Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

12/04/2013

PENITENCIÁRIA I

A administração de Pedro Celso Zuchi, PT, pode não simpatizar com a implantação da penitenciária em solo gasparense. Há pouco a resistir. Zuchi precisa e está preso à penitenciária para tocar as suas contas na Prefeitura. Daí o seu providencial silêncio e inexplicável conformação, digamos assim. Zuchi está de olho nas compensações não apenas em eventuais projetos e obras, mas principalmente em recursos financeiros. Está em curso à possibilidade de antecipação do retorno do ICMS para equilibrar o furado Orçamento municipal. Ele está no limite da Lei da Responsabilidade Fiscal com o inchamento da máquina de comissionados, isto sem falar no aumento da receita do ISS com as obras da penitenciária.

 

PENITENCIÁRIA II

Entretanto, contra ela conspiram vários fatores de ordem naturais e técnicos. Estudos geológicos e hidrológicos na área do Belchior Baixo onde está mapeado o terreno e já descrito aqui com exclusividade, podem comprometer a intenção do governo do Estado. O que diz o sempre desrespeitado Plano Diretor para aquela área? E como transportar presos se a ponte Hercílio Deecke ainda não possui perspectivas de ser reaberta plenamente e a ponte do Vale ameaça se prolongar na agonia? Qual a alternativa logística de movimentação de presos para não se ter pontos de riscos? Se tudo o que listei não for suficiente para criar impedimentos a serem superados, há outra lista importante e extensa. 

 

PENITENCIÁRIA III

Nem prédio do Fórum descente Gaspar possui (e o novo é uma novela que só não caiu no esquecimento por conta da persistência quase solitária de Álvaro Correia). Quase uma dezena de salas em vários endereços já se espalha e abrigam serviços vitais ao redor do Fórum. E se a penitenciária vir para cá, inevitavelmente terá que surgir e se implantar uma Vara de Execuções (juizado, promotoria, área de segregação e toda uma estrutura para dar suporte, instrução e movimentação a mais de mil processos e presos). Não é fácil, não é pouco. Em Blumenau estão mais de 300 policiais militares; em Gaspar menos de 50. Em Blumenau, há uma dezena de delegados regional, especializados, titulares e assistentes; em Gaspar um titular e dois designados (que podem sair a qualquer momento). Resumindo. Escolher Gaspar, o terreno e convencer Zuchi argolado no orçamento, foram tarefas fáceis até aqui. Difícil mesmo será superar o que relatei e que não pode ficar para depois da escolha da nova penitenciária. Ai se sabe quem vencerá com o improviso: os políticos e os bandidos. Gaspar perderá, outra vez.

 

EXEMPLO

O presidente da Acig, Rogério Alves e o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foram à posse de Carlos Tavares D?Amaral, na Acib ? Associação Empresarial Blumenau. Foi uma demonstração de força, representatividade e independência. Todos os dois ? entre outros gasparenses que lá foram - puderam constatar isso com os próprios olhos e ouvidos. A Acib trabalha de forma cooperativa e critica pela cidade. Os políticos passam. Os projetos e causas da Acib ficam e ajudam a cidade ser forte, dinâmica, atualizada, desenvolvida e acima dos partidos. É uma pena que a Associação Empresarial de Gaspar seja um braço do aparelho político instalado na prefeitura de Gaspar. Por isto ela é pequena. É por isto que o Hospital Gaspar não sensibiliza o governo do Estado. É ignorado pelo governo Federal. E quem perde é a população: a mais pobre, a doente, a desassistida, a fraca, a desinformada e a manipulada pelos políticos e a própria mídia refém deste processo.

 

TERRENO À VENDA I

Em duas notas com este título, mostrei no dia dois de abril como a Associação de Moradores do Bela Vista pretende se desfazer de uma parte valorizada do terreno de 15 mim metros quadrados onde está a sua sede doado por uma empresa há anos. A repercussão foi grande. O tesoureiro da Associação, Marlon Benassi saiu em defesa do ?negócio? (e não poderia ser diferente). ?Até o momento nada foi feito além de uma assembleia de consulta e autorização da comunidade para tratarmos desse assunto; por favor, nos indique alguém que queira usar o referido terreno em forma de arrendamento como você bem citou que teremos o maior interesse em conversar?.

TERRENO À VENDA II

Se nada foi feito até agora como afirma Marlon, o essencial já: há legitimação via Assembleia do negócio imobiliário vantajoso para o terceiro. Só ingênuos não perceberiam o queijo e a faca estabelecido naquela. Sobre arrendamentos, sugiro consultar uma rede de supermercados de Gaspar. Ela possui lojas nesta modalidade aqui e em Blumenau. Aliás, bem administrada, o seu conceito não é de imobilizar com terrenos e lojas, mas focar nos resultados dos negócios, a não ser que apareçam coisas de oportunidades para capitalizá-la. Terrenos, lojas e centros de distribuição ela terceira, arrenda ou aluga terrenos e benfeitorias.

SOBRE O TRAPICHE

Frase. ?O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que olham e não fazem nada? (Albert Einstein). Outra frase. ?O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior? (Platão).

 

Aquela distribuição de verbas para diversas associações de Gaspar e o aumento diferenciado aos servidores e que resultou na transformação da impugnação da candidatura em multa de R$25 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral contra o candidato Pedro Celso Zuchi, PT, virou um processo no Tribunal de Contas. Processo nº: REP 13/00041695. Nele haverá uma decisão colegiada. Então...

 

Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come. A prefeitura, o PT de Gaspar e regional estão num dilema. Se eles  destituírem do cargo a secretária de Desenvolvimento Social daqui, Maristela Cizeski, estarão perpetrando uma ingratidão e enfraquecendo a causa. Se não destituí-la, ficarão expostos exacerbadamente no projeto de poder.

 

Nova. Parte da imprensa de Gaspar não esconde. Para ela, e sem disfarces, agora o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, é um sábio e suas entrevistas exalam sabedoria. Ai, ai, ai. Acorda, Gaspar!

 

Este assunto apareceu discretamente na terça-feira no Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet ? e acendeu a luz amarela no Ministério Público local, o qual já tinha ouvido história parecida da própria prefeitura em ?forma de consulta?. O que está no DOM? ?Indefiro o cancelamento do lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano do Parque Aquático Cascata Carolina Ltda ME, (do Belchior Alto) haja vista o imóvel possuir destinação comercial e prestação de serviços?. Quem deu este parecer do processo administrativo 102/2013? Joice M. D. Rotta, fiscal de Tributos de Gaspar.

 

Afinal é Anel de Contorno de Gaspar como sempre se divulgou ou Anel de Contorno Sul de Gaspar como se inventa agora em Blumenau? Cadê o Anel de Contorno Norte de Gaspar? A invenção pomposa e mandraque, aconteceu na segunda-feira na apresentação feita no Teatro Carlos Gomes, pelo governo do Estado que está pagando o projeto executivo. Data que é bom, nada. Há uma vaga possibilidade da licitação sair em setembro.

 

A jovem promotora Chimelly Louise de Resenes Marcon, da moralidade pública em Gaspar, está encucada com as diárias do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, na viagem que ele fez recentemente à Alemanha. Se ele foi por representação da Fecam ? Federação Catarinense dos Municípios - e se a empresa alemã detentora da tecnologia da reciclagem do lixo que quer vender aos municípios daqui, diz que pagou tudo, qual a razão das ?meias diárias? que Zuchi pediu e recebeu dos gasparenses? Chimelly pediu esclarecimentos. Testemunhas contam que Zuchi foi pessoalmente e por decisão própria se explicar no Fórum para não deixar dúvidas. Não convenceu, por enquanto. E se não convencer terá que devolver os R$4.500,00.

 

É impressionante a participação de comissionados nas redes sociais de Gaspar ? Facebook e Twitter, principalmente - durante o horário do expediente.

 

Mais um. Arquivado o processo REP 12/00465986 no Tribunal de Contas. Denunciado por participantes, o Tribunal mandou parar a licitação 149/2012 da prefeitura de Gaspar para as das lombadas eletrônicas. Apesar de tentar, desta vez, Pedro Celso Zuchi, PT, desistiu de peitar. Anulou a concorrência. Haverá outra. E qual a recomendação do TCE ao arquivar o processo? ?Estabelecer à Prefeitura Municipal de Gaspar que, em futuros Editais de licitação com objeto similar, não faça exigências excessivas de características mínimas do objeto, direcionando o certame a determinada empresa, em confronto com as disposições contidas nos arts. 3º, § 1º, I e 7º, § 5º c/c o art. 15, § 7º, inciso I, todos da Lei nº 8.666/93;3?. Bonito isso? Acorda, Gaspar!

 

 

Edição 1479

Comentários

herculano
15/04/2013 19:19
AMANHÃ

A coluna Olhando a Maré para a edição impressa de amanhã do jornal Cruzeiro do Vale, já está pronta e editada, a caminho do parque gráfico.

O tema dos principais jornais, rádios, tevês e portais será o atentado feito agora a tarde na Maratona de Boston, nos Estados Unidos.

Eu também vou escrever sobre dois atentados. Um deles, o da rede Globo que veio a Gaspar e ainda não terminou a reportagem sobre abrigamentos e adoções de menores. Ela quis promover e prolongar para o jornalismo a ficção da novela. Quis mostrar o tráfico de pessoas. Mostrou o tráfico de influências em suas pautas e feita por gente com sede de vingança para aquilo que não consegue na Jurisdição.

O outro atentado é o fato do ideológico e portentoso PT de Gaspar ser comandado por tucanos de origem, de primeira linhagem e bico grandes. Acorda, Gaspar!
Herculano
15/04/2013 18:37
ALVARO DIAS QUER CONVOCAÇÃO DE AGUINALDO

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu nesta segunda-feira (15) a convocação do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) para que explique, diante dos parlamentares, a existência de um esquema de empresas de fachada, controladas por ex-servidores do Ministério, que atuavam em contratos para construção de casas populares, no âmbito do programa "Minha Casa Minha Vida".

A denúncia é do jornal O Globo (e que postei aqui anteriormente), que apontou ainda a empresa RCA Assessoria em Controle de Obras e Serviços como sendo o centro do esquema. Com sede em São Paulo, a empresa apresenta números invejáveis como, por exemplo, atuação em 24 estados, mil municípios e garantia de entrega de 80 mil casas.

O Ministério das Cidades é o mesmo que retém as verbas da ponte do Vale, apesar delas estarem no Orçamento e as obras terem sido executadas e medidas.
Herculano
15/04/2013 18:32
OAB-SP CRIA COMISSÃO PARA DEFENDER EMENDA QUE REDUZ PODER DA PROMOTORIA

Órgão afirma que a PEC 37 restabelece a 'isenção' e a 'imparcialidade' na investigação criminal. A informação é de Fausto Macedo para o jornal O Estado de S. Paulo

Não bastasse o cerco a que é submetido no Congresso e na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde estão em curso projetos e propostas de emenda à Constituição que alijam promotores e procuradores das investigações, o Ministério Público enfrenta agora outro adversário de peso. A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) criou uma comissão de notáveis para defender a PEC 37, proposta de emenda que assegura à polícia exclusividade para apurações de âmbito criminal.

Sob a presidência do advogado José Roberto Batochio - ex-presidente da OAB - e integrada por reconhecidos advogados criminalistas, a OAB paulista instalou uma Comissão de Defesa da Constitucionalidade das Investigações Criminais para tratar dos poderes de investigação do Ministério Público na esfera penal, inclusive no que se refere à PEC, em tramitação no Congresso.

Para o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, o debate sobre a PEC 37 está desfocado: "A PEC não quer restringir os poderes do Ministério Público, cujo papel é relevantíssimo e está claramente estabelecido pela Constituição Federal de 88. Na verdade, propõe restabelecer a imparcialidade na fase de investigação, segundo a qual a Polícia Judiciária (Civil e Federal) investiga, o Ministério Público denuncia, a Advocacia faz a defesa e o Judiciário julga."

Para Costa, "quem acusa, não pode comandar a investigação, porque isso compromete a isenção, quebra o equilíbrio entre as partes da ação penal".
Herculano
15/04/2013 17:04
EXEMPLO

Morreu o empresário Afonso Dresch, 64 anosm sócio-fundador da Laticínios Tirol, de Treze Tílias, no Meio Oeste. Um infarto fulminante na madrugada de hoje abreviou a sua história empresarial bem sucedida.
Herculano
15/04/2013 16:46
NA MADRUGADA DESTE DOMINGO, O PUGILISTA DEPORTADO POR TARSO GENRO NOCATEOU A DITADURA CUBANA E SEUS SABUJOS BRASILEIROS, por Augusto Nunes, de Veja.

O que se viu num ringue em Nova York, na madrugada deste domingo, foi muito mais que um grande combate pela unificação do título de campeão mundial da categoria supergalos. Quem assistiu à luta no Radio City Music Hall em que o cubano Guillermo Rigondeaux venceu o filipino Nonito Donaire testemunhou, sobretudo, o triunfo de um homem livre sobre a ditadura dos irmãos Castro e seus sabujos em ação no Brasil. Ao fim de 12 assaltos, Donaire perdeu por pontos. Fidel, Raúl, Lula e Tarso Genro foram, mais uma vez, merecidamente nocauteados.

Em agosto de 2007, depois de fugirem do alojamento dos atletas cubanos que participavam dos Jogos Panamericanos do Rio, Rigondeaux e o também pugilista Erislandy Lara tentavam alcançar a Alemanha e a liberdade quando descobriram que o ministro da Justiça do Brasil era um capitão-do-mato a serviço de Fidel Castro. Capturados pela Polícia Federal, ambos foram devolvidos à ilha-presídio a bordo de um avião militar venezuelano. "Eles quiseram voltar", mentiu Tarso Genro.

A falácia abençoada pelo presidente Lula foi implodida em janeiro de 2009 pela segunda e bem sucedida fuga das duas vítimas da política externa da canalhice. "Enquanto ficamos na polícia, fomos proibidos de conversar com jornalistas ou advogados", disse Erislandy Lara ao finalmente desembarcar na Alemanha. Até a chegada do avião emprestado por Hugo Chávez, os carcereiros procuraram alquebrar moralmente os cativos com informações aflitivas e promessas falsas.

Souberam, por exemplo, que Fidel Castro os havia rebaixado a "traidores da pátria", que alguns parentes já tinham sido demitidos e que seus amigos estavam sitiados por ameaças de morte. Mas o ditador colérico agiria com magnanimidade, e revogaria todos os castigos, caso voltassem para Cuba em silêncio, ressalvaram os mensageiros de Tarso Genro. Outra cilada: já no aeroporto de Havana foram informados de que nunca mais voltariam a lutar.

Três anos depois da deportação dos cubanos insatisfeitos com a democracia proclamada por Fidel em 1959, o ministro da Justiça impediu que o terrorista em recesso Cesare Battisti fosse extraditado para a Itália e ali cumprisse a pena de prisão perpétua aplicada ao matador de quatro "inimigos do proletariado". Para livrá-lo da ditadura italiana que só bandidos ou vigaristas enxergam, Tarso promoveu o amigo comunista a "asilado político" e concedeu-lhe a cidadania brasileira.

Hoje com 32 anos, Rigondeaux só não conseguiu ganhar mais cedo o cinturão que o eternizará na história do boxe porque foi vencido em 2007 pelo supergalo gaúcho que ganhou uma vaga na história universal da infâmia. Tarso gosta de passear em Nova York, lembrei na madrugada deste domingo. E, enquanto erguia um brinde ao vitorioso, não resisti à tentação de imaginá-lo cruzando com Rigondeaux em alguma esquina de Manhattan.

Certos castigos são muito pedagógicos, sorri ao pensar no encontro. Tomara que o campeão reconheça o homem que o derrotou, há quase seis anos, num duelo repulsivamente desigual. E decida que a hora da revanche chegou.
Herculano
15/04/2013 16:26
CORROÍDO PELA INFLAÇÃO

Orçamento do governo para 2014 prevê salário mínimo de R$ 719,48
Documento encaminhado ao Congresso Nacional indica crescimento real e inflação do País em 4,5%
Herculano
15/04/2013 15:18
PODERÁ ESTAR SENDO CRIADO UM PT DE CARA NOVA? , por Pedro Luiz Rodrigues


O Partido dos Trabalhadores vem, nos últimos dias, exibindo sinais de maturidade que, por excepcionais, atraem a atenção dos observadores do cenário político brasileiro.

Há dias, o PT desmentiu que teria subscrito nota, juntamente com o PCdoB e a UNE, em apoio a Kim Jong-um, o jovem ditados norte-coreano, cuja agressiva verborragia é uma ameaça à paz internacional.

Hoje, torna pública a informação de que não dará seu aval oficial às manobras do ex-ministro José Dirceu, que busca a todo custo reverter ou pelo menos diminuir as penas que recebeu do STF, no caso do mensalão.

A primeira notícia pode significar que o veterano professor Marco Aurélio Garcia - em minha opinião, um dos responsáveis pela acentuada perda de relevância e prestígio do Itamaraty nos últimos anos - está, desta vez ele mesmo, perdendo relevância e prestígio.

Os petistas mais jovens, que assumem cargos de relevância no Governo Federal e nos Estados, querem um Brasil mais justo, mas querem também um Brasil mais respeitado no cenário internacional. Por que deve o Brasil privilegiar as parcerias com países autoritários (a Líbia de Khadafi, o Irã, a Coréia do Norte) ou nos deixarmos ser conduzidos pelos populistas da vizinhança?

A segunda notícia é também muito importante, pois pode significar uma guinada na posição do PT em relação ao julgamento do mensalão. Há mais tempo, quando era presidente do partido, José Genoíno chegou a defender a permanência de Delúbio Soares (um dos autores intelectuais do mensalão), dizendo que se tratava de uma denúncia "falsa e mentirosa". Em novembro passado, sob o comando de Rui Falcão, o partido manifestou-se oficialmente contra a decisão do STF e a condenação dos ex-dirigentes petistas.

Sugerirão esses sinais indicativos de que na grande festa petista de 1º de maio - quando serão lançadas as primeiras bases da plataforma eleitoral de 2014 - o partido pretenderá anunciar passos para sua modernização?

A nova geração de líderes do PT, para as quais o regime militar de 1964 faz parte de uma história que vai ficando remota, ressente-se da velha guarda do Partido, cuja cartilha político-ideológica foi montada com idéias que foram modernas entre 1848 (Marx-Engels) e a revolução de Fidel Castro, cem anos depois.

Da década de cinquenta para cá já se passaram sessenta anos, o Comunismo foi para a cucuia, o sexo deixou de ser um tabu, o transporte passou a ser feito em aviões a jato, surgiu a televisão a cores, e foram inventados e disseminados o telefone celular e o computador.

O PT não chegou ao poder por conta de suas próprias ideias e dogmas, mas por ter sido carregado pelas ideias e ações de lideres pragmáticos, que sequer perdem tempo em ler o programa partidário, como Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Quem sabe, com novos dirigentes e novas propostas, o PT não volte a empolgar novas safras de jovens brasileiros e, grande desafio, recuperar a estima e a confiança de todos os filiados e simpatizantes que sentiram apunhalados nas costas pelo lamacento e corrupto esquema do mensalão.
Herculano
15/04/2013 15:02
VIAJANTES

A Câmara de vereadores de Gaspar abriu licitação para comprar até R$30 mil em passagens aérea. Uau! Acorda, Gaspar!
jaisom barret
15/04/2013 14:47
É mais fácil levar milho para China do que para Recife: com apagão logístico, tem sido mais fácil atravessar 17 mil km de oceano do que transpor 3,5 mil km entre Sorriso (MT) e Recife (PE) pelas estradas. Faltam caminhões. Veja mais em http://migre.me/e8aig (via Economia Estadão)
Zepovinho
15/04/2013 14:42
Sr. Herculano,

Pelo visto estão o presidente da Camara e seus pares querendo viajar, para onde? Para Brasília. Pra quê? Para fazer o mesmo que fizeram ano passado, nada. Veja: ""A Câmara Municipal divulgou hoje o Edital de Licitação para a Contratação de Empresa para Prestação de Serviços de Agenciamento de Passagens Aéreas. O Edital se encontra no ícone Licitações (http://www.camaragaspar.sc.gov.br/licitacoes.php) na página da Câmara na internet.""
luciano da cunha
15/04/2013 14:41
SÓ POBRE É MULTADO


GOSTARIA DE SABER QUAL É O VERDADEIRO CRITÉRIO QUE OS AGENTES DE TRANSITO DÃO PRA MULTAR QUEM PASSA NO SINAL VERMELHO NA PONTE EM REFORMA,

POIS ONTEM A TARDE ESTAVA EU LÁ PARADO POR VOLTA DAS 18:00 E PASSOU UNS 5 CARROS NO SINAL VERMELHO E O AGENTE DE TRANSITO SENTADO NO MEIO DA PISTA NA MOTO NÃO FEZ NADA,

UNS DIAS ATRÁS UM OUTRO AGENTE MULTOU UM CARA QUE PASSOU NO SINAL VERMELHO O CARRO ERA UM GOL QUADRADO,

O VIDA DURA DE POBRE, MESMO ESTANDO ERRADO, UM ABRAÇO.
Herculano
15/04/2013 11:56
PRESTANDO CONTAS

Hoje o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, PSDB e o de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, PT, foram à rádio CBN, de Blumenau, para a prestação de contas dos 100 primeiros dias deste mandato, numa entrevista escada.

A diferença de conteúdo foi enorme. Napoleão falou de mudanças, economia e perspectivas. Zuchi, do governo passado.
Herculano
15/04/2013 11:52
DANÇA DOS NÚMEROS

O que está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? Algo que se repete. o Decreto Nº 5.444, de 11 de Abril de 2013 anula e suplementa saldos de dotações orçamentárias do Orçamento vigente na secretaria de Administração e Finanças, na secretaria de Educação, na secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e na procuradoria geral do Município
sidnei luis reinert
15/04/2013 10:20
Jatinho que levou Lula em recente viagem a Londres transportou duas malas com 1,7 milhão de Euros

Exclusivo ? Pelo menos uma das cinco ?tendências? dentro da Polícia Federal vai investigar a informação vazada por cambistas de que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou 1 milhão e 700 mil Euros em sua recente viagem bate-e-volta a Londres, na última terça-feira, dia 9 de abril. De acordo com a revelação, as duas maletas 20x20 cm foram transportadas com o status de ?bagagem diplomática?, livre de inspeção alfandegária, no jatinho bancado pela empreiteira Andrade Gutierres para atender Lula ? que nunca viaja em voo comercial e recorre ao patrocínio de grandes empresas, como Odebrecht, OAS e EBX para seus deslocamentos pelo Brasil e para o exterior.

O cambista também vazou que duas pessoas foram especialmente escaladas para tomar conta das maletas. Foram os dois ?seguranças? (não identificados) quem fizeram o depósito dos Euros em um banco da Inglaterra. Oficialmente, Lula foi ao Reino Unido para participar da abertura da exposição ?Um Caçador de Luz? - do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, no Museu de História de Londres. Lula também teve um encontro de uma hora com o roqueiro irlandês Bono Vox, da Banda U2, com quem tratou da criação de um ?Bolsa Família Mundial? ? um programa de transferência de renda para os pobres do mundo.

Certamente, o montante de 1 milhão e 700 mil euros (a maior parte em notas de 500 Euros) deve ter sido destinado ao tal programa mundial de beneficência. Com certeza, se o montante pertencia a Luiz Inácio da Silva, tudo deve ter sido declarado à Receita Federal, já que um ex-Presidente da República Federativa do Brasil jamais cometeria uma ilegalidade e muito menos um crime de evasão de divisas (usando moeda estrangeira). Como a bagagem tinha imunidade diplomática, ninguém pode ser culpado, na PF ou na Receita, de não saber que conteúdo era transportado. Portanto, nem se pode afirmar, levianamente, que o dinheiro pertença a Lula.

Curioso é que, nas revelações extraoficiais do Rosegate, houve uma denúncia parecida. O deputado federal Antony Garotinho denunciou que, numa viagem de Lula a Portugal, a Doutora Rosemary Nóvoa Noronha teria levado, na mala diplomática, 25 milhões de Euros. O valor, que teria sido declarado à receita portuguesa, seguiu em carro forte para depósito na agência central do Banco Espírito Santo, na cidade do Porto. Os documentos sobre tal operação estariam arquivados na Aduana do Aeroporto Internacional Francisco de Sá Carneiro. Segundo o informe, Rose teria mandado fazer o depósito em nome de Luiz Inácio Lula da Silva como possível beneficiário de um seguro feito para evitar "algum sinistro" durante o transporte de tanto dinheiro.

Um outro informe militar revelou que Rosemary utilizava um passaporte exclusivo de membros do primeiro escalão governamental para viagens de negócio ao exterior que fazia sem a presença do amigo Lula. Serviços de inteligência das Forças Armadas receberam informes de que Rose participaria de negócios com diamantes em pelo menos cinco países: Bélgica, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha. As pedras preciosas seriam originárias de negócios ocultos feitos pela cúpula petralha na África, principalmente Angola. Tal informação também foi passada à PGR pelos militares.

Foram detectadas dezenas de viagens não-oficiais de Rosemary ao exterior para "passeios de negócios". O passaporte especial a denunciou. Foram 23 para a França. Para a Suíça, ocorreram 18, por via terrestre, partindo de Paris, e mais quatro por via aérea. Rose também fez 12 deslocamentos de avião para a Inglaterra. Outras sete viagens para o Caribe e os Estados Unidos aconteceram de navio - segundo informe da inteligência militar brasileira.

Curiosamente, tais informações sigilosas não aparecem no inquérito da Operação Porto Seguro - que anda em banho-maria, sem transparência e cercado de segredos inexplicáveis, como se tudo estivesse sendo preparado para dar em nada, apenas porque envolve a melhor amiga do ex-Presidente da República Sindicalista do Brasil...

Farra dos Jatinhos

No Brasil, falta uma fiscalização eficiente no tráfego de jatinhos particulares para o exterior.

Alugando-se um táxi aéreo pela média de US$ 150 mil, um ?traficante de valores? consegue levar ao exterior, sem risco de ser pego, milhões de dólares, euros, ouro e pedras preciosas ? sem falar que o mesmo esquema pode também transportar drogas...

Pelo menos 20 a 30 voos diários partindo do Brasil para fora prestam tal ?serviço? ? sem que ocorra uma fiscalização mais intensa da Polícia Federal, da Receita Federal, da Infraero ou das Forças Armadas (principalmente da FAB).
vlad
15/04/2013 08:31
Lei Seca
Se você for com seus filhos, noras, genros e netos almoçar fora no domingo e tomar 1 ou 2 chopps, ou 1 ou 2 copos de cerveja, e for parado numa blitz, você paga uma multa de R$ 1.960,00, tem a carteira apreendida por um ano, o carro apreendido, e vai preso.
Se você comer 1, 2 ou 3 bombons, tomar remédio para a tosse ou tomar homeopatia, desde que tais produtos contenham um mínimo de álcool emsua composição, e for parado numa blitz, você paga uma multa de R$ 1.960,00, tem a carteira apreendida por um ano, o carro apreendido, e vai preso.
No entanto, se você roubar, assaltar, estuprar, atropelar ou matar alguém, com um bom advogado, o máximo que vai acontecer é você esperar o julgamento em liberdade ou, se for condenado, ir para o regime semi-aberto.
Já se você desviar milhões de reais do povo ou dos cofres públicos, várias coisas podem acontecer: vai passar 15 dias num resort na Bahia em companhia da amante; vai se eleger deputado ou senador; vai ser eleito presidente do Senado; vai ser nomeado ministro ou para um alto cargo no Governo, ou até mesmo ser eleito presidente da República.
Ah! Um detalhe: Se você tiver menos de 18 anos completos, e se você roubar, assaltar, estuprar e até matar, não tem problema. Você não pode ser preso porque é menor.
Só não pode tomar um chopp, comer bombom, tomar xarope prá tosse ou tomar homeopatia, porque aí , se você for parado numa blitz, você vai preso.
Parece piada, mas não é.
Este é o Brasil, o país da corrupção, da impunidade e da incoerência. Este é o Brasil do PT.
E viva os nossos deputados, os nossos senadores e os nossos governantes. Viva principalmente o povo que aceita tudo calado, não se revolta e ainda vota nesse tipo de gente.
?Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia? (Sheakespeare, em Hamlet).
?A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la? (Eduardo Galeano).
?O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certeza? (Bukowski).
Além de tudo isso, segundo dados estatisticos do IBGE/MEC, há, no Brasil, 110 milhões de eleitores, adultos maiores de 25 anos, que não concluiram o primário.
Esperar o quê?
************************
Se num restaurante um casal estiver se beijando lascivamente, se esfregando e você chamar a polícia, eles serão presos por atentado ao pudor. Agora, se o mesmo acontecer com um ?casal gay? e você chamar a polícia, você é quem será preso por homofobia.
**********************
Se propaganda enganosa é crime, o que dizer do horário político.
Herculano
15/04/2013 07:56
A GLOBO DESCOBRIU CORRUPÇÃO NOS SHOWS DE ARTISTAS PROMOVIDO PELAS PREFEITURAS. E COM MUITOS ANOS DE ATRASO.

Esta prática não é recente. É bem conhecida inclusive por aqui. E já deu o que falar. Já foi tema desta coluna. E por que não sai na mídia? Porque há um conluio entre a mídia e os artistas, e muitas vezes com as prefeituras que despejam parte desta corrupção na própria mídia para a promoção "gratuita" dos shows de famosos e de outros nem tanto.

O que traz o jornal o Globo? Suspeitos de corrupção usam shows de grandes artistas para desvios

Na última terça-feira, o Ministério Público fez uma mega operação em 13 estados para combater a corrupção no país. Lavagem de dinheiro, superfaturamento, venda ilegal de documentos. Todo tipo de golpe apareceu durante as investigações.

Num deles, os corruptos usavam shows de nomes da MPB para botar a mão em milhões de reais do dinheiro público. São acusações graves: venda de carteiras de habilitação para dirigir ônibus e caminhões. Venda de certificado para transportar cargas perigosas sem fazer curso nenhum. Prefeituras suspeitas de superfaturar shows de nomes conhecidos da música brasileira, como Fabio Júnior Zezé Di Camargo e Luciano e banda Cheiro de Amor.
Herculano
15/04/2013 06:15
O PROBLEMA CONTINUA. LULA ELEGEU OUTRO POSTE

Nicolás Maduro vence por margem estreita. Candidato chavista foi eleito presidente da Venezuela após derrotar Henrique Capriles em eleição muito dividida. Com 99% das apuradas, chavista tinha 50,66% dos votos contra 49,07% de Capriles; diferença de menos de 300 mil votos. Sucessor de Chávez pede que oposição aceite os resultados sem arrogância, mas admite recontagem

Herculano
15/04/2013 06:07
O BRASIL DE AMANHÃ?

O principal editorial desta segunda-feira do jornal Folha de S.Paulo dá uma dimensão dramática da deterioração na economia Argentina, fruto da interferência intempestiva da presidente e da falta de um plano macroeconômico coerente, sustentável e de longo prazo. O exemplo assustador de lá, tem imitações por aqui. Isto sim, é assustador.

Argentina congelada

Governo de Cristina Kirchner insiste na receita desestabilizadora de medidas dramáticas e autoritárias para controlar a inflação

A quase sempre convulsionada Argentina exibe desempenho econômico superior ao de países maiores da América Latina, com exceção do Chile. Nos 20 anos de 1992 a 2011, sua renda per capita cresceu a 3,7% ao ano, contra 3,9% no Chile, mas ao dobro do ritmo brasileiro e ao triplo do mexicano.

O tumulto argentino, seus colapsos dramáticos e recuperações vertiginosas suscitam desacordos apaixonados entre comentaristas, polêmica revivida outra vez agora, com o "modelo Kirchner" a apresentar sinais de fadiga extrema.

O governo de Cristina Kirchner arrancou de setores do varejo o compromisso de congelar preços ao menos até maio. Na semana que passou, Kirchner impôs um teto aos preços dos combustíveis. Segundo medidas extraoficiais, a inflação anual ronda 25%; segundo o governo, seria menos de 11%.

Desde 2007, quando o governo interveio no instituto estatal de estatísticas, o índice de preços calculado por instituições particulares sempre supera o oficial. O governo tem reprimido até a divulgação de cálculos privados de inflação.

O congelamento é motivado pela proximidade das eleições parlamentares de outubro. Mas a lista de intervenções estatais é longa.

O governo impôs severos controles cambiais, procurando limitar a compra e a remessa de dólares para o exterior, tradicional recurso de defesa argentino contra crises. Sinal da tensão econômica, a diferença entre a cotação oficial do dólar e a paralela chegou a 40%.

O governo ainda regula importações e exportações, toma medidas protecionistas drásticas (que muito afetam o Brasil, aliás), manipula fundos públicos e ameaça empresas. Se não bastasse, uma disputa com credores na Justiça americana pode redundar em junho em nova declaração de default (inadimplência) do governo.

Por mais que Néstor e Cristina Kirchner tenham tido mérito de retirar a Argentina de uma grande depressão, a insistência em lidar com problemas de fundo com medidas extraordinárias tornou-se contraproducente.

Os sintomas da crise são a inflação, a volta do deficit público e a queda das reservas internacionais. Sinais evidentes da síndrome de poupança e investimento escassos, de um modelo de crescimento ora insustentável.

O desempenho argentino nas últimas décadas indica que o país tem potencial de recuperação, desde que o governo normalize fundamentos econômicos, faça um acordo de paz com o mercado e deixe de recorrer a remendos que apenas adiam de forma perigosa o inevitável ajuste. Receita, aliás, que muito bem faria o governo brasileiro em adotar.
Herculano
15/04/2013 05:54
PAU QUE NASCE TORTO, CONTINUA TORTO

Olha só o requerimento que o vereador Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, PP, vai apresentar amanhã na sessão da Câmara e com a anuência dos demais membros da comissão de Gestão Pública (Marli Iracema Sontag e Ivete Mafra Hammes ambas do PMDB, e Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM). O requerimento 84/2013 que várias informações e documentos sobre CDI Dorvalina Fachini, aquele do bairro Sete de Setembro e que frequenta esta coluna há mais de dois anos sob dúvidas.

O que o vereador e a Comissão querem depois que a prefeitura, como de costume mandou uma banana para eles na visita vistoria que marcaram para a obra com o pessoal da prefeitura?
1. INFORMAÇÕES:
1.1 Quantas crianças serão atendidas?
1.2 Que critério será adotado para o atendimento?
1.3 Qual o custo total da obra?
1.4 Qual o valor da contrapartida do município?
1.5 Prazo de execução da obra?
1.6 Previsão de abertura?
1.7 Quem é o engenheiro responsável?
1.8 Qual será o quadro de funcionários que prestarão serviço nessa unidade?
OBSERVAÇÃO: as respostas às indagações deverão ser acompanhadas de documentos que as comprovem.
2. DOCUMENTOS:
2.1 Cópia do projeto de execução do CDI;
2.2 Laudo técnico da estrutura do muro que cerca o CDI;
2.3 Cópia do organograma;
2.4 Organograma de servidores nessa unidade.

Observação: apensas, imagens do muro onde pode-se observar sérias fissuras.

E qual a justificativa para tal pedido? A comissão de Gestão Pública desta Casa de Leis realizou, na última quinta-feira (11/04), uma vistoria nas dependências do novo CDI DORVALINA FACHINI, localizado no Bairro Sete de Setembro.

Naquela ocasião não foi encontrado o engenheiro da empresa contratada para a execução da obra, como também, nenhum servidor do Executivo Municipal.

Contudo, mesmo sem a presença das pessoas descriminadas acima, os vereadores realizaram a vistoria.

Ambos ficaram impressionados com a obra e pelo espaço livre em torno da mesma.

No entanto, pela falta de um representante da empresa ou do Executivo Municipal para prestar informações, a vistoria ficou comprometida.

Durante a vistoria, foi constatado um problema no muro que cerca o CDI. Como é possível verificar nas imagens anexas, o muro apresenta enormes fissuras que poderão levar risco às crianças que frequentarão o local.

Desta forma, apresentamos esta proposição, a fim de que seja fornecido informações e documentos que venham responder nossas dúvidas, bem como, para que possamos responder as perguntas realizadas por nossos munícipes.

Posto isso, esperamos que o Executivo Municipal encaminhe as informações e documentos solicitados. Eis o Requerimento, o qual se pede seja apreciado e aprovado.

Volto. Sobre as fissuras. Não sou engenheiro. Nem técnico em edificações. Nem especialista em solo. Entretanto, há quase três anos quando esta obra começou, informei que ela estava sendo construída sobre turfa e lodo, e que isto demandaria uma obra mais complexa de fundações. Desmentiram-me. Primeiro tentaram remediar com bambus (é isto mesmo), depois atrasaram a obra e por fim, fizeram um aditivo para reforçar o serviço de fundações. Uma obra de pequena monta para se levar tanto tempo para edifica-la e entregar a comunidade. É uma pena que os vereadores na legislatura passada fecharam a boca, olhos e ouvidos para fato tão relevante e grave. Acorda, Gaspar!
Herculano
15/04/2013 05:39
CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam de 17 a 27 dias para o Ministério das Cidades liberar a verba conveniada da Ponte do Vale e trancada em Brasília pelo governo Federal. Quem deu esta informação? O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, numa entrevista coletiva na sexta-feira, dia 12, sobre a ida na terça-feira dia nove a Brasília. O deputado Décio Neri de Lima, e a gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti, ambos do PT, segundo Zuchi, são fiadores desta certeza. Até aqui, então ambos deixaram a verba conveniada atrasar e as obras serem interrompidas.
Herculano
15/04/2013 05:35
SANGRIA COM O DINHEIRO DE TODOS NÓS

Infraero terá R$ 1,7 bi do Tesouro, mas não será suficiente, precisamos de mais?. Estatal aeroportuária quer abrir capital e investir mais em hotéis, lanchonetes e estacionamentos. Quem revela isto são os repórteres João Villaverde, Anne Warth e Iuri Dantas, para a edição desta segunda-feira do jornal O Estado de S.Paulo.

Mesmo privada dos aeroportos mais rentáveis e praticamente sem recursos para aplicar nos terminais que administra, a Infraero espera investir ao menos R$ 2,8 bilhões neste ano, valor quase 40% superior ao do ano passado. O dinheiro, assegura Gustavo do Vale, presidente da estatal, virá principalmente do Tesouro Nacional, que fará nos próximos meses um aporte de R$ 1,7 bilhão na Infraero. "Mas isso não será suficiente, vamos precisar de outro repasse até o fim do ano", disse Vale, em entrevista exclusiva ao Estado.

Além do Tesouro, a estatal que administra os aeroportos brasileiros desde 1972 deve contar com o dinheiro repassado pelos concessionários privados dos terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília (DF).

A Infraero detêm 49% de participação nesses aeroportos, e isso deve render à companhia cerca de R$ 2,2 bilhões por ano. Como os recursos só começarão a ser transferidos pelos consórcios ao governo a partir de agosto, Vale estima em R$ 1,1 bilhão o volume total referente a este ano.
Pedro José GHarcia
14/04/2013 22:47
TERRENO À VENDA III - NÃO, INVESTIMENTOS SIM E JÁ !

Prezado Amigo, boa Noite!

Foi aprovado nesta última ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA, que a Diretoria de prosseguimento ao programa das necessidades emergenciais da AMBEVI.
Ficou também definido e aprovado pela Assembleia, a venda de pequena quantia de terra na parte frontal da Associação ( aproximadamente, 2000m2 ) de uma área total de 16.273,60m2 que atualmente parte esta disponível, ociosa criando mato, de difícil e onerosa manutenção a mercê da sorte e de invasores de qualquer natureza e até propiciando a prática de prostíbulo ao ar livre como já foi constatado pelos objetos ali recolhidos e do jeito em que se encontra, impossível de se manter controle e que, nos permanecendo ainda 14.273,60m2 para nossos investimentos imediatos, teremos uma das melhores referências de Associação de Moradores para Gaspar e ate quem sabe para toda nossa região através dos investimentos que desejamos implantar ali.
Através deste programa de investimentos poderemos fazer frente aos constantes atos de vandalismos praticados em nossa entidade, entre em nosso facebook: https://www.facebook.com/aambevi e observe ali em Fotos, o que já realizamos e o que enfrentamos, infelizmente nosso ecônomo e esposa, após sofrerem ameaças de morte e terem levado grandes prejuízos em decorrência de suas promoções mal sucedidas, bateu em retirada permanecendo assim a Ambevi, na mesmice anterior e se tornando esta grande área inviável a nossa permanência a esta vulnerabilidade ameaçadora.
Desta maneira, contamos com a compreensão e apoio das Pessoas De Bem que compareceram em nossa Assembléia e nos possibilitaram dar sequencia às melhorias emergenciais necessárias que a comunidade almeja e merece.

Atenciosamente,

Pedro José Garcia

Presidente da AMBEVI GESTÃO 2013-2014










Herculano
14/04/2013 20:36
EXPOSTO

O prefeito reeleito de Balneário Camboriú, Edson Periquito, PMDB, e seu vice, Cláudio Dalvesco, PR, vão a mais um julgamento do Tribunal Regional Eleitoral, nesta segunda-feira. A acusação é de gastos com publicidade em ano eleitoral acima do limite previsto em lei. Já foram absolvidos, mas um recurso trouxe o assunto à pauta mais uma vez.
Herculano
14/04/2013 19:14
EM CAMPANHA, AÉCIO VAI ATÉ EM JOGO DE VÔLEI

O ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves, provável candidato do PSDB à Presidência da República, disse, na manhã deste domingo, que a oposição vai "dar férias" ao PT, há dez anos no poder. Apesar dos desencontros entre Aécio e o tucano paulista José Serra, o senador mineiro disse que os dois estão juntos no projeto de evitar a continuação do PT no poder. "Temos objetivos comuns e vamos dar umas férias ao PT. O PT precisa de férias para se reorganizar e voltar às suas origens", disse Aécio.

Onde ele disse isto? No Maracanãzinho onde o assistiu o Cruzeiro ser derrotado para o time de vôlei do Rio de Janeiro
Herculano
14/04/2013 19:03
MANCHETE DA VERGONHA PROFISSIONAL

Chamados de "gravatas", advogados participam da articulação dos crimes. Advogados levam cartas, recados e até cartões micro SD. A manchete é do jornal Diário Catarinense na série de reportagens sobre o crime organizado fora e dentro das cadeias de Santa Catarina e que produziram uma série de atentados nos últimos anos.
Herculano
14/04/2013 18:57
UTILIDADE PÚBLICA

A vacinação contra gripe a idosos, crianças e grupos de risco começa nesta segunda-feira nos postos de vacinação. É importante a imunização para impedir a circulação dos vírus que em alguns casos são fatais.
Herculano
14/04/2013 18:55
DEFESA CIVIL NÃO TRABALHA AOS DOMINGOS. PREFERE DESAFIAR O PERIGO

O antigo prédio de um engenho de arroz que ameaça cair sobre a rede elétrica, as pessoas e veículos na Rua São José, no Centro da cidade, foi anunciado aos quatro cantos que seria demolido neste domingo. Escureceu e nada aconteceu, apesar do dia propício para isto.

A fiscalização determinou a demolição. A Defesa Civil garantiu a ação para hoje, mas nada aconteceu. O monumento à ameaça, o descaso e ao perigo continua lá, prontinho para se tornar um desastre anunciado.
Juju do gasparinho
14/04/2013 17:33
Prezado Herculano.

Não conheço o Luciano da Cunha para opinar sobre a tal peneira no teu Blog.
Mas só pelo fato de ele não ser um Lullista Militonto, já merece um bom crédito.
Caso contrário eu diria : Petista, fora Dilmavez!
Herculano
14/04/2013 15:37
AO OSTRACISMO E DECADÊNCIA, FACTOIDES, DISCURSOS, AMEAÇAS E CULPADOS OU ATÉ UMA GUERRA. A TÁTICA E VOZ COMUNISTA E DITADORES DE ESQUERDA DE HOJE SÃO IGUAIS A DO SÉCULO 18. E RESISTEM SACRIFICANDO AS PESSOAS PELA AUSÊNCIA DA ESSENCIAL IMPRENSA MINIMAMENTE LIVRE

Mais um texto longo para este domingo. Entretanto ele é importante para compreender como estes sentimentos funcionam no poder do Brasil de hoje. Não esqueçamos que partidos como o PC do B, que faz parte do atual governo e outros marginais, bem como uma penca de entidades e sindicatos se solidarizaram com a causa da camarada e companheira Coreia do Norte. Acreditem.

Pyongyang, capital de uma bolha nuclear, por Cláudia Trevisan, para a edição deste domingo do jornal O Estado de S. Paulo.

A Coreia do Sul está mergulhada em pobreza e violações brutais de direitos humanos, os moradores de Nova York têm de sair às ruas com colete à prova de balas para se proteger da violência e a ideologia juche criada por Kim Il-sung é estudada de maneira fervorosa ao redor do planeta. O retrato do mundo e da Coreia do Norte apresentado nos jornais, rádios e TVs oficiais do país é um exercício de permanente glorificação da dinastia Kim.

Notícias internacionais são escassas e costumam dar destaque a catástrofes naturais, como tufões e terremotos, e ao impacto negativo da intervenção dos EUA em crises internacionais. O sistema apela permanentemente para a demonização dos "imperialistas" americanos e seus "fantoches" sul-coreanos e exalta o militarismo e a suposta superioridade da peculiar versão local do socialismo.

As experiências de Iugoslávia, Iraque e Líbia são usadas para demonstrar o que pode ocorrer com países desprovidos de armas poderosas e servem para justificar a defesa da construção de um arsenal nuclear pela Coreia do Norte. A propaganda oficial sustenta que, sem ele, o país poderá ser invadido e dominado pelos americanos. O risco de um conflito armado é sempre apresentado como iminente, o que é usado para justificar o investimento militar num dos mais pobres países do mundo.

Também é o álibi para explicar a ausência de acesso à informação fora dos canais oficiais de propaganda, apresentada como uma maneira de proteger a população da influência inimiga. Norte-coreanos não têm internet, não usam e-mails e não têm ideia do que sejam Facebook e Twitter.

Na primavera, os meios oficiais trazem textos quase diários sobre exposições das flores em vários países. No universo em que habitam, a kimilsungia é a flor mais sagrada do mundo e kimjongilia, a mais famosa - homenagens aos dois primeiros ditadores. Segundo a máquina de propaganda de Pyongyang, a kimjongilia floresce nos cinco continentes e "atrai a admiração da humanidade com seu charme".

Os representantes das três gerações de líderes da família Kim são apresentados como estadistas respeitados. Na quarta-feira, a agência oficial de notícias KCNA disse que "todo o mundo" enviou "calorosas congratulações" a Kim Jong-un pelo aniversário de um ano da nomeação como primeiro-secretário do Partido dos Trabalhadores e primeiro-presidente da Comissão de Defesa Nacional. "Mais de 12 mil veículos de comunicação de todo o mundo competiram entre si para dar ampla publicidade a suas incessantes inspeções do front e orientações práticas nas mais diferentes áreas", declarou o texto.

Na mitologia construída pela propaganda oficial, Kim Il-sung (1912-1994), seu filho Kim Jong-il (1941-2011) e o neto Kim Jong-un, de 30 anos, são apresentados como líderes que guiam os norte-coreanos em tarefas tão distintas como a plantação de batatas e a fabricação de foguetes.

O ponto alto da visita a qualquer instituição ou empresa é a relação das orientações escritas recebidas de cada um dos Kim e o registro das datas em que visitaram o local pessoalmente. Em todos os lugares há quadros, mosaicos ou fotos e de Kim Il-sung e Kim Jong-il, que também aparecem nos broches levados do lado esquerdo do peito.

A glorificação da Coreia do Norte e da dinastia Kim é acompanhada pela apresentação sombria do mundo exterior, em especial dos EUA e da Coreia do Sul. Sob o título O pior deserto de direitos humanos, os veículos oficiais divulgaram em março relatório que apontou a situação "medonha" em que vivem, os vizinhos do Sul. "Mais de 7 milhões de famílias, que representam 45% do total, estão vivendo uma existência da mão para a boca, sem moradia permanente, e inúmeras enfrentam uma vida de privações em lugares que dificilmente podem ser chamados de lares", sustentou a propaganda norte-coreana.

Os dois lados da península foram separados em 1945 em uma zona de influência socialista no Norte e outra capitalista no Sul. A Coreia do Sul é um dos países mais avançados tecnologicamente e tem um PIB per capital de US$ 31 mil, quando calculado de acordo com a Paridade do Poder de Compra (PPP), que leva em conta os preços domésticos. A Coreia do Norte não divulga estatísticas econômicas, mas a cifra é estimada em US$ 1.800.

Kim Jong-il acreditava que a diluição ideológica havia sido a principal razão para o fim da União Soviética e decidiu intensificar a doutrinação para sustentar o regime. Mas o contato com o mundo exterior começa a abrir brechas na propaganda monolítica, com a entrada clandestina de DVDs sul-coreanos e chineses.
Petista
14/04/2013 12:42
Gente;

O PT de Gaspar reuni-se uma única vez ao mês, a dita reunião da executiva estendida e neste mês já aconteceu a reunião e eu participei, dirigida pelo competente companheiro Elcio, portanto é mentira que o PT se reuniu dia 13. Melhor buscar uma fonte mais fidedigna.
Herculano
14/04/2013 12:27
UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA E SOB A CHANCELA DO GOVERNO

Haitianos revivem no Acre a miséria de um país.Cerca de1,3 mil refugiados vivem em situação precária e disputam a escassa comida. O relato impressionante é do repórter Pablo Pereira do jornal O Estado de S. Paulo e enviado especial a Brasileia, no Acre.

A disputa no braço por uma quentinha no começo das tardes de quinta e sexta-feira dentro de um galpão na periferia de Brasileia, no Acre, era o reflexo de uma tragédia humanitária que começou em janeiro de 2010 no Haiti e chegou ao Brasil com força dias atrás pela fronteira com o Peru. Passados três anos do terremoto que devastou o país caribenho, 1,3 mil refugiados haitianos lotam um acampamento, passam horas deitados em colchões, sobre placas de papelão, à espera de uma autorização para ingressar oficialmente no território brasileiro. A esse contingente somaram-se nos últimos dias 69 senegaleses, dois nigerianos e até um indiano.

"Perdemos o controle da situação", admitiu no final da tarde calorenta de sexta-feira o secretário de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão. Diante do aumento no volume de imigrantes nos últimos 25 dias, o local que abrigava 250 pessoas recebeu pelo menos mais mil viajantes. Só entre quinta e sexta-feira, 50 pessoas desembarcaram de táxis e ônibus com suas malas e a esperança de carimbar documentos que lhes permitam viver legalmente no Brasil.

Vendo que a situação se agravara, o governador do Acre, Tião Viana (PT), decretou situação de emergência humanitária na quarta-feira para atrair atenção de órgãos federais de apoio. Assessores de Viana afirmam que o Itamaraty vem ignorando a situação dos haitianos e deixando para o Estado a administração do problema migratório.

A iniciativa do governador deu resultado. Uma força-tarefa da burocracia federal, composta por diversos ministérios e órgãos federais, baixou em Brasileia na tarde de sexta-feira para tentar aliviar a pressão no município, que possui cerca de 25 mil habitantes.

Enquanto as autoridades brasileiras se envolvem em uma retórica burocrática, os imigrantes sofrem com as precárias condições do alojamento de Brasileia. O principal problema é o tempo de demora para a concessão dos papéis necessários para que oficializem sua condição de refugiados. A delegacia da Polícia Federal existente em Epitaciolândia - cidade vizinha, de 15 mil habitantes - estava preparada para atender 30 pessoas por dia nos últimos meses. Com a avalanche de pedidos e o decreto de emergência, tenta agora acelerar os processos com o reforço de funcionários da Receita Federal, responsável pela concessão de CPFs. A promessa é emitir uma centena de documentos e aliviar a pressão em um mês, permitindo aos imigrantes a obtenção de documentos para a posterior retirada da carteira de trabalho especial, em Rio Branco. Sem a documentação, empresas interessadas em contratar os haitianos não conseguem completar a seleção dos trabalhadores.

Emprego. "As companhias chegam para buscar gente mas ainda não temos os documentos na mão", disse Jonathan Philisten, de 40 anos, que deixou quatro filhos em Porto Príncipe para se aventurar pelo Brasil. Falando em espanhol, o haitiano contou que deixou seu país porque queria ir "para qualquer lugar onde tenha trabalho". Ao lado dele, Elias Ribas, 24 anos, da República Dominicana, apontava para a mulher, Julissa, da mesma idade. "Ela está grávida de cinco meses", ressaltou. "Queremos ir para Rio." Cozinheiro, ele acredita que pode encontrar trabalho para recomeçar a vida longe da terra natal. Seguindo a onda dos haitianos, Ribas reclamou da falta de água no reservatório, instalado ao lado do galpão - que às 14h de sexta-feira estava seco. Pouco depois, uma camionete chegou com galões de 20 litros de água, vendidos ao governo por R$ 4,50 e fornecidos todos os dias por um posto de combustível da região.

O indiano Abdul Hoqui enfrentava ainda com esperança a rotina de espera. "Estou aqui há um mês e três dias", disse. Apesar da dura realidade, o nigeriano Sunday Gbesinmi Ebietomere, de 41 anos, ex-funcionário de um aeroporto de seu país, considera o Brasil a esperança para uma vida nova.

É o que deseja também o haitiano Servil Compere, de 26 anos, que chegou no último dia 5 em busca de um irmão que já trabalha em Santa Catarina. Para ele, um emprego significa um recomeço sonhado há meses. Servil contou que foi salva-vidas em Porto Príncipe, antes do terremoto. Encostado em uma árvore, olhava o tumulto da distribuição de comida. "Eu trabalhava na Defesa Civil", dizia, enquanto exibia uma carta de recomendação, escrita em espanhol, atestando suas habilidades e com o número do passaporte. Compere espera que seus documentos sejam liberados para que possa procurar o irmão, Villaduin, que está vivendo na cidade catarinense de Porto Belo.

Depois de passar a tarde perambulando pela cidade, percorrendo a pé cerca de 3 quilômetros entre o abrigo de Brasileia e a Rua Santos Dumont, em Epitaciolândia - onde fica a Delegacia da PF - já era noite quando Jonathan Philisten recebeu uma boa notícia. Sua jornada de imigrante não documentado, morador do abrigo de refugiados, seria trocada por uma viagem de cerca de 4 mil quilômetros até a região de Maringá, no Paraná, para trabalhar em uma granja de frangos
Helô
14/04/2013 11:06
Luciano;

E o que tenho a ver com isso, se são ou não daqui, os ditos secretários e diretores? O partidário é você não eu.
Herculano
14/04/2013 10:15
MAIS UM CADÁVER DA PROPAGANDA POLÍTICA PARTIDÁRIA É ENTERRADO

Inquérito da Polícia Federal conclui como suicídio a morte de ex-vereador de Chapecó. O laudo foi entregue ontem à Justiça e ainda há a possibilidade de uma quarta avaliação ser anexada ao processo. A informação é do Diário Catarinense e sepulta a reiterada desconfiança do PT de que os órgãos de segurança de Santa Catarina fraudavam por interesse político um assassinato em suicídio. O PT tentou dar dimensão nacional do caso.

As investigações da Polícia Federal concluíram como suicídio a causa da morte do ex-vereador Marcelino Chiarello, em Chapecó. O laudo com as conclusões do inquérito policial foi entregue na tarde de ontem à 1ª Vara Criminal da Comarca. O parlamentar foi encontrado morto dentro de casa na manhã do dia 28 de novembro de 2011.

Até então, o resultado do laudo não era público. Na última quinta-feira, a PF emitiu uma nota à imprensa informando que as causas da morte não seriam divulgadas a pedido da família do vereador. Mas no fim da tarde de sexta, o juiz responsável pelo caso, Jefferson Zanini, tornou-o público no site do Tribunal de Justiça.

A PF entrou no caso em junho do ano passado, por solicitação do Ministério Público, e ficou responsável por emitir o terceiro laudo do caso sobre as causas da morte de Chiarello. Em julho, peritos da PF e do Instituto Nacional de Criminalística (INC), realizaram a exumação no corpo do vereador.

O primeiro laudo, emitido no mesmo dia da morte, apontava homicídio por traumatismo e asfixia mecânica. O segundo laudo, feito em 9 de março do ano passado, foi baseado por fotos e perícia realizada no local da morte. Na ocasião, uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Florianópolis chegou à conclusão de que Chiarello foi vítima de enforcamento, mas sem apontar se ocorreu homicídio ou suicídio.

Porém, existe ainda a possibilidade de um quarto laudo vir a ser anexado ao processo judicial. Isso porque, quando o corpo foi exumado, em julho do ano passado, a Justiça autorizou que o médico legista contratado pela família, Daniel Munhoz, acompanhasse o processo. Ele nunca emitiu um parecer próprio, mas a Justiça solicitou, ontem, a manifestação urgente do Ministério Público, logo após a entrega do inquérito da PF. Se o órgão autorizar, então, o legista também deverá se posicionar quanto ao fato.
Herculano
14/04/2013 10:10
CONTRASTE

A região do Belchior, aqui em Gaspar, foi por onde a cidade nasceu e onde chegaram os primeiros imigrantes alemães vindo da freguesia de São Pedro de Alcântara.

Agora, compare.

Cultura nordestina é celebrada em Gaspar

Encontro ocorre neste sábado e deve reunir cerca de 1,5 mil pessoas. Música, comida, decoração e integração celebram a cultura nordestina neste sábado, das 10h às 22h, no Koinonia, no Bairro Belchior Alto, em Gaspar. Trata-se do 2º Encontro da Cultura Nordestina, organizado pela Assembleia de Deus, de Blumenau. A estimativa é de que cerca de 1,5 mil pessoas participem do evento.

O objetivo é a integração entre as culturas. Ônibus gratuitos saíram da frente da Igreja Assembleia de Deus, na Rua São Paulo, para levar interessados ao local do evento.
luciano da cunha
14/04/2013 08:10
PARA HELÔ, PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER.

porque tanta raiva do kleber e em especial o pmdb,

pega as ultimas duas pessoas que estiveram no cargo de diretor da assistencia social e veja a onde moram,

querida a secretária de planejamento a patricia mora em blumenau,sendo a familia dela daqui,

comente agora.UM ABRAÇO.

Herculano
14/04/2013 07:28
UMA MOEDA COM DUAS FACES CONVENIENTES

O jornalismo da RBS possui duas faces convenientes. E não é de hoje. Em Santa Catarina é de anos e eu já tive a oportunidade de me manifestar pessoalmente aos seus dirigentes sobre isto, várias vezes, quando executivo de corporações.

No sábado, num comentário elogioso do Jornal do Almoço, na RBS de Blumenau, o apresentador relatou que empregados de uma multinacional de Gaspar ajudaram na limpeza dos arredores do Hospital. O autor da boa ação foi propositalmente escondido, porque isto representaria um comercial gratuito.

Mas, se os empregados da tal multinacional se negassem ao ato voluntário, o nome dela teria sido citado, como um questionamento anti-comunitário. Então, comercial desfavorável, para o jornalismo da RBS vale; favorável não.

Os exemplos se espalham. O time de futsal é de Blumenau, mas quando houve um assalto na sede do time, foi na AD Hering. E assim vai. Estranho critério. Os fatos bons são genéricos e os ruins tem origem, nome e sobrenome.
Herculano
14/04/2013 07:09
NÃO TEM JEITO. ESTA GENTE É ESPECIALISTA

Conferência teve desvio de R$ 3,6 mi, diz CGU. Auditoria final de órgão de fiscalização do governo aponta superfaturamento e pagamento por serviços não prestados. Confecom foi realizada pelo governo Lula em 2009 e, entre outras coisas, propôs órgão de controle da mídia.

A informação foi reportada por Andreza Matais, da sucursal de Brasília, para a edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo. A Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) realizada pelo governo Lula em 2009 gerou um desvio de R$ 3,6 milhões, aponta auditoria concluída em março pela Controladoria-Geral da União.

De acordo com o órgão, o rombo, que representa 28% do gastos do evento, foi provocado por superfaturamentos e contratação de serviços não prestados.

O Ministério das Comunicações, coordenador do evento, terá que apurar essas despesas, apontar responsáveis e pedir ao TCU (Tribunal de Contas da União) que cobre o ressarcimento.

Os técnicos da CGU afirmam no documento que à época da assinatura do contrato os responsáveis pela Confecom sabiam que "alguns dos serviços contratados eram irrealizáveis".

Ainda assim, o presidente da conferência aprovou os gastos. A Confecom foi presidida por Marcelo Bechara, atual conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Entre os desvios apontados está a contratação, sem licitação, da FGV (Fundação Getúlio Vargas) para consultoria e assessoria técnica.

A Folha antecipou em outubro que o relatório parcial da CGU já apontava desvios no contrato com a fundação. O valor final pago irregularmente soma R$ 1,7 milhão.

A CGU recomenda ao Ministério das Comunicações "que deflagre processo para avaliar a conduta da contratada [FGV] tendo em vista que a mesma encaminhou documentação cobrando por serviço que não prestou."

A empresa F.J Produções recebeu R$ 1,8 milhão por serviços não prestados, segundo o relatório.

O governo também mandou pagar à Ponte Aérea Viagens e Turismo por passagens aéreas que não foram utilizadas. "Verificou-se que o Ministério das Comunicações realizou o pagamento da tarifa do bilhete não voado."

A conferência foi realizada em dezembro de 2009. Entre as sugestões da Confecom está a criação de um órgão de controle do conteúdo divulgado na mídia. Até o momento, nenhuma das sugestões da conferência foi acatada.
Herculano
14/04/2013 07:04
DUAS PEQUENAS NOTAS REVELADORAS

Elas são de Elio Gasperi e publicadas neste domingo na sua coluna nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo. Elas revelam o compadrio dos políticos com o dinheiro de todos nós para negócios duvidosos e o desespero de quem usou o nosso dinheiro e queria se ver livre de qualquer punição

CORINTHIANS

O comissariado petista está trabalhando duro para conseguir justificar um empréstimo de R$ 400 milhões ao Corinthians. O Banco do Brasil caiu fora. O BNDES tem obstáculos legais. Restaria a Caixa Econômica.

DESALENTO

Os mensaleiros condenados pelo Supremo receberam sinais de que são praticamente nulas as chances de alterar as sentenças.
Herculano
14/04/2013 06:49
OS CRIMES DOS MENORES PROVOCAM DISCUSSÃO

Estes comentários sob o título "Maioridade Penal" estão na seção Painel do Leitor deste domingo do jornal Folha de S.Paulo. E não são poucos.

Como o Brasil é um país lento e as soluções para os problemas de segurança da sociedade também são, uma medida de curto prazo que poderia ser eficaz seria punir os pais e responsáveis pelos menores de idade. Eles cumpririam penas alternativas com seus filhos, como trabalhos comunitários, em seus dias de folga e de férias. Quem sabe, assim, eles seriam mais responsáveis. Roberto Castro (São Paulo, SP)

Ao baixar a maioridade penal para 16 anos atingiríamos um grande contingente de jovens infratores, o que poderia atemorizá-los. Ficaria mais difícil para as quadrilhas aliciar jovens menores de 15 anos, por exemplo. Há anos e anos os bandidos usam menores de 18 anos para levarem a culpa, e sem preocupações para os adolescentes, pois não cumprem pena nas prisões. Luiz Antonio Gastaldi (São Paulo, SP)

Quando será que aparecerão homens de coragem para mudar no Congresso Nacional o conceito de um "menino" de 17, 16, 15, 14, 13, 12 anos de simples infrator para bandido assassino, quando rouba e mata por prazer? Geraldo Umberto Cardana (Barueri, SP)

Depois de mais um homicídio cometido por um menor de idade, o professor Thiago Bottino ("Cotidiano", 12/4) nos informa que no Japão a maioridade penal é de 21 anos e na Bélgica, de 18 anos, com exceção para alguns tipos de crime. Pergunto-me se nesses países os menores de idade cometem crimes com a frequência e a barbárie que vemos no Brasil. É claro que não. Concluímos que achar que a mudança da maioridade penal resolverá nossos problemas é ilusão. Como diz o ditado, "o buraco é mais embaixo".Luiz Rocha (Guarulhos, SP)

Mais um jovem morreu em São Paulo vítima de latrocínio. Morreu sem reagir. O suspeito de ser seu algoz é um adolescente que já havia estado na Fundação Casa, onde cumpriu medida socioeducativa. Chega de hipocrisia: essas Casas não reeducam ninguém e nossas leis sempre pendem aos criminosos. Nada sério vai acontecer ao assassino, mesmo faltando poucos dias para passar à maioridade. Quantos ainda precisarão morrer neste país para que a sociedade e o letárgico Congresso tomem providências urgentes? Daniel Rocha (Santo André, SP)

Se conseguíssemos punir exemplarmente os adultos não precisaríamos discutir se vale a pena baixar a maioridade penal. Que há crimes hediondos praticados por adolescentes não há dúvida, mas avaliemos quantos outros restam impunes ou sem solução. Parece-me uma discussão inócua apenas para justificar a ocupação de operadores do direito, da mídia e de outros "profissionais" que palpitam sobre o assunto. Enquanto isso, vítimas da violência continuam a vestir suas camisetas brancas com fotos de seus filhos assassinados. Adilson Roberto Gonçalves (Lorena, SP)
Herculano
14/04/2013 06:41
REUNIÃO DO PT DE GASPAR

Poucas horas antes da reunião do PT de Gaspar de ontem, sábado, um leitor ou leitora, vazou e postou aqui a pauta da reunião e nela introduziu algumas ironias. A reunião foi feita sob desconfianças para saber também quem teria sido o "traidor". Hum!
Herculano
14/04/2013 06:38
FRUSTAÇÃO?

Após quase 1 ano, Comissão da Verdade é alvo de críticas. Membros do grupo temem frustração com resultado final das investigações. Segundo essas análises, desafio de reconstituir fatos de décadas atrás foi ampliado por erros conceituais e de gestão. É o que revela reportagem de João Carlos Magalhães e Matheus Leitão, da sucursal de Brasília para a edição deste domingo do jornal Folha de S.Paulo

A Comissão Nacional da Verdade aproxima-se da metade do seu prazo de funcionamento sem ter revelado nenhuma novidade relevante sobre a ditadura militar (1964-1985) e sob dúvidas se vai detalhar todas as violações aos direitos humanos no regime.

Ouvidos pela Folha sob condição de anonimato, integrantes da própria comissão, da cúpula do governo e de comitês da sociedade civil se dizem céticos.

Para eles, a comissão, que encerra os trabalhos em maio de 2014, talvez esclareça só alguns casos, sem resolver a principal incógnita: quem, e a mando de que oficial, foi responsável por cada uma das mortes, torturas e desaparecimentos - devido à Lei da Anistia, não pode haver punição a essas pessoas.

A reconstituição de fatos ocorridos há décadas foi dificultado por erros conceituais e de gestão, dizem os críticos.

Eles acham, por exemplo, que o grupo errou ao adotar uma coordenação rotativa, o que faz as determinações mudarem de acordo com as convicções do chefe da vez - antes do atual, Paulo Sérgio Pinheiro, ocuparam a função Gilson Dipp e Claudio Fonteles.

Outro problema apontado é que o grupo ainda não aproveitou o que o próprio governo já produziu sobre a ditadura, como papéis da Comissão da Anistia usados até aqui apenas pontualmente.

O caso de maior evidência até agora, o do deputado Rubens Paiva, ganhou força por novidades surgidas a partir de documentos entregues à polícia do Rio Grande do Sul e revelados pela imprensa.

O Estado já reconheceu responsabilidade pela morte de Rubens Paiva, mas os culpados e o que ocorreu com o corpo ainda são um mistério.

Não houve avanço em outros grandes casos, como a Guerrilha do Araguaia o atentado no Riocentro.

Mas o ponto mais polêmico internamente é a divulgação dos trabalhos. Por enquanto, vence a maioria, encabeçada por Pinheiro, para quem a comissão deveria trabalhar em silêncio e apresentar um relatório com suas conclusões daqui a um ano.

De outro lado estão Fonteles e Rosa Cardoso, para quem o grupo também deveria produzir ampla discussão pública sobre a ditadura.

Além disso, membros do grupo afirmam que os trabalhos são prejudicados pelas ausências de Dipp, doente há meses, e pela falta de dedicação dos sete integrantes. Dizem, por exemplo, que José Paulo Cavalcanti não estaria comprometido com a comissão. Ele nega.
Herculano
14/04/2013 06:29
AQUI FALTA DINHEIRO PARA A PONTE

Está na coluna de Claudio Humberto e que publica nos jornais brasileiros neste domingo. De pai pra filho. Quem deve estar rindo à toa com o sigilo garantido até 2027 dos empréstimos do BNDES a Cuba e Angola, com "mãozinha amiga" de Lula, é a filha do presidente eterno de Angola, Isabel dos Santos, a mulher mais rica da África. Fortuna estimada em US$ 2 bilhões
Herculano
14/04/2013 06:22
CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam de 18 a 28 dias para o Ministério das Cidades liberar a verba conveniada da Ponte do Vale e trancada em Brasília pelo governo Federal. Quem deu esta informação? O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, numa entrevista coletiva na sexta-feira, dia 12, sobre a ida na terça-feira dia nove a Brasília. O deputado Décio Neri de Lima, e a gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti, ambos do PT, segundo Zuchi, são fiadores desta certeza. Até aqui, então ambos deixaram a verba conveniada atrasar e as obras serem interrompidas.
Herculano
14/04/2013 06:15
MAIS UMA DO PC do B. DEPOIS DA FRAUDE DO PRIMEIRO TEMPO, AGORA É A VEZ DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA.

A denúncia aparece neste domingo na edição do jornal O Globo. Ex-servidores do Ministério das Cidades fraudam Minha Casa Minha Vida.
Grupo criou esquema utilizando construtores de fachada para obter contratos

Um esquema de empresas de fachada, parte delas registrada no mesmo endereço e controlada por um grupo de ex-funcionários do Ministério das Cidades, abocanha cada vez mais contratos para construção de casas populares destinadas às faixas mais pobres da população.

No centro da história está a RCA Assessoria em Controle de Obras e Serviços, empresa com sede em São Paulo e três sócios: Daniel Vital Nolasco, ex-diretor de Produção Habitacional do Ministério das Cidades até 2008 e filiado ao PCdoB; o ex-garçom do ministério José Iran Alves dos Santos; e Carlos Roberto de Luna.

A RCA funciona numa sede modesta, mas apresenta números invejáveis para quem está no setor há tão pouco tempo. Alardeia atuar em 24 estados e mil municípios, e garante que entregou 80 mil casas.

Hoje, estaria à frente da construção de 24 mil unidades. O faturamento milionário da RCA virou alvo de disputa judicial, que expõe supostas conexões da empresa com o PCdoB. Até a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra tem o nome citado.
Herculano
14/04/2013 06:11
ECONOMIA A "À LA DILMA" GERA PREOCUPAÇÃO, por Martha Beck, da sucursal de Brasília para o jornal O Globo. Ao interferir na formulação de políticas e se dirigir ao mercado, presidente atropela equipe econômica

Ao falar constantemente de assuntos delicados no terreno econômico, a presidente Dilma Rousseff tem deixado cada vez mais claro que o principal formulador de sua política econômica é ela própria. Dilma dá recados ao mercado, interfere diretamente na preparação de medidas e discute detalhes com técnicos do Ministério da Fazenda e de outras pastas, muitas vezes, sem falar com os titulares. Esse estilo tem gerado preocupação e constrangimento entre integrantes da equipe econômica.

Isso porque, ao se dirigir diretamente ao mercado, Dilma interfere na comunicação do governo com os agentes financeiros e enfraquece a imagem dos chefes de sua equipe: o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Essa conduta é considerada perigosa em momentos como agora, quando há alta liquidez e instabilidade na economia mundial.

Num episódio recente, a presidente disse, durante reunião dos países dos Brics na África do Sul, que não concorda com medidas de combate à inflação que comprometam o crescimento da economia. A declaração, dada ao lado de Tombini e Mantega, foi feita na frente de uma plateia de jornalistas. Imediatamente o mercado interpretou a frase como uma pressão para que o BC segurasse os juros num momento delicado, em que a inflação está alta.

O IPCA acumulado em 12 meses fechados em março atingiu 6,59%, superando o teto da meta fixada para o ano, que é de 6,5%. Logo depois da repercussão negativa de seu comentário sobre inflação, Dilma mandou Tombini tentar consertar a situação usando a imprensa e chegou a dizer que suas palavras foram manipuladas.

- A presidente não deveria falar tão frequentemente sobre questões conjunturais da economia. Muito menos bater boca com pessoas ligadas ao mercado financeiro, como aconteceu recentemente na África do Sul. Este comportamento traz desgastes desnecessários e passa a impressão de que seus ministros não têm autonomia para conduzir o dia a dia de suas áreas. No caso de assuntos relativos ao Banco Central esse desconforto é ainda maior, pois existe o tal pressuposto da independência operacional de nossa autoridade monetária - afirmou o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e sócio-fundador da Quest Investimentos.

Já o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, ressaltou que uma sinalização errada ao mercado pode causar estragos na economia num momento em que há muita volatilidade e onde uma fuga de capitais pode ocorrer facilmente.

- Não há problema no fato de a presidente falar de economia. Isso é comum. Mas é preciso ter cuidado na comunicação com o mercado. Vivemos tempos muito líquidos. Isso acarreta um peso muito grande à coordenação das expectativas dos agentes - afirma Perfeito. - O que me incomoda um pouco é um viés ideologizado que ela adota e que vê no mercado um antagonista.

Mais clareza e sem dubiedades

Para Mendonça de Barros, o país está perdendo a batalha da comunicação com os investidores em mercados de ações e de títulos brasileiros, os chamados investidores em portfólio.

- Não por outra razão o mercado de ações brasileiro é um dos que mais vem sofrendo na comunidade dos países emergentes. Este grupo de investidores é muito sensível à postura do governo em relação à liberdade dos mercados e dos compromissos macroeconômicos de ordem geral. O governo precisa passar aos investidores com mais clareza e sem dubiedades os principais objetivos de sua política econômica - disse.

Nos bastidores, os técnicos do governo garantem que o BC tem autonomia de fato e que a presidente dá total liberdade para que a autoridade monetária avalie a necessidade ou não de subir os juros. No entanto, não é isso que ela passa quando fala publicamente.

A impressão de que a presidente interfere diretamente nas ações do Comitê de Política Monetária (Copom) se tornou tão forte que há quem diga que o BC subirá os juros já na próxima semana só para mostrar que é independente e não age de forma leniente com a inflação.

Outro problema apontado pelos técnicos do próprio governo na postura de Dilma é que, por entender de economia e ter o chamado estilo "gerentona", a presidente acaba acelerando o anúncio de medidas que ainda não estavam completamente fechadas ou atrasando o andamento de projetos que precisam sair do papel. Um exemplo disso foi a desoneração da cesta básica, que deveria ser anunciada em maio. Preocupada com a alta da inflação, a presidente decidiu na última hora anunciar a redução dos impostos no Dia Internacional da Mulher (8 de março) para tentar segurar os preços dos alimentos.

Como sempre, a Receita Federal fez simulações como uma enorme lista de produtos que poderiam ser incluídos ou não no benefício. Assim, o valor da renúncia poderia variar de R$ 3 bilhões a R$ 7 bilhões. O maior valor acabou sendo o escolhido. No entanto, até o último minuto, os técnicos do Fisco e do Tesouro não sabiam com qual número deveriam trabalhar
Herculano
13/04/2013 21:48
UMA DROGA LÍCITA. UM VÍCIO SOCIALMENTE PERIGOSO E CRESCENTE

Entre os mais pobres, 71% abusam do álcool.Consumo cresce mais entre os brasileiros com menos renda, mostra estudo da Unifesp

Sete entre cada dez brasileiros que ganham menos de R$ 1 mil por mês bebem de forma abusiva. O consumo, que já era bastante expressivo, aumentou muito nessa parcela da população nos últimos seis anos, segundo o Levantamento Nacional de Álcool, feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"O fenômeno neutraliza benefícios da melhoria de renda e ajuda a perpetuar o ciclo de baixa qualidade de vida", avalia o coordenador do trabalho, Ronaldo Laranjeira, da Unifesp.

O levantamento mostra que, quanto menor a renda, maior o consumo excessivo de álcool. Na classe E, 71% bebem de forma exagerada; na C o índice é de 60%, na B de 56% e na A de 45%. A lógica se repete quando se analisa o crescimento do consumo excessivo entre os diferentes grupos sociais. Quanto menor a renda, maior o aumento no período avaliado, de 20006 a 2012.

O estudo foi feito com base em dados de 4.607 pessoas com mais de 14 anos, coletados em 149 municípios.

Para homens, é considerado beber de forma abusiva o consumo de ao menos cinco doses de bebida em um período de duas horas. Entre mulheres, a relação é de quatro doses em duas horas. Uma dose equivale a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de pinga.

Segundo Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular, especializado em pesquisas de consumo nas classes C e D, a melhora do padrão de vida promove a diversificação de compras de produtos industrializados. E, assim, o álcool vem ganhando espaço. O Data Popular observou dois movimentos que evidenciam a melhoria da renda, que se destacam no Nordeste: "Quem começa a ganhar mais dinheiro na classe C passa a comprar destilados como uísque e vodka, enquanto as classes D e E mudam da pinga para a cerveja".

Meirelles relata as razões para o consumo ter se modificado. "Antes, a bebida era vinculada ao 'esquecer da vida'; o consumo de álcool principalmente nas classes C e D era atrelado a uma espécie de fuga. O que a gente começa a encontrar hoje é o álcool associado aos momentos de lazer, entretenimento e celebração."
Roberto Sombrio
13/04/2013 20:45
Oi, Herculano!

Olhando a Maré é excelente. Perfeita!

Quem se identifica como Livia Marine pede que você deixe tanta gente de fora que você corre o risco de ficar sózinho.
Herculano
13/04/2013 20:25
O QUE HOUVE?

"Eduardo Campos vem aí?. Espalhava-se aos quatro cantos e becos de Salvador, com euforia incontida de uns e preocupação mal disfarçada de muitos, a notícia, confirmada até o meio dia de ontem, sexta-feira, de que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, e nome de peso no tabuleiro da sucessão presidencial em 2014, desembarcaria no começo da próxima semana na cidade da Bahia, informa. Victor Hugo Soares, do Blog Bahia em Pauta.

O líder pernambucano chegaria com agenda cheia na quinta-feira, 18, na "área sagrada da Bahia de Todos os Santos e de quase todos os pecados" (na definição feliz do falecido escritor e jornalista Nelson Gallo). Viria em viagem de prospecção estratégica nos sensíveis e minados terrenos da economia e da política locais.

De manhã, na Associação Comercial da Bahia, mais antiga e simbólica entidade corporativa do gênero na América Latina - ativamente atuante desde a Guerra do Paraguai ou da grande seca de 1900 no Nordeste -, o político e candidatíssimo até aqui, à sucessão da presidente Dilma Rousseff iria fazer palestra e debater com os empresários sobre gestão governamental e conjuntura econômica do País.

À tarde, na Assembleia Legislativa, em ato político cujos preparativos já começam a fazer tremer o solo do Centro Administrativo da Bahia (CAB) - com reflexos mais que evidentes, apesar dos disfarces, no prédio próximo da governadoria estadual, onde manda o petista Jaques Wagner - , o neto socialista e herdeiro político de Miguel Arraes receberia o título de Cidadão Baiano.

Para a noite, estava marcado "uma conversa" e debate com estudantes, na Universidade Jorge Amado.

Estranhamente, mesmo para os padrões da política baiana, telefonemas começaram a ser disparados, desfazendo convites e tudo antes acertado para a visita do dia 18. Depois da 15hs de ontem, o PSB baiano distribuiu uma nota via redes sociais:

"A entrega do Título de Cidadão Baiano ao governador do Estado de Pernambuco e presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, que aconteceria na próxima quinta-feira (18), no Plenário da Assembleia Legislativa, foi adiada, em princípio, para o dia 24/04."
Herculano
13/04/2013 20:19
DESPERDÍCIO E PRIVILÉGIOS COM O DINHEIRO DE TODOS NÓS

Esta é de agora a noite por Cláudio Humberto. Fotos revelam passageiros únicos da FAB a Porto Alegre, onde estava Dilma

O Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB se recusa a tratar do assunto, alegando "questões de segurança", e a Presidência da República também não revela as identidades das duas únicas pessoas que desembarcaram de um avião EMB-195 no aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, onde a presidenta Dilma decidiu passar o fim da semana.

Na cidade residem sua filha, o genro e o neto de Dilma. Sendo ou não servidores da Presidência da República, o que intrigou os gaúchos é o fato de a FAB, sob ordens do Palácio do Planalto, usar um jato, em geral colocado à disposição do vice-presidente Michel Temer, apenas para levar duas pessoas à capital do Rio Grande do Sul. Se tivessem optado por voos de carreira, os contribuintes, perplexos com o desperdício, agradeceriam.

Volto. O avião EMB-195 feito pela Embraer, muito usados no Brasil pela Azul, pode levar numa configuração comercial até 124 passageiros, além dos tripulantes.
Helô
13/04/2013 19:51
Luciano;

Tu és um coitado, eu não tenho partido, acho que todos uma sacanagem geral, ou você acha que se o teu kreber tivesse sido o eleito tu e muitos outros não estariam arrependidos? Claro que sim, pois com a diminuição da teta, só pra cumprir o que havia prometido, pois isto é simpático e ganharia votos, iludindo o eleitor, não teria espaço pra todos que desejavam, grudar na teta.

E pra teu governo de minha parte, que todos os partidos são farinha do mesmo saco, uma sacanagem uma enganação geral, veja esta da ESONITA SCHMITT, mora em outra cidade e tem endereço no diretório do teu partido. Isto é uma vergonha, todos vocês não têm uma proposta séria para o município. Sai um e entra outro e bagunça continua. Te liga seu o_ _ rio, eu não sou de partido algum como queres.
Herculano
13/04/2013 18:26
PROPAGANDA ENGANOSA. GOVERNO DO PT DIZ QUE É SOCIAL E PARA OS POBRES. MAS, SÃO OS QUE GANHAM MENOS QUE PERDEM MAIS COM O DESCONTROLE DA ECONOMIA E AUMENTO DA INFLAÇÃO


Inflação da cesta básica é a maior em 10 anos e corrói salário mínimo, segundo Sílvio Guedes Crespo no blog Achados Econômicos

O aumento dos preços da cesta básica voltou a corroer o poder de compra das pessoas que ganham o salário mínimo, invertendo uma tendência que marcou quase todo o período do governo Lula e o início da gestão Dilma.

Nos 12 meses encerrados em março, o valor da cesta básica nas principais capitais teve a maior alta dos últimos dez anos. Em São Paulo, subiu 23,1%, segundo o Dieese. No Rio, aumentou 22,7%; em Brasília, 22,5%, e em Salvador, 32,6%. Já o salário mínimo avançou apenas 9% no período.

Até então, o que vinha ocorrendo era o inverso: o salário mínimo ganhava poder de compra em cima da cesta básica ano após ano, com exceção de uma pequena perda em 2010, mais do que compensada em 2011 e 2012.

Em março de 2003, por exemplo, essas mercadorias consumiam 91% do mínimo em São Paulo. A proporção foi caindo sistematicamente até chegar a 48% no ano passado.

Nos últimos 12 meses, no entanto, houve uma alta significativa, e a proporção subiu para 54%. Em outras palavras, ao contrário do que ocorria no ano passado, hoje o salário mínimo deixou de ser suficiente para comprar duas cestas básicas.

No ano que vem, o aumento do mínimo deve ser menor, porque seu cálculo que leva em conta o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. Em 2014, o reajuste vai se basear no crescimento econômico de apenas 0,9% registrado em 2012.
Herculano
13/04/2013 16:38
CAPA DA "ISTO É" COMPROMETE MINISTRO: "TRAIÇÃO E CAIXA 2"

Recém-nomeado ministro da Agricultura, Antônio Andrade (MG) teria autorizado o PMDB, partido do qual era presidente em 2012, a realizar suposto repasse ilegal de R$ 100 mil para a campanha de rival do PP em Santos Dumont, Carlos Alberto de Faria, conhecido por Bebeto.

Reportagem de Claudio Dantas Sequeira, publicada na edição desta semana da revista IstoÉ , revela gravação em que Antônio Andrade admite ao advogado da coligação PT-PMDB, Conrado Luciano Baptista, ter recebido nas contas de seu partido a doação irregular. "O dinheiro chegou de uma empresa. Mas não era do PMDB, nunca foi. Eu nem deveria ter deixado passar. Foi uma falha", admite. O advogado teria gravado o diálogo sem o conhecimento do atual ministro, no dia 19 de dezembro de 2012.

O dinheiro, segundo Andrade, teria sido arrecadado pelo deputado João Magalhães (PMDB) a pedido do também deputado Luiz Fernando de Faria (PP), irmão do candidato eleito em Santos Dumont. "O recurso era do próprio João Magalhães. A empresa doou para ele e o PMDB repassou", explica Andrade na gravação. As gravações feitas por Conrado Baptista foram anexadas à investigação da Justiça Eleitoral.
luciano da cunha
13/04/2013 14:47
PARA HELÔ

quem tem que acordar é vc querida, veja só; segundo vc quem nunca administrou nada não poderá administrar,

diga isto pra quem acabou de se formar em administração,

não temos como julgar se kleber é um bom ou mau administrador como vc disse ele nunca administrou,
agora o povo não é burro faça uma analise desses 100 dias deste ano tá pior do que antes das eleições, tem gente que votou no pt e ta querendo morrer de tão arrependido que esta,

velhos mandando acho que vc não entende de politica o exemplo vem de cima a dilma é um mero fantoche quem manda é o lula que esta aposentado por invalidez desde 1988, por causa de um dedo,

na prefeitura de gaspar tem um homem que não tem um braço e trabalha, agora quem é mandado por quem,outra,

quando lula assumiu a presidencia nas manchetes e notivias se falava dele e não do fhc junto na mesma matéria, analise agora tudo que se fala da dilma pau mandado tem o lula na reportagem,

o PT é e sempre será culpado, um dia vcs vão me dar razão,

ah, vc é tão petista que tem medo de se identificar e dar cara a tapa, um abraço.
Kassinho
13/04/2013 14:22
Saraiva;

tu és um petista traira, pede pra sair e vai pro mdb.
eu sou petista e luto pela ética, pela honestidade....

tenho dito

kassinho
Frank Rodrigues
13/04/2013 14:12
A VERDADE SOBRE O TUPINIQUISMO ALIENADO E MASSIFICANTE

Por Arnaldo Jabour

- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
...Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade. ..
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.

- Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.

Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.

Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
- Brasileiro é um povo honesto. Mentira.

Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.


- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira..

Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

- O Brasil é um pais democrático.. Mentira.

Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

Democracia isso? Pense !

O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto.... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
Afinal somos penta campeões do mundo né?
Grande coisa...

O Brasil é o país do futuro.
Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro !?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar.
Herculano
13/04/2013 13:16
O DESASTRE DE UM GOVERNO

Inflação salga alimentos básicos como farinha de mandioca e feijão. Na casa do aposentado Luiz Carlos da Fonseca, 58, só ele vai ao supermercado. A cada mês, diz, compra a mesma lista de produtos. Mas os gastos aumentam, e a culpa, na sua percepção, é dos preços dos alimentos.

"Há um ano, fazia a compra do mês com R$ 450. A despesa foi subindo cada vez mais, e, no mês passado, cheguei a gastar R$ 700".
Herculano
13/04/2013 12:19
ERA SÓ O QUE FALTAVA

Manchete dos jornais internacionais e brasileiros: Nicolás Maduro lidera disputa na Venezuela, mas vantagem diminui sobre Capriles Henrique.

Quem são os cabos eleitorais de Maduro? A alma do santo Hugo Chaves, os irmãos Fidel e Raul Castro, Cristina Kischner, Evo Morales, Maradona, José Dirceu, o PT, Luiz Inácio Lula da Silva e um monte de intelectuais brasileiros, Rafael Correia e a mordaça à imprensa livre. E o motorista corre risco de perder esta eleição montada, feitas as pressas propositalmente? Ai é demais.

Artur Saraiva
13/04/2013 11:39
PT. Ordem do Dia: Esclarecer, justificar e prestar contas ... Ufá!!!

Hoje, dia 13 de abril de 2013 é o dia da 2ª. Reunião do ano para o PT de Gaspar (trata-se de um dia especial, primeiro porque é TREZE, segundo porque tem companheiro que precisa se explicar para o Grupo e aos Filiados do TREZE). O Partidão nunca perdoou, não perdoa e não vai perdoar furão.

A turma do deixa disso já começou cedo a ligar para a companheirada, na tentativa de minimizar a extensão e a profundidade das discussões de hoje a tarde.

1- Apresentação de um balanço dos 100 dias de Governo;
2- Apresentação dos trabalhos dos 4 Vereadores na Câmara;
3- Breve relatório do Presidente quanto ao trabalho que está sendo feito para atrair novos filiados, atualização das fichas e cadastros junto a Justiça Eleitoral e Prestação de Contas Anual até dia 30 de abril;
4- Montar o grupo que vai motivar e promover encontros com a Juventude;
5- Esclarecimento sobre o pagamento e quitação da dívida em ação judicial provocada pelos ex Advogados;
6- Justificar como vai ser feito na Justiça Eleitoral para devolver todo o dinheiro doado e rejeitado nas prestações de contas de 2009 e 2010;
7- Explicação sobre como deve ser feita a nova prestação de contas, para que não ocorram mais erros, rejeições e multas;
8- Apresentação sobre o procedimento a ser seguido, segundo orientação da Nacional, na coleta de assinaturas para a emenda popular que propõe o financiamento público da campanha eleitoral;
9- Informação também da Nacional sobre o início da campanha publicitária do Partido dos Trabalhadores contra a Corrupção;
10- Esclarecimento do Doraci quanto aos questionamentos sobre o que justificou sua saída do PSDB e o ingresso no projeto político do PT;
11- Planejamento sobre as atividades a serem desenvolvidas pelo PT de Gaspar no dia 1º. de Maio (Dia do Trabalhador);
12- Reflexão maxista do Amarildo Rampelotti e sermão franciscano de Lovídio sobre como não revelar um Segredo a dois;
13- Assunto Gerais.

Como o tempo é curto e cronometrado ...Se ficar calado o bicho pega, se abrir muito a boca o bicho come.

Com certeza, após um bom bate boca com olho no olho, o Celso Zuchi vai levantar a voz e dizer: ?Temos que terminar a reunião mais cedo porque tem muita festa hoje a noite pra comemorar ...
Quem acompanha o Lovídio na Lagoa, o Doraci no Santa Terezinha e a Mariluci no Gaspar Grande ?
Ó gente, valeu pela presença hoje, até a próxima companheiros!?

É isso aí, não é? Tchau.
Alfredo
13/04/2013 10:57
Helô. Vou além. O PMDB de Gaspar está numa aliança branca ou com medo do PT; ou então está com medo de ser governo, ou pior, está incompetente para mover as ações que o Dr. Aurélio arrumou de impugnações para o segundo colocado ou ele próprio PMDB de buscar a cassação que arguiu na Justiça. É só acompanhar os processos no Tribunal e se assustar com as mancadas ou desconfiar.

Ora, quem não tem capacidade para buscar para si direitos que diz ter, terá competência para administrar uma cidade?
Helô
13/04/2013 09:40
Para Luciano Cunha,

O pior cego é àquele que não quer enxergar.
Como bem escrevestes Luciano, o Kleber só queria mandar embora ou deixar de empregar os mamadores da campanha dele, como fez o Napo em Blumenau.
Sabes por que afirmo isto, porque foi o Kleber o autor e defensor da lei que criou o cargo de assessor na Camara, àquela vergonha, na teoria tudo é fácil.
O povo não é mais burro, o Kleber seria um Collor de Mello piorado no poder, parecendo o novo, mas com mutreta e pratica do velho, pois basta ver quem está por de trás de todas manobras políticas. Como poderia bem administrar, sem nem na câmara soube fazer? Qual projeto inovador apresentou aos seus pares? Por a caso ele já administrou alguma coisa na vida? Um carrinho de pipocas por exemplo? Com isso, não quero dizer que o pt é bom, que o Celso seja o melhor, pois está deixando a desejar e muito.
Acorda Luciano.
luciano da cunha
13/04/2013 09:36
quem é que acredita?

se nem o próprio prefeito acredita no que ele fala, quem é que acredita que em menos de um mês a verba da construção da ponte esta disponivel e obras continuarão, tá dificil, um abraço.
Herculano
13/04/2013 09:35
CAMPANHA ERRADA, NA HORA ERRADA, CONTRA O CANDIDATO ERRADO, por Carlos Chagas

Falta experiência política a Dilma Rousseff e, pelo jeito e pela primeira vez, os conselhos do Lula deixaram de dar certo. Porque não era hora de botar a procissão na rua, a um ano e sete meses da eleição. Melhor faria se estivesse cuidando da performance de seu governo, com menos viagens pelo país e mais planejamento em Brasília para enfrentar questões prementes como a alta do custo de vida, o retorno da inflação e a seca no Nordeste. Menos para ser vista, mais para ser respeitada em 2013, a presidente desperdiça um ano de trabalho. Sem esquecer que toda campanha desgasta e aumenta o percentual de atritos, política e até fisicamente para quem já passou dos 60 anos. Por conta da antecipação Dilma mudou para pior alguns ministérios, reforçou o PMDB já inflado e cedeu à chantagem do PR e do PDT, reabilitando líderes antes postos para fora do governo sob acusações de corrupção. Precisará avançar mais nesse pântano partidário, trocando a importância de promover reformas legais pela necessidade de atender grupos inconfiáveis, em se tratando do apoio à reeleição.

Ainda mais porque a deflagração antecipada da campanha deveu-se ao aparecimento de um candidato de mentirinha, Eduardo Campos, que aproveita a temporada para sedimentar o futuro, em 2018. Faz muita fumaça mas não queima ninguém.

Acresce que nem todas as peças encontram-se dispostas no tabuleiro. Adiantará, para Dilma, sabotar o governador de Pernambuco, se o verdadeiro adversário for Aécio Neves? E se Marina Silva surpreender? O que fará o PT caso algum pequeno partido convença Joaquim Barbosa a aceitar seu lançamento? São todas equações incompletas, enquanto a presidente desgasta-se na dupla função de candidata e de chefe do governo, sabendo que todo mundo está de olho numa presumida escorregadela antes do tempo. Até porque, existem os maldosos que supõem haver o Lula estimulado a prematura apresentação da sucessora para não fechar a janela para o seu retorno antecipado.
Herculano
13/04/2013 07:40
SERÁ?

Serra prega união no PSDB e diz que problemas internos 'estão zerados'. Ex-governador diz que é 'difícil, mas não impossível' desbancar PT em 2014 e que Dilma deixa 'Brasil no chão', segundo relata Maria Lima, para o jornal O Globo

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) disse nesta sexta-feira que não vai ser uma pedra no caminho dos tucanos para a disputa de 2014. Em evento do PPS na tarde de hoje, Serra discursou distensionando os problemas internos no PSDB.

Sem citar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ele disse que é a grande responsabilidade que tem e que trabalha pela união interna do partido, para agrupar todas as forças que podem convergir para vencer a eleição presidencial. No discurso, ele criticou a condução econômica do governo Dilma, que deixa a "pior herança" e "um Brasil no chão".

Na saída do evento, sobre os problemas enfrentados no passado com Aécio, Serra afirmou: "Para mim, está sempre zerado. Eu sou esquentado, mas está zerado".
Herculano
13/04/2013 07:37
AINDA BEM

Ministro Luiz Fux cancela jantar bancado por advogado.

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu ontem ao advogado Sergio Bermudes que ele cancelasse o jantar que estava preparando para o magistrado.

O organizador da festa, marcada para o dia 26, queria reunir políticos e a cúpula do judiciário nacional e do Rio de Janeiro em seu apartamento de 800 metros quadrados, na zona sul do Rio. O evento celebraria os 60 anos de Fux.

"Estamos cancelando a pedido do ministro", disse Bermudes na noite de ontem
Herculano
13/04/2013 07:29
PETISMO - AMORAL NO PRINCÍPIO E IMORAL NA PRÁTICA, por Reinaldo Azevedo, de Veja

O PT decidiu colher assinaturas para uma emenda de inciativa popular propondo o financiamento público de campanha. Já escrevi a respeito. É um modo, sustento, de tentar engolir os amigos, especialmente o PMDB. Explico no artigo por quê. Mas o partido não para por aí. Decidiu dar início a uma campanha publicitária contra a corrupção. A cúpula discutiu ontem a iniciativa, informa a reportagem da Folha. Presentes ao encontro, José Dirceu e José Genoino. A cara de pau dos petistas não tem paralelo na história. Duvido que alguém consiga repetir esses prodígios. É impressionante mesmo!

Os petistas vão sustentar que é o financiamento privado de campanha a mãe de todas as corrupções. Trata-se de uma mentira deslavada. Quando se é corrupto e se está no governo, as possibilidades são infinitas. O financiamento de campanha é café pequeno caso se considere o volume de recursos movimentado pelo governo - ou pelos governos. Quer dizer, então, que não pode haver safadeza, por exemplo, numa obra do PAC fora de período eleitoral? Será mesmo que os superfaturamentos que estão por aí apenas compensam doações eleitorais? Essa é uma das maiores lorotas das que estão aí no mercado de ideias. Considerem: uma simples dispensa de licitação pode render o valor correspondente a centenas de doações.

Vejam como termina a reportagem da Folha:
O partido pretende coletar, até fevereiro, cerca de 1,5 milhão de assinaturas para apresentar o projeto [de financiamento público].
Estão previstos, no dia 16, quatro eventos, em Minas Gerais, no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo este último com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na comemoração do aniversário do Sindicato dos Bancários.

Fabuloso! O PT vai fazer uma campanha publicitária contra o financiamento privado de campanha e coordenar a emenda da falsa "iniciativa popular" - já que será um trabalho partidário.

Um dos eventos contra o financiamento privado será feito junto com a comemoração do aniversário do Sindicato dos Bancários. Ora, por definição, um sindicato reúne trabalhadores das mais diversas colorações políticas. Por que atrelar a festividade ao petismo? Porque é uma franja do partido.

Escrevi no texto em que critico a proposta petista:
(?) se o PT conseguisse proibir as doações privadas, continuaria, não obstante, a ser a única legenda a poder usar esses recursos, ainda que de modo sorrateiro. Cansamos de ver, campanha após campanha, a mobilização da máquina sindical, das ONGs e dos movimentos sociais em favor do partido. Ora, isso corresponde, não há como ignorar, a uma doação que pode ser estimada em dinheiro - além de ser intrinsecamente ilegal.

Bingo! No evento em que vai pedir financiamento público de campanha contra a corrupção, o partido vai se utilizar da máquina de um sindicato, que é seu cabo eleitoral. Sabem o nome disso? Financiamento privado - e sem prévia consulta a todos os sócios.

O PT é um partido amoral no princípio e imoral na prática.
Herculano
13/04/2013 07:26
UMA LEITURA PRELEMINAR HISTÓRICA E COERENTE

Esta é de Moacir Pereira em "Oposições"

No cenário da reedição da tríplice aliança, com ou sem o PT no jogo, há uma possibilidade muito concreta do PP se coligar com o PSDB na majoritária. O senador tucano Paulo Bauer para governador com a progressista Angela Amin de vice ou disputando o Senado. O PP dificilmente estará com o PT em Santa Catarina. Perdeu a confiança pela falta de reciprocidade.
Herculano
13/04/2013 07:10
O BRASIL SEM PLANOS MACROECONÔMICOS SUSTENTÁVEIS E NA MÃO AVENTUREIROS E PALANQUEIROS. CADA DIA UMA NOVIDADE VELHA E INÓCUA.

Manchete dos jornais de hoje. Guido Mantega diz que juros podem subir para evitar contaminação de preços (uai, mais baixa-los não era uma solução mágica para os pobres, endividados brasileiros e a alavancagem do crédito e da economia?). O ministro da Fazenda que já escreveu que o Plano Real era uma falácia, afirma que aumento da Selic contém expectativas de alta da inflação e inibe reajustes (uai, mudou o conceito em tão poucos meses?). Apesar do discurso pró-juros, Fazenda diz que decisão é do Banco Central (não seria melhor dizer da presidente Dilma Vana Rousseff, PT, que tudo sabe e tudo pode e fez do BC a casa da mãe Joana contra o Brasil e o futuro dos brasileiros?), que faz, na semana que vem, reunião para definir taxa .
Herculano
13/04/2013 07:02
O BRASIL NÃO VAI MUDAR. OLHA SÓ QUEM QUER CORRIGIR OS ERROS DELES PRÓPRIOS E DOS OUTROS. PIOR: COM O DINHEIRO DOS NOSSOS PESADOS IMPOSTOS E QUE ESTÃO FALTANDO NA SAÚDE, NA SEGURANÇA, NAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA COMO A PONTE DO VALE, DUPLICAÇÃO DA BR-470, DUPLICAÇÃO DA BR 101, FERROVIA DO FRANGO...

Com Dirceu e Genoino, PT debate ação anticorrupção. Campanha preliminar feita pelo marqueteiro João Santana, porém, foi rejeitada. Depois de condenação no mensalão, petistas querem mobilização em favor do financiamento público em eleições

Com a presença de José Dirceu e de José Genoino, condenados no julgamento do mensalão, a cúpula do PT discutiu ontem o formato de uma campanha publicitária pela reforma política, contra a corrupção eleitoral.

A criação da campanha foi objeto de discussão no comando do partidário, que busca uma saída para a crise em que a sigla mergulhou após o mensalão. Para os petistas, levantando a bandeira da reforma, o partido apresenta uma proposta concreta para sair da defesa no caso.

O PT partiu da constatação de que não adianta insistir no argumento de que houve, na verdade, um esquema de caixa dois. No julgamento do escândalo, em 2012, petistas defenderam a tese de que o dinheiro pago a congressistas era doação eleitoral irregular, o que foi rejeitado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O principal mote da campanha petista é a adoção do financiamento público exclusivo de campanhas, com o fim das doações privadas. A medida foi classificada pelo presidente da sigla, deputado Rui Falcão, como " a melhor maneira de combater a corrupção e o abuso do poder econômico" nas eleições.

O partido começa hoje a coletar assinaturas para apresentar ao Congresso o projeto de lei de iniciativa popular sobre o assunto. Além do financiamento público, a proposta defende o voto em lista nas eleições para deputado e vereador e a convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva sobre o tema.

A primeira versão das peças publicitárias, elaboradas pelo marqueteiro João Santana, foi apresentada ontem ao Diretório do PT e reprovada pelos dirigentes. Em preto e branco e com imagem de cédulas de reais, as peças tratavam como "dinheiro sujo" o financiamento privado de campanhas eleitorais.

Foram consideradas excessivamente agressivas e violentas pelos petistas, que as devolveram para a equipe de marketing.

O partido pretende coletar, até fevereiro, cerca de 1,5 milhão de assinaturas para apresentar o projeto

Estão previstos, no dia 16, quatro eventos, em Minas Gerais, no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo --este último com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na comemoração do aniversário do Sindicato dos Bancários.
Herculano
13/04/2013 06:40
CIRO ACORDADO
O que está na pauta da sessão da próxima terça-feira da Câmara de Gaspar? O requerimento 80/2013 do vereador Ciro André Quintino, PMDB, pedindo explicações sobre os recursos federais de R$ 5.058.339,40 para o início das obras da Ponte do Vale. Eles já venceram, não foram usados e aguardam a prestação de contas. O caso foi denunciado unicamente aqui. Acorda, Gaspar!

Texto integral do requerimento

Ao Executivo Municipal, solicitando digne-se remeter a esta Casa de Leis, dentro dos prazos legais e regimentais, a cópia do convênio "SIAFI: 729665?, objeto: "início das obras de infraestrutura do contorno viário de Gaspar/SC", na ordem de recursos financeiros de R$ 5.058.339,40 (cinco milhões, cinqüenta e oito mil, trezentos e trinta e nove reais e quarenta centavos), questionando-se, ainda:
por que não foi executada a referida obra? Quais os motivos que levam constar no site portal da transparência a situação: "Aguardando Prestação de Contas" ?

Obs: segue o endereço eletrônico do site em questão: (), com cópia do espelho do referido site anexo.

JUSTIFICATIVA:

O pedido de informação é prerrogativa regimental dos Edis, no desempenho de suas funções.
Ainda, as cópias dos documentos requeridos têm por objetivo dar publicidade e satisfação aos munícipes gasparenses sobre o assunto acima questionado.
Eis o Requerimento, o qual se pede seja apreciado e encaminhado ao Executivo local.
Herculano
13/04/2013 06:28
TUDO ESCONDIDO. POR QUE?

A notícia foi dada pela Rádio Sentinela do Vale. Apenas algumas pessoas estiveram reunidas no Hospital de Gaspar para conferir o balancete e saber qual a atual situação do Hospital que recentemente tem sido foco de vários escândalos. A imprensa foi providencialmente esquecida. O que o Hospital de Gaspar não está fazendo que precisa ser escondido da comunidade? Com a palavra o presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio roberto Waldrich.
Herculano
13/04/2013 06:12
FUSÕES

Está na coluna que Cláudio Humberto publica nesse sábado nos jornais brasileiros.


Sob pressão, PPS pode antecipar fusão com PMN
Diante da manobra do governo para aprovar projeto que restringe o acesso de novas legendas ao fundo partidário e limita o tempo gratuito de TV, o PPS decidiu antecipar a fusão com PMN, a fim de abrir "janela" para a troca de partidos sem o risco de perda de mandato. A cúpula do PPS deverá convocar hoje, durante sua conferência, reunião de Congresso Nacional Extraordinário para criar a nova sigla em maio.

Quem sabe
Na esperança de integrar outras legendas, o PPS deixará em aberto na convocatória a pauta da reunião: fusão com "PMN e outros partidos".

'MD', o retorno
O nome mais forte hoje para o novo partido é Mobilização Democrática, escolhido em 2006 para a fusão PPS-PMN-PHS, que acabou desfeita.

Desafetos
José Serra faltou à abertura do evento do PPS alegando problema de coluna. Para tucanos, a doença dele tem outro nome: Aécio Neves.

Bicho-papão
Secretária-nacional do PMN, Telma Ribeiro classifica a manobra do governo contra os novos partidos de "puro medo de perder o poder".
Herculano
13/04/2013 06:08
ESSES ARGENTINOS

Argentina e Inglaterra, cujos laços já estavam desgastados por conta de suas reivindicações rivais de soberania sobre as Ilhas Malvinas, agora parecem estar com dificuldades para se dar bem no que diz respeito a um enterro. Mais de dois mil convites foram emitidos para o mundo inteiro para o cerimonial de enterro com honras militares, na semana que vem em Londres, para Margaret Thatcher, a ex-primeira-ministra britânica que morreu segunda-feira aos 87 anos. Mas a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, não entrou na lista.

1. Margaret Thatcher foi quem comandou e venceu a guerra dos 74 dias em 1982 pela soberania das Ilhas Falklands ou Malvinas. Por isso é declarada inimiga dos argentinos.
2. A Argentina não iria ao enterro de Thatcher como um protesto e desdém, mas queria ser convidada? Isto revela o quanto doentio é o governo de Cristina Kischner.
3. Tem mais. A capital das Falklands chama-se Porto Stannley e os kelpers, moradores de lá e maioria inglesa ou simpática a Inglaterra, quer mudar o nome para Porto Margaret, numa homenagem a Thatcher.
Herculano
13/04/2013 05:57
EDUCAÇÃO VIRTUAL DÁ PROCESSO


Pai faz BO contra professora que postou prova corrigida no Facebook, relata Eduardo Schiavioni, da paulista Americana para o Uol.

A Polícia Civil de Atibaia investiga a professora de história Beatriz Cristina Albertini, que leciona em uma escola particular da cidade, por ter divulgado uma prova feita por uma de suas alunas, de 12 anos, na rede social Facebook. No documento, que já tinha sido corrigido, ela desdenhou das respostas incorretas da jovem.

De acordo com a polícia, a professora pode ter infringido o artigo 232 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), por submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. Se condenada, ela pode pegar até dois anos de detenção.

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o empresário Alex Bueno, pai da menina, registrou o boletim de ocorrência na manhã de hoje, depois de ser alertado pela filha sobre o assunto. O pai também pretende processar a professora civilmente, com pedido de indenização, por ter, na visão dele, exposto a criança à humilhação.

Segundo relato de Bueno à polícia, Beatriz colocou a prova na página de relacionamento social, já depois de corrigida, e postou comentários. Nas respostas que não estavam certas, ela marcou um "x" vermelho, e escreveu: "para de copiar as perguntas como se fossem respostas! Eu escrevi isso, você não vai me convencer!".

A prova da estudante com as correções e comentários da professora foi postada no Facebook na quarta-feira, antes de ter sido entregue aos alunos. No dia seguinte, diante dos comentários gerados entre os alunos, a professora modificou a página. O conteúdo, no entanto, já tinha sido copiado por pais e demais usuários da rede, sendo, inclusive, reproduzido em outras páginas do Facebook.
Herculano
13/04/2013 05:53
CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam de 19 a 29 dias para o Ministério das Cidades liberar a verba conveniada da Ponte do Vale e trancada em Brasília pelo governo Federal. Quem deu esta informação? O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, numa entrevista coletiva ontem, dia 12, sobre a ida na terça-feira dia nove a Brasília.
Herculano
12/04/2013 22:23
A COSTURA TUCANA, por Ilimar Franco para o jornal O Globo

Depois de sentar à mesa com o DEM, o candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), conversou ontem com o presidente (em exercício) do PTB, Benito Gama. O tucano quer manter os trabalhistas na oposição e torce pelo insucesso das negociações para a integração deles ao governo Dilma. Aécio precisa do PTB para ter cerca de seis minutos de propaganda na TV.

Os articuladores de Aécio Neves avaliam que o PPS vai apoiar Eduardo Campos (PSB). E acham que isso é bom, pois temem que, sem aliados, Eduardo desista. Eles também precisam da candidatura de Marina Silva e, por isso, anteontem, votaram contra a urgência de projeto que deixava sem tempo de TV e fundo partidário novos partidos, como a Rede.
Herculano
12/04/2013 22:12
O JUDICIÁRIO E A IMPRENSA

"Vamos nos manter alertas para que não haja mais nenhuma mordaça", disse o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, durante o IV Simpósio Judiciário e Imprensa, que reuniu cerca de 700 pessoas entre magistrados, jornalistas dos veículos de comunicação e assessorias, acadêmicos de jornalismo e direito, promotores de justiça e servidores do Poder Judiciário.

O evento resultou de uma parceria entre a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) com objetivo de discutir as complexas relações entre o judiciário e a imprensa.
Herculano
12/04/2013 22:08
É ÁGUA

A chuva de hoje a tarde mostrou aos passantes do tal elevado da Avenida das Comunidades, de que a drenagem feita numa obra recente ou foi mal dimensionada, ou mal executada. Não tem jeito. Esta é uma das obras estrutrurantes. Imagina se fosse uma obra do improviso... Acorda, Gaspar!
Livia Marine
12/04/2013 21:43
Herculano;

Com todo respeito, pelo espaço que dás aos leitores, mas cá entre nós este tal de Luciano Cunha, é um tremendo de um idiota. O cara é muito burro, sei que és democrático, mas um cara assim, não contribui com nada. Antes que digam que sou defensor do PT, do Celso, do Tonho, do Amarildo, do Mitinho, o coitado do Daniel e do Dorací Vanz, não gosto destes caras, temo que um idiota assim diminua a sua coluna, que é a melhor de todas, crie por gentileza uma peneira, para deixar de fora idiotas como este de fora, idiotas do pt igualmente, estes caras tanto dos defensores da Isonita, que reside e dorme todas as noites no diretório do pmdb de fora, eles não merecem este espaço fidedigno da realidade de Gaspar... Por favor Herculano, deixa estes idiotas de fora... o tal do JP Sansão tb...
luciano da cunha
12/04/2013 21:15
VIVA A DEMOCRACIA


napoleão fez em bnu o que kleber queria fazer se fosse prefeito( mandar embora os sugadores de dinheiro publico), alguns o criticaram, agora aplaudem napoleão,

ironico,não tem problema o zuchkão criou mais 7 cargos este ano pra rapar o resto da conta, ó e agora quem poderá ajudar o povo?um abraço
kakakahahahaaaaa
12/04/2013 20:28
Mestre Herculano,

tenho que rir, desse pessoal do pt, elcio, desse pessoal do pmdb robertinho - diga-se o ta_ _ di nho... um defende o idenfensável o outro defende a vergonha municipal, como esse na Isonita, ficar dormindo no diretório do pmdb.. kkkkkkkkaakakahhahhahahaha

Parabéns Herculano, gracias a ti ficamos sabendo das sacanagens dos bastidores politicos.... k saudades de adilson schmitt, o insuportável...


Juju do gasparinho
12/04/2013 20:13
Prezado Herculano:

Não se apoquente com o nome que será dado ao Anel de Contorno.
Veja pelo lado positivo, que o importante é que há alguém fazendo alguma coisa a favor (Blumenau).
Pois quem deveria se mexer, só viaja.
E falando em "alguém fazendo alguma coisa", quanta diferença entre Rogério Alves e Samir Buhatem!
Joabi
12/04/2013 19:33
"Santinho do Doraci"

Está circulando na mão de alugumas pessoas o "santinho" do Doraci candidato a vereador pelo PSDB de Brusque, não sei se é piada ou verdade diz que um dos Ptistas de esquerda chegou a oferecer 100 reais pelo santinho para apresentar a todos em reunião mensal do PT.

Parece piada, mas não se espera mais nada do Doraci e Cia. LTDA.
Herculano
12/04/2013 18:43
LULA AGORA É ASSOCIADO FORMALMENTE AO MENSALÃO

A Polícia Federal instaurou ontem o inquérito para investigar se o ex-presidente Lula teve participação no escândalo do mensalão. A investigação ficará a cargo da delegacia de crimes financeiros.

Na semana passada, a Procuradoria da Republica do Distrito Federal havia determinado a investigação baseada no depoimento do operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza.

O prazo da investigação é de 30 dias, prorrogáveis. É a primeira vez que um inquérito criminal investiga se Lula atuou no mensalão.

No depoimento de Valério, ele acusa Lula, entre outras coisas, de ter negociado com a Portugal Telecom repasse de US$ 7 milhões para o PT.
Herculano
12/04/2013 18:30
QUANTOS COMISSIONADOS O GOVERNO DE PEDRO CELSO ZUCHI, PT, CORTOU NESTE SEGUNDO MANDATO APRA ORGANIZAR O SEU ORÇAMENTO?

Ele nem precisa fazer isto. Não prometeu e ele mesmo disse isto com todas as letras quando lhe questionaram.

Mas, em Blumenau, o jovem prefeito Napoleão Bernardes, PSDB, fez uma promessa, cortar 130 cargos em comissão - aquele que normalmente são distribuídos entre amigos, desempregados, incompetentes, fichas sujas e políticos.

Pois bem. Napoleão inventou de fazer hoje um balanço dos 100 primeiros dias de governo. E lhe questionaram sobre a tal promessa de eliminar 130 cargos comissionados para dar dinheiro à saúde, educação, assistência social e obras. Ele respondeu aos repórteres - e não ficou com sede de vingança ao "inoportuno" repórter - que cortou mais: 137 cargos comissionados. Então percebe-se bem a diferença entre Gaspar e Blumenau.
Herculano
12/04/2013 18:22
PORPOSTA QUE IMPEDE MINISTÉRIO PÚBLICO DE INVESTIGAR SÓ INTERESSA A CORRUPTOS, DIZEM PROMOTORES

Categoria organizou ato em São Paulo contra a PEC 37, que garante poder de investigação apenas para as polícias. Segundo o repórter Bruno Boghossian, do jornal O Estado de S. Paulo, Promotores e procuradores reunidos em São Paulo fizeram um ato nesta sexta-feira, 12, contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 37, que retira do Ministério Público o poder de investigação - garantindo essa competência apenas às polícias. Os manifestantes alegam que a medida vai reduzir a punição de responsáveis por crimes de corrupção e apontaram que o projeto está sendo defendido por políticos "corruptos e malfeitores".

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Marcio Elias Rosa, afirmou que a proposta de restrição ao trabalho de promotores está "em desacordo com a realidade do Brasil" e que o Ministério Público deve continuar a investigar a corrupção e os crimes econômicos.

"A população brasileira libertou-se dos escuros porões da ditadura, mas ainda há escuridão para boa parte da população. Há crianças sem esperança, idosos sem sonhos, há miséria, exclusão, há moradores de rua e gente que não tem o que comer. Grande parte dessa carestia é resultante da prática de crimes contra a administração, delitos econômicos, sonegação fiscal. Nosso compromisso é reverter essas mazelas", declarou Elias Rosa.
Herculano
12/04/2013 18:03
FALTAM DE 20 A 30 DIAS PARA O MINISTÉRIO DAS CIDADES LIBERAR A VERBA CONVENIADA DA PONTE DO VALE

Quem deu esta informação? O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, numa entrevista coletiva, um fato inusitado.

1. É praticamente a primeira vez que ele presta contas públicas de uma viagem a Brasília. Evoluiu. Eu sempre registrei este descaso com a cidade e a transparência. Havia sempre era prestação de contas para as diárias.

2. Na entrevista e no press release - outro fato inusitado - confirma-se integralmente os números dados por esta coluna aos seus leitores e leitoras, mas que se escondiam ou até desmentiam em discursos. Ou seja, o custo da ponte sem os aditivos é de R$42,1 milhões. Que da primeira emenda de quase R$20 milhões - só R$ 8 milhões chegaram do governo do PT de Brasília e R$4 milhões saíram do bolso da prefeitura - situação que sempre argumentei e fui desmentido. Fazendo as contas, falta chegar aqui desta emenda quase R$12 milhões - e que virão segundo o prefeito em 20 a 30 dias.

3. Sempre falei que faltavam outros R$20 milhões e que estes estavam na responsabilidade da prefeitura. Uma emenda da bancada parlamentar de Santa Catarina de R$19 milhões tirou a prefeitura do sufoco. Agora, Pedro Celso Zuchi, veio com uma novidade e boa: ela se ampliou para R$31 milhões. É preciso conferir isto. ainda não tenho meios para tal. Volto ao assunto. Estou pesquisando.

4. O que adianta ter verba rubricada no orçamento, mas ela não é liberada.

5. Finalmente, Zuchi afirmou que foi graças aos companheiros deputado Décio Neri de Lima e a ministra Ideli Salvatti, "Essa parceria foi muito importante para que resolvêssemos esse entrave burocrático com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal". Duas observações para finalizar: que entraves burocráticos são estes numa pasta tocada pelo PP? E finalmente, mais uma confirmação daquilo que sempre escrevi e que querem ver escondido: os dois - Décio, Ideli e mais a Logos - são responsáveis pelo atraso das verbas e não pela liberação que não aconteceu ainda. Que história é esta de fazer do limão e limonada? Acorda, Gaspar!
Gabriel
12/04/2013 16:34
Falando no assunto da inflação, venho aqui fazer um breve comentário sobre o famoso tomate. Realmente é um dos itens que mais tiveram aumento, todos falam nisso, só que muitos comerciantes se aproveitam que o preço está alto no sudeste, e aumentam aqui tambem. Passei em uma conhecida rede de supermercados com sede em Gaspar (creio que a mesma citada no tópico "terrenos a venda 2"), e encontrei o tomate sendo ofertado a 2,79. Ou seja, há o preço alto, mas não em todos os lugares, acho que tem muita gente se aproveitando pra lucrar.
Herculano
12/04/2013 14:47
A FALTA QUE NOS FAZ UMA BOA DIREITA, por Carlos Alberto Sardenberg para o jornal O Globo

Vou falar francamente: uma Thatcher, hoje, seria perfeita para o Brasil. Mas uma Thatcher em grande estilo: líder de partido, ganhando eleições com uma agenda liberal. Seria bom até para modernizar a cultura esquerdista amplamente dominante no país. Isso aconteceu na Inglaterra e, nos 80 e 90, em boa parte do mundo, inclusive no Brasil. Precisava acontecer de novo.

A longa administração conservadora de Margaret Thatcher fez o trabalho, digamos, sujo de demitir funcionários excedentes, cortar gastos públicos, controlar o poder dos sindicatos de empresas estatais (e depois privatizá-las), além de desregulamentar a economia, reformar a legislação trabalhista e reduzir a pesada burocracia do Estado.

Depois de um início custoso, com greves e desemprego em alta, funcionou. Com investimentos privados, o país voltou a crescer e gerar emprego e renda. Não por acaso, Thatcher ganhou três eleições seguidas.

Quando veio o desgaste até normal da administração conservadora, o serviço principal estava feito, a quebra do imenso, custoso e já ineficiente Estado do Bem-Estar. Aí veio Tony Blair com a suave conversa do "Novo trabalhismo": retomada dos investimentos públicos em educação, saúde e segurança, mas em uma economia livre, aberta e competitiva.

Os eleitores foram trocando, conforme a ocasião. Elegeram o Partido Trabalhista no pós-guerra, que instalou o Estado do Bem-Estar, depois fartaram-se dos excessos desse modelo, que estatizava tudo de grande que via pela frente, como disse Churchill, e finalmente entregaram o poder para Thatcher desmontar tudo. E aí devolveram o governo à esquerda, mas uma esquerda reeducada.

Já entre nós, quando o eleitorado comprou a ideia de que era preciso desmontar o Estado excessivo e abrir a economia, porque só produzíamos carroças protegidas, acabou elegendo Fernando Collor, cuja agenda correta para o momento não resistiu ao caixa de PC. E terminou que a agenda liberal caiu no colo de Fernando Henrique.

FHC não liderou um movimento dentro de seu partido e junto aos aliados para construir uma agenda comum de reformas. Para dizer francamente, pelo menos no começo, foi tudo no vai da valsa. As trapalhadas seguidas de Itamar Franco acabaram jogando o Ministério da Fazenda no colo de FHC. Aí valeram a sabedoria e aguda percepção política do professor, que definiu logo o inimigo imediato - a superinflação - e escalou a equipe certa para atacá-lo.

Então, foi na sequência: para consolidar o combate à inflação, era preciso controlar o déficit das contas públicas, para o que eram necessárias as reformas, incluídas as privatizações. A agenda liberal se impôs no calor dos acontecimentos.

Daí as dificuldades de implementação. Não foi como na Inglaterra, com propostas bem definidas.. Aqui, FHC, vindo da esquerda, eleito com base nas novíssimas notas de um real, precisou construir essa agenda momento a momento. Excetuada a equipe econômica, quase ninguém entre seus colaboradores e seguidores estava preparado para a missão. Tratava-se de uma elite intelectual criada nas ideias socialistas e social-democratas, que viu ruir o Muro de Berlim e alcançou o poder em um mundo em que só existia capitalismo - e numa fase de liberalismo à americana ou "thatcherista".

Além dessa turma, havia os velhos políticos, todos acostumados a viver em torno do Estado, fonte de nomeações, privilégios e bons negócios. Visto assim, a gente até se espanta de ver quanto o governo FHC avançou na agenda modernizadora.

Mas, é claro, não terminou o serviço. E parte desse serviço, eis outra peça do destino, ficou para o governo Lula. É a origem de nossos problemas atuais, o eleitorado se cansou de uma agenda liberal antes que ela tivesse sido completada. E elegeu um governo propondo mudar tudo para a esquerda, mas topando com os entraves causados justamente pela não conclusão da agenda liberal.

Daí o Lula do primeiro mandato. Manteve as bases macroeconômicas de FHC e ainda avançou em reformas micro claramente liberais e pró-negócios, sem reestatizações. De certo modo, os dois governos acabaram bem parecidos: construir alianças a meio do caminho para implementar reformas difíceis.

Depois, mais seguro, Lula parou com as reformas e começou a voltar para a agenda da velha esquerda estatizante, movimento agora claramente tomado pela presidente Dilma - e com os velhos políticos Estado-dependentes.

Tudo considerado, eis o que sempre nos faltou: uma boa direita, moderna, capaz de ganhar uma eleição com uma agenda liberal e implementá-la rigorosamente. E depois abrir espaço para uma boa esquerda, também moderna, que se eleja para fazer o seu serviço, que é gastar com educação, saúde e segurança. Mas gastar com eficiência e sem atrapalhar a economia privada.
Herculano
12/04/2013 12:39
CRIME ORGANIZADO OU TERRORISMO

Atraso em meses, o jornalismo da RBS em Santa Catarina resolveu fazer manchete. Afirma que o PGC queria explodir uma ponte ou uma torre de transmissão de energia (possivelmente).

Explodir ponte ou torres de transmissão de energia é vandalismo ou terrorismo. Por que os nossos políticos, principalmente os de esquerda, relutam em aprovar uma legislação própria para isto. Estão associados ao banditismo também?
Herculano
12/04/2013 12:36
ADMINISTRAÇÃO DESASTRADA DO PT. ALÉM DA INFLAÇÃO EM ALTA, AGORA MAIS UM DADO SINALIZA O PERIGO PARA TODOS NÓS. PARAMOS DE CRESCER.

Manchete dos portais desta manhã. Atividade econômica de fevereiro tem pior resultado desde 2005. IBC-Br apontou queda de 0,52% da atividade em fevereiro e crescimento de apenas 0,87% em 12 meses

A atividade econômica do País, medida pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), recuou 0,52% em fevereiro em relação ao mês anterior, após registrar alta de 1,43% em janeiro ante dezembro (dado revisado), na série com ajuste sazonal. O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com dados, o número passou de 144,71 pontos em janeiro para 143,96 pontos em fevereiro na série dessazonalizada.
Anarquinóplis
12/04/2013 11:32
Voltando a um assunto que aqui gerou polemica, o caso do carro do sindicato rural fora do horário de serviço fazendo compras no supermercado. Bom com certeza não era a funcionária Eliane que estava no supermercado fazendo compras, pois a mesma tem seu próprio carro e é uma pessoa muito dedicada e correta emsua função e no mesmo dia e horário estava em outro lugar. mas uma coisa é certa quem o carro estava neste dia no mercado, bom agora resta saber quem estava de posse do tal veículo? Dona Evanilde não era pois a mesma não dirige. E agora se só são as duas as funcionárias do sindicato, quem seria esta terceira pessoa? Ai Ai Ai
Marcolino Cruz
12/04/2013 11:09
Ser ou não ser, eis a dúvida de DORACI?

Vou repetir a informação do Duarte, mas ela é importante a todos os filiados do PSDB de Brusque e os petistas de Gaspar.

As informações do meios de comunicação e a transparência dos registros em órgãos públicos são esclarecedoras e não deixam dúvidas.

Vocês sabiam?

O todo poderoso e "Petista vermelhíssimo" DORACI VANZ, antes de se agrupar no ninho petista e se tornar o Mago do Partido e chefe de gabinete do Prefeito Zuchi, foi candidato a Vereador em Brusque na eleição de 2000 pelo PSDB, cujo candidato a Prefeito era o empresário da empresa Quimisa, Sr. Amilcar Arnoldo Wehmuth.

Doraci Vanz foi o estrategista e líder da campanha dos Tucanos, e seu grupo nominou a coligação com o slogan: "BRUSQUE PARA TODOS", formada pelos partidos PSDB, PMDB, PPB e PTB.

Olhem só ... Por coincidência, o slogan foi o mesmo em Gaspar pelo PT nas eleições de 2008. Não é obra de ficção é a mais pura verdade.

Sabem qual foi o resultado daquelas eleições de 2000 em Brusque?
Prefeito eleito: Ciro Marcial Roza (PFL), 2o. Colocado: Paulo Eccel (PT)
e 3o. Colocado: Amilcar Arnoldo Wehmuth.

E o candidato a Vereador Professor Doraci Vanz?
Coitado... só conseguiu fazer 261 votos com o número 45654.


Onde está a prova do que escrevo?
No sítio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina:
www.tre-sc.gov.br/site/fileadmin/.../RFM2000180551.htm

Sem dúvida os registros apontam fatos, números e as origens de cada um que participa da cena política. E agora Zuchi? Seu escudeiro vai lhe apoiar para Deputado Estadual em 2014 ou vai mudar de lado para auxiliar na campanha do Tucano Joel da Costa?

É Doraci ... afinal, você é vermelho durante o dia e
colorido como um tucano a noite?


Herculano
12/04/2013 10:23
O PSOL

Ontem o Psol foi a TV com o seu programa. O Psol de hoje é o discurso do PT de ontem. Igualzinho. Então sabe-se qual será o seu futuro, se prosperar.

Ele tem vários discursos. Um deles é contra a privatização. E no programa de ontem ele desancou a privatização das telecomunicações. Argumentou que o Brasil possui a pior e mais cara telefonia celular. E é verdade. Mas, é assim, porque o PT que era contra esta mesma privatização, se aboletou das agências reguladoras, e numa criminosa convivência se aliou as grandes empresas, permitiu que elas se juntassem (caso Telemar e outras), tudo contra o povo que dizem defender, como alega hoje o Psol.

Outra. Se não houvesse a privatização, nem sistema, nem empresas precariamente concorrentes, nem pior e nem cara telefonia móvel teríamos hoje. Faltam assuntos e causas para essa gente do século 19. Estamos no 21. Acordem.
Herculano
12/04/2013 10:16
SERÁ MESMO?

Manchetes do Jornal de Santa Catarina e outros da RBS Santa Catarina.

1. Blumenau no centro do crime organizado
Bom se isto é verdade, a penitenciária tem que ficar lá. Mas, penso que não é bem assim. Gaspar é neste contexto considerado como Blumenau?

2. Explosão de ponte estava nos planos (talvez a Hercílio Luz, ou uma torre...). O que significam estas manchetes? A fragilidade dos nossos serviços de segurança infestados de políticos e disputas partidárias e sindicais. Significa o jornalismo chapa branca e perigosamente monopolista em Santa Catarina. Quando havia aqui três jornais com força como o próprio Jornal de Santa Catarina, O Estado e A Notícia (e mais tarde o Diário Catarinense quando ainda sofria, estes assuntos já tinham arrepiado os gestores públicos e os bandidos.

Imprensa que não consegue os nomes dos que estão isolados, não consegue os nomes dos que estão presos, não consegue os nomes envolvidos ainda na trama, que faz reportagem e manchetes com estilos descomprometidos de crônicas e suposições, chama de burro o leitor e os telespectadores, trabalha indiretamente para o crime porque pactua com o poder incapaz de debelar os problemas e mazelas em favor da sociedade.
sidnei luis reinert
12/04/2013 09:58
Bem que poderia ter sido uma piada (mas não foi) o lamentável fato de o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações ter admitido ontem que os turistas estrangeiros que visitarão o Brasil na Copa de 2014 não contarão com a prometida tecnologia 4G para seus ?celulares inteligentes?.
Governo e Anatel farão vista grossa para implantação fake da telefonia 4G, cara e com tecnologia defasada?.
Como a nossa tecnologia 4G não é compatível com celulares europeus e norte-americanos de última geração, os turistas terão de comprar chips ou se contentar com a lentidão do 3G tupiniquim...
Janguta Mesquita
12/04/2013 08:51
Isonita sob investigação!

Não dá para confiar em nenhum partido aqui de Gaspar. O PMDB que se dizia o novo, o belo, o melhor, o "" {mais bom}"", demonstra a sua fragilidade e compara-se ao que se tem de pior na vida politica. Esta da Isonita é de lascar, a cidadã mora em Navegantes, litoral catarinense, berço explendido dos pmdebistas da gema, todos conhecedores do endereço da conselheira e do diretória, montam uma força tarefa para eleger uma mentira.

Além disso, foi notório a presença do presidente do PMDB-Gaspar, ""{adevogado}"" - juntamente com mais alguns {taradinhos por votos e otraz cozitas maz} buscando votos para Isonita, inclusive o candidato que não chegou ao poder. O que o povo quer saber deste movimento pmdbista? Se eles não sabiam da falsidade ideológica montada para eleger alguém de fora do município para um importante Conselho! Claro que sabiam e essa gente queriam e querem governar gaspar!!! Imagina o que fariam se chegassem ao ""extase eleitoral""??
Por isso Herculano, nós gasparenses, sentimo-nos gratificados pelas suas informações isentas e independentes, que o sr. consegue trazer à público, só o senhor demonstra esta atitude como jornalista, isenção e sem ""rapo-preso"" com politicos da nossa querida e sofrida coração do vale.

Obirgado cidadão, continue assim para o bem dos sofridos e enganados eleitores.
Herculano
12/04/2013 08:47
ENCURRALADO

Jersey rejeita recurso de empresas d do deputado Federal pelo PP, Paulo Maluf. Com decisão, que é definitiva na ilha britânica, as firmas terão que ressarcir em R$ 55 milhões os cofres da Prefeitura de SP .Segundo a sentença, valor se refere a desvios ocorridos em obras promovidas por Maluf, prefeito entre 93 e 96
Herculano
12/04/2013 08:45
COISA DE GUERRILHEIROS. ELES POSSUEM CAUSA, LEIS, ATOS E TRIBUNAIS PRÓPRIOS QUANDO CONTRARIADOS

Defesa de Dirceu tenta 'manipular' prazos, diz presidente do Supremo.
Barbosa sobe tom e acusa advogados de ex-ministro de tentar ganhar tempo 'indefinidamente' .Intenção é 'garantir ampla defesa', diz Oliveira Lima, defensor do petista condenado pelo STF no mensalão, segundo informa de Brasília para o jornal Folha de S. Paulo, Felipe Seligmann

Ao negar mais uma vez um pedido da defesa de José Dirceu sobre o prazo para a apresentação dos recursos no julgamento do mensalão, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, subiu o tom e afirmou que os advogados do ex-ministro da Casa Civil tentam ganhar tempo "indevidamente" por meio de "manipulação de prazo processual legalmente estabelecido".

Dirceu pediu inicialmente o acesso antecipado aos votos antes da publicação do acórdão, resultado oficial do julgamento, o que Barbosa negou há duas semanas.

Depois, a defesa do ex-ministro entrou com um recurso solicitando que o caso fosse analisado pelos ministros em plenário, o que não ocorreu por decisão de Barbosa.

Os advogados, então, requisitaram a suspensão da publicação do acórdão sob a alegação de que o petista tem o direito de que os demais integrantes do STF analisem o seu pedido antes da oficialização da decisão.

"É importante chamar a atenção para o fato de que o que se pretende, em última análise, é a manipulação de prazo processual legalmente previsto. Isso porque o (hipotético) acolhimento do pedido de divulgação dos votos escritos, antes da publicação do acórdão, e com antecedência razoável' para a interposição de recursos, acarretaria, na prática, a dilação do prazo para a oposição de embargos, ampliando-o indevidamente para um lapso temporal indefinido", diz a decisão de Barbosa ontem no "Diário de Justiça Eletrônico".

Esse prazo para a apresentação dos recursos (embargos) é de cinco dias, segundo o regimento interno do STF.

Segundo o advogado José Luis Oliveira Lima, "a solicitação de maior prazo para a apresentação dos recursos em momento algum significa que a defesa pretenda manipular os prazos processuais, mas sim garantir a ampla defesa, assegurada na Constituição. Aliás, a prática de antecipar o voto antes da publicação do acórdão não é novidade no STF". O próprio Barbosa assim o fez quando do julgamento da chamada "Ficha Limpa", diz o advogado de Dirceu.
Herculano
12/04/2013 08:40
A VOZ DOS ALFABETIZADOS, MAS QUE SÃO MINORIA

Estas são cartas de leitores do jornal Folha de São Paulo sobre a violência e incoerências, publicados na edição de hoje. Para reflexão.

Até quando o Brasil vai conviver com a violência fora de controle, que a cada dia faz dezenas de vítimas inocentes como Victor Hugo Deppman, 19, que perdeu sua preciosa vida por causa de um celular? Até quando vamos tolerar a falta de atitude dos nossos governantes, que não fazem absolutamente nada para conter a violência? Não chegou a hora de a sociedade se mobilizar e exigir penas mais rigorosas para esses crimes injustificáveis?

A verdade é que, no Brasil, o Estado protege os bandidos de todas as categorias, com nossa legislação fraca, que alimenta a impunidade e, consequentemente, a violência. A nós, cidadãos comuns, está reservado o direito de morrer a troco de nada. CRISTIANO REZENDE PENHA (Campinas, SP)

O assassinato de Victor Hugo Deppman e de muitos outros vem mostrar, mais uma vez, que a pena de morte e a prisão domiciliar estão instituídas no Brasil para as pessoas de bem. ANTONIO RIBEIRO BATISTA JR. (São Vicente, SP)

A imprensa tem noticiado vários assaltos e outros delitos a estrangeiros no país, em diferentes cidades. A lei não põe medo em ninguém. Dá para imaginar a Copa do Mundo e a Olimpíada aqui? Que prato convidativo para os assaltantes. Assim, depois o Brasil não sediará nem torneio de bolinha de gude. PAULO ROBERTO SILVA MARCONDES CESAR (Pindamonhangaba, SP)
vlad
12/04/2013 08:29
O socialismo fracassa quando se acaba o dinheiro dos outros.

Herculano
12/04/2013 07:52
TUDO DE TUDO, por Eliane Cantanhede, para o jornal Folha de S. Paulo

De um analista de poder: "Um problema da Dilma é que ela acha que sabe tudo de tudo, mas o pior é que a Dilma acha que só ela sabe tudo de tudo".

O autor do diagnóstico é do setor elétrico, área que alavancou a carreira política de Dilma: o seu cargo no governo gaúcho, o ministério no governo Lula e, enfim, a candidatura à Presidência. Mas o diagnóstico não é só para o setor elétrico, vale para "tudo de tudo", como ele frisou. E tem sido um complicador, particularmente, na gestão da economia.

O Brasil vive a curiosa situação de crescimento raquítico, com investimentos e indústria em baixa, ao lado de níveis pujantes de emprego e inflação preocupante. Com a palavra, o Banco Central, certo? Não, errado.

Da mesma forma com que Dilma jura dar prioridade ao combate à inflação, mas os seus quatro anos de governo registrarão índices sempre acima do centro da meta, ela jura dar autonomia ao BC, mas há controvérsia. Ao se reunir com três grandes economistas a uma semana do Copom (que define a taxa Selic no BC), ela sinaliza que quem decide é ela. Se vai seguir o que os convidados disseram, são outros quinhentos.

Dilma investe em pronunciamentos impecáveis pela TV para guerrear contra os juros altos e anunciar ora a redução da conta de luz, ora preços menores para a cesta básica. Não é fácil agora, politicamente, justificar aumento de juros, explicar quem afinal financia a luz mais barata e admitir que os produtos da cesta básica não caíram tanto assim.

Como presidente, Dilma capitaneou ao máximo as quedas de juros. Como candidata, vai engolir um recuo. E agora, José? Ou e agora, João Santana? Camila Pitanga, que comemorava a queda dos juros na CEF, sumiu. Mas ninguém esqueceu.

O BC, o mercado, os economistas e os acadêmicos sabem que não há alternativa: é subir os juros ou subir os juros, maior rigor fiscal ou maior rigor fiscal. Mas... é a Dilma que sabe tudo de tudo, certo?
Herculano
12/04/2013 07:48
MARIA ISONITA SCHMITT SOB AVERIGAÇÃO

Ela foi eleita para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescência em Gaspar. Ela mora em Navegantes. E para ser candidata, era uma das premissas morar em Gaspar. Isonita, forneceu o endereço do diretório do PMDB de Gaspar a cujo partido é filiado e por ele, estava empregada como gerente na secretaria de Desenvolvimento Regional, em Blumenau, e cuja vaga cedeu ao ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan Dall.

Eu fui o único na imprensa daqui a revelar esta suposta irregularidade. Três outras concorrentes fizeram o mesmo na Justiça e no Conselho e que dá origem a comissão processante. O que traz a edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? Uma resolução e uma portaria para esclarecer de vez este assunto. Publico-a ambas na íntegra para a compreensão dos leitores e leitoras.

Portaria Nº 03/2013 da Comissão Especial Organizadora do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Gaspar/2013
PORTARIA Nº 03/2013 da Comissão Especial Organizadora do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Gaspar/2013

A COMISSÃO ESPECIAL ORGANIZADORA DO PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIROS TUTELARES PARA O MUNICÍPIO DEGASPAR/2013, no uso das atribuições que são lhe conferidas pelos artigos art. 89, §4º, inciso II, VIII, da Lei Complementar Municipal n. 51/2012, e, ainda:

CONSIDERANDO o teor das representações apresentadas pelas candidatas Juçara Spengler, Elaine Cristina da Silva Guimarães e Jocilene da Rocha, as quais dão conta de que a candidata Maria Esonita Schmitt não preenche os requisitos exigidos na Lei complementar Municipal para candidatar-se ao cargo de Conselheira Tutelar;

CONSIDERANDO que cabe a esta Comissão Especial zelar pela lisura e regularidade do processo de lisura e regularidade do processo de escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Gaspar;

CONSIDERANDO o término do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares da Gestão 2013-2015 no dia 27/03/2013;

CONSIDERANDO que o prazo limite estabelecido na Lei Complementar nº 51 de 07 de dezembro de 2012, e não homologação do resultado trará maiores prejuízos a este município;

CONSIDERANDO que as denuncias poderão serem apuradas em processo administrativo regular, sem prejuízos ao funcionamento do Conselho Tutelar;

RESOLVE, por tais razões:
1. Notificar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA para que instaure a Comissão Processante;
2. Notificação da representante do Ministério Público para que tome ciência do presente procedimento;
Gaspar, 27 de março de 2013.
ROSANE ZUCHI ADÃO
Presidente da Comissão Especial Organizadora


Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gaspar/SC
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE GASPAR/SC

RESOLUÇÃO Nº 03, DE 04 DE ABRIL DE 2013.
Instaura e Nomeia a Comissão Processante para averiguar as denuncias Recebidas da Conselheira Tutelar Maria Esonita Schmitt.

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CMDCA, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Complementar Municipal nº. 51, de 07 de dezembro de 2012 e com base no seu Regimento Interno, aprovado através de Decreto Municipal n° 212/98, e no uso de suas competências,

CONSIDERANDO a Lei Complementar nº 51, de 07 de dezembro de 2012, no CAPÍTULO XI, artigo 48, alínea 1º, que dispõe sobre o regime disciplinar;
RESOLVE:
Art. 1º - Instaurar e Nomear a Comissão Processante Disciplinar composta por: 01 representante da Procuradoria do Município: Nilton Henning; 01 representante do conselho tutelar: Erica Jussara Monteiro Marques; 01 representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representante de Entidade Não Governamental: Gisele Bremer.
Art.2º - Fica revogada qualquer Resolução contrária a este dispositivo.
Art. 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Gaspar, 04 de abril de 2013.
ANDRESA DONEGÁ
Presidente do Conselho
Herculano
12/04/2013 07:29
UM EXEMPLO PARA GASPAR

Diante da crise do Hospital Santo Antônio e visando desafogá-lo do atendimento ambulatorial no Pronto Atendimento, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, PSDB, anunciou o cumprimento de uma das principais promessas de campanha para o primeiro ano de gestão em Blumenau. Os ambulatórios gerais (AGs) da Velha e do Garcia passarão a atender até a meia-noite a partir de segunda-feira.

Aqui, Pedro Celso Zuchi, PT, fez o contrário. Desativou o CAR no funcionamento 24h, sete dias por semana, que prometeu não fazer. Despachou o serviço para o pronto atendimento do Hospital de Gaspar, onerando-o e aumentando a crise ainda mais. Além disso, a prefeitura vive ameaçando não pagar por estes serviços, sempre alegando irregularidades na prestação de contas, falta da CND...
Herculano
12/04/2013 07:12
ESTICARAM DEMAIS A CORDA. E O MERCADO REAGIU. AS VENDAS NOS SUPERMERCADOS CAIRAM 2,1% EM FEVEREIRO

Alimento caro derruba venda de supermercados. Comércio de comida e bebidas registra primeira queda desde março de 2009. Outros ramos que recuaram foram móveis, veículos e eletrodomésticos, além de combustíveis. Estava na hora. Isto ajuda o combate a inflação, mas diminuiu a arrecadação de impostos, ou seja, vai falta ainda mais dinheiro no caixa do governo e que nem dinheiro tem para pagar as obras da Ponte do Vale.

Os preços mais salgados de alimentos afastaram os consumidores das gôndolas dos supermercados. As vendas do setor tiveram a maior queda em nove anos e levaram à retração do comércio varejista como um todo em fevereiro.

Apesar do emprego e do rendimento ainda em expansão, as vendas de alimentos e bebidas caíram 2,1% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2012.

Foi a primeira redução desde março 2009 e a mais intensa desde novembro de 2003, quando o país vivia uma crise cambial e de confiança.

Em relação a janeiro, a perda foi de 1%, segundo o IBGE.
Herculano
12/04/2013 06:59
UMA BOA REFERÊNCIA

Está para entrar na pauta sessão de terça-feira, dia 16, o requerimento 75/2013 do vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT.

À Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional - Blumenau e ao DEINFRA/SC, solicitando serviços de limpeza/roçação das margens da Rodovia Ivo Silveira (antes SC 411), trecho GS/ BQ, mais precisamente na altura do km 07 (próximo à antiga Boate Bataclan).
Herculano
12/04/2013 06:53
BLUMENAU FERVE

A operação Tapete Negro, em Blumenau, que ameaça cassar cinco vereadores e suplentes de lá, além de enquadrar o ex-prefeito João Paulo Kleinubing, PSD, e seus assessores em crime de responsabilidade, pode ser fichinha.

Ontem o líder do governo Napoleão Bernardes, PSDB, na Câmara, o advogado Ivan Naatz, PDT, mostrou documentos que podem comprovar uma fraude contratual. Um contrato de R$310 milhões com a Foz do Brasil virou secretamente R$2,1 bilhões. Assustador se isto se configurar.

O diretor-geral da Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí (Agir), Heirinch Luiz Pasold, diz que a alteração é uma determinação do Tribunal de Contas do Estado. O órgão teria pedido que o valor fosse atualizado considerando o período de 35 anos do contrato de concessão, e não apenas o serviço para implantar a rede no município.
Herculano
12/04/2013 06:39
NADA SERÁ COMO ANTES, por Ilimar Franco para o jornal O Globo

Temendo que o aliado embarque no projeto Eduardo Campos (PSB), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reuniu-se ontem com a cúpula do DEM. Seu presidente, senador José Agripino (RN), reclamou que os tucanos não respeitam compromissos. Disse que o objetivo de seu partido é eleger 50 deputados federais em 2014. E que, para isso, fará alianças estaduais com PSB, PDT e PMDB.

O DEM reclama que foi massacrado pelos tucanos em 2012, quando o partido esperava eleger um número maior de prefeitos em Minas Gerais e São Paulo. Protesta contra a implosão da candidatura de Valéria Pires ao Senado, no Pará, em 2010.

O Democratas quer o PSDB alinhado com a candidatura do ex-prefeito Cesar Maia, que tem 10% nas pesquisas para o governo do Rio. Questiona os tucanos por apoiarem "a fórceps" o prefeito ACM Neto em Salvador. O líder na Câmara, Ronaldo Caiado, quer equidistância em Goiás, onde pretende disputar o governo contra a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB). O partido vai vender caro o seu tempo de TV
Herculano
12/04/2013 06:20
HOSPITAL

É bom que os vereadores se interessem pelo Hospital de Gaspar. Mas, primeiro devem querer verdadeiramente a saúde para os fracos, doentes e pobres.

O press release distribuído pela Câmara mostra mais uma vez que o PT quer fazer politicalha com um assunto tão sério no Brasil e na nossa comunidade. Menciona verbas federais que não vieram diretamente, mas destinadas via o governo do estado para a compra de móveis e equipamentos tomados pela enchente, para se livrar o governo Dilma Vana Rousseff do problema. Meu Deus.

Sobre verbas federais eu sou testemunha do que ouvi (ninguém me contou) da gasparense honorária Ideli Salvatti: paguem primeiro os impostos atrasados. E assim foi feito (Refis) sacrificando mais uma vez os recursos escassos do Hospital. E as verbas federais? Nada.

Recentemente, o prefeito daqui mandou cortar o repasse do pagamento de serviços (e há uma sindicância interna neste sentido) por falta da tal CND, a qual comprova os pagamentos dos impostos federais. Ou seja, o governo é ávido em receber o que lhes deve, mas relapso e irresponsável em cumprir o que é a sua obrigação. Além de pagar mal, faz chantagem (como foi o caso de Gaspar) com os administradores do Hospital que não são parentes, amigos ou do partido, punindo os pobres, doentes, fracos, desinformados.

Não defendo o Hospital, porque ele abriu sem sustentabilidade econômica. E fez isto apenas para atender a esperteza e um apelo e propaganda à imagem do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. Ele não aguentava financeiramente o CAR aberto 24 horas bem como as cobranças de campanha de que abriria o Hospital, que segundo Zuchi no palanque e nas entrevistas de rádios, foi fechado por seu antecessor Adilson Luiz Schmitt, PPS (quem pediu para fechar o Ponto Atendimento na Justiça - e atendidos - foram os médicos e em decorrência disto quem decidiu fechá-lo para reconstruí-lo, foi o Conselho do Hospital).

Voltando. Então quem fez isto de forma irresponsável para atender apelos de políticos matreiros e posteriormente não cumpriram as promessas, tem que pagar pelo erro. Outra. O Hospital não é um lugar de lucro, mas de saúde. Saúde é obrigação do Estado (União, Estado e Municípios). O Hospital não é local de aparelhamento político como querem o PT e o PMDB. Um Hospital só existe de verdade com médicos envolvidos. E os médicos não querem o Hospital de Gaspar, faz tempo.

E para terminar esta ladainha, repetitiva e bem conhecida da comunidade, mas que os políticos tentam manipula-la nas entrevistas que dão. O caos financeiro do Hospital de Gaspar não é de hoje (assim como a maioria dos hospitais filantrópicos). É resultado do sucateamento promovido pelo governo do PT via o SUS (Sistema Único de Saúde e que já teve secretário de Saúde ferrenho defensor).

Resumindo. O PT daqui e de qualquer lugar nesta discussão não tem moral nenhuma para questionar enquanto não mudar esta realidade do SUS para o Hospital de Gaspar e dos demais hospitais no Brasil. Trocam saúde por corrupção, aparelhamento, irresponsabilidade sucateamento, e ainda querem dar lição de moral e gestão nos outros? Apenas para lembrar. A melhor indicação do PT de Gaspar para Hospital foi o seu diretor Clínico, o ortopedista Fernando César Buchen
Herculano
12/04/2013 05:46
PREFEITURA DE GASPAR DIZ QUE OS BENS QUE ELA QUER LEILOAR SÃO INSERVÍVEIS, MAS ESTÁ UTILIZANDO-OS. ATÉ UM TRATOR QUE DIZ TER MOTOR ESTOURADO, ESTÁ FUNCIONANDO A PLENO. DESTA VEZ OS VEREADORES FORAM VIGILANTES. FALTA O MINISTÉRIO PÚBLICO SE INTERESSAR PELO ASSUNTO

Vou me dar ao ócio. Não vou inventar nada para o desespero da administração de Pedro Celso Zuchi e a sua bancada petista na Câmara que ainda está na legislatura passada - quando três vereadores valiam mais que sete da dita oposição. Vou apenas reproduzir um press release da Câmara editado ontem.

Comissão de Gestão Publica encontra irregularidades no Projeto de Lei 06/2013

Na tarde desta quinta-feira, os membros da Comissão de Gestão Pública da Câmara Municipal, formada pelos vereadores, Luis Carlos Spengler Filho (PP), Prof. Andréia Nagel (DEM), Ivete Mafra Hammes (PMDB) e Marli Sontag (PMDB), vistoriaram o lote de bens móveis inservíveis destinado a leilão pelo Projeto de Lei 06-2013.

No PL fica especificado que os bens que irão a leilão não estão mais em uso pelo município, sendo assim, a melhor solução seria efetuar a sua venda para que o valor pudesse ser melhor empregado. Entre os bens descritos para irem a leilão estão: carros, caminhões, ônibus, ambulância, maquinários agrícolas e até um trator.

Durante a visita ficou constatado que alguns dos veículos não estavam no local, pois estavam sendo utilizados pelos servidores do município. E aqueles veículos que estavam no local, não puderam ser avaliados, pois os responsáveis pelos mesmos não souberam especificar quais eram os defeitos para justificar o não uso dos veículos.

Entre os bens relacionados na PL 06-2013 como inservíveis, ou seja, em desuso pelo município, está um trator New Holland, avaliado em 25 mil reais. Na descrição encaminhada à Câmara, o veículo apresenta problemas no motor e no sistema hidráulico de direção, porém os vereadores não conseguiram averiguar o defeito, pois, no ato o maquinário estava sendo usado.

Com as informações desencontradas, os vereadores acharam por bem finalizar a vistoria e solicitar na próxima Reunião Ordinária, marcada para o dia 16, a inspeção de um especialista capacitado para apontar os reais defeitos dos lotes. Com o laudo técnico dos veículos em mãos, a comissão irá definir se o leilão realmente poderá acontecer.

Volto. Só falta agora, de uma semana para a outra o trator apresentar defeito para coincidir a justificativa da prefeitura. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.