Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

04/06/2013

MEMÓRIA DOS FIÉIS I

No dia 21 de maio dei esta informação nos comentários que alimento na internet. ?Depois de fazer festa pela vitória do PT padre do Belchior quer destruir o que resta da história católica construída pela comunidade?. E publiquei o relato emocionante da moradora de Blumenau, mas nascida e crescida no Belchior Baixo, Marlise Cardoso Jensen. Repercutiu. Virou notícia do jornal Cruzeiro do Vale e no sábado, uma reportagem do Jornal do Almoço, na RBS Blumenau. E o padre Márcio Fernandes de Oliveira, escondeu-se em todas, por achar que isto só diz respeito à Igreja e não à preservação da memória do rebanho de fiéis. Desrespeito.

 

MEMÓRIA DOS FIÉIS II

O que ele quer? Transformar em simples tábuas sem valor para ?novas? mesas de churrasco do salão paroquial da Capela Santa Catarina aos mais que centenários bancos que serviram à antiga Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, de Blumenau. Eles foram doados nos meados da década de 1950. O padre Márcio assim decidiu. E não é a primeira. Correu com as irmãs Franciscanas do Belchior Central e lá, está modificando o Cafehauss. Se não se cuidar, vai ter dificuldades para arrumar gente da comunidade para a festa que fará daqui a duas semanas. Terá que importar companheiros aqui da cidade, os quais foram ao ágape que preparou pela vitória do PT nas últimas eleições de Gaspar. Em tempo: o vencedor, Pedro Celso Zuchi, nem católico é.

 

CENAS DE UM JOGO I

Sala de audiências da terceira Vara no Fórum de Gaspar. Eu no banco dos réus. Do outro lado, prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, o querelante de uma queixa crime por difamação. Gilberto Schmitt, dono e editor do jornal, no depoimento, entre outras, confirma que nunca foi processado pelo prefeito. Ao sair, cumprimenta na mão Zuchi. Ele retruca: ?deveria ter processado?. Sobre o depoimento firme e claro Mário Wilson da Cruz Mesquita, Zuchi observou: ?aprendi mais uma?. Quando da vez de Danilo Visconti comentou: ?eu o ajudei?, numa reprovação ao seu depoimento. Terminada a audiência, estendi a minha mão a Zuchi, despedimo-nos e lhe disse: ?um abraço?, como se fosse um complemento de um ?até logo?. Ao que retrucou: ?de ti não quero abraço?. E ainda com as mãos entrelaçadas perguntei: ?por quê?? Ele me olhou de lado, soltou a mão e não me respondeu.

 

CENAS DE UM JOGO II

Mas, este desdém emblemático e debochado ficou reservado ao advogado da causa, Aurélio Marcos de Souza. Lá pelas tantas, do nada Zuchi lembrou que Aurélio era filho de quem fazia cachaça. Aurélio retrucou sobre o engenho de farinha dos Zuchi. Passou-se como normal. Até porque quem nasce filho de fazedor de cachaça pode ser advogado e quem nasce de um farinheiro pode ser prefeito. É do jogo jogado. O professor, idealista, criminalista e antes vendedor de livros jurídicos, Acácio Bernardes (já falecido e pai de Napoleão, prefeito de Blumenau) era filho de um carroceiro e analfabeto. E dai? Contava aos próximos e se orgulhava. Nada disso o diminuía na sua capacidade. Todos nós temos origens e familiares. Pior são aqueles que precisam escondê-los (e não conseguem).

 

CENAS DE UM JOGO III

O arremate do jogo de cenas veio num dos intervalos da oitiva. Zuchi ao doutor Aurélio e sob o meu proposital testemunho de colunista afiado lança a dúvida profissional e ética. ?Precisamos conversar sobre os processos. Eles estão chegando aos finalmente?, referindo-se aos que tentam cassar Zuchi. Arregalei os olhos. Aurélio pensou e retrucou: ?não há problema algum. O senhor sabe onde é o meu escritório?. Aurélio engoliu. Depois da audiência, refletindo sobre a provocação, Aurélio me escreveu: ?depois de cassá-lo, Herculano, vou atendê-lo e oferecer um estágio em meu escritório, já que está na hora de aumentar meu espaço físico?. Então eu registro. Depois será preciso conferir tudo isto. Acorda, Gaspar!

 

QUEIXAS I

Os políticos de Gaspar, os que estão no poder, os que foram poder e os que se estabelecem na dita e fraca Oposição, sempre se queixam da minha pena. Argumentam que sou terrível. Pois bem. Terrível é, na minha avaliação, o trabalho que dão e possui o Ministério Público da Segunda Vara da Comarca, a que cuida da moralidade pública e agora nas mãos da promotora Chimelly Louise de Resenes Marcon. 

 

QUEIXAS II

Vocês pensam que os políticos e agentes públicos estão com pena dela, ou preocupados com as consequências para eles? Nada. Até parecem que torcem para que a doutora Chimelly não dê conta do trabalho que arrumam. E assim fazem questão de errar mais para ela se preocupar em investigá-los; os assuntos se embrulharem e se perderem no tempo, no esquecimento de todos nós. São nada menos, nada mais do que 15 inquéritos que foram prorrogados há pouco dias para se buscar conclusões. É muito. Alguns bem cabeludos e que até foram escândalos, mas já caem no ostracismo. Todos noticiados nesta coluna. Em todos eles acreditem, o município, servidores públicos ou agentes políticos estão envolvidos direta ou indiretamente. Uma vergonha. Então do que esse pessoal se queixa? Sou eu é quem tem que agradecer. Tenho matéria-prima, audiência e credibilidade. Melhor mesmo é se a coluna não existisse, mas por falta do que dizer. Entretanto... 

 

 

SOBRE O TRAPICHE

Incêndio na Boate Kiss mata 242 pessoas. Estudantes de Medicina voltam para casa, pois acampamento de ?olimpíadas? em Joinville não estava liberado pelos bombeiros. Justiça interdita e cobra alvarás e liberação dos bombeiros para o jogo do Brasil e Inglaterra no domingo. Todos os prédios públicos em Gaspar, principalmente as escolas possuem problemas com alvarás e liberação dos bombeiros. 

 

Tudo isto foi manchete. Chocou. O caso de Gaspar é preventivo. Quem denunciou foi a professora e vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. O assunto pelo jeito morreu, mas ameaça pessoas e crianças. Há gente inconformada e foi ao Ministério Público, em Florianópolis, pedir ações concretas. Com a palavra a vereadora, o secretário de Educação, Neivaldo Silva, a secretária de Planejamento, Patrícia Scheit, a gerente de Defesa Civil, a também professora e sempre ausente nestes assuntos, Mari Inês Testoni Theiss, o prefeito Pedro Celso Zuchi, bem com o pessoal do comando do Corpo de Bombeiros de Gaspar.

 

Manchete de jornal. Vereadores de Gaspar vão a Florianópolis daqui a duas semanas ver o que o Pacto por Santa Catarina reservou por Gaspar. Um site do governo do estado já diz isto claramente (www.pactoporsc.sc.gov.br). A manchete correta deveria ser: inconformados, vereadores vão cobrar mais do governo do estado por Gaspar. Afinal e apesar de faltar incentivos por novos empreendimentos na cidade, além da fuga de alguns, ainda somos um dos 25 maiores arrecadadores de ICMS do Estado.

 

Agenda. Prefeitos têm até 10 de junho para enviarem ao Tribunal de Contas do Estado prestação de contas de 2012 por meio eletrônico. As de 2013 já deviam estar sendo remetidas desde o dia 28 de fevereiro. Mais controle. Mais uniformização de dados.  Mais rapidez. Mais condições para verificar os desvios.

 

Bastidores. Era para ser uma homenagem institucional da Câmara de Vereadores pelos 57 anos da Rádio Sentinela do Vale, a ex-Rádio Clube de Gaspar de muitas histórias (Nagib Barbieri, Altair Carlos Pimpão...). Transformou-se numa disputa de homenagens a funcionários visando espaços no jornalismo. Deu zebra e mal estar.

 

Importação de mão de obra. Gaspar já possui seis haitianos empregados. Todos no Fazzenda Park Hotel. Mais outros quatros aparentados são esperados por aqui.

 

Contrastes. Ilhota anuncia e ameaça à construção de um parque aquático no Rio Itajaí-Açu. Excelente. Gaspar não conseguiu construir sequer um simples mirante para olhar mesmo rio aqui no Centro. É ruim, heim! 

 

Lembram-se daqueles casos de adoção de Gaspar em que o Fantástico da Rede Globo afirmou que o Ministério Público tinha sido excluído traiçoeiramente das decisões da juíza Ana Paula Amaro da Silveira? Pois bem. O assunto estava no Tribunal de Justiça e corria em segredo (para a proteção da menor). Foram dois recursos sendo que a alegação do MP de irregularidade foi rejeitada até mesmo pela Procuradoria. A decisão saiu no dia 23 de abril. O relator foi o desembargador Carlos Prudêncio.

 

Mão pesada. O presidente honorário do PMDB de Gaspar, o ex-prefeito Osvaldo Schneider, Paca, mandou acabar com a disputa de advogados em torno das ações contra a reeleição de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Quer os processos andando e se possível, Kleber Edson Wan Dall, prefeito. Aurélio Marcos de Souza retornou à cena.

 

 

Edição 1494

Comentários

Herculano
06/06/2013 23:50
A quem se escondeu como Aguinaldo Anastáciio

Sim. Lavo a alma exatamente com a água dos que tentaram me ridicularizar, me desmentir, me chantagear... e assim suja-la. Com o tempo são obrigados a me oferecer esta "limpeza" diante da incoerência que criaram.
Aguinaldo Anastáciio
06/06/2013 20:58
Herculano;

Você fala tanto que ficou de alma lavada, que mostras que sempre está suja.
Herculano
06/06/2013 18:03
DOMÉSTICAS TERÃO LICENÇA-MATERNIDADE DE 120 DIAS

Deputados e senadores aprovaram uma nova versão da proposta, com o acréscimo do benefício para as empregadas que engravidarem. Projeto vai tramitar primeiro no Senado e depois na Câmara

A Comissão Mista sobre a Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição Federal aprovou nesta quinta feira (6) o relatório apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) com as novas regras que regulamentam a PEC das Domésticas. O texto recebeu uma novidade de última hora. A pedido de centrais sindicais, o peemedebista acrescentou a licença-maternidade de 120 dias para as empregadas domésticas. Na proposta original, não havia previsão de tempo
Herculano
06/06/2013 17:13
AMANHÃ

A coluna Olhando a Maré da edição impressa desta sexta-feira do jornal Cruzeiro do Vale, mostra que a Câmara de Gaspar melhorou em qualidade, quando comparada com a legislatura passada.

E sobre a verba da ponte que não vem, fato confirmado pelo prefeito Pedro Celso Zuchi? Apenas algumas linhas para realçar o que já havia informado aos meus leitores e leitoras e sempre fui desmentido aqui. Ou seja, é assunto velho e que o poder tentou esconder dos gasparenses, como se isto fosse possível. Mesmo assim, alimentou mais uma viagem do prefeito a Brasília. Não tem jeito. Acorda, Gaspar!
Herculano
06/06/2013 15:22
COMPARAÇÃO

O atual governo de Gaspar, quando acuado, apela para a comparação das obras feitas por outros governos e pelo PT (mesmo as que se enrolam, ou em vias de serem feitas). E faz bem. A comparação deveria vir acompanhada dos rolos que estão no Tribunal de Contas, no Ministério Público e na Justiça em várias instâncias.
Herculano
06/06/2013 15:18
ESTILO DILMA, por Rogério Gentile, para o jornal Folha de S.Paulo

Dois anos e meio depois da sua posse, Dilma Rousseff ainda governa o Brasil como se fosse ministra da Casa Civil. Gasta mais tempo com os detalhes da administração do que com os rumos do país. Privilegia a tecnocracia em detrimento da articulação política. E, em vez de estimular a criatividade, usa broncas como método de trabalho.

Dilma não é uma presidente formuladora, como foi FHC. Tampouco tem a intuição e a sensibilidade de Lula ou mesmo a sua capacidade de enfrentar situações difíceis, inclusive na economia, na base do gogó.

A presidente também tem grande dificuldade para escolher auxiliares. FHC tinha Malan, Serra, Armínio Fraga e Pedro Parente. Lula tinha Dirceu, Palocci, Thomaz Bastos, Henrique Meirelles e a própria Dilma.

Pode-se gostar ou não de cada um deles, mas é inegável que compunham núcleos consistentes e capacitados de governo. Não é à toa que FHC e Lula tornaram-se dois dos mais importantes presidentes da história do Brasil. Dilma trabalha praticamente sozinha.

Reportagem publicada pela Folha na semana passada é simbólica sobre o jeito Dilma de governar. Por não tolerar turbulências em seus deslocamentos aéreos, a presidente verifica pessoalmente o plano de voo do avião presidencial, aprendeu a ler os dados do painel da cabine do piloto e até modifica as rotas oficiais.

A presidente-gerente, como seus aliados costumam dizer, de fato toca o governo como quem supervisiona o embarque de um avião. Auxilia os passageiros, agiliza as filas, arruma a gola do piloto, reclama do penteado das aeromoças, observa se as malas estão devidamente etiquetadas e manda limpar de novo o banheiro dos aviões.

Se o país estivesse voando em céu de brigadeiro, seu estilo centralizador, detalhista e reclamão seria apenas folclórico. Em tempos de crescimento econômico baixo e de inflação batendo novamente à porta, é motivo para preocupação.
Herculano
06/06/2013 15:13
O LOBISTA LULA DIZ A EMPRESÁRIOS NO PERÚ QUE ELE PEDE (OU MANDA), E DILMA FAZ, por Reinaldo Azevedo, de Veja. Isto dá a exata dimensão pela qual os investidores desconfiam do Brasil. Depende do humor e interesses da tribo no poder. Política econômica, infraestrutura, lei e respeito a contratos estão em outras instâncias. Vamos ao texto.

Ninguém nunca duvidou de que o lobista Lula tem bastante influência no Palácio do Planalto, né? Mas não deixa de ser chocante ouvir, ou ler, a confissão, feita, assim, sem nenhum receio, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Lembro da antiga metáfora dos petistas para caracterizar os seus domínios no movimento sindical: "chão da fábrica". O Brasil inteiro virou o chão da fábrica do partido. E o chefão, como se sabe, é o Poderoso Apedeuta, que continua a tratar Dilma como a? governanta. Sendo Lula quem é, todos entenderam que ele manda, e ela cumpre. Leiam trecho de reportagem de Catia Seabra, na Folha.

Em discurso a empresários peruanos e a alguns patrocinadores de suas viagens ao exterior, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou que pressionou a sucessora Dilma Rousseff a aprimorar o funcionamento de uma ponte entre o Peru e o Brasil. "Já liguei para a presidenta Dilma hoje [ontem] de manhã. Já liguei. E disse para ela da ponte [que cruza o rio Acre, inaugurada em 2006]; disse para ela da falta de fiscal. Ela disse: 'Pode deixar que eu vou chamar o pessoal para resolver isso'", disse.

Ele foi aplaudido pela plateia de 400 empresários locais e pela comitiva de brasileiros que ele liderou, formada por executivos de empreiteiras, como OAS, Odebrecht e Andrade Gutierrez, e de outras empresas, como Embraer e Eletrobras. Estava presente também o presidente peruano, Ollanta Humala. Há uma queixa de empresários peruanos de que a ponte, pela qual passa a chamada Estrada do Pacífico, sofre com trâmites aduaneiros lentos para a exportação de alimentos, com falta de autoridades aduaneiras e de vigilância sanitária. Lula criticou a burocracia brasileira e disse que só havia "seis" fiscais da Receita no local.
(?)
CURIÓ
06/06/2013 12:09
COMO É QUE É ! CONGELARAM A VERBA DA PONTE DO VALE ? OS GASPARENSES QUE VOTARAM NO PT QUE ATRAVESSEM O RIO A NADO ! QUE O ZUCO COMPRE OS SALVA VIDAS E QUE TDO GASPARENSE VA APRENDER A NADAR ! CONTINUEM VOTANDO NO PT ! SEM HOSPITAIS, SEM PONTE, SEM SEGURANÇA ! MAS PRA CAMPOS DE FUTEBOL DESSA AMADIÇOADA COPA DO MUNDO TEM !
JÁ É UM POVO QUE O PT OU POR SOFRER MESMO ESSE POVO BRASILEIRO ! FORA LOROTERIOS E MENTIROSOS ! ELES ENTENDEM É MESMO DE CUECÕES COM FUNDO FALSO E MENSALÕES ! E NADA MAIS !
Herculano
06/06/2013 11:12
PREFEITO DE GASPAR PEDRO CELSO ZUCHI, PT, VAI A RÁDIO NATIVA E LAVA A MINHA ALMA. O GOVERNO FEDERAL CONGELOU A VERBA QUE FALTA PARA TERMINAR A PONTE DO VALE. ELE NÃO PRECISAVA IR A BRASÍLIA GASTAR DIÁRIAS. OS LEITORES E LEITORAS DESTE ESPAÇO JÁ SABIAM DISTO. ELE E TODOS DA PREFEITURA TAMBÉM.

A entrevista de hoje de manhã foi reveladora. Pela primeira vez, o prefeito Pedro Celso Zuchi, admitiu que está com sérios problemas para trazer os recursos federais para terminar a Ponte do Vale. Desta vez não me desmentiu, deixou a arrogância de lado contra uma suposta oposição que não existe em Gaspar e se propôs a encontrar alternativas (e que são poucas ou improváveis).

Sempre escrevi que os tais R$31 milhões da emenda parlamentar da bancada catarinense no Congresso não estava rubricada pela companheira de Zuchi, Décio Neri de Lima e Ideli Salvatti, a presidente Dilma Vana Rousseff, no Orçamento da União deste ano. Fui chamado de mentiroso e bocudo, de só ver defeitos e não querer os avanços. Vejo realidades. Vejo documentos. Vejo comportamentos dos políticos. Percebo as jogadas e dissimulações. Os políticos distorcem, mentem, escondem...

Zuchi viajou no domingo para voltar ontem a noite trazendo a notícia que eu já tinha dado aqui. Gastou diárias de todos nós apenas. Agora terá que ir atrás de outras alternativas. Zuchi diz que todas as verbas dos municípios foram contingenciadas. Verifiquei. Não é verdade. E verba contingenciada é algo que está congelado momentaneamente. Vai depender do Brasil deslanchar, gerar dinheiro e que o governo do PT está desviando o que ainda possui para outras prioridades como a Copa do Mundo.

Vai depender das trocas, chantagens e negociações com o Congresso, onde a gasparense honorária, Ideli Salvatti, mais atrapalha do que ajuda. Vai depender da força de Décio Neri de Lima na presidência da Comissão de Legislação e Justiça, a mais importante na Câmara (e não é pouco).

Estou de alma lavada porque Pedro Celso Zuchi confirmou que a prefeitura é a que tem que colocar os R$22 milhões que faltam. E por que? Porque está no contrato que ela assinou e se arriscou com a Caixa. Isto sempre foi negado. Fui desmentido na Câmara pelo líder do governo, José Amarildo Rampelotti e pelo cunhado do prefeito, Antônio Carlos Dalsóchio, ambos do PT. Todos tentando negar fatos, documentos, realidades. Agora, quando o calo aperta, confirmam.

Estou triste por dois aspectos. O primeiro deles é que uma obra tão importante para uma região motor de Santa Catarina mais uma vez é relegada pelo governo Federal seja ele do PT, PMDB ou PSDB. Não é uma obra para Gaspar apenas, mas para o Vale. Estou triste porque mais uma farsa se esclarece por aqui.

Por fim. Zuchi contou um questionamento que fez a ministra Ideli. Se fez, mandou bem e foi ousado. Eu faria. Todos nós faríamos. Como é que a presidente Dilma virá aqui assinar a Ordem de Serviço para a duplicação da BR 470, sem verba para a ponte?, teria questionado. Ou seja, há uma chance real de tudo se reverter. Assim esperamos. Ou então a presidente terá muita cara de pau (fato possível) ou não virá. Acorda, Gaspar!
Herculano
06/06/2013 10:37
PROPAGANDA ENGANOSA E INTIMIDATIVA

Ao que se esconde como Zé Ruela

1. Não há nenhuma confusão. Eu reafirmo e mantenho a informação: a licença do Ibama é para a instalação do canteiro de obras para a duplicação da BR 470 e não para a duplicação da BR-470.

2. Quem parece não querer a duplicação da BR-470 são os políticos, nossos representantes, que você parece tanto defende-los. Faz décadas que prometem, discursam e daqui só os votos. Falta respeito com uma região que é o motor econômico de Santa Catarina e até do Brasil, que gera impostos mas não ganha na mesma proporção o retorno. E ainda, quando alguém cobra este retorno, é ridicularizado por gente descomprometida e providencialmente escondida como você.

Quem está com Jesus no Coração, pois perderam as esperanças nos nossos políticos e agentes públicos, são os milhares de órfãos, enlutados e mutilados da BR 470. Rezar, todavia, não vai resolver o problema. É preciso agir, denunciar e escolher melhor os nossos representantes e que nestas horas se escondem, e até usam os nomes de zé ruelas para intimidar e ridicularizar o que se reclama.

4. Por fim, você lista e eu explico entre os parentisis
"Não adianta, é muita obra né, vocês endoidam: reforma da ponte (há dois anos, uma vergonha a vista de todos); ponte do vale (sem verba e tirada pelo próprio PT), elevado (improvisado não resolveu o problema e feito fora dos padrões de segurança), anel de contorno (está no esquecimento nem audiência pública se fez), creches (a da Sete por exemplo se constrói há dois anos e com o dinheiro gasto lá daria para construir no mínimo quatro), postos de saúde (sem médicos e enfermeiros, a essência de um posto de saúde), centro de convivência do idoso (rua sem calçamento, lama e pó), policlínica (obra cara e sem conclusão), um montão de ruas asfaltadas(que estão se deteriorando e não aguentarão até a próxima campanha eleitoral), reurbanização do centro (que demorou mais de dois anos, prejudicou o comércio e ninguém sabe quem vai pagá-la), vou parar por aqui, se não vai dar um treco em vocês.

5. Treco sempre dá quando estes assunto vão parar aqui, no Ministério Público ou no Tribunal de Contas.
Palhaço Sem Sorriso
06/06/2013 09:13
Circula nas redes sociais;

Prefeito foi a Brasilia para liberar recursos financeiros para a Ponte do Vale de novo!

E de Novo ele fala que vem recebendo apoio do Décio Lima, e Ideli. Falou que fez a 1ª viagem? 1ª? Mais uma vez falou do compromisso com a caixa econômica, de novo falou que ia buscar recursos, de novo falou que ia buscar recursos de qualquer maneira. Veja só que coisa incrivel! O Prefeito viajou no domingo para chegar na segunda (em Brasilia), para conversar com os técnicos do ministério das cidades. Segundo ele (prefeito) são os técnicos que sabem o caminho da liberação do dinheiro. Qual a orientação dos técnicos? Falar com a Ministra IDELI!
Mas, de fato infelizmente não liberou nada, mais uma vez!!!
Anarquinópolis
06/06/2013 08:35
Dizem pela cidade de Anarquinópolis, que Aurélio Marcos pode estar indo para o PSC, seria interessante a ver ao lado dos Dep Ismael e a turma do PMDB junto, mas o mais interessante é que derrepente poderia surgir dai uma dobradinha para 2016 Kleber e Aurélio pois uma coisa é certa Paca esta colocando mão de ferro no PMDB, pois ja enquadrou os garotos prodigios e exige o apoio incondicional a Joel da Costa para deputado. Isso vai dar muito o que falr
vlad
06/06/2013 08:06
A câmara aprovou um projeto para a criação de 397 novos municípios. Ou seja, 397 novos prefeitos, mais de 4500 novos vereadores, mais de 10 mil assessores e mais um rombo no bolso do povo.
Herculano
06/06/2013 07:26
TRANSPARÊNCIA DOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES DE BLUMENAU. JÁ EM GASPAR....

Desde o dia quatro de junho, cumprindo uma exigência legal, a prefeitura de Blumenau disponibilizou os vencimentos integrais de todos os funcionários públicos da prefeitura, servidores da Câmara, autarquias e fundações.

Circula na internet e nas redes sociais, pois a imprensa de lá ainda está calada, um exemplo: o prefeito Napoleão Bernardes, PSDB ganha bruto R$16.987,98 e líquido, R$ 12.775,19 por mês. Enquanto isto, um funcionário da Câmara de lá, no mesmo mês ganhou bruto, com todas as incorporações e pecúnia de três meses de licença prêmio (que não é permitido por lei pois receber em dinheiro só um terço) R$60.159,10 e líquido, R$ 48.165,27.

Esta transparência aqui em Gaspar, apesar da exigência da lei, ainda não está disponibilizada. Muitos se surpreenderiam também. Acorda, Gaspar!
ZÉ PARAFUSO
06/06/2013 07:19
AO ZÉ RUELA:
ESSE NEGÓCIO DE PUXAR PRA TRÁS É COISA DE ZÉ RUELA,O QUE VOCE É, SEU ZÉ RUELA.DEIXA O PARAFUSO ENTRAR.
Zé Ruela
05/06/2013 23:12
Herculano

Eu é que quero confundir? Se estou errado e não sei a diferença entre uma coisa de uma outra coisa, então vocês ai do jornal sabem o que? Porque o jornalista colocou a reportagem afirmando que o IBAMA concedeu as licenças ambientais para o inicio das obras da duplicação da 470? Menos Herculano, menas Herculano. Tu tá igual a criança birrenta, não queres aceitar. A 470 vai ser duplicada sim. Você querendo ou não, vai ser duplicada sim. Com esse ódio todo, vai acabar te dando um troço rapaz, não estrague a sua saúde. Põe um pouco mais de jesus no seu coração. Não adianta, é muita obra né, vocês endoidam: reforma da ponte; ponte do vale, elevado, anel de contorno, creches, postos de saúde, centro de convivência do idoso, policlínica, um montão de ruas asfaltadas, reurbanização do centro, vou parar por aqui, se não vai dar um treco em vocês.
Herculano
05/06/2013 21:57
MAURO MARIANI ERA ZEBRA. HOJE JÁ HÁ QUEM APOSTE QUE ELE TEM CHANCES NO DIRETÓRIO ESTADUAL

Política é dinâmica. Os interesses e o poder a fazem assim. Adversários se tornam aliados da noite para o dia. E neste jogo de poder do PMDB sem ter cargo, o deputado Federal Mauro Mariani que disputa o diretório com o eterno presidente (e vice-governador) Eduardo Pinho Moreira, já não é tão zebra assim. É a costura para se ter PMDB, PSD e PT num mesmo chapão.
Herculano
05/06/2013 21:49
ATÉ AGORA NADA DA VIAGEM A BRASÍLIA E QUE COMEÇOU NA SEGUNDA PARA BUSCAR O DINHEIRO PARA A PONTE.

A prefeitura não deum um só pio. Nem a assessoria de comunicação, nem a chefia de gabinete, nem o viajante, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT.

Enquanto isto, as obras da ponte do Vale estão praticamente paradas. O prefeito, de viva voz, anunciou há duas semanas que a Artepa Martins retomaria as obras no ritmo de antes. Não retomou. Acorda, Gaspar!

Herculano
05/06/2013 21:38
PAULINHO BORNHAUSEN PODERÁ FICAR SOZINHO. SERÁ?

Esta é de Moacir Pereira. PSD entregará documento de apoio a Colombo .A decisão da bancada estadual do PSD de reiterar apoio ao governador Raimundo Colombo, permanecendo no partido, sem aderir ao convite do deputado Paulo Bornhausen, que está se transferindo para o PSB, vai ser formalizado.Todos os deputados firmaram um documento de solidariedade que será entregue ao governador amanhã, as 8h30m, na Casa da Agronômica. A melhor notícia que Colombo vai ter: Mauricio Eskudlark, que anunciava decisão de se filiar ao PSB, refluiu e continuará no PSD. Pelo menos foi que garantiu na reunião da bancada, presidida por Gelson Merisio, presente o prefeito (de Florianópolis) Cesar Souza Junior
Roberto Basei
05/06/2013 20:35
Obrigado ao Sr. Marcolino

Já é o Sexto que sei leu e o Professor Luiz Otavio é uma pessoa que respeito muito ou agora é proibido optar por pessoas com quem convivemos em determinados tempos!
Sou Católico e represento o PSC (Partido Social Cristão), na esfera Federal o PT, PMDB e o PSC estão no governo, O PSC tem 17 Deputados e é o partido que menos tem cargos e representação no governo.
Na estadual o PMDB o PSD e o PSC estão juntos e na próxima PT estará no mesmo palanque que o Colombo, Bornhausen e o Luiz Henrique já o PSC terá candidato próprio a Presidente, Governador e seus candidatos a deputado tanto federal como estadual.
Eu servi ao propósito de criar o PSC e participar do pleito com 5 candidatos que no todo fizemos mais de 700 votos, se olhares a nossa prestação de contas vai ver que nossos gastos foram irrisórios perto de de candidato que gastou para mais de R$100.000,00 e também não conseguiu os objetivos.
Para finalizar sou concursado, trabalho por mérito, pago meus impostos, tenho problemas pessoais e financeiros como todo o trabalhador, mas "Prefiro uma derrota honrosa que uma vitória vergonhosa" (Abraham Lincoln ).

Roberto Basei
Presidente do PSC de Gaspar
Herculano
05/06/2013 20:19
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E adoro quando os colunistas políticos falam "articulação política". Ou seja, solta a grana! "Dilma não tem articulação política". Tradução: Dilma não quer soltar a grana.

"Congresso exige R$ 1 bilhão em emendas." Tradução: mensalão. Rarará!

Agora eu entendo, não aprovo mas entendo, por que teve o mensalão! É mole? É mole, mas sobe!
Herculano
05/06/2013 20:15
VEM MAIS POLÊMCIA POR AI. A PRESIDENTE DESFIGURA MEDIDA PROVISÓRIA DOS PORTOS COM 13 (?)VETOS, QUEBRA ACORDOS E DESFAZ JOGOS DE INTERESSES QUE NÃO SOUBE NEGOCIAR DURANTE A TRAMITAÇÃO DE AFOGADILHO DA MATÉRIA NO CONGRESSO.

Dimmi Amora, do jornal Folha de S. Paulo relata que a presidente Dilma Rousseff vetou pontos polêmicos incluídos pelo Congresso ao sancionar o texto da Medida Provisória dos Portos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira no Palácio do Planalto. Ao todo, foram 13 vetos, que afetam dez pontos da MP.

A presidente determinou veto aos dispositivos que permitiriam a empresas que necessitam de portos na sua operação, como Vale e Petrobras, a conseguir áreas para os chamados terminais indústria sem ter de participar de concorrência.

Dilma também vetou artigos que ampliavam o poder dos Ogmo (Órgãos Gestores de Mão de Obra) --responsável por administrar a escala de cerca de 23 mil trabalhadores avulsos dos portos públicos.

Foi vetado ainda um outro ponto que garantia a exclusividade da Guarda Portuária na vigilância dos portos.

Empresários que operam em portos públicos reclamavam que esses artigos aumentariam seus custos.

Os artigos foram incluídos na MP após um acordo entre governo, empresários e parlamentares para aprovar a medida provisória.

Outro ponto do texto a ser vetado foi a chamada "emenda Tio Patinhas". A emenda foi posta no texto no Congresso Nacional durante sua votação e permitia ao governo renovar contratos de arrendatários realizados após 1993 em portos públicos.

O deputado federal Anthony Garotinho a apelidou de Tio Patinhas acusando parlamentares de estarem beneficiando empresas com a medida.

Dilma também vetou uma emenda que determinava a renovação automática de contratos de arrendatários de portos anteriores a 1993 e a que proibia operadores de navios de entrar com mais de 5% do capital social de empresas que vão concorrer na operação de terminais em portos públicos. Para esses três pontos, não havia acordo entre governo e parlamentares
Herculano
05/06/2013 20:10
SUPREMO COMPLETO

Senado aprova o nome de Luiz Roberto Barroso para vaga no Supremo Tribunal Federal. Advogado indicado pela presidente Dilma Vana Rousseff, PT, recebeu 59 votos favoráveis e seis contrários.

A sabatina de Barroso ocorreu sem quaisquer sobressaltos. Não se cumpriu a expectativa de protestos de grupos evangélicos em frente ao Congresso Nacional contra a indicação feita pela presidente Dilma Rousseff. Os religiosos defendiam a rejeição ao nome dele por causa da atuação do advogado na defesa no próprio Supremo de ações que permitiram a união civil homoafetiva e o aborto de fetos anencéfalos.
Herculano
05/06/2013 20:03
OS GAYS E OS EVANGÉLICOS

O repórter Eduardo Bresciani, da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo, relata que milhares de evangélicos participaram nesta quarta-feira, 5, de uma manifestação em Brasília, convocada por pastores e liderada por Silas Malafaia, em defesa da liberdade religiosa. Pastores e políticos fizeram ataques ao movimento LGBT, ao governo federal e ao poder Judiciário.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que estimativa era de um público de 40 mil pessoas. A organização estimou em 70 mil o número de presentes e informou ter gasto R$ 500 mil na realização do evento, incluindo propagandas televisivas convocando o público. A Associação Vitória em Cristo arcou com os custos.

Principal organizador do evento, o pastor Silas Malafaia foi quem falou por mais tempo e fez o discurso com mais ataques aos "adversários" dos evangélicos. Ele começou com diversas críticas ao que chamou de "ativismo gay", em referência ao movimento LGBT.

"O crime de opinião foi extinto e o ativismo gay quer dizer que a minha opinião sobre a união homoafetiva é crime. Nós chamam de fundamentalistas, mas eles são fundamentalistas do lixo moral, o ativismo gay é o fundamentalismo do lixo moral", afirmou Malafaia. "Tentam comparar com racismo, mas raça é condição, não se pede para ser negro, moreno ou branco. Homossexualidade é comportamento. Ninguém nasce homossexual", complementou.
Herculano
05/06/2013 19:56
NO PÉ DO OUVIDO, por Lauro Jardim, de Veja

Diante da trapalhada com a veiculação da campanha "Sou feliz sendo prostituta", Alexandre Padilha se antecipou, tentando evitar uma convocação para ir ao Congresso.

Padilha ligou para todos os presidentes de comissões da Câmara para dar explicações e comunicar a demissão do responsável pelo departamento que elaborou a peça publicitária, Dirceu Greco.

O movimento de Padilha levantou a bola para Marco Feliciano, logo quem, cortar. Padilha deve ter engolido seco ao saber que o deputado pastor publicou em seu twitter que havia dado conselhos ao ministro.

Escreveu Feliciano:
- Recebi uma ligação do Ministro Padilha, um homem de bem, falando sobre o caso e aconselhei a tomar cuidado com assessores(?).
Herculano
05/06/2013 19:52
PARA CONFUNDIR

Tem gente anunciando que o Ibama deu a licença para a duplicação da BR 470. A licença que o Ibama concedeu foi para a implantação dos canteiros de obras das empresas vencedoras nos lotes já licitados. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. A confusão é proposital, pois ela é feita por quem conhece do riscado e por quem deveria averiguar a diferença entre elas. Acordem.
Herculano
05/06/2013 19:50
O VALE FORA

A presidente Dilma Vana Rousseff, PT, sancionou nesta quarta-feira (5) as leis que criam quatro universidades federais: UFCA (Universidade Federal do Cariri), Unifesspa (do Sul e do Sudeste do Pará), Ufob (do Oeste da Bahia) e Ufesba (do Sul da Bahia).

As quatro instituições fazem parte do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras). A Universidade Federal do Vale do Itajaí ou a extensão do campi da Universidade Federal de Santa Catarina, que substitui o projeto de federalização da Furb, não apareceu nem de longe neste pacote.
Zé Ruela
05/06/2013 19:47
Herculano

Quando falo, você fica indignado. Outro dia você meteu o pau a respeito da duplicação da BR 470, que não sairia as licenças ambientais, que isso, que aquilo, sempre puxando para trás. Aliás, dá a impressão que você não gosta de Gaspar, tá sempre contra tudo o que se faz nesta cidade. O povo quer saber porque você não comenta agora a liberação pelo IBAMA das licenças ambientais para a duplicação da 470? Meu caro, vamos ser um pouco mais otimista, assim vamos achar que não queres o progresso da cidade.
Canrobert Marcolino
05/06/2013 18:57
As postagens do presidente do PSC local são de uma "coitadice" extrema. E pensar que fez campanha para o Luiz Otavio...
Herculano
05/06/2013 15:08
UM GOVERNO 'ESTRATÉGICO', por Elio Gaspari, para os jornais Folha de S.Paulo e O Globo

Madame Natasha tem horror ao uso de expressões que não querem dizer nada e, com um significado vago, destinam-se a empulhar a plateia, complicando a conversa. Dor de cabeça vira cefaleia.

A doutora Dilma louvou duas operações militares e policiais que fazem parte do "Plano Estratégico de Fronteiras".

Outro dia, ao justificar o perdão de uma dívida de US$ 900 milhões de cleptocratas africanos, disse que "o engajamento com a África tem um sentido estratégico".

A Presidência da República, assim como diversos governos estaduais, tem uma Secretaria de Assuntos Estratégicos. Quase todos os ministérios têm programas de "gestão estratégica" e o do Planejamento oferece o software Geplanes, destinado a "monitorar o desempenho dos objetivos estratégicos".

Trata-se de puro blá-blá-blá, destinado a confeitar promessas ou, na melhor das hipóteses, desejos.

Dizer que a economia brasileira crescerá 4% num determinado ano nada tem de enunciado estratégico. É apenas um objetivo, quando não, pura mentira. A empolação destina-se apenas a envernizar o comissário que anuncia o rio de mel.

Em 1812, o marechal russo Kutusov enfureceu seus generais porque a certa altura deixou Napoleão Bonaparte escapulir com suas tropas.

Por mais que detestasse o Corso, achava que a destruição de seu exército e sua eventual captura favoreceriam os interesses da Inglaterra. Preferiu fritá-lo, deixando que chegasse a Paris, onde os franceses forçaram-no a abdicar e um príncipe russo ocupou a cidade. Kutusov tomou uma decisão estratégica.

Não se pode confundir esse tipo de conduta com coisas mais imediatistas. Por exemplo: quando ocupava uma diretoria da Caixa Econômica, o doutor Moreira Franco queria ser ministro e aceitou a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. Pensava em coisa melhor. Em março passado, tornou-se secretário de Aviação Civil. Foi apenas astucioso.

Juscelino Kubitschek jamais anunciou estratégias. O que ele apresentou ao país foi um Plano de Metas. Eram trinta.

Duplicou a produção de energia, aumentou em 70% o número de leitos em hospitais e, onde foi mal, incrementou em apenas 40% a produção agrícola. JK nunca disse que o apoio de seu governo ao colonialismo português na África era uma estratégia, pois era só oportunismo.

A diferença entre uma meta e uma estratégia está no fato de que uma pode ser cobrada e a outra pode ser transferida para o próximo governo, a quem se acusará de ter abandonado um plano que tinha tudo para dar certo.

O trem-bala Rio-São Paulo da doutora Dilma, é considerado um projeto estratégico. Deveria ficar pronto para a Copa do Mundo, talvez um pouco depois. Seria inteiramente financiado pela iniciativa privada e custaria US$ 9 bilhões.

Já custou à Viúva R$ 63,5 milhões, ainda não saiu do papel, mas já pariu uma estatal e terá os Correios como "sócio estratégico". Indo até Campinas, há transportecas que estimam seu custo em US$ 17,5 bilhões.

Não há empreiteiro que fale em menos de US$ 25 bilhões. A conta? Irá quase toda para a Viúva. "Estratégia"? Apenas uma falsa promessa.

Madame Natasha não espera que se cumpram as promessas. Pede apenas que deixem o idioma em paz.
Herculano
05/06/2013 14:55
BALANÇA

Em Blumenau, todos sabiam que Ivan Naatz, PDT, não possuía nenhum perfil para ser líder de governo. Só o PSDB e o prefeito Napoleão Bernardes, reféns de uma base frágil politicamente na Câmara alimentavam o falso otimismo. Um líder de governo precisa ter antes estômago, depois, paciência, cara de pau e ser ao mesmo tempo um feroz cão de guarda para defender o poder mesmo quando se sabe ser indefensável o que defende. Naatz está dizendo que quer ir embora. Então...
Herculano
05/06/2013 13:53
UM GOVERNO SE ÉTICA, JÁ SE SABIA. MAS SEM VALORES, QUE TRAMAM A ENGANAÇÃO SEM QUALQUER PUDOR?

Olha esta. Está no site de Cláudio Humberto. Vergonhoso. Chegaram ao fundo do Poço?. Dilma manda ministro confessar que mentiu, e ele nem cogita deixar o cargo.

A presidenta Dilma Rousseff, PT, mandou o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, desculpar-se publicamente pela mentira que contou nesta terça-feira, a um grupo de índios, no auditório do Palácio do Planalto.

Apesar da humilhação, exposta em nota da que ele próprio divulgou esta manhã, Carvalho não mencionou a possibilidade de entregar seu cargo, como é praxe nesses casos. Na nota, o ministro declara que "cometeu um equívoco" quando afirmou a indígenas da etnia Munduruku, que Dilma havia censurado o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) por ter cumprido ordem judicial de primeira instância no processo de reintegração de posse ocorrida no Mato Grosso do Sul.

Era uma mentira. "O Ministro afirma que tentava demonstrar a dor da presidenta Dilma com a morte de um indígena ocorrida naquela ocasião e a insistência dela na utilização do método da negociação e do diálogo na resolução de conflitos", diz a nota, que ressalta o reconhecimento de que "em nenhum momento a Presidenta fez críticas ao ministro Cardozo pelo fato de a Polícia Federal estar cumprindo ordem judicial".

O ministro lembra, em sua nota que em coletiva fez uma "correção dessa afirmação", ao declarar que "ordem judicial a gente cumpre".
luciano dacunha
05/06/2013 12:48
DEU NA RIC RECORD

o procon de blumenau foi as ruas fiscalizar, pois o comercio não pode vender produtos da marca cce por 5 dias,a marca cce é campeã de reclamação,

CCE =COMECEI COMPRANDO ERRADO
CCE= CONCERTA, CONCERTA ESTRAGA
CCE= COMO COMPRAR ERRADO

deixando a comédia de lado, pergunto;

quem esta a frente do procon de gaspar e o que esta fazendo pra resolver os problemas dos gasparenses?fica o exemplo de bnu,

se o procon fiscalizar os politicos gasparenses acredito que dá até cadeia.um abraço.
Herculano
05/06/2013 11:57
EX-ALIADOS, EX-AMIGOS, DISCURSOS À PARTE

Governador de Pernambuco e potencial candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, PSB, voltou a criticar o governo de Dilma Rousseff, PT. Em resposta ao discurso do correligionário (amigo pessoal, ex-principal secretário do governo de Eduardo e indicado por ele ao ministério que ocupa hoje) ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que enaltecia os recursos liberados pela União para obras em Pernambuco (cerca de R$ 5 bilhões em recursos do PAC), Campos sapecou que "o dinheiro é do povo, é de Pernambuco, não é do governador. Assim como o dinheiro da União não é da presidenta"
Herculano
05/06/2013 11:50
O QUE PENSA O PRÓXIMO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. A SABATINA FOI HOJE



Quando Congresso atua, Judiciário deve recuar, diz Barroso em sabatina no Senado, diz o título do portal Uol - da Folha de S. Paulo - e que é seguido pela maioria das publicações e noticiários e rádios desta manhã de quarta-feira.

Segundo a repórter Fernanda Calgaro que acompanhou a sabatina em Brasília, Indicado pela presidente Dilma Rousseff para o STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado Luís Roberto Barroso, 55, disse nesta quarta-feira (5), em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que o Judiciário deve ser "deferente" ao Legislativo quando o assunto são leis. "O Judiciário não pode nem deve sobrepor a sua valoração política sobre a de quem foi eleito."

Barroso, porém, foi categórico em afirmar que o Judiciário deve atuar quando o Congresso deixar lacunas. "Quando o Legislativo atua, o Judiciário deve recuar, a menos que haja uma afronta evidente à Constituição, que é a exceção, e nunca é a regra. Quando o Legislativo não atua, mas existem interesses em jogo, o Judiciário deve atuar."

Ele ponderou também que a opinião de todos deve ser levada em conta. "Se em uma sala há católicos, muçulmanos e judeus, os católicos não podem decidir sozinhos. As maiorias podem muito, mas não podem tudo."

A fala de Barroso vem à tona em um momento em que Legislativo e Judiciário tentam superar episódios de tensão que ocorreram após decisões do Congresso, sobretudo no mês de abril, terem sido revistas pelo STF. Por outro lado, o Congresso propôs uma PEC que submete algumas decisões do STF ao Congresso. O ministro do STF Gilmar Mendes chegou a dizer que se a PEC fosse aprovada "é melhor que se feche o Supremo". Já o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, disse em maio que o Congresso se notabiliza pela ineficiência.

"Quando há uma decisão política, quando há alguma lei, o Judiciário deve ser deferente. Portanto, a questão de maior ou menor judicialização, no fundo, no fundo, está nas mãos do Congresso", afirmou hoje Barroso.

Ele falou por cerca de 20 minutos antes de começar a ser questionado pelos senadores, que lotam o plenário onde o encontro se realiza. Familiares de Barroso também foram ao Senado acompanhar a sabatina.
Herculano
05/06/2013 11:39
ESTA GENTE DESCONHECE A CIDADE QUE ADMINISTRA

Este é o título do press release da prefeitura: OP (Orçamento Participativo) realiza audiência pública no bairro São Pedro nesta quarta.

Onde fica o bairro São Pedro em Gaspar? Onde está formalizado isto na organização do município? Inventou-se bairro São Pedro para esconder denominações pejorativas como Farropa ou Faroupilha. A mesma jogada que fizeram para esconder a denominação da Marinha, por algo mais lúdico, digamos assim, Jardim Primavera, uma localidade que também não é bairro e pertence ao Bela Vista. O que dizem chamar bairro São Pedro, é na verdade, Centro de Gaspar. Ou não?

Outra. Farroupilha não é algo pejorativo. Ao contrário. É histórico e qualquer gaúcho se orgulha da guerra que moveu por motivos republicanos e democráticos contra a voz ditatorial e centralizadora do Império. A ideia se espalhou inclusive por Santa Catarina com a República Juliana, em Laguna e um forte movimento no Planalto, centralizado em Lages.
Cacau Alexandre Pereira
05/06/2013 09:38
Ao doutor Aurélio Marcos de Souza o nobre causídico,

Sr. Herculano

Permita-me uma usar este espaço democrático e com maior audiência e participação na cidade, para um pitaco nessa conversa com Dora e

dr. Aurélio, discordo de V. Excelência, o senhor ganhou um cala-boca sim, pois antes como bem frisou Dora, o senhor criticava, apontava, mostrava documentos, ameaçava, amedrontava e espalhava boatos do competente prefeito Adilson Schmitt, ou estou louco? Claro que não, nem louco nem esquecido e nem o povo está.
De outra forma, o senhor mostra que houve coisas erradas na gestão da qual o senhor fez parte, pois teve que dar mais tempo na cadeira ao chefe, como bem diz.

Mais tarde foi um árduo defensor de Adilson Luis. O que mesmo fez de bom pelo município? E que o fez para mudar radicalmente de ideia, com relação ao ex-desafeto? São perguntas que necessitam de respostas, pois precisamos de esclarecimentos para um futuro apoio à cadeira que o senhor tanto segurou.

Quero que saibas Sr. Aurélio, que tenho profunda admiração pelas suas persistentes ações em defesa do cidadão. Pergunto-lhes: Caso o prefeito Celso Zuchi, tivesse ofertado uma boca na atual administração, o senhor teria encarado e estaria com toda essa vontade de derrubar merecidamente o homem da cadeira? Dependendo de suas respostas e convicções eu e meu grupo vamos procurá-lo e incentivá-lo a ser candidato para Gaspar para um novo caminho para o presente.

Cacau
Herculano
05/06/2013 08:42
DILMA É FAVORITA, por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S. Paulo

Só um surto de autoengano leva a oposição a acreditar que o raciocínio "o Brasil está bom, mas pode melhorar" vai se disseminar pela maioria do eleitorado no ano que vem -e será suficiente para destronar o PT do Planalto.

Esse voto racional nunca aconteceu em nível nacional no Brasil moderno. Aliás, ocorreu o oposto. Em 1986, qualquer pessoa bem informada sabia que o Plano Cruzado já era. Mas o PMDB ganhou quase tudo.

Em 1998, o Plano Real estava condenado com o seu câmbio engessado. Mas Fernando Henrique Cardoso foi reeleito presidente.

A única chance de a oposição vencer em 2014 é se acabar a sensação de bem-estar da maioria dos eleitores. A economia desempenha um papel relevante na construção desse cenário, embora não seja único. As coisas pioram para a oposição porque a profusão de indicadores ruins nos últimos dias não garante um cenário de desastre absoluto até o final do ano que vem.

É evidente que o atual crescimento medíocre terá impacto mais adiante. A partir de 2015, com certeza. Só que a eleição já terá passado.

Consultado, o marqueteiro oficial João Santana, o 40º ministro, deu risada sobre a hipótese de a inflação tirar Dilma Rousseff do Planalto. As pesquisas do governo indicam, de fato, um ruído razoável na mente das pessoas sobre a alta de preços, sobretudo de alimentos. Mas nesses mesmos levantamentos, a presidente é vista pelos eleitores como a mais apetrechada para tratar desse problema --bem à frente de todos os candidatos de oposição.

Nesse ponto, não custa repetir a ressalva de sempre: falta muito até outubro de 2014. Ainda assim parece ter se instalado no noticiário uma sensação de jogo zerado. Talvez pelas derrapadas econômicas e pela presença midiática dos pré-candidatos de oposição. Tudo somado forma uma miragem. Por enquanto, Dilma segue como favorita.
Herculano
05/06/2013 08:36
CORREU

Valério não aceita acordo e esvazia apuração contra Lula. Segundo o repórter Matheus Leitão, da sucursal do jornal Folha de S. Paulo em Brasília, o empresário Marcos Valério de Souza recusou a oferta de delação premiada no inquérito que investiga a suspeita de envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro Antonio Palocci com o esquema do mensalão.

Autor das acusações contra Lula e Palocci, Valério disse em depoimento em abril à Polícia Federal e ao Ministério Público, em Minas Gerais, que só aceitaria o acordo caso fosse beneficiado em todos os outros inquéritos criminais abertos contra ele.

A delação é um instrumento legal que estimula acusados a colaborar com investigações em troca de benefícios que vão da redução da pena até o perdão judicial.

Com a recusa de Valério - condenado pelo Supremo Tribunal Federal a mais de 40 anos de prisão por operar o mensalão -, a Folha apurou que aumentou o ceticismo dos investigadores em relação ao desenrolar da apuração.

A investigação contra Lula e Palocci começou após Valério ter declarado ao Ministério Público, em setembro do ano passado, que os dois petistas negociaram com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, repasse de US$ 7 milhões ao PT.

Essa é a primeira vez que se investiga a possível participação do ex-presidente no esquema do mensalão.

A tentativa de ouvir Valério em Minas foi a primeira iniciativa da delegada Andrea Pinho, a responsável na PF pelo inquérito. Mas, na maior parte do tempo, o empresário ficou calado.
vlad
05/06/2013 08:11
A polícia gaúcha achou 13 mil reais com um detento e duas mulheres em um presídio masculino em Viamão, além de drogas, uma pistola, um revólver calibre 38 e celulares. Nada demais, num país onde em sua capital encontramos tantos bandidos fora do presídio.
Herculano
05/06/2013 08:09
ESTÁ DE VOLTA

A portaria 3.108 publicada na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - revogou a Portaria nº 2.700, de 01 de fevereiro de 2012, que colocou à disposição para atuar no Fórum da Comarca de Gaspar, junto ao Executivo Fiscal, o servidor CARLOS EDUARDO JUNKES, ocupante do cargo efetivo de Técnico em Desenvolvimento, lotado na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento.
Herculano
05/06/2013 08:04
COM A PALAVRA

sob este título, Lauro Jardim, de Veja, informa:Dilma Rousseff tem 48 horas para se defender da acusação de ter feito propaganda eleitoral antecipada durante o discurso de 1º de maio, transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão.

A representação contra Dilma foi apresentada pelo PPS ao TSE. Com a denúncia em mãos, o relator da ação, ministro Castro Meira, estipulou ontem o prazo para que Dilma se pronuncie nas próximas horas
luciano da cunha
05/06/2013 08:00
ESTAMOS DE OLHO

gostei da ideia de colocar na internet a vigilancia das câmeras em gaspar, mas,

precisaria de câmeras na prefeitura e na câmara de vereadores para o povo ver se realmente estão trabalhando,

parabêns pela iniciativa.um abraço.
Herculano
05/06/2013 07:54
NOVOS MUNICÍPIOS

Com as galerias repletas de manifestantes que, de pé, aplaudiram os deputados, a Câmara aprovou nesta terça-feira, por 319 votos a favor e 32 contra, além de duas abstenções, projeto de lei complementar que reabre a possibilidade de criação de novos municípios via assembleias legislativas dos estados.

A farra de criação de novos municípios foi interrompida em 1996, quando emenda constitucional aprovada exigiu a aprovação de lei federal traçando os novos critérios para a criação, incorporação e desmembramentos de cidades a serem seguidos pelas Assembleias estaduais. O texto original já tinha sido aprovado no Senado, mas como foi modificado pela Câmara, retorna àquela Casa para nova votação.
Herculano
05/06/2013 07:52
A MINISTRA É NOSSA. MAS, OS RECURSOS E REALIZAÇÕES DOS OUTROS

Esta é a manchete da RBS. Recurso para a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú já foi liberado. Governo Federal confirmou, nesta terça-feira, que os R$ 55 milhões já estão na Caixa Econômica.

A Arena Multiuso ainda não saiu do papel e os recursos restantes para terminar a Ponte do Vale, nada se sabe. Apenas viagens, viagens, viagens...
Herculano
05/06/2013 07:47
ASFALTO SEM IMPACTO

"O asfaltamento da estrada Garcia-Guabiruba é bem-vindo, merece apoio, mas, se é para fazer como estão fazendo, é preferível que não façam. Afinal, como sempre dizemos, o que mereça ser feito, merece ser bem feito", de Lauro Eduardo Bacca, ambientalista de Blumenau.
Aurélio Marcos de Souza
04/06/2013 22:23
Dora Arcangelo, ele não me deu emprego não, eu dei a ele mais tempo na cadeira, acreditei que poderia fazer alguma coisa de bom para cidade, de minha parte acho que fiz.

Após minha estada no paço, voltei a exercer minhas funções, muito diferente de alguns pessoas.

Um dia ainda escrevo um livro.
Herculano
04/06/2013 22:02
E A VERBA DA PONTE?

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foi a Brasília, segundo ele, atrás das verbas para a retomada das obras da ponte do Vale.

Até agora nada. Um silêncio só. Inclusive da ministra de Gaspar, como assim denominou Ideli Salvatti, pela manhã no programa propaganda da prefeitura na Rádio Sentinela do Vale, a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa.
Herculano
04/06/2013 22:00
EXEMPLO

O estudante Petterson Matheus de Souza, que estudou da pré-escola até a oitava série na Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt, em Gaspar, receberá a medalha de ouro que conquistou na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) pela presidente da República, Dilma Rousseff. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 19 de junho, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Dora Arcangelo
04/06/2013 21:55

Vai Aurelio Marcos;

Mostre ai o que você fez por Gaspar! Alias você só foi o que porque vivia ameaçando o prefeito, daí ganhaste um cala boca. Andas para cima e para baixo, na camara, nos jornais, só não mostrava nada mas tinha em em seu poder com um monte de documentos ameaçando o ex-prefeito. Dizia que que era a respeito do repasse a Liga Desportiva Gasparense, quando Tony foi presidente. Só ficou no blá, blá, Adilson te deu um emprego e focê se acha o salvador da pátria até hoje. Qual ação social você fez para o município? Mostre-nos e prove, quem sabe serei um Roberto Basei a te defender em 2016.
Nem você Aurélio, nem Adilson, nem Celso, fizeram o que realmente nossa querida cidade merece. É só conversa para boi dormir.
Herculano
04/06/2013 21:43
QUANDO A FÉ É SUBSTITUÍDA POR CAUSAS POLÍTICAS

Reinaldo Azevedo, de Veja, escreveu: no tempo em que padre ficava na missa, as igrejas estavam cheias, e 90% dos brasileiros eram católicos. Aí eles resolveram fazer passeata e usar tacape? As igrejas estão vazias, e o catolicismo míngua no Brasil. Não é por causa de uma coisa em particular, não é por causa de outra. É pelo conjunto da obra.
Aurélio Marcos de Souza
04/06/2013 21:27
Roberto Basei, é difícil falas em conquistas contra qualquer administração, seja a qual for.

No meu caso nunca persegui outro objetivo que não o coletivo, inúmeras ações foram propostas na área cível, inúmeras vitorias foram conquistadas sim.É só arrumar um tempinho e buscar neste próprio meio de comunicação o que conquistamos, e iras ver que faltará dedos.

Não conquistamos mais por falta de pessoas comprometidas com a cidade e com sua população, seja no legislativo, seja em alguns meios de comunicação, seja da sociedade organizada, estes que lavaram suas mãos e viraram as costas para Gaspar.

O respeito e a honestidade para com as pessoas não se faz com um bom marqueteiro politico as vésperas de uma eleição, se traz do berço.

Roberto Basei nas ultimas eleições senti na pele o que sente um combatente ao ser atingindo pelo fogo amigo, mais mesmo sendo atingido pelo fogo amigo continuo mantendo minha posição, pois tenho que minha cidade e minha família merecem um lugar melhor para viver.

Roberto Basei
04/06/2013 21:21

Deputados pedem explicação ao governo sobre campanha ?Eu sou feliz sendo prostituta?

Membros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias se pronunciaram, durante reunião do colegiado nesta terça-feira (4), contra a campanha do Ministério da Saúde de prevenção à Aids e redução do preconceito ?Eu sou feliz sendo prostituta?. Apesar de ter sido tirada do ar pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após repercussões negativas, o presidente da CDHM, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), afirmou que encaminhará a Padilha um requerimento de informação sobre o tema. ?Vamos fazer esse requerimento ao Ministério da Saúde sobre essa famigerada campanha?, informou.

Para o deputado Costa Ferreira (PSC-MA), que participou da discussão, a campanha desvaloriza as mulheres e as famílias brasileiras. ?A mulher não nasceu para ser prostituta, nasceu para ser mãe de família?, contestou o deputado do PSC.

O requerimento de informação, apoiado pelos membros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias será encaminhado ao Ministério da Saúde nesta quarta-feira.

A verdade não se promete. Se conta!
Juju do gasparinho
04/06/2013 20:31
Prezado Herculano:

Na reportagem da RBS, a notícia era que o bispo estava ao par das intenções do padreco de transformar os bancos históricos em "taubinhas".
Seria prudente comunicar ao Vaticano para quando o Papa vier aqui em julho, já esteja sabendo da falta de respeito que existe no Brasil. Acho até, que o Papa sabe que esse país já virou um circo há muito tempo. Quem começou tudo isso foi o palhaço Lulla.
Herculano
04/06/2013 20:23
Ao Zé Ruela

1. Você mente. Escreveu que lia esta coluna raras vezes. É contumaz, se comprova.
2. É medroso. Se esconde em nome pejorativo, pequeno, diminutivo como deve ser o seu caráter.
3. Nunca fui contra o PT, mas com as incoerências. Pregava uma coisa para se dizer diferente e perfeito, faz outra quando no poder. Engana. Mente. Trapaceia. Rouba. Humilha. Constrange. Não possui noção de cidadania e gestão. É temerário. É fascista e dissimulado.
4. Nunca fui candidato a nada. Não serei. O meu papel social é outro. E a prova de que não sou contra o PT é a sua afirmação de que sempre coloquei o dedo na ferida não apenas de um partido ou gestor, mas nos erros e incoerências deles.
5. Não indico nomes para o poder, mas cobro projetos, resultados, discursos e promessas para a comunidade, e que não foram feitos por mim, mas sim pelos próprios candidatos.
6. Desafio. Nunca pretendi ser nada nesta e nem em outras administrações públicas de qualquer instância. Também nunca fui convidado. E se fosse, não aceitaria. O meu ambiente de satisfação e decepção profissional é outro.
7. Quanto ao padre, ele é tão popular, que para atrair fieis que já se indignam, para a festa da igreja dele, vão trazer padres de fora como atrações. Mas, isto é um problema do bispo...
odir barni
04/06/2013 20:20
Caro Herculano:
Vejo a preocupação de nossas nossas autoridades com a mobilidade urbana. Quem fala em mobilidade urbana, são exatamente aqueles que nunca andaram a pé e nem mesmo de bicicleta. Eu fiz muitos km em Gaspar, de bicicleta, inclusive minha esposa, Marilene, que fazia o percurso da José Honorato Müller até o Bairro Bom Jesus e um percurso maior, indo até o Porto Arraial, na Escola Vitório Anacleto Cardoso, grávida de 8 meses. Quando eu chegava na prefeitura, muitos me questionavam: Vc como contador da prefeitura, anda de bicicleta? Sim! não tenho vergonha de andar com o que eu posso, a bicicleta está dentro de meu orçamento. Todo homem tem sus virtudes e seus defeitos; tudo homem tem uma modo de vida. Hoje os políticos estão pleiteando ciclovias. Pergunto: quem deles vai pedalar uma bicicleta? Nem sempre o que é bom pra outros é bom pra gente. Político que hoje tem assessor com carro importado, não vai passar pela a humilhação de pedalar uma bicicleta.
Zé Ruela
04/06/2013 19:13
Zé Ruela

Ao

Acácio Pereira e Borges

O Sr. Herculano dá muita atenção a este pobre mortal (Zé Ruela) pois o mesmo não admite ser contrariado em suas equivocadas colocações a respeito de tudo e contra todos que o mesmo tenta mostrar ser verdadeiro. Malha o governo Zuchi, o PT, fala mal da igreja católica porque a mesma não fez a procissão no centro. Eu faço o contraponto, faço ver o outro lado da moeda. Faço um desafio ao Sr Herculano, candidate-se a prefeito na próxima eleição. Tá ai uma chapa imbatível: Prefeito, Herculano e para Vice, Aurélio Marcos. Agora para resolver todos os problemas da cidade, primeiro os dois meninos terão que se eleger, ai vamos ver como é fácil. É que o Sr. Herculano sempre quis ser o gerentão da prefeitura, desde a época do Poli, só que até agora ninguém o convidou para fazer parte de algum governo. É isso que o deixa muito magoado, por isso é essa baixaria toda, esse ódio. Foi assim com o Poli, Nadinho, Zuchi, Adilson, Zuchi......
.
04/06/2013 18:57



Grande notícia: presidente do Ibama, Volney Zanardi, acaba de me ligar, confirmando a liberação da licença ambiental para duplicação da BR 470, no Vale do Itajaí. Com isso, vamos assinar nos próximos dias a ordem de serviço para início das obras. Já estamos agendando a data com o Ministério dos Transportes e o DNIT.
Herculano
04/06/2013 18:48
UMA BOA NOTÍCIA PARA A FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Foi inaugurada na tarde desta terça-feira (04), no Salão Cristo Rei, a Unidade Remota do curso de Costura Industrial e Vestuário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SC), com o qual a Prefeitura Municipal de Gaspar mantém parceria. A unidade está sediada junto à Conferência Vicentina de Gaspar.
Herculano
04/06/2013 18:41
GOVERNO QUE SE DIZ PLURAL, DISCRIMINA MARGINALIZADOS OU ESTIGMATIZADOS PELA SOCIEDADE

'Sou feliz sendo prostituta', diz campanha do governo. Após repercussão negativa, ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recuou e disse que o material da campanha não foi autorizado pela pasta. É sempre assim, a culpa quando não é da oposição (que verdadeiramente não existe) é de qualquer outro.

O Ministério da Saúde lançou no último fim de semana uma campanha infeliz sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tendo como protagonistas as profissionais do sexo. Deixa claro que elas são responsáveis por isto e não a promiscuidade e a falta de informação de exatamente que não é prostituta e estatisticamente são os maiores vetores das DSTs. Uma vergonha. Algo infeliz.

Fiascos ? A iniciativa surge logo após uma série de fiascos em campanhas de Saúde na gestão do petista. Em março deste ano, o Ministério da Saúde suspendeu distribuição de um material direcionado para o público adolescente e que tinha como tema a prevenção da aids. O kit era formado por seis revistas em quadrinhos e tratava de assuntos como gravidez na adolescência, uso de camisinha e homossexualidade. Na época, mais uma vez Padilha afirmou que a distribuição do material foi realizada sem o seu consentimento, além de não ter sido aprovado pelo conselho editorial.

Em maio de 2011, mais um projeto foi suspenso. A própria presidente cancelou a entrega de um kit de combate à homofobia produzido pelos ministérios da Saúde e da Educação.O material foi produzido pela Oficina de Comunicação em Saúde para Profissionais do Sexo, realizada entre os dias 11 e 14 de março em João Pessoa (PB). O objetivo da ação é se "opor ao estigma da prostituição associada à infecção pelo HIV e aids" e celebrar o Dia Internacional das Prostitutas (2 de junho).

No mês passado, o ministério gastou 10 milhões de reais em uma campanha que informava, de forma equivocada, que pessoas com problemas relacionados a planos de saúde particulares deveriam ligar para a Ouvidoria do SUS, que trata da saúde pública. A campanha precisou ser corrigida.
Herculano
04/06/2013 18:32
INSPIRAÇÃO GASPARENSE?

"O ideal é desenhar cidades onde as pessoas possam andar a pé", afirma o diretor do Laboratório Changing Places do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Kent Larson. Durante sua apresentação, ele falou sobre o conceito de mobilidade sob demanda.

Um leitor da coluna, manda a informação e ironicamente pergunta se o conceituado cientista e observador americano se inspirou no povo da Margem Esquerda, aqui em Gaspar, o qual prefere andar a pé do que passar pelo martírio diário de atravessar a ponte Hercílio Deecke de ônibus, carro, moto e bicicleta.
Roberto Basei
04/06/2013 17:24
Sobre o Dr. Aurélio Marcos de Souza ;

Umas respostas!



"Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo".
"Abraham Lincoln"

Foi com esse i pensamento, que se colocou como um guerreiro em defesa da coisa pública e para quem achava que tava ganho a eleição de 2012 com mais de 5 000 votos para o segundo colocado, foi ,mas foi muito apertado, eu particularmente penso mais como uma vitória do POVO de Gaspar em demonstrar que nem tudo tá dominado!

O Sr. mostrou os descaminhos do executivo e se demonstrou conhecedor das mazelas do povo, para pessoas assim existe um lugar na política, pessoas com sua liderança nata, com sua garra e coragem.

O Dr. Aurélio Marcos pode não ter conseguido nada com as ações contra a Administração atual, mas uma coisa conseguiu, o respeito de muitos!

Tanto que o PSC fundado em Gaspar a menos de 2 anos, tem o prazer de deixar um convite ao Dr. estamos de portas abertas, será muito bem vindo.

E ainda aproveitando o espaço, deixar claro que respeito o momento de reorganização pelo qual passam o PPS e o PMN, dizer; O Dr. a sua pessoa tem espaço em outras agremiações!

Inclusive se almejar um voo mais alto, dessa forma quem sabe não tiraria a duvidas, sobre suas conquistas!

Roberto Basei
Presidente do PSC de Gaspar

A verdade não se promete. Se conta!
Herculano
04/06/2013 16:10
LIXO RENDE VIAGENS INTERNACIONAIS

Há pouco tempo, o lixo e o seu destino levou o presidente da Fecam, Pedro Celso Zuchi, PT, a Alemanha. Agora, é a vez de dez (dos 40) deputados da Assembleia Legislativa ir a Suécia. aliás esta viagem deixou o governo do estado vulnerável nas votações no Legislativo, tanto que embarriga algumas para não perder ou teve que diminuir a velocidade em outras pois a oposição não está disposta a correr contra o tempo (e faz bem).
Herculano
04/06/2013 15:18
AS OPÇÕES PARA 2014

A vereadora Ivete Mafra Hammes é anfitriã amanhã da deputada Dirce Heiderscheidt. Ao início da noite, ambas discutem com filiadas e simpatizantes política partidária e perspectivas.
Herculano
04/06/2013 15:02
ESTE É O VERDADEIRO RETRATO DO BRASIL. É ASSIM QUE OS GOVERNANTES TRATAM DO NOSSO FUTURO. PLANTAM INGNORÂNCIA AGORA PARA COLHER MANIPULAÇÃO MAIS TARDE

Esta é a vergonhosa e indecente manchete de Uol (da Folha de S.Paulo): Menos de 1% das escolas brasileiras têm infraestrutura ideal.

Apenas 0,6% das escolas brasileiras têm infraestrutura próxima da ideal para o ensino, isto é, têm biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades básicas. O nível infraestrutura avançada inclui os itens considerados mínimos pelo CAQi (Custo Aluno Qualidade Inicial), índice elaborado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Já 44% das instituições de educação básica contam apenas com água encanada, sanitário, energia elétrica, esgoto e cozinha em sua infraestrutura.

Esse é o resultado de um estudo feito pelos pesquisadores Joaquim José Soares Neto, Girlene Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino, da UnB (Universidade de Brasília), e Dalton Francisco de Andrade, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), intitulado "Uma escala para medir a infraestrutura escolar".

A pesquisa incluiu dados do Censo Escolar de 2011 de 194.932 escolas.

Girlene afirma que ela e os pesquisadores esperavam que os resultados demonstrassem a precariedade de muitas das escolas brasileiras, mas pontua que o percentual de elementares (44%) e de avançadas (0,6%) foi um "choque".

"Sabíamos que encontraríamos diferenças e que a zona rural, por exemplo, apresentaria infraestrutura mais deficitária. Mas não achávamos que seria tanto. O mesmo vale para as diferenças regionais, como é o caso do Norte e do Nordeste, e para as redes municipais, onde se concentram as escolas com as piores condições", afirma.

"A criança, quando chega à escola, tem que ter equipamentos, conforto do ambiente para se concentrar, se dedicar aos estudos e ao aprendizado. O professor precisa de equipamento para desenvolver o trabalho dele, assim como a escola", explica Joaquim José Soares Neto. "O Brasil está passando por um momento em que é consenso que se deve investir em educação. A pesquisa traz uma perspectiva de como orientar esse investimento para resolver um problema que não é simples".
Herculano
04/06/2013 14:56
INICIATIVA PRIVADA SUSPIRA E ALIVIA OS NÚMEROS RUINS DO GOVERNO DOS ÚLTIMOS DIAS.

Produção industrial sobe 1,8% em abril, apura IBGE. A notícia é de hoje e se espalha como se fosse um feito do governo (Pessimistas perdem outra: indústria cresceu 1,8%, mancheteou o 247 o canal do PT). Até maio, a produção da indústria acumula alta de 1,6% no ano e queda de 1,1% em 12 meses

Segundo Fernanda Nunes, da Agência Estado (jornal O Estado de S.Paulo), a produção industrial aumentou 1,8% em abril, ante março, na série com ajuste sazonal, divulgou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do teto das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de alta de 0,40% a 1,70%, com mediana de 1,00%.

Em relação a abril de 2012, a produção subiu 8,4%. Nesta comparação, as estimativas variavam de 5,9% a 8,7%, com mediana de 7,00%.

Até maio, a produção da indústria acumula alta de 1,6% no ano e queda de 1,1% em 12 meses. Os técnicos do IBGE concedem entrevista coletiva em instantes para comentar os resultados.
Acacio Pereira e Borges
04/06/2013 14:52
Herculano;

Estou enganado ou o senhor tem se incomodado muito com o zé da ruela? Não entendo porque o senhor dá tanta atenção para este tal de zé da aruela.

Acacio
Herculano
04/06/2013 14:48
GOVERNO CHORÃO

Vocês lembram daquele discurso e choro do governo de Santa Catarina e do Espirito Santo contra a iniciativa de São Paulo e que acabou com a farra do ICMS menores nos portos deste dois estados para a importação? Iriam quebrar os estados e haveria uma uma brutal do ICMS.

A queda brutal, pelo que se sabe aconteceu aos rendimentos dos que facilitavam as negociatas. Porque para o estado de Santa Catarina pela notícia que se publica hoje, está no lucro, mesmo com a economia brasileira patinando. Olha só.

A arrecadação tributária estadual, após resultados abaixo da meta do governo nos primeiros meses do ano, fechou em maio com salto expressivo. A receita alcançou R$ 1,438 bilhão, 15,71% superior a cifra obtida no mesmo mês de 2012. De janeiro a maio, somando as contribuições federais, a arrecadação somou R$ 6,783 bilhões, 7,68% mais do que nos mesmos meses do ano anterior
Herculano
04/06/2013 13:09
Uma homenagem a quem se esconde providencialmente sob Zé Ruela

O LULOPETISMO NOS TRATA COMO SE FÔSSEMOS TODOS CRIANÇAS, por Reynaldo Rocha

"Porque não, não é resposta!"

Este era o bordão de um programa infantil da TV Cultura. Dito por uma criança quando confrontada com a explicação do inexplicável dos adultos.

Passamos no lulopetismo a ser, todos, crianças. Um imenso jardim da infância. Com bedéis inescrupulosos a reiterarem a arrogância do poder ilimitado. As respostas a nossas dúvidas e questionamentos são as mesmas, mudando o escândalo ou o malfeitor, segundo Dilma. Que é a supervisora da turma.

Ou o silêncio do amante que se julga acima destes "detalhes" de usar o dinheiro público para ter o que, como homem, certamente não teria.

Ou voltando à atividade intensa de lobista, agora na América Latina, ignorando o quanto isto nos causa asco e nojo. Mesmo depois de denunciados o uso das embaixadas e o patrocínio das empreiteiras.

Por quê? Porque sim! Também não é resposta! É ofensa.

Dilma nas mãos de Evo Morales. Chantageada e inerte frente à humilhação que sinto. Que qualquer brasileiro com vergonha na cara sente. Aceitando que um asilado não possa dar um passo em direção ao asilo. Um asilo ilusório. Que serve em um quarto de 20 metros quadrados. Agachando-se diante de Evo até o limite da indecência.

Porque sim não é resposta!

Um Mercosul implodido por quem não teve paciência em ouvir discursos e desprezar recursos. Ou teve clarividência para entender que bolivarianismo (seja lá o que este palavrão signifique) é sinônimo de miséria.

E continuamos sem respostas!

Um partido que se articula com alugados e alugáveis para a permanência no poder. Sem dirigentes. Estão prestes a ir para a cadeia. E a resposta continua sendo: NÃO! Não o quê? Não eram do PT? Não comandavam o esquema descoberto pela imprensa, referendado pela Polícia Federal e condenados pelo Supremo? Eles eram o quê? Dirigentes ou aloprados de alguma seção radical do partido?

Porque SIM não é resposta!

Agora o escândalo do Bolsa-Família. Mais de 600.000 beneficiários com cadastro duplo, recebendo em dobro o que sabem ser somente ajuda. Ou deveria ser.

O "preparo" para o evento que jamais aconteceu. A pronta acusação recaindo sobre uma fictícia central de boatos da oposição. Desmentidos de ministra que, ao negar, preferiu sair de férias e dizer: porque SIM! Mentiras de dirigentes da CEF.

Não sou criança e nunca criei nenhuma baseado nesses conceitos. São ofensivos aos seres humanos que se pretendem livres, pensantes e honestos. Não preciso de bedéis. Não aceito tutores. Muito menos mentirosos.

Esta cultura nojenta que se instalou no Brasil, dos desmentidos oficiais acompanhados das acusações de sempre, é a coroação da canalhice. Da empáfia. Da certeza - deles! - de que somos todos incapazes mentais prontos a aceitar qualquer NÃO ou É ASSIM MESMO!

Não é. Nunca será.

A aliança da incompetência com a conivência agrega imbecis a ladrões. Mas essa junção é deles. Jamais será nossa!

A mim cabe reforçar: PORQUE NÃO, NÃO É RESPOSTA! É ofensa. E escárnio com o MEU DIREITO de ser minimamente respeitado.

Ladrões, ao assaltar, gritam: PERDEU! Essas explicações são um "perdeu!" fora do contexto.

Não perdemos. É só questão de tempo!
Herculano
04/06/2013 13:01
CONTAS E PLANOS FANTASIOSOS

O que está na pauta da sessão de hoje a tarde da Câmara de Gaspar? O ofício gabinete 144/2013, que pede a apreciação, análise e aprovação, o Projeto de Lei nº 26/2013, sobre o plano Plurianual do Município de 2014 a 2017, ou seja, do primeiro ano do próximo prefeito.

Eu tive acesso a peça. É emocionante a irresponsabilidade. O dinheiro de possíveis convênios vai jorrar. Se não vier, a cidade para e vai falir. Ou então vão mexer muito nas tais dotações orçamentárias. Aliás, um destes projeto de lei (22/2013) para adequar o Orçamento Anual, que é muito mais fácil de se prever e fazer, pois apresenta inconsistências, recebeu pareceres do Relator Geral e das Comissões de Legislação, Economia e de Gestão Pública. Acorda, Gaspar!
Herculano
04/06/2013 12:50
ALUGUEIS

A prefeitura de Gaspar uma área de 77m² por R$25.092,60. Ela é de João dos Santos Neto e vai servir para as instalações do INSS. Ela fica na Rua Cel. Aristiliano Ramos, 381, aqui no Centro

Outra. Por R$36 mil a prefeitura alugou 225,30m2 de salas e três vagas de estacionamento do Cristo Rei da Paróquia São Pedro Apóstolo, 25,30m² aqui no Centro. Para que? Para nelas instalar EJA - Educação de Jovens e Adultos, que vive se mudando de local.
luciano da cunha
04/06/2013 12:37
AO CHARLES DE SOUZA

concordo quando dizes que os prefeitos anteriores não fizeram quase nada, mas não enganaram e não mentiram pra população,

policlinica, essa piada é boa, como eu já disse anteriormente é um elefante branco porque construir até o pedro zuchi faz, quero ver é quando inaugurar ter médicos, como o posto de saúde rescem inaugurado que não contrataram médicos,

não sou partidario, vcs são surdos, apenas votei na pessoa do kleber,
e lú é pra quem é meu chegado, não te dei o direito de intimidade,

jamais afirmei que voei de avião, quem te falou no minimo é ptista e sendo ptista já sabes,

já que vc deu a ideia eu pagaria mas comece por vc seja exemplo não fique no bla,bla,bla, pague pra escrever aqui,

já diz o ditado quem se cala, concente; porque me calaria pra um governo administrado pelo pt que tem o nome mais sujo do que pau de galinheiro, cheio de processos,um abraço.
sidnei luis reinert
04/06/2013 12:30
Palhaço do Planalto não quer graça com Barbosa de Presidente e obriga Alves a não passear e assumir

A petralhada e sua pouco fiel base amestrada deram uma prova de covardia e medo que comprovam sua fragilidade política e institucional. O que justifica a manobra feita para impedir que o Super Joaquim Barbosa venha a assumir a Presidência da República nos dias 10 e 11 de junho, como quarto na linha sucessória, por motivo de viagens da titular Dilma Rousseff, do vice Michel Temer, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves?

Claramente, o medinho deles foi simbólico. O que aconteceria se o inimigo público declarado da petralhada mensaleira e da politicagem enquadrilhada em partidos de mentirinha sentasse, por algumas horas ou até um dia no trono do Palácio do Planalto? Aconteceria nada de prático. Mas a simples menção do título ?Barbosa Presidente? já tira o sono da ?situação? no poder. O medo maior é que o Presidente do STF e do CNJ tome gostinho pela coisa e aceite a proposta ? que ele jura publicamente não ter vontade ? de disputar o cargo, no voto, em 2014.

Tal hipótese tem probabilidade quase zero. No entanto, a petralhada e seus aliados preferem não correr riscos. Por isso, Henrique Eduardo Alves desistirá de uma viagem agendada, há muito tempo, para a Rússia, para não deixar Barbosa sentar no lugar da Dilma ? que 10 e 11 participará do encerramento do Ano do Brasil em Portugal. O Maçom Inglês Michel Temer embarca hoje e só volta dia 12 de um passeio pela Hungria, Inglaterra e França. Renan Calheiros também estará comendo bacalhau original em Portugal de amanhã até o dia 11.

Assim, na visão do Palhaço do Planalto, sobrou para Henriquinho o sacrifício de deixar de ver a coisa russa por lá, embora continua vendo politicamente por aqui.

O acidente do Barbosa Presidente está evitado ? ao menos por enquanto...
sidnei luis reinert
04/06/2013 11:30
Petistas e outros adversários ofendem Joaquim Barbosa com racismo, ódio e insultos
http://www.folhapolitica.org/2013/06/petistas-e-outros-adversarios-ofendem.html

Anarquinópolis
04/06/2013 09:21
O que pode o Corpo de Bombeiros, fazer contra as irregularidades dos prédios públicos no município de Gaspar? Nada o que poderia fazer ja fez que foi notificar a prefeitura e levar o caso ao ministério público, ele não tem poder de polícia ainda. O pior é você ver que o município inaugura obrs irregulares perante ao corpo de bombeiros. Basta ver que inaugurou o posto de saúde do Gaspar grande e o mesmo ainda se encontra irregular, além do que inaugura reforma de CDI,s e não se preocupa com as questões de segurança. Quem sabe quando uma criança morrer aqui em Gaspar vão dar pode de policia ao Corpo de Bombeiros e este poderá fechar na hora estes prédios públicos e também os privados. Se hoje pudesse fechar fecharia se todos os postos de saúde praticamente quase todas as escolas a própria prefeitura e além das empresa que mais empregam no município.
Charles de Souza
04/06/2013 08:42


Ao Luciano da Cunha;

A oposição quando ocupou o governo (tua turma política da pesada), não trouxe obras nem eleitoreiras, nem as que você tanto defende, ou você é um menino que recém saiu das fraldas e não conhece nada desta dita e maléfica oposição ou o pior que não creio, seja um ignorante. Agora, beijar criancinhas, encher o poder publico de cargos comissionados, implantar nega maluca, colocar pneu de borracha em trator de esteira, tirar nota fria de peças que nunca colocou em equipamentos e nem foram usados, isto sim a tua thurma política sabe fazer com muita sabedoria. Você defende o indefensável, pois o teu candidato e teu partido vem fazendo desde que colocou a boca na teta, La na câmara municipal, deve ter beijado muitas crianças pois sua primeira teta foi ser coordenador dos vereadores mirins. Agora reza e chora em velório católicos, beija na mão do ?de cujus?, não perde um velório (muito parecido com o Poli). E qual obra o mandabrasa trouxe pra Gaspar, especialmente no Governo de FHC??? Quanta a saúde espere que vai melhorar e muito. Desde já peço ao prefeito que convide-o juntamente o Pepe-Legal, candidato derrotado, para descerrar a fita inaugural da policlínica Dr. Valmor Beduschi. Luciano, um conselho: Cala boca Magda.
Lú da cunha, soube que você andou de avião e você segurou na mão de quem? já que foi a primeira vez que você andou de avião {Belchior}. Queremos detalhes, qual foi a sensação, quantas fraldas você usou? Agradeça ao podre PT por oportunizar a andar de avião.
Por outro, lado quero dizer o que seriamos de nós leitores; se não fosse o Sr. Herculano, mostrando tudo o que acontece nos bastidores políticos de Gaspar, sem rabo-preso, seja Celso, Clarindo, Poli, Ivete, Odilon, Cleber Edson, Dalsóchio, Amarildo, Vanz, Kuka Spengler, Ourélio Marcon, Lu Spengler, Melato, Mitinho, Sérgio da Silva, Luis Nagel, Mario Vilson e Adilson e a quem mais pisar na bola, vão pro brejo. Por isso, digo que esta coluna, além de cultura me traz muita alegria e diversão. Outro abraço Lu da Cunha. Além disso, o administrador, deveria pagar um valor fixo ao colunista pelo bom trabalho prestado gratuitamente, mostrando as mazelas a quem não conhece do riscado.

Charles de Souza
o espião
Herculano
04/06/2013 08:38
OS INQUÉRITOS PRORROGADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE GASPAR. A LISTA É TÃO EXTENSA QUE DIVIDO-A EM DUAS PARTES

Parte1

Ao ler as notas "Queixas I e II" um leitor sugeriu das os números destes processos para que pudesse acompanhá-los, se bem que estão todos disponíveis do site do Ministério Público e é só pesquisá-los. E ai vai. Na edição impressa, devido ao limitado espaço não é possível mostrar quais os inquéritos foram prorrogados. Passo a lista aos que se interessarem por eles e assim complemento as informações.

EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.00003580-6

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.00003580-6

Data da Instauração: 17/8/2010

Objeto: apurar denúncia relatando supostas irregularidades ocorridas em procedimentos licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Gaspar.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.00003582-4

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.00003582-4

Data da Instauração: 17/8/2010

Objeto: apurar irregularidades nos procedimentos anteriormente efetuados no Registro de Imóveis de Gaspar, consistente no lançamento de inexatidões no livro de protocolo, com a referência a atos - registros e averbações - que não se realizaram.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.00003584-2

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.00003584-2

Data da Instauração: 17/8/2010

Objeto: apurar irregularidades na Concorrência n. 47/2002, sendo Unidade Gestora a Prefeitura Municipal de Gaspar. (Ofício n. 5.586/10 do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina).

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon




EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00003992-5

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00003992-5

Data da Instauração: 3/6/2011

Objeto: apurar eventuais irregularidades na concessão gratuita do direito real de uso de bem público realizado pelo Município de Gaspar em favor de empresa particular.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon
Herculano
04/06/2013 08:38
OS INQUÉRITOS PRORROGADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE GASPAR. A LISTA É TÃO EXTENSA QUE DIVIDO-A EM DUAS PARTES

Parte2


EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004038-1

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004038-1

Data da Instauração: 6/6/2011

Objeto: apurar a regularidade de convênio firmado, em tese, entre creche municipal e empresa privada.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon

EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004112-8

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004112-8

Data da Instauração: 8/6/2011

Objeto: apurar a regularidade nas contratações de professores admitidos em caráter temporário (ACT) no Município de Ilhota,

tendo em vista que há aprovados em certame.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004128-0

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004128-0

Data da Instauração: 8/6/2011

Objeto: apurar a regularidade do cargo de berçarista do Município de Gaspar.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004208-1

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004208-1

Data da Instauração: 13/6/2011

Objeto: apurar irregularidades no Contrato (n. SAF-211/2005) e aditivo para prestação de serviço de coleta, transporte,tratamento e destinação final de resíduos sólidos compactáveis e lixo hospitalar público, firmado entre o Município de Gaspar e

a empresa Recicle Catarinense de Resíduos Ltda.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004277-0

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004277-0

Data da Instauração: 15/6/2011

Objeto: apurar irregularidades na contratação de cargos comissionados pelo Município de Gaspar (Denúncia 10/00747740 - Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina).

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon




EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004408-6

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00004408-6

Data da Instauração: 20/6/2011

Objeto: suposta divulgação de pesquisa eleitoral fraudulenta, por Pedro Celso Zuchi e Mauro José Goubert , no ano de 2010.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00006461-4

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00006461-4

Data da Instauração: 15/9/2011

Objeto: apurar irregularidades nas contratações realizadas mediante dispensa ou inexigibilidade de licitação, bem como na utilização dos recursos públicos angariados em decorrência da situação de emergência (Portaria 386/2011 - Secretaria Nacional de Defesa Civil) em razão dos eventos naturais ocorridos no Município de Gaspar.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00006462-3

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00006462-3

Data da Instauração: 15/9/2011

Objeto: apurar a regularidade nas possíveis contratações realizadas mediante dispensa ou inexigibilidade de licitação, além da

utilização dos recursos públicos angariados, em decorrência da situação de emergência (Portaria 386/2011 - Secretaria Nacional de Defesa Civil), em razão de eventos naturais ocorridos em setembro de 2011, no Município de Ilhota.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00007563-6

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.00007563-6

Data da Instauração: 24/10/2011

Objeto: apurar eventual irregularidade no pagamento de horas-extras a funcionário público da Secretaria de Saúde do Município

de Gaspar.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.0004538-8

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N. 06.2011.0004538-8

Data da Instauração: 27/6/2011

Objeto: possível irregularidade em procedimento licitatório envolvendo o Município de Gaspar e a empresa Geomais - Geotecnologia Ltda.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon



EXTRATO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N.06.2011.00005879-8

COMARCA: Gaspar

PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO INQUÉRITO CIVIL N.06.2011.00005879-8

Data da Instauração: 18/8/2011

Objeto: apurar irregularidades no procedimento licitatório realizado pelo Município de Gaspar, no ano de 2006, para contratação de empresa para instalação de sensores e lombadas eletrônicas.

Promotora de Justiça: Chimelly Louise de Resenes Marcon
Herculano
04/06/2013 08:27
NÓS TEMOS UMA MINISTRA

Hoje é dia do programa propaganda da prefeitura e do PT na Rádio Sentinela do Vale, o "Falando com a cidade". Um jogral. Um lê perguntas escritas fingindo que pergunta e outro, lê as respostas, que alguém quer que se responda. Hoje foi a vez da vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, ler as respostas.

Lá pelas tantas, ela resolveu exaltar Ideli Salvatti. Para ela, Ideli não é apenas uma cidadã honorária, mas a ministra de Gaspar. Hum! Menos, por favor. Uma ministra que só dá problemas para o governo e o Brasil? Pior, de Gaspar? Então porque se enrolou tanto nos recursos da ponte do Vale e outras promessas que fez por aqui? E tem gente que ainda acredita nisso. Deve ser falta de assunto. Acorda, Gaspar!
Eliseu Costa
04/06/2013 08:24
Sidnei o Padre pode ser Petista e não querer respeitar muita coisa, mais tenho que o mesmo não é Burro, pois cabe indenização por danos morais, e pelo que sabemos ele quer arrecadar e não gastar. Segue para o amigo.
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS ¿ VIOLAÇÃO DE TÚMULO RESTOS MORTAIS DE FAMILIARES REMOVIDOS ILEGALMENTE ¿? RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO MUNICÍPIO ¿? DANO MORAL CONFIGURADO MAJORAÇÃO DO QUANTUM ARBITRADO EM SENTENÇA RECURSO DO AUTOR PROVIDO. "O Município responde objetivamente pela violação de túmulo e transferência dos restos mortais sem autorização ou notificação da respectiva família. Esse proceder causa abalo emocional nos parentes envolvidos e autoriza a indenização por danos morais
Aurélio Marcos de Souza
04/06/2013 08:11
Herculano em Blumenau o vereador do PT Jefferson Forest requereu a minoração da passagem de ônibus apos a isenção fiscal do PIS e Cofins que entrou vigor no ultimo sábado dia 1º de junho, por meio de Medida Provisória do governo federal.

Já que Blumenau é administrada pelo PSDB e o vereador Petista encontrará dificuldades em ver a redução na tarifa já este ano, então poderia Gaspar minorar agora a passagem do transporte coletivo urbano já que é administrada pelo PT.

Ou será que a ideologia Petista só vale quando os mesmos não são governo?
Herculano
04/06/2013 08:01
ZUCHI EM BRASÍLIA

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está em Brasília. Disse que foi arrumar verbas para a ponte. No Orçamento da União, nada da rubrica dela até esta manhã. Também nada do prefeito falar sobre este assunto para os gasparenses. Então...
Herculano
04/06/2013 07:59
O PT DEVERIA CRIAR O BOLSA ÓLEO DE PERÓBA, DIZ PEEMEDEBISTA

O senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB partido do vice-presidente, Michel Temer , criticou ontem o PT, na tribuna, pelo que considera mentiras no caso em que boatos indicando o fim do Bolsa Família provocaram onda de saques, há duas semanas.

- O PT deveria criar o Bolsa Óleo de Peroba e distribuir entre seus líderes e integrantes do governo, tamanha é a cara de pau e a irresponsabilidade que tem marcado os personagens envolvidos nesse escândalo - disse.

Troféu Óleo de Peroba? Hum! Leitor assíduo escreve-me que se instituído tal honraria, em Gaspar vamos ter indicações com grandes chances ao prêmio nacional. Acorda, Gaspar!

Herculano
04/06/2013 07:55
TEMPERATURA DA FEBRE ESTOMACAL DA QUE SE DIZIA GERENTE

Está na coluna de Cláudio Humberto e que ele publica hoje em vários jornais brasileiros.

Falta de apetite
O PT não mais esconde que o "mau momento" de Dilma na economia e na base aliada abre a porta para a candidatura de Lula em 2014. Ela anda dizendo por aí que "não tem mais estômago" para o cargo.
Herculano
04/06/2013 07:52
VIRA, MEXE E ENGANA, A PENITENCIÁRIA DO VALE AINDA VAI FICAR EM GASPAR

Esta é a manchete do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau. Um jogo de como os políticos tramam contra a sociedade e de como os nossos representantes não conseguem propor soluções.

Estado espera definição do novo terreno.Prefeitura afirma que Fatma analisa licença ambiental, mas órgão nega.

Resumindo: alguém mente nesta história.
sidnei luis reinert
04/06/2013 07:30
Bom dia DR.HERCULANO.Já não é de hoje que nosso padre apela às lambanças.Ele quis arrancar o túmulo do meu tataravô que é o primeiro do cemitério do belchior para vender,alegou estar abandonado,mal tinha vindo para cá,e se estivesse abandonado em sua conservação estaria em pedaços.
Peitei ele e deixei bem claro à ele se isso acontecesse teria consequências.
Meus pais pagaram 40 anos cemitério aqui no belchior para a igreja e quando foram reservar um túmulo não tiveram direito, e tiveram de desembolsar milhares de reais para reservarem os seus depois de pagarem por 40 anos.Até aí tudo bem,surpresa foi quando depois de meses fomos ver o túmulo e ele estava sublocado,é tinham enterrado um crente(nada contra a religião) que pagou a mesma quantia em dinheiro que nós!!
Então saquei o porquê dele querer arrancar áquele túmulo do meu tataravô que de tão largo dá duas catatumbas,bota o bedelho lá pra ver o que acontece!É UMA VERGONHA!!!!!
luciano da cunha
04/06/2013 07:19
CONCORDO 100%

é zé ruela tens razão, a oposição tem que fazer obras eleitoreiras mal planejadas e mal feitas em ano de eleição, mentir bastante pro povo, prometer o impossível,dar beijinhos em crianças,encher a prefeitura com cargos comissionados,colocar asfalto nega maluca em ruas de 50 metros com 6 casas, dizer que vai investir na saúde e educação pra satisfazer o povo,

esta é a formula pra ganhar uma eleição, um abraço.
Herculano
04/06/2013 06:24
A MÁ NOTÍCIA NOSSA DE CADA DIA, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S.Paulo.

A presidente Dilma que vá nos perdoando, mas já virou rotina: todo dia é dia de má notícia, sobretudo na economia.

A de ontem veio da balança comercial, que voltou ao azul em maio, mas com um saldo positivo 74,3% menor do que há um ano e acumulando um resultado em 2013 que é simplesmente o pior da história.

É ou não é preocupante? Ainda mais dentro de um contexto em que tudo parece desandando. A previsão de crescimento do PIB de 2013 era de 4,5%, caiu para 3,5% e acaba de ser revista para 2,77%. Onde vai parar? Ou melhor, onde vamos parar?

Há convergência de crescimento baixo com inflação sempre no teto da meta, juros subindo, indústria acuada, famílias consumindo menos, superavit primário (economia para pagar juros) decepcionante e dólar disparando --a cotação da semana passada foi a mais alta desde 2009.

Tudo, então, fica assim: o pior desde não sei quando, o mais baixo da história, a maior queda em tantos anos... E o governo respondendo sempre com um mesmo dado: os altos níveis de emprego, o que é de fato muito bom e tem efeitos eleitorais certeiros, mas não é suficiente para salvar a lavoura.

(Aliás, a imagem não é adequada, porque, se há alguma coisa positiva, além do emprego, é a lavoura --que salva o PIB e mantém a balança comercial ainda positiva.)

Em meio às más notícias na economia, uma atrás da outra, a presidente agora está à volta com duas tabas em pé de guerra. Uma é literal, a dos índios, que se rebelam de norte a sul. Outra é o Congresso, onde índio quer apito e os caciques exigem muito mais.

Não bastasse, setores conservadores articulam-se em torno de temas como aborto e união gay para passeatas em Brasília e demonstrações de força em todo o país, mirando as urnas de 2014. Estão crescendo.

Esse cenário e o clima não são bons para a imagem de Dilma hoje e não ajudam a reeleição amanhã.
Herculano
04/06/2013 06:21
O FEITIÇO E O FEITICEIRO

Pagamento antecipado vira foco de inquérito da PF sobre Bolsa Família, revela a manchete do jornal Folha de S.Paulo. Para o repórter Matheus Leitão, da sucursal de Brasília, a antecipação do pagamento do Bolsa Família pela Caixa Econômica Federal é hoje a principal linha de investigação sobre as origens do boato de encerramento do programa, disseminado há duas semanas.

Segundo a Folha apurou, os investigadores da Polícia Federal passaram a apontar erros internos cometidos pelo banco estatal como o mais importante foco do caso depois que os primeiros sacadores do benefício foram ouvidos em depoimentos nos 13 Estados onde ocorreram as corridas às agências.

E a Polícia Federal só mudou o foco depois que a imprensa livre. neste caso a própria Folha de S. Paulo e bisbilhoteira apurou o caso para a Polícia e mostrou as provas irrefutáveis destes erros para a Polícia. Dai a imprensa ser um problemão para um governo que mente, manipula dados e informações e está deixando o país a deriva economicamente
Zé Ruela
04/06/2013 05:58
Herculano

Acabou o assunto. Pergunto, o que o advogado Aurélio Marcos conseguiu até o momento com suas ações contra o prefeito Celso zuchi? Pelo que sei, nada. Os cães ladram e a caravana passa. Desta forma sabem qdo voces da oposição irão ganhar uma eleição em Gaspar? Nunca, eu morro de rir, no tapetão jamais, vamos pro voto, sabem que irão perder novamente.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.