Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

23/04/2013

SUBIU A BRASÍLIA

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina na impugnação na candidatura de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, finalmente subiu para o Tribunal Superior Eleitoral. O advogado do PMDB, Carlos Roberto Pereira, quer a admissibilidade do Agravo de Instrumento para ver reanalisado a decisão do presidente do TRE, Eládio Torret Rocha, ao Recurso Especial. Ele manteve a decisão colegiada de apenas condenar Zuchi a pagar multa de R$25 mil ao invés de perder o mandato como quer o PMDB, numa ação original do PPS e DEM. Este julgamento refere-se a distribuição de verbas a entidades sem finalidades sociais e a reajustes de vencimentos dos servidores em época não permitida pela lei eleitoral. Outra impugnação proposta pelo PPS e DEM, e incorporada pelo PMDB, e uma de cassação proposta pelo PMDB,  passados mais de quatro meses, sequer foram analisadas pelo TRE de Santa Catarina.

 

O SAPO I

Em ?Sem prioridade?, eu lhes relatei na coluna de sexta-feira como um sapo enterrado aqui em Gaspar se incorpora aos nossos políticos contra a cidade e a favor das bobagens, vaidade e ignorância deles. Pois não é que o fato se repetiu. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, depois de resistir aos pedidos de liderar o processo pelas alças de acesso do povo da Margem Esquerda à Ponte do Vale, resolveu receber  no seu gabinete o companheiro presidente da Câmara de Blumenau, Vanderlei Paulo de Oliveira, num governo imaginário e paralelo só de petistas sem poder para tomar decisões regionais e estaduais. 

 

O SAPO II

Segundo um press release da Prefeitura de Gaspar, montou-se um factoide. O presidente da Câmara de Blumenau, Vanderlei de Oliveira, reuniu-se na quinta-feira com o prefeito de Gaspar Celso Zuchi e a vice Mariluci Deschamps Rosa para discutir sobre o projeto de pavimentação da SC-420, ligando os municípios de Blumenau e Guabiruba, com extensão a Gaspar e Brusque. Também participaram o chefe de Gabinete da Prefeitura de Gaspar Doraci Vanz e os vereadores do município Daniel Fernando dos Reis, Hamilton Graf e José Amarildo Rampelotti, tosos do PT.

 

O SAPO III

Piada. Esta SC-420 oficialmente não existe. Ao menos no decreto Nº 759, de 21 de dezembro de 2011 e que aprovou o Plano Rodoviário Estadual. A reunião não foi de verdade e séria. Porque? Ela deveria ser feita com o governador, o secretário de Desenvolvimento Regional, o de Infraestrutura e o prefeito de Blumenau.  Eles é que vão decidir, se comprometer no Orçamento e sacramentar algo que é bom, necessário e que já defendi aqui. A reunião não é séria porque tanto Pedro Celso Zuchi, Vanderlei Paulo de Oliveira e o PT apenas criaram fatos para sustentá-los aos desinformados, fanáticos, imprensa e a patrulha na pretensão de ambos serem candidatos do partido a deputado estadual. Acorda, Gaspar!

 

AS RUAS PROBLEMAS

A viagem da afronta à lei e a busca fácil de votos agora virou um problema sério para os vereadores da legislatura passada e para o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. O promotor Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa, da terceira da Vara da Comarca de Gaspar, resolveu enquadrar o prefeito, o ex-vereador e presidente da Câmara, Claudionor da Cruz Souza, PSDB. O que fizeram? Transformaram em leis projetos nominando ruas irregulares e clandestinas. E qual o objetivo além dos votos fáceis? Dar ares de regularidade ao ilegal. Sempre escrevi aqui que este assunto ia acabar mal. O Ministério Público está olhando com lupa esta jogada. No dia cinco de março foi juntado ao inquérito, o ofício da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento com o relatório de vistoria sobre a Criação de Vias Públicas em Gaspar.  Para quem quiser acompanhar, este é o número do inquérito civil no MP: 06.2011.00008634-4 ? IC.

 

AUDIÊNCIA

O sucesso da Audiência Pública da Comissão de Gestão Pública da Câmara sobre as alças de acesso do povo da Margem Esquerda à ponte do Vale, na quarta-feira no salão da Comunidade São Judas Tadeu, deve-se a quatro fatores. 1. A mobilização e que levou ao evento mais de 100 pessoas, qualificadas e líderes, dos bairros Margem Esquerda, Arraial e Lagoa; 2. A presença do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e vereadores de todos os partidos; 3. A exposição didática, clara, convincente, técnica e ilustrativa visualmente da vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Surpreendeu; 4. E a boa condução isenta dos trabalhos do vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú, PP. Não deixou o evento se transformar em palanque político do pessoal da Prefeitura e nem dos que interferiram em favor da comunidade. A questão é técnica, óbvia, necessária e lida com o futuro das pessoas, segurança, vidas e desenvolvimento. A  Margem Esquerda precisa de políticos comprometidos e não de demagogos, teimosos, bravateiros, aproveitadores e fingidos. Acorda, Gaspar!

 

GUINCHO

Afinal quem venceu a licitação 22/2012 para concessão para execução de serviços públicos de remoção por guincho, depósito e guarda de veículos, decorrentes de infrações de trânsito em Gaspar? Foram cinco anos de enrolação. Parece que continua. A licitação foi no dia primeiro de abril. As gasparenses AC Kar, Mondini e Vô Braúlio foram desclassificadas. Recorreram. Sobrou a Videira Eirelli. O assunto deveria se resolver em cinco dias. Já estamos no final do mês.

 

CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam de nove a 19 dias (podem escolher!) para a liberação de R$12 milhões da Ponte do Vale em verbas conveniadas, mas retidas pelo governo Federal em Brasília. A garantia é do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, como relatou numa rara entrevista coletiva de prestação de contas de viagem para a população no dia 12 de abril. O deputado Décio Neri de Lima e a ministra Ideli Salvatti são os fiadores, segundo ele. Até agora, eles deixaram Gaspar na mão. Acorda, Gaspar!

 

SOBRE O TRAPICHE

O vereador Mitinho Graf, PT, autor do requerimento 83/2013 para a impossível duplicação da Rodovia Jorge Lacerda, principalmente no trecho urbano e municipalizado de Gaspar, devia primeiro desobstruir a calçada defronte o negócio dele no bairro Sete. Ela é usada para estacionamento dos clientes no seu negócio. Os pedestres que se danem.

?Por questões partidárias eu nunca irei votar contra o PT e o prefeito Zuchi. Reservo-me no direito de votar sempre a favor de Gaspar e da minha consciência. Sou esclarecida, sei ouvir e decidir. Mas, esta da duplicação da Jorge Lacerda não é lógica diante das alternativas concretas e viáveis projetadas. Todos na Câmara sabiam da minha posição sobre este assunto e não procurei a imprensa para dar a minha posição. O debate era público?. Da vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, justificando o porquê de ter sido a única a não assinar o requerimento 83/2013 e motivo dos meus comentários na coluna de sexta-feira sob o título ?Sem prioridade?.

O governo de Pedro Celso Zuchi, PT, gosta de uma encrenca. Considera-se estar de corpo fechado, inclusive na Justiça (aliás, a Justiça catarinense já percebeu a ?força organizada? de manipulação para desqualificar nacionalmente, via a Rede Globo, a juíza Ana Paulo Amaro da Silveira). Voltando. A Prefeitura desapropriou uma área de terras para montar na Margem Esquerda a Arena Multiuso e Praça da Juventude. Uma boa ideia. Discute-se o valor da propriedade na Justiça com a imissão de posse (algo provisório) nas mãos.

Sem qualquer disposição legal, a prefeitura liberou a área para a engorda de gado e uso das mangueiras a particulares. Agora, está se desfazendo destas benfeitorias (que fez parte do negócio, pois a compra é do imóvel e não apenas das terras) e de forma onerosa. Pior. Tudo isto foi proposto e rejeitado na Câmara no dia 18 de setembro no projeto de lei 75/2012 do próprio Executivo. Falta o Ministério Público se interessar sobre este assunto para esclarecer de uma vez o imbróglio.

Quem irá buscar uma solução para as alças de acesso da comunidade da Margem Esquerda à Ponte do Vale? Há uma comissão formada por Valéria da Rosa Castanho Rohr, Luciano Coradini, Marco Aurélio Gamborgi e Amarildo de Andrade da comunidade; a secretária Patrícia Scheidt pela prefeitura e as vereadoras Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM e Ivete Mafra Hammes, PMDB, pela Câmara. Espera-se ação, mobilização, comunicação e menos disputa partidária ou de paternidade. Acorda, Gaspar!

 

 

Edição 1482

Comentários

Jean Paull Fagundes
25/04/2013 21:46
Sr Herculano,

apesar da ingorancia estampada na pessoa do sr. Luciano cunha, pensei que ele não teria preço, mas vejo que é mais um pt do avesso, que se vende, que entrega em troca de beneces.. é uma pena, é o ser humano, mostrando suas guarras... são piores que cães largados ao lixo, do que ratos do esgoto..

Vejo que o senhor tem um estomago gigante para aturar tanto ignorância, de todos os lados, mas este Luciano é uma piada...o otário vai dizer que sou pt, ledo engano, detesto-os assim como detesto falso profetas, plebliteros, como os falsos politos: Zuchi e Klebe Vandalennnnnnnn... preferiria um Lovidio, um Dr. João,. um Clarindo e até mesmo uma teresa da Trindade... mas estes dois.. tenha paciência....

Jean...
AGPÊ
25/04/2013 21:41
Ao Luciano;

Cara tu és o mais idiota de todos que aqui postam, de qualquer forma, tenho a congratular-me com o sr. Herculano, que dá espaço até mesmo aos ignorantes, inclusive aos ignorantes políticos, que acham que vao se perpertuar no cargo. que pena tenho deles, mas Luciano, toma um chazinho de desconfiometro.. tu é muito ignorante, maluca esta coluna, colabora com o Herculano e deixa ele tocar a moda..
Mario Bross
25/04/2013 20:35
Como ficou a questao do Alvorada , nao era para ser todo reformado Com a nova diretoria? Tudo foi so joga politica essa cidade nunca vai pra frente com estas brigas politicas.
Ovelha Negra
25/04/2013 18:55
Pois é senhor Herculano porque nao fazem uma reuniaozinha com a cupula da prefeitura a mesma que se fez presente na reuniao que fizeram para dar a mangueira pra desmanchar,agora deveria vir a publico para falar e para pagar as pessoas que desmancharam,pois nada mas justo pagarem afinal nem relogio trabalha de graça ne.Tenho pena das duas pessoas que desmancharam,como falaram a baixo o senhor beto so ta ai de fachada para nao aparecer outra pessoa que ganhou a mangueira,quem vai pagar o que gastaram com serviço de munk ,hora das pessoas que desmancharam,deveriam ser cobradas as despezas de quem mandou desmanchar pois todos sabem que isso ali é area desapropriada para prefeitura isso tudo é publico e teria que ter passado na camera de vereadores,cade a fiscalizaçao da prefeitura?Pois bem hoje tinha o programa falando para cidade com a nossa vice prefeita Mariluce,muito bem tudo que ela falou,mas porque nao tocaram no assunto do desmanche da mangueira que toda cidade esta falando,pelomenos poderiam ter dado uma esplicaçao para populaçao,mas quando acontece erros deles ninguem fala nada,ninguem sabe nada.Uma pena afinal tudo isso vai manchando a reputaçao do prefeito.Estamos de olho nas coisas que acontecem e nosso vereadores deveriam fiscalizar mas tambem,é para isso que eles estao ai.Acorda Gaspar
Herculano
25/04/2013 18:49
AMANHÃ

A coluna da edição impressa do jornal Cruzeiro do Vale desta sexta-feira já está pronta e editada.

Os leitores e leitoras desta coluna, sabiam há dois anos que o terreno onde foi construído o CDI do bairro Sete, era impróprio para a construção que projetaram lá.

Bingo.

Os vereadores da Comissão de Gestão Pública da Câmara deram uma passadinha lá para ver porque uma obra tão simples demora tanto. E o que encontraram? Rachaduras que podem comprometer a integridade das crianças. Ainda bem que não foi entregue e nem inaugurado, mas já está em estado temerário. Acorda, Gaspar
Herculano
25/04/2013 18:42
NESTA DE ENQUADRAR O JUDICIÁRIO, O PT NÃO ESTÁ SOZINHO. O PMDB FAZ ESCUDO E DÁ SUPORTE


Não aceitamos influência do Judiciário, diz Renan sobre decisão de Mendes, reporta Camila Campanerut, do UOL, em Brasília

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou na tarde desta quinta-feira (25) que entrará ainda hoje com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão liminar de ontem do ministro do Supremo Gilmar Mendes que suspende a tramitação do projeto que dificulta a criação de novos partidos.

"O papel do Legislativo é zelar pela sua competência da mesma forma que nunca influenciamos decisões do Judiciário. Não aceitamos que o Judiciário influa nas decisões legislativas, de modo que consideramos isso uma invasão e vamos entrar com agravo regimental para dar ao STF a oportunidade de rever sua decisão", afirmou Calheiros.

A decisão de Mendes, em caráter provisório, estabelece que a questão seja analisada antes pelo plenário da Suprema Corte. O projeto de lei havia sido aprovado na Câmara dos Deputados na terça-feira (23) e estava na iminência de ser votado no Senado.

Pela proposta, de autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), os parlamentares que mudarem de partido no meio do mandato não poderão transferir o tempo de rádio e TV nem os recursos do Fundo Partidário da sigla de origem para a nova legenda --mecanismos vitais para o funcionamento eleitoral e financeiro das siglas.

O ministro tomou a decisão em meio a uma discussão de mais de duas horas que acontecia no Senado sobre um pedido para que o projeto fosse votado em caráter urgente. A sessão acabou sendo suspensa por Calheiros por falta de quórum.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também reagiu à liminar de Mendes. "Nós estranhamos muito porque é uma decisão soberana dessa Casa [referindo-se à Câmara] de forma democrática, transparente. Cumpriu todos os preceitos regimentais e, portanto, achamos estranha e não concordamos com ela", afirmou Alves. "Vamos ver de que maneira a gente pode verificar com o Supremo que o mérito seja levado rápido para que haja decisão correta em relação aos poderes e decisões dessa Casa."
Herculano
25/04/2013 18:38
BRASIL ÉO PAÍS COM MAIOR REDUÇÃO DO DESEMPREGO DESDE 2008.

Segundo Sílvio Guedes Crespo em Achados Econômicos, o Brasil é o país que acumula maior redução da taxa de desemprego desde 2008, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre os 42 países que já divulgaram os números de 2012 referentes ao mercado de trabalho.

No ano em que estourou a crise financeira internacional, 7,9% da população ativa brasileira estava sem emprego; em 2012, essa proporção passou para 5,5%, o que representa uma queda de 30% na taxa.

Os números do FMI se referem à média de cada ano e vão só até 2012.
luciano da cunha
25/04/2013 18:06
PARA ANA LUIZA WEBER

tem vaga nessa comitiva pra defender os politicos do pt,
necessito dessa vaga, pagando bem chamo o zuchi até de deus,

seria cômico se não fosse trágico,um abraço.
Herculano
25/04/2013 16:43
BRASIL E MÉXIMO DISPUTA A PRESIDÊNCIA DA OMC

A Organização Mundial do Comércio decidiu agora a tarde que o candidato brasileiro à sua Direção Geral, embaixador Roberto Azevedo, passou para a última fase do processo de seleção que escolherá o novo comando da entidade nas próximas duas semanas, no máximo até a primeira quinzena de maio.

A escolha é feita reservadamente, em um sistema que inclui consultas aos mais diversos protagonistas na OMC. Dos nove concorrentes iniciais Azevedo passou à segunda fase, tendo como rivais representantes de vários países, como Nova Zelândia e Indonésia. Fontes extraoficiais da OMC confirmam que o adversário do embaixador brasileiro será o candidato mexicano Herminio Blanco.

Se for escolhido, Roberto Azevedo será o diplomata brasileiro a ocupar o mais alto cargo da diplomacia internacional em todos os tempos. Ele é considerado favorito ao cargo, que inicialmente contava com nove concorrentes.
Herculano
25/04/2013 16:41
PATRULHA, RELIGIÃO E HOMOSEXUALISMO

A colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, revela que o pastor Silas Malafaia vai processar Jean Wyllys por "denunciação caluniosa"

O pastor Silas Malafaia vai processar o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) por "denunciação caluniosa". Alega que o parlamentar atribuiu a ele afirmação que, na verdade, foi publicada por um perfil falso criado com seu nome no Facebook.

MALAFAIA NO ATAQUE
No perfil que Malafaia diz ser falso foi postada uma foto de Jean Wyllys com declarações favoráveis à pedofilia que jamais foram dadas pelo parlamentar. Wyllys então denunciou o pastor ao Ministério Público - e o religioso agora responde dizendo que a acusação é uma calúnia.

SEM DÚVIDA
Antonio Machado, advogado de Wyllys, diz que Malafaia está fazendo "jogada para desviar o foco da ação". Afirma que vai pedir investigação sobre o tal perfil falso do Facebook. E diz que postagens do Twitter oficial do pastor incluídas no processo "não deixam dúvida de que ele tem uma postura de desrespeito aos direitos humanos". "Estamos tranquilos para seguir com essa denúncia e tantas outras quantas forem
Herculano
25/04/2013 16:26
APROPRIADO

As PEC - Propostas de Emendas à Constituição - a 33 que impede que o Ministério Público investigue - principalmente os crime de corrupção e dos políticos - bem como a 37 - que faz o Congresso chancelar as decisões soberanas do Supremo, estão sendo chamadas de bolivarianas.

Ainda bem que os nossos políticos e principalmente o PT tiraram as máscaras com que enganaram uma nação e os eleitores durante muitos anos. Só assim, a Justiça e o Ministério Público podem perceber como aparelham, intimidam, chantageiam, assediam e desmoralizam os livres e os democratas. Como se vê, não é coisa da imprensa. É da ditadura e de um poder doentio, perigoso e radical. O que se vê lá. Se vê aqui. Todos com medo.
Herculano
25/04/2013 15:37
CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam de sete a 17 dias (podem escolher!) para a liberação de R$12 milhões da Ponte do Vale em verbas conveniadas, mas retidas pelo governo Federal em Brasília. A garantia é do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, como relatou numa rara entrevista coletiva de prestação de contas de viagem para a população no dia 12 de abril. O deputado Décio Neri de Lima e a ministra Ideli Salvatti são os fiadores, segundo ele. Até agora, eles deixaram Gaspar na mão. Acorda, Gaspar!
Ana Luísa Weber
25/04/2013 14:09
A Ana Claudia;

Quem lê seu comentário, concluí que foi o Kleber que conseguiu estas Câmeras, na verdade ele é um grande oportunista, nunca fez nada pela comunidade, se fez mostre, mostre também seus grandes e transformadores projetos enquanto vereador, secretário de Adilson Schmitt e diretor da Câmara Mirim. Quem lê o que escreves, acredita que foi o Sr. Kleber que implantou tais serviços de monitoramente aqui na cidade, você esqueceu-se de dizer que a Prefeitura arcou com quase 200 mil reais e teve sim o dedo do Comandante Pimentel, o Kleber apenas pegou carona ou embarcou nesta onda, como também embargou na candidatura a prefeito e quase chegou lá. Que fanatismo, quando penso que estamos escapando do PT surgem falsas lideranças como fome e ânsia de chegar ao poder, claro rodeado das velhas raposas, como dizem alguns. Estas lideranças surgem com o cheiro do velho, com os vicios do passado, misturando politica com religião, lugar de padre e pastor é na igreja e não na prefeitura. O que será da nossa futura geração??

Ana Luisa Weber
Herculano
25/04/2013 12:52
ESQUECIMENTO

Ao Rafael. Eu não esqueci. Eu não noticiei este assunto quando o cunhado do prefeito Antônio Carlos Dalsóchio, PT, foi condenado. Por isto não me senti obrigado a anunciar a sua absolvição. Este assunto andou a rodo nas eleições passada por aqui, e atingiu a todos os partidos. O Tribunal adotou esta linha de absolver a todos. A imprensa se encarregou de noticiar e dar destaque, a mesma que não consegue dar informações sobre outros assuntos pendentes e em andamento nos tribunais daqui e de Brasília. Acorda, Gaspar!
Herculano
25/04/2013 12:47
SEM RELATOR

O pedido ao Tribunal Superior Eleitoral para rever a condenação de R$25 mil dada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ao Pedro Celso Zuchi, PT, já chegou e está na fase de montagem. Falta agora, indicar o relator. O PMDB quer a revisão da multa para a impugnação da candidatura pedida pelo PPS e DEM. Se revista e atendido o pedido do PMDB, Zuchi perderia o mandato e o segundo colocado da eleição do ano passado, Kleber Edson Wan Dall, PMDB, assumiria.

A condenação foi dada por distribuição de verbas a entidades sem cunho social e o aumento dos vencimentos de parte do servidores em época proibida pela legislação eleitoral.
Rafael
25/04/2013 12:25
Sr. Herculano.

Acho que o Sr. "esqueceu" de falar no seu blog sobre o seguinte assunto que circulou na imprensa local.

"Mais uma vitória. O prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi (PT) e o vereador Antônio Carlos Dalsochio (PT), ambos reeleitos em 2012 e que passaram pela turbulenta campanha eleitoral, que parece nem ter terminado, tinham sido condenados no ano passado a pagar uma multa de R$ 2 mil por prática de propaganda irregular em um processo impetrado pelo Ministério Público Eleitoral, que acabou sendo extinto na segunda-feira 22, pelo TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Zuchi ganha mais uma no TRE. É, claro, ainda cabe recurso."

Herculano
25/04/2013 11:59
COMO FUNCIONA. COISA DE GENTE DO RAMO


Espantoso o relato de Josias de Souza. Há um profissionalismo de políticos para fraudar, evitar provas e burlar a lei que eles bem cobram dos outros, principalmente de adversários. Essa gente vive à sombra de laranjas, paus mandados e desqualificados para perpetrar suas dúvidas. É o texto longo, mas vale a penas lê-lo. Com ele, entendemos melhor a prática que se faz em qualquer lugar, por qualquer tipo de político, principalmente àqueles que juraram extirpar este tipo asco e com isso conquistou mentes, corações e votos. "Cheque que Valério diz ter custeado gastos de Lula traz no verso número de conta inexistente".

Depois da reinquirição de Marcos Valério na Polícia Federal, há dois dias, informou-se que será protocolado na Justiça Federal, em Belo Horizonte, um pedido de quebra do sigilo bancário de Freud Godoy. Deseja-se saber o destino dos R$ 98,5 mil que Valério repassou ao ex-segurança e ex-assessor especial de Lula. A providência flerta com o inócuo.

O dinheiro que Valério agora afirma ter custeado "despesas pessoais" de Lula, já foi objeto da curiosidade da PF no inquérito do mensalão ?aquele que serviu de base para a denúncia que resultou na condenação de 25 pessoas no STF. O cheque repassado a Freud é datado de 21 de janeiro de 2003. Emitiu-o a SMP&B Comunicação Ltda., agência que tinha o operador do mensalão como sócio.

O documento traz no verso o número de uma conta corrente na qual supostamente a verba teria sido depositada. Ao tentar refazer o caminho do dinheiro, a Polícia Federal descobriu que a conta anotada no cheque não existe. De duas, uma: ou o caixa que recebera o depósito equivocou-se ou o erro foi proposital. Os investigadores requereram, em 2006, a quebra dos sigilos bancários de Freud e da empresa beneficiária do cheque.

Chama-se Caso Comércio e Serviço Ltda.. Está sediada em São Paulo. Foi registrada em nome de Freud, que tinha a mulher, Simone Messeguer Godoy, como sócia minoritária. A quebra foi autorizada. Porém, ao apalpar os dados bancários de Freud e da firma, peritos do Instituto Nacional de Criminalística, órgão da PF, não encontraram nenhum vestígio dos R$ 98,5 mil.

Por meio da Procuradoria-Geral da República, os responsáveis pelo inquérito dirigiram-se ao relator do mensalão no STF, Joaquim Barbosa. Pediram-lhe que autorizasse a realização de uma diligência na instituição financeira. Coisa abrangente. Barbosa, hoje presidente do STF, achou o pedido inespecífico demais. Indeferiu. E a PF viu frustar-se sua derradeira tentativa de rastrear o cheque.

Intimado a depor, Freud Godoy livrou a PF do zero a zero. Ele confessou ter recebido o cheque. Disse que se referia ao pagamento de serviços que sua empresa, a Caso, prestara durante a campanha presidencial de Lula em 2002 ?inclusive na fase de transição que precedeu a posse. Que serviços? "Segurança, alimentação, transporte e hospedagem de equipes de apoio" a Lula, disse Freud.

Por que só recebeu em janeiro de 2013, quando Lula já despachava no Planalto? Os pagamentos haviam atrasado. Segundo Freud, a divida somava R$ 115 mil. Embora fosse íntimo de Lula, que conhecera na década de 80, ele disse à PF que foi fazer a cobrança no comitê eleitoral do PT. Falou com quem? Não quis dizer. Contou apenas que lhe foi passado o número do telefone da empresa que faria o pagamento. Ao ligar, soube que se tratava da SMP&B.

Na versão contada à PF, Freud, nunca manteve contato com Valério. Os funcionários da agência de comunicação orientaram-no a enviar uma nota fiscal pelo Correio. Foi pela mesma via postal que Freud teria recebido o cheque de R$ 98,5 mil, já com o desconto dos tributos. E quanto ao contrato com o PT? Não há contrato, informou Freud. Tampouco foram escrituradas as despesas. No popular: caixa dois.

Chamado a se explicar nessa época, Valério recusou-se a colaborar. Perguntaram-lhe espeficamente sobre a razão do repasse de dinheiro a Freud. E ele preferiu invocar o seu direito constitucional de permanecer em silêncio. Só em setembro do ano passado, quando já ia avançado o julgamento do mensalão, Valério animou-se a abrir o bico.

Em depoimento à Procuradoria disse que Lula autorizou os empréstimos de fancaria que davam aparência legal ao esquema, e beneficiou-se pessoalmente de parte das verbas espúrias. Reinquirido pela PF na última terça-feira (23), ele manteve e esmiuçou as acusações. É nesse ponto que se encontra a encrenca.

Se os novos investigadores quiserem insistir na tática da quebra de sigilo bancário, podem requerer a abertura da conta de Simone Godoy. Mulher e sócia de Freud, ela não teve os dados bancários perscrutados. Talvez já seja tarde, contudo. Pelas normas do Banco Central, as casas bancárias não são obrigadas a conservar os dados de seus clientes senão por cinco anos.

A despeito da confissão de Freud Godoy, a Procuradoria-Geral da República preferiu não incluir Lula no rol de denunciados do mensalão. Agora, além da admissão do ex-faz-tudo de Lula, o Ministério Público Federal dispõe dos depoimentos em que Valério fala que a verba espúria bancou despesas de Lula.

A credibilidade de Valério, hoje um pluricondenado, não é das mais altas. Mas seus depoimentos serviram de prova para a condenação de vários encrencados do mensalão, inclusive José Dirceu. De resto, o relator Joaquim Barbosa fez prevalecer no Supremo o entendimento segundo o qual a destinação da verba é irrelevante. Para efeitos de condenação, importa saber se a origem do dinheiro é criminosa.

Assim, o Ministério Público está diante do seguinte dilema: duas pessoas, Valério e Freud, declaram que um pedaço do caixa ilegal do mensalão - pelo menos R$ 98 mil - foi usado para pagar gastos de Lula. "Despesas pessoais", declara Valério. Gastos não-contabilizados de campanha, sustenta Freud. Numa ou noutra hipótese, há a incidência de crime.

Na única declaração que fez sobre as afirmações de Valério, Lula disse são "mentirosas" as acusações. Se for chamado a depor, o ex-presidente sempre poderá dizer que "não sabia" que Freud apalpara um cheque do talonário de Valério. Mas lá estão, impressas no inquérito, as palavras do ex-faz-tudo. Godoy diz que serviu a Lula durante a campanha. Reconhece que recebeu o cheque de Valério. Admite que não dispõe de contrato. Confessa que não escriturou as despesas. Como ignorar tudo isso?, eis a pergunta que a Procuradoria terá de responder nas próximas semanas.
Gabiroba sim, tolo não!
25/04/2013 09:18
Herculano e internautas de plantão,


Essa decisão abaixo pode ser facilmente utilizada como exemplo para o nosso Prefeito Pedro Celso Zuchi!



? MANIFESTAR DESCONTENTAMENTO COM ADMINISTRAÇÃO DE PREFEITO É ATO LEGÍTIMO.


Ontem, dia 24 de abril de 2013, a 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça, em decisão sob relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller, manteve sentença que negou indenização por danos morais a um ex-prefeito de município do interior do Estado, que afirmou ter sido ofendido por um jornalista em razão de matéria publicada em periódico local e, também, em virtude de críticas efetuadas num programa de rádio, acerca de sua forma de administrar.

?Não caracteriza ofensa a manifestação de descontentamento em relação ao gerenciamento da coisa pública?, anotou Boller. Para o relator, em virtude de lhe ter sido confiada a nobre função de atuar em benefício dos interesses dos cidadãos, "o apelante estava sujeito à exposição pública e a eventuais críticas recebidas por conta da sua atuação política".

A câmara manifestou-se no sentido de que a liberdade de expressão não pode ser censurada, sobretudo em seu caráter construtivo e capaz de aprimorar os atos de gestão dos representantes políticos que devem atuar em defesa do interesse coletivo. Em razão disso, ao invés de obter a esperada vantagem pecuniária, o ex-prefeito permanece obrigado ao pagamento das custas do processo mais honorários advocatícios sucumbenciais. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 2008.030169-0).?

Será que os inúmeros Advogados e Assessores Jurídicos do nosso Alcaide vão lhe exigir a partir de agora mais bom senso e humildade ?
Melhor ... Será que ele vai aceitar os bons conselhos ?
Ana Claudia
25/04/2013 09:09
Na ultima sessão ordinária o líder do governo o nobre Vereador Amarildo Rampelotti falou que ele é contra as câmeras de videomonitoramento. Ou seja, (câmeras de vigilância). Falou que isso é invasão de privacidade. Vereador Amarildo com todo respeito quero me manifestar de maneira contraria ao seu posicionamento. Em Gaspar foi realizado uma campanha em torno da segurança Publica onde Esta Câmara de Vereadores e os Vereadores da legislatura passada fizeram parte. É verdade que foi encabeçada pelo então Vereador Kleber Edson Wan-Dall, que veria depois ser candidato a Prefeito pelo PMDB, (talvez ai esta o problema do líder do governo). Além, da Câmara de Vereadores, estavam envolvidas todas as entidades de classe devidamente constituídas, mais, a comunidade e a imprensa que aderiu a esta campanha. Esta campanha fez varias reuniões e um dos pedidos era a de buscar a implantação do videomonitoramento. Graças a esta campanha, e ai, eu não posso deixar de frisar o nome do então Vereador Kleber Wan-Dall, Gaspar tem 14 câmeras o que não é suficiente, mas, que já e um salto em favor da segurança. Talvez nobre vereador o senhor deveria fazer uma pesquisa com quem já foi assaltado(a), roubado(a), espancado(a), estuprado(a), assediado(a) e perguntar o que é invasão de privacidade? Talvez com estas repostas o senhor vai saber o que é entrar nas casas das pessoas?
Hora Vereador Amarildo, deixa o Kleber pra lá as eleições municipais já terminaram as próximas só acontecem em 2016. Vamos trabalhar por Gaspar.
Site para ver o vídeo: http://www.legislador.com.br/LegisladorWEB.ASP?WCI=VideoVer&ID=4&tpVideo=1&dtVideo=23/4/2013 - Amarildo Faz o pronunciamento exatamente contra a implantação de câmeras de vigilância neste tempo do vídeo =1:04:50
Herculano
25/04/2013 08:48
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E esta: "Ex-presidente Lula terá coluna mensal no New York Times'". Em parceria com o Joel Santana!

E logo no primeiro dia ele gritou pra dona Marisa: "Galega, como se fala Corinthians em inglês?". Rarará! E um leitor mandou perguntar como o Lula vai traduzir a palavra mensalão pro inglês. Fácil: Mensalation! Mensalation, Roubolation, Rebolation e Esculhambation!
Herculano
25/04/2013 08:44
CONSELHO AFASTA DEMÓSTENES, MAS NÃOPODE DEMITI-LO

Os integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) confirmaram nesta quarta-feira o afastamento do ex-senador goiano Demóstenes Torres do cargo de procurador do Ministério Público de Goiás, mas reconheceram que ele tem direito à vitaliciedade.

A decisão limita as possibilidades de demissão do cargo. Isso somente poderá ocorrer após uma decisão judicial.
Herculano
25/04/2013 08:43
FALTA DE RESPEITO OU O QUE SE QUER ESCONDER?

Ontem estava agendada uma reunião da direção Hospital de Gaspar com os vereadores. Ela substituía a uma ausência anterior do Hospital. A reunião teve início sem a presença da referida diretoria, falta que deixou os vereadores, Secretária da Saúde, Márcia Adriana Cansian e órgãos de imprensa muito encucados e a reunião foi encerrada.

Muitos não entenderam a repetitiva atitude do Hospital, pois o dia e horário foi marcado e confirmado pela própria diretoria do Hospital. Com a palavra o presidente do Conselho, Sérgio Roberto Waldrich e o seu portavoz, o presidente da Acig, Rogério Alves de Andrade.

O Hospital está arrumando para a cabeça dele próprio. Falta transparência. Falta apontar os problemas reais (SUS, dívidas, custos, fontes públicas insuficientes, falta de rede de apoio, gestão profissionalizada, ingerência de políticos, boicotes propositais etc) e buscar soluções compartilhadas. Falta apontar.

Em Blumenau, a transparência e a rede apolítica desatou o nó do Hospital Santo Antônio. Em Gaspar a falta de respeito (não apenas da diretoria do Hospital, mas de uma política pública de saúde clara) trabalha contra a cidade e a população. Acorda, Gaspar!
Herculano
25/04/2013 08:29
FALTAM RUAS, MOBILIDADE E RODOVIAS

Santa Catarina ultrapassa marca de 4 milhões de veículos. Média estadual é de um carro para cada 1,5 habitante e coloca o Estado como a 6a maior frota do país, diz manchete do Diário Catarinense desta quinta-feira.
Herculano
25/04/2013 08:27
O PT E A PRESIDENTE DILMA TRILHAM UM CAMINHO PERIGOSO: O DA INTELORÂNCIA E O DA DITADURA. A PERCEPÇÃO COMEÇA A SE GENERALIZAR. OS JORNAIS DE HOJE TRAZEM DEPOIMENTOS FORTES. O PT, O PMDB E O GOVERNO NÃO QUEREM APENAS CALAR A IMPRENSA, MAS COLOCAR DE JOELHOS O JUDICIÁRIO, O MINISTÉRIO PÚBLICO, ALÉM DOS ADVERSÁRIOS. O QUE SE FAZ LÁ, FAZ-SE AQUI. É UMA PRÁTICA. É UM RITUAL

1. Está no jornal Valor Econômico (O Globo e Folha de São Paulo)

Simon chama Dilma de 'marechala' e 'política vulgar'

Aos 83 anos de idade, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez o discurso mais contundente contra a presidente Dilma Rousseff, durante a discussão do pedido de urgência, apresentado por governistas, para votar o projeto que dificulta o funcionamento de novos partidos políticos.

Contrário ao projeto, Simon chamou Dilma de "marechala presidente" e "política vulgar". Afirmou que a presidente está "perdendo a credibilidade" e "se deixou ludibriar pela paixão do cargo e para se manter no cargo, custe o que custar".

Simon classificou o projeto, que atrapalha a candidatura da ex-ministra Marina Silva a presidente, como "um pacote de abril de quinta categoria", comparando-o ao conjunto de leis editadas em 1977 pelo então presidente Ernesto Geisel, que, entre outras coisas, fechou temporariamente o Congresso. A diferença, disse o senador, é que naquela época o Brasil vivia uma ditadura. Agora, na democracia, "nos entregar é ato de covardia".

"Talvez tenhamos de nos referir à marechala presidente. Talvez, daqui a pouco, ela tenha de aparecer com um casaco diferente, que pode até continuar sendo vermelho, sua cor preferida, mas com estrelas. O pacote de abril da dona Dilma começou, e o pior é que quem começa não volta para trás e se acostuma."

Simon, que calou o plenário durante o inflamado discurso, afirmou que a popularidade de Dilma vai começar a cair, não só por causa da inflação, "que não é de mentirinha", à Petrobras, "que está se esvoaçando de uma maneira terrível" e não só aos juros, que começaram a subir de novo. "A presidenta está começando a perder a credibilidade. Já está começando a se ver que ela é uma política vulgar."

A presidente foi bombardeada pelos senadores, da tribuna, durante toda a sessão, pela pressão feita sobre a base para aprovação do projeto que impede que partido novo tenha tempo de televisão e recursos do fundo partidário relativos ao número de deputados que aderiram à sigla.

Poucos governistas subiram à tribuna para defender o projeto. Entre eles, Humberto Costa (PT-PE) e o líder do PT, Wellington Dias (PI). Da oposição, o líder do DEM, José Agripino (RN), foi o único a defender o projeto.

2. Uma conclusão de outro ícone da democracia brasileira, o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos. "Essa senhora, a Dilma Rousseff, tem a formação pior que de muitos generais da ditadura. É intolerante, tem formação autoritária".

Herculano
25/04/2013 06:55
SEM REELEIÇÃO. UMA IDEIA QUE SÓ PROPOSPERARÁ SE PT E PMDB TIVEREM CERTEZA DE QUE PODEM PERDER A CORRIDA DO PLANALTO EM 2014

Aécio apresentará projeto que acaba com a reeleição. Mineiro defende mandato de 5 anos que teria validade já a partir de 2014; ideia contraria tese de FHC, que aprovou dois mandatos.

A informação é de Débora Bergamasco e João Bosco Rabello para o jornal O Estado de S.Paulo. O senador e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) está elaborando um projeto para propor no Senado que vai polemizar e alterar o atual cenário político: ele quer extinguir a possibilidade de reeleição presidencial, de governadores e prefeitos e ampliar de quatro para cinco anos os mandatos de todos os novos eleitos, aplicando, desde já, a regra que poderia afetar a si mesmo caso eleito.

Sua ideia é que, uma vez aprovada, a regra passe a valer já para os vencedores do pleito de 2014, impondo ajustes aos mandatos atuais de senadores e deputados, ampliando-os para forçar a coincidência nas eleições seguintes e fixando-os nos mesmos cinco anos estabelecidos para Presidente da República

O gesto, se insere na estratégia de remoçar o PSDB, sinalizando com a presença mais efetiva da nova geração do partido, à qual pretende associar sua imagem.
Herculano
25/04/2013 06:51
PARA POUCO. AMIGOS DO REI. LADRÕES DO NOSSO DINHEIRO

O que revela o jornal O Estado de São Paulo desta quinta-feira. O que todos desconfiavam. BNDES e BB são os maiores credores da usina de etanol de amigo de Lula. De propriedade do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo pessoal do ex-presidente, a Usina São Fernando tem uma dívida de R$ 1 bilhão com 15 instituições financeiras

Segundo o repórter David Friedlander, mais da metade da dívida bilionária da usina de açúcar e álcool do empresário José Carlos Bumlai, amigo e conselheiro do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, está nas mãos de bancos do governo federal. A Usina São Fernando entrou em recuperação judicial dias atrás e pendurou uma dívida de R$ 1,2 bilhão. Desse montante, cerca de R$ 540 milhões são financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco do Brasil (BB) ainda no governo Lula.

A São Fernando deve impostos, pagamentos a fornecedores e salários de empregados, mas seu principal problema é com 15 bancos, credores de mais de R$ 1 bilhão. Entre eles estão Bradesco, Santander, BTG, Itaú e BNP. Mas as dívidas com essas instituições são bem inferiores aos cerca de R$ 300 milhões que o BNDES tem a receber ou aos R$ 240 milhões emprestados pelo BB.
Herculano
25/04/2013 06:47
ATÉ QUE ENFIM

Câmara Federal aprova pena de prisão de até 10 anos para morte decorrente de racha. Multa para quem 'disputar corrida' será semelhante a da lei seca, hoje valendo R$ 1,9 mil

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece pena de até 10 anos de prisão para homicídio cometido por motorista que participava de racha. A proposta amplia ainda as multas para quem praticar essa infração, igualando as penalidades à da lei seca, que pune o motorista que dirigir embriagado

O projeto fixou a pena de detenção de 6 meses a 3 anos para quem participar de racha, mas ampliou a sanção quando isso resultar em lesão corporal grave ou morte. No caso de lesão corporal, a pena sobe para de 3 a 6 anos de prisão. Ocorrendo morte devido ao racha, a pena vai de 5 a 10 anos de prisão
Herculano
25/04/2013 06:42
STF SUSPENDE PROJETO QUE AJUDA CANDIDATURA DILMA revela a principal manchete de capa desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo. Ela é repetida por todos os principais jornais e portais. Ministro acolheu ação do PSB de Eduardo Campos, eventual rival da petista em 2014. Para Gilmar Mendes, proposta que inibe a criação de partidos é 'casuística' e atinge a 'própria democracia'

Os repórteres da Folha Felipe Seligman, Gabriela Guerreiro e Érich Decat escreveram: o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes suspendeu ontem a tramitação do projeto que inibe a criação de partidos no país, o que representa, por ora, uma derrota do governo Dilma Rousseff e dos principais partidos que lhe apoiam no Congresso, PT e PMDB.

Em decisão provisória (liminar), Mendes diz que o projeto foi analisado com "extrema velocidade" e representa "aparente tentativa casuística de alterar as regras para criação de partidos" em prejuízo de "minorias políticas" e da "própria democracia".

A Câmara já aprovou o projeto, que tira das siglas novatas a possibilidade de amplo acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV. O texto, agora, está no Senado.

Patrocinada pelo Planalto e por PT e PMDB, a medida é uma tentativa de esvaziar eventuais rivais de Dilma em 2014, como o movimento da ex-senadora Marina Silva, que tenta criar a Rede para disputar a Presidência.

Outros presidenciáveis como Eduardo Campos (PSB-PE) e Aécio Neves (PSDB-MG) também são contra o projeto pois interessa a eles maior número de candidatos como forma de evitar uma vitória do PT no primeiro turno.

Diante da polêmica, a questão foi parar na Justiça. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), do partido de Campos, entrou no Supremo pedindo a suspensão da tramitação do projeto, o que foi aceito por Mendes até que os demais ministros analisem o tema no plenário.

A decisão do ministro ocorre no mesmo dia em que uma comissão da Câmara aprovou texto de autoria de um petista que tira poder do STF.

No texto da decisão, Mendes explicita que em decisões recentes a corte afirmou que o parlamentar que muda de partido propicia à nova sigla mais tempo de TV e recursos do fundo partidário.

O projeto no Congresso veda essa transferência como forma de sufocar as novas siglas. Ao dizer na decisão que "leis casuísticas" são questionáveis, Mendes concorda com o principal argumento dos críticos do projeto.

Antes da divulgação da decisão do ministro, o Planalto e a base governista tentou sem sucesso acelerar a votação do texto no Senado.
Herculano
25/04/2013 06:29
ROLO COMPRESSOR, por Eliane Cantanhede para o jornal Folha de São Paulo

Olho vivo, porque estão votando restrições ao partido de Marina Silva e duas emendas constitucionais intrigantes. Uma retira o papel de investigação do Ministério Público e outra dá poderes ao Congresso para vetar algumas decisões do Supremo Tribunal Federal!

Quem são "eles", o sujeito oculto da frase - ou os sujeitos mesmo - no parágrafo anterior? Deduza o que quiser. O fato é que o Congresso, onde o governo, o PT e o PMDB têm imensa maioria, dá corda a projetos que prejudicam adversários ou têm caráter óbvio de retaliação.

Procuradores reagem à mudança no Ministério Público e os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio reagiram duramente à proposta, aprovada na CCJ da Câmara, de submeter ao Legislativo as súmulas vinculantes e as ações de inconstitucionalidade da corte.

Marco Aurélio classificou de "retaliação" e não é exagero, depois do mensalão e da impressão digital do projeto: o autor é o deputado Nazareno Fontes, do PT do Piauí. Só não se sabe se é coisa da cabeça dele ou se ele só deu o nome a uma emenda feita pelo partido ou por partidários. De toda forma, é uma guerra inglória.

Sem oposição e alternância de poder, a democracia esmaece.

Sem a mídia, a sociedade brasileira não ficaria sabendo desde mensalão (revelado pela Folha) a salários de R$ 15 mil de garçons apadrinhados no Senado ("O Globo" de ontem).

Sem os procuradores, o senhor e a senhora não teriam ideia do que ocorre por aí, desde a denúncia do mensalão à mais alta corte até as contas atribuídas a Maluf em paraísos fiscais.

Sem o Supremo, não haveria a condenação de reluzentes mensaleiros do Executivo, do Legislativo e do setor privado, num enredo, aliás, que ainda não está concluído.

O ex-presidente Lula, a presidente Dilma, o PT, principalmente, e o PMDB, acessoriamente, devem ser mais cautelosos e evitar essa sofreguidão contra adversários e críticos. A ideia que fica é de desespero.
Odir Barni
24/04/2013 21:29
Caro Herculano: fui à Gaspar, hoje pela manhã. Ao sair da prefeitura, onde fui muito bem tratado, encontrei com o José Carlos Junkes, o nosso Zecão. Como sempre Zecão estava uma arara, disse que tinha uma reunião na prefeitura com vereadores e não foram convidadas as associações da Marquem Esquerda. Segundo Zecão, o presidente da Câmara, José Hilário Melato, disse que todos estavam convidados. Mas o que me chamou a atenção foi o que tirou Zecão do sério: as obras da ponte vão ficar paradas por 3 dias por falta de 3 brocas de diamante, que a empreiteira não dispõe; tem que vir de Curitiba. Pasmem, senhores! Se uma obra vai ficar parada por falta de brocas, não dá mais para acreditar na qualidade da empreiteira. Isso eu escutei em penas 15 minutos que passei na rua. Fico pensando como podem administrar um município, diante de problemas desta ordem. Vamos achar o sapo seco!
Ovelha Negra
24/04/2013 21:23
Ola senhor Herculano,a respeito do desmanche da mangueira eu acho que o senhor Beto cunhado do Herlindo que é representante do CTG coração do Vale,ele é apenas um laranja que por tras dele tem outras pessoas e ele coitado esta levando a culpa para inocentar outras pessoas,mas o mandatario que mandou derubar deveria aparecer e assumir o que fez pois se teve autoridade para mandar derubar deve ter autoridade de vir e fala que foi ele quem mandou,mas quando a coisa pega ninguem assumi nada deixa os mais fracos asumirem,afinal a corda sempre arrebenta no lado mas fraco,tenho pena dos dois cidadoes que compraram e desmancharam pois perderam tempo e agora ter que devolver e sem receber nada,afinal ninguem acha quem mandou desmanchar?.Acorda povo de GASPAR
Herculano
24/04/2013 20:44
OS POLÍTICOS ODEIAM A DEMOCRACIA QUANDO ELES PRECISAM SE SUBMETER A ELA, MAS EXIGEM DOS OUTROS PODERES E DE NÓS

A PEC 33 submete as decisões do Supremo ao crivo dos políticos. A PEC 37, impede que o Ministério Público investigue os corruptos e os donos do poder de plantão. Há algo de podre neste reino. E o cheiro está insuportável. Está na hora da sociedade acordar. Estamos próximo à uma ditadura de indecentes e bando de desqualificados.
Herculano
24/04/2013 20:31
INTERVENÇÃO BRANCA NO PSDB DE SANTA CATARINA

O PSDB catarinense é pequeno, dividido há muito e não se entende. A convenção que estava programada para este domingo e que iria procurar um substituto para o polêmico Leonel Arcanjo Pavan, não vai mais acontecer. Sob a intermediação do diretório nacional, os tucanos catarinense de alta plumagem, resolveram adiar a convenção por 60 dias. Espera-se que até lá, a água quente tenha diminuído a pressão da chaleira prestes a explodir.
Juju do gasparinho
24/04/2013 20:09
Prezado Herculano:

O chefe da quadrilha de roubo de dinheiro público, esse ser que não tem estirpe, fidalguia e retidão de caráter, vai ser finalmente investigado. Meu Deus dos Desgraçados, direi-me Vós se é verdade ou se eu deliro.
Ari
24/04/2013 19:19
Hj dia de discussão do conae escolas pararam, cdi não! E pelo visto alguns coitados professores de cdi participaram da discussão em pé e observando uma telinha de computador, bom ninguém me falou, mas a foto mostra tudo. È uma dó.
Beto Margem Esquerda
24/04/2013 17:54
Senhor Herculano,porque o caminhao da prefeitura foi ao local onde o senhor beto havia colocado a madeira da mangueira para retirar desde local ontem ao cair da noitte,para onde esse caminhao da prefeitura levou essa madeira?Porque o caminhao da Prefeitura?Pois é senhor Herculano sera que essa madeira ira ficar no local ou em uma semana irao caregar tudo para outros lugares,esperamos que tenha fiscalizaçao para nao deixar so uns e outros levarem tudo,afinal é publico tudo ali ne!Pois é e agora quem vai pagar a hora para quem desmanchou a mangueira,horas de caminhao muck que foram usado para remover as tesouras da mangueira,quem vai pagar isso tudo,deveriam ser cobradas de quem vendeu para eles afinal quem autorizou a demoliçao deveria arcar com todas despezas certo.É como gaspar tem gente que gosta de gozar com o que nao é seu e ainda tirar proveito das coisas publicas.Cade a fiscalizaçao da prefeitura,os vereadores que foram eleitos pelo povo gasparensce,sera que so iremos ver eles daqui 4 anos denovo?Chega de tanta faucatruas nessa nossa prefeitura,e tanta gente querendo se aproveitar de tudo.Acorda Gaspar
sidnei luis reinert
24/04/2013 11:58
Senado paga R$ 14,6 mil por mês para garçons nomeados secretamente em 2001 servirem cafezinho

O Brasil ganha hoje, literalmente de bandeja, mais uma prova da falência múltipla das instituições pseudorepublicanas. O Senado tem sete garçons com salários entre R$ 7.300,00 e R$ 14.600,00. Certamente, o trabalho de servir cafezinho aos nossos ilustres senadores é uma das missões mais bem remuneradas do mundo. A revelação do jornal O Globo sobre o gasto amargo do cafezinho no Legislativo parece café pequeno perto de outros gastos secretos e inimagináveis.

Esse singelo exemplo de desperdício do dinheiro público é apenas uma pontinha dos diversos gastos sem qualidade na administração federal. Somando-se o dinheiro perdido com a corrupção e as despesas inúteis, temos a justificativa cínica para a máquina administrativa tupiniquim nunca conseguir cortar gastos. A consequência automática é aumento do déficit público e necessidade constante de manter altíssima a carga de impostos para bancar as mordomias e roubalheiras estatais.

O caso dos garçons do Senado é apenas uma singela alegoria de nosso regime capimunista ? autoritário, perdulário e ineficiente. Os profissionais foram nomeados em 20 de setembro de 2001 por ato secreto da direção geral do Senado. Oficialmente, os garçons são classificados como ?assistentes parlamentares?. Além de servirem cafezinho, podem cumprir outras atividades de ?apoio? para justificar a excelentíssima remuneração no Legislativo.

Mordomias escandalosas e privilégios injustificáveis como o do caríssimo serviço de cafezinho do Senado se multiplicam entre os três poderes federais. O desrespeito completo ao dinheiro público, bancado pelos altos impostos pagos pelo otário cidadão-eleitor-contribuinte, também é comum nas gastadoras, incompetentes e corruptas máquinas administrativas dos estados e municípios. Um País que funciona tão errado assim fica condenado a ser sempre subdesenvolvido e gerenciado pelo Governo do Crime Organizado ? cujos integrantes têm vida de marajás.

Eis o alto preço que pagamos pelo Golpe de 1985 ? que instaurou a Nova República - e pelo atual Golpe Militante Petralha ? que prepara a perpetuação no poder com alguns golpes programados no Legislativo. Primeiro, a aprovação do projeto que impede a criação livre de novos partidos políticos, tirando-lhes o direito ao tempo de televisão e aos recursos do fundo partidário. Depois, com a aprovação do soviético sistema da lista fechada dos partidos para a eleição de deputados e vereadores. Por fim, com a criação do ?financiamento público de campanha eleitoral? (estatizando o sistema político, sem acabar com o financiamento ilegal aos políticos pela via dos diversos tipos de ?mensalões?).

O triste é que os desinformados cidadãos-eleitores-contribuintes brasileiros cairão facilmente no golpe institucional que prepara o Brasil para embarcar no ?Socialismo do Século 21? ? que já opera descaradamente na Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador e Cuba. O esquema político corrupto e mentiroso do Foro de São Paulo está prestes a nos brindar com o ?Triunfo de sua Vontade?.

A pergunta fundamental é: os segmentos esclarecidos ? minoria na sociedade brasileira ? terão condições políticas de reagir a tempo de reverter o golpe contra o Estado Democrático de Direito? Ou todos seremos engolidos pelo avassalador e corrupto sistema do Governo do Crime Organizado no Brasil?
Herculano
24/04/2013 11:31
MAIS UMA

A servidora Suzan Theiss foi nomeada para o cargo em comissão de Diretora Pedagógica, junto à Fundação Municipal de Esportes. O decreto 5.449 saiu na edição de ontem do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet.
Herculano
24/04/2013 11:27
PERSISTENTE

O deputado federal João Pizzolatti Junior, PP, oficializou o interesse em concorrer a presidência do diretório estadual, cuja eleição ocorre no final de maio. Faz anos que ele se articula e tenta, mas...
Herculano
24/04/2013 11:24
APARENTEMENTE CADA VEZ MAIS PRÓXIMO. APARENTEMENTE

PF pede quebra de sigilo do 'faz-tudo' de Lula, revela o título da reportagem de Alana Rizzo, para o jornal O Estado de S.Paulo

A Polícia Federal vai pedir a quebra do sigilo bancário de Freud Godoy, segurança e assessor pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida faz parte do inquérito instaurado para desvendar o caminho percorrido pelos recursos distribuídos no esquema do mensalão e é também um desdobramento do depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza à Procuradoria-Geral da República em setembro do ano passado. Valério afirmou que o mensalão bancou despesas pessoais de Lula. O ex-presidente afirma que é mentira.

Ontem, Valério prestou novo depoimento à PF em Brasília. O operador do mensalão deixou a sede da polícia por volta das 16 horas. O inquérito aberto vai rastrear supostos repasses do mensalão para o ex-presidente. A PF também deve ouvir o auxiliar de Lula nos próximos 10 dias, em São Paulo.
Herculano
24/04/2013 11:19
ENQUADRADOS, por Ilimar Franco, para O Globo

O presidente do PT, Rui Falcão desembarcou ontem em Brasília. Esteve com os senadores petistas Jorge Viana (AC), Aníbal Diniz (AC), Paulo Paim (RS), Eduardo Suplicy (SP) e Lindbergh Farias (RJ). E deu o recado: aprovar o projeto que tira o Fundo Partidário e o tempo de TV dos novos partidos "é uma questão fechada da direção nacional". O PT teme o esvaziamento do PSD de Kassab.
Herculano
24/04/2013 11:17
TENTANDO RESPIRAR

De Marina Silva, sobre as dificuldades impostas pelo governo para a criação de novos partidos. "Por que esse medo? Ela [Dilma] não precisa disso! Tem todos os partidos grandes ao seu lado, uma popularidade alta, 39 ministérios, o Bolsa Família, o PAC, o Renan, o Sarney. (,...) Nunca imaginei que o PT fosse usar o mesmo punhal enferrujado usado por eles [ a ditadura de 64] para ferir Lula quando tentava criar o partido - agora, contra um grupo que, com a mesma legitimidade, tenta se organizar"
Herculano
24/04/2013 11:01
AOS QUE JÁ ESTREGARAM O IMPOSTO DE RENDA

Contribuinte que entregou IR já pode consultar extrato. Serviço informa se há alguma pendência; se houver, retificadora deverá ser enviada logo.

O contribuinte que já entregou o IR deste ano pode consultar o extrato da declaração no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessá-lo, é preciso utilizar o código de acesso gerado no próprio site ou ter certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Neste ano, o processamento da declaração leva menos de 48 horas ­­--uma declaração entregue no domingo, por exemplo, já estava processada ontem.

O acesso ao extrato permite ao contribuinte identificar, entre outros detalhes, eventuais pendências que acarretam a retenção da declaração na malha fina e saber como resolvê-las, enviando uma declaração retificadora.
Herculano
24/04/2013 10:55
ARTESENATO

A prefeitura de Gaspar estima gastar R$ 193.135,83 em materiais para artesanato. O pregão acontece no dia cinco de maio.
Herculano
24/04/2013 10:49
NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, agora é colunista mensal do jornal The New York Times. Em "prato cuspido", Cláudio Humberto resgatou esta na coluna que publica hoje nos jornais brasileiro

No debate presidencial de 2006, Lula ironizou o rival tucano Geraldo Alckmin, que criticou seu governo na Educação: "O Alckmin é elitizado, para ele tudo que sai em jornais, como o New York Times, é verdade."

Volto. E agora? Pela presunção do próprio Lula, o que ele escreverá no NYTimes não será verdade. Ou mudou?
Herculano
24/04/2013 10:44
A PLATAFORMA PETISTA PARA A OPOSIÇÃO, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo

O comissariado injetou 'compreensão' no sistema e Dilma poderá pagar a conta, que também é dela

Juntos, os quatro comissários mensaleiros do PT foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal a 36 anos de prisão. O partido solidarizou-se com todos e denuncia o que considera uma essência política do julgamento. A chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, companheira Rose Noronha, está indiciada num inquérito da Polícia Federal por tráfico de influência e o repórter Robson Bonin acaba de revelar que em 2010 ela hospedou-se no palácio Doria Pamphili, um dos mais belos de Roma e sede da embaixada brasileira.

Nas últimas semanas, a Polícia Federal e o Ministério Público revelaram articulações de um atravessador paulista, Gilberto Silva (pode me chamar de Zé Formiga), usando os nomes de três comissários em suas traficâncias. Entraram na roda os deputados Cândido Vaccarezza, que ocupou a liderança da bancada de apoio à doutora Dilma até 2012, Arlindo Chinaglia, ex-presidente da Câmara, e José Mentor, cujo irmão é deputado estadual em São Paulo.

O julgamento do STF ainda não acabou, Rose Noronha é apenas uma cidadã indiciada num inquérito e as relações dos comissários com Zé Formiga estão longe de serem provadas. São três lotes qualitativamente diferentes, mas para a plateia ressoa a frase do deputado André Vargas, vice-presidente da Câmara, rebatendo uma observação do ex-governador gaúcho Olívio Dutra que defendeu a renúncia de José Genoino ao mandato: "Quando [ele] passou pelos problemas da CPI do Jogo do Bicho, teve a compreensão de todo mundo".

O problema do PT é a "compreensão". Tome-se o caso de um assessora de Vaccarezza, a companheira Denise Cavalcanti. Em julho de 2010 ela ligou para o empreiteiro Olívio Scamatti pedindo-lhe emprestado um avião para atender ao deputado. O doutor está preso. Quando a polícia foi buscá-lo, seu filho mandou a seguinte mensagem a um funcionário de sua empresa: "Luis, apaga tudo, pelo amor de Deus, a Polícia Federal está aqui". Depois o próprio Scamatti cobrou o apagão da memória de pendrives, um HD externo e um tablet. Vaccarezza informa que demitiu sua assessora. Cadê ela? Até o último dia 19, ocupou um cargo no Serviço Funerário da Prefeitura de São Paulo.

O deputado Arlindo Chinaglia pediu o aprofundamento das investigações e assegura que não conhece Zé Formiga. Seu ex-chefe de gabinete é citado organizando uma reunião para alavancar um pedido da empreiteira Leão Leão junto ao BNDES. (A Leão Leão adquiriu notoriedade nacional durante a administração de Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto.) O deputado informa que seu chefe de gabinete não está mais no cargo. Cadê? Está no gabinete de outro companheiro.

O presidente da partido, Rui Falcão, reconheceu, há alguns meses que o principal erro do partido "foi em alguns momentos termos enveredado por práticas comuns a outros partidos, mas que o PT não deveria ter se enveredado por elas". Falcão conjugou o verbo no tempo errado. O PT não enveredou, está funerariamente enveredado e a transferência da companheira Denise sinaliza isso. Quem quiser, acredite que a doutora Dilma, na sua condição de gerentona, nada tem a ver com a compreensão dos companheiros. Nem ela, nem Lula
Herculano
24/04/2013 10:37
O MEDO DE PERDER O PODER E O DOMÍNIO

PT enquadra senadores que pretendiam ajudar Marina, diz a manchete do jornal o Globo desta quarta-feira.

A direção nacional do PT enquadrou nesta terça-feira a bancada do partido no Senado, levando-a a fechar questão a favor do projeto que restringe o tempo de TV e os repasses do Fundo Partidário para novas siglas.

A decisão ocorreu um dia após o senador Jorge Viana (PT-AC,), com o apoio do líder petista no Senado, Wellington Dias (PI), anunciar que apresentaria emenda para que a nova regra não valesse para as eleições de 2014.

O Palácio do Planalto ficou atônito com a postura dos dois. A restrição a novos partidos é vista como uma forma de inviabilizar a candidatura presidencial da ex-senadora Marina Silva, que está viajando o país em busca de apoio para fundar sua legenda, a Rede Sustentabilidade.
Herculano
24/04/2013 10:34
CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam de oito a 18 dias (podem escolher!) para a liberação de R$12 milhões da Ponte do Vale em verbas conveniadas, mas retidas pelo governo Federal em Brasília. A garantia é do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, como relatou numa rara entrevista coletiva de prestação de contas de viagem para a população no dia 12 de abril. O deputado Décio Neri de Lima e a ministra Ideli Salvatti são os fiadores, segundo ele. Até agora, eles deixaram Gaspar na mão. Acorda, Gaspar!
Herculano
24/04/2013 10:10
MACADAME DE GRAÇA DÁ CASSAÇÃO

Ministério Público pede cassação de prefeito e vice em Massaranduba. Para a promotoria, há indícios de que a entrega gratuita de macadame aos agricultores foi realizada em troca de votos

Segundo a repórter Daiane Vieira, do jornal A Notícia, de Joinville, a promotora da justiça eleitoral de Guaramirim, Maria Cristina Pereira Cavalcanti Ribeiro, indicou a cassação do prefeito de Massaranduba, Mario Fernando Reinke (PSDB), e do vice, Armindo Sésar Tassi (PMDB), por abuso de poder econômico. O despacho foi publicado pelo Ministério Público na sexta-feira e é resultado de uma ação de impugnação impetrada em dezembro do ano passado pela coligação "Competência, Juventude e Trabalho", do então candidato a prefeito Odenir Deretti (PP) e o vice, Davio Leu Júnior (DEM).

Conforme a denúncia, a Prefeitura teria ampliado a entrega de macadame a agricultores, no ano passado, em troca de votos. O indício de irregularidade seria o aumento no número de cargas entregues no ano eleitoral. Em 2011, o programa realizou 535 entregas a produtores rurais.
sidnei luis reinert
23/04/2013 23:59
Agentes de saúde aqui em casa?Quantas vezes por ano? 1...2...4...OPA,ACHO QUE FOI DEMAIS!!!!
Herculano
23/04/2013 21:50
É NATURAL QUE LULA E EIKE SE ENTENDAM MUITO BEM: OS DOIS SÃO VENDEDORES DE NUVENS, por Augusto Nunes, de Veja

Lula é o Eike Batista da política. Eike é o Lula do empresariado. Um inventou o Brasil Maravilha. Só existe na papelada que registrou em cartório. Outro ergueu o Império do X. No caso, X é igual a nada.

O pernambucano falastrão que inaugurava uma proeza por dia se elogia de meia em meia hora por ter feito o que não fez. O mineiro gabola que ganhava uma tonelada de dólares por minuto se louva o tempo todo pelo que diz que vai fazer e não fará.

O presidente incomparável prometeu para 2010 a transposição das águas do São Francisco. O rio segue dormindo no mesmo leito. O empreendedor sem similares adora gerúndios e só conjuga verbos no futuro. Está fazendo um buquê de portos. Vai fazer coisas de que até Deus duvida. Não concluiu nem a reforma do Hotel Glória.

Lula se apresenta como o maior dos governantes desde Tomé de Souza sem ter concluído uma única obra visível. Eike entra e sai do ranking dos bilionários da revista Forbes sem que alguém consiga enxergar a cor do dinheiro.

Lula berrou em 2007 que a Petrobras tornara autossuficiente em petróleo o país que, graças às jazidas do pré-sal, logo estaria dando as cartas na OPEP. A estatal agora coleciona prejuízos e o Brasil importa combustível. Eike vive enchendo milhões de barris com o que vai extrair do colosso que continua enterrado no fundo do Atlântico.

Político de nascença, Lula agora enriquece como camelô de empresas privadas. Filho de um empresário admirável, Eike resiste à falência graças a empréstimos do BNDES, parcerias com estatais e adjutórios obscenos do governo federal.

Lula só poderia chegar ao coração do poder num lugar onde tanta gente confia num Eike Batista. Eike só poderia posar de gênio dos negócios num país que acredita num Lula.

É natural que viajem no mesmo jatinho. É natural que se entendam muito bem. Os dois são vendedores de nuvens.
Herculano
23/04/2013 21:39
PARA OS MÉDICOS E ESPECIALISTAS

Pode um homem vasectomizado gerar um filho pelos métodos normais? Resposta: pode, mas precisa ser investigado por que a cirurgia não foi eficaz. Um simples exame de DNA resolve esta dúvida hoje em dia.

Mas quando há certezas, pode levar a adúltera consciente às práticas extremas e às páginas policiais.
Herculano
23/04/2013 21:26
CACHORROS OU PESSOAS?

Esta é a questão (by Shekespeare W), Juju do Gasparinho. Se uma administração, se uma cidade não possui políticas públicas de proteção a menores vulneráveis, se não possui uma Defesa Civil voltada para a proteção do povo e faz tudo isto como cabide de empregos para amigos e partidários, não pode, por questões humanitárias e cidadãs priorizar os animais.
Juju do gasparinho
23/04/2013 19:34
Prezado Herculano:

Ao ler o artigo TÁ BOM PRA CACHORRO, de autoria de Álvaro Correia
no jornal Cruzeiro de hoje , gostaria de te perguntar:
Por que Gaspar não tem um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)?
Herculano
23/04/2013 18:12
GOVERNO DO ESTADO FAZ NOTA E RECLAMA DA RBS AO INVÉS DE SE CONTRAPOR AOS GREVISTAS

Ao dar a manchete de que 570 mil alunos devem ficar sem aula nestes três dias (saiu no diario.com.br), o grupo RBS acaba de alçar à condição de gestora da rede estadual quem não detém este poder, a presidente do Sinte, Alvete Bedin. Ao dar esta manchete, infelizmente, um dos maiores grupos de comunicação do Estado presta um desserviço à população, pois usa sua credibilidade para induzir os pais a não enviarem seus filhos à escola que estarão abertas para recebê-los.
Herculano
23/04/2013 18:06
UFA! NINGUÉM QUERIA


Manchete do Vale.Definida empresa que duplicará trecho entre Blumenau e Indaial da BR-470; Sulcatarinense ofereceu a menor proposta, totalizando R$ 205,9 milhões

Na terceira tentativa de licitar o trecho da BR-470 entre os quilômetro 57 e 73, de Blumenau a Indaial, três empresas conseguiram classificação para o processo de escolha. Ao todo, seis empresas entregaram propostas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Destas, três se classificaram.

O menor valor proposto partiu da Sulcatarinense Ltda. O valor é de R$ 205,9 milhões, por isso foi considerada a vencedora do certame. A segunda colocada foi o Consórcio Azza-Sogel, com o montante de R$ 209,7 milhões. O Consórcio TV-Castellar-Ott propôs o valor de R$ 211,6 milhões

Herculano
23/04/2013 17:06
PEDRO ZUCHI GOSTA DE UMA ENCRENCA

Foi assim que me expressei sobre o desfazimento sem base legal da mangueira para guarda de gado que a prefeitura tinha no terreno que "comprou" da Sulfabril. A nota esta aqui abaixo, em "Sobre o Trapiche".

O que aconteceu hoje? A prefeitura voltou atrás. Amaldiçoou esta coluna que revelou publicamente a ação contra a lei, que todos em Gaspar sabiam, mas não tinham coragem de mostrar; e quem denunciou o fato irresponsável no Ministério Público. Resultado: estão devolvendo as peças (madeiras de lei) da mangueira. Agora, só falta montá-la.

Não vou divagar sobre este assunto e nem comemorar. Vou apenas lamentar: primeiro que o prefeito seja tão mal assessorado, seja teimoso e se acha acima da lei para favorecer gente que não precisa ser favorecida pois já tem a sorte grande. E quem paga? O prefeito e depois ele diz que é perseguição da oposição. Mas, qual mesmo é a oposição que ele e o PT possuem em Gaspar? Acorda, Gaspar!
Herculano
23/04/2013 13:33
QUANDO DEUS JUSTIFICA E ABENÇOA A IGNORÂNCIA HUMANA

O que estampam as manchetes desta manhã que correm o mundo?Religião motivou atentado em Boston, afirma suspeito à polícia americana. Dzhokhar Tsarnaev relatou ao FBI que ele e seu irmão mais velho não tinham contato com grupos terroristas.
Herculano
23/04/2013 13:24
QUEM DO PT ESCREVERÁ?


Para poucos. O ex-presidente Lula terá coluna mensal no "The New York Times". A informação é do Uol - Universo On Lime e pertencente ao grupo do jornal Folha de S.Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 67, assinou ontem (22) nos Estados Unidos um contrato com o "The New York Times" para escrever uma coluna mensal que será distribuída pela publicação. Segundo o UOL apurou, a coluna não deve ser publicada em veículos brasileiros por exigência do próprio Lula.

O petista se reuniu com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de notícias do jornal norte-americano, e foi decidido que o texto será distribuída pela agência do "New York Times".

A coluna tratará de "política e economia internacional, além de iniciativas para o combate à fome e à miséria no mundo", de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Lula.
luciano da cunha
23/04/2013 12:18
AO VILSON

concordo com vc na questão politica eu estava desinformado,

mas, só quem não quer não enxerga é um cego, uma mulher gravida com 7 a 8 meses de gestação é sim muito visível mesmo a mulher sendo gordinha como vc diz, nos casos da adolescentes a mãe é relapsa pois não observou quando ela parou de menstruar, fora outras formas de descobrir,

ou falta de preparo dos agentes que são pagos pra isso, um abraço.

sidnei luis reinert
23/04/2013 11:10
SEC dos EUA vai investigar Embraer por denúncia de superfaturamento e suborno em vendas a argentinos

A Securities and Exchange Commission (SEC) ? que fiscaliza o mercado de capitais nos Estados Unidos e monitora empresas listadas em bolsas de lá ? vai mesmo fiscalizar a Embraer pela denúncia de que a fabricante de aviões brasileira teria vendido aeronaves a preços superfaturados para a Aerolineas Argentinas. Ontem, em comunicado ao mercado e à imprensa especializada, a Embraer negou que tenha feito tal operação ilegal.

Listada na Bolsa de Nova York e com operações em manutenção de aeronaves em Fort Lauderdale e Nashville, além de ter uma fábrica em construção, nos EUA, a Embraer teme ser enquadrada no Foreign Corrupt Practices Act. Intimada pela SEC (a CVM norte-americana), a Embraer até abriu uma investigação interna sobre o caso. O Escândalo envolvendo os argentinos é tratado como ?assunto de confidencialidade?, por recomendação da SEC, quando intimou a empresa brasileira.

O escândalo pode causar embaraços na vaidosa relação entre a argentina Cristina Kirchner e a brasileira Dilma Rousseff (claro, atingindo também Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-Presidente que posa de ?vendedor? para as empresas brasileiras no exterior). O juiz federal argentino Ariel Torres abriu um processo para invesrigar se houve pagamento indevido pela Embraer, no formato de propina, para membros do governo Cristina ? principalmente seu ex-secretário de Transportes, Ricardo Jaime.

A Embraer vendeu 20 aviões para a Argentina em maio de 2009 por U$$ 700 milhões. O recurso foi financiado em 80% pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil. Tudo a uma taxa de 7% ao ano, ao longo de 10 anos. Foi uma taxa sem precedentes para um empréstimo que não é financeiro, mas destinado ao investimento de uma empresa em outro país. Coisas do nosso Capimunismo e das parcerias feitas entre os companheiros do Foro de São Paulo.
Vilson
23/04/2013 10:29
EM resposta ao Sr Luciano Cunha:

O mesmo está desinformado ou e ignorante em sua colocação, pois, os agentes de saúde e os Estrategias Saúde da Família (ESFs) são programas criados pelo governo federal e não pelo município, ou seja, o governo repassa o dinheiro ao município para o pagamento dos mesmos os quais não tem sequer vinculo partidário ou cunho politico com o PT ou com qualquer outro partido. Com relação as gestantes existe sim uma dificuldade muito grande em relação a descoberta da gravidez, pois a maioria são menores de idade e escondem a mesma por medo ou vergonha dos pais, amigos e dos próprios agentes de saúde e demais profissionais ligados a área. Tenho certeza que o mesmo não consegue visivelmente saber se a mulher é gestante ou não, pois na maioria das vezes há mulheres gordinhas que aparentam ser gestantes e não são. Antes de fazer suas colocações procure se interar melhor do assunto. Abraços Herculano
Herculano
23/04/2013 10:11
HISTÓRIA

Hoje, 23 de abril, é dia do nascimento e morte (coincidência) de Willian Shakespeare. Este poeta e dramaturgo inglês e que melhor representa a língua inglesa, nasceu em Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1564 e lá morreu em23 de abril de 1616.

Três de Shakespeare

Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.

Os homens de poucas palavras são os melhores.

Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião.
Herculano
23/04/2013 09:36
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E outra piada pronta: "Ana Maria Braga é atropelada por carro inteligente". Seleção natural. Rarará! Bota um carro desses no programa da Lucianta Gimenez. Atropela até o microfone! Rarará
Herculano
23/04/2013 09:33
BRASIL DO CIRCO GERENCIADO POR POLÍTICOS E O GOVERNO DE PLANTÃO

Vamos ter estádios vistosos, caros, aditivados e cheios de dúvidas técnicas e financeiras (corrupção e superfaturamento) para a Copa do Mundo em locais onde nem time de futebol há.

Enquanto isso hospitais fecham, o SUS zomba com seus preços e honorários, postos de saúde não possuem médicos e estruturas, e as filas de doentes aumenta nas emergências, quando não morrem.

Os brasileiros estão orgulhosos da Copa, da Olimpíada. Mas, do que mesmo? Os políticos estão aplaudindo a alienação e o conformismo.
vlad
23/04/2013 09:27
O Ministério da Saúde estuda redução da idade mínima para operação de troca de sexo de transexuais, mas o Ministério da Justiça não pensa em diminuir a maioridade penal.
Herculano
23/04/2013 08:37
UMA LOUCURA

Pode uma rua recente no Centro em apenas 132 metros ter quatro larguras (12, 10, 8 e 6m)? Em Gaspar pode. O projeto de Lei 17/2013 está na Câmara e inclusive troca o nome da rua paa embrulhar bem o assunto. A autora é a vereadora Marli Iracema Sontag, PMDB, e que mora no Bela Vista. Acorda, Gaspar!
Herculano
23/04/2013 08:25
É UMA VERGONHA. QUANDO ESTA GENTE PAGA POR NÓS VAI TRABALHAR PELO BRASIL E OS BRASILEIROS?

Em campanha, ministros reforçam vaivém entre Brasília e seus estados, o repórter Guilherme Amado, para o jornal O Globo esclarece como os políticos que são pagos e gastam os nossos pesados impostos trabalham por nós.

A agenda oficial de ministros da presidente Dilma Rousseff em abril poderia se confundir com a rotina de uma campanha eleitoral, não estivessem eles a um ano e meio do próximo pleito. A análise da agenda de 2013 dos 38 ministros que compõem o primeiro escalão do governo federal mostra que, a exemplo do que a chefe tem feito, quatro petistas se destacam como os que mais viajaram para seus estados este ano: os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).
Herculano
23/04/2013 08:20
O CASO DA JUÍZA ANA PAULA

"Pratica jornalismo todo veículo cujo propósito central seja conhecer, produzir conhecimento, informar. O veículo cujo objetivo central seja convencer, atrair adeptos, defender uma causa faz propaganda. Um está na órbita do conhecimento; o outro, da luta político-ideológica".

Onde está isto? Em "Princípios editoriais das organizações Globo", anunciado com grande pompa num sábado, seis de agosto de 2011.

Até agora, decorrido mais de dois meses, a Rede Globo que veio aqui a Gaspar na busca de subsídios para uma reportagem de tráfico de pessoas (adoções e abrigamentos) ainda não concluiu a sua reportagem que envolveu a juíza Ana Paula Amaro da Silveira. Ela atuou na Comarca por 11 anos nesta área .

Apenas fez pauta para outros, inclusive políticos, e ela mesma tentar continuar no assunto. A Globo que trouxe o repórter baiano José Raimundo especialista neste tipo de pauta arrumada e mal acabada, emprestou à reportagem um caso do Paraná para o que não conseguiu apurar por aqui para dar tom de gravidade e verdade. Todos esperam o final desta história.

Na verdade, a Rede Globo tentou sustentar e espalhar um que levantou no interior da Bahia,transportando para a vida real (e que deve existir) a ficção do enredo de uma novela sua, a "Salve Jorge". O objetivo era o de produzir à ambos programas - um de entretendimento e outro jornalístico autenticidade, primazia e audiência dos ignorantes, desinformados, políticos ávidos por uma aparição na Globo e de intelectualoides da causa, desonrando o trabalho da magistratura, do ministério público e aliando-se a bandidos e fontes notoriamente comprometidas.

Descuidou-se. Ou para o sensacionalismo e a audiência, renegou os seus próprios princípios éticos que exibe como um pilar da sua isenção.

Sobre o caso da Bahia, uma troca de e.mails levou-me a www.luisnassif.com.br. E o que ele escreve no dia 17 de abril as 19.59, atualizado as 21.56 do mesmo dia sobre o caso da Bahia?

Farsa do tráfico de crianças na Bahia é desmontada

Com o afastamento do juiz Luiz Roberto Cappio Guedes Pereira começa a ser desmontada uma das maiores farsas jornalísticas da história: o caso da suposta quadrilha criminosa que traficaria crianças para adoção em Monte Santo, Bahia, divulgado nos programas Fantástico e Jornal Nacional.

Cappio foi o juiz que abriu investigações a respeito de uma suposta organização criminosa para venda de crianças, que atuaria na comarca de Monte Santo, município de Euclides da Cunha, sertão da Bahia.

Foi personagem da Globo durante vários dias, denunciando seu antecessor e criminalizando as senhoras que assumiram legalmente a guarda provisória das crianças. Montou uma farsa com o repórter da Globo na região.

Com sua suspensão pelo Tribunal de Justiça da Bahia, a farsa começa a ser devendada.

Volto. E agora? Acorda, Gaspar!
luciano da cunha
23/04/2013 07:28
PERGUNTO?

porque a prefeitura administrada pelo pt ( perca total) paga os agentes de saúde para andarem nas ruas,

se não conseguem descobrir visivelmente uma mulher gravida,

quem é essa pessoa responsável pela área onde essa mãe desnaturada jogou o bebê recem nascido no lixo?

PRA MIM TÁ NA CARA QUE É CABIDE DE EMPREGO, um abraço.
Herculano
23/04/2013 05:39
IMAGINA-SE SE NÃO EXISTISSE O CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA PARA REVER AS CONDENAÇÕES. MESMO ASSIM RÉUS DO MENSALÃO PRETEDEM DENUNCIAR EM CORTES INTERNACIONAIS SIMBÓLICAS UMA SUPOSTA PERSEGUIÇÃO PARA CONDENÁ-LOS SEM CRIME E PROVAS.

Recursos podem dar a 12 condenados do mensalão novo julgamento no STF. ministros admitem que há maioria para analisar os embargos infringentes, nos quais culpados pelo esquema de corrupção pedem revisão de penas quando placar lhes deu pelo menos 4 votos favoráveis

Segundo os repórteres Felipe Recondo, Mariângela Gallucci e Eduardo Bresciani do jornal O Estado de S. Paulo, o ex-ministro José Dirceu e outros 11 condenados do mensalão terão uma espécie de "novo julgamento" no Supremo Tribunal Federal. Com isso, Dirceu, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) e outros petistas do chamado "núcleo político" do mensalão poderão se livrar de cumprir pena em regime fechado. Cinco ministros do Supremo ouvidos pelo Estado confirmaram a tese de novo julgamento por conta de recursos dos condenados.

Esses ministros adiantam que há maioria na Corte para que sejam admitidos os chamados embargos infringentes ? recurso previsto quando há pelo menos quatro votos contra a condenação do réu. No caso de Dirceu isso ocorreu na acusação de formação de quadrilha, enquanto com Cunha o placar que permite a revisão da pena foi registrado no crime de lavagem de dinheiro.

O prazo para os advogados entrarem no STF com os embargos infringentes é de 15 dias e começa a contar hoje, dia seguinte à publicação do acórdão. O acórdão ? a íntegra do julgamento, com os votos dos ministros ? foi publicado nessa segunda-feira, com 8.405 páginas.
Herculano
23/04/2013 05:26
GOVERNO DISTRIBUI MAIS A PROPAGANDA

Cai fatia da Globo na publicidade federal. Emissora é a que mais recebe verba de propaganda do governo, mas percentual foi de 61% a 44% após chegada do PT ao poder. Esta é a primeira vez que o Planalto revela os valores que cada TV recebe pela divulgação dos comerciais estatais. A programação de recursos deve ser proporcional ao tamanho e ao perfil da audiência de cada veículo, justificou o governo. Razoável.
Herculano
23/04/2013 04:55
O MAL, por Hélio Schwartsmann para o jornal Folha de S. Paulo

"Por que jovens que cresceram e estudaram aqui [nos EUA] e eram parte de nossa comunidade e de nosso país recorreram a tal violência?", indagou-se Barack Obama após a prisão de Dzhokhar Tsarnaev, suspeito de ter plantado as bombas na maratona de Boston. Em outras palavra, o que levou um garoto, descrito como "doce" e "amigável" por quem o conhecia, a praticar um ato de terror?

Nas últimas décadas, psicólogos e sociólogos que se dedicaram a estudar "o mal" chegaram a conclusões interessantes. A mais polêmica é a de que o "puro mal" só existe em nossas cabeças. De um modo geral, até o mais frio assassino acredita ter razões que justificam seu ato.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.