Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

29/03/2013

ANA PAULA I

Foi uma semana de decepção, mas quente ao mesmo tempo. Decepção, pois de uma reportagem da Rede Globo, no Fantástico, esperava-se mais, jornalisticamente muito mais sobre as possíveis anunciadas irregularidades dos abrigamentos e  adoções de crianças na Comarca de Gaspar. Ficou a impressão de que a reportagem foi feita a algum interesse apenas, para levantar a lebre e se tornar pauta, ajudar assim à própria Globo a prosseguir no tema inicialmente mal explorado e que emprestou um exemplo de outro estado para validar o daqui. E virou pauta, mesmo. Na manhã seguinte, uma segunda-feira, já tinha deputado do Paraná, de partido nanico, o PNM, afirmando que proporia na Câmara Federal uma CPI para averiguar o caso catarinense. Coisa pré-armada. Esta semana, a Globo retornou a Ilhota. Quente porque desanimou gente séria e animou o circo.

 

ANA PAULA II

A juíza Ana Paula Amaro da Silveira passou onze anos em Gaspar e está colhendo o que plantou. Foi séria, legalista, pragmática, dogmática, inflexível e não deu tréguas aos políticos locais, uma espécie de Joaquim Barbosa. Mas, nenhum grupo político é tão organizado e infiltrado aparelhando as instituições e a mídia como o PT. E ai ela se deu mal. Foram dezenas de decisões contra as dúvidas do poder público, ironicamente, na maioria das vezes, oriundas nas Ações Civis Públicas do Ministério Público.  Entre elas, Ana Paula decidiu repetir a concorrência para a permissão do transporte coletivo urbano de Gaspar e que se arrasta por quase dez anos; obrigou à reforma da ponte Hercílio Deecke em favor da segurança dos gasparenses; obrigou as vagas nas creches; obrigou a construção dos abrigos, das verbas para a infância e adolescência e assim vai. As últimas e polêmicas, antes de ir para Florianópolis, como juíza eleitoral foram às impugnações do candidato à reeleição Pedro Celso Zuchi, PT, que o Tribunal Regional Eleitoral revogou e resolveu transformar as transgressões, por cinco a dois, em multa de R$25 mil.

 

ANA PAULA III

Este é o nó da questão. E bastou a juíza sair daqui para se buscar o possível erro e a punição, mas via a mídia e não na Jurisdição, no contraditório, na corregedoria. Resumindo: antes do devido processo legal, a exposição, o enfraquecimento, a dúvida, a humilhação. Este era o objetivo: sangrar. E isto ficou claro nas comemorações não apenas do PT, mas acentuadamente nele. Isto ficou claro nas redes sociais entre os simpatizantes petistas. Isto ficou claro nos pronunciamentos de terça-feira do líder do governo de Zuchi, José Amarildo Rampelotti, PT, do cunhado do prefeito, o vereador Antônio Carlos Dalsóchio, PT. Vingança, corretivo e vitória para que todos possam aprender e avaliar o poder da patrulha e da intimidação. Do outro lado? Silêncio, medo e desconfianças.

 

ANA PAULA IV

A trama está urdida dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social de Gaspar. O enfrentamento e escaramuças já existiam quando a juíza ainda estava aqui. Agravou-se depois que um relatório do juizado cobrou ações à inércia das políticas públicas a favor da criança e do adolescente na secretaria. A polêmica do caso gasparense é amparada pela Igreja Católica por meio da Pastoral da Criança e instrumentalizada pelo PT para dar visibilidade regional e nacional. E o Ministério Público comprou a ideia para dar legitimidade ao que se aponta como defeito. E faz bem. E por quê? Porque em todos estes casos ele é o autor, quem deve acompanhar e contestar as decisões da juíza.  Teve o tempo processual para tal. Se há erros, equívocos, acertos e mal entendidos, ele é solidário, assim como os advogados que não discordaram, não agravaram, não recorreram não denunciaram em favor de seus clientes. Então há tempo para se corrigir tudo. Ainda bem.

 

ANA PAULA V

E este assunto não vai terminar apenas no apontamento dos erros para fragilizar a reputação da juíza Ana Paula. A Administração petista de Gaspar quer, por que quer aparelhar os abrigos com gente do partido, a exemplo do que fez e tenta com o Hospital, como compensação dos pagamentos de serviços que faz. E para isto, vai passar um pente fino nas prestações de contas das ONGs que administram estas instituições, como fazem com o Hospital. Querem também desqualificar e desmoralizar publicamente seus gestores, pois ?teriam? laços com a juíza ou não possuem o controle da Prefeitura. Está-se mais uma vez, na verdade, de olho nas verbas oficiais que se repassam a estas entidades e não exatamente nas crianças. É só olhar o requerimento da bancada do PT que estará na pauta da sessão da Câmara da próxima terça-feira (veja na íntegra nos comentários coluna na internet).

 

ANA PAULA VI

À juíza Ana Paula está experimentando algo que ela não sabe ainda lidar: a mídia, inclusive as redes sociais. Ela está encucada. Acha que a imprensa tem que só dar a versão dela. Ana Paula precisa, com fatos, e principalmente com documentos dos autos, desmontar a origem do problema. É ele que a acusa e gera notícia, correta ou falsa, nos meios de comunicação. O outro lado como já demonstrei está muito bem estruturado e é craque em produzir factoides. É uma rede. E possui legitimidade. Possui causa. Busca resultados e poder. 

 

ANA PAULA VII

Se Ana Paula não for à luta, com um jornalista experiente ao invés de apenas assessores operadores do direito, perderá a corrida facilmente. Quando se vai à jurisdição, escolhe-se um advogado. Presume que ele entenda dos tramites processuais, da administração judiciária e das leis. Quando se lida com a imprensa, a escolha de um especialista é obrigatória. Ainda mais para quem almeja o contraditório no ambiente diferente e todo próprio. Agora a juíza não está na condição de julgar e decidir, mas na de provar, contraditar, se defender e acusar. Quem vai julgá-la serão os leitores, ouvintes, telespectadores, internautas e a população.

 

SOBRE O TRAPICHE

Em Gaspar, coisas miúdas se tornam relevantes e as relevantes viram miúdas. Esta é miúda no desfecho. Foi uma homenagem para lembrar o Dia Internacional da Mulher. Justa, Justíssima. Ivanilde Rampelotti, a mulher forte e exemplo do Sindicato Rural, por indicação de Ivete Mafra Hammes, PMDB, foi a agraciada. Fez cirurgia. Não pode comparecer ao ato. Aproveitou-se então a brecha para cada vereadora indicar a sua. Marli Iracema Sontag, PMDB, indicou a professora Leda Maria Batista e a Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, a Érica da Silva, da Rede Feminina de Combate o Câncer de Gaspar.

 E aí o bicho pegou. Pressionado, Celso Oliveira, o lua preta do PMDB e assessor de Marli, a qual já tinha indicado a professora Leda e não podia mais voltar atrás, convenceu a bancada. Surgiu mais uma moção para Aglaê Nazário, esposa de Celso, voluntária, ex-presidente mas em Blumenau e da Rede em Santa Catarina. Detalhe: Aglaê já havia sido homenageada pela Câmara em no final do ano passado. Os autores? Kleber Edson Wan Dall e Raul Schiller, ambos do PMDB. Acorda, Gaspar!

Como funciona. Osnildo Moreira era o queridinho e o faz tudo nas concorrências do PT por aqui. Na última eleição ele simpatizou com o PMDB. Por isto, botaram defeito naquilo que era regular. Afastaram-no por cinco anos das concorrências. Foi à Justiça. Ganhou a licitação 21/2013 das marmitas, a contragosto do poder de plantão. Ontem apareceu no Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet -, a retificação de preço desta licitação. O que aconteceu? A Prefeitura deixou o pessoal dela sem marmita desde o dia 20 e como castigo pressionou o Osnildo, parado e com ?fome?, a uma renegociação. O preço melhorou. Está ai um bom exemplo parar ser seguido daqui em diante, mas com todos, não apenas com os adversários. Acorda, Gaspar!

A eleição de Maria Isonita Schmitt para conselheira tutelar foi questionada na Justiça. Feita fora do tempo, pode não prosperar. A posse dos conselheiros eleitos será na segunda-feira, dia primeiro de abril.

Aumentaram-se as diárias do prefeito, vice, secretários e servidores. Veja a tabela nos comentários da coluna na internet.

Vira e mexe, os moradores da Rua Lagoa Vermelha, na Margem Esquerda, reclamam do abandono dela pelo poder público. Mas, não é nela que o presidente da Câmara, José Hilário Melato, PP, tem negócios? Acorda, Gaspar!

O PSDB de Gaspar com candidato a deputado estadual daqui? Hum! E com apoio do PMDB local? É ruim, heim! Este filme já passou e o resultado todos sabem. Então...

 

 

Edição 1475

Comentários

luciano da cunha
01/04/2013 19:09
AO HERCULANO

notei um sarcasmo na sua forma de escrever a noticia que a religião manda na politica,

aqui no brasil mulheres e adolescentes andam com a bunda e os peitos de fora todo mundo olha e uma boa parte até mexe, cade a moral, a descensia, porque vcs acham que os números de estupros aumentou drasticamente,

é livre arbitrio ,é, mas arquem as mulheres com as conseguncias,depois na delegacia são todas inocentes,as roupas estão mais justas do que a lei de DEUS,um abraço.

luciano da cunha
01/04/2013 15:42
EU DEFENDO SIM

como um politico condenado continua no gargo e até ganha outro gargo,

e depois querem fazer manifestação contra o feliciano,

porque não vão lá em brasilia com os policias e levam preso esses corruptos condenados,e o papa afirmou ser contra porque não vão lá no vaticano protestar, porque não falam do papa,

querem ser homosexual, que sejam,mas não nos abrigue a aceitar,cade o direito dos heteros,um abraço.

Herculano
01/04/2013 15:22
UM GRANDE AVANÇO. ESTE É UM DOS EXEMPLO QUANDO A RELIGIÃO MANDA NA POLÍTICA, NO GOVERNO, NO ESTADO, NOS CIDADÃOS

Arábia Saudita permite mulheres usarem bicicleta, mas sob condições...

Esta informação é de Hoje, Não se engane. A polícia religiosa da Arábia Saudita deu o sinal verde para que as mulheres usem bicicletas e motocicletas sempre que forem acompanhadas por um homem de sua família e vestidas de uma maneira "respeitável", informou nesta segunda-feira a imprensa local.
Herculano
01/04/2013 13:50
PIOR QUE O CASO DO PASTOR, editorial do Jornal O Estado de S.Paulo

Com o noticiário do Congresso concentrado no escândalo Feliciano - a entrega da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara ao Deputado evangélico Marco Feliciano Feliciano, do Partido Social Cristão (PSC), que deu motivos para ser considerado racista e homofóbico, e que insiste em permanecer no cargo, apesar dos incessantes protestos de que é alvo - a imprensa deu escasso destaque a uma aberração ainda maior. Na mesma quarta-feira em que o mau pastor mandou prender um manifestante, retirar os demais do plenário da comissão para, enfim, justificar a truculência com a alegação de que "democracia é isso", a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aprovou uma proposta que agride um dos princípios basilares da República brasileira: o caráter laico do Estado.

De autoria do tucano João Campos, de Goiás, membro da suprapartidária bancada evangélica, o projeto estende às organizações religiosas a prerrogativa de contestar a constitucionalidade das leis no Supremo Tribunal Federal (STF). Pela Constituição, podem propor ações dessa natureza o presidente da República, as Mesas do Senado, Câmara e Assembleias Legislativas, governadores, o procurador-geral da República, a OAB, partidos com representação no Congresso, confederações sindicais c entidades de classe de âmbito nacional. O leque de agentes públicos e privados aptos a entrar no STF com as chamadas Ações Diretas de Constitucionalidade (Adin) é, portanto, suficientemente amplo para representar legitimamente as múltiplas correntes da população insatisfeitas com essa ou aquela norma legal - preservada a separação entre Estado e igreja.

Exemplo disso foi a liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias no bojo da Lei de Biossegurança aprovada pelo Congresso depois de intensos debates e plena participação da sociedade c sancionada pelo então presidente Lula em março de 2005.

A Igreja Católica, por intermédio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se bateu com veemência contra a medida, assim como fizeram outras denominações religiosas, contornou o impedimento constitucional de bater, ela própria, às portas do Supremo Tribunal. Não lhe foi difícil encontrar a alternativa na pessoa do procurador-geral da República, à época, o católico praticante Cláudio Fonteles. Admitida a Adin, a CNBB teve todas as oportunidades de sustentar os seus pontos de vista no curso do histórico julgamento - que concluiu pela constitucionalidade da lei.

Argumenta Campos, o autor do projeto acolhido pela CCJ, que as associações religiosas deveriam ter o direito de pedir à Justiça que invalide dispositivos legais que, no seu entender, poderiam interferir na liberdade religiosa e de culto, assegurada na Carta. Seria o caso de eventual legislação que torne crime a homofobia. Em alguns cultos evangélicos, como se sabe, o homossexualismo é verberado como uma das mais repulsivas ofensas às leis divinas. Nem sempre são nítidos os limites entre essa pregação c o incitamento do ódio aos gays. O pastor Feliciano, por exemplo, escreveu certa vez que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam (sic) ao ódio, ao crime, à rejeição". O problema, de toda forma, é a barreira infranqueável que impede o contágio do Estado pelas religiões organizadas e vice-versa.

Do mesmo modo que não se pode aceitar com naturalidade que um parlamentar com as opiniões de Feliciano conduza um órgão destinado a proteger, entre outras, as vítimas da discriminação e do preconceito, é inconcebível que se considere natural que entidades confessionais possam ser incluídas entre aquelas apropriadamente credenciadas para questionar no STF a adequação das leis à Constituição. Delas, convém lembrar, fazem parte as legendas com assento no Congresso - como o PSC de Feliciano. Felizmente, o projeto de emenda constitucional aprovado na CCJ tem ainda um longo percurso pela frente. Será submetido à Comissão Especial da Câmara e, eventualmente, ao plenário da Casa, em duas votações com quorum qualificado. Passando, enfrentará o mesmo rito no Senado. Tempo bastante e instâncias suficientes de decisão para que tenha o merecido destino - o arquivamento.
sidnei luis reinert
01/04/2013 13:17
MENSALÃO AÉREO?
Ainda sem nenhum condenado no Mensalão ter sido realmente punido de forma exemplar, o Ministério Público Federal tem tudo para abrir uma investigação sobre uma nova modalidade mensaleira: o esquema que banca viagens aéreas de políticos ? geralmente pago por empreiteiras que fecham contratos com os governos da União e dos 27 Estados. As notícias sobre viagens nacionais e internacionais feitas pelo ex-presidente Lula da Silva, em jatinhos alugados ou pertencentes a grandes construtoras, chamou a atenção do MPF.
O Mensalão aéreo é muito fácil de ser constatado. O MPF só precisa acionar a Polícia Federal, a inteligência da FAB e a Anac para identificar, clara e facilmente, quem são os beneficiados pelo esquema. Uma apuração preliminar já verificou que pelo menos três grandes empreiteiras estão gastando, por mês, cada uma, uma média de US$ 3 milhões com o custo do táxi aéreo para políticos, seus familiares ou amigos viajarem de graça na mordomia de jatinhos indiretamente custeados com o dinheiro público pago em contratos com ?gordurinhas? (ou superfaturados, em uma linguagem bem clara).
Vazou ao MPF algumas características do serviço aéreo prestado ao ex-Presidente Lula ? que nunca viaja em avião de carreira, comercial. A carona dada a Lula exige cuidados especiais. Os jatinhos com ele precisam de uma equipe médica, com enfermeiro, e equipamento especial para respiração. O pessoal de bordo tem ordens para pouco se aproximar dele ? que geralmente fica em assento não observado pela maioria dos tripulantes. Lula faz um rodízio no uso das aeronaves de diferentes empreiteiras, para não dar muito na pinta. Mas nada escapa da FAB ou da Anac ? e acaba vazando para o MPF.
Nas viagens para fora do Brasil ? segundo um dos relatos feitos ao MPF -, Lula comumente transporta grande quantidade de bagagem. São 6 ou 7 malas grandes, lacradas. Em geral, tal bagagem nem retorna ao Brasil. Quando precisa transportar algo mais importante, apela para as mordomias do cargo que ocupou. O material dele volta como ?bagagem diplomática? que não passa por qualquer inspeção alfandegária. O que ele leva e trás de tão importante só ele mesmo sabe. Familiares dele fazem muitas viagens a Paris ? onde Lula teria um imóvel na mesma rua e prédio do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez.
O MPF recebeu a informação de que Lula e seus familiares são usuários frequentes dos favores aéreos das empreiteiras. Também pegam carona nas aeronaves dirigentes do PT e PMDB. Destaque para José Dirceu de Oliveira e Silva ? condenado no Mensalão ? que faz deslocamentos para onde quer e precisa. Outra grande beneficiada pelos voos é Rosemary Nóvoa Noronha ? amiga pessoal de Lula e ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo. Rose faz até viagens ao exterior, mesmo sendo investigada pela Operação Porto Seguro ? que anda judicialmente tão rápida quanto a velocidade do embarque e desembarque de mercadorias nos principais terminais portuários do Brasil.
O MPF já recebeu informes de que pelo menos três grandes empresas colocam à disposição das cúpulas do PT e do PMDB quatro ou cinco aviões para deslocamentos pessoais dos políticos ou de seus parentes. Algumas empreiteiras ou prestadoras de serviços, por questão de ?racionalidade com tais despesas?, foram obrigadas a constituir empresas subsidiárias de táxi aéreo. Outras, para tentar disfarçar o esquema, preferem apelar para terceirizações. O valor nem sai caro para as empresas, mas dá muito trabalho para alguns de seus dirigentes ou assessores ? obrigados a ficarem de ?babá? de políticos ou de familiares deles.
Como o Mensalão Aéreo envolve grandes interesses ? e até políticos da oposição ao governo se beneficiam do mesmo esquema de caronas em jatinhos -, o caso tem tudo para não passar das investigações internas preliminares, terminando em mais um exemplo de impunidade nas relações promíscuas realizadas no seio do Governo do Crime Organizado no Brasil.
Herculano
01/04/2013 12:08
EMPRESA DE VIDEIRA FARÁ O GUICHAMENTO DOS VEÍCULOS DE GASPAR

Foi agora pela manhã a licitação 22/2013 para a "concessão para execução de serviços públicos de remoção por guincho, depósito e guarda de veículos, decorrentes de infrações de trânsito, no Município de Gaspar"

Este assunto estava enrolado por cinco anos. Por falta de concorrência, provisoriamente vinha fazendo este serviço o Guincho Mondini.
Roberto Basei
01/04/2013 12:00
Sr. Herculano

Só fazer um agradecimento ao Sr. Mário Pera!

Sou muito grato pela correção e esclarecedora, uma intervenção necessária ao comentário do dia 31, quanto meu equivoco a Ilma. Srª. Senadora cuja a sua agremiação realmente é o PP (Partido Progressista).
Herculano
01/04/2013 11:20

SEM PERDER O FOCO

A coluna desta terça-feira está recheada (como sempre). Mas, nenhum dos assuntos tratará dos abrigamentos e adoções de Gaspar. A Globo que é a Globo ainda não foi capaz de esclarecer este assunto que mal começou. Pelo que entendi na reportagem o único pecado estaria na celeridade dos procedimentos, mas todos dentro dos trâmites e prazos processuais. Levantou a polêmica? Ou fez pauta para a patrulha e a vingança? Se levantou a polêmica, deveria continuar. Se fez pauta, fez um serviço e não jornalismo. Bom ai...
Mario Pera
01/04/2013 10:54
Só corrigindo a informação no comentário do Sr. Roberto Basei, a senadora Ana Amélia Lemos, por sinal de destacada atuação e posiçôes firmes, não é tucana. Não foi eleita pelo PSDB, pertence ao PP.
Roberto Basei
01/04/2013 10:53
Sr. Herculano

Hoje é dia 1º de Abril.


Só para seguir nessa linha, não tinha um parlamentar que destinou mais R$1.000.000,00, para infra estrutura do Bairro: Bela Vista.


Será liberada até dia 10 de abril a licença ambiental para duplicação dos primeiros quatro lotes da BR 470, um trecho de 74 quilômetros, entre Navegantes e Indaial.

A duplicação dos quatro primeiros lotes da BR 470, totalizando 74 quilômetros, será contratada até o mês de maio. O cronograma foi acertado entre o Fórum Parlamentar Catarinense e o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na semana passada.

Os novos corredores ferroviários para Santa Catarina incluídos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ? Ferrovia Litorânea e Ferrovia Liste-Oeste ? estão na pauta da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense.

Que pena, eu acredito mais no dia 1º de Abril.
Herculano
01/04/2013 10:03
GASPAR ESTÁ FORA

Com o propósito de impulsionar a inovação, uma ação conjunta do governo do Estado via Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), universidades e prefeituras lança as bases para a abertura de nove centros de inovação, a serem instalados nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba e São Bento do Sul.

A apresentação do programa será amanhã, às 15h30min, no gabinete do governador Raimundo Colombo,PSD, com os prefeitos dos municípios e reitores das instituições envolvidas. Segundo o secretário Paulo Bornhausen, da SDS, nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 42 milhões. O projeto foi elaborado e será implantado pela Inova, o braço de inovação do Estado. Lages não está nesta etapa porque já instalou o seu centro, e ascidades de Tubarão e Concórdia ainda não concluíram os respectivos planos.
sidnei luis reinert
01/04/2013 09:40
A diplomacia brasileira nunca esteve com o filme tão queimado lá fora. A desmoralização vai desde a comitiva faraônica de Dilma ao Vaticano até a inação diante da prisão dos 12 pobres apóstolos corintianos na Bolívia. Nem Lula, filho de Deus e corintiano doente, pede ao Evo Morales para soltá-los... Se demorar, os torcedores vão acabar mais torturados pelos bolivianos que o José Genoíno pelo pessoal do CQC ou pelo Joaquim Barbosa...
vlad
01/04/2013 09:06
O governo petista tornou o Brasil o primeiro país em educação. Nossos professores são muito bem remunerados.
Feliz PRIMEIRO DE ABRIL pra todos.
****************************
88% das pessoas tem dor nas costas, os outros 12% não tem computador.
Herculano
01/04/2013 08:49
MAIS DINHEIRO

O que está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios -aquele que se esconde na internet? O decreto Nº 5.426, de 27 de Março de 2013. E o que ele trata? Fixa a nova tabela para as tarifas e serviços diversos do Samae. É longa e burocrática, feita para se pagar mais.

E o que chama a atenção, fato que demonstra que ela é feita por teóricos, gente do ar condicionado? Tabela para a ligação predial de esgotoe que pode ser feita em até três parcelas.

Outra regra do decreto: quando da solicitação de ligação predial de esgoto e o consumidor já possuir ligação de água, os valores cobrados poderão ser parcelados e lançados na fatura de água, após a realização dos serviços. Em caso do requerente não possuir ligação de água do Samae, deverá ser lançado o serviço em fatura única, que deverá ser quitada e apresentada no atendimento da autarquia, para que entre na devida programação de execução de serviços.

Vamos lá? Gaspar possui sistema de tratamento de esgoto? Então coletar o que? Para jogar e poluir o rio e ainda cobrar por este tipo de crime ambiental? Onde está esta rede coletora? Acorda, Gaspar!
Herculano
01/04/2013 08:13
GRATOS AO PASTOR FELICIANO, por Ricardo Noblat, de O Globo

Comunicado público: Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, e Renan Calheiros, presidente do Senado, agradecem de coração ao pastor Marco Feliciano o seu desempenho como presidente recém-eleito da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

E se oferecem para ajudá-lo a se manter no cargo se essa for sua vontade, como parece. Na esperança de que seja, despedem-se felizes e aliviados.

Cadê o movimento que recolheu mais de uma milhão e meio de assinaturas pedindo o afastamento de Renan (PMDB-AL) da presidência do Senado por falta de decoro? Esgotou-se?

Sua única finalidade era amealhar as assinaturas? Não se ouvirá mais falar dele nas redes sociais? Nem do alvo de sua sanha? Justificável sanha, por sinal! Alvo bem escolhido.

Como pode voltar à presidência do Senado alguém que renunciou a ela para não ser cassado?

Descobriu-se que um lobista de empreiteira pagava as despesas de uma ex-amante de Renan, e mãe de uma filha dele. Renan alegou que o pagamento era feito com o seu dinheiro.

Descobriu-se mais tarde que ele forjou documentos para justificar um patrimônio que não tinha.

O procurador-geral da República denunciou Renan ao Supremo Tribunal Federal pela prática de três crimes: peculato (quando o servidor utiliza o cargo para desviar dinheiro público), falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) corre o risco de ser denunciado por esses crimes ou por alguns deles. Espera ter mais sorte do que Renan.

O comando de um dos três poderes da República está entregue a dois espertalhões e pouca gente se incomoda com isso.

Chamá-los de patifes seria pedir para que me processassem.

Bastam os processos a que respondo, dois deles movidos por Renan, dois pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e um pelo senador Fernando Collor (PTB-AL). Que trinca, hein? Quase uma quadrilha.

Concordo que o pastor Feliciano não deve ser deixado em paz. É um poço de preconceitos. Será incapaz de presidir com equilíbrio uma Comissão destinada a zelar pelo respeito aos direitos humanos - em especial aos das minorias.

De resto, é um notável picareta. Porque somente um picareta poderia condicionar a eventual cura divina à doação de dinheiro ou de bens. E reclamar do fiel que lhe deu o cartão de crédito, mas esqueceu de lhe revelar a senha.

Então que se combata o pastor sem deixar, porém, de conferir o devido destaque a tudo o que corrompe o exercício do poder entre nós.

Por ora, para ficarmos somente no âmbito do Congresso: quanto custará ao fim e ao cabo a eleição de Henrique Eduardo para a presidência da Câmara?

Fez parte do preço a entrega da presidência de uma Comissão ao PSC de Feliciano.

Fez parte também o aumento da verba de gabinete.

É de R$ 26.700,00 o salário mensal de um deputado. Mas ele recebe um segundo salário para pagar despesas com alimentação, telefone, aluguel de carros, combustível e passagem área.

De R$ 34 mil, o segundo salário passará para R$ 38.600,00. É pago mediante a apresentação de notas fiscais. Ninguém checa se as despesas foram de fato realizadas. E se as notas não são frias.

Henrique saldou mais três parcelas do preço de sua eleição: aumentou o auxílio-moradia de R$ 3 mil mensais para R$ 3.800,00; eliminou o limite de reembolso para assistência médica aos colegas; e aprovou a criação de 59 cargos em comissão.

Em sua defesa, lembra que limitou o pagamento do 14º e 15º salários anuais aos deputados.

Economia de palito de fósforo!

Pergunta que não quer calar: quem financiou a eleição de Henrique? Quem foi?

Nós, seus bobinhos! Nós!
Herculano
01/04/2013 06:16
PREGAÇÃO DE PÁSCOA

Feliciano diz que comissão era 'dominada por Satanás'. Deputado reclamou dos que pedem sua saída da Comissão de Direitos Humanos. Em culto na noite de sexta-feira em Passos (MG), ele também disse ser perseguido e pediu apoio dos evangélicos, relata Daniel Carvalho, de Recife, em Pernambuco, para o jornal Folha de São Paulo e que faz nesta segunda-feira, a principal chamada de capa.

Alvo de protestos contra sua permanência na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado federal e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) afirmou que o colegiado era "dominado por Satanás" antes de sua chegada ao posto.

Feliciano fez as declarações na sexta-feira à noite, durante um culto num ginásio de Passos (348 km de BH), no sul de Minas Gerais.

Ao comentar um protesto contra ele que ocorria do lado de fora, afirmou: "Essa manifestação toda se dá porque, pela primeira vez na história desse Brasil, um pastor cheio de espírito santo conquistou o espaço que até ontem era dominado por Satanás".

Criada em 1995, a comissão já foi presidida por 15 parlamentares antes de Feliciano.

O deputado e pastor vem sendo alvo de protestos desde o dia que foi escolhido por seu partido para presidir o colegiado, no início de março.

Ativistas o acusam de ser homofóbico e racista. Citam declarações e mensagens que ele postou no Twitter. Feliciano diz ser mal interpretado.

A fala sobre Satanás na comissão foi divulgada no YouTube. Na sequência, ele criticou a realização de um seminário sobre "diversidade sexual na primeira infância" feito pelo órgão em 2012. "Eu morro, mas não abandono minha fé", gritou.

O deputado, que se disse "perseguido" e alvo de uma "ditadura", pediu apoio dos fiéis contra os manifestantes. "Se é para gritar, tem um povo que sabe o que é grito. [...] Nós (evangélicos) sabemos qual é o poder da nossa fé."

Feliciano disse ainda que igrejas estão desmarcando participações dele em eventos em razão dos protestos. Ele afirmou que 23 dos 30 compromissos de março foram cancelados.

"A natureza deles é gritar, xingar, falar palavras de ordem. É dar beijos no meio da rua, tirar a roupa. A natureza deles é expor um homem como eu, pai de família, ao ridículo", disse.

O PSC calcula que a repercussão em torno do deputado deverá triplicar os 211 mil votos que ele obteve em 2010.

Feliciano também usou o culto para criticar a mídia ("tendenciosa") e as atrizes Fernanda Montenegro e Camila Amado, que se beijaram na boca na semana passada num ato de repúdio ao pastor.

"Mal sabem elas que não estavam me atormentando. Estavam mostrando ao povo brasileiro -que ainda é um povo família, que respeita o ser humano-, que o que eles lutam não é por direitos, mas é por privilégios."

Procurada ontem pela Folha, a assessoria de Feliciano disse que as declarações foram dadas na função de pastor e no contexto da igreja, e não como parlamentar





Herculano
01/04/2013 06:12
PATRULHA INTIMIDATÓRIA

Esta foi relatada por Cláudio Humberto

O ator José de Abreu - cuja militância petisa lhe rende milionários contratos de garoto popaganda do governo - teve uma discussão acalorada neste sábado (30) com o baterista João Barone, do Paralamas do Sucesso, para defender a presidenta Dilma Rousseff.

Tudo começou quando Barone usou sua conta no microblog para criticar a demora de Dilma em tomar medidas contra a seca no Nordeste. "A 'presidenta' pede que carreguem nas tintas da Comissão da Verdade. Podia se preocupar é com a seca no Nordeste e outros problemas maiores", escreveu.

O comentário irritou o ator que respondeu: "Me impressiona a ignorância política de artistas como Joao Barone: cobra de Dilma a seca na semana em q ela se preocupa com isso...". Logo depois, foi diretamente na conta do baterista e provocou: "Fiquei muito impressionado com sua ignorância política. Foi vc quem escreveu aquelas merdas hoje?".

Barone, já revoltado, disse que "impressionante" mesmo era a facilidade de "tirar os patrulheiros da toca". "É só insinuar qualquer coisa contra o governo, distrocem e te chamam de reaça!!". Foi então que José de Abreu deu intensidade a briga, dizendo que faltavam "requisitos básicos" ao músico. "Lhe faltam requisitos básicos: vc reclama da luta contra a ditadura? Que Deus lhe quebre as baquetas. [...] Artista de direita é uma jaboticaba. Só tem no Brasil", afirmou.

O baterista tentou encerrar a discussão, mas o ator continuou a provocação, sem receber resposta.
Herculano
01/04/2013 06:03
EMPREGADO DOMÉSTICO

A PEC dos empregados domésticos é justa, mas as pessoas sempre se esquecem de uma parte importante da população, os idosos, especialmente os de baixa renda. Para os mais velhos essa ajuda não é luxo de madame, e, sim, uma necessidade.

Os congressistas poderiam pensam em dividir essa conta com as pessoas que sempre trabalharam pelo país e, agora, precisam de ajuda em um momento de maior fragilidade. Lembrem-se que todos nós vamos chegar lá. Do leitor paulistano do jornal Folha de S.Paulo, Raphael Madeira.
Herculano
01/04/2013 06:00
NOVELA INTERROMPIDA?

Ontem a noite, parte de Gaspar assistiu por inteiro o programa Fantástico, da Rede Globo. Fazia apostas. Contava casos. Mostrava laços de poder na mídia. Queria o segundo capítulo da novela dos abrigamentos e doações supostamente irregulares de crianças da época da juíza Ana Paula Amaro da Silveira.

Muitos - aqui, Blumenau, Florianópolis e até Brasília - esperavam fatos que comprovassem a tese da Rede Globo, a qual teve que emprestar um caso isolado do Paraná para validar os daqui. Houve tempo para isto - buscar fatos, provas e novos depoimentos - e Rede Globo esteve por aqui a procura disto. Do outro lado, poucos, tinham esperanças de que a Globo reconhecesse que esteve a serviço de um tipo de patrulha partidária e da vingança. Nem uma. Nem outra.

Então teve gente que teve que se contentar apenas com a tilápia na brasa e foi dormir encucado. O segundo capítulo para capitular as teses conservadoras não veio. Acorda, Gaspar!
luciano da cunha
31/03/2013 20:02
VIVA A DEMOCRACIA

alguém assistiu o programa do gugu o quadro de volta ao meu aconchego, vou relatar,

a familia estava em são paulo e voltou pra são luis no maranhão,

a prefeita de lá os recebeu e informou que os postos de saúde tem 8 dentistas e pediatras, e o que isso tem haver com gaspar, tudo,

lá é adminstrada pelo pt, viu, o zuchinha não esta nem ai pra gaspar, só o que interessa é o salário e as viagens,um abraço.
Roberto Basei
31/03/2013 16:28
Sr. Herculano


Eu sou católico!


Ser o presidente do PSC em Gaspar é contrassenso?

Admita-se que a presença de Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos é um contrassenso, (concordo),
mas ele não chegou à cadeira no grito. Está lá porque foi eleito com 211 mil votos e preside a comissão pelo voto de seus pares.

José Genuino, Maluf e João Paulo Cunha, pertencerem a CCJ, (Comissão de Constituição e Justiça) deve ser um bom senso.

Renan Calheiros presidir o Senado, (será que teve o voto favorável da tucana) Ana Amelia Lemes do RS, (dai podemos ler de afiliados da Rede Globo), sem contar onde estará o Collor né!

Não quero aqui defender o Pastor nem ofender e arrumar uma guerra com ninguém, mas a tentativa da mídia (comprada) o PT/PSOL em querer que um segmento religioso mude suas prerrogativas, somente com intuito de se manter no poder, não é possível é inviável e de um baita mau gosto.

O aluno, lhe é reservado o direito de tentar colar, ao Professor a obrigação de punir ou fazer vistas grossas, ao presidiário lhe garantido a tentativa de fuga, a policia em punir e aos Evangélicos estão tentando cercear suas prerrogativas.
Herculano
31/03/2013 11:02
DOS POLÍTICOS SE ESPERA, MAS DE DESEMBARGADORES NUNCA!

Marcenaria carioca: mais um absurdo da administração pública no TJ-RJ, revela Lauro Jardim, de Veja. Da série "descalabros da administração pública": o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem em seu quadro de servidores cerca de 300 marceneiros. É a maior marcenaria do estado.

Agora eu: marceneiro julga num Tribunal de Justiça? Qual o objetivo de um Tribunal de Justiça? Não é mais produzir Justiça, decisões, acordãos ou móveis, remendos...? Meu Deus! como quem deve dar o exemplo se perde tanto e faz a Justiça de distanciar do cidadão?
Herculano
31/03/2013 08:12
COMO SE CALCULA A DATA DA PÁSCOA CRISTÃ E QUE CELEBRAMOS HOJE?

Diferente do Natal e outras festas religiosas, a Páscoa muda a cada ano, entre 22 de março e 25 de abril. E a escolha dos dias foi definida após muita controvérsia.

A Páscoa cristã tem relação com Páscoa judaica (o Pesach).

Segundo a tradição cristã, a festa marca o dia da ressurreição de Cristo, em um domingo.

Para a tradição judaica, marca a fuga dos judeus do Egito, liderados por Moisés.

Mas por que elas não são celebradas do mesmo dia?

Raízes judaicas

Lutz Doering, professor da Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, diz que há registros de que até o século 2 muitos cristãos celebravam a festa no dia 14 de Nisan do calendário judaico, mesma data do Pesach.

Doering explica que alguns grupos passaram a celebrar a Páscoa no domingo após o Pesach, "porque viam a data como independente, uma nova celebração ligada exclusivamente à ressurreição de Jesus".

Convencionou-se então que a Páscoa seria celebrada no domingo após a primeira lua cheia da primavera, guiando-se pela data do equinócio.

O debate sobre a mudança foi documento por Eusébio, historiador romano e bispo de Cesareia, que narra os encontros entre diferentes grupos que queiram fazer prevalecer sua posição.

Ao fim, cada um continuou a celebrar na data que considerava correta, até o Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C..

O concílio convocado pelo imperador Constantino foi uma tentativa de unificar as normas e a tradição cristã, que havia sido feita religião oficial do Império Romano em 312 d.C..

O concílio decidiu que todos os cristãos deveriam celebrar a Páscoa na mesma data e que esta seria separada do Pesach.

Festa móvel

Um problema em separar a Páscoa do Pesach foi como calcular a data da festa com antecedência, já que a astronomia romana não era tão desenvolvida e a festa estava relacionada ao ciclo lunar.

O astrônomo Robert Cockcroft, da Universidade McMaster, no Canadá, explica que o problema foi resolvido ao se estabelecer "datas eclesiásticas", diferentes das datas astronômicas.

Fixou-se a Páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia "eclesiástica" após o equinócio da primavera.

As datas "eclesiásticas" tendem a seguir o tempo lunar, mas excepcionalmente o Pesach e a Páscoa acabam sendo celebrados com uma distância maior.

"Se a lua cheia ocorrer durante o equinócio, os cálculos eclesiásticos tente a forçar a próxima lua cheia para determinar a data da Páscoa", diz.

Julio e Gregório

A confusão para determinar a Páscoa ainda não havia chegado ao fim.

Até 1582, usava-se na Europa o calendário juliano (em honra a Júlio César), baseado no ano solar.

"Contudo, o calendário juliano superestimava o ano solar em três dias, por quatro séculos", conta.

A contagem equivocada fez a Páscoa ser celebrada no verão europeu no século 16.

Em 1582, o papa Gregório 18 resolveu corrigir o erro e estabeleceu um novo calendário, o gregoriano, em uso até hoje.

Os dias do ano foram limitados a 365 (366 nos anos bissextos) e foram "extintos" dez dias na contagem.

Quem dormiu na noite do dia 4 de outubro de 1582 acordou na manha do dia 15 de outubro, oficialmente.

O calendário, no entanto, não foi seguido por todos. Cristãos ortodoxos continuaram a usar o calendário juliano.

Com tanta mudança, a Páscoa é hoje celebrada em datas diferentes por judeus, católicos e cristãos ortodoxos.
Herculano
31/03/2013 08:03
BELEZA IMPORTADA

A representante do Mato Grosso do Sul no Miss Brasil World 2013 não é brasileira. Ilda Lando, 20, negra, nasceu em Angola, mas mora em terras tupiniquins há dez anos. A beldade, de 1,89 m de altura, é também jogadora de vôlei e uma das candidatas mais altas do concurso.

A Miss Espírito Santo World deste ano, a bela Raquel Benetti, 25, já participou três vezes do Miss Rio Grande do Sul ? versão Universo, mas não venceu o concurso estadual em nenhuma das oportunidades.
Herculano
31/03/2013 06:34
UMA HISTÓRIA POUCO CONHECIDA

Este relato, está na coluna de Cláudio Humberto que ele publicou neste domingo em vários jornais brasileiros

Ex-motorista de Brizola, Maneca chegou ao poder
Quando fazia visitas a Brasília, o engenheiro Leonel Brizola, fundador do PDT, utilizava os favores do motorista Maneca, também militante do partido. O caudilho sempre tratou Maneca com afabilidade, mas não lhe permitia intimidades, fazendo-o aguardar no carro o término de suas demoradas reuniões. Os anos passaram e Maneca virou ministro do Trabalho do governo Dilma Rousseff. Seu nome é Manoel

Dono do cartório
O jornaleiro Carlos Lupi tinha Brizola como cliente, no Rio. Fez-se vice-presidente e desde a morte do caudilho controla o PDT cartorialmente.

Aproximação
Sucessor de Brizola Neto no Ministério do Trabalho, Manoel Dias marcou para esta semana café da manhã com a bancada do PDT
Herculano
31/03/2013 06:22
FELICIANO E AS PATRULHAS DE DESORDEIROS, por Élio Gaspari para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo

Quem viu os constrangimentos a que foi submetida a blogueira cubana Yoani Sánchez em sua passagem pelo Brasil deve um cumprimento ao pastor Marco Feliciano. Ele deu voz de prisão a dois manifestantes que integravam uma patrulha de desordeiros manifestando-se dentro da sala em que presidia uma reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Yoani Sánchez foi hostilizada em cinco cidades. Em Salvador, precisou de escolta policial. As patrulhas impediram a exibição de um documentário. Em São Paulo foi obrigada a cancelar uma noite de autógrafos. Calar os outros no grito é falta de civilidade, mas tumultuar uma sessão de trabalho na Câmara dos é violação do regimento da Casa.

Admita-se que a presença de Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos é um contrassenso, mas ele não chegou à cadeira no grito. Está lá porque foi eleito com 211 mil votos e preside a comissão pelo voto de seus pares
Herculano
31/03/2013 06:16
DEMOCRÁTICOS, MAS INTOLERANTES?

Alemanha vira oásis para cristãos expulsos do mundo árabe, diz o título do relato da repórter Graça Magalhães-Ruether, para o jornal O Globo deste domingo.

Com as revoluções no mundo árabe, aumentou o fluxo de fugitivos desses países para Alemanha. No ano passado, foram 64.540 pessoas, 40% mais do que em 2011. E, entre os refugiados, é cada vez maior o número de pessoas que deixaram os países "democratizados" do mundo árabe fugindo da intolerância religiosa.

São principalmente os cristãos, minoria que sofre com a tendência de islamização que tomou conta da região.

Na Síria, onde em algumas cidades ainda é falado o idioma de Jesus Cristo, o aramaico, os cristãos são perseguidos pelos revolucionários que combatem o regime de Bashar al-Assad. Segundo Edmund Izhak, professor que acaba de fugir para a Alemanha por causa da perseguição religiosa, a vida está ficando cada vez mais difícil para essa minoria.
Herculano
31/03/2013 06:07
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

A foto dos "apóstrofos", como dizia o Lula! Eu blasfemo, mas sou católico apostólico baiano. Acredito em tudo. E sou devoto do Senhor do Bonfim. Um dia fui a igreja do Bonfim com uma amiga, entrei, ajoelhei e fiz o sinal da cruz. E ela: "Ué, mas você não é ateu?". Sou ateu místico!
Herculano
31/03/2013 05:57
BRASIL, DEMOCRACIA FALHA,por Clóvis Rossi, para o jornalFolha de S.Paulo

Mais um ranking mundial, mais uma colocação ruim, pela carência de cultura e participação políticas.Acaba de sair mais um ranking internacional e, de novo, a colocação do Brasil é desagradável.

Trata-se do "Índice de Democracia-2012" da EIU (Unidade de Inteligência da Economist, o braço de pesquisas da badalada revista britânica).

O Brasil fica em 44º lugar, empatado com a Polônia, em um total de 165 Estados e dois territórios. Leva nota total 7,12 e é classificado como "democracia falha", o segundo degrau do índice. O primeiro é "democracia plena", o terceiro é "regime híbrido", com elementos tanto de democracia como de autoritarismo, e o último, obviamente, é "regimes autoritários".

O ranking leva em conta cinco características; processo eleitoral e pluralismo, liberdades civis, funcionamento do governo, participação política e cultura política.

O Brasil vai bem nos dois primeiros, como é natural após 30 anos de processos eleitorais limpos, de pluralismo (até excessivo) de vozes na arena política e de vigência das liberdades públicas clássicas.

Mesmo o "funcionamento do governo" é avaliado como razoável (nota 7,5).

Ou seja, nos quesitos formais da democracia, o país está bem. A falha, que rebaixa a nota geral, se dá em "participação política" (nota 5) e, pior, em "cultura política", item em que é reprovado (apenas 4,38).

É óbvio que esse tipo de ranking pode sempre ser questionado porque envolve uma certa subjetividade. Se eu fosse "rankeador", jamais colocaria Cabo Verde (é o 26º colocado) à frente do Brasil.

Mas é mais útil, em vez de questionar o ranking, questionar os defeitos que puxam o país para baixo. E, aí, acho que só os patrioteiros fanáticos de plantão duvidarão das baixas participação e cultura políticas do país.

Não vou me estender a esse respeito até porque tratei um pouco do tema faz apenas uma semana (http://folha.com/no1251686).

Melhorar no ranking de democracia não é apenas uma questão de orgulho patriótico. Basta citar os 10 países que ocupam os primeiros lugares para perceber como seria bom estar ao lado deles: Noruega, Suécia, Islândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Suíça, Canadá, Finlândia e Holanda.

Nem dá para dizer que são países ótimos, mas monótonos, porque pelo menos Austrália e Holanda são divertidíssimos.

Brasil à parte, vale registrar que pouco menos de metade da população mundial vive em democracia, plena, falha ou híbrida. Mas só 11% dos habitantes do planeta residem no que a EIU considera democracias plenas. Pior: 2,6 bilhões de pessoas, mais de um terço da população mundial, ainda vivem sob regimes autoritários, número muito influenciado pela China, 142ª colocada, com merecido zero em "processo eleitoral e pluralismo".

O relatório constata que a crise de 2008 e seus desdobramentos "continuam a ter impacto negativo em democracias supostamente estáveis do mundo rico", numa prova de que "mesmo democracias há muito estabelecidas são vulneráveis à corrosão se não forem nutridas e protegidas". Imagine então no Brasil.
Herculano
31/03/2013 05:53
MANCHETE CÍCLICA E POLÍTICA

Europa aumenta cerco a imigrantes por causa da crise. Primeiro-ministro do Reino Unido é acusado de tentar recuperar popularidade ao anunciar medidas restritivas. Tese de que estrangeiros sobrecarregariam o Estado de bem-estar social é contestada por especialistas
Herculano
31/03/2013 05:46
INFORMAÇÃO PROPOSITALMENTE ERRADA

O Itamaraty informou que a viagem da doutora Dilma a Roma custou R$ 324 mil à Viúva. Só se ela e sua comitiva foram a pé. Faltou computar o custo do voo do AeroLula. Por baixo, mais R$ 120 mil. A observação é de Élio Gasperi na coluna que publica hoje nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo
Herculano
31/03/2013 05:39
DESORGANIZAÇÃO OU DESCONTROLE PROPOSITAL?

União ignora quantos de fato saem do Bolsa Família, revela João Carlos Magalhães,da sucursal de Brasília, para o jornal Folha de S. Paulo.A cada ano 600 mil famílias deixam o programa, mas muitos voltam depois. Motivos para saída continuarão incertos; há pouco contato com famílias na hora em que deixam programa

O governo federal desconhece quantas pessoas conseguiram se emancipar do programa Bolsa Família, principal ferramenta para cumprir a promessa da presidente Dilma Rousseff de erradicar a miséria no país até o final do ano que vem.

Sabe-se que, anualmente, 600 mil famílias -ou mais de 2 milhões de pessoas- deixam o programa -criado há nove anos, a partir de uma reformulação do programa Fome Zero, de 2003.

No entanto, questionado pela Folha, o governo federal admitiu não saber quantos dos que saíram acabam voltando para o programa.

Somente com essa resposta é possível estimar quem conseguiu se tornar, ao menos por enquanto, independente da transferência de renda condicionada proporcionada pelo governo.

O Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que a questão sobre quantas pessoas entraram, saíram e nunca mais voltaram será respondida por um estudo que a pasta realiza com o suporte do Banco Mundial.

Segundo o ministério, o trabalho analisará, por meio da base histórica do Bolsa Família, o tempo de permanência do "público em situação de benefício e fora da situação de benefício".

O estudo deve ficar pronto nos próximos cinco ou seis meses. Mas ele ainda não responderá outra questão: o que faz as pessoas deixarem o programa.
Herculano
31/03/2013 05:34
OS ABUSIVOS CUSTOS DOS DISCURSOS DA DA PRESIDENTE

A manchete do jornal Folha de S.Paulo reporta. Gastos para produzir discursos de Dilma na TV crescem 37%. Formato dos pronunciamentos mudou pouco, mas despesas do governo aumentaram nos últimos meses. Presidência afirma que preços não eram reajustados desde 2008; discursos já custaram R$ 855 mil.

Em 2011, os quatro primeiros anúncios tiveram um custo unitário de produção de até R$ 66 mil. Já do final de 2012 até o começo de 2013, os três pronunciamentos feitos superaram os R$ 90 mil cada.

Se mantiver o preço atual, o governo pode contabilizar em maio, com o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho, gastos de cerca de R$ 1 milhão com os anúncios de Dilma em rede nacional.

No mercado do marketing político, o custo superior a R$ 90 mil é considerado alto, mesmo utilizando equipamentos de ponta e contratando os melhores profissionais de texto, arte, luz e direção de cena.
luciano da cunha
30/03/2013 19:51
DEPOIS ME CRITICAM, ESTOU DE ALMA LAVADA

como assim a vereadora ivete pediu pra ter no posto de saúde recem inaugurado um dentista,

o que o pt faz bem feito,

já não era pra ter, porque construir um predio se não vai ter médicos e dentista,

bem feito elegeram o pt agora aguentem, obras eleitoreiras,será que vai ter médicos? um abraço.

luciano da cunha
30/03/2013 19:46
ESCLARECIMENTO

nas igrejas evangelicas nenhum pastor coloca uma arma na sua cabeça ou diz que se vc não der o dizimo vc não entra aqui,

é por livre e espontanea vontade,

já o mensalão até quem não queria participar foi obrigado ou saltou fora,

mas vale vc dar dinheiro as igrejas,( sei que tem pastores que agem igual aos politicos mas não são todos) do que sustentar politicos nos mais altos luxo, já não basta o que estão tirando dos nossos pessados impostos,um abraço.
Herculano
30/03/2013 17:01
CABIDES DA VERGONHA

Manchete do jornal O Estado de S.Paulo neste domingo. Governadores controlam máquina de 105 mil cargos sem concurso público.Pesquisa do IBGE revela que apenas na administração direta dos Estados havia, em 2012, mais de 74 mil servidores com indicação política, número 17 vezes maior que o existente no governo federal.
sidnei luis reinert
30/03/2013 16:49
Filme da "gerente" Dilma se queima com ação de investidores pedindo indenização por prejuízos na Eletrobras

Investidores resolveram notificar os dirigentes da Eletrobras, principalmente seu presidente José da Costa, para que se pronunciem sobre o ressarcimento de prejuízos causados à companhia e seus acionistas por causa do resultado negativo de R$ 6,8 bilhões em 2012 ? o pior da historia. Os diretores da empresa podem sofrer ações de responsabilidade civil, caso não expliquem como os prejudicados serão indenizados, conforme previsto no artigo 158 da Lei das Sociedades Anônimas.
Trata-se de mais uma mancha na questionável fama de ?gerentona? de Dilma Rousseff ? que sempre foi propagandeada como a planejadora do setor energético brasileiro desde a primeira gestão Lula. O fracasso Eletrobras pode ter repercussão negativa na mi ou bilionária campanha reeleitoral. Não deve haver um apagão de votos contra Dilma porque a massa ignara nada entende sobre este complexo assunto. Mas o caixa de campanha do PT pode sofrer uma forte baixa entre investidores...
A própria Eletrobras admitiu que foi prejudicada pela Medida Provisória 579, de 11 de setembro de 2012, transformada na Lei 12.783/2013: ?Os efeitos atípicos, provocados pela Lei, que influenciaram o resultado consolidado e o Ebitda (impairment, contratos onerosos e indenizações) atingiram R$ 10,085 bilhões?. Investidores preveem que a brusca mudança de regra causará uma perda patrimonial superior a R$ 17 bilhões à Eletrobras.
Engraçado (ou não) é que foi o próprio governo da Presidenta Dilma ? o acionista majoritário e controlador da empresa ? quem promoveu a desastrosa assembléia Geral Ordinária de 3 de dezembro, prorrogando os contratos de concessão que detonaram o caixa da empresa ? que teve uma receita operacional de R$ 34,064 bilhões em 2012 (16,6% maior que em 2011).
Investidores deixam claro em sua notificação que ?o interesse do acionista controlador, a União Federal, entrou em conflito de modo frontal com o interesse da própria companhia e dos demais acionistas minoritários. Também lembram que a decisão de mexer nos contratos de concessão não foi baseada em nenhum estudo independente.
Os dirigentes da Eletrobras são chamados de omissos pelos investidores, principalmente porque a empresa, em crise, fará muitas demissões para diminuir despesas, provocando queda nas receitas e na qualidade operacional. A própria empresa trabalha com a expectativa de que cerca de cinco mil dos 27 mil empregados do Sistema Eletrobras decidam aderir ao Plano de Incentivo ao Desligamento, que será implementado ainda este ano.
Os acionistas minoritários também advertem para o risco de novos prejuízos para a Eletrobras, por causa dos altos gastos com o acionamento de usinas termoelétricas, para compensar a falta d´água nos reservatórios das Hidroelétricas. Além disso, acionistas minoritários avaliam que a empresa pode ser prejudicada com o contingenciamento de 20% do orçamento de materiais, serviços e outras despesas de todas as empresas Eletrobras, em 2013, é outra medida prevista pelo Plano Diretor de Negócios e Gestão
A briga pode gerar novas quedas no valor das ações da Eletrobras ? já que o ?mercado? não leva muita fé nos prometido Plano Diretor de Negócios e Gestão da companhia que prevê, até 2017, investimentos de R$ 20,3 bilhões em novos projetos de geração, transmissão e distribuição - que se juntariam aos R$ 32,1 bilhões já contratados, totalizando R$ 52,4 bilhões.
Herculano
30/03/2013 12:56
A PRIVATIZAÇÃO SEM O CONTROLE ESTATAL

O governo Fernando Henrique Cardoso, PSDB, fez a duplicação do trecho norte da BR 101. E não cobrou nada de pedágio para isto.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva, PT, implantou o pedágio para a muntenção do mesmo trecho construído sem qualquer sacrifício direto aos usuários da rodovia.

O que faz manchete o Diário Catarinense, da RBS em uma das raras reportagens de transparência e cidadania? O óbvio e que os políticos no poder tentam esconder: "Cinco anos após privatização, série de reportagens detalha atuação da empresa que administra a BR-101 Norte. Dossiê revela que Autopista Litoral Sul descumpre prazos do edital e, com isso, chegaria a um lucro indevido de cerca de R$ 790 milhões até o final da concessão".

Quem é o culpado por isto? O Dnit aparelhado e há 11 anos comandado pelo enrolador mor João José da Silva, protegido da ministra Ideli Salvatti; o ministério dos Transportes, a ANTT e os nossos politicos também. O mais incisivo contra esta indecência, todavia, tem sido deputado Federal Esperidião Amim Helou Filho, PP. O resto, é resto, mesmo. Só silêncio.
Herculano
30/03/2013 12:18
OUTRA?

Na segunda-feira, dia primeiro de abril, acontece a Concorrência Nº 22/2013.E para quê? Para a concessão para execução de serviços públicos de remoção por guincho, depósito e guarda de veículos, decorrentes de infrações de trânsito, no Município de Gaspar. Coisa que se enrola há cinco anos. Na imprensa, neste tempo todo, a exceção desta coluna, todos em silêncio.

Ai você leitor ou leitora me diz: do que você reclama? Das pegadinhas e da possível falta de transparência. Gente do ramo e que quer participar diz que há impugnações? Mas, no site da prefeitura nada aparece. Estranho.

E a pegandinha? Entre outras, mostro esta do item seis que trata das condições gerais de participação da concorrência.

"Empresas cadastradas há mais de 6 (seis) meses no ramo de atividade específico, comprovados na apresentação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. CNAE 52.29-0-02 - Serviços de reboque de veículos e CNAE 52.23-1-00 - Estacionamento de veículos". E como diz o homem chefe do Gabinete Civil, Gilberto Carvalho, o bicho pode pegar. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/03/2013 09:14
O PASTOR E A MILITÂNCIA, por Ruy Fabiano

Devo ser um dos poucos que, neste momento, não se alia aos que se arvoram em justiceiros do deputado Marcos Feliciano. Não se trata de estar de acordo com suas ideias.

Não estou, nem professo seu credo religioso, nem subscrevo seus métodos de cobrança do dízimo. Não pelo dízimo em si, instituído há milênios por Abraão e confirmado por Moisés para a manutenção dos serviços religiosos, que, como se sabe, têm um custo, a ser compartilhado pelos que os utilizam.

Na origem, o dízimo correspondia à décima parte dos ganhos dos fiéis. Nos termos e nas proporções em que hoje é cobrado por alguns segmentos religiosos ? como o do próprio Feliciano -, equivale a uma verdadeira extorsão.

Ele, porém, não é o único a fazê-lo, nem o faz às ocultas, nem estreou agora. Se até aqui os guardiões da lei nada fizeram contra essa prática (o que é espantoso), é natural que prospere. Quantos Felicianos há por aí enriquecendo às custas dos pobres?

Entretanto, o que se vê, sobretudo no período eleitoral, é uma exaltação, por parte de candidatos e partidos, a esses personagens. O populismo político se abraça ao populismo religioso e o resultado é um desserviço ? moral, econômico e espiritual ? à coletividade. Desmoralizam-se os agentes políticos e religiosos, num congraçamento altamente profano e danoso.

A candidata Dilma Rousseff bateu às portas de Marcos Feliciano (e de pastores assemelhados), em 2010, para pedir-lhe apoio ? a ele e a seu rebanho extorquido. E ele não hesitou em atendê-la, postando um vídeo na internet.

Como não tem o hábito de agir de graça, nem mesmo em seu ofício religioso, deduz-se que alguma contrapartida lhe foi acenada. Ei-lo, portanto, à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, no cumprimento de um acordo. E eis o PT e seus aliados, beneficiários de seu apoio nas eleições, indignados com o pagamento da promissória eleitoral que eles mesmos firmaram.

Mobilizam aparato ainda maior que o que recebeu a blogueira cubana Yoani Sánchez, dando ao pastor-deputado uma projeção que jamais teria em circunstâncias normais.

Considerando-se que o barulho em curso é desproporcional ao número de adeptos de cada parte ? os evangélicos são bem mais numerosos que o cortejo militante em ação -, é provável que o deputado se reeleja ano que vem com um número bem mais expressivo de votos que os que obteve em 2010.

Feliciano está sendo acusado de racista e homofóbico. Nenhuma dessas acusações, no entanto, se sustenta. Disse, é verdade, palavras descabidas quanto ao negro, derivadas, no entanto, de uma interpretação tosca da Bíblia.

Ignorância, e não racismo, já que ele próprio descende de negros e já explicou isso dezenas de vezes, num mea culpa público. Homofóbico muito menos, pois não incitou à prática de violência ou exclusão social.

O que fez foi condenar uma prática que está na doutrina que professa, inscrita há séculos num livro ? a Bíblia, no Velho e Novo Testamentos ?, à venda em toda a parte e em todos os idiomas.

Considerar homofobia a condenação, do ponto de vista espiritual, de uma prática ? que, diga-se, é moralmente condenada pelas três maiores religiões monoteístas do planeta, judaísmo, cristianismo e islamismo -, configura ignorância ou má fé. Ou ambas.

Se assim é, a lei brasileira, por coerência, precisa retirar de circulação não apenas a Bíblia, mas também o Alcorão. E proibir a prática dos respectivos cultos. Mais ainda: proibir a visita do Papa Francisco ao Brasil, já que, nesse aspecto ? a condenação moral à prática do homossexualismo -, subscreve Feliciano.

O incontestável desvio moral e legal de Feliciano é o que menos é mencionado: sua prática extorsiva, que, acima de tudo, viola o preceito religioso do dízimo e a lei da economia popular.

Isso, porém, parece secundário. Tanto assim que a presença de dois condenados pelo Mensalão na Comissão de Constituição e Justiça da mesma Câmara ? João Paulo Cunha (presidente!) e José Genoíno, ambos do PT ?, não parece sensibilizar a militância, nem provocar improvisos cênicos irônicos por parte de atrizes consagradas.

Quantos dízimos extorsivos há no mensalão? Pois é. E aí, o que é mais escandaloso: os mensaleiros, condenados pela Justiça, na Comissão... de Justiça, ou Feliciano onde está?

A lei oferece caminhos para impugnar Feliciano: o Judiciário, instituição que funda o que chamamos de civilização.

Os militantes-justiceiros, milícias do pensamento, preferem o grito, a coação física, os slogans, expedientes estranhos à democracia e, no entanto, familiares ao totalitarismo
Herculano
30/03/2013 09:10
O BRASIL SEM PLANOS E RUMOS

Governo deve adiar aumento do IPI para veículos. Imposto subiria na segunda-feira; governo estaria planejando congelar alíquotas no patamar atual por tempo indeterminado
Herculano
30/03/2013 09:09
ROSE FOI A ÚNICA INSCRITA NO PROGRAMA CONHEÇA O MUNDO COM O PRESIDENTE, por Augusto Nunes, de Veja

Entre dezembro de 2005 e novembro de 2010, Rosemary Noronha participou de 34 viagens oficiais que lhe permitiram não fazer nada, além de alegrar o presidente da República, em 24 países distribuídos por três continentes. Durante o dia, Lula fazia discursos. Rose fazia compras ou se juntava aos ouvintes do Exterminador do Plural. A dupla só se juntava à noite. É certo que não misturavam assuntos públicos com prazeres privados, mas ninguém sabe o que conversavam. O que todo mundo sabe é o que faziam.

Confira o roteiro do Programa Conheça o Mundo com o Presidente.

2005
Dezembro ? Cúpula do Mercosul, Montevidéu (Uruguai).

2006
Julho ? Cúpula do Mercosul, Córdoba (Argentina).

2007
Junho ? Cimeira União Europeia-Brasil, Lisboa (Portugal)
Julho ? Conferência Internacional de Biocombustíveis, Bruxelas (Bélgica)
Novembro ? Cúpula Ibero-Americana, Santiago (Chile)
Dezembro ? Posse da presidente Cristina Kirchner, Buenos Aires (Argentina); Visita de trabalho, Caracas (Venezuela); Declaração sobre o Corredor Bioceânico, La Paz (Bolívia); Cúpula do Mercosul, Montevidéu (Uruguai).

2008
Abril ? Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Acra (Gana)
Maio ? Cúpula da Alc-UE (Conferência de Ciência e Tecnologia), Lima (Peru)
Julho ? Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Lisboa (Portugal)
Outubro ? Visita oficial, Madri (Espanha); Cúpula Ibero-americana, São Salvador (El Salvador); Visita oficial, Havana (Cuba).

2009
Março ? Cúpula América do Sul-Países Árabes, Doha (Qatar); Encontro bilateral, Paris (França)
Abril ? Cúpula do G-20, Londres (Inglaterra)
Maio ? Posse presidencial de Maurício Funes, São Salvador (El Salvador); Encontro bilateral, na Guatemala; Encontro bilateral, San José (Costa Rica)
Agosto ? Cúpula do Mercosul, Assunção (Paraguai)
Novembro ? Encontro bilateral, Caracas (Venezuela)
Dezembro ? Visita de Estado, Kiev (Ucrânia); Cúpula Ibero-americana, Estoril (Portugal); Visita de Estado, Berlim (Alemanha); Encontro empresarial, Hamburgo (Alemanha).

2010
Março ? Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento e Cúpula G-Rio, Cancún (México); Visita oficial, em Havana (Cuba); Visita oficial, São Salvador (El Salvador)
Maio ? Visita oficial, Moscou (Rússia); Cimeira Brasil-Portugal, Lisboa (Portugal)
Novembro ? Encontro bilateral, Maputo (Moçambique); Cúpula do G-20, Seul (Coreia do Sul)
Herculano
30/03/2013 08:59
FALTAM DOIS ANOS, MAS DILMA E O PT ESTÃO EM CAMPANHA AO INVÉS DE GOVERNAR E DOMAR A INFLAÇÃO E IMPULSIONAR O CRESCIMENTO

Juros, energia e comida serão tripé do projeto reeleitoral de Dilma em 2014, faz a manchete do jornal O Estado de S. Paulo deste sábado. Medidas de impacto anunciadas pelo governo vão embalar programa partidário do PT, a ser exibido em rede nacional de TV, no dia 9 de maio

A repórter Vera Rosa escreve que a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, no ano que vem, será ancorada por um tripé de apelo popular, "traduzido" pelo Palácio do Planalto como "energia/comida/juros". A um ano e meio da disputa, o marketing eleitoral dita a agenda da presidente e vai embalar o programa do PT, a ser exibido em rede nacional de TV no dia 9 de maio.

Cortes de impostos, queda dos juros e redução da conta de luz terão destaque no cardápio petista para o segundo mandato de Dilma, se tudo correr como o script previsto pelo Planalto. A estratégia é mostrar que a desoneração dos produtos da cesta básica, a tesourada nos juros, hoje em 7,25% ao ano, e a diminuição do preço da energia elétrica fazem parte de um pacote para promover a distribuição de renda e transformar o Brasil em um país de classe média.
Herculano
30/03/2013 07:48
DESÃNIMO OU INSEGURANÇA POR FALTA DE REGRAS E POLÍTICAS IMPESSOAIS OU IMPOSITIVAS?

Manchete de jornal. Desânimo de industriais segura o PIB. Economia deve acelerar no 1º tri, mas investimentos ainda são insuficientes para garantir retomada sustentável. Para economista, incerteza na condução da política econômica tem abalado a confiança dos empresários.
Herculano
30/03/2013 07:45
UM GOVERNO SEM PLANOS, SEM PRIORIDADES MAS COM MUITO DISCURSO, PROPAGANDA E INCOMPETÊNCIA

Manchete de jornal. Governo teme que caos em porto piore deficit comercial. Dificuldade para escoar grãos faz ministério desistir de estimar exportação. Diferença entre o que o Brasil importou e o que exportou já chega a US$ 5,3 bilhões no acumulado deste ano
Herculano
30/03/2013 07:43
SÓ PARA ELES. NÓS VAMOS PARA AS FILAS ISTO QUANTO HÁ MÉDICO NO PRONTO SOCORRO

Câmara Federal elimina limite para gasto médico. Restrição de quantias para reembolso com assistência médica a deputados foi revogada pelo presidente da Casa. Medida contraria promessas de diminuir gastos; custo com saúde de deputados cresceu R$ 3 mlhõesi no ano passado.
Herculano
30/03/2013 07:39
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO, pelo professor Pasquale Cipro Neto, para o jornal Folha de S. Paulo e publicado na quinta-feira.

Como se vê, a paixão e a dor andam lado a lado desde tempos imemoriais, o que pode parecer paradoxal

Amanhã é Sexta-Feira Santa, a Sexta-Feira da Paixão. Essa "paixão", como se sabe, é a Paixão de Cristo, ou seja, o martírio de Jesus Cristo. E por que se usa a palavra "paixão" para nomear esse martírio?

É claro que a primeira coisa que nos vem à mente quando ouvimos a palavra "paixão" é a ideia do sentimento tórrido ou, como diz o "Houaiss", do "sentimento, gosto ou amor intensos a ponto de ofuscar a razão".

Pois a palavra "paixão" vem do latim, da família de "pati", que significa "sofrer", "suportar". A paixão, portanto, é o sofrimento, a dor, o padecimento. A primeira definição de "passione" ("paixão") que o dicionário italiano "Garzanti" dá é justamente esta: "Grave padecimento físico". Esse ótimo dicionário classifica esse uso como "antigo".

A esta altura, muita gente certamente já relacionou as dores das paixões tórridas (tão vulgarizadas e banalizadas hoje em dia) com o significado original da família da palavra "paixão". Pois é isso mesmo. Se o caro leitor não sabe, a palavra "patíbulo" (que o "Houaiss" define como "palanque ou estrado montado em local aberto para sobre ele executar condenados"; "forca, especialmente quando montada num palanque ou estrado") é da mesma família de "paixão" (do latim "pati", "patio"). Como se vê, a paixão e a dor andam lado a lado desde tempos imemoriais, o que a alguns pode parecer contraditório ou paradoxal, mas...

Por falar em paixão, paradoxos e contradições, é impossível não citar "O Último Poema", antológica obra de Manuel Bandeira: "Assim eu quereria o meu último poema. / Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais / Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas / Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume / A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos / A paixão dos suicidas que se matam sem explicação".

Se você não conhecia o significado original de "paixão", como entende agora o último verso do poema de Bandeira? E como o relaciona com a Paixão de Cristo?

Num tempo em que a humanidade parece fugir do contraditório como o Diabo foge da cruz, ou seja, num tempo em que o maldito PU (Pensamento Único) é a norma, a regra, aceitar que uma mesma palavra possa ter sentidos aparentemente tão paradoxais soa como algo que demanda esforço hercúleo.

Como uma coisa puxa outra, é impossível resistir à tentação de citar alguns versos do também antológico poema "Não se Mate", de Carlos Drummond de Andrade: "Carlos, sossegue, o amor / é isso que você está vendo: / hoje beija, amanhã não beija, / depois de amanhã é domingo / e segunda-feira ninguém sabe / o que será. / Inútil você resistir / ou mesmo suicidar-se. / Não se mate, oh não se mate. / Reserve-se todo para / as bodas que ninguém sabe / quando virão, / se é que virão".

E mais Drummond (de "Consolo na Praia"): "Vamos, não chores. / A infância está perdida. / A mocidade está perdida. / Mas a vida não se perdeu. / (...) / A injustiça não se resolve. / À sombra do mundo errado / murmuraste um protesto tímido. / Mas virão outros. / Tudo somado, devias precipitar-te, de vez, nas águas. / Estás nu na areia, no vento... / Dorme, meu filho".

Amanhã é Sexta-Feira Santa, Sexta-Feira da Paixão, da Paixão de Cristo. Dorme, meu filho. É isso.
Herculano
30/03/2013 07:28
BÁRBARA GÂNCIA

Aceitar 'um pouco' de inflação é como dizer a um alcoólatra que ele pode beber um gole ao dia, ao comentar a polêmica fala da presidente Dilma Vana Rousseff, na África, e da qual teve que voltar atrás, acusando os jornalistas de mal interpretá-la.
Herculano
30/03/2013 07:23
O POLÊMICO CASO DO PASTOR

Os deputados José Genoino e João Paulo Cunha, ambos condenados pelo STF, gozam dos seus mandatos e, se não bastasse, são indicados pelo PT para fazer parte da Comissão de Constituição e Justiça e não são contestados.

Já o pastor e deputado Marco Feliciano foi eleito para presidir a Comissão de Direitos Humanos e, por questões polêmicas e não criminosas, está sendo pressionado a deixar o cargo e sendo ridicularizado perante a opinião pública. Só quero entender uma coisa: ser criminoso nesse país compensa? Alguém poderia explicar? Por José Carlos da Costa, leitor paulistano do jornal Folha de S.Paulo.
Herculano
30/03/2013 07:03
COMO FUNCIONA. OS PETISTAS CATARINENSES QUEREM SABER QUANTO O GOVERNO ESTÁ GASTANDO PARA PROPAGAR O TAL PACTO POR SANTA CATARINA.

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira pedido de informação apresentado pelo deputado Dirceu Dresch,PT, solicitando que o governo do Estado informe o valor investido em publicidade para a divulgação do programa Pacto por Santa Catarina. Fizeram bem.

O deputado pede informações sobre número de inserções na televisão, veículos de comunicação em que foram feitos anúncios e o custo de produção das peças publicitárias. Fizeram bem.

Agora falta ao governo Federal e liderado pelo PT, que faz isto com intenção eleitoral e ensina esta manhã aos demais partidos e políticos, ter a mesma iniciativa de transparência. Aliás, falta a iniciativa à oposição de buscar estas informações, que o governo esconde.
Herculano
29/03/2013 20:30
ALÍVIO PARA OS GASPARENSES

Uma boa notícia temporária para os gasparenses que precisam de pronto socorro de alta complexidade. Hospital Santo Antônio, de Blumenau, confirma funcionamento do pronto-socorro adulto. Domingo, porém, não haverá o número ideal de médicos em alguns horários. O nó é o salário dos médicos plantonistas.
A Pedra de Genesis
29/03/2013 20:24
E agora mais uma vez Gaspar deixa nosso povo na mão seu hospital nesta noite de sexta feira esta sem plantonista, ou seja se algo de ruim acontecer vamos ter que pedir pinico para Blumenau o qual tambem esta feio das pernas
Juju do gasparinho
29/03/2013 20:16
Prezado Herculano:

Desejo à você uma FELIZ PÁSCOA, e uma charada para um momento de reflexão:
" O que é, o que é:
O pai é pinóquio,
A mãe é inútil e
A filha da coice.
Herculano
29/03/2013 19:44
QUANDO A BALADA E OS APROVEITADORES DE PLANTÃO DRIBLAM O TALENTO, O JOVEM, O CRAQUE E O FUTURO

O que está nos jornais? Neymar sai de campo vaiado. Foi ontem a noite. Mas, já faz tempo que Neymar, não é mais o Neymar. Não apenas na seleção brasileira. E o que está nos jornais? "Ex-volante diz que amigo Neymar se perdeu na vida e quer levá-lo à igreja". Hum!

Bruno Thadeu, do Uol, escreveu: Neymar e Roberto Brum se conheceram, em 2009, no elenco do Santos. De família evangélica, Neymar convidava o amigo a cultos religiosos na Baixada, oravam nas concentrações e comemoravam gols com dancinhas "em louvor a Deus". Agora distante de Neymar, Brum considera que o camisa 11 da seleção brasileira se perdeu na vida, se cercando de "falsos amigos" e vivendo em um mundo de faz de conta.

Atualmente treinador do Itaboraí, time da 3ª divisão do Rio de Janeiro, Brum diz ter como missão ir a Santos para "retransmitir as palavras de Deus" a Neymar.

"O Neymar é um menino maravilhoso, humilde, mas que se perdeu. Ele foi afastado do caminho de Deus. Neymar é jovem e rico. Compreendo esse momento em que ele passa, até porque já tive a idade dele e fiz coisas iguais ou piores. Darei o seguinte recado ao Neymar:'o vazio que está no seu coração é o espaço que Deus vai ocupar'".

Brum reforça as declarações de Pelé, que acusou Neymar de estar mais preocupado em aparecer na mídia do que com a performance em campo.

"O Neymar erra e ninguém dá bronca. Aí ele acaba achando que está certo e se distancia da verdade. Essas pessoas que estão ao lado dele têm medo de dar bronca porque podem ser vistos como chatos. Ficam com medo de perder a amizade. O que o Pelé fez foi importantíssimo. É necessário que mais pessoas falem a verdade", acrescentou Brum.

O gol de Neymar marcado no clássico contra o Palmeiras, nas semifinais do Paulistão de 2009, teve a comemoração inspirada na música evangélica Toda Sorte de Bênção, da banda Toque de Altar. O ex-jogador diz sentir falta de novas celebrações de Neymar de cunho religioso.
Liane Andreia da Cunha
29/03/2013 17:19
Anônimo do comentário do dia 27/03 às 18:18 hora. Novamente me acusando de algo que posso provar e afirmar, que não utilizo o carro oficial do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais para resolver assuntos pessoais e muito menos para ir ao supermercado. Pois sou a única funcionária do Sindicato, mas não sou a única a utilizar o carro oficial. Concordo que você deveria ter batido a foto não só do carro, mas da pessoa que estava com o carro. Desta forma não haverá dúvidas de que realmente não era a funcionária. Mas uma vez peço a você Anônimo que não julgue as pessoas injustamente!
Herculano
29/03/2013 16:53
FALTA DE FOCO OU SOLUÇÃO?

O médico neurocirurgião paranaense João Natel Pollônio Machado é reitor da Furb. Ela virou um problema de tantos pinduricalhos, privilégios, politicagens no jogo de poder, má gestão durante anos e antes de João Natel, diga-se a verdade.

A solução era a sua federalização, ou seja, transferir o mico criado por anos de experiencias para o governo Federal e assim manter o privilégio de professores, servidores e aposentados, num ambiente sem sustentação financeira e atuarial.

O médico e reitor João Natel era (ou é) o condutor deste processo de transição. Agora a notícia que este grupo esperava é outra. A Furb não vai mais ser federalizada. Vem para cá um campus da Universidade Federal. Ganham os jovens, os estudantes, a região e o futuro deles e dela. Perdem os espertos, os incompetentes e os que buscaram resultados imediatos, ou que tentaram politizar o processo (a reitoria e principalmente aquela confusa comissão pró federalização).

E porque escrevo isto? Por que João Natel foi apresentado no ano passado durante a pré campanha eleitoral aos gasparenses pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, como o salvador do Hospital de Gaspar. Zuchi, mesmo não tendo este poder, queria entregar o Hospital à Furb. E para forçar a isto, até sufocou o Hospital de Gaspar financeiramente, suspendendo os repasses, alegando irregularidades na prestação de contas e falta de pagamento de impostos federais, a tal CND.

E a faca da prefeitura no pescoço do Hospital Gaspar continua. Há uma sindicância interna na prefeitura que apura se houve problemas nestas prestações de contas. Ou seja, por qualquer mal humor ou interesse pessoal ou político ou conveniência, o atual repassse do pagamento das prestações de serviços podem ser suspensas a qualquer momento.

Mas, para finalizar. Se João Natel não conseguiu federalizar a Furb, se a Furb com todos os seus problemas estruturais e financeiros deverá perder alunos e competitividade com a vinda da Universidade Federal, qual é o futuro que teria o Hospital de Gaspar nas mãos desta gente? Saúde dos pobres, fracos, mal informados e doentes não é nada para os políticos com seus interesses, amigos e conchavos próprios. Acorda, Gaspar?
Herculano
29/03/2013 16:23
JUROS BAIXOS COM OS DIAS CONTADOS?

"Musa" do juro baixo, Camila Pitanga desaparece das campanhas da Caixa, diz o título de uma discreta informação na edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo.

Os repórteres Fábio Mazzitelli e Priscila Jordão escreveram que com o aumento da pressão inflacionária, o posto da "musa" dos juros baixos da Caixa Econômica Federal, Camila Pitanga, pode estar ameaçado. A Folha apurou que gerentes de agências do banco receberam ordens de recolher folhetos publicitários em que a atriz aparece como garota-propaganda. Uma gerente afirmou que a imagem de Pitanga poderá ser usada apenas até domingo.

A presença da atriz nas campanhas está associada às condições de juros mais baixos após um corte feito no ano passado. As peças publicitárias, porém, estariam sendo substituídas por outras de conteúdo mais genérico.

TAXA DE JUROS

Funcionários do banco, questionados sobre se as condições de financiamento divulgadas nos folhetos ainda valem, responderam que sim, mas disseram não saber até quando as taxas valeriam.

Com a escalada dos preços, ganhou força a hipótese de que a taxa básica do juro pode ser usada para conter a inflação, o que poderia influenciar as taxas e outras condições oferecidas pelos bancos, dentre eles a própria Caixa.

O banco afirmou que o recolhimento das peças publicitárias nas agências está relacionado ao prazo de validade das campanhas e não significa que o contrato da atriz será rescindido.
Herculano
29/03/2013 16:15
OS COM A VERDADE E SEM DIÁLOGO I

Ex-ministro de Lula e primeiro presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Nilmário Miranda (PT-MG) afirma que o funcionamento do grupo é "com estratégia de guerrilha".

"Trabalhamos mais para que os conservadores não avancem sobre direitos já conquistados do que para produzir efetivamente políticas públicas", diz ele.

O deputado ainda integra a comissão e diz que o Legislativo "é mais atrasado que o Judiciário e o Executivo" na questão de homofobia.

Nilmário foi o primeiro presidente da comissão, num momento em que ela ainda não tinha o destaque que ganhou a partir deste ano, quando se tentou pela primeira vez acomodar no mesmo ambiente representantes de ideologias opostas.

Desde quando a comissão foi criada, em 1995, o PT ocupou por 13 vezes a presidência. O PDT a exerceu por três vezes. PC do B e PPB, uma.

O Partido Social Cristão só assumiu a comissão porque, desta vez, o PT, que a presidia e tinha direito a escolher três comissões, deu prioridade para outras áreas: Seguridade Social e Família, Relações Exteriores e Comércio e Constituição e Justiça, a mais importante da Casa.

O PSC, que não tinha direito a ocupar nenhuma vaga no colegiado, agora tem cinco deputados na comissão. Cederam vagas para a legenda o PMDB e o PTB. PSDB e PR também perderam espaço para parlamentares da bancada evangélica.

No ano passado, passou pelo crivo da comissão a PEC das Domésticas. O colegiado atuou, no fim do ano, pela inclusão na pauta da Câmara.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA), ex-presidente da comissão, elegeu também a aprovação da PEC do Trabalho Escravo, travada há mais de uma década na Casa, como resultado da influência da comissão.
Herculano
29/03/2013 16:12
OS COM A VERDADE E SEM DIÁLOGO II

Opositores não são democráticos, diz apoiador de Marco Feliciano.
Vice-presidente do PSC, pastor EveraldoPereira, afirma que 'intolerante' é quem 'agride' e 'quer ganhar no grito'. Pastor que preside a Comissão de Direitos Humanos vai trocar 4 dos 5 servidores de confiança do órgão.
Democracia
29/03/2013 14:00
Democracia.

Sobre a confusão que virou esse negócio do Deputado Marco Feliciano cabe algumas perguntas: Democracia não é respeitar o opiniões contrárias?
Então porque os ativistas odeiam e agridem quem pensa diferente deles?
Será que somos obrigados a aceitar a opinião desses baderneiros?
E mais: essa gente não trabalha?

Entendo que se vc tem uma opinião contrária sobre algum assunto, isso não significa ser preconceituoso.
Herculano
29/03/2013 12:33
ATROPELOS DE DILMA, editorial desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo.

Presidente constrange BC com declaração desajeitada sobre combate à inflação, que segue em alta, e depois ainda diz que foi mal interpretada

Foram lesivas à credibilidade da política econômica da presidente Dilma Rousseff suas declarações sobre inflação na cúpula dos Brics em Durban, na África do Sul. Reforçaram a percepção de que o governo federal não tem estratégia definida para lidar com os desafios da economia e do regime de metas inflacionárias.

Ontem, um dia depois das declarações de Dilma, o BC publicou seu relatório do primeiro trimestre com novas projeções de inflação, sensivelmente piores que as do final do ano passado. O BC espera que o IPCA suba 5,7% neste ano, bem acima dos 4,9% prognosticados em dezembro. Para 2014, a expectativa subiu de 4,8% para 5,3%.

O tropeço retórico presidencial começou por atribuir ao Ministério da Fazenda, e não ao Banco Central, o papel de discorrer sobre inflação. Parece uma questão semântica, mas não é.

O mandato de controlar a inflação pertence ao BC. Desde que o presidente do banco passou a ter status de ministro, até mesmo sua subordinação formal à pasta da Fazenda deixou de existir.

A presidente também declarou não concordar com um combate à inflação que implique redução do crescimento econômico. Para ela, o receituário "que quer matar o doente em vez de curar a doença" estaria datado.

Por fim, Dilma atribuiu o problema a flutuações de preços no curto prazo, visão contestada por grande número de especialistas. O segmento de serviços, por exemplo, mantém alta persistente, à taxa de 8% ao ano.

A fala de Dilma foi considerada incompatível com manifestações do BC, que vem sinalizando em seus comunicados o desconforto com a inflação e a possibilidade de ter de elevar os juros para contê-la. Alertada sobre a reação negativa do mercado financeiro, a presidente voltou à carga para dizer que suas afirmações haviam sido manipuladas e mal interpretadas.

O ponto nevrálgico não está em uma ou outra má palavra da presidente, mas no atropelo do BC. Ainda assim, chama a atenção a imperícia na comunicação do governo, que deixa a sensação de improviso. Não há um estado-maior para definir um rumo claro e alinhar as percepções do setor privado. Aos trancos e barrancos, o governo parece enfrentar apenas o desafio -ou o deslize- de cada dia.

A inflação sobe. O crescimento permanece deprimido. As contas externas pioram. E o investimento, que seria a marca do governo Dilma Rousseff, não dá sinais de sair da letargia.

Qual é a estratégia? A colcha de retalhos formada pelas declarações das autoridades sugere resposta sombria: não há nenhuma à vista.
Herculano
29/03/2013 12:32
A INTOLERÂNCIA NA DECOMOCRACIA, editorial desta sexta-feira do jornal O Globo

Há dias no centro de acirrado conflito político-ideológico na Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), diante de mais uma manifestação de grupos organizados contra sua eleição para presidente da comissão, mandou prender um dos manifestantes.

Mais um motivo para aumentar a pressão de representantes das chamadas minorias contra o deputado, conhecido por defender posições conservadoras e, em alguns casos, condenáveis, como é a homofobia. Feliciano, no entanto, agiu de maneira correta.

A manifestação ultrapassou limites não só da urbanidade, mas da própria lei. Tentativas de agressão e de invasão do ambiente privado do escritório do deputado precisavam, mesmo, ser reprimidas com os instrumentos de que dispõe o Estado para garantir a segurança pública e de qualquer pessoa.

Nas últimas semanas, observa-se uma perigosa tendência de militantes, das mais diversas causas, de ultrapassar limites, com o uso da violência em atos públicos. Espera-se que as autoridades, de todas as instâncias administrativas, estejam atentas e passem a agir para desestimular esta escalada de agressividade.

A pressão até física contra a blogueira cubana Yoani Sanchez, em visita ao Brasil, foi demonstração clara da intolerância de grupelhos radicais de organizações de esquerda. A escritora teve de ser protegida por seguranças.

Outro avanço de sinal ocorreu na inauguração do Museu de Arte do Rio (MAR), quando Merval Pereira, colunista do GLOBO, quase foi agredido por uma dessas turbas, e teve o carro atacado, numa reedição tropical da ação de bandos nazifascistas contra judeus, comunistas, ciganos etc. nos tempos de Hitler e Mussolini.

Há um indubitável mau entendimento do que é democracia, regime de liberdades, em que todos têm o direito de expressar opiniões, defender visões de mundo, mas com respeito às posições divergentes e aos direitos alheios. Democracia não se confunde com anarquia, anomia, ausência de normas, falta do próprio Estado.

Há pouco, grupo de índios e manifestantes foi desalojado pela Polícia do Museu do Índio, no Rio. Alguns tentaram bloquear a Radial Oeste, uma grande via de ligação entre a Zona Norte e o Centro. Foram devidamente reprimidos. A força policial cumpria determinação da Justiça, e não havia outra alternativa diante da tentativa de paralisar uma avenida estratégica.

Outra coisa não aconteceria se fosse na Quinta Avenida ou na Champs-Elysées, em Nova York e Paris, cidades de duas das mais sólidas democracias do mundo. Completados 25 anos ininterruptos sob a Constituição que restabeleceu o estado de direito democrático, o Brasil já deveria praticar sem desvios a convivência civilizada entre contrários, marca registrada do regime.
Herculano
29/03/2013 12:24
MUDOU?

Nasci e vivi sob o signo da procissão (religiosa, poética, literária, semântica...). Pois agora eu ouço que a antiga e famosa procissão, muito comum na Igreja Católica mudou de nome. Qual? Caminhada Penitencial. Mas, qual a diferença? Nenhuma.

Eu vejo tudo e não morro.
Herculano
29/03/2013 10:18
SE O GOVERNO NÃO CONTROLA INFLAÇÃO, OS PRÓPRIOS POLÍTICOS A ALIMENTAM, SE PROTEGEM E AUMENTAM AS PRÓPRIAS DIÁRIAS

Foi isto o que aconteceu esta semana. Depois do reajuste de 6,63% que os vereadores se deram a si mesmo após três meses de trabalho, agora foi a vez do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, reajustar por decreto as diárias dos servidores, secretários, da vice e dele próprio.

O prefeito ganhava de diária completa (hospedagem, almoço e janta) em Santa Catarina R$500,00, fora do estado (Brasília, por exemplo onde se vai com frequência) R$800,00 e para o exterior(como a Alemanha) R$1.000,00. Agora, ela foi reajustada para, respectivamente, para R$540,00, R$860,00 e R$1.100,00.

A diária da vice e dos secretários era R$350,00, R$450,00 e R$750,00; passou para, respectivamente, R$ 370,00, R$480,00 e R$950,00.

E para os servidores? Era R$280,00, R$350,00 e R$500,00 e desde terça-feira quando se publicou o decreto no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet -e não cita nenhuma retroatividade, passou a valer, respectivamente, R$300,00, R$380,00 e R$800,00. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/03/2013 10:07
CORREÇÃO

Na coluna em Ana Paula I, citei um deputado do PMN - Partido da Mobilização Nacional - do Paraná que se interessou em poucas horas numa CPI para desvendar na Câmara Federal os casos dos abrigamentos e doações de Gaspar. Errado. O deputado é de outro nanico, o PEN - Partido Ecológico Nacional. Ou seja, é outro bicho.
Palhaço
29/03/2013 07:59
Falando em Diárias na viagem que o Prefeito de Gaspar foi para Alemanha representando a FECAM, nos gasparenses pagamos 50% das diárias valor pago de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais), como mostra o portal da transparência: http://web.gaspar.sc.gov.br:8080/portaltransparencia/home.php?id_entidade=&exercicio=2013&dataInicio=01/01/2013&dataFinal=29/03/2013&tipo_categoria=3&filtro=categoria&nivel=NEBhODUyYWM%3D&id_empenho=MTI0MDEwNjJAYTg1MmFj&codigo_nivel=My4zLjMuOS4wLjE0LjE2LjAwLjAwLjAwQGE4NTJhYw%3D%3D

"Pagto. 50% das Diárias: deslocamento: 01/03/2013 - retorno 10/03/2013, destino ALEMANHA . Finalidade: Conhecer o modelo de associações de reciclagem: aterros: e usinas de reciclagem, de tratamento mecanico-biologico de lixo de queimas com substratos alternativos alternativos e de Biogas, cfe. Roteiro de viagem anexo,"
luciano da cunha
29/03/2013 07:46
AO HERCULANO

noto uma descepção sua,na matéria,por querer fazer a juiza ana paula pagar por ter ido contra o pt, veja bem,

o pt foi impugnado por ela mas continua no poder o qua vc acha que vai acontecer com a juiza, no maxímo ser for culpada uma multa pois não é tão grave ,o pt deu jeito como sempre, uniu as fámilias que foram destituidas e lhes enrolaram dizendo que poderiam trazer as crianças de volta só pra denegrir a imagem da juiza,( minha opinião)

é vc mesmo já afirmou aqui que o pt é vingativo,vc esperava mais, noto que vc fala do pt mete o pau pois sabe que não vai dar em nada, noto nas suas matérias que vc de uma certa forma defende o pt,

sua matéria mistura as adoções com politica, o pt esta fazendo com a juiza o que fizeram com eles mas no brasil não temos justiça por causa da maldita brecha, creio que a juiza também achará á brecha se for culpada,

um dia todos concordaram comigo que o pt é e sempre será culpado.um abraço.
Herculano
29/03/2013 07:42
UMA BOA INICIATIVA

Projeto do deputado Jean Jackson Kuhlmann, PSD, prevê que vítimas de catástrofes sejam isentas das taxas de segunda via de documentos. A isenção das taxas de segunda via abrangeria da Cédula de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro de Veículo; a Certidão de Nascimento e a Certidão de Registro de Imóveis.
Herculano
29/03/2013 07:37
ESTES POLÍTICOS NÃO TÊM JEITO

O então senador Raimundo Colombo, ainda no DEM, quando candidato se diza frontalmente contra as tais secretarias regionais de desenvolvimento. Achava-as um cabide de empregos, um sumidouro de dinheiro público, algo que precisava ser eliminado.

Achava até ver que para se eleger, precisava do PMDB e do governador Luiz Henrique da Silveira, o pai das tais secretarias de Desenvolvimento Regional para se eleger. Eleito, Raimundo Colombo, agora no PSD, nada fez para eliminar o cabide de empregos e sumidouro de dinheiro público estadual e que está faltando nos cofres do seu governo, como relata ele mesmo todos os dias via a imprensa.

Pior. Mudou de ideia e atitude.Rasgou o discurso e em causa própria Olha só esta. Nova polêmica na região serrana, origem de Raimundo Colombo. Depois da Páscoa, Jurandi Agustini deixa o cargo de Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages. Assumirá em seu lugar Gabriel Ribeiro, sobrinho de Raimundo Colombo e candidato a deputado estadual pelo PSD em 2014. Vergonha.
Herculano
29/03/2013 07:28
FAMILIENFEST HOJE NA DAS BIER, NO BELCHIOR ALTO

Uma iniciativa interessante. E no cardápio, além dos tradicionais pratos à base de peixe como a Tilápia Ao Molho Branco, o visitante poderá degustar também os chopes artesanais Das Bier.

O Familienfest foi pensado para unir família e amigos em uma confraternização repleta de lazer e diversão.

Na programação está agendada a participação especial do Choppmotorrad e Brauereiwagen, carros que compõem os desfiles da Oktoberfest de Blumenau.
Herculano
29/03/2013 07:20
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E o Palmeiras? O Palmeiras comemora Páscoa antecipada e leva um chocolate! O Palmeiras conseguiu uma façanha: levou seis gols do Mirassol. Em 45 minutos! Nem a Volkswagen consegue fazer seis gols em 45 minutos! Chocolate!

Não é mais ovo de Páscoa, é ovo de porco! E um amigo postou no Twitter que o Mirassol vai mudar de nome pra Miraporco! Rarará
Herculano
29/03/2013 07:16
PSD deve apoiar Dilma e ter palanque duplo nos Estados. Tendência no partido é sustentar reeleição, mas sem alianças regionais com PT.
Levantamento nos 27 diretórios da sigla mostra que apenas 6 já admitem coligações estaduais com petistas, entre eles, Santa Catarina.
Herculano
29/03/2013 06:45
ANA PAULA VIII

O que espera a pauta (ainda não divulgada) da sessão da Câmara de Vereadores de Gaspar do dia dois de abril? O requerimento 61/2013.Quem é o autor? Antônio Carlos Dalsóchio, PT, e cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. Quem assinou até agora o tal requerimento? A bancada do PT ( José Amarildo Rampelotti, Hamilton Graf e Daniel Fernandes dos Reis, além do próprio Dalsóchio). E o que diz o requerimento 61?

Ao Executivo Municipal, solicitando digne-se remeter a esta Casa Legislativa, dentro dos prazos legais e regimentais, informações acerca das casas de abrigamento de nosso município, a saber:
a) Quantos abrigos ou casas de abrigamento para crianças e adolescentes existem em nosso Município e quais as datas das respectivas constituições;
b) Quantas crianças e adolescentes foram ou estão abrigadas, no período de existência dessas casas;
c) Quantas, das crianças e adolescentes, foram reintegrados à família (observar com a Secretaria de desenvolvimento social se existe alguma ação nesse sentido);
d) Quantas destituições de pátrio poder foram efetivadas nesse período;
e)Quantas adoções foram feitas neste período, por quem e para onde foram enviadas estas crianças e adolescentes (especificar as cidades, estados, países);
f) Quais os custos de manutenção desses abrigos, por parte do Município de Gaspar; e
g) De que forma e por quem é feita a gestão dessas casas de abrigamento, ou seja, como é feita a escolha dos gestores dessas casas. Complemento

JUSTIFICATIVA:

Diante da repercussão de matérias jornalísticas, inclusive em rede nacional, como foi o caso do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, veiculado no último domingo, dia 25/03/2013, e também de Jornais, Rádios locais e redes sociais, sobre a questão das adoções ilegais que estão sendo e foram feitas, principalmente no município de Gaspar, e toda problemática que isto envolve, cabe a esta Casa Legislativa o dever de auxiliar, de todas as formas possíveis, a elucidação desses fatos, para que sejam sanadas, corrigidas e punidos, se for o caso, todos os envolvidos nessas denúncias que, se comprovadas, constituem-se em crimes bárbaros contra a família gasparense e de cidades vizinhas.

Eis o requerimento, o qual se pede que seja apreciado e aprovado pela Edilidade.

Volto.

1. Este tipo de requerimento o governo de Pedro Celso Zuchi, durante quatro anos e agora no seu segundo mandato, na maioria dos casos ignorou (e para sempre). Será que fará o mesmo com este e que é do seu interesse? Conferir em que tempo será respondido.

2. Está claro no requerimento que se quer desmanchar, desqualificar e arrumar uma brecha para intervir (aparelhar com companheiros ou gente dócil e sem competência) nos abrigos e na gerência deles.

3. Pelo menos duas questões do requerimento (a "d" e a "e") deveriam ser dirigidas ao Judiciário ou ao Ministério Público. A prefeitura ou a secretaria de Desenvolvimento Social não possui condições e legitimidade para respondê-las

Concluindo. Como se vê, em Gaspar doentes, crianças com problemas, educação são bandeiras (e economia de recursos) de políticos e gestores públicos, pouco se importando com o sofrimento e os resultados para os afetados. Vergonha. Acorda, Gaspar!

Herculano
29/03/2013 06:29
MANCHETE DA FOLHA DE S. PAULO REVELA O DESCONTROLE DO GOVERNO

Com tarifa menor, Eletrobras atinge prejuízo recorde.Empresa perde R$ 6,8 bi em 2012 por causa da redução do preço da energia; sem queda, lucro seria de R$ 5,9 bi.

E quem paga (ou cobre estas experiências, devaneios e enganação) tudo isto? Nós com os pesados impostos. Ao invés de combater a inflação de forma estruturada, controlando as despesas e combatendo a sangria via a corrupção, prefere-se dar prejuízos nas estatais e que são cobertos pelo Tesouro.E o dinheiro do Tesouro vem de onde? Dos nossos bolsos.

Quer outra constatação de que o governo está errado na ação para conter a inflação. O mesmo jornal traz esta manchete: BC prevê mais inflação para 2013. A presidente Dilma Rousseff terá de lidar com inflação acima de 5% até o final de seu mandato. A instituição elevou todas as suas projeções para o índice de preços.

E para completar, abaixo reproduzi um artigo de Clóvis Rossi em que ele mostra que a equipe econômica faz exatamente o que a cabeça da presidente Dilma Vana Rousseff sempre quis e pensou sobre este assunto. Isto não vai dar certo e vai explodir exatamente no ano de eleições. O PT, na falta de uma oposição séria, competente e frequente, está sendo pego pela sua própria armadilha e esperteza.
Herculano
29/03/2013 06:16
ANA PAULA IX

Os que servem de fontes para as reportagens da Rede Globo, na verdade, estão atrás de possíveis irregularidades nas adoções internacionais. Há muitas histórias e poucos fatos. E se não arrumarem fatos e provas, vão perder a credibilidade perante os veículos que acionaram. E vão passar de fontes a assunto das reportagens.
Herculano
29/03/2013 06:12
DILMA SÓ DISSE NA ÁFRICA O QUE SEMPRE PENSOU E ATÉ JÁ DISSE, por Clóvis Rossi, para o jornal Folha de S.Paulo.

O que a presidente Dilma Rousseff disse na África do Sul sobre inflação e crescimento é rigorosamente o que ela pensa -e faz tempo, pelo menos desde que assumiu, há dois anos e três meses.

Não há, portanto, nenhuma razão nem para polêmica, nem para surpresa, nem para "manipulação", a não ser que a presidente tenha usado essa última palavra para se referir à especulação nos mercados. O lado cassino dos mercados, aliás, é suficientemente forte, para dispensar frases da presidente -felizes ou infelizes- nas apostas.

A primeira mais firme manifestação de Dilma em favor do crescimento se deu, curiosamente, às margens de outra cúpula dos Brics, a de abril de 2011 na China.

O governo mal completara cem dias, mas já estava em dúvida o empenho do Banco Central em trazer a inflação para o centro da meta, 4,5% então como agora.

No Fórum de Boao, considerado "Davos" da Ásia, Dilma reafirmou que são fundamentais "o controle da inflação e a estabilidade fiscal", para depois deixar claro que ambos não são um fim em si mesmo nem valor absoluto.

"Tem quer ter como objetivo criar condições para o crescimento e a inclusão social", disse. Nesse ponto, a presidente afirmou, com outras palavras, o que repetiria em Durban, ao criticar "políticas restritivas tanto nos países emergentes para conter a inflação como nos países avançados para promover a consolidação fiscal".

A presidente fez questão de se dizer favorável "ao controle da inflação e à estabilidade fiscal", desde que o objetivo seja crescimento com inclusão social, que é "questão-chave para todos nós".

Também na China Dilma deu por sepultados "os consensos que se criaram na história recente. Sob a égide do mercado ou do Estado, mostraram-se frágeis como castelos de cartas".

Não receitou, no entanto, um novo consenso, até porque afirmou não buscar "modelos únicos nem tampouco unanimidades". A única receita é fácil de dizer, difícil de descobrir: "O mundo do século 21 requer criatividade".

Vê-se agora que nem Dilma nem o mundo tiveram criatividade suficiente para pôr de pé outro modelo, se está superada, como ela crê, a política de "matar o doente [com juros altos] em vez de curar a doença [a inflação]".

Na vida real, a queda dos juros, praticada por seu governo, foi incapaz até agora de acelerar o crescimento. Pior: a "doença" da inflação parece mais viva e forte.

Mas é injusto dizer que a presidente é leniente com a inflação. Nenhum governante o é, desde que se tornaram famosos dois gráficos que Getúlio Bittencourt, então assessor de imprensa do presidente José Sarney, exibia a todos: a popularidade do presidente apontava para baixo sempre que a inflação embicava para cima e vice-versa.

Como não há político que não adore a popularidade, todos querem a inflação domesticada. Dilma também quer, desde que o crescimento não seja afetado no percurso. Como perpetrar a mágica é a matéria em que o governo está ficando em segunda época.
Herculano
29/03/2013 06:07
SEM ESPERANÇAS, MAS INSISTENTE

O presidente do PMDB de Gaspar, o jovem advogado Carlos Roberto Pereira, está cético quanto aos processos do PPS, DEM e do próprio PMDB, os quais pedem a impuganação da candidatura ou a cassação do mandato do prefeito reeleito Pedro Celso Zuchi, PT, darem certo. "Pelo que conversei em Floripa, a tônica do TRE agora é não cassar mais ninguém!"

Pereira, na verdade justificava, tardiamente, as notas que dei na coluna passada sob o título "PT, PPS, DEM, PMDB e Zuchi perdem". Para ele, "quanto ao RE 46.179 (Recurso Especial, origem das minhas notas), cumpre esclarecer que é bem comum o TRE não receber o recurso especial! Entretanto, na semana que vêm, através de agravo, iremos fazer subir o recurso para o TSE. Já que em sede de agravo, não há juízo de admissibilidade pelo TRE. Para maior transparência, segue em anexo o recurso especial. Qualquer dúvida estou sempre a disposição!".

Pergunta básica: se é comum o TRE não receber o Recurso Especial, por que se fez? Por que não se queimou esta etapa e se fez o Agravo?

E o que pedia o requerimento do Recurso Especial do dia 13 de março ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Eládio Torret Rocha, negado no dia 20?

Por todo o exposto, e pelo que há de ser suprido diante do elevado descortino jurídico de Vossas Excelências, requer essa colenda Corte se digne conhecer e dar provimento ao presente recurso, para que seja reformado o v. Acórdão objurgado, para reconhecer a gravidade da conduta vedada do artigo 73, §10 da Lei n. 9.504/97, aplicando a cassação do registro/diploma dos Recorridos nos termos no parágrafo 5° do artigo 73 da lei n. 9.504/97.

Requer ainda, seja reconhecido o abuso de poder político nos termos do art. 22, XIV da Lei Complementar n. 64/90, aplicando-se igualmente a cassação do registro/diploma e a decretação de inelegibilidade dos Recorridos ante o uso abuso do cargo de Chefe do Poder Executivo para conceder aumentos e gratificações, em ano eleitoral, ao funcionalismo público.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.