5 pessoas na minha frente uma delas saiu pra almoçar,

segundo o que fiquei sabendo o tempo de espera é de 20 minutos por lei,
o povo deveria trocar de banco e é o que vou fazer,um abraço.
luciano da cunha
08/06/2013 07:07
AO QUE SE ESCONDE COMO ZÉ RUELA

primeiro que dignidade e credibilidade tem uma pessoa que não se identifica,

segundo quando o pedro zuchi ou o pt der dinheiro o suficiente pra vc construir uma casa pra vc e o pedreiro construir pela metade, torto, com materiais vagabundos, vc não pode reclamar vai ter que conviver com isso, pois a palavra dada de um homem não se volta a traz,

a não ser que vc seja um baita de um mentiroso e defendendo as migalhas que o pt te deu,
crie vergonha na cara e pare de defender o indefensavel,um abraço.
Roberto Sombrio
07/06/2013 23:49
Oi, Herculano!

Hoje é sexta e temos todo o final de semana para refletir.

Zé Ruela fala que agora tem mais uma obra na cidade. Estão obrando muito,... um cocô maior que o outro. O pior é que todos os cocôs espalhados pela cidade estão mal feitos, inacabados. Nem cocô sabem fazer.

Uma hora e meia (hoje no final da tarde), para atravessar Gaspar e o cocô que estão fazendo na ponte Hercílio Deeke. Aquêle guarda-corpo que mais parece um cercado de jaula, tem o interior feito de tela e que lembra uma teia para que os gasparenses nunca mais esqueçam que a reforma demorou tanto que chegou a criar paranho sobre a ponte.

A rua São José em sua extensão não possui placas indicativas de velocidade máxima permitida. Se acontecer algum acidente grave qual será a desculpa ou mentira. Cadê o Ditran? Dormindo nas cabeceiras da ponte Hercílio Deeke? Cadê o prefeito? Passeando e tomando cafézinhos em Brasília? Desde o início do ano todos sabem que a incompetente presidente desta filial de Cuba; Dilma Roussef não tem mais verbas, o cofre está vazio, sêco, furado, nunca teve os U$ 300 bilhões que afirma ter de reservas. Então para que perder tempo em Brasília atrás do que não existe? É simplesmente patético, patético, patético e patético, para não dizer hilário, ridículo. Ainda teve uma mente "inteligente" em Gaspar que comparou esse prefeito com Juscelino Kubistchek. Pena que com o novo guarda-corpo não dá mais para colocar a cabeça para fora da ponte e vomitar no rio, mas da ainda para vomitar na porta da prefeitura.
Herculano
07/06/2013 23:14
MAIS UMA BAIXA. MAIS UMA VAGA

A edição desta sexta-feira do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - traz o decreto 4.497, de quatro de junho. Ele diz no artigo primeiro: fica exonerado, a pedido, a partir do dia 06 de junho de 2013, o servidor RAFAEL SALVAN FERNANDES, do cargo em provimento efetivo de Procurador Municipal.
Herculano
07/06/2013 21:42
TEMPO DOS DESAPEGOS

Se Dom José Negri sugere desapego ao seu rebanho para com a falta de memória e sentimento validar o desamor de um pastor no seu pastoreio, quem sabe a comunidade do Belchior seguir o conselho do bispo e ter desapego pelo padre (que prefere jantares privados, políticos e comemorativos além de transformar em profano o que é sagrado), pelas doações e até pelas parábolas bíblicas?
rafaela
07/06/2013 21:05
Eu não sei se devo rir ou chorar, mas esses personagem me deixam com certas contradições. Eu não sei o que é infinitamente bandido ou idiota.

Zé Arruela
Anarquinopolis
Vlad
Alfredo Simplicio
Mesa de Bar
Jaison Barreto
Quebra Tijela
Parafuso
Porca
Pedro Ivo
Vereadores como;

Bob esponja
Chapeiro
Churrasqueiro
Padeiro
Guarda de transito
Advogado e Professor
Bodegueiro e
Um executivo que só faz pela metade.
Educação precária, Hospital fechado, falta de segurança pública, Os condomínios minha casa minha vida, ao invés de atender aos necessitados virou um empreendimento, tem empresários com mais de 5 apartamentos para locar ou vender, uma VERGONHA, Prédios até o do Paço irregular, transito sem comentários, ponte parada, creches sem vagas,postes no meio da rua, associações aparelhadas, construções irregulares, sem saneamento básico, passagem de ônibus mais cara do país em São Paulo deu quebra quebra aqui ninguém fala nada, o cidade!
Juju do gasparinho
07/06/2013 20:22
Prezado Herculano:

Já que o padreco do Belchior conseguiu alguém que faça o trabalho que lhe compete na festa, que aproveite a folga e vá ao Vaticano buscar os bancos históricos da Capela Sistina para transformá-los nas suas tão pretendidas "taubinhas".
Será a vitória do padreco sem padrice!
Herculano
07/06/2013 20:17
O BRASIL SEM RUMO, SEM POLÍTICA ECONÔMICA, SEM SUSTENTABILIDADE E SEM LIDERANÇA

Resumo desta sexta-feira negra. O rebaixamento de perspectiva de "estável" para "negativo" da nota do Brasil, anunciado pela agência de rating Standard & Poor?s, derrubou o mercado brasileiro nesta sexta-feira (07). E nem mesmo o bom humor das bolsas internacionais foi suficiente para tirar o índice oficial de negociações da bolsa brasileira ao seu menor patamar desde outubro de 2011.

O Ibovespa (índice da Bolsa de Valores de São Paulo) encerrou o dia em baixa de 2,39%, aos 51.618 pontos. A bolsa atingiu 51.427 pontos na mínima, e 52.876 pontos na máxima. O volume de negociação apurado chegou a R$ 8,018 bilhões.

A Standard & Poor?s justificou sua decisão ao citar fatores como o menor crescimento econômico do país e um aumento no volume dos gastos públicos, que podem comprometer o perfil financeiro do Brasil.

E vem mais diante da irresponsabilidade governamental: outras agências devem repetir o discurso. . Para os analistas, quase de forma unânime, se não rebaixar o rating, apenas a perspectiva, tudo bem. Mas se mexer com o rating, a coisa ganha um contorno mais grave. A agência norte-americana também rebaixou a perspectiva das estatais Eletrobrás e Petrobras, nas quais o governo fez elas darem prejuízos propositadamente e compromete seus investimentos.
Zé Ruela
07/06/2013 19:58
Herculano
Você é engraçado. Se o governo não faz obra, você baixa o pau. Se o governo faz obra, você baixa o pau. Ou você não gosta do pessoal do Gasparinho, pelo jeito dos seus comentários eles não merecem ter suas ruas pavimentadas com asfalto. O Lovidio estava lá, sim, não tem nenhum impedimento legal ele estar lá. Agora tenho mais uma obra para incluir na lista que você não publicou ontem.
Herculano
07/06/2013 19:55
EDITORA ABRIL DEMITE DIRETORES DE NÚCLEO; ATÉ DEZ TÍTULOS PODEM SER FECHADOS

É isto que revela o Portal Imprensa. A Editora Abril não comunicou nada até agora. Tudo isto acontece menos de uma semana depois da morte do seu ex-presidente do Conselho, Roberto Civita.

Após semanas de boatos e informações prevendo uma demissão em massa no Grupo Abril, a empresa iniciou, na tarde desta sexta (7/6), um processo de reestruturação que envolve desligamentos e fechamento de títulos.

Segundo IMPRENSA apurou, os cortes começaram pelos diretores de núcleo que passaram a ser chamados por volta de 16h.

Entre os demitidos estão Alfredo Ogawa, diretor de serviços editoriais da Abril Mídia; Brenda Fucuta, diretora superintendente da extinta UN Segmentada I; Claudio Ferreira, diretor comercial de administração da Unidade de Negócios Veja; Daniel Gomes, diretor de planejamento Estratégico e Novos Negócios; Kaike Nanne, diretor do Núcleo Comportamento; Márcia Neder, diretora do Núcleo Moda e Beleza e Paula Traldi, diretora de Recursos Humanos da ex-Abril Mídia.

Está prevista para a próxima semana a divulgação de quais revistas serão descontinuadas e o quanto esses cancelamentos afetarão o quadro de funcionários. Fala-se na redução de até mil vagas.

IMPRENSA contatou a assessoria de imprensa do Grupo Abril e aguarda pronunciamento oficial da empresa sobre os cortes.

Reestruturação do grupo

Com as mudanças, o Grupo Abril passa a ter uma nova estrutura e a junção das unidades de negócios que estavam ligadas à Abril Mídia. Elas serão cinco: Unidade de Negócios Veja, UN Exame, UN Abril Segmentadas, UN Negócios Digitais e UN de Negócios de Assinaturas.

A UN Veja será comandada por Thais Chedes Soares que acumula o cargo de diretora geral de publicidade; a UN Exame será comandada por Claudia Vassallo; a UN Abril Segmentadas será dirigida por Helena Bagnoli no comando geral e Claudia Giudice como diretora superintendente.

Já a UN de Novos Negócios Digitais terá Manoel Lemos como titular e reúne as operações Alphabase, iba, Elemidia, E-commerce e um Fundo de Investimento em Empresas de Tecnologia. A UN de Negócios de assinatura continua sob a liderança de Fernando Costa.

Foi criada uma assessoria editorial à presidência que será ocupada por Edla Müller que seguirá com o trabalho realizado por Thomas Souto Corrêa. Também foi criada uma vice-presidência de operações e gestão que será comandada por Marcelo Bonini.

Resultados positivos

A reestruturação da companhia acontece dois meses depois do anúncio da divulgação de receita líquida de R$ 2,98 bilhões, alcançados em 2012. Já a receita publicitária da empresa foi de R$ 1,03 bilhão no período.

Giancarlo Civita, que à época da divulgação dos resultados estava no cargo de vice-presidente do Conselho de Administração da companhia, destacou que "mesmo em ano de cenário econômico complicado mantivemos firme a missão de difundir cultura, educação e entretenimento".

A parte digital da empresa também apresentou números satisfatórios. Os sites da Abril atingiram 59 milhões de internautas no ano passado. O Exame.com teve crescimento de 86% e chegou a 53 milhões de pageviews. Em 2012, a Abril S.A. ainda comprou a participação dos minoritários na Elemidia e passou a ter 100% do negócio.

Recentemente, a empresa fez vários investimentos e aquisições por meio da Abril Educação que já conta com marcas como Ática e Scipione, Anglo, Ser, Maxi, pH e GEO, os sistemas Anglo Vestibulares e o Curso e Colégio pH.
Moacir Thomaz
07/06/2013 19:54
Está na hora mesmo dos vereadores começarem a trabalhar pelo municipio, independente de partido, a moralização está acontecendo e espero que nas futuras eleições Gaspar também acorde para alguns que costumam ser eleitos através de poder econômico.
Parabéns Herculano pela coluna.
Herculano
07/06/2013 19:38
O DESAPEGO DO DOM JOSÉ NEGRI, por Carlos Tonet

* "Desapegue" é o slogan do portal de classificados OLX.

* Desapegue é também o lema do bispo Dom José Negri.

* A posição do bispo a respeito da possível destruição dos bancos históricos da capela do Belchior é surpreendente e catastrófica do ponto de vista geopolítico.

* Os bancos têm 130 anos, estão há 57 anos na igrejinha e o padre local quer trocá-los.

* Um grupo de fiéis é contra a remoção dos bancos, por seu valor histórico e sentimental.

* Sobre esse caso, dois pontos merecem destaque: a posição do bispo e a origem histórica dos bancos.

O desapego do Dom José

* Entrevistado pela RIC a respeito da polêmica, Don José Negri poderia ter contemporizado, mas preferiu descer a ripa nos fiéis.

* "Isso são apenas bancos. Desapega, gente. Não vamos perder tempo com isso. É incrível como foram arrumar uma polêmica em torno disso".

* Se eu fosse da paróquia do Belchior, procurava a Igreja Universal mais próxima depois de ser tratado assim, só pra dar o troco.

* Don José Negri nasceu em Milão.

* Milão é famosa por suas igrejas medievais, como Santa Maria delle Grazie, de 1493, e a Catedral de Milão, de 1386.

* São todas obras belíssimas, que integram o patrimônio cultural da humanidade.

* A sorte dos milaneses é que o Dom José Negri veio parar por aqui.

* Com esse desapego todo, capaz de as igrejas de Milão não estarem mais lá se dependesse dele.

A origem

* Outro aspecto interessante é a origem histórica dos bancos.

* Eles têm 130 anos e pertenceram à Igreja Matriz de Blumenau.

* São os bancos originais da igreja.

* São 130 anos de história descartados por Blumenau.

* Parte de nossa história está sendo defendida por um aguerrido grupo de fiéis de Gaspar.
Jordina
07/06/2013 19:00
Uma professora aposentada, bastante conhecida em Correia Pinto, cidade de 15 mil habitantes e distante 25 quilômetros de Lages, na Serra Catarinense, passou mal e morreu ao saber da morte de um dos filhos, ocorrida em um acidente de trânsito.

Era fim da tarde de quinta-feira quando Maria Luiza Chiaradia Dutra, de 65 anos, foi informada por familiares sobre um grave acidente que o filho mais velho, Fabiano Chiaradia Dutra, de 42 anos, teria sofrido na BR-470, na região de Navegantes.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Itajaí, que atendeu a ocorrência, Fabiano trafegava de moto no sentido Blumenau/Navegantes quando, por volta das 16h45min, teve a frente cortada por um Escort na altura do Km 8, em um ponto onde motoristas costumam atravessar a rodovia. Com o impacto, Fabiano foi lançado contra a lateral de uma carreta que seguia no sentido contrário, e morreu na hora.

Num primeiro momento, Maria Luiza pensava que o filho estava vivo, mas ao saber da morte, ela infartou e precisou ser encaminhada às pressas ao hospital de Correia Pinto, onde não resistiu e morreu em seguida.

Tia Lulu, como Maria Luiza era conhecida, era professora aposentada das redes municipal e estadual de ensino, mas continuava trabalhando com educação. Atualmente, ela era administradora escolar na Escola de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres. As aulas na instituição foram suspensas nesta sexta-feira e voltarão ao normal na próxima segunda, segundo a diretora Ana Mari Pereira.

Maria Luiza era casada, tinha dois filhos, sendo que Fabiano era o mais velho, e quatro netos. Os corpos de mãe e filho estão sendo velados no ginásio de esportes de Correia Pinto, e o sepultamento ocorrerá por volta das 16h desta sexta-feira, no cemitério municipal.
Alfredo
07/06/2013 18:07
Se o senhor procurar, vai perceber que a autorização para a construção na beira do rio foi fruto de uma troca de votos a favor do PT na Câmara de Vereadores. E contra os servidores.
Herculano
07/06/2013 18:01
CANAL DO PT DEFENDE INFLAÇÃO ALTA E REAGE AO AUMENTO DOS JUROS PELO BANCO CENTRAL

Tomate cai e desmoraliza o lobby pró-juros altos é o título do canal do PT o 247. O texto de abertura de informações técnicas e jornalísticas da Reuters diz:

Preço afundou 10,31% em maio e o alimento deixou de ser vilão da inflação; IPCA perdeu força em maio, ao marcar alta de 0,37%, o menor resultado em quase um ano; em 12 meses até maio, o índice acumulou 6,50%, ligeiramente acima dos 6,49% de abril, mas permanecendo dentro da meta; quem riu de Ana Maria Braga, musa do lobby do tomate e da alta dos juros, mal sabe que o episódio serviu apenas para pressionar o Banco Central a elevar suas taxas.
Herculano
07/06/2013 17:36
A SELEÇÃO COMO METÁFORA, por Nelson Motta para o jornal O Globo

Ninguém duvida que são muitos os craques brasileiros jogando nas melhores equipes do mundo, nem que poucos países têm tantos recursos naturais e tanto potencial humano como o Brasil. Então por que não ganhamos de nenhuma seleção de primeira linha há quase quatro anos e o país só cresceu 0,9% no ano passado? Cada governo tem a seleção que merece?

Quando fomos campeões em 1958, a seleção encarnava o otimismo e o desenvolvimentismo dos anos JK, o Brasil construía uma nova capital e se tornava capital mundial do futebol. A vitória na Suécia, dizia Nelson Rodrigues, acabava com o nosso complexo de vira-lata perdedor, o brasileiro deixava de ser um Narciso às avessas, que odiava a própria imagem.

Na vitória de 1970, querendo ou não, a seleção representava o "Brasil grande" da propaganda oficial do governo Médici, refletindo no campo o "milagre econômico" que fazia crescer a classe média, orgulhava a população e dava altos índices de popularidade à ditadura militar.

Nada foi mais parecido com os breves anos Collor do que a seleção de Lazaroni em 1990, que nos fez passar vergonha na Itália e, pior ainda, acabou eliminada pela Argentina.

Só no governo Itamar Franco, em 1994, com o país convalescendo do impeachment de Collor e o Plano Real em andamento, o Brasil voltaria a ganhar uma Copa do Mundo, a duras penas, nos pênaltis, com mais esforço do que brilho.

A vitória de 2002 foi conquistada com o equilíbrio do talento individual e da eficiência coletiva em campo, quando o Brasil crescia e se modernizava com estabilidade econômica, democrática e social, entre o fim do governo Fernando Henrique e o inicio da era Lula.

Já a seleção atual, mesmo com os seus talentos individuais, não deslancha nem decola. O desempenho da equipe de Dilma se assemelha à gestão de Mano Menezes, e a volta de Felipão parece um retorno ao estilo papaizão de Lula.

Como a pátria em chuteiras, a seleção é uma metáfora do momento do país, pela bolinha econômica que está jogando e pelo risco de não defender nossa meta (como Júlio César em 2010) dos chutes da inflação. O Brasil é uma caixinha de surpresas.
Herculano
07/06/2013 17:33
ASSESSORIA DA PREFEITURA DE GASPAR CORRE ATRÁS PARA EXPLICAR O QUE NÃO SE EXPLICA

De manhã cedo, publiquei a nota ASFALTO OPORTUNIDADE (veja abaixo). Mostrava que a cúpula da prefeitura e do Samae se deslocou para o Gasparinho para o asfaltamento de um trecho isolado na estrada de lá.

Pois bem, como o assunto repercutiu, a prefeitura no início da tarde colocou um press release na praça tentando explicar a ação política que fez no Gasparinho, todavia, não explicou as razões pela qual o Samae e seu presidente estavam envolvidos no serviço se lá não há uma gota de água encanada.

Prefeitura de Gaspar realiza pavimentação da rua Itália. A Prefeitura de Gaspar, por meio do Orçamento Participativo, iniciou nesta quinta-feira (06) a pavimentação asfáltica de 300 metros da rua Itália, no bairro Alto Gasparinho. Anteriormente já foi colocado o meio-fio, assim como a execução necessária da drenagem pluvial.

Esta obra ainda tem a parceria da Secretaria de Transporte e Obras juntamente com a Associação de Moradores do Alto Gasparinho e da Britagem Barracão. Somente na execução deste serviço, a Prefeitura está investindo R$160 mil. A previsão é que a pavimentação seja finalizada nesta sexta-feira (07).
Herculano
07/06/2013 17:27
O PT E O MENSALÃO, por Ilimar Franco para o jornal O Globo

O Instituto Vox Populi mediu o dano provocado ao PT pelo julgamento do mensalão. A pesquisa, feita em maio para petistas, registrou que a imagem do partido não mudou para 59%. Ficou pior para 26% e melhor para 11%. Sua atuação é considerada positiva para 59% e negativa para 23%. O PT tem hoje a simpatia de 29% dos ouvidos, o mesmo patamar anterior ao escândalo.
Anarquinópolis
07/06/2013 15:26
Em festa de meio de comunicação durante a semana estavam la, varias figurinhas carimbadas, mas o que chamou mais a atenção é estar no evento o candidato a prefeito Kleber e nõ estar la o presidente do seu partido Roberto pereira e nem Aurélio Marcos de Souza, por que sera em?
Herculano
07/06/2013 15:13
OLHA ESTA. FILANTROPIA E SONEGAÇÃO EM HOSPITAL DE JOINVILLE

Hospital compra ouro para esconder lucro em SC, informa o site Congresso em Foco. Segundo a AGU, intenção do Hospital Dona Helena, de Joinville, era camuflar os recursos para não perder o certificado filantrópico, que garante isenção tributária até para importar equipamentos. Órgão quer cancelar o documento

Segundo o repórter Lúcio Lambranho, apesar de considerar legal o perdão bilionário dado a entidades filantrópicas em 2008, a Advocacia Geral de União (AGU) entrou na Justiça Federal para cassar o certificado que garante ao Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), isenção tributária em troca de trabalho comunitário. De acordo com a denúncia, obtida com exclusividade pelo Congresso em Foco, a entidade comprou ouro para esconder o lucro por atender pacientes por consultas particulares e convênios sem a contrapartida prevista em lei.

A Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), documento necessário para a entidade ser considera filantrópica e receber isenção tributária, inclusive para importação de equipamentos e compra de remédios, foi concedido de forma irregular pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de acordo com a denúncia apresentada pela AGU à Justiça.

A acusação principal é e que chama mais atenção dos fiscais do governo é o fato de um ex-conselheiro do CNAS, contratado como consultor do hospital, ter orientado a diretoria a comprar ouro para esconder lucro da Receita Federal e manter isenção de impostos garantidos pelo título que classifica a entidade como de assistência social. Documentos revelando essa ação foram apreendidos durante a Operação Fariseu, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF), ainda em março de 2008.

A advogada da União que assina a ação resume desta maneira o caso da compra de ouro, orientada pelo ex-conselheiro do CNAS Euclides da Silva Machado. "Tinha conhecimento de que o Hospital Dona Helena teve um lucro muito grande, não obstante fosse sem fins lucrativos, razão pela qual precisava ocultar dinheiro com a compra de ouro. Nessa linha orientou os patronos da entidade investigada a comprar ouro, a fim de não apropriar receita todo mês e encobrir os lucros da entidade (vide diálogo de 13/05/2006). Tal negociação com ouro consistiu em fonte de remuneração para o conselheiro do CNAS."
Herculano
07/06/2013 12:35
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E esta manchete desde 1500: "PMDB reclama". E faz beicinho? E quer derrubar vetos de Dilma à MP dos Portos! MP dos Partos! Essa MP dos Portos virou um parto!
Herculano
07/06/2013 12:29
O RISCO DO BRASIL SEM RUMO E SEM POLÍTICA ECONÔMICA

Agência vê sinais ambíguos e ameaça rebaixar Brasil, estampam as manchetes dos principais portais e jornais hoje. O assunto domina o noticiário econômico. Encolhida e sem argumentos, a equipe econômica justifica e culpa os que formulam os índices. A Standard & Poor cita como riscos possível piora no setor externo e economia mais lenta. Governo diz que política não mudou e confiança voltará no 2º semestre, com as concessões de infraestrutura

Na reportagem de Toni Sciarretta e Tatiana Freitas do jornal Folha de S.Paulo, a agência de classificação de risco Standard & Poor's ameaçou ontem rebaixar a avaliação de risco do Brasil, citando a "perda de credibilidade" do governo, que dá "sinais ambíguos" sobre a condução da política econômica.

É a primeira ameaça de rebaixamento da avaliação de risco de o país honrar sua dívida desde 2008, quando o país obteve o grau de investimento, selo de bom pagador.

Ela ocorre no momento em que o governo tem dificuldades para conter a desvalorização do real e pode ter forte impacto hoje nos mercados.

"Poderemos reduzir a nota do Brasil se o fraco crescimento, a piora nas contas públicas, a deterioração no balanço de pagamentos, e a perda de credibilidade na condução da economia reduzirem a capacidade do país de administrar choques externos", afirmou a agência.
Eduardo da Costa
07/06/2013 12:24
Anarquinópolis, só faltava o futuro vice prefeito já começar a ter benefícios antes de assumir a cadeira, se ainda nem assumiu já esta tendo benefícios imagine após de sentar na cadeira.
E que o PMDB falar disto tudo, vai ficar quieto ou vai fazer alguma coisa, ou é tudo farinha do mesmo saco.
Herculano
07/06/2013 12:02
A FALA DO PASTOR QUE A AGRANDE IMPRENSA ESCONDEU

"Senhores da imprensa, nós, que somos chamados de fundamentalistas, queremos uma imprensa livre até para falar mal de nós. Nós não queremos cercear imprensa, não. Agora, eu fico vendo esses esquerdopatas, que querem o controle da mídia para controlar o conteúdo? Eles estão pensando que o Brasil é Nicarágua, Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina. Aqui, não! Imprensa livre, sempre livre!".

Quem disse isto? Pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, em discurso na manifestação de quarta-feira em Brasília.
Herculano
07/06/2013 11:54
OS BANCOS DA CAPELA SANTA CATARINA

A força da comunicação do jornal Cruzeiro do Vale. O assunto estava às redes sociais. Eu reproduzi publicamente a angústia. O jornal chamou os grandes para a pauta. A RBS se interessou. Virou um inferno e a comunidade ganhou. Hoje, o assunto tomou a Record, a Guararema e o debate está nas ruas.

O bispo diocesano de Blumenau, Dom José Negri, que tentava por panos quentes no assunto, saiu em defesa do padre Márcio Fernandes de Oliveira, autor da ideia e que quer transformar bancos mais que centenários e históricos da antiga Igreja Matriz de Blumenau em simples tábuas para tampos de mesas para churrasco no salão paroquial da capela. "Estes bancos não são da comunidade, são da Igreja".

Erra o bispo. O que é a Igreja, se não uma comunidade de pessoas em torno de uma fé? Quem sustenta - na presença, na fé e no dinheiro - a capela e a Igreja? A comunidade? Os bancos que vieram por doação e foram adotados pela comunidade, agradecidos, abençoados, criaram laços de afetividade, história e memória com a comunidade. E isto é que a comunidade reclama e quer ver respeitado por quem prega o amor, a justiça e o perdão.

Ela quer ser ouvida, no mínimo. E não foi, apesar de se dizer que se fez reuniões para isto. São 300 membros e reunião com três pessoas, incluindo o padre autoritário, não vale, não tem valor de decisão comunitária. Quando uma imagem, esculpida, desenhada, comprada, doada ou achada se torna sagrada e cria este valor sentimental, de fé e histórica com a comunidade, ela não é removida de uma igreja, apesar de ser do mobiliário físico da igreja e da Igreja como entidade. Ela se tornou um bem material e imaterial da comunidade e não apenas da Igreja.

Como bem me disse hoje pela manhã, Amadeu Mitterstein, membro da comunidade Santa Catarina. "Doei muitas coisas para a capela. Seria estranho eu pedir de volta o que eu doei, achando que aquilo ainda me pertence por ter doado. O que eu doei é da Igreja, mas é antes é da comunidade e é ela quem deve decidir sobre os destinos dela. Foi por ela que ofertei e me sacrifiquei".

Ao bispo, ao padre. Estão renegando a confissão (ouvir a comunidade), a comunhão (o compartilhar com a comunidade) e a afetividade das pessoas pela história e o sagrado. É hora de refletir.
Anarquinópolis
07/06/2013 11:51
O terrreno em questão que vai ser construido o prédio na esquina com a Fides Zimmermann e a Luis Franzói dizem que é de um vereador da legislação passada, e que sua licença saiu em troca de favores no legislativo sera que é verdade????
Herculano
07/06/2013 11:23
DA SÉRIE 'NÃO TEM NADA DE MAIS'", por Carlos Alberto Sardenberg para o jornal O Globo.

Vamos imaginar que uma dessas companhias de telecomunicações colocasse em seu site, num belo dia, sem prévio aviso, a seguinte informação: "o serviço de call center, incluindo atendimento telefônico ao cliente, está suspenso por tempo indeterminado; o contrato com a terceirizada prestadora desse serviço não foi renovado; estamos providenciando um outro; enquanto isso, o cliente pode se comunicar via site."

Já pensaram? Imediatamente desabariam sobre a empresa todos os Procons, Ministério Público e delegacias do consumidor, sem contar a Polícia Federal. Os ministros das Comunicações e da Justiça prometeriam punições rigorosas à empresa. A Anatel já aplicaria as primeiras multas e exigiria a reabertura imediata do call center.

Pois bem, foi mais ou menos o que fez a Secretaria da Receita Federal no último dia 31. Anunciou a suspensão do seu call center, por problemas na renovação do contrato com a terceirizada, e informou que todos os esforços estavam sendo feitos para a contratação de uma outra empresa. Enquanto isso, o contribuinte pode se virar no site da Receita, para fazer agendamentos, acertar parcelamentos ou tirar informações.

E está tudo bem. Não tem nada de mais.

As regras para atendimento telefônico ao consumidor são muito rigorosas. Você sabia, por exemplo, que o call center de empresa privada tem apenas um minuto para transferir a ligação para o setor que resolva o problema? E que o atendimento deve funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana?

Nenhum órgão público cumpre essas regras, nem mesmo os Procons. Tente, por exemplo, reclamar do atendimento em alguma unidade do SUS. Já os hospitais e planos de saúde privados têm cada vez mais obrigações e sofrem severa vigilância.

Pode-se dizer que são contratos diferentes. No caso de uma empresa de celular, o consumidor escolhe e compra o produto e o serviço, de modo que se trata de um contrato privado entre duas partes. Tanto que o cliente pode, por exemplo, cancelar tudo. Aliás, a lei é muito precisa nisso. Se o consumidor ligar para o call center e disser logo de cara que deseja cancelar o serviço, isso tem que ser feito imediatamente, sem transferência de ligação e mesmo que o cliente esteja devendo.

Já com a Receita, ninguém pode ligar lá - muito menos nestes dias - e pedir o cancelamento dos serviços do órgão. Muitos até sonham com isso. Já pensou? Você ao telefone: "É, isso mesmo, quero cancelar tudo, declaração, pagamento e fiscalização, e não me transfira a ligação, nem coloque a musiquinha!".

Pois é, mas não pode. O contrato com a Receita é, digamos, obrigatório.

Mas por isso mesmo o cliente/cidadão deveria ser mais bem atendido. Entre outras coisas, porque é ele mesmo, com seus impostos, que está pagando o serviço e os funcionários que o prestam.

Isso vale para o SUS, para os Detrans, as delegacias de polícia, as prefeituras (tente obter em um minuto a resposta para seu projeto de reforma do banheiro) e, no limite, para a Presidência da República. Todo cidadão deveria ter o direito de ligar para o Palácio do Planalto, ser atendido em menos de um minuto, ter seu pleito (ou elogio, tudo bem) anotado e respondido em tempo determinado.

Agora, o que surpreendeu mesmo nesse caso do call center da Receita foi ter ocorrido com esse órgão, conhecido e premiado por sua eficiência tecnológica. Que a Valec, a estatal encarregada da construir ferrovias, tenha ficado sem trilhos, por falhas nos contratos, a gente entende e até espera por isso. Mas logo a Receita se atrapalhar com um contrato?
Herculano
07/06/2013 11:19
SAINDO DO JOGO

Este é o título de uma nota intrigante e curiosa que está na coluna de Claudio Humberto e que circula em vários jornais brasileiros. Informa ela.

Está cada vez mais distante o sonho da ministra petista Ideli Salvatti (SC) de disputar reeleição ao Senado numa aliança PSD-PMDB-PT.
Alfredo Silva
07/06/2013 11:00
06.06.2013 - Dilma vai perdoar as dívidas de ditadores africanos, denuncia com propriedade a Veja desta semana. São cerca de 850 milhões de dólares (mais de 1,8 bilhão de reais), de dinheiro do povo brasileiro, que não recebe os investimentos em educação, saúde, segurança e infra-estrutura (portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, etc) que têm direito. Claro que aprova no Congresso servil ao PT e não à Pátria.

Motivação? Simples, os ditadores africanos se comprometem a fazer obras com empreiteiras brasileiras, que em ciontra-partida injetam bilhões na campanha do PT de reeleição da Dona Dilma.

Veja denuncia com dados importantes e destaca que pode acontecer algo ainda pior: os ditadores não pagam as contas das obras, que têm como avalista o Governo do Brasil, o que gera um rombo ainda maior nos cofres públicos brasileiros. Cita o exemplo da Mendes Júnior, contratada poe saddam Hussein para construir seis pistas em 128 quilômetros no Iraque?e deu um calotaço. Hoje, na Justiça, a conta da dívida do avalista Governo do Brasil está em 10 bilhões de reais (a obra custaria 333 milhões de dólares ? 705 milhões de reais, ao dólar atual).

Que construtoras e empresas estão no esquema? As que colocaram um bom dinheiro na campanha da eleição de Dilma.

Enquanto nisso em Gaxpar: Não tem dinheiro para ponte do vale, não tem dinheiro para anel viário, falta escolas, creches, hospital caindo aos pedaços...
Herculano
07/06/2013 10:46
"THE ECONOMIST" PEDE, IRONICAMENTE, QUE PERMANECEÇA NO GOVERNO

A revista britânica "The Economist" voltou a atacar a economia brasileira na edição desta semana, em matéria que foi disponibilizada em seu site nesta quinta-feira (6).

Com o título "A economia medíocre do Brasil: caindo em desgraça", o texto traz um apelo irônico, pedindo que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, permaneça no cargo. Em dezembro do ano passado, a mesma revista havia sugerido a demissão de Mantega.

Na edição desta semana, o caso é relembrado: "Em dezembro, [...] pedimos para que a sra. Rousseff demitisse o sr. Mantega. No Brasil, foi amplamente repercutido que a nossa impertinência teve o efeito de tornar o ministro intocável. Agora, vamos tentar uma estratégia diferente. Imploramos para que a presidente o mantenha no cargo a qualquer custo. Ele é um sucesso enorme".

O texto da "Economist" foca principalmente no "estrago" que o governo atual estaria fazendo nos fundamentos econômicos herdados da época da implantação do Plano Real.

A revista elogia as medidas adotadas por Fernando Henrique Cardoso, em sua atuação como ministro da Fazenda e, posteriormente, como presidente. Também cita os avanços promovidos pela gestão Lula, mas destaca que as coisas começaram a desandar a partir do segundo mandato do presidente petista.

Segundo a "Economist", a fórmula de sucesso para o crescimento econômico do Brasil vem sendo abandonada ao longo do governo de Dilma Rousseff.

Os fundamentos defendidos pela revista, que teriam dado certo para o Brasil, são "metas de inflação controladas por um Banco Central independente de fato; contas públicas transparentes; uma meta fiscal rigorosa, que diminuiu a dívida pública; e uma atitude muito mais aberta para o comércio internacional e investimentos privados".

A reportagem afirma que, diferentemente do que manda a cartilha, o governo brasileiro vem "gastando sem remorsos". O texto acrescenta que o país tem sorte de contar com alguns setores fortes, como energia elétrica e agricultura, para garantir inovação tecnológica.

Por outro lado, a revista elogiou medidas recentes como a elevação da taxa básica de juros e a decisão do governo de zerar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para recursos estrangeiros destinados à aplicação em renda fixa, classificando-os como "sinais incipientes de um retorno a uma política mais clara".
Herculano
07/06/2013 10:42
UM PAÍS SEM RUMO


Inflação em maio é a menor em quase um ano, mas fica no teto da meta. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, subiu 0,37% em maio, a menor taxa para um mês desde junho de 2012, quando tiveram início os reajustes mais intensos dos alimentos. Em abril, a inflação tinha ficado em 0,55%.

No acumulado dos últimos 12 meses, os presos ficaram no teto da meta do governo (6,50% até maio). O objetivo do governo é que a inflação fique em 4,5%, mas tem uma tolerância de mais ou menos 2 pontos percentuais. Em abril, o indicador havia ficado em 6,49%.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A inflação se manteve no teto da meta do governo em maio, deixando pouco espaço para o Banco Central permitir uma alta adicional do dólar
Herculano
07/06/2013 10:37
ASFALTO OPORTUNIDADE

Agora pela manhã estavam defronte a Capela Santo Antônio, no Gasparinho e que terá festa na semana que vem, o presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, o secretário de Obras, Soly Waltrick Antunes Filho, o ex-vereador José Bonetti (Nino) e o prefeito Pedro Celso Zuchi

O que faziam? Comandavam o "asfaltamento" de 300 metros da estrada, onde poucos moram. Se esta força executiva e política se dedicasse ao término da obra da ponte Hercílio Deecke, como se dedica a aplicação do asfalto em um trechinho do Gasparinho, a cidade agradeceria. Aliás, o que o presidente do Samae estava fazendo lá, se não há um metro de água enganada por lá? Acorda, Gaspar!

Alfredo Simplicio
07/06/2013 10:26
Herculano

Como é facil achar soluções teóricas para os problemas da AMBEVI.
Muito fácil, quero ver e colocar a mão na massa. Fazer politica também é muito fácil, como se fez na oportunidade de fundação da associação. Alias falar e mostrar erros sempre foi facil.
Herculano
07/06/2013 09:13
CONSTRUÇÃO NA BEIRA DO RIO

Passantes da Margem Esquerda e que já tiveram licenças para construções negadas por estarem dentro dos 100 metros de proteção do Rio Itajaí, foram surpreendidos hoje de manhã com o início da construção de um edifício na esquina da Rua Fides Zimmermann e Luiz de Franzoi, na Margem Esquerda. Ele, teoricamente, não obedece este limite. Fica ao lado do canteiro de obras da tartaruga Arcos Engenharia que conserta a ponte Hercílio Deecke.
Herculano
07/06/2013 09:08
POLÊMICOS. ESTÃO DE VOLTA. E SOB MAIOR FISCALIZAÇÃO

O Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - publica hoje duas novas licitações. Novas, não. Antigas, mas que mal feitas, mal julgadas internamente foram parar no Tribunal de Contas e na Justiça. Voltam refeitas outra vez para dar mais transparência e competitividade aos concorrentes.

A Concorrência Nº 97/2013 se enrola por mais de cinco anos. É isto mesmo. É para a concessão para execução de serviços públicos de remoção por guincho, depósito e guarda de veículos, decorrentes de infrações de trânsito, no Município de Gaspar. A ENTREGA dos envelopes contendo os documentos de Habilitação e as Propostas deverá ocorrer até as 9 horas do dia 11/07/2013. A ABERTURA será dia 11/07/2013 às 9h30min.

Já Aviso do Pregão Presencial nº 98/2013 é para aquisição do Software de Gestão Municipal (SGM), incluindo o fornecimento de licenças perpétuas de software, consultoria, implantação, instalação, treinamento, serviços de pós-implantação, manutenção, atualização, suporte e assessoria operacional para a Prefeitura de Gaspar e SAMAE. A entrega dos envelopes de Habilitação e Proposta vai até as 9h do dia 28/06/2013. Este assunto técnico revelou espertezas do decorrer da concorrência anulada e reveladas apenas aqui nesta coluna. Acorda, Gaspar!

Herculano
07/06/2013 08:58
PENITENCIÁRIA DE GASPAR

A imprensa - preguiçosa, oficial e sem chefe de reportagem com uma agenda - calada por semanas, despertou ontem com uma nota em que se afirmava, estarem os moradores da Itoupava Central incomodados, com a movimentação de técnicos da Fatma num determinado terreno e que eles julgavam ser o da penitenciária do Vale.

Hoje o Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, traz uma nota afirmando que a Fatma recebeu a documentação dos três terrenos onde vai ser construída a nova penitenciária do Vale. Três terrenos? Disfarce? É e o de Gaspar continua no páreo, apesar do prefeito de Blumenau ter dito que quer ela lá.
Herculano
07/06/2013 08:34
ANIVERSARIANTES

Hoje comemoram-se os aniversários de José Artur Benaci, Diretor Geral de Compras da Prefeitura de Gaspar; da professora e vereadora Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM; e do ex-prefeito,Adilson Luiz Schmitt, PPS.
vlad
07/06/2013 08:05
Apenas em 2013 o PT já se articulou para extinguir o poder investigatório do Ministério Público; submeter o STF ao Congresso e impedir a criação de novos partidos políticos. E você ainda acha que não estamos a caminho de uma Ditadura Totalitária Petista.
Jaine
07/06/2013 08:03
Uma Vergonha...Cade a acessibilidade nem a pé passa pelo local, na Margem Esquerda no inicio da Rua Luiz Franzoi bem proximo da rotula tem um poste que esta quebrado, a CELESC colocou outro poste para subistituir o poste quebrado o incrivel é que o novo poste esta bem no meio do passeio publico, cade a fiscalisação, neste local passa muita crinaça, olha o perigo, só em Gaspar.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.