Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

31/05/2013

ZUCHI SOB AMEAÇA I

O prefeito Pedro Celso Zuchi e a vice Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, voltarão ao banco dos réus do Tribunal Regional Eleitoral. E desta vez sob uma lupa mais acurada. Haverá desconforto para quem se orgulha do corpo fechado.  O mesmo procurador, André Stefani Bertuol, que no caso do pedido de impugnação de candidatura por distribuição de verbas às entidades, bem como aumento de vencimentos a servidores municipais em período pré-eleitoral, considerou ser um crime menor e pediu apenas a aplicação de multa de R$ 25 mil (tese vencedora por cinco a dois do Tribunal) agora possui entendimento diferente pelo conjunto da obra (e manobras) de Zuchi e do PT. Aliás, outra notícia ruim que vem do Superior Tribunal Eleitoral, em Brasília. E é preocupante. A vice-procuradora geral, Sandra Cureau, pede para reconhecer o Recurso Especial, desabona a decisão do TRE e referenda à sentença de Gaspar, dada então por Ana Paula Amaro da Silveira. Pede para cassar o diploma do prefeito.

 

ZUCHI SOB AMEAÇA II

Voltando ao caso da mudança de entendimento do procurador Bertuol. Ele tomou este novo entendimento ao analisar a outra impugnação de candidatura em que o chefe de gabinete Doraci Vanz, como coordenador de campanha de Zuchi e Mariluci, usou papel e gente especializada (o comissionado Leandro Menegazzo que ?providencialmente? pediu para sair da Procuradoria Geral só esta semana) da prefeitura para defender o prefeito na Justiça em casos particulares. Ele, próprio, Doraci, ganhou licença prêmio sem os pré-requisitos de tempo para isto, sem publicidade e sem nenhuma sindicância interna para apurar tal irregularidade.

 

ZUCHI SOB AMEAÇA III

Argumenta Bertuol: ?embora tenha me manifestado neste Recurso Eleitoral para tão-somente aplicar a multa, tenho que referidos fatos devem agora ser analisados em conjunto com os fatos narrados na AIIJE n. 809-97, sendo, pois razoável, na medida do possível, como ocorre no caso em apreço, o julgamento conjunto de tais recursos, a fim de que sejam contextualizadas as condutas praticadas pelo alcaide, evitando-se o julgamento isolado das mesmas e a banalização da sanção de multa, para com isso reforçar a convicção pelo reconhecimento do abuso de poder político praticado no município de Gaspar, que notadamente causou desequilíbrio no último pleito, autorizando a cassação do diploma dos recorrentes/recorridos, conforme manifestações desta Procuradoria emitidas nos autos da RE n. 461-79 e 809-12? para o relator, ´juiz Ivorí Luís da Silva Scheffer. Quem impugnou a candidatura aqui? A doutora Ana Paula.

 

ZUCHI SOB AMEAÇA IV

Quer mais? O mesmo procurador Bertuol pede a cassação de Zuchi e Mariluci em outro processo. Ele referenda a decisão técnica da Comarca de Gaspar e dada pelo juiz Clayton Cesar Wandscheer, substituto de Ana Paula Amaro. Esta Ação do PMDB se refere a todos os atos já mencionados de origem do PPS e DEM. Acrescenta aquela entrega dos kits torneiras aos explorados das casinhas de plásticos na BR 470. ?Assim sendo, cediço que a condenação por abuso de poder, conduta vedada a agente público e captação ilícita de sufrágio deve estar fundada em robusto acervo probatório, o que certamente é o caso dos presentes autos?, conclui o procurador ao relator. E agora?

 

ANA PAULA I

Volto ao tema. A juíza Ana Paula esteve na área da Criança e Adolescência em Gaspar por 11 anos. Tornou-se referência no assunto. Pela primeira vez, ela se manifestou depois da armadilha da qual foi alvo. Ana Paula foi envolvida numa reportagem que a Rede Globo veio fazer aqui para o Fantástico. Um material sem pé, sem cabeça e principalmente sem conclusão sobre um suposto tráfico de crianças tratado na finada novela Salve Jorge. Ao fim, pautada pela prefeitura de Gaspar que quer o fim dos abrigos ? por ideologia e custos -; que não a via com bons olhos devido às decisões que por ofício a juíza se obrigou nos autos os quais julgou por convicções e provas ? todas passíveis de contestação na jurisdição ?, a Globo pôs dúvidas à competência, eficácia e exemplo da magistrada. No que a desmoralizou? Nas soluções aos casos de abrigamentos e adoções por aqui. Nenhum desvio foi apontado como atestaram em conjunto o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e as respectivas corregedorias. 

 

ANA PAULA II

Há quem esteja tão acostumado com serviços ineficientes e com o não cumprimento de regras e legislações que não aceita que algo possa realmente funcionar. Mais ainda, que a lei possa ser cumprida. Para os técnicos do sistema legal de adoção e instituições de acolhimento, Gaspar é referência porque mostrou que é possível garantir a provisoriedade dos abrigamentos. Ou seja, em Gaspar abrigo é realmente algo provisório. Também se mostrou em Gaspar que é possível garantir dignidade às crianças e adolescentes acolhidos, bem como tudo acontece seguindo-se os trâmites legais.

 

ANA PAULA III

E não é só. O prazo em que tudo acontece é justo e razoável aos processos de destituição do poder familiar, que são propostos pelo Ministério Público. Deve se ter em mente que o vinculo biológico em si não é uma garantia de harmonia e bem viver. Viver em família é direito fundamental da criança, seja ela biológica ou adotiva, desde que os pais cumpram os deveres de não abandonar, não maltratar e não negligenciar, porque filho não é propriedade. Família dá essa garantia e este conceito não deve ser confundido com laços biológicos. 

 

ANA PAULA IV

Encaminhar crianças para adoção não é crime. Talvez o seja, querer amarrar estas crianças em abrigos de forma indefinida para alimentar currais eleitorais. Lembro a todos que adolescentes internados e que completem 16 anos até o dia da eleição também votam. Talvez o incômodo de alguns não seja com as crianças ou com a juventude, mas com o fato de não poder manipulá-los caso cresçam e se formem em um saudável ambiente familiar.

 

ANA PAULA V

Portanto, crime é o abandono que crianças sofrem primeiro por suas famílias e depois pelo Estado que as mantém indefinidamente em instituições que são verdadeiras prisões. É possível respeitar o cadastro nacional de adoção e fazer essa fila andar. Mais ainda, é possível fazer a adoção legal como se fez sempre em Gaspar. Volto a dizer que criança não é objeto, é sujeito de direitos e, depois da vida e da liberdade, uma família é seu maior bem. Digo família, não simplesmente laços biológicos.

 

ANA PAULA VI

Alguém pode apontar algum programa municipal que realmente funcione ou sirva de exemplo positivo para qualquer outro lugar do Estado, que dirá do Brasil? Seria possível ainda apontar algum programa municipal cujos cargos são meritocráticos e não distribuídos pelo compadrio? A resposta a ambas as questões seria o programa de adoções de Gaspar que eu tive a honra e o prazer de conduzir por vários anos.

 

ANA PAULA VII

Para quem só conhece o compadrio e habita no ambiente da incompetência congênita, o melhor é que nada funcione. A ineficiência gera expectativas e, em consequência, votos da população eternamente esperançosa por melhorias. Enquanto se desfez em Gaspar o drama do abrigamento permanente que grassa a grande maioria das crianças em fase de destituição do poder familiar, alguns se insurgem. Pois para quem não tem nada a oferecer à sociedade, tenta dominá-la por ardis, mentiras e opressão. Passam a articular um processo de ?mediocrização?, único terreno onde podem se sobressair.

 

ANA PAULA VIII

Saber que um programa de excelência funciona ao lado de outros falidos pela inaptidão e falta de compromisso de gestores e ?chefes? caídos de paraquedas incomoda. É dizer que banho é ruim porque se está sujo. E bota sujo nisso... (Este texto foi editado. O original está à disposição nos comentários para a avaliação dos leitores e leitoras da coluna. Veja abaixo).

 

SOBRE O TRAPICHE

Pois é. As obras da Ponte do Vale anunciaram que recomeçariam esta semana. Não recomeçaram. O problema está em Brasília. Só depois da verba consignada no Orçamento da União é que a Artepa Martins vai se mexer por aqui. Então...

 

Quando será a nova viagem do Prefeito Pedro Celso Zuchi a Brasília? Será que vai esperar a licitação da agência de viagens? Ninguém apareceu para disputá-la. Vem uma nova.

 

O presidente da Associação dos Moradores do Bela Vista, Pedro José Garcia, finge não entender que a entidade é apenas usufrutuária da doação que recebeu. Deve usar e fazer renda sem se desfazer do seu patrimônio. Quem está levando vantagens?

 

Segundo o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, nas entrevistas  que concedeu, para o vice-governador e presidente do PMDB catarinense, Eduardo Pinho Moreira, ele é um modelo de prefeito perfeito. E agora?

 

 

Edição 1493

Comentários

Herculano
03/06/2013 18:51
AMANHÃ

O Ministério Público da Segunda Vara da Comarca de Gaspar e que cuida da Moralidade Pública, acaba de prorrogar mais 15 inquéritos. O que significa isto? Quem as coisas não vão bem no que toca a gestão e legalidade pública. Ou seja, que não é mera implicância desta coluna como alguns políticos e gestores públicos querem fazer crer nas suas entrevistas, discursos e queixas públicas por ai nos mais diferentes fóruns. Há algo sendo apurado na promotoria (e no Tribunal de Contas também) e que cheira ao errado. E isto é notícia e que eles não querem ver publicadas ou exploradas. Entretanto, não se previnem contra elas na prática do adequado.

Esta e outras observações estarão na coluna Olhando a Maré da edição impressa do jornal Cruzeiro do Vale desta terça-feira. Acorda, Gaspar!
Herculano
03/06/2013 17:17
AFINAL QUEM ESPALHOU O BOATO DE QUE O BOLSA FAMÍLIA IA ACABAR?

Estamos na segunda semana e nada. O poder de plantão, depois de acusar sem provas a tal fraca oposição, torce pelo esquecimento. Se a investigação não apontar o próprio poder como o gerador do boato, ao menos até aqui já apontou como o gerador da confusão. O que não se sabe se foi incompetência ou por intenção.

A Polícia Federal chegou a informar de forma privilegiada ao jornal O Globo de que estaria na pista de uma empresa de marketing direto (ou como disse de telemarketing) do Rio de janeiro que teria feito o serviço via fone. Até agora nada. Até porque para este serviço os números de telefone dos participantes do Bolsa Família deveriam sair dos cadastro da Caixa. Outra. Se esse pessoal precisa do Bolsa Família para se alimentar naquilo que é essencial e básico, pode sustentar telefones?

Como se vê, toda mentira tem perna curta, quando não se desequilibram nas próprias pernas (mentiras).
Herculano
03/06/2013 17:06
OS NÚMEROS DA FAMA E EXPECTATIVAS

A apresentação de astro que Neymar teve no Camp Nou nesta segunda-feira bateu um recorde do Barcelona. Segundo o site oficial do clube, 56.500 torcedores compareceram ao estádio para receber o novo contratado, superando a antiga marca, do sueco Zlatan Ibrahimovic. Em 2009, o centroavante contratado da Inter de Milão levou quase 50 mil pessoas à sua apresentação.
Roberto Martin
03/06/2013 16:45
saiu no facebook do Paulo Eccel

Acabo de decretar calamidade pública na saúde hospitalar de Brusque. Isso significa que, como ocorre nos casos de desastres naturais, a Prefeitura pode requisitar equipamentos, pessoas e prédios em favor do bem maior, que é a comunidade. Por isso, também acabo de assinar decreto requisitando o prédio, equipamentos, médicos e recursos humanos do Hospital de Azambuja para que, a partir de amanhã, estejam todos à disposição do Sr.Fabiano Amorim, novo administrador nomeado por mim para o Hospital, que juntamente com um novo Conselho de Administração também nomeado e com a empresa de Auditoria Externa, terão a incumbência de administrar o Hospital, em princípio até 31/12/2013, fazer um diagnóstico da situação administrativa e financeira daquela casa e tb apontar as alternativas para a manutenção sustentável do Azambuja. A atual diretoria do Hospital fica afastada das atividades. Nossa população não poderia ficar sem o atendimento de urgência e emergência, que seguirá normal, a partir das 7h.31min. desta terça feira, mas a partir daí com a administração do hospital sendo feita pela Prefeitura de Brusque.
Herculano
03/06/2013 16:17
O BRASIL SEM GESTÃO

O que será manchete econômica nesta terça-feira? Déficit comercial atinge US$ 5,4 bi até maio e é o maior da história. Importações somaram US$ 98,7 bi e foram recordes para o período, com destaque para compras de combustíveis e lubrificantes, que avançaram 25,5%

A repórter Renata Veríssimo, da Agência Estado (jornal O Estado de S.Paulo) reporta que o superávit comercial do mês de maio de US$ 760 milhões é o menor resultado para o mês desde 2002, segundo a série histórica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De janeiro a maio, contudo, houve um déficit de US$ 5,392 bilhões, o maior da história para os primeiros cinco meses do ano. A comparação considera série iniciada no começo da década de 1990

Segundo os dados do MDIC, apenas as exportações de produtos básicos tiveram crescimento de 1,7% no mês de maio, enquanto que as vendas externas de semimanufaturados caíram 13,5% e de manufaturados reduziram 0,9% em relação a maio do ano passado. No acumulado do ano, houve retração dos embarques, nas três categorias: as exportações de manufaturados caíram 3,1%; as de básicos, 2,5%; e as de semimanufaturados, 2,2%; na comparação com janeiro a maio de 2012.

Em contrapartida, as importações somaram US$ 98,683 bilhões, uma alta de 9,8% na comparação com janeiro a maio do ano passado, e foram recordes para o período. No acumulado, as importações registram alta de 25,5% para combustíveis e lubrificantes; 8,9% em matérias-primas e intermediários; 6,5% de bens de capital e 1,7% em bens de consumo. A comparação é com janeiro a maio de 2012.
Herculano
03/06/2013 15:29
É GRANA. MAIS DE 7,6 BILHÕES SÃO DEVIDOS AOS COFRES DE SANTA CATARINA

Os mil maiores devedores de tributos de Santa Catarina estão recebendo atenção especial por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Objetivo é intensificar a cobrança de cerca de R$ 5 bilhões, através de ações judiciais que permitam, principalmente, a penhora de parte do pagamento recebido por meio de cartões de crédito e débito.

Para cobrar a Dívida Ativa, que chega a R$ 7,6 bilhões, há 106 mil execuções fiscais tramitando no Judiciário catarinense. A região da Grande Florianópolis concentra a maior parte dos débitos, R$ 1,8 bilhão, seguida pela região de Joinville, com R$ 1 bilhão.
Herculano
03/06/2013 15:08
FALTA DO QUE DIZER OU DO QUE FAZER?

A prefeitura de Gaspar acaba de gastar papel e tempo para produzir o seguinte press release para anunciar uma grande obra: a Superintendência do Belchior executou no dia 28 de maio a colocação de uma boca de lobo na rua José Patrocínio dos Santos, no bairro Belchior Central. Acorda, Gaspar!
Alfredo Silva
03/06/2013 14:14
aniversário da reforma da ponte:
Dizem que durante as comemorações, será oferecido um bolo com 13 metros de comprimento.
observador-mor
03/06/2013 13:59
O ZUCHI VAI A BRASILIA VER COMO ESTÁ A EMENDA DA PONTE DO VALE , ENQUANTO A PONTE HERCILIO DEEKE É SÓ ..REMENDO....REMENDO...REMENDO.
ZUCHI PEDE PARA SAIR , TU NÃO DÁS CONTA ,JÁ QUE 15.000 NÃO ENXERGARAM ISTO, FAÇA ESTE FAVOR VÁ EMBORA,DEU PRA TI,TU ÉS FRACO,NÃO ACABE COM O QUE RESTA DE BOM EM GASPAR.
Herculano
03/06/2013 13:08
O PENSAR

Está é do Carlos Tonet. Armário invertido. Diante do avanço dos gays, é questão de tempo para que tenhamos os heterossexuais enrustidos.
Herculano
03/06/2013 13:06
O BRASIL SEM RUMO, SEM PLANO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL, SEM GESTÃO, SEM LÍDERANÇA E SEM RESULTADOS


Manchete de hoje. Mercado reduz pela 3ª vez seguida previsão de alta do PIB em 2013

Após a divulgação de que o PIB brasileiro teve expansão de apenas 0,6% no primeiro trimestre de 2013, analistas reduziram suas perspectivas de crescimento da economia neste ano de 2,93% há uma semana para 2,77%, informou o boletim Focus do Banco Central nesta segunda-feira (27).

O documento reúne semanalmente previsões de cerca de cem instituições financeiras do país.

Trata-se da terceira queda seguida na projeção para o PIB, que, antes de começar a ser revisada, permaneceu estável em torno de 3% por seis semanas. Para 2014, a projeção de crescimento da economia recuou para 3,4% depois de ter se mantido estável em 3,5% ao longo de 11 semanas.

A queda nas previsões do Focus ocorre após o resultado do PIB do primeiro trimestre ter desapontado o mercado, que previa uma expansão de cerca de 0,9%, e na sequência de um novo aperto nos juros básicos promovido pelo Banco Central.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na última semana que o governo revisará para baixo sua previsão de 3,5% para o crescimento deste ano
luciano da cunha
03/06/2013 12:36
Iniciados preparativos para o aniversário da reforma da ponte!

No mês de Outubro iremos comemorar os 2 anos de reforma da Ponte Hercílio Deeke. Este final de semana foi marcado pelo início dos preparativos do festejo, pois querem evitar atrasos também!
Foram feitos testes na instalação do mega laço vermelho (mera coincidência), com a embarcação que trará o bolo comemorativo e com o avião da esquadrilha da fumaça com a faixa de feliz aniversário!

O evento acontece nos dias 03, 04 e 05 de outubro e contam com várias outras atrações, em destaque um stand-up comedy com o Deputado Tiririca, estrelando sua peça "PIOR QUE TÁ, NUM FICA!"

O palco do evento será na escadaria da igreja, onde se espera milhares de pessoas.
Herculano
03/06/2013 11:43
OPERAÇÃO ABAFA

Uma das queixas frequentes é o atendimento nos postos de Saúde de Gaspar. Faltam médicos. A prefeitura, admite que este problema se restringe a apenas dois postos: o do Barracão e do Bela Vista.

Indignados, os gasparenses ligam para as rádios. E elas não aguentam mais a pressão. Hilária foi uma entrevista da secretária de Saúde, Márcia Cansian, ao comunicador Julio Carlos Schramm, da Rádio Sentinela do Vale. Os ouvintes reclamavam da falta de médicos no posto do Bairro Santa Terezinha. Ela jurava que havia um médico em período integral e outro em meio período.

Das duas uma: alguém mente ou a demanda é tão grande que se dá a impressão aos que buscam socorro pela falta de profissional para o atendimento. Acorda, Gaspar!
Herculano
03/06/2013 11:35
CONTAS OU INFORMAÇÃO ERRADA

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, está em Brasília para o despacho mensal na Capital Federal. Sempre a mesma agenda: dinheiro para Gaspar e reuniões. Dinheiro que não chega e reuniões que não dão em nada.

1. O prefeito foi a Brasília? Como assim? É que não foi feita a licitação para as passagens aéreas. A que se tentou no mês passado, não apareceu ninguém na licitação. Então há mágica ai.

2. O press release da prefeitura de Gaspar que anuncia hoje a viagem do prefeito, encerra com a seguinte informação e afirmação: a obra foi orçada em R$ 42,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões de contrapartida da Prefeitura.

3. Há no mínimo um engano. A obra foi ganha pela Artepa Martins por R$42,5 milhões. Mas, a contrapartida da prefeitura até agora é de R$22,5 milhões (e não R$2,5 milhões como informou o release). Está no contrato. Já escrevi e já provei, várias vezes quando tentaram me desmentir e ridicularizar. Se não estão enganados, se não estão mentindo, não sabem fazer contas ou ler contratos. E isto explica muita coisa por aqui.

4. Esta contrapartida só sairá das contas e costas da prefeitura, quando for confirmado a nova verba no Orçamento da União, e que todos se enrolam e nada aparece. E não será mais de R$22,5 milhões como está faltando, mas de R$31 milhões como anunciaram como emenda parlamentar da bancada catarinense no Congresso. Ou seja, vai haver sobras ou outras destinações, as quais bem poderiam ser os acessos secundários para o povo da Margem Esquerda e que a prefeitura se nega. Acorda, Gaspar!
Herculano
03/06/2013 08:47
ANEDOTÁRIO, por Vinicius Motta, para o jornal Folha de S. Paulo

"Ouvi que vai ter neve amanhã", diz a dona de casa. "Não vou entrar na fila por isso", retruca a vizinha. Após levar horas para obter sua ração, um homem parte furioso, dizendo que vai matar o líder Gorbatchov. Volta logo e frustrado: lá a fila estava ainda maior.

Assim era o humor popular sob as ditaduras socialistas do leste europeu. Caviloso, sarcástico e às vezes masoquista. Servia como válvula de escape em regimes que reprimiam a informação e o contraditório. Rebatia, com a tinta da penúria cotidiana, a propaganda oficial laudatória.

A presidente Dilma Rousseff exerce um estilo de governo que por vezes lembra o solipsismo dos secretários-gerais soviéticos. Obsessiva pelo controle da informação, distanciada do mundo sublunar da política congressual e partidária, desconfiada dos assessores e da própria sombra.

Plano C de Lula para a sucessão de 2010 - depois de queimados os cartuchos de Dirceu e Palocci -, Dilma não tem base regional. Não se pode dizer de pronto onde fez carreira política. É típica representante da categoria que o filósofo Friedrich Nietzsche chamou de "nômades do Estado sem lar", ao referir-se aos burocratas das nações modernas.

Rousseff é uma ideia instalada na cadeira presidencial. Na leitura complacente, uma ideia ingênua demais para sobrepujar as cobras criadas da política brasileira, em especial quando o vento da economia bate na proa.

A governante solitária vê-se agora no centro de anedotas desfavoráveis. A obsessão pelo controle resvala no descontrole com as tentativas de pilotar até o avião presidencial. A compra urgente de um fogão para o Palácio da Alvorada enseja gracejos machistas. Virão mais casos reveladores da personalidade difícil, muitos brotando de sua camarilha.

Eis a mudança: nem o círculo próximo à presidente segura mais as críticas a seu modo de conduzir. Elas começam a fluir sob a forma de maledicências e anedotas variadas.
Herculano
03/06/2013 08:45
POR IDEOLOGIA CAMINHAMOS PARA TRAZ E O POVO PAGA

Tigres latinos. Este é o título do principal editorial de hoje do jornal Folha de S.Paulo. Segundo ele, Chile, Colômbia, México e Peru aprofundam integração comercial, enquanto Brasil marca passo com Argentina no emperrado Mercosul

O governo não se dá conta de que o comércio internacional - e a própria conquista da competitividade - se pauta pela integração nas cadeias produtivas globais, para ganhar escala e incorporar tecnologia, nem de que a integração ocorre mais entre firmas, isto é, cada empresa com suas próprias redes. Isso pressupõe abertura tarifária e menos barreiras técnicas.
Herculano
03/06/2013 08:26
CNJ QUER BARRAR AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DE R$ 100 MILHÕES EM OITO ESTADOS

O repórter Felipe Recondo, do jornal O Estado de S. Paulo informa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se prepara para barrar gastos de até R$ 100 milhões para o pagamento retroativo de auxílio -alimentação para juízes de oito Estados. Desse total, R$ 3,5 milhões foram distribuídos a juízes que já se aposentaram. A decisão do CNJ, no entanto, não terá o poder de reaver aos cofres públicos aproximadamente R$ 250 milhões que os tribunais de outros Estados já pagaram aos magistrados, aposentados ou não.

Os números constam das informações prestadas pelos tribunais ao CNJ nas últimas semanas, em processo movido pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) no qual contesta a regularidade dos pagamentos. O Estado fez um pedido oficial e obteve acesso aos autos.
Herculano
03/06/2013 08:23
ESTA IMPRENSA LIVRE

"Se a imprensa não existisse os governos seriam mais felizes. Em compensação, o distinto público seria mais enganado do que costuma ser - dia sim, outro não. Ou dia sim e outro também", por Ricardo Noblat, para o jornal O Globo no artigo "Salgaram a Santa Ceia".
Herculano
03/06/2013 08:19
PARA LULA E O PT, AGORA A IMPRENSA É UM PROBLEMA E QUE DEVE SER CONTROLADO

Em uma entrevista concedida ao jornal peruano "La República", de Lima, no Perú, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que tem "um pequeno problema" com a imprensa brasileira, como reporta o 247.

"Quando critico a imprensa, eles dizem que os estou atacando. Quando me atacam, dizem que estão criticando", afirmou Lula, dizendo que, mesmo assim, "nunca um jornal ou canal de TV deixou de receber publicidade do governo" porque o criticavam.

Ele disse, no entanto, que "os companheiros da comunicação devem compreender que um canal de TV é concessão do Estado". "E não se pode usar uma concessão para atuar como partido político."

O partido de Lula não esconde sua intenção de levar ao governo o projeto de lei de regulação da mídia ? a legenda ainda precisa convencer o governo, começando pela presidente Dilma Rousseff.

Há dois anos, quando assumiu o mandato, Dilma e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, receberam do partido um projeto com os principais pontos de defesa da legenda quanto à regulação da imprensa. Até agora, não houve resposta sobre o plano, criado pelo ex-ministro das Comunicações Franklin Martins.

Entre o que defende os petistas está o fim da concentração do mercado, proibição de políticos serem donos de veículos de comunicação, o estímulo à regionalização da produção de conteúdo e a regulamentação específica para o direito de resposta na imprensa. Além disso, o mais polêmico seria a criação de um Conselho Federal de Jornalismo, que provoca receio no Executivo, apesar de o partido garantir que não há intenção de cercear o conteúdo publicado.

Na entrevista, o ex-presidente também afirmou que o diálogo social foi seu maior legado e que "nunca antes no Brasil um presidente teve a possibilidade de aprovar um terceiro mandato". "Mas não quis".
Herculano
03/06/2013 07:56
DIRETORA DO CAPS

A servidora Janice Cristina Eleotério é agora a comissionada diretora do Caps - Centro de Atendimento Psicosocial
Herculano
03/06/2013 07:54
A INCOMPETÊNCIA DE SE APURAR ALGUMA COISA NAS SINDICÂNCIAS INTERNAS DA PREFEITURA DE GASPAR

Dia sim, outro não. Todas as semanas o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - traz a mesma informação: a prorrogação de alguma das dezenas - algumas deles com mais de cinco anos - das sindicâncias internas. na edição de hoje há mais duas.

Uma delas é a que prorroga por mais 60 dias, a partir de 05 de junho de 2013, o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar em relação à Sindicância nº 10/2011, instaurada para apurar a responsabilidade na distribuição de cestas básicas com alimentos com datas de validade vencidas. São quase dois anos e que envolve o ex-secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Procópio de Souza, hoje no Procon. Acorda, Gaspar!
Herculano
03/06/2013 07:47
O FAZ DE CONTAS NOS CONTROLES CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIOS DE GASPAR

O que está hoje no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? Decreto Nº. 5.491, de 29 de Maio de 2013. E do que ele trata? Dispõe sobre o cronograma de ações para implementações de procedimentos contábeis padronizados e consolidados com o Plano de Contas aplicado ao setor público.

Como é algo impositivo, como Gaspar não se preparou adequadamente, como isto dá trabalho e ao mesmo tempo, implantado vai deixar mais vulnerável os números às auditorias, o próprio decreto tratou de arrumar desculpas antecipadas para a implantação à meia boca e com possíveis atrasos. E olha que é algo previsto só para dezembro de 2014.

Art. 1º Em atendimento à Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional ? STN nº 753/2012 alterou os prazos estabelecidos na Portaria STN nº 828/2011 e na Portaria STN nº 437/2012, os procedimentos contábeis serão adotados, no que couber, até os seguintes prazos: ...

E agora o arremate:
Art. 2º Fica automaticamente prorrogado os prazos estabelecidos no Art. 1º, em virtude de não estarem adequados em tempo hábil os sistemas de captura de informações dos órgãos de controle.

E outra novidade. Para cumprir o prazo da publicidade o que fizeram? Publicado no Mural Oficial do Município em 29/05/2013. Mural? Só falta colocar na porta da prefeitura como faz Ilhota. Acorda, Gaspar!
luciano da cunha
03/06/2013 06:55
AO PEDRO IVO CAMPOS

se o que escreves fosse verdade pergunto:

porque só agora escreves isto depois de 8 meses da eleição?

ou é uma tentativa desesperada de um ptista de manchar o nome do kleber pois ainda poderá assumir a prefeitura( que duvido o pt compra tudo),
outra pergunta,

dentro do pt não tem divisão,exemplo( mesquita, chicão e por ai vai) maus tratos e humilhação bate de frente com o prefeito e vc vai ver, olha a arrogancia do prefeito dizer que é um exemplo de prefeito perfeito? um abraço.
Herculano
02/06/2013 22:21
PELA PRIMEIRA VEZ PESQUISAS PODEM MOSTRAR QUEDA DE POPULARIDADE DA PRESIDENTE DILMA

A notícia é tratada de forma sigilosa. Pesquisas que devem ser divulgadas esta semana, podem trazer pela primeira vez, queda na popularidade da presidente Dilma Vana Rousseff, PT.

E não será pouca coisa.

E a causa disto? A inflação, a subida de preços, principalmente dos alimentos, a perda do poder de compra dos brasileiros, os da nova classe média, e que estão endividados e impossibilitados de realizar consumo e sonhos.

É o feitiço virando contra o feiticeiro. A falta de políticas e planos econômicos sustentáveis podem interromper o discurso e o surfe irresponsável até as eleições do ano que vem.
Aurélio Marcos de Souza
02/06/2013 21:04
Primeiramente o ramo da ciência jurídica não é uma ciência matemática, mais sim jogo de xadrez onde cada jogada é feita tão somente após a jogada do oponente.

Quem manteve contato comigo sabe que muitos fatores eram contrários naquele momento e eu fiz questão de avisar, que a inversão na ordem do julgamento de 2 (dois) processos era medida providencial naquele momento.

Pena que os interessados direto não entenderam, já em contra partida a parte contraria entendeu, fazendo com que não se obtivesse exito no primeiro julgamento. Decisão esta que corre o risco de ter outro desfecho em Brasilia nos próximas semanas.

Para vc ver o prefeito de Brusque teve uma decisão desfavorável no TRE/SC antes do final do ano, o mesmo foi empossado e até hoje continua no poder, e também não teria sido diferente com Gaspar.

E para finalizar, minha posição teria sido a mesma se tivéssemos chegado em segundo nas eleições, sem tirar e nem colocar uma virgula.

Obs: Agora se o tratamento for seguido a risca, tenho certeza que a doença será extirpada, e só esperar para ver.
Herculano
02/06/2013 20:42
OBSERVAÇÕES DE CARLOS BRICKMANN SOBRE O BOLSA FAMÍLIA

Farra geral
No tumulto do Bolsa-Família, a Caixa descobriu que 692 mil famílias têm dois cadastros e recebem dois auxílios (talvez seja por isso que, como disseram à TV, haja quem compre jeans de R$ 300 para a filha e pingue mensalmente algum na poupança). Custo do pagamento ilegal? R$ 100 milhões por mês.

Eu, hem?
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, responsável pelo Bolsa-Família, preferiu esquecer a confusão e manter suas férias na Disney. Bobagem: se é para conviver com ratos, João Bafodeonça, um Pateta e os Irmãos Metralha, e se divertir com nossa cara de patos, melhor seria ter ficado por aqui.

Vai e volta
A ministra Tereza Campello volta amanhã. É essencial que esteja no país para acompanhar o rigoroso inquérito sobre o que ocorreu no Bolsa-Família.A propósito, como já informou o ótimo escritor Luiz Fernando Veríssimo, rigoroso inquérito não é a mesma coisa que inquérito rigoroso: é exatamente o contrário.
Herculano
02/06/2013 20:38
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E sabe como se chama Parada Gay em Portugal? Portugays!
Herculano
02/06/2013 20:35
UMA PEQUENA NOTA DE ELIO GASPARI ANIMOU O DOMINGO

Esta é a nota
LULA NO SÍRIO
Um conhecedor do Hospital Sírio Libanês, onde Lula cuida de sua saúde, assegura ter visto Nosso Guia circulando discretamente pelo prédio. Sempre à noite.

A tarde, o canal do PT, o 247, esclareceu ou deu a versão petista para o assunto. O ex-senador José Eduardo Dutra (PT) rebateu a informação publicada pelo jornalista Elio Gaspari neste domingo (2) dando conta que o ex-presidente Lula estaria sendo visto com freqüência no Hospital Sírio-Libanês. A especulação de Gaspari é um prato cheio para as especulações. No entanto, Dutra afirmou que a presença de Lula no hospital se deu por outro motivo: ele visitou na última terça-feira (28), à noite, o próprio Dutra e o governador Marcelo Déda, de Sergipe.

Confira o tweet do ex-senador:

Foi terça a noite. Pra visitar a mim e ao Deda RT ?@brasil247: Gaspari insinua que Lula voltou a se tratar no Sírio brasil247.com/+7i4mh
Walfrid Schlember Muller
02/06/2013 18:27
Parabéns Herculano,

parabéns pela resposta que deu ao pmedebista nato, demonstrou seu compromisso com o(a) eleitor(a) e não com partidos e compadrio gasparense.

Walfrid
Pedro Ivo Campos
02/06/2013 17:07
Eu participei das ultimas 4 eleições com Nadinho e Andreone depois o PT ai Adilson e agora PT novamente.
Acompanhei vários candidatos, mas poucos tiveram esse comportamento que o ROBERTO PEREIRA e o KLEBER, tiveram; a soberba, arrogância e petulância quando vislumbraram a possibilidade de chegar ao poder era quase que inacreditável.
Perderam totalmente a humildade, começaram a maltratar até pessoas do próprio partido, tinham que reduzir o numero de pessoas, porque sabiam que tinham como cumprir com as propostas de reduzir nem 5% os cargos.
O que mais se via era candidatos apoiados pelas lideranças seguindo outros candidatos e tirando votos até dos companheiros, parecia uma guerra interna e não uma disputa com o PT e muita falta de educação, o PT não era o alvo e sim o Adilson.
Não havia um plano de governo o que havia um Celso de Oliveira tentando retornar a secretaria de saúde para dar o troco ao Celso Zuchi era mais uma questão pessoal do uma tentativa de trabalhar para o povo!
Acorda Gaspar!
Fernando Cardoso
02/06/2013 16:18
Peemedebista,

Concordo com o senhor, Aurelio só q aparecer e devia explicar pq pediu adiamento daquele julgamento!
Independente
02/06/2013 16:10
Sr. Herculano;


Por isso sou seu leitor e assíduo, não tem compromisso com a situação, muito menos com a oposição, que fale-se uma oposição tacanha, erradica, burra, no caso todos estes adjetivos ao mandabrasa, ou mdb ou pmdb, que juntando num saco, é tudo farinho igual, sem princípio...

Por continuo lendo o Olhando a Maré, pois nem se quer preciso ler o jornal eletrônico, aquele que se esconde na internert, ou ler os julgados no TRE ou TSE, pois o Sr. Herculano o faz perfeitamente... obrigado Herculano.
Herculano
02/06/2013 15:56
Ao que se escondeu como peemedebista nato.

1. Mantenho a minha informação. A fonte é do próprio PMDB que orquestra as aproximações. Quando houver a mudança a darei, acompanhada da razão que a motivou o novo posicionamento.
2. Para que eu vou consultar o outro lado, se primeiro se esconde, segundo, disfarça para me levar ao erro ou a submissão? Meus leitores e leitoras precisam de informações qualificadas.
3. Quando e se o PMDB for poder em Gaspar, ele vai ter que mudar o comportamento com a imprensa. Nas vezes que foi poder, por muito menos não suportou os questionamentos (e se deu mal). E desta vez começou de forma equivocada. Os primeiros sinais foram dados durante a campanha eleitoral onde buscou o cerceamento antecipatório via o Judiciário, pior: escondendo a mão do tapa no caso das pesquisas.
4. Não sou porta-voz de nenhum partido ou grupo em busca de ou no poder. Busco a transparência mínima do jogo para a sociedade. O outro lado, onde você está, busca esconde-lo, o que de alguma forma, admito, é legítimo. Acorda, Gaspar!
Peemedebista Nato
02/06/2013 13:02
Herculano,

Quem deus essa informação para vc: A BUSCA DA ELEIÇÃO PERDIDA?

Óbvio que foi do Aurélio que tenta surfar em uma onda que perdeu no ano passado propisitalmente, até hj ele não explica porque pediu adiamento daquele julgamento?

Na verdade o único processo do TRE que ele faz parte é aquele da multa, q no máximo vai ficar na mula!

Dica: Vc q é jornalista de devia consultar o outro lado, antes de dar uma informação errada! Opinião vc pode falar o que pensa, mas informação tem q ser precisa!
Herculano
02/06/2013 10:32
RETRATO

Outro retrato da incompetência, imprudência, inaptidão, arrogância e fantasia ideológica do governo e que geram mortes. Está na coluna de Claudio Humberto que ele publica neste domingo em vários jornais brasileiros


MS: Planalto sabia do risco de tragédia e nada fez
Informado de que a reintegração de posse na fazenda Buriti, no Mato Grosso do Sul, poderia acabar em tragédia, o Planalto preferiu a omissão a adotar medidas para evitar o confronto que levou à morte um índio de 36 anos e feriu quatro policiais. O fazendeiro Ricardo Bacha participou de reunião com os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça), na terça (28), e fez um apelo dramático pela intervenção do governo. Fizeram-lhe ouvidos moucos

Socorro
Advertindo que os índios seriam hostis, Ricardo Bacha pediu medidas para evitar o pior, como o envio da Força Nacional e cautela da PF.

Mãos atadas
Cardozo alegou não poder sustar demarcações da Funai, causadora do problema, mas que as próximas serão monitoradas de perto.

A quem interessa
O deputado Fábio Trad (PMDB-MS) alerta que as ONGs estrangeiras usam índios para expulsar os produtores das terras mais promissoras.

Tirou corpo fora
A bancada federal do Mato Grosso do Sul está revoltada com o ministro da Justiça, que agora põe a culpa da tragédia nos policiais.
Herculano
02/06/2013 10:23
Olha só como o poder de plantão e os políticos ladrões ou interessados em vantagens pessoais, eleitos democraticamente, agem. A imprensa não serve, mas serviu para as denúncias quando na Oposição. Judiciário não serve, quando julga os desmandos dos que estão no poder. O Ministério Público não serve, porque foi feito para bisbilhotar de forma republicana os outros, menos os que usam o poder para se locupletar. Este texto de Elio Gasperi e publicado neste domingo nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo, é elucidativo.

MINISTÉRIO PÚBLICO TORNOU-SE O INIMIGO Nº 1. DE QUEM?

A Câmara poderá votar no próximo dia 26 a chamada PEC 37, que tolhe a iniciativa do Ministério Público e da Receita Federal de iniciar processos em defesa do patrimônio da Viúva. Se ninguém se mexer, ela passará. Na semana passada o Senado mandou que os delegados de polícia recebessem o tratamento de "Excelência".

Na Câmara, outro projeto veda ao Ministério Público a capacidade de responsabilizar agentes públicos por negligência, além de dificultar o congelamento dos bens de malfeitores.

Em São Paulo, um projeto quer impedir os promotores de investigar e processar por improbidade administrativa prefeitos, deputados e secretários estaduais. Essa atribuição seria concentrada no procurador-geral, nomeado pelo governador. Se isso fosse pouco, o Tribunal de Justiça quer despejar os promotores dos fóruns do Estado.

Há mais iniciativas parlamentares e administrativas querendo limitar a atividade do Ministério Público do que projetos tratando do combate à malária. Nenhuma delas se destina a inibir os malfeitores. É como se o Ministério Público fosse uma espécie de inimigo comum. De quem?
LUIZ ORLANDO POLI
02/06/2013 10:16
Segundo alguns analistas economicos esta em curso no pais o desmonte das conquistas modernizadoras do governo FHC, um estado a serviço de interesses de grupos e partidos sendo fatiado, a qualquer preço e custo com ojetivo eminentemente eleitoreiro, mas se parecendo com o leviatã . monstro com tentaculos ilimitados (noberto bobbio cientista politico italiano) , 41 ministerios so perdendo
para um paizinho da africa. Como comentou o Arnaldo Jabor essa semana : ou a sociedade reage ou legitimaremos que o lulismo destrua as conquistas do seu antecessor. Segundo ele, FHC deixou um avião pronto pra decolar , mas seus sucessores por capricho e por uma opção de poder e não de governo optaram por deixa-lo ao chão . Aparelharam o estado com quadrilhas ! Terminou dizendo : uma nação ! um pais ! um povo em risco !
Herculano
02/06/2013 09:20
A BUSCA DA ELEIÇÃO PERDIDA

O Diretório do PMDB de Gaspar fechou questão. Não vai disputar a primazia da cassação do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, como vinha tentando até agora e sendo enrolado nos trâmites processuais. Selaram as pazes com o advogado Aurélio Marcos de Souza.
Herculano
02/06/2013 09:16
PRISÕES

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, em vez de se preocupar com a exumação do corpo do ex-presidente Jango, deveria se ocupar com urgentes assuntos de sua pasta, como as péssimas e desumanas condições na maioria dos presídios brasileiros.

Eu fico estarrecido com a hipocrisia de nossos esquerdistas, que só falam em torturas do regime militar, de anistia, como se não fosse real e atual a tortura a que nossos presidiários são continuamente submetidos, em delegacias e presídios do país. João Henrique Rieder (São Paulo, SP) para o Painel do Leitor na edição deste domingo do jornal Folha de S.Paulo
Herculano
02/06/2013 09:05
SEM POLÍTICA ECONÔMICA SUSTENTÁVEL DE MÉDIO E LONGO PRAZOS, A BIRUTA OPORTUNISTA E SEM CONVICÇÕES DO GOVERNO DO PT MIRA AGORA AS PRIVATIZAÇÕES QUE TANTO RENEGOU. TUDO PARA ATRAIR INVESTIMENTOS PRIVADOS E SALVAR A REELEIÇÃO DE DILMA VANA ROUSSEFF E COM ISTO, SUPERAR A INCOMPETÊNCIA ESTATAL E O APARELHAMENTO POLÍTICO PARTIDÁRIO DO ESTADO BUROCRÁTICO

Governo se apoia nas concessões para tentar reverter frustração com o PIB, estampa a manchete deste domingo no jornal O Estado de S.Paulo. Infraestrutura. Está previsto uma concentração de licitações em setembro e outubro, com a mobilização de investimentos de R$ 489 bilhões; Planalto avalia que sucesso da campanha pela reeleição da presidente Dilma agora depende da economia.

Os repórteres Lu Aiko Otta e Vera Rosa da sucursal de Brasília escrevem que pressionado pelo decepcionante Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, o governo Dilma deixou de lado a estratégia de crescer pelo consumo, uma estratégia que se esgotou, e luta agora para devolver a tarefa aos investimentos. Com isso, a ordem é não mais admitir atrasos no programa de concessões, que deveria ter começado em dezembro e, numa estimativa otimista, terá início em setembro.

Responsáveis pelos principais planos de investimento do governo, o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, vão enfrentar pressão adicional por resultados. Nas palavras de um auxiliar da presidente Dilma Rousseff, os dois serão "chicoteados" para acelerar a execução dos programas. As concessões já anunciadas mobilizarão investimentos de R$ 489 bilhões.

O Palácio do Planalto avalia que o sucesso da campanha pela reeleição de Dilma, em 2014, depende agora da economia. Tudo será feito para que o "pibinho" seja vitaminado e impulsione o crescimento. Além disso, o Planalto busca uma tática para evitar que o problema da inflação contamine as expectativas dos eleitores.

Pesquisas em poder do governo e do PT indicam que a alta do custo de vida está na memória da população e pode influenciar o voto. Não sem motivo o senador Aécio Neves (MG), possível candidato do PSDB à Presidência, adotou o combate à inflação como mote de sua campanha. "País rico é país sem inflação", diz o slogan da propaganda tucana, ironizando o "País rico é país sem pobreza", marca do governo Dilma.

Quando soube que o PIB do primeiro trimestre atingira apenas 0,6%, Dilma ficou furiosa. Apesar de saber que a recuperação seria lenta, ela se surpreendeu com o pífio desempenho da economia e engrossou as cobranças ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Herculano
02/06/2013 08:46
NÚMEROS DOS ÍNDIOS

Enquanto os 200 milhões de brasileiros ocupam 2,5% do território nacional, os cerca de 800 mil índios dispõem de 13% do território só para eles (cerca de 110 milhões de hectares). E os brancos brasileiros, incluindo os padres do Conselho Indiginista Missionário e pincipalmente estrangeiros que os manipulam na causa, querem no mínimo 20% numa meta de 27%
Herculano
02/06/2013 08:41
FORA DE CONTROLE. FORA DA LEI. PRIVILEGIADOS SUGANDO 9OU ROUBANDO) OS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS DIANTE DE TODOS NÓS. E NINGUÉM FAZ NADA.

Manchete do jornal O Estado de S.Paulo. Pente-fino na folha mostra que mais de 3 mil servidores ganham acima do teto. Auditoria sigilosa feita pelo TCU em 299 instituições federais revela que regra constitucional que veta o pagamento de salário superior ao de ministro do STF é ignorada; 90% dos rendimentos mais altos estão concentrados no Congresso


Segundo o repórter Fábio Fabrini, da sucursal de Brasília, uma auditoria sigilosa, recém-aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), identificou 3.390 servidores públicos recebendo acima do teto do funcionalismo, 90% deles na Câmara e no Senado. A corte fez um pente-fino em fichas financeiras fornecidas por 299 órgãos e entidades da administração pública federal, analisando salários pagos a funcionários da ativa, aposentados e pensionistas entre setembro de 2011 e agosto de 2012. Nesse período, os vencimentos além do previsto na Constituição somam R$ 107,6 milhões.

A despesa pode ser maior, considerando-se que, na fiscalização, não foi levado em conta o histórico mais amplo de pagamentos. O teto do funcionalismo corresponde ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), de R$ 26.723 à época da fiscalização - o valor foi reajustado e passou para R$ 28.059 em janeiro deste ano.
Herculano
02/06/2013 08:36
BEIJAR A CRUZ, por Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, ex-professor e ex-presidente da República pelo PSDB

Já passou da hora de o governo do PT beijar a cruz. Afinal, muito do que ele renegou no passado e criticou no governo do PSDB passou a ser o pão nosso de cada dia da atual administração. A começar pelos leilões de concessão para os aeroportos e para a remodelação de umas poucas estradas.

No início, procurava mostrar as diferenças entre "nós" e "eles", em seu habitual maniqueísmo. Nossos leilões, diziam, visam a obter a menor tarifa para os pedágios. Ou então, afirmavam, nossos leilões mantêm a Infraero na administração dos aeroportos.

Dessas "inovações", resultou que as empresas vencedoras nem sempre foram as melhores ou não fizeram as obras prometidas.

Pouco a pouco, estão sendo obrigados a voltar à racionalidade, como terão de fazer no caso dos leilões para a construção de estradas de ferro, cuja proposta inicial assustou muita gente, principalmente os contribuintes. Neles, troca-se a vantagem de a privatização desonerar o Tesouro pela obsessão "generosa" de atrair investimentos privados com o pagamento antecipado pelo governo da carga a ser transportada no futuro...

Ainda que renitente em rever acusações feitas no passado (alguns insistem em repeti-las), a morosidade no avanço das obras de infraestrutura acabará por levar o governo petista a deixar de tentar descobrir a pólvora. Já perdemos anos e anos por miopia ideológica.

O PT não conseguiu ver que os governos do PSDB simplesmente ajustaram a máquina pública e as políticas econômicas à realidade contemporânea, que é a da economia globalizada.

Tomaram a nuvem por Juno e atacaram a modernização que fizemos como se tivesse sido motivada por ideologias neoliberais e não pela necessidade de engajar o Brasil no mundo da internet e das redes, das cadeias produtivas globais e de uma relação renovada entre os recursos estatais e o capital privado.

Sem coragem para fazer autocrítica, o petismo foi pouco a pouco assumindo o programa do PSDB, e, agora, críticos do mais variado espectro cobram deste o suposto fato de não ter propostas para o Brasil... Entretanto, a versão modernizadora do PT é "envergonhada". Fazem mal feito, como quem não está gostando, o que o PSDB fez e faria bem feito se estivesse no comando.

Agora chegou a vez dos portos. Alberto Tamer - e presto homenagem a quem faleceu deixando um legado de lucidez em suas colunas semanais -, na última crônica que fez em "O Estado de S.Paulo", "Foi Fernando Henrique Cardoso que abriu os portos", recordava o esforço, ainda no governo Itamar Franco, quando Alberto Goldman era ministro dos Transportes, para dinamizar a administração portuária, abrindo-a à cooperação com o setor privado pela Lei 8.630 de 1993.

Caro custou tornar viável aquela primeira abertura quando eu assumi a Presidência. Foi graças aos esforços do contra-almirante José Ribamar Miranda Dias, com o Programa Integrado de Modernização Portuária, que se conseguiu avançar.

Chegou a hora para novos passos adiante, até porque o Decreto 6.620 do governo Lula aumentou a confusão na matéria, determinando que os terminais privados só embarcassem "carga própria". Modernizar é o que está tentando fazer com atraso o governo Dilma Rousseff.

Mas, aos trancos e barrancos, sem negociar direito com as partes interessadas, trabalhadores e investidores, sem criar boas regras de controle público nem assumir claramente que está privatizando para aumentar a eficiência e diminuir as barreiras burocráticas.

Corre-se o risco de repetir o que já está acontecendo nos aeroportos e nas estradas: atrasos, obras mal feitas e mais caras etc. No futuro, ainda dirão que a culpa foi "da privatização"... Isso sem falar do triste episódio das votações confusas, tisnadas de suspeição e de resultado final incerto no caso da última lei dos portos.

A demora em perceber que o Brasil estava e está desafiado a dar saltos para acompanhar o ritmo das transformações globais tem sido um empecilho monumental para as administrações petistas. No caso do petróleo, foram cinco anos de paralisação dos leilões.

Quanto à energia em geral, a súbita sacralização do pré-sal (e, correspondentemente, a transformação da Petrobras em executora-geral dos projetos) levou ao descaso no apoio à energia renovável, à de biomassa (como o etanol da cana-de-açúcar) e à eólica.

Mais ainda não houve preocupação alguma com programas de poupança no uso da energia. Enfim, parecem ter assumido que, já que temos um mar de petróleo no pré-sal, para que olhar para alternativas?

Ocorre, entretanto, que a economia norte-americana parece estar saindo da crise iniciada em 2007/8 com uma revolução tecnológica (de discutíveis efeitos ambientais, é certo) que barateará o custo da extração dos hidrocarburetos e colocará novos desafios ao Brasil.

A incapacidade de visão estratégica, derivada da mesma nuvem ideológica a que me referi, acrescida de um ufanismo mal colocado, dificulta redefinir rumos e atacar com precisão os gargalos que atam nossas potencialidades econômicas ao passado.

Não é diferente do que ocorre com a indústria manufatureira, quando, em vez de perceber que a questão é a de reengajar nossa produção nas cadeias produtivas globais e fazer as reformas que permitam isso, se faz uma política de benefícios esporádicos, ora diminuindo impostos para alguns setores, ora dando subsídios ocultos a outros, quando não culpando o desalinhamento da taxa de câmbio ou os juros altos (os quais tiveram sua dose de culpa) pela falta de competitividade de nossos produtos.

As dificuldades crescentes do governo em ver mais longe e administrar corretamente o dia a dia para ajustar a economia à nova fase do desenvolvimento capitalista global (como o PSDB fez na década de 90) indicam que é tarde para beijar a cruz, até porque o petismo não parece arrependido. Melhor mudar os oficiantes nas eleições de 2014
roberto basei
02/06/2013 00:33
PPA.

Plano Pluri Anual, destino da arrecadação dos próximos 4 anos, um exemplo de transparência, vai a câmara para ser aprovado, mas por enquanto ninguém sabe o qual destino tomará e nem qual instituição pública participou!
Contamos com 23 bairros e consequentemente deveria ter 23 associação de moradores, um OP (Orçamento Participativo), fiscais delegados e nada foi divulgado, tudo foi feito com o conhecimento de poucos!
Por que?

A verdade não se promete! Se conta!
Juju do gasparinho
01/06/2013 20:57
Prezado Herculano:

Pegando o boné
O ministro dos Transportes, Cesar Borges (PR), quando aceitou o cargo, sabia que todas as obras de seu ministério incluídas no PAC, estavam e continuam sendo monitoradas e só andam de acordo com a caneta da ministra Miriam Belchior, do Planejamento. Só não sabia que não conseguiria sentar com a ministra, nem obter um levantamento do Dnit, do qual é superior. Desde que assumiu, Cesar não conseguiu nem saber como andam e quais são as obras. Agora, não vai insistir e logo avisará Dilma Rousseff que quer sair e se dedicar à sua campanha, no ano que vem, para deputado federal.

Herculano, será que para a ponte do vale a caneta da ministra vai ter tinta?

Anarquinóplois
01/06/2013 20:52
Senhor Alirio Gonçalves, o senhor que esta enganado a esposa de celso Zuchi pode muito bem sim ser candidata a prefeita, a situação é bem diferente de Antony e Rosa Garotinho até o momento nada impede Celso Zuchi de ser candidato, a não ser que muito improvável aconteça de ser considerado culpado em seus processos. Mas o problema é que ele não vai ter aquilo roxo e abandonar a barrosa para se aventurar em uma eleição que é fato não vai ter sucesso
Herculano
01/06/2013 19:00
GOVERNO REJEITA INSS MENOR PARA DOMÉSTICA

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, diz que sua pasta "não pode mais suportar nenhum ônus, encargo financeiro, por menor que ele seja". Por essa razão, o governo ficará contra a proposta de redução da alíquota do INSS para quem empregar trabalhadores domésticos.

Esta afirmação está na entrevista que concedeu para Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo, em Brasília e que está na edição de domingo do jornal paulistano. O ministro disse que o valor nem seria tão expressivo frente ao déficit geral da Previdência, estimado em R$ 45 bilhões neste ano. Mas ainda assim ele discorda desse abatimento que vem sendo proposto por um dos articuladores do projeto de regulamentação da PEC das Domésticas, o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Mais. Disse que é injusto para quem não possui empregados domésticos, mas vai ter que contribuir com seus impostos para o rombo da Previdência. Sensato. Entretanto, sensatez não faz parte do vocabulário e programa do governo do PT que está levando o país a bancarrota
Herculano
01/06/2013 16:12
PMDB É O MESTRE DA CHANTAGEM E DAS VANTAGENS NO PODER SEM O ÔNUS DE SER GOVERNO, MAS UM "ESTRATÉGICO" PARCEIRO MÓVEL. E JÁ ARMA MAIS UMA PARA 2014

O que apareceu nos jornais deste sábado? PMDB ameaça dar apoio a Campos nos Estados onde a aliança com o PT patina. Em pelo menos seis Estados nos quais parceria entre os partidos azedou, dirigentes peemedebistas não descartam apoio regional ao governador de Pernambuco caso ele decida disputar a Presidência

Os repórteres Bruno Boghossian e Julia Duailibi, do jornal O Estado de S. Paulo, relatam que o estremecimento da relação entre PT e PMDB no Congresso reflete e contamina a formação de palanques estaduais que darão sustentação ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Apesar da entrada do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e da própria petista na costura de alianças regionais para 2014, peemedebistas resistem a se aliar ao PT em Estados estratégicos e ameaçam se coligar com o PSB, do governador de Pernambuco Eduardo Campos, provável candidato à Presidência.

Em Estados onde a situação azedou, o PMDB já usa a aproximação com Campos como uma forma de emparedar o PT. O discurso em favor do pernambucano passou a funcionar como ferramenta de pressão contra os petistas, com um único objetivo: obter condições mais favoráveis de negociação nos Estados

O principal foco de insatisfação com o PT começou no Congresso. Ficou evidente durante a aprovação da MP dos Portos na Câmara e, depois, na apresentação do pedido de abertura da CPI da Petrobrás. Deputados reclamam da articulação política da presidente e defendem, nos bastidores, a candidatura de Campos. "Ele será o novo presidente da República. Há um grande desgaste com o PT", declarou um parlamentar do PMDB.

Na eleição presidencial de 2010, o PMDB também ameaçou se rebelar. A diferença é que, agora, há uma alternativa ao PT dentro do campo governista, com Campos, o que garante aos peemedebistas uma tentativa de amenizar a cisão: o apoio não é para o PSDB, da oposição, mas para um partido aliado à própria Dilma.
Herculano
01/06/2013 15:49
IGREJA CATÓLICA DA VENEZUELA RECLAMA QUE VAI FALTAR VINHO PARA A EUCARISTIA

Além de se deparar com prateleiras vazias nos supermercados e enfrentar filas para comprar itens de alimentação e higiene, os venezuelanos católicos agora podem enfrentar escassez de vinho nas missas.

A Igreja Católica afirmou nesta segunda-feira que suas reservas estão acabando pois o único fornecedor enfrenta problemas para conseguir alguns insumos usados na fabricação da bebida. Uma saída seria importar a bebida, mas a Igreja diz que não tem dólares para isso, e não descarta recorrer ao governo para conseguir moeda americana para realizar a importação.

O chefe da comissão de comunicação social da Conferência Episcopal da Venezuela, monsenhor Roberto Lucker, disse que as reservas ainda devem durar dois meses. Ele também explicou que substituir o vinho usado na Eucaristia "não é fácil", principalmente pelos custos, mas também porque é utilizado um tipo de vinho só de uva, sem aditivos como açúcar ou outras frutas. Recentemente, o governo venezuelano anunciou a importação de 50 milhões.
Alirio Gonçalves
01/06/2013 15:42
Anarquinópolis, não fale tanta bobiça, pois a mulher de Celso Zuchi não pode sequer ser candidata a prefeita na próxima eleição, ou vc se esquece no caso do Garotinho e Rosinha Matheus.
Já Celso para ser candidato tem que conseguir reverter sua situação junto a justiça eleitoral.
Herculano
01/06/2013 12:50
OS BANCOS DAS DISCÓRIA NO BELCHIOR BAIXO

Este assunto apareceu nas redes sociais. Moradores se mostravam indignados com a intenção unilateral do padre Márcio Fernandes de Oliveira de picar os bancos centenários (mais de 137 anos) que serviram a velha Igreja Matriz de Blumenau e foram doados para a capela Santa Catarina, do Belchior Baixo, em meados da década de 1950. Transformar os bancos históricos e valores de estima, em tábuas para mesas para salão de festas. Para a Igreja, bancos modernos, novos...

Fiz a nota aqui depois de apelos desesperados do moradores católicos do Belchior Baixo. O jornal Cruzeiro do Vale replicou o assunto. E agora virou pauta para o Jornal do Almoço da RBS TV de Blumenau, neste sábado. Ou seja, o assunto pegou. Vergonhoso. E o padre escondido.

Ele não quer defender a ideia de jerico, contra a comunidade que diz ser assunto interno (como assim?). Aliás, tem mais e que se esconde como o Cafehauss, o sumiço das irmãs e até o patrimônio da Sociedade Harmonia, no Belchior Central. Isto sem falar no almoço para comemorar a vitória do PT. Igreja, política, partidária, distante e autoritária perante os fiéis. Exemplo de uma pregação bíblica? Meu Deus! Só em Gaspar.
Anarquinópolis
01/06/2013 12:16
Bom esta quase chegando as eleições de 2014, e vamos aos fatos, bem provável que Décio de Lima vá tentar a sorte no senado, com isso Ana Paula Lima acabaria tentando uma vaga a câmara federal, sobrando então a vaga para deputado estadual que bem provável, seria a chance de o senhor Celso Zuchi tentar a vaga, mas o problema maior que para isso teria que deixar o cargo de prefeito passando assim, para Mariluci. Bom dizem as más linguas dentro do Pt que Zuchi não confia em ninguém para substitui-lo e que o mesmo quer que sua esposa seja candidata a prefeita na próxima eleição mantendo se assim no poder. O pior mesmo que com chance de ser o mais votado para deputado, tem medo da derrota, pois caso aconteça não vai mais poder voltar ao paço municipal, podendo só em 2020 tentar novamente e agora José, como sais desta sinuca
Herculano
01/06/2013 11:25
DA ARTE DE ENGOLIR SAPOS, por André Singer, ex-portavoz da presidência do governo Lula para a Folha de S.Paulo, ao reconhecer que o PT, sem planos e de forma irresponsável exagerou como governo. Agora está pagando para ser manter no poder a qualquer custo. Vamos ao texto.

Para Maquiavel, a virtude política consiste em agir de acordo com a natureza dos tempos. O condutor virtuoso seria aquele com a coragem de arriscar quando a fortuna lhe sorri e de agir com prudência quando a sorte é adversa.

Dilma Rousseff arriscou quando o vento soprava a favor. Teve ousadia de meados de 2011 ao segundo semestre de 2012, momento em que a situação internacional abriu uma brecha para modificar o binômio neoliberal dos juros altos e do câmbio flutuante, que vinha matando a indústria brasileira desde os anos 1990. Reconheça-se que, então, a presidente enfrentou interesses poderosos.

No entanto, o resultado foi decepcionante. O fraquíssimo crescimento da economia em 2012 mostrou que alguma coisa falhara na equação. Muitas hipóteses diferentes tentam explicar o acontecido. Também tenho as minhas, mas por ora interessa constatar que, em face dos números divulgados na última quarta-feira pelo IBGE, tudo indica que 2013 vai em direção semelhante. Na entrevista que se seguiu ao anúncio, o ministro Mantega deu a entender que o governo entregou os pontos e nada mais pode fazer a respeito no curto prazo.

Acrescente-se que a posição do Banco Central de elevar a taxa Selic até a inflação retornar à meta tende a prolongar a fraqueza da economia para 2014. Em outras palavras, o BC acendeu o sinal amarelo no que diz respeito à conjuntura do ano reeleitoral.

Isso explica por que Dilma vem se tornando suave com aliados incômodos, como o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, cuja última façanha foi protocolar um pedido de CPI da Petrobras. A inédita suavidade presidencial se estendeu nesta semana ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que se recusou a votar a MP 605, de redução da energia elétrica.

À medida que o quadro econômico piora, a futura candidata fica obrigada a aumentar a extensão e a coesão das possíveis alianças eleitorais, pois não pode correr o risco de enfrentar o pleito em situação econômica ruim com uma base fragmentada. O mesmo motivo elucida a infinita tolerância de que é objeto a candidatura cavalo de troia de Eduardo Campos.

Agora Gilberto Kassab veio também incorporar-se ao bloco dos que se aproximam sem garantir fidelidade. Caso algum inesperado vendaval afete o emprego e a renda da população pobre, esteios da candidatura oficial, haverá uma corrida para a oposição.

Nos longos meses que faltam para o começo efetivo da campanha, muitos outros personagens do tipo ainda irão aparecer. A todos Dilma será obrigada a agradar e sorrir. Haja aparelho digestivo.
Zé Ruela
01/06/2013 10:55
Herculano

Eu não acredito, até da igreja matriz você enche o saco por não fazerem os tapetes nas ruas da cidade. Você é chato cara, não tens o que fazer a não ser falar mal de tudo em Gaspar. Você é um dos que fica puxando para trás, te liga.
Herculano
01/06/2013 10:15
CRIADOR E CRIATURA, por Mônica Bergamo para a Folha de S.Paulo

Autor da paródia contra Lula baseada na música "Faroeste Caboclo", que já teve mais de 432 mil acessos no YouTube, o empresário Pedro Guadalupe, 27, que trabalha com marketing político digital em Belo Horizonte, diz que apagou o vídeo de seu canal. Mas a peça continua no ar porque, segundo ele, foi copiada "rapidamente" por outros usuários. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Z9q9LaMgto0

RÉPLICA

"Até concordo com o que o filho do Renato Russo [Giuliano Manfredini] falou e cheguei a sentir remorso", diz ele, referindo-se à iniciativa do jovem de tentar tirar do site a brincadeira com a música do pai. "Mas tentar censurar a internet é um erro", diz Guadalupe. Manfredini afirma que não quer que a obra do líder da banda Legião Urbana seja usada para "atacar as pessoas".

LULA OU PAPA

Guadalupe, que fez sátiras apoiando a campanha de Patrus Ananias (PT-MG) para a prefeitura da capital mineira em 2012, diz ter interesse em trabalhar com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se ele for candidato a presidente. E nega que a crítica tenha sido encomendada. "Eu queria falar sobre alguém popular. Se não fosse do Lula, seria de quem? Do papa?"
Herculano
01/06/2013 09:57
QUEM QUER AGRADAR DOIS SENHORES. NÃO ATENDE NENHUM E FICA SÓ

É isto que está acontecendo com o governador Raimundo Colombo, PSD. Prisco Paraíso, em "A Notícia", de Joinville, reforça o que todos sabem. "Assim como Jorge Konder Borhaunsen, Colombo não dispensa as opiniões do senador Luiz Henrique da Silveira, que apadrinhou sua candidatura em 2010, bem como o projeto de reeleição em 2014.

Bom. Jorge está com um pé no PSB de Eduardo Campos e caminha para uma candidatura própria, se Eduardo não desistir da ideia de ser candidato a presidente da República.

Luiz Henrique, que fez gato e sapato de Colombo para um governo abaixo da crítica, começou a olhar as pesquisa e viu que o atual governador tem sérias dificuldades para se reeleger. Então ele ficará cada vez mais refém ou fora dos planos ardilosos de poder político de LHS.
Herculano
01/06/2013 08:37
GASPAR, LOCAL DE DESOVA

Manchete. Motorista gaúcho é encontrado em Gaspar depois de horas dentro de baú de caminhão. A carga foi sequestrada, roubada e possivelmente vendida na região Ele saiu ao fim da madrugada da sexta-feira do polo petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul com carga de matéria prima para produção de um tipo plástico. Foi rendido pouco tempo depois na região metropolitana da capital gaúcha e veio parar aqui num posto da BR 470 ao final da noite. Rápido.
Herculano
01/06/2013 08:20
LENHA NA FOGUEIRA, OU A FLEXA DO ARCO

O deputado Alceu Moreira (PMDB/RS) usou o twitter nesta sexta-feira (31) para lamentar a morte de um índio em confronto com a Polícia Federal no Mato Grosso do Sul.

"Quero lamentar a morte do irmão índio em conflito de terras no MS", escreveu. Segundo ele, o indígena foi vítima da "vigarice patrocinada pela Funai". "Um troféu a quem de dentro do palácio comanda estas tropelias, colocando irmãos contra irmãos para saciar suas crendices ideológicas", disse. Moreira é autor da CPI da Funai, protocolada há poucos dias que vai investigar fraudes em demarcações de terras indígenas.
Herculano
01/06/2013 08:10
EDUARDO SUPLICY FORA DOS PLANOS DE LULA

Este é o trecho da entrevista que o jornal Folha de S.Paulo publica neste sábado com o senador Eduardo Suplicy, 71 anos, ícone do PT paulista e nacional, que tenta a quarta disputa. Ela mostra a tirania partidária.

O que o sr. pediu a Lula?
Fiz uma visita de surpresa. Disse que soube da reunião onde consideraram a hipótese de eventualmente ceder a vaga a outro partido. Lembrei das fortes raízes que tenho com o PT e com ele próprio. O Lula me disse: "Eduardo, não há possibilidade senão de você ser candidato ao Senado".

Por que de surpresa?
Fui de surpresa porque fazia tempo que estava pedindo e não era marcado. Liguei, já estava no caminho, disse à secretária que estava indo lá. Disse que precisava só de dois minutos e ele me recebeu por 15. Ele sabia que há dois, três meses eu vinha pedindo a oportunidade de um diálogo.
Herculano
01/06/2013 08:03
O RETRATO DA ESBÓRNIA E DA IRRESPONSABILIDADE

Cada vez mais o PT reafirma e alimenta, sem margem a qualquer dúvida, a sua imagem bandida perante a nação, eleitores e eleitoras. No principal editorial da edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo e que não pode ser acusado de conservador - como costuma fazer o PT à imprensa que o questiona - isto fica mais uma vez claro em "Boatos e fatos".

Resume o editorial. "Caixa Econômica cria tumulto com o Bolsa Família; governo implica oposição e depois admite erro, mas não considera que deva satisfação".

Mais ainda, e com leviandade, membros do governo passaram a apontar interesses oposicionistas na origem dos rumores. Tudo teria nascido da vontade de prejudicar o governo federal. "Gente do mal", disse o ex-presidente Lula. Coisa de alguém "criminoso" e "desumano", qualificou a presidente Dilma.

Se tudo isto acontecesse com a oposição no poder, teria sido um escândalo, um desastre eleitoral e administrativo, e as cabeças irresponsáveis e incompetentes teriam rolado. E com razão, por pressão, fiscalização e determinação do PT. Mas como é com o PT, a brincadeira com a inteligência do povo e dependência dos espertos e ignorantes continua. Veja a conclusão do editorial.

Mais ainda, e com leviandade, membros do governo passaram a apontar interesses oposicionistas na origem dos rumores. Tudo teria nascido da vontade de prejudicar o governo federal. "Gente do mal", disse o ex-presidente Lula. Coisa de alguém "criminoso" e "desumano", qualificou a presidente Dilma.

"Ainda que caiba investigar como a falsa notícia se espalhou, não é exagero dizer que, em meio ao descontrole, interveio um conhecido componente do maniqueísmo petista: o governo é incapaz de errar, por ser intrinsecamente do bem".

"Os boatos, que teriam sido evitados se a Caixa fosse mais transparente e organizada, partiram dos inimigos do povo. Os governistas mais ferrenhos já voltavam, contra a oposição, sua sede de justiça".

"Descobre-se então que a balbúrdia nascera da própria administração federal - mas a matriz de todos os rumores vinha escondendo o fato, na expectativa mesquinha de tirar vantagem política do tumulto que deslanchou".
Roberto Sombrior
01/06/2013 00:17
Oi, Herculano.

Ontem foi sexta e hoje já é sabado, mas ainda temos parte do final de semana para refletir.

O governo boboca do PT mudou o slogan. Antes "Brasil - País rico é um país sem miséria" e agora para "Brasil - País rico é um país sem pobreza".

Continua uma porcaria. O país e as idéias do governo asinino do PT que só dá com os burros n'água. Pegaram um país organizado, sem inflação, com moeda forte, centrado no caminho do futuro; pronto.

Vieram então com a idéia de miséria e pobreza e incutiram na mente do povo que acordaram com o gutural grito do "ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO" e que acabou nessa idiota marolinha do PIB rondando a casa de 1%, inflação rugindo à 6% e caixa do governo do TICO e da TECA falido.

Acordaram um povo que nunca leu, talvez estudou, que tem em sua maioria os malandros de plantão e deram de bandeja um "Bolsa Família" outro "Bolsa Ladrão" e deixaram cada um por si, sem regras, normas, sem educação, sem saúde, sem segurança. Daí os "caça- palavras" das redes sociais perderam toda a compostura, se é que tinham alguma, já que não respeitam nada em nenhum lugar.

Qual a finalidade disso tudo? Arrecadar mais impostos e encher os bolsos (a carga tributária dobrou e o brasileiro até ontem 31 de maio trabalhou só para pagar o governinho "cachirola" do PT) enquanto o "BOI", aquele que a cada dois anos aperta a tecla verde confirmando toda essa babaquice acha que é o país das maravilhas. "Cada pato com sua pata".
Herculano
31/05/2013 20:28
O APARELHAMENTO IDEOLÓGICO INTERNACIONAL

Eles não são fáceis. Não desistem nunca. Isto é bom. Mas as vezes revela a face facista desta obstinação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, tenta emplacar petista pró-mensaleiros na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Ex-ministro Paulo Vannuchi tenta ser eleger em órgão que vai analisar recurso de correligionários condenados pelo Supremo Tribunal Federal, a quem tentam desacreditar e desmoralizar. Então...
Herculano
31/05/2013 20:22
INDAIAL ENGATA A AUSTERIDADE. JÁ GASPAR...

Entra em vigor neste sábado uma série de medidas para contenção de gastos na prefeitura de Indaial, no Vale do Itajaí. Decreto assinado pelo prefeito Sérgio Almir dos Santos (PMDB) determina ações que vão desde a redução de jornada de trabalho, até corte de 15% do salário dos 84 funcionários que ocupam cargos comissionados.
Juju do gasparinho
31/05/2013 20:12
Prezado Herculano:

A PresidANTA, na sua campanha política em 2010, para "mostrar" que é católica foi à missa em Aparecida e fez o sinal da cruz ao contrário, lembras desse mico?Fizeram piada em cima da hipocrisia della.

"Dilma foi com sua corja (à custa do nosso dinheiro) à posse do Papa Francisco. Como ele assistiu pela mídia a heresia della, perguntou:
Então você é católica praticante?
A malandra: Claro que sou , Santo Papa! Em tudo que fazemos no governo brasileiro eu e o PT levamos um terço."
Lindacir Henrique Moraes
31/05/2013 20:02
Desapropriação deixa de ser burro, vai lá e tira o numero dos brincos de rastreamento de algumas cabeças de gado, para saber de quem é o rebanho.
Depois de saber quem é o dono, de uma olhada na prestação de contas do Celso na ultimas eleições.
Provavelmente o dono do rebanho é um doador de campanha, dai tu denuncia ao Ministério Público.
Vê se aprender fazer a coisa direito.

Edgar Pereira e Silva
31/05/2013 19:41
Pedro José Garcia, eu acho que o senhor não viu a questão do quorum qualificado necessário para alienar o patrimônio da associação. Qualquer associado que se sentir lesado anula a assembleia de 26/03/2013 e os atos subsequentes.
Então antes de falar que manda e desmanda vê se lê o estatuto, senão vai passar vergonha.
Herculano
31/05/2013 17:23
O PLACAR DA INFÂMIA INFORMA QUE O SILÊNCIO FAZ HOJE 189 DIAS, por Reynaldo Rocha

189 dias! A gente não pode se acostumar com isto. Não é só uma numeração crescente neste blog. É muito mais.

A contagem, impiedosa como são as que se baseiam em verdades, continua a acrescentar escárnio ao escândalo.

Hoje o placar da infâmia informa que o silêncio faz 189 dias. Quase sete meses! E ninguém duvida que chegaremos a sete, oito, nove?

Um processo iniciado pela Polícia Federal com base em provas mais que robustas (incluindo escutas telefônicas e acesso a e-mails), envolvendo duas dezenas de criminosos (entre os quais pode estar Lula) não chegou ao fim.

Durante as investigações, a PF trabalhou com presteza e isenção. Fez o que dela se espera. Depois que se soube da extensão dos tentáculos do polvo indecente, o ritmo caiu extraordinariamente. Quase um carro estacionado em plena corrida de F1.

O que terá ocorrido? As ameaças da amante de Lula foram suficientemente fortes para que a blindagem fosse elevada a questão de estado? Ou a PF está em dúvida quanto às acusações que originaram o inquérito policial? Faltam provas ou sobram ameaças?

Rosemary não tem como se esquivar de um processo criminal. As provas são tão fartas que chegam a ser repetitivas. Corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, enriquecimento ilícito, estelionato, etc. O teor dos e-mails é claro e objetivo. E custa a crer que também não existam gravações telefônicas com referências de Rose a quem apresentava como seu namorado.

Não creio que houve troca de mails entre ambos. Desconfio da capacidade de leitura e de escrita do destinatário. Mas telefonemas devem ter existido.

Quem visitava o amante no hospital (na ausência da esposa oficial) certamente se comunicava com o mesmo. Até para saber dos horários adequados para tais visitas.

Até quando a contagem que revela o mutismo (que equivale a confissão!) de Lula estará sendo a mesma da não pronúncia de Rosemary? A liberdade de que ela goza hoje não estará sendo usada para - contra a lei - ocultar provas ou intimidar testemunhas? Não é este um dos requisitos para a prisão, em nome da garantia da investigação isenta?

Onde estão o Ministério Público e a Polícia Federal? Como justificam o silêncio e a inação?

De Lula entendemos (e não aceitamos) o silêncio. É comum vermos "malfeitores" (usando a novilíngua de Dilma) calar-se para não se incriminarem. É uma garantia constitucional.

Os homens da lei é que não podem e não devem estar submetidos a esse voto de silêncio ou de esquecimento.

Quanto tempo ainda teremos que esperar para que a Justiça faça o que é mandatório? Que o inquérito concluso seja enviado ao MP. Com as conclusões devidas para o prosseguimento da ação penal.

Quem sabe neste momento o amante não socorra a amante?

Teríamos enfim uma palavra do homem que dizia amar a galeguinha e usava nosso dinheiro para ser amante da espertinha.

Se eles (e todos os outros) não têm vergonha na cara, lembrem-se que nós, que bancamos as contas deste relacionamento pessoal bancado com verbas públicas, temos! E exigimos uma ação da Justiça.
Desapropriação
31/05/2013 17:15
Ola senhor Herculano,pois bem nem mesmo se passaram uma semana do ctg e o gado que haviam sido retirado ja voltou para pastagem publica,afinal agora ate o proximo ctg da de engordar alguma cabeça de boi no pasto da prefeitura e de alguns empresarios de malharias e outras empresas,o gado so havia sido tirado por motivo do evento para ninguem roubar ou algo assim,mas tudo isso voltou e como ja falaram aqui a tal madeira tambem acabou em pizza seu herculano.Acorda gaspar
Pedro José Garcia
31/05/2013 16:19

Retificando...

A DIRETORIA DA AMBEVI DECIDIU EM APROVAÇÃO GERAL EM ASSEMBLÉIA DO DIA 26/03/2013 O SEGUINTE:

LANCE MÍNIMO PARA VENDA DA ÁREA frontal da Rua Adriano Kormann n.500 esquina com Nilton Cardoso DE 2000M2 com lance proposta DE VENDA com mínimo inicial R$800.000,00
ou lance mínimo de locação de R$500.000,00 para aluguem da área por 20 anos cuja decisão final caberá a Assembleia Geral decidir em data a ser publicada no próximo EDITAL DE CONVOCAÇÃO a ser divulgado

Atenciosamente,

Presidente
Pedro José Garcia
31/05/2013 16:04
Prezados,


A AMBEVI - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO BELA VISTA da cidade de Gaspar SC. esclarece o seguinte:
1- É composta por uma diretoria legitimamente constituída por eleição.
2 - Esta Diretoria é composta por Pessoas Voluntárias e de Boa Fé que se comprometem com o bem estar de nossa comunidade.
3- Todas as decisões tomadas são previamente debatidas entre sua Diretoria Eleita.
4- A AMBEVI POSSUI ESCRITURA PÚBLICA REGISTRADA EM CARTÓRIO ONDE sobre a qual nossa diretoria desconhece qualquer pendenga ou amarras sobre a mesma pois,NÃO CONSTA QUAQLUER RESSALVA sobre seus bens patrimoniais e estão livres e desembaraçados ao contrário de alguns desejam e que por aqui se manifestam direta ou indiretamente.
5- Todo e Qualquer Ato significativo a ser processado na Ambevi
é convocada Assembleia para sua decisão soberana Quem decide e Decidiu em 26/03/213 os ATOS DA DIRETORIA a favor das melhorias exigidas por lei e pela comunidade.
6- O Presidente só age em função das decisões tomadas pela sua Soberana Diretoria.
- 7 Tem um ditado que nos facilitaria: MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA. OS VOLUNTÁRIOS QUE SE APRESENTEM IMEDIATAMENTE PARA TRAZEREM SUAS MELHORES PROPOSTAS DAS QUE JA APRESENTAMOS, DO CONTRÁRIO IRÁ SIM PARA LICITAÇÃO DA MELHOR PROPOSTA RECEBIDA MINIMA DE R$800.000,00 para venda ou R$500.000,00 antecipação de aluguel por 20 anos de uma áres de 2000m2

Agradecemos sua atenção nos colocando à disposição

Presidente
Herculano
31/05/2013 15:09
POR OUTROS MOTIVOS, ESTAMOS SALVOS DA CRIATIVIDADE RIDÍCULA PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES E A COPA DO MUNDO



Caxirola fica mais leve e menos dura e pode voltar às arenas da Copa
COL e governo proíbem caxirola em jogos da Copa das Confederações
UOL Vê TV: Tadeu Schmidt defende caxirolas no "Fantástico" e é detonado no Twitter O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou nesta sexta-feira o veto às caxirolas, chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown e que foi apresentado como a "vuvuzela brasileira". Segundo o político, uma análise técnica mostrou que o instrumento não é seguro e que, por isso, não poderá ser usado nos estádios da Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014.

"Houve uma posição técnica da Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos sobre a segurança da caxirola. Do ponto de vista de segurança pública, viu-se que a caxirola não é adequada. Essa posição vai ser mantida e foi encaminhada à organização da Copa", disse Cardozo.
Anarquinópolis
31/05/2013 09:54
Só aqui em Gaspar mesmo, uma lei que ja tinha 8 anos, que introduziria um sistema moderno de estacionamento rotativo, o PT mudou e agora quer colocar, não da para entender mesmo, ou da mudaram por birra, pois quem tinha feito era o Adilson. outra será que vão embarcar junto no mesmo avião Celso, kleber e Roberto afim de buscar a verba que falta para ponte? Pois a reunião para buscar verba para Rua Pedro Schmitt estava la Ivete Hammes que praticamente foi esquecida na reportagem. Papagaio come milho periquito leva a fama
Herculano
31/05/2013 09:31
ZUCHI SOB AMEAÇA V

Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, representados neste processo, apresentaram requerimento objetivando a juntada de procuração e a concessão de vista dos autos aos advogados outorgados (protocolo n. 203.084/2012).

Concomitantemente, a Coligação "Um Novo Caminho Para o Futuro" , Kleber Edson Wan-Dall e Rodrigo Boeing Althof, em petição protocolada neste Tribunal sob o número 203.105/2012, narram que disputaram o pleito majoritário no Município de Gaspar, no qual foram eleitos seus oponentes, Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, com 48,06% dos votos válidos, que são os investigados na Representação n. 459-12.2012.6.24.0064, contra eles movida pela Coligação "Mais Por Gaspar" , quarta colocada no pleito.

Afirmam que foi proferida sentença na referida representação, por meio da qual foi julgada procedente, com a condenação individual dos representados ao pagamento de multa, no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil duzentos e cinco reais), e que houve recurso de parte da representante, inconformada com a não cassação de seus registros/diplomas.

Sustentam que possuem interesse jurídico na causa, pois obtiveram a segunda maior votação no pleito majoritário, com 45,42% dos votos, e, no caso de reforma da sentença, assumirão a Prefeitura de Gaspar, porquanto a chapa eleita não obteve mais de 50% dos votos válidos.

Por essa razão, com fundamento no art. 50 do Código de Processo Civil, requerem sua admissão no polo ativo da representação como assistentes litisconsorciais ou, alternativamente, como assistentes simples.

Trazem os seguintes documentos: a) procurações; e, b) resultado da votação no Município de Gaspar.

Requerem, além do deferimento do pedido, vista dos autos, com carga rápida à advogada subscritora do requerimento.

Deferi o pedido de vista formulado pelo advogado que representa Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, admiti o pedido de assistência, determinando o seu processamento nos termos do disposto no art. 51 do Código de Processo Civil, e indeferi o pedido de vista formulado pelo advogado da Coligação "Um Novo Caminho para o Futuro" , Kleber Edson Wan-Dall e Rodrigo Boeing Althof, pois ela não poderia ser concedida antes da admissão dos assistentes no feito (fls. 445/448).

O pedido de assistência não foi impugnado, consoante informa a certidão da fl. 467.

Com vista dos autos, o Procurador Regional Eleitoral manifestou-se pelo deferimento do pedido de assistência. É o relatório.

DECIDO.
1. Tendo em vista que não houve impugnação ao pedido de assistência, em consonância com o disposto no caput do art. 51 do Código de Processo Civil, admito os requerentes como assistentes simples da Coligação "Mais Por Gaspar" (Precedentes: Acórdão n. 25.488, de 22/11/2010, Relatora Juíza Cláudia Lambert de Faria, e decisão monocrática proferida pelo Juiz Marcelo Ramos Peregrino Ferreira, em 17/12/2012, no Recurso Eleitoral n. 461-79.2012.6.24.0064, proveniente da mesma Zona Eleitoral).

2. Defiro também o pedido de vista dos autos feito pelo advogado dos requerentes.

3. Ante o exposto, defiro o pedido de assistência simples formulado pela Coligação "Um Novo Caminho para o Futuro" , Kleber Edson Wan-Dall e Rodrigo Boeing Althof, concedendo vista dos autos à sua advogada pelo prazo de 3 (três) dias.

Após, retornem os autos conclusos para julgamento.
Florianópolis, 29 de maio de 2013.
Juiz IVORÍ LUIS DA SILVA SCHEFFER
Relator
Herculano
31/05/2013 09:26
DILMA AQUI EM JUNHO?

É o que está anunciando o deputado Federal Décio Neri de Lima, PT. E vem para assinar a ordem de serviço da duplicação da BR 470. Será? Vão fazer isto sem licitar todos os quatro lotes? Este pessoal gosta de viver perigosamente na propaganda enganosa.

Herculano
31/05/2013 09:21
DUAS MANCHETES E UMA PERGUNTA

Evento regional de estudantes de medicina é cancelado em Joinville. Ajojamento do Intermed Sul não atendeu aos requisitos dos bombeiros

Justiça proíbe Maracanã de receber jogo do Brasil e Inglaterra por falta de documentação de segurança.

A pergunta que se faz aqui. Como anda aquela denúncia bem fundamentada feita pela vereadora (e professora) Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, de que os prédios públicos de Gaspar, principalmente as escolas não possui condições legais para funcionar. Estranho silêncio de todos. Será preciso uma nova boate Kiss na tragédia com as nossas crianças para alguém tomar providências? Acorda, Gaspar!
Herculano
31/05/2013 09:16
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

1.
E essa piada pronta: "Caxirola fica menos dura e pode voltar às arenas da Copa". A caxirola brochou! Ficou mole! Avisa o Brown! Não pode entrar no estádio de caxirola dura. Tô adorando a gandaia dessa Copa: tem caxirola no Fuleco!

2.
Eu jamais iria pro hospital da novela das nove! Se você tem "Amor à Vida", não vai pra aquele hospital. O cirurgião chega com sono da balada. E o outro chega atrasado porque tava transando com a secretária.
Herculano
31/05/2013 09:12
DE OLHO NA LAVAGEM DOS DITOS NOVOS RICOS

Coaf controla compras de artigos de luxo. Operações acima de R$ 30 mil só serão informadas ao órgão se pagas em 'dinheiro vivo'

Segundo Marcus Cezari, do jornal Folha de S. Paulo, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) - órgão do Ministério da Fazenda que combate lavagem de dinheiro - emitiu comunicado dizendo que as concessionárias terão de informar as vendas de veículos quando estas forem iguais ou superiores a R$ 30 mil e desde que pagas em "dinheiro vivo", ou seja, quando o cliente paga com notas (e não por cheque ou transferência bancária, como TED e DOC).

Segundo o Coaf, havia grande número de questionamentos sobre a obrigatoriedade de comunicação.

Resolução nº 25, em vigor desde 1º de março, determina que as pessoas físicas ou jurídicas que vendam itens "de luxo" (aqueles com preço maior do que R$ 10 mil) precisam fazer um cadastro de seus clientes, com nome, CPF (ou CNJP), documento de identificação e endereço completo, que deve ser guardado por cinco anos, contados da conclusão da operação.
Herculano
31/05/2013 07:52
FORA DAS RUAS

Ontem houve a tradicional procissão de Corpus Christi em Gaspar. Desta vez ela se restringiu a área externa da Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo e a exuberância dos tapetes não alcançou as ruas de Gaspar. A desculpa foi para não atrapalhar o trânsito. Mas, num feriado?
Herculano
31/05/2013 07:48
A FARRA DOS POLÍTICOS NO PODER COM TUDO QUE É PÚBLICO, QUE É FEITO COM O NOSSO DINHEIRO. DEPOIS QUE COLLOR CONSEGUIU O PATROCÍNIO DA CAIXA - A QUE PROVOCOU O TUMULTO COM OS DEPENDENTES DO BOLSA FAMÍLIA E ATRASOU EM 40 DIAS O REPASSE DE VERBAS À PONTE DO VALE - PARA O ASA DE ARAPIRACA DE ALAGOAS, O PRESIDENTE DA CÂMARA, HENRIQUE ALVES QUER PARA OS SEUS TIMES PERNAS-DE-PAU DO RIO GRANDE DO NORTE. POR QUE ZUCHI, IDELI E DÉCIO NÃO PEDEM O MESMO PARA O TUPI? VERGONHA!

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN, foto abaixo), defendeu nesta quinta-feira, em seu perfil no Twitter, que a Caixa Econômica Federal patrocine os times do Rio Grande do Norte ABC e América. Henrique Alves contou que fez o pedido ao próprio presidente da Caixa, Jorge Hereda, recentemente desgastado no episódio dos saques antecipados do Bolsa Família.

O presidente da Câmara repete a conduta do senador Fernando Collor (PTB-AL), que usou seu prestígio político para garantir patrocínio de R$ 1 milhão ao time Asa de Arapiraca (AL). Na próxima segunda-feira, Henrique Alves se encontrará com a presidente Dilma Rousseff, que estará em Natal para um ato de entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras. Na última quarta-feira, Dilma ligou para o presidente da Câmara para avisar que iria ao estado.
Herculano
31/05/2013 07:25
O DINHEIRO QUE PAGA A CONTA DO BOLSA-FAMÍLIA NÃO É DO GOVERNO. É NOSSO, por Reynaldo Rocha.

Será que finalmente o Bolsa-Família será visto com seus contornos reais?

Não creio que se deva alertar os beneficiados. Estes já foram definitivamente cooPTados.

Mas sinto que frente ao desastre econômico que se intensifica diariamente - inflação, déficits, crescimento inexistente - há um sentimento de perplexidade entre os que pagam a conta.

Demorou a cair a ficha. Mas caiu. Parece-me que o Brasil está retornando da anestesia.

Somos nós que pagamos essa conta e tentam negar-nos até o direito de saber claramente como está sendo usado o dinheiro dos impostos. O dinheiro é nosso, vale insistir. Não é do governo, menos ainda do PT.

Quem são os usuários? De que modo o benefício é concedido? Quantos sabem que o cadastramento é feito pelas prefeituras? A partir de quais critérios? Quais estados que têm maior número de usuário? Quais cidades?

O Bolsa-Família também é usado como critério de separação. Somos nós e eles. Eles, os usuários. Nós, os insensíveis. Eles (do PT) são donos do programa. Nós, meros observadores do que fazem.

Não! Eu pago para que o programa exista!

O assistencialismo explícito é visível. O ser "contra" o programa - posição politicamente incorreta - hoje é assumida de modo claro. E não sinto que haja alguém que queira simplesmente extinguir o Bolsa-Família. O que se quer é um uso efetivo do auxílio, para além da dádiva oficial. Que dá o nosso dinheiro sem nenhuma contrapartida.

Já não cabe a discussão sobre quem criou o programa. Como diria Dona Dilma, é matéria vencida. O que cabe discutir são os dez anos de uso intensivo como instrumento eleitoral.

Em dez anos os "sociólogos" do PT não conseguiram formatar uma porta de saída ou um degrau. Ao contrário, orgulham-se da inclusão de novos beneficiários.

O que era uma massa amorfa, oculta atrás de um cartão, hoje se conhece melhor.

Já conhecia exemplos didáticos. Já tive empregados que recebiam a bolsa em nome de 5 filhos além do salário que eu pagava! No Ceará, uma turma de costureiras (mais de 100!) de um curso patrocinado pelo FAT preferiu abrir mão de um emprego a abandonar o programa. Queriam trabalhar "sem carteira assinada".

O Brasil que paga impostos viu uma mulher reclamando do valor recebido, pois era insuficiente para comprar uma calça de R$ 300,00 para a filha. Outra confessou candidamente que estava depositando dinheiro na poupança do marido. São inúmeros os exemplos. Há culpa? Sim, mas que não se eleja o beneficiário deste programa como alvo. Ele aprendeu que estudar era dispensável. Que trabalhar pode ser uma má opção frente a receber sem trabalhar. Que o dinheiro mensal não é de auxílio, mas sim de esmola com nome oficial.

Em troca, os usuários dão o que têm. O voto. A adoração dos novos pais e mães da pátria! Não entendem que este dinheiro recebido por eles é derivado da obrigação de tantos outros de pagar impostos. Justos ou injustos. O que vale é a sanha arrecadadora que financia PACs e esmolas.

Por fim, bastou que a imprensa assumisse o papel que dela é esperado. Mostrar a realidade. Questionar. Expor. (Recado a tantos, não todos: notaram que funciona como instrumento da verdade e da história? Espero que esse comportamento se repita em outras áreas. Não é pedir muito.)

Bastou para que o Brasil se questionasse sobre o programa, os dez anos passados, os critérios e até alguns usuários que não precisam desse auxílio. O governo sabe disso. Insiste em manter esses beneficiários cadastrados pois o que importa não é a situação de penúria dos miseráveis. O que vale é o voto do curral eleitoral consolidado.

Pouco me importa quem pariu Matheus. Importa-me - e muito - é que, passados dez anos, continua sendo a mesma mão que balança o berço. Um sono de dez anos.

Quando Dilma diz que o programa é "eterno", está dizendo que a miséria será sempre presente no Brasil.

Não foi ela que anunciou o fim da miséria?

Para o lulopetismo, miséria certamente é uma doença cujo remédio não é emprego ou renda. É troca de votos por esmolas. Assim, a declaração de Dilma é uma ameaça. Ao Brasil.
Herculano
31/05/2013 07:20
MAIS UM EXEMPLO

A implantação da Área Azul em Gaspar levou mais de cinco anos para ser implantada. Funciona em todo o lugar do mundo. Menos aqui. Ainda estão realizando reuniões para ver onde está o bololô. Só falta agora provar que os tais parquímetros que o PT rifou, por pura birra ao prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS, é a solução.

Tudo em Gaspar leva anos para ficar pronto: a reforma da ponte Hercílio Deecke, a reurbanização do Centro, uma simples creche no bairro Sete, a policlínica, o viaduto da Avenida das Comunidades, a licitação dos guinchos ( há mais de cinco anos), a licitação das lombadas eletrônicas (que até agora retirou R$2 milhões dos combalidos cofres municipais), a escola Angélica Costa desaparecida no catástrofe ambiental de 2008, as casinhas de plásticos que não estão prontas até hoje...Tem mais. Muito mais. Meu Deus. Acorda, Gaspar!
Herculano
31/05/2013 07:17
DÍVIDA AFRICANA

Enquanto o Brasil deve se contentar com um crescimento do PIB de apenas 0,6% no primeiro trimestre de 2013, e com nossa infraestrutura em frangalhos por falta de investimentos, a presidenta Dilma presenteia governos africanos ("Brasil reverá dívida africana de US$ 900 mi", "Mundo", 26/5). Do leitor paulistano do jornal da Folha de S. Paulo, Luigi Petti.
luciano da cunha
31/05/2013 07:13
QUEM ACREDITA 2

nem o próprio prefeito pedro zuchi do pt ( perca total) acredita no que ele fala, exemplo do que mesmo;

a área da saúde é um exemplo em gaspar pra todo brasil,

gaspar não tem filas, nem congestionamento,

a educação é um exemplo em gaspar pra todo brasil,

o saneamento básico é um exemplo em gaspar pra todo brasil,

temos creches sobrando vagas,

as obras vão de vento em polpa sem paralisação,

todas as ruas de gaspar são asfaltadas ou parapelizadas,

o hospital de gaspar é referencia nacional,

vou parar por ai se não vai prolongar demais, um abraço.
Herculano
31/05/2013 07:13
VIAGEM

Então o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, vai a Brasília buscar a tal grana de R$31 milhões que disse por aqui que estava tudo acertado? é o que revela o editor e proprietário do jornal Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt, na sua coluna Chumbo. é o que todos falam na cidade.

Então vamos começar mais uma contagem progressiva. Afinal por que a Artepa Martins não trouxe o contingente de operários que tinha antes como anunciou o prefeito às rádios na semana quando anunciou que iria repassar apenas R$7,7 milhões dos R$10,6 milhões que recebeu depois de 40 dias da promessa de Brasília?

A resposta os próprios leitores e leitoras da coluna já leram acima na coluna. Acorda, Gaspar!
Herculano
31/05/2013 07:09
TERRORISMO ELEITORAIS, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

A semana do feriado está sendo de lascar para o governo, com pibinho, mais uma alta de juros e derrota da articulação política no Congresso. Nada, porém, pior que a lambança do Bolsa Família.

Na primeira versão, a Caixa mudou o calendário de liberações depois e por causa do corre-corre, dos saques e depredações. Confrontada com reportagem da Folha, a própria Caixa teve de voltar atrás e reconhecer que, primeiro, mudou o calendário e só depois (e por causa disso?) houve corre-corre, saques e depredações. Caso típico em que a ordem altera, sim, o produto.

O primeiro erro foi a mudança estapafúrdia do calendário. O segundo foi a dimensão do tumulto que Dilma Rousseff classificou de "desumano". O terceiro foi a mentira, a inversão do que ocorreu de fato. O quarto foi governo e PT tirando casquinha do episódio "desumano" para fazer política e acusar a oposição.

Ao dizer que houve "terrorismo eleitoral", o presidente nacional do PT, Rui Falcão, remeteu sem querer a um terrorismo eleitoral real, em 2006, quando a campanha de Lula difundiu a versão de que os tucanos, com quem disputavam o segundo turno, privatizariam a Petrobras.

A versão colou e até gente bem informada que oscilava entre uma e outra candidatura desceu do muro para Lula, diante da certeza de que o PSDB venderia a empresa-símbolo do Brasil --e a preços módicos.

Agora, se os repórteres Aguirre Talento e Daniel Carvalho não tivessem descoberto e publicado na Folha que a origem do tumulto tinha sido na própria Caixa, a versão de que havia uma conspiração oposicionista teria certamente se imposto, antes do resultado da PF. Até porque o PT, mais do que o governo, é excelente em massificar suas versões.

Ou seja: se não fossem repórteres atentos e um jornal independente, aí é que haveria "terrorismo eleitoral" de verdade. Deve ser por isso que se fala tanto em "controle social" e "regulamentação" da mídia.
Herculano
31/05/2013 07:05
E PRECISAVA?

Moacir Pereira escreve. A pesquisa contratada pelo PMDB sobre as preferencias do eleitorado catarinense neste momento para o governo também pediu opinião sobre o desempenho do governo Raimundo Colombo. Os números não são positivos. E a situação do governador, em termos de avaliação, é ruim na Grande Florianópolis e no oeste do Estado.

Volto. E observo.

1.E precisava desta pesquisa, que não foi barata, para se descobrir o que se descobriu e se sabe de cor e salteado pelos quatro cantos do estado?

2. E parte deste desastre do governador Raimundo Colombo, PSD, que ainda não governou, deve ser debitado ao próprio PMDB sob o comando do ex-governador e atual senador, Luiz Henrique da Silveira, de quem Colombo é refém. Todos em Santa Catarina sabem disso. E não foi por falta de aviso, inclusive do seu melhor amigo, um ex-executivo talentoso e melhor cabeça, Ubiratan Rezende, que decepcionado com a inércia das decisões governamentais resolveu voltar para a cátedra nos Estados Unidos.

3.Há inúmeros exemplos de incoerências. E por falta de espaço e por não ser a minha praia, cito apenas dois: as secretarias Regionais de Desenvolvimento (um antro para o desperdício de dinheiro público que está faltando em Santa Catarina e que ele próprio discursou contra, mas as mantém), bem como a Segurança Pública onde o PMDB faz questão de mostrar a força e por capricho nada se muda nada daquilo que não funciona para a sociedade e a imagem do governo. Relega-se os técnicos e os profissionais para se manter os políticos no comando da aliança no poder, e assim deixa-se a sociedade refém dos bandidos.
luciano da cunha
31/05/2013 07:04
QUEM ACREDITA 1

acho que nem mais a imprensa acredita que o pedro zuchi vai a brasilia e trará alguma coisa, só noticia pra informar o povo que o pedro zuchi viaja com os nossos pesados impostos,

como na zorra total diz: olha o zuchi indo, olha o zuchi volltando,um abraço.
luciano da cunha
31/05/2013 07:02
QUEM ACREDITA

concordo com um leitor que as noticias são velhas e repetitivas,mas o problema é quem acredita que o pedro zuchi e mariluci do pt( perca total)serão realmente cassados, o pt faz o que quer ,pinta e borda pois tem todos na sua mão, nenhum juiz colocará sua carreira a risco,

herculano quando vc escreve na ana paula 2 sua primeira frase se encaixa ao pt,
vou antecipar o veredito do juiz, o pedro zuchi e mariluci do pt de gaspar são inocentes, publique este comentário, pois retornarei a ele no dia do julgamento,um abraço.
Herculano
31/05/2013 06:55
ANA PAULA IX
Desde que a reportagem do Fantástico da Rede Globo aportou clandestinamente por aqui, informei aos meus leitores e leitoras sobre a pauta que desenvolviam. O restante da mídia em silêncio. Quando finalmente o material saiu, fui o único a mostrar as incoerências e os jogos de humilhação. Pedi a juíza Ana Paula um posicionamento. Ela resistiu. "Preciso de apoios. Preciso esclarecer. Preciso combater os erros e calúnias pelos caminhos próprios dentro do Tribunal e da Corregedoria. Não fiz nada de errado. Ao contrário. Até então era um bom exemplo. Não é hora de confrontar, se bem que esta é a vontade que tenho", disse-me à época antes de se silenciar, abalada com tudo o que acontecia.

Fiz contatos com os mais próximos dela para saber de notícias e do ânimo. Não cobrei o pedido feito. Soube que ela reclamava de como estava sozinha, inclusive dos que a apoiava no trabalho feito aqui. Ao mesmo tempo reconhecida que a exposição dos seus amigos em Gaspar pela causa ou por ela, era um risco. Afinal, ela própria acabara de sentir na pele o sabor da vingança do poder político que não admite julgamentos das possíveis infrações. Imaginava o que poderia acontecer aos que não tinham proteção legal e dependiam direta e indiretamente do poder de plantão e sua rede para sobreviver.

Na quarta-feira, finalmente e para a minha surpresa recebi pela manhã um texto da juíza Ana Paula. Curto, direto e demolidor. Não tinha certeza se ele estava livre para a publicação e se atendia o meu pedido pelo posicionamento dela, ou era apenas um desabafo particular. Pelas dúvidas, pedi formalmente a autorização para a publicação.

A resposta não vinha. Decidi não insistir, apesar de ter que fechar a coluna desta sexta na quarta-feira, véspera de feriado. Veio ao final do dia, mas modificado, suavizado e politicamente cauteloso em relação ao primeiro. Pedi tempo ao editor do jornal. Precisava editá-lo devido ao pouco espaço. Consegui o prazo para o quinta-feira de Corpus Christi.

Repasso aos leitores, em mais três partes o texto completo, e que parte vocês já leram acima, o qual foi disponibilizado na coluna impressa, com a informação de que o completo estaria aqui. Transparência e compromisso com os leitores e leitoras de um assunto delicado que se tratou aqui, praticamente com exclusividade. Este é o texto original, incluindo um preâmbulo de apresentação e que por si só, é autoexplicativo de tudo que lhes relatei.
herculano
31/05/2013 06:54
ANA PAULA X
Gostaria de poder desabafar tudo o que penso de tanta incompetência e má fé. Como magistrada, lamentavelmente não posso ser tão sincera. Reescrevi o texto que, e tiver interesse, pode publicar. Se achar muito técnico também pode dizer e sugerir uma "tradução." Escrevi ontem de madrugada, porque fui diagnosticada com uma fratura na coluna e estou imobilizada por trinta dias, usando um colete. Fiquei feliz porque ontem o médico falava em cirurgia e, confesso que fiquei apavorada com a idéia. Também fico revoltada com tanta mentira, com a covardia desta gente, com sua incompetência porque deveriam estar trabalhando para fazer algo de útil e não destruir o que ainda tem de bom.

"Apesar de ser um recurso temporário e excepcional, mais da metade mora em instituições há mais de dois anos, 33% entre dois e cinco anos ; 13% entre seis e dez anos e seis por cento por um período maior que dez anos. Embora 42% das crianças e adolescentes não mantenham nenhum vínculo com a família de origem ou extensa, apenas 11% encontra-se disponível para a adoção." Lidia Weber.

Há quem esteja tão acostumado com serviços ineficientes e com o não cumprimento de regras e legislações que não aceita que algo possa realmente funcionar. Mais ainda, que a lei possa ser cumprida.

Para os técnicos do sistema legal de adoção e instituições de acolhimento, Gaspar é referência porque mostrou que é possível garantir a provisoriedade dos abrigamentos. Ou seja, em Gaspar abrigo é realmente algo provisório. Também se mostrou em Gaspar que é possível garantir dignidade às crianças e adolescentes acolhidos, bem como tudo acontece seguindo-se os trâmites legais. E não é só. O prazo em que tudo acontece é justo e razoável.

Para restar mais específico pode se mencionar o rigor e a celeridade adequada aos processos de destituição do poder familiar, que são propostos pelo Ministério Público. Nestes há que se ter o comedimento entre a celeridade e a urgência que infância requer em contraposição à cautela que se impõe pela gravidade da ruptura dos vínculos familiares, porém tanto o Estatuto quanto a Constituição Federal determinam prioridade absoluta no andamento destas causas, relegadas normalmente ao esquecimento porque criança institucionalizada não tem para quem reclamar, salvo para o juiz e o promotor, quando estes decidem cumprir a lei e ouvi-las.
Herculano
31/05/2013 06:54
ANA PAULA XI
Deve se ter em mente que o vínculo biológico em si não é uma garantia de harmonia e bem viver. Viver em família é direito fundamental da criança, seja ela biológica ou adotiva, desde que os pais cumpram os deveres de não abandonar, não maltratar e não negligenciar, porque filho não é propriedade. Família dá essa garantia e este conceito não deve ser confundido com laços biológicos.

Encaminhar crianças para adoção não é crime. Talvez o seja, querer amarrar estas crianças em abrigos de forma indefinida para alimentar currais eleitorais. Lembro a todos que adolescentes internados e que completem 16 anos até o dia da eleição também votam.

Pior. Crescer em abrigos é furtar destes brasileiros a riqueza de um convívio harmônico e que gera a empatia, a possibilidade de gerar vínculos afetivos e de se por no local do outro.

Talvez o incômodo de alguns não seja com as crianças ou com a juventude, mas com o fato de não poder manipulá-los caso cresçam e se formem em um saudável ambiente familiar.

Portanto, crime é o abandono que crianças sofrem primeiro, por suas famílias e, depois pelo Estado que as mantém indefinidamente em instituições que são verdadeiras prisões.

É possível respeitar o cadastro nacional de adoção e fazer essa fila andar. Mais ainda, é possível fazer a adoção legal como se fez sempre em Gaspar. Volto a dizer que criança não é objeto, é sujeito de direitos e, depois da vida e da liberdade, uma família é seu maior bem. Digo família, não simplesmente laços biológicos.

Alguém pode apontar algum programa municipal que realmente funcione ou sirva de exemplo positivo para qualquer outro lugar do Estado, que dirá do Brasil?

Seria possível ainda apontar algum programa municipal cujos cargos são meritocráticos e não distribuídos pelo compadrio?

A resposta a ambas as questões seria o programa de adoções de Gaspar que eu tive a honra e o prazer de conduzir por vários anos.
Herculano
31/05/2013 06:53
ANA PAULA XII
O incômodo com o programa de adoções de Gaspar pode surgir da consciência de alguns de que seriedade, competência e isenção não lhe são possíveis. Assim, a desconstrução do que é certo se torna o objetivo, posto que seria uma referência que os incompetentes e desvirtuados devem evitar.

Para quem só conhece o compadrio e habita no ambiente da incompetência congênita, o melhor é que nada funcione. A ineficiência gera expectativas e, em consequência, votos da população eternamente esperançosa por melhorias.

Se algo funciona, impõe-se a necessidade de melhoria constante. Como buscar o ótimo se para alguns o simples razoável é inacessível?
O Brasil precisa - a já dá sinais disso - acordar para a indústria política da desgraça e dos problemas forjados. A fabricação de problemas para a venda de (falsas) soluções já não tem mais vez.

O discurso genérico e de meros ataques precisam ser substituídos por algo concreto. Que tal uma simples proposta? É por elas que se avaliam os graus de competência de seu autor. Proponho mais: que tal que sejam mostrados trabalhos concretos realizados pelos críticos do programa de Gaspar?

Infelizmente criou-se um ciclo de inaptidão crônica no funcionamento de vários ramos em nosso país. Graças a um trabalho coerente essa mácula não atingiu o programa da infância e juventude de Gaspar.

Enquanto se desfez em Gaspar o drama do abrigamento permanente que grassa a grande maioria das crianças em fase de destituição do poder familiar, alguns se insurgem. Pois para quem não tem nada a oferecer à sociedade, tenta dominá-la por ardis, mentiras e opressão. Passam a articular um processo de "mediocrização", único terreno onde podem se sobressair.

Do ponto de vista legal o processo judicial de destituição dos vínculos biológicos é complexo. A complexidade advém de fatores diversos e não só processuais. Mesmo na complexidade e dificuldades, Gaspar se tornou excelência. Suas crianças, mesmo as que não tiveram a fortuna de bons vínculos biológicos que os fornecesse uma família, eram sim encaminhados a uma. Tudo sem que fosse negligenciada uma vírgula sequer de nossa legislação ou dos direitos de todos os envolvidos. É isso incomoda. Incomoda aos que são incapazes de andar no trilho estreito, mas firme, da lei.

Saber que um programa de excelência funciona ao lado de outros falidos pela inaptidão e falta de compromisso de gestores e "chefes" caídos de paraquedas incomoda. É dizer que banho é ruim porque se está sujo. E bota sujo nisso...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.