23/04/2013
SUBIU A BRASÍLIA
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina na impugnação na candidatura de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, finalmente subiu para o Tribunal Superior Eleitoral. O advogado do PMDB, Carlos Roberto Pereira, quer a admissibilidade do Agravo de Instrumento para ver reanalisado a decisão do presidente do TRE, Eládio Torret Rocha, ao Recurso Especial. Ele manteve a decisão colegiada de apenas condenar Zuchi a pagar multa de R$25 mil ao invés de perder o mandato como quer o PMDB, numa ação original do PPS e DEM. Este julgamento refere-se a distribuição de verbas a entidades sem finalidades sociais e a reajustes de vencimentos dos servidores em época não permitida pela lei eleitoral. Outra impugnação proposta pelo PPS e DEM, e incorporada pelo PMDB, e uma de cassação proposta pelo PMDB, passados mais de quatro meses, sequer foram analisadas pelo TRE de Santa Catarina.
O SAPO I
Em ?Sem prioridade?, eu lhes relatei na coluna de sexta-feira como um sapo enterrado aqui em Gaspar se incorpora aos nossos políticos contra a cidade e a favor das bobagens, vaidade e ignorância deles. Pois não é que o fato se repetiu. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, depois de resistir aos pedidos de liderar o processo pelas alças de acesso do povo da Margem Esquerda à Ponte do Vale, resolveu receber no seu gabinete o companheiro presidente da Câmara de Blumenau, Vanderlei Paulo de Oliveira, num governo imaginário e paralelo só de petistas sem poder para tomar decisões regionais e estaduais.
O SAPO II
Segundo um press release da Prefeitura de Gaspar, montou-se um factoide. O presidente da Câmara de Blumenau, Vanderlei de Oliveira, reuniu-se na quinta-feira com o prefeito de Gaspar Celso Zuchi e a vice Mariluci Deschamps Rosa para discutir sobre o projeto de pavimentação da SC-420, ligando os municípios de Blumenau e Guabiruba, com extensão a Gaspar e Brusque. Também participaram o chefe de Gabinete da Prefeitura de Gaspar Doraci Vanz e os vereadores do município Daniel Fernando dos Reis, Hamilton Graf e José Amarildo Rampelotti, tosos do PT.
O SAPO III
Piada. Esta SC-420 oficialmente não existe. Ao menos no decreto Nº 759, de 21 de dezembro de 2011 e que aprovou o Plano Rodoviário Estadual. A reunião não foi de verdade e séria. Porque? Ela deveria ser feita com o governador, o secretário de Desenvolvimento Regional, o de Infraestrutura e o prefeito de Blumenau. Eles é que vão decidir, se comprometer no Orçamento e sacramentar algo que é bom, necessário e que já defendi aqui. A reunião não é séria porque tanto Pedro Celso Zuchi, Vanderlei Paulo de Oliveira e o PT apenas criaram fatos para sustentá-los aos desinformados, fanáticos, imprensa e a patrulha na pretensão de ambos serem candidatos do partido a deputado estadual. Acorda, Gaspar!
AS RUAS PROBLEMAS
A viagem da afronta à lei e a busca fácil de votos agora virou um problema sério para os vereadores da legislatura passada e para o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. O promotor Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa, da terceira da Vara da Comarca de Gaspar, resolveu enquadrar o prefeito, o ex-vereador e presidente da Câmara, Claudionor da Cruz Souza, PSDB. O que fizeram? Transformaram em leis projetos nominando ruas irregulares e clandestinas. E qual o objetivo além dos votos fáceis? Dar ares de regularidade ao ilegal. Sempre escrevi aqui que este assunto ia acabar mal. O Ministério Público está olhando com lupa esta jogada. No dia cinco de março foi juntado ao inquérito, o ofício da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento com o relatório de vistoria sobre a Criação de Vias Públicas em Gaspar. Para quem quiser acompanhar, este é o número do inquérito civil no MP: 06.2011.00008634-4 ? IC.
AUDIÊNCIA
O sucesso da Audiência Pública da Comissão de Gestão Pública da Câmara sobre as alças de acesso do povo da Margem Esquerda à ponte do Vale, na quarta-feira no salão da Comunidade São Judas Tadeu, deve-se a quatro fatores. 1. A mobilização e que levou ao evento mais de 100 pessoas, qualificadas e líderes, dos bairros Margem Esquerda, Arraial e Lagoa; 2. A presença do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e vereadores de todos os partidos; 3. A exposição didática, clara, convincente, técnica e ilustrativa visualmente da vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Surpreendeu; 4. E a boa condução isenta dos trabalhos do vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú, PP. Não deixou o evento se transformar em palanque político do pessoal da Prefeitura e nem dos que interferiram em favor da comunidade. A questão é técnica, óbvia, necessária e lida com o futuro das pessoas, segurança, vidas e desenvolvimento. A Margem Esquerda precisa de políticos comprometidos e não de demagogos, teimosos, bravateiros, aproveitadores e fingidos. Acorda, Gaspar!
GUINCHO
Afinal quem venceu a licitação 22/2012 para concessão para execução de serviços públicos de remoção por guincho, depósito e guarda de veículos, decorrentes de infrações de trânsito em Gaspar? Foram cinco anos de enrolação. Parece que continua. A licitação foi no dia primeiro de abril. As gasparenses AC Kar, Mondini e Vô Braúlio foram desclassificadas. Recorreram. Sobrou a Videira Eirelli. O assunto deveria se resolver em cinco dias. Já estamos no final do mês.
CONTAGEM REGRESSIVA
Faltam de nove a 19 dias (podem escolher!) para a liberação de R$12 milhões da Ponte do Vale em verbas conveniadas, mas retidas pelo governo Federal em Brasília. A garantia é do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, como relatou numa rara entrevista coletiva de prestação de contas de viagem para a população no dia 12 de abril. O deputado Décio Neri de Lima e a ministra Ideli Salvatti são os fiadores, segundo ele. Até agora, eles deixaram Gaspar na mão. Acorda, Gaspar!
SOBRE O TRAPICHE
O vereador Mitinho Graf, PT, autor do requerimento 83/2013 para a impossível duplicação da Rodovia Jorge Lacerda, principalmente no trecho urbano e municipalizado de Gaspar, devia primeiro desobstruir a calçada defronte o negócio dele no bairro Sete. Ela é usada para estacionamento dos clientes no seu negócio. Os pedestres que se danem.
?Por questões partidárias eu nunca irei votar contra o PT e o prefeito Zuchi. Reservo-me no direito de votar sempre a favor de Gaspar e da minha consciência. Sou esclarecida, sei ouvir e decidir. Mas, esta da duplicação da Jorge Lacerda não é lógica diante das alternativas concretas e viáveis projetadas. Todos na Câmara sabiam da minha posição sobre este assunto e não procurei a imprensa para dar a minha posição. O debate era público?. Da vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, justificando o porquê de ter sido a única a não assinar o requerimento 83/2013 e motivo dos meus comentários na coluna de sexta-feira sob o título ?Sem prioridade?.
O governo de Pedro Celso Zuchi, PT, gosta de uma encrenca. Considera-se estar de corpo fechado, inclusive na Justiça (aliás, a Justiça catarinense já percebeu a ?força organizada? de manipulação para desqualificar nacionalmente, via a Rede Globo, a juíza Ana Paulo Amaro da Silveira). Voltando. A Prefeitura desapropriou uma área de terras para montar na Margem Esquerda a Arena Multiuso e Praça da Juventude. Uma boa ideia. Discute-se o valor da propriedade na Justiça com a imissão de posse (algo provisório) nas mãos.
Sem qualquer disposição legal, a prefeitura liberou a área para a engorda de gado e uso das mangueiras a particulares. Agora, está se desfazendo destas benfeitorias (que fez parte do negócio, pois a compra é do imóvel e não apenas das terras) e de forma onerosa. Pior. Tudo isto foi proposto e rejeitado na Câmara no dia 18 de setembro no projeto de lei 75/2012 do próprio Executivo. Falta o Ministério Público se interessar sobre este assunto para esclarecer de uma vez o imbróglio.
Quem irá buscar uma solução para as alças de acesso da comunidade da Margem Esquerda à Ponte do Vale? Há uma comissão formada por Valéria da Rosa Castanho Rohr, Luciano Coradini, Marco Aurélio Gamborgi e Amarildo de Andrade da comunidade; a secretária Patrícia Scheidt pela prefeitura e as vereadoras Andréia Symone Zimmermann Nagel, DEM e Ivete Mafra Hammes, PMDB, pela Câmara. Espera-se ação, mobilização, comunicação e menos disputa partidária ou de paternidade. Acorda, Gaspar!
Edição 1482
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).