Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

22/02/2013

ABSOLVIDO OU CONDENADO? I

Manchetes dos portais, jornais, rádios e tevês, invariavelmente estamparam esta afirmação sobre o resultado do julgamento de um recurso especial no Tribunal Regional Eleitoral: ?Zuchi absolvido?. Espera ai! Absolvido? Como assim? Ele foi condenado por cinco a dois a uma pena alternativa de R$25 mil reais. Os juízes do Tribunal decidiram por sete a zero que o crime que ele cometeu não era tão grave assim para retirá-lo do cargo de prefeito ou do mandato. Entretanto, reconheceram explicitamente que Zuchi feriu a lei. Tanto, que os seus advogados agora querem retirar não a multa, mas a pena pecuniária. Qual a razão da multa para quem é inocente? Ou há ignorância de quem propaga e se perdoa. Ou há maldade e o crime continua entre muitos interesses.

 

ABSOLVIDO OU CONDENADO? II

Os próprios juízes do Tribunal em suas falas, e está gravado, admitiram que por falta menos grave, já cassaram outros prefeitos. Ou seja, deram um recado e uma chance a Pedro Celso Zuchi, ao PT e aos que assessoram ambos. Outra: este assunto ainda vai ao Tribunal Superior Eleitoral, segundo declarou o presidente do PMDB, Carlos Roberto Pereira. Então nada está resolvido em definitivo. Assim, as comemorações deveriam ser mais moderadas e de quem ganhou uma chance. A arrogância pode ser fatal, como já foi em ocasiões anteriores. Outra. O calvário de Zuchi e sua vice Mariluci Deschamps Rosa não terminaram. Ao contrário, a agonia vai prosseguir. Há mais uma impugnação e outra cassação para serem apreciadas no Tribunal Regional Eleitoral e subirem, se os perdedores quiserem, para o TSE. É no mínimo, mais um ano. Tempo suficiente para terminar o mandato na Federação Catarinense de Municípios. Não ficava bem um presidente cassado. Acorda, Gaspar!

 

CADÊ O DINHEIRO? I

Agora a máquina de propaganda da Prefeitura do PT de Gaspar encontrou um jeito novo de nos enrolar. Mostra extratos a gente que não sabe e nunca investigou documentos e fatos. É acostumado a publicar press releases. E aproveita-se para fazer de documentos vazios, verdade e contraprovas aos incautos, desinformados e ignorantes. Ao mesmo tempo, em que diz que nenhum dinheiro chegou à sua conta, não é capaz de dizer onde ele está.  Informa que está procurando. Ou seja, não possui condições gerenciais, politicas e administrativa para ir atrás daquilo que é seu. E não vai, porque não cumpriu as suas exigências burocráticas. E é isto que ela tenta esconder de todos nós há quase 40 dias.

 

CADÊ O DINHERO? II

Abaixo, dois documentos do Siafi - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Eles mostram que o dinheiro saiu do Ministério da Integração Nacional do dia 16 de janeiro (quadro 1 onde se lê para outros bancos na coluna ?espécie?) e retornou ao Tesouro no dia 19 (quadro 2, ou seja, para a conta única do governo, como está na coluna ?espécie? e confirma o estorno). E por quê? Porque por aqui nada foi preparado na Caixa Econômica Federal, órgão repassador do convênio, para receber e liberar tal recurso para a prefeitura. Com a palavra os companheiros Valter Siqueira, Patrícia Scheitt e a Célia Margarete da Costa Souza. Afinal, cadê os R$1.250.000,00 da ponte Hercílio Deecke que ninguém sabe e ninguém viu, mas consta como liberado em Brasília? Acorda, Gaspar!

herculanoMD.jpg

 

SOBRE O TRAPICHE

A morte do empresário, líder comunitário Antônio Pedro (Pepê) Schmitt, deixou órfãos alguns políticos e cicatrizes em outros. Órfão o PMDB e Kleber Edson Wan Dall. Cicatrizes não saradas no presidente do PSD de Gaspar, Fernando Neves e na candidata a prefeito do partido de Pepê, Teresa da Trindade. O assunto continua tabu.

Muito estranho. O serviço de guincho em Gaspar está irregular e faz anos. Há denúncias no Ministério Público e no Tribunal de Contas. Este determinou a regularização. A Prefeitura lançou um edital para tal no final do ano passado, mas no outro dia cancelou. E a coisa passou. E o que aconteceu ontem no Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet? Publicou-se o decreto 5.389, para fixar os valores do serviço de guincho, estadia de veículos apreendidos. Mas só vai entrar em vigor a partir de 04 de junho de 2013. Coisa de cartas marcadas? 

Falando em propaganda. A prefeitura de Gaspar banca um programa chapa branca na rádio 89,7FM ?Falando com a cidade? como se jornalístico genuíno ele fosse. Só ela fala. E do jeito dela. Acorda, Gaspar!

Está nomeada a Comissão Permanente de Licitação de Gaspar: José Artur Benaci , Agente de Serviços Especializados ASE I; Diego Siementkowski ,Digitador; e Edmundo De Jesus Araújo Junior, Engenheiro Civil.  Segundo o decreto 3.377, Diego foi nomeado presidente da Comissão e Benaci, designado para apreciar e julgar as compras no sistema de convites ou seja, sem licitação.

Sayonara Hostins Anhaia, filha do líder petista dissidente, Chico Anhaia, foi nomeada assessora parlamentar na Câmara do vereador Mitinho Graff.

A primeira reunião do Orçamento Participativo foi bem divulgada. Só a parte da propaganda. Ela foi realizada na terra do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, a Bateias. E quando começaram os fortes questionamento da comunidade sobre a Escola Luiz de Franzói, o staff do gabinete bateu em retirada.

A Ponte do Vale, pelo projeto original vai isolar a Margem Esquerda e Lagoa. Moradores que chegam e sai para de lá para Gaspar, precisarão ir a BR-470 para entrar ou sair na alça de acesso à nova ponte. Lideranças de movimentam. A vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, já pediu na Câmara para rever o projeto enquanto há tempo. Acorda, Gaspar!

O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, mandou para a Câmara o projeto de lei 003/2013. Ele quer que os comissionados fiquem livres do ponto. O presidente do Sintraspug, Sérgio Luiz Batista de Almeida, é contra e classificou a iniciativa como mais uma festinha dos petistas.

 

 

Edição 1464

Comentários

Geraldo Crespo
26/02/2013 00:00
Herculano;

Quem tem que se cuidar não é o pmdb, quem tem que se cuidar é você. Não alfineta com vara curta, com a tua varinha, nao mexe com quem esta na boa.
PAULO !
25/02/2013 20:11
"INICIATIVAPOPULAR@REFORMAPOLITICA.ORG.BR" Esta começando no pais um movimento que tentará colher 1,5 milhao assinaturas para levar ao congresso um abaixo assinado de iniciativa popular para exigir um profunda reforma politica com objetivo de moralizá-la ! vamos participar !

Se os homens de bem se OMITEM ! O mal PROSPERA !
Herculano
25/02/2013 18:46
O PMDB DE GASPAR QUE SE CUIDE

A coluna da edição impressa do jornal Cruzeiro do Vale desta terça-feira já está pronta e editada. Daqui a pouco estará no parque gráfico.

Não vou escrever nada sobre a verba que sumiu há 40 dias e ainda não apareceu. Só tem um documento dizendo que ela está a caminho, mas poderá sumir, se o pessoal da prefeitura não souber lidar com o sistema como aconteceu da vez anterior.

Também não vou escrever nada sobre a reunião de hoje em que o pessoal da Margem Esquerda ainda pensa em fazer turismo em Brasília, talvez com inveja do pessoal do paço.

Vou colar algo sobre caráter

Vou escrever sobre a humilhação que o Executivo quer impor à Câmara nesta legislatura novamente. Ele não quer oposição. ele não quer cidadania. Ele não quer o exercício legítimo e constitucional de fiscal. Ele quer submissão, como na legislatura passada onde três vereadores do PT, valeram mais que sete da dita oposição. Fizeram gato e sapato.

O que a prefeitura o PT não querem? Que o PMDB exerça a sua condição de pedir simples informações para as matérias que o prefeito manda para a Câmara aprovar, de forma urgente. E faz isto de forma humilhante. Aguarde. Acorda, Gaspar!
Herculano
25/02/2013 18:04
CIRO GOMES CALADO JÁ É UM PERIGO. DISSE QUE DEIXARIA A POLÍTICA PARA SER COMENTARISTA DE FUTEBOL NUMA EMISSORA CEARENSE. JÁ ESTÁ ARREPENDIDO DO OSTRACISMO

O ex-ministro Ciro Gomes éum perigo calado. Imaginem, falando. A clã Gomes que domina o Ceará, rivaliza com a clã dos Arraes que domina o PSB de Pernambuco, onde o governador Eduardo Campos, aliado do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ensaia uma carreira solo para a presidência em 2014.

Ciro não gostou da idéia. Está detonando-a para se inserir nela com poder ou se reinserir no jogo do PT, onde está meio escanteado.

Eduardo Campos resolveu se contrapor. A briga está boa. O PT agradece. O PSDB, talvez. "Discordo da opinião dele, essa não é a opinião do partido. Essa é a opinião de Ciro, não a do patrido. Respeito o direito dele ter a sua opinião, mas discordo do que ele disse e não vou polemizar com ele. O partido é democrático. Todas as pessoas tem direito ao debate. Mas sobre o que o partido deve fazer e deixar de fazer, deve ser travado no tempo certo e na instância certa, que é quem decide".

O ex-governador do Ceará fez afirmação em entrevista concedida no sábado à rádio Verdes Mares. Ciro já afirmou o mesmo sobre Lula em 2002 - e depois foi seu ministro - e sobre Dilma em 2010, de quem é agora aliado. Ciro faz o jogo pelo medo do PT eventual de um segundo que Eduardo Campos provocaria.
Jaisom Barreto
25/02/2013 17:42
Sr. Herculano


Antes de mais nada quero parabeniza-lo pelos comentários postado sobre os erros da juventude que despontam como lideranças, quer nos meios jurídicos, políticos ou até publicitários.
Parabéns foste na veia, sem dó nem piedade, só após o pleito aparecem muitas coisas.
A politica velha de se aproximar a pessoas, usa-las para galgar um degrau e depois menos preza-la, sugar todos possíveis meios para proveito próprio existiram, é uma pena muitas coisas de bastidores na politica de Gaspar não poder vir a público, pois o que mais existe é a politica velha, dos denominados jovens principalmente.
Malandragem pode enganar por um tempo, até parecer esperteza, mas quando aparece a verdade transforma-se em vergonha.
A tentativa da justificativa se tornará como diz o poeta, "O conserto ficará pior que o soneto", o que restará é recolher-se, como alguns políticos velhos dessa cidade, o conforme-se pois eu sou assim! É no minimo grosseiro para quem é premiada em relações sociais.
Que forma de tentar desqualificar alguém que era visto como o futuro, desqualificar Marcelo Brick só porque tens como padrinho Jean Kulmann se em dias de campanha o menino era idolatrado, bom, lindo, querido, seria a força que precisava, que logo após estaria nas fileiras do grupo, e agora isso, impressionante a mudança de postura de ambos, um por dizer que viria e outro por contar que a traição existiria, precisamos descobrir quem enganou quem ai.
Será que não é só porque o Kenedy Jr, não tem um grau maior dentro do Shopping, a afirmação de que não procuramos tetas para nos pendurar, mas estava com o ex vereador no PV, depois fazendo o Marketing da coligação e logo em seguida assessora do Deputado derrotado em Joinville bem longe daqui é no minimo interessante.
Ou então a moça gosta mesmo é dos fracos e oprimidos, (ta eu acredito).
Sr. Herculano não quero aqui me delongar por demasia até porque a lista de políticos desta cidade que chegaram ao topo e hoje, perambulam sem uma palavra se quer de credibilidade, que veem a cidade seguir para o cadafalso sem nada fazer, pois foram eles que deram o pontapé inicial para isso.
Sobrevivendo somente do JARGÃO "e você o que fez", e justamente pela arrogância dos que la estão e incluindo os possíveis que chegariam, o caminho é o mesmo a história só se repete, não se melhora em absolutamente nada.
Miguel José Teixeira
25/02/2013 16:58
Pulicado em 17/01/2013 09:20
Cuba, o que foi que aconteceu?
Conheça o mais devastador e triste retrocesso de uma nação da história universal, por Álvaro Pedreira de Cerqueira
A primeira nação da América espanhola, incluindo a Espanha e Portugal, que utilizou máquinas e barcos a vapor foi Cuba, em 1829.

A primeira nação da América Latina e a terceira no mundo (atrás da Inglaterra e dos EUA), a ter uma ferrovia foi Cuba, em 1837.

Foi um cubano quem primeiro aplicou anestesia com éter na América Latina, em 1847.

A primeira demonstração, em nível mundial, de uma indústria movida a eletricidade foi em Havana, em 1877.

Em 1881, foi um médico cubano, Carlos J. Finlay, que descobriu o agente transmissor da febre amarela e definiu sua prevenção e tratamento.

O primeiro sistema elétrico de iluminação em toda a América Latina (incluindo a Espanha) foi instalado em Cuba, em 1889.

Entre 1825 e 1897, entre 60 e 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebeu do exterior vieram de Cuba.

Antes do final do Século XVIII, Cuba aboliu as touradas por considerá-las "impopulares, sanguinárias e abusivas com os animais".
O primeiro bonde que circulou na América Latina foi em Havana, em
1900.

Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina, foi em Havana que chegou o primeiro automóvel.

A primeira cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.

Em 1907, estreou em Havana o primeiro aparelho de Raios-X em toda a América Latina.

Em 19 maio de 1913, quem primeiro realizou um vôo em toda a América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, na Forida, EUA, que durou uma hora e quarenta minutos.

O primeiro país da América Latina a conceder o divórcio a casais em conflito foi Cuba, em 1918.

O primeiro latino-americano a ganhar um campeonato mundial de xadrez foi o cubano José Raúl Capablanca, que, por sua vez, foi o primeiro campeão mundial de xadrez nascido em um país subdesenvolvido. Ele venceu todos os campeonatos mundiais de 1921-1927.

Em 1922, Cuba foi o segundo país no mundo a abrir uma estação de rádio e o primeiro país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.

A primeira locutora de rádio do mundo foi uma cubana: Esther Perea de la Torre. Em 1928, Cuba tinha 61 estações de rádio, 43 delas em Havana, ocupando o quarto lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética. Cubafoi o primeiro país no mundo em número de estações por população e área territorial.

Em 1937, Cuba decretou, pela primeira vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, o salário mínimo e a autonomia universitária.

Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a ter uma presidente da raça negra, eleita por sufrágio universal, por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Ela se adiantou em 68 anos aos Estados Unidos.

Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo. Na América Latina foi o primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.

O movimento feminista na América Latina apareceu pela primeira vez no final dos anos trinta, em Cuba. Ela se antecipou à Espanha em 36 anos, que só vai conceder às mulheres espanholas o direito de voto, a posse de seus filhos, bem como poder tirar passaporte ou ter o direito de abrir uma conta bancária sem autorização do marido, o que só ocorreu em 1976.

Em 1942, um cubano se torna o primeiro diretor musical latino-americana de uma produção cinematográfica mundial e também o primeiro a receber indicação para o Oscar norte-americano. Seu nome: Ernesto Lecuana.

O segundo país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba, em 1950. As maiores estrelas de toda a América, que não tinham chance em seus países, foram para Havana para atuarem nos seus canais de televisão.

O primeiro hotel a ter ar condicionado em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera em 1951.

O primeiro prédio construído em concreto armado em todo o mundo fica em Havana: O Focsa, em 1952.

Em 1954, Cuba tinha uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e do Uruguai) no consumo de carne per capita.

Em 1955, Cuba era o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).

Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). As taxas do Haiti era de 90%; e da Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana 50%.

Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes), com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois o Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.

Em 1958, Cuba foi o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão a cores.
Em 1958, Cuba era o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes). Era quem mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias por km2 e o segundo no número total de aparelhos de rádio.

Ao longo dos anos cinqüenta, Cuba detinha o segundo e terceiro lugares em internações hospitalares per capita na América Latina, à frente da Itália e mais que o dobro da Espanha.

Em 1958, apesar da sua pequena extensão territorial e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era a 29ª economia do mundo.

Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: (358), batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

E depois, o que aconteceu?

Veio, em 01.01.1959, a (estúpida e selvagem) Revolução comunista...

(por Álvaro Pedreira de Cerqueira).
Fonte: Abrasgraos
Monique Margô
25/02/2013 16:19
Caro Herculano, esqueça o meu pai, o deputado para o qual estou trabalhando e a política velha. Eu tenho identidade e cabeça próprias. Utilizei o espaço para me expressar porque o vereador Marcelo Brick estava tentando se vincular a uma obra que não ocorrerá por sua interferência e não mostrou nenhum trabalho relevante. Eu combato esse tipo de enganação e gosto de transparência. Acho patético político que se esquiva dos problemas e do trabalho para o qual foi eleito (resolver os problemas da sociedade) enquanto acha que é celebridade, só posando pra foto com figurão por aí. O povão adora (e por isso que as coisas dificilmente mudam), eu não. Quem exerce um cargo comissionado como eu e se omite ao ver o povo sendo enganado está fazendo parte de um "aparelhamento do Estado", o que não é o meu caso. Mas, pior do que isso, foi a reação do vereador e seus fiéis escudeiros a minha crítica e sugestão. Erro grotesco de relacionamento em mídias sociais, pois nunca se esculhamba a pessoa que participa e sim tenta-se melhorar a partir da crítica e reverter a situação. Eu prezo pela transparência política e inclusive fui premiada nacionalmente ano passado por esse meu trabalho. O senhor está usando a régua errada para me medir e por isso comete tantos erros de interpretação sobre minha trajetória profissional. Eu tenho currículo e competência para estar onde estou. Aliás, estou lisonjeada com o "visionária de marketing" e acho que mereço. Não fui contratada para fazer campanha política de reeleição parlamentar, fui contratada para dar qualidade ao mandato do deputado, creditá-lo para continuar representando o povo em um novo mandato é consequência. Não sei se estarei ainda neste trabalho até a próxima eleição, porque eu não tenho interesse de me encostar em lugar nenhum, apenas dar a minha contribuição. Também não estou à procura de "boquinha" em repartição pública nenhuma, e sim em funções onde eu possa desenvolver meu potencial de trabalho e colaborar com a sociedade de forma efetiva. Esta sou eu, conforme-se.
Herculano
25/02/2013 15:34
DISCURSO DE CANDIDATO

O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, PT, está em Florianópolis. É que a Fecam - Federação Catarinense dos Municípios - está realizando o XI Congresoso Catarinense dos Municípios.

O que Zuchi defendeu no seu discurso perante os prefeitos catarinenses? Melhor distribuição da arrecadação total do país. Ele e os demais prefeitos criticaram a concentração da receita no governo federal, que abocanha mais de 70% do que é gerado nos municípios.

Discurso certo. Necessário diante de tamanho absurdo e concentração da arrecadação num princípio federativo e que torna os municípios geradores e solucionadores de problemas, pedintes, sem força, em Brasília.

Mas, quem domina e aumenta esta perniciosa concentração de tributos? O governo do PT (Lula e Dilma) do qual Zuchi é um representante ferrenho. Discurso apenas. E para agradar. De prático, nada a não ser a ausência aqui em Gaspar em Florianópolis, ele está em campanha por 2014. Acorda, Gaspar!
Herculano
25/02/2013 15:04
PREFEITO DE GASPAR VAI A ALEMANHA

Os leitores e leitoras desta coluna já sabiam da notícia desde a semana passada. Como sabiam antes que a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, PT, vai ssumir por dez dias a prefeitura de Gaspar.

Agora, é o oficial. Está na pauta da sessão de amanhã da Câmara de Vereadores. Ofício/Requerimento, subscrito pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, solicitando autorização para se ausentar do país, no período de 01/03/2013 a 09/03/2013, em razão de viagem à Alemanha, na qualidade de representante da Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, a AMMVI.

Apesar desta viagem já estar programada com alguma antecedência, requerimento pede que ele seja submetido imediatamente à apreciação plenária, independente de parecer e consequentemente aprovado.

Esta urgência até pode ser pedida. Dá-lo como aprovado ai é um gesto político, porque a Câmara possui a prerrogativa de negá-lo. Zuchi repeita a falta de respeito da legislatura passada do Executivo para com o Legislativo. Esta repetição, não é boa. A presunção e a arrogância parecem ser provocativas e propositais.

E apenas para lembrar. Por muito menos, o ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, PSD, foi barrado pelo PT, DEM e PSDB numa viagem para assinatura de contrato nos Estados Unidos no ano passado. Acorda, Gaspar!
Herculano
25/02/2013 13:20
ECONOMIA EM QUEDA, MAS GOVERNO ESFOLA E ARRECADA MAIS IMPOSTOS


Arrecadação de impostos bate recorde e chega a R$ 116 bilhões em janeiro

O governo federal arrecadou R$ 116,066 bilhões em impostos e contribuições em janeiro, resultado recorde, segundo a Receita Federal informou nesta segunda-feira. O número representa alta real de 6,59% sobre igual mês do ano passado.

Sem correção inflacionária, a receita com impostos e contribuições teve alta de 13,15% no primeiro mês de 2013, ante mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação somou R$ 102,579 bilhões.

Na comparação com dezembro, a arrecadação teve alta real de 11,46%, influenciada pela maior arrecadação do Imposto de Renda total, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Cofins
OBSERVADOR-MOR
25/02/2013 12:57
Meninos eu vi !!!!

Num tempo não muito remoto a BIG FAT, IDELI SALVATTI, esparramada no asfalto da SC-401 em FLORIPA, protestando ela e mais uns renitentes do PT ,contra a cobrança do PEDÁGIO,hoje por ironia do destino a grande IDELI ,aprova a cobrança do PEDÁGIO NA BR 101,QUE NEM ESTÁ DUPLICADA,E OLHA QUE O LULA ,NO ANIVERSÁRIO DA FILHA DA LURIAN, DISSE DE FORMA VELADA QUE ATÉ 2008 A DUPLICAÇÃO DESTA IMPORTANTE OBRA ELE VIRIA A SC ,INAUGURAR ( MENTIU UMA VEZ,VICIOU NA MENTIRA, ROUBOU UMA VEZ, VICIOU NO ROUBO.A Ideli diz que é professora, alguém poderia dizer com precisão,quantas aulas a Ideli ministrou ¿ Se meteu num sindicato,que serviu de trampolim ,para a política, arrombou a porta da secretaria,com aquele se avantado abdômen, promoveu greves politicas ,mas dar aulas ¿ Bem aí é difícil , dá muito trabalho corrigir provas, ela é ? linguaruda? gosta mesmo é da falar dos outros, só isso.
A IDELI PIOROU NA ÉTICA, E NA ESTÉTICA, NEM O PITANGHY ,DEU JEITO.

AH, E AQUELA VIAGEM PAGA PELO SENADO,COM SEU NAMORADO, QUE O SARNEY PATROCINOU ¿ QUE VERGONHA,MAIS UMA MANCHA . CURSO DE QUE MESMO IDELI ¿
O Senado gastou pelo menos R$ 70 mil para a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e um assessor participarem de um curso voltado para a capacitação de executivos realizado em três etapas, no México, na Argentina e na Espanha, entre abril de 2007 e janeiro de 2008.
Chamado ?The Art of Business Coaching?, o evento foi promovido pela empresa Newfield Consulting, cujo fundador no Brasil é Luiz Sérgio Gomes da Silva, ex-funcionário do Palácio do Planalto e ex-assessor da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e filiado ao PT.
Luiz Sérgio afirmou que o curso é mais voltado para executivos de empresas privadas, com técnicas e estratégias para capacitá-los a liderar equipes. ?O principal cliente nosso é o gerente da grande empresa privada, em nível nacional e internacional. São os grandes executivos?, disse.
Atual líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti foi acompanhada no curso pelo assessor Paulo André Argenta. Os dados das viagens constam na Tomada de Contas do Senado de 2008 enviada ao TCU (Tribunal de Contas da União).
Para os dois participarem do curso, o Senado desembolsou R$ 35.530 com as inscrições. Com diárias, a senadora gastou R$ 11.837,40 nas cidades onde o curso ocorreu: Cidade do México, Buenos Aires e Sevilha.
Além de participar das três etapas do curso com Ideli, o assessor Argenta fez mais três viagens sozinho para Buenos Aires, São Paulo e Florianópolis, entre julho e novembro de 2007. Recebeu R$ 15.208 para pagamento de diárias. Argenta disse que ele e Ideli também tiveram as passagens aéreas pagas pelo Senado. AFolha fez uma estimativa e os dois teriam gasto, em valores atualizados, ao menos R$ 7.500 para comprar os bilhetes.
Em requerimento de 18 de abril de 2007, Ideli solicitou autorização para viajar e participar do curso no exterior. No documento, a senadora refere-se ao curso como ?uma missão?.

ESSA É A IDELI, PAULISTA TRAVESTIDA DE CATARINENSE,EM 2014 ,VAMOS VARRE-LA DO MAPA.
XÔ IDELI. E VAMOS CASSAR ESTE TITULO DE CIDADÃ GASPARENSE.
AH, EM TEMPO : CADÊ OS 1.250.000,00 DA PONTE¿
DANIEL C. S.
25/02/2013 11:06
ESTRADA QUE DO BELCHIOR QUE VAI PARA LUIS ALVES.
FAVOR ARRUMAR A ESTRADA QUE ESTÁ PESSIMA. NÃO VEM COM PAPO QUE ESSA PARTE É ESTADUALIZADA, PRECISAMOS DE ESTRADA DESCENTE. VOCÊS TEM IDEIA DO MOVIMENTO QUE TEM?? NÃO ESTAMOS PEDINDO NADA DE MAIS.
Herculano
25/02/2013 10:36
IDELI NÃO VEIO

A propaganda prometia a presença da gasparense honorária e ministra das relações Institucionais, Ideli Salvatti, no encontro do PT de Gaspar para comemorar os dez anos de poder do partido no Brasil e os 33 anos de vida dele. Ela não veio. Talvez para não ser cobrada pelas verbas que aqui escasseiam ou quando vem, desaparecem na burocracia de Gaspar e Brasília.

Este foi o primeiro encontro do partido depois que um dos fundadores do do PSDB de Gaspar, Élcio Carlos de Oliveira, tornou-se presidente do PT local, por obra e articulação de Doraci Vans, sob a proteção do vereador Antônio Carlos Dalsóchio, cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi.
Herculano
25/02/2013 10:29
A DEFESA DOS BANDIDOS

O PT que chegou ao poder afirmando ser diferente e ético, deu exemplo práticos que este discurso era para enganar os incautos eleitores e eleitoras.

A condenação do mensalão, exposto por meses na tevê no julgamento detalhado do Supremo Tribunal Federal não deixou dúvidas.

Um dos condenados foi a estrela maior deste arranjo de enganação do partido e louvado por todos os petistas, José Dirceu. E hoje se sabe bem porquê.

Olha só o que José Dirceu afirmou e pregou em Chapecó, neste final de semana. "É uma lei absurda. Porque ela retroagiu. No Brasil, pela Constituição, você só pode ser considerado culpado quando transitado em julgado na última instância. Só que, agora, vale na segunda instância".

A que José Dirceu se referia? A Lei da Ficha Limpa, uma lei de origem popular, (o povo que o PT diz representar) porque se dependesse dele e da maioria dos políticos, de todos os partidos, diga-se a bem da verdade, ela não nasceria e não prosperaria no Congresso.



Querem mais uma
Herculano
25/02/2013 10:13
ISTO INTERESSA A GASPAR

Congresso começa semana à espera da decisão do STF sobre vetos.
Supremo decide na próxima quarta se vetos trancam pauta do Congresso. Parlamentares aguardam decisão para votar projetos como o Orçamento.

Por que interessa a Gaspar? É que na construção da ponte do Vale, a contrapartida da prefeitura ainda é mais de R$ 21 milhões. Uma emendar parlamentar de R$19 milhões feita pela bancada catarinense no Congresso, está no rolo para ser aprovada e depois, ratificada pela presidente Dilma Vana Rousseff.
vlad
25/02/2013 08:44
AULA DE GRAMÁTICA
***
Filho da P... é adjunto adnominal, quando a frase for:
Conheci um político filho da P...
- Mas se a frase for
O político é um filho da P..., daí, é predicativo.
- Agora, se a frase for:
Esse filho da P... é um político, é sujeito.
- Porém, se o cara aponta uma arma para a testa do político e diz:
Agora nega o roubo, filho da P...! ? daí é vocativo.
- Finalmente, se a frase for:
O ex-ministro Fulano, aquele filho da P..., desviou o dinheiro das estradas daí, é apôsto.
Que língua a nossa, não?!
Agora vem o mais importante para o aprendizado:
- Se estiver escrito:
Saiu da presidência e ainda se acha presidente.
O filho da P... é sujeito oculto?
vlad
25/02/2013 08:39
É humor?
Em Cuba, um menino chega da escola faminto e pergunta à sua mãe:
? Mamãe, o que vamos comer?
? Nada, filhinho.
O menino vê o papagaio da casa e diz:
? Nem papagaio com arroz?
? Não temos arroz, filhinho.
? E papagaio assado?
? Não temos gás.
? Assa na churrasqueira elétrica!
? Não temos eletricidade, filho.
? Que tal papagaio frito?
? Não temos óleo, querido.
Grita o papagaio:
? VIVA FIDEL! VIVA FIDEL!
_______________________
O ex-presidente Lula criou um novo nível hierárquico na estrutura no Poder Executivo: O Presidente-Adjunto.
Herculano
25/02/2013 07:04
ROTINA. ATÉ QUANDO?

Três ocorrências de incêndio em veículos são investigadas pela Polícia Militar. Atos foram registrados na madrugada desta segunda-feira em Joinville, Criciúma e Palhoça
Herculano
25/02/2013 06:15
DO GOVERNO SEM RUMO, SEM PRIORIDADE, SEM INFRAESTRUTURA, SEM POLÍTICA ECONÔMICA E MUITO DISCURSO PARA ENGANAR DESINFORMADOS E IGNORANTES E ALIMENTAR FANÁTICOS

Para evitar atrasos de portos no Brasil, China compra soja dos EUA.
Asiáticos desviam nove graneleiros que viriam buscar grãos no país
Herculano
25/02/2013 06:10
DE ONDE VEM O EXEMPLO DE NÃO LARGAR O OSSO

Nesta segunda-feira, o jornal Folha de S. Paulo traz uma triste constatação numa reportagem assinada por Luiza Bandeira: os partidos - seja que tamanho forem ou importância tenham no cenário político partidário brasileiro - possuem donos e não largam o por décadas.

Metade dos partidos não troca presidente há mais de 10 anos.Alguns líderes partidários estão no poder por mais tempo que ditadores.
Baixa renovação afeta siglas de todos os portes; Michel Temer comanda PMDB desde 2001, Roberto Freire preside PPS há 21 anos

Vítor Nósseis preside o PSC desde 1985. Daniel Tourinho assumiu o cargo mais alto do hoje PTC em 1989. A exemplo deles, outros 13 presidentes de partidos políticos estão no posto há mais de dez anos.

Há exemplos em siglas nanicas, médias e grandes. Após várias reeleições, alguns são considerados "donos" de siglas. Somam mandatos mais duradouros que o de presidentes africanos notórios pela longevidade no poder.

A gestão do líder do PSC, por exemplo, é mais longa que a do presidente de Uganda, Yoweri Museveni, há 27 anos no comando do país. Já o líder do PTC assumiu no ano em que o ditador do Sudão, Omar Bashir, chegou ao poder.

No grupo, que reúne metade dos 30 dirigentes de partidos, está o deputado Roberto Freire, presidente do PPS há 21 anos, e o vice-presidente da República, Michel Temer, que comanda o PMDB desde 2001. Hoje ele está licenciado, mas deve ser reeleito em março.

Já partidos como PRTB, de Levy Fidelix, e PSDC, de Eymael, nunca estiveram nas mãos de outra pessoa.

Para a cientista política Maria do Socorro Souza Braga, da Universidade Federal de São Carlos, duas situações levam à permanência de um presidente por tantos anos.

A primeira são os partidos "de notáveis", que giram ao redor de um líder. "É uma legenda fraca." Em outros casos, há tantas correntes internas que, quando alguém se legitima, fica como nome de consenso, como no PMDB.
Herculano
25/02/2013 06:01
O JOGO DUPLO DO PSB

A tarefa de hoje, como insiste Eduardo Campos, é em 2013 assegurar apoio à presidente. Discutir sucessão agora é um desserviço à democracia. A afirmação é do vice-presidente do partido, Roberto Amaralem artigo publicado na edição de hoje do jornalFolha de S.Paulo
Herculano
25/02/2013 05:58
AS PERGUNTAS DO CANDIDATO AÉCIO NEVES, PSDB

Qual PT celebra dez anos no poder? O que fez do discurso da ética durante anos a sua principal bandeira eleitoral ou o que defende em praça pública os réus do mensalão?

O que condenou com ferocidade as privatizações conduzidas pelo PSDB ou o que as realiza hoje sem nenhum constrangimento? O que discursa defendendo um Estado forte ou o que fragiliza empresas públicas nacionais, como a Petrobras e a Eletrobrás?

O que ocupou as ruas lutando pelas liberdades ou o que, no governo, apoia ditaduras e defende o controle da imprensa? O PT que considerava inalienáveis os direitos individuais ou o que se sente ameaçado por uma ativista cuja única arma é a sua consciência?

Qual?
Herculano
25/02/2013 05:50
O ENTENDIMENTO DA MENTE

Governo americano investirá US$ 3 bilhões num "projeto genoma" para desvendar os 100 trilhões de conexões que compõem a mente humana
Herculano
25/02/2013 05:44
O RETRATO DE UM GOVERNO E DE UM PODER SOB SUSPEITA. BRASIL RELUTA IMPEDIR O LIVRE TRÂNSITO INTERNACIONAL DE CORRUPTOS

Ao menos é isto o que revela na edição desta seguda-feira a principal o jornal O Estado de S.Paulo. G-20 avalia barrar entrada de corruptos nos países-membros, mas Brasil resiste.Documentos obtidos pelo 'Estado' relatam a falta de consenso no governo sobre o tema, considerado 'sensível' e 'polêmico'.

Segundo a repórter Alana Rizzo, da sucursal do jornal em Brasília, o Grupo dos 20 (G-20) estuda uma proposta para barrar a circulação de corruptos e corruptores nos seus países-membros a partir da negativa de vistos e de refúgio. A proposta, encabeçada pelos Estados Unidos, é vista com reticências no governo brasileiro.

O Estado teve acesso a documentos que relatam a falta de consenso dentro do governo em apresentar uma manifestação sobre o tema, apesar da pressão internacional. Desde o ano passado, membros da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério das Relações Exteriores, da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça estão envolvidos no debate, considerado "sensível", "polêmico" e "difícil".

As autoridades brasileiras não conseguem definir quem seria afetado pela medida.

Em 2012, os chefes de Estado ratificaram o compromisso de criar instrumentos para barrar a entrada de enquadrados nesse crime em seus territórios. Em junho, o grupo apresentará o primeiro relatório sobre a implantação da medida.

O Brasil quer parâmetros sobre quem se enquadraria no termo "corrupto" e quem sofreria as penalidades. Não há entendimento, entre as autoridades locais, sobre se a norma valeria apenas para condenados ou também para aqueles que não foram julgados. Discute-se, ainda, no âmbito do G-20 que a punição deveria se estender a familiares e associados dos corruptos, o que contraria a Constituição brasileira. Também pesa nas discussões governamentais a tradição do País de não restringir acesso ao seu território. Os defensores da proposta, no entanto, sustentam que a negação de vistos e o controle migratório impedem que o corrupto gaste o dinheiro fruto do ilícito fora de seu país.

A medida teria reciprocidade e afetaria o universo de corruptos brasileiros que tentassem entrar nos países do G-20. Dados do Ministério Público Federal revelam que mais de 5 mil inquéritos foram abertos nos últimos anos para investigar práticas de corrupção no País. Cerca de 700 pessoas cumprem pena hoje no Brasil por esse crime.

No Supremo Tribunal Federal, há 17 inquéritos e ações penais contra parlamentares, e somente a Procuradoria Regional da República da 1.ª Região denunciou cerca de 250 prefeitos nos últimos dois anos por esse crime. No julgamento do mensalão, concluído no final do ano passado, 20 dos 25 condenados foram sentenciados a penas por corrupção ativa ou passiva - entre eles o ex-ministro José Dirceu, o deputado federal José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Herculano
24/02/2013 22:55
O JORNALISMO INDEPENDENTE ILUMINA A PAISAGEM INFESTADA DE REPÓRTERES INVERTEBRADOS E COLUNISTAS ESTATIZADOS, por Agusto Nunes, de Veja.

Na edição impressa de VEJA, comentei o livro do jornalista Merval Pereira sobre o julgamento do mensalão.

Numa paisagem infestada de repórteres invertebrados, críticos construtivos, colunistas estatizados e analistas que combatem valentemente quem ousa discordar do governo, o espaço ocupado por jornalistas nascidos sob o signo da independência e condenados a amar a verdade acima de todas as coisas parece perturbadoramente acanhado. É mesmo diminuto, mas não há motivos para inquietação.

Os integrantes dessa linhagem nunca foram muitos. Mas cada um vale por uma multidão, comprova Merval Pereira em Mensalão ? O dia a dia do mais importante julgamento da história política do Brasil (Editora Record; 285 páginas; 34,90 reais). "O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter", ensinou Cláudio Abramo.

É o que Merval tem feito há mais de 40 anos, ao longo dos quais brilhou como repórter de campo ou exercendo cargos de chefia nas Organizações Globo, no Jornal do Brasil e em VEJA. É o que faz todos os dias em sua coluna no Globo e nos comentários para a GloboNews e para a rádio CBN. Foi o que fez durante os quatro meses e meio em que milhões de brasileiros acompanharam - primeiro com ceticismo, em seguida com esperança, enfim com justificado entusiasmo - o julgamento da quadrilha que tentou a captura do Estado Democrático de Direito até ser desbaratada em meados de 2005.

Aos 63 anos, eleito há quase dois para a Academia Brasileira de Letras, o jornalista carioca reconstitui essa metamorfose fascinante no livro que reúne 86 artigos publicados na página 4 do Globo, precedidos por um pedagógico prefácio do ex-ministro Carlos Ayres Britto e completados por dois textos, até agora inéditos, que induzem o mais descrente dos leitores a acreditar que o Brasil nunca mais será o mesmo. Começou a mudar - para melhor.

Como adverte o posfácio, nenhuma decisão judicial é capaz de iluminar da noite para o dia a face escura de um país. Se no Brasil Maravilha que Lula inventou é possível até erradicar a miséria por decreto, no Brasil real os avanços são mais demorados. O Supremo não erradicou a corrupção. Ao condenar uma organização criminosa comandada por figurões federais, contudo, revogou a norma não escrita segundo a qual alguns são mais iguais que os outros, embora todos sejam iguais perante a lei.

Ao contrário do miserável-brasileiro, o brasileiro corrupto não virou uma espécie extinta. Mas ninguém mais pode considerar-se condenado à perpétua impunidade. Veja-se o escândalo protagonizado por Rosemary Noronha e seus comparsas. Um jipe doado a um dirigente do PT por serviços prestados a uma empresa privada, exemplifica Merval, "equivale à operação plástica para a chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, em troca talvez de uma audiência marcada".

Nem existem diferenças notáveis, lembra o autor, entre arranjar emprego para a ex-mulher do político poderoso ou premiar com um cruzeiro marítimo a secretária que diz que conversa com o ex-presidente todos os dias. O caso Rose sugere que o país é o de sempre. Visto de perto, informa aos gritos que as coisas mudaram.

Há um ano, como demonstra o livro, Lula estava em campanha para adiar o julgamento do mensalão ou absolver todos os culpados. Confiante no apoio de gente que nomeou, como o presidente Ayres Britto ou o relator Joaquim Barbosa, enxergou subordinados obedientes onde havia juízes honrados. Decidido a ganhar de goleada, recorreu à chantagem para enquadrar Gilmar Mendes. A vítima do achaque contou o que acontecera e Lula preferiu acompanhar o julgamento pela TV Justiça.

Atropelado em novembro pela Operação Porto Seguro, que apurou as bandalheiras da turma de Rose, o mais falante dos palanqueiros foge da história há mais de três meses. "Depois do julgamento do mensalão, há mais chance de o poderoso de plantão, apanhado com a boca na botija, pagar por seus crimes, até mesmo na cadeia", constata Merval. É verdade, confirma a estridente mudez de Lula.
Jardeson Barbelho
24/02/2013 20:14
Sr. Herculano;

Mônique Margô, estava cotada para ser assessora de Kleber e Rodrigo Boeing Althopf - pois escudeira e visionaria de markting da campanha, sim era ela quem postava as falcatruas da oposição, era ela quem, através de seu celular de 4 G agitava os acontecimentos e mostrava as mentiras na net.

Margô, ficoiu surpresa com a possivel mudança de nome da SAMUSA, SAMAE para CASSIMAE OU CASSIMUSA, UMA mistura de cassino com Samae e Samusa.

Monique Margô, seria ou será uma peça chave que ficou por demais chateada a exclusão da listinha que foi aqui publicada, ela esta muito aborrecida com o sr. seu Herculano, pois ela amava suas noticias, porém só quando mostra as mentiras do pt, já quando o senhor mostras as falcatruas do time tela fica muito irriquieta. Ame mais monique e deixa-nos olhando a maré... acorda menina. Quem sabe você possa ser a relaç~eos publicas do CASSIMUSA>. sÓ o tempo o dirá.
Herculano
24/02/2013 19:50
AVANÇOS ILUSÓRIOS, por Merval Pereira para O Globo

Durante os governos petistas, a estrutura econômica brasileira iniciou ou aprofundou tendências que comprometem a capacidade de desenvolvimento do país no longo prazo, afirma o professor titular de Economia Internacional da UFRJ Reinaldo Gonçalves em análise da economia brasileira nos 10 anos de governos petistas em trabalho intitulado "Brasil Negativado, Brasil Invertebrado: Legado de 2 governos do PT".

Essas tendências, entre outras, segundo ele, são desindustrialização; reprimarização das exportações; maior dependência tecnológica; desnacionalização; perda de competitividade internacional; crescente vulnerabilidade externa estrutural; maior concentração de capital e política econômica marcada pela dominação financeira.

Até mesmo no campo social o professor da UFRJ vê ilusão onde o governo vende "conquistas notáveis". Para ele, as políticas distributivas não atingem a estrutura de concentração de riqueza e não alteram a distribuição funcional da renda (salários versus juros, lucros e aluguéis). No que se refere ao desenvolvimento social, tomando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como referência, Gonçalves constata "a total ausência de ganhos do país relativamente ao resto do mundo".

O Brasil Negativado também aparece em outro importante indicador de desempenho econômico, a inflação. Durante os governos petistas a taxa média de inflação é 6,1% (preços ao consumidor). Segundo o estudo, a taxa de inflação no Brasil é maior do que média mundial em 6 anos e maior do que a mediana mundial em 9 anos.

A melhora na distribuição de renda, na visão de Gonçalves, não é vigorosa ou sustentável em decorrência da própria natureza do modelo de desenvolvimento, que envolve trajetória de desempenho fraco e instável. Ele alega que os indicadores capturam fundamentalmente os rendimentos do trabalho e os benefícios da política social, e a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD), que serve de base para o cálculo dos indicadores de desigualdade, subestima os rendimentos do capital (juros, lucros e aluguéis).

Segundo o estudo, a distribuição da riqueza, muito provavelmente, não se alterou tendo em vista a vigência de elevadas taxas de juros reais no governo Lula, o reduzido crescimento do salário médio real, a concentração de capital e a ausência de medidas que inibam práticas comerciais restritivas (abuso do poder econômico) das grandes empresas.

Também como exemplo de concentração de capital e de riqueza, Gonçalves ressalta que no início do século XXI o valor dos ativos totais dos 50 maiores bancos era igual aos ativos totais das 500 maiores empresas; em 2011 os ativos dos 50 maiores bancos eram 78% mais elevados do que os ativos das 500 maiores empresas.

A base de dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com coeficientes de Gini (que mede a desigualdade) num painel de 110 países mostra que, apesar de haver queda da desigualdade na América Latina na primeira década do século XXI, os países da região continuam com os mais elevados indicadores de desigualdade de renda no mundo.

Em meados desta década, lembra Reinaldo Gonçalves, 4 entre os 5 países com maior desigualdade estão na região (Colômbia, Bolívia, Honduras e Brasil).

No conjunto dos 10 países mais desiguais, há 8 países latino-americanos. Segundo o levantamento, o Brasil experimentou melhora marginal na sua posição no ranking mundial dos países com maior grau de desigualdade entre meados da última década do século XX e meados da primeira década do século XXI. Saiu da 4ª posição no ranking mundial dos mais desiguais para a 5ª posição.

Gonçalves ressalta que os avanços que ocorrem no Brasil não implicam ganhos em relação ao resto do mundo durante os governos petistas. Ele toma como exemplo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do PNUD. Embora ao longo do período 2000-11 o IDH do Brasil tenha aumentado de 0,665 em 2000 para 0,718 em 2011, este mesmo fenômeno ocorreu com a maioria dos países.

Em consequência, destaca Gonçalves, não há mudanças nas diferenças entre o IDH do Brasil, que se manteve praticamente estável (70ª posição) durante os governos petistas, e a média dos IDHs dos outros países.
Herculano
24/02/2013 19:28
FARPAS

Neste final de semana houve troca de farpas no Facebook dos seguidores do vereador Marcelo de Souza Brick, PSD, e Monique Margô Serafim, a ex-assessora na Câmara do ex-vereador e candidato a vice prefeito de Gaspar, Rodrigo Boeing Althoff, PV.

Por que? Brick postou os contatos que fez em Florianópolis e o que algumas obras poderiam impactar na Educação por aqui. Monique, com um tom de ironia, pediu detalhes, pois segundo ela, estas coisas genéricas são de domínio do site da secretaria da Educação, tanto que ela já havia compartilhado o Facebook antes do próprio Brick.

De um pingo, se fez uma tempestade. Gaspar perdeu, mais uma vez e entre jovens, a esperança. E não vou entrar no mérito de quem tem razão, mas como a tal oposição fraca, inexistente, se esgola entre ela própria batendo cabeça e se expondo. E o poder de plantão daqui assiste, ri e agradece.

O que está por detrás disto tudo? A disputa de 2014. Monique - que é filha de Ademir Serafim, presidente do PSDB de Gaspar -, agora está no gabinete do deputado, evangélico, e candidato derrotado a prefeito de Joinville, Kennedy Nunes, que já foi PP e coligado com o PT que elegeu Carlito Mers, mas hoje está no PSD. E dai? Daí que Brick tem como padrinho o deputado Jean Jackson Kuhlmann, PSD, de Blumenau.

Então? O que está em disputa são os votos para os referidos padrinhos a deputado estadual e não propriamente a construção de uma Gaspar livre dos problemas que temos hoje e que a atrasa.Acordem,meninos e meninas. Acorda, Gaspar!
José Eduardo
24/02/2013 15:22
FACEBOOK BOMBANDO:

Dr. Herculano, por quê o Vereador e Cunhado do Prefeito não consegue responder perguntas tão simples?



Roberto Pereira:

Transparência não tem nada haver com propaganda!


Antonio Carlos Dalsochio:
Divulgação dos atos da gestão pública, isso é transparência. Vcs vão demorar pra entender disso e praticar.
há 36 minutos · Curtir

Roberto Pereira: Então, divulgue para nos o balanço da EXPOGASPAR! Até pago o jornal para vcs publicarem! Tmb esclarece porque a servidora de RH da Prefeitura foi a orientada a não publicar no diário oficial a licença e férias do Doraci Vanz no período eleitoral? Perguntas difíceis heim!


Antonio Carlos Dalsochio · 148 amigos em comum
Expogaspar foi em 2009 e depois disso tivemos todas as contas aprovadas pela Câmara de vereadores e pelo Tribunal de Contas do estado de Santa Catarina. Qualquer servidor poderá requisitar sua licença e férias no tempo que ele desejar.


Cristiane Nicoletti GASPAR DEVERIA SE CHAMAR "BRASÍLIA" CAPITAL DA CORRUPÇÃO.


Roberto Pereira Nobre vereador (representante do povo), não brinque com nossa inteligência, para lhe ajudar vou ser mais especifico: me refiro a esse fato, que esta em outro processo que o prefeito foi punido: A testemunha Raquel Rose da Cunha Quadros, funcionáriado...Veja mais

Antonio Carlos Dalsochio
O servidor ocupante de cargo efetivo tem direito a licença premio. O nobre adevogado faz confusão, mas temos outras instancias com a devida venia para esclarecer e julgar vossas dúvidas.


Roberto Pereira E pq a servidora foi orientada a não divulgar? Será pq o servidor não tinha direito a licença prêmio, já que não tinha período aquisitivo de 5 anos! Caso ela tinha direito, me avise, q vou informar aos demais servidores efetivos da prefeitura, eles vão querer tmb! Mas claro, to esquecendo q ele é o chefe de gabinete, ele pode tudo!


Carmen Riebe BBB gaspar....DF. STOQF. VTAD


Antonio Carlos Dalsochio :
Foi orientada ou não divulgou porque não quis ? Isso tudo a justiça vai esclarecer, caro Roberto.


Alexandre
24/02/2013 15:19
Dr.Herculano

Se não fosse o senhor e a sua coluna, quando nós gasparenses iríamos saber que R$1.250.000,00 saiu de há mais de um mês e nunca chegou aqui?

Se não fosse o senhor a cutucar todas as semanas (e dias) quem teria se mexido na administração pública e no meio político para resolver este problema?

E tem gente que acha que o senhor está incomodando. E é verdade. Mas, está incomodando os enrolões, os incompetentes e as matracas pagas.

Além de nos esclarecer, o senhor está contribuindo para, no fundo, a verba vir, pois botou muita gente para trabalhar atrás destes recursos e que ainda não chegaram. Eles estão por enquanto, só na promessa e no papel, o mesmo papel que provou que ele chegaram e foram embora em janeiro.
Herculano
24/02/2013 12:55
MANCHETE DO JORNALISMO PERNETA A FAVOR DOS BANDIDOS E CONTRA A SOCIEDADE

Está no portal da RBS um assunto que se repete nas ruas depois que os órgãos de segurança estadual e federal resolveram agir para controlar e eliminar a onda de atentados: a forma de esconder o problema que se perpetua. Agora na imprensa monopolista, sem capacidade investigativa e chapa branca, tudo isto não passa de mero vandalismo. Confira.

"PM registra cinco casos de incêndio criminoso nesta madrugada em SC, mas descarta relação com facções criminosas. Seis veículos e um prédio abandonado foram alvo de atos isolados de vandalismo".

Vandalismo agora não é mais crime? É algo menor? É algo sem importância mas quando é contra os outros, nunca será se um dia for contra quem se nega a dar a notícia como ela deveria ser dada. Quem são os vândalos, então? Um estado feito de vândalos? E organizados? Hum! Será que todos pensam que somos uns tapados?

Como os 40 transferidos e isolados para as prisões federais e que ninguém (e nem a imprensa) sabe quem são; como os quase 200 presos da operação de caça aos líderes e cuja identificação da maioria deles se desconhece ou se divulga (pelos órgãos de segrança e a imprensa), não resolveu o problema, mudou-se o jeito da polícia informar e da mansa imprensa divulgar os mesmos atos.

O terrorismo, o banditismo organizado agora é vandalismo e isolado. Então vamos ao prático: qual a prova que se apresentou para mostrar que se trata de vandalismo e isolado? E por que a imprensa nãobuscou esta informação? Está esperando,mais uma vez, ser desmoralizada pela imprensa do Sudeste? Aliás, quem corre um sério risco de ser desmoralizado, outra vez, com esta tática torta e estórias é o governo de Raimundo Colombo, PSD.
Sérgio Luís Batista de Almeida
24/02/2013 10:48
Herculano

Quero comunicar aos amigos do "Seu Soares" que o mesmo faleceu ontem por volta das 12 horas em sua residencia ma ME.

Sr. José Soares da Silva 63 anos estava aposentado.

O mesmo aposentou-se pela prefeitura municipal de Gaspar onde prestou serviços por muitos anos como mot. de ambulância e também participou ativamente na implantação do Corpo de Bombeiros em nosso município onde ainda mesmo aposentado prestava sv como Bombeiro Comunitário.

O corpo esta sendo velado no Reino das Testemunhas de Jeová na ME e o funeral esta marcado para as 15 horas.
LUIS CESAR HENING
24/02/2013 09:50
Gaspar amanheceu mais triste hoje, em virtude do falecimento do seu Soares, " José Soares da Silva" este grande gasparense de coração foi um dos primeiros, Bombeiros Civil de Gaspar, querido por todos, motorista de ambulância da prefeitura de Gaspar, seu Soares como era chamado, quando iniciou o Corpo de Bombeiros de Gaspar, em 2002, foi transferido junto com os motoristas Jorge Dellarosa, James e Sérgio Almeida. Cidadão que muito contribui para o bom atendimento dos bombeiros de Gaspar. Vai em paz grande amigo e olhe por nós aqui em na terra. ]
Herculano
24/02/2013 08:49
CADÊ A VERBA?

Para acalmar, enrolar e desmoralizar, espalha-se desde sábado no diário oficial da prefeitura e do PT um documento de Brasília em que diz que os recursos de R$1.250.000,00 desta vez virão. Ótimo. Execlente. Tudo isto mostra que a coluna, a primeira a abordar e se interessar pelo assunto, estava com razão. Méritos para o jornal Cruzeiro do Vale que não escondeu nada durante o tempo todo. Finalmente, tinham razão e tiveram sucesso naquilo que pediam o Zecão e sua turma, os quais tiveram que enfrentar a ira e a desqualificação do PT, do prefeito e da prefeitura

Em tempo. Verba de verdade, nos cofres da prefeitura e no bolso da empreiteira lesma Arcos que reforma a ponte Hercílio Deecke, ainda não pintou na conta e só virá se a prefeitura tiver feito, direito, a sua lição de casa, ou seja, a alimentação de dados do sistema.

Documentos oficiais e incontestáveis, por isto a razão da ira, provaram que em outro 16 de janeiro a tal verba foi remetida de Brasília para cá e voltou para Brasília no dia 19. Isto é fato.

Aqui se ensaia uma desculpa de amarelo. Dizem que o pessoal de Brasília até reconheceu que o governo Federal errou neste caso (É possível, mas...). Mas, ninguém de Brasília apareceu para asusmir e para dizer isto publicamente (então...). É invenção daqui, da propaganda, dos mal informados, dos pagos para dizer isto.

Se errou, por que não corrigiu imediatamente? Só corrigirá quando Gaspar fizer a parte que não fez na burocracia da liberação das verbas públicas e o senhor Valter Siqueira, que correu atrás do prejuízo com ações e desculpas, sabe e conhece muito bem disto. Isto é fato. O resto é história para boi dormir ou de quem é obrigado a contar estas estórias por ai, mas não convence diante de fatos e documentos.

E agora para concluir. O documento que se exibe desde sábado traz uma verba de R$3.750.000,00 dos quais R$1.250.000,00 se liberarão neste momento. Mas como, se o convênio é de apenas R$2.500.000,00? Quando foi assinado o novo aditivo? Por que apareceu mais outros R$1.250.000,00? Ou há um novo fato estranho que não se explica neste documento? E sobre a devolução da verba para o Fundo Nacional de Assistência Social que também chegou aqui de verdade e foi embora Brasília, ninguém se explica? Acorda, Gaspar!
Curioso
24/02/2013 08:27
Alguém poderia averiguar quando o prefeito vai para Alemanha, o que ele vai fazer lá, e quem vai pagar esta despesa?
Herculano
24/02/2013 08:27
TUDO DOMINADO

Terça-feira, dia 19 de fevereiro. Onze e meia da manhã. Fila dos caixas rápidos dos Supermercados Big, de Blumenau. Ela se parecia, na irritação com a lentidão da obras de recuperação da ponte Hercílio Deecke, em Gaspar. Longa. Lá estava um jovem, magérrimo, alto, moreno, com um fone de ouvido daqueles caríssimos, boné de grife, camiseta, bermuda e tênis de marca e caro que não combinavam com o ambiente. Discursava. Gesticulava. Distratava. Constrangia. Todos fingiam que não o escutavam. Ninguém falava com ninguém. Ninguém reclamava. Todos eperavam passar aquela tortura, logo.

Ele acusava o sistema. Chama de covardes que mandou os "irmãos" para as prisões federais. É isto mesmo. É relato. Não é ficção. Desafiava os por ali próximos, homens e mulheres, jovens e velhos, a enfrentá-lo no tiro. "Não tenho medo. Vou pro céu ou pro o inferno, mas quero ver a cara do filho da puta que vai me enfrentar. Vai morrer".

E para reforçar o desafio das palavras, desafiava apontava a mão e dedo indicador na direção das pessoas, como se aquilo fosse uma arma. Enquanto estava na fila, vandalizou moderadamente o supermercado com a intenção clara de ser provocado. Consumiu. No caixa distratou a operadora. Pagou o que quis. Declarou que consumiu e não pagaria. Ficou por isto mesmo. Teve o privilégio que outro educado, cidadão e consciente não teria.

E o Big? Calado. Todos assistindo. A segurança, a gerência não se meteram. Fez bem para não causar mais confusão, mas deixou o bandido, ou ator metido a bandido ir embora. Deveria ter chamado a polícia. Na saída, com as pessoas em segurança este bandido, delinquente ou ator deveria perceber que ali não era local de teatro, performance, intolerância, intimação e ameaças ou local de tragédias.

O Big tem medo de enfrentar os bandidos para isto prefere deixar seus clientes reféns. Ou é um supermercado para os bandidos da região de Blumenau e assim devia esclarecer isto desde logo na entrada e nos comerciais que faz, ou não está preparado para proteger o seu negócio e seus clientes. Não há escolha. Uma vergonha. É por isso que ele é tão desorganizado (seus preços no sistema não conferem com o da prateleira e promoções), sujo, deficiente de empregados e sem gerência para cuidar e colocar a casa em ordem.

Agora, o Supermercado Big está dominado por marginais os quais têm preferência, intimidam os outros e pagam o que querem, quando vão as compras.
Herculano
24/02/2013 08:23
TIRANOS

Está na coluna que Cláudio Humberto publica neste domingo em vários jornais brasileiros

Dilma visitou ditadura mais corrupta da África
A presidenta Dilma ignorou a expectativa de grupos de direitos humanos que esperavam seu apoio a reformas políticas na Guiné Equatorial, uma das ditaduras mais ferozes e corruptas do planeta, onde ela participou da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul-África. O governo do tirano Teodorin Obiang, que é bilionário, tem sido alvo de generosas ofertas de crédito do Brasil.

Carnaval
O filho do ditador da Guiné Equatorial, Obiang Mangue, que herdará a presidência, passeou com autoridades no Carnaval da Bahia.

Fugitivo
Enquanto esteve em Salvador, Obiang Mangue deu festas e fugiu do mandado de prisão internacional por lavagem de dinheiro e tráfico.

Apreensão
Em 2011, a Justiça francesa apreendeu na mansão do presidente da Guiné Equatorial, em Paris, 11 carros de luxo, como Porsche e Ferrari.
Herculano
24/02/2013 07:52
COMPRA DE VOTOS

manchete de uma reportagem da Folha de S.Paulo. Candidatos distorcem renda para garantir Bolsa Família. No Tocantins faltam equipes do governo para checar informações declaradas. Funcionária que opera Cadastro Único relata tentativa de suborno; dados oficiais dizem que problema é residual
Herculano
24/02/2013 07:43
VAI UM CAFEZINHO AI?, por Eliane Cantanhêde, para a Folha de S.Paulo

Imagino o que você, médico (a), engenheiro (a), professor (a) ou arquiteto (a) do serviço público, por concurso, sente ao saber que, no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), funcionários com o quarto ano do ensino fundamental podem receber até R$ 12.820,51 e os de nível médio, até R$ 19.115,36.

Não sabia? Pois fique sabendo. A mamata é resultado de uma lei local promulgada em 2 de janeiro, pela qual mais da metade dos servidores do tribunal pode ganhar igual aos ministros do Supremo e à presidente da República.

Mas o pior é o que devem sentir os aposentados do INSS. Ou os que pagam impostos -e, portanto, os salários do serviço público. Ou, pior ainda, a grande maioria de brasileiros que não têm alternativa senão recorrer a hospitais e escolas públicas, onde jogam sua vida e o destino dos seus filhos nas mãos de profissionais muitas vezes esfolados por baixas remunerações, altas responsabilidades e estímulo zero.

Em vez de atender pacientes, que tal servir cafezinho? Com todo o respeito a copeiras, ascensoristas, porteiros e motoristas, não parece justo que eles, com o ensino fundamental, ganhem duas, três, quatro vezes mais do que quem ralou no ensino médio, no ensino superior, às vezes até com mestrado ou doutorado, e também trabalha no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário.

Alguma coisa está errada, em meio a tanta coisa que continua tão errada. Mas, nesse caso, com uma particularidade que oscila entre ironia e deboche: os Tribunais de Contas, como o próprio nome já diz, existem exatamente para zelar pelo bom uso do dinheiro público e apontar desperdícios e superfaturamentos.

Se um Tribunal de Contas é o primeiro a dar mau exemplo, a garantir desperdício e a permitir superfaturamento de salários pagos pelo público, a quem se queixar?

"Ao papa!", dirão os empanturrados de ira e descrença. Mas nem isso. O papa renunciou, lembra?
Herculano
24/02/2013 07:40
OS SEM PROPOSTAS

"Sem um projeto consistente para o futuro, o PT se volta para o passado, pondo-se a criticar de forma até meio patológica um governo que acabou dez anos atrás. Os tucanos não se saem muito melhor. Como não dispõe de um projeto alternativo digno desse nome, o senador Aécio Neves promoveu a numerologia a programa político e foi buscar 13 pontos a criticar na administração petista. Para dar consistência ao chiste, teve de recorrer a questiúnculas e as igualou aos problemas mais graves", por Hélio Schwartsman, em "Império da embalagem", para a Folha de S.Paulo.
Herculano
24/02/2013 07:24
ESTA MANCHETE REVELA QUE A LEGISLAÇÃO PRECISA MUDAR. E URGENTE

Gaviões diz que autor de crime se entrega amanhã. Organizada afirma que garoto de 17 anos assumirá ter disparado sinalizador que matou Espada.

Sempre um menor assume o crime dos adultos. É uma tática. É a brecha da legislação. E a organização criminosa usa e abusa deste expediente. Os nossos congressistas, eleitos por nós, pactuam com os bandidos e os criminosos. Resistem a discutir a legislação a favor da sociedade com medo da exposição de meia dúzia de ideólogos e teóricos. Pior, temem a pressão da bandidagem, temem perder votos nesta camada que mais se avoluma, mas não temem a parte mais frágil que é maior e lhes elege. Contradição. O menor vai se entregar no Brasil, ou seja, teoricamente livre de qualquer punição. E tudo para que? Para livrar os 12 maiores que estão presos, e estão como medo de ficar nas prisões da Bolívia. Coisa tramada. Coisa bandida. E o governo brasileiro, na diplomacia, está solidária desta trama. A imprensa calada. Não quer provocar a ira da "torcida" que matou e quer escapar por malandragem da responsabilidade do resultado que provocou.

"Apresentaremos o garoto de 17 anos na segunda como o autor do disparo do sinalizador. Ele ficou assustado, queria se apresentar na Bolívia. Mas, como os Gaviões são os responsáveis por ele apesar de a mãe autorizar a viagem, esperamos a chegada ao Brasil para apresentá-lo à polícia", disse à Folha o advogado Ricardo Cabral, que representa a torcida e trabalhará para o adolescente
Herculano
24/02/2013 07:15
FUTEBOL E VÂNDALOS

Hoje é domingo. É dia de futebol. É dia ficar em casa porque ir a um estádio hoje em dia aqui no Brasil, com determinadas facções de torcidas, é uma exposição de alto risco.

E por que no Brasil isto não se acaba como terminou em outros países? Porque há uma perigosa omissão das autoridades, uma mansidão da população e uma parceria criminosa de clubes e torcedores bandidos, reunidos nas tais torcidas organizadas. Escolhem as armas, locais e marcam embates via torpedo, internet, ao invés de ir para as arquibancadas duelarem entre gritos de guerra, cores, cantos e hinos.

Mais. São tão organizados que possuem até menores para assumirem os crimes dos maiores como se ensaia no caso boliviano

Mas volto e vamos à Inglaterra. No início dos anos de 1980 tentei assistir a uma partida no velho estádio do Arsenal, em Londres. Ele jogava com o temido Liverpool. Cheguei perto do estádio e dei graças a deus ter conseguido sair de lá. Um ambiente de bêbados, arruaceiros de todos os tipos, gente branca, estranha, ameaçadora, agressiva contra o nada; intolerantes de todos os tipos, inclusive contra latinos, como eu ? uma raça menor e intrusa, na cabeça deles.

Nos anos 2000, nas diversas passgens por lá, fui a vários jogos da Liga, do campeonato inglês e da Copa da Federação, em Londres. Em vários estádios londrinos cheguei de metrô, inclusive o velho Wembley, reservado para raras decisões. Chegava de 20 a dez minutos antes do jogo. Meu lugar escolhido na compra do ingresso, numerado, estava lá. Podia se beber nos bares do estádio. Havia os esquentas nos arredores. Alguns jogos era algo que nunca esqueci diante do clima de rivalidade, ambiente pré e pós jogos. Ou da sensação de algo social ou de entretenimento que levava a um almoço antes ou a um jantar depois do jogo com conhecidos.

E os violentos? Estavam em Londres na hora do jogo, mas nas cadeias (cumprindo penas), nas delegacias de lá (punição educativa durante o horário do jogo do seu clube), nos pubs e em casa, mas sempre longe dos estádios. E como chegaram a isto? Punindo pessoas, mas principalmente os clubes que não puderam participar de alguns eventos internacionais por anos. Aqui querem inocentar o Corinthians, ou os clubes.

Quando os interesses destas máquinas de negócios começam a ficar ameaçados, elas são colaborativas nas mudança, nas soluções urgente e necessárias. Ajudam arrumar o errado. Quando se dá um jeito, como se está dando, incluindo esta jogada de colocar um menor como "culpado", incentiva-se a parte bandida, seja qual agremiação for.

Tente ir a um grande estádio brasileiro, num clássico em Belo Horizonte ou São Paulo (falo da minha experiência). Você se vê ameaçado no caminho da ida e da volta. Dentro do estádio, nos locais populares, você fica com a sobra que os vândalos lhe reservam, fica quieto, às vezes, sem ver propriamente a maior parte do jogo pois debaixo daquelas bandeiras que cobrem a arquibancada. É colocado de um lado para o outro por danças e ritos primitivos agressivos, ouve insultos que parecem ser gerais, mas são provocativamente dirigidos a você, para lhe incomodar, pois percebem que você não é da tribo. E assim, esperam por uma reação sua para começar o tumulto, o martírio, o delírio; cheira-se o consumo continuado de maconha e se vê até, consumo de pó.

A polícia? Assiste a tudo para não tumultuar mais e ainda sair como a truculenta e ter ainda os seus punidos por organizações que protegem este tipo de bandidagem social. E os clubes? Aceitam como se este fosse o jogo. E depois ficam indignados quando estes mesmos bandidos organizados picham, invadem treinos e vestiários, constrangem e ameaçam fisicamente jogadores, técnicos e dirigentes.
Herculano
24/02/2013 06:52
INDÚSTRIA PATINA. PERDE COMPETITIVIDADE, APESAR DOS EQUIVOCADOS INCENTIVOS SETORIAIS GOVERNAMENTAIS

Custo do trabalho na indústria cresce 6,6% em 2012, maior alta em 11 anos, mancheteia na editoria de economia o jornal O Estado de S.Paulo neste domingo. Combinação de queda de 0,8% na produtividade com aumento médio real nos salários de 5,8% produziu alta recorde no custo da mão de obra

O repórter Marcelo Rehder, relata na reportagem que apesar do recuo no emprego e de todas as medidas de incentivo adotadas pelo governo, o custo do trabalho na indústria brasileira registrou um aumento recorde em 2012. A alta de 6,6% apurada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) foi a maior em 11 anos, desde que a pesquisa começou a ser feita - e foi o dobro do aumento verificado em 2011, de 3,2%.

O aumento dos gastos da indústria com seus empregados é contínuo e pega o setor num momento de fragilidade. Aliado a serviços precários de infraestrutura e impostos muito altos, a alta no custo do trabalho ajuda a tornar o produto brasileiro caro demais para competir com os artigos estrangeiros, dentro do Brasil e no exterior.

Como consequência, o setor patina há dois anos.
Herculano
23/02/2013 22:30
POR AÉCIO E PARA NEUTRALIZAR LULA, FHC ENTRA NA CAMPANHA DO PSDB

É isto que revela neste domingo o jornal O Estado de S.Paulo. Resgate de FHC por tucanos cristaliza duelo com Lula e PT. Quase 20 anos após primeiro embate entre os hoje ex-presidentes, dupla volta a protagonizar disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto ao assumir linha frente das campanhas de Aécio Neves e Dilma Rousseff

As repórteres Vera Rosa e Eugênia Lopes escrevem que após se enfrentarem nas eleições de 1994 e 1998, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso voltarão a protagonizar a disputa pelo comando do País. Serão os padrinhos dos candidatos do PT, Dilma Rousseff, e do PSDB, Aécio Neves. Nesse período de duas décadas, Lula não deixou o palanque. A novidade, agora, é o resgate de FHC pelos tucanos.

Aécio assumiu o discurso de defesa da gestão do fundador do PSDB, algo que os dois últimos candidatos do partido - José Serra e Geraldo Alckmin - não fizeram abertamente nas campanhas de 2002, 2006 e 2010, vencidas pelos petistas.

FHC, apresentado como "o pai do Plano Real" e da estabilização econômica brasileira, vai correr o País para promover o senador mineiro num momento delicado para o governo petista, de baixo crescimento do PIB - algo que pode se tornar um dos principais percalços da campanha à reeleição da presidente no ano que vem.

Já Lula será o principal articulador político da campanha de Dilma com um discurso de comparação com o governo tucano, inclusive no que se refere a desempenho econômico, apresentando números favoráveis à gestão petista no Planalto. Vai voltar a explorar, inclusive, a rejeição a medidas como as privatizações.

A atuação dos dois ex-presidentes reforça a polarização entre PT e PSDB, que marca as disputas pelo Palácio do Planalto desde 1994.
Herculano
23/02/2013 19:50
A VERGONHOSA E INSISTENTE PROPAGANDA ENGANOSA DO PT CATARINENSE QUE SE TOLERA POR AQUI E SE EXPÕE NA IMPRENSA NACIONAL. QUEM PRECISA DE RETOQUE E DISFACE NA PRÓPRIA FOTO, DISFARÇA OS SEUS ATOS PERANTE OS DESINFORMADOS E IGNORANTES

Está, neste sábado sob o título "mais do que mil palavras" em Lauro Jardim, de Veja

O PT não economizou photoshop na foto de Ideli Salvatti e Rui Falcão que ilustra um convite para uma entrevista coletiva hoje em Criciúma. Na imagem, bem artificial, ambos parecem alguns anos mais jovens do realmente que são.
Herculano
23/02/2013 19:05
YOANI VIROU CELEBRIDADE. QUEM FEZ ISTO? FIDEL E CUBA QUE INTERFERIRAM NO GOVERNO BRASILEIRO E INSTRUIRAM O PT, O PC do B, CUT E UNE A MASSACRÁ-LA NA VISITA QUE A DISSIDENTE, FEZ SOB CONVITE, A INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. AS EXAGERADAS AÇÕES DE INTOLERÂNCIA DERAM PROJEÇÃO E VISIBILIDADE A UMA PASSAGEM QUE PODERIA SE RESUMIR A MERAS NOTAS DE JORNAIS, REVISTAS E AUSÊNCIA DOS NOTICIÁRIO DAS REDES NACIONAIS DE TEVÊS. O FEITIÇO VIROU, MAIS UMA VEZ, CONTRA O FEITICEIRO. YOANI É CAPA DA REVISTA VEJA - QUE ANTECIPOU A PERSEGUIÇÃO COM AVAL DO GOVERNO DE DILMA VANA ROUSSEFF. VEJA JÁ ESTÁ NAS BANCAS

Como a senhora viu as manifestações hostis dos últimos dias?

Por um lado me sinto feliz por estar num país onde existe liberdade democrática e pluralidade. O problema é quando essas manifestações impedem e boicotam algo tão pacífico quanto a apresentação de um documentário ou uma sessão de autógrafos. Acho contraditório usar um espaço democrático para impedir que alguém se expresse livremente.

A senhora ficou amedrontada?
Não, porque conheço esses métodos do meu país: a coação e a difamação. Infelizmente, nos últimos anos vivi situações semelhantes em Havana e outras cidades.

Eles conhecem a realidade cubana?
Lamentavelmente, a maioria não conhece meu país, minha história ou meus textos. Eles acreditam numa Cuba estereotipada, uma ilha de esperança, com liberdade para todos. Cuba não vive um comunismo, mas um capitalismo de estado. Recomendaria que cada um deles morasse um tempo em Cuba para viver na pele a realidade de um mercado racionado, dualidade monetária, falta de liberdade, impossibilidade de se manifestar na rua. Depois desse tempo, duvido que continuem a defender o governo cubano. Tentam me calar porque divulgo uma Cuba menos parecida com o discurso político e mais parecida com a rua. Uma Cuba real.

Que Cuba é essa?
Uma Cuba linda, mas difícil. É importante diferenciar Cuba de um partido, de uma ideologia, de um homem. Ela é muito mais do que isso. É um país onde as pessoas precisam esconder suas opiniões com medo de represálias, onde muitos jovens querem emigrar por falta de expectativa, onde o estado tenta controlar todos os detalhes da vida. Onde colocar um prato de comida em cima da mesa significa submergir-se diariamente à ilegalidade para conseguir dinheiro

Volto. Aqui em Gaspar, conheço muitos que precisam esconder a sua opinião com medo de represálias. Este espaço é um exemplo.
Herculano
23/02/2013 18:31
QUEM FOI TRANSFERIDO E FOI PRESO NA OPERAÇÃO QUE TENTA INIBIR O CRIME ORGANIZADO EM SANTA CATARINA?

Há 15 dias a secretaria de Justiça e a secretaria de Segurança, com a Força de Segurança e o Ministério da Justiça, desencadearam uma operação para desarticular, ou ao menos, enfraquecer o crime organizado sob o comando do tal PGC e que por meios de atentados, cobrava o cumprimento de um acordo de trégua celebrado com o governo do Estado.

A imprensa catarinense monopolista, chapa branca e sem capacidade investigativa está em silêncio. Vai esperar,mais uma vez, ser furada por informações de veículos de fora de Santa Catarina? A OAB também está calada, a não ser em defender as prerrogativas dos advogados envolvidos na comunicação do suposto crime organizado para colocar a sociedade catarinense sob a sua tutela.

Foi divulgado que 40 "líderes" do crime organizado foram transferidos para prisões Federais. Mas, quem são estes líderes, seus nomes e apelidos, o que fizeram para estar na cadeia (condenações, inquéritos)po, quais as condenações, o que são na hierarquia e função da organização criminosa e o que cada tem a ver com a onda de vandalismo, banditismo e terrorismo que assolou Santa Catarina?

Afinal, eles estão presos com que provas? Como se instruiu estes inquéritos ou decisões de isolamento?

O governo, num regime de exceção, ou fraqueza, ou mentira, até pode tentar esconder estes nomes, mas a imprensa tem a obrigação de buscá-los para a sociedade. A OAB igualmente.Fala a essencial, democrática e constitucional transparência. Hoje fazem isto com bandidos, merecedores das puniões, as previstas em lei. Amanhã, farão com gente de bem. É assim que fatos como estes começam. E terminam mal.

Se diz que outras 180 pessoas foram presas em decorrência desta operação. Por que, estão se escondendo os nomes da maioria delas?

Finalmente. O governo até agora não desmentiu, com provas, de que ele nunca fez acordo de trégua com bandidos, como eles insistem em afirmar. O governo vai passar pelo vexame de ver algum bandido, que ainda não foi isolado, passar as provas deste acordo para algum veículo de comunicação nacional?
OBSERVADOR-MOR
23/02/2013 18:11
É VERDADE GASPAR SÓ SERVE DE PASSAGEM, POR ISTO O ZUCHI VAI FAZER EM OUTUBRO A "FENAMIJO" ,:

BEBE-SE EM BLUMENAU E MIJA-SE EM GASPAR.
Herculano
23/02/2013 18:03
JUSTIÇA BOLIVIANA INDICIA DOIS CORINTIANOS POR ASSASSINATO DE MENINO TORCEDOR.


Segundo a Agência de Notícias O Estado, os demais 10 são acusados de serem cúmplice, conforme afirmou o juiz cautelar do caso

ORURO - A imprensa boliviana revelou neste sábado quem são os dois torcedores corintianos que estão sendo acusados do assassinato do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, quarta-feira, durante partida entre Corinthians e San José, em Oruro. Segundo com o jornal La Patria, os indiciados são Cleuter Barreto Barros e Leandro Silva de Oliveira.

De acordo com o juiz cautelar da Corte Superior de Justiça de Oruro, Julio Guarachi, os dois são acusados de terem disparado o sinalizador em direção à torcida do San José. "Cleuter e Leandro Silva seriam os presumidos autores, enquanto os demais 10 são acusados de serem cúmplices", diz dele, ao La Patria.

No total, 12 corintianos estão detidos no presídio de San Pedro, em Oruro. Ali, aguardam que a defesa deles, feita pela embaixada brasileira, consiga que eles respondam em liberdade. Os presos ainda não foram ouvidos pela investigação.
luciano da cunha
23/02/2013 17:31
AO HERCULANO

CONVERSEI COM ALGUNS DA LISTINHA QUE VC PUBLICOU ADVINHA TODOS NEGARAM A LISTA ,

SÓ ALGUNS NOMES SÃO PROVAVEIS MAS NÃO NOS CARGOS RELACIONADOS,

DA ONDE VC TIROU ESTA LISTA QUE FONTE É ESSA?UM ABRAÇO.
luciano da cunha
23/02/2013 17:28
AO MENTIROSO ANTONIO DALÇOQUIO

vc disse que gaspar não faltaria mais água,

estive neste sabado na rua piracicaba ajudando uma amiga e advinha cade a água, ah porque não ligaram a água na caixa no final rua piracicaba?

me digam o que o pt faz e faz bem feito, nada pra variar.um abraço.
Herculano
23/02/2013 12:56
Gaspar só serve para passagem. E até lixo dos outros despejam aqui
Taturana
23/02/2013 12:48
Herculano como fiel leitor que sou, pude notar que algumas personalidades que aqui postam, quase sempre postam em horários muitos parecidos, durante a parte da manha e apos as dezenove horas. Já de sextas aos domingos o mesmo frequenta este espaço quase que a todo momento, muitas vezes.
Robson
23/02/2013 12:35
"Ja cassamos por muito menos outros prefeitos" e vergonhoso ver de um homem que deveria promover a justiça essa frase, é o atestado inconteste de que ela ("justiça") é muito mais do que dois pesos e duas medidas ela é a legitimadora da impunidade, da anarquia que esse pais esta se transformando. A atuação dela pisoteia naquele artigo que diz: "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI" realmente o observador-mor esta absolutamente correto. Ela somente pune e com rigor os 3 Ps ! Num pais que tem LULA, MALUF, SARNEY, RENAN, HENRIQUINHO , ZE DIRCEU, GENOINO, JOÃO PAULO CUNHA ditando normas e regras poderia se esperar ok ! BR ! UM PAIS DE TODOS !
A Pedra de Genesis
23/02/2013 10:58
Onncia de esta a secretária de Assistência social de Gaspar, bom a informações que a muito a mesma não esta no município, mas o que precisamos saber e se a mesma esta ganhando seu salario de forma integral
Herculano
23/02/2013 09:57
O HUMOR DE JOSÉ SIMÃO

E existe coisa mais chata que petista atacando tucano e tucano atacando petista? Um saco!

E torno a repetir que três são os motivos pra vitória da Revolução Cubana: saúde, educação e habitação. E três são os motivos do fracasso da Revolução Cubana: café da manhã, almoço e jantar!

E o Fidel uma vez mandou fechar a boate gay chamada "El Periquitón". E os gays em represália abriram outra boate gay: "Che Gayvara!". Rarará!
Herculano
23/02/2013 09:54
AUMENTA A TRANSPARÊNCIA E DIMINUI A ENROLAÇÃO DESDE ONTEM. MAS QUEM ACESSA, AINDA ENCONTRA DIFICULDADES

https://www.convenios.gov.br/portal/avisos/Comunicado_-_Acesso_Livre_22.02.2013.pdf

COMUNICADO AOS CONCEDENTES E CONVENENTES

CONSIDERANDO o disposto no inciso XXXIII do art. 5 o da Constituição Federal de 1988, que assegura a todos o direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral;

CONSIDERANDO o disposto no inciso II do § 3º do art. 37 da Constituição Federal, que ratifica o direito de acesso dos usuários aos registros administrativos e as informações sobre atos de governo;

CONSIDERANDO o disposto no § 2º do art. 216 da Constituição Federal, que incumbe à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem; e

CONSIDERANDO o disposto no art. 3º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, Lei de Acesso à Informação, que assegura o direito fundamental de acesso à informação e que esta deve ser executada em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

"I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;
II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;
III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia a informação;
IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;
V - desenvolvimento do controle social da administração pública."

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/MP informa ta odos os Concedentes e Convenentes que, a partir do dia 22 de fevereiro de 2013, todos os dados, informações e documentos dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria estarão disponíveis a todos os cidadãos na aba "Acesso Livre" do Portal de Convênios.

Brasília, 22 de fevereiro de 2013
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Departamento de Suporte à Gestão do Sistema de Transferências Voluntárias da União
Herculano
23/02/2013 09:39
EDUARDO CAMPOS DIZ QUE FUTURO É O QUE INTERESSA, NÃO HERANÇAS

Governador afirma que esquerda errou quando disse que Real seria fiasco

Segundo a repórter Letícia Lins, para o jornal O Globo, o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, em recado velado a petistas e tucanos, recomendou nesta sexta-feira aos prefeitos do seu estado que se preocupem com o futuro e não com a herança que receberam dos antecessores.

- É preciso parar de alimentar esse debate velho e cansado, de um botar a culpa no outro. E também é preciso humildade para reconhecer os acertos, mesmo que eles sejam oriundos dos nossos adversários - disse Campos, salientando que a construção da democracia no Brasil foi levada a efeito por pessoas que hoje lutam pelo poder.

- A gente tem que ter humildade para reconhecer erros e acertos. Hoje, por exemplo, não podemos dizer que nós, da esquerda, estávamos certos quando dissemos que o Real seria um fiasco. Ali, a esquerda errou - afirmou.

Embora não goste de responder a provocações, o governador rebateu acusação antiga do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de que ele e a ex-senadora Marina Silva estão "no divã", por não saberem se são governo ou oposição:

- Garanto que estou muito mais tranquilo do que ele.

Campos confirmou ontem que convidou a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, para ingressar no PSB, com o objetivo de disputar o governo da Bahia. Ele disse que vários socialistas já mantiveram conversas com a ex-corregedora nacional de Justiça e lembrou que, caso ela queira mesmo entrar na política partidária, o PSB estará de braços abertos para recebê-la.

- Se não existia convite, eu o fiz publicamente agora. Se ela deixar a magistratura, não sei se já tomou essa decisão, e entrar na política, sabe muito bem que o nosso partido está com as portas abertas para ela - declarou.

Indagado se o PSB vai procurar outras pessoas que, como Calmon, não têm cacife eleitoral, mas que são consideradas baluartes da ética, respondeu:

- Não queremos o monopólio da ética, mas queremos contribuir para que a vida pública seja feita com mais ética. Mas não ao ponto de achar que quem é mais sério só se filia ao PSB. O que estamos fazendo é seguir as estratégias que montamos lá atrás, desde 2004, de crescimento do nosso partido. Acho que, onde tiver gente séria, querendo fazer política, o PSB deve ir buscá-las para ajudar na construção da legenda.
Herculano
23/02/2013 08:58
Ao que se esconde como bandido e tem nome de bandido, zoiudo. Não retiro uma vírgula do que afirmei. Só acrescento: marginal e covarde.
zoiudo
23/02/2013 07:49
Bandido não Herculano.

Você nem sabe com a quem se dirige e acha que eu possa ser do partido que destestas, não nenhuma ligação com o pt eu apenas estava de passagem por. Alguém falou que petzada estava lá, citou o nome de doraci e ele estava aqui.

Aqui não tem nenhum bandido, se me camuflei como vc permite e as faz, pelo que nota, pensa que pode ficar acusando assim. Acorda velho.
Herculano
23/02/2013 07:28
SILÊNCIOS VERGONHOSOS, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Vocês leram o que disse a direção da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) sobre os atos covardes perpetrados contra a blogueira Yoani Sánchez? Não? Compreendo. É que a ABI não disse nada. Na última vez em que a entidade frequentou o noticiário, tinha cedido seu auditório no Rio para José Dirceu comandar um ato com o Poder Judiciário Brasileiro. Estava presente, desrespeitando a lei, o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz.

Vocês leram o que disse a direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre as ações ilegais que constrangeram a cubana no Brasil? Viram o que afirmou o Conselho Federal sobre o fato de uma embaixada organizar atos de caráter político e confessar que espiões de um país estrangeiro transitam livremente pelo país? Não? Compreendo. É que a OAB não disse nada. Na última vez em que frequentou o noticiário, o comando da entidade enunciou que estava disposto a verificar se a delação premiada é mesmo inconstitucional, como pretendem dois doutores que trabalham para mensaleiros: o notório Kakay (Antonio Carlos de Almeida Castro) e José Luiz de Oliveira Lima (o querido "Juca" de alguns jornalistas), que tem como cliente José Dirceu, aquele que comandou um ato contra o Judiciário em pleno território da ABI.

Essas duas ausências dão conta do estado miserável do que já se chamou "sociedade civil" no Brasil. As duas omissões são igualmente graves porque os ataques à blogueira remetem mesmo à razão de ser de cada uma delas. A principal tarefa da ABI é zelar pela liberdade de expressão e pela preservação dos valores éticos da profissão de jornalista. A filóloga Yoani Sanchez é também jornalista. A palavra é a sua matéria-prima. Em Cuba, luta por um regime de liberdades democráticas, por pluralismo politico, por respeito aos direitos humanos. Esses valores constituem a essência da história da associação. A única ABI que expressou seu repúdio às agressões foi a Associação Baiana de Imprensa. A Federação Nacional dos Jornalistas, conforme o esperado, também se calou. Nem poderia ser diferente. A Fenaj tentou criar no país o Conselho Federal de Jornalismo, que colocaria o trabalho da imprensa sob censura, a exemplo do que ocorre em Cuba, que essa gente ama tanto.

O que dizer, então, da OAB? É a entidade que, em tese, vigia, em nome da sociedade, a, por assim dizer, saúde jurídica do país. Não tem função meramente cartorial. Ao contrário: a Ordem sempre foi um organismo político, buscando zelar, como expressão da sociedade civil, pela qualidade do estado democrático e de direito. Os constrangimentos a que s arruaceiros - PAREM, SENHORES DA IMPRENSA, DE CHAMAR PESSOAS QUE PROMOVEM AQUELA BAIXARIA DE "MANIFESTANTES"! - submeteram Yoani até agora desrespeitam a ordem legal, violam-na. Como é que a OAB ousa - a palavra essa! - ficar muda?

Eis mais um sintoma de uma sociedade em que um campo ideológico está hipertrofiado (tenha ele o nome que se queira dar: esquerda, vigarice, oportunismo -, em prejuízo de outro, que está acuado. Que "outro" é esse? O dos defensores da democracia representativa, da ordem legal e democrática, do estado de direito. OAB e ABI já se manifestaram sobre casos com muito menos gravidade do que esse.

Não se trata de superestimar o caso Yoani. A rigor, nem cumpre falar em assegurar a "pluralidade" porque mal se ouviu o que ela tinha a dizer. A questão é ainda anterior: trata-se de assegurar o direito à voz. Se esses vândalos fazem isso agora com uma visitante de um país estrangeiro, não tarda, e estarão fazendo também com os nacionais
Herculano
23/02/2013 07:25
OPERAÇÃO ABAFA

Por que de uma hora para a outra apareceu aqui a notícia de que os R$1.250.000,00 das obras para a recuperação da ponte Hercílio Deecke vão estar liberados na semana que vem (e podem estar, todos torcem)?

Para proteger a possível vinda da gasparense honorária e ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Ela vem aqui fazer um comício nas comemorações de dez anos de poder e 33 anos de existência do PT. Ideli não pode ser cobradae ficar exposta por isto, pensam os petistas autores do convite. Ainda mais com protestos na frente do convescote, por um grupo de gasparenses incomodados com tanta enrolação daqui e de Brasília.

Por isso, Gaspar e Brasília trabalharam intensamente nestes últimos três dias quando viram esta ameça se tornar realidade e sem uma solução, abrir até a possibilidade do cancelamento da vinda da ministra para as comemorações.

Como bem diz a notícia que se espalhou oficialmente e com característica de desmoralizar, mais uma vez, quem cobrava transparência e eficácia dos administradores públicos e políticos matreiros, a verba de verbade, só estará por aqui disponível na semana que vem, apesar de "enviada" ou "depositada" estrategicamente, ontem, sexta-feira, ao final da tarde.

Como da outra vez, foi anunciada por documentos oficiais, os mesmos que a levaram de volta a Brasília, como se provou no Siafi. Então o mesmo documento que a anuncia, poderá, ainda, ser o mesmo que a retirará do sistema. Tanto que já avisaram: "ela estará liberada, se não houver problema com o sistema". Todos torcem que não haja, pois se houver... Acorda, Gaspar!
Herculano
23/02/2013 07:10
POLÍTICA ECONÔMICA ERRÁTICA

Principal manchete de capa deste sábado do jornal Folha de S. Paulo: Comércio fecha vaga, e emprego desacelera. Setor registra pior desempenho desde 1992, e geração de postos com carteira assinada recua 76% em janeiro. Ministério do Trabalho vê perda no dinamismo do emprego; indústria, no entanto, recupera-se na esteira de estímulos

CAROLINA OMS

DE BRASÍLIA

Segundo a repórter Carolina Oms, da sucursal de Brasília. o Brasil criou 28,9 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em janeiro, número 75,7% inferior ao do mesmo período do ano passado (118,895 mil).

É o pior resultado para o mês desde 2009, quando foram fechadas 101.748 vagas. Naquele momento, o país começava a sentir os efeitos da crise financeira internacional.

Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a partir dos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

"O resultado indica uma perda de dinamismo do emprego já apontada, em menor grau, em 2012", disse Rodolfo Torelly, diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho.

O setor de comércio puxou a desaceleração, ao reduzir o número de vagas em 0,75%, resultado do fechamento de 67.458 postos de trabalho.

Trata-se do pior resultado para o setor em janeiro desde o início da série histórica, que começou em 1992.

Torelly admite que o mês foi fraco. "[O resultado] Não é péssimo porque é positivo", disse, referindo-se ao desempenho da indústria. O setor industrial criou 43,4 mil postos formais em janeiro, o quarto melhor resultado em janeiro da série histórica.

Segundo o diretor, a criação de empregos na indústria é resultado dos estímulos do governo para esse setor.

"A construção e a indústria já começaram a se recuperar. A indústria é a joia da rainha, e o efeito pode se prosperar para outros setores."
Herculano
23/02/2013 06:38
CORRUPÇÃO

Está no jornal Folha de S.Paulo deste sábado.Empresa pagava despesas de Chalita, diz ex-colaborador. Ministério Público investiga relações de deputado com empresa que tinha negócios com Secretaria da Educação. Deputado do PMDB nega as acusações, afirma não haver provas e que objetivo é atingir sua imagem.

Mas, o que chama a atenção na notícia é o percentual da propina cobrada. Um exagero, que tira dinheiro da Educação (no caso específico de Gabriel Chalita) e ninguém se envergonha disto

Em seus depoimentos, Grobman disse que Chalita cobrava 25% de propina sobre o valor dos contratos que assinava com fornecedores da secretaria e chamava esse percentual de "golden number" (número dourado).

Parte do dinheiro era guardada num cofre na secretaria, na sala que era ocupada pelo braço-direito de Chalita, o atual prefeito de Santos, Paulo Barbosa (PSDB), segundo o analista. Depois, era levado para o apartamento de Chalita em caixas de papelão, afirmou Grobman.

O analista, Roberto Leandro Grobman, 41, trabalhou durante anos com o grupo educacional COC e diz ter sido indicado para se aproximar de Chalita para prospectar negócios para o grupo.
Eta
22/02/2013 20:31
Sr. Presidente do PT.

Para de falar, que seu prefeito é inocente......como ele vai pagar a multa, a lei só cobra multa, de quem erra, então seu Presidente, pega e paga a multa que teu Prefeito ,(Zuchi) COMETEU CRIME ELEITORAL.

Inocente...QUANTA INOCÊNCIA..

Eta..
Herculano
22/02/2013 20:02
ANALFABETO

Ao que se escondeu como Zoiudo, exatamente por ser bandido.

Você e ninguém leram aqui que Zuchi, Mariluci, Doraci e o tucano presidente do PT, Élcio, estavam em Florianópolis acompanhando o julgamento do recurso especial no Tribunal Regional Eleitoral em que o candidato Pedro Celso Zuchi foi condenado por cinco a dois a pagar uma multa de R$25.000,00 por seu crime eleitoral ser considerado pelos juizes de menor monta do que perder o mandato como decidiu a juíza aqui na Comarca.

Você quer usar a coluna para dar a informação correta, mas que também não foi dada por ninguém, de que os envolvidos estavam aqui, tranquilos, aguardando o desfecho do julgamento, não há problema nenhum. Fique a vontade. Se o Diário Oficial da prefeitura local não possui audiência e credibilidade para isto, emprestamos esta audiência e credibilidade. Não há discriminação, censura ou intolerância.

Outra, também pode invocar o tesmemunho de gente com melhor credibilidade do que a sua, como o Capitão Pimentel.Também achamos oportuna diante do factóide que criou.
Herculano
22/02/2013 19:36
NÃO SE GOVERNA DE UM PALANQUE, editorial desta sexta-feira do jornal O Estado de S. Paulo. Algumas coisas bem que poderiam servir para Gaspar.

Uma das críticas recorrentes e mais contundentes que até notórios simpatizantes como Frei Betto fazem ao Partido dos Trabalhadores é a de que, após chegar ao Palácio do Planalto, em 2003, o partido passou a priorizar seu ambicioso projeto de perpetuação no poder, a ele condicionando o projeto de governo. Na última quarta-feira, na festa promovida para comemorar "o decênio que mudou o Brasil", Luiz Inácio Lula da Silva - o que é natural - e Dilma Rousseff - o que é lamentável - demonstraram acima de qualquer dúvida que estão mais preocupados com as urnas do que com a solução dos crescentes problemas do País. A festa, minuciosamente planejada pelo marqueteiro oficial dos petistas, João Santana, serviu de palanque para o lançamento, por Lula, da candidatura de Dilma Rousseff à reeleição, daqui a um ano e oito meses. E a presidente da República cumpriu disciplinadamente o papel que o roteiro da festa lhe reservava. Com um discurso populista e sectário, inadequado para quem não deixa de ser chefe de governo e de Estado nem mesmo num evento partidário, Dilma Rousseff sinalizou que daqui para a frente, até outubro de 2014, será sempre mais candidata do que presidente.

Ao antecipar o calendário eleitoral e comunicar ao País que sua pupila vai disputar a reeleição, Lula demonstrou que, ao contrário do que seu tom triunfal sugere, sabe que a vitória em 2014 não são favas contadas, principalmente por conta das incertezas de uma conjuntura econômica que, se até recentemente era favorável, agora é uma grande incógnita no médio prazo. Por essa razão tentará o Partido dos Trabalhadores, o mais cedo possível, "tomar conta" da cena eleitoral e consolidar a imagem da presidente Dilma Rousseff com, mais uma vez, a irrecusável indicação do Grande Chefe. Em circunstâncias normais, esse seria um problema do Partido dos Trabalhadores, que os eleitores resolveriam nas urnas.

Ocorre que quem está genuinamente preocupado com o futuro do País não pode deixar de constatar que o partido hegemônico no âmbito federal opta claramente por se aproveitar das dificuldades nacionais - que se acumularam nos últimos dois anos -, em vez de superá-las em benefício de todos os brasileiros.

Pois é isso que ocorre quando os programas governamentais passam a ser subordinados aos interesses eleitorais, sempre imediatos. Não se governa de cima do palanque. Buscar soluções para questões fundamentais no âmbito da educação, saúde, infraestrutura, segurança, etc., implica frequentemente a prescrição e a aplicação de remédios amargos que só rendem dividendos políticos a longo prazo, provavelmente muito depois da próxima eleição. A presidente Dilma faria muito melhor, portanto, se, em vez de vestir vermelho e recitar num palanque as frases de efeito que lhe são ditadas por seu marqueteiro, se dedicasse a governar bem, que é o que dela se espera.

Mas na festança petista, realizada nas instalações de um hotel de São Paulo, os militantes em geral tinham mesmo muito o que comemorar, depois de 10 anos no poder, numa máquina estatal aparelhada como nunca antes na história deste país. Um aparelhamento, justiça seja feita, compartilhado com um enorme arco heterogêneo de alianças, devidamente representado no palanque por caciques partidários que iam desde os "faxinados" ex-ministros Carlos Lupi (PDT) e Alfredo Nascimento (PR) até o neodilmista Gilberto Kassab (PSD), saudado pela plateia com sonora vaia. Companhias, até para alguns petistas, um tanto indigestas. Mas, como explicou Lula, "ora, não é para casar!".

A cereja do bolo servido na festa petista foi a participação de mensaleiros condenados pelos mais variados crimes: José Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha. Foi-lhes estritamente recomendada uma participação discreta, o que os manteve fora do palanque, mas não os privou de efusivas manifestações de apreço e consideração.

Enquanto isso, a oposição continua em obsequioso silêncio, quebrado pelo solitário discurso de críticas ao governo feito pelo senador Aécio Neves na tarde de quarta-feira. Foi pouco, muito pouco.
Zoiudo
22/02/2013 19:10
Herculano;

Resgatando a verdade, li aqui em sua coluna alguem dizendo que o pessoal do pt, Doraci Vanz, Elcio Carlos de Oliveira, Prefeito enfim a turma do pt estavam na quarta feira em Florianópolis, presenciando a votação no TRE.

Pórém estive no Gabinete e lá estava também o Capitão Pimentel, por volta da 16 horas e la estavam Elcio, Doraci, Vanz e Mariluci. O Comandante é testemunhas, nenhum destes foram a Florianópolis, a não ser que foram de avião, mas sai de lá as 17 horas e todos la estavam.
Maicon Ordesk
22/02/2013 16:30
Herculano, leia o Artigo 22, parágrafo 3º da Lei 8.666/93 e o Artigo 23 da mesma lei.
Herculano
22/02/2013 15:33
MUNICÍPIOS DEVEM ASSINAR TERMO DE ADESÃO DO MINHA CASA, MINHA VIDA

Agora é obrigatório a assinatura do termo de adesão do Programa Minha Casa, Minha Vida, por todos os municípios interessados. O Ministério das Cidades divulgou a Portaria 24/2013 que regulamenta a obrigatoriedade da assinatura.

O ente que assinar o termo deve cumprir as competências relacionadas à execução das obras contratadas pelo programa. Por isso o prefeito precisa avaliar se o município pode cumprir as competências, que variam desde manutenção do cadastro habitacional municipal à instituição do Grupo de Análise de Empreendimentos, com representação das áreas de Habitação, Assistência Social, Educação, Saúde, Planejamento e Transporte.

Esse grupo será o responsável pela elaboração do Relatório de Diagnóstico de Demanda por Equipamentos e Serviços Públicos e Urbanos
Herculano
22/02/2013 15:29
NEPOTISMO I

Prefeito dá cargos para familiares no Paraná, mas Ministério Público não pode fazer nada. O prefeito paranaense de Almirante Tamandaré Aldinei Siqueira, PSD, nomeou familiares para cargos de comando em quatro órgãos da Prefeitura. A esposa de Aldinei, Angela Siqueira, é secretária da Família e Desenvolvimento Social, o pai Raimundo Siqueira comanda a Secretaria de Obras, o irmão Eduardo Siqueira foi nomeado secretário do Trabalho e o primo Dirceu Machado está na presidência do Instituto de Previdência do Município. Além deles, o marido de uma prima Siqueira é servidor concursado da Prefeitura, mas foi nomeado para um cargo de chefia. Segundo o Ministério Público do Paraná, nada pode ser feito em relação ás nomeações para as Secretarias, já que uma súmula do Supremo Tribunal Federal não considera as nomeações no secretariado estadual e municipal irregulares.

NEPOTISMO II

A súmula não considera estas nomeações irregulares quando não há lei específica. Em Gaspar, por exemplo, ela existe e foi feita pelo ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PPS. Ele era pressionado por adversários que viam no irmão dele, o engenheiro Maurílio Schmitt, então homem forte do seu governo e secretário de Planejamento e Desenvolvimento, o problema e o alvo. Adilson fez o projeto de lei até para se livrar de culpas e atenuar a ira do fogo amigo e da oposição juntas. A Câmara aprovou e ele cortou do seu governo o seu próprio irmão, fato que lhe rendeu uma encrenca familiar danada até hoje.

Com o gesto daquela época, por cidadania, pressão ou armadilha política na qual teria caído, não importa, Adilson impediu que fatos como o de Almirante Tamandaré acontecessem hoje e no futuro por aqui. Ou alguém possui alguma dúvida de que isto existiria? Acorda, Gaspar!
Herculano
22/02/2013 15:13
CADÊ O DINHEIRO III

Aos que na prefeitura ainda não aprenderam ou estão tontos, aos que protestam e são enrolados, aos leigos que pensam que a burocracia é coisa simples, e aos leitores e leitoras que viraram torcedores de um e de outro lado, vou lhes facilitar as coisas.

Há na Caixa um site que explica, tim, tim por tim, como acessar e regularizar verbas repassadas por órgãos da União. É extenso.Por isto, vou lhes ofecer o caminho eletrônico. É mais fácil. Talvez assim, possa se compreender e regularizar, mais rapidamente possível a pendência da ponte, antes de gastar dinheiro e fazer papel de bobo, inocentemente em Brasília, quando se sabe que o problema está aqui. Acorda, Gaspar!

http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/orcamento_geral/municipios/Documentos_necessarios_Contratacao.pdf
Herculano
22/02/2013 14:58
HABILITADOS PARA DISPUTAR VAGAS NO CONSELHO TUTELAR


Está no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas, através da Resolução nº 011/2012, torna Pública as inscrições homologadas na primeira etapa classificatória, para participar do Processo de Escolha de Eleição do Conselho Tutelar do Município de Gaspar, gestão 2013/2015, nos termos do Edital nº 01/2013: Sivania Janoelo dos Santos, Juçara Spengler, Maria Esonita Schmitt, Elaine Cristina da Silva Guimarães, Jocilene da Rocha, Zulma Teresa Deschamps Tridapalli e Erica Jussara Monteiro Marques.

Agora estes candidatos estão habilitados para participar da próxima etapa classificatória, que é a participação em curso específico como orienta o edital.
Gabiroba sim tolo não
22/02/2013 13:16
Roberto Basei, fiz parte de uma desta entidades beneficiadas. Em nosso plano de trabalhos pedimos mais de 50 mil reis, para realizarmos um projeto. Só ganhamos dez por cento, isto por si dó demostra que não realizamos o projeto que encaminhamos a fundação de esporte. E como prestar contas se não conseguimos realizar o projeto já que ganhamos só dez por cento.

E quem não se lembra do evento patrocinado pelo circulo trentino, onde a mesa para 4 pessoas custava mais de 120 reais, mais a banda musical que animou o baile foi pago com o dinheiro público, pois eles apresentaram um projeto requerendo 6 mil para pagar o conjunto musical só ganharam 5 mil.

E aquela verba que vai dado para o parapente para pagar o jantar de confraternização entre os atetlas.



Herculano
22/02/2013 12:50
Esta é do Carlos Tonet. Sem comentários. E depois falam que segurança está relacionada diretamente aos salários dos policiais.


SC tem a PM mais cara do Sul , mas com o menor efetivo

* O Ministério da Justiça divulgou ontem pesquisa, com dados de 2011, sobre as estruturas de segurança pública no Brasil.
* Dei uma fuçada na íntegra do estudo.
* Descobri uma coisa que me impressionou: SC tem a 12ª Polícia Militar em número de homens, mas é a 9ª mais cara.
* Filtrei os dados em relação a nossos vizinhos e descobri que a folha de pagamento da nossa PM é a mais alta entre os três estados do Sul, embora seja a menor em número de efetivo.
* Já os dados da Polícia Civil são proporcionais aos vizinhos, ocupando a terceira posição tanto em efetivo quanto em folha.
* Montei a tabelinha abaixo pra gente comparar.
* Como a gente vê, não é pelos salários que a PM de SC pode reclamar.

UF FOLHA R$ EFETIVO
SC 875.688.236,00 11.444
RS 859.214.570,12 25.011
PR 725.218.889,00 17.244

Folha de pagamento e efetivos da Polícia Militar
Fonte: Ministério da Justiça ? 2011
Herculano
22/02/2013 12:38
FORA DO FOCO

Ontem a noite e hoje pela manhã, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Gaspar, Patrícia Scheitt, apareceu no noticiário da RBS TV de Blumenau, falando sobre a operação que está retirando a publicidade irregular na cidade. Nada contra.

Sobre as verbas da ponte que sumiram, a TV nada perguntou. É a operação desvio de foco. Chama-se prioridade no jornalismo. Uma obra que se arrasta por quase dois anos, a passo de tartaruga, que impacta na vida e qualidade da comunidade, bem como o sumiço das verbas públicas que para aqui foram remetidas, não é importante para a TV porque pode incomodar o pessoal do poder em Gaspar.
Herculano
22/02/2013 12:21
A BOLSA É PARA A ESCOLA, por Carlos Alberto Sardenberg, para o jornal O Globo

Os programas tipo Bolsa Família nasceram no âmbito do Banco Mundial - e aqui no Brasil com o trabalho de Cristovam Buarque - com base numa teoria precisa.

O primeiro ponto foi a análise, em diversos países, dos programas que entregavam bens e serviços diretamente às famílias pobres (alimentos, roupas, remédios, material escolar, instrumentos de trabalho etc). O governo comprava e distribuía.

Já viu. Havia problemas de eficiência e de corrupção. Estudos mostraram que, do dinheiro aplicado na América Latina, a metade se perdia na burocracia e na roubalheira.

Melhor mandar o dinheiro direto para as famílias. Mas isso bastaria? A resposta foi não, com base na seguinte avaliação: as famílias não conseguem escapar da pobreza porque suas crianças não frequentam a escolas. E não frequentam porque precisam trabalhar (na lavoura ou nas cidades, caso dos meninos) e cuidar dos outros irmãos, caso das meninas. Apostando que crianças com educação básica têm mais oportunidade de conseguir empregos bons, a ideia é clara: é preciso pagar para as famílias manterem as crianças na escola. Daí o nome oficial do programa no Banco Mundial: Transferência de Renda com Condicionalidade. O cartão de saque do dinheiro contra o boletim escolar.

Parece óbvio, mas houve forte debate. Muita gente dizia que pais e mães gastariam o dinheiro em cachaça, cigarros, jogos e coisas para eles mesmos, usando os filhos apenas como fonte de renda. O bom-senso sugeria o contrário. As pessoas não são idiotas nem perversas, sabem do que precisam.

Havia também uma crítica política, curiosamente partindo da esquerda. Dizia que distribuir dinheiro era puro assistencialismo, esmola e, pior, prática eleitoreira dos coronéis para manter o povo pobre e ignorante. Mas essa é outra das teses que a esquerda no poder jogou no lixo.

O fato é que se começou com programas experimentais na América Central, com patrocínio do Banco Mundial, e funcionou muito bem. Nos anos 90, a ideia se espalhava pela América Latina. No Brasil, com o nome de Bolsa Escola (designação introduzida por Cristovam Buarque) apareceu em 1994, em Campinas, e logo depois em Brasília (com Buarque governador). Foi ampliado para nível nacional no governo FHC, em projeto liderado por Ruth Cardoso. Surgiram ainda por aqui programas paralelos, como vale-transporte e bolsa gás. Lula juntou tudo no Bolsa Família, que passou a ampliar.

Não se trata, pois, de dar dinheiro aos pobres. Se fosse apenas isso, seria mesmo caridade pública sem efeitos no combate duradouro à pobreza. Trata-se de colocar e manter as crianças na escola, ou seja, abrir a oportunidade para esses meninos e meninas escaparem da pobreza.

No México, aliás, o programa chama-se Oportunidades e o dinheiro entregue à família aumenta na medida em que a criança progride na escola. Vai até a universidade. Há também uma poupança depositada na conta de crianças, que podem sacar o dinheiro quando se formam no ensino médio.

Em muitos lugares, há limitação no número de bolsas por família, com dois objetivos: estimular o controle da natalidade (ou reduzir o número de filhos) e desestimular a acomodação dos pais. Também se introduziram outras condicionalidades, como a frequência das mães nos postos de saúde, especialmente para o acompanhamento pré-natal e parto, e das crianças, para as vacinas. Ao boletim escolar acrescenta-se a carteirinha do ambulatório.

Resumindo, o programa funciona no curto prazo - ao dar um alívio imediato às famílias mais pobres - e no médio e longo prazos, com a escola.

Mas há uma tentação perversa. Como o programa funciona imediatamente, assim que a família recebe o primeiro cartão eletrônico, há um estimulo para que os políticos se empenhem em distribuir cada vez mais bolsas. É voto na veia. Ao mesmo tempo, esse viés populista desestimula a cobrança da condicionalidade. Pela regra, se as crianças desaparecem da escola ou não progridem, a bolsa deve ser cancelada. Mas isso pode tirar votos, logo, é melhor afrouxar os controles.

Resumindo: há o risco, sim, de um belo programa social se transformar numa prática populista. Quando os governantes começam a se orgulhar do crescente número de bolsas distribuídas e nem se lembram de mostrar os resultados escolares e índices de saúde, a proposta já virou eleitoral.

E quer saber? Ter todos os pobres recebendo dinheiro do governo não significa que acabou a pobreza. É o contrário, é sinal de que a economia não consegue gerar educação, emprego e renda para essa gente. O fim da pobreza depende de dois outros indicadores: crianças e jovens nas escolas e qualidade do ensino.
Roberto Basei
22/02/2013 10:28
Sr. Herculano

#nãoqueromotoclube

#queroinvestimentoemhospital


Na na abertura da sessão, o Sr. Juiz Desembargador hoje presidente do TRE Torret Rocha, fez a releitura do processo de Impugnação do candidato a Prefeito por Gaspar. O Sr. Pedro Celso Zuchi, no momento da leitura quando leu que verbas públicas foram destinadas a instituições como Moto Clube e Jeep Club.
Nesse ponto (ele) o Exmo. Juiz Desembargador o Sr.Torret Rocha, Presidente da quele colegiado, joga para sociedade gasparense a responsabilidade do ato, abriu aspas e comentou, "foram conselhos escolhidos pela sociedade que assim o quiseram e decidiram".
Abro aspas para o meu comentário, "Não nutro absolutamente nada contra nenhuma instituição, das quais se beneficiaram das verbas públicas, muito pelo contrário, mas também não os prático nenhum dos esportes aos quais elas representam, não por não gostar e sim por não possuir um Jeep e nem uma moto, muito menos para esse fim, mas gosto muito de assistir e admiro a coragem de pessoas que o fazem".
No entanto cabe aqui umas perguntas.
1 - Se o mesmo considerou irregular e multou o então candidato a Prefeito por essa pratica de irregularidade e emendou que já cassou prefeito por bem menos, o que está errado no processo?
2 - Que, ou quais foram essas pessoas que participaram desses conselhos municipais, de cultura, esportes, lazer e turismo que decidiram por destinar essas verbas públicas a um grupo mais selecionados, não poderia ser destinado a abrangência de um grupo maior.
E a 3ª. para finalizar quem foi o foram as pessoas que decidiram que essas instituições foram ou seriam as prioridades do município naqueles momentos e não o hospital por exemplo.
Saudações um grande abraço a todos e que a paz permaneça sobre o povo gasparense.
Fabiano
22/02/2013 10:12
A modalidade conhecida como convite não deixa de ser uma licitação.
Leia e aprenda em: http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=4065
ROBERTO !
22/02/2013 10:02
COM DINHEIRO VINDO E VOLTANDO SER TER ATINGIDO SEUS OBJETIVOS OS GASPARENSES MULAS MERECEM ATRAVESSAR A PE A PONTE OU ENTÃO USAR UMA BATEIRA PARA ATRAVESSAR O RIO COM OUTROS PREFEITOS ELES ATRAVESSAM NORMALMENTE A PONTE ! TEM QUE SOFRER MESMO ! TEM QUE FICAR SEM HOSPITAL MESMO ! OS MULAS GASPARENSES MERECEM ESSE PREFEITO ! ME LEMBRO MUITO BEM QUE QDO O POLI ERA O PREFEITO E JUNTO COM O PERA QUE ERA VEREADOR JA SE PREOCUPAVAM COM ESSE PROBLEMA !
observador-mor
22/02/2013 09:38
ESTOU DE ALMA LAVADA
Quem conhece conhece um pouco os bastidores, saberia dizer com certeza , JUSTIÇA= 2 PESOS E 2 MEDIDAS.
O QUE VALE PARA UM NÃO VALE PARA OUTRO.
ME CAUSOU ESPÉCIE ,SEU COMENTÁRIO ME CHAMANDO DE CRIANÇA BIRRENTA, POIS É; AGORA MESMO ,EU ME RECORRO AS SUAS PALAVRAS :

" Os próprios juízes do Tribunal em suas falas, e está gravado, admitiram que por falta menos grave, já cassaram outros prefeitos.

Então meu caro herculano , eu estava com a razão,se por falta menos graves ,eles cassaram outros prefeitos,chega-se a lamentável conclusão:
" O QUE PREVALECEU NÃO FOI A JUSTIÇA " , E EU ARREMATO:
TRIBUNAL DE 2 PESOS E 2 MEDIDAS, E TÁ FALADO !!!!

O ACONTECEU,ELES SABEM !!!!!
vk
22/02/2013 09:22
O dinheiro veio ou não veio??? Que p... e essa?

No dia 16 de janeiro, o Ministério da Integração Nacional emitiu a Ordem Bancária 2013OB800002 para o depósito de R$ 1,25 milhão na conta Agência 1073, CC 60001600, aberta especificamente para o convênio. No entanto, ela foi cancelada no mesmo dia e o dinheiro nunca entrou na conta. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a ordem bancária foi cancelada por orientação da Setorial Contábil após constatar erro na operação financeira.
Fonte Jornal Metas
Alexandre
22/02/2013 08:51
Dr. Herculano
Interessante comparação. Um documento oficial vazio foi publicado na cidade para desmoralizar a tese de que a verba não havia chegado por aqui.

Agora, dois documentos oficiais, cheios, recheados de dados e fontes, mostram que os recursos da ponte Hercílio Deecke chegaram e foram embora.

Qual o próximo documento vazio que vai ser mostrado para ser desmoralizado outra vez?
Herculano
22/02/2013 08:39
Maria Aparecida de Souza foi nomeada cargo em comissão de Coordenadora de Saúde Mental de Gaspar.
Herculano
22/02/2013 08:37
O QUE ALFABETIZADOS, EQUILIBRADOS E INFORMADOS QUE LEEM JORNAIS, MAS AINDA SÃO MINORIA, ESCREVEM

Estas duas cartas estão publicadas na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo.

O leitor Manuel Vázquez Gil (Painel do Leitor, ontem), ao defender que a liberdade de expressão seria a última prioridade para "o contingente de excluídos" que nada possuem, abriu um precedente para que a liberdade de expressão não tenha prioridade alguma.

O Brasil, certamente, será uma sociedade avançada quando pudermos chegar a um estágio em que teremos a serenidade de ponderar o ruim e o melhor de qualquer sistema de governo sem ter que abraçar fanaticamente e a qualquer preço os extremos, ainda mais depois de tanto testemunho histórico sobre os extremos da direita e da esquerda. Luiz Humberto Dal Boiti (Assis Chateaubriand, PR)


A ridícula e indecente recepção que Yoani Sánchez vem tendo desde que chegou ao Brasil, por parte de integrantes de alguns movimentos ditos "sociais" que parecem estar estacionados de vez em ideais politicamente paleolíticos, deve estar fazendo a blogueira se sentir "em casa". Talvez tenha faltado a essa turba a oportunidade de morar -e de tentar se manifestar- em países como a extinta Alemanha Oriental, a Coreia do Norte ou mesmo em Cuba, de onde parecem ter vindo seus conceitos de liberdade de expressão. Flávio Guimarães de Luca (Limeira, SP)
Herculano
22/02/2013 08:28
Manchete para se incluir no debate. Campos ataca 'rinha' de PT e PSDB e cobra 'pauta do povo'. Potencial candidato do PSB ao Planalto critica antecipação da disputa de 2014. Um dia após embate entre Dilma e Aécio, governador de PE afirma que país precisa de um 'outro debate'

Potencial candidato do PSB à Presidência, o governador Eduardo Campos diz "O país não precisa dessa velha rinha, não precisa discutir o passado, discutir coisas que não dialogam com a pauta do povo. A população está preocupada com um Brasil que não cresceu como se esperava. Não é possível eleitoralizar a política brasileira assim".
vlad
22/02/2013 08:25
O ex-presidente lula viajou à Itália e resolveu assistir a uma Missa presidida pelo Papa, no Vaticano.
Terminada a Missa, lula não se conteve e fez uma pergunta ao Papa:
-Vossa Santidade, por acaso existe algum banheiro, aqui dentro? É que eu estou apertadíssimo, preciso fazer xixi, o senhor entende?
O Papa pensou, pensou e respondeu:
- O banheiro é um pouco distante, mas logo ali, naquele cantinho, tem uma estátua de São Pedro. Pode fazer xixi lá.
- Tudo bem! Se é Vossa Santidade que está falando eu vou. Mas não é pecado fazer xixi em São Pedro?
- É. Mas pra quem já cagou no BRASIL , isto não fará a menor diferença.
Herculano
22/02/2013 08:22
TONTOS. ESTÃO PROTEGENDO INCOMPETENTES?

Notícia que se espalha. Se nos próximos dez dias a verba de R$1.250.000,00 não for liberada pelo Ministério da Integração Nacional, uma comitiva formada por líderes comunitários da Margem Esquerda, representantes das entidades de classe e vereadores viajará até a capital. Os integrantes dessa comitiva serão definidos em uma nova reunião, na segunda-feira, dia 25. Gracinha.

Vamos por partes.

Se não for resolvido em dez dias? Como assim? Há quase 40 dias a prefeitura primeiro negou, tentou desmoralizar esta coluna (mais uma vez e pelo jeito continua neste assunto como demonstrei acima) Depois admitiu que a verba tinha sido liberada e que problema burocráticos a atrasava, mas que em horas estaria tudo resolvido?

Horas? Já passaram centenas de horas. E até agora nada. Já se passaram 40 dias, mais dez, serão 50, em pouco serão dois meses que se somarão aos oito de atraso. E assim vai.

Fazer protesto em Brasília? A prefeitura está rindo de todos vocês. Ao invés de protestar na frente da prefeitura, fechar a ponte, ela quer que vocês façam turismo, o serviço que ela não é capaz de fazer apesar de paga (e bem paga) e papel de bobos.

A solução não está em Brasília. Está aqui. Ou vocês acham que vão resolver alguma coisa lá sem a pressão política, sem padrinhos, sem técnicos e burocratas decididos? Vão fechar alguma rua por lá? E se fizerem isto, além de nenhuma repercussão para as autoridades de lá, que zombarão de vocês (e por aqui também) ainda correm o risco de serem presos, humilhados.

Vamos aos fatos. Por que a tal verba não foi liberada e voltoupara os cofres de Brasília que precisam muito para mandar para outros municípios mais competentes? Porque a prefeitura não alimentou com as medições e dados o sistema que a libera. Então, a precisa precisa de gente ágil, responsável e competente para fazer isto o mais rápido possível. Faz 40 dias e nada.

O protesto é aqui na frente da prefeitura, no gabinete do prefeito, da vice, da secretária de planejamento (que assumiu o assunto para esconder o Soly Wandrick Antunes Filho), é na ponte, é na rádio, é na missa, é no culto, é nas reuniões do Rotary, Lions, CDL, Acig e Ampe (esta não conta), é nas associações de bairros, vergonhosamente feitas de petistas que trabalham para livrar a cara da prefeitura mesmo que o problema humilhe os moradores da cidade e do outro lado do rio.

O protesto é na frente da comemoração dos dez anos de poder do PT e que a gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti disse que estaria este final de semana. Por que ela não resolve com todo o poder que tem. Ela vem aqui para a campanha a senadora. Vem pedir. Vem enrolar. Vem falar do que já fez pela cidade (muito pouco) e não pode trazer a solução?

O protesto é no gabinete do deputados federais, especialmente do petista Décio Nery de Lima que prometeu ser o canal de ligação de Gaspar em Brasília. O protesto é nos gabinetes dos deputados estaduais como Aldo Schneider, Jean Jackson Kuhlmann, Ismael dos Santos e Ana Paula Lima que dizem representar Gaspar na Assembleia. O protesto é na empresa feita de companheiros, a Logos, de Itajaí, que foi muito bem paga com o dinheiro dos gasparenses para resolver este problema e está falhando (há muito).

Esta comissão está a serviço do PT, do prefeito e da incapacidade da prefeitura de resolver politica e administrativamente o que é um dever da prefeitura e dos que foram eleitos pelos gasparenses? Membros desta comissão: reflitam. O protesto é aqui e os políticos daqui querem se livrar deste protesto, mandando vocês para bem longe para que eles não se desgastem, não precisem trabalhar pela comunidade. Será que não perceberam? E ainda vão bancar isto tudo, do próprio bolso? Vergonha. Acorda, Gaspar!
vlad
22/02/2013 08:21
Que pais é esse?

No Brasil, o menor pode: Matar, roubar, estuprar, agredir pais e professores, formar quadrilhas, se prostituir, usar drogas, traficar e votar, mas não pode trabalhar, levar palmadas e nem responder pelos seus crimes.

Ates que eu esqueça, vergonha nacional o que estão fazendo com a bloqueira cubana, esse pessoal que gosta tanto do regime cubano deveria morar lá, se tentassem fazer uma palhaçada dessas seriam presos e a chave seria jogada fora. Sem direito advogado, direitos humanos, nem pensar.....
Herculano
22/02/2013 07:51
UM ESPANTO!, por Eliane Cantanhêde, para o jornal Folha de S. Paulo

Alguém precisa ensinar aos embaixadores da Venezuela e de Cuba que, tudo bem, seus chefes são amigos de Lula, do governo e do PT, mas que isso aqui não é a casa da mãe-joana. Se Chávez e os irmãos Castro não irão fazê-lo, o governo brasileiro deveria ajudá-los nessa aula básica de diplomacia.

Foi-se o tempo em que embaixadores norte-americanos, por exemplo, conspiravam abertamente no Brasil, ora contra o governo brasileiro, ora com o próprio governo.

Não é profissional, nem trivial, nem aceitável que embaixadores estrangeiros participem de reuniões partidárias ou promovam encontros para atiçar militantes do país com qualquer finalidade política. De tão básicos, esses princípios nem precisariam constar de documentos internacionais. Mas constam.

Apesar disso, o embaixador venezuelano, Maximilien Arveláiz, participa de ato do PT em apoio a condenados pelo Supremo Tribunal Federal pelo mensalão. E o cubano, Carlos Zamora, reúne na embaixada militantes brasileiros e até um funcionário da Secretaria-Geral da Presidência da República para divulgar um dossiê malicioso e articular atos dentro do país contra a blogueira cubana Yoani Sánchez. Um espanto!

A ação comprova que ditaduras, além de tudo, são ousadas e burras. Cubanos não entendem patavinas de jornalismo e, ao organizar uma recepção com insultos e grosserias, deram outra dimensão à viagem da "perigosa" Yoani, que comete o crime de falar, escrever e discordar.

Em vez de algumas linhas na chegada, ela foi alçada durante dias às primeiras páginas e à TV. Em vez de lançar um livro e divulgar um documentário no aconchego do interior da Bahia, ela fez isso dentro do Congresso Nacional. Virou uma estrela.

Fidel e Raúl Castro, porém, ainda têm uma boa chance de dar a volta por cima, mostrando que o regime se abre, Yoani exagera e tudo será diferente daqui para a frente. Depende de como receberão a moça na volta...
Herculano
22/02/2013 07:25
A MANCHETE QUE SE ESCONDE AQUI SE FAZ LÁ FORA

Aqui a imprensa monopolista, chapa branca e preguiçosa perde para a realidade que está diante dos nossos olhos, ouvidos e inteligência mínima de leitores, ouvintes, internautas e telespectadores.

Lá fora, esta realidade faz manchete que desdenha a imprensa catarinense. O paulista Jornal Valor, um jornal de economia da Folha e de O Globo, traz a informação em que o governador Raimundo Colombo, PSD, admite que errou no caso do vandalismo, banditismo e terrorismo do crime organizado de Santa Catarina. Então...
Herculano
22/02/2013 07:07
ZUCHI NÃO QUER DESGASTES E NOMEIA UMA COMISSÃO PARA DISCUTIR O AUMENTO DOS SERVIDORES

O que está na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet? O decreto 5.385. O que ele diz? Fica criada Comissão para negociar o reajuste salarial dos servidores públicos municipais com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar - SINTRASPUG

E quem vai negociar com o sindicato e os servidores: a secretário de Administração e Finanças, Célia Margarete da Costa Souza; o chefe de Gabinete Doraci Vanz; e o procurador geral do município, José Carlos Schramm.

O que eles farão, segundo este decreto? Os membros desta Comissão terão a incumbência de representar o Município de Gaspar em todos os atos destinados à negociação do reajuste salarial dos servidores públicos Municipais.
Herculano
22/02/2013 07:00
DUROU POUCO

Marcelo Fontes Schramm pediu para sair do cargo em comissão de Diretor Técnico da Fundação Municipal de Esportes. Tinha sido recém nomeado. Marcelo, de longa experiência na área esportiva local (Basquete) e candidato a vereador pelo PT é irmão de Rodrigo Fontes Schramm
Herculano
22/02/2013 06:55
CONVÊNIOS JÁ ESTÃO NO SIAFI. AQUELE MESMO QUE PROVA QUE O DINHEIRO DA PONTE VEIO PARA CÁ E A PREFEITURA NÃO PREENCHEU OS REQUESITOS NO SISTEMA E POR ISTO ELE FOI EMBORA E ATÉ HOJE NINGUÉM CONSEGUIU TRAZÊ-LOS DE VOLTA

Enquanto a prefeitura fica arrumando provas fajutas de que não possui culpa no sumiço de R$1.250.000,00 da ponte Hercílio Deecke para ser sair bem perante os desinformados de sempre, e tem gente que cai no conto do vigário, ela tenta também desacreditar o Siafi, mas só naquilo que lhe interessa e se prova contra ela e seus servidores relapsos.

Pois bem. Esta semana, a administração de Gaspar saiu espalhando que conseguiu assinar vários convênios para melhorar a drenagem pluvial nos nossos bairros. Isto é bom e tem que se espalhar a boa notícia.

E como ela espalha, se certificando que o convênio já está no Siafi, que serve para um, e não serve para outro. Estar registrado no Siafi quer dizer que o convênio existe de verdade, não foi um mero espetáculo de assinatura, falsa propaganda política como se fazia, várias vezes no passado por aqui e nada estava de fato nas contas de compromisso do governo para com Gaspar. Este fato parou depois de denunciado aqui.

O que está no Siafi desta vez relatando os convênios assinados com o ministério das Cidades? O convênio 770083. É para a implantação ou ampliação do sistema de manejo de águas pluviais, em Ruas do Bairro Bela Vista, Rua Amazonas e Adjacências. Valor? R$ 987.600,00. A contrapartida? R$86.000,00 .

O que está no Siafi? Mais dois outros convênios, o 771061 e o 773356. Ambos, iguais, são para pavimentação e drenagem em Vias Urbanas. O valor da cada um? R$245.850,00. E a contrapartida de cada um? R$
21.378,27. Como se vê, tudo é público na era digital e enganar quem trabalha ou se dá ao trabalho de buscar as informações corretas, possui fontes, é mais difícil hoje em dia. Acorda, Gaspar!
Herculano
22/02/2013 06:26
UM GOVERNO DISCRIMINATÓRIO, DESORGANIZADO E PARA POUCOS I

"Definir um plano baseado na Copa do Mundo é uma política imediatista que exclui a maior parte das cidades". A afirmação é do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, referente a um plano que prevê investimentos para ampliar o serviço municipal de coleta seletiva, mas com ação prioritária nas cidades-sede da Copa de 2014. Ele falou em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Um plano "entregue ao Ministério do Meio Ambiente (MMA)" de uma coalizão de 22 organizações da indústria e do varejo prevê investimentos para aumentar a reciclagem no Brasil. O estudo de viabilidade elaborado para o acordo empresarial indicou que se houver a redução de 22% das embalagens hoje destinadas a lixões ou aterros, o mercado de coleta e triagem de resíduos urbanos para retorno à indústria como matéria-prima pode atingir R$ 3,3 bilhões em 2014. Mas para isso, o governo federal precisa aprovar o plano e as prefeituras aumentar a coleta.

O projeto estabelece atenção especial e esforço inicial para os 12 centros onde ocorrerão jogos, e o serviço municipal de coleta seletiva poderia ser ampliado para 90% da população nestes Municípios, com recursos públicos. Hoje a cobertura média é inferior a 50%.

Qual a posição do presidente da Federação Catarinense dos Municípios -Fecam-, Pedro Celso Zuchi? Por que desta discriminação orquestrada pelo governo do PT de Dilma Vana Rousseff?
Herculano
22/02/2013 06:24
UM GOVERNO DISCRIMINATÓRIO, DESORGANIZADO E PARA POUCOS II

Os municípios brasileiros gastaram mais de R$ 19 bilhões em 2011 para oferecer serviços à população que, por lei, deveriam ser custeados pela União e pelos Estados, segundo estudo feito pelo economista e geógrafo François Bremaeker, da Associação Transparência Municipal (ATM). Serviços como a manutenção do posto dos correios e telégrafo, da unidade municipal de cadastramento dos imóveis rurais e da junta de alistamento militar, embora não sejam de competência dos municípios, terminam sendo custeados pelas prefeituras para que eles estejam disponíveis aos seus cidadãos.

O estudo feito por Bremaeker mostra que os maiores prejudicados são os menores municípios, com população de até 10 mil habitantes, que gastam proporcionalmente mais para garantir os serviços que não são executados pelos Estados e pela União. "A participação relativa desses gastos sobre a receita total é maior nas regiões mais 'abandonadas', ou seja, onde há necessidade de uma atuação mais intensa por parte dos municípios para garantir fornecimento dos serviços à população", diz o texto da ATM.

Qual a posição do presidente da Federação Catarinense dos Municípios- Fecam -, Pedro Celso Zuchi? Em defesa do seu partido será contra o sacrifício dos municípios e de suas populações?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.