Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

30/04/2013

BINGO I

Na coluna de 19 de abril, uma discreta nota em ?Sobre o Trapiche?. Premonição? Nada. Apenas a certeza de como se armam os jogos das vinganças e da desmoralização. ?Inédito. A Prefeitura de uma hora para outra começou a responder os requerimentos e pedidos de informações dos vereadores. Por quê? Disfarçam para se estabelecer na rotina e evitar questionamento de tratamento diferente. Tudo para responder o pedido de informações sobre os casos de abrigamento e adoções. Acorda, Gaspar!?

 

BINGO II

O que está na pauta da sessão de hoje da Câmara de Vereadores? O ofício 0247/2013SDS com a resposta da secretária de Desenvolvimento Social, Maristela Cizeski - ao Requerimento nº 61/2013, da bancada do PT sobre as informações sobre as casas de abrigamento de Gaspar. Veio em tempo recorde e o alvo é a juíza Ana Paula Amaro da Silveira, eleita como sua desafeta. Aliás, a promotora Chimelly Louise de Resenes Marcon está atrás de um guia local da Rede Globo. Se procurar, vai encontrá-lo na Fundação Municipal de Esportes, para onde foi providencialmente ?removido?.

 

UMA MANGUEIRA I

O desmanche, venda e retirada de uma mangueira de gado na área que a prefeitura comprou (há uma encrenca judicial ainda a ser resolvida) da Sulfabril, na Margem Esquerda, rendeu. Lá se pretende implantar a tal Arena Multiuso e a Praça da Juventude. O ato de alienação foi feito sem qualquer autorização da Câmara, obrigação primária. Pior. Um prefeito como Pedro Celso Zuchi, PT, que está no terceiro mandato, não podia errar como errou neste assunto apenas para beneficiar amigos. Ele próprio percebeu a gravidade do ato, perdeu tempo, e foi tentar pelo menos retornar o madeirame da mangueira ao terreno e assim amenizar, ou evitar a ação do Ministério Público. Isto dá cassação, sem choro e nem vela. Os vereadores da Comissão de Gestão Pública estiveram lá e se assustaram com o que testemunharam.

 

UMA MANGUEIRA II

Por isso, na sessão de hoje está o requerimento 93/2013 da comissão e ilustrado por fotos para que não pairem dúvidas sobre os fatos. Texto do requerimento: ?informações vinculadas no site (a coluna que atualizo na internet e é líder em acessos) do Jornal Cruzeiro do Vale, mais precisamente na coluna ?Olhando a Maré?, dão conta que a madeira que constituía a ?mangueira do gado? daquele local foi vendida ou doada. Assim pergunta-se: 1. O que foi feito com a referida madeira? 1.2. Qual o destino dado à balança que fazia parte da mangueira do gado? 1.3. Qual o destino dado ao tronco de contenção que também fazia parte da mangueira do gado? 2. Quem realizou a venda ou doação? 3. Para quem foi enviada essa madeira? Outro ponto a ser respondido, diz respeito ao uso de maquinário público para transportar essa madeira. A Comissão de Gestão Pública, em vistoria ao local, constatou, no exato momento em que se fazia a vistoria, que um caminhão da prefeitura estava sendo utilizado para transportar a referida madeira dos locais?.

 

UMA MANGUEIRA III

Esta ação ou omissão do prefeito Zuchi mostra o quanto ele desafia as leis (pois se acha com o corpo fechado no Judiciário), o quanto ele privilegia os amigos (eventualmente familiares e companheiros), ou o quanto ele é mal assessorado por escolhas mal feitas. Este requerimento da Comissão de Gestão ? uma comissão até então preterida pelo PT por ser considerada menor - poderia conter outros pedidos de informações, como por exemplo: de quem são os bois que lá pastam há meses? Quanto se paga de aluguel e como isto se legaliza e formaliza dentro da prefeitura? Em nome de quem estão as faturas da água e energia (Samae e Celesc)? Como e quem paga as demais manutenções como cercas, valas, roçação? 

 

BARBEIRO 

herculanoMD.jpgGilberto Goedert é misto de motorista, encanador e burocrata comissionado na secretaria de Obras. É o protegido e braço direito do primeiro amigo do prefeito, o secretário Soly Waltrick Antunes Filho. Na semana passada, sem habilitação e capacidade, ele montou numa moto-niveladora (a patrola da foto), placas MBT 9687, e decidiu ?limpar? o pátio da secretaria. Um desastre. Forçou a máquina sobre entulhos e pedras, naquilo que deveria ser para uma de esteiras. Resultado? Quebrou o diferencial, desgastou as correntes de tração e a caixa de marchas. Ela está parada e gente precisando dos serviços dela. Quem vai pagar a conta? O PT, o Gilberto? Não, a Prefeitura, ou seja, todos os gasparenses contribuintes de impostos. 

 



SOBRE O TRAPICHE

Tudo que se erra em Gaspar, trata-se de perseguição da dita oposição (onde mesmo ela está atuante e articulada?) ou fruto da irresponsabilidade desta coluna (que se baseia em dados e fatos da própria prefeitura). Anunciei que aquele edital 008/2013 tinha problemas e antes de dois de abril, dia da licitação milionária. Resmungaram. Amaldiçoaram-me mais uma vez. Ela está suspensa ?sine-die?. E o que está no Tribunal de Contas? Uma representação da Fran Consulting, uma das participantes. Ela questiona as irregularidades neste edital para implantação, treinamento e capacitação, licenciamento e direito de uso, manutenção, suporte, customização e atualização em softwares de gestão pública municipal. A Governançabrasil, a outra participante, também impugnou esta licitação.

Na prestação de contas de araque que o administrador do Hospital de Gaspar, Orivaldi Maciel Filho, fez via a Rádio Sentinela do Vale, faltou informar que aparelhos de ar condicionado e de energia solar estão sumindo de lá. Outra. Orivaldi deixou a entender, claramente pelos números, que o hospital está fazendo os serviços dos postos de Saúde e não está sendo remunerado por isto pela Prefeitura. Disto todos sabem pela minha coluna faz anos. A pergunta necessária é a razão pela qual o Conselho não enfrenta este problema de frente e de forma transparente com o poder de plantão, preferindo o degaste, com o conchavo com os políticos que já lhe aplicaram várias pernadas. Acorda, Gaspar!

Coisa de amador ou de gente trapaceira. A Associação dos Moradores do Bela Vista foi ter uma conversinha com o novo diretor do Instituto Federal Sérgio Uda. A Associação doou a área de terras para a implantação do Instituto. Na época se acertou as compensações. Além de demorar não vieram todas. O presidente da Associação, Pedro José Garcia cobrou. Uda disse que nada sabia de acordos, compensações e obrigações. Como assim? Não existe um documento? Se não existe é coisa de amador (alô Gean Carlos Grimm!). Se existe é ato de trapaça e não fica bem para o Instituto, o governo Dilma, o PT... Tudo se postergou para ser resolvido em outra reunião em maio. Ou seja, mais enrolação. Vergonha.

Errei. A Comissão de Gestão Pública da Câmara de Gaspar é composta pelos vereadores Luiz Carlos Spengler Filho, PP (presidente), Marli Iracema Sontag (professora) e Ivete Mafra Hammes, ambas do PMDB, e Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM (professora). Por equívoco, inclui na Comissão o vereador Ciro André Quintino no lugar de Marli Iracema Sontag nas notas ?Torto? na coluna de sexta-feira passada. Na visita inspeção ao CDI do bairro Sete, a vereadora Marli não estava presente.

Mais uma. Em Gaspar, bem aqui no Centro há uma rua chamada Isidoro Correia. Ela em curto cumprimento de 132 metros ela possui quatro larguras: seis, oito, dez e 12 metros. Agora, o projeto de lei 17/2013 da vereadora Marli Iracema Sontag, PMDB, que é do Bela Vista, quer trocar o nome para Rua Irmãos Krauss. Mas, se trocar, ela não terá que se enquadrar no novo gabarito do Plano Diretor? Vai ser declarada inconstitucional e promotoria vai determinar o seu fechamento junto ao BESC e torná-la particular. Tudo milimetricamente pensado. Acorda, Gaspar! 

Edição 1484

Comentários

Luiz Orlando Poli
02/05/2013 21:46
Reuna a familia, os amigos, comece a comprar foguetes , bombinhas e rojões,abra uma garrafa de vinho tinto, pois esta chegando o dia 29 dia em que vc tera terminado de pagar impostos para o governo, segundo estudos vc trabalha 5 meses e 29 dias para esse fim, e por favor não se revolte, se vc não tem hospitais decentes, educação de nivel, aposentadorias justas e reais, segurança confiavel, saneamento basico, mas vc será recompensado com a copa do mundo e ira ver milhões de brasileiros entrarem nesses elefantes brancos torcerem ao verem celebridades correrem atras de um pedaço de couro e vc gritara é GGOOLLLL ! ESSE SIM QUE É O PAIS DE TODOS !
Herculano
02/05/2013 18:57
GUINCHADO

O que é feita da concorrência para a concessão dos serviços de guinchos e guarda de veículos irregulares em Gaspar?

Eu explico amanhã na coluna Olhando a Maré da edição impressa do jornal Cruzeiro do Vale. Acorda, Gaspar!
Odir Barni
02/05/2013 16:06
Caro Herculano, tomo a liberdade para dar minha modesta opinião sobre os escândalos que envolve prefeitos e vereadores da cidade mais festiva de Santa Catarina, a querida Blumenau. Quando Wilson Kleinübing e Victor Sasse assumiram também houve uma restrição nas contas deixada pela administração anterior, ¨vales compras¨de vereadores no comércio local. O que não poderia passar pela cabeça do saudoso Wilson Kleinübing, é que seu filho, após um curto período se tornasse prefeito e viesse a cair na mesma rede. Ninguém mais que vc sabe a participação da Ceval nas eleições de Gaspar; a empresa decidia quem seria o prefeito, só com um diferencial, o dinheiro era de uma empresa e não dinheiro público. Passados muitos anos os políticos sabem que sem a utilização da máquina ninguém se mantém no poder. Se Blumenau teve a denominação de tapete verde, outros vermelho e até amarelo, aqui em Balneário Camboriú, as ondas que anteriormente eram amarelas passaram a ser ¨ondas verdes¨. Até o leão marinho veio saber o que está ocorrendo por aqui. Quem teve um filho disputando uma cadeira na Câmara de Vereadores, contra minha vontade, sabe quanto é difícil vc competir com a classe dominante. Quem criticava antes, hoje usa do mesmo expediente para se manter no poder. Na secretaria de obras foram eleitos 4 vereadores, será que foi diferente de Blumenau? Em Camboriú a ¨onda amarela¨ buscou gente até em Itapema, a Justiça achou infundadas as denúncias, os caminhões de barro elegeram muitos vereadores, muito parecida com a campanha de Leodegar Tiscoski e Roberval Piloto, há anos atrás. Por que não houve denúncias aqui? Porque os candidatos mais votados se utilizaram, no passado, do mesmo expediente. Deixo uma pergunta, pertinente para o momento: não seria importante o Ministério Público fazer, em todos os municípios um rastreamento? Pense nisto!
Herculano
02/05/2013 14:30
FORA DE CONTROLE. O FUTURO DAS APOSENTADORIAS SOB AMEAÇA


Resultado negativo da Previdência mais que dobra e atinge R$ 5 bi em março.

A Previdência registrou um resultado negativo de R$ 5 bilhões em março de 2013, 165,9% a mais do que no mesmo mês em 2012 e 42,8% a mais do que a necessidade de financiamento registrada em fevereiro. Em março, foram arrecadados R$ 22,7 bilhões e gastos R$ 27,7 bilhões.

Segundo a Previdência, o saldo negativo foi o resultado, principalmente, do aumento de despesas geradas pelo reajuste do salário mínimo em janeiro (de R$ 622 para R$ 678) e de pagamentos de benefícios por incapacidade - responsável pelo gasto de R$ 1,1 bilhão.
Arlindo Pereira
02/05/2013 12:44
Em Blumenau o operação é a tapete negro, quem viu no jornal do almoço, viu os eleitos determinando a pavimentação asfáltica de becos, um chegou a ser embargado.
Já em Gaspar Pedro Celso Zuchi também fez isto, pavimentou um monte de rua sem qualquer estrutura, só que a operação aqui foi a cobertura de nega maluca.
Lá o ministério público foi atuante, já aqui se aquele camarada do PPS fosse promotor teria feito a mesma coisa, pois sozinho cassou o prefeito.
Eita povo, Gaspar não é diferente de Blumenau.
Roberto Basei
02/05/2013 10:48


Na festa de 1º de Maio, Aécio ganha palanque


Durante as comemorações da festa ?1º de Maio Unificado?, na Praça Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo, o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, defendeu, como principal bandeira a volta do ?gatilho salarial?, um mecanismo pelo qual os reajustes dos trabalhadores se tornam trimestrais. De acordo com ele, ?essa medida permite recuperar o poder de compra do trabalhador, em um momento em que o governo não consegue segurar a inflação?.

http://www.cartacapital.com.br/politica/na-festa-de-1o-de-maio-aecio-ganha-palanque/
Herculano
02/05/2013 09:57
A COISA TÁ FEIA

Como pode um bem ser doado pela Receita Federal para a Defesa Civil, ele parar na secretaria de Planejamento e de lá sumir?
Herculano
02/05/2013 07:52
DISCUTIR A CIDADE II?

Sob este título publiquei ontem a noite aqui (ver post abaixo) que a portaria 3.076, de 26 de Abril de 2013, nomeou os membros que vão compor a Comissão Preparatória Municipal para cumprir o Capítulo V, art. 17, do Regimento Interno da 5ª Conferência Nacional das Cidades. O encontro será realizado no dia nove de maio das 10 às 18 horas, no auditório da DITRAN

Mostrei o aparelhamento.

O que está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? A errata portaria 3.076/2013. Ela mostra que o prefeito mal assessorado, não conhece a cidade que quer discuti-la além de disfarçar o aparelhamento, como no caso da Ampe que é quem manda na Acig. Compare você mesmo. Acorda, Gaspar!

Onde se lê no artigo 1º, incisos III, IV e V:
III - Trabalhadores, Por Suas Entidades Sindicais, 9,9%;
MEMBRO ÓRGÃO
Jovino Emir Masson SINTRASPUG
Ivanilde Terezinha Rampelotti SINTRASPUG
IV - Empresários Relacionados à Produção e ao Financiamento do
Desenvolvimento Urbano, 9,9%;
MEMBRO ÓRGÃO
Ricardo Karstedt AMPE
José Eduardo de Souza AMPE
V - Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e Conselhos
Profissionais, 7%;
MEMBRO ÓRGÃO
Nelson Adriano Olinger CREA-SC
Fabio Marcelino de Souza CREA-SC

Leia-se:
III - Trabalhadores, Por Suas Entidades Sindicais, 9,9%;
MEMBRO ÓRGÃO
Jovino Emir Masson SINTRASPUG
Ivanilde Terezinha Rampelotti SITRUG
IV - Empresários Relacionados à Produção e ao Financiamento do
Desenvolvimento Urbano, 9,9%;
MEMBRO ÓRGÃO
Ricardo Karstedt AMPE
José Eduardo de Souza ACIG
V --Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e Conselhos
Profissionais, 7%;
MEMBRO ÓRGÃO
Nelson Adriano Olinger CREA-SC
Fabio Marcelino de Souza CRECI-SC
Herculano
02/05/2013 07:26
UMA BOA E MÁ NOTÍCIA PARA HOSPITAIS COMO O DE GASPAR.

Governo federal decide perdoar parte da dívida das Santas Casas, segundo estampa reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A repórter Natuza Nery, da sucursal de Brasília do jornal informa que o perdão vem acompanhado da obrigação de pagar os impostos daqui para frente.

O governo federal decidiu perdoar parte das dívidas passadas das Santas Casas e demais hospitais filantrópicos, mas exigirá que essas instituições paguem impostos daqui para a frente e melhorem o atendimento prestado aos pacientes via SUS (Sistema Único de Saúde).

Ainda não está definido o tamanho do perdão. Não será a única medida: na semana que vem o Ministério da Saúde deve apresentar uma proposta de refinanciamento dos impostos atrasados.

O ministro Alexandre Padilha reuniu-se recentemente com representantes do Congresso e apresentou a proposta do governo, sem detalhar o que será anistiado.

As finanças das Santas Casas e demais hospitais filantrópicos são frequentemente descritas como uma bomba-relógio, e podem levar ao colapso do sistema.

Em sete anos, a dívida com bancos, tributos, despesas trabalhistas, entre outros, foi de R$ 1,8 bilhão em 2005 para R$ 11 bilhões em 2012.

Só em 2011 o deficit foi de R$ 5,1 bilhões, conforme relatório da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados apresentado no ano passado
Herculano
02/05/2013 05:20
RESTRIÇÃO A PODE DE MINISTROS DO STF TEM APOIO

Segundo o repórter Paulo Celso Pereira, de O Globo, a proposta de Marco Maia é endossada pelo PT e até por setores da oposição. O conflito entre o Legislativo e o Judiciário pode receber mais combustível nos próximos dias. O ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) vem conseguindo crescente apoio a seu projeto de impor restrições à atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33, de seu colega de partido Nazareno Fonteles (PI) - que deu início à mais recente crise entre os poderes - é considerada ultrarradical e tende a ser sepultada sem qualquer novo debate, o mesmo não deve ocorrer com a proposta de Maia.

A PEC 33, como já adiantou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não terá seguimento na Casa tão cedo. Vai para o final da fila, que conta com cerca de 90 propostas aguardando a instalação de uma comissão especial, para o debate do mérito.

Suporte da maioria no PT

Apesar de o PT não ter fechado questão sobre o assunto, a proposta do ex-presidente da Câmara tem ampla maioria dentro do partido. De acordo com Fernando Ferro (PT-PE), vice-líder da legenda, até em outras agremiações o projeto fez sucesso:

- A iniciativa é do Marco Maia, mas ela tem maioria na bancada (do PT) e acho que de toda a Câmara. O fato é que a maioria não se expressa. Há hoje uma substituição do Legislativo pelo Judiciário, e essa iniciativa de levar para o plenário me parece mais lógica e democrática. O que se requer é que haja um mínimo de pudor dos juízes da Suprema Corte em relação ao Parlamento - justifica Ferro, diferenciando a proposta de Maia da apresentada por Nazareno, que previa revisão de decisões do STF pelo Congresso.

- O projeto do deputado Nazareno é mais controverso. Mas ele não é extemporâneo, e sim uma resposta. O radicalismo de um lado provocou o radicalismo de outro. Eu prefiro o caminho do meio.
Herculano
02/05/2013 05:14
ESPERTEZA PROVINCIANA. OU ABUSO, por Ricardo Noblat, de O Globo

Em países politicamente mais avançados, chefes de Estado requisitam cadeia nacional de rádio e de televisão quando têm algo de muito importante a comunicar ao distinto público. Algo, de fato, excepcional. Porque da miudeza cuida a propaganda diária do próprio governo.

Aqui, não. Em datas tidas como especiais do tipo 1º de Maio, 7 de Setembro, Natal e Ano Novo, o presidente se vale de cadeia nacional de rádio e de televisão para exaltar suas próprias realizações. Ou então a daqueles que o antecederam - desde que do mesmo partido.

Propaganda pura. E de graça.

Esperteza provinciana. Ou abuso.
Herculano
02/05/2013 05:06
ESCAPANDO DAS ARMADILHAS, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de S. Paulo

A pressão funcionou e o Congresso pôs duas propostas incendiárias em banho-maria: a que tira do Supremo a última palavra em algumas questões e a que subtrai o poder de investigação do Ministério Público. Mas uma terceira ainda está pegando fogo - a que asfixia novos partidos.

A proposta sobre o Supremo passou a ser uma guerra retórica no próprio Congresso e a que restringe o Ministério Público ganhou uma dessas comissões criadas para dar em nada. Nos dois casos, prevaleceram os bombeiros do Legislativo, do Judiciário e até do Executivo (caso do ministro da Justiça).

Já o projeto que atinge a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, o Solidariedade, de Paulinho da Força Sindical, e a Mobilização Democrática, da fusão PPS-PMN, gerou romarias ao Supremo, pró e contra, mas não se chegou a uma conclusão, ou a um jeitinho para entrar na gaveta.

O natural seria que ficasse, antes de mais nada, nas mãos do Senado Federal. Se a aprovação foi mole na Câmara, poderá não ser tanto assim no Senado. Além da oposição, em franca minoria na Câmara e no Senado, são contra o projeto parte da bancada do PMDB, outros aliados governistas e gente do próprio PT, a começar do líder Wellington Dias (PI) e do senador Jorge Viana, acriano e velho amigo de Marina.

Aliás, se um dia houve dúvidas sobre a oportunidade e o real interesse no projeto, deixou de haver quando a cúpula do PT tentou pressionar Dias e Viana pela aprovação. Ela, a cúpula, não dá um espirro sem combinar com Lula, fiel depositário dos interesses do partido e do futuro de Dilma.

Mesmo assim, o melhor seria inverter a ordem imposta pelo ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a tramitação do projeto e vem sendo acusado de interferência em atos processuais internos do Congresso. Primeiro, o Senado deveria votar. Só depois, se fosse o caso, o Judiciário julgaria. Mas isso depende de algo que anda em falta: bom-senso geral
Herculano
02/05/2013 05:01
O TAPETE NEGRO NO TAPETE VERMELHO II

Foi rápida a reunião entre o governador Raimundo Colombo, o ex-prefeito de Blumenau e presidente do Badesc, João Paulo Kleinübing e o secretário estadual de Comunicação, Nelson Santiago, ex-presidente do Badesc e braço direito de Kleinubing quando prefeito, ontem a noite. Das 20h às 20h40min, os três do PSD se reuniram na Casa d´Agronômica e conversaram sobre a Operação Tapete Negro e da reunião saiu uma nota oficial confirmando que nada muda por enquanto.

O governador resolveu mantê-los nas funções e por enquanto vai bancar o embate do PT com o PSD e do deputado Federal Décio Neri de Lima, da sua mulher a deputada Ana Paula Lima (que pediu a saída de Kleinubing na Assembleia) e do genro, o vereador Jefferson Forest (que está tentando criar uma CPI na Câmara de Blumenau).

Este assunto também foi tema de um longo e contundente discurso na Câmara de Gaspar na terça-feira feito pelo cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, Antônio Carlos Dalsóchio, ambos do PT. A família Lima é a madrinha da gestão petista em Gaspar.

A outra novidade deste embate é a confirmação de que o promotor Jean Michel Forest é irmão de Jefferson. Jean é coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Itajaí (Gaeco) e os pedessistas envolvidos o acusam de requentar o assunto com o vazamento de gravações.
Alfredo Raizer
01/05/2013 23:19

EX-SECRETÁRIO DE BLUMENAU (SC) DIZ QUE 'POVO TEM QUE SE FODER'; OUÇA

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2013/05/01/secretario-usou-estrutura-da-prefeitura-para-campanha-e-disse-que-povo-tem-que-se-f.htm


O ex-secretário municipal de Obras de Blumenau disse que o povo de Blumenau tinha que se foder, e pagar 60 reais pela dose da vacina para gripe. Já em Gaspar o prefeito quis trazer um queijo de Brasilia para os gasparenses.

Se em Blumenau o povo é mais educado, e mandou o povo se fuder, imagine em Gaspar para a onde os nossos politicos vão mandar o povo.

Herculano
01/05/2013 22:02
TUDO ISSO SERÁ NOSSO, por José Aníbal, deputado federal licenciado (PSDB-SP) e secretário de Energia de São Paulo.

Semana passada, o conglomerado argentino Clarín, em pé de guerra com o governo Cristina Kirchner, repudiou em nota o tumulto causado pelo secretário de Comércio Exterior, Guillermo Moreno, e o vice-ministro da Economia, Axel Kicillof, durante uma reunião de acionistas do grupo.

"Tudo isso será nosso", disse Moreno a Kicillof diante do conselho, em referência às mudanças constitucionais gestadas pelo governo argentino para cercear seus desafetos.

Na Venezuela, Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional, determinou o corte de salário dos deputados que não reconheçam a vitória de Nicolás Maduro, bem como a exclusão deles das comissões parlamentares e a perda do direito de discursar. O mesmo vale para assembleias estaduais e municipais.

Ontem foi a vez do Tribunal Constitucional da Bolívia assegurar nova reeleição a Evo Morales. Evo estaria apenas no 1o. mandato desde a "refundação" de 2009.

Particularmente, não creio que seja da nossa conta o destino político de nossos vizinhos. Soberanos, cada qual molda a democracia a sua feição, bem como os contrapesos aos abusos antidemocráticos devem surgir das próprias contradições internas dessas sociedades.

No entanto, nos cabe sim questionar que afinidades são essas que fazem do governo brasileiro um parceiro político preferencial tão convicto desses regimes refratários ao convívio democrático.

No Brasil, democracia amadurecida, a agenda bolivariana do PT - a tentativa subjugar o STF, a castração do Ministério Público, a manobra para barrar novos partidos oposicionistas e o malfadado controle da mídia - torna-se mero atrevimento diante da reação da sociedade, da imprensa livre e da solidez das instituições.

O Brasil deve liderar o aprofundamento democrático no continente, e não flertar com consensos fáceis obtidos por atalhos institucionais duvidosos.

Coincidência ou não, é inegável que o cerceamento crescente das garantias democráticas entre os parceiros do governo federal ganha um tom mais agressivo quando é maior a degradação econômica e a inquietação social.

O "tudo isso será nosso" é sintomático da erosão moral destes regimes. Ao governo brasileiro, sempre alinhado aos parceiros, recomenda-se prudência. A economia, de fato, dá sinais de desarranjo. Mas não há chance do Brasil se dobrar a essas falcatruas institucionais. Ou será que há?
Herculano
01/05/2013 21:12
O TAPETE NEGRO NO TAPETE VERMELHO

O que saiu agora a noite na imprensa. Governador Raimundo Colombo se reúne com João Paulo Kleinübing, ex prefeito de Blumenau e presidente do Badesc e Nelson Santiago, seu ex-braço direito e ex-presidente do Badesc, em Florianópolis

Encontro com representantes blumenauenses ocorre na Casa D'Agronômica. A informação é da assessoria de comunicação do Estado. Até o final da noite, será divulgada nota oficial com os resultados do reunião.Não se descarta a "licença" de Kleinubing do Badesc para se "defender" do assunto requentado pelo Uol e a volta de Nelson para o Badesc.
José Aroldo Schmitz
01/05/2013 20:31
Papa Bagre comendo farinha, será que foi por isto que a única vereadora eleita em ilhota e do partido do prefeito o PSD, a senhora Aline durante a sessão da terça feira supreendeu todo mundo ao anunciar que estaria de desistindo de ser a representante do prefeito na câmara?.
Herculano
01/05/2013 20:21
DISCUTIR A CIDADE?

A portaria 3.076, de 26 de Abril de 2013, nomeou os membros que vão compor a Comissão Preparatória Municipal para cumprir o Capítulo V, art. 17, do Regimento Interno da 5ª Conferência Nacional das Cidades. O encontro será realizado no dia nove de maio das 10 às 18 horas, no auditório da DITRAN

I ? Gestores, Administradores Públicos e Legislativos ? (Federais,
Estaduais, Municipais e Distritais, 42,3%); Patrícia Scheidt, Solange Tomio, Valter Alexandre Siqueira e Fernanda Gelatti, todos da Administração Municipal; José Hilário Melato, José Amarildo Rampelotti eMarli Iracema Zontag todos do Poder Legislativo Municipal

II - Movimentos Sociais Populares, 26,7%; André Felipe Sommer,
Associação de Moradores do Bairro Bela Vista; José Lana, Associação de Moradores da Margem Esquerda, Euclides Rampelotti, Associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha; e Elias Anísio Lana, Associação de Moradores da Vila Isabel

III - Trabalhadores, Por Suas Entidades Sindicais, 9,9%; Jovino Emir Masson, SINTRASPUG e Ivanilde Terezinha Rampelotti, SINTRASPUG

IV - Empresários Relacionados à Produção e ao Financiamento do
Desenvolvimento Urbano, 9,9%; Ricardo Karstedt, AMPE; e José Eduardo de Souza, AMPE;

V - Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e Conselhos
Profissionais, 7%; Nelson Adriano Olinger, CREA-SC; e Fabio Marcelino de Souza CREA-SC.

VI - ONG ?s Com Atuação na Área do Desenvolvimento Urbano,4,2%;
Jocenira (Nira), Conferência Vicentina.

Conclusão. Aparelhamento explícito do poder de plantão que destrói a cidade plural; a família Rampelotti emplacou três membros numa seleta lista de companheiros; e a cidade é feita de micro empresários. A Acig e a CDL passaram longe.
Herculano
01/05/2013 19:30
A COISA TÁ FEIA

Quem leu na segunda-feira o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - ficou sabendo que um notebook sumiu da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Gaspar. O que diz a portaria 3.069, de 23 de Abril de 2013? Determina a abertura de uma sindicância para apurar o desaparecimento de um notebook Accer Aspires 4732Z 584, com número de patrimônio 17620. Foi registrado um Boletim de Ocorrência sobre este fato na Delegacia de Polícia e de Trânsito da Comarca de Gaspar sob o nº 00035-2013-2774.
Pedro José Garcia
01/05/2013 19:07
Presidente esclarecendo...

Vamos pensar positivamente para o nosso bairro!
Nossa Diretoria atual, veio realmente para tentar poder fazer algo melhor para nossa comunidade e não querer dar uma de justiceiros baratos recorrendo ou rebatendo às mazelas das administrações passadas da Associação pois, como o tempo é curto em cada gestão, tudo se afundaria ainda mais sem valer a pena, ficando um Bem precioso da Comunidade, a mercê da sua própria sorte e as intrigas acirradas entre sapos cobras e lagartos que não nos levará a nada.
Nossa diretoria atual, pensa pra frente, para um futuro melhor e mais tranquilo tentando realizar algo melhor, basta entrar em nossos sites: www.bairrobelavista.com e ou :https://www.facebook.com/aambevi/photos e verificar nossas ações e objetivos.
Sem sombra de dúvidas, IfSC é de grande valia para o Bairro, para Gaspar e para região num todo, o resto são pequenos detalhes que bem conversado ou trabalhado em união e objetividade, com certeza também alcançaremos os nossos ideais com muito mais facilidades e disposição, Basta Querer, e querer é poder...
Observo ainda que, só para melhor esclarecimento, em maio a diretoria do IFSC se pronunciará sobre eventual contrapartida
ventilada, da quadra poliesportiva cuja resposta for negativa, daremos por encerrada esta questão e perseguiremos nossos objetivos previamente traçados pela Diretoria atual, aprovado e registrado em Ata o assunto de nossa última Assembleia de 26/03/2013.
Abraço a todos.

Pedro José Garcia
Presidante da Ambevi - Gestão 2011 a 2014
tenho dito
01/05/2013 18:28
Sr. Herculano,

como seria importante se Celso Pedro Zuchi nos ouvissse, deveria ele abrir um procedimento para averiguar as responsabilidade do idiota do Gilberto Goedert, afinal, ele é protegido do pior dos secretários do prefeito, foi ele o melhor cabo eleitoral de Kleber Wandall, nem mesmo seus companheiros o aturam..falo o bigode de ariar pinico. sr. Soly Wlatrich jr.
Soly um engenheiro que não teve sucesso em seus negócios particulares, casou-se com uma funcionária do BB, f pra kct... mas nunca teve um projeto aprovado pela municipalidade. E esta de que tem um galpão na hercilio fides Zimmermann é mentira, pois sempre viveu as custas da mulher ou do poder publico...
Herculano
01/05/2013 17:53
SE NÃO FOSSE A IMPRENSA LIVRE...

O governador do Distrito Federal, o enrolado Agnelo Queiroz, PT, mandou suspender a aquisição das capas plásticas de chuva, no valor total de R$ 5,3 milhões, seria realizada segundo as regras do RDC, o Regime Diferenciado de Contratações, que simplifica o processo de compras.

Em nota, o governo do DF informou que Agnelo determinou a exclusão das capas porque se convenceu de que a PM errou ao listar o produto entre aqueles adquiridos com vistas à Copa do Mundo, "realizada em período climático seco no Distrito Federal". Ele também acionou a Secretaria de Transparência para aferir a formação dos preços e quantitativo estimados para a licitação.

Para comparar. No mesmo pacote, a compra de armas gastariam pouco mais de R$1 milhão. Então...
Herculano
01/05/2013 17:48
DEPENDE DO PONTO DE VISTA

Nos embargos que o ex-ministro da Casa Civil de Lula e gestor do PT, José Dirceu colocou contra as penas que recebeu no julgamento do mensalão, reclamou que não foi levada em conta a biografia e histórias de luta de Dirceu, o que, para a defesa, deveria abrandar a pena.

Opa. O que foi julgado? A biografia que ele jogou no lixo, ou os crimes? Esta gente não tem jeito mesmo. Além de acabarem com eles próprios (e suas biografias), acabaram com a Esquerda brasileira que passou a ser sinônimo de corrupção, má gestão, dúvidas e destituições dos papéis plurais democráticos e necessários do Judiciário, Ministério Público, Oposições e Imprensa.
luciano da cunha
01/05/2013 16:47
PREFEITURA DE GASPAR CABIDE DE EMPREGO

olhando o torneio do tupi que se realiza todo ano no dia 1 de maio, noto o que a prefeitura tem feito nos últimos anos, nada,

pra que existe um cargo de secretário de esporte se não realiza nada em gaspar, taí um cabide de emprego,

noto que nunca realizaram nada na área de esporte tanto masculino como feminino,bem que a prefeitura poderia investir no tupi?

ai quem é o beneficiado com este cargo que ganha um bom salario pra ficar em casa?um abraço.
luciano da cunha
01/05/2013 16:40
OS PUCHA SACO PAGOS DO PT MUDAM DE NOME

agora partiram pro reino animal, o que se pode levar em consideração de uma pessoa que não se identifica,

os únicos gasparenses felizes são os dos cargos comissionados e seus beneficiados, um abraço.
Herculano
01/05/2013 15:41
AYRTON SENNA

Foi num Primeiro de Maio, em Imola, na Itália, que acidentado o piloto brasileiro Ayrton Senna morreu há 19 anos.
Herculano
01/05/2013 15:37
MAIS DO VELHO

O portal Uol (do jornal Folha de S. Paulo) continuou a alimentar nesta quarta-feira o assunto da operação Tapete Negro, do Ministério Público de Santa Catarina, a qual apura desvios, concorrências fraudulentas, compra de votos e corrupção em Blumenau no governo do ex-prefeito João Paulo Kleinubing, PSD.

E faz como se fosse algo novo e como se ninguém tivesse publicado há quatro meses este assunto. O alvo agora são os vereadores e suplentes, os quais já tomaram posse no dia Primeiro de Janeiro se defendendo formalmente na Justiça. Ou seja, nada de novo e que não fosse de conhecimento da cidade, da imprensa e dos políticos daqui. Está estranho.
Herculano
01/05/2013 15:15
DESCONTROLE DO GOVERNO E A VOLTA DA INFLAÇÃO QUE CORROEM SALÁRIOS E PODER DE COMPRA, ALIMENTAM DISCURSOS DE POLÍTICOS OPOSICIONISTAS NESTE PRIMEIRO DE MAIO

No 1º de Maio, Aécio diz que governo ameaça 'conquistas dos brasileiros'. Senador tucano e provável candidato em 2014 repete discurso crítico à política econômica de Dilma durante ato da Força Sindical em São Paulo.

Segundo a repórter Beatriz Bulla da Agência Estado (jornal O Estado de S.Paulo), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou ao chegar para a festa de comemoração do Dia do Trabalhador organizada pela Forca Sindical, nesta quarta-feira, que o governo petista é leniente com a inflação e intervencionista. "A maior das conquistas dos brasileiros está sendo colocada hoje em risco pela leniência do governo do PT com a inflação", disse o mineiro, cotado como possível adversário da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014.

Aécio manteve seu discurso crítico à política econômica do governo afirmando que é necessário retomar uma política fiscal "mais firme" e que o PT promoveu uma "flexibilização dos pilares macroeconômicos". "Em razão disso o governo vem perdendo credibilidade", disse. De acordo com ele, o governo Dilma realiza um "intervencionismo absurdo" e "afugenta os investimentos".

A proposta da Força Sindical de indexar os salários à inflação, segundo ele, é uma consequência desse descontrole sobre os preços. Apesar disso, o senador se disse contrário à volta do gatilho. "Várias propostas vão surgir. Mas essa não é a minha, eu não sou a favor", completou.
Herculano
01/05/2013 15:08
PEC 37 E O DR. AURÉLIO

Abaixo, num comentário, o ex-procurador geral município e advogado, Aurélio Marcos de Souza faz um desafio para que os vereadores gasparenses façam uma Moção de Repúdio contra a tal PEC 37 e que limita o poder do Ministério Público.

Tai uma sugestão que faz sentido e que assinaria. A nossa Câmara, especialista em Moções, não poderia deixar de escapar esta. Há no Ministério Público exageros? Há. Há um entranhamento ideológico? Há. Mas, todos combatíveis e sanáveis no devido processo legal, no amplo direito de defesa, no contraditório e numa democracia com todas as instituições fortes e independentes.

E quem propõe a PEC 37? Os políticos que querem se estabelecerem e fortalecerem na corrupção. Qual o vereador de Gaspar que se habilita a tal? E quem vai negar fogo? Por que? Acorda, Gaspar!
Zé ninguem
01/05/2013 15:08
Prezado Herculano,

tu és um dos poucos que considero, vou comentar sobre res assuntos:
a) dia do trablahdor;
b) JPK e
c) GG

a) O dia dotrablahador alguns dizem que surgiu em 1886, outros em 1888 e outros em 1889, mas o que importa é que muitos dos escravos do trabalho, mostraram, que não suportariam mais a sacanagem; vide história

b) JPK, demonstra que é mais um dos sacanas que ocupam o poder e que não estão nem ai para os coitados (nõs) que pagamos os impostos, roubam descaradamente e de prêmio ganham um altíssimo cargo como o de badesc.

e

c) O Gilberto Goerdert, tem que pagar o prejuízo que causou ao município, pouca vergonha, o idiota, apadrianhado do cunhado prefa, tonho dalsoquio, se mete no que não sabe fazer e denota uma motonifeladora custeada com nossos pesado impostos, diga-se de passagem, apesar dos secretário bigode intojado soly waltrich, não supostar tonho, ama Gilberto e deixa fazer oq eu quiser...
Acho que esta na hora do MP mostrar ao que veio, ou aos companheiros expulsar um idiota assim como Gilberto, que mama no saco de Soly e tds sabem disso, está na hora de cobrar dos dois irresponsáveis: Soly,. Gilberto e PCZ o dinheiro é nosso... chega de pitocagem... que saudades do nadinho, que comprava pneu para trator de esteira, o prejuízo era muito menor... ESTOI EVERGONHANDO ...
Herculano
01/05/2013 14:56
JOSÉ DIRCEU APROVEITA FERIADO PARA ENTREGAR RECURSOS DONTRA O MENSALÃO

A defesa do ex-ministro da Casa Civil e mentor do PT José Dirceu aproveitou o feriado para fugir dos holofotes e foi ao Supremo Tribunal Federal, esvaziado, para entregar recurso contra a decisão da Corte e tentar diminuir a pena imposta a ele no julgamento do mensalão.

No documento enviado, a defesa sustenta que o crime de corrupção ativa ocorreu na vigência de legislação antiga, o que significa que o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, teria induzido o plenário ao erro ao confundir a data da morte do então presidente do PTB, José Carlos Martinez. Isso porque Barbosa considerou a data de dezembro de 2003 , quando a morte teria acontecido em outubro - mudando, assim, todo o enfoque legal já que Dirceu teria negociado apoio do PTB com Martinez e só depois com Roberto Jefferson.
Aurélio Marcos de Souza
01/05/2013 14:30
Herculano Boa Tarde, gostaria que algum de nossos vereadores apresentassem aos seus pares uma moção de repúdio, contra a proposta de emenda a constituição nº 37, conhecida como a " PEC DA IMPUNIDADE", aproveito para encaminhar a minuta de uma possível Moção de Repúdio a ser utilizada.

Salientando aos nossas vozes no legislativo municipal de "QUEM NÃO DEVE NÃO TEME". Desde de já agradecemos ao subscritor ou subscritora.

"MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 00_/2013.

Está em votação no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 37, também conhecida como "PEC da Impunidade", que tira o poder de investigação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.

Caso seja aprovada, praticamente deixarão de existir investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

A proposta atenta contra o regime democrático, a cidadania e o Estado de Direito e pode impedir que outras Instituições também investiguem (Receita Federal, Tribunal de Contas, CPIs etc). A Constituição Federal permite que o Ministério Público investigue, assim também o fazem outras leis como a Legislação Eleitoral, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso. Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente.

A PEC da Impunidade já foi aprovada em comissão e poderá ser votada em plenário pela Câmara dos Deputados a qualquer momento.

Por isso, a Câmara Municipal de Gaspar vem tornar pública a moção de repúdio contra a PEC 37, para que o Ministério Público, o Poder Legislativo, os Tribunais de Contas e outras instituições indispensáveis ao regime democrático continuem seu trabalho de combate ao crime e à corrupção no Brasil! "

Papa Bagre comendo farinha
01/05/2013 12:31
Os servidores de Ilhota já estão com saudades do Ademar pois ele no dia dos trabalhadores sempre anunciava um aumento salarial. Já o atual prefeito em sua campanha disse que ia dar 30 % de aumento para todos os servidores, mentiu.
Não deu sequer um centavo de aumento, pois contratou um monte gente, agora não tem como dar o aumento sequer a inflação.
Herculano se era para pegar um Gasparense para cuidar das finanças de ilhota, que fosse alguém que formado em economia ou contabilidade e não um publicidade.
Feliz são os Gasparenses que possuem um Homem como Celso Zuchi a frente da prefeitura, já ilhota tá sendo administrada por um garoto.
Herculano
01/05/2013 12:05
BARBEIRO III

A mecânica especializada MDM veio ontem ver a máquina moto-niveladora. Tentou consertar, mas não deu. Tudo sob o atento olhar do secretário de Transportes e Obras, Soly Waltrick Antunes Filho e seu principal assessor, o barbeiro responsável pelo dano na máquina, Gilberto Goedert.

Uma pergunta básica, para consertar esta máquina não será necessária uma licitação?

Foi num abril de 2009 que outro caso emblemático aconteceu com a escavadeira hidráulica Case 998 no Gaspar Alto e reportado aqui. Providencialmente tudo se abafou. Hoje esta escavadeira está entre os bens inservíveis que vão a leilão. Se demorar mais uma pouco, poderá até incluir esta moto-niveladora. Acorda, Gaspar!
observador-mor
01/05/2013 11:26
O CASO DA URB ´....TAPETE PRETO ;;; REMONTA HÁ MUITO TEMPO ,NO TEMPO DÉCIO LIMA ,ROLAVA MUITA MUTRETA É SÓ AUDITAR. É O SUJO DO PT FALANDO DO MAL LAVADO.
DÉCIO LIMA O PASSADO O CONDENA.
Herculano
01/05/2013 10:06
PRESENTE DO GOVERNO E DO PT NESTE PRIMEIRO DE MAIO II

A inflação dos pobres. A inflação coloca em risco conquistas importantes dos últimos anos; sua volta deve-se em muito à incompetência da atual equipe econômica.

Quem escreveu isto neste Primeiro de Maio mostrando o descontrole da economia do governo do PT? O líder sindical Paulo Pereira da Silva, o Paulinho que preside a Força Sindical e é deputado Federal pelo PDT paulista
Herculano
01/05/2013 09:59
RBS MOSTROU QUE REPORTAGEM DO UOL É COISA VELHA

A RBS, via os Jornais de Santa Catarina, de Blumenau e o Diário Catarinense, de Florianópolis, mostrou na edição de hoje, que a reportagem do Uol sobre a operação Tapete Negro e produzida ontem é coisa velha. Tudo - menos aquele diálogo e que está abaixo - já tinha sido publicado aos leitores e leitoras dos dois diários, portais e tevês.

Fica claro que a exemplo do que aconteceu com o caso da juíza Ana Paula Amaro da Silveira no caso dos abrigamentos e adoções de Gaspar, tudo foi milimetricamente planejado para gerar pautas nacionais. E no caso específico do Tapete Negro é para estabelecer constrangimentos num jogo que envolve o PT e o PSD em Blumenau. Outro fato que chamou a atenção é que o Uol não é dado a este tipo de incursões solo. Normalmente vem a reboque da credibilidade de reportagens do jornal Folha de S. Paulo a que pertence.

Olhando as edições de ontem e hoje, a Folha e outros grandes jornais não exploraram o caso.

Por outro caminho. O PT sempre pugnou (ao menos no discurso de oposição) por uma imprensa soberana e livre, o que se louva. E dela fez trampolim, armadilha e palanque com denúncias como a do Tapete Negro. O que não se entende é a obsessão do PT, governo e poder para enquadrar os meios de comunicação num modo de controle e censura para assim vetar danos aos seus, como os casos do mensalão, corrupção endêmica e erros de gestão. Supondo que um dia o PT poderá estar na oposição, como ficarão as denúncias das irregularidades do poder de plantão? Incompreensível.



Herculano
01/05/2013 09:45
A INFLAÇÃO ENTRA PARA O DEBATE POLÍTICO, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

A Força Sindical quer trazer de volta o truque que arruinou uma geração de brasileiros: a indexação

O deputado Paulo Pereira da Silva anunciou que fará das comemorações do Dia do Trabalho a plataforma de lançamento de uma campanha pela indexação dos salários dos trabalhadores. De acordo com sua primeira proposta, as negociações dos dissídios coletivos anuais passariam a ser trimestrais. Noutra sugestão, de um sindicalista tucano (repetindo, tucano), toda vez que a inflação bater a marca dos 3% sobre o último reajuste seria acionado um gatilho, elevando os salários. Na aparência, repõe aquilo que o trabalhador perde com a desvalorização da moeda. Na vida real, gera mais inflação.

Nas festividades de hoje estão previstas as presenças de três candidatos a presidente (Aécio Neves, Eduardo Campos e Marina Silva), mais o comissário Gilberto Carvalho, representando a doutora Dilma. Boa ocasião para que todos denunciem a proposta como demagogia política e irresponsabilidade econômica. A indexação de seja o que for está para uma sociedade assim como a cocaína para o organismo humano. O que o Brasil precisa é de menos indexação, e se há tarifas e serviços indexados, o que se deve discutir é o seu fim, não sua expansão.

Juntando-se a seriedade profissional do sindicalista Paulinho com a de todos os candidatos a presidente, mais a da doutora Dilma, ela não chega à metade da que tinha o professor Octavio Gouvêa de Bulhões. Pois foi ele quem, em 1964, criou a correção monetária. Injetou um vírus no sistema do país, criando um ciclo de torpor que arruinou a sociedade. Ela suportou seis moedas diferentes e a inflação foi a 1.764% em 1990. Vale lembrar que Bulhões usou a indexação para restabelecer a confiança nos papéis do governo. Acreditava que ia ficar nisso.

Quando o governo emite mais do que pode, todo mundo perde. Imagine-se uma situação em que começa a chover. Todo mundo se molha. Contudo, alguns grupos protegem-se, buscando coberturas. A indexação cria um sistema pelo qual o governo passa a distribuir a proteção. A partir desse momento, uma parte da sociedade lucra e outra rala. Trinta anos de inflação e correção monetária distribuíram lucros para o andar de cima e ruína para os trabalhadores.

A proposta do deputado é um instante de demagogia política diante de um governo atônito com a alta de preços. Quando os sábios da doutora Dilma pedem a prefeitos que adiem o reajuste de tarifas para limpar a inflação do fim do mês, põem em movimento um ciclo de malandragens que desembocam em propostas como a da Força Sindical. Esses artifícios já custaram à doutora a perda da confiança de uma parte do empresariado. Outra parte, mais esperta, tira proveito do truques obtendo desonerações tributárias, juros camaradas e benefícios contratuais.

O que os trabalhadores precisam é de menos inflação e nenhuma indexação. A debilidade da gestão da doutora Dilma está no uso de remendos para segurar preços e, em matéria de esparadrapos, o mais perigoso é a volta da indexação dos salários. Se Aécio Neves, Eduardo Campos e Marina Silva tiverem coragem para enunciar essa simples verdade, a campanha pela sucessão presidencial do ano que vem começará bem. Afinal, não se pode acabar com a chuva, mas pode-se trocar governos que geram inflação e mutilam o valor da moeda.
Herculano
01/05/2013 08:42
ESCLARECIDO PELO PRÓPRIO JORNAL NEW YORK TIMES

Leitora protesta contra Lula como colunista da agência do NYT. Jornal explica, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Pois é? Depois que a agência do New York Times decidiu distribuir mensalmente um texto assinado por Lula - mas jamais escrito por ele, não importa o idioma -, o jornal começou a receber mensagens de protesto, como esta, que segue, publicada com uma resposta esclarecedora. Um ou outro hão de gritar: "Olha o preconceito ali, lembrando que o petista não concluiu ensino fundamental??. O ponto é outro: a questão é saber se Lula será o autor do texto distribuído. E todos sabem que não. Seguem a carta e a resposta.

A carta
Sou brasileira e moro nos Estados Unidos, em Nova York, desde 2010. Estou realmente chocada e surpresa com o fato de um jornal com tamanha influência e informação ter [entre os colunistas] Lula, do Brasil, um presidente que mal concluiu o ensino fundamental. Estou certa de que todo mundo sabe que sua reputação, no Brasil, está desabando. Nos últimos dois anos, o seu partido e ele próprio foram alvos de muitas investigações criminais, e muitos de seus principais colaboradores foram condenados, neste ano, pelo Poder Judiciário no Brasil.

É lamentável! E o mais lamentável é um jornal como o New York Times dar algum crédito a um político decadente como esse. Não entendo.

Resposta do NYT
Obrigado por sua mensagem. O ex-presidente Lula não está escrevendo uma coluna para o Times. Ele está escrevendo uma coluna para a Agência do Times, que têm clientes em todo o mundo e vende seus serviços para outros veículos. O Times tem muitos outros colunistas como o presidente Lula, cujos textos são vendidos por intermédio do Times, como Richard Branson, Noam Chomsky, Mikhail Gorbachev e Jack Welch. Basicamente, o Times pega seus textos, molda-os em artigos e os oferece aos clientes. O presidente Lula não aparecerá regularmente nas páginas do Times ou do nytimes.com. Mais uma vez, obrigado por escrever.
Herculano
01/05/2013 08:37
CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam de um a 11 dias (podem escolher!) para a liberação de R$12 milhões da Ponte do Vale em verbas conveniadas, mas retidas pelo governo Federal em Brasília. A garantia é do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, como relatou numa rara entrevista coletiva de prestação de contas de viagem para a população no dia 12 de abril. O deputado Décio Neri de Lima e a ministra Ideli Salvatti são os fiadores, segundo ele. Até agora, eles deixaram Gaspar na mão. Acorda, Gaspar!
Herculano
01/05/2013 08:29
A NOTA DE JOÃO PAULO KLEINUBING

Ela se refere a reportagem nacional publicada ontem no portal Uol, de fatos velhos e sabidos por aqui desde o ano passado. Ela foi transcrita abaixo em dois post no dia de ontem. O ex-prefeito jogou a bola de volta no colo do Ministério Público. E de forma grave e contundente. A reportagem serviu para palanque do PT em diversos fóruns, inclusive aqui na Câmara de Gaspar, onde há fatos, fartamente documentados, que os administradores querem ver longe da imprensa livre e responsável, como se percebeu nas manobras e discursos de ontem.

"Em relação à matéria publicada no site UOL, no dia de hoje, e à investigação do Ministério Público, na chamada Operação Tapete Negro, o ex-prefeito João Paulo Kleinubing esclarece a bem da verdade:

1 - As notícias publicadas não correspondem à verdade dos fatos, são irresponsáveis e já foram divulgadas no final do ano passado;

2 - O que de fato existe é uma apuração do Ministério Público Estadual baseada em suposições construídas em cima de informações não verdadeiras;

3 - O Ministério Público não ofereceu denúncia contra qualquer pessoa;

4 - Nenhuma pessoa foi indiciada, muito menos o ex-prefeito João Paulo Kleinubing;

5 - Não houve qualquer tipo de fraude e não foi provada a existência de qualquer tipo de fraude: a contratação da URB - Companhia Urbanizadora de Blumenau - pela Prefeitura é um procedimento legal;

6 - Não houve superfaturamento de qualquer obra realizada ou contratada pela URB ? durante a gestão do prefeito João Paulo Kleinubing;

7 - Todas as obras referidas foram contratadas e executadas abaixo dos preços de mercado e abaixo dos preços de referência oficiais apresentados nas tabelas federais do SICRO e SINAP e estadual, do DEINFRA;

8 - Por preceito legal, a URB era contratada através de dispensa de licitação, modalidade prevista em lei, porque a Companhia pertence à Prefeitura e pode ser contratada através dessa modalidade, desde que efetue preços compatíveis com o mercado, o que de fato sempre ocorreu;

9 - O suposto superfaturamento de obras apontado na matéria do UOL e na ação do Ministério Público teria sido feito para beneficiar a URB, que é uma empresa da Prefeitura, ou seja, a beneficiada seria a própria Prefeitura, o que é no mínimo incoerente e sem fundamento;

10 - Nem a reportagem, nem a ação do Ministério Público apontam como teria sido desviado o dinheiro da URB, coisa que de fato não aconteceu;

11 - A matéria aponta, de forma inverídica, o desvio de R$ 100 milhões através da URB, mas não diz que os contratos realizados pela prefeitura com a URB para execução de obras somam R$ 58 milhões de 2006 a 2012, período da apuração do Ministério Público;

12 - Nenhuma empresa e nenhuma pessoa foi favorecida no suposto esquema apontado pela reportagem;

13 - Nenhum contrato foi assinado com data retroativa;

14 - Todos os contratos com o Badesc foram assinados dentro dos prazos previstos em lei e as datas comprovam isso;

15 - Nenhum documento foi fraudado;

16 - O uso maldoso de gravações fora do devido contexto é um artifício que deve ser repudiado. Naquele momento, a Prefeitura de Blumenau corria o risco de perder R$ 15 milhões por conta de entraves burocráticos, mesmo assim, nenhum contrato, dispensa de licitação ou ordem de serviço foi assinado com data retroativa, conforme sugere a reportagem;

17 - A conversa foi citada na reportagem foi realizada no dia 5 de julho de 2012 e todos os documentos foram assinados em data posterior, o que é de fácil comprovação;

19 - O ex-prefeito João Paulo Kleinubing reafirma que não houve desvio de recursos públicos e não houve prejuízo aos cofres públicos e tomará as medidas judiciais necessárias com relação à matéria do UOL;

20 - O ex-prefeito João Paulo Kleinubing jamais foi chamado pelo Ministério Público para prestar qualquer esclarecimento e está totalmente à disposição do MP para as informações que forem necessárias.
Herculano
01/05/2013 08:05
PRESENTE DO GOVERNO E DO PT NESTE PRIMEIRO DE MAIO

Esta é a manchete do jornal O Estado de S.Paulo. Trabalhadores obtêm reajustes salariais menores do que em 2012. Categorias com data-base nos três primeiros meses do ano tiveram ganho real, acima da inflação, de 1,4%, em média, em comparação a 1,96% em 2012.

Na reportagem, Cleide Silva e Renan Carreira mostram que a inflação reduziu os ganhos dos trabalhadores no primeiro trimestre. A média de aumento real de categorias com data-base no período foi de 1,4%. Embora seja uma prévia, o dado indica ganho menor que o obtido em todo o ano de 2012, de 1,96%. O porcentual de categorias que conseguiram negociar reajustes acima da inflação também caiu para 87%, ante 94,6%.

Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que não tem comparativos com o primeiro trimestre de 2012, pois só consolida resultados semestrais. Mostram, porém, que a perda já vinha ocorrendo desde o segundo semestre de 2012. Na primeira metade do ano, 96% das categorias conseguiram aumento real, com ganho médio de 2,23%.

Herculano
01/05/2013 08:00
"FAZER MAIS", por Fernando Rodrigues para o jornal Folha de S.Paulo

Há alguns meses Eduardo Campos vem repetindo seu eventual slogan na campanha presidencial de 2014: "É possível fazer mais". Desde o fim de semana, Dilma Rousseff aparece na TV em comerciais curtos nos quais sapeca que "é possível fazer cada vez mais".

É difícil ser original em política. A estratégia de Eduardo Campos é boa, mas está longe de ser uma novidade. Em março de 2010, ao sair do governo de São Paulo para disputar o Planalto, José Serra terminou seu discurso com um "o Brasil pode mais".

Novidade? Nem tanto. Em 2008, Barack Obama havia usado "yes, we can" (sim, nós podemos). Podemos o quê? Subentendia-se, por óbvio, fazer mais do que estava sendo feito.

Quem teorizou a respeito foi o marqueteiro e analista político Dick Morris. Ele até deu um nome para a estratégia: triangulação. A receita mistura um pouco do governo que está dando certo com uma pitada de ousadia de quem está de fora. A síntese é o modelo para fazer mais.

A fórmula de Dick Morris foi usada pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton. No Reino Unido, Tony Blair virou sinônimo de terceira via. Combinou conquistas dos anos conservadores do thatcherismo com avanços do "novo trabalhismo".

Em 1998, Fernando Henrique Cardoso foi reeleito com o slogan "o Brasil não pode voltar atrás. Avança, Brasil". Ou seja, prometia fazer mais. O PT e Lula em 2010 elegeram Dilma pedindo votos "para o Brasil seguir mudando" [para melhor].

A estratégia do "vou fazer mais" é ecumênica. Serve a quem deseja se reeleger. É útil para a oposição com a missão de tentar destronar um governo bem avaliado num quadro de relativa estabilidade econômica.

No fundo, é também como sintetizou outro dia Ciro Gomes num de seus proverbiais sincerocídios: "Está bom mas podemos fazer melhor? Isso é conversa de marqueteiro. O Brasil precisa de debate profundo de ideias". Mas aí é querer demais.
2 pesos 2 medidas
30/04/2013 23:34
Sr. Gilberto"O Barbeiro" dizem q já foi até diretor da Ditran no passado, e na própria Ditran teve um Guarda que no cumprimento de suas funções colidiu uma viatura, e o que aconteceu? Processo instaurado, servidor tendo que gastar com advogado, acoado, e sem trabalhar em paz, e ainda sujeito a pagar vários mil. Sr.Diretor Jackson segue o que diz ser o padrão em caso de avarias ao patrimônio público. E agora? Processo administrativo? Sr. Gilberto vai pagar? Gaspar ditadura PTista, 2 pesos 2 medidas!! A comissão que instaura os processos administrativos, e o Sintraspug vão cobrar que seja apurado esse fato?
Andre Almeida
30/04/2013 23:22
Herculano PT acha que o mau é ainda é o Aurélio Marcos de Souza, já eu acho que ele e o cara. Roberto escreveu a musica para ele.
Herculano
30/04/2013 21:51
A IMPRENSA MALVADA

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT e seus assessores precisam orientar melhor os seus interlocutores na Câmara de Vereadores de Gaspar. Estão dando mais valor que esta coluna e eu mereço.

Pior. Por tabela, estão desvalorizando o belo trabalho da Comissão de Gestão Pública, até aqui, muito bem comandada pelo vereador Luiz Carlos Spengler Filho, Lu, PP.

Eu coloquei o dedo na ferida no caso da negociata entre amigos feita para vender aquela mangueira de gado? Coloquei. E tenho provas. Mas, a Comissão tem provas definitivas e que colocam de joelhos o Executivo. E os defensores de Zuchi na Câmara sabem disso.

Então não se trata de armação da imprensa livre, da coluna, minha ou de uma suposta oposição que não existe de forma articulada em Gaspar. Qual é o verdadeiro medo desses mandraques sem cartolas? Que o assunto saia da imprensa e da Comissão e vá parar no Ministério Público.

E ai o que vão falar? Que o culpado é o Ministério Público? Este pessoal gosta de fiscalizar os outros (e faz certo, nada contra). Mas, gosta de esconder as mazelas deles próprios porque se acham de corpo fechado perante a Justiça, a Câmara e o Ministério Público. Um dia ainda isto não vai dar certo. Os mensaleiros que o digam. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/04/2013 21:40
É DIA DO TRABALHO? É DIA DE IR AO TUPI

Uma das confraternizações que venceram o tempo e superaram as diferenças ideológicas é o Torneio do Tupi no dia primeiro de maio.

Amanhã não será diferente. Será um desfile de figurinhas carimbadas, mentirosos, pernas-de-pau, pessoas de fino trato e até gente que sabe o que fazer com a bola. No fundo o que vale é a tradição e a confraternização.
Herculano
30/04/2013 20:47
BARBEIRO I

Hoje os leitores e leitoras deste espaço ficaram sabendo que o funcionário comissionado Gilberto Goedert detonou uma máquina moto-niveladora da prefeitura.

Na prefeitura, amaldiçoaram-me mais uma vez por trazer fatos desastrosos do gerenciamento de pessoas, materiais, equipamentos e resultados municipais.

Sabem quem eles (políticos e administradores do poder) acham ser o culpado por tal ato irresponsável? Eu. É isso ai. Eu e quem fez a foto para comprovar a irresponsabilidade. É! Passaram o dia inteiro conjecturando e tramando na busca de quem fez a foto e me repassou. Incompreensível.

Em um ambiente sério e justo, deviam abrir uma sindicância sumária para apurar os fatos e responsabilizar o culpado por tal dano ao patrimônio de todos nós. Mas, na administração de Pedro Celso Zuchi e do PT, o culpado disto é a imprensa livre que divulga fatos como este aos gasparenses e que queriam ver escondidos ou distorcidos. Acorda, Gaspar!
Roberto !
30/04/2013 20:13











E essa tal de Ana Paula (deputada) tem la moral pra pedir demissão de alguem ? Ela pertence ao partido do cuecão com fundo falso ! Ora ! Essa PT ezada não se enxerga mesmo !







e
Herculano
30/04/2013 18:05
JUÍZO E CONTRA OS POLÍTICOS CORRUPTOS

Câmara vai rever proposta que retira poder de investigação do Ministério Público, segundo informa o repórter Márcio Falcão, da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo.

Com o acirramento da disputa entre o Ministério Público e a Polícia Federal em torno do poder para realizar investigações, a Câmara dos Deputados decidiu rediscutir o texto de uma proposta de emenda à Constituição que limita as ações dos procuradores e promotores.

A proposta tira o poder de investigação do Ministério Público e limita esta atribuição apenas às polícias civis e federal
herculano
30/04/2013 18:00
A VERSÃO DE KLEINUBING PARA FATOS E DIÁLOGO QUE TORNARAM A OPERAÇÃO TAPETE NEGRO UMA NOTÍCIA NACIONAL E REQUENTADA. A DEPUTADA ANA PAULA LIMA, PT, MULHER DE DÉCIO LIMA QUE DISPUTOU COM KLEINUBING A PREFEITURA HÁ DUAS ELEIÇÕES, QUER A DEMISSÃO DELE DA PRESIDÊNCIA DO BADESC.

Ex-prefeito de Blumenau (SC) confirma diálogo, mas nega fraude em licitação, suita o Uol que deu a reportagem hoje cedo em destaque no portal e que a reproduzi pela manhã cedo. Veja abaixo.

Os repórteres Vinícius Segalla e Guilherme Balza dão conta em nova reportagem postada agora a tarde no portal, que o ex-prefeito de Blumenau (139 km de Florianópolis) João Paulo Kleinubing (PSD), atual presidente do Badesc (Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina), confirmou em entrevista ao "Diário Catarinense" que manteve diálogo com o ex-secretário de Obras Alexandre Brollo no qual mandou seu subordinado criar um documento falso para simular um processo de dispensa de licitação.

A fraude seria para permitir que a empresa municipal URB (Companhia Urbanizadora de Blumenau) recebesse uma verba de R$ 30 milhões do Badesc (Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina). A reportagem do UOL teve acesso à transcrição da conversa, gravada pelo Ministério Público Estadual, que obteve autorização judicial para monitorar o telefone de Brollo.

Ao jornal, o ex-prefeito, embora tenha confirmado a conversa, disse que o contrato foi assinado naquele mesmo dia (6 de julho), e não com data retroativa. "Não assinei contrato retroativo. E todos os contratos feitos pela URB foram abaixo dos valores de referência. Tudo o que foi divulgado hoje são informações não verdadeiras", afirmou Kleinübing.

O ex-prefeito disse ainda que não foi chamado pelo MP para prestar esclarecimentos e que tomará medidas judiciais para esclarecer os fatos.

Os projetos para as obras citadas na conversa, porém, não estavam prontos, e Kleinubing ordenou também que o ex-secretário de Obras Alexandre Brollo inventasse os projetos.

A gravação do diálogo integra as investigações da Operação Tapete Negro, que apura a existência de um megaesquema de corrupção montado em Blumenau e que teria causado um prejuízo aos cofres públicos de, pelo menos, R$ 100 milhões.

Na sessão de hoje na Câmara Municipal de Blumenau, o vereador Jefferson Forest (PT e que é genro de Décio Lima) fez um apelo aos parlamentares para que abram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o esquema de corrupção.

O diálogo muito suspeito e pivô das desconfianças do Ministério Público.ele é entre o ex-prefeito João Paulo Kleinübing e o ex-secretário de Obras, Alexandre Brollo.

Kleinubing: "Alô, Brollo?

Brollo: "Oi."

Kleinubing: "Conhece a definição do termo 'fodeu'?"

Brollo: "Ai, meu Deus."

Kleinubing: "Fodeu, fodeu, vais entender, fodeu."

Brollo: "Certo."

Kleinubing: "Falei com o Nelson agora, né?, do Walfredo me provocou agora, algum luminar do BNDES mandou correspondência pro Badesc, advogado, advogado merda, advogado merda, equiparando operação de crédito a transferência voluntária de recurso."

Brollo: "Fodeu."

Kleinubing "Ou seja, o prazo não é mais 31 de agosto, mas 7 de julho."

Brollo: "É depois de amanhã."

Kleinubing: "Deve estar licitada e com ordem de serviço emitida. Isso é a definição do termo 'fodeu', né?"

Brollo: "Sim."

Kleinubing: "Então, fodeu."

Brollo: "Puta que pariu."

Kleinubing: "Então, Brollo, preciso trazer tu e o Jacomel [Eduardo Jacomel, então presidente da URB] pra cá."

Brollo: "Sim."

Kleinubing: "E assim, ó: dispensa pra URB, com data atrasada e ordem de serviço com data de hoje."

Brollo: "Tá bom, tô ligando pro Jacomel e tô indo pra aí."

Kleinubing: "De projeto que não existe."

Brollo: "Não, até existe, né?"

Kleinubing: "É, só que assim, naturalmente, Brollo, porque eu preciso que vocês dois venham aqui. Eu não vou fazer isso para R$ 20 milhões, nem faz..."

Brollo: "Não, claro, claro, claro, mas tem mais ou menos as obras que eles poderiam fazer lá."

Kleinubing: "Isso, a questão é: o que que, de fato, o que nós vamos priorizar, o que nós temos capacidade de execução, pra começar agora, e essa nós vamos encaminhar. Nós vamos fazer de tudo, né, também..."

Brollo: "Não, não, mas isso aí... Isso aí tem, mais ou menos nós já temos."

Kleinubing: "Pra gente trabalhar nisso.

Brollo: "Meia-hora aí."

Kleinubing: "Meia-hora aqui."
luciano dacunha
30/04/2013 15:36
VAI,VAI,VAI COELHINHO DA PASCOA E PAPAI NOEL

essa é a história de quem acredita que vai acontecer alguma penalidade contra o pt e o prefeito, realmente nada acontece,

madeira das mangueira, vai virar pizza como todas as cpis, alguém lembra que gaspar teve a cpi do cemitério e que acabou em pizza,

eu já falei o povo tem que ficar em silencio e esperar 4 anos se passar,

viva a democracia, vamos respeitar,um abraço.
Herculano
30/04/2013 15:12
LIÇÃO DO ABISMO, por Dora Kramer para o jornal O Estado de S.Paulo. Este artigo é um primor. Ele mostra como o PT rasgou o discurso, denegriu a Esquerda brasileira e se tornou um perigo para a democracia, que sempre disse lutar por ela. E nas entrelinhas, entende-se as ações do partido em Gaspar. É uma prática coordenada, enraizada. É uma causa. E contra as liberdades e a pluralidade.

O Dia que Durou 21 Anos é um documentário para ser visto e compreendido em duas dimensões, a explícita e a implícita. Trata da influência do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, mas não é só isso.

Subjacente às urdiduras norte-americanas no Brasil, o argumento do jornalista Flávio Tavares confere nitidez à linha tênue que separa as palavras ditas das intenções pretendidas quando o nome do jogo é Poder.

No filme, Newton Cruz, um dos mais coléricos personagens do período, diz uma frase que surpreende pela autoria e deixa patente a diferença entre o discurso de defesa da democracia que justificou a conspirata para derrubar João Goulart e a prática que logo revelaria o intuito de instalar uma ditadura militar longeva no País.

"Disseram que iriam arrumar a casa, mas ninguém leva 20 anos para arrumar uma casa", aponta o aposentado general quase ao final dos 77 minutos de projeção. Para além do relato em si, a constatação convida o pensamento a passear pelo terreno das razões alegadas e dos métodos utilizados por aqueles com vocação autoritária.

Gente refratária ao contraditório, obstinada na perseguição de seus objetivos, convicta de que seus fins justificam o emprego de quaisquer meios e, sobretudo, partidária da ideia de que alternância no exercício do poder é praticamente um crime de lesa-pátria.

O procedimento mais tradicional observado nesses grupos é o uso da força, a truculência sem ambiguidades, a ilegalidade impudente. Assim foi a partir daquele dia de março/abril do qual se ouvirá falar muito, junto com Copa e eleições, em 2014 por ocasião da passagem de seu meio século.

Há, porém, outras maneiras de o autoritarismo se expressar. Ladinas, sorrateiras, mas sempre ao abrigo do discurso de defesa de ideais democráticos. Ambas as formas são perigosas, mas a segunda pode ser mais ruinosa justamente porque não ataca de frente preferindo comer o mingau pelas beiradas.

Persistentemente, construindo o cerco à atuação dos adversários, o enfraquecimento das instituições e a debilitação dos instrumentos de guarda da legalidade, nos detalhes. Um aqui, outro ali, sem nunca descuidar de distribuir benesses pontuais e promover uma sensação geral de bem-estar a fim de que seus propósitos não despertem reações.

E, se despertarem, que possam ser atribuídas aos invejosos, aos conspiradores, aos preconceituosos, aos inimigos do povo, aos que não se conformam com o êxito dos locatários do poder que pretendem dele se tornar proprietários.

De onde é preciso estar atento. Não se deixar confundir nem iludir. Nunca menosprezar gestos aparentemente laterais, insignificantes, pitorescos até.

Nada tem de inocente a proposta apresentada por um deputado supostamente secundário do PT para que se derrube o pilar do sistema republicano de equilíbrio entre Poderes e se submetam decisões da Corte Suprema ao crivo do Legislativo ou de plebiscitos.

Não houvesse imprensa livre para denunciar e Judiciário independente para reagir, a proposta poderia prosperar. Se hoje tivéssemos o conselho de controle e fiscalização dos meios de comunicação proposto no início do primeiro mandato de Lula, se os ministros indicados por governos do PT ao STF tivessem se curvado à lógica de que à indicação deveria corresponder conduta submissa, talvez a ideia do deputado Nazareno não fosse tratada como a ignomínia que é.

De onde é preciso prestar muita atenção à tal de Comissão Especial de Aprimoramento das Instituições instalada em novembro na Câmara por iniciativa do PT, com a tarefa de rediscutir os papéis do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Disso já trata a Constituição que, uma vez respeitada, cuida bem de manter afastados do Brasil os males do arbítrio.
Herculano
30/04/2013 13:17
UMA MARCA E CARACTERÍSTICA BELICISTAS

Esta é a manchete da editoria de política do jornal O Estado de S.Paulo. Ela retrata um partido. Ela retrata um governo.

PMDB age para resgatar diálogo com Supremo, mas PT ajuda a inflar conflito. Presidentes da Câmara e do Senado, a pedido de Temer, se reúnem com Gilmar Mendes e acertam estratégia para 'congelar', PEC 33, que cerceia poderes da Corte.

Numa articulação com o Palácio do Planalto, a cúpula do PMDB no Congresso entrou ontem em campo para reduzir a tensão entre o Legislativo e o Supremo Tribunal Federal, mas a estratégia foi atropelada por integrantes do PT, que insistem em manter o confronto com a Corte.
Herculano
30/04/2013 13:09
REPETIÇÕES

O que está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? Algumas novidades, mas a maioria se repete.

Entre elas está a dança dos números no Orçamento municipal com o aval e silêncio da Câmara. A ginástica é grande.

Decreto 5.456, de 24 de Abril de 2013, mais uma vez, anula e suplementa os saldos de dotações orçamentárias do Samae, da secretaria de Administração e Finanças e na de Planejamento e Desenvolvimento.

As portarias 3.071 prorroga por mais 60 dias os trabalhos da Comissão de Sindicância interna que apura a responsabilidade de serviço por multas de trânsito; a 3.072 e 3.073 fazem o mesmo. Rotina que por certo vai se seguir com a portaria 3.75 que vai apurar as responsabilidades do servidor William Macedo Pinto num acidente de trânsito.

Ou da portaria 3.077 Portaria Nº 3.077, de 26 de Abril de 2013. Ela é de coisa cabeluda. Vai apurar o desaparecimento de documentos d do processo licitatório que resultou no contrato FMS-14/2009. Depois de quatro anos o memorando interno 55/2013, remetido pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças - Departamento de Compras e Licitações denunciou o fato, numa tentativa de se livrar de possível culpa. Acorda, Gaspar!
sidnei luis reinert
30/04/2013 12:29
General Rocha Paiva na Tevê

O General de Divisão na Reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva participa hoje à noite de um debate televisivo sobre a Comissão da Verdade.

Será no Canal Futura , a partir das 21h 20min, durante 40 minutos.

A polêmica será travada com a advogada Rosa Cardoso, membro da CV, que foi advogada de presos nos tempos da luta armada que tentou implantar o comunismo no Brasil.
sidnei luis reinert
30/04/2013 12:28
Comissão da Verdade rasga Constituição ao pregar que relatório vai embasar ações criminais anti-anistia


Que punição é cabível a quem desrespeita a Constituição Federal no Brasil? Certamente, nenhuma. Se houvesse alguma penalidade claramente prevista, a Comissão Nacional da Verdade poderia ser alvo de uma ação criminal por flagrante desrespeito à Lei Maior. Acontece que dificilmente algo acontecerá no País da Impunidade que parece cada vez mais ampla, geral e irrestrita.

A revanchista CV impôs ontem um golpe contra a Carta de 1988 e, por extensão, contra o STF. Se a Presidenta Dilma Rousseff é conivente com tal ato pode ser enquadrada em Crime de Responsabilidade. O Super Joaquim Barbosa não vai fazer nada contra isto, caso seja devidamente acionado? E os militares, que são os principais alvos da má intenção da CV, continuarão ?apenas observando tudo? ? igualzinho ao papagaio verde-oliva da piada de português (que não faz nada, mas presta uma atenção danada)?

Ontem, em entrevista coletiva em São Paulo, o sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro, claramente rasgou a Constituição, ao finalmente explicitar que o relatório final da CV pretende embasar processos criminais contra aqueles que forem apontados como violadores dos direitos humanos que agiram no período fixado pelo artigo 8º das Disposições Transitórias da Constituição de 1988. A intenção revanchista da CV vai diretamente de encontro ao que está claramente escrito na própria Constituição.

Pinheiro deixou claro ontem que o relatório final da CV fará recomendações para que o Brasil respeite uma decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) que, desde 2010, questiona a validade de nossa Lei de Anistia de 1979. Pinheiro também frisou que, em todos os países em que órgãos similares à CV foram formados, ?investigações servem para a responsabilização de criminosos?.

Quem não é analfabeto, basta ler o artigo 8º das Disposições Transitórias, que embasa a própria criação da CV (Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011). No texto legal, está claro que a Anistia não pode ser derrubada, como desejam os sete membros da CV, com suas visões revanchistas e revisionistas da História. Será que no Brasil não vale mais o que está escrito na Constituição, por vontade da petralhada que aparelha os podres poderes em torno do Governo do Crime Organizado?

A regra é clara: ?É concedida anistia aos que, no período de 18 de setembro de 1946 até a data da promulgação da Constituição, foram atingidos, em decorrência de motivação exclusivamente política, por atos de exceção, institucionais ou complementares, aos que foram abrangidos pelo Decreto Legislativo nº 18, de 15 de dezembro de 1961, e aos atingidos pelo Decreto-Lei nº 864, de 12 de setembro de 1969, asseguradas as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação a que teriam direito se estivessem em serviço ativo, obedecidos os prazos de permanência em atividade previstos nas leis e regulamentos vigentes, respeitadas as características e peculiaridades das carreiras dos servidores públicos civis e militares e observados os respectivos regimes jurídicos?.

Pouco se fala publicamente que cada um dos sete membros da Comissão Nacional da Verdade embolsam o valor mensal de R$ 11.179,36 (onze mil, cento e setenta e nove reais e trinta e seis centavos) pelos serviços prestados contra a soberania nacional do nosso Judiciário, pregando a derrubada da Lei de Anistia de 1979 - cujos efeitos são plenamente reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro. Os sete da CV são: Paulo Sérgio Pinheiro, Claudio Fonteles, Gilson Dipp, José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl e Rosa Maria Cardoso da Cunha.

Instalada em 16 de maio de 2012, sob o pretenso argumento de ?efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional", a CV é mais um instrumento de afronta ao STF - que tem de zelar pela Constituição - e aos militares - que zelam pela defesa da Pátria. Na verdade, a CV é mais um instrumento a favor da Nova Ordem Mundial - que trabalha em prol da instabilidade política e da bagunça jurídica no Brasil, para manter o País como a eterna colônia de exploração condenada à miséria e ao subdesenvolvimento.

A CV é um Golpe. Contra os Militares e o STF. Vamos todos aceitar o golpe passivamente? Ou será que alguém também quer a derrubada da Lei de Anistia, para que os crimes contra os direitos humanos (terrorismo é um deles) também sirvam para punir Dilma Rousseff, José Dirceu, José Genoíno, alguns membros da CV e tantos outros que foram beneficiados pela mesma anistia?
Herculano
30/04/2013 09:18
ONDE ESTÁ?

Quem foi a rádio falar em nome do Executivo, foi a vice Mariluci Deschamps Rosa, PT. Onde está o prefeito Pedro Celso Zuchi?
Herculano
30/04/2013 09:17
DISTO OS BRASILEIROS COM MAIS DE 40 ANOS JÁ SABIAM. A EXEMPLO DOS ARGENTINOS, TEM TUDO PARA SE REPETIR AQUI A TRISTE EXPERIÊNCIA ANTES DO PLANO REAL

Congelamento não segura preços em mercados da Argentina, informa a repórter Janaína Figueiredo, para o jornal O Globo

Passados três meses desde que o governo de Cristina Kirchner decidiu recorrer ao congelamento de preços, entidades de defesa do consumidor e consultorias concordam que a medida desacelerou a inflação, mas não conteve integralmente os aumentos em supermercados.

De acordo com a ONG Consumidores Livres, comandada pelo ex-deputado socialista Hector Polino, entre 1º de fevereiro e 15 de abril, o valor de uma cesta de 38 produtos básicos foi reajustado em 1,85%. No mesmo período de 2012, o percentual alcançara 6,20%. Outros estudos já apontam alta, entre março e abril, de 8,8% para um grupo de 4.960 itens.
Herculano
30/04/2013 09:10
OSPOLÍTICOS NÃO DESISTEM DO ENQUADRAMENTO E SUBMISSÃO DO JUDICIÁRIO E DO MINISTÉRIO À ESBÓRNIA CONVENIENTE

Deputado do PT quer novo projeto contra Supremo, estampa título discreto de um retranca de uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo na qual se noticia o encontro de ontem entre o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, PMDB-RN e do senado, Renan Calheiros, PMDB-AL

Apesar do aparente clima de tranquilidade de ontem, o ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) começou a recolher assinaturas para mais um projeto que deve alimentar o clima de crise entre Legislativo e Judiciário.

Ele quer apresentar proposta que impede ministros do STF de suspender, de forma isolada, projeto aprovado pelo Congresso.

"Parece que um ministro tomou partido em relação a um debate que está sendo feita na Câmara e no Senado", justificou.

Vários integrantes do PT foram à tribuna da Câmara ontem para criticar Mendes e defender a proposta que reduz os poderes do Supremo. O ex-líder do PT na Casa Fernando Ferro (PT-PE) chamou o ministro de "capitão do mato".

Autor da proposta de submeter decisões do Supremo ao Congresso, o deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI) chamou o STF de "cortezinha" que faz "politicagem".
Anarquinópolis
30/04/2013 08:51
Em Gaspar existem mistérios muito além de nossa imaginação.
Bom vamos aos fatos, o Residencial Milano, que foi construído para famílias com renda até dois salários mínimos, tem gente ali que ganha muito mais que isso e foi beneficiada, basta ver os carrões que param ali para verem seus futuros apartamentos. Bom mesmo que o carro fosse financiado, seria muito improvável que uma família com ganho de até dois salários mínimos conseguisse adquirir um carro de luxo e zero.
Agora o que mais impressiona é que uma senhora aposentada que perdeu tudo na tragédia de 2008 e hoje mora de aluguel, a mesma não conseguiu o imóvel, pois segundo o setor de habitação não se enquadraria nos requisitos, pois moraria sozinha. E quando falamos de outra família com renda de até dois salários mínimos, que perdeu tudo na tragédia de 2008, foi uma das primeiras a ir buscar também este direito também não se enquadrou? Qual a explicação agora? Detalhe as duas famílias são das águas negras. Gaspar é cheia de mistérios, ainda quero descobrir como se tem carro de luxo com dois salários mínimos.
José Carlos Pirilampo
30/04/2013 08:31
Com a mudança de nome de Isidoro Correia para Rua Irmaõs Krauss, o ex prefeito Adilson Luis também vai mudar de endereço vai morar na Rua Irmãos Krauss.
Será que foi por esta e outras que Adilson disse apos sua derrota nas urnas, que Pedro Celso Zuchi era o melhor para Gaspar.


Dias
30/04/2013 08:29
bom dia,

Realmente deve ser investigada a situação da mangueira, só gostaria de saber, o porque do colunista não fazer nenhuma citação quanto ao caso da educação no estado (em Gaspar teve protesto), onde o governador aumentou o número de estudantes para 40 em cada classe. Será que é um assunto sem importância?
Herculano
30/04/2013 07:39
FOTOS DA MANGUEIRA

Uma foto antiga do Google mostra e prova o tamanho original da mangueira de gado no terreno da Sulfabril e que se quer disfarçar hoje. Ali era possível abrigar mais de 300 cabeças de gado de uma só vez. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/04/2013 07:36
CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam de dois a 12 dias (podem escolher!) para a liberação de R$12 milhões da Ponte do Vale em verbas conveniadas, mas retidas pelo governo Federal em Brasília. A garantia é do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, como relatou numa rara entrevista coletiva de prestação de contas de viagem para a população no dia 12 de abril. O deputado Décio Neri de Lima e a ministra Ideli Salvatti são os fiadores, segundo ele. Até agora, eles deixaram Gaspar na mão. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/04/2013 07:29
UMA MANGUEIRA IV

Está na reportagem de capa do jornal Cruzeiro do Vale desta terça-feira. "O procurador José Carlos Schramm explica que o processo ainda se encontra em tramitação, mas não soube informar se o município poderia dispor dos bens que fazem parte do terreno objeto da ação".

1. O procurador geral José Carlos sabe que há uma emissão de posse e com ela é que a prefeitura exerce todos os direitos inerente a posse e disposição dos bens e acessórios.

2. Se o procurador não sabe disso, falha no exercício profissional. Se disfarça, tenta não fazer prova contra si (pois o seu dever profissional seria impedir tal ato lesivo) e o município(e seu administrador mal orientado ou teimoso) na imprensa.

3. Como se vê mais uma vez, eu não inventei nada. Apenas expus uma mazela repetida.

4. Repito. O fato é grave. Antes estes assuntos chegam ao ministério Público por vias político partidárias, davam a impressão de revanche, ou de palanque às vésperas de eleições, e por estes aspectos não prosperaram técnica e de forma isenta na Jurisdição. Agora, diante de tantas sucessivas denúncias, o próprio Ministério Público está observando com mais cuidado a administração pública e os nossos políticos de Gaspar.
Herculano
30/04/2013 07:15
BRASIL LADEIRA ABAIXO. ECONOMIA SEM CONTROLE. GOVERNO EMPREGA E GASTA O QUE NÃO POSSUI. NÃO INVESTE PARA GERAR MAIS EMPREGOS E COMPETITIVIDADE. ESTÁ ARMADA A BOMBA RELÓGIO

Esta é a principal manchete da edição desta terça-feira do jornal Folha de S.Paulo. Governo economiza menos, mas investimentos patinam.
Gastos com custeio da máquina e programas sociais sobem no trimestre. Queda na arrecadação, como resultado do desaquecimento da economia, ajuda a reduzir o superavit

A repórter Carolina OMS, da sucursal do jornal paulistano em Brasília revela que a economia feita pelo governo federal para pagar os juros da dívida caiu 41% no primeiro trimestre, mas, diferentemente do discurso oficial, o relaxamento fiscal não foi puxado pela alta dos investimentos.

No período, as despesas com investimentos tiveram alta nominal (sem descontar a inflação) de 7,4%, menos da metade do crescimento dos gastos com custeio e programas sociais e também bem abaixo da expansão dos gastos da Previdência. As despesas totais cresceram 11,5%

A equipe do ministro Guido Mantega (Fazenda) já anunciou que a meta do chamado superavit primário, fixada em R$ 108,9 bilhões para o governo federal, não será cumprida integralmente neste ano, mas justifica que a redução da economia ocorrerá em benefício dos investimentos, em um esforço para aumentar a capacidade de crescimento do país.

O argumento é que a dívida pública está em um patamar considerado aceitável e faria sentido, nesse cenário, que o governo diminuísse sua economia.
Herculano
30/04/2013 07:06
PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A enquete do final de semana do portal do jornal Cruzeiro do Vale mostrou o óbvio sobre a disponibilidade de mecanismos oficiais e respeito ao patrimônio histórico e memória de Gaspar. Quase 90 por cento responderam que nada existe por aqui. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/04/2013 07:03
O PORTAL UOL (FOLHA DE S.PAULO) FAZ REPORTAGEM SOBRE CORRUPÇÃO NO GOVERNO KLEINUBING, PSD, EM BLUMENAU. COM ELA, UOL REQUENTA O QUE JÁ SE SABIA DESDE O INÍCIO DO ANO E DÁ VISIBILIDADE NACIONAL A OPERAÇÃO DOMINISTÉRIO PÚBLICO CHAMADA DE TAPETE NEGRO E QUE PODE CASSAR CINCO VEREADORES

Parte I

Escutas revelam megaesquema de corrupção que teria desviado pelo menos R$ 100 mi em SC, estampa o título da longa, detalhada e inusitada reportagem para o portal. Ela é assinada por Vinícius Segalla e Guilherme Balza Do UOL, em Blumenau (SC) e em São Paulo. Reproduzo o texto, sem o infográfico, na íntegra. As fontes, basicamente são os inquéritos do Ministério Público.

Um megaesquema de corrupção com o objetivo de desviar dinheiro público, instalado na administração do município de Blumenau (130 km de Florianópolis), está sendo investigado pelo MPE (Ministério Público Estadual), em Santa Catarina. O grupo já teria desviado pelo menos R$ 100 milhões dos cofres públicos , valor equivalente a 7% do orçamento de 2012 da cidade.

Interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça mostram indícios de práticas criminosas como fraudes em licitações, contratação de funcionários fantasmas, desvio de recursos e equipamentos do poder municipal e uso de cargo público para o favorecimento de particulares. Os diálogos constam em investigação do MPE que gerou um documento de mais de 3.500 páginas ao qual o UOL teve acesso.

O esquema, que teria começado em Blumenau em 2005, teria atuado também em pelo menos mais cinco cidades do Estado. Integraria o grupo funcionários de carreira da Prefeitura de Blumenau, empresários que contratam com o poder público, vereadores, secretários municipais e até o ex-prefeito (2005-2012) João Paulo Kleinubing (PSD), que foi nomeado presidente do Badesc (Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina) pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), em fevereiro deste ano.

Procurados pela reportagem, todos os investigados negaram a participação no esquema ou não se pronunciaram.

Em 2012, o MPE obteve autorização da Justiça para interceptar ligações telefônicas de 28 suspeitos de participar do grupo. Entre abril e julho do ano passado, os promotores tiveram acesso a diálogos fruto de pelo menos 30 mil ligações telefônicas entre os supostos participantes do esquema.

No momento, promotores analisam centenas de documentos obtidos em dezembro do ano passado, após o cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão em repartições públicas, empreiteiras e residências dos envolvidos, na chamada Operação Tapete Negro.

Em 2012, o MPE obteve autorização da Justiça para interceptar ligações telefônicas de 28 suspeitos de participar do grupo. Entre abril e julho do ano passado, os promotores tiveram acesso a diálogos fruto de pelo menos 30 mil ligações telefônicas entre os supostos participantes do esquema.

No momento, promotores analisam centenas de documentos obtidos em dezembro do ano passado, após o cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão em repartições públicas, empreiteiras e residências dos envolvidos, na chamada Operação Tapete Negro.
Herculano
30/04/2013 07:02
O PORTAL UOL (FOLHA DE S.PAULO) FAZ REPORTAGEM SOBRE CORRUPÇÃO NO GOVERNO KLEINUBING, PSD, EM BLUMENAU. COM ELA, UOL REQUENTA O QUE JÁ SE SABIA DESDE O INÍCIO DO ANO E DÁ VISIBILIDADE NACIONAL A OPERAÇÃO DOMINISTÉRIO PÚBLICO CHAMADA DE TAPETE NEGRO E QUE PODE CASSAR CINCO VEREADORES

Parte II

Para o MPE, os documentos revelam que a atuação da quadrilha vai desde o direcionamento de pequenas concorrências, como para a escolha de uma mecânica que faria o conserto de um automóvel por menos de R$ 800, até fraudes em licitações de obras públicas com custos milionários.

Pelas transcrições e indícios apurados, além do direcionamento e da fraude em contratações, os participantes do esquema utilizavam a máquina pública para promover favores a terceiros em períodos eleitorais, eram responsáveis pela contratação de funcionários fantasmas na administração direta de Blumenau e em uma companhia estatal e repassavam a particulares bens de propriedade da prefeitura, como matéria prima para fazer asfalto, material de construção e até doses de vacina contra a gripe A.

Para os promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), do MPE, a máfia instalada na administração de Blumenau extrapolou os limites do município do Vale do Itajaí e praticou crimes contra a administração pública em, no mínimo, mais cinco cidades catarinenses: Joinville, Timbó, Rio do Sul, Criciúma e Pomerode.

De acordo com as investigações, a principal forma utilizada pela quadrilha para lesar o patrimônio público foi o desvio de dinheiro por meio de obras superfaturadas e contratadas por meio de licitações fraudulentas. O esquema se daria principalmente em obras tocadas pela URB, ou Companhia de Urbanização de Blumenau.

Por conta de uma legislação municipal, a empresa pública tem a prerrogativa de contratar com o município por meio de dispensa de licitação, desde que comprove, mediante tomada de preços, que os orçamentos que apresenta são compatíveis com aqueles praticados pelo mercado.

A fraude, então, teria início na comparação de orçamentos, contando com a participação de empreiteiras privadas que apresentavam intencionalmente preços superiores aos oferecidos pela empresa estatal. Dessa maneira, a URB ganhava o direito de realizar a obra por um custo, aparentemente, mais baixo que os de seus concorrentes privados.

Na segunda parte da ação criminosa, sempre segundo o MPE, os participantes do esquema que trabalham na URB terceirizam as obras, sob a alegação de que a estatal não teria pessoal e estrutura suficientes para tocar os trabalhos integralmente. Para tanto, promoveram concorrências em que participam as mesmas empresas que haviam apresentado orçamentos mais caros do que a URB na tomada de preços inicial.

Neste momento, porém, as empreiteiras entregam propostas com valores consideravelmente inferiores aos que apresentaram na primeira tomada de preços e são contratadas. A diferença entre o que o a prefeitura paga à estatal e o que esta repassa às empresas subcontratadas seria dividida entre os participantes do esquema.

As obras realizadas, em sua maioria, são de pavimentação de ruas, fato que motivou a escolha do nome da investigação do MPE que apura o caso --Operação Tapete Negro, em alusão à cor do asfalto.

Foi esse o esquema que primeiramente chegou ao conhecimento dos promotores, por meio de uma denúncia feita em 2006. A partir dela, o MPE apurou que existem dois grupos de empreiteiras que sistematicamente costumam concorrer e perder para a URB as obras da prefeitura. Essas mesmas empresas acabam posteriormente executando de fato as obras, por meio de subcontratações.

Estariam envolvidos neste tipo de fraude, além de empreiteiros, secretários municipais e funcionários da URB, incluindo Eduardo Jacomel, diretor-presidente da empresa de 2010 a 2012. O executivo, inclusive, é sócio oculto do empreiteiro Israel de Souza, proprietário de pelo menos três empresas que participam do esquema e que também pagariam propinas para vencer concorrências em outras cidades catarinenses.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.